12
UNIDADE 1. VOCÊ E AS PESSOAS
13
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- EM QUE LUGAR ESTÃO AS CRIANÇAS REPRESENTADAS NA IMAGEM?
- QUAIS BRINCADEIRAS APARECEM NA IMAGEM?
- ESSAS BRINCADEIRAS SÃO COMUNS EM SUA COMUNIDADE?
- DE QUAL DESSAS BRINCADEIRAS VOCÊ GOSTA? HÁ ALGUMA DE QUE VOCÊ NÃO GOSTE? POR QUÊ?
- COMO SÃO AS CRIANÇAS DA ILUSTRAÇÃO? O QUE É POSSÍVEL SABER DO JEITO DE SER DE CADA UMA DELAS?
Fim do complemento.
14
CAPÍTULO 1. VOCÊ E SEU JEITO DE SER
TODOS NÓS TEMOS UM NOME
REGINA, SÔNIA OU MARIA. MARCELO, JOAQUIM OU JOSÉ. TODAS AS PESSOAS TÊM UM NOME.
DEPOIS DO NOME, O SOBRENOME
SILVA, PEREIRA, GONZAGA... ALÉM DO NOME, AS PESSOAS TÊM UM SOBRENOME. O SOBRENOME IDENTIFICA A FAMÍLIA À QUAL PERTENCEMOS.
- QUAL É O SEU NOME?
_____
- QUAL É O SEU SOBRENOME?
_____
AS COISAS E OS LUGARES TÊM NOME
O NOME IDENTIFICA TODAS AS COISAS QUE EXISTEM. LUGARES, OBJETOS, ANIMAIS E FLORES TÊM NOME. CADA TIPO DE FLOR, POR EXEMPLO, TEM UM NOME: ROSA, MARGARIDA, HORTÊNSIA.
15
- QUAL É O NOME DO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE?
_____
- LEIA E VEJA O QUE ACONTECEU DURANTE A CHAMADA.
- QUANTOS ESTUDANTES SE CHAMAM MARCOS NESSA SALA DE AULA? ( )
- O QUE ACONTECEU QUANDO A PROFESSORA CHAMOU O NOME MARCOS?
- COMO A PROFESSORA PODE RESOLVER ISSO?
• ALGUM DE SEUS COLEGAS DE SALA TEM O NOME IGUAL AO SEU?
16
AS PESSOAS SÃO DIFERENTES
OBSERVE O PROFESSOR E OS COLEGAS DE SUA CLASSE. NOTE QUE VOCÊ É DIFERENTE DELES.
SEUS COLEGAS TAMBÉM SÃO DIFERENTES UNS DOS OUTROS: ALGUNS TÊM CABELOS LISOS, OUTROS TÊM CABELOS CRESPOS; UNS SÃO MAIS ALTOS, OUTROS SÃO MAIS BAIXOS.
ESSAS DIFERENÇAS NÃO SÃO BOAS NEM RUINS; ELAS SÃO SÓ DIFERENÇAS.
- COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE VOCÊ.
MEU NOME É _____
TENHO _____ ANOS.
TENHO _____ CENTÍMETROS DE ALTURA.
MEUS CABELOS SÃO _____.
MEUS OLHOS SÃO _____.
FAÇA UM DESENHO SEU OU COLE UMA FOTOGRAFIA SUA.
17
- TROQUE SEU LIVRO COM O LIVRO DE UM COLEGA E LEIA A FICHA DELE.
- ANOTE AQUI O NOME DELE.
_____
- PINTE A PARTE DE BAIXO DO SEU DEDO POLEGAR COM TINTA DE CARIMBO. DEPOIS, CARIMBE SEU DEDO NO ESPAÇO ABAIXO.
_____
ESSA MARCA É SÓ SUA. NINGUÉM TEM UMA IGUAL.
- VOCÊ SABE COMO SE CHAMA ESSA MARCA?
A FOTOGRAFIA MOSTRA AS IRMÃS MARTA E MAURA. ELAS SÃO GÊMEAS IDÊNTICAS.
