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UNIDADE 2 – A água
- LEGENDA: Uau, água fria, de Ana Maria Dias, 2012. Acrílico sobre tela, 40 centímetros × 60 centímetros. Galeria Jacques Ardies, São Paulo. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Vamos conversar?
- Onde há água na imagem?
- De que maneira a água está sendo utilizada pelas pessoas e por um dos cachorros?
- De onde vem e para onde vai a água desse ambiente?
- Qual é a importância da água para os seres vivos da imagem?
Fim do complemento.
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Investigar o assuto
Medindo a quantidade de chuvas
É possível medir a quantidade de chuva que cai em um local usando um instrumento chamado pluviômetro.
O que você vai fazer
Construir um pluviômetro e medir a quantidade de chuva que cai em sua região durante 15 dias.
Material
- 1 garrafa de plástico cortada ao meio
- régua
- fita adesiva
- gráfico de chuva
- pedrinhas ou bolinhas de gude
- água
- corante
Como você vai fazer
- O professor cortará a garrafa ao meio. A parte superior será o funil e deverá ser encaixada na parte inferior, conforme mostra a figura abaixo.
Preencha o fundo da garrafa com as pedrinhas ou bolinhas de gude. Depois, complete com água até cobri-las e pingue algumas gotas de corante na água.
- Cole um pedaço de fita adesiva para marcar a altura do nível da água. Fixe a régua no lado de fora da garrafa com a fita adesiva. O número zero da régua deve coincidir com o nível da água.
- Instale o pluviômetro em um local exposto à chuva, mas pouco movimentado, para que ninguém mexa nele.
- No dia seguinte à instalação, verifique quantos centímetros de água caíram. Construa um gráfico de chuva como mostrado abaixo e anote na coluna referente ao primeiro dia o que você observou. Depois da observação, jogue a água fora.
- Repita esse procedimento todos os dias, à mesma hora, durante 15 dias.
Dados fictícios.
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Para você responder
- Analise o gráfico que você construiu para anotar suas observações e identifique o dia mais chuvoso, o dia menos chuvoso e os dias em que não choveu.
- Como é mais fácil descobrir qual foi o dia mais chuvoso: examinando o quadro A ou o gráfico B? Por quê?
Quadro A:
1º de março de 2023 – 0,5 cm
2 de março de 2023 – 0 cm
3 de março de 2023 – 0,5 cm
4 de março de 2023 – 1 cm
5 de março de 2023 – 0,5 cm
6 de março de 2023 – 1,5 cm
7 de março de 2023 – 0 cm
8 de março de 2023 – 0 cm
9 de março de 2023 – 0,5 cm
10 de março de 2023 – 0,5 cm
Fim do quadro.
Dados fictícios.
- Quando chove, muitas poças de água se formam no chão. Com o tempo, as poças secam.
- O que você acha que acontece com essa água?
- Você acha que isso pode ter acontecido com a água do pluviômetro no experimento?
- Com auxílio de um adulto, pesquise na internet a temperatura máxima em sua cidade de cada um dos 15 dias da atividade de investigação. Depois, construa um gráfico para representar a variação da temperatura nesse período. Ao final, identifique qual foi a temperatura máxima atingida nos dias mais chuvosos.
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Capítulo 1 – A água no planeta
A água é essencial para o desenvolvimento de todos os seres vivos. Animais, plantas, fungos e microrganismos necessitam dela para viver. Sem esse recurso natural não há vida. Por isso a água é tão importante no equilíbrio de todos os ecossistemas.
Distribuição da água no planeta
A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra. Na natureza, é possível encontrá-la em três estados físicos: gasoso, sólido e líquido. Nos diferentes ambientes, a água muda continuamente de um estado para o outro, o que chamamos de ciclo da água ou ciclo hidrológico.
- LEGENDA: Iceberg, Noruega, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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A água pode ser doce ou salgada. A água que usamos para beber, tomar banho, escovar os dentes e regar as plantações é conhecida por água doce, pois apresenta baixa quantidade de sais dissolvidos nela. Já a água salgada é aquela que contém grande quantidade de sais minerais, como a água do mar, e é imprópria para beber.
A distribuição de água doce e salgada não é igual. Cerca de 96% da água no planeta está nos oceanos e é salgada. Apenas 4% de toda a água da Terra é doce.
- Observe o gráfico a seguir e responda.
- Em sua opinião, a quantidade de água disponível para o consumo humano é grande ou pequena? Justifique.
- Mesmo os 4% de água doce do planeta Terra não são completamente disponíveis para o consumo humano. Pesquise e descubra como é a distribuição da água doce na Terra, incluindo as porcentagens.
- Fonte: PRESS; F. et al. Para entender a Terra. São Paulo: Bookman, 2013. p. 476.
- Leia o texto e observe o gráfico.
