94
UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO
95
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- ONDE ESTÃO AS PESSOAS MOSTRADAS NA IMAGEM?
- O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
- OBSERVANDO O MODO COMO AS PESSOAS ESTÃO VESTIDAS E O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO, VOCÊ DIRIA QUE ESSE É UM DIA QUENTE OU FRIO?
- O QUE AS PESSOAS ESTÃO COMENDO?
Fim do complemento.
96
CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA
É INTERESSANTE PRESTAR ATENÇÃO NO AMBIENTE AO NOSSO REDOR. PODEMOS PERCEBER MUITAS COISAS NELE.
POR EXEMPLO, SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU NESTE MOMENTO, PODE SER QUE VEJA ALGUNS TIPOS DE NUVEM.
LEGENDA: AS NUVENS CÚMULOS PARECEM CHUMAÇOS DE ALGODÃO E INDICAM BOM TEMPO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AS NUVENS CÚMULOS-NIMBOS SÃO BEM GRANDES E PROVOCAM TEMPESTADES. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AS NUVENS ESTRATOS PARECEM UM TAPETE BRANCO OU CINZENTO E PODEM PROVOCAR GAROA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: AS NUVENS CIRROS PARECEM PINCELADAS BRANCAS NO CÉU E INDICAM PROVÁVEL QUEDA DE TEMPERATURA. FIM DA LEGENDA.
COMO SÃO AS NUVENS QUE ESTÃO NO CÉU, NESTE MOMENTO, NO LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ? VAMOS VER?
- NO PÁTIO DA ESCOLA, COM O PROFESSOR E OS COLEGAS, OBSERVE AS NUVENS NO CÉU.
- QUE FORMATO AS NUVENS TÊM?
- ELAS SÃO BRANCAS OU CINZENTAS?
97
- DESENHE COMO SÃO AS NUVENS QUE VOCÊ OBSERVOU.
_____
- AS NUVENS QUE VOCÊ DESENHOU SE PARECEM COM ALGUMA DAS NUVENS MOSTRADAS NA PÁGINA ANTERIOR? SE SIM, COM QUAL?
98
O DIA E A NOITE
VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE OS DIAS E AS NOITES SE ALTERNAM. ISSO QUER DIZER QUE, DEPOIS DA NOITE, SEMPRE VEM O DIA E, DEPOIS DO DIA, SEMPRE VEM A NOITE.
DURANTE O DIA, PODEMOS VER O SOL. ELE AQUECE E ILUMINA O PLANETA ONDE VIVEMOS. É DURANTE O DIA QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS TRABALHA E FAZ SUAS ATIVIDADES.
NO FIM DO DIA, O SOL VAI DESAPARECENDO E COMEÇA A ESCURECER: É A NOITE QUE ESTÁ CHEGANDO.
À NOITE NÃO VEMOS O SOL, MAS PODEMOS VER OUTRAS ESTRELAS. DURANTE A NOITE, A MAIOR PARTE DAS PESSOAS DESCANSA E DORME.
- QUE SONS VOCÊ OUVE:
- DURANTE O DIA?
- DURANTE A NOITE?
- DURANTE O DIA, OS AMBIENTES DA NOSSA CASA PODEM SER ILUMINADOS PELA CLARIDADE DO SOL. E DURANTE A NOITE, COMO ESSES AMBIENTES SÃO ILUMINADOS?
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- A HISTÓRIA DO DIA E DA NOITE, DE JACQUI BAILEY E MATTHEW LILLY, EDITORA DCL. LIVRO QUE EXPLICA COMO ACONTECEM OS DIAS E AS NOITES.
Fim do complemento.
99
- DESENHE O QUE VOCÊ OBSERVA NO CÉU DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE.
DIA
_____
NOITE
_____
- DURANTE O DIA, COMO É O LUGAR ONDE VOCÊ MORA? E DURANTE A NOITE? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
100
- COMPARE OS CENÁRIOS A SEGUIR.
