96
Unidade 3. A paisagem e a vida no campo
LEGENDA: Constancia Nèry. Cana suculenta, 2008. Óleo sobre tela, 50 cm X 70 cm. FIM DA LEGENDA.
97
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Que paisagem aparece na imagem?
- O que as pessoas estão fazendo?
- A imagem representa uma atividade desenvolvida no campo. Qual é o nome dessa atividade?
Fim do complemento.
98
Investigar o assunto
Horta suspensa
A horta é um espaço reservado para o cultivo de vários tipos de planta usados na alimentação, como as hortaliças. O consumo de hortaliças é importante para a saúde.
Nesta atividade, você vai construir uma horta suspensa usando uma garrafa plástica.
Material
- 1 garrafa plástica grande
- Tesoura com pontas arredondadas
- Barbante
- Terra
- Água
- Sementes de diferentes hortaliças, como salsa, cenoura, rabanete, rúcula, tomate-cereja, agrião, entre outras
Como fazer
- Com a garrafa na horizontal, peça ao professor que faça uma abertura na lateral da garrafa e quatro furos para passar o barbante. Na lateral oposta da garrafa devem ser feitos pequenos furos para a água escoar.
- Passe o barbante pelos furos, dando nós na parte inferior para segurar a garrafa. Deixe uma sobra de barbante na parte superior para pendurar a horta depois de pronta.
99
- Encha a garrafa com terra e faça pequenos buracos nessa terra para colocar as sementes.
- Coloque as sementes nos buracos e cubra-as com terra.
- Regue as sementes.
- Com a ajuda do professor, escolha um local bem iluminado na escola para pendurar a horta.
- Durante as próximas semanas, você deve regar a horta e observar o crescimento das plantas.
Para responder
-
Quais alimentos você e os colegas plantaram na horta?
_____
-
Dos alimentos plantados na horta, quais deles você consome com frequência?
_____
-
Há algum alimento plantado que você nunca experimentou? Qual?
_____
-
O que pode acontecer com as plantas se elas não forem regadas?
_____
100
Capítulo 1. A atividade agrícola
Em geral, os municípios têm uma área rural e uma área urbana. A área rural dos municípios constitui o campo . A área urbana constitui a cidade .
Na paisagem do campo, ou área rural, há poucas construções, como casas, currais e instalações para o beneficiamento de alimentos. Em geral elas ficam afastadas umas das outras, cercadas por plantações, pasto e mata, por exemplo. Existem menos ruas que na cidade, e muitas estradas são de terra. Há poucas lojas, fábricas e postos de saúde.
As atividades predominantes no campo são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
A vida das pessoas no campo tem um ritmo influenciado pelos ciclos da natureza. É preciso, por exemplo, esperar as épocas certas para plantar e para colher. Nessas épocas, as atividades de trabalho são mais intensas e a circulação de pessoas pode aumentar.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
101
- Observe a imagem da página anterior e responda.
- A imagem mostra uma paisagem do campo ou da cidade?
_____
- Descreva como é essa paisagem.
_____
-
Quais são as atividades predominantes em paisagens como essa?
_____
-
Como é o modo de vida das pessoas que vivem em lugares como esse?
_____
- Marque a seguir as cenas que mostram a paisagem do campo.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
- Quais cenas mostram elementos que predominam na paisagem do lugar onde você vive?
- Pesquise em jornais e revistas imagens de paisagens do campo, recorte-as e cole-as no caderno. Em seguida, elabore legendas descrevendo as paisagens. Depois, responda às questões.
- O que há de semelhante entre as imagens?
- E de diferente? Em sua opinião, por que existem essas diferenças?
102
Mapeando uma área rural
- 4. Observe esta imagem de uma área rural.
LEGENDA: Vista de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Qual das imagens abaixo representa essa área em visão vertical?
LEGENDA: Área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
103
- Agora, observe a planta dessa área rural.
LEGENDA: Planta de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Complete a legenda da planta com o que falta.
- Pesquise em jornais e revistas imagens de paisagens do campo. Selecione duas dessas imagens. Recorte-as e cole cada imagem em uma folha avulsa. Depois, elabore legendas descrevendo as paisagens.
- Em sala de aula, mostre as imagens para os colegas e observe as imagens selecionadas por eles.
- Troquem ideias sobre as seguintes questões:
- O que há de semelhante entre as imagens? E de diferente?
- Na opinião de vocês, por que existem essas diferenças?
104
Plantar e colher
A atividade agrícola, também conhecida como agricultura, consiste em preparar o solo, plantar as sementes e, após o crescimento das plantas, colher o que foi plantado.
Essa atividade fornece alimentos para o consumo das pessoas e, também, matéria-prima para as indústrias.
Alguns agricultores praticam a agricultura de subsistência . Nela, o cultivo é feito pelas pessoas da família e a produção destina-se ao consumo próprio.
Existem agricultores que praticam a agricultura comercial . Nela, o cultivo é feito por trabalhadores contratados e a produção destina-se ao comércio.
LEGENDA: Colheita de abacaxi no município de Marataízes, no estado do Espírito Santo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em que consiste a atividade agrícola?
_____
- Qual é a função da atividade agrícola?
_____
-
Pinte cada quadrinho conforme a legenda.
Agricultura de subsistência
Agricultura comercial
( ) Os produtos são destinados ao comércio.
( ) Os trabalhadores são membros da família.
( ) Os produtos são destinados ao consumo próprio.
( ) Os trabalhadores são contratados.
