MP003
APRESENTAÇÃO
Caro colega,
Esta coleção foi elaborada para você a fim de promover o desenvolvimento do componente curricular Educação Física. Os volumes estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e na Política Nacional de Alfabetização – PNA –, e se desdobram em duas partes: introdução e unidades temáticas, por sua vez, reunidas em blocos referentes a cada um dos anos iniciais do Ensino Fundamental (o volume 1 apresenta as unidades temáticas relativas aos 1º e 2º anos, e o volume 2, aos 3º, 4º e 5º anos).
Na introdução, são destacados os procedimentos pedagógicos adotados para nortear as práticas pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades, à progressão e à avaliação. São também descritas a composição e a organização do Manual do Professor.
Nas unidades temáticas relativas aos 1º e 2º anos, são trabalhadas as práticas corporais na perspectiva dos eixos de jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas e danças. Nas referentes aos 3º, 4º e 5º anos, a esses eixos é acrescentado o de lutas. As unidades temáticas desenvolvem-se tendo como subsídios o contexto histórico, social e cultural e as habilidades e as capacidades físicas como forma de expressão corporal.
A Educação Física, assim configurada, expande suas possibilidades de conexão com outras áreas do conhecimento, promovendo aprendizagens que ressignifiquem sentidos e significados das práticas corporais.
Embora nesta coleção sugiram-se diversas aplicações para a formação de competências e de habilidades, o Manual do Professor possibilita que você adapte, crie ou eleja suas próprias atividades que, porventura, façam mais sentido ao contexto no qual a escola e os estudantes estão inseridos. Assim, a mediação do professor é essencial para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. Desejamos a você um excelente trabalho!
Os autores.
MP004
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO, p. MP010
3º ANO
UNIDADE 1 – BRINCADEIRAS E JOGOS, p. MP019
Conversando sobre brincadeiras e jogos, p. MP020
Praticando brincadeiras e jogos, p. MP020
HEINÉ KUPUTISU, p. MP020
Conhecendo a prática corporal, p. MP020
Vivenciando a prática corporal, p. MP021
Dialogando sobre a prática, p. MP021
Registrando, p. MP021
Avaliação, p. MP022
TERRA-MAR, p. MP022
Conhecendo a prática corporal, p. MP022
Vivenciando a prática corporal, p. MP022
Dialogando sobre a prática, p. MP023
Registrando, p. MP023
Avaliação, p. MP023
CABRA-CEGA, p. MP023
Conhecendo a prática corporal, p. MP023
Vivenciando a prática corporal, p. MP024
Dialogando sobre a prática, p. MP024
Registrando, p. MP025
Avaliação, p. MP025
UNIDADE 2 – ESPORTES, p. MP026
Conversando sobre esportes, p. MP027
Praticando esportes, p. MP027
TACOBOL, p. MP027
Conhecendo a prática corporal, p. MP027
Vivenciando a prática corporal, p. MP029
Dialogando sobre a prática, p. MP029
Registrando, p. MP030
Avaliação, p. MP031
MINIVOLEIBOL, p. MP031
Conhecendo a prática corporal, p. MP031
Vivenciando a prática corporal, p. MP032
Dialogando sobre a prática, p. MP033
Registrando, p. MP033
Avaliação, p. MP033
TAG RUGBY, p. MP033
Conhecendo a prática corporal, p. MP033
Vivenciando a prática corporal, p. MP035
Dialogando sobre a prática, p. MP036
Registrando, p. MP036
Avaliação, p. MP036
UNIDADE 3 – GINÁSTICAS, p. MP038
Conversando sobre ginásticas, p. MP039
Praticando ginásticas, p. MP039
PIRÂMIDES HUMANAS, p. MP039
Conhecendo a prática corporal, p. MP039
Vivenciando a prática corporal, p. MP041
Pirâmides em trios, quartetos e quintetos, p. MP041
Pirâmide em seis apoios, p. MP042
Beliche de três andares, p. MP042
Pirâmide meia altura, p. MP042
Banquinho, p. MP042
Dialogando sobre a prática, p. MP043
Registrando, p. MP043
Avaliação, p. MP043
O CIRCO CHEGOU!, p. MP043
Conhecendo a prática corporal, p. MP043
Vivenciando a prática corporal, p. MP045
Bolas, p. MP045
Claves, p. MP045
Barangandão, p. MP046
Arcos, p. MP046
Lenços, p. MP046
Dialogando sobre a prática, p. MP047
Registrando, p. MP047
Avaliação, p. MP047
UNIDADE 4 – DANÇAS, p. MP048
Conversando sobre danças, p. MP049
Praticando danças, p. MP049
O BRASIL TODO DANÇA!, p. MP049
Conhecendo a prática corporal, p. MP049
Carimbó, p. MP049
Pau de fita, p. MP049
Xiba, p. MP049
Catira, p. MP050
Bumba meu boi, p. MP050
Vivenciando a prática corporal, p. MP050
Catira do passarinho, p. MP050
Dialogando sobre a prática, p. MP051
Registrando, p. MP051
Avaliação, p. MP051
O MUNDO TODO DANÇA!, p. MP051
Conhecendo a prática corporal, p. MP051
Salsa, p. MP052
Tango, p. MP052
Tarantela, p. MP052
Flamenco, p. MP052
Vivenciando a prática corporal, p. MP052
Alunelul, p. MP052
Dialogando sobre a prática, p. MP053
Registrando, p. MP053
Avaliação, p. MP053
MP005
BATE-PAU, p. MP053
Conhecendo a prática corporal, p. MP053
Vivenciando a prática corporal, p. MP054
Dialogando sobre a prática, p. MP055
Registrando, p. MP055
Avaliação, p. MP055
SAMBA DE RODA, p. MP055
Conhecendo a prática corporal, p. MP055
Vivenciando a prática corporal, p. MP056
Dialogando sobre a prática, p. MP056
Registrando, p. MP056
