146
Unidade 4. A paisagem e a vida na cidade
LEGENDA: Cristiano Sidoti. Madrugada, 2016. Óleo sobre tela, 40 cm X 60 cm. FIM DA LEGENDA.
147
Boxe complementar:
Vamos conversar
- A imagem mostra uma paisagem do campo ou da cidade?
- Que elementos predominam nessa paisagem?
- Quais são as diferenças entre a paisagem representada na imagem e a paisagem do lugar onde você vive? E as semelhanças?
Fim do complemento.
148
Investigar o assunto
Registros de memória
Diversas cidades possuem monumentos e construções, como esculturas e igrejas, que são considerados registros de memória .
Os registros de memória podem revelar detalhes da história do lugar e das pessoas que vivem e viveram nele.
Em Brasília, por exemplo, há um monumento chamado Os guerreiros , também conhecido como Os candangos . Esse monumento, criado pelo artista Bruno Giorgi, foi instalado na Praça dos Três Poderes em 1959, em homenagem aos construtores da nova capital do Brasil, que desde o início das obras foram denominados candangos. Brasília seria inaugurada no ano seguinte, substituindo o Rio de Janeiro como capital.
Havia entre os candangos pessoas vindas de diversas partes do Brasil, mas o grupo mais numeroso era formado por migrantes das áreas rurais do Nordeste, muitos deles vitimados pela prolongada seca que assolou a região em 1958.
LEGENDA: Monumento Os guerreiros, de Bruno Giorgi, um símbolo de Brasília, no Distrito Federal. Fotografia de 2016. FIM DA LEGENDA.
- O que os registros de memória podem revelar?
- Por que a escultura Os guerreiros foi colocada em um local de destaque da nova capital?
- Que detalhes da história de Brasília esse monumento revela?
149
Agora, você vai investigar os registros de memória do lugar onde vive.
Como fazer
- Pesquise em livros, jornais, revistas ou sites os monumentos e as construções que são registros de memória do lugar onde você vive.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
- Selecione um deles para levantar as seguintes informações:
- nome;
- localização;
- data em que foi construído;
- de que material é feito;
- por que foi construído;
- quem participou de sua construção.
- Selecione também algumas imagens do monumento ou construção pesquisado.
-
Após a pesquisa,
organize
as informações para apresentá-las em sala de aula aos colegas e ao professor.
Para responder
-
Que registro de memória você pesquisou?
_____
- Qual é a importância
dele
para a história do lugar onde você vive?
_____
150
Capítulo 1. Conhecendo a cidade
A área urbana dos municípios constitui a cidade .
Na cidade, as construções ficam próximas umas das outras. Há muitas casas, prédios, escolas, bancos, lojas, hospitais, fábricas, ruas e avenidas.
As principais atividades desenvolvidas na cidade são o comércio, a prestação de serviços e a indústria.
A vida na cidade pouco depende dos ciclos da natureza. As pessoas podem realizar atividades de trabalho quando chove ou não, de dia ou de noite, por exemplo. O fluxo de pessoas e de veículos geralmente é maior do que no campo.
-
Complete as frases com as palavras do quadro a seguir.
rural - cidade - urbana - campo
- Os municípios têm uma área _____ e uma área _____.
- A área rural constitui o _____.
- A área urbana constitui a _____.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
151
- Observe a imagem da página anterior e responda.
- A imagem mostra uma paisagem do campo ou da cidade?
_____
-
Quais são as atividades predominantes em paisagens como essa?
_____
-
Como é a vida das pessoas que vivem em lugares como esse?
_____
- Observe as paisagens a seguir e responda às questões.
LEGENDA: Parte do município de Pedralva, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Parte do município de Campinas, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Qual imagem mostra uma paisagem da cidade?
( ) 1
( ) 2
-
Qual imagem mostra uma paisagem do campo?
( ) 1
( ) 2
- Compare as imagens. Quais elementos predominam em cada uma dessas paisagens?
- Em sua opinião, o modo de vida das pessoas nesses dois lugares é semelhante ou diferente? Explique.
Boxe complementar:
Hora da leitura
-
•
Vida na cidade, de Mônica Jakievicius, editora DCL.
Um livro sobre a cidade e seus distintos ambientes.
Fim do complemento.
152
Representações da área urbana
Observe, na imagem a seguir, parte da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, em visão vertical.
LEGENDA: Vista vertical da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos aparecem na imagem?
_____
-
Nessa paisagem predominam elementos naturais ou culturais?
_____
153
Agora, observe a planta da cidade do Recife, feita com base na imagem da página anterior.
LEGENDA: Planta de uma área da cidade do Recife, no estado de Pernambuco, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais são os elementos representados nessa planta?
_____
-
Na legenda está faltando o símbolo de um elemento que foi representado na planta. Que elemento é esse?
_____
- Crie um símbolo para esse elemento na legenda.
- Quais elementos representados na planta existem no lugar onde você vive?
154
As cidades têm história
A história de uma cidade pode ser conhecida por meio de fontes históricas .
Fontes históricas são documentos escritos, fotografias, relatos orais, objetos, entres outros elementos que revelam detalhes do passado de um lugar. Ao estudar fontes históricas, podemos descobrir como as pessoas viviam, que atividades realizavam, como eram as construções, o que mudou e o que permaneceu com o passar do tempo.
Observe a seguir as fontes que revelam um pouco da história do município de Colina, no estado de São Paulo.
LEGENDA: Cópia do documento de criação do distrito de Paz de Colina, de 7 de dezembro de 1917. Esse distrito deu origem ao atual município de Colina. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fotografia aérea do município de Colina, no estado de São Paulo, em 1930. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A primeira casa do povoado de Colina foi construída em 1905 pelo imigrante italiano José Fabri e funcionava como pousada para viajantes. FIM DA LEGENDA.
155
- Quais fontes históricas são apresentadas sobre o município de Colina na página anterior?
_____
-
Quais informações sobre o município de Colina são apresentadas nessas fontes?
_____
-
Qual é a importância de estudar fontes históricas?
_____
-
Em grupo, com a ajuda do professor ou de familiares, pesquisem fontes que revelem detalhes da história do lugar onde vocês vivem. Vocês podem procurar na internet, em bibliotecas ou no arquivo municipal por fontes históricas, como:
- documentos escritos;
- fotografias;
- objetos;
- depoimentos de antigos moradores.