105
Como consumimos os produtos alimentícios do campo
Consumo in natura
Você já deve ter comido uma maçã na hora do lanche. A maçã é um alimento produzido pela agricultura que pode ser consumido in natura , isto é, sem passar por transformação na indústria.
Há muitos produtos agrícolas consumidos in natura , como hortaliças, legumes, frutas etc.
LEGENDA: Maçãs in natura. FIM DA LEGENDA.
Produtos agrícolas transformados em alimentos industrializados
Muitos produtos da agricultura podem ser consumidos como alimentos industrializados. A maçã, por exemplo, pode ser consumida na forma de suco fabricado pela indústria.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
- De acordo com o esquema acima, explique o caminho que a maçã percorre até chegar à feira como produto in natura e até chegar ao supermercado como produto industrializado.
106
- 1 Complete as frases utilizando corretamente as palavras do quadro.
agricultura – indústria – industrializados – in natura
- Os produtos consumidos _____ não são transformados pela _____.
- Muitos produtos da _____ são utilizados na fabricação de alimentos _____ .
- Complete o quadro com desenhos que mostrem um produto agrícola e como ele pode ser consumido in natura ou transformado pela indústria.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Produto agrícola |
Consumo in natura |
Alimento industrializado |
---|---|---|
|
|
|
_____ |
_____ |
_____ |
- Em uma
folha
avulsa, desenhe três alimentos que você consome in natura.
- Exponha o seu desenho no mural da sala com os desenhos dos demais colegas.
- Observe os desenhos e liste os alimentos in natura que são consumidos pela turma.
107
Condições favoráveis à agricultura
Algumas condições favorecem a atividade agrícola, como terrenos planos, disponibilidade de água e solos férteis.
Os terrenos planos possibilitam o uso de máquinas agrícolas, como os tratores. Nos terrenos inclinados é necessário utilizar técnicas especiais para cultivar, como a construção de degraus.
LEGENDA: Em terrenos planos é possível utilizar máquinas agrícolas. Plantação de arroz no município de Cabrobó, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Em terrenos muito inclinados são construídos degraus, nos quais se realiza a plantação. Plantação de arroz no Vietnã, em 2016. FIM DA LEGENDA.
A disponibilidade de água é importante para regar as plantações. Por isso, em lugares onde as temperaturas são elevadas e chove pouco, é necessário utilizar sistemas de irrigação para o cultivo agrícola.
LEGENDA: Canal de irrigação e plantação no município de Petrolina, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Circule as condições que favorecem a atividade agrícola.
ausência de água - terreno plano - solo infértil
solo fértil - terreno inclinado - disponibilidade de água
- Como o terreno e a disponibilidade de água interferem na atividade agrícola?
108
O solo também é uma condição importante para o desenvolvimento da atividade agrícola.
Há solos de diversos tipos. Alguns são secos e pedregosos, outros são úmidos e amarelados. Também existem solos escuros e fofos.
As características de cada tipo de solo dependem dos elementos que deram origem a ele, isto é, de como o solo se formou.
LEGENDA: Solo seco e pedregoso no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Solo úmido com folhas caídas no município de Tefé, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Os solos são formados por diferentes camadas e cada uma delas tem características próprias.
Os restos de seres vivos que se acumulam sobre as rochas fragmentadas formam a matéria orgânica do solo. Quanto mais próximo da superfície, mais matéria orgânica o solo tem.
- Observe a imagem abaixo.
LEGENDA: Camadas de solo. FIM DA LEGENDA.
- Quantas camadas de solo é possível identificar na imagem?
_____
-
Qual delas
deve
ser rica em matéria orgânica? Explique.
_____
109
Para a atividade agrícola é importante que os solos sejam férteis , isto é, tenham nutrientes, água e gás oxigênio em quantidades adequadas para as plantas se desenvolverem.
- Leia o diálogo a seguir e responda às questões.
- O que Maria quis dizer com “este solo é uma beleza”?
- O que o solo deve conter para as plantas se desenvolverem bem?
- Tiago é agricultor e vai comprar um sítio. Observe o quadro que apresenta as principais características de três sítios. Em seguida, responda às questões.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Principais características dos sítios |
|||
---|---|---|---|
Nome do sítio |
Solo |
Terreno |
Água |
Alegria |
Fértil |
Plano |
Presente |
Esperança |
Infértil |
Plano |
Presente |
Aconchego |
Infértil |
Inclinado |
Ausente |
- Em sua opinião, qual desses sítios Tiago deve comprar? Explique sua resposta.
- Por que Tiago não deve comprar os outros sítios?
110
Vamos fazer
Observação do solo
Como você viu, o solo pode ter diferentes características.
Nesta atividade, você vai observar como é o solo do entorno da escola onde você estuda.
Material
- Pá de jardim
- Palito de madeira
- Lupa de mão
- Luvas
- 2 sacos plásticos
- Etiquetas e canetas
- Folhas de jornal
Como fazer
- Em grupos e com a ajuda do professor, escolham um local no entorno da escola no qual seja possível coletar uma amostra de solo.
- Vistam as luvas e, com a pá de jardim, cavem no solo um buraco de mais ou menos dois palmos de profundidade. Observem como são a parte mais profunda e a parte mais superficial do solo.
- Retirem um pouco de solo do fundo do buraco e coloquem em um saquinho plástico. Depois, façam o mesmo com o solo da superfície.
- Identifiquem cada saquinho com as etiquetas. Essas serão suas amostras de solo.
- Voltem à sala de aula e forrem as carteiras com as folhas de jornal. Despejem as duas amostras de solo sobre as folhas de jornal separadamente, ou seja, sem misturá-las.
