MP028
Comentários para o professor:
Introdução da Unidade 1
Nesta unidade, os estudantes terão contato com o conceito de recursos naturais e sua classificação em recursos renováveis e não renováveis. Os estudantes vão perceber que os materiais usados em diversas atividades cotidianas podem ser classificados em naturais e artificiais. Além disso, vão entender que cada material apresenta propriedades físicas próprias, que possibilitam reconhecê-lo e diferenciá-lo, como a densidade, a resistência, a dureza, a elasticidade, a solubilidade, o magnetismo e as condutibilidades elétrica e térmica.
Entre as propriedades físicas do materiais, será abordado o fato de que a matéria é formada por cargas elétricas positivas e negativas, e a diferença na quantidade dessas cargas gera o fenômeno chamado eletricidade. Os estudantes vão identificar o magnetismo e perceber como ele é usado em algumas atividades humanas. A energia térmica também será abordada. Os estudantes vão conhecer os materiais mais eficientes para conduzi-la e o modo como esse tipo de energia é produzido e utilizado. Dessa forma, explorar fenômenos da vida cotidiana que evidenciem propriedades físicas dos materiais vai contribuir com o desenvolvimento da habilidade EF05CI01.
- Os estudantes poderão compreender que alguns recursos, apesar de
serem
considerados renováveis,
devem
ser usados com responsabilidade para que seu consumo não seja superior à capacidade de renovação. Eles vão refletir, por exemplo, sobre o modo como suas ações e de seus familiares podem ajudar na economia de água, de energia elétrica e na reciclagem do lixo, de acordo com a habilidade EF05CI04. Os estudantes também vão conhecer princípios do consumo responsável, levando em consideração as etapas do ciclo de vida dos materiais. Para finalizar, será apresentado o conceito de desenvolvimento sustentável, para que compreendam como o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis (lâmpadas de LED, usinas de produção de energia solar, descarga de vasos sanitários com acionamento duplo e produção ecológica de alimentos) pode ajudar a preservar os recursos naturais. Essa abordagem permitirá construir propostas coletivas para o consumo consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola
e/ou
na vida cotidiana, contribuindo com o desenvolvimento da habilidade EF05CI05.
Essas habilidades contribuem para o desenvolvimento de conceitos relacionados aos materiais, suas interações e aplicações na vida cotidiana, que serão retomados e aprofundados nos próximos anos, além de favorecer o desenvolvimento da consciência ecológica e a adoção de hábitos de consumo responsáveis.
As seções didáticas e atividades de cada capítulo oportunizam o aprendizado e a avaliação de conteúdos procedimentais e atitudinais, na perspectiva da avaliação formativa, fundamentais para o desenvolvimento das competências e habilidades associadas às Ciências da Natureza. Os estudantes devem conhecer conceitos científicos básicos com os quais poderão identificar os diferentes usos dos materiais e das tecnologias como meio para suprir necessidades humanas e desenvolver senso crítico para avaliar seus impactos. Seções como Álbum de Ciências, Para ler e escrever melhor e O Mundo que queremos vão trabalhar na perspectiva de reconhecer que o ser humano é parte integrante e agente transformador dos ambientes em que vive, adquirindo maior consciência das alterações via ação humana e da valorização dos recursos naturais, materiais e energéticos. Eles poderão refletir, por exemplo, sobre ações simples que podem ajudar a economizar energia elétrica.
Nas Atividades práticas, os estudantes vão desenvolver métodos e procedimentos próprios das Ciências da Natureza, como a atitude investigativa, a observação, o levantamento de dados, o registro de ideias e o estabelecimento de comparações. Por meio da atividade prática de montagem de um circuito elétrico, por exemplo, vão testar objetos feitos de diferentes materiais para verificar sua capacidade de possibilitar a passagem de corrente elétrica, classificando-os em condutores ou isolantes. Eles poderão testar objetos atraídos por ímãs, além de descobrir materiais que preservam melhor a temperatura. Ao observar, formular hipóteses, diagnosticar e propor soluções, eles vão colocar em prática aprendizados conceituais, procedimentais e atitudinais, influenciando dimensões sociais e culturais.
Muitas das atividades propostas ao longo da unidade vão propor o trabalho em equipe, visando à ação cooperativa e respeitosa para a construção coletiva do conhecimento.
Competências gerais favorecidas
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir
pessoal
e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Competências específicas favorecidas
- Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
- Avaliar aplicações e implicações políticas, socioambientais e culturais da ciência e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios do mundo contemporâneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho.
MP029
- Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir
pessoal
e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e
socioambientais
e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
Sugestão de roteiro de aula
De acordo com o conteúdo, as habilidades e os objetivos de aprendizagem que se pretende desenvolver nas seções, nos conteúdos apresentados e nas atividades, as possibilidades de dinâmicas em sala de aula variam e podem demandar uma organização individual, em duplas, em grupos ou coletiva. Além disso, elas requerem boas estratégias de gestão de tempo, de espaço e um planejamento prévio detalhado. Também é preciso estabelecer uma série de combinados que devem ser respeitados por todos, para garantir que os objetivos sejam alcançados. Dessa forma, cada página propõe um novo desafio ao professor e aos estudantes.
Tendo em vista tais desafios, propomos alguns roteiros de aula que poderão servir de referência e contribuir com o trabalho do professor. Os roteiros de cada unidade estão planejados para o período de 8 semanas, mas devem ser adaptados em função do calendário escolar, das características da turma e dos recursos disponíveis.
Capítulo
Aula
Páginas
Roteiro de aula
1
1
08-11
Apresentação dos estudantes. Realização da avaliação diagnóstica, na perspectiva da avaliação formativa.
2
12-14
Leitura e discussão da proposta de abertura. Orientações para a seção Investigar o assunto, de acordo com os itens 1, 2 e 3 do tópico Como você vai fazer.
3
14-15
Realização das atividades de pesquisa e divulgação dos resultados, de acordo com os itens 4 e 5 do tópico Como você vai fazer. Conversa final, seguindo os itens do tópico Para você responder.
4
16-19
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Sugestão de atividade (opcional).
2
5
20-22
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Leitura dialogada da seção Atividade prática, de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos.
6
23-25
Leitura dialogada da seção Atividade prática, de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Conversa final, de acordo com o tópico Para você responder. Orientações para a tarefa de casa.
3
7
26-29
Conversa com a turma sobre a tarefa de casa. Leitura dialogada do texto e da seção Álbum de Ciências com a resolução de atividades, leitura das imagens e comentário dos estudantes. Orientações para a tarefa de casa.
8
30-31
Conversa com a turma sobre a tarefa de casa. Leitura dialogada da seção Atividade prática, de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Conversa final, de acordo com o tópico Para você responder. Sugestão de atividade (opcional).
9
32-33
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.
10
34-35
Leitura dialogada da seção Atividade prática, de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Conversa final, de acordo com o tópico Para você responder.
4
11
36-39
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Leitura dialogada da seção Atividade prática, de acordo com o tópico Como você vai fazer, em grupos. Conversa final, de acordo com o tópico Para você responder. Sugestão de atividade (opcional).
5
12
40-43
Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala. Orientações para a Atividade prática, de acordo com os itens 1 e 2 do tópico Como você vai fazer. Sugestão de atividade (opcional).
13
44-45
Leitura dialogada do texto e da seção Para ler e escrever melhor, com a resolução das atividades e dos tópicos Analise, Organize e Escreva.
6
14
41
46-47
Organização, confecção e apresentação dos cartazes, seguindo os itens 3 e 4 do tópico Como você vai fazer. Conversa final, de acordo com o tópico Para você responder. Leitura dialogada do texto e resolução de atividades em sala.
15
48-49
Leitura dialogada da seção O mundo que queremos, com a resolução e a discussão das atividades dos tópicos Compreenda a leitura e Vamos fazer.
16
50-51
Realização da avaliação processual proposta na seção O que você aprendeu.
MP030
UNIDADE 1 – Recursos naturais e maio ambiente
LEGENDA: Imagem do Oceano Atlântico na região de Açores, Portugal, em 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da unidade
- Reconhecer que os seres vivos necessitam de recursos da natureza.
- Distinguir recursos naturais renováveis de recursos não renováveis.
- Identificar usos dos recursos renováveis e não renováveis em atividades humanas.
- Conhecer e testar algumas propriedades físicas dos materiais.
- Associar propriedades físicas de determinados materiais ao seu uso em atividades cotidianas.
- Conhecer o fato de a matéria ter cargas elétricas positivas e negativas.
- Compreender o que é corrente elétrica.
- Identificar formas de se obter energia elétrica.
- Relacionar respostas de materiais a forças magnéticas.
- Compreender o que é magnetismo e identificar seus usos.
- Compreender o que é energia térmica.
- Reconhecer materiais isolantes e materiais condutores de calor.
- Identificar formas de produção da energia térmica e seus usos.
- Compreender a importância do uso consciente dos recursos naturais.
- Desenvolver atitudes que colaboram para a proteção do ambiente e dos recursos naturais por meio do consumo responsável.
- Entender o significado de sustentabilidade.
- Compreender a importância do desenvolvimento e do uso de tecnologias sustentáveis.
BNCC em foco:
EF05CI01, EF05CI04, EF05CI05
MP031
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Descreva a um
colega
o que você identifica na imagem.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Você sabe a origem do lixo que polui o ambiente marinho?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Que recursos são extraídos da natureza para produzir os diversos tipos de embalagens?
PROFESSOR
Resposta: Madeira, borracha ou plásticos (derivados do petróleo), por exemplo.
- Em sua opinião, qual deveria ser o destino correto do lixo que você identifica nesta imagem?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
O trabalho com a abertura desta unidade permite explorar conceitos e atitudes relacionados à habilidade EF05CI05, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de suas escolhas. Peça aos estudantes que observem a imagem e faça as perguntas da seção Vamos conversar. Estimule-os a pensarem sobre atividades que também consomem recursos naturais. Pergunte: O que é necessário para produzir um carro? A produção de alimentos também usa recursos naturais?
Vamos conversar
- Explore elementos da imagem, distinguindo elementos naturais, que pertencem ao ambiente, e elementos externos a ele, fabricados pelo ser humano. Observe se os estudantes reconhecem a relação que a tartaruga estabelece com o saco plástico.
- Verifique se os estudantes identificam diferentes embalagens e outros resíduos que poluem os corpos de água. Observe se eles mencionam que grande parte dos resíduos que se depositam nos oceanos chegam pelos rios ou são lançados diretamente nele. Caso tenha disponibilidade, apresente imagens que mostrem a poluição atual dos oceanos.
- Use a atividade para desenvolver a ideia de que tudo o que consumimos no dia a dia, incluindo os mais diversos tipos de embalagens, é proveniente de recursos naturais. Retome que o plástico e o isopor, por exemplo, são derivados do petróleo, e as embalagens de papel, são obtidas da madeira.
- Os estudantes devem mencionar o descarte de resíduos em lixeiras, preferencialmente, em recipientes destinados à reciclagem. Antes, porém, reitere a importância de reduzir o consumo de produtos, assim como de reutilizá-los, sempre que possível. Essas noções serão importantes para trabalhar o conceito de consumo consciente.
MP032
Investigar o assunto
Conhecer o próprio lixo
Todas as atividades que fazemos geram resíduos. Ao tomar banho e usar o banheiro, produzimos água suja, que segue para os esgotos. Nas refeições e ao consumir produtos, descartamos no lixo sobras de alimento e embalagens de vidro, plástico, papel, isopor e metal. Mais de 40% do lixo produzido no Brasil não tem um destino adequado e causa a poluição e a contaminação principalmente do solo e da água.
LEGENDA: Lixões e aterros sanitários são locais destinados à disposição dos resíduos produzidos pela atividade humana. Nos aterros sanitários, procura-se evitar que os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, entrem em contato com a natureza. Aterro sanitário no município de Londrina, Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Será que temos consciência da quantidade de lixo que produzimos? Sabemos para onde ele é destinado e o tempo que leva para se decompor no ambiente?
O que você vai fazer
Conhecer o lixo produzido na escola e identificar o tempo de decomposição dos principais materiais que o compõem.
Como você vai fazer
- Reúnam-se em cinco grupos. Cada grupo deve ficar responsável por identificar os resíduos da lixeira da sala de aula em um dos dias da semana.
- Um integrante do grupo vai separar os resíduos da lixeira, usando luvas, enquanto os demais vão registrar os itens encontrados. Depois, devolvam os resíduos na lixeira e compartilhem os resultados com os outros grupos.
- Construam um quadro com colunas e
número
variável de linhas, dependendo da quantidade de itens diferentes encontrados nas lixeiras. Vejam o
modelo
abaixo.
Tabela: equivalente textual a seguir.
O que jogamos fora
Quantidade
Material
Tempo de decomposição
- Reúnam os dados dos cinco grupos e registrem no quadro os itens encontrados. Indiquem a quantidade de cada item e especifiquem do que eles são feitos.
- Pesquisem em livros e na internet o tempo de decomposição dos materiais identificados e acrescentem essa informação ao quadro.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Identificar a composição dos resíduos sólidos produzidos na escola.
- Conhecer o tempo de decomposição dos diferentes materiais.
- Propor formas de reduzir os resíduos sólidos gerados na escola.
Esta seção promove o trabalho do tema meio ambiente e materiais, com uma abordagem atual de relevância e pertinente aos conteúdos.
Ao iniciar o trabalho com a seção Investigar o assunto, oriente os estudantes a descartarem na lixeira da sala de aula os materiais de costume, evitando porém, o descarte de alimentos. Pode-se providenciar uma lixeira especial para o descarte do lixo orgânico. Ainda assim, antes da análise de seu conteúdo pelos estudantes, utilizando luvas, procure saber se nessa lixeira não há nenhum contaminante ou algo que possa ser nocivo. Em seguida, auxilie-os a fazerem o levantamento solicitado nesta atividade prática.
Oriente os estudantes na pesquisa sobre o tempo de decomposição dos materiais identificados, certificando-se de que as fontes de pesquisa usadas são confiáveis. Verifique se eles identificam que materiais como o plástico, a borracha e o isopor levam mais tempo para se decompor. Depois, apresente aos estudantes dados sobre o tempo de decomposição de alguns produtos do cotidiano, presentes na tabela do rodapé, exercitando a habilidade EF05CI04.
Um aspecto importante a ser avaliado nesta proposta é a postura investigativa e a habilidade dos estudantes em coletar os dados e registrá-los de maneira organizada. Auxilie-os na forma de especificar e quantificar os itens na tabela, de modo que contribua com a competência específica 2.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI04, EF05CI05
Texto complementar
Material
Tempo de decomposição
Material
Tempo de decomposição
Tempo de decomposição dos materiais
Aço
Mais de 100 anos
Isopor
Indeterminado
Alumínio
200 a 500 anos
Louças
Indeterminado
Cerâmica
Indeterminado
Luvas de borracha
Indeterminado
Chiclete
5 anos
Metais (componentes de equipamentos)
Cerca de 450 anos
Material
Tempo de decomposição
Material
Tempo de decomposição
Tempo de decomposição dos materiais
Corda de náilon
30 anos
Papel e papelão
Cerca de 6 meses
Embalagens longa vida
Até 100 anos (alumínio)
Plásticos (embalagens, equipamentos)
Até 450 anos
Esponjas
Indeterminado
Sacos e sacolas plásticas
Mais de 100 anos
Filtros de cigarro
5 anos
Vidro
Indeterminado
FONTE: Tempo de decomposição dos materiais. Ambiente Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/cSV. Acesso em: 11 jun. 2021.
MP033
Para você responder
- Quais foram os itens mais encontrados na lixeira da sala de aula?
PROFESSOR
Resposta variável.
- Se cada sala de aula gerar um lixo diário parecido, como vocês avaliam a quantidade de lixo gerado em sua escola, em cinco dias?
PROFESSOR
Resposta variável.
- De onde foi extraído o material usado para fabricar os itens descartados na lixeira?
PROFESSOR
Resposta variável.
- Na opinião de vocês, para onde vai o lixo depois de sair da escola?
PROFESSOR
Resposta variável.
- Discutam formas de reduzir a quantidade de lixo produzida na escola e registrem suas ideias. Elas serão usadas nos cartazes que seu grupo vai produzir.
PROFESSOR
Resposta variável.Divulgue os resultados
- Produzam cartazes com as descobertas que vocês fizeram e divulguem essas informações para a comunidade da escola.
- Os cartazes podem mostrar a quantidade de lixo produzida em uma única sala de aula, alertando para a quantidade total de lixo gerada na escola, e informar o tempo de decomposição desses materiais. Essas informações podem ser apresentadas em quadros ou tabelas.
- Divulguem também as ideias que vocês tiveram para reduzir os diferentes tipos de resíduos gerados pelas atividades escolares.
- Coloquem os cartazes em locais onde possam ser vistos por muitas pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 1. As respostas vão depender do lixo encontrado na sala de aula. Esses itens refletem os hábitos dos estudantes e as atividades realizadas no cotidiano escolar. Depois, pergunte: O conteúdo das lixeiras é semelhante ou diferente de lixeiras de outros lugares?
- Atividade 2. Observe se os estudantes consideram que devem calcular o número de salas de aula da escola, admitindo que todas geram um lixo diário semelhante. Questione também se há dois turnos de aulas na escola. Essa atividade possibilita que eles façam observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes em práticas cotidianas, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes.
