46

UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher está ajoelhada sobre uma ponte e segurando uma câmera fotográfica. Na frente dela há patos nadando em um lago. Atrás dela, um homem está correndo e outro homem com uniforme verde está varrendo o chão ao lado de um cesto de lixo amarelo. Em seguida, um homem está segurando um saco de pipocas e entregando para um menino. Ao lado deles há um carrinho de pipocas. Em seguida, duas senhoras estão sorrindo e se alongando. Atrás delas, dois senhores estão sentados em volta de uma mesa de xadrez. Ao lado, duas crianças estão sentadas em balanços e mais duas crianças estão sentadas em uma gangorra. Atrás delas, uma mulher está andando de bicicleta em volta do parque. No centro há uma rua asfaltada e do outro lado há pessoas andando em uma calçada. Ao fundo há casas e uma pessoa está anotando o pedido de outra pessoa, que está sentada em uma mesa em uma lanchonete. Atrás há um carro vermelho na rua, prédios e o sol no céu azul. Fim da imagem.

47

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Quais profissionais você identifica na imagem?
  1. Você já viu profissionais como esses no lugar onde vive?
  1. Quais meios de transporte aparecem na imagem?

Fim do complemento.

48

CAPÍTULO 1. O que você faz ao longo do dia?

Ao longo do dia fazemos muitas atividades. Algumas atividades, como escovar os dentes, devemos fazer todos os dias. Outras atividades, como ir ao médico, fazemos de vez em quando.

  1. Faça um X nas atividades que você faz todos os dias.

Imagem: Ilustração. Um menino está sentado e segurando um garfo na boca. Na frente dele há um prato com comida sobre uma mesa. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um homem e uma menina estão subindo em um ônibus amarelo.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um menino está deitado na cama e lendo um livro.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Três crianças estão sorrindo e brincando com uma bola. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um menino está sentado em uma cadeira e com a boca aberta. Ao seu lado, uma dentista com óculos de proteção e máscara está segurando um aparelho dentro da boca dele.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Duas crianças estão sorrindo e observando pinturas penduradas em uma parede.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outras atividades você faz todos os dias? Conte para os colegas e conheça as atividades deles.

49

Os períodos do dia

Um dia pode ser dividido em três períodos: manhã, tarde e noite. Em cada um desses períodos, muitas atividades acontecem.

Durante a manhã e a tarde, a maioria das pessoas trabalha e realiza suas atividades do dia a dia. Durante a noite, a maioria das pessoas descansa.

Há atividades que são realizadas durante o dia e durante a noite. Por isso, algumas pessoas trabalham à noite. Por exemplo, médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e porteiros.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Observe as duas cenas e responda às questões.
Imagem: Ilustração – Dia. À esquerda há carros e um ônibus na rua. À direita, pessoas andando na calçada e postes apagados. Atrás há uma escola, uma padaria, uma loja e um hospital abertos. Ao fundo, o sol no céu claro.  Ilustração – Noite. À esquerda, uma rua asfaltada. À direita, postes acesos e uma escola, uma padaria e uma loja fechados. Ao lado, um hospital aberto. Ao fundo, a lua no céu escuro.  Fim da imagem.
  1. Que estabelecimentos estão abertos na cena que representa o dia?
  1. E na cena que representa a noite? Por que esse estabelecimento fica aberto durante a noite?
  1. Você conhece outros estabelecimentos que ficam abertos durante a noite? Se sim, quais?

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Em que período do dia seus familiares costumam trabalhar? Em que eles trabalham?

50

Durante a manhã e a tarde, as crianças estudam e realizam suas atividades do dia a dia. Quando a noite chega, é sinal de que o dia está acabando. Durante a noite, as crianças devem descansar e dormir.

Veja as atividades que Mariana faz ao longo do dia.

