MP121

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

8

Classifi car materiais recicláveis e identificar formas corretas de descarte.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

9

Traçar caminhos por meio de noções de orientação espacial e pontos de referência.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

10

Traçar caminhos por meio de noções de orientação espacial e pontos de referência.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas ao final do bimestre. Elas buscam promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades e possibilitam que eles considerem suas expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.

A autoavaliação pode ser conduzida de forma individual ou coletiva, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar a opinião. Faça os ajustes que considerar adequados, de acordo com as necessidades da turma.

  1. Presto atenção nas aulas e participo ativamente delas?
  1. Escuto os meus colegas e respeito a participação deles?
  1. Colaboro com os meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
  1. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
  1. Conheço a função dos diferentes ambientes de uma escola?
  1. Valorizo o trabalho de todos os profissionais da escola?

MP122

UNIDADE 4. O AMBIENTE E O COTIDIANO

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem com boné, camisa, bermuda e tênis está sorrindo e segurando uma tigela com alface e tomate. Ao lado, uma mulher com camiseta, calça e tênis está sentada atrás de uma mesa e segurando um celular. Na frente dela há uma mesa com frutas e uma jarra com suco em cima. Ao lado, outra mulher com cabelo castanho-claro e camiseta rosa está sorrindo com as mãos unidas na frente do corpo. Em seguida, um menino loiro sem camisa e com bermuda está descalço e segurando um copo na frente da boca. Atrás deles há uma casa e árvores. À direita, três crianças com roupa de banho estão dentro de uma piscina inflável amarela. Em volta delas há um pássaro e duas abelhas voando. Ao fundo, árvores e flores e silhueta de prédios. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a abertura da Unidade 4 podem ser trabalhadas na semana 29.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Observar fenômenos naturais que se manifestam no lugar de vivência.
  • Observar e descrever elementos do tempo atmosférico e do clima no lugar de vivência.
  • Identificar situações em que os ritmos da natureza interferem no seu dia a dia.

    Esta abertura contempla as habilidades da BNCC: EF01GE10 e EF01GE11.

    Introdução da unidade

    Nesta unidade, a proposta propicia ampliar o universo de estudos, conduzindo a exploração dos aspectos que compõem os ambientes e de fenômenos da natureza que influenciam diretamente as atividades humanas. A abordagem possibilita o desenvolvimento de noções relacionadas ao clima e a fenômenos do tempo atmosférico de uma maneira não dissociada dos referenciais que os estudantes constroem em seus espaços de convivência. Os conteúdos da unidade favorecem a reflexão sobre a relação entre sociedade e natureza, na qual os estudantes se veem como parte integrante. Ilustram essa possibilidade os conteúdos que levam os estudantes a pensar na alimentação e nas vestimentas adequadas a determinados condicionantes relativos ao clima e ao período do ano.

    A proposta contempla ainda o desenvolvimento de noções vinculadas ao tempo em diferentes contextos, destacando-se, além do tempo atmosférico, o ritmo dos dias e noites, possibilitando explorar o conceito de rotina e analisar as atividades mais comuns em cada período do dia.

    Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Competências Gerais da Educação Básica: 1; 2; 3; 5; 8.
  • Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 2; 3; 5; 6.
  • Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 5; 7.

MP123

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. ONDE ESTÃO AS PESSOAS MOSTRADAS NA IMAGEM?
  1. O QUE AS CRIANÇAS ESTÃO FAZENDO?
  1. OBSERVANDO O MODO COMO AS PESSOAS ESTÃO VESTIDAS E O QUE ELAS ESTÃO FAZENDO, VOCÊ DIRIA QUE ESSE É UM DIA QUENTE OU FRIO?
  1. O QUE AS PESSOAS ESTÃO COMENDO?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Permita que os estudantes apresentem livremente como interpretam o ambiente representado. É possível que alguns façam uma classificação (parque, praça, bosque, quintal, sítio) e outros, uma descrição (lugar com muitas árvores, área gramada, mesa para lanche etc.). Ambas as possibilidades devem ser consideradas, mas é importante conversar com eles sobre essas diferenças, levando-os a perceber qual atende melhor o enunciado (no caso, a classificação).

Atividade 2. Espera-se que os estudantes identifiquem que, entre as crianças representadas na imagem, há um menino tomando um copo de suco gelado (é possível ver cubos de gelo na jarra) e outras três crianças brincando e se refrescando em uma piscina.

Atividade 3. Espera-se que os estudantes reconheçam que a imagem representa um dia de calor. Caso surjam dificuldades para justificar a resposta, relacionando as condições de temperatura às vestimentas e às atividades que as pessoas estão realizando, proponha a eles que reflitam sobre uma situação inversa, perguntando que roupas as pessoas costumam usar quando o dia está muito frio. Depois, leve-os a perceber que os personagens da imagem não estão usando roupas próprias para dias de frio. Pergunte também em que condições de temperatura atmosférica é mais comum as pessoas se divertirem em piscinas. Questões como essas contribuem para que os estudantes cheguem à resposta correta utilizando o raciocínio e os conhecimentos prévios.

Atividade 4. As pessoas estão comendo salada e frutas frescas. Comente com os estudantes que esses alimentos são consumidos principalmente nos períodos mais quentes do ano, quando muitas pessoas dão preferência a pratos mais leves. Porém, saladas e frutas devem ser consumidas durante todo o ano, pois são alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e água.

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Unidades temáticas: Conexões e escalas; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
  • Objetos de conhecimento: Ciclos naturais e a vida cotidiana; Condições de vida nos lugares de vivência.
  • Habilidades: EF01GE05; EF01GE10; EF01GE11.

MP124

CAPÍTULO 1. OBSERVANDO A NATUREZA

É INTERESSANTE PRESTAR ATENÇÃO NO AMBIENTE AO NOSSO REDOR. PODEMOS PERCEBER MUITAS COISAS NELE.

POR EXEMPLO, SE VOCÊ OBSERVAR O CÉU NESTE MOMENTO, PODE SER QUE VEJA ALGUNS TIPOS DE NUVEM.

Imagem: Fotografia. Várias nuvens brancas no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS CÚMULOS PARECEM CHUMAÇOS DE ALGODÃO E INDICAM BOM TEMPO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma nuvem branca e grande no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS CÚMULOS-NIMBOS SÃO BEM GRANDES E PROVOCAM TEMPESTADES. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Rastros de nuvens brancas no céu azul-claro.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS ESTRATOS PARECEM UM TAPETE BRANCO OU CINZENTO E PODEM PROVOCAR GAROA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Nuvens brancas com formato de pinceladas no céu azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: AS NUVENS CIRROS PARECEM PINCELADAS BRANCAS NO CÉU E INDICAM PROVÁVEL QUEDA DE TEMPERATURA. FIM DA LEGENDA.

COMO SÃO AS NUVENS QUE ESTÃO NO CÉU, NESTE MOMENTO, NO LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ? VAMOS VER?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. NO PÁTIO DA ESCOLA, COM O PROFESSOR E OS COLEGAS, OBSERVE AS NUVENS NO CÉU.
    • QUE FORMATO AS NUVENS TÊM?
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a primeira parte do capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 30.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Conhecer tipos de nuvem e associá-los a condições do tempo atmosférico.
  • Identificar elementos do dia e da noite.
  • Perceber diferenças no céu diurno e noturno.
  • Perceber que as pessoas realizam diferentes atividades durante o dia e durante a noite.

    As páginas 96 e 97 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE05 e EF01GE10.

    Orientações pedagógicas

    Explore as fotografias com os estudantes e ressalte que as nuvens mudam de formato e aspecto em decorrência da quantidade de água e cristais de gelo que as compõem. Auxilie-os a relacionar os tipos de nuvem apresentados no livro com o tempo atmosférico em que são mais comuns, como apresenta o texto no fim desta página (Tipos de nuvens).

