52
Unidade 2. As paisagens da superfície terrestre
LEGENDA: Paisagem na Austrália, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem na China, em 2019. FIM DA LEGENDA.
53
LEGENDA: Paisagem na África do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no deserto do Atacama, no Chile, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Que diferenças você percebe entre as paisagens mostradas nas imagens?
- Liste os elementos formados pela natureza e os elementos construídos pelo ser humano.
- Esses elementos existem no lugar onde você vive?
- Se você fosse escolher um desses lugares para viver, qual seria? Por quê?
Fim do complemento.
54
Investigar o assunto
Fotografia mental
Na abertura da unidade, você observou algumas paisagens da superfície terrestre. Agora, você vai criar uma fotografia mental de uma paisagem.
Material
- Pano para cobrir os olhos
- Folhas de papel sulfite
- Lápis de cor
- Canetas hidrográficas coloridas
Como fazer
- Na sala de aula, forme dupla com um colega e decidam quem será o primeiro a ter os olhos vendados. Se for você, peça a ele que cubra os seus olhos com o pano.
- Em seguida, o colega deve conduzi-lo até o pátio da escola. Durante o trajeto, tenham cuidado ao caminhar.
- Ao chegar ao pátio, o colega deve posicioná-lo de frente para alguma paisagem e retirar o pano que cobre seus olhos. Nesse momento, você é a máquina fotográfica e o colega é o fotógrafo.
- Você deve abrir os olhos e registrar mentalmente o que vê: o céu, as plantas, as construções e outros elementos que desejar.
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- Depois, troque de posição com o colega; agora, ele será a máquina fotográfica. Você deve cobrir os olhos do colega com o pano e conduzi-lo até outro local do pátio da escola.
- Finalizada a atividade, vocês devem voltar para a sala de aula e desenhar a paisagem que ficou registrada na memória de cada um.
- Com a ajuda do professor, exponham as fotografias mentais que vocês produziram e observem as que os colegas fizeram.
Para responder
-
Que elementos da paisagem aparecem na sua fotografia mental?
_____
- Algum
colega
desenhou os mesmos elementos da paisagem que você? Se sim, que elementos?
_____
56
Capítulo 1. A paisagem
Quando olhamos através de uma janela, por exemplo, podemos observar diferentes elementos, como moradias, uma praça ou um rio. Tudo aquilo que podemos ver e perceber ao nosso redor faz parte da paisagem .
Uma paisagem apresenta elementos da natureza e elementos construídos pelos seres humanos.
Os elementos da paisagem formados pela natureza são chamados elementos naturais . O mar, os rios, as montanhas e as florestas são alguns exemplos de elementos naturais.
Os elementos da paisagem construídos pelos seres humanos são chamados elementos culturais . As moradias, os prédios, as ruas, as estradas, as pontes e as plantações são alguns exemplos de elementos culturais.
- Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
culturais – rio – paisagem – naturais - ponte
- A _____ é tudo o que se vê e se percebe ao nosso redor.
- O _____ e a _____ são alguns exemplos de elementos da paisagem.
- Os elementos _____ são aqueles formados pela natureza.
- Os elementos _____ são aqueles construídos pelos seres humanos.
57
Em algumas paisagens, predominam elementos naturais e por isso elas são chamadas de paisagens naturais .
Quando os elementos culturais predominam nas paisagens, elas são chamadas de paisagens culturais .
LEGENDA: Nas paisagens naturais predominam os elementos naturais. Paisagem natural no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Nas paisagens culturais predominam os elementos construídos pelos seres humanos. Paisagem cultural no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Que diferenças você observa entre as paisagens mostradas nas imagens acima?
- Que elementos compõem cada uma das paisagens?
Boxe complementar:
Hora da leitura
-
•
Paisagens, de Roseana Murray, editora Lê.
Um livro que apresenta diferentes paisagens por meio de poesia.
Fim do complemento.
58
- Complete o esquema com as expressões do quadro a seguir.
paisagem cultural - elementos naturais
elementos culturais - paisagem natural
- Observe as imagens a seguir.
LEGENDA: Paisagem no município de Uiramutã, no estado de Roraima, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Em qual das imagens predominam elementos naturais?
- Que elementos naturais aparecem nessa imagem?
-
Em qual das imagens predominam elementos culturais?
- Dê dois exemplos de elementos culturais que aparecem nessa imagem.
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- Pesquise em revistas e jornais imagens de diferentes paisagens. Depois, recorte elementos naturais e elementos culturais de cada uma delas. Em seguida, crie uma paisagem, combinando os elementos que você recortou.
_____
- Que elementos naturais compõem a paisagem que você criou? E quais elementos culturais você utilizou nessa composição?
- Que elementos predominam nessa paisagem? De qual tipo é a paisagem?
- Desenhe no
caderno
a paisagem do lugar onde você vive. Depois, liste os elementos que existem nela, separando-os em naturais e culturais.
- Que elementos predominam na imagem que você desenhou?
( ) Elementos naturais.
( ) Elementos culturais.
