MP132
UNIDADE 4. Em cada lugar, um modo de viver
LEGENDA: Trecho da região polar ártica no norte do Canadá, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Trecho do deserto do Saara em um país chamado Mauritânia, na África, em 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a abertura da Unidade 4 podem ser trabalhadas na semana 29.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos da unidade
- Conhecer o modo de vida de pessoas de diferentes lugares e sua relação com a natureza.
- Comparar o modo de vida de pessoas de diferentes lugares.
- Compreender que as atividades humanas transformam a natureza.
- Identificar problemas ambientais causados pelas atividades humanas.
- Valorizar atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.
Nesta abertura de unidade são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE04.
Introdução da unidade
Esta unidade estimula a reflexão sobre questões fundamentais do pensamento geográfico ligadas à diferenciação dos lugares e às relações sociedade-espaço. O conteúdo distribuído entre os capítulos desta unidade conduz os estudantes a analisar as influências dos fenômenos naturais nas condições de vida dos grupos humanos e a organização social desses grupos voltada para a exploração mais eficiente dos recursos naturais disponíveis e para a criação de estratégias de sobrevivência adaptadas às condições ambientais. O conteúdo também coloca em questão aspectos relacionados ao papel da cultura que se manifesta na relação entre a sociedade e a natureza, ao trabalho como processo de produção do espaço geográfico, às atividades econômicas e à geração de problemas ambientais no campo e na cidade.
Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Competências Gerais da Educação Básica: 1; 3; 6; 7.
- Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 1; 3.
- Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 2.
MP133
LEGENDA: Trecho da Floresta Amazônica, no estado de Mato Grosso, em 2015. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que as fotografias mostram?
- Que diferenças você percebe entre essas três paisagens?
- Você sabe onde cada paisagem se localiza?
- Em sua opinião, como vivem as pessoas em cada um desses lugares?
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:
- Unidades temáticas: Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
- Objetos de conhecimento: Experiências da comunidade no tempo e no espaço; Tipos de trabalho em lugares e tempos diferentes; Os usos dos recursos naturais: solo e água no campo e na cidade.
-
Habilidades: EF02GE04; EF02GE07; EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Analise as fotografias da abertura da unidade com os estudantes e incentive-os a descrever as paisagens apresentadas. Em seguida, peça a eles que comparem as paisagens e identifiquem as principais diferenças entre elas.
Se julgar pertinente, sugira a eles que escolham uma das paisagens e a compare com o lugar onde vivem.
Atividade 1. Os estudantes devem perceber que as imagens mostram três lugares e paisagens com características naturais diferentes.
Atividade 2. Incentive os estudantes a observar as características de cada paisagem. Espera-se que percebam diferenças relacionadas à vegetação e ao clima de cada lugar. A primeira fotografia mostra um lugar com neve e de clima frio; a segunda, um lugar no deserto, de clima quente e seco; e a terceira, um lugar com vegetação abundante e de clima quente e úmido.
Atividade 3. Pergunte se os estudantes conhecem lugares parecidos com os mostrados nas fotografias e estimule-os a apresentar palpites sobre sua localização. Se possível, mostre, em um planisfério, a localização dos países onde estão os lugares mostrados nas fotografias.
Atividade 4. Peça aos estudantes que levantem hipóteses sobre o modo de vida das pessoas nos lugares mostrados nas fotografias. Incentive-os a associar as características naturais dos lugares ao modo como seus habitantes se vestem, se alimentam, trabalham, constroem suas casas, se locomovem etc.
MP134
CAPÍTULO 1. Diferentes lugares, diferentes modos de vida
Você já deve ter percebido que existem muitos lugares diferentes no nosso planeta, não é mesmo?
As fotografias que você viu na abertura desta unidade mostram apenas três exemplos de uma grande variedade de lugares e paisagens que existem na Terra.
Vamos conhecer um pouco desses lugares e de como as pessoas vivem neles?
Viver na região polar ártica
O povo inuíte habita a região polar ártica, próximo ao Polo Norte. Eles ocupam um território chamado Nunavut, que fica no Canadá, na América do Norte.
Veja no mapa a localização de Nunavut.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro, 2018; NATIONAL GEOGRAPHIC. Atlas National Geographic. Edição portuguesa. Espanha: RBA Coleccionables, 2005. v. 8.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para os conteúdos da primeira parte do Capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 30.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Conhecer o modo de vida de povos de diferentes lugares e sua relação com a natureza.
- Comparar o modo de vida de alguns povos com o do seu lugar de vivência.
As páginas 106 e 107 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04 e EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Leia o texto com os estudantes e oriente a leitura do mapa. Explique que o mapa desta página representa a região de Nunavut, no Canadá, onde vivem as pessoas do povo inuíte.
Esclareça que a região ártica se estende por vários países nos continentes americano, europeu e asiático. Nessas regiões, existem populações cujo modo de vida tem grande influência das baixas temperaturas.
Explique que os avanços tecnológicos possibilitados pela criação de instrumentos de trabalho, roupas, meios de transporte e construções permitiram a superação de algumas dificuldades impostas pelas condições naturais.
Inuítes ou esquimós?
A palavra “esquimó”, apesar de muito difundida para se referir às pessoas que moram na região polar ártica, é considerada ofensiva. Por isso, esses grupos preferem o termo “inuíte”, que significa “povo” em seu próprio idioma.
MP135
A região polar ártica é uma das mais frias do planeta. Sua superfície fica coberta de gelo a maior parte do ano.
Atualmente, os inuítes vivem em moradias de madeira, material que isola o frio do ambiente externo do calor do ambiente interno.
Quando saem para caçar, costumam utilizar como abrigo os iglus, que são construções feitas de blocos de gelo e neve. Observe a fotografia abaixo.
LEGENDA: Iglu construído em território inuíte, no Canadá, em 2017. FIM DA LEGENDA.
A mineração, a pesca e a caça estão entre as principais atividades dos inuítes. Eles também praticam o artesanato, fazendo esculturas para vender aos turistas ou para participar de exposições em galerias de arte.
LEGENDA: Pessoas do povo inuíte praticando atividades relacionadas à pesca, no Canadá, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Explique aos estudantes que na região polar ártica as temperaturas são muito baixas, há tempestades de neve e a vegetação é escassa e pouco diversificada. Por causa disso, os inuítes não praticam a agricultura.
Peça aos estudantes que comparem o iglu e as moradias de madeira. Incentive-os a considerar os materiais usados e a imaginar, também, as diferenças de se viver em um iglu e em uma moradia de madeira. Eles podem mencionar o maior abrigo do frio e o uso da eletricidade, por exemplo.
Pergunte sobre as vestimentas das pessoas que vivem nessa região e ressalte que precisam estar adaptadas às baixas temperaturas. Se julgar pertinente, comente que os inuítes são o povo nativo dessa região e que, tanto no passado como atualmente, as roupas que essas pessoas usam é muito semelhante àquelas usadas por praticantes de esportes na neve.
Estimule-os a refletir sobre aspectos da vida do povo inuíte que sejam diferentes da vida deles. Pergunte, por exemplo, se os estudantes acreditam que seria viável construir um iglu no lugar onde eles moram e ajude-os a concluir que seria impossível, considerando as temperaturas altas no Brasil.
MP136
Viver no deserto do Saara
Os tuaregues vivem em diversas áreas do deserto do Saara, uma vasta região onde chove pouco. Por isso há pouca vegetação.
O Saara fica no norte do continente africano e é o maior deserto do mundo. Nesse deserto, os dias são bastante quentes e as noites são muito frias.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro, 2018; FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe (editor). The Times Atlas of World Exploration. Nova Iorque: Harper Collins Publishers, 1991.
Alguns grupos tuaregues são nômades. Eles não têm moradia fixa, estão sempre se deslocando pelo deserto. Por isso, vivem em tendas feitas de couro, um material bastante resistente.
O camelo é o principal meio de transporte usado pelos tuaregues. As principais atividades praticadas por esse povo são a criação de camelos e de cabras e o comércio de sal.
LEGENDA: Acampamento tuaregue no deserto do Saara, no Marrocos, em 2016. As tendas tuaregues são de couro, sustentadas por estacas de madeira. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Para proteger o corpo do sol e da areia, os tuaregues usam mantos e cobrem a cabeça. Na fotografia, grupo de tuaregues com camelos no deserto do Saara, no Níger, em 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 108 e 109 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04 e EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Leia o texto com os estudantes e oriente a leitura do mapa de localização do deserto do Saara.
Relembre o que foi estudado sobre o povo inuíte e ajude os estudantes a perceber que tanto o deserto do Saara quanto a região polar ártica têm vegetação escassa.
Peça aos estudantes que observem as fotografias e descrevam as vestimentas dos tuaregues. Eles devem perceber que os tuaregues usam roupas que cobrem o corpo todo, inclusive o rosto. Comente que, apesar do calor, essa estratégia é usada para proteger a pele do sol intenso e os olhos da areia que é carregada pelo vento.
Verifique se os estudantes compreenderam o significado do termo “nômade”. Explique que o modo de vida nômade dos tuaregues influencia tanto as formas como eles fazem suas moradias quanto as atividades que eles praticam. Como o texto apresenta, suas moradias não são fixas e suas atividades de trabalho também são marcadas pelo deslocamento.
