92
Unidade 3. A cidade e a cidadania
Vamos conversar
- As pessoas representadas nesta imagem parecem cuidar do lugar onde vivem? Quais atitudes demonstram isso? E quais atitudes demonstram o contrário?
- Na cena representada, é possível identificar ações de cidadania? Explique.
PÁGINA SEM CONTEÚDO
93
94
Investigar o assunto
Visões de cidade
Importantes artistas brasileiros representaram o espaço urbano em suas obras e expressaram, por meio delas, diferentes percepções e sentimentos em relação à cidade. As imagens a seguir oferecem uma amostra dessa diversidade de visões.
LEGENDA: Oswaldo Goeldi. Céu vermelho, 1950. Xilogravura, 22 cm X 30 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Helena Coelho. As crianças da Vila Jacilo, 2003. Óleo sobre tela, 40 cm X 60 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Candido Portinari. Morro, 1933. Óleo sobre tela, 114 cm X 146 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tarsila do Amaral. A Gare, 1925. Óleo sobre tela, 84,5 cm X 65 cm. FIM DA LEGENDA.
95
E você, como representaria uma paisagem urbana? Que tal expressar por meio de um cartaz a visão que você tem de cidade?
Material
- Cartolina.
- Folhas de papel sulfite.
- Canetas hidrográficas coloridas.
- Lápis de cor.
Como fazer
- Junte-se a um colega e combinem como confeccionarão o cartaz: vocês podem desenhar diretamente na cartolina ou fazer desenhos em folhas de papel sulfite e depois afixá-las na cartolina. Se vocês moram na área urbana, representem a cidade onde vivem. Se moram na área rural, representem uma cidade que conheçam ou de que gostem.
- Façam desenhos que mostrem os mais variados aspectos da cidade: culturais, ambientais, econômicos e sociais.
- Representem elementos ou locais marcantes da cidade, como rios, áreas verdes, avenidas, museus e outras construções.
- Elaborem legendas para os desenhos, identificando os aspectos e os elementos representados. Se possível, informem também a localização desses elementos na cidade. Não se esqueçam de dar um título ao cartaz.
- Exponham o trabalho para a turma.
Para responder
Analisem o trabalho das outras duplas: Quais elementos da cidade foram representados e quais aspectos mais chamaram a atenção de vocês?
- Conversem com os colegas e com o professor sobre as impressões gerais que os diversos desenhos causaram em vocês e o que a cidade representa para cada um.
96
Capítulo 1. A população brasileira
A população de um país é o conjunto de pessoas que vivem nele. Observe no mapa o número de pessoas que compõem a população de alguns países.
FONTE: Nações Unidas. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. Dinâmica populacional. Perspectivas da população mundial 2019. Disponível em: http://fdnc.io/eaz. Acesso em: 25 abr. 2021.
Nota de rodapé: *. Projeção. Fim da nota.
Como vemos, o Brasil está entre os países mais populosos do mundo. Um país populoso é aquele que tem uma grande população absoluta, ou seja, um grande número de habitantes.
- O que é população?
- Observe o mapa acima e responda no
caderno
às questões a seguir.
- De acordo com o mapa, quais são os países com número de habitantes maior que o do Brasil?
- Em que continente se localiza a maioria desses países?
- Entre esses países, qual é o mais extenso? E o menos extenso?
97
O crescimento da população brasileira
A população absoluta do Brasil vem crescendo ao longo do tempo. Em 1900, ela somava cerca de 17 milhões de habitantes e, em 2020, aproximadamente 212 milhões de pessoas.
- De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 1950, viviam no Brasil cerca de 52 milhões de pessoas. Em menos de 70 anos, a população aumentou quase quatro vezes, atingindo cerca de 207 milhões de habitantes em 2017. Os fatores que contribuíram para esse crescimento serão analisados mais adiante, quando tratarmos das dinâmicas populacionais no Brasil.
Observe o gráfico * do crescimento da população brasileira entre 1950 e 2017.
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Estimativas da população residente para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros com data de referência em 1º de julho de 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.
Nota de rodapé: *. Os números foram arredondados para fins didáticos. Fim da nota.
- Observe o gráfico acima e responda no
caderno
às questões a seguir.
- De acordo com o gráfico, qual era o número de habitantes do Brasil em 1950? E em 2017?
- O que houve com o número de habitantes do Brasil ao longo do tempo?
- Em sua opinião, o que faz a população de um país aumentar? E o que faz o crescimento populacional de um país declinar?
98
As características da população brasileira
Densidade demográfica
O Brasil é um país populoso, com uma população absoluta entre as maiores do mundo. No entanto, o Brasil é pouco povoado , isto é, a densidade demográfica ou população relativa do país é baixa. De acordo com o IBGE, em 2020, a densidade demográfica do Brasil era de cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado.
A densidade demográfica é obtida dividindo-se o número de habitantes de um lugar pela sua área territorial. Um território é considerado muito povoado quando sua densidade demográfica é alta.
LEGENDA: A densidade demográfica é o número de habitantes por quilômetro quadrado. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- Qual era a densidade demográfica do Brasil em 2020?
- Sobre a relação entre populoso e povoado, responda no caderno às questões a seguir.