60
Vamos fazer
Planos da paisagem
Podemos analisar uma paisagem observando os planos presentes nela. Isso nos permite descrever com mais detalhes como ela é e o modo como os elementos estão organizados.
Observe a seguir os diferentes planos que podem compor uma paisagem.
LEGENDA: Vista de parte do município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA.
Nessa atividade, você vai delimitar os planos de uma paisagem e descrever os elementos que aparecem nela.
Como fazer
- Observe a imagem de uma paisagem do município de Paraty na página abaixo.
- Em seguida, delimite o primeiro plano da paisagem. Esse plano deve ser o mais próximo do observador.
- Faça o mesmo para os outros planos, até chegar ao horizonte. Depois, compare os planos da paisagem que você delimitou com os planos delimitados por um colega.
61
LEGENDA: Vista do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Para responder
-
Quantos planos da paisagem você delimitou na imagem acima?
_____
-
Qual plano da paisagem apresenta mais elementos culturais?
_____
-
Que elementos culturais aparecem nesse plano?
_____
- Existem elementos naturais nesse plano? Se sim, quais?
_____
-
Que planos da paisagem apresentam mais elementos naturais?
_____
- Que elementos naturais aparecem nesses planos?
_____
62
Capítulo 2. As paisagens são transformadas
As paisagens são transformadas constantemente. As transformações que ocorrem em uma paisagem são causadas pela própria natureza e pelo ser humano.
A natureza transforma a paisagem
As diferentes paisagens que encontramos na superfície terrestre resultam de processos naturais que ocorrem há milhões de anos. Esses processos acontecem de forma lenta; por isso, é difícil perceber as mudanças que eles provocam na paisagem.
Por exemplo, o desgaste das rochas é um processo relativamente lento, que pode ser causado pela ação do vento ou da água.
LEGENDA: A ação do vento pode causar o desgaste das rochas e transformar a paisagem. Vista da Toca do Boqueirão da Pedra Furada, no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A água do mar, por meio das ondas, pode causar desgaste nas rochas e transformar a paisagem. Praia de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- 1. Pesquise em livros e sites exemplos de transformações da paisagem produzidas pela natureza. Selecione algumas imagens dessas transformações para apresentar para os colegas e o professor em sala de aula.
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Algumas mudanças na paisagem produzidas pela natureza podem ocorrer de forma rápida. Em geral, elas são causadas por fenômenos naturais, como ventos, chuvas fortes e deslizamentos de terra. Nesse caso, a paisagem passa por grandes transformações em pouco tempo.
- Observe a sequência de imagens de uma paisagem ao longo do tempo. Depois, responda às questões.
LEGENDA: A imagem 1 mostra a paisagem do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, em 2010. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A imagem 2 mostra a paisagem do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, em 2011, após deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A imagem 3 mostra a paisagem do município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quanto tempo passou entre as imagens 1 e 2? E entre as imagens 2 e 3?
- Como era a paisagem do município de Nova Friburgo em 2010?
- Ao comparar as imagens de 2010 e de 2011, o que é possível perceber sobre a paisagem? O que causou isso?
- Como estava a paisagem de Nova Friburgo em 2017?
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O ser humano transforma a paisagem
Por meio do trabalho, o ser humano adapta o lugar onde vive ao seu modo de vida, isto é, às suas necessidades e aos seus interesses.
Ele transforma as paisagens derrubando as árvores, removendo os morros e canalizando os rios para cultivar alimentos, criar animais e construir moradias, lojas, fábricas, hospitais e ruas, por exemplo.
- Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
LEGENDA: Inicialmente, na paisagem predominam elementos naturais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Depois, algumas árvores são derrubadas e construções são erguidas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Por fim, na paisagem predominam elementos construídos pelos seres humanos. FIM DA LEGENDA.
- Qual imagem representa uma paisagem natural?
( ) Imagem 1.
( ) Imagem 2.
( ) Imagem 3.
-
Qual imagem representa uma paisagem cultural?
( ) Imagem 1.
( ) Imagem 2.
( ) Imagem 3.
- De acordo com as imagens, como os seres humanos transformaram a paisagem?
- Por que os seres humanos promoveram essas transformações?
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As transformações produzidas pelos seres humanos nas paisagens ao longo do tempo podem ser observadas em fotografias de diferentes épocas.
- Compare as paisagens e, depois, responda às questões.
LEGENDA: Praça do Ferreira, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1935. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praça do Ferreira, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- As imagens mostram o mesmo lugar? Como você sabe?
_____
- Que mudanças ocorreram na paisagem desse lugar com o passar do tempo?
_____
-
Quais elementos permaneceram na paisagem do lugar mostrado nas imagens?
_____
- No lugar onde você vive há alguma construção antiga? Qual?
- Essa construção tem a mesma função de quando foi construída?
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Patrimônios naturais e culturais
Os elementos da paisagem com grande valor natural, histórico, arquitetônico ou artístico podem ser reconhecidos como bens do patrimônio de um povo ou um país. No Brasil, esse reconhecimento é feito por órgãos oficiais, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para que esses elementos sejam protegidos e preservados e não desapareçam com o passar do tempo.
