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Unidade 3. O território brasileiro
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
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Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que a imagem da página anterior representa?
- E as “peças” desta página, o que representam?
- As “peças” que compõem o mapa do Brasil são as mesmas desta página?
- As “peças” desta página estão agrupadas por cores. Em sua opinião, o que isso significa?
Fim do complemento.
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Investigar o assunto
O município em foco
Os estados e o Distrito Federal são unidades federativas do Brasil. Essas unidades são divididas em municípios. Você sabe em qual unidade federativa está situado o município em que você vive? Sabe quando e como esse município se formou? Sabe quantas pessoas vivem nele? E qual é o nome dado às pessoas que nascem nele, isto é, o gentílico?
Para saber mais sobre o município em que você vive, que tal fazer uma pesquisa?
Como fazer
- Reúna-se com um colega para pesquisar algumas informações sobre o município em que vivem.
- Para fazer a pesquisa, vocês devem acessar o site Cidades, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: http://fdnc.io/5R. Nesse site é possível encontrar informações sobre os municípios brasileiros.
- No campo O que você procura?, digitem o nome do município. Em seguida, abrirá uma aba com o nome do município e a unidade federativa em que ele se localiza; cliquem nela para confirmar a informação pesquisada. Nesse momento, abrirá a página com as informações do município. Anotem o gentílico (nome dado à pessoa que nasce no município), o nome do prefeito e dados da população coletados no último censo.
- Em seguida, cliquem em Território e ambiente e consultem a área territorial do município.
LEGENDA: Página inicial do site Cidades. Acesso em: 14 mar. 2021. FIM DA LEGENDA.
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- Depois, na lateral esquerda da página, cliquem em História & Fotos e consultem algumas informações sobre a história do município, como o ano em que se formou e se ele se desmembrou de algum município vizinho.
LEGENDA: Página com as informações do município. Acesso em: 14 mar. 2021. FIM DA LEGENDA.
- Em seguida, em uma folha à parte, componham uma ficha com os itens listados no quadro abaixo e registrem as informações que pesquisaram.
O município: informações levantadas
- Nome do município.
- Unidade federativa a que ele pertence.
- Como é chamada a pessoa que nasce no município (gentílico).
- Nome do prefeito do município.
- População do município registrada no último censo.
- Área territorial do município.
- Ano de fundação do município.
- Resumo da história do município: principais acontecimentos relacionados à formação dele.
Para responder
- Comparem a ficha que prepararam com as dos colegas. Vocês encontraram as mesmas informações?
- Vocês encontraram outras informações durante a pesquisa? Quais?
- Alguma informação chamou a sua atenção? Qual?
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Capítulo 1. A formação do território brasileiro
Localização do Brasil
O Brasil está situado na América, que é um dos seis continentes da Terra. Os outros continentes são: África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
Os continentes e as ilhas correspondem às terras emersas, isto é, às terras que não estão cobertas por água. As terras emersas representam um terço de toda a superfície terrestre; o restante é coberto pela água dos oceanos, mares, lagos e rios.
- Veja, no mapa abaixo, a distribuição dos continentes e oceanos. Observe, também, a localização do território brasileiro. Em seguida, responda às questões.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais oceanos banham o continente americano?
- Algum desses oceanos banha o Brasil? Se sim, qual?
- Em sua opinião, o título do mapa é coerente com as informações que ele apresenta? Justifique sua resposta.
Além do título, outros elementos são importantes para ler e compreender um mapa: a legenda, a orientação, a escala e a fonte.
- Legenda: indica o significado dos símbolos e das cores utilizados no mapa.
- Orientação: indica a direção do mapa. Geralmente, indica a direção norte.
- Escala: indica a relação entre a medida real e a medida representada no mapa. A escala do mapa desta página é de 1 : 3375 km (lê-se 1 para 3375 quilômetros). Essa escala indica que um centímetro representado no mapa corresponde a 3375 quilômetros na realidade.
- Fonte: fornece a origem das informações apresentadas no mapa.
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- Observe novamente o mapa e responda às questões.
- Se esse mapa não tivesse legenda, você conseguiria reconhecer e identificar cada um dos continentes? Por quê?
- Qual é a direção do mapa?
- As informações utilizadas na elaboração desse mapa foram extraídas de qual documento?
Paralelos e meridianos facilitam a localização
Você sabe o que são as linhas traçadas no mapa que examinamos e para que servem?
Essas linhas são os paralelos e os meridianos. Elas são linhas imaginárias traçadas no globo e nos mapas para facilitar a localização de qualquer lugar na superfície do planeta.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
Os paralelos são as linhas traçadas paralelamente à linha do equador. Os principais paralelos são: equador, trópico de Capricórnio, trópico de Câncer, círculo polar Ártico e círculo polar Antártico.
Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.
Os hemisférios da Terra
Tomando como referência a linha do equador e o meridiano de Greenwich, o planeta pode ser dividido em hemisférios.
O equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.
O meridiano de Greenwich divide o planeta em hemisfério oeste ou ocidental e hemisfério leste ou oriental.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
Observação: Representações fora de proporção. Fim da observação.
- Observe as representações acima e responda: em que hemisférios o Brasil se localiza?
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O Brasil no continente americano
O continente americano é dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. O território de todas essas partes é divido em vários países, que apresentam grande diversidade de povos e de paisagens.
No mapa abaixo, observe os países que compõem cada parte da América.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
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O Brasil é um país sul-americano
O território brasileiro ocupa uma grande área da América do Sul, fazendo fronteira com quase todos os países sul-americanos.
- Observe o mapa abaixo e depois responda às questões.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais países sul-americanos não fazem fronteira com o Brasil?
- Escreva o nome de quatro países que fazem fronteira com o Brasil.
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A extensão territorial do Brasil
O Brasil tem área territorial de 8.515.767 quilômetros quadrados (km2). A grande extensão do país e o fato de você já conhecer a configuração territorial dele facilitam a identificação do Brasil no planisfério.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Observe o mapa acima e responda:
- Quais são os países que têm área territorial maior que a do Brasil?
- Se você tivesse de listar os dez maiores países do mundo em área territorial, quais seriam os outros cinco países da lista? Pesquise e anote a lista completa.
- Considerando apenas a América do Sul e sabendo que o Brasil é o país com a maior área territorial do continente, quais países ocupariam as três posições seguintes? Pesquise e anote o nome deles.
- Com base em seus conhecimentos, responda: o território brasileiro sempre teve a configuração representada no mapa acima? Converse com o professor e os colegas a esse respeito.
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O Tratado de Tordesilhas
Nos últimos anos de 1400, os governantes portugueses e espanhóis financiavam viagens transoceânicas e disputavam o direito de explorar as terras que fossem encontradas. Para resolver os conflitos resultantes dessa disputa, Portugal e Espanha assinaram, em 1494, um documento chamado Tratado de Tordesilhas, que estabelecia uma linha imaginária no oceano Atlântico e dividia as terras encontradas entre portugueses e espanhóis.
O tratado definia que as terras a leste da linha seriam de controle português e as terras a oeste seriam de controle espanhol. A linha de Tordesilhas, como mostra o mapa abaixo, marca essa divisão: as terras a leste da linha de Tordesilhas pertenceriam a Portugal e as terras a oeste dessa linha pertenceriam à Espanha.
