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UNIDADE 1. A paisagem

Imagem: Fotografia. Ruas paralelas com vários automóveis. Entre elas há árvores, prédios e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na cidade de Paris, localizada em um país chamado França, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há várias árvores, casas e prédios. Ao fundo, barcos atracados em um porto no mar azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta ao lado de um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Amajari, no estado de Roraima, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de casas espalhadas em um campo. Ao lado de uma casa há uma plantação e ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Virgínia, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Que diferenças você observa entre as paisagens mostradas nas fotografias?
  1. Com base nas fotografias, liste elementos formados pela natureza e elementos criados pelo ser humano.
  1. Esses elementos existem no lugar onde você vive?

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 1. A paisagem e seus elementos

O que é paisagem

Paisagem é tudo o que podemos ver e perceber no espaço.

Em algumas paisagens, predominam elementos naturais. Em outras, predominam elementos culturais.

Elementos da paisagem

Os elementos naturais são formados pela natureza. Exemplos: rios, montanhas, mar, vegetação original , entre outros.

Os elementos culturais são aqueles criados pelas pessoas. Exemplos: casas, prédios, vegetação cultivada, estradas, pontes, fábricas, entre outros.

Glos sário:

Vegetação original: aquela que não foi alterada pelos seres humanos.

Fim do glossário.

Observe esta paisagem.

Imagem: Fotografia. No centro há um rio largo e extenso. Sobre ele há três pontes e nas margens há árvores e construções. Ao fundo, morros com árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Vitória, no estado do Espírito Santo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente o texto desta página. Quais elementos naturais formam a paisagem retratada na fotografia? E culturais?

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Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.

  1. Desenhe e pinte uma paisagem do lugar onde você vive.

_____

  1. Que elementos predominam na paisagem que você desenhou?

( ) Elementos naturais.

( ) Elementos culturais.

  1. Escreva um exemplo de elemento cultural presente nessa paisagem.

    _____

  1. Há algum elemento natural nessa paisagem? Se sim, qual?

    _____

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Os elementos distinguem as paisagens

As paisagens são diferentes umas das outras. Isso ocorre porque os elementos que formam cada paisagem são muito variados e estão organizados de diversas maneiras.

Algumas paisagens são pouco modificadas pelos seres humanos. Em outras, ao contrário, houve grande interferência do trabalho humano.

Imagem: Fotografia 1. No centro há árvores com troncos finos enfileiradas sobre um terreno plano e verde. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. À direita há um parque com várias árvores. Em volta há muitos prédios e atrás, várias casas e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia 3. Vista aérea de vários prédios altos. Em volta há árvores, ruas e casas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem em Beijing, na China, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 4. Uma montanha coberta de neve e em volta há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 5. Uma praia com água verde-claro. Ao fundo, árvores e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem em Pattaya, na Tailândia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Que diferenças existem entre as paisagens mostradas nas fotografias?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.    Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que há essas diferenças?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Alguma dessas paisagens se parece com a paisagem do lugar onde você vive? Se sim, o que é semelhante?

_____

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Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler descreve uma paisagem.

Os elementos da paisagem

Na paisagem retratada na fotografia abaixo, há vários elementos culturais. Há muitas casas e alguns prédios baixos, e também muitos barcos e carros. Há duas pontes que ligam uma parte da cidade à outra.

Os elementos naturais que formam essa paisagem são o rio, os morros ao fundo e a vegetação.

Imagem: Fotografia. No centro há um rio extenso e largo com duas pontes e vários barcos. Nas margens há árvores e construções. Ao fundo, mais árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Valença, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Esse texto tem título? Se sim, qual é?

_____

  1. Circule as informações que aparecem no texto.

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  1. Complete as informações do esquema, com base no texto que você leu.

Elementos da paisagem

Elementos culturais: _____

Elementos naturais: _____

Escreva um texto sobre a paisagem do lugar onde você vive. Siga estas orientações.

  1. Observe uma paisagem do lugar onde você vive.
  1. Complete o esquema abaixo com os elementos que você observou nessa paisagem.

    Elementos da paisagem do lugar onde vivo

    Elementos culturais: _____

Elementos naturais: _____

  1. Escreva seu texto com base nas informações do esquema.
  1. Lembre-se de dar um título ao seu texto.

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CAPÍTULO 2. As paisagens são transformadas

As paisagens são transformadas constantemente.

