52

Unidade 2. As paisagens da superfície terrestre

Imagem: Ilustração. Sobre uma base de cor marrom, com materiais escolares: estojo vermelho com lápis, canetas coloridas em marrom, azul, amarelo e cinza. À direita, outros materiais: uma régua vista parcialmente em cinza-claro, um clipe verde, uma borracha branca com suporte em verde e na ponta inferior, à direita, três lápis coloridos em verde, amarelo e laranja e um apontador em verde.  Ao centro, quatro fotos enumeradas de 1 a 4, cada uma com um pequenos post-it em amarelo com a legenda.   Fotografia 1. Vista do alto de local com oceano de água de cor azul com um navio branco e à esquerda, local com solo em bege-claro, árvores de folhas verdes e na ponta da direita, local com paredes de cor branca, com pontas na vertical. Ao fundo, à direita, outro navio menor indo para à esquerda. Em segundo plano, uma ponta com o formato oval, com cidade na ponta da direita, onde vê-se prédios de tamanhos diversos. No alto, céu em azul-claro sem nuvens.   Fotografia 2. Vista do alto de local com uma embarcação flutuando sobre a água de cor verde. Na embarcação, construção com o formato de um templo antigo de cor amarela, com telhados de cor marrom-claro em duas torres à esquerda e à direita. À frente do local, uma ponte em marrom dando acesso à uma escadaria, por onde há três pessoas. Entre a escada e a embarcação, à esquerda, dois barcos pequenos. Em segundo plano, montanhas. No alto, céu em azul-claro.   Fotografia 3. Vista geral de local com cidade com casas de paredes coloridas e à direita, árvore de folhas verdes. Em segundo plano, morro alto de cor cinza e partes em tons mais escuros. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas.   Fotografia 4. Vista geral de local com caminho ao centro de cor marrom-claro, com grama em verde-claro à esquerda e à direita. Em segundo plano, montanhas de cor marrom e à esquerda, com partes com neve. Acima, céu em azul-claro sem nuvens.   Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 1. Vista do alto de local com oceano de água de cor azul com um navio branco e à esquerda, local com solo em bege-claro, árvores de folhas verdes e na ponta da direita, local com paredes de cor branca, com pontas na vertical. Ao fundo, à direita, outro navio menor indo para à esquerda. Em segundo plano, uma ponta com o formato oval, com cidade na ponta da direita, onde vê-se prédios de tamanhos diversos. No alto, céu em azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na Austrália, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista do alto de local com uma embarcação flutuando sobre a água de cor verde. Na embarcação, construção com o formato de um templo antigo de cor amarela, com telhados de cor marrom-claro em duas torres à esquerda e à direita. À frente do local, uma ponte em marrom dando acesso à uma escadaria, por onde há três pessoas. Entre a escada e a embarcação, à esquerda, dois barcos pequenos. Em segundo plano, montanhas. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na China, em 2019. FIM DA LEGENDA.

53

Imagem: Fotografia 3. Vista geral de local com cidade com casas de paredes coloridas e à direita, árvore de folhas verdes. Em segundo plano, morro alto de cor cinza e partes em tons mais escuros. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na África do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 4. Vista geral de local com caminho ao centro de cor marrom-claro, com grama em verde-claro à esquerda e à direita. Em segundo plano, montanhas de cor marrom e à esquerda, com partes com neve. Acima, céu em azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no deserto do Atacama, no Chile, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Que diferenças você percebe entre as paisagens mostradas nas imagens?
  1. Liste os elementos formados pela natureza e os elementos construídos pelo ser humano.
  1. Esses elementos existem no lugar onde você vive?
  1. Se você fosse escolher um desses lugares para viver, qual seria? Por quê?

Fim do complemento.

54

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Fotografia mental

Na abertura da unidade, você observou algumas paisagens da superfície terrestre. Agora, você vai criar uma fotografia mental de uma paisagem.

Material

Imagem: Ilustração. Elementos do experimento: um pano branco com nó atrás; três lápis de cor: lilás, azul, laranja e três canetas coloridas: verde, rosa e amarelo e três folhas brancas.  Fim da imagem.

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Na sala de aula, forme dupla com um colega e decidam quem será o primeiro a ter os olhos vendados. Se for você, peça a ele que cubra os seus olhos com o pano.
Imagem: Ilustração. Local com paredes de cor laranja-claro, uma porta de cor marrom, por onde passa quatro crianças vestidas com o mesmo uniforme: camiseta branca com detalhes e calça em azul. Ao fundo, uma menina de pele negra, cabelos encaracolados castanhos de braços dados com um menino de pele clara, cabelos pretos, com lenço branco cobrindo os olhos. À frente deles, um menino de pele negra, cabelos encaracolados em castanho e menina de cabelos loiros com pano branco cobrindo nos olhos.  Fim da imagem.
  1. Em seguida, o colega deve conduzi-lo até o pátio da escola. Durante o trajeto, tenham cuidado ao caminhar.
  1. Ao chegar ao pátio, o colega deve posicioná-lo de frente para alguma paisagem e retirar o pano que cobre seus olhos. Nesse momento, você é a máquina fotográfica e o colega é o fotógrafo.
Imagem: Ilustração. As quatro crianças descritas anteriormente. À esquerda, menina de pele negra, cabelos castanhos atrás do menino de pele clara, cabelos pretos. À frente, menino de pele negra com cabelos castanhos e à frente, menina de cabelos loiros segurando na mão direita um pano branco. Ao fundo, muro de cor marrom-claro e em segundo plano, vegetação verde, árvores. No céu, azul-claro, sem nuvens e três pássaros pretos.  Fim da imagem.
  1. Você deve abrir os olhos e registrar mentalmente o que vê: o céu, as plantas, as construções e outros elementos que desejar.

55

  1. Depois, troque de posição com o colega; agora, ele será a máquina fotográfica. Você deve cobrir os olhos do colega com o pano e conduzi-lo até outro local do pátio da escola.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Finalizada a atividade, vocês devem voltar para a sala de aula e desenhar a paisagem que ficou registrada na memória de cada um.
  1. Com a ajuda do professor, exponham as fotografias mentais que vocês produziram e observem as que os colegas fizeram.
Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, as quatro crianças descritas anteriormente, cada uma de frente para uma carteira-escolar. À frente, à esquerda, a menina loira com lápis na mão esquerda, perto de um papel com vegetação e céu azul. À direita, o menino de pele negra, cabelos castanhos, com um lápis na mão esquerda sobre um papel com ilustração de uma árvore e céu azul-claro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Dentro de local com parede de cor verde, com mural em branco, contorno em cinza, com quatro desenhos colados nele. Da esquerda para à direita: uma árvore de folhas verdes e três pássaros; duas partes com vegetação à esquerda e à direita. Abaixo, à esquerda, vista parcial de árvore e três pássaros no céu em azul-claro. À direita, vegetação verde e céu em azul-claro. De frente para o mural, dois meninos vistos de costas: menino de pele clara e cabelos pretos e à direita, menino de pele negra, cabelos encaracolados castanhos. À direita, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com a mão esquerda para frente.  Fim da imagem.

Para responder

  1. Que elementos da paisagem aparecem na sua fotografia mental?

    _____

  1. Algum colega desenhou os mesmos elementos da paisagem que você? Se sim, que elementos?

    _____

56

Capítulo 1. A paisagem

Quando olhamos através de uma janela, por exemplo, podemos observar diferentes elementos, como moradias, uma praça ou um rio. Tudo aquilo que podemos ver e perceber ao nosso redor faz parte da paisagem .

Uma paisagem apresenta elementos da natureza e elementos construídos pelos seres humanos.

Os elementos da paisagem formados pela natureza são chamados elementos naturais . O mar, os rios, as montanhas e as florestas são alguns exemplos de elementos naturais.

Os elementos da paisagem construídos pelos seres humanos são chamados elementos culturais . As moradias, os prédios, as ruas, as estradas, as pontes e as plantações são alguns exemplos de elementos culturais.

  1. Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.

    culturais – rio – paisagem – naturais - ponte

    1. A _____ é tudo o que se vê e se percebe ao nosso redor.
  1. O _____ e a _____ são alguns exemplos de elementos da paisagem.
  1. Os elementos _____ são aqueles formados pela natureza.
  1. Os elementos _____ são aqueles construídos pelos seres humanos.
Imagem: Ilustração. Ao centro, ponte de cor cinza, com uma linha pontilhada em branco, com um carro à frente de cor amarela com vidros de cor azul. Em segundo plano, dois carros, um azul e um caminhão em vermelho, com parte do fundo em amarelo. Em segundo plano, parte estaiada com estrutura na vertical e hastes finas contornando. À esquerda e à direita, local com vegetação de cor verde-claro e partes em verde-escuro. Ao fundo, céu azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

57

Em algumas paisagens, predominam elementos naturais e por isso elas são chamadas de paisagens naturais .

