68
UNIDADE 3. A ESCOLA
69
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- DESCREVA O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
- A ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA É PARECIDA COM ESSA DA IMAGEM? O QUE É IGUAL? O QUE É DIFERENTE?
- QUE PESSOAS MOSTRADAS NA IMAGEM TRABALHAM NA ESCOLA?
- COMO VOCÊ VAI ATÉ A ESCOLA?
Fim do complemento.
70
CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR
A ESCOLA É O LUGAR ONDE APRENDEMOS MUITAS COISAS NOVAS, REALIZAMOS DIFERENTES ATIVIDADES E FAZEMOS AMIGOS.
VOCÊ CONHECE BEM A SUA ESCOLA?
- PREENCHA A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE SUA ESCOLA.
- QUANTOS ANDARES A ESCOLA TEM? ( )
- ALÉM DAS SALAS DE AULA, O QUE HÁ NA ESCOLA?
( ) PÁTIO
( ) CANTINA
( ) BIBLIOTECA
( ) REFEITÓRIO
( ) DIRETORIA
( ) HORTA
( ) LABORATÓRIO
( ) QUADRA DE ESPORTES
( ) SALA DE VÍDEO
( ) SALA DOS PROFESSORES
( ) SALA DE INFORMÁTICA
( ) BANHEIROS
( ) SECRETARIA
( ) BEBEDOUROS
- SE A ESCOLA TEM QUADRA DE ESPORTES, ELA É COBERTA?
( ) SIM
( ) NÃO
- HÁ CESTOS DE LIXO ESPALHADOS PELA ESCOLA?
( ) SIM
( ) NÃO
- A ESCOLA TEM MUITOS FUNCIONÁRIOS?
( ) SIM
( ) NÃO
71
- COM BASE NAS INFORMAÇÕES DA FICHA, ESCREVA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA SUA ESCOLA.
- EM UMA FOLHA DE PAPEL AVULSA, DESENHE A SUA ESCOLA.
- MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
- LEIA O TEXTO.
A ESCOLA INDÍGENA
EM SUAS ESCOLAS, OS ESTUDANTES APRENDEM A LÍNGUA DE SEU POVO, PRESERVANDO TRADIÇÕES, LENDAS, HISTÓRIAS, ENFIM, A CULTURA.
ELES APRENDEM, TAMBÉM, A LÍNGUA PORTUGUESA. ASSIM, PODEM SE COMUNICAR COM OS NÃO INDÍGENAS, ALÉM DE COMPREENDER E DEFENDER MELHOR OS DIREITOS INDÍGENAS.
LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA KALAPALO, NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
- QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA OS INDÍGENAS? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
72
OS AMBIENTES DA ESCOLA
A ESCOLA TEM MUITOS AMBIENTES, ONDE REALIZAMOS DIFERENTES ATIVIDADES.
VAMOS CONHECER MELHOR OS AMBIENTES DA ESCOLA.
A SALA DE AULA
É NA SALA DE AULA QUE REALIZAMOS A MAIOR PARTE DAS TAREFAS QUANDO ESTAMOS NA ESCOLA.
- MARQUE COM UM X OS OBJETOS QUE EXISTEM NA SUA SALA DE AULA.
( ) QUADRO DE GIZ
( ) CORTINAS
( ) CARTEIRA E CADEIRA
( ) CESTO DE LIXO
( ) ESTANTE
( ) ARMÁRIO
- FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO COMO É A SUA SALA DE AULA.
_____
73
- IMAGINE QUE ESTA É A SUA CARTEIRA NA SALA DE AULA. ESCREVA SEU NOME NELA. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUEM SENTA À SUA FRENTE?
- QUEM SENTA ATRÁS DE VOCÊ?
_____
- QUEM SENTA À SUA DIREITA?
_____
- QUEM SENTA À SUA ESQUERDA?
_____
- QUE ATIVIDADES VOCÊ REALIZA NA SALA DE AULA?
_____
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- VAMOS BRINCAR DE ESCOLA?, DE ANA MARIA MACHADO, EDITORA SALAMANDRA. O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE DUAS CRIANÇAS QUANDO COMEÇAM A FREQUENTAR A ESCOLA.