Algumas áreas com importância ambiental ou com paisagens especiais podem ser registradas como patrimônio natural .
O Parque Nacional do Iguaçu, por exemplo, foi declarado parte do patrimônio natural do Brasil em 1986 para que sua paisagem fosse preservada.
Esse parque é também uma Unidade de Conservação , que é uma área protegida das atividades humanas em razão da beleza do local e da diversidade de animais, plantas e de outros elementos naturais.
Embora seja uma área protegida, é possível visitar o Parque Nacional do Iguaçu para realizar atividades de lazer, de educação ambiental e de pesquisa científica.
LEGENDA: Parque Nacional do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o objetivo de reconhecer elementos da paisagem como bens do patrimônio?
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- Em dupla, pesquisem em livros e sites um patrimônio natural do Brasil e preencham a ficha a seguir.
Nome do patrimônio natural: _____
Onde se localiza: _____
Em que data se tornou patrimônio: _____
Órgão que o registrou como patrimônio: _____
- O que é uma Unidade de Conservação?
- Pesquise e indique uma Unidade de Conservação existente no lugar onde você vive.
Alguns bens ou conjunto de bens que fazem parte da cultura brasileira podem ser reconhecidos como patrimônio cultural . Para isso, é preciso que esses bens tenham valor para a cultura e para a história de um ou mais grupos que formam a sociedade brasileira.
Por exemplo, festividades e danças podem ser registradas como bens do patrimônio cultural, assim como casas, igrejas, monumentos e outras construções que tenham valor para a memória da sociedade.
LEGENDA: O samba de roda do Recôncavo Baiano é uma dança que foi registrada como patrimônio cultural em 2004. Cidade de Santo Amaro, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O casario colorido no centro histórico de Olinda foi registrado como patrimônio cultural em 1982. Cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
68
- O que é preciso para que um bem seja registrado como patrimônio cultural brasileiro?
- Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.
Toque dos Sinos de Minas Gerais
O Toque dos Sinos em Minas Gerais, uma linguagem que muitos mineiros conhecem e que encanta os turistas, acaba de virar patrimônio nacional. O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de aprovar o pedido de registro dessa manifestação cultural. [...]
A proposta de registro como patrimônio imaterial para o Toque dos Sinos em Minas Gerais, tendo como referência São João del-Rei e as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes, começou a ser preparada em 2001, por iniciativa da comunidade de São João del-Rei.[...]
O toque dos sinos é elemento capaz de revelar a d iversidade sociocultural característica e presente nessas comunidades. Seus habitantes se reconhecem e se distinguem dos de outras cidades a partir do repertório desses toques e do som diferenciado de cada um daqueles bronzes , por exemplo.
FONTE: Iphan. Linguagem do Toque dos Sinos de Minas Gerais é registrada como patrimônio nacional. 3 dez. 2009. Disponível em: http://fdnc.io/fn8. Acesso em: 7 fev. 2021.
- Qual patrimônio cultural é mencionado no texto?
- Quem tomou a iniciativa de propor o registro desse bem como patrimônio?
- Grife no texto o trecho que revela por que esse patrimônio foi registrado.
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- A seguir, são apresentados três bens do patrimônio cultural brasileiro. Ligue cada descrição à imagem do bem que a representa.
Coluna 1.
No estado do Piauí, é produzida a Cajuína, uma bebida feita a partir do suco do fruto do caju. O modo de prepará-la foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2014.
As bonecas Karajá são feitas de barro e cinzas pelas mulheres indígenas do povo Karajá, que vivem às margens do rio Araguaia nos estados de Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins. O modo de fazer as bonecas é transmitido de mãe para filha e foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2012.
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é feito com fantoches , músicas e cenários coloridos que representam histórias e costumes populares da sociedade nordestina. Ele é tradicional nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e foi registrado como patrimônio cultural do Brasil em 2015.
Coluna 2.
- Em grupo, pesquisem no site do Iphan uma manifestação cultural registrada como patrimônio do Brasil e escrevam um texto descrevendo os itens a seguir:
- nome da manifestação cultural, onde ocorre e data do registro;
- quem solicitou o registro;
- qual é a importância dessa manifestação para a cultura brasileira.
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Vamos fazer
Folhetos de divulgação do patrimônio natural e cultural
Os bens do patrimônio natural e cultural devem ser divulgados a toda a população para que sejam valorizados e preservados.
Uma maneira de fazer isso é atraindo turistas para conhecê-los por meio de folhetos de divulgação.
Agora, você vai fazer um folheto de divulgação dos bens do patrimônio natural e cultural do lugar onde você vive.
Material
- Livros, revistas e jornais
- Lápis e canetas coloridos
- Régua
- Folhas de papel sulfite
Como fazer
- Com dois colegas, pesquisem em livros, revistas, jornais ou sites alguns bens naturais ou culturais do lugar onde vocês vivem. Esses bens devem estar registrados como patrimônio do Brasil e ter interesse turístico.
