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UNIDADE 1 – Recursos naturais e maio ambiente

Imagem: Fotografia. Dentro do oceano, de água de cor azul, uma tartaruga de tamanho médio nadando, de cor bege com manchas em marrom no corpo, olhos redondos pretos e com uma sacola plástica de cor branca, perto da boca. Na parte inferior, solo pedregoso de cor cinza, vegetação rasteira marinha em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem do Oceano Atlântico na região de Açores, Portugal, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Descreva a um colega o que você identifica na imagem.
  1. Você sabe a origem do lixo que polui o ambiente marinho?
  1. Que recursos são extraídos da natureza para produzir os diversos tipos de embalagens?
  1. Em sua opinião, qual deveria ser o destino correto do lixo que você identifica nesta imagem?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção Investigar o assunto, composto pela ilustração de uma lupa. Fim da imagem.

Conhecer o próprio lixo

Todas as atividades que fazemos geram resíduos. Ao tomar banho e usar o banheiro, produzimos água suja, que segue para os esgotos. Nas refeições e ao consumir produtos, descartamos no lixo sobras de alimento e embalagens de vidro, plástico, papel, isopor e metal. Mais de 40% do lixo produzido no Brasil não tem um destino adequado e causa a poluição e a contaminação principalmente do solo e da água.

Imagem: Fotografia. Vista do alto para local com terreno aberto, à direita, solo de cor marrom, com um caminhão de cor branca, abrindo o fundo do caminhão soltando dejetos sobre o solo. Mais à esquerda, solo com centenas de dejetos e um trator menor de cor amarela, com rodas cinzas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lixões e aterros sanitários são locais destinados à disposição dos resíduos produzidos pela atividade humana. Nos aterros sanitários, procura-se evitar que os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, entrem em contato com a natureza. Aterro sanitário no município de Londrina, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Será que temos consciência da quantidade de lixo que produzimos? Sabemos para onde ele é destinado e o tempo que leva para se decompor no ambiente?

O que você vai fazer

Conhecer o lixo produzido na escola e identificar o tempo de decomposição dos principais materiais que o compõem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Reúnam-se em cinco grupos. Cada grupo deve ficar responsável por identificar os resíduos da lixeira da sala de aula em um dos dias da semana.
  1. Um integrante do grupo vai separar os resíduos da lixeira, usando luvas, enquanto os demais vão registrar os itens encontrados. Depois, devolvam os resíduos na lixeira e compartilhem os resultados com os outros grupos.
  1. Construam um quadro com colunas e número variável de linhas, dependendo da quantidade de itens diferentes encontrados nas lixeiras. Vejam o modelo abaixo.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    O que jogamos fora

    Quantidade

    Material

    Tempo de decomposição

  1. Reúnam os dados dos cinco grupos e registrem no quadro os itens encontrados. Indiquem a quantidade de cada item e especifiquem do que eles são feitos.
  1. Pesquisem em livros e na internet o tempo de decomposição dos materiais identificados e acrescentem essa informação ao quadro.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Para você responder

  1. Quais foram os itens mais encontrados na lixeira da sala de aula?
  1. Se cada sala de aula gerar um lixo diário parecido, como vocês avaliam a quantidade de lixo gerado em sua escola, em cinco dias?
  1. De onde foi extraído o material usado para fabricar os itens descartados na lixeira?
  1. Na opinião de vocês, para onde vai o lixo depois de sair da escola?
  1. Discutam formas de reduzir a quantidade de lixo produzida na escola e registrem suas ideias. Elas serão usadas nos cartazes que seu grupo vai produzir.

    Divulgue os resultados

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Produzam cartazes com as descobertas que vocês fizeram e divulguem essas informações para a comunidade da escola.
    • Os cartazes podem mostrar a quantidade de lixo produzida em uma única sala de aula, alertando para a quantidade total de lixo gerada na escola, e informar o tempo de decomposição desses materiais. Essas informações podem ser apresentadas em quadros ou tabelas.
    • Divulguem também as ideias que vocês tiveram para reduzir os diferentes tipos de resíduos gerados pelas atividades escolares.
    • Coloquem os cartazes em locais onde possam ser vistos por muitas pessoas.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças vestidas com uniforme escolar: camiseta verde, bermuda e menina com calça em azul. Eles estão em local com solo rosa e paredes de cor verde-claro. À esquerda, sobre a parede, menina ruiva de cabelos longos com franja, faixa em roxo, agachada colando cartaz sobre a parede. Ela é vista de costas. À direita, um menino moreno, cabelos castanhos, em pé, com as mãos de frente para o cartaz sobre a parede, com ilustração com símbolo de reciclagem em verde. À direita, sobre o chão, um menino deitado de barriga para baixo, de pele clara, cabelos castanhos, segurando na mão direita, um lápis de cor azul sobre cartaz branco com ilustrações diversas, entre elas, uma árvore de folhas verdes e na parte superior, título:  ECO. De frente para ele, um outro menino sentado de joelhos, com pele clara, cabelos pretos e olhos fechados, segurando nas mãos cartaz branco.  Fim da imagem.

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Capítulo 1 – Recursos naturais

Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponíveis na natureza e que podem ser utilizados pelos seres vivos. Por exemplo: o solo, a energia solar, o ar, os minérios, a água e até as plantas e os animais. Todos os seres vivos dependem de recursos naturais para sobreviver.

Os recursos naturais podem ser usados de diversas formas. Eles estão presentes na alimentação, constituem a matéria-prima de produtos e também são usados para a obtenção de energia. Os seres humanos desenvolveram técnicas sofisticadas para extrair e usar os recursos naturais, modificando o ambiente à sua volta.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Cite dois recursos encontrados na natureza que podem ser necessários para:
    1. uma árvore;
    1. uma onça-pintada;
    1. um ser humano.

      Os recursos naturais podem ser classificados em não renováveis ou renováveis, de acordo com sua origem e disponibilidade na natureza.

      Os recursos não renováveis levam milhões de anos para se formar na natureza, existem em quantidades finitas e podem se esgotar com o uso. Alguns exemplos são o petróleo, o carvão mineral, os minérios, os materiais radioativos e o gás natural.

      É preciso pensar em alternativas renováveis para substituir os recursos finitos. Muitas pesquisas têm sido feitas, por exemplo, para obter produtos que substituam a gasolina e o óleo diesel, ambos derivados do petróleo. O etanol e o biodiesel são exemplos de biocombustíveis, isto é, combustíveis derivados de plantas desenvolvidos com essa finalidade.

Imagem: Fotografia. Em alto mar com água de cor azul, uma plataforma grande com quatro hastes na vertical, com parte em cinza e marrom na parte superior. Mais acima, duas hastes amarelas na vertical, com tecido fino na diagonal ligando a outra ponta, com partes em ferro, ao centro. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Para extrair petróleo, usa-se uma grande quantidade de recursos do ambiente. Plataforma de petróleo situada no litoral do município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Os recursos renováveis são aqueles que não se esgotam com o uso, que podem se renovar. Alguns exemplos de recursos renováveis são a água, o solo, a matéria orgânica, os biocombustíveis e o vento. Porém, muitos desses recursos podem se tornar escassos se forem usados indevidamente. A água, por exemplo, pode se tornar cada vez mais indisponível para o consumo humano por causa da poluição. O solo também pode se tornar improdutivo, caso não seja preservado.

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  1. Copie e complete o quadro a seguir no caderno.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Situação

    Recurso

    Renovável ou não renovável

    Ana abasteceu o carro com gasolina antes de ir trabalhar.

    Na casa de Fábio há um painel solar para aquecer a água do chuveiro.

    A carteira da sala de Jonas é feita de madeira.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Observe o cartaz abaixo.
    1. Citem dois outros usos da água que não foram apresentados.
    1. É possível afirmar que a água é um recurso renovável, não sendo necessário economizá-la? Expliquem.
Imagem: Fotografia. Cartaz. À esquerda, torneira cinza, por onde sai uma gota d’água de cor azul-claro e dentro, esfera terrestre. Título:  Dicas de Economia de água. Ilustração. Uma mulher de pele clara, cabelos curtos castanhos, com blusa de mangas curtas em verde, avental em branco, com meia verde-claro e pantufas em azul. Ela segura nas mãos, vassoura de fios marrons.  Texto: Não use a mangueira do jardim para varrer folhas e outros resíduos das calçadas. O correto é usar a vassoura, que permite economizar tempo e água. Ilustração. Um cano de cor marrom, na vertical e parte para à esquerda, com remendos em tecido laranja no alto e abaixo, em verde. Na parte de cima, gotas d’água caem.  Texto: Vazamentos em torneiras, em canos e nas descargas do banheiro devem ser consertados assim que detectados. Alguns tipos de vazamentos causam uma perda diária de 24 litros de água. A perda mensal fica em torno de 720 litros.  Ilustração. Um homem visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos pretos com espuma em azul com bolhas, com a mão direita, escova marrom. Ele tem olhos fechados, boca aberta e de frente para ele, chuveiro cinza. Ele está com o braço esquerdo para o alto. Texto:  Reduza o tempo no chuveiro. Ao invés de tomar um banho de 10 min, diminua para 5min. Assim, economizará 30 a 80 litros de água por cada banho, além da energia elétrica que também pesa no bolso.  Ilustração. Um vaso sanitário de cor branca com partes em laranja.  Texto: Não jogue lixo no vaso sanitário. Isso contribui para aumentar o gasto de água.  Ilustração. Bacia de cor laranja com água de cor azul-claro, com tomates vermelhos dentro. Sobre um, mão de uma pessoa de pele clara.  Texto:  Ao lavar vegetais e frutas, utilize uma bacia e use uma escova vegetal para remover a sujeira.  Ilustração. Um homem de pele morena, cabelos em preto, com blusa de mangas compridas em azul-claro, calça verde, de frente para máquina de cor branca, com tampa aberta, colocando roupas dentro. De frente para ele, balde laranja com roupa rosa.  Texto:  Máquinas de lavar louças e roupas devem ser usadas totalmente cheias. Com isso, a frequência de uso é menor e há menos desperdício de água e energia. Reutilize a água para lavar o quintal com isso você economiza água e dinheiro.   Fim da imagem.

