MP094

UNIDADE 3. A ESCOLA

Imagem: Ilustração. À esquerda há uma construção amarela com uma janela de vidro grande. Dentro, três crianças estão sentadas em carteiras escolares e sorrindo. Na frente delas, uma professora está em pé e atrás dela há um quadro com a imagem de um sol, abaixo dele há setas em direção a água. Ao lado, fumaça e nuvens. Em seguida há uma construção roxa com uma janela de vidro grande. Dentro, três crianças estão sorrindo e cantando. Na frente delas, uma professora está segurando uma batuta atrás de uma partitura. Em volta deles há notas musicais coloridas. À direita, uma professora está ajoelhada em um gramado e lendo um livro. Em volta dela, três crianças estão sentadas no gramado e sorrindo. Ao lado, um homem com boné, camisa e calça azul, botas laranja e luvas está sorrindo e varrendo o gramado. Atrás dele há um escorregador. Em segundo plano, um menino com mochila nas costas está andando, olhando para trás e sorrindo. Atrás dele, um casal sorri e acena. Em volta deles há um muro grande e rosa com plantas e desenhos. Ao fundo, construções e árvores. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a abertura da Unidade 3 podem ser trabalhadas na semana 20.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Reconhecer os ambientes da escola e suas funções.
  • Conhecer e valorizar os diferentes profissionais da escola.
  • Refletir sobre o papel de cada profissional para o bom funcionamento da escola.
  • Perceber a escola como espaço de convívio e aprendizado ao qual todos devem ter acesso.
  • Compreender os conceitos de reciclagem e coleta seletiva.
  • Identificar materiais recicláveis e não recicláveis.
  • Introduzir a noção de ponto de referência.
  • Identificar pontos de referência no caminho casa-escola.

    Esta abertura de unidade permite abordar aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE07.

    Introdução da unidade

    Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de explorar novos temas relacionados a mais um espaço de convivência de grande importância para a sua formação pessoal e intelectual e também para dar sequência às reflexões sobre as relações socioespaciais. A escola é um espaço com o qual os estudantes estabelecem vínculos afetivos marcantes para a construção de sua história de vida. Desse modo, o tema tende a despertar bastante interesse, oportunizando o olhar para as experiências vivenciadas pelos próprios estudantes no espaço escolar como forma de pensar o papel da escola para a sociedade.

    Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Competências Gerais da Educação Básica: 2; 5; 6; 9; 10.
  • Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 1; 2; 4; 6; 7.
  • Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 3; 4; 6; 7.

MP095

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. DESCREVA O QUE VOCÊ VÊ NA IMAGEM.
  1. A ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA É PARECIDA COM ESSA DA IMAGEM? O QUE É IGUAL? O QUE É DIFERENTE?
  1. QUE PESSOAS MOSTRADAS NA IMAGEM TRABALHAM NA ESCOLA?
  1. COMO VOCÊ VAI ATÉ A ESCOLA?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Chame a atenção dos estudantes para o fato de que todas as crianças têm o direito de frequentar a escola. É importante conversar sobre as diferentes realidades vividas por muitas crianças e adultos, a fim de desmistificar preconceitos e visões estereotipadas.

Questione-os sobre o fato de que os estudantes da ilustração têm diferentes características físicas. Comente que não há pessoas iguais: cada uma tem aparência e um jeito de ser próprios e todas devem ser tratadas igualmente, com respeito.

Atividade 1. A imagem mostra diferentes ambientes de uma escola. Incentive os estudantes a identificar não apenas as características físicas desses ambientes, mas também como eles estão sendo utilizados e que outras atividades poderiam ser realizadas em cada um dos ambientes.

Atividade 2. Espera-se que os estudantes façam uma comparação entre a escola em que estudam e a representada na imagem em relação aos espaços internos e externos, identificando o que consideram parecido e diferente entre elas. Ainda que eles concluam que as escolas sejam muito diferentes, é importante que entendam que todas têm em comum o objetivo principal de promover a educação.

Atividade 3. A imagem mostra profissionais da educação, desenvolvendo atividades pedagógicas, e um profissional responsável pela manutenção do espaço físico. Outros dois personagens adultos são, provavelmente, pais de um estudante.

Atividade 4. Estimule a participação de toda a turma. Além de relatarem como se deslocam até a escola, pergunte aos estudantes sobre o que observam ao longo do trajeto, se a distância da casa até a escola é grande ou não, se costumam chegar com antecedência ou faltando poucos minutos para o início das aulas e outras informações que queiram compartilhar sobre o tema.

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial.
  • Objetos de conhecimento: O modo de vida das crianças em diferentes lugares; Situações de convívio em diferentes lugares; Diferentes tipos de trabalho existentes no seu dia a dia; Pontos de referência.
  • Habilidades: EF01GE01; EF01GE04; EF01GE07; EF01GE08.

MP096

CAPÍTULO 1. LUGAR DE ESTUDAR

A ESCOLA É O LUGAR ONDE APRENDEMOS MUITAS COISAS NOVAS, REALIZAMOS DIFERENTES ATIVIDADES E FAZEMOS AMIGOS.

VOCÊ CONHECE BEM A SUA ESCOLA?

  1. PREENCHA A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE SUA ESCOLA.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. QUANTOS ANDARES A ESCOLA TEM? ( )
  1. ALÉM DAS SALAS DE AULA, O QUE HÁ NA ESCOLA?

    ( ) PÁTIO

    ( ) CANTINA

    ( ) BIBLIOTECA

    ( ) REFEITÓRIO

    ( ) DIRETORIA

    ( ) HORTA

    ( ) LABORATÓRIO

    ( ) QUADRA DE ESPORTES

    ( ) SALA DE VÍDEO

    ( ) SALA DOS PROFESSORES

    ( ) SALA DE INFORMÁTICA

    ( ) BANHEIROS

    ( ) SECRETARIA

    ( ) BEBEDOUROS

  1. SE A ESCOLA TEM QUADRA DE ESPORTES, ELA É COBERTA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. HÁ CESTOS DE LIXO ESPALHADOS PELA ESCOLA?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

  1. A ESCOLA TEM MUITOS FUNCIONÁRIOS?

    ( ) SIM

    ( ) NÃO

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a primeira parte do capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 21.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Conhecer os ambientes da escola e suas funções.
  • Identificar as diversas atividades realizadas no espaço da escola.
  • Reconhecer a escola como lugar de convívio social.
  • Desenvolver noções de lateralidade.

    As páginas 70 e 71 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE04.

    Orientações pedagógicas

    A escola é um espaço de socialização de grande importância na vida das crianças. Cada uma delas traz uma experiência de seu grupo familiar, com suas regras e formas de convivência. É na escola que muitas crianças têm as primeiras experiências de convivência coletiva com crianças e adultos que não pertencem à família. Por isso, é o espaço, por excelência, de aprendizagem ética e social e de respeito à diversidade, como destacado no tema de relevância deste volume. A turma, por sua vez, é um agrupamento em que a criança se reconhece como indivíduo e precisa reconhecer as outras crianças em suas particularidades como pessoas que merecem os mesmos direitos que ela.

    Atividade 1. Auxilie os estudantes a preencher a ficha. Se julgar necessário, ajude-os a identificar os ambientes da escola. Incentive-os, também, a falar sobre cada ambiente da escola e suas características, como as atividades que fazem em cada um e as suas condições físicas.

    Sugestão de atividade: Conhecendo outras escolas

    Para ampliar o trabalho com o tema escola e, ao mesmo tempo, chamar a atenção dos estudantes para a pluralidade cultural, valorizando a diversidade, é possível realizar uma atividade sobre as diferentes escolas no Brasil.

    Selecione fotografias de escolas de diversas regiões do Brasil e com diferentes configurações, incluindo, por exemplo, escolas indígenas, escolas rurais, escolas em comunidades quilombolas. Apresente as fotografias aos estudantes, explique, de maneira breve, como elas são e peça a eles que as comparem com a escola em que estudam, buscando identificar o que há em comum em todas elas.

MP097

PROFESSOR Atenção professor: Sobre as atividades desta página, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. COM BASE NAS INFORMAÇÕES DA FICHA, ESCREVA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA SUA ESCOLA.

_ ____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. EM UMA FOLHA DE PAPEL AVULSA, DESENHE A SUA ESCOLA.

    Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

    • MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
    1. LEIA O TEXTO.

      A ESCOLA INDÍGENA

      EM SUAS ESCOLAS, OS ESTUDANTES APRENDEM A LÍNGUA DE SEU POVO, PRESERVANDO TRADIÇÕES, LENDAS, HISTÓRIAS, ENFIM, A CULTURA.

      ELES APRENDEM, TAMBÉM, A LÍNGUA PORTUGUESA. ASSIM, PODEM SE COMUNICAR COM OS NÃO INDÍGENAS, ALÉM DE COMPREENDER E DEFENDER MELHOR OS DIREITOS INDÍGENAS.

