MP110

Comentários para o professor:

Introdução da Unidade 3

Nesta unidade, os estudantes terão contato com os conceitos associados à matéria e suas transformações, além de trabalhar o conceito de matéria e as propriedades que a caracterizam: volume (espaço que a matéria ocupa) e massa (quantidade de matéria). Os estados físicos da matéria, as unidades de medida e os equipamentos de medição também serão estudados.

Os estudantes serão incentivados a identificar e relatar transformações que ocorrem em seu dia a dia. Eles poderão compreender, por exemplo, que as transformações físicas da matéria podem ocorrer por meio da mudança de forma e pela formação de misturas. Tendo por base a habilidade EF04CI01, os estudantes vão estudar as características das misturas e serão estimulados a identificar misturas presentes em seu dia a dia. Assim, considerando as propriedades físicas observáveis e sua composição, os estudantes conhecerão alguns métodos de separação de misturas.

Como forma de desenvolver e dar continuidade ao trabalho com as habilidades EF04CI02 e EF04CI03, os estudantes vão notar que muitas transformações ocorrem quando certos materiais são expostos a condições de aquecimento, resfriamento, luz e umidade, entre outras. Além disso, vão reconhecer que as transformações químicas da matéria determinam alterações das substâncias que formam os materiais e que apresentam alguns indícios de sua ocorrência. Dessa forma, os estudantes perceberão que certas transformações são reversíveis enquanto outras são irreversíveis, podendo diferenciá-las.

O trabalho com as habilidades EF04CI01, EF04CI02 e EF04CI03 permite compreender que a interação dos materiais pode produzir diferentes efeitos, assim como a percepção de que os materiais do dia a dia estão sujeitos a transformações que podem estar relacionadas a diferentes condições ambientais, servindo de base para os estudos das propriedades físicas da matéria. Permite também o desenvolvimento de conceitos relacionados às mudanças de estado físico da água que serão fundamentais para a compreensão do ciclo hidrológico que será abordado no próximo ano.

As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, na perspectiva da avaliação formativa, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Os estudantes vão conhecer conceitos científicos básicos com os quais poderão entender os fenômenos naturais, identificar os diferentes usos dos materiais, e reconhecer que o ser humano é parte integrante e agente transformador dos ambientes em que vive. A seção Álbum de Ciências, por exemplo, vai explorar a relação entre atividades humanas e aquecimento global, evidenciando o derretimento das geleiras nos polos como consequência desse processo.

As Atividades práticas vão trabalhar a atitude investigativa, como a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações. Por meio de experimentos, os estudantes vão observar e comparar as transformações ocorridas com os ingredientes durante a feitura de um pão. Eles vão testar um método de separação de misturas por meio da realização de um experimento para separar tinta guache dissolvida em água, além de realizarem um experimento envolvendo a transformação do leite para obter massa de modelar. Assim, espera-se que os estudantes observem, formulem hipóteses, façam diagnósticos e proponham soluções, colocando em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais que possam influenciar as dimensões sociais e culturais. A seção O mundo que queremos, por exemplo, vai estimular pesquisas e a reflexão sobre a reciclagem de materiais, desenvolvendo atitudes e valores que contribuam para a preservação do planeta e para a promoção do desenvolvimento sustentável.

De modo geral, essas atividades valorizam o trabalho em equipe, a ação cooperativa e respeitosa para a construção coletiva do conhecimento.

Competências gerais favorecidas

  1. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  1. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  1. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  1. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

    Competências específicas favorecidas

  1. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  1. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
  1. Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

MP111

8. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Sugestão de roteiro de aula

De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, cada página propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes.

Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.

Tabela: Equivalente textual a seguir:

Capítulo

Aula

Páginas

Roteiro de aula

1

1

86-87

Remediação da avaliação processual da seção O que você aprendeu, referente à unidade anterior. Leitura e discussão da proposta de abertura. Orientações para o item 2 do tópico Como você vai fazer da seção Investigar o assunto (aula 2).

2

88-89

Leitura dialogada da seção Investigar o assunto e realização de uma receita de pão, de acordo com o tópico Como você vai fazer.

3

88-90

Observação dos pães assados. Registro dos resultados e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Sugestão de atividade (opcional).

4

91-93

Leitura dialogada do texto e da seção Álbum de Ciências, com resolução de atividades, leitura das imagens e comentário dos estudantes. Ao final, orientações para a tarefa de casa. Sugestão de atividade (opcional).

2

5

94-95

Conversa com a turma sobre a tarefa de casa. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

6

96-98

Leitura dialogada do texto e da seção Álbum de Ciências, com resolução de atividades, leitura das imagens e comentário dos estudantes. Ao final, orientações para a tarefa de casa. Sugestão de atividade (opcional).

3

7

99-100

Conversa com a turma sobre a tarefa de casa. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

8

101

Leitura dialogada da seção Atividade prática e montagem do experimento de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Observação dos resultados, resolução das atividades e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder.

9

102-103

104-105

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Leitura dialogada da seção Atividade prática e montagem do experimento de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Sugestão de atividade (opcional).

10

104-105

Observação dos resultados, resolução das atividades e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. Sugestão de atividade (opcional).

11

106-107

Leitura dialogada do texto e da seção Para ler e escrever melhor com a resolução das atividades propostas nos tópicos Analise, Organize e Escreva. Sugestão de atividade (opcional).

4

12

108-109

Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.

13

110-111

Leitura dialogada da seção Atividade prática e realização da montagem experimental, de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Resolução das atividades e conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder. Sugestão de atividade (opcional).

14

112-113

Leitura dialogada da seção O mundo que queremos com a resolução e a discussão das atividades dos tópicos Compreenda a leitura e Vamos fazer.

15

114-117

Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu.

16

114-117

Realização e remediação da avaliação processual e conversa com a turma.

MP112

UNIDADE 3. A matéria e suas transformações

Imagem: Ilustração. À esquerda, de frente para entrada de um cinema, um carrinho de cor vermelha com a parte superior, letras em amarelo : PIPOCA e à esquerda, um homem de pele morena-claro, com cabelos castanhos, com avental e boné em laranja, com blusa de mangas curtas em branco, calça azul e sapatos marrons. Ele está com as mãos sobre panela aberta por onde sai pipoca de cor bege-claro, fazendo barulho : PLOC! PLOC! PLOC! De frente para panela, pote branco com detalhe me vermelho, sal. À frente, duas crianças, menino de pele clara, cabelos em castanho-escuros, com camiseta verde e calça em verde-escuro, com sapatos brancos. Ele está com o dedo indicador da mão direita para frente, para o carrinho de pipoca. À direita, menina de pele clara, cabelos compridos em castanhos, com vestido em verde-claro com flores de pétalas lilás na parte inferior e sapatos lilás. Ela olha para o carrinho de pipoca, com as mãos uma de frente para outra. À direita, homem de pele morena-claro, com cabelos castanhos, usando camiseta de cor rosa, com calça e sapatos em preto. Ele olha para baixo, com carteira preta, pegando notas de dinheiro.  À direita, um menino de pele morena-escura, com cabelos castanhos, com o corpo para à direita, usando camiseta amarela e bermuda em verde. Ele está de olhos fechados, com a mão direita para frente, com saco azul com pipocas em branco e cobertura em rosa. Ele estende o braço com a pipoca para frente, para uma mulher de pele morena-escura. Ela tem cabelos curtos pretos, com camiseta em branco, calça roxa, com sapatos brancos, com bolsa amarela sobre ombro direito. Ela aponta para mão esquerda, com o dedo indicador para frente. Mais ao fundo, à direita, outras pessoas passando na calçada. Uma mulher e uma menina e um homem visto de costas. Casas de paredes em vermelho e rosa-escuro.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da unidade

  • Compreender os conceitos de massa e volume.
  • Compreender que tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço é constituído de matéria.
  • Identificar unidades de medida de massa e de volume.
  • Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso da matéria.
  • Identificar tranformações físicas da matéria.
  • Compreender que a matéria pode sofrer transformação por causa de muitos fatores.
  • Relacionar o aquecimento e o resfriamento com mudanças no estado físico da água.
  • Identificar diferentes misturas presentes no cotidiano.
  • Compreender os conceitos de solvente e soluto.
  • Perceber que a água é capaz de dissolver várias substâncias.
  • Conhecer alguns métodos de separação dos componentes de uma mistura.
  • Identificar transformações químicas presentes no dia a dia.
  • Reconhecer algumas evidências de transformações químicas.
  • Compreender que algumas transformações são reversíveis, enquanto outras são irreversíveis.

    Pergunte aos estudantes o que está sendo representado na imagem de abertura. Estimule-os a identificarem elementos da ilustração que se relacionem com o título da unidade, ou seja, com o assunto que será abordado nos próximos capítulos. Peça a eles, por exemplo, que descrevam com suas palavras o que acontece durante o preparo da pipoca, usando como roteiro as questões da seção Vamos conversar.

    BNCC em foco:

    EF04CI01, EF04CI02, EF04CI03

MP113

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Descreva o milho de pipoca. Ele é parecido com a pipoca?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. O que é necessário para que o milho de pipoca se transforme em pipoca?
    PROFESSOR Resposta: Uma fonte de calor, como a chama do fogão ou um micro-ondas.
  1. A transformação do milho em pipoca é reversível?
    PROFESSOR Resposta: Não
  1. Você sabe como é feita a cobertura da pipoca doce?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você já observou outros tipos de transformação nos objetos à sua volta? Dê exemplos.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Esta abertura tem por objetivo convidar os estudantes a pensarem sobre transformações que acontecem no cotidiano com base nas transformações que ocorrem com o milho de pipoca durante a cocção.

Vamos conversar

  1. Espera-se que os estudantes citem a cor, a forma, o tamanho e a textura do milho em relação à pipoca pronta.
  1. Espera-se que os estudantes compreendam que é necessário que o milho entre em contato com uma fonte de calor, seja com uma panela colocada no fogo, seja com um micro-ondas, por exemplo.
  1. Caso os estudantes tenham dúvida sobre o significado da palavra reversível, oriente-os a consultarem o dicionário.
  1. É possível que alguns estudantes mencionem que a pipoca doce leva uma calda feita com ingredientes como açúcar, água e corantes, entre outras possibilidades. Verifique se eles mencionam também que esses ingredientes precisam ser aquecidos para formar a calda.
  1. Se for necessário, auxilie os estudantes com alguns exemplos como: o ovo sendo frito ou cozido, cubos de gelo formados a partir da água líquida, madeiras queimando em uma fogueira etc.

    Domínio da linguagem

    Oralidade. As discussões orais propostas no livro criam oportunidades para o estudante aprender conteúdos relacionados: ao eixo atitudinal – solicitar a palavra, ouvir a fala dos colegas, participar de uma discussão etc.; e à oralidade – escutar textos orais, produzir texto argumentativo oral, considerar o ponto de vista do outro etc.

MP114

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Uma mistura que vira pão

Você sabe quais ingredientes são usados para fazer um pão? É possível reconhecê-los ao olhar o pão pronto?

O que você vai fazer

Observar as principais mudanças que ocorrem em um pão durante o preparo.

Material

Para fazer a receita do pão, será preciso providenciar os ingredientes e os utensílios de cozinha indicados a seguir.

Ingredientes

  1. Comecem peneirando a farinha de trigo com o sal em uma tigela.
  1. Em outra tigela, misturem os dois tabletes de fermento biológico com metade da água morna. Depois, adicionem o açúcar e misturem esses ingredientes. Enquanto isso, prestem bastante atenção no que acontece.
Imagem: Fotografia. Passo 1. Mão de uma pessoa de pele clara, com peneira de cor cinza, peneirando com farinha branca sobre uma tigela de cor azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 1. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passo 2. Vista do alto para cima, mão de uma pessoa de pele clara, à esquerda, segurando uma espátula mistura de água com ingredientes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Perceber transformações na matéria durante o preparo e o cozimento de um pão.
  • Identificar fatores que provocam transformações na matéria.

    A cozinha é sempre um excelente espaço para trabalhar temas relacionados à Química. Sugerimos que essa atividade seja desenvolvida na cozinha da escola ou na sala de aula, caso haja forno elétrico ou seja possível providenciar alguma máquina elétrica de assar pão. Deve-se planejar a atividade com antecedência para que os ingredientes sejam providenciados e o espaço, organizado. A atividade pode ser feita com a turma dividida em pequenos grupos (preferível) ou apenas pelo professor, como demonstração. Ressalte com os estudantes que apenas o professor deve utilizar o forno e o fogão.

    Providencie o aquecimento da água antes de iniciar a atividade. A água deve estar morna. Temperaturas acima de 38 ºC podem matar as leveduras. Também é possível usar água em temperatura ambiente, mas a fermentação será mais lenta. Uma possibilidade é propor a mistura do fermento e do açúcar com água a diferentes temperaturas (fria, morna e quente) e comparar os resultados, evidenciando o aquecimento e como ele pode influenciar a transformação da matéria. Dessa forma, explore a habilidade EF04CI02. A feitura do pão permitirá aos estudantes explorarem a textura, o odor e a viscosidade de diferentes materiais. A receita deve ser lida em conjunto e na íntegra, antes do início do trabalho. Explore as unidades de medida e o tipo de texto (instrucional), permitindo o trabalho interdisciplinar com Matemática e Língua Portuguesa. Ao realizar essa atividade, os estudantes utilizam linguagem verbal e matemática para se comunicar, habilidades relacionadas à competência geral 4.

    BNCC em foco:

    EF04CI02

    Como o fermento faz a massa crescer? O fermento biológico geralmente utilizado para a panificação é composto de leveduras (fungos microscópicos unicelulares) da espécie Saccharomyces cerevisiae. Ao se alimentarem dos carboidratos simples presentes na massa, eles liberam gás carbônico e álcool.

    Quando a massa é deixada para descansar ou crescer, essas leveduras se multiplicam, alimentando-se da farinha e/ou do açúcar contidos na massa. O gás carbônico liberado por essas leveduras acumula-se na massa, criando pequenos “bolsões” de gás. Com isso, a massa cresce em volume e se torna mais fofa. O álcool e outros compostos produzidos pelo metabolismo das leveduras conferem o cheiro característico da massa. Quando o pão é assado, o álcool evapora.

    Existem técnicas de panificação que, em vez do fermento industrializado, utilizam um fermento dito natural, conhecido como biga, levain (em francês) ou massa madre (em italiano). Esse tipo de fermento é composto de uma grande variedade de microrganismos, entre fungos e bactérias. Sua utilização resulta em pães com sabor geralmente um pouco mais ácido que os pães feitos com fermento industrializado.

MP115

  1. Despejem a água com o fermento e o açúcar na tigela que contém a farinha de trigo com sal. Em seguida, vocês devem ir acrescentando o restante da água e amassando a mistura com as mãos até obter uma massa lisa.
  1. Polvilhem farinha em uma mesa limpa e sovem a massa, por cerca de 10 minutos, até que ela fique mais lisa e elástica.
  1. Observem o aspecto da massa e façam registros. Façam uma bola com a massa, coloquem em uma tigela e cubram com um pano limpo.
  1. Deixem a massa descansar em um local à temperatura ambiente até que cresça e fique com o dobro do tamanho.
  1. Dividam a massa em 10 partes e modelem 10 pães. Observem o aspecto da massa e verifiquem se houve alguma mudança.
  1. Arrumem os pães em uma assadeira untada com óleo e farinha de trigo. O professor vai colocá-los no forno já aquecido, em temperatura alta, e retirá-los depois de cerca de 50 minutos. Deixem esfriar um pouco antes de provar e observem novamente os pães. Cortem um deles ao meio e registrem o novo aspecto.

    Somente um adulto deve mexer no forno!

