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UNIDADE 2 – A água

Imagem: Pintura. Vista geral de local aberto. Ao centro, rio com água de cor azul-claro. À esquerda e à direita, local com entorno de solo bege com densa vegetação de cor verde de tamanho médio e maior, com árvore com tronco fino com ramificações para o alto. Perto da borda do rio, pedras arredondadas de cor cinza. À esquerda, à frente, um menino visto de costas, negro com bermuda branca sobre tronco de árvore na horizontal. Perto dele, um cachorro de pelos de cor branca. No rio, um menino de pele morena, cabelos pretos, com o braço direito para cima. Uma mulher de pele clara, cabelos ruivos, com vestido de mangas curtas em lilás, com mãos segurando a ponta do vestido, com o pé direito no rio. Mais ao fundo, uma mulher morena de cabelos pretos com vestido de mangas curtas em azul-claro, de mão direita dada com menina morena, de cabelos pretos, com vestido de mangas curtas em amarelo, com o braço direita para cima. Em segundo plano, vegetação, casa de paredes brancas, com porta e janela amarelo, com telhado triangular marrom. No outro lado do rio, à direita, um menino visto de costas, de pele clara com cabelos castanhos. Na borda, um cachorro de pelos brancos, com vegetação densa, árvores e outras pedras e casas em segundo plano. Na parte superior, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Uau, água fria, de Ana Maria Dias, 2012. Acrílico sobre tela, 40 centímetros × 60 centímetros. Galeria Jacques Ardies, São Paulo. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos conversar?

  1. Onde há água na imagem?
  1. De que maneira a água está sendo utilizada pelas pessoas e por um dos cachorros?
  1. De onde vem e para onde vai a água desse ambiente?
  1. Qual é a importância da água para os seres vivos da imagem?

Fim do complemento.

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Investigar o assuto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Medindo a quantidade de chuvas

É possível medir a quantidade de chuva que cai em um local usando um instrumento chamado pluviômetro.

O que você vai fazer

Construir um pluviômetro e medir a quantidade de chuva que cai em sua região durante 15 dias.

Material

  1. O professor cortará a garrafa ao meio. A parte superior será o funil e deverá ser encaixada na parte inferior, conforme mostra a figura abaixo.

    Preencha o fundo da garrafa com as pedrinhas ou bolinhas de gude. Depois, complete com água até cobri-las e pingue algumas gotas de corante na água.

  1. Cole um pedaço de fita adesiva para marcar a altura do nível da água. Fixe a régua no lado de fora da garrafa com a fita adesiva. O número zero da régua deve coincidir com o nível da água.
  1. Instale o pluviômetro em um local exposto à chuva, mas pouco movimentado, para que ninguém mexa nele.
  1. No dia seguinte à instalação, verifique quantos centímetros de água caíram. Construa um gráfico de chuva como mostrado abaixo e anote na coluna referente ao primeiro dia o que você observou. Depois da observação, jogue a água fora.
  1. Repita esse procedimento todos os dias, à mesma hora, durante 15 dias.
Imagem: Ilustração. Uma parte de garrafa na vertical em transparente com líquido na parte inferior. Acima, parte superior de garrafa de ponta cabeça para dentro. À direita, fita adesiva na horizontal em vermelho colando uma régua na vertical transparente.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Gráfico de chuva.  Na vertical dados de 0, 5 até 6, com intervalos de 0,5 em 0,5 de centímetros de chuva. À direita, dados de dias:  1, 2, 3, 4, 5, 6.  3,5 centímetros de chuva:  1 dia. 3,5 centímetros de chuva:  2 dias. 3 centímetros de chuva:  3 dias. 2,5 centímetros de chuva:  4 dias. 2 centímetros de chuva:  4 dias. 3,5 centímetros de chuva:  5 dias. 0,5 centímetros de chuva:  6 dias.  Fim da imagem.

Dados fictícios.

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Para você responder

  1. Analise o gráfico que você construiu para anotar suas observações e identifique o dia mais chuvoso, o dia menos chuvoso e os dias em que não choveu.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como é mais fácil descobrir qual foi o dia mais chuvoso: examinando o quadro A ou o gráfico B? Por quê?

Quadro A:

de março de 2023 – 0,5 cm

2 de março de 2023 – 0 cm

3 de março de 2023 – 0,5 cm

4 de março de 2023 – 1 cm

5 de março de 2023 – 0,5 cm

6 de março de 2023 – 1,5 cm

7 de março de 2023 – 0 cm

8 de março de 2023 – 0 cm

9 de março de 2023 – 0,5 cm

10 de março de 2023 – 0,5 cm

Fim do quadro.

Imagem: Ilustração. Quantidade de chuva de 1° a 10 de março.  Na vertical dados de:  Quantidade de chuva (em centímetros) de 0 à 2, com intervalos de 0,5. Na horizontal, dados de Março/2023 de 1 à 10, com intervalos de 1 a 1.  1 – 0,5 3 – 0,5 4 – 1  5 – 0,5 6 – 1,5 9 – 0,5 10 – 0,5  Fim da imagem.

Dados fictícios.

  1. Quando chove, muitas poças de água se formam no chão. Com o tempo, as poças secam.
    1. O que você acha que acontece com essa água?
    1. Você acha que isso pode ter acontecido com a água do pluviômetro no experimento?

      Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com auxílio de um adulto, pesquise na internet a temperatura máxima em sua cidade de cada um dos 15 dias da atividade de investigação. Depois, construa um gráfico para representar a variação da temperatura nesse período. Ao final, identifique qual foi a temperatura máxima atingida nos dias mais chuvosos.

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Capítulo 1 – A água no planeta

A água é essencial para o desenvolvimento de todos os seres vivos. Animais, plantas, fungos e microrganismos necessitam dela para viver. Sem esse recurso natural não há vida. Por isso a água é tão importante no equilíbrio de todos os ecossistemas.

Distribuição da água no planeta

A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra. Na natureza, é possível encontrá-la em três estados físicos: gasoso, sólido e líquido. Nos diferentes ambientes, a água muda continuamente de um estado para o outro, o que chamamos de ciclo da água ou ciclo hidrológico.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, céu de cor azul-claro:   
Texto:  1. O vapor de água é a forma gasosa da água e é encontrado na atmosfera. 
Na parte inferior, um grande iceberg, pedra de gelo de cor branco, com partes finas na vertical transparente.  
Texto:  2. A água em estado sólido está presente nas regiões polares, nos icebergs e no topo de altas montanhas. 
Mais abaixo, oceano de água de cor azul. 
Texto:  3. A água dos rios, lagos e oceanos está na forma líquida. A maior parte da água na Terra se encontra no estado líquido. 
 Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Iceberg, Noruega, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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A água pode ser doce ou salgada. A água que usamos para beber, tomar banho, escovar os dentes e regar as plantações é conhecida por água doce, pois apresenta baixa quantidade de sais dissolvidos nela. Já a água salgada é aquela que contém grande quantidade de sais minerais, como a água do mar, e é imprópria para beber.

A distribuição de água doce e salgada não é igual. Cerca de 96% da água no planeta está nos oceanos e é salgada. Apenas 4% de toda a água da Terra é doce.

  1. Observe o gráfico a seguir e responda.
    1. Em sua opinião, a quantidade de água disponível para o consumo humano é grande ou pequena? Justifique.
    1. Mesmo os 4% de água doce do planeta Terra não são completamente disponíveis para o consumo humano. Pesquise e descubra como é a distribuição da água doce na Terra, incluindo as porcentagens.
Imagem: Ilustração. Gráfico em pizza. Título:  Distribuição da água na Terra. Fatia fina na vertical em azul-escuro:  água doce 4% Texto: Encontrada em: • Geleiras e gelo polar • Águas subterrâneas • Lagos e rios • Atmosfera • Biosfera Água salgada 96%  Fim da imagem.
  1. Fonte: PRESS; F. et al. Para entender a Terra. São Paulo: Bookman, 2013. p. 476.
  1. Leia o texto e observe o gráfico.

Apesar de encontrarmos água por todo o planeta, ela não está distribuída de maneira igual pela superfície terrestre. Algumas regiões contêm mais água do que outras. Observe o gráfico abaixo.

