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UNIDADE 2. Seres vivos e ecossistemas

Imagem: Ilustração. Vista geral de local com água em tons de azul e partes em verde. À esquerda e à direita, solo marrom com árvore com raízes expostas finas, fora do solo, tronco fino na vertical e folhas verdes. No solo, animais pequenos, com zoom: um caranguejo de cor avermelhada com casco marrom e duas patas na frente com o formato de pinças em amarelo. Um caramujo com corpo rastejante e casco grosso no dorso em cinza, com duas hastes finas na cabeça. Sobre as raízes das árvores, partes descascadas em marrom. Mais à direita, uma ave de tamanho médio de penas brancas, par de asas abertas sobrevoando. Sobre tronco na água, outra ave do mesmo tipo, pousada com o corpo para à esquerda. Na parte superior, céu de cor azul-claro, com seis pássaros de penas de cor rosa.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Quais seres vivos e elementos não vivos aparecem na imagem?
  1. O que está acontecendo na cena?
  1. De que os seres vivos mostrados na imagem se alimentam?
  1. Dos seres vivos que você conhece, quais precisam de energia para se desenvolver?
  1. O que você imagina que irá ocorrer com os restos do corpo dos seres vivos da imagem quando eles morrerem?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Do que se alimentam os seres vivos

Todos os seres vivos precisam de alimento para sobreviver. Você conhece os hábitos alimentares dos seres vivos?

O que você vai fazer

Investigar vestígios da alimentação dos animais.

Como você vai fazer

  1. Etapa 1: Analisar vestígios da alimentação dos animais

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe as imagens a seguir e procure identificar os vestígios que cada animal deixou ao se alimentar. Depois, converse com seus colegas sobre outros exemplos de vestígios que vocês conhecem.
Imagem: Fotografia. Um macaco-prego, em pé, com o corpo virado para à direita de penas em marrom, com partes em marrom-escuro na cabeça e na ponta do rabo, segurando nas patas dianteiras, uma pedra de cor cinza-claro. Mais ao fundo, vegetação de cor verde. Texto : Comprimento sem a cauda: 40 cm. Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento sem a cauda: 40 cm. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Alguns macacos-prego usam pedras para quebrar e tirar a casca dos coquinhos que vão comer. FIM DA LEGENDA.

Comprimento: 5 cm.

LEGENDA: Diversos insetos se alimentam de folhas ou de outras partes das plantas. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Algumas larvas de insetos se alimentam de frutas, como a maçã e a goiaba. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um mosquito com cabeça pequena preta, com o corpo grande de tamanho médio marrom e partes em preto e branco no dorso. Ele tem patas longas traseiras e menores dianteiras, picando pele de uma pessoa de pele clara. Texto : Comprimento: 6 mm. Fim da imagem.

Comprimento: 6 mm.

LEGENDA: Alguns mosquitos picam as pessoas e sugam o sangue para se alimentar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. No dia marcado pelo professor, reunidos em grupos, percorram a área externa da escola, ou de um parque próximo, procurando identificar vestígios da alimentação de seres vivos. Registrem e desenhem todos os vestígios encontrados e, se for possível, tirem fotografias.

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  1. Etapa 2: A investigação de pelotas regurgitadas e fezes

    Nem todo alimento ingerido é aproveitado inteiramente pelos organismos. Há estruturas mais resistentes que não são digeridas, como ossos, partes do corpo de insetos e sementes de frutos. Materiais como esses são eliminados nas fezes ou quando os animais regurgitam, na forma de pelotas.

  1. Faça uma lista de animais que você já observou na região onde vive. Escolha dois deles e faça uma pesquisa sobre as características das fezes ou dos dejetos desses animais. Desenhe ou selecione imagens para ilustrar a sua pesquisa.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compartilhe a sua pesquisa com os colegas e discutam se é possível identificar o conteúdo, a forma, o tamanho e as cores das fezes desses animais.
  1. Reúnam as imagens da etapa 1 e as informações da etapa 2 e escrevam legendas para elas. Organizem um painel com essas imagens na sala de aula.
Imagem: Fotografia. Em meio à pelos de cor preta, pedaços de ossos em bege-claro, pequenos com formatos diversos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Material encontrado em pelotas regurgitadas por uma coruja. FIM DA LEGENDA.

Para você responder

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe a fotografia acima, que mostra o conteúdo do estômago de uma coruja.
    1. O que você identifica na imagem?
    1. Com base no conteúdo das pelotas, você consegue supor do que a coruja se alimenta?
  1. Leia as informações e responda em seu caderno.

    Guano é o nome dado às fezes de aves e de morcegos acumuladas no chão do lugar onde esses animais vivem.

    1. Se um cientista analisasse o guano de uma caverna habitada por morcegos e encontrasse diversas sementes, o que ele poderia concluir sobre a alimentação deles?
    1. Que evidências ele poderia encontrar em fezes de aves que se alimentam de:
      • insetos?
      • pequenos vertebrados?

        Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      1. Com base nas atividades realizadas, você acha que é possível identificar seres vivos por meio dos vestígios e das fezes que eles deixam no ambiente?

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Capítulo 1. Os animais se alimentam

A energia e os nutrientes de que os animais precisam para crescer, manter-se vivos e realizar suas atividades vêm dos alimentos.

Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que consomem: herbívoros, carnívoros, onívoros ou detritívoros.

Herbívoros: alimentam-se somente de plantas. Os herbívoros podem se alimentar de partes de plantas, como folhas, frutos, sementes, raízes, néctar etc. O gafanhoto, a cutia e o boi são exemplos de animais herbívoros.

Imagem: Fotografia. Uma cutia, animal pequeno para à esquerda, com a cabeça e corpo arredondado com pelos de cor preta com partes em amarelo, com orelha pequena, olhos pretos. Ela está com o corpo curvado, em pé, com patas dianteiras próxima à boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: A cutia é um animal herbívoro que se alimenta de partes de plantas e mede 50 cm de comprimento. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Carnívoros: alimentam-se somente de outros animais. Os carnívoros costumam matar os animais que lhes servem de alimento, como uma serpente ao comer um rato. A joaninha, a raposa e o tubarão são exemplos de animais carnívoros.

Imagem: Fotografia. Um cachorro-do-mato, animal quadrúpede, de médio porte, de pelos de cor preta com partes em bege, com orelhas de tamanho médio, com focinho fino preto. O corpo dele está para à esquerda, com a cabeça para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: O cachorro-do-mato é um animal carnívoro que se alimenta de aves, roedores e insetos como o gafanhoto. Mede cerca de 60 cm de comprimento sem a cauda. Município de Poconé, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Onívoros: alimentam-se tanto de outros animais como de plantas. O ser humano, o lobo-guará e o quati são exemplos de animais onívoros.

Imagem: Fotografia. De baixo para cima, um quati-de-cauda-anelada, sobre um tronco de árvore em marrom-claro, com partes em marrom-escuro. Ele é um animal de médio porte, com pelos em marrom-escuro, com listras em marrom-claro, com orelhas pequenas e focinho fino em marrom-escuro e olhos pretos. Ao fundo, folhas de cor verde e vista do céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O quati-de-cauda-anelada é um animal onívoro que se alimenta de frutas e animais invertebrados. Mede cerca de 60 cm de comprimento sem a cauda. Município de Miranda, Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Detritívoros: alimentam-se de restos de plantas e de animais em decomposição. Também são detritívoros os animais que se alimentam de fezes de outros animais. Os exemplos mais comuns são os urubus, as hienas e algumas espécies de besouros e moscas.