Avaliação, p. MP056
UNIDADE 5 – Lutas, p. MP057
Conversando sobre lutas, p. MP058
Praticando lutas, p. MP058
JOGOS DE OPOSIÇÃO, p. MP058
Conhecendo a prática corporal, p. MP058
Vivenciando a prática corporal, p. MP059
Arranca-rabo, p. MP059
Essa bola é minha!, p. MP060
Pé com pé, p. MP060
Dialogando sobre a prática, p. MP060
Registrando, p. MP060
Avaliação, p. MP061
LUTA MARAJOARA, p. MP061
Conhecendo a prática corporal, p. MP061
Vivenciando a prática corporal, p. MP062
Bread and butter: jogo de luta africana, p. MP062
Briga de galo e luta do saci: jogos de luta indígena, p. MP062
Luta marajoara, p. MP062
Dialogando sobre a prática, p. MP063
Registrando, p. MP063
Avaliação, p. MP063
4º ANO
UNIDADE 6 – BRINCADEIRAS E JOGOS, p. MP064
Conversando sobre brincadeiras e jogos, p. MP065
Praticando brincadeiras e jogos, p. MP065
O’TA I INYU (GAVIÃO E GALINHA), p. MP065
Conhecendo a prática corporal, p. MP065
Vivenciando a prática corporal, p. MP066
Dialogando sobre a prática, p. MP066
Registrando, p. MP066
Avaliação, p. MP066
PEGUE O BASTÃO, p. MP066
Conhecendo a prática corporal, p. MP066
Vivenciando a prática corporal, p. MP067
Dialogando sobre a prática, p. MP067
Registrando, p. MP067
Avaliação, p. MP067
CORRIDA JANKENPON, p. MP067
Conhecendo a prática corporal, p. MP067
Vivenciando a prática corporal, p. MP068
Dialogando sobre a prática, p. MP069
Registrando, p. MP069
Avaliação, p. MP069
ALERTA, p. MP069
Conhecendo a prática corporal, p. MP069
Vivenciando a prática corporal, p. MP069
Dialogando sobre a prática, p. MP069
Registrando, p. MP069
Avaliação, p. MP070
UNIDADE 7 – ESPORTES, p. MP071
Conversando sobre esportes, p. MP072
Praticando esportes, p. MP072
SOFTBOL, p. MP072
Conhecendo a prática corporal, p. MP072
Vivenciando a prática corporal, p. MP073
Dialogando sobre a prática, p. MP074
Registrando, p. MP075
Avaliação, p. MP075
BADMINTON, p. MP075
Conhecendo a prática corporal, p. MP075
Vivenciando a prática corporal, p. MP076
Dialogando sobre a prática, p. MP077
Registrando, p. MP077
Avaliação, p. MP077
BASQUETE 3 × 3, p. MP077
Conhecendo a prática corporal, p. MP077
Vivenciando a prática corporal, p. MP079
Dialogando sobre a prática, p. MP079
Registrando, p. MP080
Avaliação, p. MP080
UNIDADE 8 – GINÁSTICAS, p. MP081
Conversando sobre ginásticas, p. MP082
Praticando ginásticas, p. MP082
SÉRIE DE GINÁSTICA DE SOLO, p. MP082
Conhecendo a prática corporal, p. MP082
Vivenciando a prática corporal, p. MP083
Aquecimentos, p. MP083
Elementos básicos no chão, p. MP083
Dialogando sobre a prática, p. MP086
Registrando, p. MP086
Avaliação, p. MP086
COREOGRAFIA DE GINÁSTICA GERAL COM MATERIAIS, p. MP086
Conhecendo a prática corporal, p. MP086
Vivenciando a prática corporal, p. MP087
Fita, p. MP087
Arco, p. MP088
MP006
Bola, p. MP090
Corda, p. MP091
Maças, p. MP092
Use a criatividade! É a sua vez!, p. MP093
Dialogando sobre a prática, p. MP094
Registrando, p. MP094
Avaliação, p. MP094
UNIDADE 9 – DANÇAS, p. MP095
Conversando sobre danças, p. MP096
Praticando danças, p. MP096
AS EXPRESSÕES DO BRASIL, p. MP096
Conhecendo a prática corporal, p. MP096
Chula, p. MP096
Cana-verde, p. MP097
Maçarico, p. MP097
Siriri, p. MP097
Frevo, p. MP097
Vivenciando a prática corporal, p. MP098
Frevo, p. MP098
Dialogando sobre a prática, p. MP099
Registrando, p. MP099
Avaliação, p. MP099
MACULELÊ, p. MP099
Conhecendo a prática corporal, p. MP099
Vivenciando a prática corporal, p. MP100
Dialogando sobre a prática, p. MP101
Registrando, p. MP101
Avaliação, p. MP101
JACUNDÁ, p. MP101
Conhecendo a prática corporal, p. MP101
Vivenciando a prática corporal, p. MP101
Dialogando sobre a prática, p. MP102
Registrando, p. MP102
Avaliação, p. MP102
TROIKA, p. MP102
Conhecendo a prática corporal, p. MP102
Vivenciando a prática corporal, p. MP103
Dialogando sobre a prática, p. MP104
Registrando, p. MP104
Avaliação, p. MP104
UNIDADE 10 – LUTAS, p. MP105
Conversando sobre lutas, MP106 Praticando lutas, p. MP106
JOGOS DE OPOSIÇÃO, p. MP106
Conhecendo a prática corporal, p. MP106
Vivenciando a prática corporal, p. MP106
Cabo de guerra, p. MP106
Guerra de polegares, p. MP107
Queda de braço, p. MP107
Dialogando sobre a prática, p. MP107
Registrando, p. MP107
Avaliação, p. MP107
LUTA DE MARACÁ OU DERRUBA TOCO, p. MP108
Conhecendo a prática corporal, p. MP108
Vivenciando a prática corporal, p. MP108
Arranca mandioca, p. MP108
Luta de maracá ou derruba toco, p. MP108
Dialogando sobre a prática, p. MP109
Registrando, p. MP109
Avaliação, p. MP109
CAPOEIRA, p. MP109
Conhecendo a prática corporal, p. MP109
Vivenciando a prática corporal, p. MP110
Dialogando sobre a prática, p. MP113
Registrando, p. MP113
Avaliação, p. MP113
5º ANO
UNIDADE 11 – BRINCADEIRAS E JOGOS, p. MP114
Conversando sobre brincadeiras e jogos, p. MP115
Praticando brincadeiras e jogos, p. MP115
QUEIMADA OU DODGEBALL, p. MP115
Conhecendo a prática corporal, p. MP115
Vivenciando a prática corporal, p. MP116
Dialogando sobre a prática, p. MP116
Registrando, p. MP116
Avaliação, p. MP116
CABO DE GUERRA, p. MP116
Conhecendo a prática corporal, p. MP116