Desse modo, o tratado garantiu a Portugal o direito à posse de parte das terras que mais tarde formariam o Brasil.
- Sobre o Tratado de Tordesilhas, responda:
- Por que o documento foi assinado?
- O que ele estabelecia?
- O que sua assinatura representou para Portugal?
- Observe o mapa e, depois, responda às questões.
FONTE: Georges Duby. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. p. 239.
- O que representa a linha verde?
- As terras que hoje pertencem ao Brasil estavam localizadas somente nos domínios sob controle português? Explique.
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A colonização do Brasil
Em 1500, o navegador português Pedro Álvares Cabral e sua frota alcançaram a América, chegando às terras que se tornariam o Brasil. No entanto, nos primeiros anos, as terras não foram ocupadas pelos portugueses. Somente a partir de 1530 os governantes portugueses começaram a promover a ocupação dessas terras. Eles foram motivados pelo temor de que estrangeiros, principalmente os franceses, viessem explorar as riquezas da terra, como o pau-brasil, e pelo desejo de encontrar ouro e prata.
Assim, teve início o processo de colonização, a forma utilizada pelos europeus para explorar territórios americanos. Nesse processo, o país colonizador é chamado metrópole, e o território explorado é a colônia. O papel da colônia é fornecer mercadorias com muito valor e enriquecer a metrópole.
As capitanias hereditárias
Para organizar a administração e incentivar a ocupação do território, o governo português criou, em 1532, as capitanias hereditárias. As capitanias eram faixas de terra cedidas a indivíduos, os capitães-donatários, que deveriam pagar pelos custos de ocupação e de exploração. Esse sistema era vantajoso para o governo de Portugal, pois garantia a exploração das terras sem custos.
FONTE: Jorge Pimentel Cintra. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 21, n. 2, p. 11-45, jul./dez. 2013.
- Sobre o sistema de capitanias hereditárias, responda:
- O que eram as capitanias?
- Por que esse sistema foi criado?
- Qual foi a vantagem desse sistema para o governo português?
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Os primeiros contatos entre indígenas e portugueses
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram vários povos e um território muito diferente do europeu. O desconhecimento e o estranhamento os levaram a criar ideias sobre o recém-alcançado continente. Nos relatos enviados a Portugal, os viajantes descreviam as paisagens do Brasil como exóticas , com frutos e vegetais desconhecidos, florestas densas e cheias de animais perigosos. Por causa da riqueza natural e do calor, o Brasil era descrito como “paraíso terrestre”.
Os indígenas tinham hábitos diferentes daqueles dos europeus, como não usar vestimentas, ter outro sistema de crença e viver da caça, da pesca e da agricultura de subsistência.
O estranhamento fez com que os portugueses considerassem os indígenas ora bondosos, ora selvagens. Essas representações dos nativos feitas pelos europeus eram formuladas com base no mundo que eles conheciam.
- Leia a seguir um trecho do primeiro relato feito pelos portugueses sobre os indígenas. Trata-se de uma carta escrita em 1500 por Pero Vaz de Caminha, um escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral. Depois, responda à questão.
A feição deles é parda, um tanto avermelhada, com bons rostos e bons narizes, benfeitos. Andam nus, sem nenhuma cobertura. Não fazem o menor caso de encobrir ou mostrar suas vergonhas, e nisso têm tanta inocência como em mostrar o rosto.
A carta de Pero Vaz de Caminha. Comentários e notas de Douglas Tufano. São Paulo: Moderna, 2003. p. 31.
LEGENDA: Reprodução de página da carta de Pero Vaz de Caminha escrita em 1500. FIM DA LEGENDA.
- Qual costume indígena Pero Vaz de Caminha descreve na carta?
- Na época em que Pero Vaz de Caminha viveu, as cartas eram o meio de comunicação mais efetivo para os contatos a longa distância. E, atualmente, quais meios de comunicação podem ser utilizados para isso? Converse com os colegas e o professor sobre o assunto.
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Apesar de todo o estranhamento, os portugueses fizeram alianças com os indígenas em busca de segurança, alimentação e facilidades para extrair o pau-brasil. As árvores de pau-brasil eram derrubadas pelos indígenas e trocadas por tecidos, facas e outros objetos. Com o passar do tempo e a intensificação do convívio, portugueses e indígenas adotaram os costumes uns dos outros.
Os portugueses adotaram muitos costumes indígenas para se adaptar às novas terras e sobreviver nelas, em condições ambientais diferentes das existentes em Portugal.
LEGENDA: Ilustração atual representando um colono português dos anos 1500. FIM DA LEGENDA.
Eles utilizavam as canoas indígenas para explorar os rios e aprenderam a utilizar o arco e a flecha para pescar e o tacape para caçar. Também começaram a cultivar e consumir alimentos da culinária indígena, como o milho, a mandioca e o amendoim, dormir em redes e usar roupas mais leves, feitas de algodão. Além disso, passaram a fazer uso das plantas locais para tratar doenças e ferimentos com base no conhecimento dos indígenas sobre elas.
No entanto, o contato com os portugueses teve sérias consequências para a saúde dos indígenas. Doenças como gripe, sarampo, catapora, varíola, malária, pneumonia e febre amarela não existiam na América antes da chegada dos portugueses. Por nunca terem tido proximidade com essas doenças, os indígenas não tinham defesas contra elas, e muitos deles foram contaminados e morreram.
- Com base no texto, responda:
- Por que os portugueses adotaram diversos costumes indígenas?
- Cite alguns costumes indígenas adotados pelos portugueses em relação aos aspectos a seguir.
- Transporte.
- Alimentação.
- Vestimentas.
- Qual foi a consequência do contato com os europeus para a saúde dos indígenas?
- Reúna-se com dois ou três colegas e pesquisem quais povos indígenas viveram ou ainda vivem na região em que vocês moram. Façam uma lista dos hábitos, costumes e crenças religiosas de um desses povos. Depois, em uma folha de papel sulfite, façam uma ilustração representando o cotidiano do povo que pesquisaram e apresentem para os colegas e o professor.
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O contato entre indígenas e franceses
Os portugueses chegaram à Baía de Guanabara, na região da atual cidade do Rio de Janeiro, em 1502. Em 1555, os franceses também chegaram a esse local e se aliaram ao povo Tamoio para explorar o pau-brasil.
Para conter esse avanço dos franceses, os portugueses decidiram expulsá-los e ocupar a região. Uma medida importante foi a fundação, em 1565, da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foram construídas casas de colonos, um colégio jesuíta, uma igreja e prédios da administração pública portuguesa.
Em 1567, após batalhas navais e terrestres, os portugueses expulsaram os franceses da Baía de Guanabara e exterminaram a maioria do povo Tamoio.
Alguns franceses permaneceram no Brasil e se dirigiram ao Norte e ao Nordeste, travando contato e fazendo comércio com outros indígenas.
Foram expulsos novamente em 1584 e retornaram em 1612, quando fundaram a cidade de São Luís do Maranhão. Três anos depois, voltaram a ser expulsos pelos portugueses.
LEGENDA: Antonio Firmino Monteiro. Fundação da cidade do Rio de Janeiro, século XIX. Óleo sobre tela, 200 cm × 300 cm. Essa pintura representa o momento da fundação de São Sebastião do Rio de Janeiro, que deu origem à atual cidade do Rio de Janeiro, em 1565. FIM DA LEGENDA.
