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Unidade 1. Os seres humanos e a natureza
LEGENDA: 1. Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que as imagens mostram?
- Que vestígio da existência de seres humanos aparece na imagem 3?
- Esse vestígio representa uma relação do ser humano com a natureza. Em sua opinião, que relação é essa?
Fim do complemento.
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LEGENDA: 2. Nos sítios arqueológicos, os pesquisadores procuram vestígios da existência de seres humanos no passado. Arqueólogos trabalhando em sítio arqueológico no Parque Nacional Serra da Capivara, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 3. As pinturas e os desenhos feitos em rochas são vestígios da existência de seres humanos. Pinturas em rocha em sítio arqueológico no Parque Nacional Serra da Capivara. Fotografia de 2018.FIM DA LEGENDA.
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Investigar o assunto
As intervenções humanas na natureza
No Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, estão localizados alguns dos mais antigos vestígios da presença de seres humanos no território que hoje é o Brasil. Entre esses vestígios, existem numerosos desenhos e pinturas feitos nas formações rochosas da região. Os profissionais que estudam esses vestígios são os arqueólogos. Eles buscam saber, entre outras coisas, como eram a fauna e a flora do local em tempos passados, como os grupos humanos se relacionavam com a natureza e que mudanças ocorreram no ambiente ao longo do tempo.
- Observe as fotografias a seguir e responda à questão:
- Qual é a relação entre as duas imagens?
LEGENDA: Vista de formação rochosa do Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Detalhe de pintura rupestre em sítio arqueológico no Parque Nacional Serra da Capivara. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
Nesta atividade, você e os colegas vão trabalhar em pequenos grupos para verificar o que os estudos realizados no Parque Nacional Serra da Capivara revelam sobre as relações dos seres humanos com o ambiente.
Material
- Caderno
- Folhas de papel à parte
- Lápis preto
- Lápis de cor
Como fazer
Reúna-se com dois colegas e façam a leitura do texto da próxima página. Esse texto foi escrito pela arqueóloga Niède Guidon, coordenadora das pesquisas desenvolvidas no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí, e responsável pela criação do Parque Nacional Serra da Capivara.
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O Parque Nacional Serra da Capivara
Nosso interesse inicial eram a arte rupestre, pinturas e gravuras. Logo na primeira missão de 1973, descobrimos 55 sítios, a maior parte com pinturas. Alguns eram aldeias em cujo solo abundavam cacos de cerâmica e objetos de pedra lascada e polida. [...]
[...] Em junho de 1979, era criado o Parque Nacional Serra da Capivara. [...]
[...] Sobre as paredes dos abrigos do Parque Nacional existe uma densa quantidade de pinturas rupestres realizadas durante milênios. As representações animais são muito diversificadas, sendo possível reconhecer espécies inexistentes hoje na região e outras totalmente extintas, como camelídeos e preguiças-gigantes. Existem também reproduções de capivaras, veados-galheiros, caranguejos, jacarés e certas espécies de peixes, hoje desaparecidas na área, extremamente árida para poder abrigá-las. [...]
[...] De uma região verde, opulenta, habitada por um povo feliz e rico porque não passava fome e tinha tempo para criar uma civilização que nada deve a similares de todo o mundo, passamos a ser uma área em vias de desertificação, com a fauna e a flora exauridas [...].
FONTE: Niède Guidon. Arqueologia da região do Parque Nacional Serra da Capivara – Sudeste do Piauí. ComCiência, 2003. Disponível em: http://fdnc.io/fns. Acesso em: 5 mar. 2021.
Para responder
- Respondam às questões no
caderno
de acordo com o texto.
- Que tipos de vestígio da presença humana foram encontrados nos sítios arqueológicos de São Raimundo Nonato?
- Que figuras de animais os pesquisadores encontraram nas paredes dos abrigos do Parque Nacional Serra da Capivara?
- Que animais hoje extintos foram representados nas paredes das cavernas?
- Em uma
folha
de papel à parte, façam um desenho com o seguinte título:
“A relação dos antigos habitantes do Parque Nacional Serra da Capivara com a natureza”.
- Mostrem a criação de vocês para os demais grupos e analisem coletivamente as semelhanças e as diferenças entre os desenhos elaborados.
- Com a orientação do professor, discutam:
- Que fatores teriam causado os prejuízos ambientais na região de São Raimundo Nonato descritos por Niède Guidon no trecho “passamos a ser uma área em vias de desertificação, com a fauna e a flora exauridas”?
- Por que é importante manter e preservar as pinturas rupestres no Parque Nacional Serra da Capivara?
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Capítulo 1. A natureza no Brasil
Ao ocupar um espaço e adaptá-lo às suas necessidades, os seres humanos modificam os elementos da natureza que compõem esse espaço, como o relevo, a vegetação e os rios. Neste capítulo, vamos examinar as características desses elementos no território brasileiro e como eles são afetados pelas ações humanas.
O relevo
Você já deve ter percebido que a superfície terrestre não é plana nem uniforme. Ela apresenta formas variadas, que são chamadas de relevo.
- Observe a imagem e responda às questões.
LEGENDA: Município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Como são as formas da superfície terrestre mostradas na imagem?
- Como são as formas da superfície terrestre do lugar onde você vive? Descreva-as.
A formação do relevo resulta dos processos que ocorrem tanto no interior quanto na superfície da Terra.
Entre os processos internos que formam o relevo, destacam-se os terremotos e as erupções vulcânicas, que podem causar rachaduras na superfície terrestre e deslocamento de grandes blocos de rocha.
Entre os processos que ocorrem na superfície terrestre, destacam-se a erosão e a deposição.
A erosão é o processo de desgaste e separação de materiais que compõem as rochas da superfície terrestre. Esse processo é causado pela variação de temperatura e pela ação da água e do vento nas rochas.
Os materiais originados da erosão são transportados pela água e pelo vento e acumulam-se em outros pontos da superfície terrestre. O processo de acúmulo desses materiais é chamado deposição.
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- Observe o esquema e responda às questões no caderno.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Que letra indica o processo de desgaste e separação dos materiais que compõem as rochas?
- Que letra indica o processo de acúmulo desses materiais em outro ponto da superfície?
- Identifique o nome dos processos representados pelas letras A e B.
As principais formas de relevo
As principais formas de relevo na superfície terrestre são as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
LEGENDAS: As montanhas são as maiores elevações da superfície terrestre.
Os planaltos são superfícies irregulares, nas quais a
erosão
é maior que a deposição de materiais.
As planícies são superfícies planas nas quais a deposição de materiais é maior que a erosão. Em geral, localizam-se ao longo de rios e do litoral.
As depressões são áreas mais baixas que as áreas vizinhas ou que o nível do
mar.
FIM DAS LEGENDAS.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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- Escreva no caderno o nome da forma de relevo correspondente a cada uma das descrições abaixo.
- Superfície plana onde predomina a deposição.
- Área mais baixa que as áreas vizinhas.
- Maior elevação da superfície terrestre.
- Superfície irregular onde predomina a erosão.