    Atividade 1. Leve os estudantes ao pátio ou a um espaço em que seja possível observar o céu. Sugira a eles que descrevam as nuvens presentes no momento prestando atenção em seus formatos e aspectos. Por fim, solicite à turma que relacione as nuvens observadas às condições do tempo naquele momento. Caso o céu não apresente nuvens no dia da realização da atividade, transfira-a para outro dia, com nuvens. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE10 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

    Tipos de nuvens

    Uma nuvem se forma na atmosfera como resultado da condensação do vapor d’água. [...]

    Cúmulo: nuvens isoladas, geralmente densas e de contornos nítidos [...]. Cúmulos bem desenvolvidos são capazes de produzir pancadas de chuva ou aguaceiros; cúmulos pequenos, lembrando flocos de algodão são também conhecidos como cúmulos de bom tempo.

    Cúmulos-nimbos: nuvem densa e de grande extensão vertical, em forma de montanha ou enormes torres [...]. Estas nuvens produzem aguaceiros violentos, acompanhados de relâmpago, trovão e rajadas de vento moderadas a fortes. Algumas vezes produzem granizo.

MP125

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. DESENHE COMO SÃO AS NUVENS QUE VOCÊ OBSERVOU.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
  1. AS NUVENS QUE VOCÊ DESENHOU SE PARECEM COM ALGUMA DAS NUVENS MOSTRADAS NA PÁGINA ANTERIOR? SE SIM, COM QUAL?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividades 2 e 3. Peça aos estudantes que desenhem o que observaram e comparem seus desenhos com as fotografias da página 96 para verificar se alguma das fotografias retrata uma nuvem parecida à desenhada por eles. A proposta não exige que os estudantes saibam a classificação ou o nome das nuvens, mas que consigam relacionar o que veem na natureza ao conteúdo do livro, expandindo seu conhecimento. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE10 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

Estrato: camadas nebulosas, cinzentas, de base uniforme e definida [...]. Quando produzem precipitação é sempre em forma de chuvisco.

Cirro: nuvem isolada em forma de filamentos brancos e delicados [...]. Condição de tempo associada: tempo estável com aproximação de áreas de instabilidade.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Glossário técnico. Disponível em: http://fdnc.io/fA9. Acesso em: 29 maio 2021.

MP126

O DIA E A NOITE

VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO QUE OS DIAS E AS NOITES SE ALTERNAM. ISSO QUER DIZER QUE, DEPOIS DA NOITE, SEMPRE VEM O DIA E, DEPOIS DO DIA, SEMPRE VEM A NOITE.

DURANTE O DIA, PODEMOS VER O SOL. ELE AQUECE E ILUMINA O PLANETA ONDE VIVEMOS. É DURANTE O DIA QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS TRABALHA E FAZ SUAS ATIVIDADES.

NO FIM DO DIA, O SOL VAI DESAPARECENDO E COMEÇA A ESCURECER: É A NOITE QUE ESTÁ CHEGANDO.

À NOITE NÃO VEMOS O SOL, MAS PODEMOS VER OUTRAS ESTRELAS. DURANTE A NOITE, A MAIOR PARTE DAS PESSOAS DESCANSA E DORME.

Imagem: Ilustração. Um sol amarelo e laranja ao lado de uma lua crescente branca. Ao fundo, estrelas amarelas no céu azul. Fim da imagem.
  1. QUE SONS VOCÊ OUVE:
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. DURANTE O DIA, OS AMBIENTES DA NOSSA CASA PODEM SER ILUMINADOS PELA CLARIDADE DO SOL. E DURANTE A NOITE, COMO ESSES AMBIENTES SÃO ILUMINADOS?
PROFESSOR Resposta: Durante a noite, os ambientes podem ser iluminados pela Lua, pelas estrelas e pela energia elétrica.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • A HISTÓRIA DO DIA E DA NOITE, DE JACQUI BAILEY E MATTHEW LILLY, EDITORA DCL. LIVRO QUE EXPLICA COMO ACONTECEM OS DIAS E AS NOITES.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As quatro aulas previstas para a segunda parte do capítulo 1 podem ser trabalhadas nas semanas 31 e 32.

Fim do complemento.

As páginas 98 e 99 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE05 e EF01GE10.

Orientações pedagógicas

Verifique se os estudantes já conseguem fazer a leitura do texto ou de fragmentos dele, auxiliando na identificação, na leitura e na compreensão das palavras desconhecidas. Esse procedimento contribui para a consolidação do processo de alfabetização e dos conhecimentos de literacia.

Chame a atenção dos estudantes para as mudanças que ocorrem no céu com o passar das horas e para a posição do Sol no céu nos diferentes períodos do dia. Nessa fase, as crianças já percebem que há alternância entre o dia e a noite e que, muitas vezes, esse é o sinal mais evidente da passagem do tempo. Busque identificar o que já sabem sobre o movimento aparente do Sol e da Lua.

Destaque que, algumas vezes, é possível ver a Lua e as estrelas no céu logo que amanhece ou um pouco antes de anoitecer, embora a visibilidade desses astros seja maior durante a noite.

Atividade 4. Se julgar pertinente, peça aos estudantes que façam silêncio, fechem os olhos e prestem atenção aos sons, se ouvem o canto dos pássaros, o barulho de carros, pessoas conversando etc. Depois, solicite a eles que repitam o exercício à noite, quando estiverem em casa e que anotem no livro. Você também pode pedir aos estudantes que escrevam a resposta no dia seguinte, já na sala de aula.

MP127

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. DESENHE O QUE VOCÊ OBSERVA NO CÉU DURANTE O DIA E DURANTE A NOITE.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.

DIA

_____

NOITE

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral.  Fim da imagem.

  1. DURANTE O DIA, COMO É O LUGAR ONDE VOCÊ MORA? E DURANTE A NOITE? CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Antes que os estudantes comecem a desenhar, incentive-os a descrever como está o céu quando é dia e quando é noite. Solicite à turma que registre os corpos celestes visíveis em cada período, como o Sol, a Lua e as estrelas. Oriente-os estudantes a expressar com cores as diferenças de luminosidade em cada período. Faça outras perguntas, como: O que mais podemos ver no céu além do Sol, da Lua e das estrelas? Podemos ver pássaros? Nuvens? Pipas? Aviões? Quais deles são comuns durante a noite? E durante o dia? Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF01GE05 da Base Nacional Comum Curricular: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, com enfoque na observação dos elementos do dia e da noite.

Atividade 7. Nesta atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF01GE05 da Base Nacional Comum Curricular: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, com enfoque na observação e na descrição dos elementos do dia e da noite.

MP128

  1. COMPARE OS CENÁRIOS A SEGUIR.
Imagem: Ilustração A. Em primeiro plano há pessoas andando em uma calçada com árvores. Em segundo plano há carros em uma rua e ao fundo, pessoas andando na frente de lojas. Acima, nuvens brancas no céu azul.   Ilustração B. Em primeiro plano há um gato andando em uma calçada com árvores. Em segundo plano, uma rua vazia e ao fundo, postes acesos na frente de lojas fechadas. Acima, estrelas brancas no céu azul-escuro.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: A.
PROFESSOR Resposta correta: B.
PROFESSOR Resposta correta: A.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. MARQUE COM UM X AS CENAS QUE MOSTRAM ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada em uma carteira escolar e escrevendo em um papel.  Ilustração. Uma criança está sorrindo e segurando uma esponja embaixo do braço. Acima dela há um chuveiro e água caindo.    Ilustração. Uma menina está deitada em uma cama com um cobertor sobre o corpo.  Ilustração. Três crianças estão brincando com uma bola.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

A página 100 contempla as habilidades da BNCC: EF01GE05 e EF01GE10.

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Estimule os estudantes a comparar as imagens apresentadas na atividade e a identificar as principais diferenças entre elas. Na imagem A, há pessoas na rua e estabelecimentos comerciais abertos; a luz do Sol é a principal fonte de iluminação. Na imagem B, não há pessoas na rua nem estabelecimentos comerciais abertos; a iluminação é artificial e pode ser percebida nos postes; no céu, é possível ver estrelas. É importante que os estudantes associem essas diferenças aos períodos do dia. Incentive-os a elaborar hipóteses que expliquem essas diferenças.