As transformações que ocorrem em uma paisagem são causadas pela própria natureza e pelas pessoas.

A natureza transforma a paisagem

A ação do vento e da água, as erupções vulcânicas e os terremotos, por exemplo, modificam as paisagens.

O vento e a água desgastam os materiais que compõem as rochas da superfície terrestre. Os materiais originados desse processo acumulam-se em outros pontos da superfície. O vento e a água levam milhares de anos para alterar a paisagem.

Imagem: Fotografia. No centro há uma formação rochosa em tons de marrom com um buraco no meio e sobre areia clara. Ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Essa formação rochosa, conhecida como Pedra Furada, foi esculpida pela ação do vento e da água no litoral do município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há paisagens parecidas com a mostrada acima?

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As erupções vulcânicas e os terremotos podem provocar aberturas ou fendas na superfície terrestre e podem gerar rebaixamento ou elevação dos terrenos. Os tremores causados pelos terremotos também podem destruir construções em pouco tempo, alterando rapidamente a paisagem.

Imagem: Fotografia 1. No centro há carros em uma rua estreita. Nas laterais há construções extensas e altas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cidade de Amatrice, na Itália, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Pessoas em volta de entulhos e ao lado há construções com paredes quebradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Observe a destruição da cidade de Amatrice depois de um terremoto, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Compare as fotografias. Que mudanças ocorreram na paisagem da cidade de Amatrice após o terremoto?

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As pessoas transformam a paisagem

Por meio do trabalho, as pessoas adaptam o lugar onde vivem ao seu modo de vida, isto é, às suas necessidades e aos seus interesses, modificando as paisagens. Por exemplo, as pessoas retiram a vegetação existente, aplainam morros, canalizam ou alteram o curso de rios para construir barragens, estradas, lojas, fábricas, hospitais, ruas, cultivar alimentos, criar animais etc.

Glossário:

Aplainam: tornam plano, nivelam o terreno.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. No centro há um rio sinuoso com várias árvores nas margens. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. No centro há um rio sinuoso e sobre ele há uma ponte de madeira. Nas margens há casas e árvores e ao fundo, morros.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. No centro há um rio sinuoso e sobre ele há uma ponte de concreto. Nas margens há ruas, prédios e casas. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

Mesmo com as mudanças que vão ocorrendo na paisagem, alguns elementos permanecem. Pode ser um rio, uma mata ou uma construção, como igreja, fábrica, teatro, ponte ou viaduto.

Às vezes, a função do elemento que permaneceu na paisagem muda, por exemplo: a fábrica pode ser transformada em museu ou o teatro pode ser transformado em cinema.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, converse com um familiar sobre a paisagem do lugar onde você vive e escreva as respostas no caderno. Depois, comente o que descobriu com os colegas e o professor.
  1. Você se lembra de alguma alteração na paisagem causada pelas pessoas? Se sim, qual?
  1. No lugar onde você vive, há alguma construção antiga? Ela ainda tem a mesma função de quando foi construída?

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  1. Compare as imagens e responda às questões.
Imagem: Ilustração 1. Cartão-postal. Em primeiro plano há um morro com várias construções em volta. Em segundo plano, um morro com o mar em volta e ao fundo, mais morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartão-postal que circulou no ano de 1912 mostrando parte do município do Rio de aneiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista aérea de um morro cercado de construções. Ao fundo, outro morro cercado pelo mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da mesma parte do município do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram o mesmo lugar? Como você sabe?

_____

  1. Que mudanças ocorreram na paisagem desse lugar?

    _____

  1. Por que essas mudanças aconteceram?

    _____

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O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente.  Fim da imagem.

Onde está o rio?

No processo de construção das cidades, as paisagens são modificadas. Muitos elementos desaparecem, outros surgem. Entre os elementos da paisagem mais modificados nas cidades destacam-se os rios.

Em muitas cidades, os rios são desviados e canalizados. Sobre os rios canalizados são construídas ruas e avenidas, que podem escondê-los do olhar das pessoas.

Observe a paisagem mostrada na fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida. À esquerda há menos veículos e à direita, uma fileira de automóveis parados. Nas laterais há várias árvores e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Nove de Julho, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

É difícil imaginar que por baixo dessa avenida corre um rio, não é mesmo? Muitas pessoas que moram ou trabalham nas proximidades ou passam pelo local diariamente não sabem que por ali passa um rio!

