38

UNIDADE 2. O espaço rural

Imagem: Pintura. Em primeiro plano, à esquerda, várias pessoas estão em uma plantação, colhendo cana-de-açúcar. Entre elas há bois e cavalos carregando canas. No centro há três casas e árvores com frutos laranja. Uma mulher está alimentando galinhas e duas crianças estão brincando com um cachorro. À direita, adultos e crianças estão andando por caminhos de terra e carregando objetos. Entre eles, um homem está montado em um cavalo. À direita há mais duas casas, um lago e mais pessoas colhendo cana em uma plantação. Em segundo plano, um trem está andando sobre um trilho e ao fundo, casas, flores coloridas, árvores e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lucia Buccini. Estação canavieira. 2017. Óleo sobre tela, díptico, 80 cm X 80 cm. FIM DA LEGENDA.

39

Boxe complementar:

Vamos conversar

Observe a imagem. Ela representa uma paisagem do campo.

  1. Que elementos naturais aparecem nesta paisagem? E que elementos culturais aparecem?
  1. O que as pessoas representadas na imagem estão fazendo?
  1. Que semelhanças existem entre a paisagem mostrada nesta imagem e a paisagem do lugar onde você vive? E que diferenças existem?

Fim do complemento.

40

CAPÍTULO 1. A paisagem e a vida no campo

Paisagens rurais

Na paisagem do campo, ou área rural, há poucas construções e, geralmente, elas ficam dispersas, isto é, não ficam perto umas das outras, como acontece nas cidades. As casas, por exemplo, ficam afastadas umas das outras e cercadas por plantações, pastos ou matas.

Também há poucas ruas e a maioria dos caminhos é de terra.

Há poucas lojas, fábricas e hospitais.

Por essas características, dizemos que o campo é o espaço da dispersão, das atividades ligadas à natureza, da baixa concentração de construções, pessoas e veículos.

Observe as fotografias desta e da próxima página. Elas mostram diversas paisagens rurais.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno montanhoso com várias plantações espalhadas. Entre elas há poucas casas. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área rural no município de Rosário do Ivaí, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

41

Imagem: Fotografia. No centro há um terreno plano e verde e ao fundo, uma usina grande com chaminés altas, expelindo fumaça branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usina produtora de álcool no município de Chapadão do Céu, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há um lago e na margem, poucas casas espalhadas entre árvores. Ao fundo, morros e mais árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Propriedade rural no município de Capitólio, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação extensa ao lado de casas espalhadas. Ao fundo, muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem rural no município de Itapira, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Com base na observação das fotografias, responda.
  1. Que diferença há entre essas paisagens?

_____

  1. O que é comum em todas elas?

    _____

42

  1. Observe a paisagem do lugar onde Caíque mora e responda.
Imagem: Ilustração. No centro, um menino está sorrindo e olhando para cima. À esquerda há árvores com frutos laranja; atrás do menino há uma horta com placas, na frente dele, um rio e à direita, uma casa ao lado de dois vasos com plantas. Ao fundo, árvores, morros e o sol no céu azul. Fim da imagem.
  1. Quais são os elementos naturais que aparecem no desenho?

_____

  1. Quais são os elementos culturais que aparecem no desenho?

    _____

  1. O que há na frente de Caíque?

    _____

  1. E à direita de Caíque?

    _____

  1. O que há à esquerda de Caíque?

    _____

  1. Onde está a horta?

    _____

43

Campo: uma forma diferente de organizar o espaço

As pessoas organizam o espaço para atender às suas necessidades, alterando a natureza.

Você já deve ter percebido que a forma de organização do espaço no campo é diferente da forma de organização do espaço na cidade. No campo, predominam chácaras, sítios, fazendas e áreas de matas ou florestas. A concentração de pessoas é menor e as atividades agrícolas predominam.

Observe nestas fotografias como o espaço do campo e o espaço da cidade foram organizados.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias árvores aglomeradas sobre um terreno plano e verde. Ao fundo, morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias construções e prédios entre ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Sorocaba, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Que diferenças há na organização dos espaços do campo e da cidade?

Imagem: Ícone: Atividade oral.    Fim da imagem.

  1. O que mais chama a sua atenção ao comparar esses espaços? Por quê?

44

Representando o espaço rural

Desde o início deste capítulo até o momento, você observou diversas imagens representando o espaço rural.

Reveja essas imagens e pense: o que há em comum entre elas?

Em todas elas, o espaço rural foi representado em visão oblíqua.

