78

UNIDADE 3. Você se comunica

Imagem: Ilustração. À esquerda, um menino está com fones de ouvidos sobre a cabeça e segurando um aparelho eletrônico. Ao seu lado, um homem está em pé e lendo um jornal na frente de uma banca. Atrás dele, um senhor está sorrindo atrás de um balcão e olhando uma televisão com a imagem de um repórter. Em volta dele há várias revistas, ao lado do balcão há um cachorro marrom sentado e acima da banca há um gato. À direita, uma mulher está andando e segurando um celular. Atrás dela há uma construção com dois andares e uma placa com a informação CAFÉ. No andar de baixo há uma pessoa sentada atrás de um notebook e um homem está sentado e bebendo suco. No andar de cima, uma mulher está na janela e sorrindo. Fim da imagem.

79

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Quais meios de comunicação você reconhece na imagem?
  1. Qual desses meios de comunicação você costuma utilizar?
  1. Quais meios de comunicação que aparecem na imagem transmitem informação para muitas pessoas ao mesmo tempo?

Fim do complemento.

80

CAPÍTULO 1. Diferentes maneiras de se comunicar

Como nos comunicamos?

Quando queremos demonstrar nossos pensamentos, ideias ou sentimentos, utilizamos alguma forma de comunicação, como a fala, a escrita, os gestos, os sinais, a arte, as cores e os símbolos.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com quepe branco, casaco amarelo com a informação: FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO e calça preta está de costas com a mão esquerda levantada. Na frente dela há carros parados atrás de uma faixa de pedestres e em volta há chuva caindo. Ao fundo, árvores e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Agente de trânsito orienta os motoristas por meio de gestos em rua no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2012. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe, na fotografia abaixo, o gesto da juíza durante uma partida de futebol.
  1. Qual foi o gesto da juíza?

    _____

  1. No futebol, o que o cartão vermelho significa?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Além de usar gestos, de que outra maneira a juíza pode se comunicar com as jogadoras durante o jogo?

    _____

Imagem: Fotografia. No centro, uma mulher com camiseta verde, bermuda e chuteiras pretas está segurando um cartão vermelho com a mão direita levantada. Na frente dela, uma jogadora com uniforme azul está andando e ao lado, uma jogadora com uniforme branco observa. Ao fundo, pessoas sentadas em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: Jogo de futebol feminino realizado nos Países Baixos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

81

A fala

A fala é uma forma de comunicação que faz parte da vida das pessoas desde a infância.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Qual foi a primeira palavra que você falou? Pergunte a um adulto da sua família e escreva.

    _____

Nas histórias em quadrinhos, são usados balões para indicar a faladas personagens. Você já leu uma história em quadrinhos?

  1. Leia a tirinha e responda às questões.
Imagem: História em quadrinhos composta por três quadros. Apresenta Mônica, menina com dentes superiores salientes e vestido vermelho. E Cebolinha, menino com cinco fios de cabelo, camiseta verde, bermuda preta e sapatos marrons. As falas estão dentro de balões. Quadro 1: Mônica olha para o lado com as mãos na cintura e fala: PUXA, CEBOLINHA! FICOU MUITO LEGAL ESSE PAPEL DE PAREDE QUE VOCÊ COLOCOU NO SEU QUARTO! Atrás dela, Cebolinha olha para o lado com as mãos na cintura e sorrindo.  Quadro 2: Mônica olha para o amigo e fala: MAS SÓ TÁ FALTANDO UMA COISA PRA FICAR PERFEITO! Cebolinha vira a mão direita para cima e pergunta: O QUÊ?  Quadro 3: Mônica com os braços abertos e as sobrancelhas franzidas responde: É VOCÊ LEMBRAR ONDE FICA A PORTA! Na frente dela, Cebolinha sorri com a mão na frente da boca. Em volta deles há paredes verdes e no chão há baldes e papéis espalhados.  Fim da imagem.
  1. Quantas personagens aparecem na tirinha? ( )
  1. Você conhece as personagens dessa tirinha? Quem são?

_____

  1. De que maneira as personagens dessa tirinha se comunicam? Como você sabe?

    _____

82

A comunicação e a arte

A arte é uma forma de expressão e de comunicação.

