104
UNIDADE 4. Em cada lugar, um modo de viver
LEGENDA: Trecho da região polar ártica no norte do Canadá, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trecho do deserto do Saara em um país chamado Mauritânia, na África, em 2017. FIM DA LEGENDA.
105
LEGENDA: Trecho da Floresta Amazônica, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que as fotografias mostram?
- Que diferenças você percebe entre essas três paisagens?
- Você sabe onde cada paisagem se localiza?
- Em sua opinião, como vivem as pessoas em cada um desses lugares?
Fim do complemento.
106
CAPÍTULO 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida
Você já deve ter percebido que existem muitos lugares diferentes no nosso planeta, não é mesmo?
As fotografias que você viu na abertura desta unidade mostram apenas três exemplos de uma grande variedade de lugares e paisagens que existem na Terra.
Vamos conhecer um pouco desses lugares e de como as pessoas vivem neles?
Viver na região polar ártica
O povo inuíte habita a região polar ártica, próximo ao Polo Norte. Eles ocupam um território chamado Nunavut, que fica no Canadá, na América do Norte.
Veja no mapa a localização de Nunavut.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro, 2018; NATIONAL GEOGRAPHIC. Atlas National Geographic. Edição portuguesa. Espanha: RBA Coleccionables, 2005. v. 8.
107
A região polar ártica é uma das mais frias do planeta. Sua superfície fica coberta de gelo a maior parte do ano.
Atualmente, os inuítes vivem em moradias de madeira, material que isola o frio do ambiente externo do calor do ambiente interno.
Quando saem para caçar, costumam utilizar como abrigo os iglus, que são construções feitas de blocos de gelo e neve. Observe a fotografia abaixo.
LEGENDA: Iglu construído em território inuíte, no Canadá, em 2017. FIM DA LEGENDA.
A mineração, a pesca e a caça estão entre as principais atividades dos inuítes. Eles também praticam o artesanato, fazendo esculturas para vender aos turistas ou para participar de exposições em galerias de arte.
LEGENDA: Pessoas do povo inuíte praticando atividades relacionadas à pesca, no Canadá, em 2019. FIM DA LEGENDA.
108
Viver no deserto do Saara
Os tuaregues vivem em diversas áreas do deserto do Saara, uma vasta região onde chove pouco. Por isso há pouca vegetação.
O Saara fica no norte do continente africano e é o maior deserto do mundo. Nesse deserto, os dias são bastante quentes e as noites são muito frias.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro, 2018; FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe (editor). The Times Atlas of World Exploration. Nova Iorque: Harper Collins Publishers, 1991.
Alguns grupos tuaregues são nômades. Eles não têm moradia fixa, estão sempre se deslocando pelo deserto. Por isso, vivem em tendas feitas de couro, um material bastante resistente.
O camelo é o principal meio de transporte usado pelos tuaregues. As principais atividades praticadas por esse povo são a criação de camelos e de cabras e o comércio de sal.
LEGENDA: Acampamento tuaregue no deserto do Saara, no Marrocos, em 2016. As tendas tuaregues são de couro, sustentadas por estacas de madeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Para proteger o corpo do sol e da areia, os tuaregues usam mantos e cobrem a cabeça. Na fotografia, grupo de tuaregues com camelos no deserto do Saara, no Níger, em 2018. FIM DA LEGENDA.
109
Viver na Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica ocupa vasta área do norte do Brasil e também terras de outros países da América do Sul.
A vegetação da Floresta Amazônica é muito diversificada, pois está em uma região quente e onde chove muito.
Veja, no mapa abaixo, a localização da Floresta Amazônica.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8 ª ed. Rio de Janeiro, 2018.
Vários povos indígenas vivem na Floresta Amazônica, entre eles os Kayapó.
Geralmente as aldeias Kayapó são organizadas em círculos. As moradias distribuem-se de modo regular ao redor de uma área descampada. Elas são feitas com materiais encontrados na floresta: madeira, folhagem e palha.
LEGENDA: Aldeia Kayapó na Floresta Amazônica, no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
110
Os Kayapó dedicam-se basicamente ao cultivo de alguns alimentos, à caça e à pesca.
As mulheres Kayapó trabalham na roça. Elas cultivam milho, mandioca, batata-doce, cana-de-açúcar, banana. Elas também preparam os alimentos e cuidam das crianças.
