MP166

Unidade 4. A água, a tecnologia e a qualidade de vida

Imagem: Fotografia. Um rio de cor verde com contorno à esquerda com vegetação de cor verde e partes em marrom seco. À direita, muro de cor marrom contornando o local. Sobre a água, um navio de cor branca, com dois andares indo para à direita. No alto, local com céu claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Tietê, próximo à Usina Hidrelétrica Barra Bonita, no município de Barra Bonita, no estado de São Paulo. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio de cor verde, com hastes cinzas na horizontal, com estabelecimento de paredes brancas e telhado cinza à esquerda, com pequenas janelas. À direita, vegetação rasteira de cor verde, com árvores de galhos finos e folhas verdes. À frente, rua de cor cinza arredondada. Em segundo plano, árvores, moradias e à direita, prédio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estação de tratamento de água no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Introdução

Esta unidade proporciona uma imersão nos aspectos relacionados à sustentabilidade ambiental e à qualidade de vida da população, assim como na análise das atividades humanas sob a luz da evolução tecnológica e dos processos de modernização que transformam os sistemas de produção e também o modo de vida da população no campo e nas cidades. O percurso proposto pelo conteúdo leva os estudantes a reconhecer os problemas ambientais mais significativos na atualidade, a refletir sobre a origem deles.

Em consonância com a BNCC, nesta unidade são trabalhadas as Competências Gerais da Educação Básica 2 e 7; as Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental 2, 3 e 6; as Competências Específicas de História 2 e 7 e as Competências Específicas de Geografia 6 e 7 .

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo da abertura da Unidade 4 podem ser trabalhadas na semana 29.

Fim do complemento.

Unidades temáticas da BNCC em foco na unidade

História

Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social; Registros da história: linguagens e culturas.

Geografia

Mundo do trabalho; Natureza, ambientes e qualidade de vida.

Objetos de conhecimento em foco na unidade

História

Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas; As tradições orais e a valorização da memória; O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.

MP167

Vamos conversar

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre estas atividades nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. O que você observa nas imagens?
  1. Como as águas de um rio podem ser aproveitadas?
  1. A água de um rio precisa ser tratada antes de ser consumida? Por quê?
  1. O que pode causar a poluição de um rio?
MANUAL DO PROFESSOR

Geografia

Trabalho e inovação tecnológica; Qualidade ambiental; Diferentes tipos de poluição; Gestão pública da qualidade de vida

Habilidades da BNCC em foco na unidade

EF05HI04, EF05HI06, EF05GE05, EF05GE06, EF05GE07, EF05GE10, EF05GE11, EF05GE12.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Reconhecer os usos da água e as ações para evitar seu desperdício.
  • Conhecer o ciclo da água e suas implicações no ambiente.
  • Entender a importância de evitar o desperdício de energia elétrica.
  • Identificar os impactos da tecnologia nas atividades agropecuárias e industriais.
  • Associar a tecnologia às transformações nos meios de comunicação e nos transportes.
  • Reconhecer o saneamento básico como um direito dos cidadãos.
  • Reconhecer os cuidados com o ambiente como um dever dos cidadãos.

    Orientações didáticas

    Explore a imagem de abertura com os estudantes e solicite a eles que respondam oralmente às questões do boxe “Vamos conversar”.

    Atividade 1. As imagens mostram uma usina hidrelétrica, uma embarcação e uma estação de tratamento de água.

    Atividade 2. Elas podem ser aproveitadas na geração de energia elétrica, para o abastecimento da população, na irrigação, na pesca, para o transporte, e em atividades de lazer.

    Atividade 3 . Espera-se que os estudantes afirmem, com base em seus conhecimentos prévios, que a água precisa ser tratada antes de ser consumida, pois assim se evitam doenças.

    Atividade 4 . Espera-se que os estudantes reconheçam, com base em seus conhecimentos prévios, que o lixo e o esgoto sem tratamento são as principais fontes de poluição dos rios.

MP168

Investigar o assunto

Imagem: Ícone referente à seção. Fim da imagem.

O uso e o desperdício de água

A água é essencial para todos os seres vivos. Os seres humanos utilizam a água em diversas atividades, principalmente na agricultura e na indústria. Nas moradias, a água é utilizada para beber, cozinhar, tomar banho e lavar objetos, entre outras atividades.

Você sabe quanta água é gasta em sua moradia? Será que há desperdício?

Nesta atividade, você vai observar os usos da água em sua moradia e verificar se há desperdício.

Como fazer

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Converse com os colegas sobre as atitudes que ajudam a economizar água. Pense também nas ações que resultam em desperdício de água, principalmente em sua moradia.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Procure na internet dicas de economia de água. Você pode buscar essas informações no site da empresa de distribuição de água do lugar onde você vive.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Em seguida, investigue o modo como são realizadas as seguintes atividades em sua moradia:
    • preparo das refeições e lavagem da louça;
    • atividades de higiene, como tomar banho e escovar os dentes;
    • lavagem de roupas;
    • lavagem de veículos;
    • limpeza do quintal;
    • rega de plantas.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Registre as informações obtidas em uma folha à parte. Anote, primeiro, as atividades realizadas por você. Depois, observe as atividades realizadas por outras pessoas que vivem em sua moradia. Se não for possível observá-las, pergunte a essas pessoas como elas realizam tais atividades.
Imagem: Ilustração. Sete gotas grandes de água de cor azul-claro. Dentro de cada gota, um objeto dentro: uma escova vermelha com verdes brancas; uma máquina de lavar roupa em branco e azul; uma torneira cinza por onde sai uma gota; um chuveiro arredondado de onde sai gotas pequenas; um carro de cor amarela com gotas pretas; um regador de cor vermelha com partes em cinza e uma privada de cor branca. Mais ao fundo, gotas d’água redondas. Em segundo plano, fundo em azul.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo da seção Para investigar podem ser trabalhadas na semana 29.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos seção

  • Refletir a respeito do consumo de água no dia a dia de sua moradia.
  • Reconhecer situações de desperdício de água.
  • Identificar soluções para gerar economia de água.
  • Divulgar informações por meio de cartazes.

    Orientações didáticas

    A atividade proposta cria condições para que os estudantes reflitam a respeito do consumo de água no dia a dia da moradia onde vivem e reconheçam situações de desperdício. Por meio dessa proposta, pretende-se que os estudantes se tornem multiplicadores de ações que visam evitar o desperdício de água, principalmente no âmbito familiar.

    Para iniciar essa atividade, promova um debate com o objetivo de levantar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto. Pergunte sobre as atitudes que promovem a economia ou o desperdício de água e sobre a distribuição de água no planeta Terra, principalmente água doce. Permita que eles troquem informações entre si e, depois, relembre-os de que o maior volume de água no planeta está nos oceanos (97,5%), e corresponde a água salgada. Apenas 2,5% de toda a água do planeta corresponde a água doce, estando a maior parte dela congelada nas regiões polares. Assim, apenas a menor parte da água doce da Terra está disponível para o consumo, encontrando-se no subsolo, em rios e lagos.

    Sugerimos que as atividades propostas nas etapas 2 a 5 sejam realizadas em casa por exigir pesquisa sobre determinadas informações, assim como a produção de texto. Oriente os estudantes a consultar fontes na internet que sejam confiáveis.

    Uma sugestão de fonte para a pesquisa é o folheto produzido pela Sabesp com informações sobre o uso racional de água, disponível em: http://fdnc.io/eaH (acesso em: 13 jun. 2021).

MP169

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Monte no caderno um quadro como o do modelo abaixo. Depois, preencha-o com as informações obtidas, classificando-as em atitudes que economizam água ou atitudes que desperdiçam água.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Uso da água na minha moradia

Atitudes que economizam água

Atitudes que desperdiçam água

_____

_____

6. Em sala de aula, com a orientação do professor, montem na lousa um quadro coletivo com as informações registradas por todos os estudantes.

Para responder

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre estas atividades nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Consulte o quadro coletivo e responda às questões a seguir.
    1. De maneira geral, é possível observar a economia ou o desperdício de água nas moradias investigadas?
    1. Em sua opinião, quais das atitudes registradas no quadro geram mais desperdício de água? Por quê?
    1. Escreva possíveis soluções para reverter o desperdício de água nas moradias.
Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com alguns colegas e elaborem um cartaz para divulgar a importância de reduzir o desperdício de água.
    • Escrevam algumas dicas de economia de água e façam desenhos para ilustrá-las.
    • Exponham o cartaz em um local da escola onde ele possa ser visto por toda a comunidade escolar.
Imagem: Ilustração. Dentro de uma sala de aula, paredes de cor lilás, com uma lousa de cor cinza, com os contornos em laranja, com texto de cor branca. À frente da lousa, menino de pele morena, cabelos castanhos, com giz branco na mão direita escrevendo na lousa. De frente para ele, sentados em carteiras, três crianças vestidas com o mesmo uniforme do menino perto da lousa e uma mulher sentada à frente: ela tem pele negra, cabelos encaracolados castanhos, com camiseta e sapatos amarelos, com calça azul, brincos redondos rosas e sobre a carteira, um caderno. Crianças: uma menina de pele morena, com cabelos castanhos, um menino ruivo e uma menina negra de cabelos encaracolados castanhos.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Essa é uma ótima oportunidade para desenvolver com os estudantes a consolidação dos processos que envolvem a literacia por meio da localização e da retirada de informação explícita no texto e de interpretação e relação de ideias e informação, além da produção escrita.

Organize na lousa as informações levantadas pelos estudantes durante a atividade e quantifique as atitudes mais comuns na família deles em relação à economia e ao desperdício de água.

Atividade 1. Durante a realização da atividade, estimule a discussão sobre o consumo consciente de água.

Atividade 2. Se julgar conveniente, selecione artigos de revistas e jornais a respeito do tema para enriquecer a atividade com informações sobre o assunto e trabalhar com os estudantes a leitura desse tipo de texto.

Atitudes como o armazenamento da água da chuva e o reúso da água da máquina de lavar podem gerar grande economia de água. A água captada das chuvas pode ser utilizada para regar plantas, lavar quintais e carros, em vasos sanitários etc. Comente a importância da checagem de vazamentos e alerte que um pequeno gotejamento de uma torneira pode desperdiçar cerca de 45 litros de água por dia.

A abordagem dos cuidados individuais e coletivos com os usos da água está relacionada ao tema de relevância deste volume – Democracia e conquista de direitos. É uma ocasião para discutir a relação da sociedade com a sustentabilidade do planeta e desenvolver a percepção de que a sociedade produz as condições em que vive.

O conteúdo trabalhado nesta seção favorece o desenvolvimento de um trabalho integrado com Ciências.

Nesta seção são abordados aspectos que permitem trabalhar as habilidades da BNCC EF05GE010 , EF05GE011 e EF05GE012 .

Numeracia e Ciências Humanas

As respostas dos estudantes podem ser organizadas na lousa em forma de tabela e/ou de gráfico de colunas. O contato com esse tipo de representação e a análise dos dados contribuem para a prática da numeracia contextualizada ao assunto estudado.

MP170

Capítulo 1. Os usos da água

No ambiente, a água está em constante movimento, isto é, está sempre mudando de um lugar para outro. Ela também está sempre passando de um estado físico para outro. Esse movimento da água é chamado ciclo da água .

O ciclo da água

Imagem: Ilustração. Esquema do ciclo da água. À esquerda, mar com água de cor azul-claro.  Texto: 1. A água da superfície dos oceanos, rios e lagos evapora e forma o vapor de água. Os seres vivos também perdem certa quantidade de água na forma de vapor pela transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera. Mais à direita, local com solo com vegetação, nuvens cinzas carregadas, com chuva caindo para baixo. Três setas azuis do céu para baixo. Texto: 2. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa em pequenas gotas de água, que formam as nuvens. O vento pode deslocar as nuvens de um lugar para outro. À frente, local com solo verde, parte com cidade com prédios e casas de telhados de cor marrom. Flechas amarelas de baixo para o céu.  Texto: 3. Quando as nuvens estão carregadas de gotas de água, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, pode cair também neve ou granizo (pedras de gelo) das nuvens. Em primeiro plano, local com vegetação verde, animais brancos quadrúpedes, em meio a duas árvores. Na ponta da direita, galinheiro de paredes amarelas, dezenas de galinhas, um estabelecimento de paredes brancas com telhados em marrom, uma torre na vertical e casa de paredes amarelas e telhado marrom.  Perto de local com água de cor azul-claro, com infiltrações dentro de solo, com foco para água entre pedras cinzas.  Texto: 4. Na superfície da Terra, a água chega novamente aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada em depósitos subterrâneos.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1. A água da superfície dos oceanos, rios e lagos evapora e forma o vapor de água. Os seres vivos também perdem certa quantidade de água na forma de vapor pela transpiração, por exemplo. Esse vapor de água vai para a atmosfera.2. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa em pequenas gotas de água, que formam as nuvens. O vento pode deslocar as nuvens de um lugar para outro.3. Quando as nuvens estão carregadas de gotas de água, chove. A água volta para a superfície da Terra. Se a temperatura estiver muito baixa, pode cair também neve ou granizo (pedras de gelo) das nuvens.4. Na superfície da Terra, a água chega novamente aos mares, rios e lagos. Uma parte dessa água se infiltra no solo e fica armazenada em depósitos subterrâneos. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As quatro aulas previstas para o conteúdo das páginas 134-137 podem ser trabalhadas na semana 30.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos capítulo

  • Reconhecer que a água na natureza está em contínuo movimento e passando de um estado físico a outro.
  • Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo da água.
  • Reconhecer as implicações do ciclo da água no ambiente.
  • Relacionar o desmatamento à extinção de espécies.
  • Entender o funcionamento de uma usina hidrelétrica.
  • Relacionar o uso da energia elétrica ao desenvolvimento de tecnologias ao longo do tempo.
  • Refletir sobre ações para evitar o desperdício de energia elétrica.

    Orientações didáticas

    Explore o esquema do ciclo da água, enfatizando a noção de ciclo.

    Outras formas de precipitação, como a neve e o granizo, possuem algumas diferenças em sua formação. Resumidamente, a neve se forma quando o vapor de água se transforma em pequenos cristais de gelo nas nuvens. Para que um floco de neve chegue ao chão, é necessário que o ar esteja frio das regiões mais elevadas da atmosfera até o solo. Já o granizo são “pedras de gelo” que se formam quando um cristal de gelo cresce agrupando gotículas de água.

    Nestas páginas são abordados aspectos que permitem trabalhar as habilidades da BNCC EF05GE010 , EF05GE011 e EEF05GE012 .

    O ciclo da água

    A água desempenha um papel tão importante no nosso planeta que os cientistas dos sistemas da Terra estudam exaustivamente a hidrosfera, o sistema de toda a água da Terra. [...]

    As partes do sistema água da Terra também podem ser identificadas como “reservatórios de água”, lugares onde há ocorrência de água. [...]

    [...] A evaporação e a precipitação fazem com que a água passe de um reservatório a outro. A tendência de uma molécula não é ficar presa no mesmo reservatório. Com o passar do tempo, ela muda tanto seu estado físico (gasoso, sólido, líquido) quanto sua localização física (oceano, atmosfera, geleira, rio).

    [...] No caso do oceano, 434 unidades (cada unidade é igual a 1.000 quilômetros cúbicos de água) saem dele anualmente, através da evaporação.

MP171

  1. De acordo com a representação do ciclo da água mostrada na página anterior, responda às questões.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Que mudança de estado físico ocorre com a água dos oceanos, rios e lagos?
  1. Que mudança de estado físico dá origem às gotas de água que formam as nuvens?
    • Explique como essa mudança ocorre.
    1. A água da neve e do granizo está em que estado físico?

      O ciclo da água, o ambiente e as atividades humanas

      O ciclo da água tem implicações no ambiente e pode interferir no clima e no equilíbrio dos ecossistemas.

      O clima é a sucessão de diferentes tempos atmosféricos que ocorrem em determinado lugar. Existem diversos tipos de clima e eles são determinados por distintos fatores, como a quantidade de vapor de água no ar e o regime de chuvas.

      Em lugares próximos ao litoral, o clima é geralmente úmido e com abundância de chuvas, que são originárias da evaporação da água dos oceanos.

      Em alguns lugares do Brasil, o clima é seco, isto é, com escassez de chuvas e temperatura elevada. Por causa disso, nesses lugares os rios são temporários, ou seja, secam no período de estiagem .

  1. Qual é a relação entre o ciclo da água e o clima?

    O ecossistema é o conjunto formado pelos seres vivos e pelos componentes naturais de um lugar. Nos ecossistemas, a água é um componente fundamental, pois os seres vivos dependem dela para sobreviver.

    Ações antrópicas, como o desmatamento e a poluição do ar, comprometem o regime e a qualidade da água da chuva nos ecossistemas, causando desequilíbrios que podem afetar os seres vivos e os rios, por exemplo.

Imagem: Fotografia. À direita, vista do alto de folhas verdes e ao fundo, solo bege-claro. Em segundo plano, densa vegetação de folhas verdes. No alto, céu em azul-claro com nuvens cinzas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Leito seco de rio no município de Luís Correia, no estado do Piauí. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Entretanto, 398 dessas unidades retornam diretamente a ele como precipitação (chuva). As 36 unidades restantes se dispersam e caem sobre o solo, principalmente como chuva ou neve. Se estas não voltassem ao oceano, ele aos poucos perderia água. Mas não é isso o que acontece. No decorrer de um ano, 36 unidades de água escoam da terra para o mar. Assim, exatamente a mesma quantidade que sai do oceano volta a ele, o que deixa seu volume total inalterado. A quantidade de água na atmosfera também permanece constante porque o volume que entra é igual ao volume que sai.

[...] A hidrosfera, o sistema de água do planeta Terra, é um sistema fechado. Nenhuma água nova entra na hidrosfera. Nenhuma água usada sai da hidrosfera. A mesma água passa de um reservatório a outro, circulando continuamente, e sugerindo o nome que damos a esse fenômeno – Ciclo da Água. [...]

FONTE: SUSSMAN, A. Guia para o planeta Terra. São Paulo: Cultrix, 2001.

Ressalte a importância do solo para a manutenção dos aquíferos. Proponha reflexões sobre o que aconteceria com um aquífero se todo o solo da superfície fosse impermeabilizado. Pergunte aos estudantes se a quantidade de água no aquífero se manteria ou se reduziria. Depois, explique que, se impermeabilizado, o solo seria incapaz de absorver a água das chuvas, e o nível dos aquíferos poderia diminuir.

Atividade 1. a) A mudança de estado físico é a vaporização. A vaporização ocorre quando a água da superfície dos oceanos, rios e lagos, que está na forma líquida, evapora e forma o vapor de água. A vaporização ocorre também pela transpiração dos seres vivos. b) A condensação dá origem às gotas de água que formam as nuvens. Nas camadas mais frias da atmosfera, o vapor de água se condensa em pequenas gotas de água que formam as nuvens. c) A neve e o granizo estão no estado sólido. Enfatize que as mudanças de estado físico da água estão relacionadas às mudanças de temperatura, isto é, para passar de um estado a outro, a água sofre aumento ou redução de temperatura.

Atividade 2. Espera-se que os estudantes afirmem que o ciclo da água se relaciona ao clima, na medida em que fornece vapor de água para o ar, contribuindo para a formação de chuvas.

Comente com os estudantes algumas implicações do ciclo da água no clima, nos ecossistemas e na agricultura.

Explique que os produtos utilizados para tornar a terra mais produtiva (fertilizantes) e combater plantas e animais que podem prejudicar a plantação (agrotóxicos) podem ser transportados para rios e lagos por meio da chuva. Eles também podem penetrar no solo e alcançar as águas subterrâneas.

Destaque que o uso excessivo desses produtos contamina a água e pode prejudicar o ambiente e a saúde das pessoas.

Explique aos estudantes que a umidade relativa do ar corresponde à quantidade de água diluída no ar na forma de vapor.

MP172

  1. No caderno, escreva as frases a seguir completando-as com as palavras do quadro abaixo.

desequilíbrios – água – chuva – ecossistema

  1. Os seres vivos de um _____ dependem da _____ para sobreviver.
PROFESSOR Resposta: ecossistema; água.
  1. Em um ecossistema, a falta de _____ causa _____ que podem afetar os seres vivos.
PROFESSOR Resposta: chuva; desequilíbrios.