Apesar de encontrarmos água por todo o planeta, ela não está distribuída de maneira igual pela superfície terrestre. Algumas regiões contêm mais água do que outras. Observe o gráfico abaixo.
- FONTE: Fonte dos dados: Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos 4. Disponível em: http://fdnc.io/eR9. Acesso em: 23 jul. 2021.
- Quais regiões possuem maior distribuição de água? Quais possuem menor distribuição?
- Cerca de 13% de toda a água doce disponível no mundo está no território brasileiro. Desse total, a maior parte está na Bacia Amazônica.
- Faça uma pesquisa e responda: o que é e onde fica a Bacia Amazônica?
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A importância da água
Todos os seres vivos são constituídos, em parte, por água. Cerca de 60% do corpo humano é formado por água.
Além de ser essencial para o nosso corpo, nós utilizamos a água na alimentação e em diversas atividades do dia a dia, como higiene pessoal e lazer.
Comprimento com os tentáculos: 50 cm.
LEGENDA: Águas-vivas, ou medusas, são animais que têm 95% de seu corpo formado por água. FIM DA LEGENDA.
Veja algumas atividades que requerem o uso de água.
Culinária
A água é fundamental para lavar e cozinhar alimentos.
Hidratação
Beber água é muito importante para se manter hidratado. A Organização Mundial da Saúde recomenda que se beba cerca de 2 litros de água por dia.
Lazer
A água é muito importante para o lazer, principalmente no verão. Basta ver como as praias ficam cheias nessa estação do ano.
LEGENDA: Praia de Porto da Barra, no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Geração de energia
No Brasil, a maior parte da energia é gerada a partir do movimento das águas.
LEGENDA: Usina hidrelétrica Foz do Chapecó, no município de Águas de Chapecó, Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.
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Higiene pessoal
Dependemos da água para a escovação dos dentes, o banho e outros cuidados com a higiene.
Transporte
Em algumas regiões, o transporte em rios (fluvial) é mais comum do que o transporte por meios terrestres, como carros, ônibus ou caminhões. Também é muito comum o transporte de cargas por via marítima, pelos mares e oceanos.
LEGENDA: Porto de Salvador, no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Obtenção de alimentos
A água é fundamental para a obtenção de alimentos. Ela é o hábitat de muitos seres vivos que consumimos em nossa alimentação e é usada na irrigação de plantações, por exemplo.
LEGENDA: Pescador no município de Tefé, Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Produção de hortaliças no município de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Em quais atividades do seu cotidiano você utiliza água?
- Explique por que a água da chuva é importante para a agricultura e para a alimentação humana.
- Quais seriam os impactos para a vida dos seres humanos se houvesse uma forte seca? Explique.
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A geração de energia hidrelétrica
As usinas hidrelétricas utilizam a energia do movimento da água para produzir energia elétrica.
Fonte
A energia elétrica pode ser obtida por meio do movimento da água de um rio, por exemplo.
Represamento
O acúmulo de água em barragens garante o suprimento de água para as tubulações com a força necessária para girar as turbinas.
No entanto...
O represamento gera impactos ambientais e sociais pela inundação de vastas áreas naturais ou ocupadas por pessoas. Além disso, depende das chuvas. Variações no clima podem comprometer a geração de energia.
Como funciona uma usina hidrelétrica
Fluxo descendente da água
A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia.
Turbina
Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra suas pás, que fazem girar o eixo do equipamento.
Gerador
O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador, e a energia do movimento é transformada em energia elétrica.
Distribuição
A energia elétrica é transmitida por fios condutores de eletricidade, que a distribuem para os consumidores.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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- Como acontece a transformação de energia em uma usina hidrelétrica?
- Qual é o nome do componente que realiza essa transformação de energia?
- De que maneira a energia elétrica é conduzida até as residências?
A construção de usinas hidrelétricas causa um grande impacto no ambiente. Para construir a represa, uma grande área é alagada, o que provoca grandes alterações no ecossistema. A destruição da vegetação natural, a morte de muitos seres vivos e o deslocamento da população nativa são alguns exemplos. Para reduzir esse impacto ambiental, as leis de resgate de fauna ajudam na preservação das espécies locais.
O resgate de fauna inclui afugentar ou capturar, coletar e transportar animais que possam ser atingidos por eventos que impactam o ambiente. Equipes afugentam alguns animais com maior mobilidade, como aves e alguns mamíferos. Já os animais que se entocam ou têm mobilidade reduzida são capturados, catalogados e levados para um local seguro.
Apesar dessas medidas, nem todos os animais são salvos e muitos morrem.
- LEGENDA: Tamanduá resgatado de área alagada sendo devolvido à natureza próximo à hidrelétrica Santo Antônio, Rondônia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Hora da leitura
Água: vida e energia, de Eloci Peres Rios. Editora Atual, 2019.
Fim do complemento.