Imagem: Fotografia. Passo 3. Mãos de uma pessoa de pele clara, amassando massa de cor bege-claro com textura pegajosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passo 4. Mãos de uma pessoa amassando massa de cor bege-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passo 5. Mãos de uma pessoa colocando a massa com o formato arredondado de cor bege-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 5. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Passos 7 e 8. Mão esquerda colocando com o formato arredondado de cor bege-claro, em forma com papel claro na parte inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passos 7 e 8. FIM DA LEGENDA.

  1. Para você responder
  1. O que aconteceu quando o fermento foi misturado com água e açúcar?
    PROFESSOR Resposta: Quando misturado à água e ao açúcar, o fermento começou a soltar bolhas.
  1. Em que estado físico encontravam-se os ingredientes que foram misturados para fazer a massa do pão? E qual era o estado físico dos pães depois de prontos?
    PROFESSOR Resposta: A farinha, o sal, o açúcar e o fermento encontravam-se no estado sólido; o óleo e a água, no estado líquido. Depois de prontos, os pães estavam no estado sólido.
  1. O aroma do pão assado é igual ao aroma dos ingredientes misturados, sem assar? E a textura?
    PROFESSOR Resposta: O aroma e a textura do pão assado e sem assar são diferentes.
  1. O que causou a transformação da massa crua em pão assado?
    PROFESSOR Resposta: O calor do forno.
  1. É possível reverter a transformação da massa crua em pão?
    PROFESSOR Resposta: Não é possível.
MANUAL DO PROFESSOR

Chame a atenção dos estudantes para a reação de fermentação, que tem início quando o fermento é misturado com a água morna e o açúcar, e que pode ser evidenciada pela produção de bolhas de gás carbônico. Ao final, é importante que todos tenham contato com a massa pronta, cheirando-a e tocando-a, antes de ela ser colocada para crescer.

Enquanto o pão assa, converse com os estudantes a respeito das transformações observadas durante o processo de feitura do pão. Depois que o pão estiver pronto, os estudantes poderão discutir as mudanças que ocorreram enquanto ele assava. Pergunte o que causou essas mudanças, levando os estudantes a perceberem que o calor tem a capacidade de transformar a matéria. Com isso, eles podem relatar transformações nos materiais irreversíveis causadas por aquecimento (cozimento), favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF04CI03.

  • Atividade 1. Se necessário, repita esse procedimento com os estudantes para que eles reparem nas bolhas que se formaram. Comente que isso é um exemplo de mistura.
  • Atividade 2. Se julgar interessante, faça uma lista dos ingredientes na lousa e ao lado escreva o estado físico de cada um deles.
  • Atividade 3. Além do aroma, da cor e da textura, note que o sabor também é diferente. O objetivo dessa atividade é que os estudantes percebam que as mudanças causadas pelo aquecimento modificam as substâncias que compõem o pão.
  • Atividade 4. Espera-se que os estudantes tenham compreendido que o calor do forno causou a transformação.
  • Atividade 5. Converse com os estudantes sobre hipóteses de por que não é possível reverter a transformação. Esse tema será abordado no decorrer da unidade.

    BNCC em foco:

    EF04CI02, EF04CI03

MP116

Capítulo 1. Reconhecer a matéria

Matéria é tudo aquilo que ocupa espaço e tem massa. O livro que você tem em mãos, por exemplo, é constituído de matéria. Podemos saber quantos gramas ele tem e que ocupará espaço em qualquer lugar em que estiver.

A massa de um objeto está relacionada à quantidade de matéria. Ela é medida com o uso de uma balança. Algumas unidades de medida de massa são o quilograma e o grama.

O espaço que a matéria ocupa é o volume. Por exemplo, o volume de uma bola de futebol é maior que o de uma bola de pingue-pongue. Algumas das unidades de medida de volume são o centímetro cúbico e o litro.

Imagem: Fotografia. Sobre base na horizontal de cor marrom-escuro. Sobre a base, objeto com haste fina branca na vertical com ponta inferior em dourado e haste fina da mesma cor na horizontal. À esquerda, com a ponta para cima, com bexiga murcha em verde. Na ponta da direita, bexiga de cor verde, arredondada.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ar ocupa espaço no interior do balão e faz com que ele estique. A imagem da balança acima indica que o balão cheio de ar tem mais massa que o balão vazio. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens e copie as frases no caderno, completando-as.
    1. Na embalagem do leite, há o registro do
      PROFESSOR Resposta: volume

      do produto. Essa é uma indicação relacionada ao

      PROFESSOR Resposta: espaço

      que ele ocupa.

    1. Na embalagem do chocolate, há o registro de sua
      PROFESSOR Resposta: massa.

      . Essa é uma indicação da quantidade de

      PROFESSOR Resposta: matéria

      do produto.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma caixa de leite na vertical, com a parte superior em branco, com a parte inferior em azul e tampa da mesma cor. Texto : LEITE 1 LITRO.  Fim da imagem.
Imagem: À direita, uma embalagem de chocolate de cor rosa, com tablete de cor marrom escrito : CHOCO.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Compreender os conceitos de massa e volume.
  • Compreender que tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço é constituído de matéria.
  • Identificar unidades de medida de massa e de volume.
  • Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso da matéria.

    Os estudantes devem perceber que a massa e o volume são características de tudo aquilo que é matéria. Comente que existem elementos que não são considerados matéria, como a energia. A luz e o calor, por exemplo, não têm massa nem ocupam lugar no espaço.

    Explore a relação entre massa e volume de diferentes objetos e materiais. Procure fazer com que os estudantes percebam que nem sempre o que é maior tem mais massa. Eles poderão constatar esse fato manuseando diferentes objetos. Pode-se mostrar uma garrafa cheia de ar e outra garrafa semelhante, cheia de água. Note que ambas as garrafas apresentam o mesmo espaço interno, os quais estão repletos de matéria. Os estudantes devem notar, porém, que a massa da água é maior que a massa do ar. Eles também poderão perceber essa relação com base no exemplo da pipoca, ilustrado no início da unidade. O volume da pipoca depois de pronto é maior que o volume dos milhos de pipoca e se colocarmos esses dois itens em uma balança, veremos que a massa da pipoca depois de pronta é até um pouco menor, pois certa quantidade de água evapora quando o milho estoura. Noções como essas são importantes para trabalhar as habilidades EF04CI02 e EF04CI03.

  • Atividade 1. Para complementar a atividade, leve para a sala ou sugira aos estudantes que reúnam diversas embalagens de alimentos e procurem identificar se elas apresentam a massa ou o volume especificado no produto.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI02, EF04CI03

    Sugestão de atividade: Relação forma e volume nos estados físicos

    Discuta com os estudantes como o estado físico em que o material se encontra determina se sua forma e/ou seu volume são fixos ou variáveis (considerando-se que não há mudança de temperatura). Reproduza o quadro a seguir na lousa e complete-o com os estudantes.

    É provável que os estudantes não tenham dificuldade em preencher a primeira linha do quadro, como também não terão dificuldade em perceber que o volume dos sólidos é fixo. Porém, para verificar se o volume de líquidos e gases é variável, proponha um experimento com o uso de seringas sem agulha.

    Coloque água dentro de seringas, preenchendo-as completamente e vedando-as; peça aos estudantes que tentem comprimir a água, tentando diminuir o volume que ela ocupa. Eles perceberão que isso não é possível. Em seguida, sugira que tentem comprimir a seringa contendo apenas ar em seu interior. Apesar de não ser possível empurrar o êmbolo até o fim, os estudantes verão que existe certo nível de compressão.

    Sólidos

    Líquidos

    Gases

    Forma

    Fixa

    Variável

    Variável

    Volume

    Fixo

    Fixo

    Variável

MP117

  1. Analise o quadro e o gráfico de barras abaixo. Depois, responda às questões no caderno.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Massa dos estudantes

Mateus

27 kg

Ana

30 kg

Roberta

31 kg

Tiago

30 kg

Imagem: Ilustração. Gráfico. Massa dos estudantes. Na vertical, dados de 0 – 40, com intervalos de 10 em 10. Na horizontal, dados de nomes de pessoas : Mateus, Ana, Roberta, Tiago.  Mateus : 27 Kg Ana : 30 Kg Roberta : 31 Kg Tiago : 30 Kg  Fim da imagem.

Fonte: estudantes da turma.

  1. As informações apresentadas no quadro e no gráfico são as mesmas?
    PROFESSOR Resposta: Sim.
  1. Qual dos estudantes tem a menor massa?
    PROFESSOR Resposta: Mateus.

    c) Em sua opinião, qual das duas representações — quadro ou gráfico — é a melhor para comparar a massa dos estudantes desse grupo? Por quê?

    PROFESSOR Resposta pessoal.

Os estados da matéria

A matéria ao nosso redor pode ser observada em três estados físicos: estado sólido, estado líquido e estado gasoso.

Observação: As imagens não estão em proporção. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pele clara, segurando na mão esquerda, jarra de cor transparente com suco laranja, colocando em copo transparente segurado na mão direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os líquidos não têm forma definida. Eles adquirem a forma do recipiente que os contém. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cesto de cor marrom, com cachos de uvas em verde-claro, com frutas em amarelo, verde, abacaxi e folhas verdes. Na parte inferior, manga redonda em verde, maçã em vermelho, frutas arredondadas em marrom-escuro. À direita, cachos de bananas de cor amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Os sólidos têm forma definida, independentemente de estarem em algum recipiente ou não. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dezenas de bexigas coloridas em amarelo, azul, roxo, laranja, rosa e verde, com fitas fina laranjas na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os gases não têm forma definida. Eles se expandem e preenchem completamente o recipiente que os contém. FIM DA LEGENDA.

GLOSSÁRIO

Expandir: ampliar, aumentar.

MANUAL DO PROFESSOR

Aproveite a oportunidade para trabalhar com os estudantes grandezas e unidades de medida. Peça a eles exemplos de aspectos dos objetos que podem ser medidos (massa, comprimento, temperatura, volume etc.), enfatizando as unidades de medida usadas em cada caso (quilograma, centímetro, metro, grau Celsius, mililitro, litro etc.).

  • Atividade 2. Espera-se que reconheçam que é mais fácil visualizar, comparar e perceber as relações de massa entre os estudantes por meio do gráfico de barras. Para complementar a atividade, sugere-se a elaboração de um quadro e um gráfico com os dados de massa da turma. Para que os quadros não fiquem muito extensos, é possível dividir a turma em grupos de no máximo 8 estudantes. Atente para o respeito entre os colegas na coleta das informações.

    Ao trabalhar com os estados físicos da matéria, verifique se os estudantes reconhecem que os materiais podem mudar de estado físico. Por meio de exemplos, como as mudanças de estado físico da água, aproveite para explorar aspectos das habilidades EF04CI02 e EF04CI03.

MP118

ÁLBUM de Ciências

Laboratório de Ciências

Em um laboratório de Ciências existem equipamentos e uma ampla variedade de instrumentos que fazem a medição da massa de um objeto ou do volume de um líquido.

Para medir a massa de um corpo, existem balanças com pratos e ponteiros, mais antigas, e balanças com mostradores digitais, que são muito precisas.

Imagem: Fotografia. Uma balança de cor branca, com detalhes de cor cinza e leitor digital em 0000. Na parte superior, parte com o formato em cubo de paredes transparente, partes finas em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: As balanças com mostradores digitais são equipamentos usados para medições precisas da massa de um corpo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Balança antiga, na horizontal de cor preta, com duas hastes em cada ponta. À esquerda e à direita, pratos arredondados dourados. Ao centro, haste na vertical preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: As balanças de dois pratos foram as primeiras balanças utilizadas pelas pessoas para medir a massa dos objetos. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Conhecer equipamentos e instrumentos usados para fazer a medição da massa de um corpo e do volume de um líquido.

    A leitura dessas páginas pode ser feita em forma de jogral, alternando-se em partes individuais e coletivas. Inicie a abordagem da seção comentando que certos produtos são obtidos a partir da mistura de duas ou mais substâncias. Em geral, elas precisam ser adicionadas em massas ou volumes conhecidos, predeterminados, o que pode ser feito com o auxílio de equipamentos como balanças e frascos graduados. Dessa forma, aproveite o conteúdo dessa seção para explorar aspectos da habilidade EF04CI02.

    Os equipamentos de laboratório têm funções específicas, e é importante os estudantes se familiarizarem com esses objetos para que possam saber como e em que situações utilizar cada um. E que também, na ausência desses equipamentos específicos, como balões volumétricos, provetas e balanças, eles possam ter conhecimento e autonomia para substituí-los. Essa autonomia e o domínio de processos favorecem o desenvolvimento de habilidades relacionadas à competência específica 2. Caso opte por fazer a Sugestão de atividade indicada no rodapé da página, ao final da atividade, pergunte aos estudantes: Que relação é possível perceber entre o tamanho do objeto e seu volume? Promova uma discussão sobre esse assunto.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI02

    Sugestão de atividade: Medindo o volume dos objetos

    Esta atividade ajudará os estudantes a conhecerem uma maneira de medir o volume de um objeto de formato irregular.

    Material: copo medidor (de uso culinário); água; três objetos diferentes que caibam no copo medidor (pode ser uma pedra, uma borracha, um brinquedo etc.); um palito de churrasco.

    Como fazer

    Solicite aos estudantes que formem grupos com dois ou três colegas. Monte um quadro na lousa contendo o volume inicial, o volume final e o volume correspondente a cada objeto e estimule-os a copiarem no caderno.

    Em seguida, instrua-os a colocarem água no copo até cerca da metade de sua capacidade, deixando o nível da água alinhado a uma medida definida. Solicite que registrem essa medida no quadro. Esse é o volume inicial. Depois, proponha a eles que coloquem um dos objetos selecionados dentro do copo medidor e verifiquem onde o nível da água está na escala do copo medidor. Esse será o volume final. Oriente-os a anotarem essas medidas. Solicite que façam o mesmo para os outros dois objetos. Se algum objeto flutuar na água, instrua os estudantes a utilizarem o palito de churrasco para mantê-lo submerso.

    O volume do objeto é igual à diferença entre o volume inicial e o volume final indicados no copo medidor. Instrua os estudantes a realizarem essa subtração para cada objeto escolhido para esta atividade e anotarem o resultado.

MP119

Nos laboratórios é bastante comum trabalhar com volume. Para isso, são usados frascos que têm marcações precisas do volume.

Imagem: Fotografia. Três provetas na vertical transparentes, da esquerda para à direita : objeto com o formato com o formato arredondado com linhas finas enumeradas de 10 – 250.  Ao centro, uma proveta menor com o mesmo formato e mais estreita, com linhas enumeradas de 10 – 100.  Mais à direita, uma proveta um pouco mais estreita, com linhas enumeradas de 10 – 100.   Fim da imagem.

LEGENDA: As provetas costumam ser usadas para medir e transferir volumes variáveis de líquidos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte inferior, forma de um balão arredondado, com texto em azul-claro, 25 +- 0,4ml in 20°C e na parte superior, tubo fino na vertical, com tampa de cor branca arredondado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Linha ou traço de aferição, que indica o volume de líquido a ser medido. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: O balão volumétrico pode ser utilizado para preparar e diluir misturas de líquidos com volumes precisos. FIM DA LEGENDA.

Observação: As imagens não estão na mesma proporção. Fim da observação.

Com a ajuda de um adulto, verifique se em sua casa há frascos ou equipamentos usados para medir massa ou volume. Represente-os com desenhos ou fotografe e compartilhe com seus colegas.

PROFESSOR Resposta variável.
MANUAL DO PROFESSOR

Solicite aos estudantes que façam uma observação atenta da imagem e identifiquem os equipamentos utilizados para medição. Caso eles não conheçam algum dos equipamentos, estimule-os a imaginarem a função dele. Somente depois de os estudantes exporem suas ideias, revele o nome e a função do equipamento.