Imagem: Ilustração. À esquerda, a informação: MANHÃ.  1) Mariana, menina ruiva está sorrindo, segurando um lanche com a mão esquerda e uma caneca com a mão direita. Na frente dela há uma mesa com pães em cima.  2) Mariana está sentada em uma carteira escolar e sorrindo. Na frente dela, a professora está segurando um livro com a mão direita e apontando para a lousa com o indicador esquerdo. Atrás dela, uma lousa com os números: 4, 3, 2, 1.  No centro, a informação: TARDE.  3) Mariana está sorrindo e pulando. Ao lado, duas crianças estão girando uma corda. Ao fundo, nuvens e o sol no céu claro. 4) Mariana está sentada e escrevendo em um caderno. Ao fundo, um sol atrás de uma janela.  À direita, a informação: NOITE.  5) Mariana está sentada atrás de uma mesa e comendo. Na ponta da mesa, um casal está sentado e comendo. Entre eles há pratos e comida sobre a mesa. Ao fundo, uma janela, a lua e estrelas no céu escuro. 6) Mariana está deitada na cama com um cobertor sobre o corpo e com os olhos fechados.  Fim da imagem.
  1. Marque o período do dia em que Mariana realiza estas atividades.
  1. Mariana brinca com outras crianças.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

  1. Mariana vai à escola.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

  1. Mariana janta com sua família.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

  1. Mariana faz o dever de casa.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

  1. Mariana dorme.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

51

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente a página anterior. O que você costuma fazer de manhã, à tarde e à noite?

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe nos quadros a seguir uma atividade que você realiza em cada período do dia.
Imagem: Ilustração. Um sol nascendo atrás de um morro. Ao fundo, nuvens no céu azul.  Fim da imagem.

manhã

_____

Imagem: Ilustração. Um sol se pondo atrás de um morro. Ao fundo, nuvens no céu azul. Fim da imagem.

tarde

_____

Imagem: Ilustração de morros verdes. Ao fundo, uma lua e estrelas no céu escuro.  Fim da imagem.

noite

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

52

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir apresenta uma sequência de acontecimentos ao longo do dia de uma criança.

Um dia na vida de Mário

Mário acordou cedo e tomou café da manhã.

De manhã, ele arrumou o quarto com sua mãe e fez a lição de casa.

À tarde, ele almoçou e foi para a escola. No recreio, ele jogou bola com seus colegas. Ao voltar da escola, Mário foi com seu cachorro à casa de seus primos para brincar.

À noite, Mário voltou para casa, tomou banho e jantou com sua família. Mais tarde, ele escovou os dentes e leu uma história antes de dormir.

Imagem: Ilustração. Mário, menino com cabelo encaracolado e castanho está sorrindo e com as mãos sobre um travesseiro. Ao seu lado, sua mãe, mulher com cabelo encaracolado e preso está sorrindo e com as mãos sobre a cama. Ao fundo, uma janela e o sol no céu claro. Em seguida, Mário está sentado em uma carteira escolar. Em volta dele há mais crianças sentadas e ao fundo, um professor está escrevendo na lousa. Abaixo, Mário está sentado e comendo. Nas pontas da mesa, um casal está sentado e comendo. Ao fundo, uma janela, a lua e estrelas no céu. Fim da imagem.
  1. Quais expressões do texto indicam os períodos do dia?

_____

  1. Em quais lugares Mário esteve ao longo do dia?

    _____

53

  1. Ordene as atividades que Mário realizou ao longo do dia.

( ) Leu uma história.

( ) Foi para a escola.

( ) Brincou com os primos.

( ) Fez a lição de casa.

  1. Preencha o esquema a seguir completando as frases com atividades que Mário realizou durante o dia.

    De manhã

    Ajudou sua mãe a arrumar o _____.

Fez a _____.

Imagem: Ilustração. Seta curva para baixo. Fim da imagem.

À tarde

Foi para a _____.

Brincou com seus _____.

Imagem: Ilustração. Seta curva para baixo. Fim da imagem.

À noite

Tomou _____.

Escovou os _____.

Leu uma _____.

  1. Agora é a sua vez! Escreva um texto que apresente uma sequência de atividades que você realiza ao longo de um dia.

54

CAPÍTULO 2. As pessoas trabalham

Imagem: Ilustração. Uma panela de pressão, um caderno, uma camiseta amarela, um carro verde, uma caneta, um pé de alface, uma maçã e um saco de açúcar. Fim da imagem.

Você já pensou de onde vêm todas as coisas que você e sua família utilizam ou consomem no dia a dia?

A produção de alimentos, roupas, panelas, carros, geladeiras, aviões, lápis, canetas, cadernos, computadores, entre outros produtos, envolve o trabalho de vários profissionais.