Quando os elementos culturais predominam nas paisagens, elas são chamadas de paisagens culturais .

Imagem: Fotografia 1. Vista geral de local com água de cor verde com folhas verdes, por onde se reflete imagem de árvores com folhas de cor verde-escuro, com tronco fino e galhos para o alto, ramificados. Ao fundo, à esquerda e à direita, folhas verdes. No alto, céu em azul-claro, com poucas nuvens brancas na ponta da esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas paisagens naturais predominam os elementos naturais. Paisagem natural no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista geral de cidade composta por prédios de tamanhos diferentes, baixo, médio e altos. Ao centro, casas e construções baixas, com rodovia sobre ponta à esquerda por onde passam carros. Em segundo plano, oceano de cor azul e no alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nas paisagens culturais predominam os elementos construídos pelos seres humanos. Paisagem cultural no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Que diferenças você observa entre as paisagens mostradas nas imagens acima?

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Paisagens, de Roseana Murray, editora Lê.

    Um livro que apresenta diferentes paisagens por meio de poesia.

Fim do complemento.

58

  1. Complete o esquema com as expressões do quadro a seguir.

paisagem cultural - elementos naturais

elementos culturais - paisagem natural

Imagem: Esquema. Paisagem é formada por _____ que compõem a _____. Paisagem é formada por _____ que compõem a _____. Fim da imagem.
  1. Observe as imagens a seguir.
Imagem: Fotografia 1. À frente, local com pedras de cor cinza-escuro, com água de cor marrom, com ondas em tons de branco e marrom-claro. Em segundo, árvores de folhas verdes e morros. No alto, céu em azul com nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Uiramutã, no estado de Roraima, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista geral de cidade de prédios de tamanhos diferentes em branco, alguns em bege e outros em marrom. Ao fundo, ponte gigante de cor cinza com estruturas na vertical na base. Em segundo plano, local com vegetação em verde, prédios da cidade. Mais ao fundo, mar de água azul e no fundo, outra cidade com morros com partes em verde e prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em qual das imagens predominam elementos naturais?
  1. Em qual das imagens predominam elementos culturais?
    • Dê dois exemplos de elementos culturais que aparecem nessa imagem.

59

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Pesquise em revistas e jornais imagens de diferentes paisagens. Depois, recorte elementos naturais e elementos culturais de cada uma delas. Em seguida, crie uma paisagem, combinando os elementos que você recortou.

_____

  1. Que elementos naturais compõem a paisagem que você criou? E quais elementos culturais você utilizou nessa composição?
  1. Que elementos predominam nessa paisagem? De qual tipo é a paisagem?

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe no caderno a paisagem do lugar onde você vive. Depois, liste os elementos que existem nela, separando-os em naturais e culturais.
    • Que elementos predominam na imagem que você desenhou?

( ) Elementos naturais.

( ) Elementos culturais.

60

Vamos fazer

Planos da paisagem

Podemos analisar uma paisagem observando os planos presentes nela. Isso nos permite descrever com mais detalhes como ela é e o modo como os elementos estão organizados.

Observe a seguir os diferentes planos que podem compor uma paisagem.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com três planos diferentes, com linhas pontilhadas em branco. À frente, 1° plano de local com casas de paredes brancas, telhados marrons com formato triangular. À direita, vegetação e árvores de folhas verdes. Mais ao fundo, uma pequena igreja de paredes brancas com contornos em bege, duas torres na vertical e à direita, estabelecimento de paredes brancas, com detalhes em bege-claro, telhado marrom, com três torres. Em 2° plano, morros cobertos com vegetação de cor verde. Em 3° plano, morros em verde-escuro. No alto, horizonte: céu de cor azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Nessa atividade, você vai delimitar os planos de uma paisagem e descrever os elementos que aparecem nela.

Como fazer

  1. Observe a imagem de uma paisagem do município de Paraty na página abaixo.
  1. Em seguida, delimite o primeiro plano da paisagem. Esse plano deve ser o mais próximo do observador.
  1. Faça o mesmo para os outros planos, até chegar ao horizonte. Depois, compare os planos da paisagem que você delimitou com os planos delimitados por um colega.

61

Imagem: Fotografia. À frente, local com o mar à frente. Ao fundo, local com borda da praia com pequenos barcos à direita parados, casas de paredes brancas, com árvores de folhas verdes e à esquerda, um trator amarelo e à esquerdo, uma igreja de paredes brancas com uma torre à frente. Mais atrás, morro no alto com vegetação em verde. Três vezes mais ao fundo, outros morros vistos menos nítidos. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Para responder

  1. Quantos planos da paisagem você delimitou na imagem acima?

    _____

  1. Qual plano da paisagem apresenta mais elementos culturais?

    _____

  1. Que elementos culturais aparecem nesse plano?

    _____

  1. Existem elementos naturais nesse plano? Se sim, quais?

    _____

  1. Que planos da paisagem apresentam mais elementos naturais?

    _____

62

Capítulo 2. As paisagens são transformadas

As paisagens são transformadas constantemente. As transformações que ocorrem em uma paisagem são causadas pela própria natureza e pelo ser humano.

A natureza transforma a paisagem

As diferentes paisagens que encontramos na superfície terrestre resultam de processos naturais que ocorrem há milhões de anos. Esses processos acontecem de forma lenta; por isso, é difícil perceber as mudanças que eles provocam na paisagem.

Por exemplo, o desgaste das rochas é um processo relativamente lento, que pode ser causado pela ação do vento ou da água.

Imagem: Fotografia. Uma rocha marrom no alto, à esquerda, com o buraco arredondado ao centro. À direita, outra pequena rocha da mesma cor na vertical. No alto, céu azul e nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: A ação do vento pode causar o desgaste das rochas e transformar a paisagem. Vista da Toca do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, rocha de cor marrom molhada e à frente, oceano de cor verde, batendo sobre rocha, jorrando água com gotículas branco. No alto, azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: A água do mar, por meio das ondas, pode causar desgaste nas rochas e transformar a paisagem. Praia de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. 1. Pesquise em livros e sites exemplos de transformações da paisagem produzidas pela natureza. Selecione algumas imagens dessas transformações para apresentar para os colegas e o professor em sala de aula.

63

Algumas mudanças na paisagem produzidas pela natureza podem ocorrer de forma rápida. Em geral, elas são causadas por fenômenos naturais, como ventos, chuvas fortes e deslizamentos de terra. Nesse caso, a paisagem passa por grandes transformações em pouco tempo.

  1. Observe a sequência de imagens de uma paisagem ao longo do tempo. Depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Vista do alto de local com ruas e prédios e casas à esquerda. À direita, local som solo marrom, grande parte com vegetação e árvores de folhas em verde-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: A imagem 1 mostra a paisagem do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, em 2010. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista do mesmo local descrito anteriormente, com cidade à esquerda com casas e prédios e à direita, a parte com vegetação e árvores menores, com mais partes em solo em marrom-claro à direita. Fim da imagem.

LEGENDA: A imagem 2 mostra a paisagem do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, em 2011, após deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Vista do mesmo local descrito anteriormente, com cidade à esquerda, a parte de vegetação e árvores menor e menos verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: A imagem 3 mostra a paisagem do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quanto tempo passou entre as imagens 1 e 2? E entre as imagens 2 e 3?
  1. Como era a paisagem do município de Nova Friburgo em 2010?
  1. Ao comparar as imagens de 2010 e de 2011, o que é possível perceber sobre a paisagem? O que causou isso?
  1. Como estava a paisagem de Nova Friburgo em 2017?

64

O ser humano transforma a paisagem

Por meio do trabalho, o ser humano adapta o lugar onde vive ao seu modo de vida, isto é, às suas necessidades e aos seus interesses.

Ele transforma as paisagens derrubando as árvores, removendo os morros e canalizando os rios para cultivar alimentos, criar animais e construir moradias, lojas, fábricas, hospitais e ruas, por exemplo.

  1. Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração 1. Vista do alto de local com rio com água em azul-claro, fino, com parte ramificada à esquerda com partes à esquerda e à direita, com vegetação densa e árvores de folhas verdes. Em segundo plano, à esquerda e à direita, morros de cor cinza. No alto, céu azul-claro e nuvens brancos. Fim da imagem.