Vivenciando a prática corporal, p. MP117
Dialogando sobre a prática, p. MP117
Registrando, p. MP117
Avaliação, p. MP117
PETECA, p. MP117
Conhecendo a prática corporal, p. MP117
Vivenciando a prática corporal, p. MP118
Dialogando sobre a prática, p. MP118
Registrando, p. MP118
Avaliação, p. MP118
SALTANDO O FEIJÃO, p. MP118
Conhecendo a prática corporal, p. MP118
Vivenciando a prática corporal, p. MP118
Dialogando sobre a prática, p. MP119
Registrando, p. MP119
Avaliação, p. MP119
MP007
UNIDADE 12 – ESPORTES, p. MP120
Conversando sobre esportes, p. MP121
Praticando esportes, p. MP121
BEISEBOL, p. MP121
Conhecendo a prática corporal, p. MP121
Vivenciando a prática corporal, p. MP122
Dialogando sobre a prática, p. MP122
Registrando, p. MP122
Avaliação, p. MP122
MINITÊNIS, p. MP122
Conhecendo a prática corporal, p. MP122
Vivenciando a prática corporal, p. MP124
Dialogando sobre a prática, p. MP124
Registrando, p. MP125
Avaliação, p. MP125
FUTEBOL, p. MP125
Conhecendo a prática corporal, p. MP125
Vivenciando a prática corporal, p. MP126
Gol a gol, p. MP126
Golzinho, p. MP127
Dialogando sobre a prática, p. MP127
Registrando, p. MP127
Avaliação, p. MP127
UNIDADE 13 – GINÁSTICAS, p. MP128
Conversando sobre ginásticas, p. MP129
Praticando ginásticas, p. MP130
GINÁSTICA GERAL, p. MP130
Conhecendo a prática corporal, p. MP130
Vivenciando a prática corporal, p. MP131
Dialogando sobre a prática, p. MP131
Registrando, p. MP131
Avaliação, p. MP131
APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA PARA TODOS, p. MP131
Conhecendo a prática corporal, p. MP131
Vivenciando a prática corporal, p. MP132
Dialogando sobre a prática, p. MP135
Registrando, p. MP135
Avaliação, p. MP135
UNIDADE 14 – DANÇAS, p. MP136
Conversando sobre danças, p. MP137
Praticando danças, p. MP137
DANÇAS DO BRASIL, p. MP137
Conhecendo a prática corporal, p. MP137
Balaio, p. MP137
Mineiro-pau, p. MP137
Camaleão, p. MP137
Vilão, p. MP137
Coco, p. MP138
Vivenciando a prática corporal, p. MP138
Dança do coco, p. MP138
Dialogando sobre a prática, p. MP138
Registrando, p. MP139
Avaliação, p. MP139
DANÇA DO DRAGÃO, p. MP139
Conhecendo a prática corporal, p. MP139
Vivenciando a prática corporal, p. MP139
Dialogando sobre a prática, p. MP140
Registrando, p. MP140
Avaliação, p. MP140
TORÉ, p. MP140
Conhecendo a prática corporal, p. MP140
Vivenciando a prática corporal, p. MP140
Dialogando sobre a prática, p. MP141
Registrando, p. MP141
Avaliação, p. MP141
JONGO, p. MP141
Conhecendo a prática corporal, p. MP141
Vivenciando a prática corporal, p. MP141
Dialogando sobre a prática, p. MP141
Registrando, p. MP142
Avaliação, p. MP142
UNIDADE 15 – LUTAS, p. MP143
Conversando sobre lutas, p. MP144
Praticando lutas, p. MP144
JOGOS DE OPOSIÇÃO, p. MP144
Conhecendo a prática corporal, p. MP144
Vivenciando a prática corporal, p. MP145
Luta dos pregadores, p. MP145
Quero ficar e quero sair, p. MP145
Dialogando sobre a prática, p. MP145
Registrando, p. MP145
Avaliação, p. MP146
HUKA-HUKA, p. MP146
Conhecendo a prática corporal, p. MP146
Vivenciando a prática corporal, p. MP147
Dialogando sobre a prática, p. MP147
Registrando, p. MP148
Avaliação, p. MP148
NGUNI OU INTONGA, p. MP149
Conhecendo a prática corporal, p. MP149
Vivenciando a prática corporal, p. MP149
Gangorra, p. MP149
Estoure as bolas, p. MP149
Dialogando sobre a prática, p. MP150
Registrando, p. MP150
Avaliação, p. MP150
REFERÊNCIAS, p. MP151
MP008
ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO SEMANAL – 3º Ano
Quadro: equivalente textual a seguir.
1º BIMESTRE |
||
---|---|---|
UNIDADE 1 – BRINCADEIRAS E JOGOS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
1ª |
PRÁTICA 1: HEINÉ KUPUTISU |
MP020 |
2ª |
PRÁTICA 2: TERRA-MAR |
MP022 |
3ª |
PRÁTICA 3: CABRA-CEGA |
MP023 |
UNIDADE 2 – ESPORTES |
||
4ª |
PRÁTICA 1: TACOBOL |
MP027 |
5ª 6ª |
PRÁTICA 2: MINIVOLEIBOL |
MP031 |
7ª 8ª |
PRÁTICA 3: TAG RUGBY |
MP033 |
2º BIMESTRE |
||
UNIDADE 3 – GINÁSTICAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
9ª 10ª 11ª 12ª |
PRÁTICA 1: PIRÂMIDES HUMANAS Pirâmide 6 apoios Beliche de 3 andares Pirâmide meia altura Banquinho |
MP039 |
13ª 14ª 15ª 16ª |
PRÁTICA 2: O CIRCO CHEGOU! Bolas Claves Barangandão Arcos Lenços |
MP043 |
3º BIMESTRE |
||
UNIDADE 4 – DANÇAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
17ª 18ª 19ª |
PRÁTICA 1: O BRASIL TODO DANÇA! Carimbó Pau de fita Xiba Catira Bumba meu boi Catira do passarinho |
MP049 |
20ª 21ª 22ª |
PRÁTICA 2: O MUNDO TODO DANÇA! Salsa Tango Flamenco Alunelul |
MP051 |
23ª |
PRÁTICA 3: BATE-PAU |
MP053 |
24ª |
PRÁTICA 4: SAMBA DE RODA |
MP055 |
4º BIMESTRE |
||
UNIDADE 5 – LUTAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
25ª 26ª 27ª |
PRÁTICA 1: JOGOS DE OPOSIÇÃO Arranca-rabo Essa bola é minha! Pé com pé |
MP058 |
28ª 29ª 30ª 31ª 32ª |
PRÁTICA 2: LUTA MARAJOARA Bread and butter : jogo de luta africana Briga de galo e luta do saci: jogos de luta indígena Luta marajoara |
MP061 |
ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO SEMANAL – 4º Ano
Quadro: equivalente textual a seguir.
