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Unidade 4. A água, a tecnologia e a qualidade de vida
LEGENDA: Rio Tietê, próximo à Usina Hidrelétrica Barra Bonita, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estação de tratamento de água no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
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Vamos conversar
- O que você observa nas imagens?
- Como as águas de um rio podem ser aproveitadas?
- A água de um rio precisa ser tratada antes de ser consumida? Por quê?
- O que pode causar a poluição de um rio?
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Investigar o assunto
O uso e o desperdício de água
A água é essencial para todos os seres vivos. Os seres humanos utilizam a água em diversas atividades, principalmente na agricultura e na indústria. Nas moradias, a água é utilizada para beber, cozinhar, tomar banho e lavar objetos, entre outras atividades.
Você sabe quanta água é gasta em sua moradia? Será que há desperdício?
Nesta atividade, você vai observar os usos da água em sua moradia e verificar se há desperdício.
Como fazer
- Converse com os colegas sobre as atitudes que ajudam a economizar água. Pense também nas ações que resultam em desperdício de água, principalmente em sua moradia.
- Procure na internet dicas de economia de água. Você pode buscar essas informações no site da empresa de distribuição de água do lugar onde você vive.
-
Em seguida, investigue o modo como são realizadas as seguintes
atividades em sua moradia:
- preparo das refeições e lavagem da louça;
- atividades de higiene, como tomar banho e escovar os dentes;
- lavagem de roupas;
- lavagem de veículos;
- limpeza do quintal;
- rega de plantas.
- Registre as informações obtidas em uma folha à parte. Anote, primeiro, as atividades realizadas por você. Depois, observe as atividades realizadas por outras pessoas que vivem em sua moradia. Se não for possível observá-las, pergunte a essas pessoas como elas realizam tais atividades.
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- Monte no caderno um quadro como o do modelo abaixo. Depois, preencha-o com as informações obtidas, classificando-as em atitudes que economizam água ou atitudes que desperdiçam água.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Uso da água na minha moradia |
|
---|---|
Atitudes que economizam água |
Atitudes que desperdiçam água |
_____ |
_____ |
6. Em sala de aula, com a orientação do professor, montem na lousa um quadro coletivo com as informações registradas por todos os estudantes.
Para responder
-
Consulte o quadro coletivo e responda às questões a seguir.
- De maneira geral, é possível observar a economia ou o desperdício de água nas moradias investigadas?
- Em sua opinião, quais das atitudes registradas no quadro geram mais desperdício de água? Por quê?
- Escreva possíveis soluções para reverter o desperdício de água nas moradias.
-
Reúna-se com alguns colegas e elaborem um cartaz para divulgar a
importância de reduzir o desperdício de água.
- Escrevam algumas dicas de economia de água e façam desenhos para ilustrá-las.
- Exponham o cartaz em um local da escola onde ele possa ser visto por toda a comunidade escolar.
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Capítulo 1. Os usos da água
No ambiente, a água está em constante movimento, isto é, está sempre mudando de um lugar para outro. Ela também está sempre passando de um estado físico para outro. Esse movimento da água é chamado ciclo da água .
O ciclo da água
LEGENDA: 1. A água da superfície dos oceanos, rios e lagos evapora e forma o vapor de água. Os seres vivos também perdem certa quantidade de água na forma de vapor pela transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera.2. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa em pequenas gotas de água, que formam as nuvens. O vento pode deslocar as nuvens de um lugar para outro.3. Quando as nuvens estão carregadas de gotas de água, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, pode cair também neve ou granizo (pedras de gelo) das nuvens.4. Na superfície da Terra, a água chega novamente aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada em depósitos subterrâneos. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
135
- De acordo com a representação do ciclo da água mostrada na página anterior, responda às questões.
- Que mudança de estado físico ocorre com a água dos oceanos, rios e lagos?
- Explique como essa mudança ocorre.
-
Que mudança de estado físico dá origem às gotas de água que formam
as nuvens?
- Explique como essa mudança ocorre.
-
A água da neve e do
granizo está em que estado físico?
O ciclo da água, o ambiente e as atividades humanas
O ciclo da água tem implicações no ambiente e pode interferir no clima e no equilíbrio dos ecossistemas.
O clima é a sucessão de diferentes tempos atmosféricos que ocorrem em determinado lugar. Existem diversos tipos de clima e eles são determinados por distintos fatores, como a quantidade de vapor de água no ar e o regime de chuvas.
Em lugares próximos ao litoral, o clima é geralmente úmido e com abundância de chuvas, que são originárias da evaporação da água dos oceanos.
Em alguns lugares do Brasil, o clima é seco, isto é, com escassez de chuvas e temperatura elevada. Por causa disso, nesses lugares os rios são temporários, ou seja, secam no período de estiagem .
-
Qual é a relação entre o ciclo da água e o clima?
O ecossistema é o conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes naturais de um lugar. Nos ecossistemas, a água é um componente fundamental, pois os seres vivos dependem dela para sobreviver.
Ações antrópicas, como o desmatamento e a poluição do ar, comprometem o regime e a qualidade da água da chuva nos ecossistemas, causando desequilíbrios que podem afetar os seres vivos e os rios, por exemplo.
LEGENDA: Leito seco de rio no município de Luís Correia, no estado do Piauí. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
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- No caderno, escreva as frases a seguir completando-as com as palavras do quadro abaixo.
desequilíbrios – água – chuva – ecossistema
- Os seres vivos de um _____ dependem da _____ para sobreviver.
- Em um ecossistema, a falta de _____ causa _____ que podem afetar os seres vivos.
O ciclo da água também tem implicações nas atividades humanas, principalmente na agricultura , pois, para se desenvolver, as plantas necessitam de água.
Existem lugares no Brasil em que há quantidade abundante de chuvas; outros lugares passam por longos períodos sem chuvas. Como nem sempre a quantidade de chuvas é suficiente para atender à demanda da agricultura por água, os produtores utilizam irrigação. Ela abrange diferentes técnicas, todas com o objetivo de disponibilizar água para as plantas.
No semiárido brasileiro, por exemplo, a prática agrícola depende da irrigação. Nessa região, que abrange mais de 1200 municípios dos estados do Nordeste e de parte de Minas Gerais, as chuvas são escassas e mal distribuídas, e a estiagem costuma durar oito meses. Uma tecnologia simples tem sido utilizada desde o início dos anos 2000 para garantir água aos moradores: a cisterna, um tanque que armazena a água da chuva captada por uma calha colocada no telhado da casa.
LEGENDA: Moradia com cisterna, no município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Como é o regime de chuvas no semiárido brasileiro?
- Que alternativa foi encontrada para garantir o abastecimento de água aos moradores?