Boxe complementar:
Hora de acessar
- De onde vem a energia elétrica. De onde vem? Disponível em: http://fdnc.io/eRd. Acesso em: 14 abr. 2021. A personagem Kika quer saber como funcionam as usinas hidrelétricas e como a energia chega a nossas casas.
Fim do complemento.
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Capítulo 2 – Propriedades da água
A água pura é incolor (não tem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (não tem sabor). Porém, a água pura não é encontrada na natureza. Ela está misturada a outras substâncias, embora não consigamos enxergar muitas delas. Quando adicionamos açúcar na água e mexemos, por exemplo, ele não fica visível, o que não significa que desapareceu. Ao provar a mistura, podemos sentir o sabor adocicado do açúcar.
Isso acontece porque a água dissolve o açúcar e muitas outras substâncias. Por isso, dizemos que a água é um solvente.
Nem todas as substâncias se dissolvem na água. As que se dissolvem são chamadas de solúveis; já aquelas que não se dissolvem são chamadas de insolúveis.
Açúcar: substância solúvel
LEGENDA: Quando misturamos uma colher de açúcar em um copo com água... FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ... não conseguimos enxergar o açúcar, mas isso não significa que ele desapareceu. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Se provarmos a mistura, sentiremos o sabor do açúcar. FIM DA LEGENDA.
Óleo: substância insolúvel
A água não dissolve o óleo. Portanto, o óleo é insolúvel em água.
LEGENDA: Ao misturar água e óleo, note que a água fica embaixo, e o óleo, em cima. Se você mexer essa mistura com uma colher, ao final da agitação, o óleo continuará sobre a água. FIM DA LEGENDA.
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- Nas frases a seguir, a palavra dissolveu não foi usada corretamente. Reescreva as frases, substituindo essa palavra por uma das palavras do quadro, que
tornam
as frases corretas.
espalhou
quebrou
misturou
- O copo caiu e se dissolveu em muitos cacos.
- Carolina dissolveu o xampu em seus cabelos.
- Maria dissolveu duas colheres de açúcar em meia xícara de farinha
- Leia o texto, observe as imagens e responda às questões a seguir.
A água da chuva dissolve substâncias que estão presentes no ar. Quanto mais poluído é o ar, mais poluentes a água carrega até o solo, podendo contaminá-lo.
Depois de uma chuva forte, é comum termos a impressão de que o ar está mais limpo. Isso acontece porque a água carrega as partículas que estão suspensas no ar.
- LEGENDA: Chuva forte no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- A água da chuva é pura? Explique.
- A água da chuva é apropriada para consumo? Explique.
- Podemos dizer que as chuvas reduzem a poluição do ar? Por quê?
- Em sua opinião, como podemos aproveitar a água das chuvas?
- LEGENDA: Sistema de captação de água da chuva, em que a água é filtrada e armazenada em um tanque. Município de São Paulo, São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
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Atividade prática
Experimento
Diferenças entre a água salgada e a água doce
Como vimos, a água apresenta sais dissolvidos devido à capacidade que ela tem de dissolver substâncias. Essa propriedade pode interferir em outras propriedades da água?
O que você vai fazer
Testar se a variação de salinidade da água pode interferir em alguma propriedade da água.
Material
- sal
- água
- 4 copos
- 3 ovos
- 1 colher de sopa
- etiquetas e caneta
Como você vai fazer
- Usem as etiquetas para numerar os copos de 1 a 4.
- Coloquem água nos copos 1, 2 e 3 até quase enchê-los.
- Coloquem água até a metade do copo 4.
- Adicionem 7 colheres de sopa de sal no copo 1 e 7 colheres no copo 2.
- Coloquem um ovo dentro do copo 1 e outro ovo no copo 3. Observem.
- Coloquem o terceiro ovo no
copo
4 e, aos poucos, despejem nele a água do
copo
2.
Observem
o que acontece.
Para você responder
- O que aconteceu com o ovo na água salgada? E na água doce?
- O que aconteceu com o ovo quando você adicionou água salgada ao copo que tinha água até a metade?
- De acordo com o que você observou, é possível dizer que a variação da salinidade interferiu nas propriedades da água?
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Capítulo 3 – O ciclo da água
Na natureza, a água passa de um estado físico para outro constantemente e está sempre mudando de lugar. Esse movimento é chamado de ciclo da água ou ciclo hidrológico.
- LEGENDA: 1. A água do solo e de oceanos, rios e lagos evapora, ou seja, passa do estado líquido para o estado gasoso, formando o vapor de água. Os seres vivos também perdem água na forma de vapor, por meio da transpiração , por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera. A evaporação aumenta com o calor do Sol.
- Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa, ou seja, passa do estado gasoso para o estado líquido, formando as pequenas gotas que compõem as nuvens. O vento desloca as nuvens de um lugar para o outro.
