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Unidade 1. O planeta Terra

Imagem: Ilustração. Ao centro, esfera terrestre, com a metade à esquerda com céu azul-claro diurno com sol amarelo e à direita, parte em azul-escuro noturno, com lua em formato redondo branco e estrelas pequenas em branco, amarelo e azul. Parte da esquerda: sobre os continentes em verde, uma menina de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, camiseta laranja, bermuda em vermelho, sapatos brancos, sobre skate de cor preta, com os braços abertos. No céu, um avião cinza-claro sobrevoando. Na parte inferior, sobre América do Sul: menino de pele negra, cabelos pretos, camiseta verde, bermuda azul correndo para baixo. Em sentido contrário, uma menina de pele morena, cabelos castanhos presos para trás, com camiseta amarela, bermuda cinza, com bola de futebol perto em cinza. À direita, um menino de pele clara, cabelos castanhos, camiseta branca, bermuda e sapatos vermelhos, segurando na mão esquerda fio de rolo em azul, de pipa no alto, em rosa e verde, com ponta colorida. No céu, dois papagaios voando em azul, vermelho e partes em amarelo sobrevoando. Mais à direita sobre o oceano, um barco marrom. No polo norte, acima, um urso polar branco sobre gelo.  Na outra extremidade da esfera terrestre, sombra sobre os continentes da Europa e África. Na parte superior, prédio e casa de paredes de cor bege, com janelas por onde vê-se luzes acesas em amarelo. Sobre a casa, telhado de cor verde. No céu, uma coruja de cor marrom, com bico e patas laranjas, sobrevoando. Perto da casa, um menino de pele negra, cabelos curtos pretos, com blusa de mangas compridas em marrom e calça cinza, de frente para uma luneta em cinza e azul sobre pedestal. No continente africano, casa de paredes bege, luzes amarelas em janela e telhado triangular em marrom, outras casas similares, um prédio cinza com luzes amarelas acesas nas janelas, duas árvores com tronco marrom e folhas verdes. Perto das residências, um homem passando de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas e calça marrom e colete de cor azul-claro, com capacete de cor verde-claro sobre a cabeça, de olhos fechados.   Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Quais são os astros representados na imagem?
  1. Em que astro estão as figuras humanas que aparecem na imagem?
  1. O que está iluminando esse astro no lado da imagem que representa o dia? E no lado da imagem que representa a noite?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção Investigar o assunto, composto pela ilustração de uma lupa. Fim da imagem.

Os astros vistos da Terra

Você já reparou como é o céu no lugar onde você vive? Nesta atividade, você vai observar o céu e registrar o que viu.

Material

Imagem: Ilustração. Dezenas de folhas de papel branco, umas sobre as outras, com lápis coloridos em vermelho, laranja, verde, azul, rosa e giz coloridos.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Como fazer

  1. Escolha um local onde você mora para observar o céu. Pode ser o quintal, a varanda ou um cômodo com janela, por exemplo.
  1. Observe o céu à noite, antes do horário de dormir. Em seguida, desenhe e pinte na folha de papel o que você observou.
Imagem: Ilustração. Um menino visto parcialmente dos ombros para cima. Ele tem pele negra, cabelos pretos encaracolados, com camiseta de cor azul. Ele está com o corpo virado para à esquerda de frente para a janela onde há céu cinza, com lua na ponta da esquerda, com o formato da letra C invertida.  Fim da imagem.
  1. 3. No dia seguinte, observe o céu pela manhã ou à tarde do mesmo lugar em que você fez a observação anterior, à noite.

    Desenhe e pinte em outra folha de papel o que você observou. Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol.

Imagem: Ilustração. O mesmo menino descrito anteriormente, de frente para uma janela de cor cinza, por onde vê-se o céu em azul-claro com o sol na ponta da direita, redondo e amarelo.  Fim da imagem.
  1. Com a ajuda do professor, exponha os desenhos na sala de aula.

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Para responder

  1. De qual local de sua moradia você observou o céu?

    _____

  1. O que você viu no céu:
    1. a) à noite?

      _____

  1. de manhã ou à tarde?

    _____

  1. Quais são as diferenças entre os desenhos que representam o céu de noite e os desenhos que representam o céu de dia?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare os desenhos que você fez com os dos colegas.
  1. O que há de semelhante entre eles? E o que há de diferente?
  1. O que mais aparece nos desenhos que representam o céu à noite e o que mais aparece nos desenhos que representam o céu de dia?
  1. Em sua opinião, o que acontece com as estrelas durante o dia?

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • • Estrelas e planetas, de Pierre Winters, editora Brinque-Book.

    Um livro com muitas respostas sobre a Lua, o Sol, as estrelas, a Terra e outros planetas.

Fim do complemento.

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Capítulo 1. A observação do céu

Ao olhar para o céu durante o dia, podemos ver o Sol . O Sol é uma estrela e emite luz e calor. Como a luz do Sol é muito forte, não podemos olhar diretamente para ele, pois isso pode prejudicar a nossa visão.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com mar à frente, de água escura, um barco pequeno à esquerda e outro mais ao fundo, à direita. Em segundo plano, céu de cor laranja com som redondo amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: O Sol ilumina e aquece os lugares. Pôr do sol no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, qual é a diferença entre o “nascer” e o “pôr” do sol?

O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Por isso, ele parece bem maior do que as outras estrelas que vemos durante a noite.

Durante o dia, não é possível observar outras estrelas porque a luz do Sol ofusca o brilho delas.

  1. Júlio está em frente à casa onde mora observando dois carros do mesmo modelo, com as mesmas características. Observe a imagem e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, calçada com vista parcial de casas de paredes coloridas em laranja e lilás, com telhado em marrom. Na calçada, uma pessoa de costas de cabelos escuros, com camiseta verde e ao centro, rua em cinza-escuro, com dois carros passando com os faróis acesos. Balão de fala perto do carro de trás: UAU! OS FAROIS DETES CARRO SÃO MAIORES E MAIS BRILHANTES DO QUE OS DO CARRO DE TRÁS! Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Considerando que o brilho dos faróis dos dois carros tem a mesma intensidade, por que Júlio acha os faróis do carro da frente maiores e mais brilhantes?
  1. Utilize o raciocínio desenvolvido no item anterior para explicar por que o Sol parece ser maior e mais brilhante que as outras estrelas.

    O Sol, as demais estrelas e os outros elementos do espaço, como os planetas e os satélites , são chamados astros ou corpos celestes . Nós vivemos em um desses astros: o planeta Terra.

    Os planetas, como a Terra, e os satélites, como a Lua, não produzem luz, apenas refletem a luz emitida pelas estrelas.

3. Leia as palavras do quadro e responda às questões.

Sol – planeta – raio – nuvem – Lua – estrela

  1. Quais palavras do quadro se referem a astros do céu?

    _____

  1. Quais desses astros são visíveis no céu de dia? E de noite?

    _____

Durante a noite, é possível ver muitos pontos luminosos no céu. A maioria deles são estrelas, e alguns são planetas.

Podemos observar também a Lua. Ela aparece principalmente à noite. A Lua é o único satélite natural do planeta Terra. Ela gira ao redor da Terra.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima de local com vegetação rasteira, céu em azul-escuro e pequenas estrelas de cor azul-claro em céu noturno, em azul-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: À noite, sem a luminosidade do Sol, podemos enxergar a luz de outras estrelas, que estão muito distantes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já reparou como é a Lua vista daqui da Terra? Ela tem sempre a mesma aparência?

