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UNIDADE 2. Seres vivos e ecossistemas
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Boxe complementar:
Vamos conversar
- Quais seres vivos e elementos não vivos aparecem na imagem?
- O que está acontecendo na cena?
- De que os seres vivos mostrados na imagem se alimentam?
- Dos seres vivos que você conhece, quais precisam de energia para se desenvolver?
- O que você imagina que irá ocorrer com os restos do corpo dos seres vivos da imagem quando eles morrerem?
Fim do complemento.
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Investigar o assunto
Do que se alimentam os seres vivos
Todos os seres vivos precisam de alimento para sobreviver. Você conhece os hábitos alimentares dos seres vivos?
O que você vai fazer
Investigar vestígios da alimentação dos animais.
Como você vai fazer
-
Etapa 1:
Analisar vestígios da alimentação dos animais
- Observe as imagens a seguir e procure identificar os vestígios que cada animal deixou ao se alimentar. Depois, converse com seus colegas sobre outros exemplos de vestígios que vocês conhecem.
LEGENDA: Comprimento sem a cauda: 40 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Alguns macacos-prego usam pedras para quebrar e tirar a casca dos coquinhos que vão comer. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 5 cm.
LEGENDA: Diversos insetos se alimentam de folhas ou de outras partes das plantas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Algumas larvas de insetos se alimentam de frutas, como a maçã e a goiaba. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 6 mm.
LEGENDA: Alguns mosquitos picam as pessoas e sugam o sangue para se alimentar. FIM DA LEGENDA.
- No dia marcado pelo professor, reunidos em grupos, percorram a área externa da escola, ou de um parque próximo, procurando identificar vestígios da alimentação de seres vivos. Registrem e desenhem todos os vestígios encontrados e, se for possível, tirem fotografias.
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-
Etapa 2:
A investigação de pelotas regurgitadas e
fezes
Nem todo alimento ingerido é aproveitado inteiramente pelos organismos. Há estruturas mais resistentes que não são digeridas, como ossos, partes do corpo de insetos e sementes de frutos. Materiais como esses são eliminados nas fezes ou quando os animais regurgitam, na forma de pelotas.
- Faça uma lista de animais que você já observou na região onde vive. Escolha dois deles e faça uma pesquisa sobre as características das
fezes
ou dos
dejetos
desses animais. Desenhe ou selecione imagens para ilustrar a sua pesquisa.
- Compartilhe a sua pesquisa com os colegas e discutam se é possível identificar o conteúdo, a forma, o tamanho e as cores das fezes desses animais.
- Reúnam as imagens da etapa 1 e as informações da etapa 2 e escrevam legendas para elas. Organizem um painel com essas imagens na sala de aula.
LEGENDA: Material encontrado em pelotas regurgitadas por uma coruja. FIM DA LEGENDA.
Para você responder
- Observe a fotografia acima, que mostra o conteúdo do
estômago
de uma coruja.
- O que você identifica na imagem?
- Com base no conteúdo das pelotas, você consegue supor do que a coruja se alimenta?
- Leia as informações e responda em seu caderno.
Guano é o nome dado às fezes de aves e de morcegos acumuladas no chão do lugar onde esses animais vivem.
- Se um cientista analisasse o guano de uma caverna habitada por morcegos e encontrasse diversas sementes, o que ele poderia concluir sobre a alimentação deles?
- Que evidências ele poderia encontrar em
fezes
de aves que se alimentam de:
- insetos?
- pequenos vertebrados?
- Com base nas atividades realizadas, você acha que é possível identificar seres vivos por meio dos vestígios e das fezes que eles deixam no ambiente?
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Capítulo 1. Os animais se alimentam
A energia e os nutrientes de que os animais precisam para crescer, manter-se vivos e realizar suas atividades vêm dos alimentos.
Os animais podem ser classificados de acordo com o tipo de alimento que consomem: herbívoros, carnívoros, onívoros ou detritívoros.
Herbívoros: alimentam-se somente de plantas. Os herbívoros podem se alimentar de partes de plantas, como folhas, frutos, sementes, raízes, néctar etc. O gafanhoto, a cutia e o boi são exemplos de animais herbívoros.
LEGENDA: A cutia é um animal herbívoro que se alimenta de partes de plantas e mede 50 cm de comprimento. Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Carnívoros: alimentam-se somente de outros animais. Os carnívoros costumam matar os animais que lhes servem de alimento, como uma serpente ao comer um rato. A joaninha, a raposa e o tubarão são exemplos de animais carnívoros.
LEGENDA: O cachorro-do-mato é um animal carnívoro que se alimenta de aves, roedores e insetos como o gafanhoto. Mede cerca de 60 cm de comprimento sem a cauda. Município de Poconé, Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Onívoros: alimentam-se tanto de outros animais como de plantas. O ser humano, o lobo-guará e o quati são exemplos de animais onívoros.