Os homens caçam, pescam, fabricam objetos e ferramentas. A caça obtida é repartida entre todas as famílias. Os homens Kayapó também são responsáveis pela realização das cerimônias e dos rituais típicos da comunidade.
LEGENDA: Crianças Kayapó se divertindo e jogando bolinha de gude em aldeia no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indígenas Kayapó participam da dança da mandioca em aldeia no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
111
Nas fotografias da abertura desta unidade você conheceu três lugares bem diferentes uns dos outros. Depois, você estudou o modo de vida dos povos que habitam esses lugares.
- Com base nas fotografias que você viu e nos textos que você leu, complete o quadro com as características do lugar onde esses povos vivem.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Povo |
Onde vive |
Como é o lugar |
---|---|---|
Inuíte |
||
Tuaregue |
||
Kayapó |
- Há semelhanças entre algum desses lugares e o lugar onde você vive? E diferenças? Quais?
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Coisas de índio – versão infantil, de Daniel Munduruku, Editora Callis. Livro sobre a diversidade da cultura e do modo de vida do povo indígena Munduruku.
Fim do complemento.
112
- Agora, preencha este outro quadro com algumas características do modo de vida de cada povo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Povo |
Onde vive |
Como são as moradias |
Principais atividades |
---|---|---|---|
Inuíte |
|||
Tuaregue |
|||
Kayapó |
- Por que alguns grupos tuaregues vivem em tendas?
_____
- De onde os indígenas Kayapó retiram os materiais utilizados na construção de suas moradias?
_____
113
- Compare as informações do quadro e responda às questões.
- O que é semelhante entre o modo de vida dos inuítes, o dos tuaregues e o dos Kayapó?
- Quais as diferenças entre o modo de vida de cada um desses grupos? Justifique sua resposta.
- O seu modo de vida se parece com o modo de vida de algum desses grupos? O que é parecido? O que é diferente?
- Em sua opinião, como os povos Kayapó e inuítes devem se relacionar com a natureza para manter seu modo de vida?
114
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler descreve o modo de vida do povo indígena Araweté, que vive no Brasil.
Os indígenas Araweté
Os Araweté vivem em terras do estado do Pará.
As moradias não têm uma organização regular na aldeia e ficam bem perto umas das outras. As paredes são construídas com pedaços de madeira e barro amassado; não têm janelas e a porta é pequena. O teto é de palha. Em cada moradia vive uma família.
Os Araweté praticam a caça e a pesca. Eles coletam frutos e mel, mas a agricultura do milho é a principal atividade na aldeia. Além do milho, eles cultivam mandioca, batata-doce, algodão, mamão, entre outros.
LEGENDA: Moradias Araweté em aldeia no estado do Pará, em 2010. FIM DA LEGENDA.
115
- O texto descreveu o modo de vida de qual povo indígena?
_____
- Quais aspectos do modo de vida desse povo foram descritos no texto?
( ) Local onde vive.
( ) Organização das moradias na aldeia.
( ) Nomes das festas e cerimônias.
( ) Materiais utilizados na construção das moradias.
( ) Principais atividades praticadas.
- Leia, no quadro abaixo, alguns aspectos do modo de vida de outro povo indígena do Brasil: os Bororo.
Indígenas Bororo |
|
---|---|
Local onde vivem |
Terras do estado de Mato Gr osso. |
Organização das moradias |
Organizadas em cír culo. |
Materiais das moradias |
Paredes de palha trançada e telhado de palha. |
Principais atividades |
Caça; pesca; coleta de frutos e de mel; agricultura de mandioca, feijão, milho, arr oz, entre outros produtos. |
Famílias por moradia |
De duas a tr ês famílias. |
- Com base nas informações do quadro, escreva um pequeno texto contando como vivem os indígenas Bororo. Lembre-se de dar um título ao seu texto.
116
CAPÍTULO 2. O modo de vida das pessoas e a natureza
As pessoas transformam a natureza de acordo com seu modo de vida.
Antes da chegada dos colonizadores portugueses, as terras que hoje em dia formam o Brasil eram habitadas por centenas de povos indígenas. Nessa época, essas terras eram cobertas por diversos tipos de vegetação.
Com o passar do tempo, o aumento da população e a exploração da terra, o ambiente natural foi modificado pelos seres humanos. Pontes foram construídas sobre rios, florestas foram devastadas para a exploração da madeira, o cultivo de plantações, a criação de animais e a construção de vilas e cidades.
Veja, na sequência de desenhos abaixo, como a natureza foi modificada para a construção da cidade.
