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Unidade 4. A água, a tecnologia e a qualidade de vida

Imagem: Fotografia. Um rio de cor verde com contorno à esquerda com vegetação de cor verde e partes em marrom seco. À direita, muro de cor marrom contornando o local. Sobre a água, um navio de cor branca, com dois andares indo para à direita. No alto, local com céu claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Tietê, próximo à Usina Hidrelétrica Barra Bonita, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio de cor verde, com hastes cinzas na horizontal, com estabelecimento de paredes brancas e telhado cinza à esquerda, com pequenas janelas. À direita, vegetação rasteira de cor verde, com árvores de galhos finos e folhas verdes. À frente, rua de cor cinza arredondada. Em segundo plano, árvores, moradias e à direita, prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estação de tratamento de água no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

131

Vamos conversar

  1. O que você observa nas imagens?
  1. Como as águas de um rio podem ser aproveitadas?
  1. A água de um rio precisa ser tratada antes de ser consumida? Por quê?
  1. O que pode causar a poluição de um rio?

132

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

O uso e o desperdício de água

A água é essencial para todos os seres vivos. Os seres humanos utilizam a água em diversas atividades, principalmente na agricultura e na indústria. Nas moradias, a água é utilizada para beber, cozinhar, tomar banho e lavar objetos, entre outras atividades.

Você sabe quanta água é gasta em sua moradia? Será que há desperdício?

Nesta atividade, você vai observar os usos da água em sua moradia e verificar se há desperdício.

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Converse com os colegas sobre as atitudes que ajudam a economizar água. Pense também nas ações que resultam em desperdício de água, principalmente em sua moradia.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Procure na internet dicas de economia de água. Você pode buscar essas informações no site da empresa de distribuição de água do lugar onde você vive.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Em seguida, investigue o modo como são realizadas as seguintes atividades em sua moradia:
    • preparo das refeições e lavagem da louça;
    • atividades de higiene, como tomar banho e escovar os dentes;
    • lavagem de roupas;
    • lavagem de veículos;
    • limpeza do quintal;
    • rega de plantas.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Registre as informações obtidas em uma folha à parte. Anote, primeiro, as atividades realizadas por você. Depois, observe as atividades realizadas por outras pessoas que vivem em sua moradia. Se não for possível observá-las, pergunte a essas pessoas como elas realizam tais atividades.
Imagem: Ilustração. Sete gotas grandes de água de cor azul-claro. Dentro de cada gota, um objeto dentro: uma escova vermelha com verdes brancas; uma máquina de lavar roupa em branco e azul; uma torneira cinza por onde sai uma gota; um chuveiro arredondado de onde sai gotas pequenas; um carro de cor amarela com gotas pretas; um regador de cor vermelha com partes em cinza e uma privada de cor branca. Mais ao fundo, gotas d’água redondas. Em segundo plano, fundo em azul.  Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Monte no caderno um quadro como o do modelo abaixo. Depois, preencha-o com as informações obtidas, classificando-as em atitudes que economizam água ou atitudes que desperdiçam água.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Uso da água na minha moradia

Atitudes que economizam água

Atitudes que desperdiçam água

_____

_____

6. Em sala de aula, com a orientação do professor, montem na lousa um quadro coletivo com as informações registradas por todos os estudantes.

Para responder

  1. Consulte o quadro coletivo e responda às questões a seguir.
    1. De maneira geral, é possível observar a economia ou o desperdício de água nas moradias investigadas?
    1. Em sua opinião, quais das atitudes registradas no quadro geram mais desperdício de água? Por quê?
    1. Escreva possíveis soluções para reverter o desperdício de água nas moradias.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com alguns colegas e elaborem um cartaz para divulgar a importância de reduzir o desperdício de água.
    • Escrevam algumas dicas de economia de água e façam desenhos para ilustrá-las.
    • Exponham o cartaz em um local da escola onde ele possa ser visto por toda a comunidade escolar.
Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, paredes de cor lilás, com uma lousa de cor cinza, com os contornos em laranja, com texto de cor branca. À frente da lousa, menino de pele morena, cabelos castanhos, com giz branco na mão direita escrevendo na lousa. De frente para ele, sentados em carteiras, três crianças vestidas com o mesmo uniforme do menino perto da lousa e uma mulher sentada à frente: ela tem pele negra, cabelos encaracolados castanhos, com camiseta e sapatos amarelos, com calça azul, brincos redondos rosas e sobre a carteira, um caderno. Crianças: uma menina de pele morena, com cabelos castanhos, um menino ruivo e uma menina negra de cabelos encaracolados castanhos.  Fim da imagem.

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Capítulo 1. Os usos da água

No ambiente, a água está em constante movimento, isto é, está sempre mudando de um lugar para outro. Ela também está sempre passando de um estado físico para outro. Esse movimento da água é chamado ciclo da água .

O ciclo da água

Imagem: Ilustração. Esquema do ciclo da água. À esquerda, mar com água de cor azul-claro.  Texto: 1. A água da superfície dos oceanos, rios e lagos evapora e forma o vapor de água. Os seres vivos também perdem certa quantidade de água na forma de vapor pela transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera. Mais à direita, local com solo com vegetação, nuvens cinzas carregadas, com chuva caindo para baixo. Três setas azuis do céu para baixo. Texto: 2. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa em pequenas gotas de água, que formam as nuvens. O vento pode deslocar as nuvens de um lugar para outro. À frente, local com solo verde, parte com cidade com prédios e casas de telhados de cor marrom. Flechas amarelas de baixo para o céu.  Texto: 3. Quando as nuvens estão carregadas de gotas de água, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, pode cair também neve ou granizo (pedras de gelo) das nuvens. Em primeiro plano, local com vegetação verde, animais brancos quadrúpedes, em meio a duas árvores. Na ponta da direita, galinheiro de paredes amarelas, dezenas de galinhas, um estabelecimento de paredes brancas com telhados em marrom, uma torre na vertical e casa de paredes amarelas e telhado marrom.  Perto de local com água de cor azul-claro, com infiltrações dentro de solo, com foco para água entre pedras cinzas.  Texto: 4. Na superfície da Terra, a água chega novamente aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada em depósitos subterrâneos.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1. A água da superfície dos oceanos, rios e lagos evapora e forma o vapor de água. Os seres vivos também perdem certa quantidade de água na forma de vapor pela transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera.2. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa em pequenas gotas de água, que formam as nuvens. O vento pode deslocar as nuvens de um lugar para outro.3. Quando as nuvens estão carregadas de gotas de água, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, pode cair também neve ou granizo (pedras de gelo) das nuvens.4. Na superfície da Terra, a água chega novamente aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada em depósitos subterrâneos. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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  1. De acordo com a representação do ciclo da água mostrada na página anterior, responda às questões.
  1. Que mudança de estado físico ocorre com a água dos oceanos, rios e lagos?
  1. Que mudança de estado físico dá origem às gotas de água que formam as nuvens?
    • Explique como essa mudança ocorre.
    1. A água da neve e do granizo está em que estado físico?

      O ciclo da água, o ambiente e as atividades humanas

      O ciclo da água tem implicações no ambiente e pode interferir no clima e no equilíbrio dos ecossistemas.

      O clima é a sucessão de diferentes tempos atmosféricos que ocorrem em determinado lugar. Existem diversos tipos de clima e eles são determinados por distintos fatores, como a quantidade de vapor de água no ar e o regime de chuvas.

      Em lugares próximos ao litoral, o clima é geralmente úmido e com abundância de chuvas, que são originárias da evaporação da água dos oceanos.

      Em alguns lugares do Brasil, o clima é seco, isto é, com escassez de chuvas e temperatura elevada. Por causa disso, nesses lugares os rios são temporários, ou seja, secam no período de estiagem .

  1. Qual é a relação entre o ciclo da água e o clima?

    O ecossistema é o conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes naturais de um lugar. Nos ecossistemas, a água é um componente fundamental, pois os seres vivos dependem dela para sobreviver.

    Ações antrópicas, como o desmatamento e a poluição do ar, comprometem o regime e a qualidade da água da chuva nos ecossistemas, causando desequilíbrios que podem afetar os seres vivos e os rios, por exemplo.

Imagem: Fotografia. À direita, vista do alto de folhas verdes e ao fundo, solo bege-claro. Em segundo plano, densa vegetação de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro com nuvens cinzas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Leito seco de rio no município de Luís Correia, no estado do Piauí. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

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  1. No caderno, escreva as frases a seguir completando-as com as palavras do quadro abaixo.

desequilíbrios – água – chuva – ecossistema

  1. Os seres vivos de um _____ dependem da _____ para sobreviver.
  1. Em um ecossistema, a falta de _____ causa _____ que podem afetar os seres vivos.

O ciclo da água também tem implicações nas atividades humanas, principalmente na agricultura , pois, para se desenvolver, as plantas necessitam de água.

Existem lugares no Brasil em que há quantidade abundante de chuvas; outros lugares passam por longos períodos sem chuvas. Como nem sempre a quantidade de chuvas é suficiente para atender à demanda da agricultura por água, os produtores utilizam irrigação. Ela abrange diferentes técnicas, todas com o objetivo de disponibilizar água para as plantas.

No semiárido brasileiro, por exemplo, a prática agrícola depende da irrigação. Nessa região, que abrange mais de 1200 municípios dos estados do Nordeste e de parte de Minas Gerais, as chuvas são escassas e mal distribuídas, e a estiagem costuma durar oito meses. Uma tecnologia simples tem sido utilizada desde o início dos anos 2000 para garantir água aos moradores: a cisterna, um tanque que armazena a água da chuva captada por uma calha colocada no telhado da casa.

Imagem: Fotografia. Local com solo de cor marrom-claro, com casa de paredes brancas, telhado triangular, com um cano de cor azul para uma cisterna, com o formato redondo e parte superior triangular. Mais ao fundo, à esquerda, casas de paredes de tijolo marrom. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia com cisterna, no município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Como é o regime de chuvas no semiárido brasileiro?
  1. Descreva a importância da água para o equilíbrio dos ecossistemas e para a agricultura.

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A importância de preservar as florestas

As florestas têm um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas. Elas ajudam na preservação dos solos e dos rios, garantindo o funcionamento do ciclo da água e a qualidade do ar atmosférico.

As árvores, por meio das raízes, seguram as partículas do solo, evitando o desgaste dele. Assim, se a cobertura vegetal é removida, partículas do solo são arrastadas pela chuva e pelo vento. A vegetação ao longo de rios, por exemplo, ajuda a impedir o deslizamento do solo das margens, evitando o assoreamento .

Por meio da transpiração, as árvores eliminam grande quantidade de vapor de água na atmosfera. Desse modo, o desmatamento pode interferir no regime de chuvas, pois diminui a quantidade de vapor de água na atmosfera.

Com poucas chuvas, o ar fica seco e as partículas poluentes presentes nele não se dispersam com facilidade.

