12

UNIDADE 1. VOCÊ E AS PESSOAS

13

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. EM QUE LUGAR ESTÃO AS CRIANÇAS REPRESENTADAS NA IMAGEM?
  1. QUAIS BRINCADEIRAS APARECEM NA IMAGEM?
  1. ESSAS BRINCADEIRAS SÃO COMUNS EM SUA COMUNIDADE?
  1. DE QUAL DESSAS BRINCADEIRAS VOCÊ GOSTA? HÁ ALGUMA DE QUE VOCÊ NÃO GOSTE? POR QUÊ?
  1. COMO SÃO AS CRIANÇAS DA ILUSTRAÇÃO? O QUE É POSSÍVEL SABER DO JEITO DE SER DE CADA UMA DELAS?

Fim do complemento.

14

CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho e ondulado, camiseta vermelha, bermuda e tênis azul está sentada em uma bicicleta amarela. Ela aponta para o peito, sorri e diz: EU SOU A RITA SILVA. Na frente dela, um menino com cabelo castanho, óculos, camiseta roxa, calça verde e tênis está segurando uma bola de futebol com a mão direita e com o dedo indicador esquerdo para cima. Ele responde: EU SOU O LUCAS PEREIRA E ELE É O LUCAS GONZAGA. Atrás dele, um menino com cabelo preto, camiseta amarela, calça azul e tênis verde está no topo de um escorregador, sorrindo e acenado. Ao fundo, plantas, árvores e um pássaro voando. Fim da imagem.

TODOS NÓS TEMOS UM NOME

REGINA, SÔNIA OU MARIA. MARCELO, JOAQUIM OU JOSÉ. TODAS AS PESSOAS TÊM UM NOME.

DEPOIS DO NOME, O SOBRENOME

SILVA, PEREIRA, GONZAGA... ALÉM DO NOME, AS PESSOAS TÊM UM SOBRENOME. O SOBRENOME IDENTIFICA A FAMÍLIA À QUAL PERTENCEMOS.

  1. QUAL É O SEU NOME?

    _____

  1. QUAL É O SEU SOBRENOME?

    _____

AS COISAS E OS LUGARES TÊM NOME

O NOME IDENTIFICA TODAS AS COISAS QUE EXISTEM. LUGARES, OBJETOS, ANIMAIS E FLORES TÊM NOME. CADA TIPO DE FLOR, POR EXEMPLO, TEM UM NOME: ROSA, MARGARIDA, HORTÊNSIA.

Imagem: Fotografia. Uma flor vermelha.   Fotografia. Uma flor branca com o miolo amarelo.  Fotografia. Uma flor roxa.  Fim da imagem.

15

  1. QUAL É O NOME DO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE?

_____

  1. LEIA E VEJA O QUE ACONTECEU DURANTE A CHAMADA.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma professora está sentada atrás de uma mesa e segurando uma caneta sobre um caderno. Ela diz: MARA. Na frente dela há dois meninos e uma menina sentados em carteiras escolares. A menina levanta a mão e responde: PRESENTE! À direita, a professora diz: MARCOS. Na frente dela, os dois meninos levantam as mãos e respondem: PRESENTE! Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

• ALGUM DE SEUS COLEGAS DE SALA TEM O NOME IGUAL AO SEU?

16

AS PESSOAS SÃO DIFERENTES

OBSERVE O PROFESSOR E OS COLEGAS DE SUA CLASSE. NOTE QUE VOCÊ É DIFERENTE DELES.

SEUS COLEGAS TAMBÉM SÃO DIFERENTES UNS DOS OUTROS: ALGUNS TÊM CABELOS LISOS, OUTROS TÊM CABELOS CRESPOS; UNS SÃO MAIS ALTOS, OUTROS SÃO MAIS BAIXOS.

ESSAS DIFERENÇAS NÃO SÃO BOAS NEM RUINS; ELAS SÃO SÓ DIFERENÇAS.

  1. COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ.
Imagem: Ilustração. Um menino está e segurando uma câmera fotográfica. Na frente dele, sete crianças estão sorrindo.  Fim da imagem.

MEU NOME É _____

TENHO _____ ANOS.

TENHO _____ CENTÍMETROS DE ALTURA.

MEUS CABELOS SÃO _____.

MEUS OLHOS SÃO _____.

FAÇA UM DESENHO SEU OU COLE UMA FOTOGRAFIA SUA.

17

  1. TROQUE SEU LIVRO COM O LIVRO DE UM COLEGA E LEIA A FICHA DELE.
  1. PINTE A PARTE DE BAIXO DO SEU DEDO POLEGAR COM TINTA DE CARIMBO. DEPOIS, CARIMBE SEU DEDO NO ESPAÇO ABAIXO.