Imagem: Fotografia. Um galho fino na horizontal de cor bege com partes em marrom-escuro. Sobre o galho, um urubu-rei de tamanho médio, com o corpo para à esquerda. A ave tem cabeça pequena preta, penas em preto na parte inferior e corpo com penas em branco, com bico pequeno em vermelho e laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: O urubu-rei é um animal detritívoro que se alimenta apenas de carcaça de animais mortos. Mede cerca de 80 cm de envergadura. Município de Jaru, Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. As frases a seguir estão incorretas. Converse com seus colegas e reescrevam as frases no caderno, corrigindo-as. Justifiquem as suas respostas.
    1. O ser humano é um animal carnívoro porque se alimenta de carne.
    1. O louva-a-deus se alimenta somente de outros insetos, mas não pode ser considerado carnívoro, pois não come carne.
    1. Os animais detritívoros alimentam-se somente de restos de animais.
Imagem: Fotografia. Um louva-a-deus, inseto pequeno com o corpo à esquerda, de cor verde-claro similar a uma folha grande, com par de antenas finas sobre a cabeça e patas mais grossas verdes dianteiras e patas mais finas traseiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Louva-a-deus. Mede cerca de 10 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. 2. Usando um espelho, observe a sua dentição. Depois, compare seus dentes com os dentes mostrados no esquema abaixo.
Imagem: Ilustração. Carnívoros e herbívoros : dentição especializada.  Um crânio para à direita em bege. Carnívoro, com a parte superior achatada e longa na horizontal, com dentes pequenos no fundo : Molares e pré-molares: com superfícies pontudas, cortam e rasgam a carne em pedaços menores. Mais a frente, na parte inferior, um dente afiado : Incisivos: seguram e cortam os alimentos. Na parte superior, dente fino na frente : Caninos: dentes pontudos, utilizados para furar e rasgar os alimentos. Um crânio para à esquerda. Herbívoro : com a parte superior longa e fina, com parte inferior fina na horizontal com dente pequeno : Incisivos: seguram e cortam os alimentos. Na boca, dentes pequenos retos : Molares e pré-molares: largos e achatados, para esmagar e triturar os alimentos.  Fim da imagem.
  1. Você acha que sua dentição é mais parecida com a de um animal herbívoro ou carnívoro? Explique.
  1. Explique por que cuidar da saúde dos dentes é importante para a alimentação.

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Alimentação e sobrevivência

A alimentação de alguns animais é bastante restrita . O urso-panda é um exemplo de animal que se alimenta quase exclusivamente de bambu. Se a fonte principal de alimento dessa espécie se esgotar, ela pode ser extinta.

Há também animais como os pombos, os pardais, as baratas e os ratos, por exemplo, que consomem uma ampla variedade de alimentos. Essa característica, entre outras, faz com que eles possam viver em diversos ambientes, como as cidades.

Imagem: Fotografia. Dois pandas, ursos grandes, sentados sobre base de madeira, de frente para vegetação verde fina na vertical. Eles têm orelhas, olhos e corpo preto, com a cabeça em branco. O panda da esquerda está com vegetação. Texto : Altura: 140 cm. Fim da imagem.

Altura: 140 cm.

LEGENDA: O desmatamento diminuiu a quantidade de bambu e reduziu o ambiente do urso-panda. Com isso, ele entrou na lista de animais ameaçados de extinção. Zoológico na França, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma jacutinga com corpo para à direita, sobre galhos de árvore, ave de penas de cor preta com partes em branco nas asas e na parte superior da cabeça, com bico azul-claro. No galho fino e vegetação com bolinhas finas em verde. Mais ao fundo, folhas verdes. Comprimento: 75 cm. Fim da imagem.

Comprimento: 75 cm.

LEGENDA: A jacutinga alimenta-se principalmente do fruto do palmito-juçara. Essa palmeira está ameaçada de extinção, pois é derrubada para que se retire o palmito. Com isso, a alimentação da jacutinga fica prejudicada. Município de Tapiraí, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre uma base arredonda de cor marrom-escuro, com a parte superior em laranja, com pássaro de tamanho pequeno de pássaro de penas em marrom-claro e marrom-escuro.  Fim da imagem.

Comprimento: 10 cm.

LEGENDA: Os pardais foram trazidos da Europa para o Brasil no início do século XX para ajudar a combater insetos. Como consomem os mais diferentes alimentos, desde então, espalharam-se pelo país todo. Escócia, no Reino Unido, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você concorda com a frase a seguir? Explique.

Animais que têm dieta restrita são mais vulneráveis à extinção.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Bichos incríveis, de Flávia Muniz e Márcia Kupstas. Melhoramentos, 2010.

Fim do complemento.

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ÁLBUM de Ciências

A mariposa-esfinge-de-morgan

As plantas e os insetos interagem de muitas formas no ambiente. Na busca por alimento e abrigo, por exemplo, muitos insetos participam da polinização das flores e existem aqueles que auxiliam a espalhar sementes. Vamos conhecer o exemplo de interação que ocorre entre a mariposa-esfinge-de-morgan e a orquídea-estrela.

As mariposas e as borboletas têm, na região da boca, uma espécie de “tromba”, que elas usam para sugar néctar das flores. É geralmente um órgão pequeno, menor que o comprimento do corpo desses animais, chamado de probóscide.

Em Madagascar, no continente africano, existe um tipo de mariposa peculiar , a mariposa-esfinge-de-morgan. A probóscide dela é bem maior do que a da maioria das mariposas, podendo medir até 25 centímetros de comprimento.

Pesquisadores descobriram que ela se alimenta exclusivamente do néctar produzido por um tipo de orquídea, conhecida como orquídea-estrela. Esse néctar fica acumulado no fundo da flor, em um tubo longo e fino, com cerca de 25 cm de comprimento. Somente essa mariposa é capaz de polinizar essa espécie de orquídea, possibilitando que ela se reproduza. Ou seja, a orquídea e a mariposa têm uma relação em que uma depende da outra para sobreviver.

Imagem: Fotografia. Uma borboleta de cor preta com bolinhas brancas e parte inferior em laranja, com cabeça pequena em preto, com par de antenas finas. Ela está com o corpo para à direita, folha verde-clara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em geral, a forma do aparelho bucal dos insetos está relacionada ao hábito alimentar. A probóscide das mariposas e das borboletas tem a forma de um tubo oco enrolado sobre si mesmo, que se desenrola quando esses insetos vão se alimentar do néctar das flores. FIM DA LEGENDA.

GLOSSÁRIO

Peculiar: característico, especial, próprio de uma pessoa ou coisa.

Imagem: Fotografia. À esquerda, mariposa-esfinge-de-morgan, com tamanho médio com o corpo médio de cor bege-claro, com manchas em amarelo, com par de asas em amarelo com contorno em marrom-escuro, com par de antenas finas na vertical e bico longo na horizontal dentro de planta de pétalas brancas e partes avermelhadas, com caule com formato de tubo fino. Abaixo, folhas verdes com outros flores de pétalas em vermelho e gomo amarelo dentro.  Fim da imagem.

Mariposa-esfinge-de-morgan

Comprimento: 15 centímetros.

Envergadura: 10 centímetros.

LEGENDA: A mariposa-esfinge-de-morgan usa sua longa probóscide para coletar o néctar da flor da orquídea-estrela. Com isso, também carrega o pólen dessa flor, contribuindo para a reprodução desse tipo de orquídea. FIM DA LEGENDA.