Fim do complemento.
74
A BIBLIOTECA
NA BIBLIOTECA É POSSÍVEL LER E PESQUISAR. NELA, VOCÊ ENCONTRA DIVERSOS TIPOS DE LIVROS, REVISTAS E JORNAIS. ALGUMAS BIBLIOTECAS TAMBÉM TÊM FILMES E LIVROS DIGITAIS.
- OBSERVE ESTA BIBLIOTECA E RESPONDA.
- QUAL É A COR DA MESA QUE ESTÁ EM FRENTE À ESTANTE DE LIVROS?
( ) AZUL
( ) VERDE
- QUANTAS PESSOAS ESTÃO SENTADAS? ( )
- QUANTAS ESTÃO DE PÉ? ( )
75
VOCÊ PODE LER UM LIVRO NA BIBLIOTECA OU LEVÁ-LO EMPRESTADO PARA LER EM CASA E DEVOLVER NO DIA COMBINADO.
NA BIBLIOTECA, VOCÊ TAMBÉM PODE ESTUDAR E FAZER TRABALHOS ESCOLARES.
MAS, PARA FREQUENTAR A BIBLIOTECA, É PRECISO SEGUIR ALGUMAS REGRAS; POR EXEMPLO, NÃO FAZER BARULHO PARA NÃO ATRAPALHAR QUEM ESTÁ LENDO OU ESTUDANDO E PRESERVAR OS LIVROS.
- EM GRUPO, CONVERSEM SOBRE ISTO: ALÉM DE NÃO FAZER BARULHO, QUE OUTRAS REGRAS AS PESSOAS DEVEM SEGUIR, NA BIBLIOTECA, PARA CUIDAR DOS LIVROS E MANTER UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA A LEITURA E OS ESTUDOS?
- APRESENTEM ESSAS REGRAS À TURMA E AO PROFESSOR.
- DESENHE UMA DAS REGRAS QUE VOCÊ E SEU GRUPO APRESENTARAM.
_____
76
A QUADRA DE ESPORTES
NA QUADRA VOCÊ PODE PRATICAR VÁRIOS ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.
- OBSERVE O DESENHO ACIMA.
- QUE ESPORTE AS CRIANÇAS ESTÃO PRATICANDO?
_____
- QUANTAS CRIANÇAS HÁ ATRÁS DA MENINA QUE ESTÁ COM A BOLA?
( ) 2
( ) 3
( ) 4
( ) 5
- COMPLETE A FRASE COM UMA DAS PALAVRAS A SEGUIR.
(DIREITA)
(ESQUERDA)
A BOLA ESTÁ À _____ DO GOLEIRO DE UNIFORME AZUL.
HÁ UM JOGADOR DE UNIFORME VERDE À _____ DO GOLEIRO DE UNIFORME AZUL.
- QUAIS ATIVIDADES VOCÊ PRATICA NA QUADRA DE ESPORTES DA SUA ESCOLA?
77
O PÁTIO
NO PÁTIO VOCÊ SE REÚNE COM OS COLEGAS PARA BRINCAR E LANCHAR.
QUANDO BRINCAMOS, NOS DIVERTIMOS, TROCAMOS IDEIAS, APRENDEMOS A DIVIDIR E TAMBÉM A OUVIR A OPINIÃO DOS OUTROS.
- OBSERVE O PÁTIO DE UMA ESCOLA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- O QUE ESSAS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
- DO QUE ELAS ESTÃO BRINCANDO?
- VOCÊ JÁ BRINCOU DESSAS BRINCADEIRAS?
- NO DESENHO, CIRCULE O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NO PÁTIO DA ESCOLA.
- CONVERSE COM UM COLEGA SOBRE AS SEMELHANÇAS E AS DIFERENÇAS ENTRE O PÁTIO DA SUA ESCOLA E O PÁTIO DO DESENHO.
78
O MUNDO QUE QUEREMOS
LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!
TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE IR À ESCOLA E DE RECEBER EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE.
MAS, NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES, ESSE DIREITO NÃO É RESPEITADO. MUITAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE NÃO ENCONTRAM VAGAS OU PORQUE NÃO EXISTEM ESCOLAS ONDE ELAS MORAM.