    _____

    ESSA MARCA É SÓ SUA. NINGUÉM TEM UMA IGUAL.

    • VOCÊ SABE COMO SE CHAMA ESSA MARCA?

A FOTOGRAFIA MOSTRA AS IRMÃS MARTA E MAURA. ELAS SÃO GÊMEAS IDÊNTICAS.

Imagem: Fotografia. Duas meninas com tranças, maquiagem e roupa azul estão sorrindo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

18

CADA UM TEM SEU JEITO

NÃO É APENAS NOSSA APARÊNCIA FÍSICA QUE NOS TORNA DIFERENTES UNS DOS OUTROS. CADA PESSOA TEM SEU JEITO DE PENSAR, AGIR, VESTIR E FALAR.

CADA UMA TEM SUAS CRENÇAS E SEUS HÁBITOS . POR ISSO, CADA PESSOA É ÚNICA, MESMO QUE ALGUMAS PESSOAS SEJAM PARECIDAS.

RESPEITANDO O JEITO DE CADA UM

VOCÊ JÁ SABE QUE CADA UM TEM SEU JEITO DE SER. SABE, TAMBÉM, QUE ESSAS DIFERENÇAS NÃO SÃO BOAS NEM RUINS.

POR ISSO, TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS. AFINAL, MESMO SENDO DIFERENTES, RICOS OU POBRES, ADULTOS OU CRIANÇAS, SOMOS TODOS SERES HUMANOS.

Imagem: Fotografia. Um menino indígena com cabelo curto, cocar colorido na cabeça e colar colorido no pescoço está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINO PATAXÓ BRASILEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina loira com olhos claros está sorrindo.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA CROATA, CROÁCIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina oriental com cabelo preso está olhando para cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA JAPONESA, JAPÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma menina negra com cabelo curto está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA GAMBIANA, GÂMBIA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino com cabelo encaracolado e curto e olhos escuros está sorrindo. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINO BRASILEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.

19

  1. OBSERVE NOVAMENTE AS CRIANÇAS MOSTRADAS NAS FOTOGRAFIAS DA PÁGINA ANTERIOR.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. CIRCULE AS FRUTAS DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
Imagem: Fotografia. Um morango.   Fim da imagem.

LEGENDA: MORANGO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma maçã.  Fim da imagem.

LEGENDA: MAÇÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma banana.  Fim da imagem.

LEGENDA: BANANA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caju.  Fim da imagem.

LEGENDA: CAJU. FIM DA LEGENDA.

  1. CIRCULE OS BRINQUEDOS QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
Imagem: Fotografia. Uma bola de futebol.  Fim da imagem.

LEGENDA: BOLA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma bicicleta vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: BICICLETA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma corda de pular marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: CORDA DE PULAR. FIM DA LEGENDA.

Observação: OS BRINQUEDOS NÃO ESTÃO REPRESENTADOS NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

20

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Pluralidade Cultural.  Fim da imagem.

O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS

ASSIM COMO OS ADULTOS, AS CRIANÇAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, GOSTOS E COSTUMES DIFERENTES. ESSAS DIFERENÇAS DEVEM SER RESPEITADAS.

NENHUMA CRIANÇA PODE SOFRER DISCRIMINAÇÃO POR COR, GÊNERO, NACIONALIDADE, RELIGIÃO, CARACTERÍSTICA FÍSICA OU CONDIÇÃO SOCIAL.

TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A ALIMENTAÇÃO, A ATENDIMENTO MÉDICO, A FREQUENTAR A ESCOLA, A BRINCAR, A SE DIVERTIR E A CRESCER EM AMBIENTE SAUDÁVEL E SEGURO.

Imagem: Ilustração. Sete crianças de etnias diferentes estão de mãos dadas e sorrindo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em Dupla.  Fim da imagem.

  1. VOCÊ SABE O QUE É DISCRIMINAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.

21

  1. OBSERVE OS DESENHOS 1 E 2.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada em uma carteira escolar, sorrindo e segurando um lápis sobre um caderno.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um médico com jaleco branco está com um estetoscópio nos ouvidos e segurando a ponta do aparelho no peito de um menino, que está sentado em uma maca e sorrindo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Boxe complementar:

VAMOS FAZER

JUNTE-SE A ALGUNS COLEGAS E ELABOREM CARTAZES MOSTRANDO OUTROS DIREITOS QUE AS CRIANÇAS TÊM. SIGAM AS ETAPAS.

ETAPAS

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo.  Fim da imagem.

  1. CONVERSEM SOBRE OUTROS DIREITOS QUE VOCÊS CONSIDERAM IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS TENHAM.

    2. EM FOLHAS AVULSAS, DESENHEM CENAS QUE REPRESENTEM ESSES DIREITOS.

  1. DEPOIS, COLEM OS DESENHOS EM CARTOLINAS.
  1. APRESENTEM AS CARTOLINAS PARA A CLASSE E PARA O PROFESSOR E EXPLIQUEM OS DIREITOS QUE FORAM REPRESENTADOS.

