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UNIDADE 3 – Funcionamento do corpo humano
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Boxe complementar:
Vamos conversar
- Há pessoas se alimentando nessa imagem? Por que você acha que precisamos ingerir alimentos?
- Que mudanças ocorrem no corpo quando realizamos atividades físicas intensas? Em sua opinião, por que elas ocorrem?
- Do que você acha que o corpo humano precisa para funcionar?
- O que podemos fazer para ajudar a manter a saúde?
Fim do complemento.
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Investigar o assunto
Conhecer o corpo humano
Você conhece seu corpo? Sabe o que há dentro dele?
O que você vai fazer
Representar um modelo de corpo humano e indicar partes internas dele.
Material
- pedaço de papel kraft com cerca de 150 centímetros de comprimento
- giz de
cera
de várias cores
Como você vai fazer
- Forme uma dupla com um colega. O professor vai dar a cada dupla um pedaço de papel kraft.
- Após a formação da dupla, sorteiem um integrante para se deitar sobre o papel kraft, com os braços afastados do corpo e as pernas separadas.
- Usando o giz de cera, o outro colega deve fazer o contorno do corpo de quem está deitado.
- Depois, os dois integrantes da dupla devem observar o contorno feito e desenhar, dentro dele, o que imaginam ter no interior do corpo humano.
- Se vocês souberem o nome de alguma parte do corpo, escrevam ao lado do desenho.
- Usando uma fita adesiva, colem todos os papéis kraft na parede, um ao lado do outro. Comparem os desenhos e conversem sobre as diferenças e as semelhanças entre eles.
LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.
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- Com a ajuda do professor, observem novamente os modelos do corpo humano expostos, e procurem reconhecer neles:
- por onde o ar entra em nosso corpo;
- por quais partes do corpo o ar passa;
- por onde o alimento entra em nosso corpo;
- por quais partes do corpo o alimento passa;
- que parte controla o funcionamento do corpo.
Para você responder
- Quais as semelhanças e as diferenças entre os modelos?
- O que você acha que acontece dentro do corpo humano?
- Em sua opinião, como é possível conhecer as partes internas do corpo humano?
- Converse com seus colegas sobre as seguintes questões.
- Do que os seres humanos precisam para viver?
- Como podemos cuidar da saúde?
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Capítulo 1 – Alimentos e nutrientes
Para se manter vivo, crescer com saúde e ter energia, o corpo humano precisa de nutrientes. Os nutrientes são substâncias presentes nos alimentos que são aproveitadas pelo organismo, essenciais para seu funcionamento e necessárias para o crescimento e a manutenção de suas estruturas. São eles: os carboidratos, as proteínas, os lipídios, os sais minerais e as vitaminas.
LEGENDA: As hortaliças e as frutas contêm grandes quantidades de vitaminas e sais minerais, necessários para que o organismo funcione bem, além de ajudar na prevenção de doenças. Esses alimentos também contêm fibras, que não são consideradas nutrientes, mas são muito importantes para o bom funcionamento dos intestinos.
Os lipídios fornecem energia e são importantes na manutenção da temperatura do corpo e na formação de novas células. Exemplos de alimentos ricos em lipídios são o azeite, o óleo de soja e o abacate.
A água é indispensável para o funcionamento do corpo. Ter uma alimentação saudável inclui beber água.
Os carboidratos são as principais fontes de energia para as atividades do dia a dia. Podem ser encontrados em maior quantidade em alimentos como arroz, feijão, pães, macarrão e batata.
As proteínas fornecem, principalmente, o material necessário para o crescimento do corpo e a formação de novas células. Podem ser encontradas em maior quantidade em alimentos como feijão, carne, frango e ovos. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Uma alimentação equilibrada depende da ingestão de todos os nutrientes, de acordo com a necessidade de cada corpo.
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Algumas vezes, a alimentação pode não ser adequada ou suficiente. Com isso, podem faltar nutrientes para manter o bom funcionamento do corpo. Nesses casos, dizemos que a pessoa está subnutrida.
Comer apenas carboidratos, por exemplo, pode até saciar a fome, mas não é suficiente para manter o corpo funcionando adequadamente.
O ato de se alimentar
O ato de se alimentar é mais do que ingerir nutrientes. É um momento da nossa rotina em que nos nutrimos e convivemos com outras pessoas. É importante que esse momento seja agradável, ocorra em horários regulares, em locais apropriados e, de preferência, na companhia de familiares ou colegas.
Os hábitos alimentares fazem parte da identidade de um povo, sendo transmitidos de geração em geração. Por isso, a alimentação pode variar muito, dependendo de cada cultura.
LEGENDA: Em alguns locais do Brasil, a farofa de formiga é um prato típico muito apreciado. Ela é feita com farinha de mandioca, óleo, formigas e temperos. FIM DA LEGENDA.
- Observe os alimentos listados a seguir e, para cada item, responda às questões.
- Que nutrientes existem em grande quantidade nesses alimentos?
- Por que esses nutrientes são importantes para o nosso corpo?
- Ovos, feijão, carne.
- Azeite, óleo de milho, manteiga.
- Aipim, pão, batata.
- Laranja, tomate, couve-flor.
- Liste três alimentos que você come todos os dias. Esses alimentos são ricos em quais nutrientes?
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Atividade prática
Experimento
Testando a presença de amido
O amido é um carboidrato que está presente em muitos alimentos de origem vegetal, como a batata e o milho.
Certos alimentos, originalmente, não contêm amido em sua composição, como queijos, iogurtes e requeijões, pois são feitos com leite de animais. No entanto, muitas indústrias adicionam amido para criar uma consistência mais espessa .
Observação: Não ingiram o iodo nem deixem que ele entre em contato com os olhos. Fim da observação.
Para detectar a presença de amido nos alimentos, pode-se utilizar um líquido marrom, chamado iodo. Ao entrar em contato com o amido, o iodo muda de cor.
O que você vai fazer
Testar a presença de amido em diferentes alimentos.