As manifestações artísticas, como o teatro, a dança, a música, o cinema, a pintura e a escultura, são linguagens utilizadas pelas pessoas para comunicar ideias, mensagens ou sensações.

Imagem: Fotografia. Mulheres com vestido branco e rosa estão com as mãos direitas na cintura e segurando fitas amarelas com a mão esquerda levantada. As fitas estão presas em uma haste no centro. Entre as mulheres há homens com chapéu preto pendurado no pescoço, camisa cinza, calça branca e botas pretas. Eles estão com as mãos esquerdas atrás das costas. Ao fundo, uma multidão observa sentada em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de dança no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe, abaixo, a escultura feita pelo artista Auguste Rodin e responda às questões.
  1. Qual é o nome da escultura?

    _____

  1. Em que ano essa escultura foi feita?

    _____

  1. Em sua opinião, o que o autor da escultura quis comunicar?

    _____

  1. O que você sente ao ver essa escultura?

    _____

Imagem: Escultura preta. Um homem nu está sentado em uma pedra com o cotovelo direito apoiado na perna, a mão direita embaixo do queixo e a mão esquerda sobre a perna.  Fim da imagem.

LEGENDA: O Pensador, de Auguste Rodin. Escultura em bronze, altura: 68,9 cm, 1880. FIM DA LEGENDA.

83

A comunicação por meio dos símbolos e das cores

Os símbolos e as cores também são utilizados para comunicar ideias e mensagens.

Com o uso de símbolos, placas que não apresentam palavras se tornam formas de comunicação importantes em muitas situações.

  1. Observe estes símbolos e escreva o significado de cada um.
Imagem: Ilustração. Silhueta de uma pessoa com vestido.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Silhueta de uma pessoa.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Silhueta de uma pessoa jogando lixo em um cesto.  Fim da imagem.

_____

  1. Observe este símbolo.
Imagem: Ilustração. Símbolo da reciclagem composto por três setas verdes, que formam um triângulo.  Fim da imagem.
  1. Você já viu esse símbolo? Onde?

_____

  1. Qual é o significado desse símbolo?

    _____

84

As cores também transmitem mensagens. Vamos ver um exemplo?

Para facilitar a separação de materiais recicláveis, utilizamos lixeiras de cores diferentes: cada cor indica o tipo de material que deve ser descartado na lixeira.

  1. Ligue cada material reciclável à lixeira correta.

    Coluna 1

    Imagem: Ilustração. Uma lata amarela.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Uma caixa de papelão aberta.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Um copo de vidro.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Uma garrafa de plástico.  Fim da imagem.

Coluna 2

Imagem: Ilustração. Um cesto de lixo azul com o símbolo da reciclagem e a informação: PAPEL.  Ilustração. Um cesto de lixo vermelho com o símbolo da reciclagem e a informação: PLÁSTICO. Ilustração. Um cesto de lixo amarelo com o símbolo da reciclagem e a informação: METAL. Ilustração. Um cesto de lixo verde com o símbolo da reciclagem e a informação: VIDRO.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Você lembra o que significa cada cor das luzes do semáforo?
Imagem: Ilustração em preto e branco. Um semáforo com três luzes.  
 Fim da imagem.

85

A Língua Brasileira de Sinais

Pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar por meio das línguas de sinais.

As línguas de sinais são diferentes em cada lugar do mundo. No Brasil, usa-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras.

Em Libras, as letras e as palavras são representadas por meio de sinais. Os sinais usados nessa forma de comunicação são gestos com significado.

Imagem: Fotografia. Um menino e uma menina estão sentados em um sofá e gesticulando com as mãos. Fim da imagem.

LEGENDA: Essas pessoas estão se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais. FIM DA LEGENDA.

Todos podemos nos comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais. Você sabe representar a palavra borboleta em Libras? Veja na imagem abaixo.

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho e camiseta azul está sorrindo e com as mãos sobrepostas na frente do peito. Ele está com os dedos polegares unidos e balançando os outros dedos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Para comunicar a palavra borboleta, cruze os polegares e balance os dedos como asas. FIM DA LEGENDA.