Imagem: Ilustração. Gráfico em pizza. Distribuição da água doce.  Pequena fatia em roxo, por volta de 2,5% :  Oceania. Maior fatia em azul, por volta de 5% :  África  Fatia três vezes maior, por volta de 20% :  América do Norte. Pequena fatia em cinza, por volta de 2,5% :  América Central.  Fatia grande em amarelo, por volta de 30%:  América do Sul. Fatia grande em lilás, por volta de 30% :  Ásia. Fatia média em verde, por volta de 10% :  Europa.  Fim da imagem.
  1. FONTE: Fonte dos dados: Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o desenvolvimento dos recursos hídricos 4. Disponível em: http://fdnc.io/eR9. Acesso em: 23 jul. 2021.
  1. Quais regiões possuem maior distribuição de água? Quais possuem menor distribuição?
  1. Cerca de 13% de toda a água doce disponível no mundo está no território brasileiro. Desse total, a maior parte está na Bacia Amazônica.
    • Faça uma pesquisa e responda: o que é e onde fica a Bacia Amazônica?

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A importância da água

Todos os seres vivos são constituídos, em parte, por água. Cerca de 60% do corpo humano é formado por água.

Além de ser essencial para o nosso corpo, nós utilizamos a água na alimentação e em diversas atividades do dia a dia, como higiene pessoal e lazer.

Imagem: Fotografia. Uma água viva na diagonal, para à direita, com a parte, com a parte superior arredondada, translúcida, com tentáculos na vertical, da mesma cor, com pequenas protuberâncias na parte superior dos tentáculos. Texto:  Comprimento com os tentáculos: 50 cm. Fim da imagem.

Comprimento com os tentáculos: 50 cm.

LEGENDA: Águas-vivas, ou medusas, são animais que têm 95% de seu corpo formado por água. FIM DA LEGENDA.

Veja algumas atividades que requerem o uso de água.

Culinária

A água é fundamental para lavar e cozinhar alimentos.

Imagem: Fotografia. Um homem negro de cabelos pretos, usando camisa longa de cor azul, de frente para uma pia, lavando cenoura, olhando para baixo e sorrindo. Ao lado dele, um menino negro, careca, de blusa de mangas compridas em azul e branco, com calça jeans em azul-claro. Ele está lavando cenouras debaixo de água corrente saindo de torneira prata em pia. Ao fundo, um fogão de cor preta com exaustor, com prateleiras brancas à direita, com potes e utensílios de cozinha.  Fim da imagem.

Hidratação

Beber água é muito importante para se manter hidratado. A Organização Mundial da Saúde recomenda que se beba cerca de 2 litros de água por dia.

Imagem: Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, de pele morena, com cabelos curtos encaracolados em castanho, com camiseta de cor cinza. Ela está de frente para bebedouro de cor cinza, com pequena saída na vertical por onde jorra água perto da boca da menina. À direita, ao fundo, torneira fina curvada para baixo.  Fim da imagem.

Lazer

A água é muito importante para o lazer, principalmente no verão. Basta ver como as praias ficam cheias nessa estação do ano.

Imagem: Fotografia. Praia de cor bege-claro, com guarda-sol em azul e branco, com cadeiras. À frente, pessoas sentadas e outras caminhando. Mais ao fundo, mar de água de cor azul com ondas. Algumas pessoas estão na borda da praia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Porto da Barra, no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Geração de energia

No Brasil, a maior parte da energia é gerada a partir do movimento das águas.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de rio longo de cor marrom, à esquerda em nível mais alto. Ao centro, estrutura de cimento de cor marrom com fendas ao centro, por onde saia água de cor branca. À direita, água em corrente para frente. Ao redor, local com vegetação verde e árvores com folhas verdes. Na parte superior, céu nublado de cor branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usina hidrelétrica Foz do Chapecó, no município de Águas de Chapecó, Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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Higiene pessoal

Dependemos da água para a escovação dos dentes, o banho e outros cuidados com a higiene.

Imagem: Fotografia. Um menino visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos pretos para frente, segurando mangueira cinza no alto da cabeça, com os olhos fechados e mão direita atrás da cabeça.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Duas crianças escovando os dentes ao lado de uma pia redonda branca com torneira de cor cinza para frente. À esquerda, menina de pele clara, cabelos escuros com franja, usando camiseta de cor cinza, com escova amarela na mão esquerda. Atrás dela, menino visto parcialmente, olhando para frente, com escova sobre a boca, segurada na mão esquerda. Sobre a pia, copo laranja e um copo azul mais ao fundo.  Fim da imagem.

Transporte

Em algumas regiões, o transporte em rios (fluvial) é mais comum do que o transporte por meios terrestres, como carros, ônibus ou caminhões. Também é muito comum o transporte de cargas por via marítima, pelos mares e oceanos.

Imagem: Fotografia. Vista do alto para baixo, em rio grande com água escura, um navio grande de carga de cor branca, com contêineres na horizontal, aglomerados coloridos. Ao fundo, outros navios com contêineres e hastes de ferros em preto e parte em marrom na horizontal. Em segundo plano, cidade com casas e morros com vegetação verde. Na parte superior, azul, com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Porto de Salvador, no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Obtenção de alimentos

A água é fundamental para a obtenção de alimentos. Ela é o hábitat de muitos seres vivos que consumimos em nossa alimentação e é usada na irrigação de plantações, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Em local com rio marrom, cercado de vegetação verde, com hastes na vertical e sobre a água, folhas flutuando. Ao centro, sobre o rio, canoa pequena de cor marrom, um homem de pele morena, com chapéu de cor bege, com blusa de mangas compridas em bege e cinza, segurando nas mãos, uma rede. Na ponta da canoa, com pano de cor azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador no município de Tefé, Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação de cor verde, em seções compridas. Entre as seções, estruturas de ferro, com base na horizontal e parte superior na vertical, com parte por onde sai grande quantidade d’água, espalhando gotículas d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Produção de hortaliças no município de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em quais atividades do seu cotidiano você utiliza água?
  1. Explique por que a água da chuva é importante para a agricultura e para a alimentação humana.
  1. Quais seriam os impactos para a vida dos seres humanos se houvesse uma forte seca? Explique.

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A geração de energia hidrelétrica

As usinas hidrelétricas utilizam a energia do movimento da água para produzir energia elétrica.

Fonte

A energia elétrica pode ser obtida por meio do movimento da água de um rio, por exemplo.

Represamento

O acúmulo de água em barragens garante o suprimento de água para as tubulações com a força necessária para girar as turbinas.

Imagem: Ilustração. Esquema. Na parte inferior, rua cinza na horizontal com vegetação verde nas bordas. Ao fundo, atrás da rua, postes com fios pretos na horizontal. Mais ao fundo, rio de água azul-claro, com uma estrutura ao centro cinza na horizontal, por onde desce água pelas fendas. À esquerda, local com vegetação verde com animais:  jacaré verde, boi em preto e branco, tigre e três pássaros. À direita, local com vegetação rasteira e cavalo de cor marrom. Ao lado da queda d’água, local com fios que se conecta à torre de energia com fios pretos. Na ponta da direita, rua e prédios vistos parcialmente de cidade em amarelo e lilás.  Texto:  Fonte A energia elétrica pode ser obtida por meio do movimento da água de um rio, por exemplo. Texto:  Represamento O acúmulo de água em barragens garante o suprimento de água para as tubulações com a força necessária para girar as turbinas. Texto:  No entanto... O represamento gera impactos ambientais e sociais pela inundação de vastas áreas naturais ou ocupadas por pessoas. Além disso, depende das chuvas. Variações no clima podem comprometer a geração de energia.  Fim da imagem.

No entanto...

O represamento gera impactos ambientais e sociais pela inundação de vastas áreas naturais ou ocupadas por pessoas. Além disso, depende das chuvas. Variações no clima podem comprometer a geração de energia.

Como funciona uma usina hidrelétrica

Fluxo descendente da água

A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia.

Turbina

Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra suas pás, que fazem girar o eixo do equipamento.

Gerador

O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador, e a energia do movimento é transformada em energia elétrica.

Distribuição

A energia elétrica é transmitida por fios condutores de eletricidade, que a distribuem para os consumidores.

Imagem: Ilustração. Esquema. Como funciona uma usina hidrelétrica. Da esquerda para à direita:   Uma represa:  local com água de cor azul. Texto:  Fluxo descendente da água A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia. Estrutura em cinza-claro, por onde passa em parte fina na horizontal; com flecha vermelha para à direita, para engrenagem na vertical em laranja:  Gerador e na parte inferior:  Turbina. Texto:  Turbina Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra suas pás, que fazem girar o eixo do equipamento. Texto: Gerador O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador, e a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Cabos pretos na horizontal com ponta em amarelo sobre base cinza-claro. À direita, outros cabos finos na horizontal indo para cidade com prédios de cor cinza.  Texto:  Distribuição A energia elétrica é transmitida por fios condutores de eletricidade, que a distribuem para os consumidores.  Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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  1. Como acontece a transformação de energia em uma usina hidrelétrica?
  1. Qual é o nome do componente que realiza essa transformação de energia?
  1. De que maneira a energia elétrica é conduzida até as residências?

