12
Unidade 1. O planeta Terra
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
13
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Quais são os astros representados na imagem?
- Em que astro estão as figuras humanas que aparecem na imagem?
- O que está iluminando esse astro no lado da imagem que representa o dia? E no lado da imagem que representa a noite?
Fim do complemento.
14
Investigar o assunto
Os astros vistos da Terra
Você já reparou como é o céu no lugar onde você vive? Nesta atividade, você vai observar o céu e registrar o que viu.
Material
- Folhas de papel
- Lápis preto
- Lápis de cor
- Canetas hidrográficas coloridas
Como fazer
- Escolha um local onde você mora para observar o céu. Pode ser o quintal, a varanda ou um cômodo com janela, por exemplo.
- Observe o céu à noite, antes do horário de dormir. Em seguida, desenhe e pinte na folha de papel o que você observou.
-
3. No dia seguinte, observe o céu pela manhã ou à tarde do mesmo lugar em que você fez a observação anterior, à noite.
Desenhe e pinte em outra folha de papel o que você observou. Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol.
- Com a ajuda do professor, exponha os desenhos na sala de aula.
15
Para responder
-
De qual local de sua moradia você observou o céu?
_____
-
O que você viu no céu:
-
a) à noite?
_____
-
a) à noite?
-
de manhã ou à tarde?
_____
-
Quais são as diferenças entre os desenhos que representam o céu de noite e os desenhos que representam o céu de dia?
_____
- Compare os desenhos que você fez com os dos colegas.
- O que há de semelhante entre eles? E o que há de diferente?
- O que mais aparece nos desenhos que representam o céu à noite e o que mais aparece nos desenhos que representam o céu de dia?
- Em sua opinião, o que acontece com as estrelas durante o dia?
Boxe complementar:
Hora da leitura
-
• Estrelas e planetas, de Pierre Winters, editora Brinque-Book.
Um livro com muitas respostas sobre a Lua, o Sol, as estrelas, a Terra e outros planetas.
Fim do complemento.
16
Capítulo 1. A observação do céu
Ao olhar para o céu durante o dia, podemos ver o Sol . O Sol é uma estrela e emite luz e calor. Como a luz do Sol é muito forte, não podemos olhar diretamente para ele, pois isso pode prejudicar a nossa visão.
LEGENDA: O Sol ilumina e aquece os lugares. Pôr do sol no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, qual é a diferença entre o “nascer” e o “pôr” do sol?
O Sol é a estrela mais próxima da Terra. Por isso, ele parece bem maior do que as outras estrelas que vemos durante a noite.
Durante o dia, não é possível observar outras estrelas porque a luz do Sol ofusca o brilho delas.
- Júlio está em frente à casa onde mora observando dois carros do mesmo modelo, com as mesmas características. Observe a imagem e responda às questões.
17
- Considerando que o brilho dos faróis dos dois carros tem a mesma intensidade, por que Júlio acha os faróis do carro da frente maiores e mais brilhantes?
- Utilize o raciocínio desenvolvido no item anterior para explicar por que o Sol parece ser maior e mais brilhante que as outras estrelas.
O Sol, as demais estrelas e os outros elementos do espaço, como os planetas e os satélites , são chamados astros ou corpos celestes . Nós vivemos em um desses astros: o planeta Terra.
Os planetas, como a Terra, e os satélites, como a Lua, não produzem luz, apenas refletem a luz emitida pelas estrelas.
3. Leia as palavras do quadro e responda às questões.
Sol – planeta – raio – nuvem – Lua – estrela
- Quais palavras do quadro se
referem
a astros do céu?
_____
- Quais desses astros são visíveis no céu de dia? E de noite?
_____
Durante a noite, é possível ver muitos pontos luminosos no céu. A maioria deles são estrelas, e alguns são planetas.
Podemos observar também a Lua. Ela aparece principalmente à noite. A Lua é o único satélite natural do planeta Terra. Ela gira ao redor da Terra.
LEGENDA: À noite, sem a luminosidade do Sol, podemos enxergar a luz de outras estrelas, que estão muito distantes. FIM DA LEGENDA.
- Você já reparou como é a Lua vista daqui da Terra? Ela tem sempre a mesma aparência?
18
- Desenhe as aparências da Lua que você já observou no céu.
_____
Algumas vezes é possível observar a Lua durante o dia.
LEGENDA: Durante o dia, a Lua pode ficar visível no céu em alguns momentos. Além da Lua, é possível observar as nuvens, que são formadas por gotas de água. FIM DA LEGENDA.
- Você já observou a Lua no céu durante o dia? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
Vênus é o planeta mais próximo da Terra. Ele reflete a luz do Sol e pode ser observado no céu ao amanhecer ou ao anoitecer, dependendo da época do ano.