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A mão de obra indígena
Para explorar as riquezas naturais da terra, especialmente o pau-brasil, os portugueses utilizaram o trabalho dos indígenas.
A princípio, os indígenas trocavam seu trabalho por objetos, como tecidos, espelhos e instrumentos feitos de ferro. Mais tarde, eles foram forçados a trabalhar como escravos.
Uma das formas utilizadas pelos portugueses para obter mão de obra indígena era incentivar conflitos entre diferentes povos e capturar os vencidos para escravizá-los.
Para fugir da escravização, os indígenas adentravam o interior do Brasil, afastando-se do litoral, o que dificultava sua captura, pois, ao contrário dos portugueses, eles conheciam muito bem os caminhos pelas matas.
Apesar disso, a população indígena perdeu territórios e sofreu forte redução.
- No século XVI, o viajante alemão Hans Staden esteve no Brasil duas vezes e produziu relatos de viagem, alguns deles ilustrados, descrevendo o modo de vida dos indígenas. Observe abaixo uma dessas ilustrações e responda às questões.
LEGENDA: Gravura representando um combate entre diferentes povos indígenas. Theodore de Bry. Ilustração para o livro Americae Tertia Pars, 1592. FIM DA LEGENDA.
- Qual acontecimento a imagem representa?
- Por que os portugueses incentivavam acontecimentos desse tipo?
- Que estratégia os indígenas utilizaram para fugir da escravização?
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Redução da população e do território indígena
Estima-se que, em 1500, a população indígena era de cerca de 4 milhões de pessoas, organizadas em mais de mil grupos étnicos, que ocupavam todo o território brasileiro. Com as ações dos colonizadores, essa população perdeu territórios e sofreu forte redução.
Os indígenas eram vistos pelos colonizadores como um “obstáculo” à ocupação das terras, pois resistiram ao processo de colonização criando estratégias e alianças e combatendo os invasores.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Guerrilhas, 1835. Gravura do álbum Viagem pitoresca através do Brasil, 20,1 cm × 26,2 cm. FIM DA LEGENDA.
A partir de 1530, as terras indígenas do litoral brasileiro foram sendo ocupadas pelos portugueses para extrair pau-brasil e instalar feitorias e engenhos de açúcar.
Nos anos 1600 e 1700, com a descoberta das minas de ouro, começou a exploração das terras indígenas na região onde hoje estão localizados os estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. As terras indígenas foram ocupadas por pequenas vilas comerciais e aldeamentos jesuíticos. Com a ocupação do território em que viviam, muitos indígenas fugiram para o interior das matas a fim de evitar o aprisionamento, enquanto outros passaram a viver nos aldeamentos.
Após 1750, os portugueses começaram a ocupação dos chamados “sertões” do Brasil, sobretudo na região Amazônica.
Nos anos 1900, o cultivo de café nas regiões Sul e Sudeste e a construção de ferrovias desalojaram mais indígenas de suas terras.
O processo de colonização levou à extinção centenas de grupos indígenas e reduziu muito as áreas ocupadas por eles. Em 1823, o número de indígenas no Brasil não chegava a 1 milhão. Em 2010, quando foi realizado o último censo demográfico no Brasil, a população indígena somava cerca de 818 mil indivíduos, distribuídos em 305 etnias.
- Por que os indígenas eram vistos pelos colonizadores como um “obstáculo”?
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Para ler e escrever melhor
Nesta seção, apresentamos uma síntese de informações textuais e visuais relevantes para a compreensão da situação dos povos indígenas no Brasil.
A violência contra os indígenas
Quando os portugueses chegaram ao território que atualmente forma o Brasil, havia cerca de 4 milhões de indígenas. Ao longo do tempo, com o contato entre os dois povos, grande parte da população indígena foi morta.
- Muitos indígenas morreram por causa de doenças trazidas pelos portugueses, como gripe, sarampo, catapora, varíola, malária, pneumonia e febre amarela, pois o organismo deles não tinha defesas contra esses males.
- Diversos indígenas foram escravizados pelos portugueses, e muitos morreram por trabalhar em atividades forçadas.
- Na guerra pelo domínio das terras, outro grande número de indígenas morreu em combate contra os portugueses.
- Parte dos indígenas que sobreviveram teve de deixar as terras que ocupava e partir em direção ao interior para fugir dos portugueses.
A garantia dos direitos indígenas
De acordo com a lei, os indígenas são reconhecidos como os primeiros e naturais senhores da terra. Por isso, há leis que os protegem, garantem sua sobrevivência e a continuidade de seus modos de vida.
As escolas indígenas
No Brasil, leis garantem o ensino de línguas indígenas e a transmissão dos costumes desses povos. Em muitas aldeias, há escolas com professores indígenas habilitados. As crianças aprendem a língua e a cultura do seu povo e a língua portuguesa.
Para os indígenas, saber português é importante para entender os não indígenas e para defender os direitos do grupo do qual fazem parte.
LEGENDA: Escola indígena na aldeia Piuylaga, da etnia Wauja, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
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As Terras Indígenas
FONTE: Fundação Nacional do Índio. Disponível em: http://fdnc.io/5J. Acesso em: 6 maio 2021.
Os indígenas têm o direito de viver nas terras que tradicionalmente ocupam. Para garantir esse direito, existem áreas demarcadas, para uso exclusivo dos indígenas, chamadas Terras Indígenas.
Nessas áreas, todas as riquezas naturais, como a madeira das árvores, os peixes dos rios, os animais e os minérios, podem ser exploradas somente para a sobrevivência dos indígenas.
Nem sempre, porém, é o que acontece. Essas riquezas atraem empresas e não indígenas interessados em explorá-las. Em muitos casos, ocorrem confrontos entre indígenas e não indígenas.
Analise
- Em qual região está localizada a maior parte das terras indígenas regularizadas?
- Em quais regiões as terras indígenas regularizadas eram menos numerosas em 2017?
- Escreva três causas que provocaram a morte de um grande número de indígenas.
Escreva
- Produza um pequeno texto mostrando a relação entre os direitos dos povos indígenas e os prejuízos que eles sofreram em decorrência da ocupação do território em que vivem.
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O tráfico de africanos
Desde os anos 1400, quando buscavam um caminho marítimo para as Índias contornando a África, os portugueses se interessaram em comprar e vender produtos no continente. Eles levavam diversas mercadorias para serem comercializadas com os povos africanos, como tecidos da Índia, armas de fogo, bebidas e cavalos. Em contrapartida, buscavam na África ouro, marfim e pessoas para serem escravizadas e vendidas.
LEGENDA: Theodore de Bry. Gravura representando trocas entre africanos e europeus na costa africana, fim do século XVI. FIM DA LEGENDA.
A escravidão já existia na África antes da chegada dos europeus. Em geral, uma pessoa podia ser posta na condição de escrava por não pagar suas dívidas, por cometer um crime ou ao ser capturada como prisioneira durante uma guerra. A compra e a venda de escravos, porém, não eram frequentes.
A chegada dos europeus modificou a prática da escravidão, transformando-a em uma atividade comercial de compra e venda de seres humanos.
Como o comércio de escravos era uma atividade muito lucrativa, comerciantes africanos e portugueses passaram a capturar pessoas para serem vendidas como escravas na América.
