94

UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem com boné, camisa, bermuda e tênis está sorrindo e segurando uma tigela com alface e tomate. Ao lado, uma mulher com camiseta, calça e tênis está sentada atrás de uma mesa e segurando um celular. Na frente dela há uma mesa com frutas e uma jarra com suco em cima. Ao lado, outra mulher com cabelo castanho-claro e camiseta rosa está sorrindo com as mãos unidas na frente do corpo. Em seguida, um menino loiro sem camisa e com bermuda está descalço e segurando um copo na frente da boca. Atrás deles há uma casa e árvores. À direita, três crianças com roupa de banho estão dentro de uma piscina inflável amarela. Em volta delas há um pássaro e duas abelhas voando. Ao fundo, árvores e flores e silhueta de prédios. Fim da imagem.

95

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. ONDE ESTÃO AS PESSOAS MOSTRADAS NA IMAGEM?
  1. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
  1. OBSERVANDO O MODO COMO AS PESSOAS ESTÃO VESTIDAS E O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO, VOCÊ DIRIA QUE ESSE É UM DIA QUENTE OU FRIO?
  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO COMENDO?

Fim do complemento.

96

CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA

É INTERESSANTE PRESTAR ATENÇÃO NO AMBIENTE AO NOSSO REDOR. PODEMOS PERCEBER MUITAS COISAS NELE.

POR EXEMPLO, SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU NESTE MOMENTO, PODE SER QUE VEJA ALGUNS TIPOS DE NUVEM.

Imagem: Fotografia. Várias nuvens brancas no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS CÚMULOS PARECEM CHUMAÇOS DE ALGODÃO E INDICAM BOM TEMPO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma nuvem branca e grande no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS CÚMULOS-NIMBOS SÃO BEM GRANDES E PROVOCAM TEMPESTADES. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rastros de nuvens brancas no céu azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS ESTRATOS PARECEM UM TAPETE BRANCO OU CINZENTO E PODEM PROVOCAR GAROA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Nuvens brancas com formato de pinceladas no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS CIRROS PARECEM PINCELADAS BRANCAS NO CÉU E INDICAM PROVÁVEL QUEDA DE TEMPERATURA. FIM DA LEGENDA.

COMO SÃO AS NUVENS QUE ESTÃO NO CÉU, NESTE MOMENTO, NO LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ? VAMOS VER?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. NO PÁTIO DA ESCOLA, COM O PROFESSOR E OS COLEGAS, OBSERVE AS NUVENS NO CÉU.
    • QUE FORMATO AS NUVENS TÊM?

97

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. DESENHE COMO SÃO AS NUVENS QUE VOCÊ OBSERVOU.

_____

  1. AS NUVENS QUE VOCÊ DESENHOU SE PARECEM COM ALGUMA DAS NUVENS MOSTRADAS NA PÁGINA ANTERIOR? SE SIM, COM QUAL?

98

O DIA E A NOITE

VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE OS DIAS E AS NOITES SE ALTERNAM. ISSO QUER DIZER QUE, DEPOIS DA NOITE, SEMPRE VEM O DIA E, DEPOIS DO DIA, SEMPRE VEM A NOITE.

DURANTE O DIA, PODEMOS VER O SOL. ELE AQUECE E ILUMINA O PLANETA ONDE VIVEMOS. É DURANTE O DIA QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS TRABALHA E FAZ SUAS ATIVIDADES.

NO FIM DO DIA, O SOL VAI DESAPARECENDO E COMEÇA A ESCURECER: É A NOITE QUE ESTÁ CHEGANDO.

À NOITE NÃO VEMOS O SOL, MAS PODEMOS VER OUTRAS ESTRELAS. DURANTE A NOITE, A MAIOR PARTE DAS PESSOAS DESCANSA E DORME.

Imagem: Ilustração. Um sol amarelo e laranja ao lado de uma lua crescente branca. Ao fundo, estrelas amarelas no céu azul. Fim da imagem.
  1. QUE SONS VOCÊ OUVE:

Imagem: Ícone: Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. DURANTE O DIA, OS AMBIENTES DA NOSSA CASA PODEM SER ILUMINADOS PELA CLARIDADE DO SOL. E DURANTE A NOITE, COMO ESSES AMBIENTES SÃO ILUMINADOS?