LEGENDA: O quati-de-cauda-anelada é um animal onívoro que se alimenta de frutas e animais invertebrados. Mede cerca de 60 cm de comprimento sem a cauda. Município de Miranda, Mato Grosso do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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Detritívoros: alimentam-se de restos de plantas e de animais em decomposição. Também são detritívoros os animais que se alimentam de fezes de outros animais. Os exemplos mais comuns são os urubus, as hienas e algumas espécies de besouros e moscas.
LEGENDA: O urubu-rei é um animal detritívoro que se alimenta apenas de carcaça de animais mortos. Mede cerca de 80 cm de envergadura. Município de Jaru, Rondônia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- As frases a seguir estão incorretas. Converse com seus colegas e reescrevam as frases no caderno, corrigindo-as. Justifiquem as suas respostas.
- O ser humano é um animal carnívoro porque se alimenta de carne.
- O louva-a-deus se alimenta somente de outros insetos, mas não pode ser considerado carnívoro, pois não come carne.
- Os animais detritívoros alimentam-se somente de restos de animais.
LEGENDA: Louva-a-deus. Mede cerca de 10 cm. FIM DA LEGENDA.
- 2. Usando um espelho, observe a sua dentição. Depois, compare seus dentes com os dentes mostrados no esquema abaixo.
- Você acha que sua dentição é mais parecida com a de um animal herbívoro ou carnívoro? Explique.
- Explique por que cuidar da saúde dos dentes é importante para a alimentação.
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Alimentação e sobrevivência
A alimentação de alguns animais é bastante restrita . O urso-panda é um exemplo de animal que se alimenta quase exclusivamente de bambu. Se a fonte principal de alimento dessa espécie se esgotar, ela pode ser extinta.
Há também animais como os pombos, os pardais, as baratas e os ratos, por exemplo, que consomem uma ampla variedade de alimentos. Essa característica, entre outras, faz com que eles possam viver em diversos ambientes, como as cidades.
Altura: 140 cm.
LEGENDA: O desmatamento diminuiu a quantidade de bambu e reduziu o ambiente do urso-panda. Com isso, ele entrou na lista de animais ameaçados de extinção. Zoológico na França, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 75 cm.
LEGENDA: A jacutinga alimenta-se principalmente do fruto do palmito-juçara. Essa palmeira está ameaçada de extinção, pois é derrubada para que se retire o palmito. Com isso, a alimentação da jacutinga fica prejudicada. Município de Tapiraí, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 10 cm.
LEGENDA: Os pardais foram trazidos da Europa para o Brasil no início do século XX para ajudar a combater insetos. Como consomem os mais diferentes alimentos, desde então, espalharam-se pelo país todo. Escócia, no Reino Unido, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Você concorda com a frase a seguir? Explique.
Animais que têm dieta restrita são mais vulneráveis à extinção.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Bichos incríveis, de Flávia Muniz e Márcia Kupstas. Melhoramentos, 2010.
Fim do complemento.
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ÁLBUM de Ciências
A mariposa-esfinge-de-morgan
As plantas e os insetos interagem de muitas formas no ambiente. Na busca por alimento e abrigo, por exemplo, muitos insetos participam da polinização das flores e existem aqueles que auxiliam a espalhar sementes. Vamos conhecer o exemplo de interação que ocorre entre a mariposa-esfinge-de-morgan e a orquídea-estrela.
As mariposas e as borboletas têm, na região da boca, uma espécie de “tromba”, que elas usam para sugar néctar das flores. É geralmente um órgão pequeno, menor que o comprimento do corpo desses animais, chamado de probóscide.
Em Madagascar, no continente africano, existe um tipo de mariposa peculiar , a mariposa-esfinge-de-morgan. A probóscide dela é bem maior do que a da maioria das mariposas, podendo medir até 25 centímetros de comprimento.
Pesquisadores descobriram que ela se alimenta exclusivamente do néctar produzido por um tipo de orquídea, conhecida como orquídea-estrela. Esse néctar fica acumulado no fundo da flor, em um tubo longo e fino, com cerca de 25 cm de comprimento. Somente essa mariposa é capaz de polinizar essa espécie de orquídea, possibilitando que ela se reproduza. Ou seja, a orquídea e a mariposa têm uma relação em que uma depende da outra para sobreviver.
LEGENDA: Em geral, a forma do aparelho bucal dos insetos está relacionada ao hábito alimentar. A probóscide das mariposas e das borboletas tem a forma de um tubo oco enrolado sobre si mesmo, que se desenrola quando esses insetos vão se alimentar do néctar das flores. FIM DA LEGENDA.
GLOSSÁRIO
Peculiar: característico, especial, próprio de uma pessoa ou coisa.
Mariposa-esfinge-de-morgan
Comprimento: 15 centímetros.
Envergadura: 10 centímetros.