- EM QUAL CENÁRIO É DIA?
( ) A
( ) B
- EM QUAL CENÁRIO É NOITE?
( ) A
( ) B
- EM QUAL CENÁRIO HÁ MAIS PESSOAS NA RUA?
( ) A
( ) B
- O QUE ILUMINA A RUA EM CADA UMA DAS IMAGENS?
- MARQUE COM UM X AS CENAS QUE MOSTRAM ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA.
101
CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA
COMO ESTÁ O TEMPO?
NESTE MOMENTO, COMO ESTÁ O TEMPO? ESTÁ ENSOLARADO OU CHUVOSO? FAZ FRIO OU CALOR?
QUANDO DIZEMOS QUE O DIA ESTÁ ENSOLARADO OU CHUVOSO, ESTAMOS NOS REFERINDO AO TEMPO ATMOSFÉRICO.
O TEMPO ATMOSFÉRICO PODE MUDAR DE UM DIA PARA OUTRO OU ATÉ DE UMA HORA PARA OUTRA.
- MARQUE COMO ESTÁ O TEMPO, NESTE MOMENTO, NO LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ.
( ) ENSOLARADO
( ) COM GAROA
( ) NUBLADO
( ) COM CHUVA FRACA
( ) COM CHUVA FORTE
( ) COM TEMPESTADE
( ) FRIO
( ) CALOR
- E ONTEM, COMO ESTAVA O TEMPO?
102
PARA REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES, COMO IR À PRAIA, POR EXEMPLO, É IMPORTANTE SABER A PREVISÃO DO TEMPO. DIAS CHUVOSOS NÃO SÃO BONS PARA BRINCAR NA PRAIA, NÃO É?
PARA SABER A PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS CONSULTAR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO JORNAIS, TELEVISÃO E RÁDIO, OU A INTERNET.
- VOCÊ JÁ VIU A PREVISÃO DO TEMPO EM ALGUM DESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO? QUAL?
- COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PESQUISE QUAL É A PREVISÃO DO TEMPO PARA AMANHÃ NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE E ANOTE AS INFORMAÇÕES NO QUADRO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
PREVISÃO DO TEMPO |
|
---|---|
DATA: _____ / _____ / _____ |
LOCAL: _____ |
PREVISÃO DO TEMPO: _____ |
- EM SALA, CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR ONDE ENCONTROU ESSAS INFORMAÇÕES.
103
- DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO O DIA ESTÁ ENSOLARADO E OUTRA, QUANDO O DIA ESTÁ CHUVOSO.
DIA ENSOLARADO
_____
DIA CHUVOSO
_____
104
CHUVA, FRIO E CALOR AO LONGO DO ANO
AO LONGO DO ANO PODEMOS SENTIR MUDANÇAS NO AMBIENTE. HÁ ÉPOCAS DO ANO EM QUE É MAIS FRIO E HÁ ÉPOCAS MAIS QUENTES.
TAMBÉM PODEMOS PERCEBER QUE DURANTE ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO CHOVE MAIS DO QUE EM OUTRAS.
- ONDE VOCÊ VIVE HÁ UMA ÉPOCA EM QUE FAZ MUITO FRIO? VOCÊ SABE QUANDO É ESSA ÉPOCA?
- E UMA ÉPOCA EM QUE CHOVE MUITO? VOCÊ SABE QUANDO É?
VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA ANTÁRTIDA?
A ANTÁRTIDA É UM LOCAL ONDE O FRIO É MUITO INTENSO E A SUPERFÍCIE FICA COBERTA DE GELO DURANTE BOA PARTE DO ANO. AS ÁGUAS DO MAR QUE BANHAM ESSE LOCAL TAMBÉM CONGELAM NESSE PERÍODO.
NESSE LOCAL VIVEM MUITOS PINGUINS.
LEGENDA: GRUPO DE PINGUINS NO TOPO DE UM ICEBERG NA ANTÁRTIDA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.
- O FRIO QUE FAZ NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE É INTENSO COMO NA ANTÁRTIDA?