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • A HISTÓRIA DO DIA E DA NOITE, DE JACQUI BAILEY E MATTHEW LILLY, EDITORA DCL. LIVRO QUE EXPLICA COMO ACONTECEM OS DIAS E AS NOITES.

Fim do complemento.

99

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. DESENHE O QUE VOCÊ OBSERVA NO CÉU DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE.

DIA

_____

NOITE

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. DURANTE O DIA, COMO É O LUGAR ONDE VOCÊ MORA? E DURANTE A NOITE? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.

100

  1. COMPARE OS CENÁRIOS A SEGUIR.
Imagem: Ilustração A. Em primeiro plano há pessoas andando em uma calçada com árvores. Em segundo plano há carros em uma rua e ao fundo, pessoas andando na frente de lojas. Acima, nuvens brancas no céu azul.   Ilustração B. Em primeiro plano há um gato andando em uma calçada com árvores. Em segundo plano, uma rua vazia e ao fundo, postes acesos na frente de lojas fechadas. Acima, estrelas brancas no céu azul-escuro.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. MARQUE COM UM X AS CENAS QUE MOSTRAM ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA.
Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada em uma carteira escolar e escrevendo em um papel.  Ilustração. Uma criança está sorrindo e segurando uma esponja embaixo do braço. Acima dela há um chuveiro e água caindo.    Ilustração. Uma menina está deitada em uma cama com um cobertor sobre o corpo.  Ilustração. Três crianças estão brincando com uma bola.  Fim da imagem.

101

CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA

COMO ESTÁ O TEMPO?

NESTE MOMENTO, COMO ESTÁ O TEMPO? ESTÁ ENSOLARADO OU CHUVOSO? FAZ FRIO OU CALOR?

QUANDO DIZEMOS QUE O DIA ESTÁ ENSOLARADO OU CHUVOSO, ESTAMOS NOS REFERINDO AO TEMPO ATMOSFÉRICO.

Imagem: Ilustração. Um menino ruivo com camiseta verde, bermuda azul e tênis laranja está andando e segurando um cachorro com a mão direita e um guarda-chuva com a mão esquerda. Em volta dele há chuva caindo e vento. Fim da imagem.

O TEMPO ATMOSFÉRICO PODE MUDAR DE UM DIA PARA OUTRO OU ATÉ DE UMA HORA PARA OUTRA.

  1. MARQUE COMO ESTÁ O TEMPO, NESTE MOMENTO, NO LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ.

    ( ) ENSOLARADO

    ( ) COM GAROA

    ( ) NUBLADO

    ( ) COM CHUVA FRACA

    ( ) COM CHUVA FORTE

    ( ) COM TEMPESTADE

    ( ) FRIO

    ( ) CALOR

  1. E ONTEM, COMO ESTAVA O TEMPO?

102

PARA REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES, COMO IR À PRAIA, POR EXEMPLO, É IMPORTANTE SABER A PREVISÃO DO TEMPO. DIAS CHUVOSOS NÃO SÃO BONS PARA BRINCAR NA PRAIA, NÃO É?

PARA SABER A PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS CONSULTAR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO JORNAIS, TELEVISÃO E RÁDIO, OU A INTERNET.

Imagem: Ilustração. Uma menina com biquini e boias nos braços está sorrindo e sentada na areia ao lado do mar. Ao seu lado, um menino com boné e bermuda está ajoelhado e fazendo um castelo de areia. Atrás deles, um casal está sentado embaixo de um guarda-sol, se entreolhando e sorrindo. Ao fundo, duas pessoas estão jogando vôlei.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ VIU A PREVISÃO DO TEMPO EM ALGUM DESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO? QUAL?

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PESQUISE QUAL É A PREVISÃO DO TEMPO PARA AMANHÃ NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE E ANOTE AS INFORMAÇÕES NO QUADRO.

Quadro: equivalente textual a seguir.