O ciclo da água também tem implicações nas atividades humanas, principalmente na agricultura , pois, para se desenvolver, as plantas necessitam de água.

Existem lugares no Brasil em que há quantidade abundante de chuvas; outros lugares passam por longos períodos sem chuvas. Como nem sempre a quantidade de chuvas é suficiente para atender à demanda da agricultura por água, os produtores utilizam irrigação. Ela abrange diferentes técnicas, todas com o objetivo de disponibilizar água para as plantas.

No semiárido brasileiro, por exemplo, a prática agrícola depende da irrigação. Nessa região, que abrange mais de 1200 municípios dos estados do Nordeste e de parte de Minas Gerais, as chuvas são escassas e mal distribuídas, e a estiagem costuma durar oito meses. Uma tecnologia simples tem sido utilizada desde o início dos anos 2000 para garantir água aos moradores: a cisterna, um tanque que armazena a água da chuva captada por uma calha colocada no telhado da casa.

Imagem: Fotografia. Local com solo de cor marrom-claro, com casa de paredes brancas, telhado triangular, com um cano de cor azul para uma cisterna, com o formato redondo e parte superior triangular. Mais ao fundo, à esquerda, casas de paredes de tijolo marrom. No alto, céu azul-claro com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia com cisterna, no município de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre estas atividades nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Como é o regime de chuvas no semiárido brasileiro?
  1. Descreva a importância da água para o equilíbrio dos ecossistemas e para a agricultura.
MANUAL DO PROFESSOR

Comente com os estudantes algumas implicações do ciclo da água no clima, nos ecossistemas e na agricultura.

Faça com os estudantes a relação do ciclo da água com a agricultura: explique que, do total de água consumido pela agricultura, uma parte é utilizada pelas plantas e outra volta ao ciclo da água, pela transpiração das plantas e pela infiltração no solo, formando os depósitos subterrâneos de água.

Comente que a maior parte da água utilizada no Brasil se destina às práticas agrícolas, à pecuária e à indústria.

Informe aos estudantes que o semiárido ocupa parte de nove estados brasileiros: Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. De modo geral, o clima no semiárido apresenta longos períodos de seca, altas temperaturas (a amplitude térmica anual é de 25 ºC e 30 º C), chuvas escassas e mal distribuídas.

Atividade 4. Pouco chove e as chuvas são mal distribuídas. A alternativa encontrada pelos moradores foi a captação e o armazenamento da água da chuva para ser utilizada ao longo do ano.

Atividade 5. Espera-se que os estudantes afirmem que a água é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, mantendo o equilíbrio do ecossistema, e para o desenvolvimento das plantas, favorecendo a agricultura. Ressalte o fato de que, em um ecossistema, tudo está relacionado e a falta de água ou a sua contaminação afeta os seres vivos e os componentes naturais que fazem parte dele.

O semiárido brasileiro

[...] O clima semiárido brasileiro é considerado um dos mais complexos do mundo, principalmente devido a seu sistema de circulação atmosférica. Pela sua proximidade com o Equador, seu ritmo climático é diferente da maioria das regiões semiáridas. Enquanto os índices pluviométricos variam entre 200 e 800 mm de precipitação anual, originando importantes períodos de seca que variam entre 1 a 11 meses, a amplitude térmica anual é mínima (= 25 e 30 ° C). Esta particularidade releva a esta região uma oportunidade única para a realização de estudos ecológicos comparativos entre ecossistemas de regiões semiáridas.

MP173

A importância de preservar as florestas

As florestas têm um papel importante no equilíbrio dos ecossistemas. Elas ajudam na preservação dos solos e dos rios, garantindo o funcionamento do ciclo da água e a qualidade do ar atmosférico.

As árvores, por meio das raízes, seguram as partículas do solo, evitando o desgaste dele. Assim, se a cobertura vegetal é removida, partículas do solo são arrastadas pela chuva e pelo vento. A vegetação ao longo de rios, por exemplo, ajuda a impedir o deslizamento do solo das margens, evitando o assoreamento .

Por meio da transpiração, as árvores eliminam grande quantidade de vapor de água na atmosfera. Desse modo, o desmatamento pode interferir no regime de chuvas, pois diminui a quantidade de vapor de água na atmosfera.

Com poucas chuvas, o ar fica seco e as partículas poluentes presentes nele não se dispersam com facilidade.

É importante destacar que as queimadas, muitas vezes relacionadas ao desmatamento, também são responsáveis pela emissão de poluentes no ar.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com rio em local com vegetação e solo arenoso de cor cinza. À esquerda, dois animais brancos, quadrúpedes. À esquerda e ao fundo à direita, vegetação verde. Em segundo plano, árvores de folhas em verde-escuro e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Desgaste do solo e acúmulo de sedimentos em um rio, causados pelo desmatamento, no município de Itapebi, no estado da Bahia. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com um rio ao centro com água escura. À esquerda e à direita, vegetação densa e árvores de folhas verdes. À esquerda, pessoa sobre canoa fina com pessoa sentada. No alto, azul-claro com nuvens brancas esparsas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Floresta Amazônica às margens do rio Negro, no município de Manaus, no estado do Amazonas. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Justifique a importância da manutenção da cobertura vegetal para a preservação dos solos e dos rios.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A principal característica hidrográfica do semiárido brasileiro é o caráter intermitente de seus rios. Esta característica está diretamente relacionada com a precipitação da região. Os rios e riachos são irregulares, isto é, o fluxo de água superficial desaparece durante seu período de estiagem. O domínio dos rios intermitentes está associado aos limites do clima semiárido; inicia-se na calha do Rio Parnaíba e se estende até o sul do sertão baiano. O Rio Parnaíba comporta-se como o grande divisor de águas entre os rios de diferentes regimes hidrológicos. Enquanto que em sua margem esquerda estão localizados os rios de características perenes, influenciados pelo clima tropical, na margem direita inicia-se a paisagem dos rios intermitentes, sob influência do clima semiárido.

FONTE: MALTCHIK, L. Ecologia de rios intermitentes tropicais. In: POMPEO, M. L. M. (ed.) Perspectivas da Limnologia no Brasil. São Luís: Gráfica e Editora União, 1999.

Antes de iniciar o conteúdo, promova uma conversa para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes. Questione-os sobre a importância das árvores para o ambiente e para os seres humanos e outros animais.

Explique a importância da cobertura vegetal para a preservação dos cursos de água, chamando a atenção da turma para a imagem que mostra o acúmulo de sedimentos no leito de um rio no estado da Bahia. Aproveite o momento para explorar o significado da palavra assoreamento.

Explique aos estudantes que o desmatamento causa a diminuição do vapor de água na atmosfera, interferindo no regime de chuvas. Com poucas chuvas, o ar atmosférico pode concentrar poluentes e causar doenças que afetam principalmente a respiração, além de contribuir para o aumento da temperatura da Terra.

Atividade 6. A cobertura vegetal evita o desgaste do solo, pois as raízes das plantas seguram as suas partículas. A vegetação ao longo de rios ajuda a impedir que o solo das margens caia nesses cursos de água, evitando o assoreamento.

Para você acessar

Projeto Rios Voadores http://fdnc.io/4uY. Acesso em: 19 jul. 2021.

Entre outros conteúdos, o site apresenta uma animação que demonstra a formação do fenômeno dos rios voadores, demonstrando como a umidade oriunda da Amazônia se desloca para outras regiões.

MP174

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir apresenta causas e consequências do desmatamento.

O desmatamento e a extinção das espécies

O desmatamento compromete o equilíbrio de diversos ecossistemas. Ele pode ser provocado pela exploração indiscriminada dos recursos da natureza, pelo crescimento das cidades e pelo avanço das fronteiras agropecuárias.

Para ampliar áreas de cultivo e de pastagem , vastas extensões de vegetação nativa são desmatadas. O desmatamento pode causar a extinção de animais porque destrói o ecossistema do qual fazem parte, eliminando os elementos necessários à manutenção das espécies. Um exemplo disso é a quebra da cadeia alimentar: se determinada planta que serve de alimento para um animal for eliminada, esse animal poderá morrer. Sem esse animal, outros que dele se alimentam também poderão morrer, e assim por diante.

No Brasil, a araucária e o mogno-brasileiro são algumas espécies vegetais ameaçadas de extinção. Entre os animais ameaçados, podemos citar o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o cervo-do-pantanal.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo bege, vegetação, uma árvore de tronco marrom, com galhos finos na horizontal, com folhas verdes curtas. Mais ao fundo, morro verde. No alto, céu azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Araucária. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de baixo para cima, tronco de cor marrom, com galhos finos, com folhas pequenas e grandes. Fim da imagem.

LEGENDA: Mogno-brasileiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Lobo de pelos de cor marrom-claro, patas pretas, orelhas pequenas e focinho fino em vegetação rasteira seca em bege. Texto: Comprimento: 120 cm.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lobo-guará. Comprimento: 120 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um tamanduá sobre local com vegetação seca. Ele tem o corpo baixo e comprido em marrom e partes em preto, com focinho fino de formato tubular, sobre vegetação rasteira seca. Ele tem olhos pretos e orelhas pequenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tamanduá-bandeira. Comprimento: 200 cm. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo da seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 31.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Ler um texto que apresenta as causas e as consequências do desmatamento, especialmente com relação à extinção das espécies.
  • Escrever um texto explorando causas e consequências do desmatamento com base em um modelo.

    Orientações didáticas

    Peça aos estudantes que leiam o texto. A leitura e a interpretação do texto favorecem a consolidação de conhecimentos relacionados à alfabetização e à literacia por meio da localização e da retirada de informação explícita no texto e de interpretação e relação de ideias e informação, além da relação entre texto e imagem.

    Evidencie que o texto mostra uma relação de causa e consequência. Auxilie os estudantes a identificar a causa do desmatamento e a consequência disso para os seres vivos.

    Explore as imagens apresentadas na página e acrescente que tanto o lobo-guará quanto o tamanduá-bandeira são espécies de animais que compõem o bioma do cerrado, um dos mais ameaçados pela expansão das áreas de cultivo e pastagem no Brasil. O cerrado apresenta elevada biodiversidade de espécies e é caracterizado por espécies que só ocorrem nessa região.

    Converse com os estudantes sobre a interação e a interdependência entre os animais e a vegetação do lugar onde vivem.

    A extinção das espécies

    O processo de extinção está relacionado ao desaparecimento de espécies ou grupos de espécies em um determinado ambiente ou ecossistema. Semelhante ao surgimento de novas espécies, a extinção é um evento natural: espécies surgem por meio de eventos de especiação (longo isolamento geográfico, seguido de diferenciação genética) e desaparecem devido a eventos de extinção (catástrofes naturais, surgimento de competidores mais eficientes).

    Normalmente, porém, o surgimento e a extinção de espécies são eventos extremamente lentos, demandando milhares ou mesmo milhões de anos para ocorrer. Um exemplo disso foi a extinção dos dinossauros, ocorrida naturalmente há milhões de anos, muito antes do surgimento da espécie humana, ao que tudo indica devido a alterações climáticas decorrentes da queda de um grande meteorito.

MP175

Analise

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre as atividades desta página nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Responda no caderno às questões a seguir, de acordo com o texto.
  1. Que atividades podem provocar o desmatamento?
  1. O exemplo descrito no texto se refere a qual dessas atividades? Quais são as consequências dela?
  1. Que plantas ameaçadas de extinção foram citadas no texto? E animais?

    Organize

  1. Monte no caderno um esquema como o do modelo abaixo e complete-o de acordo com as informações do texto.
Imagem: Esquema.  Causa: Abertura de áreas para a agropecuária. Consequência: _____. Causa: Desmatamento. Consequência: _____. Fim da imagem.

Escreva

  1. Observe a imagem. Ela mostra um exemplo de cadeia alimentar.
    • O que pode acontecer se houver desmatamento nesse ecossistema representado na imagem? Escreva um texto expondo uma das causas do desmatamento e a consequência disso para a anta e a onça-pintada. Lembre-se de dar um título ao texto.
Imagem: Ilustração. Uma anta à esquerda, sobre vegetação verde, com tamanho médio, orelhas pequenas, com focinho fino, comendo vegetação em verde-escuro. Mais ao fundo, uma onça de cor amarela, com manchas pretas, observando a anta. Em segundo plano, árvores de folhas verdes e à esquerda árvore com folhas amarelas. No alto, céu em laranja e partes em cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: A anta se alimenta de folhas e frutos, e a onça-pintada se alimenta da anta. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Ao longo do tempo, porém, o homem vem acelerando muito a taxa de extinção de espécies, a ponto de ter-se tornado, atualmente, o principal agente do processo de extinção. [...]

A conservação dos ecossistemas naturais, sua flora, fauna e os microrganismos, garante a sustentabilidade dos recursos naturais e permite a manutenção de vários serviços essenciais à manutenção da biodiversidade, como, por exemplo: a polinização; reciclagem de nutrientes; fixação de nitrogênio no solo; dispersão de propágulos e sementes; purificação da água e o controle biológico de populações de plantas, animais, insetos e microrganismos, entre outros. Esses serviços garantem o bem-estar das populações humanas e raramente são valorados economicamente.

FONTE: Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Homem é principal agente no processo de extinção de espécies. Disponível em: http://fdnc.io/eaJ. Acesso em: 19 jul. 2021.

Atividade 1. a) A exploração indiscriminada dos recursos da natureza, o crescimento das cidades e o desenvolvimento de atividades agropecuárias. b) O exemplo refere-se ao desenvolvimento da agropecuária, que tem como consequências o desmatamento e a extinção de animais. Explique aos estudantes que as atividades agropecuárias são consideradas as principais ameaças às espécies da fauna brasileira. Em relação às espécies marinhas, as principais ameaças são a pesca desordenada e a poluição.

Atividade 2. As plantas ameaçadas de extinção são a araucária e o mogno-brasileiro. Os animais ameaçados de extinção são o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o cervo-do-pantanal.

Atividade 3. Desmatamento; extinção de animais. Oriente os estudantes na seleção das informações do texto para organizá-las no esquema.

Atividade 4. É importante auxiliar os estudantes nesse processo de escrita. Ressalte que eles devem descrever a forma como o desmatamento (causa) afeta os animais, com a anta e a onça-pintada (consequência).

Explore o desencadeamento da quebra do ciclo da cadeia alimentar. Explique que folhas, frutos e brotos servem de alimento à anta, que, por sua vez, serve de alimento para a onça-pintada. Discuta com os estudantes sobre o que poderia acontecer à onça-pintada se a anta deixasse de existir. Desenhe esquemas de cadeia alimentar na lousa para relembrar aos estudantes como funcionam as cadeias alimentares.

Solicite a alguns estudantes que leiam para a classe o texto que produziram. Depois, peça a eles que apontem semelhanças e diferenças entre o próprio texto e os dos colegas.

O estudo do tema favorece o desenvolvimento da habilidade da BNCC EF05GE05 .

MP176

A produção de energia elétrica

A maior parte da energia elétrica que utilizamos no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas a partir da transformação da energia do movimento das águas dos rios.

Em rios que contêm quedas-d’água é possível construir barragens nelas para reter a água, formando uma represa. Essa represa possibilita acumular um grande volume de água, que, somado a um desnível no leito do rio, gera energia para girar as turbinas e produzir energia elétrica.

Imagem: Ilustração. Esquema. À esquerda, represa com água de cor azul. Texto: Fluxo descendente de água A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a altura da descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia. À direita, passagem em cinza, com fenda para à direita, passando por uma engrenagem de cor marrom-claro: Turbina. Texto: Turbina Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra as pás, que fazem girar o eixo do equipamento. Na parte superior, engrenagem maior em marrom: Gerador. Texto: Gerador O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador e a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Linhas finas na horizontal: Linha de transmissão. Mais à direita, prédios de cor cinza, por onde passa fios de energia.  Texto: Distribuição A energia elétrica é transmitida por fios, que a distribuem para os consumidores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fluxo descendente de água A água represada desce por um grande duto. Quanto maiores forem a altura da descida e a quantidade de água que flui, maior será sua energia. Turbina Ao atingir a turbina, a água em movimento empurra as pás, que fazem girar o eixo do equipamento. Gerador O movimento do eixo faz girar um rotor dentro do gerador e a energia do movimento é transformada em energia elétrica. Distribuição A energia elétrica é transmitida por fios, que a distribuem para os consumidores. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representação fora de proporção. Cores fantasia. Fim da observação.

  1. De acordo com a imagem acima, responda às questões.
  1. Que transformação de energia acontece em uma usina hidrelétrica?
PROFESSOR Resposta: A energia do movimento da água é transformada em energia elétrica.
  1. Qual é o nome do aparelho que realiza a transformação de energia na usina hidrelétrica?
PROFESSOR Resposta: Gerador.
  1. De que maneira a energia elétrica é conduzida até as residências?
PROFESSOR Resposta: A energia elétrica é conduzida por meio de cabos e fios elétricos.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, a construção de uma usina hidrelétrica pode causar impactos ao meio ambiente? Justifique sua resposta.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Atualmente, dependemos da energia elétrica para realizar muitas atividades do dia a dia. Monte um quadro como o do modelo a seguir e preencha-o com o nome e a utilidade de três aparelhos de uso cotidiano que funcionam com energia elétrica.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome do aparelho

Utilidade

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo das páginas 140-141 podem ser trabalhadas na semana 31.

Fim do complemento.

Relembre aos estudantes que a energia elétrica pode ser gerada por meio da energia mecânica, como ocorre nas usinas hidrelétricas que usam a força do movimento das águas dos rios para girar turbinas que geram energia elétrica. Depois, explore o esquema apresentado na página, que ilustra como ocorre essa transformação de energia.

A noção de transformação é um conceito fundamental para compreender os usos de energia elétrica e ajuda a entender o mundo natural e tecnológico.

Atividade 8. Explore com os estudantes a questão dos impactos ambientais gerados pela instalação de uma usina hidrelétrica, destacando aspectos positivos e negativos.

Atividade 9. Os estudantes podem citar a geladeira (conservar alimentos), o micro-ondas (aquecer e cozinhar alimentos), entre outros. É possível mencionar que, antes do desenvolvimento da eletricidade, as pessoas usavam a salga para preservar os alimentos, o ferro com brasa para passar roupas, entre outras possibilidades.

O estudo do conteúdo favorece o desenvolvimento da habilidade da BNCC EF05GE07 .

Educação em valores e temas contemporâneos

Estimule uma reflexão com a turma a respeito da proliferação de aparelhos elétricos: não apenas nos tornamos mais dependentes dos equipamentos, como a cada ano novidades são lançadas no mercado, fazendo com que as pessoas sejam estimuladas a descartar aparelhos antigos (muitas vezes em perfeitas condições de funcionamento) para adquirir o “último modelo”. Discuta as consequências que esse estímulo ao consumo pode trazer ao ambiente.

Energia hidráulica

A eficiência energética desse sistema é muito alta, ao redor de 95%. [...]. É uma fonte renovável de energia, além de apresentar a possibilidade de outros usos importantes – controle de enchentes, suprimentos de água potável, irrigação, piscicultura, turismo, recreação, entre outros.

[...] No entanto, impactos ambientais com reflexos sociais, econômicos e culturais] devem ser bastante estudados na implantação de projetos de hidrelétricas.

MP177

Outras fontes de energia

É possível também produzir energia elétrica a partir de outras fontes de energia, como o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Essas fontes são recursos naturais não renováveis, diferentemente da força da água, que é uma fonte de energia renovável.

O carvão mineral é extraído geralmente de minas subterrâneas. No passado, ele foi a base energética para o desenvolvimento de motores e máquinas movidos a vapor. Atualmente, é usado para aquecer os fornos de usinas siderúrgicas, nas quais se produz aço, e para gerar energia elétrica em usinas termelétricas. Nessas usinas, o que faz a turbina girar e acionar o gerador é a pressão do vapor produzido pelo aquecimento de água por meio da queima de carvão.