Se possível, apresente aos estudantes algumas vidrarias de laboratório utilizadas para medição de volume. Explique que algumas permitem medições mais precisas que outras; algumas são graduadas (ou seja, divididas em unidades de medida); outras possuem apenas uma única indicação de volume. Oriente-os sobre a utilização desses equipamentos e proponha a eles que façam algumas medições, usando água tingida com corante.

Evidencie as informações apresentadas no balão volumétrico apresentado como exemplo. Verifique se todos identificam a linha que indica a medição do volume que ele comporta e mostre que nesse balão a linha indica volume de 25 mL. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que esses recipientes devem ser manipulados à temperatura de 20 ºC, como indicado no frasco, uma vez que o volume dos líquidos pode se alterar com variações de temperatura. Comente também que o balão volumétrico é usado para medir uma quantidade exata de líquido, principalmente quando o volume que se quer manipular é maior que o volume de outros recipientes, como a pipeta ou a bureta.

  • Tarefa de casa. Se possível, peça aos estudantes que levem para a sala de aula descrições, desenhos esquemáticos, fotografias ou os próprios instrumentos usados para medir massa e volume que eles identificaram em suas casas. Além dos equipamentos de laboratório, podem ser apresentados: copos culinários de medida, balança de cozinha, mamadeiras graduadas, entre outros.

MP120

Capítulo 2. Transformações físicas da matéria

Uma transformação física ocorre quando um objeto muda, mas o material de que ele é feito continua sendo o mesmo e não há produção de substâncias novas. A transformação não altera as substâncias que formam o objeto.

Veja alguns exemplos.

Fabricação de lápis

Imagem: Ilustração. Esquema. Fabricação de lápis. Da esquerda para à direita : um local com vegetação de cor verde-claro, com três árvores, duas com folhas em verde-escuro. Um pouco mais para frente, serrote de cor cinza com pontas pequenas, com pedaço de tronco em marrom na horizontal. Texto : A madeira é serrada e lixada em placas com canaletas. Segue para toras de madeiras na horizontal com fendas. Nas fendas das madeiras, cola branca.  Texto : As canaletas são preenchidas com cola e grafite. Nas partes das colas brancas, grafite preto na vertical. Encaixa outra placa de madeira, por onde vê-se três pequenos círculos.  Texto : Outra placa de madeira é encaixada na inicial. Na ponta da direita, três lápis finos na horizontal de cor bege Texto : As placas são cortadas e formam os lápis.  Na ponta final, lápis apontado com ponta inferior com grafite preto e borracha vermelha na outra ponta.  Texto : Os lápis são polidos e recebem acabamento.  Fim da imagem.

LEGENDA: A madeira é serrada e lixada em placas com canaletas.

As canaletas são preenchidas com cola e grafite.

Outra placa de madeira é encaixada na inicial.

As placas são cortadas e formam os lápis.

Os lápis são polidos e recebem acabamento. FIM DA LEGENDA.

Observação: Elementos da imagem não estão em proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

LEGENDA: Na fabricação do lápis, a madeira é cortada, lixada e furada. Apesar disso, continua sendo madeira. A mudança de forma não altera as substâncias que compõem a madeira. FIM DA LEGENDA.

Ao fazer um picolé caseiro, o suco de frutas passa do estado líquido para o estado sólido. A mudança de estado não modifica as substâncias que formam o suco.

Imagem: Fotografia. Uma jarra transparente com suco de cor vermelha, com a alça para à esquerda. Dela sai flecha para um picolé da mesma cor, na diagonal para à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Picolé de suco natural de melancia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e responda.

    Ana deixou seu sorvete alguns minutos ao sol enquanto brincava com seu irmão. Quando voltou, o sorvete havia derretido.

    1. Em sua opinião, o que provocou o derretimento do sorvete de Ana?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. É possível reverter a mudança que ocorreu com o sorvete de Ana? Como?
      PROFESSOR Resposta: Sim, colocando o sorvete no congelador.
    1. Cite outro exemplo de transformação física que você conhece.
      PROFESSOR Resposta variável.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Identificar transformações físicas da matéria.
  • Compreender que a matéria pode sofrer transformação por causa de muitos fatores.
  • Relacionar o aquecimento e o resfriamento com mudanças no estado físico da água.

    Este capítulo apresenta exemplos comentados de transformações que os materiais sofrem quando expostos a diferentes condições, como aquecimento e resfriamento. Também levará os estudantes a concluírem sobre a reversibilidade de algumas dessas transformações. Com isso, é possível auxiliar o desenvolvimento das habilidades EF04CI02 e EF04CI03.

    Analise com os estudantes a imagem que mostra a sequência de etapas de fabricação do lápis. Peça a eles que descrevam o processo com suas próprias palavras, a partir do texto e das figuras. Oriente-os a fazerem a descrição seguindo a ordem das etapas. Esse tipo de exercício auxilia no desenvolvimento da comunicação oral.

  • Atividade 1. Essa atividade permite que os estudantes verifiquem mudança de estado físico provocada por aquecimento e que essa mudança é reversível, favorecendo o desenvolvimento das habilidades EF04CI02 e EF04CI03.
  1. Os estudantes podem citar diferentes formas de aquecimento como causa do derretimento do sorvete.
  1. No caso do sorvete, é possível reverter a mudança colocando-o novamente no congelador.
  1. Aproveite esta atividade para verificar se os estudantes entenderam o conceito de transformação física, e ajude-os a sanar dúvidas por meio dos exemplos apresentados.

    BNCC em foco:

    EF04CI02, EF04CI03

    Para aprofundar o estudo sobre misturas, apresente aos estudantes os conceitos de mistura homogênea e heterogênea.

    As misturas homogêneas são aquelas em que não é possível distinguir os elementos que compõem a mistura. Exemplos são o sal ou o açúcar dissolvidos na água, a mistura de suco em pó na água, e mesmo a própria água mineral, que contém diversos sais dissolvidos.

    Nas misturas heterogêneas é possível distinguir os componentes da mistura. O pó de café acrescentado na água, por exemplo, forma uma mistura heterogênea, pois o café não se dissolve. Uma peça de granito também é uma mistura heterogênea, pois é possível observar os diferentes minerais que o compõem.

    Apresente esses e outros exemplos aos estudantes. Em seguida, peça que elenquem mais exemplos de misturas homogêneas e heterogêneas, para avaliar a compreensão dos conceitos.

MP121

A formação de misturas, como ocorre ao juntar água e açúcar, não modifica as substâncias de que cada material é feito. Mesmo sem conseguirmos enxergar, o açúcar continua existindo na água.

Imagem: Fotografia. Um copo transparente com água e uma colher em frente com pó branco, segurado por mão de uma pessoa de pele clara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mistura de água e açúcar. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva no caderno se as mudanças representadas abaixo podem ser classificadas como mudança de forma ou mistura.
Imagem: Fotografia. Mão de uma pessoa de pele clara, de unhas com esmalte preto, segurando uma garrafa de cor verde, jorrando azeite sobre sopa de cor bege-claro, em um prato redondo com contorno em azul-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Adicionar azeite à sopa. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Mistura
Imagem: Fotografia. À esquerda, uma melancia, arredondada em verde com listras na vertical em verde-escuro. Dela, seta vermelha para à direita, com pedaços de melancias em cubos dentro de um copo transparente. À direita, outros pedaços de melancia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cortar a melancia em cubos. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Mudança de forma
  1. Leia o texto e responda às questões.

    A arte de Aleijadinho

    Antônio Francisco Lisboa é o autor da escultura abaixo. Ele ficou conhecido como Aleijadinho em decorrência das sequelas de uma doença que adquiriu aos 39 anos.

    Aleijadinho viveu no século XVIII e foi um dos maiores escultores brasileiros de sua época. Ele esculpia figuras religiosas em madeira e em pedra-sabão. Seu trabalho pode ser visto até hoje em igrejas e monumentos no município de Ouro Preto, em Minas Gerais.

    1. Identifique os materiais mencionados no texto.
      PROFESSOR Resposta: Madeira e pedra-sabão.
    1. O que causa a transformação do material em escultura?
      PROFESSOR Resposta: O trabalho do artista, com o auxílio de seus instrumentos.
Imagem: Fotografia. Escultura em cinza, sobre uma pedra, de homem na vertical, com barba, nariz fino e queixo mais quadrados, com vestes antigas, com casaco até os joelhos, botas longas e à direita, segura na mão direita um pergaminho com texto. Ao fundo, outra escultura de pessoa em pé sobre pedra. Na parte superior, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Profeta Oseias, escultura de Aleijadinho feita entre 1794 e 1804. Município de Congonhas, Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

É interessante permitir aos estudantes que observem diversas transformações para que possam verificar como a matéria pode se apresentar antes e depois de uma transformação, e assim empregar o vocabulário aprendido e relacionar o conhecimento teórico aos eventos que observam no cotidiano. Algumas transformações que podem ser feitas na escola são: verificar a evaporação da água ou o seu congelamento, derreter chocolate, picotar papel, misturar água com açúcar ou corante etc.

  • Atividade 2. Essa atividade simples busca verificar se os estudantes compreenderam tanto o conceito de mistura quanto o de transformações físicas. Ao inserir azeite na sopa, é feita uma mistura. Ao cortar a melancia em cubos, ocorre uma mudança de forma. Aproveite a oportunidade para que os estudantes possam apontar transformações físicas que ocorrem na cozinha. Anote todas as sugestões na lousa.
  • Atividade 3. Esse material sofreu uma transformação física para ser transformado em uma escultura. As transformações físicas incluem mudanças de temperatura, deformações, fragmentação e mudanças de estado físico.

    BNCC em foco:

    EF04CI02

MP122

Mudanças de estado físico

O aquecimento e o resfriamento de um material podem provocar mudanças em seu estado físico.

Quando a água é resfriada a temperaturas abaixo de 0 °C, ela congela, passando para o estado sólido. Essa mudança de estado recebe o nome de solidificação.

Quando o gelo é aquecido e atinge temperaturas maiores do que 0 °C, ele derrete, ou seja, passa para o estado líquido. Essa mudança de estado é chamada de fusão.

A água líquida, quando aquecida, se transforma em vapor de água. Quando as roupas molhadas são colocadas no varal, elas secam lentamente. A água evapora e vai para a atmosfera na forma de vapor de água. Essa mudança de estado recebe o nome de vaporização.

A vaporização também pode acontecer de forma mais rápida com a formação de bolhas durante o aquecimento da água. Nesse caso, é chamada de ebulição ou fervura.

Quando o vapor de água é resfriado, ele pode se transformar em água líquida. Essa mudança de estado recebe o nome de condensação. Isso acontece, por exemplo, quando o vapor de água liberado durante o banho encontra a superfície fria do espelho: formam-se gotinhas de água que deixam o espelho embaçado.

Imagem: Fotografia. À frente, rio de cor azul-claro, grande e mais ao fundo, cidade com prédios pertos um dos outros. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Superfície de lago se solidifica por causa da baixa temperatura no início do inverno. Suécia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um cubo transparente, com a parte embaixo sendo derretida, formando poça d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cubo de gelo derretendo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um varal com roupas estendidas em verde, bege, azul, vermelho, laranja e bege com marrom. Mais ao fundo, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Durante a secagem, a água evapora das roupas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre vidro transparente com gotículas de água, com a mão esquerda para frente, com dedo indicador com polegar para cima e cabeça à direita, vista parcial de cabeça de pele clara, com cabelos castanhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: O vapor de água se condensa ao encontrar uma superfície fria, como o vidro. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Traga para a sala de aula um copo com cubos de gelo. A observação do derretimento do gelo à medida que o tempo passa pode esclarecer para os estudantes a noção de mudança de estado físico da água. Antes de o gelo derreter, pergunte aos estudantes o que eles acham que vai acontecer com o gelo com o passar do tempo e por que isso não ocorre quando ele está no congelador. Com as respostas, introduza o assunto das mudanças de estado físico da água. Pergunte o que acontecerá se o copo contendo água no estado líquido for colocado novamente no congelador. Escreva na lousa perguntas que direcionem a observação dos estudantes e proponha que façam os registros no caderno.

Solicite aos estudantes que observem os demais exemplos de mudanças de estado físico da água no cotidiano, apresentados nas imagens, como roupas secando no varal e o vapor de água entrando em contato com o vidro. Note se eles mencionam que as mudanças de estado físico são provocadas por aquecimento ou resfriamento e verifique se eles as consideram reversíveis ou não, de acordo com as habilidades EF04CI02 e EF04CI03.

BNCC em foco na dupla de páginas:

EF04CI02, EF04CI03

MP123

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto a seguir e depois responda à questão.

    O pai de Juliana lavou roupas e as estendeu no varal. Entre as roupas lavadas, estava uma camiseta que Juliana queria usar para visitar a avó mais tarde.

    Juliana perguntou ao pai se ia demorar muito para a camiseta secar, e ele respondeu:

    — Como hoje está chovendo e frio, vai demorar um pouco, sim. Você terá que escolher outra camiseta para ir à casa da sua avó.

    • Se fosse um dia quente, a camiseta secaria mais rápido? Explique aos colegas.
      PROFESSOR Resposta: Sim. Com a temperatura mais elevada, o processo de evaporação ocorre mais rápido.
    1. O orvalho é caracterizado pela formação de pequenas gotas de água na superfície de objetos e plantas em madrugadas sem chuva e frias. Com o raiar do dia, as gotas desaparecem lentamente.
      • Sabendo que o ar é formado por vapor de água, que mudança de estado da água deve ocorrer na formação do orvalho? E no desaparecimento das gotas?
        PROFESSOR Resposta: 5. Na formação do orvalho, deve ocorrer a condensação da água e, no desaparecimento das gotas, acontece a vaporização.
Imagem: Fotografia. Uma folha grande de cor verde com gotículas de água, pequenas e gotículas maiores. Mais ao fundo, outras folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Folha coberta por gotas de orvalho. FIM DA LEGENDA.

  1. Um botijão de gás de cozinha vem com 13 quilogramas de líquido em seu interior, que se transforma em gás ao liberarmos a válvula.
    1. Qual é o nome da mudança de estado que ocorre ao abrir a válvula do gás?
      PROFESSOR Resposta: Vaporização.
    1. Um botijão recém-comprado tem a mesma massa que um botijão que está sendo usado há algum tempo? Explique.
      PROFESSOR Resposta: Não. No botijão que já foi parcialmente usado, parte do gás foi consumida. Assim, o botijão tem uma massa menor, pois há menos matéria em seu interior.
Imagem: Fotografia. Um botijão de cor cinza, com o formato arredondado, com base na parte superior e na parte inferior.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora de acessar

  • Beakman responde: Para onde as poças vão depois que chove? Disponível em: http://fdnc.io/eu3. Acesso em: 2 fev. 2021. Uma poça de água serve como ponto de partida para o cientista Beakman acompanhar o ciclo da água, ou seja, as mudanças de fase da água que ocorrem no ambiente.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

A atividade sugerida no rodapé desta página poderá ajudar a recapitular os estados físicos da matéria e poderá ser usada para verificar o que os estudantes conhecem sobre as mudanças de estado físico, sem nomeá-las.

Explore com os estudantes o que já vivenciaram em relação à condensação do vapor de água presente no ar. A formação de gotículas na superfície de janelas, automóveis, copos de bebida, entre outros. Explique que, após a condensação, a água pode voltar ao estado gasoso se a temperatura ambiente aumentar. Deve ficar claro que a água evapora em temperatura ambiente, embora a evaporação seja mais intensa quanto maior for a temperatura do líquido.

