92

Unidade 3. A cidade e a cidadania

Imagem: Ilustração. À frente, rua de cor cinza, com faixa de pedestre à esquerda, por onde passa uma mulher de pele clara, cabelos castanhos, com a cabeça mais para baixo, com regata branca, calça cinza e com a mão esquerda, uma menina de pele clara, cabelos castanhos com camiseta e calça cinza, jogando com a mão esquerda uma embalagem no chão. À direita, em faixa de pedestre, um homem atravessando com um cão-guia. Ele tem pele clara, cabelos castanhos com par de óculos escuros, usando blusa branca e casaco de mangas marrons com calça azul e sapatos brancos. Mais ao fundo, calçada com um poste à esquerda, com placa de cor azul com texto: Rua de Todos e abaixo, placa cinza: Escola. Perto do poste, um homem agachado de pele clara, cabelos castanhos com camiseta bege, calça cinza, sacola plástica na mão esquerda perto de fezes no chão e à direita dele, um cachorro de cor marrom-claro.  Mais atrás, à direita, um homem de camiseta verde, calça azul, jogando lixo na mão direita dentro de lixeira de cor azul. Perto, um orelhão vermelho com duas partes, uma mais baixa onde há uma pessoa cadeirante, em cadeira de rodas cinza, vista de costa de camiseta vermelha e cabelos castanhos. Ao fundo, árvore de tronco marrom com folhas de cor verde. De frente para ela, uma pessoa vista de costas, segurando uma haste fina na diagonal de cor laranja, perto de galhos na árvore. Ele usa chapéu branco, com camiseta em vermelho e bege. Ao fundo, outras pessoas e prédios. À direita, na calçada, um senhor e uma senhora, um ao lado do outro. Ele tem pele clara, cabelos grisalhos, com blusa de mangas compridas e calça cinza e mulher de pele clara, cabelos brancos, com blusa de mangas compridas em marrom e saia azul. Na calçada, um farol indicando vermelho para os automóveis e verde para os pedestres. À direita, rua com carros e prédios modernos espelhados e um com colunas antigas na vertical, e teto triangular, de cor cinza-claro.   Fim da imagem.

Vamos conversar

  1. As pessoas representadas nesta imagem parecem cuidar do lugar onde vivem? Quais atitudes demonstram isso? E quais atitudes demonstram o contrário?
  1. Na cena representada, é possível identificar ações de cidadania? Explique.

PÁGINA SEM CONTEÚDO

93

94

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

Visões de cidade

Importantes artistas brasileiros representaram o espaço urbano em suas obras e expressaram, por meio delas, diferentes percepções e sentimentos em relação à cidade. As imagens a seguir oferecem uma amostra dessa diversidade de visões.

Imagem: Xilogravura. Paisagem de local em tons de preto e contorno em branco com cidade com casas, algumas de dois andares, janelas e à esquerda, à frente, silhueta de duas pessoas com casaco longo até os joelhos. À direita, uma árvore com galhos ramificados e folhas na copa. No alto, céu em tons de cinza e nuvens em rosa-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Oswaldo Goeldi. Céu vermelho, 1950. Xilogravura, 22 cm X 30 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Vista do alto de local com rua de cor cinza, com dezenas de pessoas e crianças brincando. À esquerda e à direita, local com casas de paredes coloridas em rosa, amarela, azul, com telhado na parte superior em marrom. As crianças brincam de bambolê, uma menina negra de vestido branco e uma menina de pele morena, com vestido branco, com cabelos castanhos, dois meninos brincando no chão, uma criança pequena de pele clara, cabelos castanhos sobre um carrinho de cor vermelha, com rodas finas pretas. Dois meninos um de frente para o outro brincando de cavalinho, com haste fina e cabeça de cavalo. Um menino tem pele clara, cabelos castanhos, regata vermelha e bermuda marrom e outro com menino de pele clara, cabelos castanhos, com regata azul-claro, bermuda preta. Perto das portas das casas, em algumas pessoas conversando. E mais ao fundo, outras casas coloridas e árvore de folhas verdes e pessoa passando com bicicleta. Em segundo plano, árvores de folhas verdes e no alto, céu azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Helena Coelho. As crianças da Vila Jacilo, 2003. Óleo sobre tela, 40 cm X 60 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Local com solo de cor marrom-escuro, com morro ao fundo e pessoas passando, mulheres com vestido longo de cor clara, com a mão direita dada para criança. Algumas delas carregam pote sobre a cabeça. No local, casas de paredes inacabadas em bege e cinza-claro. À esquerda, perto de uma entrada, um homem com regata branca e calça bege, com o braço esquerda sobre o muro. À direita, à frente, uma pessoa negra, de cabelos escuros e vestes em azul vista atrás de janela. À esquerda, em segundo plano, mar com água azul, prédios da cidade em bege e morros em terceiro plano. No céu em azul com nuvens brancas, algo sobrevoando para direita. Fim da imagem.

LEGENDA: Candido Portinari. Morro, 1933. Óleo sobre tela, 114 cm X 146 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Pintura. Na parte inferior, parte na horizontal de cor cinza, com duas partes cruzando em cinza, e à esquerda, um trem passando em marrom e cinza, com rodas pequenas. Mais ao fundo, casa de paredes brancas, janelas azuis com telhado marrom. Ao fundo, outra faixa em cinza, casas, usinas, uma torre na vertical de ferro, duas árvores em verde e à esquerda, uma torre, similar a uma grande chaminé em marrom na vertical. No alto, céu em cinza e telhado em marrom, com partes de ferro marrom-escuro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tarsila do Amaral. A Gare, 1925. Óleo sobre tela, 84,5 cm X 65 cm. FIM DA LEGENDA.

95

E você, como representaria uma paisagem urbana? Que tal expressar por meio de um cartaz a visão que você tem de cidade?

Material

Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, quatro crianças sentadas de frente para uma mesa de cor verde. Todas estão sentadas com blusa de cor azul-claro e short em azul-escuro. Da esquerda para à direita, menino de pele negra, cabelos castanhos encaracolados, com lápis azul na mão direita desenhando casas em papel de cor bege. Mais ao fundo, uma menina morena de cabelos encaracolados castanhos em chuquinha, com um papel na mão com contornos amarelos e prédio em tons de marrom. Ao lado, menino de pele clara, cabelos ruivos, com par de óculos quadrado e lápis vermelho desenhando casa em papel. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha, com lápis colorido em rosa, fazendo o desenho de um prédio. À esquerda, ao fundo, mobília marrom com papeis bege em cima. Em segundo plano, à esquerda, professor sentado de frente para uma mesa marrom. Ele tem pele morena, com cabelos escuros, segurando nas mãos folhas de cor verde e blusa de cor branca. À direita, vista parcial de uma lousa cinza com os contornos em marrom.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Junte-se a um colega e combinem como confeccionarão o cartaz: vocês podem desenhar diretamente na cartolina ou fazer desenhos em folhas de papel sulfite e depois afixá-las na cartolina. Se vocês moram na área urbana, representem a cidade onde vivem. Se moram na área rural, representem uma cidade que conheçam ou de que gostem.
  1. Façam desenhos que mostrem os mais variados aspectos da cidade: culturais, ambientais, econômicos e sociais.
  1. Representem elementos ou locais marcantes da cidade, como rios, áreas verdes, avenidas, museus e outras construções.
  1. Elaborem legendas para os desenhos, identificando os aspectos e os elementos representados. Se possível, informem também a localização desses elementos na cidade. Não se esqueçam de dar um título ao cartaz.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Exponham o trabalho para a turma.

    Para responder

    Analisem o trabalho das outras duplas: Quais elementos da cidade foram representados e quais aspectos mais chamaram a atenção de vocês?

    • Conversem com os colegas e com o professor sobre as impressões gerais que os diversos desenhos causaram em vocês e o que a cidade representa para cada um.

96

Capítulo 1. A população brasileira

A população de um país é o conjunto de pessoas que vivem nele. Observe no mapa o número de pessoas que compõem a população de alguns países.

Imagem: Ilustração. Mapa. Países mais populosos do mundo (2020) *.  Rosa dos ventos com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 2400 km Planisfério terrestre com alguns países em destaque de cores diferentes, com dados de população: Estados Unidos da América incluindo o Alasca: 331 milhões.  México: 128 milhões. Brasil: 212 milhões. Nigéria: 206 milhões. Paquistão: 220 milhões. Índia: 1,3 bilhão. Bangladesh: 164 milhões. Rússia: 145 milhões.  China: 1,4 bilhão. Indonésia: 273 milhões.  Fim da imagem.

FONTE: Nações Unidas. Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais. Dinâmica populacional. Perspectivas da população mundial 2019. Disponível em: http://fdnc.io/eaz. Acesso em: 25 abr. 2021.

Nota de rodapé: *. Projeção. Fim da nota.

Como vemos, o Brasil está entre os países mais populosos do mundo. Um país populoso é aquele que tem uma grande população absoluta, ou seja, um grande número de habitantes.