No campo, há os profissionais que trabalham nas usinas , no cultivo das plantações e na criação de animais. Outros profissionais trabalham na pesca e na extração de recursos naturais.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão segurando enxadas sobre uma plantação. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultores trabalhando em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está com um cesto pendurado nas costas e segurando uma vara sobre o chão. Ao fundo, várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador coletando castanha-do-brasil no município de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você costuma ver os profissionais mostrados nas fotografias no lugar onde vive?

55

Na cidade, há os profissionais que trabalham nas indústrias, fabricando os produtos. Já nas lojas, há os profissionais que vendem as mercadorias aos clientes.

Há também, na cidade, muitos profissionais que trabalham na prestação de serviços: coletores de lixo, motoristas, bombeiros, porteiros, faxineiros, policiais, professores, médicos, advogados, cabeleireiros, carteiros, eletricistas, dentistas, entre outros.

Imagem: Fotografia. Uma fileira extensa de pessoas sentadas e costurando em um galpão. Fim da imagem.

LEGENDA: Costureiros em indústria têxtil no município de Cianorte, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia.  Um homem e uma mulher estão parados na frente de um balcão e observando um jovem segurando fatias de queijo sobre uma balança. Ao fundo, gôndolas com produtos. Fim da imagem.

LEGENDA: Balconista atendendo clientes em mercado no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está sentado e com as mãos no volante de um automóvel. Na frente dele, três crianças estão paradas. Ao fundo, uma casa e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Motorista de ônibus no município de Santaluz, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bombeiros estão ao lado de um caminhão vermelho. Ao fundo, um prédio com manchas pretas. Fim da imagem.

LEGENDA: Bombeiros combatendo incêndio no município de São José, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você mora há indústrias? E lojas?

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Quais prestadores de serviços você já viu no lugar onde mora?

56

Na escola, você convive com diversos profissionais. Por exemplo, o porteiro, o faxineiro, a secretária, a diretora, a merendeira e os professores.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outros profissionais trabalham na escola em que você estuda?

No desenho abaixo, o professor Guilherme está representado de costas.

Imagem: Ilustração. Guilherme, homem com cabelo preto e curto, camiseta e calça azul está de costas, segurando um giz com a mão direita sobre uma lousa e escrevendo: ESC.    Fim da imagem.
  1. Circule de vermelho a mão direita do professor Guilherme.
  1. Circule de verde a mão esquerda do professor Guilherme.

Agora, veja a representação do professor de frente.

Imagem: Ilustração. Guilherme está de frente, segurando giz com a mão direita e com a mão esquerda levantada. Atrás dele, a lousa com a palavra: ESCOLA.   Fim da imagem.
  1. Circule de vermelho a mão direita do professor Guilherme.
  1. Circule de verde a mão esquerda do professor Guilherme.

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que diferenças você observa entre os dois desenhos?

Você deve ter percebido que a posição da mão direita e a posição da mão esquerda do professor são diferentes quando ele está de costas e quando ele está de frente.

57

  1. O professor Guilherme está dando aula. Observe o desenho e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma porta fechada. No centro, Guilherme com relógio dourado no pulso direito está de frente, segurando um livro com a mão esquerda e apontando para ele com o indicador direito. Atrás dele há uma lousa e à direita, um caderno sobre uma mesa. Atrás há papéis pendurados em um quadro laranja. Na frente dele, silhueta de dois alunos sentados em carteiras escolares.  Fim da imagem.
  1. O quadro de giz está na frente ou atrás do professor?

( ) Na frente

( ) Atrás

  1. Com que mão o professor segura o livro?

    ( ) Mão direita

    ( ) Mão esquerda

  1. A mesa está à direita ou à esquerda do professor?

    ( ) À direita

    ( ) À esquerda

  1. A porta está à direita ou à esquerda do professor?

    ( ) À direita

    ( ) À esquerda

  1. O caderno está em cima ou embaixo da mesa do professor?

    ( ) Em cima

    ( ) Embaixo

58

  1. De frente para o professor, forme uma fila com seus colegas. Um colega deve ficar atrás do outro.
  1. Quem está à sua frente?

_____

  1. E atrás de você?

    _____

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão andando em fila e sorrindo. Acima delas há uma borboleta voando e ao fundo, moitas.  Fim da imagem.
  1. Agora, fiquem de costas para o professor e formem uma fila novamente.
  1. Quem está à sua frente?