LEGENDA: Campanha do município de Paraíso do Sul, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Recursos renováveis

Imagem: Ilustração. Esquema. Recursos renováveis:   Local aberto, na parte superior, céu nublado de cor cinza. À esquerda, sobre morro com grama verde, hélices grandes sobre hastes na vertical em branco. Ao fundo, cidade com prédios cinzas. Texto:  Vento É a movimentação do ar. O vento é usado para girar turbinas que produzem energia elétrica nas usinas eólicas. Mais à direita, local com grama, torres em preto de energia, e placas grandes solares em cinza: Texto:  Energia solar É utilizada para aquecer a água, para a produção de energia elétrica e, de forma indireta, na agricultura e na alimentação. Isso porque as plantas utilizam a energia solar na fotossíntese, para produzir seu alimento. À frente, rio grande com água de cor azul, descendo para à direita, passando por estrutura cinza com fendas por onde a água passa em velocidade. Perto do rio, duas torres pretas de energia. Texto:  Água É usada para beber, para cozinhar, para lazer e para gerar energia em usinas hidrelétricas e em vários processos industriais. Mais à frente, local com árvores com folhas verdes, solo marrom e partes em verde. À direita, rodovia por onde passa um caminhão longo. Texto:  Vegetação É usada, por exemplo, na alimentação, na produção de madeira, de biocombustível para automóveis e de carvão vegetal para gerar energia elétrica. Apesar de serem um recurso renovável, após o desmatamento, as matas nativas demoram centenas de anos para se recompor. Mais à direita, rodovias grandes por onde passam caminhões e dão acesso a cidades. Mais à direita, local com grama verde, com caminhões, um trator amarela perto de local com solo cinza, cavado em três níveis e ao centro, ao fundo, buraco redondo com trator e um grande guindastes na vertical.  Texto:  Carvão mineral É utilizado para gerar energia elétrica nas termoelétricas, para o aquecimento de caldeiras nas siderúrgicas e para a produção de corantes, inseticidas e fertilizantes. Após o local com tratores, detalhe para dentro do solo com tubo fino na vertical de cor preta. Na ponta superior, solo com grama verde, e chaminés grandes de cor cinza por onde saem fumaças de cor branca que vão para o céu. Perto dos tubos, uma estrutura de ferro de cor preta, perfurando com guindaste o solo dando acesso ao local preto.  Texto:  Gás natural O gás natural é usado como combustível para a produção de energia elétrica nas usinas termoelétricas. O gás natural também é usado como gás de cozinha. Petróleo Seus derivados são usados na produção de combustíveis para automóveis, aviões e navios, na composição de tintas, óleos e produtos plásticos, entre outros usos Em segundo plano, local com solo marrom sem vegetação, com escavações de níveis diferentes, com tratores e caminhões.  Texto:  Outros minérios O ferro, o ouro, a bauxita, o cobre, o calcário, o sal e o quartzo, por exemplo, têm usos distintos na indústria. Eles são utilizados na construção civil, na composição de vários produtos e embalagens e até na fabricação de medicamentos.  Fim da imagem.

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Observação: Representação artística com fins didáticos. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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Capítulo 2 – Propriedades físicas dos materiais

Os materiais usados nas atividades humanas podem ter diferentes origens. Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Os seres humanos são capazes de produzir materiais que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como os plásticos.

Cada material apresenta características próprias, algumas das quais são chamadas de propriedades físicas. Essas propriedades nos ajudam a reconhecer e diferenciar os materiais, assim como a decidir qual deles é melhor para as atividades que desejamos desenvolver ou para os objetos que desejamos produzir.

Veja a seguir algumas propriedades físicas dos materiais.

Densidade: característica que relaciona a massa de um objeto feito de determinado material com o volume que ele ocupa. É uma propriedade específica de cada material e pode ser usada para identificá-lo.

Imagem: Ilustração. Duas balanças de cor azul, com base em cima de cor cinza, com o formato retangular. À frente delas, visor digital. À esquerda, balança com um pedaço de ferro de cor cinza. No visor, indica:  100g. Na balança da direita, um monte de algodão branco. No visor, indica-se:  100g. Fim da imagem.

LEGENDA: Massas equivalentes de ferro e de algodão ocupam diferentes volumes. Assim, podemos dizer que o ferro é mais denso que o algodão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino em pé de frente para uma tigela transparente com muita quantidade de água com três esferas dentro. Uma esfera verde, na parte inferior à esquerda e à direita, outras duas esferas em vermelho flutuando. O menino tem pele morena, cabelos pretos penteados para o lado, com camiseta de cor verde-claro e bermuda em branco. Fim da imagem.

LEGENDA: Os objetos menos densos que a água flutuam nesse líquido. Já os objetos que ficam no meio da coluna d’água têm mesma densidade, e aqueles que afundam são mais densos que a água. FIM DA LEGENDA.

Resistência ou tenacidade: um objeto feito de material resistente é mais difícil de ser quebrado quando submetido a um impacto, como uma queda ou uma martelada.

Imagem: Fotografia. Sobre local com solo de ferro cinza, dois homens vistos de costas, carregando hastes de ferro no ombro esquerdo. Eles usam roupa azul com as mangas compridas, com capacete sobre a cabeça. Homem ao fundo, capacete amarelo e outro em capacete em verde-claro. Mais ao fundo, local com andaimes à esquerda e à direita, com estruturas em ferro na parte superior. No alto, céu de cor azul-claro com poucas nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: O aço é um material resistente e, por isso, é usado como parte da estrutura das construções. Município de Florianópolis, Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Elasticidade: os materiais elásticos podem ser deformados e voltar à forma original quando a força causadora da deformação para de atuar.

Imagem: Fotografia. Três crianças brincando em local com solo cinza e paredes em azul-claro. À esquerda, menino de pele morena, cabelos castanhos com camiseta vermelha, calça azul e sapatos pretos, com elástico branco passando pelas pernas dele. Ao centro, menina para à esquerda, pisando em elástico. Ela tem pele clara, cabelos castanhos nos ombros, com blusa de mangas curtas, calça estampada em rosa e azul e botas pretas. À direita, outro menino, maior, de pele morena, cabelos pretos, com par de óculos no rosto, com camiseta de mangas curtas em cinza, calça preta e sapatos em verde e branco. A outra ponta do elástico passa sobre as pernas dele.  Fim da imagem.

LEGENDA: O chamado elástico chato é um exemplo de material que estira ao ser puxado e, ao soltá-lo, volta à forma original. Além de ser muito usado na confecção de roupas, é utilizado em brincadeiras. Município de São Paulo, São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Dureza: quanto maior é a dureza de um material, mais difícil é riscar sua superfície. O diamante é o material que apresenta maior grau de dureza na natureza.

Imagem: Fotografia. Mão de pessoa com pele clara, com lápis amarelo, escrevendo sobre folha branca, letras em preto:  A – B – C.  Fim da imagem.

LEGENDA: A grafite é um material com baixa dureza, que pode ser usado em lápis e lapiseiras para escrever. FIM DA LEGENDA.

Magnetismo: os materiais que são atraídos por ímãs, como os clipes, são chamados de materiais magnéticos.

Imagem: Fotografia. Um ímã na horizontal com as duas pontas para à direita, em azul e vermelho. Nas pontas, ferros finos de cor cinza, grudados nas pontas do ímã.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os ímãs são objetos feitos de material magnético. Eles atraem objetos que contêm alguns tipos de metal, como o ferro e o aço. FIM DA LEGENDA.

Condutibilidade elétrica: indica a facilidade com que um material conduz a energia elétrica. De forma geral, os materiais metálicos são bons condutores elétricos. Alguns materiais não permitem a passagem da corrente elétrica e são chamados de isolantes elétricos.

Imagem: Fotografia. Cabos elétricos agrupados em duas partes. Eles são de cor vermelha, cinza e azul à esquerda e à direita, de cor verde, cinza, vermelho e azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: O cobre é um bom condutor elétrico e, por isso, é muito usado na fabricação de fios da rede elétrica. O plástico, usado para encapar os fios, é um material isolante. Ele permite o manuseio desses fios com segurança. FIM DA LEGENDA.

Condutibilidade térmica: indica a capacidade dos materiais de conduzirem energia térmica, ou seja, calor. Os materiais que não conduzem bem a energia térmica são chamados de isolantes térmicos.