  1. O que é população?
  1. Observe o mapa acima e responda no caderno às questões a seguir.
    1. De acordo com o mapa, quais são os países com número de habitantes maior que o do Brasil?
  1. Em que continente se localiza a maioria desses países?
  1. Entre esses países, qual é o mais extenso? E o menos extenso?

97

O crescimento da população brasileira

A população absoluta do Brasil vem crescendo ao longo do tempo. Em 1900, ela somava cerca de 17 milhões de habitantes e, em 2020, aproximadamente 212 milhões de pessoas.

  1. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 1950, viviam no Brasil cerca de 52 milhões de pessoas. Em menos de 70 anos, a população aumentou quase quatro vezes, atingindo cerca de 207 milhões de habitantes em 2017. Os fatores que contribuíram para esse crescimento serão analisados mais adiante, quando tratarmos das dinâmicas populacionais no Brasil.

    Observe o gráfico * do crescimento da população brasileira entre 1950 e 2017.

Imagem: Gráfico. Brasil: número de habitantes (1950-2017)* Dados na vertical: Milhões de habitantes de 0 – 250, com intervalos de 50 a 50. Na horizontal, anos de 1950 a 2017. 1950: 52 milhões de habitantes. 1960: 70 milhões de habitantes. 1970: 93 milhões de habitantes. 1980: 119 milhões de habitantes. 1991: 147 milhões de habitantes. 2000: 170 milhões de habitantes. 2017: 191 milhões de habitantes.   Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Estimativas da população residente para os municípios e para as Unidades da Federação brasileiros com data de referência em de julho de 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

Nota de rodapé: *. Os números foram arredondados para fins didáticos. Fim da nota.

  1. Observe o gráfico acima e responda no caderno às questões a seguir.
    1. De acordo com o gráfico, qual era o número de habitantes do Brasil em 1950? E em 2017?
  1. O que houve com o número de habitantes do Brasil ao longo do tempo?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, o que faz a população de um país aumentar? E o que faz o crescimento populacional de um país declinar?

98

As características da população brasileira

Densidade demográfica

O Brasil é um país populoso, com uma população absoluta entre as maiores do mundo. No entanto, o Brasil é pouco povoado , isto é, a densidade demográfica ou população relativa do país é baixa. De acordo com o IBGE, em 2020, a densidade demográfica do Brasil era de cerca de 24 habitantes por quilômetro quadrado.

A densidade demográfica é obtida dividindo-se o número de habitantes de um lugar pela sua área territorial. Um território é considerado muito povoado quando sua densidade demográfica é alta.

Imagem: Ilustração. Um mapa do território brasileiro de cor verde-claro com silhuetas de pessoas em tons de azul. Nas regiões de sul, sudeste e nordeste com mais aglomeração, com dezenas de pessoas e as outras regiões com menos pessoas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A densidade demográfica é o número de habitantes por quilômetro quadrado. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. Qual era a densidade demográfica do Brasil em 2020?
  1. Sobre a relação entre populoso e povoado, responda no caderno às questões a seguir.
  1. O que significa dizer que um país é populoso, mas pouco povoado?
  1. O que significa dizer que um país é pouco populoso, mas muito povoado?
  1. Explique por que o Brasil é um país pouco povoado, embora seja um dos países mais populosos do mundo.
  1. Como é calculada a densidade demográfica de um lugar?
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

99

No Brasil, a densidade populacional não é igual em todo o território. Isso significa que a população não se distribui de forma regular pelo país: ela se concentra mais em algumas áreas e menos em outras. Podemos perceber essa irregularidade ao comparar a densidade demográfica das unidades federativas do Brasil. Observe o mapa a seguir.

Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: densidade demográfica por unidade federativa (2020*) Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 335 km Legenda: Densidade demográfica (hab./km2) Em bege-claro: Até 5,0 Em laranja: De 5,1 a 10,0 Em laranja-escuro: De 10,1 a 25,0 Em vermelho: De 25,1 a 100,0 Em vermelho-escuro: Mais de 100,0.  Nos estados de: RR, AM, MT: Até 5,0. Nos estados de: AC, RO, AP, PA, TO, MS: De 5,1 a 10,0. Nos estados de: MA, PI, GO – DF: De 10,1 a 25,0. Nos estados de: CE, RN, PB, PE, BA, MG, ES, PR, SC e RS: De 25,1 a 100,0. Nos estados de: SP, RJ, SE e AL: Mais de 100,0.   Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.

Nota de rodapé: *. Projeção. Fim da nota.

  1. De acordo com o mapa, responda no caderno às questões a seguir.
    1. Em que unidades federativas do Brasil a densidade demográfica é mais alta?
  1. Em que unidades federativas do Brasil a densidade demográfica é mais baixa?
  1. Em que faixa de densidade demográfica está a unidade federativa onde você vive?

100

O censo demográfico

A pesquisa realizada pelo IBGE com a finalidade de levantar informações estatísticas sobre a população é chamada censo demográfico .

Em 1872, foi realizado o primeiro censo demográfico do Brasil. Antes dessa data, a contagem da população era feita pelas paróquias das igrejas, que eram responsáveis por registrar os nascimentos, os casamentos e os óbitos de grande parte da população. A partir de então, outros censos foram realizados, mas sem regularidade.

Desde 1940, sob a coordenação do IBGE, o censo demográfico acontece de dez em dez anos. Nele, são levantadas diversas informações sobre a população, como local onde vive, renda e escolaridade. Em 2020, o censo não foi realizado em razão da pandemia de covid-19.

As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo IBGE, por meio do censo demográfico, auxiliam o governo a organizar e administrar o país em todas as áreas, como saúde, educação e habitação. Por exemplo, é importante saber quantas crianças vivem nos municípios para planejar quantas escolas precisam ser construídas.

Imagem: Fotografia. À direita, vista parcial de um homem visto de costas, da cintura para cima com blusa preta e colete azul, texto em branco: IBGE. Ele tem pele clara, cabelos e barba escuros, com par de óculos de grau no rosto e nas mãos, segura um aparelho eletrônico de cor preta. Em segundo plano, local com vegetação verde e casas no morro, aglomeradas, construídas uma perto da outra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Funcionário do IBGE testa dispositivo móvel para a coleta de dados da população na comunidade de Tavares Bastos, na cidade do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Responda no caderno às questões a seguir.
  1. O que é o censo demográfico?
  1. Quando foi realizado o primeiro censo demográfico no Brasil?
  1. Em que intervalo de tempo é realizado o censo demográfico atualmente?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Que informações são levantadas no censo? Para que elas são utilizadas?

101

Vamos fazer

Censo da sala de aula

Que tal conhecer melhor a sua turma? Para isso, vamos fazer um censo da sala de aula, observando as instruções a seguir.

Material

Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, com paredes em azul-claro, lousa verde com contorno bege e à frente, um professor de pele clara, cabelos e sobrancelhas em castanho, com camiseta em azul-claro, colete marrom, com um giz branco na mão esquerda para o alto. Ele usa calça de cor cinza-escuro. De frente para ele, dezena de crianças sentadas em carteiras escolares, usando uniforme escolar com camiseta em branco e mangas em verde. Na primeira fileira, menino de pele clara, cabelos castanhos, com a mão esquerda levantada para frente.  Fim da imagem.

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Com o auxílio do professor, anotem o número total de estudantes e o número de meninos e de meninas.
  1. Em seguida, no papel quadriculado, façam um gráfico de colunas que mostre o número de meninos e de meninas da turma. Para produzir o gráfico, pintem um quadradinho para cada menino e um para cada menina.
  1. Depois, calculem a densidade demográfica da sala de aula. Com uma trena, meçam o tamanho da sala. Para fazer o cálculo, dividam o número total de estudantes pela área da sala.
  1. Individualmente, redija um texto comentando os resultados do censo da sala de aula. Informe o número total de estudantes, o número de meninos e o de meninas, a densidade demográfica e outras informações que tenham sido coletadas na atividade. Utilize o gráfico para ilustrar as informações obtidas.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Para responder

  1. Qual é o número total de estudantes da sua turma? Quantos são meninos? E quantas são meninas?
  1. Qual é a densidade demográfica da sua sala de aula?

102

Populações rural e urbana

A população brasileira é formada pela população rural e pela população urbana. A população rural é aquela que vive nas áreas rurais, isto é, no campo. Já a população urbana é aquela que vive nas áreas urbanas, ou seja, nas cidades.

Até a década de 1960, a maioria da população brasileira vivia em áreas rurais. Com o desenvolvimento de outras atividades além da agricultura, os postos de trabalho nas cidades se multiplicaram, principalmente nas indústrias.

Além disso, a mecanização da agricultura provocou a substituição de mão de obra humana pelo uso de máquinas, aumentando o desemprego no campo. Assim, muitas pessoas deixaram o campo para buscar oportunidades de trabalho nas cidades.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de dezenas de pessoas aglomeradas em uma rua. Algumas usam máscara para tampar nariz e boca, homens e mulheres. Na ponta da direita: poste cinza na vertical, com uma placa da mesma cor escrita: 25 de março.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua comercial na zona central da cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

A partir de 1970, a maior parte da população do Brasil passou a viver em áreas urbanas. Observe no gráfico a seguir a evolução das populações rural e urbana no Brasil.