- EM SUA OPINIÃO, DE QUE MANEIRAS PODEMOS DIFERENCIAR UMA IRMÃ DA OUTRA?
18
CADA UM TEM SEU JEITO
NÃO É APENAS NOSSA APARÊNCIA FÍSICA QUE NOS TORNA DIFERENTES UNS DOS OUTROS. CADA PESSOA TEM SEU JEITO DE PENSAR, AGIR, VESTIR E FALAR.
CADA UMA TEM SUAS CRENÇAS E SEUS HÁBITOS . POR ISSO, CADA PESSOA É ÚNICA, MESMO QUE ALGUMAS PESSOAS SEJAM PARECIDAS.
RESPEITANDO O JEITO DE CADA UM
VOCÊ JÁ SABE QUE CADA UM TEM SEU JEITO DE SER. SABE, TAMBÉM, QUE ESSAS DIFERENÇAS NÃO SÃO BOAS NEM RUINS.
POR ISSO, TODAS AS PESSOAS DEVEM SER RESPEITADAS. AFINAL, MESMO SENDO DIFERENTES, RICOS OU POBRES, ADULTOS OU CRIANÇAS, SOMOS TODOS SERES HUMANOS.
LEGENDA: MENINO PATAXÓ BRASILEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MENINA CROATA, CROÁCIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MENINA JAPONESA, JAPÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MENINA GAMBIANA, GÂMBIA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MENINO BRASILEIRO, BRASIL. FIM DA LEGENDA.
19
- OBSERVE NOVAMENTE AS CRIANÇAS MOSTRADAS NAS FOTOGRAFIAS DA PÁGINA ANTERIOR.
- QUE DIFERENÇAS VOCÊ OBSERVA ENTRE ELAS?
- VOCÊ ACHA QUE ELAS TÊM O MESMO JEITO DE SER? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- CIRCULE AS FRUTAS DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
LEGENDA: MORANGO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MAÇÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BANANA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CAJU. FIM DA LEGENDA.
- CIRCULE OS BRINQUEDOS QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
LEGENDA: BOLA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BICICLETA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CORDA DE PULAR. FIM DA LEGENDA.
Observação: OS BRINQUEDOS NÃO ESTÃO REPRESENTADOS NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
20
O MUNDO QUE QUEREMOS
O RESPEITO A TODAS AS CRIANÇAS
ASSIM COMO OS ADULTOS, AS CRIANÇAS TÊM CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, GOSTOS E COSTUMES DIFERENTES. ESSAS DIFERENÇAS DEVEM SER RESPEITADAS.
NENHUMA CRIANÇA PODE SOFRER DISCRIMINAÇÃO POR COR, GÊNERO, NACIONALIDADE, RELIGIÃO, CARACTERÍSTICA FÍSICA OU CONDIÇÃO SOCIAL.
TODAS AS CRIANÇAS TÊM DIREITO A ALIMENTAÇÃO, A ATENDIMENTO MÉDICO, A FREQUENTAR A ESCOLA, A BRINCAR, A SE DIVERTIR E A CRESCER EM AMBIENTE SAUDÁVEL E SEGURO.
- VOCÊ SABE O QUE É DISCRIMINAÇÃO? CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE ISSO.
21
- OBSERVE OS DESENHOS 1 E 2.
- OS DESENHOS MOSTRAM ALGUNS DIREITOS QUE AS CRIANÇAS TÊM. QUAIS SÃO ESSES DIREITOS?
Boxe complementar:
VAMOS FAZER
JUNTE-SE A ALGUNS COLEGAS E ELABOREM CARTAZES MOSTRANDO OUTROS DIREITOS QUE AS CRIANÇAS TÊM. SIGAM AS ETAPAS.
ETAPAS
- CONVERSEM SOBRE OUTROS DIREITOS QUE VOCÊS CONSIDERAM IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS TENHAM.
2. EM FOLHAS AVULSAS, DESENHEM CENAS QUE REPRESENTEM ESSES DIREITOS.
- DEPOIS, COLEM OS DESENHOS EM CARTOLINAS.