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Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

_____

Algumas vezes é possível observar a Lua durante o dia.

Imagem: Fotografia. Céu de cor azul-claro com nuvens de cor bege-claro na ponta inferior à esquerda e mais acima, lua redonda de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Durante o dia, a Lua pode ficar visível no céu em alguns momentos. Além da Lua, é possível observar as nuvens, que são formadas por gotas de água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já observou a Lua no céu durante o dia? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

Vênus é o planeta mais próximo da Terra. Ele reflete a luz do Sol e pode ser observado no céu ao amanhecer ou ao anoitecer, dependendo da época do ano.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, à esquerda e à direita, sombra de vegetação em tons de preto. Ao centro, uma lua pequena com o formato similar da letra C, invertido em bege-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na imagem, é possível observar o planeta Vênus e a Lua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A Lua e o planeta Vênus são os astros mais brilhantes no céu durante a noite. Explique de onde vem o brilho desses astros.

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  1. Observe a imagem abaixo e responda às questões.
Imagem: Pintura. À esquerda, vegetação verde e uma alta na vertical. Em segundo plano, cidade com muitas casas de telhados triangulares, uma pequena catedral ao centro de tons de azul-claro. Mais ao fundo, morros em azul-claro. No céu noturno, pinceladas em azul claro e partes em azul mais escuros, com pontos redondos brilhantes em amarelo. À direita, lua com o formato de letra C em amarelo e ao redor dela, em amarelo-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vincent van Gogh. A noite estrelada, 1889. Óleo sobre tela, 73 cm X 92 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais astros o pintor Vincent van Gogh representou nessa obra?

_____

  1. Quais cores o pintor utilizou? O que você acha que essas cores representam?

    _____

Diferentes maneiras de conhecer os astros

Para conhecer melhor os corpos celestes, podemos usar equipamentos que permitem visualizar objetos que estão muito distantes da Terra ou que têm pouca luminosidade.

Esses equipamentos são chamados telescópios e lunetas. Desenvolvidos há cerca de 400 anos, eles possibilitaram observar com mais detalhes alguns astros.

Com o passar do tempo, os instrumentos de observação do céu foram sendo aperfeiçoados. A ciência que estuda os astros, chamada Astronomia , também foi se desenvolvendo.

Imagem: Fotografia. Um telescópio de cor prata sobre um tripé prata. O telescópio tem o formato de um tubo na horizontal, com partes em plástico na ponta da esquerda e da direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Telescópio. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um telescópio de cor prata com o formato de um tubo, com uma tampa para cima à esquerda. Na parte inferior, esfera terrestre em azul-claro, nuvens brancas e acima espaço sideral em preto. Fim da imagem.

LEGENDA: O Hubble é um telescópio que registra, diretamente do espaço, imagens de corpos celestes muito distantes. FIM DA LEGENDA.

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Além do conhecimento que os cientistas constroem com o auxílio dos instrumentos de observação, há saberes milenares sobre os astros que são passados de geração em geração. Nas sociedades tradicionais, esses saberes são transmitidos oralmente das pessoas mais velhas para as mais novas na forma de narrativas que costumamos chamar de lendas .

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como as lendas são transmitidas de uma geração para outra?
    • Você conhece alguma lenda? Conte-a para os colegas e o professor.
  1. O texto a seguir é a adaptação de uma lenda do povo indígena Karajá sobre a origem da Lua e das estrelas. Leia o texto e, depois, responda às questões.

    A origem da Lua e das estrelas

    No princípio do mundo, não havia noite nem Lua. Apenas o Sol brilhava triste e solitário. [...] Olhando eternamente o Sol, todos lamentavam não existir a noite e, por este motivo, os animais não conseguiam dormir.

    Corria a lenda entre os índios Karajá de que a noite vivia prisioneira dentro de um coco de tucumã , guardado no mais fundo dos rios pela Boiuna, a grande serpente.

    Naquela época, aconteceu o casamento de Tuilá, filha de Boiuna, com o índio Aruanã. Certa vez, Aruanã disse à sua mulher Tuilá estar muito sonolento, mas que não conseguia dormir pois não havia noite. Com pena do marido, a índia resolveu enfrentar aquele mistério [...].

Imagem: Ilustração. À esquerda, céu de cor azul-claro, com o sol redondo amarelo. À frente, local com vegetação verde, partes em rosa e laranja, um menino de pele morena, cabelos pretos para à direita, com pinturas em marrom na parte do peito e nos pulsos. Na parte inferior, saia de cor bege-claro e mais abaixo, tornozeleira de cor vermelha. Na mão direita, chocalho na mão direita com o formato arredondado de linhas em marrom-escuro, com plumas coloridas na ponta superior em azul, vermelho e bege. Atrás dele, um jacaré de cor verde, com olhos amarelos.  À direita, uma cobra de cor roxa no dorso, com parte interna de cor bege-claro com olhos de cor amarela, com língua fina de cor vermelha, com a pescoço para cima na vertical. Mais à direita, uma mulher de pele morena sobre pedras cinzas, com cabelos longos castanhos sobre a cintura, com vestido de mangas compridas em bege e partes em marrom, com tornozeleiras de cor bege, com as mãos sobre os joelhos. Mais ao fundo, vegetação de cor verde rasteira, com fundo de cor azul-claro e no alto em azul-escuro, com estrelas amarelas, com a lua da mesma cor com o formato de letra C para à direita. Na ponta, árvore de tronco em marrom, com folhas verdes.   Fim da imagem.

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Para encontrar a noite, era preciso que a índia invocasse a sua mãe com um chocalho mágico [...].

Tuilá entregou finalmente o chocalho mágico a Aruanã. E, assim, o índio partiu à procura da noite, numa longa viagem ao desconhecido. A fim de ajudar Aruanã, o jacaré-arurá disse-lhe que a casa da Boiuna ficava logo abaixo da primeira arara-vermelha que ele avistasse no céu. [...] Ao perceber a arara-vermelha no céu, Aruanã sacudiu o chocalho na esperança de chamar a grande serpente.

Ao chegar perto, Boiuna, a grande serpente, disse para o valente índio que já sabia o que ele procurava e que por isso trouxera do fundo do rio o coco de tucumã, a ser aberto apenas na presença de sua filha Tuilá.

Aruanã partiu então de volta para a aldeia. Em meio à longa viagem, [...] o índio não resistiu à curiosidade [...].

Ao abrir o coco, tudo se transformou em noite. A natureza mergulhou na mais profunda escuridão [...]. Em plena escuridão, Aruanã seguiu tristemente sua viagem de volta [...].

Finalmente, Aruanã encontrou Tuilá e lhe devolveu o chocalho mágico. A índia, mais uma vez com pena do marido, o perdoou e disse:

— Não se preocupe. Das trevas, eu irei criar o dia e a noite. De um lado terá o luminoso Sol e, do outro, a Lua e as estrelas.

FONTE: Rui de Oliveira. A lenda do dia e da noite. São Paulo: FTD, 2001. p. 6-26.

  1. De acordo com o texto, o que existia no céu no princípio do mundo?
    • Qual foi a consequência disso para as pessoas e os animais?
    1. Para o povo Karajá, onde estava a noite nessa época?
    1. O que aconteceu quando Aruanã abriu o coco de tucumã?
    1. O que Tuilá fez para resolver esse problema? Como ela fez isso?

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Para ler e escrever melhor

O texto a seguir descreve o trabalho dos astrônomos.

O astrônomo

O astrônomo é um profissional que estuda os astros. Ele formula perguntas sobre a origem, as formas, as transformações, os movimentos e as características dos corpos celestes.

