MP104
UNIDADE 3. Você se comunica
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a abertura da Unidade 3 pode ser trabalhada na semana 20.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos da unidade
- Apresentar diversas formas de comunicação.
- Perceber a presença de diversos meios de comunicação no cotidiano.
- Perceber que a tecnologia possibilitou maior rapidez e abrangência na comunicação, contribuindo para a ampliação dos fluxos de informação no mundo.
- Reconhecer a importância de tomar alguns cuidados ao navegar na internet.
Nesta abertura de unidade é contemplada a habilidade da BNCC: EF02GE03.
Introdução da unidade
Nesta unidade, trabalha-se com o tema das comunicações, que é amplo e está muito presente no cotidiano dos estudantes. Por isso, é importante considerar a abordagem dos conteúdos estabelecendo vínculos com os conhecimentos prévios e a vivência dos estudantes sobre o tema. Pode-se iniciar o trabalho perguntando o que é se comunicar, de que maneira é possível a comunicação e quando isso é necessário, por exemplo.
Ao longo do bimestre, espera-se que os estudantes reflitam sobre a presença da comunicação em quase todas as situações que vivenciamos. Além disso, espera-se que compreendam a importância dos meios de comunicação para a vida em sociedade, seja na família, entre amigos, na escola, no trabalho, nos ambientes de lazer etc.
Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Competências Gerais da Educação Básica: 1; 4; 5; 8; 10.
- Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 1; 2.
-
Competência Específica de Geografia para o Ensino Fundamental: 7.
Unidade temática, objeto de conhecimento e habilidade da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Unidade temática: O sujeito e seu lugar no mundo.
- Objeto de conhecimento: Riscos e cuidados nos meios de transporte e de comunicação.
- Habilidade: EF02GE03.
MP105
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Quais meios de comunicação você reconhece na imagem?
- Qual desses meios de comunicação você costuma utilizar?
- Quais meios de comunicação que aparecem na imagem transmitem informação para muitas pessoas ao mesmo tempo?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Proponha aos estudantes que observem a imagem com atenção e descrevam os elementos representados.
Peça a eles que identifiquem os meios de comunicação presentes na ilustração.
Pergunte qual, dentre os exemplos encontrados na ilustração, é o meio de comunicação mais utilizado por eles e por quê.
Atividade 1. Na imagem podem ser vistos: televisão, jornal, revistas, telefone móvel (celular), computador/internet.
Atividade 2. Resposta pessoal.
Atividade 3. Jornal, televisão, revista, computador/internet.
Comente com os estudantes que a maior parte dos telefones móveis (celulares) conta com funcionalidades de um computador – como a possibilidade de conectar-se à internet – e por isso podem ser considerados como meios de comunicação que levam informação para muitas pessoas.
MP106
CAPÍTULO 1. Diferentes maneiras de se comunicar
Como nos comunicamos?
Quando queremos demonstrar nossos pensamentos, ideias ou sentimentos, utilizamos alguma forma de comunicação, como a fala, a escrita, os gestos, os sinais, a arte, as cores e os símbolos.
LEGENDA: Agente de trânsito orienta os motoristas por meio de gestos em rua no município de Curitiba, no estado do Paraná, em 2012. FIM DA LEGENDA.
- Observe, na fotografia abaixo, o gesto da juíza durante uma partida de futebol.
- Qual foi o gesto da juíza?
_____
PROFESSOR
Resposta: Mostrar o cartão vermelho à jogadora.- No futebol, o que o cartão vermelho significa?
_____
PROFESSOR
Resposta: A expulsão de um jogador ou jogadora.
- Além de usar gestos, de que outra maneira a juíza pode se comunicar com as jogadoras durante o jogo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Por meio da fala e do som do apito.LEGENDA: Jogo de futebol feminino realizado nos Países Baixos, em 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As três aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 1 podem ser trabalhadas nas se manas 20 e 21.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender a importância da comunicação.
- Perceber as linguagens visuais como formas de comunicação e seu uso no cotidiano.
- Compreender que as pessoas com deficiência utilizam recursos específicos para se comunicar.
Nas páginas 80 e 81 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Inicie a aula sem utilizar a linguagem oral (fala), transmitindo as informações aos estudantes apenas por meio da escrita ou de gestos e mímicas. Depois, pergunte se eles compreenderam as informações.
Explique a eles que o modo como a aula teve início foi uma forma diferente de se comunicar com eles. Questione se conseguiram ou não compreender as informações e, com base nisso, debata as diferentes formas de comunicação e em que situações o uso de cada uma delas é mais conveniente.
Atividade 1. Deixe claro que a comunicação acontece também em outros esportes. Ela ocorre entre os próprios jogadores, entre o juiz e os jogadores, entre a torcida e os jogadores etc.
Para você ler
O que é comunicação, de Juan Enrique Díaz Bordenave, Editora Brasiliense. Livro sobre diferentes formas e tecnologias de comunicação.
MP107
A fala
A fala é uma forma de comunicação que faz parte da vida das pessoas desde a infância.
- Qual foi a primeira palavra que você falou? Pergunte a um adulto da sua família e escreva.
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.Nas histórias em quadrinhos, são usados balões para indicar a faladas personagens. Você já leu uma história em quadrinhos?
- Leia a tirinha e responda às questões.
- Quantas personagens aparecem na tirinha? ( )
PROFESSOR
Resposta: 2- Você conhece as personagens dessa tirinha? Quem são?
_____
PROFESSOR
Resposta: Mônica e Cebolinha.- De que maneira as personagens dessa tirinha se comunicam? Como você sabe?
_____
PROFESSOR
Resposta: Elas se comunicam por meio da fala. O estudante deve perceber que os balões de diálogo indicam a fala das personagens.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Lembre os estudantes de que, muitas vezes, utilizamos diversas formas de comunicação ao mesmo tempo. Ao falar, por exemplo, também usamos gestos e expressões faciais.
Atividade 2. Peça aos estudantes que façam a atividade em casa com a ajuda de um familiar. Em sala de aula, estimule-os a compartilhar com os colegas o que descobriram.
Atividade 3. Explique aos estudantes que a leitura dos balões nas tirinhas e histórias em quadrinhos deve ser feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Destaque que nas histórias em quadrinhos são utilizados vários recursos visuais na construção do enredo do sentido, como: diferentes formatos de balões, interjeições, expressões faciais e vários sinais gráficos. A linguagem é simples e informal, geralmente reproduzindo conversações cotidianas.
Trabalhar com histórias em quadrinhos, além de contribuir para o envolvimento dos estudantes com o tema da aula, favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas à capacidade de interpretar e relacionar ideias e informações. Se possível, leve outros exemplos de histórias em quadrinhos para a sala de aula como forma de ampliar a proposta da atividade.