- Atividade 3. Incentive-os a pesquisarem na internet para conhecerem mais sobre a origem e a forma de produção dos objetos e materiais encontrados na lixeira.
- Atividade 4. Questione-os sobre o destino do lixo que analisaram. Há coleta de lixo na escola, no bairro ou na cidade? Para onde o lixo é levado depois da coleta? Observe se consideram em suas respostas as informações apresentadas no texto introdutório.
- Atividade 5. Repensar hábitos de consumo é um passo importante para o consumo consciente. Peça aos estudantes que procurem saber sobre a origem e os processos de fabricação dos produtos descartados, além dos impactos que causam no ambiente desde a extração da matéria-prima até o descarte final. Esse olhar deve sensibilizá-los a pensarem em atitudes e mudanças de hábitos de consumo, possibilitando desenvolver a habilidade EF05CI05.
- Atividade 6. Estimule os estudantes a interpretarem os dados obtidos, a avaliá-los de forma crítica, produzindo argumentos e propostas, de acordo com as competências gerais 2 e 10 e com a competência específica 3.
MP034
Capítulo 1 – Recursos naturais
Podemos chamar de recursos naturais todos os elementos disponíveis na natureza e que podem ser utilizados pelos seres vivos. Por exemplo: o solo, a energia solar, o ar, os minérios, a água e até as plantas e os animais. Todos os seres vivos dependem de recursos naturais para sobreviver.
Os recursos naturais podem ser usados de diversas formas. Eles estão presentes na alimentação, constituem a matéria-prima de produtos e também são usados para a obtenção de energia. Os seres humanos desenvolveram técnicas sofisticadas para extrair e usar os recursos naturais, modificando o ambiente à sua volta.
- Cite dois recursos encontrados na natureza que podem ser necessários para:
- uma árvore;
PROFESSOR
Resposta: Água, ar, solo, luz do sol.
- uma onça-pintada;
PROFESSOR
Resposta: Outros animais, água, ar.
- um ser humano.
PROFESSOR
Resposta: Plantas, animais, solo, água, ar, minérios.Os recursos naturais podem ser classificados em não renováveis ou renováveis, de acordo com sua origem e disponibilidade na natureza.
Os recursos não renováveis levam milhões de anos para se formar na natureza, existem em quantidades finitas e podem se esgotar com o uso. Alguns exemplos são o petróleo, o carvão mineral, os minérios, os materiais radioativos e o gás natural.
É preciso pensar em alternativas renováveis para substituir os recursos finitos. Muitas pesquisas têm sido feitas, por exemplo, para obter produtos que substituam a gasolina e o óleo diesel, ambos derivados do petróleo. O etanol e o biodiesel são exemplos de biocombustíveis, isto é, combustíveis derivados de plantas desenvolvidos com essa finalidade.
- uma árvore;
LEGENDA: Para extrair petróleo, usa-se uma grande quantidade de recursos do ambiente. Plataforma de petróleo situada no litoral do município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Os recursos renováveis são aqueles que não se esgotam com o uso, que podem se renovar. Alguns exemplos de recursos renováveis são a água, o solo, a matéria orgânica, os biocombustíveis e o vento. Porém, muitos desses recursos podem se tornar escassos se forem usados indevidamente. A água, por exemplo, pode se tornar cada vez mais indisponível para o consumo humano por causa da poluição. O solo também pode se tornar improdutivo, caso não seja preservado.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Reconhecer que os seres vivos necessitam de recursos da natureza.
- Distinguir recursos naturais renováveis de recursos não renováveis.
- Identificar usos dos recursos renováveis e não renováveis em atividades humanas.
Espera-se que, com os conhecimentos adquiridos ao longo desta unidade, os estudantes percebam que a extração dos recursos naturais altera o ambiente, afetando as condições de vida de outras espécies e as relações estabelecidas nos diferentes ecossistemas. Esse aprendizado contribui para exercitar as habilidades EF05CI04 e EF05CI05.
-
Atividade 1. Aproveite essa atividade para explorar a inter-relação dos seres vivos e dos componentes não vivos, e procure enfatizar a responsabilidade do ser humano em relação ao uso de recursos naturais citados pelos estudantes.
Peça a eles que citem materiais (produtos) cuja matéria-prima seja derivada do petróleo. Comente que além dos combustíveis há inúmeros outros produtos do dia a dia que são derivados do petróleo, como plásticos, ceras e solventes.
Comente com os estudantes que os recursos naturais são encontrados no solo, no ar, nos mares etc. Explique que a classificação em renovável ou não renovável está relacionada à disponibilidade e ao tempo de renovação do recurso na natureza, considerando o ritmo no qual ele é explorado ou consumido. O petróleo, por exemplo, é um recurso natural não renovável, porque leva milhões de anos para se formar e, em razão de seu grande consumo, pode se esgotar num intervalo de tempo inferior ao de sua produção. A luz solar, por sua vez, é considerada um recurso renovável, pois, apesar de o Sol ser finito, continuará existindo por bilhões de anos.
BNCC em foco:
EF05CI05
Para você acessar
Ibama. Disponível em: http://fdnc.io/4Cr. Acesso em: 29 jun. 2021.
O site do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reúne informações e notícias sobre biodiversidade brasileira, legislação ambiental, resíduos, fiscalização e preservação ambiental.
MP035
- Copie e complete o quadro a seguir no caderno.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Situação
Recurso
Renovável ou não renovável
Ana abasteceu o carro com gasolina antes de ir trabalhar.
PROFESSOR
Resposta: PetróleoPROFESSOR
Resposta: Não renovávelNa casa de Fábio há um painel solar para aquecer a água do chuveiro.
PROFESSOR
Resposta: Energia solarPROFESSOR
Resposta: RenovávelA carteira da sala de Jonas é feita de madeira.
PROFESSOR
Resposta: MadeiraPROFESSOR
Resposta: Renovável
- Observe o cartaz abaixo.
- Citem dois outros usos da água que não foram apresentados.
PROFESSOR
Resposta variável.
- É possível afirmar que a água é um recurso renovável, não sendo necessário economizá-la? Expliquem.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Citem dois outros usos da água que não foram apresentados.
LEGENDA: Campanha do município de Paraíso do Sul, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 2. Esta atividade trabalha conceitos relacionados à identificação de recursos naturais usados em produtos de uso diário e também explora sua classificação em recursos renováveis e não renováveis. Garanta que todos os recursos apresentados nas situações sejam identificados e pesquisados, para enriquecer a discussão posterior em sala. Reserve um tempo da aula para que os estudantes apresentem os resultados da pesquisa aos colegas.
-
Atividade 3. Utilize a atividade para trabalhar o desenvolvimento da habilidade EF05CI04. Após a resolução, observe se os estudantes
reconhecem
que parte da água disponível para consumo encontra-se em nascentes, lençóis freáticos, reservatórios de água etc., e que a sua renovação se dá por meio do ciclo hidrológico. Em seguida, verifique se todos relacionam a necessidade de economizar esse recurso ao fato de que, apesar de estar em constante renovação, a água vem sendo consumida e contaminada em ritmo mais rápido do que pode ser reposta. Por isso, administrar o uso da água é uma das ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável.
BNCC em foco:
EF05CI04
Educação em valores
Formação cidadã. É importante que os estudantes saibam de onde vem a água que sai das torneiras de casa e da escola. A identificação da fonte provedora do recurso ajuda na construção do senso de pertencimento e do vínculo com o local onde vivem. Esses fatores são primordiais para o desenvolvimento da responsabilidade pela preservação do local.
MP036
Recursos renováveis
MANUAL DO PROFESSOR
Procure aproximar a discussão à realidade dos estudantes, discutindo, por exemplo, os usos da água de um rio que passa pela cidade ou de um córrego próximo à escola. Identifique fontes de poluição, dando destaque à habilidade EF05CI04. O trabalho do texto deve ser associado às imagens e às respectivas legendas, que trazem informações importantes para a discussão.
Comente com os estudantes sobre o uso do vento e da luz solar na geração de energia elétrica no Brasil e seu potencial. Esses recursos são fontes de energia renováveis que têm vantagens sobre o uso de combustíveis fósseis e madeira, pois não emitem poluentes atmosféricos; e sobre as hidrelétricas, pois não exigem o alagamento de grandes áreas para a instalação.
Com relação ao uso da vegetação, em especial ao uso da madeira, comente com os estudantes que muitas espécies vegetais nativas do Brasil encontram-se em risco de extinção por causa da extração para o uso da madeira, como o pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia).
O uso da madeira derivada de espécies não nativas, como o pinus e o eucalipto, pode ser uma solução para a preservação das espécies nativas, desde que áreas nativas não sejam desflorestadas para o plantio dessas espécies. Há várias controvérsias entre as vantagens e desvantagens do uso das florestas plantadas com espécies não nativas, que podem ser aprofundadas caso julgue interessante mencionar impactos sobre as mudanças dos ecossistemas.
BNCC em foco:
EF05CI04
Sugestão de atividade: Do que é feito meu objeto favorito
Divida os estudantes em grupos e peça a cada grupo que escolha um objeto usado no dia a dia. Indique a eles que pesquisem quais recursos naturais são utilizados na fabricação desse objeto. Além da lista de recursos, a pesquisa deve possibilitar a resposta às seguintes questões: Quais desses são recursos renováveis e quais não são? São usados minerais? Quais? As respostas variam conforme o material escolhido.
Reserve um tempo da aula para que os estudantes apresentem o resultado da pesquisa ao restante da turma. Ao final das apresentações, discuta com os estudantes o que é possível fazer para reduzir as perdas dos recursos naturais não renováveis.
MP037
Observação: Representação artística com fins didáticos. Os elementos da imagem não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Comente com os estudantes que o petróleo, o gás natural e o carvão mineral são chamados de combustíveis fósseis, já que são formados por modificações que ocorreram durante milhares de anos com restos de seres vivos que habitaram o planeta Terra no passado.
Esses combustíveis têm em comum o fato de liberarem muitas substâncias poluentes para a atmosfera, quando queimados, o que ocorre, por exemplo, nas termoelétricas e/ou nos motores de carros. Seu uso contribui, assim, para o aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global, além do agravamento da poluição atmosférica e da maior incidência do fenômeno conhecido por chuva ácida.
É interessante comentar que a fase de extração de recursos da natureza pode gerar danos ao meio ambiente, como quando ocorre derramamento de petróleo no mar.
Ao tratar dos impactos negativos dos usos de recursos não renováveis sobre o ambiente, não deixe de enfatizar maneiras de minimizar esses problemas. Por exemplo, optar por transportes coletivos ou alternativos (como bicicleta) ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes. Praticar o consumo consciente, o cuidado no uso para prolongar a vida útil dos produtos, a reutilização, quando possível, a reciclagem e o descarte correto desses materiais são medidas que contribuem para minimizar a extração de recursos como minérios. Dessa forma, aproveite para explorar aspectos da habilidade EF05CI05.
BNCC em foco:
EF05CI04, EF05CI05
Para você acessar
Física para crianças: abordando conceitos físicos a partir de situações-problema. Revista Brasileira de Ensino de Física. Disponível em: http://fdnc.io/eQV. Acesso em: 29 jun. 2021.
Artigo que propõe algumas sugestões para o ensino de Física a partir de situações-problema.
MP038
Capítulo 2 – Propriedades físicas dos materiais
Os materiais usados nas atividades humanas podem ter diferentes origens. Quando estão disponíveis na natureza, são chamados de materiais naturais. Os seres humanos são capazes de produzir materiais que não são encontrados na natureza: são os materiais artificiais, como os plásticos.
Cada material apresenta características próprias, algumas das quais são chamadas de propriedades físicas. Essas propriedades nos ajudam a reconhecer e diferenciar os materiais, assim como a decidir qual deles é melhor para as atividades que desejamos desenvolver ou para os objetos que desejamos produzir.
Veja a seguir algumas propriedades físicas dos materiais.
Densidade: característica que relaciona a massa de um objeto feito de determinado material com o volume que ele ocupa. É uma propriedade específica de cada material e pode ser usada para identificá-lo.
LEGENDA: Massas equivalentes de ferro e de algodão ocupam diferentes volumes. Assim, podemos dizer que o ferro é mais denso que o algodão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os objetos menos densos que a água flutuam nesse líquido. Já os objetos que ficam no meio da coluna d’água têm mesma densidade, e aqueles que afundam são mais densos que a água. FIM DA LEGENDA.
Resistência ou tenacidade: um objeto feito de material resistente é mais difícil de ser quebrado quando submetido a um impacto, como uma queda ou uma martelada.
LEGENDA: O aço é um material resistente e, por isso, é usado como parte da estrutura das construções. Município de Florianópolis, Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Conhecer e testar algumas propriedades físicas dos materiais.
- Associar propriedades físicas de determinados materiais ao seu uso em atividades cotidianas.
Ao explorar as propriedades físicas dos materiais, é importante associar cada uma delas a exemplos concretos e, sempre que possível, que façam parte do cotidiano dos estudantes, trabalhando a habilidade EF05CI01.
Reconhecer as propriedades dos materiais é importante para que sejam feitas escolhas responsáveis na hora de produzir, consumir e mesmo descartar objetos feitos de determinados materiais. Ao refletir sobre as propriedades dos materiais e seus usos no cotidiano, os estudantes podem desenvolver habilidades relacionadas à competência específica 3.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
MP039
Elasticidade: os materiais elásticos podem ser deformados e voltar à forma original quando a força causadora da deformação para de atuar.
LEGENDA: O chamado elástico chato é um exemplo de material que estira ao ser puxado e, ao soltá-lo, volta à forma original. Além de ser muito usado na confecção de roupas, é utilizado em brincadeiras. Município de São Paulo, São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Dureza: quanto maior é a dureza de um material, mais difícil é riscar sua superfície. O diamante é o material que apresenta maior grau de dureza na natureza.
LEGENDA: A grafite é um material com baixa dureza, que pode ser usado em lápis e lapiseiras para escrever. FIM DA LEGENDA.
Magnetismo: os materiais que são atraídos por ímãs, como os clipes, são chamados de materiais magnéticos.
LEGENDA: Os ímãs são objetos feitos de material magnético. Eles atraem objetos que contêm alguns tipos de metal, como o ferro e o aço. FIM DA LEGENDA.
Condutibilidade elétrica: indica a facilidade com que um material conduz a energia elétrica. De forma geral, os materiais metálicos são bons condutores elétricos. Alguns materiais não permitem a passagem da corrente elétrica e são chamados de isolantes elétricos.
LEGENDA: O cobre é um bom condutor elétrico e, por isso, é muito usado na fabricação de fios da rede elétrica. O plástico, usado para encapar os fios, é um material isolante. Ele permite o manuseio desses fios com segurança. FIM DA LEGENDA.
Condutibilidade térmica: indica a capacidade dos materiais de conduzirem energia térmica, ou seja, calor. Os materiais que não conduzem bem a energia térmica são chamados de isolantes térmicos.
LEGENDA: O alumínio é um bom condutor térmico, por isso é muito usado na fabricação de panelas, permitindo que a energia térmica do fogo passe de forma eficiente para o alimento. Mas cuidado! Encostar em uma panela quente pode causar queimaduras. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Há experimentos sugeridos nas páginas 22 a 25 que trabalham propriedades como densidade, flexibilidade e resistência. Você pode optar por desenvolvê-los com os estudantes conforme as propriedades forem trabalhadas no texto ou depois de explorar todas elas.
Para você assistir
Por que estudar Ciência e Engenharia dos Materiais? Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Disponível em: http://fdnc.io/eQW. Acesso em: 29 jun. 2021.
Vídeo explicando o histórico e a importância de estudar as propriedades dos materiais.
MP040
Atividade prática
Experimento
Testando os materiais
Nas etapas deste experimento, você vai testar objetos feitos de materiais diferentes em relação a três propriedades distintas.
Etapa 1: A forma afeta a flutuação?
Por que um clipe feito de material metálico afunda em um copo com água e um navio cargueiro flutua no mar?
A forma de um objeto pode afetar sua capacidade de flutuar?
O que você vai fazer
Testar se a forma (volume) interfere na flutuação de um barco.
Material
- massa de modelar
- recipiente transparente (pode ser uma tigela)
- caneta do tipo marcador
- régua
- água
- câmera fotográfica (opcional) ou papel e lápis para esboço
Como você vai fazer
- Coloque água até a metade do recipiente.
- Com a caneta, marque o nível da água no recipiente.
- Faça uma bola com a massa de modelar. Aperte-a bem para tirar as bolhas de ar e coloque-a na água. Confira se o nível da água se alterou e registre os resultados.
- Agora, modele a massa na forma de um barco. Tire uma fotografia do barco ou faça um esboço dele. Coloque o barco na água e verifique se ele flutua ou afunda.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Identificar de que materiais são feitos alguns objetos do dia a dia.
- Testar e comparar propriedades físicas desses materiais.
- Registrar e analisar os dados das observações.
Organize os estudantes em grupos de até quatro integrantes. Peça que façam uma bola com a massa de modelar e, caso tenha uma balança de precisão disponível na escola, registrem também a massa. Em seguida, comente que eles não poderão acrescentar ou retirar porções da bola, uma vez que a massa de um objeto afeta a sua densidade e flutuabilidade, como eles já aprenderam.