Para estudar os astros, o astrônomo utiliza telescópios e computadores. Os telescópios podem ser instalados em observatórios na Terra ou em satélites no espaço. As imagens e os dados capturados pelos telescópios são enviados para computadores. Por isso, o astrônomo não precisa ficar observando o céu o tempo todo. Ele analisa essas informações já armazenadas nos computadores.

Com as informações coletadas, esse cientista procura respostas para as perguntas sobre os astros do céu.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação rasteira de cor verde. À esquerda, local com paredes de cor branco, janelas e porta, parte superior arredondada em cinza-claro. Mais à direita, local com formato para frente, arredondado com proteção cercado de cor cinza. Em fundo, árvore de folhas verdes e morros com vegetação rasteira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Observatório do Pico dos Dias, no município de Brazópolis, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Analise

  1. Assinale os aspectos do trabalho do astrônomo descritos no texto.

    ( ) O que o astrônomo estuda.

    ( ) Local em que ele trabalha.

    ( ) Instrumentos que ele utiliza.

    ( ) Com quem o astrônomo trabalha.

    ( ) O que o astrônomo analisa.

    ( ) Quanto tempo ele trabalha.

  1. Numere as etapas do trabalho do astrônomo na ordem correta.

    ( ) Utiliza telescópios para coletar dados.

( ) Procura respostas para as perguntas.

( ) Analisa imagens e dados.

( ) Formula perguntas.

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Organize

  1. Preencha o esquema com as informações do texto.
Imagem: Ilustração. Esquema. Na parte superior, título: Astrônomo. Três flechas para: estuda _____. Usa equipamentos como: _____. _____. Analisa: _____. _____.  Fim da imagem.

Escreva

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Veja algumas informações sobre o astronauta no esquema a seguir.
Imagem: Ilustração. Esquema. Na parte superior, título: Astronauta. Duas flechas para: Viaja: pelo espaço Coleta: materiais do espaço  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. No espaço sideral de cor preta, um astronauta no ar, com capacete, roupa de mangas compridas e calça de cor branca, com as mãos sobre maquinário visto parcialmente de cor cinza com um guindaste à frente perto do astronauta. Fim da imagem.

LEGENDA: Astronauta em uma missão espacial, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra

Como os outros astros que vemos no céu, o planeta Terra também é um elemento do espaço.

Observe abaixo a imagem do planeta Terra visto do espaço.

Imagem: Fotografia. Esfera terrestre com oceanos e mares em tons de azul-escuro, nuvens brancas esparsas e continentes da América do Norte, Central e do Sul em tons de verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem do planeta Terra produzida pelo satélite NOAA. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais cores aparecem na imagem do planeta Terra?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em 1961, o astronauta russo Yuri Gagarin foi a primeira pessoa a ver o planeta Terra do espaço, e ele disse: “A Terra é azul!”. Em sua opinião, por que ele disse isso?

A forma arredondada do planeta Terra lembra uma esfera. No entanto, o planeta não é uma esfera perfeita. Ele tem um leve achatamento nos polos. Observe o esquema abaixo.

Fonte: IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1998. p. 11.

Imagem: Ilustração. Uma esfera redonda de cor verde-claro à esquerda: esfera perfeita. Uma linha pontilhada na horizontal acima e na parte inferior. À direita, esfera terrestre de oceano em azul, continentes em verdes. Na parte superior: achatamento do polo. Na parte inferior, polo – forma da Terra.  Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Complete a frase a seguir.

O planeta Terra não é uma _____ perfeita, pois tem um leve _____ nos polos.

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Os componentes naturais do planeta

O planeta Terra é formado por uma parte sólida , composta de rochas; uma parte líquida , composta da água dos lagos, rios, mares e oceanos; e uma parte gasosa , composta do ar que envolve todo o planeta.

Sem as rochas, a água e o ar, a vida na Terra, como a conhecemos, não seria possível.

Observe a imagem abaixo que apresenta esses três elementos.

Imagem: Ilustração. À esquerda, local mais alto de cor marrom com grama verde acima onde há uma capivara marrom de frente para menino de pele morena com cabelos pretos, camiseta amarela, bermuda azul e sapatos pretos, com o braço para o alto. O homem tem pele clara, cabelos castanhos, camiseta de cor branca, calça marrom e sapatos pretos, com o braço esquerdo para o alto, com a mãos sobre frutos verdes de uma árvore grande perto deles.  Texto: As rochas sustentam as atividades humanas. À direita, local com água de cor azul-claro, com seis peixes de cor marrom. Texto: O ar é formado por diferentes gases. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas.  Texto: A água pode ser encontrada em lagos, rios, mares e oceanos.  Fim da imagem.

LEGENDAS: As rochas sustentam as atividades humanas. O ar é formado por diferentes gases. A água pode ser encontrada em lagos, rios, mares e oceanos. FIM DAS LEGENDAS.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Complete as frases com as palavras do quadro.

    oceanos – rochas – Terra – gasosa

    1. O nome do planeta onde vivemos é _____.
  1. Os _____ formam a parte líquida do planeta Terra junto com os lagos, os rios e os mares.
  1. As _____ compõem a parte sólida do planeta Terra.
  1. A parte do planeta composta de ar é chamada de _____.
Imagem: Ilustração. Esfera terrestre com oceano de cor azul-claro, com os continentes em verde e na parte inferior, polo sul em branco. Ao fundo, céu de cor azul-escuro com estrelas pequenas brilhando.  Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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As rochas

O planeta Terra é uma grande esfera rochosa, envolta por uma camada de gases. Vimos que a maior parte da superfície dela é coberta por água.

As rochas que compõem a parte sólida da superfície terrestre têm diversas formas. Grandes rochas formam montanhas e morros. Pequenos fragmentos de rochas formam a areia e o cascalho dos rios, por exemplo.

Imagem: Fotografia. À frente, local com areia de cor bege-claro, com pedras em marrom-escuro e mais ao fundo, rochas de cor marrom com um buraco na parte inferior. Em segundo plano, água de cor verde, com céu de cor azul-claro e nuvens esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rochas no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Identifique nas imagens a seguir onde há rochas. Depois, conte aos colegas e ao professor o que você descobriu.
Imagem: Fotografia. À esquerda, vista parcial de folhas de vegetação e areia de cor bege-claro com muitas pedras de cor marrom na areia e outras no mar, à direita, com água de cor azul. No alto, céu azul-claro com poucas nuvens brancas à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia no município de Cairu, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, local com grama verde, uma casa de paredes de pedra cinza e tons de bege, com pequenas janelas brancas e acima, telhado de cor marrom-escuro. Ao fundo, árvores de tronco fino e folhas verdes em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa no município de Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

As rochas são compostas de diferentes substâncias sólidas, chamadas minerais . Uma rocha pode ser formada por um ou por vários tipos de mineral. Cada mineral apresenta uma característica. Por isso, rochas compostas de diferentes minerais têm características diferentes.

Imagem: Fotografia. Uma pedra arredondada de cor bege, marrom-claro e partes em cinza-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: O granito é composto de três minerais diferentes. O aspecto granulado dessa rocha se deve aos cristais dos diferentes minerais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quartzo, pedras na vertical de cor prata e parte inferior em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: O quartzo é formado por um só mineral. Ele tem aspecto mais homogêneo que o granito. FIM DA LEGENDA.

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  1. Observe as imagens, leia as legendas e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Uma rocha com o formato na vertical de cor cinza, com duas pedras de tamanho quadrado em cima. Fim da imagem.