LEGENDA: A mariposa-esfinge-de-morgan usa sua longa probóscide para coletar o néctar da flor da orquídea-estrela. Com isso, também carrega o pólen dessa flor, contribuindo para a reprodução desse tipo de orquídea. FIM DA LEGENDA.
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Capítulo 2. As plantas produzem seu próprio alimento
Assim como os animais, as plantas precisam de energia para viver. Mas, diferentemente deles, que se alimentam de seres vivos ou de restos de seres vivos, as plantas produzem o próprio alimento.
Esse processo de produção do alimento em plantas chama-se fotossíntese. Para ocorrer a fotossíntese, as plantas usam água e gás carbônico do ambiente.
- A água é absorvida do solo por meio das raízes.
- O gás carbônico é retirado da atmosfera, geralmente pelas folhas.
Para realizar a transformação de água e gás carbônico em alimento, as plantas usam a energia da luz do Sol. Elas aproveitam a luz por meio de uma substância verde chamada clorofila. A cor verde nas plantas se deve à presença dessa substância.
Na presença de luz, algumas células das plantas conseguem combinar a água e o gás carbônico para formar carboidratos, que são a fonte de energia das plantas. Açúcar e amido são exemplos de carboidratos.
Além de carboidratos, as plantas liberam gás oxigênio na fotossíntese. Como esse processo só ocorre na presença de luz, a planta não produz alimento nem libera gás oxigênio se for mantida no escuro.
Outras substâncias absorvidas do solo são os nutrientes minerais. Eles são usados na produção das estruturas do corpo das plantas.
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- O que aconteceria a uma planta em um ambiente sem gás carbônico, sem luz ou sem água?
- Observe o quadro abaixo e identifique de onde vem a energia utilizada pelas plantas no
processo
de fotossíntese.
( ) Do gás carbônico.
( ) Dos alimentos.
( ) Dos nutrientes no solo.
( ) Da luz do Sol.
- Batata e arroz são alimentos ricos em carboidratos.
LEGENDA: Batata brotando. FIM DA LEGENDA.
- Explique de onde vêm os carboidratos desses alimentos.
- Em sua opinião, as plantas utilizam os carboidratos que elas próprias produzem?
- Desenhe uma planta de sua escola ou de sua casa no caderno. Depois, faça um esquema que represente a fotossíntese.
- A clorofila pode ser encontrada em várias partes da planta, principalmente nas folhas. Uma das características mais marcantes dessa substância é a sua coloração verde.
- Qual é a importância da clorofila para as plantas?
- O que você acha que pode acontecer se você cobrir a folha de uma planta com um papel preto por vários dias?
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Florinha e a fotossíntese, de Samuel Murgel Branco. Editora Moderna, 2011.
Fim do complemento.
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O gás oxigênio e a obtenção de energia
O gás oxigênio é fundamental para a sobrevivência de muitos seres vivos. No interior das células, ele interage com as substâncias fornecidas pelos alimentos, liberando energia. Esse processo recebe o nome de respiração. Na respiração, as células também produzem e eliminam o gás carbônico.
Respiração das plantas
Como vimos, as plantas fazem fotossíntese apenas quando há luz, ou seja, durante o dia. Durante a noite, elas não realizam fotossíntese. A respiração, no entanto, ocorre o tempo todo: a planta absorve gás oxigênio e elimina gás carbônico no ambiente tanto durante o dia como durante a noite.
LEGENDA: Esquema mostrando os processos que ocorrem na planta durante o dia e durante a noite. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
A respiração ocorre em todas as partes da planta, especialmente nas folhas, onde existe maior quantidade de pequenos orifícios que permitem que os gases da respiração e da fotossíntese sejam absorvidos e eliminados.
LEGENDA: As folhas de certas plantas aquáticas ficam expostas na superfície da água. Os pequenos orifícios dessas plantas estão na parte superior das folhas e ficam abertos durante o dia, quando realizam trocas gasosas. Vitória-régia flutuando na floresta Amazônica, no município de Manaus, Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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Respiração dos animais
O corpo dos animais apresenta diferentes estruturas para absorver gás oxigênio e eliminar gás carbônico.
LEGENDA: Peixes e outros animais aquáticos, como caranguejos, respiram por brânquias. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os insetos e as aranhas respiram por meio de traqueias. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mamíferos, aves, répteis e muitos anfíbios respiram por pulmões. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Animais como a minhoca e a água-viva respiram pela pele. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Leia o texto, as frases dos balões e converse com seus colegas.
No dia a dia, o termo respiração é muito utilizado para falar dos movimentos de inspiração e expiração realizados pelos pulmões, especialmente no ser humano.
Respire fundo!
Ele está com a respiração ofegante.
Melhor você ir lá fora respirar ar puro.
- Pense no que você aprendeu sobre o processo de respiração de plantas e animais. Os termos relacionados à respiração das frases dos balões têm o mesmo sentido que o conceito de respiração dos seres vivos?
