54

Unidade 2. Cultura e patrimônio

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com partes com vegetação de cor verde, com casas de telhados de cor marrom em meio à vegetação e árvores com folhas verdes. Ao fundo, em local com rochas de cor cinza-claro, ruinas de cor bege e acima, um estabelecimento com vigas na vertical de cor bege-claro, com vigas na vertical, sem teto, com partes de trás quebradas. Em segundo plano, moradias da cidade em cinza-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Acrópole de Atenas, na Grécia, construída há mais de 2400 anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Local com formato arredondado com as arquibancadas, com quatro pessoas sentadas. À frente e na parte do fundo, grades. Ao fundo, palco do anfiteatro, com pedras e paredes de cor marrom com partes quebradas. Em terceiro plano, casas e morros com vegetação verde, céu azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Anfiteatro de Taormina, na Sicília, Itália, construído há mais de 2000 anos por colonos de origem grega. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de arquibancadas de teatro com formato arredondado. Na parte inferior, palco com pessoas em pé. Em segundo plano, parte com solo em bege, com árvores de folhas verdes. Em segundo plano, morros e no alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Anfiteatro de Epidauro, em Epidauro, na Grécia, construído há 2400 anos. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

55

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com arquibancada em degraus diferentes à esquerda e à direita, palco arredondado de cor preta, com a parte superior branca, arredondada. Em segundo plano, local com vegetação rasteira e árvores com folhas verdes. No alto, céu azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Anfiteatro do Parque da Devesa, na cidade de Vila Nova de Famalicão, em Portugal, inaugurado em 2012. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de anfiteatro com arquibancada arredondado, na parte inferior, palco em círculo com base na vertical, com forma circular de cor cinza claro. À esquerda local com vegetação verde-claro, com árvores de folhas em verde-escuro, perto de rua e prédios da cidade. À frente, à direita, o mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Anfiteatro de Ponta Negra, na cidade de Manaus, no estado do Amazonas, no Brasil, construído no final dos anos 1990. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Observe a fotografia da acrópole de Atenas. Em sua opinião, é importante preservar essas construções? Por quê?
  1. Agora, observe os locais retratados nas outras imagens. O que eles têm em comum? Quais são as principais diferenças entre eles?
  1. Qual é a relação entre as imagens que você examinou e o título desta unidade?

Fim do complemento.

56

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Palavras de origens latina e grega

As línguas sofrem muitas transformações ao longo do tempo. A língua portuguesa, por exemplo, é resultado da transformação do latim vulgar e do galego. O latim vulgar era falado pelos romanos há milhares de anos na região da atual Itália, e o galego, na província da Galícia, região que atualmente faz parte da Espanha.

Muitas palavras que usamos no dia a dia são formadas por elementos de origem latina e grega, em razão do contato que os romanos tiveram com os gregos no passado.

Veja alguns exemplos nos quadros a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Elemento

Significado

pre

anterior

tri

três

rino

nariz

biblio

livro

Quadro: equivalente textual a seguir.

Elemento

Significado

geo

terra

zoo

animal

logia

estudo

bio

vida

Agora, você vai investigar outras palavras que utiliza no seu dia a dia que têm elementos de origens latina e grega.

Material

Como fazer

  1. Pense em algumas palavras que você acha que têm elementos de origem latina ou grega e anote-as na folha de papel sulfite. Você pode se basear nos exemplos apresentados acima e procurar outros.
Imagem: Ilustração. Cabeças de animais: serpente de cor verde, tucano de cor preta, com olhos e bico de cor amarela, com ponta preta. Um elefante de cor azul e par de chifres brancos. Uma onça de cor laranja com manchas de cor marrom e focinho da mesma cor, texto: Zoo-.  Ilustração. Um coração de cor vermelha, com tubos para à direita e aparelho cinza com tela por onde vê-se linha fina em branco, texto: Cardio-.  Ilustração. Dentro de local com estante de cor azul com livros de capas coloridas. À frente, uma mesa redonda de cor marrom, com cadernos e livros de capas coloridas. À esquerda, menino de pele clara, com cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em amarelo, calça azul e sapatos em cinza e preto. À direita, menina ruiva de cabelos encaracolados com camiseta rosa, texto: Biblio-.   Fim da imagem.

57

  1. Em seguida, escolha cinco palavras dentre as que você anotou e consulte o dicionário para verificar a origem e o significado de cada uma delas. Registre essas informações na folha de papel sulfite.
  1. Monte no caderno um quadro com três colunas, como o do modelo abaixo, e cinco linhas. Na coluna da esquerda, registre as palavras que você pesquisou, numerando-as de 1 a 5. Depois, complete o quadro com as informações que levantou.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Palavra

    Origem

    Significado

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    4. Ao final, compartilhe o resultado da sua pesquisa com os colegas e o professor.

    Para responder

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você descobriu alguma palavra nova? Qual? O que ela significa?
  1. Compare seu quadro com o de um colega. Vocês pesquisaram alguma palavra igual? Qual? O que ela significa?
  1. Algum colega pesquisou uma palavra que chamou a sua atenção? Que palavra foi essa?
Imagem: Ilustração. Dois acrobatas pendurados pelos pés, em balanços pequenos na parte superior. À esquerda, uma mulher de pele negra, cabelos pretos em coque, com macacão em lilás e estrelas pequenas em amarelo. Ela está com as mãos dadas para homem ruivo, com mesma roupa, sapatos azuis e braços estendidos para frente. Texto: Acro-  Ilustração. Uma beterraba com parte inferior em vermelho e folhas verdes, com duas cenouras em laranja com folhas verdes, dois tomates vermelhos e pés de alface. Texto: Agri- Ilustração. À esquerda, sol arredondado de cor amarela, um boneco de neve à direita, com cachecol e gorro em laranja, com nariz em cenoura. Na parte inferior, um termômetro de cor cinza e parte de dentro em vermelho marcando °C. Texto: Termo- Ilustração. Uma esfera terrestre de cor azul com continentes em verde. À direita, uma folha de cor bege com continentes em verde. Texto: GEO-  Fim da imagem.

58

Capítulo 1. O mundo grego

A civilização grega desenvolveu-se na região da atual Grécia no período entre 2000 a.C. e 500 a.C. a partir de diversas sociedades estabelecidas no local.

A Grécia antiga não correspondia a um território unificado, dirigido por um governo central, mas era formada por várias cidades, com organização social, política e econômica própria. Contudo, os gregos compartilhavam uma língua, as mesmas crenças religiosas e diversos valores culturais.

As cidades independentes que constituíam a Grécia antiga espalhavam-se por uma grande região chamada de Hélade pelos gregos. No máximo de sua extensão, aproximadamente entre os anos 700 a.C. e 500 a.C., essa região abrangia áreas continentais e insulares banhadas pelos mares Mediterrâneo, Jônico e Egeu.

  1. Observe os mapas a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Ilustração. Mapa. Grécia antiga (séculos VIII a.C.-VI a.C.). À esquerda, na ponta superior, planisfério terrestre com destaque para área da Europa. Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala 0 – 105 Km Legenda: Verde: Grécia continental Rosa: Grécia peninsular Laranja: Grécia insular Vermelho: Grécia asiática  Amarelo: Magna Grécia No sul da Itália e da região da Sicília: Magna Grécia.  No sul da Grécia: Grécia continental: Macedônia trácia. Mais abaixo: ática, Atenas perto, Peloponeso: Grécia peninsular. Mais abaixo, ilha de Creta: Grécia insular, Faistos, Cnossos e Mália. À direita, norte e noroeste da Turquia: Grécia asiática: Ásia Menor, Troia.   Fim da imagem.

FONTE: Atlas histórico . São Paulo: Encyclopaedia Britannica, 1977. p. 165.

Imagem: Ilustração. Mapa. Grécia atual. À esquerda, na ponta superior, planisfério terrestre com destaque para área da Europa. Rosa dos ventos em preto com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 175 km Na parte sul, perto de Albânia, Macedônia, Bulgária, Turquia Europeia: Grécia, cidades de: Tessa Lônica, Atenas a capital, ilha de Patras, Creta e Rodes.   Fim da imagem.

FONTE: FERREIRA, Graça Maria Lemos. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019. p. 89.

  1. Por quais mares era banhada a Grécia antiga?
  1. A região da Grécia antiga corresponde à região ocupada pela atual Grécia? Explique.
  1. Que cidades estão nomeadas na representação da Grécia antiga?
  1. Que cidades e ilhas estão nomeadas nas duas representações da Grécia?
  1. Qual é a capital da Grécia atual?

59

O processo de formação

Por volta de 2500 a.C., povos conhecidos como indo -europeus, como os aqueus, os dórios, os eólios e os jônios, começaram a ocupar o sul da região dos Bálcãs, a península do Peloponeso e as ilhas do mar Egeu. Esses povos deram origem ao povo grego.

A influência cretense

Entre 2000 a.C. e 1400 a.C., desenvolveu-se na ilha de Creta um grande polo cultural. Nesse período, a civilização cretense (ou minoica) dominou o comércio marítimo no mar Mediterrâneo e, por meio dessa atividade econômica, estendeu sua influência até a Grécia continental.

O palácio de Cnossos, na ilha de Creta, era o centro da vida econômica, política e religiosa da civilização minoica. Nele, vivia o rei, que governava com o auxílio de funcionários e da nobreza.

A religião cretense tinha como base o culto à Grande-Mãe, deusa da fertilidade, considerada a mãe de todos os seres vivos.

Imagem: Fotografia. Uma escultura pequena de uma mulher em tons de marrom-claro, com saia longa até os pés, braços erguidos para cima, segurando nas mãos serpentes, com chapéu sobre a cabeça com ponta superior na vertical.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura cretense de cerca de 1600 a.C. representando a Grande-Mãe. FIM DA LEGENDA.