Imagem: Fotografia. Três meninas indígenas com cabelo comprido e camiseta branca estão sentadas atrás de mesas com livros em cima. Ao lado, um homem indígena com camiseta branca e bermuda vermelha está em pé com a mão sobre um dos livros. Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA EM ESCOLA INDÍGENA KALAPALO, NO PARQUE INDÍGENA DO XINGU, NO ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Retome o que foi discutido durante o preenchimento da ficha da atividade 1 e auxilie os estudantes a escrever o texto proposto. Pode-se agrupá-los em duplas cujos integrantes estejam em fases semelhantes de alfabetização.

Atividade 3. Crie uma estratégia para que os estudantes possam observar o desenho dos demais colegas e comparar com o próprio desenho. Se julgar pertinente, disponha a turma em círculo, na sala de aula ou em outro espaço da escola, e espalhe as folhas desenhadas no centro para que todas as representações possam ser contempladas.

Atividade 4. Comente com os estudantes que há diferentes povos indígenas no Brasil, cada um com seus costumes e tradições. Os estudantes devem reconhecer que o aprendizado dos indígenas na própria língua contribui para a preservação de sua identidade e cultura. Além disso, o aprendizado da língua portuguesa e o contato com conhecimentos dos não indígenas ajudam na compreensão e na defesa dos direitos indígenas.

Se considerar pertinente, converse com os estudantes sobre a rotina escolar deles, a vida de estudante e suas experiências escolares. Incentive-os a refletir sobre a periodicidade das atividades escolares (em quais dias da semana eles têm aulas, em qual período do dia frequentam a escola) e sobre a divisão desse tempo em aulas e recreio.

A atividade propicia a localização e retirada de informação explícita do texto e inferências diretas, favorecendo a consolidação dos processos de alfabetização e literacia.

MP098

OS AMBIENTES DA ESCOLA

A ESCOLA TEM MUITOS AMBIENTES, ONDE REALIZAMOS DIFERENTES ATIVIDADES.

VAMOS CONHECER MELHOR OS AMBIENTES DA ESCOLA.

A SALA DE AULA

É NA SALA DE AULA QUE REALIZAMOS A MAIOR PARTE DAS TAREFAS QUANDO ESTAMOS NA ESCOLA.

  1. MARQUE COM UM X OS OBJETOS QUE EXISTEM NA SUA SALA DE AULA.

    ( ) QUADRO DE GIZ

    ( ) CORTINAS

    ( ) CARTEIRA E CADEIRA

    ( ) CESTO DE LIXO

    ( ) ESTANTE

    ( ) ARMÁRIO

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. FAÇA UM DESENHO MOSTRANDO COMO É A SUA SALA DE AULA.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para esta parte do capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 22.

Fim do complemento.

As páginas 72 e 73 contemplam a habilidade da BNCC: EF01GE01.

Orientações pedagógicas

Quanto aos ambientes da escola, os estudantes devem perceber as diferentes formas de distribuição e de uso do espaço escolar. Além disso, é importante que reconheçam as relações afetivas que têm com a escola, percebendo o que cada ambiente significa para eles.

Explore a relação dos estudantes com os ambientes da escola, questionando: Qual é o ambiente da escola de que mais gostam? O que vocês costumam fazer nesse ambiente? Quais outras atividades podem ser realizadas nele? Por que esse ambiente é o de que mais gostam?

Atividade 5. Após a indicação dos objetos entre as alternativas disponíveis, pergunte aos estudantes se existem outros objetos na sala de aula que queiram mencionar. Anote na lousa os exemplos citados.

Atividade 6. Oriente os estudantes a fazer uma observação atenta da sala de aula antes de começarem a representá-la, identificando pontos de referência que possam ajudar a pensar na disposição dos elementos que fazem parte desse espaço.

Sugestão de atividade: A conservação do ambiente da sala de aula

  • Peça aos estudantes que observem o estado de conservação dos móveis e objetos da sala de aula, assim como as condições de limpeza. Pergunte se existe algum móvel ou objeto quebrado, se as carteiras estão limpas, se existe papel no chão da sala, se o cesto de lixo está cheio, se as paredes estão riscadas etc.
  • Em seguida, aproveite para discutir com eles soluções que podem ser encaminhadas para resolver os problemas observados na sala de aula e peça-lhes que listem atitudes para melhorar as condições desse ambiente.

MP099

  1. IMAGINE QUE ESTA É A SUA CARTEIRA NA SALA DE AULA. ESCREVA SEU NOME NELA. DEPOIS, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma cadeira atrás de uma mesa. Em volta há setas e as informações: na frente da mesa – EM FRENTE; esquerda – À ESQUERDA; atrás da cadeira – ATRÁS; direita – À DIREITA.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. QUE ATIVIDADES VOCÊ REALIZA NA SALA DE AULA?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • VAMOS BRINCAR DE ESCOLA?, DE ANA MARIA MACHADO, EDITORA SALAMANDRA. O LIVRO CONTA A HISTÓRIA DE DUAS CRIANÇAS QUANDO COMEÇAM A FREQUENTAR A ESCOLA.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 7. Observe se os estudantes conseguem identificar os lados direito e esquerdo do corpo e retome as noções de lateralidade caso necessário. Se julgar oportuno, proponha mais atividades desse tipo, em que os estudantes observem e identifiquem pessoas e objetos que estão à direita, à esquerda, em frente e atrás deles na sala de aula. Se possível, leve-os a outros ambientes da escola para que pratiquem essa observação.

Atividade 8. Anote na lousa as atividades mais mencionadas pelos estudantes. Aproveite a ocasião para conversar sobre as atitudes que contribuem para enriquecer as atividades, como respeitar a fala do professor e dos colegas, agir com companheirismo, ser participativo durante as correções, entre outras. Promova também reflexões sobre atitudes que devem ser evitadas por atrapalharem o desenvolvimento da aula, como falar fora de hora, não ouvir nem se interessar pela participação dos colegas e levantar-se e andar pela sala sem pedir autorização.

Para o estudante ler

A escola de Marcelo, de Ruth Rocha, Editora Salamandra.

Livro sobre a escola de um menino chamado Marcelo, os amigos dele e as atividades que costuma fazer.

  • Peça aos estudantes que elaborem cartazes mostrando essas atitudes. Oriente-os a fazer desenhos para ilustrar as produções e, se necessário, atue como escriba.
  • Por fim, fixe os cartazes em um local bem visível da sala de aula.

MP100

A BIBLIOTECA

NA BIBLIOTECA É POSSÍVEL LER E PESQUISAR. NELA, VOCÊ ENCONTRA DIVERSOS TIPOS DE LIVROS, REVISTAS E JORNAIS. ALGUMAS BIBLIOTECAS TAMBÉM TÊM FILMES E LIVROS DIGITAIS.

  1. OBSERVE ESTA BIBLIOTECA E RESPONDA.
Imagem: Ilustração. Em primeiro plano, à esquerda, três crianças estão sentadas em volta de uma mesa verde e lendo livros. À direita, quatro crianças estão sentadas em volta de uma mesa azul e lendo livros. Em segundo plano, uma menina está pegando um livro em uma estante. Ao lado, um menino e uma menina estão sentados em poltronas e lendo livros. Ao fundo, um menino está em pé e segurando um livro ao lado de prateleiras. Em seguida, uma mulher está sentada atrás de uma mesa com um computador em cima. Na frente dela, uma menina está em pé e segurando um livro. Fim da imagem.

( ) AZUL

( ) VERDE

PROFESSOR Resposta correta: VERDE
PROFESSOR Resposta: 10
PROFESSOR Resposta: 3
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 74 e 75 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE04.

Orientações pedagógicas

Explique aos estudantes que a biblioteca é o local onde são encontrados vários tipos de informação em livros, revistas, gibis, jornais, dicionários, banco de dados ou outros documentos. Comente que é o local adequado para fazer pesquisas sobre diversos temas e, também, para leituras e estudos; por isso, deve ser um local silencioso, limpo e com boa iluminação.

Comente que há vários tipos de biblioteca, como as comunitárias, particulares, universitárias e infantis. Frequentar bibliotecas é importante para as crianças estabelecerem e fortalecerem hábitos de leitura, contribuindo para o aumento de suas capacidades intelectuais e criativas.

Numeracia e Geografia

Se considerar adequado, proponha mais atividades de contagem exata ou aproximada, utilizando a estratégia que considerar mais relevante, construindo adições com base na imagem apresentada nesta página. Pergunte à turma, por exemplo, quantas pessoas há no total – já que contaram 10 sentadas e 3 em pé – na biblioteca, ou, ainda, quantos livros há na prateleira de cima etc.

Para você ler

Andar entre livros : a leitura literária na escola, de Teresa Colomer, Global Editora. Livro sobre a educação leitora na escola e a importância do incentivo à leitura.