  1. Como as letras e as palavras são representadas na Língua Brasileira de Sinais?

_____

86

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

Sistema Braille

Você estudou que as pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar por meio das línguas de sinais.

Para ler e escrever, usamos o sentido da visão. Você já pensou em como uma pessoa com deficiência visual poderia ler e escrever?

As pessoas com deficiência visual podem ler e escrever utilizando um recurso tátil chamado Sistema Braille .

Imagem: Fotografia. Mãos de uma pessoa sobre um livro com textos em Braille. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa com deficiência visual lendo em braille. FIM DA LEGENDA.

No Sistema Braille, cada letra é formada por seis pontos, sendo que um ou mais desses pontos deve estar em relevo.

Veja no quadro abaixo a representação das letras no Sistema Braille. Nessa representação, os círculos pretos indicam os pontos em relevo em cada letra.

Imagem: Ilustração. Sistema Braille composto por seis bolinhas, dispostas em duas colunas e três linhas. Cada letra é a combinação dos pontos em relevo:  Letra A: Ponto 1 (bolinha da primeira linha e primeira coluna);  Letra B: Pontos 1 e 2.  Letra C: Pontos 1 e 4.  Letra D: Pontos 1, 4 e 5. Letra E: Pontos 1 e 5.  Letra F: Pontos 1, 2 e 4.  Letra G: Pontos 1, 2, 4 e 5.  Letra H: Pontos 1, 2 e 5.  Letra I: Pontos 2 e 4.  Letra J: Pontos 2, 4 e 5.  Letra K: Pontos 1 e 3. Letra L: Pontos 1, 2 e 3. Letra M: Pontos 1, 3 e 4.  Letra N: Pontos 1, 3, 4 e 5.  Letra O: Pontos 1, 3 e 5.  Letra P: Pontos 1, 2, 3 e 4.  Letra Q: Pontos 1, 2, 3, 4 e 5. Letra R: Pontos 1, 2, 3 e 5.  Letra S: Pontos 2, 3 e 4.  Letra T: Pontos 2, 3, 4 e 5. Letra U: Pontos 1, 3 e 6. Letra V: Pontos 1, 2, 3 e 6. Letra W: Pontos 2, 4, 5 e 6. Letra X: Pontos 1, 3, 4 e 6. Letra Y: Pontos 1, 3, 4, 5 e 6.  Letra Z: Pontos 1, 3, 5 e 6.  Fim da imagem.

87

  1. Como as pessoas com deficiência visual podem ler e escrever?

_____

  1. Como são formadas as letras no Sistema Braille?

    _____

  1. Você já viu informações escritas em braille? Onde?

    _____

Boxe complementar:

Vamos fazer

Vamos escrever uma palavra em braille? Siga as etapas.

Etapas

  1. Escolha uma palavra de seis letras e escreva-a no caderno.
  1. A seguir, cada quadro com seis círculos representa uma letra. Em cada quadro, pinte os círculos que correspondem aos pontos em relevo para representar cada letra da palavra que você escolheu. Consulte o Sistema Braille mostrado na página anterior.

    Imagem: Ilustração em preto e branco. Seis quadros compostos por seis bolinhas, dispostas em duas colunas e três linhas. Fim da imagem.

  1. Troque o livro com um colega e tente ler a palavra que ele escreveu.

Fim do complemento.

88

CAPÍTULO 2. Os meios de comunicação

A comunicação no dia a dia

De que maneira nos comunicamos no dia a dia?

Quando nos comunicamos com pessoas que estão próximas de nós, geralmente utilizamos o próprio corpo: a fala, os gestos, as expressões faciais.