Há atividades que são mais comuns durante o dia e outras que são mais comuns durante a noite. Explore esse tema com os estudantes solicitando a eles que apresentem exemplos de atividades que costumam realizar no período diurno e outras que realizam no período noturno.

Atividade 9. Encaminhe a atividade para casa orientando os estudantes a fazer o registro das suas respostas, se necessário com a ajuda de alguém da família. Incentive-os também a comparar as atividades que costumam realizar ao longo do dia com a rotina de outras pessoas da família. Ao retornar à sala de aula, promova a socialização das respostas. É possível que os estudantes tenham rotinas diferentes. Se considerar pertinente, peça a eles que expliquem suas escolhas aos colegas. Esta é uma oportunidade para que as crianças percebam que cada família tem a própria rotina.

Educação em valores e temas contemporâneos

A vida em comunidade exige o cumprimento de acordos que possibilitem o convívio harmônico e respeitoso. No entanto, são cada vez mais comuns os conflitos relacionados a de atividades que produzem ruído durante a noite. Aproveite a oportunidade para discutir essa problemática com os estudantes. É importante que eles compreendam que a maior parte das pessoas costuma descansar durante a noite e, por esse motivo, devemos evitar a produção de barulho excessivo nesse período.

MP129

CAPÍTULO 2. O AMBIENTE E O NOSSO DIA A DIA

COMO ESTÁ O TEMPO?

NESTE MOMENTO, COMO ESTÁ O TEMPO? ESTÁ ENSOLARADO OU CHUVOSO? FAZ FRIO OU CALOR?

QUANDO DIZEMOS QUE O DIA ESTÁ ENSOLARADO OU CHUVOSO, ESTAMOS NOS REFERINDO AO TEMPO ATMOSFÉRICO.

Imagem: Ilustração. Um menino ruivo com camiseta verde, bermuda azul e tênis laranja está andando e segurando um cachorro com a mão direita e um guarda-chuva com a mão esquerda. Em volta dele há chuva caindo e vento. Fim da imagem.

O TEMPO ATMOSFÉRICO PODE MUDAR DE UM DIA PARA OUTRO OU ATÉ DE UMA HORA PARA OUTRA.

  1. MARQUE COMO ESTÁ O TEMPO, NESTE MOMENTO, NO LUGAR ONDE VOCÊ ESTÁ.

    ( ) ENSOLARADO

    ( ) COM GAROA

    ( ) NUBLADO

    ( ) COM CHUVA FRACA

    ( ) COM CHUVA FORTE

    ( ) COM TEMPESTADE

    ( ) FRIO

    ( ) CALOR

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. E ONTEM, COMO ESTAVA O TEMPO?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para a primeira parte do capítulo 2 podem ser trabalhadas nas semanas 33 e 34.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Compreender que existem variações de temperatura e de umidade do ar e reconhecê-las no seu lugar de vivência.

    • Relacionar variações anuais de temperatura e de umidade do ar ao cotidiano, como mudanças de vestuário e hábitos alimentares.

    A página 101 contempla as habilidades da BNCC: EF01GE05, EF01GE10 e EF01GE11.

    Orientações pedagógicas

    Ressalte que o tempo atmosférico pode mudar em questão de horas ou dias. Tempo atmosférico e clima são conceitos distintos, que serão estudados e aprofundados em outro momento do Ensino Fundamental. No entanto, se necessário, retome a definição de tempo atmosférico apresentada no glossário e explique que o conceito de clima se refere ao comportamento esperado do tempo atmosférico em cada período do ano com base em registros meteorológicos ao longo de pelo menos trinta anos.

    Para incentivar os estudantes a refletir sobre a influência do tempo atmosférico no cotidiano, formule questões como: “Antes de sair de casa, vocês costumam observar se faz frio ou calor?”.

    Atividades 1 e 2. É importante incentivar os estudantes a observar tudo o que está ao redor deles para que percebam os ritmos da natureza. Nestas atividades o estudante desenvolve a habilidade EF01GE10 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

    Literacia e Geografia

    Muitas atividades podem ser resolvidas utilizando o conhecimento que os estudantes têm sobre o tema com base no seu lugar de vivência. Incentive-os a relacionar sua experiência pessoal às informações que aprenderam e a expressar essas relações. Crie oportunidades para que todos os estudantes participem de forma respeitosa e procure organizar o tempo de fala para equilibrar a participação daqueles que costumam se expor mais e dos que se expõem menos.

MP130

PARA REALIZAR ALGUMAS ATIVIDADES, COMO IR À PRAIA, POR EXEMPLO, É IMPORTANTE SABER A PREVISÃO DO TEMPO. DIAS CHUVOSOS NÃO SÃO BONS PARA BRINCAR NA PRAIA, NÃO É?

PARA SABER A PREVISÃO DO TEMPO, PODEMOS CONSULTAR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO JORNAIS, TELEVISÃO E RÁDIO, OU A INTERNET.

Imagem: Ilustração. Uma menina com biquini e boias nos braços está sorrindo e sentada na areia ao lado do mar. Ao seu lado, um menino com boné e bermuda está ajoelhado e fazendo um castelo de areia. Atrás deles, um casal está sentado embaixo de um guarda-sol, se entreolhando e sorrindo. Ao fundo, duas pessoas estão jogando vôlei.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ VIU A PREVISÃO DO TEMPO EM ALGUM DESSES MEIOS DE COMUNICAÇÃO? QUAL?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, PESQUISE QUAL É A PREVISÃO DO TEMPO PARA AMANHÃ NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE E ANOTE AS INFORMAÇÕES NO QUADRO.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Quadro: equivalente textual a seguir.

PREVISÃO DO TEMPO

DATA: _____ / _____ / _____

LOCAL: _____

PREVISÃO DO TEMPO: _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. EM SALA, CONTE PARA OS COLEGAS E O PROFESSOR ONDE ENCONTROU ESSAS INFORMAÇÕES.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 102 e 103 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE05, EF01GE10 e EF01GE11.

Orientações pedagógicas

Pergunte aos estudantes por que conhecer a previsão do tempo pode nos ajudar a organizar algumas atividades, como ir à praia, ao parque de diversões, a um jogo de futebol ou ao zoológico. É importante levá-los a refletir sobre como as condições do tempo influenciam as atividades diárias das pessoas. Por exemplo, verificar a previsão do tempo de manhã ajuda a saber se devemos levar um agasalho para vestir à tarde ou se devemos levar um guarda-chuva. A previsão do tempo também é importante para orientar a prática agrícola (por exemplo, se houver previsão de geada, o agricultor poderá antecipar-se e proteger sua plantação).

Questione os estudantes se já foram surpreendidos por mudanças no tempo atmosférico – quando e como – e se isso atrapalhou o que estavam fazendo.

Atividade 3. Caso os estudantes nunca tenham visto a previsão do tempo em meios de comunicação, mostre alguns exemplos, como em jornais, impressos ou digitais.

Atividade 4. Encaminhe a atividade para casa orientando os estudantes a buscar o auxílio de pessoas mais velhas da família para a realização da pesquisa, que pode ser feita pela internet ou até mesmo acompanhando telejornais. Ao retomar a atividade em sala de aula, promova uma comparação entre os resultados das pesquisas dos estudantes, verificando se houve diferenças. Em caso positivo, solicite a eles que relatem essas diferenças e apontem hipóteses que as justifiquem.

Os conceitos de tempo e clima

Tempo e clima são duas noções bem distintas. A primeira corresponde a uma situação transitória da atmosfera, com mudanças diárias e até horárias, ao passo que a segunda se define por padrões estabelecidos após trinta anos de observações, apresentando, portanto, no mínimo, um perfil relativamente estável. Por isso mesmo é fácil detectar modificações no tempo, porém difícil demonstrar alterações no clima, principalmente em escala global.