Levante suas hipóteses
Observe as amostras de alimentos que vocês vão testar e cite quais você acha que contêm amido.
Material
- amostras de alimentos diversos, como ovo cozido, salsicha, pão, batata, banana, iogurte, queijo e requeijão
- tintura de iodo
- recipientes para as amostras de alimento
- colher
- conta-gotas
- luva de borracha
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Como você vai fazer
Etapa 1: Entendendo o método
- Reúnam-se em pequenos grupos. Coloquem a luva e, com o conta-gotas, pinguem algumas gotas de tintura de iodo na batata ou no pão. Esses alimentos contêm bastante amido. Assim, observem o que acontece quando o iodo entra em contato com o amido.
- Em seguida, pinguem algumas gotas de tintura de iodo sobre o ovo cozido. Esse alimento não contém amido.
- Comparem o que acontece com a coloração da tintura de iodo nas duas situações.
Etapa 2: Testando os alimentos
- Agora que vocês sabem como o iodo reage com o amido, testem as outras amostras de alimentos e verifiquem se elas contêm ou não essa substância.
- Ao pingar algumas gotas de tintura de iodo sobre o iogurte ou o requeijão, mexam um pouco com a colher, para misturar o iodo ao alimento.
- Ao final do experimento, esses alimentos não podem ser ingeridos e
devem
ser descartados.
Para você responder
- Montem um quadro no
caderno
para organizar os resultados observados durante o experimento, de acordo com o exemplo a seguir.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Alimento
Teste de iodo
Presença de amido
Pão
Ficou azul-escuro
Sim
- Os alimentos que contêm amido são os mesmos que você indicou antes de realizar o teste com as amostras?
- Com o teste foi possível evidenciar a presença de amido em iogurtes, queijos e requeijões?
- Qual é sua opinião a respeito do resultado?
LEGENDA: Passo 1. FIM DA LEGENDA.
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Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada é aquela que contém os nutrientes necessários e em quantidades adequadas às necessidades de cada indivíduo. Para ter uma alimentação balanceada, é preciso conhecer como os alimentos são produzidos e, então, fazer boas escolhas.
- Alimentos in natura: os alimentos in natura são obtidos diretamente da natureza, por exemplo legumes, frutas, verduras e ovos.
LEGENDA: Frutas e hortaliças são alimentos in natura e ricos em nutrientes. FIM DA LEGENDA.
- Alimentos minimamente processados: são alimentos que passaram por algum tipo de alteração, como moagem , limpeza, secagem, resfriamento ou congelamento, por exemplo grãos, farinhas, carnes e leite.
LEGENDA: Grãos como arroz, milho, lentilha, soja, e cereais, como a aveia, são alimentos minimamente processados. FIM DA LEGENDA.
- Alimentos processados: são alimentos que sofreram adição de sal, açúcar ou conservantes, por exemplo ervilha em conserva, atum enlatado, frutas em calda, queijos e extrato de tomate.
LEGENDA: O consumo de alimentos processados deve ser limitado a uma pequena quantidade. FIM DA LEGENDA.
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- Alimentos ultraprocessados: são alimentos produzidos pela indústria, como biscoitos, refrigerantes, sorvetes e salsicha. Eles passam por muitas transformações, por isso, são pobres em nutrientes, e recebem a adição de muitas substâncias, como açúcar, gorduras e conservantes. Se consumidos em excesso, esses alimentos podem contribuir para a obesidade e para o surgimento de algumas doenças.
LEGENDA: O consumo de alimentos ultraprocessados deve ser evitado porque eles são pobres em nutrientes e ricos em substâncias que fazem mal quando consumidas em excesso. FIM DA LEGENDA.
- Converse com um
colega
sobre as questões a seguir.
- Vocês costumam prestar atenção aos alimentos que incluem nas refeições?
- Entre as características abaixo, quais vocês
consideram
na hora de escolher os alimentos?
- Ser saudável.
- Ser saboroso.
- Ter muitos nutrientes.
- Copie o quadro abaixo no
caderno
e complete-o com exemplos de alimentos que você consome diariamente, de acordo com a classificação dada.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Alimentos
In natura
Minimamente processados
Processados
Ultraprocessados
laranja
arroz
milho enlatado
batata frita
- Observe as refeições a seguir e responda.
- Qual das refeições é considerada mais saudável? Por quê?
- Quais refeições apresentam alimentos ultraprocessados? Por que não é bom consumir esse tipo de alimento?
- Proponha um novo exemplo com uma refeição que você considera saudável e apresente para as pessoas que moram com você. Explique a elas por que esse prato faz bem para a saúde.
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Como conservar os alimentos
Os alimentos minimamente processados, processados e ultraprocessados são industrializados e comercializados em embalagens adequadas para durarem mais. As embalagens evitam que os alimentos entrem em contato com impurezas e microrganismos, além de facilitarem o transporte dos alimentos da fábrica até os pontos de venda.
Apesar das vantagens, as embalagens geram grandes quantidades de lixo. Por isso, é importante priorizar produtos que tenham embalagens recicláveis e descartá-las em recipientes adequados para que elas possam ser destinadas à reciclagem.
Os alimentos processados e ultraprocessados geralmente contêm conservantes, substâncias adicionadas para evitar a ação de microrganismos.
LEGENDA: Cada alimento apresenta um tipo de embalagem adequada à sua conservação. FIM DA LEGENDA.
Técnicas de conservação dos alimentos
Além dos processos de industrialização dos alimentos, os seres humanos desenvolveram formas de conservá-los para que durem mais e não estraguem rapidamente. Conheça alguns exemplos a seguir.
-
Salga
Adiciona-se bastante sal ao alimento. O sal desidrata o alimento e dificulta o crescimento de microrganismos. Como exemplos, há o bacalhau salgado, a carne de sol e o pirarucu no sal.
-
Imersão em vinagre
Os alimentos são imersos em uma mistura de vinagre, água e sal. O vinagre e o sal impedem o crescimento de muitos microrganismos. Como exemplos, há compotas de legumes, de berinjela e de pepino.