MP108
A comunicação e a arte
A arte é uma forma de expressão e de comunicação.
As manifestações artísticas, como o teatro, a dança, a música, o cinema, a pintura e a escultura, são linguagens utilizadas pelas pessoas para comunicar ideias, mensagens ou sensações.
LEGENDA: Apresentação de dança no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Observe, abaixo, a escultura feita pelo artista Auguste Rodin e responda às questões.
- Qual é o nome da escultura?
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PROFESSOR
Resposta: O Pensador.- Em que ano essa escultura foi feita?
_____
PROFESSOR
Resposta: Em 1880.- Em sua opinião, o que o autor da escultura quis comunicar?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.- O que você sente ao ver essa escultura?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.LEGENDA: O Pensador, de Auguste Rodin. Escultura em bronze, altura: 68,9 cm, 1880. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 82 e 83 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Explique aos estudantes que a mensagem comunicada pela obra de arte geralmente é captada pela sensibilidade das pessoas. Por isso, é comum que cada um tenha uma percepção ligeiramente diferente dessa mensagem.
Atividade 4. Alguns estudantes podem ver na escultura de Rodin uma atitude de preocupação, que outros definirão como imaginação ou pensamento. Permita que eles deem sua opinião e peça-lhes que a justifiquem.
Para o estudante ler
O livro dos gestos e dos símbolos, de Ruth Rocha e Otávio Roth, Editora Melhoramentos. Livro sobre diferentes formas de se comunicar.
MP109
A comunicação por meio dos símbolos e das cores
Os símbolos e as cores também são utilizados para comunicar ideias e mensagens.
Com o uso de símbolos, placas que não apresentam palavras se tornam formas de comunicação importantes em muitas situações.
- Observe estes símbolos e escreva o significado de cada um.
_____
PROFESSOR
Resposta: Banheiro feminino_____
PROFESSOR
Resposta: Banheiro masculino_____
PROFESSOR
Resposta: Lixeira- Observe este símbolo.
- Você já viu esse símbolo? Onde?
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PROFESSOR
Resposta pessoal.- Qual é o significado desse símbolo?
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PROFESSOR
Resposta: Reciclagem.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Peça aos estudantes que imaginem uma situação em que não possam utilizar a fala, a escrita e os gestos para se comunicar. Pergunte a eles o que fariam nessa situação.
Explique aos estudantes que costumamos decodificar muitas imagens no dia a dia, as quais exigem entendimento. Por isso, é importante que identifiquem e reconheçam as mensagens transmitidas pelos símbolos e cores.
Comente com os estudantes outros códigos não verbais aos quais estão habituados, como gestos e expressões faciais. Explique que o uso de cores, símbolos e sinais tem o mesmo propósito de comunicar sem que seja necessário escrever ou falar.
Atividade 6. O símbolo empregado para representar mundialmente o processo de reciclagem é um triângulo de três setas no sentido horário. Cada seta representa uma fase: a primeira seta simboliza a indústria, que dá origem ao produto; a segunda seta refere-se ao consumidor, que utiliza o produto; e a terceira seta diz respeito à reciclagem, que reaproveita o material usado.
MP110
As cores também transmitem mensagens. Vamos ver um exemplo?
Para facilitar a separação de materiais recicláveis, utilizamos lixeiras de cores diferentes: cada cor indica o tipo de material que deve ser descartado na lixeira.
- Ligue cada material reciclável à lixeira correta.
Coluna 1
Coluna 2
PROFESSOR
Respostas: Papel – Caixa de papelão; Plástico – Garrafa; Metal – Lata de refrigerante; Vidro – Copo
- Você já viu lixeiras como essas? Onde?
- Você lembra o que significa cada cor das luzes do semáforo?
- Em casa, pinte o semáforo e escreva o significado de cada cor.
PROFESSOR
Resposta: Primeira luz: vermelho – Pare. Segunda luz: amarelo – Atenção. Terceira luz: verde – Siga.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 84 e 85 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Atividade 7. Lembre os estudantes de que eles poderão encontrar lixeiras com outras cores, em vários ambientes. Essas lixeiras destinam-se ao descarte de materiais que não podem ser reciclados e/ou precisam ser eliminados de maneira adequada para que não prejudiquem o meio ambiente. As cores e materiais são: marrom para produtos orgânicos; preto para madeira; branco para lixo hospitalar; laranja para resíduos perigosos (como pilhas e baterias); roxo para resíduos radioativos; cinza para resíduos contaminados.
Atividade 8. Oriente os estudantes a realizar a atividade em casa e a pedir ajuda aos familiares, se necessário. Corrija a atividade em sala e resolva as eventuais dúvidas. Se julgar relevante, comente com eles que as cores dos semáforos são as mesmas em todos os lugares do mundo.
Comunicação alternativa
Para a criança com problemas de comunicação, principalmente aquela que não tem condições de falar e, por esse motivo, não consegue se fazer entender, mas compreende a língua falada, é preciso criar condições para que ela possa se comunicar com as pessoas a seu redor [...], num processo que se denomina comunicação suplementar alternativa. [...]
Para proceder à comunicação alternativa são usados diversos recursos e materiais que possa dar suporte, facilitar ou viabilizar o processo de comunicação da criança com os indivíduos do meio [...]. Esse material deverá ser levado e manipulado pela criança em todas as situações de sua vida diária. [...]
MP111
A Língua Brasileira de Sinais
Pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar por meio das línguas de sinais.
As línguas de sinais são diferentes em cada lugar do mundo. No Brasil, usa-se a Língua Brasileira de Sinais, conhecida como Libras.
Em Libras, as letras e as palavras são representadas por meio de sinais. Os sinais usados nessa forma de comunicação são gestos com significado.
LEGENDA: Essas pessoas estão se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais. FIM DA LEGENDA.
Todos podemos nos comunicar por meio da Língua Brasileira de Sinais. Você sabe representar a palavra borboleta em Libras? Veja na imagem abaixo.
LEGENDA: Para comunicar a palavra borboleta, cruze os polegares e balance os dedos como asas. FIM DA LEGENDA.
- Como as letras e as palavras são representadas na Língua Brasileira de Sinais?
_____
PROFESSOR
Resposta: Por meio de sinais feitos por gestos que têm significado.MANUAL DO PROFESSOR
[...] [Em] um processo de comunicação alternativa [...] deve-se considerar não somente o estabelecimento dos símbolos significativos para a criança [...], mas também todos os sinais corporais manifestados por ela nas situações de comunicação.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Educação infantil : saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência física. 4ª ed. Brasília, DF: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. p. 48-49.