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Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento

Assim como os animais, as plantas precisam de energia para viver. Mas, diferentemente deles, que se alimentam de seres vivos ou de restos de seres vivos, as plantas produzem o próprio alimento.

Esse processo de produção do alimento em plantas chama-se fotossíntese. Para ocorrer a fotossíntese, as plantas usam água e gás carbônico do ambiente.

Imagem: Ilustração. Vista geral de local com solo marrom, com grama de cor verde, com uma árvore ao centro de tronco marrom, com raízes longas dentro : A água e os nutrientes minerais são absorvidos do solo por meio das raízes. Dentro há duas flechas de cor azul-claro para cima. Na parte superior da árvore, folhas verdes com partes em amarelo, com seta em azul-escuro : Nesse processo, as plantas liberam gás oxigênio no ambiente. E seta vermelha para dentro : O gás carbônico é retirado da atmosfera, geralmente pelas folhas. Abaixo, destaque para folha de árvore de cor verde, com seta vermelha : A luz do Sol é captada por meio de uma substância chamada clorofila. Na presença de luz, a clorofila entra em ação e combina a água e o gás carbônico para formar um tipo de carboidrato, que é a fonte de energia das plantas. Na parte superior do local, sol à esquerda de formato redondo em amarelo : As plantas precisam de luz para transformar a água e o gás carbônico em alimento. Céu de cor azul-claro, com nuvens brancas à direita.   Fim da imagem.

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  1. O que aconteceria a uma planta em um ambiente sem gás carbônico, sem luz ou sem água?
  1. Observe o quadro abaixo e identifique de onde vem a energia utilizada pelas plantas no processo de fotossíntese.

    ( ) Do gás carbônico.

    ( ) Dos alimentos.

    ( ) Dos nutrientes no solo.

    ( ) Da luz do Sol.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Batata e arroz são alimentos ricos em carboidratos.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de solo preto poroso, com uma batata dentro, arredondada de cor bege, com plantas na parte superior com folhas verdes, pequenas. Fim da imagem.

LEGENDA: Batata brotando. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique de onde vêm os carboidratos desses alimentos.
  1. Em sua opinião, as plantas utilizam os carboidratos que elas próprias produzem?

    Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma planta de sua escola ou de sua casa no caderno. Depois, faça um esquema que represente a fotossíntese.
  1. A clorofila pode ser encontrada em várias partes da planta, principalmente nas folhas. Uma das características mais marcantes dessa substância é a sua coloração verde.
    1. Qual é a importância da clorofila para as plantas?
    1. O que você acha que pode acontecer se você cobrir a folha de uma planta com um papel preto por vários dias?

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Florinha e a fotossíntese, de Samuel Murgel Branco. Editora Moderna, 2011.

Fim do complemento.

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O gás oxigênio e a obtenção de energia

O gás oxigênio é fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos. No interior das células, ele interage com as substâncias fornecidas pelos alimentos, liberando energia. Esse processo recebe o nome de respiração. Na respiração, as células também produzem e eliminam o gás carbônico.

Respiração das plantas

Como vimos, as plantas fazem fotossíntese apenas quando há luz, ou seja, durante o dia. Durante a noite, elas não realizam fotossíntese. A respiração, no entanto, ocorre o tempo todo: a planta absorve gás oxigênio e elimina gás carbônico no ambiente tanto durante o dia como durante a noite.

Imagem: Ilustração. Esquema. Fotossíntese e respiração.  Uma planta de caule fino em marrom, com folhas verdes. Dentro do solo, raízes ramificadas por onde entra água com flecha azul debaixo para cima. Nas folhas verdes da planta, flecha em azul indicando : gás oxigênio e duas flechas em vermelho, indica saída : gás carbônico. No céu, à esquerda, sol de cor amarela : luz solar. À direita, céu de cor azul-claro, por onde cai gotículas de chuva.  Ilustração. Esquema. Respiração. A mês planta descrito anteriormente em local com céu noturno em azul-escuro, com lua à esquerda de cor branca. Flecha em azul indicando entrada de : gás oxigênio. Flechas em vermelho indicando saída de gás carbônico.   Fim da imagem.

LEGENDA: Esquema mostrando os processos que ocorrem na planta durante o dia e durante a noite. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

A respiração ocorre em todas as partes da planta, especialmente nas folhas, onde existe maior quantidade de pequenos orifícios que permitem que os gases da respiração e da fotossíntese sejam absorvidos e eliminados.

Imagem: Fotografia. Vista do alto para baixo, de rio de água escura com várias plantas : vitória-régia com o formato redondo em verde, com a borda levantada para cima. Entre elas, filamentos finos se conectam. Ao fundo, vegetação verde na borda da água.  Fim da imagem.

LEGENDA: As folhas de certas plantas aquáticas ficam expostas na superfície da água. Os pequenos orifícios dessas plantas estão na parte superior das folhas e ficam abertos durante o dia, quando realizam trocas gasosas. Vitória-régia flutuando na floresta Amazônica, no município de Manaus, Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Respiração dos animais

O corpo dos animais apresenta diferentes estruturas para absorver gás oxigênio e eliminar gás carbônico.

Imagem: Silhueta de um peixe de cor verde, com detalhes para brânquias, órgão arredondo atrás da entrada da boca, com seta azul entrando e depois das brânquias, três setas em vermelho saindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peixes e outros animais aquáticos, como caranguejos, respiram por brânquias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta de um inseto pequeno de cor verde, na horizontal com patas finas. Detalhe para as traqueias, parte com formato de tubos finos ramificados com setas em vermelho e azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os insetos e as aranhas respiram por meio de traqueias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta de um gato sentado de cor amarelo, com detalhes em sistema respiratório com tubos de nariz e garganta, com dois pulmões na parte interna. Uma seta azul entrando no nariz e seta vermelha saindo da boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mamíferos, aves, répteis e muitos anfíbios respiram por pulmões. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Silhueta de uma minhoca na horizontal em laranja claro, com corpo com formato em anéis, com setas entrando em azul e setas saindo para cima : respiração pela pele.  Fim da imagem.

LEGENDA: Animais como a minhoca e a água-viva respiram pela pele. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto, as frases dos balões e converse com seus colegas.

No dia a dia, o termo respiração é muito utilizado para falar dos movimentos de inspiração e expiração realizados pelos pulmões, especialmente no ser humano.

Respire fundo!

Ele está com a respiração ofegante.

Melhor você ir lá fora respirar ar puro.

  1. É correto dizer que uma planta não respira porque ela não tem pulmões e não realiza os movimentos de inspiração e expiração? Explique.
  1. Os golfinhos perseguem grandes cardumes de sardinhas por longas distâncias. Mas, de tempos em tempos, eles precisam subir à superfície para respirar, enquanto as sardinhas não precisam sair da água. Por quê?
  1. Minhocas e formigas passam parte de sua vida no solo, onde fazem túneis. Além de serem úteis para a locomoção, esses túneis são importantes para a respiração desses animais. Explique por quê.

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Capítulo 3. A decomposição

Animais e plantas mortos, fezes, urina, folhas, galhos, outras partes de plantas e restos de alimentos compõem o que é chamado de matéria orgânica.

Muitos fungos e bactérias se alimentam da matéria orgânica livre no ambiente. Para isso, eles liberam no meio em que vivem líquidos digestivos que quebram a matéria orgânica, gerando substâncias menores e mais simples. Essa transformação química é chamada decomposição ou apodrecimento.