ALÉM DISSO, MUITAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE PRECISAM TRABALHAR PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA.
LEGENDA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE RURAL DE ITIRA, NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
79
- O TEXTO MENCIONA UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS. QUAL É ESSE DIREITO?
- DE ACORDO COM O TEXTO, ESSE DIREITO É RESPEITADO?
- EM SUA OPINIÃO, O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS FREQUENTEM A ESCOLA? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
Boxe complementar:
VAMOS FAZER
QUE TAL FAZER UM PAINEL DE IMAGENS MOSTRANDO QUE LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA? JUNTE-SE A ALGUNS COLEGAS E, EM GRUPO, SIGAM AS ETAPAS.
ETAPAS
- PROCUREM IMAGENS QUE MOSTREM CRIANÇAS NA ESCOLA EM DIVERSAS ATIVIDADES: ESTUDANDO, BRINCANDO, LANCHANDO, FAZENDO ATIVIDADES FÍSICAS, ENTRE OUTRAS.
- COLEM AS IMAGENS EM UMA CARTOLINA.
- COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM O PAINEL. APRESENTEM O TRABALHO AOS COLEGAS, EXPLICANDO POR QUE É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS FREQUENTEM A ESCOLA.
Fim do complemento.
80
CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA
VÁRIAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.
O TRABALHO DE CADA UMA DELAS É IMPORTANTE PARA QUE A ESCOLA FUNCIONE BEM.
NA CENA A SEGUIR, SÃO APRESENTADOS ALGUNS PROFISSIONAIS REALIZANDO SUAS TAREFAS.
81
- LEIA A DESCRIÇÃO DE ALGUNS PROFISSIONAIS. DEPOIS, ENCONTRE-OS NO DESENHO E ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.
SOMOS KARINA E TIAGO. NÓS CUIDAMOS DOS ESTUDANTES DURANTE O RECREIO E NA HORA DA ENTRADA E DA SAÍDA. SOMOS INSPETORES.
SOU LUAN, O SECRETÁRIO DA ESCOLA. EU CUIDO DOS DOCUMENTOS ESCOLARES.
MEU NOME É SÍLVIO, SOU PROFESSOR DO PRIMEIRO ANO. ENSINO OS ESTUDANTES A LER, A ESCREVER E A CONTAR.
EU ME CHAMO BRUNA E SOU BIBLIOTECÁRIA. AJUDO AS PESSOAS A ENCONTRAR OS LIVROS E ORGANIZO A BIBLIOTECA.
MEU NOME É IVANA. SOU DIRETORA E RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.
MEU NOME É JÚLIO. SOU FAXINEIRO E CUIDO DA LIMPEZA DOS AMBIENTES DA ESCOLA.
82
- ALÉM DOS PROFISSIONAIS MOSTRADOS NAS PÁGINAS ANTERIORES, HÁ OUTROS FUNCIONÁRIOS NA SUA ESCOLA? ANOTE O NOME DELES.
- COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERIA A ESCOLA SEM O TRABALHO DE CADA UMA DESSAS PESSOAS? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE ISSO.
- ESCOLHA UM PROFISSIONAL DE SUA ESCOLA E FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE A ATIVIDADE QUE ELE EXERCE.
_____
83
CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA
A ESCOLA É UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA. PARA QUE ESSA CONVIVÊNCIA SEJA AGRADÁVEL, É IMPORTANTE QUE TODOS TENHAM ATITUDES POSITIVAS, POR EXEMPLO, DE RESPEITO MÚTUO E DE COLABORAÇÃO COM AS PESSOAS.
- A IMAGEM ACIMA MOSTRA ATITUDES IMPORTANTES PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA. QUAIS SÃO ESSAS ATITUDES?
- DE QUE FORMA VOCÊ COLABORA PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA?
84
TAMBÉM É IMPORTANTE QUE A ESCOLA SEJA UM AMBIENTE SEGURO, LIMPO E ORGANIZADO PARA OS ESTUDOS. PORTANTO, É NECESSÁRIO CUIDAR DA LIMPEZA E CONSERVAR SEUS MÓVEIS E OBJETOS. TODOS DEVEM COLABORAR PARA ISSO, POIS A ESCOLA É UM ESPAÇO DE TODOS.