- É correto dizer que uma planta não respira porque ela não tem pulmões e não realiza os movimentos de inspiração e expiração? Explique.
- Os golfinhos perseguem grandes cardumes de sardinhas por longas distâncias. Mas, de tempos em tempos, eles precisam subir à superfície para respirar, enquanto as sardinhas não precisam sair da água. Por quê?
- Minhocas e formigas passam parte de sua vida no solo, onde fazem túneis. Além de serem úteis para a locomoção, esses túneis são importantes para a respiração desses animais. Explique por quê.
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Capítulo 3. A decomposição
Animais e plantas mortos, fezes, urina, folhas, galhos, outras partes de plantas e restos de alimentos compõem o que é chamado de matéria orgânica.
Muitos fungos e bactérias se alimentam da matéria orgânica livre no ambiente. Para isso, eles liberam no meio em que vivem líquidos digestivos que quebram a matéria orgânica, gerando substâncias menores e mais simples. Essa transformação química é chamada decomposição ou apodrecimento.
Por essa razão, esses fungos e essas bactérias recebem o nome de organismos decompositores.
As substâncias originadas da decomposição da matéria orgânica servem de nutrientes para esses organismos, permitindo que eles cresçam e se desenvolvam.
LEGENDA: Os fungos e as bactérias que crescem nas frutas causam seu apodrecimento. A fotografia apresenta a sequência de apodrecimento de uma maçã-verde. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o alimento de fungos e bactérias decompositores?
- Leia o texto a seguir e faça o que se pede.
[...] O papel dos microrganismos no ciclo da matéria orgânica no solo, bem como na natureza, em geral, é indispensável. Sem a transformação dos restos animais e vegetais em húmus, todos os elementos essenciais ficariam armazenados nesses organismos mortos e não poderiam ser reutilizados. [...]
FONTE: LEGNAIOL, S. Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo. Ecycle. Disponível em: http://fdnc.io/etZ. Acesso em: 28 jan. 2021.
- Faça uma pesquisa sobre o que é o humo (húmus) e escreva seu significado no caderno.
- Cite um exemplo de ser vivo que reutiliza os elementos essenciais que os decompositores devolvem para o solo.
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Importância da decomposição
A decomposição é um processo muito importante na natureza. Parte das substâncias originadas da decomposição fica disponível no solo, na forma de nutrientes. As plantas absorvem esses nutrientes, utilizando-os para seu próprio crescimento. Ao se alimentarem das plantas, os animais também estão aproveitando, de maneira indireta, os nutrientes liberados pela decomposição.
Sem a decomposição feita pelos microrganismos, a matéria orgânica levaria muito tempo para se degradar. Haveria acúmulo de animais e plantas mortos, de restos de alimento e outros detritos. Faltariam nutrientes para o crescimento das plantas, o que afetaria todos os seres vivos.
LEGENDA: Fungos crescendo sobre tronco de árvore caída. A decomposição é o processo responsável pela reciclagem dos nutrientes, devolvendo-os ao meio ambiente. Animais e plantas são beneficiados pela decomposição. Município de Manaus, Amazonas, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador do município de Caetité, na Bahia, em 2019, manejando uma pilha de compostagem. Essa técnica acelera a decomposição natural da matéria orgânica. Ela é usada para produzir adubo para plantas. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto, observe a imagem e responda às questões.
Os resíduos orgânicos produzidos em casa, como folhas e cascas de vegetais, podem ser aproveitados por meio da compostagem. Nesse processo, a matéria orgânica é degradada e resulta em um composto rico em nutrientes, que pode ser utilizado em hortas e jardins como adubo.
LEGENDA: Representação de composteira. Nela, são adicionadas camadas de serragem, solo e minhocas ao material orgânico. FIM DA LEGENDA.
- O que acontece com os resíduos orgânicos domésticos colocados na composteira?
b) Discuta com seus colegas a importância da compostagem doméstica.
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- Leia o texto e localize as informações solicitadas a seguir. Depois, escreva as respostas no caderno.
Serapilheira
O solo das florestas é coberto por uma camada de matéria orgânica chamada serapilheira. Ela é formada principalmente por restos de plantas, como folhas, galhos, sementes, flores e frutos, e também por restos de animais mortos, urina e fezes.
LEGENDA: Solo coberto por serapilheira na floresta amazônica. Peru, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Fungos e bactérias fazem a decomposição da matéria orgânica e os nutrientes ficam disponíveis no solo, deixando-o mais fértil. Árvores e outras plantas absorvem os nutrientes do solo, crescem e servem de alimento para muitos animais. Quando morrem, os seres vivos vão compor a serapilheira, dando continuidade a esse ciclo da matéria.
- De onde vêm os materiais que compõem a serapilheira?
- Qual é a importância da decomposição da serapilheira para plantas e animais?
- Converse com seus colegas e respondam: o que vocês entendem por “ciclo da matéria”?