Quando queremos nos comunicar com pessoas que estão longe, precisamos de um meio que possibilite a comunicação, como o telefone, a carta, o correio eletrônico (e-mail) e os aplicativos de mensagens.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo encaracolado e comprido, óculos e laço colorido na cabeça está com a boca aberta e a mão direita virada para cima. Na frente dela, um menino com boné amarelo sorri com as mãos atrás das costas. Ambos estão com camiseta branca, calça azul e tênis colorido. Ao fundo, um banco e árvores. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sua casa e na escola, de quais maneiras você se comunica com as pessoas que estão perto?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Como você se comunica com familiares e amigos que moram longe, em outro bairro ou em outro município? Conte para seus colegas e seu professor.
  1. Observe a imagem abaixo.
Imagem: Ilustração. À esquerda, Inácio, menino ruivo com cabelo encaracolado e curto e camiseta azul. Ele está sorrindo e segurando um celular ao lado do rosto. Ao fundo, árvores, plantas e flores coloridas. À direita, Clara, menina loira com gorro, luvas e cachecol azuis e blusa marrom. Ela está sorrindo e segurando um celular ao lado do rosto. Ao fundo, um boneco de neve, uma casa e neve caindo. Fim da imagem.

LEGENDA: Inácio e Clara são primos. Eles vivem em países diferentes, mas estão sempre conversando. FIM DA LEGENDA.

  1. Circule na imagem o meio de comunicação que as crianças estão usando.
  1. Cite outro meio de comunicação que elas poderiam usar.

    _____

89

Meios de comunicação individuais e meios de comunicação coletivos

Imagem: Ilustração. Um jovem com cabelo castanho, camiseta verde e calça azul está segurando um envelope na frente de uma caixa de correio amarela.  Fim da imagem.

Os meios de comunicação podem ser individuais ou coletivos.

Para falar com as pessoas podemos usar os meios de comunicação individuais.

A carta, o correio eletrônico (e-mail), o telefone e os aplicativos de mensagens são exemplos de meios de comunicação individuais.

A carta é um meio de comunicação que existe há muito tempo. Antigamente, as cartas demoravam bastante até chegar ao destinatário. Hoje, elas são entregues pelos serviços de correio de maneira mais rápida.

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo encaracolado e curto e camiseta azul está sentado atrás de um computador e sorrindo. Na frente dele há um e-mail na tela do computador.  Fim da imagem.

O correio eletrônico (e-mail) pode ser utilizado para enviar e receber mensagens e diversas informações, como textos e fotografias, instantaneamente.

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com camiseta rosa está sorrindo e segurando um celular. Na tela, a imagem de uma mulher com cabelo preto e curto. Abaixo, a informação: MAMÃE. Fim da imagem.

O telefone fixo permite enviar e receber mensagens sonoras.

Os celulares têm aplicativos de troca de mensagens instantâneas e de redes sociais, pelos quais podemos enviar e receber mensagens e diversas informações, como textos, áudios, vídeos e fotografias.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • De carta em carta, de Ana Maria Machado, Editora Salamandra. Livro sobre as descobertas de um menino que troca cartas com seu avô.

Fim do complemento.

90

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Pergunte aos seus familiares quais meios de comunicação eles utilizam no dia a dia e anote as respostas no quadro abaixo. Lembre-se de escrever o nome do seu entrevistado!

Quadro: equivalente textual a seguir.

Nome

Carta

Telefone fixo

Telefone celular

E-mail

Total

  1. Quantas pessoas você entrevistou?
  1. Escreva nos quadrinhos o número de pessoas que usam:

    carta. ( )

    e-mail. ( )

    telefone fixo. ( )

    telefone celular. ( )

  1. Qual foi o meio de comunicação mais citado pelos entrevistados?

    Carta. ( )

    E-mail. ( )

    Telefone fixo. ( )

    Telefone celular. ( )

91

Imagem: Ilustração. Uma revista amarela com a imagem de dois homens na capa. Ao lado, um jornal dobrado, um rádio vermelho e uma televisão.  Fim da imagem.

Os meios de comunicação coletivos são usados para transmitir informações para muitas pessoas ao mesmo tempo.

Jornal e revista – virtuais ou impressos – e rádio e televisão são exemplos de meios de comunicação coletivos.

Esses meios de comunicação nos informam sobre acontecimentos no Brasil e no mundo.

  1. Circule as imagens que representam pessoas usando meios de comunicação coletivos.

    Imagem: Ilustração. Um carteiro está sorrindo e entregando um envelope para um menino.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Uma menina e um casal estão sentados em um sofá. Na frente deles há uma televisão e na tela, imagem de uma mulher apontando para um mapa.  Fim da imagem.

