68

UNIDADE 3. A ESCOLA

Imagem: Ilustração. À esquerda há uma construção amarela com uma janela de vidro grande. Dentro, três crianças estão sentadas em carteiras escolares e sorrindo. Na frente delas, uma professora está em pé e atrás dela há um quadro com a imagem de um sol, abaixo dele há setas em direção a água. Ao lado, fumaça e nuvens. Em seguida há uma construção roxa com uma janela de vidro grande. Dentro, três crianças estão sorrindo e cantando. Na frente delas, uma professora está segurando uma batuta atrás de uma partitura. Em volta deles há notas musicais coloridas. À direita, uma professora está ajoelhada em um gramado e lendo um livro. Em volta dela, três crianças estão sentadas no gramado e sorrindo. Ao lado, um homem com boné, camisa e calça azul, botas laranja e luvas está sorrindo e varrendo o gramado. Atrás dele há um escorregador. Em segundo plano, um menino com mochila nas costas está andando, olhando para trás e sorrindo. Atrás dele, um casal sorri e acena. Em volta deles há um muro grande e rosa com plantas e desenhos. Ao fundo, construções e árvores. Fim da imagem.

69

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. DESCREVA O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
  1. A ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA É PARECIDA COM ESSA DA IMAGEM? O QUE É IGUAL? O QUE É DIFERENTE?
  1. QUE PESSOAS MOSTRADAS NA IMAGEM TRABALHAM NA ESCOLA?
  1. COMO VOCÊ VAI ATÉ A ESCOLA?

Fim do complemento.

70

CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR

A ESCOLA É O LUGAR ONDE APRENDEMOS MUITAS COISAS NOVAS, REALIZAMOS DIFERENTES ATIVIDADES E FAZEMOS AMIGOS.

VOCÊ CONHECE BEM A SUA ESCOLA?

  1. PREENCHA A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE SUA ESCOLA.
  1. QUANTOS ANDARES A ESCOLA TEM? ( )
  1. ALÉM DAS SALAS DE AULA, O QUE HÁ NA ESCOLA?

    ( ) PÁTIO

    ( ) CANTINA

    ( ) BIBLIOTECA

    ( ) REFEITÓRIO

    ( ) DIRETORIA

    ( ) HORTA

    ( ) LABORATÓRIO

    ( ) QUADRA DE ESPORTES

    ( ) SALA DE VÍDEO

    ( ) SALA DOS PROFESSORES

    ( ) SALA DE INFORMÁTICA

    ( ) BANHEIROS

    ( ) SECRETARIA

    ( ) BEBEDOUROS

  1. SE A ESCOLA TEM QUADRA DE ESPORTES, ELA É COBERTA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. HÁ CESTOS DE LIXO ESPALHADOS PELA ESCOLA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. A ESCOLA TEM MUITOS FUNCIONÁRIOS?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

71

  1. COM BASE NAS INFORMAÇÕES DA FICHA, ESCREVA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA SUA ESCOLA.

_ ____

  1. EM UMA FOLHA DE PAPEL AVULSA, DESENHE A SUA ESCOLA.

    Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

    • MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
    1. LEIA O TEXTO.

      A ESCOLA INDÍGENA

      EM SUAS ESCOLAS, OS ESTUDANTES APRENDEM A LÍNGUA DE SEU POVO, PRESERVANDO TRADIÇÕES, LENDAS, HISTÓRIAS, ENFIM, A CULTURA.

      ELES APRENDEM, TAMBÉM, A LÍNGUA PORTUGUESA. ASSIM, PODEM SE COMUNICAR COM OS NÃO INDÍGENAS, ALÉM DE COMPREENDER E DEFENDER MELHOR OS DIREITOS INDÍGENAS.

