86

UNIDADE 3. A matéria e suas transformações

Imagem: Ilustração. À esquerda, de frente para entrada de um cinema, um carrinho de cor vermelha com a parte superior, letras em amarelo : PIPOCA e à esquerda, um homem de pele morena-claro, com cabelos castanhos, com avental e boné em laranja, com blusa de mangas curtas em branco, calça azul e sapatos marrons. Ele está com as mãos sobre panela aberta por onde sai pipoca de cor bege-claro, fazendo barulho : PLOC! PLOC! PLOC! De frente para panela, pote branco com detalhe me vermelho, sal. À frente, duas crianças, menino de pele clara, cabelos em castanho-escuros, com camiseta verde e calça em verde-escuro, com sapatos brancos. Ele está com o dedo indicador da mão direita para frente, para o carrinho de pipoca. À direita, menina de pele clara, cabelos compridos em castanhos, com vestido em verde-claro com flores de pétalas lilás na parte inferior e sapatos lilás. Ela olha para o carrinho de pipoca, com as mãos uma de frente para outra. À direita, homem de pele morena-claro, com cabelos castanhos, usando camiseta de cor rosa, com calça e sapatos em preto. Ele olha para baixo, com carteira preta, pegando notas de dinheiro.  À direita, um menino de pele morena-escura, com cabelos castanhos, com o corpo para à direita, usando camiseta amarela e bermuda em verde. Ele está de olhos fechados, com a mão direita para frente, com saco azul com pipocas em branco e cobertura em rosa. Ele estende o braço com a pipoca para frente, para uma mulher de pele morena-escura. Ela tem cabelos curtos pretos, com camiseta em branco, calça roxa, com sapatos brancos, com bolsa amarela sobre ombro direito. Ela aponta para mão esquerda, com o dedo indicador para frente. Mais ao fundo, à direita, outras pessoas passando na calçada. Uma mulher e uma menina e um homem visto de costas. Casas de paredes em vermelho e rosa-escuro.  Fim da imagem.

87

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Descreva o milho de pipoca. Ele é parecido com a pipoca?
  1. O que é necessário para que o milho de pipoca se transforme em pipoca?
  1. A transformação do milho em pipoca é reversível?
  1. Você sabe como é feita a cobertura da pipoca doce?
  1. Você já observou outros tipos de transformação nos objetos à sua volta? Dê exemplos.

Fim do complemento.

88

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Uma mistura que vira pão

Você sabe quais ingredientes são usados para fazer um pão? É possível reconhecê-los ao olhar o pão pronto?

O que você vai fazer

Observar as principais mudanças que ocorrem em um pão durante o preparo.

Material

Para fazer a receita do pão, será preciso providenciar os ingredientes e os utensílios de cozinha indicados a seguir.

Ingredientes

  1. Comecem peneirando a farinha de trigo com o sal em uma tigela.
  1. Em outra tigela, misturem os dois tabletes de fermento biológico com metade da água morna. Depois, adicionem o açúcar e misturem esses ingredientes. Enquanto isso, prestem bastante atenção no que acontece.
Imagem: Fotografia. Passo 1. Mão de uma pessoa de pele clara, com peneira de cor cinza, peneirando com farinha branca sobre uma tigela de cor azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 1. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passo 2. Vista do alto para cima, mão de uma pessoa de pele clara, à esquerda, segurando uma espátula mistura de água com ingredientes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.

89

  1. Despejem a água com o fermento e o açúcar na tigela que contém a farinha de trigo com sal. Em seguida, vocês devem ir acrescentando o restante da água e amassando a mistura com as mãos até obter uma massa lisa.
  1. Polvilhem farinha em uma mesa limpa e sovem a massa, por cerca de 10 minutos, até que ela fique mais lisa e elástica.
  1. Observem o aspecto da massa e façam registros. Façam uma bola com a massa, coloquem em uma tigela e cubram com um pano limpo.
  1. Deixem a massa descansar em um local à temperatura ambiente até que cresça e fique com o dobro do tamanho.
  1. Dividam a massa em 10 partes e modelem 10 pães. Observem o aspecto da massa e verifiquem se houve alguma mudança.
  1. Arrumem os pães em uma assadeira untada com óleo e farinha de trigo. O professor vai colocá-los no forno já aquecido, em temperatura alta, e retirá-los depois de cerca de 50 minutos. Deixem esfriar um pouco antes de provar e observem novamente os pães. Cortem um deles ao meio e registrem o novo aspecto.

    Somente um adulto deve mexer no forno!

Imagem: Fotografia. Passo 3. Mãos de uma pessoa de pele clara, amassando massa de cor bege-claro com textura pegajosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passo 4. Mãos de uma pessoa amassando massa de cor bege-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passo 5. Mãos de uma pessoa colocando a massa com o formato arredondado de cor bege-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 5. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passos 7 e 8. Mão esquerda colocando com o formato arredondado de cor bege-claro, em forma com papel claro na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passos 7 e 8. FIM DA LEGENDA.

  1. Para você responder
  1. O que aconteceu quando o fermento foi misturado com água e açúcar?
  1. Em que estado físico encontravam-se os ingredientes que foram misturados para fazer a massa do pão? E qual era o estado físico dos pães depois de prontos?
  1. O aroma do pão assado é igual ao aroma dos ingredientes misturados, sem assar? E a textura?
  1. O que causou a transformação da massa crua em pão assado?
  1. É possível reverter a transformação da massa crua em pão?

90

Capítulo 1. Reconhecer a matéria

Matéria é tudo aquilo que ocupa espaço e tem massa. O livro que você tem em mãos, por exemplo, é constituído de matéria. Podemos saber quantos gramas ele tem e que ocupará espaço em qualquer lugar em que estiver.

A massa de um objeto está relacionada à quantidade de matéria. Ela é medida com o uso de uma balança. Algumas unidades de medida de massa são o quilograma e o grama.

O espaço que a matéria ocupa é o volume. Por exemplo, o volume de uma bola de futebol é maior que o de uma bola de pingue-pongue. Algumas das unidades de medida de volume são o centímetro cúbico e o litro.

Imagem: Fotografia. Sobre base na horizontal de cor marrom-escuro. Sobre a base, objeto com haste fina branca na vertical com ponta inferior em dourado e haste fina da mesma cor na horizontal. À esquerda, com a ponta para cima, com bexiga murcha em verde. Na ponta da direita, bexiga de cor verde, arredondada.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ar ocupa espaço no interior do balão e faz com que ele estique. A imagem da balança acima indica que o balão cheio de ar tem mais massa que o balão vazio. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens e copie as frases no caderno, completando-as.
    1. Na embalagem do leite, há o registro do

      do produto. Essa é uma indicação relacionada ao

      que ele ocupa.

