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UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano

Imagem: Ilustração. Vista geral de local aberto. À esquerda, local com grama verde, à frente, sobre uma mesa redonda com pano de cor roxa, com quatro pessoas sentadas de frente para ela, comendo. Da esquerda para à direita:  menino de pele morena, cabelos pretos, com regata amarela, com bermuda lilás e sapatos marrons, sentado sobre cadeira rolante. Ele segura na mão direita, bananas amarelas sobre prato branco com uvas roxas. Uma mulher de pele morena, cabelos encaracolados castanhos presos para trás, camiseta de cor roxa. Ela segura com a mão esquerda no prato com uva e bananas para o menino descrito anteriormente, com garrafa azul-claro na mão direita sobre boca. À direita, um menino de pele clara, cabelos pretos, com camiseta laranja, boné em vermelho e branco na cabeça, de olhos fechados, comendo uma maçã, segurando-a na mão esquerda. Mais ao fundo, local com grama verde, árvore e mais à direita, ao centro, pista em lilás com pessoas correndo, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta vermelha, bermuda verde e sapatos amarelos e uma mulher ruiva, de pele clara, óculos pretos, com calça em azul-claro, com cão à esquerda preto, preso por coleira vermelha, um menino loiro de olhos azuis, com camiseta azul-claro, bermuda azul-escuro e sapatos verdes. Ele está soando com gotas de transpiração, com boné na mão esquerda e mão direita sobre o rosto. À frente dele, mulher de pele clara, cabelos castanhos presos para trás, com camiseta amarela, bermuda cinza e sapatos lilás, com fone de ouvido sobre a cabeça da mesma cor. Mais atrás, pista marrom com pessoas sobre bicicleta com listra branca, por onde passam duas bicicletas. Em Ao fundo, grade de ferro, local com grama verde, com gol branco com meninos jogando futebol, com árvores de folhas pretas. Em segundo plano, cidade com prédios de cor cinza, vegetação e na parte superior, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Há pessoas se alimentando nessa imagem? Por que você acha que precisamos ingerir alimentos?
  1. Que mudanças ocorrem no corpo quando realizamos atividades físicas intensas? Em sua opinião, por que elas ocorrem?
  1. Do que você acha que o corpo humano precisa para funcionar?
  1. O que podemos fazer para ajudar a manter a saúde?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Conhecer o corpo humano

Você conhece seu corpo? Sabe o que há dentro dele?

O que você vai fazer

Representar um modelo de corpo humano e indicar partes internas dele.

Material

  1. Forme uma dupla com um colega. O professor vai dar a cada dupla um pedaço de papel kraft.
  1. Após a formação da dupla, sorteiem um integrante para se deitar sobre o papel kraft, com os braços afastados do corpo e as pernas separadas.
  1. Usando o giz de cera, o outro colega deve fazer o contorno do corpo de quem está deitado.
  1. Depois, os dois integrantes da dupla devem observar o contorno feito e desenhar, dentro dele, o que imaginam ter no interior do corpo humano.
  1. Se vocês souberem o nome de alguma parte do corpo, escrevam ao lado do desenho.
  1. Usando uma fita adesiva, colem todos os papéis kraft na parede, um ao lado do outro. Comparem os desenhos e conversem sobre as diferenças e as semelhanças entre eles.
Imagem: Ilustração. Sobre um papel kraft de cor marrom, na vertical, um menino deitado de pele clara, cabelos castanhos, vestido com camiseta amarela, calça marrom e sapatos em branco. Ele olha para à direita, e uma menina contornando o corpo dela com linha verde na parte direita. A menina está na ponta superior, deitada de barriga para baixo, contornando perto da cabeça. Ela tem pele clara, cabelos azuis em chuquinha, com o mesmo uniforme escolar, par de óculos no rosto. À esquerda dela, três giz coloridos em verde, rosa e laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.

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  1. Com a ajuda do professor, observem novamente os modelos do corpo humano expostos, e procurem reconhecer neles:
    • por onde o ar entra em nosso corpo;
    • por quais partes do corpo o ar passa;
    • por onde o alimento entra em nosso corpo;
    • por quais partes do corpo o alimento passa;
    • que parte controla o funcionamento do corpo.
Imagem: Ilustração. À frente, três crianças vistas de costas, em pé, uma ao lado da outra:  menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta amarela. Ao centro, uma menina com cabelos em azul de chuquinha e à direita, menina de cabelos castanhos com trança nas costas. Ao fundo, dois papeis krafts na parede, um à esquerda com linha verde contornando silhueta do menino descrito anteriormente, com desenho de dois pulmões dentro. À direita, outro papel kraft com silhueta desenha em verde menina de chuquinha, com desenho de coração rosa. Na ponta da direita, uma mulher em pé mostrando com a mão esquerda cabeça da silhueta da menina no papel kraft. A mulher tem pele clara, cabelos curtos castanhos, com jaleco de cor branca, mangas compridas, com calça lilás e sapatos marrons.  Fim da imagem.

Para você responder

  1. Quais as semelhanças e as diferenças entre os modelos?
  1. O que você acha que acontece dentro do corpo humano?
  1. Em sua opinião, como é possível conhecer as partes internas do corpo humano?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Converse com seus colegas sobre as seguintes questões.
    1. Do que os seres humanos precisam para viver?
    1. Como podemos cuidar da saúde?

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Capítulo 1 – Alimentos e nutrientes

Para se manter vivo, crescer com saúde e ter energia, o corpo humano precisa de nutrientes. Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são aproveitadas pelo organismo, essenciais para seu funcionamento e necessárias para o crescimento e a manutenção de suas estruturas. São eles: os carboidratos, as proteínas, os lipídios, os sais minerais e as vitaminas.

Imagem: Ilustração. Parte inferior com mesa de madeira marrom redonda, com alimentos sobre ela. À esquerda, uma garrafa verde de azeite, com etiqueta em verde e amarelo. Texto:  Os lipídios fornecem energia e são importantes na manutenção da temperatura do corpo e na formação de novas células. Exemplos de alimentos ricos em lipídios são o azeite, o óleo de soja e o abacate. À direita, pano quadrado rosa e em cima, prato branco redondo com salada, tomates e à frente, uma taça com salada de frutas.  Texto:  As hortaliças e as frutas contêm grandes quantidades de vitaminas e sais minerais, necessários para que o organismo funcione bem, além de ajudar na prevenção de doenças. Esses alimentos também contêm fibras, que não são consideradas nutrientes, mas são muito importantes para o bom funcionamento dos intestinos. Ainda no prato, um pedaço de carne de cor marrom, arredondado. Texto: As proteínas fornecem, principalmente, o material necessário para o crescimento do corpo e a formação de novas células. Podem ser encontradas em maior quantidade em alimentos como feijão, carne, frango e ovos. Grãos de arroz e feijão. Texto:  Os carboidratos são as principais fontes de energia para as atividades do dia a dia. Podem ser encontrados em maior quantidade em alimentos como arroz, feijão, pães, macarrão e batata. Perto do prato, talheres de cor cinza e na ponta da direita, copo transparente com água. Texto: A água é indispensável para o funcionamento do corpo. Ter uma alimentação saudável inclui beber água. Ao fundo, lugar com grama verde e à direita, planta na vertical com folhas verdes. Na parte superior, céu de cor azul-claro.   Fim da imagem.

LEGENDA: As hortaliças e as frutas contêm grandes quantidades de vitaminas e sais minerais, necessários para que o organismo funcione bem, além de ajudar na prevenção de doenças. Esses alimentos também contêm fibras, que não são consideradas nutrientes, mas são muito importantes para o bom funcionamento dos intestinos.

Os lipídios fornecem energia e são importantes na manutenção da temperatura do corpo e na formação de novas células. Exemplos de alimentos ricos em lipídios são o azeite, o óleo de soja e o abacate.

A água é indispensável para o funcionamento do corpo. Ter uma alimentação saudável inclui beber água.

Os carboidratos são as principais fontes de energia para as atividades do dia a dia. Podem ser encontrados em maior quantidade em alimentos como arroz, feijão, pães, macarrão e batata.

As proteínas fornecem, principalmente, o material necessário para o crescimento do corpo e a formação de novas células. Podem ser encontradas em maior quantidade em alimentos como feijão, carne, frango e ovos. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Uma alimentação equilibrada depende da ingestão de todos os nutrientes, de acordo com a necessidade de cada corpo.

