MP070

UNIDADE 2. O dia a dia no lugar onde você vive

Imagem: Ilustração. À esquerda, uma mulher está ajoelhada sobre uma ponte e segurando uma câmera fotográfica. Na frente dela há patos nadando em um lago. Atrás dela, um homem está correndo e outro homem com uniforme verde está varrendo o chão ao lado de um cesto de lixo amarelo. Em seguida, um homem está segurando um saco de pipocas e entregando para um menino. Ao lado deles há um carrinho de pipocas. Em seguida, duas senhoras estão sorrindo e se alongando. Atrás delas, dois senhores estão sentados em volta de uma mesa de xadrez. Ao lado, duas crianças estão sentadas em balanços e mais duas crianças estão sentadas em uma gangorra. Atrás delas, uma mulher está andando de bicicleta em volta do parque. No centro há uma rua asfaltada e do outro lado há pessoas andando em uma calçada. Ao fundo há casas e uma pessoa está anotando o pedido de outra pessoa, que está sentada em uma mesa em uma lanchonete. Atrás há um carro vermelho na rua, prédios e o sol no céu azul. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para a abertura da Unidade 2 pode ser trabalhada na semana 11.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Reconhecer que as pessoas se dedicam a diversas atividades no dia a dia.
  • Reconhecer atividades realizadas em diferentes períodos do dia.
  • Conhecer alguns profissionais e atividades de trabalho.
  • Desenvolver noções de lateralidade e de localização espacial de acordo com o referencial utilizado.
  • Reconhecer a importância dos meios de transporte para a circulação de pessoas e mercadorias.
  • Identificar os principais meios de transporte e suas respectivas vias de circulação.
  • Compreender a sinalização e as leis de trânsito como forma de organizar a circulação de pessoas e de veículos nas ruas.
  • Reconhecer a importância da sinalização e das leis de trânsito para garantir uma circulação segura e eficiente.

    Nesta abertura de unidade são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE03 e EF02GE06.

    Introdução da unidade

    Esta unidade trabalha com diferentes conteúdos relacionados ao cotidiano do estudante. Com as atividades articuladas aos conhecimentos prévios e experiências dos estudantes ao longo do bimestre, eles estudarão os períodos do dia e as principais atividades realizadas em cada um deles, as atividades profissionais e os meios de transporte.

    Ao longo do bimestre, também trabalharão noções de lateralidade e de localização espacial como parte do processo de alfabetização cartográfica.

    Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Competências Gerais da Educação Básica: 9; 10.
  • Competência Específica de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 1.
  • Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 2; 4; 7.

MP071

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Quais profissionais você identifica na imagem?
  1. Você já viu profissionais como esses no lugar onde vive?
  1. Quais meios de transporte aparecem na imagem?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial.
  • Objetos de conhecimento: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação; Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes; Localização, orientação e representação espacial.
  • Habilidades: EF02GE03; EF02GE06; EF02GE10.

    Orientações pedagógicas

    Atividade 1. Os estudantes podem reconhecer o profissional uniformizado que está trabalhando na limpeza do parque, o pipoqueiro e o atendente da lanchonete.

    Atividade 2. Resposta pessoal. Verifique a pertinência da resposta dos estudantes. Se julgar necessário, peça a eles que deem exemplos de outros profissionais que eles veem no lugar de vivência.

    Atividade 3. Os estudantes podem identificar a bicicleta e o carro.

MP072

CAPÍTULO 1. O que você faz ao longo do dia?

Ao longo do dia fazemos muitas atividades. Algumas atividades, como escovar os dentes, devemos fazer todos os dias. Outras atividades, como ir ao médico, fazemos de vez em quando.

  1. Faça um X nas atividades que você faz todos os dias.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ilustração. Um menino está sentado e segurando um garfo na boca. Na frente dele há um prato com comida sobre uma mesa. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um homem e uma menina estão subindo em um ônibus amarelo.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um menino está deitado na cama e lendo um livro.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Três crianças estão sorrindo e brincando com uma bola. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um menino está sentado em uma cadeira e com a boca aberta. Ao seu lado, uma dentista com óculos de proteção e máscara está segurando um aparelho dentro da boca dele.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Duas crianças estão sorrindo e observando pinturas penduradas em uma parede.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outras atividades você faz todos os dias? Conte para os colegas e conheça as atividades deles.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 1 podem ser trabalhadas nas semanas 11 e 12.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Identificar características do dia e da noite.
  • Conhecer os períodos do dia.
  • Reconhecer atividades realizadas durante o dia e durante a noite.

    As páginas 48 e 49 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE06.

    Orientações pedagógicas

    Atividade 1. Pergunte aos estudantes quais são as atividades que eles realizam todos os dias e anote-as na lousa. Comente que algumas atividades são realizadas mais de uma vez por dia, como escovar os dentes, lavar as mãos. Se julgar necessário, ajude-os na marcação das imagens tendo como referência as atividades que relataram.

    Atividade 2. Incentive os estudantes a contar aos colegas quais são as atividades do seu dia a dia que não apareceram nas imagens da atividade anterior.

    Astronomia para crianças: o ensino das ciências pelo fascínio

    “Toda criança é uma cientista nata, e então nós arrancamos isso delas”, já dizia o cientista estadunidense Carl Sagan (1934-1996) sobre como a educação formal e a perspectiva adulta podem ser danosas para a imaginação e curiosidade dos pequenos – elementos essenciais para a exploração científica e seu desenvolvimento integral.

    Neste contexto, mais do que somente apresentar conteúdos curriculares, a escola tem um papel decisivo para estimular o gosto pela ciência. E sabendo do fascínio que os fenômenos e corpos do universo costumam despertar entre as crianças, a Astronomia desponta como um caminho de enorme potencial para essa aproximação.

    [...]

    Para Adilson Aparecido de Oliveira, professor de Física na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Astronomia pode ser o ponto de partida para introduzir diversos conteúdos de Ciências, Matemática, Geografia, entre outros, na escola.

MP073

Os períodos do dia

Um dia pode ser dividido em três períodos: manhã, tarde e noite. Em cada um desses períodos, muitas atividades acontecem.

Durante a manhã e a tarde, a maioria das pessoas trabalha e realiza suas atividades do dia a dia. Durante a noite, a maioria das pessoas descansa.

Há atividades que são realizadas durante o dia e durante a noite. Por isso, algumas pessoas trabalham à noite. Por exemplo, médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros e porteiros.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Observe as duas cenas e responda às questões.
Imagem: Ilustração – Dia. À esquerda há carros e um ônibus na rua. À direita, pessoas andando na calçada e postes apagados. Atrás há uma escola, uma padaria, uma loja e um hospital abertos. Ao fundo, o sol no céu claro.  Ilustração – Noite. À esquerda, uma rua asfaltada. À direita, postes acesos e uma escola, uma padaria e uma loja fechados. Ao lado, um hospital aberto. Ao fundo, a lua no céu escuro.  Fim da imagem.
  1. Que estabelecimentos estão abertos na cena que representa o dia?
PROFESSOR Resposta: A padaria, a escola, a loja e o hospital.
  1. E na cena que representa a noite? Por que esse estabelecimento fica aberto durante a noite?
PROFESSOR Resposta: O hospital. Porque há atividades que são realizadas à noite.
  1. Você conhece outros estabelecimentos que ficam abertos durante a noite? Se sim, quais?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Em que período do dia seus familiares costumam trabalhar? Em que eles trabalham?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

“O desafio é propor atividades que possam fazer a integração entre essas disciplinas”, diz.

Para tanto, ele sugere a realização de atividades práticas, como a observação dos movimentos do Sol ou o uso de imagens e filmes. “O importante é sempre estimular a criatividade e a imaginação dos alunos para aproximar esses conteúdos, porque o fascínio já está lá, nessa conexão profunda entre nós e o universo, e porque a ciência faz parte da cultura”, diz.

MATUOKA, Ingrid. Astronomia para crianças: o ensino das ciências pelo fascínio. In : Centro de referências em educação integral , 20 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/fAb. Acesso em: 10 maio 2021.

Orientações pedagógicas

Questione os estudantes sobre a razão da diferença entre a quantidade de atividades realizadas durante o dia e a noite. Espera-se que eles percebam que, em geral, as pessoas estão habituadas a realizar a maioria de suas atividades durante o dia e a dormir durante a noite. No entanto, há pessoas que trabalham durante a noite, pois certos serviços são oferecidos durante o dia e a noite toda, além de alguns estabelecimentos funcionarem nesse período.

Sugira aos estudantes que reflitam sobre atividades que ocorrem tanto no período diurno quanto noturno, as chamadas atividades 24 horas. Comente que há atividades e serviços que precisam funcionar de dia e de noite e pergunte a eles se conhecem algum deles. Incentive-os a considerar tanto estabelecimentos comerciais, como farmácias, postos de gasolina e supermercados, quanto serviços de saúde e de segurança, como hospitais, postos de bombeiros e delegacias.

Atividade 3. Os estudantes devem comparar as imagens e perceber as principais diferenças, associando-as ao momento do dia. O hospital fica aberto nos dois períodos porque oferece serviços que precisam estar disponíveis durante o dia e a noite. Além do hospital, eles podem citar postos de gasolina, supermercados, delegacias etc.

Atividade 4. Oriente os estudantes a realizar a atividade em casa e a registrar as respostas com a ajuda dos familiares.

Nas atividades 3 e 4, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE06 da Base Nacional Comum Curricular: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

MP074

Durante a manhã e a tarde, as crianças estudam e realizam suas atividades do dia a dia. Quando a noite chega, é sinal de que o dia está acabando. Durante a noite, as crianças devem descansar e dormir.

Veja as atividades que Mariana faz ao longo do dia.

Imagem: Ilustração. À esquerda, a informação: MANHÃ.  1) Mariana, menina ruiva está sorrindo, segurando um lanche com a mão esquerda e uma caneca com a mão direita. Na frente dela há uma mesa com pães em cima.  2) Mariana está sentada em uma carteira escolar e sorrindo. Na frente dela, a professora está segurando um livro com a mão direita e apontando para a lousa com o indicador esquerdo. Atrás dela, uma lousa com os números: 4, 3, 2, 1.  No centro, a informação: TARDE.  3) Mariana está sorrindo e pulando. Ao lado, duas crianças estão girando uma corda. Ao fundo, nuvens e o sol no céu claro. 4) Mariana está sentada e escrevendo em um caderno. Ao fundo, um sol atrás de uma janela.  À direita, a informação: NOITE.  5) Mariana está sentada atrás de uma mesa e comendo. Na ponta da mesa, um casal está sentado e comendo. Entre eles há pratos e comida sobre a mesa. Ao fundo, uma janela, a lua e estrelas no céu escuro. 6) Mariana está deitada na cama com um cobertor sobre o corpo e com os olhos fechados.  Fim da imagem.
  1. Marque o período do dia em que Mariana realiza estas atividades.
  1. Mariana brinca com outras crianças.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

PROFESSOR Resposta correta: Tarde
  1. Mariana vai à escola.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

PROFESSOR Resposta correta: Manhã
  1. Mariana janta com sua família.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

PROFESSOR Resposta correta: Noite
  1. Mariana faz o dever de casa.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

PROFESSOR Resposta correta: Tarde
  1. Mariana dorme.