- APRESENTEM AS CARTOLINAS PARA A CLASSE E PARA O PROFESSOR E EXPLIQUEM OS DIREITOS QUE FORAM REPRESENTADOS.
Fim do complemento.
22
CAPÍTULO 2. O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO SEU CORPO
UMA PINTURA, UMA FOTOGRAFIA OU UM SIMPLES DESENHO PODEM REPRESENTAR NOSSO CORPO.
LEGENDA: ESTE É O AUTORRETRATO DA PINTORA BRASILEIRA TARSILA DO AMARAL, FEITO EM 1923. ELA REPRESENTOU A PARTE DE CIMA DO PRÓPRIO CORPO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: NESTE DE SENHO, GIOVANA REPRESENTOU APENAS O ROSTO DELA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTA É A FOTOGRAFIA DE GUILHERME. NELA, PODEMOS VER O CORPO INTEIRO DO MENINO. FIM DA LEGENDA.
- EM UMA FOLHA AVULSA, FAÇA O SEU AUTORRETRATO.
- DEPOIS, AJUDE O PROFESSOR A ORGANIZAR UMA EXPOSIÇÃO COM OS AUTORRETRATOS DA TURMA.
23
O CORPO DE FRENTE, O CORPO DE COSTAS
ESTES DESENHOS REPRESENTAM LUCAS.
O DESENHO 1 REPRESENTA LUCAS DE FRENTE.
O DESENHO 2 REPRESENTA LUCAS DE COSTAS.
LEGENDA: LUCAS DE FRENTE.
LEGENDA: LUCAS DE COSTAS.
- QUE DIFERENÇAS VOCÊ OBSERVA ENTRE OS DOIS DESENHOS?
- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO.
- CIRCULE DE VERMELHO AS CRIANÇAS REPRESENTADAS DE FRENTE PARA VOCÊ.
- CIRCULE DE AZUL AS CRIANÇAS REPRESENTADAS DE COSTAS PARA VOCÊ.
24
O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO CORPO
NESTA REPRESENTAÇÃO DE LUCAS, PODEMOS IDENTIFICAR O LADO DIREITO E O LADO ESQUERDO DO CORPO DELE.
- O CORPO DE LUCAS FOI REPRESENTADO:
( ) DE FRENTE.
( ) DE COSTAS.
- CIRCULE DE VERDE A ORELHA DIREITA DE LUCAS.
- CIRCULE DE AZUL A ORELHA ESQUERDA DE LUCAS.
- DESENHE UMA FLOR PERTO DO PÉ DIREITO DE LUCAS.
- DESENHE UMA BOLA PERTO DO PÉ ESQUERDO DE LUCAS.
25
- COM QUE MÃO CRISTIANE SEGURA O LÁPIS?
( ) MÃO DIREITA.
( ) MÃO ESQUERDA.
- COM QUE MÃO ANDRÉ SEGURA O LÁPIS?
( ) MÃO DIREITA.
( ) MÃO ESQUERDA.
- CRISTIANE USA UMA PULSEIRA. EM QUAL BRAÇO ESTÁ A PULSEIRA DELA?
( ) BRAÇO DIREITO.
( ) BRAÇO ESQUERDO.
- ANDRÉ USA UM RELÓGIO. EM QUAL BRAÇO ESTÁ O RELÓGIO DELE?
( ) BRAÇO DIREITO.
( ) BRAÇO ESQUERDO.
- VOCÊ USA ALGUMA PULSEIRA OU RELÓGIO? SE USA, EM QUAL BRAÇO VOCÊ COSTUMA COLOCAR A PULSEIRA OU O RELÓGIO?
26
COM QUE MÃO VOCÊ ESCREVE?
ALGUMAS PESSOAS ESCREVEM COM A MÃO DIREITA. OUTRAS PESSOAS ESCREVEM COM A MÃO ESQUERDA.
E VOCÊ, COM QUAL MÃO ESCREVE?
- FAÇA O CONTORNO DA MÃO QUE VOCÊ USA PARA ESCREVER.