- Depois, escrevam pequenos textos sobre a importância de cada fonte para a história do lugar onde vocês vivem. Ao final, apresentem os resultados para os colegas e o professor.
156
Marcos históricos
Alguns detalhes da história de um lugar podem se tornar marcos históricos . Os marcos históricos costumam ser eventos da história de um lugar aos quais são atribuídos significados ao longo do tempo.
Por exemplo, no Brasil, o dia 21 de abril é lembrado como Dia de Tiradentes. Nesse dia, em 1792, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi enforcado no Rio de Janeiro. A acusação que o condenou à morte foi a de conspirar contra o domínio português.
Quase cem anos depois, essa data foi definida como feriado nacional. O Brasil se tornara uma república e Tiradentes parecia a figura ideal para representar a nação nessa nova condição: além de defensor de ideias republicanas, tinha sido vítima da monarquia portuguesa.
Assim, a imagem de Tiradentes como herói nacional começou a ser construída e o dia 21 de abril foi estabelecido como marco histórico.
Diversas obras de arte foram produzidas para lembrar e engrandecer Tiradentes.
- Observe a imagem e responda às questões.
LEGENDA: Antônio Parreiras. Prisão de Tiradentes, 1914. Óleo sobre tela, 180 cm X 282 cm. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o título da pintura?
_____
-
Em que data ela foi produzida? Tiradentes tinha morrido havia quanto tempo?
_____
- Em sua opinião, o artista representou Tiradentes como um prisioneiro ou como um herói da história nacional?
- Retome a pesquisa que você fez na seção Investigar o assunto. Algum registro de memória que você pesquisou está relacionado a um marco histórico do Brasil? Explique.
157
Outros personagens da história do Brasil que tiveram a imagem construída ao longo do tempo foram os bandeirantes.
Os bandeirantes foram homens que exploraram terras no interior do Brasil durante os anos 1600 e 1700 em busca de riquezas e de indígenas para escravizar.
No início dos anos 1900, começou a ser construída a imagem dos bandeirantes como heróis que enfrentaram os perigos das matas e os ataques indígenas para explorar novas terras.
No entanto, a partir de 1950, essa visão começou a ser questionada e os bandeirantes passaram a ser vistos como perseguidores de indígenas que cometeram violentas ações contra esses povos.
-
Quem foram os bandeirantes?
_____
- Observe as imagens e relacione cada uma delas a uma das visões históricas sobre os bandeirantes descritas no texto.
LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Soldados índios de Curitiba escoltando selvagens (detalhe), 1834. Litografia, 32,6 cm X 21,2 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Benedito Calixto de Jesus. Domingos Jorge Velho e o Loco Tenente Antônio F. de Abreu, 1903. Óleo sobre tela, 160 cm X 99 cm. FIM DA LEGENDA.
- Heróis: _____
- Perseguidores de indígenas: _____
158
O nome dado aos lugares também é um registro de memória e pode revelar informações sobre a história do local. O município de Porto Seguro, no estado da Bahia, por exemplo, recebeu esse nome porque foi o local de chegada dos portugueses, em 1500, às terras que se tornariam o Brasil. Foi, portanto, considerado um local seguro onde os europeus puderam atracar suas embarcações e explorar as terras.
- Observe a seguir a pintura de Oscar Pereira da Silva e leia a legenda. Depois, responda às questões.
LEGENDA: Oscar Pereira da Silva. Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500, 1904. Óleo sobre tela, 90 cm X 333 cm. FIM DA LEGENDA.
- O que o artista representou nessa obra?
_____
-
As terras que formariam o Brasil já eram habitadas? Por quem?
_____
159
Vamos fazer
O nome das ruas
O nome das ruas e das avenidas também pode revelar detalhes da história de um lugar.
Agora, você vai fazer um levantamento do nome de algumas ruas e avenidas do lugar onde vive e investigar os motivos pelos quais cada uma delas recebeu esse nome.
Como fazer
- No caminho da sua casa para a escola, leia as placas que informam o nome das ruas e das avenidas e anote no caderno três nomes que chamarem sua atenção.
- Com a ajuda do professor, a turma vai selecionar alguns desses nomes para serem pesquisados.
- Reúna-se com dois colegas e escolham um dos nomes selecionados para pesquisar.
- Pesquisem em livros ou sites o motivo pelo qual esse nome foi dado; em que ano isso foi feito e se a rua ou avenida teve outro nome ao longo do tempo.
-
Anotem as informações que vocês descobrirem no caderno.
Para responder
-
Qual o nome de rua ou avenida que seu grupo pesquisou?
_____
- Você descobriu algo sobre a história do lugar onde vive com essa pesquisa? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
160
Capítulo 2. Viver na cidade
O ritmo de vida na cidade é mais agitado do que no campo.
Na cidade, as atividades de trabalho não dependem do ritmo da natureza. As pessoas podem trabalhar quando chove ou não e, também, de dia ou de noite.
A cidade atrai variados grupos sociais e estimula as trocas entre as pessoas. Por isso, podemos dizer que a cidade é um local de atração e concentração de pessoas e de atividades econômicas.
LEGENDA: Rua na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Na cidade, também há muitas opções de atividades de lazer. As pessoas podem ir a praças, parques, zoológicos, parques de diversão, shopping centers , cinemas, teatros, museus etc.
LEGENDA: Interior de museu na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Zoológico do Parque Dois Irmãos na zona norte da cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que atividades de lazer há no lugar onde você vive?
161
A diversidade das pessoas que vivem na cidade
As pessoas que vivem em uma cidade podem ter diferentes origens, isto é, elas podem ter vindo de diferentes lugares.
Os primeiros habitantes das terras que hoje pertencem ao Brasil foram os povos indígenas. A partir do ano 1500, começaram a chegar os colonizadores portugueses, que, mais tarde, trouxeram para a América, escravizados, africanos de distintos grupos étnicos. Esses povos são as matrizes da população brasileira.
LEGENDA: Imigrantes chegando ao município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1907. FIM DA LEGENDA.
Outros europeus, como os franceses e os holandeses, tiveram presença significativa em alguns locais do Brasil ainda nos primeiros séculos da colonização. A partir de cerca de 1850, milhares de imigrantes começaram a se somar à população do Brasil. Eram pessoas originárias de diversos países da Europa, como Itália, Espanha, Portugal e Alemanha, e de outros continentes, como o Japão, situado na Ásia.