A localização e a conceituação de palavras desconhecidas com base na leitura do texto favorecem o desenvolvimento de vocabulário, a compreensão de texto e outras habilidades importantes para a consolidação da alfabetização.
Sugestão de atividade: Conhecendo povos indígenas do Brasil
Proponha aos estudantes uma pesquisa sobre o modo de vida de alguns povos indígenas do Brasil.
- Organize os estudantes em grupos e peça a eles que pesquisem sobre um povo indígena brasileiro. Eles devem procurar informações sobre como esse povo organiza suas moradias, que atividades realiza e onde vive, entre outras. Forneça livros que tratem do assunto ou sugira uma pesquisa na internet. O site “Povos Indígenas do Brasil Mirim” (disponível em: http://fdnc.io/62, acesso em: 28 maio 2021), do Instituto Socioambiental, disponibiliza textos, imagens e vídeos voltados ao público infantil.
MP137
Viver na Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica ocupa vasta área do norte do Brasil e também terras de outros países da América do Sul.
A vegetação da Floresta Amazônica é muito diversificada, pois está em uma região quente e onde chove muito.
Veja, no mapa abaixo, a localização da Floresta Amazônica.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8 ª ed. Rio de Janeiro, 2018.
Vários povos indígenas vivem na Floresta Amazônica, entre eles os Kayapó.
Geralmente as aldeias Kayapó são organizadas em círculos. As moradias distribuem-se de modo regular ao redor de uma área descampada. Elas são feitas com materiais encontrados na floresta: madeira, folhagem e palha.
LEGENDA: Aldeia Kayapó na Floresta Amazônica, no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
- Peça aos grupos que registrem em cartolinas o que aprenderam sobre o povo indígena pesquisado e depois compartilhem com os colegas de classe.
- Se julgar pertinente, depois das apresentações dos grupos,
sugira
aos estudantes que comparem os diferentes povos pesquisados.
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para esta parte do Capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 31.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Solicite aos estudantes que observem o mapa de localização da floresta amazônica e incentive-os a identificar a presença dessa floresta no Brasil e em outros países.
Peça a eles que comparem a região da Floresta Amazônica com Nunavut e o Deserto do Saara. Oriente-os a observar novamente as fotografias das páginas anteriores. Espera-se que eles mencionem diferenças relacionadas à temperatura do ar e à vegetação. Se considerar pertinente, enfatize que a Amazônia é quente durante o dia e a noite.
Destaque que a região amazônica, ao contrário das outras estudadas, tem uma enorme diversidade de vida vegetal. Explique que a abundância das chuvas colabora para que a vegetação se desenvolva. Já no ártico e no Saara, há pouca umidade, o que explica a escassez de vegetação.
MP138
Os Kayapó dedicam-se basicamente ao cultivo de alguns alimentos, à caça e à pesca.
As mulheres Kayapó trabalham na roça. Elas cultivam milho, mandioca, batata-doce, cana-de-açúcar, banana. Elas também preparam os alimentos e cuidam das crianças.
Os homens caçam, pescam, fabricam objetos e ferramentas. A caça obtida é repartida entre todas as famílias. Os homens Kayapó também são responsáveis pela realização das cerimônias e dos rituais típicos da comunidade.
LEGENDA: Crianças Kayapó se divertindo e jogando bolinha de gude em aldeia no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indígenas Kayapó participam da dança da mandioca em aldeia no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 110 e 111 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04 e EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Ressalte que os Kayapó, diferentemente dos tuaregues e inuítes, praticam a agricultura.
Solicite aos estudantes que observem nas fotografias os materiais usados para a construção das casas dos Kayapó e incentive-os a comparar essas moradias com as outras que foram estudadas. Ajude-os a perceber que o tipo de material escolhido varia entre os três povos em razão da variação da oferta de materiais nos três lugares.
Comente que existe uma grande diversidade de povos indígenas no Brasil. Entre eles, notam-se formas distintas de organização social e política, hábitos alimentares e culturais. Essa é uma oportunidade para desmistificar a ideia de que os indígenas formam um só povo e constituem uma única cultura. Aponte, ainda, que hoje há muitos indígenas que vivem em cidades.
Para você ler
Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, Editora Companhia das Letras.
Livro com reflexões sobre questões socioambientais e a resistência indígena contra a separação entre a humanidade e a natureza.
MP139
Nas fotografias da abertura desta unidade você conheceu três lugares bem diferentes uns dos outros. Depois, você estudou o modo de vida dos povos que habitam esses lugares.
- Com base nas fotografias que você viu e nos textos que você leu, complete o quadro com as características do lugar onde esses povos vivem.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Povo |
Onde vive |
Como é o lugar |
---|---|---|
Inuíte |
_____ PROFESSORResposta: Região polar ártica. |
_____ PROFESSORResposta: Extremamente frio, superfície coberta de gelo em boa parte do ano. |
Tuaregue |
_____ PROFESSORResposta: Deserto do Saara. |
_____ PROFESSORResposta: Muito quente durante o dia e muito frio durante a noite. Chove pouco e há pouca vegetação. |
Kayapó |
_____ PROFESSORResposta: Floresta Amazônica. |
_____ PROFESSORResposta: Região quente, com muitas chuvas e vegetação diversificada. |
- Há semelhanças entre algum desses lugares e o lugar onde você vive? E diferenças? Quais?
PROFESSOR
Respostas pessoais.Boxe complementar:
Hora da leitura
- Coisas de índio – versão infantil, de Daniel Munduruku, Editora Callis. Livro sobre a diversidade da cultura e do modo de vida do povo indígena Munduruku.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Nessa atividade para casa, oriente os estudantes a preencher o quadro de acordo com o que foi estudado nas páginas anteriores. Se considerar necessário, retome os textos e as fotografias do capítulo para resgatar informações e solucione as dúvidas que surgirem. A atividade favorece a consolidação de conhecimentos de literacia e alfabetização pela relação entre texto e imagem e a localização e retirada de informação explícita no texto e na legenda das imagens. Depois do preenchimento do quadro, eles devem comparar as características dos lugares estudados com as do lugar onde vivem. Se julgar pertinente, peça a eles que escrevam no caderno algumas características do lugar onde vivem e que, em seguida, as comparem com o que foi anotado no quadro. Incentive-os a convidar integrantes da família a participar da resolução da atividade. Desse modo, eles poderão perceber que as pessoas podem ter diferentes olhares a respeito dos mesmos aspectos, no caso, sobre o lugar de vivência.
MP140
- Agora, preencha este outro quadro com algumas características do modo de vida de cada povo.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Povo |
Onde vive |
Como são as moradias |
Principais atividades |
---|---|---|---|
Inuíte |
_____ PROFESSORResposta: Região polar ártica. |
_____ PROFESSORResposta: Moradias feitas de madeira. |
_____ PROFESSORResposta: Mineração, pesca, caça e artesanato. |
Tuaregue |
_____ PROFESSORResposta: Deserto do Saara. |
_____ PROFESSORResposta: Tendas de couro. |
_____ PROFESSORResposta: Criação de camelos e de cabras e comércio de sal. |
Kayapó |
_____ PROFESSORResposta: Floresta Amazônica. |
_____ PROFESSORResposta: Moradias feitas de madeira, folhagem e palha. |
_____ PROFESSORResposta: Cultivo de alimentos, caça e pesca. |
- Por que alguns grupos tuaregues vivem em tendas?
_____
PROFESSOR
Resposta: Porque são grupos nômades, isto é, eles não têm moradia fixa e vivem se deslocando pelo deserto.- De onde os indígenas Kayapó retiram os materiais utilizados na construção de suas moradias?
_____
PROFESSOR
Resposta: Eles retiram os materiais da floresta.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 112 e 113 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04 e EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Atividade 2. Oriente os estudantes a sintetizar o que foi estudado para completar o quadro com as características das moradias e as principais atividades de cada povo. Se julgar necessário, ajude-os a associar as moradias dos tuaregues ao seu modo de vida, que é nômade. Comente que, como os tuaregues se deslocam pelo deserto, sua moradia e seus pertences precisam ser facilmente transportados. Por isso, as tendas onde eles vivem podem ser desmontadas e carregadas durante as viagens.
Mencione que, assim como esses povos, buscamos nos proteger do frio e do calor intenso escolhendo roupas apropriadas e fazendo adaptações no nosso local de moradia.
Se considerar oportuno, pergunte aos estudantes se eles gostariam de conhecer alguma das moradias desses povos e peça a eles que justifiquem suas respostas. Com essa proposta, espera-se que apresentem elementos característicos do modo de vida de cada povo para indicar suas preferências, como os costumes, os materiais usados na construção das moradias e as condições naturais do lugar, entre outros.
MP141
- Compare as informações do quadro e responda às questões.
- O que é semelhante entre o modo de vida dos inuítes, o dos tuaregues e o dos Kayapó?
