MP003

APRESENTAÇÃO

Caro colega,

Esta coleção foi elaborada para você a fim de promover o desenvolvimento do componente curricular Educação Física. Os volumes estão pautados na Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e na Política Nacional de Alfabetização – PNA –, e se desdobram em duas partes: introdução e unidades temáticas, por sua vez, reunidas em blocos referentes a cada um dos anos iniciais do Ensino Fundamental (o volume 1 apresenta as unidades temáticas relativas aos e 2º anos, e o volume 2, aos 3º, 4º e 5º anos).

Na introdução, são destacados os procedimentos pedagógicos adotados para nortear as práticas pedagógicas relacionadas ao desenvolvimento de competências e habilidades, à progressão e à avaliação. São também descritas a composição e a organização do Manual do Professor.

Nas unidades temáticas relativas aos e 2º anos, são trabalhadas as práticas corporais na perspectiva dos eixos de jogos e brincadeiras, esportes, ginásticas e danças. Nas referentes aos 3º, 4º e 5º anos, a esses eixos é acrescentado o de lutas. As unidades temáticas desenvolvem-se tendo como subsídios o contexto histórico, social e cultural e as habilidades e as capacidades físicas como forma de expressão corporal.

A Educação Física, assim configurada, expande suas possibilidades de conexão com outras áreas do conhecimento, promovendo aprendizagens que ressignifiquem sentidos e significados das práticas corporais.

Embora nesta coleção sugiram-se diversas aplicações para a formação de competências e de habilidades, o Manual do Professor possibilita que você adapte, crie ou eleja suas próprias atividades que, porventura, façam mais sentido ao contexto no qual a escola e os estudantes estão inseridos. Assim, a mediação do professor é essencial para que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. Desejamos a você um excelente trabalho!

Os autores.