105
VOCÊ JÁ REPAROU QUE O TIPO DE ROUPA QUE USAMOS MUDA AO LONGO DO ANO?
DEPENDENDO DA ÉPOCA, USAMOS UM TIPO OU OUTRO DE ROUPA.
LEIA O BALÃO PARA SABER QUE ROUPAS CAIO USA EM DETERMINADA ÉPOCA DO ANO.
- EM QUE ÉPOCA CAIO USA ESSAS ROUPAS?
_____
- CIRCULE DE VERMELHO AS ROUPAS QUE CAIO USA NESSA ÉPOCA.
106
A ALIMENTAÇÃO AO LONGO DO ANO
NOSSOS HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO VARIAM AO LONGO DO ANO. ALGUMAS FRUTAS, POR EXEMPLO, NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSUMO DURANTE O ANO TODO. É O CASO DA JABUTICABA.
A JABUTICABA É UMA FRUTA BRASILEIRA. ELA É DOCE E SABOROSA.
AS ÁRVORES QUE PRODUZEM A JABUTICABA SE CHAMAM JABUTICABEIRAS. ELAS COSTUMAM SER ENCONTRADAS EM LUGARES ONDE CHOVE VÁRIAS VEZES AO ANO.
LEGENDA: JABUTICABEIRA. FIM DA LEGENDA.
A JABUTICABEIRA NÃO DÁ FRUTOS O ANO TODO. POR ISSO, HÁ ÉPOCAS EM QUE NÃO ENCONTRAMOS
JABUTICABA NA FEIRA OU NO MERCADO. NESSA ÉPOCA PODEMOS COMER OUTRAS FRUTAS.
VEJA FOTOGRAFIAS DE UMA JABUTICABEIRA EM DUAS ÉPOCAS DO ANO.
LEGENDA: EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO NASCEM LINDAS FLORES BRANCAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: DEPOIS DAS FLORES, NASCEM OS FRUTOS. FIM DA LEGENDA.
- VOCÊ JÁ COMEU JABUTICABA?
- POR QUAIS MUDANÇAS A JABUTICABEIRA PASSA AO LONGO DO ANO?
- ENCONTRAMOS JABUTICABA NA FEIRA OU NO MERCADO DURANTE O ANO TODO? POR QUÊ?
107
- VOCÊ CONHECE OUTRAS ÁRVORES QUE DÃO FRUTOS? QUAIS?
- COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUEM COSTUMA COMPRAR AS FRUTAS QUE VOCÊ CONSOME?
_____
- ONDE ESSAS FRUTAS SÃO COMPRADAS?
_____
- CITE DUAS FRUTAS CONSUMIDAS SEMPRE, EM TODAS AS ÉPOCAS DO ANO.
_____
- QUAIS SÃO AS FRUTAS CONSUMIDAS APENAS EM ALGUMA ÉPOCA DO ANO? QUE ÉPOCA É ESSA?
_____
- ONDE VOCÊ MORA HÁ ÁRVORES QUE MUDAM DE ASPECTO AO LONGO DO ANO? CONTE AOS COLEGAS AS MUDANÇAS QUE VOCÊ PERCEBE NESSAS ÁRVORES.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- ALMANAQUE PÉ DE PLANTA, DE ROSANE PAMPLONA, EDITORA MODERNA. LIVRO SOBRE AS PLANTAS BRASILEIRAS E O QUE PODEMOS FAZER COM ELAS.
Fim do complemento.
108
O MUNDO QUE QUEREMOS
A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO
VOCÊ JÁ SABE QUE COMEMOS ALGUMAS FRUTAS SOMENTE EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO. MAS VOCÊ SABIA QUE É IMPORTANTE COMER FRUTAS O ANO INTEIRO?
AS FRUTAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE DE TODOS. O CONSUMO REGULAR DE FRUTAS CONTRIBUI PARA REDUZIR O RISCO DE DIVERSAS DOENÇAS. RECOMENDA-SE O CONSUMO DE PELO MENOS TRÊS PORÇÕES DE FRUTAS AO DIA.