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Algumas vezes, a alimentação pode não ser adequada ou suficiente. Com isso, podem faltar nutrientes para manter o bom funcionamento do corpo. Nesses casos, dizemos que a pessoa está subnutrida.

Comer apenas carboidratos, por exemplo, pode até saciar a fome, mas não é suficiente para manter o corpo funcionando adequadamente.

O ato de se alimentar

O ato de se alimentar é mais do que ingerir nutrientes. É um momento da nossa rotina em que nos nutrimos e convivemos com outras pessoas. É importante que esse momento seja agradável, ocorra em horários regulares, em locais apropriados e, de preferência, na companhia de familiares ou colegas.

Os hábitos alimentares fazem parte da identidade de um povo, sendo transmitidos de geração em geração. Por isso, a alimentação pode variar muito, dependendo de cada cultura.

Imagem: Fotografia. Uma farofa amarela com formato arredondado com formigas dentro de cor marrom-escuro, corpos arredondados. Mais ao fundo, outros pratos desfocados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em alguns locais do Brasil, a farofa de formiga é um prato típico muito apreciado. Ela é feita com farinha de mandioca, óleo, formigas e temperos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe os alimentos listados a seguir e, para cada item, responda às questões.
    • Que nutrientes existem em grande quantidade nesses alimentos?
    • Por que esses nutrientes são importantes para o nosso corpo?
    1. Ovos, feijão, carne.
    1. Azeite, óleo de milho, manteiga.
    1. Aipim, pão, batata.
    1. Laranja, tomate, couve-flor.
  1. Liste três alimentos que você come todos os dias. Esses alimentos são ricos em quais nutrientes?

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Atividade prática

Experimento

Testando a presença de amido

O amido é um carboidrato que está presente em muitos alimentos de origem vegetal, como a batata e o milho.

Certos alimentos, originalmente, não contêm amido em sua composição, como queijos, iogurtes e requeijões, pois são feitos com leite de animais. No entanto, muitas indústrias adicionam amido para criar uma consistência mais espessa .

Observação: Não ingiram o iodo nem deixem que ele entre em contato com os olhos. Fim da observação.

Para detectar a presença de amido nos alimentos, pode-se utilizar um líquido marrom, chamado iodo. Ao entrar em contato com o amido, o iodo muda de cor.

O que você vai fazer

Testar a presença de amido em diferentes alimentos.

Levante suas hipóteses

Observe as amostras de alimentos que vocês vão testar e cite quais você acha que contêm amido.

Material

Imagem: Ilustração. Uma base na horizontal, de cor roxa com elementos do experimento:  uma colher cinza, um conta-gotas transparente com ponta superior em azul, pratos redondos, cada um com alimento diferente:  um pão de forma em marrom-claro, um pedaço de queijo de cor bege, uma banana amarela, uma salsicha cortada na horizontal em marrom, dois ovos cozidos brancos, um cortado ao meio, um pote branco de iogurte com faixa azul na embalagem e um copo de requeijão com etiqueta em amarelo, um prato com dois pedaços de batatas e pote pequeno de iodo em marrom. Ao centro, um par de luvas brancas.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Como você vai fazer

Etapa 1: Entendendo o método

  1. Reúnam-se em pequenos grupos. Coloquem a luva e, com o conta-gotas, pinguem algumas gotas de tintura de iodo na batata ou no pão. Esses alimentos contêm bastante amido. Assim, observem o que acontece quando o iodo entra em contato com o amido.
  1. Em seguida, pinguem algumas gotas de tintura de iodo sobre o ovo cozido. Esse alimento não contém amido.
  1. Comparem o que acontece com a coloração da tintura de iodo nas duas situações.

    Etapa 2: Testando os alimentos

  1. Agora que vocês sabem como o iodo reage com o amido, testem as outras amostras de alimentos e verifiquem se elas contêm ou não essa substância.
  1. Ao pingar algumas gotas de tintura de iodo sobre o iogurte ou o requeijão, mexam um pouco com a colher, para misturar o iodo ao alimento.
  1. Ao final do experimento, esses alimentos não podem ser ingeridos e devem ser descartados.

    Para você responder

  1. Montem um quadro no caderno para organizar os resultados observados durante o experimento, de acordo com o exemplo a seguir.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Alimento

    Teste de iodo

    Presença de amido

    Pão

    Ficou azul-escuro

    Sim

  1. Os alimentos que contêm amido são os mesmos que você indicou antes de realizar o teste com as amostras?
  1. Com o teste foi possível evidenciar a presença de amido em iogurtes, queijos e requeijões?
    • Qual é sua opinião a respeito do resultado?
Imagem: Ilustração. Mão de uma pessoa de pele clara, com uma luva branca, segurando pote de iodo por onde cai uma gota marrom sobre o pão de forma de cor bege, no prato branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 1. FIM DA LEGENDA.

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Alimentação balanceada

Uma alimentação balanceada é aquela que contém os nutrientes necessários e em quantidades adequadas às necessidades de cada indivíduo. Para ter uma alimentação balanceada, é preciso conhecer como os alimentos são produzidos e, então, fazer boas escolhas.

Imagem: Fotografia. Um carrinho de compra com alimentos dentro:  um cacho de uvas verdes, batatas, maçãs vermelhas, manga, couve-flor, pimentões verde e amarelo e outros vegetais. À esquerda, pé de alface.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frutas e hortaliças são alimentos in natura e ricos em nutrientes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de grãos dispostos em formato de fatias na vertical, em sentido horário:  feijões pretos; vermelhos; verdes; grãos de cor preta e laranja; grãos em bege-claro; marrom; arroz de cor bege-claro; milho de cor amarela e outros pequenos de cor branca. Fim da imagem.

LEGENDA: Grãos como arroz, milho, lentilha, soja, e cereais, como a aveia, são alimentos minimamente processados. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lata redonda cinza, aberta para cima, curvada para trás, com atum dentro com textura pastosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: O consumo de alimentos processados deve ser limitado a uma pequena quantidade. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Alimentos:  pão marrom com salsicha, mostarda e molho por cima, com uma caixa branca com batatas fritas na vertical. À esquerda, tubo de ketchup vermelho e tubo de mostarda em amarelo. Mais ao fundo, copo transparente com refrigerante marrom e pedaços de gelo dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: O consumo de alimentos ultraprocessados deve ser evitado porque eles são pobres em nutrientes e ricos em substâncias que fazem mal quando consumidas em excesso. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega sobre as questões a seguir.
    1. Vocês costumam prestar atenção aos alimentos que incluem nas refeições?
    1. Entre as características abaixo, quais vocês consideram na hora de escolher os alimentos?
      • Ser saudável.
      • Ser saboroso.
      • Ter muitos nutrientes.
      1. Copie o quadro abaixo no caderno e complete-o com exemplos de alimentos que você consome diariamente, de acordo com a classificação dada.

        Tabela: equivalente textual a seguir.

        Alimentos

        In natura

        Minimamente processados

        Processados

        Ultraprocessados

        laranja

        arroz

        milho enlatado

        batata frita

      1. Observe as refeições a seguir e responda.
Imagem: Fotografia A. Um prato redondo em branco e azul, com um sanduiche com hamburguer dentro, queijo, tomate e salada, com batatas fritas à esquerda. Ao fundo, à esquerda, copo transparente com refrigerante marrom e à direita, taça de sorvete de cor rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia B. Mesmo tipo de prato, com arroz, quatro nuggets e batatas fritas. À direita, copo transparente com refrigerante marrom.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia C. Mesmo tipo de prato com arroz, salada, tomates vermelhos, grãos de feijão e frango. À esquerda, copo transparente com suco de laranja e à direita, utensílio redondo transparente com salada de fruta.  Fim da imagem.
  1. Qual das refeições é considerada mais saudável? Por quê?
  1. Quais refeições apresentam alimentos ultraprocessados? Por que não é bom consumir esse tipo de alimento?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Proponha um novo exemplo com uma refeição que você considera saudável e apresente para as pessoas que moram com você. Explique a elas por que esse prato faz bem para a saúde.

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Como conservar os alimentos

Os alimentos minimamente processados, processados e ultraprocessados são industrializados e comercializados em embalagens adequadas para durarem mais. As embalagens evitam que os alimentos entrem em contato com impurezas e microrganismos, além de facilitarem o transporte dos alimentos da fábrica até os pontos de venda.