No momento em que eram comprados na África, os prisioneiros capturados tinham o corpo examinado para avaliar suas condições de saúde. Depois, eram embarcados nos navios negreiros em direção à América, onde trabalhariam como escravos.
As condições nos navios eram péssimas: os africanos capturados viajavam amontoados em porões abafados, eram mal alimentados e recebiam castigos. Muitos não suportavam as duras condições, adoeciam e morriam durante a viagem.
- Sobre o comércio entre
europeus
e africanos, responda no caderno.
- O que os europeus buscavam na África?
- Que produtos os europeus levavam para ser comercializados na África?
- Como era a escravidão na África:
- antes da chegada dos europeus?
- depois da chegada dos europeus?
- Como eram as condições de viagem nos navios negreiros?
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Os africanos no Brasil
A crescente necessidade de mão de obra para o trabalho e a dificuldade de capturar e escravizar indígenas estimularam os portugueses a promover o tráfico de africanos escravizados para sua colônia na América.
Já em meados dos anos 1500 havia africanos escravizados na América portuguesa, mas a mão de obra indígena ainda era mais numerosa. Desde então, e até meados dos anos 1800, milhões de africanos de distintas etnias, originários de diferentes regiões da África, foram trazidos à força para o Brasil.
Os primeiros grupos de africanos foram trazidos da região do Golfo da Guiné, onde hoje se localizam os países Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Congo, Guiné, Angola e República Democrática do Congo. Nessa região, viviam os povos iorubás e bantos, falantes de línguas diversas e muito distintos entre si quanto à organização social e às tradições culturais.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Desembarque de escravos no Rio de Janeiro, 1824. Litografia, 23,2 cm × 33 cm. FIM DA LEGENDA.
No Brasil, os indivíduos desses grupos eram separados e vendidos como escravos. Eles eram destinados a todo tipo de trabalho, principalmente nos empreendimentos agrícolas e na mineração.
Os africanos e seus descendentes resistiram à escravização por meio de ataques a senhores de escravos, fugas individuais e coletivas e compra da liberdade.
Algumas fugas coletivas deram origem aos quilombos, que eram comunidades formadas por escravizados fugidos, indígenas e outras pessoas pobres em busca de proteção.
- Por que os portugueses promoveram o tráfico de africanos escravizados para o Brasil?
- Quais foram as principais formas de resistência à escravização?
120
Os produtos da colônia
A indústria açucareira
O açúcar era uma mercadoria bastante valorizada na Europa. Sua matéria-prima é a cana-de-açúcar, que passou a ser cultivada pelos colonos portugueses nos engenhos para produzir açúcar. A maioria dos engenhos ficava no nordeste brasileiro, onde havia solo propício e condições favoráveis para o cultivo.
LEGENDA: Benedito Calixto de Jesus. Moagem da Cana na Fazenda Cachoeira, em Campinas, 1830. Óleo sobre tela, 118,3 cm × 148,2 cm. FIM DA LEGENDA.
A produção do açúcar era feita em várias etapas: primeiro a cana era moída para a obtenção do caldo, depois o caldo era levado para a casa de purgar, onde era filtrado, e por último extraía-se o açúcar, que era acomodado em fôrmas para secar.
Essas tarefas, bem como o trabalho na lavoura de cana, eram feitas pelos africanos escravizados e seus descendentes.
A produção de açúcar foi uma das mais importantes atividades realizadas no período da colonização portuguesa e gerou muito lucro para os donos dos engenhos, comerciantes de açúcar, traficantes de africanos escravizados e o governo português.
FONTE: Bernardo Joffily. Atlas histórico: Brasil 500 anos. São Paulo: Três Editorial, 1988. p. 18.
- Por que o maior número de engenhos ficava no nordeste brasileiro?
- Quem realizava o trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos?
- Qual foi a importância da produção de açúcar durante a colonização?
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Os holandeses e a produção de açúcar
O açúcar produzido no Brasil era levado pelos portugueses para a Europa e vendido aos holandeses. Na Europa, os holandeses refinavam o açúcar e o revendiam a preços muito mais altos. Para aumentar os lucros e obter açúcar diretamente do Brasil, os holandeses ocuparam diferentes áreas do nordeste. Em 1624 e 1625, conquistaram Salvador e, em 1630, conseguiram tomar Olinda e Recife.
Em 1637, os holandeses nomearam Maurício de Nassau governante de Pernambuco. Ele ordenou a construção de canais, escolas, teatros e da primeira ponte do Brasil. Também fez alianças e intermediou empréstimos para os senhores de engenho, para que realizassem melhorias nas fazendas.
Após vários desentendimentos com o governo da Holanda, Nassau pediu demissão em 1644 e deixou o Brasil. O governo holandês começou a cobrar os empréstimos feitos aos senhores de engenho, que ficaram descontentes e se aliaram de novo a Portugal. Assim, após muitos combates contra os holandeses, os portugueses reconquistaram Pernambuco. Os holandeses foram expulsos do Brasil em 1654 e começaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas (ilhas que se localizam na América Central). O açúcar holandês era vendido na Europa por um preço menor que o do açúcar fabricado no Brasil. Portugal não conseguiu superar a concorrência holandesa, e a produção e a exportação de açúcar entraram em declínio.
LEGENDA: Hassel Gerritsz. Representação da tomada de Salvador pelos holandeses em 1624. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Frans Post. Palácio da Boa Vista do Recife, cerca de 1647. Gravura. O palácio foi construído por Maurício de Nassau em 1643. FIM DA LEGENDA.
- Por que os holandeses tinham interesse em ocupar áreas do nordeste do Brasil?
- Por meio de quais ações o governante Maurício de Nassau conquistou o apoio dos senhores de engenho?
- Como a expulsão dos holandeses afetou a economia do açúcar?
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A mineração
Além do cultivo de cana-de-açúcar, os portugueses investiram na busca por metais e pedras preciosas. Nas terras que pertencem aos atuais estados de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás foi encontrada grande concentração de minas de ouro e de diamantes.
Os africanos escravizados e seus descendentes eram a principal mão de obra na área de mineração no Brasil. Muitos deles foram trazidos pelos portugueses da região conhecida como Costa da Mina, na África, onde já trabalhavam com mineração. Seus conhecimentos sobre as técnicas de mineração foram fundamentais para a efetiva exploração das minas brasileiras.
Assim como os africanos, os indígenas escravizados também trabalharam na região das minas, na mineração ou em outras atividades, como a agricultura e os serviços domésticos.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Representação da mineração de ouro por lavagem na área aurífera das Minas Gerais, 1820-1825. Gravura. FIM DA LEGENDA.
- Observe o mapa e responda às questões.
FONTE: Costa da Guiné no século XVII. Práticas religiosas na Costa da Mina. Universidade Federal da Bahia. Disponível em: http://fdnc.io/fnG. Acesso em: 17 mar. 2021.
- Qual região do continente africano está destacada?
- Qual foi a importância do trabalho dos africanos trazidos dessa região para a mineração no Brasil?
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Os tropeiros e o abastecimento das minas
No final dos anos 1600, as regiões de mineração de ouro e de pedras preciosas receberam muitas pessoas vindas de todas as partes da colônia com a esperança de enriquecer. Nesses locais, havia cultivo de alimentos, no entanto eles eram produzidos em quantidade insuficiente para todas as pessoas. Com isso, desenvolveu-se um comércio de produtos alimentícios, de roupas e ferramentas de trabalho em torno das regiões mineiras.