-
Escolham dois ou três bens do patrimônio e pesquisem algumas informações sobre eles, como:
- o nome do bem natural ou cultural;
- onde se localiza;
- quando foi registrado;
- por qual órgão foi registrado;
- por que sua valorização e proteção são importantes.
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- Na folha de papel sulfite, desenhem os bens escolhidos e escrevam um texto referente a cada um com base nas informações pesquisadas. Esses textos informativos devem ser curtos e claros e ficar próximos à imagem correspondente.
- Se possível, façam cópias do folheto produzido para distribuir entre os colegas da turma, na escola ou no bairro.
- 5. Vocês também podem publicar o folheto nas redes sociais com a ajuda do professor ou de um familiar.
Para responder
-
Por que é importante divulgar informações sobre bens do patrimônio brasileiro para toda a população?
- _____
-
Quais bens do patrimônio brasileiro seu grupo selecionou para compor o folheto? Algum deles fica próximo à sua moradia? Qual?
_____
- Entre os bens do patrimônio selecionados, quais são bens naturais e quais são bens culturais?
- Naturais: _____
- Culturais: _____
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Para ler e escrever melhor
O texto a seguir apresenta uma sequência de acontecimentos referentes à história da casa em que o escritor cearense José de Alencar viveu.
Casa de José de Alencar
José de Alencar foi um importante escritor brasileiro, autor de livros como Iracema e O guarani .
A casa em que José de Alencar viveu durante a infância está localizada no Sítio Alagadiço Novo, no atual município de Fortaleza, no estado do Ceará.
O sítio foi comprado por José Martiniano de Alencar, pai do escritor, em 1825 , e a casa foi construída no ano seguinte .
Ele morou na casa até os 9 anos de idade, quando a família se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, em 1838 .
Em 1964 , a casa foi reconhecida como patrimônio cultural.
Atualmente , ela abriga exemplares das obras de José de Alencar e é aberta à visitação de pessoas que queiram conhecer a vida e a obra do escritor.
LEGENDA: Retrato de José de Alencar, em 1889. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Casa de José de Alencar no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Analise
-
Quais expressões foram utilizadas no texto para marcar a sequência dos acontecimentos?
_____
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Organize
- 2. Complete a linha do tempo sobre a história da casa de José de Alencar.
Escreva
-
Escreva um texto para contar a história da casa onde você mora. Para isso, responda às questões a seguir. Se não tiver as informações necessárias, peça ajuda a um familiar.
- Há quanto tempo sua família mora nessa casa?
- Você mora nessa casa desde que nasceu? Se sim, como ela era na época do seu nascimento? Se não, como ela era quando você passou a viver nela?
- A casa passou por reformas? Quando? O que mudou?
- Como ela é atualmente?
- Lembre-se de usar expressões para marcar a sequência dos acontecimentos em seu texto. Por exemplo: naquele momento, algum tempo depois, atualmente.
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Capítulo 3. Paisagens diferentes, modos de vida diferentes
As pessoas transformam o lugar onde vivem, e o resultado pode ser visto na paisagem. Desse modo, ao observar os elementos naturais e culturais de diferentes paisagens, é possível compreender alguns aspectos do modo de vida das pessoas.
O modo de vida caiçara
Os caiçaras são pessoas que vivem em comunidades de pescadores tradicionais situadas em áreas litorâneas dos estados de São Paulo e Paraná e do sul do estado do Rio de Janeiro.
LEGENDA: Comunidade tradicional caiçara na Ilha das Peças, na Baía de Guaraqueçaba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Onde vivem os caiçaras?
_____
- Observe os animais a seguir e marque aqueles que vivem no mar.
LEGENDA: Comprimento: 15 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comprimento: 20 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comprimento: 30 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comprimento: 25 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comprimento: 10 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comprimento: 40 cm. FIM DA LEGENDA.
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Por viverem próximas ao mar, a principal atividade das comunidades caiçaras é a pesca. A pesca fornece alimentos para as famílias caiçaras e gera renda por meio da venda dos pescados. Assim, a alimentação e a culinária dessas comunidades incluem diversos animais extraídos do mar, como peixes, camarões e ostras.
LEGENDA: Pescador no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a principal atividade desenvolvida pelas comunidades caiçaras?
_____
- Qual é a importância dessa atividade para as comunidades caiçaras?
_____
-
Leia o texto e responda às questões.
No litoral do Brasil, existem ambientes chamados manguezais . Os caranguejos são animais muito comuns nesses ambientes.
Os catadores de caranguejo capturam esses animais para a própria alimentação e a dos familiares e para vendê-los.
Para garantir a reprodução e preservação desses animais, os catadores de caranguejo tomam o cuidado de não capturar fêmeas com ovos.
LEGENDA: Catador de caranguejo no município de Soure, na Ilha do Marajó, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a finalidade da captura de caranguejos nos manguezais?
- Que cuidado os catadores tomam ao capturar os caranguejos? Por que eles fazem isso?
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O modo de vida ribeirinho
As pessoas que vivem em comunidades localizadas próximas às margens dos rios são conhecidas como ribeirinhas .