É importante destacar que as queimadas, muitas vezes relacionadas ao desmatamento, também são responsáveis pela emissão de poluentes no ar.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio em local com vegetação e solo arenoso de cor cinza. À esquerda, dois animais brancos, quadrúpedes. À esquerda e ao fundo à direita, vegetação verde. Em segundo plano, árvores de folhas em verde-escuro e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desgaste do solo e acúmulo de sedimentos em um rio, causados pelo desmatamento, no município de Itapebi, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com um rio ao centro com água escura. À esquerda e à direita, vegetação densa e árvores de folhas verdes. À esquerda, pessoa sobre canoa fina com pessoa sentada. No alto, azul-claro com nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Floresta Amazônica às margens do rio Negro, no município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Justifique a importância da manutenção da cobertura vegetal para a preservação dos solos e dos rios.

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Para ler e escrever melhor

O texto a seguir apresenta causas e consequências do desmatamento.

O desmatamento e a extinção das espécies

O desmatamento compromete o equilíbrio de diversos ecossistemas. Ele pode ser provocado pela exploração indiscriminada dos recursos da natureza, pelo crescimento das cidades e pelo avanço das fronteiras agropecuárias.

Para ampliar áreas de cultivo e de pastagem, vastas extensões de vegetação nativa são desmatadas. O desmatamento pode causar a extinção de animais porque destrói o ecossistema do qual fazem parte, eliminando os elementos necessários à manutenção das espécies. Um exemplo disso é a quebra da cadeia alimentar: se determinada planta que serve de alimento para um animal for eliminada, esse animal poderá morrer. Sem esse animal, outros que dele se alimentam também poderão morrer, e assim por diante.

No Brasil, a araucária e o mogno-brasileiro são algumas espécies vegetais ameaçadas de extinção. Entre os animais ameaçados, podemos citar o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o cervo-do-pantanal.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo bege, vegetação, uma árvore de tronco marrom, com galhos finos na horizontal, com folhas verdes curtas. Mais ao fundo, morro verde. No alto, céu azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Araucária. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, tronco de cor marrom, com galhos finos, com folhas pequenas e grandes. Fim da imagem.

LEGENDA: Mogno-brasileiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lobo de pelos de cor marrom-claro, patas pretas, orelhas pequenas e focinho fino em vegetação rasteira seca em bege. Texto: Comprimento: 120 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lobo-guará. Comprimento: 120 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tamanduá sobre local com vegetação seca. Ele tem o corpo baixo e comprido em marrom e partes em preto, com focinho fino de formato tubular, sobre vegetação rasteira seca. Ele tem olhos pretos e orelhas pequenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tamanduá-bandeira. Comprimento: 200 cm. FIM DA LEGENDA.

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Analise

  1. Responda no caderno às questões a seguir, de acordo com o texto.
  1. Que atividades podem provocar o desmatamento?
  1. O exemplo descrito no texto se refere a qual dessas atividades? Quais são as consequências dela?
  1. Que plantas ameaçadas de extinção foram citadas no texto? E animais?

    Organize

  1. Monte no caderno um esquema como o do modelo abaixo e complete-o de acordo com as informações do texto.
Imagem: Esquema.  Causa: Abertura de áreas para a agropecuária. Consequência: _____. Causa: Desmatamento. Consequência: _____. Fim da imagem.

Escreva

  1. Observe a imagem. Ela mostra um exemplo de cadeia alimentar.
    • O que pode acontecer se houver desmatamento nesse ecossistema representado na imagem? Escreva um texto expondo uma das causas do desmatamento e a consequência disso para a anta e a onça-pintada. Lembre-se de dar um título ao texto.
Imagem: Ilustração. Uma anta à esquerda, sobre vegetação verde, com tamanho médio, orelhas pequenas, com focinho fino, comendo vegetação em verde-escuro. Mais ao fundo, uma onça de cor amarela, com manchas pretas, observando a anta. Em segundo plano, árvores de folhas verdes e à esquerda árvore com folhas amarelas. No alto, céu em laranja e partes em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: A anta se alimenta de folhas e frutos, e a onça-pintada se alimenta da anta. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

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A produção de energia elétrica

A maior parte da energia elétrica que utilizamos no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas a partir da transformação da energia do movimento das águas dos rios.

Em rios que contêm quedas-d’água é possível construir barragens nelas para reter a água, formando uma represa. Essa represa possibilita acumular um grande volume de água, que, somado a um desnível no leito do rio, gera energia para girar as turbinas e produzir energia elétrica.

Imagem: Ilustração. Esquema. À esquerda, represa com água de cor azul. Texto: Fluxo descendente de água A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a altura da descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia. À direita, passagem em cinza, com fenda para à direita, passando por uma engrenagem de cor marrom-claro: Turbina. Texto: Turbina Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra as pás, que fazem girar o eixo do equipamento. Na parte superior, engrenagem maior em marrom: Gerador. Texto: Gerador O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador e a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Linhas finas na horizontal: Linha de transmissão. Mais à direita, prédios de cor cinza, por onde passa fios de energia.  Texto: Distribuição A energia elétrica é transmitida por fios, que a distribuem para os consumidores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fluxo descendente de água A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a altura da descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia. Turbina Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra as pás, que fazem girar o eixo do equipamento. Gerador O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador e a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Distribuição A energia elétrica é transmitida por fios, que a distribuem para os consumidores. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. De acordo com a imagem acima, responda às questões.
  1. Que transformação de energia acontece em uma usina hidrelétrica?
  1. Qual é o nome do aparelho que realiza a transformação de energia na usina hidrelétrica?
  1. De que maneira a energia elétrica é conduzida até as residências?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, a construção de uma usina hidrelétrica pode causar impactos ao meio ambiente? Justifique sua resposta.
  1. Atualmente, dependemos da energia elétrica para realizar muitas atividades do dia a dia. Monte um quadro como o do modelo a seguir e preencha-o com o nome e a utilidade de três aparelhos de uso cotidiano que funcionam com energia elétrica.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome do aparelho

Utilidade

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

141

Outras fontes de energia

É possível também produzir energia elétrica a partir de outras fontes de energia, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Essas fontes são recursos naturais não renováveis, diferentemente da força da água, que é uma fonte de energia renovável.

O carvão mineral é extraído geralmente de minas subterrâneas. No passado, ele foi a base energética para o desenvolvimento de motores e máquinas movidos a vapor. Atualmente, é usado para aquecer os fornos de usinas siderúrgicas, nas quais se produz aço, e para gerar energia elétrica em usinas termelétricas. Nessas usinas, o que faz a turbina girar e acionar o gerador é a pressão do vapor produzido pelo aquecimento de água por meio da queima de carvão.

Imagem: Fotografia. À frente, local com vegetação verde, solo de cor marrom-claro, com galpões cinzas à direita, na horizontal. Ao fundo, estrutura de ferro de cor azul-claro, com hastes na diagonal em cinza e amarelo. Mais ao fundo, local com desníveis de cor verde, com algumas árvores. Mais ao fundo, solo de cor cinza-escuro. Em segundo plano, local com árvores de folhas em verde-escuro. Em terceiro plano, vegetação e árvores. No alto, céu azul e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mina e usina de carvão no município de Figueira, no estado do Paraná. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

O petróleo é encontrado no subsolo de continentes e oceanos. Esse produto e alguns de seus derivados, como o óleo diesel e a gasolina, são a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. O óleo diesel é combustível de ônibus, caminhões, embarcações e máquinas utilizadas no campo, como tratores e colheitadeiras. A gasolina é um dos combustíveis mais utilizados nos automóveis.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com forma arredondada cinza, grande e mais ao fundo, estruturas na vertical e de formato tubular e ferros. À frente, local com solo marrom-claro, árvores pequenas de folhas em verde-claro e à esquerda, vista do alto de copa de árvore de folhas em verde-escuro. No alto, céu azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Refinaria de petróleo no município de Paulínia, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

O gás natural pode ser encontrado sozinho ou com o petróleo. Ele é muito utilizado como fonte de energia, principalmente no setor industrial e na geração de energia elétrica nas termelétricas. Assim como acontece com o carvão mineral, a queima do gás natural é usada para aquecer a água e formar vapor para movimentar as turbinas da termelétrica.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Dê exemplos da utilização das seguintes fontes de energia:
    1. carvão mineral;
    1. petróleo e seus derivados;
    1. gás natural.

142

O mundo que queremos

Energia elétrica para todos, sem desperdício

Os aparelhos elétricos estão presentes em vários momentos do dia a dia. Alguns facilitam as nossas tarefas e outros são utilizados para lazer.

É preciso, porém, usar aparelhos elétricos de modo correto para não consumir energia elétrica além do necessário. Evitar o desperdício de energia diminui o valor da conta de luz e contribui para reduzir os danos ao meio ambiente.

A produção de energia tem custos altos para o meio ambiente. Na usina termelétrica, a queima de carvão mineral, petróleo ou gás natural lança muitos poluentes na atmosfera.

Imagem: Ilustração. À esquerda, abaixo, forma retangular de cor cinza, onde sai fio na horizontal, escrito: CLIC, do fio vai para três lâmpadas com ilustrações dentro: Lâmpada com três símbolos de cifrão de cor verde, outra lâmpada com uma árvore de tronco marrom e folhas verdes e na última lâmpada no alto: esfera terrestre com oceanos em azul, continentes em verde e coração pequeno em vermelho.  Fim da imagem.

Já na usina hidrelétrica, a geração de energia não polui o ar, mas as intervenções na natureza para a construção e o funcionamento da usina causam graves danos ambientais e sociais. Em geral, é preciso inundar vastas áreas de vegetação nativa, o que acarreta desequilíbrio no ecossistema da região e risco de extinção de espécies. Para os seres humanos, os danos são incalculáveis, pois terras indígenas, de comunidades tradicionais ou mesmo cidades podem desaparecer submersas pela água.

Evitar o desperdício de energia elétrica é a contribuição que podemos dar para que esses danos não se ampliem.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de lago de cor esverdeado e com vegetação em verde-escuro dentro. Sobressaindo na superfície, alguns galhos ramificados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do lago de Itaparica, no município de Floresta, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, solo de cor bege com pessoas aglomeradas ao fundo, dezenas de homens e alguns segurando um guarda-chuva sobre a cabeça. Em segundo plano, vegetação e árvores de folhas em verde. Em terceiro plano, postes e torres de energia. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas;  Fim da imagem.

LEGENDA: Manifestantes bloqueiam estrada durante manifestação contra a construção de usina hidrelétrica no município de Altamira, no estado do Pará, em 18 de março de 2014. FIM DA LEGENDA.

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Leia a seguir algumas dicas de atitudes que adultos e crianças podem adotar para economizar energia em casa, na escola e no trabalho.