-
Conservação a frio
Em temperaturas baixas, como as obtidas em refrigeradores e congeladores, os microrganismos se reproduzem de forma mais lenta.
Observação: As imagens desta página não estão na mesma proporção. Fim da observação.
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- Conte para os colegas um alimento industrializado que você consome. Você acha que esse alimento faz bem à saúde?
- Veja o processo de fabricação do chocolate. Depois, responda à questão.
Observação: Os elementos da imagem não estão representados na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Em sua opinião, o chocolate é um alimento que deve ser consumido com frequência? Por quê?
- Copie os quadros abaixo no
caderno
e complete-os com uma vantagem e uma desvantagem de usar embalagens e conservantes.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Embalagem
Vantagem
Desvantagem
Tabela: equivalente textual a seguir.
Conservante
Vantagem
Desvantagem
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Atividade prática
Pesquisa
De olho nas embalagens dos alimentos
As embalagens dos produtos industrializados são coloridas, bonitas e atraentes. Você já observou o que está escrito nelas?
No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pela regulamentação dos rótulos dos alimentos industrializados.
Hoje, os rótulos dos produtos devem conter as seguintes informações:
- nome do produto;
- lista de ingredientes que compõem o produto;
- quantidade do produto, geralmente em gramas (g) ou em mililitros (mL);
- prazo de validade;
- identificação da origem;
- tabela nutricional.
O que você vai fazer
Analisar as informações contidas nas embalagens de alimentos industrializados.
LEGENDA: As embalagens de alimentos podem variar, mas todas devem conter as informações regulamentadas pela Anvisa. FIM DA LEGENDA.
Material
- embalagens de alimentos industrializados
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Como você vai fazer
- Forme dupla com um colega e combinem de trazer de casa duas embalagens de alimentos industrializados diferentes.
- Localizem as informações apresentadas nas embalagens que vocês trouxeram. Procurem identificar as informações que devem constar no rótulo dos produtos.
- Escolham uma das embalagens que vocês
trouxeram
de casa e respondam às atividades a seguir.
Para você responder
- Observem a lista de ingredientes do alimento. Vocês conseguem identificar substâncias artificiais adicionadas ao alimento? Quais são elas?
-
Observem
a tabela nutricional do produto e respondam.
- Quais nutrientes aparecem na tabela?
- Qual nutriente aparece em maior quantidade? E qual aparece em menor quantidade?
- Há um item chamado valor energético? O que vocês acham que isso significa?
- Qual é a origem do produto?
- Como acham que foi possível produzir e transportar esse produto até vocês sem que ele estragasse?
- Os alimentos que vocês analisaram são saudáveis ou devem ser consumidos apenas eventualmente? Justifiquem.
- Por que é importante sempre verificar o prazo de validade do produto?
- É importante ler o rótulo antes de escolher um produto? Por quê?
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Para ler e escrever melhor
Este texto descreve o passo a passo do preparo de um prato aproveitando integralmente um alimento.
Aproveitamento integral dos alimentos
Você já notou a quantidade de alimentos desperdiçada no preparo das refeições? Muitas cascas, sementes, folhas e talos não são utilizados e vão para o lixo. Mas essas partes podem ser utilizadas e virar pratos deliciosos e nutritivos! Além disso, utilizar todas as partes dos alimentos diminui o desperdício, reduz os gastos com alimentação e produz menos resíduos.
Conheça uma receita em que os alimentos são aproveitados integralmente.
BOLO DE LARANJA COM CASCA
Ingredientes
- 2 laranjas-lima ou laranjas-baía médias
- 3/4 de xícara (chá) de óleo
- 3 ovos
- 2 xícaras (chá) de açúcar (se possível, usar açúcar mascavo)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de manteiga ou óleo de cozinha
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de preparo
- Lave bem as laranjas.
- Corte as laranjas em quatro partes e retire as sementes e a parte branca do centro. Mantenha a casca e o bagaço, pois essas partes também serão utilizadas.
- Bata no liquidificador parte das laranjas, o óleo, os ovos, o açúcar e a essência de baunilha.
- Despeje a mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de trigo mexendo bem.
- Por último, adicione o fermento, misturando devagar.
- Despeje a mistura em uma forma untada com óleo e enfarinhada. Asse por cerca de 30 minutos, em fogo médio.
LEGENDA: Aproveitar partes dos alimentos que geralmente jogamos fora ajuda a reduzir o desperdício. FIM DA LEGENDA.
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Analise
- Por que é importante aproveitar integralmente os alimentos?
- Qual alimento foi aproveitado integralmente na receita? Se é possível aproveitar esse ingrediente, por que você acha que as pessoas não o utilizam no dia a dia?
- Como as instruções da receita estão apresentadas?
- Em sua opinião, essa forma de organização do texto facilita o entendimento de como fazer a receita?
Organize
- Copie o esquema a seguir no caderno, preenchendo as etapas da receita e o que cada uma delas indica.
Escreva
- Pergunte a um adulto da sua convivência sobre uma receita que utilize partes de alimentos geralmente descartadas.
- Escreva todos os ingredientes, suas quantidades e descreva o modo de preparo da receita de forma semelhante à apresentada na página anterior. Ao escrever, lembre-se de que outra pessoa vai ler a receita, então descreva o passo a passo de forma clara.
- Troque a receita com um colega da sala e, se possível, tente prepará-la com um adulto em casa. Depois, comente se foi fácil fazer a receita seguindo o modo de preparo, além de contar o que achou do sabor. Caso tenha tirado fotografias, elas poderão ser usadas para ilustrar a receita.
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Cuidar da alimentação
Para que uma alimentação seja completa e saudável, ela deve conter alimentos variados e todos os nutrientes de que o corpo necessita, nas quantidades adequadas a cada pessoa.
A quantidade de energia que um alimento fornece, ou seja, seu valor energético, é medida em quilocalorias (kcal). Por exemplo, uma banana de 100 gramas tem cerca de 90 kcal; 100 gramas de chocolate ao leite, cerca de 535 kcal.