- Descreva a importância da água para o equilíbrio dos ecossistemas e para a agricultura.
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A importância de preservar as florestas
As florestas têm um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas. Elas ajudam na preservação dos solos e dos rios, garantindo o funcionamento do ciclo da água e a qualidade do ar atmosférico.
As árvores, por meio das raízes, seguram as partículas do solo, evitando o desgaste dele. Assim, se a cobertura vegetal é removida, partículas do solo são arrastadas pela chuva e pelo vento. A vegetação ao longo de rios, por exemplo, ajuda a impedir o deslizamento do solo das margens, evitando o assoreamento .
Por meio da transpiração, as árvores eliminam grande quantidade de vapor de água na atmosfera. Desse modo, o desmatamento pode interferir no regime de chuvas, pois diminui a quantidade de vapor de água na atmosfera.
Com poucas chuvas, o ar fica seco e as partículas poluentes presentes nele não se dispersam com facilidade.
É importante destacar que as queimadas, muitas vezes relacionadas ao desmatamento, também são responsáveis pela emissão de poluentes no ar.
LEGENDA: Desgaste do solo e acúmulo de sedimentos em um rio, causados pelo desmatamento, no município de Itapebi, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Floresta Amazônica às margens do rio Negro, no município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Justifique a importância da manutenção da cobertura vegetal para a preservação dos solos e dos rios.
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Para ler e escrever melhor
O texto a seguir apresenta causas e consequências do desmatamento.
O desmatamento e a extinção das espécies
O desmatamento compromete o equilíbrio de diversos ecossistemas. Ele pode ser provocado pela exploração indiscriminada dos recursos da natureza, pelo crescimento das cidades e pelo avanço das fronteiras agropecuárias.
Para ampliar áreas de cultivo e de pastagem, vastas extensões de vegetação nativa são desmatadas. O desmatamento pode causar a extinção de animais porque destrói o ecossistema do qual fazem parte, eliminando os elementos necessários à manutenção das espécies. Um exemplo disso é a quebra da cadeia alimentar: se determinada planta que serve de alimento para um animal for eliminada, esse animal poderá morrer. Sem esse animal, outros que dele se alimentam também poderão morrer, e assim por diante.
No Brasil, a araucária e o mogno-brasileiro são algumas espécies vegetais ameaçadas de extinção. Entre os animais ameaçados, podemos citar o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o cervo-do-pantanal.
LEGENDA: Araucária. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Mogno-brasileiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lobo-guará. Comprimento: 120 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tamanduá-bandeira. Comprimento: 200 cm. FIM DA LEGENDA.
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Analise
- Responda no caderno às questões a seguir, de acordo com o texto.
- Que atividades podem provocar o desmatamento?
- O exemplo descrito no texto se refere a qual dessas atividades? Quais são as consequências dela?
-
Que plantas ameaçadas de extinção foram citadas no texto? E animais?
Organize
- Monte no caderno um esquema como o do modelo abaixo e complete-o de acordo com as informações do texto.
Escreva
-
Observe a imagem. Ela mostra um exemplo de cadeia alimentar.
- O que pode acontecer se houver desmatamento nesse ecossistema representado na imagem? Escreva um texto expondo uma das causas do desmatamento e a consequência disso para a anta e a onça-pintada. Lembre-se de dar um título ao texto.
LEGENDA: A anta se alimenta de folhas e frutos, e a onça-pintada se alimenta da anta. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
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A produção de energia elétrica
A maior parte da energia elétrica que utilizamos no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas a partir da transformação da energia do movimento das águas dos rios.
Em rios que contêm quedas-d’água é possível construir barragens nelas para reter a água, formando uma represa. Essa represa possibilita acumular um grande volume de água, que, somado a um desnível no leito do rio, gera energia para girar as turbinas e produzir energia elétrica.
LEGENDA: Fluxo descendente de água A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a altura da descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia. Turbina Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra as pás, que fazem girar o eixo do equipamento. Gerador O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador e a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Distribuição A energia elétrica é transmitida por fios, que a distribuem para os consumidores. FIM DA LEGENDA.
Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.
- De acordo com a imagem acima, responda às questões.
- Que transformação de energia acontece em uma usina hidrelétrica?
- Qual é o nome do aparelho que realiza a transformação de energia na usina hidrelétrica?
- De que maneira a energia elétrica é conduzida até as residências?
- Em sua opinião, a construção de uma usina hidrelétrica pode causar impactos ao meio ambiente? Justifique sua resposta.
- Atualmente, dependemos da energia elétrica para realizar muitas atividades do dia a dia. Monte um quadro como o do modelo a seguir e preencha-o com o nome e a utilidade de três aparelhos de uso cotidiano que funcionam com energia elétrica.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome do aparelho |
Utilidade |
---|---|
_____ |
_____ |
- Em sua opinião, como as pessoas faziam suas atividades sem esses aparelhos, antes do desenvolvimento da produção de energia elétrica?
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Outras fontes de energia
É possível também produzir energia elétrica a partir de outras fontes de energia, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Essas fontes são recursos naturais não renováveis, diferentemente da força da água, que é uma fonte de energia renovável.
O carvão mineral é extraído geralmente de minas subterrâneas. No passado, ele foi a base energética para o desenvolvimento de motores e máquinas movidos a vapor. Atualmente, é usado para aquecer os fornos de usinas siderúrgicas, nas quais se produz aço, e para gerar energia elétrica em usinas termelétricas. Nessas usinas, o que faz a turbina girar e acionar o gerador é a pressão do vapor produzido pelo aquecimento de água por meio da queima de carvão.
LEGENDA: Mina e usina de carvão no município de Figueira, no estado do Paraná. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
O petróleo é encontrado no subsolo de continentes e oceanos. Esse produto e alguns de seus derivados, como o óleo diesel e a gasolina, são a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. O óleo diesel é combustível de ônibus, caminhões, embarcações e máquinas utilizadas no campo, como tratores e colheitadeiras. A gasolina é um dos combustíveis mais utilizados nos automóveis.
LEGENDA: Refinaria de petróleo no município de Paulínia, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
O gás natural pode ser encontrado sozinho ou com o petróleo. Ele é muito utilizado como fonte de energia, principalmente no setor industrial e na geração de energia elétrica nas termelétricas. Assim como acontece com o carvão mineral, a queima do gás natural é usada para aquecer a água e formar vapor para movimentar as turbinas da termelétrica.
-
Dê exemplos da utilização das seguintes fontes de energia:
- carvão mineral;
- petróleo e seus derivados;
- gás natural.
