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Unidade 3. A paisagem e a vida no campo

Imagem: Pintura. À frente, local com solo marrom, à esquerda, uma mulher de pele morena, cabelos castanho-escuros, lenço azul sobre os cabelos, blusa de mangas compridas em branco, colete de cor marrom, avental em cor bege, com lenço de cor verde-claro, segurando cana-de-açúcar. Perto dela, um homem moreno de chapéu bege com blusa de mangas compridas em marrom, colete em branco e azul, calça verde e sapatos pretos. À direita, um homem e uma mulher agachados de joelhos, com outras cana-de açúcar nas meãos. À esquerda, um homem de pele morena, chapéu bege, blusa de mangas compridas em branco, camiseta em cima azul, com avental roxo, calça em azul. A mulher, à direita, menina de pele morena, chapéu de cor bege, com blusa de mangas compridas em azul-claro, colete marrom, com saia longa em marrom-escuro. Mais à direita, cesto de cor bege com uma garrafa verde na vertical e lenço branco.  Mais à direita, um homem de pele morena, cabelos castanhos, com lenço vermelho, com casaco de mangas compridas em azul, calça em branco, com chapéu bege na mão esquerda. Ao lado, mulher de pele bege, cabelos castanhos, com lenço laranja, blusa de mangas compridas em marrom, avental de cor azul-claro, calça verde e sapatos pretos. Ao lado, um homem de pele morena, cabelos pretos, com o corpo para à direita, de chapéu de cor marrom, com blusa de mangas compridas em cinza e calça de cor azul, com cana-de-açúcar sobre os ombros. À frente, animal pequeno quadrúpede de cor bege. Mais ao fundo, um homem agachado de ele morena, cabelos pretos com chapéu de cor bege, com blusa de mangas compridas em amarelo e lenço sobre pescoço, com duas mulheres agachadas de joelho, de pele morena, cabelos pretos. À esquerda, mulher de lenço bege, com blusa de mangas compridas em azul, vestido por cima em vermelho e a outra com lenço azul sobre o pescoço, com blusa vermelha de mangas compridas, vestido amarelo com partes em branco.  Em segundo plano, à esquerda, parte com vegetação rasteira, duas árvores de tronco marrom e folhas na copa em verde-escuro e verde-claro. Sobre um galho de uma das árvores, um menino em pé sobre um balanço. Mais ao fundo, vista parcial de casa de paredes bege, telhado marrom, com um varal à frente com roupas estendidas. À direita, parte com vegetação, um homem e uma mulher. Em terceiro plano, outras casas em meio a vegetação e árvores. Mais ao fundo, à direita, densa vegetação, casas e morros.   Fim da imagem.

LEGENDA: Constancia Nèry. Cana suculenta, 2008. Óleo sobre tela, 50 cm X 70 cm. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Que paisagem aparece na imagem?
  1. O que as pessoas estão fazendo?
  1. A imagem representa uma atividade desenvolvida no campo. Qual é o nome dessa atividade?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Horta suspensa

A horta é um espaço reservado para o cultivo de vários tipos de planta usados na alimentação, como as hortaliças. O consumo de hortaliças é importante para a saúde.

Nesta atividade, você vai construir uma horta suspensa usando uma garrafa plástica.

Material

Imagem: Ilustração. Elementos de experimento: três sacos pequenos de sementes, um com ilustração de tomate, outro de cenoura e outro de folhas verdes; uma tesoura vermelha; um regador de cor cinza; um tubo com barbante de cor bege; uma garrafa plástica de cor verde e tampa em vermelho; uma pá cinza sobre terra de cor marrom.  Fim da imagem.

Como fazer

  1. Com a garrafa na horizontal, peça ao professor que faça uma abertura na lateral da garrafa e quatro furos para passar o barbante. Na lateral oposta da garrafa devem ser feitos pequenos furos para a água escoar.
Imagem: Ilustração. Duas mãos de uma pessoa de pele clara, com tesoura cortando garrafa plástica em formato de um retângulo.  Fim da imagem.
  1. Passe o barbante pelos furos, dando nós na parte inferior para segurar a garrafa. Deixe uma sobra de barbante na parte superior para pendurar a horta depois de pronta.
Imagem: Ilustração. Uma garrafa verde na horizontal, com buraco ao centro, com dois pequenos buracos em cada extremidade por onde passam um barbante na vertical.  Fim da imagem.

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  1. Encha a garrafa com terra e faça pequenos buracos nessa terra para colocar as sementes.
Imagem: Ilustração. A garrafa descrita anteriormente, com terra no local do buraco feito na parte central da garrafa na horizontal. Fim da imagem.
  1. Coloque as sementes nos buracos e cubra-as com terra.
Imagem: Ilustração. Mão de uma pessoa jogando sementes sobre terra na garrafa.  Fim da imagem.
  1. Regue as sementes.
  1. Com a ajuda do professor, escolha um local bem iluminado na escola para pendurar a horta.
  1. Durante as próximas semanas, você deve regar a horta e observar o crescimento das plantas.
Imagem: Ilustração. Uma mulher e quatro crianças em local aberto com grama e ao fundo, muro de cor laranja. À esquerda, menino de pele negra, cabelos encaracolados castanhos, com camiseta verde, calça azul e sapatos vermelhos, com um regador verde na mão esquerda, regando plantas de cor verde sobre garrafas pet. À frente, uma menina loira agachada, de cabelos presos, com camiseta verde e calça rosa. De frente para eles, mulher de pele negra, cabelos encaracolados pretos presos para trás, com par de óculos de grau, camiseta verde, colete branco, calça em azul-claro. Mais à direita, menino de pele clara, cabelos marrons, com camiseta de cor verde, calça vermelha, sapatos roxos, com regador de cor laranja na mão esquerda. Ele rega plantas penduradas na parede com a estrutura feira com as garrafas plásticas de cor verde. Mais à direita, outra menina regando de pele negra, cabelos castanhos presos, camiseta de cor verde, bermuda laranja e sapatos de cor vermelha, com regador azul. Ao lado, outra estrutura feita com garrafa verde e plantas, dois pássaros de penas em marrom e planta de folhas verde. Sobre o muro, pássaro de penas marrons, vista parcial de árvore de folhas verdes com flores de pétalas laranjas.  Fim da imagem.

Para responder

  1. Quais alimentos você e os colegas plantaram na horta?

    _____

  1. Dos alimentos plantados na horta, quais deles você consome com frequência?

    _____

  1. Há algum alimento plantado que você nunca experimentou? Qual?

    _____

  1. O que pode acontecer com as plantas se elas não forem regadas?

    _____

100

Capítulo 1. A atividade agrícola

Em geral, os municípios têm uma área rural e uma área urbana. A área rural dos municípios constitui o campo . A área urbana constitui a cidade .

Na paisagem do campo, ou área rural, há poucas construções, como casas, currais e instalações para o beneficiamento de alimentos. Em geral elas ficam afastadas umas das outras, cercadas por plantações, pasto e mata, por exemplo. Existem menos ruas que na cidade, e muitas estradas são de terra. Há poucas lojas, fábricas e postos de saúde.

As atividades predominantes no campo são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

A vida das pessoas no campo tem um ritmo influenciado pelos ciclos da natureza. É preciso, por exemplo, esperar as épocas certas para plantar e para colher. Nessas épocas, as atividades de trabalho são mais intensas e a circulação de pessoas pode aumentar.

Imagem: Ilustração. Vista do alto de cidade com ruas de cor cinza, à direita e à esquerda, local com vegetação de cor verde, solo marrom. À frente, uma casa de dois andares de cor verde e amarelo e telhado marrom, um carro preto de cor marrom e branco. À esquerda, um carro estilo camionete de cor vermelha e perto, vegetação e plantações. Mais à esquerda, curral de solo marrom com dezenas de porcos de cor rosa-claro e uma pessoa vista do alto de perto deles, com chapéu bege, roupa em azul-claro. Ao centro, caminho onde passa um garoto de camiseta branca e boné vermelha para entrada de local com a placa: FAZENDA. Mais ao fundo, local onde pastam animais bovinos de cor bege. Em segundo plano, vegetação, morros com árvores bem altas, troncos finos e folhas verdes e à esquerda, uma casa pequena de cor branca e amarelo, com telhado laranja e à direita, morros e outras casa de paredes brancas. Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

101

  1. Observe a imagem da página anterior e responda.
  1. A imagem mostra uma paisagem do campo ou da cidade?

    _____

  1. Quais são as atividades predominantes em paisagens como essa?

    _____

  1. Como é o modo de vida das pessoas que vivem em lugares como esse?

    _____

  1. Marque a seguir as cenas que mostram a paisagem do campo.
Imagem: Ilustração. À frente, local com solo marrom, pés de alface de cor verde, mais ao fundo, caminho de cor marrom-claro que dá acesso a uma casa de paredes de cor amarela, telhado marrom, com vegetação em verde-escuro à esquerda e à direita. No alto, céu em azul-claro com nuvens esparsas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com muitos prédios aglomerados de tamanhos diferentes, médios e altos em marrom, bege e verde. No alto, céu em azul-claro com nuvens esparsas.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de pasto com grama de cor verde, cercado de cor amarela por onde pastam quatro animais bovinos de cor branca com manchas em cinza-escuro. Ao fundo, à direita, caminho e solo marrom que dá acesso para uma casa de paredes brancas com telhado marrom e vegetação verde à esquerda e à direita. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas esparsas. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de local com ponte por onde há dezenas de carros coloridos e caminhões parados. Na parte inferior, carros passando e do outro lado, prédios de cor cinza e marrom. À esquerda no alto, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Pesquise em jornais e revistas imagens de paisagens do campo, recorte-as e cole-as no caderno. Em seguida, elabore legendas descrevendo as paisagens. Depois, responda às questões.
  1. O que há de semelhante entre as imagens?
  1. E de diferente? Em sua opinião, por que existem essas diferenças?