Antes de modelarem os barcos, peça aos estudantes que coloquem a bola de massa de modelar na água. Provavelmente, ela afundará. Em seguida, devem começar a moldar os barcos, com a forma que acharem mais adequada. Pergunte a eles se acham que os barcos vão afundar ou flutuar quando colocados na água. Permita que eles façam os testes um a um, para que possam observar os resultados de cada colega, e oriente-os a fazer esboços ou registros fotográficos. É provável que a maioria dos barcos afunde. Solicite, então, que tentem remodelar o barco, com base nos seus resultados e nos resultados dos colegas. Os estudantes devem continuar testando novos formatos até obterem um barco que flutue na água, o que vai permitir trabalhar com aspectos da habilidade EF05CI01.
Há outros fatores envolvidos na flutuação do barco, como o empuxo, que não serão tratados nesse momento.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
Texto complementar
Os segredos da flutuação
Um cofre afunda porque é pesado, e uma bolinha de gude porque é pequena. Essas afirmações são verdadeiras? Em parte. “Para compreender a flutuação é preciso considerar não só o peso ou o tamanho dos corpos, mas a interação entre a massa e o volume, ou seja, sua densidade”, afirma o professor de Física Marcos Pires Leodoro, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Lembre a classe de que, para descobrir se um material é mais denso que outro, basta pegar o mesmo volume dos dois e ver qual pesa mais.
E como saber se um material afunda ou não? “Só os que possuem densidade maior que a da água vão para o fundo”, completa Leodoro. Por que, então, um navio feito de toneladas de aço pode cortar os mares?
A razão é simples: o bloco metálico, que a princípio afundaria, é moldado de forma que um bom espaço em seu interior contenha ar. “Isso faz com que a densidade do navio como um todo seja menor que a da água”, explica o professor [...].
Uma brincadeira para ajudar os pequenos a observar a flutuação
[...] Pegue um recipiente transparente com tampa e encha-o de água. Dentro dele, coloque uma bolinha de gude e outra, maior, de isopor. Peça que os alunos tentem fazer as duas esferas se encontrarem. Eles podem virar e revirar o vidro. A brincadeira favorece a observação do fenômeno da flutuação e mostra que, ao contrário do que muitos pensam, um corpo grande pode flutuar enquanto um pequeno afunda.
PELLEGRINI, D. Os segredos da flutuação. Nova Escola, ago. 2000. Disponível em: http://fdnc.io/bQh. Acesso em: 10 jun. 2021
MP041
- Caso o barco afunde, continue moldando a massa de modelar até obter um barco que flutue. A cada ajuste, tire uma fotografia ou faça um esboço do barco. Lembre-se de numerar esses registros.
- Copie o quadro abaixo no
caderno
e registre o que você observou.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Flutua |
Afunda |
|
Barco 1 |
||
Barco 2 |
||
Barco 3 |
||
Barco 4 |
Etapa 2: Quebra ou não quebra?
O que você vai fazer
Testar objetos feitos de materiais diferentes para identificar aqueles que quebram com facilidade com o impacto de uma queda.
Material
- fita métrica de 2 metros
- fita adesiva
- régua plástica
- grafite de lapiseira
- lápis de madeira apontado
- pedaço de isopor
- garrafa plástica
- giz
Como você vai fazer
- Formem grupos de até quatro estudantes.
- Em uma parede, com auxílio da fita métrica, marquem a altura de 1,30 m com a fita adesiva. Dessa altura, soltem cada um dos objetos a serem testados e observem o que acontece.
MANUAL DO PROFESSOR
A abordagem experimental com iniciação à metodologia científica desta sequência de atividades possibilita o desenvolvimento da habilidade EF05CI01, além de habilidades relacionadas às competências específicas 2, 3 e 5.
Ao propor este experimento, permita que os estudantes examinem outros objetos de interesse, mas peça a eles que fiquem atentos aos riscos que cada um pode oferecer (caso se quebre, por exemplo). Observe a importância de estabelecer os mesmos parâmetros para testar os diferentes objetos e, ao final, conversem sobre os resultados registrados no quadro.
Comente que o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) realiza diversos testes, incluindo o de resistência ao impacto, em diversos produtos, como aqueles voltados para o público infantil. Os produtos que passam no teste recebem um selo que garante que eles são fabricados com materiais resistentes e são seguros para serem utilizados pelas crianças.
MP042
-
. Copiem o quadro abaixo no
caderno
e registrem o que vocês observaram.
PROFESSOR
Resposta variável.Tabela: equivalente textual a seguir.
Objeto
Giz
Régua plástica
Grafite
Lápis apontado
Isopor
Garrafa plástica
Quebrou
Não quebrou
Etapa 3: Estica ou não estica?
O que você vai fazer
Testar objetos feitos de materiais diferentes para identificar aqueles que esticam sem se romper quando submetidos a uma força.
Material
- elástico
- massa de modelar
- chinelo de borracha
- cinto de couro
- retalho de tecido elástico (elastano)
- pedaço de arame fino
Como você vai fazer
- Formem grupos de até quatro estudantes.
- Segurem cada um dos objetos pelas extremidades e tentem esticá-los. Observem o que acontece.
MANUAL DO PROFESSOR
O experimento sugerido nesta página permite aos estudantes testarem alguns materiais quanto à elasticidade.
Antes de iniciar a atividade, pergunte quais produtos feitos com materiais flexíveis eles conhecem e quais vantagens a elasticidade lhes oferece. Comente que vários itens de vestuário, além de artigos esportivos, como roupas, tênis e bolas, são feitos com materiais flexíveis, permitindo movimentos mais amplos do corpo, segurança das articulações e melhor desempenho no esporte, por exemplo. Mencione outros exemplos de objetos feitos com materiais elásticos, presentes no dia a dia dos estudantes.
O ideal é que os resultados possam ser registrados no quadro conforme os materiais são testados. Comente que cada grupo poderá organizar uma divisão de tarefas entre seus integrantes ou alterná-las. Uma possibilidade interessante será usar uma régua para medir e comparar o grau de elasticidade dos materiais, para depois discutir os possíveis usos.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
MP043
- Copiem o quadro abaixo no
caderno
e registrem o que vocês observaram.
PROFESSOR
Resposta pessoal.Tabela: equivalente textual a seguir.
Elástico
Massa de modelar
Chinelo de borracha
Cinto de couro
Tecido elástico
Arame
Estica
Não estica
Para você responder
- Quais propriedades foram testadas em cada uma das etapas do experimento?
PROFESSOR
Resposta: Etapa 1: densidade do barco; Etapa 2: resistência dos objetos feitos de diferentes materiais; Etapa 3: elasticidade dos objetos feitos de diferentes materiais.
- Respondam usando as informações obtidas na etapa 1 do experimento.
- Comparem as fotografias ou os esboços dos barcos que vocês fizeram. Qual a diferença entre eles?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- O formato do barco interfere na capacidade de ele afundar ou flutuar? Expliquem como vocês chegaram a essa conclusão.
PROFESSOR
Resposta: O formato de um objeto afeta seu volume e, consequentemente, a sua densidade, já que a massa permanece a mesma.
- Comparem as fotografias ou os esboços dos barcos que vocês fizeram. Qual a diferença entre eles?
- Responda às questões a respeito dos materiais testados na etapa 2.
- Qual é o material mais frágil (menos resistente)?
PROFESSOR
Resposta variável. Espera-se que o giz e a grafite sejam os materiais menos resistentes.
- O que aconteceu ou pode acontecer com o lápis após a queda? Associem a resposta com as propriedades dos materiais.
PROFESSOR
Resposta: O lápis, que é de madeira, não se quebrou, mas é provável que a ponta dele tenha se quebrado. A ponta do lápis é de grafite, material mais frágil que a madeira e que se quebra com maior facilidade.
- Qual é o material mais frágil (menos resistente)?
- Responda às questões a respeito dos materiais testados na etapa 3.
- Qual é o mais flexível? E o menos flexível?
PROFESSOR
Resposta: Entre os objetos sugeridos, o mais flexível (que se estica mais) é o elástico e o menos flexível é o arame.
- De quais materiais são feitos o objeto mais flexível e o menos flexível?
PROFESSOR
Resposta: O elástico para papel é feito de borracha, e o arame é feito de metal, geralmente de aço.
- Qual é o mais flexível? E o menos flexível?
- Com a ajuda de um adulto, identifique em sua casa um material ou objeto que apresente as seguintes características:
- menos denso que a água;
- resistente;
- pouco flexível.
Compartilhe suas descobertas com os colegas.
PROFESSOR
Resposta variável.
MANUAL DO PROFESSOR
Incentive os estudantes a falarem o que aprenderam em cada etapa do experimento. Pergunte a eles o que mais gostaram e o que fariam de diferente caso fossem realizar as atividades experimentais novamente. Pergunte também como foi trabalhar em grupo, se houve participação e cooperação de todos, além de respeito ao trocar ideias e opiniões, de acordo com a competência geral 9.
Ao estudar as propriedades dos materiais, é importante que os estudantes reconheçam o desenvolvimento de novas tecnologias a partir da escolha apropriada dos materiais. Tendo isso em vista, além da habilidade EF05CI01, proponha a resolução e a discussão, em grupos, das atividades propostas nesta página.
- Atividade 1. Os estudantes devem identificar as propriedades trabalhadas em cada etapa dos experimentos: densidade, resistência e elasticidade. Aproveite essa atividade para verificar se os estudantes reconhecem o conceito “propriedade física” de um material.
- Atividade 2. Espera-se que os estudantes relacionem o fato de um objeto afundar ou não na água à densidade do objeto em relação à densidade da água. Ao falar sobre densidade, ressalte que a escolha de um material menos denso que a água pode garantir a flutuabilidade do barco, porém, dependendo de seu formato, ele poderá flutuar na água mesmo sendo feito com materiais mais densos, como o aço. Isso ocorre nos navios de transporte de cargas.
- Atividade 3. A atividade pede aos estudantes que associem o que observaram no experimento às propriedades dos materiais que compõem o objeto.
- Atividade 4. Esta atividade se relaciona à terceira etapa do experimento e propõe aos estudantes que concluam quais são os objetos mais e menos flexíveis, baseando-se nos resultados do experimento. Além disso, os estudantes devem associar os objetos ao material de que são feitos.
- Atividade 5. Tarefa de casa. Estimule os estudantes a reproduzirem os testes realizados na atividade, em casa, com o auxílio de um adulto. Desafie-os a encontrarem um objeto ou material que reúna as três características citadas e, depois, possibilite que todos compartilhem suas descobertas.
MP044
Capítulo 3 – Energia elétrica e magnética
Cargas elétricas
Toda matéria é formada de partículas minúsculas, que não podem ser vistas ao microscópio. Essas partículas têm cargas elétricas, que podem ser positivas ou negativas.
Todos os corpos têm certa quantidade de cargas elétricas, mas as quantidades de cargas positivas e negativas são iguais e distribuídas de maneira uniforme na maior parte do tempo. Dessa maneira, é difícil perceber a eletricidade. Quando há diferença de cargas positivas e negativas, podemos notar a presença de eletricidade nos objetos.
LEGENDA: Ao esfregarmos um balão com uma flanela, removemos cargas elétricas. Isso o torna eletrizado e passa a atrair os fios de cabelo. FIM DA LEGENDA.
- Leia a situação a seguir. Depois, responda à questão.
Em uma atividade na escola, os estudantes cortaram papel em pequenos pedaços e colocaram sobre a carteira. Ao aproximarem um pente de plástico dos pedaços de papel, não notaram alterações. Depois, esfregaram um pedaço de tecido no pente várias vezes. Então, ao aproximar o pente novamente, eles notaram que os pedaços de papel foram atraídos por ele.
- Explique o que ocorreu.
PROFESSOR
Resposta: Ao esfregar o tecido no pente, houve a remoção de cargas elétricas. Isso deixou o pente eletrizado, tornando-o capaz de atrair os pedaços de papel.
- Explique o que ocorreu.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Conhecer o fato de a matéria ter cargas elétricas positivas e negativas.
- Compreender o que é corrente elétrica.
- Identificar formas de se obter energia elétrica.
- Relacionar respostas de materiais a forças magnéticas.
- Compreender o que é magnetismo e identificar seus usos.
É possível que alguns estudantes encontrem dificuldades em compreender o conceito de cargas elétricas, dado o grau de abstração. Ajude-os nessa tarefa, explicando com metáforas visuais e concretas. Por exemplo, desenhando sinais de “mais” e de “menos” para representar as cargas elétricas.
-
Atividade 1. Os estudantes
devem
elaborar uma explicação para um fenômeno com base na descrição de um experimento e de seus resultados, além da interpretação da ilustração. Caso tenha possibilidade, realize a atividade representada na imagem ou, ainda, a situação experimental descrita nesta atividade, explorando aspectos da habilidade EF05CI01.
Peça aos estudantes que citem alguns usos da energia elétrica. Comente que grande parte das atividades humanas depende da utilização da energia elétrica e verifique se eles sabem citar alguns exemplos. Pergunte também: De onde vem a energia elétrica que chega às suas casas? Como e onde ela é produzida?
Explique que a energia elétrica produzida nas usinas chega às casas por linhas e torres de transmissão. Comente que toda essa rede deve estar conectada, sem interrupção, para que a corrente elétrica possa passar e chegar aos aparelhos elétricos ligados às tomadas.
BNCC em foco:
EF05CI01
Texto complementar
O panorama energético nacional: geração e demanda
Na matriz energética brasileira a participação da energia hidrelétrica é da ordem de 63%, e com isso gera a maior parte da eletricidade consumida no país. Mesmo com os problemas econômicos, ambientais e com incentivos para o crescimento de outras fontes geradoras de energia, estima-se que nos próximos anos pelo menos 50% da energia consumida continuará sendo de origem hídrica [...].
A energia eólica é outra fonte de energia elétrica de grande potencial em nosso país. [...] Isso se justifica porque o Brasil tem um volume de ventos duas vezes maior que a média mundial e baixa oscilação da velocidade, o que garante maior previsibilidade à geração de eletricidade [...].
A participação da energia eólica na geração de energia elétrica ainda é muito pequena no país, mas tem crescido devido à redução de custos de instalação e manutenção e com a atuação do Programa de Incentivo ao Uso de Fontes Alternativas de Energia Elétrica (PROINFA). [...]
A utilização do gás natural em termoelétricas é responsável por 9,1% da matriz elétrica nacional. [...] Atualmente 1,4% da eletricidade gerada no Brasil é proveniente de usinas nucleares.
MORAES, L. C. Estudo sobre o panorama da energia elétrica no Brasil e tendências futuras. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia, Bauru, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/eQX. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP045
Energia elétrica
Com a diferença na quantidade de cargas elétricas positivas e negativas em um objeto, pode-se obter energia elétrica.
A energia elétrica é a principal fonte de energia utilizada no mundo. Equipamentos como computador, televisão, chuveiro elétrico, geladeira e aquecedor elétrico funcionam com energia elétrica. De forma geral, esse tipo de energia, que utilizamos em casa, é gerado em usinas.
LEGENDA: Nas usinas hidrelétricas, a água armazenada em represas é usada para movimentar as turbinas que geram energia elétrica. Vista aérea da Usina Hidrelétrica de Xingó e da barragem, que represa água do rio São Francisco no município de Piranhas, Alagoas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
As pilhas e baterias também são exemplos de geradores de energia. Elas geram energia elétrica por meio da energia química dos materiais que as compõem e permitem que as pessoas utilizem equipamentos em locais onde não existe rede de distribuição de energia elétrica.
LEGENDA: As pilhas e baterias devem ser descartadas em locais adequados, pois contêm substâncias tóxicas. FIM DA LEGENDA.
- Agora, leia o texto e identifique as informações a seguir.
No Brasil, a maior parte da energia elétrica utilizada é produzida nas usinas hidrelétricas. A água que movimenta as turbinas dessas usinas vem de represas e barragens. Quando essas represas são construídas, grandes áreas são alagadas. Entre essas áreas podem estar florestas e também cidades. Por isso, quando a barragem é construída, muitos seres vivos perdem seu hábitat natural, e as pessoas que vivem na região precisam se mudar de lá.
- Qual é o recurso natural usado para gerar energia nas usinas descritas no texto?
PROFESSOR
Resposta: A água.
- Qual é o problema causado pela instalação de usinas hidrelétricas?
- Qual é o recurso natural usado para gerar energia nas usinas descritas no texto?
PROFESSOR
Resposta: A construção da barragem, que afeta o ambiente local e a vida das pessoas que moram na região.MANUAL DO PROFESSOR
Ressalte que, apesar de essas usinas usarem um recurso renovável (água) para gerar eletricidade, a instalação delas causa grande impacto ambiental e social, principalmente por causa das grandes áreas que são alagadas para a sua construção.
-
Atividade 2. A atividade possibilita estudar a geração da maior parte da energia elétrica no Brasil. Para responder às questões, os estudantes
devem
localizar informações e interpretar o texto da atividade. Caso julgue interessante aprofundar a discussão acerca das usinas hidrelétricas, comente que elas são a principal fonte de energia do Brasil, em razão da riqueza hidrográfica do país. Essa discussão pode ser feita de maneira interdisciplinar com Geografia, abordando as principais bacias hidrográficas brasileiras e as hidrelétricas instaladas em cada uma delas.