    1. Na embalagem do chocolate, há o registro de sua

      . Essa é uma indicação da quantidade de

      do produto.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma caixa de leite na vertical, com a parte superior em branco, com a parte inferior em azul e tampa da mesma cor. Texto : LEITE 1 LITRO.  Fim da imagem.
Imagem: À direita, uma embalagem de chocolate de cor rosa, com tablete de cor marrom escrito : CHOCO.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

91

  1. Analise o quadro e o gráfico de barras abaixo. Depois, responda às questões no caderno.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Massa dos estudantes

Mateus

27 kg

Ana

30 kg

Roberta

31 kg

Tiago

30 kg

Imagem: Ilustração. Gráfico. Massa dos estudantes. Na vertical, dados de 0 – 40, com intervalos de 10 em 10. Na horizontal, dados de nomes de pessoas : Mateus, Ana, Roberta, Tiago.  Mateus : 27 Kg Ana : 30 Kg Roberta : 31 Kg Tiago : 30 Kg  Fim da imagem.

Fonte: estudantes da turma.

  1. As informações apresentadas no quadro e no gráfico são as mesmas?
  1. Qual dos estudantes tem a menor massa?

    c) Em sua opinião, qual das duas representações — quadro ou gráfico — é a melhor para comparar a massa dos estudantes desse grupo? Por quê?

Os estados da matéria

A matéria ao nosso redor pode ser observada em três estados físicos: estado sólido, estado líquido e estado gasoso.

Observação: As imagens não estão em proporção. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pele clara, segurando na mão esquerda, jarra de cor transparente com suco laranja, colocando em copo transparente segurado na mão direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os líquidos não têm forma definida. Eles adquirem a forma do recipiente que os contém. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cesto de cor marrom, com cachos de uvas em verde-claro, com frutas em amarelo, verde, abacaxi e folhas verdes. Na parte inferior, manga redonda em verde, maçã em vermelho, frutas arredondadas em marrom-escuro. À direita, cachos de bananas de cor amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Os sólidos têm forma definida, independentemente de estarem em algum recipiente ou não. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dezenas de bexigas coloridas em amarelo, azul, roxo, laranja, rosa e verde, com fitas fina laranjas na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os gases não têm forma definida. Eles se expandem e preenchem completamente o recipiente que os contém. FIM DA LEGENDA.

GLOSSÁRIO

Expandir: ampliar, aumentar.

92

ÁLBUM de Ciências

Laboratório de Ciências

Em um laboratório de Ciências existem equipamentos e uma ampla variedade de instrumentos que fazem a medição da massa de um objeto ou do volume de um líquido.

Para medir a massa de um corpo, existem balanças com pratos e ponteiros, mais antigas, e balanças com mostradores digitais, que são muito precisas.

Imagem: Fotografia. Uma balança de cor branca, com detalhes de cor cinza e leitor digital em 0000. Na parte superior, parte com o formato em cubo de paredes transparente, partes finas em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: As balanças com mostradores digitais são equipamentos usados para medições precisas da massa de um corpo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Balança antiga, na horizontal de cor preta, com duas hastes em cada ponta. À esquerda e à direita, pratos arredondados dourados. Ao centro, haste na vertical preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: As balanças de dois pratos foram as primeiras balanças utilizadas pelas pessoas para medir a massa dos objetos. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

93

Nos laboratórios é bastante comum trabalhar com volume. Para isso, são usados frascos que têm marcações precisas do volume.

Imagem: Fotografia. Três provetas na vertical transparentes, da esquerda para à direita : objeto com o formato com o formato arredondado com linhas finas enumeradas de 10 – 250.  Ao centro, uma proveta menor com o mesmo formato e mais estreita, com linhas enumeradas de 10 – 100.  Mais à direita, uma proveta um pouco mais estreita, com linhas enumeradas de 10 – 100.   Fim da imagem.

LEGENDA: As provetas costumam ser usadas para medir e transferir volumes variáveis de líquidos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte inferior, forma de um balão arredondado, com texto em azul-claro, 25 +- 0,4ml in 20°C e na parte superior, tubo fino na vertical, com tampa de cor branca arredondado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Linha ou traço de aferição, que indica o volume de líquido a ser medido. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O balão volumétrico pode ser utilizado para preparar e diluir misturas de líquidos com volumes precisos. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Com a ajuda de um adulto, verifique se em sua casa há frascos ou equipamentos usados para medir massa ou volume. Represente-os com desenhos ou fotografe e compartilhe com seus colegas.

94

Capítulo 2. Transformações físicas da matéria

Uma transformação física ocorre quando um objeto muda, mas o material de que ele é feito continua sendo o mesmo e não há produção de substâncias novas. A transformação não altera as substâncias que formam o objeto.

Veja alguns exemplos.

Fabricação de lápis

Imagem: Ilustração. Esquema. Fabricação de lápis. Da esquerda para à direita : um local com vegetação de cor verde-claro, com três árvores, duas com folhas em verde-escuro. Um pouco mais para frente, serrote de cor cinza com pontas pequenas, com pedaço de tronco em marrom na horizontal. Texto : A madeira é serrada e lixada em placas com canaletas. Segue para toras de madeiras na horizontal com fendas. Nas fendas das madeiras, cola branca.  Texto : As canaletas são preenchidas com cola e grafite. Nas partes das colas brancas, grafite preto na vertical. Encaixa outra placa de madeira, por onde vê-se três pequenos círculos.  Texto : Outra placa de madeira é encaixada na inicial. Na ponta da direita, três lápis finos na horizontal de cor bege Texto : As placas são cortadas e formam os lápis.  Na ponta final, lápis apontado com ponta inferior com grafite preto e borracha vermelha na outra ponta.  Texto : Os lápis são polidos e recebem acabamento.  Fim da imagem.

LEGENDA: A madeira é serrada e lixada em placas com canaletas.

As canaletas são preenchidas com cola e grafite.

Outra placa de madeira é encaixada na inicial.

As placas são cortadas e formam os lápis.

Os lápis são polidos e recebem acabamento. FIM DA LEGENDA.

Observação: Elementos da imagem não estão em proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

LEGENDA: Na fabricação do lápis, a madeira é cortada, lixada e furada. Apesar disso, continua sendo madeira. A mudança de forma não altera as substâncias que compõem a madeira. FIM DA LEGENDA.

Ao fazer um picolé caseiro, o suco de frutas passa do estado líquido para o estado sólido. A mudança de estado não modifica as substâncias que formam o suco.

Imagem: Fotografia. Uma jarra transparente com suco de cor vermelha, com a alça para à esquerda. Dela sai flecha para um picolé da mesma cor, na diagonal para à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Picolé de suco natural de melancia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e responda.

    Ana deixou seu sorvete alguns minutos ao sol enquanto brincava com seu irmão. Quando voltou, o sorvete havia derretido.