CONTI, José Bueno; FURLAN, Sueli Angelo. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. In: ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2005. p. 78.

MP131

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura.  Fim da imagem.

  1. DESENHE UMA ATIVIDADE QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO O DIA ESTÁ ENSOLARADO E OUTRA, QUANDO O DIA ESTÁ CHUVOSO.

DIA ENSOLARADO

_____

DIA CHUVOSO

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Pode-se pedir aos estudantes que compartilhem seus desenhos com os colegas e expliquem por que gostam de realizar as atividades desenhadas de acordo com o tempo atmosférico.

Para você acessar

Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.

Disponível em: http://fdnc.io/q6. Acesso em: 29 maio 2021. Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que fornece previsões de tempo para todo o Brasil.

MP132

CHUVA, FRIO E CALOR AO LONGO DO ANO

AO LONGO DO ANO PODEMOS SENTIR MUDANÇAS NO AMBIENTE. HÁ ÉPOCAS DO ANO EM QUE É MAIS FRIO E HÁ ÉPOCAS MAIS QUENTES.

TAMBÉM PODEMOS PERCEBER QUE DURANTE ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO CHOVE MAIS DO QUE EM OUTRAS.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ONDE VOCÊ VIVE HÁ UMA ÉPOCA EM QUE FAZ MUITO FRIO? VOCÊ SABE QUANDO É ESSA ÉPOCA?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. E UMA ÉPOCA EM QUE CHOVE MUITO? VOCÊ SABE QUANDO É?
PROFESSOR Resposta pessoal.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DA ANTÁRTIDA?

A ANTÁRTIDA É UM LOCAL ONDE O FRIO É MUITO INTENSO E A SUPERFÍCIE FICA COBERTA DE GELO DURANTE BOA PARTE DO ANO. AS ÁGUAS DO MAR QUE BANHAM ESSE LOCAL TAMBÉM CONGELAM NESSE PERÍODO.

NESSE LOCAL VIVEM MUITOS PINGUINS.

Imagem: Fotografia. Três pinguins estão em pé, sobre um bloco de gelo. Em volta há mais blocos de gelo e ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: GRUPO DE PINGUINS NO TOPO DE UM ICEBERG NA ANTÁRTIDA, EM 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. O FRIO QUE FAZ NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE É INTENSO COMO NA ANTÁRTIDA?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para a segunda parte do capítulo 2 podem ser trabalhadas nas semanas 34 e 35.

Fim do complemento.

As páginas 104 e 105 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE10 e EF01GE11.

Orientações pedagógicas

Leia o texto com os estudantes e converse sobre como eles percebem as variações anuais de temperatura e umidade do ar no lugar onde vivem. Essas variações são diferentes em cada região do país e são utilizadas para a definição do seu clima.

Atividades 7 e 8. É importante que os estudantes percebam se há variação de temperatura e umidade do ar ao longo do ano no lugar em que vivem. Nestas atividades o estudante desenvolve a habilidade EF01GE05 da Base Nacional Comum Curricular: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras, com enfoque na observação da variação anual de temperatura e umidade do ar no seu lugar de vivência.

MP133

VOCÊ JÁ REPAROU QUE O TIPO DE ROUPA QUE USAMOS MUDA AO LONGO DO ANO?

DEPENDENDO DA ÉPOCA, USAMOS UM TIPO OU OUTRO DE ROUPA.

LEIA O BALÃO PARA SABER QUE ROUPAS CAIO USA EM DETERMINADA ÉPOCA DO ANO.

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado, blusa verde, calça laranja e tênis azul está sorrindo com os braços abertos. Ele diz: EM UMA ÉPOCA DO ANO EU USO CASACO, BLUSA DE LÃ, CACHECOL, TOUCA E LUVAS! Fim da imagem.
  1. EM QUE ÉPOCA CAIO USA ESSAS ROUPAS?

_____

PROFESSOR Resposta: Na época do frio.
  1. CIRCULE DE VERMELHO AS ROUPAS QUE CAIO USA NESSA ÉPOCA.
Imagem: Ilustração. Um cachecol amarelo.  Ilustração. Um gorro amarelo e laranja.  Ilustração. Uma camiseta azul.  Ilustração. Uma bermuda verde.  Ilustração. Um par de luvas roxo.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: cachecol, gorro, luvas.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Estimule a leitura do balão de fala da personagem ou a identificação das palavras que os estudantes já conseguem reconhecer. Peça a alguns estudantes que façam a leitura em voz alta do texto ou de algumas palavras que o compõem. Esse exercício favorece a consolidação do processo de alfabetização e dos conhecimentos de literacia.

Com base no exemplo de Caio, chame a atenção para a influência da variação de temperatura ao longo do ano no cotidiano dos estudantes, por exemplo, as atividades que realizam, o vestuário, o que costumam comer. Diversas atividades são influenciadas pela temperatura. Aproveite a oportunidade para retomar o tema de relevância destacado neste volume e abordar a importância de respeitar a diversidade de hábitos que resulta da forma como as pessoas de diferentes lugares lidam com a variação das condições naturais.

Atividades 10 e 11. Nestas atividades o estudante desenvolve a habilidade EF01GE11 da Base Nacional Comum Curricular: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente, com enfoque na associação entre o vestuário e as condições de temperatura e umidade do ar.

MP134

A ALIMENTAÇÃO AO LONGO DO ANO

NOSSOS HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO VARIAM AO LONGO DO ANO. ALGUMAS FRUTAS, POR EXEMPLO, NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA CONSUMO DURANTE O ANO TODO. É O CASO DA JABUTICABA.

A JABUTICABA É UMA FRUTA BRASILEIRA. ELA É DOCE E SABOROSA.

AS ÁRVORES QUE PRODUZEM A JABUTICABA SE CHAMAM JABUTICABEIRAS. ELAS COSTUMAM SER ENCONTRADAS EM LUGARES ONDE CHOVE VÁRIAS VEZES AO ANO.

Imagem: Fotografia. Uma árvore com a copa grande.  Fim da imagem.

LEGENDA: JABUTICABEIRA. FIM DA LEGENDA.

A JABUTICABEIRA NÃO DÁ FRUTOS O ANO TODO. POR ISSO, HÁ ÉPOCAS EM QUE NÃO ENCONTRAMOS

JABUTICABA NA FEIRA OU NO MERCADO. NESSA ÉPOCA PODEMOS COMER OUTRAS FRUTAS.

VEJA FOTOGRAFIAS DE UMA JABUTICABEIRA EM DUAS ÉPOCAS DO ANO.

Imagem: Fotografia. Destaque para um galho de árvore cheio de flores brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO NASCEM LINDAS FLORES BRANCAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque para um galho de árvore cheio de frutos redondos e pretos. Fim da imagem.

LEGENDA: DEPOIS DAS FLORES, NASCEM OS FRUTOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. VOCÊ JÁ COMEU JABUTICABA?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. POR QUAIS MUDANÇAS A JABUTICABEIRA PASSA AO LONGO DO ANO?
PROFESSOR Resposta: A jabuticabeira fica florida e depois dá frutos.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ENCONTRAMOS JABUTICABA NA FEIRA OU NO MERCADO DURANTE O ANO TODO? POR QUÊ?
PROFESSOR Resposta: Não. A jabuticabeira dá frutos poucas vezes por ano.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 106 e 107 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE10 e EF01GE11.

Orientações pedagógicas

Aproveite o exemplo da jabuticabeira para comentar que as plantas dão frutos em determinadas épocas do ano. Auxilie os estudantes a associar essa variação à diversidade de hábitos alimentares, já que ela afeta a disponibilidade das frutas e de outros vegetais para consumo.

Peça aos estudantes que observem as fotografias que mostram a jabuticabeira em duas épocas do ano e que descrevam as diferenças que observam no aspecto da árvore.