PROFESSOR
Atenção professor: Espera-se que os estudantes percebam que eles adaptaram seu modo de vida às condições naturais do lugar. Entre o povo inuíte e o Kayapó, destaque que ambos suprem parte dos hábitos alimentares por meio da caça e da pesca. Fim da observação.- Quais as diferenças entre o modo de vida de cada um desses grupos? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Atenção professor: Os estudantes devem perceber que cada um desses povos se adaptou de uma maneira diferente, pois as condições naturais do lugar onde vive cada povo são diferentes. Além disso, deve-se considerar, também, a cultura de cada grupo. Fim da observação.- O seu modo de vida se parece com o modo de vida de algum desses grupos? O que é parecido? O que é diferente?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Em sua opinião, como os povos Kayapó e inuítes devem se relacionar com a natureza para manter seu modo de vida?
PROFESSOR
Atenção professor: É importante que os estudantes percebam que esses povos devem preservar a natureza, pois a sobrevivência deles depende da existência dela. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 3. c) Incentive os estudantes a se expressar e anote na lousa as semelhanças e diferenças apontadas. Eles podem mencionar semelhanças como a busca de proteção contra as intempéries e a realização de atividades para garantir sua sobrevivência. Entre as diferenças, podem citar as técnicas e os materiais usados para a construção das moradias, as atividades e as formas de trabalho ou, até mesmo, as vestimentas usadas. d) É importante que eles percebam que as atividades que esses povos realizam podem ser prejudicadas caso o ambiente natural seja alterado de forma negativa e se desequilibre. Por isso, eles precisam estabelecer uma relação de respeito e conservação com a natureza para continuarem tendo acesso a seus recursos. Enfatize que os povos estudados no capítulo têm modos de vida que se baseiam em uma relação próxima com a natureza e o ambiente onde vivem. Se considerar pertinente, sugira a eles que discutam sobre a relação das pessoas com a natureza no lugar onde vivem. Nessa atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
Educação em valores e temas contemporâneos
Ao abordar os povos e as comunidades tradicionais, é importante trabalhar a diversidade existente entre os diferentes grupos e a necessidade de respeitar seus modos de vida.
MP142
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler descreve o modo de vida do povo indígena Araweté, que vive no Brasil.
Os indígenas Araweté
Os Araweté vivem em terras do estado do Pará.
As moradias não têm uma organização regular na aldeia e ficam bem perto umas das outras. As paredes são construídas com pedaços de madeira e barro amassado; não têm janelas e a porta é pequena. O teto é de palha. Em cada moradia vive uma família.
Os Araweté praticam a caça e a pesca. Eles coletam frutos e mel, mas a agricultura do milho é a principal atividade na aldeia. Além do milho, eles cultivam mandioca, batata-doce, algodão, mamão, entre outros.
LEGENDA: Moradias Araweté em aldeia no estado do Pará, em 2010. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a seção Para ler e escrever melhor pode ser trabalhada na semana 32.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Ler e compreender um texto descritivo.
- Identificar características do modo de vida do povo Araweté, descritas no texto.
- Analisar e sintetizar as informações contidas no texto.
- Escrever um texto descritivo sobre o modo de vida de outro povo indígena.
As páginas da seção contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04 e EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Realize a leitura com os estudantes, solicitando a eles que leiam o texto em voz alta, o que contribui para a fluência em leitura oral, habilidade importante para a literacia. Incentive-os a observar a imagem para identificar algumas das informações descritas no texto.
Ao final da leitura, ajude-os na compreensão do texto com perguntas sobre as principais características do modo de vida do povo Araweté. Por exemplo: Onde eles vivem? Como são organizadas suas moradias? De que materiais são feitas suas moradias? Que atividades eles praticam?
Incentive os estudantes a comparar as características do povo Araweté com as do povo Kayapó, que foi estudado anteriormente. Comente que, apesar de serem povos que vivem na floresta amazônica, cada povo tem seus costumes e suas particularidades.
Literacia e Geografia
Incentive os estudantes a criar hipóteses sobre o conteúdo de um texto pela análise do título e das imagens que o integram. No que se refere ao processo de escrita, os estudantes devem ser estimulados a produzir textos informativos usando procedimentos de descrição. Colabore mobilizando-os a se preocupar com a clareza do que escrevem. Incentive-os a revisar o texto para aprimorá-lo.
MP143
- O texto descreveu o modo de vida de qual povo indígena?
_____
PROFESSOR
Resposta: Do povo Araweté.- Quais aspectos do modo de vida desse povo foram descritos no texto?
( ) Local onde vive.
( ) Organização das moradias na aldeia.
( ) Nomes das festas e cerimônias.
( ) Materiais utilizados na construção das moradias.
( ) Principais atividades praticadas.
PROFESSOR
Resposta correta: Local onde vive; Organização das moradias na aldeia; Materiais utilizados na construção das moradias; Principais atividades praticadas.- Leia, no quadro abaixo, alguns aspectos do modo de vida de outro povo indígena do Brasil: os Bororo.
Indígenas Bororo |
|
---|---|
Local onde vivem |
Terras do estado de Mato Gr osso. |
Organização das moradias |
Organizadas em cír culo. |
Materiais das moradias |
Paredes de palha trançada e telhado de palha. |
Principais atividades |
Caça; pesca; coleta de frutos e de mel; agricultura de mandioca, feijão, milho, arr oz, entre outros produtos. |
Famílias por moradia |
De duas a tr ês famílias. |
- Com base nas informações do quadro, escreva um pequeno texto contando como vivem os indígenas Bororo. Lembre-se de dar um título ao seu texto.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas neste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 2. Ajude os estudantes na identificação das características descritas no texto. Se julgar necessário, releia o texto com eles e peça-lhes que sublinhem os trechos que apresentam as informações marcadas na atividade.
Atividade 3. Faça a leitura das informações do quadro com eles. Se considerar pertinente, estimule-os a comparar as características do povo Bororo com as do povo Araweté. Oriente-os a escrever o texto apoiando-se nas informações do quadro e, como se trata de um texto descritivo, sugira que pensem em um título, que deve ser informativo e objetivo. Eles podem recorrer ao texto “Os indígenas Araweté” para utilizá-lo como referência.
MP144
CAPÍTULO 2. O modo de vida das pessoas e a natureza
As pessoas transformam a natureza de acordo com seu modo de vida.
Antes da chegada dos colonizadores portugueses, as terras que hoje em dia formam o Brasil eram habitadas por centenas de povos indígenas. Nessa época, essas terras eram cobertas por diversos tipos de vegetação.
Com o passar do tempo, o aumento da população e a exploração da terra, o ambiente natural foi modificado pelos seres humanos. Pontes foram construídas sobre rios, florestas foram devastadas para a exploração da madeira, o cultivo de plantações, a criação de animais e a construção de vilas e cidades.
Veja, na sequência de desenhos abaixo, como a natureza foi modificada para a construção da cidade.
- Que mudanças ocorreram na paisagem do desenho 1 para o desenho 2?
_____
PROFESSOR
Resposta: Parte da vegetação foi retirada para dar lugar a construções, estradas de terra, plantações e criação de animais. Uma ponte foi construída sobre o rio.
- E do desenho 2 para o desenho 3?
_____
PROFESSOR
Resposta: Quase toda a vegetação foi retirada e as plantações e os animais deram lugar a uma cidade com ruas asfaltadas, construções e edifícios. O curso do rio foi modificado.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a primeira parte do Capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 32.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender que o ser humano altera a natureza de acordo com seu modo de vida.
- Reconhecer o papel das atividades de trabalho na transformação da natureza.
- Conhecer atividades de trabalho no campo e na cidade.
As páginas 116 e 117 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04 e EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Se julgar necessário, explique que os povos indígenas viviam nas terras que formaram o Brasil antes da colonização portuguesa e que seu modo de vida provoca poucas alterações na natureza. As transformações começaram a ocorrer de maneira mais acentuada com o processo de colonização.
Solicite aos estudantes que observem as cenas. Oriente-os a analisá-las em seu conjunto para que percebam que se trata do mesmo local, porém, em momentos históricos diferentes.
Chame a atenção dos estudantes para as consequências negativas das transformações, como o desmatamento, a poluição e outros problemas ambientais.
Atividades 1 e 2. É importante que os estudantes percebam as transformações nesse espaço, de um desenho para outro, reconhecendo a destruição da floresta, o uso da terra para a agricultura, o surgimento de arruamentos, o adensamento progressivo das construções etc.
MP145
Por meio do trabalho, as pessoas transformam a natureza
É por meio do trabalho que as pessoas transformam a natureza. Elas ocupam os espaços e os organizam de acordo com suas necessidades, seus interesses e seu modo de vida.
Observe as fotografias abaixo.
LEGENDA: Paisagem no município de Moeda, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Feira de Santana, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Como a natureza foi transformada em cada lugar mostrado nas fotografias? Em qual desses lugares a natureza foi mais alterada?
PROFESSOR
Atenção professor: Leia orientações no Manual do Professor. Fim da observação.
- Em sua opinião, as pessoas que vivem nesses lugares têm o mesmo modo de vida? Explique a sua resposta.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Enfatize que os seres humanos transformam a natureza ou a ela se adaptam de acordo com suas necessidades e seu modo de vida. Em função disso, as paisagens são alteradas de maneira mais ou menos intensa.
É importante que os estudantes reconheçam as relações entre sociedade e natureza expressas nos diferentes lugares.