A quantidade de calorias de que cada pessoa precisa para realizar as atividades diárias varia de acordo com sexo, idade, altura, peso e atividade física que pratica. Assim, a quantidade e o tipo de alimento que deve compor as refeições diariamente variam de pessoa para pessoa.
LEGENDA: Ao escolher alimentos é preciso levar em conta não apenas seu valor energético, mas também se eles contêm os nutrientes de que necessitamos, se nos fazem bem e se estão disponíveis. Devem ser consideradas também as preferências de cada pessoa. FIM DA LEGENDA.
- O quadro a seguir mostra as necessidades energéticas de duas pessoas diferentes.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Nome |
Idade |
Nível de atividade física |
Gasto energético diário |
|||
Paula |
10 |
não pratica |
2.000 kcal |
|||
Ângela |
10 |
joga futebol |
2.210 kcal |
|||
Fonte: WEFFORT, V. R. S. et al. Manual do lanche saudável. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pediatria/Departamento Científico de Nutrologia, 2011.
- Quem precisa ingerir mais calorias por dia? Justifique.
- Em sua opinião, se Paula começar a praticar atividades físicas, ela terá o mesmo gasto energético que Ângela? Por quê?
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Há outros hábitos que devemos cultivar para cuidar de nossa alimentação. Veja a seguir alguns exemplos.
LEGENDA: Dê preferência a alimentos in natura ou minimamente processados: frutas, verduras, legumes, ovo, carnes etc. Quanto mais variados forem, melhor! FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fique atento à higiene. Lave bem as mãos antes de todas as refeições. Guarde os alimentos em locais adequados para sua conservação. Mantenha a cozinha limpa. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Óleos, gorduras de origem animal, sal e açúcar devem ser usados em pequenas quantidades. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: É importante comer em ambientes apropriados: locais limpos e tranquilos, sem a presença de celulares e aparelhos de televisão ligados e, se possível, na companhia de familiares ou amigos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos recheados, refrigerantes e sorvetes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Faça suas refeições em horários semelhantes, todos os dias. Coma devagar, mastigando bem os alimentos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água é indispensável para o bom funcionamento do corpo. Recomenda-se beber de 6 a 8 copos de água por dia. É importante beber água antes de sentir sede. FIM DA LEGENDA.
- Pergunte a seus colegas qual destas frutas eles mais gostam e anote as respostas.
abacaxi
banana
goiaba
jabuticaba
melão
- Então, construa um gráfico representando uma barra para cada fruta e pinte um quadrinho para cada resposta. Não se esqueça de dar um título ao gráfico e colocar a data em que coletou os dados.
- Além da fruta preferida, pergunte a eles de que fruta eles gostam menos.
- Além das frutas indicadas, que outras frutas vocês têm o hábito de comer? Converse com os colegas.
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Atividade prática
Pesquisa
Cardápio equilibrado
O cardápio é uma lista de alimentos que compõem uma refeição. Para elaborar um cardápio equilibrado, é essencial pensar na quantidade de cada alimento, na qualidade (se tem os nutrientes necessários) e na adequação às necessidades individuais.
O que você vai fazer
Sugerir opções de cardápios adequados a cada situação.
Material
- cartas com informações dos alimentos, da página 159.
Como você vai fazer
- Formem duplas.
- Distribuam sobre uma mesa as cartas dos alimentos com as informações viradas para cima.
- Com base na descrição dos alimentos em cada carta, você e seu
colega
deverão pensar em uma refeição adequada para as situações descritas.
Situação 1: Almoço de Felipe
Felipe tem 16 anos, vai para a escola na parte da manhã e passa a tarde jogando na internet. Atualmente, ele está com sobrepeso. Com base nessas informações, elabore no caderno uma refeição balanceada para o almoço de Felipe e justifique a sua resposta.
Situação 2: Almoço de Marcos
Marcos tem 15 anos, vai para a escola na parte da manhã e à tarde treina nos times de vôlei e basquete da escola. Com base nessas informações, elabore uma refeição balanceada para o almoço de Marcos. Escreva no caderno o nome dos alimentos selecionados e justifique a sua resposta.
Para você responder
- Classifique os alimentos escolhidos por você para compor as duas situações em: in natura, minimamente processados, processados ou ultraprocessados.
- Agora é sua vez: como você acha que seria um cardápio equilibrado para o seu café da manhã, adequado à sua faixa etária, à quantidade de atividade física que você realiza, à sua altura, ao seu peso e de acordo com alimentos comuns em sua região? Justifique suas escolhas.
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- Observe dois pratos típicos da culinária brasileira.
LEGENDA: O arroz com pequi é um prato tradicional da culinária goiana. O pequi, fruto nativo que já era utilizado pelos indígenas, incorporou-se ao arroz. Hoje, esse prato pode ter ingredientes que valorizam o sabor e o aroma do fruto, como óleo ou banha de porco, alho, cebola, sal, pimenta e cheiro-verde. Município de Goiânia, Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O tacacá é um prato típico da região Norte do Brasil, feito com tucupi (caldo extraído da farinha de mandioca-brava), goma de mandioca, camarões secos e folhas de jambu. O jambu é uma planta comum de ser encontrada nessa região e que, em contato com a boca, causa certo formigamento. Esse prato teria se originado, há muito tempo, da culinária indígena local. Município de Santarém, Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Faça uma pesquisa e selecione uma receita para cada um dos pratos mostrados nas fotografias.
- Identifique os nutrientes necessários em cada receita. Como você caracteriza cada um desses pratos?
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Hora do almoço, de Ilan Brenman e Ionit Zilberman, Companhia das Letrinhas, 2012.
Fim do complemento.
106
O mundo que queremos
Prevenção de distúrbios alimentares
Os chamados distúrbios nutricionais ou alimentares são problemas de saúde relacionados a alterações no comportamento alimentar das pessoas. A anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar são alguns exemplos de distúrbios alimentares.
Pessoas com anorexia, por exemplo, não conseguem se alimentar. Já pessoas com bulimia se alimentam, mas se sentem culpadas e provocam vômitos ou diarreias.