Por essa razão, esses fungos e essas bactérias recebem o nome de organismos decompositores.

As substâncias originadas da decomposição da matéria orgânica servem de nutrientes para esses organismos, permitindo que eles cresçam e se desenvolvam.

Imagem: Fotografia. Da esquerda para à direita : cinco maçãs : uma verde, uma amarela com partes em vermelho-claro; laranja toda em vermelho-claro; uma maçã em vermelho-escuro com partes em marrom, com tamanho duas vezes menor; uma maçã pequena de cor marrom, com partes esbranquiçadas na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os fungos e as bactérias que crescem nas frutas causam seu apodrecimento. A fotografia apresenta a sequência de apodrecimento de uma maçã-verde. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o alimento de fungos e bactérias decompositores?
  1. Leia o texto a seguir e faça o que se pede.

    [...] O papel dos microrganismos no ciclo da matéria orgânica no solo, bem como na natureza, em geral, é indispensável. Sem a transformação dos restos animais e vegetais em húmus, todos os elementos essenciais ficariam armazenados nesses organismos mortos e não poderiam ser reutilizados. [...]

    FONTE: LEGNAIOL, S. Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo. Ecycle. Disponível em: http://fdnc.io/etZ. Acesso em: 28 jan. 2021.

  1. Faça uma pesquisa sobre o que é o humo (húmus) e escreva seu significado no caderno.
  1. Cite um exemplo de ser vivo que reutiliza os elementos essenciais que os decompositores devolvem para o solo.

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Importância da decomposição

A decomposição é um processo muito importante na natureza. Parte das substâncias originadas da decomposição fica disponível no solo, na forma de nutrientes. As plantas absorvem esses nutrientes, utilizando-os para seu próprio crescimento. Ao se alimentarem das plantas, os animais também estão aproveitando, de maneira indireta, os nutrientes liberados pela decomposição.

Sem a decomposição feita pelos microrganismos, a matéria orgânica levaria muito tempo para se degradar. Haveria acúmulo de animais e plantas mortos, de restos de alimento e outros detritos. Faltariam nutrientes para o crescimento das plantas, o que afetaria todos os seres vivos.

LEGENDA: Fungos crescendo sobre tronco de árvore caída. A decomposição é o processo responsável pela reciclagem dos nutrientes, devolvendo-os ao meio ambiente. Animais e plantas são beneficiados pela decomposição. Município de Manaus, Amazonas, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem trabalhando à esquerda, segura nas mãos uma haste, de frente um monte de cor marrom-escuro. O homem está vestido com camiseta e calça de cor verde, com pano azul no pescoço e boné em azul-escuro. Mais ao fundo, terreno aberto com montes de terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador do município de Caetité, na Bahia, em 2019, manejando uma pilha de compostagem. Essa técnica acelera a decomposição natural da matéria orgânica. Ela é usada para produzir adubo para plantas. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia o texto, observe a imagem e responda às questões.

Os resíduos orgânicos produzidos em casa, como folhas e cascas de vegetais, podem ser aproveitados por meio da compostagem. Nesse processo, a matéria orgânica é degradada e resulta em um composto rico em nutrientes, que pode ser utilizado em hortas e jardins como adubo.

Imagem: Ilustração. Estrutura na vertical com três divisões amarelas com estágios diferentes. De cima para baixo, solo marrom com vegetação de folhas verdes, restos de vegetais e alimentos. Abaixo, parte com solo em marrom-escuro e minhocas dentro e na última parte, vazia, com uma torneira cinza na frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de composteira. Nela, são adicionadas camadas de serragem, solo e minhocas ao material orgânico. FIM DA LEGENDA.

  1. O que acontece com os resíduos orgânicos domésticos colocados na composteira?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    b) Discuta com seus colegas a importância da compostagem doméstica.

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  1. Leia o texto e localize as informações solicitadas a seguir. Depois, escreva as respostas no caderno.

Serapilheira

O solo das florestas é coberto por uma camada de matéria orgânica chamada serapilheira. Ela é formada principalmente por restos de plantas, como folhas, galhos, sementes, flores e frutos, e também por restos de animais mortos, urina e fezes.

LEGENDA: Solo coberto por serapilheira na floresta amazônica. Peru, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Fungos e bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica e os nutrientes ficam disponíveis no solo, deixando-o mais fértil. Árvores e outras plantas absorvem os nutrientes do solo, crescem e servem de alimento para muitos animais. Quando morrem, os seres vivos vão compor a serapilheira, dando continuidade a esse ciclo da matéria.

  1. De onde vêm os materiais que compõem a serapilheira?
  1. Qual é a importância da decomposição da serapilheira para plantas e animais?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Converse com seus colegas e respondam: o que vocês entendem por “ciclo da matéria”?

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ÁLBUM de Ciências

Preservação total

A preservação de um organismo inteiro, sem que ocorra a sua decomposição, é um evento muito raro. Em geral, o processo de decomposição inicia-se imediatamente após a morte de qualquer ser vivo.

Algumas condições ambientais, no entanto, como temperaturas baixas e falta de umidade, dificultam a ação de organismos decompositores. Nessas condições, as funções vitais desses organismos ficam prejudicadas, impossibilitando o processo de decomposição da matéria orgânica. Dessa forma, é possível criar réplicas de seres vivos que viveram há milhares de anos e foram preservados nessas condições.

LEGENDA: Réplica de mamute que foi preservado no gelo, exposto no Museu Wiesbaden, na Alemanha, em 2018. Estima-se que esse animal tenha vivido há 20 mil anos. FIM DA LEGENDA.

Outra forma de evitar a decomposição é se o organismo for preservado em âmbar. O âmbar é uma resina fóssil, originada de plantas antigas. Os seres vivos que ficaram presos nessa resina não sofrem decomposição. Já foram encontrados animais, plantas e mesmo microrganismos integralmente preservados nesse tipo de resina.

Imagem: Fotografia. Uma pedra de âmbar com o formato arredondado, de cor amarela com um inseto dentro preto, com par de asas redondas, cabeça pequena e par de antenas finas na frente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Inseto e pedaços de plantas preservados em âmbar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Com a ajuda de um adulto, faça uma pesquisa sobre um animal que viveu no Brasil há muitos anos e que teve partes do corpo preservadas. Procure saber por que essas partes não sofreram decomposição.

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Capítulo 4. Os ecossistemas

O conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes não vivos de um local, e a forma como esses elementos interagem, é chamado de ecossistema .