1º BIMESTRE |
||
---|---|---|
UNIDADE 6 – BRINCADEIRAS E JOGOS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
1ª |
PRÁTICA 1: O’TA I INYU (GAVIÃO E GALINHA) |
MP065 |
2ª |
PRÁTICA 2: PEGUE O BASTÃO |
MP066 |
3ª |
PRÁTICA 3: CORRIDA JANKENPON |
MP067 |
4ª |
PRÁTICA 4: ALERTA |
MP069 |
UNIDADE 7 – ESPORTES |
||
5ª |
PRÁTICA 1: SOFTBOL |
MP072 |
6ª |
PRÁTICA 2: BADMINTON |
MP075 |
7ª 8ª |
PRÁTICA 3: BASQUETE 3 × 3 |
MP077 |
2º BIMESTRE |
||
UNIDADE 8 – GINÁSTICAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
9ª 10ª 11ª |
PRÁTICA 1: SÉRIE DE GINÁSTICA DE SOLO Aquecimentos Elementos básicos no chão |
MP082 |
12ª 13ª 14ª 15ª 16ª |
PRÁTICA 2: COREOGRAFIA DE GINÁSTICA GERAL COM MATERIAIS Fita Arco Bola Corda Maças Use a criatividade! Agora é a sua vez! |
MP086 |
MP009
Quadro: equivalente textual a seguir.
3º BIMESTRE |
||
---|---|---|
UNIDADE 9 – DANÇAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
17ª 18ª 19ª 20ª |
PRÁTICA 1: AS EXPRESSÕES DO BRASIL Chula Cana-verde Maçarico Siriri Frevo |
MP096 |
21ª |
PRÁTICA 2: MACULELÊ |
MP099 |
22ª |
PRÁTICA 3: JACUNDÁ |
MP101 |
23ª 24ª |
PRÁTICA 4: TROIKA |
MP102 |
4º BIMESTRE |
||
UNIDADE 10 – LUTAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
25ª 26ª |
PRÁTICA 1: JOGOS DE OPOSIÇÃO Cabo de guerra Guerra de polegares Queda de braço |
MP106 |
27ª 28ª 29ª |
PRÁTICA 2: LUTA DE MARACÁ OU DERRUBA TOCO Arranca mandioca Luta de maracá ou derruba toco |
MP108 |
30ª 31ª 32ª |
PRÁTICA 3: CAPOEIRA |
MP109 |
ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO SEMANAL – 5º Ano
Quadro: equivalente textual a seguir.
1º BIMESTRE |
||
---|---|---|
UNIDADE 11 – BRINCADEIRAS E JOGOS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
1ª |
PRÁTICA 1: QUEIMADA OU DODGEBALL |
MP115 |
2ª |
PRÁTICA 2: CABO DE GUERRA |
MP116 |
3ª |
PRÁTICA 3: PETECA |
MP117 |
4ª |
PRÁTICA 4: SALTANDO O FEIJÃO |
MP118 |
UNIDADE 12 – ESPORTES |
||
5ª |
PRÁTICA 1: BEISEBOL |
MP121 |
6ª |
PRÁTICA 2: MINITÊNIS |
MP122 |
7ª 8ª |
PRÁTICA 3: FUTEBOL |
MP125 |
2º BIMESTRE |
||
UNIDADE 13 – GINÁSTICAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
9ª 10ª 11ª 12ª 13ª |
PRÁTICA 1: GINÁSTICA GERAL |
MP130 |
14 ª 15ª 16ª |
PRÁTICA 2: APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA PARA TODOS |
MP131 |
3º BIMESTRE |
||
UNIDADE 14 – DANÇAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
17ª 18ª 19ª 20ª 21ª |
PRÁTICA 1: DANÇAS DO BRASIL Balaio Mineiro-pau Camaleão Vilão Coco |
MP137 |
22ª |
PRÁTICA 2: DANÇA DO DRAGÃO |
MP139 |
23ª |
PRÁTICA 3: TORÉ |
MP140 |
24ª |
PRÁTICA 4: JONGO |
MP141 |
4º BIMESTRE |
||
UNIDADE 15 – LUTAS |
||
SEMANA (equivale a duas aulas) |
CONTEÚDO |
PÁGINA |
25ª 26ª |
PRÁTICA 1: JOGOS DE OPOSIÇÃO Luta dos pregadores Quero ficar e quero sair |
MP144 |
27ª 28ª 29ª |
PRÁTICA 2: HUKA-HUKA |
MP146 |
30ª 31ª 32ª |
PRÁTICA 3: NGUNI OU INTONGA Gangorra Estoure as bolas |
MP149 |
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INTRODUÇÃO
“Você já parou para pensar?” Essa pergunta, tão comum em nossa vida, expressa nossa maneira de compreender vários fenômenos complexos subjacentes a ela.
“Pensar parado” representa uma visão cartesiana, pela qual os processos são divididos entre mentais e corporais de maneira hierarquizada. Hoje, sabemos que algumas tarefas precisam que as pessoas estejam sentadas em um lugar tranquilo e concentradas para pensar, enquanto outras acontecem com as pessoas em ação. Há até mesmo muitas pessoas que preferem pensar em movimento. Essas saem para correr especificamente com o intuito de organizar seus pensamentos, pois literalmente elas pensam em movimento.
Mas a questão vai além! Para nos movimentarmos, precisamos de uma série de processos mentais complexos relacionados ao nosso próprio organismo, como a propriocepção e a homeostasia, e ao ambiente, como a percepção da relação entre espaço, tempo e objetos (estáticos e dinâmicos), para tomar decisões e executar nossas ações. Nesse sentido, a ideia de “pensar em movimento” rompe com a lógica cartesiana ao religar o pensar ao movimento.