Apesar das vantagens, as embalagens geram grandes quantidades de lixo. Por isso, é importante priorizar produtos que tenham embalagens recicláveis e descartá-las em recipientes adequados para que elas possam ser destinadas à reciclagem.

Os alimentos processados e ultraprocessados geralmente contêm conservantes, substâncias adicionadas para evitar a ação de microrganismos.

Imagem: Fotografia. Alimentos:  Uma garrafa transparente com leite dentro, tampa branca, uma caixa laranja, um pote transparente com ervilha, uma caixa amarela, uma lata vermelha de molho de tomate, pacote de macarrão e uma caixa ao fundo, amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Cada alimento apresenta um tipo de embalagem adequada à sua conservação. FIM DA LEGENDA.

Técnicas de conservação dos alimentos

Além dos processos de industrialização dos alimentos, os seres humanos desenvolveram formas de conservá-los para que durem mais e não estraguem rapidamente. Conheça alguns exemplos a seguir.

Imagem: Fotografia. Sobre um prato branco com pedaços de peixe de cor bege com parte em marrom ao centro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um recipiente transparente com alimentos dentro cortados em amarelo e laranja. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma geladeira branca com as duas portas abertas. Na parte superior, congelador com garrafas e outros alimentos. Na parte inferior, frutas, legumes, potes de vidro com tampa na parte da porta e ovos marrons.  Fim da imagem.

Observação: As imagens desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Conte para os colegas um alimento industrializado que você consome. Você acha que esse alimento faz bem à saúde?
  1. Veja o processo de fabricação do chocolate. Depois, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Esquema da produção do chocolate.  1 – Três gomos de cor laranja arredondada, um aberto com sementes pequenas de cor branca.  Legenda:   Texto:  1. As sementes do cacau, fruto do cacaueiro, são o ingrediente principal do chocolate. Essas árvores são cultivadas em fazendas, e, depois de colhidos, os frutos são transportados para as fábricas. Objeto retangular de cor cinza com sementes em marrom sobre base na horizontal em azul.  Legenda: Sementes secas e torradas. Segue em base redonda cinza com sementes dentro em marrom e caixa de leite azul sobre o recipiente. 2 - Em recipiente do mesmo formato e cor, sementes em marrom e objeto em cima laranja como mini batedor. Texto: 2. Nas fábricas, as sementes são torradas, trituradas e misturadas com açúcar e leite. São adicionados conservantes, que fazem com que o chocolate demore mais para estragar. Em outro recipiente redondo e cinza, chocolate pastoso sai por pequeno cano na horizontal, em direção a duas forminhas de cor azul, com formato de tabletes.  Texto:  3. O chocolate é colocado em fôrmas e resfriado para endurecer. Então, é desenformado, embalado e transportado até os pontos de venda. Um tablete de chocolate de cor marrom, com formato retangular, com pequenos retângulos.   Fim da imagem.

Observação: Os elementos da imagem não estão representados na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o chocolate é um alimento que deve ser consumido com frequência? Por quê?
  1. Copie os quadros abaixo no caderno e complete-os com uma vantagem e uma desvantagem de usar embalagens e conservantes.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Embalagem

    Vantagem

    Desvantagem

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Conservante

    Vantagem

    Desvantagem

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Atividade prática

Pesquisa

De olho nas embalagens dos alimentos

As embalagens dos produtos industrializados são coloridas, bonitas e atraentes. Você já observou o que está escrito nelas?

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pela regulamentação dos rótulos dos alimentos industrializados.

Hoje, os rótulos dos produtos devem conter as seguintes informações:

Imagem: Fotografia. Dentro de um armário, alimentos em embalagens plásticas, caixas de papelão, latinhas redondas e pequenas, pote de vidro com conserva de azeitonas verdes, garrafa plástica com óleo e uma garrafa de vidro com azeite. Mais ao fundo, na parte de baixo, rolos de guardanapo branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: As embalagens de alimentos podem variar, mas todas devem conter as informações regulamentadas pela Anvisa. FIM DA LEGENDA.

Material

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Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Como você vai fazer

  1. Forme dupla com um colega e combinem de trazer de casa duas embalagens de alimentos industrializados diferentes.
  1. Localizem as informações apresentadas nas embalagens que vocês trouxeram. Procurem identificar as informações que devem constar no rótulo dos produtos.
  1. Escolham uma das embalagens que vocês trouxeram de casa e respondam às atividades a seguir.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

    Para você responder

  1. Observem a lista de ingredientes do alimento. Vocês conseguem identificar substâncias artificiais adicionadas ao alimento? Quais são elas?
  1. Observem a tabela nutricional do produto e respondam.
    1. Quais nutrientes aparecem na tabela?
    1. Qual nutriente aparece em maior quantidade? E qual aparece em menor quantidade?
    1. Há um item chamado valor energético? O que vocês acham que isso significa?
  1. Qual é a origem do produto?
  1. Como acham que foi possível produzir e transportar esse produto até vocês sem que ele estragasse?
  1. Os alimentos que vocês analisaram são saudáveis ou devem ser consumidos apenas eventualmente? Justifiquem.
  1. Por que é importante sempre verificar o prazo de validade do produto?
  1. É importante ler o rótulo antes de escolher um produto? Por quê?
Imagem: Ilustração. Duas crianças sentadas de frente para carteira escolares, com uniforme escolar composto por camiseta azul-claro. À esquerda, sobre mochila de cor azul em cadeira, menino negro com cabelos castanhos, com óculos de grau redondo e com um pote laranja e faixa nele, em amarelo nas mãos. À direita, menina de pele clara, com cabelos castanhos, segurando nas mãos uma garrafa plástica rosa. Perto de cada um, na mesa, cadernos e perto do menino, estojo azul e lápis em verde.  Fim da imagem.

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Para ler e escrever melhor

Este texto descreve o passo a passo do preparo de um prato aproveitando integralmente um alimento.

Aproveitamento integral dos alimentos

Você já notou a quantidade de alimentos desperdiçada no preparo das refeições? Muitas cascas, sementes, folhas e talos não são utilizados e vão para o lixo. Mas essas partes podem ser utilizadas e virar pratos deliciosos e nutritivos! Além disso, utilizar todas as partes dos alimentos diminui o desperdício, reduz os gastos com alimentação e produz menos resíduos.

Conheça uma receita em que os alimentos são aproveitados integralmente.

BOLO DE LARANJA COM CASCA

Ingredientes

  1. Lave bem as laranjas.
  1. Corte as laranjas em quatro partes e retire as sementes e a parte branca do centro. Mantenha a casca e o bagaço, pois essas partes também serão utilizadas.
  1. Bata no liquidificador parte das laranjas, o óleo, os ovos, o açúcar e a essência de baunilha.
  1. Despeje a mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de trigo mexendo bem.
  1. Por último, adicione o fermento, misturando devagar.
  1. Despeje a mistura em uma forma untada com óleo e enfarinhada. Asse por cerca de 30 minutos, em fogo médio.
Imagem: Fotografia. Uma tigela de cor cinza-claro com restos de comida: vegetais, casca de banana amarela, casca de ovo em marrom, com parte interna em branco, rodela de tomate vermelha e cascas de batata em bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aproveitar partes dos alimentos que geralmente jogamos fora ajuda a reduzir o desperdício. FIM DA LEGENDA.

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Analise

  1. Por que é importante aproveitar integralmente os alimentos?
  1. Qual alimento foi aproveitado integralmente na receita? Se é possível aproveitar esse ingrediente, por que você acha que as pessoas não o utilizam no dia a dia?
  1. Como as instruções da receita estão apresentadas?
  1. Em sua opinião, essa forma de organização do texto facilita o entendimento de como fazer a receita?

Organize

  1. Copie o esquema a seguir no caderno, preenchendo as etapas da receita e o que cada uma delas indica.
Imagem: Esquema. Receita. Etapas: _____. O que indica a etapa: _____. Receita. Etapas: _____. O que indica a etapa: _____. Fim da imagem.

Escreva

  1. Pergunte a um adulto da sua convivência sobre uma receita que utilize partes de alimentos geralmente descartadas.
    1. Escreva todos os ingredientes, suas quantidades e descreva o modo de preparo da receita de forma semelhante à apresentada na página anterior. Ao escrever, lembre-se de que outra pessoa vai ler a receita, então descreva o passo a passo de forma clara.
    1. Troque a receita com um colega da sala e, se possível, tente prepará-la com um adulto em casa. Depois, comente se foi fácil fazer a receita seguindo o modo de preparo, além de contar o que achou do sabor. Caso tenha tirado fotografias, elas poderão ser usadas para ilustrar a receita.