É preciso ter muita atenção, pois a falta de nutrientes necessários ao corpo em razão de distúrbios alimentares pode causar subnutrição.
Leia, a seguir, textos que exemplificam como distúrbios alimentares podem afetar uma pessoa.
[...] Mudanças no padrão alimentar, relação confusa com a comida e sentimento de não aceitação para com o corpo são alguns sinais bem característicos que indicam que algo não vai bem com a mente do ser humano no que diz respeito à alimentação.
Trata-se de um quadro de transtorno alimentar (TA), distúrbio emocional em que a pessoa apresenta alteração na forma como lida com a comida e, também, consigo mesmo e o seu eu frente ao espelho. [...]
Para a psiquiatra Maria Francisca Mauro [...] “ocorre uma perturbação na relação do indivíduo com a comida, ou seja, ele come muito pouco ou come de forma descontrolada, e também na forma como percebe seu corpo, achando que está ‘inadequado’, o que torna ‘pior’ quando comparado a outras pessoas” [...].
FONTE: Transtornos alimentares: relação deturpada com a comida e o espelho. Estado de Minas. Disponível em: http://fdnc.io/eRr. Acesso em: 14 jul. 2021.
Ao se olhar no espelho, a pessoa que sofre com a anorexia nervosa, embora esteja magérrima, se acredita gorda e encontra pneuzinhos aqui e ali. Essa distorção da autoimagem costuma aparecer mais frequentemente nas adolescentes e mulheres jovens: preocupadas em conquistar um corpo igual ao das modelos das revistas, fecham a boca, perdendo peso e saúde. [...]
Na bulimia, alternam-se períodos de alimentação regular com momentos de comilança. Durante o surto de compulsão alimentar [...], uma pessoa pode ingerir até 10 mil calorias, quatro vezes mais do que a média de consumo recomendada para um dia inteiro! [...]
Ao contrário daqueles que sofrem com a anorexia nervosa, os bulímicos costumam estar próximos de seu peso ideal. Também não apresentam sintomas claros de depressão e são considerados pessoas extrovertidas e alegres. Contudo, apesar da aparência saudável, quem apresenta esse comportamento compulsivo em relação à comida está doente e precisa se cuidar.
FONTE: Espelho, inimigo meu... Fiocruz. Disponível em: http://fdnc.io/fpP. Acesso em: 24 jun. 2022.
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O sobrepeso e a obesidade se tornaram comuns nos dias de hoje. Eles podem ser causados, entre outros fatores, por ingestão de alimentos em excesso, consumo de alimentos ultraprocessados e falta de atividade física.
Cultivar alguns hábitos pode ajudar a prevenir distúrbios alimentares. Conheça alguns exemplos a seguir.
- Comer sempre nos mesmos horários, não pular as refeições e dar preferência a lanches saudáveis.
- Reduzir o consumo de alimentos processados e ultraprocessados.
- Cultivar amigos, conversar com pais e professores, buscar opiniões e conselhos quando estiver angustiado ou em situações difíceis e estressantes.
- Aceitar e valorizar as diferenças! Cada um de nós tem um corpo diferente e todos têm a sua beleza, temos de respeitá-lo e cuidar dele para mantê-lo saudável.
Compreenda a leitura
- Quais são os distúrbios nutricionais ou alimentares citados no texto?
- De acordo com o texto, quais as possíveis causas da obesidade e do sobrepeso?
Vamos fazer
- A construção da autoestima abrange a percepção, a aceitação e a valorização de todas as características que fazem parte de quem somos. Valorizar as nossas qualidades pode ser uma forma de ajudar a prevenir certos distúrbios alimentares.
- Faça dupla com um colega.
- Organize uma lista de qualidades ressaltando aquilo que você acha mais legal e interessante nele.
- Escreva palavras e frases que representem os valores e as características que você acha importantes e que seu colega apresenta. Após terminarem de escrever, leiam um para o outro as suas opiniões.
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Capítulo 2 – Alimentação e energia
Para que o corpo consiga absorver os nutrientes, os alimentos ingeridos são reduzidos em partes bem pequenas e transformados em substâncias mais simples. Esse processo é chamado de digestão.
Os nutrientes absorvidos passam para o sangue e são distribuídos para as células de todo o corpo. Eles podem ser usados como fonte de energia ou fazer parte das células.
O sistema digestório é onde ocorre a digestão. Ele é formado pelo tubo digestório, que atravessa o interior do corpo, ligando a boca ao ânus. Esse tubo é formado por diferentes órgãos que se comunicam: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. No fim do intestino grosso localiza-se o ânus.
As glândulas salivares, o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas são órgãos acessórios que produzem substâncias que participam da digestão dos alimentos.
Observação: Esquema do sistema digestório humano. Cores fantasia. Fim da observação.
LEGENDA: Glândulas salivares; boca; faringe; esôfago; fígado; estômago; pâncreas; vesícula biliar; intestino grosso; intestino delgado; ânus. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
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Etapas da digestão
A digestão começa na boca , com a mastigação. O alimento é rasgado e triturado pelos dentes para ser reduzido em pedaços menores, e misturado à saliva, substância produzida pelas glândulas salivares. Após ser mastigado e misturado com a saliva, processos que facilitam a digestão, o alimento passa a ser chamado de bolo alimentar.
FONTE: Elaborado com base em: MARIEB, E. N.; HOEHN, K. Anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
A língua move o bolo alimentar dentro da boca, empurrando-o durante o ato de engolir. Ao longo do tubo digestório, o bolo alimentar é empurrado por meio de contrações dos músculos que envolvem esse tubo.
O bolo alimentar passa pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago . Lá, ele é misturado a substâncias digestivas, produzidas pelo próprio órgão.
No intestino delgado, substâncias digestivas produzidas pelo fígado, pelo pâncreas e pelo próprio intestino delgado são liberadas no tubo digestório e completam a digestão. Nas paredes do intestino delgado, ocorre a absorção dos nutrientes digeridos e de água, que passam para a corrente sanguínea e são distribuídos pelo corpo.