As formas predominantes do relevo brasileiro são os planaltos, as planícies e as depressões. Os planaltos ocupam extensas áreas e podem apresentar serras. As depressões ocupam, também, extensas áreas do território brasileiro. Já as planícies ocupam áreas menores, ao longo de rios e do litoral brasileiro.
FONTE: Elaborado com base em: Jurandyr L. S. Ross. Os fundamentos da Geografia da natureza. In: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2005. p. 53.
- Com base na leitura do mapa, responda no caderno:
- Que formas de relevo predominam no território brasileiro?
- Em que partes do Brasil predominam as planícies?
- Que formas de relevo predominam no lugar onde você vive?
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A ocupação do espaço e a modificação do relevo
Ao ocupar o espaço, as pessoas modificam o relevo para atender às suas necessidades e ao seu modo de vida.
Com o crescimento das cidades, terrenos íngremes são aplainados para a construção de moradias e vias de circulação.
Para construir túneis e estradas em áreas de serra, por exemplo, geralmente são cortados trechos das encostas.
LEGENDA: Túneis na Rodovia Carvalho Pinto, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.
Áreas íngremes ou montanhosas são alteradas para a prática da agricultura. Nessas áreas é comum a construção de degraus, que facilitam a preparação da terra, o cultivo e a colheita.
As atividades de mineração também alteram o relevo. Geralmente, para extrair os minérios, é preciso escavar grandes áreas, deixando buracos e alterando a paisagem do local.
- Observe a fotografia, leia o texto e responda às questões a seguir.
LEGENDA: Deslizamento de terra no município de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Os deslizamentos são fenômenos naturais. No entanto, a ação humana pode contribuir para que os deslizamentos aconteçam com mais frequência.
Quando há a ocupação das encostas de morros e serras, a vegetação é retirada para a construção das moradias. Isso deixa o solo desprotegido e exposto à erosão provocada pela água das chuvas e pelo vento. Se a encosta for íngreme, podem acontecer deslizamentos, como o mostrado na fotografia acima.
- Por que a ocupação das encostas de morros contribui para a ocorrência dos deslizamentos de terra?
- Em sua opinião, de que modo a vegetação protege o solo?
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A vegetação
O conjunto de plantas de um lugar é chamado vegetação. Ela é um dos elementos que compõem a paisagem.
No Brasil, a vegetação apresenta muita diversidade. As principais formações vegetais no país são a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado, a Mata dos Pinhais e os Campos.
- Floresta Amazônica: formada por matas densas, com árvores de grande porte e bem próximas umas das outras.
- Mata Atlântica: formada por árvores de grande porte, samambaias, bromélias e orquídeas.
LEGENDA: Mata Atlântica no município de Cananeia, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Caatinga: formada predominantemente por plantas adaptadas a ambientes quentes e secos, como os cactos.
LEGENDA: Caatinga no município de Olho d’Água do Casado, no estado de Alagoas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Cerrado: formado por plantas rasteiras, arbustos e árvores retorcidas que aparecem dispersas no ambiente.
LEGENDA: Cerrado no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Mata dos Pinhais: também conhecida como Mata das Araucárias, é formada basicamente por pinheiros.
- Campos: formados principalmente por plantas rasteiras.
- Quais são as principais formações vegetais do Brasil?
- Identifique o tipo de vegetação ao qual a descrição de cada item a seguir se refere.
- Vegetação formada por árvores de grande porte que ficam próximas umas das outras.
- Vegetação formada por plantas adaptadas a ambientes quentes e secos.
- Vegetação formada principalmente por plantas rasteiras.
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A devastação da vegetação brasileira
Desde o início da colonização, as formações vegetais do Brasil vêm sendo alteradas pela ação humana.
O Cerrado e a Mata Atlântica são as formações vegetais mais alteradas. Essas formações vegetais estão bastante devastadas.
Originalmente, o Cerrado se estendia por quase toda a porção central do Brasil. Hoje, ocupa apenas parte da região Centro-Oeste, ocorrendo também em trechos do Sudeste, do Nordeste e do Norte do Brasil.
A expansão de atividades agropecuárias, a mineração e a extração de madeira vêm provocando a contaminação dos rios e o esgotamento dos solos do Cerrado, além de ameaçar de extinção várias espécies da fauna e da flora.
As queimadas, bastante comuns no Cerrado, também degradam o solo e ameaçam os animais e as plantas.
Podem ocorrer queimadas naturais causadas pela queda de raios no início da estação chuvosa, mas, na maioria das vezes, elas são provocadas pela ação humana, com a finalidade de limpar o terreno para as atividades agropecuárias.
LEGENDA: Queimada em área de Cerrado no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Hora da Leitura
-
Nina no Cerrado, de Nina Nazario, editora Oficina de Textos.
Cordel que conta a história do Cerrado brasileiro, apresentando a fauna, os frutos e a paisagem típicos desse bioma.
Fim do complemento.
A maior parte da Mata Atlântica não existe mais, pois foi devastada com a ocupação do território brasileiro.
Essa devastação iniciou-se com a exploração do pau-brasil pelos colonizadores portugueses, cerca de 500 anos atrás. Depois, boa parte da Mata Atlântica deu lugar aos cultivos de cana-de-açúcar e de café.
Em decorrência da ocupação urbana e da expansão de áreas agrícolas, restam pouquíssimas áreas de Mata Atlântica em sua forma original.
Atualmente, os remanescentes da Mata Atlântica são preservados por lei. As unidades de conservação são criadas pelo governo em espaços com características naturais relevantes e têm a função de preservar a natureza.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Desmatamento de uma floresta, cerca de 1835. Litografia, 21,8 cm × 28,7 cm. A derrubada da Mata Atlântica para o cultivo de café, na atual região Sudeste do Brasil, foi retratada em diversas obras. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Turistas caminham na Estrada da Cascatinha, no Parque Nacional da Tijuca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. Esse parque é uma unidade de conservação criada em 1961. FIM DA LEGENDA.
- Observe os mapas que mostram a vegetação original e a atual do Brasil.
FONTE: Elaborado com base em: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 121.
- Quais foram as formações vegetais mais devastadas pela ação humana no território brasileiro?
- Por que ocorreu essa devastação?
- Que tipos de vegetação cobriam, originalmente, o lugar onde você vive? E atualmente?
- A devastação da vegetação no lugar onde você vive foi intensa? Como você explica isso?
- Em sua opinião, o que pode ser feito para preservar a vegetação que ainda resta?
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Os rios e as regiões hidrográficas
O rio é um curso natural de água. Ele pode se originar de fontes subterrâneas, da água das chuvas e do derretimento de neve e de geleiras.
Desde seu ponto de origem, isto é, desde sua nascente, o rio percorre um caminho até chegar à sua foz, que é o local onde ele deságua. A foz de um rio pode ser o oceano, um lago ou outro rio. No caminho, o rio pode receber água de outros rios, que são chamados afluentes. O rio principal é aquele que deságua no mar.
