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Unidade 3. O território brasileiro

Imagem: Ilustração. À esquerda, mapa do Brasil com os estados coloridos em tons de verde, laranja, amarelo, rosa, vermelho e outras cores e à esquerda, países vizinhos em cinza.  À direita, peças coloridas e formatos diferentes de estados brasileiros. Há sete peças em verde; nove em amarelo; três em laranja; três em roxo; e quatro em vermelho.   Fim da imagem.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

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Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. O que a imagem da página anterior representa?
  1. E as “peças” desta página, o que representam?
  1. As “peças” que compõem o mapa do Brasil são as mesmas desta página?
  1. As “peças” desta página estão agrupadas por cores. Em sua opinião, o que isso significa?

Fim do complemento.

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Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

O município em foco

Os estados e o Distrito Federal são unidades federativas do Brasil. Essas unidades são divididas em municípios. Você sabe em qual unidade federativa está situado o município em que você vive? Sabe quando e como esse município se formou? Sabe quantas pessoas vivem nele? E qual é o nome dado às pessoas que nascem nele, isto é, o gentílico?

Para saber mais sobre o município em que você vive, que tal fazer uma pesquisa?

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com um colega para pesquisar algumas informações sobre o município em que vivem.
  1. Para fazer a pesquisa, vocês devem acessar o site Cidades, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: http://fdnc.io/5R. Nesse site é possível encontrar informações sobre os municípios brasileiros.
  1. No campo O que você procura?, digitem o nome do município. Em seguida, abrirá uma aba com o nome do município e a unidade federativa em que ele se localiza; cliquem nela para confirmar a informação pesquisada. Nesse momento, abrirá a página com as informações do município. Anotem o gentílico (nome dado à pessoa que nasce no município), o nome do prefeito e dados da população coletados no último censo.
  1. Em seguida, cliquem em Território e ambiente e consultem a área territorial do município.
Imagem: Fotografia. Página de site com ilustração na parte superior, com foto de cor azul com prédios de tamanhos diferentes. Texto em letras brancas: CONHEÇA CIDADES E ESTADOS DO BRASIL. Na parte inferior, texto em branco. Na parte inferior, à esquerda: Pesquisas e à direita: História e Fotos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Página inicial do site Cidades. Acesso em: 14 mar. 2021. FIM DA LEGENDA.

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  1. Depois, na lateral esquerda da página, cliquem em História & Fotos e consultem algumas informações sobre a história do município, como o ano em que se formou e se ele se desmembrou de algum município vizinho.
Imagem: Fotografia. Página de site. À esquerda, parte em azul com menu clicado em: Panorama – Belo Horizonte. Mais à direita, parte em cinza com informações com código, população, e à direita, parte com detalhes de população no último censo. Há o mapa do local, informações com números: População no último censo: 2.75.151 pessoas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Página com as informações do município. Acesso em: 14 mar. 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. Em seguida, em uma folha à parte, componham uma ficha com os itens listados no quadro abaixo e registrem as informações que pesquisaram.

O município: informações levantadas

  1. Nome do município.
  1. Unidade federativa a que ele pertence.
  1. Como é chamada a pessoa que nasce no município (gentílico).
  1. Nome do prefeito do município.
  1. População do município registrada no último censo.
  1. Área territorial do município.
  1. Ano de fundação do município.
  1. Resumo da história do município: principais acontecimentos relacionados à formação dele.

    Para responder

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Comparem a ficha que prepararam com as dos colegas. Vocês encontraram as mesmas informações?
  1. Vocês encontraram outras informações durante a pesquisa? Quais?
  1. Alguma informação chamou a sua atenção? Qual?

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Capítulo 1. A formação do território brasileiro

Localização do Brasil

O Brasil está situado na América, que é um dos seis continentes da Terra. Os outros continentes são: África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

Os continentes e as ilhas correspondem às terras emersas, isto é, às terras que não estão cobertas por água. As terras emersas representam um terço de toda a superfície terrestre; o restante é coberto pela água dos oceanos, mares, lagos e rios.

  1. Veja, no mapa abaixo, a distribuição dos continentes e oceanos. Observe, também, a localização do território brasileiro. Em seguida, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. Continentes e oceanos. Rosa dos ventos de cor preta com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 3375 Km Legenda: Vermelho: América Roxo: Europa Amarelo: Ásia  Roxo-claro: Oceania Verde: África Verde-claro: Antártida: Antártida À esquerda, América do Norte na parte superior, ao centro, América Central e abaixo, América do Sul. À direita, continente Africano, à direita, parte Europeia, grande parte na parte superior à direita, Ásia. Na parte inferior, Oceania.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Quais oceanos banham o continente americano?
  1. Algum desses oceanos banha o Brasil? Se sim, qual?
  1. Em sua opinião, o título do mapa é coerente com as informações que ele apresenta? Justifique sua resposta.

Além do título, outros elementos são importantes para ler e compreender um mapa: a legenda, a orientação, a escala e a fonte.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe novamente o mapa e responda às questões.
  1. Se esse mapa não tivesse legenda, você conseguiria reconhecer e identificar cada um dos continentes? Por quê?
  1. Qual é a direção do mapa?
  1. As informações utilizadas na elaboração desse mapa foram extraídas de qual documento?

    Paralelos e meridianos facilitam a localização

    Você sabe o que são as linhas traçadas no mapa que examinamos e para que servem?

    Essas linhas são os paralelos e os meridianos. Elas são linhas imaginárias traçadas no globo e nos mapas para facilitar a localização de qualquer lugar na superfície do planeta.

Imagem: Ilustração. Esfera terrestre de oceanos em azul, continentes em verde, com linhas finas na horizontal: Paralelos e na vertical, linhas finas na vertical: Meridianos.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

Os paralelos são as linhas traçadas paralelamente à linha do equador. Os principais paralelos são: equador, trópico de Capricórnio, trópico de Câncer, círculo polar Ártico e círculo polar Antártico.

Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.

Os hemisférios da Terra

Tomando como referência a linha do equador e o meridiano de Greenwich, o planeta pode ser dividido em hemisférios.

O equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.

O meridiano de Greenwich divide o planeta em hemisfério oeste ou ocidental e hemisfério leste ou oriental.

Imagem: Ilustração. Esfera terrestre.  Legenda:  Roxo: Hemisfério norte Verde-claro: Hemisfério sul Da metade para cima, além da linha do Equador. Na parte inferior: Hemisfério sul.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Esfera terrestre. Legenda: Amarelo: Hemisfério oeste Laranja: Hemisfério leste Ao centro, na vertical, linha azul: MERIDIANO DE GREENWICH. À esquerda: hemisfério oeste e à direita: hemisfério leste.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Observação: Representações fora de proporção. Fim da observação.

  1. Observe as representações acima e responda: em que hemisférios o Brasil se localiza?

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O Brasil no continente americano

O continente americano é dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. O território de todas essas partes é divido em vários países, que apresentam grande diversidade de povos e de paisagens.

No mapa abaixo, observe os países que compõem cada parte da América.

Imagem: Ilustração. Mapa. América: político.  Rosa dos ventos de cor preta, com os sentidos: N, NO, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 800km Legenda: Verde-claro: América do Norte Roxo: América Central  Laranja: América do Sul Na parte superior, América do norte composta pelos países: Alasca (EUA), Canadá, Groenlândia (DIN), Estados Unidos, México, Bahamas. Mais abaixo, América central composta pelos países: Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Honduras, Belize, Jamaica, Cuba, Haiti e República Dominicana. Porto Rico (EUA).  Na parte inferior, América do sul composta por: Brasil, Suriname, Guiana Francesa (FRA), Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina.   Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

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O Brasil é um país sul-americano

O território brasileiro ocupa uma grande área da América do Sul, fazendo fronteira com quase todos os países sul-americanos.

  1. Observe o mapa abaixo e depois responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. América do Sul: político.  Rosa dos ventos em preto: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 450 km Legenda: Uma esfera preta com contorno amarelo: Capital de pais  Esfera pequena preta: Cidade principal Brasil: Capital: Brasília Guiana Francesa ( FRA) Capital: Caiena Suriname Capital: Paramaribo Guiana: Capital: Georgetown Venezuela: Capital: Caracas Colômbia: Bogotá  Equador Capital: Equador Peru Capital: Lima Bolívia Capital: La Paz Paraguai Capital: Assunção Uruguai Capital: Montevidéu Argentina Capital: Buenos Aires Chile Capital: Santiago Ilhas Falkland ( Reino unido).  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Quais países sul-americanos não fazem fronteira com o Brasil?
  1. Escreva o nome de quatro países que fazem fronteira com o Brasil.

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A extensão territorial do Brasil

O Brasil tem área territorial de 8.515.767 quilômetros quadrados (km2). A grande extensão do país e o fato de você já conhecer a configuração territorial dele facilitam a identificação do Brasil no planisfério.

Imagem: Ilustração. Mapa. Os cinco países mais extensos do mundo. Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 2320 Km Rússia (1º ) Canada ( 2º) China (3º) Estados unidos ( 4º) Brasil (5º)  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Observe o mapa acima e responda:
  1. Quais são os países que têm área territorial maior que a do Brasil?
  1. Se você tivesse de listar os dez maiores países do mundo em área territorial, quais seriam os outros cinco países da lista? Pesquise e anote a lista completa.
  1. Considerando apenas a América do Sul e sabendo que o Brasil é o país com a maior área territorial do continente, quais países ocupariam as três posições seguintes? Pesquise e anote o nome deles.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Com base em seus conhecimentos, responda: o território brasileiro sempre teve a configuração representada no mapa acima? Converse com o professor e os colegas a esse respeito.

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O Tratado de Tordesilhas

Nos últimos anos de 1400, os governantes portugueses e espanhóis financiavam viagens transoceânicas e disputavam o direito de explorar as terras que fossem encontradas. Para resolver os conflitos resultantes dessa disputa, Portugal e Espanha assinaram, em 1494, um documento chamado Tratado de Tordesilhas, que estabelecia uma linha imaginária no oceano Atlântico e dividia as terras encontradas entre portugueses e espanhóis.

O tratado definia que as terras a leste da linha seriam de controle português e as terras a oeste seriam de controle espanhol. A linha de Tordesilhas, como mostra o mapa abaixo, marca essa divisão: as terras a leste da linha de Tordesilhas pertenceriam a Portugal e as terras a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha.

Desse modo, o tratado garantiu a Portugal o direito à posse de parte das terras que mais tarde formariam o Brasil.

  1. Sobre o Tratado de Tordesilhas, responda:
  1. Por que o documento foi assinado?
  1. O que ele estabelecia?
  1. O que sua assinatura representou para Portugal?
  1. Observe o mapa e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. Tratado de Tordesilhas e divisão de terras (1494) Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 2450 km Legenda: Linha lilás: Limite atual do Brasil Linha grossa verde: Linha de Tordesilhas No contorno à esquerda do Brasil: Limite atual do Brasil No meio do Brasil, linha passando na vertical: Linha de Tordesilhas.  À direita, Portugal e Espanha na Europa. Passando na Espanha na vertical, uma linha: MERIDIANO DE GREENWICH.   Fim da imagem.