LEGENDA: Inicialmente, na paisagem predominam elementos naturais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. Vista do alto do mesmo local, com uma ponte à frente. À esquerda e à direita, casas de paredes brancas, telhado de cor marrom e cercado de cor branca com animais. Ao fundo, à esquerda, local com torre no alto de cor bege e outras casas de paredes brancas e telhado marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Depois, algumas árvores são derrubadas e construções são erguidas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. Vista do alto de local com rio em azul-claro ao centro, com ruas cinzas e uma ponte com carros, ônibus e poucas árvores de folhas verdes. À esquerda e à direita, prédios de tamanhos diferentes, rio em azul-claro ao centro. Mais ao fundo, outras ruas, prédios, carros passando e poucas árvores no acostamento. Em segundo plano, montanhas. No alto, céu em azul claro com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Por fim, na paisagem predominam elementos construídos pelos seres humanos. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual imagem representa uma paisagem natural?

( ) Imagem 1.

( ) Imagem 2.

( ) Imagem 3.

  1. Qual imagem representa uma paisagem cultural?

    ( ) Imagem 1.

    ( ) Imagem 2.

    ( ) Imagem 3.

  1. De acordo com as imagens, como os seres humanos transformaram a paisagem?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que os seres humanos promoveram essas transformações?

65

As transformações produzidas pelos seres humanos nas paisagens ao longo do tempo podem ser observadas em fotografias de diferentes épocas.

  1. Compare as paisagens e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia em tons de sépia. Vista do alto de praça, com árvores na ponta da esquerda e na ponta da direita. À direita, uma torre na vertical com um relógio redondo branco no alto. À esquerda, prédios antigos grandes, com telhado escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do Ferreira, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1935. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto da mesma praça descrita anteriormente, com árvores à esquerda e à direita, com muitas pessoas perto da árvore da esquerda sentadas e à direita, uma torre na vertical de cor marrom com um relógio redondo pequeno na parte superior. À esquerda, ao fundo, prédios de cor bege e casarões em tons de cinza claro e outros em azul. Em segundo plano, prédios modernos vistos parcialmente. No alto, céu azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praça do Ferreira, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. As imagens mostram o mesmo lugar? Como você sabe?

_____

  1. Que mudanças ocorreram na paisagem desse lugar com o passar do tempo?

    _____

  1. Quais elementos permaneceram na paisagem do lugar mostrado nas imagens?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há alguma construção antiga? Qual?
    • Essa construção tem a mesma função de quando foi construída?

66

Patrimônios naturais e culturais

Os elementos da paisagem com grande valor natural, histórico, arquitetônico ou artístico podem ser reconhecidos como bens do patrimônio de um povo ou um país. No Brasil, esse reconhecimento é feito por órgãos oficiais, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para que esses elementos sejam protegidos e preservados e não desapareçam com o passar do tempo.

Algumas áreas com importância ambiental ou com paisagens especiais podem ser registradas como patrimônio natural .

O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, foi declarado parte do patrimônio natural do Brasil em 1986 para que sua paisagem fosse preservada.

Esse parque é também uma Unidade de Conservação , que é uma área protegida das atividades humanas em razão da beleza do local e da diversidade de animais, plantas e de outros elementos naturais.

Embora seja uma área protegida, é possível visitar o Parque Nacional do Iguaçu para realizar atividades de lazer, de educação ambiental e de pesquisa científica.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com uma grande queda d’água à esquerda, com velocidade e força formando gotículas de cor branca. À frente, água entre pedras de cor marrom, algumas com vegetação de cor verde. À direita, ao fundo, morros e queda d’água. No alto, céu em azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Nacional do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é o objetivo de reconhecer elementos da paisagem como bens do patrimônio?

67

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Em dupla, pesquisem em livros e sites um patrimônio natural do Brasil e preencham a ficha a seguir.

Nome do patrimônio natural: _____

Onde se localiza: _____

Em que data se tornou patrimônio: _____

Órgão que o registrou como patrimônio: _____

  1. O que é uma Unidade de Conservação?

Alguns bens ou conjunto de bens que fazem parte da cultura brasileira podem ser reconhecidos como patrimônio cultural . Para isso, é preciso que esses bens tenham valor para a cultura e para a história de um ou mais grupos que formam a sociedade brasileira.

Por exemplo, festividades e danças podem ser registradas como bens do patrimônio cultural, assim como casas, igrejas, monumentos e outras construções que tenham valor para a memória da sociedade.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de rua de cor cinza com dançarinas à direita, vistas de costas, e à esquerda, músicos sentados tocando instrumentos. As mulheres são de pele negra, vestido branco e na cabeça, lenço colorido em verde, azul, rosa-claro. Ao centro, uma delas está dançando, fazendo passo com os braços abertos. Os músicos são de pele negra, usam camiseta de cor branca, chapéu bege sobre a cabeça. Em segundo plano, rua cinza e em outra calçada, casas antigas de parede de cor azul, branco e à direita, em azul-claro. No alto, céu em azul-claro, com vista parcial de árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: O samba de roda do Recôncavo Baiano é uma dança que foi registrada como patrimônio cultural em 2004. Cidade de Santo Amaro, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, calçada no alto descendo com casas de paredes coloridas em branco com partes em vermelho, azul-claro, amarelo, laranja e outras cores. Perto de algumas casas, cabos pretos no alto de energia. No alto, céu nublado com nuvens de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: O casario colorido no centro histórico de Olinda foi registrado como patrimônio cultural em 1982. Cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

68

  1. O que é preciso para que um bem seja registrado como patrimônio cultural brasileiro?
  1. Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.

Toque dos Sinos de Minas Gerais

O Toque dos Sinos em Minas Gerais, uma linguagem que muitos mineiros conhecem e que encanta os turistas, acaba de virar patrimônio nacional. O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de aprovar o pedido de registro dessa manifestação cultural. [...]

A proposta de registro como patrimônio imaterial para o Toque dos Sinos em Minas Gerais, tendo como referência São João del-Rei e as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes, começou a ser preparada em 2001, por iniciativa da comunidade de São João del-Rei.[...]

O toque dos sinos é elemento capaz de revelar a d iversidade sociocultural característica e presente nessas comunidades. Seus habitantes se reconhecem e se distinguem dos de outras cidades a partir do repertório desses toques e do som diferenciado de cada um daqueles bronzes , por exemplo.

Imagem: Ilustração. Vista do alto de uma torre de igreja de cor bege, com detalhes de cor amarela, com sino cinza dentro. No alto, uma cruz pequena. Em segundo plano, céu azul-claro, nuvens brancas e à direita, vista parcial de duas árvores com tronco fino na vertical e folhas verdes.  Fim da imagem.

FONTE: Iphan. Linguagem do Toque dos Sinos de Minas Gerais é registrada como patrimônio nacional. 3 dez. 2009. Disponível em: http://fdnc.io/fn8. Acesso em: 7 fev. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual patrimônio cultural é mencionado no texto?
  1. Quem tomou a iniciativa de propor o registro desse bem como patrimônio?
  1. Grife no texto o trecho que revela por que esse patrimônio foi registrado.

69

  1. A seguir, são apresentados três bens do patrimônio cultural brasileiro. Ligue cada descrição à imagem do bem que a representa.

Coluna 1.

No estado do Piauí, é produzida a Cajuína, uma bebida feita a partir do suco do fruto do caju. O modo de prepará-la foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2014.

As bonecas Karajá são feitas de barro e cinzas pelas mulheres indígenas do povo Karajá, que vivem às margens do rio Araguaia nos estados de Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins. O modo de fazer as bonecas é transmitido de mãe para filha e foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2012.

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é feito com fantoches , músicas e cenários coloridos que representam histórias e costumes populares da sociedade nordestina. Ele é tradicional nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2015.

Coluna 2.

Imagem: Fotografia. À frente, três bonecos de cor marrom, com cabelos escuros, roupas coloridas, com instrumentos musicais nas mãos: um tambor pequeno branco, outro tocando sanfona vermelha. Em segundo plano, casa de paredes em verde, forma triangular acima em azul-claro e telhado marrom. Texto: Mamolengo Riso do povo mestre Zédivina. Na janela da casa, outros quatro bonecos com braços compridos: um de pele negra, com chapéu bege e blusa em vermelho. Ao lado, um homem de pele clara, com blusa em cinza e preto; outro de pele morena, cabelos pretos e blusa de mangas compridas em marrom e à direita, rosto de pessoa vista parcialmente de pele negra, olhos brancos com íris preta e sobrancelhas brancas. Ao fundo, parede em preto.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Sobre uma prateleira, dezenas de garrafas transparentes, com líquido dentro de cor laranja, com etiqueta branca com foto de dois cajus e nome da bebida: Cajuina. Em cima, tampa da garra em vermelho. Na ponta esquerda, pequenas garrafas com produto dentro em laranja.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um boneco sentado, de pele clara, com pinturas no corpo em laranja, preta e sobre a cabeça, capacete de cor marrom-escuro. Ele está com as mãos sobre os joelhos.   Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Em grupo, pesquisem no site do Iphan uma manifestação cultural registrada como patrimônio do Brasil e escrevam um texto descrevendo os itens a seguir:

70

Vamos fazer

Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural

Os bens do patrimônio natural e cultural devem ser divulgados a toda a população para que sejam valorizados e preservados.