Imagem: Ilustração. Gráfico. Brasil: população rural e população urbana (1950-2015).  Na vertical, dados de 0 – 90 de população. Na horizontal, dados de: Anos de 1950 – 2015. Azul: População rural (%) Laranja: População urbana (%) 1950:  População rural: 64% População urbana: 36% 1960: População rural: 55% População urbana: 45% 1970: População rural: 44% População urbana: 56% 1980: População rural: 32% População urbana: 68% 1991: População rural: 24% População urbana: 76% 2000: População rural: 19% População urbana: 81% 2010: População rural: 16% População urbana: 84% 2015: População rural: 15% População urbana: 85%  Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. Qual é a diferença entre população rural e população urbana?
  1. Quando a população urbana passou a ser maior que a população rural?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

103

Taxa de urbanização brasileira

A taxa de urbanização corresponde à proporção de pessoas que vivem em áreas urbanas de determinado lugar em relação à população total desse lugar. Essa taxa mostra o grau de concentração da população nas cidades.

No Brasil, a taxa de urbanização era de quase 85% em 2015, segundo o IBGE. Isso quer dizer que, de cada 100 habitantes do país, 85 viviam em áreas urbanas e 15 viviam em áreas rurais.

Observe os mapas a seguir. Eles representam a porcentagem da população rural e da população urbana em cada unidade federativa do Brasil em 2015.

Imagem: Ilustração. Mapa. População rural (2015). Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 540 km Legenda: População rural (%) Verde-claro: De 3 a 10 Verde: De 11 a 18 Verde mais escuro: De 19 a 26 Verde mais escuro que o outro: De 27 a 34 Verde oliva: Acima de 35 De 3 a 10: GO-DF, SP e RJ. De 11 a 18: AM, RR, AP, MT, MS, MG, PR, SC, RS.  De 19 a 26: RO, TO, BA, AL, PE, PB e RN.  De 27 a 34: PA, AC, PI, CE e SE.  Acima de 35: MA.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Mapa. População urbana (2015). Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE.  Escala: 0 – 540 km Legenda: População urbana (%) Amarelo: De 60 a 67 Laranja: De 68 a 75 Laranja-escuro: De 76 a 83 Vermelho: De 84 a 91 Vermelho-escuro: Acima de 92 Estados de: MA e PI = De 60 a 67 % Estados de: PA, CE, AL, AC, SE e BA: De 68 a 75% Estados de: RO, MT, TO, RN, PB, PE: De 76 a 83% Estados de: AP, RR, AM, MG, MS, ES, PR, SC e RS: De 84 a 91% Estados de: GO – DF, RJ e SP: Acima de 92%  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Pesquisa por amostra de domicílios 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. De acordo com os mapas, responda às questões.
  1. Em que unidades federativas o percentual de população rural é maior? E em quais o percentual de população rural é menor?
  1. Em que unidades federativas o percentual de população urbana é maior? E em quais o percentual de população urbana é menor?
  1. Na unidade federativa em que você vive, de cada 100 habitantes, quantos vivem na área rural? E na área urbana?
  1. A taxa de urbanização da unidade federativa em que você vive é maior ou menor do que a taxa de urbanização do Brasil?

104

A dinâmica da população

Muitos fatores interferem na dinâmica da população, influenciando o seu crescimento. Um dos principais é o crescimento natural ou vegetativo, que corresponde à diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade.

A taxa de natalidade indica o número de pessoas nascidas para cada grupo de mil habitantes de um país. A taxa de mortalidade indica o número de mortes para cada grupo de mil habitantes do país. Para indicar essas taxas, utiliza-se o símbolo ‰ (lê-se “por mil”).

Quando a taxa de natalidade é maior que a taxa de mortalidade, significa que a população cresceu. Até a primeira metade do século XX, a população brasileira cresceu de maneira acelerada. No entanto, a partir da década de 1970, a taxa de natalidade começou a diminuir, caracterizando menor crescimento da população. Observe no gráfico ** a evolução da taxa de natalidade e da taxa de mortalidade no Brasil.

Imagem: Gráfico. Brasil: natalidade e mortalidade (1900-2020*) Legenda: Linha em laranja: Taxa de natalidade Linha em verde: Taxa de mortalidade Na vertical, dados de porcentagem de 0 a 50%. Na horizontal, dados de anos: 1900 a 2020. 1990: Taxa de natalidade: 46 Taxa de mortalidade: 28 1910: Taxa de natalidade: 46 Taxa de mortalidade: 27 1920: Taxa de natalidade: 45 Taxa de mortalidade: 26 1930: Taxa de natalidade: 45 Taxa de mortalidade: 26 1945: Taxa de natalidade: 44 Taxa de mortalidade: 21 1955: Taxa de natalidade: 43 Taxa de mortalidade: 14 1965: Taxa de natalidade: 39 Taxa de mortalidade: 10 1975: Taxa de natalidade: 34 Taxa de mortalidade: 9 1985: Taxa de natalidade: 29 Taxa de mortalidade: 8 1995: Taxa de natalidade: 22 Taxa de mortalidade: 7 2005: Taxa de natalidade: 18 Taxa de mortalidade: 6 2010: Taxa de natalidade: 15 Taxa de mortalidade: 6 2015: Taxa de natalidade: 15 Taxa de mortalidade: 6 2020:  Taxa de natalidade: 14 Taxa de mortalidade: 7  Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.

Nota de rodapé: **. Projeção. Fim da nota.

  1. O que a taxa de natalidade representa?
  1. O que a taxa de mortalidade representa?
  1. De acordo com o gráfico, quais eram as taxas de natalidade e mortalidade em 1900? E em 2020?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

105

O crescimento da população brasileira começou a diminuir a partir da década de 1960. Um dos motivos para essa queda foi a redução da taxa de natalidade.

Essa redução pode ser justificada pela diminuição da taxa de fecundidade , que indica o número médio de filhos por mulher.

Observe o gráfico *** com a evolução da taxa de fecundidade das mulheres no Brasil.

Imagem: Gráfico. Brasil: fecundidade (1960-2020*) Na vertical, dados de número médio de filhos por mulher. Na horizontal, dados de anos: 1960, 1970, 1980, 1991, 2000, 2010, 2015, 2020.   Fim da imagem.

FONTES: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.

Nota de rodapé: ***.Projeção. Fim da nota.

A queda na taxa de fecundidade se deve ao planejamento familiar, que possibilita aos casais decidir o número de filhos, e ao aumento da escolaridade, da autonomia e da participação da mulher no mercado de trabalho.

Atualmente, as mulheres atuam em todos os setores da economia e nas mais diversas instituições da sociedade. Elas desenvolvem pesquisas científicas, administram empresas, fazem leis, comandam tribunais de justiça, governam países. As diferenças de salário entre homens e mulheres, porém, entre outros indicadores, mostram que ainda há muito a ser feito para a obtenção de uma efetiva igualdade de direitos.

Mesmo estando cada vez mais inseridas no mercado de trabalho, as mulheres ainda são as principais responsáveis pelas tarefas domésticas e pelos cuidados com os filhos. Além disso, é cada vez maior o número de mulheres que se responsabilizam também pelo sustento financeiro da família.

Imagem: Fotografia. Vista dos braços para cima de pessoas dentro de uma sala escura, com bases na horizontal cinza, na parte superior, luz que iluminam pequenos frascos com formato tubular transparentes. De frente para o local, uma pessoa vista de costas de pele morena, cabelos pretos com touca branca em cima, máscara no rosto, par de óculos de grau, com blusa de mangas compridas e luvas nas mãos de cor branca. Mais ao fundo, outras pessoas com o mesmo tipo de vestimenta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadoras no centro de produção de vacina contra a covid-19 do Instituto Butantan, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. De acordo com o gráfico, qual era o número médio de filhos, por mulher, no ano de 1960? E no ano de 2020?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você considera importante a inserção da mulher no mercado de trabalho? Justifique.
  1. As mulheres adultas da sua família exercem alguma atividade remunerada? Se sim, qual?

106

Outro fator importante na dinâmica da população é a esperança de vida, também chamada expectativa de vida. Como você pode observar no gráfico **** a seguir, nos últimos setenta anos, a esperança de vida do brasileiro aumentou, ou seja, ele está vivendo mais tempo. Uma das explicações para isso é a melhoria das condições de saúde da população.

Imagem: Ilustração. Gráfico. Brasil: esperança de vida (1960-2020*) Na vertical, dados de: Esperança de vida (idade) Na horizontal, dados de anos: 1960 – 2020 1960: 52 anos. 1970: 53 anos. 1980: 63 anos. 1991: 66 anos. 2000: 70 anos. 2010: 74 anos. 2015: 75 anos. 2020: 77 anos.  Fim da imagem.

Fontes: IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020; IBGE. Séries históricas e estatísticas. Disponível em: http://fdnc.io/eaC. Acesso em: 11 dez. 2020.