_____
- VOCÊ ESCREVE COM A MÃO:
( ) DIREITA.
( ) ESQUERDA.
- VOCÊ ESCREVE COM A MÃO:
27
- AGORA, FAÇA O CONTORNO DA SUA OUTRA MÃO.
_____
ESSA É A SUA MÃO:
( ) DIREITA.
( ) ESQUERDA.
- FAÇA PARA O PROFESSOR VER.
- FECHE A MÃO ESQUERDA.
- TOQUE O JOELHO DIREITO.
- COM A MÃO ESQUERDA, TOQUE O OMBRO DIREITO.
- PISQUE O OLHO ESQUERDO.
- LEVANTE O PÉ DIREITO.
- COM A MÃO DIREITA, TOQUE A ORELHA ESQUERDA.
28
CAPÍTULO 3. VOCÊ E SEUS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA
A FAMÍLIA É O PRIMEIRO GRUPO DO QUAL AS PESSOAS FAZEM PARTE. PAI, MÃE, IRMÃOS, AVÓS, TIOS E PRIMOS FORMAM A FAMÍLIA. MAS NEM TODAS AS FAMÍLIAS SÃO FORMADAS POR TODAS ESSAS PESSOAS.
COM NOSSA FAMÍLIA NÓS PODEMOS APRENDER MUITAS COISAS.
- QUEM SÃO AS PESSOAS QUE FORMAM A SUA FAMÍLIA?
_____
- DESENHE OU COLE UMA FOTOGRAFIA DA SUA FAMÍLIA.
_____
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- FAMÍLIA, DE ARNALDO ANTUNES E TONY BELLOTTO, EDITORA SALAMANDRA. LIVRO DIVERTIDO SOBRE AS DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE AS FAMÍLIAS DAS PESSOAS.
Fim do complemento.
29
LEIA O TEXTO PARA CONHECER A FAMÍLIA DE LARA.
EU SOU A LARA E TENHO 6 ANOS. MORO COM MEU PAI, MEU AVÔ E MINHA AVÓ. MEU PAI TRABALHA NO MERCADO DA DONA ANA. ELE É CAIXA: PRECISA PRESTAR MUITA ATENÇÃO NA HORA DE DAR O TROCO PARA OS CLIENTES!
MEU AVÔ ME ENSINOU A PESCAR. FOI MUITO DIVERTIDO! ELE É PESCADOR. TODOS OS DIAS ELE VAI PESCAR NO RIO. QUANDO ELE VOLTA, TRAZ UM MONTE DE PEIXES!
MINHA AVÓ FAZ LINDOS BORDADOS E VENDE AS PEÇAS NA FEIRA DA CIDADE.
QUANDO EU FOR MAIS VELHA, MINHA AVÓ VAI ME ENSINAR A BORDAR. MAS, POR ENQUANTO, EU ESTUDO BASTANTE: QUERO SER ENGENHEIRA E CONSTRUIR PRÉDIOS BEM ALTOS!
- QUEM FAZ PARTE DA FAMÍLIA DE LARA?
_____
O PAI, O AVÔ E A AVÓ DE LARA EXERCEM UMA ATIVIDADE DE TRABALHO.
- QUAL É O TRABALHO DE CADA FAMILIAR DE LARA?
- NA SUA FAMÍLIA, QUEM SÃO AS PESSOAS QUE TRABALHAM? CONTE O QUE CADA UMA FAZ EM SEU TRABALHO.
- LARA QUER SER ENGENHEIRA PARA CONSTRUIR PRÉDIOS ALTOS. E VOCÊ, COM O QUE QUER TRABALHAR QUANDO CRESCER?
30
VOCÊ E OS OUTROS GRUPOS
ALÉM DE CONVIVER COM O GRUPO DA FAMÍLIA, VOCÊ TAMBÉM CONVIVE COM PESSOAS DE OUTROS GRUPOS: O GRUPO DOS AMIGOS, DA ESCOLA, DO CLUBE, ENTRE OUTROS.