Imagem: Fotografia. Três meninas indígenas com cabelo comprido e camiseta branca estão sentadas atrás de mesas com livros em cima. Ao lado, um homem indígena com camiseta branca e bermuda vermelha está em pé com a mão sobre um dos livros. Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA KALAPALO, NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

72

OS AMBIENTES DA ESCOLA

A ESCOLA TEM MUITOS AMBIENTES, ONDE REALIZAMOS DIFERENTES ATIVIDADES.

VAMOS CONHECER MELHOR OS AMBIENTES DA ESCOLA.

A SALA DE AULA

É NA SALA DE AULA QUE REALIZAMOS A MAIOR PARTE DAS TAREFAS QUANDO ESTAMOS NA ESCOLA.

  1. MARQUE COM UM X OS OBJETOS QUE EXISTEM NA SUA SALA DE AULA.

    ( ) QUADRO DE GIZ

    ( ) CORTINAS

    ( ) CARTEIRA E CADEIRA

    ( ) CESTO DE LIXO

    ( ) ESTANTE

    ( ) ARMÁRIO

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO COMO É A SUA SALA DE AULA.

    _____

73

  1. IMAGINE QUE ESTA É A SUA CARTEIRA NA SALA DE AULA. ESCREVA SEU NOME NELA. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma cadeira atrás de uma mesa. Em volta há setas e as informações: na frente da mesa – EM FRENTE; esquerda – À ESQUERDA; atrás da cadeira – ATRÁS; direita – À DIREITA.  Fim da imagem.
  1. QUE ATIVIDADES VOCÊ REALIZA NA SALA DE AULA?

    _____

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • VAMOS BRINCAR DE ESCOLA?, DE ANA MARIA MACHADO, EDITORA SALAMANDRA. O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE DUAS CRIANÇAS QUANDO COMEÇAM A FREQUENTAR A ESCOLA.

Fim do complemento.

74

A BIBLIOTECA

NA BIBLIOTECA É POSSÍVEL LER E PESQUISAR. NELA, VOCÊ ENCONTRA DIVERSOS TIPOS DE LIVROS, REVISTAS E JORNAIS. ALGUMAS BIBLIOTECAS TAMBÉM TÊM FILMES E LIVROS DIGITAIS.

  1. OBSERVE ESTA BIBLIOTECA E RESPONDA.
Imagem: Ilustração. Em primeiro plano, à esquerda, três crianças estão sentadas em volta de uma mesa verde e lendo livros. À direita, quatro crianças estão sentadas em volta de uma mesa azul e lendo livros. Em segundo plano, uma menina está pegando um livro em uma estante. Ao lado, um menino e uma menina estão sentados em poltronas e lendo livros. Ao fundo, um menino está em pé e segurando um livro ao lado de prateleiras. Em seguida, uma mulher está sentada atrás de uma mesa com um computador em cima. Na frente dela, uma menina está em pé e segurando um livro. Fim da imagem.

( ) AZUL

( ) VERDE

75

VOCÊ PODE LER UM LIVRO NA BIBLIOTECA OU LEVÁ-LO EMPRESTADO PARA LER EM CASA E DEVOLVER NO DIA COMBINADO.

NA BIBLIOTECA, VOCÊ TAMBÉM PODE ESTUDAR E FAZER TRABALHOS ESCOLARES.

MAS, PARA FREQUENTAR A BIBLIOTECA, É PRECISO SEGUIR ALGUMAS REGRAS; POR EXEMPLO, NÃO FAZER BARULHO PARA NÃO ATRAPALHAR QUEM ESTÁ LENDO OU ESTUDANDO E PRESERVAR OS LIVROS.

Imagem: Ilustração. Vários livros coloridos em uma estante.  Fim da imagem.
  1. EM GRUPO, CONVERSEM SOBRE ISTO: ALÉM DE NÃO FAZER BARULHO, QUE OUTRAS REGRAS AS PESSOAS DEVEM SEGUIR, NA BIBLIOTECA, PARA CUIDAR DOS LIVROS E MANTER UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA A LEITURA E OS ESTUDOS?