MP101

VOCÊ PODE LER UM LIVRO NA BIBLIOTECA OU LEVÁ-LO EMPRESTADO PARA LER EM CASA E DEVOLVER NO DIA COMBINADO.

NA BIBLIOTECA, VOCÊ TAMBÉM PODE ESTUDAR E FAZER TRABALHOS ESCOLARES.

MAS, PARA FREQUENTAR A BIBLIOTECA, É PRECISO SEGUIR ALGUMAS REGRAS; POR EXEMPLO, NÃO FAZER BARULHO PARA NÃO ATRAPALHAR QUEM ESTÁ LENDO OU ESTUDANDO E PRESERVAR OS LIVROS.

Imagem: Ilustração. Vários livros coloridos em uma estante.  Fim da imagem.
  1. EM GRUPO, CONVERSEM SOBRE ISTO: ALÉM DE NÃO FAZER BARULHO, QUE OUTRAS REGRAS AS PESSOAS DEVEM SEGUIR, NA BIBLIOTECA, PARA CUIDAR DOS LIVROS E MANTER UM AMBIENTE QUE FAVOREÇA A LEITURA E OS ESTUDOS?

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo.  Fim da imagem.

PROFESSOR Atenção professor: Entre as regras que os estudantes podem apresentar estão: fazer silêncio; não comer ou beber dentro da biblioteca; manusear livros, jornais e revistas com cuidado; desligar celulares e outros aparelhos sonoros; manter os livros organizados; devolver os livros emprestados na data combinada; não correr ou brincar na biblioteca. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 10. Incentive os estudantes a discutir o porquê de cada regra e enfatize que as regras devem ser respeitadas para que todos possam aproveitar o que este ambiente da escola oferece. Por exemplo, é preciso devolver os livros emprestados na data combinada para que os outros estudantes também tenham a oportunidade de ler o livro. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

Educação em valores e temas contemporâneos

[...] o convívio dentro da escola deve ser organizado de maneira que os conceitos de justiça, respeito e solidariedade sejam vivificados e compreendidos pelos alunos como aliados à perspectiva de uma “vida boa”. Dessa forma, não somente os alunos perceberão que esses valores e as regras decorrentes são coerentes com seus projetos de felicidade como serão integrados às suas personalidades: se respeitarão pelo fato de respeitá-los.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ética. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. p. 55.

MP102

A QUADRA DE ESPORTES

NA QUADRA VOCÊ PODE PRATICAR VÁRIOS ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um campo de futebol. Na parte inferior há um goleiro com uniforme azul. À direita dele, um menino com uniforme verde está sorrindo com a mão para cima. Na frente dele há uma menina com uniforme azul e um menino com uniforme verde. À esquerda deles, uma menina com uniforme verde está correndo com uma bola entre os pés. Em seguida, uma menina e um menino com uniforme azul estão correndo. Na parte superior há uma goleira com uniforme verde sorrindo. Fim da imagem.
  1. OBSERVE O DESENHO ACIMA.
PROFESSOR Resposta: Futebol.
PROFESSOR Resposta correta: 4
PROFESSOR Resposta: esquerda

HÁ UM JOGADOR DE UNIFORME VERDE À _____ DO GOLEIRO DE UNIFORME AZUL.

PROFESSOR Resposta: direita

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS ATIVIDADES VOCÊ PRATICA NA QUADRA DE ESPORTES DA SUA ESCOLA?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 76 e 77 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE04.

Orientações pedagógicas

Na quadra de esportes, são praticadas atividades pedagógicas que propiciam o desenvolvimento da coordenação motora, da expressão corporal e até das funções cognitivas e afetivas. Além disso, essas atividades incentivam a prática de esportes pelos estudantes.

Atividade 11. As questões exploram noções espaciais (frente/atrás e direita/esquerda). Oriente os estudantes a se imaginarem na mesma posição dos personagens mostrados na ilustração e, com base nisso, peça a eles que identifiquem os lados. É uma boa oportunidade para observar se eles apresentam dificuldade para identificar qual é o lado direito e qual é o lado esquerdo. Se necessário, podem ser desenvolvidas outras atividades que explorem a lateralidade do corpo.

MP103

O PÁTIO

NO PÁTIO VOCÊ SE REÚNE COM OS COLEGAS PARA BRINCAR E LANCHAR.

QUANDO BRINCAMOS, NOS DIVERTIMOS, TROCAMOS IDEIAS, APRENDEMOS A DIVIDIR E TAMBÉM A OUVIR A OPINIÃO DOS OUTROS.

  1. OBSERVE O PÁTIO DE UMA ESCOLA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Várias crianças com camiseta branca, calça azul e tênis azul-claro. À esquerda, um menino está sentado em um banco e comendo uma maçã. Ao seu lado, uma menina está sentada no banco e bebendo um suco. Na frente deles, uma menina está sentada em uma cadeira de rodas e comendo um lanche. No centro, uma menina está correndo atrás de um menino. Em seguida, um menino está pulando amarelinha. À direita, um menino está escondido atrás de uma árvore e um menino está correndo em sua direção. Em segundo plano, duas crianças estão girando uma corda e entre elas, uma menina está pulando. Em seguida, uma menina e um menino estão andando e conversando e uma menina está correndo. Ao fundo, cestos de lixo recicláveis e uma construção extensa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: As crianças estão brincando, lanchando e conversando.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: As crianças estão brincando de amarelinha, de esconde-esconde e de pular corda.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade em Dupla. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Faça a leitura do texto sobre o pátio orientando os estudantes a relacionar o que escutam com a ilustração que representa um pátio ocupado por vários estudantes de uma escola. Esse procedimento contribui para o desenvolvimento da compreensão de texto por meio do exercício da localização de informações nas frases lidas e na associação entre as informações escritas e os elementos da imagem.

O pátio costuma ser o local da escola mais apreciado pelos estudantes. As conversas e as brincadeiras que ocorrem no recreio também fazem parte do aprendizado, na medida em que ensinam valores de convivência social. Além disso, o pátio é utilizado para a realização de eventos culturais e atividades relacionadas ao lazer e à socialização promovidas pela comunidade escolar.

Atividade 13. Incentive os estudantes a descrever a imagem. É importante ressaltar os momentos de interação durante o recreio, seja pelas brincadeiras, seja por compartilhar o momento do lanche com os amigos ou, ainda, pelas conversas no pátio.

Considerando as diferentes regiões do Brasil, é possível que uma mesma brincadeira possa receber nomes diferentes. Incentive os estudantes a escrever o nome das brincadeiras conforme eles conhecem.

Uma maneira de auxiliá-los a descrever as brincadeiras que aparecem na imagem do pátio é escrever o nome delas na lousa. Empregue os termos mais usuais em sua região.

MP104

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Formação Cidadã.  Fim da imagem.

LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA!

TODAS AS CRIANÇAS TÊM O DIREITO DE IR À ESCOLA E DE RECEBER EDUCAÇÃO BÁSICA DE QUALIDADE.

MAS, NO BRASIL E EM OUTROS PAÍSES, ESSE DIREITO NÃO É RESPEITADO. MUITAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE NÃO ENCONTRAM VAGAS OU PORQUE NÃO EXISTEM ESCOLAS ONDE ELAS MORAM.

ALÉM DISSO, MUITAS CRIANÇAS NÃO FREQUENTAM A ESCOLA PORQUE PRECISAM TRABALHAR PARA AJUDAR NO SUSTENTO DA FAMÍLIA.

Imagem: Ilustração. Um caderno aberto. Em volta há três lápis coloridos e dois livros fechados. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Crianças estão sentadas em carteiras escolares e enfileiradas. Ao lado, uma professora está em pé, atrás de uma mesa com objetos em cima.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NA COMUNIDADE RURAL DE ITIRA, NO MUNICÍPIO DE ARAÇUAÍ, NO ESTADO DE MINAS GERAIS, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 23.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Compreender que a educação é um direito de todas as crianças.
  • Perceber que nem todas as crianças têm acesso à educação.

    Esta seção permite trabalhar aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE07.

    Orientações pedagógicas

    Por meio da leitura do texto, auxilie os estudantes a compreender as palavras até então desconhecidas, contribuindo para o desenvolvimento do vocabulário e para o processo de literacia e alfabetização.

    Chame a atenção para o fato de que muitas crianças vivem em situações nas quais o direito à educação não é respeitado. Deixe que os estudantes pensem a respeito. Depois, explique que nem sempre a existência de uma lei assegura que ela seja cumprida. Para que os direitos sejam respeitados, é preciso resolver uma série de questões, como mudança de mentalidade quanto à exploração de crianças como mão de obra barata e lucrativa, melhoria das condições econômicas para evitar o trabalho infantil, fiscalização e punição daqueles que maltratam crianças, entre outras.

    Comente a questão das desigualdades socioeconômicas como uma das principais razões que levam as crianças a não frequentar a escola. Esse tipo de discussão contribui para a formação cidadã dos estudantes.