Comente com os estudantes que as pilhas e baterias devem ser descartadas de forma adequada, evitando a contaminação do solo e da água. Dentre as substâncias tóxicas que podem estar presentes nesses geradores estão os metais pesados, como chumbo, cádmio e mercúrio. Aproveite essas discussões para enfatizar aspectos da habilidade EF05CI05.
BNCC em foco:
EF05CI05
MP046
Circuito elétrico
Quando ligamos os aparelhos elétricos à rede elétrica ou a uma pilha, permitimos que cargas elétricas se movimentem através dos fios. Esse movimento das cargas forma uma corrente elétrica. É a passagem da corrente elétrica pelos componentes internos de um aparelho que faz com que ele funcione. No entanto, para que haja corrente elétrica, todos os componentes devem estar conectados sem interrupções, formando um circuito elétrico.
Componentes de um circuito elétrico
A passagem da corrente elétrica por um circuito depende de ele estar aberto ou fechado.
Circuito fechado
LEGENDA: A corrente elétrica só percorre um circuito se ele estiver todo conectado. FIM DA LEGENDA.
Circuito aberto
LEGENDA: Quando há interrupção em algum ponto do circuito, as cargas elétricas não se movimentam pelos fios e não há fornecimento de energia elétrica para que o aparelho funcione. FIM DA LEGENDA.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Considerando uma televisão ligada, responda no seu
caderno
às questões a seguir.
- Há passagem de corrente elétrica através dos fios da televisão? Como você chegou a essa conclusão?
PROFESSOR
Resposta: Sim, pois a televisão está ligada.
- Nessa situação, o circuito elétrico está aberto ou fechado? Explique.
PROFESSOR
Resposta: O circuito está fechado, porque a corrente elétrica passa através dos fios, fazendo com que a televisão funcione.
- Há passagem de corrente elétrica através dos fios da televisão? Como você chegou a essa conclusão?
MANUAL DO PROFESSOR
Ao apresentar os componentes do circuito elétrico, é importante fazer referência ao cotidiano do estudante, além de trabalhar aspectos da habilidade EF05CI01. Comente, por exemplo, que ao ligarmos um aparelho na tomada, como uma geladeira, um secador de cabelos ou um rádio, o gerador de energia elétrica é uma usina (hidrelétrica, termoelétrica, eólica etc.), mas poderia ser uma bateria ou outra fonte de energia.
Comente com os estudantes que, antes da invenção e disseminação do uso de materiais como plásticos e borrachas, os fios elétricos eram cobertos por tecidos, que cumpriam a função de isolantes. Outros componentes das redes elétricas que precisavam ser feitos de materiais isolantes eram fabricados em cerâmica.
A passagem de energia elétrica em um circuito aberto ou fechado é o princípio do funcionamento do interruptor. É ele que, ao fechar e abrir o circuito, nos permite ligar e desligar um aparelho.
-
Atividade 3. Retome o conceito estudado no capítulo anterior sobre as propriedades dos materiais, relacionando a condutividade dos materiais ao seu uso em um circuito elétrico.
BNCC em foco:
EF05CI01
Texto complementar
Perigo, choque elétrico
[...] Para que a corrente elétrica passe por nosso corpo, ela deve entrar e sair pela pele, que é um material de alta resistência elétrica. No interior do corpo, ela encontra no sangue um meio condutor líquido de baixa resistência. Para uma dada voltagem, a corrente que passa de um ponto a outro num mesmo dedo, ou de uma mão à outra, é a mesma, ou quase a mesma. Em outras palavras: se a corrente elétrica conseguir atravessar a pele, de alta resistência [...], ela atinge qualquer ponto do organismo, pois o sangue, por conter sais dissolvidos, é um bom condutor de eletricidade (baixa resistência).
[...]
O maior perigo do choque elétrico são os danos que ele causa ao sistema nervoso. Os impulsos nervosos que nosso cérebro envia para comandar os músculos são elétricos também. Dessa forma, no momento do choque, nossos músculos confundem a corrente elétrica do choque elétrico com impulsos que comandariam movimentos. Assim, o choque pode “travar” o músculo que aciona a mão: a pessoa não consegue abrir a mão nem soltar o fio, dando a impressão de que “grudou” no fio elétrico. Passando perto do coração, a corrente elétrica pode causar uma paralisia mortal.
Se quisermos socorrer uma pessoa que está sob efeito da corrente elétrica, corremos o perigo de que o circuito elétrico inclua o nosso corpo também. A primeira providência, portanto, é tentar desligar a força. Se não der, devemos tentar afastar o acidentado do fio com um pedaço de pau ou algum outro isolante elétrico. Mas nunca com nossa mão! [...]
SCHIEL, D. Perigo! Choque elétrico. Ciência Hoje na Escola, v. 12: eletricidade. São Paulo: Global, 2001. p. 58-61.
MP047
ÁLBUM de Ciências
Consumo responsável de energia elétrica
Veja algumas sugestões de formas responsáveis de consumir energia elétrica.
FONTE: Fonte dos dados: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Faculdade de Engenharia. Uso sustentável da energia: guia de orientações. Porto Alegre: PUCRS, 2010.
Converse com as pessoas de sua casa sobre formas responsáveis de consumir energia elétrica. Avaliem quais delas vocês praticam.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Identificar maneiras de economizar energia em uma residência.
- Reconhecer soluções coletivas para exercer o consumo responsável.
Antes de explorar a imagem, pergunte aos estudantes se eles sabem qual aparelho da casa deles consome mais energia elétrica.
Aproveite o momento para trabalhar o desenvolvimento da habilidade EF05CI05 e de habilidades relacionadas à competência específica 4, ao mostrar aos estudantes as aplicações do conteúdo estudado em seu contexto.
Esta seção promove o trabalho do tema meio ambiente e materiais, com uma abordagem atual de relevância e pertinente aos conteúdos.
Tarefa de casa. Ao propor essa atividade, estimule os estudantes a contarem suas experiências: Quanto tempo demoram no banho? Costumam dormir com a televisão ligada? Abrem a geladeira sem necessidade? Depois, proponha uma roda de conversa para que todos compartilhem as ideias obtidas na tarefa de casa.
BNCC em foco:
EF05CI05
MP048
Atividade prática
Experimento
Construir circuito e testar materiais
Como vimos, a passagem da corrente elétrica depende de um circuito estar fechado. Que outros fatores podem interferir na passagem da corrente elétrica?
O que você vai fazer
Esta atividade está organizada em duas etapas. Na primeira, vocês vão construir um circuito elétrico. Na segunda, vão testar objetos feitos de diferentes materiais para verificar se eles permitem a passagem de corrente elétrica.
Etapa 1: Construindo um circuito elétrico
Material
- 2 pedaços de fio de cobre com as pontas desencapadas pelo professor
- 2 pilhas
- 1 lâmpada pequena de lanterna
- fita isolante
Como você vai fazer
- Formem grupos de até quatro estudantes.
-
Observem
as pilhas e notem que, de um lado, há uma saliência e um sinal + e, de outro, a superfície é plana e há um sinal –. Usando a fita isolante, unam as pilhas juntando a extremidade + de uma pilha com a extremidade – da outra.
Usem a fita isolante para fixar a ponta de um fio a uma das extremidades livres das pilhas.
Na outra extremidade das pilhas, fixem a ponta do outro fio. A montagem deve ficar como mostra a imagem abaixo.
Agora, testem a posição dos fios até acender a lâmpada, usando essa montagem que vocês fizeram.
Para você responder
- De que maneira os fios
devem
ser ligados à lâmpada para que ela acenda?
PROFESSOR
Resposta: Um dos fios deve estar conectado à base da lâmpada e o outro na lateral, na “rosca” da lâmpada.
- Qual é a evidência de que houve passagem de corrente elétrica pela lâmpada?
PROFESSOR
Resposta: Se a lâmpada acendeu, é porque houve passagem de corrente elétrica.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Montar um circuito elétrico e reconhecer seus componentes.
- Testar a condutibilidade elétrica.
Nessa atividade, os estudantes podem aplicar o que aprenderam e aprofundar a compreensão acerca de circuitos elétricos, materiais condutores e isolantes. É importante acompanhar atentamente o trabalho dos grupos, para certificar-se de que todos terão oportunidade de testar seus conhecimentos e observar os resultados.
Informe que apenas um adulto poderá desencapar e manusear os fios. É recomendável que sejam usadas pilhas novas, da mesma marca e modelo, e adequadas ao tipo de lâmpada utilizado.
- Atividade 1. Na primeira etapa do experimento, os estudantes devem notar que a ligação dos fios condutores ao aparelho se dá por dois pontos distintos. Eles deverão perceber que, ao colocar os dois fios em um único ponto de contato, a lâmpada não acenderá. Chame a atenção para o fato de que entre esses pontos não pode haver contato de materiais que permitam a passagem de corrente elétrica.
-
Atividade 2. Os estudantes deverão utilizar conceitos desenvolvidos no capítulo para constatar e explicar um fenômeno observado no experimento, tendo como base a habilidade EF05CI01.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
Sugestão de atividade: Conhecer uma conta de luz
O objetivo dessa atividade é possibilitar aos estudantes conhecerem as informações presentes em uma conta de luz, bem como a unidade de medida com que se contabiliza o consumo de energia elétrica, o nome da empresa fornecedora, o preço da energia elétrica, entre outros aspectos. Afinal, fornecimento de energia é um serviço público essencial, porém pago.
Material: Conta de luz (uma para cada dupla de estudantes).
Como fazer
Permita que cada dupla tenha uma versão em mãos para fazer a atividade. Uma alternativa é pedir aos estudantes que tragam contas de casa. Mostre os campos de informação presentes na conta, como endereço e nome da pessoa responsável.
Em seguida, peça aos estudantes que identifiquem: o nome da empresa distribuidora de energia; onde está a indicação da quantidade de energia consumida no mês; com que unidade de medida é indicada a quantidade de energia consumida; qual é o valor de uma unidade de energia; se há informações sobre consumo em meses anteriores; a presença de tributos na composição do preço da energia; outras informações úteis ou relevantes presentes na conta. Após essa análise, sugira aos estudantes que escolham duas atitudes de economia de energia para incorporar no dia a dia em suas residências. Depois de alguns meses, a atividade pode ser retomada e eles poderão verificar se essas ações surtiram efeito na redução da conta de energia elétrica.
MP049
Etapa 2: Testando a condutibilidade elétrica
Agora que já sabem como montar um circuito simples e como ligar a lâmpada, vocês vão testar alguns objetos feitos de materiais diferentes para verificar se a corrente elétrica passa por eles.
Material
- circuito elétrico montado na 1ª etapa da atividade prática
- borracha de apagar
- clipe de metal
- moeda
- lápis de madeira
- caneta de plástico
- pedaço de cortiça, feltro ou lã
- objeto de couro
- objeto de cerâmica pequeno
Levante suas hipóteses
• Observe os materiais que serão testados e cite aqueles que você acha que vão permitir a passagem de corrente elétrica.
PROFESSOR
Resposta pessoal.Como você vai fazer
- Ainda nos mesmos grupos, peçam ao professor que corte um dos fios que liga as pilhas à lâmpada e que retire um pouco da cobertura plástica no local do corte.
- Em seguida, testem os objetos da lista acima encostando-os às pontas do fio cortado e verifiquem se ocorre passagem de corrente elétrica através deles.
Para você responder
- Ao cortar o fio, o circuito ficou aberto ou fechado? Nessa situação, há passagem de corrente elétrica?
PROFESSOR
Resposta: O circuito ficou aberto, impedindo a passagem de corrente elétrica.
- Qual é a evidência de que houve passagem de corrente elétrica através do objeto testado?
PROFESSOR
Resposta: O acendimento da lâmpada é uma evidência de que houve passagem de corrente elétrica.
- Classifique os objetos testados em duas categorias: condutores elétricos e isolantes elétricos.
PROFESSOR
Resposta: Isolantes elétricos: borracha, madeira, plástico, cortiça/feltro/lã, couro, cerâmica; condutores elétricos: clipe (metal), moeda (metal).
- Os objetos condutores foram os mesmos que você indicou antes de fazer os testes?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
Observação: Os elementos das imagens não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
Na segunda etapa do experimento, os estudantes vão testar a condutibilidade de alguns materiais e, após o teste, classificá-los como condutores ou isolantes. Antes, porém, verifique noções prévias relacionadas ao tema, explorando as hipóteses que eles levantam sobre os materiais que vão promover a passagem de energia elétrica.
Comente que o ouro, a prata, o cobre e o alumínio são materiais que se destacam por sua condutibilidade elevada. Porém, como ouro e prata são caros, o cobre e o alumínio são os materiais mais usados comercialmente.
- Atividades 1 e 2. Os estudantes devem usar conceitos estudados no capítulo para tirar conclusões a respeito de um fenômeno observado no experimento.
- Atividade 3. Espera-se que os estudantes classifiquem os materiais testados em isolantes ou condutores, baseando-se nas observações que fizeram no experimento. Caso tenham testado a grafite do lápis, é possível que tenham verificado passagem de corrente elétrica. Essa atividade favorece o trabalho com a habilidade EF05CI01.
MP050
Ímãs e o magnetismo
O ímã é um objeto capaz de atrair alguns metais. Essa propriedade é chamada de magnetismo.
O espaço ao redor do ímã influenciado pelo magnetismo é o campo magnético. Quanto mais próximo o objeto de metal estiver do ímã, maior será o poder de atração do campo magnético. Por isso, geralmente, é preciso aproximar o ímã dos corpos metálicos para que ele os atraia.
LEGENDA: Quando colocado perto do pó de ferro, o ímã atrai os pequenos pedaços de ferro que estão no espaço ao redor dele. FIM DA LEGENDA.
- Observe os objetos representados a seguir. Quais deles podem ser atraídos pelo ímã? Justifique.
PROFESSOR
Resposta: Moeda e clipe, porque são feitos de metais. Os metais são atraídos pelos ímãs.Atração e repulsão entre ímãs
Um ímã tem duas zonas opostas, polo norte e polo sul, nas quais a capacidade de atração é máxima.
- Se aproximamos dois polos diferentes, os ímãs se atraem .
- Se aproximamos dois polos iguais, os ímãs se repelem.
- Um menino tentou aproximar dois ímãs e percebeu que não conseguia “grudá-los”. Pegou um deles e virou do lado oposto ao que estava tentando aproximar e, para sua surpresa, os ímãs “grudaram”. Explique por que isso aconteceu.
PROFESSOR
Resposta: Isso aconteceu porque, nos ímãs, polos iguais se repelem e polos diferentes se atraem. O menino estava tentando aproximar os polos iguais dos dois ímãs, o que resultou em repulsão. Ao inverter um dos ímãs, os polos diferentes se atraíram.MANUAL DO PROFESSOR
Use a imagem do ímã sobre a limalha de ferro para que os estudantes possam visualizar seu campo magnético. Chame a atenção para o modo como as limalhas se organizam na região próxima ao ímã.
- Atividade 4. Apresente objetos semelhantes aos mostrados na atividade e peça aos estudantes que identifiquem aqueles que são atraídos pelos ímãs. Os estudantes poderão testar e evidenciar respostas a forças magnéticas de diferentes materiais de seu cotidiano, de acordo com a habilidade EF05CI01.
-
Atividade 5. Se possível, use um ímã para mostrar aos estudantes o princípio de atração e repulsão dos polos. Reúna os estudantes em pequenos grupos e distribua dois ímãs para cada grupo. Proponha que eles manuseiem os ímãs e peça que tentem aproximá-los, trocando os lados. Incentive-os a relatarem o que observaram. Provavelmente vão notar que, dependendo do lado para o qual viraram os ímãs, não há aproximação entre eles. Pergunte por que eles acham que isso ocorre. Depois, utilize as imagens da página, que mostram os polos dos ímãs, para explicar a atração e a repulsão entre ímãs.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
Texto complementar
Magnetismo terrestre
A descoberta de que a Terra possui um campo magnético, comportando-se como um grande ímã, ocorreu em 1600, com trabalhos do físico e médico inglês William Gilbert.
A origem desse campo magnético e as suas consequências para a Terra ainda são objeto de estudo, mas sua importância é incontestável. Foi ele que permitiu as grandes navegações, pelo uso da bússola (os modernos navios usam GPS). É ele também que nos protege das partículas carregadas de eletromagnetismo provenientes do Sol (vento solar), [...] (além de afetar seriamente as transmissões de rádio e televisão, há evidências de que as tormentas magnéticas aumentam as ocorrências de ataques cardíacos).
No núcleo externo da Terra, acredita-se haver ferro e níquel em estado de fusão, a cerca de 3 mil km de profundidade. Esse fluido está em constante movimento, o que gera correntes elétricas e, por consequência, um campo magnético. Essa explicação, chamada de Teoria do Dínamo, é atualmente a mais plausível para compreender-se como é gerado o campo magnético do planeta. As altíssimas temperaturas do núcleo da Terra, muito acima do chamado Ponto Curie, não permitem que o ferro e o níquel estejam no estado sólido, de modo que eles não podem estar funcionando como um ímã. [...]