Atualmente, o Brasil ainda recebe muitos imigrantes , como bolivianos, colombianos, haitianos, angolanos, nigerianos e cabo-verdianos, e também refugiados , como venezuelanos.
-
Complete o quadro com as informações sobre a composição da população do território correspondente ao Brasil em cada período.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Época
Composição da população
Antes de 1500.
_____
De 1500 a 1850.
_____
A partir de 1850.
_____
162
Nas paisagens das cidades brasileiras e no modo de vida de seus habitantes, podemos identificar elementos das culturas de diversos povos indígenas e africanos, de portugueses e de imigrantes de várias origens.
Em Olinda, no estado de Pernambuco, por exemplo, é possível observar elementos das matrizes culturais indígena, portuguesa e africana na paisagem e nas manifestações populares da cidade.
A arquitetura de algumas construções revela a influência dos portugueses na formação da cidade.
LEGENDA: Construções com arquitetura europeia no centro histórico da cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.
O maracatu de Olinda é uma manifestação cultural que revela a presença de africanos e indígenas na história da cidade.
LEGENDA: Cortejo de maracatu nas ruas da cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Em grupo, pesquisem construções e manifestações culturais que revelem a participação de indígenas, portugueses e africanos na história do lugar onde vocês vivem. Depois, respondam às questões no caderno.
- Que elementos vocês encontraram?
- O que eles revelam sobre a história do lugar onde vocês vivem?
163
A influência de imigrantes de distintas origens pode ser percebida nas construções, nos hábitos alimentares e nas manifestações culturais que ocorrem na cidade.
Na paisagem da cidade de Pomerode, no estado de Santa Catarina, por exemplo, é visível a influência de imigrantes vindos da Alemanha.
É possível perceber essa influência tanto na arquitetura quanto nas manifestações culturais do município. Todos os anos, por exemplo, os habitantes de Pomerode realizam a Festa Pomerana, com músicas, danças e comidas típicas da Alemanha.
LEGENDA: Construção em estilo alemão na cidade de Pomerode, no estado de Santa Catarina. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festa Pomerana na cidade de Pomerode, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece pessoas que vieram de outros países? De onde elas vieram? O que você sabe sobre o modo de vida delas?
-
Em grupo, pesquisem sobre um dos grupos de imigrantes de outro país que vivem na comunidade em que vocês moram. Depois, respondam no
caderno
às questões abaixo.
- Esses imigrantes vieram de qual país?
- Quais são os hábitos alimentares e os costumes deles?
- Há construções com influência arquitetônica desses grupos no lugar onde vocês vivem? Que função elas têm?
-
Há festas culturais típicas desses grupos no lugar onde vocês vivem?
- Apresentem as conclusões da pesquisa aos colegas e ao professor.
164
Espaço público e espaço privado
Os espaços da cidade podem ser divididos em públicos e privados.
Os espaços públicos pertencem a todas as pessoas e são administrados pelos governantes, que são responsáveis por garantir a manutenção desses espaços. Ruas e praças são alguns exemplos de espaços públicos.
Os espaços privados são propriedades particulares, isto é, pertencem a uma pessoa ou a um grupo. A moradia, por exemplo, é um espaço privado que pertence a uma família. Ele também pode ser chamado de espaço doméstico.
- Quais são as diferenças entre o espaço público e o espaço doméstico?
- Observe a imagem que representa parte de uma cidade. Depois, responda às questões.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
- Quais espaços públicos foram representados?
_____
-
Quais espaços privados foram representados?
_____
-
Desenhe um mapa de parte do lugar onde você vive. Represente alguns espaços públicos e espaços privados próximos à sua moradia. Lembre-se de criar uma legenda para o mapa.
- Identifique as funções dos espaços representados no mapa.
165
Mudanças no uso dos espaços
Ao longo do tempo, acontecem muitas transformações no espaço urbano. As cidades crescem, surgem novos bairros e o número de construções aumenta. Também são construídas ruas e avenidas.
Alguns locais ou construções da cidade podem desaparecer para dar lugar a outros ou mudam sua função. Por exemplo, uma construção que no passado servia de moradia atualmente pode ser utilizada como museu.
- Observe as imagens, leia as legendas e responda às questões.
LEGENDA: No passado, a Casa das Rosas era uma moradia, um espaço privado, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 1935. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Atualmente, a Casa das Rosas é um centro cultural, um espaço público, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.
- Qual era a função da Casa das Rosas no passado? E atualmente?
_____
-
No lugar onde você vive, há alguma construção que mudou de função ao longo do tempo? Que construção é essa?
_____
Boxe complementar:
Hora da leitura
-
•
A menina que parou o
trânsito
, de Fabrício Valério, editora V&R.
Uma divertida história de uma menina que propõe uma pausa no intenso ritmo da cidade.
Fim do complemento.
166
O mundo que queremos
Diferentes olhares
As pessoas podem ter diferentes modos de vida, valores e opiniões. Para conviver em harmonia, é importante ouvir e respeitar a opinião do outro.
Na história a seguir, Kaxi, um menino do povo indígena Munduruku, conta o que achou da cidade para sua amiga Gabriela.
A cidade vista por um indígena
[...] Ela quis saber o que eu tinha achado da cidade. Contei a ela o que vi. Disse, inclusive, que tudo ali era estranho para mim, pois não compreendia uma porção de coisas: como as pessoas moravam umas sobre as outras e quase não se falavam? Como uns deixavam outros construir casas diferentes? Como podia uns terem tanta coisa e outros não terem quase nada? Como tinha gente que morava em casas tão grandes, mas deixavam que pessoas dormissem nas ruas? Como crianças podiam trabalhar quase sem tempo para brincar? Como eu ia explicar essas coisas para meus amigos da aldeia?
Notei que Gabriela ficou triste com as minhas palavras. Ela baixou a cabeça e disse que também não entendia direito toda aquela vida das pessoas. Sentia tristeza de ver como tudo era dividido no mundo em que ela vivia.
FONTE: Daniel Munduruku. O diário de Kaxi: um curumim descobre o Brasil. São Paulo: Salesiana, 2001. p. 31-33.
167
Compreenda a leitura
- Assinale a frase que corresponde ao que
Kaxi
observou ao questionar as condições de vida na cidade.
-
Como as pessoas moravam umas sobre as outras?