  • Atividade 4. Espera-se que os estudantes percebam que a camiseta secaria mais rápido por que o calor e o Sol aceleram o processo de evaporação.
  • Atividade 5. Pergunte aos estudantes se eles já viram o orvalho alguma vez e o que acharam que era. É possível que muitos digam que pensaram que fosse água da chuva ou que a planta havia sido regada.
  • Atividade 6. Pergunte aos estudantes o que aconteceria se a válvula do botijão de gás fosse deixada aberta. É provável que eles mencionem que o gás “escaparia, vazaria”, pois os gases tendem a se expandir e ocupar todo o espaço disponível. Mencione que o mesmo não aconteceria se, por exemplo, em vez de gás de cozinha o botijão estivesse preenchido com um líquido, como a água. Aproveite para alertá-los sobre os riscos de comprar botijões de gás de revendedores não autorizados. Esses botijões podem conter outras substâncias ou não estar em boas condições, provocando vazamentos e até explosões. Alerte os estudantes que, caso sintam cheiro de gás, chamem um responsável para que abra portas e janelas, não acendam fósforos ou liguem a luz. O responsável deve acionar o corpo de bombeiros.

    Sugestão de atividade: Uma história da água

    Uma opção de atividade lúdica para incrementar o estudo deste capítulo consiste em criar uma história em conjunto com os estudantes na qual a personagem central seja uma gota de água, explorando as mudanças de estado físico da água. Iniciar a história mencionando a água em algum de seus estados físicos. Uma sugestão é iniciar com uma personagem regando as plantas do jardim ou brincando com água. Peça a um estudante que dê continuidade à história propondo alguma alteração no estado físico da água. Em seguida, solicite a outro estudante que prossiga da mesma maneira, e assim sucessivamente.

MP124

ÁLBUM de Ciências

Derretimento do gelo nos polos

Várias atividades humanas promovem transformações no planeta Terra. O desmatamento, a queima de combustíveis, como o óleo diesel e a gasolina, e a criação de animais liberam uma grande quantidade de gases na atmosfera, provocando alterações na camada de ar que envolve a Terra.

Essas alterações podem estar relacionadas a um fenômeno chamado aquecimento global, que é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície do planeta. Uma das consequências desse aumento das temperaturas é o derretimento do gelo e da neve que se formam nas regiões mais frias, como nos polos.

Veja estas imagens da região do Ártico, em 1979 e 2020, obtidas com dados enviados por satélites.

Imagem: Fotografia de satélite. Vista parcial da esfera terrestre em azul-escuro, continentes em verde e Ártico na parte superior, em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite mostrando a quantidade de gelo no Ártico em 1979. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de satélite. Vista parcial da esfera terrestre em azul-escuro, com a parte superior em branco, com tamanho reduzido.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite mostrando a quantidade de gelo no Ártico em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um urso de pelos de cor branca, grande, focinho preto, sobre pedaço de gelo branco em oceano com água de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: As geleiras polares possuem mais de três quartos da água doce da Terra. Elas são plataformas de alimentação e repouso para ursos-polares, focas e aves marinhas. Sem elas, esses animais correm o risco de serem extintos. Rússia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

• Mostre as imagens de satélite do Ártico a um adulto e explique o que elas representam.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Conhecer um efeito do aquecimento global nos polos.
  • Relacionar a redução no gelo dos polos a uma mudança de estado físico da água.

    Inicie o trabalho com esta seção pedindo aos estudantes que comparem as duas imagens e verifiquem a quantidade de gelo no Ártico em cada uma das datas. Observando as imagens de satélite, eles podem perceber que a quantidade de gelo é menor na imagem de 2020 quando comparado a imagem de 1979.

    Proponha aos estudantes que nomeiem a mudança de estado físico que explica o fenômeno apresentado nas imagens. A mudança de estado físico evidenciada com o derretimento das geleiras é a fusão. Pergunte, então, o que pode estar ocasionando esse processo e verifique se os estudantes consideram um possível aumento da temperatura da atmosfera do planeta. Essa é um forma de explorar as habilidades EF04CI02 e EF04CI03 e de discutir as razões que podem estar contribuindo para o chamado aquecimento global. Assim, promova a leitura do texto e certifique-se de que todos entendem o processo descrito. A questão do aquecimento global é bastante complexa e não é esperado que os estudantes a compreendam plenamente. Comente que uma das causas desse fenômeno é o excesso de poluição atmosférica. O importante é fornecer dados para que os estudantes, ao longo do Ensino Fundamental, criem os próprios argumentos para entender e discutir esse tema. Isso favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas à competência específica 2.

  • Tarefa de casa. Explique aos estudantes que a atmosfera, camada de ar que envolve o planeta, tem um importante papel na manutenção da temperatura da superfície. Para ilustrar, comente que ela funciona como uma espécie de cobertor que reduz a perda de calor do planeta. Em seguida, explique que algumas atividades humanas alteram a composição da atmosfera, fazendo com que esse “cobertor” retenha mais calor. Com isso, as temperaturas sobem, acarretando consequências, como o derretimento do gelo nos polos, mostrado nas imagens. Oriente-os, então, a explicarem esses acontecimentos quando forem mostrar as imagens a um adulto.

    BNCC em foco:

    EF04CI02, EF04CI03

  1. Vaporização, evaporação e ebulição. A mudança da água do estado líquido para o gasoso recebe o nome de vaporização. A vaporização pode ocorrer por evaporação ou por ebulição.

    A evaporação ocorre quando a mudança de estado é lenta, à temperatura ambiente e sem a formação de bolhas. O processo de evaporação é o responsável, por exemplo, pela secagem das roupas no varal.

    A ebulição ocorre quando a mudança de estado é rápida, à temperatura de cerca de 100 °C e com formação de bolhas. A ebulição acontece, por exemplo, quando colocamos a água para ferver.

MP125

Capítulo 3. Misturas

A maioria dos materiais que existem na natureza é formada por mais de um tipo de substância, ou seja, pode ser considerada uma mistura de substâncias.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com areia de cor bege-claro, com água do mar em azul-claro ao fundo, com partes em areia ao centro e mais ao fundo, oceano com ondas do mar em branco. Na parte superior, céu de cor azul-claro, sem nuvens. Texto :  Ar : Composto de gás oxigênio, gás carbônico, gás nitrogênio, vapor de água, entre outros gases. Água do mar: Composta de água, oxigênio, cloreto de sódio e outros minerais. Areia : Composta de sílica, quartzo e outros minerais.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ar, a areia e a água do mar são exemplos de misturas de substâncias. Praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Há misturas em que não é possível distinguir seus componentes a olho nu. Essas misturas têm o mesmo aspecto em toda a sua extensão. Isso ocorre quando uma substância se dissolve em outra; por exemplo, quando misturamos um pouco de açúcar em um copo com água ou quando preparamos uma massa de bolo.

Imagem: Fotografia. De cima para baixo, forma arredondada em cinza, com massa de cor bege-claro na vertical, caindo sobre a forma.  Fim da imagem.

LEGENDA: Massa com os ingredientes já misturados, pronta para assar e transformar-se em bolo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Dê dois exemplos de materiais que são misturas de substâncias e que você utiliza no dia a dia.
PROFESSOR Resposta variável.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Identificar diferentes misturas presentes no cotidiano.
  • Compreender os conceitos de solvente e soluto.
  • Perceber que a água dissolve várias substâncias.
  • Conhecer alguns métodos de separação dos componentes de uma mistura.

    Ao longo deste capítulo, os estudantes poderão identificar misturas e reconhecer sua composição. Dessa forma, é desenvolvida a habilidade EF04CI01.

    Os estudantes provavelmente já utilizam o termo mistura em seu cotidiano. Pergunte a eles o que acham que é uma mistura e utilize as respostas para encaminhar a apresentação do conteúdo. Os estudantes provavelmente não terão dificuldade em identificar como mistura um copo com água e açúcar. Comente sobre misturas diferentes, como o granito, e também sobre as misturas apresentadas nas fotografias desta página. Leve para a sala de aula algumas garrafas de água mineral. Permita que os estudantes observem os rótulos e pergunte o que está escrito na tabela nutricional de cada um. Mostre que na água há diversas substâncias misturadas e pergunte se eles sabem a razão do termo mineral. Assim, relacione essas substâncias com a origem da água mineral. Explique que a água mineral provém de aquíferos ou de outras fontes, e as substâncias misturadas nelas provêm das rochas onde a água se encontrava ou por onde passou.

  • Atividade 1. Os estudantes podem citar a água da torneira, a maioria dos alimentos, as ligas metálicas, o vidro etc.

    BNCC em foco:

    EF04CI01

    Sobre misturas. Pode-se definir mistura como o resultado da união de uma ou mais substâncias sem que ocorra reação química. As misturas podem ser homogêneas (homo significa igual), quando não se consegue distinguir as substâncias utilizadas (por exemplo, água e sal de cozinha), ou heterogêneas (hetero significa diferente), quando se consegue distinguir as substâncias utilizadas (por exemplo, água e óleo). As misturas homogêneas também são chamadas de soluções. As misturas homogêneas podem ser líquidas (por exemplo, água e álcool etílico), gasosas (por exemplo, o ar atmosférico) ou sólidas (em ligas de metal, por exemplo cobre e níquel, formando o aço).

MP126

Há misturas em que é possível distinguir todos os seus componentes ou alguns deles. Essas misturas têm aspectos diferentes ao longo da sua extensão. Isso ocorre porque os componentes da mistura não se dissolvem. Exemplos disso são: o granito (rocha formada por diferentes minerais) e a mistura de óleo em água.

Imagem: Fotografia. À esquerda, um frasco transparente arredondado, com água com frasco em cima transparente, na horizontal, óleo de cor amarela, fazendo folhas na água.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água não dissolve o óleo. Nesse caso, o óleo é insolúvel em água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma rocha com manchas brancas, pretas e amarronzadas. Fim da imagem.

LEGENDA: O granito é formado pelos minerais quartzo (incolor ou acinzentado), feldspato (cores branco, creme, rosa) e mica (responsável pelo brilho prateado e pela cor preta). FIM DA LEGENDA.

Substâncias que são capazes de dissolver outras são chamadas de solventes, e as substâncias que se dissolvem são chamadas de solutos.

A água é um importante solvente, pois dissolve um grande número de substâncias. Porém, nem todas as substâncias se dissolvem na água. Há substâncias solúveis e substâncias insolúveis nesse solvente.

Imagem: Fotografia. Sobre uma base de madeira em bege, um frasco transparente arredondado com água dentro. À direita, base arredondada em azul com pó branco. Mais ao fundo, parede de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água dissolve o sal. Portanto, o sal é solúvel em água. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia o texto e responda em seu caderno.

    A água que sai das torneiras recebe tratamento para tornar-se própria para beber. Uma das etapas do tratamento é adicionar cloro e flúor a ela. O cloro tem a função de matar microrganismos, e o mineral flúor auxilia na prevenção da cárie dentária.

    1. Com base nas informações do texto, a água da torneira pode ser considerada uma mistura? Por quê?
      PROFESSOR Resposta: Sim, pois é composta de mais de uma substância.
    1. Por que não é possível distinguir os componentes da água da torneira?
      PROFESSOR Resposta: Não é possível distinguir os componentes da água da torneira porque eles estão dissolvidos.
MANUAL DO PROFESSOR

Em sentido figurado, dissolver pode também ter o sentido de eliminar, fazer desaparecer, extinguir. Contudo, o conceito de dissolver, em Ciências, deve ser aproximado do seu sentido literal, já que é importante ressaltar que as substâncias não deixam de existir ao se dissolverem em um líquido.

Enfatize a noção de que, quando uma substância é dissolvida na água, ela não desaparece. Se fizer a adição do sal em um copo de água sobre uma balança, será possível verificar que a massa aumentou; o que significa que matéria foi adicionada ao copo.

  • Atividade 2. Essa atividade auxilia o desenvolvimento da habilidade EF04CI01. Ressalte que, além dos itens descritos no texto, a água possui componentes oriundos das rochas onde a água se encontrava (ou por onde ela passou). Comente com os estudantes que a água pura, isto é, sem nenhum soluto, não é encontrada na natureza, mas pode ser obtida em laboratório.

    Sal de cozinha. Explique como é obtido o sal de cozinha e sugira aos estudantes que relacionem o processo de produção do sal com o que fizeram na atividade. No caso da obtenção de sal, a evaporação da água eleva a concentração dessa substância, de modo que a água restante fica saturada, “cheia” de sal, e deixa de ser suficiente para dissolver todo o sal presente, que começa a se acumular na sua forma sólida. No entanto, é importante frisar que não se espera dos estudantes a formalização dos conceitos de concentração ou saturação de soluções.

    BNCC em foco:

    EF04CI01

    Sugestão de atividade: Concentração de soluções

    É possível trabalhar noções de concentração de soluções e diluição de solutos usando um pacote de suco em pó e água.

    Inicialmente, adicione uma pequena quantidade de água ao suco em pó e estimule os estudantes a observarem o resultado. Depois, vá adicionando água, sempre observando o aspecto da mistura. Quanto maior a concentração, mais intensa é a coloração. À medida que se vai adicionando água à mistura, diminuindo a concentração do suco, a coloração vai ficando mais tênue.

    A concentração de uma mistura é uma medida que relaciona a quantidade de soluto (substância adicionada à água, por exemplo) e a quantidade de solvente (a água). Quanto maior a quantidade de soluto em relação à quantidade de solvente, mais concentrada é a solução.

MP127

Atividade prática

Experimento

A solubilidade do sal em água

Como vimos, os solventes são substâncias capazes de dissolver outras substâncias, os solutos. Mas será que há uma quantidade limite de soluto que um solvente é capaz de dissolver?

O que você vai fazer

Testar a quantidade de sal que pode ser dissolvida em 100 mL de água.

Material

  1. Forme um grupo com alguns colegas. Utilizando o copo medidor, coloquem 100 mL de água no copo plástico.
  1. Adicionem 1 colher de sal e mexam. Observem o que acontece.
  1. Continuem colocando colheres de sal e mexendo. Contem quantas colheres vocês colocaram na água até que não consigam mais dissolver o sal.
Imagem: Ilustração. Três crianças de frente para mesa em azul. Elas estão vestidas com uniforme composto por camiseta branca, com detalhes e bermuda em azul. Da esquerda para à direita, menina de pele clara, cabelos curtos com franja em castanho, segurando frasco transparente com água na mão direita, jorrando água para dentro de um copo. À direita, menino moreno de cabelos encaracolados pretos, com par de óculos arredondado azul, olhando para a menina à esquerda dele, segurando colher cinza na mão direita. Na ponta da direita, menina negra de cabelos pretos, com faixa em amarelo. A menina segura um caderno com folhas brancas na mão esquerda e na direita, uma caneta. Ao fundo, mesas e bancos longos de cor bege. Janela e porta vistas parcialmente com detalhes em azul-escuro.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. Identifiquem o solvente e o soluto dessa mistura.
    PROFESSOR Resposta: A água é o solvente e o sal é o soluto.
  1. Quantas colheres de sal vocês colocaram até não conseguirem mais dissolvê-lo na água?
    PROFESSOR Resposta variável.
  1. Como vocês perceberam que o sal não estava mais se dissolvendo na água?
    PROFESSOR Resposta: Quando foi possível perceber, mesmo mexendo a solução, o sal no fundo do copo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você faria para dissolver o sal que ficou no copo? Discuta com seus colegas.
    PROFESSOR Atenção professor: Espera-se que os estudantes respondam que acrescentariam mais água para dissolver o sal e que percebam que a quantidade de água do copo dissolve uma quantidade limitada de sal. Fim da observação.
  1. O que você entende por solubilidade?
    PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes percebam que a solubilidade pode ser entendida como a capacidade que determinado solvente tem de dissolver certa quantidade de soluto.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Observar a dissolução do sal na água.
  • Testar se há um limite para a dissolução de substâncias na água.
  • Perceber que para dissolver o excesso de sal é preciso adicionar mais água à mistura.