Imagem: Fotografia. À frente, local com vegetação verde, solo de cor marrom-claro, com galpões cinzas à direita, na horizontal. Ao fundo, estrutura de ferro de cor azul-claro, com hastes na diagonal em cinza e amarelo. Mais ao fundo, local com desníveis de cor verde, com algumas árvores. Mais ao fundo, solo de cor cinza-escuro. Em segundo plano, local com árvores de folhas em verde-escuro. Em terceiro plano, vegetação e árvores. No alto, céu azul e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mina e usina de carvão no município de Figueira, no estado do Paraná. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

O petróleo é encontrado no subsolo de continentes e oceanos. Esse produto e alguns de seus derivados, como o óleo diesel e a gasolina, são a principal fonte de energia utilizada no mundo atual. O óleo diesel é combustível de ônibus, caminhões, embarcações e máquinas utilizadas no campo, como tratores e colheitadeiras. A gasolina é um dos combustíveis mais utilizados nos automóveis.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local com forma arredondada cinza, grande e mais ao fundo, estruturas na vertical e de formato tubular e ferros. À frente, local com solo marrom-claro, árvores pequenas de folhas em verde-claro e à esquerda, vista do alto de copa de árvore de folhas em verde-escuro. No alto, céu azul-claro sem nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Refinaria de petróleo no município de Paulínia, no estado de São Paulo. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

O gás natural pode ser encontrado sozinho ou com o petróleo. Ele é muito utilizado como fonte de energia, principalmente no setor industrial e na geração de energia elétrica nas termelétricas. Assim como acontece com o carvão mineral, a queima do gás natural é usada para aquecer a água e formar vapor para movimentar as turbinas da termelétrica.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Dê exemplos da utilização das seguintes fontes de energia:
    1. carvão mineral;
    1. petróleo e seus derivados;
    1. gás natural.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A inundação de áreas, pela construção de barragens, traz problemas de realocação das populações existentes, prejuízos à flora e à fauna locais, alterações no regime hidráulico dos rios, incremento das possibilidades da transmissão de “doenças aquáticas”, como a esquistossomose e a malária (devido à poluição dos reservatórios), a extinção dos peixes migratórios cujo processo de reprodução é dependente das correntes dos rios etc.

FONTE: TUNDISI, Helena da Silva F. Usos de energia : sistemas, fontes e alternativas: do fogo aos gradientes de temperatura oceânicos. São Paulo: Atual, 1991. p. 40-41.

Comente com os estudantes que, na atualidade, o carvão é a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo, atrás apenas do petróleo, ressaltando que o seu intenso uso contribui para agravar problemas ambientais: a queima do carvão é responsável por liberar grandes quantidades de gases de efeito estufa e de poluentes do ar. Explique que o território brasileiro não apresenta grandes reservas de carvão mineral.

Comente também que a exploração do petróleo em escala industrial teve início nos Estados Unidos, em meados do século XIX. Contudo, foi a partir das primeiras décadas do século XX, com a difusão dos motores a combustão interna e dos veículos automotores, que o petróleo passou a ter uma importância cada vez maior na economia mundial. O petróleo tornou-se a principal fonte de energia do mundo e um recurso de muitas utilidades (já que é a matéria-prima usada para a produção de uma vasta gama de produtos).

Explique aos estudantes que o Brasil não é autossuficiente em gás natural. Embora conte com importantes reservas terrestres, a maior parte do gás natural que atende às demandas do mercado brasileiro é importada. Em 1999, entrou em operação o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), que viabilizou a importação de gás natural boliviano. Com isso, a oferta desse recurso energético aumentou exponencialmente no Brasil. O gasoduto foi construído a partir de uma parceria entre o Brasil e a Bolívia, país que abriga grandes reservas de gás natural. O Gasbol abastece os estados do Sudeste e do Sul.

Atividade 10. a) , b) e c). Nas atividades industriais e na produção de energia elétrica.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE07 .

MP178

O mundo que queremos

Energia elétrica para todos, sem desperdício

Os aparelhos elétricos estão presentes em vários momentos do dia a dia. Alguns facilitam as nossas tarefas e outros são utilizados para lazer.

É preciso, porém, usar aparelhos elétricos de modo correto para não consumir energia elétrica além do necessário. Evitar o desperdício de energia diminui o valor da conta de luz e contribui para reduzir os danos ao meio ambiente.

A produção de energia tem custos altos para o meio ambiente. Na usina termelétrica, a queima de carvão mineral, petróleo ou gás natural lança muitos poluentes na atmosfera.

Imagem: Ilustração. À esquerda, abaixo, forma retangular de cor cinza, onde sai fio na horizontal, escrito: CLIC, do fio vai para três lâmpadas com ilustrações dentro: Lâmpada com três símbolos de cifrão de cor verde, outra lâmpada com uma árvore de tronco marrom e folhas verdes e na última lâmpada no alto: esfera terrestre com oceanos em azul, continentes em verde e coração pequeno em vermelho.  Fim da imagem.

Já na usina hidrelétrica, a geração de energia não polui o ar, mas as intervenções na natureza para a construção e o funcionamento da usina causam graves danos ambientais e sociais. Em geral, é preciso inundar vastas áreas de vegetação nativa, o que acarreta desequilíbrio no ecossistema da região e risco de extinção de espécies. Para os seres humanos, os danos são incalculáveis, pois terras indígenas, de comunidades tradicionais ou mesmo cidades podem desaparecer submersas pela água.

Evitar o desperdício de energia elétrica é a contribuição que podemos dar para que esses danos não se ampliem.

Imagem: Fotografia. Vista do alto de lago de cor esverdeado e com vegetação em verde-escuro dentro. Sobressaindo na superfície, alguns galhos ramificados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do lago de Itaparica, no município de Floresta, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À frente, solo de cor bege com pessoas aglomeradas ao fundo, dezenas de homens e alguns segurando um guarda-chuva sobre a cabeça. Em segundo plano, vegetação e árvores de folhas em verde. Em terceiro plano, postes e torres de energia. No alto, céu em azul-claro e nuvens brancas;  Fim da imagem.

LEGENDA: Manifestantes bloqueiam estrada durante manifestação contra a construção de usina hidrelétrica no município de Altamira, no estado do Pará, em 18 de março de 2014. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo da seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 32.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Reconhecer a importância dos aparelhos eletrônicos no cotidiano.
  • Identificar e promover atitudes que evitam o desperdício de energia.

    Orientações didáticas

    Antes de iniciar o estudo da seção, pergunte aos estudantes: Vocês já ouviram a recomendação de economizar energia elétrica? Por que devemos economizar energia elétrica? Ouça as respostas e, depois, explique que grande parte da energia elétrica utilizada no Brasil é produzida nas usinas hidrelétricas. Destaque que a construção de uma usina pode gerar grandes impactos ambientais, prejudicando as espécies vegetais e animais e, muitas vezes, as pessoas que vivem na área onde é construída a represa. Por isso, é importante os estudantes perceberem que o mau uso da energia elétrica aumenta a necessidade de produzir energia e, portanto, de construir novas usinas, gerando maior impacto ambiental.

    A abordagem das ações individuais e coletivas em favor de estilos de vida sustentáveis está relacionada ao tema de relevância deste volume – Democracia e conquista de direitos. É uma ocasião para discutir a necessidade do comprometimento de todos os cidadãos com práticas que contribuam com o bem-estar da comunidade e com a sustentabilidade do planeta.

    Para você ler

    Energia nossa de cada dia, de Valdir Montanari. Moderna, 2003.

    Informações essenciais sobre fontes de geração energia e sobre a produção e o consumo de energia ao longo da história humana.

    O professor na construção do conceito da natureza, de Irineu Tamaio. Annablume, 2002.

    A educação ambiental na escola por meio de recursos didáticos como aulas dialogadas e trabalhos de campo.

MP179

Leia a seguir algumas dicas de atitudes que adultos e crianças podem adotar para economizar energia em casa, na escola e no trabalho.

Compreenda a leitura

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre estas atividades nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Por que é recomendável economizar energia elétrica?
  1. Escreva duas atitudes que você pratica para evitar o desperdício de energia elétrica.

    Faça a sua parte

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Durante uma semana, siga as recomendações do texto acima e incentive seus familiares a fazer o mesmo.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sala de aula, relate sua experiência ao professor e aos colegas, seguindo o roteiro abaixo.
    1. Você conseguiu seguir as dicas durante toda a semana?
    1. Você deixou de seguir alguma dica? Por quê?
    1. Adotar hábitos que evitam o desperdício de energia elétrica atrapalhou o seu dia a dia? Explique.
      • Pense em outros hábitos para economizar energia elétrica e converse sobre isso com os colegas e o professor.
Imagem: Ilustração. Um homem de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta cinza, bermuda em verde, sapatos em marrom, com o corpo para direita, com o dedo indicador sobre um botão amarelo em tomada. Acima, no teto, lâmpada de cor cinza, apagada. Ao fundo, janela marrom por onde vê-se céu azul-claro, com sol amarelo na ponta superior à esquerda.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Porque diminui o valor da conta de luz e contribui para reduzir os danos ao meio ambiente.

Atividade 2. Os estudantes podem citar: apagar as lâmpadas quando não estiverem em uso, reduzir o tempo de banho, desligar equipamentos que não estiverem sendo utilizados etc.

Atividade 3. Espera-se que os estudantes compreendam que pequenas atitudes são importantes para economizar energia elétrica e que elas não significam uma mudança radical nos hábitos do cotidiano. O objetivo é mostrar que no dia a dia existem atitudes simples que podemos tomar para evitar o desperdício de energia, buscando adotar uma postura mais crítica e consciente diante do uso da energia. É importante os estudantes perceberem que os indivíduos têm poder de transformação quando unidos em uma causa ou um propósito comum.

Esse conteúdo favorece o desenvolvimento da habilidade EF05GE07 .

Educação em valores e temas contemporâneos

No passado, era comum associar a preservação do ambiente a ações governamentais e pensar na ideia de que a natureza deveria permanecer intocável. Sensibilize os estudantes com o problema da escassez dos recursos naturais e da necessidade de preservação. Incentive a prática de atitudes cidadãs em pequena escala, introduzindo o conceito de desenvolvimento sustentável, ou seja, a ideia de que é possível explorar a natureza de forma consciente para que as próximas gerações também possam usufruir dela.

MP180

Capítulo 2. Tecnologia e trabalho

A tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados para desenvolver técnicas, processos, métodos e instrumentos que envolvem as atividades humanas. Ela pode ser aplicada para resolver problemas ou, simplesmente, para facilitar a vida cotidiana.

Diversas tecnologias que conhecemos hoje foram desenvolvidas ao longo do tempo. Vamos examinar a seguir como esse desenvolvimento afetou diferentes setores das atividades humanas.

  1. O que é tecnologia? Como ela pode ser aplicada?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre estas atividades nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

A tecnologia no campo

A tecnologia está presente nos mais distintos momentos do dia a dia, até mesmo na refeição mais frequente dos brasileiros: o feijão com arroz, geralmente acompanhado de carne e de salada, como a de alface com tomate.

O feijão, o arroz, a alface e o tomate são alimentos produzidos pela atividade agrícola. Antes de eles chegarem a nossa mesa, suas sementes foram plantadas em locais com temperatura adequada e solos com os nutrientes necessários e, depois, foram regados, pois dependem de muita água para crescer.

No passado, as técnicas e os equipamentos utilizados na agricultura eram mais simples, como a enxada e a foice. Com o passar do tempo, outras máquinas foram criadas e as técnicas já utilizadas foram melhoradas.

Com a modernização da agricultura, houve aumento da produção. Contudo, o número de trabalhadores diminuiu porque diversas etapas da atividade agrícola passaram a ser feitas por máquinas.

  1. Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Ao centro, solo de cor marrom, à esquerda e à direita, vegetação densa com folhas de cor verde. Na direita, homem de frente para folhas verdes, com boné de cor vermelha, com blusa de mangas compridas quadriculadas em branco e cinza e calça cinza. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de café no município de Santa Mariana, no estado do Paraná. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista do alto de plantação de folhas verdes, com separações finas. Entre uma parte e outra, trator de cor amarela com hastes de cor azul, tirando grão e colocando em outro trator laranja, mais atrás. Em segundo plano, vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de café no município de Santa Mariana, no estado do Paraná. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As cinco aulas previstas para o conteúdo das páginas 144-146 podem ser trabalhadas nas semanas 32 e 33.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Compreender o conceito de tecnologia e conhecer alguns aspectos do desenvolvimento tecnológico.
  • Identificar os impactos da tecnologia nas atividades agropecuárias e industriais.
  • Compreender a importância da comunicação entre as pessoas e conhecer diferentes formas de se comunicar.
  • Associar a tecnologia às transformações nos meios de comunicação e nos transportes.

    Orientações didáticas

    Esclareça que a tecnologia pode ser definida como um conhecimento ao mesmo tempo técnico e científico cujos resultados podem ocorrer, por exemplo, na forma de práticas, processos, máquinas e ferramentas.

    Procure desmitificar a ideia de que tecnologia se refere a equipamentos eletrônicos e novos. Explique que todo objeto criado pelos seres humanos para mediar sua relação com o meio ambiente configura tecnologia.

    Atividade 1. A tecnologia é o conjunto de conhecimentos aplicados para desenvolver técnicas, processos, métodos e instrumentos que envolvem as atividades humanas. Ela pode ser aplicada para resolver problemas ou, simplesmente, para facilitar a vida cotidiana.

    Amplie a conversa comentando a presença da tecnologia em atividades ligadas ao trabalho por meio de instrumentos criados para diferentes objetivos. O desenvolvimento de diferentes técnicas levou ao aperfeiçoamento dos equipamentos utilizados no campo; por exemplo, colheitadeiras modernas, técnicas avançadas de cultivo e sementes e defensivos de alta tecnologia nas regiões rurais.

    Tecnologia, técnica e ciência

    [...] Desde a década de 1940 que os estudiosos começaram a definir tecnologia, de forma simples, como a maneira pela qual as pessoas fazem as coisas. Na verdade, tecnologia é um conjunto de conhecimentos específicos, acumulados ao longo da história, sobre as diversas maneiras de se utilizar os ambientes físicos e seus recursos materiais em benefício da humanidade. Segundo essa definição, tecnologia abrange desde o conhecimento de como plantar e colher, passando pela fabricação de ferramentas de pedra lascada ou aço inoxidável, até a construção de grandes represas e satélites. Os pesquisadores [...] consideram que a tecnologia é tão antiga quanto a própria humanidade [...].

MP181

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre estas atividades nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Qual das imagens mostra a colheita manual de café? E a colheita mecanizada?
PROFESSOR Resposta: Colheita manual: imagem 1; colheita mecanizada: imagem 2.
  1. Qual dos tipos de colheita exige maior número de trabalhadores? Explique.
  1. Em uma semana de colheita, por meio de qual tipo de colheita haverá maior número de grãos colhidos? Explique.

    O uso da tecnologia também está na pecuária. Com o passar do tempo, as técnicas e os instrumentos utilizados nessa atividade foram aperfeiçoados.

    Na pecuária, foram criadas vacinas e rações mais nutritivas, para evitar que os animais fiquem doentes e possibilitar que engordem mais rapidamente. O uso de novas técnicas de criação animal e a utilização de máquinas e equipamentos contribuíram para o aumento da produção de carne e leite.

  1. Observe as imagens e responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Foco de mão de uma pessoa de pele clara, espremendo mama de uma vaca por onde sai leite e colocando-o dentro de um balde. A vaca, vista parcialmente, de cor branca e preto. Fim da imagem.

LEGENDA: Ordenha manual. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. À esquerda, vista parcial da traseira da vaca em branco e preto, com tubos ligados em mamas dela, extraindo leite. Perto dela, um pequeno portão de madeira em marrom. De frente dele, os tubos conectados perto de tubo grande cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Ordenha mecanizada. FIM DA LEGENDA.

  1. Que imagem é representativa da presença da tecnologia no campo? Justifique sua resposta.
PROFESSOR Resposta: Fotografia 2.
  1. De que maneira a modernização das atividades agropecuárias pode contribuir para o aumento da produção de alimentos?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

A diferença principal entre tecnologia e ciência é que, enquanto a tecnologia é um conjunto de conhecimentos práticos sobre como utilizar os recursos materiais, a favor da humanidade, a ciência seria uma série de conhecimentos teóricos e abstratos para o mesmo fim. A técnica, por sua vez, é o esforço prático de dominar e utilizar os recursos materiais, apresentando-se como um conjunto de instrumentos e hábitos que tornam viável a produção, e também os instrumentos de trabalho. Ou seja, técnica é a prática, ao passo que tecnologia é o conjunto de conhecimentos que fornece as bases para a realização dessa prática, e a ciência é a teorização abstrata em torno da essência das coisas [...].

FONTE: SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 386-387.

Comente que o aumento do uso de máquinas no campo, contudo, reduziu o número de postos de trabalho existentes e que o início desse processo, ocorrido no Brasil em meados de 1970, se relaciona ao êxodo rural, isto é, à saída de pessoas do campo em direção às cidades objetivando melhores condições de trabalho e de vida.

Atividade 2. b) A colheita manual, pois na colheita mecanizada é preciso menor número de trabalhadores; geralmente, apenas o condutor da máquina realiza a colheita dos grãos de café. c) Por meio da colheita mecanizada, pois a quantidade de grãos colhidos é maior do que por meio da colheita manual em um mesmo intervalo de tempo.

Comente com os estudantes que, na pecuária, a tecnologia influencia principalmente a vacinação e as técnicas de reprodução e de alimentação dos animais.

Explique que as vacinas servem para evitar a proliferação de doenças no rebanho, buscando garantir o desenvolvimento saudável da criação, e que, nas técnicas de reprodução, a tecnologia age basicamente para garantir o melhoramento genético dos rebanhos. Escolhem-se animais com características físicas e de saúde que se deseja passar a outras gerações e, através deles, geram-se embriões para dar continuidade ao rebanho.

Atividade 3. a) Os estudantes devem relacionar o uso de equipamentos à ordenha mecanizada. b) É importante que os estudantes percebam que a utilização de técnicas e equipamentos modernos aumenta a produtividade agropecuária; por exemplo, a ordenha mecânica aumenta a produção e diminui o risco de contaminação do leite.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE05 .

MP182

Drones e softwares agrícolas

A tecnologia da informação também chegou ao campo. Drones e softwares agrícolas têm sido utilizados pelos agricultores.

Os drones são veículos aéreos não tripulados, geralmente de pequeno porte, comandados a distância por controle remoto.

Entre outras ferramentas, eles dispõem de câmeras que captam imagens com precisão e sistemas de localização por GPS (Global Positioning System). Ao sobrevoar uma área de cultivo, por exemplo, o drone pode coletar imagens e dados que são analisados por softwares desenvolvidos especificamente para a agricultura. Essas informações ajudam o agricultor a controlar e a melhorar a produtividade.

Imagem: Fotografia. À frente, vegetação de cor verde. Ao centro, um homem visto de costas, da cintura para cima de pele clara, boné bege e camiseta de cor azul-claro, com um controle na mão. No alto, drone de cor branca sobrevoando no céu em azul e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avaliação de pastagem com drone no município de Eldorado, no estado de Mato Grosso do Sul. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

A tecnologia da informação também está presente na pecuária. Um exemplo é o uso de chips em animais. Os chips possibilitam rastrear o rebanho e transferem para um banco de dados, via satélite, várias informações sobre os animais, como identificação, localização, dados de vacinação e de produção.

A tecnologia na indústria

No setor industrial, os avanços tecnológicos possibilitaram a criação de máquinas, equipamentos e modos de produzir que propiciaram a fabricação de um mesmo produto em menos tempo e em quantidades cada vez maiores.

Até cerca de 200 anos atrás, a maioria dos produtos era confeccionada de forma artesanal e doméstica. O artesão produzia os bens, um a um, com ferramentas simples, na própria casa ou em uma pequena oficina.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para o conteúdo das páginas 146-148 podem ser trabalhadas nas semanas 33 e 34.

Fim do complemento.

Comente com os estudantes que os drones eram empregados, inicialmente, em uso militar. Com a popularização desse equipamento, muitos segmentos passaram a utilizá-lo nas mais variadas atividades. Com o decorrer do tempo, os drones foram adaptados para os diferentes fins e hoje são também utilizados para lazer.

Ressalte que as atividades agrícolas têm empregado cada vez mais sistemas informatizados, que facilitam a gestão, o controle e o planejamento da produção. Os softwares agrícolas estão amplamente divulgados, o que não significa que todos os produtores façam uso desses softwares, seja por falta de condições para pagar por eles, seja pela falta de informações sobre essas tecnologias. Os pequenos produtores rurais, principalmente, ainda não utilizam sistemas informatizados.