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  1. Por que não é possível ver o rio nessa paisagem?

_____

  1. Você acha que a paisagem seria muito diferente se pudéssemos ver o rio? Explique.

_____

  1. Nas proximidades de sua casa ou de sua escola existem rios canalizados e cobertos por ruas e avenidas? Como você sabe?

_____

Boxe complementar:

Vamos fazer

Você estudou como as pessoas modificam a paisagem para atender às suas necessidades. Agora, que tal pesquisar outros exemplos de rios que não podem mais ser vistos na paisagem?

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e pesquisem em livros e na internet informações sobre rios canalizados que passam debaixo de ruas e avenidas.
  1. Em uma cartolina, façam desenhos ou colem imagens dessas ruas e avenidas que cobrem os rios.
  1. Façam uma legenda para cada imagem, escrevendo a localização do rio e o nome da rua ou avenida que foi construída sobre ele.
  1. Exponham os cartazes na sala de aula.

    Imagem: Ilustração. Duas crianças com uniforme azul e tênis colorido. À esquerda, um menino está segurando papéis com a mão esquerda e com a mão direita, ele cola um papel em um cartaz. À direita, uma menina está com o corpo inclinado para frente e escrevendo no cartaz. Na frente deles, o cartaz está pendurado na parede com a informação: RIOS. Abaixo há fotos e textos. Atrás deles há carteiras escolares. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 3. Representando a paisagem dos lugares

A paisagem vista de cima e de lado

Observe a ilustração abaixo. Ela representa um lugar visto de cima e de lado. Esse ponto de vista é chamado de visão oblíqua.

Glossário:

Ponto de vista : refere-se à posição do observador em relação ao objeto observado.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está sorrindo e olhando para baixo. Na frente dela há uma casa pequena. A menina observa a lateral da casa por cima. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade. À esquerda, um hospital e ao lado há casas e prédios. À direita, uma biblioteca ao lado de um mercado e atrás há uma escola.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão oblíqua. FIM DA LEGENDA.

A paisagem vista de cima para baixo

Esta outra ilustração representa o mesmo lugar, agora visto de cima para baixo. Esse ponto de vista é chamado de visão vertical.

Imagem: Ilustração. A menina loira está sorrindo e olhando para baixo. Abaixo dela há uma casa pequena. A menina observa o telhado da casa de cima. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma cidade. À esquerda, um hospital e ao lado há casas e prédios. À direita, uma biblioteca ao lado de um mercado e atrás há uma escola. Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

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  1. Observe os desenhos e responda.
Imagem: Ilustração 1. Um prédio com telhado amarelo e uma chaminé marrom no topo. Ao lado há duas árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um quadrado marrom sobre um retângulo amarelo. Ao lado há dois círculos verdes.  Fim da imagem.
  1. Qual desenho representa o prédio visto de cima e de lado? Como se chama esse ponto de vista?

_____

  1. Qual desenho representa o prédio visto de cima para baixo? Como se chama esse ponto de vista?

    _____

  1. Os desenhos a seguir representam a mesma casa e seus arredores.
Imagem: Ilustração 1. Uma casa com telhado triangular vermelho e três árvores em volta.  Ilustração 2. Vista de cima de um triângulo vermelho com três círculos verdes em volta.  Fim da imagem.
  1. Qual deles representa a visão vertical da casa?

_____

  1. Qual representa a visão oblíqua da casa?

    _____

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Planta: uma forma de representação

Observe a imagem a seguir. Ela representa parte do município de Barrinha, no estado de São Paulo, em visão vertical.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma cidade com muitas construções. Em volta há campos verdes e árvores. À esquerda, um rio extenso. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do município de Barrinha, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Com base nessa imagem, podemos representar essa parte de Barrinha por meio de uma planta.

Planta é a representação de um lugar visto de cima, isto é, em visão vertical.

Na planta, os elementos existentes no lugar são representados por símbolos e cores. A legenda da planta informa o significado dos símbolos e das cores.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Paisagens, de Roseana Murray, Editora Lê. Livro que descreve diferentes paisagens por meio da poesia.

Fim do complemento.

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Agora, observe a planta dessa parte de Barrinha.