Agora, você vai ver uma imagem representando o campo em visão vertical.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um campo. No centro há uma rodovia (1) e cruzando a rodovia há uma estrada de terra. Em volta há vários terrenos verdes e terrenos marrons. Ao lado da estrada de terra há poucas construções espalhadas e em volta há várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área rural no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais elementos mostrados nessa imagem permitem afirmar que esse espaço é rural?

_____

45

Agora, observe esta outra imagem. Ela é a planta do espaço rural mostrado na página anterior. Você lembra o que é a planta de um lugar? Para relembrar, consulte a página 28 deste livro.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um campo. No centro há uma rodovia (1) e cruzando a rodovia há uma estrada de terra. À esquerda há solo exposto, área de cultivo e grande parte de área arborizada. À direita há uma grande área de cultivo, algumas áreas arborizadas, pequenas áreas construídas e espalhadas e um caminho de terra. Em volta há várias árvores. Na parte inferior, a legenda: linha tracejada (Rodovia); faixa marrom-escuro (Estrada de terra); faixa marrom-claro (Caminho de terra); retângulo rosa (Área construída); retângulo verde-escuro (Área de cultivo); retângulo verde-claro (Área arborizada); retângulo marrom-claro (Solo exposto); círculo verde (Árvore).  Fim da imagem.
  1. Na fotografia da página anterior, qual é o elemento identificado com o número 1?

_____

  1. Na planta, escreva 1 no local que representa esse elemento.
  1. Observe a planta e sua legenda. O que cada um destes símbolos representa na planta?
Imagem: Ilustração. Círculo verde.  Fim da imagem.

_____

_____

Imagem: Ilustração. Retângulo rosa.  Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Retângulo marrom. Fim da imagem.

46

A vida no campo

A vida no campo é diferente da vida na cidade.

No campo não há o vaivém intenso de pessoas, carros, ônibus e caminhões, como é comum na cidade. No campo, muitas atividades dependem do ritmo da natureza. É preciso, por exemplo, esperar a época certa para plantar e para colher.

Festas e exposições são comuns no campo. Geralmente, elas estão ligadas aos produtos da região.

No município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a festa da uva é uma importante herança da comunidade de migrantes italianos e seus descendentes

Glossário:

Migrantes: pessoas que deixam o lugar onde nasceram para viver em outro município, estado ou país.

Fim do glossário.

A produção de uva é uma das atividades mais tradicionais e importantes na economia do município. Foram os migrantes italianos que, com seus conhecimentos e técnicas, introduziram o cultivo da uva na região onde se localiza o atual município de Garibaldi.

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão com bacias penduradas no corpo e colhendo uvas em uma parreira. Em volta deles há vários cestos no chão com uvas dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de uva no município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há alguma festa de comunidades de migrantes de outros países?

47

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Há algum produto de destaque na economia do município onde você vive? Junte-se a um colega e anotem suas descobertas no caderno!
  1. Pesquise em livros, jornais, revistas e na internet para descobrir um produto que seja obtido em uma atividade econômica importante no lugar onde você vive.
  1. Pesquise, também, quando e como a produção desse produto começou e se há alguma festa ou exposição relacionada a ele no lugar onde você vive. Anote o que descobriu.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Contem suas descobertas aos colegas e ao professor.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia o texto em voz alta e responda.

Lazer no campo

No campo podem ser desenvolvidas várias atividades de lazer e turismo: pesca em rios; passeios ecológicos, como trilhas na mata ou banhos de cachoeira; esportes de aventura, como o rafting ; ou simplesmente descansar e curtir a natureza.

Imagem: Fotografia. Seis pessoas com capacete e colete estão sentadas em um bote inflável amarelo em um rio e segurando remos. Ao fundo há várias cachoeiras e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rafting no Rio Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçú, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades de lazer e turismo foram citadas no texto? Sublinhe-as.
  1. Você já fez alguma dessas atividades? Se sim, descreva essa experiência.
  1. Você conhece outras atividades de lazer e turismo que podem ocorrer no campo? Quais?

48

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente.  Fim da imagem.

Conservação ambiental no espaço rural

Você sabe o que é uma unidade de conservação?

A unidade de conservação é uma área de proteção ambiental instituída pelos governos.

Na formação das propriedades rurais, isto é, das fazendas, chácaras e sítios, geralmente se destrói a mata nativa para dar lugar às plantações e às pastagens.

No entanto, em muitas propriedades rurais ainda restam algumas áreas de mata nativa, com diversas espécies animais e vegetais.