    Solicite exemplos de substâncias que se dissolvem em outras. Procure estimular os estudantes a questionarem alguns fatores que interferem na solubilidade de determinada substância, como temperatura do solvente, quantidades de solvente e de soluto. Use como exemplo o açúcar adicionado ao suco ou o suco em pó adicionado à água.

    Chame a atenção dos estudantes para o fato de que os gases também podem se dissolver. Os peixes e as algas, por exemplo, respiram o gás oxigênio dissolvido na água.

  • Atividade 1. Reconhecer o soluto e o solvente de misturas presentes no cotidiano, como a mistura de água e sal, tendo como base suas propriedades físicas observáveis, contribui com o desenvolvimento da habilidade EF04CI01.
  • Atividade 2. Oriente os estudantes a pararem de colocar sal quando começarem a perceber que há grãos acumulados no fundo do copo.
  • Atividade 3. Explique aos estudantes que, quando os grãos de sal se acumulam no fundo do copo, não adianta mais mexer a mistura, pois não será mais possível dissolvê-la.
  • Atividade 4. Ouça as ideias dos estudantes e, se possível, realize alguns dos procedimentos, observando os resultados e discutindo-os com a turma. Espera-se que os estudantes reconheçam que a água teria evaporado da mesma forma, porém não teria sido possível evidenciá-la por meio da condensação. O levantamento e o teste de hipóteses permitirá trabalhar as competências geral 2 e específica 3.
  • Atividade 5. Pedir aos estudantes que formalizem conceitos é uma boa estratégia para verificar a compreensão dos conteúdos estudados. Por isso, verifique as respostas apresentadas e proponha formas de remediar eventuais equívocos.

    BNCC em foco:

    EF04CI01

    Para você assistir

    De onde vem o sal? Canal De onde vem? Disponível em: http://fdnc.io/d8i. Acesso em: 18 jun. 2021.

    O vídeo explica de onde o sal é retirado e como ele é processado e embalado.

MP128

Separação de misturas

Os componentes das misturas podem ser líquidos, gasosos ou sólidos. Conheça alguns métodos para separar esses componentes.

A filtração é uma forma de separar líquidos e sólidos, como água e areia, por exemplo. Para fazer a filtração, é necessário utilizar materiais que apresentem minúsculos orifícios, para que a parte líquida passe por eles e a parte sólida fique retida. É o que ocorre quando coamos o café.

Imagem: Fotografia. Mão de uma pessoa de pele clara, segurando um filtro branco, com pó dentro de cor marrom, escorrendo café dentro de jarra de cerâmica branca, com detalhes em azul-escuro e parte em azul-claro, sobre uma base de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: O coador funciona como um filtro que retém o pó de café e permite a passagem do líquido. FIM DA LEGENDA.

A separação magnética é um método usado para separar misturas entre sólidos quando um dos componentes é um metal. O método é baseado na força de atração de um ímã sobre materiais metálicos.

Imagem: Fotografia. Um guindaste visto parcialmente, na ponta inferior, com um ímã grande de formato arredondado de cor marrom, puxando partes de ferro finas em cinza-claro : materiais metálicos. Ao fundo, à esquerda, amontoado de dejetos e em segundo plano, árvores com folhas verdes. Na parte superior, céu de cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O ímã preso ao guindaste separa materiais metálicos do restante dos resíduos. FIM DA LEGENDA.

A decantação consiste na separação dos materiais sólidos presentes em um líquido. Deixando a mistura em repouso, os materiais sólidos que não se dissolvem tendem a se acumular no fundo do recipiente.

Imagem: Fotografia. Um copo transparente arredondado com água. Na parte inferior, açúcar com parte da água em branco no fundo do copo.  Fim da imagem.

LEGENDA: O açúcar que não foi dissolvido na água tende a se acumular no fundo do copo por decantação. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Imagine uma mistura de água, areia e folhas. Que método você usaria para separar a areia e as folhas da água? Por quê?
PROFESSOR Resposta: A filtração, pois esse método separa a areia e as folhas, que são insolúveis em água. Os estudantes também podem mencionar a decantação para separar a areia, uma vez que ela não se dissolve na água e tende a se acumular no fundo do recipiente.
MANUAL DO PROFESSOR

Comente com os estudantes que a separação de misturas é uma atividade comum no cotidiano. Apresente os exemplos do livro, como a catação de grãos de feijão, a coagem do café e a evaporação da água nas roupas. Em seguida, estimule-os a listarem mais exemplos de separações e avalie, pelas respostas, a compreensão deles sobre o assunto.

Note que para propor a melhor forma de separar os componentes de uma mistura é preciso identificá-los e reconhecer a sua composição, por exemplo, com base em suas propriedades físicas. Dessa forma, o tema separação de misturas permitirá trabalhar com o desenvolvimento da habilidade EF04CI01.

Ao apresentar cada método de separação, peça aos estudantes que listem exemplos de misturas em que ele possa ser aplicado. Ouça as respostas e oriente-os, quando necessário. Em seguida, mencione misturas hipotéticas e proponha aos estudantes que apontem um método de separação adequado.

Se possível, proponha a atividade sugerida no rodapé da página MP129 para demonstrar um processo de separação de misturas.

  • Atividade 3. Para responder a essa questão, sugira aos estudantes que proponham experimentos para testar qual é a melhor forma de separar essa mistura.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI01

MP129

A catação é um método utilizado para separar dois ou mais componentes sólidos. Esse processo consiste na separação manual dos materiais.

Imagem: Fotografia. Um homem visto dos cotovelos para baixo, de pele clara, com camiseta de cor cinza-escuro, separando os grãos de feijão em marrom para perto dele de um monte aglomerado mais à frente. Ele está sentado de frente para mesa de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pelo processo de catação é possível retirar pedrinhas ou grãos estragados em meio às sementes de feijão. FIM DA LEGENDA.

Pela evaporação, separa-se o sal dissolvido na água. Isso é possível porque, durante o processo de aquecimento, o sal não evapora com a água.

Imagem: Fotografia. Terreno com montes de sal de cor branca e bege-claro em terreno aberto. À direita, ao fundo, caminhões. Na borda da direita, solo de cor marrom. Na parte superior, céu de cor azul com muitas nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas salinas, a água do mar evapora e o sal é agrupado em montes. Dunas de Sal, no distrito de Galos, no Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Na destilação, separam-se substâncias de uma mistura de líquidos. A mistura é aquecida, e a substância com temperatura de ebulição mais baixa vaporiza-se. Quando entra em contato com a superfície fria do condensador , a substância se condensa, voltando ao estado líquido e caindo em um recipiente separado.

Imagem: Ilustração. À esquerda, base quadrada em cinza com hastes finas na vertical com um frasco com a parte inferior arredondada com água em azul : Mistura de líquidos (fervura). Na parte superior, na entrada do túbulo, uma haste fina. Desta haste, um tubo na diagonal para à esquerda, com líquido passando : Condensador com água fria. Do tubo, gota de líquido sobre um frasco transparente com líquido em azul: líquido destilado. Em toda a estrutura, tubo fino em laranja na horizontal.  Fim da imagem.
  1. Considerando as misturas a seguir, escreva no caderno a mistura que só pode ser separada pelo processo de destilação.
    1. Fubá misturado à água.
    1. Pedaços de plástico misturados a pedaços de ferro.
    1. Acetona misturada à água.
      PROFESSOR Resposta: Acetona misturada à água.
MANUAL DO PROFESSOR

Leve para a sala de aula um filtro de água doméstico. Permita aos estudantes que observem as partes do filtro e explique a função de cada uma delas. Explique também a função da peça chamada vela. Chame a atenção para a diferença de aspecto de uma vela nova e outra já bastante usada, enfatizando a importância de limpar e trocar periodicamente essa parte do filtro para que o processo de filtragem da água não seja prejudicado.

  • Atividade 4. A mistura que só pode ser separada pelo processo de destilação é a acetona misturada à água. Complemente a atividade perguntando a eles qual processo usariam para separar as outras misturas.
  • Fubá misturado com água: filtração.
  • Pedaços de plástico misturados a pedaços de ferro: catação ou separação magnética.

    Sugestão de atividade: Separação magnética

    A separação magnética é uma atividade que costuma despertar o interesse dos estudantes.

    Leve para a sala de aula um ímã e uma mistura de diferentes objetos, como papel picado, botões de roupa e objetos de ferro. Faça uma demonstração da separação magnética ou peça aos estudantes que a realizem. Demonstre que, se o ímã for colocado em um envelope de papel, por exemplo, será mais fácil separá-lo dos objetos que foram atraídos por ele.

    Aproveite a oportunidade e demonstre que nem todos os metais são atraídos por ímãs, como é o caso de algumas moedas e clipes de metal, por exemplo.

MP130

Atividade prática

Experimento

Separar a tinta da água

A evaporação é um processo adequado para separar substâncias dissolvidas na água. De que forma você poderia usar esse método no dia a dia?

O que você vai fazer

Separar uma mistura de água e tinta guache usando a evaporação.

Material

Imagem: Ilustração. Base na horizontal de cor azul com vários elementos. Da esquerda para à direita, uma bacia arredondada em vermelho; um copo plástico transparente arredondado; uma massa de modelar de cor rosa, uma jarra com água dentro; um funil pequeno branco; um filme plástico sobre base amarela na horizontal e um pote pequeno de cor verde, com tampa em branco.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Três crianças de frente para mesa com os materiais do experimento. Todos estão vestidos com uniforme composto por camiseta branca, detalhes e bermuda em azul. Da esquerda para à direita, menina de pele morena, cabelos amarrados para trás, com franja, com sapatos em lilás e branco. Ela está com as mãos sobre bacia vermelha com copo dentro. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos, com as mãos sobre a bacia, com sapatos em vermelho e branco. Mais à direita, menina morena de cabelos pretos amarrados para trás, com sapatos em verde e branco, com utensílio na mão esquerda sobre jarra com líquido de cor verde. Mais ao fundo, janela azul por onde vê-se árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passos 1 e 2. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Reunidos em pequenos grupos, fixem o copo no fundo da bacia com um pedaço de massa de modelar.
  1. Façam uma mistura de tinta guache com água, mexendo-a com a colher.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivo da seção

  • Compreender que a evaporação é um processo usado para separar substâncias dissolvidas na água.

    As misturas homogêneas de sólido com líquido, como água e sal, água com açúcar, suco em pó com água, não podem ser separadas adequadamente por filtração. Para que haja a separação, pode-se realizar a evaporação ou a destilação. Ambos os processos se baseiam na passagem da água do estado líquido para o estado de vapor. À medida que a água evapora, o líquido vai ficando mais e mais concentrado, o material dissolvido começa a se acumular no fundo do recipiente até que, depois de toda a água ter evaporado, restará apenas o material sólido.

    Verifique a previsão do tempo para determinar a data de realização da atividade. Para obter o resultado esperado, é importante que o experimento seja feito em um dia quente e com céu limpo, sem muitas nuvens. A separação dos componentes de uma mistura, promovida por transformações decorrentes da exposição a condições de aquecimento, vai contribuir com o desenvolvimento das habilidades EF04CI01 e EF04CI02. Ao final desta atividade, realize a atividade prática sugerida no rodapé das páginas MP130 e MP131.

    Para o estudante assistir

    Poluição invisível na água. Pontociência. Disponível em: http://fdnc.io/eu4. Acesso em: 18 jun. 2021.

    O vídeo apresenta demonstração semelhante à sugestão de atividade proposta no rodapé desta dupla de páginas e serve de alternativa caso não seja possível realizá-la em sala de aula ou laboratório.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI01, EF04CI02

    Sugestão de atividade: Poluição da água

    É importante que os estudantes compreendam que mesmo a água de um rio (ou uma fonte que aparente estar limpa) pode conter poluentes ou estar contaminada. Veja a seguir uma atividade para os estudantes refletirem a respeito disso.

    Material: duas bacias brancas; água; corante alimentício; óleo de cozinha.

    Como fazer

    Represente duas lagoas utilizando duas bacias brancas com água pela metade. Em uma delas, pingue algumas gotas de corante alimentício, de qualquer cor, e peça aos estudantes que observem como ele se dispersa na água. Na outra bacia, pingue algumas gotas de óleo de cozinha e peça aos estudantes que observem. Comente que o corante e o óleo representam os poluentes.

    Questione em qual delas o “poluente” se dissolveu (corante) em qual isso não ocorreu (óleo) e em qual delas seria mais fácil remover os poluentes. Pergunte também se eles conhecem algum poluente que não se mistura com a água (exemplo: petróleo) e um poluente que se mistura com a água (exemplo: sabão, inseticida). Comente alguns acidentes com vazamento de petróleo e pergunte se eles teriam alguma ideia de como removê-lo para evitar a poluição do ambiente marinho.

MP131

  1. Coloquem a mistura de água e tinta guache na bacia, ao redor do copo.
  1. Posicionem o funil sobre o copo plástico transparente.
  1. Ao final, cubram a bacia com o filme plástico.
  1. Sobre o centro do filme plástico, na direção do copo, coloquem uma bola feita de massa de modelar. Ela vai funcionar como um peso.
  1. Deixem a montagem ao Sol e observem-na ao longo do dia.
Imagem: Ilustração. As duas meninas descritas anteriormente. À esquerda, menina morena de franja, com rolo de plástico transparente passando sobre bacia vermelha com água, com funil na parte superior. Mais à direita, outra menina morena de cabelos pretos, para trás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passos 3, 4 e 5. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Bacia arredondada de cor vermelha, com líquido verde na parte inferior, com copo transparente com um funil acima de cor branca. Saindo do funil, gotículas de água dentro do copo. Na parte superior, plástico transparente com bolinha pequena em azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação esquemática da montagem do experimento. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Atividade adaptada de SCHIEL, D. e ORLANDI, A. S. Ensino de Ciências por investigação. São Carlos: CDCC, 2009. p. 68.

Para você responder

  1. Explique o que está acontecendo na sua montagem.
    PROFESSOR Resposta: 1. O calor faz com que a água evapore e se separe da tinta. A água se condensa ao encontrar a superfície mais fria do filme plástico, escorre para a parte mais baixa dessa superfície e cai no copo.
  1. Qual é a cor da água que está sendo coletada no copo?
    PROFESSOR Resposta: Espera-se que a água seja incolor.
  1. Pode-se substituir o peso colocado sobre o plástico por cubos de gelo. Em sua opinião, essa substituição aceleraria ou reduziria a velocidade com que a água é coletada no copo? Por quê?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Em sua opinião, a separação entre as substâncias teria ocorrido caso a bacia não tivesse sido coberta com o filme plástico? Explique.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você acha que esse método poderia ser utilizado para separar outras misturas? Cite um exemplo.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Após deixar a bacia exposta à luz solar, questione os estudantes sobre o que eles imaginam que vai acontecer. Pergunte como ocorrerá a separação e para onde irão a água e a tinta.

Essa atividade pode ser realizada substituindo-se o guache por um pouco de sal. Para isso, faça uma mistura de aproximadamente uma colher de sopa de sal para cada litro de água potável. Proponha aos estudantes que experimentem a mistura e, após a separação, experimentem também a água que foi coletada no copo. Após essa etapa, deixe a bacia descoberta sob o Sol, para que toda a água evapore e reste apenas o sal. Comente com os estudantes que esse é o princípio utilizado na extração do sal marinho.