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O mundo que queremos
Energia elétrica para todos, sem desperdício
Os aparelhos elétricos estão presentes em vários momentos do dia a dia. Alguns facilitam as nossas tarefas e outros são utilizados para lazer.
É preciso, porém, usar aparelhos elétricos de modo correto para não consumir energia elétrica além do necessário. Evitar o desperdício de energia diminui o valor da conta de luz e contribui para reduzir os danos ao meio ambiente.
A produção de energia tem custos altos para o meio ambiente. Na usina termelétrica, a queima de carvão mineral, petróleo ou gás natural lança muitos poluentes na atmosfera.
Já na usina hidrelétrica, a geração de energia não polui o ar, mas as intervenções na natureza para a construção e o funcionamento da usina causam graves danos ambientais e sociais. Em geral, é preciso inundar vastas áreas de vegetação nativa, o que acarreta desequilíbrio no ecossistema da região e risco de extinção de espécies. Para os seres humanos, os danos são incalculáveis, pois terras indígenas, de comunidades tradicionais ou mesmo cidades podem desaparecer submersas pela água.
Evitar o desperdício de energia elétrica é a contribuição que podemos dar para que esses danos não se ampliem.
LEGENDA: Vista do lago de Itaparica, no município de Floresta, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Manifestantes bloqueiam estrada durante manifestação contra a construção de usina hidrelétrica no município de Altamira, no estado do Pará, em 18 de março de 2014. FIM DA LEGENDA.
143
Leia a seguir algumas dicas de atitudes que adultos e crianças podem adotar para economizar energia em casa, na escola e no trabalho.
- Lâmpada: apague a luz quando não estiver usando; aproveite melhor a luz do Sol durante o dia.
- Geladeira: não abra a porta sem necessidade; prefira guardar grandes quantidades de alimentos e bebidas de uma só vez; não guarde alimentos e bebidas quentes.
- Chuveiro elétrico: evite banhos muito demorados; desligue o chuveiro quando estiver se ensaboando.
- Televisão, computador, rádio, videogame : mantenha ligado apenas o aparelho que estiver sendo utilizado; desligue o monitor do computador quando ele não estiver sendo usado; não deixe os aparelhos ligados enquanto estiver dormindo; evite deixar aparelhos no modo de espera.
Compreenda a leitura
- Por que é recomendável economizar energia elétrica?
-
Escreva duas atitudes que você
pratica para
evitar o desperdício de energia elétrica.
Faça a sua parte
- Durante uma semana, siga as recomendações do texto acima e incentive seus familiares a fazer o mesmo.
-
Em sala de aula, relate sua experiência ao professor e aos colegas,
seguindo o roteiro abaixo.
- Você conseguiu seguir as dicas durante toda a semana?
- Você deixou de seguir alguma dica? Por quê?
-
Adotar hábitos que evitam o desperdício de energia elétrica
atrapalhou o seu dia a dia? Explique.
- Pense em outros hábitos para economizar energia elétrica e converse sobre isso com os colegas e o professor.
144
Capítulo 2. Tecnologia e trabalho
A tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados para desenvolver técnicas, processos, métodos e instrumentos que envolvem as atividades humanas. Ela pode ser aplicada para resolver problemas ou, simplesmente, para facilitar a vida cotidiana.
Diversas tecnologias que conhecemos hoje foram desenvolvidas ao longo do tempo. Vamos examinar a seguir como esse desenvolvimento afetou diferentes setores das atividades humanas.
- O que é tecnologia? Como ela pode ser aplicada?
A tecnologia no campo
A tecnologia está presente nos mais distintos momentos do dia a dia, até mesmo na refeição mais frequente dos brasileiros: o feijão com arroz, geralmente acompanhado de carne e de salada, como a de alface com tomate.
O feijão, o arroz, a alface e o tomate são alimentos produzidos pela atividade agrícola. Antes de eles chegarem a nossa mesa, suas sementes foram plantadas em locais com temperatura adequada e solos com os nutrientes necessários e, depois, foram regados, pois dependem de muita água para crescer.
No passado, as técnicas e os equipamentos utilizados na agricultura eram mais simples, como a enxada e a foice. Com o passar do tempo, outras máquinas foram criadas e as técnicas já utilizadas foram melhoradas.
Com a modernização da agricultura, houve aumento da produção. Contudo, o número de trabalhadores diminuiu porque diversas etapas da atividade agrícola passaram a ser feitas por máquinas.
- Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
LEGENDA: Colheita de café no município de Santa Mariana, no estado do Paraná. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Colheita de café no município de Santa Mariana, no estado do Paraná. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
145
- Qual das imagens mostra a colheita manual de café? E a colheita mecanizada?
- Qual dos tipos de colheita exige maior número de trabalhadores? Explique.
-
Em uma semana de colheita, por meio de qual tipo de colheita haverá
maior número de
grãos colhidos? Explique.
O uso da tecnologia também está na pecuária. Com o passar do tempo, as técnicas e os instrumentos utilizados nessa atividade foram aperfeiçoados.
Na pecuária, foram criadas vacinas e rações mais nutritivas, para evitar que os animais fiquem doentes e possibilitar que engordem mais rapidamente. O uso de novas técnicas de criação animal e a utilização de máquinas e equipamentos contribuíram para o aumento da produção de carne e leite.
- Observe as imagens e responda às questões.
LEGENDA: Ordenha manual. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ordenha mecanizada. FIM DA LEGENDA.
- Que imagem é representativa da presença da tecnologia no campo? Justifique sua resposta.
- De que maneira a modernização das atividades agropecuárias pode contribuir para o aumento da produção de alimentos?
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Drones e softwares agrícolas
A tecnologia da informação também chegou ao campo. Drones e softwares agrícolas têm sido utilizados pelos agricultores.
Os drones são veículos aéreos não tripulados, geralmente de pequeno porte, comandados a distância por controle remoto.
Entre outras ferramentas, eles dispõem de câmeras que captam imagens com precisão e sistemas de localização por GPS (Global Positioning System). Ao sobrevoar uma área de cultivo, por exemplo, o drone pode coletar imagens e dados que são analisados por softwares desenvolvidos especificamente para a agricultura. Essas informações ajudam o agricultor a controlar e a melhorar a produtividade.
LEGENDA: Avaliação de pastagem com drone no município de Eldorado, no estado de Mato Grosso do Sul. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.
A tecnologia da informação também está presente na pecuária. Um exemplo é o uso de chips em animais. Os chips possibilitam rastrear o rebanho e transferem para um banco de dados, via satélite, várias informações sobre os animais, como identificação, localização, dados de vacinação e de produção.
A tecnologia na indústria
No setor industrial, os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de máquinas, equipamentos e modos de produzir que propiciaram a fabricação de um mesmo produto em menos tempo e em quantidades cada vez maiores.