Atividade 13. Retome a observação das fotografias com os estudantes e peça a eles que descrevam as mudanças da jabuticabeira ao longo do ano. Eles devem perceber que a árvore fica florida e, depois disso, os frutos se desenvolvem.

Para você ler

Alimentos regionais brasileiros, publicação do Ministério da Saúde (Brasil), 2015.

Publicação que fornece informações sobre a variedade de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas nas diferentes regiões brasileiras.

Guia alimentar para a população brasileira, publicação do Ministério da Saúde (Brasil), 2014.

Publicação que visa promover a alimentação adequada e saudável com recomendações alimentares para a população brasileira.

MP135

  1. VOCÊ CONHECE OUTRAS ÁRVORES QUE DÃO FRUTOS? QUAIS?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. COM A AJUDA DE UM FAMILIAR, RESPONDA ÀS QUESTÕES.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. ONDE VOCÊ MORA HÁ ÁRVORES QUE MUDAM DE ASPECTO AO LONGO DO ANO? CONTE AOS COLEGAS AS MUDANÇAS QUE VOCÊ PERCEBE NESSAS ÁRVORES.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • ALMANAQUE PÉ DE PLANTA, DE ROSANE PAMPLONA, EDITORA MODERNA. LIVRO SOBRE AS PLANTAS BRASILEIRAS E O QUE PODEMOS FAZER COM ELAS.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 15. Pergunte se os estudantes conhecem outras árvores frutíferas. Se considerar oportuno, apresente exemplos de árvores frutíferas no entorno da escola. Incentive-os a descrever as mudanças dessas árvores ao longo do ano, como alteração de cor ou perda das folhas, o aparecimento de flores e frutos.

Atividade 16. Oriente a atividade para casa reforçando que os estudantes devem buscar a ajuda de um familiar. Como opção, a atividade pode ser desenvolvida em formato de entrevista, em que o estudante faz ao familiar as perguntas necessárias para responder a cada questão. Neste caso, ainda em sala de aula, oriente-os sobre o que e como perguntar. Aproveite a oportunidade para reforçar que certas frutas estão disponíveis em poucos meses do ano, porque dependem de condições específicas de temperatura e umidade do ar para ficarem próprias para o consumo. Se necessário, prepare antecipadamente uma lista de frutas que só estão disponíveis em alguns meses do ano na sua região e faça perguntas direcionadas para que os estudantes se lembrem dessas frutas e das épocas do ano em que as consomem.

Atividade 17. Auxilie os estudantes a se recordarem das árvores que existem nas proximidades da casa deles e peça a eles que descrevam suas mudanças ao longo do ano. Caso tenham dificuldade, cite exemplos de situações que indiquem mudanças no aspecto das árvores, por exemplo, quando as folhas ou flores caem e cobrem ruas e calçadas.

Para o estudante ler

Juca pé de fruta, de Léo Tafuri e Natalie Catlett, Editora Tordesilhinhas. Livro divertido sobre diferentes frutas, suas cores, formas e sabores.

MP136

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Saúde.  Fim da imagem.

A IMPORTÂNCIA DAS FRUTAS NA ALIMENTAÇÃO

VOCÊ JÁ SABE QUE COMEMOS ALGUMAS FRUTAS SOMENTE EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO. MAS VOCÊ SABIA QUE É IMPORTANTE COMER FRUTAS O ANO INTEIRO?

AS FRUTAS SÃO IMPORTANTES PARA A SAÚDE DE TODOS. O CONSUMO REGULAR DE FRUTAS CONTRIBUI PARA REDUZIR O RISCO DE DIVERSAS DOENÇAS. RECOMENDA-SE O CONSUMO DE PELO MENOS TRÊS PORÇÕES DE FRUTAS AO DIA.

VEJA OS BENEFÍCIOS DESTAS FRUTAS À SAÚDE:

Imagem: Fotografia. Um cacho de bananas.  Fim da imagem.

LEGENDA: A BANANA TEM ELEVADO VALOR NUTRITIVO. POR ISSO, É UMA IMPORTANTE FONTE DE ENERGIA PARA O ORGANISMO. ALÉM DISSO, AJUDA A PREVENIR CÂIMBRAS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Metade de um mamão com várias sementes e ao lado, um mamão inteiro.   Fim da imagem.

LEGENDA: O MAMÃO CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO E TAMBÉM PARA A SAÚDE DOS OLHOS. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Metade de uma laranja e ao lado, uma laranja inteira.  Fim da imagem.

LEGENDA: A LARANJA AJUDA A PREVENIR DOENÇAS, COMO GRIPES E RESFRIADOS, POIS É FONTE DE VITAMINA C. FIM DA LEGENDA.

Observação: AS FRUTAS NÃO ESTÃO REPRESENTADAS NA MESMA PROPORÇÃO. Fim da observação.

EM CADA ÉPOCA DO ANO PODEMOS ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE FRUTA NAS FEIRAS E NOS SUPERMERCADOS. ENTÃO, ESCOLHA AS SUAS FRUTAS E BOM APETITE!

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 36.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Perceber que há oferta de diferentes frutas para consumo ao longo do ano.
  • Valorizar hábitos saudáveis de alimentação.
  • Entender a importância do consumo de frutas para a saúde.

    Esta seção contempla a habilidade da BNCC: EF01GE11.

    Orientações pedagógicas

    Pergunte aos estudantes se eles têm o hábito de comer frutas com frequência e quais são as frutas de que mais gostam. Comente que há muitas formas de consumir as frutas.

    Pergunte a eles se conhecem as frutas mostradas no livro e enfatize os benefícios nutricionais que elas oferecem. Incentive-os a dar exemplos de frutas típicas da sua região e faça uma atividade em conjunto com o professor de Ciências para conhecer os benefícios dessas frutas.

    Comente que, embora o Brasil seja um país com uma ampla oferta de frutas e vegetais, a população tem reduzido o consumo desses alimentos e aumentado o consumo de alimentos industrializados, que são considerados menos saudáveis.

    Literacia e Geografia

    Antes de começar a leitura do texto, estimule os estudantes a antecipar parte do conteúdo por meio da interpretação do título e da observação das fotografias. Dessa forma, além de desenvolver a leitura do texto e das fotografias, é possível realizar um levantamento prévio dos conhecimentos dos estudantes acerca do tema proposto.

    Sugestão de atividade: Que frutas conheço?

    Proponha uma brincadeira para ampliar o repertório dos estudantes sobre as frutas.

    Peça aos estudantes que sentem em círculo em suas carteiras ou no chão da sala. A atividade também pode ser realizada em outros espaços, como o pátio da escola ou a quadra de esportes.

    A brincadeira começa com todos eles falando juntos a frase “Eu quero uma fruta já”. Em seguida, devem estender as mãos mostrando quantos dedos quiserem.

MP137

  1. É POSSÍVEL ENCONTRAR DIFERENTES TIPOS DE FRUTA O ANO INTEIRO?

( ) SIM.

( ) NÃO.

PROFESSOR Resposta: SIM.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. POR QUE É IMPORTANTE COMER FRUTAS O ANO INTEIRO?
  1. DE ACORDO COM O TEXTO:
    • QUE FRUTA FORNECE ENERGIA AO CORPO?
PROFESSOR Resposta: Banana.
PROFESSOR Resposta: Mamão.
PROFESSOR Resposta: Laranja.

Boxe complementar:

VAMOS FAZER

A SALADA DE FRUTAS É UMA ÓTIMA MANEIRA DE INGERIR FRUTAS. É SÓ ESCOLHER AS FRUTAS DISPONÍVEIS, PICÁ-LAS E SABOREÁ-LAS!

QUE TAL IMAGINAR COMO SERIA A SUA SALADA DE FRUTAS?

ETAPAS

  1. ESCOLHA AS FRUTAS QUE VOCÊ GOSTARIA DE COLOCAR NA SUA SALADA.
  1. FAÇA UM DESENHO DESSAS FRUTAS EM UMA FOLHA AVULSA.
  1. MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS EXPLICANDO COMO SERIA A SUA SALADA DE FRUTAS.

