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Unidade 4. A cultura e a identidade brasileiras
LEGENDA: Brincadeira de roda, prática comum das crianças em todo o Brasil. Nas cantigas entoadas nessa brincadeira, observam-se elementos culturais de matriz indígena, africana e portuguesa. Crianças brincando de roda em Klongluang, Pathumthani, na Tailândia. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cortejo de maracatu em encontro de culturas populares na cidade de Buenos Aires, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.
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Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que as imagens destas páginas representam?
- Em sua opinião, quais povos contribuíram para a formação da sociedade e da cultura brasileiras?
- Você conhece alguma manifestação da cultura brasileira que tem influência de outros povos? Qual?
Fim do complemento.
LEGENDA: Procissão de umbandistas com oferendas a Iemanjá no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festival Italiano no Museu do Imigrante, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festa da colônia japonesa na cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Investigar o assunto
Histórias de imigrantes
Muitas pessoas migram de uma cidade para outra, de um estado para outro ou de um país para outro. Migrar é sair de um lugar para viver em outro.
Quando uma pessoa sai de seu lugar de origem, ou seja, de sua terra natal, para viver em outro lugar, ela é chamada emigrante. Quando uma pessoa entra em um lugar que não é o de sua origem, ela é chamada imigrante. Por exemplo, se uma pessoa nasceu na Alemanha e se mudou para o Brasil, ela é emigrante quando deixa a Alemanha e imigrante quando chega ao Brasil.
LEGENDA: Emigrantes asiáticos deixando o Japão, em 1954. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imigrantes japoneses recém-chegados ao porto de Santos, no estado de São Paulo, em 1934. FIM DA LEGENDA.
Agora você vai pesquisar a história de um migrante entre seus familiares, amigos ou na comunidade em que vive.
Como fazer
- Em dupla, investiguem entre seus familiares, amigos e pessoas que vivem na sua comunidade se há algum migrante.
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- Depois, perguntem a ele se vocês podem entrevistá-lo.
- Caso ele aceite, sigam o roteiro de perguntas apresentado abaixo e anotem as respostas no caderno. Não se esqueçam de registrar também o nome e a idade do entrevistado. Se possível, gravem a entrevista e depois a transcrevam para o papel, para não perderem nenhum detalhe das respostas.
- Onde você nasceu?
- Onde você vive atualmente?
- Há quanto tempo você vive nesse lugar?
- Por que você se mudou do lugar onde nasceu?
- Quais foram as suas maiores dificuldades para se adaptar ao novo lugar?
- Você já teve oportunidade de voltar ao seu lugar de origem? Se sim, como foi essa experiência?
- Já sentiu vontade de voltar definitivamente para seu local de origem? Por quê?
- Você mantém algum costume da cultura do seu lugar de origem? E que costumes do seu lugar de destino você adotou desde que chegou?
- Após a entrevista, façam uma pesquisa sobre a história do Brasil na época em que o entrevistado migrou e relacionem as informações históricas com os dados obtidos com a entrevista.
- Ao final, vocês deverão apresentar a pesquisa para os colegas e o professor.
Para responder
- O entrevistado pode ser considerado um emigrante ou um imigrante? Explique.
- Você descobriu algo novo sobre a história do lugar onde vive com essa atividade? O quê?
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Capítulo 1. A formação da população brasileira
Como você já sabe, a experiência colonial entrelaçou três povos de formações culturais distintas: os indígenas, que habitavam as terras que formariam o Brasil; os europeus, que ocuparam e colonizaram essas terras; e os africanos, trazidos pelos colonizadores como mão de obra escrava. Somos, portanto, uma população mesclada, tanto em termos étnicos como culturais.
Cada um desses povos, no entanto, apresentava, por si só, grande heterogeneidade . “Indígena”, por exemplo, é apenas uma expressão genérica para designar uma grande diversidade de povos, como os Kayapó, os Yanomami e os Bororo.
LEGENDA: Dança kayapó durante feira de troca de sementes na Terra Indígena Kayapó, em 2016. Município de São Félix do Xingu, no estado do Pará. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festividade yanomami na aldeia de Ariabu, em 2017. Município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas. FIM DA LEGENDA.
Os portugueses, por sua vez, também tinham influências diversas, como a dos árabes, que dominaram por séculos a península Ibérica. Na região do Algarve, por exemplo, a influência árabe pode ser observada nas ruínas de antigas fortificações e na arquitetura de construções contemporâneas, como o Mercado de Loulé, em Faro, inaugurado em 1908.
LEGENDA: Mercado de Loulé, na cidade de Faro, capital do Algarve, em Portugal. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
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Essa diversidade era igualmente uma realidade entre os africanos, que podiam pertencer a diferentes troncos linguísticos e étnicos, como o iorubá ou o banto.
LEGENDA: A capoeira tem origem em práticas e tradições banto. Roda de capoeira na ilha de Mar Grande, no município de Vera Cruz, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O candomblé, criado no Brasil, tem suas raízes nas tradições religiosas iorubá. Celebração a Iemanjá no município de Praia Grande, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
Assim, nenhum desses três grupos – portugueses, indígenas e africanos – pode ser considerado homogêneo em sua origem.
Vale lembrar que entre os europeus que vieram para o Brasil no período colonial estavam, além dos portugueses, os franceses e os holandeses, que deixaram suas marcas na história do país.
Mais tarde, quando o Brasil já era um país independente, começaram a chegar outros fluxos populacionais, que se integraram à população brasileira, como veremos a seguir.
- Leia o texto a seguir e, depois, responda às questões.
Ao longo de mais de três séculos, enquanto a própria nação brasileira se formava e tomava corpo, os africanos foram trazidos das mais diferentes partes do continente africano abaixo do Saara [...]. Não se tratava de um povo, mas de uma multiplicidade de etnias, nações, línguas, culturas. [...]
FONTE: Reginaldo Prandi. De africano a afro-brasileiro: etnia, identidade, religião. Revista USP , São Paulo, n. 46, p. 52-65, jun./ago. 2000.
- O que significa “multiplicidade de etnias”?
- De que modo as manifestações culturais retratadas nesta página podem demonstrar a multiplicidade de etnias dos africanos escravizados e trazidos para o Brasil?
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A imigração no Brasil
Muitos deslocamentos de população aconteceram pelo mundo ao longo da história por diversas razões, como necessidade econômica, guerras ou problemas políticos. A história do Brasil também é marcada pelo intenso fluxo de pessoas de diferentes partes do planeta.
Enquanto o Brasil esteve sob o domínio de Portugal, entre os séculos XVI e XIX, a presença de portugueses na colônia era expressiva. Além deles, franceses, holandeses e europeus de diferentes nacionalidades, ligados especialmente ao comércio, também se estabeleceram no país. Nesse mesmo período, cerca de 5 milhões de pessoas do continente africano, provenientes principalmente de Angola, Moçambique, Golfo de Benin (sudoeste da atual Nigéria) e Costa do Marfim, foram escravizadas e trazidas ao Brasil.
Em 1850 foi aprovada a Lei Eusébio de Queirós, que proibia o tráfico de escravizados da África para o Brasil. Com isso, o governo brasileiro passou a incentivar a vinda de imigrantes de diferentes países do mundo para servir de mão de obra, principalmente na agricultura.
Muitos desses imigrantes viviam situações de guerra, desemprego e pobreza em seu país de origem e tinham interesse em emigrar.
Inicialmente, chegaram ao Brasil imigrantes europeus, destinados sobretudo a trabalhar no cultivo do café, que se expandia na época.
LEGENDA: Trabalhadores escravizados em fazenda de café no estado do Rio de Janeiro, em 1882. FIM DA LEGENDA.
- Observe a tabela e responda no caderno às questões.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Chegada de africanos escravizados ao Brasil (1841-1855) |
|
---|---|
Período |
Número aproximado de pessoas |
1841-1845 |
120.900 |
1846-1850 |
257.500 |
1851-1855 |
6.100 |
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estatísticas históricas do Brasil: séries econômicas, demográficas e sociais de 1550 a 1988. Rio de Janeiro: IBGE, 1990. v. 3. p. 60.
- O que explica a queda no número de africanos que chegaram ao Brasil a partir de 1851?
- Após a aprovação da Lei Eusébio de Queirós, o tráfico de africanos escravizados cessou completamente? Explique.