    ( ) Manhã

    ( ) Tarde

    ( ) Noite

PROFESSOR Resposta correta: Noite
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 50 e 51 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE06.

Orientações pedagógicas

Atividade 5. As imagens mostram atividades realizadas por uma criança nos diferentes períodos do dia (manhã, tarde e noite). Se julgar pertinente, pergunte aos estudantes se as atividades que Mariana faz ao longo do dia são parecidas com as que eles realizam nos mesmos períodos. Auxilie na vinculação entre o texto e as ilustrações representando atividades em diferentes momentos do dia como forma de contribuir para a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização.

Nessa fase, é comum as crianças relacionarem os períodos do dia (manhã, tarde e noite) às atividades que realizam costumeiramente ou ao aspecto do céu (se está claro ou escuro), e não ao horário. Eles entendem que é de manhã, por exemplo, quando se está na escola, a tarde é o período depois do almoço e a noite é quando escurece.

A concepção de tempo na infância

As crianças pensam o passado a partir do seu presente, e não o contrário. [...] Não importa a data cronológica, mas a localização do objeto no passado e a percepção de que o objeto é de um tempo diferente do presente. [...]

A questão da temporalidade e da forma como as crianças entendem a passagem do tempo está relacionada com a experiência familiar. Recorrem a lembranças de objetos (presente de Natal e aniversário), festas, nascimentos, para organizar o tempo com sentido de progressão. [...]

MP075

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente a página anterior. O que você costuma fazer de manhã, à tarde e à noite?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe nos quadros a seguir uma atividade que você realiza em cada período do dia.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Um sol nascendo atrás de um morro. Ao fundo, nuvens no céu azul.  Fim da imagem.

manhã

_____

Imagem: Ilustração. Um sol se pondo atrás de um morro. Ao fundo, nuvens no céu azul. Fim da imagem.

tarde

_____

Imagem: Ilustração de morros verdes. Ao fundo, uma lua e estrelas no céu escuro.  Fim da imagem.

noite

_____

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Recordando-se a partir de lembranças, na multiplicidade de tempos – passado, presente e futuro – a criança vai selecionando as memórias e construindo as dimensões temporais do real vivido e não vivido.

CAINELLI, Marlene. Educação histórica: perspectivas de aprendizagem da História no Ensino Fundamental. Educar em Revista , [ s. l. ], p. 57-72, mar. 2006. p. 59, 64-65.

Orientações pedagógicas

Atividades 6 e 7. Peça aos estudantes que realizem as atividades em casa e que, em sala de aula, contem para os colegas como é a sua rotina. Por exemplo: “De manhã eu acordo, tomo café, vou à escola; à tarde volto para casa; à noite vou dormir”. A utilização desse tipo de narrativa, falada ou escrita, o ajuda a compreender melhor a sucessão de fatos do passado e do presente. Estimule-os a comparar as atividades que realizam em cada período com as praticadas pelos colegas, observando o que é parecido e diferente. Fique atento para que não manifestem nenhum tipo de comentário desrespeitoso com os colegas.

Nas atividades 5 a 7, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE06 da Base Nacional Comum Curricular: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

Numeracia e Geografia

É possível promover uma análise coletiva sobre as atividades que a turma realiza nos três períodos do dia. Para isso, monte na lousa, com a ajuda dos estudantes, uma lista com as principais atividades que eles realizam em cada período. Então, peça a eles que as coloquem em uma tabela e, por fim, num gráfico de colunas simples.

O levantamento e o tratamento dos dados incentiva o desenvolvimento de habilidades e estruturas cognitivas do raciocínio lógico-matemático, o que contribuirá para o estudo das coordenadas geográficas que será realizado futuramente.

MP076

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir apresenta uma sequência de acontecimentos ao longo do dia de uma criança.

Um dia na vida de Mário

Mário acordou cedo e tomou café da manhã.

De manhã, ele arrumou o quarto com sua mãe e fez a lição de casa.

À tarde, ele almoçou e foi para a escola. No recreio, ele jogou bola com seus colegas. Ao voltar da escola, Mário foi com seu cachorro à casa de seus primos para brincar.

À noite, Mário voltou para casa, tomou banho e jantou com sua família. Mais tarde, ele escovou os dentes e leu uma história antes de dormir.

Imagem: Ilustração. Mário, menino com cabelo encaracolado e castanho está sorrindo e com as mãos sobre um travesseiro. Ao seu lado, sua mãe, mulher com cabelo encaracolado e preso está sorrindo e com as mãos sobre a cama. Ao fundo, uma janela e o sol no céu claro. Em seguida, Mário está sentado em uma carteira escolar. Em volta dele há mais crianças sentadas e ao fundo, um professor está escrevendo na lousa. Abaixo, Mário está sentado e comendo. Nas pontas da mesa, um casal está sentado e comendo. Ao fundo, uma janela, a lua e estrelas no céu. Fim da imagem.
  1. Quais expressões do texto indicam os períodos do dia?

_____

PROFESSOR Resposta: “De manhã”, “à tarde” e “à noite”.
  1. Em quais lugares Mário esteve ao longo do dia?

    _____

PROFESSOR Resposta: Em casa, na escola e na casa dos primos.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 13.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Trabalhar a sequência temporal pela produção escrita.
  • Desenvolver a compreensão leitora por meio de um texto expositivo que apresenta uma sequência temporal.
  • Produzir um texto que apresente uma sequência temporal com base em um modelo.
  • Reconhecer e utilizar marcadores temporais na escrita do texto.

    As páginas da seção contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE06.

    Orientações pedagógicas

    Leia o texto com os estudantes e peça a eles que associem as imagens ao que foi apresentado no texto. É importante explorar as frases e as expressões que indicam a ordem dos acontecimentos e os períodos do dia.

    Sugira aos estudantes que comparem as atividades de Mário com a própria rotina, atentando para o que fazem de manhã, depois do almoço e à noite. Isso os auxiliará na produção do texto proposto na atividade 5 da página seguinte.

    Como ensinar o uso de marcadores temporais na produção de textos

    Jaime Baratz, docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), sugere que nas séries iniciais o trabalho envolva o uso de advérbios como “hoje”, “amanhã” e “ontem”. [...]

    Os termos citados por Baratz são alguns dos chamados marcadores temporais, palavras de diversas classes e funções sintáticas, como as descritas a seguir.

  • Advérbios: “Ontem”, “hoje”, “amanhã”, “já”, “agora”, “logo”, “cedo”, “tarde”, “outrora”, “breve”, “nunca”, “sempre”, “jamais”.

MP077

  1. Ordene as atividades que Mário realizou ao longo do dia.

( ) Leu uma história.

PROFESSOR Resposta: 4

( ) Foi para a escola.

PROFESSOR Resposta: 2

( ) Brincou com os primos.

PROFESSOR Resposta: 3

( ) Fez a lição de casa.

PROFESSOR Resposta: 1
  1. Preencha o esquema a seguir completando as frases com atividades que Mário realizou durante o dia.

    De manhã

    Ajudou sua mãe a arrumar o _____.

PROFESSOR Resposta: quarto

Fez a _____.

PROFESSOR Resposta: lição de casa
Imagem: Ilustração. Seta curva para baixo. Fim da imagem.

À tarde

Foi para a _____.

PROFESSOR Resposta: escola

Brincou com seus _____.

PROFESSOR Resposta: primos
Imagem: Ilustração. Seta curva para baixo. Fim da imagem.

À noite

Tomou _____.

PROFESSOR Resposta: banho

Escovou os _____.

PROFESSOR Resposta: dentes

Leu uma _____.

PROFESSOR Resposta: história
  1. Agora é a sua vez! Escreva um texto que apresente uma sequência de atividades que você realiza ao longo de um dia.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas do Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Locuções adverbiais: Duas ou mais palavras com valor de advérbio, como “às vezes”, “em breve”, “à noite”, “à tarde”, “de manhã”, “de quando em quando”.
  • Conjunções: Aquelas que dão a ideia de progressão na história que está sendo contada, como “enquanto isso”, “depois disso”, “logo que”, “assim que”.
  • Preposições: “Durante”, “após” etc.

    LOPES, Noêmia. Como ensinar o uso de marcadores temporais na produção de textos. Revista Nova Escola , jun. 2012. Disponível em: http://fdnc.io/fAc. Acesso em: 10 maio 2021.

    Orientações pedagógicas

    Atividades 1 a 4. O trabalho com as expressões que indicam os períodos do dia, os lugares percorridos e a sequência de atividades no dia de Mário pode ser usado para orientar os estudantes no ordenamento a ser observado para a produção do texto.

    Atividade 5. Lembre os estudantes de que o objetivo da produção do texto é apresentar uma sequência de eventos ao longo do tempo. Para isso, eles devem destacar os momentos em que os eventos ocorreram e respeitar sua ordem. Assim, não se deve começar o texto pelo evento mais recente. É importante dar um título ao texto a ser produzido.

    Nas atividades 4 e 5, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE06 da Base Nacional Comum Curricular: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

    Literacia e Geografia

    Oriente os estudantes sobre o fato de que, para compor textos com sequência de acontecimentos, é importante fazer um planejamento do que vão escrever e em que ordem. Os marcadores dos períodos do dia auxiliam na indicação da temporalidade.

MP078

CAPÍTULO 2. As pessoas trabalham

Imagem: Ilustração. Uma panela de pressão, um caderno, uma camiseta amarela, um carro verde, uma caneta, um pé de alface, uma maçã e um saco de açúcar. Fim da imagem.

Você já pensou de onde vêm todas as coisas que você e sua família utilizam ou consomem no dia a dia?

A produção de alimentos, roupas, panelas, carros, geladeiras, aviões, lápis, canetas, cadernos, computadores, entre outros produtos, envolve o trabalho de vários profissionais.