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ÁLBUM de Ciências
Preservação total
A preservação de um organismo inteiro, sem que ocorra a sua decomposição, é um evento muito raro. Em geral, o processo de decomposição inicia-se imediatamente após a morte de qualquer ser vivo.
Algumas condições ambientais, no entanto, como temperaturas baixas e falta de umidade, dificultam a ação de organismos decompositores. Nessas condições, as funções vitais desses organismos ficam prejudicadas, impossibilitando o processo de decomposição da matéria orgânica. Dessa forma, é possível criar réplicas de seres vivos que viveram há milhares de anos e foram preservados nessas condições.
LEGENDA: Réplica de mamute que foi preservado no gelo, exposto no Museu Wiesbaden, na Alemanha, em 2018. Estima-se que esse animal tenha vivido há 20 mil anos. FIM DA LEGENDA.
Outra forma de evitar a decomposição é se o organismo for preservado em âmbar. O âmbar é uma resina fóssil, originada de plantas antigas. Os seres vivos que ficaram presos nessa resina não sofrem decomposição. Já foram encontrados animais, plantas e mesmo microrganismos integralmente preservados nesse tipo de resina.
LEGENDA: Inseto e pedaços de plantas preservados em âmbar. FIM DA LEGENDA.
Com a ajuda de um adulto, faça uma pesquisa sobre um animal que viveu no Brasil há muitos anos e que teve partes do corpo preservadas. Procure saber por que essas partes não sofreram decomposição.
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Capítulo 4. Os ecossistemas
O conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes não vivos de um local, e a forma como esses elementos interagem, é chamado de ecossistema .
LEGENDA: Seres vivos: plantas, animais e microrganismos. Componentes não vivos: rochas, água, solo, ar e luz do Sol. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Situação não real. Cores fantasia. Fim da observação.
Uma floresta inteira ou apenas um rio dessa floresta podem ser considerados um ecossistema. O tamanho do ecossistema depende do ponto de vista de quem o está estudando.
Além disso, ecossistemas podem ser muito diferentes. Eles variam de acordo com as características ambientais. Alguns são quentes e secos, com poucas chuvas; outros são úmidos e com sombra, com chuvas abundantes; há os que são alagados e os que são marinhos, entre outros exemplos.
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- Leia o texto e identifique as informações solicitadas. Depois, converse com seus colegas.
Nos ecossistemas de cavernas, que são ambientes úmidos e escuros, vivem alguns animais cujo corpo não tem cor nem olhos, mas tem longas antenas e um olfato bem apurado.
- Quais características dos ecossistemas de cavernas e dos animais que vivem nesses ambientes foram citadas?
- Em sua opinião, existe relação entre as condições do
ecossistema
de caverna e as características dos animais que nele vivem?
Cada ecossistema é de um jeito
Existem muitos ecossistemas diferentes, e cada um deles abriga seres vivos característicos, adaptados ao ambiente em que vivem.
A árvore chamada mangue-vermelho, por exemplo, habita os manguezais, locais com solo alagado, pobre em gás oxigênio e com muito sal. O mangue-vermelho consegue sobreviver nesse ambiente porque partes de suas raízes ficam acima do nível da água e têm estruturas que eliminam o excesso de sal de seu corpo.
Os juazeiros são árvores encontradas em ecossistemas com longos períodos de seca. Eles sobrevivem nesses locais porque têm folhas grossas e espinhos, que diminuem a perda de água, e raízes que captam água do subsolo em grandes profundidades.
Altura: 6 m.
LEGENDA: O mangue-vermelho vive em terrenos alagados e com muito sal. Município de Cananeia, São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Altura: 5 m.
LEGENDA: Os juazeiros sobrevivem a longos períodos sem chuva. Município de Quixadá, Ceará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
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Relações alimentares
Em um ecossistema, os seres vivos não dependem apenas das características ambientais. Eles também dependem uns dos outros, por isso se relacionam de várias maneiras.
Quando um ser vivo se alimenta de outro, ele estabelece uma relação alimentar. A sequência esquemática que representa as relações alimentares em um ecossistema é chamada de cadeia alimentar. Veja um exemplo na imagem a seguir.
Uma cadeia alimentar sempre começa com um ser vivo que produz seu próprio alimento. Ele é chamado de produtor e, em geral, é uma planta ou uma alga.
O produtor serve de alimento para outro ser vivo, como o caramujo. Este, por sua vez, pode servir de alimento para outros animais, como o tuiuiú. Os animais são chamados de consumidores, pois alimentam-se de plantas ou de outros animais.
Os restos de todos os seres vivos da cadeia alimentar servem de alimento para fungos e bactérias, chamados de decompositores.
Na representação da cadeia alimentar acima, note que as relações alimentares são indicadas por setas. Cada seta é direcionada do organismo que serve de alimento para o organismo que o consome.
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- Leia o texto a seguir e identifique as relações alimentares que ele descreve.