O LIXO E A LIMPEZA DA ESCOLA
PARA MANTER A ESCOLA LIMPA E BEM CUIDADA, É IMPORTANTE JOGAR O LIXO NA LIXEIRA. VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REAPROVEITAR OS MATERIAIS QUE SERIAM DESCARTADOS COMO LIXO PARA FABRICAR NOVOS OBJETOS?
É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, REAPROVEITAR O PLÁSTICO DE POTES QUE IRIAM PARA O LIXO PARA FABRICAR NOVOS POTES OU OUTROS OBJETOS DE PLÁSTICO. ESSE REAPROVEITAMENTO É CHAMADO DE RECICLAGEM.
LEGENDA: ESSE É O SÍMBOLO DA RECICLAGEM. PRODUTOS COM ESSE SÍMBOLO PODEM SER RECICLADOS. FIM DA LEGENDA.
PAPÉIS, PLÁSTICOS, VIDROS E METAIS SÃO EXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER REAPROVEITADOS, ISTO É, RECICLADOS.
LEGENDA: OS PAPÉIS QUE USAMOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES PODEM SER RECICLADOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: EMBALAGENS PLÁSTICAS, DE VIDRO E DE ALUMÍNIO DOS ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS NO LANCHE PODEM SER RECICLADAS. FIM DA LEGENDA.
- DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA A MANTER A ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA?
85
CADA MATERIAL NA LIXEIRA CERTA
PARA FACILITAR A RECICLAGEM, PODEMOS SEPARAR OS MATERIAIS DESCARTADOS.
EXISTEM LIXEIRAS PRÓPRIAS PARA DEPOSITAR MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS. CADA LIXEIRA TEM UMA COR, QUE INDICA O TIPO DE MATERIAL QUE DEVE SER DEPOSITADO NELA.
- LIGUE OS MATERIAIS ÀS LIXEIRAS EM QUE DEVEM SER DESCARTADOS.
86
CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA
DE CASA ATÉ A ESCOLA
NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA VOCÊ PASSA POR VÁRIOS LOCAIS E RUAS DIFERENTES.
VOCÊ JÁ PRESTOU ATENÇÃO AO CAMINHO QUE FAZ PARA CHEGAR À ESCOLA?
OBSERVE, NO DESENHO, A LINHA VERMELHA. ELA MOSTRA O CAMINHO QUE FELIPE FAZ DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA.
NESSE CAMINHO, FELIPE PASSA POR VÁRIOS LOCAIS. QUAIS SÃO ELES?
87
- MARQUE OS LOCAIS POR ONDE FELIPE PASSA.
( ) CINEMA
( ) QUITANDA
( ) CORREIO
( ) BANCO
( ) RESTAURANTE
- QUE OUTRO CAMINHO FELIPE PODE FAZER PARA IR DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA?
- POR QUAIS LOCAIS FELIPE PASSARÁ NESSE CAMINHO?
- OBSERVE O CAMINHO QUE MARCOS FAZ DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA.
- POR QUAIS LOCAIS MARCOS PASSA PARA CHEGAR À ESCOLA?
( ) LAGO
( ) POMAR
( ) CURRAL
( ) CELEIRO
88
- E VOCÊ, POR QUAIS LOCAIS PASSA PARA CHEGAR À ESCOLA? DESENHE O CAMINHO QUE VOCÊ FAZ DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA, MOSTRANDO OS LOCAIS POR ONDE PASSA.
_____
- EM SALA, MOSTRE O DESENHO AOS COLEGAS E AO PROFESSOR. VOCÊ PASSA POR ESSES MESMOS LOCAIS NO CAMINHO DA ESCOLA PARA CASA?
89
- PINTE OS QUADRINHOS QUE INDICAM COMO SÃO AS RUAS EM SEU CAMINHO ATÉ A ESCOLA.