No campo, há os profissionais que trabalham nas usinas , no cultivo das plantações e na criação de animais. Outros profissionais trabalham na pesca e na extração de recursos naturais.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão segurando enxadas sobre uma plantação. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultores trabalhando em plantação no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está com um cesto pendurado nas costas e segurando uma vara sobre o chão. Ao fundo, várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador coletando castanha-do-brasil no município de Laranjal do Jari, no estado do Amapá, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você costuma ver os profissionais mostrados nas fotografias no lugar onde vive?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As três aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 2 podem ser trabalhadas nas semanas 14 e 15.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Conhecer alguns profissionais e atividades de trabalho.
  • Identificar profissionais e atividades de trabalho no lugar onde vive.
  • Valorizar o trabalho de diferentes profissionais.
  • Desenvolver noções de lateralidade e de localização espacial de acordo com o referencial utilizado.

    As páginas 54 e 55 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE06.

    Orientações pedagógicas

    Leia o texto das páginas 54 e 55 com os estudantes e esclareça possíveis dúvidas. É importante que eles comecem a perceber que os trabalhos realizados pelas pessoas estão associados a atividades desenvolvidas no campo e na cidade.

    Se julgar pertinente, explique que as atividades de trabalho no campo e na cidade estão associadas. De modo geral, as pessoas que vivem na cidade necessitam das atividades desenvolvidas no campo e vice-versa.

    Atividade 1. Pergunte aos estudantes se eles têm familiares ou vizinhos que praticam alguma das atividades mostradas nas fotografias.

MP079

Na cidade, há os profissionais que trabalham nas indústrias, fabricando os produtos. Já nas lojas, há os profissionais que vendem as mercadorias aos clientes.

Há também, na cidade, muitos profissionais que trabalham na prestação de serviços: coletores de lixo, motoristas, bombeiros, porteiros, faxineiros, policiais, professores, médicos, advogados, cabeleireiros, carteiros, eletricistas, dentistas, entre outros.

Imagem: Fotografia. Uma fileira extensa de pessoas sentadas e costurando em um galpão. Fim da imagem.

LEGENDA: Costureiros em indústria têxtil no município de Cianorte, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia.  Um homem e uma mulher estão parados na frente de um balcão e observando um jovem segurando fatias de queijo sobre uma balança. Ao fundo, gôndolas com produtos. Fim da imagem.

LEGENDA: Balconista atendendo clientes em mercado no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está sentado e com as mãos no volante de um automóvel. Na frente dele, três crianças estão paradas. Ao fundo, uma casa e plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Motorista de ônibus no município de Santaluz, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bombeiros estão ao lado de um caminhão vermelho. Ao fundo, um prédio com manchas pretas. Fim da imagem.

LEGENDA: Bombeiros combatendo incêndio no município de São José, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você mora há indústrias? E lojas?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Quais prestadores de serviços você já viu no lugar onde mora?
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Peça aos estudantes que observem as fotografias e discutam se alguma dessas atividades é realizada no lugar onde vivem.

Leia com os estudantes a legenda das fotografias, explicando o que cada profissional realiza.

Atividade 2. Oriente os estudantes a realizar as atividades em casa com o auxílio dos familiares. Em sala de aula, peça a eles que compartilhem as respostas com os colegas e escreva na lousa os principais tipos de indústria ou de comércio listados pela turma.

Atividade 3. Se julgar pertinente, pergunte também se os estudantes têm familiares que trabalham como prestadores de serviço. Espera-se que eles reconheçam que o trabalho desses profissionais garante o conforto e o bem-estar das pessoas.

Sugestão de atividade: Pesquisando os serviços do bairro

  • Peça aos estudantes que apresentem exemplos de profissionais ou estabelecimentos de prestação de serviços presentes no bairro onde moram. Lembre-os de dizer o nome do bairro.
  • Peça que indiquem o tipo de serviço prestado e faça uma lista na lousa com o que foi mencionado por eles.
  • Em seguida, compare alguns bairros para que os estudantes identifiquem as diferenças na oferta de serviços entre eles.

MP080

Na escola, você convive com diversos profissionais. Por exemplo, o porteiro, o faxineiro, a secretária, a diretora, a merendeira e os professores.

PROFESSOR Atenção professor: Sobre as atividades desta página, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que outros profissionais trabalham na escola em que você estuda?

No desenho abaixo, o professor Guilherme está representado de costas.

Imagem: Ilustração. Guilherme, homem com cabelo preto e curto, camiseta e calça azul está de costas, segurando um giz com a mão direita sobre uma lousa e escrevendo: ESC.    Fim da imagem.
  1. Circule de vermelho a mão direita do professor Guilherme.
  1. Circule de verde a mão esquerda do professor Guilherme.
Imagem: RESPOSTA: Um círculo em volta da mão direita de Guilherme (vermelho) e um círculo em volta da mão esquerda dele (verde). Fim da imagem.

Agora, veja a representação do professor de frente.

Imagem: Ilustração. Guilherme está de frente, segurando giz com a mão direita e com a mão esquerda levantada. Atrás dele, a lousa com a palavra: ESCOLA.   Fim da imagem.
  1. Circule de vermelho a mão direita do professor Guilherme.
  1. Circule de verde a mão esquerda do professor Guilherme.

    Imagem: RESPOSTA: Um círculo em volta da mão direita de Guilherme (vermelho) e um círculo em volta da mão esquerda dele (verde).  Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Que diferenças você observa entre os dois desenhos?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Você deve ter percebido que a posição da mão direita e a posição da mão esquerda do professor são diferentes quando ele está de costas e quando ele está de frente.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações para o professor:

As páginas 56 e 57 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE06 e EF02GE10.

Orientações pedagógicas

Atividade 4. Incentive os estudantes a falar sobre os profissionais da sua escola e as atividades que realizam. Se considerar pertinente, anote o que foi mencionado na lousa e ressalte a importância de cada um desses profissionais para o bom funcionamento da escola.

Atividades 5 e 6. Os estudantes devem se projetar na imagem do professor. Assim, poderão notar que, nessa posição, o lado direito deles corresponde ao mesmo lado do professor. Se julgar necessário, proponha atividades que retomem as noções de direita e esquerda. Por exemplo, peça-lhes que levantem o braço esquerdo, depois o direito e repitam o mesmo com as pernas.

Atividades 7 e 8. Nessa representação, o professor está de frente. É importante que os estudantes percebam que houve uma inversão: o lado direito dele não corresponde mais ao mesmo lado da representação. Destaque que a determinação do eixo direita/esquerda depende do eixo frente/atrás.

Atividade 9. Explique aos estudantes que a determinação de direita ou esquerda está diretamente ligada ao eixo frente/atrás. Se julgar necessário, chame a atenção deles para o braço em que o professor usa o relógio, que muda de posição conforme a representação do professor (de frente ou de costas).

Relações projetivas: pontos de vista

Relações projetivas são as que permitem a coordenação dos objetos entre si num sistema de referência móvel, dado pelo ponto de vista do observador. Inicialmente o ponto de referência está centrado na própria criança, e aos poucos é transferido para outras referências, ou seja, ocorre a descentração. Tais relações ampliam e enriquecem o sistema de relações topológicas. Têm seu fundamento na noção da reta, ou seja, os pontos alinhados ou ordenados numa direção, segundo um ponto de vista. O espaço projetivo acrescenta ao topológico a necessidade de situar os objetos ou os elementos de um mesmo objeto, um em relação aos outros.

MP081

  1. O professor Guilherme está dando aula. Observe o desenho e responda às questões.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma porta fechada. No centro, Guilherme com relógio dourado no pulso direito está de frente, segurando um livro com a mão esquerda e apontando para ele com o indicador direito. Atrás dele há uma lousa e à direita, um caderno sobre uma mesa. Atrás há papéis pendurados em um quadro laranja. Na frente dele, silhueta de dois alunos sentados em carteiras escolares.  Fim da imagem.
  1. O quadro de giz está na frente ou atrás do professor?

( ) Na frente

( ) Atrás

PROFESSOR Resposta correta: Atrás
  1. Com que mão o professor segura o livro?

    ( ) Mão direita

    ( ) Mão esquerda

PROFESSOR Resposta correta: Mão esquerda
  1. A mesa está à direita ou à esquerda do professor?

    ( ) À direita

    ( ) À esquerda

PROFESSOR Resposta correta: À esquerda
  1. A porta está à direita ou à esquerda do professor?

    ( ) À direita

    ( ) À esquerda

PROFESSOR Resposta correta: À direita
  1. O caderno está em cima ou embaixo da mesa do professor?

    ( ) Em cima

    ( ) Embaixo

PROFESSOR Resposta correta: Em cima
MANUAL DO PROFESSOR

[...]

As noções fundamentais que envolvem as relações projetivas são: direita e esquerda, frente e atrás, em cima e embaixo e ao lado de.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Apreensão e compreensão do espaço geográfico. In : CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia : práticas e textualizações no cotidiano. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009. p. 18-19.

Orientações pedagógicas

Atividade 10. Se os estudantes apresentarem dificuldades em realizar a atividade, ressalte que o referencial deve estar no professor Guilherme. Tendo isso em vista, eles terão condições de localizar os objetos na sala de aula representada utilizando diferentes referenciais espaciais.

Nesta atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE10 da Base Nacional Comum Curricular: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

MP082

  1. De frente para o professor, forme uma fila com seus colegas. Um colega deve ficar atrás do outro.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Quem está à sua frente?

_____

  1. E atrás de você?

    _____

Imagem: Ilustração. Quatro crianças estão andando em fila e sorrindo. Acima delas há uma borboleta voando e ao fundo, moitas.  Fim da imagem.
  1. Agora, fiquem de costas para o professor e formem uma fila novamente.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Quem está à sua frente?

_____

  1. E atrás de você?

    _____

  1. Que diferenças você notou ao mudar de posição?

    _____

  1. Organizem-se de modo que você e seus colegas fiquem lado a lado e de frente para o professor.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Quem está do seu lado direito?

    _____

  1. E do seu lado esquerdo?

    _____

Imagem: Ilustração. As quatro crianças estão paradas de frente. Acima delas, a borboleta voando e ao fundo, as moitas. Fim da imagem.
  1. Agora, virem de costas para o professor.
PROFESSOR Respostas pessoais.
  1. Quem está do seu lado direito?

_____

  1. E do seu lado esquerdo?

    _____

  1. Que diferenças você notou ao trocar de posição?

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Na página 58 são abordados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE10.

Orientações pedagógicas

Atividades 11 a 14. Pergunte aos estudantes por que os colegas posicionados à direita ou à esquerda e aqueles que estavam à frente ou atrás não eram os mesmos cada vez que trocavam de posição. É importante que percebam que os conceitos abordados são relativos, que dependem da posição do observador e/ou do objeto observado. Na atividade 12, os estudantes precisam notar que o colega que estava à sua frente passou a estar atrás depois que mudaram de posição. Na atividade 14, o colega que estava à esquerda passa a ficar do lado direito e o que estava à direita passa a ficar do lado esquerdo. Espera-se que eles deduzam que, para definir direita e esquerda, é preciso haver coordenação com o eixo frente/atrás.