LEGENDA: Na imagem, é possível observar o planeta Vênus e a Lua. FIM DA LEGENDA.
- A Lua e o planeta Vênus são os astros mais brilhantes no céu durante a noite. Explique de onde vem o brilho desses astros.
19
- Observe a imagem abaixo e responda às questões.
LEGENDA: Vincent van Gogh. A noite estrelada, 1889. Óleo sobre tela, 73 cm X 92 cm. FIM DA LEGENDA.
- Quais astros o pintor Vincent van Gogh representou nessa obra?
_____
- Quais cores o pintor utilizou? O que você acha que essas cores representam?
_____
Diferentes maneiras de conhecer os astros
Para conhecer melhor os corpos celestes, podemos usar equipamentos que permitem visualizar objetos que estão muito distantes da Terra ou que têm pouca luminosidade.
Esses equipamentos são chamados telescópios e lunetas. Desenvolvidos há cerca de 400 anos, eles possibilitaram observar com mais detalhes alguns astros.
Com o passar do tempo, os instrumentos de observação do céu foram sendo aperfeiçoados. A ciência que estuda os astros, chamada Astronomia , também foi se desenvolvendo.
LEGENDA: Telescópio. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O Hubble é um telescópio que registra, diretamente do espaço, imagens de corpos celestes muito distantes. FIM DA LEGENDA.
20
Além do conhecimento que os cientistas constroem com o auxílio dos instrumentos de observação, há saberes milenares sobre os astros que são passados de geração em geração. Nas sociedades tradicionais, esses saberes são transmitidos oralmente das pessoas mais velhas para as mais novas na forma de narrativas que costumamos chamar de lendas .
-
Como as lendas são transmitidas de uma geração para outra?
- Você conhece alguma lenda? Conte-a para os colegas e o professor.
- O texto a seguir é a adaptação de uma lenda do povo indígena Karajá sobre a origem da Lua e das estrelas. Leia o texto e, depois, responda às questões.
A origem da Lua e das estrelas
No princípio do mundo, não havia noite nem Lua. Apenas o Sol brilhava triste e solitário. [...] Olhando eternamente o Sol, todos lamentavam não existir a noite e, por este motivo, os animais não conseguiam dormir.
Corria a lenda entre os índios Karajá de que a noite vivia prisioneira dentro de um coco de tucumã , guardado no mais fundo dos rios pela Boiuna, a grande serpente.
Naquela época, aconteceu o casamento de Tuilá, filha de Boiuna, com o índio Aruanã. Certa vez, Aruanã disse à sua mulher Tuilá estar muito sonolento, mas que não conseguia dormir pois não havia noite. Com pena do marido, a índia resolveu enfrentar aquele mistério [...].
21
Para encontrar a noite, era preciso que a índia invocasse a sua mãe com um chocalho mágico [...].
Tuilá entregou finalmente o chocalho mágico a Aruanã. E, assim, o índio partiu à procura da noite, numa longa viagem ao desconhecido. A fim de ajudar Aruanã, o jacaré-arurá disse-lhe que a casa da Boiuna ficava logo abaixo da primeira arara-vermelha que ele avistasse no céu. [...] Ao perceber a arara-vermelha no céu, Aruanã sacudiu o chocalho na esperança de chamar a grande serpente.
Ao chegar perto, Boiuna, a grande serpente, disse para o valente índio que já sabia o que ele procurava e que por isso trouxera do fundo do rio o coco de tucumã, a ser aberto apenas na presença de sua filha Tuilá.
Aruanã partiu então de volta para a aldeia. Em meio à longa viagem, [...] o índio não resistiu à curiosidade [...].
Ao abrir o coco, tudo se transformou em noite. A natureza mergulhou na mais profunda escuridão [...]. Em plena escuridão, Aruanã seguiu tristemente sua viagem de volta [...].
Finalmente, Aruanã encontrou Tuilá e lhe devolveu o chocalho mágico. A índia, mais uma vez com pena do marido, o perdoou e disse:
— Não se preocupe. Das trevas, eu irei criar o dia e a noite. De um lado terá o luminoso Sol e, do outro, a Lua e as estrelas.
FONTE: Rui de Oliveira. A lenda do dia e da noite. São Paulo: FTD, 2001. p. 6-26.
-
De acordo com o texto, o que existia no céu no princípio do mundo?
- Qual foi a consequência disso para as pessoas e os animais?
- Para o povo Karajá, onde estava a noite nessa época?
- O que aconteceu quando Aruanã abriu o coco de tucumã?
- O que Tuilá fez para resolver esse problema? Como ela fez isso?
22
Para ler e escrever melhor
O texto a seguir descreve o trabalho dos astrônomos.
O astrônomo
O astrônomo é um profissional que estuda os astros. Ele formula perguntas sobre a origem, as formas, as transformações, os movimentos e as características dos corpos celestes.