Compreenda a leitura

  1. Por que é recomendável economizar energia elétrica?
  1. Escreva duas atitudes que você pratica para evitar o desperdício de energia elétrica.

    Faça a sua parte

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Durante uma semana, siga as recomendações do texto acima e incentive seus familiares a fazer o mesmo.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sala de aula, relate sua experiência ao professor e aos colegas, seguindo o roteiro abaixo.
    1. Você conseguiu seguir as dicas durante toda a semana?
    1. Você deixou de seguir alguma dica? Por quê?
    1. Adotar hábitos que evitam o desperdício de energia elétrica atrapalhou o seu dia a dia? Explique.
      • Pense em outros hábitos para economizar energia elétrica e converse sobre isso com os colegas e o professor.
Imagem: Ilustração. Um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta cinza, bermuda em verde, sapatos em marrom, com o corpo para direita, com o dedo indicador sobre um botão amarelo em tomada. Acima, no teto, lâmpada de cor cinza, apagada. Ao fundo, janela marrom por onde vê-se céu azul-claro, com sol amarelo na ponta superior à esquerda.  Fim da imagem.

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Capítulo 2. Tecnologia e trabalho

A tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados para desenvolver técnicas, processos, métodos e instrumentos que envolvem as atividades humanas. Ela pode ser aplicada para resolver problemas ou, simplesmente, para facilitar a vida cotidiana.

Diversas tecnologias que conhecemos hoje foram desenvolvidas ao longo do tempo. Vamos examinar a seguir como esse desenvolvimento afetou diferentes setores das atividades humanas.

  1. O que é tecnologia? Como ela pode ser aplicada?

A tecnologia no campo

A tecnologia está presente nos mais distintos momentos do dia a dia, até mesmo na refeição mais frequente dos brasileiros: o feijão com arroz, geralmente acompanhado de carne e de salada, como a de alface com tomate.

O feijão, o arroz, a alface e o tomate são alimentos produzidos pela atividade agrícola. Antes de eles chegarem a nossa mesa, suas sementes foram plantadas em locais com temperatura adequada e solos com os nutrientes necessários e, depois, foram regados, pois dependem de muita água para crescer.

No passado, as técnicas e os equipamentos utilizados na agricultura eram mais simples, como a enxada e a foice. Com o passar do tempo, outras máquinas foram criadas e as técnicas já utilizadas foram melhoradas.

Com a modernização da agricultura, houve aumento da produção. Contudo, o número de trabalhadores diminuiu porque diversas etapas da atividade agrícola passaram a ser feitas por máquinas.

  1. Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Ao centro, solo de cor marrom, à esquerda e à direita, vegetação densa com folhas de cor verde. Na direita, homem de frente para folhas verdes, com boné de cor vermelha, com blusa de mangas compridas quadriculadas em branco e cinza e calça cinza. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de café no município de Santa Mariana, no estado do Paraná. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista do alto de plantação de folhas verdes, com separações finas. Entre uma parte e outra, trator de cor amarela com hastes de cor azul, tirando grão e colocando em outro trator laranja, mais atrás. Em segundo plano, vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de café no município de Santa Mariana, no estado do Paraná. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

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  1. Qual das imagens mostra a colheita manual de café? E a colheita mecanizada?
  1. Qual dos tipos de colheita exige maior número de trabalhadores? Explique.
  1. Em uma semana de colheita, por meio de qual tipo de colheita haverá maior número de grãos colhidos? Explique.

    O uso da tecnologia também está na pecuária. Com o passar do tempo, as técnicas e os instrumentos utilizados nessa atividade foram aperfeiçoados.

    Na pecuária, foram criadas vacinas e rações mais nutritivas, para evitar que os animais fiquem doentes e possibilitar que engordem mais rapidamente. O uso de novas técnicas de criação animal e a utilização de máquinas e equipamentos contribuíram para o aumento da produção de carne e leite.

  1. Observe as imagens e responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Foco de mão de uma pessoa de pele clara, espremendo mama de uma vaca por onde sai leite e colocando-o dentro de um balde. A vaca, vista parcialmente, de cor branca e preto. Fim da imagem.

LEGENDA: Ordenha manual. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. À esquerda, vista parcial da traseira da vaca em branco e preto, com tubos ligados em mamas dela, extraindo leite. Perto dela, um pequeno portão de madeira em marrom. De frente dele, os tubos conectados perto de tubo grande cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ordenha mecanizada. FIM DA LEGENDA.

  1. Que imagem é representativa da presença da tecnologia no campo? Justifique sua resposta.
  1. De que maneira a modernização das atividades agropecuárias pode contribuir para o aumento da produção de alimentos?

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Drones e softwares agrícolas

A tecnologia da informação também chegou ao campo. Drones e softwares agrícolas têm sido utilizados pelos agricultores.

Os drones são veículos aéreos não tripulados, geralmente de pequeno porte, comandados a distância por controle remoto.

Entre outras ferramentas, eles dispõem de câmeras que captam imagens com precisão e sistemas de localização por GPS (Global Positioning System). Ao sobrevoar uma área de cultivo, por exemplo, o drone pode coletar imagens e dados que são analisados por softwares desenvolvidos especificamente para a agricultura. Essas informações ajudam o agricultor a controlar e a melhorar a produtividade.

Imagem: Fotografia. À frente, vegetação de cor verde. Ao centro, um homem visto de costas, da cintura para cima de pele clara, boné bege e camiseta de cor azul-claro, com um controle na mão. No alto, drone de cor branca sobrevoando no céu em azul e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avaliação de pastagem com drone no município de Eldorado, no estado de Mato Grosso do Sul. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

A tecnologia da informação também está presente na pecuária. Um exemplo é o uso de chips em animais. Os chips possibilitam rastrear o rebanho e transferem para um banco de dados, via satélite, várias informações sobre os animais, como identificação, localização, dados de vacinação e de produção.

A tecnologia na indústria

No setor industrial, os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de máquinas, equipamentos e modos de produzir que propiciaram a fabricação de um mesmo produto em menos tempo e em quantidades cada vez maiores.

Até cerca de 200 anos atrás, a maioria dos produtos era confeccionada de forma artesanal e doméstica. O artesão produzia os bens, um a um, com ferramentas simples, na própria casa ou em uma pequena oficina.

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Alguns objetos eram feitos e vendidos sob encomenda, movimentando um pequeno comércio. Esse modo de produção de mercadorias ficou conhecido como artesanato .

Com o aumento da população urbana, os artesãos passaram a contratar ajudantes e a dividir as tarefas: cada trabalhador realizava uma etapa da produção. O objetivo dessa divisão era diminuir o tempo para produzir cada objeto e aumentar a quantidade produzida. Em troca das tarefas executadas, os ajudantes recebiam salário. Assim, o trabalho deixou de ser familiar e doméstico e passou a ser realizado em grandes oficinas que reuniam os artesãos. Esse modo de produzir ficou conhecido como manufatura .

Imagem: Pintura. Ao centro de cor bege-claro, com ferramentas de ferro e dois pedaços de madeira bege. Sobre a madeira, ferro de cor marrom, com um homem de frente e mãos sobre o ferro. Este tem pele clara, cabelos grisalhos, com gorro vermelho, com camiseta de cor azul, com blusa de mangas compridas de cor vermelha. À direita, mulher de pele clara, cabelos e franja pretos, com vestidos de mangas compridas em marrom, com avental branco na cintura, com haste fina na diagonal. Perto dela, menina agachada de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em marrom, com as mãos sobre cesto redondo. Em segundo plano, à esquerda, caixa de cor bege com pedaço de madeira. Ao fundo, parede de cor marrom com janela pequena de grade, por onde vê-se paisagem com árvores e céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jean Bourdichon. As quatro condições da sociedade: trabalho, cerca de 1505-1510. Pintura em pergaminho, 17,1 cm × 13,1 cm, representando o ofício do artesão. FIM DA LEGENDA.

A indústria moderna

Entre os séculos XVII e XVIII, a intensificação do comércio estimulou o crescimento das manufaturas. Muitos proprietários de manufaturas investiram no desenvolvimento de técnicas mais avançadas de produção e em inventos que pudessem aumentar a quantidade de produtos fabricados.

Imagem: Gravura em preto e branco. À esquerda, parede pequena, com hastes finas na vertical, com forma tubular. Na parte superior, teto de madeira, com cordas na vertical com dois tubos na ponta inferior. À direita, engrenagem grande redonda, com hastes na horizontal, com hastes finas na vertical, com engrenagens pequenas na ponta inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Protótipo do motor a vapor criado por James Watt na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Gravura do século XIX. FIM DA LEGENDA.

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Com as invenções que surgiram nesse contexto, como a máquina de fiar (tear mecânico) e a máquina a vapor, emergiu um novo modo de produzir: a maquinofatura ou indústria moderna .

Nesse modo de produzir, o conhecimento que os trabalhadores tinham de todas as etapas da produção já não era necessário, pois eles deviam apenas operar as máquinas e garantir o funcionamento delas.

A utilização de máquinas e equipamentos possibilitou à indústria produzir uma quantidade muito maior de mercadorias em menor tempo, reduzindo custos e aumentando os lucros.

A partir do início do século XX, outro sistema de organização da produção passou a ser adotado nas fábricas, tornando a produtividade ainda maior: a linha de montagem.

Esse sistema, inaugurado por Henry Ford, nos Estados Unidos, em 1913, foi utilizado inicialmente em fábricas de automóveis. Depois, foi adotado em indústrias dos mais diversos produtos.

Atualmente, equipamentos de alta tecnologia, como os robôs, têm substituído os operários na produção industrial.

  1. Quais são as diferenças entre os modos de produzir por meio do artesanato, da manufatura e da indústria moderna?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. As imagens a seguir mostram linhas de montagem de veículos em 1913 e em 2020. Compare-as e, depois, responda à questão.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Dezenas de homens de frente para uma base com rodas de ferro de automóveis. Na parte inferior da base, dezenas de peças pequenas de ferro, similares às roscas. Ao fundo, outros homens trabalhando, a maioria usa roupa antiga, com boina na cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fábrica de automóveis instalada por Henry Ford nos Estados Unidos. Fotografia de 1913. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, vista da cintura para cima de um homem de pele clara, cabelos escuros, com capacete e máscara de cor branca no rosto, com tampa de plástico transparente na frente, com camiseta e calça de cor cinza, luvas de cor preta, de frente para carcaça de carro de cor preta. Na parte superior, porta aberta no alto. Ao fundo, à esquerda, ferros de cor amarela, com carcaça de cor vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fábrica de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

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Os avanços nas comunicações

Com o advento da indústria moderna, surgiram novos inventos e várias descobertas científicas.

Entre as inovações proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico, algumas das que mais alteraram o modo de vida das pessoas ocorreram nos meios de comunicação. A invenção do telefone e a da internet, por exemplo, provocaram profundas mudanças nas relações entre as pessoas e nas atividades econômicas.