No intestino grosso, também ocorre a absorção de água. O material que não foi digerido sofre a ação de microrganismos, formando as fezes e os gases, que são eliminados pelo ânus.
LEGENDA: O caminho do bolo alimentar pelo sistema digestório. Cores fantasia. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: MARIEB, E. N.; HOEHN, K. Anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
- Por que se costuma oferecer alimentos em pedaços pequenos a bebês?
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Nutrição do corpo
A obtenção de nutrientes por meio da digestão é uma etapa da nutrição do corpo, que inclui o transporte de nutrientes até as células e o seu aproveitamento para o funcionamento do organismo. Ao final desse processo, ocorre a eliminação de resíduos.
Assim, os nutrientes presentes nos alimentos podem fornecer energia para manter as funções vitais, compor a estrutura do corpo ou ainda serem armazenados no organismo.
A nutrição depende do funcionamento integrado de diversos órgãos do corpo, da mesma forma que todos os órgãos precisam funcionar em conjunto para manter o organismo vivo e saudável. O encéfalo, localizado na cabeça, é o órgão que controla o funcionamento dos demais órgãos do corpo, além de ser responsável pelos movimentos, pela percepção do ambiente, pela capacidade de aprender e de criar.
Para realizar essas funções, os órgãos precisam de energia. Veja alguns exemplos.
O corpo precisa de energia
LEGENDA: O encéfalo é um órgão que utiliza grande quantidade de energia. Quando estamos despertos ou quando dormimos, é ele que coordena o funcionamento dos outros órgãos. Grande parte da energia que ele usa vem dos carboidratos.
O coração também é um órgão que usa muita energia, pois está bombeando sangue continuamente. Grande parte da energia que ele usa é proveniente dos lipídios.
O estômago e os intestinos executam a digestão e a absorção dos nutrientes. Essas funções consomem energia, porém em quantidade menor que as do coração e do encéfalo.
Os músculos utilizam grande quantidade de energia para realizar movimentos que nos permitem brincar, dançar, trabalhar. Eles são capazes de armazenar energia na forma de um carboidrato. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: MARIEB, E. N.; HOEHN, K. Anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
Observação: Representação simplificada do uso da energia por diferentes partes do corpo. Cores fantasia. Fim da observação.
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Da absorção de nutrientes à produção de energia
Para que o corpo consiga aproveitar a energia dos nutrientes absorvidos durante a digestão, ele precisa de gás oxigênio. Esse gás é captado pelos pulmões, passa para o sangue e é distribuído para todas as células do corpo.
Os nutrientes e o gás oxigênio contidos no sangue são transportados para as células do corpo através dos vasos sanguíneos. O sangue é bombeado para o corpo todo por meio dos batimentos do coração.
É no interior das células que os nutrientes vão ser transformados em energia, utilizada para funções vitais das células. Esses processos produzem resíduos que podem ser prejudiciais ao organismo e por isso devem ser eliminados. Esses resíduos também são transportados pelo sangue e eliminados, principalmente, pela urina.
- Leia o texto e responda à questão no caderno.
O coração, o fígado e os rins que nos perdoem, mas não há órgão mais fascinante que o intestino. A começar pelo seu tamanho descomunal : se abríssemos e esticássemos seus dois trechos – o delgado e o grosso –, ele ocuparia uma área de 250 metros quadrados, o equivalente a uma quadra de tênis. Tudo está enrolado e compactado dentro do ventre. E olha que isso nem é o aspecto mais interessante da coisa: o intestino [...] aloja trilhões de bactérias, boa parte delas envolvida em processos cruciais ao organismo. E você pensando que ele era um longo tubo por onde a comida passa, nutrientes são absorvidos e o que não é aproveitado vira cocô. [...]
FONTE: A incrível conexão cérebro-intestino. Revista Saúde. 1º mar. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/eRt. Acesso em: 16 fev. 2021.
- Qual é a relação entre o tamanho dos intestinos e a função que eles desempenham no corpo?
- O processo de nutrição consome energia? De onde vem a energia de que precisamos para o nosso corpo funcionar?
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Capítulo 3 – Transporte de gases e nutrientes
O gás oxigênio presente no ar é necessário para transformar os nutrientes fornecidos pelos alimentos em energia para o corpo e, por isso, ele é fundamental para a sobrevivência dos seres humanos. Ao produzir energia, esse processo gera gás carbônico. Essa transformação recebe o nome de respiração.
O ar entra no organismo por meio do nariz e passa pelas cavidades nasais, faringe, laringe e traqueia, a qual se liga aos brônquios. Por meio dos brônquios, o ar chega em cada um dos pulmões. Todos esses órgãos formam o sistema respiratório.
Nos pulmões, existem milhões de pequenas estruturas chamadas alvéolos, onde ocorre a troca dos gases. Na respiração, o gás oxigênio passa dos alvéolos para o sangue, e o gás carbônico passa do sangue para os alvéolos.
FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Observação: Esquema dos órgãos do sistema respiratório. O pulmão esquerdo é mostrado em corte. Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação. Fim da observação.
- Copie e ordene os órgãos indicados no quadro a seguir de acordo com o caminho que o ar faz ao entrar no corpo humano.
pulmões
nariz
cavidade nasal
traqueia
laringe
brônquios
faringe
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Movimentos respiratórios
A entrada e a saída de ar do nosso corpo acontecem por meio dos movimentos respiratórios. Os movimentos respiratórios ocorrem com a contração e o relaxamento de um músculo chamado diafragma.
LEGENDA: Na inspiração, o diafragma se contrai, a caixa torácica aumenta de tamanho e os pulmões se enchem de ar.
Na expiração, o diafragma relaxa, a caixa torácica diminui de tamanho e os pulmões se esvaziam de ar, porém não completamente. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Qual é a função do sistema respiratório?
- Descreva o que acontece com o organismo durante os movimentos respiratórios.
- Copie as frases a seguir no caderno, completando-as.