Esse comércio era realizado por rotas terrestres, principalmente pelos tropeiros. Os tropeiros eram os condutores das tropas de burros e mulas que transportavam as mercadorias produzidas em outras partes da colônia até a região das minas.
Ao longo dos caminhos percorridos pelos tropeiros foram criados pousos, que eram locais para descanso, e feiras, para o comércio dos produtos. Com o passar do tempo, esses locais se desenvolveram e deram origem a vilas e, mais tarde, a cidades; é o caso, por exemplo, da feira de Sorocaba, que deu origem à atual cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo.
LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Limite da Província de São Paulo e Curitiba, 1827. Aquarela sobre papel, 41,31 cm × 56,44 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Repouso de uma caravana, 1835. Litografia, 22,1 cm × 32,5 cm. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a relação entre a mineração e a atividade dos tropeiros?
- Quem eram os tropeiros e como eles faziam o transporte de produtos?
- Como a atividade dos tropeiros favoreceu o desenvolvimento das vilas e cidades?
124
A expansão para o interior
A busca por minerais promoveu um movimento de exploração e ocupação das áreas do interior do Brasil. Até o início dos anos 1700, a exploração colonial tinha se concentrado no litoral.
Os deslocamentos rumo ao interior eram realizados por rotas terrestres e fluviais em movimentos conhecidos como entradas, bandeiras e monções, que ocorreram desde o início dos anos 1500 até o final dos anos 1700. Eles tinham objetivos variados, como explorar as terras, buscar pedras e metais preciosos, capturar africanos escravizados fugitivos, capturar indígenas para escravizá-los e, ainda, combater grupos indígenas considerados contrários à colonização.
Entradas e bandeiras
As entradas eram expedições oficiais, isto é, organizadas pelo governo português, que saíam do litoral em direção ao interior do Brasil. Elas eram realizadas por soldados portugueses e colonos que viviam no Brasil e tinham como objetivo principal fazer o mapeamento das terras brasileiras para ampliar a área de exploração da colônia no interior.
LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Soldados índios de Curitiba, 1834. Litografia, 21 cm × 32,4 cm. FIM DA LEGENDA.
- Sobre a atuação dos portugueses no período inicial da colonização do Brasil, o religioso e cronista baiano frei Vicente do Salvador (1564-1636) comentou:
“Sendo grandes conquistadores de terras, não se aproveitam delas, mas contentam-se de as andar arranhando ao longo do mar como caranguejos”.
- Explique: por que o religioso compara os portugueses aos caranguejos?
- Responda:
- O que motivou os colonos a explorar e ocupar áreas do interior do Brasil?
- Quem promovia as entradas e participava delas? Qual era o principal objetivo desse movimento?
125
As bandeiras foram realizadas durante os anos 1600 e 1700, quando se intensificou a busca por metais e pedras preciosas na colônia. Essas expedições eram organizadas por grupos de homens que viviam nas vilas de São Paulo e São Vicente, no atual estado de São Paulo. Eles ficaram conhecidos como bandeirantes.
Os bandeirantes percorriam rotas terrestres em direção ao interior para encontrar pedras e metais preciosos e capturar indígenas para escravizá-los.
- Quem organizava as bandeiras? Quais eram os objetivos dessas expedições?
Além do interesse econômico em explorar as terras do Brasil, a colonização portuguesa também tinha fins religiosos. Por isso, foram enviadas às terras do Brasil missões formadas por religiosos da ordem católica Companhia de Jesus, chamados jesuítas, que tinham a função de catequizar os indígenas, isto é, convertê-los ao cristianismo.
Essas missões formaram aldeamentos em que os padres jesuítas ensinavam religião e língua portuguesa aos indígenas. Os missionários forçavam os indígenas a adotar os costumes europeus e exploravam sua mão de obra na construção, na agricultura e na pecuária.
Algumas bandeiras atacavam missões jesuíticas para capturar indígenas.
LEGENDA: Jean-Baptiste Debret. Guaranis, 1834. Litografia, 32,3 cm × 20,3 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ruínas de aldeamento jesuíta dos povos indígenas Guarani construído entre 1735 e 1745. Município de São Miguel das Missões, no estado do Rio Grande do Sul. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
- O que foram as missões jesuíticas? Como elas funcionavam?
126
As entradas e as bandeiras foram fundamentais para a expansão da ocupação das terras do Brasil e a diversificação das atividades econômicas pela descoberta de riquezas minerais como ouro, prata e diamante.
Ao longo das rotas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes, também se desenvolveram povoados que, com o passar do tempo, deram origem a vilas e cidades, como Itanhaém, Paranaguá, Laguna e Desterro, no litoral, e Cuiabá, Vila Boa de Goiás, Vila Rica e Diamantina, no interior.
LEGENDA: Thomas Ender. Vila Boa de Goiás, antiga capital da capitania de Goiás, 1832. Gravura, 45,2 cm × 56,9 cm. FIM DA LEGENDA.
- Cite algumas consequências das entradas e das bandeiras no processo de colonização.
- Observe o mapa a seguir e, depois, responda às questões.
FONTE: Elaborado com base em: Cláudio Vicentino. Atlas histórico: geral & Brasil. São Paulo: Scipione, 2011. p. 101.
- De onde partiram as entradas e as bandeiras cujas rotas estão representadas no mapa?
- Qual estado atual foi origem do maior número de expedições?
- As expedições respeitavam os limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas?
127
As monções
As monções foram expedições fluviais organizadas por colonos nos anos 1700 que partiam principalmente do atual estado de São Paulo em direção a áreas de mineração dos atuais estados de Goiás e Mato Grosso.
Elas serviam tanto para o transporte de pessoas como de mercadorias para abastecer as áreas mineradoras, principalmente no atual estado de Mato Grosso.
Essas expedições foram chamadas de monções por ocorrerem de acordo com o regime fluvial dos rios. Elas eram realizadas na época das cheias, entre os meses de março e abril, quando os rios eram facilmente navegáveis, tornando a viagem menos difícil e arriscada.
LEGENDA: José Ferraz de Almeida Júnior. Partida da monção, 1897. Óleo sobre tela, 390 cm × 640 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criança da etnia Saterê-Mawé pescando em canoa no igarapé do Tiú, na zona rural ribeirinha do município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
Os integrantes das monções seguiam pelo rio Tietê em embarcações feitas com um tronco de árvore único, de acordo com a técnica indígena. Os conhecimentos dos indígenas também eram aproveitados para definir as rotas por rios e matas rumo ao interior.
- O que eram as monções?
- Por que elas receberam esse nome?
- Quando elas eram realizadas?
- Como os conhecimentos dos indígenas contribuíram para o avanço dos colonos em direção ao interior?
128
Capítulo 2. A organização do território brasileiro
As unidades federativas
O território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas. Cada estado é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.
O Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do país, também é uma unidade federativa.
Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
Observe no mapa a seguir a divisão do território brasileiro em unidades federativas.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
129
Agora, responda às questões.
- O que representam as linhas brancas no mapa?
- Em qual unidade federativa você vive?
- Quais unidades federativas se limitam com aquela onde você vive?