Imagem: Ilustração. Esquema com ilustração ao centro e linhas pontilhadas na vertical com detalhes para seres vivos. Ao centro, local com água de cor azul-claro. Ao fundo, solo marrom e ao fundo, rochas à esquerda. Em segundo plano, morros altos de cor verde. Na parte superior, à direita, sol amarelo redondo. Saindo da água, setas para os seguintes seres-vivos :  Capivara : um animal de médio porte de cor marrom, com cabeça arredondada, orelhas pequenas e focinho de cor marrom-escuro.  Frango-d’água: Um animal similar a ave de penas azuis, com par de asas de cor amarela, com bico pequeno laranja e patas finas em verde.  Libélula: um inseto de corpo fino verde com dois pares de asas em branco, com pares de patas finas.  Sapo: um sapo de tamanho médio, de cor bege com detalhes em preto com formato de pequenos círculos.  Junco: Planta aquática com hastes na vertical, com folhas verdes e pétalas em laranja. Ao fundo, céu de cor azul-claro.  Aguapé: Planta com raízes finas em bege, com folhas verdes e na parte superior, flor de pétalas lilás.  Lambari: Um peixe para esquerda de cor cinza, tamanho médio com barbatanas de cor amarela.  Corvina: Um peixe para à esquerda de tamanho médio de cor cinza, com barbatanas e nadadeira em cinza-escuro. Sanguessuga: Um animal de corpo longo, pequeno de cor marrom-escuro, com a ponta direita circular.  Microrganismos aquáticos: seres pequenos com formatos diversos, um achatado e comprido, outro com o formato de duas hastes e outro menor, arredondado.  Larvas de mosquito: animal de corpo comprido na horizontal de cor laranja-claro, com patas finas que contornam o corpo.  Caramujo: com o corpo rastejante de cor marrom, com duas hastes finas na cabeça e concha redonda em marrom.  Tartaruga de água doce : uma tartaruga de tamanho médio de cor marrom, com o casco arredondado e cabeça pequena, virado para à direita.   Fim da imagem.

LEGENDA: Seres vivos: plantas, animais e microrganismos. Componentes não vivos: rochas, água, solo, ar e luz do Sol. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Situação não real. Cores fantasia. Fim da observação.

Uma floresta inteira ou apenas um rio dessa floresta podem ser considerados um ecossistema. O tamanho do ecossistema depende do ponto de vista de quem o está estudando.

Além disso, ecossistemas podem ser muito diferentes. Eles variam de acordo com as características ambientais. Alguns são quentes e secos, com poucas chuvas; outros são úmidos e com sombra, com chuvas abundantes; há os que são alagados e os que são marinhos, entre outros exemplos.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e identifique as informações solicitadas. Depois, converse com seus colegas.

    Nos ecossistemas de cavernas, que são ambientes úmidos e escuros, vivem alguns animais cujo corpo não tem cor nem olhos, mas tem longas antenas e um olfato bem apurado.

    1. Quais características dos ecossistemas de cavernas e dos animais que vivem nesses ambientes foram citadas?
    1. Em sua opinião, existe relação entre as condições do ecossistema de caverna e as características dos animais que nele vivem?

      Cada ecossistema é de um jeito

      Existem muitos ecossistemas diferentes, e cada um deles abriga seres vivos característicos, adaptados ao ambiente em que vivem.

      A árvore chamada mangue-vermelho, por exemplo, habita os manguezais, locais com solo alagado, pobre em gás oxigênio e com muito sal. O mangue-vermelho consegue sobreviver nesse ambiente porque partes de suas raízes ficam acima do nível da água e têm estruturas que eliminam o excesso de sal de seu corpo.

      Os juazeiros são árvores encontradas em ecossistemas com longos períodos de seca. Eles sobrevivem nesses locais porque têm folhas grossas e espinhos, que diminuem a perda de água, e raízes que captam água do subsolo em grandes profundidades.

Imagem: Fotografia. Local com rio escuro, com árvores de tronco fino bege e raízes grandes no rio e expostas fora dele. Na parte superior, folhas de cor verde. Mais no alto, céu de cor azul-claro. Texto : Altura: 6 m. Fim da imagem.

Altura: 6 m.

LEGENDA: O mangue-vermelho vive em terrenos alagados e com muito sal. Município de Cananeia, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação rasteira em marrom, com a parte de trás em verde-claro. Ao centro, árvore de tronco baixo, com raízes ramificadas com folhas de cor verde-claro. Ao fundo, céu de cor azul-claro com muitas nuvens brancas. À direita, vista parcial de rochas. Texto : Altura: 5 m. Fim da imagem.

Altura: 5 m.

LEGENDA: Os juazeiros sobrevivem a longos períodos sem chuva. Município de Quixadá, Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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Relações alimentares

Em um ecossistema, os seres vivos não dependem apenas das características ambientais. Eles também dependem uns dos outros, por isso se relacionam de várias maneiras.

Quando um ser vivo se alimenta de outro, ele estabelece uma relação alimentar. A sequência esquemática que representa as relações alimentares em um ecossistema é chamada de cadeia alimentar. Veja um exemplo na imagem a seguir.

Imagem: Ilustração. Esquema. Vista geral de local com grama de cor verde, com um rio atrás e seres vivos ampliados: No rio, uma árvore fina com galhos secos, com o galho à direita com duas aves pousadas, em tons escuros. No céu, sombra de pássaros sobrevoando para à direita. Na beirada de um rio, um tuiuiú, ave de penas brancas, com pescoço, cabeça e bico longo em preto, com penas de cor branca. À direita, ao fundo, um pato de costas, sobre um galho seco no rio, de penas brancas, par de asas em branco e bico de cor laranja. À frente, grama verde com um pássaro pequeno de penas em marrom, com uma minhoca no bico.  Seres vivos ampliados: Folhas de cor verde.  Texto : Uma cadeia alimentar sempre começa com um ser vivo que produz seu próprio alimento. Ele é chamado de produtor e, em geral, é uma planta ou uma alga. Sobre folha de cor verde, um caramujo de cor marrom com o corpo rastejante e casco arredondado no dorso em marrom-claro. Texto : O produtor serve de alimento para outro ser vivo, como o caramujo. Este, por sua vez, pode servir de alimento para outros animais, como o tuiuiú. Os animais são chamados de consumidores, pois alimentam se de plantas ou de outros animais. Um tuiuiú visto do pescoço para cima, com a cabeça para à esquerda, com penas e bico de cor preta. Na parte inferior do pescoço, em vermelho e corpo com penas em branco. Ele tem no bico um caramujo dentro. Dos três seres vivos, setas amarelas para restos de seres vivos, com formatos diferentes em marrom e bege, alguns longos, finos e outros com formato de bastonetes e pequenas esferas.  Texto : Os restos de todos os seres vivos da cadeia alimentar servem de alimento para fungos e bactérias, chamados de decompositores.  Fim da imagem.

Uma cadeia alimentar sempre começa com um ser vivo que produz seu próprio alimento. Ele é chamado de produtor e, em geral, é uma planta ou uma alga.

O produtor serve de alimento para outro ser vivo, como o caramujo. Este, por sua vez, pode servir de alimento para outros animais, como o tuiuiú. Os animais são chamados de consumidores, pois alimentam-se de plantas ou de outros animais.

Os restos de todos os seres vivos da cadeia alimentar servem de alimento para fungos e bactérias, chamados de decompositores.

Na representação da cadeia alimentar acima, note que as relações alimentares são indicadas por setas. Cada seta é direcionada do organismo que serve de alimento para o organismo que o consome.

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  1. Leia o texto a seguir e identifique as relações alimentares que ele descreve.

    No Pantanal, as plantas aquáticas servem de alimento para peixes conhecidos por lambaris. Nesse ecossistema, as piranhas obtêm dos lambaris a energia de que precisam. Já as ariranhas sobrevivem alimentando-se de piranhas.

    • Represente as relações alimentares que você identificou por meio de uma cadeia alimentar.

Fluxo de energia

O Sol é a principal fonte de energia para os ecossistemas. Os produtores utilizam essa energia para produzir seu próprio alimento. Parte da energia que os produtores acumulam é utilizada para seu crescimento e desenvolvimento.

Quando um consumidor se alimenta de uma planta, aproveita apenas parte da energia. Se esse animal servir de alimento para outro, este também receberá uma quantidade menor de energia. Assim, a quantidade de energia diminui ao longo das cadeias alimentares.