- Ao entrar no corpo, o ar é rico em
- Ao sair do corpo, o ar é rico em
- Na inspiracão, o diafragma se contrai, a caixa torácica
e os pulmões
de ar.
- Na expiração, o diafragma relaxa, a caixa torácica
e os pulmões
de ar.
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Atividade prática
Construção de modelo
Modelo de pulmão
Um modelo é uma representação que nos ajuda a entender a realidade. Por exemplo, a maquete de uma casa serve para saber como ela vai ficar depois de pronta.
Nem sempre um modelo se parece com o objeto que ele representa, mas seu funcionamento é semelhante. Em Ciências, é muito comum o uso de modelos. Eles podem ser utilizados, por exemplo, para mostrar como funcionam os órgãos do corpo humano.
O que você vai fazer
Construir um modelo para compreender o funcionamento do pulmão.
Material
- 1 garrafa PET (com volume igual ou maior que 1 litro e meio)
- 2 balões de borracha
- tesoura com pontas arredondadas
- fita adesiva
Como você vai fazer
- Peça ao professor que corte a garrafa ao meio. Somente a parte de cima será usada no modelo.
LEGENDA: Passo 1. FIM DA LEGENDA.
- Dê um nó no bico do balão 1 e recorte um pedaço da outra extremidade, como mostra o passo 2, abaixo.
LEGENDA: Passo 2. FIM DA LEGENDA.
- Encaixe a parte aberta do balão 1 na abertura da garrafa e fixe a borda com fita adesiva.
LEGENDA: Passo 3. FIM DA LEGENDA.
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- Coloque o balão 2 dentro da garrafa, prendendo o bico dele no gargalo. Fixe o bico do balão com fita adesiva, como mostra o passo 4, abaixo.
LEGENDA: Passo 4. FIM DA LEGENDA.
- Segure a garrafa com o gargalo para cima e puxe suavemente o bico do balão 1 para baixo. Solte o bico com cuidado e repita esse procedimento algumas vezes, observando o que acontece com o balão 2.
LEGENDA: Passo 5. FIM DA LEGENDA.
Para você responder
- Observe a imagem abaixo, leia o texto a seguir e responda.
Logo abaixo dos nossos pulmões, existe um músculo chamado diafragma. Esse músculo nunca para de contrair e relaxar, nem mesmo quando estamos dormindo. É esse movimento do diafragma que faz o ar entrar e sair dos pulmões.
Representação esquemática do sistema respiratório. Observação: Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Que balão representa o diafragma no modelo que você construiu?
- Que balão representa os pulmões no modelo que você construiu?
- A garrafa representa que parte do corpo?
- O que aconteceu com o balão 2 quando você puxou o bico do balão 1? Por quê?
- Explique como o movimento do diafragma faz o ar entrar e sair dos pulmões.
- O modelo que você construiu representa completamente os movimentos da respiração? Justifique.
- Em sua opinião, foi mais fácil compreender o funcionamento do pulmão com o modelo ou apenas por meio de ilustrações? Explique.
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Circulação sanguínea
O sistema circulatório é formado pelo sangue, pelo coração e pelos vasos sanguíneos. O sangue transporta nutrientes e gás oxigênio para todas as células do corpo. O sangue também recolhe os resíduos produzidos pelas células e os transporta para órgãos específicos para que sejam eliminados do corpo.
O coração
O coração é um órgão formado por músculos e se localiza no meio do peito, levemente no lado esquerdo. Ele bombeia o sangue para todas as partes do organismo.
Os vasos sanguíneos
O sangue circula pelo interior dos vasos sanguíneos. Existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, capilares e veias. Pelas artérias, o sangue sai do coração e segue para todas as partes do organismo. Elas se ramificam muitas vezes até formar vasos sanguíneos muito finos, chamados capilares. Os capilares são os vasos que levam os nutrientes e o gás oxigênio para as células. Também são os capilares que recolhem gás carbônico e outras substâncias que devem ser eliminadas do organismo. Pelas veias, o sangue volta de todas as partes do corpo para o coração.
LEGENDA: Os vasos sanguíneos em vermelho representam as artérias, e os vasos em azul, as veias. Os vasos mais finos representam os capilares sanguíneos. As setas indicam a direção do fluxo sanguíneo. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Observação: Representação esquemática para fins didáticos. Elementos fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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- Por que é importante que os vasos sanguíneos estejam espalhados por todas as partes do organismo?
- Leia o texto e responda às questões no seu caderno.
O doador de sangue deve ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar saudável. São coletados cerca de 450 mL de sangue. Os componentes do sangue são separados e enviados aos hospitais para que os pacientes recebam o sangue doado. Uma única doação pode ajudar várias pessoas.
LEGENDA: Campanha de incentivo à doação de sangue do Ministério da Saúde, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual é função do sangue no nosso organismo?
- Qual é a importância da doação de sangue?
- Quem pode ser doador de sangue?
- Com a ajuda de uma adulto, faça uma pesquisa e descubra o que acontece com os movimentos respiratórios e com os batimentos cardíacos quando realizamos atividades físicas intensas. Depois, compartilhe suas descobertas com os colegas e discutam por que essas alterações acontecem.
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Capítulo 4 – Eliminação de resíduos
Em suas atividades, as células produzem resíduos que, se forem acumulados no corpo, podem tornar-se prejudiciais para a saúde. O processo pelo qual o corpo elimina essas substâncias é chamado de excreção.
No corpo humano existem órgãos que atuam na separação e na eliminação de substâncias dissolvidas no sangue. Esses órgãos compõem o sistema urinário, formado por rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.
LEGENDA: Sistema urinário feminino. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
Observação: As estruturas das imagens desta página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Qual é o nome do processo de eliminação de resíduos do corpo humano?
- Qual é a relação entre o funcionamento do sistema circulatório e a eliminação de resíduos?
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A água no corpo humano
Além de filtrar o sangue, outra função dos rins é controlar a quantidade de água no organismo.