Imagem: Mapa. Planta de parte do município de Barrinha (SP). À esquerda há duas pequenas áreas preparadas para cultura. Em seguida, um rio e um lago com área arborizada em volta. Sobre o rio há uma ponte destruída e uma rodovia. Em volta há área com capim. Na parte superior há área urbana com ruas e avenidas. No centro há uma rodovia extensa com um viaduto no meio. Na parte inferior há pequenas áreas urbanas; áreas preparadas para cultura e cultura em crescimento. Ao lado há área preparada para cultura e cultura. Abaixo, a rosa dos ventos, a escala e a legenda. Fim da imagem.
  1. O que é planta?

_____

  1. Qual é a função da legenda de uma planta?

_____

30

  1. Os desenhos representam o mesmo lugar.
Imagem: Ilustração 1. Casa amarela com telhado triangular laranja e três árvores em volta.   Ilustração 2. Vista de cima de um retângulo laranja com linhas verticais e horizontais. Em volta há três círculos verdes.  Ilustração 3. Vista de cima de um retângulo laranja com três círculos em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. Compare os desenhos 1 e 2. Qual deles representa a visão vertical desse lugar?

_____

  1. Qual dos três desenhos representa a planta desse lugar?

    _____

  1. Elabore, no espaço abaixo, a legenda dessa planta.

    Legenda

    _____

  1. Observe a planta a seguir.
Imagem: Ilustração. À direita, a legenda com desenhos representando lugares: livro aberto (Escola); cruz vermelha (Hospital); projetor (Cinema); carrinho de compras (Mercado); bola de futebol (Campo de futebol); banco de madeira (Praça); retângulo com um X dentro (Casa); pão (Padaria); círculo verde (Árvore). À esquerda, vista de cima de um mapa. Do lado esquerdo há um campo de futebol ao lado de uma padaria. No centro, uma praça, acima da praça, um hospital e abaixo, um cinema. Do lado direito há um supermercado e ao lado, uma escola. Em volta há casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

_____

31

  1. Observe os desenhos 1 e 2. Eles representam o mesmo lugar.
Imagem: Ilustração 1. Vista aérea de um bairro. Na parte superior, uma escola. No centro, da esquerda para a direita: uma casa, duas lojas e um hospital. Na parte inferior, casas coloridas e árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, retângulo extenso e marrom. No centro, retângulos pequenos e um retângulo grande. Na parte inferior, quadrados e círculos.  Fim da imagem.
  1. Qual dos desenhos mostra esse lugar em visão vertical?

_____

  1. Qual das plantas abaixo representa o lugar do desenho 2?
Imagem: Ilustração. Planta 1. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, um mercado. No centro, da esquerda para a direita: uma casa, uma padaria atrás de duas casas e um hospital. Na parte inferior, casas e árvores. Em seguida, a legenda com cores representando os estabelecimentos.  Ilustração. Planta 2. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, uma escola. No centro, da esquerda para a direita: uma casa, duas lojas e um hospital. Na parte inferior, casas e árvores. Em seguida, a legenda com cores representando os estabelecimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

_____

32

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia em voz alta e responda.

No bairro onde Lucas mora serão construídos um shopping center e um supermercado.

Observe, na planta 1, como é o bairro atualmente e, na planta 2, como ele ficará depois da construção do shopping center e do supermercado.

Imagem: Ilustração 1. Vista de cima de um bairro. À esquerda, uma sorveteria e um hospital. No centro há uma praça e à direita, uma padaria.  Em volta há prédios, casas e árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um bairro. À esquerda, uma sorveteria e um hospital. No centro há um shopping center e à direita, um supermercado e uma padaria.  Em volta há prédios, casas e árvores. Legenda com desenhos representando estabelecimentos: uma sacola amarela (Shopping center); um sorvete em um copo (Sorveteria); uma árvore atrás de um banco (Praça); um carrinho de compras (Supermercado); uma placa com uma cruz vermelha (Hospital); um pão (Padaria); um retângulo roxo (Prédio); um retângulo amarelo (Casa).  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. O que há atualmente no local onde o shopping center será construído?

_____

  1. O que há atualmente no local onde o supermercado será construído?

    _____

  1. O que acontecerá com esses elementos que você citou?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Em sala de aula, discuta com os colegas e o professor. Você acha que essas mudanças trarão vantagens aos moradores?