- Com o palito de madeira, remexam as amostras. Prestem atenção na cor e no cheiro de cada uma. Utilizem a lupa para observar melhor as amostras.
- Com as luvas, manipulem o solo entre os dedos para sentir a textura dele.
111
Para responder
- Observem as características de cada amostra do solo e preencham a tabela.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Amostra do solo da superfície |
Amostra do solo a dois palmos de profundidade |
|
---|---|---|
Cor |
_____ |
_____ |
Textura |
_____ |
_____ |
Tamanho dos grãos |
_____ |
_____ |
Cheiro |
_____ |
_____ |
Umidade |
_____ |
_____ |
Presença de algum ser vivo? Qual? |
_____ |
_____ |
- O que havia no solo que vocês observaram? De que ele é feito?
- Há diferenças entre a amostra de solo da superfície e a amostra de solo a dois palmos de profundidade? Quais?
112
A reprodução das plantas
Uma das principais etapas da atividade agrícola é a reprodução das plantas.
As flores são as partes da planta nas quais estão os órgãos reprodutivos. A partir da flor, pode desenvolver-se um fruto, que abriga as sementes. As sementes podem ser plantadas no solo e dar origem a uma nova planta.
LEGENDA: A melancia é um fruto que tem muitas sementes. FIM DA LEGENDA.
- Observe as imagens que mostram o desenvolvimento de uma melancia.
LEGENDA: Comprimento: 2 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Comprimento: 30 cm. FIM DA LEGENDA.
- Relacione cada imagem à legenda correspondente.
( ) Fruto da melancia ainda jovem.
( ) Flor da melancia.
( ) Fruto da melancia maduro.
( ) Desenvolvimento do fruto da melancia a partir da flor.
-
De onde vem o fruto da melancia?
_____
- Onde ficam as sementes da melancia?
_____
113
O nascimento de uma nova planta a partir da semente se chama germinação .
A germinação só ocorre em condições favoráveis à semente, como quantidade de água e temperatura ideais.
LEGENDA: Na germinação da semente de feijão primeiro surge uma pequena raiz. Depois, o caule vai crescendo. Por último, as folhas e o caule se desenvolvem acima do solo. Altura da planta maior: 6 cm. FIM DA LEGENDA.
Algumas plantas também podem se reproduzir a partir de uma parte do caule, da raiz ou de uma folha. Essas partes podem brotar e formar novos indivíduos. Esse tipo de reprodução recebe o nome de brotamento e é bastante utilizado na agricultura.
LEGENDA: A raiz da batata-doce pode brotar e formar uma nova planta. A batata-doce mede cerca de 10 centímetros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A cana-de-açúcar pode se reproduzir a partir de uma parte do caule. A planta adulta mede cerca de 300 centímetros. FIM DA LEGENDA.
- Leia os versos de uma canção popular e depois responda à questão.
Alecrim, alecrim dourado,
Que nasceu no campo
Sem ser semeado.
[...]
Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no campo
Perfumando tudo.
FONTE: Da tradição popular.
- Como é possível o alecrim nascer da maneira relatada na canção?
114
Para ler e escrever melhor
O que a fábrica produz com o milho?
O texto que você vai ler traz exemplos de produtos fabricados com o milho, matéria-prima proveniente da agricultura.
A agricultura fornece muitas matérias-primas para as fábricas. Com essas matérias-primas, as fábricas produzem diversos produtos que utilizamos no dia a dia.
O milho é uma matéria-prima proveniente da agricultura. Nas fábricas, o milho pode ser transformado em farinha de milho e, também, em óleo para cozinhar.
LEGENDA: Plantação de milho no município de Itapetininga, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o tema do texto?
_____
- Quantos exemplos de produtos fabricados com o milho foram citados no texto?
_____
- Grife, no texto, esses exemplos.
115
- Preencha o quadro com os exemplos de produtos fabricados com o milho citados no texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Produtos fabricados com o milho |
|
---|---|
Exemplo 1 |
_____ |
Exemplo 2 |
_____ |
- O esquema abaixo mostra exemplos de produtos que são fabricados com outra matéria-prima.
- Qual é a matéria-prima mostrada no esquema?
_____
- De que atividade se origina essa matéria-prima?
_____
-
De acordo com o esquema, que produtos as fábricas podem produzir com essa matéria-prima?
_____
- Com base nessas informações, escreva um texto apresentando exemplos de produtos fabricados com essa matéria-prima. Lembre-se de dar um título ao seu texto.
116
Capítulo 2. A criação de animais
A pecuária consiste na criação e reprodução de animais. Assim como na atividade agrícola, a pecuária fornece alimentos e matérias-primas. Além disso, alguns animais são utilizados como meio de transporte.
A criação de gado pode ser intensiva ou extensiva. Na pecuária intensiva, o gado é criado confinado e se alimenta de ração ou de pastagem cultivada. Na pecuária extensiva, o gado é criado solto e se alimenta de pastagem natural.
Conheça alguns animais criados na pecuária e a denominação do rebanho formado por eles.
LEGENDAS: Bois e vacas. - Gado bovino.; Cavalos e éguas. - Gado equino. FIM DAS LEGENDAS.
Observação: Representações fora de proporção. Fim da observação.
- Classifique as características da pecuária em intensiva (I) ou extensiva (E).
( ) O gado é criado solto.
( ) O gado é criado confinado.
( ) O gado se alimenta de pastagem natural.
( ) O gado se alimenta de ração.
-
Pesquise em um dicionário ou em sites o nome dos animais que compõem os tipos de gado a seguir. Depois, escreva esses nomes no caderno.