LEGENDA: Foz do rio Queimado no oceano Atlântico, no município de Prado, no estado da Bahia. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- O que é a nascente de um rio? E a foz?
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Os rios brasileiros
A maioria dos rios brasileiros nunca seca, ou seja, seu fluxo de água é contínuo. Esse tipo de rio é chamado perene ou permanente.
O Brasil tem uma diversidade muito grande de paisagens que apresentam rios permanentes e temporários. Veja estes exemplos:
LEGENDA: Rio Jaú, no município de Novo Airão, no estado do Amazonas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rio temporário no período da seca, no município de Cabroró, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise em livros ou em sites se há rios perenes no lugar onde você vive. Caso haja, cite o nome de um.
- Pesquise também se no lugar onde você vive há algum rio temporário. Caso haja, cite o nome dele.
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Os rios de planície e os rios de planalto
Há rios que correm em terrenos mais planos, não apresentando desníveis em seu curso. Esses rios são chamados rios de planície e podem ser utilizados para navegação, pesca e atividades de lazer.
LEGENDA: Rio Tocantins, no município de Filadélfia, no estado do Tocantins. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
Há rios que atravessam terrenos irregulares e apresentam desníveis em seu curso, formando quedas-d’água (cachoeiras). Esses rios são chamados rios de planalto. Neles podem ser construídas barragens para reter a água, formando represas ou lagos. A água represada é utilizada para a geração de energia elétrica em usinas hidrelétricas.
LEGENDA: Rio Sacre, no município de Campo Novo de Parecis, no estado de Mato Grosso. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você vive há rios parecidos com os mostrados nas fotografias? Se sim, é parecido com qual deles?
- Que prejuízos a construção de barragens e de reservatórios pode causar ao ambiente e às pessoas? Converse com os colegas e o professor sobre o assunto.
Boxe complementar:
Hora da Leitura
-
Saia dessa, Mano Pira!, de Yêda Marquez, editora RHJ.
Misturando fantasia e realidade, o livro conta a história de um pirarucu em tempo de seca no rio Araguaia.
-
O segredo do rio, de Miguel Sousa Tavares, editora Companhia das Letrinhas.
Uma história de amizade entre um menino e um peixe, que fala da necessidade de proteger a natureza.
Fim do complemento.
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A divisão hidrográfica brasileira
O conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes é chamado bacia hidrográfica.
No Brasil, as bacias hidrográficas estão agrupadas em regiões hidrográficas. Região hidrográfica é uma porção do território brasileiro que compreende uma ou mais bacias hidrográficas.
Fontes: Agência Nacional de Águas. Disponível em: http://fdnc.io/fnu. Acesso em: 25 jun. 2022; IBGE. Rios do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/fnv. Acesso em: 6 mar. 2021.
- Observe o mapa anterior e responda no
caderno
à questão:
- Qual é a maior região hidrográfica brasileira?
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O mundo que queremos
Água e saúde
Você já deve saber que o consumo de água contaminada ou o contato com ela pode causar doenças graves.
Mas você sabia que o armazenamento inadequado da água, mesmo que seja água limpa, também pode causar doenças?
A dengue é uma dessas doenças. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em locais onde há água acumulada, principalmente água limpa.
Por isso, é importante evitar que a água se acumule em locais de nossa casa, da escola e de outros ambientes que frequentamos.
Veja o que pode ser feito.
LEGENDA: Preencher com areia pratos de vasos de plantas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Manter tampados poços, tambores, galões e caixas-d’água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Guardar latas, baldes, garrafas e outros frascos com a boca virada para baixo e ao abrigo da chuva. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Guardar pneus em locais protegidos da chuva. FIM DA LEGENDA.
- A água, uma substância necessária à vida, pode causar doenças. Explique essa afirmação.
- Qual é o agente transmissor da dengue?
- Onde se desenvolve esse agente transmissor?
- Por que devemos evitar o acúmulo de água nos ambientes?
Vamos fazer
Você viu que adotar alguns cuidados no dia a dia ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue. Que tal divulgar esses cuidados para outros colegas da escola?
- Siga as etapas listadas e bom trabalho!
- Reúna-se com alguns colegas e listem os cuidados que as pessoas devem ter para não deixar água acumulada. Vocês podem utilizar os exemplos mostrados nesta página e na anterior e acrescentar outros.
- Depois, escrevam cada um desses cuidados em uma cartolina diferente. Procurem utilizar frases que chamem a atenção das pessoas.
- Ilustrem os cartazes de acordo com as frases.
- Deem um título ao trabalho.
- Espalhem os cartazes pela escola.
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Capítulo 2. Os vestígios das atividades humanas
Os profissionais que se dedicam a investigar e a interpretar os fatos ocorridos ao longo do tempo são chamados historiadores. Os estudos desenvolvidos por esses profissionais nos ajudam a refletir sobre o passado e o presente com base nas mudanças e permanências que identificamos na sociedade.
Vestígios da presença humana, por exemplo, são importantes ferramentas de trabalho para os historiadores. Para analisar esses vestígios, eles podem se apoiar nos estudos de outros profissionais, como os arqueólogos.
Como vimos no início da unidade, os arqueólogos desenvolvem investigações em sítios arqueológicos e interpretam os vestígios que encontram, como instrumentos feitos de ossos e pedras, vasos de cerâmica, cestos, restos de fogueiras, adornos etc.
Ao analisar pinturas feitas nas paredes de cavernas, restos de fogueiras, instrumentos feitos de rochas, restos de alimentos em utensílios de cerâmica e ossadas de pessoas e de animais, por exemplo, é possível descobrir como os seres humanos que viveram há milhares de anos se relacionavam com o ambiente, se alimentavam, se abrigavam, se deslocavam por diferentes lugares, entre outras informações.
LEGENDA: Arqueólogos trabalhando em escavação na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. Esse sítio arqueológico guarda vestígios de escravizados. FIM DA LEGENDA.
- Que vestígios os seres humanos podem deixar por onde passam?
- O que é possível descobrir por meio do estudo desses vestígios?
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No estado de Santa Catarina, por exemplo, arqueólogos encontraram restos de alimentos em potes de cerâmica em locais habitados há cerca de 700 anos por povos indígenas do grupo proto-Jê . Ao estudar esses vestígios, eles descobriram que esses povos eram agricultores e cultivavam mandioca, feijão, milho, abóbora e, possivelmente, cará.
LEGENDA: Fragmentos de pote de cerâmica de 700 anos atrás encontrados nas escavações realizadas no município de Urubici, no estado de Santa Catarina. FIM DA LEGENDA.
- O que os arqueólogos descobriram sobre os povos indígenas proto-Jê ao estudar restos de alimentos encontrados em potes de cerâmica?
Outros exemplos de vestígios que podem ser estudados por arqueólogos são restos de fogueiras. Esses vestígios podem indicar que os seres humanos que viveram no passado usavam o fogo para se aquecer, cozinhar alimentos e espantar animais. Pontas de lança e outros instrumentos feitos de rochas revelam a forma como caçavam e pescavam e o seu grau de desenvolvimento técnico. A utilização de cerâmica revela que tinham conhecimentos sobre o cozimento do barro.