- O que significa dizer que um país é populoso, mas pouco povoado?
- O que significa dizer que um país é pouco populoso, mas muito povoado?
- Explique por que o Brasil é um país pouco povoado, embora seja um dos países mais populosos do mundo.
- Como é calculada a densidade demográfica de um lugar?
- Pesquise na internet a densidade demográfica do lugar onde você vive. Quantos habitantes por quilômetro quadrado vivem nele?
99
No Brasil, a densidade populacional não é igual em todo o território. Isso significa que a população não se distribui de forma regular pelo país: ela se concentra mais em algumas áreas e menos em outras. Podemos perceber essa irregularidade ao comparar a densidade demográfica das unidades federativas do Brasil. Observe o mapa a seguir.
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.
Nota de rodapé: *. Projeção. Fim da nota.
- De acordo com o mapa, responda no
caderno
às questões a seguir.
- Em que unidades federativas do Brasil a densidade demográfica é mais alta?
- Em que unidades federativas do Brasil a densidade demográfica é mais baixa?
- Em que faixa de densidade demográfica está a unidade federativa onde você vive?
100
O censo demográfico
A pesquisa realizada pelo IBGE com a finalidade de levantar informações estatísticas sobre a população é chamada censo demográfico .
Em 1872, foi realizado o primeiro censo demográfico do Brasil. Antes dessa data, a contagem da população era feita pelas paróquias das igrejas, que eram responsáveis por registrar os nascimentos, os casamentos e os óbitos de grande parte da população. A partir de então, outros censos foram realizados, mas sem regularidade.
Desde 1940, sob a coordenação do IBGE, o censo demográfico acontece de dez em dez anos. Nele, são levantadas diversas informações sobre a população, como local onde vive, renda e escolaridade. Em 2020, o censo não foi realizado em razão da pandemia de covid-19.
As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo IBGE, por meio do censo demográfico, auxiliam o governo a organizar e administrar o país em todas as áreas, como saúde, educação e habitação. Por exemplo, é importante saber quantas crianças vivem nos municípios para planejar quantas escolas precisam ser construídas.
LEGENDA: Funcionário do IBGE testa dispositivo móvel para a coleta de dados da população na comunidade de Tavares Bastos, na cidade do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Responda no caderno às questões a seguir.
- O que é o censo demográfico?
- Quando foi realizado o primeiro censo demográfico no Brasil?
- Em que intervalo de tempo é realizado o censo demográfico atualmente?
- Que informações são levantadas no censo? Para que elas são utilizadas?
101
Vamos fazer
Censo da sala de aula
Que tal conhecer melhor a sua turma? Para isso, vamos fazer um censo da sala de aula, observando as instruções a seguir.
Material
- Lápis colorido.
- Trena.
- Papel quadriculado.
Como fazer
- Com o auxílio do professor, anotem o número total de estudantes e o número de meninos e de meninas.
- Em seguida, no papel quadriculado, façam um gráfico de colunas que mostre o número de meninos e de meninas da turma. Para produzir o gráfico, pintem um quadradinho para cada menino e um para cada menina.
- Depois, calculem a densidade demográfica da sala de aula. Com uma trena, meçam o tamanho da sala. Para fazer o cálculo, dividam o número total de estudantes pela área da sala.
- Individualmente, redija um texto comentando os resultados do censo da sala de aula. Informe o número total de estudantes, o número de meninos e o de meninas, a densidade demográfica e outras informações que tenham sido coletadas na atividade. Utilize o gráfico para ilustrar as informações obtidas.
Para responder
- Qual é o número total de estudantes da sua turma? Quantos são meninos? E quantas são meninas?
- Qual é a densidade demográfica da sua sala de aula?
102
Populações rural e urbana
A população brasileira é formada pela população rural e pela população urbana. A população rural é aquela que vive nas áreas rurais, isto é, no campo. Já a população urbana é aquela que vive nas áreas urbanas, ou seja, nas cidades.
Até a década de 1960, a maioria da população brasileira vivia em áreas rurais. Com o desenvolvimento de outras atividades além da agricultura, os postos de trabalho nas cidades se multiplicaram, principalmente nas indústrias.
Além disso, a mecanização da agricultura provocou a substituição de mão de obra humana pelo uso de máquinas, aumentando o desemprego no campo. Assim, muitas pessoas deixaram o campo para buscar oportunidades de trabalho nas cidades.
LEGENDA: Rua comercial na zona central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
A partir de 1970, a maior parte da população do Brasil passou a viver em áreas urbanas. Observe no gráfico a seguir a evolução das populações rural e urbana no Brasil.
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Qual é a diferença entre população rural e população urbana?
- Quando a população urbana passou a ser maior que a população rural?
- Por que a maioria da população passou a viver nas cidades? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
103
Taxa de urbanização brasileira
A taxa de urbanização corresponde à proporção de pessoas que vivem em áreas urbanas de determinado lugar em relação à população total desse lugar. Essa taxa mostra o grau de concentração da população nas cidades.
No Brasil, a taxa de urbanização era de quase 85% em 2015, segundo o IBGE. Isso quer dizer que, de cada 100 habitantes do país, 85 viviam em áreas urbanas e 15 viviam em áreas rurais.