No Pantanal, as plantas aquáticas servem de alimento para peixes conhecidos por lambaris. Nesse ecossistema, as piranhas obtêm dos lambaris a energia de que precisam. Já as ariranhas sobrevivem alimentando-se de piranhas.
- Represente as relações alimentares que você identificou por meio de uma cadeia alimentar.
Fluxo de energia
O Sol é a principal fonte de energia para os ecossistemas. Os produtores utilizam essa energia para produzir seu próprio alimento. Parte da energia que os produtores acumulam é utilizada para seu crescimento e desenvolvimento.
Quando um consumidor se alimenta de uma planta, aproveita apenas parte da energia. Se esse animal servir de alimento para outro, este também receberá uma quantidade menor de energia. Assim, a quantidade de energia diminui ao longo das cadeias alimentares.
O caminho da energia ao longo das cadeias alimentares é chamado de fluxo de energia.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Situação não real. Cores fantasia. Fim da observação.
LEGENDA: O fluxo de energia ocorre em uma única direção nas cadeias alimentares. A espessura da seta azul indica a quantidade de energia gasta e transferida. FIM DA LEGENDA.
- Leia cada frase a seguir para um
colega
e diga se você
concorda
com o que está escrito. Explique a sua resposta.
- Nenhum animal produz seu próprio alimento, todos são consumidores.
- O ser humano é um produtor porque faz seu próprio alimento.
- A energia nos ecossistemas não é reciclada, ela segue um fluxo em uma única direção.
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Para ler e escrever melhor
O texto compara ecossistemas marinhos na superfície e no fundo do mar.
Animais marinhos em diferentes ecossistemas
O ambiente marinho não é todo igual. As condições na superfície, por exemplo, são muito diferentes das encontradas nas profundezas do mar, região conhecida como zona abissal.
As águas da superfície recebem muitos raios solares, sendo iluminadas e, de modo geral, mais quentes. As águas mais profundas, por sua vez, são escuras e frias.
Os animais que vivem na superfície do mar encontram mais alimento, pois a luminosidade possibilita a sobrevivência dos seres vivos que fazem fotossíntese. Esses seres vivos são a base da cadeia alimentar e sustentam diversos animais. No entanto, na zona abissal, não há luz que permita a fotossíntese. Com isso, os animais que vivem lá se alimentam dos poucos seres vivos desse ambiente ou dos organismos que afundam até grandes profundidades, geralmente depois de mortos.
Comprimento: 15 cm.
LEGENDA: Esse peixe é um tipo de tamboril, conhecido como demônio das estrelas, e vive na zona abissal. Algumas partes do seu corpo são capazes de emitir luz. Golfo do México, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cardume em ecossistema marinho próximo à superfície. Fernando de Noronha, Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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As diferentes condições desses ambientes também influenciam as características de seus habitantes. Os animais que vivem na superfície têm olhos que permitem visualizar o alimento e fugir dos predadores. Contudo, nas regiões abissais, de forma geral, os seres vivos são cegos ou têm olhos pouco desenvolvidos. Em alguns casos, podem-se encontrar animais com a capacidade de produzir luz em seu próprio corpo ou com longas antenas que permitem perceber o ambiente ao seu redor.
Analise
- Identifique as expressões em destaque no texto.
- O que elas indicam?
Organize
- Copie o quadro em seu
caderno
e complete-o com informações do texto.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Zona próxima à superfície
Zona abissal
Luz e temperatura
Quantidade de alimento
Características dos seres vivos
Escreva
- Escreva um texto no seu
caderno
comparando os ecossistemas encontrados no Mato Grosso e no Pará.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Exemplos de organismos
Ecossistema encontrado no
Mato Grosso
Pará
Produtores
Grama, pequizeiro e canela-de-ema
Algas e plantas aquáticas
Consumidores
Ema, tamanduá-bandeira e cupim
Caramujos, camarões e peixes
Decompositores
Fungos e bactérias
Fungos e bactérias
- O que elas indicam?
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Atividade prática
Brincadeira
Jogo da cadeia alimentar
Na natureza, as cadeias alimentares não se mantêm isoladas umas das outras. Produtores, consumidores e decompositores normalmente fazem parte de diversas cadeias ao mesmo tempo. Por exemplo, uma planta pode servir de alimento para um inseto e uma ave, enquanto um mamífero pode se alimentar de frutos e também de invertebrados. Vamos entender melhor como isso funciona.
Primeiro, observe atentamente as fichas abaixo.
Observação: Representações esquemáticas. Os elementos representados nas fichas não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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O que você vai fazer
Montar uma cadeia alimentar e desafiar seus colegas a descobrirem “quem se alimenta do quê”.
Material
- meia folha de cartolina ou papel-cartão branco
- lápis de cor ou canetas coloridas
- tesoura com pontas arredondadas
Como você vai fazer
- Em grupos, utilizem as informações das fichas para montar uma cadeia alimentar.