Se um proprietário rural quiser, ele pode criar uma unidade de conservação chamada reserva particular do patrimônio natural (RPPN), com os objetivos de:

Glossário:

Mata nativa: mata original, que não sofreu alterações.

Biodiversidade: diversidade de espécies de seres vivos existentes em determinado local.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Reserva particular do patrimônio natural no município de Cavalcante, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.

49

  1. O que é uma unidade de conservação?

_____

  1. O que significa utilização sustentável dos recursos naturais?

_____

  1. Em sua opinião, é importante que os proprietários rurais conservem a natureza no espaço rural? Por quê?

_____

Boxe complementar:

Vamos fazer

A reserva particular do patrimônio natural é um exemplo de unidade de conservação. Outros exemplos são: parque nacional, estação ecológica, reserva biológica, reserva extrativista, reserva de desenvolvimento sustentável e floresta nacional.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as unidades de conservação? Junte-se a um colega e sigam as etapas.

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Pesquisem em livros, revistas e na internet informações sobre um exemplo de unidade de conservação. Procurem descobrir quais são as principais funções da unidade de conservação que vocês escolheram e anotem suas descobertas no caderno.
  1. Pesquisem se existe alguma unidade de conservação no lugar onde vocês vivem. Se houver, procurem informações sobre ela, como nome, localização e principais funções.

Fim do complemento.

50

CAPÍTULO 2. O trabalho no campo

A agricultura

Maçã, laranja, abacaxi, limão, alface, agrião, tomate, batata, feijão, milho, arroz e muitos outros alimentos que consumimos no dia a dia são produzidos no campo. Você sabe qual é a atividade econômica que produz esses alimentos?

Se você respondeu agricultura, acertou!

Agricultura é a atividade econômica responsável pelo cultivo da terra: preparar o solo, semear e, no tempo certo, colher o que foi produzido.

Glossário:

Semear: colocar as sementes na terra para germinar.

Fim do glossário.

A agricultura é uma das atividades que mais dependem da natureza. Longos períodos de chuva ou de seca, por exemplo, interferem na produção agrícola.

Imagem: Fotografia. Um homem com boné, óculos escuros, camisa e calça está segurando várias mangas com a mão esquerda. Ao seu lado há uma árvore com várias mangas penduradas. Ao fundo, mais árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de manga em plantação no município de Casa Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De que modo a natureza influencia as atividades das pessoas que vivem no campo?

51

Muitos produtos agrícolas podem ser consumidos in natura

Você já deve ter comido uma maçã na hora do lanche. A maçã é um alimento produzido pela agricultura que pode ser consumido in natura, isto é, sem passar por transformação na indústria. Há muitos produtos agrícolas consumidos in natura: hortaliças, legumes, frutas etc.

Imagem: Fotografia. Várias maçãs vermelhas e empilhadas.  Fim da imagem.

Os produtos agrícolas podem ser transformados em alimentos industrializados

Muitos produtos da agricultura podem ser consumidos como alimentos industrializados. A maçã, por exemplo, pode ser consumida na forma de suco fabricado na indústria.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está colhendo maçãs em uma árvore. Ao seu lado há uma caixa cheia de maçãs. À direita, na parte superior, setas azuis entre quadros: (1) um caminhão com várias caixas de maçãs na parte traseira. Ao lado, um homem está carregando uma caixa sobre os ombros e andando em direção a um galpão (CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO); (2) um homem está empurrando um carrinho com uma caixa de maçãs em cima. Ao lado, outro homem está acenando e entre eles há caixas de maçãs empilhadas. Acima, placa com a informação: MAÇÃS; (3) um caminhão está andando em uma rua com caixas de maçãs na parte traseira. Ao fundo, silhueta de prédios; (4) um homem está atrás de uma barraca com várias maçãs expostas. Na parte inferior, setas vermelhas entre quadros: (1) um caminhão com várias caixas de maçãs na parte traseira. Ao lado, um homem está carregando uma caixa sobre os ombros e andando em direção a um galpão (INDÚSTRIA SUCOS DE MAÇÃ); (2) uma máquina está jorrando suco dentro de caixas abertas, que estão em cima de uma esteira. Nas caixas, desenhos de maçãs; (3) um caminhão com desenhos de caixas de suco de maçã na lateral está andando em uma estrada; (4) um supermercado com caixas de suco de maçã expostos. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De acordo com o esquema acima, explique o caminho que a maçã percorre até chegar à feira como produto in natura e até chegar ao supermercado como produto industrializado.

