46
UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive
47
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Quais profissionais você identifica na imagem?
- Você já viu profissionais como esses no lugar onde vive?
- Quais meios de transporte aparecem na imagem?
Fim do complemento.
48
CAPÍTULO 1. O que você faz ao longo do dia?
Ao longo do dia fazemos muitas atividades. Algumas atividades, como escovar os dentes, devemos fazer todos os dias. Outras atividades, como ir ao médico, fazemos de vez em quando.
- Faça um X nas atividades que você faz todos os dias.
- Que outras atividades você faz todos os dias? Conte para os colegas e conheça as atividades deles.
49
Os períodos do dia
Um dia pode ser dividido em três períodos: manhã, tarde e noite. Em cada um desses períodos, muitas atividades acontecem.
Durante a manhã e a tarde, a maioria das pessoas trabalha e realiza suas atividades do dia a dia. Durante a noite, a maioria das pessoas descansa.
Há atividades que são realizadas durante o dia e durante a noite. Por isso, algumas pessoas trabalham à noite. Por exemplo, médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e porteiros.
- Observe as duas cenas e responda às questões.
- Que estabelecimentos estão abertos na cena que representa o dia?
- E na cena que representa a noite? Por que esse estabelecimento fica aberto durante a noite?
- Você conhece outros estabelecimentos que ficam abertos durante a noite? Se sim, quais?
- Em que período do dia seus familiares costumam trabalhar? Em que eles trabalham?
50
Durante a manhã e a tarde, as crianças estudam e realizam suas atividades do dia a dia. Quando a noite chega, é sinal de que o dia está acabando. Durante a noite, as crianças devem descansar e dormir.
Veja as atividades que Mariana faz ao longo do dia.
- Marque o período do dia em que Mariana realiza estas atividades.
- Mariana brinca com outras crianças.
( ) Manhã
( ) Tarde
( ) Noite
- Mariana vai à escola.
( ) Manhã
( ) Tarde
( ) Noite
- Mariana janta com sua família.
( ) Manhã
( ) Tarde
( ) Noite
- Mariana faz o dever de casa.
( ) Manhã
( ) Tarde
( ) Noite
- Mariana dorme.
( ) Manhã
( ) Tarde
( ) Noite
51
- Em casa, leia novamente a página anterior. O que você costuma fazer de manhã, à tarde e à noite?
- Desenhe nos quadros a seguir uma atividade que você realiza em cada período do dia.
manhã
_____
tarde
_____
noite
_____
- Em sala de aula, troque de livro com um colega. Vocês desenharam as mesmas atividades?
52
Para ler e escrever melhor
O texto a seguir apresenta uma sequência de acontecimentos ao longo do dia de uma criança.
Um dia na vida de Mário
Mário acordou cedo e tomou café da manhã.
De manhã, ele arrumou o quarto com sua mãe e fez a lição de casa.
À tarde, ele almoçou e foi para a escola. No recreio, ele jogou bola com seus colegas. Ao voltar da escola, Mário foi com seu cachorro à casa de seus primos para brincar.
À noite, Mário voltou para casa, tomou banho e jantou com sua família. Mais tarde, ele escovou os dentes e leu uma história antes de dormir.
- Quais expressões do texto indicam os períodos do dia?
_____
- Em quais lugares Mário esteve ao longo do dia?
_____
53
- Ordene as atividades que Mário realizou ao longo do dia.
( ) Leu uma história.
( ) Foi para a escola.
( ) Brincou com os primos.
( ) Fez a lição de casa.
- Preencha o esquema a seguir completando as frases com atividades que Mário realizou durante o dia.
De manhã
Ajudou sua mãe a arrumar o _____.
Fez a _____.
À tarde
Foi para a _____.
Brincou com seus _____.
À noite
Tomou _____.
Escovou os _____.
Leu uma _____.
- Agora é a sua vez! Escreva um texto que apresente uma sequência de atividades que você realiza ao longo de um dia.