( ) ASFALTADAS
( ) DE TERRA
( ) MUITO ARBORIZADAS
( ) POUCO ARBORIZADAS
( ) TRANQUILAS
( ) MOVIMENTADAS
( ) TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA
( ) NÃO TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA
( ) TÊM SEMÁFOROS
( ) NÃO TÊM SEMÁFOROS
( ) TÊM CESTOS DE LIXO
( ) NÃO TÊM CESTOS DE LIXO
- O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE NESSE CAMINHO? POR QUÊ?
NO CAMINHO DE CASA PARA A ESCOLA, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS PESSOAS QUE TRABALHAM NAS RUAS: CARTEIROS, MOTORISTAS DE ÔNIBUS E DE TÁXI, PESQUISADORES DE OPINIÃO, FEIRANTES, COLETORES DE LIXO, POLICIAIS, ENTREGADORES, AGENTES DE TRÂNSITO, VENDEDORES AMBULANTES , DISTRIBUIDORES DE PANFLETOS DE PROPAGANDA, ENTRE OUTROS.
- QUAIS PROFISSIONAIS VOCÊ VÊ NO SEU CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA? E NO CAMINHO DA ESCOLA PARA CASA?
- O QUE CADA UM DESSES PROFISSIONAIS FAZ?
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- RUAS, QUANTAS RUAS!, DE COSELL LENZI E FANNY ESPÍRITO SANTO, EDITORA POSITIVO. LIVRO QUE APRESENTA DIFERENTES OLHARES SOBRE O DIA A DIA DAS PESSOAS PELAS RUAS DAS CIDADES.
Fim do complemento.
90
O QUE VOCÊ APRENDEU
- MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA DAS TAREFAS DO PROFESSOR NA ESCOLA.
( ) ORGANIZAR A BIBLIOTECA.
( ) CUIDAR DOS ALUNOS DURANTE O RECREIO.
( ) ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.
( ) CUIDAR DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.
- MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA DAS TAREFAS DO BIBLIOTECÁRIO NA ESCOLA.
( ) ORGANIZAR A BIBLIOTECA.
( ) CUIDAR DOS ALUNOS DURANTE O RECREIO.
( ) ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.
( ) CUIDAR DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.
- É NESSE AMBIENTE DA ESCOLA QUE PASSAMOS A MAIOR PARTE DO TEMPO. AS CARTEIRAS E O QUADRO DE GIZ FICAM NESSE AMBIENTE. QUE AMBIENTE É ESSE?
_____
- NESSE AMBIENTE DA ESCOLA PRATICAMOS ESPORTES E BRINCAMOS. QUE AMBIENTE É ESSE?
_____
- SEMPRE QUE PRECISAMOS FAZER UMA PESQUISA VAMOS A ESSE AMBIENTE. HÁ MUITOS LIVROS E REVISTAS QUE PODEMOS CONSULTAR. QUE AMBIENTE É ESSE?
_____
91
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- OBSERVE O DESENHO DA CARTEIRA DE MANUELA.
- QUE OBJETOS ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DA MÃO DIREITA DE MANUELA?
( ) LÁPIS
( ) TESOURA
( ) RÉGUA
- QUE OBJETOS ESTÃO MAIS PRÓXIMOS DA MÃO ESQUERDA DE MANUELA?
( ) BORRACHA
( ) LÁPIS
( ) RÉGUA
- MARQUE COM UM X AS ATITUDES QUE CONTRIBUEM PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA SALA DE AULA:
( ) JOGAR O LIXO NO CHÃO OU FORA DA LIXEIRA.
( ) RESPEITAR QUANDO O COLEGA ESTÁ FALANDO.
( ) AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO DA SALA.
92
- OBSERVE AS LIXEIRAS DO PÁTIO DA ESCOLA DE PAULO E CIRCULE A LIXEIRA NA QUAL O DESCARTE DE MATERIAL RECICLÁVEL FOI FEITO DE FORMA INCORRETA.
- LIGUE OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ÀS LIXEIRAS EM QUE DEVEM SER DESCARTADOS.
Coluna 1
Coluna 2
93
- TRACE DE AZUL O CAMINHO DE DANIEL ATÉ A ESCOLA.
- POR ONDE DANIEL PASSA ATÉ CHEGAR À ESCOLA?
( ) FARMÁCIA
( ) SORVETERIA
( ) BANCO
( ) MERCADO