  1. Que povos deram origem ao povo grego?
  1. Que regiões esses povos ocuparam?
  1. De que forma os cretenses estenderam sua influência até a Grécia continental?
  1. Observe a imagem a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Sala com paredes de cor vermelha, com parte inferior em bege na horizontal. Na parede de trás, uma porta marrom. À direita, um trono, assento de cor bege-claro. À esquerda, vigas na vertical de cor verde-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sala do trono do palácio de Cnossos, centro cultural de Creta, datado de cerca de 1500 a.C. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. O que a imagem mostra?
  1. Qual era a importância desse local para a civilização cretense?

60

Os micênicos

Por volta de 1450 a.C., a civilização cretense entrou em declínio. Os pesquisadores acreditam que desastres ambientais tenham fragilizado essa civilização, facilitando a invasão da ilha pelos aqueus. Os aqueus buscavam terras férteis, que eram raras na Grécia.

Com o passar do tempo, os aqueus estenderam seu domínio para outras regiões da Grécia antiga.

Uma das principais cidades fundadas pelos aqueus foi Micenas , na península do Peloponeso, por volta de 1500 a.C., dando origem à civilização micênica .

A sociedade micênica era governada por um rei e uma elite dedicada a guerras que viviam em palácios. Ao redor desses palácios, desenvolveram-se espaços urbanos cercados por muralhas, onde viviam os artesãos. Fora dos limites da muralha, havia aldeias habitadas por camponeses, que se encarregavam dos trabalhos agrícolas. Nessas áreas, também viviam escravos capturados nas guerras pelos micênicos. Eles desempenhavam diversas funções nos palácios.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com ruinas, de cor cinza, de vegetação rasteira verde, com paredão contornando na horizontal. Ao fundo, pedaços de pedras cinzas. Mais ao fundo, à esquerda, local com grama.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da cidade de Micenas, na Grécia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Por razões ainda desconhecidas pelos pesquisadores, a civilização micênica foi destruída por volta do ano 1200 a.C. Nessa mesma época, outros povos indo-europeus chegaram à região: os jônios e os eólios se estabeleceram na Grécia continental, e os dórios se fixaram na península do Peloponeso e na ilha de Creta.

  1. Como ocorreu a formação da civilização micênica?
  1. Descreva como eram organizados os espaços das cidades da civilização micênica.

61

As cidades-Estados

A partir de 800 a.C., o crescimento da população estimulou as trocas comerciais e o aparecimento de várias cidades, isoladas umas das outras. Chamadas de pólis pelos gregos, cada uma delas era um centro político independente. Por isso, também são conhecidas como cidades-Estados . Elas tinham governo próprio, exército, moeda e leis.

O centro político da pólis era a acrópole , que costumava ser construída no local mais alto da cidade, onde ficavam os templos e o palácio dos governantes.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com morros marrons, à direita, árvores de folhas verdes. Em segundo plano, local mais baixo com vegetação, oceano à esquerda de cor verde e mais ao fundo, cidade com casas de paredes brancas, mais atrás, morro alto com árvores de folhas verdes e ruinas de paredes de cor bege, com o formato retangular. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da acrópole na vila de Lindos, em Rodes, na Grécia. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

A ágora era a praça onde as pessoas se reuniam para discutir as questões que afetavam a vida da pólis e para realizar trocas comerciais.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação seca, partes de pedras cinzas com o formato arredondado. Mais ao fundo, muros baixos de cor cinza, com vegetação e árvores de folhas verde. Em segundo plano, prédio com o formato de um estabelecimento de cor bege com telhado triangular. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas da ágora de Atenas, na Grécia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

As áreas de cultivo agrícola e os bosques ficavam fora das muralhas, mas também faziam parte da pólis.

No período entre 800 a.C. e 600 a.C., apenas os nobres, que eram os proprietários das terras mais férteis, tinham direito de participar do governo e de ocupar cargos administrativos. Esse grupo reduzido de pessoas era chamado de aristocracia e elegia um rei, que governava com o auxílio dos nobres. Esse tipo de pólis é denominado pólis aristocrática .

  1. O que era a pólis?
  1. Qual era a função da:
    1. acrópole?
    1. ágora?
  1. Por que a pólis aristocrática recebia esse nome?

62

Atenas

Atenas foi uma das principais pólis do mundo grego e estava localizada na Grécia continental. Inicialmente, era governada pela aristocracia, mas, em 594 a.C., uma reforma política e social empreendida pelo legislador Sólon deu início a importantes mudanças no sistema de governo.

Na época, Atenas passava por uma grave crise econômica e era palco de conflitos sociais. Para enfrentar essa situação, Sólon estabeleceu leis para abolir a escravidão por dívidas e limitar os poderes dos aristocratas, criando a Eclésia .

Imagem: Ilustração. À esquerda, forma arredondada com o contorno em cinza, parte à esquerda em marrom, onde há um homem em pé com um braço esticado para frente e cabelos grisalhos. Mais atrás, arquibancadas com assentos em marrom com outras dezenas de homens sentados com vestes longas brancas, mais atrás, outros em pé e mais ao fundo, atrás de partes em marrom na horizontal, outros homens com o mesmo tipo de vestimenta. Todos têm pele clara, alguns com cabelos pretos e outros com cabelos grisalhos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de uma Eclésia grega na Antiguidade. FIM DA LEGENDA.

A Eclésia era uma assembleia popular da qual os homens livres, filhos de pai e mãe atenienses e com mais de 18 anos de idade, podiam participar para discutir as questões da vida cotidiana na pólis. Ela funcionava em conjunto com a Bulê , um conselho composto de quatrocentas pessoas que definia os temas que seriam discutidos e votados na assembleia .

A partir de então, desenvolveu-se uma forma de governo que permitia a participação de todos os cidadãos nas decisões políticas e administrativas da pólis.

Os cidadãos podiam discutir os problemas da cidade e votar, mas apenas os mais ricos podiam ser eleitos governantes. No entanto, sendo a principal instância de participação política, a Eclésia tornou-se a base das instituições democráticas atenienses.

Imagem: Fotografia. Busto de um homem em granito branco, com barba e bigode encaracolados, nariz fino e sobrancelhas grossas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sólon, legislador grego que viveu em Atenas entre 640 a.C. e 558 a.C. Ele fazia parte da aristocracia ateniense. A escultura feita de mármore data do século IV a.C. FIM DA LEGENDA.

  1. Que medidas tomadas por Sólon permitiram a participação dos atenienses no governo da cidade?
  1. O que era a Eclésia? Quem podia participar dela?
  1. As medidas tomadas por Sólon permitiram, de fato, a participação de todos os atenienses no governo? Explique.

63

Entre 509 a.C. e 507 a.C., Clístenes, outro aristocrata, eliminou a divisão da sociedade ateniense baseada na riqueza e estabeleceu a igualdade entre os cidadãos perante a lei, dando início à democracia em Atenas.

A palavra grega “democracia” significa “poder ( kratos ) do povo ( demos )”. Democracia é, portanto, um regime político em que todos os cidadãos podem discutir e decidir as questões que dizem respeito à vida de sua cidade, de seu estado ou de seu país.

Na democracia ateniense, porém, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 18 anos, filhos de mãe e pai atenienses. As mulheres, os estrangeiros e os escravos não tinham direito à cidadania . Assim, apenas um grupo pequeno de pessoas tinha o direito de opinar e decidir sobre os rumos da pólis.

  1. Leia a tirinha a seguir sobre a democracia ateniense e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Tirinha em quadrinhos compostas por seis quadros. Apresenta como personagens, um homem de pele clara, cabelos e barba castanho, com blusa e sapatos vermelhos e saia de cor amarela. As cenas se passam em local com vista parcial de um prédio com coluna na vertical e à frente, dezenas de pessoas vistas de silhueta de cor amarela.  Q1 – O homem de cabelos e barba castanhos à esquerda, discursando com os olhos fechado, braço direito para frente, diz: TODOS TÊM DIREITO AO VOTO! A plateia diz: OBA!! BRAVO! Q2 – O homem continua discursando com os olhos bem abertos, com um braço para frente e boca aberta e diz: MENOS AS MULHERES OBVIAMENTE! A plateia com o tamanho um pouco menor fala: OBA!! BRAVO!!  Q3 – O homem com os olhos fechados, com o braço esticado para frente, fala: CLARO QUE MENOS OS POBRES TAMBÉM. A plateia menos cheia responde: OBA!! BRAVO!! Q4 – O homem continua o discurso e afirma: MENOS OS ESCRAVOS, TÁ CERTO? A plateia com menos pessoas, respondem: OBA!! BRAVO! Q5 – O homem de olhos e boca bem abertos fala: E MENOS OS MENORES DE 18 ANOS, CLARO! A plateia com quatro homens responde: OBA!! BRAVO! Q6 – O homem de olhos fechados, com as duas mãos para frente, diz: FORA ESSES DETALHES, TODOS PODEM VOTAR! Na plateia, um homem responde: BRAVO!  Fim da imagem.
  1. O que é dito pelo personagem grego no primeiro quadrinho?
  1. Essa fala corresponde à realidade vivida pelos atenienses na política? Como isso é retratado na tirinha? Explique.
Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.
  1. Pesquise informações sobre a democracia no Brasil atualmente e compare suas características com as da democracia ateniense. Registre suas observações no caderno.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

64

Vamos fazer -

Ações de cidadania

Você já deve ter ouvido falar na palavra “cidadania”. Mas você sabe o que ela significa? Quem é cidadão?

A palavra “cidadania” refere-se à condição da pessoa que vive em uma comunidade politicamente organizada e aos direitos e deveres dessa pessoa.

Mas, como vimos anteriormente, a concepção de cidadania sofreu muitas transformações ao longo do tempo. Nas cidades antigas, nem todas as pessoas tinham os mesmos direitos ou podiam participar da vida política. Um exemplo é a Grécia antiga, onde era considerada cidadã apenas uma parte da sociedade: homens gregos, livres, nascidos na cidade e maiores de 18 anos.