Uma das atividades desenvolvidas pelos ribeirinhos é a pesca. Essa atividade é fonte de alimentação e de renda, obtida por meio da venda dos produtos da pesca.
Para essas comunidades, os rios servem como via de transporte e locais de lazer. Nos rios, os ribeirinhos utilizam barcos e outros tipos de embarcação para o deslocamento de pessoas e de mercadorias.
LEGENDA: Comunidade ribeirinha à margem do rio Negro, no município de Novo Airão, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Meninas ribeirinhas em canoa no rio Solimões, no município de Uarini, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- O que é uma comunidade ribeirinha?
_____
-
Qual é a importância do rio para as comunidades ribeirinhas?
_____
-
Marque as principais características das comunidades ribeirinhas.
( ) Moram próximas ao mar.
( ) Utilizam o rio para lazer e diversão.
( ) A pesca é uma das principais atividades desenvolvidas.
( ) Têm uma culinária que inclui animais extraídos do mar.
( ) Utilizam barcos para o transporte.
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Além da pesca, algumas comunidades ribeirinhas que vivem próximo ao rio Amazonas praticam outras atividades, como o plantio de milho e de mandioca e a extração de malva, uma planta comum nas margens dos rios.
A malva possui uma fibra que é utilizada como matéria-prima para produzir tecidos e estofados.
LEGENDA: Produção de fibra de malva em cooperativa no município de Manacapuru, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto sobre uma comunidade ribeirinha que vive na Amazônia. Depois, responda às questões.
Os ribeirinhos e o conhecimento da natureza
A relação diferenciada com a natureza faz dos ribeirinhos grandes detentores de conhecimentos sobre aspectos da fauna e da flora da floresta; o uso de plantas medicinais; o ritmo e o caminho das águas; os sons da mata; as épocas da terra. Esse convívio alimenta a cultura e os saberes transmitidos de pai para filho.
FONTE: Júlia Morim. Ribeirinhos. Pesquisa escolar. Disponível em: http://fdnc.io/fnb. Acesso em: 8 fev. 2021.
- Quais conhecimentos dos ribeirinhos sobre a natureza são mencionados no texto? Sublinhe-os no texto.
-
Como os conhecimentos dos ribeirinhos são transmitidos de geração em geração?
_____
78
O modo de vida sertanejo
As pessoas que vivem no sertão são chamadas sertanejas . O sertão é uma área em que as temperaturas são altas e chove pouco; por isso, na vegetação, predominam cactos e outras plantas que sobrevivem em ambientes com pouca água.
Muitos sertanejos que se dedicam à pecuária são chamados de vaqueiros e costumam usar roupas especiais feitas de couro. Elas os protegem dos espinhos das plantas, dos raios do Sol e de ataques de animais, como cobras.
LEGENDA: Moradia sertaneja no município de Ituaçu, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Observe as duas imagens que mostram vaqueiros. Depois, responda às questões.
LEGENDA: Sertanejo ou vaqueiro do sertão de Pernambuco, aquarela a lápis, de Charles Landseer, de cerca de 1830. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vaqueiro vestindo roupas feitas de couro no município de Serrita, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a data de cada imagem?
_____
-
As vestimentas dos vaqueiros das duas imagens são semelhantes ou diferentes?
_____
- Considerando as datas das imagens, o que isso indica?
79
O modo de vida dos sertanejos é orientado pelas chuvas. Além da pecuária, eles também se dedicam à agricultura e, quando chove pouco, o cultivo agrícola é prejudicado, podendo haver falta de alimentos.
Quando o período de seca é prolongado, muitos sertanejos acabam deixando o lugar onde vivem em busca de melhores condições de vida em outros locais.
-
Leia o trecho de um poema e, depois, responda às questões.
Coisas do meu sertão
Quando uma seca inclemente
Assola o nosso Nordeste
Dexando a mata e o agreste
Tudo triste e deferente,
Que viaja a pobre gente
Pra São Paulo e Maranhão,
Dexando o caro torrão
Onde contente vivia
Trabaiando todo dia,
É coisa do meu sertão.
[...]
FONTE: Patativa do Assaré. Cante lá que eu canto cá: filosofia de um trovador nordestino. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 70-71.
-
De acordo com o poema, como fica a paisagem da mata e do agreste no período de seca?
_____
-
A quem se refere a expressão “pobre gente”?
_____
-
De acordo com o poema, o que alguns sertanejos fazem quando ocorre um período de seca prolongado?
_____
- Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre a linguagem que o autor utiliza nesse poema.
80
O modo de vida indígena
Os povos indígenas foram os primeiros habitantes das terras que hoje formam o Brasil. Atualmente, existem mais de duzentos povos indígenas em nosso país, vivendo em aldeias ou nas cidades.
Cada povo indígena tem músicas, danças, língua e costumes próprios. No entanto, entre os povos que preservam o modo de vida tradicional, algumas características são comuns, como o fato de retirarem da natureza apenas o que precisam para sobreviver.