Imagem: Fotografia. Sobre fogão, boca à esquerda por onde sai fogo em azul, uma panela de cor cinza com o cabo para à direita. Mais ao fundo, parede de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: O alumínio é um bom condutor térmico, por isso é muito usado na fabricação de panelas, permitindo que a energia térmica do fogo passe de forma eficiente para o alimento. Mas cuidado! Encostar em uma panela quente pode causar queimaduras. FIM DA LEGENDA.

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Atividade prática

Experimento

Testando os materiais

Nas etapas deste experimento, você vai testar objetos feitos de materiais diferentes em relação a três propriedades distintas.

Etapa 1: A forma afeta a flutuação?

Por que um clipe feito de material metálico afunda em um copo com água e um navio cargueiro flutua no mar?

A forma de um objeto pode afetar sua capacidade de flutuar?

O que você vai fazer

Testar se a forma (volume) interfere na flutuação de um barco.

Material

  1. Coloque água até a metade do recipiente.
  1. Com a caneta, marque o nível da água no recipiente.
  1. Faça uma bola com a massa de modelar. Aperte-a bem para tirar as bolhas de ar e coloque-a na água. Confira se o nível da água se alterou e registre os resultados.
  1. Agora, modele a massa na forma de um barco. Tire uma fotografia do barco ou faça um esboço dele. Coloque o barco na água e verifique se ele flutua ou afunda.
Imagem: Ilustração. Um menino à direita, de pele morena, com cabelos escuros, usando camiseta de cor azul-claro, de frente para mesa de cor bege, com as mãos sobre um navio feito de massa de modelar. O navio tem parte em lilás, janelas redondas em verde e na parte inferior, base em vermelho. Ao redor, outras massas de cores diferentes: verde, laranja, azul-claro e amarelo.  Fim da imagem.

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  1. Caso o barco afunde, continue moldando a massa de modelar até obter um barco que flutue. A cada ajuste, tire uma fotografia ou faça um esboço do barco. Lembre-se de numerar esses registros.
  1. Copie o quadro abaixo no caderno e registre o que você observou.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Flutua

Afunda

Barco 1

Barco 2

Barco 3

Barco 4

Etapa 2: Quebra ou não quebra?

O que você vai fazer

Testar objetos feitos de materiais diferentes para identificar aqueles que quebram com facilidade com o impacto de uma queda.

Material

  1. Formem grupos de até quatro estudantes.
  1. Em uma parede, com auxílio da fita métrica, marquem a altura de 1,30 m com a fita adesiva. Dessa altura, soltem cada um dos objetos a serem testados e observem o que acontece.
Imagem: Ilustração. À esquerda, menino loiro de olhos verdes, com camiseta de cor amarela, gola verde, com calça de cor azul e sapatos em lilás. Ele segura na mão direita, um giz branco no alto. À direta, uma menina de frente para ele, de pele clara, cabelos longos e franja em preto, com blusa de manga comprida e calça em azul, com sapatos em vermelho e branco. Ela segura na mão esquerda, um lápis verde na vertical. Ao lado dela, à direita, carteira escolar de cor lilás com caderno, régua e uma garrafa d’água. Atrás deles, uma parede de cor verde, com ilustração de giz em amarelo na horizontal e à direita 130 cm.  Fim da imagem.

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  1. . Copiem o quadro abaixo no caderno e registrem o que vocês observaram.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Objeto

    Giz

    Régua plástica

    Grafite

    Lápis apontado

    Isopor

    Garrafa plástica

    Quebrou

    Não quebrou

Etapa 3: Estica ou não estica?

O que você vai fazer

Testar objetos feitos de materiais diferentes para identificar aqueles que esticam sem se romper quando submetidos a uma força.

Material

  1. Formem grupos de até quatro estudantes.
  1. Segurem cada um dos objetos pelas extremidades e tentem esticá-los. Observem o que acontece.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças sentadas de frente para mesa rosa. Eles usam uniforme composto por camiseta e bermuda azul. Sobre a mesa, diversos elementos:  um chinelo cinza, tecido enrolado cinza, elástico amarelo, uma caixa de massa de modelar coloridas, um cinto marrom. À esquerda, menina loira de cabelos até os ombros, olha para trás, um menino de pele morena, cabelos pretos, com par de óculos de grau no rosto, segurando nas mãos um elástico amarelo. À direita, uma menina de pele clara, cabelos castanhos amarrados para trás, escrevendo sobre folha branca com lápis verde. Mais ao fundo, menino de pele clara, cabelos pretos, com uma mão sobre a outra, olhando par ao menino com elástico nas mãos.  Fim da imagem.

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  1. Copiem o quadro abaixo no caderno e registrem o que vocês observaram.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Elástico

    Massa de modelar

    Chinelo de borracha

    Cinto de couro

    Tecido elástico

    Arame

    Estica

    Não estica

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Para você responder

  1. Quais propriedades foram testadas em cada uma das etapas do experimento?
  1. Respondam usando as informações obtidas na etapa 1 do experimento.
    1. Comparem as fotografias ou os esboços dos barcos que vocês fizeram. Qual a diferença entre eles?
    1. O formato do barco interfere na capacidade de ele afundar ou flutuar? Expliquem como vocês chegaram a essa conclusão.
  1. Responda às questões a respeito dos materiais testados na etapa 2.
    1. Qual é o material mais frágil (menos resistente)?
    1. O que aconteceu ou pode acontecer com o lápis após a queda? Associem a resposta com as propriedades dos materiais.
  1. Responda às questões a respeito dos materiais testados na etapa 3.
    1. Qual é o mais flexível? E o menos flexível?
    1. De quais materiais são feitos o objeto mais flexível e o menos flexível?

      Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um adulto, identifique em sua casa um material ou objeto que apresente as seguintes características:
    • menos denso que a água;
    • resistente;
    • pouco flexível.

      Compartilhe suas descobertas com os colegas.

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Capítulo 3 – Energia elétrica e magnética

Cargas elétricas

Toda matéria é formada de partículas minúsculas, que não podem ser vistas ao microscópio. Essas partículas têm cargas elétricas, que podem ser positivas ou negativas.

Todos os corpos têm certa quantidade de cargas elétricas, mas as quantidades de cargas positivas e negativas são iguais e distribuídas de maneira uniforme na maior parte do tempo. Dessa maneira, é difícil perceber a eletricidade. Quando há diferença de cargas positivas e negativas, podemos notar a presença de eletricidade nos objetos.

Imagem: Fotografia. Uma menina de pele clara, cabelos pretos lisos, com alguns fios para o alto, na vertical, perto de dois balões vistos parcialmente em laranja à esquerda e em amarelo à direita. A menina está com as mãos sobre o rosto. O fundo é de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ao esfregarmos um balão com uma flanela, removemos cargas elétricas. Isso o torna eletrizado e passa a atrair os fios de cabelo. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia a situação a seguir. Depois, responda à questão.

    Em uma atividade na escola, os estudantes cortaram papel em pequenos pedaços e colocaram sobre a carteira. Ao aproximarem um pente de plástico dos pedaços de papel, não notaram alterações. Depois, esfregaram um pedaço de tecido no pente várias vezes. Então, ao aproximar o pente novamente, eles notaram que os pedaços de papel foram atraídos por ele.

    • Explique o que ocorreu.
Imagem: Ilustração. Mão de uma pessoa de pele clara, com pulseira de cor verde, segurando um pente fino vermelho e sobre ele, pedaços de papel fixos. À esquerda, outros pedaços de papel e à direita, visto parcialmente, folha de caderno de cor azul-claro, com pautas, sobre base de cor marrom em mesa marrom.  Fim da imagem.

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Energia elétrica

Com a diferença na quantidade de cargas elétricas positivas e negativas em um objeto, pode-se obter energia elétrica.

A energia elétrica é a principal fonte de energia utilizada no mundo. Equipamentos como computador, televisão, chuveiro elétrico, geladeira e aquecedor elétrico funcionam com energia elétrica. De forma geral, esse tipo de energia, que utilizamos em casa, é gerado em usinas.

Imagem: Fotografia. Vista geral de lugar com uma represa grande à direita, em um nível alto, contornando, muro na horizontal cinza:  Barragem, passando pela estrutura, desce por canos grossos, em local com o nível mais baixo, para à esquerda. Perto dos canos, estruturas em cinza e nas bordas, local com vegetação rasteira em verde e solo marrom. Na parte superior, céu azul com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas usinas hidrelétricas, a água armazenada em represas é usada para movimentar as turbinas que geram energia elétrica. Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Xingó e da barragem, que represa água do rio São Francisco no município de Piranhas, Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

As pilhas e baterias também são exemplos de geradores de energia. Elas geram energia elétrica por meio da energia química dos materiais que as compõem e permitem que as pessoas utilizem equipamentos em locais onde não existe rede de distribuição de energia elétrica.

Imagem: Fotografia. Três pilhas na vertical com sinal positivo na parte superior e negativo na parte inferior. Da esquerda para à direita: pilha fina vermelha, pina maior e mais grossa em amarelo e à direita, pilha três vezes maior que as outras, de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: As pilhas e baterias devem ser descartadas em locais adequados, pois contêm substâncias tóxicas. FIM DA LEGENDA.