Uma maneira de fazer isso é atraindo turistas para conhecê-los por meio de folhetos de divulgação.

Agora, você vai fazer um folheto de divulgação dos bens do patrimônio natural e cultural do lugar onde você vive.

Imagem: Ilustração. Um folheto, papel dobrado com ilustrações de igrejas e outras e textos. Fim da imagem.

Material

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com dois colegas, pesquisem em livros, revistas, jornais ou sites alguns bens naturais ou culturais do lugar onde vocês vivem. Esses bens devem estar registrados como patrimônio do Brasil e ter interesse turístico.
  1. Escolham dois ou três bens do patrimônio e pesquisem algumas informações sobre eles, como:
    • o nome do bem natural ou cultural;
    • onde se localiza;
    • quando foi registrado;
    • por qual órgão foi registrado;
    • por que sua valorização e proteção são importantes.
Imagem: Ilustração. À frente, muro branco, com detalhes de cor marrom. À esquerda, árvore de tronco fino pequeno com folhas verdes. Uma igreja de paredes de cor branca com detalhes de cor amarela, com duas janelas compridas na vertical e no alto, à esquerda e à direita, duas torres com pequenos relógios redondos, mais acima, um sino. Na parte superior, haste pequena de cor pequena. Ao centro, uma cruz pequena. Em segundo plano, céu azul com nuvens brancas e na ponta da direita, com vista parcial de folhas verdes.   Ilustração. À esquerda, um estabelecimento de teto arredondado médio e alto e paredes de cor azul-claro, azul-escuro e parte em branco. Ao redor, grama de cor verde com plantas com pétalas em vermelho. Ao fundo, à esquerda, estrutura na vertical marrom e parte pequena na horizontal. Ao redor, árvores verdes. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

71

  1. Na folha de papel sulfite, desenhem os bens escolhidos e escrevam um texto referente a cada um com base nas informações pesquisadas. Esses textos informativos devem ser curtos e claros e ficar próximos à imagem correspondente.
  1. Se possível, façam cópias do folheto produzido para distribuir entre os colegas da turma, na escola ou no bairro.
  1. 5. Vocês também podem publicar o folheto nas redes sociais com a ajuda do professor ou de um familiar.

Para responder

  1. Por que é importante divulgar informações sobre bens do patrimônio brasileiro para toda a população?
    1. _____
  1. Quais bens do patrimônio brasileiro seu grupo selecionou para compor o folheto? Algum deles fica próximo à sua moradia? Qual?

    _____

  1. Entre os bens do patrimônio selecionados, quais são bens naturais e quais são bens culturais?

72

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir apresenta uma sequência de acontecimentos referentes à história da casa em que o escritor cearense José de Alencar viveu.

Casa de José de Alencar

José de Alencar foi um importante escritor brasileiro, autor de livros como Iracema e O guarani .

A casa em que José de Alencar viveu durante a infância está localizada no Sítio Alagadiço Novo, no atual município de Fortaleza, no estado do Ceará.

O sítio foi comprado por José Martiniano de Alencar, pai do escritor, em 1825 , e a casa foi construída no ano seguinte .

Ele morou na casa até os 9 anos de idade, quando a família se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, em 1838 .

Em 1964 , a casa foi reconhecida como patrimônio cultural.

Atualmente , ela abriga exemplares das obras de José de Alencar e é aberta à visitação de pessoas que queiram conhecer a vida e a obra do escritor.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Visto do busto para cima, corpo virado para à direita, de pele clara, cabelos e sobrancelhas escuros, barba grande grisalha e nariz pequeno e fino. Ele usa camisa por dentro clara, gravata pequena e terno escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Retrato de José de Alencar, em 1889. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma casa de paredes brancas, janelas pequenas, portas finas na vertical, com telhado de cor marrom. Ao redor, solo em marrom-claro e grama. Em segundo plano, árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de José de Alencar no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Analise

  1. Quais expressões foram utilizadas no texto para marcar a sequência dos acontecimentos?

    _____

73

Organize

  1. 2. Complete a linha do tempo sobre a história da casa de José de Alencar.
Imagem: Ilustração. Uma linha do tempo com uma flecha de cor amarela da esquerda para à direita: 1825, _____, 1964, Atualmente.  Fim da imagem.

Escreva

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Escreva um texto para contar a história da casa onde você mora. Para isso, responda às questões a seguir. Se não tiver as informações necessárias, peça ajuda a um familiar.
    • Há quanto tempo sua família mora nessa casa?
    • Você mora nessa casa desde que nasceu? Se sim, como ela era na época do seu nascimento? Se não, como ela era quando você passou a viver nela?
    • A casa passou por reformas? Quando? O que mudou?
    • Como ela é atualmente?
    • Lembre-se de usar expressões para marcar a sequência dos acontecimentos em seu texto. Por exemplo: naquele momento, algum tempo depois, atualmente.

74

Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes

As pessoas transformam o lugar onde vivem, e o resultado pode ser visto na paisagem. Desse modo, ao observar os elementos naturais e culturais de diferentes paisagens, é possível compreender alguns aspectos do modo de vida das pessoas.

O modo de vida caiçara

Os caiçaras são pessoas que vivem em comunidades de pescadores tradicionais situadas em áreas litorâneas dos estados de São Paulo e Paraná e do sul do estado do Rio de Janeiro.

Imagem: Fotografia. Vista geral do alto de local com mar escuro à esquerda e à direita, com duas embarcações, local com solo de cor bege-claro, árvores de folhas verdes, casas e construções baixas. Em segundo plano, densa vegetação e em segundo plano, mais territórios com outras vegetações. No alto, céu com nuvens esparsas em cinza-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Comunidade tradicional caiçara na Ilha das Peças, na Baía de Guaraqueçaba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde vivem os caiçaras?

_____

  1. Observe os animais a seguir e marque aqueles que vivem no mar.
Imagem: Fotografia. Um animal no fundo do mar de cor preta, na ponta à direita, parte em verde. À frente, animal nadando de tamanho médio, corpo na horizontal em azul-claro, com cinco partes compridas similares à tentáculos e um par de antenas sobre a cabeça. Texto: Comprimento: 15 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 15 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre solo marrom-claro arenoso, um lagarto pequeno de cor cinza, com partes em amarelo na cabeça e na cauda comprida. Ele está em pé sobre quatro patas, com o corpo para à direita. Texto: Comprimento: 20 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 20 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um peixe nadando no oceano azul de tamanho médio, para à esquerda com o dorso e cauda de cor amarela, com parte inferior em cinza-claro. Texto: Comprimento: 30 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 30 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um pássaro sobre um galho marrom, com o corpo para à direita, com penas em marrom no dorso, parte em laranja abaixo no corpo e patas finas. Em segundo plano, desfocado, folhas verdes.  Texto: Comprimento: 25 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 25 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma concha arredondada de cor bege-claro, com partes pequenas em marrom-escuro sobre solo arenoso bege. Texto: Comprimento: 10 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 10 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma água viva de cor branca, no mar de água verde. Ela tem a parte superior arredondada e parte inferior fina na vertical. Texto: Comprimento: 40 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 40 cm. FIM DA LEGENDA.

75

Por viverem próximas ao mar, a principal atividade das comunidades caiçaras é a pesca. A pesca fornece alimentos para as famílias caiçaras e gera renda por meio da venda dos pescados. Assim, a alimentação e a culinária dessas comunidades incluem diversos animais extraídos do mar, como peixes, camarões e ostras.

Imagem: Fotografia. Um homem sobre uma canoa de cor marrom, segurando nas mãos uma rede de cor marrom-escuro sobre o mar de cor escura. Ele tem pele morena, cabelos pretos, camiseta amarela com macacão em azul. Em segundo plano, rochas de cor cinza, com vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a principal atividade desenvolvida pelas comunidades caiçaras?

_____

  1. Leia o texto e responda às questões.

    No litoral do Brasil, existem ambientes chamados manguezais . Os caranguejos são animais muito comuns nesses ambientes.

    Os catadores de caranguejo capturam esses animais para a própria alimentação e a dos familiares e para vendê-los.

    Para garantir a reprodução e preservação desses animais, os catadores de caranguejo tomam o cuidado de não capturar fêmeas com ovos.

Imagem: Fotografia. Um homem de pele morena, cabelos pretos, sem camiseta, com bermuda cinza, agachado com joelhos sobre solo marrom. Ele está com a mão esquerda dentro do solo. Sobre o corpo dele, manchas em cinza e ao redor dele, raízes de árvore compridas em marrom, com parte arredondadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Catador de caranguejo no município de Soure, na Ilha do Marajó, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é a finalidade da captura de caranguejos nos manguezais?
  1. Que cuidado os catadores tomam ao capturar os caranguejos? Por que eles fazem isso?