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- Por que o governo brasileiro incentivou a vinda de imigrantes para o Brasil?
- Por que os imigrantes se interessavam em vir para o Brasil?
A entrada de imigrantes no Brasil cresceu após a proibição do tráfico de africanos escravizados, intensificando-se à medida que os movimentos pelo fim do regime escravista ganhavam força no país.
A campanha abolicionista, a pressão internacional pelo fim do tráfico de escravizados e a resistência das pessoas escravizadas (com a formação de quilombos, por exemplo) contribuíram para o fim do regime escravista, que ocorreu em 1888, com a assinatura da Lei Áurea.
A necessidade de substituir a mão de obra escravizada pela mão de obra assalariada incentivou um novo fluxo de imigrantes.
Entre 1884 e 1923, vieram para o Brasil cerca de 3,2 milhões de imigrantes. Para chegar ao país, eles usavam recursos próprios ou eram financiados por seu país de origem, pelos governos federal ou estaduais do Brasil ou, ainda, pelos fazendeiros que necessitavam de mão de obra para a agricultura.
- Analise o gráfico a seguir e depois responda no caderno às questões.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro: IBGE, 2007. p. 226.
Observação: O gráfico apresenta os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil. Fim da observação.
- Quais foram os principais grupos de imigrantes que chegaram ao Brasil?
- Que grupo de imigrantes chegou ao Brasil em maior número?
- Com quais recursos financeiros os imigrantes chegavam ao Brasil?
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Em geral, os imigrantes vinham para o Brasil em navios e desembarcavam no porto de Santos, na cidade de Santos, no estado de São Paulo.
A maioria das pessoas recém-chegadas era conduzida para a capital do estado, São Paulo. Lá elas permaneciam na Hospedaria de Imigrantes até que fossem encaminhadas aos seus novos empregos.
LEGENDA: Chegada de imigrantes europeus ao porto de Santos, na cidade de Santos, no estado de São Paulo, em 1907. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imigrantes na Hospedaria de Imigrantes, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1938. FIM DA LEGENDA.
Na hospedaria, os imigrantes eram acolhidos e podiam dormir, alimentar-se e receber tratamento médico e odontológico, além de obter auxílio para se integrar ao país.
Criada em 1887 para receber os estrangeiros, a hospedaria, nos anos 1930, passou a acolher também migrantes vindos de outros estados do Brasil, especialmente do nordeste.
Em 1978, a hospedaria recebeu o último grupo de imigrantes e, em 1998, foi transformada no Museu da Imigração, que preserva um pouco da história da imigração no Brasil.
- Qual era a função da Hospedaria de Imigrantes?
- Quais benefícios os imigrantes tinham na hospedaria?
- A hospedaria recebia somente imigrantes estrangeiros? Explique.
- Qual é o uso atual do prédio onde funcionava a Hospedaria de Imigrantes?
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Um grande número de imigrantes teve como destino as fazendas de café no interior dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Eles eram contratados pelos fazendeiros como empregados, recebiam um pequeno salário e a permissão de cultivar alimentos nas terras. No entanto, esses imigrantes tiveram dificuldade para permanecer nas fazendas: nem sempre eles recebiam corretamente o pagamento combinado e eram submetidos a desgastantes jornadas de trabalho.
Em busca de melhores condições de vida e de trabalho, muitos trabalhadores deixaram o campo para se estabelecer nas cidades. Os destinos mais frequentes eram o Rio de Janeiro e São Paulo, cidades que ofereciam mais oportunidades de emprego na indústria e no comércio.
Desse modo, o fluxo de trabalhadores das áreas rurais para as urbanas contribuiu para o crescimento das cidades e para a industrialização, fornecendo mão de obra para as fábricas.
Houve também um número significativo de imigrantes cujo destino foi o sul do Brasil. A esses imigrantes oferecia-se a oportunidade de obterem um lote de terra doado pelo governo brasileiro e de se tornarem pequenos agricultores. Eles também enfrentaram dificuldades para se manter nas terras e viver da produção agrícola em razão dos altos impostos cobrados pelo governo e da concorrência com grandes agricultores.
LEGENDA: Trabalhadores em fazenda de café, em 1850. FIM DA LEGENDA.
- Quais foram os destinos dos imigrantes que chegaram ao Brasil?
- Quais atividades eles realizavam nesses locais?
- Por que muitos imigrantes se deslocaram do campo para as cidades?
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Para ler e escrever melhor
A partir de meados dos anos 1800, numerosos imigrantes europeus estabeleceram-se em colônias criadas no sul do país pelo governo e por particulares. O objetivo econômico desses imigrantes era praticar a agricultura de base familiar. Quais eram as semelhanças e as diferenças entre as condições de vida e de trabalho deles e as dos imigrantes nas lavouras de café? Nas informações textuais e visuais a seguir, você pode encontrar elementos para elaborar um texto comparativo.
As colônias de imigrantes
Texto 1
A imigração europeia para o estado do Rio Grande do Sul no século XIX caracteriza-se pela posse da pequena propriedade de áreas ainda não colonizadas.
Os imigrantes dirigiram-se para essas regiões […] com a missão de transformar economicamente e culturalmente as áreas ocupadas. […] Diferentemente do processo do Sudeste do país, esses fluxos imigratórios não estão ligados à substituição de mão de obra escrava. […]
Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX [...] caracterizam uma trajetória de transformação cultural das localidades envolvidas neles. A incorporação de novos hábitos alimentares, de diferentes idiomas, de uma estética específica, de religiosidades distintas, corresponde às múltiplas faces dessa trajetória. Uma nova identidade foi constituída para a população local através dessa experiência [...].
FONTE: Cristine Fortes Lia e Roberto Radünz. Os processos imigratórios dos séculos XIX e XX: diálogos entre o saber acadêmico e a Educação Básica. Educar em Revista, Curitiba, n. 61, p. 258 e 260, jul./set. 2016.
LEGENDA: Família italiana na colônia Dona Isabel, onde hoje se localiza o município de Bento Gonçalves, no estado do Rio Grande do Sul. Fotografia de cerca de 1920. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Família de colonos alemães no sul do Brasil, no final do século XIX. FIM DA LEGENDA.
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Texto 2
As áreas do Rio Grande do Sul qualificadas no texto 1 como “não colonizadas” eram habitadas por povos indígenas de origem Guarani e Jê (como Xokleng e Kaingang). Alguns desses povos resistiram à ocupação de suas terras pelos não indígenas desde os anos 1800. É o caso de alguns grupos da etnia Kaingang, que promoveram guerras para preservar suas terras. Atualmente, muitos vivem em Terras Indígenas (TIs), mas enfrentam dificuldades para garantir o sustento da comunidade.
LEGENDA: Cacique Kaingang (à esquerda) retratado em área de colonização no Rio Grande do Sul, nos anos 1920. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jovens Kaingang do grupo de dança da Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Toldo Campinas, no município de Redentora, no estado do Rio Grande do Sul, em 2014. FIM DA LEGENDA.
Analise
- De acordo com o texto 2, as terras oferecidas aos colonos eram desabitadas? Explique sua resposta.
- Qual era a missão atribuída aos colonos, de acordo com o texto 1?
Organize
- Monte no caderno um quadro com duas colunas, como o do modelo abaixo. Depois, organize nele as características listadas a seguir.
pequena propriedade - grande propriedade
agricultura voltada à exportação - agricultura familiar
Quadro: equivalente textual a seguir.
Núcleos coloniais no sul |
Lavoura cafeeira no sudeste |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
Escreva
- Elabore um pequeno texto apresentando as semelhanças e as diferenças entre as condições de vida e de trabalho dos imigrantes nas lavouras de café no sudeste e nas colônias estabelecidas no sul do Brasil a partir de meados dos anos 1800.
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A produção de café e a industrialização
No início dos anos 1900, o café era o principal produto de exportação do Brasil e a base da economia nacional. Nesse período, a produção cafeeira empregava numerosa mão de obra e movia outros setores da economia, como o industrial e o comercial.
LEGENDA: As ferrovias construídas durante a expansão da economia cafeeira eram usadas para o transporte de café das áreas produtoras até os portos. Município de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, em 1930. FIM DA LEGENDA.
A infraestrutura criada no país durante a expansão da economia cafeeira, que incluía ferrovias, portos, bancos, casas de exportação e rede de energia elétrica, acabou favorecendo também o desenvolvimento da indústria e das cidades.