Para estudar os astros, o astrônomo utiliza telescópios e computadores. Os telescópios podem ser instalados em observatórios na Terra ou em satélites no espaço. As imagens e os dados capturados pelos telescópios são enviados para computadores. Por isso, o astrônomo não precisa ficar observando o céu o tempo todo. Ele analisa essas informações já armazenadas nos computadores.
Com as informações coletadas, esse cientista procura respostas para as perguntas sobre os astros do céu.
LEGENDA: Observatório do Pico dos Dias, no município de Brazópolis, no estado de Minas Gerais, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Analise
-
Assinale os aspectos do trabalho do astrônomo descritos no texto.
( ) O que o astrônomo estuda.
( ) Local em que ele trabalha.
( ) Instrumentos que ele utiliza.
( ) Com quem o astrônomo trabalha.
( ) O que o astrônomo analisa.
( ) Quanto tempo ele trabalha.
- Numere as etapas do trabalho do astrônomo na ordem correta.
( ) Utiliza telescópios para coletar dados.
( ) Procura respostas para as perguntas.
( ) Analisa imagens e dados.
( ) Formula perguntas.
23
Organize
- Preencha o esquema com as informações do texto.
Escreva
- Veja algumas informações sobre o astronauta no esquema a seguir.
- Agora, escreva um texto descrevendo o trabalho do astronauta. Você pode pesquisar outras informações além das apresentadas no esquema. Não se esqueça de dar um título para o texto.
LEGENDA: Astronauta em uma missão espacial, em 2017. FIM DA LEGENDA.
24
Capítulo 2. Conhecendo o planeta Terra
Como os outros astros que vemos no céu, o planeta Terra também é um elemento do espaço.
Observe abaixo a imagem do planeta Terra visto do espaço.
LEGENDA: Imagem do planeta Terra produzida pelo satélite NOAA. FIM DA LEGENDA.
- Quais cores aparecem na imagem do planeta Terra?
_____
- Em sua opinião, o que essas cores representam?
_____
- Em 1961, o astronauta russo Yuri Gagarin foi a primeira pessoa a ver o planeta Terra do espaço, e ele disse: “A Terra é azul!”. Em sua opinião, por que ele disse isso?
A forma arredondada do planeta Terra lembra uma esfera. No entanto, o planeta não é uma esfera perfeita. Ele tem um leve achatamento nos polos. Observe o esquema abaixo.
Fonte: IBGE. Noções básicas de cartografia. Rio de Janeiro: IBGE, 1998. p. 11.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Complete a frase a seguir.
O planeta Terra não é uma _____ perfeita, pois tem um leve _____ nos polos.
25
Os componentes naturais do planeta
O planeta Terra é formado por uma parte sólida , composta de rochas; uma parte líquida , composta da água dos lagos, rios, mares e oceanos; e uma parte gasosa , composta do ar que envolve todo o planeta.
Sem as rochas, a água e o ar, a vida na Terra, como a conhecemos, não seria possível.
Observe a imagem abaixo que apresenta esses três elementos.
LEGENDAS: As rochas sustentam as atividades humanas. O ar é formado por diferentes gases. A água pode ser encontrada em lagos, rios, mares e oceanos. FIM DAS LEGENDAS.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
-
Complete as frases com as palavras do quadro.
oceanos – rochas – Terra – gasosa
- O nome do planeta onde vivemos é _____.
- Os _____ formam a parte líquida do planeta Terra junto com os lagos, os rios e os mares.
- As _____ compõem a parte sólida do planeta Terra.
- A parte do planeta composta de ar é chamada de _____.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
26
As rochas
O planeta Terra é uma grande esfera rochosa, envolta por uma camada de gases. Vimos que a maior parte da superfície dela é coberta por água.
As rochas que compõem a parte sólida da superfície terrestre têm diversas formas. Grandes rochas formam montanhas e morros. Pequenos fragmentos de rochas formam a areia e o cascalho dos rios, por exemplo.
LEGENDA: Rochas no município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Identifique nas imagens a seguir onde há rochas. Depois, conte aos colegas e ao professor o que você descobriu.
LEGENDA: Praia no município de Cairu, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Casa no município de Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.
As rochas são compostas de diferentes substâncias sólidas, chamadas minerais . Uma rocha pode ser formada por um ou por vários tipos de mineral. Cada mineral apresenta uma característica. Por isso, rochas compostas de diferentes minerais têm características diferentes.
LEGENDA: O granito é composto de três minerais diferentes. O aspecto granulado dessa rocha se deve aos cristais dos diferentes minerais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O quartzo é formado por um só mineral. Ele tem aspecto mais homogêneo que o granito. FIM DA LEGENDA.
27
- Observe as imagens, leia as legendas e responda às questões.