( ) As pessoas moravam umas em cima das outras.
( ) As pessoas moravam em prédios de apartamentos.
-
Como as pessoas moravam umas sobre as outras?
-
Como podia uns
terem
tanta coisa e outros não
terem
quase nada?
( ) Umas pessoas têm muita coisa para fazer, e outras, quase nada.
( ) Umas pessoas são muito ricas, e outras, muito pobres.
-
No quadro a seguir, marque as características do lugar onde você vive.
Quadro: equivalente textual a seguir.
No local onde você vive:
Sim
Não
os vizinhos são amigos e conversam?
_____
_____
há pessoas muito ricas e outras muito pobres?
_____
_____
há crianças que trabalham?
_____
_____
- Onde você vive é parecido com a cidade visitada por Kaxi? Por quê?
Faça a sua parte
- Reúna-se com um colega e imaginem que vocês vão visitar uma comunidade indígena em algum lugar do Brasil. Para isso, sigam as etapas.
- Pesquisem em livros ou sites uma comunidade indígena no Brasil, onde ela está localizada e como é o modo de vida das pessoas.
- Depois, cada um de vocês deve escrever um texto apresentando um ponto de vista sobre essa comunidade indígena.
- Por fim, troque o seu texto com o do colega para que um leia o do outro.
- Quais são as semelhanças e as diferenças entre o seu ponto de vista e o do colega?
168
Capítulo 3. O trabalho na cidade
Na cidade, as pessoas podem trabalhar em estabelecimentos comerciais, escritórios, bancos e em vários outros serviços. Elas também podem trabalhar nos serviços públicos e nas indústrias.
As principais atividades desenvolvidas na cidade são o comércio, a prestação de serviços e a indústria.
O comércio e a prestação de serviços
No comércio, as pessoas vendem e compram produtos. Quem compra produtos para uso pessoal é chamado de consumidor . Quem compra para revender os produtos a outros consumidores é chamado de comerciante .
- Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Luísa foi à quitanda do Daniel e comprou um pacote de macarrão e alguns tomates. FIM DA LEGENDA.
- Quais produtos Luísa comprou?
_____
- Em que estabelecimento comercial eles estão sendo vendidos?
_____
-
Quem é o consumidor? E o comerciante?
_____
- Na embalagem de muitos produtos aparece a sigla SAC. Pesquise o significado dessa sigla e escreva-o no caderno.
- Os consumidores têm vários direitos. Pesquise dois desses direitos e escreva no caderno o que descobriu.
- Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre os direitos dos consumidores.
169
Os serviços são atividades prestadas para uma pessoa ou empresa sem que haja a produção de mercadorias ou de bens materiais. Existem diversos prestadores de serviços na cidade, por exemplo: motoristas de ônibus ou de táxis, porteiros, médicos, professores, faxineiros, dentistas, engenheiros, advogados, eletricistas e cabeleireiros.
- Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Ângela foi ao salão de beleza de Luísa, onde cortou os cabelos. FIM DA LEGENDA.
- O que Ângela fez no salão de Luísa?
_____
-
Quem é o consumidor?
_____
- Quem é o prestador de serviços?
_____
Os serviços públicos
Uma parte das atividades de serviços é chamada de serviços públicos.
Serviços públicos são os serviços essenciais necessários para assegurar e melhorar as condições de vida das pessoas.
Entre os serviços públicos, destacam-se: abastecimento de água tratada, coleta de esgoto, coleta de lixo, iluminação pública, transporte público e serviços de saúde, educação, segurança, lazer e cultura.
Todas as pessoas, da cidade ou do campo, têm direito a serviços públicos de qualidade.
Os serviços públicos são mantidos com o dinheiro da arrecadação de impostos e taxas que as pessoas pagam ao governo. Esses serviços são responsabilidade dos governantes.
-
Em sua opinião, como é a qualidade dos serviços públicos no lugar onde você vive? O que
deve
ser feito para melhorá-los?
- Converse sobre isso com os colegas e o professor.
170
A indústria
Atividade industrial é o processo de transformar a matéria-prima em outro produto.
Por exemplo, o trigo obtido na agricultura pode ser transformado em farinha na indústria. A farinha de trigo pode ser comprada pelas pessoas para fazer pães e bolos. Essa farinha também pode ser comprada por outra indústria que a transformará em biscoitos, por exemplo.
Observe a sequência de imagens a seguir.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
- Qual é a matéria-prima utilizada na produção da farinha de trigo?
_____
- Qual é a atividade que produz essa matéria-prima?
_____
-
Qual é a matéria-prima utilizada na produção de biscoitos?
_____
- Qual é a atividade que produz essa matéria-prima?
_____
171
- Veja alguns ingredientes de um bolo de cenoura que Letícia fez.
- Óleo de soja
- Cenouras
- Ovos
- Açúcar
- Farinha de trigo
- Quais desses ingredientes são produtos industrializados?
_____
-
Qual é a matéria-prima dos produtos industrializados?
_____
- Observe as imagens e responda às questões.
LEGENDA: O leite é obtido na pecuária. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Na indústria, o leite é transformado em outros produtos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O iogurte é um produto industrializado. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representações fora de proporção. Fim da observação.
- Qual imagem representa a obtenção de matéria-prima? Qual é essa matéria-prima?
_____
- Qual imagem representa um produto fabricado com essa matéria -prima? Que produto é esse?
_____
- Qual imagem representa a atividade industrial? Justifique.
_____
172
A mudança na fabricação de produtos
A maneira de fabricar produtos mudou ao longo do tempo.
No passado, a maioria dos produtos era feita artesanalmente e com instrumentos simples.
O artesão era o responsável por todas as etapas da produção e, por isso, fabricava uma quantidade pequena de produtos.
Com o desenvolvimento das máquinas, foram organizadas as indústrias.
Nas indústrias, máquinas e trabalhadores estão reunidos em um mesmo local e a produção ocorre em várias etapas: cada máquina e cada trabalhador ou grupo de trabalhadores realiza apenas uma parte do processo de produção.
Dessa maneira, em comparação com o trabalho artesanal, é possível produzir mais produtos em menor tempo.
-
Complete as frases com as palavras do quadro.
máquinas – indústria – artesãos - matéria-prima
Na indústria, a _____ é transformada em outro produto.
Antes da _____, os produtos eram feitos manualmente pelos _____.