MP004

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO, p. MP010

3º ANO

UNIDADE 1 – BRINCADEIRAS E JOGOS, p. MP019

Conversando sobre brincadeiras e jogos, p. MP020

Praticando brincadeiras e jogos, p. MP020

HEINÉ KUPUTISU, p. MP020

Conhecendo a prática corporal, p. MP020

Vivenciando a prática corporal, p. MP021

Dialogando sobre a prática, p. MP021

Registrando, p. MP021

Avaliação, p. MP022

TERRA-MAR, p. MP022

Conhecendo a prática corporal, p. MP022

Vivenciando a prática corporal, p. MP022

Dialogando sobre a prática, p. MP023

Registrando, p. MP023

Avaliação, p. MP023

CABRA-CEGA, p. MP023

Conhecendo a prática corporal, p. MP023

Vivenciando a prática corporal, p. MP024

Dialogando sobre a prática, p. MP024

Registrando, p. MP025

Avaliação, p. MP025

UNIDADE 2 – ESPORTES, p. MP026

Conversando sobre esportes, p. MP027

Praticando esportes, p. MP027

TACOBOL, p. MP027

Conhecendo a prática corporal, p. MP027

Vivenciando a prática corporal, p. MP029

Dialogando sobre a prática, p. MP029

Registrando, p. MP030

Avaliação, p. MP031

MINIVOLEIBOL, p. MP031

Conhecendo a prática corporal, p. MP031

Vivenciando a prática corporal, p. MP032

Dialogando sobre a prática, p. MP033

Registrando, p. MP033

Avaliação, p. MP033

TAG RUGBY, p. MP033

Conhecendo a prática corporal, p. MP033

Vivenciando a prática corporal, p. MP035

Dialogando sobre a prática, p. MP036

Registrando, p. MP036

Avaliação, p. MP036

UNIDADE 3 – GINÁSTICAS, p. MP038

Conversando sobre ginásticas, p. MP039

Praticando ginásticas, p. MP039

PIRÂMIDES HUMANAS, p. MP039

Conhecendo a prática corporal, p. MP039

Vivenciando a prática corporal, p. MP041

Pirâmides em trios, quartetos e quintetos, p. MP041

Pirâmide em seis apoios, p. MP042

Beliche de três andares, p. MP042

Pirâmide meia altura, p. MP042

Banquinho, p. MP042

Dialogando sobre a prática, p. MP043

Registrando, p. MP043

Avaliação, p. MP043

O CIRCO CHEGOU!, p. MP043

Conhecendo a prática corporal, p. MP043

Vivenciando a prática corporal, p. MP045

Bolas, p. MP045

Claves, p. MP045

Barangandão, p. MP046

Arcos, p. MP046

Lenços, p. MP046

Dialogando sobre a prática, p. MP047

Registrando, p. MP047

Avaliação, p. MP047

UNIDADE 4 – DANÇAS, p. MP048

Conversando sobre danças, p. MP049

Praticando danças, p. MP049

O BRASIL TODO DANÇA!, p. MP049

Conhecendo a prática corporal, p. MP049

Carimbó, p. MP049

Pau de fita, p. MP049

Xiba, p. MP049

Catira, p. MP050

Bumba meu boi, p. MP050

Vivenciando a prática corporal, p. MP050

Catira do passarinho, p. MP050

Dialogando sobre a prática, p. MP051

Registrando, p. MP051

Avaliação, p. MP051

O MUNDO TODO DANÇA!, p. MP051

Conhecendo a prática corporal, p. MP051

Salsa, p. MP052

Tango, p. MP052

Tarantela, p. MP052

Flamenco, p. MP052

Vivenciando a prática corporal, p. MP052

Alunelul, p. MP052

Dialogando sobre a prática, p. MP053

Registrando, p. MP053

Avaliação, p. MP053

MP005

BATE-PAU, p. MP053

Conhecendo a prática corporal, p. MP053

Vivenciando a prática corporal, p. MP054

Dialogando sobre a prática, p. MP055

Registrando, p. MP055

Avaliação, p. MP055

SAMBA DE RODA, p. MP055

Conhecendo a prática corporal, p. MP055

Vivenciando a prática corporal, p. MP056

Dialogando sobre a prática, p. MP056

Registrando, p. MP056

Avaliação, p. MP056

UNIDADE 5 – Lutas, p. MP057

Conversando sobre lutas, p. MP058

Praticando lutas, p. MP058

JOGOS DE OPOSIÇÃO, p. MP058

Conhecendo a prática corporal, p. MP058

Vivenciando a prática corporal, p. MP059

Arranca-rabo, p. MP059

Essa bola é minha!, p. MP060

Pé com pé, p. MP060

Dialogando sobre a prática, p. MP060

Registrando, p. MP060

Avaliação, p. MP061

LUTA MARAJOARA, p. MP061

Conhecendo a prática corporal, p. MP061

Vivenciando a prática corporal, p. MP062

Bread and butter: jogo de luta africana, p. MP062

Briga de galo e luta do saci: jogos de luta indígena, p. MP062

Luta marajoara, p. MP062

Dialogando sobre a prática, p. MP063

Registrando, p. MP063

Avaliação, p. MP063

ANO

UNIDADE 6 – BRINCADEIRAS E JOGOS, p. MP064

Conversando sobre brincadeiras e jogos, p. MP065

Praticando brincadeiras e jogos, p. MP065

O’TA I INYU (GAVIÃO E GALINHA), p. MP065

Conhecendo a prática corporal, p. MP065

Vivenciando a prática corporal, p. MP066

Dialogando sobre a prática, p. MP066

Registrando, p. MP066

Avaliação, p. MP066

PEGUE O BASTÃO, p. MP066

Conhecendo a prática corporal, p. MP066

Vivenciando a prática corporal, p. MP067

Dialogando sobre a prática, p. MP067

Registrando, p. MP067

Avaliação, p. MP067

CORRIDA JANKENPON, p. MP067

Conhecendo a prática corporal, p. MP067

Vivenciando a prática corporal, p. MP068

Dialogando sobre a prática, p. MP069

Registrando, p. MP069

Avaliação, p. MP069

ALERTA, p. MP069

Conhecendo a prática corporal, p. MP069

Vivenciando a prática corporal, p. MP069

Dialogando sobre a prática, p. MP069

Registrando, p. MP069

Avaliação, p. MP070

UNIDADE 7 – ESPORTES, p. MP071

Conversando sobre esportes, p. MP072

Praticando esportes, p. MP072

SOFTBOL, p. MP072

Conhecendo a prática corporal, p. MP072

Vivenciando a prática corporal, p. MP073

Dialogando sobre a prática, p. MP074

Registrando, p. MP075

Avaliação, p. MP075

BADMINTON, p. MP075

Conhecendo a prática corporal, p. MP075

Vivenciando a prática corporal, p. MP076

Dialogando sobre a prática, p. MP077

Registrando, p. MP077

Avaliação, p. MP077

BASQUETE 3 × 3, p. MP077

Conhecendo a prática corporal, p. MP077

Vivenciando a prática corporal, p. MP079

Dialogando sobre a prática, p. MP079

Registrando, p. MP080

Avaliação, p. MP080

UNIDADE 8 – GINÁSTICAS, p. MP081

Conversando sobre ginásticas, p. MP082

Praticando ginásticas, p. MP082

SÉRIE DE GINÁSTICA DE SOLO, p. MP082

Conhecendo a prática corporal, p. MP082

Vivenciando a prática corporal, p. MP083

Aquecimentos, p. MP083

Elementos básicos no chão, p. MP083

Dialogando sobre a prática, p. MP086

Registrando, p. MP086

Avaliação, p. MP086

COREOGRAFIA DE GINÁSTICA GERAL COM MATERIAIS, p. MP086

Conhecendo a prática corporal, p. MP086

Vivenciando a prática corporal, p. MP087

Fita, p. MP087

Arco, p. MP088

MP006

Bola, p. MP090

Corda, p. MP091

Maças, p. MP092

Use a criatividade! É a sua vez!, p. MP093

Dialogando sobre a prática, p. MP094

Registrando, p. MP094

Avaliação, p. MP094

UNIDADE 9 – DANÇAS, p. MP095

Conversando sobre danças, p. MP096

Praticando danças, p. MP096

AS EXPRESSÕES DO BRASIL, p. MP096

Conhecendo a prática corporal, p. MP096

Chula, p. MP096

Cana-verde, p. MP097

Maçarico, p. MP097

Siriri, p. MP097

Frevo, p. MP097

Vivenciando a prática corporal, p. MP098

Frevo, p. MP098