Nota de rodapé: ****. Projeção. Fim da nota.

  1. De acordo com o gráfico, qual era a esperança de vida no Brasil em 1960? E em 2020?

A pirâmide etária é um gráfico que mostra o número de habitantes divididos por gênero e idade. Nela, é possível observar a população jovem, adulta e idosa.

A análise da pirâmide etária fornece diversas informações, como a taxa de natalidade, a longevidade e a idade média da população. Observe a pirâmide etária do Brasil, em 2016.

Imagem: Gráfico. Brasil: pirâmide etária (2016). Na horizontal, dados à esquerda homens, ao centro: Faixas etárias e à direita: Mulheres. Na parte inferior, na horizontal, dados de: População (em milhões) de 0,4 a 1,25.   Ao centro, faixa etária de 0 – 90+ 0-4 anos:  quase 3,5 para homens quase 3,5 para mulheres 5-9 anos: Um pouco mais de 3,75 para homens Quase 3,75 para mulheres 10-14 anos: Um pouco mais de 3,75 para homens Um pouco mais de 3,75 para mulheres 15-19 anos: Um pouco mais de 3,75 para homens Um pouco mais de 3,75 para mulheres 20-24 anos:  Um pouco mais de 3,75 para homens Um pouco mais de 3,75 para mulheres 25-29 anos: Um pouco mais de 3,75 para homens Um pouco mais de 3,75 para mulheres 30-34 anos: Mais de 3,75 para homens Mais de 3,75 para mulheres 35-39 anos: Um pouco mais de 3,75 para homens Um pouco mais de 3,75 para mulheres 40-44 anos: Um pouco menos de 3,75 para homens Um pouco menos de 3,75 para mulheres 45-49 anos: Um pouco mais de 2,50 para homens Um pouco mais de 2,50 para mulheres 50-54 anos: Um pouco mais de 2,50 para homens Um pouco mais de 2,50 para mulheres 55-59 anos:  Um pouco menos de 2,50 para homens Em 2,50 para mulheres 60-64 anos: Um pouco mais de 1,25 para homens Mais de 1,25 para mulheres 70-74 anos: Menos de 1,25 para homens Um pouco menos de 1,25 para mulheres 75-79 anos: Menos de 1,25 para homens Menos de 1,25 para mulheres 80-84 anos: Mais de 0 para homens Mais de 0 para mulheres 85-89 anos: Um pouco mais de 0 para homens Um pouco mais de 0 para mulheres 90+:  Um pouco mais de 0 para homens Um pouco mais de 0 para mulheres  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Pirâmide etária. Disponível em: http://fdnc.io/eaB. Acesso em: 25 abr. 2021.

  1. O que é uma pirâmide etária? O que é possível observar nela?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Analisando a pirâmide etária do Brasil em 2016, responda:
  1. Qual era a faixa etária mais numerosa na população brasileira?
  1. Nas faixas etárias superiores a 60 anos, predominavam homens ou mulheres?

107

A diminuição na taxa de mortalidade e o aumento da esperança de vida da população brasileira são consequências de políticas públicas na área da saúde, principalmente das campanhas de vacinação.

No início do século XX, muitas pessoas morriam em consequência de doenças como hepatite, cachumba e sarampo. Com o desenvolvimento das vacinas, a população passou a ser imunizada contra essas doenças.

A taxa de mortalidade infantil também decresceu em decorrência das políticas públicas de imunização. Essa taxa representa o número de mortes de crianças menores de um ano de idade para cada grupo de mil crianças nascidas vivas.

  1. Observe o cartaz de uma campanha de vacinação e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Cartaz de cor azul, com texto na parte superior, à esquerda, texto: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE. À direita, Zé gotinha, mascote de cor branca, com cabeça de gota d’ água, com cruz azul na parte peitoral e sigla: SUS, com o dedo esquerdo apontando para o alto: saúde + Ação.  Na parte inferior, texto:  Quem deve vacinar?  10 de abril a 31 de maio Crianças de 6 meses até menores de 6 anos- Gestantes. 22 de Abril a 31 de maio Idosos com 60 anos ou mais Doentes crônicos Mulheres com até 45 dias pós-parto População indígena Professores de escolas públicas e privadas Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas Funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.  Na ponta inferior, à esquerda, logotipo TE-Juçuoca. Na parte inferior, texto: Governo municipal – Inovando com Trabalho.   Fim da imagem.

Cartaz da campanha de vacinação contra a gripe realizada em 2019 na cidade de Tejuçuoca, no Ceará.

ASCOM/PREFEITURA MUNICIPAL DE TEJUÇUOCA, CEARÁ

  1. O cartaz se refere à campanha de vacinação contra qual doença?
  1. Em que data ocorreu a campanha de vacinação?
  1. Que grupos de pessoas deveriam tomar a vacina?
  1. Explique qual é a relação entre as vacinas e a dinâmica da população.

108

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir descreve uma sequência de fatos sobre a história dos direitos das mulheres no Brasil.

Os direitos das mulheres no Brasil

Durante muito tempo, as mulheres não puderam fazer as mesmas coisas que eram permitidas aos homens.

Até 1879, as mulheres não podiam frequentar cursos de Ensino Superior no Brasil. Mesmo depois de terem conseguido esse direito, as que decidiam estudar na universidade sofriam muito preconceito por parte dos colegas, professores e familiares.

Somente na década de 1930, as mulheres passaram a ter o direito de votar. Até então, só os homens tinham esse direito.

Em 1988, a Constituição Federal do Brasil estabeleceu que homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, proibindo qualquer forma de discriminação.

Em 2006, foi promulgada a Lei Maria da Penha, que tem por finalidade reprimir todo tipo de violência contra a mulher.

Atualmente, as mulheres trabalham nas mais diversas funções, ocupam cargos públicos e de chefia, podem estudar e votar. Mas elas ainda sofrem discriminações, o que pode ser visto na diferença salarial entre homens e mulheres que ocupam o mesmo cargo e na violência que muitas sofrem todos os dias.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma mulher vista do busto para cima, de corpo para à esquerda, de pele clara, cabelos escuros com franja, usando vestido com mangas compridas escuras e blusa por dentro branca. Ela olha para frente, tem nariz pequeno e boa fechada com lábios finos. Fim da imagem.

LEGENDA: Rita Lobato Velho foi a primeira mulher a se formar no Ensino Superior no Brasil, em 1887, no curso de Medicina. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro moças, vistas dos joelhos para cima. À esquerda, moça de pele clara, olhos verdes, cabelos curtos com franja em castanho, com blusa de mangas compridas em branco e saia lilás, com a mão esquerda para cima. Ela olha para o alto. À direita, moça de pele negra, cabelos de cor marrom amarrados para trás, com blusa de mangas compridas em branco, gola e calça preta, segurando um celular cinza na mão esquerda. Mais ao fundo, à esquerda, mulher de pele clara, cabelos ruivos, com faixa amarela, com blusa verde, jaqueta azul-claro e saia azul e ponta inferior em lilás. Ela olha para frente sorrindo, com olhos azuis. À direita, menina de pele clara, cabelos pretos, com blusa de mangas compridas de cor rosa. Perto delas, ornamentos com o formato de vegetação e folhas azul à frente deles.  Fim da imagem.

Analise

  1. As mulheres sempre tiveram os mesmos direitos que os homens? Explique.
  1. Atualmente as mulheres sofrem discriminação?
  1. Que expressões do texto indicam a passagem do tempo?

109

Organize

  1. Monte no caderno um quadro esquemático com duas colunas, como o do modelo abaixo. Complete as frases da coluna da direita de acordo com o texto da página anterior.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Os direitos das mulheres no Brasil

    Até 1879

    As mulheres não podiam frequentar o _____.

    Na década de 1930

    As mulheres passaram a ter o direito de _____.

    Em 1988

    A _____ estabeleceu que homens e mulheres são _____ em direitos e obrigações.

    Em 2006

    Foi promulgada a Lei _____.

    Atualmente

    As mulheres trabalham nas mais diversas funções, mas ainda sofrem _____.

    Escreva

  1. Escreva um texto contando a história dos direitos dos idosos. Siga as orientações.
  1. Pesquise os direitos que os idosos adquiriram com o passar do tempo.
  1. Monte no caderno um quadro como o do modelo abaixo. Complete-o com o resultado de sua pesquisa.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Os direitos dos idosos no Brasil

    No início

    Não havia leis que garantissem direitos específicos para os idosos.

    Com o tempo

    _____

    Atualmente

    Os idosos vivem mais e melhor, têm mais direitos e garantias. Entretanto, é preciso acabar com o preconceito e com os maus-tratos dos quais eles ainda são vítimas.

    3. Escreva seu texto com base nas informações do esquema.

  1. Procure utilizar outras expressões que indiquem a passagem do tempo. Por exemplo: inicialmente, antigamente, ao longo do tempo, hoje etc.
  1. Lembre-se de dar um título para o seu texto.

110

Capítulo 2. O espaço urbano

A cidade e a urbanização no Brasil

Ao observar paisagens urbanas, você deve ter percebido que quase não há elementos da natureza em sua forma original. Esses elementos foram retirados ou bastante transformados pelo trabalho humano.