- Verifique qual é a sigla e qual é a capital de cada unidade federativa mencionada.
- Leia o trecho da
letra
de uma canção e, em seguida, faça o que se pede.
Uma notícia está chegando lá do Maranhão
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão
Veio no vento que soprava lá no litoral
De Fortaleza, de Recife e de Natal
A boa-nova foi ouvida em Belém, Manaus,
João Pessoa, Teresina e Aracaju
E lá do norte foi descendo pro Brasil central
Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul [...].
FONTE: Milton Nascimento. Notícias do Brasil. In: Caçador de mim. [S. l.]: Universal Music, 2000.
- Monte no caderno um quadro com 3 colunas e 10 linhas. O cabeçalho deve ser igual ao do modelo abaixo. Escreva o nome das unidades federativas e das capitais citadas na letra da canção. Depois, complete o quadro com as informações que faltam.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Unidade federativa |
Sigla |
Capital |
---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
- De acordo com a letra da canção, de onde parte a notícia e até onde ela chega?
- A notícia foi divulgada pelos meios de comunicação? Explique.
- Pesquise e responda: no percurso descrito na
letra
da canção, a notícia chega a quais regiões do Brasil?
- Em classe, verifique se você identificou corretamente essas regiões.
130
A divisão regional do Brasil
As unidades federativas que compõem o Brasil são agrupadas em regiões. Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. A divisão do território em regiões é chamada de regionalização.
A divisão regional do Brasil foi criada pelo IBGE para facilitar a organização das informações e dos dados estatísticos sobre o país. Nela, o território brasileiro está dividido em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Cada uma dessas regiões agrupa estados com características semelhantes quanto à vegetação, ao clima, à história da ocupação humana e às atividades econômicas.
A divisão regional feita pelo IBGE é a regionalização oficial do Brasil. As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo instituto auxiliam o governo a organizar e a administrar o país em todas as áreas: saúde, educação, habitação, transporte, entre outras.
Observe no mapa abaixo a divisão do território brasileiro em cinco grandes regiões.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O que é uma região?
- Em quantas regiões o território brasileiro é dividido? Quais são elas?
- O que representam as linhas vermelhas no mapa?
131
Características das grandes regiões brasileiras
As grandes regiões apresentam características que as diferenciam umas das outras. Vamos conhecê-las.
Região Norte: ocupa quase metade do território brasileiro, sendo a região com maior extensão territorial. Nessa região, situam-se a maior parte da Floresta Amazônica e o rio Amazonas.
Região Nordeste: a paisagem dessa região apresenta aspectos naturais bastante diversificados, com áreas úmidas, áreas secas e áreas de matas. Essa região tem um extenso litoral e é muito visitada por turistas, atraídos pelas belas praias.
Região Centro-Oeste: nessa região, estão localizados o Pantanal, uma grande planície inundável, e a capital do país, Brasília. A criação de gado bovino e o cultivo de soja estão entre as principais atividades desenvolvidas nessa região.
Região Sudeste: concentra a maior parte da população do país, que vive, principalmente, nas cidades. A maioria das indústrias do Brasil está localizada nessa região.
Região Sul: é a região com menor extensão territorial. A colonização dessa região teve forte influência da imigração alemã e da imigração italiana.
LEGENDA: O estado do Pará faz parte da região Norte. Município de Ourilândia do Norte, no estado do Pará, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O estado do Piauí faz parte da região Nordeste. Município de Parnaíba, no estado do Piauí, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- A unidade federativa onde você vive faz parte de que região brasileira?
- Além das informações apresentadas no texto, o que mais você sabe sobre a região em que vive?
132
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler apresenta a sequência temporal da divisão regional do Brasil.
As divisões regionais do Brasil
Ao longo do tempo, a regionalização do território brasileiro foi feita de várias maneiras.
- Em 1940, o Brasil foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este (ou Leste) e Sul. Veja como era essa divisão regional no mapa 1.
- Mais tarde, em 1960, essas cinco regiões foram modificadas. Os nomes de algumas regiões mudaram e todas passaram a abranger áreas diferentes, conforme mostra o mapa 2.
Na divisão atual, oficializada em 1970, a região Leste não existe mais. A região Nordeste foi estendida até a Bahia e foi criada a região Sudeste, que abrange os estados que pertenciam à região Leste e São Paulo, que deixou de fazer parte da região Sul. Além disso, uma parte do território da região Centro-Oeste passou a integrar a região Norte. Veja o mapa 3.
Fonte dos mapas: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
133
Analise
- Qual é o assunto principal do texto?
- No texto, que expressões indicam a passagem do tempo?
Organize
- Monte no
caderno
um quadro como o do
modelo
a seguir e complete-o com a sigla dos estados que formavam a região Nordeste em cada período.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Estados da região Nordeste
Em 1940
Em 1960
Atualmente
_____
_____
_____
_____
_____
_____
Escreva
- Observe os mapas da região Nordeste ao longo do tempo.
Fonte dos mapas: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
• Com base nos mapas e nas informações do quadro que você preencheu, escreva um texto que mostre a sequência de mudanças que ocorreram na região Nordeste ao longo do tempo. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
134
O município
O território de cada estado brasileiro é dividido em partes menores, chamadas municípios.
O município é a menor unidade político-administrativa do país.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Roraima. Cidades @. Disponível em: http://fdnc.io/5R. Acesso em: 6 maio 2021.
- Observe o mapa acima e responda às questões.
- O mapa mostra os municípios de que estado brasileiro?
- Quantos municípios tem esse estado?
Geralmente, os municípios são formados por uma área rural e uma área urbana. Você já estudou que o campo e a cidade constituem, respectivamente, a área rural e a área urbana.
A relação entre o campo e a cidade
O campo e a cidade estão em constante relação trocando produtos e serviços.
LEGENDAS: O campo fornece para a cidade produtos agrícolas e pecuários, como frutas, hortaliças, grãos, leite e carne.
A cidade fornece para o campo produtos industrializados, como roupas e máquinas. Ela também oferece serviços, como bancos, hospitais e correios. FIM DAS LEGENDAS.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
135
Dessa maneira, campo e cidade se complementam, se integram. É possível perceber uma integração também entre os modos de vida rural e urbano. Assim, é cada vez mais comum que elementos e costumes do modo de vida urbano estejam presentes no cotidiano do habitante do campo, e vice-versa.
- Observe as imagens e responda às questões.
LEGENDA: Plantação de hortaliças no município de Cornélio Procópio, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Feira livre no município de Apucarana, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Onde se localiza a plantação de hortaliças mostrada na imagem 1: no campo ou na cidade?
- Onde se localiza a feira mostrada na imagem 2: no campo ou na cidade?
- Você sabe onde são produzidas as hortaliças consumidas em sua moradia? Troque informações a esse respeito com o professor e os colegas.
- Que produtos do campo você e sua família consomem? E da cidade? Monte um quadro como o do modelo e complete-o com alguns exemplos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Produtos do campo |
Produtos da cidade |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
136
Quem administra o município
O município é a menor parte do nosso país com governo e leis próprias.
A administração do município é responsabilidade do prefeito. Ele é auxiliado por vários secretários municipais. Cada secretário municipal cuida de uma parte dos serviços públicos oferecidos pelo município, como saúde, educação, habitação, cultura e transporte. O acesso a esses serviços é um direito dos moradores.