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Cuidar da alimentação

Para que uma alimentação seja completa e saudável, ela deve conter alimentos variados e todos os nutrientes de que o corpo necessita, nas quantidades adequadas a cada pessoa.

A quantidade de energia que um alimento fornece, ou seja, seu valor energético, é medida em quilocalorias (kcal). Por exemplo, uma banana de 100 gramas tem cerca de 90 kcal; 100 gramas de chocolate ao leite, cerca de 535 kcal.

A quantidade de calorias de que cada pessoa precisa para realizar as atividades diárias varia de acordo com sexo, idade, altura, peso e atividade física que pratica. Assim, a quantidade e o tipo de alimento que deve compor as refeições diariamente variam de pessoa para pessoa.

Imagem: Fotografia. Um menino visto da cintura para cima, com cabelos castanhos, com óculos de grau no rosto, com camiseta laranja, com listra na horizontal em branco e verde. Ele segura na mão esquerda, um pé de brócolis de cor verde e na mão direita, sanduíche com hamburguer, salada com tomate, olhando para o alto, à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ao escolher alimentos é preciso levar em conta não apenas seu valor energético, mas também se eles contêm os nutrientes de que necessitamos, se nos fazem bem e se estão disponíveis. Devem ser consideradas também as preferências de cada pessoa. FIM DA LEGENDA.

  1. O quadro a seguir mostra as necessidades energéticas de duas pessoas diferentes.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Nome

Idade

Nível de atividade física

Gasto energético diário

Paula

10

não pratica

2.000 kcal

Ângela

10

joga futebol

2.210 kcal

Fonte: WEFFORT, V. R. S. et al. Manual do lanche saudável. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria/Departamento Científico de Nutrologia, 2011.

  1. Quem precisa ingerir mais calorias por dia? Justifique.
  1. Em sua opinião, se Paula começar a praticar atividades físicas, ela terá o mesmo gasto energético que Ângela? Por quê?

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Há outros hábitos que devemos cultivar para cuidar de nossa alimentação. Veja a seguir alguns exemplos.

Imagem: Ilustração. Um menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta com gola em azul, segurando na mão direita com maçã vermelha mordida. Ele está mastigando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Dê preferência a alimentos in natura ou minimamente processados: frutas, verduras, legumes, ovo, carnes etc. Quanto mais variados forem, melhor! FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Fique atento à higiene. Lave bem as mãos antes de todas as refeições. Guarde os alimentos em locais adequados para sua conservação. Mantenha a cozinha limpa. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Óleos, gorduras de origem animal, sal e açúcar devem ser usados em pequenas quantidades. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Três pessoas sentadas de frente para uma mesa marrom, com uma menina, uma mulher e um homem. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta rosa, olhando para baixo, onde há um prato com comida. A mulher à direita, menina de pele clara, com cabelos castanhos nos ombros, com camiseta de cor azul, segurando talheres nas mãos. Mais à direita, homem de pele clara, com cabelos e bigode castanhos, usando camisa de mangas compridas em azul-claro, com talheres nas mãos. Sobre a mesa, utensílios com comida e jarra transparente com líquido dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: É importante comer em ambientes apropriados: locais limpos e tranquilos, sem a presença de celulares e aparelhos de televisão ligados e, se possível, na companhia de familiares ou amigos. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerantes e sorvetes. FIM DA LEGENDA.

LEGENDA: Faça suas refeições em horários semelhantes, todos os dias. Coma devagar, mastigando bem os alimentos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino de pele clara, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta de cor verde-claro, com copo transparente na mão esquerda sobre a boca dele.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Recomenda-se beber de 6 a 8 copos de água por dia. É importante beber água antes de sentir sede. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Pergunte a seus colegas qual destas frutas eles mais gostam e anote as respostas.

abacaxi

banana

goiaba

jabuticaba

melão

  1. Então, construa um gráfico representando uma barra para cada fruta e pinte um quadrinho para cada resposta. Não se esqueça de dar um título ao gráfico e colocar a data em que coletou os dados.
  1. Além da fruta preferida, pergunte a eles de que fruta eles gostam menos.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além das frutas indicadas, que outras frutas vocês têm o hábito de comer? Converse com os colegas.

104

Atividade prática

Pesquisa

Cardápio equilibrado

O cardápio é uma lista de alimentos que compõem uma refeição. Para elaborar um cardápio equilibrado, é essencial pensar na quantidade de cada alimento, na qualidade (se tem os nutrientes necessários) e na adequação às necessidades individuais.

O que você vai fazer

Sugerir opções de cardápios adequados a cada situação.

Material

  1. Formem duplas.
  1. Distribuam sobre uma mesa as cartas dos alimentos com as informações viradas para cima.
  1. Com base na descrição dos alimentos em cada carta, você e seu colega deverão pensar em uma refeição adequada para as situações descritas.

    Situação 1: Almoço de Felipe

    Felipe tem 16 anos, vai para a escola na parte da manhã e passa a tarde jogando na internet. Atualmente, ele está com sobrepeso. Com base nessas informações, elabore no caderno uma refeição balanceada para o almoço de Felipe e justifique a sua resposta.

    Situação 2: Almoço de Marcos

    Marcos tem 15 anos, vai para a escola na parte da manhã e à tarde treina nos times de vôlei e basquete da escola. Com base nessas informações, elabore uma refeição balanceada para o almoço de Marcos. Escreva no caderno o nome dos alimentos selecionados e justifique a sua resposta.

    Para você responder

  1. Classifique os alimentos escolhidos por você para compor as duas situações em: in natura, minimamente processados, processados ou ultraprocessados.
  1. Agora é sua vez: como você acha que seria um cardápio equilibrado para o seu café da manhã, adequado à sua faixa etária, à quantidade de atividade física que você realiza, à sua altura, ao seu peso e de acordo com alimentos comuns em sua região? Justifique suas escolhas.

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  1. Observe dois pratos típicos da culinária brasileira.
Imagem: Fotografia. Um prato branco com comida com arroz branco, com três pequis de cor amarela e folhas verdes pequenas no prato.  Fim da imagem.

LEGENDA: O arroz com pequi é um prato tradicional da culinária goiana. O pequi, fruto nativo que já era utilizado pelos indígenas, incorporou-se ao arroz. Hoje, esse prato pode ter ingredientes que valorizam o sabor e o aroma do fruto, como óleo ou banha de porco, alho, cebola, sal, pimenta e cheiro-verde. Município de Goiânia, Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista parcial de uma mulher de roupa azul com estampa em rosa e branco, com uma vasilha redonda preta com vegetais, camarões em laranja em forma de ensopado. Sobre a comida, vara de madeira para à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: O tacacá é um prato típico da região Norte do Brasil, feito com tucupi (caldo extraído da farinha de mandioca-brava), goma de mandioca, camarões secos e folhas de jambu. O jambu é uma planta comum de ser encontrada nessa região e que, em contato com a boca, causa certo formigamento. Esse prato teria se originado, há muito tempo, da culinária indígena local. Município de Santarém, Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Faça uma pesquisa e selecione uma receita para cada um dos pratos mostrados nas fotografias.
  1. Identifique os nutrientes necessários em cada receita. Como você caracteriza cada um desses pratos?

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Hora do almoço, de Ilan Brenman e Ionit Zilberman, Companhia das Letrinhas, 2012.

Fim do complemento.

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Imagem: Ícone: Saúde. Fim da imagem.

O mundo que queremos

Prevenção de distúrbios alimentares

Os chamados distúrbios nutricionais ou alimentares são problemas de saúde relacionados a alterações no comportamento alimentar das pessoas. A anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar são alguns exemplos de distúrbios alimentares.

Pessoas com anorexia, por exemplo, não conseguem se alimentar. Já pessoas com bulimia se alimentam, mas se sentem culpadas e provocam vômitos ou diarreias.

É preciso ter muita atenção, pois a falta de nutrientes necessários ao corpo em razão de distúrbios alimentares pode causar subnutrição.

Leia, a seguir, textos que exemplificam como distúrbios alimentares podem afetar uma pessoa.

[...] Mudanças no padrão alimentar, relação confusa com a comida e sentimento de não aceitação para com o corpo são alguns sinais bem característicos que indicam que algo não vai bem com a mente do ser humano no que diz respeito à alimentação.