  • Atividade 1. Verifique se os estudantes estão utilizando corretamente a nomenclatura que designa as mudanças de estado físico. Se necessário, retome esse conteúdo com a turma.
  • Atividade 2. A água coletada no copo será incolor, pois somente será evaporada a água, e não o corante, que apresenta propriedades químicas e físicas diferentes.
  • Atividade 3. Espera-se que os estudantes concluam que a substituição do peso por pedras de gelo reduzirá a temperatura do filme plástico, acelerando então a condensação da água e a velocidade com que essa água é coletada no copo.
  • Atividade 4. Verifique se os estudantes reconhecem o papel do filme plástico nesta atividade. A água evapora e, ao entrar em contato com a superfície mais fria desse material, se condensa. Observe então se os estudantes notam a função da bola feita com massinha de modelar. Se ela não fosse posicionada ao centro do filme plástico, a água não escorreria para o centro e, consequentemente, não pingaria dentro do copo.
  • Atividade 5. Auxilie os estudantes a relacionarem esse método à separação de água e sal do mar. Os métodos são semelhantes, pois a água evapora e o sal fica na bacia, assim como certos componentes da tinta ficaram no copo.

MP132

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir descreve as etapas de um processo.

Destilação do petróleo

O petróleo é uma mistura encontrada em determinadas regiões do subsolo. Seus componentes são utilizados como fonte de energia para meios de transporte, na geração de energia elétrica e como matéria-prima de diversos produtos.

Para que seus componentes sejam separados e possam ser usados, o petróleo deve passar por um processo chamado destilação fracionada. As principais etapas dessa técnica são as seguintes:

I. O processo de destilação começa com o petróleo sendo aquecido em um forno a uma temperatura de aproximadamente 600 °C.

II. A maioria dos componentes que formam o petróleo entra em ebulição, passando do estado líquido para o estado gasoso.

III. Os vapores formados entram em uma coluna longa, que tem bandejas em diferentes alturas para captar os componentes de acordo com suas temperaturas de ebulição, nas quais eles vão retornar ao estado líquido.

IV. A substância com o menor ponto de ebulição vai se condensar no ponto mais alto da coluna. Já as substâncias com pontos de ebulição maiores se condensarão em partes inferiores da coluna. Dessa forma, os produtos são separados.

V. As bandejas da coluna de destilação recolhem os líquidos formados, encaminhando-os para diferentes tanques de armazenamento.

Os principais produtos separados durante a destilação fracionada são o óleo lubrificante, usado em diversas máquinas; o óleo diesel, usado como combustível de caminhões; o querosene, usado como combustível de aviões; a gasolina, usada como combustível de automóveis; e o gás de cozinha.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morros com grama verde, com vegetação alta e entre elas, dois tanques à frente, arredondados em branco, com tampa de formato triangular. Mais ao fundo, à direita, três tanques redondos, com ferro contornando em amarelo na parte superior. Em segundo plano, árvores de folhas verdes e à esquerda, local com paredes e telhados em branco. À direita, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tanques de petróleo da Unidade de Operações da Praia Campista. Município de Macaé, Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Conhecer uma parte do processo de obtenção de derivados do petróleo.
  • Analisar um texto que descreve etapas de um processo e produzir um novo, com base em um modelo.

    Faça a leitura do texto com os estudantes e, se possível, solucione as dúvidas que surgirem. Retome o processo de destilação estudado anteriormente e explique que a separação do petróleo segue o mesmo princípio. Comente que, conforme as diferentes substâncias que formam o petróleo passam para o estado gasoso, elas sobem pela coluna de separação, onde são resfriadas. As substâncias com ponto de ebulição mais alto se condensam a temperaturas mais elevadas e são coletadas logo no começo da coluna. As substâncias com ponto de ebulição menor seguem pela coluna até atingirem a temperatura em que se condensam e então são coletadas. Dessa forma, o processo descrito no texto permite também trabalhar as habilidades EF04CI01 e EF04CI02.

    Comente que alguns dos produtos obtidos pela destilação fracionada do petróleo são usados para a produção de diversos plásticos e outros materiais, como o isopor. Se desejar aprofundar o estudo sobre os derivados do petróleo, proponha a atividade no rodapé desta página.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI01, EF04CI02

    Sugestão de atividade: Pesquisa sobre derivados do petróleo

    Ainda que a utilização de combustíveis fósseis seja cada vez mais desestimulada, os derivados do petróleo continuarão fazendo parte do cotidiano por muito tempo. Ainda há muitas peças produzidas com materiais derivados do petróleo, de canetas a eletrodomésticos.

    Para desenvolver esse assunto, peça aos estudantes que façam uma pesquisa sobre os materiais derivados do petróleo. Com base na lista obtida, eles devem confeccionar cartazes sobre os diferentes materiais, apresentando o nome de cada um e uma lista de objetos onde são utilizados. Explique aos estudantes que o uso de imagens (como fotografias ou desenhos) é importante para facilitar a compreensão de quem vai ler o cartaz.

MP133

Analise

  1. Qual é o processo descrito no texto e para que ele serve?
    PROFESSOR Resposta: É o processo de destilação fracionada do petróleo e serve para separar as diferentes substâncias que o compõem, para que elas possam ser utilizadas.
  1. De acordo com o texto, quais são os principais produtos obtidos durante a destilação fracionada do petróleo?
    PROFESSOR Resposta: Os principais produtos separados durante a destilação fracionada do petróleo são o óleo lubrificante, o óleo diesel, o querosene, a gasolina e o gás de cozinha.

Organize

  1. As frases abaixo se relacionam com algumas etapas do processo descrito no texto. Copie as frases no caderno e identifique o número da etapa a que elas se referem.
    1. Os líquidos formados são recolhidos e armazenados.
      PROFESSOR Resposta: Etapa V
    1. O petróleo bruto é aquecido na fornalha.
      PROFESSOR Resposta: Etapa I
    1. Os vapores entram na coluna de destilação.
      PROFESSOR Resposta: Etapa III
    1. Os componentes do petróleo entram em ebulição.
      PROFESSOR Resposta: Etapa II
    1. Os vapores sobem pela coluna de destilação e se resfriam.
      PROFESSOR Resposta: Etapa IV

Escreva

  1. O esquema a seguir mostra as principais etapas do processo de tratamento da água.

Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento.

Floculação: algumas substâncias adicionadas à água aderem à sujeira, que fica agrupada em flocos.

Decantação: os flocos de sujeira vão para o fundo do tanque e são separados da água.

Filtração: a água passa por filtros de areia e pedra, onde as partículas menores ficam retidas.

Cloração: é adicionado cloro à água para matar microrganismos, como vírus e bactérias.

Fluoretação: é adicionado flúor à água, o que ajuda na prevenção das cáries dentárias.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividades 1 a 3. Auxilie os estudantes na leitura e interpretação do texto e da imagem. Com isso, eles conseguirão compreender melhor o processo de destilação descrito e serão capazes de recuperar as informações do texto para responder às atividades.
  • Atividade 4. Antes de solicitar que os estudantes escrevam o texto, leia o esquema com eles e solucione as dúvidas que surgirem. Lembre-os de que o texto da página 106 pode ser usado como modelo. Embora o assunto seja diferente, trata-se de um texto que descreve as etapas de um processo.

MP134

Capítulo 4. Transformações químicas da matéria

Algumas transformações alteram as substâncias de que o material é constituído. Elas são chamadas transformações químicas.

Veja alguns exemplos de transformações químicas.

Imagem: Fotografia. Toras de madeiras de cor bege com partes em marrom, umas sobre as outras e entre elas, chamas de cor laranja na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando um pedaço de madeira queima, ele muda suas características e se transforma em carvão ou cinzas. A queima da madeira produz gás carbônico, que se espalha pelo ar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa de pela clara, com roupa amarela, segurando copo transparente na mão esquerda com leite, despejando-o sobre massa branca dentro de vasilha de vidro transparente, com colher à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: O cozimento modifica os ingredientes de um bolo. Podemos perceber essa transformação pela mudança de cor, de sabor, de odor e de consistência. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 2016. Cinco pregos na vertical de cor cinza, com parte superior com o formato arredondado.  Fotografia. 2021. Seis pregos na vertical de cor cinza com manchas de cor marrom, com o formato arredondado na parte superior.   Fim da imagem.

LEGENDA: Pregos expostos ao ar e à chuva durante 5 anos. Quando deixamos um objeto de ferro em contato com o ar por muito tempo, ele sofre uma transformação. Nesse processo, dá-se origem à ferrugem, que tem cor e aspecto diferentes do ferro. FIM DA LEGENDA.

Como foi possível observar nas imagens acima, podemos perceber que uma transformação desse tipo acontece, em geral, quando há produção de gás, mudança de cor, produção de luz ou calor, entre outros efeitos.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos do capítulo

  • Identificar transformações químicas presentes no cotidiano.
  • Reconhecer algumas evidências de transformações químicas. Compreender que algumas transformações são reversíveis, enquanto outras são irreversíveis.

    Este capítulo continua o trabalho com a identificação de transformações nos materiais e apresenta exemplos que levam os estudantes a concluírem que algumas transformações são irreversíveis. Com isso, auxilia o desenvolvimento das habilidades EF04CI02 e EF04CI03.

    Questione os estudantes sobre as transformações que ocorrem durante o preparo do bolo. O crescimento da massa por ação do fermento e posteriormente a modificação na textura, na cor e no sabor da massa ao ser assada são evidências de que ocorreu uma transformação química, pois houve modificação das substâncias que formavam o material presente no início do processo. Explore esse e os demais exemplos apresentados nesta página, ressaltando as evidências de cada transformação química, tais como produção de gás, mudança de cor, produção de luz ou calor, entre outras.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI02, EF04CI03

    Química na cozinha. A culinária fornece uma ótima oportunidade para demonstrar aos estudantes que as reações químicas constituem parte indispensável do nosso cotidiano.

    Ao cozinhar, fritar, assar ou grelhar, os alimentos passam por alterações de cor, aroma, textura e sabor. Essas transformações alteram as substâncias que compõem os alimentos e, portanto, são transformações químicas.

    A pipoca, representada na abertura desta unidade, é um bom exemplo disso. Leve para a turma alguns grãos de milho de pipoca crus e corte alguns ao meio usando estilete. Leve também alguns grãos já estourados. Deixe que os estudantes observem e questione se eles conseguem identificar que a parte branca da pipoca estourada corresponde ao interior do grão cru.

    Peça a eles que descrevam as diferenças entre o grão cru e o estourado e explique que essa transformação se deve ao aquecimento intenso do grão. A água contida no milho se aquece bastante e, com isso, se expande rapidamente, fazendo a pipoca estourar.

    O bolo é outro exemplo clássico da química na cozinha. Ao ser assada, a massa pastosa se transforma em um bolo firme e fofinho. Isso ocorre devido às transformações químicas dos ingredientes. Comente com os estudantes que, ao contrário do pão, os bolos geralmente não são feitos com fermento biológico. No entanto, eles também ficam fofinhos devido ao acúmulo de gás carbônico na massa. Esse gás, no caso, é proveniente do fermento químico, ingrediente composto basicamente de bicarbonato de sódio. Ao ser diluída e aquecida, essa substância libera gás carbônico, fazendo o bolo crescer.

MP135

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais mudanças, no seu dia a dia, você citaria como exemplos de transformações químicas? Converse com seus colegas.
    PROFESSOR Resposta pessoal.

    As transformações químicas costumam ser irreversíveis, uma vez que elas ocorrem nos materiais que compõem os objetos. Nas plantas, por exemplo, transformações químicas que ocorrem em processos como a fotossíntese e o amadurecimento de frutos formam substâncias que não voltam ao estado original.

Imagem: Fotografia. Várias folhas de cor verde de tamanho médio e ponta fina. Mais ao fundo, outras vegetações desfocadas e luz solar.  Fim da imagem.

LEGENDA: No processo de fotossíntese, o gás carbônico e a água, na presença de luz, são transformados em açúcares, que servem de alimento para a planta, e gás oxigênio, que é liberado para o ambiente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Base na horizontal de cor bege com sete tomates. Da esquerda para direita : um tomate pequeno de cor verde, um outro um pouco maior de cor verde e um terceiro maior que os outros dois em verde com parte em amarelo. Outro tomate maior de cor amarela. Mais outro maior, em laranja e outro em laranja com partes em vermelho. O último tomate é maior e de cor vermelha. Mais atrás, madeiras de cor bege na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Durante o processo de amadurecimento de alguns frutos, ocorre a transformação de várias substâncias, o que leva a uma mudança de sabor, tornando-os mais adocicados, e de cor, quando os frutos deixam de ser verdes e assumem a coloração de frutos maduros. FIM DA LEGENDA.

  1. As transformações listadas a seguir foram provocadas pelo aquecimento dos materiais. Copie-as no caderno, formando dois grupos: reversíveis e irreversíveis.
    • Papel queimado.
    • Água fervendo.
    • Gelo derretido.
    • Ovo cozido.
    • Ferro derretido.
PROFESSOR Resposta: Reversíveis: água fervendo, gelo derretido e ferro derretido; irreversíveis: papel queimado, ovo cozido.
MANUAL DO PROFESSOR

A discussão sobre as transformações envolvidas durante a queima, iniciada com o texto da página 108, também permite começar a construir as primeiras noções sobre a conservação da matéria. Por isso, observe se os estudantes reconhecem que a matéria não pode desaparecer, ela se transforma em outras substâncias. Em muitas transformações químicas, o que se produz são gases, que, em sua maioria, são invisíveis, inodoros e se dissipam no ar. Mas alguns gases têm odor característico e, com isso, percebemos sua presença. Assim, a matéria que constitui as substâncias da gasolina não desaparece ao ser queimada, ela se transforma em outras substâncias.

  • Atividade 1. Na natureza e no cotidiano, ocorrem transformações químicas o tempo todo: o apodrecimento de frutos e de outros alimentos, a digestão dos alimentos, a formação de ferrugem, a fermentação alcoólica, a formação de coalhada, a respiração dos seres vivos, a fotossíntese, a oxidação da prata, a produção de pão, a produção do vidro a partir da areia, a produção de sabão etc. Por isso, esse conceito é tão importante no ensino de Ciências.
  • Atividade 2. Discuta com os estudantes em que situações do cotidiano eles observam outras transformações reversíveis e irreversíveis.

    Para você ler

    POTTER, Jeff. Cozinha geek . Rio de Janeiro: Alta Books, 2017.

    O livro traz curiosidades sobre a ciência por trás do que acontece com a comida enquanto a preparamos.

MP136

Atividade prática

Experimento

Transformação do leite em massa de modelar

Certas transformações químicas nos permitem fazer novos usos de algumas substâncias. Você acha possível usar o leite para modelar objetos?

O que você vai fazer

Produzir um material de modelar a partir de uma mistura com leite e vinagre.

Material

  1. Forme um grupo com alguns colegas. O professor vai providenciar a quantidade certa de leite quente e de vinagre para cada grupo.
  1. Com a ajuda do professor, acrescentem o vinagre ao leite quente. Mexam a mistura até observar a formação de uma substância parecida com coalho.
  1. Coloquem o funil no copo alto. Ajustem o filtro de papel no funil.
  1. Quando a mistura de leite com vinagre esfriar, despejem-na no copo passando pelo funil.
Imagem: Ilustração. Vários elementos de experimento : sobre superfície azul, uma jarra em azul-claro com leite até 200 mL; uma colher cinza; um funil vermelho; um corpo transparente alto; dois moldes: um verde em coração e outro em estrela de cor amarela e na ponta, molde em azul com o formato de uma casa pequena; um filtro de papel branco; um copo com 20mL de vinagre de cor laranja e uma espátula roxa.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino de pele clara, cabelos castanhos para à direita, usando uniforme escolar composto por camiseta branca com detalhes e bermuda em azul. Ele está de frente para uma mesa azul, segurando na mão direita, um copo transparente, com um funil vermelho e filtro branco dentro. Sobre a mesa, uma colher cinza e uma espátula roxa. Atrás da mesa, à direita, menina de cabelos ruivos com franja e trança, com par de óculos de grau, com uniforme escolar e segurando nas mãos, uma jarra com líquido laranja sobre o filtro. Mais ao fundo, vista parcial de quadrado com borda azul e à direita, janela por onde vê-se vegetação verde.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Produzir uma massa de modelar a partir da mistura de leite e vinagre.
  • Identificar o tipo de transformação que ocorre.