BRANCO, P. M. Magnetismo terrestre. CPRM Serviço Geológico do Brasil, 2015. Disponível em: http://fdnc.io/eQY. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP051
Os usos do magnetismo
Os ímãs são usados em bússolas, jogos, enfeites de geladeira, entre outros. Televisão, computador, rádio e telefone celular são exemplos de aparelhos que têm algum tipo de ímã em seu interior.
LEGENDA: Os trens de levitação magnética são movimentados, basicamente, pela interação entre ímãs presentes no trem e ímãs do trilho. Na fotografia, trem de levitação magnética da China, em 2019. FIM DA LEGENDA.
A bússola e o magnetismo terrestre
A bússola é uma das grandes invenções tecnológicas da humanidade. Ela permitiu determinar as direções. Isso favoreceu a exploração marítima e possibilitou uma grande revolução no comércio mundial.
A bússola funciona porque o planeta Terra apresenta um campo magnético. A agulha da bússola fica suspensa e se orienta pelo campo magnético da Terra, indicando a direção norte-sul.
LEGENDA: A agulha da bússola aponta para o polo norte geográfico do planeta Terra. FIM DA LEGENDA.
- A agulha de uma bússola é imantada, ou seja, ela detecta campos magnéticos, alterando a sua posição e se alinhando ao campo magnético detectado.
• Em sua opinião, uma bússola funcionaria se a agulha fosse trocada por um palito de fósforo? Explique.
PROFESSOR
Resposta: Não, a madeira, material de que é feito o palito de fósforo, não tem propriedade magnética, portanto a bússola não funcionaria.MANUAL DO PROFESSOR
Ao tratar dos usos do magnetismo, pergunte aos estudantes o que sabem a respeito desse tema e utilize os conhecimentos prévios como norteadores da discussão.
Comente que as agulhas das bússolas são feitas de metal imantado, ou seja, metais que adquiriram propriedades magnéticas, tornando-se pequenos ímãs. Realize uma atividade prática simples para que os estudantes aprendam como é possível magnetizar objetos metálicos. Aproxime um clipe de metal de um ímã até que ele fique pendurado. Em seguida, posicione outro clipe logo abaixo do primeiro e verifique como ele é atraído. Explique que o primeiro clipe passa a se comportar como um ímã. No entanto, essa capacidade é perdida quando o primeiro clipe é afastado do ímã.
Providencie algumas bússolas e deixe que os estudantes as observem. Pergunte: Vocês já tinham visto uma bússola? Onde e em que situação ela foi utilizada? Como ela funciona? Observe se, nas respostas, eles mencionam a existência de um campo magnético terrestre.
Comente que alguns animais têm a capacidade de detectar o campo magnético da Terra sem precisar de aparelhos como as bússolas. É o caso de aves migratórias, morcegos, tartarugas marinhas, entre outros.
- Atividade 6. Espera-se que os estudantes citem que a bússola não funcionaria, pois as agulhas das bússolas são pequenos ímãs atraídos pelo campo magnético da Terra. A madeira, matéria de que é feito o palito de fósforo, não tem propriedade magnética e, assim, a bússola não apontaria os pontos cardeais corretamente. Os estudantes usam conceitos da composição dos materiais e suas propriedades físicas para resolver o problema proposto e trabalham com a habilidade EF05CI01.
MP052
Atividade prática
Experimento
Como testar o magnetismo?
Para que um experimento seja elaborado, é preciso ter clareza de qual pergunta queremos responder ou seja, do que queremos saber.
Nesta atividade prática vocês vão elaborar um experimento para testar o magnetismo e depois colocá-lo em prática. Para isso, comecem se reunindo em grupos de até quatro estudantes e conversem sobre a questão a seguir.
- Nesta atividade sobre magnetismo, o que vocês gostariam de testar?
PROFESSOR
Resposta: Uma pergunta possível seria: Quais objetos presentes na sala de aula são atraídos pelos ímãs?Garantam que cada integrante do grupo possa apresentar suas ideias e opiniar sobre as sugestões dos colegas. Ao final, vocês devem combinar uma forma de escolher qual das perguntas irá conduzir a atividade experimental. É muito importante ouvir e respeitar as opiniões de todos.
O que você vai fazer
Sabendo qual é a pergunta, vocês podem definir o que será feito. Esta etapa é importante, pois servirá de guia para as demais etapas do experimento.
- Elaborem uma frase indicando de forma resumida o que pretendem fazer nesse experimento.
PROFESSOR
Resposta: Uma resposta possível seria: Testar quais objetos presentes na sala de aula são atraídos por ímãs.Material
Para definir os materiais necessários para a realização do experimento, é preciso ter clareza do que queremos saber e, assim, garantir todos os materiais necessários para montar o experimento.
PROFESSOR
Resposta: Para testar o magnetismo, será necessário um ímã. Para responder quais materiais presentes na sala de aula os ímãs atraem, podem-se selecionar objetos variados da classe para serem testados, como: caneta, lápis de madeira, borracha, apontador de metal, régua plástica, clipes metálicos, moedas, apagador, carteira, entre outros.• Considerando a primeira pergunta desta página, façam uma lista dos materiais que serão necessários para executar seu experimento.
- partir dos materiais que vocês listaram, é importante identificar aqueles que podem oferecer riscos às pessoas que vão realizar o experimento. Da mesma forma, será preciso prever os cuidados necessários durante a etapa procedimental para evitar qualquer tipo de acidente e indicá-los na atividade proposta.
Como você vai fazer
Deve ficar claro como vocês pretendem usar os itens listados como materiais necessários para responder à pergunta escolhida. A descrição dos procedimentos pode ser feita em etapas, para ajudar a realizar o experimento. Fiquem atentos para as orientações sobre procedimentos que podem oferecer algum risco.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Planejar um experimento para testar o magnetismo.
- Testar alguns materiais quanto à propriedade magnética.
- Registrar e documentar resultados experimentais.
A sugestão é que os estudantes proponham a montagem do experimento e o realizem, estimulando a autonomia e promovendo o respeito mútuo, de acordo com aspectos da competência geral 9. Auxilie-os em todo o processo, explicando a importância de cada passo, para que, ao final do experimento, a pergunta inicial possa ser respondida.
Enfatize a importância de observar o mundo à nossa volta e de fazer perguntas. Uma boa pergunta é fundamental para identificar problemas, propor hipóteses e planejar investigações. Por isso, no momento de definir a pergunta que norteará o delineamento do experimento, é importante que os estudantes façam sugestões. Divida a turma em grupos e peça a cada grupo que elabore uma pergunta e, ao final, todos decidam quais delas irão adotar. Ou cada grupo pode trabalhar com perguntas iniciais distintas. Talvez algumas perguntas demandem um experimento mais complexo para serem respondidas. Avalie as condições e opte por desenvolver ou não tais experimentos. Tenha em mente também que a atividade deve contribuir com o desenvolvimento da habilidade EF05CI01. Uma pergunta possível seria: Quais materiais presentes na sala de aula são atraídos pelos ímãs?
Material. Devem ser definidos os materiais que serão usados no experimento para que ele atinja o objetivo. Comente que listar os materiais de maneira correta e completa é importante para a realização adequada dos experimentos.
Como você vai fazer. Os estudantes devem descrever o método pelo qual vão executar o experimento, detalhando as etapas a serem seguidas.
Depois que o experimento estiver delineado, incentive-os a voltarem à pergunta inicial e verificarem se ela será respondida de acordo com as metodologias que propuseram. Peça que executem o experimento e anotem os resultados.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
Texto complementar
Campo magnético, ele está entre nós
Ninguém é de ferro, diz o ditado, mas no fundo todo mundo tem um pouco de magnetismo. As centenas de trilhões de moléculas que formam o corpo humano são, na verdade, grandes conjuntos de ímãs. [...]
Além dessa atração vital, especula-se que os seres humanos tenham uma bússola interna. Em 1980, o pesquisador inglês Robin Baker fez uma experiência na qual vendou os olhos de dois grupos de estudantes. Pediu, então, a eles que apontassem onde estava a universidade. Os que levavam junto à venda um pequeno ímã erraram mais que o outros. Essas conclusões, porém, são muito contestadas pelos cientistas. “Isso seria ótimo, mas, por enquanto, o melhor que podemos fazer é olhar a bússola”, ironiza o fisiologista Ronald Ranvaud, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. [...]
CAVALCANTE, M. Campo magnético, ele está entre nós. Superinteressante. Disponível em: http://fdnc.io/eQZ. Acesso em: 20. jun. 2021.
MP053
Descrevam as etapas do experimento. Vejam um exemplo:
- Disponham sobre a carteira os objetos a serem testados.
- Escolham um dos objetos listados como materiais necessários e separem-no dos demais. Aproximem o ímã do objeto escolhido.
- Façam o mesmo com os demais objetos que desejarem testar.
- Agora é a hora de colocar o experimento em prática seguindo todas as etapas que vocês elaboraram.
-
Observem
o que acontece e registrem o resultado.
PROFESSOR
Resposta pessoal.Há diferentes formas de documentar um experimento, como anotar em um caderno ou gravar um vídeo do processo, por exemplo.
Para você responder
- O experimento indicou o que vocês queriam saber?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- Foi fácil seguir as etapas que vocês elaboraram para o experimento? Vocês alterariam alguma etapa?
- A quais conclusões vocês chegaram?
- Elaborem um cartaz mostrando as etapas do experimento e os resultados a que o grupo chegou e exponham para os colegas de classe.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividades 1, 2, 3 e 4. As atividades do item Para você responder têm respostas variáveis de acordo com o experimento elaborado. Elas possibilitam que os estudantes avaliem a metodologia desenvolvida e analisem os resultados dos experimentos.
MP054
Capítulo 4 – Energia térmica
A temperatura dos corpos tem relação com a energia térmica. Quanto mais energia térmica há em um corpo, maior é sua temperatura. Para determinar a temperatura de um corpo, usa-se um termômetro.
LEGENDA: Termômetro clínico. Uma das unidades de medida de temperatura é o grau Celsius (símbolo: ° C). FIM DA LEGENDA.
Quando dois corpos apresentam temperaturas diferentes, ocorre transferência de calor do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura até que os dois corpos atinjam a mesma temperatura. Assim, o corpo mais frio esquenta e o mais quente esfria.
Há materiais que conduzem bem o calor, como o ferro, o cobre e o alumínio, enquanto outros são isolantes térmicos, como o isopor, a borracha e a madeira.
LEGENDA: A energia térmica passa pelo metal da panela com facilidade, por isso nos queimamos ao tocá-la. Mas a colher de pau é feita de um material isolante, por isso podemos segurá-la. FIM DA LEGENDA.
- Leia e analise as informações do texto a seguir.
Bruno e Clara deixaram alguns carrinhos de brinquedo expostos à luz solar enquanto almoçavam. Ao voltarem, uma hora mais tarde, conseguiram brincar apenas com os carrinhos de plástico e os de madeira, pois os carrinhos de metal estavam muito quentes.
- Sabendo que os carrinhos tinham aproximadamente o mesmo tamanho, explique por que alguns ficaram mais quentes que outros.
PROFESSOR
Resposta: O metal é um material que conduz melhor a energia térmica que o plástico e a madeira. Assim, os carrinhos de metal se aqueceram mais com a energia térmica vinda do Sol.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Compreender o que é energia térmica.
- Reconhecer materiais condutores de calor.
- Identificar formas de produção da energia térmica e seus usos.
Ressalte que, por meio da pele, é possível ter uma percepção da temperatura dos corpos. A sensação de quente ou frio, porém, não nos permite saber com precisão a que temperatura eles estão. Por isso, utilizamos aparelhos conhecidos como termômetros, que indicam a temperatura dos corpos.
O calor é a energia térmica que passa de um corpo mais quente (com mais energia térmica) para um corpo mais frio (com menos energia térmica). Comente com os estudantes que, quando sentimos frio, na realidade, estamos sentindo a perda da energia térmica.
Aproveite para identificar e classificar diferentes materiais em bons condutores de calor e materiais isolantes térmicos, e pergunte aos estudantes quais desses materiais são mais adequados para utensílios usados na cozinha, por exemplo. Ressalte que a cerâmica e o vidro, ao contrário dos metais, não são bons condutores de calor. Assim, conferem aos recipientes a propriedade de manter o calor dos alimentos por mais tempo. Esse e outros exemplos propiciam explorar a habilidade EF05CI01.
-
Atividade 1. Complemente levando brinquedos feitos com esses três materiais para que os estudantes possam reproduzir e constatar o que aconteceu com os carrinhos de Bruno e Clara.
BNCC em foco:
EF05CI01
Texto complementar
Energia solar: uma ótima forma de reduzir a conta de eletricidade
Fontes de energia alternativa ajudariam a reduzir o custo da conta de luz, por isso o Brasil deveria investir mais para estimular a energia solar. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pela Proteste – Associação de Consumidores. Dos 1 171 entrevistados, 69% acreditam que com pelo menos um sistema de energia alternativa instalado em casa sentiriam a economia no bolso.
Para falar do assunto o programa Revista Brasil [...] entrevistou a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci. Ela informa que 84% se mostraram interessados em energia alternativa. Os painéis solares obtiveram mais de 70% da preferência, entre diversas formas de energia alternativa sugeridas.
Considerando uma família de quatro pessoas tomando um banho de 8 minutos por dia, o consumo mensal médio seria de 56 kWh/mês. Já com o painel solar, não haveria custo energético para aquecer a água para o banho, gerando uma boa economia no fim do mês.
Energia solar: uma ótima forma de reduzir a conta de eletricidade. Revista Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/eR1. Acesso em: 10 jun. 2021.
MP055
Produção e usos da energia térmica
A energia térmica pode ser obtida aproveitando-se a luz solar ou queimando-se diferentes materiais combustíveis renováveis ou não renováveis, por exemplo.
LEGENDA: Nos fogões a lenha, a madeira substitui o gás natural, que serve de combustível nos fogões convencionais. Município de Açucena, Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Nos painéis de aquecimento solar, há captação e transferência de calor para a água, que é aquecida. Município de Cuiabá, Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Em alguns processos industriais, como a produção do aço, é necessária grande quantidade de energia térmica, que é gerada pela queima de carvão mineral. Município de Marabá, Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Nas usinas termoelétricas, a energia térmica, obtida pela queima de carvão, gás natural ou petróleo, é transformada em energia elétrica. Município de Ibirité, Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Observe as quatro imagens desta página e responda às questões a seguir.
- Quais recursos são usados para produzir energia térmica?
PROFESSOR
Resposta: Fogão a lenha: madeira; aquecimento solar: luz solar; produção de aço: carvão mineral; e usina termoelétrica: carvão, gás natural ou petróleo.
- Em sua opinião, em qual dos casos há
menor
impacto para o ambiente? Explique.
PROFESSOR
Resposta: O uso da energia solar é o que causa menor impacto para o ambiente, pois usa um recurso renovável e não emite substâncias poluentes.
- Quais recursos são usados para produzir energia térmica?
MANUAL DO PROFESSOR
Aproveite as imagens que ilustram as formas de se obter e usar a energia térmica para retomar conceitos relativos ao uso de recursos naturais e as consequências desse uso para o meio ambiente. Ressalte quais formas fazem uso de recursos renováveis ou não renováveis e a importância de escolher fontes que não emitam poluentes e gerem menor impacto para os ecossistemas, de acordo com a habilidade EF05CI04.
-
Atividade 2. A atividade possibilita aos estudantes que integrem conceitos de usos de recursos naturais e de propriedades dos materiais e os efeitos que provocam no ambiente.
Complemente-a perguntando aos estudantes se o material de que é feito o painel de aquecimento solar deve ser condutor ou isolante térmico. Informe-os que, para que o painel funcione bem, ele precisa captar a energia térmica do Sol e transferi-la para a água. Espera-se que eles compreendam que o material deve ser condutor, para propiciar a transferência do calor.
BNCC em foco:
EF05CI04
MP056
Atividade prática
Experimento
Como preservar a temperatura?
Suponha que você precise transportar um sorvete ou um alimento que precisa ser mantido em baixa temperatura, por determinado tempo. Para isso, é preciso embrulhar o pote com um material que permita manter a temperatura do sorvete por mais tempo.
Levante suas hipóteses
• Considere que os únicos objetos disponíveis em sua casa são folhas de jornal, papel-alumínio e panos de prato. Qual será o material mais indicado para embrulhar o pote de sorvete?
PROFESSOR
Resposta pessoal.O que você vai fazer
Planejar e realizar um experimento para testar a sua hipótese e verificar qual material preserva melhor a temperatura do sorvete.
Material
- 3 potes de mesmo tamanho, com tampa
- cubos de gelo
- papel-alumínio
- folhas de jornal
- panos de prato
- relógio ou cronômetro
Como você vai fazer
Etapa 1: Planejamento
- Reúnam-se em grupos. Juntos, pensem em como vocês podem montar esse experimento.
- Avaliem quanto tempo a atividade deve durar e como vocês vão observar os resultados.
- No planejamento, é importante que as condições de teste sejam as mesmas para todos os materiais. Assim, poderão ter certeza de que o único fator que influenciou o resultado foi o uso de diferentes materiais.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Testar qual material preserva melhor a temperatura, ou seja, é melhor isolante térmico.
- Organizar, planejar e realizar um experimento científico.