LEGENDA: A ardósia é uma rocha dura, muito usada no revestimento de pisos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A pedra-sabão é uma rocha macia, que pode ser esculpida. É muito utilizada em esculturas. FIM DA LEGENDA.
- Por que essas rochas têm características diferentes?
- A pedra-sabão poderia ser usada no revestimento de pisos? Explique.
As rochas geralmente estão cobertas por uma mistura de restos de seres vivos, fragmentos de rochas, ar e água. Essa mistura recebe o nome de solo .
O solo é formado por meio de um lento processo de transformação das rochas.
- Associe as etapas do processo de formação do solo às imagens, usando os números 1, 2 e 3.
- A rocha fica exposta à ação do Sol, da chuva, do vento e das mudanças de temperatura. Com o passar de muitos anos, essa ação começa a criar rachaduras e a fragmentar a rocha.
- O ambiente criado pelas rachaduras na rocha, assim como o ar e a água acumulados entre os fragmentos, possibilita a vida de plantas e pequenos animais. Esses seres vivos degradam ainda mais a rocha.
- Com o tempo, as rachaduras permitem que a água entre em camadas mais profundas da rocha, e mais seres vivos passam a habitar o solo. Isso aumenta a profundidade do solo.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
28
A água
A superfície do planeta Terra é coberta predominantemente por água .
A maior parte dessa água é salgada e está nos oceanos. A água doce é encontrada em rios, lagos e geleiras. Também é encontrada no subsolo, em rochas subterrâneas que possuem espaços nos quais a água se acumula formando os reservatórios chamados aquíferos .
Os seres humanos e muitos outros seres vivos dependem da água doce para sobreviver.
LEGENDA: Alguns rios formam quedas-d’água. Cachoeira no município de Brotas, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- O gráfico a seguir mostra a distribuição da água no planeta Terra. Pinte as partes do gráfico de acordo com a legenda. Depois, responda à questão.
Fonte: Agência Nacional das Águas. Água: fatos e tendências. 2ª ed. Brasília: ANA/CEBDS, 2009.
- Que tipo de água usamos para nosso consumo?
_____
- Observe a imagem e leia o que a menina está pensando.
- Como você responderia a essa questão?
_____
29
Na natureza, a água pode ser encontrada em três estados físicos: sólido , líquido e gasoso . A água no estado sólido são o gelo e a neve, que se formam em lugares muito frios. A água no estado líquido é encontrada em rios, lagos, oceanos etc. A água no estado gasoso é chamada de vapor de água e é invisível.
LEGENDA: Paisagem coberta por neve no município de São Bento do Sul, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Indique em quais estados físicos a água se encontra na imagem.
LEGENDA: Paisagem na Groelândia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
A água deve ser tratada antes de ser consumida. A água disponível em rios, por exemplo, pode conter impurezas invisíveis a olho nu prejudiciais à nossa saúde.
A água apropriada para beber recebe o nome de água potável . Ela é incolor (não tem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (não tem sabor).
- Observe a imagem. É possível afirmar que a água desse rio é potável? Explique.
LEGENDA: Rio Pratinha, no município de Iraquara, no estado da Bahia, em 2018. FIM DA LEGENDA.
_____
30
O ar
O planeta Terra é envolto por uma camada de gases chamada atmosfera . Ela desempenha um papel muito importante para a vida no planeta: filtra parte dos raios solares e contribui para manter a temperatura da Terra. Sem a atmosfera, o planeta seria muito quente durante o dia e muito frio à noite.
LEGENDA: Parte dos raios solares volta para o espaço e parte fica presa na atmosfera e aquece a superfície do planeta. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
Um dos gases da atmosfera, o oxigênio, é essencial para a vida do ser humano e de outros animais. Ele é absorvido através da respiração e atua na produção de energia para o organismo.
Na atmosfera, próximo à superfície do planeta, existe uma concentração maior de ar. À medida que a altitude aumenta, a concentração do ar diminui, ou seja, ele se torna rarefeito.
Fora da atmosfera está o espaço, onde não existe ar.
LEGENDA: A quantidade de gás oxigênio disponível na atmosfera varia de acordo com a altitude. Quanto mais longe da superfície da Terra, menor é a quantidade de ar. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Qual é a importância da atmosfera para a vida no planeta Terra?
- Observe novamente a imagem do astronauta na página 23. Por que o astronauta precisa de roupas e de equipamentos especiais para sobreviver no espaço?
31
O ar é formado por uma mistura de gases. No ar existe grande quantidade de gás nitrogênio e de gás oxigênio , mas pequena quantidade de outros gases. Um deles é o gás carbônico . No ar também há vapor de água .
O gás oxigênio, como vimos, é essencial para a respiração da maioria dos seres vivos. Já o gás carbônico é fundamental para as plantas produzirem o próprio alimento.