Por isso, dizemos que a cidade é uma construção humana. Ela é caracterizada pela aglomeração de construções, de pessoas e de atividades econômicas.

  1. Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia em preto e branco A. Vista do alto de local com rua ao centro grande com algumas árvores, com prédios à esquerda e à direita, de tamanho médio, pequeno e outros altos. Mais ao fundo, em segundo plano, morros com vegetação. No alto, céu com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 1956. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia B. Vista do alto de local com rua, com árvores de folhas verdes, carros passando na rua. À esquerda e à direita, prédios de tamanhos médios e grandes, com ilustração colorida sobre um prédio. Em segundo plano, morros com vegetação. No alto, céu em azul e nuvens brancas. Fim da imagem.

LEGENDA: Cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.

111

  1. De quando é a fotografia A? E a fotografia B? Quantos anos se passaram entre uma e outra?
  1. Que diferenças você observa entre as paisagens urbanas retratadas nas imagens?
  1. O que é comum em ambas as paisagens?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Que mudanças ocorreram nos últimos anos no lugar onde você vive?

    Como você observou, por meio de fotografias da mesma cidade em diferentes momentos, podemos identificar elementos que permaneceram ou que foram alterados na paisagem. As cidades não foram sempre como as conhecemos hoje: à medida que as sociedades se transformam, as cidades se transformam também.

    Atualmente, no Brasil, as cidades concentram a maior parte da população, reúnem variadas atividades econômicas e influenciam o modo de vida e as atividades econômicas no campo.

    Veja a seguir o gráfico que mostra o número de pessoas que viviam na cidade do Rio de Janeiro entre 1900 e 2017.

Imagem: Ilustração. Gráfico. Pessoas residentes na cidade do Rio de Janeiro (em mil pessoas). Dados na vertical de 0 – 8000 com intervalos de 1000 -1000. Na horizontal, dados de anos de 1900 – 2017. 1900: 811 1920: 1157 1940: 1764 1950: 2377 1960: 3307 1970: 4315 1980: 5183 1991: 5473 2000: 5851 2010: 6320 2017: 6520  Fim da imagem.

Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; IBGE. Estimativas da população residente para os municípios e para as Unidades da Federação com data de referência em de julho de 2017. Disponível em: http://fdnc.io/eaF. Acesso em: 26 abr. 2021.

  1. Qual era o número de pessoas que viviam na cidade do Rio de Janeiro em 1900? E em 2017?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

112

A taxa de urbanização no Brasil

A taxa de urbanização corresponde à proporção de pessoas que vivem em áreas urbanas de determinado lugar em relação à população total desse lugar. Essa taxa mostra o grau de concentração da população nas cidades.

No Brasil, a taxa de urbanização era de aproximadamente 85% em 2015, segundo o IBGE. Isso quer dizer que, de cada 100 habitantes, 85 viviam em áreas urbanas.

Nem todo o território brasileiro, porém, é urbanizado da mesma maneira. Algumas regiões são mais urbanizadas e outras menos. Observe o gráfico a seguir.

Imagem: Ilustração. Gráfico. Brasil: taxa de urbanização por região (2015). Na vertical, dados de 0-100 – Taxa de urbanização (%) e na horizontal, dados de região: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste.  Norte: 75% Nordeste: 73% Sul: 86% Sudeste: 93% Centro-Oeste: 90%   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. De acordo com o gráfico, que região tem a menor taxa de urbanização? E a maior?
  1. Qual é a taxa de urbanização da região onde você vive? Ela é maior ou menor do que a taxa de urbanização do Brasil?

113

A paisagem urbana

De acordo com seu desenvolvimento econômico, histórico e social, as cidades se configuram de várias formas. É por isso que as paisagens urbanas podem ser muito diferentes umas das outras. Entre os diversos fatores que contribuem para a diferenciação das cidades, incluem-se aspectos naturais e aspectos socioeconômicos e culturais. Os aspectos naturais, como o relevo, o clima e a vegetação, influenciam a paisagem urbana tanto nas construções da cidade como no modo de vida de seus habitantes. Os aspectos socioeconômicos e culturais, como as divisões sociais, o poder aquisitivo dos habitantes e a distribuição de riqueza, refletem-se na paisagem urbana tanto nas moradias como no acesso a serviços públicos.

Desigualdades na paisagem da cidade

As distinções socioeconômicas são visíveis na organização da cidade. Há bairros que dispõem de serviços públicos de qualidade, como água tratada e encanada, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo e limpeza urbana, iluminação e pavimentação de ruas. Geralmente, esses bairros ficam mais próximos do centro da cidade, em áreas que são mais valorizadas economicamente. Na periferia da cidade, geralmente estão os bairros que não dispõem desses serviços.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Compare as imagens a seguir.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação esquerda, árvores à esquerda, perto de um rio de água de cor escura. À direita, ruas de cor cinza por onde passam automóveis. Mais à direita, locais com vegetação, árvores e prédios modernos altos. No alto, céu nublado com nuvens de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, local com rio de cor escura, ao fundo, solo marrom-escuro, com partes com pedaços de madeira e partes com dejetos. Acima do solo, hastes de madeira na vertical e na horizontal, com casas construídas em cima. Elas estão uma ao lado da outra, à esquerda, árvores com folhas de cor verde. Acima, céu cinza sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cidade de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

114

A importância das áreas verdes

As áreas verdes são espaços com cobertura vegetal que contribuem para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental nas cidades. A cobertura vegetal é formada por árvores nativas ou plantadas, arbustos e gramados.

As praças, os parques, os jardins botânicos e os canteiros centrais de ruas e avenidas são considerados áreas verdes.

  1. Sobre as áreas verdes, responda no caderno às questões a seguir.
  1. O que são as áreas verdes? Por que elas são importantes nas áreas urbanas?
  1. O que forma a cobertura vegetal das áreas verdes?
  1. Que espaços da cidade são considerados áreas verdes?

    A falta de áreas verdes pode causar o aumento da temperatura nas cidades. O excesso de concreto e de asfalto faz com que nas áreas urbanas a temperatura seja superior à das áreas rurais. Esse fenômeno é conhecido como ilha de calor.

    A cobertura vegetal existente nas áreas verdes, por sua vez, contribui para a infiltração da água das chuvas, a preservação dos solos e a qualidade do ar.

    Observe a imagem a seguir, que mostra a importância das áreas verdes nas cidades.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com rio ao centro de cor verde, com contornos com vegetação verde, na ponta da esquerda e à direita, árvores. Nas extremidades, ruas de cor cinza. Em segundo plano, mais vegetação e prédio de paredes de cor bege. Em terceiro plano, prédios da cidade, morros e no céu, nuvens de cor cinza. As plantas nas áreas verdes contribuem para melhorar a qualidade do ar, diminuindo a quantidade de gás carbônico na atmosfera. Ao realizar a fotossíntese, as plantas absorvem o gás carbônico e liberam o gás oxigênio. O solo coberto por gramados favorece a infiltração da água da chuva, evitando alagamentos, enquanto as raízes das plantas protegem o solo da erosão. Fim da imagem.

LEGENDA: Área verde no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Qual é a importância da cobertura vegetal nas cidades? Como ela colabora para a qualidade de vida e o equilíbrio ambiental?
  1. Quais são os principais fatores responsáveis pelo fenômeno conhecido como ilha de calor?

115

As diferentes funções das cidades

As cidades também se distinguem pela função que exercem, isto é, pela atividade econômica que se destaca em relação a outras. Muitas vezes, é essa atividade que gera desenvolvi mento para a cidade. É o caso, por exemplo, da cidade de Porto Seguro, no estado da Bahia, cuja função é turística.

Imagem: Fotografia. À esquerda, rua de cor cinza e à direita, estabelecimentos feitos de madeira de cor marrom e portas de vidros. À direita, na entrada do estabelecimento, escadaria pequena. Perto dos estabelecimentos, árvores com tronco em marrom, com folhas verdes na parte superior e em segundo plano, mais locais com teto triangular em cinza e outras árvores. No alto, céu de cor cinza. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua turística e gastronômica no Arraial d’Ajuda, no município de Porto Seguro, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Algumas cidades se destacam em diversas atividades e podem ter várias funções. Salvador, no estado da Bahia, é um exemplo de cidade com várias funções, como turística, comercial e industrial.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com uma rua ao centro por onde passam pessoas e à direita, outras pessoas sentadas. A rua não é muito larda, com casas umas ao lado da outra, à esquerda e à direita, de paredes coloridas em azul, amarelo, rosa e outras cores. Perto das portas, luminárias acesas com luz de cor amarela. No alto, céu de cor amarelada. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua comercial e turística no Pelourinho, na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Pesquise em livros e sites e registre no caderno exemplos de cidades com as seguintes funções:
  1. turística;
  1. industrial;
  1. portuária;
  1. comercial;
  1. de prestação de serviços.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Se você vive em uma cidade, qual é a principal função dela? Se você não vive em uma cidade, indique a principal função da cidade mais próxima do lugar onde mora.