- No caderno, faça um quadro como o do
modelo
a seguir e complete-o com a possível interpretação de cada vestígio deixado pelos seres humanos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Vestígio |
Interpretação |
---|---|
Restos de fogueira |
_____ |
Pontas de lança e outros instrumentos feitos de rochas |
_____ |
Cerâmica |
_____ |
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Fontes históricas
Todas as produções dos seres humanos, desde uma pedra lascada até um celular, são fontes históricas, isto é, vestígios que permitem ao historiador conhecer a trajetória das sociedades ao longo do tempo.
Por meio da análise dessas marcas, o historiador pode descobrir como as sociedades se organizavam e quais eram os hábitos alimentares, os costumes religiosos, as formas de se divertir e as maneiras de se vestir das populações de um período. O estudo e a comparação das fontes também ajudam a entender as transformações que ocorreram na escrita, na arte ou no modo de produzir.
As fontes históricas podem ser classificadas em:
• Fontes materiais: referem-se aos objetos produzidos por uma sociedade, como pedras talhadas, utensílios domésticos, brinquedos, documentos escritos, construções etc.
• Fontes imateriais: são fontes que não têm um suporte físico, mas fazem parte da memória das pessoas e podem ser transmitidas de geração em geração, como músicas, lendas, tradições e costumes.
LEGENDA: Réplica de um calendário produzido pelos astecas, povo que viveu entre os anos 1300 e 1600, na região onde hoje se localiza o México. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Grupo folclórico na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
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É possível também fazer outro tipo de classificação das fontes históricas:
- Fontes escritas: são documentos escritos, como cartas, livros, certidões de nascimento, diários, escrituras e relatos de viagens.
- Fontes visuais: são imagens e representações produzidas por uma sociedade, como pinturas rupestres, obras de arte, filmes e fotografias.
- Fontes orais: são as produções sonoras, como músicas, cantigas, lendas, discos, entrevistas gravadas e depoimentos.
LEGENDA: Manuscrito asteca feito nos anos 1500, em papel. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pintura rupestre datada de mais de 20 mil anos, no Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Johannes Vermeer. Moça com brinco de pérola, 1665. Óleo sobre tela, 44,5 cm × 39 cm. FIM DA LEGENDA.
- Explique o que são fontes históricas e por que elas são importantes para o historiador.
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- Observe as fontes históricas a seguir e classifique-as utilizando as palavras do quadro.
escrita – visual
LEGENDA: Fotografia de mulher, de Marc Ferrez, no estado da Bahia, em 1885. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Carta de Santos Dumont a Antonio Prado, escrita em 1926. FIM DA LEGENDA.
- Com a ajuda de familiares, pesquise exemplos de fontes escritas, orais e visuais que se relacionem com a história de sua família. Depois, responda no caderno às questões.
- Que fontes você pesquisou?
- De que tipo elas são?
- O que elas revelam sobre a história de sua família?
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As construções, as máquinas, os móveis e outros objetos utilizados no dia a dia são fontes históricas que fazem parte da cultura material de uma sociedade.
A cultura material pode revelar informações sobre o passado, como quem foram as pessoas que criaram e usaram os objetos investigados e quais eram os gostos, as preferências, os hábitos e o nível de desenvolvimento tecnológico delas.
Para estudar uma fonte de cultura material, como um objeto, é preciso fazer algumas perguntas sobre ela. Por exemplo, pense na cadeira em que você está sentado: De que material ela é feita? Por que ela foi feita desse material? Ela é confortável? Ela é diferente de outras cadeiras? Em que época ela foi feita? Ela foi fabricada artesanalmente ou industrialmente?
Além de fazer perguntas e tentar encontrar possíveis respostas, é necessário investigar fontes complementares, como livros, fotografias, documentos escritos e entrevistas, para verificar as hipóteses levantadas sobre a fonte de cultura material.
- Observe os objetos a seguir e faça o que se pede.
LEGENDA: Objeto exposto no Museu Paraense Emílio Goeldi, no município de Belém, no estado do Pará. Comprimento: 66 centímetros. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Objeto exposto no Museu da Casa Brasileira, na cidade de São Paulo, no Estado de São Paulo. Comprimento: 110 centímetros. FIM DA LEGENDA.
- Com base nos conhecimentos que você tem e no levantamento de hipóteses, responda no caderno às questões a seguir.
- De que materiais cada objeto foi feito? Por que eles têm esse formato?
- Em que época cada um foi feito? Para que cada um era usado?
- Eles têm o mesmo uso atualmente?
- Agora, pesquise informações sobre cada objeto em outras fontes, como os sites dos museus onde as peças estão expostas. Resgistre as informações no caderno.
- Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre as descobertas que fez.
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Para ler e escrever melhor
O texto a seguir classifica as fontes históricas em materiais e imateriais.
Fontes materiais e imateriais
As fontes históricas podem ser classificadas em materiais e imateriais.
A cerâmica marajoara é um exemplo de fonte histórica material. Ela era produzida entre os anos 400 e 1400 pelos povos indígenas que habitavam a atual Ilha de Marajó, no estado do Pará. As diversas pesquisas arqueológicas desenvolvidas na região são responsáveis por encontrar esses vestígios.
A cerâmica marajoara é considerada uma fonte material porque possui um suporte físico, ou seja, pode ser observada e tocada.
O frevo é um exemplo de fonte histórica imaterial. Ele começou a ser praticado nos anos 1700, no atual estado de Pernambuco, principalmente nos municípios de Recife e Olinda, por trabalhadores negros que dançavam ao som de marchas de carnaval e músicas improvisadas. Até hoje é muito presente nas festas e no carnaval da região, que atrai turistas de vários lugares.
O frevo é considerado uma fonte imaterial porque não tem um suporte físico, mas faz parte da memória e dos costumes das pessoas.
Analise
- Como as fontes históricas podem ser classificadas?
- Qual é a diferença entre as fontes históricas materiais e as fontes históricas imateriais?
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Organize
- Faça no caderno um quadro como o do modelo abaixo e preencha-o com as informações apresentadas no texto anterior sobre a cerâmica marajoara e o frevo. Identifique o tipo de fonte histórica de cada um e descreva quando, onde e por quem foi criado.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tipo de fonte |
Quando, onde e por quem foi criado |
|
---|---|---|
Cerâmica marajoara |
_____ |
_____ |
Frevo |
_____ |
_____ |
Escreva
- Agora é sua vez de produzir um texto classificando duas fontes históricas. Siga o modelo anterior e use as informações do quadro a seguir.
- Em sala de aula, leia o seu texto para os colegas e o professor. Conversem sobre as semelhanças e as diferenças entre os textos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Tipo de fonte
Quando, onde e por quem foi criado
Carta do achamento do Brasil
Material
Foi escrita por Pero Vaz de Caminha ao rei de Portugal em 1500. A carta contém informações sobre as riquezas das terras que se tornariam o Brasil.