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo.  Fim da imagem.

76

A QUADRA DE ESPORTES

NA QUADRA VOCÊ PODE PRATICAR VÁRIOS ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um campo de futebol. Na parte inferior há um goleiro com uniforme azul. À direita dele, um menino com uniforme verde está sorrindo com a mão para cima. Na frente dele há uma menina com uniforme azul e um menino com uniforme verde. À esquerda deles, uma menina com uniforme verde está correndo com uma bola entre os pés. Em seguida, uma menina e um menino com uniforme azul estão correndo. Na parte superior há uma goleira com uniforme verde sorrindo. Fim da imagem.
  1. OBSERVE O DESENHO ACIMA.

HÁ UM JOGADOR DE UNIFORME VERDE À _____ DO GOLEIRO DE UNIFORME AZUL.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS ATIVIDADES VOCÊ PRATICA NA QUADRA DE ESPORTES DA SUA ESCOLA?

77

O PÁTIO

NO PÁTIO VOCÊ SE REÚNE COM OS COLEGAS PARA BRINCAR E LANCHAR.

QUANDO BRINCAMOS, NOS DIVERTIMOS, TROCAMOS IDEIAS, APRENDEMOS A DIVIDIR E TAMBÉM A OUVIR A OPINIÃO DOS OUTROS.

  1. OBSERVE O PÁTIO DE UMA ESCOLA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Várias crianças com camiseta branca, calça azul e tênis azul-claro. À esquerda, um menino está sentado em um banco e comendo uma maçã. Ao seu lado, uma menina está sentada no banco e bebendo um suco. Na frente deles, uma menina está sentada em uma cadeira de rodas e comendo um lanche. No centro, uma menina está correndo atrás de um menino. Em seguida, um menino está pulando amarelinha. À direita, um menino está escondido atrás de uma árvore e um menino está correndo em sua direção. Em segundo plano, duas crianças estão girando uma corda e entre elas, uma menina está pulando. Em seguida, uma menina e um menino estão andando e conversando e uma menina está correndo. Ao fundo, cestos de lixo recicláveis e uma construção extensa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em Dupla. Fim da imagem.

78

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Formação Cidadã.  Fim da imagem.

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!

TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE IR À ESCOLA E DE RECEBER EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE.

MAS, NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES, ESSE DIREITO NÃO É RESPEITADO. MUITAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE NÃO ENCONTRAM VAGAS OU PORQUE NÃO EXISTEM ESCOLAS ONDE ELAS MORAM.

ALÉM DISSO, MUITAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE PRECISAM TRABALHAR PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA.

Imagem: Ilustração. Um caderno aberto. Em volta há três lápis coloridos e dois livros fechados. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Crianças estão sentadas em carteiras escolares e enfileiradas. Ao lado, uma professora está em pé, atrás de uma mesa com objetos em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE RURAL DE ITIRA, NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

79

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O TEXTO MENCIONA UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS. QUAL É ESSE DIREITO?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. DE ACORDO COM O TEXTO, ESSE DIREITO É RESPEITADO?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS FREQUENTEM A ESCOLA? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.

Boxe complementar:

VAMOS FAZER

QUE TAL FAZER UM PAINEL DE IMAGENS MOSTRANDO QUE LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA? JUNTE-SE A ALGUNS COLEGAS E, EM GRUPO, SIGAM AS ETAPAS.

ETAPAS

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

  1. PROCUREM IMAGENS QUE MOSTREM CRIANÇAS NA ESCOLA EM DIVERSAS ATIVIDADES: ESTUDANDO, BRINCANDO, LANCHANDO, FAZENDO ATIVIDADES FÍSICAS, ENTRE OUTRAS.
  1. COLEM AS IMAGENS EM UMA CARTOLINA.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM O PAINEL. APRESENTEM O TRABALHO AOS COLEGAS, EXPLICANDO POR QUE É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS FREQUENTEM A ESCOLA.