102

Mapeando uma área rural

  1. 4. Observe esta imagem de uma área rural.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com muitas plantações onde vê-se partes com folhas verdes demarcadas com linhas finas e outras partes com linhas finas em solo marrom. À esquerda, caminho de solo. No caminho, galpões grandes com telhado de cor cinza. Em segundo plano, local com vegetação e partes com árvores de folhas em verde-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação verde, rasteira, com parte à direita com árvores de folhas em verde-escuro. Ao centro, poucas casas de telhados de cor marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação rasteira de cor verde-escuro, com dois galpões grandes e um pequeno à esquerda, perto de árvores. À frente, uma caixa d’água vista do alto de tamanho pequeno. Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

103

  1. Agora, observe a planta dessa área rural.
Imagem: Ilustração. Planta vista do alto. Local com grama de cor verde-claro, com solo em marrom, com um retângulo rosa à esquerda perto de círculos em verde e à direita, outros dois retângulos rosa. À frente, no local de cor marrom, círculo de cor amarelo. Na ponta inferior, à direita, entre solo verde-claro, amontoados de árvores.  
Na parte inferior, rosa dos ventos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Abaixo, escala de 0 a 14 m.
 Fim da imagem.

LEGENDA: Planta de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Legenda:  _________ área de cultivo Em rosa: _____________ Em marrom: Caminho de terra Círculo amarelo: Caixa d’água Forma de folhas em verde: _____________.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Pesquise em jornais e revistas imagens de paisagens do campo. Selecione duas dessas imagens. Recorte-as e cole cada imagem em uma folha avulsa. Depois, elabore legendas descrevendo as paisagens.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Plantar e colher

A atividade agrícola, também conhecida como agricultura, consiste em preparar o solo, plantar as sementes e, após o crescimento das plantas, colher o que foi plantado.

Essa atividade fornece alimentos para o consumo das pessoas e, também, matéria-prima para as indústrias.

Alguns agricultores praticam a agricultura de subsistência . Nela, o cultivo é feito pelas pessoas da família e a produção destina-se ao consumo próprio.

Existem agricultores que praticam a agricultura comercial . Nela, o cultivo é feito por trabalhadores contratados e a produção destina-se ao comércio.

Imagem: Fotografia. Plantação com folhas verdes, rasteiras e ao centro um abacaxi amarelo sobre folhas verdes. Ao fundo, à direita, um homem em pé, de roupas verdes, pele morena, carrega caixa cheia de abacaxis dentro. No alto, céu de cor azul-claro com nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de abacaxi no município de Marataízes, no estado do Espírito Santo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que consiste a atividade agrícola?

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Pinte cada quadrinho conforme a legenda.

    Imagem: Ilustração. Quadro laranja. Fim da imagem.

    Agricultura de subsistência

    Imagem: Ilustração. Quadro azul. Fim da imagem.

    Agricultura comercial

    ( ) Os produtos são destinados ao comércio.

( ) Os trabalhadores são membros da família.

( ) Os produtos são destinados ao consumo próprio.

( ) Os trabalhadores são contratados.

Imagem: Ilustração. Um homem de pele clara, com chapéu bege sobre a cabeça, com camisa azul-claro até os cotovelos, calça cinza a sapatos pretos, segurando nas mãos uma enxada de cabo de madeira marrom. Ele está sobre local com solo marrom.  Fim da imagem.

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Como consumimos os produtos alimentícios do campo

Consumo in natura

Você já deve ter comido uma maçã na hora do lanche. A maçã é um alimento produzido pela agricultura que pode ser consumido in natura , isto é, sem passar por transformação na indústria.

Há muitos produtos agrícolas consumidos in natura , como hortaliças, legumes, frutas etc.

Imagem: Fotografia. Dezenas de maçãs vermelhas, três delas estão com folhas verde na parte superior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Maçãs in natura. FIM DA LEGENDA.

Produtos agrícolas transformados em alimentos industrializados

Muitos produtos da agricultura podem ser consumidos como alimentos industrializados. A maçã, por exemplo, pode ser consumida na forma de suco fabricado pela indústria.

Imagem: Ilustração. À esquerda, homem em pé, de costas de pele clara, cabelos pretos com chapéu de cor bege, com blusa de mangas compridas em laranja, com calça de cor azul, sapatos marrons, com o braço direito para o alto em direção de árvores de folhas verdes com muitas maçãs vermelhas. Mais à direita, caixa de cor azul com muitas maçãs vermelhas.  Flechas de cor azul com quatro cenas diferentes: Cena 1. Local com paredes de cor bege-claro, com placa de cor azul-claro, com texto em letras pretas: centro de distribuição, com uma porta ao centro. À direita, caminhão de cor laranja com caixas com maçãs vermelhas. À esquerda, homem carregando com braços para à esquerda, com caixa de cor azul com maçãs em vermelho.  Cena 2. Local com placa marrom com título em marrom: Maçãs. Um homem em pé de pele morena, cabelos castanhos, com camiseta branca e calça cinza, com a mão esquerda para cima, perto de caixotes com maçãs dentro. À frente, um homem de pele morena, cabelos castanhos, com camiseta de cor amarela, calça laranja, levando com as mãos um carrinho pequeno em azul com maçãs.  Cena 3. Vista do alto de local com rua de cor cinza, com caminhão de cor laranja, carregando caixotes com maçãs vermelhas dentro. Em segundo plano, calçada em cinza, silhuetas de cor laranja-claro, com céu de cor amarela. Cena 4. Na rua de cor cinza, barraca de cor verde, com duas divisões, com placa à esquerda, escrita: maçã. Ao fundo, à direita, mulher de pele morena, cabelos castanhos e camiseta de cor amarela. Flechas de cor vermelha com quatro cenas diferentes: Cena 1. Local com paredes de cor bege, com placa branca com texto: Industria Sucos de Maçã. À frente, caminhão de cor laranja com caixotes com maçãs em vermelho. Mais ao fundo, à direita: prédio de cor cinza com uma maçã grande. Cena 2. À esquerda, uma esteira de cor cinza com três caixas de cor laranja, com ilustração de cor maçã. Sobre a caixa à esquerda, um tubo fino cinza por onde jorra líquido de cor laranja.  Cena 3. Vista do alto de local com rua de cor cinza, por onde passa um caminhão de cor azul, com ilustração de duas caixas de suco de maçãs e parte da frente em laranja. Cena 4. Local com paredes de cor cinza-claro, com parte superior em laranja, texto em preto: Supermercado. Ao centro, abertura de entrada.   Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o esquema acima, explique o caminho que a maçã percorre até chegar à feira como produto in natura e até chegar ao supermercado como produto industrializado.

106

  1. 1 Complete as frases utilizando corretamente as palavras do quadro.

agricultura – indústria – industrializados – in natura

  1. Os produtos consumidos _____ não são transformados pela _____.
  1. Muitos produtos da _____ são utilizados na fabricação de alimentos _____ .
  1. Complete o quadro com desenhos que mostrem um produto agrícola e como ele pode ser consumido in natura ou transformado pela indústria.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Produto agrícola

Consumo in natura

Alimento industrializado

Ilustração. Cinco tomates de cor vermelha, com parte superior com folhas de cor verde;

Ilustração. Um prato branco redondo com salada com folhas em verde, rodelas de tomate vermelho.

Ilustração. Uma caixa de cor vermelha, com detalhes em amarelo. Texto: Molho de tomate.

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Em uma folha avulsa, desenhe três alimentos que você consome in natura.
    1. Exponha o seu desenho no mural da sala com os desenhos dos demais colegas.
    1. Observe os desenhos e liste os alimentos in natura que são consumidos pela turma.

107

Condições favoráveis à agricultura

Algumas condições favorecem a atividade agrícola, como terrenos planos, disponibilidade de água e solos férteis.

Os terrenos planos possibilitam o uso de máquinas agrícolas, como os tratores. Nos terrenos inclinados é necessário utilizar técnicas especiais para cultivar, como a construção de degraus.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local, com vegetação de cor verde e à direita, com trator de cor vermelha, com partes em preto. Em segundo plano, árvores com folhas em verde-escuro. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em terrenos planos é possível utilizar máquinas agrícolas. Plantação de arroz no município de Cabrobó, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morro composto por degraus diferentes de cor verde-claro. Na parte superior, à esquerda, plantas de cor roxa e em segundo plano, outro morro com degraus diferentes, casa pequena de cor branca e telhado triangular em marrom. Mais a fundo, local com vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Em terrenos muito inclinados são construídos degraus, nos quais se realiza a plantação. Plantação de arroz no Vietnã, em 2016. FIM DA LEGENDA.

A disponibilidade de água é importante para regar as plantações. Por isso, em lugares onde as temperaturas são elevadas e chove pouco, é necessário utilizar sistemas de irrigação para o cultivo agrícola.

Imagem: Fotografia. À esquerda, plantação com plantas de cor verde, com solo de cor bege-claro e nas bordas, vegetação rasteira em verde. À direita, parte fina com água de cor verde e após, solo em bege. No alto, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Canal de irrigação e plantação no município de Petrolina, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Circule as condições que favorecem a atividade agrícola.

ausência de água - terreno plano - solo infértil

solo fértil - terreno inclinado - disponibilidade de água

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

108

O solo também é uma condição importante para o desenvolvimento da atividade agrícola.