FONTE: Georges Duby. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. p. 239.

  1. O que representa a linha verde?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. As terras que hoje pertencem ao Brasil estavam localizadas somente nos domínios sob controle português? Explique.

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A colonização do Brasil

Em 1500, o navegador português Pedro Álvares Cabral e sua frota alcançaram a América, chegando às terras que se tornariam o Brasil. No entanto, nos primeiros anos, as terras não foram ocupadas pelos portugueses. Somente a partir de 1530 os governantes portugueses começaram a promover a ocupação dessas terras. Eles foram motivados pelo temor de que estrangeiros, principalmente os franceses, viessem explorar as riquezas da terra, como o pau-brasil, e pelo desejo de encontrar ouro e prata.

Assim, teve início o processo de colonização, a forma utilizada pelos europeus para explorar territórios americanos. Nesse processo, o país colonizador é chamado metrópole, e o território explorado é a colônia. O papel da colônia é fornecer mercadorias com muito valor e enriquecer a metrópole.

As capitanias hereditárias

Para organizar a administração e incentivar a ocupação do território, o governo português criou, em 1532, as capitanias hereditárias. As capitanias eram faixas de terra cedidas a indivíduos, os capitães-donatários, que deveriam pagar pelos custos de ocupação e de exploração. Esse sistema era vantajoso para o governo de Portugal, pois garantia a exploração das terras sem custos.

Imagem: Ilustração. Mapa. As capitanias hereditárias (1534-1536) Na ponta superior, à direita, planisfério com destaque para a região leste e nordeste do Brasil.  Rosa dos ventos em preto: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 290 km Legenda: Linha de cor cinza: Limites atuais Do meio para à esquerda: linha pontilhada na vertical: Linha de Tordesilhas.  No nordeste, estados de: Terras não distribuídas; Maranhão I, Maranhão II, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte I, Rio Grande do Norte II, Itamaracá, Pernambuco, Bahia, Ilhéus, Porto Seguro, Espírito Santo, São Tomé, São Vicente I, Santo Amaro, São Vicente II, Santana.   Fim da imagem.

FONTE: Jorge Pimentel Cintra. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 21, n. 2, p. 11-45, jul./dez. 2013.

  1. Sobre o sistema de capitanias hereditárias, responda:
  1. O que eram as capitanias?
  1. Por que esse sistema foi criado?
  1. Qual foi a vantagem desse sistema para o governo português?

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Os primeiros contatos entre indígenas e portugueses

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram vários povos e um território muito diferente do europeu. O desconhecimento e o estranhamento os levaram a criar ideias sobre o recém-alcançado continente. Nos relatos enviados a Portugal, os viajantes descreviam as paisagens do Brasil como exóticas , com frutos e vegetais desconhecidos, florestas densas e cheias de animais perigosos. Por causa da riqueza natural e do calor, o Brasil era descrito como “paraíso terrestre”.

Os indígenas tinham hábitos diferentes daqueles dos europeus, como não usar vestimentas, ter outro sistema de crença e viver da caça, da pesca e da agricultura de subsistência.

O estranhamento fez com que os portugueses considerassem os indígenas ora bondosos, ora selvagens. Essas representações dos nativos feitas pelos europeus eram formuladas com base no mundo que eles conheciam.

  1. Leia a seguir um trecho do primeiro relato feito pelos portugueses sobre os indígenas. Trata-se de uma carta escrita em 1500 por Pero Vaz de Caminha, um escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Depois, responda à questão.

    A feição deles é parda, um tanto avermelhada, com bons rostos e bons narizes, benfeitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Não fazem o menor caso de encobrir ou mostrar suas vergonhas, e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.

    A carta de Pero Vaz de Caminha. Comentários e notas de Douglas Tufano. São Paulo: Moderna, 2003. p. 31.

Imagem: Fotografia. Uma página de cor bege-claro com texto de cor preta, com letra manuscrita, ilegível.  Fim da imagem.

LEGENDA: Reprodução de página da carta de Pero Vaz de Caminha escrita em 1500. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Na época em que Pero Vaz de Caminha viveu, as cartas eram o meio de comunicação mais efetivo para os contatos a longa distância. E, atualmente, quais meios de comunicação podem ser utilizados para isso? Converse com os colegas e o professor sobre o assunto.

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Apesar de todo o estranhamento, os portugueses fizeram alianças com os indígenas em busca de segurança, alimentação e facilidades para extrair o pau-brasil. As árvores de pau-brasil eram derrubadas pelos indígenas e trocadas por tecidos, facas e outros objetos. Com o passar do tempo e a intensificação do convívio, portugueses e indígenas adotaram os costumes uns dos outros.

Os portugueses adotaram muitos costumes indígenas para se adaptar às novas terras e sobreviver nelas, em condições ambientais diferentes das existentes em Portugal.

Imagem: Ilustração. Um homem de pele clara, cabelos, barba e bigode escuros, com chapéu sobre a cabeça, calça e sapatos em marrom. Um facão grande na vertical e nas mãos, uma enxada de madeira com a parte inferior em cinza. Na cintura, à esquerda garrafa de cor dourada arredondada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ilustração atual representando um colono português dos anos 1500. FIM DA LEGENDA.

Eles utilizavam as canoas indígenas para explorar os rios e aprenderam a utilizar o arco e a flecha para pescar e o tacape para caçar. Também começaram a cultivar e consumir alimentos da culinária indígena, como o milho, a mandioca e o amendoim, dormir em redes e usar roupas mais leves, feitas de algodão. Além disso, passaram a fazer uso das plantas locais para tratar doenças e ferimentos com base no conhecimento dos indígenas sobre elas.

No entanto, o contato com os portugueses teve sérias consequências para a saúde dos indígenas. Doenças como gripe, sarampo, catapora, varíola, malária, pneumonia e febre amarela não existiam na América antes da chegada dos portugueses. Por nunca terem tido proximidade com essas doenças, os indígenas não tinham defesas contra elas, e muitos deles foram contaminados e morreram.

  1. Com base no texto, responda:
    1. Por que os portugueses adotaram diversos costumes indígenas?
    1. Cite alguns costumes indígenas adotados pelos portugueses em relação aos aspectos a seguir.
      • Transporte.
      • Alimentação.
      • Vestimentas.
      1. Qual foi a consequência do contato com os europeus para a saúde dos indígenas?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com dois ou três colegas e pesquisem quais povos indígenas viveram ou ainda vivem na região em que vocês moram. Façam uma lista dos hábitos, costumes e crenças religiosas de um desses povos. Depois, em uma folha de papel sulfite, façam uma ilustração representando o cotidiano do povo que pesquisaram e apresentem para os colegas e o professor.

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O contato entre indígenas e franceses

Os portugueses chegaram à Baía de Guanabara, na região da atual cidade do Rio de Janeiro, em 1502. Em 1555, os franceses também chegaram a esse local e se aliaram ao povo Tamoio para explorar o pau-brasil.

Para conter esse avanço dos franceses, os portugueses decidiram expulsá-los e ocupar a região. Uma medida importante foi a fundação, em 1565, da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foram construídas casas de colonos, um colégio jesuíta, uma igreja e prédios da administração pública portuguesa.

Em 1567, após batalhas navais e terrestres, os portugueses expulsaram os franceses da Baía de Guanabara e exterminaram a maioria do povo Tamoio.

Alguns franceses permaneceram no Brasil e se dirigiram ao Norte e ao Nordeste, travando contato e fazendo comércio com outros indígenas.

Foram expulsos novamente em 1584 e retornaram em 1612, quando fundaram a cidade de São Luís do Maranhão. Três anos depois, voltaram a ser expulsos pelos portugueses.

Imagem: Pintura. Vista geral de local com solo de cor marrom-claro. À esquerda, local com vegetação verde, dezenas de homens morenos, alguns com pele de animal no corpo. Na ponta da esquerda, homens com roupa de soldados com capacete, colete cinza, com lança fina à esquerda. Mais ao fundo, caminho por onde há um senhor de cabelos grisalhos, roupa em marrom-claro e casaco em marrom-escuro, apontando para à esquerda. Ao lado, homem de pele clara, cabelos escuros, capa vermelha e calça escura, uma criança vista de costas de casaco azul. Mais à direita, um púlpito com uma grande cruz marrom e perto, homens com roupas religiosas em branco e outros em cinza. Perto deles, homens em pé, aglomerados. Em segundo plano, árvores de folhas verdes. Em terceiro plano, mar de água azul-claro e morros. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Antonio Firmino Monteiro. Fundação da cidade do Rio de Janeiro, século XIX. Óleo sobre tela, 200 cm × 300 cm. Essa pintura representa o momento da fundação de São Sebastião do Rio de Janeiro, que deu origem à atual cidade do Rio de Janeiro, em 1565. FIM DA LEGENDA.

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A mão de obra indígena

Para explorar as riquezas naturais da terra, especialmente o pau-brasil, os portugueses utilizaram o trabalho dos indígenas.

A princípio, os indígenas trocavam seu trabalho por objetos, como tecidos, espelhos e instrumentos feitos de ferro. Mais tarde, eles foram forçados a trabalhar como escravos.

Uma das formas utilizadas pelos portugueses para obter mão de obra indígena era incentivar conflitos entre diferentes povos e capturar os vencidos para escravizá-los.

Para fugir da escravização, os indígenas adentravam o interior do Brasil, afastando-se do litoral, o que dificultava sua captura, pois, ao contrário dos portugueses, eles conheciam muito bem os caminhos pelas matas.

Apesar disso, a população indígena perdeu territórios e sofreu forte redução.

  1. No século XVI, o viajante alemão Hans Staden esteve no Brasil duas vezes e produziu relatos de viagem, alguns deles ilustrados, descrevendo o modo de vida dos indígenas. Observe abaixo uma dessas ilustrações e responda às questões.
Imagem: Gravura. Vista do alto de local com quatro moradias com o telhado bege e paredes em cinza. Ao centro, mulheres de pele clara, com braços para o alto, de cabelos longos e crianças. À frente, mulheres de pele morena em pé, de frente para grades de cor vermelha. Depois das grades, dezenas de homens indígenas com coroa e saiotes em cores de cor bege, azul e vermelho. Eles seguram nas mãos um arco e flecha, apontados para o povo de dentro das grades. Na ponta da direita, canoas de cor marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gravura representando um combate entre diferentes povos indígenas. Theodore de Bry. Ilustração para o livro Americae Tertia Pars, 1592. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual acontecimento a imagem representa?
  1. Por que os portugueses incentivavam acontecimentos desse tipo?
  1. Que estratégia os indígenas utilizaram para fugir da escravização?

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Redução da população e do território indígena

Estima-se que, em 1500, a população indígena era de cerca de 4 milhões de pessoas, organizadas em mais de mil grupos étnicos, que ocupavam todo o território brasileiro. Com as ações dos colonizadores, essa população perdeu territórios e sofreu forte redução.