Antes da invenção do telefone, a comunicação entre pessoas que estavam distantes era feita por cartas. Entretanto, o envio e o recebimento de cartas podiam ser demorados. Com o desenvolvimento do telefone, em 1876, a comunicação se tornou mais fácil e rápida.

A tecnologia da telefonia modificou-se bastante desde sua criação. Atualmente, as ligações telefônicas podem ser feitas por telefones fixos, telefones celulares ou aplicativos, via cabos, sinais de antenas ou internet.

Atualmente, os celulares são dispositivos com múltiplas funcionalidades: permitem conversar por meio de mensagens de texto, ouvir as estações de rádio, assistir aos canais de televisão, além de acessar diversas redes sociais e aplicativos.

Imagem: Ilustração. Seis objetos um ao lado do outro, na horizontal e terminando na vertical. Da esquerda para à direita: um celular de cor cinza-escuro com tela ligada de cor verde; um celular com a ponta superior arredondada, de cor cinza; um telefone fixo sobre base de cor cinza-escuro; um telefone antigo de cor marrom, com base arredondada, na parte superior em forma circular pequena em marrom, fio e perto, um tubo na vertical de cor marrom. Um telefone fixo de cor branca, sobre base na horizontal, quadrada com botões para os números, com fio preto em espiral. Mais acima, um envelope de cor branca, com folha retangular dentro. Fim da imagem.
  1. Como podem ser feitas as ligações telefônicas atualmente?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Alguém de sua família tem telefone celular? Se tiver, para que ele é utilizado?

O desenvolvimento de novas tecnologias e novos equipamentos tem tornado a comunicação mais rápida entre lugares distantes.

A utilização de satélites artificiais nas comunicações, por exemplo, possibilitou a transmissão de imagens e sons entre diversos lugares do planeta de forma praticamente instantânea. Com isso, é possível conhecer fatos que ocorrem em lugares distantes praticamente no momento em que eles acontecem, por meio da televisão ou da internet, por exemplo.

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  1. Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Local com solo de cor bege-claro, com pessoas sentadas sobre pufes de cor azul-claro, um homem de pele clara, cabelos castanhos com blusa cinza sobre cadeira de madeira. Ao fundo, uma tela grande por onde passa imagem de pessoas correndo em pista de cor azul, para à direita. Em terceiro plano, árvores e no alto, céu de cor azul-claro, com nuvens brancas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas assistindo à final de corrida masculina nos Jogos Olímpicos de 2016, em Sydney, na Austrália. Esses Jogos Olímpicos foram realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e transmitidos ao vivo para o mundo. FIM DA LEGENDA.

  1. Que meio de comunicação aparece na imagem?
  1. Em que cidade estão as pessoas?
  1. Onde aconteceu essa competição?
  1. Como foi possível assistir à final, na Austrália, no mesmo momento em que ela acontecia no Brasil?

A internet

A internet é uma rede na qual estão interligados computadores do mundo inteiro. Por meio da internet, esses computadores podem compartilhar diversas informações.

  1. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 2018, no Brasil, em quase 80% das residências, os moradores utilizavam a internet por meio de celulares ou de outros equipamentos.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Observe o gráfico a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Gráfico. Brasil: acesso à internet (2018) Legenda:  Verde: Moradias com uso de internet por meio de celular  Laranja: Moradias sem uso de internet Laranja-claro: Moradias com uso de internet somente por meio de outros equipamentos Moradias com uso de internet por meio de celular: 78% Moradias sem uso de internet: 21% Moradias com uso de internet somente por meio de outros equipamentos: 1%  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD C) 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

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  1. De acordo com os dados representados no gráfico, em 2018, no Brasil, de cada 100 moradias, quantas tinham acesso à internet? E quantas não tinham acesso à internet?
  1. Em cada 100 moradias, quantas tinham acesso à internet por meio de celular? E quantas tinham acesso à internet somente por meio de outros equipamentos?
  1. Que dispositivo você mais utiliza para acessar a internet:
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais são os aspectos positivos da modernização do telefone? Essa modernização trouxe algum aspecto negativo? Converse com o professor e os colegas sobre isso.

A internet permite conhecer pessoas e fazer amigos. Mas é preciso ter cautela, pois há também muitas informações falsas e indivíduos mal-intencionados que podem acessar dados de outras pessoas para cometer crimes virtuais.

Além disso, a atração pelo mundo virtual pode nos afastar do mundo real.

11 . Leia a tirinha da personagem Kiki e, depois, responda às questões.

Imagem: Ilustração. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem Kiki: moça de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha na vertical, com laços de cor vermelha, olhos azuis e vestida com camiseta branca. Outra moça, de cabelos castanhos, pele morena e blusa de mangas compridas em azul. As cenas se passam em local com mesa azul, onde tomam bebidas.  Q1- Kiki à esquerda, com a mão esquerda sobre copo com bebida rosa, diz: TÔ SEM USAR O CELULAR JÁ FAZ UM TEMPO... À direita, dela, a outra moça a olhando com os braços cruzados. Perto dela, lata de cor laranja com canudo. Q2- A moça de blusa azul pergunta: LEGAL! E TÁ CONSEGUINDO NUMA BOA? A Kiki responde: TRANQUILO! Q3- A moça de blusa azul pergunta: HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TÁ SEM USAR O CELULAR? Kiki com os olhos bem aberto responde: DOIS DIAS... Q4- Kiki olha para baixo, com o rosto verde, com gotas de transpiração saindo do rosto e olhando para relógio na mão direita, responde: ...7 HORAS, 25 MINUTOS E 32 SEGUNDOS!  Fim da imagem.
  1. A que meio de comunicação se refere a tirinha?
  1. Há quanto tempo Kiki está sem usá-lo?
  1. Em sua opinião, o que a ausência desse meio de comunicação causou em Kiki?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Converse com os colegas e o professor sobre a situação representada na tirinha.

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A evolução tecnológica dos meios de transporte

Há cerca de 200 anos, para percorrer longas distâncias, as pessoas iam a pé ou usavam carros puxados por animais, como as carroças. Ao longo do tempo, as carroças foram substituídas por veículos dos mais variados tipos: bondes, automóveis, ônibus, caminhões, trens, aviões.

Com os avanços tecnológicos e a invenção de novos materiais, os meios de transporte modernos garantem a circulação de pessoas e mercadorias por todo o planeta, com rapidez e conforto.

Imagem: Fotografia. Solo de cor marrom-claro, com charrete de madeira sendo puxada por cavalo de cor marrom. Em cima da charrete, sentado visto de costa, com chapéu bege, com blusa de mangas compridas em azul e vermelho. Atrás da charrete, um cachorro de pelos pretos. Mais à esquerda, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Homem com charrete em estrada de terra no município de Marmelópolis, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Você já viu um veículo como o retratado na imagem acima no lugar onde vive? Se já viu, o que ele transportava?

Os meios de transporte passaram, e ainda passam, por grandes transformações. O automóvel, por exemplo, um dos meios de transporte mais utilizados no mundo, começou sua história, há cerca de 130 anos, como um triciclo com um motor movido a combustível instalado na parte traseira. Desde a época de sua invenção até os dias atuais, esse meio de transporte tem incorporado tecnologias de ponta desenvolvidas por outras áreas, além da automobilística. Entre essas áreas, destacam-se a eletrônica, a de comunicação e a de novos materiais.

  1. Observe a fotografia a seguir. Que diferenças você observa entre o veículo retratado e os automóveis atuais?
Imagem: Fotografia em preto e branco. Um triciclo para à esquerda com rodas grandes atrás e roda pequena à frente. Sobre o triciclo, dois homens em cima, sentados, usando terno e chapéu escuro sobre a cabeça, de peles clara, cabelos, barba e bigode escuros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Triciclo motorizado criado pelo engenheiro alemão Karl Benz em 1885. Na fotografia, de 1886, Benz está na direção. FIM DA LEGENDA.

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Outro meio de transporte terrestre, o trem, pode exemplificar as transformações propiciadas pela tecnologia. O trem é uma locomotiva que puxa vagões sobre trilhos. Antes da invenção da locomotiva, esses vagões eram puxados por animais. Há cerca de 200 anos, quando foi inventada, a locomotiva era movida a vapor. Há quase 100 anos, os trens passaram a ser movidos a eletricidade ou óleo diesel, e, desde então, tornaram-se cada vez mais velozes.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, uma ponte por onde há trilhos por onde passa um trem comprido de cor cinza-claro com janelas pequenas com luz de cor amarela. À esquerda, prédios e abaixo, rua de cor cinza molhada por onde passam dezenas de carros enfileirados. À direita, um carro passando em sentido oposto. No alto da rua, placas de cor azul e flechas brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trem-bala em Tóquio, no Japão, em 2021. FIM DA LEGENDA.

O transporte aéreo, por sua vez, surgiu como uma possibilidade há cerca de 230 anos, quando foram criados os balões inflados com ar quente. A direção dos balões, porém, só se tornou possível com a invenção dos dirigíveis, que eram balões compridos e motorizados.

No início do século XX, o brasileiro Alberto Santos Dumont idealizou e construiu um aparelho voador, o 14-Bis, um marco importante na história da aviação. Desde então, os aviões passaram por muitas transformações. Atualmente, são meios de transporte seguros e muito utilizados, que percorrem grandes distâncias em pouco tempo.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Na parte inferior, vista do alto da copa de várias árvores e no alto, céu por onde sobrevoa um avião antigo, com estrutura na horizontal, com estrutura similar a tecidos finos claros, com blocos quadrado, haste fina à frente, ao centro, homem em pé o pilotando e na parte inferior, duas rodas pequenas. Na haste na horizontal está escrito: 14 bis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Voo do 14-Bis pilotado por Santos Dumont em Paris, em 1906. FIM DA LEGENDA.

Também na navegação marítima, muitas transformações ocorreram em razão dos avanços tecnológicos. Das canoas escavadas em um tronco aos barcos impulsionados a vela, os seres humanos conquistaram aos poucos a capacidade de vencer longas distâncias com segurança.

Há cerca de 200 anos, foram criadas as primeiras embarcações a vapor e, tempos depois, as viagens ganharam rapidez com as embarcações movidas por motores a óleo diesel.

Atualmente, os navios são muito utilizados para o transporte de cargas. Há também luxuosos transatlânticos de uso turístico.

Imagem: Fotografia. Em uma praia com areia bege à direita e à esquerda, água azul do mar. Sobre ela, um navio grande de cor branca com andares diferentes com janelas. Na parte inferior do navio, cordas presas em pedaços de madeira na areia. Em segundo plano, à direita, folhas verdes de árvores. No alto, céu de cor azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transatlântico turístico no município de Ilhéus, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Os avanços da tecnologia possibilitaram a fabricação de automóveis em larga escala, o que tornou a compra de veículos acessível a mais pessoas. Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens do aumento do número de usuários de automóveis?