- Quando as nuvens estão carregadas de pequenas gotas, ocorre a precipitação, ou seja, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, ela pode passar ao estado sólido antes de atingir a superfície, originando a neve ou o granizo .
- Na superfície da Terra, a água chega aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada nos depósitos subterrâneos de água. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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- Copie as frases abaixo completando os espaços com os termos do quadro. Cada termo pode ser utilizado mais de uma vez.
chove
evapora
nuvens
vapor de água
- Quando as
estão bem carregadas,
- O Sol aquece a água, que
dos oceanos e rios formando o
- Na atmosfera, o vapor de água se condensa, formando as
- Agora, observe as imagens abaixo e indique a letra da imagem que corresponde a cada uma das frases que você copiou no caderno.
- Quando as
Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Indique em qual situação do ciclo da água ocorre:
- a condensação.
- a evaporação.
- a fusão.
- a solidificação.
- Observe a imagem e responda às questões em seu caderno.
- Quais mudanças de estado físico poderiam ocorrer na água que está no recipiente?
- O que seria preciso para que essas mudanças ocorressem?
- Explique a relação entre as chuvas e as mudanças de estado físico da água.
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Atividade prática
Experimento
As plantas retiram água do ambiente?
As plantas também são constituídas por água e precisam dela para viver. Como elas obtêm esse importante recurso?
O que você vai fazer
Testar se as plantas retiram água do ambiente por meio de suas raízes.
Material
- 2 recipientes de vidro iguais
- 1 folha de papel-cartão ou papelão
- régua
- 2 tiras de papel
- água
- planta com raiz (fornecida pelo professor)
- tesoura com pontas arredondadas
- fita adesiva
- caneta
Como você vai fazer
- Forme um grupo com três ou quatro colegas.
- Cortem o papel-cartão em dois quadrados pouco maiores que a boca dos recipientes de vidro.
- Em um dos quadrados, façam um corte em um de seus lados até o centro. No centro, façam um buraco com tamanho suficiente para segurar o caule da planta, conforme indica o quadrado 2 da figura A.
- Usem a régua para marcar 8 centímetros nas duas tiras de papel, fazendo pequenos traços. Numerem os centímetros de baixo para cima. Depois, colem essas tiras na parte externa dos recipientes usando fita adesiva, conforme indica a figura B.
- Coloquem água nos dois recipientes até a metade de sua capacidade, ou seja, até a marca de 4 centímetros.
LEGENDA: Quadrado 1. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Quadrado 2. FIM DA LEGENDA.
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- O professor vai fornecer uma planta para cada grupo. Coloquem a planta no recipiente de modo que apenas suas raízes fiquem dentro da água. Para isso, usem o corte lateral do quadrado 2 e posicionem o caule da planta no orifício, ao centro, conforme indica a figura C.
- Cubram o outro recipiente com o quadrado 1, conforme indica a figura D.
- Deixem os dois recipientes em um local iluminado, arejado e protegido da chuva. Acompanhem ao longo de quatro dias o nível da água em ambos.
Para você responder
- Reproduzam o quadro abaixo no
caderno
e registrem o nível da água de cada recipiente em cada dia de observação.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Dia 1
Dia 2
Dia 3
Dia 4
Recipiente com planta
Recipiente sem planta
- Calcule quanto o nível de água se alterou em cada recipiente ao final dos quatro dias de observação e anote esses valores no caderno.
- Em qual dos recipientes o nível da água se alterou mais?
- Qual é a função do papel-cartão nesse experimento?
- Elabore, com os colegas de seu grupo, uma explicação para o resultado que vocês observaram.
- Volte à pergunta feita no título desta atividade prática. O que você responderia? De que modo o experimento colaborou para você responder a essa pergunta?
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Atividade prática
Experimento
As plantas transpiram?
No experimento anterior, observamos que as plantas absorvem água do ambiente pelas raízes. E essa água, ou parte dela, volta para o ambiente? De que forma?
O que você vai fazer
Investigar se as plantas liberam água no ambiente por meio da transpiração.
Material
- 1 vaso com planta
- 1 saco plástico transparente
- 1 pedaço de barbante
- água
Como você vai fazer
- Formem grupos. Podem ser os mesmos grupos da atividade anterior.
- Separem o vaso com planta e molhem a terra com cuidado para não encharcá-la. Esperem até que a água seja toda absorvida pela terra.
- Recubram toda a planta com o saco plástico transparente, amarrando-o no caule, próximo à terra, usando o pedaço de barbante.
- Coloquem a planta em um local quente e iluminado. Observem a montagem por alguns dias.
Para você responder
- O que você observou na montagem ao longo dos dias?
- Em quais estados físicos se encontra a água dentro do saco plástico? Por quais mudanças de estado físico ela passou?
- O que aconteceu com a água que foi adicionada à
terra
no início do experimento?
- Volte à pergunta feita no título desta seção. De que modo o experimento possibilitou que você respondesse a essa pergunta?