LEGENDA: As moradias de alguns povos indígenas que preservam o modo de vida tradicional são construídas com madeira, palha e folhas de plantas encontradas na natureza. Moradia indígena no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Observe no mapa onde vivem alguns povos indígenas no Brasil e, depois, responda às questões.
Fonte: Instituto Socioambiental (ISA). Povos indígenas do Brasil. São Paulo: ISA. Disponível em: http://fdnc.io/5V6. Acesso em: 8 fev. 2021.
Observação: *. No mapa, a palavra “Guarani” se refere aos povos indígenas Guarani Kaiowá, Guarani Mbya e Guarani Ñandeva. Fim da observação.
- Em qual estado brasileiro estão indicados mais nomes de povos indígenas?
- No estado em que você vive há povos indígenas? Quais?
81
Os diferentes povos indígenas têm hábitos alimentares próprios, mas a mandioca e o milho são a base da alimentação da maioria deles.
Também é comum o consumo de raízes, caules, folhas e frutos de plantas, além de peixes e carnes de caças.
LEGENDA: Com a mandioca, os povos indígenas preparam polvilho. Indígenas Waurá, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- 12. A mandioca é utilizada na produção de muitos alimentos que consumimos no dia a dia. Assinale quais desses alimentos feitos a partir da mandioca você conhece.
( ) Beiju.
( ) Tapioca.
( ) Bolo de mandioca.
( ) Biscoito de polvilho.
( ) Pão de queijo.
( ) Farinha de mandioca.
- Você conhece outro alimento ou prato feito a partir da mandioca? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
Outro costume dos povos indígenas que conservam o modo de vida tradicional é pintar o corpo com tintas feitas de algumas partes das plantas, como as sementes de urucum e os frutos do jenipapo.
Essas pinturas caracterizam cada povo indígena e também são usadas para proteger a pele dos raios solares e afastar insetos.
LEGENDA: Indígenas Waurá fazendo pintura corporal, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Reúna-se com um colega e pesquisem alguns costumes de um povo indígena que preserva o modo de vida tradicional. Depois, conte aos colegas e ao professor qual povo indígena vocês pesquisaram, onde esse povo vive e quais são os costumes deles.
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Os povos indígenas que vivem em aldeias tradicionais utilizam diversos materiais retirados da natureza para produzir objetos usados no dia a dia. Eles fazem potes de barro; redes de fibras de algodão; cestos de palha; cocares, brincos e colares de sementes e de penas; além de instrumentos musicais de bambu e sementes, por exemplo.
LEGENDA: Instrumentos musicais indígenas feitos de bambu e sementes. FIM DA LEGENDA.
- Grife no texto acima os materiais retirados da natureza com os quais os povos indígenas produzem objetos usados no dia a dia.
Os povos indígenas utilizam alguns instrumentos musicais, como as flautas e os chocalhos, para executar músicas. As flautas são instrumentos de sopro e os chocalhos são instrumentos de percussão .
Alguns povos indígenas acreditam que a música é um meio de se comunicar com as divindades e com os antepassados. Eles também utilizam a música e a dança para agradecer à natureza por fornecer as condições necessárias para sua sobrevivência.
LEGENDA: Criança indígena Saterê-Mawé segurando maracá decorado feito de cuia, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a importância da música para os povos indígenas?
_____
83
- Leia o texto sobre a utilização do chocalho pelos indígenas. Depois, responda às questões.
Pode ser feito de cabaça recheada de sementes, paus, ossos, pedrinhas... Pode ser amarrado ou preso ao corpo [...]. Os movimentos do corpo fazem-no soar. Quando está separado do corpo, o tocador o faz soar com as mãos. Nesse caso ele possui um cabo.
FONTE: Daniel Munduruku. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000. p. 58.
- Que materiais os indígenas usam para fazer o chocalho?
_____
- Quais são as duas maneiras de usar o chocalho?
_____
Os diferentes povos indígenas produzem sons com flautas e chocalhos. Mas o que é o som?
O som é uma onda que se espalha pelo ar e é produzido pela vibração de um material. Por exemplo, quando batemos em um tambor, a vibração dele produz ondas sonoras.
Percebemos os diferentes sons do ambiente por meio das orelhas, onde estão os órgãos da audição . Isso acontece porque as ondas sonoras fazem vibrar uma membrana que existe dentro da orelha. Por meio da audição percebemos o som, identificamos de onde ele vem e distinguimos o som grave do som agudo e o som fraco do som intenso.
- Como os sons são produzidos?
_____
-
Como percebemos os sons ao nosso redor?
_____
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Vamos fazer
Chocalhos e sons
O chocalho é um instrumento musical muito utilizado pelos povos indígenas. Alguns povos indígenas, como o Munduruku, o Karajá e o Terena, utilizam o chocalho em festas.
Nesta atividade, você vai construir chocalhos, como os dos povos indígenas, mas usando outros materiais.
LEGENDA: Chocalho feito pelo povo Mehinaku, que vive no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso. FIM DA LEGENDA.
Material
- 1 lata de alumínio
- 1 garrafa de plástico pequena
- Sementes e grãos variados (feijão, milho, arroz etc.)