- Você pode organizar seu texto em três partes. Escreva o que faz durante a manhã, à tarde e à noite.
54
CAPÍTULO 2. As pessoas trabalham
Você já pensou de onde vêm todas as coisas que você e sua família utilizam ou consomem no dia a dia?
A produção de alimentos, roupas, panelas, carros, geladeiras, aviões, lápis, canetas, cadernos, computadores, entre outros produtos, envolve o trabalho de vários profissionais.
No campo, há os profissionais que trabalham nas usinas , no cultivo das plantações e na criação de animais. Outros profissionais trabalham na pesca e na extração de recursos naturais.
LEGENDA: Agricultores trabalhando em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trabalhador coletando castanha-do-brasil no município de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Você costuma ver os profissionais mostrados nas fotografias no lugar onde vive?
55
Na cidade, há os profissionais que trabalham nas indústrias, fabricando os produtos. Já nas lojas, há os profissionais que vendem as mercadorias aos clientes.
Há também, na cidade, muitos profissionais que trabalham na prestação de serviços: coletores de lixo, motoristas, bombeiros, porteiros, faxineiros, policiais, professores, médicos, advogados, cabeleireiros, carteiros, eletricistas, dentistas, entre outros.
LEGENDA: Costureiros em indústria têxtil no município de Cianorte, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Balconista atendendo clientes em mercado no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Motorista de ônibus no município de Santaluz, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Bombeiros combatendo incêndio no município de São José, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você mora há indústrias? E lojas?
- Quais prestadores de serviços você já viu no lugar onde mora?
- Em sala de aula, converse com os colegas e o professor sobre a importância do trabalho desses profissionais.
56
Na escola, você convive com diversos profissionais. Por exemplo, o porteiro, o faxineiro, a secretária, a diretora, a merendeira e os professores.
- Que outros profissionais trabalham na escola em que você estuda?
No desenho abaixo, o professor Guilherme está representado de costas.
- Circule de vermelho a mão direita do professor Guilherme.
- Circule de verde a mão esquerda do professor Guilherme.
Agora, veja a representação do professor de frente.
- Circule de vermelho a mão direita do professor Guilherme.
- Circule de verde a mão
esquerda
do professor Guilherme.
- Que diferenças você observa entre os dois desenhos?
Você deve ter percebido que a posição da mão direita e a posição da mão esquerda do professor são diferentes quando ele está de costas e quando ele está de frente.
57
- O professor Guilherme está dando aula. Observe o desenho e responda às questões.
- O quadro de giz está na frente ou atrás do professor?
( ) Na frente
( ) Atrás
- Com que mão o professor segura o livro?
( ) Mão direita
( ) Mão esquerda
- A mesa está à direita ou à
esquerda
do professor?
( ) À direita
( ) À esquerda
- A porta está à direita ou à
esquerda
do professor?
( ) À direita
( ) À esquerda
- O
caderno
está em cima ou embaixo da mesa do professor?
( ) Em cima
( ) Embaixo
58
- De frente para o professor, forme uma fila com seus colegas. Um colega deve ficar atrás do outro.
- Quem está à sua frente?
_____
- E atrás de você?
_____
- Agora, fiquem de costas para o professor e formem uma fila novamente.
- Quem está à sua frente?
_____
- E atrás de você?
_____
- Que diferenças você notou ao mudar de posição?
_____
- Organizem-se de modo que você e seus colegas fiquem lado a lado e de frente para o professor.
- Quem está do seu lado direito?
_____
- E do seu lado esquerdo?
_____
- Agora, virem de costas para o professor.
- Quem está do seu lado direito?
_____
- E do seu lado esquerdo?
_____
- Que diferenças você notou ao trocar de posição?
_____
59
Criança e trabalho não combinam
No mundo todo, há crianças que trabalham em vez de brincar e ir à escola. Embora o trabalho infantil seja proibido no Brasil, há muitas crianças que trabalham para ajudar a família.