_____

  1. E atrás de você?

    _____

  1. Que diferenças você notou ao mudar de posição?

    _____

  1. Organizem-se de modo que você e seus colegas fiquem lado a lado e de frente para o professor.
  1. Quem está do seu lado direito?

    _____

  1. E do seu lado esquerdo?

    _____

Imagem: Ilustração. As quatro crianças estão paradas de frente. Acima delas, a borboleta voando e ao fundo, as moitas. Fim da imagem.
  1. Agora, virem de costas para o professor.
  1. Quem está do seu lado direito?

_____

  1. E do seu lado esquerdo?

    _____

  1. Que diferenças você notou ao trocar de posição?

    _____

59

Criança e trabalho não combinam

No mundo todo, há crianças que trabalham em vez de brincar e ir à escola. Embora o trabalho infantil seja proibido no Brasil, há muitas crianças que trabalham para ajudar a família.

Muitos trabalhos são perigosos e trazem riscos à saúde e ao bem-estar das crianças. Essa situação não respeita o direito que as crianças têm de ir à escola e de brincar.

  1. Por que muitas crianças trabalham?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, há crianças que trabalham?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Toda criança tem direito de ir à escola e de brincar.
Imagem: Fotografia. À direita, uma menina está sorrindo e segurando um bebê, que está sentado nas costas de uma menina com o corpo inclinado para frente. Abaixo dela, um menino está sentado e segurando os pés do bebê. Na frente dele, uma menina está ajoelhada com o corpo inclinado para trás e segurando as mãos do bebê. Em volta, três crianças estão sorrindo e aplaudindo. Ao fundo, um quadro pendurado na parede e pessoas sentadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando em escola no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

60

CAPÍTULO 3. O vai e vem no lugar onde você vive

As pessoas se deslocam todos os dias.

Quando a distância é curta, as pessoas geralmente se deslocam a pé. Nos trajetos mais longos, elas podem utilizar um ou mais meios de transporte.

Os meios de transporte levam pessoas e mercadorias de um lugar a outro. Eles podem ser terrestres, aquáticos ou aéreos.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um navio no mar. À direita, um avião voando no céu e abaixo, um trem andando sobre um trilho.   Fim da imagem.

Os meios de transporte terrestres são aqueles que circulam por ruas, estradas e ferrovias.

Ônibus, motos, automóveis, caminhões, trens, metrôs e bicicletas são exemplos de meios de transporte terrestres.

  1. Quais meios de transporte terrestres você observa na fotografia abaixo?

    _____

Imagem: Fotografia. Uma fileira de carros, caminhões e ônibus parados em uma avenida. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Engarrafamento causado por trânsito intenso de veículos em avenida no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

61

Os meios de transporte aquáticos são aqueles que circulam por rios, lagos, mares e oceanos, como os navios, as canoas e os barcos.

Imagem: Fotografia. Uma embarcação atracada no mar. Ao fundo, nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Embarcação de passageiros no rio São Francisco, no município de Juazeiro, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Os meios de transporte aéreos são aqueles que circulam pelo ar, como os aviões e os helicópteros.

Imagem: Fotografia. Um avião pousando sobre uma pista. Ao fundo, o aeroporto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avião pousando na pista do aeroporto internacional Salgado Filho, no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais meios de transporte circulam pelo lugar onde você vive?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as diferenças entre os meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos? Explique.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Como vou?, de Mariana Zanetti, Renata Bueno e Fernando de Almeida, Editora Companhia das Letrinhas. Livro sobre diferentes formas de se deslocar.

Fim do complemento.

62

  1. Algumas crianças vão a pé para a escola, outras vão de carro. Faça um X na fotografia que mostra como você vai para a escola.
Imagem: Fotografia. Uma mulher está segurando a mão de um menino e com a outra mão, ela segura uma mochila de rodinhas. Na frente deles há um ônibus parado com a porta aberta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudante indo para a escola de ônibus público no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está de costas, segurando a mão de uma menina com a mão esquerda e com a mão direita, ele segura uma mochila rosa. Eles estão andando na calçada e ao lado há uma fileira de carros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudante indo a pé para a escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino está sentado no banco traseiro de um carro com cinto de segurança. Ao seu lado, uma menina está sentada em um cadeirão e com cinto de segurança.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes indo para a escola de carro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas crianças com mochilas nas costas estão andando de bicicleta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes pedalando rumo à escola no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças estão enfileiradas e entrando em um ônibus escolar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes indo para a escola utilizando o ônibus escolar no município de São Francisco do Conde, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Barcos coloridos atracados na frente de uma escola grande e amarela. Entre eles há várias pessoas. Fim da imagem.