Dialogando sobre a prática, p. MP099

Registrando, p. MP099

Avaliação, p. MP099

MACULELÊ, p. MP099

Conhecendo a prática corporal, p. MP099

Vivenciando a prática corporal, p. MP100

Dialogando sobre a prática, p. MP101

Registrando, p. MP101

Avaliação, p. MP101

JACUNDÁ, p. MP101

Conhecendo a prática corporal, p. MP101

Vivenciando a prática corporal, p. MP101

Dialogando sobre a prática, p. MP102

Registrando, p. MP102

Avaliação, p. MP102

TROIKA, p. MP102

Conhecendo a prática corporal, p. MP102

Vivenciando a prática corporal, p. MP103

Dialogando sobre a prática, p. MP104

Registrando, p. MP104

Avaliação, p. MP104

UNIDADE 10 – LUTAS, p. MP105

Conversando sobre lutas, MP106 Praticando lutas, p. MP106

JOGOS DE OPOSIÇÃO, p. MP106

Conhecendo a prática corporal, p. MP106

Vivenciando a prática corporal, p. MP106

Cabo de guerra, p. MP106

Guerra de polegares, p. MP107

Queda de braço, p. MP107

Dialogando sobre a prática, p. MP107

Registrando, p. MP107

Avaliação, p. MP107

LUTA DE MARACÁ OU DERRUBA TOCO, p. MP108

Conhecendo a prática corporal, p. MP108

Vivenciando a prática corporal, p. MP108

Arranca mandioca, p. MP108

Luta de maracá ou derruba toco, p. MP108

Dialogando sobre a prática, p. MP109

Registrando, p. MP109

Avaliação, p. MP109

CAPOEIRA, p. MP109

Conhecendo a prática corporal, p. MP109

Vivenciando a prática corporal, p. MP110

Dialogando sobre a prática, p. MP113

Registrando, p. MP113

Avaliação, p. MP113

ANO

UNIDADE 11 – BRINCADEIRAS E JOGOS, p. MP114

Conversando sobre brincadeiras e jogos, p. MP115

Praticando brincadeiras e jogos, p. MP115

QUEIMADA OU DODGEBALL, p. MP115

Conhecendo a prática corporal, p. MP115

Vivenciando a prática corporal, p. MP116

Dialogando sobre a prática, p. MP116

Registrando, p. MP116

Avaliação, p. MP116

CABO DE GUERRA, p. MP116

Conhecendo a prática corporal, p. MP116

Vivenciando a prática corporal, p. MP117

Dialogando sobre a prática, p. MP117

Registrando, p. MP117

Avaliação, p. MP117

PETECA, p. MP117

Conhecendo a prática corporal, p. MP117

Vivenciando a prática corporal, p. MP118

Dialogando sobre a prática, p. MP118

Registrando, p. MP118

Avaliação, p. MP118

SALTANDO O FEIJÃO, p. MP118

Conhecendo a prática corporal, p. MP118

Vivenciando a prática corporal, p. MP118

Dialogando sobre a prática, p. MP119

Registrando, p. MP119

Avaliação, p. MP119

MP007

UNIDADE 12 – ESPORTES, p. MP120

Conversando sobre esportes, p. MP121

Praticando esportes, p. MP121

BEISEBOL, p. MP121

Conhecendo a prática corporal, p. MP121

Vivenciando a prática corporal, p. MP122

Dialogando sobre a prática, p. MP122

Registrando, p. MP122

Avaliação, p. MP122

MINITÊNIS, p. MP122

Conhecendo a prática corporal, p. MP122

Vivenciando a prática corporal, p. MP124

Dialogando sobre a prática, p. MP124

Registrando, p. MP125

Avaliação, p. MP125

FUTEBOL, p. MP125

Conhecendo a prática corporal, p. MP125

Vivenciando a prática corporal, p. MP126

Gol a gol, p. MP126

Golzinho, p. MP127

Dialogando sobre a prática, p. MP127

Registrando, p. MP127

Avaliação, p. MP127

UNIDADE 13 – GINÁSTICAS, p. MP128

Conversando sobre ginásticas, p. MP129

Praticando ginásticas, p. MP130

GINÁSTICA GERAL, p. MP130

Conhecendo a prática corporal, p. MP130

Vivenciando a prática corporal, p. MP131

Dialogando sobre a prática, p. MP131

Registrando, p. MP131

Avaliação, p. MP131

APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA PARA TODOS, p. MP131

Conhecendo a prática corporal, p. MP131

Vivenciando a prática corporal, p. MP132

Dialogando sobre a prática, p. MP135

Registrando, p. MP135

Avaliação, p. MP135

UNIDADE 14 – DANÇAS, p. MP136

Conversando sobre danças, p. MP137

Praticando danças, p. MP137

DANÇAS DO BRASIL, p. MP137

Conhecendo a prática corporal, p. MP137

Balaio, p. MP137

Mineiro-pau, p. MP137

Camaleão, p. MP137

Vilão, p. MP137

Coco, p. MP138

Vivenciando a prática corporal, p. MP138

Dança do coco, p. MP138

Dialogando sobre a prática, p. MP138

Registrando, p. MP139

Avaliação, p. MP139

DANÇA DO DRAGÃO, p. MP139

Conhecendo a prática corporal, p. MP139

Vivenciando a prática corporal, p. MP139

Dialogando sobre a prática, p. MP140

Registrando, p. MP140

Avaliação, p. MP140

TORÉ, p. MP140

Conhecendo a prática corporal, p. MP140

Vivenciando a prática corporal, p. MP140

Dialogando sobre a prática, p. MP141

Registrando, p. MP141

Avaliação, p. MP141

JONGO, p. MP141

Conhecendo a prática corporal, p. MP141

Vivenciando a prática corporal, p. MP141

Dialogando sobre a prática, p. MP141

Registrando, p. MP142

Avaliação, p. MP142

UNIDADE 15 – LUTAS, p. MP143

Conversando sobre lutas, p. MP144

Praticando lutas, p. MP144

JOGOS DE OPOSIÇÃO, p. MP144

Conhecendo a prática corporal, p. MP144

Vivenciando a prática corporal, p. MP145

Luta dos pregadores, p. MP145

Quero ficar e quero sair, p. MP145

Dialogando sobre a prática, p. MP145

Registrando, p. MP145

Avaliação, p. MP146

HUKA-HUKA, p. MP146

Conhecendo a prática corporal, p. MP146

Vivenciando a prática corporal, p. MP147

Dialogando sobre a prática, p. MP147

Registrando, p. MP148

Avaliação, p. MP148

NGUNI OU INTONGA, p. MP149

Conhecendo a prática corporal, p. MP149

Vivenciando a prática corporal, p. MP149

Gangorra, p. MP149

Estoure as bolas, p. MP149

Dialogando sobre a prática, p. MP150

Registrando, p. MP150

Avaliação, p. MP150

REFERÊNCIAS, p. MP151

MP008

ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO SEMANAL – 3º Ano

Quadro: equivalente textual a seguir.

BIMESTRE

UNIDADE 1 – BRINCADEIRAS E JOGOS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

PRÁTICA 1: HEINÉ KUPUTISU

MP020

PRÁTICA 2: TERRA-MAR

MP022

PRÁTICA 3: CABRA-CEGA

MP023

UNIDADE 2 – ESPORTES

PRÁTICA 1: TACOBOL

MP027

PRÁTICA 2: MINIVOLEIBOL

MP031

PRÁTICA 3: TAG RUGBY

MP033

BIMESTRE

UNIDADE 3 – GINÁSTICAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

10ª

11ª

12ª

PRÁTICA 1: PIRÂMIDES HUMANAS

Pirâmide 6 apoios

Beliche de 3 andares

Pirâmide meia altura

Banquinho

MP039

13ª

14ª

15ª

16ª

PRÁTICA 2: O CIRCO CHEGOU!

Bolas

Claves

Barangandão

Arcos

Lenços

MP043

BIMESTRE

UNIDADE 4 – DANÇAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

17ª

18ª

19ª

PRÁTICA 1: O BRASIL TODO DANÇA!

Carimbó

Pau de fita

Xiba

Catira

Bumba meu boi

Catira do passarinho

MP049

20ª

21ª

22ª

PRÁTICA 2: O MUNDO TODO DANÇA!

Salsa

Tango

Flamenco

Alunelul

MP051

23ª

PRÁTICA 3: BATE-PAU

MP053

24ª

PRÁTICA 4: SAMBA DE RODA

MP055

BIMESTRE

UNIDADE 5 – LUTAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

25ª

26ª

27ª

PRÁTICA 1: JOGOS DE OPOSIÇÃO

Arranca-rabo

Essa bola é minha!