Para você ler

O espaço geográfico : ensino e representação, de Rosângela Doin de Almeida e Elza Yasuko Passini, Editora Contexto.

Livro sobre o trabalho com conceitos espaciais em sala de aula.

MP083

Criança e trabalho não combinam

No mundo todo, há crianças que trabalham em vez de brincar e ir à escola. Embora o trabalho infantil seja proibido no Brasil, há muitas crianças que trabalham para ajudar a família.

Muitos trabalhos são perigosos e trazem riscos à saúde e ao bem-estar das crianças. Essa situação não respeita o direito que as crianças têm de ir à escola e de brincar.

  1. Por que muitas crianças trabalham?

    _____

PROFESSOR Resposta: Muitas crianças trabalham para ajudar a família.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive, há crianças que trabalham? Resposta pessoal.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Toda criança tem direito de ir à escola e de brincar.
Imagem: Fotografia. À direita, uma menina está sorrindo e segurando um bebê, que está sentado nas costas de uma menina com o corpo inclinado para frente. Abaixo dela, um menino está sentado e segurando os pés do bebê. Na frente dele, uma menina está ajoelhada com o corpo inclinado para trás e segurando as mãos do bebê. Em volta, três crianças estão sorrindo e aplaudindo. Ao fundo, um quadro pendurado na parede e pessoas sentadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando em escola no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para esta parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 15.

Fim do complemento.

O conteúdo da página 59 aborda aspectos relacionados à unidade temática Mundo do trabalho da BNCC.

Orientações pedagógicas

Leia o texto com os estudantes e peça-lhes que reflitam sobre a vida das crianças que trabalham, imaginando a falta que as brincadeiras e o estudo fazem na vida delas. O procedimento trabalha localização e retirada de informação explícita do texto e leva o estudante a realizar inferências diretas, favorecendo a consolidação dos processos de alfabetização e literacia.

Ressalte que, mesmo o trabalho infantil sendo proibido no Brasil, a desigualdade social e econômica cria situações que motivam o trabalho de crianças.

Se julgar pertinente, comente que há crianças que trabalham no corte de cana-de-açúcar, em carvoarias, em olarias, em atividades domésticas pesadas, vendendo doces nas ruas e avenidas ou como catadoras em lixões, entre outras atividades.

Atividade 15. É importante que os estudantes percebam que as crianças devem estudar e brincar em vez de trabalhar.

Atividade 16. Estimule os estudantes a associar o conteúdo estudado à própria realidade e a observar criticamente o mundo à sua volta.

Atividade 17. Ressalte que frequentar a escola, brincar e crescer em um ambiente saudável são direitos das crianças e que, portanto, devem ser valorizados. O ato de brincar é divertido e favorece o desenvolvimento de formas de pensar, agir e se relacionar com outras pessoas. Se julgar oportuno, incentive os estudantes a falar sobre suas brincadeiras preferidas.

Sugestão de atividade: O que você vai ser quando crescer?

  • Peça aos estudantes que façam, em uma folha de papel avulsa, um desenho que represente sua profissão no futuro.
  • No verso da folha, peça que desenhem o local de trabalho e respondam às perguntas:
  1. O que faz esse profissional?
  1. Ele trabalha sozinho ou com outras pessoas?
  1. Para exercer essa profissão, ele precisa do trabalho de outras pessoas?
  1. Do que ele mais gosta na sua profissão?
  1. Ele trabalha na cidade ou no campo?

MP084

CAPÍTULO 3. O vai e vem no lugar onde você vive

As pessoas se deslocam todos os dias.

Quando a distância é curta, as pessoas geralmente se deslocam a pé. Nos trajetos mais longos, elas podem utilizar um ou mais meios de transporte.

Os meios de transporte levam pessoas e mercadorias de um lugar a outro. Eles podem ser terrestres, aquáticos ou aéreos.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um navio no mar. À direita, um avião voando no céu e abaixo, um trem andando sobre um trilho.   Fim da imagem.

Os meios de transporte terrestres são aqueles que circulam por ruas, estradas e ferrovias.

Ônibus, motos, automóveis, caminhões, trens, metrôs e bicicletas são exemplos de meios de transporte terrestres.

  1. Quais meios de transporte terrestres você observa na fotografia abaixo?

    _____

PROFESSOR Resposta: Automóveis, motos, ônibus e caminhões.
Imagem: Fotografia. Uma fileira de carros, caminhões e ônibus parados em uma avenida. Ao fundo, prédios e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Engarrafamento causado por trânsito intenso de veículos em avenida no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: Os caminhões são utilizados para transportar mercadorias, e os ônibus, carros e motos são geralmente usados para transportar pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 3 podem ser trabalhadas na semana 16.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer a importância dos meios de transporte para o deslocamento de pessoas e a circulação de mercadorias.
  • Identificar os principais meios de transporte e suas respectivas vias de circulação.
  • Reconhecer pedestres, condutores e passageiros.
  • Compreender a sinalização e as leis de trânsito como forma de organizar a circulação de pessoas e de veículos nas ruas.
  • Reconhecer a importância da sinalização e das leis de trânsito para garantir uma circulação segura e eficiente.

    As páginas 60 e 61 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

    Orientações pedagógicas

    Pergunte como as pessoas se locomovem de um lugar a outro e proponha questões que levem os estudantes a perceber a importância dos transportes para a circulação de pessoas e mercadorias e para a integração de diferentes lugares.

    Comente que os meios de transporte podem ser classificados em terrestres, aquáticos e aéreos, de acordo com as vias pelas quais eles circulam.

    Se julgar oportuno, comente que existem veículos adaptados para trafegar em mais de um tipo de via, como os hidroaviões, que podem pousar na água.

    Sugestão de atividade: Adivinhe e desenhe

  • Peça aos estudantes que descubram a quais meios de transporte as dicas se referem.
  • Solicite a eles que desenhem cada um desses meios.

    Dicas

  1. Pareço uma cobra de metal, ando em um caminho de ferro e posso ou não soltar fumaça por minha boca. Quem sou eu? Resposta: trem.
  1. Quando fui criada, eu era muito desconfortável. Hoje tenho correntes e pedais. E, para andar em mim, as pessoas têm de se equilibrar. Quem sou eu? Resposta: bicicleta.
  1. Sou grande e colorido. Para poder voar, enchem-me com ar quente. Tenho um cesto no qual as pessoas entram para curtir o passeio lá do alto. Quem sou eu? Resposta: balão.
  1. Posso ser de vários tamanhos e cores. Transporto pessoas ou mercadorias. As águas são o meu caminho. Quem sou eu? Resposta: barco ou navio.

MP085

Os meios de transporte aquáticos são aqueles que circulam por rios, lagos, mares e oceanos, como os navios, as canoas e os barcos.

Imagem: Fotografia. Uma embarcação atracada no mar. Ao fundo, nuvens brancas no céu azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Embarcação de passageiros no rio São Francisco, no município de Juazeiro, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Os meios de transporte aéreos são aqueles que circulam pelo ar, como os aviões e os helicópteros.

Imagem: Fotografia. Um avião pousando sobre uma pista. Ao fundo, o aeroporto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Avião pousando na pista do aeroporto internacional Salgado Filho, no município de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais meios de transporte circulam pelo lugar onde você vive?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as diferenças entre os meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos? Explique.
PROFESSOR Resposta: Os meios de transporte terrestres se locomovem pela superfície terrestre (estradas, trilhos etc.), os aquáticos pela água (rios, lagos, mares etc.) e os aéreos pelo céu.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Como vou?, de Mariana Zanetti, Renata Bueno e Fernando de Almeida, Editora Companhia das Letrinhas. Livro sobre diferentes formas de se deslocar.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Pergunte quais meios de transporte são mais rápidos e quais são mais lentos. Com base nesse questionamento, leve os estudantes a refletir sobre quais meios de transporte são mais adequados de acordo com diferentes usos.

Comente que, atualmente, muitas mercadorias são produzidas em um lugar e consumidas em outro. Isso é possível por causa da existência de modernos meios de transporte, capazes de levar grande quantidade de mercadorias de um lugar a outro do mundo.

Atividade 2. Pergunte aos estudantes quais meios de transporte eles costumam usar no seu dia a dia.

Atividade 3. A principal diferença entre os meios de transporte terrestres, aquáticos e aéreos é a via pela qual circulam. Nesta atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE03 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

MP086

  1. Algumas crianças vão a pé para a escola, outras vão de carro. Faça um X na fotografia que mostra como você vai para a escola.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Uma mulher está segurando a mão de um menino e com a outra mão, ela segura uma mochila de rodinhas. Na frente deles há um ônibus parado com a porta aberta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudante indo para a escola de ônibus público no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está de costas, segurando a mão de uma menina com a mão esquerda e com a mão direita, ele segura uma mochila rosa. Eles estão andando na calçada e ao lado há uma fileira de carros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudante indo a pé para a escola no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um menino está sentado no banco traseiro de um carro com cinto de segurança. Ao seu lado, uma menina está sentada em um cadeirão e com cinto de segurança.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes indo para a escola de carro no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas crianças com mochilas nas costas estão andando de bicicleta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes pedalando rumo à escola no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças estão enfileiradas e entrando em um ônibus escolar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes indo para a escola utilizando o ônibus escolar no município de São Francisco do Conde, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Barcos coloridos atracados na frente de uma escola grande e amarela. Entre eles há várias pessoas. Fim da imagem.

LEGENDA: Lanchas utilizadas no transporte de estudantes, atracadas no rio Amazonas, no município de Parintins, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Com quem você costuma ir à escola?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 62 e 63 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

Orientações pedagógicas

Atividade 4. Explore as imagens com os estudantes. Ao socializar as respostas, organize um quadro para mostrar de que modo a maior parte deles vai à escola. Eles podem citar outros meios de transporte, então fique atento para tratar todas as situações com respeito e evitar constrangimentos.

Consequências da poluição do ar para a saúde

Os gases tóxicos na atmosfera atacam primeiro o aparelho respiratório, diminuindo sua resistência e agravando doenças já existentes. Nas cidades poluídas é comum as pessoas queixarem-se de dor de garganta, dor de cabeça, sensação de cansaço e mal-estar, além de ardor e irritação nos olhos. O nariz pode começar a escorrer, provocando coriza, por causa da inalação de óxidos nitrosos, hidrocarbonetos e ozônio. A tosse e a dor de garganta são provocadas pela combinação de dióxido de enxofre e ozônio. Para aqueles que já sofrem de asma e bronquite, o quadro pode se agravar, principalmente nas crianças, idosos, cardíacos ou pessoas com a pressão alta. As gripes são disseminadas com mais facilidade.