Observe os mapas a seguir. Eles representam a porcentagem da população rural e da população urbana em cada unidade federativa do Brasil em 2015.
FONTE: IBGE. Pesquisa por amostra de domicílios 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- De acordo com os mapas, responda às questões.
- Em que unidades federativas o percentual de população rural é maior? E em quais o percentual de população rural é menor?
- Em que unidades federativas o percentual de população urbana é maior? E em quais o percentual de população urbana é menor?
- Na unidade federativa em que você vive, de cada 100 habitantes, quantos vivem na área rural? E na área urbana?
- A taxa de urbanização da unidade federativa em que você vive é maior ou menor do que a taxa de urbanização do Brasil?
104
A dinâmica da população
Muitos fatores interferem na dinâmica da população, influenciando o seu crescimento. Um dos principais é o crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.
A taxa de natalidade indica o número de pessoas nascidas para cada grupo de mil habitantes de um país. A taxa de mortalidade indica o número de mortes para cada grupo de mil habitantes do país. Para indicar essas taxas, utiliza-se o símbolo ‰ (lê-se “por mil”).
Quando a taxa de natalidade é maior que a taxa de mortalidade, significa que a população cresceu. Até a primeira metade do século XX, a população brasileira cresceu de maneira acelerada. No entanto, a partir da década de 1970, a taxa de natalidade começou a diminuir, caracterizando menor crescimento da população. Observe no gráfico ** a evolução da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade no Brasil.
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.
Nota de rodapé: **. Projeção. Fim da nota.
- O que a taxa de natalidade representa?
- O que a taxa de mortalidade representa?
- De acordo com o gráfico, quais eram as taxas de natalidade e mortalidade em 1900? E em 2020?
- Como você explicaria a evolução do crescimento vegetativo do Brasil nesse período?
105
O crescimento da população brasileira começou a diminuir a partir da década de 1960. Um dos motivos para essa queda foi a redução da taxa de natalidade.
Essa redução pode ser justificada pela diminuição da taxa de fecundidade , que indica o número médio de filhos por mulher.
Observe o gráfico *** com a evolução da taxa de fecundidade das mulheres no Brasil.
FONTES: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.
Nota de rodapé: ***.Projeção. Fim da nota.
A queda na taxa de fecundidade se deve ao planejamento familiar, que possibilita aos casais decidir o número de filhos, e ao aumento da escolaridade, da autonomia e da participação da mulher no mercado de trabalho.
Atualmente, as mulheres atuam em todos os setores da economia e nas mais diversas instituições da sociedade. Elas desenvolvem pesquisas científicas, administram empresas, fazem leis, comandam tribunais de justiça, governam países. As diferenças de salário entre homens e mulheres, porém, entre outros indicadores, mostram que ainda há muito a ser feito para a obtenção de uma efetiva igualdade de direitos.
Mesmo estando cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, as mulheres ainda são as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e pelos cuidados com os filhos. Além disso, é cada vez maior o número de mulheres que se responsabilizam também pelo sustento financeiro da família.
LEGENDA: Trabalhadoras no centro de produção de vacina contra a covid-19 do Instituto Butantan, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
- De acordo com o gráfico, qual era o número médio de filhos, por mulher, no ano de 1960? E no ano de 2020?
- Você considera importante a inserção da mulher no mercado de trabalho? Justifique.
- As mulheres adultas da sua família exercem alguma atividade remunerada? Se sim, qual?
106
Outro fator importante na dinâmica da população é a esperança de vida, também chamada expectativa de vida. Como você pode observar no gráfico **** a seguir, nos últimos setenta anos, a esperança de vida do brasileiro aumentou, ou seja, ele está vivendo mais tempo. Uma das explicações para isso é a melhoria das condições de saúde da população.
Fontes: IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020; IBGE. Séries históricas e estatísticas. Disponível em: http://fdnc.io/eaC. Acesso em: 11 dez. 2020.
Nota de rodapé: ****. Projeção. Fim da nota.
- De acordo com o gráfico, qual era a esperança de vida no Brasil em 1960? E em 2020?
A pirâmide etária é um gráfico que mostra o número de habitantes divididos por gênero e idade. Nela, é possível observar a população jovem, adulta e idosa.
A análise da pirâmide etária fornece diversas informações, como a taxa de natalidade, a longevidade e a idade média da população. Observe a pirâmide etária do Brasil, em 2016.
FONTE: IBGE. Pirâmide etária. Disponível em: http://fdnc.io/eaB. Acesso em: 25 abr. 2021.
- O que é uma pirâmide etária? O que é possível observar nela?
- Analisando a pirâmide etária do Brasil em 2016, responda:
- Qual era a faixa etária mais numerosa na população brasileira?
- Nas faixas etárias superiores a 60 anos, predominavam homens ou mulheres?
107
A diminuição na taxa de mortalidade e o aumento da esperança de vida da população brasileira são consequências de políticas públicas na área da saúde, principalmente das campanhas de vacinação.
No início do século XX, muitas pessoas morriam em consequência de doenças como hepatite, cachumba e sarampo. Com o desenvolvimento das vacinas, a população passou a ser imunizada contra essas doenças.