Capoeira
Imaterial
Era praticada pelos africanos escravizados no Brasil desde os anos 1600. Trata-se de uma manifestação cultural que envolve canto, toque de instrumentos musicais, dança, golpes de luta, símbolos e rituais de herança africana.
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O desenvolvimento dos seres humanos
Diversos estudos científicos demonstram que os seres humanos se desenvolveram por meio de um processo que durou cerca de 7 milhões de anos.
No decorrer desse processo surgiram seres com algumas características semelhantes às dos seres humanos atuais, chamados hominídeos.
Uma das principais características dos hominídeos é o fato de serem bípedes, isto é, andarem sobre duas pernas. Evidências arqueológicas indicam que provavelmente os primeiros bípedes surgiram há cerca de 4,5 milhões de anos.
LEGENDA: Esculturas representando um casal de hominídeos que teria vivido na África, há cerca de 3,6 milhões de anos, expostas no Museu de História Natural de Nova York, nos Estados Unidos. Fotografia de 2008. FIM DA LEGENDA.
Com o passar do tempo, os hominídeos desenvolveram outras características, como a capacidade de fazer e usar utensílios e de se expressar por meio das linguagens oral e gráfica (desenhos).
- De acordo com estudos científicos, quanto tempo levou o processo por meio do qual os seres humanos se desenvolveram?
- Qual é uma das principais características dos hominídeos?
- Há quanto tempo surgiu essa característica?
- Que outras características os hominídeos desenvolveram com o passar do tempo?
Um dos vestígios arqueológicos mais antigos de um hominídeo conhecido data de 6 a 7 milhões de anos. Trata-se de um crânio encontrado em 2001, em Chade, um país da África. Esse crânio recebeu o nome de Toumaï e pertenceu a um indivíduo de um grupo de hominídeos. Essa e outras evidências arqueológicas sugerem que a África foi o local onde se desenvolveram as espécies que deram origem ao ser humano atual.
LEGENDA: Crânio Toumaï. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com as pesquisas arqueológicas, onde surgiu o ser humano?
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Os seres humanos fazem parte de um grupo de classificação dos seres vivos chamado Homo. Observe no quadro a seguir algumas espécies pertencentes a esse grupo e as características de cada uma delas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Espécie |
Onde viveu |
Período |
Habilidades |
---|---|---|---|
Homo habilis |
África |
2,2 milhões a 1,4 milhão de anos atrás |
Fabricava instrumentos simples de rochas, com os quais caçava pequenos animais. |
Homo erectus |
África e Ásia |
1,9 milhão a 143 mil anos atrás |
Fabricava instrumentos mais elaborados, como machados de mão, e caçava grandes animais. Foi a primeira espécie a usar o fogo. |
Homo neanderthalensis |
Ásia e Europa |
400 mil a 40 mil anos atrás |
Foi a primeira espécie a usar vestimentas e a desenvolver linguagem. Alimentava-se por meio da caça de grandes animais. |
Homo sapiens * |
Todos os continentes |
200 mil anos até o presente |
Foi capaz de se adaptar a condições ambientais extremas, construiu instrumentos sofisticados e desenvolveu expressões artísticas. |
Nota de rodapé: *. Apenas essa espécie do gênero Homo sobreviveu, dando origem ao ser humano atual. Fim da nota.
FONTE: Linha do tempo interativa da evolução humana. Smithsonian. Museu Nacional de História Natural. Disponível em: http://fdnc.io/fnx. Acesso em: 13 mar. 2021.
- Com base nas informações do quadro, de qual dessas espécies você faz parte? Por quê?
Já sabemos que os seres humanos pertencem à mesma espécie, chamada Homo sapiens. São ancestrais dessa espécie o Homo erectus e o Homo habilis, que povoaram a Terra partindo da região central do continente africano.
Assim, podemos dizer que fazemos parte de um grupo que surgiu no continente africano há cerca de 200 mil anos e de lá se espalhou pela África, Europa, Ásia, Oceania e América.
LEGENDA: Molde de crânio da espécie Homo erectus descoberto no Quênia, no continente africano, em 1984, com aproximadamente 1,6 milhão de anos. FIM DA LEGENDA.
- Na sua opinião, como os seres humanos alcançaram o continente que hoje chamamos América?
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O povoamento do continente americano
Pesquisadores ainda não encontraram evidências de que os seres humanos que povoaram a América tenham nascido e se desenvolvido no continente. Por isso, supõe-se que esses habitantes tenham vindo de outras partes do mundo.
Há alguns anos, a teoria mais aceita sobre o povoamento propunha que, há cerca de 12 mil anos, os seres humanos teriam chegado ao continente vindos da Ásia, provavelmente perseguindo grandes animais de caça. Eles teriam feito a travessia pelo Estreito de Bering, que liga os oceanos Pacífico e Glacial Ártico, entre a Ásia e a América. Congelado, o Estreito de Bering teria servido de passagem para o continente americano.
Essa teoria baseou-se nos vestígios arqueológicos, como pontas de lança feitas de rochas da chamada cultura Clovis, encontrados no Novo México, nos Estados Unidos, cuja datação também é de cerca de 12 mil anos. Ela foi reforçada pelas características físicas dos povos indígenas que habitam o continente americano até hoje, que se assemelham às características físicas dos povos asiáticos.
O mapa a seguir representa a vinda desses seres humanos à América de acordo com essa teoria.
FONTE: Elaborado com base em: Georges Duby. Atlas histórico mundial. Barcelona: Larousse, 2010. p. 14-15.
- Considerando a teoria que acabamos de examinar, responda:
- De onde teriam vindo os primeiros habitantes da América?
- Há quanto tempo eles teriam chegado ao continente?
- Em que se baseou essa teoria?
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Nos últimos anos, as teorias sobre o povoamento da América estão sendo revistas. Vestígios arqueológicos mais antigos que os da cultura Clovis foram encontrados em diversos pontos do continente. Eles sugerem que a presença humana pode ser anterior a 12 mil anos. Esses vestígios ainda indicam que os seres humanos podem ter chegado à América não somente por terra, mas também por mar. O fóssil de Luzia, por exemplo, encontrado no município de Lagoa Santa, no estado de Minas Gerais, apresenta características físicas parecidas com as dos africanos e dos australianos. Essa evidência arqueológica apontaria a existência de outras formas de povoamento do continente americano.
LEGENDA: Reconstituição facial de Luzia, fóssil humano de aproximadamente 11 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.
Povoamento das Américas
Novas evidências arqueológicas estão reescrevendo a história do povoamento das Américas.
[...]
Um dos estudos, com participação de três pesquisadores da USP, descreve uma série de descobertas feitas na Caverna Chiquihuite, a quase 3 mil metros de altitude, numa região árida e remota do norte do México. Soterradas pelo tempo no chão da caverna, os cientistas encontraram quase 2 mil ferramentas de pedra, além de ossos de animais e restos de carvão, pólen e plantas. A datação dos artefatos e dos sedimentos nos quais eles foram encontrados indica que seres humanos já estavam presentes no local entre 31 mil e 33 mil anos atrás.