LEGENDA: Lanchas utilizadas no transporte de estudantes, atracadas no rio Amazonas, no município de Parintins, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Com quem você costuma ir à escola?

63

Veículos terrestres poluem o ar

O grande número de veículos que circulam nas ruas e avenidas das cidades causa a poluição do ar.

A fumaça que sai do escapamento dos veículos contém substâncias que poluem o ar e são nocivas à saúde dos seres vivos.

A grande quantidade de substâncias poluentes no ar pode causar dificuldade para respirar, tosse e irritação nos olhos, por exemplo.

Imagem: Ilustração. Uma mulher e um menino estão tossindo com as mãos na frente da boca. Ao fundo, um ônibus e um carro estão andando e soltando fumaça. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente o texto acima. Sublinhe de azul o trecho do texto que explica de que maneira os veículos poluem o ar.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Sublinhe de vermelho o trecho que apresenta o que a poluição do ar pode causar às pessoas.
  1. Escreva uma legenda para a imagem abaixo usando o que você estudou sobre a poluição do ar.
Imagem: Fotografia. Um ônibus azul está andando e soltando fumaça. Em volta há vários carros e ao fundo, construções. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, o ar do lugar onde você vive é poluído? Explique.

64

Menos poluição e mais saúde: vá de bicicleta!

Você sabia que a bicicleta é um meio de transporte que não polui o ar? A bicicleta não emite gases poluentes, que prejudicam a qualidade do ar que respiramos.

O uso da bicicleta também beneficia a saúde, pois pedalar é uma atividade saudável.

Além de ser um meio de transporte, a bicicleta pode ser utilizada para a prática de esportes e de atividades de lazer.

Nas cidades, usar a bicicleta contribui para reduzir o número de carros nas ruas, diminuindo os congestionamentos.

Imagem: Ilustração. Uma menina com capacete está andando de bicicleta em uma ciclovia. Ela olha para o lado, sorri e fala: Ao usar a bicicleta, precisamos de equipamentos de segurança, como capacete e buzina. À noite, devemos usar luzes de alerta e colete com faixas que refletem a luz. Atrás dela, um menino com capacete também está andando de bicicleta. Ele sorri e diz: Também precisamos respeitar as leis e os sinais de trânsito. Por exemplo, não circular pelas calçadas e dar preferência aos pedestres. Em volta há placas com desenhos de bicicletas. Ao fundo, silhueta de carros e prédios.  Fim da imagem.
  1. Por que a bicicleta não prejudica a qualidade do ar?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Quais são os cuidados que devemos ter ao utilizar a bicicleta?

    _____

65

O trânsito

Trânsito é o movimento de pessoas e de veículos nas ruas, avenidas e rodovias.

No trânsito podemos ser pedestres, condutores ou passageiros.

O pedestre é quem circula a pé. O condutor é quem conduz um veículo . O passageiro é quem está sendo transportado em um veículo

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão atravessando uma rua sobre uma faixa de pedestres. Atrás delas há carros parados e ao fundo, uma construção extensa com paredes amarelas. Fim da imagem.

LEGENDA: Trânsito de pedestres e de veículos em rua no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Mão e contramão: a aventura no trânsito, de Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Livro divertido sobre as regras e a organização do trânsito.

Fim do complemento.

66

  1. Circule cada pessoa conforme a legenda.
Imagem: Esquema. Verde: Pedestre. Azul: Passageiro. Vermelho: Condutor. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está com capacete e andando de bicicleta em uma ciclovia. Ao lado, um homem está parado na calçada. Em seguida, uma mulher está dirigindo um ônibus com dois passageiros dentro. Ao lado, um homem está dirigindo um carro amarelo. Ao seu lado, um menino está sentado com o cinto de segurança. Na frente deles, um homem está dirigindo um táxi bege com um passageiro no banco traseiro. Ao lado, uma mulher está com capacete e dirigindo uma moto. Em seguida, duas pessoas estão atravessando a rua na faixa de pedestres.  
 Fim da imagem.