PREVISÃO DO TEMPO

DATA: _____ / _____ / _____

LOCAL: _____

PREVISÃO DO TEMPO: _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. EM SALA, CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR ONDE ENCONTROU ESSAS INFORMAÇÕES.

103

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO O DIA ESTÁ ENSOLARADO E OUTRA, QUANDO O DIA ESTÁ CHUVOSO.

DIA ENSOLARADO

_____

DIA CHUVOSO

_____

104

CHUVA, FRIO E CALOR AO LONGO DO ANO

AO LONGO DO ANO PODEMOS SENTIR MUDANÇAS NO AMBIENTE. HÁ ÉPOCAS DO ANO EM QUE É MAIS FRIO E HÁ ÉPOCAS MAIS QUENTES.

TAMBÉM PODEMOS PERCEBER QUE DURANTE ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO CHOVE MAIS DO QUE EM OUTRAS.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ONDE VOCÊ VIVE HÁ UMA ÉPOCA EM QUE FAZ MUITO FRIO? VOCÊ SABE QUANDO É ESSA ÉPOCA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. E UMA ÉPOCA EM QUE CHOVE MUITO? VOCÊ SABE QUANDO É?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA ANTÁRTIDA?

A ANTÁRTIDA É UM LOCAL ONDE O FRIO É MUITO INTENSO E A SUPERFÍCIE FICA COBERTA DE GELO DURANTE BOA PARTE DO ANO. AS ÁGUAS DO MAR QUE BANHAM ESSE LOCAL TAMBÉM CONGELAM NESSE PERÍODO.

NESSE LOCAL VIVEM MUITOS PINGUINS.

Imagem: Fotografia. Três pinguins estão em pé, sobre um bloco de gelo. Em volta há mais blocos de gelo e ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: GRUPO DE PINGUINS NO TOPO DE UM ICEBERG NA ANTÁRTIDA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O FRIO QUE FAZ NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE É INTENSO COMO NA ANTÁRTIDA?

105

VOCÊ JÁ REPAROU QUE O TIPO DE ROUPA QUE USAMOS MUDA AO LONGO DO ANO?

DEPENDENDO DA ÉPOCA, USAMOS UM TIPO OU OUTRO DE ROUPA.

LEIA O BALÃO PARA SABER QUE ROUPAS CAIO USA EM DETERMINADA ÉPOCA DO ANO.

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado, blusa verde, calça laranja e tênis azul está sorrindo com os braços abertos. Ele diz: EM UMA ÉPOCA DO ANO EU USO CASACO, BLUSA DE LÃ, CACHECOL, TOUCA E LUVAS! Fim da imagem.
  1. EM QUE ÉPOCA CAIO USA ESSAS ROUPAS?

_____

  1. CIRCULE DE VERMELHO AS ROUPAS QUE CAIO USA NESSA ÉPOCA.
Imagem: Ilustração. Um cachecol amarelo.  Ilustração. Um gorro amarelo e laranja.  Ilustração. Uma camiseta azul.  Ilustração. Uma bermuda verde.  Ilustração. Um par de luvas roxo.  Fim da imagem.

106

A ALIMENTAÇÃO AO LONGO DO ANO

NOSSOS HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO VARIAM AO LONGO DO ANO. ALGUMAS FRUTAS, POR EXEMPLO, NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSUMO DURANTE O ANO TODO. É O CASO DA JABUTICABA.

A JABUTICABA É UMA FRUTA BRASILEIRA. ELA É DOCE E SABOROSA.

AS ÁRVORES QUE PRODUZEM A JABUTICABA SE CHAMAM JABUTICABEIRAS. ELAS COSTUMAM SER ENCONTRADAS EM LUGARES ONDE CHOVE VÁRIAS VEZES AO ANO.

Imagem: Fotografia. Uma árvore com a copa grande.  Fim da imagem.

LEGENDA: JABUTICABEIRA. FIM DA LEGENDA.

A JABUTICABEIRA NÃO DÁ FRUTOS O ANO TODO. POR ISSO, HÁ ÉPOCAS EM QUE NÃO ENCONTRAMOS

JABUTICABA NA FEIRA OU NO MERCADO. NESSA ÉPOCA PODEMOS COMER OUTRAS FRUTAS.