Há solos de diversos tipos. Alguns são secos e pedregosos, outros são úmidos e amarelados. Também existem solos escuros e fofos.

As características de cada tipo de solo dependem dos elementos que deram origem a ele, isto é, de como o solo se formou.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo com pedras de cor bege-claro, com dezenas de cactos de cor verde cobertos por espinhos e esfera vermelha sobre eles. Em segundo plano, vegetação rasteira seca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Solo seco e pedregoso no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de local com solo de cor marrom, com folhas em marrom-escuro, marrom-claro e outras em verde. Ao redor, árvores de tronco fino marrom na vertical e folhas verdes em vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Solo úmido com folhas caídas no município de Tefé, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Os solos são formados por diferentes camadas e cada uma delas tem características próprias.

Os restos de seres vivos que se acumulam sobre as rochas fragmentadas formam a matéria orgânica do solo. Quanto mais próximo da superfície, mais matéria orgânica o solo tem.

  1. Observe a imagem abaixo.
Imagem: Fotografia. Vista de solo com três camadas. Na parte superior, Primeira camada: A- solo em cinza-escuro com grama verde no alto. Segunda camada: B- solo em marrom. Na parte inferior, terceira camada: C – em marrom-claro. No alto, céu azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Camadas de solo. FIM DA LEGENDA.

  1. Quantas camadas de solo é possível identificar na imagem?

_____

  1. Qual delas deve ser rica em matéria orgânica? Explique.

    _____

109

Para a atividade agrícola é importante que os solos sejam férteis , isto é, tenham nutrientes, água e gás oxigênio em quantidades adequadas para as plantas se desenvolverem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. Leia o diálogo a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Local com grama de cor verde-claro, com pés de alface à esquerda e à direita, folhas pequenas de cor verde-escuro. À frente, menina de pele clara, cabelos castanhos com franja, lenço roxo sobre os cabelos, com blusa de mangas compridas em lilás, calça azul, avental em azul-claro e linhas em azul-escuro. Ela diz: NOSSA, MARIA, QUE MARAVILHA DE HORTA! AS HORTALIÇAS SE DESENVOLVERAM BEM. À direita, vegetação com folhas pequenas em verde-escuro, com um regador de cor cinza, garfo em cinza e cabo de madeira. Mais à direita, menina agachada de joelhos. Ela tem pele morena, cabelos curtos em castanho-escuro, com blusa de mangas compridas em laranja, com lenço de cor bege sobre pescoço, calça azul, com avental de cor cinza, com pá na mão direita de cor cinza, com cabo de madeira. Ela diz: POIS É, ANA, ESTE SOLO É UMA BELEZA. Em segundo plano, morros de cor marrom, com poucas vegetações em verde. Na ponta da direita, silhueta de casas de cor cinza. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.
  1. O que Maria quis dizer com “este solo é uma beleza”?
  1. O que o solo deve conter para as plantas se desenvolverem bem?
  1. Tiago é agricultor e vai comprar um sítio. Observe o quadro que apresenta as principais características de três sítios. Em seguida, responda às questões.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Principais características dos sítios

Nome do sítio

Solo

Terreno

Água

Alegria

Fértil

Plano

Presente

Esperança

Infértil

Plano

Presente

Aconchego

Infértil

Inclinado

Ausente

  1. Em sua opinião, qual desses sítios Tiago deve comprar? Explique sua resposta.
  1. Por que Tiago não deve comprar os outros sítios?

110

Vamos fazer

Observação do solo

Como você viu, o solo pode ter diferentes características.

Nesta atividade, você vai observar como é o solo do entorno da escola onde você estuda.

Material

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupos e com a ajuda do professor, escolham um local no entorno da escola no qual seja possível coletar uma amostra de solo.
  1. Vistam as luvas e, com a pá de jardim, cavem no solo um buraco de mais ou menos dois palmos de profundidade. Observem como são a parte mais profunda e a parte mais superficial do solo.
  1. Retirem um pouco de solo do fundo do buraco e coloquem em um saquinho plástico. Depois, façam o mesmo com o solo da superfície.
  1. Identifiquem cada saquinho com as etiquetas. Essas serão suas amostras de solo.
Imagem: Ilustração. Dois sacos plásticos amarrados na ponta superior. À esquerda, etiqueta de cor bege, com letras em preto: Solo a dois palmos de profundidade. À direita: Solo da superfície.  Fim da imagem.
  1. Voltem à sala de aula e forrem as carteiras com as folhas de jornal. Despejem as duas amostras de solo sobre as folhas de jornal separadamente, ou seja, sem misturá-las.
Imagem: Ilustração. Ao centro, quatro mesas cobertas por jornais de cor cinza, com partes em azul, verde, marrom. De frente para as mesas, quatro crianças em pé com luvas sobre as mãos. À esquerda, menina de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, com camiseta verde, par de luvas roxas, com calça azul e sapatos em vermelho, segurando na mão esquerda, um palito perto de montinho de terra em marrom. À direita, um menino de pele negra, cabelos encaracolados castanhos, com luvas em amarelo, lupa na mão esquerda, com par de óculos de cor brancas, camiseta de cor verde, luvas em amarelo, calça vermelha e sapatos verdes. segurando com uma das mãos, uma pedrinha marrom e na outra, uma lupa cinza de cabo vermelho. Mais atrás, outras duas crianças de frente para monte de terra marrom. À esquerda, menino de pele clara, cabelos ruivos, com camiseta de cor verde, luvas nas mãos em verde-claro, segurando na mão esquerda uma pedrinha marrom. À direita, menina de pele clara, cabelos encaracolados em castanho, para trás, com camiseta verde, calça em verde-escuro, com luvas laranjas nas mãos, com um palito na mão esquerda solo montinho de terra.   Fim da imagem.
  1. Com o palito de madeira, remexam as amostras. Prestem atenção na cor e no cheiro de cada uma. Utilizem a lupa para observar melhor as amostras.
  1. Com as luvas, manipulem o solo entre os dedos para sentir a textura dele.

111

Para responder

  1. Observem as características de cada amostra do solo e preencham a tabela.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Amostra do solo da superfície

Amostra do solo a dois palmos de profundidade

Cor

_____

_____

Textura

_____

_____

Tamanho dos grãos

_____

_____

Cheiro

_____

_____

Umidade

_____

_____

Presença de algum ser vivo? Qual?

_____

_____

  1. O que havia no solo que vocês observaram? De que ele é feito?
  1. Há diferenças entre a amostra de solo da superfície e a amostra de solo a dois palmos de profundidade? Quais?

112

A reprodução das plantas

Uma das principais etapas da atividade agrícola é a reprodução das plantas.

As flores são as partes da planta nas quais estão os órgãos reprodutivos. A partir da flor, pode desenvolver-se um fruto, que abriga as sementes. As sementes podem ser plantadas no solo e dar origem a uma nova planta.

Imagem: Fotografia. Uma melancia redonda grande, com casca de em verde escuros e listras disformes em verde-claro. À frente, um pedaço cortado de melancia de cor vermelha com sementes pretas e borda perto da casca em branco.  Fim da imagem.

LEGENDA: A melancia é um fruto que tem muitas sementes. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens que mostram o desenvolvimento de uma melancia.
Imagem: Fotografia 1. Uma planta de caule fino, com flores de pétalas pequenas em verde-claro, em meio à outras plantas de flores maiores em verde-escuro. Texto: Comprimento: 2 cm. Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 2 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Uma melancia pequena de cor verde-claro, com listras em verde-escuro. Na ponta da direita, folhas de cor verde-claro encolhidas. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 3. Sobre o solo de cor marrom, caule grosso onde há uma melancia de tamanho médio de cor verde-claro com listras em verde-escuro. À direita, outras folhas em verde-escuro.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 4. Ainda sobre o solo marrom, outros caules mais grossos de cor verde-claro e uma melancia grande com listras em verde-claro e verde-escuro. Texto: Comprimento: 30 cm. Fim da imagem.

LEGENDA: Comprimento: 30 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Relacione cada imagem à legenda correspondente.

( ) Fruto da melancia ainda jovem.

( ) Flor da melancia.

( ) Fruto da melancia maduro.

( ) Desenvolvimento do fruto da melancia a partir da flor.

  1. De onde vem o fruto da melancia?

    _____

  1. Onde ficam as sementes da melancia?

    _____

113

O nascimento de uma nova planta a partir da semente se chama germinação .

A germinação só ocorre em condições favoráveis à semente, como quantidade de água e temperatura ideais.

Imagem: Fotografia. Sobre solo em terra de cor marrom-escuro em fases diferentes:  Primeira fase: um feijão de cor vermelha arredondado na vertical;  Segunda fase: O grão um pouco aberto. Terceira fase: Sai do grão um pequeno caule e com ramificações da raiz abaixo. Quarta fase: um caule alto na vertical, com um grão na parte superior, folha pequena e na parte inferior, raízes ramificadas. Quinta fase: Um caule um pouco maior, com um pequeno grão na parte superior aberto e dele, pequenas folhas acima.  Fim da imagem.

LEGENDA: Na germinação da semente de feijão primeiro surge uma pequena raiz. Depois, o caule vai crescendo. Por último, as folhas e o caule se desenvolvem acima do solo. Altura da planta maior: 6 cm. FIM DA LEGENDA.

Algumas plantas também podem se reproduzir a partir de uma parte do caule, da raiz ou de uma folha. Essas partes podem brotar e formar novos indivíduos. Esse tipo de reprodução recebe o nome de brotamento e é bastante utilizado na agricultura.