  1. Agora, leia o texto e identifique as informações a seguir.

    No Brasil, a maior parte da energia elétrica utilizada é produzida nas usinas hidrelétricas. A água que movimenta as turbinas dessas usinas vem de represas e barragens. Quando essas represas são construídas, grandes áreas são alagadas. Entre essas áreas podem estar florestas e também cidades. Por isso, quando a barragem é construída, muitos seres vivos perdem seu hábitat natural, e as pessoas que vivem na região precisam se mudar de lá.

    1. Qual é o recurso natural usado para gerar energia nas usinas descritas no texto?
    1. Qual é o problema causado pela instalação de usinas hidrelétricas?

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Circuito elétrico

Quando ligamos os aparelhos elétricos à rede elétrica ou a uma pilha, permitimos que cargas elétricas se movimentem através dos fios. Esse movimento das cargas forma uma corrente elétrica. É a passagem da corrente elétrica pelos componentes internos de um aparelho que faz com que ele funcione. No entanto, para que haja corrente elétrica, todos os componentes devem estar conectados sem interrupções, formando um circuito elétrico.

Componentes de um circuito elétrico

Imagem: Ilustração. Esquema. Componentes de um circuito elétrico. Ao centro, base cinza onde há uma lâmpada conectada em amarelo, saindo dois fios finos se conectando a uma pilha na horizontal. Na parte inferior, à esquerda em preto e à direita, em marrom com sinal de +.  Na base com lâmpada, texto:  Aparelho  Aparelhos (como lâmpadas e eletrodomésticos) usam energia elétrica para seu funcionamento. Fios finos, texto:   Fio condutor Os fios condutores são meios pelos quais as cargas elétricas se movimentam. Na pilha, à esquerda:   Gerador de energia  Transforma outras formas de energia em energia elétrica e induz o movimento das cargas elétricas.  Fim da imagem.

A passagem da corrente elétrica por um circuito depende de ele estar aberto ou fechado.

Circuito fechado

Imagem: Ilustração. Esquema. Circuito fechado. Um interruptor, parte em cinza com detalhe em vermelho, estrutura sobre base de madeira, saindo dois fios finos que se conecta à esquerda, à parte inferior de uma pilha e outro na ponta dela, se conecta à base com a lâmpada acesa em amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: A corrente elétrica só percorre um circuito se ele estiver todo conectado. FIM DA LEGENDA.

Circuito aberto

Imagem: Ilustração. Esquema. Circuito aberto. O mesmo esquema descrito anteriormente, com o interruptor levantado para cima. A lâmpada não está acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando há interrupção em algum ponto do circuito, as cargas elétricas não se movimentam pelos fios e não há fornecimento de energia elétrica para que o aparelho funcione. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Considerando uma televisão ligada, responda no seu caderno às questões a seguir.
    1. Há passagem de corrente elétrica através dos fios da televisão? Como você chegou a essa conclusão?
    1. Nessa situação, o circuito elétrico está aberto ou fechado? Explique.

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ÁLBUM de Ciências

Consumo responsável de energia elétrica

Veja algumas sugestões de formas responsáveis de consumir energia elétrica.

Imagem: Ilustração. Esquema. Uma casa grande de dois andares, de paredes de cor bege, janelas e telhado marrom, vista em corte. Ao redor, local com grama de cor verde.  No andar de cima, em um quarto com cama com colcha e lençóis azuis, um computador de mesa preto, sobre escrivaninha marrom e à frente, uma cadeira preta. Texto:  Computadores Programe o monitor para desligar quando não estiver sendo usado. No cômodo à direita, um banheiro com pia, espelho, box de vidro e chuveiro cinza pendurado no alto. Texto:  Chuveiro elétrico É responsável por cerca de 30% dos gastos com energia elétrica. Evite banhos longos e muito quentes e feche a torneira para se ensaboar. Na parte inferior, sala no cômodo à esquerda com sofá de cor marrom, com tapete azul, móvel em marrom com televisão em cima e no teto, luminária. Texto:  Lâmpadas Correspondem a cerca de 20% dos gastos com energia elétrica. Prefira as lâmpadas fluorescentes ou de LED e evite acender as luzes durante o dia. Televisão Desligue o aparelho da tomada quando ninguém estiver assistindo. À direita, cozinha, local com luminária no teto preta, na parede da direita, pia com portas em azul-claro e uma geladeira branca.  Texto:  Lâmpadas Correspondem a cerca de 20% dos gastos com energia elétrica. Prefira as lâmpadas fluorescentes ou de LED e evite acender as luzes durante o dia Geladeira Corresponde a cerca de 20% dos gastos com energia elétrica. Mantenha a porta fechada, não forre as prateleiras e verifique as borrachas de vedação.  Um cômodo pequeno com passadeira com ferro de cor cinza na vertical:   Ferro de passar Use o ferro apenas quando tiver muitas roupas para passar. Siga as instruções de temperatura adequada para cada tecido. Uma máquina de lavar:  Máquina de lavar Lave, de uma única vez, a quantidade máxima de roupa. Mantenha os filtros da máquina limpos para aumentar a eficácia da lavagem.  Fim da imagem.

FONTE: Fonte dos dados: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia. Uso sustentável da energia: guia de orientações. Porto Alegre: PUCRS, 2010.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Converse com as pessoas de sua casa sobre formas responsáveis de consumir energia elétrica. Avaliem quais delas vocês praticam.

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Atividade prática

Experimento

Construir circuito e testar materiais

Como vimos, a passagem da corrente elétrica depende de um circuito estar fechado. Que outros fatores podem interferir na passagem da corrente elétrica?

O que você vai fazer

Esta atividade está organizada em duas etapas. Na primeira, vocês vão construir um circuito elétrico. Na segunda, vão testar objetos feitos de diferentes materiais para verificar se eles permitem a passagem de corrente elétrica.

Etapa 1: Construindo um circuito elétrico

Material

  1. Formem grupos de até quatro estudantes.
  1. Observem as pilhas e notem que, de um lado, há uma saliência e um sinal + e, de outro, a superfície é plana e há um sinal . Usando a fita isolante, unam as pilhas juntando a extremidade + de uma pilha com a extremidade da outra.

    Usem a fita isolante para fixar a ponta de um fio a uma das extremidades livres das pilhas.

    Na outra extremidade das pilhas, fixem a ponta do outro fio. A montagem deve ficar como mostra a imagem abaixo.

    Agora, testem a posição dos fios até acender a lâmpada, usando essa montagem que vocês fizeram.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Para você responder

  1. De que maneira os fios devem ser ligados à lâmpada para que ela acenda?
  1. Qual é a evidência de que houve passagem de corrente elétrica pela lâmpada?
Imagem: Ilustração. Duas pilhas na horizontal. Na parte superior, forma arredondada de cor lilás, com faixa em bege, com a ponta esquerda sinal negativo e à direita, sinal positivo.   Na parte inferior, o mesmo tipo de pilha com fita isolante à esquerda, ao centro e à direita. Em cada ponta, fio fino vermelho na vertical.  Fim da imagem.

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Etapa 2: Testando a condutibilidade elétrica

Agora que já sabem como montar um circuito simples e como ligar a lâmpada, vocês vão testar alguns objetos feitos de materiais diferentes para verificar se a corrente elétrica passa por eles.

Material

  1. Ainda nos mesmos grupos, peçam ao professor que corte um dos fios que liga as pilhas à lâmpada e que retire um pouco da cobertura plástica no local do corte.
  1. Em seguida, testem os objetos da lista acima encostando-os às pontas do fio cortado e verifiquem se ocorre passagem de corrente elétrica através deles.

    Para você responder

  1. Ao cortar o fio, o circuito ficou aberto ou fechado? Nessa situação, há passagem de corrente elétrica?
  1. Qual é a evidência de que houve passagem de corrente elétrica através do objeto testado?
  1. Classifique os objetos testados em duas categorias: condutores elétricos e isolantes elétricos.
  1. Os objetos condutores foram os mesmos que você indicou antes de fazer os testes?
Imagem: Ilustração. Mãos de uma pessoa de pele clara, com uma pilha na horizontal com isolantes em preto nas pontas e na parte do meio. O fio à esquerda passa em lâmpada e nas pontas encostam em lápis de cor azul-claro.  À direita, o mesmo esquema descrito anteriormente, com os fios sem estarem conectados a objeto.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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Ímãs e o magnetismo

O ímã é um objeto capaz de atrair alguns metais. Essa propriedade é chamada de magnetismo.

O espaço ao redor do ímã influenciado pelo magnetismo é o campo magnético. Quanto mais próximo o objeto de metal estiver do ímã, maior será o poder de atração do campo magnético. Por isso, geralmente, é preciso aproximar o ímã dos corpos metálicos para que ele os atraia.

Imagem: Ilustração. Um ímã na horizontal, com parte à esquerda, em azul, indicando S e à direita, ponta direita em vermelho, indicando N. Nas pontas, pedaços de ferros de cor preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando colocado perto do pó de ferro, o ímã atrai os pequenos pedaços de ferro que estão no espaço ao redor dele. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe os objetos representados a seguir. Quais deles podem ser atraídos pelo ímã? Justifique.
Imagem: Ilustração. Da esquerda para à direita:  Um clipe de cor cinza; uma esfera verde com detalhe dentro em amarelo e azul; uma moeda cinza com número 1 dentro e contorno em amarelo; um ímã com ponta esquerda em azul e ponta direita em vermelho e um pedaço de ferro de cor preta com formato de cubo na horizontal com linhas finas à esquerda.  Fim da imagem.