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Album de Ciências
O ciclo da água e os rios voadores
As chuvas são um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação de gotas líquidas ou sólidas. Elas se formam na atmosfera, por exemplo, quando a água passa do estado gasoso para o estado líquido, e caem sobre a superfície do planeta Terra.
A chuva de uma região pode vir, muitas vezes, de localidades distantes. É o que costuma acontecer nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, como mostra a figura abaixo.
Esse fenômeno ficou conhecido como rios voadores. O nome se deve ao fato de que a umidade gerada pela transpiração da vegetação da Amazônia pode conter tanta água quanto o próprio Rio Amazonas.
O caminho dos rios voadores
- LEGENDA: 1. As águas do Oceano Atlântico sofrem intensa evaporação. Nessa região, o vento fica carregado de vapor.
- Essa umidade é levada pelo vento para o interior do continente. A condensação desses vapores resulta em chuva sobre a floresta. Pela transpiração, as árvores devolvem água para a atmosfera na forma de vapor de água.
- Essa umidade avança para oeste em direção à Cordilheira dos Andes, onde parte dela se precipitará novamente, formando as cabeceiras dos rios da Amazônia.
- Parte da umidade muda de direção e segue para o sul do Brasil e pode precipitar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: Expedição rios voadores. Fenômeno dos rios voadores. Disponível em: http://fdnc.io/4Rv. Acesso em: 12 fev. 2021.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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Ciclos da água: cobertura vegetal
A vegetação de uma região tem papel muito importante no ciclo da água, como a proteção do solo e a absorção de água da chuva. Observe a comparação a seguir.
LEGENDA: Solo com vegetação
O solo coberto por vegetação é um solo mais poroso, que permite a passagem de líquidos e gases. Isso acontece por causa da presença de canais subterrâneos criados pelas raízes. Assim, a água da chuva penetra facilmente as camadas internas do solo e parte dela pode ser absorvida pelas raízes das plantas. A água restante pode acumular-se nas camadas de solo localizadas logo acima de rochas impermeáveis, formando os chamados lençóis freáticos. Essa água origina as nascentes de rios. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo sem vegetação
Quando o solo está sem vegetação, ele fica compactado e sem porosidade. Com as chuvas, essa área pode sofrer erosão, processo em que a água não consegue penetrar no solo e escoa pela superfície, arrastando nutrientes e sedimentos da camada superficial do solo até áreas mais baixas. Esse escoamento superficial pode encher o fundo de mares, córregos e rios com sedimentos, prejudicando esses ecossistemas, processo denominado assoreamento. FIM DA LEGENDA.
Representações esquemáticas para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Qual é a importância da vegetação para o ciclo da água?
- O que pode acontecer quando a vegetação dos morros e das margens de rios é removida para dar lugar a construções?
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Ciclo da água: mananciais
Chamamos de mananciais as fontes de água, ou reservas hídricas, utilizadas no abastecimento público. Podem ser superficiais, como rios, lagos, riachos e represas, ou subterrâneos, como aquíferos e lençóis freáticos.
A proteção dos mananciais é muito importante para garantir a qualidade e a quantidade de água ideais para toda a população. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender as suas necessidades, como beber, cozinhar, realizar a higiene pessoal e do ambiente.
Quando um manancial é poluído, toda a população que depende de suas águas é prejudicada. Por isso, para preservar os mananciais, é preciso impedir o desmatamento, planejar a captação de água para os municípios, evitar grandes áreas de solo impermeabilizado, tratar o esgoto, limitar a construção nas margens dos rios, entre outras ações.
LEGENDA: Exemplos de ações humanas que causam impactos negativos nos mananciais. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- A imagem a seguir mostra um manancial poluído.
- LEGENDA: Moradias construídas irregularmente em área de manancial nas margens da represa Billings, no município de São Paulo, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Discuta com os colegas o que poderia ser feito para melhorar a qualidade da água desse importante recurso.
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Atividade prática Experimento
A cobertura do solo
As plantas retiram do solo a água e os nutrientes de que necessitam para viver, por isso não podem viver fora dele. O que acontece com o solo quando as plantas são removidas?
O que você vai fazer
Verificar o efeito das plantas na proteção do solo.
Material
- 2 caixas de leite longa vida
- tesoura de pontas arredondadas
- 4 kg de terra
- sementes de alpiste
- 1 bacia larga
- regador
Como você vai fazer
- Junte-se a dois ou três colegas.
- Recortem uma das faces de cada caixa de leite.
- Encham as duas caixas com terra.
- Em uma das caixas, semeiem o alpiste em toda a superfície.
- Aguardem alguns dias até que o alpiste cresça cerca de 3 centímetros. Mantenham a terra molhada nesse período.
- Quando o alpiste tiver crescido, dois integrantes do grupo devem segurar as duas caixas igualmente inclinadas sobre a bacia.