Imagem: Fotografia. Uma batata-doce de cor bege, na horizontal com raízes na ponta da esquerda, de cor roxa, com hastes.  Fim da imagem.

LEGENDA: A raiz da batata-doce pode brotar e formar uma nova planta. A batata-doce mede cerca de 10 centímetros. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma cana-de-açúcar vista em detalhe de cor amarela, com pequenas linhas na horizontal, e duas hastes finas, uma à esquerda e outro à direita, com folha verde. Em segundo plano, vegetação verde desfocada.  Fim da imagem.

LEGENDA: A cana-de-açúcar pode se reproduzir a partir de uma parte do caule. A planta adulta mede cerca de 300 centímetros. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia os versos de uma canção popular e depois responda à questão.

Alecrim, alecrim dourado,

Que nasceu no campo

Sem ser semeado.

[...]

Alecrim, alecrim miúdo

Que nasceu no campo

Perfumando tudo.

FONTE: Da tradição popular.

Imagem: Ilustração. Vista geral de local com solo marrom, alecrim à frente de folhas verdes, com flores com pétalas em azul-claro. Em segundo plano, morros com vegetação rasteira verde, à direita, uma casa de paredes de cor bege com telhado triangular em marrom-escuro, com pequenas janelas brancas. No alto, céu em azul-claro, com nuvens brancas à direita.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

114

Para ler e escrever melhor

O que a fábrica produz com o milho?

O texto que você vai ler traz exemplos de produtos fabricados com o milho, matéria-prima proveniente da agricultura.

A agricultura fornece muitas matérias-primas para as fábricas. Com essas matérias-primas, as fábricas produzem diversos produtos que utilizamos no dia a dia.

O milho é uma matéria-prima proveniente da agricultura. Nas fábricas, o milho pode ser transformado em farinha de milho e, também, em óleo para cozinhar.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação de cor verde-escuro, folhas na vertical, e outras do lado. Em segundo plano, mais ao fundo, morros com vegetação e uma árvore de folhas de cor marrom. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de milho no município de Itapetininga, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o tema do texto?

_____

  1. Quantos exemplos de produtos fabricados com o milho foram citados no texto?

    _____

115

  1. Preencha o quadro com os exemplos de produtos fabricados com o milho citados no texto.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Produtos fabricados com o milho

Exemplo 1

_____

Exemplo 2

_____

  1. O esquema abaixo mostra exemplos de produtos que são fabricados com outra matéria-prima.
Imagem: Ilustração. Esquema. Ao centro, várias canas-de-açúcar empilhadas de cor verde. Seta para esquerda indicando: Um pacote de açúcar de cor branca com ilustração de dois morangos com açúcar. Flecha para à direita indicando: pote laranja de tampa preta onde está escrito na parte inferior: álcool combustível.  Fim da imagem.
  1. Qual é a matéria-prima mostrada no esquema?

_____

  1. De que atividade se origina essa matéria-prima?

    _____

  1. De acordo com o esquema, que produtos as fábricas podem produzir com essa matéria-prima?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Com base nessas informações, escreva um texto apresentando exemplos de produtos fabricados com essa matéria-prima. Lembre-se de dar um título ao seu texto.

116

Capítulo 2. A criação de animais

A pecuária consiste na criação e reprodução de animais. Assim como na atividade agrícola, a pecuária fornece alimentos e matérias-primas. Além disso, alguns animais são utilizados como meio de transporte.

A criação de gado pode ser intensiva ou extensiva. Na pecuária intensiva, o gado é criado confinado e se alimenta de ração ou de pastagem cultivada. Na pecuária extensiva, o gado é criado solto e se alimenta de pastagem natural.

Conheça alguns animais criados na pecuária e a denominação do rebanho formado por eles.

Imagem: Ilustração. Um boi de cor branca, com corcova no dorso e cauda fina e longa. Seta para à direita: um grupo de dezenas de bois brancos, um deles é filhote. Ilustração. Um cavalo de cor marrom com crista e rabo de cor preta. Seta para à direita: Grupo de dezenas de cavalos de cores diferentes: branco, marrom-escuro, marrom-claro e um deles é filhote.   Fim da imagem.

LEGENDAS: Bois e vacas. - Gado bovino.; Cavalos e éguas. - Gado equino. FIM DAS LEGENDAS.

Observação: Representações fora de proporção. Fim da observação.

  1. Classifique as características da pecuária em intensiva (I) ou extensiva (E).

    ( ) O gado é criado solto.

( ) O gado é criado confinado.

( ) O gado se alimenta de pastagem natural.

( ) O gado se alimenta de ração.

  1. Pesquise em um dicionário ou em sites o nome dos animais que compõem os tipos de gado a seguir. Depois, escreva esses nomes no caderno.
    1. Gado caprino.
  1. Gado bufalino.
  1. Gado ovino.
  1. Gado suíno.

117

A atividade pecuária é praticada em diversos estados brasileiros. O mapa a seguir apresenta a distribuição dos principais tipos de gado criados no Brasil.

Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: principais tipos de gado (2015).  Rosa dos ventos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 400km  Legenda:  Um boi de cor marrom: bovino Um búfalo de cor preta: bufalino Um cavalo marrom: equino Um porco rosa-claro: suíno Cabra de cor bege: caprino Ovelha branca: ovino  Roraima: Bovino Amazonas: Bovino Acre: Bovino Rondônia: Bovino Amapá: Bufalino Para: Suíno, Bovino e bufalino Mato Grosso: Equino, Bovino e suíno Mato grosso do sul: Bovino, ovino e suíno.  Maranhão: suíno e Bovino Tocantins: suíno e Bovino Goiás DF: Cavalo, bovino e suíno Ceara: Bovino e suíno, ovino e caprino Piauí: caprino, ovino e bovino Rio grande do norte: Bovino e ovino Paraíba: Bovino Pernambuco: caprino, bovino e ovino Alagoas: bovino Sergipe: Bovino Bahia: Equino, ovino, bovino, caprino e suíno Minas Gerais: suíno, equino e bovino Espírito do santo: Bovino Rio de janeiro: Bovino São Paulo: Bovino, ovino e suíno Paraná: Bovino e ovino Santa Catarina: suíno e bovino Rio grande do Sul: Equino, bovino, suíno e ovino.  Fim da imagem.

Fonte: IBGE. Produção da pecuária municipal 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

  1. Com base no mapa, responda às questões a seguir.
  1. Em quais estados brasileiros há criação de búfalos?

    _____

  1. Em quais estados há criação de bodes e cabras?

    _____

  1. Qual tipo de gado é criado no estado em que você vive?

    _____

118

A pecuária e a ocupação do interior

No Brasil, a ocupação do território pelos colonizadores começou no litoral, com a extração do pau-brasil e com a produção de açúcar. Lentamente, o interior também foi sendo povoado e a expansão da pecuária foi um fator importante para que isso ocorresse.

O gado bovino era utilizado para transportar a cana até o engenho e para mover a moenda, equipamento que moía a cana. A carne e o leite serviam de alimento para a população local. Com o couro, fabricavam-se roupas e outros objetos usados no cotidiano.

Como os bois eram criados próximo aos engenhos, frequentemente o gado entrava nos canaviais para se alimentar e destruía as plantações de cana. Por isso, em 1701, o governo português criou uma lei que proibia a criação de gado perto do litoral.

Os criadores de gado levaram os animais para lugares mais distantes dos engenhos, em direção ao interior. Com o tempo, foram abertos campos de pastagem para os rebanhos se alimentarem, formando fazendas de gado. O Vale do rio São Francisco foi uma área ocupada por muitas dessas fazendas.

  1. Com base no texto, responda às questões.
    1. Em quais situações o gado bovino era utilizado nas fazendas de produção de açúcar?

      _____

  1. Como as áreas que hoje correspondem ao interior da Região Nordeste foram ocupadas pelos colonizadores?

    _____

  1. Faça as atividades propostas a seguir.
    1. Pesquise em livros, revistas ou sites o nome dos estados brasileiros atravessados pelo rio São Francisco.

      _____

119

  1. Agora, observe a imagem, leia a legenda e depois responda à questão.
Imagem: Pintura. Vista geral de local com pedras e vegetação rasteira à esquerda, em verde-escuro e tons de marrom, com um grande cacto de cor verde na ponta da esquerda, com ramificações. Na ponta, uma capivara de cor marrom. Ao fundo, um grande rio de água de cor verde-claro. Em segundo plano, local com morros em verde. O céu em azul-claro, coberto de nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frans Post. Rio São Francisco, 1639. Óleo sobre tela, 60 cm X 88 cm. FIM DA LEGENDA.

_____

Os produtos da pecuária

Assim como a agricultura, a pecuária fornece alimentos para o consumo das pessoas, como a carne e o leite, e matéria-prima para a fabricação de produtos industrializados, como a lã e o couro.

Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.

Imagem: Fotografia. Sobre solo de cor marrom-claro, quatro homens vistos de costas, cada um sobre um cavalo. Da esquerda para direita: um homem de chapéu bege, camisa em azul-claro, sobre um cavalo de cor marrom. Mais à direita, um homem de blusa azul-escuro com chapéu bege sobre um cavalo de cor marrom. À direita, um homem de chapéu bege, blusa marrom sobre cavalo da mesma cor. Mais na ponta, um homem de camisa branca, com chapéu bege, sobre cavalo bege. Ao fundo, bois de cor branca. No céu, azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de bois no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sobre local com solo de cor marrom-claro e partes com vegetação verde, há porcos de cor marrom-claro com manchas em marrom-escuro. Eles estão em uma área delimitada por cercado de arame e madeira. À esquerda e à direita, vegetação rasteira em verde, com poucas árvores à direita. No alto, céu azul com muitas nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de porcos no município de Ortigueira, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

120

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um familiar, responda: no dia a dia, você e sua família consomem ou utilizam produtos de origem animal? Se sim, quais?