    Esta atividade conduz os estudantes a testarem materiais do cotidiano e a relatarem uma transformação química. Com isso, favorece o desenvolvimento da habilidade EF04CI02.

    Antes de iniciar a atividade, é recomendável que você faça o experimento e se familiarize com o procedimento e os resultados. Separe previamente as quantidades exatas de leite e de vinagre que serão fornecidas a cada estudante ou grupo de estudantes. Aproveite para verificar se os estudantes se apropriaram do uso de frascos graduados para medir volume e se reconhecem as unidades de medida relacionadas. Para que a atividade dê resultados, é importante notar que o leite deve ser aquecido, mas não pode ferver.

    O material que se forma nessa atividade é um plástico não derivado de petróleo, o plástico de caseína, obtido a partir de uma proteína presente no leite. Ao misturar o vinagre ao leite, deve-se observar a formação de placas de um sólido branco, que é a proteína se separando do meio líquido. Comente que esse foi um dos primeiros plásticos a serem utilizados e, por não sofrer deformação pelo calor, é conhecido como plástico termofixo. Esse material pode ser polido e lixado, por isso logo passou a ser usado na fabricação de botões e em cabos de talheres e pentes.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI02

    Sugestão de atividade: Massinha de modelar feita de farinha

    Material: 4 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de sal; 1 colher de sopa de vinagre; 2 colheres de sopa de óleo; 1 xícara e meia de água; corante alimentar de cores sortidas.

    Como fazer

    Em uma bacia, misture primeiro os ingredientes sólidos. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes, exceto o corante.

    Teste a consistência da massinha. Se estiver dura, acrescente mais água. Se estiver pegajosa, acrescente farinha.

    Com a consistência desejada, separe uma parte da massa para cada cor. Acrescente algumas gotas de corante e misture bem. A massinha está pronta. Depois de usada, deve ser guardada em um pote hermeticamente fechado, para não endurecer.

MP137

  1. Depois de filtrar toda a mistura, retirem o filtro de papel do funil.
  1. Com o auxílio da espátula, raspem a substância que ficou retida no filtro de papel. Modelem-na e usem essa massa para preencher os moldes de plástico. Esperem alguns dias até a massa endurecer.
Imagem: Ilustração. Um menino e uma menina, ambos vestindo camiseta branca, estão sentada de frente para uma mesa e segurando moldes em formato de coração e estrela. Fim da imagem.
  1. Retirem a massa endurecida das formas e observem o aspecto dos objetos modelados. Façam testes para verificar se eles são resistentes.
  1. Vocês podem pensar em objetos que poderiam ser feitos com esse material e avaliar qual seria o uso no dia a dia.

    Para você responder

  1. Qual é o estado do vinagre e do leite antes de se misturarem?
    PROFESSOR Resposta: O vinagre e o leite estão no estado líquido.
  1. Qual é o aspecto do vinagre e do leite quando são misturados?
    PROFESSOR Resposta: O vinagre e o leite ficam com aspecto de coalhada.
  1. Qual é o aspecto da substância depois de endurecida?
    PROFESSOR Resposta: Ela se assemelha a um plástico rígido.
  1. Que tipo de transformação da matéria você observou nesse experimento? Por quê?
    PROFESSOR Resposta: O material mudou de aspecto, textura e estado físico. Houve uma transformação química, com alteração na composição das substâncias.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. 5. Você acha que a temperatura do leite ou a quantidade de vinagre podem alterar o resultado do experimento? De que forma você pode testar sua hipótese? Anote suas ideias no caderno.
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividades 1, 2 e 3. Explore com os estudantes a diferença entre o material inicial e o final, pedindo-lhes que descrevam as transformações observadas. Aproveite para explorar o vocabulário dos estudantes, explorando termos que podem ser usados para caracterizar a aparência das substâncias adicionadas e das formadas. É interessante indagar sobre o fator que causou a transformação: “O que interagiu com o leite fazendo surgir esse novo material?”. Eles deverão reconhecer que a interação com o vinagre gerou a transformação observada.
  • Atividade 4. Os estudantes devem concluir que houve uma transformação das substâncias que foram misturadas, o que configura uma transformação química.
  • Atividade 5. Espera-se que os estudantes considerem a temperatura e a quantidade dos ingredientes como fatores que podem interferir nos resultados de um experimento. Eles podem se lembrar, por exemplo, da mistura do fermento com água morna ou da adição de sal à água. Por isso, estimule-os a testarem suas ideias e a compararem os resultados obtidos. Comente sobre a importância de registrar os procedimentos adotados, incluindo os dados de temperatura e de quantidade que foram usados, para que a experiência possa ser repetida e resultados semelhantes, obtidos. Dessa forma, pode-se trabalhar com a competência geral 2 e a competência específica 3.

MP138

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

LEGENDA: Meio ambiente FIM DA LEGENDA.

O mundo que queremos

Reciclagem de materiais

Compramos um brinquedo, comemos um iogurte ou tomamos um refrigerante e jogamos as embalagens no lixo. Em geral, o consumo de produtos está relacionado ao ato de descartar embalagens, como sacos, garrafas, potes, latas etc.

Diariamente, toneladas de materiais são descartados, mas grande parte deles não passa de forma rápida pelas transformações químicas da decomposição. Muitos materiais levam anos, até séculos, para se decompor e se acumulam em lixões e aterros.

No entanto, muitos dos resíduos gerados podem ser reciclados, ou seja, podem ser separados de acordo com sua composição e encaminhados para serem transformados novamente em matéria-prima.

O vidro, o alumínio, o plástico e o papel são exemplos de materiais que podem ser reciclados. Eles são destinados a indústrias especializadas, que os transformam em matéria-prima, podendo ser utilizados para fazer novos objetos. O Brasil, por exemplo, está entre os países que mais reciclam latas de alumínio para bebidas.

O esquema abaixo mostra algumas das etapas da reciclagem do alumínio.

Reciclagem do alumínio

Imagem: Ilustração. Reciclagem do alumínio. Em sentido horário :  Compra: um carrinho de compra. Consumo: lata jorrando líquido com copo. Descarte: uma lata na vertical, com símbolo de reciclagem. Coleta: uma mão na horizontal com uma lata na vertical.  Símbolo de reciclagem com três setas dobradas formando um triângulo. Novas latas: uma lata na vertical com três estrelas.  Enchimento: barril na vertical com líquido e três gotas.  Retorno ao consumo: um caminhão para à direita.   Fim da imagem.

LEGENDA: 60 dias. O ciclo de vida da lata de alumínio é de até 60 dias, do momento do descarte até ser transformada em uma nova latinha. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Esquema elaborado com base no site da Recicloteca. Disponível em: http://fdnc.io/4X. Acesso em: fev. 2021.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Faço, separo, transformo, de Marcelo Capucci e Marcos Linhares. Centro Editorial, 2015.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Conhecer o significado do termo reciclar.
  • Conhecer o processo de reciclagem do alumínio.
  • Pesquisar informações sobre a reciclagem de outros materiais.
  • Organizar uma campanha de reciclagem em casa ou na escola.

    Ao trabalhar esta seção, tenha em mente que a reciclagem consiste em um processo de tansformação de materiais que consome, em geral, água e energia. Essas noções, além de permitirem abordar as habilidades desenvolvidas nesta unidade (EF04CI01, EF04CI02 e EF04CI03), possibilitam discutir importantes questões socioambientais, de acordo com as competências gerais 7 e 10, e as competências específicas 5 e 8.

    Converse com os estudantes sobre o tipo e a quantidade de lixo que geramos no dia a dia. Explore o assunto perguntando qual é normalmente o destino que eles dão ao lixo.

    Comente sobre a coleta seletiva. Pergunte para onde eles acham que vai o lixo depois de separado nas lixeiras próprias para a coleta seletiva. Explique que o lixo deve ser classificado e separado em diferentes recipientes, pois isso facilita a destinação correta dos materiais recicláveis.

    Explore as etapas de reciclagem do alumínio apresentado na representação esquemática desta página. Comente que o alumínio é 100% reciclável e que pode ser reciclado um número ilimitado de vezes. Lembre aos estudantes que a reciclagem de latas de alumínio também gera renda para muitas pessoas.

    BNCC em foco na dupla de páginas:

    EF04CI01, EF04CI02, EF04CI03

    Texto complementar

    Agentes de limpeza pública

    A reciclagem no Brasil sempre foi sustentada pelos catadores informais de lixo nas ruas e lixões. Estima-se que existam mais de 200 mil catadores de rua e mais de 40 mil pessoas vivendo diretamente da catação em lixões. Esses catadores sempre ajudaram a promover a limpeza das cidades e a proteção do meio ambiente, sem nenhum tipo de reconhecimento da sociedade. Nos últimos dez anos, os catadores começaram a se organizar em cooperativas e associações com o apoio de instituições da sociedade civil e de prefeituras. Criaram o Movimento Nacional dos Catadores.

    Hoje são conhecidos como agentes de limpeza pública e reconhecidos pelo Ministério do Trabalho como uma categoria, a de catadores de materiais recicláveis.

    INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Almanaque Brasil Socioambiental . São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008. p. 402.

MP139

Compreenda a leitura

  1. Qual é a importância da reciclagem de materiais?
    PROFESSOR Resposta: A reciclagem de materiais reduz a quantidade de lixo produzido.
  1. Quais materiais podem ser reciclados?
    PROFESSOR Resposta: O vidro, o plástico, o alumínio (metal) e o papel são exemplos de materiais que podem ser reciclados.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além de separar materiais para reciclagem, que outra mudança de comportamento pode ajudar a reduzir a quantidade de lixo produzido? Converse com os colegas.
    PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes reconheçam que a redução no consumo também é uma atitude importante para diminuir a produção de lixo.

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Organizem-se em grupos. Cada grupo deve escolher um dos seguintes materiais: metal, plástico, papel ou vidro. Vocês vão realizar uma pesquisa sobre o processo de reciclagem do material escolhido.

    Para organizar a pesquisa, utilizem o seguinte roteiro:

    PROFESSOR Resposta: Respostas variáveis.
    • Nos recipientes destinados ao lixo reciclável, qual é a cor referente ao material que seu grupo está pesquisando?
    • O que deve ser feito com o material antes de jogá-lo no lixo?
    • Que transformações ele sofre durante o processo de reciclagem?
    • Quais as vantagens da reciclagem desse material?

      Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

    1. Ao final da pesquisa, sua turma terá muitas informações sobre a reciclagem dos materiais. Com a ajuda do professor, organizem uma campanha de reciclagem em sua casa e na escola. Para isso:
      • Façam cartazes e folhetos informativos sobre a importância da reciclagem, com orientações a respeito do descarte correto nos recipientes destinados ao lixo reciclável.
      • Vocês também poderão criar esses recipientes. Nesse caso, é importante se informarem sobre as formas de coleta desses resíduos na área em que fica sua escola ou onde mora.
      • Compartilhem esses cartazes e folhetos com a comunidade escolar e os familiares.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com grama de cor verde e caminho na vertical e à esquerda na horizontal. À esquerda, sobre grama, quatro lixeiras coloridas penduradas no alto em haste preta : lixeira azul, vermelha, verde-claro e amarelo, com símbolo de reciclagem em branco. À frente, uma mulher jogando lata em lixeira amarela. Ela tem pele morena, cabelos pretos curtos, usando camiseta branca, com colete em roxo, calça azul e sapatos marrons, com a mão direita para frente. À direita, quatro crianças vestidas com uniforme escolar : camiseta branca, com detalhes e bermuda e calça em azul-claro. Um menino de pele clara, cabelos pretos, com sapatos em vermelho e branco. Ao lado dele, à direita, menina morena, de cabelos pretos presos para trás, com sapatos em verde e branco, com a mão esquerda sobre o rosto e mão direita sobra a cintura. Ao lado, menino de pele morena-claro, com cabelos castanhos, com a mão esquerda sobre o rosto e uma menina ruiva de cabelos curtos, com sapatos em vermelho e branco, sentada sobre cadeira de rodas lilás com rodas em preto.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividades 1, 2 e 3. Essas questões são de verificação da compreensão do texto. Caso julgue necessário, solicite aos estudantes que leiam o texto novamente e tirem dúvidas de vocabulário, conceitos ou sentido do texto.
  • Atividade 4. Antes de iniciar a atividade, mostre os materiais que os estudantes vão pesquisar e peça a eles que façam uma breve descrição, dizendo do que são feitos, por exemplo. Depois, oriente-os em suas pesquisas, ressaltando as informações a serem obtidas, de acordo com os tópicos do roteiro. Explore as transformações que os materiais sofrem no processo de reciclagem, evidenciando aspectos positivos e negativos. Estimule os estudantes a refletirem sobre os ganhos em se praticar a reciclagem, comparando com a situação em que os produtos e materiais seriam destinados a lixões e aterros sanitários, e que os produtos/materiais consumidos teriam sido feitos com recursos obtidos do meio. Note, porém, que mesmo os processos de reciclagem têm um custo ambiental, que envolve consumo de água e de energia, por exemplo.
  • Atividade 5. Proponha aos estudantes que elaborem cartazes sobre o assunto da pesquisa. Explique que os cartazes são uma ótima maneira de informar e conscientizar a comunidade escolar sobre um assunto. O roteiro de pesquisa apresentado no livro também pode ser usado para ajudá-los na organização das informações a serem apresentadas nos cartazes. Essa atividade pode ser feita em conjunto com Língua Portuguesa, favorecendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação verbo-visuais, relacionadas à competência geral 4.

    Educação em valores

    Direitos humanos. Estabeleça uma discussão sobre o aspecto social e econômico da reciclagem de materiais. Converse com os estudantes sobre a atividade dos coletores de lixo reciclável, buscando respeitar e valorizar o trabalho dessas pessoas, mas, ao mesmo tempo, refletir sobre seus riscos e dificuldades.

    Domínio da linguagem

    Pesquisa. A pesquisa envolve procedimentos a serem ensinados, como: busca e seleção de informações relevantes para o trabalho e formas de organização das informações. É importante auxiliar os estudantes dessa faixa etária nessa tarefa, pois eles ainda não têm condições de fazer isso de forma autônoma. Portanto, selecione alguns materiais informativos e distribua-os para a turma. Depois, ajude os estudantes a extraírem as principais informações apresentadas no texto. Organize essas informações na lousa para que os grupos possam consultar enquanto trabalham.

MP140

O que você aprendeu

  1. Observe a imagem e responda às questões no caderno.
Imagem: Ilustração. À esquerda, sobre uma balança digital de cor cinza, com tela preta onde se indica : 260g. Sobre a balança, uma bola redonda de cor azul, amarela e branco.  Ilustração. Sobre outra balança digital, marcando na tela : 7200g. Sobre a balança, uma bola redonda de boliche de cor rosa-claro com três círculos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Bola de vôlei. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Bola de boliche. FIM DA LEGENDA.