A taxa de mortalidade infantil também decresceu em decorrência das políticas públicas de imunização. Essa taxa representa o número de mortes de crianças menores de um ano de idade para cada grupo de mil crianças nascidas vivas.
- Observe o cartaz de uma campanha de vacinação e responda às questões.
Cartaz da campanha de vacinação contra a gripe realizada em 2019 na cidade de Tejuçuoca, no Ceará.
ASCOM/PREFEITURA MUNICIPAL DE TEJUÇUOCA, CEARÁ
- O cartaz se refere à campanha de vacinação contra qual doença?
- Em que data ocorreu a campanha de vacinação?
- Que grupos de pessoas deveriam tomar a vacina?
- Explique qual é a relação entre as vacinas e a dinâmica da população.
108
Para ler e escrever melhor
O texto a seguir descreve uma sequência de fatos sobre a história dos direitos das mulheres no Brasil.
Os direitos das mulheres no Brasil
Durante muito tempo, as mulheres não puderam fazer as mesmas coisas que eram permitidas aos homens.
Até 1879, as mulheres não podiam frequentar cursos de Ensino Superior no Brasil. Mesmo depois de terem conseguido esse direito, as que decidiam estudar na universidade sofriam muito preconceito por parte dos colegas, professores e familiares.
Somente na década de 1930, as mulheres passaram a ter o direito de votar. Até então, só os homens tinham esse direito.
Em 1988, a Constituição Federal do Brasil estabeleceu que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, proibindo qualquer forma de discriminação.
Em 2006, foi promulgada a Lei Maria da Penha, que tem por finalidade reprimir todo tipo de violência contra a mulher.
Atualmente, as mulheres trabalham nas mais diversas funções, ocupam cargos públicos e de chefia, podem estudar e votar. Mas elas ainda sofrem discriminações, o que pode ser visto na diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo e na violência que muitas sofrem todos os dias.
LEGENDA: Rita Lobato Velho foi a primeira mulher a se formar no Ensino Superior no Brasil, em 1887, no curso de Medicina. FIM DA LEGENDA.
Analise
- As mulheres sempre tiveram os mesmos direitos que os homens? Explique.
- Atualmente as mulheres sofrem discriminação?
- Que expressões do texto indicam a passagem do tempo?
109
Organize
- Monte no
caderno
um quadro esquemático com duas colunas, como o do
modelo
abaixo. Complete as frases da
coluna
da direita de acordo com o texto da página anterior.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Os direitos das mulheres no Brasil
Até 1879
As mulheres não podiam frequentar o _____.
Na década de 1930
As mulheres passaram a ter o direito de _____.
Em 1988
A _____ estabeleceu que homens e mulheres são _____ em direitos e obrigações.
Em 2006
Foi promulgada a Lei _____.
Atualmente
As mulheres trabalham nas mais diversas funções, mas ainda sofrem _____.
Escreva
- Escreva um texto contando a história dos direitos dos idosos. Siga as orientações.
- Pesquise os direitos que os idosos adquiriram com o passar do tempo.
- Monte no
caderno
um quadro como o do
modelo
abaixo. Complete-o com o resultado de sua pesquisa.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Os direitos dos idosos no Brasil
No início
Não havia leis que garantissem direitos específicos para os idosos.
Com o tempo
_____
Atualmente
Os idosos vivem mais e melhor, têm mais direitos e garantias. Entretanto, é preciso acabar com o preconceito e com os maus-tratos dos quais eles ainda são vítimas.
3. Escreva seu texto com base nas informações do esquema.
- Procure utilizar outras expressões que indiquem a passagem do tempo. Por exemplo: inicialmente, antigamente, ao longo do tempo, hoje etc.
- Lembre-se de dar um título para o seu texto.
110
Capítulo 2. O espaço urbano
A cidade e a urbanização no Brasil
Ao observar paisagens urbanas, você deve ter percebido que quase não há elementos da natureza em sua forma original. Esses elementos foram retirados ou bastante transformados pelo trabalho humano.
Por isso, dizemos que a cidade é uma construção humana. Ela é caracterizada pela aglomeração de construções, de pessoas e de atividades econômicas.
- Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
LEGENDA: Cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 1956. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.
111
- De quando é a fotografia A? E a fotografia B? Quantos anos se passaram entre uma e outra?
- Que diferenças você observa entre as paisagens urbanas retratadas nas imagens?
- O que é comum em ambas as paisagens?
- Que mudanças ocorreram nos últimos anos no lugar onde você vive?
Como você observou, por meio de fotografias da mesma cidade em diferentes momentos, podemos identificar elementos que permaneceram ou que foram alterados na paisagem. As cidades não foram sempre como as conhecemos hoje: à medida que as sociedades se transformam, as cidades se transformam também.
Atualmente, no Brasil, as cidades concentram a maior parte da população, reúnem variadas atividades econômicas e influenciam o modo de vida e as atividades econômicas no campo.
Veja a seguir o gráfico que mostra o número de pessoas que viviam na cidade do Rio de Janeiro entre 1900 e 2017.
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Estimativas da população residente para os municípios e para as Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2017. Disponível em: http://fdnc.io/eaF. Acesso em: 26 abr. 2021.
- Qual era o número de pessoas que viviam na cidade do Rio de Janeiro em 1900? E em 2017?