A construção de usinas hidrelétricas causa um grande impacto no ambiente. Para construir a represa, uma grande área é alagada, o que provoca grandes alterações no ecossistema. A destruição da vegetação natural, a morte de muitos seres vivos e o deslocamento da população nativa são alguns exemplos. Para reduzir esse impacto ambiental, as leis de resgate de fauna ajudam na preservação das espécies locais.

O resgate de fauna inclui afugentar ou capturar, coletar e transportar animais que possam ser atingidos por eventos que impactam o ambiente. Equipes afugentam alguns animais com maior mobilidade, como aves e alguns mamíferos. Já os animais que se entocam ou têm mobilidade reduzida são capturados, catalogados e levados para um local seguro.

Apesar dessas medidas, nem todos os animais são salvos e muitos morrem.

Imagem: Fotografia. Um tamanduá dentro de objeto de cor azul com parte inferior em cinza, com parte esquerda, com pelos de cor branca com partes em cinza e com focinho fino com formato de tubo sobre local de cor marrom com vegetação de cor verde.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Tamanduá resgatado de área alagada sendo devolvido à natureza próximo à hidrelétrica Santo Antônio, Rondônia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

Água: vida e energia, de Eloci Peres Rios. Editora Atual, 2019.

Fim do complemento.

Boxe complementar:

Hora de acessar

  • De onde vem a energia elétrica. De onde vem? Disponível em: http://fdnc.io/eRd. Acesso em: 14 abr. 2021. A personagem Kika quer saber como funcionam as usinas hidrelétricas e como a energia chega a nossas casas.

Fim do complemento.

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Capítulo 2 – Propriedades da água

A água pura é incolor (não tem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (não tem sabor). Porém, a água pura não é encontrada na natureza. Ela está misturada a outras substâncias, embora não consigamos enxergar muitas delas. Quando adicionamos açúcar na água e mexemos, por exemplo, ele não fica visível, o que não significa que desapareceu. Ao provar a mistura, podemos sentir o sabor adocicado do açúcar.

Isso acontece porque a água dissolve o açúcar e muitas outras substâncias. Por isso, dizemos que a água é um solvente.

Nem todas as substâncias se dissolvem na água. As que se dissolvem são chamadas de solúveis; já aquelas que não se dissolvem são chamadas de insolúveis.

Açúcar: substância solúvel

Imagem: Ilustração. Esquema. Açúcar:  substância solúvel.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quando misturamos uma colher de açúcar em um copo com água... FIM DA LEGENDA.

Imagem: Um copo transparente com água dentro de cor azul-claro com uma colher cinza sobre o corpo com grãos brancos de açúcar.  Colher sobre água misturando água com açúcar.  Fim da imagem.

LEGENDA: ... não conseguimos enxergar o açúcar, mas isso não significa que ele desapareceu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Um menino virado para à esquerda, moreno com cabelos encaracolados castanhos, com os olhos fechados, segura um copo com água de frente para boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Se provarmos a mistura, sentiremos o sabor do açúcar. FIM DA LEGENDA.

Óleo: substância insolúvel

A água não dissolve o óleo. Portanto, o óleo é insolúvel em água.

Imagem: Fotografia. Um utensílio redondo transparente, com água na parte inferior e na parte superior, óleo de cor amarelo. Ambos não se misturam.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ao misturar água e óleo, note que a água fica embaixo, e o óleo, em cima. Se você mexer essa mistura com uma colher, ao final da agitação, o óleo continuará sobre a água. FIM DA LEGENDA.

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  1. Nas frases a seguir, a palavra dissolveu não foi usada corretamente. Reescreva as frases, substituindo essa palavra por uma das palavras do quadro, que tornam as frases corretas.

    espalhou

    quebrou

    misturou

    1. O copo caiu e se dissolveu em muitos cacos.
    1. Carolina dissolveu o xampu em seus cabelos.
    1. Maria dissolveu duas colheres de açúcar em meia xícara de farinha
  1. Leia o texto, observe as imagens e responda às questões a seguir.

A água da chuva dissolve substâncias que estão presentes no ar. Quanto mais poluído é o ar, mais poluentes a água carrega até o solo, podendo contaminá-lo.

Depois de uma chuva forte, é comum termos a impressão de que o ar está mais limpo. Isso acontece porque a água carrega as partículas que estão suspensas no ar.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com céu de cor cinza, nublado. Na parte inferior, cidade com ruas, automóveis e ponte grande com duas hastes na vertical, estaiada.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Chuva forte no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2021. FIM DA LEGENDA.
  1. A água da chuva é pura? Explique.
  1. A água da chuva é apropriada para consumo? Explique.
  1. Podemos dizer que as chuvas reduzem a poluição do ar? Por quê?
  1. Em sua opinião, como podemos aproveitar a água das chuvas?
Imagem: Fotografia. Vista parcial de uma casa de paredes de cor azul e à esquerda, cano branco na vertical perto de janela, com um tanque redondo branco. À direita, planta com galho marrom e folhas verdes.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Sistema de captação de água da chuva, em que a água é filtrada e armazenada em um tanque. Município de São Paulo, São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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Atividade prática

Experimento

Diferenças entre a água salgada e a água doce

Como vimos, a água apresenta sais dissolvidos devido à capacidade que ela tem de dissolver substâncias. Essa propriedade pode interferir em outras propriedades da água?

O que você vai fazer

Testar se a variação de salinidade da água pode interferir em alguma propriedade da água.

Material

  1. Usem as etiquetas para numerar os copos de 1 a 4.
  1. Coloquem água nos copos 1, 2 e 3 até quase enchê-los.
  1. Coloquem água até a metade do copo 4.
  1. Adicionem 7 colheres de sopa de sal no copo 1 e 7 colheres no copo 2.
  1. Coloquem um ovo dentro do copo 1 e outro ovo no copo 3. Observem.
  1. Coloquem o terceiro ovo no copo 4 e, aos poucos, despejem nele a água do copo 2. Observem o que acontece.

    Para você responder

  1. O que aconteceu com o ovo na água salgada? E na água doce?
  1. O que aconteceu com o ovo quando você adicionou água salgada ao copo que tinha água até a metade?
  1. De acordo com o que você observou, é possível dizer que a variação da salinidade interferiu nas propriedades da água?
Imagem: Ilustração. Duas crianças de frente para uma mesa de cor amarela. Eles estão usando camiseta azul-claro, com detalhes em azul-escuro. À esquerda, menina de pele clara, cabelos pretos com franja e à direita, um menino negro, com cabelos pretos. A menina segura um ovo branco na mão esquerda sobre copo transparente com água de cor azul-claro. À direita, o menino segura ovo na mão sobre um copo. No total há quatro copos.  Fim da imagem.

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Capítulo 3 – O ciclo da água

Na natureza, a água passa de um estado físico para outro constantemente e está sempre mudando de lugar. Esse movimento é chamado de ciclo da água ou ciclo hidrológico.