Pé com pé

MP058

28ª

29ª

30ª

31ª

32ª

PRÁTICA 2: LUTA MARAJOARA

Bread and butter : jogo de luta africana

Briga de galo e luta do saci: jogos de luta indígena

Luta marajoara

MP061

ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO SEMANAL – 4º Ano

Quadro: equivalente textual a seguir.

BIMESTRE

UNIDADE 6 – BRINCADEIRAS E JOGOS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

PRÁTICA 1: O’TA I INYU (GAVIÃO E GALINHA)

MP065

PRÁTICA 2: PEGUE O BASTÃO

MP066

PRÁTICA 3: CORRIDA JANKENPON

MP067

PRÁTICA 4: ALERTA

MP069

UNIDADE 7 – ESPORTES

PRÁTICA 1: SOFTBOL

MP072

PRÁTICA 2: BADMINTON

MP075

PRÁTICA 3: BASQUETE 3 × 3

MP077

BIMESTRE

UNIDADE 8 – GINÁSTICAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

10ª

11ª

PRÁTICA 1: SÉRIE DE GINÁSTICA DE SOLO

Aquecimentos

Elementos básicos no chão

MP082

12ª

13ª

14ª

15ª

16ª

PRÁTICA 2: COREOGRAFIA DE GINÁSTICA GERAL COM MATERIAIS

Fita

Arco

Bola

Corda

Maças

Use a criatividade! Agora é a sua vez!

MP086

MP009

Quadro: equivalente textual a seguir.

BIMESTRE

UNIDADE 9 – DANÇAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

17ª

18ª

19ª

20ª

PRÁTICA 1: AS EXPRESSÕES DO BRASIL

Chula

Cana-verde

Maçarico

Siriri

Frevo

MP096

21ª

PRÁTICA 2: MACULELÊ

MP099

22ª

PRÁTICA 3: JACUNDÁ

MP101

23ª

24ª

PRÁTICA 4: TROIKA

MP102

BIMESTRE

UNIDADE 10 – LUTAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

25ª

26ª

PRÁTICA 1: JOGOS DE OPOSIÇÃO

Cabo de guerra

Guerra de polegares

Queda de braço

MP106

27ª

28ª

29ª

PRÁTICA 2: LUTA DE MARACÁ OU DERRUBA TOCO

Arranca mandioca

Luta de maracá ou derruba toco

MP108

30ª

31ª

32ª

PRÁTICA 3: CAPOEIRA

MP109

ÍNDICE DE CONTEÚDOS E SUGESTÃO DE PLANEJAMENTO SEMANAL – 5º Ano

Quadro: equivalente textual a seguir.

BIMESTRE

UNIDADE 11 – BRINCADEIRAS E JOGOS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

PRÁTICA 1: QUEIMADA OU DODGEBALL

MP115

PRÁTICA 2: CABO DE GUERRA

MP116

PRÁTICA 3: PETECA

MP117

PRÁTICA 4: SALTANDO O FEIJÃO

MP118

UNIDADE 12 – ESPORTES

PRÁTICA 1: BEISEBOL

MP121

PRÁTICA 2: MINITÊNIS

MP122

PRÁTICA 3: FUTEBOL

MP125

BIMESTRE

UNIDADE 13 – GINÁSTICAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

10ª

11ª

12ª

13ª

PRÁTICA 1: GINÁSTICA GERAL

MP130

14 ª

15ª

16ª

PRÁTICA 2: APRESENTAÇÃO DE GINÁSTICA PARA TODOS

MP131

BIMESTRE

UNIDADE 14 – DANÇAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

17ª

18ª

19ª

20ª

21ª

PRÁTICA 1: DANÇAS DO BRASIL

Balaio

Mineiro-pau

Camaleão

Vilão

Coco

MP137

22ª

PRÁTICA 2: DANÇA DO DRAGÃO

MP139

23ª

PRÁTICA 3: TORÉ

MP140

24ª

PRÁTICA 4: JONGO

MP141

BIMESTRE

UNIDADE 15 – LUTAS

SEMANA

(equivale a duas aulas)

CONTEÚDO

PÁGINA

25ª

26ª

PRÁTICA 1: JOGOS DE OPOSIÇÃO

Luta dos pregadores

Quero ficar e quero sair

MP144

27ª

28ª

29ª

PRÁTICA 2: HUKA-HUKA

MP146

30ª

31ª

32ª

PRÁTICA 3: NGUNI OU INTONGA

Gangorra

Estoure as bolas

MP149

MP010

INTRODUÇÃO

Imagem: Ilustração. Uma mulher com cabelos cacheados e camisa amarela está com a mão no queixo. Ao lado de seu rosto, há dois pontos de interrogação. Ao fundo, folhas e céu.  Fim da imagem.

“Você já parou para pensar?” Essa pergunta, tão comum em nossa vida, expressa nossa maneira de compreender vários fenômenos complexos subjacentes a ela.

“Pensar parado” representa uma visão cartesiana, pela qual os processos são divididos entre mentais e corporais de maneira hierarquizada. Hoje, sabemos que algumas tarefas precisam que as pessoas estejam sentadas em um lugar tranquilo e concentradas para pensar, enquanto outras acontecem com as pessoas em ação. Há até mesmo muitas pessoas que preferem pensar em movimento. Essas saem para correr especificamente com o intuito de organizar seus pensamentos, pois literalmente elas pensam em movimento.

Mas a questão vai além! Para nos movimentarmos, precisamos de uma série de processos mentais complexos relacionados ao nosso próprio organismo, como a propriocepção e a homeostasia, e ao ambiente, como a percepção da relação entre espaço, tempo e objetos (estáticos e dinâmicos), para tomar decisões e executar nossas ações. Nesse sentido, a ideia de “pensar em movimento” rompe com a lógica cartesiana ao religar o pensar ao movimento.

A expressão “pensar em movimento” relaciona-se também aos aspectos filosóficos da própria Educação Física, já que o movimento é a essência da expressão dessa área em suas mais diversas formas de concretização das práticas corporais.

Do micro para o macro, do regional para o universal, da parte para o todo, do simples para o complexo, dos aspectos biológicos aos culturais, da maturação ao desenvolvimento, do individual ao coletivo, as práticas corporais abrangem toda a complexidade que o estudo do movimento necessita.

Para dar profundidade aos objetos de conhecimento e compor um programa sequenciado, a construção de narrativas é fundamental, pois elas farão a integração entre os conhecimentos específicos da Educação Física e os de outras áreas.