- Em sua opinião, que fatores podem ter contribuído para o crescimento da população urbana do Rio de Janeiro?
112
A taxa de urbanização no Brasil
A taxa de urbanização corresponde à proporção de pessoas que vivem em áreas urbanas de determinado lugar em relação à população total desse lugar. Essa taxa mostra o grau de concentração da população nas cidades.
No Brasil, a taxa de urbanização era de aproximadamente 85% em 2015, segundo o IBGE. Isso quer dizer que, de cada 100 habitantes, 85 viviam em áreas urbanas.
Nem todo o território brasileiro, porém, é urbanizado da mesma maneira. Algumas regiões são mais urbanizadas e outras menos. Observe o gráfico a seguir.
FONTE: IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- De acordo com o gráfico, que região tem a menor taxa de urbanização? E a maior?
- Em sua opinião, por que as taxas de urbanização são diferentes entre as regiões brasileiras?
- Qual é a taxa de urbanização da região onde você vive? Ela é maior ou menor do que a taxa de urbanização do Brasil?
113
A paisagem urbana
De acordo com seu desenvolvimento econômico, histórico e social, as cidades se configuram de várias formas. É por isso que as paisagens urbanas podem ser muito diferentes umas das outras. Entre os diversos fatores que contribuem para a diferenciação das cidades, incluem-se aspectos naturais e aspectos socioeconômicos e culturais. Os aspectos naturais, como o relevo, o clima e a vegetação, influenciam a paisagem urbana tanto nas construções da cidade como no modo de vida de seus habitantes. Os aspectos socioeconômicos e culturais, como as divisões sociais, o poder aquisitivo dos habitantes e a distribuição de riqueza, refletem-se na paisagem urbana tanto nas moradias como no acesso a serviços públicos.
Desigualdades na paisagem da cidade
As distinções socioeconômicas são visíveis na organização da cidade. Há bairros que dispõem de serviços públicos de qualidade, como água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e limpeza urbana, iluminação e pavimentação de ruas. Geralmente, esses bairros ficam mais próximos do centro da cidade, em áreas que são mais valorizadas economicamente. Na periferia da cidade, geralmente estão os bairros que não dispõem desses serviços.
- Compare as imagens a seguir.
LEGENDA: Cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- Que diferenças você observa entre essas imagens? O que faz com que essas diferenças existam?
114
A importância das áreas verdes
As áreas verdes são espaços com cobertura vegetal que contribuem para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. A cobertura vegetal é formada por árvores nativas ou plantadas, arbustos e gramados.
As praças, os parques, os jardins botânicos e os canteiros centrais de ruas e avenidas são considerados áreas verdes.
- Sobre as áreas verdes, responda no caderno às questões a seguir.
- O que são as áreas verdes? Por que elas são importantes nas áreas urbanas?
- O que forma a cobertura vegetal das áreas verdes?
- Que espaços da cidade são considerados áreas verdes?
A falta de áreas verdes pode causar o aumento da temperatura nas cidades. O excesso de concreto e de asfalto faz com que nas áreas urbanas a temperatura seja superior à das áreas rurais. Esse fenômeno é conhecido como ilha de calor.
A cobertura vegetal existente nas áreas verdes, por sua vez, contribui para a infiltração da água das chuvas, a preservação dos solos e a qualidade do ar.
Observe a imagem a seguir, que mostra a importância das áreas verdes nas cidades.
LEGENDA: Área verde no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual é a importância da cobertura vegetal nas cidades? Como ela colabora para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental?
- Quais são os principais fatores responsáveis pelo fenômeno conhecido como ilha de calor?
115
As diferentes funções das cidades
As cidades também se distinguem pela função que exercem, isto é, pela atividade econômica que se destaca em relação a outras. Muitas vezes, é essa atividade que gera desenvolvi mento para a cidade. É o caso, por exemplo, da cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia, cuja função é turística.
LEGENDA: Rua turística e gastronômica no Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
Algumas cidades se destacam em diversas atividades e podem ter várias funções. Salvador, no estado da Bahia, é um exemplo de cidade com várias funções, como turística, comercial e industrial.
LEGENDA: Rua comercial e turística no Pelourinho, na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise em livros e sites e registre no caderno exemplos de cidades com as seguintes funções:
- turística;
- industrial;
- portuária;
- comercial;
- de prestação de serviços.
- Se você vive em uma cidade, qual é a principal função dela? Se você não vive em uma cidade, indique a principal função da cidade mais próxima do lugar onde mora.
116
A rede urbana
A rede urbana é o conjunto de cidades que se articulam entre si, por meio dos sistemas de transporte e de comunicação pelos quais circulam pessoas, produtos e informação.
O desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação modificou a rede urbana clássica, na qual a articulação entre as cidades era linear. A rede urbana atual é marcada pela flexibilidade dos fluxos, que pode conectar pequenas e grandes cidades diretamente. Observe a representação de uma rede urbana clássica e de uma rede urbana atual.
LEGENDA: As setas representam os fluxos, que podem ser de pessoas, produtos e informações. FIM DA LEGENDA.
FONTE: SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 20.