Com o uso de _____ é possível produzir uma quantidade maior de produtos em menor tempo.
173
- Compare as duas sequências de imagens. Elas mostram dois modos diferentes de fabricar geleia de morango.
- Qual é a matéria-prima desse produto? Qual atividade é responsável por fornecê-la à indústria?
- Em qual modo de fabricação é possível produzir maior quantidade do produto em menor tempo?
- De acordo com as imagens, descreva as características da produção artesanal e da produção industrial.
- Artesanal: _____.
- Industrial: _____.
174
A indústria no passado
A partir de cerca de 1750, com o desenvolvimento das indústrias, especialmente na Europa, as máquinas passaram a substituir o trabalho manual e muitos artesãos tornaram-se operários nas fábricas.
Nas indústrias, os trabalhadores cumpriam jornadas de trabalho de até 18 horas por dia e os acidentes eram comuns. Também não havia assistência médica para os trabalhadores e era permitido o trabalho infantil. As mulheres e as crianças recebiam salários mais baixos que os homens.
Atualmente, no Brasil, existe uma legislação que garante uma série de direitos aos trabalhadores, como assistência médica, descanso e férias remuneradas, limite de horas de trabalho por semana, além de proibir o trabalho infantil.
LEGENDA: Crianças trabalhando em fábrica na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1910. FIM DA LEGENDA.
- Como era o trabalho nas indústrias no passado?
_____
- A situação dos trabalhadores mudou ao longo do tempo? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
175
No Brasil, no início dos anos 1900, o desenvolvimento industrial gerou empregos que atraíram muitos trabalhadores para as cidades. São Paulo e Rio de Janeiro foram as cidades que mais receberam pessoas nessa época.
A maioria desses trabalhadores estava insatisfeita com a situação de pobreza que enfrentava no campo e foi para as cidades com a esperança de encontrar melhores condições de vida. No entanto, nas indústrias, os salários eram baixos e os trabalhadores também viviam em condições difíceis. A maioria não podia pagar pelos aluguéis das moradias e muitos moravam em cortiços, que eram casas habitadas por várias famílias ao mesmo tempo. Nos cortiços, as condições de higiene eram precárias, o que facilitava a proliferação de doenças.
LEGENDA: Operários em uma fábrica de tecidos de juta na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1931. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Famílias em frente a um cortiço na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1904. FIM DA LEGENDA.
- Por que muitas pessoas saíram do campo e foram para as cidades para trabalhar nas fábricas?
_____
- É possível afirmar que os trabalhadores melhoraram suas condições de vida ao sair do campo e ir para a cidade?
_____
176
Capítulo 4. Os problemas ambientais na cidade
As atividades desenvolvidas nas cidades podem trazer algumas consequências para o ambiente, como a geração de lixo, a poluição do ar e a poluição sonora.
O lixo
O lixo é um grave problema ambiental, principalmente nas cidades. Ele é composto dos resíduos gerados pelas diversas atividades humanas e pelo consumo exagerado de produtos. Quanto maior é o consumo de produtos, maior é o descarte de lixo.
Os resíduos gerados pelas moradias são chamados de lixo doméstico . Esse tipo de lixo é composto de restos de alimentos, materiais de higiene, embalagens usadas, entre outros.
LEGENDA: Lixo doméstico em calçada na cidade de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Os resíduos gerados pelas fábricas são chamados de lixo industrial . Os resíduos químicos, os óleos, os plásticos, entre outros produtos, são exemplos de lixo industrial e podem ser tóxicos para a saúde humana e a dos animais, além de causar danos ao ambiente.
LEGENDA: Depósito de sucatas e resíduos industriais no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a relação do consumo com a geração de lixo?
- Quais são as diferenças entre o lixo doméstico e o lixo industrial?
177
Uma maneira de reduzir a geração de lixo é o uso consciente dos materiais no dia a dia. A campanha dos 5 Rs promove a conscientização das pessoas sobre o descarte de lixo, a redução do consumo e o reaproveitamento de materiais por meio do incentivo a cinco atitudes:
R epensar - R ecusar – R eduzir
R eutilizar – R eciclar
- Em relação às atitudes R epensar e R eutilizar, responda às questões e converse com os colegas e o professor.
- Antes de pedir a alguém de sua família que compre algum produto, você pensa se ele é realmente necessário?
-
Você costuma reutilizar embalagens dos produtos em sua casa? E na escola?
Reciclar é uma importante forma de reduzir a quantidade de material descartado no ambiente. Para realizar a reciclagem, é preciso fazer a coleta seletiva dos resíduos sólidos, separando-os em: papel , vidro , plástico e metal .
Existem lixeiras próprias, de cores diferentes, para descartar cada tipo de material.
LEGENDA: Lixeiras de coleta seletiva na cidade de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Reúnam-se em grupos e proponham algumas atitudes para reduzir a geração de lixo em casa e na escola. Em seguida, elaborem cartazes de conscientização sobre essas atitudes e fixem-nos pela escola.
178
A poluição do ar
Muitas atividades desenvolvidas nas cidades produzem gases e partículas que modificam a composição do ar, tornando-o poluído. A maior parte dos gases que causam a poluição do ar é emitida por indústrias e veículos movidos a combustíveis.
A poluição do ar é prejudicial aos seres humanos e aos outros seres vivos. O ar poluído faz mal à saúde, podendo causar problemas respiratórios.
LEGENDA: As indústrias geram grande quantidade de fumaça que causa a poluição do ar. Indústria na cidade de Vista Alegre do Alto, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Escreva três palavras que tenham o mesmo significado da palavra poluir.
_____
-
Quais são as consequências da poluição do ar para os seres vivos?
_____
- Observe a imagem e responda à questão.
LEGENDA: Queimada no município de Júlio de Castilhos, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Por que a situação retratada também contribui para a poluição do ar?
_____
179
A principal causa da poluição do ar nas grandes cidades é o número elevado de veículos movidos a combustíveis, como carros, ônibus, caminhões e motocicletas, circulando pelas vias.
A maioria dos veículos usa como combustível a gasolina, o etanol ou o óleo diesel, que, ao serem queimados nos motores, geram poluentes que são lançados no ar.
LEGENDA: Congestionamento em avenida de Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- 8. Observe o esquema a seguir e responda às questões.
LEGENDA: Um ônibus pode transportar cerca de 50 pessoas sentadas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Um carro pode transportar até 5 pessoas. FIM DA LEGENDA.