    1. Em sua opinião, o que provocou o derretimento do sorvete de Ana?
    1. É possível reverter a mudança que ocorreu com o sorvete de Ana? Como?
    1. Cite outro exemplo de transformação física que você conhece.

95

A formação de misturas, como ocorre ao juntar água e açúcar, não modifica as substâncias de que cada material é feito. Mesmo sem conseguirmos enxergar, o açúcar continua existindo na água.

Imagem: Fotografia. Um copo transparente com água e uma colher em frente com pó branco, segurado por mão de uma pessoa de pele clara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mistura de água e açúcar. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva no caderno se as mudanças representadas abaixo podem ser classificadas como mudança de forma ou mistura.
Imagem: Fotografia. Mão de uma pessoa de pele clara, de unhas com esmalte preto, segurando uma garrafa de cor verde, jorrando azeite sobre sopa de cor bege-claro, em um prato redondo com contorno em azul-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Adicionar azeite à sopa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma melancia, arredondada em verde com listras na vertical em verde-escuro. Dela, seta vermelha para à direita, com pedaços de melancias em cubos dentro de um copo transparente. À direita, outros pedaços de melancia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cortar a melancia em cubos. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia o texto e responda às questões.

    A arte de Aleijadinho

    Antônio Francisco Lisboa é o autor da escultura abaixo. Ele ficou conhecido como Aleijadinho em decorrência das sequelas de uma doença que adquiriu aos 39 anos.

    Aleijadinho viveu no século XVIII e foi um dos maiores escultores brasileiros de sua época. Ele esculpia figuras religiosas em madeira e em pedra-sabão. Seu trabalho pode ser visto até hoje em igrejas e monumentos no município de Ouro Preto, em Minas Gerais.

    1. Identifique os materiais mencionados no texto.
    1. O que causa a transformação do material em escultura?
Imagem: Fotografia. Escultura em cinza, sobre uma pedra, de homem na vertical, com barba, nariz fino e queixo mais quadrados, com vestes antigas, com casaco até os joelhos, botas longas e à direita, segura na mão direita um pergaminho com texto. Ao fundo, outra escultura de pessoa em pé sobre pedra. Na parte superior, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Profeta Oseias, escultura de Aleijadinho feita entre 1794 e 1804. Município de Congonhas, Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

96

Mudanças de estado físico

O aquecimento e o resfriamento de um material podem provocar mudanças em seu estado físico.

Quando a água é resfriada a temperaturas abaixo de 0 °C, ela congela, passando para o estado sólido. Essa mudança de estado recebe o nome de solidificação.

Quando o gelo é aquecido e atinge temperaturas maiores do que 0 °C, ele derrete, ou seja, passa para o estado líquido. Essa mudança de estado é chamada de fusão.

A água líquida, quando aquecida, se transforma em vapor de água. Quando as roupas molhadas são colocadas no varal, elas secam lentamente. A água evapora e vai para a atmosfera na forma de vapor de água. Essa mudança de estado recebe o nome de vaporização.

A vaporização também pode acontecer de forma mais rápida com a formação de bolhas durante o aquecimento da água. Nesse caso, é chamada de ebulição ou fervura.

Quando o vapor de água é resfriado, ele pode se transformar em água líquida. Essa mudança de estado recebe o nome de condensação. Isso acontece, por exemplo, quando o vapor de água liberado durante o banho encontra a superfície fria do espelho: formam-se gotinhas de água que deixam o espelho embaçado.

Imagem: Fotografia. À frente, rio de cor azul-claro, grande e mais ao fundo, cidade com prédios pertos um dos outros. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Superfície de lago se solidifica por causa da baixa temperatura no início do inverno. Suécia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cubo transparente, com a parte embaixo sendo derretida, formando poça d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cubo de gelo derretendo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um varal com roupas estendidas em verde, bege, azul, vermelho, laranja e bege com marrom. Mais ao fundo, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Durante a secagem, a água evapora das roupas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre vidro transparente com gotículas de água, com a mão esquerda para frente, com dedo indicador com polegar para cima e cabeça à direita, vista parcial de cabeça de pele clara, com cabelos castanhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: O vapor de água se condensa ao encontrar uma superfície fria, como o vidro. FIM DA LEGENDA.

97

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto a seguir e depois responda à questão.

    O pai de Juliana lavou roupas e as estendeu no varal. Entre as roupas lavadas, estava uma camiseta que Juliana queria usar para visitar a avó mais tarde.

    Juliana perguntou ao pai se ia demorar muito para a camiseta secar, e ele respondeu:

    — Como hoje está chovendo e frio, vai demorar um pouco, sim. Você terá que escolher outra camiseta para ir à casa da sua avó.

    • Se fosse um dia quente, a camiseta secaria mais rápido? Explique aos colegas.
    1. O orvalho é caracterizado pela formação de pequenas gotas de água na superfície de objetos e plantas em madrugadas sem chuva e frias. Com o raiar do dia, as gotas desaparecem lentamente.
      • Sabendo que o ar é formado por vapor de água, que mudança de estado da água deve ocorrer na formação do orvalho? E no desaparecimento das gotas?
Imagem: Fotografia. Uma folha grande de cor verde com gotículas de água, pequenas e gotículas maiores. Mais ao fundo, outras folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Folha coberta por gotas de orvalho. FIM DA LEGENDA.

  1. Um botijão de gás de cozinha vem com 13 quilogramas de líquido em seu interior, que se transforma em gás ao liberarmos a válvula.
    1. Qual é o nome da mudança de estado que ocorre ao abrir a válvula do gás?
    1. Um botijão recém-comprado tem a mesma massa que um botijão que está sendo usado há algum tempo? Explique.
Imagem: Fotografia. Um botijão de cor cinza, com o formato arredondado, com base na parte superior e na parte inferior.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora de acessar

  • Beakman responde: Para onde as poças vão depois que chove? Disponível em: http://fdnc.io/eu3. Acesso em: 2 fev. 2021. Uma poça de água serve como ponto de partida para o cientista Beakman acompanhar o ciclo da água, ou seja, as mudanças de fase da água que ocorrem no ambiente.

Fim do complemento.

98

ÁLBUM de Ciências

Derretimento do gelo nos polos

Várias atividades humanas promovem transformações no planeta Terra. O desmatamento, a queima de combustíveis, como o óleo diesel e a gasolina, e a criação de animais liberam uma grande quantidade de gases na atmosfera, provocando alterações na camada de ar que envolve a Terra.

Essas alterações podem estar relacionadas a um fenômeno chamado aquecimento global, que é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície do planeta. Uma das consequências desse aumento das temperaturas é o derretimento do gelo e da neve que se formam nas regiões mais frias, como nos polos.

Veja estas imagens da região do Ártico, em 1979 e 2020, obtidas com dados enviados por satélites.