- Lentamente, o terceiro integrante
deve
regar igualmente as duas caixas com água.
Observem
o que acontece.
Para você responder
- Compare o solo das duas caixas após a rega.
- O que a rega representa? E a caixa com terra?
- O que ocorreu com cada solo após a rega?
- Leia as frases abaixo e, de acordo com o que foi observado no experimento, escreva no
caderno
aquela que mais bem representa a conclusão de seu grupo.
() A presença de plantas não interfere na erosão do solo.
() As plantas ajudam a fixar o solo, protegendo-o da erosão.
() As plantas favorecem a erosão do solo, pois suas raízes deixam o solo mais fofo.
- Há uma lei que proíbe a retirada de árvores das margens de rios e das encostas de morros muito inclinados. Como essa ação protege os ecossistemas?
- LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
- LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.
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Para ler e escrever melhor
O texto apresenta a relação de causa e consequência entre a falta de chuva e a diminuição da produção de energia elétrica
Geração de energia e chuvas
Os reservatórios das usinas hidrelétricas acumulam água durante o período de chuvas para que, mesmo em épocas de seca, esses reservatórios contenham uma quantidade de água suficiente para girar as turbinas.
Quando o período de seca persiste, a consequência imediata é a diminuição do nível dos reservatórios. Essa diminuição resulta na queda do abastecimento hídrico e também da produção de energia nas usinas hidrelétricas.
LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Marimbondo, no Rio Grande, município de Icém, São Paulo, no período de seca em 2011 (à esquerda) e no período de cheia, em 2016 (à direita). Houve períodos em que a região Sudeste sofreu importantes quedas nos índices de precipitação. A falta de chuvas resultou em uma crise de água com diversos impactos no abastecimento humano, na agricultura e na geração de energia hidrelétrica. FIM DA LEGENDA.
Como o fornecimento de energia elétrica não pode cessar no período de seca, o efeito da queda de produção nas usinas hidrelétricas requer o acionamento de usinas termoelétricas.
As usinas termoelétricas produzem eletricidade por meio da queima de combustíveis diversos, um processo que está relacionado à maior emissão de gases na atmosfera, além de ser mais caro do que aquele das hidrelétricas. Por isso, em períodos de seca, a tarifa de energia paga pelos consumidores pode ser maior, ou seja, a conta de luz pode ficar mais cara.
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- LEGENDA: Nas usinas termoelétricas, muitas vezes a energia é produzida por meio da queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural e derivados de petróleo. Usina Termoelétrica Presidente Médici Candiota III, no município de Candiota, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Analise
- Identifique as palavras usadas no texto que têm o mesmo sentido de consequência.
Organize
- Copie o esquema abaixo no caderno e complete a causa e mais duas consequências de acordo as informações apresentadas no texto.
Causa
Consequência
Diminuição do nível dos reservatórios das hidrelétricas.
Consequência
Consequência
Escreva
- Leia as informações do esquema a seguir e escreva um texto mostrando as consequências da produção de energia em usinas termoelétricas.
Causa
Produção de energia em usinas termoelétricas.
Consequência
Esgotamento de combustíveis fósseis.
Consequência
Poluição do ar.
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Capítulo 4 – Usos da água
Além de ser essencial para nossa vida, utilizamos a água em diversas atividades cotidianas. Algumas dessas atividades podem gastar muita água se não forem realizadas com atenção.
LEGENDA: Um banho de 20 minutos gasta 120 litros de água, enquanto um banho de 5 minutos gasta 30 litros de água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Limpe pratos e panelas antes de lavá-los. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A máquina de lavar roupas só deve ser usada quando estiver completamente cheia. Uma lavadora de 5 quilogramas consome 135 litros de água em cada lavagem. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ao lavar a louça com a torneira aberta continuamente, são gastos 240 litros de água. Ao ensaboar a louça de uma vez para então enxaguá-la, gasta-se cerca de 70 litros de água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta 18 litros de água. Ao fechar a torneira, o gasto cai para 2 litros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Devem ser usadas vassouras para limpar calçadas em vez de mangueira. Em 15 minutos, a economia é de 280 litros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lavar um carro com mangueira gasta cerca de 120 litros. Utilizando um balde o gasto é de 5 litros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cada descarga consome de 7 a 10 litros de água. Por isso, a privada não deve ser usada como lixeira e a válvula deve estar regulada. FIM DA LEGENDA.
Fonte: Elaborado com base em dados obtidos em: SABESP. Dicas de economia. Disponível em: http://fdnc.io/3xj. Acesso em: 10 fev. 2021.
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É importante ficar atento aos vazamentos. Quase 40% de toda a água tratada no Brasil é desperdiçada por conta de vazamentos nas tubulações antes mesmo de chegar às residências. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia, enquanto uma com água saindo em filete gasta até 750 litros diários.