[...]
A teoria predominante até agora era de que os primeiros viajantes do continente asiático só teriam atravessado a Beríngia a partir de 15 mil anos atrás [...]
Esses primeiros migrantes desenvolveram ferramentas de pedra lascada características da chamada “cultura Clóvis”, que aparecem amplamente nos registros arqueológicos da América do Norte a partir de 13 mil anos atrás. Por isso essa data era tida como referência para o povoamento em massa do continente [...].
[...]
O estudo da Caverna Chiquihuite, porém, propõe uma nova cronologia [...]. Afinal, se o homem entrou na América do Norte 30 mil anos atrás, é perfeitamente factível, também, que ele tenha chegado à América do Sul 10 mil ou 15 mil anos depois.
FONTE: Herton Escobar. Povoamento das Américas. Jornal da USP , 23. jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/fny. Acesso em: 11 abr. 2021.
- As informações contidas no texto contribuem para o questionamento da teoria do povoamento do continente americano baseada na cultura Clovis? Quais são as evidências apresentadas?
- De acordo com as novas descobertas arqueológicas, quando os seres humanos entraram nas Américas?
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A pintura rupestre
Entre os numerosos vestígios da presença humana na América em datas anteriores à da cultura Clovis estão as pinturas rupestres. Elas são assim denominadas por serem representações feitas em rochas ou em superfícies, como teto e parede, de cavernas.
As pinturas rupestres podem ser fonte de informações sobre a maneira como os seres humanos se relacionavam entre si e com a natureza, bem como sobre o modo de vida, o cotidiano e as cerimônias dessas populações. É possível ainda investigar as técnicas de que dispunham.
As tintas utilizadas na pintura, por exemplo, eram feitas de materiais de origem mineral, como terra e pedras. Esses materiais eram amassados e misturados com água para produzir as cores vermelha, preta e cinza. Para pintar, os seres humanos utilizavam dedos, galhos, gravetos, penas ou chumaços de pelos de animais. A maioria das pinturas apresenta figuras humanas e animais em diferentes atividades.
- Por que esse tipo de arte recebe o nome de rupestre?
- Como eram feitas as tintas para as pinturas rupestres?
- Observe a seguir a imagem de uma pintura rupestre. Depois, responda às questões.
LEGENDA: Pintura rupestre de cerca de 15 mil anos na caverna de Lascaux, na França. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- O que está representado na imagem?
- Em sua opinião, por que os hominídeos representaram isso?
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Atualmente, cerca de 400 mil sítios arqueológicos com pinturas rupestres foram encontrados em diversos lugares do mundo. A África concentra a maior quantidade de pinturas e gravuras desse tipo.
No Brasil, pinturas rupestres podem ser vistas em várias unidades de conservação criadas para proteger sítios arqueológicos, como o Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais. Nos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí, a arte rupestre é abundante.
LEGENDA: Pinturas rupestres no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Leia o texto a seguir e, depois, responda no caderno às questões.
Os vestígios dos primeiros homens das Américas
Com uma área total de 130 mil hectares, a Serra da Capivara abriga mais de 900 sítios arqueológicos, 500 deles com pinturas rupestres.
Trata-se de um verdadeiro museu a céu aberto. São mais de 30 mil pinturas que revelam o cotidiano daqueles que podem ser considerados os primeiros brasileiros. As imagens mostram cenas de caça, de dança e de diferentes animais, entre tantos outros símbolos ainda não inteiramente decifrados.
[...]
Já foram descobertos esqueletos humanos datados em 10 mil anos e fósseis de animais há muito tempo extintos, como tigres-de-dentes-de-sabre, preguiças-gigantes e mastodontes, além de cerâmicas e artefatos de uso cotidiano de nossos antepassados.
Por conta das descobertas feitas ali, foi possível traçar novas rotas para a ocupação humana das Américas.
FONTE: Roberta Jansen. A arqueóloga que batalha para preservar os vestígios dos primeiros homens das Américas. BBC Brasil, 12 mar. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fnz. Acesso em: 6 mar. 2021.
- Que vestígios arqueológicos foram encontrados na Serra da Capivara?
- O que as descobertas feitas na Serra da Capivara possibilitaram?
- Você já observou uma pintura rupestre de perto? Caso sim, conte para os colegas e o professor onde ela estava e o que representava.
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O controle do fogo
Há cerca de 1 milhão de anos, os hominídeos descobriram como produzir fogo. Até então, eles usavam o fogo que se formava no ambiente naturalmente. Por exemplo, quando um raio atingia uma árvore e dava início a um incêndio, eles aproveitavam as chamas para fazer fogueiras, mas, caso elas se apagassem, eles não conseguiam produzir mais fogo.
No entanto, em algum momento os hominídeos perceberam que, ao esfregar rochas umas nas outras, era possível produzir faíscas e, a partir delas, fogo. Com essa descoberta, eles passaram a produzir e controlar o fogo, deixando de depender da natureza para isso. Com o fogo, eles podiam se aquecer, cozinhar alimentos e espantar animais.
LEGENDA: Incêndio causado em árvore por raio nas montanhas dos Cárpatos, que se estendem da Europa Central ao Leste Europeu, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Wilhelm Kranz. Seres humanos em uma caverna, 1853. Litografia colorida. Observando a natureza, os seres humanos perceberam que materiais secos, como galhos e folhas, pegavam fogo facilmente ao serem atingidos por raios ou brasas de vulcão. FIM DA LEGENDA.
- Como os hominídeos tinham acesso ao fogo antes de descobrir como produzi-lo?
- Como os hominídeos perceberam que podiam produzir fogo? O que essa descoberta significou?
- Com a descoberta do fogo, os hominídeos deixaram de consumir apenas alimentos crus, passando a cozinhar alguns deles. Que transformações você consegue perceber nos alimentos quando estão cozidos?
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A agricultura e a sedentarização
Os primeiros grupos humanos eram nômades, isto é, não tinham habitação fixa e mudavam constantemente de lugar. Como abrigo, utilizavam cavernas ou faziam tendas com peles de animais. Nas paredes de algumas cavernas foram encontradas pinturas rupestres com a representação de cenas do cotidiano desses grupos.
Para se alimentar, eles dependiam da caça, da pesca e da coleta de partes de plantas, como frutos e raízes. Por isso, precisavam estar sempre se deslocando em busca de locais que favorecessem a obtenção de alimentos.
Após determinado tempo, ao observar que sementes de frutos caídas no solo germinavam e davam origem a novas plantas que serviam para a alimentação, eles perceberam que podiam plantar e produzir o próprio alimento. Essa descoberta deu origem à agricultura, há cerca de 12 mil anos.
Mas, para colher os frutos daquilo que plantavam, era preciso esperar que a planta crescesse e se desenvolvesse. Com isso, teve início o processo de sedentarização dos seres humanos, isto é, eles começaram a se estabelecer e a se fixar no local onde realizavam as plantações.