- Gado caprino.
- Gado bufalino.
- Gado ovino.
- Gado suíno.
117
A atividade pecuária é praticada em diversos estados brasileiros. O mapa a seguir apresenta a distribuição dos principais tipos de gado criados no Brasil.
Fonte: IBGE. Produção da pecuária municipal 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
- Com base no mapa, responda às questões a seguir.
-
Em quais estados brasileiros há criação de búfalos?
_____
-
Em quais estados há criação de
bodes
e cabras?
_____
-
Qual tipo de gado é criado no estado em que você vive?
_____
118
A pecuária e a ocupação do interior
No Brasil, a ocupação do território pelos colonizadores começou no litoral, com a extração do pau-brasil e com a produção de açúcar. Lentamente, o interior também foi sendo povoado e a expansão da pecuária foi um fator importante para que isso ocorresse.
O gado bovino era utilizado para transportar a cana até o engenho e para mover a moenda, equipamento que moía a cana. A carne e o leite serviam de alimento para a população local. Com o couro, fabricavam-se roupas e outros objetos usados no cotidiano.
Como os bois eram criados próximo aos engenhos, frequentemente o gado entrava nos canaviais para se alimentar e destruía as plantações de cana. Por isso, em 1701, o governo português criou uma lei que proibia a criação de gado perto do litoral.
Os criadores de gado levaram os animais para lugares mais distantes dos engenhos, em direção ao interior. Com o tempo, foram abertos campos de pastagem para os rebanhos se alimentarem, formando fazendas de gado. O Vale do rio São Francisco foi uma área ocupada por muitas dessas fazendas.
-
Com base no texto, responda às questões.
- Em quais situações o gado bovino era utilizado nas fazendas de produção de açúcar?
_____
- Em quais situações o gado bovino era utilizado nas fazendas de produção de açúcar?
-
Como as áreas que hoje correspondem ao interior da Região Nordeste foram ocupadas pelos colonizadores?
_____
- Faça as atividades propostas a seguir.
-
Pesquise em livros, revistas ou sites o nome dos estados brasileiros atravessados pelo rio São Francisco.
_____
-
Pesquise em livros, revistas ou sites o nome dos estados brasileiros atravessados pelo rio São Francisco.
119
- Agora, observe a imagem, leia a legenda e depois responda à questão.
LEGENDA: Frans Post. Rio São Francisco, 1639. Óleo sobre tela, 60 cm X 88 cm. FIM DA LEGENDA.
- Por quais motivos os vaqueiros transferiam o gado para regiões como essa?
_____
Os produtos da pecuária
Assim como a agricultura, a pecuária fornece alimentos para o consumo das pessoas, como a carne e o leite, e matéria-prima para a fabricação de produtos industrializados, como a lã e o couro.
Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.
LEGENDA: Criação de bois no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criação de porcos no município de Ortigueira, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
120
- Com a ajuda de um familiar, responda: no dia a dia, você e sua família consomem ou utilizam produtos de origem animal? Se sim, quais?
_____
- Desenhe alguns dos produtos que você citou.
_____
121
- Responda às questões.
- A pecuária é uma atividade desenvolvida no lugar onde você vive?
_____
-
Que animais são criados?
_____
- Observe os produtos que Luciano e o pai dele compraram no mercado.
- Quais desses alimentos são produzidos pela pecuária?
_____
-
Quais desses alimentos são produzidos pela agricultura?
_____
-
Quais produtos não foram citados nas respostas anteriores? Por quê?
_____
122
O mundo que queremos
Conservação ambiental no espaço rural
Você sabe o que é uma unidade de conservação?
A unidade de conservação é uma área de proteção ambiental instituída pelos governos.
Na formação das propriedades rurais, isto é, de fazendas, chácaras e sítios, geralmente se destrói a mata nativa para dar lugar às plantações e às pastagens. No entanto, em muitas propriedades rurais ainda restam algumas áreas de mata nativa , com diversas espécies animais e vegetais.
Se um proprietário rural quiser, ele pode criar uma unidade de conservação chamada reserva particular do patrimônio natural (RPPN), com os objetivos de:
- assegurar a utilização sustentável dos recursos naturais da propriedade, isto é, utilizar os recursos naturais sem esgotá-los, para que as futuras gerações também possam utilizá-los;
- organizar a ocupação da propriedade para ajudar na recomposição de áreas degradadas;
- promover a conservação da biodiversidade .
LEGENDA: Reserva particular do patrimônio natural no município de Cavalcante, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.
123
- O que é uma unidade de conservação?
_____
-
O que significa utilização sustentável dos recursos naturais?
_____
-
Em sua opinião, é importante que os proprietários rurais conservem a natureza no espaço rural? Por quê?
_____
Vamos fazer
A reserva particular do patrimônio natural é um exemplo de unidade de conservação.
Outros exemplos são: parque nacional, estação ecológica, reserva biológica, reserva extrativista, reserva de desenvolvimento sustentável e floresta nacional.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as unidades de conservação?
- Junte-se a um
colega
e sigam as etapas abaixo.
- Pesquisem em livros, revistas e sites informações sobre um exemplo de unidade de conservação. Procurem descobrir as principais funções da unidade de conservação que vocês escolheram e anotem no caderno as descobertas que fizerem.
- Pesquisem se existe alguma unidade de conservação no lugar onde vocês vivem. Se houver, pesquisem informações sobre ela, como nome, localização e principais funções.
- Compartilhem com os colegas as descobertas que fizeram.