A expressão “pensar em movimento” relaciona-se também aos aspectos filosóficos da própria Educação Física, já que o movimento é a essência da expressão dessa área em suas mais diversas formas de concretização das práticas corporais.
Do micro para o macro, do regional para o universal, da parte para o todo, do simples para o complexo, dos aspectos biológicos aos culturais, da maturação ao desenvolvimento, do individual ao coletivo, as práticas corporais abrangem toda a complexidade que o estudo do movimento necessita.
Para dar profundidade aos objetos de conhecimento e compor um programa sequenciado, a construção de narrativas é fundamental, pois elas farão a integração entre os conhecimentos específicos da Educação Física e os de outras áreas.
Desse modo, é imprescindível que as práticas corporais proporcionem a construção da valorização dos saberes historicamente construídos, a reflexão crítica, a valorização da diversidade de saberes, a igualdade de oportunidades, a inclusão, o respeito às diferenças e a apreciação da expressão corporal. É nessa perspectiva que o principal objetivo desta obra é estabelecer a Educação Física como prática de expressão corporal, integrando conhecimentos específicos sobre o movimento em todas as suas dimensões. O movimento não é um fim em si mesmo, mas constitui objeto para a construção integrada do conhecimento sobre ele em suas variadas formas: nas brincadeiras e jogos, nos esportes, nas danças, nas ginásticas, nas lutas.
É nesse sentido que não se pode esquecer da importância da experimentação e das estratégias para torná-la positiva. Por isso, é essencial cuidar do planejamento e do ambiente da aula, reforçando o espaço como um laboratório de experimentação no qual o erro é aliado da aprendizagem e o acolhimento do professor e dos colegas é fundamental para garantir o direito às aprendizagens a todos os estudantes.
As dimensões do conhecimento da Educação Física
Durante muito tempo, a Educação Física teve como referência o fazer dos estudantes, o que é inerente à área, pois, para eles aprenderem é importante que interajam com o seu objeto, o movimento. Entretanto, devemos também proporcionar momentos nos quais os estudantes reflitam sobre o que fizeram e para que fizeram, ampliando a sua relação com saberes importantes do componente curricular. Para isso, no desenvolvimento das unidades temáticas e orientações ao professor, tomamos como base as oito dimensões do conhecimento elencadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC:
Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais, pelo envolvimento corporal na realização das mesmas. São conhecimentos que não podem ser acessados sem passar pela vivência corporal, sem que sejam efetivamente experimentados.
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Trata-se de uma possibilidade única de apreender as manifestações culturais tematizadas pela Educação Física, e do estudante se perceber como sujeito “de carne e osso”. Faz parte dessa dimensão, além do imprescindível acesso à experiência, cuidar para que as sensações geradas no momento da realização de uma determinada vivência sejam positivas ou, pelo menos, não sejam desagradáveis a ponto de gerar rejeição à prática em si.
Uso e apropriação: refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal. Trata-se do mesmo tipo de conhecimento gerado pela experimentação (saber fazer), mas dele se diferencia por possibilitar ao estudante a competência necessária para potencializar o seu envolvimento com práticas corporais no lazer ou para a saúde. Diz respeito àquele rol de conhecimentos que viabilizam a prática efetiva das manifestações da cultura corporal de movimento não só durante as aulas, como também para além delas.
Fruição: implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos. Essa dimensão está vinculada à apropriação de um conjunto de conhecimentos que permite ao estudante desfrutar da realização de uma determinada prática corporal e/ou apreciar essa e outras tantas quando realizadas por outros.
Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos originados da observação e da análise das próprias vivências corporais, e daquelas realizadas por outros. Vai além da reflexão espontânea, gerada em toda experiência corporal. Trata-se de um ato intencional, orientado a formular e empregar estratégias de observação e análise para: (a) resolver desafios peculiares à prática realizada; (b) apreender novas modalidades; e (c) adequar as práticas aos interesses e às possibilidades próprios e aos das pessoas com quem compartilha a sua realização.
Construção de valores: vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática. A produção e partilha de atitudes, normas e valores (positivos e negativos) são inerentes a qualquer processo de socialização. No entanto, essa dimensão está diretamente associada ao ato intencional de ensino e de aprendizagem e, portanto, demanda intervenção pedagógica orientada para tal fim. Por esse motivo, a BNCC se concentra mais especificamente na construção de valores relativos ao respeito às diferenças e ao combate aos preconceitos de qualquer natureza. Ainda assim, não se pretende propor o tratamento apenas desses valores, ou fazê-lo só em determinadas etapas do componente, mas assegurar a superação de estereótipos e preconceitos expressos nas práticas corporais.
Análise: está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais (saber sobre). Essa dimensão reúne conhecimentos como a classificação dos esportes, os sistemas táticos de uma modalidade, o efeito de determinado exercício físico no desenvolvimento de uma capacidade física, entre outros.
Compreensão: está também associada ao conhecimento conceitual, mas, diferentemente da dimensão anterior, refere-se ao esclarecimento do processo de inserção das práticas corporais no contexto sociocultural, reunindo saberes que possibilitam compreender o lugar das práticas corporais no mundo. Em linhas gerais, essa dimensão está relacionada a temas que permitem aos estudantes interpretar as manifestações da cultura corporal de movimento em relação às dimensões éticas e estéticas, à época e à sociedade que as gerou e as modificou, às razões da sua produção e transformação e à vinculação local, nacional e global. Por exemplo, pelo estudo das condições que permitem o surgimento de uma determinada prática corporal em uma dada região e época ou os motivos pelos quais os esportes praticados por homens têm uma visibilidade e um tratamento midiático diferente dos esportes praticados por mulheres.
Protagonismo comunitário: refere-se às atitudes/ações e conhecimentos necessários para os estudantes participarem de forma confiante e autoral em decisões e ações orientadas a democratizar o acesso das pessoas às práticas corporais, tomando como referência valores favoráveis à convivência social. Contempla a reflexão sobre as possibilidades que eles e a comunidade têm (ou não) de acessar uma determinada prática no lugar em que moram, os recursos disponíveis (públicos e privados) para tal, os agentes envolvidos nessa configuração, entre outros, bem como as iniciativas que se dirigem para ambientes além da sala de aula, orientadas a interferir no contexto em busca da materialização dos direitos sociais vinculados a esse universo (BRASIL, 2018, p. 220 e 221)1 .