    Imagem: Ilustração. Uma menina está deitada de barriga para baixo e com a mão sobre uma revista aberta.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um homem está sentado em uma poltrona e segurando um telefone ao lado do rosto. Ao seu lado, a base do telefone está em cima de uma cômoda. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um menino está sorrindo ao lado de um rádio. Em volta dele há notas musicais.  Fim da imagem.

_____

92

Imagem: Ícone: Recortar e colar. Fim da imagem.
  1. Procure, em jornais e revistas, imagens que mostrem meios de comunicação individuais e coletivos. Cole-as nos quadros abaixo.

Meios de comunicação individuais

_____

_____

Meios de comunicação coletivos

_____

_____

93

Do livro copiado à mão ao livro impresso

Há mais de mil anos, os livros eram escritos e copiados à mão. Nessa época, poucas pessoas sabiam ler e os livros eram raros e caros.

A invenção da imprensa, há mais de 500 anos, possibilitou imprimir várias cópias do mesmo texto. A impressão ficou muito mais rápida e barata. Isso contribuiu para que mais pessoas tivessem acesso à informação escrita.

Atualmente, existem imprensas computadorizadas para a impressão de jornais, livros e revistas.

Muitos livros têm versão digital. São os chamados livros digitais. Para lê-los, é necessário instalar aplicativos de leitura em computadores, tablets ou celulares. Em geral, esses livros são mais baratos por serem lidos na tela dos dispositivos e não no papel impresso.

Imagem: Fotografia. Um homem com cabelo curto, camiseta preta e vermelha e calça preta está de costas. Na frente dele há várias revistas dobradas sobre uma esteira. Ao fundo há máquinas em um galpão. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de uma gráfica de livros impressos no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Como eram escritos e copiados os livros antigamente?

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. De acordo com o texto, como a invenção da imprensa mudou o acesso à informação escrita? Converse sobre isso com seus colegas e seu professor.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você gosta de ler?
    1. Se sua resposta foi positiva, o que você gosta de ler?
    1. Se sua resposta foi negativa, explique por que não gosta de ler.

94

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler compara um telefone fixo antigo com um telefone fixo atual.

Alô, alô, responde...

Antigamente, os telefones fixos eram bem diferentes dos modelos atuais.

Nos anos de 1880, o telefone ficava fixado na parede, pois era pesado e grande. Nos dias atuais, o telefone é leve e pequeno.

Para usar o telefone antigo, falava-se por uma peça chamada transmissor e ouvia-se por outra peça chamada receptor. Com o telefone atual, uniu-se o transmissor e o receptor em uma mesma peça: o monofone.

Imagem: Fotografia. Telefone antigo de madeira. Na parte superior há dois sinos redondos e pretos. Na parte inferior há um bocal preto. Na lateral direita há uma manivela e na lateral esquerda, o fone pendurado.  Fim da imagem.

Para realizar uma ligação no telefone antigo, era necessário acionar uma manivela e esperar a telefonista, que completava a chamada. No telefone atual, é possível fazer a ligação sem a ajuda da telefonista: basta digitar o número desejado e falar ao ser atendido.

Imagem: Fotografia. Um telefone cinza com botões sobre uma base quadrada. Fim da imagem.
  1. O que o texto compara?

_____

  1. Quais características dos telefones citados no texto são comparadas?

    ( ) Se são pesados ou leves.

    ( ) Se são coloridos ou não.

    ( ) Se são grandes ou pequenos.

    ( ) Se precisam de manivela ou não.

95

  1. Complete o quadro de acordo com as informações do texto.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Telefone fixo antigo

Telefone fixo atual

Tamanho

Palavra grande escrita em letras manuscritas.

_____

Peso

_____

Palavra leve escrita em letras manuscritas.

Ligação

Texto em letras manuscritas: Acionava-se a manivela para chamar a telefonista, que completava a ligação.

_____

  1. Leia as informações do quadro a seguir.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

Televisão antiga

Televisão atual

Fotografia. Televisão antiga de tubo com formato retangular e entorno de madeira.

CRÉDITO: BORTN66/SHUTTERSTOCK

Fotografia. Televisão plana e fina sobre base prateada.

CRÉDITO: BORTN66/SHUTTERSTOCK

Tamanho e peso

Era grande e pesada.