O caminho da energia ao longo das cadeias alimentares é chamado de fluxo de energia.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Situação não real. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Esquema. Na parte inferior, seta azul diminuindo da esquerda para à direita : fluxo de energia.  À esquerda, sol redondo amarelo radiando luz: energia do Sol. Plantas de cor verde : energia captada pelas plantas, luz em amarelo. Seta grande para cima: energia gasta. Seta grande verde para à direita : energia transferida. Um coelho virado para esquerda de pelos de cor marrom, com orelhas para cima. Seta vermelha de tamanho médio para cima e seta menor verde para à direita.  Um animal similar a uma ariranha, virado para à direita com o corpo marrom e cauda fina longa à esquerda, com focinho preto pequeno e orelhas pequenas arredondadas. Seta fina em vermelho para cima e seta verde para à direita.  Um gavião virado para à esquerda, de penas de cor branca na cabeça, bico pequeno laranja e corpo coberta de penas de cor marrom-escuro. Seta bem fina para cima.   Fim da imagem.

LEGENDA: O fluxo de energia ocorre em uma única direção nas cadeias alimentares. A espessura da seta azul indica a quantidade de energia gasta e transferida. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Leia cada frase a seguir para um colega e diga se você concorda com o que está escrito. Explique a sua resposta.
    1. Nenhum animal produz seu próprio alimento, todos são consumidores.
    1. O ser humano é um produtor porque faz seu próprio alimento.
    1. A energia nos ecossistemas não é reciclada, ela segue um fluxo em uma única direção.

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Para ler e escrever melhor

O texto compara ecossistemas marinhos na superfície e no fundo do mar.

Animais marinhos em diferentes ecossistemas

O ambiente marinho não é todo igual. As condições na superfície, por exemplo, são muito diferentes das encontradas nas profundezas do mar, região conhecida como zona abissal.

As águas da superfície recebem muitos raios solares, sendo iluminadas e, de modo geral, mais quentes. As águas mais profundas, por sua vez, são escuras e frias.

Os animais que vivem na superfície do mar encontram mais alimento, pois a luminosidade possibilita a sobrevivência dos seres vivos que fazem fotossíntese. Esses seres vivos são a base da cadeia alimentar e sustentam diversos animais. No entanto, na zona abissal, não há luz que permita a fotossíntese. Com isso, os animais que vivem lá se alimentam dos poucos seres vivos desse ambiente ou dos organismos que afundam até grandes profundidades, geralmente depois de mortos.

Imagem: Fotografia. Em fundo preto, um peixe de tamanho médio, com a cabeça para à esquerda. Ele tem a cabeça arredondada, com olhos azuis, com haste fina sobre a cabeça, na diagonal para frente. Ele está com a boca aberta, para cima. Na ponta da cauda, hastes finas na horizontal. Texto : Comprimento: 15 cm. Fim da imagem.

Comprimento: 15 cm.

LEGENDA: Esse peixe é um tipo de tamboril, conhecido como demônio das estrelas, e vive na zona abissal. Algumas partes do seu corpo são capazes de emitir luz. Golfo do México, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista debaixo para cima de oceano com água de cor azul-claro, com pedra gigante à esquerda, de cor cinza e no oceano, dezenas de peixes pequenos de cor laranja, com cauda fina bifurcada. Eles vão para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cardume em ecossistema marinho próximo à superfície. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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As diferentes condições desses ambientes também influenciam as características de seus habitantes. Os animais que vivem na superfície têm olhos que permitem visualizar o alimento e fugir dos predadores. Contudo, nas regiões abissais, de forma geral, os seres vivos são cegos ou têm olhos pouco desenvolvidos. Em alguns casos, podem-se encontrar animais com a capacidade de produzir luz em seu próprio corpo ou com longas antenas que permitem perceber o ambiente ao seu redor.

Analise

  1. Identifique as expressões em destaque no texto.
    • O que elas indicam?

      Organize

    1. Copie o quadro em seu caderno e complete-o com informações do texto.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      Zona próxima à superfície

      Zona abissal

      Luz e temperatura

      Quantidade de alimento

      Características dos seres vivos

      Escreva

    1. Escreva um texto no seu caderno comparando os ecossistemas encontrados no Mato Grosso e no Pará.

      Tabela: equivalente textual a seguir.

      Exemplos de organismos

      Ecossistema encontrado no

      Mato Grosso

      Pará

      Produtores

      Grama, pequizeiro e canela-de-ema

      Algas e plantas aquáticas

      Consumidores

      Ema, tamanduá-bandeira e cupim

      Caramujos, camarões e peixes

      Decompositores

      Fungos e bactérias

      Fungos e bactérias

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Atividade prática

Brincadeira

Jogo da cadeia alimentar

Na natureza, as cadeias alimentares não se mantêm isoladas umas das outras. Produtores, consumidores e decompositores normalmente fazem parte de diversas cadeias ao mesmo tempo. Por exemplo, uma planta pode servir de alimento para um inseto e uma ave, enquanto um mamífero pode se alimentar de frutos e também de invertebrados. Vamos entender melhor como isso funciona.

Primeiro, observe atentamente as fichas abaixo.

Imagem: Ilustração. Um gafanhoto de cor verde, com o corpo comprido, patas dobradas na parte traseiras, com olhos grandes pretos e par de antenas na parte superior da cabeça.  Ilustração. Uma serpente de cor verde-claro, com partes inferiores em amarelo, com língua para fora, com a cabeça para cima. Ilustração. Vista parcial de tronco de cor marrom, com grama verde, com fungos em forma de camadas arredondas de cor cinza na horizontal sobre o tronco.  Ilustração. Uma baleia grande cor azul, com cauda fina.  Ilustração. Uma coruja de penas de cor marrom, com olhos grandes, com bico pequeno em amarelo.  Ilustração. Gramas verde na vertical, com solo marrom.  Ilustração. Um rato para à esquerda, de cor marrom, com orelhas pequenas e cauda fina em rosa-claro. Ilustração. Um sapo de cor verde-claro, sentado, com olhos cinzas, corpo para à esquerda. Ilustração. Árvore de tronco de cor marrom, com ramificações na parte superior com folhas de cor amarela.  Ilustração. Krill, animal pequeno na diagonal à esquerda de cor laranja, com olho de cor preto, com patas finas abaixo e duas hastes finas longas sobre a cabeça.  Ilustração. Um pássaro de penas de cor marrom, de bico pequeno laranja, pousado sobre galho fino na horizontal.  Ilustração. Algas finas com ramificadas de cor azul-claro. Ilustração. Um homem em pé de pele clara, cabelos castanhos, camiseta de cor vermelha, com calça azul-claro e sapatos e verdes.  Ilustração. Algas, formato de folhas verdes para cima.  Ilustração. Lambari, peixe de tamanho médio de cor verde, com o corpo para à esquerda.  Ilustração. Traíra, peixe de tamanho médio de cor cinza-escuro, com a boca aberta.   Fim da imagem.

Observação: Representações esquemáticas. Os elementos representados nas fichas não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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O que você vai fazer

Montar uma cadeia alimentar e desafiar seus colegas a descobrirem “quem se alimenta do quê”.