NA ESCOLA, POR EXEMPLO, VOCÊ CONVIVE COM PESSOAS QUE NÃO SÃO DA SUA FAMÍLIA. NA ESCOLA VOCÊ CONVIVE COM OS COLEGAS DE TURMA, OS PROFESSORES E OUTROS FUNCIONÁRIOS.
- ESCREVA O NOME DE DOIS COLEGAS DE TURMA.
_____
- ESCREVA O NOME DE DOIS FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
_____
31
- PINTE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER COM SEUS COLEGAS NA ESCOLA.
( ) BRINCAR NO RECREIO.
( ) ASSISTIR À TELEVISÃO.
( ) COMEMORAR DATAS FESTIVAS.
( ) IR AO SUPERMERCADO.
( ) LER E OUVIR HISTÓRIAS.
( ) LANCHAR.
- COMPARE OS DESENHOS.
- QUAL É O ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA MOSTRADO NO DESENHO 1? E NO DESENHO 2?
- COM QUEM VOCÊ CONVIVE EM CADA UM DESSES ESPAÇOS?
- O QUE É PRECISO PARA CONVIVER BEM COM AS PESSOAS?
- EM UMA FOLHA DE PAPEL AVULSA, DESENHE OUTRO GRUPO DO QUAL VOCÊ FAZ PARTE.
- MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E PARA O PROFESSOR E CONTE QUEM SÃO AS PESSOAS DESSE GRUPO E O QUE VOCÊS FAZEM JUNTOS.
32
CAPÍTULO 4. DO QUE VOCÊ BRINCA?
CLARA, MIRNA E JOÃO ESTÃO BRINCANDO NA PRAÇA. ELES ESTÃO DECIDINDO DO QUE VÃO BRINCAR.
- AS CRIANÇAS ESTÃO DECIDINDO ENTRE QUAIS BRINCADEIRAS?
- VOCÊ JÁ BRINCOU DESSAS BRINCADEIRAS? ONDE E COM QUEM?
- A BRINCADEIRA AMARELINHA TEM OUTRO NOME ONDE VOCÊ VIVE? QUAL?
_____
- ELA É DIFERENTE DA AMARELINHA QUE APARECE NO DESENHO?
- A BRINCADEIRA ESCONDE-ESCONDE TEM OUTRO NOME ONDE VOCÊ VIVE? QUAL?
_____
- QUAIS SÃO AS REGRAS DESSA BRINCADEIRA?
33
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
CARRINHO, BONECA, PIÃO, PETECA, BOLINHA DE GUDE, BRINQUEDOS DE MONTAR, JOGOS DE COMPUTADOR E VIDEOGAMES, AMARELINHA, CIRANDA, ESCONDE-ESCONDE, DOMINÓ, PEGA-PEGA, PULA-CORDA...
QUANTOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS!
- QUAL É O SEU BRINQUEDO PREFERIDO?
_____
- DESENHE ESSE BRINQUEDO.
_____
- E A SUA BRINCADEIRA PREFERIDA, QUAL É?
_____
- EXPLIQUE COMO SE BRINCA.
- COM QUEM VOCÊ COSTUMA BRINCAR?
_____
- EM SUA OPINIÃO, BRINCADEIRA É SÓ PARA CRIANÇAS?
34
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE ONTEM E DE HOJE
ANTIGAMENTE, OS BRINQUEDOS ERAM FEITOS DE MADEIRA, TECIDO OU METAL. E NÃO EXISTIAM BRINQUEDOS ELETRÔNICOS.
ALGUMAS BRINCADEIRAS SÃO BASTANTE ANTIGAS, COMO JOGAR BOLINHAS DE GUDE, POR EXEMPLO. ESSAS BOLINHAS SURGIRAM CERCA DE DOIS MIL ANOS ATRÁS.
LEGENDA: BONECA ANTIGA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS RIBEIRINHAS JOGANDO BOLINHA DE GUDE NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANAMÃ, NO ESTADO DO AMAZONAS, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
VAMOS CONHECER ALGUNS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS ANTIGOS?