Orientações pedagógicas
Informe aos estudantes que a linguagem de sinais não é universal. Assim como acontece com a língua falada, na linguagem de sinais existem sinais particulares usados por grupos distintos de pessoas com deficiência auditiva. Essas particularidades, aparentemente, funcionam como “sotaques regionais”.
Para você acessar
Dicionário da Língua Brasileira de Sinais
http://fdnc.io/fAd. Acesso em: 10 maio 2021.
Dicionário On-line Libras-Português no qual é possível fazer buscas por tema, sinalário ou configuração de mão.
Educação em valores e temas contemporâneos
Converse com os estudantes sobre a necessidade de respeitar as diferenças e a importância da inclusão e da integração de pessoas com deficiência no dia a dia.
MP112
O mundo que queremos
Sistema Braille
Você estudou que as pessoas com deficiência auditiva podem se comunicar por meio das línguas de sinais.
Para ler e escrever, usamos o sentido da visão. Você já pensou em como uma pessoa com deficiência visual poderia ler e escrever?
As pessoas com deficiência visual podem ler e escrever utilizando um recurso tátil chamado Sistema Braille .
LEGENDA: Pessoa com deficiência visual lendo em braille. FIM DA LEGENDA.
No Sistema Braille, cada letra é formada por seis pontos, sendo que um ou mais desses pontos deve estar em relevo.
Veja no quadro abaixo a representação das letras no Sistema Braille. Nessa representação, os círculos pretos indicam os pontos em relevo em cada letra.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a seção O mundo que queremos pode ser trabalhada na semana 22.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Conhecer o alfabeto braille.
- Perceber que as pessoas com deficiência visual podem ler e escrever.
As páginas desta seção contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Explique que a sensibilidade do tato permite que as pessoas com deficiência visual utilizem o alfabeto braille para ler. O texto Sobre o Sistema Braille , nesta página e na seguinte, aborda o desenvolvimento desse método de leitura.
Os livros são escritos em uma máquina de escrever braille. O movimento de perfuração é feito da direita para a esquerda para produzir a escrita em relevo de forma não espelhada. A leitura é realizada da esquerda para a direita.
Se a escola tiver acesso a um livro escrito em braille, leve para os estudantes conhecerem e tatearem.
Se julgar pertinente, comente com os estudantes que as letras de A a J combinam apenas os pontos das duas primeiras linhas. Nas letras de K a T acrescenta-se um ponto no canto inferior esquerdo. Nas letras de U a Z (exceto W) acrescentam-se dois pontos na última linha. A letra W foi a última letra introduzida no alfabeto braille, por isso ela não segue o sistema das demais letras.
Sobre o Sistema Braille
Criado por Louis Braille, em 1825, na França, o Sistema Braille é conhecido universalmente como código ou meio de leitura e escrita das pessoas cegas. Baseia-se na combinação de 63 pontos que representam as letras do alfabeto, os números e outros símbolos gráficos. A combinação dos pontos é obtida pela disposição de seis pontos básicos, organizados espacialmente em duas colunas verticais com três pontos à direita e três à esquerda de uma cela básica denominada cela braille.
[...]
MP113
- Como as pessoas com deficiência visual podem ler e escrever?
_____
PROFESSOR
Resposta: Usando o Sistema Braille.- Como são formadas as letras no Sistema Braille?
_____
PROFESSOR
Resposta: Cada letra é formada por seis pontos, sendo que um ou mais desses pontos deve estar em relevo.- Você já viu informações escritas em braille? Onde?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
Vamos fazer
Vamos escrever uma palavra em braille? Siga as etapas.
Etapas
- Escolha uma palavra de seis letras e escreva-a no caderno.
- A seguir, cada quadro com seis círculos representa uma letra. Em cada quadro, pinte os círculos que correspondem aos pontos em relevo para representar cada
letra
da palavra que você escolheu. Consulte o Sistema
Braille
mostrado na página anterior.
- Troque o livro com um colega e tente ler a palavra que ele escreveu.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
A escrita em relevo e a leitura tátil baseiam-se em componentes específicos no que diz respeito ao movimento das mãos, mudança de linha, adequação da postura e manuseio do papel. Esse processo requer o desenvolvimento de habilidades do tato que envolvem conceitos espaciais e numéricos, sensibilidade, destreza motora, coordenação bimanual, discriminação, dentre outros aspectos. Por isso, o aprendizado do Sistema Braille deve ser realizado em condições adequadas, de forma simultânea e complementar ao processo de alfabetização dos alunos cegos.
DIAS DE SÁ, Elizabet; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento educacional especializado: deficiência visual. Brasília, DF: SEESP/SEED/MEC, 2007. p. 22-24.
Orientações pedagógicas
Atividade 3. É importante que o estudante perceba que o braille é usado em muitos locais do seu dia a dia, como nos serviços públicos, nos elevadores, nos museus etc. Também é possível ver informações em braille nos rótulos e embalagens de diferentes tipos de produtos, como de alimentos e remédios.
Na atividade Vamos fazer, peça aos estudantes que anotem no caderno ou em uma folha avulsa a palavra que escolheram escrever em segredo. Os demais estudantes não poderão ver a palavra escolhida.
Ressalte que os círculos pintados em cada quadro estariam em relevo em um livro escrito em braille.
MP114
CAPÍTULO 2. Os meios de comunicação
A comunicação no dia a dia
De que maneira nos comunicamos no dia a dia?
Quando nos comunicamos com pessoas que estão próximas de nós, geralmente utilizamos o próprio corpo: a fala, os gestos, as expressões faciais.
Quando queremos nos comunicar com pessoas que estão longe, precisamos de um meio que possibilite a comunicação, como o telefone, a carta, o correio eletrônico (e-mail) e os aplicativos de mensagens.
- Em sua casa e na escola, de quais maneiras você se comunica com as pessoas que estão perto?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Como você se comunica com familiares e amigos que moram longe, em outro bairro ou em outro município? Conte para seus colegas e seu professor.
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Observe a imagem abaixo.
LEGENDA: Inácio e Clara são primos. Eles vivem em países diferentes, mas estão sempre conversando. FIM DA LEGENDA.
- Circule na imagem o meio de comunicação que as crianças estão usando.
- Cite outro meio de comunicação que elas poderiam usar.
_____
PROFESSOR
Resposta: Carta, e-mail, aplicativos de mensagens.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 22.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Identificar os meios de comunicação utilizados no cotidiano.
- Perceber que diferentes meios de comunicação podem ser utilizados em situações diversas.
- Identificar meios de comunicação individuais e coletivos.
- Comparar diferentes meios de comunicação.
As páginas 88 e 89 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Pergunte aos estudantes que meios de comunicação individuais apresentados são mais utilizados por eles.