Até cerca de 200 anos atrás, a maioria dos produtos era confeccionada de forma artesanal e doméstica. O artesão produzia os bens, um a um, com ferramentas simples, na própria casa ou em uma pequena oficina.
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Alguns objetos eram feitos e vendidos sob encomenda, movimentando um pequeno comércio. Esse modo de produção de mercadorias ficou conhecido como artesanato .
Com o aumento da população urbana, os artesãos passaram a contratar ajudantes e a dividir as tarefas: cada trabalhador realizava uma etapa da produção. O objetivo dessa divisão era diminuir o tempo para produzir cada objeto e aumentar a quantidade produzida. Em troca das tarefas executadas, os ajudantes recebiam salário. Assim, o trabalho deixou de ser familiar e doméstico e passou a ser realizado em grandes oficinas que reuniam os artesãos. Esse modo de produzir ficou conhecido como manufatura .
LEGENDA: Jean Bourdichon. As quatro condições da sociedade: trabalho, cerca de 1505-1510. Pintura em pergaminho, 17,1 cm × 13,1 cm, representando o ofício do artesão. FIM DA LEGENDA.
A indústria moderna
Entre os séculos XVII e XVIII, a intensificação do comércio estimulou o crescimento das manufaturas. Muitos proprietários de manufaturas investiram no desenvolvimento de técnicas mais avançadas de produção e em inventos que pudessem aumentar a quantidade de produtos fabricados.
LEGENDA: Protótipo do motor a vapor criado por James Watt na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Gravura do século XIX. FIM DA LEGENDA.
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Com as invenções que surgiram nesse contexto, como a máquina de fiar (tear mecânico) e a máquina a vapor, emergiu um novo modo de produzir: a maquinofatura ou indústria moderna .
Nesse modo de produzir, o conhecimento que os trabalhadores tinham de todas as etapas da produção já não era necessário, pois eles deviam apenas operar as máquinas e garantir o funcionamento delas.
A utilização de máquinas e equipamentos possibilitou à indústria produzir uma quantidade muito maior de mercadorias em menor tempo, reduzindo custos e aumentando os lucros.
A partir do início do século XX, outro sistema de organização da produção passou a ser adotado nas fábricas, tornando a produtividade ainda maior: a linha de montagem.
Esse sistema, inaugurado por Henry Ford, nos Estados Unidos, em 1913, foi utilizado inicialmente em fábricas de automóveis. Depois, foi adotado em indústrias dos mais diversos produtos.
Atualmente, equipamentos de alta tecnologia, como os robôs, têm substituído os operários na produção industrial.
- Quais são as diferenças entre os modos de produzir por meio do artesanato, da manufatura e da indústria moderna?
- As imagens a seguir mostram linhas de montagem de veículos em 1913 e em 2020. Compare-as e, depois, responda à questão.
LEGENDA: Fábrica de automóveis instalada por Henry Ford nos Estados Unidos. Fotografia de 1913. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Fábrica de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Que diferenças você observa entre os modos de produzir automóveis representados pelas duas imagens?
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Os avanços nas comunicações
Com o advento da indústria moderna, surgiram novos inventos e várias descobertas científicas.
Entre as inovações proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico, algumas das que mais alteraram o modo de vida das pessoas ocorreram nos meios de comunicação. A invenção do telefone e a da internet, por exemplo, provocaram profundas mudanças nas relações entre as pessoas e nas atividades econômicas.
Antes da invenção do telefone, a comunicação entre pessoas que estavam distantes era feita por cartas. Entretanto, o envio e o recebimento de cartas podiam ser demorados. Com o desenvolvimento do telefone, em 1876, a comunicação se tornou mais fácil e rápida.
A tecnologia da telefonia modificou-se bastante desde sua criação. Atualmente, as ligações telefônicas podem ser feitas por telefones fixos, telefones celulares ou aplicativos, via cabos, sinais de antenas ou internet.
Atualmente, os celulares são dispositivos com múltiplas funcionalidades: permitem conversar por meio de mensagens de texto, ouvir as estações de rádio, assistir aos canais de televisão, além de acessar diversas redes sociais e aplicativos.
- Como podem ser feitas as ligações telefônicas atualmente?
- Alguém de sua família tem telefone celular? Se tiver, para que ele é utilizado?
O desenvolvimento de novas tecnologias e novos equipamentos tem tornado a comunicação mais rápida entre lugares distantes.
A utilização de satélites artificiais nas comunicações, por exemplo, possibilitou a transmissão de imagens e sons entre diversos lugares do planeta de forma praticamente instantânea. Com isso, é possível conhecer fatos que ocorrem em lugares distantes praticamente no momento em que eles acontecem, por meio da televisão ou da internet, por exemplo.
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- Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Pessoas assistindo à final de corrida masculina nos Jogos Olímpicos de 2016, em Sydney, na Austrália. Esses Jogos Olímpicos foram realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e transmitidos ao vivo para o mundo. FIM DA LEGENDA.
- Que meio de comunicação aparece na imagem?
- O que ele estava transmitindo?
- Em que cidade estão as pessoas?
- Onde aconteceu essa competição?
- Como foi possível assistir à final, na Austrália, no mesmo momento em que ela acontecia no Brasil?
A internet
A internet é uma rede na qual estão interligados computadores do mundo inteiro. Por meio da internet, esses computadores podem compartilhar diversas informações.
- Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 2018, no Brasil, em quase 80% das residências, os moradores utilizavam a internet por meio de celulares ou de outros equipamentos.
- Observe o gráfico a seguir e, depois, responda às questões.
FONTE: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD C) 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
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- De acordo com os dados representados no gráfico, em 2018, no Brasil, de cada 100 moradias, quantas tinham acesso à internet? E quantas não tinham acesso à internet?
- Em cada 100 moradias, quantas tinham acesso à internet por meio de celular? E quantas tinham acesso à internet somente por meio de outros equipamentos?
- Que dispositivo você mais utiliza para acessar a internet:
- na sua casa?
- na sua escola?
- Quais são os aspectos positivos da modernização do telefone? Essa modernização trouxe algum aspecto negativo? Converse com o professor e os colegas sobre isso.
A internet permite conhecer pessoas e fazer amigos. Mas é preciso ter cautela, pois há também muitas informações falsas e indivíduos mal-intencionados que podem acessar dados de outras pessoas para cometer crimes virtuais.
Além disso, a atração pelo mundo virtual pode nos afastar do mundo real.
11 . Leia a tirinha da personagem Kiki e, depois, responda às questões.
- A que meio de comunicação se refere a tirinha?
- Há quanto tempo Kiki está sem usá-lo?