MP087

Veículos terrestres poluem o ar

O grande número de veículos que circulam nas ruas e avenidas das cidades causa a poluição do ar.

A fumaça que sai do escapamento dos veículos contém substâncias que poluem o ar e são nocivas à saúde dos seres vivos.

A grande quantidade de substâncias poluentes no ar pode causar dificuldade para respirar, tosse e irritação nos olhos, por exemplo.

Imagem: Ilustração. Uma mulher e um menino estão tossindo com as mãos na frente da boca. Ao fundo, um ônibus e um carro estão andando e soltando fumaça. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente o texto acima. Sublinhe de azul o trecho do texto que explica de que maneira os veículos poluem o ar.
PROFESSOR Resposta: A fumaça que sai do escapamento dos veículos contém substâncias que poluem o ar e são nocivas à saúde dos seres vivos.

Imagem: Ícone: Atividade para Casa. Fim da imagem.

  1. Sublinhe de vermelho o trecho que apresenta o que a poluição do ar pode causar às pessoas.
PROFESSOR Resposta: pode causar dificuldade para respirar, tosse e irritação nos olhos, por exemplo.
  1. Escreva uma legenda para a imagem abaixo usando o que você estudou sobre a poluição do ar.
Imagem: Fotografia. Um ônibus azul está andando e soltando fumaça. Em volta há vários carros e ao fundo, construções. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Professor, verifique a coerência da resposta dos estudantes. A fotografia mostra um ônibus em uma rua do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2013. Fim da observação.
Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.
  1. Em sua opinião, o ar do lugar onde você vive é poluído? Explique.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

O excesso de monóxido de carbono pode causar sonolência, tontura, vertigem e até a morte, pois a presença desse poluente reduz o transporte de oxigênio pelo sangue. Problemas cardiovasculares aumentam em cerca de 10% em decorrência da poluição.

Os asmáticos e as crianças são os mais afetados pela poluição atmosférica. Mas, para qualquer pessoa, as chances de sofrer efeitos negativos à saúde são maiores quando realizam atividades físicas em locais com níveis elevados de poluentes. Por isso, deve-se evitar a prática de esportes em avenidas por onde passam muitos veículos. A presença de poluentes atmosféricos afeta também a saúde das plantas e provoca em muitos países a perda significativa de colheitas.

MENDONÇA, Rita (org.). Como cuidar do seu meio ambiente . São Paulo: BEĨ Comunicação, 2004. p. 108-109.

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para esta parte do Capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 17.

Fim do complemento.

Orientações pedagógicas

Comente que a poluição do ar nas grandes cidades está relacionada, também, a um sistema de transporte coletivo que atenda de modo satisfatório à população.

Explique aos estudantes que muitos meios de transporte utilizam como combustível a gasolina, o etanol e o óleo diesel. Durante a queima desses combustíveis são emitidos gases e partículas que poluem o ar.

Atividades 6 e 7. Peça aos estudantes que façam as atividades em casa, lendo o texto com um familiar e sublinhando-o de acordo com o que foi pedido. Em sala de aula, pergunte se eles já observaram a poluição proveniente de carros, ônibus e motos que trafegam diariamente nas cidades. Chame a atenção para maneiras de perceber os efeitos da poluição do ar, como a piora de problemas respiratórios, irritação nos olhos, no nariz e na garganta.

Atividade 8. Incentive-os a observar que o ônibus está soltando uma grande quantidade de fumaça e a associar essa cena ao problema da poluição do ar.

Atividade 9. Pergunte se os estudantes sentem algum dos sintomas apresentados no texto e ajude-os a associá-los à qualidade do ar. Comente que, além dos sintomas físicos, percebe-se a poluição ao observar a paisagem, como uma névoa ou um ofuscamento no horizonte.

Nas atividades 6 a 8, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE03 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

MP088

Menos poluição e mais saúde: vá de bicicleta!

Você sabia que a bicicleta é um meio de transporte que não polui o ar? A bicicleta não emite gases poluentes, que prejudicam a qualidade do ar que respiramos.

O uso da bicicleta também beneficia a saúde, pois pedalar é uma atividade saudável.

Além de ser um meio de transporte, a bicicleta pode ser utilizada para a prática de esportes e de atividades de lazer.

Nas cidades, usar a bicicleta contribui para reduzir o número de carros nas ruas, diminuindo os congestionamentos.

Imagem: Ilustração. Uma menina com capacete está andando de bicicleta em uma ciclovia. Ela olha para o lado, sorri e fala: Ao usar a bicicleta, precisamos de equipamentos de segurança, como capacete e buzina. À noite, devemos usar luzes de alerta e colete com faixas que refletem a luz. Atrás dela, um menino com capacete também está andando de bicicleta. Ele sorri e diz: Também precisamos respeitar as leis e os sinais de trânsito. Por exemplo, não circular pelas calçadas e dar preferência aos pedestres. Em volta há placas com desenhos de bicicletas. Ao fundo, silhueta de carros e prédios.  Fim da imagem.
  1. Por que a bicicleta não prejudica a qualidade do ar?

_____

PROFESSOR Resposta: A bicicleta não prejudica a qualidade do ar porque não emite gases poluentes.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Quais são os cuidados que devemos ter ao utilizar a bicicleta?

    _____

PROFESSOR Resposta: Utilizar acessórios de segurança, como capacete, e respeitar as leis de trânsito.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 64 e 65 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

Orientações pedagógicas

Atividade 10. Pergunte aos estudantes que outras vantagens o uso da bicicleta proporciona, retomando o texto, se necessário.

Atividade 11. Enfatize que, ao usar a bicicleta, é preciso utilizar equipamentos de proteção, como capacete, buzina, luzes de alerta e coletes que refletem a luz. O ciclista também precisa respeitar as leis e os sinais de trânsito.

Se julgar pertinente, pergunte aos estudantes se conhecem ciclovias ou ciclofaixas e comente a diferença entre elas. A ciclovia é uma pista destinada exclusivamente às bicicletas, separada do tráfego de veículos por uma barreira física (como blocos de concreto e grades). Geralmente é utilizada em vias muito movimentadas, pois protege o ciclista do tráfego intenso. Pode estar no mesmo nível da pista de rolamento ou no nível da calçada. Já a ciclofaixa é uma faixa de rolamento exclusiva para bicicletas, separada do tráfego de veículos por uma barreira visual (pintura no chão), estando sempre no nível da pista de rolamento. É importante destacar que a quantidade de ciclovias e ciclofaixas nas cidades brasileiras ainda é muito pequena.

Nas atividades 10 e 11, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE03 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável, com enfoque nos benefícios da bicicleta para o meio ambiente e os cuidados em seu uso.

Para o estudante ler

A poluição tem solução, de Guca Domenico, Editora Nova Alexandria.

Livro que explora possibilidades de enfrentamento do problema da poluição por meio da conscientização ambiental.

MP089

O trânsito

Trânsito é o movimento de pessoas e de veículos nas ruas, avenidas e rodovias.

No trânsito podemos ser pedestres, condutores ou passageiros.

O pedestre é quem circula a pé. O condutor é quem conduz um veículo . O passageiro é quem está sendo transportado em um veículo

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão atravessando uma rua sobre uma faixa de pedestres. Atrás delas há carros parados e ao fundo, uma construção extensa com paredes amarelas. Fim da imagem.

LEGENDA: Trânsito de pedestres e de veículos em rua no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Mão e contramão: a aventura no trânsito, de Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Livro divertido sobre as regras e a organização do trânsito.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para esta parte do Capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 17.

Fim do complemento.

Orientações pedagógicas

É importante que os estudantes percebam que o trânsito é constituído de pedestres, condutores e passageiros e que podemos ser cada um deles, dependendo da situação. Pergunte se eles são pedestres, condutores ou passageiros nas seguintes situações: ao andar a pé na calçada, de ônibus ou de carro e de bicicleta na ciclovia.

Se considerar pertinente, explique aos estudantes que algumas pessoas usam a palavra passeio como sinônimo de calçada, que é a área destinada à circulação de pedestres.

MP090

  1. Circule cada pessoa conforme a legenda.
Imagem: Esquema. Verde: Pedestre. Azul: Passageiro. Vermelho: Condutor. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está com capacete e andando de bicicleta em uma ciclovia. Ao lado, um homem está parado na calçada. Em seguida, uma mulher está dirigindo um ônibus com dois passageiros dentro. Ao lado, um homem está dirigindo um carro amarelo. Ao seu lado, um menino está sentado com o cinto de segurança. Na frente deles, um homem está dirigindo um táxi bege com um passageiro no banco traseiro. Ao lado, uma mulher está com capacete e dirigindo uma moto. Em seguida, duas pessoas estão atravessando a rua na faixa de pedestres.   Fim da imagem.
Imagem: Resposta: À esquerda, um homem está com capacete e andando de bicicleta em uma ciclovia (vermelho). Ao lado, um homem está parado na calçada (verde). Em seguida, uma mulher está dirigindo um ônibus (vermelho) com dois passageiros dentro (azul). Ao lado, um homem está dirigindo um carro amarelo (vermelho). Ao seu lado, um menino está sentado com o cinto de segurança (azul). Na frente deles, um homem está dirigindo um táxi bege (vermelho) com um passageiro no banco traseiro (azul). Ao lado, uma mulher está com capacete e dirigindo uma moto (vermelho). Em seguida, duas pessoas estão atravessando a rua na faixa de pedestres (verde).   Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Aparecem na imagem: 3 pedestres e 4 passageiros.
  1. Quando está no trânsito, na maior parte das vezes, você é pedestre ou passageiro?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 66 e 67 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

Orientações pedagógicas

Atividade 12. Peça aos estudantes que identifiquem a sinalização direcionada aos condutores e ressalte que também deve ser observada pelos pedestres. Pergunte se já presenciaram situações em que condutores não respeitaram o semáforo e causaram acidentes ou atropelamentos.

Educação em valores e temas contemporâneos

Atividades como a 13 são uma oportunidade para os estudantes se expressarem e ouvirem o que os colegas têm a dizer. Oriente-os a prestar atenção na fala dos demais e a respeitar as opiniões de todos, incentivando a capacidade de compreender o ponto de vista dos colegas e, inclusive, de mudar de opinião.

Crianças e adolescentes também têm suas obrigações

Quem ainda não tem idade para dirigir veículos também precisa seguir regras, sejam elas ditadas pelo Código de Trânsito, pela civilidade ou mesmo pela prudência.