124
Capítulo 3. As atividades extrativistas
O extrativismo consiste na extração ou retirada de alimentos e de matérias-primas da natureza. A pesca, a exploração de madeira e a extração de minerais são alguns exemplos de atividades extrativistas.
Ao contrário do que ocorre na agricultura e na pecuária, no extrativismo o ser humano não participa do processo de reprodução dos produtos extraídos.
O extrativismo pode ser animal, vegetal ou mineral.
- Extrativismo animal: é a retirada de animais do ambiente no qual eles vivem, por meio da caça ou da pesca.
LEGENDA: Pesca no rio Negro, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Extrativismo vegetal: é a retirada de recursos vegetais da natureza, como frutos, sementes e madeira.
LEGENDA: Exploração de madeira no município de Itacoatiara, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Extrativismo mineral: é a extração de materiais, como rochas, areias, ouro e minério de ferro.
LEGENDA: Extração de minério de ferro no município de Congonhas, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o que diferencia a atividade agrícola da atividade extrativista?
125
- Observe os alimentos obtidos pelo extrativismo e depois responda às questões.
LEGENDA: Castanha-do-pará. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Camarão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cupuaçu. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Peixe. FIM DA LEGENDA.
-
Quais alimentos foram obtidos pelo extrativismo vegetal?
_____
-
E pelo extrativismo animal?
_____
- Você já consumiu algum desses alimentos? Quais?
-
Ligue a matéria-prima ao objeto feito a partir dela.
Coluna 1.
Coluna 2.
- De qual tipo de extrativismo se originam as matérias-primas representadas?
- _____.
- _____.
- Que outros produtos podem ser fabricados com essas matérias-primas?
_____
-
Pesquise alguns objetos do dia a dia que são produzidos utilizando-se recursos minerais e registre-os no caderno.
- Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre isso.
126
A exploração do pau-brasil
Há mais de 500 anos, navegantes europeus realizaram viagens pelo mar em busca de produtos para o comércio europeu.
No ano de 1500, eles chegaram às terras que atualmente fazem parte do Brasil.
Entre os produtos encontrados aqui, estava o pau-brasil. Essa árvore interessava aos europeus porque da madeira dela se extraía um corante avermelhado usado para tingir tecidos.
Para cortar e derrubar as árvores de pau-brasil e enviá-las para a Europa, os europeus utilizaram o trabalho dos povos indígenas. Os povos indígenas conheciam bem os caminhos por terra e por rios e sabiam como chegar até as árvores. Por isso, a participação deles foi fundamental para a exploração do pau-brasil.
LEGENDA: Ilustração representando tingimento de tecidos, publicada na obra Le livre des propriétés des choses, de Barthélemy l’Anglais, há mais de 500 anos. FIM DA LEGENDA.
- Que produto os europeus encontraram, há mais de 500 anos, nas terras que hoje fazem parte do Brasil? Para que ele era usado?
_____
-
Por que a presença dos povos indígenas foi fundamental para a exploração do pau-brasil pelos europeus?
_____
127
- Observe o detalhe do mapa a seguir e responda às questões.
LEGENDA: Detalhe de Terra Brasilis, mapa do cartógrafo português Lopo Homem, datado de 1519. FIM DA LEGENDA.
- Que lugar foi representado no mapa? Como você percebeu isso?
_____
-
O que as embarcações representam?
_____
-
Quem são os personagens representados no mapa?
_____
-
Que atividade eles estão realizando?
_____
128
A exploração de ouro e de diamante
Em torno do ano de 1695, os europeus encontraram metais preciosos, como o ouro, no Brasil. A maioria das jazidas se concentrava no atual estado de Minas Gerais.
A princípio, o ouro explorado era de aluvião , mistura de areia, argila e cascalho que se deposita no fundo e nas margens dos rios.
Com o passar do tempo, foram desenvolvidas formas mais complexas de exploração de minerais. Uma delas consistia em desviar as águas dos rios para expor o solo do fundo e ampliar a busca por minerais. Outra forma de exploração consistia em retirar o ouro depositado em rochas. Para isso, era preciso escavar minas que davam acesso a esses depósitos, em muitos casos, subterrâneos.
Em 1729, também foi encontrado diamante na região chamada Arraial do Tijuco, no atual estado de Minas Gerais.
LEGENDA: Ouro depositado em rocha proveniente do município de Diamantina, no estado de Minas Gerais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Lavagem do minério de ouro, proximidades da montanha de Itacolomi, 1835. Litografia, 30,5 cm X 26,2 cm. FIM DA LEGENDA.
- Observe a obra acima, de Johann Moritz Rugendas. Que tipo de mineração ela representa? Explique.
_____
-
Em dupla, pesquisem em livros e sites quem eram as pessoas que trabalhavam na extração de ouro e de diamantes, no Brasil, nos anos 1700 e 1800. Vocês podem investigar:
- de onde elas vinham.
- as condições de trabalho delas.
- Em sala de aula, apresentem para os colegas e o professor o que vocês descobriram.
129
A extração de minerais nos anos 1700 gerou modificações no ambiente. A movimentação do solo e das rochas durante as escavações e a abertura de poços e de minas causaram problemas como o desmatamento, o desgaste do solo e o acúmulo de terra e cascalho nas margens dos rios. Essas modificações podem ser percebidas até hoje, especialmente nos municípios de Ouro Preto e Mariana, no estado de Minas Gerais.
- Observe a imagem e leia as legendas. Depois, responda às questões.