    Imagem: Ilustração. Em primeiro plano há livros e lápis sobre carteiras escolares. No centro, três crianças estão sorrindo observando um quadro ao fundo com fotografias penduradas. Acima do quadro, a informação: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA! Fim da imagem.

Fim do complemento.

80

CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA

VÁRIAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.

O TRABALHO DE CADA UMA DELAS É IMPORTANTE PARA QUE A ESCOLA FUNCIONE BEM.

NA CENA A SEGUIR, SÃO APRESENTADOS ALGUNS PROFISSIONAIS REALIZANDO SUAS TAREFAS.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher está sorrindo e segurando um livro aberto em uma sala com várias prateleiras cheias de livros. Em seguida, um homem está sorrindo e varrendo o chão na frente da porta de entrada escola. Abaixo, uma mulher e um homem com colete branco estão no pátio, observando duas crianças correndo. Ao lado, duas crianças estão sentadas em um banco e comendo. À direita, um senhor está segurando papéis ao lado de uma mesa em uma sala. Ao lado, uma mulher está sentada atrás de uma mesa e segurando papéis em outra sala. Em seguida, um homem com colete branco está em pé, na frente de uma lousa. Na frente dele, vários alunos estão sentados em carteiras escolares e observando.  
 Fim da imagem.

81

  1. LEIA A DESCRIÇÃO DE ALGUNS PROFISSIONAIS. DEPOIS, ENCONTRE-OS NO DESENHO E ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.

SOMOS KARINA E TIAGO. NÓS CUIDAMOS DOS ESTUDANTES DURANTE O RECREIO E NA HORA DA ENTRADA E DA SAÍDA. SOMOS INSPETORES.

SOU LUAN, O SECRETÁRIO DA ESCOLA. EU CUIDO DOS DOCUMENTOS ESCOLARES.

MEU NOME É SÍLVIO, SOU PROFESSOR DO PRIMEIRO ANO. ENSINO OS ESTUDANTES A LER, A ESCREVER E A CONTAR.

EU ME CHAMO BRUNA E SOU BIBLIOTECÁRIA. AJUDO AS PESSOAS A ENCONTRAR OS LIVROS E ORGANIZO A BIBLIOTECA.

MEU NOME É IVANA. SOU DIRETORA E RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

MEU NOME É JÚLIO. SOU FAXINEIRO E CUIDO DA LIMPEZA DOS AMBIENTES DA ESCOLA.

82

  1. ALÉM DOS PROFISSIONAIS MOSTRADOS NAS PÁGINAS ANTERIORES, HÁ OUTROS FUNCIONÁRIOS NA SUA ESCOLA? ANOTE O NOME DELES.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERIA A ESCOLA SEM O TRABALHO DE CADA UMA DESSAS PESSOAS? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE ISSO.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA UM PROFISSIONAL DE SUA ESCOLA E FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE A ATIVIDADE QUE ELE EXERCE.

_____

83

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA

A ESCOLA É UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA. PARA QUE ESSA CONVIVÊNCIA SEJA AGRADÁVEL, É IMPORTANTE QUE TODOS TENHAM ATITUDES POSITIVAS, POR EXEMPLO, DE RESPEITO MÚTUO E DE COLABORAÇÃO COM AS PESSOAS.

Imagem: Ilustração. Crianças com uniformes azuis. À esquerda, uma menina está segurando um livro aberto na frente de um menino; ao lado, uma menina está segurando dois livros e andando ao lado de uma mulher, que está segurando uma pilha de livros. Atrás delas, um menino está sorrindo e empurrando a cadeira de rodas de outro menino. Ao lado, um menino está sentado e acenando para outro menino, que está andando e segurando uma bandeja. Ao fundo, uma menina está jogando lixo em um cesto. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. A IMAGEM ACIMA MOSTRA ATITUDES IMPORTANTES PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA. QUAIS SÃO ESSAS ATITUDES?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE FORMA VOCÊ COLABORA PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. A ESCO LA E A MORADIA SÃO LUGARES DE CONVIVÊNCIA. QUE DIFERENÇAS HÁ ENTRE ESSES LUGARES?