No decorrer da história, houve muita luta e resistência para que os direitos dos cidadãos fossem estendidos a todas as pessoas. Atualmente, todos aqueles que vivem em sociedade são considerados cidadãos e devem exercer a cidadania. A cidadania envolve a participação popular nas decisões políticas e está associada ao respeito aos direitos humanos, ou seja, aos direitos considerados essenciais a todas as pessoas, sem distinção, como o direito à vida, à liberdade e à educação.

Exercer a cidadania significa agir em favor do interesse coletivo, isto é, de todos aqueles que vivem na cidade. Cada um de nós pode praticar a cidadania em pequenos gestos no dia a dia.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de uma praia à direita, areia à esquerda, com pessoas ao fundo, em segundo plano, prédios de cidade de tamanho médio e grande e à direita, morros com vegetação verde. À esquerda, na areia, ilustração de pessoas, homens, mulheres e crianças colhendo dejetos do local com sacos plásticos. Entre mulheres e homens, pessoas vestidas com uniforme de cor laranja e boné da mesma cor e listra branca. À esquerda, dois pessoas com o uniforme levando juntos, cada um segurando na mão objeto redondo cinza com dejetos. À direita, pessoa com o mesmo tipo de uniforme, segurando nas mãos uma haste na vertical, perto de dois sacos de lixo pretos.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • A Grécia antiga, de Stewart Ross, editora Companhia das Letrinhas, 2011.

    O livro traz, de maneira leve, muitas ilustrações e informações sobre a vida na Grécia antiga.

Fim do complemento.

65

Agora, você vai investigar as ações de cidadania praticadas na comunidade onde vive.

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com um colega que more próximo a você.
  1. Selecionem alguns vizinhos que aceitem ser entrevistados sobre as ações de cidadania que praticam no dia a dia.
  1. Solicitem a um familiar que os acompanhe durante a entrevista.
  1. Sigam o roteiro de perguntas apresentado a seguir e anotem as respostas no caderno. Lembrem-se de anotar o nome de cada entrevistado.
    • Você economiza água no seu dia a dia? Como?
    • Você economiza energia elétrica no seu dia a dia? Como?
    • Você separa o lixo reciclável para a coleta seletiva?
    • Você colabora para manter a limpeza das áreas públicas do local onde vive? Como?
    • Você preserva as áreas verdes do local onde vive? Como?
    • Há outras ações de cidadania que você pratica no seu dia a dia? Quais?
Imagem: Ilustração. À esquerda, duas crianças de frente para uma mulher à direita, vistos da cintura para cima. O menino tem pele clara, cabelos ruivos encaracolados, com camiseta listrada em branco e azul, com caneta na mão anotando sobre caderno de folhas bege. À direita, menina de pele morena, cabelos pretos encaracolados em chuquinha, com par de óculos de grau e camiseta de cor amarela, com a mão direita para frente. A mulher tem pele morena, cabelos encaracolados castanhos e regata de cor rosa, com a mão esquerda para frente. Mais ao fundo, vista parcial de local com paredes rosas e porta marrom. Na ponta da direita, água de cor azul-claro, com balões de fala: árvore de tronco marrom com folhas verdes e vegetação em laranja e verde; uma lâmpada de cor branca; quatro lixeiras coloridas em azul, verde, amarelo e vermelho. Gotas d’água.  Fim da imagem.
  1. Ao final, leve o resultado das entrevistas para a sala de aula e compartilhe-o com os colegas e o professor.

Para responder

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Quantas pessoas você e seu colega entrevistaram?
  1. As pessoas entrevistadas costumam praticar ações de cidadania no dia a dia? Alguma ação chamou a sua atenção? Qual?
  1. Quais ações de cidadania você e sua família praticam no dia a dia? Por que elas são importantes?

66

Capítulo 2. Legados da Antiguidade

Ao analisar palavras que usamos no dia a dia, podemos reconhecer elementos das línguas faladas por gregos e romanos que viveram há milhares de anos. A herança das civilizações criadas por esses povos está presente não só na língua que falamos, mas também nas concepções que temos da arte, da filosofia e do direito, por exemplo, como veremos a seguir.

A cultura grega

Da civilização grega antiga, herdamos muitos elementos culturais que fazem parte do nosso dia a dia, como a democracia, as artes, a arquitetura, a filosofia, a matemática e a astronomia.

A cultura grega teve muita importância porque foi resultado do contato entre os gregos e diferentes povos que viveram na África e no Oriente Médio na Antiguidade. Os gregos tiveram contato, por exemplo, com os egípcios, reconhecidos por seus complexos conhecimentos técnicos, e com os fenícios, que criaram o alfabeto que deu origem ao alfabeto que usamos atualmente.

Os Jogos Olímpicos também são uma herança cultural grega. Eles foram criados por volta do ano 776 a.C. e eram realizados na cidade grega de Olímpia, com a intenção de promover a amizade e a integração entre os povos da região. Os jogos envolviam as cidades-Estados da Hélade em várias competições de atletismo.

Imagem: Fotografia. Um vaso de cor preta com forma arredondada, duas alças pequenas na parte superior e nele, silhueta de pessoas uma atrás da outra, correndo para à direita.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogos Olímpicos representados em vaso grego datado de cerca de 530 a.C. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Em uma pista de corrida de cor azul-claro, com linhas finas de cor branca. Correndo dezenas de mulheres com placa de numeração no peito, com short curto e blusa regata, de etnias diferentes: de pele clara, morena e negras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jogos Olímpicos realizados no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Cite alguns exemplos de elementos culturais de origem grega que fazem parte do nosso dia a dia.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Em grupo, façam uma pesquisa sobre as modalidades esportivas que faziam parte dos Jogos Olímpicos na Grécia antiga e sobre as modalidades que fazem parte deles no presente. Selecionem algumas informações e imagens e produzam um cartaz sobre o assunto para apresentar ao restante da turma.

67

A religião

Como diversos povos da Antiguidade, os gregos eram politeístas , isto é, tinham uma religião baseada na crença em vários deuses. A divindade mais importante para os gregos era Zeus, deus dos céus, das nuvens e das montanhas. Eles acreditavam que as divindades habitavam o Monte Olimpo e personificavam as forças da natureza, mas tinham a aparência, as qualidades e os defeitos humanos.

Para os gregos, os deuses eram capazes de intervir na vida humana, podendo até gerar filhos com os humanos. Da união entre um deus e uma pessoa, nasciam os heróis, como Aquiles, Teseu, Odisseu e Héracles, que eram poderosos como os deuses, mas mortais como os humanos.

Diferentemente de outros povos da Antiguidade, os gregos não acreditavam que os deuses fossem os criadores do Universo. Para eles, o Universo sempre existiu e dele se originaram os titãs (gigantes), filhos de Urano (o céu) e de Gaia (a Terra), e os deuses.

Segundo a mitologia grega, os deuses surgiram após a morte do titã Cronos, pai das divindades do Olimpo. A entidade Destino teria determinado que Cronos, deus do tempo, filho de Urano e de Gaia, seria destruído por um de seus filhos. Sabendo disso, Cronos devorava os próprios filhos assim que nasciam. Um dia, no entanto, a esposa de Cronos, Reia, decidiu salvar um deles, chamado Zeus, e o escondeu do marido.

Zeus acabou cumprindo a profecia de Destino e matou o pai. Depois, retirou do estômago de Cronos os irmãos que haviam sido devorados, permitindo a existência dos outros deuses. Com isso, Zeus passou a reinar no mundo ao lado de seus irmãos.

Imagem: Fotografia. Sobre pedra de cor cinza, com uma mulher à esquerda, em pé com o corpo para à direita, com lenço sobre cabeça, vestido longo, segurando nas mãos, um objeto na horizontal. À direita, um homem sentado, agachado, com lenço sobre cabeça e cobrindo as pernas, com o corpo para à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Relevo representando Reia entregando a Cronos uma pedra no lugar de Zeus, datado do século II. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. Como era a religião grega?
  1. Reescreva o mito do surgimento de Zeus e dos outros deuses a partir de Cronos e Reia. Depois, leia seu texto para os colegas e o professor. Você pode ilustrar a narrativa de acordo com a sua imaginação.

68

A arte

Os artistas da Grécia antiga produziam obras de forte impacto visual: pintores faziam grandes murais em locais públicos; ceramistas representavam heróis e cenas míticas em vasos; arquitetos construíam templos que podiam ser admirados a quilômetros de distância; e escultores representavam deuses e guerreiros com riqueza de detalhes e muito movimento.

A poesia também era uma importante forma de expressão artística para os gregos. Antes de a escrita se popularizar, eles faziam poemas que eram declamados em público ou em reuniões particulares e podiam ser acompanhados de música instrumental, canto e dança. Os principais temas da poesia grega eram os mitos sobre os deuses, que também apareciam na arquitetura, na escultura e na pintura.

Uma das principais expressões da arte grega era o teatro , que teve suas origens nas festas realizadas em homenagem a Dionísio, o deus do vinho. Essas festividades incluíam danças, músicas e poemas. Delas, originaram-se os dois gêneros clássicos do teatro grego: a tragédia e a comédia . A tragédia abordava a vida de personagens com moral exemplar e tinha o objetivo de orientar a conduta das pessoas. A comédia abordava a vida de personagens comuns e questões do cotidiano e era apresentada para divertir.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com a forma arredondada, com paredão em volta de cor bege. Na parte superior, com árvores com folhas verdes. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: As apresentações de teatro eram feitas principalmente ao ar livre, nos anfiteatros, que tinham capacidade para milhares de pessoas. Ruínas do Teatro de Argos, antiga cidade grega situada na Argólida, na península do Peloponeso. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais eram as principais características da arte grega? Cite exemplos.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já foi ao teatro? A que peça você assistiu? Converse com os colegas e o professor sobre sua experiência.