- Que mudanças ocorreram na paisagem do desenho 1 para o desenho 2?
_____
- E do desenho 2 para o desenho 3?
_____
117
Por meio do trabalho, as pessoas transformam a natureza
É por meio do trabalho que as pessoas transformam a natureza. Elas ocupam os espaços e os organizam de acordo com suas necessidades, seus interesses e seu modo de vida.
Observe as fotografias abaixo.
LEGENDA: Paisagem no município de Moeda, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Feira de Santana, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Como a natureza foi transformada em cada lugar mostrado nas fotografias? Em qual desses lugares a natureza foi mais alterada?
- Em sua opinião, as pessoas que vivem nesses lugares têm o mesmo modo de vida? Explique a sua resposta.
118
As atividades de trabalho no campo e na cidade
Observando as fotografias da página anterior, você deve ter percebido que as paisagens do campo e da cidade são diferentes. Além disso, o modo de vida no campo é diferente do modo de vida na cidade.
Vamos entender melhor essas diferenças estudando as atividades de trabalho que se desenvolvem em cada um desses espaços.
As atividades de trabalho no campo
As principais atividades de trabalho no campo são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
A atividade de cultivar a terra é chamada de agricultura.
A condição do solo é muito importante para a agricultura. O solo deve ser fértil, ou seja, deve ter nutrientes que ajudam o crescimento das plantas.
A agricultura produz os alimentos que consumimos no dia a dia: frutas, legumes, hortaliças, entre outros.
LEGENDA: Agricultor colhendo hortaliças em plantação no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- A agricultura é uma atividade praticada no lugar onde você vive? Se sim, o que é cultivado?
119
A atividade de criar e reproduzir animais é chamada de pecuária.
Essa atividade produz alimentos como carne, leite e ovos. Também produz couro, utilizado na fabricação de calçados, bolsas e roupas.
LEGENDA: Trabalhador conduzindo gado em fazenda no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
O extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais para a fabricação de diversos produtos.
A extração de minério de ferro para produzir o aço utilizado para fabricar um automóvel, por exemplo, é uma atividade extrativa mineral.
A extração de madeira é uma atividade extrativa vegetal.
A caça e a pesca são atividades extrativas animais.
LEGENDA: Vista aérea do pátio de minério de ferro no Porto de Itaqui, no município de São Luís, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
A atividade industrial também acontece no campo e é responsável pela transformação de produtos agrícolas em produtos industrializados. Por exemplo, a transformação da laranja em suco de laranja.
LEGENDA: Vista aérea do pátio de indústria alimentícia repleto de caminhões no município de Uraí, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.
120
As atividades de trabalho na cidade
As principais atividades de trabalho na cidade são a indústria, o comércio e a prestação de serviços.
A indústria é a atividade de transformação da matéria-prima em outros produtos.
Observe a sequência de imagens. Ela mostra a transformação de uma matéria-prima (a madeira) em produtos industrializados (os móveis).
- Qual é a matéria-prima utilizada na fabricação dos móveis? De onde vem essa matéria-prima?
- Onde podem ser comprados esses produtos?
121
Nas atividades de comércio, as pessoas vendem e compram mercadorias. Quem vende a mercadoria é o comerciante. Quem compra a mercadoria para seu uso é o consumidor.
Nas cidades, há muitos estabelecimentos comerciais: lojas de produtos variados, mercados, quitandas, entre outros.
LEGENDA: Rua comercial no município de Bandeirantes, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
A prestação de serviços é a atividade em que alguém vende um serviço para outra pessoa ou para uma empresa.
Há muitos prestadores de serviços na cidade: professores, motoristas de ônibus, médicos, advogados, faxineiros, secretários, eletricistas, pedreiros, porteiros, cabeleireiros, engenheiros e muitos outros.
LEGENDA: Motorista de ônibus no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você mora há muitos estabelecimentos comerciais? O que eles vendem?
122
CAPÍTULO 3. Atividades humanas e problemas ambientais
Problemas ambientais no campo
As atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas são importantes, pois fornecem alimentos para as pessoas e diversas matérias-primas para as indústrias. No entanto, quando praticadas de forma inadequada, essas atividades podem causar problemas ambientais.
Grandes áreas de florestas são derrubadas para dar lugar às plantações e às pastagens. Isso pode provocar a extinção de espécies animais e vegetais.