Muitos trabalhos são perigosos e trazem riscos à saúde e ao bem-estar das crianças. Essa situação não respeita o direito que as crianças têm de ir à escola e de brincar.
- Por que muitas crianças trabalham?
_____
- No lugar onde você vive, há crianças que trabalham?
- Toda criança tem direito de ir à escola e de brincar.
LEGENDA: Crianças brincando em escola no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Você acha importante estudar e brincar? Por quê?
60
CAPÍTULO 3. O vai e vem no lugar onde você vive
As pessoas se deslocam todos os dias.
Quando a distância é curta, as pessoas geralmente se deslocam a pé. Nos trajetos mais longos, elas podem utilizar um ou mais meios de transporte.
Os meios de transporte levam pessoas e mercadorias de um lugar a outro. Eles podem ser terrestres, aquáticos ou aéreos.
Os meios de transporte terrestres são aqueles que circulam por ruas, estradas e ferrovias.
Ônibus, motos, automóveis, caminhões, trens, metrôs e bicicletas são exemplos de meios de transporte terrestres.
-
Quais meios de transporte terrestres você
observa
na fotografia abaixo?
_____
LEGENDA: Engarrafamento causado por trânsito intenso de veículos em avenida no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual desses meios de transporte é geralmente usado para transportar mercadorias? E quais deles são geralmente usados para transportar pessoas?
61
Os meios de transporte aquáticos são aqueles que circulam por rios, lagos, mares e oceanos, como os navios, as canoas e os barcos.
LEGENDA: Embarcação de passageiros no rio São Francisco, no município de Juazeiro, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Os meios de transporte aéreos são aqueles que circulam pelo ar, como os aviões e os helicópteros.
LEGENDA: Avião pousando na pista do aeroporto internacional Salgado Filho, no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Quais meios de transporte circulam pelo lugar onde você vive?
_____
- Quais são as diferenças entre os meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos? Explique.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Como vou?, de Mariana Zanetti, Renata Bueno e Fernando de Almeida, Editora Companhia das Letrinhas. Livro sobre diferentes formas de se deslocar.
Fim do complemento.
62
- Algumas crianças vão a pé para a escola, outras vão de carro. Faça um X na fotografia que mostra como você vai para a escola.
LEGENDA: Estudante indo para a escola de ônibus público no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudante indo a pé para a escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudantes indo para a escola de carro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudantes pedalando rumo à escola no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudantes indo para a escola utilizando o ônibus escolar no município de São Francisco do Conde, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lanchas utilizadas no transporte de estudantes, atracadas no rio Amazonas, no município de Parintins, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Você vai para a escola de um modo que não foi representado nas fotografias acima? Se sim, descreva o modo como você costuma ir à escola.
- Com quem você costuma ir à escola?
63
Veículos terrestres poluem o ar
O grande número de veículos que circulam nas ruas e avenidas das cidades causa a poluição do ar.
A fumaça que sai do escapamento dos veículos contém substâncias que poluem o ar e são nocivas à saúde dos seres vivos.
A grande quantidade de substâncias poluentes no ar pode causar dificuldade para respirar, tosse e irritação nos olhos, por exemplo.
- Em casa, leia novamente o texto acima. Sublinhe de azul o trecho do texto que explica de que maneira os veículos poluem o ar.
- Sublinhe de vermelho o trecho que apresenta o que a poluição do ar pode causar às pessoas.
- Escreva uma legenda para a imagem abaixo usando o que você estudou sobre a poluição do ar.
_____
- Em sua opinião, o ar do lugar onde você vive é poluído? Explique.
64
Menos poluição e mais saúde: vá de bicicleta!
Você sabia que a bicicleta é um meio de transporte que não polui o ar? A bicicleta não emite gases poluentes, que prejudicam a qualidade do ar que respiramos.
O uso da bicicleta também beneficia a saúde, pois pedalar é uma atividade saudável.
Além de ser um meio de transporte, a bicicleta pode ser utilizada para a prática de esportes e de atividades de lazer.