O desenvolvimento industrial gerou maior oferta de empregos e atraiu muitos imigrantes para as cidades, especialmente para os municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Eles vinham do campo ou diretamente de países do exterior. Os imigrantes compunham a maior parte dos operários das fábricas no início dos anos 1900.
Nas cidades, somavam-se aos imigrantes grande número de escravizados libertos e seus descendentes, que também migraram para as cidades após a abolição da escravidão. Os ex-escravizados tiveram mais dificuldade do que os imigrantes para encontrar emprego e se integrar à sociedade, sendo segregados em áreas de cortiços ou em favelas.
LEGENDA: Operários em frente de fábrica na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1906. FIM DA LEGENDA.
- Quem eram os trabalhadores das fábricas no início da industrialização?
- Como era a situação dos escravizados libertos nas cidades?
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O crescimento das cidades
Até os primeiros anos de 1900, as cidades brasileiras cresciam em ritmo lento e a maioria das pessoas vivia no campo.
A partir desse período, o deslocamento de pessoas vindas do campo e a chegada de imigrantes provocaram o crescimento da população, fornecendo mão de obra para as fábricas e impulsionando o comércio e a prestação de serviços. O trabalho remunerado criou um mercado consumidor, isto é, um mercado de compradores, para os artigos que eram produzidos nas fábricas.
Com isso, as cidades cresceram e as rápidas transformações sociais criaram a necessidade de melhorias urbanas, como a ampliação de ruas e avenidas, a instalação de bondes elétricos e da rede de esgoto e a canalização de água.
LEGENDA: Cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1892. FIM DA LEGENDA.
- Observe as imagens e responda à questão.
LEGENDA: Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1905. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o crescimento das cidades ainda é um processo atual?
Algumas melhorias urbanas tiveram um custo social alto, prejudicando principalmente as pessoas mais pobres, que perderam suas moradias. Foi o que ocorreu no Rio de Janeiro, a capital do país.
No início do século XX, a cidade era foco de uma variedade de doenças, como a disenteria, a difteria e a peste bubônica. Para controlar a propagação dessas doenças e melhorar o transporte na cidade, o prefeito Pereira Passos planejou uma reforma urbana radical, que ficaria conhecida como “bota abaixo”.
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Nessa reforma, iniciada em 1903, inúmeros prédios e casas foram demolidos para a instalação de redes de esgoto e a construção de avenidas, jardins e praças.
A reforma de Pereira Passos atingiu principalmente as pessoas mais pobres, que foram expulsas da área central da cidade e empurradas para as áreas periféricas ou para as encostas dos morros. Nessas áreas, formaram-se inúmeras favelas, nas quais quase não existia infraestrutura, como rede de esgoto, água encanada, luz elétrica e transporte.
LEGENDA: Instalação de rede de esgoto e alargamento de rua na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1906. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Favela no Morro do Pinto, uma das primeiras a se formar nas encostas dos morros na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 1912. FIM DA LEGENDA.
- Por que o prefeito Pereira Passos iniciou uma reforma urbana radical na cidade do Rio de Janeiro, em 1903?
- Por que essa reforma ficou conhecida como “bota abaixo”?
- Um dos principais objetivos da reforma urbana do Rio de Janeiro era melhorar as condições de saúde da população. Em sua opinião, as pessoas mais pobres foram beneficiadas nesse sentido pela reforma? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
A especialização dos espaços urbanos
O crescimento urbano e a instalação de indústrias diversificaram os espaços da cidade, tornando alguns bairros predominantemente residenciais, comerciais ou industriais.
Os bairros com grande concentração de prédios e casas são chamados bairros residenciais. Os bairros que apresentam diversas lojas, escritórios, consultórios médicos e dentários, restaurantes e mercados são chamados bairros comerciais. Os bairros que concentram muitas indústrias são chamados bairros industriais.
Em diferentes cidades brasileiras, diversos bairros cresceram estimulados pela instalação de indústrias, como o bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, o bairro São José, no Recife, e o bairro do Brás, em São Paulo.
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- Observe as imagens do bairro do Brás, na cidade de São Paulo, e responda no caderno às questões.
LEGENDA: Vista do bairro do Brás, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1925. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista do bairro do Brás, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Qual era a principal atividade humana no bairro do Brás, em 1925?
- Qual é a principal atividade humana no bairro do Brás atualmente?
- De acordo com as imagens, no passado o bairro do Brás era residencial, comercial ou industrial? Como você sabe disso?
- Atualmente, o bairro do Brás é residencial, comercial ou industrial? Como você sabe disso?
Nos bairros industriais, alguns proprietários de fábricas optaram por construir moradias para os operários, que ficaram conhecidas como vilas operárias.
Diferentemente do que ocorria nos cortiços, nas vilas operárias cada família tinha banheiro próprio. Por isso, essas moradias eram consideradas “casas higiênicas”.
A partir de 1920, os proprietários das fábricas deixaram de construir as vilas operárias, e as moradias foram vendidas para os trabalhadores. Algumas vilas operárias existem até hoje, como é o caso da Vila Maria Zélia, inaugurada em 1917 para abrigar os operários de uma indústria têxtil.
LEGENDA: Vista da Vila Maria Zélia, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1920. FIM DA LEGENDA.
- O que eram as vilas operárias?
- Qual era a vantagem das vilas operárias em relação aos cortiços?
- Cite dois problemas das vilas operárias.
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As migrações internas
O deslocamento de pessoas que deixam um lugar para viver em outro, no mesmo país de origem, é chamado migração interna. No Brasil, entre as décadas de 1920 e 1970, muitas pessoas deixaram a terra natal e migraram para outras regiões do país. Os períodos prolongados de seca no Nordeste geraram escassez de água, dificuldade de cultivar a terra, desemprego e situações de fome e miséria, levando várias famílias a migrar em busca de condições de sobrevivência.
Especialmente entre os anos 1930 e 1960, esse fluxo migratório ocorreu em direção às regiões Sul e Sudeste, onde havia oferta de trabalho em construções, indústrias, fazendas e outros setores.
Um grande número de pessoas que migraram saiu de áreas rurais com destino a áreas urbanas. Esse tipo de fluxo migratório do campo para a cidade é chamado êxodo rural.
Nesse período de intensos deslocamentos populacionais, a população urbana do Brasil se tornou maior do que a população rural.
20. Observe os gráficos a seguir e responda às questões.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2002.
FONTE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Nos gráficos, o que a cor laranja representa? E a cor azul?
- Em 1940, de cada 100 habitantes, quantos viviam no campo?
E em 2015?
- De acordo com os gráficos, o que aconteceu com as pessoas que viviam no campo entre 1940 e 2015?
- Muitas pessoas deixaram o campo e foram para as cidades em busca de melhores condições de vida. Em sua opinião, a vida delas melhorou na cidade? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
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A partir dos anos 1960, as regiões Centro-Oeste e Norte começaram a receber um fluxo maior de pessoas vindas de outras regiões brasileiras, em decorrência da construção de Brasília e da criação da Zona Franca de Manaus, uma importante área industrial no município de Manaus, no estado do Amazonas. O avanço da agricultura e da pecuária nessas regiões também estimulou a migração de pessoas.
LEGENDA: Indústrias da Zona Franca de Manaus, no município de Manaus, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, a migração interna diminuiu bastante e percebe-se um movimento de retorno dos migrantes para os lugares em que nasceram, chamado de migração de retorno.
- Observe o mapa a seguir e responda no caderno às questões.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Moderno atlas geográfico. 6ª ed. São Paulo: Moderna, 2016.
Observação: O mapa utiliza os dados estatísticos do Censo Demográfico 2010. Fim da nota. Fim da observação.
- De qual região se originou o maior número de migrantes?
- Para qual região a maioria desses migrantes se dirigiu?
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Capítulo 2. Diversidade cultural brasileira
A cultura brasileira foi formada por uma diversidade de povos e etnias, mesclando distintos costumes e tradições. Muitos elementos culturais herdados dos diferentes grupos que compõem a sociedade são compartilhados pela população. Há, também, as culturas regionais, que apresentam muitas diferenças e podem ser observadas em danças, festas, comidas e até mesmo em expressões verbais. É importante considerar ainda que ocorreram muitas trocas culturais entre as regiões do país.