_____

  1. Quando está no trânsito, na maior parte das vezes, você é pedestre ou passageiro?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

67

A organização do trânsito

As leis e a sinalização organizam a circulação de veículos e de pedestres nas ruas.

As leis e a sinalização devem ser respeitadas por condutores, passageiros e pedestres, pois contribuem para a segurança de todos.

As leis de trânsito

As leis são regras que estabelecem o que é permitido e o que não é permitido fazer no trânsito.

Imagem: Fotografia. Um menino está sentado no banco traseiro de um carro e com cinto de segurança em volta do corpo. Ao seu lado, uma menina está sentada em um cadeirão com cinto de segurança.  Fim da imagem.

LEGENDA: As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, em assentos adequados à idade e com cinto de segurança. É lei! FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um casal está sentado nos bancos da frente de um carro e duas crianças estão sentadas nos bancos traseiros. Todos estão com cinto de segurando em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Você sabia que é lei todos os ocupantes do veículo utilizarem o cinto de segurança? FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Quando anda de carro, você utiliza o cinto de segurança? Por quê?
  1. Por que é importante respeitar as leis e a sinalização de trânsito?

_____

68

A sinalização de trânsito

Placas, semáforos e faixas de pedestres são exemplos de sinalização de trânsito.

As placas de trânsito

As placas de trânsito orientam condutores e pedestres. Veja alguns exemplos.

Imagem: Ilustração. Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma criança ao lado de um adulto.  Ilustração. Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de um semáforo.  Ilustração. Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma pessoa atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres. Ilustração. Placa circular com borda vermelha. No centro, silhueta de uma bicicleta.  Ilustração. Placa circular com borda vermelha. No centro, a informação: 20 km/h.  Ilustração. Placa circular com borda vermelha. No centro, a letra “E” maiúscula com uma linha diagonal vermelha em cima.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Existem placas como as mostradas acima nos arredores de sua casa? E nos arredores de sua escola?

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma placa que você observa no caminho de sua casa até a escola. Abaixo, escreva o que ela significa.

    _____

    _____

69

O semáforo

O semáforo ajuda a organizar o trânsito de veículos e de pedestres.

As luzes coloridas dos semáforos indicam a ação que motoristas e pedestres devem praticar. Veja o que condutores e pedestres devem fazer de acordo com as indicações do semáforo.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho, regata rosa, saia verde e sapatos vermelhos está com as mãos na cintura. Ela sorri e diz: Você sabia que alguns semáforos de pedestres são adaptados para pessoas com deficiência visual? Esses semáforos emitem sons que indicam quando a travessia é segura! Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Na parte superior, um semáforo com a luz vermelha acesa. Na parte inferior, um semáforo de pedestres com a luz verde acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os carros param e os pedestres atravessam a rua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, um semáforo com a luz verde acesa. Na parte inferior, um semáforo de pedestres com a luz vermelha acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os carros passam e os pedestres aguardam. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, um semáforo com a luz amarela acesa. Na parte inferior, um semáforo de pedestres com a luz vermelha acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os carros começam a parar e os pedestres continuam aguardando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Francisco está atravessando a rua. Pinte da cor adequada o semáforo que indica que ele pode passar.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Um menino está sorrindo e atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres. Ele olha para o semáforo de pedestres com um boneco parado na parte superior e um boneco andando na parte inferior.  
 
 Fim da imagem.

70

A faixa de pedestres

A faixa de pedestres é pintada nas ruas em locais seguros para a travessia.

Os pedestres sempre devem utilizar as faixas para atravessar as ruas com segurança.

Os condutores de veículos devem esperar parados até o pedestre terminar a travessia e não podem parar ou estacionar sobre a faixa.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Atrás delas há carros parados e ao fundo, construções coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedestres atravessando uma avenida utilizando a faixa de pedestres, no município de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

As calçadas devem ter rampas junto à faixa de pedestres para permitir a travessia de pessoas que usam cadeiras de rodas. As rampas também facilitam a travessia de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Imagem: Fotografia. Uma mulher em cadeira de rodas está descendo uma rampa. Ao fundo há um ônibus colorido parado com a porta aberta. Fim da imagem.