76

O modo de vida ribeirinho

As pessoas que vivem em comunidades localizadas próximas às margens dos rios são conhecidas como ribeirinhas .

Uma das atividades desenvolvidas pelos ribeirinhos é a pesca. Essa atividade é fonte de alimentação e de renda, obtida por meio da venda dos produtos da pesca.

Para essas comunidades, os rios servem como via de transporte e locais de lazer. Nos rios, os ribeirinhos utilizam barcos e outros tipos de embarcação para o deslocamento de pessoas e de mercadorias.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio escuro à esquerda, com três canoas pequenas, duas de cor marrom e azul de frente para uma casa. Ela tem paredes de cor bege, telhado triangular em cinza e ao centro, porta por onde sai escada de cor marrom. Ao fundo, solo em marrom-claro, galpão ao centro cinza e casas ao fundo, com árvores de folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Comunidade ribeirinha à margem do rio Negro, no município de Novo Airão, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre uma canoa de cor marrom, com três meninas. À esquerda, menina de pele morena-claro, cabelos escuros presos atrás, com blusa clara, bermuda azul, com a mão esquerda perto de rio, olhando para frente. Ao centro, menina menor de pele morena, cabelos pretos presos para trás, blusa de mangas curtas em rosa e branco, com a mão direita perto da boca. Na ponta da direita, menina de pele morena, maior que a outras duas, cabelos pretos, com blusa de mangas branca, calça azul, segurando nas mãos, segurando remo marrom. Em segundo plano, árvore de folhas verdes no rio e local com grama verde. Mais ao fundo, casas perto do rio. No alto, céu nublado com nuvens cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Meninas ribeirinhas em canoa no rio Solimões, no município de Uarini, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é uma comunidade ribeirinha?

_____

  1. Qual é a importância do rio para as comunidades ribeirinhas?

    _____

  1. Marque as principais características das comunidades ribeirinhas.

    ( ) Moram próximas ao mar.

    ( ) Utilizam o rio para lazer e diversão.

    ( ) A pesca é uma das principais atividades desenvolvidas.

    ( ) Têm uma culinária que inclui animais extraídos do mar.

    ( ) Utilizam barcos para o transporte.

77

Além da pesca, algumas comunidades ribeirinhas que vivem próximo ao rio Amazonas praticam outras atividades, como o plantio de milho e de mandioca e a extração de malva, uma planta comum nas margens dos rios.

A malva possui uma fibra que é utilizada como matéria-prima para produzir tecidos e estofados.

Imagem: Fotografia. Em um local de paredes claras e telhado bege, uma mulher de pele morena, cabelos pretos curtos, com faixa em marrom sobre os cabelos, usando máscara no rosto em azul-claro, com camiseta vermelha, blusa por dentro em preto, na cintura, parte com tecido em branco e calça em azul-marinho. Ela está de frente para local com fibras de cor bege-claro. Ao fundo, montes de fibras de cor bege-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Produção de fibra de malva em cooperativa no município de Manacapuru, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia o texto sobre uma comunidade ribeirinha que vive na Amazônia. Depois, responda às questões.

Os ribeirinhos e o conhecimento da natureza

A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.

Imagem: Ilustração. Um homem sentado em uma canoa sobre água em azul-claro, de cor marrom-claro, com o corpo para à direita, de pele clara, cabelos castanhos com boné e camiseta branca, com colete de cor laranja. Ele segura nas mãos, remos marrons. Na água, um peixe de cor laranja-clara, com olhos pretos, pulando da esquerda para à direita. Ao fundo, vegetação em verde, marrom e partes em rosa-escura. À direita, árvore de troncos marrons, folhas verdes, com uma corda na horizontal. No alto, céu azul-claro, nuvem branca, com o pássaro de penas verdes e bico laranja, sobrevoando para à esquerda.  Fim da imagem.

FONTE: Júlia Morim. Ribeirinhos. Pesquisa escolar. Disponível em: http://fdnc.io/fnb. Acesso em: 8 fev. 2021.

  1. Quais conhecimentos dos ribeirinhos sobre a natureza são mencionados no texto? Sublinhe-os no texto.
  1. Como os conhecimentos dos ribeirinhos são transmitidos de geração em geração?

    _____

78

O modo de vida sertanejo

As pessoas que vivem no sertão são chamadas sertanejas . O sertão é uma área em que as temperaturas são altas e chove pouco; por isso, na vegetação, predominam cactos e outras plantas que sobrevivem em ambientes com pouca água.

Muitos sertanejos que se dedicam à pecuária são chamados de vaqueiros e costumam usar roupas especiais feitas de couro. Elas os protegem dos espinhos das plantas, dos raios do Sol e de ataques de animais, como cobras.

Imagem: Fotografia. Local com solo marrom-claro, vegetação em verde e ao fundo, casa com paredes de cor branca, telhado marrom, com porta azul e janelas pequenas. À esquerda, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia sertaneja no município de Ituaçu, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as duas imagens que mostram vaqueiros. Depois, responda às questões.
Imagem: Pintura. Um homem em pé, segurando uma vara de madeira na vertical na mão esquerda da mão, de pele morena, com chapéu e terno em marrom, olhando para o lado. Ao fundo, local com vegetação e folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sertanejo ou vaqueiro do sertão de Pernambuco, aquarela a lápis, de Charles Landseer, de cerca de 1830. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem sobre cavalo branco, cavalgando para a esquerda. Ele usa chapéu, roupa de mangas compridas, calça em marrom. Em segundo plano, árvores de galhos secos, a maioria sem folhas. No alto, céu azul-claro com poucas nuvens brancas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vaqueiro vestindo roupas feitas de couro no município de Serrita, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a data de cada imagem?

_____

  1. As vestimentas dos vaqueiros das duas imagens são semelhantes ou diferentes?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Considerando as datas das imagens, o que isso indica?

79

O modo de vida dos sertanejos é orientado pelas chuvas. Além da pecuária, eles também se dedicam à agricultura e, quando chove pouco, o cultivo agrícola é prejudicado, podendo haver falta de alimentos.

Quando o período de seca é prolongado, muitos sertanejos acabam deixando o lugar onde vivem em busca de melhores condições de vida em outros locais.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia o trecho de um poema e, depois, responda às questões.

    Coisas do meu sertão

Imagem: Ilustração. À esquerda, um burro de cor cinza filhote, com crista de cor preta, orelhas grandes. À direita, solo bege-claro com vegetação rasteira em verde. Na ponta da direita, mais solo do mesmo tipo, alguns cactos de cor verde e ao fundo, um homem caminhando para à direita. Ele tem pele clara, chapéu marrom sobre a cabeça, com blusa de mangas compridas em vermelho, calça azul, carregando uma trouxa amarela pendurada em haste na horizontal, olhando para à esquerda. No alto, nuvens laranjas à esquerda, dois pássaros de penas marrons sobrevoando para à direita e na ponta, um sol redondo de cor amarela, com partes em marrom. Do Burrinho até o sol, notas musicais contornando na vertical e no alto na horizontal de cor laranja e marrom.  Fim da imagem.

Quando uma seca inclemente

Assola o nosso Nordeste

Dexando a mata e o agreste

Tudo triste e deferente,

Que viaja a pobre gente

Pra São Paulo e Maranhão,

Dexando o caro torrão

Onde contente vivia

Trabaiando todo dia,

É coisa do meu sertão.

[...]

FONTE: Patativa do Assaré. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 70-71.

  1. De acordo com o poema, como fica a paisagem da mata e do agreste no período de seca?

    _____

  1. A quem se refere a expressão “pobre gente”?

    _____

  1. De acordo com o poema, o que alguns sertanejos fazem quando ocorre um período de seca prolongado?

    _____

  1. Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre a linguagem que o autor utiliza nesse poema.

80

O modo de vida indígena

Os povos indígenas foram os primeiros habitantes das terras que hoje formam o Brasil. Atualmente, existem mais de duzentos povos indígenas em nosso país, vivendo em aldeias ou nas cidades.

Cada povo indígena tem músicas, danças, língua e costumes próprios. No entanto, entre os povos que preservam o modo de vida tradicional, algumas características são comuns, como o fato de retirarem da natureza apenas o que precisam para sobreviver.