Essas trocas foram favorecidas pela intensificação das migrações internas a partir dos anos 1920. Os deslocamentos populacionais contribuíram para aproximar pessoas com origens e histórias muito distintas. Como se observa atualmente, pessoas vindas das diferentes regiões do Brasil circulam e convivem no dia a dia nas grandes cidades.
- Observe a pintura a seguir e depois responda no caderno às questões.
LEGENDA: Tarsila do Amaral. Operários, 1933. Óleo sobre tela, 150 cm × 205 cm. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o que a artista pretendeu representar na obra de arte?
- Quais grupos que formaram a população brasileira foram representados pela artista?
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Foi também a partir dos anos 1920 que a divulgação de cultura e informação começou a ser facilitada pelas inovações tecnológicas nos meios de comunicação. Elas possibilitaram, sucessivamente, a popularização do rádio, da TV e dos aparelhos digitais, como o computador e o celular.
Hoje, aplicativos e redes virtuais permitem conhecer diferentes culturas de lugares distantes. Nem todos, porém, têm acesso aos meios digitais. A exclusão digital ainda é uma realidade para os segmentos menos favorecidos da sociedade e acentua as desigualdades econômicas, sociais e culturais.
Por isso, é importante contar com diferentes formas de conhecer outros costumes, pessoas e histórias, como os centros culturais e os espaços de convivência.
LEGENDA: Estudante assiste a um espetáculo de dança regional pelo computador. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Quadrilha de bonecos na festa de São João no Centro de Tradições Nordestinas, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.
- De que maneiras podemos conhecer a diversidade cultural do Brasil?
- Reúna-se com alguns colegas para produzir um álbum sobre a riqueza cultural de um estado ou de uma região do Brasil. Para isso, sigam estes passos:
- Escolham um estado ou uma região do Brasil para investigar sobre seus costumes e suas tradições populares.
- Pesquisem em livros, jornais, revistas ou sites quais são as características culturais mais representativas do local escolhido. Selecionem músicas, danças, influências no idioma, alimentos típicos, festas ou histórias populares.
- Reúnam imagens, textos e outros materiais referentes a essas características e produzam um álbum sobre as tradições e os costumes estudados.
- Apresentem o álbum para a turma e discutam com os colegas e o professor as semelhanças e as diferenças entre as tradições e os costumes do local estudado e do lugar onde vocês vivem.
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As características da cultura nacional
Todos os povos que formaram a população brasileira contribuíram também para a construção da cultura nacional.
Algumas lendas do folclore, a cerâmica, o preparo de alimentos com milho e mandioca são exemplos da influência indígena na cultura brasileira.
Entre as muitas contribuições dos diversos povos africanos que vieram para o Brasil, destacam-se a música, a religiosidade e a culinária. O samba, o candomblé e o uso do azeite de dendê são alguns exemplos da influência dos povos africanos na cultura brasileira.
Entre os imigrantes, os portugueses, por exemplo, introduziram a festa junina e o carnaval. Deles também herdamos a língua portuguesa falada no Brasil.
LEGENDA: O costume de tomar banhos diariamente foi herdado dos povos indígenas. Na imagem, crianças da etnia Xavante, na Terra Indígena Sangradouro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festa junina, celebração de raízes portuguesas. Na imagem, os Bonecões da Mantiqueira dançam quadrilha durante o festejo no município de Pirapora do Bom Jesus, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Samba do Veio, manifestação cultural de matriz africana preservada pela comunidade de moradores da ilha do Massangano, no município de Petrolina, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Em grupo, pesquisem a origem de uma manifestação cultural própria do lugar onde vocês vivem, enfatizando as influências culturais que ela recebeu. Investiguem os itens a seguir:
- Nome da manifestação;
- Como ela é realizada;
- Onde ela costuma ser realizada;
- Em que época do ano ela acontece;
- Quais são as influências culturais que ela recebeu.
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As línguas do Brasil
A língua mais falada no Brasil é o português, mas contabilizam-se mais de 250 línguas faladas por povos indígenas de diferentes etnias. No início da colonização, eram cerca de 340 as línguas indígenas faladas no território que atualmente chamamos de Brasil.
A necessidade de comunicação cotidiana fez com que os colonizadores aprendessem algumas línguas indígenas. Nos primeiros duzentos anos de colonização, foi adotada a língua geral paulista, variação da língua tupi entendida e falada por portugueses e indígenas ao longo de toda a costa brasileira.
No Maranhão, no Pará e no Vale Amazônico, era falada a língua geral amazônica ou nheengatu, e na região oeste do atual Paraná e nas margens do rio Uruguai, era falado o guarani.
LEGENDA: Livro Catecismo da doutrina cristã, escrito em língua geral indígena e composto pelo padre Luis Vincencio Mamiani, 1698. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Benedito Calixto. Anchieta e Nóbrega na cabana de Pindobuçu, 1920. Óleo sobre tela, 42,5 cm × 65,8 cm. Nessa obra, o autor representou a catequese dos indígenas pelos missionários jesuítas. FIM DA LEGENDA.
A principal razão da ampla difusão das línguas gerais foi a facilidade que isso dava aos religiosos para catequizar os indígenas.
Convém ainda lembrar que, entre as línguas de origem europeia faladas na colônia, o português era a predominante, mas havia também o espanhol, o francês e o holandês.
- A língua portuguesa foi a única falada durante a colonização?
- O que eram as línguas gerais?
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- O que determinou que o uso das línguas gerais indígenas perdurasse por tanto tempo no período colonial?
No século XVIII, o governo de Portugal, querendo administrar de modo mais presente a colônia, resolveu investir na disseminação da língua portuguesa, impondo o uso dessa língua nas escolas, em documentos e locais públicos.
No norte do Brasil, onde prevalecia o nheengatu, houve maior resistência à adoção do português.
- Quando e por que os colonizadores decidiram impor a língua portuguesa como idioma preferencial?
- Como os colonizadores fizeram para impor a língua portuguesa como idioma preferencial?
As línguas indígenas foram amplamente adotadas pelos portugueses, como vimos, mas isso não aconteceu com as línguas africanas.
Foram vários os grupos africanos trazidos para o Brasil, e eles falavam línguas diversas. Para evitar que se unissem contra os senhores, os colonos europeus procuravam não concentrar as pessoas escravizadas da mesma origem em um só local, o que contribuiu para dispersar a cultura linguística dos africanos.
Os quilombos, por exemplo, que eram abrigos construídos por escravizados fugidos, foram locais de preservação e prática de várias línguas africanas.
Apesar dessa reação dos portugueses, muitas palavras das línguas africanas foram incorporadas à língua portuguesa falada no Brasil.
- A política dos colonizadores com relação às línguas africanas foi a mesma adotada para as línguas indígenas?
- Como os quilombos ajudaram na preservação das línguas africanas?
- Monte no caderno um quadro como o do modelo a seguir. Para preenchê-lo, faça uma pesquisa em livros ou sites e selecione cinco palavras da língua portuguesa de origem indígena e cinco de origem africana.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Palavras de origem indígena |
Palavras de origem africana |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
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A música brasileira
A música brasileira também recebeu a influência de diversas culturas.
Os instrumentos musicais feitos pelos povos indígenas, como a flauta, o tambor e o chocalho, foram incorporados à música nacional.
Os povos africanos que foram trazidos para o Brasil como escravizados se reuniam em rodas para cantar e dançar nos chamados batuques, realizados ao som de diversos instrumentos de percussão, como atabaque e djembê, e acompanhados de cantos e palmas.
O uso de instrumentos de percussão para a execução de ritmos musicais foi uma das principais contribuições dos povos africanos para a música brasileira.
LEGENDA: Ritual com flautas do povo Enawenê-Nawê. Terra Indígena Enawenê-Nawê, no estado de Mato Grosso. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Cite uma contribuição de povos indígenas e uma contribuição de povos africanos para a música brasileira.
- Como eram realizados os batuques africanos?
Do lundu ao samba
O lundu também foi trazido pelos povos africanos para o Brasil durante o período colonial. Essa dança, originária das terras africanas que hoje são território de Angola e do Congo, era feita em roda ao som de tambores.
Com o passar do tempo, o lundu foi sendo incorporado e praticado por toda a sociedade e deu origem ao atual samba.
LEGENDA: O atabaque é um tipo de tambor. FIM DA LEGENDA.