LEGENDAS: Autoria desconhecida. Modo como se extrai ouro no Rio das Velhas e nas mais partes que há rios, 1780. Desenho aquarelado. 1. Desvio das águas do rio. 2. Remoção do solo do fundo do rio. 3. Deposição do solo e do cascalho em montes fora do rio. FIM DAS LEGENDAS.
-
O que a imagem representa?
_____
-
A que correspondem os números apresentados na imagem?
_____
-
Que problemas ambientais esse tipo de extração pode causar?
_____
-
Em grupo, pesquisem em livros, revistas, jornais ou sites se a extração de ouro ainda causa problemas ambientais.
- Em sala de aula, compartilhem os resultados da pesquisa com os colegas e o professor.
130
O extrativismo sustentável
A exploração do pau-brasil e de minerais, como o ouro e o diamante, que aconteceu no Brasil há cerca de 300 anos, envolveu dois tipos de extrativismo: o vegetal e o mineral.
Atualmente, as atividades extrativistas que degradam o ambiente continuam sendo praticadas. No entanto, há comunidades que se dedicam ao extrativismo buscando não causar danos à natureza. Como exemplo, podemos citar vários povos indígenas, seringueiros, castanheiros e ribeirinhos que se dedicam ao extrativismo na Floresta Amazônica. Essas pessoas constituem as chamadas populações tradicionais e, na defesa do ambiente em que vivem, se identificam como povos da floresta . Há várias gerações esses povos vivem da floresta e têm grande conhecimento sobre o funcionamento dela.
Uma característica dessas populações é extrair alimentos e matérias-primas da floresta buscando causar o menor impacto possível no ambiente. Dessa forma, garantem o próprio sustento e a preservação da floresta.
LEGENDA: Castanha-do-pará. Comprimento do fruto: 11 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Castanheiros extraindo castanhas-do-pará na Floresta Amazônica, no município de Lábrea, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Dê um exemplo de produtos obtidos do extrativismo há mais de 300 anos no Brasil.
- Vegetal: _____
- Mineral: _____
-
Quem são os povos da floresta?
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Os povos da floresta vivem da extração do látex, da castanha-do-pará e da caça e da pesca.
LEGENDA: Extração de látex de seringueira, no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. Altura: 30 m. FIM DA LEGENDA.
Os alimentos e as matérias-primas que eles obtêm por meio das atividades extrativistas são consumidos pelas comunidades das quais fazem parte, além de serem comercializados.
No Brasil, o governo estabelece algumas áreas como reservas extrativistas . Nessas áreas, o extrativismo é permitido, mas deve seguir regras de preservação ambiental.
Algumas pessoas se organizam em cooperativas para explorar essas áreas. As cooperativas são uma forma de garantir que os recursos sejam extraídos de maneira adequada e vendidos pelo valor justo. Isso beneficia as populações tradicionais e possibilita a preservação das florestas.
- Qual é importância da organização das cooperativas extrativistas?
- Em dupla, façam uma pesquisa em sites, livros, revistas ou jornais sobre a Reserva Extrativista Chico Mendes, criada no estado do Acre, no ano 2000. Vocês podem pesquisar:
- quais produtos são extraídos da reserva;
- como vivem as populações que trabalham na área;
- se há cooperativas extrativistas atuando na área e como elas funcionam.
- Ao final da pesquisa, apresentem os resultados para os colegas e o professor.
LEGENDA: Chico Mendes foi um seringueiro que defendia a criação das reservas extrativistas para a proteção do meio ambiente e dos direitos dos trabalhadores. Quando morreu, em 1988, esse sonho ainda não havia se realizado. Fotografia de 1988. FIM DA LEGENDA.
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Capítulo 4. Problemas ambientais no campo
As atividades desenvolvidas no campo podem provocar problemas ambientais, como a extinção de plantas e animais, a destruição do solo e a poluição de rios e lagos.
A extinção de plantas e animais
O desmatamento elimina grandes áreas de matas ou florestas para que elas deem lugar a pastos, plantações e atividades do extrativismo mineral. Isso pode provocar a extinção de espécies de plantas.
O desmatamento também destrói o ambiente onde vivem alguns animais, o que pode levá-los à extinção.
LEGENDA: A castanheira-do-pará corre risco de extinção com o desmatamento de áreas da Floresta Amazônica. Município de Alta Floresta, no estado de Mato Grosso, em 2014. Altura: 40 m. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Com a destruição da floresta, o sauim -de-coleira está ameaçado de extinção. Município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2014. Comprimento: 25 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A arara-azul-de-lear corre risco de extinção com a destruição do ambiente onde vive. Município de Canudos, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. Comprimento: 70 cm. FIM DA LEGENDA.
- Explique com suas palavras o que significa extinção.
- Em sua opinião, de que forma o desmatamento afeta a vida dos animais?
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- Escreva uma legenda para cada imagem. Em seguida, responda às questões.
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Observação: Representações fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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- O que aconteceu com a floresta mostrada na imagem 1?
- Quais são as consequências dessa alteração para as plantas e para os animais que vivem nessa área?
- Em sua opinião, onde pode ser encontrada maior diversidade de animais: em uma floresta ou em uma plantação? Por quê?
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Vamos fazer
Os animais em extinção
Nesta atividade você vai conhecer alguns animais brasileiros que estão ameaçados de extinção. Para isso, você e seus colegas vão fazer uma pesquisa.
Como fazer
- Reúna-se com alguns colegas e pesquisem em livros, jornais, revistas e sites dois animais que estão ameaçados de extinção.
- Pesquisem também algumas imagens desses animais e procurem descobrir características deles, como: o que comem, como se reproduzem e em que ambiente vivem.