Atividade 3. As fotografias mostram uma paisagem no campo e outra na cidade. É importante que os estudantes percebam que as duas paisagens foram transformadas e que identifiquem como isso aconteceu em cada uma delas, comparando-as. Na paisagem rural (fotografia 1), a maior parte da vegetação original foi retirada e a área está sendo utilizada para cultivos e criação de animais. Na paisagem urbana (fotografia 2), a vegetação original foi substituída por construções, ruas etc. Espera-se que os estudantes percebam que a natureza foi mais alterada na cidade.
Atividade 4. É importante que os estudantes percebam que os modos de vida nesses lugares são distintos. Essa atividade pode ser usada para verificar os conhecimentos dos estudantes sobre o tema.
Nas atividades 3 e 4, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares.
MP146
As atividades de trabalho no campo e na cidade
Observando as fotografias da página anterior, você deve ter percebido que as paisagens do campo e da cidade são diferentes. Além disso, o modo de vida no campo é diferente do modo de vida na cidade.
Vamos entender melhor essas diferenças estudando as atividades de trabalho que se desenvolvem em cada um desses espaços.
As atividades de trabalho no campo
As principais atividades de trabalho no campo são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.
A atividade de cultivar a terra é chamada de agricultura.
A condição do solo é muito importante para a agricultura. O solo deve ser fértil, ou seja, deve ter nutrientes que ajudam o crescimento das plantas.
A agricultura produz os alimentos que consumimos no dia a dia: frutas, legumes, hortaliças, entre outros.
LEGENDA: Agricultor colhendo hortaliças em plantação no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- A agricultura é uma atividade praticada no lugar onde você vive? Se sim, o que é cultivado?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para esta parte do Capítulo 2 podem ser trabalhadas na semana 33.
Fim do complemento.
As páginas 118 e 119 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE07 e EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Recorra às experiências pessoais dos estudantes, verificando se conhecem atividades como as mostradas nas páginas 118 e 119. Se moram na área rural, peça a eles que relatem suas experiências, o que fazem e como é a paisagem. Caso eles morem na área urbana, pergunte se já visitaram o campo e que tipos de atividades observaram.
É importante que os estudantes compreendam que as atividades realizadas no campo estão ligadas à natureza. Dê exemplos que demonstrem isso, como as alterações na produção agrícola em decorrência da falta ou do excesso de chuvas.
Atividade 5. Sugerimos que a primeira parte da questão seja feita em sala de aula, peguntando aos estudantes se no lugar em que vivem é praticada a agricultura. Esse questionamento pode ser interpretado de diferentes maneiras. Não apenas os que vivem no campo, familiarizados a plantações, podem responder afirmativamente. Eventualmente, aqueles que residam em áreas urbanas podem ter ciência da prática agrícola na zona rural do mesmo município. Desse modo, solicite que a segunda parte da questão seja resolvida em casa. Se julgar pertinente, solicite um levantamento dos itens cultivados na propriedade rural em que o estudante vive ou uma pesquisa dos principais gêneros agrícolas produzidos no município.
As atividades de trabalho no campo dependem do ritmo da natureza
Para a maioria dos estudantes que vive nas cidades, talvez seja difícil compreender que as atividades de trabalho no campo dependem do ritmo da natureza. É possível que alguns deles não tenham a percepção de que a natureza influencia atividades de trabalho, como a agricultura e a pecuária.
Comente com os estudantes que, para plantar a muda de algum tipo de fruta, por exemplo, é necessário esperar determinada época do ano, que apresenta as condições ideais para o crescimento dessa planta, como a temperatura e a umidade do ar. Depois de crescer, ela gerará os frutos que precisarão de um tempo para ficar maduros e assim poder ser colhidos.
MP147
A atividade de criar e reproduzir animais é chamada de pecuária.
Essa atividade produz alimentos como carne, leite e ovos. Também produz couro, utilizado na fabricação de calçados, bolsas e roupas.
LEGENDA: Trabalhador conduzindo gado em fazenda no município de Santa Vitória do Palmar, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
O extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais para a fabricação de diversos produtos.
A extração de minério de ferro para produzir o aço utilizado para fabricar um automóvel, por exemplo, é uma atividade extrativa mineral.
A extração de madeira é uma atividade extrativa vegetal.
A caça e a pesca são atividades extrativas animais.
LEGENDA: Vista aérea do pátio de minério de ferro no Porto de Itaqui, no município de São Luís, no estado do Maranhão, em 2019. FIM DA LEGENDA.
A atividade industrial também acontece no campo e é responsável pela transformação de produtos agrícolas em produtos industrializados. Por exemplo, a transformação da laranja em suco de laranja.
LEGENDA: Vista aérea do pátio de indústria alimentícia repleto de caminhões no município de Uraí, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Explique também que essa planta precisa receber água e luz na quantidade ideal até o momento da colheita. Se ocorrer uma seca ou uma forte tempestade (com chuva de granizo, por exemplo), uma plantação inteira pode ser destruída.
Pode-se propor a realização de uma horta na escola. Ao presenciar as etapas do cultivo, como o preparo da terra, a semeadura, os cuidados com a plantação e a colheita, os estudantes perceberão com clareza como algumas atividades dependem do ritmo da natureza, já que terão de esperar o tempo certo para realizar cada etapa.
Orientações pedagógicas
Explique que a pecuária envolve a criação e reprodução de animais, a preparação de pastagens e cercados, a alimentação e a vacinação dos animais, a limpeza dos currais, a coleta dos ovos, a ordenha de vacas e cabras, entre outras atividades.
Peça aos estudantes que listem alimentos produzidos pela agricultura e pecuária. Organize os exemplos citados por eles na lousa para ajudá-los na compreensão do que é produzido em cada uma dessas atividades.
Esclareça que a pecuária e a agricultura envolvem processos de criação ou de reprodução dos recursos extraídos. Já o extrativismo é definido pela coleta ou retirada de recursos da natureza. Por exemplo, a coleta extrativa do açaí consiste em localizar um açaizeiro e extrair seus frutos. O plantio do açaí na agricultura, por outro lado, exige que alguém prepare o solo e cultive essa planta até que ela produza o fruto para ser colhido.
Evidencie que a maior parte dos alimentos que consumimos é produzida pelas atividades de trabalho realizadas no campo. Além disso, muitos dos produtos dessas atividades são transformados em diversos bens de consumo pelas atividades industriais.
Para o estudante ler
Do campo à mesa: o caminho dos alimentos, de Teddy Chu, Editora Moderna.
Livro sobre as diferentes atividades de trabalho que envolvem a produção de alimentos.
MP148
As atividades de trabalho na cidade
As principais atividades de trabalho na cidade são a indústria, o comércio e a prestação de serviços.
A indústria é a atividade de transformação da matéria-prima em outros produtos.
Observe a sequência de imagens. Ela mostra a transformação de uma matéria-prima (a madeira) em produtos industrializados (os móveis).
- Qual é a matéria-prima utilizada na fabricação dos móveis? De onde vem essa matéria-prima?
PROFESSOR
Resposta: A madeira. Essa matéria-prima vem do campo: de áreas florestadas ou de reflorestamento.
- Onde podem ser comprados esses produtos?
PROFESSOR
Resposta: Os produtos podem ser comprados em lojas de móveis.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para esta parte do Capítulo 2 podem ser trabalhadas na semana 34.
Fim do complemento.
As páginas 120 e 121 contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE07.
Orientações pedagógicas
Auxilie os estudantes a compreender o que é matéria-prima, utilizando também outros exemplos, como a transformação do látex em borracha, da cana-de-açúcar em açúcar, da areia em vidro, da argila em cerâmica etc.
Peça a eles que observem e descrevam as imagens. É importante perceberem que a madeira extraída de uma árvore tem de passar por várias etapas até ser transformada em móvel. Eles também devem concluir que todas essas etapas envolvem o trabalho e que uma atividade depende da outra.
Se julgar oportuno, comente que atualmente grande parte da madeira utilizada na fabricação de móveis é retirada de áreas de reflorestamento.
Explique que muitos dos objetos que usamos em nosso dia a dia passam por etapas semelhantes ao processo de transformação da madeira em móveis, isto é, foram produzidos em uma indústria com recursos retirados da natureza.
Sugestão de atividade: Descobrindo a origem das matérias-primas
Proponha uma atividade de pesquisa para que os estudantes indiquem quais atividades econômicas forneceram as matérias-primas de variados produtos.
- Peça aos estudantes que pesquisem e recortem imagens de produtos diversos em revistas e jornais. Para isso, disponibilize esses materiais à turma.
- Em seguida, solicite aos estudantes que separem as imagens em três categorias, conforme a origem da matéria-prima de cada produto: a primeira categoria deve reunir produtos cuja matéria-prima tenha origem na agricultura; a segunda, produtos cuja matéria-prima seja proveniente da pecuária; a terceira, produtos cuja matéria-prima tenha origem no extrativismo.
MP149
Nas atividades de comércio, as pessoas vendem e compram mercadorias. Quem vende a mercadoria é o comerciante. Quem compra a mercadoria para seu uso é o consumidor.
Nas cidades, há muitos estabelecimentos comerciais: lojas de produtos variados, mercados, quitandas, entre outros.
LEGENDA: Rua comercial no município de Bandeirantes, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
A prestação de serviços é a atividade em que alguém vende um serviço para outra pessoa ou para uma empresa.