Atração e repulsão entre ímãs

Um ímã tem duas zonas opostas, polo norte e polo sul, nas quais a capacidade de atração é máxima.

Imagem: Ilustração. Um ímã com a ponta esquerda em vermelho N e ponta direita S. À direita, outro ímã idêntico. Entre eles, duas setas verdes, uma de frente para outra.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um ímã com a ponta esquerda em vermelho N e ponta direita S. À direita, outro ímã com ponta esquerda em S e direita em N. Entre eles, duas setas verdes, em sentidos opostos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um ímã com a ponta esquerda em azul S e ponta direita N em vermelho. À direita, outro ímã com ponta esquerda em N e direita em S. Entre eles, duas setas verdes, em sentidos opostos.  Fim da imagem.
  1. Um menino tentou aproximar dois ímãs e percebeu que não conseguia “grudá-los”. Pegou um deles e virou do lado oposto ao que estava tentando aproximar e, para sua surpresa, os ímãs “grudaram”. Explique por que isso aconteceu.

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Os usos do magnetismo

Os ímãs são usados em bússolas, jogos, enfeites de geladeira, entre outros. Televisão, computador, rádio e telefone celular são exemplos de aparelhos que têm algum tipo de ímã em seu interior.

Imagem: Fotografia. Ao centro, trilho de trem na horizontal de cor cinza por onde passa trem de cor cinza-claro, com janelas pretas na horizontal e na parte inferior, listras na horizontal em verde e laranja. À direita, outros trilhos em marrom e estruturas de ferro. À esquerda, árvore com folhas verdes, em segundo plano, prédios de cidade. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os trens de levitação magnética são movimentados, basicamente, pela interação entre ímãs presentes no trem e ímãs do trilho. Na fotografia, trem de levitação magnética da China, em 2019. FIM DA LEGENDA.

A bússola e o magnetismo terrestre

A bússola é uma das grandes invenções tecnológicas da humanidade. Ela permitiu determinar as direções. Isso favoreceu a exploração marítima e possibilitou uma grande revolução no comércio mundial.

A bússola funciona porque o planeta Terra apresenta um campo magnético. A agulha da bússola fica suspensa e se orienta pelo campo magnético da Terra, indicando a direção norte-sul.

Imagem: Fotografia. Uma bússola redonda em marrom-claro e ao centro, rosa dos ventos em linhas de cor preta e ao centro, agulha de cor dourada, na diagonal à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: A agulha da bússola aponta para o polo norte geográfico do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.

  1. A agulha de uma bússola é imantada, ou seja, ela detecta campos magnéticos, alterando a sua posição e se alinhando ao campo magnético detectado.

    • Em sua opinião, uma bússola funcionaria se a agulha fosse trocada por um palito de fósforo? Explique.

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Atividade prática

Experimento

Como testar o magnetismo?

Para que um experimento seja elaborado, é preciso ter clareza de qual pergunta queremos responder ou seja, do que queremos saber.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Nesta atividade prática vocês vão elaborar um experimento para testar o magnetismo e depois colocá-lo em prática. Para isso, comecem se reunindo em grupos de até quatro estudantes e conversem sobre a questão a seguir.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. partir dos materiais que vocês listaram, é importante identificar aqueles que podem oferecer riscos às pessoas que vão realizar o experimento. Da mesma forma, será preciso prever os cuidados necessários durante a etapa procedimental para evitar qualquer tipo de acidente e indicá-los na atividade proposta.

Como você vai fazer

Deve ficar claro como vocês pretendem usar os itens listados como materiais necessários para responder à pergunta escolhida. A descrição dos procedimentos pode ser feita em etapas, para ajudar a realizar o experimento. Fiquem atentos para as orientações sobre procedimentos que podem oferecer algum risco.

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Descrevam as etapas do experimento. Vejam um exemplo:

  1. Disponham sobre a carteira os objetos a serem testados.
  1. Escolham um dos objetos listados como materiais necessários e separem-no dos demais. Aproximem o ímã do objeto escolhido.
  1. Façam o mesmo com os demais objetos que desejarem testar.
  1. Agora é a hora de colocar o experimento em prática seguindo todas as etapas que vocês elaboraram.
  1. Observem o que acontece e registrem o resultado.

    Há diferentes formas de documentar um experimento, como anotar em um caderno ou gravar um vídeo do processo, por exemplo.

Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, cabelos castanhos presos para trás, com franja, com uniforme escolar:  camiseta branca com detalhes em vermelho na gola e nas mangas. Ela está de frente com lápis na mão esquerda sobre caderno de folha branca. À direita, um imã com ponta azul à esquerda e vermelho à direita, com ferro preto em forma retangular.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Quatro crianças sentadas de frente para mesa, todas vestidas com uniforme escolar, camiseta branca com detalhes em vermelho na gola e nas mangas. À esquerda, menina morena de cabelos encaracolados pretos presos, com celular verde na mão esquerda, de frente para um menino loiro, segurando na mão esquerda o pedaço de ferro preto perto de um apontador cinza. À direita do menino loiro, uma menina de pele clara, cabelos pretos curtos com franja. De frente para menino loiro, um menino moreno com cabelos encaracolados pretos, escrevendo com lápis na mão direita sobre caderno de folhas brancas.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Para você responder

  1. O experimento indicou o que vocês queriam saber?
  1. Foi fácil seguir as etapas que vocês elaboraram para o experimento? Vocês alterariam alguma etapa?
  1. A quais conclusões vocês chegaram?
  1. Elaborem um cartaz mostrando as etapas do experimento e os resultados a que o grupo chegou e exponham para os colegas de classe.

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Capítulo 4 – Energia térmica

A temperatura dos corpos tem relação com a energia térmica. Quanto mais energia térmica há em um corpo, maior é sua temperatura. Para determinar a temperatura de um corpo, usa-se um termômetro.

Imagem: Fotografia. Um termômetro na horizontal de vidro transparente com a ponta fina em metal cinza à esquerda. No meio do termômetro, linhas em preto para indicar temperaturas: 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42 °C. Em vermelho:  37°C.  Fim da imagem.

LEGENDA: Termômetro clínico. Uma das unidades de medida de temperatura é o grau Celsius (símbolo: ° C). FIM DA LEGENDA.

Quando dois corpos apresentam temperaturas diferentes, ocorre transferência de calor do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que os dois corpos atinjam a mesma temperatura. Assim, o corpo mais frio esquenta e o mais quente esfria.

Há materiais que conduzem bem o calor, como o ferro, o cobre e o alumínio, enquanto outros são isolantes térmicos, como o isopor, a borracha e a madeira.

Imagem: Fotografia. De frente para um fogão, uma pessoa vista parcialmente, com roupa jeans em azul, mãos de pele clara, segurando com a mão esquerda o cabo preto de uma panela sobre o fogão. Ela tem na mão direita, um utensílio de madeira, sobre a panela.  Fim da imagem.

LEGENDA: A energia térmica passa pelo metal da panela com facilidade, por isso nos queimamos ao tocá-la. Mas a colher de pau é feita de um material isolante, por isso podemos segurá-la. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia e analise as informações do texto a seguir.

    Bruno e Clara deixaram alguns carrinhos de brinquedo expostos à luz solar enquanto almoçavam. Ao voltarem, uma hora mais tarde, conseguiram brincar apenas com os carrinhos de plástico e os de madeira, pois os carrinhos de metal estavam muito quentes.

    • Sabendo que os carrinhos tinham aproximadamente o mesmo tamanho, explique por que alguns ficaram mais quentes que outros.

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Produção e usos da energia térmica

A energia térmica pode ser obtida aproveitando-se a luz solar ou queimando-se diferentes materiais combustíveis renováveis ou não renováveis, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de um fogão à lenha, estrutura feita com base na horizontal em cinza, abertura em baixo por vê-se chamas de cor laranja. Na parte superior, base na horizontal em preto e uma panela redonda em cinza-escuro com tampa. Próximo, à direita, um pilão, utensílio semelhante a copo e objeto que amassa temperos. Ao fundo, à esquerda, local com solo marrom e vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nos fogões a lenha, a madeira substitui o gás natural, que serve de combustível nos fogões convencionais. Município de Açucena, Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de casas com telhados de cor marrom e na ponta da esquerda, placas solares de cor cinza-escuro. As placas estão dispostas na horizontal e na parte vertical. À esquerda, rodovia com árvores de folhas verdes. Ao fundo, solo de cor bege com vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nos painéis de aquecimento solar, há captação e transferência de calor para a água, que é aquecida. Município de Cuiabá, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Estrutura na horizontal de cor preta, com três fendas na vertical com chama de cor laranja. Ao fundo, fogo com chamas incandescentes em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Em alguns processos industriais, como a produção do aço, é necessária grande quantidade de energia térmica, que é gerada pela queima de carvão mineral. Município de Marabá, Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com formas arredondados grandes, branca, cinza e ao fundo, galpões e grande estruturas na vertical de cor cinza. À esquerda, outros galpões de cor azul. Ao redor do local, vegetação rasteira de cor verde. Em segundo plano, árvores altas de folhas verdes, morros e na parte superior, céu de cor azul-claro, com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas usinas termoelétricas, a energia térmica, obtida pela queima de carvão, gás natural ou petróleo, é transformada em energia elétrica. Município de Ibirité, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as quatro imagens desta página e responda às questões a seguir.
    1. Quais recursos são usados para produzir energia térmica?
    1. Em sua opinião, em qual dos casos há menor impacto para o ambiente? Explique.