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Nessa trajetória, a dança do lundu ganhou versões distintas. Na versão mais usual, um casal fica no meio da roda e dança com movimentos de quadril e batidas de pés. Os instrumentos musicais utilizados para tocar o lundu são o atabaque, o agogô, a marimba, o pandeiro, o triângulo e a cuíca.
LEGENDA: Augusto Earle. Negros dançando o fandango no Campo de Santana, Rio de Janeiro, 1822. Aquarela, 21 cm × 34 cm. O pintor inglês viajou pelo Brasil entre 1820 e 1824. Na cena retratada, pode-se observar um movimento comum a muitas danças de matriz africana, a umbigada. Esse movimento é executado, por exemplo, no lundu e no tambor de crioula. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a origem do lundu?
- Quais instrumentos são usados para tocar o lundu?
- Observe a imagem e responda à questão.
LEGENDA: Tambor de crioula no município de Alcântara, no estado do Maranhão, em 2014. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as semelhanças entre as manifestações culturais representadas nesta página? E quais são as diferenças?
O maxixe é considerado um dos primeiros ritmos brasileiros. Ele foi criado há cerca de 150 anos e mistura o lundu com a mazurca e a polca, que são danças de origem europeia.
O choro ou chorinho é outro ritmo musical brasileiro. Ele surgiu há cerca de 120 anos e tem influências dos ritmos da polca e da valsa, de origem europeia. Na execução desses gêneros musicais, o principal instrumento é o piano. Muitos choros eram executados nas ruas, e, por isso, o piano acabou sendo substituído pelo violão, pelo cavaquinho e pela flauta.
Entre os grandes nomes da música brasileira que compunham e tocavam choro estão Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Pixinguinha.
LEGENDA: Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a se tornar maestrina no Brasil. Compôs a canção Ó abre alas, em 1889, que faz sucesso no carnaval até hoje. FIM DA LEGENDA.
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- Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Grupo de choro no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 1916. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o gênero musical tocado pelo grupo que aparece na imagem?
- Em sua opinião, por que há apenas homens no grupo?
A mistura de diversos ritmos africanos e europeus deu origem ao samba, que também é um ritmo considerado brasileiro. Ele surgiu no início dos anos 1900, na cidade do Rio de Janeiro, e tem muitas variações.
Os instrumentos musicais mais utilizados para executar o samba são o tamborim, o violão, o cavaquinho, o pandeiro, o agogô, a cuíca, o surdo e as caixas.
Alguns dos principais artistas brasileiros do samba são Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola e Martinho da Vila.
LEGENDA: Os sambistas Nelson Cavaquinho e Cartola, no Colégio Equipe, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1977. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Violão. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Agogô. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cavaquinho. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Surdo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pandeiro. FIM DA LEGENDA.
- Você já ouviu ou tocou algum dos instrumentos musicais apresentados nas imagens acima? Se sim, conte para os colegas como foi sua experiência.
- Em dupla, pesquisem na internet a letra de uma canção de samba e anotem-na no caderno. Depois, apresentem-na para os colegas e o professor e expliquem por que vocês a selecionaram.
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As festas populares
As festas populares são uma forma de expressão da cultura brasileira e revelam a influência de outros povos. A festa junina e o carnaval, por exemplo, são comemorações trazidas pelos portugueses.
No Brasil, há várias festas populares, mas a principal é o carnaval, que ocorre no mês de fevereiro ou março. Durante os dias de festejo, as pessoas podem cantar, dançar e usar fantasias em escolas de samba ou blocos de rua.
O carnaval é festejado em todo o Brasil, mas varia de um lugar para outro. No Rio de Janeiro e em São Paulo, as escolas de samba organizam desfiles luxuosos com fantasias e carros alegóricos. Em Pernambuco, milhares de pessoas saem às ruas para dançar ao som do frevo, um ritmo típico do estado. Na Bahia, são muito populares os trios elétricos, em que músicos cantam sobre caminhões equipados com aparelhos de som.
LEGENDA: Desfile de escola de samba na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, no carnaval de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Grupo de maracatu no carnaval de 2020 no Recife, no estado de Pernambuco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Afoxé feminino Filhas de Gandhy em evento pré-carnavalesco na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Você já participou de alguma festa popular? Se sim, conte aos colegas e ao professor como foi essa experiência e o que você sabe sobre a origem dessa festa.
- Utilize as informações a seguir para escrever no caderno dois pequenos textos descrevendo:
- o carnaval;
- a festa junina.
- Ocorre no mês de junho.
- Ocorre no mês de fevereiro ou março.
- As pessoas podem cantar, dançar e usar fantasias.
- As pessoas vestem roupas de tecido de chita e usam chapéus de palha.
- As pessoas desfilam em escolas de samba ou blocos de rua.
- As pessoas dançam quadrilha.
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Também é muito difundida no Brasil a festa do bumba meu boi. Essa festa tem origem na história de Catirina e Francisco, uma narrativa da tradição oral nordestina que mistura elementos das culturas indígena, africana e portuguesa.
Apesar de a festa do bumba meu boi ser celebrada em todo o país, cada lugar a festeja de maneira diferente.
No Maranhão, essa festa tem três estilos diferentes: o boi de matraca, o de orquestra e o de zabumba, que se diferenciam pelo ritmo e pelos instrumentos musicais. No Piauí e no Ceará, a festa é chamada boi de reis, enquanto no Rio de Janeiro é chamada folguedo do boi.
No estado do Amazonas, essa festa recebe o nome de boi-bumbá. O festival de Parintins é a maior festa do boi-bumbá do Brasil, na qual competem pela preferência do público dois bois, o Garantido e o Caprichoso.
LEGENDA: Boi Garantido (à esquerda) e Boi Caprichoso (à direita) no Festival Folclórico de Parintins, na cidade de Parintins, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Preparação de indumentárias no barracão do tradicional grupo Boi da Floresta, fundado em 1972 na cidade de São Luís, no estado do Maranhão. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o personagem principal da festa do bumba meu boi?
- Em sua opinião, por que existem festas do bumba meu boi tão diferentes em todo o país?
- Pesquise em livros ou sites a história de Catirina e Francisco. Em seguida, faça uma história em quadrinhos sobre ela e apresente para os colegas e o professor.
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Culinária brasileira
Assim como outros elementos da cultura brasileira, a culinária também tem influência de diferentes povos: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. Alguns pratos típicos consumidos no Brasil têm traços dessas diversas culturas. Outros são preparados com ingredientes próprios das diferentes regiões do país, como frutos, sementes, raízes e peixes. Conheça alguns deles.
Pato no tucupi
O pato no tucupi é um prato típico muito consumido no estado do Pará, na região Norte do Brasil. Seus principais ingredientes são carne de pato assada; jambu, uma erva da região amazônica; e o tucupi, um caldo obtido da mandioca-brava, de origem indígena. O pato no tucupi é servido com arroz branco e farinha de mandioca.
LEGENDA: A mandioca-brava possui substâncias tóxicas. Para a preparação do tucupi, o caldo da mandioca deve ser fervido por bastante tempo para eliminar essas substâncias. FIM DA LEGENDA.
Acarajé
O acarajé é um prato típico do estado da Bahia, na região Nordeste do Brasil. Ele é um bolinho feito de massa de feijão-fradinho frito no azeite de dendê, ingrediente comum da culinária africana. Depois de frito, o acarajé pode ser cortado ao meio e recheado. Entre os principais recheios estão: caruru, vatapá, camarão e salada de tomates cortados em cubos.
LEGENDA: O caruru, um dos recheios do acarajé, é um cozido de quiabo, camarão e azeite de dendê. Outro recheio, o vatapá, é preparado com pão amolecido, camarão e azeite de dendê. FIM DA LEGENDA.
- Observe esta imagem e depois responda à questão.
LEGENDA: Preparação de akará em uma residência em Lagos, na Nigéria. O akará é um bolinho feito de feijão-fradinho frito no azeite de dendê. Fotografia de 2016. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as semelhanças entre o alimento mostrado na fotografia e o acarajé?
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- O tacacá e o baião de dois também são pratos típicos da culinária brasileira. Pesquise em livros e sites os principais ingredientes desses pratos e as regiões do Brasil em que eles são mais consumidos. Registre no caderno os dados que levantou.
- Em classe, troque informações com um colega para verificar se fizeram descobertas semelhantes.