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Lápis vermelho fazendo uma linha fina na horizontal.  Fim da imagem.

121

  1. Responda às questões.
  1. A pecuária é uma atividade desenvolvida no lugar onde você vive?

    _____

  1. Que animais são criados?

    _____

  1. Observe os produtos que Luciano e o pai dele compraram no mercado.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de um menino em local com piso rosa e mesa à direita com toalha em azul-claro, com vários alimentos. O menino à esquerda tem pele negra, cabelos castanho-escuro encaracolados, com camiseta de cor azul-claro. Ele segura na mão esquerda um saco de cor amarela com símbolo de reciclagem em verde e com a mão direita ele pega uma cenoura. Na mesa, há uma caixa amarela de leite, um abacaxi, três maçãs vermelhas, um abacaxi amarelo, uma caixa amarela de biscoitos, um pedaço de carne em embalagem, outra cenoura e uma caixa de gelatina branca com partes em vermelho.  Fim da imagem.
  1. Quais desses alimentos são produzidos pela pecuária?

_____

  1. Quais desses alimentos são produzidos pela agricultura?

    _____

  1. Quais produtos não foram citados nas respostas anteriores? Por quê?

    _____

122

O mundo que queremos

Conservação ambiental no espaço rural

Você sabe o que é uma unidade de conservação?

A unidade de conservação é uma área de proteção ambiental instituída pelos governos.

Na formação das propriedades rurais, isto é, de fazendas, chácaras e sítios, geralmente se destrói a mata nativa para dar lugar às plantações e às pastagens. No entanto, em muitas propriedades rurais ainda restam algumas áreas de mata nativa , com diversas espécies animais e vegetais.

Se um proprietário rural quiser, ele pode criar uma unidade de conservação chamada reserva particular do patrimônio natural (RPPN), com os objetivos de:

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com centenas de árvores de folhas em verde e densa vegetação. Mais ao fundo, morros cobertos por vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reserva particular do patrimônio natural no município de Cavalcante, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.

123

  1. O que é uma unidade de conservação?

_____

  1. O que significa utilização sustentável dos recursos naturais?

    _____

  1. Em sua opinião, é importante que os proprietários rurais conservem a natureza no espaço rural? Por quê?

    _____

Vamos fazer

A reserva particular do patrimônio natural é um exemplo de unidade de conservação.

Outros exemplos são: parque nacional, estação ecológica, reserva biológica, reserva extrativista, reserva de desenvolvimento sustentável e floresta nacional.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as unidades de conservação?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Junte-se a um colega e sigam as etapas abaixo.
    • Pesquisem em livros, revistas e sites informações sobre um exemplo de unidade de conservação. Procurem descobrir as principais funções da unidade de conservação que vocês escolheram e anotem no caderno as descobertas que fizerem.
    • Pesquisem se existe alguma unidade de conservação no lugar onde vocês vivem. Se houver, pesquisem informações sobre ela, como nome, localização e principais funções.
    • Compartilhem com os colegas as descobertas que fizeram.

124

Capítulo 3. As atividades extrativistas

O extrativismo consiste na extração ou retirada de alimentos e de matérias-primas da natureza. A pesca, a exploração de madeira e a extração de minerais são alguns exemplos de atividades extrativistas.

Ao contrário do que ocorre na agricultura e na pecuária, no extrativismo o ser humano não participa do processo de reprodução dos produtos extraídos.

O extrativismo pode ser animal, vegetal ou mineral.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com rio escuro e sobre ele, canoa fina na horizontal onde há três pessoas. Na ponta da esquerda, um homem moreno de cabelos escuros, sem camiseta, sentado. Ao centro, um menino moreno de cabelos escuros com o corpo curvado para frente e na ponta da direita, um homem em pé, sem camiseta e short preto, jogando com as mãos uma rede para frente. Ao redor do rio, vegetação verde flutuando. Em segundo plano, árvores de folhas em verde-escuro e no alto, céu azul-claro com tons em marrom-claro e à direita, nuvem branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pesca no rio Negro, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo marrom, com um trator à esquerda de cor amarela, com pneus grandes e hastes na frente preta. Ao fundo, centenas de toras de tronco de árvores derrubados no solo. Mais ao fundo, outro trator como o outro. Em segundo plano, vista parcial de árvores de troncos finos e densa vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Exploração de madeira no município de Itacoatiara, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo marrom-claro, com três caminhões, dois vistos de frente de cor branca e outro à direita, de costas, com parte em bege. No fundo, perto de morros de cor marrom, um trator amarelo com guindaste comprido e pequena pá na ponta, por onde cai grande quantidade de terra. Em segundo plano, morros em tons de cinza e marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de minério de ferro no município de Congonhas, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que diferencia a atividade agrícola da atividade extrativista?

125

  1. Observe os alimentos obtidos pelo extrativismo e depois responda às questões.
Imagem: Fotografia. Castanhas com o formato de cor bege e partes com casca de cor marrom-escuro. Fim da imagem.

LEGENDA: Castanha-do-pará. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quatro camarões de cor laranja, com fios finos perto da cabeça. Fim da imagem.

LEGENDA: Camarão. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um fruto de cupuaçu de cor marrom, arredondado e à direita, parte interna redonda de cor bege-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Cupuaçu. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dezenas de peixes de cor cinza, um sobre o outro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais alimentos foram obtidos pelo extrativismo vegetal?

    _____

  1. E pelo extrativismo animal?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já consumiu algum desses alimentos? Quais?
  1. Ligue a matéria-prima ao objeto feito a partir dela.

    Coluna 1.

Imagem: Ilustração 1. Quatro toras de tronco de árvore de cor marrom. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2. Três pedaços de ouro de cor amarela. Fim da imagem.

Coluna 2.

Imagem: Ilustração. Um anel de cor amarela com uma pedra de cor verde-claro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma cadeira de cor marrom.  Fim da imagem.
  1. De qual tipo de extrativismo se originam as matérias-primas representadas?
  1. _____.
  1. _____.
  1. Que outros produtos podem ser fabricados com essas matérias-primas?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Pesquise alguns objetos do dia a dia que são produzidos utilizando-se recursos minerais e registre-os no caderno.
    • Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre isso.

126

A exploração do pau-brasil

Há mais de 500 anos, navegantes europeus realizaram viagens pelo mar em busca de produtos para o comércio europeu.

No ano de 1500, eles chegaram às terras que atualmente fazem parte do Brasil.

Entre os produtos encontrados aqui, estava o pau-brasil. Essa árvore interessava aos europeus porque da madeira dela se extraía um corante avermelhado usado para tingir tecidos.

Para cortar e derrubar as árvores de pau-brasil e enviá-las para a Europa, os europeus utilizaram o trabalho dos povos indígenas. Os povos indígenas conheciam bem os caminhos por terra e por rios e sabiam como chegar até as árvores. Por isso, a participação deles foi fundamental para a exploração do pau-brasil.

Imagem: Pintura. Em local com paredes em azul e partes em bege, à frente, perto de um grande barril arredondado em marrom, com a parte inferior em vermelho-claro, três pessoas. Ao fundo, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em laranja, boné e colete em vermelho e avental branco na cintura para baixo, segurando nas mãos, um bastão de cor marrom mexendo na água em vermelho dentro do barril com um tecido da mesma cor d’água. À direita, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camisa até os cotovelos em azul-claro, com colete em azul-escuro e calça vermelha. Ele segura nas mãos com bastão de cor marrom mexendo a água. Mais à esquerda, homem de pele clara, com cabelos castanhos, com gorro vermelho sobre a cabeça, com casaco de mangas de cor marrom, segurando nas mãos, um tecido marrom e calça em verde-claro. À frente de barril, um tecido de cor azul-escuro e pequenas hastes de madeira. Perto do homem à esquerda, tecidos brancos dobrados. Mais ao fundo, à esquerda, outros três homens, de pele clara, de cor: azul, vermelho e verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ilustração representando tingimento de tecidos, publicada na obra Le livre des propriétés des choses, de Barthélemy l’Anglais, há mais de 500 anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Que produto os europeus encontraram, há mais de 500 anos, nas terras que hoje fazem parte do Brasil? Para que ele era usado?

_____

  1. Por que a presença dos povos indígenas foi fundamental para a exploração do pau-brasil pelos europeus?

    _____

127

  1. Observe o detalhe do mapa a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa sobre folha de cor bege, com vista parcial do território brasileiro com vegetação de cor verde-claro, com árvores de folhas em verde-escuros, com pessoas: indígenas de pele morena, alguns nus à frente, carregando pedaços de madeiras com as mãos e outros, vestidos com plumas coloridas no saiote e na cabeça. Entre os indígenas, animais, macacos, pássaros de penas coloridas em vermelho, azul, dois pousados sobre árvores e outros sobrevoando. Na ponta inferior, um indígena agachado de joelhos no solo, de pele morena, cabelos pretos, com coroa de plumas coloridas e tecido em azul-claro na cintura. À direita, oceano com dois navios de cor azul-claro, com velas claras e no meio delas, uma cruz. Na parte inferior, vista parcial de um bussola. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de Terra Brasilis, mapa do cartógrafo português Lopo Homem, datado de 1519. FIM DA LEGENDA.