- Pedrinhas de vários tamanhos
- Papéis coloridos
- Canetas hidrográficas coloridas
- Fita adesiva
- Tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
- Coloque algumas sementes, grãos e pedrinhas na lata de alumínio.
- Balance um pouco a lata e escute o som produzido.
- Se desejar, acrescente mais algumas sementes, grãos e pedrinhas para variar o som produzido. Balance mais uma vez a lata e escute novamente o som.
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- Depois, feche a lata de alumínio com a fita adesiva e decore-a com os papéis coloridos e as canetinhas. Seu chocalho de lata está pronto.
- Agora, coloque sementes, grãos e pedrinhas na garrafa de plástico. Balance e escute os sons, acrescentando ou retirando algumas sementes, grãos e pedrinhas, conforme desejar.
- Coloque a tampa e feche a garrafa. Decore-a como preferir.
- Pronto! Agora é só movimentar os chocalhos que você fez e produzir sons.
Para responder
- Compare o chocalho dos povos indígenas com os chocalhos que você fez
nessa
atividade.
- Qual deles tem mais materiais encontrados na natureza? Explique.
-
Compare o som do seu chocalho com o som dos chocalhos dos colegas.
- Os sons são diferentes? Por quê?
-
Complete o texto com as palavras do quadro.
instrumento – som – membrana – orelha - vibração
Ao balançar o chocalho, um _____ é produzido. O chocalho é um _____ musical que produz som por meio da _____ das sementes, dos grãos ou das pedrinhas dentro do recipiente.
O som faz a _____ que existe dentro da _____ vibrar, por isso conseguimos percebê-lo.
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O modo de vida quilombola
Há cerca de 400 anos, milhares de africanos foram trazidos à força da África às terras que se tornariam o Brasil para trabalhar como escravos, principalmente na agricultura.
Essas pessoas resistiram de diversas maneiras à escravização; uma dessas maneiras foi a fuga. Algumas fugas feitas em grupos deram origem a povoados conhecidos como quilombos . Neles, os quilombolas praticavam a agricultura e produziam os utensílios e os objetos de que precisavam para sobreviver.
Observe a seguir a planta de um quilombo. A legenda descreve alguns elementos desse local.
LEGENDA: Planta de autoria desconhecida do quilombo de São Gonçalo, que foi organizado nos anos 1700 e estava localizado no atual estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.
Legenda:
- Casa de ferreiro, onde se produziam ferramentas e armas.
- Buracos para a fuga.
- Horta.
- Entrada com alçapões (abertura disfarçada no nível do piso) para fuga.
- Trincheira: buraco circular cheio de espetos para impedir a entrada de invasores.
- Caminho entre casas.
- Casa de pilões, onde se preparavam os alimentos.
- Saída com barreiras que facilitava a fuga.
- Mata que escondia e protegia o quilombo.
- Casa de tear, onde se produziam roupas e outros tecidos.
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- Reúna-se com um colega, observem a planta do quilombo de São Gonçalo e leiam a legenda. Depois, respondam às questões no caderno.
- Qual era a função da maior parte das estruturas do quilombo?
- Quais estruturas serviam para produzir itens para a sobrevivência dos quilombolas?
- Em sua opinião, por que havia tanta preocupação com a segurança do quilombo?
Em 1888, os escravizados se tornaram livres no Brasil, e muitos deles passaram a viver nos quilombos porque ficaram sem moradia e não tiveram apoio da sociedade para sobreviver.
Muitos quilombos deram origem a comunidades que abrigam os descendentes de escravizados e estão localizadas em vários lugares no Brasil. Essas comunidades mantêm alguns costumes dos antepassados africanos, como a culinária, o artesanato e as danças.
LEGENDA: O tambor de crioula é uma dança de origem africana preservada em algumas comunidades quilombolas do Brasil. Cidade de São Luis, no estado do Maranhão, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise em livros ou em sites se existem comunidades quilombolas próximas ao lugar onde você vive. Siga o roteiro de perguntas a seguir e registre as informações no caderno.
- Qual é o nome da comunidade?
- Quando ela foi fundada?
- Quais são as principais atividades desenvolvidas nela?
- São realizadas festas ou danças de origem africana? Quais?
- Qual é a importância dessas festas para a comunidade?
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O mundo que queremos
Viva a diversidade!
Você já reparou que é mais fácil gostar daquilo que conhecemos: comidas, brincadeiras, ritmos musicais, entre outras coisas?
Com as pessoas também é assim: é mais fácil gostar de quem está próximo de nós e gosta das mesmas coisas que a gente.
Mas conhecer novas pessoas com diferentes modos de viver, de pensar e de agir permite que vejamos o mundo de novas maneiras. E isso enriquece nossas experiências!
Para conviver bem com todas as pessoas, é necessário valorizar e respeitar as diversas maneiras de ser e de viver.
Temos o direito de ser quem somos, e as outras pessoas também. Portanto, o respeito deve vir dos dois lados: do nosso e do das outras pessoas.