LEGENDA: A ardósia é uma rocha dura, muito usada no revestimento de pisos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estrutura com contornos finos de cor cinza, arredondada e ao centro, uma escultura de duas pessoas, em cinza-escuro, unidas da cintura para cima, com os braços dados.  Fim da imagem.

LEGENDA: A pedra-sabão é uma rocha macia, que pode ser esculpida. É muito utilizada em esculturas. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que essas rochas têm características diferentes?
  1. A pedra-sabão poderia ser usada no revestimento de pisos? Explique.

As rochas geralmente estão cobertas por uma mistura de restos de seres vivos, fragmentos de rochas, ar e água. Essa mistura recebe o nome de solo .

O solo é formado por meio de um lento processo de transformação das rochas.

  1. Associe as etapas do processo de formação do solo às imagens, usando os números 1, 2 e 3.
  1. A rocha fica exposta à ação do Sol, da chuva, do vento e das mudanças de temperatura. Com o passar de muitos anos, essa ação começa a criar rachaduras e a fragmentar a rocha.
  1. O ambiente criado pelas rachaduras na rocha, assim como o ar e a água acumulados entre os fragmentos, possibilita a vida de plantas e pequenos animais. Esses seres vivos degradam ainda mais a rocha.
  1. Com o tempo, as rachaduras permitem que a água entre em camadas mais profundas da rocha, e mais seres vivos passam a habitar o solo. Isso aumenta a profundidade do solo.
Imagem: Ilustração. Esquema em três partes:  Local com rochas cinzas em camada fina na parte inferior, com pequenas pedras na próxima camada com solo em marrom-claro e na ponta superior, solo em marrom-escuro. Sobre o solo, duas árvores de troncos finos e folhas verdes e pouca vegetação rasteira. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Esquema em três partes: Local com rochas cinzas na parte inferior, maior, com camada menor em marrom-claro e com camada bem fina em marrom-escuro. Acima, uma pequena árvore de folhas verdes e com pouquíssima vegetação. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Esquema em três partes: Local com uma camada grande de rocha cinza. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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A água

A superfície do planeta Terra é coberta predominantemente por água .

A maior parte dessa água é salgada e está nos oceanos. A água doce é encontrada em rios, lagos e geleiras. Também é encontrada no subsolo, em rochas subterrâneas que possuem espaços nos quais a água se acumula formando os reservatórios chamados aquíferos .

Os seres humanos e muitos outros seres vivos dependem da água doce para sobreviver.

Imagem: Fotografia. Uma queda d’ água com rochas em marrom-claro com água caindo formando pequenas gotículas brancas, sobre pedras em marrom e mais à frente, água em tons de marrom. À esquerda, muitas árvores com folhas de cor verde. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Alguns rios formam quedas-d’água. Cachoeira no município de Brotas, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. O gráfico a seguir mostra a distribuição da água no planeta Terra. Pinte as partes do gráfico de acordo com a legenda. Depois, responda à questão.
Imagem: Ilustração. Gráfico. Distribuição de água no planeta Terra. Legenda: Azul-claro: água salgada Verde: água doce Gráfico em pizza, com pequena fatia na vertical e o resto, uma grande partia cobrindo por volta de noventa por cento.  Fim da imagem.

Fonte: Agência Nacional das Águas. Água: fatos e tendências. 2ª ed. Brasília: ANA/CEBDS, 2009.

_____

  1. Observe a imagem e leia o que a menina está pensando.
Imagem: Ilustração. Uma menina ruiva em chuquinha, com camiseta em roxo, sentada para carteira-escolar com livro de páginas brancas com capa cinza, e estojo à esquerda em marrom e amarelo. A menina está com a mão esquerda sobre o rosto, olhando para à direita. Perto dela, uma nuvem de pensamento dela sobre uma canoa de cor bege, sentada, vista de costa, diz: SE O NOSSO PLANETA E COBERTO POR TANTA ÁGUA, POR QUE PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA E O EVITAR O DESPERDÍCIO? Fim da imagem.

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Na natureza, a água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido , líquido e gasoso . A água no estado sólido são o gelo e a neve, que se formam em lugares muito frios. A água no estado líquido é encontrada em rios, lagos, oceanos etc. A água no estado gasoso é chamada de vapor de água e é invisível.

Imagem: Fotografia. À esquerda, local cercado de madeira, com vegetação rasteira coberta por neve branca, árvores ao fundo. À direita, local com solo marrom. Em segundo plano, morros e céu de cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem coberta por neve no município de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Indique em quais estados físicos a água se encontra na imagem.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com oceano em água-escura, com uma grande pedra de gelo em branco, com céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na Groelândia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

A água deve ser tratada antes de ser consumida. A água disponível em rios, por exemplo, pode conter impurezas invisíveis a olho nu prejudiciais à nossa saúde.

A água apropriada para beber recebe o nome de água potável . Ela é incolor (não tem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (não tem sabor).

  1. Observe a imagem. É possível afirmar que a água desse rio é potável? Explique.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio de cor verde-claro, com folhas em verde e amarelo à esquerda. Ao fundo, local com pedras em marrom-claro, árvores de folhas verdes. No alto, céu de cor azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Pratinha, no município de Iraquara, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

_____

30

O ar

O planeta Terra é envolto por uma camada de gases chamada atmosfera . Ela desempenha um papel muito importante para a vida no planeta: filtra parte dos raios solares e contribui para manter a temperatura da Terra. Sem a atmosfera, o planeta seria muito quente durante o dia e muito frio à noite.

Imagem: Ilustração. Esquema. Céu em azul-escuro com estrelas brancas, com sol de cor laranja com partes em amarelo na ponta superior à esquerda e à direita, esfera terrestre de cor azul, com os continentes em verde e azul-claro. Do sol, linha em amarelo entrando na camada superior: atmosfera e indo para Terra. Outras duas retas indicando raios solares: uma laranja passando até a atmosfera e uma em vermelho: não entra em atmosfera.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parte dos raios solares volta para o espaço e parte fica presa na atmosfera e aquece a superfície do planeta. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Um dos gases da atmosfera, o oxigênio, é essencial para a vida do ser humano e de outros animais. Ele é absorvido através da respiração e atua na produção de energia para o organismo.

Na atmosfera, próximo à superfície do planeta, existe uma concentração maior de ar. À medida que a altitude aumenta, a concentração do ar diminui, ou seja, ele se torna rarefeito.

Fora da atmosfera está o espaço, onde não existe ar.

Imagem: Ilustração. Esquema em três camadas, de cima para baixo: Céu em azul-escuro com nuvens, pequenos pontos de estrelas brilhantes e um satélite de ferro sobrevoando em branco e uma asa à esquerda e à direita. Texto: ausência de gás oxigênio. Na camada inferior, céu em um tom mais claro, texto: pouco gás oxigênio.  Na última camada, céu em azul-claro com nuvens brancas, abaixo, o mar em azul-claro, com montanhas com nuvens à direita e solo com grama verde e uma árvore vista parcialmente.   Fim da imagem.

LEGENDA: A quantidade de gás oxigênio disponível na atmosfera varia de acordo com a altitude. Quanto mais longe da superfície da Terra, menor é a quantidade de ar. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a importância da atmosfera para a vida no planeta Terra?
  1. Observe novamente a imagem do astronauta na página 23. Por que o astronauta precisa de roupas e de equipamentos especiais para sobreviver no espaço?