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Capítulo 3. O meio ambiente e a qualidade de vida

Abastecimento de água e saneamento público

A maior parte da água que utilizamos para lavar e cozinhar os alimentos, tomar banho e limpar a casa passa por um sistema de abastecimento .

Um dos primeiros sistemas de abastecimento de água do Brasil foi construído em 1723, no Largo da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, esse sistema de abastecimento de água, conhecido como aqueduto, não atendia a todos os locais na cidade. Para conseguir água, a maioria da população recorria a bicas, fontes e cisternas. A água captada nesses lugares era transportada até as moradias em barris de madeira, carregados por africanos escravizados.

No fim do século XIX, muitas cidades no Brasil já contavam com reservatórios e com água encanada. No entanto, havia muitos problemas de abastecimento e ainda era preciso buscar água em lugares públicos ou construir poços particulares.

Imagem: Pintura. À frente, dezenas pessoas negras, perto umas das outras, com barris de madeira marrom sobre a cabeça. A maioria das mulheres com vestidos de cor bege, outras com saiotes longos e homens com bermudas de cor amarela. À esquerda, calça da de cor cinza perto de parede bege, com prédios com dois andares com janelas acima e abaixo, porta marrom. Sobre a calçada, dois homens negros com cabelos pretos, sem camiseta, com bermuda de cor amarela um caído e outro em cima. Atrás deles, um homem com roupa de soldado com haste fina para o alto. Este tem pele clara, casaco azul-claro e calça branca, com chapéu preto sobre a cabeça. No chão, perto deles, barril madeira de cor marrom-claro. Ao fundo, outras pessoas negras, perto de prédios de paredes e em terceiro plano, muro, vegetação, árvores e casa de paredes de cor marrom. No alto, céu de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Carregadores de água, 1835. Litografia, 19,3 cm × 27,6 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local à esquerda, rua de cor cinza-claro e à direita, com muro branco com manchas pretas acima. Dentro, arcos arredondados por onde vê-se paisagem com céu azul claro e árvore de folhas verdes. Ao fundo, à esquerda, casas de paredes de cor branca, telhados marrons e  entre elas, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os Arcos da Lapa, no Largo da Carioca, são antigos aquedutos. Cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Até o século XIX, onde a maioria da população obtinha água para uso doméstico?

O saneamento básico é o conjunto de medidas que visam preservar a saúde da população, por meio de serviços que garantam o acesso à água encanada e à coleta e ao tratamento de esgoto, por exemplo. É mantido com o dinheiro da arrecadação de impostos e taxas que a população paga ao governo. Por isso, a responsabilidade por esses serviços é dos governantes, e todas as pessoas têm direito a eles.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como exigir nosso direito ao saneamento básico? Converse com os colegas e o professor sobre isso.

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O tratamento da água

O sistema de abastecimento capta a água de mananciais, como rios, lagos e nascentes, e a transporta para as estações de tratamento para que se tornem próprias para o consumo humano. Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios e distribuída para a população.

Na estação de tratamento, a água passa por um longo processo de retirada das impurezas. Mesmo assim, é importante filtrar e ferver a água da torneira antes de consumi-la, porque os canos de distribuição ou as caixas-d’água podem conter impurezas e contaminá-la.

Imagem: Ilustração. Esquema: No alto, vista de local com vegetação de cor verde. À frente, local com rio de água de cor azul. Texto: 1. Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento de água. Mais ao fundo, solo de cor cinza com partes com retângulos pequenos de cor marrom. Texto: 2. Floculação: algumas substâncias misturadas à água aderem à sujeira, formando flocos. Atrás, retângulos maiores com parte marrom e outra parte com água azul. Texto: 3. Decantação: os flocos de sujeira depositam-se no fundo do tanque e são separados da água. À esquerda, forma tubular na vertical de tamanho médio. Texto: 4. Filtração: a água passa por filtros, onde as partículas menores ficam retidas. À frente, local com estruturas quadradas de cor cinza, por onde passam formas tubulares similares a canos para o solo com vegetação. Texto: 5. Cloração: a água recebe cloro, que mata os microrganismos. Ao fundo, torre na vertical de cor cinza, com tubulações na parte inferior que vão para cidade em segundo plano, composta por prédios pequenos, de tamanho médio e outros grandes.  Texto: 6. Distribuição: a água segue por canos e chega às moradias.  Fim da imagem.

1. Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento de água. 2. Floculação: algumas substâncias misturadas à água aderem à sujeira, formando flocos. 3. Decantação: os flocos de sujeira depositam-se no fundo do tanque e são separados da água. 4. Filtração: a água passa por filtros, onde as partículas menores ficam retidas. 5. Cloração: a água recebe cloro, que mata os microrganismos. 6. Distribuição: a água segue por canos e chega às moradias.

LEGENDA: Representação de estação de tratamento de água. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Tratamento de água . Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 5 maio 2021.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

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O tratamento do esgoto

A água suja e os dejetos produzidos nas moradias, nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias são lançados nos rios ou mares na forma de esgoto .

O esgoto deve passar por estações de tratamento para remover os poluentes e evitar a contaminação das águas. Existem variados métodos utilizados para o tratamento de esgoto. Conheça um deles na representação a seguir.

Imagem: Ilustração. Esquema  Vista do alto de local com vegetação ao fundo, com encanamentos longos vindos de cidade com prédios da cidade. Estes têm diversos tamanhos e cores, no alto, céu cinza com nuvens brancas.  Texto: 1. Coleta: canos conduzem o esgoto das moradias até a estação de tratamento de esgotos. Os canos vão até um local com tubo cinza na vertical, grande com escada à direita: Texto: 2. Filtração: o esgoto passa por grades e filtros. Perto, local com duas formas arredondas de cor cinza com água de cor azul e partes em cinza e marrom.  Texto: 3. Decantação 1: o esgoto deposita-se no fundo do tanque, formando o lodo. Ao lado, à esquerda, formas de retângulos pequenos de cor marrom dentro.  Texto: 4. Aeração: os microrganismos presentes no esgoto produzem mais lodo. À frente, retângulos maiores com água de cor azul-claro e partes em marrom. Texto: 5. Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque. Saindo das formas arredondadas, canos de cor cinza indo para um rio azul à frente, desaguando nele. Texto: Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque.  Fim da imagem.

1. Coleta: canos conduzem o esgoto das moradias até a estação de tratamento de esgotos. 2. Filtração: o esgoto passa por grades e filtros. 3. Decantação 1: o esgoto deposita-se no fundo do tanque, formando o lodo. 4. Aeração: os microrganismos presentes no esgoto produzem mais lodo. 5. Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque. 6. Lançamento no rio.

FONTE: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Entenda o que é esgoto e o caminho que ele percorre até as estações de tratamento da Sabesp. Disponível em: http://fdnc.io/eaK. Acesso em: 5 maio 2021.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Por que a água precisa passar por uma estação de tratamento antes de ser distribuída às moradias?
  1. Por que o esgoto precisa ser tratado?

A poluição das águas por óleo

Outro problema que provoca a poluição das águas é o derramamento de substâncias, como o petróleo, um óleo natural que origina os óleos combustíveis.

O derramamento de petróleo nos mares e oceanos provoca a maré negra . A ruptura de oleodutos e acidentes em plataformas e navios causam o vazamento desse óleo, que polui a água e prejudica os seres vivos.

Os óleos são insolúveis em água e menos densos, por isso eles ficam na superfície dos mares e oceanos, formando manchas sobre a água. Essas manchas impedem a entrada de luz e limitam as trocas gasosas nos ambientes aquáticos, resultando na morte de alguns seres vivos.

Imagem: Fotografia. À esquerda o mar, com uma vara de madeira na diagonal, com pedras e rochas cinza à direita. Entre as pedras e o mar de água azul, uma mancha de cor preta, contornando. Em segundo plano, homens em pé e ao fundo, duas pessoas sobre embarcação pequena. Mais à direita, árvores com folhas verdes e no alto, céu em azul-claro com poucas nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Petróleo derramado no mar, no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é a maré negra? Como ela prejudica os seres vivos?

O lixo e seus destinos

O destino do lixo é um problema no mundo todo. No Brasil, por exemplo, parte do lixo coletado ainda vai parar em lixões, e não em aterros sanitários.

Os lixões são terrenos a céu aberto onde o lixo é acumulado sem nenhum cuidado, atraindo ratos, baratas e outros animais, que podem causar doenças nas pessoas. O chorume, líquido produzido pela decomposição do lixo orgânico, torna-se altamente poluente quando se mistura a substâncias tóxicas existentes no lixão e pode contaminar o solo e as águas subterrâneas, causando muitos problemas ambientais. Além disso, os gases liberados pelo lixo contaminam o ar.

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No aterro sanitário, o lixo é colocado sobre uma camada de material impermeável para proteger o solo. Os gases liberados pelo lixo em decomposição e o chorume são coletados e recebem tratamento adequado. O tratamento dado ao lixo mantém a estabilidade do terreno, que futuramente pode ser usado para outros fins.

Observe a seguir o esquema do funcionamento de um aterro sanitário.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, parte na horizontal de cor marrom com linhas pequenas e finas de cor branca: água subterrânea. Na parte superior, camada fina em marrom-escuro: camada impermeabilizante. À frente, faixa fina na horizontal em azul: membrana impermeabilizante. Mais ao fundo, partes finas na horizontal e diagonal em azul-claro: dreno de chorume. Em segundo plano, rua por onde passa dois caminhões de cor verde-claro e outro de cor amarela, com fumaças em cinza. Perto da rua, em dois níveis mais altos, vegetação de cor verde, por onde há fendas com água de cor azul-claro: dreno de águas da superfície. Nas pontas extremas, tubo de cor cinza por onde sai chama de cor laranja na vertical: dreno de gases.  Fim da imagem.

FONTE: Fundação Estadual do Meio Ambiente. Orientações básicas para a operação de aterro sanitário. Belo Horizonte: FEAM, 2006.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Por que o uso de aterros sanitários causa menor impacto ao ambiente que o uso de lixões?
Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.
  1. Pesquise em livros e em sites informações a respeito da destinação do lixo no lugar onde você vive. Depois, converse com os colegas e o professor sobre isso.

Como reduzir a quantidade de lixo

A coleta seletiva

Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários é a reciclagem.

A reciclagem consiste em reaproveitar o material que compõe os objetos jogados no lixo. Para realizar a reciclagem é necessário fazer a coleta seletiva do que se pretende descartar, separando os materiais recicláveis: papel, vidro, plástico e metal. Em alguns locais passam caminhões recolhendo os materiais recicláveis. Onde não há esse recurso, os materiais separados podem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

  1. Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários?
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com um colega e procurem saber se no município onde vivem é realizada a coleta seletiva e como ela é feita. Se não houver coleta seletiva, elaborem um texto com uma proposta para essa questão.