Material

  1. Em grupos, utilizem as informações das fichas para montar uma cadeia alimentar.
  1. No caderno, façam um rascunho da cadeia alimentar que vocês vão montar utilizando setas, conforme mostrado nas páginas 74 e 75. Não deixem os outros grupos descobrirem como será a cadeia alimentar de vocês.
  1. Pesquisem imagens dos seres vivos que compõem a cadeia alimentar do seu grupo. Em seguida, colem ou desenhem esses seres vivos na cartolina.
  1. Coloquem o nome do ser vivo acima de cada desenho e recortem-nos, como se fossem cartas de baralho.
  1. Entreguem as cartas a um dos grupos para descobrirem qual foi a cadeia alimentar que seu grupo montou. O grupo desafiado pode consultar as informações apresentadas na página anterior.
  1. Se esse grupo não descobrir a cadeia alimentar que foi montada, vocês poderão desafiar outros grupos até que algum acerte.

    Para você responder

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    • Considerando o que vocês aprenderam sobre as cadeias alimentares, discutam em grupos as situações abaixo.
    1. Um inseticida foi lançado em uma lavoura, eliminando inúmeros insetos. O que deve acontecer com as cadeias alimentares das quais os insetos fazem parte?
    1. Um produto químico foi lançado em um rio, afetando as algas. O que poderá ocorrer com os lambaris, as traíras e os outros peixes que habitam o rio?
    1. Uma seca intensa eliminou toda a vegetação rasteira, até mesmo o capim, de uma região. O que deve acontecer com os seres que se alimentam dela?
Imagem: Ilustração. Quatro crianças, uma de frente para outra, vestidas com uniforme de camiseta de cor branca, detalhes e calça em azul, com sapatos de cor vermelha com detalhes em branco. Eles estão sentados em carteiras-escolares e um em cadeiras de rodas. À esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos, segundo um papel branco com ilustração na mão direita. Uma menina de cabelos longos loiros, com faixa sobre o cabelo em cinza, com papel na mão direita, com lápis vermelho na mão esquerda. De frente para ele, menino de pele morena, com cabelos encaracolados em castanhos, visto de costas. Ele está com a mão direita para cima. À direita, menino ruivo, com papel nas mãos, sentado em uma cadeira de rodas de cor cinza, com contorno das rodas em preto.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

LEGENDA: Meio ambiente FIM DA LEGENDA.

O mundo que queremos

A importância das algas

As algas, assim como as plantas, possuem clorofila e têm a capacidade de realizar fotossíntese, produzindo o próprio alimento. Elas podem ser encontradas em oceanos, rios, lagos e em ambientes terrestres úmidos. As algas são muito numerosas e diversificadas.

Existem algas pluricelulares, compostas de mais de uma célula, e algas unicelulares, formadas por uma única célula. As algas unicelulares constituem a base da cadeia alimentar de diversos ecossistemas aquáticos.

Comprimento: 45 cm.

LEGENDA: Alga pluricelular conhecida como alface-do-mar, comum no litoral do Brasil. Município de Peruíbe, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia microscópica. Fundo de cor preta, com bastonetes na vertical, pequenas esferas de cor translúcidas em branco, azul-claro e amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Diatomáceas, algas unicelulares que apresentam diversas formas, vistas ao microscópio óptico. Aumento de 20 vezes. FIM DA LEGENDA.

Mais da metade do gás oxigênio do ar que respiramos é produzida pelas algas. Elas liberam na água muito mais gás oxigênio do que consomem. O excesso desse gás liberado na água passa para o ar, ficando disponível também para os organismos terrestres. Como as algas estão presentes em oceanos, rios e lagos do planeta, ocupam uma área bem maior do que as florestas, uma vez que 70% da Terra é coberta de água.

Imagem: Fotografia. Na parte inferior com vegetação de cor verde, com vegetação mais longas. Ao centro, um peixe cinza com o corpo para à esquerda, com cauda fina e pequena, e barbatanas.  Fim da imagem.

LEGENDA: As algas e as plantas aquáticas exercem papel de produtores nos ecossistemas aquáticos. Rio Baía Bonita, no município de Bonito, Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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Compreenda a leitura

  1. Leia as características no quadro a seguir e escreva no seu caderno aquelas que foram apresentadas no texto.

    Diversidade

    Tempo de vida

    Quantidade de células

    Reprodução

    Comportamento

    Obtenção de alimento

    Ambiente em que vivem

    Importância para outros organismos

  1. Em que ambientes as algas são encontradas?
  1. Cite dois argumentos do texto que justifiquem a importância das algas.

    Vamos fazer

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. O professor vai dividir a turma em grupos de 3 e 4 estudantes. Cada grupo vai elaborar um texto para sensibilizar as pessoas sobre a importância das algas.
    • Utilizem as informações do texto e, se necessário, façam uma pesquisa em livros, revistas ou na internet. Procurem informações que destaquem a importância das algas e que citem as principais ameaças a esses seres vivos.
    • Busquem incluir fotografias, esquemas ou desenhos em seu texto.
    • Todos os integrantes do grupo devem compartilhar o texto antes de fazer a versão final. É importante dar opiniões que possam contribuir com os textos, mas sempre respeitando o trabalho dos colegas.
    • Reúnam os textos de toda a turma em uma revista e pensem em uma forma de mostrá-la para os outros estudantes da escola. Os textos também podem ser divulgados no site ou na rede social da escola.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças sentados de frente para o outro, em formato de um círculo. À esquerda, uma menina de pele clara, com cabelos presos de cor castanho, com blusa de cor vermelha, com bermuda de cor azul-escuros, com sapatos em vermelho e sola em amarelo. Ela está com o dedo indicador da mão direita para frente. Perto dela, dois livros, um de capa azule outro de capa amarela.  À frente, uma menina vista de costas, de cabelos encaracolados castanhos, amarrados para trás, usando blusa de mangas compridas em verde, com listra fina branca, com calça de cor rosa. Ela está com a mão esquerda para à esquerda. À direita, um menino de pele clara, com cabelos pretos, com camiseta lilás, com bermuda de cor verde e as mãos para frente. Ao fundo, menino de pele clara, com cabelos pretos, com par de óculos de grau, com camiseta de cor laranja, com calça azul, agachado de joelhos. Ele segura na mão esquerda, um livro de capa laranja e ao centro em vermelho, apontando com a mão direita para ele.   Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora de acessar

• Micróbios até no mar. Canal Butantan. Disponível em: http://fdnc.io/eu2. Acesso em: 5 fev. 2021.

A animação mostra a importância das formas muito pequenas de vida para as cadeias alimentares aquáticas.

Fim do complemento.

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Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos

As interações entre os seres vivos em um ecossistema vão além das relações alimentares. No ambiente, os seres vivos estabelecem outras interações, chamadas de relações ecológicas. Nessas relações, é possível que os dois organismos envolvidos sejam beneficiados ou que ambas as partes sejam prejudicadas. Também acontece de um ser vivo ter vantagens, enquanto o outro pode sair prejudicado. Veja alguns exemplos.

Mutualismo

Relação em que os dois seres vivos participantes obtêm benefícios e um não consegue sobreviver sem o outro.

Imagem: Fotografia. Foco em troncos de árvores na vertical de cor marrom, com vegetação de cor verde, manchas em branco e vermelho. Entre os troncos, com vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A relação entre a alga e o fungo forma o líquen. O fungo se beneficia do alimento produzido pela alga, e a alga se beneficia da proteção e de substâncias fornecidas pelo fungo. Município de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Parasitismo

Relação em que dois organismos vivem juntos, e um é prejudicado, enquanto o outro é beneficiado. O ser vivo beneficiado, chamado parasita, instala-se no corpo de outro organismo, o hospedeiro. O parasita retira alimentos do corpo do hospedeiro, prejudicando-o.