Geralmente, a quantidade de água gasta é foco de preocupação apenas nos períodos de seca, mas devemos economizar água sempre. Em períodos de seca, os governos podem tomar medidas mais drásticas, como racionamento ou rodízio de água, e multas relacionadas ao aumento de consumo.
LEGENDA: O rodízio de água ocorre alternando os dias e as regiões de fornecimento de água. Por exemplo, se a região Norte de uma cidade receber água na segunda-feira, a região Sul não receberá. No dia seguinte, a região Sul recebe água, enquanto a Norte, não. FIM DA LEGENDA.
- Considerando como você
usa
a água no dia a dia, liste as atividades em que você pode economizar água.
- O que pode ser feito para evitar que 40% da água tratada seja perdida por vazamentos?
- Crie uma capa de revista e uma matéria sobre a importância de reduzir o consumo de água.
Você pode pesquisar e usar exemplos de pessoas descrevendo o que fizeram para reduzir o consumo. Use a criatividade!
- Com auxílio de um adulto, faça os seguintes registros:
- quantos banhos você toma em um dia e o tempo de duração de cada um;
- quantas vezes você aciona a descarga em um dia.
Ao final, utilize os dados da página abaixo para estimar o seu gasto de água com banho e descarga ao longo de um dia.
Depois, troque dicas com os colegas de como reduzir esse gasto de água.
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Poluição das águas
O descarte de resíduos nas águas pode causar problemas que afetam todos os seres vivos. Veja alguns exemplos.
Falta de tratamento do esgoto
Muitas vezes, o esgoto de casas e indústrias é lançado diretamente em rios, lagos e mares por falta de um sistema de coleta e tratamento. Esse tipo de poluição provoca a morte de seres vivos aquáticos e também pode causar inúmeras doenças no ser humano.
Uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura
Os produtos utilizados para tornar a terra mais produtiva (fertilizantes) e matar plantas e animais que podem prejudicar a plantação (agrotóxicos) podem ser transportados para rios e lagos por meio da chuva. Eles também podem penetrar no solo e alcançar as águas subterrâneas. O uso excessivo desses produtos prejudica o ambiente, os seres vivos e a saúde das pessoas.
LEGENDA: Aplicação de fungicida em plantação de aveia no município de Campo Mourão, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Descarte de resíduos pela população
O lixo despejado diretamente em rios, mares ou até mesmo nas ruas e praias causa a poluição das águas. O lixo que é jogado nas ruas é levado até os rios, por meio da chuva, e o que é deixado nas praias é levado pelas ondas.
Descarte de resíduos pelas embarcações
Os resíduos lançados por embarcações, como esgoto de barcos, equipamentos de pesca e isopor, são espalhados pelos oceanos.
Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
LEGENDA: Lixo contaminando a praia Costa Azul, no município de Salvador, Bahia, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Como o lixo jogado nas ruas pode prejudicar os ecossistemas marinhos?
- Como podemos evitar alguns dos problemas apresentados nestas páginas?
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Tratamento da água
Na maioria dos municípios, a água do manancial passa por uma estação de tratamento antes de chegar às casas. Na estação de tratamento, ocorre um longo processo de retirada das impurezas da água.
Conheça as etapas que ocorrem em uma estação de tratamento de água.
Fonte: SABESP. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 10 fev. 2021.
Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Mesmo assim, é importante filtrar ou ferver a água da torneira antes de consumi-la, porque os canos de distribuição, ou as caixas-d’água, podem conter impurezas e contaminá-la.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- A história da água, de Jacqui Bailey e Matthew Lilly, DCL, 2008.
Fim do complemento.
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Atividade prática Experimento
Separação de misturas
A água pode receber impurezas, sujeira e outras substâncias que precisam ser removidas para que ela possa ser utilizada. Você conhece algum exemplo e um método de separação de misturas que poderia ser usado?
O que você vai fazer
Verificar uma forma de separar misturas.
Material
- 1 frasco transparente
- água
- terra de jardim
- 1 pá de jardinagem
- luvas de borracha
Como você vai fazer
- Em pequenos grupos, coloquem água no frasco transparente.
- Usando as luvas, adicionem 2 colheres de terra de jardim ao frasco e mexam. Observem o que acontece. Façam desenhos esquemáticos ou tirem fotografias.
- Esperem 20 minutos e observem novamente a mistura. Façam novos registros, comparando-os com os que fizeram na etapa anterior.
Para você responder
- O que aconteceu ao misturar a terra de jardim com a água?
- Depois de 20 minutos, como ficou a mistura?
- Esse procedimento pode ser considerado um processo de separação de misturas? Justifique.
- Que etapa do tratamento da água se assemelha ao que aconteceu na atividade?
- Você conhece outro método que poderia ser utilizado para separar a mistura que vocês fizeram? Em que condições?