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  1. Observe a imagem.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de um bairro com construções, ruas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical de parte do município de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Materiais de que você vai precisar

Papel transparente (papel vegetal ou papel de seda), papel branco, lápis, borracha, lápis de cor, clipes.

Etapas

  1. Utilizando clipes, prenda o papel transparente sobre a imagem desta página.
  1. Com o lápis, contorne os elementos que aparecem na imagem.
  1. Pinte cada tipo de elemento com uma cor. Exemplo: casas com a cor vermelha; vegetação com a cor verde etc. Depois, organize a legenda e dê um título para a planta.

    4. Cole a planta sobre o papel branco e exponha no mural da sala.

Imagem: Ilustração. Uma mão esquerda está segurando um papel transparente sobre um mapa. E uma mão direita está segurando um clipe sobre eles.  Ilustração. A mão esquerda está sobre o mapa e a mão direita está segurando um lápis sobre ele. Na parte superior há dois clipes.  Ilustração. A mão esquerda está sobre o mapa e a mão direita está desenhando as casas e ruas do mapa.  Fim da imagem.

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O que você aprendeu

  1. Observe as fotografias 1 e 2.
Imagem: Fotografia 1. À direita, orla da praia e à esquerda, montanhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Prado, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Várias casas e prédios com árvores entre elas. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique o que são os elementos naturais e os elementos culturais da paisagem.

_____

  1. Em qual das fotografias predominam elementos naturais?

    _____

  1. Em qual das fotografias predominam elementos culturais?

    _____

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Avaliação processual

  1. Leia este trecho de um poema e responda.

A rua diferente

Na minha rua estão cortando

árvores

botando trilhos

construindo casas.

Minha rua acordou mudada.

Os vizinhos não se conformam.

Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. p. 13.

Imagem: Ilustração. Vários homens com uniforme azul e capacete de proteção vermelho. À esquerda, dois homens estão construindo um muro de tijolos. Atrás deles, uma mulher os observa atrás de uma janela de uma casa. Ao lado, um homem está segurando um motosserra ao lado de árvores. Em seguida, uma pessoa observa na janela de outra casa. Na frente da casa, dois homens estão cortando uma árvore e ao lado há um guindaste. No centro, um homem está segurando uma prancheta sobre um trilho. Ao lado, dois homens estão construindo um muro de tijolos. Fim da imagem.
  1. Quais mudanças estão ocorrendo nessa rua?

_____

  1. As pessoas que moram nessa rua gostaram dessas mudanças?

    _____

  1. Essas mudanças são provocadas:

    ( ) pelas pessoas.

    ( ) pela natureza.

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  1. Observe os desenhos.
Imagem: Ilustração 1. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um estádio circular e bege, e um prédio alto e roxo. À direita, uma construção extensa com telhado marrom. Entre eles há ruas e árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um bairro. À esquerda, um círculo bege e um retângulo roxo. À direita, retângulo extenso e marrom. Entre eles há ruas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual dos desenhos representa um lugar na visão vertical?

_____

  1. E qual deles representa um lugar na visão oblíqua?

    _____

  1. As afirmativas abaixo estão incorretas. Reescreva-as corrigindo.
    • A visão oblíqua é aquela vista de cima para baixo.
    • A visão vertical é aquela vista de cima e de lado.

37

  1. Observe a imagem e a planta que representa o lugar mostrado na imagem. Depois, complete a legenda da planta.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma construção grande com telhado laranja em volta de árvores. Na frente há uma praça extensa; à esquerda, várias árvores e à direita, um pavimento ao lado de um lago com pedrisco em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical do Museu Nacional, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2011. Em 2018, houve um grave incêndio no museu, que suspendeu suas atividades. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Mapa. Planta do Museu Nacional, município do Rio de Janeiro (RJ). Vista de cima de uma construção grande com telhado laranja em volta de árvores. Na frente há uma praça extensa; à esquerda, várias árvores e à direita, um pavimento ao lado de um lago com pedrisco em volta. Ilustração. Legenda com imagens representando lugares: círculos verdes (Área arborizada); cinza (Lago); cinza-escuro (Pedrisco); cinza com linha branca (Pavimento); retângulo com um X dentro (_____).  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira; Marcello Martinelli. Atlas g eográfico ilustrado. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2012.