    Imagem: Ilustração. Três crianças estão sentadas em volta de uma mesa com lápis e papéis em cima. Fim da imagem.

Fim do complemento.

22

CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO

UMA PINTURA, UMA FOTOGRAFIA OU UM SIMPLES DESENHO PODEM REPRESENTAR NOSSO CORPO.

Imagem: Pintura. Mulher com cabelo preto e curto, batom vermelho e casaco grande e vermelho está com as mãos unidas na frente do corpo.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTE É O AUTORRETRATO DA PINTORA BRASILEIRA TARSILA DO AMARAL, FEITO EM 1923. ELA REPRESENTOU A PARTE DE CIMA DO PRÓPRIO CORPO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sorrindo, segurando um lápis com a mão direita e um papel com a mão esquerda. No papel, o desenho do rosto da menina e o nome: Giovana.  Fim da imagem.

LEGENDA: NESTE DE SENHO, GIOVANA REPRESENTOU APENAS O ROSTO DELA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino com camiseta laranja, calça jeans e tênis preto está sorrindo e puxando duas cordas, que estão presas na lateral de uma lata colorida no chão. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTA É A FOTOGRAFIA DE GUILHERME. NELA, PODEMOS VER O CORPO INTEIRO DO MENINO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. EM UMA FOLHA AVULSA, FAÇA O SEU AUTORRETRATO.

23

O CORPO DE FRENTE, O CORPO DE COSTAS

ESTES DESENHOS REPRESENTAM LUCAS.

O DESENHO 1 REPRESENTA LUCAS DE FRENTE.

O DESENHO 2 REPRESENTA LUCAS DE COSTAS.

Imagem: Ilustração. Lucas, menino com cabelo preto e curto, camiseta azul, bermuda verde tênis azul está sorrindo com as mãos na cintura.  Fim da imagem.

LEGENDA: LUCAS DE FRENTE.

Imagem: Ilustração. Lucas de costas e com as mãos na cintura. Fim da imagem.

LEGENDA: LUCAS DE COSTAS.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUE DIFERENÇAS VOCÊ OBSERVA ENTRE OS DOIS DESENHOS?
  1. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo preso e um menino loiro estão sentados e de costas. Na frente deles há uma mesa e acima há maçãs, copos, pratos e uma cesta. Do outro lado da mesa, um menino e duas meninas estão sentados de frente e sorrindo.  Fim da imagem.

24

O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO CORPO

NESTA REPRESENTAÇÃO DE LUCAS, PODEMOS IDENTIFICAR O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO CORPO DELE.

Imagem: Ilustração. Lucas de costas e com as mãos na cintura. Destaque para a mão esquerda, mão direita, pé esquerdo e pé direito.
 Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa.  Fim da imagem.

  1. O CORPO DE LUCAS FOI REPRESENTADO:

( ) DE FRENTE.

( ) DE COSTAS.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. CIRCULE DE VERDE A ORELHA DIREITA DE LUCAS.

    Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. CIRCULE DE AZUL A ORELHA ESQUERDA DE LUCAS.

    Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA FLOR PERTO DO PÉ DIREITO DE LUCAS.

    Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA BOLA PERTO DO PÉ ESQUERDO DE LUCAS.

25

  1. COM QUE MÃO CRISTIANE SEGURA O LÁPIS?

( ) MÃO DIREITA.

( ) MÃO ESQUERDA.

  1. COM QUE MÃO ANDRÉ SEGURA O LÁPIS?

    ( ) MÃO DIREITA.

    ( ) MÃO ESQUERDA.

  1. CRISTIANE USA UMA PULSEIRA. EM QUAL BRAÇO ESTÁ A PULSEIRA DELA?

    ( ) BRAÇO DIREITO.

    ( ) BRAÇO ESQUERDO.

  1. ANDRÉ USA UM RELÓGIO. EM QUAL BRAÇO ESTÁ O RELÓGIO DELE?

    ( ) BRAÇO DIREITO.

    ( ) BRAÇO ESQUERDO.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ USA ALGUMA PULSEIRA OU RELÓGIO? SE USA, EM QUAL BRAÇO VOCÊ COSTUMA COLOCAR A PULSEIRA OU O RELÓGIO?

26

COM QUE MÃO VOCÊ ESCREVE?

ALGUMAS PESSOAS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA. OUTRAS PESSOAS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA.

E VOCÊ, COM QUAL MÃO ESCREVE?

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA O CONTORNO DA MÃO QUE VOCÊ USA PARA ESCREVER.