Desse modo, é imprescindível que as práticas corporais proporcionem a construção da valorização dos saberes historicamente construídos, a reflexão crítica, a valorização da diversidade de saberes, a igualdade de oportunidades, a inclusão, o respeito às diferenças e a apreciação da expressão corporal. É nessa perspectiva que o principal objetivo desta obra é estabelecer a Educação Física como prática de expressão corporal, integrando conhecimentos específicos sobre o movimento em todas as suas dimensões. O movimento não é um fim em si mesmo, mas constitui objeto para a construção integrada do conhecimento sobre ele em suas variadas formas: nas brincadeiras e jogos, nos esportes, nas danças, nas ginásticas, nas lutas.

É nesse sentido que não se pode esquecer da importância da experimentação e das estratégias para torná-la positiva. Por isso, é essencial cuidar do planejamento e do ambiente da aula, reforçando o espaço como um laboratório de experimentação no qual o erro é aliado da aprendizagem e o acolhimento do professor e dos colegas é fundamental para garantir o direito às aprendizagens a todos os estudantes.

As dimensões do conhecimento da Educação Física

Durante muito tempo, a Educação Física teve como referência o fazer dos estudantes, o que é inerente à área, pois, para eles aprenderem é importante que interajam com o seu objeto, o movimento. Entretanto, devemos também proporcionar momentos nos quais os estudantes reflitam sobre o que fizeram e para que fizeram, ampliando a sua relação com saberes importantes do componente curricular. Para isso, no desenvolvimento das unidades temáticas e orientações ao professor, tomamos como base as oito dimensões do conhecimento elencadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC:

Experimentação: refere-se à dimensão do conhecimento que se origina pela vivência das práticas corporais, pelo envolvimento corporal na realização das mesmas. São conhecimentos que não podem ser acessados sem passar pela vivência corporal, sem que sejam efetivamente experimentados.

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Trata-se de uma possibilidade única de apreender as manifestações culturais tematizadas pela Educação Física, e do estudante se perceber como sujeito “de carne e osso”. Faz parte dessa dimensão, além do imprescindível acesso à experiência, cuidar para que as sensações geradas no momento da realização de uma determinada vivência sejam positivas ou, pelo menos, não sejam desagradáveis a ponto de gerar rejeição à prática em si.

Uso e apropriação: refere-se ao conhecimento que possibilita ao estudante ter condições de realizar de forma autônoma uma determinada prática corporal. Trata-se do mesmo tipo de conhecimento gerado pela experimentação (saber fazer), mas dele se diferencia por possibilitar ao estudante a competência necessária para potencializar o seu envolvimento com práticas corporais no lazer ou para a saúde. Diz respeito àquele rol de conhecimentos que viabilizam a prática efetiva das manifestações da cultura corporal de movimento não só durante as aulas, como também para além delas.

Fruição: implica a apreciação estética das experiências sensíveis geradas pelas vivências corporais, bem como das diferentes práticas corporais oriundas das mais diversas épocas, lugares e grupos. Essa dimensão está vinculada à apropriação de um conjunto de conhecimentos que permite ao estudante desfrutar da realização de uma determinada prática corporal e/ou apreciar essa e outras tantas quando realizadas por outros.

Reflexão sobre a ação: refere-se aos conhecimentos originados da observação e da análise das próprias vivências corporais, e daquelas realizadas por outros. Vai além da reflexão espontânea, gerada em toda experiência corporal. Trata-se de um ato intencional, orientado a formular e empregar estratégias de observação e análise para: (a) resolver desafios peculiares à prática realizada; (b) apreender novas modalidades; e (c) adequar as práticas aos interesses e às possibilidades próprios e aos das pessoas com quem compartilha a sua realização.

Construção de valores: vincula-se aos conhecimentos originados em discussões e vivências no contexto da tematização das práticas corporais, que possibilitam a aprendizagem de valores e normas voltadas ao exercício da cidadania em prol de uma sociedade democrática. A produção e partilha de atitudes, normas e valores (positivos e negativos) são inerentes a qualquer processo de socialização. No entanto, essa dimensão está diretamente associada ao ato intencional de ensino e de aprendizagem e, portanto, demanda intervenção pedagógica orientada para tal fim. Por esse motivo, a BNCC se concentra mais especificamente na construção de valores relativos ao respeito às diferenças e ao combate aos preconceitos de qualquer natureza. Ainda assim, não se pretende propor o tratamento apenas desses valores, ou fazê-lo só em determinadas etapas do componente, mas assegurar a superação de estereótipos e preconceitos expressos nas práticas corporais.

Análise: está associada aos conceitos necessários para entender as características e o funcionamento das práticas corporais (saber sobre). Essa dimensão reúne conhecimentos como a classificação dos esportes, os sistemas táticos de uma modalidade, o efeito de determinado exercício físico no desenvolvimento de uma capacidade física, entre outros.

Compreensão: está também associada ao conhecimento conceitual, mas, diferentemente da dimensão anterior, refere-se ao esclarecimento do processo de inserção das práticas corporais no contexto sociocultural, reunindo saberes que possibilitam compreender o lugar das práticas corporais no mundo. Em linhas gerais, essa dimensão está relacionada a temas que permitem aos estudantes interpretar as manifestações da cultura corporal de movimento em relação às dimensões éticas e estéticas, à época e à sociedade que as gerou e as modificou, às razões da sua produção e transformação e à vinculação local, nacional e global. Por exemplo, pelo estudo das condições que permitem o surgimento de uma determinada prática corporal em uma dada região e época ou os motivos pelos quais os esportes praticados por homens têm uma visibilidade e um tratamento midiático diferente dos esportes praticados por mulheres.

Protagonismo comunitário: refere-se às atitudes/ações e conhecimentos necessários para os estudantes participarem de forma confiante e autoral em decisões e ações orientadas a democratizar o acesso das pessoas às práticas corporais, tomando como referência valores favoráveis à convivência social. Contempla a reflexão sobre as possibilidades que eles e a comunidade têm (ou não) de acessar uma determinada prática no lugar em que moram, os recursos disponíveis (públicos e privados) para tal, os agentes envolvidos nessa configuração, entre outros, bem como as iniciativas que se dirigem para ambientes além da sala de aula, orientadas a interferir no contexto em busca da materialização dos direitos sociais vinculados a esse universo (BRASIL, 2018, p. 220 e 221)1 .