Os indígenas eram vistos pelos colonizadores como um “obstáculo” à ocupação das terras, pois resistiram ao processo de colonização criando estratégias e alianças e combatendo os invasores.

Imagem: Gravura. Local com solo de cor marrom, com vegetação em verde. Ao centro, árvore com troncos finos em marrom, com folhas verdes. Entre a vegetação, homens de pele morena, cabelos pretos, nus. À esquerda, homens brigando, um com camisa de mangas de cor cinza, calça branca e chapéu sobre a cabeça, com lança nas mãos sobre um homem caído no chão de pele morena com cabelos pretos. Perto deles, um homem negro com calça amarela, caindo para trás. Mais à esquerda, atrás de uma moita, um homem de pele morena, chapéu bege, bermuda azul-claro, com uma arma apontada para frente. Mais ao fundo, outros dois homens com lanças, chapéu na cabeça. Em segundo plano, um homem apontando lança para outras duas pessoas morenas nuas de cabelos pretos: uma mulher e um homem.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Guerrilhas, 1835. Gravura do álbum Viagem pitoresca através do Brasil, 20,1 cm × 26,2 cm. FIM DA LEGENDA.

A partir de 1530, as terras indígenas do litoral brasileiro foram sendo ocupadas pelos portugueses para extrair pau-brasil e instalar feitorias e engenhos de açúcar.

Nos anos 1600 e 1700, com a descoberta das minas de ouro, começou a exploração das terras indígenas na região onde hoje estão localizados os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. As terras indígenas foram ocupadas por pequenas vilas comerciais e aldeamentos jesuíticos. Com a ocupação do território em que viviam, muitos indígenas fugiram para o interior das matas a fim de evitar o aprisionamento, enquanto outros passaram a viver nos aldeamentos.

Após 1750, os portugueses começaram a ocupação dos chamados “sertões” do Brasil, sobretudo na região Amazônica.

Nos anos 1900, o cultivo de café nas regiões Sul e Sudeste e a construção de ferrovias desalojaram mais indígenas de suas terras.

O processo de colonização levou à extinção centenas de grupos indígenas e reduziu muito as áreas ocupadas por eles. Em 1823, o número de indígenas no Brasil não chegava a 1 milhão. Em 2010, quando foi realizado o último censo demográfico no Brasil, a população indígena somava cerca de 818 mil indivíduos, distribuídos em 305 etnias.

  1. Por que os indígenas eram vistos pelos colonizadores como um “obstáculo”?

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Para ler e escrever melhor

Nesta seção, apresentamos uma síntese de informações textuais e visuais relevantes para a compreensão da situação dos povos indígenas no Brasil.

A violência contra os indígenas

Quando os portugueses chegaram ao território que atualmente forma o Brasil, havia cerca de 4 milhões de indígenas. Ao longo do tempo, com o contato entre os dois povos, grande parte da população indígena foi morta.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo arenoso de cor bege-claro com carteiras escolares com cadeiras, onde há meninas e meninos de pele morena, cabelos pretos lisos, olhando para frente. À direita, uma lousa de cor branca com um homem de frente com camiseta cinza e bermuda em azul-claro. No alto, teto de cor marrom-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escola indígena na aldeia Piuylaga, da etnia Wauja, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

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As Terras Indígenas

Imagem: Ilustração. Mapa. Terras Indígenas regularizadas (2017). Rosa dos ventos em preto: N, NO, O, SO, SE, L, NE.  Escala: 0 – 620 Km Vermelho: Terras indígenas regularizadas Verde: Limite de região Limite de região entre MT e RO, AM, PA e TO.  Limite de região entre MA E PA e TO. BA e TO, GO, ME e ES.  Limite de região entre MG e BA, GO, MS e PR.  Mais à esquerda, Oceano Pacífico. À direita: Oceano Atlântico.  Fim da imagem.

FONTE: Fundação Nacional do Índio. Disponível em: http://fdnc.io/5J. Acesso em: 6 maio 2021.

Os indígenas têm o direito de viver nas terras que tradicionalmente ocupam. Para garantir esse direito, existem áreas demarcadas, para uso exclusivo dos indígenas, chamadas Terras Indígenas.

Nessas áreas, todas as riquezas naturais, como a madeira das árvores, os peixes dos rios, os animais e os minérios, podem ser exploradas somente para a sobrevivência dos indígenas.

Nem sempre, porém, é o que acontece. Essas riquezas atraem empresas e não indígenas interessados em explorá-las. Em muitos casos, ocorrem confrontos entre indígenas e não indígenas.

Analise

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em qual região está localizada a maior parte das terras indígenas regularizadas?
  1. Em quais regiões as terras indígenas regularizadas eram menos numerosas em 2017?
  1. Escreva três causas que provocaram a morte de um grande número de indígenas.

Escreva

  1. Produza um pequeno texto mostrando a relação entre os direitos dos povos indígenas e os prejuízos que eles sofreram em decorrência da ocupação do território em que vivem.

118

O tráfico de africanos

Desde os anos 1400, quando buscavam um caminho marítimo para as Índias contornando a África, os portugueses se interessaram em comprar e vender produtos no continente. Eles levavam diversas mercadorias para serem comercializadas com os povos africanos, como tecidos da Índia, armas de fogo, bebidas e cavalos. Em contrapartida, buscavam na África ouro, marfim e pessoas para serem escravizadas e vendidas.

Imagem: Gravura. Vista geral de solo de cor bege, com dezenas de pessoas. À frente, local com telhado marrom com dezenas de homens morenos, vistos de costas. À esquerda, pessoas sentadas perto de elementos arredondados. Mais à frente, homens em pés, outros à esquerda perto de pequenas moradias com o telhado triangular marrom. Ao centro, uma pessoa estendendo um grande tecido de cor vermelha na horizontal. À direita, mais ao fundo, uma árvore com tronco pequeno e folhas verdes. Mais ao fundo, outras moradias com pessoas perto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Theodore de Bry. Gravura representando trocas entre africanos e europeus na costa africana, fim do século XVI. FIM DA LEGENDA.

A escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus. Em geral, uma pessoa podia ser posta na condição de escrava por não pagar suas dívidas, por cometer um crime ou ao ser capturada como prisioneira durante uma guerra. A compra e a venda de escravos, porém, não eram frequentes.

A chegada dos europeus modificou a prática da escravidão, transformando-a em uma atividade comercial de compra e venda de seres humanos.

Como o comércio de escravos era uma atividade muito lucrativa, comerciantes africanos e portugueses passaram a capturar pessoas para serem vendidas como escravas na América.

No momento em que eram comprados na África, os prisioneiros capturados tinham o corpo examinado para avaliar suas condições de saúde. Depois, eram embarcados nos navios negreiros em direção à América, onde trabalhariam como escravos.

As condições nos navios eram péssimas: os africanos capturados viajavam amontoados em porões abafados, eram mal alimentados e recebiam castigos. Muitos não suportavam as duras condições, adoeciam e morriam durante a viagem.

  1. Sobre o comércio entre europeus e africanos, responda no caderno.
    1. O que os europeus buscavam na África?
  1. Que produtos os europeus levavam para ser comercializados na África?
  1. Como era a escravidão na África:
  1. antes da chegada dos europeus?
  1. depois da chegada dos europeus?
  1. Como eram as condições de viagem nos navios negreiros?

119

Os africanos no Brasil

A crescente necessidade de mão de obra para o trabalho e a dificuldade de capturar e escravizar indígenas estimularam os portugueses a promover o tráfico de africanos escravizados para sua colônia na América.

Já em meados dos anos 1500 havia africanos escravizados na América portuguesa, mas a mão de obra indígena ainda era mais numerosa. Desde então, e até meados dos anos 1800, milhões de africanos de distintas etnias, originários de diferentes regiões da África, foram trazidos à força para o Brasil.

Os primeiros grupos de africanos foram trazidos da região do Golfo da Guiné, onde hoje se localizam os países Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Congo, Guiné, Angola e República Democrática do Congo. Nessa região, viviam os povos iorubás e bantos, falantes de línguas diversas e muito distintos entre si quanto à organização social e às tradições culturais.

Imagem: Pintura. Local com rio de cor verde, com canoas finas de cor marrom e ao fundo, embarcações em marrom, com velas brancas. À esquerda, duas canoas marrons, uma com pessoas negras e outra com três homens de pele clara, com chapéu bege, blusa compridas e de calça. Mais à esquerda, moradia de cor bege, com telhado marrom com pessoas uniformizadas de soldados: casaco cinza e calça, perto de uma mesa redonda com dois homens sentados de pele clara, com casaco marrom. No alto, céu de cor amarelo e nuvem de cor bege.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Desembarque de escravos no Rio de Janeiro, 1824. Litografia, 23,2 cm × 33 cm. FIM DA LEGENDA.

No Brasil, os indivíduos desses grupos eram separados e vendidos como escravos. Eles eram destinados a todo tipo de trabalho, principalmente nos empreendimentos agrícolas e na mineração.

Os africanos e seus descendentes resistiram à escravização por meio de ataques a senhores de escravos, fugas individuais e coletivas e compra da liberdade.

Algumas fugas coletivas deram origem aos quilombos, que eram comunidades formadas por escravizados fugidos, indígenas e outras pessoas pobres em busca de proteção.

  1. Por que os portugueses promoveram o tráfico de africanos escravizados para o Brasil?
  1. Quais foram as principais formas de resistência à escravização?

120

Os produtos da colônia

A indústria açucareira

O açúcar era uma mercadoria bastante valorizada na Europa. Sua matéria-prima é a cana-de-açúcar, que passou a ser cultivada pelos colonos portugueses nos engenhos para produzir açúcar. A maioria dos engenhos ficava no nordeste brasileiro, onde havia solo propício e condições favoráveis para o cultivo.

Imagem: Pintura. Um solo de cor marrom-claro, ao centro, um homem visto de costas, com camiseta e bermuda branca, colete de cor azul-claro, descalço, com canas-de-açúcar no ombro esquerdo. Mais ao fundo, à esquerda, canas-de-açúcar de cor verde, empilhadas na vertical e um homem agachado com os braços pegando canas, com camiseta e bermuda branca. Atrás, estrutura de cor bege e ao fundo, engrenagem grande redonda na horizontal, com um homem sentado visto de costas, colocando canas-de-açúcar, de camiseta e bermuda bege-claro. À direita, homem negro com camiseta e bermuda branca, perto de dois animais de costas, bovinos. Em segundo plano à esquerda, animais bovinos marrons, e local com vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Benedito Calixto de Jesus. Moagem da Cana na Fazenda Cachoeira, em Campinas, 1830. Óleo sobre tela, 118,3 cm × 148,2 cm. FIM DA LEGENDA.

A produção do açúcar era feita em várias etapas: primeiro a cana era moída para a obtenção do caldo, depois o caldo era levado para a casa de purgar, onde era filtrado, e por último extraía-se o açúcar, que era acomodado em fôrmas para secar.