Progressão
A progressão constitui um importante tema a considerar na Educação Física. A evidência das aprendizagens e o seu aprofundamento ano a ano são necessários para que se dê um sentido de sistematização do conhecimento. A BNCC propõe a divisão dos anos em biênios (1º e 2º) e triênios (3º a 5º), com a proposta de “aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais” (BRASIL, 2018, p. 224).
Nota de rodapé: 1. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 5 fev. 2021. Fim da nota.
MP012
Mesmo assim, estabelece alguns critérios de progressão “sinalizando tendência de organização de conhecimentos” (BRASIL, 2018, p. 219):
Brincadeiras e jogos, danças e lutas: são organizados em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial).
Ginásticas: a organização se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características.
Esportes: a organização recai sobre a sua tipologia (modelo de classificação).
Avaliação
No modelo por competências, a avaliação deve investigar um modo de agir no mundo por parte dos estudantes, ou seja, o modo como eles utilizam os seus recursos internos, o seu conhecimento e o seu saber fazer, para resolver determinada situação que se apresenta em sua vida. Por meio da experimentação, o resultado das ações deve levá-los a refletir se os recursos internos foram mobilizados para o sucesso da tarefa, bem como de que maneira puderam ter acesso ao conhecimento ou construí-lo.
O papel do professor é auxiliar o processo de reflexão sobre a prática, ou seja, incentivar os estudantes a expressarem as suas dificuldades e o seu gosto pessoal, analisarem os seus recursos internos, buscarem soluções diferentes, observarem outros modos de resolução, entre outras ações.
Importante considerar que no modelo por competências não devemos pensar em avaliação como “certo” ou “errado” ou “tudo” ou “nada”, ou seja, entre ser competente e ser incompetente, há muitas nuances que influenciam no processo.
Como avaliar?
O processo de avaliação pode conter avaliações somativas, feitas, em geral, ao final de um processo para verificar o sucesso dos estudantes. Se temos, porém, o objetivo de monitorar um processo enquanto ele ainda ocorre, observando como os estudantes interagem com o conhecimento, devemos considerar outras maneiras de avaliar.
Na Educação Física, grande parte das aprendizagens ocorre durante as atividades, pois o fazer, para nós, é um conhecimento, um processo formativo, que ocorre durante as práticas, e consiste em um importante recurso de investigação das aprendizagens dos estudantes.
A avaliação formativa pode ocorrer de modo informal, no qual o professor lida com os eventos inesperados, comuns durante as aulas, nos quais o professor intermedeia a relação do estudante com o conhecimento, realiza ajustes às tarefas, a fim de promover as aprendizagens. Se fazem parte do processo de aprendizagem, servem de parâmetros para avaliação. Para ser considerada como tal, podem-se registrar as ocorrências, as orientações do professor e as respostas dos estudantes.
Algumas formas de avaliação formativa têm se mostrado efetivas na aprendizagem dos estudantes (BLACK et al ., 2004) 2 :
Questionamento efetivo: visa coletar informações sobre o nível atual de compreensão dos estudantes com perguntas que não pressupõem respostas diretas e demandam maior tempo de formulação de respostas, por meio das quais o professor tem uma visão ampla da compreensão deles e possibilita que eles comparem as respostas entre si.
Feedback para os estudantes: os feedbacks formais são mais efetivos em melhorar as aprendizagens dos estudantes. Podem ser feitos por meio de comentários escritos, em vez de notas. Quando os estudantes recebem notas e comentários, em geral não leem os comentários, aceitam a nota e seguem em frente. Em contrapartida, quando recebem apenas comentários, costumam ler e têm mais disposição para melhorar o seu desempenho.
Autoavaliação e avaliação dos pares: como os professores nem sempre têm tempo de fazer pergunta a todos os estudantes, a autoavaliação e a avaliação por pares possibilitam aos estudantes revisar as suas ideias e aprender novas propostas quando examinam a produção dos colegas. Os estudantes devem aprender a perguntar ao colega por que decidiu fazer de determinada maneira, pedir-lhe exemplos ou evidências e indicar-lhe pontos que não compreendeu, evitando fazer julgamentos de certo e errado.
Outra maneira de avaliar é solicitar aos estudantes que entreguem um “produto” do seu aprendizado. De acordo com a faixa etária, a produção pode ser mais ou menos elaborada. O importante é que o produto evidencie a aprendizagem deles em relação aos objetivos das aulas. A produção pode ser de um desenho, uma entrevista, uma pesquisa, um trabalho em cartolina, um panfleto, um vídeo, uma poesia, um podcast, entre outras.
Quanto mais informações houver sobre o processo de aprendizagem dos estudantes, mais completa será a avaliação. Por isso, compilar as avaliações em um portfólio possibilita analisar o avanço e as necessidades dos estudantes.
As unidades temáticas
Para o desenvolvimento das unidades temáticas, o principal referencial foi a BNCC, tendo como parâmetro as competências gerais e as específicas de Educação Física, bem como as habilidades e dimensões do conhecimento a se trabalhar para alcançar tais competências, possibilitando aos estudantes apropriar-se e aplicar tais aprendizagens além da escola.
Nota de rodapé: 2. BLACK, Paul J. et. al. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kappan, v. 86, n. 1, p. 9-21, 2004. Disponível em: http://fdnc.io/fap. Acesso em: 23 abr. 2021. Fim da nota.
MP013
Quadro: equivalente textual a seguir.
Competências gerais |
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1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo. 5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. 9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários. |
FONTE: BRASIL, 2018, p. 9 e 10.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Competências específicas de Educação Física |
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1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual. 2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo. 3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais. 4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas. 5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes. 6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam. 7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos. 8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde. 9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário. 10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo. |
FONTE: BRASIL, 2018, p. 223.
A obra tem como base, ainda, a Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL, 2019) 4 –, que prevê o apoio dos componentes curriculares para a alfabetização nos Anos Iniciais, por meio de atividades que possam reforçar os aprendizados das crianças. Durante as orientações ao professor, são propostas estratégias que contribuam com o desenvolvimento de quatro elementos previstos na PNA: a produção de escrita, a compreensão de texto, a fluência oral e a ampliação do vocabulário.