- No caderno, façam um rascunho da cadeia alimentar que vocês vão montar utilizando setas, conforme mostrado nas páginas 74 e 75. Não deixem os outros grupos descobrirem como será a cadeia alimentar de vocês.
- Pesquisem imagens dos seres vivos que compõem a cadeia alimentar do seu grupo. Em seguida, colem ou desenhem esses seres vivos na cartolina.
- Coloquem o nome do ser vivo acima de cada desenho e recortem-nos, como se fossem cartas de baralho.
- Entreguem as cartas a um dos grupos para descobrirem qual foi a cadeia alimentar que seu grupo montou. O grupo desafiado pode consultar as informações apresentadas na página anterior.
- Se esse grupo não descobrir a cadeia alimentar que foi montada, vocês poderão desafiar outros grupos até que algum acerte.
Para você responder
- Considerando o que vocês aprenderam sobre as cadeias alimentares, discutam em grupos as situações abaixo.
- Um inseticida foi lançado em uma lavoura, eliminando inúmeros insetos. O que deve acontecer com as cadeias alimentares das quais os insetos fazem parte?
- Um produto químico foi lançado em um rio, afetando as algas. O que poderá ocorrer com os lambaris, as traíras e os outros peixes que habitam o rio?
- Uma seca intensa eliminou toda a vegetação rasteira, até mesmo o capim, de uma região. O que deve acontecer com os seres que se alimentam dela?
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LEGENDA: Meio ambiente FIM DA LEGENDA.
O mundo que queremos
A importância das algas
As algas, assim como as plantas, possuem clorofila e têm a capacidade de realizar fotossíntese, produzindo o próprio alimento. Elas podem ser encontradas em oceanos, rios, lagos e em ambientes terrestres úmidos. As algas são muito numerosas e diversificadas.
Existem algas pluricelulares, compostas de mais de uma célula, e algas unicelulares, formadas por uma única célula. As algas unicelulares constituem a base da cadeia alimentar de diversos ecossistemas aquáticos.
Comprimento: 45 cm.
LEGENDA: Alga pluricelular conhecida como alface-do-mar, comum no litoral do Brasil. Município de Peruíbe, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Diatomáceas, algas unicelulares que apresentam diversas formas, vistas ao microscópio óptico. Aumento de 20 vezes. FIM DA LEGENDA.
Mais da metade do gás oxigênio do ar que respiramos é produzida pelas algas. Elas liberam na água muito mais gás oxigênio do que consomem. O excesso desse gás liberado na água passa para o ar, ficando disponível também para os organismos terrestres. Como as algas estão presentes em oceanos, rios e lagos do planeta, ocupam uma área bem maior do que as florestas, uma vez que 70% da Terra é coberta de água.
LEGENDA: As algas e as plantas aquáticas exercem papel de produtores nos ecossistemas aquáticos. Rio Baía Bonita, no município de Bonito, Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
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Compreenda a leitura
- Leia as características no quadro a seguir e escreva no seu
caderno
aquelas que foram apresentadas no texto.
Diversidade
Tempo de vida
Quantidade de células
Reprodução
Comportamento
Obtenção de alimento
Ambiente em que vivem
Importância para outros organismos
- Em que ambientes as algas são encontradas?
- Cite dois argumentos do texto que justifiquem a importância das algas.
Vamos fazer
- O professor vai dividir a turma em grupos de 3 e 4 estudantes. Cada grupo vai elaborar um texto para sensibilizar as pessoas sobre a importância das algas.
- Utilizem as informações do texto e, se necessário, façam uma pesquisa em livros, revistas ou na internet. Procurem informações que destaquem a importância das algas e que citem as principais ameaças a esses seres vivos.
- Busquem incluir fotografias, esquemas ou desenhos em seu texto.
- Todos os integrantes do grupo devem compartilhar o texto antes de fazer a versão final. É importante dar opiniões que possam contribuir com os textos, mas sempre respeitando o trabalho dos colegas.
- Reúnam os textos de toda a turma em uma revista e pensem em uma forma de mostrá-la para os outros estudantes da escola. Os textos também podem ser divulgados no site ou na rede social da escola.
Boxe complementar:
Hora de acessar
• Micróbios até no mar. Canal Butantan. Disponível em: http://fdnc.io/eu2. Acesso em: 5 fev. 2021.
A animação mostra a importância das formas muito pequenas de vida para as cadeias alimentares aquáticas.
Fim do complemento.
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Capítulo 5. Outras relações entre os seres vivos
As interações entre os seres vivos em um ecossistema vão além das relações alimentares. No ambiente, os seres vivos estabelecem outras interações, chamadas de relações ecológicas. Nessas relações, é possível que os dois organismos envolvidos sejam beneficiados ou que ambas as partes sejam prejudicadas. Também acontece de um ser vivo ter vantagens, enquanto o outro pode sair prejudicado. Veja alguns exemplos.