Essas tarefas, bem como o trabalho na lavoura de cana, eram feitas pelos africanos escravizados e seus descendentes.

A produção de açúcar foi uma das mais importantes atividades realizadas no período da colonização portuguesa e gerou muito lucro para os donos dos engenhos, comerciantes de açúcar, traficantes de africanos escravizados e o governo português.

Imagem: Ilustração. Mapa. Engenhos no Brasil (anos 1600)  Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 330 Km Legenda: áreas de cultivo de cana-de-açúcar  Ao centro do território brasileiro, linha pontilhada na vertical: Linha de Tordesilhas.   À direita, pequenas partes do litoral com: áreas de cultivo de cana-de-açúcar: Natal, Paraíba, Olinda, Recife, Porto Calvo, Penedo = 66 engenhos.  Cachoeira, Salvador = 36 engenhos. Ilhéus e Porto Seguro = 4 engenhos. Vitória = 6 engenhos, Campos dos Goitacás = 3 engenhos, Rio de Janeiro. São Paulo, São Vicente, Santos= 4 engenhos.   Fim da imagem.

FONTE: Bernardo Joffily. Atlas histórico: Brasil 500 anos. São Paulo: Três Editorial, 1988. p. 18.

  1. Por que o maior número de engenhos ficava no nordeste brasileiro?
  1. Quem realizava o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos?
  1. Qual foi a importância da produção de açúcar durante a colonização?

121

Os holandeses e a produção de açúcar

O açúcar produzido no Brasil era levado pelos portugueses para a Europa e vendido aos holandeses. Na Europa, os holandeses refinavam o açúcar e o revendiam a preços muito mais altos. Para aumentar os lucros e obter açúcar diretamente do Brasil, os holandeses ocuparam diferentes áreas do nordeste. Em 1624 e 1625, conquistaram Salvador e, em 1630, conseguiram tomar Olinda e Recife.

Em 1637, os holandeses nomearam Maurício de Nassau governante de Pernambuco. Ele ordenou a construção de canais, escolas, teatros e da primeira ponte do Brasil. Também fez alianças e intermediou empréstimos para os senhores de engenho, para que realizassem melhorias nas fazendas.

Após vários desentendimentos com o governo da Holanda, Nassau pediu demissão em 1644 e deixou o Brasil. O governo holandês começou a cobrar os empréstimos feitos aos senhores de engenho, que ficaram descontentes e se aliaram de novo a Portugal. Assim, após muitos combates contra os holandeses, os portugueses reconquistaram Pernambuco. Os holandeses foram expulsos do Brasil em 1654 e começaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas (ilhas que se localizam na América Central). O açúcar holandês era vendido na Europa por um preço menor que o do açúcar fabricado no Brasil. Portugal não conseguiu superar a concorrência holandesa, e a produção e a exportação de açúcar entraram em declínio.

Imagem: Pintura. Vista geral de local com caravelas de cor marrom a velas, em alto mar. Elas têm tamanho pequeno e médio. À esquerda, torre de cor marrom com saída de fumaça de cor cinza. Em segundo plano, outras embarcações. Mais ao fundo, morro com vegetação verde, com casas uma ao lado da outra. No alto, céu de cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Hassel Gerritsz. Representação da tomada de Salvador pelos holandeses em 1624. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Gravura em tons de sépia. Local com mar, com pequenas embarcações com pessoas. Em segundo plano, local com um casarão grande com dois andares e torres em cada ponta. No alto, nuvens e à esquerda, um avião carregando bandeira com texto: Boa vista. Na parte, com anotações com letras pretas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Frans Post. Palácio da Boa Vista do Recife, cerca de 1647. Gravura. O palácio foi construído por Maurício de Nassau em 1643. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que os holandeses tinham interesse em ocupar áreas do nordeste do Brasil?
  1. Por meio de quais ações o governante Maurício de Nassau conquistou o apoio dos senhores de engenho?
  1. Como a expulsão dos holandeses afetou a economia do açúcar?

122

A mineração

Além do cultivo de cana-de-açúcar, os portugueses investiram na busca por metais e pedras preciosas. Nas terras que pertencem aos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás foi encontrada grande concentração de minas de ouro e de diamantes.

Os africanos escravizados e seus descendentes eram a principal mão de obra na área de mineração no Brasil. Muitos deles foram trazidos pelos portugueses da região conhecida como Costa da Mina, na África, onde já trabalhavam com mineração. Seus conhecimentos sobre as técnicas de mineração foram fundamentais para a efetiva exploração das minas brasileiras.

Assim como os africanos, os indígenas escravizados também trabalharam na região das minas, na mineração ou em outras atividades, como a agricultura e os serviços domésticos.

Imagem: Pintura. Vista geral de local com quedas d’água de cor azul-claro saindo de rochas de cor marrom, com vegetação rasteira e outras partes com caules finas e folhas em verde. Na parte inferior, dezenas de homens negros, com bermudas coloridas, alguns com blusa e outras sem e mulheres de vestidos de cores diversa. À esquerda, perto de local com corrente de água com quatro homens negros: um de bermuda vermelha, outra de bermuda em azul, vestes em amarelo e outro em bermuda rosa. Perto deles, no solo, um homem de pele clara com cabelos pretos, blusa de mangas compridas em marrom, com a mão direita para o alto segurando um chapéu bege. Mais à direita, dois homens em pé, carregando nas mãos, objeto grande em marrom-escuro e mais ao fundo, outras pessoas em pé. Em segundo plano, um homem de pele clara, chapéu bege na cabeça e casaca azul entre eles. Mais ao fundo, mulheres de vestidos longos, carregando algo sobre a cabeça delas. Em terceiro plano, à esquerda, queda d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Representação da mineração de ouro por lavagem na área aurífera das Minas Gerais, 1820-1825. Gravura. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe o mapa e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Rota do tráfico de africanos da Costa da Mina para o Brasil.  Na ponta da esquerda, destaque região do continente da América do sul e da África.  Rosa dos ventos de preto: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 1260 km Da África com as regiões de: Costa da Mina, Aliada, Udá, Accra, Popo, Axim e Mina para a América do Sul. Em destaque Accra, Udá e Popo.   Fim da imagem.

FONTE: Costa da Guiné no século XVII. Práticas religiosas na Costa da Mina. Universidade Federal da Bahia. Disponível em: http://fdnc.io/fnG. Acesso em: 17 mar. 2021.

  1. Qual região do continente africano está destacada?
  1. Qual foi a importância do trabalho dos africanos trazidos dessa região para a mineração no Brasil?

123

Os tropeiros e o abastecimento das minas

No final dos anos 1600, as regiões de mineração de ouro e de pedras preciosas receberam muitas pessoas vindas de todas as partes da colônia com a esperança de enriquecer. Nesses locais, havia cultivo de alimentos, no entanto eles eram produzidos em quantidade insuficiente para todas as pessoas. Com isso, desenvolveu-se um comércio de produtos alimentícios, de roupas e ferramentas de trabalho em torno das regiões mineiras.

Esse comércio era realizado por rotas terrestres, principalmente pelos tropeiros. Os tropeiros eram os condutores das tropas de burros e mulas que transportavam as mercadorias produzidas em outras partes da colônia até a região das minas.

Ao longo dos caminhos percorridos pelos tropeiros foram criados pousos, que eram locais para descanso, e feiras, para o comércio dos produtos. Com o passar do tempo, esses locais se desenvolveram e deram origem a vilas e, mais tarde, a cidades; é o caso, por exemplo, da feira de Sorocaba, que deu origem à atual cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo.

Imagem: Pintura. À esquerda e à direita, local com rochas de cor bege-claro. À esquerda, um homem de pele clara, com roupa azul, de frente de um animal quadrúpede marrom carregando carga. Ao centro, uma ponte de cor marrom-claro com outra pessoa de pele morena, camiseta e calça em branco, de frente para animal quadrúpede de cor marrom. À direita, nas rochas, outros três animais quadrúpedes carregando carga. Perto, à esquerda, um cachorro sentado. Mais à direita, árvores de troncos finos e folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Limite da Província de São Paulo e Curitiba, 1827. Aquarela sobre papel, 41,31 cm × 56,44 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. À frente, solo de cor marrom-claro, com estrutura com hastes na vertical, teto com palhas escuras. Dentro, várias pessoas de pele negra, com homens e mulheres de roupas coloridos. À direita, menina de blusa azul-claro, saia bege, com as mãos no tecido de cor verde-claro. À esquerda, homens sentados. Fora do local, animais quadrúpedes de cor marrom e um homem sem camiseta, bermuda vermelha, carregando algo sobre a cabeça. Em segundo plano, rio com água de cor azul-claro, morros e céu em azul-claro com parte em amarelo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Repouso de uma caravana, 1835. Litografia, 22,1 cm × 32,5 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a relação entre a mineração e a atividade dos tropeiros?
  1. Quem eram os tropeiros e como eles faziam o transporte de produtos?
  1. Como a atividade dos tropeiros favoreceu o desenvolvimento das vilas e cidades?

124

A expansão para o interior

A busca por minerais promoveu um movimento de exploração e ocupação das áreas do interior do Brasil. Até o início dos anos 1700, a exploração colonial tinha se concentrado no litoral.

Os deslocamentos rumo ao interior eram realizados por rotas terrestres e fluviais em movimentos conhecidos como entradas, bandeiras e monções, que ocorreram desde o início dos anos 1500 até o final dos anos 1700. Eles tinham objetivos variados, como explorar as terras, buscar pedras e metais preciosos, capturar africanos escravizados fugitivos, capturar indígenas para escravizá-los e, ainda, combater grupos indígenas considerados contrários à colonização.

Entradas e bandeiras

As entradas eram expedições oficiais, isto é, organizadas pelo governo português, que saíam do litoral em direção ao interior do Brasil. Elas eram realizadas por soldados portugueses e colonos que viviam no Brasil e tinham como objetivo principal fazer o mapeamento das terras brasileiras para ampliar a área de exploração da colônia no interior.

Imagem: Pintura. Um tronco de árvore grande, marrom na horizontal por onde passam mulheres indígenas com crianças e nas pontas extremas, três homens com fardas e armados. À esquerda, homem de pele clara, cabelos e bigode fino escuro, com chapéu marrom, com blusa de mangas compridas e calça em azul-claro, com colete marrom e arma grande na mão esquerda. Atrás, uma mulher de pele morena, cabelos escuros, nua, com uma criança atrás segurando na cintura da mulher. Desta mulher, outra corda presa em outra mulher. Está também nua, morena de cabelos pretos, com um menino sobre as costas dela, e outros dois um atrás do outro, com mãos nas cinturas. Na outra ponta, outros dois homens armados e vestidos como o primeiro. Sobre o último, uma arma sobre ombro e bolsa sobre as costas. Em segundo plano, vegetação e céu de cor clara.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Soldados índios de Curitiba, 1834. Litografia, 21 cm × 32,4 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Sobre a atuação dos portugueses no período inicial da colonização do Brasil, o religioso e cronista baiano frei Vicente do Salvador (1564-1636) comentou:

“Sendo grandes conquistadores de terras, não se aproveitam delas, mas contentam-se de as andar arranhando ao longo do mar como caranguejos”.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Responda:
    1. O que motivou os colonos a explorar e ocupar áreas do interior do Brasil?
    1. Quem promovia as entradas e participava delas? Qual era o principal objetivo desse movimento?