Nas cidades, usar a bicicleta contribui para reduzir o número de carros nas ruas, diminuindo os congestionamentos.
- Por que a bicicleta não prejudica a qualidade do ar?
_____
- Quais são os cuidados que devemos ter ao utilizar a bicicleta?
_____
65
O trânsito
Trânsito é o movimento de pessoas e de veículos nas ruas, avenidas e rodovias.
No trânsito podemos ser pedestres, condutores ou passageiros.
O pedestre é quem circula a pé. O condutor é quem conduz um veículo . O passageiro é quem está sendo transportado em um veículo
LEGENDA: Trânsito de pedestres e de veículos em rua no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Mão e contramão: a aventura no trânsito, de Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Livro divertido sobre as regras e a organização do trânsito.
Fim do complemento.
66
- Circule cada pessoa conforme a legenda.
- Quantos pedestres aparecem na imagem? E passageiros?
_____
- Quando está no trânsito, na maior parte das vezes, você é pedestre ou passageiro?
_____
- Em sua opinião, que cuidados condutores, passageiros e pedestres devem ter no trânsito?
67
A organização do trânsito
As leis e a sinalização organizam a circulação de veículos e de pedestres nas ruas.
As leis e a sinalização devem ser respeitadas por condutores, passageiros e pedestres, pois contribuem para a segurança de todos.
As leis de trânsito
As leis são regras que estabelecem o que é permitido e o que não é permitido fazer no trânsito.
LEGENDA: As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, em assentos adequados à idade e com cinto de segurança. É lei! FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Você sabia que é lei todos os ocupantes do veículo utilizarem o cinto de segurança? FIM DA LEGENDA.
- Quando anda de carro, você utiliza o cinto de segurança? Por quê?
- Por que é importante respeitar as leis e a sinalização de trânsito?
_____
68
A sinalização de trânsito
Placas, semáforos e faixas de pedestres são exemplos de sinalização de trânsito.
As placas de trânsito
As placas de trânsito orientam condutores e pedestres. Veja alguns exemplos.
- Existem placas como as mostradas acima nos arredores de sua casa? E nos arredores de sua escola?
- Desenhe uma placa que você
observa
no caminho de sua casa até a escola. Abaixo, escreva o que ela significa.
_____
_____
69
O semáforo
O semáforo ajuda a organizar o trânsito de veículos e de pedestres.
As luzes coloridas dos semáforos indicam a ação que motoristas e pedestres devem praticar. Veja o que condutores e pedestres devem fazer de acordo com as indicações do semáforo.
LEGENDA: Os carros param e os pedestres atravessam a rua. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os carros passam e os pedestres aguardam. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os carros começam a parar e os pedestres continuam aguardando. FIM DA LEGENDA.
- Francisco está atravessando a rua. Pinte da cor adequada o semáforo que indica que ele pode passar.
70
A faixa de pedestres
A faixa de pedestres é pintada nas ruas em locais seguros para a travessia.
Os pedestres sempre devem utilizar as faixas para atravessar as ruas com segurança.
Os condutores de veículos devem esperar parados até o pedestre terminar a travessia e não podem parar ou estacionar sobre a faixa.
LEGENDA: Pedestres atravessando uma avenida utilizando a faixa de pedestres, no município de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
As calçadas devem ter rampas junto à faixa de pedestres para permitir a travessia de pessoas que usam cadeiras de rodas. As rampas também facilitam a travessia de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.
LEGENDA: Rampas para desembarque de atletas em cadeiras de rodas no parque olímpico da Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Você costuma atravessar a rua na faixa de pedestres? Por quê?
- No bairro onde você vive há calçadas com rampas? Você acha isso importante? Converse sobre o assunto com os colegas e o professor.
71
21. Observe o desenho.
- Quais exemplos de sinalização de trânsito aparecem no desenho?
_____
- O carro vermelho está:
( ) à direita do ônibus.
( ) à esquerda do ônibus.
- O carro azul está:
( ) à direita do ônibus.