Fonte: Stanley E. Manahan. Química ambiental. 9ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2013. p. 279.
- Leia as afirmações a seguir e julgue se são verdadeiras (V) ou falsas (F). Em seguida, reescreva as falsas, corrigindo-as.
( ) a) Uma das substâncias presentes no ar é a água em estado gasoso.
( ) b) O gás mais abundante no ar é o gás oxigênio.
( ) c) O gás carbônico é essencial para a respiração da maioria dos seres vivos.
Na atmosfera ocorrem certos fenômenos, como a formação de nuvens, chuvas, granizo, neve, raios, trovões, relâmpagos e ventos.
Os ventos, por exemplo, se formam pelo deslocamento do ar. Como o Sol não aquece a atmosfera por igual, em locais onde o ar é mais aquecido, ele se desloca para partes mais altas da atmosfera, e o ar frio desce, ocupando o lugar do ar quente que subiu. Esse deslocamento do ar forma o vento.
Observação: Representação esquemática da formação dos ventos, fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Por que, geralmente, os aparelhos de ar-condicionado são colocados no alto e os aquecedores, como as lareiras, na parte de baixo dos cômodos?
32
Os continentes e os oceanos
As terras emersas, isto é, as terras que não estão cobertas por água, formam os continentes e as ilhas .
Os continentes do nosso planeta são: África, América, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
As ilhas fazem parte dos continentes. O conjunto de ilhas que formam o Arquipélago das Cagarras, por exemplo, pertence ao continente americano.
LEGENDA: Arquipélago das Cagarras, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- 16. As terras dos continentes estão divididas em países. Pesquise, em um atlas geográfico, o nome de alguns países de cada continente.
- a) Escreva o nome de dois países localizados em cada continente a seguir.
- África
- América
- Ásia
- Europa
- Oceania
- A Antártida é dividida em países? Você sabe por quê? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
A porção de água salgada que cobre grande parte da superfície terrestre é chamada oceano .
No planeta Terra existem quatro oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico e Glacial Ártico.
LEGENDA: Trecho do Oceano Pacífico que banha a costa oeste dos Estados Unidos. Fotografia de 2016. FIM DA LEGENDA.
33
- Observe o mapa que mostra os continentes e os oceanos.
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Pinte a legenda com as cores correspondentes a cada continente.
( ) América
( ) África
( ) Europa
( ) Ásia
( ) Oceania
( ) Antártida
- Complete o quadro com o nome dos oceanos que banham cada continente.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Continente
Oceanos
América
_____
Europa
_____
África
_____
Ásia
_____
Oceania
_____
Antártida
_____
- O Brasil está situado em qual continente? Qual oceano banha o nosso país?
34
O mundo que queremos
A água é um direito de todos
A água é essencial para a sobrevivência dos seres humanos, e o acesso a ela é um direito de todas as pessoas.
Todas as crianças e adultos têm direito à água
- Todas as pessoas devem ter água suficiente para beber, manter a higiene pessoal e da casa, lavar as roupas, preparar comida e ter garantido o direito ao saneamento básico .
- A fonte de água deve estar acessível em casa, na escola e no local de trabalho, e não estar a mais de 30 minutos de distância de caminhada desses locais.
- A água não pode estar contaminada por lixo, microrganismos, produtos químicos ou outras substâncias que possam prejudicar a saúde das pessoas.
- O preço da água deve ser estipulado de forma que todos possam pagar por ela.
Fonte: Catarina de Albuquerque; Virginia Roaf. On the right track: good practices in realising the rights to water and sanitation. Lisboa: Ersar, 2012.
Apesar de ser um direito de todos, existem diversos locais em que não há água suficiente ou ela não é apropriada para o consumo humano. Além disso, muitas pessoas no mundo não têm acesso à água diretamente na torneira.
LEGENDA: 10 em cada 100 pessoas no mundo não têm acesso à água potável. FIM DA LEGENDA.
Fonte: Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Relatório do Programa Conjunto de Monitoramento 2000-2017. Disponível em: http://fdnc.io/fn7. Acesso em: 25 jun. 2022.
35
Compreenda a leitura
- 1. De acordo com o texto, todas as pessoas têm acesso à água igualmente? Explique.
- Releia na página anterior os itens do quadro sobre o direito à água. Identifique quais direitos não estão sendo garantidos nas situações a seguir.
- Em 2020, uma seca prolongada atingiu vários estados do Brasil, deixando pessoas sem água suficiente para uso pessoal e doméstico.
LEGENDA: Reservatório da Represa Capivara, no estado do Paraná, durante a estiagem de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Em diversos locais do mundo, a água disponível para consumo está contaminada. Isso causa diversos problemas de saúde.
LEGENDA: Rio poluído no município de Mariana, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Faça a sua parte
- Você e seus colegas vão escrever uma carta solicitando aos governantes do local onde vocês vivem a garantia do direito à água para todas as pessoas.