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O ar é formado por uma mistura de gases. No ar existe grande quantidade de gás nitrogênio e de gás oxigênio , mas pequena quantidade de outros gases. Um deles é o gás carbônico . No ar também há vapor de água .

O gás oxigênio, como vimos, é essencial para a respiração da maioria dos seres vivos. Já o gás carbônico é fundamental para as plantas produzirem o próprio alimento.

Imagem: Ilustração. Esquema. Quantidades relativas dos gases presentes no ar (porcentagem). Legenda:  Laranja: Nitrogênio Azul: Oxigênio Amarelo: Outros  Forma composta por pequenos quadrados, dez quadrados na parte superior em outras dez colunas com dez quadrados.  Um quadrado é amarelo. Vinte um em azul. Setenta e oito em laranja.  Ao fundo, nuvem branca grande.  Fim da imagem.

Fonte: Stanley E. Manahan. Química ambiental. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 279.

  1. Leia as afirmações a seguir e julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, reescreva as falsas, corrigindo-as.

( ) a) Uma das substâncias presentes no ar é a água em estado gasoso.

( ) b) O gás mais abundante no ar é o gás oxigênio.

( ) c) O gás carbônico é essencial para a respiração da maioria dos seres vivos.

Na atmosfera ocorrem certos fenômenos, como a formação de nuvens, chuvas, granizo, neve, raios, trovões, relâmpagos e ventos.

Os ventos, por exemplo, se formam pelo deslocamento do ar. Como o Sol não aquece a atmosfera por igual, em locais onde o ar é mais aquecido, ele se desloca para partes mais altas da atmosfera, e o ar frio desce, ocupando o lugar do ar quente que subiu. Esse deslocamento do ar forma o vento.

Imagem: Ilustração. À esquerda, local com grama verde, com duas árvores de tronco marrom e folhas verdes. Sobre o local, um menino loiro, com boné vermelho para trás, camiseta cinza, bermuda preta e olhos azuis, olhando para cima com a mão direita para o alto segurando linha branca com a ponta superior de pipa rosa com ponta fina na parte inferior. Perto da grama, calça cinza-claro e à direita, rua de cor cinza mais escuro. Em segundo plano, casas e prédios de cores coloridas. No alto, céu de cor azul-claro com nuvens brancas e sol redondo amarelo. Uma seta azul-claro do alto para à direita até a calçada: O ar frio desce. Da calçada para o céu, seta em laranja: O ar quente sobe.  Fim da imagem.

Observação: Representação esquemática da formação dos ventos, fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que, geralmente, os aparelhos de ar-condicionado são colocados no alto e os aquecedores, como as lareiras, na parte de baixo dos cômodos?

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Os continentes e os oceanos

As terras emersas, isto é, as terras que não estão cobertas por água, formam os continentes e as ilhas .

Os continentes do nosso planeta são: África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

As ilhas fazem parte dos continentes. O conjunto de ilhas que formam o Arquipélago das Cagarras, por exemplo, pertence ao continente americano.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com nuvem branca, parte em tons de laranja-claro, com uma local em rocha e coberto por vegetação verde no meio do oceano de cor azul. Em segundo plano, visto mais claro, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Arquipélago das Cagarras, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. 16. As terras dos continentes estão divididas em países. Pesquise, em um atlas geográfico, o nome de alguns países de cada continente.
  1. a) Escreva o nome de dois países localizados em cada continente a seguir.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A Antártida é dividida em países? Você sabe por quê? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

A porção de água salgada que cobre grande parte da superfície terrestre é chamada oceano .

No planeta Terra existem quatro oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico e Glacial Ártico.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com costa de rochas em cor cinza à esquerda e à direita, com grama de cor verde. Ao fundo, oceano de cor azul-claro com ondas de cor branca e rocha na água. Em segundo plano, à esquerda, morros. No alto, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho do Oceano Pacífico que banha a costa oeste dos Estados Unidos. Fotografia de 2016. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Observe o mapa que mostra os continentes e os oceanos.
Imagem: Ilustração. Mapa. Continentes e oceanos.  Rosa dos ventos de cor preta com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 3100 Km Planisfério terrestre com oceano em azul-claro: oceano glacial ártico; oceano atlântico; oceano pacífico; oceano indico e oceano pacífico. À esquerda, em verde: América à esquerda e à direita: África; Europa; Ásia e Oceania. Na parte inferior, Antártida. Na vertical, linhas em azul-claro em graus, no alto: 120°, 60°, 0°, 60°, 120° e 180°. Na horizontal, linhas em azul-claro em graus: 80°, 60°, 40°, 20°, 0°, 20°, 40°, 60°, 80°.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte a legenda com as cores correspondentes a cada continente.

( ) América

( ) África

( ) Europa

( ) Ásia

( ) Oceania

( ) Antártida

  1. Complete o quadro com o nome dos oceanos que banham cada continente.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Continente

    Oceanos

    América

    _____

    Europa

    _____

    África

    _____

    Ásia

    _____

    Oceania

    _____

    Antártida

    _____

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O Brasil está situado em qual continente? Qual oceano banha o nosso país?

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O mundo que queremos

A água é um direito de todos

A água é essencial para a sobrevivência dos seres humanos, e o acesso a ela é um direito de todas as pessoas.

Todas as crianças e adultos têm direito à água

  1. Todas as pessoas devem ter água suficiente para beber, manter a higiene pessoal e da casa, lavar as roupas, preparar comida e ter garantido o direito ao saneamento básico .
  1. A fonte de água deve estar acessível em casa, na escola e no local de trabalho, e não estar a mais de 30 minutos de distância de caminhada desses locais.
  1. A água não pode estar contaminada por lixo, microrganismos, produtos químicos ou outras substâncias que possam prejudicar a saúde das pessoas.
  1. O preço da água deve ser estipulado de forma que todos possam pagar por ela.
Imagem: Ilustração. No alto, uma torneira de cor cinza soltando água de cor verde-claro. À direita, um homem de pele clara, cabelos castanhos com camiseta roxa de gola e calça cinza, com uma jarra transparente de água em azul-claro colocando para uma panela de cor cinza sobre fogão de bocas pretas. Na parte inferior, à esquerda, menino visto da cintura para cima. Ele tem pele clara, cabelos castanhos, camiseta em azul-escuro, com copo transparente na mão direita. Na parte inferior, uma garrafa transparente com água azul-claro, um copo de água com etiqueta branca e um barril azul-claro com água dentro. Na parte superior, três símbolos de cifrão em rosa-escuro.  Fim da imagem.

Fonte: Catarina de Albuquerque; Virginia Roaf. On the right track: good practices in realising the rights to water and sanitation. Lisboa: Ersar, 2012.

Apesar de ser um direito de todos, existem diversos locais em que não há água suficiente ou ela não é apropriada para o consumo humano. Além disso, muitas pessoas no mundo não têm acesso à água diretamente na torneira.

Imagem: Ilustração. Esquema de silhuetas de pessoas: dez silhuetas em vermelho e noventa em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: 10 em cada 100 pessoas no mundo não têm acesso à água potável. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Relatório do Programa Conjunto de Monitoramento 2000-2017. Disponível em: http://fdnc.io/fn7. Acesso em: 25 jun. 2022.