Note a diferença entre a rede urbana clássica e a atual: no modelo clássico a vila não estabelecia relação direta com a metrópole nacional. Atualmente, essa relação existe e é mais intensa, pois há fluxos entre a vila e a metrópole global. Esses fluxos são facilitados pelos avanços da tecnologia, dos transportes e das comunicações e favorecem a circulação de pessoas e produtos.
- O que é a rede urbana?
- O que facilita os fluxos entre a vila e a metrópole nacional na atualidade?
117
A hierarquia das cidades
De acordo com a influência e o poder de atração que uma cidade exerce sobre outra, o IBGE fez uma classificação das cidades brasileiras, criando uma hierarquia entre elas.
Conforme essa hierarquia, as cidades podem ser classificadas em cinco categorias: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais.
No topo da hierarquia estão as metrópoles, que são cidades de grande porte, com população numerosa e uma grande área de influência. A maior metrópole do Brasil é São Paulo. Essa cidade tem importância nacional e internacional e exerce grande poder no comando de diferentes atividades econômicas.
Na base da hierarquia estão os centros locais: cidades pequenas, com poucos habitantes e que influenciam apenas as áreas rurais do próprio município.
LEGENDA: Capitólio, cidade situada no estado de Minas Gerais, é um exemplo de centro local, com influência restrita ao município. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: São Paulo, capital do estado de São Paulo, é a maior metrópole nacional. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
118
Observe a seguir a representação cartográfica da hierarquia e da rede urbana brasileiras de acordo com a classificação feita pelo IBGE.
FONTE: IBGE. Regiões de influência das cidades (2018). Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 4.
Nota de rodapé: *. Para fins didáticos, a categoria centro local não foi representada no mapa. Fim da nota.
- Como são classificadas as cidades segundo a hierarquia urbana proposta pelo IBGE?
- Escreva no caderno o nome de três metrópoles e de três capitais regionais representadas no mapa acima.
- Com base na leitura do mapa, responda às questões.
- A rede urbana se distribui igualmente pelo território brasileiro? Explique.
- A capital da unidade federativa onde você vive pertence a que categoria da hierarquia urbana?
119
Os problemas das grandes cidades
As cidades brasileiras cresceram rapidamente, mas os investimentos públicos em infraestrutura urbana não acompanharam esse crescimento e são aplicados de forma desigual: nem todos os espaços das cidades dispõem de rede de abastecimento de água tratada, gás canalizado, rede de coleta e tratamento de esgoto, rede de energia elétrica e iluminação pública, sistema de coleta e tratamento do lixo e de serviços de limpeza pública e redes de telecomunicações.
Para grande parte dos moradores das cidades, o direito de acesso à moradia, ao saneamento básico, à saúde, à educação e ao transporte não é efetivado. Na maioria das vezes, o acesso às atividades culturais também fica restrito a quem tem maior renda. Embora todos sejam cidadãos, nem sempre a igualdade de direitos prevalece.
- Observe as imagens a seguir e depois responda às questões.
LEGENDA: Despejo de esgoto em córrego na cidade de Pancas, no estado do Espírito Santo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Moradias em área de risco na cidade de Maceió, no estado de Alagoas. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Aglomeração para entrar em ônibus na cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você vive, há problemas semelhantes aos retratados nas imagens acima? Se houver, quais são esses problemas?
- Se os problemas do lugar onde você vive são distintos desses, escreva quais são eles.
- Junte-se a um
colega
e discutam o que poderia ser feito para resolver os problemas que apontaram na questão anterior.
- Exponham para a turma os problemas que apontaram e as possíveis formas de resolvê-los.
120
A cidadania e os direitos
A palavra cidadania aparece em vários lugares e situações: nos discursos de políticos, nos programas de televisão, em propagandas, nos livros, entre outros. O exercício da cidadania envolve cumprir seus deveres e exigir seus direitos.
A Constituição Federal do Brasil de 1988 é um documento que define os deveres e os direitos dos cidadãos brasileiros. Alguns dos deveres dos cidadãos previstos no documento são votar para escolher os governantes, cumprir as leis, respeitar os direitos de outras pessoas e proteger o meio ambiente. Alguns dos direitos do cidadão garantidos pela Constituição são o acesso à saúde, à educação, à segurança e ao lazer.
LEGENDA: Manifestação de trabalhadores sem teto na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Entretanto, nem sempre esses direitos são respeitados. Observe a tirinha a seguir.
- Com base na tirinha, responda às questões.
- Qual é o documento que o homem está lendo?
- A que direito do cidadão se refere o trecho lido por ele?
- Onde as pessoas representadas na tirinha estão vivendo?
- Por que as crianças se referem à Constituição como “conto de fadas”?
121
Além da Constituição Federal, outros documentos nacionais e internacionais tratam de direitos de grupos específicos da sociedade, como os direitos das crianças, dos adolescentes e dos idosos.
Em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento estão descritos os direitos que toda criança deve ter em qualquer lugar do mundo. Leia o resumo da Declaração a seguir.
- Toda criança terá seus direitos garantidos sem importar a cor de sua pele, seu sexo, sua língua, sua religião ou seu local de nascimento.
- Toda criança deverá ter seus interesses defendidos e ser protegida por toda a sociedade.
- Toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade desde o nascimento.
- Toda criança terá direito à alimentação, à diversão e a cuidados médicos adequados para crescer com saúde.