Progressão

A progressão constitui um importante tema a considerar na Educação Física. A evidência das aprendizagens e o seu aprofundamento ano a ano são necessários para que se dê um sentido de sistematização do conhecimento. A BNCC propõe a divisão dos anos em biênios (1º e 2º) e triênios (3º a 5º), com a proposta de “aumentar a flexibilidade na delimitação dos currículos e propostas curriculares, tendo em vista a adequação às realidades locais” (BRASIL, 2018, p. 224).

Nota de rodapé: 1. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://fdnc.io/b9o. Acesso em: 5 fev. 2021. Fim da nota.

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Mesmo assim, estabelece alguns critérios de progressão “sinalizando tendência de organização de conhecimentos” (BRASIL, 2018, p. 219):

Brincadeiras e jogos, danças e lutas: são organizados em objetos de conhecimento conforme a ocorrência social dessas práticas corporais, das esferas sociais mais familiares (localidade e região) às menos familiares (esferas nacional e mundial).

Ginásticas: a organização se dá com base na diversidade dessas práticas e nas suas características.

Esportes: a organização recai sobre a sua tipologia (modelo de classificação).

Avaliação

No modelo por competências, a avaliação deve investigar um modo de agir no mundo por parte dos estudantes, ou seja, o modo como eles utilizam os seus recursos internos, o seu conhecimento e o seu saber fazer, para resolver determinada situação que se apresenta em sua vida. Por meio da experimentação, o resultado das ações deve levá-los a refletir se os recursos internos foram mobilizados para o sucesso da tarefa, bem como de que maneira puderam ter acesso ao conhecimento ou construí-lo.

O papel do professor é auxiliar o processo de reflexão sobre a prática, ou seja, incentivar os estudantes a expressarem as suas dificuldades e o seu gosto pessoal, analisarem os seus recursos internos, buscarem soluções diferentes, observarem outros modos de resolução, entre outras ações.

Importante considerar que no modelo por competências não devemos pensar em avaliação como “certo” ou “errado” ou “tudo” ou “nada”, ou seja, entre ser competente e ser incompetente, há muitas nuances que influenciam no processo.

Como avaliar?

O processo de avaliação pode conter avaliações somativas, feitas, em geral, ao final de um processo para verificar o sucesso dos estudantes. Se temos, porém, o objetivo de monitorar um processo enquanto ele ainda ocorre, observando como os estudantes interagem com o conhecimento, devemos considerar outras maneiras de avaliar.

Na Educação Física, grande parte das aprendizagens ocorre durante as atividades, pois o fazer, para nós, é um conhecimento, um processo formativo, que ocorre durante as práticas, e consiste em um importante recurso de investigação das aprendizagens dos estudantes.

A avaliação formativa pode ocorrer de modo informal, no qual o professor lida com os eventos inesperados, comuns durante as aulas, nos quais o professor intermedeia a relação do estudante com o conhecimento, realiza ajustes às tarefas, a fim de promover as aprendizagens. Se fazem parte do processo de aprendizagem, servem de parâmetros para avaliação. Para ser considerada como tal, podem-se registrar as ocorrências, as orientações do professor e as respostas dos estudantes.

Algumas formas de avaliação formativa têm se mostrado efetivas na aprendizagem dos estudantes (BLACK et al ., 2004) 2 :

Questionamento efetivo: visa coletar informações sobre o nível atual de compreensão dos estudantes com perguntas que não pressupõem respostas diretas e demandam maior tempo de formulação de respostas, por meio das quais o professor tem uma visão ampla da compreensão deles e possibilita que eles comparem as respostas entre si.

Feedback para os estudantes: os feedbacks formais são mais efetivos em melhorar as aprendizagens dos estudantes. Podem ser feitos por meio de comentários escritos, em vez de notas. Quando os estudantes recebem notas e comentários, em geral não leem os comentários, aceitam a nota e seguem em frente. Em contrapartida, quando recebem apenas comentários, costumam ler e têm mais disposição para melhorar o seu desempenho.

Autoavaliação e avaliação dos pares: como os professores nem sempre têm tempo de fazer pergunta a todos os estudantes, a autoavaliação e a avaliação por pares possibilitam aos estudantes revisar as suas ideias e aprender novas propostas quando examinam a produção dos colegas. Os estudantes devem aprender a perguntar ao colega por que decidiu fazer de determinada maneira, pedir-lhe exemplos ou evidências e indicar-lhe pontos que não compreendeu, evitando fazer julgamentos de certo e errado.

Outra maneira de avaliar é solicitar aos estudantes que entreguem um “produto” do seu aprendizado. De acordo com a faixa etária, a produção pode ser mais ou menos elaborada. O importante é que o produto evidencie a aprendizagem deles em relação aos objetivos das aulas. A produção pode ser de um desenho, uma entrevista, uma pesquisa, um trabalho em cartolina, um panfleto, um vídeo, uma poesia, um podcast, entre outras.

Quanto mais informações houver sobre o processo de aprendizagem dos estudantes, mais completa será a avaliação. Por isso, compilar as avaliações em um portfólio possibilita analisar o avanço e as necessidades dos estudantes.

As unidades temáticas

Para o desenvolvimento das unidades temáticas, o principal referencial foi a BNCC, tendo como parâmetro as competências gerais e as específicas de Educação Física, bem como as habilidades e dimensões do conhecimento a se trabalhar para alcançar tais competências, possibilitando aos estudantes apropriar-se e aplicar tais aprendizagens além da escola.

Nota de rodapé: 2. BLACK, Paul J. et. al. Working inside the black box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kappan, v. 86, n. 1, p. 9-21, 2004. Disponível em: http://fdnc.io/fap. Acesso em: 23 abr. 2021. Fim da nota.

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Quadro: equivalente textual a seguir.

Competências gerais

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

FONTE: BRASIL, 2018, p. 9 e 10.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Competências específicas de Educação Física

1. Compreender a origem da cultura corporal de movimento e seus vínculos com a organização da vida coletiva e individual.

2. Planejar e empregar estratégias para resolver desafios e aumentar as possibilidades de aprendizagem das práticas corporais, além de se envolver no processo de ampliação do acervo cultural nesse campo.

3. Refletir, criticamente, sobre as relações entre a realização das práticas corporais e os processos de saúde/doença, inclusive no contexto das atividades laborais.