    Conceito de trabalho infantil

    O termo “trabalho infantil” refere-se às atividades econômicas e/ou atividades de sobrevivência, com ou sem finalidade de lucro, remuneradas ou não, realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 (dezesseis) anos, ressalvada a condição de aprendiz a partir dos 14 (quatorze) anos, independentemente da sua condição ocupacional.

    Destaca-se que toda atividade realizada por adolescente trabalhador*, que, por sua natureza ou pelas circunstâncias em que é executada, possa prejudicar o seu desenvolvimento físico, psicológico, social e moral, se enquadra na definição de trabalho infantil** e é proibida para pessoas com idade abaixo de 18 (dezoito) anos.

MP105

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O TEXTO MENCIONA UM DIREITO DE TODAS AS CRIANÇAS. QUAL É ESSE DIREITO?
PROFESSOR Resposta: O direito à educação.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. DE ACORDO COM O TEXTO, ESSE DIREITO É RESPEITADO?
PROFESSOR Resposta: Não. No Brasil e em outros países, muitas crianças não frequentam a escola porque não há vagas ou não há escolas onde moram e, também, porque muitas crianças precisam trabalhar.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. EM SUA OPINIÃO, O QUE DEVE SER FEITO PARA QUE TODAS AS CRIANÇAS FREQUENTEM A ESCOLA? CONVERSE SOBRE ISSO COM OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

VAMOS FAZER

QUE TAL FAZER UM PAINEL DE IMAGENS MOSTRANDO QUE LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA? JUNTE-SE A ALGUNS COLEGAS E, EM GRUPO, SIGAM AS ETAPAS.

ETAPAS

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo. Fim da imagem.

  1. PROCUREM IMAGENS QUE MOSTREM CRIANÇAS NA ESCOLA EM DIVERSAS ATIVIDADES: ESTUDANDO, BRINCANDO, LANCHANDO, FAZENDO ATIVIDADES FÍSICAS, ENTRE OUTRAS.
  1. COLEM AS IMAGENS EM UMA CARTOLINA.
  1. COM A AJUDA DO PROFESSOR, ORGANIZEM O PAINEL. APRESENTEM O TRABALHO AOS COLEGAS, EXPLICANDO POR QUE É IMPORTANTE QUE AS CRIANÇAS FREQUENTEM A ESCOLA.

    Imagem: Ilustração. Em primeiro plano há livros e lápis sobre carteiras escolares. No centro, três crianças estão sorrindo observando um quadro ao fundo com fotografias penduradas. Acima do quadro, a informação: LUGAR DE CRIANÇA É NA ESCOLA! Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

* É importante ressaltar que nem todo trabalho do adolescente se enquadra na definição de trabalho infantil. A própria CF/88 autoriza o trabalho a partir dos 14 anos, na condição de aprendiz e, a partir dos 16 anos, desde que, nesses casos, o trabalho não seja insalubre, perigoso ou noturno, nem se enquadre nas piores formas de trabalho infantil, conforme Decreto 6.481/2008. ** Cumpre afirmar que o conceito de trabalho infantil, acima apresentado, é resultado de uma integração entre o art. 7o, inciso XXXIII, a Convenção 182, da OIT, e o Decreto 6.481/2008.

FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (FNPETI). III Plano nacional de prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador – 2019-2022. Disponível em: http://fdnc.io/fA8. Acesso em: 29 maio 2021.

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Explique aos estudantes que direitos são leis ou regras que asseguram às pessoas privilégios ou garantias.

Atividade 3. Incentive a participação de todos os estudantes, mediando a conversa para que todos emitam sua opinião.

Para que os estudantes elaborem o painel com sucesso, oriente-os nos seguintes aspectos: indique revistas, jornais e outros materiais nos quais eles possam encontrar as imagens; incentive o uso da criatividade e permita que eles explorem diferentes maneiras de apresentar suas ideias, com liberdade de criação.

MP106

CAPÍTULO 2. O TRABALHO NA ESCOLA

VÁRIAS PESSOAS TRABALHAM NA ESCOLA.

O TRABALHO DE CADA UMA DELAS É IMPORTANTE PARA QUE A ESCOLA FUNCIONE BEM.

NA CENA A SEGUIR, SÃO APRESENTADOS ALGUNS PROFISSIONAIS REALIZANDO SUAS TAREFAS.

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher está sorrindo e segurando um livro aberto em uma sala com várias prateleiras cheias de livros. Em seguida, um homem está sorrindo e varrendo o chão na frente da porta de entrada escola. Abaixo, uma mulher e um homem com colete branco estão no pátio, observando duas crianças correndo. Ao lado, duas crianças estão sentadas em um banco e comendo. À direita, um senhor está segurando papéis ao lado de uma mesa em uma sala. Ao lado, uma mulher está sentada atrás de uma mesa e segurando papéis em outra sala. Em seguida, um homem com colete branco está em pé, na frente de uma lousa. Na frente dele, vários alunos estão sentados em carteiras escolares e observando.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta:
Ilustração. À esquerda, uma mulher está sorrindo e segurando um livro aberto em uma sala com várias prateleiras cheias de livros (BRUNA). Em seguida, um homem está sorrindo e varrendo o chão na frente da porta de entrada escola (JÚLIO). Abaixo, uma mulher e um homem com colete branco estão no pátio, observando duas crianças correndo (TIAGO E KARINA). Ao lado, duas crianças estão sentadas em um banco e comendo. À direita, um senhor está segurando papéis ao lado de uma mesa em uma sala (LUAN). Ao lado, uma mulher está sentada atrás de uma mesa e segurando papéis em outra sala (IVANA). Em seguida, um homem com colete branco está em pé, na frente de uma lousa (SÍLVIO). Na frente dele, vários alunos estão sentados em carteiras escolares e observando.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o capítulo 2 podem ser trabalhadas na semana 24.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer e valorizar os diferentes profissionais da escola.
  • Refletir que o bom funcionamento da escola depende do trabalho que cada profissional desempenha nela.

    As páginas 80 e 81 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE07.

    Orientações pedagógicas

    Estimule os estudantes a observar com atenção a imagem com perguntas como: Qual é o lugar representado na ilustração? Vocês conhecem algum lugar parecido com esse? Após esse contato inicial, incentive-os a observar as personagens e as atividades realizadas por elas. Para auxiliá-los, você pode fazer as seguintes perguntas: Quais personagens são representados na ilustração? O que cada um deles está fazendo? É interessante que os estudantes se expressem livremente, apresentando tanto os elementos observados quanto suas experiências. Esse é um momento propício para criar empatia com o tema que será estudado.

    Sugestão de atividade: Minha escola

    Proponha aos estudantes que façam um desenho sobre a escola e sobre os funcionários que nela trabalham.

  • Peça aos estudantes que escolham um dos ambientes da escola para representar no desenho. Em seguida, pergunte se conhecem os funcionários que trabalham nessa parte da escola e quais são suas atividades. Caso não conheçam os funcionários da escola, forneça as informações necessárias para a atividade.

MP107

  1. LEIA A DESCRIÇÃO DE ALGUNS PROFISSIONAIS. DEPOIS, ENCONTRE-OS NO DESENHO E ESCREVA O NOME DE CADA UM DELES.

SOMOS KARINA E TIAGO. NÓS CUIDAMOS DOS ESTUDANTES DURANTE O RECREIO E NA HORA DA ENTRADA E DA SAÍDA. SOMOS INSPETORES.

PROFESSOR Resposta: no desenho da Página MP0106.

SOU LUAN, O SECRETÁRIO DA ESCOLA. EU CUIDO DOS DOCUMENTOS ESCOLARES.

PROFESSOR Resposta: no desenho da Página MP0106.

MEU NOME É SÍLVIO, SOU PROFESSOR DO PRIMEIRO ANO. ENSINO OS ESTUDANTES A LER, A ESCREVER E A CONTAR.

PROFESSOR Resposta: no desenho da Página MP0106.

EU ME CHAMO BRUNA E SOU BIBLIOTECÁRIA. AJUDO AS PESSOAS A ENCONTRAR OS LIVROS E ORGANIZO A BIBLIOTECA.

PROFESSOR Resposta: no desenho da Página MP0106.

MEU NOME É IVANA. SOU DIRETORA E RESPONSÁVEL PELO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

PROFESSOR Resposta: no desenho da Página MP0106.

MEU NOME É JÚLIO. SOU FAXINEIRO E CUIDO DA LIMPEZA DOS AMBIENTES DA ESCOLA.

PROFESSOR Resposta: no desenho da Página MP0106.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Leia com os estudantes a descrição das tarefas que cada profissional desempenha, para que eles compreendam a função de cada um e o ambiente da escola onde trabalham. Se possível, retome os ambientes da escola estudados no capítulo anterior, fazendo a associação entre eles e as atividades desenvolvidas. A atividade favorece a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização, por meio da relação entre texto e imagem, localização e retirada de informação explícita no texto e inferências diretas.