Como passageiro

  • Até os dez anos de idade, jamais sentar no banco da frente do veículo.
  • Nunca colocar os braços ou a cabeça para fora da janela.
  • Nunca jogar coisas pela janela do veículo.
  • Usar cinto de segurança e ter bom comportamento dentro do ônibus ou da perua escolar.

MP091

A organização do trânsito

As leis e a sinalização organizam a circulação de veículos e de pedestres nas ruas.

As leis e a sinalização devem ser respeitadas por condutores, passageiros e pedestres, pois contribuem para a segurança de todos.

As leis de trânsito

As leis são regras que estabelecem o que é permitido e o que não é permitido fazer no trânsito.

Imagem: Fotografia. Um menino está sentado no banco traseiro de um carro e com cinto de segurança em volta do corpo. Ao seu lado, uma menina está sentada em um cadeirão com cinto de segurança.  Fim da imagem.

LEGENDA: As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, em assentos adequados à idade e com cinto de segurança. É lei! FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um casal está sentado nos bancos da frente de um carro e duas crianças estão sentadas nos bancos traseiros. Todos estão com cinto de segurando em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Você sabia que é lei todos os ocupantes do veículo utilizarem o cinto de segurança? FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Quando anda de carro, você utiliza o cinto de segurança? Por quê?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Por que é importante respeitar as leis e a sinalização de trânsito?

_____

PROFESSOR Resposta: As leis e a sinalização devem ser respeitadas porque contribuem para a segurança de todos.
MANUAL DO PROFESSOR

Como pedestre

Respeitar a sinalização. Atravessar sempre nas faixas, obedecendo ao sinal de pedestres, quando existir.

  • Olhar com atenção para os dois lados da rua antes de atravessar, mesmo que o sinal esteja aberto para pedestres.
  • Usar sempre a passarela de pedestres para atravessar estradas, rodovias ou avenidas de grande movimento.
  • Jamais andar de skate , bicicleta, patins etc. em rua ou locais perigosos.

    IACOCCA, Liliana; IACOCCA, Michele. Mão e contramão : a aventura no trânsito. São Paulo: Ática, 1999. p. 24.

    Boxe complementar:

    Roteiro de aula

    A aula prevista para esta parte do Capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 18.

    Fim do complemento.

    Orientações pedagógicas

    Peça aos estudantes que listem as leis de trânsito que conhecem e anote-as na lousa. Em seguida, solicite a eles que as transcrevam no caderno.

    Atividade 14. Ressalte a importância de usar o cinto de segurança sempre que estiverem em um veículo, seja no carro, seja no ônibus escolar.

    Atividade 15. Comente que as leis para organizar o trânsito devem ser respeitadas por pedestres, passageiros e condutores, pois só assim poderão contribuir para a segurança de todos.

    Nas atividades 14 e 15, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE03 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável, com enfoque nos meios de transporte e os cuidados em seu uso.

MP092

A sinalização de trânsito

Placas, semáforos e faixas de pedestres são exemplos de sinalização de trânsito.

As placas de trânsito

As placas de trânsito orientam condutores e pedestres. Veja alguns exemplos.

Imagem: Ilustração. Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma criança ao lado de um adulto.  Ilustração. Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de um semáforo.  Ilustração. Placa com formato de losango amarelo. No centro, silhueta de uma pessoa atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres. Ilustração. Placa circular com borda vermelha. No centro, silhueta de uma bicicleta.  Ilustração. Placa circular com borda vermelha. No centro, a informação: 20 km/h.  Ilustração. Placa circular com borda vermelha. No centro, a letra “E” maiúscula com uma linha diagonal vermelha em cima.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Existem placas como as mostradas acima nos arredores de sua casa? E nos arredores de sua escola?
    PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Desenhe uma placa que você observa no caminho de sua casa até a escola. Abaixo, escreva o que ela significa.

    _____

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 68 e 69 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

Orientações pedagógicas

Antes de iniciar o estudo das placas de sinalização de trânsito com os estudantes, explore o conceito de símbolo, iniciando a construção do conhecimento cartográfico. Pergunte se sabem o que significa a palavra símbolo. Com base no posicionamento deles, comente que é a representação de algo, um conceito, um objeto, um elemento da paisagem etc.

A percepção de que os sinais de trânsito são símbolos contribui muito para o aprendizado cartográfico dos estudantes, uma vez que os símbolos compõem as legendas de plantas e mapas.

Comente com os estudantes que as placas de trânsito são uma forma de comunicação rápida, por utilizar símbolos de fácil compreensão, que podem ser entendidos sem o auxílio de explicações por escrito. As placas apresentam formas e cores diferentes, em virtude do conteúdo que expressam.

Atividades 16 e 17. Se possível, leve imagens de outras placas de trânsito para os estudantes e explore o significado dos símbolos expressos por elas.

Alguns tipos de placas

[...] cada tipo de placa possui formas e cores diferentes.

  1. Placas de regulamentação : são brancas, contornadas em vermelho, com símbolos pretos. A maioria é redonda. As placas de regulamentação são muito importantes. Elas orientam o trânsito nas cidades e nas estradas, e devem ser respeitadas pelos motoristas e pedestres [...]
  1. Placas de advertência : são sempre pintadas de amarelo, com símbolos em preto. A maioria tem forma de losango. As placas de advertência chamam a atenção dos motoristas e pedestres para algum perigo que possa existir na pista e a gravidade desse perigo.

MP093

O semáforo

O semáforo ajuda a organizar o trânsito de veículos e de pedestres.

As luzes coloridas dos semáforos indicam a ação que motoristas e pedestres devem praticar. Veja o que condutores e pedestres devem fazer de acordo com as indicações do semáforo.

Imagem: Ilustração. Uma menina com cabelo castanho, regata rosa, saia verde e sapatos vermelhos está com as mãos na cintura. Ela sorri e diz: Você sabia que alguns semáforos de pedestres são adaptados para pessoas com deficiência visual? Esses semáforos emitem sons que indicam quando a travessia é segura! Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Na parte superior, um semáforo com a luz vermelha acesa. Na parte inferior, um semáforo de pedestres com a luz verde acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os carros param e os pedestres atravessam a rua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, um semáforo com a luz verde acesa. Na parte inferior, um semáforo de pedestres com a luz vermelha acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os carros passam e os pedestres aguardam. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Na parte superior, um semáforo com a luz amarela acesa. Na parte inferior, um semáforo de pedestres com a luz vermelha acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os carros começam a parar e os pedestres continuam aguardando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou Pintura. Fim da imagem.

  1. Francisco está atravessando a rua. Pinte da cor adequada o semáforo que indica que ele pode passar.
Imagem: Ilustração em preto e branco. Um menino está sorrindo e atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres. Ele olha para o semáforo de pedestres com um boneco parado na parte superior e um boneco andando na parte inferior.    Fim da imagem.
Imagem: RESPOSTA: Destaque para a parte inferior do semáforo com o boneco andando e pintando de rosa. Ao lado, a informação: VERDE.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR
  1. Placas de indicação : as placas de indicação fornecem informações úteis para o deslocamento dos motoristas, ajudando-os na identificação de vias, indicando direções e serviços. Algumas trazem mensagens educativas.
    • Serviços auxiliares : são retangulares, pintadas de azul, com os símbolos em preto, exceto a cruz vermelha do pronto-socorro.
    • Identificação de vias : são brancas, com indicações escritas na cor preta. Têm formato de brasão.
    • Sentido e distâncias : são retangulares e verdes. As indicações aparecem na cor branca.
    • Informativa : são retangulares e azuis. As indicações aparecem na cor branca.
    • Educativas : são retangulares e brancas. As indicações aparecem na cor preta.

      RODRIGUES, Juciara. Motoristas e pedestres : passo a passo conquistando seu espaço. Belo Horizonte: Formato Editorial, 2008. p. 16-17.

      Orientações pedagógicas

      Explique aos estudantes a importância do semáforo na organização do trânsito. Diga que o semáforo tem como função principal controlar o fluxo de veículos e pedestres, mas, em alguns casos, ele funciona para controlar apenas o fluxo de veículos. Por isso, além de ficar atento à cor do semáforo, é importante olhar para os dois lados antes de atravessar a rua.

      Comente com os estudantes que o semáforo é conhecido por nomes diferentes, conforme a região do Brasil: em alguns lugares é chamado de farol, em outros de sinal ou sinaleira. Destaque o nome pelo qual esse equipamento é conhecido em sua localidade.

      É comum o semáforo ter duas ou três composições de cores. O semáforo de duas cores (verde e vermelha) é usado geralmente para controlar o fluxo de pedestres; já o de três cores (verde, amarela e vermelha) é de uso mais comum no controle do fluxo de veículos.

      Atividade 18. Os estudantes podem pintar a cena. Se necessário, ressalte que o semáforo representado na atividade é um semáforo de pedestres.

MP094

A faixa de pedestres

A faixa de pedestres é pintada nas ruas em locais seguros para a travessia.

Os pedestres sempre devem utilizar as faixas para atravessar as ruas com segurança.

Os condutores de veículos devem esperar parados até o pedestre terminar a travessia e não podem parar ou estacionar sobre a faixa.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas estão atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Atrás delas há carros parados e ao fundo, construções coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pedestres atravessando uma avenida utilizando a faixa de pedestres, no município de Cuiabá, no estado do Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

As calçadas devem ter rampas junto à faixa de pedestres para permitir a travessia de pessoas que usam cadeiras de rodas. As rampas também facilitam a travessia de idosos e pessoas com dificuldades de locomoção.

Imagem: Fotografia. Uma mulher em cadeira de rodas está descendo uma rampa. Ao fundo há um ônibus colorido parado com a porta aberta. Fim da imagem.

LEGENDA: Rampas para desembarque de atletas em cadeiras de rodas no parque olímpico da Barra da Tijuca, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Você costuma atravessar a rua na faixa de pedestres? Por quê?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. No bairro onde você vive há calçadas com rampas? Você acha isso importante? Converse sobre o assunto com os colegas e o professor.
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 70 e 71 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

Orientações pedagógicas

Pergunte aos estudantes se existem faixas de pedestres nos caminhos que eles percorrem no seu dia a dia e se, na opinião deles, elas são respeitadas pelos condutores.

Atividade 19. Comente com os estudantes que a faixa de pedestres, também conhecida como faixa de segurança, é um sinal de trânsito que tem como função garantir a segurança do pedestre ao atravessar a rua. Ela indica aos motoristas que os pedestres têm prioridade na passagem e é obrigatório utilizá-las para atravessar as ruas.