VEJA FOTOGRAFIAS DE UMA JABUTICABEIRA EM DUAS ÉPOCAS DO ANO.

Imagem: Fotografia. Destaque para um galho de árvore cheio de flores brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO NASCEM LINDAS FLORES BRANCAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque para um galho de árvore cheio de frutos redondos e pretos. Fim da imagem.

LEGENDA: DEPOIS DAS FLORES, NASCEM OS FRUTOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ COMEU JABUTICABA?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. POR QUAIS MUDANÇAS A JABUTICABEIRA PASSA AO LONGO DO ANO?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ENCONTRAMOS JABUTICABA NA FEIRA OU NO MERCADO DURANTE O ANO TODO? POR QUÊ?

107

  1. VOCÊ CONHECE OUTRAS ÁRVORES QUE DÃO FRUTOS? QUAIS?

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, RESPONDA ÀS QUESTÕES.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ONDE VOCÊ MORA HÁ ÁRVORES QUE MUDAM DE ASPECTO AO LONGO DO ANO? CONTE AOS COLEGAS AS MUDANÇAS QUE VOCÊ PERCEBE NESSAS ÁRVORES.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • ALMANAQUE PÉ DE PLANTA, DE ROSANE PAMPLONA, EDITORA MODERNA. LIVRO SOBRE AS PLANTAS BRASILEIRAS E O QUE PODEMOS FAZER COM ELAS.

Fim do complemento.

108

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Saúde.  Fim da imagem.

A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO

VOCÊ JÁ SABE QUE COMEMOS ALGUMAS FRUTAS SOMENTE EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO. MAS VOCÊ SABIA QUE É IMPORTANTE COMER FRUTAS O ANO INTEIRO?

AS FRUTAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE DE TODOS. O CONSUMO REGULAR DE FRUTAS CONTRIBUI PARA REDUZIR O RISCO DE DIVERSAS DOENÇAS. RECOMENDA-SE O CONSUMO DE PELO MENOS TRÊS PORÇÕES DE FRUTAS AO DIA.

VEJA OS BENEFÍCIOS DESTAS FRUTAS À SAÚDE:

Imagem: Fotografia. Um cacho de bananas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A BANANA TEM ELEVADO VALOR NUTRITIVO. POR ISSO, É UMA IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA PARA O ORGANISMO. ALÉM DISSO, AJUDA A PREVENIR CÂIMBRAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Metade de um mamão com várias sementes e ao lado, um mamão inteiro.   Fim da imagem.

LEGENDA: O MAMÃO CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO E TAMBÉM PARA A SAÚDE DOS OLHOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Metade de uma laranja e ao lado, uma laranja inteira.  Fim da imagem.

LEGENDA: A LARANJA AJUDA A PREVENIR DOENÇAS, COMO GRIPES E RESFRIADOS, POIS É FONTE DE VITAMINA C. FIM DA LEGENDA.

Observação: AS FRUTAS NÃO ESTÃO REPRESENTADAS NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

EM CADA ÉPOCA DO ANO PODEMOS ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE FRUTA NAS FEIRAS E NOS SUPERMERCADOS. ENTÃO, ESCOLHA AS SUAS FRUTAS E BOM APETITE!

109

  1. É POSSÍVEL ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE FRUTA O ANO INTEIRO?

( ) SIM.

( ) NÃO.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE É IMPORTANTE COMER FRUTAS O ANO INTEIRO?
  1. DE ACORDO COM O TEXTO:
    • QUE FRUTA FORNECE ENERGIA AO CORPO?

Boxe complementar:

VAMOS FAZER

A SALADA DE FRUTAS É UMA ÓTIMA MANEIRA DE INGERIR FRUTAS. É SÓ ESCOLHER AS FRUTAS DISPONÍVEIS, PICÁ-LAS E SABOREÁ-LAS!

QUE TAL IMAGINAR COMO SERIA A SUA SALADA DE FRUTAS?

ETAPAS

  1. ESCOLHA AS FRUTAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE COLOCAR NA SUA SALADA.
  1. FAÇA UM DESENHO DESSAS FRUTAS EM UMA FOLHA AVULSA.
  1. MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS EXPLICANDO COMO SERIA A SUA SALADA DE FRUTAS.