Imagem: Ilustração. Esquema. Ciclo da água. Vista geral de local com céu de cor azul-claro. Mais abaixo, nuvens de cor cinza, com flechas para à direita, e chuva caindo sobre local com vegetação verde e mar. Setas amarela saindo do oceano para cima.  Texto: 1 - A água do solo e de oceanos, rios e lagos evapora, ou seja, passa do estado líquido para o estado gasoso, formando o vapor de água. Os seres vivos também perdem água na forma de vapor, por meio da transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera. A evaporação aumenta com o calor do Sol.  2 - Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa, ou seja, passa do estado gasoso para o estado líquido, formando as pequenas gotas que compõem as nuvens. O vento desloca as nuvens de um lugar para o outro. 3 - Quando as nuvens estão carregadas de pequenas gotas, ocorre a precipitação, ou seja, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, ela pode passar ao estado sólido antes de atingir a superfície, originando a neve ou o granizo.  Em local com grama verde, à esquerda, perto do mar, cidade composta por casas, prédios altos e à frente, à direita, campo com grama, criação de animais de pelos brancos, com setas amarelas para cima, fazenda e ao fundo plantações. Ao centro, rio de água de cor azul-claro:  água infiltrada no solo, com duas setas azuis para dentro.  Mais ao fundo, pedras com água.  Texto:  Na superfície da Terra, a água chega aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada nos depósitos subterrâneos de água.   Fim da imagem.
  1. LEGENDA: 1. A água do solo e de oceanos, rios e lagos evapora, ou seja, passa do estado líquido para o estado gasoso, formando o vapor de água. Os seres vivos também perdem água na forma de vapor, por meio da transpiração , por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera. A evaporação aumenta com o calor do Sol.
  1. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa, ou seja, passa do estado gasoso para o estado líquido, formando as pequenas gotas que compõem as nuvens. O vento desloca as nuvens de um lugar para o outro.
  1. Quando as nuvens estão carregadas de pequenas gotas, ocorre a precipitação, ou seja, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, ela pode passar ao estado sólido antes de atingir a superfície, originando a neve ou o granizo .
  1. Na superfície da Terra, a água chega aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada nos depósitos subterrâneos de água. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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  1. Copie as frases abaixo completando os espaços com os termos do quadro. Cada termo pode ser utilizado mais de uma vez.

    chove

    evapora

    nuvens

    vapor de água

    1. Quando as

      estão bem carregadas,

    1. O Sol aquece a água, que

      dos oceanos e rios formando o

    1. Na atmosfera, o vapor de água se condensa, formando as
      • Agora, observe as imagens abaixo e indique a letra da imagem que corresponde a cada uma das frases que você copiou no caderno.
Imagem: Ilustração A. Vista geral de local com rio ao centro de cor azul-claro, com uma ponte sobre o rio de cor marrom. Nas bordas, local com grama de cor verde, com árvore vista parcialmente à esquerda, com céu azul, sol amarelo e nuvens brancas.  Ilustração B. O mesmo local descrito anteriormente, com nuvens sobre o sol, com menos luz no local.  Ilustração C. O mesmo local descrito anteriormente com céu nublado com gotas de chuvas caindo em um rio.   Fim da imagem.

Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Indique em qual situação do ciclo da água ocorre:
    1. a condensação.
    1. a evaporação.
    1. a fusão.
    1. a solidificação.
  1. Observe a imagem e responda às questões em seu caderno.
Imagem: Fotografia. Um copo redondo transparente com água dentro perto do topo. Fim da imagem.
  1. Quais mudanças de estado físico poderiam ocorrer na água que está no recipiente?
  1. O que seria preciso para que essas mudanças ocorressem?
  1. Explique a relação entre as chuvas e as mudanças de estado físico da água.

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Atividade prática

Experimento

As plantas retiram água do ambiente?

As plantas também são constituídas por água e precisam dela para viver. Como elas obtêm esse importante recurso?

O que você vai fazer

Testar se as plantas retiram água do ambiente por meio de suas raízes.

Material

  1. Forme um grupo com três ou quatro colegas.
  1. Cortem o papel-cartão em dois quadrados pouco maiores que a boca dos recipientes de vidro.
  1. Em um dos quadrados, façam um corte em um de seus lados até o centro. No centro, façam um buraco com tamanho suficiente para segurar o caule da planta, conforme indica o quadrado 2 da figura A.
  1. Usem a régua para marcar 8 centímetros nas duas tiras de papel, fazendo pequenos traços. Numerem os centímetros de baixo para cima. Depois, colem essas tiras na parte externa dos recipientes usando fita adesiva, conforme indica a figura B.
  1. Coloquem água nos dois recipientes até a metade de sua capacidade, ou seja, até a marca de 4 centímetros.
Imagem: Ilustração A. Um papel cartão de bege, com contorno em marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quadrado 1. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. O papel cartão descrito anteriormente, com um rasgo na horizontal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Quadrado 2. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração B. Dois recipientes redondos, transparentes com numeração de centímetros de 1 à 8. Dentro do recipiente à esquerda, até 4 centímetros. No recipiente da direita, o mesmo tanto de água dentro.  Fim da imagem.

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  1. O professor vai fornecer uma planta para cada grupo. Coloquem a planta no recipiente de modo que apenas suas raízes fiquem dentro da água. Para isso, usem o corte lateral do quadrado 2 e posicionem o caule da planta no orifício, ao centro, conforme indica a figura C.
  1. Cubram o outro recipiente com o quadrado 1, conforme indica a figura D.
Imagem: Ilustração C. No recipiente descrito anteriormente com água, papel quadrado marrom com corte na horizontal em cima, com uma planta ao centro de caules finos e folhas pequenas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração D. Recipiente descrito anteriormente com água dentro, com um pedaço quadrado de papel marrom, inteiro.  Fim da imagem.
  1. Deixem os dois recipientes em um local iluminado, arejado e protegido da chuva. Acompanhem ao longo de quatro dias o nível da água em ambos.

    Para você responder

  1. Reproduzam o quadro abaixo no caderno e registrem o nível da água de cada recipiente em cada dia de observação.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Dia 1

    Dia 2

    Dia 3

    Dia 4

    Recipiente com planta

    Recipiente sem planta

  1. Calcule quanto o nível de água se alterou em cada recipiente ao final dos quatro dias de observação e anote esses valores no caderno.
    • Em qual dos recipientes o nível da água se alterou mais?
    1. Qual é a função do papel-cartão nesse experimento?
    1. Elabore, com os colegas de seu grupo, uma explicação para o resultado que vocês observaram.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Volte à pergunta feita no título desta atividade prática. O que você responderia? De que modo o experimento colaborou para você responder a essa pergunta?

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Atividade prática

Experimento

As plantas transpiram?

No experimento anterior, observamos que as plantas absorvem água do ambiente pelas raízes. E essa água, ou parte dela, volta para o ambiente? De que forma?

O que você vai fazer

Investigar se as plantas liberam água no ambiente por meio da transpiração.

Material

  1. Formem grupos. Podem ser os mesmos grupos da atividade anterior.
  1. Separem o vaso com planta e molhem a terra com cuidado para não encharcá-la. Esperem até que a água seja toda absorvida pela terra.
  1. Recubram toda a planta com o saco plástico transparente, amarrando-o no caule, próximo à terra, usando o pedaço de barbante.
  1. Coloquem a planta em um local quente e iluminado. Observem a montagem por alguns dias.
Imagem: Ilustração. Duas crianças de frente para uma mesa de cor bege. Elas estão vestidas com camiseta de cor azul-claro com detalhes em azul-escuro. À esquerda, menina de pele clara, cabelos pretos com franja e à direita, menino moreno de cabelos escuros. A menina coloca um barbante sobre o caule de uma planta em vaso de cor roxa, com folhas verdes. O menino tem a mão esquerda sobre o caule da planta. Na ponta da esquerda, uma jarra de cor azul-claro com líquido e um barbante sobre rolo de cor verde-claro.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. O que você observou na montagem ao longo dos dias?
  1. Em quais estados físicos se encontra a água dentro do saco plástico? Por quais mudanças de estado físico ela passou?
  1. O que aconteceu com a água que foi adicionada à terra no início do experimento?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Volte à pergunta feita no título desta seção. De que modo o experimento possibilitou que você respondesse a essa pergunta?

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Album de Ciências

O ciclo da água e os rios voadores

As chuvas são um fenômeno meteorológico que resulta da precipitação de gotas líquidas ou sólidas. Elas se formam na atmosfera, por exemplo, quando a água passa do estado gasoso para o estado líquido, e caem sobre a superfície do planeta Terra.

A chuva de uma região pode vir, muitas vezes, de localidades distantes. É o que costuma acontecer nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, como mostra a figura abaixo.

Esse fenômeno ficou conhecido como rios voadores. O nome se deve ao fato de que a umidade gerada pela transpiração da vegetação da Amazônia pode conter tanta água quanto o próprio Rio Amazonas.