69

A arquitetura grega foi preservada em parte e pode ser observada nas ruínas de antigos templos construídos em homenagem aos deuses. Nos templos, havia esculturas das divindades e eram realizados rituais de oferendas. Entre os principais templos da Grécia antiga estão o Partenon e o Erecteion, construídos entre 500 a.C. e 400 a.C. na acrópole de Atenas.

As esculturas gregas eram feitas principalmente de bronze e de mármore. Muitas dessas esculturas tinham como tema o corpo humano, sobretudo o masculino.

Poucas esculturas gregas chegaram aos dias de hoje, e muitas estão danificadas. As peças que conhecemos atualmente são cópias feitas pelos romanos.

As pinturas em vasos de cerâmica são praticamente os únicos testemunhos da pintura grega que foram preservados até hoje.

Imagem: Fotografia. Vista geral com pedras de cor cinza e ao fundo, estabelecimento com paredes de cor bege-claro, com parte à esquerda com base e colunas ornadas com formato de estátuas. Mais à esquerda, árvores de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A arquitetura grega se destaca por suas grandes colunas. Com a mesma função de sustentação, em algumas edificações foram usadas cariátides, que são esculturas de figuras femininas. Templo de Erecteion, construído entre 421 a.C. e 406 a.C. na acrópole de Atenas, na Grécia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma estátua pequena de cor cinza-claro de corpo de um homem, com o corpo agachado, com o braço esticado para trás segurando um objeto com o formato redondo e mão direita sobre o joelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Discóbolo, cópia romana da obra produzida pelo escultor grego Míron por volta de 455 a.C. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um vaso de tamanho médio de cor preta com duas alças em marrom e ao centro, ilustração da mesma cor, de quatro homens em pé. Ao centro, um homem com haste fina na diagonal nas mãos, com a cabeça agachada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura feita em vaso de cerâmica grego do século V a.C. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já observou no seu dia a dia objetos ou construções que tenham características da arte grega? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

70

A filosofia

A filosofia é um legado cultural dos gregos antigos especialmente importante, porque as questões, as reflexões e os procedimentos desenvolvidos por eles nesse campo do saber têm impacto nas formas de investigar o mundo até hoje.

Ao lado de tantos outros filósofos da Grécia antiga, Platão, que viveu há 2400 anos, compôs ideias e reflexões sobre a vida e o mundo por meio da filosofia. Na obra A república , apresentou uma reflexão sobre formas de conhecer a verdade e sobre as questões que impedem percebê-la. Para isso, utilizou uma alegoria conhecida como alegoria da caverna.

Imagine pessoas que vivem presas em uma caverna e estão de costas para o mundo externo. Elas acompanham o que se passa do lado de fora apenas pelas sombras que se projetam na parede ao fundo da caverna onde vivem. Todo contato com a realidade se dá somente pelas sombras. Mas como seria se algumas dessas pessoas saíssem para o mundo exterior? O que se passaria com elas? Como reagiriam as pessoas que permaneceram na caverna ao ouvir as histórias das que voltassem? O que tem maior valor: o conhecimento da realidade ou a representação dela, que é marcada por convenções sociais? Para Platão, a filosofia – palavra de origem grega que quer dizer amor ( phílos ) à sabedoria ( sophi a) – seria o meio de sair dessa caverna.

Imagem: Fotografia. Busto de um homem de cor cinza. Ele tem barba grande com fios encaracolados, com nariz fino e lábios finos fechados, com o cenho fechado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Busto de Platão, filósofo grego que viveu entre 428 a.C. e 347 a.C. FIM DA LEGENDA.

Por meio do pensamento filosófico, os sábios da Grécia antiga procuraram compreender o mundo e a natureza sem recorrer aos deuses e aos mitos. Apesar disso, a filosofia e a religiosidade conviveram por muito tempo na Grécia antiga.

  1. As imagens a seguir fazem parte de uma história em quadrinhos inspirada na alegoria da caverna. Observe-as e depois faça o que se pede.
Imagem: Ilustração. História em quadrinhos, apresenta como personagem Piteco, homem de pele clara, cabelos pretos em volta da cabeça e vestes longos em vermelho e círculos pretos. Outros três homens com poucos cabelos, roupa pré-histórica de cor bege e esferas brancas, com nariz fino e barba longa branca. As cenas se passam em uma caverna de cor azul.  Q1- à esquerda, uma entrada por onde vê-se cabeça de Piteco, olhando para frente, com balão de diálogo com ponto de interrogação. Ao centro, sobre pedra, os três homens olhando para frente em parte de parede de cor azul-claro, com uma sombra preta, com algumas pontas para à esquerda. O homem da esquerda diz: QUE FORMA MAIS FEIA! O homem ao centro, fala: FICA PARADA O TEMPO TODO! O da direita, grita: UUUUUU! FORA! Q2- Piteco, à esquerda, dentro da caverna com o corpo para à direita e apontando para frente fala: EI, MOCO! PODE ME DIZER O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO? O homem da esquerda olhando para frente com cenho franzido fala: QUE PERGUNTA MAIS BOBA! O homem ao centro, diz: COMO SE EXISTISSE OUTRA COISA PRA FAZER! O homem da direita, diz: ESTAMOS CONTEMPLANDO A VIDA! À direita, local sem sombra.   Fim da imagem.

LEGENDA: Tiras extraídas da história em quadrinhos As sombras da vida , publicada por Mauricio de Sousa em 1981. FIM DA LEGENDA.

71

  1. Explique:
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com alguns colegas e, com base na alegoria da caverna, reflitam:

    É melhor correr os riscos de conhecer o mundo exterior ou mais vale conhecer somente as sombras desse mundo?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Com a orientação do professor, participe de um debate sobre essa questão.

    O cotidiano

    A cultura de uma sociedade se expressa não só nas crenças, nos valores, nas tradições, nas normas e nas instituições, mas também em vários aspectos da vida cotidiana, como a organização do espaço doméstico, a divisão das tarefas do dia a dia, o papel desempenhado por homens e mulheres e a educação das crianças. São esses aspectos que vamos examinar a seguir.

    Vida doméstica na Grécia antiga

    Na Grécia antiga, a maioria das casas tinha espaços comuns, como um pátio interno, depósitos e dormitórios. Existiam também divisões entre os espaços destinados aos homens e às mulheres. O local designado às atividades dos homens se chamava andron, e o local reservado às mulheres era o gineceu. No andron, os homens reuniam-se para conversar, cantar e ouvir música. No gineceu, as mulheres faziam atividades como a tecelagem e a preparação de farinhas.

    As mulheres não tinham acesso à educação ou à atividade política; aquelas que participavam da vida pública o faziam por meio da religião, como sacerdotisas.

Imagem: Fotografia. Forma redonda de contorno de cor bege, com bordas com linhas em preto. Ao centro, fundo em preto e duas pessoas uma de frente para outra. À esquerda, uma mulher sentada sobre cadeira, de cabelos pretos, com lenço branco sobre a cabeça e vestes longas em branco, segurando prato e uma planta com folhas na outra mão. À direita, de frente para ela, um homem de pele clara, cabelos e barba escuros, com coroa sobre a cabeça e vestes longas brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de mulher e de homem em cerâmica grega produzida há cerca de 2500 anos. FIM DA LEGENDA.

72

  1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre a vida doméstica na Grécia antiga e na sociedade da qual você faz parte? Em sua resposta, considere os seguintes aspectos:
  1. divisão do espaço das moradias;
  1. atividades dos homens e atividades das mulheres.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, por que as mulheres na Grécia antiga não tinham acesso à educação e à vida política? Fundamente sua opinião com elementos do texto “Vida doméstica na Grécia antiga”.

Meninas e meninos em Esparta e em Atenas

Em Esparta, cidade da Grécia antiga, a concepção de infância estava ligada às obrigações cívicas. As crianças iam para a escola aos 7 anos. Os meninos deixavam a casa dos pais para receber uma educação voltada para a guerra. O treinamento era muito difícil e eles só voltavam para casa quando ingressavam na vida adulta. As meninas recebiam, desde a infância, um rigoroso treinamento físico e psicológico porque se esperava que elas se tornassem as mães dos guerreiros que no futuro serviriam a Esparta.

Em Atenas, os meninos de famílias mais ricas recebiam educação formal. Eles aprendiam a ler, a escrever, a recitar poemas e até a cantar ou tocar um instrumento musical. As meninas, por sua vez, eram educadas para a vida doméstica e para a maternidade. Elas aprendiam a fiar, a tecer e a cozinhar e brincavam com bonecas.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de um vaso de cor preta com ilustrações de cor bege de homens sentados sobre uma cadeira, com utensílio fino na mão e à frente deles, um jovem em pé de pele clara, cabelos pretos, com vestes longas claras. Na ponta da direita, outro homem com cabelos e barba escuros, cabeça para à esquerda, sentado sobre cadeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de professores e estudantes em vaso grego de cerca de 2500 anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Com base nas informações do texto acima, responda:
  1. Converse com os colegas sobre as principais diferenças entre o cotidiano das crianças na Grécia antiga e o cotidiano de vocês.

73

Para ler e escrever melhor

O texto que você lerá apresenta uma descrição da sociedade na antiga cidade grega de Atenas.

Atenas

A cidade-Estado de Atenas localizava-se na Grécia continental. Sua população era de origem micênica.

A presença de terras pouco férteis para a atividade agrícola fez com que os atenienses se dedicassem ao comércio no mar Mediterrâneo.

A sociedade ateniense era dividida em cidadãos, homens livres maiores de 18 anos, filhos de pai e mãe atenienses, que podiam adquirir terras e participar da vida política; metecos, estrangeiros que se dedicavam ao comércio e ao artesanato e podiam participar dos eventos religiosos, mas não podiam adquirir terras nem atuar na vida política; e escravos, prisioneiros de guerra ou filhos de escravos, que não tinham direitos políticos, econômicos nem militares e trabalhavam na agricultura, nas tarefas domésticas, na mineração ou no artesanato.