Feijoada
A feijoada é um prato consumido em muitos lugares do Brasil em diferentes versões. A receita mais popular no estado do Rio de Janeiro, na região Sudeste, consiste na mistura de feijão-preto cozido com pedaços de carne de porco, como rabo, orelhas, pés e costelas, além de linguiça e carne-seca.
Antigamente, o consumo de carne não era tão comum; assim, na maioria das vezes, cozinhavam-se vários ingredientes em uma mesma panela para evitar o desperdício de alimentos.
LEGENDA: A feijoada costuma ser servida com arroz branco, couve, torresmo, farofa e laranja. FIM DA LEGENDA.
Feijão-tropeiro
O feijão-tropeiro é um prato típico do estado de Minas Gerais, na região Sudeste do Brasil. Os ingredientes desse prato são feijão (carioquinha ou vermelho), farinha de mandioca, linguiça ou carne de porco, toucinho e ovos. O prato leva esse nome porque era consumido tradicionalmente pelos tropeiros, comerciantes que viajavam em tropas de mulas pelo Brasil e que se alimentavam basicamente de carne-seca, torresmo e farinha durante as longas viagens pelo país.
LEGENDA: O feijão-tropeiro tradicional leva alimentos secos, que resistiam às longas viagens dos tropeiros pelo Brasil. FIM DA LEGENDA.
- Qual ingrediente é comum aos dois pratos apresentados acima?
- Você costuma consumir esse ingrediente nas refeições do dia a dia? Com qual acompanhamento você costuma consumi-lo?
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Caldo de piranha
O caldo de piranha é um prato típico muito consumido no estado de Mato Grosso, na região Centro-Oeste. A piranha é um peixe muito comum nos rios da região. O caldo é feito misturando a carne desse peixe com ingredientes como pimentão, cebola, sal, folhas de louro, manjericão e pimenta.
LEGENDA: Caldo de piranha. No estado de Mato Grosso e em outros estados da região Centro-Oeste é comum o consumo de peixes, como o pintado, o pacu e a piranha. FIM DA LEGENDA.
Churrasco
O churrasco é um prato típico do estado do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. Antigamente, a carne era assada em espetos fincados em um buraco no chão. Até hoje algumas famílias e restaurantes reproduzem essa técnica de churrasco, chamada “fogo de chão”.
A técnica mais usada atualmente em diversos lugares do Brasil é assar as carnes em grelhas ou espetos no fogo do carvão vegetal. As carnes são temperadas com sal grosso e acompanhadas de arroz, farofa e saladas.
LEGENDA: No modo tradicional de preparar o churrasco, as cinzas são utilizadas para “temperar” a carne, dando-lhe um sabor peculiar. FIM DA LEGENDA.
- Em relação aos alimentos consumidos no lugar onde você vive, responda às questões.
- Quais são os alimentos mais consumidos?
- Há algum alimento que você nunca provou? Qual?
- Escolha um prato típico de sua região e faça uma pesquisa sobre os ingredientes e a forma de prepará-lo. Depois, converse sobre ele com os colegas e o professor.
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A hora da sobremesa
O costume de comer doces depois das refeições foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Para adoçar os doces portugueses, usava-se mel, que depois, aqui no Brasil, foi substituído pelo açúcar feito de cana-de-açúcar. No passado, o açúcar era muito utilizado para conservar alimentos; por exemplo, para conservar as frutas por mais tempo, elas eram cozidas com açúcar, resultando em compotas e geleias. Conheça alguns doces típicos brasileiros.
LEGENDA: A cuca é um bolo comum na região Sul do Brasil. A origem dessa receita é alemã. A massa pode receber cobertura de farofa doce e frutas, como banana, maçã e abacaxi. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A rapadura é muito consumida na região Nordeste do Brasil. Trata-se de um doce bem duro, obtido do caldo da cana-de-açúcar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A pamonha é conhecida em todo o Brasil, especialmente no estado de Goiás, na região Centro-Oeste. Sua origem é indígena, mas a receita foi adaptada pelos portugueses e africanos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A goiabada é uma sobremesa muito popular no Brasil, produzida tradicionalmente no estado de Minas Gerais, na região Sudeste. Essa sobremesa é originária de Portugal e foi criada substituindo o marmelo pela goiaba. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O doce de cupuaçu é uma sobremesa tradicional da região Norte. Fruto de uma árvore nativa da Amazônia, o cupuaçu também é usado no preparo de sucos, sorvetes e bombons, entre outras iguarias. FIM DA LEGENDA.
- Como se adoçavam os alimentos antes da utilização do açúcar feito de cana-de-açúcar?
- No passado, para que o açúcar era utilizado, além de adoçar?
- Você conhece outros frutos típicos do Brasil utilizados na preparação de sobremesas? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
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Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler mostra uma sequência de fatos sobre a história de um alimento.
A história da pizza
Cerca de 6 mil anos atrás, o que conhecemos hoje como pizza era apenas uma fina massa feita com farinha de trigo e água. Essa massa era consumida pelos hebreus e egípcios e era chamada piscea, de onde veio o nome pizza.
Quase mil anos atrás, a piscea chegou à Itália, onde passou a ser preparada com queijo e temperos. Os italianos a comiam dobrada ao meio, como um sanduíche.
Cerca de 500 anos atrás, os italianos acrescentaram tomate à receita da piscea, que ficou mais parecida com a pizza que conhecemos hoje.
Atualmente, diversos ingredientes podem compor a receita da pizza. É possível saborear pizza de carne-seca, de frango, de hortaliças, de frutas e até de sorvete.
LEGENDA: A pizza margherita, feita com tomates, queijo e manjericão, é considerada a pizza mais tradicional na Itália. FIM DA LEGENDA.
Analise
- O texto conta a história de qual alimento?
- Quais expressões do texto indicam a passagem do tempo?
Organize
- Monte no caderno um quadro como o do modelo a seguir e depois complete-o com os marcos temporais e os fatos referentes à história da pizza, na sequência em que ocorreram.
A história da pizza
Quadro: equivalente textual a seguir.
Marco temporal |
Fato |
---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
181
Invenção da massa conhecida como piscea.
6 mil anos atrás
500 anos atrás
Atualmente
Acréscimo de tomate à receita da piscea.
Diversos ingredientes passam a compor a receita da pizza.
Acréscimo de queijo e temperos à piscea.
Mil anos atrás
Escreva
- Elabore um texto contando a história da feijoada. Siga estas orientações:
- Pesquise como a feijoada é preparada, atualmente, no lugar onde você mora.
- Monte no
caderno
um quadro como o do
modelo
abaixo e complete-o com as informações obtidas por meio da pesquisa.
A história da feijoada
Quadro: equivalente textual a seguir.
No início
A feijoada era um cozido de carnes e legumes.
Com o tempo
O feijão foi incorporado ao cozido de carnes e legumes.
Atualmente
_____
c) Construa o texto com base nas informações do esquema.
- Procure utilizar outras expressões que indiquem a passagem do tempo, por exemplo: inicialmente, antigamente, ao longo do tempo, nos dias atuais, hoje etc. Lembre-se de dar um título ao texto.
182
Diversidade e identidade
A riqueza cultural de cada povo inclui os costumes e hábitos transmitidos de geração em geração e aqueles adquiridos dos grupos com os quais teve contato ao longo do tempo. No caso do Brasil, como vimos, temos hábitos das populações indígenas originárias, dos portugueses, africanos, italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros.
Em meio a toda essa diversidade cultural, de que maneira migrantes de origens e etnias tão distintas preservam as tradições e os costumes que lhes conferem identidade?
Como veremos a seguir, nos processos de migração, as pessoas se adaptam a novos costumes, mas também promovem trocas, encontros e transformações, buscando manter a sua identidade cultural. Essas transformações podem ser notadas em espaços sociais e culturais, nos costumes e nas festas, em diferentes locais do Brasil.
No estado de São Paulo, por exemplo, podemos observar um exemplo na região conhecida como ABCD Paulista, que congrega quatro municípios: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema. Mais de 20% da população do ABCD é formada por pessoas de origem nordestina, pois, entre os anos 1930 e 1960, foi grande o fluxo de migrantes que deixaram a região Nordeste em busca de trabalho nas indústrias locais. Por isso, em muitos bairros das cidades do ABCD existem estabelecimentos comerciais e feiras que vendem produtos típicos dos lugares de origem dos migrantes.