O caminho dos rios voadores

Imagem: Ilustração. Esquema. O caminho dos rios voadores. À esquerda, continente da América central e da América do sul. À direita, sol visto parcialmente em amarelo com três setas para baixo e outras setas para cima. Texto:  1. As águas do Oceano Atlântico sofrem intensa evaporação. Nessa região, o vento fica carregado de vapor. Ao norte do Brasil, nuvens brancas com seta azul para à esquerda com setas na vertical em azul-claro. Texto:  2. Essa umidade é levada pelo vento para o interior do continente. A condensação desses vapores resulta em chuva sobre a floresta. Pela transpiração, as árvores devolvem água para a atmosfera na forma de vapor de água. De nuvens brancas do norte, à oeste, três flechas azuis para o leste, para o centro e sudeste do Brasil. Texto:  3. Essa umidade avança para oeste em direção à Cordilheira dos Andes, onde parte dela se precipitará novamente, formando as cabeceiras dos rios da Amazônia. Seta azul com nuvem da zona oeste, para o sul:  Texto:  4. Parte da umidade muda de direção e segue para o sul do Brasil e pode precipitar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: 1. As águas do Oceano Atlântico sofrem intensa evaporação. Nessa região, o vento fica carregado de vapor.
  1. Essa umidade é levada pelo vento para o interior do continente. A condensação desses vapores resulta em chuva sobre a floresta. Pela transpiração, as árvores devolvem água para a atmosfera na forma de vapor de água.
  1. Essa umidade avança para oeste em direção à Cordilheira dos Andes, onde parte dela se precipitará novamente, formando as cabeceiras dos rios da Amazônia.
  1. Parte da umidade muda de direção e segue para o sul do Brasil e pode precipitar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: Expedição rios voadores. Fenômeno dos rios voadores. Disponível em: http://fdnc.io/4Rv. Acesso em: 12 fev. 2021.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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Ciclos da água: cobertura vegetal

A vegetação de uma região tem papel muito importante no ciclo da água, como a proteção do solo e a absorção de água da chuva. Observe a comparação a seguir.

Imagem: Ilustração. Solo de cor marrom, ao centro parte mais funda com menos solo e rio de água de cor azul-claro com peixes e plantas dentro. À esquerda e à direita, vegetação verde com árvores com folhas verdes e raízes ramificadas dentro de solo marrom. Em segundo plano, morros grandes cinzas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Solo com vegetação

O solo coberto por vegetação é um solo mais poroso, que permite a passagem de líquidos e gases. Isso acontece por causa da presença de canais subterrâneos criados pelas raízes. Assim, a água da chuva penetra facilmente as camadas internas do solo e parte dela pode ser absorvida pelas raízes das plantas. A água restante pode acumular-se nas camadas de solo localizadas logo acima de rochas impermeáveis, formando os chamados lençóis freáticos. Essa água origina as nascentes de rios. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Solo de cor bege, arenoso, com pedras caindo na ponta esquerda e à direita: erosão. No solo, árvores secas com tronco e galhos ramificados. Ao centro, rio de água de cor azul-claro com solo pedregoso:  assoreamento. Na parte superior, céu azul com nuvens brancas, por onde cai chuva.  Fim da imagem.

LEGENDA: Solo sem vegetação

Quando o solo está sem vegetação, ele fica compactado e sem porosidade. Com as chuvas, essa área pode sofrer erosão, processo em que a água não consegue penetrar no solo e escoa pela superfície, arrastando nutrientes e sedimentos da camada superficial do solo até áreas mais baixas. Esse escoamento superficial pode encher o fundo de mares, córregos e rios com sedimentos, prejudicando esses ecossistemas, processo denominado assoreamento. FIM DA LEGENDA.

Representações esquemáticas para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Qual é a importância da vegetação para o ciclo da água?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que pode acontecer quando a vegetação dos morros e das margens de rios é removida para dar lugar a construções?

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Ciclo da água: mananciais

Chamamos de mananciais as fontes de água, ou reservas hídricas, utilizadas no abastecimento público. Podem ser superficiais, como rios, lagos, riachos e represas, ou subterrâneos, como aquíferos e lençóis freáticos.

A proteção dos mananciais é muito importante para garantir a qualidade e a quantidade de água ideais para toda a população. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa de 110 litros de água por dia para atender as suas necessidades, como beber, cozinhar, realizar a higiene pessoal e do ambiente.

Quando um manancial é poluído, toda a população que depende de suas águas é prejudicada. Por isso, para preservar os mananciais, é preciso impedir o desmatamento, planejar a captação de água para os municípios, evitar grandes áreas de solo impermeabilizado, tratar o esgoto, limitar a construção nas margens dos rios, entre outras ações.

Imagem: Ilustração. Título:  Manancial não protegido. Na parte superior, céu de cor azul-claro com nuvens brancas. Na parte inferior, à esquerda e à direita, solo com grama de cor verde-claro. Ao fundo, árvores secas sem folhas, galhos ramificados:  Desmatamento. Ao centro água azul-claro parte fina na vertical, à esquerda, local com grama verde:  Captação excessiva de água. Mais à frente, prédios de cidade de cor cinza, aglomerados. À direita, casas de paredes em amarelo, azul e rosa, com telhado marrom:  Ocupação irregular das margens dos rios. Na ponta, parte em marrom que parte de cidade com prédios à esquerda e à direita das casas:  Esgoto não tratado lançado no rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Exemplos de ações humanas que causam impactos negativos nos mananciais. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A imagem a seguir mostra um manancial poluído.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com rio de água escura, com bordas com vegetação, à esquerda, árvores com folhas verdes e à direita, ao fundo, inúmeras casas de paredes de bloco de cor laranja, amontoadas. Elas estão inacabadas, com formas diversas, sobrepostas entre si. Na parte superior, céu azul-claro.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Moradias construídas irregularmente em área de manancial nas margens da represa Billings, no município de São Paulo, São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Atividade prática Experimento

A cobertura do solo

As plantas retiram do solo a água e os nutrientes de que necessitam para viver, por isso não podem viver fora dele. O que acontece com o solo quando as plantas são removidas?

O que você vai fazer

Verificar o efeito das plantas na proteção do solo.

Material

  1. Junte-se a dois ou três colegas.
  1. Recortem uma das faces de cada caixa de leite.
  1. Encham as duas caixas com terra.
  1. Em uma das caixas, semeiem o alpiste em toda a superfície.
  1. Aguardem alguns dias até que o alpiste cresça cerca de 3 centímetros. Mantenham a terra molhada nesse período.
  1. Quando o alpiste tiver crescido, dois integrantes do grupo devem segurar as duas caixas igualmente inclinadas sobre a bacia.
  1. Lentamente, o terceiro integrante deve regar igualmente as duas caixas com água. Observem o que acontece.

    Para você responder

  1. Compare o solo das duas caixas após a rega.
    1. O que a rega representa? E a caixa com terra?
    1. O que ocorreu com cada solo após a rega?
  1. Leia as frases abaixo e, de acordo com o que foi observado no experimento, escreva no caderno aquela que mais bem representa a conclusão de seu grupo.

    () A presença de plantas não interfere na erosão do solo.

    () As plantas ajudam a fixar o solo, protegendo-o da erosão.

    () As plantas favorecem a erosão do solo, pois suas raízes deixam o solo mais fofo.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Há uma lei que proíbe a retirada de árvores das margens de rios e das encostas de morros muito inclinados. Como essa ação protege os ecossistemas?
Imagem: Ilustração. Uma caixa de leite de cor azul-claro, com parte em amarelo e título em branco:  LEITE, com a tesoura vermelha sobre ela, cortando na vertical.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
Imagem: Ilustração. Uma mão de uma pessoa de pele clara, colocando alpiste sobre parte de caixa azul, com solo de cor marrom.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.

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Para ler e escrever melhor

O texto apresenta a relação de causa e consequência entre a falta de chuva e a diminuição da produção de energia elétrica

Geração de energia e chuvas

Os reservatórios das usinas hidrelétricas acumulam água durante o período de chuvas para que, mesmo em épocas de seca, esses reservatórios contenham uma quantidade de água suficiente para girar as turbinas.

Quando o período de seca persiste, a consequência imediata é a diminuição do nível dos reservatórios. Essa diminuição resulta na queda do abastecimento hídrico e também da produção de energia nas usinas hidrelétricas.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com estrutura similar a um muro na horizontal de cor marrom com fendas na vertical, com solo abaixo em marrom, com vegetação rasteira em verde. Ao centro, rio de água escura e à frente, árvore com folhas verdes.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista geral em local com água escura, com vegetação esquerda de folhas verdes. Ao fundo, estrutura na horizontal, similar a um muro grande com fendas por onde passa grande quantidade de água corrente em branco. Na parte superior, céu em azul-claro, com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usina Hidrelétrica de Marimbondo, no Rio Grande, município de Icém, São Paulo, no período de seca em 2011 (à esquerda) e no período de cheia, em 2016 (à direita). Houve períodos em que a região Sudeste sofreu importantes quedas nos índices de precipitação. A falta de chuvas resultou em uma crise de água com diversos impactos no abastecimento humano, na agricultura e na geração de energia hidrelétrica. FIM DA LEGENDA.