Atividade 20. Pergunte aos estudantes se eles conhecem a palavra acessibilidade e construa com eles o seu significado. Explique que a acessibilidade busca proporcionar às pessoas com deficiência as condições necessárias para que elas tenham acesso aos mesmos locais e serviços disponíveis às demais pessoas.

Aproveite o exemplo das rampas nas calçadas para ampliar o debate sobre o tema atual de relevância destacado no neste volume: a acessibilidade e a inclusão. Incentive os estudantes a pensar outros exemplos de elementos e sinalizações de trânsito que asseguram a circulação de todas as pessoas com autonomia e segurança. Os semáforos com avisos sonoros, por exemplo, auxiliam as pessoas com deficiência visual a atravessar a rua com segurança.

Literacia e Geografia

Nas atividades em que os estudantes devem emitir opinião, é importante verificar a coerência e a coesão apresentadas nas respostas.

MP095

21. Observe o desenho.

Imagem: Ilustração. Ao centro, um ônibus amarelo. À esquerda do ônibus, um carro azul e à direita, um carro vermelho estão parados atrás de uma faixa de pedestres e um semáforo com a luz vermelha acesa. Na calçada, à esquerda há uma placa circular com borda vermelha. Dentro há uma letra “E” com uma linha diagonal vermelha em cima. Nas laterais há pessoas andando na calçada e construções coloridas.  Fim da imagem.
  1. Quais exemplos de sinalização de trânsito aparecem no desenho?

_____

PROFESSOR Resposta: Semáforo, faixa de pedestres e placa.
  1. O carro vermelho está:

    ( ) à direita do ônibus.

    ( ) à esquerda do ônibus.

PROFESSOR Resposta correta: à direita do ônibus.
  1. O carro azul está:

    ( ) à direita do ônibus.

    ( ) à esquerda do ônibus.

PROFESSOR Resposta correta: à esquerda do ônibus.
  1. O ônibus está:

    ( ) à direita do carro azul.

    ( ) à esquerda do carro azul.

PROFESSOR Resposta correta: à direita do carro azul.
  1. De qual lado da rua está a placa de trânsito?

    ( ) À direita.

    ( ) À esquerda.

PROFESSOR Resposta correta: À esquerda.
  1. Qual é o significado dessa placa?

    _____

PROFESSOR Resposta: Proibido estacionar.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 21. Se julgar interessante, peça aos estudantes que levem carrinhos de brinquedo e simulem a cena mostrada na ilustração da atividade, aproveitando para reforçar e avaliar as noções de lateralidade.

Educação em valores e temas contemporâneos

Reforce a importância de respeitar as regras de trânsito para uma circulação segura e eficiente, tanto de pedestres quanto de motoristas.

Incentivar o uso da faixa de pedestres é um dos primeiros passos para atingir o objetivo de torná-los mais conscientes da importância de seguir as leis de trânsito.

MP096

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

Boas atitudes, trânsito mais seguro

No Brasil, todos os anos, o número de pessoas que sofrem e causam acidentes no trânsito é muito grande. Isso ocorre geralmente porque pedestres, condutores e passageiros desobedecem às leis e à sinalização de trânsito.

Veja algumas atitudes que devemos adotar para garantir a segurança no trânsito.

Imagem: Ilustração. Um homem está atravessando a rua sobre uma faixa de pedestres. Na frente dele há um semáforo de pedestres com a luz verde acesa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Observar o semáforo para pedestres e sempre atravessar na faixa de pedestres. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma mulher está parada na calçada, ao lado de uma faixa de pedestres e olhando para os lados. Fim da imagem.

LEGENDA: Antes de atravessar, o pedestre deve olhar para os dois lados da rua e verificar se não há veículos se aproximando. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um homem está sentado dentro de um carro com as mãos no volante e com o cinto de segurança em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Enquanto dirige, o condutor não deve carregar nada no colo, nem usar o telefone celular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Uma menina está sentada no banco traseiro de um carro com o cinto de segurança em volta do corpo. Ao seu lado, um menino está sentado em um cadeirão com cinto de segurança.   Fim da imagem.

LEGENDA: As crianças devem ser transportadas no banco traseiro, em cadeiras adequadas à idade e com cinto de segurança. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista aérea de pessoas andando sobre uma passarela. Abaixo há um ônibus e um carro andando em uma rua. Fim da imagem.

LEGENDA: O pedestre deve andar sempre na calçada. E, quando houver passarelas, deve usá-las para atravessar a via com segurança. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um casal está sentado nos bancos da frente de um carro, se entreolhando e sorrindo. Atrás deles, um menino está sentado no banco traseiro e os observando. Todos estão com cinto de segurança em volta do corpo. Fim da imagem.

LEGENDA: Todos os ocupantes do veículo devem usar o cinto de segurança e não devem colocar os braços ou a cabeça para fora do veículo. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para a seção O mundo que queremos pode ser trabalhada na semana 18.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Perceber a importância do respeito às regras de trânsito por parte de condutores, pedestres e passageiros.
  • Conhecer os principais cuidados a serem tomados por pedestres e passageiros.
  • Adaptar as informações de um texto para cartaz, empregando símbolos.

    As páginas da seção contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.

    Orientações pedagógicas

    Faça a leitura dos textos e das imagens com os estudantes. A vinculação entre as imagens e as legendas propicia o desenvolvimento de habilidades necessárias para a compreensão de texto e para a própria consolidação da alfabetização.

    Indague-os a respeito das possíveis consequências da desobediência às leis e à sinalização do trânsito. Caso seja possível, convide agentes de trânsito a dar uma entrevista aos estudantes na escola. Nesse caso, elabore antecipadamente algumas perguntas que podem ser feitas, como: Quais são as infrações de trânsito mais cometidas pelos condutores? Quais são as principais causas de acidentes?

    Peça aos estudantes que reflitam sobre eventuais motivos do desrespeito às leis de trânsito. É importante perceberem a necessidade de educar as pessoas para que tenham atitudes responsáveis no trânsito.

    Sugestão de atividade: Regras de trânsito na escola

    A circulação interna na escola pode servir de pretexto para a organização do trânsito.

  • Em grupos, os estudantes podem discutir quais são os problemas de circulação na escola, como uso dos corredores, escadas e fila da cantina.
  • Feito isso, cada grupo apresenta suas conclusões para a classe e todos juntos elegem os principais problemas de circulação na escola.
  • Oriente-os na elaboração de soluções para esses problemas. Entre algumas ações possíveis, está a confecção de placas de trânsito.

MP097

  1. Por que muitas pessoas sofrem ou causam acidentes no trânsito?

_____

PROFESSOR Resposta: Muitas pessoas se acidentam no trânsito porque pedestres, condutores e passageiros não respeitam as leis nem a sinalização de trânsito.
  1. Marque as atitudes que colaboram para manter a segurança no trânsito.

    ( ) Olhar só para um lado da rua ao atravessá-la.

    ( ) Atravessar a rua na faixa de pedestres.

    ( ) Usar sempre cinto de segurança.

    ( ) Respeitar o limite de velocidade.

PROFESSOR Resposta correta: Atravessar a rua na faixa de pedestres; Usar sempre cinto de segurança; Respeitar o limite de velocidade.
Imagem: Ilustração de um cartaz. Na parte superior e inferior, as informações: FIQUE VIVO! UTILIZE A FAIXA DE PEDESTRES. No centro, um homem com camisa laranja está com a mão direita virada para cima. Atrás dele, três pessoas estão atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade Oral. Fim da imagem.

  1. Observe o cartaz acima.
  1. Qual é a ideia central desse cartaz?
PROFESSOR Resposta: O cartaz incentiva a utilização da faixa de pedestres.
  1. Você já viu cartazes como esse?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Vamos fazer

Imagem: Ícone: Atividade em Dupla. Fim da imagem.

  1. Que tal elaborar um cartaz sobre a segurança no trânsito? Junte-se a um colega e sigam as etapas.

    Etapas

  1. Em uma cartolina, escrevam algumas atitudes que os pedestres devem ter no trânsito.
  1. Façam desenhos que representem essas atitudes.
  1. Deem um título para o cartaz.
  1. Apresentem o trabalho para a classe e fixem os cartazes pela escola com a ajuda do professor.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

• Eles podem confeccionar placas de sinalização adaptadas à situação da escola, com símbolos que possam ser entendidos por todos. Exemplos: “Não jogar lixo no chão”; “Não comer neste lugar”; “Não falar alto”; “Usar os corrimões ao subir e descer as escadas”; “Cantina à direita” etc.

  • Depois, se possível, afixe os avisos nos murais e paredes da escola.

    Orientações pedagógicas

    Atividade 2. O estudante pode reescrever a frase da seguinte maneira: “Olhar para os dois lados da rua ao atravessá-la”.

    Atividade 3. Pergunte aos estudantes qual é o objetivo da campanha mostrada no cartaz, se acham importante esse tipo de iniciativa e por quê.

    Atividade 4. Incentive os estudantes a criar cartazes com conteúdo de forte impacto visual.

    Literacia e Geografia

    O cartaz é muito utilizado para veicular campanhas publicitárias ou divulgar ações e eventos. Por isso, geralmente é exposto em lugares públicos. Em um cartaz, destacam-se a imagem (foto, desenho, esquema) e o texto. No texto de um cartaz, é possível perceber uma frase principal, que sintetiza o tema da campanha, e outras frases que ampliam o tema. De modo geral, as frases devem ser curtas e persuasivas. Use cartazes de campanhas publicitárias para mostrar aos estudantes os principais elementos desse gênero textual.

    Conclusão da unidade

    Ao final do trabalho com a unidade, verifique as aprendizagens dos estudantes sobre os temas trabalhados. Espera-se que, ao longo do bimestre, eles tenham desenvolvido os objetivos pedagógicos previstos, com destaque para os períodos do dia, as atividades profissionais e os meios de transporte.

    Avalie o desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes para definir as estratégias necessárias, considerando as aprendizagens consolidadas e aquelas que precisam ser mais trabalhadas.

MP098

O que você aprendeu

  1. Marcela está no quarto. Compare as cenas a seguir e responda às questões.
Imagem: Ilustração A. Marcela, menina com cabelo preto e encaracolado está deitada na cama com um cobertor sobre o corpo, abraçando um urso de pelúcia e com os olhos fechados. Em volta dela há vários brinquedos. Ao fundo, uma janela aberta e a lua no céu escuro.  Ilustração B. Marcela está sentada na cama com os braços esticados, os olhos semiabertos e a boca aberta. Em volta dela há vários brinquedos. Ao fundo, a janela aberta e o sol no céu claro.  Fim da imagem.
  1. Em qual cena é dia?

_____

PROFESSOR Resposta: Na cena B.
  1. Em qual cena é noite?