LEGENDA: Rampas para desembarque de atletas em cadeiras de rodas no parque olímpico da Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você costuma atravessar a rua na faixa de pedestres? Por quê?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. No bairro onde você vive há calçadas com rampas? Você acha isso importante? Converse sobre o assunto com os colegas e o professor.

71

21. Observe o desenho.

Imagem: Ilustração. Ao centro, um ônibus amarelo. À esquerda do ônibus, um carro azul e à direita, um carro vermelho estão parados atrás de uma faixa de pedestres e um semáforo com a luz vermelha acesa. Na calçada, à esquerda há uma placa circular com borda vermelha. Dentro há uma letra “E” com uma linha diagonal vermelha em cima. Nas laterais há pessoas andando na calçada e construções coloridas.  Fim da imagem.
  1. Quais exemplos de sinalização de trânsito aparecem no desenho?

_____

  1. O carro vermelho está:

    ( ) à direita do ônibus.

    ( ) à esquerda do ônibus.

  1. O carro azul está:

    ( ) à direita do ônibus.

    ( ) à esquerda do ônibus.

  1. O ônibus está:

    ( ) à direita do carro azul.

    ( ) à esquerda do carro azul.

  1. De qual lado da rua está a placa de trânsito?

    ( ) À direita.

    ( ) À esquerda.

  1. Qual é o significado dessa placa?

    _____

72

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

Boas atitudes, trânsito mais seguro

No Brasil, todos os anos, o número de pessoas que sofrem e causam acidentes no trânsito é muito grande. Isso ocorre geralmente porque pedestres, condutores e passageiros desobedecem às leis e à sinalização de trânsito.

Veja algumas atitudes que devemos adotar para garantir a segurança no trânsito.

Imagem: Ilustração. Um homem está atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres. Na frente dele há um semáforo de pedestres com a luz verde acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Observar o semáforo para pedestres e sempre atravessar na faixa de pedestres. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mulher está parada na calçada, ao lado de uma faixa de pedestres e olhando para os lados. Fim da imagem.

LEGENDA: Antes de atravessar, o pedestre deve olhar para os dois lados da rua e verificar se não há veículos se aproximando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem está sentado dentro de um carro com as mãos no volante e com o cinto de segurança em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Enquanto dirige, o condutor não deve carregar nada no colo, nem usar o telefone celular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada no banco traseiro de um carro com o cinto de segurança em volta do corpo. Ao seu lado, um menino está sentado em um cadeirão com cinto de segurança.   Fim da imagem.

LEGENDA: As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, em cadeiras adequadas à idade e com cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de pessoas andando sobre uma passarela. Abaixo há um ônibus e um carro andando em uma rua. Fim da imagem.

LEGENDA: O pedestre deve andar sempre na calçada. E, quando houver passarelas, deve usá-las para atravessar a via com segurança. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um casal está sentado nos bancos da frente de um carro, se entreolhando e sorrindo. Atrás deles, um menino está sentado no banco traseiro e os observando. Todos estão com cinto de segurança em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança e não devem colocar os braços ou a cabeça para fora do veículo. FIM DA LEGENDA.

73

  1. Por que muitas pessoas sofrem ou causam acidentes no trânsito?

_____

  1. Marque as atitudes que colaboram para manter a segurança no trânsito.

    ( ) Olhar só para um lado da rua ao atravessá-la.

    ( ) Atravessar a rua na faixa de pedestres.

    ( ) Usar sempre cinto de segurança.

    ( ) Respeitar o limite de velocidade.

Imagem: Ilustração de um cartaz. Na parte superior e inferior, as informações: FIQUE VIVO! UTILIZE A FAIXA DE PEDESTRES. No centro, um homem com camisa laranja está com a mão direita virada para cima. Atrás dele, três pessoas estão atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Observe o cartaz acima.
  1. Qual é a ideia central desse cartaz?
  1. Você já viu cartazes como esse?

Boxe complementar:

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em Dupla. Fim da imagem.

  1. Que tal elaborar um cartaz sobre a segurança no trânsito? Junte-se a um colega e sigam as etapas.

    Etapas

  1. Em uma cartolina, escrevam algumas atitudes que os pedestres devem ter no trânsito.
  1. Façam desenhos que representem essas atitudes.
  1. Deem um título para o cartaz.
  1. Apresentem o trabalho para a classe e fixem os cartazes pela escola com a ajuda do professor.