  1. Que lugar foi representado no mapa? Como você percebeu isso?

_____

  1. O que as embarcações representam?

    _____

  1. Quem são os personagens representados no mapa?

    _____

  1. Que atividade eles estão realizando?

    _____

128

A exploração de ouro e de diamante

Em torno do ano de 1695, os europeus encontraram metais preciosos, como o ouro, no Brasil. A maioria das jazidas se concentrava no atual estado de Minas Gerais.

A princípio, o ouro explorado era de aluvião , mistura de areia, argila e cascalho que se deposita no fundo e nas margens dos rios.

Com o passar do tempo, foram desenvolvidas formas mais complexas de exploração de minerais. Uma delas consistia em desviar as águas dos rios para expor o solo do fundo e ampliar a busca por minerais. Outra forma de exploração consistia em retirar o ouro depositado em rochas. Para isso, era preciso escavar minas que davam acesso a esses depósitos, em muitos casos, subterrâneos.

Em 1729, também foi encontrado diamante na região chamada Arraial do Tijuco, no atual estado de Minas Gerais.

Imagem: Fotografia. Uma rocha de cor marrom na horizontal, de tamanho baixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ouro depositado em rocha proveniente do município de Diamantina, no estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Vista geral de local com quedas d’água de cor azul-claro saindo de rochas de cor marrom, com vegetação rasteira e outras partes com caules finas e folhas em verde. Na parte inferior, dezenas de homens negros, com bermudas coloridas, alguns com blusa e outras sem e mulheres de vestidos de cores diversa. À esquerda, perto de local com corrente de água com quatro homens negros: um de bermuda vermelha, outra de bermuda em azul, vestes em amarelo e outro em bermuda rosa. Perto deles, no solo, um homem de pele clara com cabelos pretos, blusa de mangas compridas em marrom, com a mão direita para o alto segurando um chapéu bege. Mais à direita, dois homens em pé, carregando nas mãos, objeto grande em marrom-escuro e mais ao fundo, outras pessoas em pé. Em segundo plano, um homem de pele clara, chapéu bege na cabeça e casaca azul entre eles. Mais ao fundo, mulheres de vestidos longos, carregando algo sobre a cabeça delas. Em terceiro plano, à esquerda, queda d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Lavagem do minério de ouro, proximidades da montanha de Itacolomi, 1835. Litografia, 30,5 cm X 26,2 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a obra acima, de Johann Moritz Rugendas. Que tipo de mineração ela representa? Explique.

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Em dupla, pesquisem em livros e sites quem eram as pessoas que trabalhavam na extração de ouro e de diamantes, no Brasil, nos anos 1700 e 1800. Vocês podem investigar:
    • de onde elas vinham.
    • as condições de trabalho delas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

129

A extração de minerais nos anos 1700 gerou modificações no ambiente. A movimentação do solo e das rochas durante as escavações e a abertura de poços e de minas causaram problemas como o desmatamento, o desgaste do solo e o acúmulo de terra e cascalho nas margens dos rios. Essas modificações podem ser percebidas até hoje, especialmente nos municípios de Ouro Preto e Mariana, no estado de Minas Gerais.

  1. Observe a imagem e leia as legendas. Depois, responda às questões.
Imagem: Desenho. Na parte superior, à direita, etapa 1- local com grama de cor verde, com partes na horizontal e vertical em madeira, com a parte à esquerda redonda. Na parte de baixo, água de cor azul-claro, passando em parte horizontal à direita. À frente, local com três degraus de cor marrom-claro. Etapa 2, da estrutura descrita anteriormente, uma haste vertical em marrom para local com água. À esquerda, etapa 3, solo por onde passa dezenas de homens negros com bermuda de cor azul, segurando algo sobre as cabeças. No alto, à esquerda, céu em azul-claro com muitas nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDAS: Autoria desconhecida. Modo como se extrai ouro no Rio das Velhas e nas mais partes que há rios, 1780. Desenho aquarelado. 1. Desvio das águas do rio. 2. Remoção do solo do fundo do rio. 3. Deposição do solo e do cascalho em montes fora do rio. FIM DAS LEGENDAS.

  1. O que a imagem representa?

    _____

  1. A que correspondem os números apresentados na imagem?

    _____

  1. Que problemas ambientais esse tipo de extração pode causar?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em grupo, pesquisem em livros, revistas, jornais ou sites se a extração de ouro ainda causa problemas ambientais.
    • Em sala de aula, compartilhem os resultados da pesquisa com os colegas e o professor.

130

O extrativismo sustentável

A exploração do pau-brasil e de minerais, como o ouro e o diamante, que aconteceu no Brasil há cerca de 300 anos, envolveu dois tipos de extrativismo: o vegetal e o mineral.

Atualmente, as atividades extrativistas que degradam o ambiente continuam sendo praticadas. No entanto, há comunidades que se dedicam ao extrativismo buscando não causar danos à natureza. Como exemplo, podemos citar vários povos indígenas, seringueiros, castanheiros e ribeirinhos que se dedicam ao extrativismo na Floresta Amazônica. Essas pessoas constituem as chamadas populações tradicionais e, na defesa do ambiente em que vivem, se identificam como povos da floresta . Há várias gerações esses povos vivem da floresta e têm grande conhecimento sobre o funcionamento dela.

Uma característica dessas populações é extrair alimentos e matérias-primas da floresta buscando causar o menor impacto possível no ambiente. Dessa forma, garantem o próprio sustento e a preservação da floresta.

Imagem: Fotografia. Fruto redondo com casca de cor marrom-claro, com parte interna em branco, com sementes dentro. Na parte inferior, dezenas de gomos de cor bege-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Castanha-do-pará. Comprimento do fruto: 11 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No meio de uma floresta com vegetação de cor verde e solo marrom. À esquerda, um homem de pele morena, cabelos pretos, sem camiseta, sentado de frente para centenas de fruto de cor marrom, arredondado. À direita, um homem agachado, de boné em cinza, camiseta da mesma cor, calça em cinza-escuro, com haste na vertical de tronco marrom, perto de folhas verdes. Em segundo plano, árvores grandes com folhas de cor verde-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Castanheiros extraindo castanhas-do-pará na Floresta Amazônica, no município de Lábrea, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Dê um exemplo de produtos obtidos do extrativismo há mais de 300 anos no Brasil.
  1. Vegetal: _____
  1. Mineral: _____
  1. Quem são os povos da floresta?

    _____

131

Os povos da floresta vivem da extração do látex, da castanha-do-pará e da caça e da pesca.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa à esquerda, vista da cintura para cima, de frente para uma árvore de tronco bege e branco e na parte superior, folhas de cor verde e céu em azul-claro. O homem tem pele morena, com uma máscara no rosto de cor azul-claro, chapéu em marrom-escuro sobre a cabeça, com camisa de mangas compridas em azul-escuro e cinza-claro. Ele segura na mão esquerda, um pote pequeno preto sobre o tronco da árvore onde há escorrendo um líquido branco. No alto, folhas de cor verde e céu em azul-claro. Texto: altura: 30m. Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de látex de seringueira, no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. Altura: 30 m. FIM DA LEGENDA.

Os alimentos e as matérias-primas que eles obtêm por meio das atividades extrativistas são consumidos pelas comunidades das quais fazem parte, além de serem comercializados.

No Brasil, o governo estabelece algumas áreas como reservas extrativistas . Nessas áreas, o extrativismo é permitido, mas deve seguir regras de preservação ambiental.

Algumas pessoas se organizam em cooperativas para explorar essas áreas. As cooperativas são uma forma de garantir que os recursos sejam extraídos de maneira adequada e vendidos pelo valor justo. Isso beneficia as populações tradicionais e possibilita a preservação das florestas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Qual é importância da organização das cooperativas extrativistas?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Em dupla, façam uma pesquisa em sites, livros, revistas ou jornais sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes, criada no estado do Acre, no ano 2000. Vocês podem pesquisar:

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Fotografia. Um homem visto da cintura para cima, de pele morena-claro, cabelos e bigode escuros, usando camisa de listras em branco, laranja e verde-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Chico Mendes foi um seringueiro que defendia a criação das reservas extrativistas para a proteção do meio ambiente e dos direitos dos trabalhadores. Quando morreu, em 1988, esse sonho ainda não havia se realizado. Fotografia de 1988. FIM DA LEGENDA.

132

Capítulo 4. Problemas ambientais no campo

As atividades desenvolvidas no campo podem provocar problemas ambientais, como a extinção de plantas e animais, a destruição do solo e a poluição de rios e lagos.

A extinção de plantas e animais

O desmatamento elimina grandes áreas de matas ou florestas para que elas deem lugar a pastos, plantações e atividades do extrativismo mineral. Isso pode provocar a extinção de espécies de plantas.

O desmatamento também destrói o ambiente onde vivem alguns animais, o que pode levá-los à extinção.

Imagem: Fotografia. Vista geral de árvores altas de tronco fino de cor cinza, com folhas de cor verde-escuro. Na parte inferior, vegetação densa. No alto, céu em azul-claro, com nuvens em branco. Texto: Altura: 40 m. Fim da imagem.

LEGENDA: A castanheira-do-pará corre risco de extinção com o desmatamento de áreas da Floresta Amazônica. Município de Alta Floresta, no estado de Mato Grosso, em 2014. Altura: 40 m. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima de galhos de cor cinza, com um sauim, macaco de tamanho médio, cabeça em preto, com pelos de cor branca até a metade do corpo e outra metade em marrom, com cauda longa. Ao fundo, folhas de cor verde. Texto: Comprimento: 25 cm. Fim da imagem.