Há muitos prestadores de serviços na cidade: professores, motoristas de ônibus, médicos, advogados, faxineiros, secretários, eletricistas, pedreiros, porteiros, cabeleireiros, engenheiros e muitos outros.
LEGENDA: Motorista de ônibus no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você mora há muitos estabelecimentos comerciais? O que eles vendem?
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
- Em seguida, solicite aos estudantes que organizem os recortes em três cartazes. Cada categoria de produtos deve estar exposta em um cartaz e ter um título identificando a origem da matéria-prima. Se julgar necessário, peça a eles que identifiquem a matéria-prima principal de cada produto para ajudar na elaboração dos cartazes.
- Ao final da atividade, os cartazes podem ser afixados em um mural na sala de aula.
Orientações pedagógicas
Esclareça que, em geral, o consumidor não adquire os produtos diretamente nas indústrias, mas nos estabelecimentos comerciais. Nas atividades de comércio, o comerciante adquire as mercadorias dos produtores e as revende aos consumidores.
Comente a diferença entre as atividades de prestação de serviços e de comércio. No comércio adquire-se um bem material por meio de pagamento. Na prestação de serviços, não existe a compra de um bem material, mas sim o pagamento pelo serviço que um profissional realiza. Atividades como lazer, saúde, segurança, atividades bancárias, financeiras etc. são consideradas prestação de serviços.
Atividade 8. A resolução desta atividade em casa permite aos estudantes a realização de um levantamento (in loco ou consultando seus familiares) dos tipos de estabelecimento presentes (padaria, farmácia, mercados, lojas de roupas etc.) e dos produtos comercializados. Caso parte da turma ou toda ela resida em áreas onde não exista comércio, como é comum em zonas rurais, ajude os estudante a listar os estabelecimentos comerciais disponíveis nas áreas mais próximas.
Em diálogo com o tema atual de relevância neste volume, estimule os estudantes a refletir sobre as condições de acessibilidade e de inclusão das pessoas com deficiência nas diferentes atividades de trabalho estudadas, sejam elas no campo ou na cidade.
MP150
CAPÍTULO 3. Atividades humanas e problemas ambientais
Problemas ambientais no campo
As atividades agrícolas, pecuárias e extrativistas são importantes, pois fornecem alimentos para as pessoas e diversas matérias-primas para as indústrias. No entanto, quando praticadas de forma inadequada, essas atividades podem causar problemas ambientais.
Grandes áreas de florestas são derrubadas para dar lugar às plantações e às pastagens. Isso pode provocar a extinção de espécies animais e vegetais.
Quando a floresta é retirada, o solo fica desprotegido e pode ser destruído, principalmente pela ação da água da chuva. Isso acontece porque, quando a água da chuva escoa, leva consigo porções do solo que se desprenderam, formando buracos e diminuindo a sua fertilidade.
LEGENDA: Solo destruído no município de Manoel Viana, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 3 podem ser trabalhadas na semana 35.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Conhecer alguns problemas ambientais decorrentes das atividades humanas.
- Identificar problemas ambientais no campo e na cidade.
- Reconhecer a importância de atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.
- Perceber a importância do uso racional da água.
As páginas 122 e 123 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE07 e EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Retome com os estudantes a importância das atividades econômicas estudadas no capítulo anterior. Mobilize-os a pensar como seria nossa vida sem acesso aos alimentos produzidos no campo e os objetos fabricados nas indústrias.
Explique que, embora a agricultura, a pecuária e o extrativismo sejam fundamentais para a organização da sociedade, essas atividades também podem causar problemas ambientais.
É importante que eles percebam que todas as atividades produzem efeitos sobre o ambiente. Por isso, devemos nos preocupar com os impactos causados, já que, em alguns casos, a natureza não consegue se regenerar de maneira satisfatória.
Agronegócio e desmatamento
Na América Latina, o agronegócio é o principal causador do desmatamento [...].
“A agricultura comercial da região [amazônica] não pode continuar crescendo à custa das florestas e dos recursos naturais da região”, explicou Jorge Meza, Oficial Florestal Principal da FAO.
Meza – responsável pela iniciativa da FAO sobre o uso sustentável dos recursos naturais – destacou que as políticas como a vinculação de incentivos agrícolas associados a critérios ambientais, a adoção de práticas silvipastoris, o pagamento por serviços ambientais e a recuperação de pastagens degradas podem evitar a ampliação da fronteira agrícola em detrimento das florestas.
“A segurança alimentar pode ser alcançada mediante a intensificação agrícola e medidas como a proteção social, em vez da expansão de áreas agrícolas em detrimento das florestas”, explicou Meza. [...]
MP151
O extrativismo mineral altera profundamente a natureza, pois muitos minerais são encontrados no subsolo . Para extraí-los, é necessário derrubar a floresta e escavar o solo.
LEGENDA: Extração de calcário no município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, em 2016. Observe como essa atividade altera a natureza e destrói o solo. FIM DA LEGENDA.
As atividades agrícolas e extrativistas podem poluir a água dos rios.
Muitos produtos químicos utilizados nas plantações são levados pela água das chuvas até os rios, poluindo as águas e contaminando peixes e outros organismos.
Várias substâncias nocivas aos seres vivos também são lançadas nas águas dos rios nos processos de extração mineral.
LEGENDA: Trabalhador rural aplica produtos químicos em plantação no município de Planalto, no estado de São Paulo, em 2016. Esses produtos contaminam as águas dos rios e podem fazer mal à saúde dos seres vivos. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Em vários países do mundo, as subvenções agrícolas de grande escala fomentaram o desmatamento já que aumentam a rentabilidade da produção agropecuária e geram pressão para ampliar a fronteira agrícola. Exemplos disso na região são os pastos extensivos e a produção de soja em escala industrial.
Uma opção de política para evitar isso é vincular os incentivos e mecanismos de fomento público que recebe o agronegócio ao cumprimento de normas ambientais. [...]
Não é necessário desmatar as florestas para produzir mais alimentos, é o que aponta o relatório “O Estado das Florestas do Mundo 2016”.
AGRONEGÓCIO foi responsável por quase 70% do desmatamento na América Latina. FAO , 18 jul. 2016. Disponível em: http://fdnc.io/fAe. Acesso em: 28 maio 2021.
Orientações pedagógicas
Estimule os estudantes a perceber que os problemas ambientais afetam a vida de todos os cidadãos. Mesmo aqueles que vivem longe de uma área degradada podem sofrer os efeitos do manejo inadequado dos recursos da natureza.
Problematize a questão dos produtos químicos usados nas plantações, também chamados de agrotóxicos. Explique que, apesar de promoverem o aumento da produtividade, eles podem contaminar o solo e a água, além de oferecer risco ao trabalhador rural que o aplica e às pessoas que consomem esses alimentos.
Para o estudante ler
Iara e a poluição das águas, de Samuel Murgel Branco, Editora Moderna.
Livro sobre a poluição das águas dos rios.
MP152
Problemas ambientais na cidade
No Brasil, a maior parte das pessoas vive em cidades. A concentração de pessoas, de veículos, de indústrias, de escritórios e de estabelecimentos comerciais pode causar muita poluição na cidade.
As indústrias lançam fumaça, fuligem e substâncias nocivas, poluindo o ar. Os veículos também contribuem para a poluição do ar nas cidades.
LEGENDA: Fumaça saindo das chaminés de uma indústria que produz papel no município de Telêmaco Borba, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.
A falta de tratamento de esgoto é um dos principais responsáveis pela poluição da água nas cidades.
Grande parte do esgoto produzido nas moradias, nas indústrias, nos estabelecimentos comerciais e nas atividades de prestação de serviços é despejada sem tratamento nos rios, contaminando suas águas.
LEGENDA: Esgoto sem tratamento é lançado no rio Camarajipe, na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Em sua opinião, o ar do lugar onde você vive é poluído? Justifique.
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para os conteúdos desta parte do Capítulo 3 pode ser trabalhada na semana 36.
Fim do complemento.
As páginas 124 e 125 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE07 e EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Na cidade, os problemas ambientais podem ser mais perceptíveis. Após a leitura do texto e a observação das fotografias das páginas 124 e 125, incentive os estudantes a discutir quais são os principais problemas ambientais na cidade. Se a escola em que estudam estiver em uma área urbana, pergunte se eles notam algum dos problemas citados nos arredores da escola.
Ao tratar dos problemas ambientais urbanos, converse com os estudantes sobre soluções que poderiam ser encaminhadas ou ações que contribuiriam para minimizá-los. Peça a eles que façam desenhos ilustrando suas propostas e elaborem legendas para explicá-las. Se julgar oportuno, exponha os desenhos no mural da sala.
Para o estudante ler
Uso inteligente da água, de Aldo da Cunha Rebouças, Escrituras Editora.
Livro sobre diferentes formas de utilização da água a fim de evitar o desperdício.
Problemas ambientais urbanos
O crescimento rápido das cidades não pode ser acompanhado no mesmo ritmo pelo atendimento da infraestrutura para melhoria da qualidade de vida. A deficiência de redes de água tratada, de coleta e tratamento de esgoto, de pavimentação de ruas, de galerias de águas pluviais, de áreas de lazer, de áreas verdes, de núcleos de formação educacional e profissional, de núcleos de atendimento médico-sanitário é comum nessas cidades.