Oriente os estudantes no planejamento do experimento. A informação de que os três potes devem ser mantidos nas mesmas condições de testes é essencial para que eles consigam avaliar os resultados, considerando apenas os materiais usados para envolvê-los. Por exemplo, todos os recipientes devem conter a mesma quantidade de pedras de gelo e ser mantidos no mesmo lugar, pelo mesmo intervalo de tempo.
Ao definir a hipótese inicial, peça aos estudantes que expliquem por que acham que determinado material manterá melhor a temperatura. Retome a hipótese ao final do experimento.
Se achar conveniente, forneça outros materiais para envolver os potes, como blusas de lã ou sacolas plásticas. Diga aos estudantes que também podem fazer combinações com os materiais fornecidos. Por exemplo, eles podem envolver um pote com folhas de jornal e a sacola plástica. Comente que a quantidade de folhas de jornal usada para envolver os potes também pode influenciar os resultados. Dessa forma, será possível trabalhar com a habilidade EF05CI01.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI01
Sugestão de atividade: Elaboração de relatórios
A elaboração de relatório é um processo recorrente no estudo de Ciências. O relatório é uma forma de documentar e divulgar um estudo científico. Nessa fase de escolarização, os estudantes ainda não têm familiaridade com esse tipo de texto. Assim, pode ser interessante um trabalho conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que pode ajudar na abordagem desse gênero textual, mostrando, por exemplo, alguns relatórios para auxiliá-los na compreensão da estrutura desse documento. Ressalte que, por meio de um relatório, um experimento pode ser refeito por qualquer pesquisador, possibilitando que os resultados sejam comparados.
O relatório deve ser composto de alguns itens importantes para a compreensão do experimento (objetivos, materiais, procedimentos, resultados e conclusões).
Explique como cada parte deve ser descrita. Os objetivos devem ser claros e sucintos. Nessa parte, deve ser evidenciado o que se pretende descobrir com o experimento. Na lista de materiais, deve estar presente tudo o que é necessário para desenvolver a atividade. Nos procedimentos, as ações executadas durante o experimento devem ser descritas passo a passo. Os resultados dependem do que foi observado no experimento e podem ser organizados em tabelas e gráficos. A discussão se baseia na análise e na interpretação dos resultados obtidos, combinados com as informações que já se tinha a respeito do assunto. Na conclusão, deve-se verificar se os objetivos foram alcançados.
MP057
Etapa 2: Definição do método
- Definam quantas pedras de gelo vão usar. Lembrem-se de que as condições devem ser as mesmas, portanto o número de pedras de gelo deverá ser igual em cada um dos potes.
- Embrulhem bem cada pote com um dos materiais a serem testados: folha de jornal, papel-alumínio e pano de prato.
- Definam qual será o tempo de observação e cronometrem.
Etapa 3: Resultados
- Ao final do tempo estipulado, abram os potes e comparem o tamanho dos cubos de gelo.
- Copiem o quadro abaixo no
caderno
e registrem nele os resultados observados.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Pote 1
Pote 2
Pote 3
Quantidade de pedras de gelo no início
PROFESSOR
Respostas pessoais.Material com que o pote será embrulhado
Tempo de observação
Resultado
- Preencham a última linha do quadro com o resultado de cada um dos potes. Escrevam quantas pedras de
gelo
havia e como elas estavam em relação ao tamanho inicial.
PROFESSOR
Resposta: Garanta que a quantidade de pedras de gelo e o tempo de observação sejam iguais para todos os materiais testados.Para você responder
- Após
terem
realizado o experimento, quais foram os resultados que vocês observaram?
PROFESSOR
Resposta variável.
- A que conclusão vocês chegaram?
PROFESSOR
Resposta variável.
- O resultado observado foi diferente do que vocês previram na hipótese inicial? Conversem sobre isso.
PROFESSOR
Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR
Oriente os estudantes a preencherem o quadro com as informações para cada pote. Caso eles tenham optado por fazer combinações com os materiais ou tenham testado outros materiais, sugira que reproduzam o quadro, acrescentando mais linhas para complementar as informações. A organização dos resultados obtidos no experimento em organizadores gráficos auxilia na análise dos dados e na elaboração das conclusões.
Nesse experimento, os estudantes têm contato com procedimentos próprios do trabalho científico. Explique que a descrição detalhada do método é importante, pois possibilita que outras pessoas reproduzam o experimento e comparem os resultados.
- Atividade 1. As respostas podem variar de acordo com o experimento e os materiais utilizados.
- Atividade 2. Espera-se que os estudantes indiquem o material que preservou melhor a temperatura do objeto.
-
Atividade 3. Auxilie os estudantes a validarem as hipóteses iniciais, usando as evidências coletadas no experimento.
Nessas atividades, os estudantes podem notar que embrulhar o gelo com papel-jornal produz resultados diferentes de envolvê-lo com bolas amassadas feitas desse mesmo material, que aprisionam ar. Isso ocorre porque, em geral, líquidos e gases são maus condutores de calor. Materiais que contêm ar em seu interior, como o isopor, são bons isolantes térmicos. O papel-alumínio também é considerado um material isolante e, em algumas situações, pode funcionar melhor do que materiais como algodão e papel. Note que, apesar de ter metal em sua composição, esse material oferece uma resistência à passagem do calor por barreira e também por reflexão.
MP058
Capítulo 5 – Consumo consciente
Atualmente, a humanidade já consome mais recursos do que a natureza é capaz de repor. É importante planejar de maneira consciente e responsável a forma como usamos os recursos naturais para que eles não sejam desperdiçados ou se esgotem no futuro. Veja duas sugestões de consumo consciente a seguir.
• Economizar água
Mesmo sendo um recurso renovável, seu consumo excessivo pode esgotar as fontes de água doce e provocar falta de água para o consumo humano. Com mudanças simples no dia a dia, como tomar banhos mais curtos e fechar a torneira enquanto escovamos os dentes, já contribuímos para diminuir o desperdício de água.
• Reduzir o consumo e reciclar o lixo
Reduzir o consumo contribui para diminuir a extração de materiais da natureza, ao mesmo tempo que reduz a quantidade de lixo produzido. Antes de descartar o que não nos serve mais, devemos separar o que pode ser reaproveitado e o que pode ser reciclado.
LEGENDA: A separação do lixo é essencial para que ocorra a reciclagem. Esse processo diminui a extração de recursos naturais, economiza água e energia e reduz o volume de lixo enviado aos aterros sanitários. FIM DA LEGENDA.
- Escolha uma das formas de consumo consciente que você acha que mais pode contribuir para a conservação do ambiente.
PROFESSOR
Resposta pessoal.Economizar água.
Separar o lixo para reciclagem.
- Construa, com as pessoas que moram com você, uma proposta para que, juntos, possam adotar hábitos relacionados a essa forma de consumo consciente. Para isso, vocês podem definir um objetivo e listar ações práticas para atingi-lo. Elabore a proposta de forma participativa, ouvindo a opinião das pessoas e perguntando como elas acham que podem contribuir. Compartilhe sua proposta com os colegas de classe.
PROFESSOR
Resposta variável.MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Compreender a importância de valorizar e promover o uso racional dos recursos naturais.
- Desenvolver atitudes que colaborem para a proteção do ambiente e dos recursos naturais por meio do consumo responsável.
É importante que os estudantes construam a ideia de que os recursos são retirados da natureza para atender a nossos padrões e necessidades de consumo. Com isso, podem pensar em propostas para um consumo consciente, desenvolvendo a habilidade EF05CI05.
Este capítulo promove o trabalho do tema meio ambiente e materiais, com uma abordagem atual de relevância e pertinente aos conteúdos.
-
Atividade 1. Reserve um tempo para que os estudantes socializem as propostas que construíram com os colegas. Caso julgue interessante, eles podem adaptar algumas dessas propostas para economizar água, favorecendo o desenvolvimento da habilidade EF05CI04, e fazer melhor gestão do lixo na própria escola.
Tarefa de casa. Estimule os estudantes a refletirem sobre como é o consumo de água em casa e também o descarte do lixo. Além disso, sugira que construam com os familiares propostas para economizar água e/ou promover a separação do lixo para reciclagem. Caso seja necessário, auxilie-os nessa tarefa, sugerindo atitudes, como: reduzir o tempo do banho, usar água da máquina de lavar roupa para lavar áreas externas, providenciar recipientes específicos para o lixo reciclável e para o lixo não reciclável, compostar resíduos orgânicos, entre outras.
Para o estudante acessar
Qual país produz mais lixo? El País. Disponível em: http://fdnc.io/57u. Acesso em: 29 jun. 2021.
Comente os padrões de consumo no Brasil e em alguns outros países, como Estados Unidos e Índia, destacados nesse artigo, mostrando quantos quilogramas de lixo são produzidos em média pelos habitantes desses países.
BNCC em foco:
EF05CI04, EF05CI05
Sugestão de atividade: Soluções para o descarte de materiais
O objetivo desta atividade é criar soluções para o descarte de materiais no ambiente escolar.
Como fazer
Em duplas, os estudantes vão propor soluções para o descarte de materiais com base no conteúdo aprendido nesta unidade. Podem inventar um dispositivo, investigar os melhores locais para posicionar as lixeiras, criar uma campanha para reduzir o consumo, entre outras soluções. Ao longo do processo, questione-os: Como a proposta de vocês auxiliaria na resolução do problema? Qual seria o custo de produção? Seria fácil ou difícil conseguir que outros estudantes aderissem à solução proposta por vocês? Essas soluções podem ser apresentadas em forma de relatório, desenho, montagem de um protótipo ou por meio de recursos audiovisuais.
MP059
Atividade prática
Pesquisa
LEGENDA: Ponto de coleta de sucata eletrônica, no Parque do Ibirapuera, no município de São Paulo, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Sucata eletrônica
O que você faz quando seus aparelhos eletrônicos estragam ou ficam ultrapassados? E o que faz com as pilhas e baterias usadas?
O rápido avanço tecnológico está causando o aumento do volume do resíduo eletrônico no planeta. Muitos desses produtos contêm componentes tóxicos, que precisam ser descartados de forma correta para que não contaminem o ambiente, e componentes recicláveis, que podem ser utilizados como matéria-prima. No entanto, para que possam ser reciclados, é preciso que eles sejam descartados em locais adequados.
Em algumas cidades há iniciativas do governo para recolher a sucata eletrônica. Certos estabelecimentos comerciais, como farmácias e mercados, além de alguns parques e das lojas das empresas de telefonia, também podem ter pontos de coleta desses materiais.
O que você vai fazer
Pesquisar os pontos de coleta de sucata eletrônica no trajeto que você faz entre sua casa e a escola.
Como você vai fazer
- Reúnam-se em grupos e, com um adulto, percorram os trajetos entre a casa e a escola, verificando se há estabelecimentos com pontos de coleta de materiais eletrônicos.
- Anotem no caderno os pontos de coleta que vocês identificaram e especifiquem os materiais que podem ser descartados em cada local.
- Façam um cartaz indicando os pontos de coleta nas proximidades da escola. Enfatizem a importância do descarte correto desses produtos.
- Usem o cartaz para promover uma campanha de conscientização sobre o descarte adequado dos materiais eletrônicos com a comunidade escolar.
Para você responder
- Quantos pontos de
coleta
de sucata eletrônica você encontrou no trajeto da sua casa até a escola?
PROFESSOR
Resposta variável.
- Em sua opinião, qual é a importância de divulgar os locais de descarte adequado da sucata eletrônica?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Pesquisar sobre sucata eletrônica.
- Refletir sobre os impactos originados pelo descarte
incorreto
de sucata eletrônica.
Comente os riscos para o ambiente e para a saúde das pessoas provocados pelo descarte incorreto de produtos. Enfatize a importância da reciclagem das partes que compõem os eletrônicos, como forma de economizar recursos da natureza e de reduzir o impacto ambiental dessa retirada, como ocorre com a mineração, por exemplo. Trabalhar essas questões com os estudantes promove o desenvolvimento da habilidade EF05CI05 e de habilidades relacionadas à competência específica 8.
- Atividade 1. A pesquisa deve ser feita nos arredores da casa dos estudantes e da escola. Garanta que os diferentes grupos pesquisem regiões distintas, para que ao final a turma obtenha um mapeamento significativo dos pontos em que é possível fazer o descarte correto do lixo eletrônico.
-
Atividade 2. Espera-se que os estudantes mencionem que, com essa informação, as pessoas podem descartar corretamente os aparelhos eletrônicos, contribuindo para a reciclagem e evitando a contaminação do meio ambiente. Estimule os estudantes a refletirem sobre a importância da divulgação dos resultados da pesquisa como forma de auxiliar na conscientização da comunidade escolar e do entorno da escola a respeito do descarte adequado de produtos eletrônicos.
BNCC em foco:
EF05CI05
Educação em valores
Formação cidadã. O desenvolvimento da ideia de que a própria forma de consumir afeta o ambiente traz a possibilidade de pensar em algo concreto que cada um pode fazer para colaborar no cuidado com a natureza. As atitudes principais apontadas no Livro do Estudante permitem que eles percebam que atitudes simples podem fazer a diferença na construção de uma relação mais saudável com o meio ambiente. Estimule os estudantes a proporem ideias que contribuam para o uso racional da água, a diminuição dos resíduos e a preservação dos ecossistemas.
MP060
Princípios do consumo responsável
Todas as atividades humanas utilizam recursos naturais e geram impacto no meio ambiente. É importante ter consciência desse impacto na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e descartar o que não serve mais. Assim, podemos minimizar os impactos negativos e contribuir para a construção de um mundo melhor e mais justo. Essas práticas são chamadas de consumo responsável.
Há seis perguntas que podem nos ajudar a desenvolver o hábito de consumir de forma responsável. Veja a seguir.
-
Por que comprar?
- Muitos produtos são feitos com recursos naturais não renováveis. Por isso, antes de comprar, pergunte: “Eu realmente preciso desse produto?”. Muitas vezes, podemos ser influenciados por propagandas ou por um impulso do momento.
LEGENDA: Passar tempo com a família e os amigos pode ser mais prazeroso do que adquirir um produto novo. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise anúncios de revistas ou jornais que contenham propaganda estimulando as pessoas a consumirem um produto. Compartilhe com os colegas de classe o que você encontrou e responda à questão a seguir.
- Você já se sentiu influenciado a comprar um produto por propagandas desse tipo? Explique.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
-
O que comprar?
Ao escolher o que comprar, entre todas as opções disponíveis, é importante levar em consideração a presença de características que atendam às nossas necessidades, além da qualidade e da durabilidade do produto.
- Você já se sentiu influenciado a comprar um produto por propagandas desse tipo? Explique.
LEGENDA: Na hora de escolher um produto, é preciso estar atento às suas características, como a durabilidade. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Pergunte aos estudantes o que entendem por consumo responsável e se acham que têm essa atitude. Ao abordar as práticas de consumo responsável, procure aproximá-las da vida dos estudantes. Pergunte, por exemplo: Qual foi o último objeto que compraram? Por que compraram esse item? Ele era realmente necessário? A compra é a única forma de adquiri-lo?
-
Atividade 2. Essa atividade trabalha a influência da mídia em nossas
escolhas
de compra. É importante reservar um tempo da aula para discutir esse tema com os estudantes, como forma de conscientizá-los a respeito das intenções dos anúncios de produtos em revistas, jornais, televisão, internet e até em embalagens de produtos alimentícios.
Para o estudante assistir
CRIANÇA, a alma do negócio. Direção de Estela Renner. São Paulo: Maria Farinha Filmes, 2008 (49 min.). Disponível em: http://fdnc.io/eR2. Acesso em: 29 jun. 2021.
Documentário sobre como a sociedade de consumo e as mídias de massa impactam na formação de crianças e adolescentes.
Para você acessar
Instituto Akatu. Disponível em: http://fdnc.io/2oT. Acesso em: 29 jun. 2021.
O instituto reúne uma série de informações por meio de imagens, textos e vídeos que trabalham a conscientização e a mobilização da sociedade para o consumo consciente.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI05
Texto complementar
A face invisível do lixo
O químico francês Antoine Lavoisier (1743-1794) concluiu que nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Os livros-texto de ecologia nos dizem o mesmo, de outra forma: o ciclo da matéria – ao contrário daquele da energia – é fechado, como a roda de um moinho, movida pelo rio, este último simbolizando o ciclo aberto da energia. O ciclo da energia é aberto porque a energia luminosa é absorvida pelos vegetais, transformada em energia química, consumida pelos próprios e pelos herbívoros e carnívoros, que a transformam em trabalho e calor. […] E o sistema fechado da matéria? Começa com a absorção de substâncias simples, como CO2, água, nutrientes e minerais pelos vegetais para a produção de substâncias orgânicas complexas. Os seres vivos devolvem ao ambiente as substâncias simples por meio da respiração, da excreção e da decomposição, permitindo sua reabsorção pelos vegetais.
Portanto, a matéria nunca desaparece: ela é transportada, transformada, só muda de forma e lugar. [...] Mas nós, humanos, tão numerosos, eficientes e irracionais, inventamos o ciclo aberto de matéria. Extraímos matérias-primas naturais, as transformamos em produtos de consumo que usamos e descartamos. Usamos uma garrafa PET por alguns minutos ou dias, mas ela leva milhares de anos para se degradar e devolver seus componentes químicos para o ciclo natural, aberto, da matéria. A face mais visível e incômoda dessa economia linear, em ciclo aberto, é a acumulação de montanhas de lixo, um problema cada vez mais agudo para todas as cidades, incluindo a nossa. E a sua. [...] Claro, existe a reciclagem, uma tentativa recente de retorno a um ciclo fechado, mas que é aplicável apenas a uma pequena fração do que fabricamos.