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O consumo consciente

Além da prática da reciclagem, existem outras atitudes que contribuem para a redução da quantidade de lixo, como o consumo consciente .

O consumidor consciente é aquele que busca reduzir o impacto que suas ações podem causar ao meio ambiente e à vida das outras pessoas.

Todos podem praticar o consumo consciente, inclusive as crianças! Observe a seguir algumas atitudes que você pode pôr em prática.

Imagem: Ilustração. Local com vegetação de cor verde, cinco crianças fazendo piquenique. Ao centro, lenço de cor lilás e linhas finas de cor roxa, com alimentos em cima: jarra com suco, uma maçã vermelha, bolo laranja, uma pera verde e pote com morangos vermelhos. À frente, uma menina de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, com camiseta de cor rosa, calça roxa e sapatos pretos, com sanduíche na mão direita. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos, com par de óculos de grau, com camiseta de cor azul-claro e calça em azul-escuro, segurando na mão esquerda um copo com suco de laranja. À esquerda, menina de pele morena, cabelos castanhos com camiseta verde, calça azul e sapatos amarelos em com branco. Mais à direita, menina de pele clara, olhos fechados, cabelos pretos amarrados, com camiseta cinza e jardineira azul, segurando nas mãos um sanduíche. Mais à direita, menina de pele negra, cabelos castanhos encaracolados, amarrados para trás, com camiseta de cor amarela, calça roxa, sapatos marrons, comendo uma maçã vermelha nas mãos. Ao fundo, árvores com folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1. Escolher lanches mais saudáveis e que geram menos lixo.Frutas, sucos naturais e sanduíches feitos em casa são opções mais saudáveis que alimentos industrializados e geram menos lixo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Sobre calçada de cor cinza, com pessoas trocando objetos. À frente, à esquerda, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, camiseta de cor azul, calça e sapatos roxos, com a mão estendida para boneca de pele clara, cabelos pretos e vestido rosa. À frente, mulher de pele clara, cabelos curtos castanhos, com blusa de cor lilás e saia longa em amarelo com estampas laranjas. Perto à direita, uma caixa de cor marrom com objetos dentro e ao lado, bola em branco e azul e sapatos de cor vermelha e branco. Perto da caixa, menino de pele morena, cabelos pretos encaracolados com camiseta de cor amarela, estendendo com a mão para outra menina, um objeto de cor lilás e bordas em verde. A menina tem pele clara, cabelos castanhos longos com camiseta rosa, calça em azul e sapatos amarelos. Ao fundo, homem de pele marrom, cabelos crespos com chapéu verde, camiseta em azul-claro e calça de cor marrom.  Na ponta da esquerda, menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de cor vermelha, bermuda azul e sapatos em laranja e sacola marrom na mão esquerda, com a outra mão dada para um homem de pele clara, cabelos castanhos, camiseta bege, calça marrom e sapatos pretos, de olhos fechados. Ao fundo, uma menina segurando caixa com coisas dentro e mulher segurando cabide com calça azul. Em segundo plano silhueta de casas e árvore. No céu, em azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: 2. Trocar é melhor que comprar.Roupas, calçados, materiais escolares e brinquedos que não são mais usados podem ser trocados com colegas e familiares. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Em local com vegetação rasteira de cor verde, com quatro crianças brincando à frente. À esquerda, um menino negro com cabelos pretos, com camiseta amarelo, calça cinza e sapatos em vermelho e branco, sentado, com livro de capa azul nas mãos. À esquerda, cachorro de cor bege, com coleira. À direita, menina correndo com os braços para frente, de pele clara, cabelos longos castanhos, blusa de cor branca com esferas vermelhas e calça azul, descalça. À frente dela, um menino moreno com cabelos castanhos com camiseta verde e bermuda de cor azul, olhando para trás e correndo para frente. Perto dele, menino loiro, com camiseta azul-claro e calça azul-escuro, ambos descalços. Mais ao fundo, duas crianças sobre uma gangorra, à direita, escorregador vermelho, com parte cinza dentro. Na ponta da esquerda, menino de pele clara, cabelos castanhos, camiseta verde, bermuda azul, em pé na escada do escorregador. Nas extremidades, uma árvore de folhas verdes. No alto, céu azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: 3. Desligar os botões e entrar em contato com a natureza.Diminuir o tempo em frente à televisão e aos jogos eletrônicos e brincar mais em contato com a natureza, em parques e praças. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Dentro de local com solo marrom, um guarda-roupa à esquerda aberto, com roupas penduradas coloridas e abaixo, outras dobradas. De frente para o guarda-roupa, um homem segurando na mão esquerda uma blusa de mangas compridas em azul-claro. Este tem pele clara, cabelos castanhos, camiseta cinza, calça azul e sapatos cinza e branco. Na outra mão, cabide com casaco de cor verde. À direita, de frente para uma caixa marrom, uma menina de pele clara, cabelos castanhos presos, com camiseta de cor amarela, segurando nas mãos, uma camiseta branca com bolinhas vermelhas. Perto da caixa, dois sapatos. Ao fundo, mobília marrom, com abajur azul e caixa em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: 4. Ganhar algo, doar outro.Sempre que comprar ou ganhar uma roupa ou um brinquedo novo, um item antigo em bom estado pode ser doado. Para o novo dono, é algo novo. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: Ministério do Meio Ambiente e Instituto Alana . Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. Disponível em: http://fdnc.io/3Ui. Acesso em: 5 maio 2021.

  1. Quais das atitudes apresentadas são praticadas por você e sua família?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, que outras atitudes as crianças podem adotar para praticar o consumo consciente?

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Painel multicultural

O lixo em obras de arte

O lixo também pode se transformar em arte. Observe a seguir algumas obras de arte e artistas sensíveis à questão do descarte adequado e da reutilização de materiais.

Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz) é um artista brasileiro conhecido mundialmente por utilizar materiais diferentes em suas obras: barbantes, chocolate, grãos de feijão, terra, açúcar e até diamantes.

Entre as obras mais famosas de Vik Muniz estão as instalações feitas com materiais retirados de ferros-velhos e lixões. Com essas obras, Vik Muniz busca chamar a atenção das pessoas para o excesso de lixo causado principalmente pelo consumismo.

Na obra The sower (Zumbi) , Vik Muniz representa José Carlos da Silva Bala Lopes, conhecido como Zumbi, um catador de lixo que montou uma biblioteca comunitária com livros que encontrou no lixão.

Imagem: Pintura. Ao centro, um homem de pele negra, cabelos castanhos penteados para trás, sem camiseta, colar no pescoço, com bermuda, marrom, faixa sobre o joelho e sapatos. Braço à esquerda, para o alto, com a mão direita segurando um saco de cor branca, com partes em marrom. Em segundo plano, centenas de embalagens de cor marrom, outros em laranja, verde e cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vik Muniz. The sower (Zumbi), 2008 . Cópia cromogênica, 130,2 cm X 101,6 cm. A expressão inglesa “ the sower ” significa “o semeador”. FIM DA LEGENDA.

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A entidade ambientalista Washed Ashore organizou uma exposição de enormes esculturas representando animais marinhos na frente da sede das Nações Unidas, em Nova York, em junho de 2017, durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano. As esculturas eram feitas de recipientes de plástico e outros objetos recolhidos dos oceanos. Por meio da exposição, a Washed Ashore buscava chamar a atenção do mundo para o descarte de lixo nos mares e os prejuízos causados ao ambiente marinho.

Imagem: Fotografia. Ao centro, uma escultura com peixe grande cor cinza, de lata, com o corpo dele cheio de tampas de garrafa plástica e abaixo, plástico de cor azul-claro, partes em branco de plástico e pedaços plásticos em azul. Em segundo plano, local com muro cinza, vegetação verde, árvore com folhas verdes e mais ao fundo, prédio visto parcialmente de cor cinza. À direita, céu azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura representando um salmão exposta pela Washed Ashore na frente da sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Local com solo de cor cinza, com uma escultura com a parte inferior azul de plástico de forma arredondada e na parte superior, partes em branco. Ao centro, vê-se cauda de uma baleia na vertical de cor preta com partes nas extremidades em branco. Mais ao fundo, à direita, grupo de pessoas vistas em pé, de costas. Ao fundo, prédio grande de cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação da cauda de uma baleia exposta pela Washed Ashore na frente da sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que as obras de arte apresentadas têm em comum?
  1. Onde os materiais utilizados para produzir as peças foram encontrados?
  1. Que materiais recicláveis você consegue identificar nas imagens?
  1. Em sua opinião, que mensagem os artistas quiseram transmitir ao produzir obras de arte com esses materiais?

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O que você aprendeu

1. Leia a tirinha.

Imagem: Ilustração. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Cebolinha, menino de pele clara, de cabelos pretos, com camiseta de cor verde, bermuda preta, com sapatos de cor marrom. As cenas se passam em locais diferentes.  Q1 – Cebolinha, sentado sobre um grama verde em solo marrom, segurando uma vara de pescar com as mãos, para o alto e olhando para frente, na ponta da linha com um sapato marrom velho, saindo água. Ele diz: POLCALIA! SÓ PEGO ESSAS TLANQUEILAS! À esquerda dele, latas, sapatos e outros dejetos. Q2 – Cebolinha caminhando para à esquerda, com a vara de pescar sobre o ombro. Ele diz: AMANHÃ EU VOU VOLTO PLA TENTAR PESCAR DE NOVO! Perto dos sapatos, fumaça branca. Na parte inferior, vegetação em sombra preta.  Q3 – No outro dia... Cebolinha perto da porta da casa de paredes de cor azul-claro, com contorno em porta em amarelo, à direita, céu rosa e sol visto parcialmente. Ele está com as pálpebras um pouco baixa, assobiando com balão de fala com nota musical. Carrega a vara de pescar sobre o ombro direito. Q4 – Cebolinha novamente de frente para o rio, segurando a vara nas mãos, olhando para baixo. No rio, três peixes de cor cinza, segurando com as nadadeiras da frente, dejetos, duas latas, uma em vermelho, outra em amarelo e um outro peixe segurando bota de cor marrom.   Fim da imagem.
  1. A tirinha mostra Cebolinha pescando no rio. Ele conseguiu pegar algum peixe?
  1. O que Cebolinha pegou no rio?
  1. No último quadrinho, o que o peixe disse? Explique.
  1. O rio mostrado na tirinha está poluído? Explique.
  1. Leia a notícia abaixo.

Associação de Moradores do Dom Joaquim denuncia esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger

A Associação de Moradores do bairro Dom Joaquim (Amadoj), em Brusque, entrou em contato com o jornal O Município para denunciar um esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger.

De acordo com o presidente da Amadoj, Valdir Hinselmann, o problema se estende há mais de seis anos, e a associação cobra uma resolução da Prefeitura de Brusque desde então. Segundo ele, foram feitas três reuniões e várias conversas com a Secretaria de Obras, mas o problema não foi resolvido.