Imagem: Fotografia de satélite. Vista parcial da esfera terrestre em azul-escuro, continentes em verde e Ártico na parte superior, em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite mostrando a quantidade de gelo no Ártico em 1979. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de satélite. Vista parcial da esfera terrestre em azul-escuro, com a parte superior em branco, com tamanho reduzido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite mostrando a quantidade de gelo no Ártico em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um urso de pelos de cor branca, grande, focinho preto, sobre pedaço de gelo branco em oceano com água de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: As geleiras polares possuem mais de três quartos da água doce da Terra. Elas são plataformas de alimentação e repouso para ursos-polares, focas e aves marinhas. Sem elas, esses animais correm o risco de serem extintos. Rússia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

• Mostre as imagens de satélite do Ártico a um adulto e explique o que elas representam.

99

Capítulo 3. Misturas

A maioria dos materiais que existem na natureza é formada por mais de um tipo de substância, ou seja, pode ser considerada uma mistura de substâncias.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com areia de cor bege-claro, com água do mar em azul-claro ao fundo, com partes em areia ao centro e mais ao fundo, oceano com ondas do mar em branco. Na parte superior, céu de cor azul-claro, sem nuvens. Texto :  Ar : Composto de gás oxigênio, gás carbônico, gás nitrogênio, vapor de água, entre outros gases. Água do mar: Composta de água, oxigênio, cloreto de sódio e outros minerais. Areia : Composta de sílica, quartzo e outros minerais.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ar, a areia e a água do mar são exemplos de misturas de substâncias. Praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Há misturas em que não é possível distinguir seus componentes a olho nu. Essas misturas têm o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Isso ocorre quando uma substância se dissolve em outra; por exemplo, quando misturamos um pouco de açúcar em um copo com água ou quando preparamos uma massa de bolo.

Imagem: Fotografia. De cima para baixo, forma arredondada em cinza, com massa de cor bege-claro na vertical, caindo sobre a forma.  Fim da imagem.

LEGENDA: Massa com os ingredientes já misturados, pronta para assar e transformar-se em bolo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Dê dois exemplos de materiais que são misturas de substâncias e que você utiliza no dia a dia.

100

Há misturas em que é possível distinguir todos os seus componentes ou alguns deles. Essas misturas têm aspectos diferentes ao longo da sua extensão. Isso ocorre porque os componentes da mistura não se dissolvem. Exemplos disso são: o granito (rocha formada por diferentes minerais) e a mistura de óleo em água.

Imagem: Fotografia. À esquerda, um frasco transparente arredondado, com água com frasco em cima transparente, na horizontal, óleo de cor amarela, fazendo folhas na água.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água não dissolve o óleo. Nesse caso, o óleo é insolúvel em água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma rocha com manchas brancas, pretas e amarronzadas. Fim da imagem.

LEGENDA: O granito é formado pelos minerais quartzo (incolor ou acinzentado), feldspato (cores branco, creme, rosa) e mica (responsável pelo brilho prateado e pela cor preta). FIM DA LEGENDA.

Substâncias que são capazes de dissolver outras são chamadas de solventes, e as substâncias que se dissolvem são chamadas de solutos.

A água é um importante solvente, pois dissolve um grande número de substâncias. Porém, nem todas as substâncias se dissolvem na água. Há substâncias solúveis e substâncias insolúveis nesse solvente.

Imagem: Fotografia. Sobre uma base de madeira em bege, um frasco transparente arredondado com água dentro. À direita, base arredondada em azul com pó branco. Mais ao fundo, parede de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água dissolve o sal. Portanto, o sal é solúvel em água. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia o texto e responda em seu caderno.

    A água que sai das torneiras recebe tratamento para tornar-se própria para beber. Uma das etapas do tratamento é adicionar cloro e flúor a ela. O cloro tem a função de matar microrganismos, e o mineral flúor auxilia na prevenção da cárie dentária.

    1. Com base nas informações do texto, a água da torneira pode ser considerada uma mistura? Por quê?
    1. Por que não é possível distinguir os componentes da água da torneira?

101

Atividade prática

Experimento

A solubilidade do sal em água

Como vimos, os solventes são substâncias capazes de dissolver outras substâncias, os solutos. Mas será que há uma quantidade limite de soluto que um solvente é capaz de dissolver?

O que você vai fazer

Testar a quantidade de sal que pode ser dissolvida em 100 mL de água.

Material

  1. Forme um grupo com alguns colegas. Utilizando o copo medidor, coloquem 100 mL de água no copo plástico.
  1. Adicionem 1 colher de sal e mexam. Observem o que acontece.
  1. Continuem colocando colheres de sal e mexendo. Contem quantas colheres vocês colocaram na água até que não consigam mais dissolver o sal.
Imagem: Ilustração. Três crianças de frente para mesa em azul. Elas estão vestidas com uniforme composto por camiseta branca, com detalhes e bermuda em azul. Da esquerda para à direita, menina de pele clara, cabelos curtos com franja em castanho, segurando frasco transparente com água na mão direita, jorrando água para dentro de um copo. À direita, menino moreno de cabelos encaracolados pretos, com par de óculos arredondado azul, olhando para a menina à esquerda dele, segurando colher cinza na mão direita. Na ponta da direita, menina negra de cabelos pretos, com faixa em amarelo. A menina segura um caderno com folhas brancas na mão esquerda e na direita, uma caneta. Ao fundo, mesas e bancos longos de cor bege. Janela e porta vistas parcialmente com detalhes em azul-escuro.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. Identifiquem o solvente e o soluto dessa mistura.
  1. Quantas colheres de sal vocês colocaram até não conseguirem mais dissolvê-lo na água?
  1. Como vocês perceberam que o sal não estava mais se dissolvendo na água?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você faria para dissolver o sal que ficou no copo? Discuta com seus colegas.
  1. O que você entende por solubilidade?

102

Separação de misturas

Os componentes das misturas podem ser líquidos, gasosos ou sólidos. Conheça alguns métodos para separar esses componentes.

A filtração é uma forma de separar líquidos e sólidos, como água e areia, por exemplo. Para fazer a filtração, é necessário utilizar materiais que apresentem minúsculos orifícios, para que a parte líquida passe por eles e a parte sólida fique retida. É o que ocorre quando coamos o café.

Imagem: Fotografia. Mão de uma pessoa de pele clara, segurando um filtro branco, com pó dentro de cor marrom, escorrendo café dentro de jarra de cerâmica branca, com detalhes em azul-escuro e parte em azul-claro, sobre uma base de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: O coador funciona como um filtro que retém o pó de café e permite a passagem do líquido. FIM DA LEGENDA.

A separação magnética é um método usado para separar misturas entre sólidos quando um dos componentes é um metal. O método é baseado na força de atração de um ímã sobre materiais metálicos.