Esta obra concentra as práticas corporais voltadas aos 3º a 5º anos do Ensino Fundamental, e traz propostas para as unidades temáticas de brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas, conforme apresentado a seguir nos quadros de planejamento anual.
Nota de rodapé: 4. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, 11 abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fba. Acesso em: 5 mar. 2021. Fim da nota.
MP014
Quadro: equivalente textual a seguir.
3º Ano |
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Unidade temática |
Objeto de conhecimento |
Habilidades |
Objetivos |
Brincadeiras e jogos |
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural. (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana. (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Conhecer e experimentar brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, e os de matriz indígena e africana. Valorizar as diferentes culturas advindas das brincadeiras e dos jogos. Reconhecer a influência da cultura indígena e africana na formação da cultura brasileira. Ampliar a consciência corporal, o planejamento e as estratégias na superação dos objetivos propostos pelas brincadeiras e pelos jogos. |
Esportes |
Esportes de campo e taco Esportes de rede/ parede Esportes de invasão |
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Conhecer os elementos comuns dos esportes de campo e taco. Conhecer os elementos comuns dos esportes de rede e parede. Conhecer os elementos comuns dos esportes de invasão. Elaborar ações estratégicas individuais e coletivas nas modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão. Comparar os elementos comuns dos esportes de campo e taco, de rede/parede e de invasão. Conscientizar-se da importância do trabalho coletivo e do protagonismo nas práticas corporais. |
Ginásticas |
Ginástica geral |
(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. (EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança. |
Experimentar e fruir diversos movimentos combinados das ginásticas. Criar coreografias, planejando e utilizando estratégias para as composições e as execuções. Praticar os movimentos das ginásticas, conhecendo e respeitando as regras de segurança. Desenvolver o senso de coletividade. Apreciar e valorizar diferentes práticas de ginásticas em grupo. |
Danças |
Danças do Brasil e do mundo Danças de matriz indígena e africana |
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem. (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana. (EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana. (EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. |
Experimentar e comparar os elementos constitutivos das danças do Brasil, do mundo e de matrizes africanas e indígenas. Perceber as diferenças e as semelhanças entre as danças brasileiras, do mundo e as indígenas e africanas. Utilizar estratégias para a experimentação da dança, de modo a superar preconceitos em relação à sua prática. Elaborar estratégias em conjunto para resolver os desafios impostos pelas danças. |
MP015
Quadro: equivalente textual a seguir.
3º Ano |
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Unidade temática |
Objeto de conhecimento |
Habilidades |
Objetivos |
Lutas |
Lutas do contexto comunitário e regional Lutas de matriz indígena e africana |
(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança. (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
Experimentar movimentos das lutas regionais e comunitárias. Experimentar, fruir e valorizar os movimentos das lutas de origem indígena e africana, valorizando essas culturas. Utilizar estratégias básicas das lutas, diferenciando o lutar e o brigar nas práticas vivenciadas. Reconhecer a luta como um patrimônio cultural humano que teve sua origem na Antiguidade e continua presente nos dias de hoje. |
Quadro: equivalente textual a seguir.
4º Ano |
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Unidade temática |
Objeto de conhecimento |
Habilidades |
Objetivos |
Brincadeiras e jogos |
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural. (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana. (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Experimentar brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, os de matrizes indígena e africana. Vivenciar e recriar as brincadeiras e os jogos nas suas recriações regionais e comunitárias, preservando a cultura e a diversidade cultural brasileira. Reconhecer a diversidade cultural brasileira, valorizando e respeitando o patrimônio cultural. Ampliar a consciência corporal, o planejamento e as estratégias na superação dos objetivos propostos pelas brincadeiras e pelos jogos. |
Esportes |
Esportes de campo e taco Esportes de rede/parede Esportes de invasão |
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Compreender os elementos comuns que distinguem as modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão. Experimentar e fruir os esportes das modalidades de taco e campo, de rede/parede e de invasão, diferenciando o esporte profissional das práticas tipificadas por meio da recriação dos esportes para a apropriação comunitária e para o lazer. Ampliar o acervo motor e cognitivo por meio das tipificações das modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão. Incentivar o trabalho coletivo e o protagonismo nas práticas das tipificações esportivas. Elaborar estratégias individuais e coletivas nas modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão. |
MP016
Quadro: equivalente textual a seguir.
4º Ano |
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Unidade temática |
Objeto de conhecimento |
Habilidades |
Objetivos |
Ginásticas |
Ginástica geral |
(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. (EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança. |
Elaborar pequenas coreografias com elementos ginásticos, em grupos, com e sem materiais. Participar de práticas corporais da ginástica, respeitando as regras de segurança. Perceber as potencialidades e as limitações corporais. Apreciar e valorizar as coreografias apresentadas pelos colegas. Identificar diferentes manifestações da cultura corporal presentes no cotidiano, escolhendo elementos básicos para as composições coreográficas. Registrar as produções de maneira escrita, oral e corporal. Contribuir ativamente com o processo de experimentação das práticas ginásticas propostas. |
Danças |
Danças do Brasil e do mundo Danças de matriz indígena e africana |
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem. (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana. (EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana. (EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. |
Experimentar e conhecer os movimentos, sentidos e significados das danças do Brasil, do mundo e de matrizes africanas e indígenas. Reconhecer as diferenças e as semelhanças entre os elementos constitutivos das danças brasileiras, do mundo e de matriz indígena e africana. Valorizar as diferentes culturas manifestas nas danças, desmistificando preconceitos em relação à sua prática. Elaborar estratégias para superar os desafios advindos dos diferentes movimentos, gestos e ritmos executados no espaço. |
Lutas |
Lutas do contexto comunitário e regional Lutas de matriz indígena e africana |
(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança. (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
Experimentar jogos comunitários e regionais de lutas ou de oposição que envolvam agarrar, puxar, derrubar e imobilizar o adversário. Experimentar, fruir e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana. Perceber as diferenças entre brigar e lutar. Desenvolver habilidades estratégicas envolvidas no lutar. Identificar os movimentos corporais presentes nas lutas e sua diferenciação em relação às demais práticas. Compreender a importância das práticas corporais para o desenvolvimento de um ambiente comunitário, no qual o respeito ao oponente e às regras de segurança são importantes. |
MP017
Quadro: equivalente textual a seguir.