É UM CARRINHO DE MADEIRA COM RODINHAS DE AÇO CHAMADAS DE ROLIMÃS. É USADO PARA BRINCAR DE CORRIDA.
LEGENDA: CARRINHO DE ROLIMÃ. FIM DA LEGENDA.
35
PIÃO
PRIMEIRO, ENROLA-SE A CORDA NO PIÃO. DEPOIS, É SÓ LANÇAR O PIÃO NO CHÃO, PUXANDO A CORDA PARA ELE GIRAR SOBRE SUA PONTA.
LEGENDA: PIÃO. FIM DA LEGENDA.
IOIÔ
É UM DISCO DE PLÁSTICO, MADEIRA OU METAL COM UMA CORDA AMARRADA NO MEIO. PARA BRINCAR, É PRECISO LANÇAR O DISCO SEGURANDO A CORDA E DANDO IMPULSOS PARA SUBIR E DESCER O DISCO.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE IOIÔ NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
FUTEBOL DE BOTÃO
FUTEBOL JOGADO SOBRE UM TABULEIRO EM FORMATO DE CAMPO, COM DISCOS DE PLÁSTICO QUE REPRESENTAM OS JOGADORES.
ANTIGAMENTE, ERAM USADOS BOTÕES DE ROUPA NO LUGAR DOS DISCOS.
LEGENDA: MENINO BRINCANDO DE FUTEBOL DE BOTÃO NO MUNICÍPIO DE ARAÇOIABA DA SERRA, NO ESTADO DE SÃO PAULO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ CONHECE OUTROS BRINQUEDOS ANTIGOS? QUAIS?
- VOCÊ JÁ CONHECIA ALGUM DESSES BRINQUEDOS? QUAL?
- EM QUE ESSES BRINQUEDOS SÃO DIFERENTES DOS SEUS BRINQUEDOS?
36
ATUALMENTE, MUITOS BRINQUEDOS SÃO FEITOS DE PLÁSTICO E PRECISAM DE PILHAS OU DE BATERIAS PARA FUNCIONAR.
A LGUMAS BRINCADEIRAS E JOGOS TAMBÉM SÃO BEM RECENTES, COMO OS GAMES ELETRÔNICOS. ELES SURGIRAM COM O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DOS COMPUTADORES.
HOJE, OS GAMES ELETRÔNICOS TAMBÉM ESTÃO DISPONÍVEIS EM DISPOSITIVOS COMO OS TELEFONES CELULARES CHAMADOS DE SMARTPHONES E OS TABLETS.
LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO VIDEOGAME (LOCAL E DATA DESCONHECIDOS). FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ JÁ JOGOU UM GAME ELETRÔNICO? QUE DISPOSITIVO VOCÊ USOU PARA JOGAR?
- QUE BRINCADEIRAS VOCÊ CONHECE? ESCOLHA UMA DELAS E CONTE COMO SE BRINCA PARA O PROFESSOR E OS COLEGAS.
37
- DESENHE UMA BRINCADEIRA OU UM BRINQUEDO ANTIGO E UMA BRINCADEIRA OU UM BRINQUEDO DE HOJE EM DIA.
_____
- ESCREVA O NOME DESSA BRINCADEIRA OU DESSE BRINQUEDO.
_____
_____
- ESCREVA O NOME DESSA BRINCADEIRA OU DESSE BRINQUEDO.
_____
- VOCÊ ACHA QUE OS BRINQUEDOS DE HOJE EM DIA SÃO MAIS DIVERTIDOS DO QUE OS BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE? CONVERSE SOBRE ISSO COM SEUS COLEGAS E O PROFESSOR.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- POEMAS PARA BRINCAR, DE JOSÉ PAULO PAES, EDITORA ÁTICA. NOS POEMAS DESSE LIVRO, AS PALAVRAS MUDAM DE SENTIDO A TODO INSTANTE E CONVIDAM O LEITOR A NOVAS BRINCADEIRAS.
Fim do complemento.
38
OUTRAS BRINCADEIRAS
VOCÊ JÁ BRINCOU DE SARDINHA?