Peça aos estudantes que imaginem como as pessoas faziam para se comunicar a longa distância no passado. Pergunte: Que meios de comunicação elas utilizavam? A comunicação era rápida?
Atividade 1. Espera-se que os estudantes reconheçam que usam a fala, os gestos e as expressões faciais para se comunicar com quem está perto.
Atividade 2. Os estudantes podem citar o telefone, a carta, os aplicativos de mensagens instantâneas pelo celular, o correio eletrônico (e-mail), entre outros, como meios de se comunicar com quem está longe.
Sugestão de atividade: A carta e o e-mail
- Leve para a sala de aula uma carta manuscrita com seu respectivo envelope e uma mensagem (impressa) recebida por e-mail. Se possível, providencie uma cópia desses meios de comunicação para cada estudante.
- Oriente a análise de cada meio: O que os dois meios de comunicação têm em comum? Qual é a diferença entre os dois? Com qual deles a mensagem chegará mais rapidamente ao seu destino?
MP115
Meios de comunicação individuais e meios de comunicação coletivos
Os meios de comunicação podem ser individuais ou coletivos.
Para falar com as pessoas podemos usar os meios de comunicação individuais.
A carta, o correio eletrônico (e-mail), o telefone e os aplicativos de mensagens são exemplos de meios de comunicação individuais.
A carta é um meio de comunicação que existe há muito tempo. Antigamente, as cartas demoravam bastante até chegar ao destinatário. Hoje, elas são entregues pelos serviços de correio de maneira mais rápida.
O correio eletrônico (e-mail) pode ser utilizado para enviar e receber mensagens e diversas informações, como textos e fotografias, instantaneamente.
O telefone fixo permite enviar e receber mensagens sonoras.
Os celulares têm aplicativos de troca de mensagens instantâneas e de redes sociais, pelos quais podemos enviar e receber mensagens e diversas informações, como textos, áudios, vídeos e fotografias.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- De carta em carta, de Ana Maria Machado, Editora Salamandra. Livro sobre as descobertas de um menino que troca cartas com seu avô.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
- É importante os estudantes perceberem que esses dois meios de comunicação permitem enviar uma mensagem a alguém que está distante; a maneira de enviá-las, no entanto, é diferente (a carta deve ser postada para ser entregue pelo serviço do correio e o e-mail é transmitido via internet); pelo e-mail (correio eletrônico), a mensagem chegará quase instantaneamente ao destinatário, enquanto pelo correio demorará alguns dias.
- Fale sobre o uso de palavras abreviadas, prática quase convencionada e utilizada com muita frequência no e-mail, principalmente pelos usuários mais jovens.
- Pergunte qual desses meios de comunicação os estudantes mais utilizam e peça a eles que justifiquem. Pergunte com quem se comunicam, que linguagem empregam, em que situações usam esse meio de comunicação etc.
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As três aulas previstas para esta parte do Capítulo 2 podem ser trabalhadas nas semanas 23 e 24.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Apresente algumas situações em que os estudantes precisam se comunicar ou obter informações e solicite a eles que indiquem qual meio de comunicação usariam em cada situação. Por exemplo, se quero falar com um amigo que está em outro país, que meios posso utilizar? E para convidar um colega para ir ao cinema? E para saber as notícias atuais do município, estado ou país onde moro? Explique que, dependendo da situação, recorremos a diferentes meios para nos comunicar.
Compare o correio eletrônico (e-mail) ao correio convencional (carta). O e-mail transmite a mensagem instantaneamente, mas demanda equipamentos tecnológicos, nem sempre disponíveis em todas as localidades ou acessíveis a todas as pessoas. A carta é escrita à mão, revelando uma marca pessoal, que é a caligrafia. Nesse sentido, a mensagem virtual é mais impessoal.
MP116
- Pergunte aos seus familiares quais meios de comunicação eles utilizam no dia a dia e anote as respostas no quadro abaixo. Lembre-se de escrever o nome do seu entrevistado!
PROFESSOR
Respostas pessoais.Quadro: equivalente textual a seguir.
Nome |
Carta |
Telefone fixo |
Telefone celular |
|
---|---|---|---|---|
Total |
- Quantas pessoas você entrevistou?
- Escreva nos quadrinhos o
número
de pessoas que usam:
carta. ( )
e-mail. ( )
telefone fixo. ( )
telefone celular. ( )
- Qual foi o meio de comunicação mais citado pelos entrevistados?
Carta. ( )
E-mail. ( )
Telefone fixo. ( )
Telefone celular. ( )
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 90 e 91 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Atividade 4. Oriente os estudantes a preparar um roteiro de perguntas para os familiares entrevistados. Peça a eles que escrevam as perguntas em uma folha de papel ou no caderno e anotem as respostas. Eles podem perguntar com que finalidade as pessoas usam os meios de comunicação individuais. Por exemplo, se alguém responder que utiliza mais o telefone celular, eles podem perguntar se o dispositivo é utilizado para trabalhar ou apenas para conversar com amigos, familiares etc. Solicite que destaquem dados interessantes que os entrevistados possam revelar, como histórias ligadas aos meios de comunicação. Eles podem até mesmo elaborar uma pergunta sobre isso, por exemplo: Você conhece alguma história que envolva um meio de comunicação?
Em sala de aula, liste na lousa os meios de comunicação citados por eles e verifique quais foram os meios mais mencionados. Peça-lhes que formulem explicações para esse resultado.
MP117
Os meios de comunicação coletivos são usados para transmitir informações para muitas pessoas ao mesmo tempo.
Jornal e revista – virtuais ou impressos – e rádio e televisão são exemplos de meios de comunicação coletivos.
Esses meios de comunicação nos informam sobre acontecimentos no Brasil e no mundo.
- Circule as imagens que representam pessoas usando meios de comunicação coletivos.
PROFESSOR
Resposta: rádio, televisão e revista.- Dos meios de comunicação que você circulou, quais você utiliza no dia a dia?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 5. É importante que os estudantes diferenciem os meios de comunicação individuais dos coletivos. Caso tenham dificuldade em responder, comente que coletivos são aqueles que transmitem informações para muitas pessoas ao mesmo tempo.
Se julgar pertinente, fale sobre a qualidade do que é veiculado nos meios de comunicação coletivos, como emissoras de rádio, de televisão e sites de notícias. É importante entender os meios de comunicação como instrumentos veiculadores da opinião de diversos agentes – do âmbito político e empresarial –, cada qual transmitindo, portanto, um discurso próprio e permeado de interesses. A discussão sobre se a televisão, um dos meios de comunicação mais populares, interfere no julgamento e no comportamento do espectador ainda é atual. Nesse sentido, propõe-se uma abordagem crítica sobre a influência na fala e nas atitudes das pessoas, bem como em seus hábitos de consumo.