É fina e mais leve.

Imagem

Em preto e branco.

Colorida.

Transmissão

Programas ao vivo.

Programas ao vivo e programas gravados.

96

CAPÍTULO 3. Comunicação e tecnologia

A tecnologia possibilita uma comunicação mais rápida

Você já estudou que as novas tecnologias e equipamentos têm tornado mais rápida a comunicação entre locais distantes.

A utilização de satélites artificiais, por exemplo, possibilitou a transmissão de imagens e de sons entre diversos locais do planeta.

A transmissão por satélite é praticamente instantânea. Observe como ela funciona na ilustração abaixo.

Imagem: Ilustração. À esquerda há uma torre emitindo sinais (1 – Antena de transmissão). Acima há um satélite no céu escuro, recebendo e emitindo sinais (2 – Satélite). À direita há outra torre recebendo e emitindo sinais (Antena de recepção). Abaixo há uma casa com uma antena no telhado, recebendo sinais e ao lado, destaque para um menino sentado em um sofá e segurando um controle remoto. Na frente dele há uma televisão ligada (3). Fim da imagem.

LEGENDA: Em uma transmissão por satélite, os sinais são enviados por uma antena de transmissão. Os sinais são captados pelo satélite e reenviados para uma antena de recepção. FIM DA LEGENDA.

O rádio e a televisão são alguns meios de comunicação que usam satélites artificiais. Assim, o rádio e a televisão podem transmitir fatos que ocorrem em locais distantes praticamente no momento em que eles acontecem.

Imagem: Ilustração. No centro, um menino está de costas e sentado em um tapete. Ao lado dele, um homem e uma mulher estão de costas e sentados em poltronas. Ao fundo, uma televisão ligada e na tela, uma repórter está segurando um microfone ao lado de uma construção grande. No canto superior esquerdo, a informação: AO VIVO. Fim da imagem.

LEGENDA: Muitos programas de televisão são transmitidos ao vivo, ou seja, no momento em que eles acontecem. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você costuma ver televisão com seus familiares?

97

A internet e a comunicação

A internet é a rede que interliga computadores do mundo todo. Com a internet, é possível enviar e receber mensagens por e-mail, acompanhar notícias em sites, fazer pesquisas e downloads, isto é, baixar arquivos.

Você já estudou também que a internet permite acessar as redes sociais e conversar com familiares e amigos em tempo real, por meio de mensagens de texto, voz e vídeo.

Imagem: Ilustração. Um menino está sentado com a mão direita sobre um teclado e a esquerda sobre um mouse. Na frente dele há um computador e na tela, um e-mail com as informações: Para: gabriela@email.com.br; De: mateus@email.com.br; Assunto: Campeonato de futebol.  Olá, Gabriela! A final do campeonato será no próximo sábado. Não esqueça as chuteiras! Vejo você no clube.  Mateus.  Fim da imagem.
  1. Mateus está mandando um e-mail para sua amiga.
  1. Quem vai receber a mensagem?

    _____

  1. Qual é o assunto da mensagem?

    _____

  1. O que é preciso ter para enviar ou receber correspondência eletrônica?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você tem acesso à internet em sua casa? E na escola? Se tiver, responda: para que você utiliza a internet em cada um desses lugares?

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, de que maneira a internet facilita a comunicação entre pessoas de diferentes lugares?

98

Cuidados na internet

As pessoas utilizam cada vez mais a internet. Alguns cuidados são necessários para navegar no mundo virtual, principalmente quando o usuário é uma criança.

Veja a seguir alguns cuidados que você deve ter ao utilizar a internet em casa, na escola ou em qualquer outro local.

Imagem: Ilustração. Um menino loiro está sentado atrás de um computador. Na tela, um site com a informação: BLOG DO JONAS – BARCOS LEGAIS.  Fim da imagem.

LEGENDA: Navegue em sites seguros e apropriados para a sua idade. Se tiver dúvidas, consulte sempre seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada atrás de um computador. Na frente dela há uma câmera sobre o monitor e na tela, silhueta de uma pessoa com um ponto de interrogação na frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Na internet, não dá para saber de verdade quem está do outro lado. Por isso, nunca converse com desconhecidos e só use a câmera com a autorização de seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um celular e na tela, imagem de um menino ruivo com blusa preta. Ele está sorrindo e fazendo um V com os dedos. Abaixo, um relógio indicando 4:25. Fim da imagem.