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O mundo que queremos
Mudanças climáticas afetam o ciclo da água
O planeta está passando por mudanças climáticas, que se caracterizam pelo aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra. Essa variação da temperatura, por exemplo, aumenta a evaporação e a quantidade de vapor de água na atmosfera, modificando a formação de nuvens, assim como a época de ocorrência e a quantidade de chuvas.
Veja alguns dos efeitos das alterações no ciclo da água causadas por mudanças climáticas.
LEGENDA: Secas: existem alguns locais onde o aumento da temperatura e a diminuição na precipitação de chuvas ocasionam secas.
Enchentes: em alguns locais, a elevação da temperatura pode aumentar a quantidade de chuvas fortes, o que pode causar enchentes e deslizamentos de terra.
Atividade agrícola: altas temperaturas e falta de chuvas têm causado perdas na produção de alimentos.
Uso da água: mudanças no padrão de chuvas podem afetar reservatórios, prejudicando o abastecimento de água, necessária em maior quantidade devido ao aumento da população.
Lençóis freáticos: a alteração no padrão de chuvas reduz a infiltração de água no solo e diminui o volume dos lençóis freáticos.
Rios: mudanças no volume dos rios afetam a disponibilidade e a qualidade da água, prejudicando a pesca e as atividades de lazer.
Hábitat: o aumento da temperatura da água pode causar a morte de algumas espécies aquáticas mais sensíveis à mudança de temperatura. Regiões de seca também têm alta mortalidade de seres vivos.
Geração de energia elétrica: a redução na quantidade de água de represas e rios diminui a velocidade da água que passa pelas turbinas, afetando a geração de energia elétrica. FIM DA LEGENDA.
- FONTE: Elaborado com base em: CALIFORNIA DEPARTMENT OF WATER RESOURCES. Managing an uncertain future: climate change adaptation strategies for California’s water. Sacramento: The Resources Agency, 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eRi. Acesso em: 14 abr. 2021.
Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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Compreenda a leitura
- Como o aumento da temperatura afeta o ciclo da água?
- De que forma alterações no ciclo da água afetam os hábitats?
Vamos fazer
A atividade agrícola impacta e é impactada pelo ciclo da água. Ou seja, a produção de alimentos sofre as consequências de alterações no ciclo da água, mas também, quando feita sem planejamento, pode afetar negativamente esse ciclo.
- LEGENDA: Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima-se que a cada 100 litros de água tratada produzidos no Brasil, 72 são destinados à agricultura e à pecuária. Plantação de soja no município de Buritama, São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Formem grupos de três a quatro integrantes. Pesquisem:
- como a atividade agrícola pode influenciar o ciclo da água;
- como a atividade agrícola é afetada por alterações no ciclo da água;
- como isso atinge o consumidor.
- Depois, cada grupo vai discutir as questões a seguir e propor soluções para elas.
- Como reduzir os impactos da agricultura pode afetar menos o ciclo da água?
- Como minimizar os efeitos da perda de produção agrícola sobre o consumidor?
- Escrevam todas as soluções que foram propostas na discussão. Depois, escolham apenas uma para cada questão.
- Ao final, juntem as soluções propostas por cada grupo e redijam um texto coletivamente. Esse texto poderá ser enviado à Secretaria de Meio Ambiente do estado onde vocês vivem.
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O que você aprendeu
- De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes
devem
ingerir em média 70 mililitros de água por quilograma, por dia.
- Por que é importante beber água diariamente?
- Com base nesse dado, quanta água uma criança de 35 kg deve ingerir por dia?
- Relacione cada letra indicada na imagem a seguir com um dos termos do quadro abaixo e responda às questões sobre o ciclo da água no caderno.
Condensação
Infiltração
Precipitação
Transpiração
Evaporação
Vapor
Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- De que forma as plantas participam do ciclo da água?
- O ciclo da água é importante para a agricultura? Explique.
- Quais as consequências da ausência de precipitações por um longo período?
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- Observe a imagem abaixo. Ela mostra crianças brincando na chuva. Duas delas aproveitam para tomar algumas gotas de chuva.
- Considerando o que você aprendeu sobre as propriedades da água, beber água da chuva é aconselhável? Justifique sua resposta.
- Identifique as frases que estão incorretas. Depois, reescreva-as corretamente no caderno.
- Rios, nascentes, lagos e represas podem ser considerados mananciais.
- Mananciais não são importantes para o ciclo da água.
- Poluição é um dos maiores problemas para a manutenção dos mananciais.
- A construção de casas sem rede de esgoto próximo a mananciais não causa danos ambientais.
- As ilustrações abaixo mostram uma família utilizando água em diversas atividades do dia a dia.
- As pessoas estão utilizando a água de maneira consciente? Indique quais atitudes poderiam tomar para reduzir o consumo de água.
- Karen acredita que não há necessidade de preservarmos os mananciais. Como você poderia explicar a ela a importância de proteger os recursos hídricos?