Educação em valores e temas contemporâneos
Os jornais e revistas semanais – impressos ou virtuais – são importantes fontes de informação sobre o que acontece no Brasil e no mundo. O acesso à informação é um direito garantido a todos os brasileiros. Estimule os estudantes a desenvolver o hábito de ler jornais e revistas. Como eles podem apresentar dificuldade em compreender a linguagem jornalística, oriente-os a ler suplementos de jornais e revistas destinados ao público infantil.
MP118
- Procure, em jornais e revistas, imagens que mostrem meios de comunicação individuais e coletivos. Cole-as nos quadros abaixo.
Meios de comunicação individuais
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- Quais meios de comunicação você colou no quadro acima?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.Meios de comunicação coletivos
_____
- Quais meios de comunicação você colou no quadro acima?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 92 e 93 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Atividade 6. Se necessário, forneça aos estudantes jornais e revistas para que possam recortar as imagens. Observe as imagens escolhidas por eles antes de colarem no Livro do Estudante para verificar se agruparam corretamente em meios de comunicação individuais e os coletivos.
Aproveite o estudo sobre os meios de comunicação individual e coletivos para envolver novamente os estudantes na discussão sobre a acessibilidade e a inclusão, destacados como o tema atual de relevância neste volume. Comente que atualmente há ferramentas que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação de pessoas com deficiência e o acesso aos diferentes meios de comunicação.
Os meios de comunicação ao longo do tempo
A história dos meios de comunicação está bastante ligada ao desenvolvimento industrial ocorrido no século XIX, provocado pela Revolução Industrial. A partir do momento em que a indústria passou a comandar a economia mundial, os meios de transporte e comunicação se desenvolveram ainda mais.
A carta é um dos meios de comunicação mais antigos. No passado, as cartas eram entregues por mensageiros, mas hoje os serviços de correio entregam de forma bem mais rápida.
O telégrafo surgiu por volta de 1835 e permitiu enviar mensagens codificadas por meio da eletricidade. O telefone surgiu na década de 1870 e revolucionou as comunicações no século XX. Desde o fim do século passado, as linhas telefônicas são ligadas a aparelhos de fax e a computadores para transmitir dados.
O sistema de emissão e transmissão de sons, por meio de ondas, surgiu na década de 1880, com a invenção do rádio.
MP119
Do livro copiado à mão ao livro impresso
Há mais de mil anos, os livros eram escritos e copiados à mão. Nessa época, poucas pessoas sabiam ler e os livros eram raros e caros.
A invenção da imprensa, há mais de 500 anos, possibilitou imprimir várias cópias do mesmo texto. A impressão ficou muito mais rápida e barata. Isso contribuiu para que mais pessoas tivessem acesso à informação escrita.
Atualmente, existem imprensas computadorizadas para a impressão de jornais, livros e revistas.
Muitos livros têm versão digital. São os chamados livros digitais. Para lê-los, é necessário instalar aplicativos de leitura em computadores, tablets ou celulares. Em geral, esses livros são mais baratos por serem lidos na tela dos dispositivos e não no papel impresso.
LEGENDA: Interior de uma gráfica de livros impressos no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Como eram escritos e copiados os livros antigamente?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os livros eram escritos e copiados à mão.
- De acordo com o texto, como a invenção da imprensa mudou o acesso à informação escrita? Converse sobre isso com seus colegas e seu professor.
PROFESSOR
Resposta: A invenção da imprensa contribuiu para que mais pessoas tivessem acesso à informação escrita.
- Você
gosta
de ler?
- Se sua resposta foi positiva, o que você gosta de ler?
- Se sua resposta foi negativa, explique por que não
gosta
de ler.
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Com o passar do tempo e as evoluções tecnológicas, foram inventados novos meios de comunicação.
A televisão inovou ao transmitir imagem e som ao mesmo tempo. As primeiras transmissões ocorreram na década de 1920. Aos poucos, a televisão tornou-se um grande meio de difusão de informação.
A internet representou uma revolução nas comunicações. Além dos sites de notícias variadas, há na internet páginas de instituições de pesquisa, órgãos culturais, bibliotecas, empresas, estações de rádio e de televisão de todas as partes do mundo, entre outras tantas às quais podemos ter acesso. Além disso, todas essas instituições estão também em diversas redes sociais, que se popularizaram muito nos últimos anos.
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para esta parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 24.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Atividade 7. Comente que no passado poucas pessoas sabiam ler e os livros eram copiados manualmente. Explique que um alemão chamado Gutenberg inventou pequenos carimbos com as letras, chamados de tipos móveis.
Essa invenção proporcionou a publicação de livros e jornais impressos e facilitou o acesso das pessoas à informação escrita.
Atividade 8. É importante o estudante perceber que a imprensa possibilitou que se aumentasse a quantidade e que se barateasse o custo de livros, jornais e revistas, contribuindo, assim, para que mais pessoas tivessem acesso à informação escrita.
Se considerar pertinente, pergunte se todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo, têm acesso aos mais variados meios de comunicação.
Atividade 9. Aproveite a atividade para ressaltar a importância do hábito de leitura. Caso os estudantes citem que não gostam de ler, você pode ajudá-los a descobrir temas de leitura com os quais tenham mais afinidade. Estimule-os a ler e a compartilhar essa experiência com os colegas.
MP120
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler compara um telefone fixo antigo com um telefone fixo atual.
Alô, alô, responde...
Antigamente, os telefones fixos eram bem diferentes dos modelos atuais.
Nos anos de 1880, o telefone ficava fixado na parede, pois era pesado e grande. Nos dias atuais, o telefone é leve e pequeno.
Para usar o telefone antigo, falava-se por uma peça chamada transmissor e ouvia-se por outra peça chamada receptor. Com o telefone atual, uniu-se o transmissor e o receptor em uma mesma peça: o monofone.
Para realizar uma ligação no telefone antigo, era necessário acionar uma manivela e esperar a telefonista, que completava a chamada. No telefone atual, é possível fazer a ligação sem a ajuda da telefonista: basta digitar o número desejado e falar ao ser atendido.
- O que o texto compara?
_____
PROFESSOR
Resposta: O texto compara um telefone fixo antigo com um telefone fixo atual.- Quais características dos telefones citados no texto são comparadas?
( ) Se são pesados ou leves.
( ) Se são coloridos ou não.
( ) Se são grandes ou pequenos.
( ) Se precisam de manivela ou não.
PROFESSOR
Resposta correta: Se são pesados ou leves; Se são grandes ou pequenos; Se precisam de manivela ou não.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 25.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Ler e compreender um texto comparativo.
- Compreender a estrutura de um texto comparativo por meio da organização de suas informações em um quadro.