4. Identificar a multiplicidade de padrões de desempenho, saúde, beleza e estética corporal, analisando, criticamente, os modelos disseminados na mídia e discutir posturas consumistas e preconceituosas.

5. Identificar as formas de produção dos preconceitos, compreender seus efeitos e combater posicionamentos discriminatórios em relação às práticas corporais e aos seus participantes.

6. Interpretar e recriar os valores, os sentidos e os significados atribuídos às diferentes práticas corporais, bem como aos sujeitos que delas participam.

7. Reconhecer as práticas corporais como elementos constitutivos da identidade cultural dos povos e grupos.

8. Usufruir das práticas corporais de forma autônoma para potencializar o envolvimento em contextos de lazer, ampliar as redes de sociabilidade e a promoção da saúde.

9. Reconhecer o acesso às práticas corporais como direito do cidadão, propondo e produzindo alternativas para sua realização no contexto comunitário.

10. Experimentar, desfrutar, apreciar e criar diferentes brincadeiras, jogos, danças, ginásticas, esportes, lutas e práticas corporais de aventura, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.

FONTE: BRASIL, 2018, p. 223.

A obra tem como base, ainda, a Política Nacional de Alfabetização – PNA (BRASIL, 2019) 4 –, que prevê o apoio dos componentes curriculares para a alfabetização nos Anos Iniciais, por meio de atividades que possam reforçar os aprendizados das crianças. Durante as orientações ao professor, são propostas estratégias que contribuam com o desenvolvimento de quatro elementos previstos na PNA: a produção de escrita, a compreensão de texto, a fluência oral e a ampliação do vocabulário.

Esta obra concentra as práticas corporais voltadas aos 3º a 5º anos do Ensino Fundamental, e traz propostas para as unidades temáticas de brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas, conforme apresentado a seguir nos quadros de planejamento anual.

Nota de rodapé: 4. BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 9.765, de 11 de abril de 2019. Institui a Política Nacional de Alfabetização. Diário Oficial da União, 11 abr. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/fba. Acesso em: 5 mar. 2021. Fim da nota.

MP014

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ano

Unidade temática

Objeto de conhecimento

Habilidades

Objetivos

Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

Conhecer e experimentar brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, e os de matriz indígena e africana.

Valorizar as diferentes culturas advindas das brincadeiras e dos jogos.

Reconhecer a influência da cultura indígena e africana na formação da cultura brasileira.

Ampliar a consciência corporal, o planejamento e as estratégias na superação dos objetivos propostos pelas brincadeiras e pelos jogos.

Esportes

Esportes de campo e taco

Esportes de rede/ parede

Esportes de invasão

(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo.

(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Conhecer os elementos comuns dos esportes de campo e taco.

Conhecer os elementos comuns dos esportes de rede e parede.

Conhecer os elementos comuns dos esportes de invasão.

Elaborar ações estratégicas individuais e coletivas nas modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão.

Comparar os elementos comuns dos esportes de campo e taco, de rede/parede e de invasão.

Conscientizar-se da importância do trabalho coletivo e do protagonismo nas práticas corporais.

Ginásticas

Ginástica geral

(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

(EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Experimentar e fruir diversos movimentos combinados das ginásticas.

Criar coreografias, planejando e utilizando estratégias para as composições e as execuções.

Praticar os movimentos das ginásticas, conhecendo e respeitando as regras de segurança.

Desenvolver o senso de coletividade.

Apreciar e valorizar diferentes práticas de ginásticas em grupo.

Danças

Danças do Brasil e do mundo

Danças de matriz indígena e africana

(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Experimentar e comparar os elementos constitutivos das danças do Brasil, do mundo e de matrizes africanas e indígenas.

Perceber as diferenças e as semelhanças entre as danças brasileiras, do mundo e as indígenas e africanas.

Utilizar estratégias para a experimentação da dança, de modo a superar preconceitos em relação à sua prática.

Elaborar estratégias em conjunto para resolver os desafios impostos pelas danças.

MP015

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ano

Unidade temática

Objeto de conhecimento

Habilidades

Objetivos

Lutas

Lutas do contexto comunitário e regional

Lutas de matriz indígena e africana

(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

(EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

(EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

Experimentar movimentos das lutas regionais e comunitárias.

Experimentar, fruir e valorizar os movimentos das lutas de origem indígena e africana, valorizando essas culturas.

Utilizar estratégias básicas das lutas, diferenciando o lutar e o brigar nas práticas vivenciadas.

Reconhecer a luta como um patrimônio cultural humano que teve sua origem na Antiguidade e continua presente nos dias de hoje.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ano

Unidade temática

Objeto de conhecimento

Habilidades

Objetivos

Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

Experimentar brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, os de matrizes indígena e africana.

Vivenciar e recriar as brincadeiras e os jogos nas suas recriações regionais e comunitárias, preservando a cultura e a diversidade cultural brasileira.

Reconhecer a diversidade cultural brasileira, valorizando e respeitando o patrimônio cultural.

Ampliar a consciência corporal, o planejamento e as estratégias na superação dos objetivos propostos pelas brincadeiras e pelos jogos.

Esportes

Esportes de campo e taco

Esportes de rede/parede

Esportes de invasão

(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo.

(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Compreender os elementos comuns que distinguem as modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão.

Experimentar e fruir os esportes das modalidades de taco e campo, de rede/parede e de invasão, diferenciando o esporte profissional das práticas tipificadas por meio da recriação dos esportes para a apropriação comunitária e para o lazer.

Ampliar o acervo motor e cognitivo por meio das tipificações das modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão.

Incentivar o trabalho coletivo e o protagonismo nas práticas das tipificações esportivas.

Elaborar estratégias individuais e coletivas nas modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão.

MP016

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ano

Unidade temática

Objeto de conhecimento

Habilidades

Objetivos

Ginásticas

Ginástica geral

(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

(EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Elaborar pequenas coreografias com elementos ginásticos, em grupos, com e sem materiais.

Participar de práticas corporais da ginástica, respeitando as regras de segurança.

Perceber as potencialidades e as limitações corporais.

Apreciar e valorizar as coreografias apresentadas pelos colegas.

Identificar diferentes manifestações da cultura corporal presentes no cotidiano, escolhendo elementos básicos para as composições coreográficas.

Registrar as produções de maneira escrita, oral e corporal.

Contribuir ativamente com o processo de experimentação das práticas ginásticas propostas.