MP153
A quantidade de lixo produzido nas cidades é muito grande.
No Brasil, a maior parte do lixo é coletada e depositada em lixões a céu aberto, sem nenhum tratamento. Essa prática contamina o solo e atrai insetos e outros animais que causam doenças.
Muitas vezes, o lixo é jogado no leito dos rios, poluindo suas águas. O lixo também é jogado nas ruas e nas avenidas, poluindo o ambiente da cidade.
LEGENDA: Lixão a céu aberto no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixo em calçada na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Lixo acumulado no rio Pinheiros, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Há alguma atividade de trabalho que causa algum problema ambiental no lugar onde você vive? Conte para os colegas e para o professor qual é essa atividade e qual é o problema que ela causa ao ambiente.
PROFESSOR
Respostas pessoais.
- No lugar onde você vive existe algum rio? A água dele é limpa ou poluída? Se for poluída, qual é a causa dessa poluição? Respostas pessoais.
PROFESSOR
Respostas pessoais.MANUAL DO PROFESSOR
Nas grandes cidades dos países subdesenvolvidos, os problemas ambientais são muito maiores do que nos países desenvolvidos, pois, além das questões relativas à poluição do ar, da água e do solo gerados pelas indústrias e pelos automóveis, existem os problemas relacionados com a miserabilidade da população pobre, que sobrevive em péssimas condições sanitárias, vivendo em grandes adensamentos demográficos nos morros, mangues, margens de rios, correndo riscos de toda natureza.
ROSS, Jurandyr L. S. A sociedade industrial e o ambiente. In : ROSS, Jurandyr L. S. (org.). Geografia do Brasil . 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2008. p. 215-217.
Orientações pedagógicas
Se julgar pertinente, aproveite para discutir sobre a produção de lixo. Esclareça que, quanto mais produtos consumimos, maior é a quantidade de lixo produzido. Incentive os estudantes a pensar na quantidade de lixo que produzem em um único dia. Comente que alguns materiais podem levar décadas e até séculos para se decompor e enfatize a necessidade de repensar tanto os hábitos de consumo quanto a maneira como descartamos o lixo.
Atividade 2. Promova uma roda de conversa e liste as atividades de trabalho citadas, relacionando-as aos problemas ambientais percebidos pelos estudantes no lugar onde vivem. Nessa atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF02GE07 da Base Nacional Comum Curricular: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais, com enfoque na identificação de impactos ambientais causados pelas atividades de trabalho.
Atividade 3. Ao encaminhar a atividade para casa, se considerar oportuno, cite o exemplo de um rio próximo à escola e peça a eles que avaliem se suas águas estão poluídas. Para auxiliá-los a identificar um rio poluído, explore algumas características, como mau cheiro, água turva, ausência de peixes, presença de lixo acumulado nas margens ou de espuma.
Educação em valores e temas contemporâneos
Este é um bom momento para demonstrar aos estudantes que ações individuais podem ter efeitos positivos ou negativos sobre as outras pessoas. Assim, ao adotar atitudes sustentáveis em relação ao consumo de água e à produção de lixo, eles não estarão apenas poupando recursos e preservando a natureza; estarão também contribuindo efetivamente para o bem-estar de toda a sua comunidade
MP154
O mundo que queremos
Evitando o desperdício de água
Você sabia que a água que a maior parte das pessoas utiliza nas atividades do dia a dia vem dos rios?
Por isso, é importante não poluir ou contaminar as águas dos rios com lixo, esgoto não tratado e substâncias nocivas aos seres vivos.
Também é importante evitar o desperdício de água, pois a água limpa é um recurso cada vez mais escasso na natureza e um dia pode acabar. Por esse motivo, a economia de água beneficia todas as pessoas.
Veja, abaixo, algumas atitudes simples que ajudam a evitar o desperdício de água.
Fechar a torneira enquanto escova os dentes. Usar um copo com água para enxaguar a boca.
Fechar a torneira enquanto ensaboa a louça.
Tomar banho mais rápido.
Evitar usar mangueira para lavar o quintal e a calçada. Dar preferência para vassoura e balde.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aula
A aula prevista para a seção O mundo que queremos pode ser trabalhada na semana 36.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Ampliar a conscientização sobre a importância do uso racional da água.
- Desenvolver atitudes responsáveis em relação aos recursos naturais.
- Praticar ações que contribuam para a economia de água.
As páginas da seção contemplam aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Após a leitura do texto e a observação das imagens, os estudantes devem refletir sobre algumas de suas atitudes em relação ao uso da água. Pergunte se costumam tomar banho rápido, fechar a torneira enquanto escovam os dentes etc. Incentive-os a avaliar se há atitudes que eles possam melhorar para evitar o desperdício de água. Esse exercício tem a finalidade de conscientizá-los sobre a necessidade de mudar hábitos e atitudes.
Os estudantes devem compreender que, se aumentar a quantidade de pessoas que economizam água, maiores serão os benefícios para o meio ambiente. A escassez de água é uma situação que pode se ampliar, caso não haja consumo mais racional.
Para o estudante ler
Eu fecho a torneira para economizar água, de Jean-René Gombert, Editora Girafinha.
Livro que visa a educação ambiental por meio de hábitos como economizar água e evitar seu desperdício.
Água: sabendo usar não vai faltar
Já diziam nossos avós que sabendo usar não vai faltar. O velho ditado é cada dia mais atual, assim como a necessidade de utilizar com sabedoria o que temos. A água é um recurso limitado, e o seu desperdício tem consequências. Cada setor da economia, cada fatia da sociedade, tem sua parcela de responsabilidade nessa história. [...]
O banheiro é [o local] onde há mais desperdício. A simples descarga de um vaso sanitário pode gastar até 30 litros de água, dependendo da tecnologia adotada.
BEĨ COMUNICAÇÃO. Como cuidar da nossa água . São Paulo: BEĨ Comunicação, 2003. p. 141; 143-145.
MP155
- Quem se beneficia com a economia de água? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta: Todas as pessoas. Porque a água é um recurso cada vez mais escasso e pode acabar um dia.- Como as pessoas podem contribuir para evitar o desperdício?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: É importante que os estudantes percebam a necessidade de usar a água de forma racional, por exemplo, deixando a torneira fechada enquanto se ensaboa a louça ou o chuveiro desligado enquanto se ensaboa o corpo. Fim da observação.- Em sua opinião, a água é importante? Por quê?
_____
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
Vamos fazer
Nem todas as pessoas sabem por que é importante economizar água. Mas você sabe e até conhece algumas atitudes para colaborar para isso. Vamos ajudar?
Que tal começar alertando as pessoas que moram com você? Siga as etapas e bom trabalho!
Etapas
- Reúna-se com seus colegas e pensem em atitudes que podem evitar o desperdício de água em casa.
- Façam uma lista com as principais atitudes.
- Escrevam avisos chamando a atenção para cada uma dessas atitudes.
- Em casa, afixem os avisos nos locais apropriados: ao lado da pia do banheiro ou da cozinha, ao lado do chuveiro etc.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Enfatize que todos dependem da água para sobreviver, portanto, todos se beneficiam quando ela é preservada.
Atividade 2. Se julgar pertinente, incentive os estudantes a pensar outras atitudes, além das que foram apresentadas na página anterior. Forneça exemplos de ações que podem ser feitas na escola para evitar o desperdício de água.
Atividade 3. Ajude-os a perceber que a água é um recurso essencial para a manutenção da nossa saúde e para a realização das tarefas cotidianas. Além disso, comente que a água é usada na produção de energia e em muitas atividades econômicas.
Na atividade Vamos fazer, os estudantes devem discutir hábitos e ações para evitar o desperdício de água em suas casas. Ao final da discussão na sala de aula, determine um prazo para a aplicação da atividade em casa. Durante esse período, eles devem observar se as recomendações estão sendo seguidas e anotar no caderno. Ao final do prazo, discuta com eles se a atividade foi efetiva e qual foi a reação dos familiares.
Conclusão da unidade
Na perspectiva da avaliação formativa, este é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. Observe se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: reconhecimento de diferentes modos de vida em lugares distintos; identificação de diferentes maneiras de se relacionar com a natureza; reconhecimento de exemplos variados de atividades econômicas; reconhecimento das ações humanas que provocam problemas ambientais; consciência sobre a necessidade de contribuir para a preservação do meio ambiente.
Literacia e Geografia
A atividade Vamos fazer propõe o trabalho com a produção de um gênero textual: o aviso. Antes de iniciar a atividade, explore a experiência que os estudantes têm com esse gênero. Pergunte se já viram avisos na escola, em parques e em outros locais públicos, que informação esses avisos apresentavam etc.
Oriente os estudantes para a linguagem utilizada no aviso mostrado na ilustração da página 127 do Livro do Estudante: frases curtas com o objetivo de alertar e de persuadir as pessoas a mudar de comportamento.
MP156
O que você aprendeu
- Como é a região onde vive o povo inuíte? E como é o modo de vida desse povo?
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas neste Manual do Professor. Fim da observação.2. Compare estas paisagens e responda às questões.