Para que os estudantes possam conhecer os vários tipos de função dos profissionais da escola, combine antecipadamente com um funcionário um momento para que eles acompanhem sua atividade observando e conversando com ele. Para aproveitar melhor a atividade de observação, é possível organizar os estudantes em duplas. Enquanto algumas duplas observam a limpeza, por exemplo, outras podem observar a secretaria e o que se faz ali e outras ainda podem acompanhar o inspetor de estudantes em sua rotina diária. O importante é que os estudantes tenham noção do trabalho necessário para uma escola funcionar de maneira harmônica.

  • Solicite aos estudantes que façam o desenho em uma folha de papel avulsa usando lápis de cor, canetinha e outros itens disponíveis para decoração.
  • Quando finalizarem, eles devem trocar de desenho com um colega, porém sem dizer qual é o ambiente da escola representado. O estudante que receber o desenho deve adivinhar o ambiente e justificar sua resposta.

MP108

  1. ALÉM DOS PROFISSIONAIS MOSTRADOS NAS PÁGINAS ANTERIORES, HÁ OUTROS FUNCIONÁRIOS NA SUA ESCOLA? ANOTE O NOME DELES.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERIA A ESCOLA SEM O TRABALHO DE CADA UMA DESSAS PESSOAS? CONVERSE COM OS COLEGAS E O PROFESSOR SOBRE ISSO.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. ESCOLHA UM PROFISSIONAL DE SUA ESCOLA E FAÇA UM DESENHO QUE REPRESENTE A ATIVIDADE QUE ELE EXERCE.

_____

MANUAL DO PROFESSOR

A página 82 contempla as habilidades da BNCC: EF01GE01 e EF01GE07.

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Estimule os estudantes a falar sobre outros tipos de trabalho, além daqueles referidos anteriormente: por exemplo, orientador, coordenador pedagógico, funcionários da manutenção e da jardinagem, cantina, laboratórios e tesouraria. Se achar necessário, faça uma lista na lousa para que eles possam consultar no momento da escrita. Mesmo que pareça cópia, a atividade ativa algumas habilidades de leitura que precisam ser colocadas em prática, como localizar onde está escrita a palavra que pretende escrever, contar quantas letras ela tem e em que ordem os termos estão organizados.

Atividade 3. Incentive os estudantes a valorizar todas as atividades realizadas pelos funcionários da escola, promovendo o respeito aos diferentes profissionais e a colaboração com eles. Além disso, estimule-os a reconhecer a importância das ações de todos que participam da comunidade escolar (colegas, pais, professores e funcionários).

Sugestão de atividade: Entrevista com um profissional da escola

Para conhecer melhor o tipo de trabalho que cada funcionário realiza, organize os estudantes para sair da sala a fim de fazer uma breve entrevista com as pessoas que trabalham na escola, inclusive os professores.

  • Sugira aos estudantes que formem grupos e escolham um profissional da escola para entrevistar.
  • Monte uma ficha de entrevista e entregue-a a eles. A ficha pode ter perguntas como: Qual é o seu nome? Qual é a sua profissão? Qual é o seu trabalho na escola? Do que você mais gosta no seu trabalho?

MP109

CAPÍTULO 3. CUIDANDO DA ESCOLA

A ESCOLA É UM ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA. PARA QUE ESSA CONVIVÊNCIA SEJA AGRADÁVEL, É IMPORTANTE QUE TODOS TENHAM ATITUDES POSITIVAS, POR EXEMPLO, DE RESPEITO MÚTUO E DE COLABORAÇÃO COM AS PESSOAS.

Imagem: Ilustração. Crianças com uniformes azuis. À esquerda, uma menina está segurando um livro aberto na frente de um menino; ao lado, uma menina está segurando dois livros e andando ao lado de uma mulher, que está segurando uma pilha de livros. Atrás delas, um menino está sorrindo e empurrando a cadeira de rodas de outro menino. Ao lado, um menino está sentado e acenando para outro menino, que está andando e segurando uma bandeja. Ao fundo, uma menina está jogando lixo em um cesto. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. A IMAGEM ACIMA MOSTRA ATITUDES IMPORTANTES PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA. QUAIS SÃO ESSAS ATITUDES?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE FORMA VOCÊ COLABORA PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. A ESCO LA E A MORADIA SÃO LUGARES DE CONVIVÊNCIA. QUE DIFERENÇAS HÁ ENTRE ESSES LUGARES?
PROFESSOR Resposta: Os estudantes devem reconhecer, em suas respostas, que a convivência em cada um desses lugares é diferente. Na moradia convivemos com familiares e realizamos atividades diferentes daquelas realizadas na escola, onde convivemos com outras pessoas, como colegas de classe, funcionários e pessoas da comunidade.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para a primeira parte do capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 25.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer a escola como um espaço de convivência.
  • Reconhecer a importância de manter o espaço da escola limpo e organizado.
  • Compreender a importância de separar o lixo.

    A página 83 possibilita trabalhar aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF01GE01 e EF01GE04.

    Orientações pedagógicas

    Converse com os estudantes sobre a rotina escolar, a vida de estudante e as experiências escolares deles. Também é importante destacar que a comunidade escolar é um dos diferentes grupos sociais que eles integram e no qual podem desenvolver a consciência do coletivo social.

    Atividade 1. Peça aos estudantes que observem a imagem e identifiquem as atitudes importantes para uma boa convivência na escola. A imagem mostra atitudes como ajudar a professora a carregar os livros, jogar o lixo no cesto, auxiliar o colega e conversar amigavelmente.

    Atividade 2. Valorize as atitudes citadas pelos estudantes, de modo a estimulá-los a continuar colaborando para uma boa convivência na escola.

    Atividade 3. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE01 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

  • Peça aos estudantes que usem a ficha como roteiro de perguntas e que solicitem ao entrevistado que preencha as respostas na ficha. Dependendo do grau de alfabetização dos estudantes, solicite que registrem eles mesmos o nome da pessoa e algumas das atividades que realiza.
  • Oriente os estudantes a fazer as perguntas com educação, a ouvir atentamente o entrevistado e a agradecer ao final da entrevista.
  • Quando os estudantes retornarem à classe, pode-se fazer uma tabela com o nome de todos os funcionários entrevistados e suas respectivas funções.

MP110

TAMBÉM É IMPORTANTE QUE A ESCOLA SEJA UM AMBIENTE SEGURO, LIMPO E ORGANIZADO PARA OS ESTUDOS. PORTANTO, É NECESSÁRIO CUIDAR DA LIMPEZA E CONSERVAR SEUS MÓVEIS E OBJETOS. TODOS DEVEM COLABORAR PARA ISSO, POIS A ESCOLA É UM ESPAÇO DE TODOS.

Imagem: Ilustração. Um menino com camiseta branca, calça azul e tênis azul-claro está sorrindo e jogando lixo dentro de um cesto cinza. Fim da imagem.

O LIXO E A LIMPEZA DA ESCOLA

PARA MANTER A ESCOLA LIMPA E BEM CUIDADA, É IMPORTANTE JOGAR O LIXO NA LIXEIRA. VOCÊ SABIA QUE É POSSÍVEL REAPROVEITAR OS MATERIAIS QUE SERIAM DESCARTADOS COMO LIXO PARA FABRICAR NOVOS OBJETOS?

É POSSÍVEL, POR EXEMPLO, REAPROVEITAR O PLÁSTICO DE POTES QUE IRIAM PARA O LIXO PARA FABRICAR NOVOS POTES OU OUTROS OBJETOS DE PLÁSTICO. ESSE REAPROVEITAMENTO É CHAMADO DE RECICLAGEM.

Imagem: Ilustração. Símbolo da reciclagem, composto por três setas formando um triângulo. Fim da imagem.

LEGENDA: ESSE É O SÍMBOLO DA RECICLAGEM. PRODUTOS COM ESSE SÍMBOLO PODEM SER RECICLADOS. FIM DA LEGENDA.

PAPÉIS, PLÁSTICOS, VIDROS E METAIS SÃO EXEMPLOS DE MATERIAIS QUE PODEM SER REAPROVEITADOS, ISTO É, RECICLADOS.

Imagem: Fotografia. Papéis quadrados e coloridos.  Fim da imagem.

LEGENDA: OS PAPÉIS QUE USAMOS NAS ATIVIDADES ESCOLARES PODEM SER RECICLADOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de três garrafas de plástico.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de uma garrafa de vidro. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia de uma latinha. Fim da imagem.

LEGENDA: EMBALAGENS PLÁSTICAS, DE VIDRO E DE ALUMÍNIO DOS ALIMENTOS QUE CONSUMIMOS NO LANCHE PODEM SER RECICLADAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA A MANTER A ESCOLA LIMPA E ORGANIZADA?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para esta parte do capítulo 3 podem ser trabalhadas nas semanas 25 e 26.