EM CADA LUGAR DO MUNDO AS CRIANÇAS INVENTAM SUAS PRÓPRIAS BRINCADEIRAS. NA ALEMANHA, AS CRIANÇAS ADORAM UMA BRINCADEIRA CHAMADA SARDINHA. VEJA COMO É!
UMA CRIANÇA DO GRUPO SE ESCONDE. DEPOIS, AS OUTRAS VÃO PROCURÁ-LA.
SEMPRE QUE ALGUÉM ENCONTRAR A CRIANÇA QUE SE ESCONDEU, DEVERÁ SE ESCONDER JUNTO COM ELA. LOGO, O ESCONDERIJO FICA CHEIO, E AS CRIANÇAS FICAM APERTADAS COMO SARDINHAS EM LATA!
A ÚLTIMA CRIANÇA A ENCONTRAR O RESTANTE DO GRUPO DEVERÁ SER A PRIMEIRA A SE ESCONDER NA PRÓXIMA RODADA.
- POR QUE ESSA BRINCADEIRA SE CHAMA SARDINHA?
- VOCÊ JÁ BRINCOU DE SARDINHA?
- ESSA BRINCADEIRA É PARECIDA COM ALGUMA OUTRA BRINCADEIRA QUE VOCÊ CONHECE?
39
E DE DATIST’WAPE, VOCÊ JÁ BRINCOU?
LEIA O TEXTO PARA CONHECER ESSA BRINCADEIRA DAS CRIANÇAS INDÍGENAS XAVANTE.
“ENTRE OS XAVANTE, ÍNDIOS QUE VIVEM NO MATO GROSSO, HÁ UMA BRINCADEIRA MUITO GOSTOSA. ELA SE CHAMA DATIST’WAPE, E MENINOS E MENINAS BRINCAM. SABEM COMO É? UNS DEVEM SUBIR NOS OMBROS DOS OUTROS E TRAVAR UMA BATALHA NA ÁGUA. VENCEM AQUELES QUE DERRUBAREM A DUPLA ADVERSÁRIA.
TENHO A IMPRESSÃO DE JÁ TER VISTO GENTE BRINCANDO ASSIM NAS PISCINAS DOS CLUBES DAS CIDADES. PARECE QUE A CRIANÇA É IGUAL EM TODA PARTE, NÃO É MESMO?”
DANIEL MUNDURUKU. COISAS DE ÍNDIO: VERSÃO INFANTIL. SÃO PAULO: CALLIS, 2003. P. 44.
- COMO SE CHAMA A BRINCADEIRA XAVANTE?
- QUEM PARTICIPA DESSA BRINCADEIRA?
- VOCÊ JÁ BRINCOU DESSA BRINCADEIRA? ELA SE PARECE
COM ALGUMA OUTRA QUE VOCÊ CONHECE?
40
ONDE VOCÊ COSTUMA BRINCAR?
SE VOCÊ FOSSE BRINCAR DE SARDINHA, ONDE BRINCARIA? E DE DATIST’WAPE?
EM MUITOS LUGARES, É COMUM AS CRIANÇAS SE REUNIREM EM PRAÇAS, PARQUES E ATÉ NA RUA PARA BRINCAR.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA PRAÇA JOEL MUNIZ DE ALMEIDA, NO MUNICÍPIO DE UMBURANAS, NO ESTADO DA BAHIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- NO LUGAR ONDE VOCÊ MORA HÁ PRAÇAS E PARQUES MUNICIPAIS?
- VOCÊ FREQUENTA ESSES LOCAIS? COM QUEM?
- O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER QUANDO VAI A ESSES LOCAIS?
PRAÇAS E PARQUES MUNICIPAIS SÃO ESPAÇOS PÚBLICOS, ISTO É, SÃO ESPAÇOS DE TODOS. NELES, PODEMOS BRINCAR AO AR LIVRE, ANDAR DE BICICLETA, FAZER CAMINHADAS E OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS. TAMBÉM PODEMOS DESCANSAR OU FAZER PIQUENIQUE À SOMBRA DE UMA ÁRVORE E ATÉ ASSISTIR A APRESENTAÇÕES MUSICAIS OU DE TEATRO.