Trata-se de um quadro de transtorno alimentar (TA), distúrbio emocional em que a pessoa apresenta alteração na forma como lida com a comida e, também, consigo mesmo e o seu eu frente ao espelho. [...]

Para a psiquiatra Maria Francisca Mauro [...] “ocorre uma perturbação na relação do indivíduo com a comida, ou seja, ele come muito pouco ou come de forma descontrolada, e também na forma como percebe seu corpo, achando que está ‘inadequado’, o que torna ‘pior’ quando comparado a outras pessoas” [...].

FONTE: Transtornos alimentares: relação deturpada com a comida e o espelho. Estado de Minas. Disponível em: http://fdnc.io/eRr. Acesso em: 14 jul. 2021.

Ao se olhar no espelho, a pessoa que sofre com a anorexia nervosa, embora esteja magérrima, se acredita gorda e encontra pneuzinhos aqui e ali. Essa distorção da autoimagem costuma aparecer mais frequentemente nas adolescentes e mulheres jovens: preocupadas em conquistar um corpo igual ao das modelos das revistas, fecham a boca, perdendo peso e saúde. [...]

Na bulimia, alternam-se períodos de alimentação regular com momentos de comilança. Durante o surto de compulsão alimentar [...], uma pessoa pode ingerir até 10 mil calorias, quatro vezes mais do que a média de consumo recomendada para um dia inteiro! [...]

Ao contrário daqueles que sofrem com a anorexia nervosa, os bulímicos costumam estar próximos de seu peso ideal. Também não apresentam sintomas claros de depressão e são considerados pessoas extrovertidas e alegres. Contudo, apesar da aparência saudável, quem apresenta esse comportamento compulsivo em relação à comida está doente e precisa se cuidar.

FONTE: Espelho, inimigo meu... Fiocruz. Disponível em: http://fdnc.io/fpP. Acesso em: 24 jun. 2022.

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O sobrepeso e a obesidade se tornaram comuns nos dias de hoje. Eles podem ser causados, entre outros fatores, por ingestão de alimentos em excesso, consumo de alimentos ultraprocessados e falta de atividade física.

Imagem: Ilustração. Uma garota de cabelos ruivos com franja, usando blusa regata em verde, com calça lilás, magra, com o braço direito na horizontal sobre o outro. Ela olha para espelho, por onde vê-se no reflexo como gorda. Abaixo do espelho, pia com gavetas e produtos e escovas. Em segundo plano, papel de parede rosa com flores.  Fim da imagem.

Cultivar alguns hábitos pode ajudar a prevenir distúrbios alimentares. Conheça alguns exemplos a seguir.

  1. Comer sempre nos mesmos horários, não pular as refeições e dar preferência a lanches saudáveis.
  1. Reduzir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
  1. Cultivar amigos, conversar com pais e professores, buscar opiniões e conselhos quando estiver angustiado ou em situações difíceis e estressantes.
  1. Aceitar e valorizar as diferenças! Cada um de nós tem um corpo diferente e todos têm a sua beleza, temos de respeitá-lo e cuidar dele para mantê-lo saudável.

Compreenda a leitura

  1. Quais são os distúrbios nutricionais ou alimentares citados no texto?
  1. De acordo com o texto, quais as possíveis causas da obesidade e do sobrepeso?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Vamos fazer

  1. A construção da autoestima abrange a percepção, a aceitação e a valorização de todas as características que fazem parte de quem somos. Valorizar as nossas qualidades pode ser uma forma de ajudar a prevenir certos distúrbios alimentares.
    1. Faça dupla com um colega.
    1. Organize uma lista de qualidades ressaltando aquilo que você acha mais legal e interessante nele.
    1. Escreva palavras e frases que representem os valores e as características que você acha importantes e que seu colega apresenta. Após terminarem de escrever, leiam um para o outro as suas opiniões.

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Capítulo 2 – Alimentação e energia

Para que o corpo consiga absorver os nutrientes, os alimentos ingeridos são reduzidos em partes bem pequenas e transformados em substâncias mais simples. Esse processo é chamado de digestão.

Os nutrientes absorvidos passam para o sangue e são distribuídos para as células de todo o corpo. Eles podem ser usados como fonte de energia ou fazer parte das células.

O sistema digestório é onde ocorre a digestão. Ele é formado pelo tubo digestório, que atravessa o interior do corpo, ligando a boca ao ânus. Esse tubo é formado por diferentes órgãos que se comunicam: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. No fim do intestino grosso localiza-se o ânus.

As glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas são órgãos acessórios que produzem substâncias que participam da digestão dos alimentos.

Observação: Esquema do sistema digestório humano. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ilustração. Silhueta de um menino visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos pretos, cabeça virada para à esquerda. Em destaque, órgãos em destaque em tons de vermelho e marrom. Na cabeça, boca, para à esquerda e abaixo da boca: glândulas salivares. No pescoço, tubo na vertical:  faringe. Na parte debaixo do tubo, perto da região peitoral:  esôfago. Mais abaixo, um órgão de tamanho médio na horizontal: fígado e abaixo, gomo verde: vesicular biliar e à direita, parte de tamanho médio:  estômago. Na parte debaixo do fígado:  pâncreas. Mais na parte inferior, uma forma contornando quadrada com protuberâncias:  intestino grosso e dentro, parte com filamentos e protuberâncias em marrom: intestino delgado. Na ponta inferior, ponta da estrutura ligada ao intestino grosso, ânus.   Fim da imagem.

LEGENDA: Glândulas salivares; boca; faringe; esôfago; fígado; estômago; pâncreas; vesícula biliar; intestino grosso; intestino delgado; ânus. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

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Etapas da digestão

A digestão começa na boca , com a mastigação. O alimento é rasgado e triturado pelos dentes para ser reduzido em pedaços menores, e misturado à saliva, substância produzida pelas glândulas salivares. Após ser mastigado e misturado com a saliva, processos que facilitam a digestão, o alimento passa a ser chamado de bolo alimentar.

Imagem: Ilustração. Esquema. Classificação e função dos dentes. Ao centro, boca aberta por onde vê-se dentes brancos. Na parte superior, dois dentes à frente:  incisivos: são os dentes que ficam na frente da boca e cortam os alimentos. Dente ao lado, à esquerda:  Caninos: são os dentes mais pontudos; rasgam os alimentos. Na parte inferior, dentes ao fundo:  Pré-molares e molares: são os dentes que ficam nos lados e no fundo da boca; eles esmagam e trituram os alimentos. Fim da imagem.

FONTE: Elaborado com base em: MARIEB, E. N.; HOEHN, K. Anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

A língua move o bolo alimentar dentro da boca, empurrando-o durante o ato de engolir. Ao longo do tubo digestório, o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações dos músculos que envolvem esse tubo.

O bolo alimentar passa pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago . Lá, ele é misturado a substâncias digestivas, produzidas pelo próprio órgão.

No intestino delgado, substâncias digestivas produzidas pelo fígado, pelo pâncreas e pelo próprio intestino delgado são liberadas no tubo digestório e completam a digestão. Nas paredes do intestino delgado, ocorre a absorção dos nutrientes digeridos e de água, que passam para a corrente sanguínea e são distribuídos pelo corpo.

No intestino grosso, também ocorre a absorção de água. O material que não foi digerido sofre a ação de microrganismos, formando as fezes e os gases, que são eliminados pelo ânus.

Imagem: Ilustração. Em relevo, silhueta de corpo de menino visto da cintura para cima, destaque para o sistema digestório: na boca, bolo alimentar dentro. No pescoço, tubo fino na vertical por onde desce pedaços pequenos, indo para o estômago e após para o intestino grosso.  Fim da imagem.

LEGENDA: O caminho do bolo alimentar pelo sistema digestório. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: MARIEB, E. N.; HOEHN, K. Anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Por que se costuma oferecer alimentos em pedaços pequenos a bebês?

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Nutrição do corpo

A obtenção de nutrientes por meio da digestão é uma etapa da nutrição do corpo, que inclui o transporte de nutrientes até as células e o seu aproveitamento para o funcionamento do organismo. Ao final desse processo, ocorre a eliminação de resíduos.

Assim, os nutrientes presentes nos alimentos podem fornecer energia para manter as funções vitais, compor a estrutura do corpo ou ainda serem armazenados no organismo.