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Atividade prática

Experimento

Como preservar a temperatura?

Suponha que você precise transportar um sorvete ou um alimento que precisa ser mantido em baixa temperatura, por determinado tempo. Para isso, é preciso embrulhar o pote com um material que permita manter a temperatura do sorvete por mais tempo.

Levante suas hipóteses

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

• Considere que os únicos objetos disponíveis em sua casa são folhas de jornal, papel-alumínio e panos de prato. Qual será o material mais indicado para embrulhar o pote de sorvete?

O que você vai fazer

Planejar e realizar um experimento para testar a sua hipótese e verificar qual material preserva melhor a temperatura do sorvete.

Material

  1. Reúnam-se em grupos. Juntos, pensem em como vocês podem montar esse experimento.
  1. Avaliem quanto tempo a atividade deve durar e como vocês vão observar os resultados.
  1. No planejamento, é importante que as condições de teste sejam as mesmas para todos os materiais. Assim, poderão ter certeza de que o único fator que influenciou o resultado foi o uso de diferentes materiais.
Imagem: Ilustração. Sobre uma mesa na horizontal de cor bege, objetos de experimento:  jornal de cor cinza, com textos. À direita, panos de prato branco retangulares na vertical; um rolo de papel alumínio cinza; uma forma de gelo de cor laranja. Ao fundo, três portes arredondados brancos com tampa marrom. À direita, um relógio de mesa cinza, onde indica-se em números de cor vermelha:  10:20.  Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Um menino negro, de cabelos encaracolados castanhos, usando camiseta verde-claro, segurando nas mãos um pote quadrado branco com tampa vermelha, olhando para baixo, com a boca fechada. De frente para ele, mesa de cor bege, com objetos. Da esquerda para à direita:  um tubo de rolo de cor cinza, uma folha de jornal e um pano de prato de cor bege.  Fim da imagem.

Etapa 2: Definição do método

  1. Definam quantas pedras de gelo vão usar. Lembrem-se de que as condições devem ser as mesmas, portanto o número de pedras de gelo deverá ser igual em cada um dos potes.
  1. Embrulhem bem cada pote com um dos materiais a serem testados: folha de jornal, papel-alumínio e pano de prato.
  1. Definam qual será o tempo de observação e cronometrem.

    Etapa 3: Resultados

  1. Ao final do tempo estipulado, abram os potes e comparem o tamanho dos cubos de gelo.
  1. Copiem o quadro abaixo no caderno e registrem nele os resultados observados.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Pote 1

    Pote 2

    Pote 3

    Quantidade de pedras de gelo no início

    Material com que o pote será embrulhado

    Tempo de observação

    Resultado

  1. Preencham a última linha do quadro com o resultado de cada um dos potes. Escrevam quantas pedras de gelo havia e como elas estavam em relação ao tamanho inicial.

    Para você responder

  1. Após terem realizado o experimento, quais foram os resultados que vocês observaram?
  1. A que conclusão vocês chegaram?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O resultado observado foi diferente do que vocês previram na hipótese inicial? Conversem sobre isso.

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Capítulo 5 – Consumo consciente

Atualmente, a humanidade já consome mais recursos do que a natureza é capaz de repor. É importante planejar de maneira consciente e responsável a forma como usamos os recursos naturais para que eles não sejam desperdiçados ou se esgotem no futuro. Veja duas sugestões de consumo consciente a seguir.

Economizar água

Mesmo sendo um recurso renovável, seu consumo excessivo pode esgotar as fontes de água doce e provocar falta de água para o consumo humano. Com mudanças simples no dia a dia, como tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, já contribuímos para diminuir o desperdício de água.

Reduzir o consumo e reciclar o lixo

Reduzir o consumo contribui para diminuir a extração de materiais da natureza, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de lixo produzido. Antes de descartar o que não nos serve mais, devemos separar o que pode ser reaproveitado e o que pode ser reciclado.

Imagem: Ilustração. Da esquerda para à direita, lixeiras grandes com símbolo de reciclagem branco com o formato triangular, feito por três setas:  Metal:  amarelo. Plástico:  vermelho. Resíduo radioativo:  roxo. Resíduo orgânico:  marrom. Resíduo não reciclável:  cinza-escuro. Papel:  azul-claro. Vidro:  verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A separação do lixo é essencial para que ocorra a reciclagem. Esse processo diminui a extração de recursos naturais, economiza água e energia e reduz o volume de lixo enviado aos aterros sanitários. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Escolha uma das formas de consumo consciente que você acha que mais pode contribuir para a conservação do ambiente.

Economizar água.

Separar o lixo para reciclagem.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

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Atividade prática

Pesquisa

Imagem: Fotografia. Em local aberto com solo bege, com árvores com tronco marrom e folhas verdes na parte superior. À Frente, um grande contêiner verde na vertical com textos e na parte superior, perto da abertura, título:  Ponto de coleta de lixo eletrônico. Na abertura, aparelhos eletrônicos de cor preta. Sobre o solo, à esquerda, uma televisão de cor cinza, à direita, uma televisão em cinza-escuro, outros aparelhos e caixotes de cor bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ponto de coleta de sucata eletrônica, no Parque do Ibirapuera, no município de São Paulo, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Sucata eletrônica

O que você faz quando seus aparelhos eletrônicos estragam ou ficam ultrapassados? E o que faz com as pilhas e baterias usadas?

O rápido avanço tecnológico está causando o aumento do volume do resíduo eletrônico no planeta. Muitos desses produtos contêm componentes tóxicos, que precisam ser descartados de forma correta para que não contaminem o ambiente, e componentes recicláveis, que podem ser utilizados como matéria-prima. No entanto, para que possam ser reciclados, é preciso que eles sejam descartados em locais adequados.

Em algumas cidades há iniciativas do governo para recolher a sucata eletrônica. Certos estabelecimentos comerciais, como farmácias e mercados, além de alguns parques e das lojas das empresas de telefonia, também podem ter pontos de coleta desses materiais.

O que você vai fazer

Pesquisar os pontos de coleta de sucata eletrônica no trajeto que você faz entre sua casa e a escola.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Reúnam-se em grupos e, com um adulto, percorram os trajetos entre a casa e a escola, verificando se há estabelecimentos com pontos de coleta de materiais eletrônicos.
  1. Anotem no caderno os pontos de coleta que vocês identificaram e especifiquem os materiais que podem ser descartados em cada local.
  1. Façam um cartaz indicando os pontos de coleta nas proximidades da escola. Enfatizem a importância do descarte correto desses produtos.
  1. Usem o cartaz para promover uma campanha de conscientização sobre o descarte adequado dos materiais eletrônicos com a comunidade escolar.

    Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

    Para você responder

  1. Quantos pontos de coleta de sucata eletrônica você encontrou no trajeto da sua casa até a escola?
  1. Em sua opinião, qual é a importância de divulgar os locais de descarte adequado da sucata eletrônica?

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Princípios do consumo responsável

Todas as atividades humanas utilizam recursos naturais e geram impacto no meio ambiente. É importante ter consciência desse impacto na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e descartar o que não serve mais. Assim, podemos minimizar os impactos negativos e contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo. Essas práticas são chamadas de consumo responsável.

Há seis perguntas que podem nos ajudar a desenvolver o hábito de consumir de forma responsável. Veja a seguir.

  1. Por que comprar?
    1. Muitos produtos são feitos com recursos naturais não renováveis. Por isso, antes de comprar, pergunte: “Eu realmente preciso desse produto?”. Muitas vezes, podemos ser influenciados por propagandas ou por um impulso do momento.
Imagem: Fotografia. Em um local aberto com grama de cor verde, seis crianças correndo para frente. Uma menina de pele clara, cabelos presos de cor castanha, com camiseta rosa, short azul-claro e par de chinelos pretos. Mais à direita, um menino de pele negra, cabelos pretos, com camiseta vermelha, bermuda cinza; um menino loiro com camiseta rosa, bermuda cinza; uma menina negra, com cabelos castanhos crespos, com camiseta de cor cinza-claro, short azul; uma menina loira, camiseta azul, com short cinza e na ponta direita, um menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta azul-claro e bermuda longa em cinza. Em segundo plano, árvores com folhas verdes. Na parte superior, céu azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passar tempo com a família e os amigos pode ser mais prazeroso do que adquirir um produto novo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Pesquise anúncios de revistas ou jornais que contenham propaganda estimulando as pessoas a consumirem um produto. Compartilhe com os colegas de classe o que você encontrou e responda à questão a seguir.
    • Você já se sentiu influenciado a comprar um produto por propagandas desse tipo? Explique.
    1. O que comprar?

      Ao escolher o que comprar, entre todas as opções disponíveis, é importante levar em consideração a presença de características que atendam às nossas necessidades, além da qualidade e da durabilidade do produto.