LEGENDA: Com a destruição da floresta, o sauim -de-coleira está ameaçado de extinção. Município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2014. Comprimento: 25 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas araras em azul-claro sobrevoando para à esquerda. Elas têm o bico de cor preta, com contorno dos olhos em amarelo. O fundo é de cor marrom, desfocado. Texto: Comprimento: 70 cm. Fim da imagem.

LEGENDA: A arara-azul-de-lear corre risco de extinção com a destruição do ambiente onde vive. Município de Canudos, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. Comprimento: 70 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Explique com suas palavras o que significa extinção.
  1. Em sua opinião, de que forma o desmatamento afeta a vida dos animais?

133

  1. Escreva uma legenda para cada imagem. Em seguida, responda às questões.
Imagem: Ilustração 1. Local com grama de cor verde, com grama verde, à direita, vegetação de cor laranja. Ao centro, animal quadrúpede de cor laranja, com língua vermelha para fora, com manchas em preto, com a pata dianteira sobre a cabeça. À esquerda, árvore de tronco marrom, com folhas verdes e galho à direita, um tucano de penas pretas e bico laranja, com ponta fina em preto. Mais ao fundo, vegetação e árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro; Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração 2. O mesmo local descrito anteriormente, com uma árvore à esquerda, de tronco cortado ao meio. Ao centro, caminho de cor vermelha com troncos marrons, empilhados um sobre o outro. Mais à direita, homem de pele clara, chapéu bege, com camiseta em rosa e calça azul, segurando com a mão esquerda, um serrote. Em segundo plano, duas árvores longas com folhas verdes, à esquerda com frutos redondos vermelhos e à direita, árvore de folhas em verde-escuro. Ao fundo, céu de cor azul-claro.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração 3. Vista geral de local com vegetação rasteira em verde, com arbustos e à direita, vegetação com folhas laranjas. Ao centro, um caminhão de cor azul, pneus em cinza e na ponta de trás, haste com dentes finos na vertical. Acima, céu em azul-claro sem nuvens. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração 4. Local com arbustos na ponta da esquerda e na ponta da direita, com folhas laranjas. Ao fundo, local com vegetação rasteira em verde-claro com pés de alface. Perto deles, dois homens: um de pele clara, com chapéu bege, blusa de mangas compridas em rosa, calça azul e sapatos cinzas, com o braço esquerdo para frente. À direita, outro homem de pele clara, chapéu bege, com blusa amarela, calça azul e sapatos cinzas. Mais ao fundo, arbustos de cor verde e morro, no fundo à direita. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

Observação: Representações fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que aconteceu com a floresta mostrada na imagem 1?
  1. Quais são as consequências dessa alteração para as plantas e para os animais que vivem nessa área?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, onde pode ser encontrada maior diversidade de animais: em uma floresta ou em uma plantação? Por quê?

134

Vamos fazer

Os animais em extinção

Nesta atividade você vai conhecer alguns animais brasileiros que estão ameaçados de extinção. Para isso, você e seus colegas vão fazer uma pesquisa.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com alguns colegas e pesquisem em livros, jornais, revistas e sites dois animais que estão ameaçados de extinção.
Imagem: Ilustração. Vista do alto de mesa arredondada de cor marrom-claro, com duas cadeiras da mesma cor, nas extremidades com livros de capas coloridas. Na cadeira ao fundo, um livro aberto de folhas beges. No entorno, três crianças de frente para mesa fabricando um cartaz com imagens e recortes. As três usam camiseta de cor verde. À frente, um menino de pele clara, cabelos castanhos, calça azul e sapatos vermelhos, com tesoura na mão direito recortando imagem de lobo de cor marrom-claro. À direita, menina vista de costa, com calça marrom e sapatos verdes, com lápis vermelho na mão direita sobre cartaz perto de imagem de peixe-boi. Ao fundo, um menino de pele negra, cabelos encaracolados em preto, segurando nas pontas do cartaz, com as mãos. Mais à direita, cola de cor branca com detalhes em azul.  Fim da imagem.
  1. Pesquisem também algumas imagens desses animais e procurem descobrir características deles, como: o que comem, como se reproduzem e em que ambiente vivem.
  1. Depois, façam um cartaz com as imagens selecionadas e escrevam legendas, indicando o nome dos animais e as características pesquisadas.
  1. Ao final, exponham os cartazes na sala de aula.

    Para responder

  1. Quais animais ameaçados de extinção seu grupo pesquisou?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais outros animais ameaçados de extinção apareceram nos cartazes dos colegas?

    _____

135

A destruição do solo

Quando a vegetação é retirada para a prática agrícola, o solo fica exposto à erosão , que é a desagregação dos elementos que o formam e o transporte do material desgastado para outras áreas. A erosão ocorre principalmente pela ação do vento e da água da chuva. Isso acontece porque as raízes das plantas ajudam a “segurar” o solo.

O vento e a água desagregam os elementos que formam o solo, que são transportados para outras áreas. Entre as consequências da erosão destacam-se a formação de buracos e fendas no solo e a perda de fertilidade.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morros de cor verde e ao centro, fissura ao centro com solo de cor marrom-claro. Sobre o local, algumas árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Erosão do solo no município de Ritápolis, no estado de Minas Gerais, em 2018. Ao escoar, a água da chuva carrega partículas do solo, provocando a erosão. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete o esquema com as causas e as consequências da erosão.

Causas

_____

Erosão do solo

Consequências

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como o desmatamento contribui para o processo de erosão?
    • Qual é a importância das plantas para evitar isso?

136

Outra atividade que pode prejudicar o solo é o extrativismo mineral. Nessa atividade, muitos recursos minerais são extraídos das rochas e do solo. Para extrair alguns minerais, por exemplo, é necessário retirar a floresta e abrir grandes buracos no solo e nas rochas.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem abaixo e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com morros de cor marrom-claro, com parte superior com vegetação em verde-escuro. Ao centro, solo na parte inferior de cor marrom claro, com caminhões passando um trator à esquerda de cor amarela com um guindaste à frente, em local com pedras de cor cinza-claro. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Extração de calcário no município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais alterações foram feitas no ambiente mostrado na imagem para extrair minerais?
  1. Em sua opinião, o extrativismo mineral pode trazer problemas ao ambiente? Quais?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Leia o texto a seguir, que apresenta a relação dos povos indígenas com o solo. Depois, responda às questões.

    Os indígenas e a terra

    Os indígenas têm um profundo respeito pela terra. Eles a consideram como uma “grande mãe” que os alimenta e dá vida, porque é dela que tiram todas as coisas que precisam para sua sobrevivência física e cultural. [...]

    Para dar continuidade à vida, as populações indígenas aprenderam a se relacionar com a natureza de forma respeitosa. [...]

    Eles utilizam uma terra por um tempo determinado, mudando-se em seguida para outros lugares, para permitir que as plantas nasçam e cresçam de novo e o solo se recupere. [...]

    FONTE: Daniel Munduruku. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000. p. 86-87.

    1. O que a terra representa para os povos indígenas?
  1. Como os povos indígenas utilizam a terra?

137

A contaminação da água

No campo, o uso de substâncias químicas pode causar a contaminação da água.

Para combater espécies que prejudicam a plantação, os agricultores aplicam agrotóxicos que podem contaminar a água, o solo e os seres vivos. Para evitar que sejam contaminados, os trabalhadores que manipulam e aplicam essas substâncias precisam usar roupas especiais e equipamentos de proteção, como óculos, máscaras, botas e luvas.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com solo marrom, com plantas de cor verde. Ao centro, homem de roupa branca com mangas compridas, calça e botas da mesma cor, com luvas azuis e máscara cobrindo todo o rosto, segurando na mão esquerda um pequeno cano fino cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador aplicando substância química em plantação de cana-de-açúcar no município de Planalto, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais cuidados os trabalhadores devem ter para evitar a contaminação com agrotóxicos?

Durante a extração do ouro, o trabalhador deve retirar a lama do rio e misturar a ela o mercúrio, uma substância capaz de separar o ouro de outros materiais. Quando utilizado de modo inadequado, o mercúrio pode causar graves doenças no trabalhador, além de contaminar a água e os seres vivos.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com água escura, em meio a solo pedregoso, um homem agachado visto de costa. Ele usa camiseta de cor vermelha, com bermuda comprida até os joelhos em verde com estampas. À esquerda, vegetação verde vista parcialmente.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador procurando ouro no município de Mariana, no estado de Minas Gerais, em 2015. Nesse mesmo ano, o município seria devastado pelo rompimento da barragem de uma mineradora. FIM DA LEGENDA.

  1. . Por que o mercúrio é utilizado na extração de ouro?

_____

  1. Quais são as consequências da utilização inadequada do mercúrio?

    _____

138

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir aborda uma das causas da contaminação dos rios e a consequência disso para os seres vivos.

Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios

Para aumentar a produção e proteger as plantações, muitos agricultores utilizam fertilizantes e agrotóxicos.

O uso inadequado desses produtos pode causar a contaminação dos rios. Isso acontece porque as substâncias contidas nos fertilizantes e agrotóxicos são carregadas pela água da chuva até os rios, contaminando-os.

A água contaminada dos rios prejudica e pode matar os seres vivos que dependem dela, como peixes e plantas. Se as pessoas tiverem contato com essa água contaminada, podem ficar doentes.