NAS PRAÇAS PODEMOS COMEMORAR DATAS. TAMBÉM PODEMOS NOS REUNIR EM UMA MANIFESTAÇÃO PARA DEFENDER UMA IDEIA OU PARA SOLICITAR ALGO, COMO UMA MELHORIA NO BAIRRO.
41
LEGENDA: MANIFESTAÇÃO EM PRAÇA NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, EM APOIO AO MOVIMENTO “VIDAS NEGRAS IMPORTAM”, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- PARA QUE AS PESSOAS UTILIZAM A PRAÇA NA FOTOGRAFIA 1?
- E NA FOTOGRAFIA 2, PARA QUE AS PESSOAS UTILIZAM A PRAÇA?
- E AS PRAÇAS DO LUGAR ONDE VOCÊ MORA, PARA QUE ELAS SÃO UTILIZADAS?
42
O QUE VOCÊ APRENDEU
- LEIA O TEXTO.
UMA VEZ MARCELO CISMOU COM O NOME DAS COISAS:
— MAMÃE, POR QUE É QUE EU ME CHAMO MARCELO?
— ORA, MARCELO FOI O NOME QUE EU E SEU PAI ESCOLHEMOS.
— E POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARTELO?
— AH, MEU FILHO, MARTELO NÃO É NOME DE GENTE! É NOME DE FERRAMENTA...
— POR QUE É QUE NÃO ESCOLHERAM MARMELO?
— PORQUE MARMELO É NOME DE FRUTA, MENINO!
— E A FRUTA NÃO PODIA CHAMAR MARCELO E EU CHAMAR MARMELO?
RUTH ROCHA. MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS. SÃO PAULO: SALAMANDRA, 2011. P. 9.
- QUANTAS VEZES O NOME MARCELO APARECE NO TEXTO?
_____
- QUEM ESCOLHEU O NOME DE MARCELO?
_____
- POR QUE ELES NÃO ESCOLHERAM O NOME MARTELO PARA MARCELO?
_____
- E POR QUE ELES NÃO ESCOLHERAM MARMELO?
_____
43
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- CIRCULE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ COM SUA FAMÍLIA.
- COMPARE ESTES CARRINHOS DE BRINQUEDO.
- QUAL DAS FOTOGRAFIAS MOSTRA O BRINQUEDO MAIS ANTIGO?
( ) FOTOGRAFIA 1.
( ) FOTOGRAFIA 2.
- DO QUE É FEITO O CARRINHO MOSTRADO NA FOTOGRAFIA 1?
_____
_____
44
- JOÃO LUCAS TIROU ALGUMAS FOTOGRAFIAS DA SUA MORADIA E DA SUA ESCOLA. PINTE OS QUADRADINHOS DE ACORDO COM A LEGENDA.
MORADIA
ESCOLA
( )
( )
( )
( )
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS A SEGUIR.
- QUAL DAS FOTOGRAFIAS MOSTRA AS CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PARQUE?
( ) FOTOGRAFIA 1.
( ) FOTOGRAFIA 2.
45
- ESCREVA UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER EM CASA.
_____
- GABRIEL ESTÁ NO QUARTO DELE. OBSERVE E RESPONDA.
- O QUE HÁ NA FRENTE DE GABRIEL?
( ) A CAMA.
( ) O ARMÁRIO.
- O QUE HÁ DO LADO ESQUERDO DE GABRIEL?
( ) O ARMÁRIO.
( ) A CADEIRA.
- O QUE HÁ EM CIMA DESSE MÓVEL?
( ) UMA CAIXA.
( ) UM CARRINHO.
- O QUE HÁ DO LADO DIREITO DE GABRIEL?
( ) O ARMÁRIO.
( ) A CADEIRA.
- O QUE HÁ EM CIMA DESSE MÓVEL?
( ) UMA CAIXA.
( ) UM CARRINHO.