116

A rede urbana

A rede urbana é o conjunto de cidades que se articulam entre si, por meio dos sistemas de transporte e de comunicação pelos quais circulam pessoas, produtos e informação.

O desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação modificou a rede urbana clássica, na qual a articulação entre as cidades era linear. A rede urbana atual é marcada pela flexibilidade dos fluxos, que pode conectar pequenas e grandes cidades diretamente. Observe a representação de uma rede urbana clássica e de uma rede urbana atual.

Imagem: Ilustração. Esquema. Metrópole nacional: Vários prédios de uma cidade de tamanhos, pequenos, médios e grandes.  Metrópole regional: Parte menor com prédios pequenos e médios. Centro regional: Parte pequena de prédios pequenos e médios. Cidade local: Um prédio grande, outros menores. Vila: Dois prédios em local pequeno. Ilustração. Esquema.  À esquerda, metrópole nacional: prédios de tamanhos diversos, em local grande. Dela, tem-se quatro locais: Metrópole regional, Centro regional, Cidade local, vila.   Fim da imagem.

LEGENDA: As setas representam os fluxos, que podem ser de pessoas, produtos e informações. FIM DA LEGENDA.

FONTE: SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 20.

Note a diferença entre a rede urbana clássica e a atual: no modelo clássico a vila não estabelecia relação direta com a metrópole nacional. Atualmente, essa relação existe e é mais intensa, pois há fluxos entre a vila e a metrópole global. Esses fluxos são facilitados pelos avanços da tecnologia, dos transportes e das comunicações e favorecem a circulação de pessoas e produtos.

  1. O que é a rede urbana?
  1. O que facilita os fluxos entre a vila e a metrópole nacional na atualidade?

117

A hierarquia das cidades

De acordo com a influência e o poder de atração que uma cidade exerce sobre outra, o IBGE fez uma classificação das cidades brasileiras, criando uma hierarquia entre elas.

Conforme essa hierarquia, as cidades podem ser classificadas em cinco categorias: metrópoles, capitais regionais, centros sub-regionais, centros de zona e centros locais.

No topo da hierarquia estão as metrópoles, que são cidades de grande porte, com população numerosa e uma grande área de influência. A maior metrópole do Brasil é São Paulo. Essa cidade tem importância nacional e internacional e exerce grande poder no comando de diferentes atividades econômicas.

Na base da hierarquia estão os centros locais: cidades pequenas, com poucos habitantes e que influenciam apenas as áreas rurais do próprio município.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com morros ao redor, com vegetação, árvores de folhas verdes e ao centro, local com rio e perto dele, casas e árvores. Mais ao fundo, rios e morros. No alto, céu visto parcialmente com nuvens cinzas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Capitólio, cidade situada no estado de Minas Gerais, é um exemplo de centro local, com influência restrita ao município. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rua ao centro, vista parcialmente por onde passam carros e no entorno, prédios de tamanhos médios, altos e ao fundo, quadro torres de ferro na vertical. Alguns prédios, têm luzes acesas nas janelas. No alto, céu em tons de amarelo e à direita, nuvens escuras.  Fim da imagem.

LEGENDA: São Paulo, capital do estado de São Paulo, é a maior metrópole nacional. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

118

Observe a seguir a representação cartográfica da hierarquia e da rede urbana brasileiras de acordo com a classificação feita pelo IBGE.

Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: hierarquia e rede urbana ( 2018)* Rosa dos ventos de cor preta, com sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 325 km Legenda: Hierarquia dos centros urbanos Um hexágono vermelho: Metrópole  Quadro laranja: Capital regional Esfera verde: Centro sub-regional Esfera pequena preta: Centro de zona Metrópole: Manaus, Belém, Fortaleza, Brasília, Goiânia, Recife, Salvador, Vitoria, Rio de janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte e Porto Alegre.  Capital regional: Boa Vista, Rio Branco, Macapá, Porto Velho, Belém, São Luís, Teresina, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Nata, Joao Pessoa, Maceió, Aracaju, Regiões da Bahia, Minas gerais, muitas partes no estado de São Paulo, Paraná, Santa-Catarina e regiões do Rio grande do Sul.  Centro sub-regional perto de Manaus, Rio branco, Porto velhos, muitas partes perto de Cuiabá, Belém, Palmas, Teresina, São Luís, Fortaleza, Natal, Joao Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Goiânia-Brasília, Campo grande, Belos Horizonte, Rio de janeiro. Dezenas na região de São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.  Centro de zona: concentrado na região de São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju, Salvador, Brasília, Vitoria, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre. Poucas partes nos estados centro-oeste e norte.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Regiões de influência das cidades (2018). Rio de Janeiro: IBGE, 2018. p. 4.

Nota de rodapé: *. Para fins didáticos, a categoria centro local não foi representada no mapa. Fim da nota.

  1. Como são classificadas as cidades segundo a hierarquia urbana proposta pelo IBGE?
  1. Com base na leitura do mapa, responda às questões.
    1. A rede urbana se distribui igualmente pelo território brasileiro? Explique.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. A capital da unidade federativa onde você vive pertence a que categoria da hierarquia urbana?

119

Os problemas das grandes cidades

As cidades brasileiras cresceram rapidamente, mas os investimentos públicos em infraestrutura urbana não acompanharam esse crescimento e são aplicados de forma desigual: nem todos os espaços das cidades dispõem de rede de abastecimento de água tratada, gás canalizado, rede de coleta e tratamento de esgoto, rede de energia elétrica e iluminação pública, sistema de coleta e tratamento do lixo e de serviços de limpeza pública e redes de telecomunicações.

Para grande parte dos moradores das cidades, o direito de acesso à moradia, ao saneamento básico, à saúde, à educação e ao transporte não é efetivado. Na maioria das vezes, o acesso às atividades culturais também fica restrito a quem tem maior renda. Embora todos sejam cidadãos, nem sempre a igualdade de direitos prevalece.

  1. Observe as imagens a seguir e depois responda às questões.
Imagem: Fotografia. Local com solo de cor bege à esquerda e à direita, rio de cor verde e cinza, com um cano fino na horizontal, com árvores à esquerda com folhas verdes. Mais ao fundo, casas aglomeradas entre si, inacabadas. Em segundo plano, morros grandes de cor verde. No alto, céu em azul-claro e à direita, vista parcial de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Despejo de esgoto em córrego na cidade de Pancas, no estado do Espírito Santo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte inferior, morros de cor bege, com árvores e vegetação de cor verde. Na parte superior, casas inacabadas uma ao lado da outra, com paredes de cor cinza e marrom, algumas com telhados marrom e partes inferior, com hastes de madeira.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradias em área de risco na cidade de Maceió, no estado de Alagoas. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, vista parcial de um ônibus com janelas de vidro e à frente, porta aberta por onde entram dezenas de pessoas. Ao fundo, outras três pessoas perto de uma grade: homem de pele clara, camiseta azul e bermuda cinza, com mochila preta nas costas. Mais à direita, um homem de pele morena, cabelos pretos, com camiseta cinza, calça azul e mochila preta nas costas. Uma mulher de cabelos curtos castanhos, com camiseta de cor branca e calça preta. Em segundo plano, local com paredes de cor bege, com uma porta e uma janela.  Fim da imagem.

LEGENDA: Aglomeração para entrar em ônibus na cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. No lugar onde você vive, há problemas semelhantes aos retratados nas imagens acima? Se houver, quais são esses problemas?
  1. Se os problemas do lugar onde você vive são distintos desses, escreva quais são eles.
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Junte-se a um colega e discutam o que poderia ser feito para resolver os problemas que apontaram na questão anterior.
    • Exponham para a turma os problemas que apontaram e as possíveis formas de resolvê-los.

120

A cidadania e os direitos

A palavra cidadania aparece em vários lugares e situações: nos discursos de políticos, nos programas de televisão, em propagandas, nos livros, entre outros. O exercício da cidadania envolve cumprir seus deveres e exigir seus direitos.

A Constituição Federal do Brasil de 1988 é um documento que define os deveres e os direitos dos cidadãos brasileiros. Alguns dos deveres dos cidadãos previstos no documento são votar para escolher os governantes, cumprir as leis, respeitar os direitos de outras pessoas e proteger o meio ambiente. Alguns dos direitos do cidadão garantidos pela Constituição são o acesso à saúde, à educação, à segurança e ao lazer.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com pessoas aglomeradas na rua, muitas pessoas vestidas com camiseta e boné na cabeça de cor vermelha, a maioria são morenos de cabelos pretos, e tem a mão fechada para o alto. Em segundo plano, prédios de paredes de cor cinza e um estabelecimento de paredes beges com teto triangular e uma cruz no alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manifestação de trabalhadores sem teto na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Entretanto, nem sempre esses direitos são respeitados. Observe a tirinha a seguir.