O prefeito e os secretários municipais trabalham na Prefeitura.
As leis do município são responsabilidade dos vereadores. É dever dos vereadores a elaboração, a discussão e a votação das leis municipais e a fiscalização do trabalho do prefeito.
Os vereadores trabalham na Câmara Municipal.
LEGENDA: Prefeitura municipal de Cruzeiro do Sul, no estado do Acre, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Câmara de vereadores no município de Águas de Chapecó, no estado de Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Explique as atribuições dos seguintes integrantes da administração municipal:
- prefeito;
- secretário municipal;
- vereador.
- Escreva o nome:
- do prefeito do município em que você vive;
- de dois vereadores do município.
137
O prefeito e os vereadores são escolhidos pelos habitantes do município nas eleições municipais. Essas eleições acontecem a cada quatro anos.
Observe a seguir como é o processo eleitoral para a escolha de um prefeito.
- Os candidatos para prefeito e vereador são escolhidos a cada quatro anos em eleições municipais.
- Quem vota é o eleitor. Para votar, ele precisa ter o título eleitoral, documento que identifica o eleitor e o local de votação.
- No dia da eleição, o eleitor deve se dirigir à sua seção eleitoral levando o título eleitoral e um documento com fotografia, que será conferido pelos mesários, pessoas que trabalham na eleição. O voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos e para pessoas com mais de 70 anos de idade. Para pessoas de 18 a 70 anos, o voto é obrigatório.
- O eleitor deve digitar o número de seu candidato na urna eletrônica e confirmar seu voto. O voto é secreto.
- Com a apuração dos votos é decidido quem são o prefeito e os vereadores eleitos do município.
- Quando serão as próximas eleições para prefeito e vereadores no município em que você vive?
- Que documento os eleitores precisam ter para votar? Como ele é?
138
Vamos fazer
Eleição na sala de aula
Agora que você já aprendeu como funciona a escolha do prefeito e dos vereadores do seu município, que tal organizar uma eleição na sala de aula para escolher um representante da turma?
Material
- papel sulfite
- cartolina
- canetinhas coloridas ou lápis de cor
- fita adesiva
- caixas de papelão com tampa
- tesoura com pontas arredondadas
Como fazer
- Definir com o professor e os colegas as funções do representante da turma. Por exemplo: conversar com os colegas sobre aspectos da sala de aula ou da escola que podem ser melhorados, elaborar propostas conjuntas e encaminhá-las ao professor ou ao diretor da escola; coordenar a preparação de exposições de trabalho ou de eventos com a participação da comunidade escolar.
- Com a ajuda do professor, a turma deve escolher dois candidatos a representante. Cada candidato deve escolher quatro colegas para ajudá-lo na campanha eleitoral, constituindo o partido político. Os demais estudantes serão os eleitores.
- Os partidos políticos devem produzir cartazes com um desenho ou uma fotografia do candidato a representante da turma, o nome e o número do partido. Para a produção do cartaz, utilizem material como cartolina, papel sulfite, canetinhas ou lápis de cor e fita adesiva.
- O restante dos estudantes, que constitui os eleitores, deve produzir duas urnas eleitorais. Para a confecção das urnas, utilizem caixas de papelão com tampa e tesoura com pontas arredondadas. Com o auxílio do professor, façam uma abertura na tampa das caixas de papelão com a tesoura.
- Depois, fixem os cartazes nas paredes e posicionem as urnas na frente da sala de aula.
139
- Recortem folhas de papel sulfite em quatro partes para compor os títulos de eleitor e as cédulas eleitorais. Cada estudante deve preencher o título com suas informações pessoais e a cédula com as informações do candidato escolhido.
- Em seguida, organizem uma fila em frente à mesa do professor. Ele será o mesário e vai conferir se as informações do título eleitoral estão corretas. Após a conferência das informações, deposite a sua cédula eleitoral em uma das urnas.
- Finalizada a votação, o professor abrirá as urnas para a contagem dos votos. Para acompanhar a contagem, monte no caderno um quadro como o do modelo abaixo e preencha-o conforme o professor for anunciando os votos. Boa sorte!
Quadro: equivalente textual a seguir.
Candidato a representante da turma |
Número de votos |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Para responder
- Quais são os nomes dos candidatos a representante da turma?
- Qual candidato venceu as eleições para representante da turma?
- Quantos votos esse candidato recebeu?
- Você imaginou que esse candidato venceria? Explique a sua resposta.
- Em sua opinião, o processo de escolha do representante da turma foi democrático e transparente? Converse com os colegas e o professor sobre isso e comente o que poderia ser feito de forma diferente.
140
Territórios indígenas e quilombolas
Os povos indígenas e as comunidades quilombolas têm o direito de viver nas terras que originalmente ocupam e de manter suas tradições. Esse direito é garantido pela Constituição Federal de 1988.
As Terras Indígenas
As áreas demarcadas para uso exclusivo dos povos indígenas são chamadas Terras Indígenas. A demarcação dessas terras é o reconhecimento oficial do governo de que a posse e o uso delas cabem somente aos indígenas e a seus descendentes.
Todos os recursos da natureza existentes nas terras demarcadas, como a madeira, as plantas, os animais e os minerais, podem ser explorados apenas para a sobrevivência dos povos indígenas. No entanto, essas terras ainda sofrem a invasão de madeireiros, caçadores, mineradores e posseiros, que extraem os recursos e ocupam as áreas ilegalmente.
LEGENDA: Indígenas da etnia Waurá em ritual preparativo para a celebração do Kuarup. Aldeia Piyulaga, no Território Indígena do Xingu, em 2019. FIM DA LEGENDA.
A garantia dos direitos indígenas
Nos dias atuais, os indígenas têm enfrentado diversos problemas. Nem todas as terras em que habitam estão demarcadas. A luta pela demarcação e os conflitos pela posse dessas terras são exemplos desses problemas.
Para explorar economicamente as Terras Indígenas e expandir os negócios, grandes empresas agropecuárias, mineradoras e madeireiras sobrepõem seus interesses às necessidades dos indígenas, para quem a terra representa a manutenção de seu modo de vida e sua sobrevivência.
LEGENDA: Mulheres indígenas em manifestação contra as ações do governo relacionadas à saúde, à educação e à demarcação das Terras Indígenas. Esplanada dos Ministérios, em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
141
Combater essas invasões e proteger as terras indígenas, garantindo a preservação dos recursos ambientais necessários à sobrevivência dos povos indígenas, é responsabilidade do governo. A demarcação das Terras Indígenas representa apenas um passo para isso.
- Por que é necessário demarcar as terras habitadas pelos indígenas?
- O que motiva a invasão de Terras Indígenas? Em sua opinião, de que maneira esse problema poderia ser resolvido?
As comunidades quilombolas
A escravidão durou pouco mais de 300 anos no Brasil. Durante esse período, e até mesmo depois dele, formaram-se vários quilombos.
Os quilombos constituíam núcleos de resistência à escravidão e à exploração do trabalho impostas pelo sistema colonial. Esses núcleos, ou comunidades, agrupavam africanos escravizados que fugiam da escravidão, africanos escravizados libertos, indígenas e brancos pobres. Além disso, os quilombos tinham organização social, política, econômica e cultural próprias, que refletiam seus valores, costumes e tradições.