- Em sua opinião, o que a ausência desse meio de comunicação causou em Kiki?
- Como você percebeu isso?
- Converse com os colegas e o professor sobre a situação representada na tirinha.
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A evolução tecnológica dos meios de transporte
Há cerca de 200 anos, para percorrer longas distâncias, as pessoas iam a pé ou usavam carros puxados por animais, como as carroças. Ao longo do tempo, as carroças foram substituídas por veículos dos mais variados tipos: bondes, automóveis, ônibus, caminhões, trens, aviões.
Com os avanços tecnológicos e a invenção de novos materiais, os meios de transporte modernos garantem a circulação de pessoas e mercadorias por todo o planeta, com rapidez e conforto.
LEGENDA: Homem com charrete em estrada de terra no município de Marmelópolis, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Você já viu um veículo como o retratado na imagem acima no lugar onde vive? Se já viu, o que ele transportava?
Os meios de transporte passaram, e ainda passam, por grandes transformações. O automóvel, por exemplo, um dos meios de transporte mais utilizados no mundo, começou sua história, há cerca de 130 anos, como um triciclo com um motor movido a combustível instalado na parte traseira. Desde a época de sua invenção até os dias atuais, esse meio de transporte tem incorporado tecnologias de ponta desenvolvidas por outras áreas, além da automobilística. Entre essas áreas, destacam-se a eletrônica, a de comunicação e a de novos materiais.
- Observe a fotografia a seguir. Que diferenças você observa entre o veículo retratado e os automóveis atuais?
LEGENDA: Triciclo motorizado criado pelo engenheiro alemão Karl Benz em 1885. Na fotografia, de 1886, Benz está na direção. FIM DA LEGENDA.
153
Outro meio de transporte terrestre, o trem, pode exemplificar as transformações propiciadas pela tecnologia. O trem é uma locomotiva que puxa vagões sobre trilhos. Antes da invenção da locomotiva, esses vagões eram puxados por animais. Há cerca de 200 anos, quando foi inventada, a locomotiva era movida a vapor. Há quase 100 anos, os trens passaram a ser movidos a eletricidade ou óleo diesel, e, desde então, tornaram-se cada vez mais velozes.
LEGENDA: Trem-bala em Tóquio, no Japão, em 2021. FIM DA LEGENDA.
O transporte aéreo, por sua vez, surgiu como uma possibilidade há cerca de 230 anos, quando foram criados os balões inflados com ar quente. A direção dos balões, porém, só se tornou possível com a invenção dos dirigíveis, que eram balões compridos e motorizados.
No início do século XX, o brasileiro Alberto Santos Dumont idealizou e construiu um aparelho voador, o 14-Bis, um marco importante na história da aviação. Desde então, os aviões passaram por muitas transformações. Atualmente, são meios de transporte seguros e muito utilizados, que percorrem grandes distâncias em pouco tempo.
LEGENDA: Voo do 14-Bis pilotado por Santos Dumont em Paris, em 1906. FIM DA LEGENDA.
Também na navegação marítima, muitas transformações ocorreram em razão dos avanços tecnológicos. Das canoas escavadas em um tronco aos barcos impulsionados a vela, os seres humanos conquistaram aos poucos a capacidade de vencer longas distâncias com segurança.
Há cerca de 200 anos, foram criadas as primeiras embarcações a vapor e, tempos depois, as viagens ganharam rapidez com as embarcações movidas por motores a óleo diesel.
Atualmente, os navios são muito utilizados para o transporte de cargas. Há também luxuosos transatlânticos de uso turístico.
LEGENDA: Transatlântico turístico no município de Ilhéus, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Os avanços da tecnologia possibilitaram a fabricação de automóveis em larga escala, o que tornou a compra de veículos acessível a mais pessoas. Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens do aumento do número de usuários de automóveis?
154
Capítulo 3. O meio ambiente e a qualidade de vida
Abastecimento de água e saneamento público
A maior parte da água que utilizamos para lavar e cozinhar os alimentos, tomar banho e limpar a casa passa por um sistema de abastecimento .
Um dos primeiros sistemas de abastecimento de água do Brasil foi construído em 1723, no Largo da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, esse sistema de abastecimento de água, conhecido como aqueduto, não atendia a todos os locais na cidade. Para conseguir água, a maioria da população recorria a bicas, fontes e cisternas. A água captada nesses lugares era transportada até as moradias em barris de madeira, carregados por africanos escravizados.
No fim do século XIX, muitas cidades no Brasil já contavam com reservatórios e com água encanada. No entanto, havia muitos problemas de abastecimento e ainda era preciso buscar água em lugares públicos ou construir poços particulares.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Carregadores de água, 1835. Litografia, 19,3 cm × 27,6 cm. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os Arcos da Lapa, no Largo da Carioca, são antigos aquedutos. Cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.
- Até o século XIX, onde a maioria da população obtinha água para uso doméstico?
O saneamento básico é o conjunto de medidas que visam preservar a saúde da população, por meio de serviços que garantam o acesso à água encanada e à coleta e ao tratamento de esgoto, por exemplo. É mantido com o dinheiro da arrecadação de impostos e taxas que a população paga ao governo. Por isso, a responsabilidade por esses serviços é dos governantes, e todas as pessoas têm direito a eles.
- Como exigir nosso direito ao saneamento básico? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
155
O tratamento da água
O sistema de abastecimento capta a água de mananciais, como rios, lagos e nascentes, e a transporta para as estações de tratamento para que se tornem próprias para o consumo humano. Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios e distribuída para a população.
Na estação de tratamento, a água passa por um longo processo de retirada das impurezas. Mesmo assim, é importante filtrar e ferver a água da torneira antes de consumi-la, porque os canos de distribuição ou as caixas-d’água podem conter impurezas e contaminá-la.
1. Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento de água. 2. Floculação: algumas substâncias misturadas à água aderem à sujeira, formando flocos. 3. Decantação: os flocos de sujeira depositam-se no fundo do tanque e são separados da água. 4. Filtração: a água passa por filtros, onde as partículas menores ficam retidas. 5. Cloração: a água recebe cloro, que mata os microrganismos. 6. Distribuição: a água segue por canos e chega às moradias.
LEGENDA: Representação de estação de tratamento de água. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Tratamento de água . Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 5 maio 2021.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
156
O tratamento do esgoto
A água suja e os dejetos produzidos nas moradias, nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias são lançados nos rios ou mares na forma de esgoto .
O esgoto deve passar por estações de tratamento para remover os poluentes e evitar a contaminação das águas. Existem variados métodos utilizados para o tratamento de esgoto. Conheça um deles na representação a seguir.