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Compreenda a leitura

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. 1. De acordo com o texto, todas as pessoas têm acesso à água igualmente? Explique.
  1. Releia na página anterior os itens do quadro sobre o direito à água. Identifique quais direitos não estão sendo garantidos nas situações a seguir.
    1. Em 2020, uma seca prolongada atingiu vários estados do Brasil, deixando pessoas sem água suficiente para uso pessoal e doméstico.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio de cor marrom-claro, com as bordas em marrom-escuro. À esquerda e à direita, local com grama de cor verde-claro. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Reservatório da Represa Capivara, no estado do Paraná, durante a estiagem de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Em diversos locais do mundo, a água disponível para consumo está contaminada. Isso causa diversos problemas de saúde.
Imagem: Fotografia. Ao centro, um rio de cor marrom-claro com vegetação em verde à esquerda e à direita. Na borda, solo em marrom-escuro, no céu, azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio poluído no município de Mariana, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Faça a sua parte

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Você e seus colegas vão escrever uma carta solicitando aos governantes do local onde vocês vivem a garantia do direito à água para todas as pessoas.
    • Reúnam-se em grupos e pesquisem onde há pessoas com dificuldade de acesso à água no local em que vocês vivem.
    • Com a ajuda do professor, elaborem uma carta ou um e-mail solicitando aos governantes que esclareçam quais providências estão sendo, ou serão, tomadas para solucionar o problema.
    • Quando receberem as respostas, compartilhem-nas no mural da escola para que todos se informem sobre a questão.

36

Capítulo 3. Representações do planeta Terra

O planeta Terra pode ser representado de várias maneiras. O globo terrestre, os mapas e as imagens de satélite são exemplos de representações da superfície terrestre.

O globo terrestre

O globo terrestre é a representação que mais se aproxima da forma real do planeta, pois representa a Terra em sua forma esférica. Por isso, não conseguimos visualizar no globo terrestre todas as partes do planeta Terra ao mesmo tempo.

Imagem: Fotografia. Um globo terrestre com base em azul-claro com uma esfera com oceanos e mares de cor azul-claro, continentes em verde e partes em marrom da América do norte, Central e do Sul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Globo terrestre. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a imagem a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com uma mesa azul, cadeira da mesma cor, com um globo terrestre em azul-escuro, continentes em laranja. À direita, um caderno de cor azul-claro, caneta e lápis e uma borracha verde. À esquerda, professora, mulher de cabelos ruivos, jaleco de cor branca, blusa em roxo e calça em marrom, com o braço esquerdo de trás das costas e a mão direita para frente, na direção da lousa verde por onde há ilustração de um planisfério com oceano azul-claro, continentes em verde e parte do continente asiático em rosa-claro. De frente para mesa da professora, dois alunos vistos de costas, sentados de frente para carteira escolar. À esquerda, menino loiro, olhos azuis, camiseta de cor vermelha, com folha branca sobre a carteira, lápis verde e um estojo fino em laranja. À direita, menino de pele morena e cabelos encaracolados castanhos, com camiseta de cor vermelha. Sobre a carteira-escolar, um caderno de folha branca, com estojo de cor roxa.  Fim da imagem.
  1. Na imagem, o planeta Terra aparece representado de duas maneiras diferentes. Quais são essas maneiras?

_____

  1. Qual continente os estudantes estão vendo no globo terrestre?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

37

Vamos fazer

Globo terrestre

Agora, você vai montar uma representação do planeta Terra, na forma de um globo terrestre.

Material

Imagem: Ilustração. Mãos de uma criança de pele clara, camiseta de cor amarela, usando na mão direita uma tesoura de cor vermelha, cortando parte de uma folha de cor bege-claro, com ilustração de moldes compridos na vertical de partes do globo terrestre com oceanos e mares em azul-claro, continentes em amarelo, verde e laranja.  Fim da imagem.

Como fazer

  1. Destaque da página 207 deste livro o molde para montar o globo terrestre.
  1. Recorte com cuidado apenas nas linhas tracejadas em azul.
  1. Em seguida, cole as abas de um dos lados do molde. Siga as indicações de colagem e segure cada aba por um minuto.
  1. Depois, cole as abas do outro lado do molde. Siga também as indicações de colagem. Espere a cola secar e seu globo terrestre estará pronto!
Imagem: Ilustração. Mãos de uma pessoa de pela clara, segurando os moldes descritos anteriormente, formando uma esfera, juntando-se os continentes, oceanos e mares e na parte inferior, à esquerda, ponta fina em cinza.  Fim da imagem.

Para responder

  1. Qual é o formato do globo terrestre que você montou?

    _____

  1. Qual cor representa os oceanos?

    _____

  1. Quais cores representam cada continente?

    _____

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Os mapas

Além do globo terrestre, podemos representar o planeta Terra, ou parte dele, por meio de um mapa.

O mapa é a representação da superfície curva do planeta Terra em uma superfície plana, como a superfície de uma folha de papel.

O mapa que representa toda a superfície terrestre é denominado planisfério .

Observe o planisfério a seguir.

Imagem: Ilustração. Planisfério: político.  Rosa dos ventos em preto com os seguintes sentidos: N, NO, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 2190 km  Países em cores diversas. À esquerda, na parte superior, América do norte: Groenlândia (DIN), Canadá, Estados Unidos, México. Abaixo, América Central: México, Cuba, Guatemala, Nicarágua. Mais abaixo, América do sul: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil.  À direita, Continente africano: Marrocos, Argélia, Mauritânia, Niger, Nigéria, Líbia, Argélia, Egito, Arábia saudita, Sudão, Etiópia, Angola, Tanzânia, Moçambique, República da África do Sul, Madagascar. Mais ao alto, continente Europeu e Asiático: Itália, Espanha, Portugal, França, Irlanda, Alemanha, Ucrânia, Reino Unido, Noruega, Suécia, Irã, Cazaquistão, Mongólia, Paquistão, Índia, China, Mongólia, Rússia, Japão, Filipinas e Indonésia. Na parte inferior à direita, Oceania: Austrália.  Na ponta inferior: Antártida.  Linhas finas em azul na vertical e na horizontal e na vertical em graus.   Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que você vê no planisfério acima?

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Com base no planisfério, elabore um roteiro de viagem no caderno, partindo do Brasil e visitando um país africano, um europeu e um asiático, respectivamente.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

39

Os primeiros mapas

Ao longo do tempo, os seres humanos desenvolveram diferentes formas de representar o local onde viviam.

Há milhares de anos, os mapas eram feitos nas paredes de cavernas, em placas de argila ou de madeira e em peles de animais, entre outras superfícies.

Esses mapas representavam a visão de mundo de cada povo, de acordo com suas crenças, técnicas e cultura. Eles mostravam os rios, os povoados e os caminhos conhecidos.

Imagem: Fotografia. Uma placa de argila de cor marrom-claro com escrita sobre ela e na parte inferior, linhas formando uma esfera.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa de Ga-Sur, feito em placa de argila há cerca de 1500 anos. Réplica exposta no Museu Britânico, em Londres. FIM DA LEGENDA.

  1. Há milhares de anos, os mapas eram feitos sobre quais superfícies?

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e responda no caderno às questões. Em escavações na Turquia, foi encontrado um mapa desenhado em rochas, datado de 8 mil anos atrás. Esse mapa representava as moradias de um povoado e um vulcão.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo de cor marrom-claro, partes com buracos, sacolas brancas. Sobre um buraco, duas pessoas perto de baldes de cor amarela, um de roupa de cor bege e outro com listras em branco e azul-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sítio arqueológico de Çatalhöyük, na Turquia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com o texto, que objeto foi encontrado em escavação na Turquia?
  1. Esse objeto era feito sobre qual superfície? O que ele representava?