Imagem: Fotografia. À esquerda, uma mulher de pele clara, cabelos longos castanhos, com vestido laranja, olhando para baixo, segurando nas mãos, uma camisa de mangas compridas em verde-claro, pendurada sobre cabide preto. À direita, uma menina vista de costas, negra, de cabelos crespos castanhos presos para trás, com blusa de mangas curtas em rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na hora de escolher um produto, é preciso estar atento às suas características, como a durabilidade. FIM DA LEGENDA.

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  1. Como comprar?

    É preferível economizar e comprar à vista, por exemplo, pois evita o endividamento. Ao finalizar a compra, evitar o uso excessivo de embalagens, colocando um maior número de itens em cada sacola. Procurar usar sacolas reutilizáveis, sempre que possível, para transportar os produtos.

Imagem: Fotografia. Uma mulher de frente para um caixa de comércio. Ela está à esquerda, de pele clara, cabelos curtos até os ombros castanhos, com blusa de mangas curtas em cinza, com calça jeans em azul-claro. À frente dela, uma garrafa transparente dentro de uma sacola reutilizável em branco com ilustração de árvore com folhas coloridas. Na ponta da direita, balança branca com parte superior em cinza. Ao fundo, mulher sentada vista de costas, de frente para tela de computador. Ao fundo, prateleiras e produtos diversos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Faça o transporte dos produtos em embalagens reutilizáveis para evitar o desperdício de embalagens descartáveis. Município de São Caetano do Sul, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. De quem comprar?

    Sempre que possível, comprar direto do produtor ou de empresas preocupadas com os recursos naturais. Quanto mais próximo o produtor estiver de sua casa, menor será o gasto de energia com transporte. Dessa forma também é possível contribuir para a economia local.

Imagem: Fotografia. Vista de cima para baixo, base de cor bege-claro, com objetos expostos:  pequenos barcos coloridos:  contornos em vermelho, laranja e azul e parte interna em verde, azul e vermelho. Ao fundo, à esquerda, duas rodas gigantes, de formato miniatura com detalhes em vermelho, verde com partes em amarelo. Ao fundo, à direita, vista parcial de braços de homem de pele morena, com camiseta branca e calça azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprar produtos artesanais valoriza a cultura e a economia locais. Município de Belém, Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Como usar?

    Devemos sempre pensar em aumentar a vida útil dos produtos que adquirimos. Alguns cuidados evitam que os produtos sejam trocados antes do necessário, como consertá-los sempre que possível e desligá-los quando não estiverem em uso.

  1. Como descartar?

    Pergunte sempre: “O que eu quero descartar já não tem mais nenhuma utilidade?”. É importante lembrar que produtos que não são mais úteis para você podem ser reutilizados por outras pessoas. Quando realmente não houver possibilidade de reutilização, o descarte deve ser feito de maneira correta, enviando o que for possível para a reciclagem.

Imagem: Fotografia. Duas mãos de pessoa de pele clara, segurando na mão esquerda, celular na horizontal com metal em cinza. À direita, um utensílio na vertical em laranja na ponta da direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Consertar os produtos em vez de trocá-los por novos evita que os materiais que os compõem sejam descartados antes da hora. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Considerando as questões apresentadas, você acha que é um consumidor responsável? Em que você pode melhorar?

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Para ler e escrever melhor

O texto a seguir descreve as etapas do ciclo de vida dos materiais.

Ciclo de vida dos materiais

Para chegar até você, todos os produtos passam por uma sequência de etapas, desde a extração da matéria-prima até o descarte final. Vamos conhecer as principais etapas do ciclo de vida de uma caneta esferográfica.

  1. Extração de matéria-prima e fabricação

    O tubo externo, a tampa e o tubo da tinta de uma caneta esferográfica são feitos de plástico, um derivado do petróleo. A ponta da caneta é feita de metal ou de uma liga metálica . A tinta é feita de resina vegetal e corantes. É preciso extrair esses materiais da natureza e processá-los para então fabricar o produto. Todas essas etapas demandam o uso de outros recursos, como água e energia, e geram resíduos.

  1. Transporte e distribuição

    Depois de produzida, a caneta é transportada e, para ser comercializada, são necessários processos que utilizam mais energia e mais recursos naturais, como combustíveis fósseis.

  1. Consumo

    A caneta é comprada por um consumidor. Imagine, por exemplo, você e todos os estudantes das escolas da sua cidade comprando canetas semelhantes à sua.

  1. Descarte dos resíduos

    Quando a caneta deixa de funcionar, sua embalagem é descartada. Depois de algum tempo, ela vai para um lixão ou aterro sanitário ou, então, para a coleta seletiva. São formas distintas de descarte, cada uma com um impacto ambiental diferente. Todas essas formas, porém, precisam de grande quantidade de espaço, de energia e de recursos.

    Da extração de matéria-prima ao descarte, forma-se um fluxo de materiais em uma única direção, com demanda de recursos e geração de resíduos em todas as etapas. Esse processo pode ter como consequência a exaustão de recursos. Para reverter esse quadro, é preciso incentivar ações que incluam no ciclo de vida dos materiais as etapas de reutilização e reciclagem.

Imagem: Fotografia. Dezenas canetas na vertical transparente, com tampa de cor azul e preto.  Fim da imagem.

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Analise

  1. Quais etapas fazem parte do fluxo linear de fabricação dos produtos?
  1. Em quais etapas da produção há consumo de recursos e geração de resíduos?
  1. Quais são as etapas que devem ser incluídas nos sistemas de produção para que eles deixem de ter um fluxo linear e passem a ter um fluxo cíclico?

Organize

  1. Leia as descrições a seguir, copie o diagrama no caderno e complete-o com as letras correspondentes a cada etapa.

    A – O produto é embalado, transportado e distribuído para ser comercializado.

    B – O produto foi doado e reaproveitado por outra pessoa.

    C – A matéria-prima foi processada e o produto foi fabricado.

    D – Parte do produto foi transformada em matéria-prima para um novo produto.

    E – Parte do produto foi para um aterro sanitário.

Imagem: Ilustração. Esquema. Na horizontal:  Extração da matéria-prima:  duas flechas à direita com dois espaços ____ _____ Consumo ________. Uma flecha verde de Consumo ________ Uma flecha verde de Consumo __________ para o primeiro ponto ___________.  Fim da imagem.

Escreva

  1. Assim como sua caneta, todos os produtos têm uma história.
    • Escolha um produto do seu dia a dia e faça uma pesquisa na internet, em livros ou em revistas sobre as etapas de seu ciclo de vida.
    • Depois, faça um texto descrevendo as etapas do ciclo de vida desse produto.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Será que eu compro?, de Rosana Jatobá e Arminda Jardim, Ateliê da Escrita, 2018.

Fim do complemento.

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Capítulo 6 – Tecnologias sustentáveis

Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades das pessoas e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção dos recursos para que sejam utilizados pelas futuras gerações.

Uma atividade sustentável deve levar em conta a disponibilidade de recursos, a forma de usá-los, a redução da emissão de resíduos, o bem-estar das pessoas envolvidas no processo e a viabilidade econômica da atividade.

As tecnologias sustentáveis consistem em um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas usadas para promover o desenvolvimento sustentável.

Conheça alguns exemplos de tecnologias sustentáveis.

Produção ecológica de alimentos: A agricultura orgânica e os sistemas agroflorestais, por exemplo, fazem uso de técnicas que têm por princípio a conservação do solo, da biodiversidade e da água e não utilizam agrotóxicos. Essas técnicas têm, cada vez mais, ganhado espaço e se contraposto aos sistemas de produção tradicionais.

Imagem: Fotografia. Vista parcial de uma pessoa de pele clara, de blusa azul com as mangas até os cotovelos, com avental bege sobre o corpo e relógio cinza à direita. Ela segura batata-doce em rosa, com parte superior, vegetação em verde. Ao fundo, à esquerda, solo marrom, com vegetação com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: A agricultura orgânica produz alimentos sem contaminar o ambiente. Município de Presidente Prudente, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Vaso sanitário com acionamento duplo: Possui uma caixa com dois compartimentos, que podem ser acionados juntos ou separadamente, usando a descarga com 3 ou 6 litros de água. Os dois botões possibilitam a utilização da água de acordo com a necessidade específica de cada um.

Imagem: Fotografia. Um vaso sanitário de cor branca, de forma arredondada com tampa. Na parte superior, caixa com um botão cinza redondo. À direita, zoom com mão de pele clara, com dedo indicador sobre botão cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: A descarga com acionamento duplo proporciona uma economia de mais de 60% no consumo de água. FIM DA LEGENDA.

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Usina solar: Nas usinas solares, os painéis captam a energia solar, que é transformada em energia elétrica. Embora o investimento de instalação seja alto, elas precisam de pouca manutenção e têm vida útil longa.