Imagem: Fotografia. Moradia em construção com hastes na vertical e outras mais finas acima, formando telhado. No solo marrom, amontoados de palhas amarradas e no alto, no telhado, três pessoas trabalhando, um homem de blusa com mangas compridas e touca sobre a cabeça, outro homem colocando as palhas de pele morena, cabelos pretos com blusa de mangas compridas em bege. Mais à direita, outro homem de pele morena e cabelos pretos, com blusa bege, segurando palhas grandes nas mãos. Em segundo plano, vista parcial do alto de árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: As moradias de alguns povos indígenas que preservam o modo de vida tradicional são construídas com madeira, palha e folhas de plantas encontradas na natureza. Moradia indígena no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe no mapa onde vivem alguns povos indígenas no Brasil e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. Povos indígenas no Brasil. Rosa dos ventos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala de 0 – 450 km  Roraima: Macuxi, Wapichaná, Yanomami  Amazonas: Yanomami, Baniwa, Kokama, Baré, Sateré Mawé, Ticuna, Munduruku. Pará: Guarani, Munduruku, Kayapó. Acre: Kaxinawá. Rondônia: Apurinã. Mato Grosso: Apurinã, Terena, Xavante, Kayapó. Mato Grosso do Sul: Terena. Tocantins: Guarani. Maranhão: Guajajara. Ceará: Potiguara, Tapeba. Rio grande norte: Potiguara. Paraiba: Potiguara. Pernambuco: Pankararu. Bahia: Pataxo, Atilkum. Distrito Federal: Karajá. Minas Gerais: Xakriabá, Pataxó. Espírito Santo: Guarani. Rio de Janeiro: Guarani.  São Paulo: Guarani, Terena, Kaingang. Paraná: Guarani, Kaingang. Santa Catarina: Guarani. Rio Grande do Sul: Kaingang.  A costa brasileira, à direita, para o Oceano Atlântico.   Fim da imagem.

Fonte: Instituto Socioambiental (ISA). Povos indígenas do Brasil. São Paulo: ISA. Disponível em: http://fdnc.io/5V6. Acesso em: 8 fev. 2021.

Observação: *. No mapa, a palavra “Guarani” se refere aos povos indígenas Guarani Kaiowá, Guarani Mbya e Guarani Ñandeva. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em qual estado brasileiro estão indicados mais nomes de povos indígenas?
  1. No estado em que você vive há povos indígenas? Quais?

81

Os diferentes povos indígenas têm hábitos alimentares próprios, mas a mandioca e o milho são a base da alimentação da maioria deles.

Também é comum o consumo de raízes, caules, folhas e frutos de plantas, além de peixes e carnes de caças.

Imagem: Fotografia. Dezenas de mulheres sentadas de frente para mandiocas em solo marrom, em local aberto. À frente, uma mulher vista de costas, sentada, de pele morena, cabelos pretos lisos, vestida com roupa de cor amarela. À esquerda, uma panela grande cinza com mandiocas descascadas dentro de cor bege-clara. À direita, uma mulher vista parcialmente de vestido de cor rosa-escuro e partes em bege. Mais ao fundo, mulher de blusa de mangas finas em rosa-claro. Mais atrás, uma sentada sobre cadeira de blusa azul de alça fina e outras sentadas no chão de frente para mandiocas. Em segundo plano, vista parcial de árvores com troncos marrons.  Fim da imagem.

LEGENDA: Com a mandioca, os povos indígenas preparam polvilho. Indígenas Waurá, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. 12. A mandioca é utilizada na produção de muitos alimentos que consumimos no dia a dia. Assinale quais desses alimentos feitos a partir da mandioca você conhece.

( ) Beiju.

( ) Tapioca.

( ) Bolo de mandioca.

( ) Biscoito de polvilho.

( ) Pão de queijo.

( ) Farinha de mandioca.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Outro costume dos povos indígenas que conservam o modo de vida tradicional é pintar o corpo com tintas feitas de algumas partes das plantas, como as sementes de urucum e os frutos do jenipapo.

Essas pinturas caracterizam cada povo indígena e também são usadas para proteger a pele dos raios solares e afastar insetos.

Imagem: Fotografia. À esquerda, vista parcialmente de um indígena de pele morena, cabelos pretos lisos, com plumas de cor amarela no braço, com os dedos com tinta vermelha passando nas costas de um indígena visto de costas. Há pintura em preto na vertical, com contorno e bolinhas em vermelho, na parte esquerda da costa. Ele tem pela morena, cabelos pretos lisos, panos brancos nos ombros. Ao fundo, desfocado, hastes de madeira e paredes com palhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas Waurá fazendo pintura corporal, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e pesquisem alguns costumes de um povo indígena que preserva o modo de vida tradicional. Depois, conte aos colegas e ao professor qual povo indígena vocês pesquisaram, onde esse povo vive e quais são os costumes deles.

82

Os povos indígenas que vivem em aldeias tradicionais utilizam diversos materiais retirados da natureza para produzir objetos usados no dia a dia. Eles fazem potes de barro; redes de fibras de algodão; cestos de palha; cocares, brincos e colares de sementes e de penas; além de instrumentos musicais de bambu e sementes, por exemplo.

Imagem: Fotografia. Da esquerda para à direita, instrumentos musicais de cor bege: quatro flautas, uma grande e outras menores. Mais à direita, três esferas em marrom. À direita, uma flauta com tubos pequenos, médios e maiores. Na ponta da direita, uma flauta com três tubos de tamanhos diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Instrumentos musicais indígenas feitos de bambu e sementes. FIM DA LEGENDA.

  1. Grife no texto acima os materiais retirados da natureza com os quais os povos indígenas produzem objetos usados no dia a dia.

Os povos indígenas utilizam alguns instrumentos musicais, como as flautas e os chocalhos, para executar músicas. As flautas são instrumentos de sopro e os chocalhos são instrumentos de percussão .

Alguns povos indígenas acreditam que a música é um meio de se comunicar com as divindades e com os antepassados. Eles também utilizam a música e a dança para agradecer à natureza por fornecer as condições necessárias para sua sobrevivência.

Imagem: Fotografia. Uma menina vista da cintura para cima, de cabelos lisos pretos, roupa de cor laranja com estampa em losango de cor verde-escuro. Na mão esquerda, ela segura um maracá, instrumento com a parte de cima arredondada, com listras em marrom e bege e haste fina na parte inferior em marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criança indígena Saterê-Mawé segurando maracá decorado feito de cuia, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a importância da música para os povos indígenas?

_____

83

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia o texto sobre a utilização do chocalho pelos indígenas. Depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda e à direita, maracá, instrumento descrito anteriormente, com plumas na parte superior coloridas. Na parte superior e inferior, pulseiras com miçangas de cor laranja, branca e marrom.  Fim da imagem.

Pode ser feito de cabaça recheada de sementes, paus, ossos, pedrinhas... Pode ser amarrado ou preso ao corpo [...]. Os movimentos do corpo fazem-no soar. Quando está separado do corpo, o tocador o faz soar com as mãos. Nesse caso ele possui um cabo.

FONTE: Daniel Munduruku. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000. p. 58.

  1. Que materiais os indígenas usam para fazer o chocalho?

    _____

  1. Quais são as duas maneiras de usar o chocalho?

    _____

Os diferentes povos indígenas produzem sons com flautas e chocalhos. Mas o que é o som?

O som é uma onda que se espalha pelo ar e é produzido pela vibração de um material. Por exemplo, quando batemos em um tambor, a vibração dele produz ondas sonoras.

Percebemos os diferentes sons do ambiente por meio das orelhas, onde estão os órgãos da audição . Isso acontece porque as ondas sonoras fazem vibrar uma membrana que existe dentro da orelha. Por meio da audição percebemos o som, identificamos de onde ele vem e distinguimos o som grave do som agudo e o som fraco do som intenso.

Imagem: Ilustração. Um indígena sentado de frente para um tambor de cor marrom, com a parte superior de tecido de cor bege-claro. Ele tem cabelos em castanho-escuro, com pinturas em marrom no corpo, no rosto, nos braços e no tornozelo, batendo com as mãos no tambor. Ao fundo, vegetação de cor verde rasteira e no alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.
  1. Como os sons são produzidos?

_____

  1. Como percebemos os sons ao nosso redor?

    _____

84

Vamos fazer

Chocalhos e sons

O chocalho é um instrumento musical muito utilizado pelos povos indígenas. Alguns povos indígenas, como o Munduruku, o Karajá e o Terena, utilizam o chocalho em festas.

Nesta atividade, você vai construir chocalhos, como os dos povos indígenas, mas usando outros materiais.

Imagem: Ilustração. Um chocalho de cor marrom com a parte inferior com haste e na parte superior, forma arredondada com pequena ponta fina, com pinturas em preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Chocalho feito pelo povo Mehinaku, que vive no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.