    Imagem: Ilustração. Três crianças estão sorrindo e desenhando em papéis sobre uma mesa. Entre elas há lápis coloridos.  Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Reforce que, apesar de algumas frutas estarem disponíveis apenas em algumas épocas, é possível encontrar diferentes tipos de fruta para consumo em todas as épocas. Desse modo, é possível consumir frutas o ano todo.

Atividade 2. Enfatize que as frutas são ricas em nutrientes que favorecem o desenvolvimento e a saúde.

Atividade 3. Se necessário, leia o texto novamente para que os estudantes consigam localizar as informações pedidas nesta atividade.

Para a atividade Vamos fazer, providencie folhas avulsas e lápis coloridos para os estudantes desenharem as frutas. Estimule-os a compor uma salada de frutas bem colorida e atrativa. Organize a atividade para que haja tempo suficiente para os estudantes mostrarem os desenhos aos colegas e explicarem como fariam a salada de frutas. Se considerar oportuno, monte uma exposição no pátio da escola com os desenhos dos estudantes para incentivar outras crianças a consumirem mais frutas.

Conclusão da unidade

O momento final da unidade é propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. Observe se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: reconhecimento das características ambientais dos lugares de convivência; identificação de fenômenos naturais que se manifestam no lugar em que vivem; capacidade de observar e descrever elementos do tempo atmosférico e do clima; domínio sobre diferentes noções relacionadas ao tempo; identificação de situações em que os ritmos da natureza influenciam a rotina das pessoas.

Aproveite para avaliar em seu conjunto as etapas de evolução da aprendizagem dos estudantes ao longo de todo o ano letivo.

A cada rodada, peça a um deles que recite as letras do alfabeto enquanto aponta os dedos dos colegas. Se necessário, estimule os colegas a ajudá-lo recitando o alfabeto em conjunto. Sobrando dedos, o estudante deve recomeçar a recitar o alfabeto. Assim, por exemplo, se a última letra recitada for “G”, todos deverão falar nomes de frutas que comecem com a letra “G”.

  • Atente para que todos os estudantes possam se expressar durante a atividade e estimule-os a dizer o maior número de frutas. Por exemplo, com a letra “G”, eles podem mencionar graviola, goiaba e guaraná, entre outras. Anote os nomes das frutas na lousa. Faça antecipadamente uma lista com nomes de frutas para apresentar aos estudantes quando necessário.
  • Essa dinâmica se repete a cada rodada, evitando a repetição das letras.

MP138

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. ESTÁ CHOVENDO NESTE MOMENTO NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE? CHOVEU ONTEM?

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. OBSERVE A FOTOGRAFIA A SEGUIR.
Imagem: Fotografia. Duas crianças com gorro, blusa, calça e botas estão ajoelhadas sobre a neve e montando um boneco. Ao lado, boneco de neve com cachecol azul e vermelho. Ao fundo, árvores secas. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO NA NEVE EM UM PAÍS CHAMADO RÚSSIA, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

( ) COM ROUPAS DE FRIO.

( ) COM ROUPAS DE CALOR.

PROFESSOR Resposta correta: COM ROUPAS DE FRIO.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 37.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Recordar os principais conceitos e noções estudados na unidade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.

    As páginas 110 e 111 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE05, EF01GE10 e EF01GE11.

    Orientações pedagógicas

    Por meio de uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oportuniza a realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre, previsto para ser concluído no fechamento desta unidade. A seção, no final do último bimestre, junto com a avaliação de resultado, pode ser aproveitada para apurar não somente as aprendizagens conquistadas com o trabalho da presente unidade, mas também a evolução dos estudantes ao longo do ano letivo, o que é possível ao se colocar em perspectiva os resultados obtidos em cada avaliação processual.

    Durante a resolução das atividades, incentive os estudantes a manifestar suas dúvidas. Essa é uma oportunidade para aferir a aprendizagem e esclarecer as dúvidas que persistirem.

    Atividade 1. Incentive os estudantes a observar as variações de umidade e de chuvas em seu lugar de vivência. Se julgar necessário, comente que o tempo atmosférico não é estável; em alguns dias pode chover, em outros dias o tempo pode estar nublado e, em outros, ensolarados. As mudanças no tempo também podem ocorrer em questão de horas.

    Atividade 2. Estimule os estudantes a descrever as vestimentas utilizadas pelas crianças na fotografia e pergunte se eles as consideram adequadas ao frio. Em seguida, pergunte o que as crianças da fotografia estão fazendo.

MP139

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. QUE ATIVIDADES VOCÊ GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ FRIO? E QUANDO ESTÁ CALOR?
    • QUANDO ESTÁ FRIO:

      _____

    • QUANDO ESTÁ CALOR:

      _____

PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. LIGUE OS OBJETOS ÀS CENAS CORRESPONDENTES.

    Coluna 1

Imagem: Ilustração. Um chapéu amarelo com um lenço roxo em volta.  Ilustração. Um guarda-chuva preto.  Ilustração. Um boné azul.  Ilustração. Uma blusa vermelha.   Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Duas pessoas sentadas na areia da praia. Na frente delas, duas pessoas estão brincando com uma bola e ao fundo, o mar e o sol no céu azul.  Ilustração. Uma pessoa com capa de chuva amarela está andando na calçada. Ao lado há um carro e em volta, chuva caindo.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta:• Dias ensolarados: chapéu de praia; boné.• Dias chuvosos: guarda-chuva; capa de chuva.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Verifique a coerência das respostas dos estudantes. Reforce a associação entre as variações de temperatura e as atividades que o estudante realiza no dia a dia. Durante a resolução, peça aos estudantes que justifiquem suas respostas. Aproveite a atividade para perguntar a eles se a temperatura interfere nas atividades que realizam.

Atividade 4. Além dos objetos apresentados, pergunte aos estudantes que outros objetos ou vestimentas podem ser usados em dias ensolarados e em dias chuvosos.

Para o estudante ler

Dia de chuva, de Ana Maria Machado, Editora Salamandra.

Livro sobre as aventuras imaginadas por duas crianças em um dia chuvoso.

MP140

  1. LEIA OS QUADRINHOS E RESPONDA.
Imagem: Ilustração composta por três quadros.  Quadro 1: Uma menina loira com camiseta amarela, calça laranja e sapatos roxo está sorrindo com as mãos para cima. Ela pergunta: VAMOS À PRAIA AMANHÃ? Na frente dela, uma mulher loira com camiseta roxa, calça preta e sapatos amarelos está com as mãos nos joelhos. Ela sorri e diz: ÓTIMA IDEIA! VAMOS VER A PREVISÃO DO TEMPO? Ao fundo, um sofá.  Quadro 2: Tela de celular com o desenho de um sol e a informação: 32ºC. Acima, um balão de fala com o texto: AMANHÃ O DIA SERÁ ENSOLARADO E QUENTE.  Quadro 3: A mulher com boné, biquini amarelo e calça rosa está ajoelhada sobre a areia e segurando uma embalagem de protetor solar com a mão esquerda. Ela fala: NÃO PODEMOS NOS ESQUECER DE PASSAR O PROTETOR SOLAR. Na frente dela, a menina está sorrindo e segurando uma bola. Ao fundo, o mar.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Para irem à praia.
PROFESSOR Resposta: Pelo celular (internet).
PROFESSOR Resposta: Ensolarado e quente.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 112 e 113 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE05, EF01GE10 e EF01GE11.

Orientações pedagógicas

Atividade 5. Questione qual seria o desfecho da história se a previsão do tempo fosse outra: você acha que elas iriam à praia se a previsão do tempo fosse de chuva e frio? Por quê?

É provável que os estudantes representem tempo ensolarado com a figura do Sol. Mas podem aparecer outros símbolos; nesse caso, vale destacar as diferentes formas de representar um fenômeno ou objeto.