Imagem: Fotografia. Um guindaste visto parcialmente, na ponta inferior, com um ímã grande de formato arredondado de cor marrom, puxando partes de ferro finas em cinza-claro : materiais metálicos. Ao fundo, à esquerda, amontoado de dejetos e em segundo plano, árvores com folhas verdes. Na parte superior, céu de cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ímã preso ao guindaste separa materiais metálicos do restante dos resíduos. FIM DA LEGENDA.

A decantação consiste na separação dos materiais sólidos presentes em um líquido. Deixando a mistura em repouso, os materiais sólidos que não se dissolvem tendem a se acumular no fundo do recipiente.

Imagem: Fotografia. Um copo transparente arredondado com água. Na parte inferior, açúcar com parte da água em branco no fundo do copo.  Fim da imagem.

LEGENDA: O açúcar que não foi dissolvido na água tende a se acumular no fundo do copo por decantação. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Imagine uma mistura de água, areia e folhas. Que método você usaria para separar a areia e as folhas da água? Por quê?

103

A catação é um método utilizado para separar dois ou mais componentes sólidos. Esse processo consiste na separação manual dos materiais.

Imagem: Fotografia. Um homem visto dos cotovelos para baixo, de pele clara, com camiseta de cor cinza-escuro, separando os grãos de feijão em marrom para perto dele de um monte aglomerado mais à frente. Ele está sentado de frente para mesa de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pelo processo de catação é possível retirar pedrinhas ou grãos estragados em meio às sementes de feijão. FIM DA LEGENDA.

Pela evaporação, separa-se o sal dissolvido na água. Isso é possível porque, durante o processo de aquecimento, o sal não evapora com a água.

Imagem: Fotografia. Terreno com montes de sal de cor branca e bege-claro em terreno aberto. À direita, ao fundo, caminhões. Na borda da direita, solo de cor marrom. Na parte superior, céu de cor azul com muitas nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas salinas, a água do mar evapora e o sal é agrupado em montes. Dunas de Sal, no distrito de Galos, no Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Na destilação, separam-se substâncias de uma mistura de líquidos. A mistura é aquecida, e a substância com temperatura de ebulição mais baixa vaporiza-se. Quando entra em contato com a superfície fria do condensador , a substância se condensa, voltando ao estado líquido e caindo em um recipiente separado.

Imagem: Ilustração. À esquerda, base quadrada em cinza com hastes finas na vertical com um frasco com a parte inferior arredondada com água em azul : Mistura de líquidos (fervura). Na parte superior, na entrada do túbulo, uma haste fina. Desta haste, um tubo na diagonal para à esquerda, com líquido passando : Condensador com água fria. Do tubo, gota de líquido sobre um frasco transparente com líquido em azul: líquido destilado. Em toda a estrutura, tubo fino em laranja na horizontal.  Fim da imagem.
  1. Considerando as misturas a seguir, escreva no caderno a mistura que só pode ser separada pelo processo de destilação.
    1. Fubá misturado à água.
    1. Pedaços de plástico misturados a pedaços de ferro.
    1. Acetona misturada à água.

104

Atividade prática

Experimento

Separar a tinta da água

A evaporação é um processo adequado para separar substâncias dissolvidas na água. De que forma você poderia usar esse método no dia a dia?

O que você vai fazer

Separar uma mistura de água e tinta guache usando a evaporação.

Material

Imagem: Ilustração. Base na horizontal de cor azul com vários elementos. Da esquerda para à direita, uma bacia arredondada em vermelho; um copo plástico transparente arredondado; uma massa de modelar de cor rosa, uma jarra com água dentro; um funil pequeno branco; um filme plástico sobre base amarela na horizontal e um pote pequeno de cor verde, com tampa em branco.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Três crianças de frente para mesa com os materiais do experimento. Todos estão vestidos com uniforme composto por camiseta branca, detalhes e bermuda em azul. Da esquerda para à direita, menina de pele morena, cabelos amarrados para trás, com franja, com sapatos em lilás e branco. Ela está com as mãos sobre bacia vermelha com copo dentro. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos, com as mãos sobre a bacia, com sapatos em vermelho e branco. Mais à direita, menina morena de cabelos pretos amarrados para trás, com sapatos em verde e branco, com utensílio na mão esquerda sobre jarra com líquido de cor verde. Mais ao fundo, janela azul por onde vê-se árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passos 1 e 2. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Reunidos em pequenos grupos, fixem o copo no fundo da bacia com um pedaço de massa de modelar.
  1. Façam uma mistura de tinta guache com água, mexendo-a com a colher.

105

  1. Coloquem a mistura de água e tinta guache na bacia, ao redor do copo.
  1. Posicionem o funil sobre o copo plástico transparente.
  1. Ao final, cubram a bacia com o filme plástico.
  1. Sobre o centro do filme plástico, na direção do copo, coloquem uma bola feita de massa de modelar. Ela vai funcionar como um peso.
  1. Deixem a montagem ao Sol e observem-na ao longo do dia.
Imagem: Ilustração. As duas meninas descritas anteriormente. À esquerda, menina morena de franja, com rolo de plástico transparente passando sobre bacia vermelha com água, com funil na parte superior. Mais à direita, outra menina morena de cabelos pretos, para trás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passos 3, 4 e 5. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Bacia arredondada de cor vermelha, com líquido verde na parte inferior, com copo transparente com um funil acima de cor branca. Saindo do funil, gotículas de água dentro do copo. Na parte superior, plástico transparente com bolinha pequena em azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da montagem do experimento. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Atividade adaptada de SCHIEL, D. e ORLANDI, A. S. Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC, 2009. p. 68.

Para você responder

  1. Explique o que está acontecendo na sua montagem.
  1. Qual é a cor da água que está sendo coletada no copo?
  1. Pode-se substituir o peso colocado sobre o plástico por cubos de gelo. Em sua opinião, essa substituição aceleraria ou reduziria a velocidade com que a água é coletada no copo? Por quê?
  1. Em sua opinião, a separação entre as substâncias teria ocorrido caso a bacia não tivesse sido coberta com o filme plástico? Explique.
  1. Você acha que esse método poderia ser utilizado para separar outras misturas? Cite um exemplo.

106

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir descreve as etapas de um processo.

Destilação do petróleo

O petróleo é uma mistura encontrada em determinadas regiões do subsolo. Seus componentes são utilizados como fonte de energia para meios de transporte, na geração de energia elétrica e como matéria-prima de diversos produtos.

Para que seus componentes sejam separados e possam ser usados, o petróleo deve passar por um processo chamado destilação fracionada. As principais etapas dessa técnica são as seguintes:

I. O processo de destilação começa com o petróleo sendo aquecido em um forno a uma temperatura de aproximadamente 600 °C.