Quando a floresta é retirada, o solo fica desprotegido e pode ser destruído, principalmente pela ação da água da chuva. Isso acontece porque, quando a água da chuva escoa, leva consigo porções do solo que se desprenderam, formando buracos e diminuindo a sua fertilidade.
LEGENDA: Solo destruído no município de Manoel Viana, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
123
O extrativismo mineral altera profundamente a natureza, pois muitos minerais são encontrados no subsolo . Para extraí-los, é necessário derrubar a floresta e escavar o solo.
LEGENDA: Extração de calcário no município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, em 2016. Observe como essa atividade altera a natureza e destrói o solo. FIM DA LEGENDA.
As atividades agrícolas e extrativistas podem poluir a água dos rios.
Muitos produtos químicos utilizados nas plantações são levados pela água das chuvas até os rios, poluindo as águas e contaminando peixes e outros organismos.
Várias substâncias nocivas aos seres vivos também são lançadas nas águas dos rios nos processos de extração mineral.
LEGENDA: Trabalhador rural aplica produtos químicos em plantação no município de Planalto, no estado de São Paulo, em 2016. Esses produtos contaminam as águas dos rios e podem fazer mal à saúde dos seres vivos. FIM DA LEGENDA.
124
Problemas ambientais na cidade
No Brasil, a maior parte das pessoas vive em cidades. A concentração de pessoas, de veículos, de indústrias, de escritórios e de estabelecimentos comerciais pode causar muita poluição na cidade.
As indústrias lançam fumaça, fuligem e substâncias nocivas, poluindo o ar. Os veículos também contribuem para a poluição do ar nas cidades.
LEGENDA: Fumaça saindo das chaminés de uma indústria que produz papel no município de Telêmaco Borba, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.
A falta de tratamento de esgoto é um dos principais responsáveis pela poluição da água nas cidades.
Grande parte do esgoto produzido nas moradias, nas indústrias, nos estabelecimentos comerciais e nas atividades de prestação de serviços é despejada sem tratamento nos rios, contaminando suas águas.
LEGENDA: Esgoto sem tratamento é lançado no rio Camarajipe, na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o ar do lugar onde você vive é poluído? Justifique.
125
A quantidade de lixo produzido nas cidades é muito grande.
No Brasil, a maior parte do lixo é coletada e depositada em lixões a céu aberto, sem nenhum tratamento. Essa prática contamina o solo e atrai insetos e outros animais que causam doenças.
Muitas vezes, o lixo é jogado no leito dos rios, poluindo suas águas. O lixo também é jogado nas ruas e nas avenidas, poluindo o ambiente da cidade.
LEGENDA: Lixão a céu aberto no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixo em calçada na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixo acumulado no rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Há alguma atividade de trabalho que causa algum problema ambiental no lugar onde você vive? Conte para os colegas e para o professor qual é essa atividade e qual é o problema que ela causa ao ambiente.
- No lugar onde você vive existe algum rio? A água dele é limpa ou poluída? Se for poluída, qual é a causa dessa poluição? Respostas pessoais.
126
O mundo que queremos
Evitando o desperdício de água
Você sabia que a água que a maior parte das pessoas utiliza nas atividades do dia a dia vem dos rios?
Por isso, é importante não poluir ou contaminar as águas dos rios com lixo, esgoto não tratado e substâncias nocivas aos seres vivos.
Também é importante evitar o desperdício de água, pois a água limpa é um recurso cada vez mais escasso na natureza e um dia pode acabar. Por esse motivo, a economia de água beneficia todas as pessoas.
Veja, abaixo, algumas atitudes simples que ajudam a evitar o desperdício de água.
Fechar a torneira enquanto escova os dentes. Usar um copo com água para enxaguar a boca.
Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça.
Tomar banho mais rápido.
Evitar usar mangueira para lavar o quintal e a calçada. Dar preferência para vassoura e balde.
127
- Quem se beneficia com a economia de água? Por quê?
_____
- Como as pessoas podem contribuir para evitar o desperdício?
_____
- Em sua opinião, a água é importante? Por quê?
_____
Boxe complementar:
Vamos fazer
Nem todas as pessoas sabem por que é importante economizar água. Mas você sabe e até conhece algumas atitudes para colaborar para isso. Vamos ajudar?
Que tal começar alertando as pessoas que moram com você? Siga as etapas e bom trabalho!
Etapas
- Reúna-se com seus colegas e pensem em atitudes que podem evitar o desperdício de água em casa.
- Façam uma lista com as principais atitudes.