Material

Imagem: Ilustração. Uma mesa com base de cor cinza e parte superior de cor marrom na horizontal. Elementos do experimento: Duas folhas coloridas em amarelo e azul, uma fita branca redonda, dezenas de pedrinhas e cinza, preto e marrom, quatro lápis de cor coloridos em vermelho, verde, amarelo e roxo, uma tesoura azul, uma lata de alumínio de cor cinza e pequeno papel de cor lilás.  Fim da imagem.

Como fazer

  1. Coloque algumas sementes, grãos e pedrinhas na lata de alumínio.
  1. Balance um pouco a lata e escute o som produzido.
  1. Se desejar, acrescente mais algumas sementes, grãos e pedrinhas para variar o som produzido. Balance mais uma vez a lata e escute novamente o som.
Imagem: Ilustração. Duas crianças sentadas de frente para carteira escolares. Uma menina ruiva de franja, com faixa sobre o cabelo de cor verde e sobre a carteira, latinha de cor cinza e à frente, pedrinhas. Mais à direita, menino de pele negra, cabelos de cor castanhas, com latinha na mão esquerda. Perto dele, pedrinhas.  Fim da imagem.

85

  1. Depois, feche a lata de alumínio com a fita adesiva e decore-a com os papéis coloridos e as canetinhas. Seu chocalho de lata está pronto.
  1. Agora, coloque sementes, grãos e pedrinhas na garrafa de plástico. Balance e escute os sons, acrescentando ou retirando algumas sementes, grãos e pedrinhas, conforme desejar.
  1. Coloque a tampa e feche a garrafa. Decore-a como preferir.
  1. Pronto! Agora é só movimentar os chocalhos que você fez e produzir sons.
Imagem: Ilustração. De frente para uma carteira escolar, menina de pele negra, cabelos encaracolados de cor marrom, com faixa de cor lilás, sentada. Ela está com garrafa com muitas pedrinhas dentro, balançando na mão esquerda perto de ouvidos e mão direita para cima.  Fim da imagem.

Para responder

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Compare o chocalho dos povos indígenas com os chocalhos que você fez nessa atividade.
    • Qual deles tem mais materiais encontrados na natureza? Explique.
  1. Compare o som do seu chocalho com o som dos chocalhos dos colegas.
    • Os sons são diferentes? Por quê?
  1. Complete o texto com as palavras do quadro.

    instrumento – som – membrana – orelha - vibração

    Ao balançar o chocalho, um _____ é produzido. O chocalho é um _____ musical que produz som por meio da _____ das sementes, dos grãos ou das pedrinhas dentro do recipiente.

O som faz a _____ que existe dentro da _____ vibrar, por isso conseguimos percebê-lo.

86

O modo de vida quilombola

Há cerca de 400 anos, milhares de africanos foram trazidos à força da África às terras que se tornariam o Brasil para trabalhar como escravos, principalmente na agricultura.

Essas pessoas resistiram de diversas maneiras à escravização; uma dessas maneiras foi a fuga. Algumas fugas feitas em grupos deram origem a povoados conhecidos como quilombos . Neles, os quilombolas praticavam a agricultura e produziam os utensílios e os objetos de que precisavam para sobreviver.

Observe a seguir a planta de um quilombo. A legenda descreve alguns elementos desse local.

Imagem: Ilustração. Papel de cor bege-claro, com forma arredondada ao centro, com contorno de cor marrom-escuro. Ao centro, formas pequenas em formato de casinhas com os pontos: 1, 3, 6, 7, 8, 10. Ao redor, local com linhas finas pretas entrelaçadas entre si: 4, 5. Perto da outra camada externa, em marrom-escuro: 9. Na ponta superior, à esquerda, uma estrela com quatro pontas. Na parte inferior, legenda com letras pretas ilegíveis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planta de autoria desconhecida do quilombo de São Gonçalo, que foi organizado nos anos 1700 e estava localizado no atual estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.

Legenda:

  1. Casa de ferreiro, onde se produziam ferramentas e armas.
  1. Buracos para a fuga.
  1. Horta.
  1. Entrada com alçapões (abertura disfarçada no nível do piso) para fuga.
  1. Trincheira: buraco circular cheio de espetos para impedir a entrada de invasores.
  1. Caminho entre casas.
  1. Casa de pilões, onde se preparavam os alimentos.
  1. Saída com barreiras que facilitava a fuga.
  1. Mata que escondia e protegia o quilombo.
  1. Casa de tear, onde se produziam roupas e outros tecidos.

87

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega, observem a planta do quilombo de São Gonçalo e leiam a legenda. Depois, respondam às questões no caderno.
  1. Qual era a função da maior parte das estruturas do quilombo?
  1. Quais estruturas serviam para produzir itens para a sobrevivência dos quilombolas?
  1. Em sua opinião, por que havia tanta preocupação com a segurança do quilombo?

Em 1888, os escravizados se tornaram livres no Brasil, e muitos deles passaram a viver nos quilombos porque ficaram sem moradia e não tiveram apoio da sociedade para sobreviver.

Muitos quilombos deram origem a comunidades que abrigam os descendentes de escravizados e estão localizadas em vários lugares no Brasil. Essas comunidades mantêm alguns costumes dos antepassados africanos, como a culinária, o artesanato e as danças.

Imagem: Fotografia. À frente, um homem à esquerda de pele negra, com chapéu sobre a cabeça de cor bege, com camiseta de cor branca, com folhas verdes, parte inferior calça em azul. Sobre ele, pendurado, um tambor redondo pequeno de cor bege e parte em preto. À direita, uma mulher de pele negra, com lenço branco sobre a cabeça, com blusa branca com babado de cor branca, na parte inferior, borda em rosa. Na parte inferior, saia colorida em amarelo com estampas. Ao fundo, local com outras mulheres como mesmo tipo de roupa e homens. No alto, pendurado, bandeirinhas em amarelo, e vermelho e céu noturno preto, com luzes amarelas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O tambor de crioula é uma dança de origem africana preservada em algumas comunidades quilombolas do Brasil. Cidade de São Luis, no estado do Maranhão, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Pesquise em livros ou em sites se existem comunidades quilombolas próximas ao lugar onde você vive. Siga o roteiro de perguntas a seguir e registre as informações no caderno.

88

O mundo que queremos

Viva a diversidade!

Você já reparou que é mais fácil gostar daquilo que conhecemos: comidas, brincadeiras, ritmos musicais, entre outras coisas?

Com as pessoas também é assim: é mais fácil gostar de quem está próximo de nós e gosta das mesmas coisas que a gente.

Mas conhecer novas pessoas com diferentes modos de viver, de pensar e de agir permite que vejamos o mundo de novas maneiras. E isso enriquece nossas experiências!

Para conviver bem com todas as pessoas, é necessário valorizar e respeitar as diversas maneiras de ser e de viver.

Temos o direito de ser quem somos, e as outras pessoas também. Portanto, o respeito deve vir dos dois lados: do nosso e do das outras pessoas.

Imagem: Ilustração. Local com grama verde com crianças e animais. À frente, à esquerda, um banco de cor branca, com um menino loiro de olhos azuis, com regata de cor azul-escuro, bermuda verde e sapatos em vermelho e branco, batendo as mãos sobre um tambor de cor bege, com parte inferior em verde-escuro. À direita, menina de pele negra, cabelos castanhos em chuquinha, com blusa de mangas curtas em roxo, bermuda azul e sapatos marrons, tocando flauta branca. Sobre o banco, pássaro de penas pretas e asas em marrom, com bico pequeno laranja para à esquerda. Ao lado, à direita, menino em pé, de pele clara, cabelos pretos lisos com franja, com camiseta de cor marrom-escuro e partes em bege, com calça azul e sapatos em vermelho e branco, com a mão esquerda sobre o peito, com a cabeça para à esquerda. Mais atrás, à direita menino sentado, encostado sobre tronco marrom de folhas verdes de pele negra, cabelos pretos, com par de óculos em azul, camiseta em azul e preto, com bermuda em vermelho, com par de chinelos azul, segurando nas mãos, um livro de capa em azul-claro e branco.  Em segundo plano, à esquerda, menino segurando um gato preto no braço esquerda, de frente para menina. Ele tem pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas em branco com bolinhas brancas, com bermuda cinza e sapatos em vermelho e branco, com a mão direita para frente. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos presos para trás, com blusa de cor marrom, calça com listras em amarelo e preto e sapatos vermelhos. Ela está com os braços para trás das costas, e perto dela, um cachorro menor de cor branca e marrom com coleira azul.  Mais ao fundo, um menino loiro de cabelos azuis, com blusa de mangas curtas em marrom-claro e marrom-escuro, com calça azul e sapatos vermelhos empurrando uma menina cadeirante para frente. Ela tem pele clara, cabelos pretos com franja em preto, camiseta de cor verde, bermuda branca e sapatos azuis. À direita, menino de pele negra, cabelos castanhos, com regata em branco e azul, com calça em azul-claro sobre bicicleta vermelha e no cesto, um cachorro de cor laranja com branco. Em terceiro plano, local com árvores de folhas verdes e à esquerda, árvore de folhas amarelas, casas e silhuetas de prédios em marrom.   Fim da imagem.