1. Coleta: canos conduzem o esgoto das moradias até a estação de tratamento de esgotos. 2. Filtração: o esgoto passa por grades e filtros. 3. Decantação 1: o esgoto deposita-se no fundo do tanque, formando o lodo. 4. Aeração: os microrganismos presentes no esgoto produzem mais lodo. 5. Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque. 6. Lançamento no rio.
FONTE: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Entenda o que é esgoto e o caminho que ele percorre até as estações de tratamento da Sabesp. Disponível em: http://fdnc.io/eaK. Acesso em: 5 maio 2021.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
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- Por que a água precisa passar por uma estação de tratamento antes de ser distribuída às moradias?
- Por que o esgoto precisa ser tratado?
A poluição das águas por óleo
Outro problema que provoca a poluição das águas é o derramamento de substâncias, como o petróleo, um óleo natural que origina os óleos combustíveis.
O derramamento de petróleo nos mares e oceanos provoca a maré negra . A ruptura de oleodutos e acidentes em plataformas e navios causam o vazamento desse óleo, que polui a água e prejudica os seres vivos.
Os óleos são insolúveis em água e menos densos, por isso eles ficam na superfície dos mares e oceanos, formando manchas sobre a água. Essas manchas impedem a entrada de luz e limitam as trocas gasosas nos ambientes aquáticos, resultando na morte de alguns seres vivos.
LEGENDA: Petróleo derramado no mar, no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.
- O que é a maré negra? Como ela prejudica os seres vivos?
O lixo e seus destinos
O destino do lixo é um problema no mundo todo. No Brasil, por exemplo, parte do lixo coletado ainda vai parar em lixões, e não em aterros sanitários.
Os lixões são terrenos a céu aberto onde o lixo é acumulado sem nenhum cuidado, atraindo ratos, baratas e outros animais, que podem causar doenças nas pessoas. O chorume, líquido produzido pela decomposição do lixo orgânico, torna-se altamente poluente quando se mistura a substâncias tóxicas existentes no lixão e pode contaminar o solo e as águas subterrâneas, causando muitos problemas ambientais. Além disso, os gases liberados pelo lixo contaminam o ar.
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No aterro sanitário, o lixo é colocado sobre uma camada de material impermeável para proteger o solo. Os gases liberados pelo lixo em decomposição e o chorume são coletados e recebem tratamento adequado. O tratamento dado ao lixo mantém a estabilidade do terreno, que futuramente pode ser usado para outros fins.
Observe a seguir o esquema do funcionamento de um aterro sanitário.
FONTE: Fundação Estadual do Meio Ambiente. Orientações básicas para a operação de aterro sanitário. Belo Horizonte: FEAM, 2006.
Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.
- Por que o uso de aterros sanitários causa menor impacto ao ambiente que o uso de lixões?
- Pesquise em livros e em sites informações a respeito da destinação do lixo no lugar onde você vive. Depois, converse com os colegas e o professor sobre isso.
Como reduzir a quantidade de lixo
A coleta seletiva
Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários é a reciclagem.
A reciclagem consiste em reaproveitar o material que compõe os objetos jogados no lixo. Para realizar a reciclagem é necessário fazer a coleta seletiva do que se pretende descartar, separando os materiais recicláveis: papel, vidro, plástico e metal. Em alguns locais passam caminhões recolhendo os materiais recicláveis. Onde não há esse recurso, os materiais separados podem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).
- Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários?
- Reúna-se com um colega e procurem saber se no município onde vivem é realizada a coleta seletiva e como ela é feita. Se não houver coleta seletiva, elaborem um texto com uma proposta para essa questão.
159
O consumo consciente
Além da prática da reciclagem, existem outras atitudes que contribuem para a redução da quantidade de lixo, como o consumo consciente .
O consumidor consciente é aquele que busca reduzir o impacto que suas ações podem causar ao meio ambiente e à vida das outras pessoas.
Todos podem praticar o consumo consciente, inclusive as crianças! Observe a seguir algumas atitudes que você pode pôr em prática.
LEGENDA: 1. Escolher lanches mais saudáveis e que geram menos lixo.Frutas, sucos naturais e sanduíches feitos em casa são opções mais saudáveis que alimentos industrializados e geram menos lixo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 2. Trocar é melhor que comprar.Roupas, calçados, materiais escolares e brinquedos que não são mais usados podem ser trocados com colegas e familiares. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 3. Desligar os botões e entrar em contato com a natureza.Diminuir o tempo em frente à televisão e aos jogos eletrônicos e brincar mais em contato com a natureza, em parques e praças. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: 4. Ganhar algo, doar outro.Sempre que comprar ou ganhar uma roupa ou um brinquedo novo, um item antigo em bom estado pode ser doado. Para o novo dono, é algo novo. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Elaborado com base em: Ministério do Meio Ambiente e Instituto Alana . Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. Disponível em: http://fdnc.io/3Ui. Acesso em: 5 maio 2021.
- Quais das atitudes apresentadas são praticadas por você e sua família?
- Em sua opinião, que outras atitudes as crianças podem adotar para praticar o consumo consciente?
160
Painel multicultural
O lixo em obras de arte
O lixo também pode se transformar em arte. Observe a seguir algumas obras de arte e artistas sensíveis à questão do descarte adequado e da reutilização de materiais.
Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz) é um artista brasileiro conhecido mundialmente por utilizar materiais diferentes em suas obras: barbantes, chocolate, grãos de feijão, terra, açúcar e até diamantes.
Entre as obras mais famosas de Vik Muniz estão as instalações feitas com materiais retirados de ferros-velhos e lixões. Com essas obras, Vik Muniz busca chamar a atenção das pessoas para o excesso de lixo causado principalmente pelo consumismo.
Na obra The sower (Zumbi) , Vik Muniz representa José Carlos da Silva Bala Lopes, conhecido como Zumbi, um catador de lixo que montou uma biblioteca comunitária com livros que encontrou no lixão.
LEGENDA: Vik Muniz. The sower (Zumbi), 2008 . Cópia cromogênica, 130,2 cm X 101,6 cm. A expressão inglesa “ the sower ” significa “o semeador”. FIM DA LEGENDA.
161
A entidade ambientalista Washed Ashore organizou uma exposição de enormes esculturas representando animais marinhos na frente da sede das Nações Unidas, em Nova York, em junho de 2017, durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano. As esculturas eram feitas de recipientes de plástico e outros objetos recolhidos dos oceanos. Por meio da exposição, a Washed Ashore buscava chamar a atenção do mundo para o descarte de lixo nos mares e os prejuízos causados ao ambiente marinho.