- Escrevam avisos chamando a atenção para cada uma dessas atitudes.
- Em casa, afixem os avisos nos locais apropriados: ao lado da pia do banheiro ou da cozinha, ao lado do chuveiro etc.
Fim do complemento.
128
O que você aprendeu
- Como é a região onde vive o povo inuíte? E como é o modo de vida desse povo?
2. Compare estas paisagens e responda às questões.
LEGENDA: Paisagem no município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Sertânia, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em qual dessas paisagens a natureza foi mais transformada pelas pessoas?
_____
- Por que essa paisagem foi mais transformada pelas pessoas que a outra?
_____
- Que diferenças há entre o modo de vida das pessoas que vivem nos lugares mostrados nas fotografias?
_____
129
Avaliação processual
- Complete o quadro com o que as pessoas fazem em cada uma das atividades humanas citadas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
- Quais são as consequências da destruição do solo para as pessoas?
_____
- O que pode poluir ou contaminar a água dos rios?
_____
130
PARA TERMINAR
- Ana vive na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Ela mora em uma casa de madeira com seus pais e seu irmão Luís. Durante o dia, Ana e Luís tomam chimarrão, um hábito que aprenderam com a bisavó de origem indígena. De noite, eles gostam de comer sopa de capeletti, prato que seu avô de origem italiana prepara muito bem. Os hábitos de Ana e Luís demonstram que eles moram:
- em um lugar onde as pessoas possuem hábitos iguais.
- em um lugar onde existem pessoas de diferentes origens.
- em um lugar onde há muitas fazendas.
- em um lugar onde as pessoas vivem em apartamentos.
- Observe a imagem do bairro de Clara para responder às questões.
- O bairro de Clara foi representado a partir de qual ponto de vista?
( ) De cima e de lado.
( ) De cima.
- O bairro de Clara foi representado por meio de:
( ) um desenho.
( ) uma obra de arte.
( ) uma fotografia.
( ) uma maquete.
131
Avaliação de resultado
- Indique a frase que está correta.
• Os bairros surgem e permanecem iguais para sempre.
• Os bairros são transformados pelas pessoas com o passar do tempo.
• As mudanças que ocorrem nos bairros são causadas apenas pela natureza.
• As pessoas não interferem nas mudanças ocorridas em um bairro.
- Observe o desenho que mostra um bairro e depois marque com um X a alternativa correta.
- A escola está do lado direito da padaria.
- O hospital está em frente ao mercado.
- A sorveteria está atrás do banco.
- A padaria está do lado esquerdo do banco.
132
- Observe a sequência de imagens e escreva abaixo quais foram as atividades de Leonardo em cada período do dia.
_____
- Mariana gosta de jogar futebol durante o recreio. Observe o desenho e escreva V (verdadeiro) ou F (falso) no início de cada frase.
( ) Mariana está com uma luva na mão direita.
( ) A bola está embaixo do pé esquerdo de Mariana.
( ) A trave está na frente de Mariana.
( ) A bola está embaixo do pé direito de Mariana.
- No trajeto para a escola, Taís vê, pela janela do ônibus, outros ônibus, carros, motos e bicicletas. Que tipo de meios de transporte Taís vê pela janela do ônibus?
( ) Aéreos.
( ) Terrestres.
( ) Aquáticos.
- Circule os meios de comunicação individuais.
133
- Relacione os nomes dos povos tradicionais aos textos que descrevem corretamente suas características.
Coluna 1
Inuítes
Tuaregues
Kayapós
Coluna 2
Vivem da criação de camelos e de cabras e do comércio de sal. Moram em tendas de couro.
Para sobreviver, cultivam alimentos, caçam e pescam. Suas moradias são feitas de madeira, folhagens e palha.
Suas principais atividades são a mineração, a caça e a pesca. Atualmente moram em casas feitas de madeira, mas já viveram em moradias feitas de gelo.
- Complete o quadro com as informações que faltam.
Atividade
Características
Criação e reprodução de animais.
Extrativismo
Agricultura
Produção de matéria-prima para a indústria.
- Marque com um
X
a alternativa correta.
- Não precisamos evitar o desperdício de água porque toda a água disponível para consumo já está poluída.
- Não precisamos evitar o desperdício de água porque há muita água disponível para consumo.
- Devemos evitar o desperdício e a poluição da água porque a água disponível para consumo pode acabar.
- Não há nada que podemos fazer para economizar água no dia a dia.