Fim do complemento.

74

O que você aprendeu

  1. Marcela está no quarto. Compare as cenas a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração A. Marcela, menina com cabelo preto e encaracolado está deitada na cama com um cobertor sobre o corpo, abraçando um urso de pelúcia e com os olhos fechados. Em volta dela há vários brinquedos. Ao fundo, uma janela aberta e a lua no céu escuro.  Ilustração B. Marcela está sentada na cama com os braços esticados, os olhos semiabertos e a boca aberta. Em volta dela há vários brinquedos. Ao fundo, a janela aberta e o sol no céu claro.  Fim da imagem.
  1. Em qual cena é dia?

_____

  1. Em qual cena é noite?

    _____

  1. Marque o período em que Marcela está dormindo.

    ( ) Dia

    ( ) Noite

75

Avaliação processual

  1. Leia o texto e responda às questões.

    A rua do Marcelo

    Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que vende frutas.

    Mas o homem que entrega água na casa do Alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que devia.

    Ele é o entregador de água.

    Ruth Rocha. A rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012. p. 19.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, um homem com capacete está sorrindo e entregando um galão de água para um homem, que está parado na frente de um portão aberto. Atrás deles há uma moto com galões de água na garupa. No centro, um menino está andando e segurando um sorvete. Atrás dele, um homem está empurrando um carrinho com frutas dentro e acenando. Na parte superior, um gari está segurando um saco de lixo cheio na frente de um caminhão. Em seguida, um carteiro está segurando um envelope na frente de uma caixa de correios aberta. Fim da imagem.
  1. Marque os profissionais que passam na rua do Marcelo.
Imagem: Ilustração. Um homem com boné, camiseta, macacão e sapatos está andando e empurrando um carrinho com frutas dentro.  Ilustração. Uma mulher com cabelo preso e jaleco branco está com um estetoscópio nos ouvidos e segurando a ponta do aparelho no peito de uma menina, que está sentada em uma maca e sorrindo.  Ilustração. Um carteiro com boné e calça azul e camiseta amarela está com uma mala pendurada no corpo e segurando um envelope dentro de uma caixa de correio.  Fim da imagem.
  1. De acordo com o texto, o que cada um destes profissionais faz?

Lixeiro:

_____

Carteiro:

_____

Fruteiro:

_____

  1. Com que mão o carteiro está segurando a carta?

    _____

76

  1. Complete a cruzadinha.
  1. Meios de transporte que circulam por ruas, avenidas, estradas e ferrovias.
  1. Meios de transporte que circulam pelo ar.
  1. Meios de transporte que circulam por rios, mares, lagos e oceanos.
  1. Meio de transporte aéreo com asas.
  1. Meio de transporte terrestre.
  1. Meio de transporte aquático.
Imagem: Ilustração. No centro, uma cruzadinha. No meio, a palavra “TRANSPORTES” está na vertical.  1) Palavra composta por dez letras, sendo a quinta, a letra “E”. 2) Palavra composta por seis letras, sendo a terceira, a letra “R”. 3) Palavra composta por nove letras.  4) Palavra composta por cinco letras.  5) Palavra composta por quatro letras.  6) Palavra composta por cinco letras, sendo a primeira, a letra “N”. Em volta há um navio, um avião, um trem e um ônibus.  Fim da imagem.

77

  1. No caminho até a escola, Marília viu as seguintes cenas.
Imagem: Ilustração 1. Um carro azul está parado. Ao lado, uma placa circular com borda vermelha. Dentro, a letra “E” com uma linha diagonal vermelha em cima.  Ilustração 2. Pessoas atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Acima delas há um semáforo com a luz vermelha acesa e ao lado, carros parados.  Fim da imagem.
  1. Na cena 1, a placa de trânsito está de qual lado do carro azul?

_____

  1. Qual das cenas mostra respeito às leis e à sinalização de trânsito?

    ( ) Cena 1

    ( ) Cena 2

  1. O que está errado na outra cena?

    _____

  1. Observe a fotografia e responda.
Imagem: Fotografia. Várias crianças estão enfileiradas e atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Entre elas há dois adultos e atrás da faixa há carros parados. Ao fundo, casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes atravessam a rua acompanhados de adultos. São Paulo, SP. FIM DA LEGENDA.

_____