LEGENDA: Escultura representando um salmão exposta pela Washed Ashore na frente da sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Representação da cauda de uma baleia exposta pela Washed Ashore na frente da sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- O que as obras de arte apresentadas têm em comum?
- Onde os materiais utilizados para produzir as peças foram encontrados?
- Que materiais recicláveis você consegue identificar nas imagens?
- Em sua opinião, que mensagem os artistas quiseram transmitir ao produzir obras de arte com esses materiais?
162
O que você aprendeu
1. Leia a tirinha.
- A tirinha mostra Cebolinha pescando no rio. Ele conseguiu pegar algum peixe?
- O que Cebolinha pegou no rio?
- No último quadrinho, o que o peixe disse? Explique.
- O rio mostrado na tirinha está poluído? Explique.
- Leia a notícia abaixo.
Associação de Moradores do Dom Joaquim denuncia esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger
A Associação de Moradores do bairro Dom Joaquim (Amadoj), em Brusque, entrou em contato com o jornal O Município para denunciar um esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger.
De acordo com o presidente da Amadoj, Valdir Hinselmann, o problema se estende há mais de seis anos, e a associação cobra uma resolução da Prefeitura de Brusque desde então. Segundo ele, foram feitas três reuniões e várias conversas com a Secretaria de Obras, mas o problema não foi resolvido.
FONTE: Lorena Polli. Associação de Moradores do Dom Joaquim denuncia esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger. O Município, 26 mar. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/eaL. Acesso em: 25 jun. 2022.
Após a leitura da notícia, escreva no caderno:
- o canal de participação social citado na notícia.
- o órgão do poder público citado na notícia.
163
Avaliação formativa
- o problema verificado na comunidade do bairro Dom Joaquim.
- a reivindicação da comunidade do bairro Dom Joaquim.
-
Copie no
caderno a
alternativa que apresenta corretamente os motivos da importância de
preservar as florestas.
- A preservação das florestas está relacionada ao aproveitamento do vento para arrastar as partículas do solo.
- A preservação das florestas não está relacionada à conservação dos cursos de água.
- As florestas ajudam na conservação dos solos e dos cursos de água, garantindo o funcionamento do ciclo da água, a qualidade do ar atmosférico e a preservação de espécies de animais e plantas.
- As florestas ajudam na realização de atividades como a agricultura e a pecuária, garantindo lucro aos fazendeiros com essas atividades.
-
Leia o texto, observe a imagem e responda às questões.
O bonde de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa. Para os moradores do bairro, esse é um meio de transporte; para os turistas, é uma atração da cidade. Cabos elétricos conduzem a eletricidade para a movimentação dos bondes.
- Analise as transformações que ocorreram nos meios de transporte desde o surgimento do bonde elétrico. Considere na sua análise o meio de transporte utilizado por você no cotidiano. Registre sua análise no caderno.
LEGENDA: Bonde de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.
164
- Explique como os avanços tecnológicos também transformaram o trabalho do motorista ou condutor de transporte.
- Explique de que forma é gerada a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil atualmente.
- Indique duas formas de evitar o desperdício de energia elétrica.
-
O uso da tecnologia também acarretou mudanças no campo, tanto na
agricultura quanto na pecuária. Copie no
caderno a
alternativa que descreve corretamente alguns desses avanços.
- Novas máquinas foram criadas para substituir o trabalho manual realizado pelos seres humanos, como a colheita de alimentos na agricultura e a ordenha de vacas na pecuária. Essas técnicas aumentaram a produção de alimentos.
- Novas máquinas foram criadas para substituir o trabalho manual realizado pelos seres humanos, como a colheita de alimentos na agricultura e a vacinação de vacas na pecuária. Essas técnicas não trouxeram avanços para esses setores.
- Não foram criadas tecnologias para atividades como a colheita de alimentos na agricultura e a ordenha de vacas na pecuária. As tecnologias pouco alteraram a produção de alimentos.
- Novos aplicativos foram desenvolvidos para aumentar a produção de alimentos. Esses aplicativos possibilitam o crescimento de alimentos como o arroz e o feijão de forma mais rápida.
-
Leia as afirmações abaixo e anote no
caderno se o
local descrito é um lixão ou um
aterro sanitário.
Depois, responda às questões no caderno.
- Nesse local, o lixo é acumulado sem nenhum cuidado, atraindo ratos, baratas e outros animais, que podem causar doenças nas pessoas.
- Nesse local, os gases liberados pelo lixo em decomposição e o chorume são coletados e recebem tratamento adequado, causando menor impacto ao ambiente.
- Nesse local, o lixo é colocado sobre uma camada de material impermeável para proteger o solo.
165
- Responda no caderno às questões a seguir.
- Como podemos diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários? Explique.
- Indique um órgão público que pode ser acionado, caso você encontre um local de descarte inadequado de lixo no bairro em que vive.
-
Leia a notícia abaixo e responda às questões.
Catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil se reunirão na capital federal, de 28 a 31 de outubro, para participar da “12ª Edição do Festival Lixo e Cidadania”, evento que contará com oficinas, palestras e exposição de artistas que trabalham com materiais reaproveitáveis.
Durante os quatro dias de atividades, os participantes serão estimulados a debater temas como sustentabilidade, educação ambiental, inclusão social de catadores, gestão integrada e logística reversa para resíduos sólidos.
Estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que no Brasil existem 600 mil pessoas que lidam diretamente com a coleta de produtos recicláveis e, desse total, 5 mil são do DF. De posse desses dados, a organização do evento pretende atingir um público de 10 mil pessoas.
O evento contará, ainda, com apresentações musicais e teatrais encenadas com figurinos feitos de material reciclado, exposições de artesanato e de objetos artísticos com produtos reaproveitados.
Ian Mendes Ferraz. DF ganha um dos mais modernos centros de reciclagem do país. Disponível em: http://fdnc.io/fpG. Acesso em: 25 jun. 2022.
- De acordo com a notícia, que tipos de arte são produzidos com materiais reciclados e produtos reaproveitados?
- Por que o evento pode ser considerado um exemplo de exercício da cidadania?
- Que tipos de linguagem foram utilizados durante o evento? Qual é a importância do evento para a comunidade composta de catadores de materiais recicláveis?
166
PARA TERMINAR
Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.
-
É comum utilizarmos, nos estudos sobre a Pré-História, a divisão
entre Período Paleolítico e Período Neolítico.
- Identifique e registre no caderno duas características que você considera importantes de cada período.
- Observe a imagem e depois responda: Que vestígios são fundamentais para estudar o período conhecido como Pré-História? Por quê?
LEGENDA: Arqueólogo trabalha em sítio arqueológico na Inglaterra, em 2017. Esse sítio contém vestígios de cerâmica produzida há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.