Comente a necessidade de aplicar protetor solar para evitar queimaduras e doenças na pele.

Sugestão de atividade: Cuidados ao ar livre

Proponha uma atividade para abordar os cuidados que os estudantes devem ter nas atividades ao ar livre em dias ensolarados e em dias chuvosos.

Comece a atividade perguntando aos estudantes o que eles fazem para se proteger em dias ensolarados e em dias chuvosos. Anote na lousa as respostas e complemente o que julgar necessário. Entre os cuidados em dias ensolarados, é possível citar: usar chapéu ou boné, usar protetor solar, beber bastante água e evitar a exposição nos horários de luz e calor mais intensos. Entre os cuidados em dias chuvosos, é possível citar: usar guarda-chuva ou capa de chuva, se abrigar em ambientes cobertos, não ficar dentro do mar, rios ou piscinas e evitar caminhar em locais alagados.

MP141

  1. COMPARE AS DUAS FOTOGRAFIAS. ELAS MOSTRAM A PAISAGEM DO MESMO LOCAL EM DUAS ÉPOCAS DIFERENTES DO ANO, EM UM PAÍS CHAMADO CANADÁ.
Imagem: Fotografia 1. No centro há uma pista e nas laterais, árvores com flores rosa.   Fotografia 2. No centro há uma pista coberta de neve e nas laterais há árvores secas.   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: A fotografia 2.
  1. OBSERVE AS DUAS FOTOGRAFIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL.
Imagem: Fotografia 1. Vista aérea de um lago escuro com luzes em volta. No entorno há construções com as luzes acesas. Fim da imagem.

LEGENDA: VISTA AÉREA DE PARTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista aérea de um lago com construções em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: VISTA AÉREA DE PARTE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 2016. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta: A fotografia 1.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 6. Na fotografia 1 as árvores estão floridas e na fotografia 2 as árvores estão sem folhas e flores. Espera-se que os estudantes infiram que a fotografia 2 mostra a paisagem em época mais fria, pois há ocorrência de neve. A precipitação de neve ocorre quando há a combinação de umidade e temperaturas da atmosfera e do solo em torno de zero grau.

Atividade 7. Ajude os estudantes a identificar nas imagens os elementos que indicam se é dia ou noite, como a cor do céu e a presença de iluminação elétrica. É importante que eles também compreendam que, embora na fotografia 2 o dia não pareça estar “ensolarado”, é o Sol o responsável pela iluminação do dia.

Distribua folhas de papel avulsas e divida a turma em dois grupos. Os estudantes de um grupo devem desenhar os cuidados em dias ensolarados e os do outro grupo, os cuidados em dias chuvosos.

Ao final da atividade, ajude-os a montar um varal para expor os desenhos realizados.

MP142

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

Identificar fenômenos naturais no lugar de vivência.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

2

Relacionar vestimentas, acessórios e atividades às condições climáticas de um lugar.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

3

Avaliar a influência das condições atmosféricas nas atividades habituais.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

4

Relacionar as vestimentas e os acessórios com as condições de tempo atmosférico e de clima.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

5

Compreender a influência do tempo nas atividades diárias das pessoas.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

MP143

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

6

Comparar diferentes paisagens reconhecendo elementos que revelem condições de temperatura (frio/calor).

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).

7

Identificar o dia e a noite por meio da observação de fotografias.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

Sugestão de questões de autoavaliação

As questões de autoavaliação sugeridas a seguir podem ser apresentadas ao final do bimestre. Elas buscam promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades e possibilitam que eles considerem suas expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.

A autoavaliação pode ser conduzida de forma individual ou coletiva, em uma roda de conversa, para que todos se sintam à vontade para expressar a opinião. Faça os ajustes que considerar adequados, de acordo com as necessidades da turma.

  1. Presto atenção nas aulas e participo ativamente delas?
  1. Escuto os meus colegas e respeito a participação deles?
  1. Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
  1. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
  1. Conheço alguns fenômenos naturais que acontecem no lugar onde eu vivo?
  1. Sei identificar elementos do dia e da noite?
  1. Percebo que a temperatura e a umidade variam ao longo do dia e do ano?

    8. Sei que os fenômenos naturais influenciam o meu dia a dia?

MP144

PARA TERMINAR

  1. ESCREVA DOIS EXEMPLOS DE PROFISSIONAIS QUE FAZEM PARTE DO SEU DIA A DIA.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. ESCREVA NOS QUADRADINHOS A LETRA C PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER EM CASA E A LETRA E PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ COSTUMA FAZER NA ESCOLA.

    ( ) BRINCAR COM OS AMIGOS NA HORA DO RECREIO.

PROFESSOR Resposta: E

( ) APRENDER COISAS NOVAS COM OS PROFESSORES.

PROFESSOR Resposta: E

( ) TOMAR BANHO.

PROFESSOR Resposta: C

( ) DORMIR À NOITE.

PROFESSOR Resposta: C

( ) ARRUMAR A CAMA.

PROFESSOR Resposta: C
  1. NATÁLIA ESTÁ BRINCANDO DE RODA COM SEUS AMIGOS.
    • CIRCULE QUEM ESTÁ DO LADO DIREITO DE NATÁLIA.
Imagem: Ilustração. Cinco crianças estão de mãos dadas, formando uma roda. Da esquerda para a direita: Felipe, Luiza, Natália, Cláudia e Pedro. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Cláudia.

_ ____

PROFESSOR Resposta: Felipe.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação de resultado podem ser trabalhadas na semana 38.

Fim do complemento.

As páginas 114 e 115 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE01, EF01GE02, EF01GE03, EF01GE06, EF01GE07 e EF01GE09.

Orientações pedagógicas

Na etapa de finalização do ano letivo, a proposta da avaliação de resultado possibilita ao professor analisar a progressão dos estudantes na trajetória de aprendizagens proporcionada pelo trabalho com as quatro unidades deste livro. A avaliação pode ser aproveitada também como subsídio aos professores e aos gestores escolares para a realização de revisões e adequações nos projetos pedagógicos.

Atividade 1. Verifique se os estudantes conseguem diferenciar as pessoas que trabalham na escola e as demais pessoas que circulam por esse espaço. É possível que eles reconheçam mais os professores como trabalhadores na escola, mas abra espaço para discutir com eles, caso necessário, que outros funcionários trabalham para a escola funcionar.

Atividade 2. Leia as alternativas junto com os estudantes, evidenciando elementos de cada frase que ajudem a perceber se se trata do espaço escolar ou da casa, como “recreio”, “professores”, “à noite” etc. Há algumas escolas em que os estudantes podem eventualmente “tomar banho”, mas deixe claro que isso não acontece com a mesma frequência que a criança toma banho em casa.

Atividade 3. Ajude os estudantes a perceber que precisam considerar o ponto de vista das crianças da imagem. Caso haja necessidade, peça a eles que reproduzam a cena para facilitar a identificação do lado esquerdo e direito.

MP145

AVALIAÇÃO DE RESULTADO

  1. BETO QUER IR ATÉ A PRAÇA PARA BRINCAR COM OS AMIGOS. DESENHE O CAMINHO QUE ELE DEVE FAZER.
Imagem: Ilustração. No centro, Beto, menino com cabelo encaracolado, camiseta vermelha, bermuda e tênis azul está de costas. Na frente dele há dois caminhos e duas placas. Uma placa aponta para a esquerda e indica: PRAÇA. Outra placa aponta para a direita e indica: HOSPITAL. RESPOSTA: No centro, Beto e na frente dele, destaque para o caminho para a esquerda (PRAÇA).  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
  1. CIRCULE O DESENHO QUE APRESENTA UM BRINQUEDO ANTIGO.

    Imagem: Ilustração. Um videogame cinza com um controle ao lado.  Ilustração. Um carrinho de rolimã de madeira.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Um carrinho de plástico vermelho ao lado de um controle.  Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: carrinho de rolimã
  1. UTILIZE AS PALAVRAS DO QUADRO E ESCREVA ABAIXO DE CADA FOTOGRAFIA QUAIS MATERIAIS FORAM UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO DAS CASAS.