Mutualismo
Relação em que os dois seres vivos participantes obtêm benefícios e um não consegue sobreviver sem o outro.
LEGENDA: A relação entre a alga e o fungo forma o líquen. O fungo se beneficia do alimento produzido pela alga, e a alga se beneficia da proteção e de substâncias fornecidas pelo fungo. Município de Visconde de Mauá, Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Parasitismo
Relação em que dois organismos vivem juntos, e um é prejudicado, enquanto o outro é beneficiado. O ser vivo beneficiado, chamado parasita, instala-se no corpo de outro organismo, o hospedeiro. O parasita retira alimentos do corpo do hospedeiro, prejudicando-o.
Comprimento: 1 m.
LEGENDA: As solitárias, vermes que se instalam no intestino de seres humanos, são exemplos de parasita. FIM DA LEGENDA.
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Competição
Relação em que os organismos envolvidos são prejudicados, pois competem por recursos que não são suficientes para todos.
LEGENDA: Na estação seca, as plantas de um mesmo local podem competir por água, pois não há água suficiente para suprir as necessidades de todos os indivíduos. Município de Serranópolis, Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto, analise as informações e responda no caderno.
Os cupins se alimentam de madeira, mas não conseguem digeri-la. O intestino deles abriga protozoários que fazem a digestão da madeira, o que acaba disponibilizando os nutrientes para o cupim.
- Qual ser vivo é beneficiado na relação descrita no texto?
- A relação entre cupins e protozoários é de que tipo? Por quê?
- Observe as imagens, leia os textos das legendas e identifique o tipo de relação mostrado. Justifique sua resposta.
Diâmetro de cada indivíduo: 3 cm.
LEGENDA: As cracas vivem sobre rochas próximas à água do mar. Não há espaço adequado suficiente para que todos os indivíduos se instalem. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 4 mm.
LEGENDA: Os carrapatos se alimentam do sangue de diversos animais, que são prejudicados com isso. FIM DA LEGENDA.
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O que você aprendeu
- Leia o texto, analise as informações e responda às questões.
A arara-azul-de-lear é uma ave que vive na Bahia e está ameaçada de extinção. Ela se alimenta quase exclusivamente do fruto da palmeira licuri. Essa palmeira está ameaçada de extinção devido ao desmatamento.
- A arara-azul-de-lear tem hábito alimentar restrito ou variado? Por quê?
- O fato de a arara-azul-de-lear estar ameaçada de extinção pode estar relacionado ao seu hábito alimentar?
- Observe as fotografias, leia as legendas e classifique os animais em: carnívoro, onívoro ou herbívoro.
Comprimento: 5 cm.
LEGENDA: O gafanhoto se alimenta de diferentes tipos de folha. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 2,5 m.
LEGENDA: O jacaré-de-papo-amarelo se alimenta de peixes, caramujos, aves e pequenos mamíferos. FIM DA LEGENDA.
Comprimento: 40 cm.
LEGENDA: O macaco-prego se alimenta de frutas, sementes, ovos e pequenos animais. Município de Itatiba, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Em uma atividade na escola, os estudantes tinham dois vasos com plantas iguais.
O vaso A foi deixado próximo a uma janela e regado dia sim, dia não. O vaso B foi mantido em uma sala escura, com ventilação e regado da mesma forma que o A. Após duas semanas, a planta do vaso B morreu. Analise as explicações de alguns estudantes:
Pedro: A planta do vaso B morreu porque no quarto escuro ela não conseguia absorver nutrientes do solo.
Adriana: A planta do vaso B morreu porque no quarto escuro ela não conseguia realizar fotossíntese.
Marcos: A planta do vaso B morreu porque ela recebeu muita água durante o período da atividade.
- Você concorda com qual dos estudantes? Por quê?
- Por que é importante que as plantas realizem fotossíntese?
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Avaliação processual
LEGENDA: Muda jovem de árvore. FIM DA LEGENDA.
- Observe a fotografia e responda em seu caderno.
- As folhas mortas ao redor da muda atrapalham ou beneficiam seu crescimento? Explique.
- Escreva um pequeno texto que relacione a imagem com o ciclo de matéria nos ecossistemas.
- Observe o
ecossistema
de um rio representado no esquema a seguir.
- Escreva os componentes de uma cadeia alimentar que represente as relações alimentares entre os peixes herbívoros, as algas microscópicas e a garça.
- Converse com os colegas e reflita sobre o que aconteceria a esse ecossistema se a água do rio fosse poluída e a maioria das algas morresse.
- Entre os componentes citados no quadro abaixo, escreva no
caderno
o componente que faltou na cadeia alimentar para ela ficar completa.
( ) Luz do Sol
( ) Decompositores
( ) Água
( ) Produtores
- Faça um desenho no caderno para representar o ciclo de matéria nos ecossistemas e outro para representar o fluxo de energia. Mostre a um colega e explique as semelhanças e diferenças entre esses fenômenos.