Fim do complemento.

As páginas 84 e 85 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF01GE04.

Orientações pedagógicas

Antes de iniciar o assunto, verifique o conhecimento prévio dos estudantes a respeito de reciclagem e de coleta seletiva. Explique que, de maneira geral, se considera lixo todo material ou resíduo, geralmente sólido, produzido pelas atividades humanas e descartado quando se torna inutilizável ou indesejado pelas pessoas.

Entre os benefícios da reciclagem destaca-se a economia de matéria-prima e de energia na fabricação de novos produtos.

Comente com os estudantes que a coleta seletiva é importante para facilitar a reciclagem, pois evita a mistura de materiais recicláveis e não recicláveis.

Atividade 4. Incentive os estudantes a relatar as atitudes que praticam para manter a escola limpa e organizada. Fique atento para evitar qualquer constrangimento ou acusação entre eles.

Por que é tão importante praticar a reciclagem?

Fazendo reciclagem do lixo você ajudará, entre muitas outras coisas, a economizar recursos naturais, como madeira, água, petróleo e eletricidade.Você contribuirá para o aumento do número de empregos entre catadores, sucateiros, donos de depósitos, empregos industriais e, também, fará aumentar o próprio processo de reciclagem, diminuindo o volume de lixo produzido e os custos gastos com tratamento e coleta de lixo. Você ajudará a diminuir a poluição do solo, água e ar, ajudará a melhorar as condições de limpeza de sua cidade, contribuirá para a melhora da qualidade de vida da população, a partir de práticas ambientais corretas. A reciclagem, que depende da coleta seletiva, transforma lixo em produto útil. Por isso, coloque o lixo no lugar certo.

PEREIRA, Denise Scabin; FERREIRA, Regina Brito. Ecocidadão. 3 a ed. São Paulo: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/Coordenadoria de Educação Ambiental, 2012. (Cadernos de Educação Ambiental).

MP111

CADA MATERIAL NA LIXEIRA CERTA

PARA FACILITAR A RECICLAGEM, PODEMOS SEPARAR OS MATERIAIS DESCARTADOS.

EXISTEM LIXEIRAS PRÓPRIAS PARA DEPOSITAR MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS. CADA LIXEIRA TEM UMA COR, QUE INDICA O TIPO DE MATERIAL QUE DEVE SER DEPOSITADO NELA.

Imagem: Ilustração. À direita, um menino com camiseta branca, calça azul e tênis azul-claro está andando com uma mochila nas costas e sorrindo. À esquerda há quatro cestos de lixo recicláveis coloridos. Da esquerda para a direita: cesto azul (papel), cesto vermelho (plástico), cesto amarelo (metal) e cesto verde (vidro). Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. LIGUE OS MATERIAIS ÀS LIXEIRAS EM QUE DEVEM SER DESCARTADOS.
Imagem: Ilustração. À esquerda, de cima para baixo: uma caixa de papelão, uma garrafa de plástico, uma garrafa de vidro e uma latinha. No centro há caminhos de labirinto e à direita, cestos de lixo recicláveis. De cima para baixo: vidro, plástico, metal e papel.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta:Caixa de papelão (PAPEL); Garrafa de plástico (PLÁSTICO); Garrafa de vidro (VIDRO); Latinha (METAL).
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Aproveite para destacar a importância de evitar o desperdício de papel, pois, quanto mais papel for utilizado, mais árvores serão cortadas. Comente com os estudantes que também economizamos água e diminuímos o volume de lixo nos aterros sanitários quando reciclamos papel.

Atividade 5. Encaminhe a atividade para casa incentivando os estudantes a convidar os familiares a participar da resolução. Os familiares podem ajudar na leitura das palavras contidas nas figuras que representam os cestos que identificam os materiais recicláveis que neles podem ser descartados, o que contribui para a literacia familiar. Desse modo, os estudantes podem vincular cada material ilustrado na atividade ao respectivo cesto. A atividade pode ainda ser expandida por meio da proposta na qual o estudante e seus familiares identificam em sua moradia quais materiais são recicláveis e a cor do cesto em que cada material teria de ser descartado.

Educação em valores e temas contemporâneos

O consumo vem crescendo em ritmo acelerado. Com isso, é cada vez maior a quantidade de lixo produzida. E uma boa parte do lixo é formada por embalagens descartadas todos os dias.

Em vista disso, é oportuno levar os estudantes à reflexão sobre a influência da propaganda nos hábitos de consumo das pessoas ou sobre o consumismo desenfreado.

Assim, promova uma discussão a respeito de atitudes que ajudem a solucionar o problema do lixo, como reduzir o consumo, reaproveitar e reciclar materiais.

MP112

CAPÍTULO 4. O CAMINHO CASA-ESCOLA

DE CASA ATÉ A ESCOLA

NO CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA VOCÊ PASSA POR VÁRIOS LOCAIS E RUAS DIFERENTES.

VOCÊ JÁ PRESTOU ATENÇÃO AO CAMINHO QUE FAZ PARA CHEGAR À ESCOLA?

OBSERVE, NO DESENHO, A LINHA VERMELHA. ELA MOSTRA O CAMINHO QUE FELIPE FAZ DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA.

NESSE CAMINHO, FELIPE PASSA POR VÁRIOS LOCAIS. QUAIS SÃO ELES?

Imagem: Ilustração. Quarteirões com construções e árvores. Entre eles há ruas asfaltadas com faixas de pedestres. No canto superior direito, a casa de Felipe, menino loiro, que está sorrindo e com uma mochila verde nas costas. Há três colunas e três fileiras de quarteirões.  Coluna 1: museu, restaurante, escola;  Coluna 2: cinema, padaria, mercado e quitanda;  Coluna 3: casa de Felipe, correio e dentista, hospital. Há uma linha vermelha entre a casa de Felipe a escola, passando pelo Cinema, Museu e o Restaurante.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para o capítulo 4 podem ser trabalhadas nas semanas 26 e 27.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Introduzir a noção de ponto de referência.
  • Identificar pontos de referência no caminho casa-escola.
  • Elaborar itinerário do caminho casa-escola.

    As páginas 86 e 87 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE07 e EF01GE08.

    Orientações pedagógicas

    Antes de iniciar o estudo do capítulo, peça aos estudantes que compartilhem os caminhos que costumam percorrer de um local a outro em seu cotidiano: como se deslocam para esses locais e quanto tempo levam, quem os acompanha, se há sinalização no trajeto, que meios de transporte observam no caminho, o que chama a atenção deles no trajeto etc.

    Explore a imagem fazendo algumas perguntas: Você vem para a escola a pé, do mesmo modo que Felipe, a criança representada no desenho? O que são as faixas brancas pintadas nas ruas? Você já viu faixas como essas? Para que elas servem?

    Solicite aos estudantes que indiquem outros caminhos que Felipe pode fazer de sua casa até a escola, identificando os locais por onde o menino passará.

    Itinerário casa-escola

    Nas primeiras séries, a criança pode ser levada a perceber a construção do espaço pelo homem ao observar os arredores da escola e o itinerário casa-escola. A partir da observação sistematizada do espaço da própria escola, o professor vai ampliando a discussão.

    O estudo do espaço geográfico em sala de aula, portanto, exige o trabalho com conteúdos que permitam aos alunos a aquisição de conhecimentos relacionados à origem, ocupação humana e à consequente construção e organização dos espaços.

MP113

  1. MARQUE OS LOCAIS POR ONDE FELIPE PASSA.

( ) CINEMA

( ) QUITANDA

( ) CORREIO

( ) HOSPITAL

( ) BANCO

( ) RESTAURANTE

PROFESSOR Resposta correta: CINEMA, BANCO, RESTAURANTE.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUE OUTRO CAMINHO FELIPE PODE FAZER PARA IR DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA?
PROFESSOR Resposta: Há vários caminhos possíveis. Verifique a coerência na descrição do caminho indicado pelos estudantes.
PROFESSOR Resposta: Verifique no caminho indicado pelos estudantes quais são os locais por onde Felipe passará.
  1. OBSERVE O CAMINHO QUE MARCOS FAZ DA CASA DELE ATÉ A ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Na parte superior, Marcos, menino com cabelo curto, uniforme azul e mochila nas costas está na frente de uma casa. Na frente dele há três caminhos até a escola. Da esquerda para a direita:  1) Caminho feito por Marcos, que passa por um lago, duas casas, um celeiro e um curral; 2) Caminho que passa pelo outro lado do lago até a escola;  3) Caminho que passa por árvores até a escola.   Fim da imagem.

( ) LAGO

( ) POMAR

( ) CURRAL

( ) CELEIRO

PROFESSOR Resposta correta: LAGO, CURRAL, CELEIRO.
MANUAL DO PROFESSOR

Nesse caso, seu estudo deve contemplar os espaços mais familiares à criança, como a escola e seus arredores, e aqueles que lhes são parcialmente conhecidos, como o município, o estado, o país ou o mundo de forma geral, facilitando a compreensão da sociedade, que, afinal, produz o espaço.