Imagem: Ilustração. Tirinha composta por duas partes.  Texto: Conto de fadas.  Na parte superior, duas crianças de frente para um homem, visto do pescoço para cima. Uma menina de pele morena, cabelos castanhos e um menino de pele clara, cabelos em cinza, diz: PAPAI, LÊ AQUELE CONTO DE FADAS PRA GENTE DORMIR? À direita, o homem de pele morena, cabelos castanhos com blusa cinza, responde: CLARO! Na parte inferior, debaixo de uma ponte, com rua à esquerda e à direita, onde passam automóveis da cidade, vê-se as duas crianças deitadas, cobertas com jornais cinzas e cabeça sobre dois tijolos. À direita, o homem sentado, sobre papelão, com uma sacola azul ao lado dele e um copo de esmola à frente. O homem segura um livro verde onde está escrito: Constituição e lê: “TODO BRASILEIRO TEM DIREITO A MORADIA...”   Fim da imagem.
  1. Com base na tirinha, responda às questões.
  1. Qual é o documento que o homem está lendo?
  1. A que direito do cidadão se refere o trecho lido por ele?
  1. Onde as pessoas representadas na tirinha estão vivendo?
  1. Por que as crianças se referem à Constituição como “conto de fadas”?

121

Além da Constituição Federal, outros documentos nacionais e internacionais tratam de direitos de grupos específicos da sociedade, como os direitos das crianças, dos adolescentes e dos idosos.

Em 1959, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento estão descritos os direitos que toda criança deve ter em qualquer lugar do mundo. Leia o resumo da Declaração a seguir.

  1. Toda criança terá seus direitos garantidos sem importar a cor de sua pele, seu sexo, sua língua, sua religião ou seu local de nascimento.
  1. Toda criança deverá ter seus interesses defendidos e ser protegida por toda a sociedade.
  1. Toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade desde o nascimento.
  1. Toda criança terá direito à alimentação, à diversão e a cuidados médicos adequados para crescer com saúde.
  1. As crianças com deficiência terão direito a tratamento, educação e cuidados especiais de acordo com sua condição.
  1. Toda criança deverá ser cuidada pelos pais ou responsáveis em um ambiente seguro e amoroso.
  1. Toda criança terá direito a receber educação e poderá brincar e se divertir também para aprender.
  1. As crianças deverão ser socorridas e protegidas primeiro em situações de perigo.
  1. Nenhuma criança poderá trabalhar antes da idade adequada.
  1. Toda criança deverá ser educada com princípios de tolerância, amizade e solidariedade com o outro.
  1. Responda no caderno: Quais são os direitos da criança representados nas imagens a seguir?
Imagem: Ilustração a. Sobre uma maca, uma criança com o braço esquerda enfaixado. Ela tem pele clara, cabelos castanhos, camiseta amarela, calça e sapatos marrons, com cadarço amarelo. À esquerda dela, um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta azul, calça verde e sapatos em marrons. À direita, médico com a mão esquerda para frente. Ele tem pele morena, cabelos encaracolados pretos, com camisa por dentro azul, jaleco branco, calça marrom e sapatos verdes, com um estetoscópio pendurado no pescoço.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração b. Duas crianças sentadas de frente para carteiras escolares de cor marrom, ambos vestidos com camiseta de uniforme de cor amarela, com mangas em azul e calça azul no menino, escrevendo com lápis escuro sobre folhas. À esquerda, menina de pele clara, cabelos pretos longos. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos para à esquerda, com sobrancelhas para cima.  Fim da imagem.

122

O mundo que queremos

O direito das crianças à cidade

A maioria das crianças brasileiras cresce em cidades, de acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O crescimento das cidades deixou poucos espaços ao ar livre e áreas verdes para o lazer das crianças. Elas vivem cercadas em condomínios e restritas ao interior de suas moradias.

A vivência de transitar pelas ruas é cada vez mais rara, especialmente para as crianças em grandes cidades. O estilo de vida acelerado e o medo da violência fazem muitas famílias preferirem o uso de veículos e restringirem os passeios a espaços fechados, como os shoppings .

As ruas privilegiam os veículos, em detrimento dos pedestres. Se para os adultos andar pelas calçadas é, muitas vezes, tarefa difícil, em razão dos carros estacionados, buracos e lixo espalhado, imagine para uma criança!

Assim, para garantir o direito das crianças à cidade, devem ser incentivados a criação e o uso de áreas verdes, com infraestrutura adequada a elas, como parquinhos e pistas de skate ; o plantio de árvores nas ruas do bairro; a manutenção e o cuidado com as calçadas; e a locomoção a pé de crianças e adultos.

Imagem: Ilustração. À direita, um menino agachado, de joelhos sobre a grama, com pele negra, cabelos encaracolados castanhos, usando blusa de mangas compridas com faixas em branco e azul-claro, com calça em verde e sapatos claros e as mãos para frente, em direção a um cachorro de pelos de cor bege, focinho preto e orelhas em marrom. De frente para eles, uma menina de pele clara, com cabelos pretos amarrados para trás, com camiseta lilás, calça azul e sapatos em branco e verde, com par de óculos de grau azul, vista de costas, com a mão direita para cima.  À esquerda, um homem visto de costas com camiseta de cor amarela, calça azul, carregando nas costas, uma menina ruiva de macacão lilás. Ambos são vistos de costas. À direita, uma mulher vista de costas de camiseta azul, calça rosa e sapatos brancos, com cabelos ruivos e bolsa verde no ombro direito. À frente deles, uma mulher de pele negra, cabelos encaracolados pretos, com faixa em lilás, vestido sem mangas de cor azul e sapatos marrons. Ela carrega nas mãos um carrinho com um bebê negro sentado nele, de blusa de cor amarela. Ao lado dela, menino de pele negra, cabelos pretos, com regata verde e bermuda azul. Na ponta da direita, um poste de cor cinza, por onde há um pássaro de penas amarelas e bico pequeno laranja.   Fim da imagem.

Compreenda a leitura

1. Onde vive a maioria das crianças brasileiras?

123

  1. De acordo com o texto, como vivem as crianças nas grandes cidades? Monte uma pequena descrição no caderno utilizando frases selecionadas do quadro a seguir.
  1. Como é andar pelas calçadas nas cidades? Explique.
  1. O que deve ser feito para garantir o direito das crianças à cidade?
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Faça sua parte

As crianças têm direito à cidade no lugar onde você vive? O que poderia ser feito para garantir esse direito a elas?

Reúna-se com alguns colegas e reflitam sobre medidas que poderiam ser tomadas para assegurar o direito das crianças à cidade. Em seguida, façam uma campanha de conscientização na escola. Sigam as etapas:

  1. Confeccionem cartazes e panfletos incentivando algumas atitudes que garantem o direito das crianças à cidade, como a criação de áreas verdes e o plantio de árvores.
  1. Providenciem sementes de plantas ou algumas mudas de árvores para plantar na calçada ou no jardim da escola.
  1. Combinem a data da campanha com o professor. Nesse dia, fixem os cartazes pela escola, distribuam os panfletos e plantem as sementes ou mudas de árvores.
Imagem: Ilustração. À frente, local com vegetação rasteira verde, com um menino ruivo à esquerda, agachado perto de um buraco marrom feito na terra, segurando nas mãos uma planta. Perto dele, uma pá vermelha e ponta em cinza. À direita, menina em pé segurando um pacote verde na mão esquerda. Ela está com a pele negra, cabelos pretos amarrados. Em segundo plano, à esquerda, menino negro, com cabelos pretos encaracolados, com as mãos sobre cartaz branco com texto sobre tronco de árvore marrom. Em segundo plano, uma mesa de cor roxa, com cartaz branco com o texto: Preserve o ambiente. Sobre a mesa, vasos de plantas, sacos de pacotes verde. À esquerda, uma menina de pele clara, cabelos pretos em chuquinha, com papeis brancos e à direita, mulher loira. Ela tem pele clara, cabelos presos para trás, com par de óculos, com jardineira azul e sapatos lilás, com a mão esquerda para frente. As crianças estão vestidas com uniforme: camiseta branca, com detalhes e calça em azul.  Fim da imagem.

124

Painel multicultural

Arte na rua

Das metrópoles às pequenas cidades, em todas as regiões do Brasil, a arte vai às ruas e se torna pública pelas mãos de muralistas e grafiteiros. Ao interferir na paisagem urbana, esses artistas resgatam o espírito de comunidade, incentivando o compartilhamento de valores e experiências, de questionamentos e de protestos. As obras apresentadas a seguir são exemplos disso.