125

As bandeiras foram realizadas durante os anos 1600 e 1700, quando se intensificou a busca por metais e pedras preciosas na colônia. Essas expedições eram organizadas por grupos de homens que viviam nas vilas de São Paulo e São Vicente, no atual estado de São Paulo. Eles ficaram conhecidos como bandeirantes.

Os bandeirantes percorriam rotas terrestres em direção ao interior para encontrar pedras e metais preciosos e capturar indígenas para escravizá-los.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Quem organizava as bandeiras? Quais eram os objetivos dessas expedições?

Além do interesse econômico em explorar as terras do Brasil, a colonização portuguesa também tinha fins religiosos. Por isso, foram enviadas às terras do Brasil missões formadas por religiosos da ordem católica Companhia de Jesus, chamados jesuítas, que tinham a função de catequizar os indígenas, isto é, convertê-los ao cristianismo.

Essas missões formaram aldeamentos em que os padres jesuítas ensinavam religião e língua portuguesa aos indígenas. Os missionários forçavam os indígenas a adotar os costumes europeus e exploravam sua mão de obra na construção, na agricultura e na pecuária.

Algumas bandeiras atacavam missões jesuíticas para capturar indígenas.

Imagem: Litografia. Uma mulher de pele morena, cabelos pretos presos no alto, com um vestido longo de cor branco longo, com um casaco em cima de cor cinza e detalhes em preto, com colares coloridos e segurando objetos finos e uma corrente com cruz de madeira nas mãos. Ela está sobre local com solo marrom. Mais atrás, vista parcial de pessoas com lenços sobre a cabeça. Em segundo plano, morros e céu em tons amarelos, nublado. Fim da imagem.

LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Guaranis, 1834. Litografia, 32,3 cm × 20,3 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para o alto de local com grama verde-claro, com ruinas: paredes de cor marrom-claro com arcos embaixo. O local tem outras paredes do mesmo tom com arcos e sem teto acima. No alto, céu azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas de aldeamento jesuíta dos povos indígenas Guarani construído entre 1735 e 1745. Município de São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. O que foram as missões jesuíticas? Como elas funcionavam?

126

As entradas e as bandeiras foram fundamentais para a expansão da ocupação das terras do Brasil e a diversificação das atividades econômicas pela descoberta de riquezas minerais como ouro, prata e diamante.

Ao longo das rotas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes, também se desenvolveram povoados que, com o passar do tempo, deram origem a vilas e cidades, como Itanhaém, Paranaguá, Laguna e Desterro, no litoral, e Cuiabá, Vila Boa de Goiás, Vila Rica e Diamantina, no interior.

Imagem: Gravura em preto em branco. Vista geral de local com um caminho ao centro por onde passam animais quadrúpedes carregando uma carroça com uma pessoa em pé de pele escura, vestes claras e haste na mão esquerda. À direita, perto dos animais, um homem de chapéu sobre a cabeça, com vestes longas e um animal pequeno à frente, quadrúpede. À esquerda e à direita com vegetação rasteira densa, árvores com folhas altas. Mais atrás, outras pessoas e uma sobre um cavalo caminhando para trás. Em segundo plano, vista do alto de casas com telhados triangulares e em terceiro plano, morros com vegetação de tamanho médio e grande.  Fim da imagem.

LEGENDA: Thomas Ender. Vila Boa de Goiás, antiga capital da capitania de Goiás, 1832. Gravura, 45,2 cm × 56,9 cm. FIM DA LEGENDA.

  1. Cite algumas consequências das entradas e das bandeiras no processo de colonização.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe o mapa a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. Principais entradas e bandeiras (anos 1600 e 1700). Na parte superior, à direita, planisfério com destaque para a região do Brasil na América do Sul.  Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala de 0 – 450km Legenda: Uma esfera preta pequena: Vilas e cidades Seta vermelha: Rotas das expedições Seta cinza: Limites atuais do Brasil Ao centro, na metade do Brasil, com linha na vertical: Linha de Tordesilhas.  Rotas de expedições:  De Santos para o Rio grande do Sul. De São Paulo para Paraná. De São Paulo para: Cuiabá, para Mato Grosso do sul, Vila Bela e Gurupá, e Vila Boa e Belém. De Taubaté para Minas gerais. De Santos para Salvador. De Salvador para o interior da Bahia e indo para vila Mocha e Pastos Bons. Rota de Recife para dentro do Pernambuco. De recife para Fortaleza. De Olinda para dentro do Rio grande do Norte. Outras cidades: Natal, Paraíba. À esquerda do Brasil, limites atuais do Brasil contornando do norte, centro-oeste e sul.   Fim da imagem.

FONTE: Elaborado com base em: Cláudio Vicentino. Atlas histórico: geral & Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. p. 101.

  1. De onde partiram as entradas e as bandeiras cujas rotas estão representadas no mapa?
  1. Qual estado atual foi origem do maior número de expedições?
  1. As expedições respeitavam os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas?

127

As monções

As monções foram expedições fluviais organizadas por colonos nos anos 1700 que partiam principalmente do atual estado de São Paulo em direção a áreas de mineração dos atuais estados de Goiás e Mato Grosso.

Elas serviam tanto para o transporte de pessoas como de mercadorias para abastecer as áreas mineradoras, principalmente no atual estado de Mato Grosso.

Essas expedições foram chamadas de monções por ocorrerem de acordo com o regime fluvial dos rios. Elas eram realizadas na época das cheias, entre os meses de março e abril, quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.

Imagem: Pintura. À frente, local com solo de cor bege-clara, com pessoas em pé aglomeradas à direita e à esquerda, homens de blusa de mangas compridas em branco, e outros com colete vermelho e lenço sobre a cabeça. Um deles, de pele negra, com roupas brancas, carregando malas de cor marrom-claro. À direita, homens e crianças e mulheres com lenço sobre a cabeça de cor branca, vermelha e azul. Mais ao fundo, rio de cor azul, com dezenas de canoas de cor marrom com pessoas em pé e um à frente, de homem morena com lenço vermelho na cabeça, com vestes de cor branca. Mais ao fundo, à direita, árvore com tronco marrom com folhas verdes, com céu em amarelo com morros em azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: José Ferraz de Almeida Júnior. Partida da monção, 1897. Óleo sobre tela, 390 cm × 640 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dentro de uma canoa fina sobre rio de cor verde, com menina indígena sentada. Ela tem pele morena, com cabelos pretos com franja, manchas de cor cinza no corpo, com bermuda em preto, sem sapatos e segurando nas mãos, um remo de cor marrom. Ela olha para à direita, com colar preto no pescoço. Na água, vegetação dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criança da etnia Saterê-Mawé pescando em canoa no igarapé do Tiú, na zona rural ribeirinha do município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Os integrantes das monções seguiam pelo rio Tietê em embarcações feitas com um tronco de árvore único, de acordo com a técnica indígena. Os conhecimentos dos indígenas também eram aproveitados para definir as rotas por rios e matas rumo ao interior.

  1. O que eram as monções?
  1. Por que elas receberam esse nome?
  1. Quando elas eram realizadas?
  1. Como os conhecimentos dos indígenas contribuíram para o avanço dos colonos em direção ao interior?

128

Capítulo 2. A organização do território brasileiro

As unidades federativas

O território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas. Cada estado é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.

O Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do país, também é uma unidade federativa.

Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.

Observe no mapa a seguir a divisão do território brasileiro em unidades federativas.

Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: unidades federativas. Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 323 km Legenda: Esfera redonda em preto com contorno amarelo: Capital de pais  Esfera redonda em preto com contorno branco: Capital de estado Região Norte: Acre (AC) – Rio Branco, Amazonas (AM) - Manaus, Roraima (RR) – Boa vista, Rondônia (RO) – Porto velho, Pará (PA) - Belém, Amapá (AP) - Macapá, Tocantins (TO) - Palmas.  Região Nordeste: Maranhão (MA) – São Luís, Piauí (PI) - Teresina, Ceará (CE) - Fortaleza, Rio grande do norte (RN) - Natal, Paraíba (PB) – João Pessoa, Pernambuco (PE) - Recife, Alagoas (AL) – Maceió, Sergipe (SE) - Aracaju, Bahia (BA) - Salvador.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso (MT) - Cuiabá, Mato Grosso do Sul (MS) – Campo Grande, Goiás (GO) - Goiânia – Distrito Federal – Brasília. Região Sudeste: São Paulo (SP) – São Paulo, Minas Gerias (MG) – Belo Horizonte, Rio de Janeiro (RJ) – Rio de Janeiro e Espírito Santo (ES) – Vitória. Região Sul: Paraná (PR) - Curitiba, Santa Catarina (SC) – Florianópolis, Rio Grande do Sul (RS) – Porto Alegre.  Fim da imagem.

FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

129

Agora, responda às questões.

  1. O que representam as linhas brancas no mapa?
  1. Em qual unidade federativa você vive?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais unidades federativas se limitam com aquela onde você vive?
  1. Leia o trecho da letra de uma canção e, em seguida, faça o que se pede.

    Uma notícia está chegando lá do Maranhão

    Não deu no rádio, no jornal ou na televisão

    Veio no vento que soprava lá no litoral

    De Fortaleza, de Recife e de Natal

    A boa-nova foi ouvida em Belém, Manaus,

    João Pessoa, Teresina e Aracaju

    E lá do norte foi descendo pro Brasil central

    Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul [...].

Imagem: Ilustração. Um local com água de cor azul-claro, com vegetação à frente de cor verde-claro. No alto, perto de duas flores em verde-escuro por onde sopra vento. Em segundo plano, morros de cor marrom e céu em laranja, com partes em amarelo.  Ilustração. Um local com água de cor azul-claro com ondas. Em segundo plano, morros de cor marrom, duas árvores com folhas no alto. No céu, laranja e partes em amarelo.   Fim da imagem.

FONTE: Milton Nascimento. Notícias do Brasil. In: Caçador de mim. [S. l.]: Universal Music, 2000.

  1. Monte no caderno um quadro com 3 colunas e 10 linhas. O cabeçalho deve ser igual ao do modelo abaixo. Escreva o nome das unidades federativas e das capitais citadas na letra da canção. Depois, complete o quadro com as informações que faltam.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Unidade federativa

Sigla

Capital

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com a letra da canção, de onde parte a notícia e até onde ela chega?
  1. A notícia foi divulgada pelos meios de comunicação? Explique.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Pesquise e responda: no percurso descrito na letra da canção, a notícia chega a quais regiões do Brasil?
    • Em classe, verifique se você identificou corretamente essas regiões.