40

O planisfério de Ptolomeu

Há cerca de 1900 anos, o sábio de origem grega Claudius Ptolomeu, na obra Geografia , descreveu as instruções para a produção de mapas e apresentou 27 mapas, entre eles um planisfério.

A partir desse material, foi possível recriar o planisfério descrito por Ptolomeu, que se aproxima bastante dos mapas atuais da superfície terrestre por utilizar um sistema de linhas que permite localizar alguns lugares.

Imagem: Ilustração. Borda de cor marrom de folha na horizontal. Ao centro, planisfério na horizontal de oceanos e mares em azul-escuro, continentes de cor bege-claro com partes em marrom e placas de cor amarela. Na parte superior e par inferior, rosto de pessoas de pele clara, cabelos castanhos encaracolados em diversas posições. Fim da imagem.

LEGENDA: Réplica do planisfério de Ptolomeu, datada de 1492. Nesse mapa, estão representados o Mar Mediterrâneo, o litoral da Europa e parte da Ásia e da África. A obra de Ptolomeu inspirou a produção de mapas pelos povos árabes e, posteriormente, pelos povos europeus. FIM DA LEGENDA.

  1. Assinale os elementos que aproximam o planisfério de Ptolomeu dos mapas atuais.

( ) Medidas.

( ) Sistema de linhas.

( ) Localização de alguns lugares.

( ) Distância entre os lugares.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na réplica do planisfério de Ptolomeu, quais partes do mundo estão representadas?

41

As viagens marítimas e os planisférios europeus

A partir do ano 1500, os europeus realizaram diversas viagens marítimas pelo mundo. Essas viagens e o desenvolvimento de instrumentos de navegação permitiram conhecer melhor os continentes e os oceanos, além de favorecer a produção de mapas com informações mais precisas.

Observe um planisfério produzido nessa época.

Imagem: Ilustração. Papel de cor bege-claro com continentes em tons de bege, verde e marrom. Ao centro, vê-se em linhas claras o continente europeu, asiático e ao centro, africano. À esquerda, partes em verde costeira das américas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planisfério de Cantino, de 1502. Para ajudar os navegadores, esses planisférios continham um sistema minucioso de direções, que indicavam como chegar ao litoral dos continentes e aos portos. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete a frase com as palavras do quadro.

mapas - oceanos - continentes - navegação

As viagens marítimas realizadas pelos europeus a partir dos anos 1500 permitiram ampliar o conhecimento sobre os _____ e os _____. Somado a isso, o desenvolvimento de instrumentos de _____ promoveu avanços na produção de _____.

  1. No planisfério de Cantino, quais continentes foram representados?

    _____

42

Em 1569, Gerardus Mercator elaborou uma representação da superfície terrestre com poucas distorções, o que facilitou a navegação. Nessa representação, o formato dos continentes é preservado, mas as dimensões das áreas são alteradas. Traçadas no planisfério, com espaçamento igual, há 24 linhas verticais (os meridianos) e 12 linhas horizontais (os paralelos).

Imagem: Ilustração. Papel na horizontal com o contorno formado com nuvens de cor azul-claro e ao centro, planisfério na horizontal. Na parte superior, à esquerda, continente da América do norte à esquerda em laranja e mais abaixo da mesma cor na América Central e na parte inferior, América do sul em Rosa. À direita, continente Africano em amarelo, acima Europa em laranja e à direita, continente asiático em rosa-claro e territórios pequenos na ponta da direita. Acima, faixa com contorno em marrom-claro e título: TYPVS ORBIS TERRARVM. Na parte inferior, pequeno texto em linhas pretas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planisfério Typus Orbis Terrarum, de Ortelius, feito em 1571. Esse planisfério é inspirado nas ideias de Mercator. Embora tenha poucas distorções, representa as áreas dos polos maiores do que são na realidade. FIM DA LEGENDA.

  1. Assinale as características da representação criada por Mercator.

( ) O planisfério de Mercator não apresenta nenhuma distorção.

( ) O planisfério de Mercator apresenta algumas distorções nas áreas dos polos.

( ) O planisfério de Mercator facilitou a navegação, pois as linhas verticais e horizontais nele traçadas permitiam a localização de qualquer ponto nos trajetos.

( ) O planisfério de Mercator dificultou a navegação, pois ele não apresentava um sistema de direções que ajudasse a chegar aos portos.

  1. No planisfério de Ortelius, quais continentes você consegue identificar?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

43

Os mapas na atualidade

Com o aperfeiçoamento das técnicas de representação da superfície terrestre, foi possível elaborar mapas com maior rigor e exatidão.

As fotografias aéreas feitas por câmeras fotográficas instaladas em aviões e as imagens produzidas por satélites artificiais fornecem várias informações sobre a superfície terrestre, como as áreas desmatadas, a localização dos municípios e as condições da atmosfera. Essas informações são utilizadas na elaboração de diversos tipos de mapa.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com parte à esquerda em verde, pequena de moradias, ruas em cima. Na ponta da direita, partes rochosas em cinza e mais à direita, água do mar em verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mapa. Parte do município do Rio de Janeiro.  Rosa dos ventos em pretos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. À esquerda, parte em verde-claro, de frente para oceano. À esquerda, faixa pequena com linhas formando pequenos quadrados em vermelho. À esquerda, em azul-claro: Baia de Guanabara. Ao centro, uma linha azul na vertical: 43’09’ O e na horizontal: 22’57’S.   Fim da imagem.

LEGENDA: Mapa de parte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais elementos você consegue identificar na imagem de satélite?

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Complete a legenda do mapa representando a área construída e a área verde.

    Área construída _____

Área verde _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

44

Vamos fazer

Elaboração de um mapa

Você viu que o mapa é uma representação da superfície terrestre que foi aprimorada ao longo do tempo. Também viu que os mapas atuais são feitos a partir de fotografias aéreas e imagens de satélite.

Nesta atividade, você vai criar um mapa com base em uma imagem de satélite.

Material

  1. Apoie o papel vegetal sobre a imagem de satélite da página ao lado e prenda-o com os clipes.
Imagem: Ilustração. Mãos de uma pessoa de pele clara, segurando um papel com ruas de cor cinza, quadras em verde e casas de telhados em marrom. Com a mão esquerda para cima e mão direita colocando um clipe cinza, por onde prende-se papel vegetal transparente por cima. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Com o lápis preto, contorne os elementos que aparecem na imagem, como as ruas, as árvores e as moradias.
Imagem: Ilustração. No mesmo papel vegetal, mão esquerda segurando-o e na mão direita, lápis de escrever verde, contornando a ilustração abaixo de uma quadra.  Fim da imagem.
  1. Pinte cada tipo de elemento com uma cor. Você pode pintar as moradias com a cor vermelha, as árvores com a cor verde e as ruas com a cor cinza, por exemplo.
Imagem: Ilustração. Mão esquerda sobre o papel vegetal na ponta da esquerda e na mão direita, continua contornando com lápis de escrever perto do telhado de uma moradia.  Fim da imagem.
  1. Em seguida, cole o papel vegetal na folha de papel sulfite e crie uma legenda e um título para o mapa.
  1. Depois de pronto, exponha o seu mapa no mural da sala de aula.

45

Imagem: Fotografia. Vista do alto de cidade com ruas de cor cinza-escuro, formando quadras compostas por construções, casas, gramado verde e partes com árvore de folhas em verde-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Para responder

  1. Quais elementos aparecem na imagem de satélite?

    _____

  1. Compare o seu mapa com os mapas feitos pelos colegas.
    1. Vocês representaram os mesmos elementos?

      _____

  1. O que há de semelhante entre os mapas? E de diferente?

    _____

46

Painel multicultural

O dia e a noite nas obras de arte

O céu sempre despertou a curiosidade das pessoas e a beleza dele já inspirou muitos artistas. Observe a representação do dia, da noite e de alguns astros do céu em algumas obras de arte.