84

TAMBÉM É IMPORTANTE QUE A ESCOLA SEJA UM AMBIENTE SEGURO, LIMPO E ORGANIZADO PARA OS ESTUDOS. PORTANTO, É NECESSÁRIO CUIDAR DA LIMPEZA E CONSERVAR SEUS MÓVEIS E OBJETOS. TODOS DEVEM COLABORAR PARA ISSO, POIS A ESCOLA É UM ESPAÇO DE TODOS.

Imagem: Ilustração. Um menino com camiseta branca, calça azul e tênis azul-claro está sorrindo e jogando lixo dentro de um cesto cinza. Fim da imagem.

O LIXO E A LIMPEZA DA ESCOLA

PARA MANTER A ESCOLA LIMPA E BEM CUIDADA, É IMPORTANTE JOGAR O LIXO NA LIXEIRA. VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REAPROVEITAR OS MATERIAIS QUE SERIAM DESCARTADOS COMO LIXO PARA FABRICAR NOVOS OBJETOS?

É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, REAPROVEITAR O PLÁSTICO DE POTES QUE IRIAM PARA O LIXO PARA FABRICAR NOVOS POTES OU OUTROS OBJETOS DE PLÁSTICO. ESSE REAPROVEITAMENTO É CHAMADO DE RECICLAGEM.

Imagem: Ilustração. Símbolo da reciclagem, composto por três setas formando um triângulo. Fim da imagem.

LEGENDA: ESSE É O SÍMBOLO DA RECICLAGEM. PRODUTOS COM ESSE SÍMBOLO PODEM SER RECICLADOS. FIM DA LEGENDA.

PAPÉIS, PLÁSTICOS, VIDROS E METAIS SÃO EXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER REAPROVEITADOS, ISTO É, RECICLADOS.

Imagem: Fotografia. Papéis quadrados e coloridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: OS PAPÉIS QUE USAMOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES PODEM SER RECICLADOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de três garrafas de plástico.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de uma garrafa de vidro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de uma latinha. Fim da imagem.

LEGENDA: EMBALAGENS PLÁSTICAS, DE VIDRO E DE ALUMÍNIO DOS ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS NO LANCHE PODEM SER RECICLADAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA A MANTER A ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA?

85

CADA MATERIAL NA LIXEIRA CERTA

PARA FACILITAR A RECICLAGEM, PODEMOS SEPARAR OS MATERIAIS DESCARTADOS.

EXISTEM LIXEIRAS PRÓPRIAS PARA DEPOSITAR MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS. CADA LIXEIRA TEM UMA COR, QUE INDICA O TIPO DE MATERIAL QUE DEVE SER DEPOSITADO NELA.

Imagem: Ilustração. À direita, um menino com camiseta branca, calça azul e tênis azul-claro está andando com uma mochila nas costas e sorrindo. À esquerda há quatro cestos de lixo recicláveis coloridos. Da esquerda para a direita: cesto azul (papel), cesto vermelho (plástico), cesto amarelo (metal) e cesto verde (vidro). Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. LIGUE OS MATERIAIS ÀS LIXEIRAS EM QUE DEVEM SER DESCARTADOS.
Imagem: Ilustração. À esquerda, de cima para baixo: uma caixa de papelão, uma garrafa de plástico, uma garrafa de vidro e uma latinha. No centro há caminhos de labirinto e à direita, cestos de lixo recicláveis. De cima para baixo: vidro, plástico, metal e papel.   Fim da imagem.

86

CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA

DE CASA ATÉ A ESCOLA

NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA VOCÊ PASSA POR VÁRIOS LOCAIS E RUAS DIFERENTES.

VOCÊ JÁ PRESTOU ATENÇÃO AO CAMINHO QUE FAZ PARA CHEGAR À ESCOLA?