130

A divisão regional do Brasil

As unidades federativas que compõem o Brasil são agrupadas em regiões. Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. A divisão do território em regiões é chamada de regionalização.

A divisão regional do Brasil foi criada pelo IBGE para facilitar a organização das informações e dos dados estatísticos sobre o país. Nela, o território brasileiro está dividido em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Cada uma dessas regiões agrupa estados com características semelhantes quanto à vegetação, ao clima, à história da ocupação humana e às atividades econômicas.

A divisão regional feita pelo IBGE é a regionalização oficial do Brasil. As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo instituto auxiliam o governo a organizar e a administrar o país em todas as áreas: saúde, educação, habitação, transporte, entre outras.

Observe no mapa abaixo a divisão do território brasileiro em cinco grandes regiões.

Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: divisão regional. Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 430km Legenda: Verde-escuro: Região Norte Verde-claro: Região Nordeste Rosa: Região Centro-Oeste Amarelo: Região Sudeste Roxo: Região Sul Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Para, Amapá, Tocantins.  Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás – Distrito Federal. Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerias, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.  Fim da imagem.

FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que é uma região?
  1. Em quantas regiões o território brasileiro é dividido? Quais são elas?
  1. O que representam as linhas vermelhas no mapa?

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Características das grandes regiões brasileiras

As grandes regiões apresentam características que as diferenciam umas das outras. Vamos conhecê-las.

Região Norte: ocupa quase metade do território brasileiro, sendo a região com maior extensão territorial. Nessa região, situam-se a maior parte da Floresta Amazônica e o rio Amazonas.

Região Nordeste: a paisagem dessa região apresenta aspectos naturais bastante diversificados, com áreas úmidas, áreas secas e áreas de matas. Essa região tem um extenso litoral e é muito visitada por turistas, atraídos pelas belas praias.

Região Centro-Oeste: nessa região, estão localizados o Pantanal, uma grande planície inundável, e a capital do país, Brasília. A criação de gado bovino e o cultivo de soja estão entre as principais atividades desenvolvidas nessa região.

Região Sudeste: concentra a maior parte da população do país, que vive, principalmente, nas cidades. A maioria das indústrias do Brasil está localizada nessa região.

Região Sul: é a região com menor extensão territorial. A colonização dessa região teve forte influência da imigração alemã e da imigração italiana.

Imagem: Fotografia. Vista geral de alto, com rodovias de cor cinza ao centro. À esquerda e à direita, grama de cor verde, com quadras com casas e árvores de folhas em verde-escuro. Mais ao fundo, morros escuros. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O estado do Pará faz parte da região Norte. Município de Ourilândia do Norte, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de alto de local com rio de cor verde ao centro, longo com uma ponte acima de cor cinza com automóveis passando. Nas bordas do rio à esquerda, árvores de folhas verdes e à direita, cidade com casas com telhados de cor marrom, entre árvores. No alto, céu de cor azul-claro com poucas nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O estado do Piauí faz parte da região Nordeste. Município de Parnaíba, no estado do Piauí, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. A unidade federativa onde você vive faz parte de que região brasileira?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Além das informações apresentadas no texto, o que mais você sabe sobre a região em que vive?

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Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler apresenta a sequência temporal da divisão regional do Brasil.

As divisões regionais do Brasil

Ao longo do tempo, a regionalização do território brasileiro foi feita de várias maneiras.

  1. Em 1940, o Brasil foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este (ou Leste) e Sul. Veja como era essa divisão regional no mapa 1.
Imagem: Ilustração 1. Mapa. Brasil: regiões (1940) Rosa dos ventos com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 610 km Legenda: Região Verde: Norte Verde-claro: Nordeste Amarelo: Este Rosa: Centro Lilás: Sul Norte: Território do Acre, AM, PA, MA, PI.  Nordeste: CE, RN, PB, PE, AL. Este: BA e SE. Centro: MT, GO, MG. Sul: RJ, DF, SP, PR, SC, RS.   Fim da imagem.
  1. Mais tarde, em 1960, essas cinco regiões foram modificadas. Os nomes de algumas regiões mudaram e todas passaram a abranger áreas diferentes, conforme mostra o mapa 2.
Imagem: Ilustração 2. Mapa. Brasil: regiões (1960) Rosa dos ventos com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 590 km Legenda: Região Verde: Norte Verde-claro: Nordeste Amarelo: Leste Rosa: Centro Lilás: Sul Norte: Território do Acre, AM, PA, MA, Território do Rio Branco e Território do Amapá. Nordeste: MA, CE, RN, PB, PE, AL. Leste: BA, SE, MG, Es, RJ – Guanabara. Centro: MT, GO – DF. Sul: SP, PR, SC, RS.   Fim da imagem.

Na divisão atual, oficializada em 1970, a região Leste não existe mais. A região Nordeste foi estendida até a Bahia e foi criada a região Sudeste, que abrange os estados que pertenciam à região Leste e São Paulo, que deixou de fazer parte da região Sul. Além disso, uma parte do território da região Centro-Oeste passou a integrar a região Norte. Veja o mapa 3.

Imagem: Ilustração 3. Mapa. Brasil: regiões (1970) Rosa dos ventos com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 590 km Legenda: Região Verde: Norte Verde-claro: Nordeste Amarelo: Sudeste Rosa: Centro-oeste Lilás: Sul Norte: AM, PA, MA, AC, RO, RR. Nordeste: MA, CE, RN, PB, PE, AL, PI, SE, BA. Sudeste: MG, ES, RJ, SP. Centro-Oeste: MT, GO – DF. Sul: PR, SC e RS.   Fim da imagem.

Fonte dos mapas: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

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Analise

  1. Qual é o assunto principal do texto?
  1. No texto, que expressões indicam a passagem do tempo?

Organize

  1. Monte no caderno um quadro como o do modelo a seguir e complete-o com a sigla dos estados que formavam a região Nordeste em cada período.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Estados da região Nordeste

    Em 1940

    Em 1960

    Atualmente

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    Escreva

  1. Observe os mapas da região Nordeste ao longo do tempo.
Imagem: Ilustração. Mapa. Região Nordeste (1940). Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 400 km. Estados de CE, RN, PB, PE e AL.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mapa. Região Nordeste (1960). Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 400 km. Estados de MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mapa. Região Nordeste (atualmente). Rosa dos ventos em preto com sentidos: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA. Escala: 0 – 400 km. Estados de CE, RN, PB, PE e AL.  Fim da imagem.

Fonte dos mapas: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

• Com base nos mapas e nas informações do quadro que você preencheu, escreva um texto que mostre a sequência de mudanças que ocorreram na região Nordeste ao longo do tempo. Lembre-se de dar um título para o seu texto.

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O município

O território de cada estado brasileiro é dividido em partes menores, chamadas municípios.

O município é a menor unidade político-administrativa do país.

Imagem: Ilustração. Mapa. Roraima: Municípios. Rosa dos ventos em pretos com sentidos: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA. Escala: 0 – 85 km Municípios de Roraima: Uiramutã, Normandia, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz, Rorainópolis, Pacaraima, Amajari, Boa vista, Mucajaí, Iracema, Alto Alegre.   Fim da imagem.

FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Roraima. Cidades @. Disponível em: http://fdnc.io/5R. Acesso em: 6 maio 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe o mapa acima e responda às questões.
  1. O mapa mostra os municípios de que estado brasileiro?
  1. Quantos municípios tem esse estado?

Geralmente, os municípios são formados por uma área rural e uma área urbana. Você já estudou que o campo e a cidade constituem, respectivamente, a área rural e a área urbana.

A relação entre o campo e a cidade

O campo e a cidade estão em constante relação trocando produtos e serviços.

Imagem: Ilustração. Vista do alto de cidade com a parte esquerda com natureza, morros e grama, criação de gados, casas e estrada em solo de cor bege. Texto: O campo fornece para a cidade produtos agrícolas e pecuários, como frutas, hortaliças, grãos, leite e carne. Mais à direita, um grande balcão com telhado vermelho: Supermercado. Uma casa de paredes laranjas com placa: Correios. Ao centro, rua de cor cinza com um carro vermelho, um ônibus verde. Em uma quadra, um prédio de paredes cinzas: Ponto de Saúde. Em outra quadra, à direita, Banco com paredes de cor amarela. Ao lado, prédio de cor azul-claro, com telhado laranja e placa onde está escrito: concessionária. No alto, entre nuvens brancas, um avião cinza com pontas em vermelho.  Texto: A cidade fornece para o campo produtos industrializados, como roupas e máquinas. Ela também oferece serviços, como bancos, hospitais e correios.  Fim da imagem.

LEGENDAS: O campo fornece para a cidade produtos agrícolas e pecuários, como frutas, hortaliças, grãos, leite e carne.
A cidade fornece para o campo produtos industrializados, como roupas e máquinas. Ela também oferece serviços, como bancos, hospitais e correios. FIM DAS LEGENDAS.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

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Dessa maneira, campo e cidade se complementam, se integram. É possível perceber uma integração também entre os modos de vida rural e urbano. Assim, é cada vez mais comum que elementos e costumes do modo de vida urbano estejam presentes no cotidiano do habitante do campo, e vice-versa.

  1. Observe as imagens e responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Vista geral de local com solo em marrom-escuro à esquerda e à direita, vegetação com folhas pequenas em verde-claro e em outra parte, em verde-mais escuro. As plantações estão dispostas na vertical. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Em um stand com cobertura de cor amarela, com vários caixotes coloridos em azul, verde e vermelho com hortaliças com folhas verdes. À direita, atrás dos caixotes, um homem de pele clara, cabelos grisalhos, uma máscara preta no rosto, com casaco de cor azul e vermelho. À esquerda, pessoas observando as hortaliças. De frente, uma mulher de pele clara, cabelos curtos escuros, com casaco de cor marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Feira livre no município de Apucarana, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde se localiza a plantação de hortaliças mostrada na imagem 1: no campo ou na cidade?
  1. Onde se localiza a feira mostrada na imagem 2: no campo ou na cidade?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você sabe onde são produzidas as hortaliças consumidas em sua moradia? Troque informações a esse respeito com o professor e os colegas.
  1. Que produtos do campo você e sua família consomem? E da cidade? Monte um quadro como o do modelo e complete-o com alguns exemplos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Produtos do campo

Produtos da cidade

_____

_____

_____

_____

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Quem administra o município

O município é a menor parte do nosso país com governo e leis próprias.

A administração do município é responsabilidade do prefeito. Ele é auxiliado por vários secretários municipais. Cada secretário municipal cuida de uma parte dos serviços públicos oferecidos pelo município, como saúde, educação, habitação, cultura e transporte. O acesso a esses serviços é um direito dos moradores.

O prefeito e os secretários municipais trabalham na Prefeitura.

As leis do município são responsabilidade dos vereadores. É dever dos vereadores a elaboração, a discussão e a votação das leis municipais e a fiscalização do trabalho do prefeito.