( ) à esquerda do ônibus.
- O ônibus está:
( ) à direita do carro azul.
( ) à esquerda do carro azul.
- De qual lado da rua está a placa de trânsito?
( ) À direita.
( ) À esquerda.
- Qual é o significado dessa placa?
_____
72
O mundo que queremos
Boas atitudes, trânsito mais seguro
No Brasil, todos os anos, o número de pessoas que sofrem e causam acidentes no trânsito é muito grande. Isso ocorre geralmente porque pedestres, condutores e passageiros desobedecem às leis e à sinalização de trânsito.
Veja algumas atitudes que devemos adotar para garantir a segurança no trânsito.
LEGENDA: Observar o semáforo para pedestres e sempre atravessar na faixa de pedestres. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Antes de atravessar, o pedestre deve olhar para os dois lados da rua e verificar se não há veículos se aproximando. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Enquanto dirige, o condutor não deve carregar nada no colo, nem usar o telefone celular. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, em cadeiras adequadas à idade e com cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O pedestre deve andar sempre na calçada. E, quando houver passarelas, deve usá-las para atravessar a via com segurança. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança e não devem colocar os braços ou a cabeça para fora do veículo. FIM DA LEGENDA.
73
- Por que muitas pessoas sofrem ou causam acidentes no trânsito?
_____
- Marque as atitudes que colaboram para manter a segurança no trânsito.
( ) Olhar só para um lado da rua ao atravessá-la.
( ) Atravessar a rua na faixa de pedestres.
( ) Usar sempre cinto de segurança.
( ) Respeitar o limite de velocidade.
- Reescreva no caderno a frase que você não assinalou de modo que indique uma ação correta no trânsito.
- Observe o cartaz acima.
- Qual é a ideia central desse cartaz?
- Você já viu cartazes como esse?
Boxe complementar:
Vamos fazer
- Que tal elaborar um cartaz sobre a segurança no trânsito? Junte-se a um
colega
e sigam as etapas.
Etapas
- Em uma cartolina, escrevam algumas atitudes que os pedestres devem ter no trânsito.
- Façam desenhos que representem essas atitudes.
- Deem um título para o cartaz.
- Apresentem o trabalho para a classe e fixem os cartazes pela escola com a ajuda do professor.
Fim do complemento.
74
O que você aprendeu
- Marcela está no quarto. Compare as cenas a seguir e responda às questões.
- Em qual cena é dia?
_____
- Em qual cena é noite?
_____
- Marque o período em que Marcela está dormindo.
( ) Dia
( ) Noite
75
Avaliação processual
- Leia o texto e responda às questões.
A rua do Marcelo
Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que vende frutas.
Mas o homem que entrega água na casa do Alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que devia.
Ele é o entregador de água.
Ruth Rocha. A rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012. p. 19.
- Marque os profissionais que passam na rua do Marcelo.
- De acordo com o texto, o que cada um destes profissionais faz?
Lixeiro:
_____
Carteiro:
_____
Fruteiro:
_____
- Com que mão o carteiro está segurando a carta?
_____
76
- Complete a cruzadinha.
- Meios de transporte que circulam por ruas, avenidas, estradas e ferrovias.
- Meios de transporte que circulam pelo ar.
- Meios de transporte que circulam por rios, mares, lagos e oceanos.
- Meio de transporte aéreo com asas.
- Meio de transporte terrestre.
- Meio de transporte aquático.
77
- No caminho até a escola, Marília viu as seguintes cenas.
- Na cena 1, a placa de trânsito está de qual lado do carro azul?
_____
- Qual das cenas mostra respeito às leis e à sinalização de trânsito?
( ) Cena 1
( ) Cena 2
- O que está errado na outra cena?
_____
- Observe a fotografia e responda.
LEGENDA: Estudantes atravessam a rua acompanhados de adultos. São Paulo, SP. FIM DA LEGENDA.
- Qual exemplo de sinalização de trânsito aparece na fotografia?
_____