Imagem: Pintura. Sete homens de pele clara, com vestes longas. À esquerda, um homem de cabelos grisalhos, com vestes de cor amarela, descalço com a mão direita sobre um homem sentado, com cabelos e barba grisalhos, com lenço de cor marrom nas pernas. Ao centro, um homem de cabelos e barba grisalhos, com lenço de cor marrom. À direita, homem de cabelos e barba grisalhos, com lenço de cor verde-claro. À direita, de cabelos e barba grisalhos, com lenço em bege e parte do ombro esquerdo em marrom. Mais à direita, homem de cabelos e barba grisalhos, com lenço de cor marrom sobre as pernas. Na ponta da direita, homem de cabelos e barba em castanho, com vestes em branco. Ao fundo, uma árvore de tronco marrom e folhas verdes, com uma viga na vertical em bege. À esquerda, um arco quadrado e à direita, em segundo plano, parte com vegetação verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de Platão com seus pupilos em mosaico de cerca de 100 a.C. encontrado em Pompeia. Para o filósofo, a sociedade deveria assegurar educação para todos. FIM DA LEGENDA.

Em Atenas, as famílias decidiam como educar os filhos. Os meninos das famílias mais ricas começavam a estudar por volta dos 7 anos de idade e tinham aulas de gramática e música, além de aprender a declamar poemas. Aos 15 anos, os rapazes iam para os ginásios, onde praticavam atividades físicas e tinham aulas de leitura, escrita, cálculo, poesia e música. Também estudavam política e filosofia, preparando-se para atuar na vida pública.

Já as meninas geralmente não aprendiam a ler nem a escrever, pois eram preparadas para o casamento e para as atividades domésticas, como fiar, tecer e cozinhar.

Analise

  1. Que fator contribuiu para que os atenienses se dedicassem ao comércio marítimo?
  1. Como era dividida a sociedade ateniense?
  1. Como era a educação das crianças em Atenas?

74

Organize

  1. Monte no caderno um quadro como o do modelo a seguir e complete-o com as informações referentes a cada item.

Características da cidade-Estado de Atenas

Quadro: equivalente textual a seguir.

Localização

_____

Origem da população

_____

Atividade econômica

_____

Organização da sociedade

_____

Educação

_____

Escreva

  1. Esparta foi outra importante cidade-Estado grega. Ela tinha características bastante distintas das de Atenas. No quadro a seguir são apresentadas algumas dessas características. Com base nelas, escreva um texto de descrição, tendo como modelo o texto sobre Atenas do início desta seção. Não se esqueça de dar um título para o seu texto.

    Localização: Lacônia, na península do Peloponeso.

    Origem da população: dória; os dórios invadiram a região e transformaram os habitantes locais em servos, que ficaram conhecidos como hilotas.

    Atividade econômica: agricultura e guerras.

    Organização da sociedade: dividida entre esparciatas, os únicos considerados cidadãos, que eram proprietários das melhores terras e se dedicavam à atividade militar (eram guerreiros) e à política; periecos, homens livres que se dedicavam à agricultura e ao comércio e não tinham direitos políticos; e hilotas, que formavam a população mais numerosa de Esparta e pertenciam ao Estado, devendo trabalhar nas terras dos esparciatas, e não tinham direitos.

    Educação: era pública e obrigatória para os meninos das famílias ricas, que saíam de casa aos 7 anos e iam viver em quartéis, onde permaneciam até cerca de 30 anos em treinamento para se tornarem guerreiros leais à pólis. As meninas também passavam por treinamento físico e psicológico e se preparavam para ser mães e esposas de guerreiros.

Imagem: Fotografia. Uma escultura de cor cinza, de uma mulher com a cabeça para à esquerda, mão direita sobre a perna direita, com a perna esquerda flexionada para baixo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura espartana feita de bronze representando menina praticando esportes, datada do século VI a.C. FIM DA LEGENDA.

75

A cultura romana

De acordo com pesquisas arqueológicas, a partir de 1200 a.C. povos originários da Europa e da Ásia migraram para a península Itálica, onde se estabeleceram, formando aldeias. Entre esses povos estavam os itálicos, os gregos e os etruscos. No período aproximado de 800 a.C. a 750 a.C., essas aldeias teriam crescido e se fundido, dando origem à cidade de Roma.

Os etruscos provavelmente migraram pelo mar da Ásia Menor até a península Itálica, onde entraram em contato com povos itálicos e gregos e fundaram várias cidades-Estados a partir de 600 a.C.

Os etruscos foram os responsáveis por introduzir a cultura do comércio pelo Mediterrâneo e promover grande crescimento comercial e urbano em Roma. Nesse período, foram construídos canais de irrigação e uma grande muralha em torno da cidade, por exemplo.

Imagem: Ilustração. Mapa. Povo da península Itálica.  Na ponta superior, à direita, destaque para área da Europa.  Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 140 km Legenda: Amarelo: Etruscos Roxa: Gregos Verde: Povos Itálicos  Laranja: Outros No sul da Sicília, norte e sul da Itália: Gregos. Ao centro: Povos itálicos até Roma. Ao norte: Etruscos. Na vertical à leste, pequena região no nordeste e na região da borda para o Mar adriático: Outros.   Fim da imagem.

FONTE: KINDER, Hermann; HERGT, Manfred; HILGEMANN, Werner. Atlas histórico mundial : de los orígenes a nuestros días. 22ª ed. Madri: Akal, 2007. p. 74.

  1. Como ocorreu a formação de Roma?
  1. Como os etruscos chegaram a Roma?
    • Quais foram as consequências disso?

      A cultura romana formou-se, assim, a partir de conhecimentos, costumes e valores de diversos povos. Por exemplo, a religião tradicional romana, de influência etrusca, era politeísta e baseava-se no culto aos antepassados e aos deuses da cidade, mas também incorporou deuses e cultos de origens grega e oriental. Os gregos fundaram colônias na península Itálica e na Sicília entre 750 a.C. e 550 a.C., mantendo prolongado contato com os romanos. Diversos dos seus deuses têm correspondentes na cultura romana.

      A arquitetura romana envolveu a construção de estradas, pontes, represas e aquedutos, além de construções ornamentais, como arcos de triunfo, obeliscos, passeios e jardins.

      O latim, língua falada em Roma, difundiu-se pelo mundo, misturando-se a diversos idiomas, e, mais tarde, deu origem às línguas neolatinas, como o espanhol, o italiano, o português, o francês, o catalão e o romeno.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.
  1. Faça uma pesquisa sobre dois deuses gregos e seus correspondentes na cultura romana. Depois, elabore um texto descrevendo as semelhanças e as diferenças entre eles.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

76

Direito de cidadania em Roma

A história da Roma antiga é geralmente dividida em três períodos, estabelecidos com base nos regimes políticos. O período monárquico começa com a fundação de Roma, em 753 a.C., e termina em 509 a.C., quando o último rei de Roma é retirado do poder. O período republicano inicia-se em 509 a.C. e termina em 27 a.C., quando Roma passa a ser governada por um imperador. O período imperial estende-se de 27 a.C. a 476 d.C., quando Roma é tomada por guerreiros germânicos e o imperador romano do ocidente é deposto. Esse evento costuma ser tomado como marco divisório da passagem da Antiguidade para a Idade Média.

No decorrer dessa história, o direito de cidadania em Roma ampliou-se progressivamente. Na concepção romana, a cidadania era uma condição política que definia os direitos que a pessoa tinha ou podia exercer. Como a sociedade era desigual e a população dividia-se em várias categorias, a atribuição desses direitos também era desigual. Durante a monarquia, a cidadania era concedida apenas aos aristocratas. Durante a república, foi estabelecida a Lei das Doze Tábuas (450 a.C.), que reconheceu a participação de outras camadas da população que vivia em Roma. E, durante o império no ocidente, foi promulgado o Édito de Caracala, no ano 212, que concedeu cidadania a todos os habitantes das terras sob o domínio de Roma, desde que fossem livres, isto é, não escravos.

Os cidadãos tinham direito de participar da vida política, adquirir propriedades, participar dos cultos religiosos públicos, ser eleitos para cargos administrativos e políticos e votar nas assembleias.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com ruinas de cor marrom-claro, com vigas na vertical e ponta superior sem teto. Em segundo plano, à esquerda, um arco de cor bege e mais ao fundo, local com uma cúpula arredondada no alto. À direita, local com outras ruinas. No alto, céu em azul e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O fórum era um dos locais mais importantes da vida pública em Roma. Nele, havia edifícios destinados ao comércio, aos cultos religiosos e às atividades da administração pública. Ruínas do fórum na cidade de Roma, na Itália. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique como foi o processo de ampliação do direito de cidadania ao longo da história romana.
  1. Quais eram os direitos concedidos aos cidadãos romanos?

77

Capítulo 3. História e memória: o patrimônio cultural

A arte, a arquitetura, a literatura, a religião, as tradições orais, a dança e a forma de se alimentar são alguns dos elementos que compõem o patrimônio cultural de um povo. A preservação desse patrimônio ajuda a conservar a história e a memória das diferentes sociedades e a entender suas transformações ao longo da história.

Bens materiais e bens imateriais

Herdamos dos povos antigos um rico patrimônio cultural, que inclui bens materiais e imateriais. Esse patrimônio traz marcas do passado e colabora para formar a cultura do presente.

Entre os exemplos de bens culturais imateriais que herdamos de povos antigos, podemos destacar as concepções filosóficas e políticas que estão na base de instituições fundamentais da sociedade da qual fazemos parte. A ideia de democracia presente no Ocidente tem sua origem na democracia ateniense, que se baseava na noção de cidadania e tinha como principal característica permitir a uma pessoa participar das decisões políticas da pólis. O fundamento do sistema de direito de muitos países do Ocidente, entre eles o Brasil, vem do complexo de leis romanas que regulamentavam os atos dos cidadãos e dos estrangeiros na Roma antiga.