Como o fornecimento de energia elétrica não pode cessar no período de seca, o efeito da queda de produção nas usinas hidrelétricas requer o acionamento de usinas termoelétricas.

As usinas termoelétricas produzem eletricidade por meio da queima de combustíveis diversos, um processo que está relacionado à maior emissão de gases na atmosfera, além de ser mais caro do que aquele das hidrelétricas. Por isso, em períodos de seca, a tarifa de energia paga pelos consumidores pode ser maior, ou seja, a conta de luz pode ficar mais cara.

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Imagem: Fotografia. Vista geral de local com grama verde e ao centro, uma estrutura grande com o formato arredondado na vertical em bege. Ao fundo, local com hastes em ferro e à direita, estruturas de ferro na vertical e estrutura fina na vertical de cor cinza, com a ponta superior em laranja. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes. Na parte superior, céu em azul-claro.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Nas usinas termoelétricas, muitas vezes a energia é produzida por meio da queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, o gás natural e derivados de petróleo. Usina Termoelétrica Presidente Médici Candiota III, no município de Candiota, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Analise

  1. Identifique as palavras usadas no texto que têm o mesmo sentido de consequência.

Organize

  1. Copie o esquema abaixo no caderno e complete a causa e mais duas consequências de acordo as informações apresentadas no texto.

Causa

Consequência

Diminuição do nível dos reservatórios das hidrelétricas.

Consequência

Consequência

Escreva

  1. Leia as informações do esquema a seguir e escreva um texto mostrando as consequências da produção de energia em usinas termoelétricas.

Causa

Produção de energia em usinas termoelétricas.

Consequência

Esgotamento de combustíveis fósseis.

Consequência

Poluição do ar.

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Capítulo 4 – Usos da água

Além de ser essencial para nossa vida, utilizamos a água em diversas atividades cotidianas. Algumas dessas atividades podem gastar muita água se não forem realizadas com atenção.

Imagem: Ilustração. Uma criança de pele clara, cabelos castanhos com touca em roxo e bolinhas em roxo-escuro, vista da cintura para cima, se ensaboando fazendo espuma branca. Ela olha para baixo e está debaixo de um chuveiro cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Um banho de 20 minutos gasta 120 litros de água, enquanto um banho de 5 minutos gasta 30 litros de água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mulher de frente para base de cor cinza, jogando restos de comida de prato roxo sobre pequena lixeira lilás. A mulher tem pele clara, com cabelos curtos pretos com franja, blusa verde regata, com avental laranja. À direita, panela cinza com cabo de cor preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Limpe pratos e panelas antes de lavá-los. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma máquina de lavar de cor verde-claro, com roupas coloridas dentro em amarelo, verde, rosa e vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: A máquina de lavar roupas só deve ser usada quando estiver completamente cheia. Uma lavadora de 5 quilogramas consome 135 litros de água em cada lavagem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem lavando louça de frente para pia de cor cinza. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de cor roxa e avental vermelho sobre ele. Ele lava um prato redondo, onde tem espuma. À esquerda e à direita, outras louças com espuma.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ao lavar a louça com a torneira aberta continuamente, são gastos 240 litros de água. Ao ensaboar a louça de uma vez para então enxaguá-la, gasta-se cerca de 70 litros de água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino loiro de olhos verdes com camiseta verde, escovando os dentes com escova azul na mão esquerda. Ele está de frente para pia branca quadrada, com torneira cinza, espelho quadrado na parede. Fim da imagem.

LEGENDA: Escovar os dentes com a torneira aberta gasta 18 litros de água. Ao fechar a torneira, o gasto cai para 2 litros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem de pele clara, cabelos pretos, com camiseta em azul-claro, com bermuda em azul-escuro, com chinelos brancos, com par de luvas amarelas nas mãos, varrendo calçada com vassoura de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Devem ser usadas vassouras para limpar calçadas em vez de mangueira. Em 15 minutos, a economia é de 280 litros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem de frente para carro vermelho, com pano azul na mão direita sobre janela. Ele tem boné verde sobre cabeça, com regata de cor laranja, bermuda azul. Ele olha para à esquerda, onde há menina de cabelos castanhos curtos, com regata lilás, com bermuda verde, com balde azul na mão direita e perto, balde amarelo com água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lavar um carro com mangueira gasta cerca de 120 litros. Utilizando um balde o gasto é de 5 litros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de pele morena, com cabelos encaracolados castanho-escuros, com camiseta de cor amarela, com bermuda em verde-escuro, com a mão direita sobre privada branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cada descarga consome de 7 a 10 litros de água. Por isso, a privada não deve ser usada como lixeira e a válvula deve estar regulada. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Elaborado com base em dados obtidos em: SABESP. Dicas de economia. Disponível em: http://fdnc.io/3xj. Acesso em: 10 fev. 2021.

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É importante ficar atento aos vazamentos. Quase 40% de toda a água tratada no Brasil é desperdiçada por conta de vazamentos nas tubulações antes mesmo de chegar às residências. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia, enquanto uma com água saindo em filete gasta até 750 litros diários.

Geralmente, a quantidade de água gasta é foco de preocupação apenas nos períodos de seca, mas devemos economizar água sempre. Em períodos de seca, os governos podem tomar medidas mais drásticas, como racionamento ou rodízio de água, e multas relacionadas ao aumento de consumo.

Imagem: Ilustração. Parte superior de tela de computador de cor preta. Na tela, fundo branco e texto:  Jornal diário – Notícias urgentes: Sul de Minas Moradores passarão a ser multados por desperdício de água Medida “extrema” será adotada pelo SAAE, que vem recebendo várias denúncias do tipo: municípios sofrem com rodízio de água.   Fim da imagem.

LEGENDA: O rodízio de água ocorre alternando os dias e as regiões de fornecimento de água. Por exemplo, se a região Norte de uma cidade receber água na segunda-feira, a região Sul não receberá. No dia seguinte, a região Sul recebe água, enquanto a Norte, não. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Considerando como você usa a água no dia a dia, liste as atividades em que você pode economizar água.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que pode ser feito para evitar que 40% da água tratada seja perdida por vazamentos?
  1. Crie uma capa de revista e uma matéria sobre a importância de reduzir o consumo de água.

    Você pode pesquisar e usar exemplos de pessoas descrevendo o que fizeram para reduzir o consumo. Use a criatividade!

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com auxílio de um adulto, faça os seguintes registros:
    • quantos banhos você toma em um dia e o tempo de duração de cada um;
    • quantas vezes você aciona a descarga em um dia.

      Ao final, utilize os dados da página abaixo para estimar o seu gasto de água com banho e descarga ao longo de um dia.

      Depois, troque dicas com os colegas de como reduzir esse gasto de água.

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Poluição das águas

O descarte de resíduos nas águas pode causar problemas que afetam todos os seres vivos. Veja alguns exemplos.

Imagem: Ilustração. Poluição das águas. Ao centro, local com solo de cor marrom, com oceano de cor azul-claro. Ao fundo, à direita, solo marrom, casas de paredes brancas com telhado triangular em marrom, duas árvores de folhas verdes. Ao lado, à direita, usina com paredes de cor vermelha, com chaminés longas em branco e vermelho, por onde sai de fumaça cinza-claro. Ao fundo, três pessoas em pé na praia. À frente, local com solo de cor marrom, vegetação verde e plantação verde com nuvem cinza por onde cai chuva e à esquerda, avião de cor cinza, com detalhes em vermelho. Na ponta da direita, no oceano, navio de carga em vermelho, cinza e parte superior, parte em branco. Dele sai um líquido marrom para o mar, dejetos perto de dois golfinhos de cor cinza.  Texto:  Falta de tratamento do esgoto Muitas vezes, o esgoto de casas e indústrias é lançado diretamente em rios, lagos e mares por falta de um sistema de coleta e tratamento. Esse tipo de poluição provoca a morte de seres vivos aquáticos e também pode causar inúmeras doenças no ser humano. Texto:  Uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura Os produtos utilizados para tornar a terra mais produtiva (fertilizantes) e matar plantas e animais que podem prejudicar a plantação (agrotóxicos) podem ser transportados para rios e lagos por meio da chuva. Eles também podem penetrar no solo e alcançar as águas subterrâneas. O uso excessivo desses produtos prejudica o ambiente, os seres vivos e a saúde das pessoas. Texto:  Descarte de resíduos pela população O lixo despejado diretamente em rios, mares ou até mesmo nas ruas e praias causa a poluição das águas. O lixo que é jogado nas ruas é levado até os rios, por meio da chuva, e o que é deixado nas praias é levado pelas ondas. Texto:  Descarte de resíduos pelas embarcações Os resíduos lançados por embarcações, como esgoto de barcos, equipamentos de pesca e isopor, são espalhados pelos oceanos.  Fim da imagem.