    _____

    • VOCÊ ESCREVE COM A MÃO:

      ( ) DIREITA.

      ( ) ESQUERDA.

27

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. AGORA, FAÇA O CONTORNO DA SUA OUTRA MÃO.

_____

ESSA É A SUA MÃO:

( ) DIREITA.

( ) ESQUERDA.

  1. FAÇA PARA O PROFESSOR VER.
    • FECHE A MÃO ESQUERDA.
    • TOQUE O JOELHO DIREITO.
    • COM A MÃO ESQUERDA, TOQUE O OMBRO DIREITO.
    • PISQUE O OLHO ESQUERDO.
    • LEVANTE O PÉ DIREITO.
    • COM A MÃO DIREITA, TOQUE A ORELHA ESQUERDA.

28

CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA

A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO DO QUAL AS PESSOAS FAZEM PARTE. PAI, MÃE, IRMÃOS, AVÓS, TIOS E PRIMOS FORMAM A FAMÍLIA. MAS NEM TODAS AS FAMÍLIAS SÃO FORMADAS POR TODAS ESSAS PESSOAS.

COM NOSSA FAMÍLIA NÓS PODEMOS APRENDER MUITAS COISAS.

  1. QUEM SÃO AS PESSOAS QUE FORMAM A SUA FAMÍLIA?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE OU COLE UMA FOTOGRAFIA DA SUA FAMÍLIA.

    _____

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • FAMÍLIA, DE ARNALDO ANTUNES E TONY BELLOTTO, EDITORA SALAMANDRA. LIVRO DIVERTIDO SOBRE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS FAMÍLIAS DAS PESSOAS.

Fim do complemento.

29

LEIA O TEXTO PARA CONHECER A FAMÍLIA DE LARA.

EU SOU A LARA E TENHO 6 ANOS. MORO COM MEU PAI, MEU AVÔ E MINHA AVÓ. MEU PAI TRABALHA NO MERCADO DA DONA ANA. ELE É CAIXA: PRECISA PRESTAR MUITA ATENÇÃO NA HORA DE DAR O TROCO PARA OS CLIENTES!

MEU AVÔ ME ENSINOU A PESCAR. FOI MUITO DIVERTIDO! ELE É PESCADOR. TODOS OS DIAS ELE VAI PESCAR NO RIO. QUANDO ELE VOLTA, TRAZ UM MONTE DE PEIXES!

MINHA AVÓ FAZ LINDOS BORDADOS E VENDE AS PEÇAS NA FEIRA DA CIDADE.

QUANDO EU FOR MAIS VELHA, MINHA AVÓ VAI ME ENSINAR A BORDAR. MAS, POR ENQUANTO, EU ESTUDO BASTANTE: QUERO SER ENGENHEIRA E CONSTRUIR PRÉDIOS BEM ALTOS!

Imagem: Ilustração. Uma menina loira está sorrindo com as mãos na cintura. Atrás dela, um senhor calvo com cabelo e sobrancelhas grisalhas está sorrindo com as mãos atrás das costas e a observando. Ao lado, uma senhora com cabelo grisalho está sorrindo com os olhos fechados e as mãos na cintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. QUEM FAZ PARTE DA FAMÍLIA DE LARA?

_____

O PAI, O AVÔ E A AVÓ DE LARA EXERCEM UMA ATIVIDADE DE TRABALHO.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUAL É O TRABALHO DE CADA FAMILIAR DE LARA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. NA SUA FAMÍLIA, QUEM SÃO AS PESSOAS QUE TRABALHAM? CONTE O QUE CADA UMA FAZ EM SEU TRABALHO.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. LARA QUER SER ENGENHEIRA PARA CONSTRUIR PRÉDIOS ALTOS. E VOCÊ, COM O QUE QUER TRABALHAR QUANDO CRESCER?

30

VOCÊ E OS OUTROS GRUPOS

ALÉM DE CONVIVER COM O GRUPO DA FAMÍLIA, VOCÊ TAMBÉM CONVIVE COM PESSOAS DE OUTROS GRUPOS: O GRUPO DOS AMIGOS, DA ESCOLA, DO CLUBE, ENTRE OUTROS.

NA ESCOLA, POR EXEMPLO, VOCÊ CONVIVE COM PESSOAS QUE NÃO SÃO DA SUA FAMÍLIA. NA ESCOLA VOCÊ CONVIVE COM OS COLEGAS DE TURMA, OS PROFESSORES E OUTROS FUNCIONÁRIOS.

Imagem: Ilustração. À direita, um menino está sorrindo com as mãos viradas para cima. Na frente dele, um homem o observa, sorri e varre a rua. À esquerda, um menino está sentado atrás de uma mesa com jogo de tabuleiro e sorrindo. Na frente dele, uma mulher está sentada e mexendo em uma das peças. Atrás deles, duas crianças estão jogando vôlei e um menino está conversando com uma mulher. Ao fundo, árvores, uma construção grande e a bandeira do Brasil hasteada.  Fim da imagem.
  1. ESCREVA O NOME DE DOIS COLEGAS DE TURMA.