- Observe a fotografia e responda às questões.
LEGENDA: Escultura no altar da civilização Olmeca, situado no Parque Arqueológico La Venta, no México. Fotografia de 2014. FIM DA LEGENDA.
- Explique quem foram os olmecas, indicando a região onde se estabeleceram e alguns aspectos culturais dessa civilização.
- Reflita sobre a importância da preservação de patrimônios materiais, como altares e esculturas das civilizações antigas.
167
Avaliação de resultado
- Leia o texto a seguir, que trata da escrita em sociedades antigas. Observe também as duas imagens e faça o que se pede.
Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas, nesse momento impressos por meio de estiletes [instrumento pontiagudo para escrever] sobre a argila. [...] A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha sobre a argila amolecida, embora as inscrições também fossem entalhadas em pedra [...]. Raramente, porém, os sinais em cunha eram escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...].
FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.
LEGENDA: Registro em escrita cuneiforme produzido entre 3100 a.C. e 2900 a.C., encontrado na cidade de Uruk, na antiga Mesopotâmia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Registro em escrita hieróglifa produzido entre 1292 a.C. e 1187 a.C., encontrado na cidade de Tebas, no antigo Egito. FIM DA LEGENDA.
- É possível identificar, nesse texto, duas sociedades antigas em que a escrita era importante, e cujos principais aspectos você estudou ao longo deste ano. Que sociedades são essas?
- Como você chegou à conclusão em sua resposta ao item anterior? Explique, com base em seus conhecimentos e em elementos do texto.
168
- Em qual cidade da Antiguidade surgiu o modelo político chamado de democracia? Copie no caderno a alternativa correta.
- Esparta.
- Atenas.
- Ur.
- Babilônia.
- Observe as fotografias abaixo. Depois, responda à questão.
LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1952. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Houve mudanças na praia de Iracema? Indique as principais mudanças verificadas na paisagem e uma característica dessa porção da cidade.
- Observe as imagens e copie no caderno a afirmativa incorreta.
LEGENDA: Imagem de satélite de 2001 mostrando a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e seu entorno. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Imagem de satélite de 2021 mostrando a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e seu entorno. FIM DA LEGENDA.
- As imagens revelam que não houve crescimento da cidade de Manaus ao longo do tempo.
- É possível observar que a cidade de Manaus adensou ao longo do tempo, pois a mancha cinza está mais forte na imagem mais recente.
169
- Com a análise das imagens, nota-se que o crescimento da cidade de Manaus provocou desmatamento do entorno.
- O crescimento da cidade de Manaus demonstrado nas imagens provocou mudanças, como aumento da população e diversificação das atividades econômicas.
- A imagem mais recente revela que a cidade de Manaus cresceu predominantemente para a porção norte.
- Analise a ilustração abaixo, que retrata a exploração do petróleo, e responda às questões.
- Cite algumas atividades humanas que utilizam esse tipo de fonte de energia.
- Indique as formas de poluição provocadas pela exploração dessa fonte de energia.
- Indique o tipo de problema ambiental retratado na fotografia ao lado. Em seguida, aponte uma solução para o problema, envolvendo órgãos do poder público e a comunidade da região.
LEGENDA: Trecho do rio Negro, no município de Manaus, estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
170
Sugestões de leitura
Unidade 1
-
Meninos da ACEE
Cástor Cartelle
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Aventuras de crianças no passado, estudos de um pesquisador no presente: mesclando dois tempos e duas realidades, esse livro desperta nossa curiosidade sobre o modo de vida de povos que habitaram a Terra há cerca de 10 mil anos e o legado que deixaram para nossa sociedade.
- Babilônia: A Mesopotâmia e o nascimento da civilização
Paul Kriwaczek
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Dos primeiros assentamentos sumerianos à ascensão e à queda do Império Babilônico, esse livro narra a história dos povos que viveram na Mesopotâmia, responsáveis por inovações sociais e culturais que fundamentam o que denominamos civilização, como a escrita, o estado centralizado e a lei.
- Como seria sua vida no antigo Egito?
Jacqueline Morley
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Nesse livro, você encontrará muitas informações textuais e visuais sobre o modo de vida no Egito antigo, como os hábitos cotidianos, a organização da sociedade, as atividades econômicas, o funcionamento do poder e o papel da religião.
171
Unidade 2
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Mitologia grega: uma introdução para crianças
Heather Alexander
Editora Panda Books
Os deuses, as figuras poderosas e as criaturas sobrenaturais são apresentados nesse livro, que pode ser compartilhado por crianças e adultos.
- Histórias da Antiguidade: Roma antiga
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Nesse livro, você vai conhecer, por meio de uma história em quadrinhos, um pouco da vida e dos costumes da Roma antiga durante o período imperial e aprender sobre os detalhes do vestuário, da arquitetura, da mitologia, do sistema político e da sociedade romana como um todo.
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Nesse livro, nascido como uma peça teatral em versos, as ninfas, os faunos e outros personagens da mitologia grega atuam em um enredo que transmite aos jovens noções de respeito ao outro e ao meio ambiente.
172
Unidade 3
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São Paulo: de colina a cidade
Amir Piedade
Cortez Editora
O livro apresenta a origem e a evolução da maior cidade do Brasil. Por meio de fotografias e pinturas, mostra a diversidade cultural e as desigualdades sociais presentes na metrópole.
- Casacadabra – Cidades para brincar
Bianca Antunes e Simone Sayegh
Editora Pistache Editorial
Os espaços públicos são de todos. Se a população não pode frequentá-los, é sinal de que a cidade não está bem. O que fazer para garantir às crianças o direito de brincar livremente e com segurança nos locais públicos da cidade em que vivem? É sobre essa questão que as autoras desse livro convidam a refletir.
- Direitos universais das crianças e dos jovens
Flavio de Souza
Editora FTD
Nesse livro, são apresentados os direitos das crianças, de diferentes formas: poéticas, explicativas e oficiais.
173
Unidade 4
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O ciclo da água
Cristina Quental e Mariana Magalhães
Editora Leya
Em um dia de chuva os estudantes chegam molhados à escola. A professora resolve, então, explicar a chuva e o ciclo da água, propondo brincadeiras.
- Energia
Lucília Garcez e Cristina Garcez
Editora Callis
Por meio de linguagem simples e imagens, o livro aborda temas ligados à energia, além de trazer dicas importantes para a redução do consumo de energia.
- Seis razões para diminuir o lixo no mundo
Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei
Editora Escritinha
Nesse livro, são apresentadas diversas informações sobre o lixo: a origem da palavra, os diferentes tipos, os destinos, entre outras. Além disso, abre espaço para pensar em propostas de ações de reciclagem.