- As crianças com deficiência terão direito a tratamento, educação e cuidados especiais de acordo com sua condição.
- Toda criança deverá ser cuidada pelos pais ou responsáveis em um ambiente seguro e amoroso.
- Toda criança terá direito a receber educação e poderá brincar e se divertir também para aprender.
- As crianças deverão ser socorridas e protegidas primeiro em situações de perigo.
- Nenhuma criança poderá trabalhar antes da idade adequada.
- Toda criança deverá ser educada com princípios de tolerância, amizade e solidariedade com o outro.
- Responda no caderno: Quais são os direitos da criança representados nas imagens a seguir?
122
O mundo que queremos
O direito das crianças à cidade
A maioria das crianças brasileiras cresce em cidades, de acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O crescimento das cidades deixou poucos espaços ao ar livre e áreas verdes para o lazer das crianças. Elas vivem cercadas em condomínios e restritas ao interior de suas moradias.
A vivência de transitar pelas ruas é cada vez mais rara, especialmente para as crianças em grandes cidades. O estilo de vida acelerado e o medo da violência fazem muitas famílias preferirem o uso de veículos e restringirem os passeios a espaços fechados, como os shoppings .
As ruas privilegiam os veículos, em detrimento dos pedestres. Se para os adultos andar pelas calçadas é, muitas vezes, tarefa difícil, em razão dos carros estacionados, buracos e lixo espalhado, imagine para uma criança!
Assim, para garantir o direito das crianças à cidade, devem ser incentivados a criação e o uso de áreas verdes, com infraestrutura adequada a elas, como parquinhos e pistas de skate ; o plantio de árvores nas ruas do bairro; a manutenção e o cuidado com as calçadas; e a locomoção a pé de crianças e adultos.
Compreenda a leitura
1. Onde vive a maioria das crianças brasileiras?
123
- De acordo com o texto, como vivem as crianças nas grandes cidades? Monte uma pequena descrição no caderno utilizando frases selecionadas do quadro a seguir.
- As crianças brincam ao ar livre, em praças e parques.
- As crianças vivem cercadas em condomínios e restritas ao interior das moradias.
- As crianças e suas famílias transitam pelas ruas a pé.
- As crianças e suas famílias preferem o uso de veículos.
- As crianças passeiam em lugares fechados, como os shoppings, porque são mais seguros.
- As crianças brincam com os vizinhos na calçada.
- Como é andar pelas calçadas nas cidades? Explique.
- O que deve ser feito para garantir o direito das crianças à cidade?
Faça sua parte
As crianças têm direito à cidade no lugar onde você vive? O que poderia ser feito para garantir esse direito a elas?
Reúna-se com alguns colegas e reflitam sobre medidas que poderiam ser tomadas para assegurar o direito das crianças à cidade. Em seguida, façam uma campanha de conscientização na escola. Sigam as etapas:
- Confeccionem cartazes e panfletos incentivando algumas atitudes que garantem o direito das crianças à cidade, como a criação de áreas verdes e o plantio de árvores.
- Providenciem sementes de plantas ou algumas mudas de árvores para plantar na calçada ou no jardim da escola.
- Combinem a data da campanha com o professor. Nesse dia, fixem os cartazes pela escola, distribuam os panfletos e plantem as sementes ou mudas de árvores.
124
Painel multicultural
Arte na rua
Das metrópoles às pequenas cidades, em todas as regiões do Brasil, a arte vai às ruas e se torna pública pelas mãos de muralistas e grafiteiros. Ao interferir na paisagem urbana, esses artistas resgatam o espírito de comunidade, incentivando o compartilhamento de valores e experiências, de questionamentos e de protestos. As obras apresentadas a seguir são exemplos disso.
Como tantos brasileiros, o artista Eduardo Kobra acompanhou a carreira do piloto Ayrton Senna e sempre acreditou que ele fosse um exemplo a seguir. Em 2015, por ocasião do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, Kobra criou um enorme painel no qual buscou destacar o olhar do piloto.
LEGENDA: Painel A lenda do Brasil, de Eduardo Kobra, no bairro da Consolação, em São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
Em 2021, vários artistas participaram do festival Colora, uma iniciativa da prefeitura de Aracaju, capital do estado de Sergipe. Os objetivos do evento eram levar cor e arte aos espaços públicos de Aracaju e garantir trabalho à classe artística por meio da aplicação da Lei Aldir Blanc. Entre as obras que a cidade ganhou estão colagens, mosaicos e grafites.
LEGENDA: Obras de grafite e pichação no Complexo Esportivo Dona Finha, localizado embaixo da ponte no bairro Industrial de Aracaju, capital de Sergipe. Em destaque nas colunas, grafites de Dani Dk 073 (esquerda) e Preto Artts (direita). Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
125
Grafites coloridos do artista Rodrigo Rizo transformaram o cenário de uma área do aterro da Baía Sul, em Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, em 2019. A pintura foi feita em um dos pilares da passarela de pedestre que fica diante do Centro de Convenções de Florianópolis.
LEGENDA: Obra do artista Rodrigo Rizo em pilar da passarela em frente ao Centro de Convenções de Florianópolis. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.