Ao longo da história dos quilombos, muitos foram destruídos. Hoje em dia, existem diversas comunidades remanescentes de quilombos no Brasil. As áreas que elas ocupam constituem as terras quilombolas. Essas áreas estão localizadas tanto em áreas rurais como em áreas urbanas.
De acordo com a Constituição Federal, a posse dessas terras é um direito das comunidades quilombolas. Muitas comunidades conseguiram assegurar esse direito, mas há outras que ainda lutam pelo reconhecimento e pela manutenção de sua história e do direito às terras que habitam.
LEGENDA: Escola de Ensino Fundamental da comunidade quilombola de Uxizal, no município de Mocajuba, no estado do Pará. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Na unidade federativa em que você vive existem comunidades quilombolas? Se sim, qual é a situação delas em relação ao direito à posse das terras que ocupam?
142
Painel multicultural
Pontos turísticos no Brasil
As regiões brasileiras são muito diferentes umas das outras, mas todas elas oferecem muitas atrações para visitantes de diversos lugares do Brasil e do mundo.
Conheça a seguir alguns pontos turísticos nas cinco grandes regiões do Brasil.
Um ponto turístico da região Norte é o Teatro Amazonas, situado em Manaus, capital do estado do Amazonas. Ele foi inaugurado em 1896, durante o auge do extrativismo da borracha.
O teatro tem capacidade de acomodar cerca de 700 pessoas. Ao longo de sua história, ele recebeu importantes espetáculos de óperas, danças e peças teatrais.
LEGENDA: Teatro Amazonas, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Um ponto turístico da região Sul é o Museu Oscar Niemeyer, que se localiza no município de Curitiba, no estado do Paraná. Ele foi inaugurado em 2002, para expor obras de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design.
O museu tem cerca de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina.
LEGENDA: Museu Oscar Niemeyer, no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
143
Um ponto turístico da região Nordeste é a Estação Cabo Branco, que se localiza no município de João Pessoa, no estado da Paraíba. A Estação Cabo Branco foi inaugurada em 2008, para levar ciência, cultura, arte e tecnologia à população.
LEGENDA: Estação Cabo Branco, no município de João Pessoa, no estado da Paraíba, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Um ponto turístico da região Centro-Oeste é o Palácio do Congresso Nacional, situado em Brasília, no Distrito Federal. O palácio foi inaugurado em 1960 e, com os edifícios do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, forma a Praça dos Três Poderes.
LEGENDA: Palácio do Congresso Nacional, no município de Brasília, no Distrito Federal, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Um ponto turístico da região Sudeste é o Estádio Mário Filho, conhecido como Maracanã, situado na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. O estádio foi construído em 1950 para a Copa do Mundo de Futebol e, desde então, é palco de inúmeras competições.
LEGENDA: Estádio do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o que os locais mostrados nas imagens têm em comum?
- Você já visitou algum ponto turístico em seu município? Converse com os colegas e conte um pouco sobre sua experiência.
144
O que você aprendeu
- Sobre o Tratado de Tordesilhas, representado no mapa a seguir, copie no caderno a afirmação correta.
FONTE: Georges Duby. Atlas historique mondial. Paris: Larousse, 2003. p. 239.
- Era uma linha imaginária que dividia entre Portugal e Espanha as terras encontradas.
- Garantia aos portugueses o domínio das terras brasileiras.
- Dividia as terras do continente americano entre Inglaterra, Portugal, França e Espanha.
- Era uma linha imaginária que limitava as navegações no oceano Atlântico.
145
Avaliação processual
- Sobre as grandes navegações, responda às questões a seguir.
- Quais foram as consequências das navegações europeias para o conhecimento geográfico sobre o mundo?
- Quais mercadorias os portugueses pretendiam conseguir com as viagens marítimas? Onde essas mercadorias eram encontradas?
- Leia o texto a seguir e responda no
caderno
às questões.
Para entendermos o processo de colonização do Brasil a partir de 1530, é preciso compreender que as bases sobre as quais se estruturou essa colonização estavam inseridas no contexto da expansão comercial europeia, o que significa dizer que a colonização do território brasileiro foi planejada dentro de um projeto de ampliação do poderio comercial lusitano. Fazia-se necessário fazer uma exploração econômica que possibilitasse um retorno a curto prazo.
A ocupação deste território deu-se por meio da sua divisão em capitanias hereditárias, como já havia feito em outras regiões, com o objetivo de promover a defesa do território, fixar colonos e organizar uma produção lucrativa [...].
Decidido o regime político administrativo a ser implantado, D. João III [rei de Portugal à época], mandou dividir, em 1532, o litoral do Brasil em extensões de cinquenta léguas portuguesas que constituíram as capitanias, dando-as, entre os anos de 1534 e 1536, a alguns de seus fidalgos beneméritos, capazes de promover o desenvolvimento dessa região.
FONTE: Luciene M. P. Pereira. Reflexões acerca da distribuição de terras no período colonial brasileiro: o caso das sesmarias. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História (ANPUH), São Paulo, jul. 2011. p. 2. Disponível em: http://fdnc.io/fnM. Acesso em: 21 fev. 2021.
- Como iniciou a colonização das terras que se tornariam o Brasil?
- Qual era a vantagem da implementação das capitanias hereditárias para o governo de Portugal?
- Uma das principais atividades desenvolvidas pelos colonizadores nas terras do Brasil foi o cultivo de cana-de-açúcar. Sobre essa atividade, responda no
caderno
às questões a seguir.
- Onde se localizava a maior parte dos engenhos de açúcar nos anos 1600? Por quê?
- Quem realizava a maior parte do trabalho nas lavouras de cana-de-açúcar e nos engenhos de açúcar?
146
- Grande parte das minas de ouro e de diamante exploradas durante o período colonial ficava nas terras que atualmente pertencem ao estado de Minas Gerais.
LEGENDA: Município de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a relação entre o município mostrado na imagem e a mineração durante o período colonial no Brasil?
- Qual era a principal mão de obra usada na mineração?
- Sobre os povos indígenas, responda às questões no caderno.
- Cite fatores que contribuíram para a diminuição dos povos indígenas e de suas terras.
- Ao longo do tempo, o encontro entre esses povos se modificou de que maneira?
- Quais são os problemas enfrentados pelos povos indígenas na atualidade?
- Copie no
caderno
o texto abaixo completando as lacunas com as palavras do quadro.
vereadores - município - prefeitura - secretários - prefeito - câmara municipal
O _____ é considerado a menor unidade político-administrativa do nosso país.
O município é governado pelo _____, que é auxiliado pelos ____, responsáveis pelos serviços públicos. Eles trabalham na _____.
Os _____ são responsáveis pelas leis municipais e por fiscalizar o trabalho do prefeito. Eles trabalham na _____.
147
- Observe o mapa a seguir e responda às questões.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas geográfico escolar. 7ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- De acordo com o mapa acima, como o território brasileiro está dividido? Quais são essas partes?
- Observe as siglas das unidades federativas a seguir. No caderno, organize cada uma delas conforme a região da qual fazem parte.
AM – MA – MT – MG – PR – AC – PI - GO – SP
SC – RR – CE – MS – RJ – RS – PA – BA – ES
RN – PB – RO – PE – AP – AL – TO – SE – DF