GUIMARÃES, J. R. D. A face invisível do lixo. Ciência Hoje, out. 2008. Disponível em: http://fdnc.io/eR3. Acesso em: 25 jun. 2021.
MP061
-
Como comprar?
É preferível economizar e comprar à vista, por exemplo, pois evita o endividamento. Ao finalizar a compra, evitar o uso excessivo de embalagens, colocando um maior número de itens em cada sacola. Procurar usar sacolas reutilizáveis, sempre que possível, para transportar os produtos.
LEGENDA: Faça o transporte dos produtos em embalagens reutilizáveis para evitar o desperdício de embalagens descartáveis. Município de São Caetano do Sul, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
-
De quem comprar?
Sempre que possível, comprar direto do produtor ou de empresas preocupadas com os recursos naturais. Quanto mais próximo o produtor estiver de sua casa, menor será o gasto de energia com transporte. Dessa forma também é possível contribuir para a economia local.
LEGENDA: Comprar produtos artesanais valoriza a cultura e a economia locais. Município de Belém, Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
-
Como usar?
Devemos sempre pensar em aumentar a vida útil dos produtos que adquirimos. Alguns cuidados evitam que os produtos sejam trocados antes do necessário, como consertá-los sempre que possível e desligá-los quando não estiverem em uso.
-
Como descartar?
Pergunte sempre: “O que eu quero descartar já não tem mais nenhuma utilidade?”. É importante lembrar que produtos que não são mais úteis para você podem ser reutilizados por outras pessoas. Quando realmente não houver possibilidade de reutilização, o descarte deve ser feito de maneira correta, enviando o que for possível para a reciclagem.
LEGENDA: Consertar os produtos em vez de trocá-los por novos evita que os materiais que os compõem sejam descartados antes da hora. FIM DA LEGENDA.
- Considerando as questões apresentadas, você acha que é um consumidor responsável? Em que você pode melhorar?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
É importante conversar com os estudantes sobre os cuidados com o uso dos objetos, comentando a importância de aumentar a vida útil dos itens que eles usam no dia a dia, como roupas e brinquedos.
Dê ênfase para os destinos alternativos que os objetos podem ter antes de serem descartados. Comente a importância de doar roupas e brinquedos que estejam em boas condições. Destaque, novamente, a importância de separar corretamente o que for descartado, encaminhando os materiais para a reciclagem, quando possível.
Peça aos estudantes que façam uma pesquisa sobre o destino do lixo no município onde moram. Vai para um aterro sanitário ou para um lixão? Explique de modo simples a diferença entre essas duas formas de disposição do lixo. O lixão é um local aberto, em que qualquer um (pessoa ou animal) pode entrar, e o lixo é disposto a céu aberto sem nenhuma proteção do solo. Assim, os resíduos da decomposição do lixo contaminam o solo e a água. Já os aterros sanitários são locais fechados, com acesso controlado, onde o solo é impermeabilizado e os resíduos da decomposição do lixo são captados, evitando a contaminação da água. O lixo é enterrado, reduzindo o mau cheiro e a atração de animais.
- Atividade 3. A atividade tem como objetivo que os estudantes pensem a respeito dos próprios hábitos de consumo, após conhecerem as práticas de consumo responsável, de acordo com a habilidade EF05CI05. Permita a troca de ideias entre eles e ajude-os a identificarem pontos em que podem ter uma atitude mais sustentável. Procure evitar o julgamento das atitudes entre os estudantes, enfatizando a ideia de aprendizado conjunto e cooperativo.
MP062
Para ler e escrever melhor
O texto a seguir descreve as etapas do ciclo de vida dos materiais.
Ciclo de vida dos materiais
Para chegar até você, todos os produtos passam por uma sequência de etapas, desde a extração da matéria-prima até o descarte final. Vamos conhecer as principais etapas do ciclo de vida de uma caneta esferográfica.
-
Extração de matéria-prima e fabricação
O tubo externo, a tampa e o tubo da tinta de uma caneta esferográfica são feitos de plástico, um derivado do petróleo. A ponta da caneta é feita de metal ou de uma liga metálica . A tinta é feita de resina vegetal e corantes. É preciso extrair esses materiais da natureza e processá-los para então fabricar o produto. Todas essas etapas demandam o uso de outros recursos, como água e energia, e geram resíduos.
-
Transporte e distribuição
Depois de produzida, a caneta é transportada e, para ser comercializada, são necessários processos que utilizam mais energia e mais recursos naturais, como combustíveis fósseis.
-
Consumo
A caneta é comprada por um consumidor. Imagine, por exemplo, você e todos os estudantes das escolas da sua cidade comprando canetas semelhantes à sua.
-
Descarte dos resíduos
Quando a caneta deixa de funcionar, sua embalagem é descartada. Depois de algum tempo, ela vai para um lixão ou aterro sanitário ou, então, para a coleta seletiva. São formas distintas de descarte, cada uma com um impacto ambiental diferente. Todas essas formas, porém, precisam de grande quantidade de espaço, de energia e de recursos.
Da extração de matéria-prima ao descarte, forma-se um fluxo de materiais em uma única direção, com demanda de recursos e geração de resíduos em todas as etapas. Esse processo pode ter como consequência a exaustão de recursos. Para reverter esse quadro, é preciso incentivar ações que incluam no ciclo de vida dos materiais as etapas de reutilização e reciclagem.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Desenvolver a compreensão leitora e conceitual por meio de um texto descritivo.
- Produzir um texto seguindo o modelo de texto descritivo.
- Compreender que os materiais que consumimos têm um ciclo de vida.
- Reconhecer a importância da reutilização e da reciclagem dos materiais para poupar recursos naturais, energia e reduzir a produção de resíduos.
O texto descreve as etapas do ciclo de produção e descarte da caneta esferográfica. Conhecer tais processos contribui com propostas para um consumo mais consciente, assim como para o descarte adequado, a reutilização ou a reciclagem desses materiais consumidos na escola, de acordo com a habilidade EF05CI05 e com o tema meio ambiente e materiais, com uma abordagem atual de relevância e pertinente aos conteúdos.
Antes de pedir aos estudantes que leiam o texto, pergunte a eles se sabem de onde vêm os objetos que usam no dia a dia. Quais recursos naturais foram utilizados na produção desses objetos? Onde eles foram fabricados? Por qual meio foram transportados até o local onde são vendidos (avião, navio, caminhão)?
Oriente os estudantes a observarem o esquema apresentado na seção, que pode auxiliá-los na compreensão da sequência das etapas e da importância da reciclagem e da reutilização no processo, como forma de torná-lo menos danoso ao ambiente.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI05
Para você acessar
- Instituto Alana. Disponível em:
http://fdnc.io/eR4. Acesso em: 29
jun.
2021.
O instituto desenvolve uma série de programas sobre os direitos da criança, a importância do contato com a natureza no desenvolvimento, práticas inovadoras na educação, impactos da publicidade sobre as crianças e os jovens.
- Logística reversa. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em:
http://fdnc.io/eR5. Acesso em: 29
jun.
2021.
Artigo do Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos) a respeito do sistema de logística reversa, que visa reaproveitar materiais ou dar a destinação final ambientalmente adequada.
MP063
Analise
- Quais etapas fazem parte do fluxo linear de fabricação dos produtos?
PROFESSOR
Resposta: Extração de matéria-prima e fabricação; transporte e distribuição; consumo; e descarte.
- Em quais etapas da produção há consumo de recursos e geração de resíduos?
PROFESSOR
Resposta: Em todas as etapas.
- Quais são as etapas que
devem
ser incluídas nos sistemas de produção para que eles deixem de ter um fluxo linear e passem a ter um fluxo cíclico?
PROFESSOR
Resposta: A reutilização e a reciclagem.
Organize
- Leia as descrições a seguir, copie o diagrama no
caderno
e complete-o com as letras correspondentes a cada etapa.
A – O produto é embalado, transportado e distribuído para ser comercializado.
B – O produto foi doado e reaproveitado por outra pessoa.
C – A matéria-prima foi processada e o produto foi fabricado.
D – Parte do produto foi transformada em matéria-prima para um novo produto.
E – Parte do produto foi para um aterro sanitário.
Escreva
- Assim como sua caneta, todos os produtos têm uma história.
- Escolha um produto do seu dia a dia e faça uma pesquisa na internet, em livros ou em revistas sobre as etapas de seu ciclo de vida.
- Depois, faça um texto descrevendo as etapas do ciclo de vida desse produto.
PROFESSOR
Resposta variável.Boxe complementar:
Hora da leitura
- Será que eu compro?, de Rosana Jatobá e Arminda Jardim, Ateliê da Escrita, 2018.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- As atividades 1, 2 e 3 são respondidas com base na interpretação e na análise do texto. Caso os estudantes tenham dificuldade em respondê-las, releia o texto com eles, destacando e caracterizando cada uma das etapas.
- Atividade 4. Espera-se que os estudantes organizem de forma visual (em um diagrama) as etapas do processo de produção, consumo e descarte dos materiais.
-
Atividade 5. Peça aos estudantes que pesquisem e incluam informações a respeito de quais matérias-primas foram usadas em sua fabricação, onde ele foi produzido, em qual local foi comprado e qual o destino que pretendem dar a ele quando não servir mais. Trabalhe a habilidade de escrita dos estudantes, propondo a eles que construam um texto semelhante ao apresentado na seção, mas utilizando um objeto de seu dia a dia. Reserve um tempo da aula para que exponham os textos aos colegas. Essa é uma oportunidade para ampliarem o conhecimento sobre o ciclo de vida dos materiais e também de se familiarizarem com o gênero textual descritivo.
Educação em valores
Consumo responsável. Geralmente, os estudantes não reconhecem a cadeia de produção e de consumo como a principal responsável pela degradação ambiental. É importante que eles percebam que o consumo exagerado gera resíduos e poluentes. Devem compreender que todas as atividades humanas consomem recursos naturais. Preservar o meio ambiente é um valor ético que deve ser fomentado pela educação.
MP064
Capítulo 6 – Tecnologias sustentáveis
Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades das pessoas e, ao mesmo tempo, garantir a manutenção dos recursos para que sejam utilizados pelas futuras gerações.
Uma atividade sustentável deve levar em conta a disponibilidade de recursos, a forma de usá-los, a redução da emissão de resíduos, o bem-estar das pessoas envolvidas no processo e a viabilidade econômica da atividade.
As tecnologias sustentáveis consistem em um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas usadas para promover o desenvolvimento sustentável.
Conheça alguns exemplos de tecnologias sustentáveis.
Produção ecológica de alimentos: A agricultura orgânica e os sistemas agroflorestais, por exemplo, fazem uso de técnicas que têm por princípio a conservação do solo, da biodiversidade e da água e não utilizam agrotóxicos. Essas técnicas têm, cada vez mais, ganhado espaço e se contraposto aos sistemas de produção tradicionais.
LEGENDA: A agricultura orgânica produz alimentos sem contaminar o ambiente. Município de Presidente Prudente, São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Vaso sanitário com acionamento duplo: Possui uma caixa com dois compartimentos, que podem ser acionados juntos ou separadamente, usando a descarga com 3 ou 6 litros de água. Os dois botões possibilitam a utilização da água de acordo com a necessidade específica de cada um.
LEGENDA: A descarga com acionamento duplo proporciona uma economia de mais de 60% no consumo de água. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos do capítulo
- Entender o significado de sustentabilidade.
- Compreender a importância do desenvolvimento e do uso de tecnologias sustentáveis.
Este capítulo promove o trabalho do tema meio ambiente e materiais, com uma abordagem atual de relevância e pertinente aos conteúdos.
Pergunte aos estudantes o que entendem por sustentabilidade. Peça que citem alguma tecnologia sustentável que usam ou conhecem. Ao abordar os exemplos de tecnologias sustentáveis, incentive-os a citarem outros, perguntando se eles já os conheciam ou usavam, a fim de envolvê-los na discussão.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI04, EF05CI05
Texto complementar
Da teoria à prática
Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. [...]
É cada vez mais importante que as empresas tenham consciência de que são parte integrante do mundo e não consumidoras do mundo. O reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e de que nós dependemos destes para a sobrevivência humana, para a conservação da diversidade biológica e para o próprio crescimento econômico é fundamental para o desenvolvimento sustentável, o qual sugere a utilização dos recursos naturais com qualidade e não em quantidade. [...]
O consumidor é cada vez mais consciente do peso ecológico e social de suas próprias escolhas. Assim, para a empresa garantir a satisfação dos consumidores ela terá, cada vez mais, que fornecer respostas coerentes a estes assuntos, reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado às temáticas como a sustentabilidade e empenhando-se a atingir resultados positivos a favor do ambiente.
Empresas que queiram manter a competitividade ao longo prazo devem, portanto, responder às expectativas dos cidadãos-consumidores, valorizando o comportamento responsável.
Da teoria à prática. WWF BRASIL. Disponível em: http://fdnc.io/eR6. Acesso em: 16 jun. 2021.
MP065
Usina solar: Nas usinas solares, os painéis captam a energia solar, que é transformada em energia elétrica. Embora o investimento de instalação seja alto, elas precisam de pouca manutenção e têm vida útil longa.
LEGENDA: Esse tipo de usina produz energia elétrica a partir da energia solar. É uma fonte de energia renovável. Usina solar no município de Boa Vista das Missões, Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Lâmpadas de LED: São feitas com um dispositivo que gasta muito menos energia para gerar luz que as outras lâmpadas. Elas também têm vida útil seis vezes maior do que as lâmpadas fluorescentes, não têm mercúrio na composição e 98% dos materiais que as compõem são recicláveis.
LEGENDA: O uso de lâmpadas de LED gera grande economia de energia e de recursos, quando comparado a outros tipos de lâmpada. FIM DA LEGENDA.
- Em pequenos grupos, discutam qual é a importância do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- O que você acha necessário para que as pessoas adotem práticas de vida mais sustentáveis?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 1. Espera-se que os estudantes citem a economia de energia e de recursos e mencionem que a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia requer conhecimento, mudança de hábitos e compreensão de que somos parte da natureza e dependemos de seus recursos para viver. A atividade tem por objetivo promover o trabalho com as habilidades EF05CI04 e EF05CI05 e discutir a importância do desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.
-
Atividade 2. Promove reflexão a respeito das mudanças de hábitos e da conscientização necessárias para que o uso dessas tecnologias seja incorporado ao cotidiano das pessoas. Essa atividade permite verificar aspectos consolidados da habilidade EF05CI05,
tais
como a importância de construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e de criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos no dia a dia.
Para você ler
- LEGAN, Lúcia A escola sustentável: eco-alfabetizando pelo ambiente. 2.
ed.
São Paulo: Impresa Oficial, 2016.
O livro traz discussões sobre desenvolvimento sustentável para serem tratadas em sala de aula, incluindo atividades.
- CAPRA, Fritjof et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2013.
A obra reúne teoria e prática sobre ecologia e educação.
- LEONARD, Annie. A história das coisas: da natureza ao lixo. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
O livro fala de onde vêm diversas matérias-primas e do impacto do lixo no mundo.
MP066
Pluralidade cultural
O mundo que queremos
Populações tradicionais
Existem comunidades, tais como quilombolas , caiçaras e indígenas, que vivem em contato com a natureza e dependem diretamente dos recursos naturais para seu sustento. Elas são chamadas de populações tradicionais.
Muitas instituições desenvolvem projetos e parcerias com essas populações para compartilhar formas de conciliar a preservação do ambiente com o uso dos recursos naturais. Conheça um exemplo desse tipo de cooperação.
Mulheres Ka'apor buscam sustentabilidade com auxílio da pesquisa científica
Na Terra Indígena Alto Turiaçu, situada no norte do Maranhão, as mulheres Ka'apor transformaram o principal processo de obtenção de renda do seu povo. No lugar da arte plumária, elas iniciaram a produção artesanal com miçangas, sementes, fibras e ossos como uma alternativa econômica sustentável que não requer a morte de animais silvestres nem a extração de madeira. Esta nova dinâmica cultural é objeto de estudo coordenado pela antropóloga Claudia López, no âmbito do Laboratório de Práticas Sustentáveis em Terras Indígenas do INCT [Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia]. Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia. [...]
Até 1998, a sua principal fonte de renda era a produção plumária, um trabalho principalmente masculino. Com a Lei 9.605/98, houve a proibição da venda de artefatos com materiais oriundos da fauna silvestre, neste caso as penas de pássaros. A arte plumária passou a ser confeccionada apenas para uso em cerimônias indígenas.
[...] As mulheres Ka'apor iniciaram a produção de bijuterias e tecidos para a comercialização, adaptando o meio de sobrevivência deste povo.
FONTE: Luena Barros. Ka'apor buscam sustentabilidade com auxílio da pesquisa científica. Museu Goeldi. Disponível em: http://fdnc.io/eR7. Acesso em: 23 jun. 2021.
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Identificar aspectos do modo de vida de populações tradicionais brasileiras.