Como exemplos de bens que fazem parte do patrimônio material e que são legados culturais, podemos apontar as obras arquitetônicas. Vamos nos deter em uma delas: o Partenon, templo dedicado à deusa Atena e construído há 2500 anos.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima com um templo visto de baixo para cima, composto por vigas compridas na vertical de cor marrom-claro, com o formato cilíndrico, sem teto. À esquerda, árvores de folhas verde. Mais ao fundo, ferros. No alto, céu em azul e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Partenon, templo construído em Atenas, na Grécia, entre cerca de 447 a.C. e 438 a.C. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

78

A forma de construção das colunas foi especialmente desenvolvida pelos antigos gregos e serviu de inspiração para a arquitetura ao longo da história. Colunas como as das edificações gregas foram recriadas em projetos contemporâneos, para mostrar imponência e grandiosidade, como pode ser visto na construção da Casa Branca (1800), sede do Poder Executivo nos Estados Unidos.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo em verde, com árvores à esquerda e à direita, de cor verde-escuro. Ao centro, uma fonte de água. Em segundo plano, estabelecimento de paredes de cor branca, com janelas na vertical, quatro colunas na vertical com parte superior com o formato triangular, com bandeira dos estados unidos hasteada.  Fim da imagem.

LEGENDA: Casa Branca, sede do Poder Executivo nos Estados Unidos, construída em Washington entre 1792 e 1800. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Observe a imagem a seguir.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de cinco colunas da parte superior. Da esquerda para à direita: coluna com ponta em espiral para baixo. Segunda coluna, com formato ornado com parte inferior para baixo. Terceira coluna com o formato triangular. Quarta coluna, com a ponta superior arredondada. Quinta coluna, com formato de um quadrado, com duas partes com espiral para baixo. Fim da imagem.

LEGENDA: Diferentes tipos de coluna criados na Grécia antiga e utilizados em projetos arquitetônicos e decorativos contemporâneos. FIM DA LEGENDA.

  1. Faça uma pesquisa sobre os tipos de coluna mais comuns na Grécia antiga e descreva cada um deles. Registre a informação no caderno.
  1. Por que as colunas criadas pelos antigos gregos são consideradas um legado cultural? Justifique sua resposta no caderno.
  1. Em sala de aula, compartilhe com o professor e os colegas as informações levantadas.

79

Ruínas como patrimônio

As ruínas da Antiguidade, com partes de construções que sobreviveram ao tempo, são consideradas bens materiais. Algumas dessas construções ficaram preservadas por motivos diversos. No ano 76, o vulcão Vesúvio entrou em erupção e soterrou as cidades de Pompeia, Herculano e Estábia. Do total de 20 mil habitantes de Pompeia, cerca de 2 mil foram mortos. As cidades foram cobertas por cinzas e depósitos vulcânicos que atingiram seis a sete metros de altura.

No final do século XVI, as cidades soterradas foram descobertas. Afirma-se que as escavações feitas ali na primeira metade do século XVIII marcam o início da arqueologia moderna.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo em bege, colunas grossas arredondadas quebradas, apenas com a base e sem a parte de cima. À direita, paredes de cor bege e ornadas na vertical. Ao fundo, local com outras colunas, teto e ruinas de parede e buraco similar a uma porta. No alto, céu nublado de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas de Pompeia, cidade que estava soterrada após a erupção do Vesúvio, na Itália. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Patrimônio material e intercâmbios culturais

O estudo dos patrimônios culturais nos ajuda a entender como os povos se relacionavam entre si e como uma cultura pode ter influenciado outra. É o caso dos fenícios, por exemplo. Há mais de 3 mil anos eles estabeleceram relações com vários povos vizinhos por meio do comércio marítimo na região do mar Mediterrâneo. Apesar de terem um sistema de escrita próprio, sua arte e sua arquitetura apresentam vários aspectos da cultura dos egípcios, com os quais realizavam trocas comerciais.

Muitas construções da Antiguidade consideradas bens do patrimônio material reúnem tradições de diferentes tempos e origens. Nas terras próximas ao rio Nilo, em Meroe, as pirâmides que guardam as tumbas dos governantes do reino de Kush têm estruturas e elementos decorativos que remetem a outras culturas antigas, como as do Egito, da Grécia e de Roma.

Há cerca de 2300 anos, Meroe era a capital do reino de Kush e tornou-se um grande entreposto de produtos vindos de vários pontos da África, do Mediterrâneo e do Oriente. Os legados das artes e da tecnologia meroíta refletem esses intercâmbios e essas marcas do tempo.

Imagem: Fotografia. Solo de cor bege à frente, com pirâmides atrás de cor cinza e uma menor à esquerde cor bege. Perto delas, construções menores com o formato retangular na vertical. Ao fundo, outras pirâmides em cinza. No alto, céu azul sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pirâmides do cemitério de Meroe, no atual Sudão, em fotografia de 2013. FIM DA LEGENDA.

80

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. O que a descoberta das cidades soterradas pelas cinzas do Vesúvio representou para a ciência?
  1. Faça uma pesquisa sobre a cidade de Pompeia, após a erupção do Vesúvio, e escreva um resumo de suas descobertas.
  1. Por que as pirâmides de Meroe são representativas dos intercâmbios culturais e comerciais da Antiguidade?

    Patrimônios da Humanidade

    Patrimônio da Humanidade é um elemento material ou imaterial considerado de fundamental importância e relevância. Pode ser uma paisagem ou componentes da paisagem, monumentos e construções, manifestações culturais ou saberes próprios de determinadas comunidades.

    Conforme a classificação adotada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o patrimônio pode ser cultural, natural ou misto. O patrimônio cultural é composto de monumentos e grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. O patrimônio natural corresponde a formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, hábitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético. O patrimônio misto envolve elementos culturais e naturais.

    O reconhecimento oficial de um elemento como Patrimônio da Humanidade é feito pela Unesco visando garantir sua conservação, preservação e segurança ao longo do tempo.

    A Unesco mantém uma Lista do Patrimônio Mundial, que é atualizada anualmente. Periodicamente, os países interessados solicitam à Unesco o pedido de reconhecimento como patrimônio mundial dos elementos que consideram importantes para a humanidade. Assim, com o passar do tempo, novos patrimônios vão sendo reconhecidos e outros patrimônios deixam de existir, como o sítio arqueológico de Hatra, cidade construída há mais de 2300 anos, no atual Iraque, que foi destruída em 2015 durante conflitos.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com cidade vista parcialmente, prédios de tamanhos diversos, pequenos, médios e à frente, o mar de cor azul. Mais ao fundo, morros de cor cinza arredondados no mar. Em segundo plano, paisagem com outros morros e céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Destaque do Pão de Açúcar em cartão-postal do Rio de Janeiro, primeira cidade do mundo a ser declarada Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. O título foi concedido pela Unesco em 2012. FIM DA LEGENDA.

  1. Que elementos podem ser reconhecidos como Patrimônio da Humanidade? Que instituição os reconhece?

81

O estudo e a escrita da História

Os bens culturais legados por sociedades de diferentes épocas e locais são importantes fontes para o estudo da História. Por meio de pesquisas, os historiadores analisam e interpretam essas fontes para descobrir informações que contribuam para o entendimento do passado e do presente.

Documentos históricos

As fontes históricas são classificadas como materiais ou imateriais, mas existem outras formas de considerá-las. Por exemplo, as leis e os tratados que foram criados por governantes e que orientaram regimes políticos são chamados documentos oficiais porque apresentam as informações do ponto de vista de quem estava no poder no momento de sua produção.

Mas existem também documentos não oficiais , que são assim considerados porque expressam pontos de vista de pessoas que não estavam necessariamente no poder. Os jornais, as esculturas, as pinturas, as construções arquitetônicas, a música, o cinema, as cartas, as fotografias de família, os mapas e os livros de gêneros diversos, incluindo a literatura, podem se apresentar como documentos não oficiais.

Imagem: Fotografia. Uma folha de cor bege-claro com texto grande de cor marrom-escuro, escrito em letras cursivas. Texto ilegível. Na parte superior e inferior, um carimbo redondo de cor azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tratado de Tordesilhas, assinado entre os governantes de Portugal e da Espanha em 1494: documento oficial. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, uma folha branca com texto escrito em letra cursiva, com fotos à esquerda e mais ao fundo, envelopes amontoados e amarrados com um cordão marrom.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografias e cartas pessoais: documentos não oficiais. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique o que são documentos oficiais e documentos não oficiais. Dê exemplos.

82

Estudos e técnicas

Historiadores e arqueólogos utilizam fontes diversas para estudar sinais do passado e suas relações com o presente. Eles buscam pistas de outros tempos e, ao encontrá-las, procuram relacioná-las com diversos campos de conhecimento.

Para fazer suas pesquisas, esses profissionais consultam arquivos e bibliotecas . Se a pesquisa é feita em jornais e revistas, o historiador pode frequentar uma hemeroteca, local em que esses materiais são arquivados. Nos arquivos, os pesquisadores consultam fundos documentais, que reúnem coleções de documentos que têm uma origem comum. É preciso também aprender a interpretar imagens, pois os documentos muitas vezes são fotografias ou obras de arte. A essa habilidade chama-se leitura iconográfica . As fontes pesquisadas também podem ser manuscritas (feitas à mão) ou impressas .

Os arqueólogos precisam lançar mão de conhecimentos técnicos bastante complexos para investigar o passado por meio de objetos encontrados nos sítios arqueológicos. O terreno desses locais que foram ocupados por antepassados humanos é cercado e escavado; apenas a equipe de arqueólogos pode ter acesso a eles para que nada seja danificado; os objetos são cuidadosamente separados e analisados e tem-se o cuidado de procurar fragmentos de peças eventualmente quebradas.