_____

  1. ESCREVA O NOME DE DOIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.

    _____

31

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM SEUS COLEGAS NA ESCOLA.

( ) BRINCAR NO RECREIO.

( ) ASSISTIR À TELEVISÃO.

( ) COMEMORAR DATAS FESTIVAS.

( ) IR AO SUPERMERCADO.

( ) LER E OUVIR HISTÓRIAS.

( ) LANCHAR.

  1. COMPARE OS DESENHOS.
Imagem: Ilustração 1. Um casal e duas crianças estão sentados em volta de uma mesa e sorrindo. Acima da mesa há frutas, pães, copos e uma garrafa térmica. Ao fundo, cortinas rosa em uma janela e atrás há plantas. Ilustração 2. Quatro crianças estão sorrindo e brincando com uma bola colorida. Ao lado há um banco e uma árvore. Ao fundo, uma placa apontando para a esquerda com a informação: BIBLIOTECA. Abaixo, uma placa apontando para a direita com a informação: CANTINA.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O QUE É PRECISO PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS?

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. EM UMA FOLHA DE PAPEL AVULSA, DESENHE OUTRO GRUPO DO QUAL VOCÊ FAZ PARTE.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

32

CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA?

CLARA, MIRNA E JOÃO ESTÃO BRINCANDO NA PRAÇA. ELES ESTÃO DECIDINDO DO QUE VÃO BRINCAR.

Imagem: Ilustração. No centro há uma amarelinha desenhada no chão. Ela é composta por quadrados na vertical e com números dentro. À esquerda, uma menina ruiva com olhos azuis está sorrindo e apontando para a amarelinha no chão. Ela pergunta: VAMOS BRINCAR DE AMARELINHA? Ao seu lado, uma menina com cabelo em tranças e olhos castanho está em cima da amarelinha com a mão esquerda sob o queixo. Ela olha para o lado e pergunta: PODEMOS BRINCAR DE ESCONDE-ESCONDE PRIMEIRO? EU CONTO E VOCÊ SE ENCONDE. À direita, um menino ruivo com olhos verdes se aproxima com uma peteca colorida na mão. Ele pergunta: PODEMOS BRINCAR DE PETECA?  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. AS CRIANÇAS ESTÃO DECIDINDO ENTRE QUAIS BRINCADEIRAS?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ BRINCOU DESSAS BRINCADEIRAS? ONDE E COM QUEM?
  1. A BRINCADEIRA AMARELINHA TEM OUTRO NOME ONDE VOCÊ VIVE? QUAL?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. A BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE TEM OUTRO NOME ONDE VOCÊ VIVE? QUAL?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

33

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

CARRINHO, BONECA, PIÃO, PETECA, BOLINHA DE GUDE, BRINQUEDOS DE MONTAR, JOGOS DE COMPUTADOR E VIDEOGAMES, AMARELINHA, CIRANDA, ESCONDE-ESCONDE, DOMINÓ, PEGA-PEGA, PULA-CORDA...

QUANTOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS!

Imagem: Ilustração. Vista de cima de quatro crianças sorrindo de mãos dadas e girando em círculo.  Fim da imagem.
  1. QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO?

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. E A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA, QUAL É?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. COM QUEM VOCÊ COSTUMA BRINCAR?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, BRINCADEIRA É SÓ PARA CRIANÇAS?

34

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E DE HOJE

ANTIGAMENTE, OS BRINQUEDOS ERAM FEITOS DE MADEIRA, TECIDO OU METAL. E NÃO EXISTIAM BRINQUEDOS ELETRÔNICOS.

ALGUMAS BRINCADEIRAS SÃO BASTANTE ANTIGAS, COMO JOGAR BOLINHAS DE GUDE, POR EXEMPLO. ESSAS BOLINHAS SURGIRAM CERCA DE DOIS MIL ANOS ATRÁS.

Imagem: Fotografia. Boneca com chapéu bege, cabelo castanho claro e curto, olhos castanhos, vestido marrom e bege e botas marrons. Ela está segurando um urso de pelúcia na mão esquerda. Fim da imagem.

LEGENDA: BONECA ANTIGA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois meninos estão descalços, agachados e segurando bolinhas de gude. Na frente deles há várias bolinhas espalhadas no chão. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS RIBEIRINHAS JOGANDO BOLINHA DE GUDE NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANAMÃ, NO ESTADO DO AMAZONAS, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

VAMOS CONHECER ALGUNS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGOS?