- Reúnam-se em grupos e pesquisem onde há pessoas com dificuldade de acesso à água no local em que vocês vivem.
- Com a ajuda do professor, elaborem uma carta ou um e-mail solicitando aos governantes que esclareçam quais providências estão sendo, ou serão, tomadas para solucionar o problema.
- Quando receberem as respostas, compartilhem-nas no mural da escola para que todos se informem sobre a questão.
36
Capítulo 3. Representações do planeta Terra
O planeta Terra pode ser representado de várias maneiras. O globo terrestre, os mapas e as imagens de satélite são exemplos de representações da superfície terrestre.
O globo terrestre
O globo terrestre é a representação que mais se aproxima da forma real do planeta, pois representa a Terra em sua forma esférica. Por isso, não conseguimos visualizar no globo terrestre todas as partes do planeta Terra ao mesmo tempo.
LEGENDA: Globo terrestre. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem a seguir e responda às questões.
- Na imagem, o planeta Terra aparece representado de duas maneiras diferentes. Quais são essas maneiras?
_____
- Qual continente os estudantes estão vendo no
globo
terrestre?
_____
- Na imagem do globo terrestre, é possível ver o continente americano e o continente asiático ao mesmo tempo? Por quê?
37
Vamos fazer
Globo terrestre
Agora, você vai montar uma representação do planeta Terra, na forma de um globo terrestre.
Material
- Molde para montar o globo terrestre da página 207 deste livro
- Tesoura com pontas arredondadas
- Cola
Como fazer
- Destaque da página 207 deste livro o molde para montar o globo terrestre.
- Recorte com cuidado apenas nas linhas tracejadas em azul.
- Em seguida, cole as abas de um dos lados do molde. Siga as indicações de colagem e segure cada aba por um minuto.
- Depois, cole as abas do outro lado do molde. Siga também as indicações de colagem. Espere a cola secar e seu globo terrestre estará pronto!
Para responder
-
Qual é o formato do
globo
terrestre que você montou?
_____
-
Qual cor representa os oceanos?
_____
-
Quais cores representam cada continente?
_____
38
Os mapas
Além do globo terrestre, podemos representar o planeta Terra, ou parte dele, por meio de um mapa.
O mapa é a representação da superfície curva do planeta Terra em uma superfície plana, como a superfície de uma folha de papel.
O mapa que representa toda a superfície terrestre é denominado planisfério .
Observe o planisfério a seguir.
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- O que você vê no planisfério acima?
- Se você observasse o globo terrestre, veria as mesmas coisas que vê no mapa acima, ao mesmo tempo? Explique.
- Com base no planisfério, elabore um roteiro de viagem no caderno, partindo do Brasil e visitando um país africano, um europeu e um asiático, respectivamente.
- Em sala de aula, compare o seu roteiro com o de outros colegas. Vocês escolheram os mesmos países?
39
Os primeiros mapas
Ao longo do tempo, os seres humanos desenvolveram diferentes formas de representar o local onde viviam.
Há milhares de anos, os mapas eram feitos nas paredes de cavernas, em placas de argila ou de madeira e em peles de animais, entre outras superfícies.
Esses mapas representavam a visão de mundo de cada povo, de acordo com suas crenças, técnicas e cultura. Eles mostravam os rios, os povoados e os caminhos conhecidos.
LEGENDA: Mapa de Ga-Sur, feito em placa de argila há cerca de 1500 anos. Réplica exposta no Museu Britânico, em Londres. FIM DA LEGENDA.
- Há milhares de anos, os mapas eram feitos sobre quais superfícies?
_____
- O que esses mapas representavam?
_____
- Leia o texto e responda no caderno às questões. Em escavações na Turquia, foi encontrado um mapa desenhado em rochas, datado de 8 mil anos atrás. Esse mapa representava as moradias de um povoado e um vulcão.
LEGENDA: Sítio arqueológico de Çatalhöyük, na Turquia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com o texto, que objeto foi encontrado em escavação na Turquia?
- Esse objeto era feito sobre qual superfície? O que ele representava?
40
O planisfério de Ptolomeu
Há cerca de 1900 anos, o sábio de origem grega Claudius Ptolomeu, na obra Geografia , descreveu as instruções para a produção de mapas e apresentou 27 mapas, entre eles um planisfério.
A partir desse material, foi possível recriar o planisfério descrito por Ptolomeu, que se aproxima bastante dos mapas atuais da superfície terrestre por utilizar um sistema de linhas que permite localizar alguns lugares.
LEGENDA: Réplica do planisfério de Ptolomeu, datada de 1492. Nesse mapa, estão representados o Mar Mediterrâneo, o litoral da Europa e parte da Ásia e da África. A obra de Ptolomeu inspirou a produção de mapas pelos povos árabes e, posteriormente, pelos povos europeus. FIM DA LEGENDA.