A tabela a seguir mostra as vias de eliminação de água.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Perda de água diária no ser humano adulto de 70 kg |
||
Por onde se perde água |
Repouso |
Atividade física prolongada |
Transpiração |
700 mL |
1.000 mL |
Suor |
100 mL |
5.000 mL |
Fezes |
100 mL |
100 mL |
Urina |
1.400 mL |
500 mL |
Total |
2.300 mL |
6.600 mL |
FONTE: Elaborado com base em: HALL, J. E.; GUYTON, A. C. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Para manter a saúde, é importante equilibrar a quantidade de água perdida e a ingerida ao longo do dia.
- Copie as frases a seguir no caderno, escrevendo o nome do(s) órgão(s) que realiza(m) as funções descritas.
- Canais que conduzem a urina dos rins até a bexiga urinária.
- Órgãos que retiram do sangue água e outras substâncias.
- Órgão no qual a urina fica armazenada.
- Canal que conduz a urina até o meio externo.
- Do que a urina é composta? Por que ela precisa ser eliminada do nosso organismo com frequência? Explique.
- Por que é necessário um sistema encarregado de “limpar” o sangue no corpo humano?
- Com base na tabela acima, sobre a perda de água diária, é possível compreender o motivo de sentirmos mais sede após uma atividade física?
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ÁLBUM de Ciências
Curiosidades do corpo humano
Conheça algumas curiosidades relacionadas a partes do corpo humano que você acabou de estudar.
LEGENDA: O muco de nariz é uma proteção.
A pele do interior do nariz produz muco, uma espécie de líquido viscoso que se espalha nos pelos que estão dentro do nariz. Assim, os pelos e a pele criam uma verdadeira barreira na qual “grudam” poeira e microrganismos que vêm pelo ar que respiramos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Um espirro pode chegar à velocidade de 150 quilômetros por hora.
O espirro é uma defesa do organismo para eliminar sujeira e microrganismos que entram no nariz através do ar. Assim, no espirro esse ar sai pelo nariz e pela boca de uma vez, e leva consigo o que encontrar no caminho. Por isso, muitas vezes, muco e saliva saem com o espirro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Temos cerca de 97 mil quilômetros de vasos sanguíneos.
O interior do nosso corpo é percorrido por inúmeros tubos estreitos por onde o sangue circula. Se enfileirássemos todos esses tubos, eles seriam suficientes para dar mais de duas voltas ao redor da Terra. Vasos sanguíneos vistos ao microscópio eletrônico. Aumento de 62 vezes. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Um adulto faz de um a dois litros de urina por dia.
Xixi é como a maioria das pessoas chama a urina. Esse líquido amarelado que sai do nosso corpo é feito basicamente de água. Mas ele também contém uma porção de outras substâncias que precisam ser eliminadas do corpo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Em um dia de atividade física intensa, uma pessoa pode eliminar até cinco litros de suor.
O suor é feito basicamente de água. Ele é produzido pela pele para resfriar o corpo quando ele se aquece por conta de uma atividade física ou porque o ambiente está muito quente. FIM DA LEGENDA.
Junto com um adulto, façam uma pesquisa para saber mais curiosidades sobre o corpo humano. Depois, reúna-se com seus colegas e organizem um mural de curiosidades na sala de aula.
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O que você aprendeu
Avaliação processual
- Copie os textos no caderno, completando-os com as palavras do quadro.
minerais
saudável
digestão
nutrientes
sistema digestório
vitaminas
energia
Eu adoro banana! Além de ser muito gostosa, ela me dá
para brincar e contém
como as
e os
, que ajudam a me manter
Para aproveitar os nutrientes da banana, meu
precisa transformar esse alimento por meio da
- Leia o texto a seguir e responda às questões.
Marina anda de bicicleta todos os dias com seus amigos. Já Clara, sua irmã gêmea, prefere ficar em casa assistindo à televisão.
- As duas meninas têm a mesma necessidade energética, ou seja, precisam da mesma quantidade de calorias por dia? Justifique.
- Como é possível aumentar ou diminuir a ingestão de calorias e continuar com um cardápio equilibrado?
- Leia o texto, observe a imagem e responda.
- Giuseppe Arcimboldo foi um pintor italiano que viveu entre 1527 e 1593. Suas obras principais incluem a série “As quatro estações”, nas quais usou imagens da natureza, tais como frutas, verduras e legumes, para compor fisionomias humanas.
FONTE: Vertumnus, de Giuseppe Arcimboldo, 1591. Óleo sobre tela, 70 cm × 58 cm.
- Quais alimentos você consegue identificar na obra de arte apresentada?
- Os alimentos da imagem podem ser considerados saudáveis? Por quê?
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- Leia a notícia a seguir e discuta as questões com os colegas.
Nos últimos anos, a obesidade infantil se tornou problema de saúde pública e motivou o governo e o legislativo a proporem iniciativas para levar mais informação à população, promover parcerias com escolas públicas e privadas e educar as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e exercícios físicos.
[...] A influência do ambiente em que a criança está inserida e os hábitos da vida contemporânea têm papel preponderante . [...]
FONTE: AGÊNCIA CÂMARA DE NOTÍCIAS. Governo e legislativo reúnem esforços para combater obesidade nas crianças. 24 mar. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/eRy. Acesso em: 16 fev. 2021.
- Além da alimentação saudável, o texto menciona outro fator importante para combater a obesidade. Que fator é esse? Por que ele é importante?
- Avalie os hábitos e a rotina na escola. Com o professor, façam uma lista do que poderia melhorar para que todos tenham uma vida mais saudável.
- Em que estrutura do sistema respiratório o gás oxigênio passa do ar para o interior do corpo?
- Como o gás oxigênio vai da estrutura em que é captado para todas as células do corpo?
- Observe os esquemas. Depois, responda às questões.
- Em nosso corpo os sistemas e os órgãos trabalham de forma integrada, ou seja, trabalham juntos para manter o corpo funcionando. Explique de que maneira os seguintes processos são integrados.
- Digestão, respiração e circulação do sangue.
- Digestão, circulação do sangue e excreção.
FONTE: Elaborado com base em: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.