    Imagem: Ilustração. Três crianças estão sorrindo e desenhando em papéis sobre uma mesa. Entre elas há lápis coloridos.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

110

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. ESTÁ CHOVENDO NESTE MOMENTO NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE? CHOVEU ONTEM?

    _____

  1. OBSERVE A FOTOGRAFIA A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Duas crianças com gorro, blusa, calça e botas estão ajoelhadas sobre a neve e montando um boneco. Ao lado, boneco de neve com cachecol azul e vermelho. Ao fundo, árvores secas. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA NEVE EM UM PAÍS CHAMADO RÚSSIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

( ) COM ROUPAS DE FRIO.

( ) COM ROUPAS DE CALOR.

111

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. QUE ATIVIDADES VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ FRIO? E QUANDO ESTÁ CALOR?
    • QUANDO ESTÁ FRIO:

      _____

    • QUANDO ESTÁ CALOR:

      _____

  1. LIGUE OS OBJETOS ÀS CENAS CORRESPONDENTES.

    Coluna 1

Imagem: Ilustração. Um chapéu amarelo com um lenço roxo em volta.  Ilustração. Um guarda-chuva preto.  Ilustração. Um boné azul.  Ilustração. Uma blusa vermelha.   Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Duas pessoas sentadas na areia da praia. Na frente delas, duas pessoas estão brincando com uma bola e ao fundo, o mar e o sol no céu azul.  Ilustração. Uma pessoa com capa de chuva amarela está andando na calçada. Ao lado há um carro e em volta, chuva caindo.  Fim da imagem.

112

  1. LEIA OS QUADRINHOS E RESPONDA.
Imagem: Ilustração composta por três quadros.  Quadro 1: Uma menina loira com camiseta amarela, calça laranja e sapatos roxo está sorrindo com as mãos para cima. Ela pergunta: VAMOS À PRAIA AMANHÃ? Na frente dela, uma mulher loira com camiseta roxa, calça preta e sapatos amarelos está com as mãos nos joelhos. Ela sorri e diz: ÓTIMA IDEIA! VAMOS VER A PREVISÃO DO TEMPO? Ao fundo, um sofá.  Quadro 2: Tela de celular com o desenho de um sol e a informação: 32ºC. Acima, um balão de fala com o texto: AMANHÃ O DIA SERÁ ENSOLARADO E QUENTE.  Quadro 3: A mulher com boné, biquini amarelo e calça rosa está ajoelhada sobre a areia e segurando uma embalagem de protetor solar com a mão esquerda. Ela fala: NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DE PASSAR O PROTETOR SOLAR. Na frente dela, a menina está sorrindo e segurando uma bola. Ao fundo, o mar.  Fim da imagem.

_____

113

  1. COMPARE AS DUAS FOTOGRAFIAS. ELAS MOSTRAM A PAISAGEM DO MESMO LOCAL EM DUAS ÉPOCAS DIFERENTES DO ANO, EM UM PAÍS CHAMADO CANADÁ.
Imagem: Fotografia 1. No centro há uma pista e nas laterais, árvores com flores rosa.   Fotografia 2. No centro há uma pista coberta de neve e nas laterais há árvores secas.   Fim da imagem.

_____

  1. OBSERVE AS DUAS FOTOGRAFIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL.
Imagem: Fotografia 1. Vista aérea de um lago escuro com luzes em volta. No entorno há construções com as luzes acesas. Fim da imagem.

LEGENDA: VISTA AÉREA DE PARTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista aérea de um lago com construções em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: VISTA AÉREA DE PARTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.

114

PARA TERMINAR

  1. ESCREVA DOIS EXEMPLOS DE PROFISSIONAIS QUE FAZEM PARTE DO SEU DIA A DIA.
  1. ESCREVA NOS QUADRADINHOS A LETRA C PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM CASA E A LETRA E PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NA ESCOLA.

    ( ) BRINCAR COM OS AMIGOS NA HORA DO RECREIO.

( ) APRENDER COISAS NOVAS COM OS PROFESSORES.