- Produzir um texto de acordo com um modelo.
As páginas desta seção contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Solicite aos estudantes que façam a leitura coletiva do texto e, em seguida, escolham duas cores diferentes de lápis. Com uma das cores, devem grifar todas as informações sobre os telefones antigos. Com a outra cor, os telefones atuais. Esse trabalho vai auxiliá-los a localizar as informações no texto. Depois, explore oralmente as diferenças encontradas entre os telefones.
Literacia e Geografia
O texto está organizado sob a forma de paralelos entre os itens utilizados para caracterizar os telefones: o tamanho e o peso dos aparelhos, a distribuição das peças e o sistema de ligação. Os estudantes devem utilizar essa mesma estrutura para elaborar um texto comparativo entre as televisões antigas e as atuais. Outra forma de redigir uma comparação é fazer a descrição de cada elemento comparado. Esse modo apresenta a seguinte estrutura: 1º parágrafo: introdução que apresente os elementos que serão comparados. 2º parágrafo: descrição de um dos elementos. 3º parágrafo: descrição do outro elemento da comparação. Último parágrafo: síntese apontando as semelhanças e as diferenças entre os dois elementos comparados.
MP121
- Complete o quadro de acordo com as informações do texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Telefone fixo antigo |
Telefone fixo atual |
|
---|---|---|
Tamanho |
|
_____ PROFESSORResposta: Pequeno. |
Peso |
_____ PROFESSORResposta: Pesado. |
|
Ligação |
|
_____ PROFESSORResposta: É possível fazer a ligação sem a ajuda da telefonista. |
- Leia as informações do quadro a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Televisão antiga |
Televisão atual |
|
---|---|---|
CRÉDITO: BORTN66/SHUTTERSTOCK |
CRÉDITO: BORTN66/SHUTTERSTOCK |
|
Tamanho e peso |
Era grande e pesada. |
É fina e mais leve. |
Imagem |
Em preto e branco. |
Colorida. |
Transmissão |
Programas ao vivo. |
Programas ao vivo e programas gravados. |
- Com base nas informações do quadro, escreva um texto comparando a televisão antiga com a televisão atual. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 4. É importante realizar a leitura prévia das informações do quadro. Se julgar conveniente, essa leitura pode ser compartilhada com a turma. Também é importante salientar que o texto a ser elaborado não deve ser uma reprodução das informações do quadro.
Solicite a alguns estudantes que leiam seus textos para a classe, explorando semelhanças e diferenças.
Numeracia e Geografia
O preenchimento e a leitura de quadros e tabelas de dupla entrada promovem o desenvolvimento de noções, ainda que iniciais, das relações espaciais euclidianas. Proponha o preenchimento ou a leitura de outras tabelas, transcritas na lousa. Para a leitura coletiva é essencial evidenciar determinado valor, que está relacionado tanto ao título daquela linha como ao título da coluna.
MP122
CAPÍTULO 3. Comunicação e tecnologia
A tecnologia possibilita uma comunicação mais rápida
Você já estudou que as novas tecnologias e equipamentos têm tornado mais rápida a comunicação entre locais distantes.
A utilização de satélites artificiais, por exemplo, possibilitou a transmissão de imagens e de sons entre diversos locais do planeta.
A transmissão por satélite é praticamente instantânea. Observe como ela funciona na ilustração abaixo.
LEGENDA: Em uma transmissão por satélite, os sinais são enviados por uma antena de transmissão. Os sinais são captados pelo satélite e reenviados para uma antena de recepção. FIM DA LEGENDA.
O rádio e a televisão são alguns meios de comunicação que usam satélites artificiais. Assim, o rádio e a televisão podem transmitir fatos que ocorrem em locais distantes praticamente no momento em que eles acontecem.
LEGENDA: Muitos programas de televisão são transmitidos ao vivo, ou seja, no momento em que eles acontecem. FIM DA LEGENDA.
- Você costuma ver televisão com seus familiares?
- Se sim, já viu algum programa ao vivo? Conte para seus colegas e seu professor.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do Capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 26.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Relacionar a evolução dos meios de comunicação aos avanços tecnológicos.
- Reconhecer que a tecnologia possibilitou maior rapidez na comunicação entre lugares distantes.
- Reconhecer que a internet foi responsável por transformar os meios de comunicação.
- Compreender alguns cuidados necessários para a utilização da internet com segurança.
- Refletir sobre outros cuidados que podem ser adotados ao utilizar a internet.
As páginas 96 e 97 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Enfatize que os avanços tecnológicos favoreceram o surgimento de meios de comunicação cada vez mais rápidos e eficientes. Um exemplo são os aparelhos celulares atuais, que podem ser conectados à internet e têm diversas funções.
Comente que, atualmente, os sistemas de comunicação de rádio e televisão utilizam satélites artificiais para receber e transmitir som e imagem para diversos pontos do globo, simultaneamente. Isso permite receber notícias ao vivo de todos os lugares do mundo, caracterizando a instantaneidade e a simultaneidade da informação. Explique o funcionamento da transmissão em tempo real.
A criança e a internet
As crianças no século XXI já nascem em uma época na qual a tecnologia se tornou essencial para as relações sociais, portanto, se torna bastante difícil não fazer o uso dela [...]. A internet, para além de um possível risco, é também, e sobretudo, um benefício. [...] entende-se por risco tudo aquilo que está relacionado a situações em que as crianças relatam e que podem gerar comprometimento de suas condições físicas e psicológicas [...]. Gasque (2016) apresenta em seu trabalho [...] o risco que a [internet] pode oferecer, impedindo o aprendizado e a memória da criança, ocasionando um raciocínio superficial e seu uso contínuo e exagerado atrapalha a estrutura cognitiva [...].
MP123
A internet e a comunicação
A internet é a rede que interliga computadores do mundo todo. Com a internet, é possível enviar e receber mensagens por e-mail, acompanhar notícias em sites, fazer pesquisas e downloads, isto é, baixar arquivos.
Você já estudou também que a internet permite acessar as redes sociais e conversar com familiares e amigos em tempo real, por meio de mensagens de texto, voz e vídeo.
- Mateus está mandando um e-mail para sua amiga.
- Quem vai receber a mensagem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Gabriela.- Qual é o assunto da mensagem?
_____
PROFESSOR
Resposta: Campeonato de futebol.- O que é preciso ter para enviar ou receber correspondência eletrônica?
_____
PROFESSOR
Resposta: Para enviar ou receber correspondência eletrônica, é necessário saber o endereço eletrônico do destinatário, ter um endereço eletrônico e um dispositivo com acesso à internet.
- Você tem acesso à internet em sua casa? E na escola? Se tiver, responda: para que você utiliza a internet em cada um desses lugares?