Os arqueólogos também estudam sítios arqueológicos nas cidades e até no fundo do mar (Arqueologia subaquática). Esses profissionais são acionados antes da realização de grandes obras públicas, como construção de metrôs, pontes e viadutos.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de local com grama de cor verde com dois caixas de cor preta. Dentro delas, pedaços de cerâmicas de tamanhos pequenos e médios na caixa da esquerda, de cor cinza, marrom e bege e à direita, peças grandes na caixa de cor marrom, bege e cinza. Ao redor, vista parcialmente de outras caixas com outras peças de cerâmica.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fragmentos de peças de cerâmica de mais de 2 mil anos encontrados na área de um antigo assentamento romano na Inglaterra. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre o trabalho dos pesquisadores da área de História e o trabalho dos pesquisadores da área de Arqueologia?

83

Marcos de memória

O termo memória pode ter diferentes significados tanto no senso comum como na conceituação das distintas áreas do conhecimento.

Em geral, no dia a dia, usamos esse termo com o sentido equivalente ao de lembrança. Caso perguntem a você “Onde passou as últimas férias?”, depois de pensar, você vai encontrar a informação em sua memória.

Existe também outro significado para memória, que diz respeito a valores, costumes e saberes que herdamos culturalmente. Esses elementos, de cuja criação não participamos, foram transmitidos de geração em geração, constituindo uma memória coletiva. No cotidiano, observamos várias expressões dessa memória: uma forma de fazer uma receita culinária aprendida com parentes; um tipo de bordado que as famílias de certa região praticam; hábitos de cura por meio do uso de chás ou da medicina natural…

Também podemos dizer que existe uma memória que é construída para fins determinados. Por exemplo: se algum grupo político fez questão de esconder determinados fatos da população, aqueles que se sentiram prejudicados podem se mobilizar para reivindicar a memória histórica coletiva que se tentou apagar. É o caso da elaboração de livros que reúnem depoimentos de pessoas que sofrem perseguições políticas e se empenham em preservar a memória da história que viveram.

Pode acontecer também de um grupo político querer valorizar sua proposta de governo, recorrendo ao passado e destacando figuras ou momentos significativos – por exemplo, heróis, grandes batalhas – que possam ressaltar o projeto. Trata-se, nesse caso, da tentativa de construção de uma memória histórica usando o passado para alcançar um objetivo. Esse tipo de memória está muito relacionado às homenagens e às comemorações.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Fundo de cor marrom e à frente, dezenas de pessoas, homens, mulheres e crianças de etnias diferentes, vistos do busto para cima. À esquerda, uma mulher de pele negra, lenço azul com ponta em verde sobre a cabeça, olhos fechados, sorrindo. Ao centro, mulher de pele clara, cabelos castanhos para trás, com blusa de mangas compridas em amarelo, com os braços enlaçando três crianças: um menino de pele clara, cabelos escuros, camiseta vermelha, menina de pele clara, cabelos escuros e blusa amarela e menino de pele clara, cabelos pretos, com camiseta azul. À direita, um homem de pele clara, cabelos pretos, camisa de gola de cor vermelha. Ao fundo, um homem com lenço branco sobre a cabeça, barba de cor castanha e roupa de cor amarela. Uma mulher de pele negra, cabelos castanhos, com gorro grande sobre a cabeça em azul e laranja. Uma pessoa de pele morena, cabelos castanhos encaracolados, com camiseta de cor amarela. À direita, uma mulher de pele clara, cabelos castanhos com blusa verde. À direita, uma senhora de cabelos grisalhos, olhos verdes, blusa marrom, com a mão sobre o queixo. Na parte superior, título do livro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Capa do livro Valentes, de Aryane Cararo, Duda Porto de Souza e Rafaela Villela, publicado em 2020. A obra traz a história de pessoas de outros países que se refugiaram no Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um poste na vertical de cor cinza, com duas placas verdes. À frente, placa com letras brancas: Avenida Presidente Vargas. Ao fundo, árvore com folhas verdes e céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa de sinalização de rua com o nome de um ex-presidente do Brasil, que governou o país de 1934 a 1945 e de 1951 a 1954. Cidade de Indaiatuba, no estado de São Paulo. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Registre uma lembrança pessoal que compõe a sua memória individual.

84

  1. Observe a imagem, leia a legenda e responda à questão.
Imagem: Fotografia em preto e branco. À frente, um homem de pele negra, descalço com vestes compridas do pescoço até os joelhos, segurando nas mãos um instrumento nas mãos, com parte arredondada à esquerda e haste fina horizontal na mão direita. Mais ao fundo, à esquerda, um homem visto de costas, sem camiseta, com roupa clara, na cintura. À direita, tronco na vertical e mais ao fundo, árvores de folhas na copa no alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Griot fotografado no Senegal nos anos 1950. Na tradição de alguns grupos africanos, as mulheres e os homens que desempenham a função de griot transmitem os saberes, os valores, as práticas culturais e as tradições de seu povo por meio da narração de histórias passadas de geração em geração. FIM DA LEGENDA.

  1. Como a memória pode se relacionar a uma forma de protesto e a uma comemoração?

A história oral

Por meio de pesquisas de variados tipos, pode-se estudar como grupos oprimidos lutaram e lutam para fazer valer suas vozes e ser incluídos socialmente e lembrados historicamente. Estudos desse tipo valorizam os movimentos e as lutas pela preservação da memória coletiva. Também é possível pesquisar como os grupos que estão no poder implementaram seus projetos utilizando o passado para construir uma memória que valorizasse o seu grupo. Nos dois casos, o historiador lida com fontes que busca em arquivos, bibliotecas e hemerotecas.

Há um terceiro tipo de memória que também integra o campo de estudo e escrita da História: a memória das pessoas vivas, que é acionada por meio de entrevistas, em uma vertente que se chama história oral.

Os estudiosos que atuam nessa vertente realizam entrevistas com uma rede de pessoas que vivenciaram determinado momento que está sendo pesquisado. As entrevistas depois são transcritas (transformadas em texto) e editadas, para que possam ser lidas e analisadas. Muitas vezes, o que é narrado em uma entrevista se repete em outra, com algumas mudanças. Isso quer dizer que, apesar de os dados narrados constituírem as memórias individuais, também fazem parte de uma dimensão coletiva.

Imagem: Fotografia. À esquerda, um garoto e uma mulher e à direita, uma menina, vistos dos joelhos para cima. O garoto tem o corpo para à direita, de pele morena, cabelos castanhos, com camiseta branca e calça jeans, segurando um gravador na mão direita perto da mulher. Esta tem pele clara, cabelos ruivos, com par de óculos no rosto, com blusa de cor preta, calça azul, com as mãos próximas da região do peito. À direita, menina vista parcialmente, segurando celular na mão direita, com pele morena, cabelos castanhos, com camiseta branca e calça azul. Ao fundo, parede com parte da bandeira do Brasil e outras ilustrações.  Fim da imagem.

LEGENDA: Integrantes de projeto de história oral em trabalho de campo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

85

A História é filha de seu tempo?

Independentemente do método empregado para pesquisar a memória por meio da história, é importante saber que os temas e as abordagens escolhidos nas pesquisas revelam muito sobre o presente. Como o historiador é uma figura que vive o seu tempo, ele reflete as ansiedades e as projeções do presente, e isso faz com que suas escolhas de assuntos e perspectivas sejam inspiradas nas questões que o atingem. Assim, com a prática, quando lemos livros de antigos historiadores, é possível perceber alguns motivos que levaram aqueles pesquisadores a escrever daquela maneira.

Isso mostra que o conhecimento histórico não é único. Ele muda com o tempo e de acordo com as leituras que os historiadores fazem do passado histórico. A forma peculiar de entendimento e registro de cada geração de historiadores mostra que as marcas do tempo ficam também no modo como o conhecimento histórico é construído. A análise de como a história foi escrita em determinado tempo é chamada Historiografia .

Nas origens da historiografia, dois estudiosos gregos se destacaram: Heródoto, que viveu de 484 a.C. a 425 a.C., e Tucídides, que viveu de 460 a.C. a 396 a.C. Para Heródoto, o papel da História era evitar o esquecimento do que devia ser lembrado. Ele é considerado o “pai da História” por ter sido o primeiro a tentar desvendar de modo objetivo as relações entre os eventos históricos. A Tucídides atribui-se outro pioneirismo: o de estabelecer a dissociação entre a vontade dos deuses e o sentido da história, definindo uma base racional e metodológica para a pesquisa histórica.

Imagem: Fotografia. Escultura dos ombros para cima de um homem da metade para à esquerda e da metade para direita, um outro homem. À esquerda, cabelos e barba grandes, com nariz fino. À direita, cabelos encaracolados e barba um pouco menor que o outro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura retratando Heródoto, à esquerda, e Tucídides, à direita. Feita de mármore no século IV a.C. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é a história oral?
  1. O que é Historiografia?
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Junte-se a um colega e selecionem um aspecto da história de sua comunidade que vocês gostariam de estudar. Analisem os meios que poderiam utilizar para pesquisar esse aspecto.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

86

Painel multicultural

Patrimônios Culturais Imateriais da Humanidade

Os Patrimônios Culturais Imateriais são as heranças culturais dos povos, isto é, as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo conservam e transmitem de geração em geração.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconhece diversos desses patrimônios pelo mundo. Agora, você vai conhecer alguns deles.

A Shital pati é a arte tradicional de tecelagem de fibras da planta conhecida como murta para a fabricação de tapetes artesanais em Bangladesh, país da Ásia. Esses objetos são utilizados pelas pessoas como decoração, colchas ou tapetes de oração. Homens e mulheres participam da coleta e do processamento da murta.