- Depois, façam um cartaz com as imagens selecionadas e escrevam legendas, indicando o nome dos animais e as características pesquisadas.
-
Ao final, exponham os cartazes na sala de aula.
Para responder
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Quais animais ameaçados de extinção seu grupo pesquisou?
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- Esses animais possuem características em comum? Quais?
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Quais outros animais ameaçados de extinção apareceram nos cartazes dos colegas?
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A destruição do solo
Quando a vegetação é retirada para a prática agrícola, o solo fica exposto à erosão , que é a desagregação dos elementos que o formam e o transporte do material desgastado para outras áreas. A erosão ocorre principalmente pela ação do vento e da água da chuva. Isso acontece porque as raízes das plantas ajudam a “segurar” o solo.
O vento e a água desagregam os elementos que formam o solo, que são transportados para outras áreas. Entre as consequências da erosão destacam-se a formação de buracos e fendas no solo e a perda de fertilidade.
LEGENDA: Erosão do solo no município de Ritápolis, no estado de Minas Gerais, em 2018. Ao escoar, a água da chuva carrega partículas do solo, provocando a erosão. FIM DA LEGENDA.
- Complete o esquema com as causas e as consequências da erosão.
Causas
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Erosão do solo
Consequências
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-
Como o desmatamento contribui para o
processo
de erosão?
- Qual é a importância das plantas para evitar isso?
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Outra atividade que pode prejudicar o solo é o extrativismo mineral. Nessa atividade, muitos recursos minerais são extraídos das rochas e do solo. Para extrair alguns minerais, por exemplo, é necessário retirar a floresta e abrir grandes buracos no solo e nas rochas.
- Observe a imagem abaixo e responda às questões.
LEGENDA: Extração de calcário no município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Quais alterações foram feitas no ambiente mostrado na imagem para extrair minerais?
- Em sua opinião, o extrativismo mineral pode trazer problemas ao ambiente? Quais?
- Leia o texto a seguir, que apresenta a relação dos povos indígenas com o solo. Depois, responda às questões.
Os indígenas e a terra
Os indígenas têm um profundo respeito pela terra. Eles a consideram como uma “grande mãe” que os alimenta e dá vida, porque é dela que tiram todas as coisas que precisam para sua sobrevivência física e cultural. [...]
Para dar continuidade à vida, as populações indígenas aprenderam a se relacionar com a natureza de forma respeitosa. [...]
Eles utilizam uma terra por um tempo determinado, mudando-se em seguida para outros lugares, para permitir que as plantas nasçam e cresçam de novo e o solo se recupere. [...]
FONTE: Daniel Munduruku. Coisas de índio. São Paulo: Callis, 2000. p. 86-87.
- O que a terra representa para os povos indígenas?
- Como os povos indígenas utilizam a terra?
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A contaminação da água
No campo, o uso de substâncias químicas pode causar a contaminação da água.
Para combater espécies que prejudicam a plantação, os agricultores aplicam agrotóxicos que podem contaminar a água, o solo e os seres vivos. Para evitar que sejam contaminados, os trabalhadores que manipulam e aplicam essas substâncias precisam usar roupas especiais e equipamentos de proteção, como óculos, máscaras, botas e luvas.
LEGENDA: Trabalhador aplicando substância química em plantação de cana-de-açúcar no município de Planalto, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Quais cuidados os trabalhadores devem ter para evitar a contaminação com agrotóxicos?
Durante a extração do ouro, o trabalhador deve retirar a lama do rio e misturar a ela o mercúrio, uma substância capaz de separar o ouro de outros materiais. Quando utilizado de modo inadequado, o mercúrio pode causar graves doenças no trabalhador, além de contaminar a água e os seres vivos.
LEGENDA: Trabalhador procurando ouro no município de Mariana, no estado de Minas Gerais, em 2015. Nesse mesmo ano, o município seria devastado pelo rompimento da barragem de uma mineradora. FIM DA LEGENDA.
- . Por que o mercúrio é utilizado na extração de ouro?
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-
Quais são as consequências da utilização inadequada do mercúrio?
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Para ler e escrever melhor
O texto a seguir aborda uma das causas da contaminação dos rios e a consequência disso para os seres vivos.
Fertilizantes e agrotóxicos contaminam rios
Para aumentar a produção e proteger as plantações, muitos agricultores utilizam fertilizantes e agrotóxicos.
O uso inadequado desses produtos pode causar a contaminação dos rios. Isso acontece porque as substâncias contidas nos fertilizantes e agrotóxicos são carregadas pela água da chuva até os rios, contaminando-os.
A água contaminada dos rios prejudica e pode matar os seres vivos que dependem dela, como peixes e plantas. Se as pessoas tiverem contato com essa água contaminada, podem ficar doentes.
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Analise
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Escreva uma legenda para cada cena da página anterior.
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De acordo com o texto, como a agricultura pode contaminar os rios?
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Qual é a consequência dessa contaminação para os seres vivos?
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Organize
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Complete o esquema sobre a contaminação dos rios.
Causa
Uso excessivo de fertilizantes e agrotóxicos nas lavouras.
Consequência
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Escreva
- Observe as imagens sobre o uso dos agrotóxicos.
LEGENDA: Aplicação de agrotóxico na lavoura. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Consumo de alimento contaminado. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoa doente depois de consumir o alimento. FIM DA LEGENDA.
- Escreva um pequeno texto sobre a causa da contaminação de alimentos e a consequência para as pessoas que consomem esses alimentos. Lembre-se de dar um título ao texto.