- a) Para transportar 50 pessoas, são necessários quantos ônibus? E quantos carros?
-
b) Qual situação representada gera
menor
poluição do ar? Explique.
Atualmente, os veículos são fabricados com filtros que diminuem a emissão de substâncias nocivas. Alguns veículos poluem menos o ar, como o metrô, o ônibus elétrico e o ônibus movido a hidrogênio.
LEGENDA: Ônibus movido a energia elétrica na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
180
Vamos fazer
Será que o ar da nossa cidade é poluído?
Nesta atividade, você vai verificar a poluição presente no ar do lugar onde vive.
Material
- 2 pedaços de tecido branco
- Saco plástico
Como fazer
- Guarde um dos pedaços de tecido em um saco plástico, dentro de uma gaveta.
- Pendure o outro pedaço de tecido em um varal, em uma janela ou em outro lugar que fique exposto ao ar livre. Evite deixá-lo em local onde possa ser molhado pela chuva.
- Depois de uma semana, observe a cor do tecido pendurado no varal. Marque a cor correspondente no quadro a seguir.
Primeira semana
Quadro: equivalente textual a seguir.
181
- Aguarde mais uma semana e faça uma nova observação do tecido pendurado no varal. Marque a cor correspondente.
Segunda semana
Quadro: equivalente textual a seguir.
-
Ao completar a terceira semana, retire o tecido do varal. Observe a cor
dele
e marque novamente na tabela.
Terceira semana
Quadro: equivalente textual a seguir.
-
Compare o pedaço de tecido que foi pendurado no varal com o pedaço que ficou guardado na gaveta.
Para responder
- Você observou alguma diferença no tecido pendurado no varal entre a primeira e a terceira semana? Explique.
_____
-
Você observou alguma diferença entre os dois pedaços de tecido ao final da terceira semana de observação? Explique.
_____
- Com base nos resultados observados, a que conclusão você chegou?
182
A poluição da água
As águas dos rios são utilizadas em muitas atividades do dia a dia, não apenas para beber e tomar banho. Elas podem ser aproveitadas para abastecimento das cidades, irrigação das plantações, geração de energia elétrica, transporte de pessoas e produtos, pesca e atividades de lazer.
LEGENDA: As usinas hidrelétricas utilizam o movimento da água para gerar energia elétrica. Usina hidrelétrica de Xingó, que fica entre os estados de Alagoas e Sergipe, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Como as pessoas podem aproveitar as águas dos rios?
_____
- Identifique como as águas do rio estão sendo aproveitadas em cada imagem.
_____
_____
_____
- Procure saber quais são os rios mais próximos do local onde você vive. Escolha um deles e pesquise as informações solicitadas a seguir.
- O nome do rio;
- como as águas do rio são aproveitadas.
Boxe complementar:
Hora da leitura
-
•
Iara e a poluição das águas, de Samuel Murgel Branco, editora Moderna.
Uma história sobre poluição do rios contada por Iara, uma personagem do folclore brasileiro.
Fim do complemento.
183
Quando lixo, dejetos e resíduos gerados pelas moradias e pelas indústrias são descartados nos rios, suas águas ficam poluídas.
A água poluída pode causar doenças e prejudicar os seres humanos e os outros seres vivos. Por isso, para preservar a qualidade das águas, é necessário não jogar lixo nelas e tratar os dejetos e resíduos antes de lançá-los nos rios.
LEGENDA: Além de poluir os rios, o lixo pode atrair mosquitos e outros animais que podem transmitir doenças. Cidade de Juazeiro, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os dejetos e os resíduos sem tratamento lançados nos rios podem poluir a água. Cidade de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- O que polui as águas dos rios mostrados nas imagens acima?
_____
-
Imagine que as águas desses rios abastecem algumas cidades. O que pode acontecer se as pessoas consumirem essas águas?
_____
- O que
deve
ser feito para evitar a poluição dos rios?
_____
- No lugar onde você vive existem rios poluídos? Se a resposta for positiva, converse com um colega sobre as causas da poluição e o que poderia ser feito para evitá-la.
184
O rio Tietê no passado e no presente
O rio Tietê nasce no município de Salesópolis, atravessa o estado de São Paulo e deságua no rio Paraná, próximo ao limite do estado de Mato Grosso do Sul.
Até os anos 1940, as águas do rio Tietê eram limpas e o trecho que passa pelo município de São Paulo era utilizado para pesca e para atividades de lazer, como nadar e praticar esportes, principalmente remo.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atlas geográfico escolar. 7ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
LEGENDA: Pesca no rio Tietê, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1918. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Prática de esportes no rio Tietê, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, nos anos 1920. FIM DA LEGENDA.
- Onde está localizado o rio Tietê?
_____
-
Como o rio Tietê era utilizado antes de 1940 no trecho que passa pelo município de São Paulo?
_____
185
Com o avanço da industrialização e da urbanização no município de São Paulo e em seu entorno, o rio Tietê passou a receber dejetos e resíduos das moradias e das indústrias. Com isso, suas águas tornaram-se poluídas e impróprias para a prática de atividades de lazer, de esportes e para a pesca.
Em 1968, foi criada a Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb) para monitorar a qualidade das águas e do ar no estado de São Paulo e propor medidas para o controle da poluição.
Atualmente, o rio Tietê não é poluído em toda a sua extensão. A água sai limpa da nascente e o trecho que passa pelo município de Barra Bonita, no estado de São Paulo, por exemplo, ainda é utilizado para atividades de lazer, esportes e pesca.
LEGENDA: Trecho poluído do rio Tietê, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pesca no rio Tietê, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Como é o rio Tietê no trecho que passa pelo município de São Paulo? Por quê?
- Por que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb) foi criada?
- Atualmente, o rio Tietê é utilizado do mesmo modo que no passado? Explique.
186
A poluição sonora
Nas cidades, além da poluição causada pelo lixo, pelos dejetos e pelos resíduos lançados no ar e na água, há também a poluição sonora , causada pelos sons e ruídos gerados pelas atividades humanas.
Os ruídos dos motores e das buzinas dos veículos no trânsito são uma das principais causas da poluição sonora na cidade. O problema é intensificado pelos aparelhos de som que fazem propaganda de estabelecimentos comerciais, os sons das indústrias e das construções. Esses são alguns exemplos de como as atividades humanas nas cidades produzem poluição sonora.