89

Compreenda a leitura

  1. De acordo com o texto, é mais fácil gostar das coisas que conhecemos ou das coisas que não conhecemos?

    _____

  1. Por que é importante conhecer novas pessoas e diferentes modos de viver?

    _____

  1. O que é necessário para conviver bem com as pessoas?

    _____

Faça a sua parte

Respeitar e valorizar os diferentes modos de vida e os costumes das pessoas é fundamental para conviver em sociedade. Vamos fazer uma campanha sobre respeito à diversidade?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupo, sigam as etapas listadas:
    • Pensem no modo de vida dos diferentes povos que vocês estudaram nesta unidade e até que ponto são parecidos ou diferentes do modo de viver de vocês.
    • Façam uma lista com alguns costumes dos diferentes povos estudados.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. À frente, três crianças vistas de costas, de frente para uma parede com cartazes colados. De cima para baixo, os seguintes cartazes: Cartaz de cor bege-claro com texto: VIVA A DIVERSIDADE! Cartaz de cor azul-claro com ilustração de dois homens e texto: OS POVOS INDIGENAS Cartaz em marrom com ilustração de três crianças e texto: COMUNIDADES QUILOMBOLAS. Cartas em amarelo com ilustração de três casas marrons e texto: OS RIBEIRINHOS.   Fim da imagem.

90

Painel multicultural

Festas e danças tradicionais do Brasil

Em diversos lugares do Brasil, são realizadas festas e danças tradicionais. Elas costumam ser momentos de comemoração e memória da história de uma comunidade.

Essas manifestações culturais também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. Vamos conhecer algumas delas.

O fandango caiçara é uma dança típica das comunidades que vivem no litoral dos estados de São Paulo e do Paraná. No fandango caiçara, mulheres e homens dançam ao som de instrumentos musicais e da batida de tamancos no chão.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas dançando, um homem visto de costas de camisa de cor branca, até os ombros, com calça jeans azul, fazendo passo de dança com a mão direita para trás. À esquerda, uma senhora mulher de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas curtas em branco e saia de estampas com flores e pétalas laranjas e folhas verdes, fazendo passo com as mãos na saia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fandango caiçara no município de Antonina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

O jongo é uma dança de roda de origem africana. Durante o jongo, diferentes casais se revezam dançando no centro da roda ao som do batuque de tambores. As músicas do jongo são chamadas de pontos de jongo.

Imagem: Fotografia. Vista de local aberto com grama seca, algumas em verde, com mulheres e homens dançando. À frente, duas mulheres com saias curtas e à direita, com saia longa estampada. A mulher da esquerda, com blusa de laranja sem mangas, outra mulher sem mangas em azul e outra com mangas curtas em amarelo e estampa, vistas de costas, dançando. Mais ao fundo, uma mulher em pé de pele morena, cabelos pretos longos, com o mesmo tipo de roupa das outras, segurando uma criança no colo, desfocada. Ao lado, um homem agachado tocando tambor, de pele morena, blusa azul, com chapéu bege na cabeça; e outros homens. Em segundo plano, vegetação rasteira verde e árvores de folhas verdes, moradias e postes de energia. No alto, céu azul-claro com nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jongo no Quilombo Boa Esperança, no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

91

O carimbó é uma dança tradicional da região amazônica, principalmente do estado do Pará. Enquanto os casais dançam ao som de batidas de percussão, as mulheres fazem movimentos com as amplas saias.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo de cor marrom, com folhas secas, com pessoas dançando, homens e cinco mulheres, um pouco desfocados, mulheres em movimento com blusa de cor branca e saia longa em vermelho com estampas em azul e homens com camisa e bermuda. Mais ao fundo, árvores de folhas verdes, galhos e ramos finos. No alto, céu de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carimbó no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Alguns povos indígenas que vivem no Brasil realizam o Kuarup , que é uma festa em homenagem aos mortos. Durante a festa, os indígenas usam pinturas corporais e acessórios feitos de penas, sementes e outros materiais naturais.

Imagem: Fotografia. Lugar aberto com solo de cor marrom-claro, com pessoas dançando uma atrás, fazendo passos de dança. Eles são morenos com cabelos castanhos em castanho-escuro e outros em castanho em mais claro. Eles usam pano na cintura em verde, amarelo, com panos coloridos também no joelho e no tornozelo em verde, amarelo, branco, azul e vermelho. Sobre a cabeça de alguns deles, uma coroa de penas. Em segundo plano, à esquerda, árvores de folhas verdes e vista parcial de ponta superior em marrom. No alto, céu em azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas do povo Yawalapiti em cerimônia do Kuarup no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já participou de alguma dessas manifestações culturais? Se sim, de qual?
  1. Caso não tenha participado, gostaria de participar de alguma delas? Por quê?
  1. No lugar onde você vive, acontece alguma manifestação cultural tradicional? Como é o nome dela? Quando acontece? O que ela celebra?

92

O que você aprendeu

  1. Observe as fotografias 1 e 2.
Imagem: Fotografia 1. Vista do alto de local com areia à esquerda, ondas do mar à direita de cor marrom, e à esquerda, areia de cor bege-claro, com morros ao fundo de cor marrom, parte superior com vegetação de cor verde. No alto, céu azul com nuvens em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Prado, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Visto do alto de local com casas baixas e mais ao fundo, prédios baixos e outros em prédios altos. Em segundo plano, morro alto e no alto, céu em azul-claro, com poucas nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Em qual das fotografias predominam elementos naturais?

_____

  1. Em qual das fotografias predominam elementos culturais?

    _____

93

  1. Ligue cada tipo de patrimônio à sua definição.

    Coluna 1.

    Patrimônio cultural

    Patrimônio natural

    Coluna 2.

    Lugares de paisagens naturais especiais e de grande valor ambiental podem ser registrados nesse tipo de patrimônio.

    As mais diferentes manifestações culturais, além de danças, músicas, jeitos de ser e de fazer, podem ser registradas nesse tipo de patrimônio.

  1. Assinale a alternativa que apresenta um patrimônio cultural brasileiro e um patrimônio natural brasileiro, respectivamente.
    1. As bonecas Karajá e o casario colorido de Olinda.
    1. O Parque Nacional do Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha.
    1. O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e as bonecas Karajá.
    1. As bonecas Karajá e o Parque Nacional do Iguaçu.
    1. e) Parque Nacional do Iguaçu e casario colorido de Olinda.
  1. Complete as frases com as palavras do quadro.

    danças – cultural – memória

    carimbó - jongo

    As festas e _____ tradicionais fazem parte do patrimônio _____. Elas são importantes por preservar a _____ de uma comunidade. No Brasil, há diversas delas, como o _____ e o _____.

94

  1. Por que é importante reconhecer elementos culturais e naturais como patrimônios?

_____

  1. Assinale a alternativa correta quanto à produção e à propagação dos sons.
    1. O som é uma onda que se propaga pelo ar; ele é produzido pela vibração dos materiais.
    1. O som é uma corrente que não pode se propagar pelo ar.
    1. A vibração dos materiais não produz sons, que estão ligados diretamente às suas cores.
    1. O som se relaciona unicamente ao peso dos materiais.
  1. Cite duas características de cada grupo a seguir.
    1. Caiçaras
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com praia à esquerda, de cor azul com ondas em branco. À frente, local com areia bege, com casas e perto delas, vegetação composta com árvores com folhas em verde-escuro, morros com vegetação e mais ao fundo, outros morros. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

_____

95

  1. Indígenas
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com tocas grandes com o formato fino e telhado de triangular na cor bege-claro, formando um círculo. À esquerda, uma toca menor arredondada. Ao redor, grama de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Juína, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Ribeirinhos
Imagem: Fotografia. Visto alto de local com rio de água escura à frente e na borda, embarcações pequenas perto do rio. À frente, local com grama e árvores de folhas verdes, com casas entre elas. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Maués, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Quilombolas
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação de cor verde-claro, ao fundo, local com árvores de folhas em verde-escuro e entre elas, casas de paredes de cor branca com telhados cinzas. Em segundo plano, locais com vegetação verde e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

  1. Sertanejos
Imagem: Fotografia. Local com solo de cor marrom-claro, arenoso, com cactos de cor verde com potes com texto e alguns com cactos. Em segundo plano, uma casa de paredes de cor amarela, com telhado de cor marrom-claro. À esquerda e à direita, cercado com vegetação seca de cor marrom. No alto, céu em azul-claro com nuvens bem ralas de cor branca à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.

_____