- Assinale os elementos que aproximam o planisfério de Ptolomeu dos mapas atuais.
( ) Medidas.
( ) Sistema de linhas.
( ) Localização de alguns lugares.
( ) Distância entre os lugares.
- Na réplica do planisfério de Ptolomeu, quais partes do mundo estão representadas?
41
As viagens marítimas e os planisférios europeus
A partir do ano 1500, os europeus realizaram diversas viagens marítimas pelo mundo. Essas viagens e o desenvolvimento de instrumentos de navegação permitiram conhecer melhor os continentes e os oceanos, além de favorecer a produção de mapas com informações mais precisas.
Observe um planisfério produzido nessa época.
LEGENDA: Planisfério de Cantino, de 1502. Para ajudar os navegadores, esses planisférios continham um sistema minucioso de direções, que indicavam como chegar ao litoral dos continentes e aos portos. FIM DA LEGENDA.
- Complete a frase com as palavras do quadro.
mapas - oceanos - continentes - navegação
As viagens marítimas realizadas pelos europeus a partir dos anos 1500 permitiram ampliar o conhecimento sobre os _____ e os _____. Somado a isso, o desenvolvimento de instrumentos de _____ promoveu avanços na produção de _____.
- No planisfério de Cantino, quais continentes foram representados?
_____
42
Em 1569, Gerardus Mercator elaborou uma representação da superfície terrestre com poucas distorções, o que facilitou a navegação. Nessa representação, o formato dos continentes é preservado, mas as dimensões das áreas são alteradas. Traçadas no planisfério, com espaçamento igual, há 24 linhas verticais (os meridianos) e 12 linhas horizontais (os paralelos).
LEGENDA: Planisfério Typus Orbis Terrarum, de Ortelius, feito em 1571. Esse planisfério é inspirado nas ideias de Mercator. Embora tenha poucas distorções, representa as áreas dos polos maiores do que são na realidade. FIM DA LEGENDA.
- Assinale as características da representação criada por Mercator.
( ) O planisfério de Mercator não apresenta nenhuma distorção.
( ) O planisfério de Mercator apresenta algumas distorções nas áreas dos polos.
( ) O planisfério de Mercator facilitou a navegação, pois as linhas verticais e horizontais nele traçadas permitiam a localização de qualquer ponto nos trajetos.
( ) O planisfério de Mercator dificultou a navegação, pois ele não apresentava um sistema de direções que ajudasse a chegar aos portos.
-
No planisfério de Ortelius, quais continentes você consegue identificar?
_____
- Compare esse planisfério com um mapa atual. Os continentes têm o mesmo formato?
43
Os mapas na atualidade
Com o aperfeiçoamento das técnicas de representação da superfície terrestre, foi possível elaborar mapas com maior rigor e exatidão.
As fotografias aéreas feitas por câmeras fotográficas instaladas em aviões e as imagens produzidas por satélites artificiais fornecem várias informações sobre a superfície terrestre, como as áreas desmatadas, a localização dos municípios e as condições da atmosfera. Essas informações são utilizadas na elaboração de diversos tipos de mapa.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mapa de parte do município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos você consegue identificar na imagem de satélite?
_____
-
Complete a legenda do mapa representando a área construída e a área verde.
Área construída _____
Área verde _____
- Todos os elementos que você identificou na imagem de satélite apareceram no mapa? Em sua opinião, por que isso aconteceu?
44
Vamos fazer
Elaboração de um mapa
Você viu que o mapa é uma representação da superfície terrestre que foi aprimorada ao longo do tempo. Também viu que os mapas atuais são feitos a partir de fotografias aéreas e imagens de satélite.
Nesta atividade, você vai criar um mapa com base em uma imagem de satélite.
Material
- Papel vegetal
- Folha de papel sulfite
- Lápis preto
- Lápis colorido
- Borracha
- Clipes
Como fazer
- Apoie o papel vegetal sobre a imagem de satélite da página ao lado e prenda-o com os clipes.
- Com o lápis preto, contorne os elementos que aparecem na imagem, como as ruas, as árvores e as moradias.
- Pinte cada tipo de elemento com uma cor. Você pode pintar as moradias com a cor vermelha, as árvores com a cor verde e as ruas com a cor cinza, por exemplo.
- Em seguida, cole o papel vegetal na folha de papel sulfite e crie uma legenda e um título para o mapa.
- Depois de pronto, exponha o seu mapa no mural da sala de aula.
45
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Para responder
-
Quais elementos aparecem na imagem de satélite?
_____
- Como você representou esses elementos na legenda do mapa?
_____
- Compare o seu mapa com os mapas feitos pelos colegas.
-
Vocês representaram os mesmos elementos?