OBSERVE, NO DESENHO, A LINHA VERMELHA. ELA MOSTRA O CAMINHO QUE FELIPE FAZ DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA.

NESSE CAMINHO, FELIPE PASSA POR VÁRIOS LOCAIS. QUAIS SÃO ELES?

Imagem: Ilustração. Quarteirões com construções e árvores. Entre eles há ruas asfaltadas com faixas de pedestres. No canto superior direito, a casa de Felipe, menino loiro, que está sorrindo e com uma mochila verde nas costas. Há três colunas e três fileiras de quarteirões.  Coluna 1: museu, restaurante, escola;  Coluna 2: cinema, padaria, mercado e quitanda;  Coluna 3: casa de Felipe, correio e dentista, hospital. Há uma linha vermelha entre a casa de Felipe a escola, passando pelo Cinema, Museu e o Restaurante.  Fim da imagem.

87

  1. MARQUE OS LOCAIS POR ONDE FELIPE PASSA.

( ) CINEMA

( ) QUITANDA

( ) CORREIO

( ) HOSPITAL

( ) BANCO

( ) RESTAURANTE

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTRO CAMINHO FELIPE PODE FAZER PARA IR DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA?
  1. OBSERVE O CAMINHO QUE MARCOS FAZ DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, Marcos, menino com cabelo curto, uniforme azul e mochila nas costas está na frente de uma casa. Na frente dele há três caminhos até a escola. Da esquerda para a direita:  1) Caminho feito por Marcos, que passa por um lago, duas casas, um celeiro e um curral; 2) Caminho que passa pelo outro lado do lago até a escola;  3) Caminho que passa por árvores até a escola.   Fim da imagem.

( ) LAGO

( ) POMAR

( ) CURRAL

( ) CELEIRO

88

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. E VOCÊ, POR QUAIS LOCAIS PASSA PARA CHEGAR À ESCOLA? DESENHE O CAMINHO QUE VOCÊ FAZ DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA, MOSTRANDO OS LOCAIS POR ONDE PASSA.

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

89

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE OS QUADRINHOS QUE INDICAM COMO SÃO AS RUAS EM SEU CAMINHO ATÉ A ESCOLA.

( ) ASFALTADAS

( ) DE TERRA

( ) MUITO ARBORIZADAS

( ) POUCO ARBORIZADAS

( ) TRANQUILAS

( ) MOVIMENTADAS

( ) TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

( ) NÃO TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

( ) TÊM SEMÁFOROS

( ) NÃO TÊM SEMÁFOROS

( ) TÊM CESTOS DE LIXO

( ) NÃO TÊM CESTOS DE LIXO

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE NESSE CAMINHO? POR QUÊ?

NO CAMINHO DE CASA PARA A ESCOLA, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS PESSOAS QUE TRABALHAM NAS RUAS: CARTEIROS, MOTORISTAS DE ÔNIBUS E DE TÁXI, PESQUISADORES DE OPINIÃO, FEIRANTES, COLETORES DE LIXO, POLICIAIS, ENTREGADORES, AGENTES DE TRÂNSITO, VENDEDORES AMBULANTES , DISTRIBUIDORES DE PANFLETOS DE PROPAGANDA, ENTRE OUTROS.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS PROFISSIONAIS VOCÊ VÊ NO SEU CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA? E NO CAMINHO DA ESCOLA PARA CASA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O QUE CADA UM DESSES PROFISSIONAIS FAZ?

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • RUAS, QUANTAS RUAS!, DE COSELL LENZI E FANNY ESPÍRITO SANTO, EDITORA POSITIVO. LIVRO QUE APRESENTA DIFERENTES OLHARES SOBRE O DIA A DIA DAS PESSOAS PELAS RUAS DAS CIDADES.

Fim do complemento.

90

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA DAS TAREFAS DO PROFESSOR NA ESCOLA.