Falta de tratamento do esgoto

Muitas vezes, o esgoto de casas e indústrias é lançado diretamente em rios, lagos e mares por falta de um sistema de coleta e tratamento. Esse tipo de poluição provoca a morte de seres vivos aquáticos e também pode causar inúmeras doenças no ser humano.

Uso de fertilizantes e agrotóxicos na agricultura

Os produtos utilizados para tornar a terra mais produtiva (fertilizantes) e matar plantas e animais que podem prejudicar a plantação (agrotóxicos) podem ser transportados para rios e lagos por meio da chuva. Eles também podem penetrar no solo e alcançar as águas subterrâneas. O uso excessivo desses produtos prejudica o ambiente, os seres vivos e a saúde das pessoas.

Imagem: Fotografia. À frente, vegetação de cor verde na vertical, ao fundo, uma estrutura de ferro por onde sai jatos de cor branca com gotículas. À direita, vista parcial de estrutura na vertical, em cinza.   Fim da imagem.

LEGENDA: Aplicação de fungicida em plantação de aveia no município de Campo Mourão, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

79

Descarte de resíduos pela população

O lixo despejado diretamente em rios, mares ou até mesmo nas ruas e praias causa a poluição das águas. O lixo que é jogado nas ruas é levado até os rios, por meio da chuva, e o que é deixado nas praias é levado pelas ondas.

Descarte de resíduos pelas embarcações

Os resíduos lançados por embarcações, como esgoto de barcos, equipamentos de pesca e isopor, são espalhados pelos oceanos.

Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Fotografia. Vista geral de praia com água escura, com centenas de dejetos. À esquerda e à direita, local com pedras e vegetação verde sobre elas. Na parte superior, céu azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lixo contaminando a praia Costa Azul, no município de Salvador, Bahia, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como o lixo jogado nas ruas pode prejudicar os ecossistemas marinhos?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como podemos evitar alguns dos problemas apresentados nestas páginas?

80

Tratamento da água

Na maioria dos municípios, a água do manancial passa por uma estação de tratamento antes de chegar às casas. Na estação de tratamento, ocorre um longo processo de retirada das impurezas da água.

Conheça as etapas que ocorrem em uma estação de tratamento de água.

Imagem: Ilustração. Esquema. Estação de tratamento de água. À esquerda, local com água de cor azul-claro:  Texto:  1. Captação: a água é bombeada das represas ou rios para as estações de tratamento. A água vai para local com solo marrom, com forma quadrada com água parada. Após, em um nível mais baixo, outro local quadrado visto por dentro com água azul-claro com pequenas esferas espalhadas pela água. Texto:  2. Floculação: algumas substâncias são adicionadas à água para agrupar a sujeira em flocos. Em um nível mais baixo, local quadrado com água dentro com partículas pequenas na parte inferior. Texto:  3. Decantação: os flocos de sujeira vão para o fundo do tanque e são separados da água. Em um nível mais baixo, local quadrado com água dentro com três camadas na horizontal em marrom, na parte superior, cinza na camada do centro e na parte inferior, camada em preto.  Texto:  4. Filtração: a água passa por filtros de areia e pedra, onde as partículas menores ficam retidas. Após, a água vai para local na vertical cinza, com o formato arredondado, passando por cano na horizontal, com parte arredondada grande em azul-claro.  Texto: 5. Cloração: a água recebe cloro, que completa a limpeza ao matar diversos microrganismos. Em algumas estações, é feita também a fluoretação, que é a adição de flúor, um mineral que contribui para a redução das cáries na população. Mais ao fundo, cano na horizontal, parte na vertical em azul-claro, com a ponta superior arredondada, por onde sai cano em direção e outros canos de cidade, onde há casas e prédios.  Texto: 6. Distribuição: a água segue por canos e chega às casas.  Fim da imagem.

Fonte: SABESP. Tratamento de água. Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 10 fev. 2021.

Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Mesmo assim, é importante filtrar ou ferver a água da torneira antes de consumi-la, porque os canos de distribuição, ou as caixas-d’água, podem conter impurezas e contaminá-la.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • A história da água, de Jacqui Bailey e Matthew Lilly, DCL, 2008.

Fim do complemento.

81

Atividade prática Experimento

Separação de misturas

A água pode receber impurezas, sujeira e outras substâncias que precisam ser removidas para que ela possa ser utilizada. Você conhece algum exemplo e um método de separação de misturas que poderia ser usado?

O que você vai fazer

Verificar uma forma de separar misturas.

Material

Imagem: Ilustração. Um saco amarelo com terra marrom sobre local com vegetação verde. Sobre a grama, pá de cor cinza com cabo amarelo e parte superior em laranja. À direita, frasco redondo de cor transparente com água azul dentro.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Em pequenos grupos, coloquem água no frasco transparente.
  1. Usando as luvas, adicionem 2 colheres de terra de jardim ao frasco e mexam. Observem o que acontece. Façam desenhos esquemáticos ou tirem fotografias.
  1. Esperem 20 minutos e observem novamente a mistura. Façam novos registros, comparando-os com os que fizeram na etapa anterior.

    Para você responder

  1. O que aconteceu ao misturar a terra de jardim com a água?
  1. Depois de 20 minutos, como ficou a mistura?
  1. Esse procedimento pode ser considerado um processo de separação de misturas? Justifique.
  1. Que etapa do tratamento da água se assemelha ao que aconteceu na atividade?
  1. Você conhece outro método que poderia ser utilizado para separar a mistura que vocês fizeram? Em que condições?
Imagem: Ilustração. Mão de pele clara, com luva verde, segurando uma colher laranja dentro do frasco com água e terra marrom.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Mudanças climáticas afetam o ciclo da água

O planeta está passando por mudanças climáticas, que se caracterizam pelo aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra. Essa variação da temperatura, por exemplo, aumenta a evaporação e a quantidade de vapor de água na atmosfera, modificando a formação de nuvens, assim como a época de ocorrência e a quantidade de chuvas.

Veja alguns dos efeitos das alterações no ciclo da água causadas por mudanças climáticas.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, local com rio de cor azul à frente e ao fundo, local com vegetação de cor verde, com parte mais baixa à esquerda e parte mais alta à direita, com rios ramificados. Na parte alta, usina hidrelétrica e torre de energia de cor preta. Ao redor, detalhe para elementos ampliados da imagem descrita.  À esquerda, local com solo marrom com fendas na horizontal. Na parte superior, céu de cor sol-claro. Texto: Secas: existem alguns locais onde o aumento da temperatura e a diminuição na precipitação de chuvas ocasionam secas. Na parte inferior, na horizontal, local com água de cor azul-claro, com tubo fino na vertical e parte arredondada na vertical em cinza. Texto: Lençóis freáticos: a alteração no padrão de chuvas reduz a infiltração de água no solo e diminui o volume dos lençóis freáticos. Na cidade, rua alagada com água de cor marrom-claro, com carro cinza para à esquerda, pessoas dentro de uma pequena canoa marrom. Nela há pessoas sentadas e um em pé.  Texto: Enchentes: em alguns locais, a elevação da temperatura pode aumentar a quantidade de chuvas fortes, o que pode causar enchentes e deslizamentos de terra. Ao fundo, em local com plantação verde, com estrutura cinza sobre as folhas, na vertical com rodas pretas nas pontas, duas à esquerda e duas à direita.  Texto:  Atividade agrícola: altas temperaturas e falta de chuvas têm causado perdas na produção de alimentos. Na cidade, uma menina de pele clara, cabelos castanhos, segurando na mão, um copo transparente com água dentro e olhos fechados.  Texto:  Uso da água: mudanças no padrão de chuvas podem afetar reservatórios, prejudicando o abastecimento de água, necessária em maior quantidade devido ao aumento da população. De frente para a cidade, rio de cor azul, um homem sobre canoa pequena e fina, em pé, jogando para frente uma rede. Ele usa chapéu, camiseta em cinza-claro e calça em cinza-escuro. Na parte superior, céu laranja. Texto: Rios: mudanças no volume dos rios afetam a disponibilidade e a qualidade da água, prejudicando a pesca e as atividades de lazer. Dentro do rio, um peixe de cor cinza, com partes em marrom, morto com a cabeça para cima, em água marrom. Texto: Hábitat: o aumento da temperatura da água pode causar a morte de algumas espécies aquáticas mais sensíveis à mudança de temperatura. Regiões de seca também têm alta mortalidade de seres vivos. No rio, usina com muro de cor cinza na horizontal com fendas por onde passam água corrente. Ao fundo, à esquerda, torre na vertical cinza, com cabos pretos na horizontal em preto. Em segundo plano, morros em verde. Na parte superior, céu azul-claro e nuvens brancas.  Texto: Geração de energia elétrica: a redução na quantidade de água de represas e rios diminui a velocidade da água que passa pelas turbinas, afetando a geração de energia elétrica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Secas: existem alguns locais onde o aumento da temperatura e a diminuição na precipitação de chuvas ocasionam secas.