_____
-
Vocês representaram os mesmos elementos?
-
O que há de semelhante entre os mapas? E de diferente?
_____
46
Painel multicultural
O dia e a noite nas obras de arte
O céu sempre despertou a curiosidade das pessoas e a beleza dele já inspirou muitos artistas. Observe a representação do dia, da noite e de alguns astros do céu em algumas obras de arte.
O artista Vincent van Gogh pintou O semeador em 1888. Nessa obra, ele representou um homem trabalhando no cultivo de trigo durante o dia.
LEGENDA: Vincent van Gogh. O semeador, 1888. Óleo sobre tela, 64 cm X 80,5 cm. FIM DA LEGENDA.
A artista Tilly Willis pintou a obra Sol da tarde em 2003. Nessa obra, ela representou o Sol refletido no oceano ao entardecer.
LEGENDA: Tilly Willis. Sol da tarde, 2003. Óleo sobre tela, 13 cm X 20 cm. FIM DA LEGENDA.
47
A artista Tarsila do Amaral pintou a obra A Lua em 1928. Ela representou uma paisagem à noite com a Lua no céu e um cacto em um campo.
LEGENDA: Tarsila do Amaral. A Lua, 1928. Óleo sobre tela, 110 cm X 110 cm. FIM DA LEGENDA.
O artista Paul Klee pintou a obra Starker Traum em 1929. Nessa pintura, ele representou o sonho de um homem com astros celestes.
LEGENDA: Paul Klee. Starker Traum , 1929. Guache sobre papel, 26 cm X 21 cm. FIM DA LEGENDA.
- Quais astros foram representados nas obras de arte?
- Compare os desenhos que você fez na seção Investigar o assunto desta unidade com as obras de arte.
- Eles são parecidos? Em quê?
48
O que você aprendeu
- Complete as frases com as palavras de cada quadro.
estrela - Lua - dia
luz – planeta - calor
- As estrelas emitem _____ e _____. O Sol é a _____ mais próxima do _____ Terra. Durante o _____, podemos ver o Sol e algumas vezes também é possível observar a _____.
rochas – líquida - oceanos
gasosa - ar
- A Terra é formada por uma parte sólida, composta de _____; uma parte _____, composta da água dos lagos, rios, mares e _____; e uma parte _____, composta do _____ que envolve todo o planeta.
-
Assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a
luminosidade
dos astros.
- Os satélites, como a Terra, refletem a luz emitida pelas estrelas.
- Vênus é um satélite que reflete a luz do Sol.
- Os planetas e os satélites não produzem luz, apenas refletem a luz emitida pelas estrelas.
- As estrelas são astros que emitem luz e calor, a Lua é a estrela mais próxima da Terra.
49
- Observe a imagem e responda às questões.
- Qual é o nome do equipamento utilizado pelo menino na imagem?
_____
-
Qual é a utilidade desse equipamento? Quais astros podem ser observados com ele?
_____
-
Cite outro equipamento desenvolvido para observar os astros no céu.
_____
-
A água é um recurso natural muito importante para a vida no planeta. Leia as frases abaixo e marque com
V
as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas.
( ) A água deve ser limpa para ser usada para o consumo humano, como cozinhar, beber e tomar banho.
( ) Devemos cuidar da água, evitando sua contaminação e seu desperdício.
( ) As atividades humanas não causam problemas na qualidade da água.
50
- 5. Indique a alternativa correta, com base na fotografia e nos seus conhecimentos a respeito da atmosfera.
LEGENDA: Atividades industriais na cidade de Cubatão, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- A fotografia retrata uma paisagem sem nenhum tipo de poluição.
- O ar é composto predominantemente por oxigênio.
- A atividade industrial é responsável pela poluição atmosférica apresentada na fotografia.
- A concentração do ar é maior nas camadas mais elevadas da atmosfera.
- Geralmente, o ar é mais poluído nas áreas rurais.
- Planisférios
- Mapas atuais
-
Primeiros mapas
( ) Feitos nas paredes de cavernas, em placas de argila ou de madeira, em peles de animais, entre outras superfícies.
( ) Representam toda a superfície terrestre.
( ) São elaborados com informações de fotografias aéreas e imagens produzidas por satélites artificiais.
- Associe os mapas às características de cada um.
51
- Observe o mapa a seguir.
- Pinte cada continente de uma cor no mapa abaixo. Depois, organize as legendas.
Legenda
( ) _____
( ) _____
( ) _____
( ) _____
( ) _____
( ) _____
-
As setas presentes no mapa indicam trechos da viagem que Catarina fez pelo mundo. Preencha o quadro abaixo identificando por quais continentes e oceanos ela passou em cada trecho.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Trechos
Continentes
Oceanos
1
_____
_____
2
_____
_____
3
_____
_____
4
_____
_____
5
_____
_____