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Compreenda a leitura
-
De acordo com o texto, é mais fácil gostar das coisas que conhecemos ou das coisas que não conhecemos?
_____
-
Por que é importante conhecer novas pessoas e diferentes modos de viver?
_____
-
O que é necessário para conviver bem com as pessoas?
_____
Faça a sua parte
Respeitar e valorizar os diferentes modos de vida e os costumes das pessoas é fundamental para conviver em sociedade. Vamos fazer uma campanha sobre respeito à diversidade?
-
Em grupo, sigam as etapas listadas:
- Pensem no modo de vida dos diferentes povos que vocês estudaram nesta unidade e até que ponto são parecidos ou diferentes do modo de viver de vocês.
- Façam uma lista com alguns costumes dos diferentes povos estudados.
- Elaborem cartazes que alertem para o respeito à diversidade de modos de vida das pessoas.
- Fixem os cartazes pela escola e convidem a comunidade escolar para vê-los.
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Painel multicultural
Festas e danças tradicionais do Brasil
Em diversos lugares do Brasil, são realizadas festas e danças tradicionais. Elas costumam ser momentos de comemoração e memória da história de uma comunidade.
Essas manifestações culturais também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. Vamos conhecer algumas delas.
O fandango caiçara é uma dança típica das comunidades que vivem no litoral dos estados de São Paulo e do Paraná. No fandango caiçara, mulheres e homens dançam ao som de instrumentos musicais e da batida de tamancos no chão.
LEGENDA: Fandango caiçara no município de Antonina, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
O jongo é uma dança de roda de origem africana. Durante o jongo, diferentes casais se revezam dançando no centro da roda ao som do batuque de tambores. As músicas do jongo são chamadas de pontos de jongo.
LEGENDA: Jongo no Quilombo Boa Esperança, no município de Presidente Kennedy, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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O carimbó é uma dança tradicional da região amazônica, principalmente do estado do Pará. Enquanto os casais dançam ao som de batidas de percussão, as mulheres fazem movimentos com as amplas saias.
LEGENDA: Carimbó no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Alguns povos indígenas que vivem no Brasil realizam o Kuarup , que é uma festa em homenagem aos mortos. Durante a festa, os indígenas usam pinturas corporais e acessórios feitos de penas, sementes e outros materiais naturais.
LEGENDA: Indígenas do povo Yawalapiti em cerimônia do Kuarup no Parque Indígena do Xingu, no estado de Mato Grosso, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Você já participou de alguma dessas manifestações culturais? Se sim, de qual?
- Caso não tenha participado, gostaria de participar de alguma delas? Por quê?
- No lugar onde você vive, acontece alguma manifestação cultural tradicional? Como é o nome dela? Quando acontece? O que ela celebra?
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O que você aprendeu
- Observe as fotografias 1 e 2.
LEGENDA: Paisagem no município de Prado, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em qual das fotografias predominam elementos naturais?
_____
- Que elementos naturais aparecem
nessa
fotografia?
_____
-
Em qual das fotografias predominam elementos culturais?
_____
- Escreva dois exemplos de elementos culturais que aparecem
nessa
fotografia.
_____
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- Ligue cada tipo de patrimônio à sua definição.
Coluna 1.
Patrimônio cultural
Patrimônio natural
Coluna 2.
Lugares de paisagens naturais especiais e de grande valor ambiental podem ser registrados nesse tipo de patrimônio.
As mais diferentes manifestações culturais, além de danças, músicas, jeitos de ser e de fazer, podem ser registradas nesse tipo de patrimônio.
-
Assinale a alternativa que apresenta um patrimônio cultural brasileiro e um patrimônio natural brasileiro, respectivamente.
- As bonecas Karajá e o casario colorido de Olinda.
- O Parque Nacional do Iguaçu e o arquipélago de Fernando de Noronha.
- O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste e as bonecas Karajá.
- As bonecas Karajá e o Parque Nacional do Iguaçu.
- e) Parque Nacional do Iguaçu e casario colorido de Olinda.
-
Complete as frases com as palavras do quadro.
danças – cultural – memória
carimbó - jongo
As festas e _____ tradicionais fazem parte do patrimônio _____. Elas são importantes por preservar a _____ de uma comunidade. No Brasil, há diversas delas, como o _____ e o _____.
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- Por que é importante reconhecer elementos culturais e naturais como patrimônios?
_____
-
Assinale a alternativa correta quanto à produção e à propagação dos sons.
- O som é uma onda que se propaga pelo ar; ele é produzido pela vibração dos materiais.
- O som é uma corrente que não pode se propagar pelo ar.
- A vibração dos materiais não produz sons, que estão ligados diretamente às suas cores.
- O som se relaciona unicamente ao peso dos materiais.
-
Cite duas características de cada grupo a seguir.
- Caiçaras
LEGENDA: Município de Ilhabela, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
_____
95
- Indígenas
LEGENDA: Município de Juína, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
- Ribeirinhos
LEGENDA: Município de Maués, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
- Quilombolas
LEGENDA: Município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
- Sertanejos
LEGENDA: Município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.
_____