CARRIN HO DE ROLIMÃ

É UM CARRINHO DE MADEIRA COM RODINHAS DE AÇO CHAMADAS DE ROLIMÃS. É USADO PARA BRINCAR DE CORRIDA.

Imagem: Fotografia. Um carrinho de rolimã com formato de hexágono mais largo na base. Abaixo dele há quatro rodinhas. Fim da imagem.

LEGENDA: CARRINHO DE ROLIMÃ. FIM DA LEGENDA.

35

PIÃO

PRIMEIRO, ENROLA-SE A CORDA NO PIÃO. DEPOIS, É SÓ LANÇAR O PIÃO NO CHÃO, PUXANDO A CORDA PARA ELE GIRAR SOBRE SUA PONTA.

Imagem: Fotografia. Um pião de madeira com uma corda enrolada na base.  Fim da imagem.

LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.

IOIÔ

É UM DISCO DE PLÁSTICO, MADEIRA OU METAL COM UMA CORDA AMARRADA NO MEIO. PARA BRINCAR, É PRECISO LANÇAR O DISCO SEGURANDO A CORDA E DANDO IMPULSOS PARA SUBIR E DESCER O DISCO.

Imagem: Fotografia. Duas crianças estão sorrindo com as mãos para cima e com cordas de ioiôs presas nos dedos. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE IOIÔ NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

FUTEBOL DE BOTÃO

FUTEBOL JOGADO SOBRE UM TABULEIRO EM FORMATO DE CAMPO, COM DISCOS DE PLÁSTICO QUE REPRESENTAM OS JOGADORES.

ANTIGAMENTE, ERAM USADOS BOTÕES DE ROUPA NO LUGAR DOS DISCOS.

Imagem: Fotografia. Um menino está com a mão ao lado de um disco pequeno e verde, que está em cima de uma mesa com formato de campo de futebol. Em volta há discos verdes e pretos. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINO BRINCANDO DE FUTEBOL DE BOTÃO NO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA DA SERRA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ CONHECE OUTROS BRINQUEDOS ANTIGOS? QUAIS?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ CONHECIA ALGUM DESSES BRINQUEDOS? QUAL?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. EM QUE ESSES BRINQUEDOS SÃO DIFERENTES DOS SEUS BRINQUEDOS?

36

ATUALMENTE, MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE PLÁSTICO E PRECISAM DE PILHAS OU DE BATERIAS PARA FUNCIONAR.

Imagem: Fotografia. Dois walkie-talkies verde e laranja com botões azuis. Fim da imagem.

A LGUMAS BRINCADEIRAS E JOGOS TAMBÉM SÃO BEM RECENTES, COMO OS GAMES ELETRÔNICOS. ELES SURGIRAM COM O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DOS COMPUTADORES.

Imagem: Fotografia. Um robô dourado e vermelho com um prato e uma bateria na frente do corpo e ele está segurando duas baquetas. Fim da imagem.

HOJE, OS GAMES ELETRÔNICOS TAMBÉM ESTÃO DISPONÍVEIS EM DISPOSITIVOS COMO OS TELEFONES CELULARES CHAMADOS DE SMARTPHONES E OS TABLETS.

Imagem: Fotografia. Duas crianças estão sentadas em um sofá, sorrindo e segurando controles de videogame. Na frente delas há uma televisão com o jogo na tela.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO VIDEOGAME (LOCAL E DATA DESCONHECIDOS). FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ JOGOU UM GAME ELETRÔNICO? QUE DISPOSITIVO VOCÊ USOU PARA JOGAR?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUE BRINCADEIRAS VOCÊ CONHECE? ESCOLHA UMA DELAS E CONTE COMO SE BRINCA PARA O PROFESSOR E OS COLEGAS.

37

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA BRINCADEIRA OU UM BRINQUEDO ANTIGO E UMA BRINCADEIRA OU UM BRINQUEDO DE HOJE EM DIA.

_____

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ ACHA QUE OS BRINQUEDOS DE HOJE EM DIA SÃO MAIS DIVERTIDOS DO QUE OS BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE? CONVERSE SOBRE ISSO COM SEUS COLEGAS E O PROFESSOR.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • POEMAS PARA BRINCAR, DE JOSÉ PAULO PAES, EDITORA ÁTICA. NOS POEMAS DESSE LIVRO, AS PALAVRAS MUDAM DE SENTIDO A TODO INSTANTE E CONVIDAM O LEITOR A NOVAS BRINCADEIRAS.

Fim do complemento.

38

OUTRAS BRINCADEIRAS

VOCÊ JÁ BRINCOU DE SARDINHA?

EM CADA LUGAR DO MUNDO AS CRIANÇAS INVENTAM SUAS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS. NA ALEMANHA, AS CRIANÇAS ADORAM UMA BRINCADEIRA CHAMADA SARDINHA. VEJA COMO É!