KOZEL, Salete; FILIZOLA, Roberto. Didática de Geografia: memórias da terra. São Paulo: FTD, 1996. p. 45.

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Ajude os estudantes a identificar no desenho os locais pelos quais Felipe passa no caminho da casa dele até a escola. Se julgar oportuno, aproveite o momento e peça que acompanhem, no desenho, o trajeto inverso, isto é, o que Felipe faz da escola até a casa dele. Pergunte se os locais pelos quais ele passa são os mesmos do trajeto de ida e se aparecem na mesma ordem (sequência). É importante que os estudantes percebam a inversão da sequência dos elementos.

Atividade 2. Entre as opções de caminhos que poderiam ser percorridos, pergunte também qual caminho os estudantes percorreriam se estivessem no lugar de Felipe e peça a eles que justifiquem a escolha. É provável que alguns estudantes respondam que procurariam seguir a trajetória mais curta e que outros apontem que levariam em consideração o que poderiam encontrar pelo caminho, dando preferência a trajetos que passem por locais do interesse deles.

Atividade 3. Explore a imagem com os estudantes antes de iniciar a atividade. Explique que o traçado representa o caminho que Marcos faz para chegar à escola e ajude-os a identificar no desenho os locais pelos quais Marcos passa no caminho da casa dele até a escola. Se considerar pertinente, sugira aos estudantes que desenhem outros caminhos que Marcos poderia fazer para ir à escola.

MP114

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. E VOCÊ, POR QUAIS LOCAIS PASSA PARA CHEGAR À ESCOLA? DESENHE O CAMINHO QUE VOCÊ FAZ DA SUA CASA ATÉ A ESCOLA, MOSTRANDO OS LOCAIS POR ONDE PASSA.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 88 e 89 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE07 e EF01GE08.

Orientações pedagógicas

Questione os estudantes quanto às características do caminho casa-escola deles, perguntando: Vocês já repararam em quantas coisas observam ao longo do caminho? O que mais chama sua atenção nesse caminho? Que lugar é esse?

Atividade 4. Ao encaminhar a atividade para casa, oriente os estudantes a pensar nos elementos presentes no caminho (as ruas, os locais que mais chamam a atenção etc.) e em como farão a representação desses elementos. “Quando a criança desenha o caminho de sua casa até a escola está utilizando símbolos, abstraindo, adquirindo condições para, numa fase posterior, interpretar mapas.” (KOZEL, Salete; FILIZOLA,

Roberto. Didática da Geografia: memórias da terra. São Paulo: FTD, 1996. p. 40). Incentive os estudantes a mostrar os desenhos deles para os familiares e, no retorno à sala de aula, promova uma exposição dessa produção para que todos possam contemplar o trabalho dos colegas, comparando diferentes modos de olhar para o espaço geográfico e diferentes maneiras de representá-lo. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE08 da Base Nacional Comum Curricular: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras, com enfoque em itinerário.

O que são pontos de referência

Pontos de referência são elementos de um ambiente que se destacam dentre os outros. A característica que torna um elemento uma referência em tarefas de navegação ou localização pode ser visual (cor, tamanho), estrutural (localização proeminente) ou semântica (significado cultural, histórico ou atividade relacionada).

FERREIRA, Maria E. dos S.; DELAZARI, Luciene S.; SCHMIDT, Marcio A. R. Uso dos elementos urbanos como pontos de referência em ambientes desconhecido e familiar. Rev. Bras. de Cartografia, v. 70, n. 1, jan./mar. 2018. p. 172.

MP115

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. PINTE OS QUADRINHOS QUE INDICAM COMO SÃO AS RUAS EM SEU CAMINHO ATÉ A ESCOLA.

( ) ASFALTADAS

( ) DE TERRA

( ) MUITO ARBORIZADAS

( ) POUCO ARBORIZADAS

( ) TRANQUILAS

( ) MOVIMENTADAS

( ) TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

( ) NÃO TÊM ILUMINAÇÃO PÚBLICA

( ) TÊM SEMÁFOROS

( ) NÃO TÊM SEMÁFOROS

( ) TÊM CESTOS DE LIXO

( ) NÃO TÊM CESTOS DE LIXO

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE NESSE CAMINHO? POR QUÊ?
PROFESSOR Resposta pessoal.

NO CAMINHO DE CASA PARA A ESCOLA, PODEMOS ENCONTRAR MUITAS PESSOAS QUE TRABALHAM NAS RUAS: CARTEIROS, MOTORISTAS DE ÔNIBUS E DE TÁXI, PESQUISADORES DE OPINIÃO, FEIRANTES, COLETORES DE LIXO, POLICIAIS, ENTREGADORES, AGENTES DE TRÂNSITO, VENDEDORES AMBULANTES , DISTRIBUIDORES DE PANFLETOS DE PROPAGANDA, ENTRE OUTROS.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. QUAIS PROFISSIONAIS VOCÊ VÊ NO SEU CAMINHO DE CASA ATÉ A ESCOLA? E NO CAMINHO DA ESCOLA PARA CASA?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O QUE CADA UM DESSES PROFISSIONAIS FAZ?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • RUAS, QUANTAS RUAS!, DE COSELL LENZI E FANNY ESPÍRITO SANTO, EDITORA POSITIVO. LIVRO QUE APRESENTA DIFERENTES OLHARES SOBRE O DIA A DIA DAS PESSOAS PELAS RUAS DAS CIDADES.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 5. Encaminhe a atividade para casa orientando os estudantes a fazer um checklist dos elementos da paisagem que observam no trajeto entre a casa e a escola com base nas opções fornecidas pela atividade. Incentive-os também a fazerem o registro de outros elementos que julgarem importantes.

Atividade 6. Incentive os estudantes a pensar nas condições das ruas por onde passam no caminho até a escola e no que poderia ser melhorado.

Atividades 7 e 8. Incentive os estudantes a dizer quais são os profissionais que encontram no caminho e anote as informações que mencionarem na lousa. Depois, peça a eles que descrevam as funções de cada profissional e explique o que eles tiverem dificuldade de identificar. Nestas atividades o estudante desenvolve a habilidade EF01GE07 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade .

Conclusão da unidade

O momento final da unidade é propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. Observe se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: reconhecimento das características da escola em que estuda; identificação dos usos possíveis de cada ambiente da escola; reconhecimento das atividades de aprendizagem, recreação e socialização que podem ser realizadas nas escolas; consciência sobre a importância de respeitar as regras de convívio social e de cultivar relações harmoniosas com colegas, professores e funcionários; desenvolvimento de noções de lateralidade.

MP116

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA DAS TAREFAS DO PROFESSOR NA ESCOLA.

    ( ) ORGANIZAR A BIBLIOTECA.

    ( ) CUIDAR DOS ALUNOS DURANTE O RECREIO.

    ( ) ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.

    ( ) CUIDAR DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

PROFESSOR Resposta correta: ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.
  1. MARQUE COM UM X A ALTERNATIVA QUE DESCREVE UMA DAS TAREFAS DO BIBLIOTECÁRIO NA ESCOLA.

    ( ) ORGANIZAR A BIBLIOTECA.

    ( ) CUIDAR DOS ALUNOS DURANTE O RECREIO.

    ( ) ENSINAR OS ALUNOS A LER, ESCREVER E CONTAR.

    ( ) CUIDAR DO FUNCIONAMENTO DA ESCOLA.

PROFESSOR Resposta correta: ORGANIZAR A BIBLIOTECA.
  1. É NESSE AMBIENTE DA ESCOLA QUE PASSAMOS A MAIOR PARTE DO TEMPO. AS CARTEIRAS E O QUADRO DE GIZ FICAM NESSE AMBIENTE. QUE AMBIENTE É ESSE?

    _____

PROFESSOR Resposta: Sala de aula.
  1. NESSE AMBIENTE DA ESCOLA PRATICAMOS ESPORTES E BRINCAMOS. QUE AMBIENTE É ESSE?

    _____

PROFESSOR Resposta: Quadra de esportes.
  1. SEMPRE QUE PRECISAMOS FAZER UMA PESQUISA VAMOS A ESSE AMBIENTE. HÁ MUITOS LIVROS E REVISTAS QUE PODEMOS CONSULTAR. QUE AMBIENTE É ESSE?

    _____

PROFESSOR Resposta: Biblioteca.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 28.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.

    As páginas 90 e 91 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01, EF01GE04 e EF01GE07.