FONTE: Lorena Polli. Associação de Moradores do Dom Joaquim denuncia esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger. O Município, 26 mar. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/eaL. Acesso em: 25 jun. 2022.

Após a leitura da notícia, escreva no caderno:

  1. o canal de participação social citado na notícia.
  1. o órgão do poder público citado na notícia.

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Avaliação formativa

  1. o problema verificado na comunidade do bairro Dom Joaquim.
  1. a reivindicação da comunidade do bairro Dom Joaquim.
  1. Copie no caderno a alternativa que apresenta corretamente os motivos da importância de preservar as florestas.
    1. A preservação das florestas está relacionada ao aproveitamento do vento para arrastar as partículas do solo.
    1. A preservação das florestas não está relacionada à conservação dos cursos de água.
    1. As florestas ajudam na conservação dos solos e dos cursos de água, garantindo o funcionamento do ciclo da água, a qualidade do ar atmosférico e a preservação de espécies de animais e plantas.
    1. As florestas ajudam na realização de atividades como a agricultura e a pecuária, garantindo lucro aos fazendeiros com essas atividades.
  1. Leia o texto, observe a imagem e responda às questões.

    O bonde de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa. Para os moradores do bairro, esse é um meio de transporte; para os turistas, é uma atração da cidade. Cabos elétricos conduzem a eletricidade para a movimentação dos bondes.

    1. Analise as transformações que ocorreram nos meios de transporte desde o surgimento do bonde elétrico. Considere na sua análise o meio de transporte utilizado por você no cotidiano. Registre sua análise no caderno.
Imagem: Fotografia. Em uma rua de cor cinza, com trilho de ferro na rua, por onde passa um bondinho de cor amarela, com cabos finos, na vertical passando em fios pendurados na horizontal. Dentro do bonde, pessoas sentadas e uma pessoa em pé dentro. Em segundo plano, cidade, carros e árvore de folhas verdes. Na ponta da direita, poste com placa de proibido estacionar e emaranhados de fios pretos de energia. O céu tem cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bonde de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

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  1. Explique como os avanços tecnológicos também transformaram o trabalho do motorista ou condutor de transporte.
  1. Explique de que forma é gerada a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil atualmente.
  1. Indique duas formas de evitar o desperdício de energia elétrica.
  1. O uso da tecnologia também acarretou mudanças no campo, tanto na agricultura quanto na pecuária. Copie no caderno a alternativa que descreve corretamente alguns desses avanços.
    1. Novas máquinas foram criadas para substituir o trabalho manual realizado pelos seres humanos, como a colheita de alimentos na agricultura e a ordenha de vacas na pecuária. Essas técnicas aumentaram a produção de alimentos.
    1. Novas máquinas foram criadas para substituir o trabalho manual realizado pelos seres humanos, como a colheita de alimentos na agricultura e a vacinação de vacas na pecuária. Essas técnicas não trouxeram avanços para esses setores.
    1. Não foram criadas tecnologias para atividades como a colheita de alimentos na agricultura e a ordenha de vacas na pecuária. As tecnologias pouco alteraram a produção de alimentos.
    1. Novos aplicativos foram desenvolvidos para aumentar a produção de alimentos. Esses aplicativos possibilitam o crescimento de alimentos como o arroz e o feijão de forma mais rápida.
  1. Leia as afirmações abaixo e anote no caderno se o local descrito é um lixão ou um aterro sanitário. Depois, responda às questões no caderno.
    1. Nesse local, o lixo é acumulado sem nenhum cuidado, atraindo ratos, baratas e outros animais, que podem causar doenças nas pessoas.
  1. Nesse local, os gases liberados pelo lixo em decomposição e o chorume são coletados e recebem tratamento adequado, causando menor impacto ao ambiente.
  1. Nesse local, o lixo é colocado sobre uma camada de material impermeável para proteger o solo.

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  1. Responda no caderno às questões a seguir.
  1. Como podemos diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários? Explique.
  1. Indique um órgão público que pode ser acionado, caso você encontre um local de descarte inadequado de lixo no bairro em que vive.
  1. Leia a notícia abaixo e responda às questões.

    Catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil se reunirão na capital federal, de 28 a 31 de outubro, para participar da “12ª Edição do Festival Lixo e Cidadania”, evento que contará com oficinas, palestras e exposição de artistas que trabalham com materiais reaproveitáveis.

    Durante os quatro dias de atividades, os participantes serão estimulados a debater temas como sustentabilidade, educação ambiental, inclusão social de catadores, gestão integrada e logística reversa para resíduos sólidos.

    Estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que no Brasil existem 600 mil pessoas que lidam diretamente com a coleta de produtos recicláveis e, desse total, 5 mil são do DF. De posse desses dados, a organização do evento pretende atingir um público de 10 mil pessoas.

    O evento contará, ainda, com apresentações musicais e teatrais encenadas com figurinos feitos de material reciclado, exposições de artesanato e de objetos artísticos com produtos reaproveitados.

    Ian Mendes Ferraz. DF ganha um dos mais modernos centros de reciclagem do país. Disponível em: http://fdnc.io/fpG. Acesso em: 25 jun. 2022.

  1. De acordo com a notícia, que tipos de arte são produzidos com materiais reciclados e produtos reaproveitados?
  1. Por que o evento pode ser considerado um exemplo de exercício da cidadania?
  1. Que tipos de linguagem foram utilizados durante o evento? Qual é a importância do evento para a comunidade composta de catadores de materiais recicláveis?

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PARA TERMINAR

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. É comum utilizarmos, nos estudos sobre a Pré-História, a divisão entre Período Paleolítico e Período Neolítico.
    1. Identifique e registre no caderno duas características que você considera importantes de cada período.
  1. Observe a imagem e depois responda: Que vestígios são fundamentais para estudar o período conhecido como Pré-História? Por quê?
Imagem: Fotografia. Vista do alto de mão de uma pessoa de pele clara, segurando um pincel de cor bege com ponta superior em vermelho, passando sobre objeto de cor marrom em local com areia de cor bege. Perto do objeto, uma régua de cor rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arqueólogo trabalha em sítio arqueológico na Inglaterra, em 2017. Esse sítio contém vestígios de cerâmica produzida há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a fotografia e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Uma pedra grande de cor cinza, arredondada. À frente, escultura com a cabeça arredondada, chapéu sobre cabeça. Em segundo plano, local com densa vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura no altar da civilização Olmeca, situado no Parque Arqueológico La Venta, no México. Fotografia de 2014. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique quem foram os olmecas, indicando a região onde se estabeleceram e alguns aspectos culturais dessa civilização.
  1. Reflita sobre a importância da preservação de patrimônios materiais, como altares e esculturas das civilizações antigas.

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Avaliação de resultado

  1. Leia o texto a seguir, que trata da escrita em sociedades antigas. Observe também as duas imagens e faça o que se pede.

Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas, nesse momento impressos por meio de estiletes [instrumento pontiagudo para escrever] sobre a argila. [...] A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha sobre a argila amolecida, embora as inscrições também fossem entalhadas em pedra [...]. Raramente, porém, os sinais em cunha eram escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...].

FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.

Imagem: Fotografia. Uma pedra de cor bege-claro, na horizontal, com linhas finas na parte superior, uma linha fina na vertical de e na horizontal, outra. Na parte superior, quatro buracos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita cuneiforme produzido entre 3100 a.C. e 2900 a.C., encontrado na cidade de Uruk, na antiga Mesopotâmia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pintura de fundo de cor amarela, com peças com os formatos de aves, uma serpente, uma cruz e abaixo, um homem em pé de pele morena, cabelos castanhos, com saiote de cor branca e braços para o alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita hieróglifa produzido entre 1292 a.C. e 1187 a.C., encontrado na cidade de Tebas, no antigo Egito. FIM DA LEGENDA.

  1. É possível identificar, nesse texto, duas sociedades antigas em que a escrita era importante, e cujos principais aspectos você estudou ao longo deste ano. Que sociedades são essas?
  1. Como você chegou à conclusão em sua resposta ao item anterior? Explique, com base em seus conhecimentos e em elementos do texto.

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  1. Em qual cidade da Antiguidade surgiu o modelo político chamado de democracia? Copie no caderno a alternativa correta.
  1. Esparta.
  1. Atenas.
  1. Ur.
  1. Babilônia.
  1. Observe as fotografias abaixo. Depois, responda à questão.
Imagem: Fotografia em preto e branco. À esquerda, praia com ondas e à direita, local com pedras e mais ao fundo, casas de paredes brancas, com telhado e árvores grandes com folhas na parte superior. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1952. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda praia com água de cor azul, com ondas em branco, com pessoas e à direita, areia de cor bege-claro, pessoas na areia e na ponta da direita, pedra de cor cinza. Em segundo plano, prédios altos e médio da cidade com janelas, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens e copie no caderno a afirmativa incorreta.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação verde, partes de cor cinza na borda da parte superior. Na parte inferior, faixa na horizontal de cor bege em local verde e no rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de 2001 mostrando a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e seu entorno. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto do mesmo local descrito anteriormente, com partes em verde-escuro, com partes em cinza na parte superior e inferior, com faixa bege na horizontal. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de 2021 mostrando a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e seu entorno. FIM DA LEGENDA.

  1. As imagens revelam que não houve crescimento da cidade de Manaus ao longo do tempo.
  1. É possível observar que a cidade de Manaus adensou ao longo do tempo, pois a mancha cinza está mais forte na imagem mais recente.

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  1. Com a análise das imagens, nota-se que o crescimento da cidade de Manaus provocou desmatamento do entorno.
  1. O crescimento da cidade de Manaus demonstrado nas imagens provocou mudanças, como aumento da população e diversificação das atividades econômicas.
  1. A imagem mais recente revela que a cidade de Manaus cresceu predominantemente para a porção norte.
  1. Analise a ilustração abaixo, que retrata a exploração do petróleo, e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Em três fases na horizontal.  Extração À esquerda, hastes na vertical de cor amarela e um guindaste com a ponta pontuda à direita. Abaixo, canos de tamanhos diferentes, um laranja à esquerda e à direita, um em cinza, na ponta, torres de ferro na vertical de cor branca e amarela. Em segundo plano, fundo em azul de cidade com torres na vertical e nuvens brancas no céu. Transporte Na rua de cor cinza, à esquerda, caminhão de cor amarela e parte do fundo em cinza. Ao fundo, parte com trem carga de cor laranja. Mais ao fundo, silhueta de prédios da cidade e mar de cor azul com navios amarelos para à esquerda. Produtos derivados de petróleo  À esquerda, duas prateleiras de cor branca com embalagens plásticas de produtos com formatos diferentes. À direita, um carro laranja, estacionado e na parte traseira, uma abertura por onde há uma mangueira colocada, conectada de uma caixa de cor amarela.   Fim da imagem.
  1. Cite algumas atividades humanas que utilizam esse tipo de fonte de energia.
  1. Indique as formas de poluição provocadas pela exploração dessa fonte de energia.
  1. Indique o tipo de problema ambiental retratado na fotografia ao lado. Em seguida, aponte uma solução para o problema, envolvendo órgãos do poder público e a comunidade da região.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo com grama verde e centenas de dejetos sobre ele. À esquerda, local com rio de cor escura e mais à esquerda, navio pequeno de paredes branca. Em segundo plano, à direita, ponte alta, com três hastes na vertical. À esquerda, cidade com casas aglomeradas e céu nublado de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho do rio Negro, no município de Manaus, estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Sugestões de leitura

Unidade 1

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Fundo de cor cinza, com ilustração de dois rostos de crianças, com cabelos escuros, olhos puxados e lábios grossos. À esquerda, criança menor, com as sobrancelhas baixas, olhando para frente. À direita, menino maior, com o cenho um pouco franzido. No alto, título de livro. Fim da imagem.