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- Em sua opinião, de que maneira a internet facilita a comunicação entre pessoas de diferentes lugares?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
[Entretanto] as crianças, diante de sua interação on-line , possuem concepções claras dos riscos que internet pode oferecer, dentre os quais estão a violência sexual, pornografia, pedofilia, aliciamento, assédio, ameaças, bullying , entre outros. Em outra vertente, são inúmeros benefícios proporcionados, a qual promove enormes oportunidades para o desenvolvimento da criança, tornando-se também como um veículo facilitador da comunicação, oferecendo também um leque de oportunidades de entretenimento.
ATAIDE; Mayara W. O. de; FERREIRA, Adilson R; FRANCISCO, Deise J. A criança e a internet: análise bibliográfica acerca dos riscos e benefícios percebidos por crianças. Revista EDaPECI . São Cristóvão (SE), v. 19. n. 2, p. 166-167-174. maio/ago. 2019.
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As três aulas previstas para esta parte do Capítulo 3 podem ser trabalhadas nas semanas 26 e 27.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Peça aos estudantes que imaginem como era a vida das pessoas antes da invenção do computador e da internet. Destaque que essas invenções facilitaram a comunicação entre as pessoas, possibilitando o envio de textos, imagens e sons instantaneamente.
Mencione as diferenças entre os primeiros computadores e os equipamentos atuais. Comente que, com as novas tecnologias, os computadores ficaram menores e mais eficientes, o que permitiu a realização de diversas tarefas.
Ressalte que a velocidade das informações obtidas na atualidade vem modificando o modo de vida, as percepções e o processo de construção de conhecimento por parte das pessoas. Além disso, os dispositivos tecnológicos têm papel crucial na estruturação da vida em sociedade em nossa época.
Atividade 3. Essa é uma oportunidade para conhecer os usos que os estudantes da turma fazem da internet, verificar que tipos de sites eles acessam e se são adequados à faixa etária.
Atividade 4. Verifique se os estudantes compreendem que a internet tornou a comunicação instantânea, facilitando a troca de informação em todo o mundo.
MP124
Cuidados na internet
As pessoas utilizam cada vez mais a internet. Alguns cuidados são necessários para navegar no mundo virtual, principalmente quando o usuário é uma criança.
Veja a seguir alguns cuidados que você deve ter ao utilizar a internet em casa, na escola ou em qualquer outro local.
LEGENDA: Navegue em sites seguros e apropriados para a sua idade. Se tiver dúvidas, consulte sempre seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Na internet, não dá para saber de verdade quem está do outro lado. Por isso, nunca converse com desconhecidos e só use a câmera com a autorização de seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Não publique fotografias, não relate fatos da sua vida nem divulgue seus compromissos na internet sem a permissão de seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Não divulgue seu nome, endereço ou telefone para alguém que conheceu na internet. E não forneça senhas para ninguém, somente para seus responsáveis. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 98 e 99 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Destaque que, apesar de a internet trazer benefícios, é importante ter cuidado ao utilizá-la.
Converse sobre cada uma das atitudes mostradas nas imagens. Explore os textos das legendas. Pergunte aos estudantes se eles costumam tomar esses cuidados quando utilizam a internet.
Promova um debate sobre segurança na internet. Chame a atenção deles para outros cuidados além daqueles citados nas legendas das imagens desta página. Oriente-os a utilizar a internet com a supervisão de um adulto responsável e a nunca fornecer informações pessoais e suas características físicas em chat ou em redes sociais.
Educação em valores e temas contemporâneos
Atualmente, é cada vez mais comum o uso de telefone celular por crianças e adolescentes. Por isso, é importante enfatizar o cuidado com o uso desses aparelhos e incentivar as crianças a realizar outras atividades, como brincar, praticar esportes e passear.
MP125
- De acordo com o texto, quais são os cuidados que as crianças devem ter ao utilizar a internet?
_____
PROFESSOR
Resposta: Devem navegar em sites seguros e apropriados; nunca conversar com desconhecidos; não publicar fotografias nem fornecer senhas ou informações pessoais.- Você tem esses cuidados ao navegar na internet?
PROFESSOR
Resposta pessoal.( ) Sim
( ) Não
- Que outros cuidados você pode ter para navegar de forma segura na internet?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Em sua opinião, as crianças sabem os cuidados que elas devem ter ao utilizar a internet?
PROFESSOR
Resposta pessoal.( ) Sim
( ) Não
- Que tal alertar outras crianças da escola sobre o uso da internet? Siga as etapas e bom trabalho!
Etapas
- Reúna-se com alguns colegas e elaborem cartazes com dicas de cuidados ao utilizar a internet.
- Ilustrem cada dica com desenhos ou imagens recortadas de revistas e jornais.
- Apresentem os cartazes ao professor e, em seguida, exponha-os nas paredes da escola.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 6. Esta atividade auxilia a verificar como os estudantes lidam com os cuidados que devem ter ao navegar na internet. Se a resposta for negativa, retome os textos da página 98 e reafirme a importância de seguir esses cuidados.
Atividade 9. Ajude os estudantes a escolher as dicas que serão apresentadas no cartaz. Depois, oriente-os na montagem do cartaz: disposição das imagens, espaço para as legendas (que você poderá ajudar a escrever), título etc.
Nas atividades 5 a 9 o estudante desenvolve a habilidade EF02GE03 da Base Nacional Comum Curricular: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável, com enfoque na discussão dos riscos e dos cuidados do uso dos meios de comunicação.
Conclusão da unidade
Ao final do trabalho com a unidade, verifique as aprendizagens dos estudantes sobre as formas e os meios de comunicação. Espera-se que, ao longo do bimestre, eles tenham desenvolvido os objetivos pedagógicos previstos, com destaque para as formas de comunicação usadas no cotidiano, o uso dos meios de comunicação, seus avanços tecnológicos ao longo do tempo e os cuidados necessários para navegar na internet.
Avalie o desenvolvimento individual e coletivo dos estudantes para definir as estratégias necessárias considerando as aprendizagens consolidadas e aquelas que precisam ser mais trabalhadas.
MP126
O que você aprendeu
- Observe os desenhos e responda às questões.
- Qual é o meio de comunicação que cada criança está utilizando?
_____
PROFESSOR
Resposta: A menina está se comunicando por meio de carta, e o menino, por e-mail.- Por qual desses meios a comunicação é praticamente instantânea?
_____
PROFESSOR
Resposta: Por e-mail.- Além da rapidez na transmissão da mensagem, quais diferenças existem entre esses meios de comunicação? Explique.