    Orientações pedagógicas

    Inserida em uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oportuniza a realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre, previsto para ser concluído no fechamento desta unidade. Nesse momento, em que o ano letivo está mais próximo do final do que do início, também é importante comparar os resultados obtidos pelos estudantes nos diferentes instrumentos de avaliação propostos em momentos distintos para identificar os objetivos de aprendizagem que mais despertaram dificuldades. Isso possibilita realizar, quando necessários, revisões e ajustes nas abordagens. O momento ainda é propício para rever o caso de estudantes que demandam um acompanhamento mais cuidadoso, adaptando ou mesmo personalizando estratégias didáticas para garantir que cheguem ao final do ano letivo sem defasagens significativas.

    Atividades 1 a 5. As atividades exploram os conhecimentos dos estudantes sobre os diferentes ambientes que constituem o espaço escolar e sobre os profissionais que neles trabalham. Verifique eventuais dificuldades e, se necessário, forneça dicas para que os estudantes cheguem às respostas corretas.

MP117

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. OBSERVE O DESENHO DA CARTEIRA DE MANUELA.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de Manuela, menina loira com cabelo preso. Ela está com as mãos sobre uma mesa. Na frente dela, sobre a mesa há objetos: No centro há um caderno aberto, à esquerda, um lápis e uma borracha e à direita, uma tesoura e uma régua.  Fim da imagem.

( ) LÁPIS

( ) TESOURA

( ) RÉGUA

PROFESSOR Resposta correta: TESOURA; RÉGUA.
PROFESSOR Resposta correta: BORRACHA; LÁPIS.
PROFESSOR Resposta correta: RESPEITAR QUANDO O COLEGA ESTÁ FALANDO; AJUDAR NA ORGANIZAÇÃO DA SALA.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Oriente os estudantes a se imaginarem na mesma posição de Manuela e, então, indicar os objetos que estão do lado esquerdo e do lado direito dela. Você pode reforçar as noções de lateralidade trabalhadas nesta atividade propondo a eles que indiquem os objetos que estão do lado direito e esquerdo deles na carteira.

É preciso aprender a ver de cima

A perspectiva de cima é um problema difícil para as crianças. Além de reconhecer que os objetos terão uma aparência diferente, elas precisam descobrir de que forma serão diferentes e como mostrar isso no papel para que seja aceito pelos outros. Por isso, é necessário exercitar o olhar dos alunos para “aprender a ver de cima”.

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escola. 1.º ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 32.

MP118

  1. OBSERVE AS LIXEIRAS DO PÁTIO DA ESCOLA DE PAULO E CIRCULE A LIXEIRA NA QUAL O DESCARTE DE MATERIAL RECICLÁVEL FOI FEITO DE FORMA INCORRETA.
Imagem: Ilustração 1. Cesto de lixo reciclável amarelo (metal). Dentro há várias latinhas de metal.   Ilustração 2. Cesto de lixo reciclável vermelho (plástico). Dentro há várias embalagens, papéis, garrafas e caixas de papelão. Ilustração 3. Cesto de lixo reciclável azul (papel). Dentro há várias caixas de papelão e papéis.  Ilustração 4. Cesto de lixo reciclável verde (vidro). Dentro há várias garrafas e potes de vidro.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: 2. PLÁSTICO.
  1. LIGUE OS MATERIAIS QUE PODEM SER RECICLADOS ÀS LIXEIRAS EM QUE DEVEM SER DESCARTADOS.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma garrafa de vidro azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um pote de plástico branco.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma latinha de metal.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vários jornais empilhados.  Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Um cesto de lixo amarelo (metal).  Ilustração. Um cesto de lixo vermelho (plástico).  Ilustração. Um cesto de lixo azul (papel).  Ilustração. Um cesto de lixo verde (vidro).   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: • Metal: Lata de alumínio • Plástico: Pote de iogurte • Papel: Jornais • Vidro: Garrafa de vidro
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 92 e 93 contemplam as habilidades da BNCC: EEF01GE04 e EF01GE08.

Orientações pedagógicas

Atividade 7. Espera-se que os estudantes identifiquem que outros tipos de material, além do plástico, foram depositados na lixeira vermelha. Comente que o descarte incorreto do lixo dificulta a reciclagem.

Atividade 8. Verifique se os estudantes ligaram corretamente os objetos às lixeiras em que devem ser descartados. Se julgar pertinente, mostre outros objetos e peça a eles que indiquem em qual lixeira devem colocar o objeto.

Para você ler

Chico Papeleta e a reciclagem de papel, de Nereide Schilaro Santa Rosa, Editora Moderna.

Livro divertido sobre a importância da reciclagem para a conservação da natureza.

O desenho dos trajetos

As crianças, como os andarilhos e os viajantes, realizam mental ou geograficamente trajetos de um caminho a seguir. São capazes de apresentar, por meio da fala ou de uma escrita figurativa, o traçado desse roteiro com algumas referências básicas (uma casa, uma árvore, uma elevação, um parque, povoados e cidades). Todos os trajetos têm como estrutura básica uma sequência espacial, ou seja, uma ordem espacial associada a um deslocamento no espaço em um período de tempo. [...]

Segundo Piaget, as crianças constroem, por intermédio da ação e da percepção, as relações espaciais de localização dos objetos no espaço desde o período sensório-motor para, num momento posterior, construí-las mentalmente, operando três tipos de relações (topológicas, projetivas e euclidianas).

MP119

  1. TRACE DE AZUL O CAMINHO DE DANIEL ATÉ A ESCOLA.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Daniel, menino com boné azul, camiseta amarela, bermuda e tênis azul está com as mãos na cintura e na frente de uma casa verde. Abaixo, um mercado e uma farmácia. No centro, na parte inferior, uma escola. À direita, Meire, menina com cabelo encaracolado, macacão verde tênis vermelho está com a mão sobre a boca e na frente de uma casa roxa. Abaixo, um banco e uma sorveteria.  Fim da imagem.
PROFESSOR Imagem: RESPOSTA: Daniel passa pelo Mercado e a Farmácia até a escola e Meire passa pelo Banco e a Sorveteria até a escola. Fim da imagem.

( ) FARMÁCIA

( ) SORVETERIA

( ) BANCO

( ) MERCADO

PROFESSOR Resposta correta: FARMÁCIA; MERCADO.
  1. TRACE DE VERDE O CA MINHO DE MEIRE ATÉ A ESCOLA.
    • POR ONDE MEIRE PASSA ATÉ CHEGAR À ESCOLA?

      ( ) FARMÁCIA

      ( ) BANCO

      ( ) MERCADO

      ( ) SORVETERIA

PROFESSOR Resposta correta: BANCO; SORVETERIA.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividades 9 e 10. Verifique se os estudantes traçaram corretamente os caminhos de Daniel e de Meire até a escola. Daniel passa pelo mercado e pela farmácia para chegar à escola. Meire passa pelo banco e pela sorveteria para chegar à escola. A ideia é que, de forma lúdica, os estudantes percebam que existem diferentes pontos de referência no caminho que as personagens fazem até a escola. Se julgar oportuno, comente a importância dos pontos de referência para a localização dos lugares.

As relações topológicas, projetivas (frente/atrás, direita/esquerda, em cima/embaixo) e euclidianas (lineares, das coordenadas retangulares e de graus) permitem a localização dos objetos no espaço tridimensional.

[...].

Nos desenhos de trajetos, o nível de desenvolvimento das relações e operações pode ser detectado pelo professor, ao qual cabe um papel ativo na ampliação desse domínio por parte do aluno. As atividades escolares propiciam esse desenvolvimento, que pode ser atingido nas primeiras séries escolares, à exceção das localizações que impliquem medidas de graus (latitude e longitude) e a noção de infinito (continuidade).

PONTUSCHKA, Nídia; PAGANELLI, Tomoko I.; CACETE, Núria H. Para ensinar e aprender Geografia ª ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 294-296.

MP120

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

Reconhecer as atividades do professor em uma escola.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

2

Reconhecer a função e a importância do bibliotecário na escola.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

3

Identificar as características de uma sala de aula.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

4

Identificar as características de uma quadra de esportes.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

5

Identificar as características de uma biblioteca.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

6

Reconhecer elementos em uma representação por meio de noções de orientação espacial tendo o próprio corpo como referência e reconhecer regras de convívio na sala de aula.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

7

Classifi car materiais recicláveis e identificar formas corretas de descarte.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

MP121

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

8

Classificar materiais recicláveis e identificar formas corretas de descarte.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

9

Traçar caminhos por meio de noções de orientação espacial e pontos de referência.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

10

Traçar caminhos por meio de noções de orientação espacial e pontos de referência.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas ao final do bimestre. Elas buscam promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades e possibilitam que eles considerem suas expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.

A autoavaliação pode ser conduzida de forma individual ou coletiva, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar a opinião. Faça os ajustes que considerar adequados, de acordo com as necessidades da turma.

  1. Presto atenção nas aulas e participo ativamente delas?
  1. Escuto os meus colegas e respeito a participação deles?
  1. Colaboro com os meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
  1. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
  1. Conheço a função dos diferentes ambientes de uma escola?
  1. Valorizo o trabalho de todos os profissionais da escola?