A exposição a ruídos intensos de forma contínua pode causar problemas de saúde, como dores de cabeça, zumbidos, insônia e diminuição da audição.
LEGENDA: Em locais barulhentos, onde é preciso gritar para que uma pessoa próxima possa ouvir, a exposição aos ruídos pode prejudicar a audição. FIM DA LEGENDA.
-
No lugar em que você vive há ruídos que causam poluição sonora?
_____
- O que provoca esses ruídos?
_____
187
20. Você já reparou nos ruídos que estão constantemente ao seu redor? Com os colegas e o professor, faça a atividade a seguir. Depois, responda às questões.
- Na sala de aula, fique em silêncio por alguns minutos, preste atenção aos sons e tente identificá-los.
- Depois, repita o procedimento no pátio da escola.
- Em seguida, na companhia do professor, vá até a frente da escola para ouvir os sons vindos da rua.
-
Quais sons você ouviu na sala de aula?
_____
-
Quais sons você ouviu no pátio? São diferentes dos ouvidos na sala de aula?
_____
- Compare os sons ouvidos na rua com os sons ouvidos na sala de aula e no pátio. O que há de diferente entre eles?
_____
- Os sons ouvidos em algum dos ambientes causou incômodo? Em qual ambiente? Que som era esse?
- Você já tinha parado para prestar atenção nos sons desses ambientes? O que você aprendeu com essa experiência?
188
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler a seguir traz alguns exemplos de cuidados com a audição.
Abaixe o volume!
Estamos expostos a diferentes sons no dia a dia. Quando ficamos em silêncio e prestamos atenção aos sons ao redor, podemos perceber a quantidade e a intensidade desses sons.
Nossa audição funciona como um sensor que capta os sons do ambiente. A exposição a sons e ruídos intensos pode causar lesões em partes desse sensor e levar à diminuição ou perda da audição. Em geral, a perda da audição acontece lentamente ao longo dos anos.
Para que isso não aconteça, devemos ter alguns cuidados, como:
- não ouvir música em volume alto, principalmente ao usar fones de ouvido;
- fechar as janelas do carro quando estiver no trânsito intenso;
- evitar permanecer por muito tempo em locais barulhentos, como shoppings e parques de diversão.
Analise
-
Como funciona a nossa audição?
_____
-
O que pode levar à diminuição ou à perda da audição?
_____
189
Organize
-
Preencha o quadro com os exemplos citados no texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Cuidados com a audição
1. _____
2. _____
3. _____
Escreva
É preciso cuidar também da saúde dos olhos. Observe as imagens a seguir, que representam alguns cuidados para manter a saúde visual.
- Escreva um texto com exemplos de cuidados necessários à saúde visual.
190
Painel multicultural
Áreas verdes na cidade
As áreas verdes são espaços com árvores, gramados e outras plantas. Essas áreas contribuem para a qualidade de vida nas cidades.
Vamos conhecer algumas áreas verdes no Brasil.
O Parque Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, está localizado no município de Aracaju. No parque, há diversos tipos de árvore, como o cajueiro e o pau-brasil. Também há aves como o pica-pau e o joão-de-barro. O parque é bastante utilizado pelas pessoas para fazer piqueniques e praticar esportes.
LEGENDA: Parque Augusto Franco, no município de Aracaju, no estado de Sergipe, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O Jardim Botânico do Rio de Janeiro foi fundado em 1808, com a finalidade de cultivar noz-moscada, canela e pimenta-do-reino. No Jardim Botânico, existem diversos tipos de planta, como a artemísia e a vitória-régia. Também há alguns animais, como o macaco-prego e o bem-te-vi. Entre as atividades do Jardim Botânico estão a realização de pesquisas, cursos e exposições.
LEGENDA: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
191
O Parque Estadual do Utinga está localizado entre os municípios de Belém e Ananindeua. No parque, existem diversos tipos de planta, como palmeiras, bromélias e cipós, e alguns animais, como o bicho-preguiça. O parque é bastante utilizado para atividades de lazer e prática de esportes.
LEGENDA: Parque Estadual do Utinga, no município de Belém, no estado do Pará, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O Parque Municipal das Mangabeiras, no município de Belo Horizonte, fica próximo à Serra do Curral. No parque, existem diversos tipos de árvore, como a copaíba e o jacarandá, e alguns animais, como a saracura e o quati. O parque é muito utilizado para a prática de caminhadas.
LEGENDA: Parque Municipal das Mangabeiras, no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Você já visitou alguma área verde como as mostradas nas imagens? Conte sua experiência aos colegas e ao professor.
- Existe alguma área verde no lugar onde você vive? Como ela é?
192
O que você aprendeu
- Observe as imagens abaixo e responda às questões.
- Qual imagem representa a paisagem de uma cidade?
( ) 1
( ) 2
- Cite os elementos que compõem a paisagem dessa cidade.
_____
-
Os elementos identificados na paisagem dessa cidade são semelhantes aos elementos observados na paisagem do campo? Por quê?
_____
-
Cite três características do modo de vida na cidade.
_____
- Que problemas ambientais podem existir na cidade decorrentes da ação humana na paisagem?
193
-
Os registros de memória de uma cidade podem revelar detalhes de sua história. Indique qual dos elementos a seguir não pode ser considerado um registro de memória.
( ) Monumentos.
( ) Construções.
( ) Nomes de ruas, praças e avenidas.
( ) Áreas verdes.
- O que são marcos históricos? Cite um marco da história do Brasil.
-
Sobre o que se pode descobrir ao estudar fontes históricas, assinale com
V
(verdadeiras) ou F (falsas) as afirmações a seguir.
( ) Como as pessoas viviam no passado.
( ) Que atividades as pessoas realizavam no passado.
( ) O que as pessoas farão no futuro.
( ) O que mudou e o que permaneceu igual com o passar do tempo.
( ) Como eram as construções de uma cidade no passado.
194
- A população brasileira é composta de povos de diversas origens: indígenas, africanos, portugueses, italianos, japoneses, árabes etc. Considerando essa informação, responda às questões abaixo.
-
Quem foram os primeiros habitantes das terras que deram origem ao Brasil?
_____
-
Quais povos chegaram ao Brasil trazidos pelos portugueses depois de 1500?
_____
-
A partir de 1850, chegaram ao Brasil povos de diversos países. Cite alguns desses países.