- Compreender a importância das populações tradicionais para a conservação da natureza.
- Identificar elementos da cultura tradicional que ajudam a preservar os ecossistemas.
Comente com os estudantes que no Brasil existem mais de duzentas comunidades indígenas diferentes, além de outras comunidades tradicionais espalhadas pelo litoral e interior do país (caiçaras, ribeirinhos, ciganos, quilombolas, caboclos et c). O estudo dessas comunidades em conjunto com os componentes de Geografia e História pode ser muito rico para a compreensão da história e do modo de ocupação do território brasileiro, além de possibilitar a compreensão da grande diversidade cultural presente no Brasil e da importância de valorizar e respeitar cada uma dessas culturas. Essa abordagem favorece o desenvolvimento da competência geral 3.
Comente também que, de forma geral, essas comunidades estão estabelecidas há muitos anos nas regiões e têm uma relação muito estreita e de respeito com a natureza. Essas pessoas têm conhecimentos sobre o ambiente em que vivem e sabem como usar os recursos naturais sem degradar o ambiente. Assim, muitas instituições de pesquisa, como as mencionadas no texto, buscam essas comunidades para conhecer seu modo de vida. No texto, por exemplo, a pesquisa visa conhecer como o povo indígena modificou suas práticas a fim de reduzir os impactos negativos sobre a floresta. Esse entendimento pode ser útil em outros contextos, e sua divulgação pode ampliar o conhecimento e a mudança de práticas danosas ao meio ambiente em outras comunidades.
BNCC em foco na dupla de páginas:
EF05CI04, EF05CI05
Texto complementar
Culturas tradicionais
As culturas e sociedades tradicionais se caracterizam pela: a) dependência e até simbiose com a natureza, os ciclos naturais e os recursos naturais renováveis a partir dos quais se constrói um modo de vida; b) conhecimento aprofundado da natureza e de seus ciclos que se reflete na elaboração de estratégias de uso e de manejo dos recursos naturais. Esse conhecimento é transferido de geração em geração pela comunicação oral; c) noção de território ou espaço onde o grupo social se reproduz econômica e socialmente; d) ocupação desse território por várias gerações, ainda que alguns membros possam ter-se deslocado para os centros urbanos e voltado para a terra de seus antepassados; e) importância das atividades de subsistência, ainda que a produção de mercadorias possa estar mais ou menos desenvolvida, o que implica uma relação com o mercado; f) reduzida acumulação de capital; g) importância dada à unidade familiar, doméstica ou comunal e às relações de parentesco ou compadrio para o exercício das atividades econômicas, sociais e culturais; h) importância das simbologias, mitos e rituais associados à caça, à pesca e atividades extrativistas; i) a tecnologia utilizada é relativamente simples, de impacto limitado sobre meio ambiente. Há reduzida divisão técnica e social do trabalho, sobressaindo o artesanal, cujo produtor (e sua família) domina o processo de trabalho até o produto final; j) fraco poder político, que em geral reside com os grupos de poder dos centros urbanos; l) autoidentificação ou identificação pelos outros de se pertencer a uma cultura distinta das outras.
DIEGUES, A. C. Mito moderno da natureza intocada. 3. ed. São Paulo: Hucitec/Núcleo de apoio à pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras – Universidade de São Paulo (USP), 2001. p. 87-88.
MP067
Compreenda a leitura
- Qual era a principal fonte de renda dos indígenas Ka'apor até o ano de 1998?
PROFESSOR
Resposta: A principal fonte de renda era a produção plumária, um trabalho feito principalmente pelos homens.
- Por que os indígenas Ka'apor tiveram que deixar de realizar essa atividade?
PROFESSOR
Resposta: Eles interromperam a atividade devido a uma lei que proibiu a venda de artefatos feitos com materiais oriundos da fauna silvestre, como as penas de pássaros.
- Qual foi a alternativa encontrada pelas mulheres Ka'apor para
obter
renda sem causar grandes impactos na natureza?
PROFESSOR
Resposta: A alternativa econômica sustentável foi a produção de artesanato com miçangas, sementes, fibras e ossos. Essa atividade substituiu a arte plumária e não requer a extração de madeira.
- Em sua opinião, as populações tradicionais podem ser importantes aliadas na preservação da natureza?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Vamos fazer
- Façam uma pesquisa na internet sobre uma população tradicional da sua região. Procurem descobrir como é o ambiente em que vivem, seus costumes e tradições, quais tipos de atividade econômica desenvolvem, quais recursos
exploram
etc. Se possível, pesquisem também se a população
desenvolve
algum tipo de projeto sustentável de exploração da natureza.
- Primeiro, levantem as informações e anotem-nas no caderno.
- Depois, façam um cartaz com as informações que vocês obtiveram. Apresentem textos curtos mostrando o modo de vida dessa população e insiram fotografias e desenhos. Exponham o cartaz em um mural.
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividades 1, 2 e 3. Essas atividades trabalham com a compreensão da leitura do texto. Observe se os estudantes identificam as informações solicitadas em cada questão e se reconhecem a relação da comunidade com o ambiente em que vivem. Aproveite para comentar que, em geral, essas populações utilizam recursos do meio para o seu uso e sustento, sem causar grandes impactos sobre ele. Note porém que, ao produzir produtos artesanais em maiores quantidades, para serem comercializados, essa atividade requer o uso de outros materiais.
- Atividade 4. Nessa atividade, espera-se que os estudantes reconheçam que o modo como essas comunidades usam os recursos naturais permite a preservação dos ecossistemas. Aproveite para trabalhar algumas características dos povos tradicionais, apresentadas no texto de rodapé, e para explorar aspectos das habilidades EF05CI04 e EF05CI05.
-
Atividade 5. A pesquisa do tópico Vamos fazer possibilita explorar o modo de vida das pessoas que vivem em comunidades tradicionais, evidenciando aspectos da relação que elas estabelecem com o ambiente e do uso que fazem dos recursos naturais, favorecendo o desenvolvimento da competência geral 3.
Para você acessar
Vídeo nas aldeias. Disponível em: http://fdnc.io/eT. Acesso em: 29 jun. 2021.
O site desse projeto disponibiliza um guia didático e uma seleção de seis filmes, com temáticas voltadas para o público infantojuvenil, realizados junto a povos indígenas.
MP068
O que você aprendeu
- Observe as imagens a seguir e indique quais delas correspondem a recursos renováveis e quais correspondem a recursos não renováveis.
LEGENDA: Minério de ferro. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Recurso não renovávelLEGENDA: Alface. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Recurso renovávelLEGENDA: Água potável. FIM DA LEGENDA.
PROFESSOR
Resposta: Recurso renovável- Qual é o problema associado a atividades em que há uso de recursos não renováveis?
PROFESSOR
Resposta: O problema é que, se esses recursos forem usados em excesso, podem se esgotar rapidamente.
- Observe a imagem e responda.
LEGENDA: Trânsito congestionado no município de Salvador, Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- De que maneira o uso do automóvel pode prejudicar o ambiente?
PROFESSOR
Resposta: Os automóveis lançam gases poluentes e fuligem no ar e consomem um recurso não renovável, que é o petróleo.
- É possível diminuir os efeitos negativos do uso do automóvel? Dê uma sugestão.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Leia o texto e responda.
As tomadas e os aparelhos elétricos oferecem risco de choque elétrico. O choque é a passagem de corrente elétrica pelo corpo humano e pode causar dor, queimaduras e até a morte.
- Por que a corrente elétrica pode passar pelo corpo humano?
PROFESSOR
Resposta: Porque o corpo humano e alguns materiais que constituem as tomadas e os aparelhos elétricos são condutores de eletricidade.
- Faça uma pesquisa sobre como evitar os choques elétricos e compartilhe suas descobertas com a turma.
PROFESSOR
Respostas variáveis.
- Por que a corrente elétrica pode passar pelo corpo humano?
MANUAL DO PROFESSOR
Objetivos da seção
- Retomar os objetivos estudados na unidade e o vocabulário aprendido.
- Avaliar o processo de aprendizagem em relação aos conteúdos abordados na unidade.
- Atividade 1. Nessa atividade, os estudantes retomam conceitos e ideias trabalhados ao longo da unidade relacionados ao uso dos recursos naturais e aos potenciais problemas decorrentes desse uso, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades EF05CI04 e EF05CI05. Minério de ferro é um recurso não renovável, enquanto a água potável e a alface são recursos renováveis. Os recursos não renováveis podem se esgotar e, no caso da água, o uso excessivo desse recurso e a contaminação podem comprometer a sua disponibilidade para o consumo humano.
- Atividade 2. Nesta atividade, os estudantes devem associar o uso de automóveis à poluição do ar e ao consumo de recursos naturais não renováveis. Eles podem citar o uso de transporte coletivo, de transportes alternativos ou ainda a criação de tecnologia de combustíveis e motores menos poluentes como formas de reduzir os efeitos negativos do uso do automóvel.
-
Atividade 3. A atividade retoma conceitos sobre propriedades dos materiais e corrente elétrica, de acordo com a habilidade EF05CI01, além de alertar sobre o perigo dos choques elétricos.
BNCC em foco:
EF05CI01, EF05CI04, EF05CI05
MP069
- Observe a imagem e responda.
- Por que a comida do garoto esfria? Explique com base no que você aprendeu sobre energia térmica.
PROFESSOR
Resposta: A comida esfria porque ela tem a temperatura maior que a do ar que a envolve. Assim, ocorre a perda de energia térmica da comida até que ela atinja a temperatura do ar.
- Júlia e Cristina estão montando um painel de fotografias. Geralmente, elas utilizam alfinetes coloridos para fixar as fotografias no mural de cortiça, mas, dessa vez, Cristina sugeriu o uso de ímãs. Depois de tentar, as meninas perceberam que não estava funcionando.
- Explique o motivo de a
ideia
de Cristina não funcionar.
PROFESSOR
Resposta: A cortiça é feita de madeira e o ímã atrai somente ferro ou níquel, portanto não se fixa à cortiça.
- Sugira uma opção de painel em que elas possam fixar as fotografias utilizando ímãs.
PROFESSOR
Resposta: Elas podem fixar as fotografias em alguma superfície de metal contendo ferro ou níquel.
- Explique o motivo de a
ideia
de Cristina não funcionar.
- Identifique os componentes do circuito abaixo e responda às questões no caderno.
PROFESSOR
Resposta: A: geradorPROFESSOR
B: fio condutorPROFESSOR
C: aparelhoPROFESSOR
D: interruptor- Qual é a função de cada elemento do circuito?
PROFESSOR
Resposta: O gerador produz a energia elétrica; os fios condutores permitem que a corrente elétrica circule; o interruptor fecha ou abre a corrente elétrica; e o aparelho transforma a energia elétrica em outra forma de energia.
- Esse circuito elétrico está aberto ou fechado? Como você chegou a essa conclusão?
PROFESSOR
Resposta: O circuito está fechado. Na ilustração, a lâmpada está acesa, o que indica que há corrente elétrica passando pelo circuito.
- Qual é a função de cada elemento do circuito?
Obsevação: As imagens da página não estão na mesma proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- O termo consumismo significa fazer compras em excesso. Ele é usado para identificar o comportamento de pessoas que exageram no consumo, compram produtos muitas vezes por influência de propagandas ou por um impulso.
- Que dicas você daria para as pessoas evitarem o consumismo e praticarem um consumo mais consciente?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Que argumentos você usaria para incentivar a prática do consumo responsável?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Que dicas você daria para as pessoas evitarem o consumismo e praticarem um consumo mais consciente?
MANUAL DO PROFESSOR
- Atividade 4. Essa atividade retoma conceitos vistos na unidade que devem ser usados para interpretar uma situação do cotidiano.
- Atividade 5 e 6. Os estudantes deverão aplicar conceitos sobre magnetismo em uma situação do dia a dia e responder a questões sobre circuito elétrico, explorando aprendizagens relacionadas à habilidade EF05CI01.
-
Atividade 7. Conceitos relacionados ao uso racional de recursos naturais, ciclo de vida dos materiais e consumo responsável
devem
permear as respostas. Aproveite
esta
atividade para verificar a habilidade de argumentação dos estudantes, além do domínio de conteúdos relacionados à habilidade EF05CI05.
BNCC em foco:
EF05CI01, EF05CI05
MP070
Comentários para o professor:
Conclusão da Unidade 1
O processo de avaliação formativa dos estudantes pode incluir seminários ou atividades orais; rodas de conversa ou debates; relatórios ou produções individuais; trabalhos ou atividades em grupo; portfólios; autoavaliação; encenações e dramatizações; entre muitos outros instrumentos e estratégias.
Conceitos e habilidades desenvolvidos nesta unidade podem ser identificados por meio de uma planilha de avaliação da aprendizagem, como a que está apresentada a seguir. O professor poderá copiá-la, fazendo os ajustes necessários, de acordo com a sua prática pedagógica.
Ficha de acompanhamento da aprendizagem
Nome:
Ano/Turma:
Número:
Data:
Professor(a) :
Legenda:
S: Sim
N: Não
P: Parcialmente
Tabela: Equivalente textual à seguir.
Objetivo |
Desempenho |
Observação |
---|---|---|
Reconhece que os seres vivos necessitam de recursos da natureza? |
||
Distingue recursos naturais renováveis de recursos não renováveis? |
||
Identifica usos dos recursos renováveis e não renováveis em atividades humanas? |
||
Conhece e testa algumas propriedades físicas dos materiais? |
||
Associa propriedades físicas de determinados materiais ao seu uso em atividades cotidianas? |
||
Conhece o fato de a matéria ter cargas elétricas positivas e negativas? |
||
Compreende o que é corrente elétrica? |
||
Identifica formas de se obter energia elétrica? |
||
Relaciona respostas de materiais a forças magnéticas? |
||
Compreende o que é magnetismo e identifica seus usos? |
||
Compreende o que é energia térmica? |
||
Reconhece materiais isolantes e materiais condutores de calor? |
||
Identifica formas de produção da energia térmica e seus usos? |
||
Compreende a importância do uso consciente dos recursos naturais? |
||
Desenvolve atitudes que colaboram com a proteção do ambiente e dos recursos naturais por meio do consumo responsável? |
||
Entende o significado de sustentabilidade? |
||
Compreende a importância do desenvolvimento e do uso de tecnologias sustentáveis? |
||
Propõe formas de reduzir os resíduos sólidos gerados na escola? |
||
Compreende que todos os materiais têm um ciclo de vida? |
||
Organiza, planeja e realiza experimentos para testar propriedades físicas de materiais? |
||
Registra e analisa dados de observações experimentais? |
||
Reconhece soluções coletivas para exercer o consumo responsável? |
||
Compreende a importância das populações tradicionais para a conservação da natureza? |
||
Produz texto descritivo seguindo um modelo? |
||
Adota os cuidados necessários ao realizar experimentos científicos? |
||
Lê e compreende, com autonomia e fluência, textos curtos lidos silenciosamente ou em voz alta? |
||
Infere informações implícitas nos textos lidos? |
Continua
MP071
Continuação
Tabela: Equivalente textual à seguir.
Expressa-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido? |
||
Escuta, com atenção, falas de professores e colegas? |
||
Formula perguntas pertinentes ao tema e solicita esclarecimentos sempre que necessário? |
||
Relaciona texto com ilustrações e outros recursos gráficos? |
||
Organiza e registra informações por meio de desenhos ou da escrita de palavras ou de textos? |
||
Lê e compreende, com autonomia, textos instrucionais? |
||
Busca e seleciona, com o apoio do professor, informações de interesse sobre fenômenos naturais, em textos que circulam em meios impressos ou digitais? |
||
Planeja e produz textos para apresentar resultados de observações e de pesquisas em fontes de informações, incluindo, quando necessário, imagens, diagramas e gráficos? |
||
Produz cartazes informativos, considerando imagens, escolha de palavras e de frases? |
Sugestão de ficha de autoavaliação do estudante
Fichas de autoavaliação, como a reproduzida a seguir, podem ser aplicadas ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes de acordo com as necessidades da turma.
Tabela: Equivalente textual à seguir.
Autoavaliação do estudante |
|||
---|---|---|---|
Nome: |
|||
Marque um X em sua resposta para cada pergunta. |
Sim |
Mais ou menos |
Não |
1. Presto atenção nas aulas? |
|||
2. Pergunto ao professor quando não entendo? |
|||
3. Sou participativo? |
|||
4. Respeito meus colegas e procuro ajudá-los? |
|||
5. Sou educado? |
|||
6. Faço todas as atividades com capricho? |
|||
7. Trago o material escolar necessário e cuido bem dele? |
|||
8. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola? |
|||
9. Gosto de trabalhar em grupo? |
|||
10. Eu respeito todos os meus colegas de turma, professores e funcionários? |
|||
11. Identifico algumas propriedades físicas de materiais do meu cotidiano? |
|||
12. Reconheço fenômenos que evidenciam as propriedades físicas dos materiais? |
|||
13. Sei relacionar as propriedades físicas dos materiais à condução de energia elétrica, à energia térmica e ao magnetismo? |
|||
14. Sei construir propostas para solucionar os problemas de desperdício, de mau uso dos recursos naturais e de descarte inadequado de lixo? |
|||
15. Compreendo a importância de praticar o consumo responsável? |