LEGENDA: Centro de Tradições Nordestinas na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Centro de Tradições Gaúchas no município de Colorado do Oeste, no estado de Rondônia. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
Outro exemplo pode ser visto no estado de Rondônia, para o qual se dirigiu, a partir dos anos 1970, um grande fluxo de migrantes formado por agricultores sem terras do Rio Grande do Sul. Os migrantes que se estabeleceram em Rondônia formaram na capital, Porto Velho, o Centro de Tradições Gaúchas Ronda Crioula (CGT), que promove eventos, como o Festival de Arte e Tradição Gaúcha da Amazônia, com músicas, danças e comidas tradicionais do Rio Grande do Sul. Além de ser espaço de convívio para os migrantes, o CGT é importante para os habitantes locais conhecerem as tradições de outras regiões do país.
183
- Observe a imagem abaixo, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Centro de Tradições Nordestinas na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Que espaço é retratado na fotografia? Qual é a função dele?
- Esse tipo de espaço é importante para a cultura das populações migrantes? Por quê?
Os migrantes e descendentes de migrantes vindos de outros países também conservam manifestações culturais próprias como forma de preservar a identidade.
Como vimos, nas migrações que ocorreram entre os séculos XIX e XX para o Brasil, um grupo que teve intensa presença em algumas regiões foi o de italianos. Uma forma de preservação da identidade deles é a realização de festas populares religiosas dedicadas aos santos de seus locais de origem, como as festas Nossa Senhora Achiropita, San Gennaro, São Vito e Nossa Senhora de Casaluce. Nessas festas, descendentes dos imigrantes vestem roupas tradicionais e preparam pratos típicos, mantendo hábitos da Itália que foram trazidos com a imigração.
- Observe as fotografias e responda às questões.
LEGENDA: Festa de Nossa Senhora de Casaluce no bairro do Bexiga, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festival das Estrelas, no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Oktoberfest, festival de tradições germânicas na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- O que as imagens têm em comum? Qual é a relação entre a imigração e o que é retratado nas imagens?
184
Painel multicultural
Cidades de imigrantes
Em várias cidades brasileiras, podemos observar construções que revelam a influência dos grupos de imigrantes e descendentes de imigrantes que vivem nelas.
Que tal conhecer algumas dessas cidades?
Holambra é um município do estado de São Paulo criado em 1991. Sua história, porém, começa bem antes, em 1948, quando um grupo de imigrantes holandeses se estabeleceu em uma fazenda que existia no local. Atualmente, o município é conhecido não só pela arquitetura típica, mas por ser o maior produtor de flores do país.
LEGENDA: Casario do núcleo urbano do município de Holambra, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Blumenau é um município localizado no estado de Santa Catarina. Ele foi fundado com a participação de imigrantes alemães. Além de conservar a arquitetura típica, com telhados inclinados e paredes com madeiras aparentes, Blumenau sedia a Oktoberfest, um evento que mantém a memória da origem alemã e que acontece no mês de outubro.
LEGENDA: Construções em estilo alemão na cidade de Blumenau, no estado de Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.
185
Gramado é um município localizado no estado do Rio Grande do Sul. Ele foi fundado com a participação de imigrantes italianos e sedia o Festival de Cinema de Gramado, o principal evento de cinema do país.
LEGENDA: Vista do centro urbano do município de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Monte Verde é um distrito do município de Camanducaia, no estado de Minas Gerais. O distrito de Monte Verde foi fundado com a participação de imigrantes vindos da Letônia. Além da arquitetura típica, a altitude de 1500 metros e a paisagem formada por pinheiros e araucárias tornam esse distrito um pedacinho da Letônia no Brasil.
LEGENDA: Centro comercial do distrito de Monte Verde, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Reúna-se com um colega e escolham uma das cidades mostradas nas imagens para fazer um cartaz turístico sobre ela. No cartaz, vocês devem indicar os principais pontos turísticos da cidade.
- Pesquisem outras cidades que se formaram por influência de imigrantes no Brasil. Procurem descobrir a origem desses imigrantes, onde essas cidades se localizam e algumas curiosidades sobre elas.
- Em classe, compartilhem as descobertas com os colegas e o professor.
186
O que você aprendeu
- Leia as afirmativas a seguir e faça o que se pede.
- Identifique quais são as afirmativas verdadeiras e quais são as falsas. Registre suas respostas no caderno.
- Escolha uma das afirmativas falsas e elabore um parágrafo explicando por que ela é falsa. Na sequência, reescreva a afirmativa corrigindo as informações necessárias.
- Os imigrantes que vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX eram de apenas uma nacionalidade.
- O grande fluxo migratório da Europa para o Brasil foi incentivado por proprietários de terra e pelo governo brasileiro daquela época.
- As propagandas que incentivavam a imigração não tiveram influência sobre os imigrantes que vieram ao Brasil.
- O café era o principal produto de exportação do Brasil no século XIX.
- Grande parte dos imigrantes foi trabalhar nas lavouras de café.
- Registre no
caderno
as frases a seguir. Complete-as com as informações dos quadros abaixo.
conflitos e escassez de alimentos - fim do regime escravista
regiões produtoras de café - imigrantes de origem europeia
- Os imigrantes que chegaram ao Brasil no final do século XIX se estabeleceram principalmente nas _____.
- Durante o século XIX, a propaganda e o incentivo à imigração para o Brasil se direcionavam aos _____.
- Os imigrantes procuravam melhores condições de vida em consequência de _____ nos países de origem.
- A pressão internacional e a resistência das pessoas escravizadas contribuíram para o _____ no Brasil.
187
Avaliação processual
- Considerando a vinda de imigrantes para o Brasil, responda às questões a seguir no caderno.
- Qual é a relação entre a proibição do tráfico de pessoas escravizadas da África para o Brasil, em 1850, e a chegada de trabalhadores imigrantes?
- Qual foi a lei que estabeleceu essa proibição?
- Observe a tabela e responda às questões.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Brasil: população urbana e população rural (1950-2015)
1950
1960
1970
1980
1991
2000
2010
2015
População urbana
36%
45%
56%
68%
75%
81%
84%
85%
População rural
64%
55%
44%
32%
25%
19%
16%
15%
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Em 1950, a maior parte da população brasileira era urbana ou rural?
- Quando isso mudou? Por que houve essa mudança?
- O que motivou as pessoas a deixarem o campo e migrarem para as cidades no Brasil?
- Qual foi o resultado desse processo para a distribuição atual da população brasileira entre a cidade e o campo?
- Copie no
caderno
a alternativa que melhor define a relação entre a economia cafeeira e o início do desenvolvimento industrial no Brasil nos anos 1900.
- A infraestrutura de estradas de ferro criada pela economia do café impediu o desenvolvimento da indústria.
- Com o declínio da produção cafeeira, os investimentos passaram a ser transferidos para outras atividades, como a indústria.
- A produção de café favoreceu o desenvolvimento de indústrias para processar e exportar esse produto.
- A infraestrutura criada no país durante a expansão da economia cafeeira incluía ferrovias, portos, bancos, casas de exportação e rede de energia elétrica.
188
- Explique no caderno a relação entre o desenvolvimento industrial e o crescimento das cidades.
- Copie o parágrafo a seguir no caderno e complete as lacunas com as palavras corretas, dispostas nos quadros abaixo.
brasileira – internet – rádio
meios de comunicação – digital
Os _____ são importantes para a integração cultural. Eles constituem ferramentas de transmissão de costumes, hábitos e tradições.
Atualmente, o _____, os jornais impressos e digitais, os programas de televisão e a internet permitem acessar e conhecer melhor a diversidade cultural _____ e de outros países.
Contudo, algumas formas de circulação de informação podem gerar processos de exclusão de alguns grupos sociais.
Hoje, por exemplo, o acesso à _____ não é igual para todos. A exclusão _____ gera desigualdade social, econômica e cultural.
- Leia alguns dos aspectos para a preservação e a valorização da diversidade cultural no Brasil segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura):
- O valor às tradições, a arte e os costumes populares indígenas;
- O reconhecimento da influência da cultura africana na cultura e na história do país;
- A preservação das línguas ameaçadas de desaparecimento;
- O valor do conhecimento tradicional sobre a natureza.