_____
-
Alguns elementos podem revelar a influência de culturas de diferentes origens na formação das cidades brasileiras. Cite dois desses elementos.
_____
-
Durante o desenvolvimento industrial no Brasil nos anos 1900, muitas pessoas saíram do campo e foram viver nas cidades. Por que elas fizeram isso?
- Porque elas não gostavam de trabalhar na agricultura.
- Porque elas foram atraídas pelos empregos nas indústrias e pela esperança de melhores condições de vida na cidade.
- Porque a cidade era maior que o campo.
- Porque na cidade tinha luz elétrica.
195
- Complete o texto com as palavras do quadro.
consumidor - prestador de serviços
comércio – comerciante - serviço público
prestação de serviços
Duas das principais atividades desenvolvidas na cidade são o _____ e a _____. No comércio, o _____ revende produtos. Quem compra os produtos é chamado de _____. Na prestação de serviços, o _____ vende o seu trabalho. Parte da prestação de serviços é oferecida pelo _____.
- Numere as imagens conforme a legenda.
- Serviços públicos
- Serviços privados
196
Para terminar
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
- Observe a fotografia abaixo e assinale a alternativa correta.
LEGENDA: Paisagem da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
( ) É uma paisagem muito alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos culturais.
( ) É uma paisagem muito alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos naturais.
( ) É uma paisagem pouco alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos culturais.
( ) É uma paisagem pouco alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos naturais.
- Como podemos perceber a influência de migrantes na paisagem de um lugar?
_____
- Qual é a importância do patrimônio cultural?
_____
197
Avaliação de resultado
-
Observe os alimentos a seguir e preencha o quadro indicando quais são produzidos na agricultura, na pecuária e na indústria.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Agricultura
Pecuária
Indústria
_____
_____
_____
_____
_____
_____
-
Numere as imagens a seguir para indicar a sequência das etapas da produção de latas de molho de tomate. Em seguida, complete as legendas de cada figura com as palavras que faltam.
mercado – transporte – indústria - campo
LEGENDA: Plantação de tomates no _____. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Molho de tomate à venda na prateleira de um _____. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Molho de tomate sendo produzido em uma _____. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: _____ de tomates in natura. FIM DA LEGENDA.
198
- Ligue o produto ao tipo de extrativismo praticado para obter o recurso utilizado na fabricação dele.
Coluna 1.
Coluna 2.
extrativismo mineral
extrativismo vegetal
- Encontre as peças que se encaixam para formar três afirmativas corretas.
- Agora, escreva essas três afirmativas completas.
_____
199
- Observe as fotografias a seguir.
LEGENDA: Posto de saúde da família na comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças em biblioteca comunitária na comunidade quilombola de Mangabeira, no município de Mocajuba, estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
-
As fotografias mostram qual tipo de comunidade?
( ) Comunidade quilombola.
( ) Comunidade indígena.
-
Identifique que atividades são realizadas em cada uma das fotografias.
_____
- Complete o texto com as palavras do quadro.
unidades de conservação – governo – ambiental - natureza
As atividades econômicas são capazes de provocar diversos impactos na _____. Como forma de ajudar na preservação do meio ambiente, o _____ institui as _____. Trata-se de áreas destinadas à proteção _____, cujos recursos naturais devem ser utilizados de forma sustentável.
200
Sugestões de leitura
Unidade 1
-
A história das
estrelas
Neal Layton
Companhia das Letrinhas
Todo dia, quando o Sol se põe e o céu escurece, aparecem as estrelas. Mas o que são estrelas? E onde elas estão? Nesse livro, você vai conhecer um pouco da história da Astronomia.
- Tanta água
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Esse livro apresenta informações sobre a quantidade de água disponível no planeta Terra e a importância desse recurso para a vida dos seres vivos. Também mostra alguns cuidados que todos devemos ter para a preservação da água.
- O mais sensacional atlas do mundo todo
Simon Adams
Companhia das Letrinhas
Com esse livro, você vai conhecer a geografia do planeta com seus países e continentes. Também vai aprender sobre os lugares mais famosos do mundo e os costumes de diversos povos.
201
Unidade 2
- O fazedor de amanhecer
Manoel de Barros
Editora Salamandra
Os versos do poeta inspiram a observação dos elementos naturais da paisagem, conferindo a cada detalhe o poder de despertar nossos sentidos e evocar recordações.
- Meu, seu, de todos: patrimônio cultural
Renata Consegliere
Editora Positivo
Com esse livro, você vai conhecer diversos bens do patrimônio cultural do Brasil e refletir sobre a importância da preservação dele.
- Bucala: a pequena princesa do quilombo do Cabula
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Bucala é uma menina quilombola que mora em um quilombo chamado Cabula. Ela adora ouvir as lendas e as histórias contadas pelo homem mais velho da comunidade. São histórias que tratam dos costumes de seu povo.
202
Unidade 3
- Cheiro de mato
Regina Rennó
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A tranquilidade e a simplicidade da vida rural são celebradas por essa história, contada em versos e ricamente ilustrada com as belas paisagens do campo.
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Teddy Chu
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O caminho percorrido pelo alimento até chegar às nossas mesas revela fatos sobre o plantio, a colheita e o trabalho envolvido nesse processo.
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Editora Ática
Nessa narrativa poética, os autores retratam a morte e o renascimento de uma nascente: da derrubada da mata, que desencadeia a devastação do ambiente, à recuperação da fonte e do verde, que trazem a alegria de volta aos moradores da vila Olho-d’Água.
203
Unidade 4
- Paula de São Paulo
Mariângela Bueno e Sonia Dreyfuss
Editora Callis
Esse livro conta a história da cidade de São Paulo por meio do diálogo entre Paula e a avó dela.
- Bichos da cidade
Heitor Ferraz Mello
SM Editora
Se você pensa que vai encontrar nesse livro bichos com pelo, asas, patas, que urram, piam ou zunem, está enganado. O que não vão faltar são bichos com motores, rodas e hélices, que da manhã à noite perturbam a vida dos moradores com o enorme barulho que fazem.
- A cidade muda
Eduardo Amos
Editora Moderna
Como viver em uma cidade em que as pessoas não falam umas com as outras, as árvores desapareceram e os locais de convívio e as principais referências estão sumindo dia a dia? Quem pensa em deter esse processo é uma criança como você. Vamos torcer por ela!