_____
PROFESSOR
Resposta: Na comunicação por e-mail, é necessário possuir um endereço eletrônico (e-mail) e um dispositivo (computador, tablet , smartphone) com acesso à internet. Na comunicação por carta, é preciso conhecer os endereços do remetente e do destinatário e possuir papel, lápis ou caneta, envelope e selos,MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação processual da seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 28.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
- Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.
As páginas 100 e 101 abordam a habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Por meio de uma proposta de acompanhamento continuado da progressão das aprendizagens dos estudantes, esta seção oportuniza a realização de um momento avaliativo do processo pedagógico que foi desenvolvido ao longo do bimestre, previsto para ser concluído no fechamento desta unidade. A seção pode oferecer parâmetros importantes para apurar se os objetivos pedagógicos da unidade foram alcançados plenamente pelos estudantes e para verificar a necessidade de possíveis ajustes nas estratégias didáticas.
Antes de realizar as atividades, verifique se há dúvidas sobre o conteúdo apresentado.
Se necessário, retome o trabalho com os conceitos abordados na unidade.
Atividade 1. Os estudantes devem identificar que a menina está escrevendo uma carta em uma folha de papel e o menino está escrevendo uma mensagem a ser enviada por e-mail, de modo praticamente instantâneo. A carta precisa ser levada por pessoas (funcionários de empresas de entrega, por exemplo) até o destinatário. Já o e-mail é enviado digitalmente pela rede de internet.
Espera-se que o estudante reconheça os diferentes tipos de meios de comunicação e relacione com a sua utilidade e agilidade. Se julgar necessário, explique novamente que os avanços tecnológicos e a internet possibilitaram a comunicação rápida entre as pessoas e proponha a eles que imaginem como seria a vida das pessoas atualmente sem os meios de comunicação.
MP127
Avaliação processual
- Liste os meios de comunicação mostrados abaixo, separando-os em meios de comunicação individuais e meios de comunicação coletivos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Meios de comunicação individuais |
Meios de comunicação coletivos |
---|---|
PROFESSORResposta: telefone fixo |
PROFESSORResposta: rádio |
PROFESSORResposta: telefone celular |
PROFESSORResposta: televisão |
PROFESSORResposta: carta |
PROFESSORResposta: jornal |
- Quais meios de comunicação podem ser usados para transmitir informações para muitas pessoas ao mesmo tempo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os meios de comunicação coletivos: revista, jornal, televisão, rádio, internet.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 2. Espera-se que os estudantes diferenciem os meios de comunicação individuais e coletivos. Verifique as possíveis dúvidas deles e retome a explicação do conteúdo se considerar necessário.
Atividade 3. Os meios de comunicação coletivos permitem transmitir a informação de uma só vez para uma grande quantidade de pessoas. Se considerar oportuno, comente com os estudantes que o uso em excesso de computadores e de outros meios de comunicação, como celulares ou tablets, pode ocasionar alguns problemas sociais e de saúde, como aumento do risco de obesidade infantil por falta de exercícios físicos, lesões nas mãos, braços, ombros e pescoço por má postura e esforço repetitivo e problemas de interação social.
MP128
- Junte-se a um colega, observem as fotografias e respondam.
LEGENDA: (Fotografia superior) Família assistindo à televisão em 1955. (Fotografia inferior) Família assistindo à televisão em 2018. FIM DA LEGENDA.
- O que as famílias estão fazendo?
_____
PROFESSOR
Resposta: As famílias estão assistindo à televisão.-
Observem
os aparelhos de televisão. O que há de semelhante e de diferente entre eles?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os aparelhos possuem diferentes tamanhos de tela, tipo de imagem (em preto e branco e colorida) e qualidade de imagem.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 102 e 103 abordam a habilidade da BNCC: EF02GE03.
Orientações pedagógicas
Atividade 4. Os estudantes devem comparar as fotografias para identificar a atividade realizada e as diferenças entre os aparelhos de televisão. Espera-se que eles relacionem as diferenças observadas aos avanços tecnológicos.
MP129
- Observe a fotografia, leia a legenda e responda às questões.
LEGENDA: Na França, pessoas assistem ao jogo entre França e Croácia, disputado durante a Copa do Mundo de Futebol de 2018. Esse campeonato ocorreu na Rússia e foi transmitido ao vivo para o mundo. FIM DA LEGENDA.
- Que meio de comunicação aparece na fotografia?
_____
PROFESSOR
Resposta: A televisão.- Onde aconteceu esse jogo?
_____
PROFESSOR
Resposta: Na Rússia.- Como foi possível assistir ao jogo na França no mesmo momento em que ele acontecia em outro país?
_____
PROFESSOR
Resposta: Os avanços tecnológicos permitiram a transmissão de imagem e de som em tempo real.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 5. Espera-se que os estudantes reconheçam que a transmissão em tempo real é possibilitada pelos avanços tecnológicos. Se julgar pertinente, explique que a expansão da infraestrutura de cabos de fibras ópticas pelo mundo e as melhorias nos sistemas de internet permitem a transmissão de eventos como esse em tempo real.
MP130
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Qu estã o |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Reconhecer e comparar meios de comunicação e seu papel na comunicação entre as pessoas. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
|
2 |
Classificar os meios de comunicação individuais e coletivos. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
|
3 |
Descrever meios de comunicação coletivos. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
|
4 |
Comparar fotografias de um meio de comunicação, identificar seu uso e suas mudanças ao longo do tempo. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
|
5 |
Reconhecer as tecnologias que permitem transmitir eventos em tempo real. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
MP131
Sugestão de questões de autoavaliação
Uma proposta de autoavaliação pode ser apresentada ao final do bimestre com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades, além de estimulá-los a pensar sobre as expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.
Ela pode ser realizada de diversas maneiras. Entre as possibilidades, podemos definir se o formato será individual ou coletivo, em uma roda de conversa. Também é importante definir a validade de seguir um roteiro, estimular a livre expressão dos estudantes ou combinar as duas estratégias.
O roteiro pode ser estruturado com algumas perguntas simples:
- Presto atenção e participo ativamente das aulas?
- Escuto e respeito a participação dos meus colegas?
- Colaboro com meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
- Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
- Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
- Consegui compreender tudo o que foi ensinado?
- Resolvi todas as atividades encaminhadas para casa?
- Solucionei todas as atividades sem dificuldades?
- Gostei de estudar e quero continuar aprendendo sobre os temas do bimestre?
- Compreendo as diferentes formas de comunicação entre as pessoas?
- Consigo comparar os diferentes meios de comunicação?
- Sei diferenciar os meios de comunicação individuais e coletivos?
- Reconheço o papel da evolução tecnológica para a rapidez na comunicação entre pessoas em lugares distantes?
- Conheço os principais cuidados que devo ter para usar a internet com segurança?