LEGENDA: Paisagem no município do Recife, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Sertânia, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Em qual dessas paisagens a natureza foi mais transformada pelas pessoas?
_____
PROFESSOR
Resposta: A natureza foi mais transformada no lugar mostrado na fotografia 1, referente ao espaço urbano.- Por que essa paisagem foi mais transformada pelas pessoas que a outra?
_____
PROFESSOR
Resposta: Nessa paisagem ocorreu urbanização e o crescimento da cidade.- Que diferenças há entre o modo de vida das pessoas que vivem nos lugares mostrados nas fotografias?
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas neste Manual do Professor. Fim da observação.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 37.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
- Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.
As páginas 128 e 129 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE04, EF02GE07 e EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Oriente a realização das atividades e, se necessário, retome os conceitos apresentados durante a unidade.
Atividade 1. O povo inuíte vive na região polar ártica, uma das mais frias do planeta. A superfície fica coberta de gelo a maior parte do ano. Esse povo vive em moradias de madeira e se dedica à pesca, à caça, à mineração e ao artesanato. Espera-se que os estudantes descrevam o modo de vida do povo inuíte e reconheçam como a natureza exerce influência sobre esse modo de vida.
Atividade 2. c) Os estudantes podem apontar, por exemplo, características relacionadas às atividades que as pessoas exercem, ao movimento das pessoas, ao tipo das construções, sua distribuição espacial etc.
Espera-se que os estudantes reconheçam que as atividades humanas transformam os lugares, tornando-os diferentes uns dos outros. As diferenças nos modos de vida das pessoas nos lugares mostrados nas fotos têm relação com as diferentes atividades realizadas.
Numeracia e Geografia
Sempre que considerar oportuno, aproveite a análise indireta das paisagens (aquela realizada pela leitura de fotografias) para explorar a identificação e o registro da posição dos elementos representados, utilizando os termos “à direita”, “à esquerda”, “na frente” e “atrás”, considerando mais de um ponto de referência.
MP157
Avaliação processual
- Complete o quadro com o que as pessoas fazem em cada uma das atividades humanas citadas.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Atividade |
O que se faz |
---|---|
Agricultura |
_____ PROFESSORResposta: As pessoas cultivam a terra e colhem o que foi produzido. |
Pecuária |
_____ PROFESSORResposta: As pessoas criam animais. |
Extrativismo |
_____ PROFESSORResposta: As pessoas extraem recursos naturais. |
Indústria |
_____ PROFESSORResposta: As pessoas transformam a matéria-prima em produtos industrializados. |
PROFESSOR
Atenção professor: Sobre as atividades 4 e 5, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.- Quais são as consequências da destruição do solo para as pessoas?
_____
PROFESSOR
Resposta: A destruição do solo dificulta a prática da agricultura, o que pode diminuir a oferta de alimentos para as pessoas e de matérias-primas para as indústrias.- O que pode poluir ou contaminar a água dos rios?
_____
PROFESSOR
Resposta: As substâncias nocivas lançadas pelas indústrias e pelos produtos químicos usados na agricultura, o esgoto e o lixo.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 3. Espera-se que os estudantes sejam capazes de descrever e diferenciar atividade listada.
Atividade 4. Com a retirada da floresta, o solo fica desprotegido e sujeito à ação das águas da chuva. Quando a água da chuva escoa, leva consigo porções do solo, formando buracos e diminuindo a sua fertilidade. Se necessário, explique novamente que as consequências da retirada da vegetação não se restringem ao local onde houve retirada da floresta e não causa problemas apenas ao solo. Quando se retira a vegetação, a água das chuvas transporta os fragmentos de solo até os rios e córregos, onde se acumulam e podem causar a diminuição da profundidade dos seus leitos (assoreamento). Um curso de água assoreado costuma transbordar quando chove, ocasionando inundações.
A destruição do solo dificulta a prática da agricultura, o que pode diminuir a oferta de alimentos para as pessoas e de matérias-primas para as indústrias. Espera-se que os estudantes reconheçam que a agricultura é uma atividade importante para a vida das pessoas, tanto no campo como na cidade. Por isso, é importante a exploração dos recursos naturais de forma sustentável.
Atividade 5. As substâncias nocivas lançadas pelas indústrias e os produtos químicos usados na agricultura, o esgoto e o lixo podem poluir as águas dos rios. Explique que a poluição das águas dos rios pode contaminar os peixes e destruir espécies de plantas aquáticas. Estimule os estudantes a refletir sobre quais atitudes poderiam ser tomadas para evitar a poluição das águas.
MP158
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Relacionar as condições naturais ao modo de vida do povo inuíte. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
|
2 |
Identificar a transformação da natureza pelas atividades humanas e reconhecer diferenças entre modos de vida no campo e na cidade. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
|
3 |
Descrever diferentes atividades humanas. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE07: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais. |
|
4 |
Reconhecer como a destruição do solo impacta a vida das pessoas. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE11: Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |
|
5 |
Descrever como as ações humanas contribuem para a poluição das águas. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE11: Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |
MP159
Sugestão de questões de autoavaliação
Uma proposta de autoavaliação pode ser apresentada ao final do bimestre com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades.
Ela pode ser realizada de diversas maneiras. Entre as possibilidades, podemos definir se o formato será individual ou coletivo, em uma roda de conversa. Também é importante definir a validade de seguir um roteiro, estimular a livre expressão dos estudantes ou combinar as duas estratégias.
O roteiro pode ser estruturado com algumas perguntas simples:
- Presto atenção e participo ativamente das aulas?
- Escuto e respeito a participação dos meus colegas?
- Colaboro com meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
- Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
- Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
- Gostei de estudar e quero continuar aprendendo sobre os temas do bimestre?
- Conheci a forma como alguns povos tradicionais vivem e a relação deles com a natureza nos lugares onde vivem?
- Sei que os seres humanos transformam a natureza?
- Conheço atividades de trabalho realizadas no campo e na cidade?
- Compreendo que as atividades de trabalho transformam a natureza?
- Sei identificar alguns problemas ambientais que ocorrem no campo e na cidade e sua relação com as atividades humanas?
12. Reconheço a importância de evitar o desperdício de água?
MP160
PARA TERMINAR
- Ana vive na cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul. Ela mora em uma casa de madeira com seus pais e seu irmão Luís. Durante o dia, Ana e Luís tomam chimarrão, um hábito que aprenderam com a bisavó de origem indígena. De noite, eles gostam de comer sopa de capeletti, prato que seu avô de origem italiana prepara muito bem. Os hábitos de Ana e Luís demonstram que eles moram:
- em um lugar onde as pessoas possuem hábitos iguais.
- em um lugar onde existem pessoas de diferentes origens.
- em um lugar onde há muitas fazendas.
- em um lugar onde as pessoas vivem em apartamentos.
PROFESSOR
Resposta correta: b)- Observe a imagem do bairro de Clara para responder às questões.
- O bairro de Clara foi representado a partir de qual ponto de vista?
( ) De cima e de lado.
( ) De cima.
PROFESSOR
Resposta correta: De cima.- O bairro de Clara foi representado por meio de:
( ) um desenho.
( ) uma obra de arte.
( ) uma fotografia.
( ) uma maquete.
PROFESSOR
Resposta correta: um desenho.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a avaliação de resultado da seção Para terminar podem ser trabalhadas na semana 38.
Fim do complemento.
As páginas 130 e 131 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE01, EF02GE02, EF02GE05, EF02GE08, EF02GE09 e EF02GE10.
Orientações pedagógicas
Na etapa de finalização do ano letivo, a proposta da seção Para terminar possibilita ao professor analisar a progressão dos estudantes na trajetória de aprendizagens proporcionada pelo trabalho com as quatro unidades deste livro. A avaliação pode ser aproveitada também como subsídio aos professores e gestores escolares para a realização de revisões e adequações nos projetos pedagógicos.
Atividade 1. Espera-se que os estudantes reconheçam que os hábitos e costumes de Ana e Luís são influenciados pelas tradições de seus avós. A bisavó de origem indígena representa os povos tradicionais brasileiros. O avô de origem italiana representa os imigrantes que também contribuíram para a diversidade da população brasileira.
Atividade 2. Espera-se que os estudantes identifiquem que o bairro de Clara foi representado de cima para baixo, em uma visão vertical. Pela visão vertical de um lugar, é possível construir uma planta. Verifique se eles compreenderam que, mesmo a representação não tendo sido feita com traço livre, se trata de um desenho porque não tem características de obra de arte, fotografia ou maquete (visão tridimensional).
MP161
Avaliação de resultado
- Indique a frase que está correta.
• Os bairros surgem e permanecem iguais para sempre.
• Os bairros são transformados pelas pessoas com o passar do tempo.
• As mudanças que ocorrem nos bairros são causadas apenas pela natureza.
• As pessoas não interferem nas mudanças ocorridas em um bairro.
PROFESSOR
Resposta: Os bairros são transformados pelas pessoas com o passar do tempo.- Observe o desenho que mostra um bairro e depois marque com um X a alternativa correta.
- A escola está do lado direito da padaria.
- O hospital está em frente ao mercado.
- A sorveteria está atrás do banco.
- A padaria está do lado esquerdo do banco.