UMA CRIANÇA DO GRUPO SE ESCONDE. DEPOIS, AS OUTRAS VÃO PROCURÁ-LA.

SEMPRE QUE ALGUÉM ENCONTRAR A CRIANÇA QUE SE ESCONDEU, DEVERÁ SE ESCONDER JUNTO COM ELA. LOGO, O ESCONDERIJO FICA CHEIO, E AS CRIANÇAS FICAM APERTADAS COMO SARDINHAS EM LATA!

A ÚLTIMA CRIANÇA A ENCONTRAR O RESTANTE DO GRUPO DEVERÁ SER A PRIMEIRA A SE ESCONDER NA PRÓXIMA RODADA.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão sorrindo e ajoelhadas atrás de plantas. Ao fundo, uma menina está andando com a mão sob o queixo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE ESSA BRINCADEIRA SE CHAMA SARDINHA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ BRINCOU DE SARDINHA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ESSA BRINCADEIRA É PARECIDA COM ALGUMA OUTRA BRINCADEIRA QUE VOCÊ CONHECE?

39

E DE DATIST’WAPE, VOCÊ JÁ BRINCOU?

LEIA O TEXTO PARA CONHECER ESSA BRINCADEIRA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS XAVANTE.

“ENTRE OS XAVANTE, ÍNDIOS QUE VIVEM NO MATO GROSSO, HÁ UMA BRINCADEIRA MUITO GOSTOSA. ELA SE CHAMA DATIST’WAPE, E MENINOS E MENINAS BRINCAM. SABEM COMO É? UNS DEVEM SUBIR NOS OMBROS DOS OUTROS E TRAVAR UMA BATALHA NA ÁGUA. VENCEM AQUELES QUE DERRUBAREM A DUPLA ADVERSÁRIA.

TENHO A IMPRESSÃO DE JÁ TER VISTO GENTE BRINCANDO ASSIM NAS PISCINAS DOS CLUBES DAS CIDADES. PARECE QUE A CRIANÇA É IGUAL EM TODA PARTE, NÃO É MESMO?”

DANIEL MUNDURUKU. COISAS DE ÍNDIO: VERSÃO INFANTIL. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 44.

Imagem: Ilustração. Quatro crianças indígenas estão sorrindo e dentro de um rio. À esquerda, um menino com pinturas no rosto está com as mãos esticadas e sentado nos ombros de outro menino. À direita, uma menina com cabelo preso também está com as mãos esticadas e sentada nos ombros de um menino. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. COMO SE CHAMA A BRINCADEIRA XAVANTE?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUEM PARTICIPA DESSA BRINCADEIRA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ BRINCOU DESSA BRINCADEIRA? ELA SE PARECE

COM ALGUMA OUTRA QUE VOCÊ CONHECE?

40

ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR?

SE VOCÊ FOSSE BRINCAR DE SARDINHA, ONDE BRINCARIA? E DE DATIST’WAPE?

EM MUITOS LUGARES, É COMUM AS CRIANÇAS SE REUNIREM EM PRAÇAS, PARQUES E ATÉ NA RUA PARA BRINCAR.

Imagem: Fotografia 1. À esquerda, duas crianças estão sentadas em balanços. No centro, uma menina está sentada em um escorregador ao lado de uma mulher e à direita, duas crianças estão sentadas em um gira-gira ao lado de um homem. Ao fundo, casas e carros.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA PRAÇA JOEL MUNIZ DE ALMEIDA, NO MUNICÍPIO DE UMBURANAS, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. NO LUGAR ONDE VOCÊ MORA HÁ PRAÇAS E PARQUES MUNICIPAIS?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ FREQUENTA ESSES LOCAIS? COM QUEM?

PRAÇAS E PARQUES MUNICIPAIS SÃO ESPAÇOS PÚBLICOS, ISTO É, SÃO ESPAÇOS DE TODOS. NELES, PODEMOS BRINCAR AO AR LIVRE, ANDAR DE BICICLETA, FAZER CAMINHADAS E OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS. TAMBÉM PODEMOS DESCANSAR OU FAZER PIQUENIQUE À SOMBRA DE UMA ÁRVORE E ATÉ ASSISTIR A APRESENTAÇÕES MUSICAIS OU DE TEATRO.

NAS PRAÇAS PODEMOS COMEMORAR DATAS. TAMBÉM PODEMOS NOS REUNIR EM UMA MANIFESTAÇÃO PARA DEFENDER UMA IDEIA OU PARA SOLICITAR ALGO, COMO UMA MELHORIA NO BAIRRO.