II. A maioria dos componentes que formam o petróleo entra em ebulição, passando do estado líquido para o estado gasoso.

III. Os vapores formados entram em uma coluna longa, que tem bandejas em diferentes alturas para captar os componentes de acordo com suas temperaturas de ebulição, nas quais eles vão retornar ao estado líquido.

IV. A substância com o menor ponto de ebulição vai se condensar no ponto mais alto da coluna. Já as substâncias com pontos de ebulição maiores se condensarão em partes inferiores da coluna. Dessa forma, os produtos são separados.

V. As bandejas da coluna de destilação recolhem os líquidos formados, encaminhando-os para diferentes tanques de armazenamento.

Os principais produtos separados durante a destilação fracionada são o óleo lubrificante, usado em diversas máquinas; o óleo diesel, usado como combustível de caminhões; o querosene, usado como combustível de aviões; a gasolina, usada como combustível de automóveis; e o gás de cozinha.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morros com grama verde, com vegetação alta e entre elas, dois tanques à frente, arredondados em branco, com tampa de formato triangular. Mais ao fundo, à direita, três tanques redondos, com ferro contornando em amarelo na parte superior. Em segundo plano, árvores de folhas verdes e à esquerda, local com paredes e telhados em branco. À direita, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tanques de petróleo da Unidade de Operações da Praia Campista. Município de Macaé, Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

107

Analise

  1. Qual é o processo descrito no texto e para que ele serve?
  1. De acordo com o texto, quais são os principais produtos obtidos durante a destilação fracionada do petróleo?

Organize

  1. As frases abaixo se relacionam com algumas etapas do processo descrito no texto. Copie as frases no caderno e identifique o número da etapa a que elas se referem.
    1. Os líquidos formados são recolhidos e armazenados.
    1. O petróleo bruto é aquecido na fornalha.
    1. Os vapores entram na coluna de destilação.
    1. Os componentes do petróleo entram em ebulição.
    1. Os vapores sobem pela coluna de destilação e se resfriam.

Escreva

  1. O esquema a seguir mostra as principais etapas do processo de tratamento da água.

Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento.

Floculação: algumas substâncias adicionadas à água aderem à sujeira, que fica agrupada em flocos.

Decantação: os flocos de sujeira vão para o fundo do tanque e são separados da água.

Filtração: a água passa por filtros de areia e pedra, onde as partículas menores ficam retidas.

Cloração: é adicionado cloro à água para matar microrganismos, como vírus e bactérias.

Fluoretação: é adicionado flúor à água, o que ajuda na prevenção das cáries dentárias.

108

Capítulo 4. Transformações químicas da matéria

Algumas transformações alteram as substâncias de que o material é constituído. Elas são chamadas transformações químicas.

Veja alguns exemplos de transformações químicas.

Imagem: Fotografia. Toras de madeiras de cor bege com partes em marrom, umas sobre as outras e entre elas, chamas de cor laranja na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando um pedaço de madeira queima, ele muda suas características e se transforma em carvão ou cinzas. A queima da madeira produz gás carbônico, que se espalha pelo ar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pela clara, com roupa amarela, segurando copo transparente na mão esquerda com leite, despejando-o sobre massa branca dentro de vasilha de vidro transparente, com colher à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: O cozimento modifica os ingredientes de um bolo. Podemos perceber essa transformação pela mudança de cor, de sabor, de odor e de consistência. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 2016. Cinco pregos na vertical de cor cinza, com parte superior com o formato arredondado.  Fotografia. 2021. Seis pregos na vertical de cor cinza com manchas de cor marrom, com o formato arredondado na parte superior.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pregos expostos ao ar e à chuva durante 5 anos. Quando deixamos um objeto de ferro em contato com o ar por muito tempo, ele sofre uma transformação. Nesse processo, dá-se origem à ferrugem, que tem cor e aspecto diferentes do ferro. FIM DA LEGENDA.

Como foi possível observar nas imagens acima, podemos perceber que uma transformação desse tipo acontece, em geral, quando há produção de gás, mudança de cor, produção de luz ou calor, entre outros efeitos.

109

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais mudanças, no seu dia a dia, você citaria como exemplos de transformações químicas? Converse com seus colegas.

    As transformações químicas costumam ser irreversíveis, uma vez que elas ocorrem nos materiais que compõem os objetos. Nas plantas, por exemplo, transformações químicas que ocorrem em processos como a fotossíntese e o amadurecimento de frutos formam substâncias que não voltam ao estado original.

Imagem: Fotografia. Várias folhas de cor verde de tamanho médio e ponta fina. Mais ao fundo, outras vegetações desfocadas e luz solar.  Fim da imagem.

LEGENDA: No processo de fotossíntese, o gás carbônico e a água, na presença de luz, são transformados em açúcares, que servem de alimento para a planta, e gás oxigênio, que é liberado para o ambiente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Base na horizontal de cor bege com sete tomates. Da esquerda para direita : um tomate pequeno de cor verde, um outro um pouco maior de cor verde e um terceiro maior que os outros dois em verde com parte em amarelo. Outro tomate maior de cor amarela. Mais outro maior, em laranja e outro em laranja com partes em vermelho. O último tomate é maior e de cor vermelha. Mais atrás, madeiras de cor bege na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Durante o processo de amadurecimento de alguns frutos, ocorre a transformação de várias substâncias, o que leva a uma mudança de sabor, tornando-os mais adocicados, e de cor, quando os frutos deixam de ser verdes e assumem a coloração de frutos maduros. FIM DA LEGENDA.

  1. As transformações listadas a seguir foram provocadas pelo aquecimento dos materiais. Copie-as no caderno, formando dois grupos: reversíveis e irreversíveis.
    • Papel queimado.
    • Água fervendo.
    • Gelo derretido.
    • Ovo cozido.
    • Ferro derretido.

110

Atividade prática

Experimento

Transformação do leite em massa de modelar

Certas transformações químicas nos permitem fazer novos usos de algumas substâncias. Você acha possível usar o leite para modelar objetos?

O que você vai fazer

Produzir um material de modelar a partir de uma mistura com leite e vinagre.

Material

  1. Forme um grupo com alguns colegas. O professor vai providenciar a quantidade certa de leite quente e de vinagre para cada grupo.
  1. Com a ajuda do professor, acrescentem o vinagre ao leite quente. Mexam a mistura até observar a formação de uma substância parecida com coalho.
  1. Coloquem o funil no copo alto. Ajustem o filtro de papel no funil.
  1. Quando a mistura de leite com vinagre esfriar, despejem-na no copo passando pelo funil.
Imagem: Ilustração. Vários elementos de experimento : sobre superfície azul, uma jarra em azul-claro com leite até 200 mL; uma colher cinza; um funil vermelho; um corpo transparente alto; dois moldes: um verde em coração e outro em estrela de cor amarela e na ponta, molde em azul com o formato de uma casa pequena; um filtro de papel branco; um copo com 20mL de vinagre de cor laranja e uma espátula roxa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos para à direita, usando uniforme escolar composto por camiseta branca com detalhes e bermuda em azul. Ele está de frente para uma mesa azul, segurando na mão direita, um copo transparente, com um funil vermelho e filtro branco dentro. Sobre a mesa, uma colher cinza e uma espátula roxa. Atrás da mesa, à direita, menina de cabelos ruivos com franja e trança, com par de óculos de grau, com uniforme escolar e segurando nas mãos, uma jarra com líquido laranja sobre o filtro. Mais ao fundo, vista parcial de quadrado com borda azul e à direita, janela por onde vê-se vegetação verde.  Fim da imagem.