PROFESSOR
Resposta correta: d)MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 3. Espera-se que os estudantes reconheçam que a ação das pessoas transforma os bairros ao longo do tempo a fim de atender as suas necessidades. Se julgar pertinente, enfatize que os processos naturais também alteram as características da paisagem.
Atividade 4. O objetivo desta atividade é trabalhar noções de lateralidade pela localização dos objetos. Verifique o desenvolvimento de habilidades relacionadas à localização e orientação espacial.
MP162
- Observe a sequência de imagens e escreva abaixo quais foram as atividades de Leonardo em cada período do dia.
_____
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas neste Manual do Professor. Fim da observação.- Mariana gosta de jogar futebol durante o recreio. Observe o desenho e escreva V (verdadeiro) ou F (falso) no início de cada frase.
( ) Mariana está com uma luva na mão direita.
PROFESSOR
Resposta: V( ) A bola está embaixo do pé esquerdo de Mariana.
PROFESSOR
Resposta: F( ) A trave está na frente de Mariana.
PROFESSOR
Resposta: F( ) A bola está embaixo do pé direito de Mariana.
PROFESSOR
Resposta: V- No trajeto para a escola, Taís vê, pela janela do ônibus, outros ônibus, carros, motos e bicicletas. Que tipo de meios de transporte Taís vê pela janela do ônibus?
( ) Aéreos.
( ) Terrestres.
( ) Aquáticos.
PROFESSOR
Resposta correta: Terrestres.- Circule os meios de comunicação individuais.
PROFESSOR
Resposta: envelope e telefone celular.MANUAL DO PROFESSOR
As páginas 132 e 133 contemplam aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF02GE03, EF02GE04, EF02GE06, EF02GE07, EF02GE09, EF02GE10 e EF02GE11.
Orientações pedagógicas
Atividade 5. Leonardo foi à escola pela manhã, jogou basquete à tarde e ouviu histórias de sua mãe à noite.
Espera-se que os estudantes relacionem as atividades do cotidiano com os períodos do dia em que elas ocorrem. Se julgar necessário, explique novamente que o cotidiano é constituído pelo conjunto de atividades que uma pessoa realiza em seu dia a dia. O cotidiano de um estudante, por exemplo, pode envolver levantar cedo, tomar café da manhã, ir à escola, almoçar, brincar, fazer a lição de casa, ler livros, assistir à televisão, dormir etc.
Atividade 6. Espera-se que os estudantes utilizem as noções de lateralidade desenvolvidas ao longo do ano e identifiquem corretamente as frases como verdadeiras ou falsas. As frases falsas estão incorretas porque a bola está embaixo do pé direito da menina, e não embaixo do esquerdo, e a trave está atrás de Mariana.
Atividade 7. Espera-se que os estudantes reconheçam que os transportes terrestres são aqueles utilizados para se deslocar pelas ruas e avenidas. Se julgar pertinente, aproveite o momento para trabalhar as noções de transporte coletivo e individual e as vantagens e desvantagens associadas a cada um deles.
Atividade 8. Verifique se eles reconhecem os meios de comunicação individuais. Se necessário, explique novamente que os meios de comunicação individuais são aqueles utilizados para a comunicação entre as pessoas e diferencie-os dos coletivos.
MP163
- Relacione os nomes dos povos tradicionais aos textos que descrevem corretamente suas características.
Coluna 1
Inuítes
Tuaregues
Kayapós
Coluna 2
Vivem da criação de camelos e de cabras e do comércio de sal. Moram em tendas de couro.
Para sobreviver, cultivam alimentos, caçam e pescam. Suas moradias são feitas de madeira, folhagens e palha.
Suas principais atividades são a mineração, a caça e a pesca. Atualmente moram em casas feitas de madeira, mas já viveram em moradias feitas de gelo.
PROFESSOR
Respostas: Inuítes: Suas principais atividades são a mineração, a caça e a pesca. Atualmente moram em casas feitas de madeira, mas já viveram em moradias feitas de gelo. Tuaregues: Vivem da criação de camelos e de cabras e do comércio de sal. Moram em tendas de couro. Kayapós: Para sobreviver, cultivam alimentos, caçam e pescam. Suas moradias são feitas de madeira, folhagens e palha.- Complete o quadro com as informações que faltam.
Atividade
Características
_____
PROFESSOR
Resposta: PecuáriaCriação e reprodução de animais.
Extrativismo
_____
PROFESSOR
Resposta: Extração de recursos naturais.Agricultura
_____
PROFESSOR
Resposta: Cultivo da terra e colheita do que foi produzido._____
PROFESSOR
Resposta: IndústriaProdução de matéria-prima para a indústria.
- Marque com um
X
a alternativa correta.
- Não precisamos evitar o desperdício de água porque toda a água disponível para consumo já está poluída.
- Não precisamos evitar o desperdício de água porque há muita água disponível para consumo.
- Devemos evitar o desperdício e a poluição da água porque a água disponível para consumo pode acabar.
- Não há nada que podemos fazer para economizar água no dia a dia.
PROFESSOR
Resposta: c)MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 9. Espera-se que os estudantes reconheçam algumas características de povos tradicionais dos continentes americano (América do Norte e América do Sul) e do continente africano. Pode ser interessante citar outros exemplos de povos tradicionais brasileiros como os caiçaras, que vivem em áreas litorâneas das regiões sudeste e sul, e praticam formas tradicionais de pesca, agricultura e extração vegetal; e as comunidades quilombolas, que são remanescentes de antigos quilombos, que eram locais em que se agrupavam negros escravizados que fugiam dos seus proprietários e sertanejos pobres. Uma das características comuns a diversas comunidades quilombolas é a produção extrativista de baixo impacto ambiental, no que se assemelham aos indígenas.
Atividade 10. Espera-se que os estudantes sejam capazes de diferenciar a atividade extrativista da agricultura, da pecuária e da indústria. Se julgar pertinente, explique novamente que muitos recursos obtidos pelo extrativismo são fontes de matérias-primas para a indústria.
Atividade 11. Espera-se que os estudantes compreendam que, embora seja um recurso renovável, nem toda a água disponível no planeta está apta para o consumo. Por isso, é necessário evitar o desperdício de água.
MP164
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Qu estã o |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Reconhecer a diversidade cultural das pessoas e suas diferentes origens. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE01: Descrever a história das migrações no bairro ou comunidade em que vive; EF02GE02: Comparar costumes e tradições de diferentes populações inseridas no bairro ou comunidade em que vive, reconhecendo a importância do respeito às diferenças. |
|
2 |
Identificar o ponto de vista e o tipo de representação da paisagem. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF02GE08: Identificar e elaborar diferentes formas de representação (desenhos, mapas mentais, maquetes) para representar componentes da paisagem dos lugares de vivência; EF02GE09: Identificar objetos e lugares de vivência (escola e moradia) em imagens aéreas e mapas (visão vertical) e fotografias (visão oblíqua). |
|
3 |
Reconhecer o papel das pessoas na transformação da paisagem. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE05: Analisar mudanças e permanências comparando imagens de um mesmo lugar em diferentes tempos. |
|
4 |
Localizar elementos em uma representação com base nas informações de sua posição. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. |
|
5 |
Descrever atividades cotidianas associando-as ao período do dia. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE06: Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.). |
|
6 |
Identificar posição de objetos tendo o outro como referência. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE10: Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora), por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola. |
MP165
Quadro: equivalente textual a seguir.
Qu estã o |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
7 |
Reconhecer meios de transporte terrestres. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
|
8 |
Identificar meios de comunicação individuais. A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE03: Comparar diferentes meios de transporte e de comunicação, indicando o seu papel na conexão entre lugares, e discutir os riscos para a vida e para o ambiente e seu uso responsável. |
|
9 |
Relacionar povos tradicionais às suas características. A atividade 9 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE04: Reconhecer semelhanças e diferenças nos hábitos, nas relações com a natureza e no modo de viver de pessoas em diferentes lugares. |
|
10 |
Identificar atividades de trabalho e suas características. A atividade 10 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE07: Descrever as atividades extrativas (minerais, agropecuárias e industriais) de diferentes lugares, identificando os impactos ambientais. |
|
11 |
Identificar a água como um recurso fundamental para a vida e reconhecer a importância de seu uso consciente. A atividade 11 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF02GE11: Reconhecer a importância do solo e da água para a vida, identificando seus diferentes usos (plantação e extração de materiais, entre outras possibilidades) e os impactos desses usos no cotidiano da cidade e do campo. |
Sugestão de questões de autoavaliação
Ao final da seção Para terminar, sugerimos um último momento de autoavaliação. A realização de uma autoavaliação no fechamento do quarto bimestre também pode servir de estímulo para que os estudantes projetem o que será necessário fazer para continuar evoluindo. Assim, eles poderão traçar metas e estratégias de estudo e de valorização dos momentos coletivos de aprendizagem no próximo ano letivo para adquirir novos conhecimentos, habilidades e procedimentos. Se preferir, faça perguntas aos estudantes como as sugeridas a seguir:
- O que preciso fazer para continuar aprendendo e me desenvolvendo?
- Quais foram minhas principais facilidades e dificuldades ao longo deste ano letivo?
- Eu me envolvi com o estudo de todos os temas ao longo do ano?