Imagem: Fotografia. Vista geral do alto, solo de cor cinza, com quatro fileiras na horizontal, com dezenas de placas solares de cor cinza-escuro, uma atrás da outra. À esquerda, estabelecimento de paredes de cor marrom-claro, com parte superior com detalhes em vermelho. Ao redor, vegetação rasteira de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Esse tipo de usina produz energia elétrica a partir da energia solar. É uma fonte de energia renovável. Usina solar no município de Boa Vista das Missões, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Lâmpadas de LED: São feitas com um dispositivo que gasta muito menos energia para gerar luz que as outras lâmpadas. Elas também têm vida útil seis vezes maior do que as lâmpadas fluorescentes, não têm mercúrio na composição e 98% dos materiais que as compõem são recicláveis.

Imagem: Fotografia. Três lâmpadas na vertical, com estrutura preta com lâmpada na parte de baixo. Da esquerda para à direita:  suporte preto, com lâmpada arredondada transparente. Ao centro, suporte preto com lâmpada branca com filamento espiral na vertical. À direita, suporte preta com lâmpada arredondada em branco, ligada.  Fim da imagem.

LEGENDA: O uso de lâmpadas de LED gera grande economia de energia e de recursos, quando comparado a outros tipos de lâmpada. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Em pequenos grupos, discutam qual é a importância do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você acha necessário para que as pessoas adotem práticas de vida mais sustentáveis?

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Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Pluralidade cultural

O mundo que queremos

Populações tradicionais

Existem comunidades, tais como quilombolas , caiçaras e indígenas, que vivem em contato com a natureza e dependem diretamente dos recursos naturais para seu sustento. Elas são chamadas de populações tradicionais.

Muitas instituições desenvolvem projetos e parcerias com essas populações para compartilhar formas de conciliar a preservação do ambiente com o uso dos recursos naturais. Conheça um exemplo desse tipo de cooperação.

Mulheres Ka'apor buscam sustentabilidade com auxílio da pesquisa científica

Na Terra Indígena Alto Turiaçu, situada no norte do Maranhão, as mulheres Ka'apor transformaram o principal processo de obtenção de renda do seu povo. No lugar da arte plumária, elas iniciaram a produção artesanal com miçangas, sementes, fibras e ossos como uma alternativa econômica sustentável que não requer a morte de animais silvestres nem a extração de madeira. Esta nova dinâmica cultural é objeto de estudo coordenado pela antropóloga Claudia López, no âmbito do Laboratório de Práticas Sustentáveis em Terras Indígenas do INCT [Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia]. Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. [...]

Até 1998, a sua principal fonte de renda era a produção plumária, um trabalho principalmente masculino. Com a Lei 9.605/98, houve a proibição da venda de artefatos com materiais oriundos da fauna silvestre, neste caso as penas de pássaros. A arte plumária passou a ser confeccionada apenas para uso em cerimônias indígenas.

[...] As mulheres Ka'apor iniciaram a produção de bijuterias e tecidos para a comercialização, adaptando o meio de sobrevivência deste povo.

FONTE: Luena Barros. Ka'apor buscam sustentabilidade com auxílio da pesquisa científica. Museu Goeldi. Disponível em: http://fdnc.io/eR7. Acesso em: 23 jun. 2021.

Imagem: lustração. Na parte superior, céu por onde voa dois pássaros de penas de cor vermelha, na cauda, em amarelo e azul, uma à frente e outra vista de costas.   Ilustração. Uma mulher sentada de frente para um tecido na vertical com cordas cinzas nas pontas, fazendo um nó. Ela tem pele clara, cabelos longos com franja pretos, com um colar amarelo com detalhes em vermelho, saia preta e sobre as pernas, um objeto redondo com pontos coloridos. Ela olha para esquerda, com os braços para cima; na mão direita segurando uma linha em agulha que passa no tecido. Sobre o tecido, fundo pretos, duas araras vermelhas, com partes em amarelo e azul, uma sobre a outra na vertical.  Fim da imagem.

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Compreenda a leitura

  1. Qual era a principal fonte de renda dos indígenas Ka'apor até o ano de 1998?
  1. Por que os indígenas Ka'apor tiveram que deixar de realizar essa atividade?
  1. Qual foi a alternativa encontrada pelas mulheres Ka'apor para obter renda sem causar grandes impactos na natureza?
  1. Em sua opinião, as populações tradicionais podem ser importantes aliadas na preservação da natureza?

    Vamos fazer

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Façam uma pesquisa na internet sobre uma população tradicional da sua região. Procurem descobrir como é o ambiente em que vivem, seus costumes e tradições, quais tipos de atividade econômica desenvolvem, quais recursos exploram etc. Se possível, pesquisem também se a população desenvolve algum tipo de projeto sustentável de exploração da natureza.
    • Primeiro, levantem as informações e anotem-nas no caderno.
    • Depois, façam um cartaz com as informações que vocês obtiveram. Apresentem textos curtos mostrando o modo de vida dessa população e insiram fotografias e desenhos. Exponham o cartaz em um mural.
Imagem: Ilustração. Uma menina sentada de frente para mesa de cor verde-claro. Ela tem pele clara, cabelos com franja preto, com colar no pescoço e blusa de mangas curtas em amarelo, olhando para baixo, escreve texto em caderno de páginas brancas. À esquerda, computador branco ao lado dela, com tela por onde vê-se texto e peixe longo e à direita, uma folha com ilustração de pessoas em canoa pequena e à direita, sol pequeno e peixe grande cinza, título:  Pirarucu com fita colante nas pontas.  À direita, na parte superior, céu por onde voa dois pássaros de penas de cor vermelha, na cauda, em amarelo e azul, uma à frente e outra vista de costas. Na parte inferior, céu em azul-claro com nuvens brancas e outras aves vermelhas sobrevoando. Abaixo, uma dezena de pessoas em pé, crianças, homens e mulheres, dois homens com um chapéu sobre a cabeça e uma senhora com vestido e chapéu verde e outra, de cabelos grisalhos e vestido lilás. Eles observam à frente, peixe grande de cor verde com parte inferior em vermelho.   Fim da imagem.

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O que você aprendeu

  1. Observe as imagens a seguir e indique quais delas correspondem a recursos renováveis e quais correspondem a recursos não renováveis.
Imagem: Fotografia. Vista local com três montes de cor marrom, com formato triangular. Ao fundo, um trator de ferros de cor amarela. Mais ao fundo, outras partes em ferro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Minério de ferro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de cima, pessoa agachada com camiseta de cor azul e listras na horizontal em branco, com chapéu marrom sobre a cabeça. Ela está sobre pés de alface sobre solo marrom-escuro, com dezenas de pés de alface ao redor. À direita, recipiente de cor amarela com alface dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alface. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Braço à esquerda, de pele clara, segurando um copo transparente. À direita, torneira prata curvada para baixo, por onde passa água para copo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Água potável. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rodovia cinza com cinco faixas na vertical, com muitos carros, vistos pela parte traseira. Na parte superior, ponte cinza com outros carros passando. À esquerda e à direita, local com vegetação seca, com árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trânsito congestionado no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. De que maneira o uso do automóvel pode prejudicar o ambiente?
  1. É possível diminuir os efeitos negativos do uso do automóvel? Dê uma sugestão.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e responda.

    As tomadas e os aparelhos elétricos oferecem risco de choque elétrico. O choque é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano e pode causar dor, queimaduras e até a morte.

    1. Por que a corrente elétrica pode passar pelo corpo humano?
    1. Faça uma pesquisa sobre como evitar os choques elétricos e compartilhe suas descobertas com a turma.

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  1. Observe a imagem e responda.
Imagem: Ilustração. À esquerda, mulher vista dos joelhos para cima, de pele clara, cabelos grisalhos, com vestido com mangas compridas em laranja, com as mãos nas cinturas. Ela está olhando para direita, onde há menino sentado de frente para mesa redonda com pano branco, com prato redondo com comida, talhares em cinza, copo à esquerda com suco de laranja. O menino está com as mãos sobre o rosto. A mulher diz olhando para ele:  Cuidado para não queimar a língua! A comida está muito quente, espere esfriar. Fim da imagem.
  1. Júlia e Cristina estão montando um painel de fotografias. Geralmente, elas utilizam alfinetes coloridos para fixar as fotografias no mural de cortiça, mas, dessa vez, Cristina sugeriu o uso de ímãs. Depois de tentar, as meninas perceberam que não estava funcionando.
    1. Explique o motivo de a ideia de Cristina não funcionar.
    1. Sugira uma opção de painel em que elas possam fixar as fotografias utilizando ímãs.
  1. Identifique os componentes do circuito abaixo e responda às questões no caderno.
    1. Qual é a função de cada elemento do circuito?
    1. Esse circuito elétrico está aberto ou fechado? Como você chegou a essa conclusão?
Imagem: Ilustração. Uma base na horizontal com o formato retangular em marrom, com uma pilha atrás, com fita preta isolante nas pontas, com fios finos vermelhos em cada ponta. À esquerda, ponta da pilha, ponto A. Mais à frente, fio B, outra parte com base com lâmpada em amarelo ponto C e à direita, uma base quadrada em amarelo claro, com botão, ponto D.  Fim da imagem.

Obsevação: As imagens da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. O termo consumismo significa fazer compras em excesso. Ele é usado para identificar o comportamento de pessoas que exageram no consumo, compram produtos muitas vezes por influência de propagandas ou por um impulso.
    1. Que dicas você daria para as pessoas evitarem o consumismo e praticarem um consumo mais consciente?
    1. Que argumentos você usaria para incentivar a prática do consumo responsável?