Paul Kriwaczek

Editora Zahar

Dos primeiros assentamentos sumerianos à ascensão e à queda do Império Babilônico, esse livro narra a história dos povos que viveram na Mesopotâmia, responsáveis por inovações sociais e culturais que fundamentam o que denominamos civilização, como a escrita, o estado centralizado e a lei.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Na parte superior, ilustração de cidade com um rio ao centro, à esquerda grama com arbustos, pessoas sentadas e um em pé. No rio, pequenas embarcações e em segundo plano, prédio com o formato retangular em diferentes degraus. À esquerda, um prédio de formato quadrado, com degraus diferentes. No alto, céu de cor cinza. Na parte inferior, pintura de três homens de pele morena, cabelos e barba escuros, com blusa de mangas compridas em branco, com detalhes em azul e amarelo. Todos estão virados para à esquerda, com uma haste fina na vertical sendo segurada nas mãos. Ao centro, título do livro.  Fim da imagem.

Jacqueline Morley

Editora Scipione

Nesse livro, você encontrará muitas informações textuais e visuais sobre o modo de vida no Egito antigo, como os hábitos cotidianos, a organização da sociedade, as atividades econômicas, o funcionamento do poder e o papel da religião.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração abaixo de pessoas: dois homens de cabelos pretos com franja, sem camiseta e saiote de cor branca, uma mulher de pele morena, vestido longo branco e cabelos de cor preta, com um menino à frente com cueca branca, sem camiseta e ao lado, moça de pele morena, com cabelos pretos com vestido branco. Ao fundo, uma embarcação verde e hastes em marrom e à direita, homem sentado de pernas cruzadas, sem camiseta e saiote branco. Na ponta da direita, um sarcófago, de cor dourada, com rosto de uma pessoa e cabelos pretos. Na parte superior, título do livro. Fim da imagem.

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Unidade 2

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de local com grama de cor verde. Ao centro, solo de cor bege, com dezenas de pessoas, homens e mulheres e abaixado, agachados, meninos e meninas. Ao fundo, uma mulher loira, com vestidos longos de cor roxo; um homem de pele clara, cabelos e barba cinza, com vestido curto em azul, segurando um garfo na ponta superior. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos, com vestido de cor roxa. Mais à direita, um homem de pele clara, capacete com plumas vermelhas, com vestido curto da mesma cor. Mais à direita, mulher de pele clara, cabelos castanhos com vestido de cor amarela. Na ponta da esquerda, um leão de cor bege, saindo chamas pela boca e na cauda. Na ponta da direita, uma mulher de cabelos de serpente de cor bege, pele clara, boca aberta, par de asas marrom e vestido longo roxo. À frente, um cachorro marrom de três cabeças. Na parte superior, título de livro.  Fim da imagem.

Stewart Ross

Editora Companhia das Letrinhas

Nesse livro, você vai conhecer, por meio de uma história em quadrinhos, um pouco da vida e dos costumes da Roma antiga durante o período imperial e aprender sobre os detalhes do vestuário, da arquitetura, da mitologia, do sistema político e da sociedade romana como um todo.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de local com galpões grandes à frente, de telhado marrom, pessoas entre as ruas entre os galpões, ao fundo, galpão com vigas na vertical, telhado de cor marrom. À direita, lugar com paredes contornando com o formato quadrado, com galpões. Na parte superior, ilustrações, de rostos de pessoas e à direita, um cavalo branco com um homem em cima. Ao fundo, local com grama verde, com casa de paredes de cor bege e telhado marrom. No alto, céu de cor cinza. Na parte superior, título de livro. Fim da imagem.

Fabio Tubenchlak (Favish)

Editora Livre Galeria

Nesse livro, nascido como uma peça teatral em versos, as ninfas, os faunos e outros personagens da mitologia grega atuam em um enredo que transmite aos jovens noções de respeito ao outro e ao meio ambiente.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ao redor do livro, contorno de cor vermelha, com ilustração ao centro de três pessoas: um homem ruivo, com olhos azuis, com vestido e sapatos de cor marrom, segurando na mão direita uma lança na vertical. Ao centro, mulher de pele clara, cabelos pretos, com vestido curto de cor amarela, usando arco na mão esquerda e mão direita para cima. Na ponta da direita, um homem com corpo de pessoa e parte inferior de animal quadrúpede de cor marrom e cabelos castanhos, com os braços para o alto. Ao redor, folhas de cor verde e na parte superior, título do livro.  Fim da imagem.

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Unidade 3

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Na parte inferior, vista geral de cidade com muitos prédios de tamanhos e formatos diferentes. Perto dos prédios, árvores de folhas verdes. Ao centro, rua cinza por onde passam carros. Ao fundo, sobre um prédio, antena de ferro na vertical. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas. Na parte superior, título de livro.  Fim da imagem.

Bianca Antunes e Simone Sayegh

Editora Pistache Editorial

Os espaços públicos são de todos. Se a população não pode frequentá-los, é sinal de que a cidade não está bem. O que fazer para garantir às crianças o direito de brincar livremente e com segurança nos locais públicos da cidade em que vivem? É sobre essa questão que as autoras desse livro convidam a refletir.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. À esquerda, fundo de cor marrom, com prédios de paredes de cor rosa, vermelho e casas pequenas de paredes em azul, bege e laranja, com telhado colorido triangular. Saindo do prédio rosa, uma linha preta presa a uma pipa em azul e laranja. Saindo de outro prédio, uma pipa em lilás e verde. À frente, pessoas sentadas em grama, um homem passando com criança. À frente, banco de cor marrom-claro, com uma mulher de pele clara, sentada de cabelos castanhos à esquerda, com camiseta vermelha, bermuda azul e sapatos marrons. À esquerda, uma capivara de cor marrom. À direta, banco branco com senhora sentada de pele clara, cabelos ruivos, camiseta verde e saia rosa. À frente, ciclovia de cor vermelha, com um homem sobre uma bicicleta. Este tem pele clara, cabelos castanhos, chapéu e bermuda em amarelo e camiseta laranja. Perto há um rio de água em azul. Na ponta da direita, rua de cor cinza onde há um homem de mulher de pele amarela, cabelos castanhos, com blusa azul e calça rosa, levando um carrinho de cor amarela. Atrás, um homem e uma criança de mãos dadas, vistos de costas e perto, vegetação em amarelo e árvores de folhas verdes. À esquerda, título de livro.  Fim da imagem.

Flavio de Souza

Editora FTD

Nesse livro, são apresentados os direitos das crianças, de diferentes formas: poéticas, explicativas e oficiais.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de uma calçada ao fundo de cor cinza, com um cachorro de pelos brancos e outros em preto, com o focinho fino. Em segundo plano, parede com quatro crianças vistas da cintura para cima. Na parte inferior, à esquerda, menino de pele negra, cabelos pretos, com camiseta de cor azul-claro e estampa branca, com calça de cor verde com bordas em laranja. À direita, menino de pele clara, cabelos pretos, camiseta amarelo com gato de contorno laranja como estampa e bermuda curta laranja, com a mão esquerda para o alto. Na parte superior, duas crianças de ponta cabeça. À esquerda, menina de pele clara, com cabelos pretos com camiseta rosa e estampas em amarelo. À direita, menino ruivo, com mãos para o alto, com camiseta de cor amarela e partes em verde e azul. Ao centro, título de livro. Fim da imagem.

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Unidade 4

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de oceano de cor azul, continente em marrom, com grama verde acima. Mais à direita, dois morros com neve na parte superior. Perto, círculo com água por onde sai arco-íris indo até as montanhas. Na ponta da esquerda, casa de paredes amarelas e telhado marrom. Perto do local, três flechas em branco e laranja. Na ponta superior, nuvem branca. No alto, título de livro.  Fim da imagem.

Lucília Garcez e Cristina Garcez

Editora Callis

Por meio de linguagem simples e imagens, o livro aborda temas ligados à energia, além de trazer dicas importantes para a redução do consumo de energia.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ao centro, fotografia em tons de laranja, com uma tomada à esquerda arredondado e à direita, cabo de cor clara com duas hastes de entrada. Na parte superior à direita, lâmpada de cor branca. No alto, à direita, título do livro.  Fim da imagem.

Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei

Editora Escritinha

Nesse livro, são apresentadas diversas informações sobre o lixo: a origem da palavra, os diferentes tipos, os destinos, entre outras. Além disso, abre espaço para pensar em propostas de ações de reciclagem.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Seis ilustrações em quadrados. Na ponta superior, à esquerda, menino de pele clara, com cabelos ruivos para à direita, sorrindo, com ilustração nos dentes em tons de azul e amarelo. No segundo quadrado, duas meninas em pé mastigando, com um pão com salsicha vermelha ao centro, uma menina de pele clara, cabelos loiros com franja, com blusa e saia amarela e à direita, menina de pele clara, cabelos castanhos com blusa azul e saia vermelha. Terceiro quadrado esfera terrestre azul, com um homem em pé de pele clara, cabelos ruivos, com blusa e bermuda laranja. No alto, animal quadrúpede em marrom. No quinto quadrado, uma menina de pele clara, cabelos pretos, com blusa marrom, saia curta em cinza e sapatos rosas, com a mão direita no alto. Ao redor dela, espiral em branco com ilustrações. Sobre objeto cinza arredondado, com um animal acima de cor amarela e quatro patas esticadas, com a boca bem aberta e língua rosa para fora. Sexto quadrado com sol redondo amarelo, com linhas finas, pequenos corações de cor laranja e vermelho. À direita, esfera terrestre de cor azul nos oceanos e mares e continentes em bege. Sobre a esfera, um menino em cima agachado de joelhos, com roupa verde e cachecol roxo. Na parte superior, título de livro.  Fim da imagem.