VEJA OS BENEFÍCIOS DESTAS FRUTAS À SAÚDE:
LEGENDA: A BANANA TEM ELEVADO VALOR NUTRITIVO. POR ISSO, É UMA IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA PARA O ORGANISMO. ALÉM DISSO, AJUDA A PREVENIR CÂIMBRAS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O MAMÃO CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO E TAMBÉM PARA A SAÚDE DOS OLHOS. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A LARANJA AJUDA A PREVENIR DOENÇAS, COMO GRIPES E RESFRIADOS, POIS É FONTE DE VITAMINA C. FIM DA LEGENDA.
Observação: AS FRUTAS NÃO ESTÃO REPRESENTADAS NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.
EM CADA ÉPOCA DO ANO PODEMOS ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE FRUTA NAS FEIRAS E NOS SUPERMERCADOS. ENTÃO, ESCOLHA AS SUAS FRUTAS E BOM APETITE!
109
- É POSSÍVEL ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE FRUTA O ANO INTEIRO?
( ) SIM.
( ) NÃO.
- POR QUE É IMPORTANTE COMER FRUTAS O ANO INTEIRO?
- DE ACORDO COM O TEXTO:
- QUE FRUTA FORNECE ENERGIA AO CORPO?
- QUE FRUTA AJUDA O INTESTINO A FUNCIONAR MELHOR?
- QUE FRUTA PREVINE DOENÇAS COMO GRIPES E RESFRIADOS?
Boxe complementar:
VAMOS FAZER
A SALADA DE FRUTAS É UMA ÓTIMA MANEIRA DE INGERIR FRUTAS. É SÓ ESCOLHER AS FRUTAS DISPONÍVEIS, PICÁ-LAS E SABOREÁ-LAS!
QUE TAL IMAGINAR COMO SERIA A SUA SALADA DE FRUTAS?
ETAPAS
- ESCOLHA AS FRUTAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE COLOCAR NA SUA SALADA.
- FAÇA UM DESENHO DESSAS FRUTAS EM UMA FOLHA AVULSA.
- MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS EXPLICANDO COMO SERIA A SUA SALADA DE FRUTAS.
Fim do complemento.
110
O QUE VOCÊ APRENDEU
- ESTÁ CHOVENDO NESTE MOMENTO NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE? CHOVEU ONTEM?
_____
- OBSERVE A FOTOGRAFIA A SEGUIR.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA NEVE EM UM PAÍS CHAMADO RÚSSIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
- COMO AS CRIANÇAS ESTÃO VESTIDAS?
( ) COM ROUPAS DE FRIO.
( ) COM ROUPAS DE CALOR.
- AS CRIANÇAS BRINCAM NA NEVE ONDE VOCÊ VIVE?
( ) SIM.
( ) NÃO.
111
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- QUE ATIVIDADES VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ FRIO? E QUANDO ESTÁ CALOR?
- QUANDO ESTÁ FRIO:
_____
- QUANDO ESTÁ CALOR:
_____
- QUANDO ESTÁ FRIO:
- LIGUE OS OBJETOS ÀS CENAS CORRESPONDENTES.
Coluna 1
Coluna 2
112
- LEIA OS QUADRINHOS E RESPONDA.
- POR QUE MÃE E FILHA QUEREM SABER A PREVISÃO DO TEMPO?
_____
- COMO ELAS VIRAM A PREVISÃO DO TEMPO?
_____
- COMO ESTARÁ O TEMPO?
_____
- DESENHE UM SÍMBOLO PARA O TEMPO QUE FOI PREVISTO.
_____
113
- COMPARE AS DUAS FOTOGRAFIAS. ELAS MOSTRAM A PAISAGEM DO MESMO LOCAL EM DUAS ÉPOCAS DIFERENTES DO ANO, EM UM PAÍS CHAMADO CANADÁ.