O artista Vincent van Gogh pintou O semeador em 1888. Nessa obra, ele representou um homem trabalhando no cultivo de trigo durante o dia.

Imagem: Pintura. Local com plantação, vegetação rasteira com partes em azul-claro. À direita, um homem de pele morena, chapéu bege sobre a cabeça, blusa de mangas compridas e calça azul-claro, com colete de cor bege sobre o corpo, braço esquerdo para o lado. Em segundo plano, parte com solo em marrom, ao fundo à esquerda, casa de paredes em azul-claro e telhado em vermelho. Próximo, árvores. Ao centro, céu azul redondo em amarelo-claro, com raios de cor laranja.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vincent van Gogh. O semeador, 1888. Óleo sobre tela, 64 cm X 80,5 cm. FIM DA LEGENDA.

A artista Tilly Willis pintou a obra Sol da tarde em 2003. Nessa obra, ela representou o Sol refletido no oceano ao entardecer.

Imagem: Pintura. À frente, local com areia de cor bege-claro, faixa com ondas na horizontal em bege mais escuro e faixa mais fina em marrom. Em segundo plano, oceano de cor azul-escuro, partes em azul-claro e sobre a água, reflexo de cor branca. No alto, céu em roxo, rosa e amarelo, com sol redondo em amarelo, dentro esfera branca e no entorno, faixa em laranja. No céu, parte em roxo-escuro, lilás, rosa e amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tilly Willis. Sol da tarde, 2003. Óleo sobre tela, 13 cm X 20 cm. FIM DA LEGENDA.

47

A artista Tarsila do Amaral pintou a obra A Lua em 1928. Ela representou uma paisagem à noite com a Lua no céu e um cacto em um campo.

Imagem: Pintura. No alto, céu em azul-escuro, partes em azul-claro e faixas onduladas na horizontal em branco. Na parte em azul-escuro, lua com o formato de C, de cor amarela. Mais abaixo, local de cor verde, arco em azul-claro e à direita, uma forma similar a um cacto verde.    Fim da imagem.

LEGENDA: Tarsila do Amaral. A Lua, 1928. Óleo sobre tela, 110 cm X 110 cm. FIM DA LEGENDA.

O artista Paul Klee pintou a obra Starker Traum em 1929. Nessa pintura, ele representou o sonho de um homem com astros celestes.

Imagem: Pintura. Céu de cor marrom e partes em preto. Ao centro, lua com o formato C em amarelo e à direita, uma esfera vermelha. Na parte inferior, sobre o solo, um homem deitado no solo, de pele morena, roupa de cor verde, calça azul, sapatos em linhas vermelhas. Sobre o peitoral, panos em azul e verde. Debaixo da cabeça dele, parte em cinza-claro.    Fim da imagem.

LEGENDA: Paul Klee. Starker Traum , 1929. Guache sobre papel, 26 cm X 21 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais astros foram representados nas obras de arte?
  1. Compare os desenhos que você fez na seção Investigar o assunto desta unidade com as obras de arte.

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O que você aprendeu

  1. Complete as frases com as palavras de cada quadro.

    estrela - Lua - dia

    luz – planeta - calor

    1. As estrelas emitem _____ e _____. O Sol é a _____ mais próxima do _____ Terra. Durante o _____, podemos ver o Sol e algumas vezes também é possível observar a _____.

rochas – líquida - oceanos

gasosa - ar

  1. A Terra é formada por uma parte sólida, composta de _____; uma parte _____, composta da água dos lagos, rios, mares e _____; e uma parte _____, composta do _____ que envolve todo o planeta.
  1. Assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a luminosidade dos astros.
    1. Os satélites, como a Terra, refletem a luz emitida pelas estrelas.
    1. Vênus é um satélite que reflete a luz do Sol.
    1. Os planetas e os satélites não produzem luz, apenas refletem a luz emitida pelas estrelas.
    1. As estrelas são astros que emitem luz e calor, a Lua é a estrela mais próxima da Terra.

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  1. Observe a imagem e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um homem em local com vegetação e morros em tons de cinza e azul de pele clara, cabelos escuros com boné sobre a cabeça em azul-claro, com camiseta bege, bermuda em cinza-escuro, sapatos marrons. Ele está à direita, de frente para um aparelho longo, de formato tubular de cor cinza sobre um tripé da mesma cor. Ele observa através deste objeto o céu de cor azul-escuro com uma lua redonda de cor branca. Fim da imagem.
  1. Qual é o nome do equipamento utilizado pelo menino na imagem?

_____

  1. Qual é a utilidade desse equipamento? Quais astros podem ser observados com ele?

    _____

  1. Cite outro equipamento desenvolvido para observar os astros no céu.

    _____

  1. A água é um recurso natural muito importante para a vida no planeta. Leia as frases abaixo e marque com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.

    ( ) A água deve ser limpa para ser usada para o consumo humano, como cozinhar, beber e tomar banho.

( ) Devemos cuidar da água, evitando sua contaminação e seu desperdício.

( ) As atividades humanas não causam problemas na qualidade da água.

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  1. 5. Indique a alternativa correta, com base na fotografia e nos seus conhecimentos a respeito da atmosfera.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local de vegetação de folhas verdes, vistas do alto. Ao centro, uma torre em ferro na vertical. Em segundo plano, galpões, tetos em cinza-escuro e entre eles, torres por onde sai fumaça branca em direção ao céu cinzento.  Fim da imagem.

LEGENDA: Atividades industriais na cidade de Cubatão, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. A fotografia retrata uma paisagem sem nenhum tipo de poluição.
  1. O ar é composto predominantemente por oxigênio.
  1. A atividade industrial é responsável pela poluição atmosférica apresentada na fotografia.
  1. A concentração do ar é maior nas camadas mais elevadas da atmosfera.
  1. Geralmente, o ar é mais poluído nas áreas rurais.
  1. Planisférios
  1. Mapas atuais
  1. Primeiros mapas

    ( ) Feitos nas paredes de cavernas, em placas de argila ou de madeira, em peles de animais, entre outras superfícies.

( ) Representam toda a superfície terrestre.

( ) São elaborados com informações de fotografias aéreas e imagens produzidas por satélites artificiais.

  1. Associe os mapas às características de cada um.

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  1. Observe o mapa a seguir.
Imagem: Ilustração. Um planisfério com os oceanos e mares de cor azul-claro, com os continentes em branco. Seta 1 do Brasil para África, seta 2 da África para Oceania. Da Oceania para polo sul. Do polo sul para América do norte.  Rosa dos ventos, com os sentidos: N, NO, O, SO, S, se, L, NE;  Escala: 0 – 2560m.  Fim da imagem.
  1. Pinte cada continente de uma cor no mapa abaixo. Depois, organize as legendas.

Legenda

( ) _____

( ) _____

( ) _____

( ) _____

( ) _____

( ) _____

  1. As setas presentes no mapa indicam trechos da viagem que Catarina fez pelo mundo. Preencha o quadro abaixo identificando por quais continentes e oceanos ela passou em cada trecho.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Trechos

    Continentes

    Oceanos

    1

    _____

    _____

    2

    _____

    _____

    3

    _____

    _____

    4

    _____

    _____

    5

    _____

    _____