    ( ) ORGANIZAR A BIBLIOTECA.

    ( ) CUIDAR DOS ALUNOS DURANTE O RECREIO.

    ( ) ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.

    ( ) CUIDAR DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

  1. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA DAS TAREFAS DO BIBLIOTECÁRIO NA ESCOLA.

    ( ) ORGANIZAR A BIBLIOTECA.

    ( ) CUIDAR DOS ALUNOS DURANTE O RECREIO.

    ( ) ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.

    ( ) CUIDAR DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

  1. É NESSE AMBIENTE DA ESCOLA QUE PASSAMOS A MAIOR PARTE DO TEMPO. AS CARTEIRAS E O QUADRO DE GIZ FICAM NESSE AMBIENTE. QUE AMBIENTE É ESSE?

    _____

  1. NESSE AMBIENTE DA ESCOLA PRATICAMOS ESPORTES E BRINCAMOS. QUE AMBIENTE É ESSE?

    _____

  1. SEMPRE QUE PRECISAMOS FAZER UMA PESQUISA VAMOS A ESSE AMBIENTE. HÁ MUITOS LIVROS E REVISTAS QUE PODEMOS CONSULTAR. QUE AMBIENTE É ESSE?

    _____

91

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. OBSERVE O DESENHO DA CARTEIRA DE MANUELA.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de Manuela, menina loira com cabelo preso. Ela está com as mãos sobre uma mesa. Na frente dela, sobre a mesa há objetos: No centro há um caderno aberto, à esquerda, um lápis e uma borracha e à direita, uma tesoura e uma régua.  Fim da imagem.

( ) LÁPIS

( ) TESOURA

( ) RÉGUA

92

  1. OBSERVE AS LIXEIRAS DO PÁTIO DA ESCOLA DE PAULO E CIRCULE A LIXEIRA NA QUAL O DESCARTE DE MATERIAL RECICLÁVEL FOI FEITO DE FORMA INCORRETA.
Imagem: Ilustração 1. Cesto de lixo reciclável amarelo (metal). Dentro há várias latinhas de metal.   Ilustração 2. Cesto de lixo reciclável vermelho (plástico). Dentro há várias embalagens, papéis, garrafas e caixas de papelão. Ilustração 3. Cesto de lixo reciclável azul (papel). Dentro há várias caixas de papelão e papéis.  Ilustração 4. Cesto de lixo reciclável verde (vidro). Dentro há várias garrafas e potes de vidro.  Fim da imagem.
  1. LIGUE OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ÀS LIXEIRAS EM QUE DEVEM SER DESCARTADOS.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma garrafa de vidro azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um pote de plástico branco.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma latinha de metal.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vários jornais empilhados.  Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Um cesto de lixo amarelo (metal).  Ilustração. Um cesto de lixo vermelho (plástico).  Ilustração. Um cesto de lixo azul (papel).  Ilustração. Um cesto de lixo verde (vidro).   Fim da imagem.

93

  1. TRACE DE AZUL O CAMINHO DE DANIEL ATÉ A ESCOLA.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Daniel, menino com boné azul, camiseta amarela, bermuda e tênis azul está com as mãos na cintura e na frente de uma casa verde. Abaixo, um mercado e uma farmácia. No centro, na parte inferior, uma escola. À direita, Meire, menina com cabelo encaracolado, macacão verde tênis vermelho está com a mão sobre a boca e na frente de uma casa roxa. Abaixo, um banco e uma sorveteria.  Fim da imagem.

( ) FARMÁCIA

( ) SORVETERIA

( ) BANCO

( ) MERCADO

  1. TRACE DE VERDE O CA MINHO DE MEIRE ATÉ A ESCOLA.
    • POR ONDE MEIRE PASSA ATÉ CHEGAR À ESCOLA?

      ( ) FARMÁCIA

      ( ) BANCO

      ( ) MERCADO

      ( ) SORVETERIA