Danças

Danças do Brasil e do mundo

Danças de matriz indígena e africana

(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Experimentar e conhecer os movimentos, sentidos e significados das danças do Brasil, do mundo e de matrizes africanas e indígenas.

Reconhecer as diferenças e as semelhanças entre os elementos constitutivos das danças brasileiras, do mundo e de matriz indígena e africana.

Valorizar as diferentes culturas manifestas nas danças, desmistificando preconceitos em relação à sua prática.

Elaborar estratégias para superar os desafios advindos dos diferentes movimentos, gestos e ritmos executados no espaço.

Lutas

Lutas do contexto comunitário e regional

Lutas de matriz indígena e africana

(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

(EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

(EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

Experimentar jogos comunitários e regionais de lutas ou de oposição que envolvam agarrar, puxar, derrubar e imobilizar o adversário.

Experimentar, fruir e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana.

Perceber as diferenças entre brigar e lutar.

Desenvolver habilidades estratégicas envolvidas no lutar.

Identificar os movimentos corporais presentes nas lutas e sua diferenciação em relação às demais práticas.

Compreender a importância das práticas corporais para o desenvolvimento de um ambiente comunitário, no qual o respeito ao oponente e às regras de segurança são importantes.

MP017

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ano

Unidade temática

Objeto de conhecimento

Habilidades

Objetivos

Brincadeiras e jogos

Brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo

Brincadeiras e jogos de matriz indígena e africana

(EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.

(EF35EF02) Planejar e utilizar estratégias para possibilitar a participação segura de todos os estudantes em brincadeiras e jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana.

(EF35EF03) Descrever, por meio de múltiplas linguagens (corporal, oral, escrita, audiovisual), as brincadeiras e os jogos populares do Brasil e de matriz indígena e africana, explicando suas características e a importância desse patrimônio histórico cultural na preservação das diferentes culturas.

(EF35EF04) Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis.

Vivenciar brincadeiras e jogos populares do Brasil, do mundo e os de matrizes indígena e africana.

Vivenciar e recriar as brincadeiras e os jogos nas suas recriações regionais e comunitárias, valorizando a diversidade cultural.

Reconhecer a diversidade cultural brasileira, valorizando e respeitando o patrimônio cultural.

Valorizar as práticas visando ao desenvolvimento físico e social dos estudantes.

Ampliar a consciência corporal, o planejamento e as estratégias na superação dos objetivos propostos pelas brincadeiras e pelos jogos.

Esportes

Esportes de campo e taco

Esportes de rede/parede

Esportes de invasão

(EF35EF05) Experimentar e fruir diversos tipos de esportes de campo e taco, rede/parede e invasão, identificando seus elementos comuns e criando estratégias individuais e coletivas básicas para sua execução, prezando pelo trabalho coletivo e protagonismo.

(EF35EF06) Diferenciar os conceitos de jogo e esporte, identificando as características que os constituem na contemporaneidade e suas manifestações (profissional e comunitária/lazer).

Experimentar e fruir tipificações dos esportes das modalidades de campo e taco, de rede/parede e de invasão, compreendendo os elementos que distinguem essas modalidades esportivas.

Elaborar estratégias e ações táticas individuais e coletivas nas modalidades esportivas, privilegiando o trabalho coletivo e o protagonismo.

Diferenciar o conceito de jogo e de esporte, identificando suas manifestações.

Refletir sobre os contextos sócio-histórico-culturais das modalidades esportivas de campo e taco, de rede/parede e de invasão.

Ginásticas

Ginástica geral

(EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias com diferentes temas do cotidiano.

(EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

Elaborar pequenas coreografias com elementos da ginástica geral, utilizando estratégias para transpor os desafios decorridos da prática corporal.

Participar de uma coreografia de ginástica geral, envolvendo-se ativamente no processo de planejamento e de construção coletiva.

Experimentar e fruir as práticas corporais da ginástica geral, produzindo registros escritos, orais e corporais. Respeitar as potencialidades e os limites do próprio corpo e dos colegas.

Cooperar com o cumprimento das regras de segurança.

Danças

Danças do Brasil e do mundo

Danças de matriz indígena e africana

(EF35EF09) Experimentar, recriar e fruir danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana, valorizando e respeitando os diferentes sentidos e significados dessas danças em suas culturas de origem.

(EF35EF10) Comparar e identificar os elementos constitutivos comuns e diferentes (ritmo, espaço, gestos) em danças populares do Brasil e do mundo e danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF11) Formular e utilizar estratégias para a execução de elementos constitutivos das danças populares do Brasil e do mundo, e das danças de matriz indígena e africana.

(EF35EF12) Identificar situações de injustiça e preconceito geradas e/ou presentes no contexto das danças e demais práticas corporais e discutir alternativas para superá-las.

Experimentar e fruir as danças do Brasil, do mundo e de matrizes africana e indígena.

Perceber semelhanças e diferenças entre os elementos constitutivos das danças.

Combater as formas de preconceito em relação às danças e seus praticantes.

Valorizar a diversidade cultural.

Criar estratégias para transpor os desafios exigidos pelas danças.

MP018

Quadro: equivalente textual a seguir.

Ano

Unidade temática

Objeto de conhecimento

Habilidades

Objetivos

Lutas

Lutas do contexto comunitário e regional

Lutas de matriz indígena e africana

(EF35EF13) Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas presentes no contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana.

(EF35EF14) Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana experimentadas, respeitando o colega como oponente e as normas de segurança.

(EF35EF15) Identificar as características das lutas do contexto comunitário e regional e lutas de matriz indígena e africana, reconhecendo as diferenças entre lutas e brigas e entre lutas e as demais práticas corporais.

Diferenciar o lutar e o brigar em situações de lutas comunitárias e regionais.

Perceber, ao vivenciar movimentos típicos de lutas como agarrar, puxar, derrubar, que é fundamental respeitar o oponente e as regras de segurança estabelecidas, a fim de criar um ambiente coletivo seguro.

Identificar os movimentos e as estratégias característicos das lutas no âmbito regional e comunitário, percebendo suas semelhanças e suas diferenças em relação às outras práticas corporais.

Experimentar, fruir e valorizar as lutas de matrizes indígena e africana, conhecendo e valorizando seu contexto histórico e cultural.

Em relação à organização das unidades, elas refletem as demandas dos objetos de conhecimento expressos na BNCC (BRASIL, 2018): brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças e lutas.

Cada unidade está organizada em torno destas seções: