78
UNIDADE 3. Você se comunica
79
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Quais meios de comunicação você reconhece na imagem?
- Qual desses meios de comunicação você costuma utilizar?
- Quais meios de comunicação que aparecem na imagem transmitem informação para muitas pessoas ao mesmo tempo?
Fim do complemento.
80
CAPÍTULO 1. Diferentes maneiras de se comunicar
Como nos comunicamos?
Quando queremos demonstrar nossos pensamentos, ideias ou sentimentos, utilizamos alguma forma de comunicação, como a fala, a escrita, os gestos, os sinais, a arte, as cores e os símbolos.
LEGENDA: Agente de trânsito orienta os motoristas por meio de gestos em rua no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2012. FIM DA LEGENDA.
- Observe, na fotografia abaixo, o gesto da juíza durante uma partida de futebol.
- Qual foi o gesto da juíza?
_____
- No futebol, o que o cartão vermelho significa?
_____
- Além de usar gestos, de que outra maneira a juíza pode se comunicar com as jogadoras durante o jogo?
_____
LEGENDA: Jogo de futebol feminino realizado nos Países Baixos, em 2017. FIM DA LEGENDA.
81
A fala
A fala é uma forma de comunicação que faz parte da vida das pessoas desde a infância.
- Qual foi a primeira palavra que você falou? Pergunte a um adulto da sua família e escreva.
_____
Nas histórias em quadrinhos, são usados balões para indicar a faladas personagens. Você já leu uma história em quadrinhos?
- Leia a tirinha e responda às questões.
- Quantas personagens aparecem na tirinha? ( )
- Você conhece as personagens dessa tirinha? Quem são?
_____
- De que maneira as personagens dessa tirinha se comunicam? Como você sabe?
_____
82
A comunicação e a arte
A arte é uma forma de expressão e de comunicação.
As manifestações artísticas, como o teatro, a dança, a música, o cinema, a pintura e a escultura, são linguagens utilizadas pelas pessoas para comunicar ideias, mensagens ou sensações.
LEGENDA: Apresentação de dança no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Observe, abaixo, a escultura feita pelo artista Auguste Rodin e responda às questões.
- Qual é o nome da escultura?
_____
- Em que ano essa escultura foi feita?
_____
- Em sua opinião, o que o autor da escultura quis comunicar?
_____
- O que você sente ao ver essa escultura?
_____
LEGENDA: O Pensador, de Auguste Rodin. Escultura em bronze, altura: 68,9 cm, 1880. FIM DA LEGENDA.
83
A comunicação por meio dos símbolos e das cores
Os símbolos e as cores também são utilizados para comunicar ideias e mensagens.
Com o uso de símbolos, placas que não apresentam palavras se tornam formas de comunicação importantes em muitas situações.
- Observe estes símbolos e escreva o significado de cada um.
_____
_____
_____
- Observe este símbolo.
- Você já viu esse símbolo? Onde?
_____
- Qual é o significado desse símbolo?
_____
84
As cores também transmitem mensagens. Vamos ver um exemplo?
Para facilitar a separação de materiais recicláveis, utilizamos lixeiras de cores diferentes: cada cor indica o tipo de material que deve ser descartado na lixeira.
- Ligue cada material reciclável à lixeira correta.
Coluna 1
Coluna 2
- Você já viu lixeiras como essas? Onde?
- Você lembra o que significa cada cor das luzes do semáforo?
- Em casa, pinte o semáforo e escreva o significado de cada cor.
85
A Língua Brasileira de Sinais
Pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar por meio das línguas de sinais.
As línguas de sinais são diferentes em cada lugar do mundo. No Brasil, usa-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras.
Em Libras, as letras e as palavras são representadas por meio de sinais. Os sinais usados nessa forma de comunicação são gestos com significado.
LEGENDA: Essas pessoas estão se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais. FIM DA LEGENDA.
Todos podemos nos comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais. Você sabe representar a palavra borboleta em Libras? Veja na imagem abaixo.
LEGENDA: Para comunicar a palavra borboleta, cruze os polegares e balance os dedos como asas. FIM DA LEGENDA.
- Como as letras e as palavras são representadas na Língua Brasileira de Sinais?
_____
86
O mundo que queremos
Sistema Braille
Você estudou que as pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar por meio das línguas de sinais.
Para ler e escrever, usamos o sentido da visão. Você já pensou em como uma pessoa com deficiência visual poderia ler e escrever?
As pessoas com deficiência visual podem ler e escrever utilizando um recurso tátil chamado Sistema Braille .
LEGENDA: Pessoa com deficiência visual lendo em braille. FIM DA LEGENDA.
No Sistema Braille, cada letra é formada por seis pontos, sendo que um ou mais desses pontos deve estar em relevo.
Veja no quadro abaixo a representação das letras no Sistema Braille. Nessa representação, os círculos pretos indicam os pontos em relevo em cada letra.
87
- Como as pessoas com deficiência visual podem ler e escrever?
_____
- Como são formadas as letras no Sistema Braille?
_____
- Você já viu informações escritas em braille? Onde?
_____
Boxe complementar:
Vamos fazer
Vamos escrever uma palavra em braille? Siga as etapas.
Etapas
- Escolha uma palavra de seis letras e escreva-a no caderno.
- A seguir, cada quadro com seis círculos representa uma letra. Em cada quadro, pinte os círculos que correspondem aos pontos em relevo para representar cada
letra
da palavra que você escolheu. Consulte o Sistema
Braille
mostrado na página anterior.
- Troque o livro com um colega e tente ler a palavra que ele escreveu.
Fim do complemento.
88
CAPÍTULO 2. Os meios de comunicação
A comunicação no dia a dia
De que maneira nos comunicamos no dia a dia?
Quando nos comunicamos com pessoas que estão próximas de nós, geralmente utilizamos o próprio corpo: a fala, os gestos, as expressões faciais.
Quando queremos nos comunicar com pessoas que estão longe, precisamos de um meio que possibilite a comunicação, como o telefone, a carta, o correio eletrônico (e-mail) e os aplicativos de mensagens.
- Em sua casa e na escola, de quais maneiras você se comunica com as pessoas que estão perto?
- Como você se comunica com familiares e amigos que moram longe, em outro bairro ou em outro município? Conte para seus colegas e seu professor.
- Observe a imagem abaixo.
LEGENDA: Inácio e Clara são primos. Eles vivem em países diferentes, mas estão sempre conversando. FIM DA LEGENDA.
- Circule na imagem o meio de comunicação que as crianças estão usando.
- Cite outro meio de comunicação que elas poderiam usar.
_____
89
Meios de comunicação individuais e meios de comunicação coletivos
Os meios de comunicação podem ser individuais ou coletivos.
Para falar com as pessoas podemos usar os meios de comunicação individuais.
A carta, o correio eletrônico (e-mail), o telefone e os aplicativos de mensagens são exemplos de meios de comunicação individuais.
A carta é um meio de comunicação que existe há muito tempo. Antigamente, as cartas demoravam bastante até chegar ao destinatário. Hoje, elas são entregues pelos serviços de correio de maneira mais rápida.
O correio eletrônico (e-mail) pode ser utilizado para enviar e receber mensagens e diversas informações, como textos e fotografias, instantaneamente.
O telefone fixo permite enviar e receber mensagens sonoras.
Os celulares têm aplicativos de troca de mensagens instantâneas e de redes sociais, pelos quais podemos enviar e receber mensagens e diversas informações, como textos, áudios, vídeos e fotografias.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- De carta em carta, de Ana Maria Machado, Editora Salamandra. Livro sobre as descobertas de um menino que troca cartas com seu avô.
Fim do complemento.
90
- Pergunte aos seus familiares quais meios de comunicação eles utilizam no dia a dia e anote as respostas no quadro abaixo. Lembre-se de escrever o nome do seu entrevistado!
Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome |
Carta |
Telefone fixo |
Telefone celular |
|
---|---|---|---|---|
Total |
- Quantas pessoas você entrevistou?
- Escreva nos quadrinhos o
número
de pessoas que usam:
carta. ( )
e-mail. ( )
telefone fixo. ( )
telefone celular. ( )
- Qual foi o meio de comunicação mais citado pelos entrevistados?
Carta. ( )
E-mail. ( )
Telefone fixo. ( )
Telefone celular. ( )
91
Os meios de comunicação coletivos são usados para transmitir informações para muitas pessoas ao mesmo tempo.
Jornal e revista – virtuais ou impressos – e rádio e televisão são exemplos de meios de comunicação coletivos.
Esses meios de comunicação nos informam sobre acontecimentos no Brasil e no mundo.
- Circule as imagens que representam pessoas usando meios de comunicação coletivos.
- Dos meios de comunicação que você circulou, quais você utiliza no dia a dia?
_____
92
- Procure, em jornais e revistas, imagens que mostrem meios de comunicação individuais e coletivos. Cole-as nos quadros abaixo.
Meios de comunicação individuais
_____
- Quais meios de comunicação você colou no quadro acima?
_____
Meios de comunicação coletivos
_____
- Quais meios de comunicação você colou no quadro acima?
_____
93
Do livro copiado à mão ao livro impresso
Há mais de mil anos, os livros eram escritos e copiados à mão. Nessa época, poucas pessoas sabiam ler e os livros eram raros e caros.
A invenção da imprensa, há mais de 500 anos, possibilitou imprimir várias cópias do mesmo texto. A impressão ficou muito mais rápida e barata. Isso contribuiu para que mais pessoas tivessem acesso à informação escrita.
Atualmente, existem imprensas computadorizadas para a impressão de jornais, livros e revistas.
Muitos livros têm versão digital. São os chamados livros digitais. Para lê-los, é necessário instalar aplicativos de leitura em computadores, tablets ou celulares. Em geral, esses livros são mais baratos por serem lidos na tela dos dispositivos e não no papel impresso.
LEGENDA: Interior de uma gráfica de livros impressos no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Como eram escritos e copiados os livros antigamente?
_____
- De acordo com o texto, como a invenção da imprensa mudou o acesso à informação escrita? Converse sobre isso com seus colegas e seu professor.
- Você
gosta
de ler?
- Se sua resposta foi positiva, o que você gosta de ler?
- Se sua resposta foi negativa, explique por que não gosta de ler.
94
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler compara um telefone fixo antigo com um telefone fixo atual.
Alô, alô, responde...
Antigamente, os telefones fixos eram bem diferentes dos modelos atuais.
Nos anos de 1880, o telefone ficava fixado na parede, pois era pesado e grande. Nos dias atuais, o telefone é leve e pequeno.
Para usar o telefone antigo, falava-se por uma peça chamada transmissor e ouvia-se por outra peça chamada receptor. Com o telefone atual, uniu-se o transmissor e o receptor em uma mesma peça: o monofone.
Para realizar uma ligação no telefone antigo, era necessário acionar uma manivela e esperar a telefonista, que completava a chamada. No telefone atual, é possível fazer a ligação sem a ajuda da telefonista: basta digitar o número desejado e falar ao ser atendido.
- O que o texto compara?
_____
- Quais características dos telefones citados no texto são comparadas?
( ) Se são pesados ou leves.
( ) Se são coloridos ou não.
( ) Se são grandes ou pequenos.
( ) Se precisam de manivela ou não.
95
- Complete o quadro de acordo com as informações do texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Telefone fixo antigo |
Telefone fixo atual |
|
---|---|---|
Tamanho |
|
_____ |
Peso |
_____ |
|
Ligação |
|
_____ |
- Leia as informações do quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Televisão antiga |
Televisão atual |
|
---|---|---|
CRÉDITO: BORTN66/SHUTTERSTOCK |
CRÉDITO: BORTN66/SHUTTERSTOCK |
|
Tamanho e peso |
Era grande e pesada. |
É fina e mais leve. |
Imagem |
Em preto e branco. |
Colorida. |
Transmissão |
Programas ao vivo. |
Programas ao vivo e programas gravados. |
- Com base nas informações do quadro, escreva um texto comparando a televisão antiga com a televisão atual. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
96
CAPÍTULO 3. Comunicação e tecnologia
A tecnologia possibilita uma comunicação mais rápida
Você já estudou que as novas tecnologias e equipamentos têm tornado mais rápida a comunicação entre locais distantes.
A utilização de satélites artificiais, por exemplo, possibilitou a transmissão de imagens e de sons entre diversos locais do planeta.
A transmissão por satélite é praticamente instantânea. Observe como ela funciona na ilustração abaixo.
LEGENDA: Em uma transmissão por satélite, os sinais são enviados por uma antena de transmissão. Os sinais são captados pelo satélite e reenviados para uma antena de recepção. FIM DA LEGENDA.
O rádio e a televisão são alguns meios de comunicação que usam satélites artificiais. Assim, o rádio e a televisão podem transmitir fatos que ocorrem em locais distantes praticamente no momento em que eles acontecem.
LEGENDA: Muitos programas de televisão são transmitidos ao vivo, ou seja, no momento em que eles acontecem. FIM DA LEGENDA.
- Você costuma ver televisão com seus familiares?
- Se sim, já viu algum programa ao vivo? Conte para seus colegas e seu professor.
97
A internet e a comunicação
A internet é a rede que interliga computadores do mundo todo. Com a internet, é possível enviar e receber mensagens por e-mail, acompanhar notícias em sites, fazer pesquisas e downloads, isto é, baixar arquivos.
Você já estudou também que a internet permite acessar as redes sociais e conversar com familiares e amigos em tempo real, por meio de mensagens de texto, voz e vídeo.
- Mateus está mandando um e-mail para sua amiga.
- Quem vai receber a mensagem?
_____
- Qual é o assunto da mensagem?
_____
- O que é preciso ter para enviar ou receber correspondência eletrônica?
_____
- Você tem acesso à internet em sua casa? E na escola? Se tiver, responda: para que você utiliza a internet em cada um desses lugares?
- Em sua opinião, de que maneira a internet facilita a comunicação entre pessoas de diferentes lugares?
98
Cuidados na internet
As pessoas utilizam cada vez mais a internet. Alguns cuidados são necessários para navegar no mundo virtual, principalmente quando o usuário é uma criança.
Veja a seguir alguns cuidados que você deve ter ao utilizar a internet em casa, na escola ou em qualquer outro local.
LEGENDA: Navegue em sites seguros e apropriados para a sua idade. Se tiver dúvidas, consulte sempre seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Na internet, não dá para saber de verdade quem está do outro lado. Por isso, nunca converse com desconhecidos e só use a câmera com a autorização de seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Não publique fotografias, não relate fatos da sua vida nem divulgue seus compromissos na internet sem a permissão de seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Não divulgue seu nome, endereço ou telefone para alguém que conheceu na internet. E não forneça senhas para ninguém, somente para seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
99
- De acordo com o texto, quais são os cuidados que as crianças devem ter ao utilizar a internet?
_____
- Você tem esses cuidados ao navegar na internet?
( ) Sim
( ) Não
- Que outros cuidados você pode ter para navegar de forma segura na internet?
- Em sua opinião, as crianças sabem os cuidados que elas devem ter ao utilizar a internet?
( ) Sim
( ) Não
- Que tal alertar outras crianças da escola sobre o uso da internet? Siga as etapas e bom trabalho!
Etapas
- Reúna-se com alguns colegas e elaborem cartazes com dicas de cuidados ao utilizar a internet.
- Ilustrem cada dica com desenhos ou imagens recortadas de revistas e jornais.
- Apresentem os cartazes ao professor e, em seguida, exponha-os nas paredes da escola.
100
O que você aprendeu
- Observe os desenhos e responda às questões.
- Qual é o meio de comunicação que cada criança está utilizando?
_____
- Por qual desses meios a comunicação é praticamente instantânea?
_____
- Além da rapidez na transmissão da mensagem, quais diferenças existem entre esses meios de comunicação? Explique.
_____
101
Avaliação processual
- Liste os meios de comunicação mostrados abaixo, separando-os em meios de comunicação individuais e meios de comunicação coletivos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
- Quais meios de comunicação podem ser usados para transmitir informações para muitas pessoas ao mesmo tempo?
_____
102
- Junte-se a um colega, observem as fotografias e respondam.
LEGENDA: (Fotografia superior) Família assistindo à televisão em 1955. (Fotografia inferior) Família assistindo à televisão em 2018. FIM DA LEGENDA.
- O que as famílias estão fazendo?
_____
-
Observem
os aparelhos de televisão. O que há de semelhante e de diferente entre eles?
_____
103
- Observe a fotografia, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Na França, pessoas assistem ao jogo entre França e Croácia, disputado durante a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Esse campeonato ocorreu na Rússia e foi transmitido ao vivo para o mundo. FIM DA LEGENDA.
- Que meio de comunicação aparece na fotografia?
_____
- Onde aconteceu esse jogo?
_____
- Como foi possível assistir ao jogo na França no mesmo momento em que ele acontecia em outro país?
_____