- QUAL DAS FOTOGRAFIAS MOSTRA A PAISAGEM EM ÉPOCA MAIS FRIA?
_____
- OBSERVE AS DUAS FOTOGRAFIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL.
LEGENDA: VISTA AÉREA DE PARTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: VISTA AÉREA DE PARTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.
- QUAL DAS DUAS FOTOGRAFIAS FOI TIRADA DURANTE A NOITE?
_____
- O QUE ILUMINA A CIDADE EM CADA UMA DAS FOTOGRAFIAS?
_____
114
PARA TERMINAR
- ESCREVA DOIS EXEMPLOS DE PROFISSIONAIS QUE FAZEM PARTE DO SEU DIA A DIA.
- NA ESCOLA:
_____
- FORA DA ESCOLA:
_____
- ESCREVA NOS QUADRADINHOS A LETRA C PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM CASA E A LETRA E PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NA ESCOLA.
( ) BRINCAR COM OS AMIGOS NA HORA DO RECREIO.
( ) APRENDER COISAS NOVAS COM OS PROFESSORES.
( ) TOMAR BANHO.
( ) DORMIR À NOITE.
( ) ARRUMAR A CAMA.
- NATÁLIA ESTÁ BRINCANDO DE RODA COM SEUS AMIGOS.
- CIRCULE QUEM ESTÁ DO LADO DIREITO DE NATÁLIA.
- ESCREVA O NOME DE QUEM ESTÁ DO LADO ESQUERDO DE LUIZA:
115
AVALIAÇÃO DE RESULTADO
- BETO QUER IR ATÉ A PRAÇA PARA BRINCAR COM OS AMIGOS. DESENHE O CAMINHO QUE ELE DEVE FAZER.
- QUE OUTRA ATIVIDADE BETO PODE REALIZAR NA PRAÇA?
_____
- CIRCULE O DESENHO QUE APRESENTA UM BRINQUEDO ANTIGO.
- UTILIZE AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA ABAIXO DE CADA FOTOGRAFIA QUAIS MATERIAIS FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS.
MADEIRA – CIMENTO – PALHA
LEGENDA: ÁUSTRIA, 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: COLÔMBIA, 2018. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: BRASIL, 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
116
- OBSERVE O DESENHO DA MORADIA DE GUSTAVO.
- DESENHE O TRAJETO QUE GUSTAVO DEVE FAZER PARA CHEGAR ATÉ O QUARTO DE CASAL.
- SE GUSTAVO SEGUIR EM FRENTE, VIRAR À ESQUERDA E ENTRAR NA PRIMEIRA PORTA À ESQUERDA, A QUE CÔMODO ELE VAI CHEGAR?
( ) COZINHA.
( ) SALA.
- NO DESENHO, FAÇA UM X NO CÔMODO EM QUE A FAMÍLIA DE GUSTAVO TOMA BANHO.
- PINTE AS FRASES DE ACORDO COM A LEGENDA ABAIXO.
CERTO
ERRADO
- EU POSSO REALIZAR ALGUMAS TAREFAS PARA AJUDAR A MANTER A MINHA MORADIA LIMPA E ORGANIZADA.
- TODOS OS MORADORES DEVEM AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA MORADIA.
- EU POSSO DEIXAR MEU QUARTO BAGUNÇADO PORQUE OUTRA PESSOA COSTUMA ARRUMAR.
117
- MARQUE COM UM X A CENA QUE SE PASSA DURANTE O DIA.
( )
( )
- CLÁUDIA VIU NA PREVISÃO DO TEMPO QUE O DIA ESTARÁ FRIO E CHUVOSO. CIRCULE OS OBJETOS QUE ELA DEVE ESCOLHER PARA SAIR DE CASA.
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS ABAIXO.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PAÍS CHAMADO CAMBOJA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PAÍS CHAMADO GRÉCIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.
- QUAL DAS DUAS FOTOGRAFIAS MOSTRA UM LUGAR MAIS FRIO?
_____