Imagem: Fotografia. Solitárias, vermes de tamanho longo, com o corpo achatado de cor bege-claro, com o corpo contorcido. Na horizontal.  Fim da imagem.

Comprimento: 1 m.

LEGENDA: As solitárias, vermes que se instalam no intestino de seres humanos, são exemplos de parasita. FIM DA LEGENDA.

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Competição

Relação em que os organismos envolvidos são prejudicados, pois competem por recursos que não são suficientes para todos.

Imagem: Fotografia. À frente, plantas secas com troncos e galhos finos ramificados, com folhas verdes na parte superior. Mais ao fundo, morro grande com paredes de cor bege-claro e partes em cinza. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na estação seca, as plantas de um mesmo local podem competir por água, pois não há água suficiente para suprir as necessidades de todos os indivíduos. Município de Serranópolis, Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia o texto, analise as informações e responda no caderno.

Os cupins se alimentam de madeira, mas não conseguem digeri-la. O intestino deles abriga protozoários que fazem a digestão da madeira, o que acaba disponibilizando os nutrientes para o cupim.

  1. Qual ser vivo é beneficiado na relação descrita no texto?
  1. A relação entre cupins e protozoários é de que tipo? Por quê?
  1. Observe as imagens, leia os textos das legendas e identifique o tipo de relação mostrado. Justifique sua resposta.
Imagem: Fotografia A. Centenas de formas arredondadas de cor bege-claro, algumas com buraco de frente, outras de cor cinza. Texto : Diâmetro de cada indivíduo: 3 cm. Fim da imagem.

Diâmetro de cada indivíduo: 3 cm.

LEGENDA: As cracas vivem sobre rochas próximas à água do mar. Não há espaço adequado suficiente para que todos os indivíduos se instalem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Sobre pele de pessoa clara, um carrapato arredondado de cor marrom com patas finas em preto. Texto : Comprimento: 4 mm. Fim da imagem.

Comprimento: 4 mm.

LEGENDA: Os carrapatos se alimentam do sangue de diversos animais, que são prejudicados com isso. FIM DA LEGENDA.

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O que você aprendeu

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto, analise as informações e responda às questões.

    A arara-azul-de-lear é uma ave que vive na Bahia e está ameaçada de extinção. Ela se alimenta quase exclusivamente do fruto da palmeira licuri. Essa palmeira está ameaçada de extinção devido ao desmatamento.

    1. A arara-azul-de-lear tem hábito alimentar restrito ou variado? Por quê?
    1. O fato de a arara-azul-de-lear estar ameaçada de extinção pode estar relacionado ao seu hábito alimentar?
  1. Observe as fotografias, leia as legendas e classifique os animais em: carnívoro, onívoro ou herbívoro.
Imagem: Fotografia. Um gafanhoto de cor marrom sobre uma folha verde, com o corpo na horizontal, com patas dianteiras longas e dobradas, com patas finas na parte dianteira e par de antenas sobre a cabeça. Texto : Comprimento: 5 cm. Fim da imagem.

Comprimento: 5 cm.

LEGENDA: O gafanhoto se alimenta de diferentes tipos de folha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Foco em cabeça de um jacaré de cor bege com manchas de cor preta, olhos grandes arredondados. Ele está com um peixe dentro sobre a boca, na horizontal, com dentes afiados na parte superior e parte baixa. Texto : Comprimento: 2,5 m. Fim da imagem.

Comprimento: 2,5 m.

LEGENDA: O jacaré-de-papo-amarelo se alimenta de peixes, caramujos, aves e pequenos mamíferos. FIM DA LEGENDA.

Comprimento: 40 cm.

LEGENDA: O macaco-prego se alimenta de frutas, sementes, ovos e pequenos animais. Município de Itatiba, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Em uma atividade na escola, os estudantes tinham dois vasos com plantas iguais.
Imagem: Ilustração A. Um menino de pele clara, cabelos castanhos, usando camiseta branca com detalhes e bermuda em vermelho. Ele segura nas mãos, um regador de cor azul, com bico para à direita. Ao fundo, base de madeira de cor marrom, com vaso marrom com folhas verdes. Mais ao fundo, janela de cor azul, onde vê-se do lado de fora, vegetação em verde, com sol amarelo e céu em azul-claro.  Ilustração B. À direita, menina de pele negra, cabelos pretos amarrados atrás, com o mesmo uniforme do menino descrito anteriormente, com regador da mão direita de cor verde-claro, com a mão esquerda para cima. Ao fundo, mesa na horizontal em cinza, com um vaso de cor marrom, com folhas verdes-escuros, caídas para baixo. Debaixo do vaso, folhas verdes sobre a mesa. A menina olha para o vaso, com o olhar para baixo e sobrancelhas para cima.   Fim da imagem.

O vaso A foi deixado próximo a uma janela e regado dia sim, dia não. O vaso B foi mantido em uma sala escura, com ventilação e regado da mesma forma que o A. Após duas semanas, a planta do vaso B morreu. Analise as explicações de alguns estudantes:

Pedro: A planta do vaso B morreu porque no quarto escuro ela não conseguia absorver nutrientes do solo.

Adriana: A planta do vaso B morreu porque no quarto escuro ela não conseguia realizar fotossíntese.

Marcos: A planta do vaso B morreu porque ela recebeu muita água durante o período da atividade.

  1. Você concorda com qual dos estudantes? Por quê?
  1. Por que é importante que as plantas realizem fotossíntese?

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Avaliação processual

Imagem: Fotografia. Folhas marrons secas, com caules finos na vertical de cor amarela com folhas em verde-claro e à direita, com gomo de casca em marrom com folhas em verde para baixo. Ao fundo, folhas secas em marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Muda jovem de árvore. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a fotografia e responda em seu caderno.
    1. As folhas mortas ao redor da muda atrapalham ou beneficiam seu crescimento? Explique.
    1. Escreva um pequeno texto que relacione a imagem com o ciclo de matéria nos ecossistemas.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

      Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Observe o ecossistema de um rio representado no esquema a seguir.
    1. Escreva os componentes de uma cadeia alimentar que represente as relações alimentares entre os peixes herbívoros, as algas microscópicas e a garça.
    1. Converse com os colegas e reflita sobre o que aconteceria a esse ecossistema se a água do rio fosse poluída e a maioria das algas morresse.
    1. Entre os componentes citados no quadro abaixo, escreva no caderno o componente que faltou na cadeia alimentar para ela ficar completa.

      ( ) Luz do Sol

      ( ) Decompositores

      ( ) Água

      ( ) Produtores

Imagem: Ilustração. À esquerda, água de cor azul-claro com dois peixes, um em azul e outro para à esquerda, em cinza. Nadando na superfície da água, pato de penas cinzas com corpo para à direita. Na borda, uma ave de penas brancas, com bico e patas pretas. À direita, solo de cor marrom, com grama de cor verde-claro. Na borda, dois antílopes, um grande de cor laranja e outro menor em marrom-claro, ambos com a boca perto da água. Na água, foco para seres vivos : Algas microscópicas presentes na água : quatro formas diversas : forma curvada à esquerda em verde-escuro e outras formas redondas.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Faça um desenho no caderno para representar o ciclo de matéria nos ecossistemas e outro para representar o fluxo de energia. Mostre a um colega e explique as semelhanças e diferenças entre esses fenômenos.