Os vereadores trabalham na Câmara Municipal.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com prédios de cor branca e partes em azul-claro, com três andares. No alto, título: Prefeitura de Cruzeiro do Sul. À esquerda, carros estacionados. À direita, casa grande, com telhado marrom e perto, vegetação de cor verde. Mais ao fundo, à direita, um prédio não terminado de cor cinza-claro. Em segundo plano, ruas, casas entre árvores de folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com paredes de cor bege, entrada de cor marrom e na parte inferior, parede com vidros escuros. De frente da entrada, uma moto estacionada de cor preta. No alto do prédio, está escrito: PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL. À esquerda, bandeiras hasteadas. Em segundo plano, carros estacionados e árvores com folhas verdes. No alto, céu nebuloso.  Fim da imagem.

LEGENDA: Câmara de vereadores no município de Águas de Chapecó, no estado de Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique as atribuições dos seguintes integrantes da administração municipal:
  1. prefeito;
  1. secretário municipal;
  1. vereador.
  1. Escreva o nome:
  1. do prefeito do município em que você vive;
  1. de dois vereadores do município.

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O prefeito e os vereadores são escolhidos pelos habitantes do município nas eleições municipais. Essas eleições acontecem a cada quatro anos.

Observe a seguir como é o processo eleitoral para a escolha de um prefeito.

Imagem: Ilustração. Um folheto com ilustração de uma mulher vista do busto para cima, cabelos castanhos curtos, com blusa de cor azul e casaco marrom. Texto: Maria PDZ 26 Prefeita. Ilustração. Um folheto com ilustração de um homem visto do busto para cima de pele morena, cabelos encaracolados castanhos, com camiseta de cor amarela. Texto: Carlos, 38 PFM Prefeito.  Fim da imagem.
  1. Os candidatos para prefeito e vereador são escolhidos a cada quatro anos em eleições municipais.
Imagem: Ilustração. Um homem visto da cintura para cima, de pele clara, cabelos castanhos, com par de óculos azul, camiseta laranja com gola verde. Ele segura na mão esquerda um título de eleitos, papel na horizontal em bege e verde. Mais ao fundo, calçada com um homem em pé, passando, de pele morena, cabelos escuros, com blusa de mangas compridas em laranja e bermuda verde. Perto da porta do local, uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, blusa de mangas compridas em rosa e saia cinza longa. Ao fundo, local com vegetação verde.  Fim da imagem.
  1. Quem vota é o eleitor. Para votar, ele precisa ter o título eleitoral, documento que identifica o eleitor e o local de votação.
Imagem: Ilustração. Duas pessoas sentadas de frente para uma mesa de cor bege-claro. À esquerda, uma mulher de pele clara com cabelos ruivos e blusa de mangas compridas marrom, segurando nas mãos uma folha branca. À direita, homem de pele morena, cabelos encaracolados castanhos com camiseta de cor azul com a mão direita pegando o título de eleitor do homem de camiseta laranja, descrito anteriormente.  Fim da imagem.
  1. No dia da eleição, o eleitor deve se dirigir à sua seção eleitoral levando o título eleitoral e um documento com fotografia, que será conferido pelos mesários, pessoas que trabalham na eleição. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e para pessoas com mais de 70 anos de idade. Para pessoas de 18 a 70 anos, o voto é obrigatório.
Imagem: Ilustração. O homem de camiseta laranja descrito anteriormente, de frente para uma mesa marrom com uma máquina de cor branca com botões em cinza-escuro, um em branco, outro vermelho e outro azul. Na tela, imagem de candidata e texto: 26 Prefeita.  Fim da imagem.
  1. O eleitor deve digitar o número de seu candidato na urna eletrônica e confirmar seu voto. O voto é secreto.
Imagem: Ilustração. A prefeita, mulher de pele clara, cabelos curtos escuros com blusa de mangas curtas em azul, de frente para um púlpito de cor marrom, discursando com folha branca na mão direita. De frente para ela, dezenas de pessoas e o homem descrito anteriormente de camiseta laranja, visto dos ombros para cima. Em segundo plano, à direita, local com paredes e vigas altas de cor cinza-claro.  Fim da imagem.
  1. Com a apuração dos votos é decidido quem são o prefeito e os vereadores eleitos do município.
  1. Quando serão as próximas eleições para prefeito e vereadores no município em que você vive?
  1. Que documento os eleitores precisam ter para votar? Como ele é?

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Vamos fazer

Eleição na sala de aula

Agora que você já aprendeu como funciona a escolha do prefeito e dos vereadores do seu município, que tal organizar uma eleição na sala de aula para escolher um representante da turma?

Material

  • papel sulfite
  • cartolina
  • canetinhas coloridas ou lápis de cor
  • fita adesiva
  • caixas de papelão com tampa
  • tesoura com pontas arredondadas

    Como fazer

  1. Definir com o professor e os colegas as funções do representante da turma. Por exemplo: conversar com os colegas sobre aspectos da sala de aula ou da escola que podem ser melhorados, elaborar propostas conjuntas e encaminhá-las ao professor ou ao diretor da escola; coordenar a preparação de exposições de trabalho ou de eventos com a participação da comunidade escolar.
  1. Com a ajuda do professor, a turma deve escolher dois candidatos a representante. Cada candidato deve escolher quatro colegas para ajudá-lo na campanha eleitoral, constituindo o partido político. Os demais estudantes serão os eleitores.
  1. Os partidos políticos devem produzir cartazes com um desenho ou uma fotografia do candidato a representante da turma, o nome e o número do partido. Para a produção do cartaz, utilizem material como cartolina, papel sulfite, canetinhas ou lápis de cor e fita adesiva.
  1. O restante dos estudantes, que constitui os eleitores, deve produzir duas urnas eleitorais. Para a confecção das urnas, utilizem caixas de papelão com tampa e tesoura com pontas arredondadas. Com o auxílio do professor, façam uma abertura na tampa das caixas de papelão com a tesoura.
  1. Depois, fixem os cartazes nas paredes e posicionem as urnas na frente da sala de aula.

    Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, com lousa à esquerda de cor verde, onde está escrito com giz branco: Eleições. De frente da lousa, uma mulher de pele clara, cabelos pretos curtos, blusa de mangas compridas rosas, colete branca e calça azul, com caderneta em verde e caneta na mão direita. À frente dela, carteiras escolares de cor verde, com materiais escolares. Mais à esquerda, um menino moreno de cabelos encaracolados castanhos com camiseta de uniforme em azul-claro, visto de costas. De frente para ele, uma menina ruiva de olhos verdes segurando nas mãos, um cartaz colorido com imagem do menino moreno e texto: Caio representante da turma. Vote 10. À direita, uma menina loira com franja, vestido com o uniforme, anotando algo sobre prancheta roxa. Ao lado dela, um menino de pele clara, cabelos pretos, com uniforme, olhos puxados, segurando nas mãos, um cartaz com a imagem da menina, escrito: VOTE 5, representante da Turma Sara. Mais ao fundo, outras duas crianças perto de carteiras escolares, com materiais de colagem. Fim da imagem.

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  1. Recortem folhas de papel sulfite em quatro partes para compor os títulos de eleitor e as cédulas eleitorais. Cada estudante deve preencher o título com suas informações pessoais e a cédula com as informações do candidato escolhido.
  1. Em seguida, organizem uma fila em frente à mesa do professor. Ele será o mesário e vai conferir se as informações do título eleitoral estão corretas. Após a conferência das informações, deposite a sua cédula eleitoral em uma das urnas.
Imagem: Ilustração. À esquerda, professora sentada de frente para mesa, com livros e escrevendo sobre folha com a mão esquerda e com a outra mão, estendida e à frente dela, uma menina de pele clara com cabelos castanhos até os ombros, entregando um papel de cor verde. A menina usa uniforme e sapatos e faixa sobre cabelos em lilás. À direita, um menino de pele morena com cabelos castanhos, segurando nas mãos, um papel azul e outro verde. Ele os observa e está vestido com uniforme e sapatos em vermelho e laranja. Mais ao fundo, uma carteira-escolar com caixa de cor vermelha, com etiqueta: Urna. De frente da urna, um menino negro, cabelos castanhos, segurando na mão direita, segurando papel de cor azul. Em segundo plano, porta de cor azul.  Fim da imagem.
  1. Finalizada a votação, o professor abrirá as urnas para a contagem dos votos. Para acompanhar a contagem, monte no caderno um quadro como o do modelo abaixo e preencha-o conforme o professor for anunciando os votos. Boa sorte!

Quadro: equivalente textual a seguir.

Candidato a representante da turma

Número de votos

_____

_____

_____

_____

Para responder

  1. Quais são os nomes dos candidatos a representante da turma?
  1. Qual candidato venceu as eleições para representante da turma?
  1. Você imaginou que esse candidato venceria? Explique a sua resposta.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, o processo de escolha do representante da turma foi democrático e transparente? Converse com os colegas e o professor sobre isso e comente o que poderia ser feito de forma diferente.

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Territórios indígenas e quilombolas

Os povos indígenas e as comunidades quilombolas têm o direito de viver nas terras que originalmente ocupam e de manter suas tradições. Esse direito é garantido pela Constituição Federal de 1988.

As Terras Indígenas

As áreas demarcadas para uso exclusivo dos povos indígenas são chamadas Terras Indígenas. A demarcação dessas terras é o reconhecimento oficial do governo de que a posse e o uso delas cabem somente aos indígenas e a seus descendentes.

Todos os recursos da natureza existentes nas terras demarcadas, como a madeira, as plantas, os animais e os minerais, podem ser explorados apenas para a sobrevivência dos povos indígenas. No entanto, essas terras ainda sofrem a invasão de madeireiros, caçadores, mineradores e posseiros, que extraem os recursos e ocupam as áreas ilegalmente.

Imagem: Fotografia. Dezenas de homens em pé, morenos, de cabelos escuros, com tecido nas pernas e cintura de cor laranja, branca e partes em branco. De frente deles, um tronco na horizontal de madeira. Ao centro, entre eles, um tronco grande de cor marrom. Eles estão em solo de cor bege. Em segundo plano, morros e árvores de folhas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas da etnia Waurá em ritual preparativo para a celebração do Kuarup. Aldeia Piyulaga, no Território Indígena do Xingu, em 2019. FIM DA LEGENDA.

A garantia dos direitos indígenas

Nos dias atuais, os indígenas têm enfrentado diversos problemas. Nem todas as terras em que habitam estão demarcadas. A luta pela demarcação e os conflitos pela posse dessas terras são exemplos desses problemas.

Para explorar economicamente as Terras Indígenas e expandir os negócios, grandes empresas agropecuárias, mineradoras e madeireiras sobrepõem seus interesses às necessidades dos indígenas, para quem a terra representa a manutenção de seu modo de vida e sua sobrevivência.