Enchentes: em alguns locais, a elevação da temperatura pode aumentar a quantidade de chuvas fortes, o que pode causar enchentes e deslizamentos de terra.

Atividade agrícola: altas temperaturas e falta de chuvas têm causado perdas na produção de alimentos.

Uso da água: mudanças no padrão de chuvas podem afetar reservatórios, prejudicando o abastecimento de água, necessária em maior quantidade devido ao aumento da população.

Lençóis freáticos: a alteração no padrão de chuvas reduz a infiltração de água no solo e diminui o volume dos lençóis freáticos.

Rios: mudanças no volume dos rios afetam a disponibilidade e a qualidade da água, prejudicando a pesca e as atividades de lazer.

Hábitat: o aumento da temperatura da água pode causar a morte de algumas espécies aquáticas mais sensíveis à mudança de temperatura. Regiões de seca também têm alta mortalidade de seres vivos.

Geração de energia elétrica: a redução na quantidade de água de represas e rios diminui a velocidade da água que passa pelas turbinas, afetando a geração de energia elétrica. FIM DA LEGENDA.

  1. FONTE: Elaborado com base em: CALIFORNIA DEPARTMENT OF WATER RESOURCES. Managing an uncertain future: climate change adaptation strategies for California’s water. Sacramento: The Resources Agency, 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eRi. Acesso em: 14 abr. 2021.

Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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Compreenda a leitura

  1. Como o aumento da temperatura afeta o ciclo da água?
  1. De que forma alterações no ciclo da água afetam os hábitats?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Vamos fazer

A atividade agrícola impacta e é impactada pelo ciclo da água. Ou seja, a produção de alimentos sofre as consequências de alterações no ciclo da água, mas também, quando feita sem planejamento, pode afetar negativamente esse ciclo.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação com folhas verdes e ao fundo, uma estrutura de ferro na horizontal, com pontas para baixo e ao centro, estrutura com formato de dois triângulos, um normal e outro invertido em cima. Nessa estrutura, gotículas de água. Na parte superior, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.
  1. LEGENDA: Segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), estima-se que a cada 100 litros de água tratada produzidos no Brasil, 72 são destinados à agricultura e à pecuária. Plantação de soja no município de Buritama, São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
  1. Formem grupos de três a quatro integrantes. Pesquisem:
    • como a atividade agrícola pode influenciar o ciclo da água;
    • como a atividade agrícola é afetada por alterações no ciclo da água;
    • como isso atinge o consumidor.

      Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    1. Depois, cada grupo vai discutir as questões a seguir e propor soluções para elas.
      • Como reduzir os impactos da agricultura pode afetar menos o ciclo da água?
      • Como minimizar os efeitos da perda de produção agrícola sobre o consumidor?
      1. Escrevam todas as soluções que foram propostas na discussão. Depois, escolham apenas uma para cada questão.
      1. Ao final, juntem as soluções propostas por cada grupo e redijam um texto coletivamente. Esse texto poderá ser enviado à Secretaria de Meio Ambiente do estado onde vocês vivem.

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O que você aprendeu

  1. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças e adolescentes devem ingerir em média 70 mililitros de água por quilograma, por dia.
    1. Por que é importante beber água diariamente?
    1. Com base nesse dado, quanta água uma criança de 35 kg deve ingerir por dia?
  1. Relacione cada letra indicada na imagem a seguir com um dos termos do quadro abaixo e responda às questões sobre o ciclo da água no caderno.
Imagem: Ilustração. Esquema. Vista geral de local. À esquerda, montanhas altas por onde desce água (ponto A), com nuvem branca sobre o local (ponto B). À frente, local com grande quantidade de água (ponto D) com flechas para o céu (ponto C). Perto das montanhas, local com vegetação rasteira verde, com árvore de folhas verdes, com um cavalo marrom (ponto E). Na parte inferior, seta de vegetação rasteira para solo marrom (ponto F).  Fim da imagem.

Condensação

Infiltração

Precipitação

Transpiração

Evaporação

Vapor

Representação esquemática para fins didáticos. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. De que forma as plantas participam do ciclo da água?
  1. O ciclo da água é importante para a agricultura? Explique.
  1. Quais as consequências da ausência de precipitações por um longo período?

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Imagem: Fotografia. Quatro crianças uma ao lado da outra, deitadas com barriga para baixo, em local com grama verde, debaixo de gotas de chuvas. À esquerda, uma menina de pele clara, com cabelos castanhos, com blusa de alça rosa. Um menino de pele clara, de cabelos pretos, com camiseta com listras em branco e vermelho, de olhos fechados, com língua para fora. Um menino de pele clara, cabelos escuros, com blusa sem mangas em roxo. Na ponta da direita, menina de pele clara, cabelos castanhos longos, com blusa de alça azul, olhando para cima sorrindo.  Fim da imagem.
  1. Observe a imagem abaixo. Ela mostra crianças brincando na chuva. Duas delas aproveitam para tomar algumas gotas de chuva.
    • Considerando o que você aprendeu sobre as propriedades da água, beber água da chuva é aconselhável? Justifique sua resposta.
    1. Identifique as frases que estão incorretas. Depois, reescreva-as corretamente no caderno.
      • Rios, nascentes, lagos e represas podem ser considerados mananciais.
      • Mananciais não são importantes para o ciclo da água.
      • Poluição é um dos maiores problemas para a manutenção dos mananciais.
      • A construção de casas sem rede de esgoto próximo a mananciais não causa danos ambientais.
      1. As ilustrações abaixo mostram uma família utilizando água em diversas atividades do dia a dia.
Imagem: Ilustração. Uma menina de pele clara, de cabelos castanhos com franja, presos para trás, de frente para pia, escovando os dentes. Ela está vestida com blusa de mangas compridas e calça rosa, com escova roxa na mão direita. Na pia, base em marrom com pasta azul e branco, com porta-escovas verde com escovas, pia branca quadrada com torneira cinza, por onde sai grande quantidade água de cor azul-claro. Mais ao fundo, espelho quadrado azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma mulher loira, de olhos azuis, com blusa de mangas curtas verde, bermuda lilás, segurando na mão direita um celular preto e na mão esquerda, uma mangueira de cor lilás por onde sai grande quantidade de água sobre um carro amarelo. Ela olha para o celular, com balde redondo amarelo com água.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um homem moreno, de cabelos pretos, com regata de cor amarela, com short preto, chinelos azuis, boné roxo na cabeça, com a mão esquerda na cintura e na mão direita, uma mangueira laranja com ponta verde por onde sai grande quantidade de água sobre calçada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino visto da cintura para cima, tomando banho. Ele tem pele clara, com cabelos castanhos, olhos fechados, boca aberta, segurando um tubo roxo na vertical na mão esquerda e mão direita para cima, com a boca aberta, cantando. Perto da boca, notas musicais em preto. Na parte superior, chuveiro de cor cinza, redondo por onde passa gotas d’ água.  Fim da imagem.
  1. Karen acredita que não há necessidade de preservarmos os mananciais. Como você poderia explicar a ela a importância de proteger os recursos hídricos?
Imagem: Ilustração. Uma menina vista da cintura para cima, com o corpo para à esquerda, de pele clara, cabelos longos com franja em castanho-claro, com olhos fechados, boca aberta, com braço esquerdo para frente e mão direita na cintura, fala:  O planeta tem 70% de sua superfície coberta por água! Posso usá-la à vontade, da forma que eu desejar. Fim da imagem.