A arte Shital pati foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2017.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de duas mãos de uma pessoa de pele morena, usando blusa de mangas compridas em branco e azul, manuseando palhas de cor cinza-escuro e outras palhas de cor bege, entrelaçando-as.  Fim da imagem.

LEGENDA: Confecção de tapete com a técnica conhecida como Shital pati em Dhaka, Bangladesh, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Oruro é uma cidade da atual Bolívia que era considerada um lugar sagrado para os povos que ocupam a região há milhares de anos. Nela, eram realizadas festas religiosas em homenagem a deuses. Ao longo do tempo, essas festas se transformaram no Carnaval de Oruro.

Essa festa é feita todos os anos e dura seis dias. Os participantes dançam coreografias usando máscaras e roupas de tecidos coloridos e bordados.

O Carnaval de Oruro foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2001.

Imagem: Fotografia. Em um local com rua de cor cinza, com pinturas coloridas em amarelo, azul e vermelho. Sobre ele, três pessoas fantasiadas de cor azul e partes em vermelho, sapatos pretos e sobre a cabeça, chapéu com plumas em bege e cinza-escuro. Eles fazem um passo para à direita, saltando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Carnaval na cidade de Oruro, na Bolívia, em 2018. FIM DA LEGENDA.

87

O fado é um estilo musical português que, geralmente, é cantado por uma só pessoa, o fadista, acompanhado pelo som de um violão e uma guitarra portuguesa.

Em geral, as letras das canções tratam de temas melancólicos, como a saudade, o amor e as dificuldades da vida, ou de temas alegres, como os acontecimentos engraçados do cotidiano.

O fado foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2011.

Imagem: Fotografia. Sobre um palco com parede em tons em roxo e em rosa. À esquerda, homem sentado de pele clara, cabelos e barba escuros, vestidos com blusa de mangas compridas e calça preta, com instrumento pequeno arredondado de cor bege, com cordas sobre haste na direita. Mais à direita, uma mulher vista dos joelhos para cima de pele morena, cabelos escuros lisos, com blusa de mangas compridas e calça preta, com microfone preto na mão de frente para a boca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de fado em Madri, na Espanha, em 2020. FIM DA LEGENDA.

O balafon é um xilofone, instrumento musical feito com teclas de madeira ou bambu. Ele possui de 11 a 22 teclas de diferentes tamanhos e produz sons por meio da batida das hastes de madeira e borracha nas suas teclas.

O instrumento é um símbolo de identidade para as comunidades senufo que vivem nos países africanos de Burkina Faso, Mali e Costa do Marfim, onde é conhecido como ncegele .

O balafon costuma ser tocado em festas e funerais e é aprendido pelos músicos ainda na infância.

O modo de tocar balafon foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2012.

Imagem: Fotografia. Um homem visto da cintura para cima de pele negra, cabelos e par de óculos pretos, com camisa de mangas compridas em cinza, segurando nas mãos, baguetes sobre instrumento de cor bege na horizontal e bases arredondadas abaixo, na vertical sobre haste na horizontal bege. Ao fundo, à esquerda, porta de vidro com bordas em preto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Músico tocando balafon em Colônia, na Alemanha, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já observou alguma das manifestações culturais apresentadas? Converse com os colegas e o professor sobre sua experiência.
  1. Você gostaria de participar de alguma delas? De qual? Por quê?

88

O que você aprendeu

  1. Leia o texto a seguir, que trata de aspectos da Grécia antiga, e observe as imagens. Depois, faça as atividades propostas.

    Em cada pólis vigorava uma liberdade total na definição de regras para o viver junto, ou seja, a forma de poder político, as instituições, a estrutura da sociedade e até as práticas religiosas. Os deuses são os mesmos, mas cada cidade escolhia a sua divindade protetora e estabelecia os calendários religiosos específicos.

    [...]

    A independência das pólis e a consequente inexistência de um poder central não levou a uma fragmentação pois [...] havia a uni-las o idioma, a religião e a arte. A existência em praticamente todas as pólis de um espaço comunitário, a ágora [...] ponto central da cidade e espaço de reunião dos cidadãos, indica um propósito claro de estimular a participação deste grupo nos assuntos cívicos. O conceito de cidadania vai assim sendo consolidado, também de forma diferenciada, no conjunto das cidades gregas antigas.

    Elaine Farias Veloso Hirata. Pólis : viver em uma cidade grega antiga. São Paulo: Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (Labeca), Museu de Arqueologia e Etnologia, Universidade de São Paulo, Fapesp, 2016. p. 8.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, com vegetação de cor verde, com um templo muito grande de cor bege ao fundo, sobre colunas grandes na vertical e na parte superior, teto triangular. De frente para o templo, dezenas de pessoas em pé, vistas de costas, olhando para cima. No alto, céu azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Templo de Hefesto em Atenas, na Grécia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, de local em ruinas de cor bege com base com degraus e colunas na vertical, sem teto e ao fundo, hastes de ferro e paredes em ruinas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas do Templo de Apolo Epicuro em Bassas, na Grécia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Segundo o texto, as pólis gregas eram independentes umas das outras. Contudo, elas compartilhavam alguns elementos culturais em comum. Que elementos eram esses?
  1. Identifique um elemento comum nas cidades antigas da Grécia relacionado ao espaço das cidades.

89

Avaliação formativa

  1. Leia o texto a seguir e responda às questões.

    O que é ser cidadão?

    Cidadania não é uma definição estanque , mas um conceito histórico, o que significa que seu sentido varia no tempo e no espaço. É muito diferente ser cidadão na Alemanha, nos Estados Unidos ou no Brasil [...], não apenas pelas regras que definem quem é ou não titular da cidadania (por direito territorial ou de sangue) , mas também pelos direitos e deveres distintos que caracterizam o cidadão em cada um dos Estados nacionais contemporâneos. Mesmo dentro de cada Estado nacional o conceito e a prática da cidadania vêm se alterando ao longo dos últimos duzentos ou trezentos anos. Isso ocorre tanto em relação a uma abertura maior ou menor do estatuto de cidadão para sua população (por exemplo, pela maior ou menor incorporação dos imigrantes à cidadania), ao grau de participação política de diferentes grupos (o voto da mulher, do analfabeto), quanto aos direitos sociais, à proteção social oferecida pelos Estados aos que dela necessitam. [...] Exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.

A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos [...] e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio [...] baseado nos deveres dos súditos , e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliassem o conceito e a prática de cidadania [...]. Nesse sentido pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia.

Jaime Pinsky. In : Carla Bassanezi Pinsky; Jaime Pinsky (org.). História da cidadania . São Paulo: Contexto, 2013. p. 9-10.

  1. Segundo o texto, a definição de cidadania manteve-se a mesma? Explique.
  1. No Brasil durante o século XIX e início do século XX, o direito ao voto estendia-se a todas as pessoas? Pesquise.

90

  1. Responda às questões a respeito da civilização romana.
  1. Indique a língua falada na Roma antiga e os idiomas que foram originados pela difusão dela no mundo. Em seguida, cite uma palavra que tenha origem nessa língua.
  1. Além da língua, que outros aspectos podem ser identificados como característicos da civilização romana?
  1. Observe a fotografia e responda às questões abaixo.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com vegetação de cor verde, com estabelecimento à esquerda, com paredes de cor verde, em dois andares e janelas compridas na vertical. Ao fundo, local com árvores de folhas verdes, morros com solo pedregoso cinza e no alto, à direita, prédio grande na horizontal com colunas na vertical arredondadas, com teto em ruinas. Em segundo plano, à esquerda cidade, morros e no alto, céu azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A acrópole de Atenas, localizada na Grécia, foi reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1987. FIM DA LEGENDA.

  1. Atenas e Esparta foram importantes cidades-Estados do mundo grego. Construa um quadro e indique as principais características e a função de cada uma delas.
  1. A acrópole de Atenas pode ser considerada um patrimônio material e imaterial? Justifique sua resposta.
  1. Que mudanças ocorreram na acrópole de Atenas ao longo do tempo?
  1. Por que a acrópole de Atenas é considerada um marco de memória para a humanidade?

91

  1. Leia o texto abaixo e observe as imagens. Depois, com base em seus conhecimentos e nos conteúdos estudados ao longo desta unidade, responda ao que se pede.

Os museus de hoje quase sempre mostram exemplos da antiga cerâmica grega. Se você olhar com atenção, verá que ela é feita de uma excelente argila vermelha, muito lisa, pintada com desenhos dramáticos ou cenas vívidas. Sabemos sobre a cerâmica grega porque muita coisa chegou a nossos dias. Mas havia outros artesãos gregos – joalheiros, trabalhadores em metal, tecelões, escultores, carpinteiros – que também produziam artigos de alta qualidade e objetos mais simples, para o uso diário.

Fiona MacDonald. Como seria sua vida na Grécia antiga? São Paulo: Scipione, 2012. p. 7.

Imagem: Fotografia. Objeto redondo de cor preta, com ilustração de cor bege ao centro, com o formato redondo e dentro, um homem agachado, sentado, sem camiseta, com vestes na cintura, com a mão esquerda, segurando uma ferramenta e na mão direita, outro objeto na horizontal. No alto, pendurado, ferramentas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura grega no interior de uma xícara de cerca de 550 a.C. a 510 a.C. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um vaso na vertical de cor preta, com parte inferior arredondada, com ilustração em tons de preto e dourado. À esquerda, um homem em pé, sem camiseta, com saiote na cintura, de frente para haste na horizontal e à direita, um homem segurando um grande peixe sobre base na horizontal. Perto do homem, um cachorro. Fim da imagem.

LEGENDA: Jarro grego produzido entre 510 a.C. e 500 a.C. FIM DA LEGENDA.

  1. Que profissões estão representadas nas cerâmicas desta página?
  1. De acordo com o texto, museus de hoje nos mostram exemplares importantes da antiga cerâmica grega. Que tipo de fonte histórica são as cerâmicas?
  1. Por que preservar essas fontes é importante?