A nutrição depende do funcionamento integrado de diversos órgãos do corpo, da mesma forma que todos os órgãos precisam funcionar em conjunto para manter o organismo vivo e saudável. O encéfalo, localizado na cabeça, é o órgão que controla o funcionamento dos demais órgãos do corpo, além de ser responsável pelos movimentos, pela percepção do ambiente, pela capacidade de aprender e de criar.

Para realizar essas funções, os órgãos precisam de energia. Veja alguns exemplos.

Imagem: Ilustração. Esquema. O corpo precisa de energia. Ao centro, silhueta de corpo de criança, para cabeça para à direita e com destaque para órgãos: Sobre a cabeça, cérebro de cor rosa claro, similar a filamentos contorcidos entre si. Texto:  O encéfalo é um órgão que utiliza grande quantidade de energia. Quando estamos despertos ou quando dormimos, é ele que coordena o funcionamento dos outros órgãos. Grande parte da energia que ele usa vem dos carboidratos. No braço, músculos em vermelho na vertical:  Texto: Os músculos utilizam grande quantidade de energia para realizar movimentos que nos permitem brincar, dançar, trabalhar. Eles são capazes de armazenar energia na forma de um carboidrato. Ao centro do corpo, coração arredondado vermelho.  Texto:  O coração também é um órgão que usa muita energia, pois está bombeando sangue continuamente. Grande parte da energia que ele usa é proveniente dos lipídios. Mais abaixo, órgão com formato de uma bolsa vermelha. Na ponta inferior, parte que contorna em formato quadrado e ao centro, filamentos dobrados entre si. Texto:  O estômago e os intestinos executam a digestão e a absorção dos nutrientes. Essas funções consomem energia, porém em quantidade menor que as do coração e do encéfalo.  Fim da imagem.

O corpo precisa de energia

LEGENDA: O encéfalo é um órgão que utiliza grande quantidade de energia. Quando estamos despertos ou quando dormimos, é ele que coordena o funcionamento dos outros órgãos. Grande parte da energia que ele usa vem dos carboidratos.

O coração também é um órgão que usa muita energia, pois está bombeando sangue continuamente. Grande parte da energia que ele usa é proveniente dos lipídios.

O estômago e os intestinos executam a digestão e a absorção dos nutrientes. Essas funções consomem energia, porém em quantidade menor que as do coração e do encéfalo.

Os músculos utilizam grande quantidade de energia para realizar movimentos que nos permitem brincar, dançar, trabalhar. Eles são capazes de armazenar energia na forma de um carboidrato. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: MARIEB, E. N.; HOEHN, K. Anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Observação: Representação simplificada do uso da energia por diferentes partes do corpo. Cores fantasia. Fim da observação.

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Da absorção de nutrientes à produção de energia

Para que o corpo consiga aproveitar a energia dos nutrientes absorvidos durante a digestão, ele precisa de gás oxigênio. Esse gás é captado pelos pulmões, passa para o sangue e é distribuído para todas as células do corpo.

Os nutrientes e o gás oxigênio contidos no sangue são transportados para as células do corpo através dos vasos sanguíneos. O sangue é bombeado para o corpo todo por meio dos batimentos do coração.

É no interior das células que os nutrientes vão ser transformados em energia, utilizada para funções vitais das células. Esses processos produzem resíduos que podem ser prejudiciais ao organismo e por isso devem ser eliminados. Esses resíduos também são transportados pelo sangue e eliminados, principalmente, pela urina.

  1. Leia o texto e responda à questão no caderno.

O coração, o fígado e os rins que nos perdoem, mas não há órgão mais fascinante que o intestino. A começar pelo seu tamanho descomunal : se abríssemos e esticássemos seus dois trechos – o delgado e o grosso –, ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis. Tudo está enrolado e compactado dentro do ventre. E olha que isso nem é o aspecto mais interessante da coisa: o intestino [...] aloja trilhões de bactérias, boa parte delas envolvida em processos cruciais ao organismo. E você pensando que ele era um longo tubo por onde a comida passa, nutrientes são absorvidos e o que não é aproveitado vira cocô. [...]

FONTE: A incrível conexão cérebro-intestino. Revista Saúde. mar. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/eRt. Acesso em: 16 fev. 2021.

  1. O processo de nutrição consome energia? De onde vem a energia de que precisamos para o nosso corpo funcionar?

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Capítulo 3 – Transporte de gases e nutrientes

O gás oxigênio presente no ar é necessário para transformar os nutrientes fornecidos pelos alimentos em energia para o corpo e, por isso, ele é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos. Ao produzir energia, esse processo gera gás carbônico. Essa transformação recebe o nome de respiração.

O ar entra no organismo por meio do nariz e passa pelas cavidades nasais, faringe, laringe e traqueia, a qual se liga aos brônquios. Por meio dos brônquios, o ar chega em cada um dos pulmões. Todos esses órgãos formam o sistema respiratório.

Nos pulmões, existem milhões de pequenas estruturas chamadas alvéolos, onde ocorre a troca dos gases. Na respiração, o gás oxigênio passa dos alvéolos para o sangue, e o gás carbônico passa do sangue para os alvéolos.

Imagem: Ilustração. Esquema. Sistema respiratório. À esquerda, silhueta de pessoa vista da região peitoral para cima. Destaque para órgãos: nariz na ponta com cavidade nasal dentro e na garganta: faringe. Passando na garganta, tubo na vertical de cor verde:  laringe, traqueia e na ponta inferior, com duas ramificações: brônquios, à esquerda, e à direita: pulmões de cor vermelha. Dentro do pulão direito, visto em corte:  ramos finos com detalhe para à direita:  estruturas formadas com esferas de cor bege em médio, outras menores. Detalhe para estrutura vista internamente:  esferas aglomeradas de cor bege com tubos finos em vermelho, azul e lilás: alvéolo.  Texto:  Os pulmões são formados por milhões de pequenos sacos envolvidos por uma rede de vasos sanguíneos muito finos, conhecidos por alvéolos pulmonares. Texto:  Nos alvéolos, o gás oxigênio passa dos alvéolos para o sangue, e o gás carbônico passa do sangue para os alvéolos.  Fim da imagem.

FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Observação: Esquema dos órgãos do sistema respiratório. O pulmão esquerdo é mostrado em corte. Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação. Fim da observação.

  1. Copie e ordene os órgãos indicados no quadro a seguir de acordo com o caminho que o ar faz ao entrar no corpo humano.

pulmões

nariz

cavidade nasal

traqueia

laringe

brônquios

faringe

113

Movimentos respiratórios

A entrada e a saída de ar do nosso corpo acontecem por meio dos movimentos respiratórios. Os movimentos respiratórios ocorrem com a contração e o relaxamento de um músculo chamado diafragma.

Imagem: Ilustração. Esquema. Inspiração. Uma silhueta vista da cintura para cima, virada para à esquerda. Na cabeça, flecha vermelha entrando na boca. Texto: ar rico em gás oxigênio. Na parte inferior, sobre a região peitoral: pulmão, com caixa de ossos cobrindo de cor bege, horizontal: costelas. Na parte inferior, parte em verde: diafragma.  Ilustração. Esquema. Expiração. A mesma silhueta descrita anteriormente, pela boca sai: ar rico em gás carbônico. Na parte inferior, peitoral menos inchando, com as costelas sobre os pulmões e na parte inferior, diafragma verde, curvado para cima.   Fim da imagem.

LEGENDA: Na inspiração, o diafragma se contrai, a caixa torácica aumenta de tamanho e os pulmões se enchem de ar.

Na expiração, o diafragma relaxa, a caixa torácica diminui de tamanho e os pulmões se esvaziam de ar, porém não completamente. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Qual é a função do sistema respiratório?
  1. Descreva o que acontece com o organismo durante os movimentos respiratórios.
  1. Copie as frases a seguir no caderno, completando-as.
    1. Ao entrar no corpo, o ar é rico em
    1. Ao sair do corpo, o ar é rico em
    1. Na inspiracão, o diafragma se contrai, a caixa torácica

      e os pulmões

      de ar.

    1. Na expiração, o diafragma relaxa, a caixa torácica

      e os pulmões

      de ar.

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Atividade prática

Construção de modelo

Modelo de pulmão

Um modelo é uma representação que nos ajuda a entender a realidade. Por exemplo, a maquete de uma casa serve para saber como ela vai ficar depois de pronta.

Nem sempre um modelo se parece com o objeto que ele representa, mas seu funcionamento é semelhante. Em Ciências, é muito comum o uso de modelos. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para mostrar como funcionam os órgãos do corpo humano.