LEGENDA: Não publique fotografias, não relate fatos da sua vida nem divulgue seus compromissos na internet sem a permissão de seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada atrás de um computador com a mão esquerda sobre um mouse. Na frente dela, um e-mail na tela. Fim da imagem.

LEGENDA: Não divulgue seu nome, endereço ou telefone para alguém que conheceu na internet. E não forneça senhas para ninguém, somente para seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.

99

  1. De acordo com o texto, quais são os cuidados que as crianças devem ter ao utilizar a internet?

_____

  1. Você tem esses cuidados ao navegar na internet?

( ) Sim

( ) Não

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outros cuidados você pode ter para navegar de forma segura na internet?
  1. Em sua opinião, as crianças sabem os cuidados que elas devem ter ao utilizar a internet?

( ) Sim

( ) Não

Imagem: Ícone: Atividade em Grupo.  Fim da imagem.

  1. Que tal alertar outras crianças da escola sobre o uso da internet? Siga as etapas e bom trabalho!

    Etapas

  1. Reúna-se com alguns colegas e elaborem cartazes com dicas de cuidados ao utilizar a internet.
  1. Ilustrem cada dica com desenhos ou imagens recortadas de revistas e jornais.
  1. Apresentem os cartazes ao professor e, em seguida, exponha-os nas paredes da escola.
Imagem: Ilustração. Nas laterais, dois jovens estão sorrindo e segurando tablets. No centro, uma jovem está sorrindo com a mão esquerda apoiada no rosto e na frente dela há um notebook aberto.  Fim da imagem.

100

O que você aprendeu

  1. Observe os desenhos e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada e segurando um lápis sobre um papel. Ao seu lado há um envelope branco.  Ilustração. Um menino está sentado atrás de um computador e com as mãos sobre um teclado. Na frente dele há um e-mail na tela.  Fim da imagem.
  1. Qual é o meio de comunicação que cada criança está utilizando?

_____

  1. Por qual desses meios a comunicação é praticamente instantânea?

    _____

  1. Além da rapidez na transmissão da mensagem, quais diferenças existem entre esses meios de comunicação? Explique.

    _____

101

Avaliação processual

  1. Liste os meios de comunicação mostrados abaixo, separando-os em meios de comunicação individuais e meios de comunicação coletivos.
Imagem: Ilustração. Um celular, um jornal, uma televisão, um envelope, um rádio e um telefone fixo. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

  1. Quais meios de comunicação podem ser usados para transmitir informações para muitas pessoas ao mesmo tempo?

    _____

102

  1. Junte-se a um colega, observem as fotografias e respondam.

Fotografia em preto e branco. Um casal e um menino estão sentados e na frente deles há uma televisão com a tela pequena, dentro de um tubo de madeira grande e com portas nas laterais. Fotografia. Várias pessoas estão sentadas em sofás em volta de uma televisão grande e plana, que está pendurada na parede.

LEGENDA: (Fotografia superior) Família assistindo à televisão em 1955. (Fotografia inferior) Família assistindo à televisão em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. O que as famílias estão fazendo?

    _____

  1. Observem os aparelhos de televisão. O que há de semelhante e de diferente entre eles?

    _____

103

  1. Observe a fotografia, leia a legenda e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma multidão aglomerada em um campo. Na frente há um telão pendurado com a imagem de um jogador com uniforme azul. Atrás dele há várias pessoas sentadas em uma arquibancada. Fim da imagem.

LEGENDA: Na França, pessoas assistem ao jogo entre França e Croácia, disputado durante a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Esse campeonato ocorreu na Rússia e foi transmitido ao vivo para o mundo. FIM DA LEGENDA.

  1. Que meio de comunicação aparece na fotografia?

_____

  1. Onde aconteceu esse jogo?

    _____

  1. Como foi possível assistir ao jogo na França no mesmo momento em que ele acontecia em outro país?

    _____