111

  1. Depois de filtrar toda a mistura, retirem o filtro de papel do funil.
  1. Com o auxílio da espátula, raspem a substância que ficou retida no filtro de papel. Modelem-na e usem essa massa para preencher os moldes de plástico. Esperem alguns dias até a massa endurecer.
Imagem: Ilustração. Um menino e uma menina, ambos vestindo camiseta branca, estão sentada de frente para uma mesa e segurando moldes em formato de coração e estrela. Fim da imagem.
  1. Retirem a massa endurecida das formas e observem o aspecto dos objetos modelados. Façam testes para verificar se eles são resistentes.
  1. Vocês podem pensar em objetos que poderiam ser feitos com esse material e avaliar qual seria o uso no dia a dia.

    Para você responder

  1. Qual é o estado do vinagre e do leite antes de se misturarem?
  1. Qual é o aspecto do vinagre e do leite quando são misturados?
  1. Qual é o aspecto da substância depois de endurecida?
  1. Que tipo de transformação da matéria você observou nesse experimento? Por quê?

    Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Você acha que a temperatura do leite ou a quantidade de vinagre podem alterar o resultado do experimento? De que forma você pode testar sua hipótese? Anote suas ideias no caderno.

112

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

LEGENDA: Meio ambiente FIM DA LEGENDA.

O mundo que queremos

Reciclagem de materiais

Compramos um brinquedo, comemos um iogurte ou tomamos um refrigerante e jogamos as embalagens no lixo. Em geral, o consumo de produtos está relacionado ao ato de descartar embalagens, como sacos, garrafas, potes, latas etc.

Diariamente, toneladas de materiais são descartados, mas grande parte deles não passa de forma rápida pelas transformações químicas da decomposição. Muitos materiais levam anos, até séculos, para se decompor e se acumulam em lixões e aterros.

No entanto, muitos dos resíduos gerados podem ser reciclados, ou seja, podem ser separados de acordo com sua composição e encaminhados para serem transformados novamente em matéria-prima.

O vidro, o alumínio, o plástico e o papel são exemplos de materiais que podem ser reciclados. Eles são destinados a indústrias especializadas, que os transformam em matéria-prima, podendo ser utilizados para fazer novos objetos. O Brasil, por exemplo, está entre os países que mais reciclam latas de alumínio para bebidas.

O esquema abaixo mostra algumas das etapas da reciclagem do alumínio.

Reciclagem do alumínio

Imagem: Ilustração. Reciclagem do alumínio. Em sentido horário :  Compra: um carrinho de compra. Consumo: lata jorrando líquido com copo. Descarte: uma lata na vertical, com símbolo de reciclagem. Coleta: uma mão na horizontal com uma lata na vertical.  Símbolo de reciclagem com três setas dobradas formando um triângulo. Novas latas: uma lata na vertical com três estrelas.  Enchimento: barril na vertical com líquido e três gotas.  Retorno ao consumo: um caminhão para à direita.   Fim da imagem.

LEGENDA: 60 dias. O ciclo de vida da lata de alumínio é de até 60 dias, do momento do descarte até ser transformada em uma nova latinha. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Esquema elaborado com base no site da Recicloteca. Disponível em: http://fdnc.io/4X. Acesso em: fev. 2021.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Faço, separo, transformo, de Marcelo Capucci e Marcos Linhares. Centro Editorial, 2015.

Fim do complemento.

113

Compreenda a leitura

  1. Qual é a importância da reciclagem de materiais?
  1. Quais materiais podem ser reciclados?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além de separar materiais para reciclagem, que outra mudança de comportamento pode ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzido? Converse com os colegas.

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Organizem-se em grupos. Cada grupo deve escolher um dos seguintes materiais: metal, plástico, papel ou vidro. Vocês vão realizar uma pesquisa sobre o processo de reciclagem do material escolhido.

    Para organizar a pesquisa, utilizem o seguinte roteiro:

    • Nos recipientes destinados ao lixo reciclável, qual é a cor referente ao material que seu grupo está pesquisando?
    • O que deve ser feito com o material antes de jogá-lo no lixo?
    • Que transformações ele sofre durante o processo de reciclagem?
    • Quais as vantagens da reciclagem desse material?

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. Ao final da pesquisa, sua turma terá muitas informações sobre a reciclagem dos materiais. Com a ajuda do professor, organizem uma campanha de reciclagem em sua casa e na escola. Para isso:
      • Façam cartazes e folhetos informativos sobre a importância da reciclagem, com orientações a respeito do descarte correto nos recipientes destinados ao lixo reciclável.
      • Vocês também poderão criar esses recipientes. Nesse caso, é importante se informarem sobre as formas de coleta desses resíduos na área em que fica sua escola ou onde mora.
      • Compartilhem esses cartazes e folhetos com a comunidade escolar e os familiares.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com grama de cor verde e caminho na vertical e à esquerda na horizontal. À esquerda, sobre grama, quatro lixeiras coloridas penduradas no alto em haste preta : lixeira azul, vermelha, verde-claro e amarelo, com símbolo de reciclagem em branco. À frente, uma mulher jogando lata em lixeira amarela. Ela tem pele morena, cabelos pretos curtos, usando camiseta branca, com colete em roxo, calça azul e sapatos marrons, com a mão direita para frente. À direita, quatro crianças vestidas com uniforme escolar : camiseta branca, com detalhes e bermuda e calça em azul-claro. Um menino de pele clara, cabelos pretos, com sapatos em vermelho e branco. Ao lado dele, à direita, menina morena, de cabelos pretos presos para trás, com sapatos em verde e branco, com a mão esquerda sobre o rosto e mão direita sobra a cintura. Ao lado, menino de pele morena-claro, com cabelos castanhos, com a mão esquerda sobre o rosto e uma menina ruiva de cabelos curtos, com sapatos em vermelho e branco, sentada sobre cadeira de rodas lilás com rodas em preto.  Fim da imagem.