Imagem: Ilustração 1. Um homem de pele clara, cabelos castanhos, com boné na cabeça, blusa de mangas compridas e calça em azul, com par de luvas e botas amarelas, com produto nas costas em laranja, de onde sai mangueira fina com ponta em laranja, de onde sai água sobre pés de alface. À direita, vista parcial de água em azul-claro com quatro peixes coloridos. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração 2. O mesmo local descrito anteriormente, gotas d’águas sobre solo, com quedas de água no solo entre os pés de alface em direção do rio a frente. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração 3. O mesmo local descrito anteriormente. No rio, dois meninos com os braços erguidos para cima. À esquerda, menino de pele clara, cabelos escuros, sorrindo de olhos fechados e à direita, menino de pele negra, cabelos encaracolados castanhos, com os braços para cima. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração 4. À esquerda, o menino de cabelos escuros, com pele clara, com blusa de mangas em vermelha, tossindo com olhos fechados, com mão direita perto da boca, soltando gotículas. Ele está sentado sobre cama marrom, com cobertor em azul sobre as pernas dele. À direita, um menino de pele negra e cabelos castanhos encaracolados, com roupa azul, de olhos fechados e sobrancelhas baixas, com as mãos perto de cobertor verde, em cama marrom.  Fim da imagem.

_____

139

Analise

  1. Escreva uma legenda para cada cena da página anterior.

    _____

  1. De acordo com o texto, como a agricultura pode contaminar os rios?

    _____

  1. Qual é a consequência dessa contaminação para os seres vivos?

    _____

Organize

  1. Complete o esquema sobre a contaminação dos rios.

    Causa

    Uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.

    Consequência

    _____

Escreva

  1. Observe as imagens sobre o uso dos agrotóxicos.
Imagem: Ilustração 1. Um avião de cor vermelha sobrevoando e lançando fumaça cinza, sobre árvores de folhas verdes com frutas vermelhas, em local com grama verde. Fim da imagem.

LEGENDA: Aplicação de agrotóxico na lavoura. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. Menino visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos castanhos, camiseta azul, com a mão esquerda para trás e na mão direita, com maçã vermelha mordida, de olhos fechados. Fim da imagem.

LEGENDA: Consumo de alimento contaminado. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. Menino descrito anteriormente, deitado sobre cama marrom, com cobertor azul sobre o corpo, de olhos fechados, transpirando, com um termômetro na boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa doente depois de consumir o alimento. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

140

Painel multicultural

Frutas no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo. Existem diversos tipos de frutas sendo cultivados por todo o país. Algumas dessas frutas, como a manga, o melão, a banana, a laranja e o abacaxi, são cultivadas em grande quantidade e vendidas para outros países.

Conheça a seguir algumas frutas típicas de alguns lugares do Brasil.

O cupuaçu é uma das frutas mais populares da Floresta Amazônica. A polpa é branca e pode ser usada para fazer sucos, sorvetes e geleias. As sementes são usadas na produção de um tipo de chocolate.

Imagem: Fotografia. Vista frontal de fruto de casca marrom com gomos dentro de cor bege-claro. Texto: Comprimento: 15 cm. Fim da imagem.

LEGENDA: Fruto de cupuaçu. Comprimento: 15 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois frutos de cupuaçu em marrom arredondada, pendurada na vertical, em galho fino com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Árvore de cupuaçu. FIM DA LEGENDA.

O pequi é uma fruta que se desenvolve melhor em locais de clima quente. É cultivado principalmente nos estados de Goiás, de Minas Gerais, do Tocantins e do Ceará. Ele possui uma casca grossa e esverdeada, que é utilizada na fabricação de tinturas para tecidos. A polpa amarela é consumida em pratos, como a galinhada com pequi. Das sementes são extraídos óleos perfumados.

Imagem: Fotografia. Fruto redondo com casca escura, dentro parte em branco com cinco gomos amarelos. Texto: Comprimento: 10 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fruto de pequi. Comprimento: 10 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima de galho com ramificações finas, com folhas de cor verde, com frutos redondos pequenos de cor verde. No alto, céu ema azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Árvore de pequi. FIM DA LEGENDA.

141

O umbu é uma fruta comum nos estados de Pernambuco e da Paraíba. A polpa adocicada e um pouco azeda é bastante consumida in natura e pode ser usada para fazer a umbuzada, uma mistura da fruta com leite e açúcar. As raízes do umbuzeiro servem para fazer sucos nutritivos.

Imagem: Fotografia. À esquerda, fruto cortado ao centro, de cor verde-claro, de tamanho pequeno. Fim da imagem.

LEGENDA: Fruto de umbu. Comprimento: 4 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima de lugar com folhas pequenas verdes e frutos pequenos de cor verde-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Árvore de umbu. FIM DA LEGENDA.

A mangaba é uma fruta cultivada em vários lugares do Brasil, principalmente no estado de Sergipe. A polpa mole e saborosa é usada para fazer doces, sorvetes e geleias. O caule da mangabeira apresenta um líquido que pode ser usado no tratamento de algumas doenças, como a tuberculose. As suas folhas são usadas para fazer chás.

Imagem: Fotografia. Uma mangaba de cor amarelo-claro, com partes em branco dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fruto de mangaba. Comprimento: 6 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Árvore com folhas verdes, com mangabas de tamanhos diversos em vermelho-escuro, outros mais verde e um pequeno em verde-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Árvore de mangaba. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você já experimentou alguma dessas frutas? Qual?
  1. Você já experimentou alguma fruta diferente ou incomum? Conte aos colegas e ao professor que fruta era essa e onde você a experimentou.
  1. No lugar onde você vive, há cultivo de frutas? Quais?

142

O que você aprendeu

  1. Observe a imagem a seguir.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação em verde-claro, árvores com folhas em verde-escuro e ao centro, uma casa de paredes de cor branca, com telhado em bege-claro. Em segundo plano, morros com vegetação verde e árvores de folhas em verde-escuro. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Piracaia, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. A fotografia mostra uma área na cidade ou no campo?

_____

  1. Indique as principais características do modo de vida da área retratada na imagem.

    _____

  1. Complete as frases com os termos do quadro.

    extrativista – agrícola – pecuária

    1. A atividade _____ é acompanhada pelo trabalhador durante todo o processo de plantio e desenvolvimento das plantas até a sua colheita.
  1. A atividade _____ consiste em retirar artigos animais, vegetais ou minerais da natureza sem ter participado dos seus processos de desenvolvimento.
  1. A atividade _____ consiste na criação de animais. Durante seu desenvolvimento, os animais são acompanhados por trabalhadores.

143

  1. Observe a fotografia e responda às questões a seguir.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de solo de cor marrom-escuro, com um trator pequeno, com quatro rodas grandes, com teto em laranja. Perto, um homem de pele morena, chapéu bege e camiseta de cor azul. Perto dele, uma máquina de cor amarela com hastes em verde. Em segundo plano, solo ainda em marrom, outra máquina e à esquerda, vegetação verde. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantio de milho para pipoca no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é a agricultura comercial?

_____

  1. Quais são as condições que favorecem a atividade agrícola?

    _____

  1. c) É possível afirmar que o uso de máquinas agrícolas facilita a tarefa do trabalhador do campo? As tarefas realizadas na agricultura comercial também são as mesmas dos trabalhadores das cidades?

    _____

  1. Como os fertilizantes e os agrotóxicos aumentam a produção e protegem as plantações?

    _____

  1. Quais são os problemas ambientais causados pelo uso inadequado de fertilizantes e agrotóxicos?

    _____

144

  1. Relacione as colunas formando frases sobre a criação de animais.

Coluna 1.

A pecuária

Na pecuária extensiva,

Na pecuária intensiva,

O gado equino

O gado caprino

Coluna 2.

é composto de bodes e cabras.

o gado é criado confinado e se alimenta de ração ou de pastagem cultivada.

fornece alimentos, matéria-prima e alguns animais que são utilizados como meio de transporte.

é composto de cavalos e éguas.

o gado é criado solto e se alimenta de pastagem natural.

  1. Escreva o tipo de extrativismo a que se refere cada imagem.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de mão de uma pessoa de pele morena, segura pequenas esferas de cor preta. Abaixo, outros quatro baldes com mais frutos do mesmo tipo.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Um homem visto de costas, com camiseta de cor amarela de mangas curtas, com boné sobre cabeça, bermuda em preto, segurando nas mãos uma linha fina na horizontal e rede branca para frente sobre rio de água em marrom. Em segundo plano, solo em marrom-claro e vegetação em verde. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

_____

145

Imagem: Fotografia. Vista do alto de mãos de pessoa com luvas brancas, segurando nas mãos, pedrinhas pequenas douradas. Na parte inferior, outras pedras pequenas de cor marrom-claro.  Fim da imagem.

_____

  1. Assinale com um X a alternativa correta.
  1. O pau-brasil, o ouro e o diamante nunca foram extraídos no Brasil. Como a exploração desses elementos não gera riscos ambientais, ela pode ser realizada sem cuidados.
  1. O pau-brasil foi explorado sem a participação dos povos indígenas somente a partir do século XVIII e era usado principalmente para a construção de móveis de madeira.
  1. Ouro e diamantes foram explorados no Brasil depois do século XVII. Essa exploração causou diversos problemas ambientais ligados à alteração dos cursos dos rios e à degradação do solo.
  1. Apesar de a exploração de ouro não gerar nenhum impacto ambiental, a de diamantes exige a derrubada de florestas e o desvio dos cursos dos rios.
  1. Sobre as reservas extrativistas, assinale V para verdadeiro e F para falso.

    ( ) São áreas onde são permitidas todas as atividades extrativistas.

( ) São áreas em que não é praticado o extrativismo sustentável.

( ) São áreas exploradas por cooperativas que buscam garantir que os recursos sejam extraídos de maneira adequada e vendidos a preço justo.

( ) São áreas estabelecidas pelo governo onde o extrativismo é permitido, mas devem seguir regras de preservação ambiental.