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Painel multicultural
Frutas no Brasil
O Brasil é um dos maiores produtores de frutas do mundo. Existem diversos tipos de frutas sendo cultivados por todo o país. Algumas dessas frutas, como a manga, o melão, a banana, a laranja e o abacaxi, são cultivadas em grande quantidade e vendidas para outros países.
Conheça a seguir algumas frutas típicas de alguns lugares do Brasil.
O cupuaçu é uma das frutas mais populares da Floresta Amazônica. A polpa é branca e pode ser usada para fazer sucos, sorvetes e geleias. As sementes são usadas na produção de um tipo de chocolate.
LEGENDA: Fruto de cupuaçu. Comprimento: 15 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Árvore de cupuaçu. FIM DA LEGENDA.
O pequi é uma fruta que se desenvolve melhor em locais de clima quente. É cultivado principalmente nos estados de Goiás, de Minas Gerais, do Tocantins e do Ceará. Ele possui uma casca grossa e esverdeada, que é utilizada na fabricação de tinturas para tecidos. A polpa amarela é consumida em pratos, como a galinhada com pequi. Das sementes são extraídos óleos perfumados.
LEGENDA: Fruto de pequi. Comprimento: 10 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Árvore de pequi. FIM DA LEGENDA.
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O umbu é uma fruta comum nos estados de Pernambuco e da Paraíba. A polpa adocicada e um pouco azeda é bastante consumida in natura e pode ser usada para fazer a umbuzada, uma mistura da fruta com leite e açúcar. As raízes do umbuzeiro servem para fazer sucos nutritivos.
LEGENDA: Fruto de umbu. Comprimento: 4 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Árvore de umbu. FIM DA LEGENDA.
A mangaba é uma fruta cultivada em vários lugares do Brasil, principalmente no estado de Sergipe. A polpa mole e saborosa é usada para fazer doces, sorvetes e geleias. O caule da mangabeira apresenta um líquido que pode ser usado no tratamento de algumas doenças, como a tuberculose. As suas folhas são usadas para fazer chás.
LEGENDA: Fruto de mangaba. Comprimento: 6 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Árvore de mangaba. FIM DA LEGENDA.
- Você já experimentou alguma dessas frutas? Qual?
- Você já experimentou alguma fruta diferente ou incomum? Conte aos colegas e ao professor que fruta era essa e onde você a experimentou.
- No lugar onde você vive, há cultivo de frutas? Quais?
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O que você aprendeu
- Observe a imagem a seguir.
LEGENDA: Município de Piracaia, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- A fotografia mostra uma área na cidade ou no campo?
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- Indique as principais características do modo de vida da área retratada na imagem.
_____
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Complete as frases com os termos do quadro.
extrativista – agrícola – pecuária
- A atividade _____ é acompanhada pelo trabalhador durante todo o processo de plantio e desenvolvimento das plantas até a sua colheita.
- A atividade _____ consiste em retirar artigos animais, vegetais ou minerais da natureza sem ter participado dos seus processos de desenvolvimento.
- A atividade _____ consiste na criação de animais. Durante seu desenvolvimento, os animais são acompanhados por trabalhadores.
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- Observe a fotografia e responda às questões a seguir.
LEGENDA: Plantio de milho para pipoca no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- O que é a agricultura comercial?
_____
- Quais são as condições que
favorecem
a atividade agrícola?
_____
-
c) É possível afirmar que o uso de máquinas agrícolas facilita a tarefa do trabalhador do campo? As tarefas realizadas na agricultura comercial também são as mesmas dos trabalhadores das cidades?
_____
-
Como os fertilizantes e os
agrotóxicos
aumentam a produção e protegem as plantações?
_____
-
Quais são os problemas ambientais causados pelo uso inadequado de fertilizantes e agrotóxicos?
_____
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- Relacione as colunas formando frases sobre a criação de animais.
Coluna 1.
A pecuária
Na pecuária extensiva,
Na pecuária intensiva,
O gado equino
O gado caprino
Coluna 2.
é composto de bodes e cabras.
o gado é criado confinado e se alimenta de ração ou de pastagem cultivada.
fornece alimentos, matéria-prima e alguns animais que são utilizados como meio de transporte.
é composto de cavalos e éguas.
o gado é criado solto e se alimenta de pastagem natural.
- Escreva o tipo de extrativismo a que se refere cada imagem.
_____
_____
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- Assinale com um X a alternativa correta.
- O pau-brasil, o ouro e o diamante nunca foram extraídos no Brasil. Como a exploração desses elementos não gera riscos ambientais, ela pode ser realizada sem cuidados.
- O pau-brasil foi explorado sem a participação dos povos indígenas somente a partir do século XVIII e era usado principalmente para a construção de móveis de madeira.
- Ouro e diamantes foram explorados no Brasil depois do século XVII. Essa exploração causou diversos problemas ambientais ligados à alteração dos cursos dos rios e à degradação do solo.
- Apesar de a exploração de ouro não gerar nenhum impacto ambiental, a de diamantes exige a derrubada de florestas e o desvio dos cursos dos rios.
-
Sobre as reservas extrativistas, assinale
V
para verdadeiro e F para falso.
( ) São áreas onde são permitidas todas as atividades extrativistas.
( ) São áreas em que não é praticado o extrativismo sustentável.
( ) São áreas exploradas por cooperativas que buscam garantir que os recursos sejam extraídos de maneira adequada e vendidos a preço justo.
( ) São áreas estabelecidas pelo governo onde o extrativismo é permitido, mas devem seguir regras de preservação ambiental.