O que você vai fazer

Construir um modelo para compreender o funcionamento do pulmão.

Material

  1. Peça ao professor que corte a garrafa ao meio. Somente a parte de cima será usada no modelo.
Imagem: Ilustração. Dois balões na vertical, à esquerda, balão 1 azul e à direita, balão 2 de cor laranja.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Parte superior de uma garra PET transparente, sem tampa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 1. FIM DA LEGENDA.

  1. Dê um nó no bico do balão 1 e recorte um pedaço da outra extremidade, como mostra o passo 2, abaixo.
Imagem: Ilustração. Um balão de cor azul, com parte superior amarrada e na parte inferior, cortada na diagonal. Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.

  1. Encaixe a parte aberta do balão 1 na abertura da garrafa e fixe a borda com fita adesiva.
Imagem: Ilustração. Vista superior da garrafa pet e na parte inferior dela, parte superior do balão amarrado colocado debaixo da parte da garrafa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.

115

  1. Coloque o balão 2 dentro da garrafa, prendendo o bico dele no gargalo. Fixe o bico do balão com fita adesiva, como mostra o passo 4, abaixo.
Imagem: Ilustração. A mesma estrutura descrita anteriormente, com balão laranja na abertura, desinflado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.

  1. Segure a garrafa com o gargalo para cima e puxe suavemente o bico do balão 1 para baixo. Solte o bico com cuidado e repita esse procedimento algumas vezes, observando o que acontece com o balão 2.
Imagem: Ilustração. A mesma estrutura descrita anteriormente, com balão dentro laranja cheio, com mão de uma pessoa sobre a garrafa e outra mão puxando o balão azul com nó para baixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passo 5. FIM DA LEGENDA.

Para você responder

  1. Observe a imagem abaixo, leia o texto a seguir e responda.

Logo abaixo dos nossos pulmões, existe um músculo chamado diafragma. Esse músculo nunca para de contrair e relaxar, nem mesmo quando estamos dormindo. É esse movimento do diafragma que faz o ar entrar e sair dos pulmões.

Imagem: Ilustração. Silhueta de uma criança de pele clara, com a cabeça para à esquerda com destaque para sistema respiratório: passagem na horizontal pelas narinas e boca, com um tubo na vertical dentro da garganta, indo para a região peitoral, com ramificação para à esquerda e à direita, dando acesso aos pulmões. No pulmão direito, com ramificações finas dentro. Abaixo, o diafragma, parte fina na horizontal. Fim da imagem.

Representação esquemática do sistema respiratório. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Que balão representa o diafragma no modelo que você construiu?
  1. Que balão representa os pulmões no modelo que você construiu?
  1. A garrafa representa que parte do corpo?
  1. O que aconteceu com o balão 2 quando você puxou o bico do balão 1? Por quê?
  1. Explique como o movimento do diafragma faz o ar entrar e sair dos pulmões.
  1. O modelo que você construiu representa completamente os movimentos da respiração? Justifique.
  1. Em sua opinião, foi mais fácil compreender o funcionamento do pulmão com o modelo ou apenas por meio de ilustrações? Explique.

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Circulação sanguínea

O sistema circulatório é formado pelo sangue, pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O sangue transporta nutrientes e gás oxigênio para todas as células do corpo. O sangue também recolhe os resíduos produzidos pelas células e os transporta para órgãos específicos para que sejam eliminados do corpo.

O coração

O coração é um órgão formado por músculos e se localiza no meio do peito, levemente no lado esquerdo. Ele bombeia o sangue para todas as partes do organismo.

Os vasos sanguíneos

O sangue circula pelo interior dos vasos sanguíneos. Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, capilares e veias. Pelas artérias, o sangue sai do coração e segue para todas as partes do organismo. Elas se ramificam muitas vezes até formar vasos sanguíneos muito finos, chamados capilares. Os capilares são os vasos que levam os nutrientes e o gás oxigênio para as células. Também são os capilares que recolhem gás carbônico e outras substâncias que devem ser eliminadas do organismo. Pelas veias, o sangue volta de todas as partes do corpo para o coração.

Imagem: Ilustração. Silhueta de uma pessoa em pé de cor bege-claro onde se destaque o sistema respiratório, com tubos finos em azul e vermelho. Dentro da cabeça, tubos mais finos ramificados em azul e vermelho, tubos mais grossos nos braços, ao centro do corpo. Ao centro, da região peitoral, coração:  forma arredondada em marrom. Na ponta inferior, nas pernas, tubo azul na vertical: Vasos sanguíneos.  Do joelho esquerdo, detalhe para os tubos azuis: veia, na horizontal e com ramificações que se encontram com outras ramificações à direita de cor vermelha, saindo de um tubo vermelho: Artéria. Ao centro as ramificações: Capilares.   Fim da imagem.

LEGENDA: Os vasos sanguíneos em vermelho representam as artérias, e os vasos em azul, as veias. Os vasos mais finos representam os capilares sanguíneos. As setas indicam a direção do fluxo sanguíneo. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Observação: Representação esquemática para fins didáticos. Elementos fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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  1. Por que é importante que os vasos sanguíneos estejam espalhados por todas as partes do organismo?
  1. Leia o texto e responda às questões no seu caderno.

O doador de sangue deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar saudável. São coletados cerca de 450 mL de sangue. Os componentes do sangue são separados e enviados aos hospitais para que os pacientes recebam o sangue doado. Uma única doação pode ajudar várias pessoas.

Imagem: Fotografia. Cartaz. Fundo em laranja com relevo de fotos de pessoas. À frente, um braço de uma pessoa esticado para a horizontal, com tubo fino conectado na veia do braço, por onde passa sangue vermelho. Texto: Seja solidário, doe sangue. Doar – um ato de amor. Na parte inferior, Texto:  Durante a pandemia, mais do que nunca precisamos da sua solidariedade. Se você é saudável,  tem entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos, doe sangue regularmente. Os hemocentros estão preparados para você doar em segurança. Informe-se com o hemocentro da sua cidade e agende um horário.  Acesse saúde.gov.br/doesangue e saiba mais. Disque saúde 136.  Fim da imagem.

LEGENDA: Campanha de incentivo à doação de sangue do Ministério da Saúde, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é função do sangue no nosso organismo?
  1. Qual é a importância da doação de sangue?
  1. Quem pode ser doador de sangue?

    Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de uma adulto, faça uma pesquisa e descubra o que acontece com os movimentos respiratórios e com os batimentos cardíacos quando realizamos atividades físicas intensas. Depois, compartilhe suas descobertas com os colegas e discutam por que essas alterações acontecem.

118

Capítulo 4 – Eliminação de resíduos

Em suas atividades, as células produzem resíduos que, se forem acumulados no corpo, podem tornar-se prejudiciais para a saúde. O processo pelo qual o corpo elimina essas substâncias é chamado de excreção.

No corpo humano existem órgãos que atuam na separação e na eliminação de substâncias dissolvidas no sangue. Esses órgãos compõem o sistema urinário, formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Imagem: Ilustração. À esquerda, silhueta de uma mulher de pele clara, cabelos curtos em laranja, com uma linha fina quadrada na região da cintura. À direita, vista da cintura para cima da silhueta da mulher, com destaque para o sistema urinário. Na parte superior, perto da cintura, dois rins, um à esquerda e outro à direita, com o formato de duas bolsas pequenas em marrom. Debaixo de cada rim, um tubo fino da mesma cor: ureteres. Eles se conectam com bexiga, com formato de cor marrom-claro:  bexiga urinária. Na ponta inferior, um tubo fino na vertical em laranja: uretra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sistema urinário feminino. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Formação e eliminação da urina. Vista cinta para cima de até a região peitoral: Na parte superior, um tubo fino na vertical de cor vermelha com flecha fina branca para baixo:  Texto:  1. O sangue percorre os vasos sanguíneos até chegar aos rins. Mais abaixo, dois rins, um à esquerda e outro à direita, com formato de duas bexigas marrons. Texto:  2. Os rins filtram o sangue e dele retiram água e outras substâncias. Essa mistura forma a urina. Ao centro, tubo mais grosso em azul-claro na vertical. Texto:  3. O sangue filtrado volta a circular pelo corpo. Saindo de cada rim, um tubo fino na vertical em marrom. Texto:  4. A urina que se forma nos rins segue para a bexiga urinária pelos ureteres. Na ponta inferior, bexiga de cor marrom-claro na horizontal. Texto:  5. A urina fica armazenada na bexiga urinária. Quando a bexiga urinária fica cheia, sentimos vontade de urinar. Na parte inferior da bexiga, tubo fino na horizontal, pequeno. Texto:  6. A urina sai da bexiga urinária pela uretra, que a conduz até o meio externo.  Fim da imagem.

FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

Observação: As estruturas das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Qual é o nome do processo de eliminação de resíduos do corpo humano?
  1. Qual é a relação entre o funcionamento do sistema circulatório e a eliminação de resíduos?

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A água no corpo humano

Além de filtrar o sangue, outra função dos rins é controlar a quantidade de água no organismo.

A tabela a seguir mostra as vias de eliminação de água.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Perda de água diária no ser humano adulto de 70 kg

Por onde se perde água

Repouso

Atividade física prolongada

Transpiração

700 mL

1.000 mL

Suor

100 mL

5.000 mL

Fezes

100 mL

100 mL

Urina

1.400 mL

500 mL

Total

2.300 mL

6.600 mL

FONTE: Elaborado com base em: HALL, J. E.; GUYTON, A. C. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

Para manter a saúde, é importante equilibrar a quantidade de água perdida e a ingerida ao longo do dia.

  1. Copie as frases a seguir no caderno, escrevendo o nome do(s) órgão(s) que realiza(m) as funções descritas.
    1. Canais que conduzem a urina dos rins até a bexiga urinária.
    1. Órgãos que retiram do sangue água e outras substâncias.
    1. Órgão no qual a urina fica armazenada.
    1. Canal que conduz a urina até o meio externo.
  1. Do que a urina é composta? Por que ela precisa ser eliminada do nosso organismo com frequência? Explique.
  1. Por que é necessário um sistema encarregado de “limpar” o sangue no corpo humano?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Com base na tabela acima, sobre a perda de água diária, é possível compreender o motivo de sentirmos mais sede após uma atividade física?

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ÁLBUM de Ciências

Curiosidades do corpo humano

Conheça algumas curiosidades relacionadas a partes do corpo humano que você acabou de estudar.

LEGENDA: O muco de nariz é uma proteção.

A pele do interior do nariz produz muco, uma espécie de líquido viscoso que se espalha nos pelos que estão dentro do nariz. Assim, os pelos e a pele criam uma verdadeira barreira na qual “grudam” poeira e microrganismos que vêm pelo ar que respiramos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Busto de homem virado para à esquerda, espirrando para à esquerda, de olhos fechados. Ele tem pele clara, com cabelos e barba pretos, com camisa de gola preta. Da boca dele sai grande quantidade de gotículas de água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Um espirro pode chegar à velocidade de 150 quilômetros por hora.

O espirro é uma defesa do organismo para eliminar sujeira e microrganismos que entram no nariz através do ar. Assim, no espirro esse ar sai pelo nariz e pela boca de uma vez, e leva consigo o que encontrar no caminho. Por isso, muitas vezes, muco e saliva saem com o espirro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia microscópica. Tubos grossos, médios em tons de laranja, rosa, amarelo sobre tubos mais finos emaranhados de cor laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Temos cerca de 97 mil quilômetros de vasos sanguíneos.

O interior do nosso corpo é percorrido por inúmeros tubos estreitos por onde o sangue circula. Se enfileirássemos todos esses tubos, eles seriam suficientes para dar mais de duas voltas ao redor da Terra. Vasos sanguíneos vistos ao microscópio eletrônico. Aumento de 62 vezes. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Um pote de plástico transparente com urina amarela, com tampa superior em azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Um adulto faz de um a dois litros de urina por dia.

Xixi é como a maioria das pessoas chama a urina. Esse líquido amarelado que sai do nosso corpo é feito basicamente de água. Mas ele também contém uma porção de outras substâncias que precisam ser eliminadas do corpo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, homem visto de busto, agachado de pele clara, cabelos escuros, com regata de cor azul. No rosto, gotas de suor. Ao fundo, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em um dia de atividade física intensa, uma pessoa pode eliminar até cinco litros de suor.

O suor é feito basicamente de água. Ele é produzido pela pele para resfriar o corpo quando ele se aquece por conta de uma atividade física ou porque o ambiente está muito quente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Tarefa de casa. Fim da imagem.

Junto com um adulto, façam uma pesquisa para saber mais curiosidades sobre o corpo humano. Depois, reúna-se com seus colegas e organizem um mural de curiosidades na sala de aula.

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O que você aprendeu

Avaliação processual

  1. Copie os textos no caderno, completando-os com as palavras do quadro.

minerais

saudável

digestão

nutrientes

sistema digestório

vitaminas

energia

Eu adoro banana! Além de ser muito gostosa, ela me dá

para brincar e contém

como as

e os

, que ajudam a me manter

Para aproveitar os nutrientes da banana, meu

precisa transformar esse alimento por meio da

  1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

Marina anda de bicicleta todos os dias com seus amigos. Já Clara, sua irmã gêmea, prefere ficar em casa assistindo à televisão.

  1. As duas meninas têm a mesma necessidade energética, ou seja, precisam da mesma quantidade de calorias por dia? Justifique.
  1. Como é possível aumentar ou diminuir a ingestão de calorias e continuar com um cardápio equilibrado?
  1. Leia o texto, observe a imagem e responda.
  1. Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano que viveu entre 1527 e 1593. Suas obras principais incluem a série “As quatro estações”, nas quais usou imagens da natureza, tais como frutas, verduras e legumes, para compor fisionomias humanas.
Imagem: Pintura. Vista de busto de uma pessoa com o corpo formado com legumes de cor verde, verduras e frutas. Na Superior, vê-se cachos de uvas de cor roxa e outros cachos de uvas verdes, cerejas vermelhas. Nos cabelos, folhas de trigo de cor bege e na orelha direita, uma espiga de milho amarela. Nas sobrancelhas, folha de trigo. Mais abaixo, sobre o peitoral, folhas de pétalas em rosa, branca, amarela e laranja, com vegetais verdes.  Fim da imagem.

FONTE: Vertumnus, de Giuseppe Arcimboldo, 1591. Óleo sobre tela, 70 cm × 58 cm.

  1. Quais alimentos você consegue identificar na obra de arte apresentada?
  1. Os alimentos da imagem podem ser considerados saudáveis? Por quê?

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Leia a notícia a seguir e discuta as questões com os colegas.

Nos últimos anos, a obesidade infantil se tornou problema de saúde pública e motivou o governo e o legislativo a proporem iniciativas para levar mais informação à população, promover parcerias com escolas públicas e privadas e educar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos.

[...] A influência do ambiente em que a criança está inserida e os hábitos da vida contemporânea têm papel preponderante . [...]

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Governo e legislativo reúnem esforços para combater obesidade nas crianças. 24 mar. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/eRy. Acesso em: 16 fev. 2021.

  1. Além da alimentação saudável, o texto menciona outro fator importante para combater a obesidade. Que fator é esse? Por que ele é importante?
  1. Avalie os hábitos e a rotina na escola. Com o professor, façam uma lista do que poderia melhorar para que todos tenham uma vida mais saudável.
  1. Em que estrutura do sistema respiratório o gás oxigênio passa do ar para o interior do corpo?
    • Como o gás oxigênio vai da estrutura em que é captado para todas as células do corpo?
    1. Observe os esquemas. Depois, responda às questões.
      • Em nosso corpo os sistemas e os órgãos trabalham de forma integrada, ou seja, trabalham juntos para manter o corpo funcionando. Explique de que maneira os seguintes processos são integrados.
      1. Digestão, respiração e circulação do sangue.
      1. Digestão, circulação do sangue e excreção.
Imagem: Ilustração. Quatro silhuetas de pessoas vistas em pé com sistemas diferentes. Silhueta 1. Sistema digestivo, com tubo fino na vertical, abaixo, fígado, parte na horizontal, abaixo à direita, estômago, com intestino grosso com formato quadrado contornando intestino delgado. Silhueta 2. Sistema circulatório com tubos finos em azul e vermelho e ao centro, na região central, coração marrom. Silhueta 3. Sistema respiratório. Tubo fino na vertical da garganta e dois pulmões de cor marrom com parte ramificada dentro. Silhueta 4. Sistema urinário. Dois tubos finos na vertical de cor azul-claro, vermelho, com dois rins na parte superior em marrom. Dos rins, tubos finos na vertical conectados na bexiga na horizontal.   Fim da imagem.

FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.