    _____

PROFESSOR Resposta: Na cena A.
  1. Marque o período em que Marcela está dormindo.

    ( ) Dia

    ( ) Noite

PROFESSOR Resposta correta: Noite
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 19.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Recordar os principais conceitos e conteúdos estudados ao longo da unidade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.

    As páginas 74 e 75 abordam as habilidades da BNCC: EF02GE06 e EF02GE10.

    Orientações pedagógicas

    Com uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oportuniza a realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre, previsto para ser concluído no fechamento desta unidade. A seção pode oferecer parâmetros importantes para apurar se os objetivos pedagógicos da unidade foram alcançados plenamente pela turma e para verificar a necessidade de possíveis ajustes nas estratégias didáticas.

    Antes de realizar as atividades, leia os enunciados com os estudantes, verificando se há dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

    Atividade 1. Espera-se que os estudantes identifiquem elementos do dia e da noite e relacionem às atividades cotidianas realizadas em cada um desses períodos. Um exercício interessante é estimulá-los a explicar como chegaram às respostas. É provável que nas respostas eles relacionem os períodos do dia às atividades da rotina deles, ao aspecto do céu (se está claro ou escuro, se aparece o Sol ou a Lua). A presença da coruja em cima do muro no período da noite e do pássaro durante o dia também auxilia nas respostas.

MP099

Avaliação processual

  1. Leia o texto e responda às questões.

    A rua do Marcelo

    Na minha rua passa o lixeiro, que leva o lixo, o carteiro, que traz as cartas, e o fruteiro, que vende frutas.

    Mas o homem que entrega água na casa do Alemão não se chama aguadeiro, como eu acho que devia.

    Ele é o entregador de água.

    Ruth Rocha. A rua do Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2012. p. 19.

Imagem: Ilustração. Na parte inferior, um homem com capacete está sorrindo e entregando um galão de água para um homem, que está parado na frente de um portão aberto. Atrás deles há uma moto com galões de água na garupa. No centro, um menino está andando e segurando um sorvete. Atrás dele, um homem está empurrando um carrinho com frutas dentro e acenando. Na parte superior, um gari está segurando um saco de lixo cheio na frente de um caminhão. Em seguida, um carteiro está segurando um envelope na frente de uma caixa de correios aberta. Fim da imagem.
  1. Marque os profissionais que passam na rua do Marcelo.
Imagem: Ilustração. Um homem com boné, camiseta, macacão e sapatos está andando e empurrando um carrinho com frutas dentro.  Ilustração. Uma mulher com cabelo preso e jaleco branco está com um estetoscópio nos ouvidos e segurando a ponta do aparelho no peito de uma menina, que está sentada em uma maca e sorrindo.  Ilustração. Um carteiro com boné e calça azul e camiseta amarela está com uma mala pendurada no corpo e segurando um envelope dentro de uma caixa de correio.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: Fruteiro e Carteiro.
  1. De acordo com o texto, o que cada um destes profissionais faz?

Lixeiro:

_____

PROFESSOR Resposta: Leva o lixo.

Carteiro:

_____

PROFESSOR Resposta: Traz as cartas.

Fruteiro:

_____

PROFESSOR Resposta: Vende frutas.
  1. Com que mão o carteiro está segurando a carta?

    _____

PROFESSOR Resposta: Com a mão esquerda.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Espera-se que os estudantes reconheçam os profissionais citados no texto e as atividades de trabalho que realizam. A atividade também propicia exercitar noções de lateralidade. Incentive-os a pensar quais são os profissionais que costumam prestar serviços no lugar onde eles vivem e a valorizar a importância do trabalho de cada um desses profissionais para o bem-estar de todos.

MP100

  1. Complete a cruzadinha.
  1. Meios de transporte que circulam por ruas, avenidas, estradas e ferrovias.
  1. Meios de transporte que circulam pelo ar.
  1. Meios de transporte que circulam por rios, mares, lagos e oceanos.
  1. Meio de transporte aéreo com asas.
  1. Meio de transporte terrestre.
  1. Meio de transporte aquático.
Imagem: Ilustração. No centro, uma cruzadinha. No meio, a palavra “TRANSPORTES” está na vertical.  1) Palavra composta por dez letras, sendo a quinta, a letra “E”. 2) Palavra composta por seis letras, sendo a terceira, a letra “R”. 3) Palavra composta por nove letras.  4) Palavra composta por cinco letras.  5) Palavra composta por quatro letras.  6) Palavra composta por cinco letras, sendo a primeira, a letra “N”. Em volta há um navio, um avião, um trem e um ônibus.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 76 e 77 abordam as habilidades da BNCC: EF02GE03 e EF02GE10.

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Se necessário, auxilie os estudantes a completar a cruzadinha. Espera-se que identifiquem os meios de transporte de acordo com as suas vias de circulação (aérea, terrestre, aquática). Estimule-os a refletir sobre o emprego dos meios de transporte de acordo com as distâncias dos trajetos. Para trajetos curtos, é comum ir a pé ou utilizar meios de transporte como a bicicleta e o patinete. Para trajetos longos, utiliza-se, geralmente, meios de transportes motorizados, como ônibus e carro.

Sugestão de atividade: Sinais de trânsito no cotidiano

  • Peça aos estudantes que pesquisem e recortem imagens que mostrem sinais de trânsito em cenas do cotidiano. Eles deverão guardar as imagens até que tenham quantidade suficiente para organizá-las em cartazes.
  • Oriente-os a circular, nas imagens, os sinais de trânsito que aparecem. Em seguida, devem pesquisar o significado desses sinais. Eles poderão recorrer a familiares, livros, revistas e à internet.

MP101

  1. No caminho até a escola, Marília viu as seguintes cenas.
Imagem: Ilustração 1. Um carro azul está parado. Ao lado, uma placa circular com borda vermelha. Dentro, a letra “E” com uma linha diagonal vermelha em cima.  Ilustração 2. Pessoas atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Acima delas há um semáforo com a luz vermelha acesa e ao lado, carros parados.  Fim da imagem.
  1. Na cena 1, a placa de trânsito está de qual lado do carro azul?

_____

PROFESSOR Resposta: Está do lado direito.
  1. Qual das cenas mostra respeito às leis e à sinalização de trânsito?

    ( ) Cena 1

    ( ) Cena 2

PROFESSOR Resposta correta: Cena 2
  1. O que está errado na outra cena?

    _____

PROFESSOR Resposta: O carro está estacionado em local proibido.
  1. Observe a fotografia e responda.
Imagem: Fotografia. Várias crianças estão enfileiradas e atravessando uma rua sobre a faixa de pedestres. Entre elas há dois adultos e atrás da faixa há carros parados. Ao fundo, casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes atravessam a rua acompanhados de adultos. São Paulo, SP. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Atenção professor: Comentar com os estudantes que a atitude dos pedestres, na fotografia, está correta. As crianças estão acompanhadas de adultos e utilizando a faixa de pedestres para atravessar a rua. Fim da observação.

_____

PROFESSOR Resposta: Aparece a faixa de pedestres.
MANUAL DO PROFESSOR
  • Depois, em sala de aula e em grupo, os estudantes deverão organizar as imagens e colá-las em folhas de papel pardo ou cartolina, criando cartazes. Em seguida, eles devem escrever uma legenda explicando o significado dos sinais de trânsito que aparecem nas imagens. Se necessário, auxilie-os e oriente-os nessa etapa da atividade.
  • Proponha um debate em que os estudantes discutam a importância do conhecimento sobre a sinalização do trânsito por parte de condutores, pedestres e passageiros.

    Orientações pedagógicas

    Atividade 4. Espera-se que os estudantes reconheçam e identifiquem algumas sinalizações e regras de trânsito que servem para organizar o movimento de pedestres e motoristas, buscando a segurança de todos. Na cena 1, percebe-se que o motorista não cumpriu a regra de “proibido estacionar” indicada pela placa de trânsito. Na cena 2, por outro lado, motoristas e pedestres cumprem as regras de trânsito. Os motoristas aguardam parados enquanto o sinal de trânsito está vermelho. Os transeuntes utilizam a faixa de pedestres para atravessar a rua enquanto o semáforo para pedestre está verde.

    Ressalte que, na escola, na sala de aula, em casa e no trânsito, as regras são muito importantes e precisam ser observadas com atenção e cumpridas com bastante cuidado. As regras também podem ser analisadas e repensadas, ajustadas ou mesmo substituídas, desde que contribuam para a melhoria da vida e do bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

    Atividade 5. Espera-se que os estudantes reconheçam e identifiquem a faixa de pedestres como sinalização de trânsito. Se julgar pertinente, enfatize que o trânsito seria perigoso se não houvesse regras para auxiliar os motoristas e os pedestres a se movimentar nas ruas. Lembre-os de que, mesmo se o sinal estiver verde para os pedestres, é importante se certificar de que não há veículos vindo em sua direção antes de atravessar a rua.

MP102

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Relacionar os períodos do dia às atividades cotidianas.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).

2

Identificar a posição dos objetos e as atividades de alguns profissionais.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

3

Identificar meios de transporte.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

4

Reconhecer o cumprimento de regras de trânsito e exercitar noções de posição dos objetos.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável;

EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.

5

Identificar sinalizações de trânsito e reconhecer atitudes de segurança no trânsito.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável.

MP103

Sugestão de questões de autoavaliação

Uma proposta de autoavaliação pode ser apresentada ao final do bimestre com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades, além de estimulá-los a pensar sobre as expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.

Ela pode ser realizada de diversas maneiras. Entre as possibilidades, podemos definir se o formato será individual ou coletivo, em uma roda de conversa. Também é importante definir a validade de seguir um roteiro, estimular a livre expressão dos estudantes ou combinar as duas estratégias.

O roteiro pode ser estruturado com algumas perguntas simples:

  1. Presto atenção e participo ativamente das aulas?
  1. Escuto e respeito a participação dos meus colegas?
  1. Colaboro com meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
  1. Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
  1. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
  1. Consegui compreender tudo o que foi ensinado?
  1. Resolvi todas as atividades encaminhadas para casa?
  1. Solucionei todas as atividades sem dificuldades?
  1. Gostei de estudar e quero continuar aprendendo sobre os temas do bimestre?
  1. Sei reconhecer os diferentes períodos do dia e suas características?
  1. Sei identificar atividades de trabalho que existem no lugar onde eu vivo?
  1. Valorizo o trabalho dos diferentes profissionais?
  1. Sei reconhecer os diferentes tipos de meios de transporte?
  1. Conheço o papel dos meios de transporte para o deslocamento de pessoas e para a circulação de mercadorias?

    15. Conheço os principais cuidados que devo ter nos meios de transporte e no trânsito?