FONTE: Unesco. Diversidade das expressões culturais no Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/fnR. Acesso em: 24 abr. 2021.
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- Agora, indique no caderno qual aspecto para a preservação e a valorização da diversidade cultural no Brasil pode ser relacionado a cada fotografia a seguir.
LEGENDA: Professor ensinando as vogais do dialeto Waymaré para crianças da etnia Paresí na escola indígena da aldeia Bacaval no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Quebradeiras de coco babaçu após coleta dos frutos em babaçual, no município de Viana, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças se apresentando durante aula de capoeira em escola no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indígena da etnia Xavante confeccionando um cesto na Aldeia Bom Sucesso no município de General Carneiro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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Para terminar
- Observe o mapa e responda no caderno às questões.
Fontes: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Disponível em: http://fdnc.io/fnS. Acesso em: 25 jun. 2022; IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O que o mapa mostra?
- Em quais estados se situa a região hidrográfica do São Francisco?
- Que represas fazem parte dessa região?
- Leia o texto abaixo e escreva no caderno a que formação vegetal brasileira ele se refere.
Essa formação vegetal sofreu devastação desde o início da ocupação pelos colonizadores portugueses das terras que formaram o Brasil. Os portugueses começaram explorando uma árvore chamada pau-brasil. Depois, a vegetação foi derrubada para o cultivo de cana-de-açúcar e de café.
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Avaliação de resultado
- A imagem abaixo mostra algumas gravuras feitas em rocha por povos da Pré-História.
LEGENDA: Gravuras feitas em rocha, produzidas entre 1000 e 1200, localizadas no estado de Utah, nos Estados Unidos. FIM DA LEGENDA.
- O que essas gravuras representam? Leia as opções abaixo e copie no caderno a que você considera correta.
- As gravuras representam tipos de moradia existentes na Pré-História. Elas não se relacionam com as transformações que acontecem na natureza.
- Podemos dizer que as gravuras representam uma cena de caça. Há diversos animais espalhados pela cena e é possível identificar um ser humano portando uma espécie de arma, possivelmente usada para a caça.
- A cena não representa seres humanos. Há somente construções e objetos produzidos por populações pré-históricas.
- Leia com atenção o texto a seguir.
A importância da utilização do fogo como instrumento de transformação da nossa sociedade se acelerou com o progresso da cultura humana. Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.
FONTE: A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje. 16 jul. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/fnT. Acesso em: 11 fev. 2021.
- Com base no texto que você acabou de ler e nos conhecimentos que você adquiriu durante o ano, elabore no caderno um pequeno texto sobre a importância do domínio do fogo pelos seres humanos.
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- Leia o texto sobre os povos indígenas no Brasil e, depois, resolva as questões.
A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%). Já a maioria deles fala a língua portuguesa (77%). Porém, entre os indígenas que vivem em terras indígenas, a maioria (57,3%) fala alguma língua indígena.
FONTE: IBGE Educa. População indígena. Disponível em: http://fdnc.io/fnU. Acesso em: 22 mar. 2021.
- Grande parte dos povos indígenas vive atualmente em terras demarcadas, o que contribui para a manutenção de seu modo de vida. De acordo com os dados do texto, é possível concluir que a ocupação de terras indígenas favorece o conhecimento das línguas indígenas? Explique.
- Relacione os conceitos (1, 2 e 3) com as definições correspondentes. Depois, registre suas respostas no caderno.
1. Imigração
2. Emigração
3. Migração interna
- O fluxo de pessoas que chegam para viver em um lugar que não o de sua origem.
- O fluxo de pessoas que saem do lugar de origem para viver em outro lugar no mesmo país.
- O fluxo de pessoas que saem de seu lugar de origem para viver em outro lugar.
- Os municípios, os estados e o Distrito Federal são unidades político-administrativas governadas por representantes eleitos pela população a cada quatro anos. A respeito da administração dos municípios, responda às questões.
- Qual é a diferença entre a função do prefeito e a função dos vereadores de um município?
- Além de votar no prefeito e nos vereadores, de que modo a população pode participar da administração do município em que vive?
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- Atualmente, a maior parte da população brasileira vive em cidades. Copie no caderno a alternativa que apresenta dois motivos que levaram ao aumento da população urbana no Brasil.
- O desenvolvimento das indústrias nas cidades e a mecanização da agricultura.
- O crescimento do comércio nas cidades e o aumento da pecuária.
- A modernização do campo e a diminuição das cidades.
- O desenvolvimento da agricultura e o fim das indústrias nas cidades.
- A imagem abaixo mostra uma área de transição entre o campo e a cidade. Utilize a legenda para identificar os elementos em destaque.
LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Botucatu, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Com o auxílio da rosa dos ventos, identifique a localização dos elementos destacados e escreva no caderno se a frase é verdadeira (V) ou falsa (F).
- A mata está ao sul do bairro.
- A plantação está a leste da rodovia.
- O bairro está a leste da fábrica.
- A mata está a leste da rodovia.
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Sugestões de leitura
Unidade 1
- Arte rupestre
Hildegard Feist
Editora Moderna
Esse livro trata da arte rupestre, imagens que os seres humanos pré-históricos desenharam, pintaram ou gravaram na superfície de pedras. Muitas dessas imagens sobreviveram ao tempo, e hoje podemos admirá-las.
- Juca Brasileiro: descobrindo o Brasil
Patrícia E. Secco
Editora Melhoramentos
Juca Brasileiro e seus amigos gostam de fazer caminhadas por matas e parques. Nessas aventuras, eles percebem que a natureza brasileira é muito rica, porém está sendo ameaçada pelos seres humanos.
- Serradacapivara.com: os incríveis desenhos desses homens misteriosos
Denise Crispun e Mariana Massarani
Global Editora
Durante visita aos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, a garota Maria relata ao pai, via e-mail, as observações e descobertas que faz. Um livro muito informativo, em linguagem coloquial e com belas ilustrações.
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Unidade 2
- O Egito: passo a passo
Aude Gros de Beler
Editora Claro Enigma
Como viviam os egípcios no fértil vale do rio Nilo? Esse livro revela detalhes surpreendentes da civilização egípcia.
- Nos passos de... Cristóvão Colombo
Jean-Paul Duviols
Editora Rocco
Com essa leitura, você vai descobrir como eram as viagens de Cristóvão Colombo na época em que ele chegou à América e conhecer o uso de instrumentos de navegação e as riquezas encontradas no novo continente.
- A magia das especiarias
Janaína Amado
Editora Atual
Utilizadas desde a Antiguidade como condimentos, aromatizantes e remédios, as especiarias nativas do Oriente eram mercadorias valiosas. Seu comércio estimulou as primeiras expedições marítimas europeias para a Ásia.
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Unidade 3
- Contos de muitos povos
Tatiana Belinky
Editora FTD
As histórias populares são transmitidas de geração em geração e trazem as questões mais humanas, a sabedoria tradicional e as marcas culturais de diferentes povos.
- Solta o sabiá
Ruth Rocha
Editora Salamandra
O livro conta a aventura dos bandeirantes do ponto de vista de Francisco, um menino que acabou de chegar de Portugal. Ele acompanha a triste captura de indígenas que foram escravizados.
- Brasília de A a Z
Tino Freitas
Editora Lê
Pai e filho estão em Brasília pela primeira vez. Enquanto percorrem a cidade em um táxi, a história da capital do Brasil é contada, desde sua construção até os dias atuais.
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Unidade 4
- O presente de Ossanha
Joel Rufino dos Santos
Editora Global
O livro conta a história de dois meninos que vivem em um engenho de açúcar no período colonial: um é branco e livre e o outro é negro e escravizado. Aborda o tema da escravidão e apresenta elementos da cultura afro-brasileira.
- Meu avô italiano
Thiago Iacocca
Editora Panda Books
Os imigrantes que chegaram ao Brasil trouxeram na mala não apenas roupas e saudades da terra natal, mas também muito da cultura de seu país. Revendo as fotografias da família ao lado do avô, o garoto descobre como era a vida de seus parentes na Itália e por que eles vieram para o Brasil.
- Bumba-boi
Fabiana Ferreira Lopes
Edições SM
Nesse livro, o leitor vai adentrar na origem histórica, geográfica e cultural do bumba-boi. Vai conhecer mitos, ritos e ritmos que envolvem essa manifestação cultural brasileira.