É importante que os estudantes associem a desigualdade no acesso à modernização com as condições econômicas dos pequenos e médios proprietários, destacando a falta de recursos financeiros para adquirir tecnologia e equipamentos que, geralmente, têm custo elevado.

Se julgar conveniente, promova um debate sobre o assunto.

Literacia e Ciências Humanas

Em atividades em que os estudantes devem expor posicionamentos, é importante observar a coesão e a coerência das ideias, o uso do vocabulário adequado, a postura perante os colegas etc. Observe também se os estudantes respeitam os argumentos dos demais e o momento de o outro falar.

MP183

Alguns objetos eram feitos e vendidos sob encomenda, movimentando um pequeno comércio. Esse modo de produção de mercadorias ficou conhecido como artesanato .

Com o aumento da população urbana, os artesãos passaram a contratar ajudantes e a dividir as tarefas: cada trabalhador realizava uma etapa da produção. O objetivo dessa divisão era diminuir o tempo para produzir cada objeto e aumentar a quantidade produzida. Em troca das tarefas executadas, os ajudantes recebiam salário. Assim, o trabalho deixou de ser familiar e doméstico e passou a ser realizado em grandes oficinas que reuniam os artesãos. Esse modo de produzir ficou conhecido como manufatura .

Imagem: Pintura. Ao centro de cor bege-claro, com ferramentas de ferro e dois pedaços de madeira bege. Sobre a madeira, ferro de cor marrom, com um homem de frente e mãos sobre o ferro. Este tem pele clara, cabelos grisalhos, com gorro vermelho, com camiseta de cor azul, com blusa de mangas compridas de cor vermelha. À direita, mulher de pele clara, cabelos e franja pretos, com vestidos de mangas compridas em marrom, com avental branco na cintura, com haste fina na diagonal. Perto dela, menina agachada de pele clara, cabelos castanhos, com blusa de mangas compridas em marrom, com as mãos sobre cesto redondo. Em segundo plano, à esquerda, caixa de cor bege com pedaço de madeira. Ao fundo, parede de cor marrom com janela pequena de grade, por onde vê-se paisagem com árvores e céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Jean Bourdichon. As quatro condições da sociedade: trabalho, cerca de 1505-1510. Pintura em pergaminho, 17,1 cm × 13,1 cm, representando o ofício do artesão. FIM DA LEGENDA.

A indústria moderna

Entre os séculos XVII e XVIII, a intensificação do comércio estimulou o crescimento das manufaturas. Muitos proprietários de manufaturas investiram no desenvolvimento de técnicas mais avançadas de produção e em inventos que pudessem aumentar a quantidade de produtos fabricados.

Imagem: Gravura em preto e branco. À esquerda, parede pequena, com hastes finas na vertical, com forma tubular. Na parte superior, teto de madeira, com cordas na vertical com dois tubos na ponta inferior. À direita, engrenagem grande redonda, com hastes na horizontal, com hastes finas na vertical, com engrenagens pequenas na ponta inferior.  Fim da imagem.

LEGENDA: Protótipo do motor a vapor criado por James Watt na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Gravura do século XIX. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Comente com os estudantes como funciona a produção artesanal. Com base na análise da obra, oriente os estudantes a identificar aspectos que retratam o trabalho artesanal, como a execução familiar em ambiente doméstico.

Ressalte que o modo de produção artesanal continua a existir, embora a maior parte da produção atualmente seja industrial.

No sistema manufatureiro os trabalhadores não eram mais donos dos meios de produção. Eles eram remunerados pelo proprietário da oficina e dos instrumentos que utilizavam. Ao contrário do artesanato, na manufatura houve a divisão de tarefas, ou seja, cada trabalhador era responsável apenas por uma etapa da produção.

Comente que, com o surgimento de máquinas, a produtividade aumentou e os custos de produção foram barateados, pois já não era necessário pagar salários a tantos trabalhadores, que foram substituídos pelas máquinas.

O conteúdo destas páginas favorece o desenvolvimento da habilidade da BNCC EF05GE05 .

MP184

Com as invenções que surgiram nesse contexto, como a máquina de fiar (tear mecânico) e a máquina a vapor, emergiu um novo modo de produzir: a maquinofatura ou indústria moderna .

Nesse modo de produzir, o conhecimento que os trabalhadores tinham de todas as etapas da produção já não era necessário, pois eles deviam apenas operar as máquinas e garantir o funcionamento delas.

A utilização de máquinas e equipamentos possibilitou à indústria produzir uma quantidade muito maior de mercadorias em menor tempo, reduzindo custos e aumentando os lucros.

A partir do início do século XX, outro sistema de organização da produção passou a ser adotado nas fábricas, tornando a produtividade ainda maior: a linha de montagem.

Esse sistema, inaugurado por Henry Ford, nos Estados Unidos, em 1913, foi utilizado inicialmente em fábricas de automóveis. Depois, foi adotado em indústrias dos mais diversos produtos.

Atualmente, equipamentos de alta tecnologia, como os robôs, têm substituído os operários na produção industrial.

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre as atividades 4 e 5 nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Quais são as diferenças entre os modos de produzir por meio do artesanato, da manufatura e da indústria moderna?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. As imagens a seguir mostram linhas de montagem de veículos em 1913 e em 2020. Compare-as e, depois, responda à questão.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Dezenas de homens de frente para uma base com rodas de ferro de automóveis. Na parte inferior da base, dezenas de peças pequenas de ferro, similares às roscas. Ao fundo, outros homens trabalhando, a maioria usa roupa antiga, com boina na cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fábrica de automóveis instalada por Henry Ford nos Estados Unidos. Fotografia de 1913. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda, vista da cintura para cima de um homem de pele clara, cabelos escuros, com capacete e máscara de cor branca no rosto, com tampa de plástico transparente na frente, com camiseta e calça de cor cinza, luvas de cor preta, de frente para carcaça de carro de cor preta. Na parte superior, porta aberta no alto. Ao fundo, à esquerda, ferros de cor amarela, com carcaça de cor vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fábrica de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Comente que a linha de montagem continua a ser muito utilizada. Com a modernização dos processos produtivos, ela foi sendo adaptada e foram incorporadas a ela novas tecnologias, como o uso de robôs.

Atividade 4. No modo de produzir artesanal, as tarefas eram realizadas pelo artesão e sua família, em ambiente doméstico. O artesão era responsável por todas as etapas da produção e utilizava ferramentas simples. No modo de produzir conhecido como manufatura, começou a existir a divisão de tarefas, pois os donos das oficinas passaram a contratar funcionários, que, mediante uma remuneração, realizavam uma etapa do trabalho. Com a utilização de máquinas no processo produtivo, surgia a indústria moderna. Nesse modo de produzir, o conhecimento dos trabalhadores sobre o processo produtivo não era mais necessário, pois eles deviam apenas operar máquinas. Na indústria a produtividade aumentou, ou seja, era possível produzir muito mais mercadorias em menos tempo.

Atividade 5. Peça aos estudantes que observem as fotografias. É importante que percebam que o número de operários diminuiu e muitas tarefas agora são feitas por robôs.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE07 .

Os elementos básicos da comunicação

Os canais de mídia foram desenvolvidos para levar o conteúdo do emissor ao receptor, do criador ao consumidor. Os elementos básicos desse conteúdo são o discurso, a música, a imagem e a escrita.

Entre os primeiros humanos, a comunicação se dava entre os indivíduos, sem intermediários: desenhos, músicas ou discurso eram diretamente vistos ou ouvidos.

Uma vez desenvolvidos a escrita e os documentos, o conteúdo passou a ser mediado. A capacidade de comunicação do emissor ampliou-se e tornou possível atingir públicos remotos.

MP185

Os avanços nas comunicações

Com o advento da indústria moderna, surgiram novos inventos e várias descobertas científicas.

Entre as inovações proporcionadas pelo desenvolvimento tecnológico, algumas das que mais alteraram o modo de vida das pessoas ocorreram nos meios de comunicação. A invenção do telefone e a da internet, por exemplo, provocaram profundas mudanças nas relações entre as pessoas e nas atividades econômicas.

Antes da invenção do telefone, a comunicação entre pessoas que estavam distantes era feita por cartas. Entretanto, o envio e o recebimento de cartas podiam ser demorados. Com o desenvolvimento do telefone, em 1876, a comunicação se tornou mais fácil e rápida.

A tecnologia da telefonia modificou-se bastante desde sua criação. Atualmente, as ligações telefônicas podem ser feitas por telefones fixos, telefones celulares ou aplicativos, via cabos, sinais de antenas ou internet.

Atualmente, os celulares são dispositivos com múltiplas funcionalidades: permitem conversar por meio de mensagens de texto, ouvir as estações de rádio, assistir aos canais de televisão, além de acessar diversas redes sociais e aplicativos.

Imagem: Ilustração. Seis objetos um ao lado do outro, na horizontal e terminando na vertical. Da esquerda para à direita: um celular de cor cinza-escuro com tela ligada de cor verde; um celular com a ponta superior arredondada, de cor cinza; um telefone fixo sobre base de cor cinza-escuro; um telefone antigo de cor marrom, com base arredondada, na parte superior em forma circular pequena em marrom, fio e perto, um tubo na vertical de cor marrom. Um telefone fixo de cor branca, sobre base na horizontal, quadrada com botões para os números, com fio preto em espiral. Mais acima, um envelope de cor branca, com folha retangular dentro. Fim da imagem.
  1. Como podem ser feitas as ligações telefônicas atualmente?
PROFESSOR Resposta: As ligações telefônicas podem ser feitas por meio de telefones fixos, telefones celulares ou aplicativos, via cabos, sinais de antenas ou internet.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Alguém de sua família tem telefone celular? Se tiver, para que ele é utilizado?
PROFESSOR Respostas pessoais.

O desenvolvimento de novas tecnologias e novos equipamentos tem tornado a comunicação mais rápida entre lugares distantes.

A utilização de satélites artificiais nas comunicações, por exemplo, possibilitou a transmissão de imagens e sons entre diversos lugares do planeta de forma praticamente instantânea. Com isso, é possível conhecer fatos que ocorrem em lugares distantes praticamente no momento em que eles acontecem, por meio da televisão ou da internet, por exemplo.

MANUAL DO PROFESSOR

A imprensa, a radiodifusão e a internet vieram, por sua vez, multiplicar o público – e, portanto, a dimensão da sociedade humana que se tinha como administrar – em proporção geométrica.

A ascensão da mídia não se deu de maneira ordenada nem uniforme. As eras sucederam-se sem datas definidas de início e fim. Cada nova mídia não vem apenas substituir as anteriores, mas também absorve alguns aspectos destas e modificam-nas. As antigas formas de mídia não desaparecem, evoluem. As novas formas adotam e adaptam as convenções passadas. Cada era disponibiliza meios mais ricos e amplos de comunicação que suas predecessoras.

FONTE: PARRY, Roger. A ascensão da mídia: a história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 1 e 2.

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para o conteúdo das páginas 149-151 podem ser trabalhadas nas semanas 34 e 35.

Fim do complemento.

Proponha aos estudantes que observem a imagem e identifiquem os meios de comunicação representados. Pergunte aos estudantes qual, entre esses meios, é o mais utilizado por eles e por quê. Aproveite para explicar as diferenças entre os meios de comunicação e as diversas situações nas quais eles podem ser usados.

É importante que os estudantes percebam que a comunicação está presente em quase todas as situações que vivenciamos. De um modo ou de outro, estamos sempre nos comunicando. Os estudantes também devem compreender a importância dos meios de comunicação para a vida em grupo.

Enfatize que os meios de comunicação mudam com o passar do tempo. Destaque que, antes da invenção do telefone e da internet, a carta era o meio mais utilizado pelas pessoas para se comunicar a distância. Mencione que, nos dias de hoje, esse meio de comunicação ainda é utilizado, embora com menos frequência.

Atividade 7. Aproveite a oportunidade para verificar o tipo de uso que os estudantes fazem do celular, esclarecendo a importância de utilizar aplicativos adequados à faixa etária.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar as habilidades da BNCC EF05HI06 e EF05GE06 .

MP186

  1. Observe a imagem, leia a legenda e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Local com solo de cor bege-claro, com pessoas sentadas sobre pufes de cor azul-claro, um homem de pele clara, cabelos castanhos com blusa cinza sobre cadeira de madeira. Ao fundo, uma tela grande por onde passa imagem de pessoas correndo em pista de cor azul, para à direita. Em terceiro plano, árvores e no alto, céu de cor azul-claro, com nuvens brancas à esquerda.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas assistindo à final de corrida masculina nos Jogos Olímpicos de 2016, em Sydney, na Austrália. Esses Jogos Olímpicos foram realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, e transmitidos ao vivo para o mundo. FIM DA LEGENDA.

  1. Que meio de comunicação aparece na imagem?
PROFESSOR Resposta: Televisão. Estava sendo transmitida a final masculina de corrida dos Jogos Olímpicos de 2016.
  1. Em que cidade estão as pessoas?
PROFESSOR Resposta: Sydney, na Austrália.
  1. Onde aconteceu essa competição?
PROFESSOR Resposta: Na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
  1. Como foi possível assistir à final, na Austrália, no mesmo momento em que ela acontecia no Brasil?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

A internet

A internet é uma rede na qual estão interligados computadores do mundo inteiro. Por meio da internet, esses computadores podem compartilhar diversas informações.

  1. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , em 2018, no Brasil, em quase 80% das residências, os moradores utilizavam a internet por meio de celulares ou de outros equipamentos.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Observe o gráfico a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Gráfico. Brasil: acesso à internet (2018) Legenda:  Verde: Moradias com uso de internet por meio de celular  Laranja: Moradias sem uso de internet Laranja-claro: Moradias com uso de internet somente por meio de outros equipamentos Moradias com uso de internet por meio de celular: 78% Moradias sem uso de internet: 21% Moradias com uso de internet somente por meio de outros equipamentos: 1%  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua (PNAD C) 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

MANUAL DO PROFESSOR

Destaque que a evolução dos meios de comunicação e os avanços tecnológicos transformam as possibilidades de comunicação e transmissão de informações, dando velocidade à troca de informações e modificando o modo de vida, as percepções e o processo de construção de conhecimento por parte das pessoas. Além disso, os dispositivos tecnológicos têm papel fundamental na estruturação da vida em sociedade em nossa época.

Atividade 8. d) Espera-se que os estudantes mencionem o desenvolvimento de novas tecnologias, como os satélites, que possibilitaram a transmissão da final da prova de corrida dos Jogos Olímpicos de 2016.

Comente que, atualmente, os sistemas de comunicação de rádio e televisão utilizam satélites artificiais para receber e transmitir sons e imagens para diversos pontos do globo, simultaneamente. Isso permite receber notícias ao vivo de todos os lugares do mundo. Explique que a transmissão em tempo real costuma ocorrer por meio da tecnologia de satélites.

Mencione aos estudantes o fato de que o advento da internet foi um dos responsáveis pela mudança na forma de comunicar. Destaque a velocidade com a qual os meios de comunicação transmitem as informações hoje, principalmente por meio das redes sociais, e a possibilidade de falar quase instantaneamente com pessoas que estão em diferentes partes do mundo.

Explique que a internet é uma rede na qual estão interligados computadores e outros equipamentos no mundo inteiro e que o funcionamento dessa rede pode se dar por meio de três vias de comunicação: antenas de rádio, fibra ótica e satélites artificiais.

Enfatize que os avanços tecnológicos favorecem o surgimento de meios de comunicação cada vez mais rápidos e eficientes.

Numeracia e Ciências Humanas

Aproveite o gráfico presente nesta página do Livro do Estudante para promover a associação das representações 1%, 21% e 78% (e seu somatório 100%), respectivamente, a uma parte, vigésima primeira parte e septuagésima oitava parte (e um inteiro) para calcular porcentagens, utilizando diferentes estratégias.

MP187

  1. De acordo com os dados representados no gráfico, em 2018, no Brasil, de cada 100 moradias, quantas tinham acesso à internet? E quantas não tinham acesso à internet?
PROFESSOR Resposta: Com acesso à internet: 79; sem acesso à internet: 21.
  1. Em cada 100 moradias, quantas tinham acesso à internet por meio de celular? E quantas tinham acesso à internet somente por meio de outros equipamentos?
PROFESSOR Resposta: Acesso por meio de celular: 78; acesso por meio de outros equipamentos: 1.
  1. Que dispositivo você mais utiliza para acessar a internet:
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais são os aspectos positivos da modernização do telefone? Essa modernização trouxe algum aspecto negativo? Converse com o professor e os colegas sobre isso.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

A internet permite conhecer pessoas e fazer amigos. Mas é preciso ter cautela, pois há também muitas informações falsas e indivíduos mal-intencionados que podem acessar dados de outras pessoas para cometer crimes virtuais.

Além disso, a atração pelo mundo virtual pode nos afastar do mundo real.

11 . Leia a tirinha da personagem Kiki e, depois, responda às questões.

Imagem: Ilustração. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem Kiki: moça de pele clara, cabelos castanhos em chuquinha na vertical, com laços de cor vermelha, olhos azuis e vestida com camiseta branca. Outra moça, de cabelos castanhos, pele morena e blusa de mangas compridas em azul. As cenas se passam em local com mesa azul, onde tomam bebidas.  Q1- Kiki à esquerda, com a mão esquerda sobre copo com bebida rosa, diz: TÔ SEM USAR O CELULAR JÁ FAZ UM TEMPO... À direita, dela, a outra moça a olhando com os braços cruzados. Perto dela, lata de cor laranja com canudo. Q2- A moça de blusa azul pergunta: LEGAL! E TÁ CONSEGUINDO NUMA BOA? A Kiki responde: TRANQUILO! Q3- A moça de blusa azul pergunta: HÁ QUANTO TEMPO VOCÊ TÁ SEM USAR O CELULAR? Kiki com os olhos bem aberto responde: DOIS DIAS... Q4- Kiki olha para baixo, com o rosto verde, com gotas de transpiração saindo do rosto e olhando para relógio na mão direita, responde: ...7 HORAS, 25 MINUTOS E 32 SEGUNDOS!  Fim da imagem.
  1. A que meio de comunicação se refere a tirinha?
PROFESSOR Resposta: Ao telefone celular.
  1. Há quanto tempo Kiki está sem usá-lo?
PROFESSOR Resposta: Há dois dias, sete horas, 25 minutos e 32 segundos.
  1. Em sua opinião, o que a ausência desse meio de comunicação causou em Kiki?
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Converse com os colegas e o professor sobre a situação representada na tirinha.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 10. Reforce que, apesar de a internet trazer benefícios, facilitando a comunicação e a interação entre as pessoas, é necessário tomar alguns cuidados ao utilizá-la. Destaque a importância de navegar em sites seguros e de não se expor para pessoas desconhecidas, divulgando imagens e informações pessoais, como dados sobre a família, endereço e número de telefone. Ressalte a necessidade de utilizar a internet sob supervisão de um adulto responsável.

Atividade 11. c) Espera-se que os estudantes concluam que Kiki ficou ansiosa ao perceber que estava contando as horas, os minutos e os segundos em que estava sem celular e, por isso, seu rosto estava verde e suando no último quadrinho. d) Proponha uma discussão sobre a reação da personagem à falta do celular. Pergunte aos estudantes: O que vocês acham do comportamento de Kiki? É compreensível ou exagerado? Por quê?

A abordagem do acesso desigual da população aos benefícios proporcionados pelos avanços tecnológicos nos meios de comunicação e de transporte está relacionada ao tema de relevância deste volume – Democracia e conquista de direitos. É uma ocasião para discutir as transformações e permanências que estabelecem e sustentam as desigualdades sociais e desenvolver a percepção de que a sociedade produz as condições em que vive.

Nestas páginas são abordados aspectos que permitem trabalhar as habilidades da BNCC EF05HI06 e EF05GE06, promovendo, em especial, a articulação entre os conteúdos dos componentes curriculares História e Geografia e a abordagem integrada em Ciências Humanas.

Educação em valores e temas contemporâneos

Atualmente, é cada vez mais comum o intenso uso de telefone celular por crianças e adolescentes. Por isso, é preciso incentivar as crianças e os jovens a realizar atividades físicas e encontros presenciais, além de brincadeiras analógicas.