5º Ano |
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Unidade temática |
Objeto de conhecimento |
Habilidades |
Objetivos |
Brincadeiras e jogos |
Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana |
(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural. (EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana. (EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas. (EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. |
Vivenciar brincadeiras e jogos populares do Brasil, do mundo e os de matrizes indígena e africana. Vivenciar e recriar as brincadeiras e os jogos nas suas recriações regionais e comunitárias, valorizando a diversidade cultural. Reconhecer a diversidade cultural brasileira, valorizando e respeitando o patrimônio cultural. Valorizar as práticas visando ao desenvolvimento físico e social dos estudantes. Ampliar a consciência corporal, o planejamento e as estratégias na superação dos objetivos propostos pelas brincadeiras e pelos jogos. |
Esportes |
Esportes de campo e taco Esportes de rede/parede Esportes de invasão |
(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo. (EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer). |
Experimentar e fruir tipificações dos esportes das modalidades de campo e taco, de rede/parede e de invasão, compreendendo os elementos que distinguem essas modalidades esportivas. Elaborar estratégias e ações táticas individuais e coletivas nas modalidades esportivas, privilegiando o trabalho coletivo e o protagonismo. Diferenciar o conceito de jogo e de esporte, identificando suas manifestações. Refletir sobre os contextos sócio-histórico-culturais das modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão. |
Ginásticas |
Ginástica geral |
(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano. (EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança. |
Elaborar pequenas coreografias com elementos da ginástica geral, utilizando estratégias para transpor os desafios decorridos da prática corporal. Participar de uma coreografia de ginástica geral, envolvendo-se ativamente no processo de planejamento e de construção coletiva. Experimentar e fruir as práticas corporais da ginástica geral, produzindo registros escritos, orais e corporais. Respeitar as potencialidades e os limites do próprio corpo e dos colegas. Cooperar com o cumprimento das regras de segurança. |
Danças |
Danças do Brasil e do mundo Danças de matriz indígena e africana |
(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem. (EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana. (EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana. (EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las. |
Experimentar e fruir as danças do Brasil, do mundo e de matrizes africana e indígena. Perceber semelhanças e diferenças entre os elementos constitutivos das danças. Combater as formas de preconceito em relação às danças e seus praticantes. Valorizar a diversidade cultural. Criar estratégias para transpor os desafios exigidos pelas danças. |
MP018
Quadro: equivalente textual a seguir.
5º Ano |
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Unidade temática |
Objeto de conhecimento |
Habilidades |
Objetivos |
Lutas |
Lutas do contexto comunitário e regional Lutas de matriz indígena e africana |
(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana. (EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança. (EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais. |
Diferenciar o lutar e o brigar em situações de lutas comunitárias e regionais. Perceber, ao vivenciar movimentos típicos de lutas como agarrar, puxar, derrubar, que é fundamental respeitar o oponente e as regras de segurança estabelecidas, a fim de criar um ambiente coletivo seguro. Identificar os movimentos e as estratégias característicos das lutas no âmbito regional e comunitário, percebendo suas semelhanças e suas diferenças em relação às outras práticas corporais. Experimentar, fruir e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana, conhecendo e valorizando seu contexto histórico e cultural. |
Em relação à organização das unidades, elas refletem as demandas dos objetos de conhecimento expressos na BNCC (BRASIL, 2018): brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.
Cada unidade está organizada em torno destas seções:
- Conversando sobre – tem como objetivo abordar a unidade temática como um objeto conceitual da Educação Física e de uma construção histórico-social e cultural.
-
Praticando
–
visa a auxiliar o docente no planejamento dos
roteiros
de aula, sugerindo práticas corporais e orientando sobre como elas podem ser organizadas, contornadas pelas dimensões do conhecimento por meio
destes
cinco momentos do desenvolvimento da atividade proposta:
Conhecendo a prática corporal: partindo das experiências da criança, e aferindo, portanto, seu conhecimento prévio sobre o tema, este é um momento de ampliação e construção do novo conhecimento com contornos específicos sobre a atividade proposta, como o movimento, o corpo, suas potencialidades, capacidades e habilidades, e o contexto histórico-social e cultural a fim de promover reflexões com base em questões geradoras.
Vivenciando a prática corporal: partindo da macrocontextualização da unidade temática para a micro, ao conhecer a prática corporal proposta, além de experimentar e fruir, a criança terá a consciência ampliada em relação às formas de adaptação das atividades, o que lhe possibilitará criar, inovar e aplicar práticas além do espaço escolar, apropriando-se do conhecimento que lhe permitirá fruir em outros espaços sociais.
Dialogando sobre a prática: apresenta um momento de reflexão sobre as aprendizagens proporcionadas pela prática corporal, procurando consolidá-las, bem como possibilitar aos estudantes o compartilhamento de sensações e impressões sobre a atividade, colaborando para a construção da consciência corporal, de valores e de lições aprendidas para a vida.
Registrando: os registros fazem parte das avaliações formativas de processo e, para isso, podem ser feitos por meio de desenhos, textos coletivos, vídeos, áudios, podcasts , fotografias, e qualquer modo que enriqueça as possibilidades de avaliação qualitativa, que deve priorizar o desenvolvimento individual conquistado pelos estudantes.
Avaliação: as avaliações, pautadas nos registros e na observação do professor em cada uma das etapas de desenvolvimento da prática corporal, desde a contextualização até a prática e a reflexão, possibilitarão ao docente elaborar relatórios individuais que não só subsidiem uma visão de cada estudante e contribuam para o seu avanço, mas também sirvam como fonte norteadora da reorganização da prática docente, favorecendo a percepção de acertos e ajustes pertinentes à condução das atividades didáticas.
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Não pare por aqui
– boxe que apresenta outras possibilidades de aplicação das práticas corporais na unidade temática desenvolvida e sugere materiais de consulta.
Por fim, espera-se que esta obra possa contribuir com o desenvolvimento da Educação Física como ampliação de possibilidades do espaço da sala de aula e das vivências das práticas corporais.
Bom trabalho!
IMPORTANTE!
As práticas corporais propostas devem ser adaptadas às possibilidades do espaço escolar, considerando a segurança, a disponibilidade de materiais e espaço, recriando as práticas, se necessário.