  1. As duas bolas representadas acima têm a mesma massa?
    PROFESSOR Resposta: Não.
  1. Qual é a massa de cada bola?
    PROFESSOR Resposta: Bola de vôlei: 260 g
    PROFESSOR Bola de boliche: 7 200 g
  1. Qual é a unidade de medida de massa que aparece nas balanças?
    PROFESSOR Resposta: A unidade de medida é o grama, representada por g.
  1. José construiu uma casinha para seu cachorro. Para isso, ele teve de serrar tábuas de madeira, colá-las e pregá-las. Com base no que você estudou houve transformação de materiais nesse processo?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. As imagens mostram um alimento fresco que apodreceu.
Imagem: Fotografia. À esquerda, uma maçã de cor vermelha, com partes em amarelo e pequeno caule na parte superior. Uma seta desta maçã para outra maçã : após 2 meses : maçã em tons de marrom com partes em branco e parte em marrom mais claro.  Fim da imagem.
  1. Descreva as mudanças que podem ser observadas no alimento após 2 meses.
    PROFESSOR Resposta: O alimento mudou de cor e apresentou aspecto mais mole.
  1. Ao apodrecerem, os alimentos passam a liberar um cheiro desagradável. O cheiro é uma evidência de que houve uma transformação? Explique.
    PROFESSOR Resposta: Sim, pois não havia esse cheiro antes. A transformação produziu a substância malcheirosa.
  1. Que tipo de transformação ocorreu com esse alimento: uma transformação física ou química? Justifique.
    PROFESSOR Resposta: Ocorreu uma transformação química, pois a mudança de cor e de odor (produção de gás) é uma evidência desse tipo de transformação.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Aconteceu alguma transformação química no preparo dos pães durante a atividade da seção Investigar o assunto? Qual?
    PROFESSOR Resposta: A formação de bolhas pela ação do fermento é um indício de que houve transformação química, além do próprio cozimento do pão.
    • O que provocou essa transformação?
      PROFESSOR Resposta: A temperatura da água interferiu na mistura da água e do açúcar com o fermento, e o calor do fogo promoveu a transformação da massa crua em pão assado.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos da seção

  • Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
  • Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
  • Atividade 1. Se possível, mostre aos estudantes uma balança digital e faça o experimento de pesar vários objetos para descobrir a massa deles. Aproveite e pergunte aos estudantes se eles têm alguma ideia de como seria possível medir o volume da bola de volêi. Conversem e argumentem sobre as ideias apresentadas. Vocês podem conversar sobre a sugestão de atividade apresentada no rodapé das páginas MP118 e MP119, por exemplo.
  • Atividade 2. Ocorre uma transformação, pois José transformou as tábuas de madeira em uma casinha de madeira para seu cachorro. Aproveite e peça a eles que identifiquem o tipo de transformação ocorrida, como forma de verificar se os estudantes se apropriaram de conteúdos relacionados às transformações físicas da matéria, de acordo com aspectos da habilidade EF04CI02.
  • Atividade 3. Caso os estudantes tenham dificuldade para relatar e identificar o tipo de tranformação, de acordo com a habilidade EF04CI02, pergunte como eles representariam uma maçã, por meio de desenho, que tivesse passado por uma transformação física. Você pode desenhar na lousa uma maçã cortada ao meio e explorar as diferenças entre as duas transformações. Chame a atenção para as reações irreversíveis, como essa, de acordo com a habilidade EF04CI03.

    BNCC em foco:

    EF04CI02

  • Atividade 4. Retome com os estudantes o que aconteceu no experimento das páginas 88 e 89 para auxiliá-los na resposta da questão. Caso não tenham realizado a atividade, mostre imagens que retratam a massa obtida da mistura de ingredientes para se fazer pães e bolos (como a da página 108) e imagens da massa dos pães e/ou bolos depois de assados. Comparem as imagens e comente sobre os procedimentos necessários para obtê-los. Comente que além da cor e da textura, por exemplo, há mudanças que não conseguimos perceber por meio das imagens, como alterações de odor. Ao final, certifique-se de que todos perceberam que se a massa crua não tivesse sido levada ao forno, não teria se transformado no pão assado.

MP141

  1. Leia o texto e responda no seu caderno.

Joana faz compostagem com restos de alimentos, principalmente cascas de frutos e sobras de hortaliças. No processo, ela mistura os restos de alimentos a folhas secas do jardim e espera os decompositores atuarem, transformando a matéria orgânica em um composto rico em nutrientes que as plantas conseguem absorver. Ela usa esse composto para adubar as plantas que cultiva em casa.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de caixa preta com a tampa para cima em cinza. Dentro da caixa, restos de comida e vegetais com folhas verdes.  Fim da imagem.
  1. Leia o rótulo do produto mostrado na imagem abaixo e responda no seu caderno.
    1. O que significa a palavra “solúvel” escrita nele?
      PROFESSOR Resposta: Significa que o produto se dissolve na água.
    1. Quais produtos utilizados em seu dia a dia são solúveis em água?
      PROFESSOR Resposta pessoal.
    1. Cite pelo menos quatro elementos que não são solúveis em água.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Um pote de vidro transparente, com pó de cor marrom-escuro, com etiqueta de cor laranja sobre o pote, com xícara com pires em branco. Na parte superior, tampa laranja arredondada.  Fim da imagem.
  1. Leia o texto e responda no caderno.

    Origami é uma arte tradicional japonesa. Ela consiste em criar representações de alguns seres vivos ou objetos usando apenas dobras geométricas de uma folha de papel, sem recortá-la ou colá-la.

    1. O que está representado pelo origami da imagem abaixo?
      PROFESSOR Resposta: Um beija-flor.
    1. Por qual tipo de transformação, química ou física, o papel passou para a produção do origami ? Por quê?
      PROFESSOR Resposta: Por transformação física, pois não houve mudança da substância que constitui o papel.
Imagem: Fotografia. Papel de origami com o formato de um pássaro com par de asas com pontas em branco, partes em azul e outras partes em verde-claro.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 5. Verifique se os estudantes reconhecem a transformação química que ocorre e aproveite para relacioná-la à transformação apresentada na atividade 3. Comente que a atividade dos microrganismos na decomposição dos alimentos é condicionada por diversos fatores ambientais, como temperatura, umidade relativa, aeração, pH, entre outros, além da composição do alimento.
  • Atividade 6. Essa atividade possibilita que os estudantes identifiquem misturas em sua vida diária, com base em suas propriedades físicas observáveis, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF04CI01. Comente com os estudantes que, além do café solúvel, existem outros alimentos instantâneos que também podem se dissolver em água. Pergunte a eles se conhecem algum. Os estudantes podem citar leite em pó, chocolate em pó, suco em pó, chá solúvel etc.
  • Atividade 7. Como complemento da atividade e uma forma de reforçar o conceito de transformação física, faça com os estudantes algum origami . Na internet existem vários vídeos explicativos, desde origamis simples até alguns mais difíceis, e pode-se usar qualquer tipo de folha para fazer o origami . Dê preferência para materiais recicláveis, como folhas de jornal ou revistas.

    BNCC em foco:

    EF04CI01, EF04CI02

MP142

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe as imagens e leia as legendas.

    Depois associe corretamente as atividades das imagens com os processos de separação de misturas indicados no quadro.

Decantação

Catação

Filtração

Destilação fracionada

Imagem: Fotografia A. Um filtro de barro, sobre mesa de cor branca. De frente para filtro de bairro, uma menina de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta de cor amarela, com a mão esquerda sobre copo transparente, enchendo água sobre ele.  Fim da imagem.

LEGENDA: Filtro de barro: um dos mais usados no Brasil. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Filtração
Imagem: Fotografia B. Mão de uma pessoa com luva branca, segurando um recipiente na vertical, com a tampa cinza e dentro do pote, sangue de cor marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Amostra de sangue retirada para exame. Após ser agitado, o sangue é deixado em repouso e as células que o formam se acumulam no fundo do tubo. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Decantação
Imagem: Fotografia C. Sobre mesas, dejetos em plástico e papel e de frente, pessoas separando com luvas nas mãos. Elas usam uniforme composto por camiseta de mangas curtas em amarelo e parte inferior em laranja. À frente, mulher de cabelos longos escuros amarrados para trás.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas separando os resíduos em usina de reciclagem. Município de São Paulo, São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Catação
Imagem: Fotografia D. Vista geral de local com terrenos grandes, com quatro partes com círculos grandes. À esquerda, outros terrenos, com partes escolares e à frente, duas torres finas de ferro, sobre uma delas, chama de fogo de cor amarela. Em segundo plano, vegetação de cor verde e à frente, local com grama verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Refinaria de petróleo no município de Betim, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: Destilação fracionada.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 8. Se julgar interessante, sugira aos estudantes que elaborem no caderno legendas para as imagens, mencionando os métodos de separação correspondentes. Essa atividade contribui pra explorar aspectos da habilidade EF04CI01.

BNCC em foco:

EF04CI01

MP143

  1. 9. Leia o texto.

Antônio é pedreiro e precisa preparar um pouco de concreto para construir a calçada de uma casa. Para isso, ele mistura água, cimento e brita (pequenas pedras). Parte da água promove algumas mudanças nos componentes do cimento, tornando-os flexíveis e maleáveis. O restante da água evapora, fazendo o concreto secar.

Imagem: Fotografia. Cimento de cor cinza-claro, com pedras de cor branco e cinza e mangueira à esquerda de cor verde por onde sai água.  Fim da imagem.
  1. que o concreto é uma mistura;
    PROFESSOR Resposta: “um pouco de concreto [...]. Para isso, ele mistura água, cimento e brita”
  1. uma mudança de estado físico da água;
    PROFESSOR Resposta: “O restante da água evapora”
  1. uma alteração química.
    PROFESSOR Resposta: “Parte da água promove algumas mudanças nos componentes do cimento”
  1. Leia o texto, observe a imagem e responda no caderno.

    O petróleo é uma mistura de substâncias como a gasolina, o querosene e o óleo lubrificante.

    1. É possível distinguir visualmente as substâncias que compõem o petróleo? Por quê?
      PROFESSOR Resposta: Não, pois elas estão dissolvidas.
    1. Como as substâncias podem ser separadas?
      PROFESSOR Resposta: Por meio da destilação fracionada.
Imagem: Fotografia. Sobre base de madeira. Um frasco de vidro com parte inferior maior com líquido preto dentro e na ponta superior, com plástico de cor bege sobre a ponta superior do frasco. Fim da imagem.

LEGENDA: Frasco com petróleo. FIM DA LEGENDA.

  1. Em uma aula sobre as transformações dos materiais, alguns estudantes fizeram as seguintes afirmações.
Imagem: Ilustração. Busto de menino de pele clara, com cabelos pretos com boné para trás em azul-claro, olhos da mesma cor, com roupa branca e blusa por cima em lilás.  Texto: O aquecimento sempre provoca mudanças reversíveis nos materiais. Ilustração. Busto de menina de pele negra, com cabelos pretos curtos, com blusa de cor amarela e alça fina em azul.  Texto : O resfriamento da água até a formação de gelo é um processo irreversível. Ilustração. Busto de menina ruiva, com cabelos para à direita, com franja e faixa sobre o cabelo em azul-claro e blusa da mesma cor. Texto: O cozimento de um alimento, como o arroz, provoca transformações irreversíveis em seus componentes.  Fim da imagem.
  1. Você concorda com a afirmação de algum estudante? Explique.
    PROFESSOR Resposta: Espera-se que os estudantes concordem com Ana.
  1. Reescreva as afirmações dos estudantes das quais você discorda, corrigindo suas afirmações.
    PROFESSOR Resposta: Miguel: O aquecimento pode provocar mudanças reversíveis nos materiais, como nas mudanças de estado físico da água (fusão e vaporização). Porém, algumas mudanças ocasionadas pelo aquecimento são irreversíveis, como o cozimento dos alimentos e a queima do papel ou da madeira, por exemplo. Paula: O resfriamento da água até a formação de gelo é um processo reversível (assim como as outras mudanças de estado físico da água).
MANUAL DO PROFESSOR
  • Atividade 9. Proponha aos estudantes que encontrem e sublinhem essas informações no texto antes de transcrevê-las. Isso pode ajudá-los na hora de identificar a informação.
  • Atividade 10. Retome o conteúdo caso ainda não tenha ficado claro para os estudantes o conceito de destilação fracionada.
  • Atividade 11. Antes de pedir aos estudantes que corrijam as frases incorretas, converse com a turma sobre os erros. Peça que expliquem por que as frases estão erradas e como corrigi-las. Dessa forma, ficará mais claro para os estudantes e eles poderão compreender melhor o conteúdo. Essa e as demais atividades desta página contribuem com o desenvolvimento da habilidade EF04CI03.

    BNCC em foco:

    EF04CI01, EF04CI03

MP144

Comentários para o professor:

Conclusão da Unidade 3

O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.

Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com a sua prática pedagógica.

Ficha de acompanhamento da aprendizagem

Nome:

Ano/Turma:

Número:

Data:

Professor(a) :

Legenda:

S: Sim

N: Não

P: Parcialmente

Tabela: Equivalente textual a seguir:

Objetivo

Desempenho

Observação

Compreende os conceitos de massa e volume?

Compreende que tudo o que tem massa e ocupa lugar no espaço é constituído de matéria?

Identifica unidades de medida de massa e de volume?

Reconhece características dos estados sólido, líquido e gasoso da matéria?

Reconhece transformações físicas da matéria?

Compreende que a matéria pode sofrer transformação por causa de muitos fatores?

Relaciona o aquecimento e o resfriamento com mudanças no estado físico da água?

Identifica diferentes misturas presentes no cotidiano?

Compreende os conceitos de solvente e soluto?

Percebe que a água é capaz de dissolver várias substâncias?

Conhece alguns métodos de separação dos componentes de uma mistura?

Identifica transformações químicas presentes no cotidiano?

Reconhece algumas evidências de transformações químicas?

Compreende que algumas transformações são reversíveis, enquanto outras são irreversíveis?

Conhece equipamentos e instrumentos usados para fazer a medição de massa ou de volume?

Compreende e produz um texto descritivo?

Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos?

Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos?

Analisa e discute os resultados das atividades experimentais?

Lê e compreende, com autonomia e fluência, textos curtos lidos silenciosamente ou em voz alta?

Infere informações implícitas nos textos lidos?

Continua

MP145

Continuação

Tabela: Equivalente textual a seguir:

Objetivo

Desempenho

Observação

Expressa-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido?

Apresenta seus pontos de vista, organiza suas ideias e elabora argumentos em discussões, rodas de conversa e debates?

Formula perguntas pertinentes ao tema e solicita esclarecimentos sempre que necessário?

Busca e seleciona, com o apoio do professor, informações de interesse, em textos que circulam em meios impressos ou digitais?

Planeja e produz cartazes e folhetos informativos para campanhas de conscientização, a partir de resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações?

Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante

Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.

Tabela: Equivalente textual a seguir:

Autoavaliação do estudante

Nome:

Marque um X em sua resposta para cada pergunta.

Sim

Mais ou menos

Não

1. Presto atenção nas aulas?

2. Pergunto ao professor quando não entendo?

3. Sou participativo?

4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los?

5. Sou educado?

6. Faço todas as atividades com capricho?

7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele?

8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?

9. Gosto de trabalhar em grupo?

10. Respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários?

11. Consigo diferenciar transformações químicas e físicas?

12. Reconheço que mudanças de estados físicos da água são provocadas por aquecimento ou por resfriamento?

13. Identifico misturas presentes na natureza e em minhas atividades diárias?

14. Reconheço alguns métodos de separação de misturas?

15. Identifico algumas transformações ocorridas nos materiais provocadas por aquecimento, resfriamento, presença de luz ou umidade?

16. Consigo identificar e distinguir as transformações reversíveis das transformações irreversíveis?