Em homenagem às mulheres afro-brasileiras, a grafiteira Panmela Castro inaugurou em 20 de novembro de 2018, Dia da Consciência Negra, um painel de cerca de 500 m² no centro da cidade do Rio de Janeiro. O nome do painel, Dororidade, evoca a dor que irmana as pessoas que sofrem discriminações por serem mulheres e por serem negras.
LEGENDA: Painel Dororidade, de Panmela de Castro, artista que expressa em sua obra a luta das mulheres pela igualdade de direitos. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
1. Qual das obras apresentadas chamou mais sua atenção? Por quê?
- No lugar onde você vive, há muros grafitados e pichados? Se houver, que impressão essas obras causam em você?
126
O que você aprendeu
1. Analise a tabela abaixo, que apresenta informações de algumas das unidades federativas do Brasil, e responda às questões.
Tabela: equivalente textual a seguir.
Unidade federativa |
População estimada |
Área (km2) |
Densidade demográfica (hab./km2) |
---|---|---|---|
Distrito Federal |
3.069.673 |
5.761 |
532 |
Paraná |
11.551.231 |
199.305 |
58 |
Amazonas |
4.235.373 |
1.559.168 |
3 |
Maranhão |
7.131.764 |
329.642 |
22 |
Rio de Janeiro |
17.406.018 |
43.750 |
398 |
Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.
- Qual é a unidade federativa mais populosa? E a menos populosa?
- Qual é a unidade federativa mais povoada? E a menos povoada? Explique.
- A afirmação a seguir é falsa ou verdadeira? Explique no caderno.
No Brasil, atualmente, a população rural é maior que a população urbana, pois, há algumas décadas, muitas pessoas deixaram a cidade para buscar novas oportunidades de trabalho no campo.
- Leia as afirmações abaixo e responda às questões no caderno.
Nos últimos anos, o Brasil registrou queda na taxa de natalidade e na taxa de fecundidade da população brasileira.
A esperança de vida da população brasileira aumentou e, atualmente, é de cerca de 75 anos.
- A queda na taxa de natalidade e na taxa de fecundidade da população brasileira se deve, entre outros motivos, à participação da mulher no mercado de trabalho. Cite outras conquistas das mulheres ao longo dos anos.
127
Avaliação formativa
- Defina esperança de vida.
- Explique o que levou à diminuição na taxa de mortalidade e ao aumento da esperança de vida da população brasileira.
- Copie no
caderno
as frases incorretas. Depois, reescreva corretamente cada uma delas.
- A cidade é uma construção humana.
- Todos os bairros de uma cidade são iguais.
- Não há desigualdades na cidade.
- Em geral, os bairros centrais são mais valorizados do que os bairros da periferia.
- As características das cidades podem variar de acordo com as atividades humanas que nelas são desenvolvidas. Considerando essa variação, descreva as principais atividades de:
- uma cidade turística.
- uma cidade comercial.
- uma cidade portuária.
- Copie no
caderno
a afirmação que contém a definição de
rede
urbana.
- É o conjunto das cidades que compartilham de uma mesma língua sendo necessariamente vizinhas.
- É o conjunto das cidades que se articulam entre si por meio dos sistemas de transporte e de comunicação.
- É o isolamento de umas cidades em relação a outras através de barreiras de comércio.
- É fruto unicamente dos movimentos de migração conhecidos como êxodo rural.
- Copie no
caderno
a afirmativa que indica como são divididas as cidades segundo a hierarquia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Cidade grande, cidade média, cidade pequena e vilarejo.
128
- Macrópole, cidade grande, cidade pequena, micrópole e centro-local.
- Metrópole, capital regional, centro sub-regional, centro de zona e centro local.
- Metrópole, capital, região metropolitana, interior e vilarejo.
- Observe este mapa. Ele mostra o percentual de idosos no total da população de cada unidade federativa em 2019.
FONTE: IBGE. Cidades. Pesquisas. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), 2019. Disponível em: http://fdnc.io/5R. Acesso em: 24 jul. 2021.
- De acordo com o mapa, indique duas unidades federativas com os menores percentuais de idosos na população. Anote também duas unidades com os maiores percentuais.
- Qual é a faixa percentual de idosos na unidade federativa onde você vive?
- Estimativas calculadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que, no Brasil, a população de idosos em 2039 será de aproximadamente 24%. Em sua opinião, que medidas devem ser tomadas pelo governo brasileiro para garantir boa qualidade de vida para essa população?
129
- O mapa a seguir mostra o percentual da população que vive em moradias situadas em áreas inadequadas à habitação, em cada unidade federativa.
FONTE: IBGE. Aglomerados subnormais 2019: classificação preliminar e informações de saúde para o enfrentamento à COVID-19: notas técnicas. Disponível em: http://fdnc.io/eaG. Acesso em: 3 mar. 2021.
- Anote duas unidades federativas com os menores percentuais de moradias em áreas inadequadas à habitação.
- Que unidades federativas têm os maiores percentuais de moradias nessas condições?
- A faixa percentual de moradias em áreas inadequadas no Distrito Federal é de 5,1% a 10%. Qual é a faixa percentual dessas moradias na unidade federativa onde você vive?
- Por que uma parte da população mora em áreas inadequadas à habitação?