- Segundo o texto que você acabou de ler, o que significa ser nômade?
- Como os seres humanos puderam desenvolver a agricultura? Quando isso aconteceu?
- Observe a linha do tempo a seguir. Ela localiza alguns marcos fundamentais do desenvolvimento dos seres humanos.
• Agora, escreva no caderno uma legenda para cada um dos marcos destacados.
- De acordo com o texto, o que foi o processo de sedentarização?
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O início da agricultura e da pecuária
Vestígios arqueológicos indicam que a prática da agricultura e o processo de sedentarização ocorreram em locais com facilidade de obter água, o que favorecia a produção de alimentos.
Uma região que atendia a esse requisito era o chamado Crescente Fértil, que se estendia do rio Nilo, no Egito, até as margens do rio Tigre e do rio Eufrates, onde atualmente é o Iraque.
No Crescente Fértil, a disponibilidade de água e os solos ricos em nutrientes favoreceram o cultivo agrícola, principalmente de trigo e sorgo. Nessa região, importantes civilizações se desenvolveram, como a egípcia.
No entanto, muitos grupos humanos mantiveram a caça e a coleta. Mais tarde, há cerca de 9 mil anos, eles começaram a domesticar animais, como ovelhas, porcos, cabras e bois.
FONTE: Pierre Vidal-Naquet e Jacques Bertin. Atlas histórico: da Pré-história aos nossos dias. Lisboa: Círculo de Leitores, 1990. p. 39.
- Com base nas informações do mapa e do texto, responda às questões.
- Qual é a principal característica da região chamada Crescente Fértil?
- Que rios banham essa região?
- Explore as imagens a seguir e responda às questões.
LEGENDA: Pintura egípcia feita há cerca de 4 mil anos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pintura egípcia feita há cerca de 4 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as atividades representadas nas imagens?
- Que produto está sendo cultivado? E que tipo de animal está sendo criado?
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Com a prática da agricultura e da pecuária, os seres humanos aperfeiçoaram os instrumentos utilizados no dia a dia, que inicialmente eram feitos de rochas.
A princípio, os instrumentos eram produzidos batendo uma rocha contra a outra para criar extremidades cortantes. Assim se produziam pontas para as flechas, lanças usadas para caçar e lâminas, que serviam de facas.
LEGENDA: 1. Batendo uma rocha contra a outra, produzia-se uma extremidade cortante.
2. Depois, a extremidade cortante era afiada com um pedaço de osso. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: Enciclopédia do estudante: história geral. São Paulo: Moderna, 2008. p. 21.
Com o decorrer do tempo, os instrumentos passaram a ser produzidos de rochas polidas, como os moinhos manuais, usados para moer grãos, e de metal, como as enxadas e as foices, usadas para arar a terra e ceifar a colheita.
LEGENDA: Instrumentos utilizados na agricultura há cerca de 3 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- De que materiais eram feitos os primeiros instrumentos? Como eles eram produzidos?
- Em sua opinião, a enxada, a foice e o moinho manual ainda são instrumentos utilizados atualmente?
- Esses instrumentos se parecem com os utilizados pelos seres humanos no passado? Quais são as semelhanças? E as diferenças?
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Ao longo do tempo, os grupos humanos foram ocupando vários lugares do mundo, onde cultivavam plantas e criavam animais.
Contudo, a adoção dessas atividades agropecuárias não aconteceu ao mesmo tempo em todas as regiões do planeta, ou seja, esse processo se deu de maneira diferente entre os grupos humanos ao redor do mundo e também em períodos distintos.
Enquanto alguns grupos passaram a praticar tanto a agricultura quanto a pecuária, outros passaram a adotar a agricultura muito tempo depois.
Além disso, mesmo plantando alguns produtos, vários grupos mantiveram a caça e a pesca como atividades centrais.
Verifique no mapa a seguir onde tiveram início alguns cultivos agrícolas e a criação de determinados animais. Observe a legenda, os vegetais e os animais representados.
Fontes: Geoffrey Barraclough. Atlas da história do mundo. São Paulo: Times/Folha de S.Paulo, 1995. p. 38-39; Colin Refrew e Paul Bahn. Arqueologia. Madri: Akal, 1993. p. 152.
- Responda no caderno às questões a seguir.
- O que o mapa mostra?
- Que cultivos agrícolas foram representados no mapa?
- Que animais foram representados no mapa?
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- De acordo com o mapa da página anterior, identifique no quadro a seguir e liste no caderno os alimentos cujo cultivo se iniciou no continente americano.
- Você costuma consumir alguns desses alimentos? Quais?
- Em que continente teve início o cultivo de arroz? E o do inhame?
- Em que continente os porcos e as galinhas começaram a ser criados? E os bois?
- Leia o texto e observe a imagem.
As lhamas são mamíferos que se alimentam de gramíneas e de outras plantas. Elas têm pelos grossos e longos, que podem ser brancos, pretos ou marrons.
Esses animais vivem em locais altos e com baixas temperaturas. São típicos do continente americano e são encontrados principalmente na Bolívia, no Peru e no Chile.
LEGENDA: Lhama pastando em montanha na Bolívia. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise em livros ou em sites a finalidade da criação de lhamas. Procure descobrir quais são os produtos obtidos dessa criação e para que eles são utilizados. Registre as informações no caderno.
- Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre o que você descobriu.
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O planejamento da agricultura
A prática da agricultura requer o planejamento da época do plantio e da colheita. Para isso, a observação dos ritmos da natureza e dos astros, como a Lua e o Sol, foi muito importante.
Ainda hoje, marcamos a passagem do tempo, instituímos celebrações e organizamos atividades cotidianas com base na observação dos fenômenos naturais.
- Observe as imagens e depois responda no caderno às questões.
Observação: Representações fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- A quais períodos correspondem as sequências de imagens A, B e C?
- Como você chegou a essa conclusão?
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O calendário
Por meio da observação do movimento dos astros no céu, diversos povos desenvolveram calendários para facilitar a marcação da passagem do tempo. O calendário que utilizamos em nossa cultura é baseado tanto no movimento que a Terra faz em torno do Sol e em torno de si mesma quanto no movimento da Lua em torno da Terra.
A Terra demora cerca de 365 dias para completar uma volta em torno do Sol, e com base nisso foi definida a duração de um ano. A duração de um mês foi definida com base no período que a Lua demora para realizar uma volta em torno da Terra: aproximadamente 30 dias. Isso ocorre cerca de 12 vezes durante um ano, o que definiu o número de meses de um ano. A duração de uma semana, 7 dias, foi definida com base na duração aproximada de cada aparência da Lua no céu. E a duração de um dia foi definida com base no tempo que a Terra demora para dar uma volta em torno de 24 horas.
- Como foi definida a duração dos dias, dos meses e dos anos no calendário que utilizamos?
- Qual é a duração média de cada um dos seguintes períodos nesse calendário?