Como tantos brasileiros, o artista Eduardo Kobra acompanhou a carreira do piloto Ayrton Senna e sempre acreditou que ele fosse um exemplo a seguir. Em 2015, por ocasião do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, Kobra criou um enorme painel no qual buscou destacar o olhar do piloto.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de cidade, com prédios altos à esquerda, um deles, com ilustração colorida de rosto de uma pessoa, estampado e à direita, prédio espelhado. Ao centro, rua de cor cinza, com muitos carros passando. No alto, céu de cor azul-claro, com pequenas nuvens à direita de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Painel A lenda do Brasil, de Eduardo Kobra, no bairro da Consolação, em São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Em 2021, vários artistas participaram do festival Colora, uma iniciativa da prefeitura de Aracaju, capital do estado de Sergipe. Os objetivos do evento eram levar cor e arte aos espaços públicos de Aracaju e garantir trabalho à classe artística por meio da aplicação da Lei Aldir Blanc. Entre as obras que a cidade ganhou estão colagens, mosaicos e grafites.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, de uma ponte de cor cinza. Na parte inferior, duas colunas na vertical, de cor azul, com grafites coloridos em vermelho e marrom. À esquerda, formato similar de rosto de uma pessoa e à direita, corpo de uma pessoa negra e roupa em laranja. Em segundo plano, à esquerda, de cidade com estabelecimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Obras de grafite e pichação no Complexo Esportivo Dona Finha, localizado embaixo da ponte no bairro Industrial de Aracaju, capital de Sergipe. Em destaque nas colunas, grafites de Dani Dk 073 (esquerda) e Preto Artts (direita). Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.

125

Grafites coloridos do artista Rodrigo Rizo transformaram o cenário de uma área do aterro da Baía Sul, em Florianópolis, a capital do estado de Santa Catarina, em 2019. A pintura foi feita em um dos pilares da passarela de pedestre que fica diante do Centro de Convenções de Florianópolis.

Imagem: Fotografia. À esquerda, vista parcial de rua de cor cinza, com dois ciclistas passando para frente. À direita, calçada de cor cinza, uma parede com ilustração de um homem com camiseta, cabelos encaracolados escuros, sorrindo e olhando para frente. Em segundo plano, partes com árvores e cidade com casas. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Obra do artista Rodrigo Rizo em pilar da passarela em frente ao Centro de Convenções de Florianópolis. Fotografia de 2021. FIM DA LEGENDA.

Em homenagem às mulheres afro-brasileiras, a grafiteira Panmela Castro inaugurou em 20 de novembro de 2018, Dia da Consciência Negra, um painel de cerca de 500 m² no centro da cidade do Rio de Janeiro. O nome do painel, Dororidade, evoca a dor que irmana as pessoas que sofrem discriminações por serem mulheres e por serem negras.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com uma rua cinza, uma parede grande com painel com pintura cobrindo toda a parede de prédio alto. Na pintura vê-se um rosto de uma mulher de cabelos crespos, coloridos, similar às folhas em tons de rosa, lilás e azul, com lábios grossos vermelhos. À esquerda, rosto da mesma mulher projetado ao contrário. Na parte inferior, folhas de cor verde na vertical. Em segundo plano, prédios da cidade de paredes de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Painel Dororidade, de Panmela de Castro, artista que expressa em sua obra a luta das mulheres pela igualdade de direitos. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

1. Qual das obras apresentadas chamou mais sua atenção? Por quê?

  1. No lugar onde você vive, há muros grafitados e pichados? Se houver, que impressão essas obras causam em você?

126

O que você aprendeu

1. Analise a tabela abaixo, que apresenta informações de algumas das unidades federativas do Brasil, e responda às questões.

Tabela: equivalente textual a seguir.

Unidade federativa

População estimada

Área (km2)

Densidade demográfica (hab./km2)

Distrito Federal

3.069.673

5.761

532

Paraná

11.551.231

199.305

58

Amazonas

4.235.373

1.559.168

3

Maranhão

7.131.764

329.642

22

Rio de Janeiro

17.406.018

43.750

398

Fontes: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019; IBGE. População do Brasil. Projeções e estimativas da população do Brasil e das Unidades da Federação. Disponível em: http://fdnc.io/4GM. Acesso em: 11 dez. 2020.

  1. Qual é a unidade federativa mais populosa? E a menos populosa?
  1. Qual é a unidade federativa mais povoada? E a menos povoada? Explique.
  1. A afirmação a seguir é falsa ou verdadeira? Explique no caderno.

No Brasil, atualmente, a população rural é maior que a população urbana, pois, há algumas décadas, muitas pessoas deixaram a cidade para buscar novas oportunidades de trabalho no campo.

  1. Leia as afirmações abaixo e responda às questões no caderno.

    Nos últimos anos, o Brasil registrou queda na taxa de natalidade e na taxa de fecundidade da população brasileira.

    A esperança de vida da população brasileira aumentou e, atualmente, é de cerca de 75 anos.

    1. A queda na taxa de natalidade e na taxa de fecundidade da população brasileira se deve, entre outros motivos, à participação da mulher no mercado de trabalho. Cite outras conquistas das mulheres ao longo dos anos.

127

Avaliação formativa

  1. Defina esperança de vida.
  1. Explique o que levou à diminuição na taxa de mortalidade e ao aumento da esperança de vida da população brasileira.
  1. Copie no caderno as frases incorretas. Depois, reescreva corretamente cada uma delas.
    1. A cidade é uma construção humana.
    1. Todos os bairros de uma cidade são iguais.
  1. Não há desigualdades na cidade.
  1. Em geral, os bairros centrais são mais valorizados do que os bairros da periferia.
  1. As características das cidades podem variar de acordo com as atividades humanas que nelas são desenvolvidas. Considerando essa variação, descreva as principais atividades de:
  1. uma cidade turística.
  1. uma cidade comercial.
  1. uma cidade portuária.
  1. Copie no caderno a afirmação que contém a definição de rede urbana.
    1. É o conjunto das cidades que compartilham de uma mesma língua sendo necessariamente vizinhas.
    1. É o conjunto das cidades que se articulam entre si por meio dos sistemas de transporte e de comunicação.
    1. É o isolamento de umas cidades em relação a outras através de barreiras de comércio.
    1. É fruto unicamente dos movimentos de migração conhecidos como êxodo rural.
  1. Copie no caderno a afirmativa que indica como são divididas as cidades segundo a hierarquia estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
    1. Cidade grande, cidade média, cidade pequena e vilarejo.

128

  1. Macrópole, cidade grande, cidade pequena, micrópole e centro-local.
  1. Metrópole, capital regional, centro sub-regional, centro de zona e centro local.
  1. Metrópole, capital, região metropolitana, interior e vilarejo.
  1. Observe este mapa. Ele mostra o percentual de idosos no total da população de cada unidade federativa em 2019.
Imagem: Ilustração. Brasil: idosos no total da população por unidade federativa (2019). Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 335 km. Legenda: Idosos no total da população (%) Em verde bem claro: de 5 a 8 Em verde-claro: de 8,1 a 10 Em verde: de 10,1 a 12 Em verde-escuro: de 12,1 a 14 De 5 a 8: estados de: AC, RO, AM, RR, PA, AP e MT.  De 8,1 a 10: estados de: MA, TO, GO-DF, MS e SE. De 10,1 a 12: estados: PI, CE, RN, PB, PE, AL, BA, MG, ES, SP, PR, SC. De 12,1 a 14: RJ e RS.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Cidades. Pesquisas. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), 2019. Disponível em: http://fdnc.io/5R. Acesso em: 24 jul. 2021.

  1. De acordo com o mapa, indique duas unidades federativas com os menores percentuais de idosos na população. Anote também duas unidades com os maiores percentuais.
  1. Qual é a faixa percentual de idosos na unidade federativa onde você vive?
  1. Estimativas calculadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que, no Brasil, a população de idosos em 2039 será de aproximadamente 24%. Em sua opinião, que medidas devem ser tomadas pelo governo brasileiro para garantir boa qualidade de vida para essa população?

129

  1. O mapa a seguir mostra o percentual da população que vive em moradias situadas em áreas inadequadas à habitação, em cada unidade federativa.
Imagem: Ilustração. Mapa. Brasil: moradias inadequadas à habitação (2019). Rosa dos ventos em preto com os sentidos: N, NO, O, SO, S, SE, L, NE. Escala: 0 – 350 Km Legenda: Moradias situadas em áreas inadequadas à habitação (%) Amarelo-claro: menos de 2,0 Laranja-claro: de 2,1 a 5,0 Laranja: de 5,1 a 10,0 Laranja-escuro: de 10,1 a 20,0 Vermelho: mais de 20,1 Menos de 2,0: estados de: MT, MS, SC e GO-DF. De 2,1 a 5,0: estados de: RR, RO, TO, MG, PR e RS. De 5,1 a 10,0: estados de: AC, MA, PI, CE, PB, AL, SE e SP.  De 10,1 a 20,0: estados de: PA, PE, BA e RJ. Mais de 20,1: estados de: AM, AP e ES.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Aglomerados subnormais 2019: classificação preliminar e informações de saúde para o enfrentamento à COVID-19: notas técnicas. Disponível em: http://fdnc.io/eaG. Acesso em: 3 mar. 2021.

  1. Anote duas unidades federativas com os menores percentuais de moradias em áreas inadequadas à habitação.
  1. Que unidades federativas têm os maiores percentuais de moradias nessas condições?
  1. A faixa percentual de moradias em áreas inadequadas no Distrito Federal é de 5,1% a 10%. Qual é a faixa percentual dessas moradias na unidade federativa onde você vive?
  1. Por que uma parte da população mora em áreas inadequadas à habitação?