41

Imagem: Fotografia 2. Várias pessoas estão em uma praça, distantes umas das outras, com máscaras e segurando cartazes. Ao fundo, árvores e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: MANIFESTAÇÃO EM PRAÇA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, EM APOIO AO MOVIMENTO “VIDAS NEGRAS IMPORTAM”, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. COMPARE A FO TOGRAFIA ACIMA COM A FOTOGRAFIA DA PÁGINA ANTERIOR.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. E AS PRAÇAS DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA, PARA QUE ELAS SÃO UTILIZADAS?

42

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. LEIA O TEXTO.

    UMA VEZ MARCELO CISMOU COM O NOME DAS COISAS:

    — MAMÃE, POR QUE É QUE EU ME CHAMO MARCELO?

    — ORA, MARCELO FOI O NOME QUE EU E SEU PAI ESCOLHEMOS.

    — E POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARTELO?

    — AH, MEU FILHO, MARTELO NÃO É NOME DE GENTE! É NOME DE FERRAMENTA...

    — POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARMELO?

    — PORQUE MARMELO É NOME DE FRUTA, MENINO!

    — E A FRUTA NÃO PODIA CHAMAR MARCELO E EU CHAMAR MARMELO?

    RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 9.

Imagem: Ilustração. No centro, um menino ruivo com olhos castanhos e camiseta azul está com a sobrancelha direita levantada, as mãos na cintura e olhando para cima. Em volta dele há pontos de interrogação coloridos. Acima, um marmelo amarelo com folha verde e abaixo, um martelo com cabo azul. Fim da imagem.

_____

43

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ COM SUA FAMÍLIA.

    Imagem: Ilustração. A mulher está com uma bolsa pendurada no ombro e com as mãos sobre um carrinho de compras. Ao lado, o menino sorri e segura uma embalagem sobre o carrinho. Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. A mulher está andando e segurando as mãos das crianças. A menina está segurando a coleira de um cachorro marrom.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. A menina e o menino estão sentados atrás de uma mesa com um livro aberto em cima. Fim da imagem.

    Ilustração. Uma menina com tiara, cabelo castanho e curto está sorrindo em pé e segurando uma peça de quebra-cabeça. Na frente dela, um menino com cabelo castanho e curto está ajoelhado no chão e segurando uma peça sobre um quebra-cabeça. Em volta deles há peças espalhadas no chão. Ilustração. A menina e o menino estão sentados atrás de uma mesa com pratos na frente deles. Em uma ponta da mesa, uma mulher com cabelo preso e óculos está sentada e segurando um talher. Na outra ponta, um homem com cabelo encaracolado e castanho está sentado e sorrindo. Sobre a mesa há uma tigela com macarrão.

  1. COMPARE ESTES CARRINHOS DE BRINQUEDO.
Imagem: Fotografia 1. Um carrinho de madeira com rodas vermelhas. Na frente do brinquedo há uma corda vermelha amarrada.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Um carrinho de plástico vermelho com antena de metal. Ao lado há um controle preto. Fim da imagem.

_____

_____

44

  1. JOÃO LUCAS TIROU ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA SUA MORADIA E DA SUA ESCOLA. PINTE OS QUADRADINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.

Ilustração. Quadro azul.MORADIA

Ilustração. Quadro amarelo.ESCOLA

( )

Imagem: Fotografia. Crianças com máscaras estão sentadas em carteiras escolares e com as mãos levantadas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Dois meninos com máscaras estão encostando os cotovelos um no outro. Ao fundo, portas em um corredor. Fim da imagem.

( )

( )

Imagem: Fotografia. Um menino está deitado na cama e segurando uma pelúcia. Ao seu lado, um homem está beijando sua cabeça. Do outro lado há um abajur aceso. Fim da imagem.

( )

Imagem: Fotografia. Um homem está sentado em um sofá e com os braços em volta de uma mulher e um menino. Sobre eles há um cobertor e um pote e na frente deles há uma televisão. Fim da imagem.
  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
Imagem: Fotografia 1. Um menino está sorrindo, sentado em um sofá e segurando um controle de videogame. Ao seu lado, um homem está sentado no sofá, o observando e sorrindo. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia 2. Duas meninas estão correndo de mãos dadas em um parque. Ao fundo, várias árvores. Fim da imagem.

45

  1. ESCREVA UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER EM CASA.

_____

  1. GABRIEL ESTÁ NO QUARTO DELE. OBSERVE E RESPONDA.
Imagem: Ilustração. No centro, um menino com cabelo castanho e curto, camiseta amarela com o número 10, bermuda verde e tênis está de costas sobre um tapete. À esquerda há um armário azul e amarelo com uma caixa colorida em cima. Na frente dele há uma cama e um pássaro pousado em uma janela. À direita há um carrinho vermelho sobre uma cadeira e uma mesa com lápis e um papel em cima. Fim da imagem.

( ) A CAMA.

( ) O ARMÁRIO.