MP188

A evolução tecnológica dos meios de transporte

Há cerca de 200 anos, para percorrer longas distâncias, as pessoas iam a pé ou usavam carros puxados por animais, como as carroças. Ao longo do tempo, as carroças foram substituídas por veículos dos mais variados tipos: bondes, automóveis, ônibus, caminhões, trens, aviões.

Com os avanços tecnológicos e a invenção de novos materiais, os meios de transporte modernos garantem a circulação de pessoas e mercadorias por todo o planeta, com rapidez e conforto.

Imagem: Fotografia. Solo de cor marrom-claro, com charrete de madeira sendo puxada por cavalo de cor marrom. Em cima da charrete, sentado visto de costa, com chapéu bege, com blusa de mangas compridas em azul e vermelho. Atrás da charrete, um cachorro de pelos pretos. Mais à esquerda, vegetação de cor verde.  Fim da imagem.

LEGENDA: Homem com charrete em estrada de terra no município de Marmelópolis, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Você já viu um veículo como o retratado na imagem acima no lugar onde vive? Se já viu, o que ele transportava?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

Os meios de transporte passaram, e ainda passam, por grandes transformações. O automóvel, por exemplo, um dos meios de transporte mais utilizados no mundo, começou sua história, há cerca de 130 anos, como um triciclo com um motor movido a combustível instalado na parte traseira. Desde a época de sua invenção até os dias atuais, esse meio de transporte tem incorporado tecnologias de ponta desenvolvidas por outras áreas, além da automobilística. Entre essas áreas, destacam-se a eletrônica, a de comunicação e a de novos materiais.

  1. Observe a fotografia a seguir. Que diferenças você observa entre o veículo retratado e os automóveis atuais?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Um triciclo para à esquerda com rodas grandes atrás e roda pequena à frente. Sobre o triciclo, dois homens em cima, sentados, usando terno e chapéu escuro sobre a cabeça, de peles clara, cabelos, barba e bigode escuros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Triciclo motorizado criado pelo engenheiro alemão Karl Benz em 1885. Na fotografia, de 1886, Benz está na direção. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo das páginas 152-153 podem ser trabalhadas na semana 35.

Fim do complemento.

O tema dos meios de transporte é importante para que os estudantes compreendam como ocorrem os fluxos de pessoas e mercadorias. Além disso, conhecer a evolução desses meios contribui para o reconhecimento do papel do desenvolvimento técnico ao longo do tempo.

Atividade 12. Comente que, mesmo com a evolução técnica, os meios de transporte modernos e os tradicionais podem ser vistos nas paisagens.

Explique que o acesso aos diversos meios de transporte, principalmente aos mais velozes e eficientes, não ocorre de maneira igualitária na sociedade. Se julgar pertinente, proponha uma discussão sobre o porquê da desigualdade no acesso aos avanços tecnológicos.

Atividade 13. Peça aos estudantes que descrevam o veículo da fotografia e o comparem com os automóveis da atualidade para que percebam as transformações ocorridas ao longo dos anos nos automóveis. Para ajudar os estudantes a perceber a evolução dos meios de transporte, é importante trabalhar a noção de processo. Explique que o aperfeiçoamento dos meios de transporte resulta do conhecimento produzido pelos seres humanos, acumulado ao longo do tempo. Enfatize que a evolução dos automóveis, assim como de outros meios de transporte, foi possível graças a muitas pesquisas e estudos que propiciaram o desenvolvimento tecnológico.

Comente que o automóvel é um meio de transporte muito utilizado no Brasil.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE06 .

MP189

Outro meio de transporte terrestre, o trem, pode exemplificar as transformações propiciadas pela tecnologia. O trem é uma locomotiva que puxa vagões sobre trilhos. Antes da invenção da locomotiva, esses vagões eram puxados por animais. Há cerca de 200 anos, quando foi inventada, a locomotiva era movida a vapor. Há quase 100 anos, os trens passaram a ser movidos a eletricidade ou óleo diesel, e, desde então, tornaram-se cada vez mais velozes.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, uma ponte por onde há trilhos por onde passa um trem comprido de cor cinza-claro com janelas pequenas com luz de cor amarela. À esquerda, prédios e abaixo, rua de cor cinza molhada por onde passam dezenas de carros enfileirados. À direita, um carro passando em sentido oposto. No alto da rua, placas de cor azul e flechas brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trem-bala em Tóquio, no Japão, em 2021. FIM DA LEGENDA.

O transporte aéreo, por sua vez, surgiu como uma possibilidade há cerca de 230 anos, quando foram criados os balões inflados com ar quente. A direção dos balões, porém, só se tornou possível com a invenção dos dirigíveis, que eram balões compridos e motorizados.

No início do século XX, o brasileiro Alberto Santos Dumont idealizou e construiu um aparelho voador, o 14-Bis, um marco importante na história da aviação. Desde então, os aviões passaram por muitas transformações. Atualmente, são meios de transporte seguros e muito utilizados, que percorrem grandes distâncias em pouco tempo.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Na parte inferior, vista do alto da copa de várias árvores e no alto, céu por onde sobrevoa um avião antigo, com estrutura na horizontal, com estrutura similar a tecidos finos claros, com blocos quadrado, haste fina à frente, ao centro, homem em pé o pilotando e na parte inferior, duas rodas pequenas. Na haste na horizontal está escrito: 14 bis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Voo do 14-Bis pilotado por Santos Dumont em Paris, em 1906. FIM DA LEGENDA.

Também na navegação marítima, muitas transformações ocorreram em razão dos avanços tecnológicos. Das canoas escavadas em um tronco aos barcos impulsionados a vela, os seres humanos conquistaram aos poucos a capacidade de vencer longas distâncias com segurança.

Há cerca de 200 anos, foram criadas as primeiras embarcações a vapor e, tempos depois, as viagens ganharam rapidez com as embarcações movidas por motores a óleo diesel.

Atualmente, os navios são muito utilizados para o transporte de cargas. Há também luxuosos transatlânticos de uso turístico.

Imagem: Fotografia. Em uma praia com areia bege à direita e à esquerda, água azul do mar. Sobre ela, um navio grande de cor branca com andares diferentes com janelas. Na parte inferior do navio, cordas presas em pedaços de madeira na areia. Em segundo plano, à direita, folhas verdes de árvores. No alto, céu de cor azul com nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Transatlântico turístico no município de Ilhéus, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Os avanços da tecnologia possibilitaram a fabricação de automóveis em larga escala, o que tornou a compra de veículos acessível a mais pessoas. Em sua opinião, quais são as vantagens e as desvantagens do aumento do número de usuários de automóveis?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 14. Aproveite para discutir os problemas causados pelo excesso de automóveis nas ruas das grandes cidades. Cite os acidentes de trânsito, os congestionamentos e a poluição atmosférica e sonora como exemplos desses problemas. Comente que os motores da maior parte dos automóveis funcionam à base da queima de combustível (gasolina, etanol, diesel ou gás natural) e que alguns desses combustíveis contribuem para a poluição atmosférica.

Há veículos com outros tipos de motores que utilizam fontes de energia alternativas bem menos poluentes, como os movidos a energia elétrica ou a hidrogênio. Contudo, esses veículos ainda têm pouca viabilidade comercial.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE06 .

MP190

Capítulo 3. O meio ambiente e a qualidade de vida

Abastecimento de água e saneamento público

A maior parte da água que utilizamos para lavar e cozinhar os alimentos, tomar banho e limpar a casa passa por um sistema de abastecimento .

Um dos primeiros sistemas de abastecimento de água do Brasil foi construído em 1723, no Largo da Carioca, na cidade do Rio de Janeiro. Entretanto, esse sistema de abastecimento de água, conhecido como aqueduto , não atendia a todos os locais na cidade. Para conseguir água, a maioria da população recorria a bicas, fontes e cisternas. A água captada nesses lugares era transportada até as moradias em barris de madeira, carregados por africanos escravizados.

No fim do século XIX, muitas cidades no Brasil já contavam com reservatórios e com água encanada. No entanto, havia muitos problemas de abastecimento e ainda era preciso buscar água em lugares públicos ou construir poços particulares.

Imagem: Pintura. À frente, dezenas pessoas negras, perto umas das outras, com barris de madeira marrom sobre a cabeça. A maioria das mulheres com vestidos de cor bege, outras com saiotes longos e homens com bermudas de cor amarela. À esquerda, calça da de cor cinza perto de parede bege, com prédios com dois andares com janelas acima e abaixo, porta marrom. Sobre a calçada, dois homens negros com cabelos pretos, sem camiseta, com bermuda de cor amarela um caído e outro em cima. Atrás deles, um homem com roupa de soldado com haste fina para o alto. Este tem pele clara, casaco azul-claro e calça branca, com chapéu preto sobre a cabeça. No chão, perto deles, barril madeira de cor marrom-claro. Ao fundo, outras pessoas negras, perto de prédios de paredes e em terceiro plano, muro, vegetação, árvores e casa de paredes de cor marrom. No alto, céu de cor cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Carregadores de água , 1835. Litografia, 19,3 cm × 27,6 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista geral de local à esquerda, rua de cor cinza-claro e à direita, com muro branco com manchas pretas acima. Dentro, arcos arredondados por onde vê-se paisagem com céu azul claro e árvore de folhas verdes. Ao fundo, à esquerda, casas de paredes de cor branca, telhados marrons e  entre elas, árvores com folhas verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os Arcos da Lapa, no Largo da Carioca, são antigos aquedutos. Cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Até o século XIX, onde a maioria da população obtinha água para uso doméstico?
PROFESSOR Resposta: Em bicas, fontes e cisternas.

O saneamento básico é o conjunto de medidas que visam preservar a saúde da população, por meio de serviços que garantam o acesso à água encanada e à coleta e ao tratamento de esgoto, por exemplo. É mantido com o dinheiro da arrecadação de impostos e taxas que a população paga ao governo. Por isso, a responsabilidade por esses serviços é dos governantes, e todas as pessoas têm direito a eles.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Como exigir nosso direito ao saneamento básico? Converse com os colegas e o professor sobre isso.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo da página 154 pode ser trabalhada na semana 35.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Reconhecer o acesso ao abastecimento de água e ao saneamento básico como direitos dos cidadãos.
  • Conhecer os processos de tratamento da água e do esgoto e reconhecer sua importância.
  • Reconhecer a importância do descarte e da destinação correta do lixo para preservar o meio ambiente.
  • Relacionar consumo e geração de lixo e compreender a importância do consumo consciente.

    Orientações didáticas

    Retome com os estudantes a conversa sobre a importância da água. Destaque que muitas moradias no Brasil ainda não são atendidas por redes de abastecimento de água. Enfatize a importância do acesso à água tratada para evitar contaminações e transmissão de doenças.

    Comente com os estudantes que a estrutura dos Arcos da Lapa, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, é uma parte preservada da estrutura do aqueduto construído para facilitar o abastecimento de água para a população desse local em 1723.

    Atividade 1. Comente que a água era transportada por negros escravizados, em barris de madeira.

    Atividade 2. Promova um debate sobre o papel dos cidadãos na exigência de seus direitos básicos, como o acesso a saneamento básico. Comente com os estudantes a importância da participação dos diversos segmentos da sociedade na formulação das políticas públicas. Além da participação nas políticas públicas, ressalte a importância da organização das pessoas em torno de assuntos que afetam diretamente sua vida, seja em associações comunitárias, seja em outros tipos de agrupamento.

MP191

O tratamento da água

O sistema de abastecimento capta a água de mananciais, como rios, lagos e nascentes, e a transporta para as estações de tratamento para que se tornem próprias para o consumo humano. Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios e distribuída para a população.

Na estação de tratamento, a água passa por um longo processo de retirada das impurezas. Mesmo assim, é importante filtrar e ferver a água da torneira antes de consumi-la, porque os canos de distribuição ou as caixas-d’água podem conter impurezas e contaminá-la.

Imagem: Ilustração. Esquema: No alto, vista de local com vegetação de cor verde. À frente, local com rio de água de cor azul. Texto: 1. Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento de água. Mais ao fundo, solo de cor cinza com partes com retângulos pequenos de cor marrom. Texto: 2. Floculação: algumas substâncias misturadas à água aderem à sujeira, formando flocos. Atrás, retângulos maiores com parte marrom e outra parte com água azul. Texto: 3. Decantação: os flocos de sujeira depositam-se no fundo do tanque e são separados da água. À esquerda, forma tubular na vertical de tamanho médio. Texto: 4. Filtração: a água passa por filtros, onde as partículas menores ficam retidas. À frente, local com estruturas quadradas de cor cinza, por onde passam formas tubulares similares a canos para o solo com vegetação. Texto: 5. Cloração: a água recebe cloro, que mata os microrganismos. Ao fundo, torre na vertical de cor cinza, com tubulações na parte inferior que vão para cidade em segundo plano, composta por prédios pequenos, de tamanho médio e outros grandes.  Texto: 6. Distribuição: a água segue por canos e chega às moradias.  Fim da imagem.

1. Captação: a água é bombeada das represas ou dos rios para as estações de tratamento de água. 2. Floculação: algumas substâncias misturadas à água aderem à sujeira, formando flocos. 3. Decantação: os flocos de sujeira depositam-se no fundo do tanque e são separados da água. 4. Filtração: a água passa por filtros, onde as partículas menores ficam retidas. 5. Cloração: a água recebe cloro, que mata os microrganismos. 6. Distribuição: a água segue por canos e chega às moradias.

LEGENDA: Representação de estação de tratamento de água. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Tratamento de água . Disponível em: http://fdnc.io/ua. Acesso em: 5 maio 2021.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo das páginas 155-156 podem ser trabalhadas na semana 36.

Fim do complemento.

Essa organização pode levar as reivindicações aos governantes, contribuindo para a solução de problemas que afetam sua vida e para a busca de melhorias na qualidade de vida. Explique que, apesar de o governo ser o responsável pela implantação e pela reparação das redes de saneamento básico, todos podem ajudar fazendo sua parte, não jogando lixo em vias públicas, rios ou córregos e economizando água.

A abordagem do acesso à água e ao saneamento básico como direitos dos cidadãos está relacionada ao tema de relevância deste volume – Democracia e conquista de direitos. É uma ocasião para discutir as transformações e permanências que estabelecem e sustentam as desigualdades socioespaciais e os desequilíbrios ambientais, e de desenvolver a percepção de que a sociedade produz as condições em que vive.

Nestas páginas são abordados aspectos que permitem trabalhar as habilidades da BNCC EF05HI04 e EF05GE12, promovendo, em especial, a articulação entre os conteúdos dos componentes curriculares História e Geografia e a abordagem integrada em Ciências Humanas.

Explore com os estudantes o esquema apresentado na página, que mostra o funcionamento de uma estação de tratamento de água, e destaque cada uma das etapas pelas quais a água passa durante o processo.

Explique que a rede de abastecimento de água e coleta de esgoto se liga a casas, prédios, fábricas, entre outros, por meio de encanamentos e tubulações, em geral, subterrâneas.

Comente que a adição de flúor durante o tratamento é obrigatória e o seu objetivo é reduzir a incidência de cárie dentária na população.

Destaque a importância de filtrar ou ferver a água que chega às torneiras das casas para que ela se torne própria para o consumo, pois as caixas-d’água e os canos de distribuição podem conter impurezas que contaminam a água.

A água no Brasil

O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do planeta, o Amazonas. [...]

Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do país tem disponíveis 6% do total da água.

FONTE: RICARDO, Beto; CAMPANILI, Maura (ed.). Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2008.

MP192

O tratamento do esgoto

A água suja e os dejetos produzidos nas moradias, nos estabelecimentos comerciais e nas indústrias são lançados nos rios ou mares na forma de esgoto .

O esgoto deve passar por estações de tratamento para remover os poluentes e evitar a contaminação das águas. Existem variados métodos utilizados para o tratamento de esgoto. Conheça um deles na representação a seguir.

Imagem: Ilustração. Esquema  Vista do alto de local com vegetação ao fundo, com encanamentos longos vindos de cidade com prédios da cidade. Estes têm diversos tamanhos e cores, no alto, céu cinza com nuvens brancas.  Texto: 1. Coleta: canos conduzem o esgoto das moradias até a estação de tratamento de esgotos. Os canos vão até um local com tubo cinza na vertical, grande com escada à direita: Texto: 2. Filtração: o esgoto passa por grades e filtros. Perto, local com duas formas arredondas de cor cinza com água de cor azul e partes em cinza e marrom.  Texto: 3. Decantação 1: o esgoto deposita-se no fundo do tanque, formando o lodo. Ao lado, à esquerda, formas de retângulos pequenos de cor marrom dentro.  Texto: 4. Aeração: os microrganismos presentes no esgoto produzem mais lodo. À frente, retângulos maiores com água de cor azul-claro e partes em marrom. Texto: 5. Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque. Saindo das formas arredondadas, canos de cor cinza indo para um rio azul à frente, desaguando nele. Texto: Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque.  Fim da imagem.

1. Coleta: canos conduzem o esgoto das moradias até a estação de tratamento de esgotos. 2. Filtração: o esgoto passa por grades e filtros. 3. Decantação 1: o esgoto deposita-se no fundo do tanque, formando o lodo. 4. Aeração: os microrganismos presentes no esgoto produzem mais lodo. 5. Decantação 2: o lodo restante deposita-se no fundo do tanque. 6. Lançamento no rio.

FONTE: Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Entenda o que é esgoto e o caminho que ele percorre até as estações de tratamento da Sabesp. Disponível em: http://fdnc.io/eaK. Acesso em: 5 maio 2021.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Trabalhe com os estudantes a ilustração da estação de tratamento de esgoto presente nesta página, lendo passo a passo o método de tratamento exposto.

Leve os estudantes a perceber que o tratamento dos esgotos é tão importante quanto o tratamento de água.

Verifique se os estudantes conseguem relacionar as etapas 3 e 5 do tratamento de esgoto com a densidade dos materiais. Explique que, nos decantadores, os esgotos fluem devagar, permitindo que as partículas sólidas se depositem no fundo dos tanques. Isso acontece porque essas partículas apresentam maior densidade que a parte líquida do esgoto.

Comente que o lodo formado nesse processo é reaproveitado em aterros sanitários.

Uma solução para os locais onde não há rede de coleta de esgoto é o uso de fossas sépticas, que consistem em tanques subterrâneos que recebem o esgoto. Nas fossas sépticas, a parte sólida do esgoto fica retida e inicia-se o processo de purificação da parte líquida. Depois, a parte líquida infiltra-se no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar os riscos de contaminação.

Instigue os estudantes a pensar sobre a responsabilidade de todos os cidadãos sobre os problemas causados pela poluição das águas.

Para o estudante ler

Guerra no rio, de José Ganymédes. Moderna, 2018.

Em ritmo de aventura, um alerta sobre a ameaça à vida representada pela poluição dos rios.

Para você ler

Uso inteligente da água, de Aldo Rebouças. Escrituras, 2004.

Uma obra acessível sobre os recursos hídricos do planeta e seus usos.

Atividade complementar: Pega-pega da poluição

Esta é uma versão adaptada da brincadeira de pega-pega, já conhecida entre as crianças, que aborda o conteúdo sobre a poluição das águas e os prejuízos causados aos animais que vivem nesses ambientes.

Como brincar: escolha um lugar em que as crianças possam correr, a quadra da escola, por exemplo. Introduza a brincadeira contando uma história: as águas de um rio foram atingidas pela poluição. Há esgoto lançado diretamente na água, lixo despejado pelas pessoas e por embarcações, fertilizantes e agrotóxicos, que foram carregados pelas águas das chuvas, e substâncias químicas descartadas pela indústria. Os animais que vivem nesse rio precisam fugir da poluição para garantir a sua sobrevivência.

MP193

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Por que a água precisa passar por uma estação de tratamento antes de ser distribuída às moradias?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Por que o esgoto precisa ser tratado?

A poluição das águas por óleo

Outro problema que provoca a poluição das águas é o derramamento de substâncias, como o petróleo, um óleo natural que origina os óleos combustíveis.

O derramamento de petróleo nos mares e oceanos provoca a maré negra . A ruptura de oleodutos e acidentes em plataformas e navios causam o vazamento desse óleo, que polui a água e prejudica os seres vivos.