( ) TOMAR BANHO.

( ) DORMIR À NOITE.

( ) ARRUMAR A CAMA.

  1. NATÁLIA ESTÁ BRINCANDO DE RODA COM SEUS AMIGOS.
    • CIRCULE QUEM ESTÁ DO LADO DIREITO DE NATÁLIA.
Imagem: Ilustração. Cinco crianças estão de mãos dadas, formando uma roda. Da esquerda para a direita: Felipe, Luiza, Natália, Cláudia e Pedro. Fim da imagem.

_ ____

115

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

  1. BETO QUER IR ATÉ A PRAÇA PARA BRINCAR COM OS AMIGOS. DESENHE O CAMINHO QUE ELE DEVE FAZER.
Imagem: Ilustração. No centro, Beto, menino com cabelo encaracolado, camiseta vermelha, bermuda e tênis azul está de costas. Na frente dele há dois caminhos e duas placas. Uma placa aponta para a esquerda e indica: PRAÇA. Outra placa aponta para a direita e indica: HOSPITAL. 
 Fim da imagem.

_____

  1. CIRCULE O DESENHO QUE APRESENTA UM BRINQUEDO ANTIGO.

    Imagem: Ilustração. Um videogame cinza com um controle ao lado.  Ilustração. Um carrinho de rolimã de madeira.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Um carrinho de plástico vermelho ao lado de um controle.  Fim da imagem.

  1. UTILIZE AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA ABAIXO DE CADA FOTOGRAFIA QUAIS MATERIAIS FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS.

MADEIRA – CIMENTO – PALHA

Imagem: Fotografia. Casa de madeira marrom-escuro. Ao fundo, morros e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ÁUSTRIA, 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Oca de palha com formato de cone. Em volta há muitas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLÔMBIA, 2018. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Casa retangular e amarela. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: BRASIL, 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

116

  1. OBSERVE O DESENHO DA MORADIA DE GUSTAVO.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma planta de casa. Na parte superior, da esquerda a para a direita: um quarto de solteiro, um banheiro e uma cozinha. Na parte inferior, da esquerda para a direita: um quarto de casal, uma sala, um corredor com uma pessoa parada e uma sala de jantar. 
 Fim da imagem.
  1. PINTE AS FRASES DE ACORDO COM A LEGENDA ABAIXO.

    CERTO

    ERRADO

  1. EU POSSO REALIZAR ALGUMAS TAREFAS PARA AJUDAR A MANTER A MINHA MORADIA LIMPA E ORGANIZADA.
  1. TODOS OS MORADORES DEVEM AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA MORADIA.
  1. EU POSSO DEIXAR MEU QUARTO BAGUNÇADO PORQUE OUTRA PESSOA COSTUMA ARRUMAR.

117

  1. MARQUE COM UM X A CENA QUE SE PASSA DURANTE O DIA.

( )

Imagem: Ilustração. Um menino está deitado na cama com um cobertor sobre o corpo. Ao seu lado há um abajur em cima de uma mesinha e uma bola de futebol no chão. Ao fundo, uma janela aberta e atrás há árvores e estrelas no céu escuro.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas crianças estão ajoelhadas e montando um castelo de areia. Ao lado, uma menina está segurando um balde. Ao fundo, uma mulher os observa ao lado do mar. Atrás, o sol no céu claro. Fim da imagem.
  1. CLÁUDIA VIU NA PREVISÃO DO TEMPO QUE O DIA ESTARÁ FRIO E CHUVOSO. CIRCULE OS OBJETOS QUE ELA DEVE ESCOLHER PARA SAIR DE CASA.
Imagem: Fotografia. Um guarda-chuva azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma regata verde com bolinhas brancas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um par de chinelos coloridos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma blusa de lã vermelha. Fim da imagem.
  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS ABAIXO.
Imagem: Fotografia 1. Cinco crianças estão sorrindo e dentro de um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PAÍS CHAMADO CAMBOJA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Crianças com casacos, calças e sapatos estão subindo um morro com neve. Ao fundo, árvores e muita neve. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PAÍS CHAMADO GRÉCIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

_____