114

O que você aprendeu

  1. Observe a imagem e responda às questões no caderno.
Imagem: Ilustração. À esquerda, sobre uma balança digital de cor cinza, com tela preta onde se indica : 260g. Sobre a balança, uma bola redonda de cor azul, amarela e branco.  Ilustração. Sobre outra balança digital, marcando na tela : 7200g. Sobre a balança, uma bola redonda de boliche de cor rosa-claro com três círculos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de vôlei. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Bola de boliche. FIM DA LEGENDA.

  1. As duas bolas representadas acima têm a mesma massa?
  1. Qual é a massa de cada bola?
  1. Qual é a unidade de medida de massa que aparece nas balanças?
  1. José construiu uma casinha para seu cachorro. Para isso, ele teve de serrar tábuas de madeira, colá-las e pregá-las. Com base no que você estudou houve transformação de materiais nesse processo?
  1. As imagens mostram um alimento fresco que apodreceu.
Imagem: Fotografia. À esquerda, uma maçã de cor vermelha, com partes em amarelo e pequeno caule na parte superior. Uma seta desta maçã para outra maçã : após 2 meses : maçã em tons de marrom com partes em branco e parte em marrom mais claro.  Fim da imagem.
  1. Descreva as mudanças que podem ser observadas no alimento após 2 meses.
  1. Ao apodrecerem, os alimentos passam a liberar um cheiro desagradável. O cheiro é uma evidência de que houve uma transformação? Explique.
  1. Que tipo de transformação ocorreu com esse alimento: uma transformação física ou química? Justifique.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Aconteceu alguma transformação química no preparo dos pães durante a atividade da seção Investigar o assunto? Qual?
    • O que provocou essa transformação?

115

  1. Leia o texto e responda no seu caderno.

Joana faz compostagem com restos de alimentos, principalmente cascas de frutos e sobras de hortaliças. No processo, ela mistura os restos de alimentos a folhas secas do jardim e espera os decompositores atuarem, transformando a matéria orgânica em um composto rico em nutrientes que as plantas conseguem absorver. Ela usa esse composto para adubar as plantas que cultiva em casa.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de caixa preta com a tampa para cima em cinza. Dentro da caixa, restos de comida e vegetais com folhas verdes.  Fim da imagem.
  1. Leia o rótulo do produto mostrado na imagem abaixo e responda no seu caderno.
    1. O que significa a palavra “solúvel” escrita nele?
    1. Quais produtos utilizados em seu dia a dia são solúveis em água?
    1. Cite pelo menos quatro elementos que não são solúveis em água.
Imagem: Fotografia. Um pote de vidro transparente, com pó de cor marrom-escuro, com etiqueta de cor laranja sobre o pote, com xícara com pires em branco. Na parte superior, tampa laranja arredondada.  Fim da imagem.
  1. Leia o texto e responda no caderno.

    Origami é uma arte tradicional japonesa. Ela consiste em criar representações de alguns seres vivos ou objetos usando apenas dobras geométricas de uma folha de papel, sem recortá-la ou colá-la.

    1. O que está representado pelo origami da imagem abaixo?
    1. Por qual tipo de transformação, química ou física, o papel passou para a produção do origami ? Por quê?
Imagem: Fotografia. Papel de origami com o formato de um pássaro com par de asas com pontas em branco, partes em azul e outras partes em verde-claro.  Fim da imagem.

116

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe as imagens e leia as legendas.

    Depois associe corretamente as atividades das imagens com os processos de separação de misturas indicados no quadro.

Decantação

Catação

Filtração

Destilação fracionada

Imagem: Fotografia A. Um filtro de barro, sobre mesa de cor branca. De frente para filtro de bairro, uma menina de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta de cor amarela, com a mão esquerda sobre copo transparente, enchendo água sobre ele.  Fim da imagem.

LEGENDA: Filtro de barro: um dos mais usados no Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Mão de uma pessoa com luva branca, segurando um recipiente na vertical, com a tampa cinza e dentro do pote, sangue de cor marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Amostra de sangue retirada para exame. Após ser agitado, o sangue é deixado em repouso e as células que o formam se acumulam no fundo do tubo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia C. Sobre mesas, dejetos em plástico e papel e de frente, pessoas separando com luvas nas mãos. Elas usam uniforme composto por camiseta de mangas curtas em amarelo e parte inferior em laranja. À frente, mulher de cabelos longos escuros amarrados para trás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas separando os resíduos em usina de reciclagem. Município de São Paulo, São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia D. Vista geral de local com terrenos grandes, com quatro partes com círculos grandes. À esquerda, outros terrenos, com partes escolares e à frente, duas torres finas de ferro, sobre uma delas, chama de fogo de cor amarela. Em segundo plano, vegetação de cor verde e à frente, local com grama verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Refinaria de petróleo no município de Betim, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

117

  1. Leia o texto.

Antônio é pedreiro e precisa preparar um pouco de concreto para construir a calçada de uma casa. Para isso, ele mistura água, cimento e brita (pequenas pedras). Parte da água promove algumas mudanças nos componentes do cimento, tornando-os flexíveis e maleáveis. O restante da água evapora, fazendo o concreto secar.

Imagem: Fotografia. Cimento de cor cinza-claro, com pedras de cor branco e cinza e mangueira à esquerda de cor verde por onde sai água.  Fim da imagem.
  1. que o concreto é uma mistura;
  1. uma mudança de estado físico da água;
  1. uma alteração química.
  1. Leia o texto, observe a imagem e responda no caderno.

    O petróleo é uma mistura de substâncias como a gasolina, o querosene e o óleo lubrificante.

    1. É possível distinguir visualmente as substâncias que compõem o petróleo? Por quê?
    1. Como as substâncias podem ser separadas?
Imagem: Fotografia. Sobre base de madeira. Um frasco de vidro com parte inferior maior com líquido preto dentro e na ponta superior, com plástico de cor bege sobre a ponta superior do frasco. Fim da imagem.

LEGENDA: Frasco com petróleo. FIM DA LEGENDA.

  1. Em uma aula sobre as transformações dos materiais, alguns estudantes fizeram as seguintes afirmações.
Imagem: Ilustração. Busto de menino de pele clara, com cabelos pretos com boné para trás em azul-claro, olhos da mesma cor, com roupa branca e blusa por cima em lilás.  Texto: O aquecimento sempre provoca mudanças reversíveis nos materiais. Ilustração. Busto de menina de pele negra, com cabelos pretos curtos, com blusa de cor amarela e alça fina em azul.  Texto : O resfriamento da água até a formação de gelo é um processo irreversível. Ilustração. Busto de menina ruiva, com cabelos para à direita, com franja e faixa sobre o cabelo em azul-claro e blusa da mesma cor. Texto: O cozimento de um alimento, como o arroz, provoca transformações irreversíveis em seus componentes.  Fim da imagem.
  1. Você concorda com a afirmação de algum estudante? Explique.
  1. Reescreva as afirmações dos estudantes das quais você discorda, corrigindo suas afirmações.