Imagem: Fotografia. Sobre rua de cor cinza com dezenas mulheres manifestando, uma ao lado da outra, caminhando em fileiras, para à esquerda. Ela tem pele morena, cabelos escuros, colares coloridos e par de chinelos. Ao fundo, algumas pessoas estão com uma coroa de penas coloridas. Em segundo plano, prédio com design para a vertical, com hastes finas. No alto, céu em azul-claro sem nuvens. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres indígenas em manifestação contra as ações do governo relacionadas à saúde, à educação e à demarcação das Terras Indígenas. Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Combater essas invasões e proteger as terras indígenas, garantindo a preservação dos recursos ambientais necessários à sobrevivência dos povos indígenas, é responsabilidade do governo. A demarcação das Terras Indígenas representa apenas um passo para isso.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Por que é necessário demarcar as terras habitadas pelos indígenas?
  1. O que motiva a invasão de Terras Indígenas? Em sua opinião, de que maneira esse problema poderia ser resolvido?

    As comunidades quilombolas

    A escravidão durou pouco mais de 300 anos no Brasil. Durante esse período, e até mesmo depois dele, formaram-se vários quilombos.

    Os quilombos constituíam núcleos de resistência à escravidão e à exploração do trabalho impostas pelo sistema colonial. Esses núcleos, ou comunidades, agrupavam africanos escravizados que fugiam da escravidão, africanos escravizados libertos, indígenas e brancos pobres. Além disso, os quilombos tinham organização social, política, econômica e cultural próprias, que refletiam seus valores, costumes e tradições.

    Ao longo da história dos quilombos, muitos foram destruídos. Hoje em dia, existem diversas comunidades remanescentes de quilombos no Brasil. As áreas que elas ocupam constituem as terras quilombolas. Essas áreas estão localizadas tanto em áreas rurais como em áreas urbanas.

    De acordo com a Constituição Federal, a posse dessas terras é um direito das comunidades quilombolas. Muitas comunidades conseguiram assegurar esse direito, mas há outras que ainda lutam pelo reconhecimento e pela manutenção de sua história e do direito às terras que habitam.

Imagem: Fotografia. Vista de local com grama de cor verde e mais ao fundo, escola com o formato de casa de paredes de cor branca com telhados de cor marrom, janelas e paredes de cor verde. Em segundo plano, árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Escola de Ensino Fundamental da comunidade quilombola de Uxizal, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Na unidade federativa em que você vive existem comunidades quilombolas? Se sim, qual é a situação delas em relação ao direito à posse das terras que ocupam?

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Painel multicultural

Pontos turísticos no Brasil

As regiões brasileiras são muito diferentes umas das outras, mas todas elas oferecem muitas atrações para visitantes de diversos lugares do Brasil e do mundo.

Conheça a seguir alguns pontos turísticos nas cinco grandes regiões do Brasil.

Um ponto turístico da região Norte é o Teatro Amazonas, situado em Manaus, capital do estado do Amazonas. Ele foi inaugurado em 1896, durante o auge do extrativismo da borracha.

O teatro tem capacidade de acomodar cerca de 700 pessoas. Ao longo de sua história, ele recebeu importantes espetáculos de óperas, danças e peças teatrais.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com um grande prédio de paredes de cor rosa, detalhes em branco, com três andares e à frente, forma arredondada. No alto, telhado de cor marrom. Mais ao centro, cúpula arredondada em tons de dourado. Em segundo plano, cidade, árvores de folhas verdes e mais ao fundo, rio. No alto céu em azul-claro com nuvens esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Um ponto turístico da região Sul é o Museu Oscar Niemeyer, que se localiza no município de Curitiba, no estado do Paraná. Ele foi inaugurado em 2002, para expor obras de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design.

O museu tem cerca de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.

Imagem: Fotografia. Local com duas vias em cinza, contorno branco, semelhante a duas ruas. À esquerda e à direita, local com água em verde. No alto, parte superior com o formato arredondado. Em segundo plano, local com árvores com folhas verdes. No alto, céu nublado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Museu Oscar Niemeyer, no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Um ponto turístico da região Nordeste é a Estação Cabo Branco, que se localiza no município de João Pessoa, no estado da Paraíba. A Estação Cabo Branco foi inaugurada em 2008, para levar ciência, cultura, arte e tecnologia à população.

Imagem: Fotografia. À frente, local com grama verde e à esquerda, folhas verdes. Ao fundo, local com paredes espelhadas de cor cinza, por onde reflete a imagem do local. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estação Cabo Branco, no município de João Pessoa, no estado da Paraíba, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Um ponto turístico da região Centro-Oeste é o Palácio do Congresso Nacional, situado em Brasília, no Distrito Federal. O palácio foi inaugurado em 1960 e, com os edifícios do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, forma a Praça dos Três Poderes.

Imagem: Fotografia. À esquerda, local com base reta na horizontal com dois prédios na vertical de cor cinza, um de frente para o outro. À direita, formato similar a metade de um círculo. À esquerda, formato arredondado, de cor cinza. À direita, local com rodovia de cor cinza. No alto, céu em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Palácio do Congresso Nacional, no município de Brasília, no Distrito Federal, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Um ponto turístico da região Sudeste é o Estádio Mário Filho, conhecido como Maracanã, situado na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. O estádio foi construído em 1950 para a Copa do Mundo de Futebol e, desde então, é palco de inúmeras competições.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local arredondado de cor cinza, com abertura ao centro e abaixo, vê-se grama verde e ao redor, as arquibancadas. Em segundo plano, cidade vista de prédios de tamanhos diferentes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, o que os locais mostrados nas imagens têm em comum?
  1. Você já visitou algum ponto turístico em seu município? Converse com os colegas e conte um pouco sobre sua experiência.

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O que você aprendeu

  1. Sobre o Tratado de Tordesilhas, representado no mapa a seguir, copie no caderno a afirmação correta.
Imagem: Ilustração. Mapa. Tratado de Tordesilhas (1494).  Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 1470 km Legenda:  Linha cinza: Limite atual do Brasil. Linha verde: Linha de Tordesilhas Passando ao centro do território brasileiro, uma linha verde na vertical: Tordesilhas. À esquerda, contornando o território do país, linha cinza. À direita, na Europa, em verde: Portugal e em rosa: Espanha.   Fim da imagem.

FONTE: Georges Duby. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. p. 239.

  1. Era uma linha imaginária que dividia entre Portugal e Espanha as terras encontradas.
  1. Garantia aos portugueses o domínio das terras brasileiras.
  1. Dividia as terras do continente americano entre Inglaterra, Portugal, França e Espanha.
  1. Era uma linha imaginária que limitava as navegações no oceano Atlântico.

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Avaliação processual

  1. Sobre as grandes navegações, responda às questões a seguir.
  1. Quais foram as consequências das navegações europeias para o conhecimento geográfico sobre o mundo?
  1. Quais mercadorias os portugueses pretendiam conseguir com as viagens marítimas? Onde essas mercadorias eram encontradas?
  1. Leia o texto a seguir e responda no caderno às questões.

    Para entendermos o processo de colonização do Brasil a partir de 1530, é preciso compreender que as bases sobre as quais se estruturou essa colonização estavam inseridas no contexto da expansão comercial europeia, o que significa dizer que a colonização do território brasileiro foi planejada dentro de um projeto de ampliação do poderio comercial lusitano. Fazia-se necessário fazer uma exploração econômica que possibilitasse um retorno a curto prazo.

    A ocupação deste território deu-se por meio da sua divisão em capitanias hereditárias, como já havia feito em outras regiões, com o objetivo de promover a defesa do território, fixar colonos e organizar uma produção lucrativa [...].

    Decidido o regime político administrativo a ser implantado, D. João III [rei de Portugal à época], mandou dividir, em 1532, o litoral do Brasil em extensões de cinquenta léguas portuguesas que constituíram as capitanias, dando-as, entre os anos de 1534 e 1536, a alguns de seus fidalgos beneméritos, capazes de promover o desenvolvimento dessa região.

    FONTE: Luciene M. P. Pereira. Reflexões acerca da distribuição de terras no período colonial brasileiro: o caso das sesmarias. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH), São Paulo, jul. 2011. p. 2. Disponível em: http://fdnc.io/fnM. Acesso em: 21 fev. 2021.

    1. Como iniciou a colonização das terras que se tornariam o Brasil?
    1. Qual era a vantagem da implementação das capitanias hereditárias para o governo de Portugal?
  1. Uma das principais atividades desenvolvidas pelos colonizadores nas terras do Brasil foi o cultivo de cana-de-açúcar. Sobre essa atividade, responda no caderno às questões a seguir.
    1. Onde se localizava a maior parte dos engenhos de açúcar nos anos 1600? Por quê?
  1. Quem realizava a maior parte do trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos de açúcar?

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  1. Grande parte das minas de ouro e de diamante exploradas durante o período colonial ficava nas terras que atualmente pertencem ao estado de Minas Gerais.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com casas antigas de paredes de cor branca, com telhado de cor marrom, triangular. Mais ao fundo, uma igreja de paredes de cor branca com detalhes em detalhes de cor amarela, com duas torres em cada ponta. Mais ao fundo, outra igreja de paredes brancas, com uma grande torre na vertical. À direita, morros de cor verde. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é a relação entre o município mostrado na imagem e a mineração durante o período colonial no Brasil?
  1. Qual era a principal mão de obra usada na mineração?
  1. Sobre os povos indígenas, responda às questões no caderno.
  1. Cite fatores que contribuíram para a diminuição dos povos indígenas e de suas terras.
  1. Ao longo do tempo, o encontro entre esses povos se modificou de que maneira?
  1. Quais são os problemas enfrentados pelos povos indígenas na atualidade?
  1. Copie no caderno o texto abaixo completando as lacunas com as palavras do quadro.

    vereadores - município - prefeitura - secretários - prefeito - câmara municipal

    O _____ é considerado a menor unidade político-administrativa do nosso país.

O município é governado pelo _____, que é auxiliado pelos ____, responsáveis pelos serviços públicos. Eles trabalham na _____.

Os _____ são responsáveis pelas leis municipais e por fiscalizar o trabalho do prefeito. Eles trabalham na _____.

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  1. Observe o mapa a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: divisão regional.  Rosa dos ventos em preto em sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE, N. Escala: 0 – 345km Legenda: Verde-escuro: Região Norte Verde-claro: Região Nordeste Rosa: Região Centro-Oeste Amarelo: Região Sudeste Lilás: Região Sul Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Para, Amapá, Tocantins.  Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio grande do norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás – Distrito Federal. Região Sudeste: São Paulo, Minas Gerias, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Região Sul: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.  Fim da imagem.

FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. De acordo com o mapa acima, como o território brasileiro está dividido? Quais são essas partes?
  1. Observe as siglas das unidades federativas a seguir. No caderno, organize cada uma delas conforme a região da qual fazem parte.

AM – MA – MT – MG – PR – AC – PI - GO – SP

SC – RR – CE – MS – RJ – RS – PA – BA – ES

RN – PB – RO – PE – AP – AL – TO – SE – DF