Os óleos são insolúveis em água e menos densos, por isso eles ficam na superfície dos mares e oceanos, formando manchas sobre a água. Essas manchas impedem a entrada de luz e limitam as trocas gasosas nos ambientes aquáticos, resultando na morte de alguns seres vivos.

Imagem: Fotografia. À esquerda o mar, com uma vara de madeira na diagonal, com pedras e rochas cinza à direita. Entre as pedras e o mar de água azul, uma mancha de cor preta, contornando. Em segundo plano, homens em pé e ao fundo, duas pessoas sobre embarcação pequena. Mais à direita, árvores com folhas verdes e no alto, céu em azul-claro com poucas nuvens.  Fim da imagem.

LEGENDA: Petróleo derramado no mar, no município de Paulista, no estado de Pernambuco. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é a maré negra? Como ela prejudica os seres vivos?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

O lixo e seus destinos

O destino do lixo é um problema no mundo todo. No Brasil, por exemplo, parte do lixo coletado ainda vai parar em lixões, e não em aterros sanitários.

Os lixões são terrenos a céu aberto onde o lixo é acumulado sem nenhum cuidado, atraindo ratos, baratas e outros animais, que podem causar doenças nas pessoas. O chorume, líquido produzido pela decomposição do lixo orgânico, torna-se altamente poluente quando se mistura a substâncias tóxicas existentes no lixão e pode contaminar o solo e as águas subterrâneas, causando muitos problemas ambientais. Além disso, os gases liberados pelo lixo contaminam o ar.

MANUAL DO PROFESSOR

Organize a turma entre aqueles que vão representar os animais do rio e aqueles que vão representar a poluição. Disponha-os de forma que o número de representantes da poluição seja maior do que o de animais.

Então, inicia-se o pega-pega. Cada estudante que for pego deve sentar no chão, e apenas os representantes da poluição podem pular os que estão sentados. Ao final da brincadeira, espera-se que todos os representantes dos animais tenham sido pegos (estejam sentados no chão). Faça, então, uma comparação entre essa situação e a poluição de um rio: os animais “pegos” pela poluição não participaram mais do jogo, tal como acontece em um rio quando os animais atingidos pela poluição podem adoecer e morrer.

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As quatro aulas previstas para o conteúdo das páginas 157-159 podem ser trabalhadas nas semanas 36 e 37.

Fim do complemento.

Atividade 3. A água precisa ser tratada para que se torne própria para o consumo humano.

Atividade 4. O esgoto precisa ser tratado para remover os poluentes e evitar a contaminação das águas. Para ampliar a atividade, proponha uma discussão com os estudantes sobre os problemas ocasionados pela contaminação da água: a morte de seres vivos aquáticos, as doenças causadas nos seres humanos etc.

Atividade 5. Maré negra é uma forma de poluição das águas provocada pelo derramamento de petróleo nos mares e oceanos. As manchas de óleo que se formam na superfície impedem a entrada de luz e as trocas gasosas nos ambientes aquáticos, resultando na morte de alguns seres vivos.

Comente que as marés negras são desastres ambientais de grandes proporções, que podem afetar o ambiente marinho por vários quilômetros caso a mancha de petróleo se estenda além do local do acidente. Isso ocorre porque as correntes marítimas e os ventos podem levar o petróleo até longas distâncias. Muitas vezes, o petróleo chega à praia, afetando também a vida marinha do litoral e prejudicando a população que habita essa área.

Ao introduzir o tema do lixo, explique aos estudantes que é entendido como lixo todo material ou resíduo, geralmente sólido, produzido pelas atividades humanas e descartado quando considerado inutilizável ou indesejado pelas pessoas.

Converse sobre a destinação do lixo. Explore o assunto perguntando aos estudantes se sabem qual é o destino do lixo gerado por eles.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar as habilidades da BNCC EF05GE10 e EF05GE11 .

MP194

No aterro sanitário , o lixo é colocado sobre uma camada de material impermeável para proteger o solo. Os gases liberados pelo lixo em decomposição e o chorume são coletados e recebem tratamento adequado. O tratamento dado ao lixo mantém a estabilidade do terreno, que futuramente pode ser usado para outros fins.

Observe a seguir o esquema do funcionamento de um aterro sanitário.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, parte na horizontal de cor marrom com linhas pequenas e finas de cor branca: água subterrânea. Na parte superior, camada fina em marrom-escuro: camada impermeabilizante. À frente, faixa fina na horizontal em azul: membrana impermeabilizante. Mais ao fundo, partes finas na horizontal e diagonal em azul-claro: dreno de chorume. Em segundo plano, rua por onde passa dois caminhões de cor verde-claro e outro de cor amarela, com fumaças em cinza. Perto da rua, em dois níveis mais altos, vegetação de cor verde, por onde há fendas com água de cor azul-claro: dreno de águas da superfície. Nas pontas extremas, tubo de cor cinza por onde sai chama de cor laranja na vertical: dreno de gases.  Fim da imagem.

FONTE: Fundação Estadual do Meio Ambiente. Orientações básicas para a operação de aterro sanitário. Belo Horizonte: FEAM, 2006.

Observação: Representação fora de proporção. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Por que o uso de aterros sanitários causa menor impacto ao ambiente que o uso de lixões?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.
  1. Pesquise em livros e em sites informações a respeito da destinação do lixo no lugar onde você vive. Depois, converse com os colegas e o professor sobre isso.

Como reduzir a quantidade de lixo

A coleta seletiva

Uma maneira de diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários é a reciclagem.

A reciclagem consiste em reaproveitar o material que compõe os objetos jogados no lixo. Para realizar a reciclagem é necessário fazer a coleta seletiva do que se pretende descartar, separando os materiais recicláveis: papel, vidro, plástico e metal. Em alguns locais passam caminhões recolhendo os materiais recicláveis. Onde não há esse recurso, os materiais separados podem ser entregues nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Como a reciclagem contribui para diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários?
Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com um colega e procurem saber se no município onde vivem é realizada a coleta seletiva e como ela é feita. Se não houver coleta seletiva, elaborem um texto com uma proposta para essa questão.
MANUAL DO PROFESSOR

Discuta com os estudantes sobre maneiras de ajudar a solucionar o problema do excesso de lixo.

Enfatize a importância da redução do consumo, do reaproveitamento e da reciclagem de materiais, além do descarte e da destinação corretos do lixo.

A abordagem dos cuidados individuais e comunitários com a redução e o descarte do lixo está relacionada ao tema de relevância deste volume – Democracia e conquista de direitos. É uma ocasião para discutir a relação da sociedade com a sustentabilidade do planeta e desenvolver a percepção de que a sociedade produz as condições em que vive.

Atividade 6. Os estudantes devem mencionar que os aterros sanitários dispõem de sistemas de proteção do solo e de tratamento dos gases e do chorume que reduzem os impactos do lixo no ambiente. Ressalte que o aterro deve seguir normas técnicas adequadas, que ofereçam segurança ao ambiente e à saúde pública.

Atividade 7. Sugerimos que essa atividade seja realizada em casa por exigir pesquisa sobre determinadas informações. Essa é uma oportunidade para os estudantes pensarem sobre possíveis soluções para o problema da destinação do lixo no lugar onde vivem.

Atividade 8. A reciclagem diminui a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários, pois consiste em reaproveitar o material que compõe os objetos jogados no lixo.

Atividade 9. Estabeleça uma discussão sobre o aspecto social e econômico da reciclagem de materiais. Converse com os estudantes sobre a atividade dos coletores de lixo reciclável, buscando respeitar e valorizar o trabalho dessas pessoas, mas, ao mesmo tempo, refletir sobre os riscos e as dificuldades.

Você pode organizar a turma em grupos para divulgar as informações sobre materiais recicláveis para toda a comunidade escolar por meio da elaboração de folhetos, cartazes ou qualquer outra forma de divulgação.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE11 .

Educação em valores e temas contemporâneos

O consumo vem crescendo em ritmo acelerado. Com isso, é cada vez maior a quantidade de lixo gerada. Boa parte desse lixo é formada por embalagens descartadas todos os dias. Considerando que existe uma relação entre padrão de consumo e quantidade de lixo gerada, é oportuno incentivar uma reflexão sobre a influência da propaganda nos hábitos de consumo das pessoas. Encaminhe a discussão de tal forma que os estudantes percebam que as propagandas são estratégias que podem levar a um comportamento de aquisição impensada de produtos. Nesse sentido, destaque a importância da consciência ambiental e incentive os estudantes a refletir sobre isso antes de consumir.

MP195

O consumo consciente

Além da prática da reciclagem, existem outras atitudes que contribuem para a redução da quantidade de lixo, como o consumo consciente .

O consumidor consciente é aquele que busca reduzir o impacto que suas ações podem causar ao meio ambiente e à vida das outras pessoas.

Todos podem praticar o consumo consciente, inclusive as crianças! Observe a seguir algumas atitudes que você pode pôr em prática.

Imagem: Ilustração. Local com vegetação de cor verde, cinco crianças fazendo piquenique. Ao centro, lenço de cor lilás e linhas finas de cor roxa, com alimentos em cima: jarra com suco, uma maçã vermelha, bolo laranja, uma pera verde e pote com morangos vermelhos. À frente, uma menina de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, com camiseta de cor rosa, calça roxa e sapatos pretos, com sanduíche na mão direita. À direita, menino de pele clara, cabelos castanhos, com par de óculos de grau, com camiseta de cor azul-claro e calça em azul-escuro, segurando na mão esquerda um copo com suco de laranja. À esquerda, menina de pele morena, cabelos castanhos com camiseta verde, calça azul e sapatos amarelos em com branco. Mais à direita, menina de pele clara, olhos fechados, cabelos pretos amarrados, com camiseta cinza e jardineira azul, segurando nas mãos um sanduíche. Mais à direita, menina de pele negra, cabelos castanhos encaracolados, amarrados para trás, com camiseta de cor amarela, calça roxa, sapatos marrons, comendo uma maçã vermelha nas mãos. Ao fundo, árvores com folhas verdes. No alto, céu em azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1. Escolher lanches mais saudáveis e que geram menos lixo.Frutas, sucos naturais e sanduíches feitos em casa são opções mais saudáveis que alimentos industrializados e geram menos lixo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Sobre calçada de cor cinza, com pessoas trocando objetos. À frente, à esquerda, uma menina cadeirante de pele clara, cabelos castanhos até os ombros, camiseta de cor azul, calça e sapatos roxos, com a mão estendida para boneca de pele clara, cabelos pretos e vestido rosa. À frente, mulher de pele clara, cabelos curtos castanhos, com blusa de cor lilás e saia longa em amarelo com estampas laranjas. Perto à direita, uma caixa de cor marrom com objetos dentro e ao lado, bola em branco e azul e sapatos de cor vermelha e branco. Perto da caixa, menino de pele morena, cabelos pretos encaracolados com camiseta de cor amarela, estendendo com a mão para outra menina, um objeto de cor lilás e bordas em verde. A menina tem pele clara, cabelos castanhos longos com camiseta rosa, calça em azul e sapatos amarelos. Ao fundo, homem de pele marrom, cabelos crespos com chapéu verde, camiseta em azul-claro e calça de cor marrom.  Na ponta da esquerda, menino de pele clara, cabelos castanhos, com camiseta de cor vermelha, bermuda azul e sapatos em laranja e sacola marrom na mão esquerda, com a outra mão dada para um homem de pele clara, cabelos castanhos, camiseta bege, calça marrom e sapatos pretos, de olhos fechados. Ao fundo, uma menina segurando caixa com coisas dentro e mulher segurando cabide com calça azul. Em segundo plano silhueta de casas e árvore. No céu, em azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: 2. Trocar é melhor que comprar.Roupas, calçados, materiais escolares e brinquedos que não são mais usados podem ser trocados com colegas e familiares. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Em local com vegetação rasteira de cor verde, com quatro crianças brincando à frente. À esquerda, um menino negro com cabelos pretos, com camiseta amarelo, calça cinza e sapatos em vermelho e branco, sentado, com livro de capa azul nas mãos. À esquerda, cachorro de cor bege, com coleira. À direita, menina correndo com os braços para frente, de pele clara, cabelos longos castanhos, blusa de cor branca com esferas vermelhas e calça azul, descalça. À frente dela, um menino moreno com cabelos castanhos com camiseta verde e bermuda de cor azul, olhando para trás e correndo para frente. Perto dele, menino loiro, com camiseta azul-claro e calça azul-escuro, ambos descalços. Mais ao fundo, duas crianças sobre uma gangorra, à direita, escorregador vermelho, com parte cinza dentro. Na ponta da esquerda, menino de pele clara, cabelos castanhos, camiseta verde, bermuda azul, em pé na escada do escorregador. Nas extremidades, uma árvore de folhas verdes. No alto, céu azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: 3. Desligar os botões e entrar em contato com a natureza.Diminuir o tempo em frente à televisão e aos jogos eletrônicos e brincar mais em contato com a natureza, em parques e praças. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Dentro de local com solo marrom, um guarda-roupa à esquerda aberto, com roupas penduradas coloridas e abaixo, outras dobradas. De frente para o guarda-roupa, um homem segurando na mão esquerda uma blusa de mangas compridas em azul-claro. Este tem pele clara, cabelos castanhos, camiseta cinza, calça azul e sapatos cinza e branco. Na outra mão, cabide com casaco de cor verde. À direita, de frente para uma caixa marrom, uma menina de pele clara, cabelos castanhos presos, com camiseta de cor amarela, segurando nas mãos, uma camiseta branca com bolinhas vermelhas. Perto da caixa, dois sapatos. Ao fundo, mobília marrom, com abajur azul e caixa em amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: 4. Ganhar algo, doar outro.Sempre que comprar ou ganhar uma roupa ou um brinquedo novo, um item antigo em bom estado pode ser doado. Para o novo dono, é algo novo. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Elaborado com base em: Ministério do Meio Ambiente e Instituto Alana . Consumismo infantil: na contramão da sustentabilidade. Disponível em: http://fdnc.io/3Ui. Acesso em: 5 maio 2021.

  1. Quais das atitudes apresentadas são praticadas por você e sua família?
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, que outras atitudes as crianças podem adotar para praticar o consumo consciente?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Destaque que consumir é uma necessidade humana, do ponto de vista da sobrevivência. É necessário consumir para a manutenção da vida; porém, quando se passa a consumir de forma exagerada, essa atitude é chamada de consumismo. Outro ponto a destacar são as consequências do consumismo, entre as quais o excesso de lixo gerado e o esgotamento de recursos naturais utilizados na fabricação de produtos.

Converse com os estudantes sobre o consumo consciente. Pergunte a eles o que conhecem sobre esse assunto. Permita que se expressem livremente com base em seus conhecimentos prévios.

Explore as imagens e as legendas apresentadas na página com os estudantes e incentive-os a identificar as práticas de consumo consciente. Essa estratégia proporciona um momento de discussão e reflexão sobre medidas para diminuir o consumo e a quantidade de lixo gerado no dia a dia. Pergunte aos estudantes se eles já praticam algumas delas e saliente que essas e outras atitudes requerem mudanças de hábitos e que elas envolvem a conscientização sobre impactos que os seres humanos causam ao ambiente.

Incentive os estudantes a pensar sobre usos alternativos que os objetos podem ter antes de serem descartados. Nesse sentido, ressalte a importância de ações como doar roupas e outros objetos, como brinquedos, que não usamos mais, mas que podem ser aproveitados por outras pessoas, em vez de descartá-los no lixo.

Atividade 11. Os estudantes podem mencionar a redução, o reaproveitamento e a reciclagem do lixo, atitudes de economia de água e energia elétrica, entre outras.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GE11.

MP196

Painel multicultural

O lixo em obras de arte

O lixo também pode se transformar em arte. Observe a seguir algumas obras de arte e artistas sensíveis à questão do descarte adequado e da reutilização de materiais.

Vik Muniz (Vicente José de Oliveira Muniz) é um artista brasileiro conhecido mundialmente por utilizar materiais diferentes em suas obras: barbantes, chocolate, grãos de feijão, terra, açúcar e até diamantes.

Entre as obras mais famosas de Vik Muniz estão as instalações feitas com materiais retirados de ferros-velhos e lixões. Com essas obras, Vik Muniz busca chamar a atenção das pessoas para o excesso de lixo causado principalmente pelo consumismo.

Na obra The sower (Zumbi) , Vik Muniz representa José Carlos da Silva Bala Lopes, conhecido como Zumbi, um catador de lixo que montou uma biblioteca comunitária com livros que encontrou no lixão.

Imagem: Pintura. Ao centro, um homem de pele negra, cabelos castanhos penteados para trás, sem camiseta, colar no pescoço, com bermuda, marrom, faixa sobre o joelho e sapatos. Braço à esquerda, para o alto, com a mão direita segurando um saco de cor branca, com partes em marrom. Em segundo plano, centenas de embalagens de cor marrom, outros em laranja, verde e cinza.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vik Muniz. The sower (Zumbi), 2008 . Cópia cromogênica, 130,2 cm X 101,6 cm. A expressão inglesa “ the sower ” significa “o semeador”. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo da seção Painel multicultural podem ser trabalhadas na semana 37.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Conhecer obras de arte produzidas com lixo e refletir sobre sua função.
  • Reconhecer o excesso de lixo como um grave problema ambiental.
  • Desenvolver a noção de responsabilidade em relação ao meio ambiente.

    Orientações didáticas

    Antes de desenvolver o conteúdo da seção, converse com os estudantes sobre a grande quantidade de resíduos e de materiais descartados que são gerados por atividades humanas. Relembre com a turma a importância de descartar corretamente os materiais que não têm mais possibilidade de uso e de criar hábitos de reutilização, reciclagem e redução de consumo.

    Comente que uma obra de arte expressa o ponto de vista do artista sobre determinada coisa. Em The sower ( Zumbi), Vik Muniz montou uma instalação com materiais encontrados no lixo para sensibilizar as pessoas para a questão do consumismo e da poluição ambiental.

    Explique que a instalação é um tipo de obra de arte em que o artista dispõe materiais em um grande espaço. Vik Muniz costuma divulgar suas obras por meio de fotografias. Ele conclui a disposição dos materiais, fotografa a instalação e então expõe a fotografia.

    Explore a imagem e identifique com os estudantes alguns materiais utilizados na obra de Vik Muniz.

    Para você assistir

    Lixo extraordinário, direção de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley. Almega Projects e O2 Filmes. Brasil e Reino Unido, 2010. (99 minutos).

    O documentário retrata o trabalho do artista plástico Vik Muniz, que atuou no aterro sanitário do Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. O artista fotografou durante dois anos um grupo de catadores de materiais recicláveis.

    Publicidade, consumo e o meio ambiente

    Em 50 anos, a população mundial passou de aproximadamente 2,5 bilhões (1950) para cerca de 6 bilhões (2000). A industrialização crescente permitiu um aumento excepcional no consumo de produtos e teve como consequência o aumento também do lixo e da poluição. Para conter os danos ao meio ambiente de uma produção não sustentável e garantir a sobrevivência das futuras gerações, a sociedade moderna terá de reformular alguns hábitos de consumo [...].

    A grande pergunta que devemos nos fazer neste momento é: será que precisamos realmente de todos os produtos que consumimos? Se avaliarmos com cuidado, veremos que boa parte do que compramos em nosso dia a dia é fruto de uma falsa necessidade, de um exagero criado pela cultura do consumismo e dos bens descartáveis.

MP197

A entidade ambientalista Washed Ashore organizou uma exposição de enormes esculturas representando animais marinhos na frente da sede das Nações Unidas, em Nova York, em junho de 2017, durante a Conferência das Nações Unidas para o Oceano. As esculturas eram feitas de recipientes de plástico e outros objetos recolhidos dos oceanos. Por meio da exposição, a Washed Ashore buscava chamar a atenção do mundo para o descarte de lixo nos mares e os prejuízos causados ao ambiente marinho.

Imagem: Fotografia. Ao centro, uma escultura com peixe grande cor cinza, de lata, com o corpo dele cheio de tampas de garrafa plástica e abaixo, plástico de cor azul-claro, partes em branco de plástico e pedaços plásticos em azul. Em segundo plano, local com muro cinza, vegetação verde, árvore com folhas verdes e mais ao fundo, prédio visto parcialmente de cor cinza. À direita, céu azul-claro. Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura representando um salmão exposta pela Washed Ashore na frente da sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Local com solo de cor cinza, com uma escultura com a parte inferior azul de plástico de forma arredondada e na parte superior, partes em branco. Ao centro, vê-se cauda de uma baleia na vertical de cor preta com partes nas extremidades em branco. Mais ao fundo, à direita, grupo de pessoas vistas em pé, de costas. Ao fundo, prédio grande de cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representação da cauda de uma baleia exposta pela Washed Ashore na frente da sede das Nações Unidas em Nova York, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre as atividades 1 a 4 nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. O que as obras de arte apresentadas têm em comum?
  1. Onde os materiais utilizados para produzir as peças foram encontrados?
  1. Que materiais recicláveis você consegue identificar nas imagens?
  1. Em sua opinião, que mensagem os artistas quiseram transmitir ao produzir obras de arte com esses materiais?
MANUAL DO PROFESSOR

Hoje disseminado em praticamente todo o mundo, o fenômeno do consumismo não teria sido possível sem o bombardeio incessante da publicidade tentando nos convencer a comprar uma nova marca de sabão em pó, um novo modelo de eletrodoméstico, computador, automóvel etc. [...].

As crianças e os jovens são ainda mais vulneráveis à publicidade do que os adultos. Isso acontece porque eles ainda não têm uma mentalidade crítica bem desenvolvida, nem a capacidade de ver o que está por trás da mensagem publicitária. E como os jovens constituem um grupo cada vez maior de consumidores em potencial, eles são um importante alvo na mira das empresas de publicidade.

FONTE: BRASIL. Consumo sustentável : manual de educação. Brasília: Consumers International/MMA/MEC/IDEC, 2005. p. 136, 138.

A entidade ambientalista Washed Ashore e o projeto de construção de grandes esculturas de animais marinhos foram criados pela artista plástica e educadora estadunidense Angela Haseltine Pozzi com a finalidade de sensibilizar as pessoas sobre o descarte indevido de resíduos no mar.

Segundo a organização, entre os anos de 2010 e 2017, o projeto mobilizou mais de 10 mil voluntários que contribuíram com cerca de 14 mil horas de trabalho e auxiliaram na limpeza de mais de 400 km de praias. Cerca de 60 esculturas foram criadas a partir dos 17 mil quilos de resíduos plásticos recolhidos das praias.

Atividades 1 e 2. Os estudantes podem mencionar que ambas são feitas de material descartado em lixões e no mar e oceanos.

Atividade 3. É possível que os estudantes identifiquem, entre outros materiais, objetos de plástico, pneus e latas.

Atividade 4. Espera-se que os estudantes reconheçam que os artistas quiseram chamar a atenção das pessoas para a geração excessiva de lixo e seu descarte inadequado, que se tornou um problema ambiental.

Nesta página são abordados aspectos que permitem trabalhar a habilidade da BNCC EF05GHI06.

Conclusão

Na perspectiva da avaliação formativa, esse é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes.

A avaliação que propomos a seguir será um dos instrumentos para você acompanhar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e da turma, e identificar seus avanços, suas dificuldades e potencialidades, contribuindo para que se sintam seguros a continuar aprendendo.

MP198

O que você aprendeu

1. Leia a tirinha.

Imagem: Ilustração. Tirinha composta por quatro quadros. Apresenta como personagem: Cebolinha, menino de pele clara, de cabelos pretos, com camiseta de cor verde, bermuda preta, com sapatos de cor marrom. As cenas se passam em locais diferentes.  Q1 – Cebolinha, sentado sobre um grama verde em solo marrom, segurando uma vara de pescar com as mãos, para o alto e olhando para frente, na ponta da linha com um sapato marrom velho, saindo água. Ele diz: POLCALIA! SÓ PEGO ESSAS TLANQUEILAS! À esquerda dele, latas, sapatos e outros dejetos. Q2 – Cebolinha caminhando para à esquerda, com a vara de pescar sobre o ombro. Ele diz: AMANHÃ EU VOU VOLTO PLA TENTAR PESCAR DE NOVO! Perto dos sapatos, fumaça branca. Na parte inferior, vegetação em sombra preta.  Q3 – No outro dia... Cebolinha perto da porta da casa de paredes de cor azul-claro, com contorno em porta em amarelo, à direita, céu rosa e sol visto parcialmente. Ele está com as pálpebras um pouco baixa, assobiando com balão de fala com nota musical. Carrega a vara de pescar sobre o ombro direito. Q4 – Cebolinha novamente de frente para o rio, segurando a vara nas mãos, olhando para baixo. No rio, três peixes de cor cinza, segurando com as nadadeiras da frente, dejetos, duas latas, uma em vermelho, outra em amarelo e um outro peixe segurando bota de cor marrom.   Fim da imagem.
  1. A tirinha mostra Cebolinha pescando no rio. Ele conseguiu pegar algum peixe?
PROFESSOR Resposta: Não, o Cebolinha não pegou nenhum peixe.
  1. O que Cebolinha pegou no rio?
PROFESSOR Resposta: O Cebolinha pegou apenas lixo.
  1. No último quadrinho, o que o peixe disse? Explique.
PROFESSOR Resposta: O peixe disse que o lixeiro havia chegado.
  1. O rio mostrado na tirinha está poluído? Explique.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Leia a notícia abaixo.

Associação de Moradores do Dom Joaquim denuncia esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger

A Associação de Moradores do bairro Dom Joaquim (Amadoj), em Brusque, entrou em contato com o jornal O Município para denunciar um esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger.

De acordo com o presidente da Amadoj, Valdir Hinselmann, o problema se estende há mais de seis anos, e a associação cobra uma resolução da Prefeitura de Brusque desde então. Segundo ele, foram feitas três reuniões e várias conversas com a Secretaria de Obras, mas o problema não foi resolvido.

FONTE: Lorena Polli. Associação de Moradores do Dom Joaquim denuncia esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger. O Município, 26 mar. 2021. Disponível em: http://fdnc.io/eaL. Acesso em: 25 jun. 2022.

Após a leitura da notícia, escreva no caderno:

  1. o canal de participação social citado na notícia.
PROFESSOR Resposta: A Associação de Moradores do Dom Joaquim.
  1. o órgão do poder público citado na notícia.
PROFESSOR Resposta: A Prefeitura de Brusque por meio da Secretaria de Obras.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 38.

Fim do complemento.

Orientações didáticas

Inserida em uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oferece a oportunidade de realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre. Pode oferecer parâmetros importantes para apurar se os objetivos pedagógicos e as habilidades propostos na unidade foram alcançados pelos estudantes e para verificar a necessidade de possíveis ajustes nas estratégias didáticas.

Atividade 1. Ao dizer que o lixeiro havia chegado, o peixe indica que o Cebolinha iria retirar, mesmo que involuntariamente, dejetos do rio. Espera-se que os estudantes reconheçam que a presença de resíduos sólidos no rio é um indicador da ocorrência de poluição. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05GE10 .

Atividade 2. A análise da notícia é uma oportunidade para levar os estudantes a reconhecer na prática cotidiana os órgãos do poder público, canais de participação social e as reivindicações mais comuns das comunidades de bairro das cidades brasileiras. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE11 e EF05GE12 .

MP199

Avaliação formativa

  1. o problema verificado na comunidade do bairro Dom Joaquim.
PROFESSOR Resposta: Esgoto a céu aberto na rua Tereza Peters Schwamberger.
  1. a reivindicação da comunidade do bairro Dom Joaquim.
PROFESSOR Resposta: A resolução, junto da prefeitura, da questão do escoamento adequado do esgoto.
  1. Copie no caderno a alternativa que apresenta corretamente os motivos da importância de preservar as florestas.
    1. A preservação das florestas está relacionada ao aproveitamento do vento para arrastar as partículas do solo.
    1. A preservação das florestas não está relacionada à conservação dos cursos de água.
    1. As florestas ajudam na conservação dos solos e dos cursos de água, garantindo o funcionamento do ciclo da água, a qualidade do ar atmosférico e a preservação de espécies de animais e plantas.
    1. As florestas ajudam na realização de atividades como a agricultura e a pecuária, garantindo lucro aos fazendeiros com essas atividades.
PROFESSOR Resposta correta: c.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre os itens da atividade 4 nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Leia o texto, observe a imagem e responda às questões.

    O bonde de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, liga o centro da cidade ao bairro de Santa Teresa. Para os moradores do bairro, esse é um meio de transporte; para os turistas, é uma atração da cidade. Cabos elétricos conduzem a eletricidade para a movimentação dos bondes.

    1. Analise as transformações que ocorreram nos meios de transporte desde o surgimento do bonde elétrico. Considere na sua análise o meio de transporte utilizado por você no cotidiano. Registre sua análise no caderno.
Imagem: Fotografia. Em uma rua de cor cinza, com trilho de ferro na rua, por onde passa um bondinho de cor amarela, com cabos finos, na vertical passando em fios pendurados na horizontal. Dentro do bonde, pessoas sentadas e uma pessoa em pé dentro. Em segundo plano, cidade, carros e árvore de folhas verdes. Na ponta da direita, poste com placa de proibido estacionar e emaranhados de fios pretos de energia. O céu tem cor cinza-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Bonde de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. O estudante deve identificar a importância das florestas para a manutenção do ecossistema. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE10 e EF05GE11 .

Atividade 4 . a) O estudante deve indicar que diversas transformações ocorreram nos meios de transporte desde o surgimento do bonde elétrico. Os veículos passaram a utilizar outras fontes de energia para se movimentar, como os combustíveis fósseis e o álcool. Os transportes se tornaram mais rápidos e mais eficientes e aumentou a capacidade de circulação e a quantidade de pessoas transportadas.

MP200

  1. Explique como os avanços tecnológicos também transformaram o trabalho do motorista ou condutor de transporte.
  1. Explique de que forma é gerada a maior parte da energia elétrica produzida no Brasil atualmente.
  1. Indique duas formas de evitar o desperdício de energia elétrica.
  1. O uso da tecnologia também acarretou mudanças no campo, tanto na agricultura quanto na pecuária. Copie no caderno a alternativa que descreve corretamente alguns desses avanços.
    1. Novas máquinas foram criadas para substituir o trabalho manual realizado pelos seres humanos, como a colheita de alimentos na agricultura e a ordenha de vacas na pecuária. Essas técnicas aumentaram a produção de alimentos.
    1. Novas máquinas foram criadas para substituir o trabalho manual realizado pelos seres humanos, como a colheita de alimentos na agricultura e a vacinação de vacas na pecuária. Essas técnicas não trouxeram avanços para esses setores.
    1. Não foram criadas tecnologias para atividades como a colheita de alimentos na agricultura e a ordenha de vacas na pecuária. As tecnologias pouco alteraram a produção de alimentos.
    1. Novos aplicativos foram desenvolvidos para aumentar a produção de alimentos. Esses aplicativos possibilitam o crescimento de alimentos como o arroz e o feijão de forma mais rápida.
PROFESSOR Resposta correta: a.
  1. Leia as afirmações abaixo e anote no caderno se o local descrito é um lixão ou um aterro sanitário. Depois, responda às questões no caderno.
    1. Nesse local, o lixo é acumulado sem nenhum cuidado, atraindo ratos, baratas e outros animais, que podem causar doenças nas pessoas.
PROFESSOR Resposta: Lixão.
  1. Nesse local, os gases liberados pelo lixo em decomposição e o chorume são coletados e recebem tratamento adequado, causando menor impacto ao ambiente.
PROFESSOR Resposta: Aterro sanitário.
  1. Nesse local, o lixo é colocado sobre uma camada de material impermeável para proteger o solo.
PROFESSOR Resposta: Aterro sanitário.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. b) Os avanços tecnológicos nos meios de transportes transformaram o trabalho do motorista ou condutor por meio dos processos que permitem a automação dos veículos. Alguns trens e metrôs, por exemplo, circulam sem a presença do condutor. c) A maior parte da energia elétrica que utilizamos no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, que transformam a energia do movimento das águas de rios em energia elétrica. d) O estudante pode citar, por exemplo, apagar a luz ao sair do ambiente e diminuir o tempo gasto no banho, cuja água quente é fornecida pelo chuveiro elétrico. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE05 , EF05GE06 e EF05GE07 .

Atividade 5. O estudante deve reconhecer as mudanças dos tipos de trabalho e o desenvolvimento tecnológico na agropecuária, como a mecanização da colheita e da ordenha das vacas. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05GE05 .

Atividade 6. O estudante deve identificar o destino correto do lixo gerado diariamente, bem como as formas de diminuir os resíduos sólidos e os órgãos responsáveis pela limpeza urbana. Caso os estudantes não consigam identificar se os conteúdos das frases se referem ao lixão ou ao aterro sanitário, retome o conteúdo do Livro do Estudante, que contempla essa temática. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE11 e EF05GE12 .

MP201

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Responda no caderno às questões a seguir.
  1. Como podemos diminuir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários? Explique.
  1. Indique um órgão público que pode ser acionado, caso você encontre um local de descarte inadequado de lixo no bairro em que vive.
  1. Leia a notícia abaixo e responda às questões.

    Catadores de materiais recicláveis de todo o Brasil se reunirão na capital federal, de 28 a 31 de outubro, para participar da “12ª Edição do Festival Lixo e Cidadania”, evento que contará com oficinas, palestras e exposição de artistas que trabalham com materiais reaproveitáveis.

    Durante os quatro dias de atividades, os participantes serão estimulados a debater temas como sustentabilidade, educação ambiental, inclusão social de catadores, gestão integrada e logística reversa para resíduos sólidos.

    Estimativas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que no Brasil existem 600 mil pessoas que lidam diretamente com a coleta de produtos recicláveis e, desse total, 5 mil são do DF. De posse desses dados, a organização do evento pretende atingir um público de 10 mil pessoas.

    O evento contará, ainda, com apresentações musicais e teatrais encenadas com figurinos feitos de material reciclado, exposições de artesanato e de objetos artísticos com produtos reaproveitados.

    Ian Mendes Ferraz. DF ganha um dos mais modernos centros de reciclagem do país. Disponível em: http://fdnc.io/fpG. Acesso em: 25 jun. 2022.

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. De acordo com a notícia, que tipos de arte são produzidos com materiais reciclados e produtos reaproveitados?
  1. Por que o evento pode ser considerado um exemplo de exercício da cidadania?
  1. Que tipos de linguagem foram utilizados durante o evento? Qual é a importância do evento para a comunidade composta de catadores de materiais recicláveis?
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7 . a) O estudante deve identificar que podemos reduzir a quantidade de lixo enviada para lixões e aterros sanitários por meio do consumo consciente e da reciclagem, pois com ela os materiais que compõem os objetos jogados no lixo são reaproveitados. b) O estudante pode indicar os canais de contato da prefeitura relacionados à limpeza urbana. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE11 e EF05GE12 .

Atividade 8 . a) O estudante deve identificar que os tipos de arte produzidos com materiais reciclados e produtos reaproveitados citados na notícia são: apresentações musicais e teatrais, artesanato e objetos artísticos. b) O evento pode ser considerado um exemplo de exercício da cidadania, pois promove um debate sobre temas que fazem parte dos direitos e deveres dos cidadãos, tais como sustentabilidade, educação ambiental, inclusão social de catadores, gestão integrada e logística reversa para resíduos sólidos. c) O estudante deve indicar que as linguagens utilizadas no evento foram oficinas artísticas, palestras e exposição de artistas. O evento é capaz de ampliar a visibilidade do trabalho realizado pelos catadores de materiais recicláveis. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI04 e EF05H06 .

MP202

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

2

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

3

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

4

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

(EF05GE06) Identificar e comparar transformações dos meios de transporte e de comunicação.

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

5

(EF05GE05) Identificar e comparar as mudanças dos tipos de trabalho e desenvolvimento tecnológico na agropecuária, na indústria, no comércio e nos serviços.

6

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

7

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

8

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

MP203

Sugestão de questões de autoavaliação

Como parte do processo de avaliação dos estudantes e das próprias estratégias de ensino-aprendizagem, sugerimos a realização de mais um momento de autoavaliação.

A oitiva dos estudantes em conversas não formalizadas e outras possibilidades de consulta são muito bem-vindas por ajudar o professor a compreender o olhar da turma sobre a rotina escolar, percebendo eventuais angústias e as expectativas, além de reforçar o vínculo de confiança entre professor e estudantes.

A aplicação de questionários para prospectar a apropriação dos conteúdos trabalhados e a relação dos estudantes com o conhecimento e com as práticas de estudo também pode contribuir para a realização da autoavaliação. Para isso, sugerimos algumas questões:

  1. Consegui compreender tudo o que foi ensinado?
  1. Resolvi todas as atividades encaminhadas para casa?
  1. Solucionei todas as questões da avaliação processual sem dificuldades?
  1. Adquiri conhecimentos que considero importantes?
  1. Gostei de estudar e quero continuar aprendendo sobre os temas do bimestre?

MP204

PARA TERMINAR

Para encerrar o trabalho com este livro, faça as atividades a seguir com atenção.

  1. É comum utilizarmos, nos estudos sobre a Pré-História, a divisão entre Período Paleolítico e Período Neolítico.
    1. Identifique e registre no caderno duas características que você considera importantes de cada período.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Observe a imagem e depois responda: Que vestígios são fundamentais para estudar o período conhecido como Pré-História? Por quê?
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de mão de uma pessoa de pele clara, segurando um pincel de cor bege com ponta superior em vermelho, passando sobre objeto de cor marrom em local com areia de cor bege. Perto do objeto, uma régua de cor rosa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Arqueólogo trabalha em sítio arqueológico na Inglaterra, em 2017. Esse sítio contém vestígios de cerâmica produzida há cerca de 6 mil anos. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe a fotografia e responda às questões.
PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Uma pedra grande de cor cinza, arredondada. À frente, escultura com a cabeça arredondada, chapéu sobre cabeça. Em segundo plano, local com densa vegetação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Escultura no altar da civilização Olmeca, situado no Parque Arqueológico La Venta, no México. Fotografia de 2014. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique quem foram os olmecas, indicando a região onde se estabeleceram e alguns aspectos culturais dessa civilização.
  1. Reflita sobre a importância da preservação de patrimônios materiais, como altares e esculturas das civilizações antigas.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação de resultado da seção Para Terminar podem ser trabalhadas na semana 38.

Fim do complemento.

Orientações didáticas

Na etapa de finalização do ano letivo, a proposta da avaliação de resultado possibilita ao professor analisar a progressão dos estudantes no decorrer da trajetória de aprendizagens proporcionada pelo trabalho com as quatro unidades deste livro. A avaliação pode ser aproveitada também como subsídio aos professores e aos gestores escolares para a realização de revisões e adequações nos projetos pedagógicos.

Atividade 1. a) O estudante deve reconhecer que, no Período Paleolítico, a maior parte das ferramentas e utensílios produzidos pelos grupos humanos era feita de pedra (lascada), os grupos humanos eram nômades e o fogo é uma importante descoberta do período. No Neolítico, passaram a ser fabricadas ferramentas feitas de pedra polida, metais e cerâmica. Com o desenvolvimento da agricultura nesse período, o modo de organização de diversos grupos humanos se modificou: a maior parte deles se tornou sedentária e diversas aldeias passaram a se estabelecer próximas aos locais de cultivo. b) O estudante deve identificar que os vestígios materiais, como fósseis, construções e objetos, são fundamentais para o estudo do período conhecido como Pré-História. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI01 e EF05HI02.

Atividade 2. a) O estudante deve indicar que os olmecas fizeram parte de uma civilização que se desenvolveu na Mesoamérica entre 3 500 e 2 400 anos atrás, antecedendo os maias e os astecas. Os olmecas foram os primeiros habitantes da região a erguer grandes edifícios com finalidades religiosas, como pirâmides, túmulos circulares e altares esculpidos em pedra. b) A preservação de patrimônios materiais colabora para a conservação da história e da memória das diferentes sociedades e para a compreensão das transformações ao longo da história humana. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI01, EF05HI03 e EF05HI10.

MP205

Avaliação de resultado

PROFESSOR Atenção professor: Ver comentários sobre esta atividade nas orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Leia o texto a seguir, que trata da escrita em sociedades antigas. Observe também as duas imagens e faça o que se pede.

Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas, nesse momento impressos por meio de estiletes [instrumento pontiagudo para escrever] sobre a argila. [...] A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha sobre a argila amolecida, embora as inscrições também fossem entalhadas em pedra [...]. Raramente, porém, os sinais em cunha eram escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...].

FONTE: Steven Roger Fischer. História da leitura. São Paulo: Editora Unesp, 2006. p. 16.

Imagem: Fotografia. Uma pedra de cor bege-claro, na horizontal, com linhas finas na parte superior, uma linha fina na vertical de e na horizontal, outra. Na parte superior, quatro buracos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita cuneiforme produzido entre 3100 a.C. e 2900 a.C., encontrado na cidade de Uruk, na antiga Mesopotâmia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pintura de fundo de cor amarela, com peças com os formatos de aves, uma serpente, uma cruz e abaixo, um homem em pé de pele morena, cabelos castanhos, com saiote de cor branca e braços para o alto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Registro em escrita hieróglifa produzido entre 1292 a.C. e 1187 a.C., encontrado na cidade de Tebas, no antigo Egito. FIM DA LEGENDA.

  1. É possível identificar, nesse texto, duas sociedades antigas em que a escrita era importante, e cujos principais aspectos você estudou ao longo deste ano. Que sociedades são essas?
  1. Como você chegou à conclusão em sua resposta ao item anterior? Explique, com base em seus conhecimentos e em elementos do texto.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3 . a) É esperado que o estudante consiga identificar que o texto aborda sistemas de escrita em duas sociedades antigas: a Mesopotâmia e o Egito. b) O texto afirma que “Os sinais, em forma de cunha, haviam substituído os primeiros pictogramas [...]” e que “A maior parte da leitura [...] ocorria por meio dessa escrita cuneiforme ou de sinais em forma de cunha [...]”. Esses trechos indicam que se trata da forma de escrita cuneiforme, desenvolvida entre os povos da antiga Mesopotâmia. Depois, o texto afirma que alguns sinais eram “[...] escritos com tinta em papiro, como os escribas costumavam fazer [...]”, o que indica que, nesse momento, fala-se sobre a escrita na antiga sociedade egípcia. Esta atividade mobiliza aspectos da habilidade da BNCC EF05HI07 .

MP206

  1. Em qual cidade da Antiguidade surgiu o modelo político chamado de democracia? Copie no caderno a alternativa correta.
  1. Esparta.
  1. Atenas.
  1. Ur.
  1. Babilônia.
    PROFESSOR Resposta correta: b
  1. Observe as fotografias abaixo. Depois, responda à questão.
Imagem: Fotografia em preto e branco. À esquerda, praia com ondas e à direita, local com pedras e mais ao fundo, casas de paredes brancas, com telhado e árvores grandes com folhas na parte superior. Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 1952. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. À esquerda praia com água de cor azul, com ondas em branco, com pessoas e à direita, areia de cor bege-claro, pessoas na areia e na ponta da direita, pedra de cor cinza. Em segundo plano, prédios altos e médio da cidade com janelas, céu em azul-claro e nuvens brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Praia de Iracema, no município de Fortaleza, no estado do Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe as imagens e copie no caderno a afirmativa incorreta.
Imagem: Fotografia. Vista do alto de local com vegetação verde, partes de cor cinza na borda da parte superior. Na parte inferior, faixa na horizontal de cor bege em local verde e no rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de 2001 mostrando a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e seu entorno. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista do alto do mesmo local descrito anteriormente, com partes em verde-escuro, com partes em cinza na parte superior e inferior, com faixa bege na horizontal. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de 2021 mostrando a cidade de Manaus, no estado do Amazonas, e seu entorno. FIM DA LEGENDA.

  1. As imagens revelam que não houve crescimento da cidade de Manaus ao longo do tempo.
  1. É possível observar que a cidade de Manaus adensou ao longo do tempo, pois a mancha cinza está mais forte na imagem mais recente.
PROFESSOR Resposta correta: a.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. A ideia de cidadania remete à antiga Atenas, uma cidade-Estado da Grécia antiga. Foi nessa sociedade que surgiu o modelo político chamado de democracia. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05HI04 e EF05HI05 .

Atividade 5. O estudante deve compreender que as mudanças na praia de Iracema, situada na zona central de Fortaleza, são bem perceptíveis na paisagem. Ao longo das últimas décadas, a orla da praia, que antigamente abrigava apenas casas e muita vegetação natural, passou a ser alvo de grande adensamento populacional com a construção de muitos edifícios. Esse processo provocou mudanças sociais, econômicas e ambientais. O estudante também deve citar algumas características atuais da praia de Iracema, como local de moradia, lugar de descanso e de lazer e função turística. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE03 , EF05GE04 e EF05GE08 .

Atividade 6. Espera-se que o estudante analise as diferenças entre as imagens, utilizando como referência as cores e as texturas. Ao longo dos últimos anos, Manaus passou por um processo de crescimento demográfico e expansão urbana, provocando diversas alterações de ordem social, econômica e ambiental, como desmatamento, verticalização e diversificação das atividades econômicas. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE03 e EF05GE08 .

MP207

  1. Com a análise das imagens, nota-se que o crescimento da cidade de Manaus provocou desmatamento do entorno.
  1. O crescimento da cidade de Manaus demonstrado nas imagens provocou mudanças, como aumento da população e diversificação das atividades econômicas.
  1. A imagem mais recente revela que a cidade de Manaus cresceu predominantemente para a porção norte.
  1. Analise a ilustração abaixo, que retrata a exploração do petróleo, e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Em três fases na horizontal.  Extração À esquerda, hastes na vertical de cor amarela e um guindaste com a ponta pontuda à direita. Abaixo, canos de tamanhos diferentes, um laranja à esquerda e à direita, um em cinza, na ponta, torres de ferro na vertical de cor branca e amarela. Em segundo plano, fundo em azul de cidade com torres na vertical e nuvens brancas no céu. Transporte Na rua de cor cinza, à esquerda, caminhão de cor amarela e parte do fundo em cinza. Ao fundo, parte com trem carga de cor laranja. Mais ao fundo, silhueta de prédios da cidade e mar de cor azul com navios amarelos para à esquerda. Produtos derivados de petróleo  À esquerda, duas prateleiras de cor branca com embalagens plásticas de produtos com formatos diferentes. À direita, um carro laranja, estacionado e na parte traseira, uma abertura por onde há uma mangueira colocada, conectada de uma caixa de cor amarela.   Fim da imagem.
  1. Cite algumas atividades humanas que utilizam esse tipo de fonte de energia.
PROFESSOR Atenção professor: Sugestões: circulação de veículos, geração de energia termelétrica. Fim da observação.
  1. Indique as formas de poluição provocadas pela exploração dessa fonte de energia.
PROFESSOR Resposta: Poluição atmosférica, dos solos e das águas oceânicas.
  1. Indique o tipo de problema ambiental retratado na fotografia ao lado. Em seguida, aponte uma solução para o problema, envolvendo órgãos do poder público e a comunidade da região.
PROFESSOR Resposta: Poluição do rio pelo acúmulo de lixo. Atenção professor: Sugestões: Retirada dos dejetos, uso de lixeiras, fiscalização e conscientização da população. Fim da observação.
Imagem: Fotografia. Vista geral de local com solo com grama verde e centenas de dejetos sobre ele. À esquerda, local com rio de cor escura e mais à esquerda, navio pequeno de paredes branca. Em segundo plano, à direita, ponte alta, com três hastes na vertical. À esquerda, cidade com casas aglomeradas e céu nublado de cor branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho do rio Negro, no município de Manaus, estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 7 . a) Espera-se que o estudante possa indicar que o petróleo é utilizado como combustível para a circulação de veículos e como fonte de energia para o desenvolvimento das atividades industriais. b) A exploração e o transporte dessa fonte de energia em alto mar são capazes de provocar a maré negra, isto é, o derramamento de petróleo em mares e oceanos. A queima desse combustível fóssil também é responsável pela emissão de gases poluentes e pela intensificação do efeito estufa. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE07 e EF05GE10 .

Atividade 8. Espera-se que os estudantes descrevam que a fotografia retrata a disposição inadequada do lixo, contaminando os solos e os cursos de água do local. A denúncia do problema à prefeitura pode ser o primeiro passo para solução do problema, mas a manutenção do rio limpo depende tanto do poder público como da colaboração de todos os moradores e frequentadores do local, que devem evitar o descarte de lixo no rio e nas ruas. Além de campanhas de conscientização para o descarte adequado do lixo, o incentivo à redução do consumo de produtos supérfluos ajudaria a evitar problemas ambientais como os retratados na fotografia. Esta atividade mobiliza aspectos das habilidades da BNCC EF05GE11 e EF05GE12 .

MP208

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.

2

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

(EF05HI03) Analisar o papel das culturas e das religiões na composição identitária dos povos antigos.

(EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.

3

(EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

4

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.

5

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

(EF05GE04) Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana.

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

6

(EF05GE03) Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

(EF05GE08) Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

7

(EF05GE07) Identificar os diferentes tipos de energia utilizados na produção industrial, agrícola e extrativa e no cotidiano das populações.

(EF05GE10) Reconhecer e comparar atributos da qualidade ambiental e algumas formas de poluição dos cursos de água e dos oceanos (esgotos, efluentes industriais, marés negras etc.).

8

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.

MP209

Sugestão de questões de autoavaliação

Ao final da seção Para terminar, sugerimos um último momento de autoavaliação, que pode servir de estímulo para que os estudantes projetem o que será necessário fazer para continuarem evoluindo. Assim, eles poderão traçar metas e estratégias de estudo e de valorização dos momentos coletivos de aprendizagem no próximo ano letivo para adquirir novos conhecimentos, habilidades e procedimentos. Se preferir, faça perguntas aos estudantes como as sugeridas a seguir.

  1. O que preciso fazer para continuar aprendendo e me desenvolvendo?
  1. Quais foram minhas principais facilidades e dificuldades ao longo deste ano letivo?
  1. Durante os quatro bimestres, eu me dediquei ao estudo de todos os temas propostos?
  1. Termino o ano letivo dominando conhecimentos que me possibilitam compreender melhor a realidade ao redor?

MP210

Sugestões de leitura

Unidade 1

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Fundo de cor cinza, com ilustração de dois rostos de crianças, com cabelos escuros, olhos puxados e lábios grossos. À esquerda, criança menor, com as sobrancelhas baixas, olhando para frente. À direita, menino maior, com o cenho um pouco franzido. No alto, título de livro. Fim da imagem.

Paul Kriwaczek

Editora Zahar

Dos primeiros assentamentos sumerianos à ascensão e à queda do Império Babilônico, esse livro narra a história dos povos que viveram na Mesopotâmia, responsáveis por inovações sociais e culturais que fundamentam o que denominamos civilização, como a escrita, o estado centralizado e a lei.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Na parte superior, ilustração de cidade com um rio ao centro, à esquerda grama com arbustos, pessoas sentadas e um em pé. No rio, pequenas embarcações e em segundo plano, prédio com o formato retangular em diferentes degraus. À esquerda, um prédio de formato quadrado, com degraus diferentes. No alto, céu de cor cinza. Na parte inferior, pintura de três homens de pele morena, cabelos e barba escuros, com blusa de mangas compridas em branco, com detalhes em azul e amarelo. Todos estão virados para à esquerda, com uma haste fina na vertical sendo segurada nas mãos. Ao centro, título do livro.  Fim da imagem.

Jacqueline Morley

Editora Scipione

Nesse livro, você encontrará muitas informações textuais e visuais sobre o modo de vida no Egito antigo, como os hábitos cotidianos, a organização da sociedade, as atividades econômicas, o funcionamento do poder e o papel da religião.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração abaixo de pessoas: dois homens de cabelos pretos com franja, sem camiseta e saiote de cor branca, uma mulher de pele morena, vestido longo branco e cabelos de cor preta, com um menino à frente com cueca branca, sem camiseta e ao lado, moça de pele morena, com cabelos pretos com vestido branco. Ao fundo, uma embarcação verde e hastes em marrom e à direita, homem sentado de pernas cruzadas, sem camiseta e saiote branco. Na ponta da direita, um sarcófago, de cor dourada, com rosto de uma pessoa e cabelos pretos. Na parte superior, título do livro. Fim da imagem.

MP211

Unidade 2

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de local com grama de cor verde. Ao centro, solo de cor bege, com dezenas de pessoas, homens e mulheres e abaixado, agachados, meninos e meninas. Ao fundo, uma mulher loira, com vestidos longos de cor roxo; um homem de pele clara, cabelos e barba cinza, com vestido curto em azul, segurando um garfo na ponta superior. À direita, menina de pele clara, cabelos castanhos, com vestido de cor roxa. Mais à direita, um homem de pele clara, capacete com plumas vermelhas, com vestido curto da mesma cor. Mais à direita, mulher de pele clara, cabelos castanhos com vestido de cor amarela. Na ponta da esquerda, um leão de cor bege, saindo chamas pela boca e na cauda. Na ponta da direita, uma mulher de cabelos de serpente de cor bege, pele clara, boca aberta, par de asas marrom e vestido longo roxo. À frente, um cachorro marrom de três cabeças. Na parte superior, título de livro.  Fim da imagem.

Stewart Ross

Editora Companhia das Letrinhas

Nesse livro, você vai conhecer, por meio de uma história em quadrinhos, um pouco da vida e dos costumes da Roma antiga durante o período imperial e aprender sobre os detalhes do vestuário, da arquitetura, da mitologia, do sistema político e da sociedade romana como um todo.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de local com galpões grandes à frente, de telhado marrom, pessoas entre as ruas entre os galpões, ao fundo, galpão com vigas na vertical, telhado de cor marrom. À direita, lugar com paredes contornando com o formato quadrado, com galpões. Na parte superior, ilustrações, de rostos de pessoas e à direita, um cavalo branco com um homem em cima. Ao fundo, local com grama verde, com casa de paredes de cor bege e telhado marrom. No alto, céu de cor cinza. Na parte superior, título de livro. Fim da imagem.

Fabio Tubenchlak (Favish)

Editora Livre Galeria

Nesse livro, nascido como uma peça teatral em versos, as ninfas, os faunos e outros personagens da mitologia grega atuam em um enredo que transmite aos jovens noções de respeito ao outro e ao meio ambiente.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ao redor do livro, contorno de cor vermelha, com ilustração ao centro de três pessoas: um homem ruivo, com olhos azuis, com vestido e sapatos de cor marrom, segurando na mão direita uma lança na vertical. Ao centro, mulher de pele clara, cabelos pretos, com vestido curto de cor amarela, usando arco na mão esquerda e mão direita para cima. Na ponta da direita, um homem com corpo de pessoa e parte inferior de animal quadrúpede de cor marrom e cabelos castanhos, com os braços para o alto. Ao redor, folhas de cor verde e na parte superior, título do livro.  Fim da imagem.

MP212

Unidade 3

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Na parte inferior, vista geral de cidade com muitos prédios de tamanhos e formatos diferentes. Perto dos prédios, árvores de folhas verdes. Ao centro, rua cinza por onde passam carros. Ao fundo, sobre um prédio, antena de ferro na vertical. No alto, céu em azul-claro com nuvens brancas. Na parte superior, título de livro.  Fim da imagem.

Bianca Antunes e Simone Sayegh

Editora Pistache Editorial

Os espaços públicos são de todos. Se a população não pode frequentá-los, é sinal de que a cidade não está bem. O que fazer para garantir às crianças o direito de brincar livremente e com segurança nos locais públicos da cidade em que vivem? É sobre essa questão que as autoras desse livro convidam a refletir.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. À esquerda, fundo de cor marrom, com prédios de paredes de cor rosa, vermelho e casas pequenas de paredes em azul, bege e laranja, com telhado colorido triangular. Saindo do prédio rosa, uma linha preta presa a uma pipa em azul e laranja. Saindo de outro prédio, uma pipa em lilás e verde. À frente, pessoas sentadas em grama, um homem passando com criança. À frente, banco de cor marrom-claro, com uma mulher de pele clara, sentada de cabelos castanhos à esquerda, com camiseta vermelha, bermuda azul e sapatos marrons. À esquerda, uma capivara de cor marrom. À direta, banco branco com senhora sentada de pele clara, cabelos ruivos, camiseta verde e saia rosa. À frente, ciclovia de cor vermelha, com um homem sobre uma bicicleta. Este tem pele clara, cabelos castanhos, chapéu e bermuda em amarelo e camiseta laranja. Perto há um rio de água em azul. Na ponta da direita, rua de cor cinza onde há um homem de mulher de pele amarela, cabelos castanhos, com blusa azul e calça rosa, levando um carrinho de cor amarela. Atrás, um homem e uma criança de mãos dadas, vistos de costas e perto, vegetação em amarelo e árvores de folhas verdes. À esquerda, título de livro.  Fim da imagem.

Flavio de Souza

Editora FTD

Nesse livro, são apresentados os direitos das crianças, de diferentes formas: poéticas, explicativas e oficiais.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de uma calçada ao fundo de cor cinza, com um cachorro de pelos brancos e outros em preto, com o focinho fino. Em segundo plano, parede com quatro crianças vistas da cintura para cima. Na parte inferior, à esquerda, menino de pele negra, cabelos pretos, com camiseta de cor azul-claro e estampa branca, com calça de cor verde com bordas em laranja. À direita, menino de pele clara, cabelos pretos, camiseta amarelo com gato de contorno laranja como estampa e bermuda curta laranja, com a mão esquerda para o alto. Na parte superior, duas crianças de ponta cabeça. À esquerda, menina de pele clara, com cabelos pretos com camiseta rosa e estampas em amarelo. À direita, menino ruivo, com mãos para o alto, com camiseta de cor amarela e partes em verde e azul. Ao centro, título de livro. Fim da imagem.

MP213

Unidade 4

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ilustração de oceano de cor azul, continente em marrom, com grama verde acima. Mais à direita, dois morros com neve na parte superior. Perto, círculo com água por onde sai arco-íris indo até as montanhas. Na ponta da esquerda, casa de paredes amarelas e telhado marrom. Perto do local, três flechas em branco e laranja. Na ponta superior, nuvem branca. No alto, título de livro.  Fim da imagem.

Lucília Garcez e Cristina Garcez

Editora Callis

Por meio de linguagem simples e imagens, o livro aborda temas ligados à energia, além de trazer dicas importantes para a redução do consumo de energia.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Ao centro, fotografia em tons de laranja, com uma tomada à esquerda arredondado e à direita, cabo de cor clara com duas hastes de entrada. Na parte superior à direita, lâmpada de cor branca. No alto, à direita, título do livro.  Fim da imagem.

Nilson José Machado e Silmara Rascalha Casadei

Editora Escritinha

Nesse livro, são apresentadas diversas informações sobre o lixo: a origem da palavra, os diferentes tipos, os destinos, entre outras. Além disso, abre espaço para pensar em propostas de ações de reciclagem.

Imagem: Fotografia. Capa de livro. Seis ilustrações em quadrados. Na ponta superior, à esquerda, menino de pele clara, com cabelos ruivos para à direita, sorrindo, com ilustração nos dentes em tons de azul e amarelo. No segundo quadrado, duas meninas em pé mastigando, com um pão com salsicha vermelha ao centro, uma menina de pele clara, cabelos loiros com franja, com blusa e saia amarela e à direita, menina de pele clara, cabelos castanhos com blusa azul e saia vermelha. Terceiro quadrado esfera terrestre azul, com um homem em pé de pele clara, cabelos ruivos, com blusa e bermuda laranja. No alto, animal quadrúpede em marrom. No quinto quadrado, uma menina de pele clara, cabelos pretos, com blusa marrom, saia curta em cinza e sapatos rosas, com a mão direita no alto. Ao redor dela, espiral em branco com ilustrações. Sobre objeto cinza arredondado, com um animal acima de cor amarela e quatro patas esticadas, com a boca bem aberta e língua rosa para fora. Sexto quadrado com sol redondo amarelo, com linhas finas, pequenos corações de cor laranja e vermelho. À direita, esfera terrestre de cor azul nos oceanos e mares e continentes em bege. Sobre a esfera, um menino em cima agachado de joelhos, com roupa verde e cachecol roxo. Na parte superior, título de livro.  Fim da imagem.