MADEIRA – CIMENTO – PALHA

Imagem: Fotografia. Casa de madeira marrom-escuro. Ao fundo, morros e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: ÁUSTRIA, 2020. FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Madeira.
Imagem: Fotografia. Oca de palha com formato de cone. Em volta há muitas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: COLÔMBIA, 2018. FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Palha.
Imagem: Fotografia. Casa retangular e amarela. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: BRASIL, 2020. FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: Cimento.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 4. Beto precisa seguir em frente e depois virar à esquerda. Os estudantes podem citar brincadeiras como amarelinha, pega-pega, esconde-esconde. Se a praça tiver um parquinho, as crianças podem brincar no balanço, no escorregador, na gangorra etc.

Verifique se os estudantes reconhecem a praça como um espaço público que pode ser usado para o lazer e para outras atividades.

Atividade 5. Verifique se as crianças conseguem identificar qual brinquedo está representado em cada imagem ( videogame , carrinho de rolimã, carrinho de controle remoto). É esperado que os estudantes reconheçam o brinquedo antigo e justifiquem a resposta com base no material utilizado na construção ou ainda no uso ou não de pilhas ou baterias para o seu funcionamento.

Atividade 6. Chame a atenção dos estudantes para as fotografias pedindo a eles que analisem juntos os tipos de material utilizados nas construções representadas. Deixe claro que essas moradias foram construídas com vários tipos de material e que devem identificar aquele predominante na construção.

MP146

  1. OBSERVE O DESENHO DA MORADIA DE GUSTAVO.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma planta de casa. Na parte superior, da esquerda a para a direita: um quarto de solteiro, um banheiro e uma cozinha. Na parte inferior, da esquerda para a direita: um quarto de casal, uma sala, um corredor com uma pessoa parada e uma sala de jantar. RESPOSTA: Entre a pessoa e o quarto de casal há uma linha. E acima do banheiro há um X.   Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: SALA.
  1. PINTE AS FRASES DE ACORDO COM A LEGENDA ABAIXO.

    CERTO

    ERRADO

  1. EU POSSO REALIZAR ALGUMAS TAREFAS PARA AJUDAR A MANTER A MINHA MORADIA LIMPA E ORGANIZADA.
PROFESSOR Resposta: verde
  1. TODOS OS MORADORES DEVEM AJUDAR NA LIMPEZA E NA ORGANIZAÇÃO DA MORADIA.
PROFESSOR Resposta: verde
  1. EU POSSO DEIXAR MEU QUARTO BAGUNÇADO PORQUE OUTRA PESSOA COSTUMA ARRUMAR.
PROFESSOR Resposta: vermelho
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 116 e 117 contemplam as habilidades da BNCC: EF01GE04, EF01GE05, EF01GE08, EF01GE10 e EF01GE11.

Orientações pedagógicas

Atividade 7. Observe se os estudantes utilizaram corretamente os comandos como seguir em frente e virar, além das noções de esquerda e direita a partir do ponto de vista de Gustavo. Se julgar necessário, reproduza a cena com as crianças para que possam identificar melhor as direções que precisam seguir para se movimentar no espaço de acordo com o que está sendo pedido.

Atividade 8. Espera-se que os estudantes reconheçam que a responsabilidade pela organização e pelo cuidado com a casa é de todos os moradores, de modo que eles podem contribuir com pequenas tarefas no dia a dia para a boa convivência.

MP147

  1. MARQUE COM UM X A CENA QUE SE PASSA DURANTE O DIA.

( )

Imagem: Ilustração. Um menino está deitado na cama com um cobertor sobre o corpo. Ao seu lado há um abajur em cima de uma mesinha e uma bola de futebol no chão. Ao fundo, uma janela aberta e atrás há árvores e estrelas no céu escuro.  Fim da imagem.

( )

Imagem: Ilustração. Duas crianças estão ajoelhadas e montando um castelo de areia. Ao lado, uma menina está segurando um balde. Ao fundo, uma mulher os observa ao lado do mar. Atrás, o sol no céu claro. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: praia.
  1. CLÁUDIA VIU NA PREVISÃO DO TEMPO QUE O DIA ESTARÁ FRIO E CHUVOSO. CIRCULE OS OBJETOS QUE ELA DEVE ESCOLHER PARA SAIR DE CASA.
Imagem: Fotografia. Um guarda-chuva azul.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma regata verde com bolinhas brancas.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Um par de chinelos coloridos.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma blusa de lã vermelha. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: sombrinha; blusa de lã
  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS ABAIXO.
Imagem: Fotografia 1. Cinco crianças estão sorrindo e dentro de um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PAÍS CHAMADO CAMBOJA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Crianças com casacos, calças e sapatos estão subindo um morro com neve. Ao fundo, árvores e muita neve. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO EM UM PAÍS CHAMADO GRÉCIA, EM 2019. FIM DA LEGENDA.

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PROFESSOR Resposta: A fotografia 2.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 9. Estimule os estudantes a explicar quais elementos dos desenhos possibilitaram a identificação da cena que se passa durante o dia, como as atividades que as pessoas estão realizando, o lugar onde elas estão e a fonte de luz.

Atividade 10. Chame a atenção dos estudantes para os aspectos descritos no enunciado com relação ao tempo: frio e chuvoso. Deixe claro que a escolha da roupa é pessoal, mas que os elementos, como vento, chuva, umidade, precisam ser considerados nessa escolha como forma de manter hábitos de cuidado com a saúde.

Atividade 11. Ajude os estudantes a identificar os elementos nas imagens indicativos das características da temperatura ambiente, como a presença de neve e as vestimentas das pessoas.

MP148

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

1

Identificar diferentes profissionais que trabalham na escola e fora dela.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE07: Descrever atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.

2

Reconhecer as diferenças entre as atividades que realiza em casa e na escola.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE01: Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

3

Localizar a posição de pessoas no espaço tendo o corpo como referência.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE09: Elaborar e utilizar mapas simples para localizar elementos do local de vivência, considerando referenciais espaciais (frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) e tendo o corpo como referência.

4

Reconhecer diferentes possibilidades de uso das praças.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE03: Identificar e relatar semelhanças e diferenças de usos do espaço público (praças, parques) para o lazer e diferentes manifestações.

5

Identificar por meio da observação, as características de brinquedos antigos.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE02: Identificar semelhanças e diferenças entre jogos e brincadeiras de diferentes épocas e lugares.

6

Analisar, com base na observação, os tipos de materiais utilizados na construção de diferentes moradias.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE06: Descrever e comparar diferentes tipos de moradia ou objetos de uso cotidiano (brinquedos, roupas, mobiliários), considerando técnicas e materiais utilizados em sua produção.

MP149

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/ conceito

7

Desenhar e descrever trajetos utilizando comandos como “seguir”, “virar” e referências espaciais.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE08: Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.

8

Reconhecer atitudes positivas que favorecem a boa convivência na moradia.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE04: Discutir e elaborar, coletivamente, regras de convívio em diferentes espaços (sala de aula, escola etc.).

9

Reconhecer elementos e atividades que caracterizam o dia e a noite.

A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE05: Observar e descrever ritmos naturais (dia e noite, variação de temperatura e umidade etc.) em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando a sua realidade com outras.

10

Identificar a necessidade de utilizar determinadas vestimentas ou acessórios de acordo com as condições de tempo atmosférico e de clima.

A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE11: Associar mudanças de vestuário e hábitos alimentares em sua comunidade ao longo do ano, decorrentes da variação de temperatura e umidade no ambiente.

11

Reconhecer, por meio da observação, as diferenças entre ambientes frios e quentes.

A atividade 11 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF01GE10: Descrever características de seus lugares de vivência relacionadas aos ritmos da natureza (chuva, vento, calor etc.).