- Ano
- Mês
- Semana
- Dia
Por volta de 6 mil anos atrás, os egípcios já haviam desenvolvido um calendário parecido com o que usamos atualmente. O calendário egípcio tinha 360 dias por ano e era dividido em três períodos que orientavam as etapas da agricultura: a enchente do rio Nilo, a semeadura e a colheita.
LEGENDA: Fragmento de um calendário egípcio feito em um mural há aproximadamente 3 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Como era o calendário egípcio desenvolvido há cerca de 6 mil anos?
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Painel multicultural
Museus pelo mundo
Os museus são espaços onde podemos aprender sobre arte, cultura e história dos mais diversos povos. Em alguns museus também podemos aprender sobre temas ligados às ciências, à tecnologia e à natureza. Por isso, há diversos tipos de museu.
Os museus registrados nas fotografias a seguir, por exemplo, apresentam exposições sobre a história do desenvolvimento do ser humano ao longo do tempo.
Além de apresentarem exposições, os museus são espaços de conservação e de pesquisa desenvolvida por estudiosos de várias áreas do conhecimento, como historiadores e arqueólogos.
O Museu Nacional está localizado na cidade do Rio de Janeiro e foi fundado em 1818.
O acervo de história natural e antropologia desse museu era considerado um dos mais importantes do mundo. Em 2018, o museu foi atingido por um incêndio que destruiu grande parte do acervo e teve de passar por obras de reconstrução.
LEGENDA: Interior do Museu Nacional, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
O Museu do Homem Americano foi criado em 1986, no município de São Raimundo Nonato, no Piauí, para guardar os vestígios arqueológicos encontrados no Parque Nacional Serra da Capivara.
O acervo do museu é formado por objetos feitos pelos seres humanos há milhares de anos.
LEGENDA: Sala de projeções do Museu do Homem Americano, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
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O Museu Americano de História Natural, localizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos, foi fundado em 1869. Esse museu é reconhecido por sua coleção de fósseis e outros objetos da história humana.
O acervo do museu é composto de exemplares de animais e de plantas, réplicas do universo, esculturas, vasos, máscaras, entre outros objetos de diversas partes do mundo.
LEGENDA: Interior do Museu Americano de História Natural, nos Estados Unidos, em 2020. FIM DA LEGENDA.
O Museu Centro de Origens, localizado em Joanesburgo, na África do Sul, foi fundado em 2006. Esse museu dedica-se a explorar a história do desenvolvimento dos seres humanos no continente africano.
O acervo do museu é composto de instrumentos de rochas, artefatos e arte rupestre feitos pelos seres humanos há milhares de anos.
LEGENDA: Interior do Museu Centro de Origens, na África do Sul, em 2015. FIM DA LEGENDA.
- O que os museus apresentados nas imagens têm em comum?
- De que forma é possível aprender com os museus?
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O que você aprendeu
- Observe o mapa a seguir e responda às questões no caderno.
FONTE: Elaborado com base em: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
- Quais são as formações vegetais brasileiras representadas no mapa?
- Quais formações vegetais predominam no lugar em que você vive?
- De acordo com o mapa, as formações vegetais brasileiras continuam preservadas, como mostra o mapa? Explique.
- Que recurso visual é utilizado pelo mapa para representar as informações?
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Avaliação processual
- Copie no
caderno
as frases a seguir e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas no quadro abaixo.
montanhas – relevo – erosão - deposição
- O _____ é o conjunto de formas que compõem a superfície terrestre.
- A _____ é um processo natural de transformação do relevo que consiste no desgaste e na separação dos materiais que compõem as rochas.
- A _____ é um processo natural de transformação do relevo que consiste no acúmulo de materiais retirados de outro ponto da superfície terrestre.
- As _____ são as maiores elevações da superfície terrestre.
- Diferencie rios de planalto de rios de planície citando um exemplo de atividade que pode ser desenvolvida em cada um deles.
- Copie no
caderno
a alternativa correta sobre os vestígios das atividades humanas.
- Apesar de existirem vestígios dos seres humanos que viveram há milhares de anos, é impossível associar esses materiais ao estudo de sua história.
- Infelizmente, os seres humanos que viveram há milhares de anos não deixaram nenhum tipo de vestígio, o que dificulta o estudo da história da humanidade.
- Por meio do estudo de vestígios, como restos de fogueira e de cerâmica, pinturas rupestres e utensílios feitos de rochas, é possível descobrir como os seres humanos que viveram há milhares de anos se relacionavam com o meio ambiente.
- Os vestígios pouco auxiliam no estudo da história dos seres humanos que viveram há milhares de anos, pois estão enterrados e quebrados.
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- Qual é a principal diferença entre o modo de vida nômade e o sedentário? Responda à questão no caderno.
- Por que a sedentarização levou ao aumento da expectativa de vida dos grupos humanos na Pré-História? Leia as alternativas abaixo e copie a correta no caderno.
- Isso ocorreu porque a sedentarização está associada ao desenvolvimento da agricultura e à maior abundância de alimentos.
- Porque o cultivo de alimentos não exigia que os grupos humanos permanecessem durante muito tempo no mesmo local, e assim a expectativa de vida desses grupos aumentou.
- Com a sedentarização, os grupos humanos deixaram de ter abundância de alimentos, pois não puderam mais desenvolver a agricultura.
-
O que é, o que é? Nesta atividade, as respostas das adivinhas aparecem nos quadrinhos logo abaixo, mas estão embaralhadas. Leia com atenção os textos das adivinhas e, com base em seus conhecimentos, encontre e registre no
caderno
as respostas corretas para cada uma delas.
- Indica que os grupos humanos trabalhavam a rocha para produzir instrumentos de caça.
- Indica que, provavelmente, os grupos humanos usavam fogo para aquecer, cozinhar e espantar outros animais.
- Indica que esses grupos humanos possuíam conhecimentos sobre o cozimento do barro.
I. Cerâmica – II. Pontas de lança – III. Restos de fogueira
- Sobre o povoamento do continente americano, responda às questões no caderno.
- Há quanto tempo e de onde possivelmente vieram os primeiros hominídeos que povoaram o atual continente americano?
- Em que fatos se baseia essa teoria?
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- Observe as imagens e responda às questões a seguir no caderno.
LEGENDA: Crianças brincando com um jogo semelhante ao de bolinhas de gude, no qual se utilizavam pedras em forma de ovo de Páscoa. Londres, Inglaterra, 1940. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cópia de carta escrita por Joaquim Nabuco no Rio de Janeiro, em 1881. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Detalhe de entalhe da lápide de um casal egípcio de cerca de 4 mil anos atrás. FIM DA LEGENDA.
- Que tipo de fonte histórica é retratada na imagem 1?
- Quem são as pessoas representadas na imagem 1? O que elas estão fazendo?
- O que mudou da época mostrada na imagem 1 para os dias de hoje? E o que permaneceu?
- Que tipo de fonte histórica é retratada na imagem 2?
- Leia as informações da legenda da imagem 2 e identifique quem escreveu a carta.
- Que tipo de fonte histórica é retratada na imagem 3?