52

A pecuária

Pecuária é a atividade econômica responsável pela criação e pela reprodução de animais.

Da pecuária obtêm-se carne, leite, couro, ovo, mel etc.

Assim como a agricultura, a pecuária fornece alimentos para o consumo das pessoas, por exemplo, a carne e o leite, e matéria-prima para a fabricação de produtos industrializados.

Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.

Glossário:

Matéria-prima: produto, natural ou não, que, na indústria, pode ser transformado em outro produto.

Fim do glossário.

Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.

Imagem: Fotografia. Um homem está montado em um cavalo branco e andando atrás de bois e bezerros. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de bois no município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cinco porcos marrons e filhotes estão comendo grama. Ao fundo, terreno plano e verde com algumas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de porcos no município de Ortigueira, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

53

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um familiar, responda: no dia a dia, você e sua família consomem ou utilizam produtos de origem animal? Se sim, anote dois exemplos no caderno.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. A pecuária é uma atividade desenvolvida no lugar onde você vive? Se sim, que animais são criados?

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.

  1. Em uma folha, desenhe três alimentos que você consome in natura.
  1. Exponha o seu desenho no mural da sala, junto com os desenhos dos colegas.
  1. Observe os desenhos e liste os alimentos in natura que são consumidos pela turma.
  1. Observe os produtos que Luciano e seu pai compraram no mercado.
  1. Circule de vermelho o alimento produzido pela pecuária e de verde os alimentos produzidos pela agricultura.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho e camiseta azul está sorrindo com as mãos na cintura. Na frente dele há alimentos sobre uma mesa: três maçãs vermelhas; um pacote de biscoitos; um pacote de gelatina; uma embalagem com um pedaço de carne dentro; duas cenouras e um abacaxi.  Fim da imagem.

Observação: Os produtos não foram representados em proporção. Fim da observação.

  1. Quais produtos não foram circulados na resposta anterior? Por quê?

54

O extrativismo

Extrativismo é a atividade econômica responsável pela extração ou coleta de recursos naturais para fins de subsistência, comerciais ou industriais.

Para fabricar panelas, fogões, geladeiras, automóveis, computadores, aviões, máquinas e equipamentos diversos, entre muitos outros produtos, a indústria utiliza recursos minerais extraídos da natureza, como, minério de ferro, alumínio, cobre, estanho, ouro e pedras naturais. A extração desses recursos é uma atividade extrativa mineral.

Móveis, papel e papelão, por exemplo, são produzidos com a madeira de árvores. A extração de madeira é uma atividade extrativa vegetal.

A pesca e a caça de animais constituem atividade extrativa animal.

Imagem: Fotografia. Um homem com macacão azul está em pé, sobre um barco de madeira e segurando uma rede de pesca dentro de um rio. Ao fundo, pedras e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Qual é o tipo de extrativismo realizado para obter o recurso utilizado na fabricação destes produtos?
Imagem: Fotografia. Um carro vermelho. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Uma cadeira de madeira. Fim da imagem.

_____

Observação: Os produtos não foram representados em proporção. Fim da observação.

55

No campo também tem indústria

Muitas vezes, a transformação industrial dos produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo ocorre no campo mesmo. A produção de açúcar e de álcool a partir da cana de açúcar, o beneficiamento e o preparo de produtos de origem vegetal, animal ou mineral são alguns exemplos de atividades de transformação industrial no campo, mas existem muitas outras. Observe as imagens.

Glossário:

Beneficiamento: preparo do produto in natura para que seja vendido ou para que sirva de matéria-prima na indústria, como a torra de grãos do café, a retirada da casca da castanha-do-pará, entre outros.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Duas mulheres estão segurando um tecido grande e bege de couro sobre uma mesa. Atrás delas há vários tecidos de couro empilhados. Ao fundo, máquinas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Beneficiamento de couro de animais (curtume) no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com capacete de proteção está ao lado de uma placa gigante de pedra. Ao fundo, mais placas de pedra em um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Beneficiamento de pedras naturais no município de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com fone na cabeça está com as mãos sobre um barril grande e cinza. Ao lado há duas sacas encostadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Torrefação de grãos de café no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram exemplos de indústrias presentes no campo. Qual é a origem da matéria-prima de cada uma delas? Circule:
  1. de azul a fotografia cuja matéria-prima advém da pecuária.
  1. de amarelo aquela cuja matéria-prima é obtida na agricultura.
  1. de roxo aquela que tem origem no extrativismo mineral.

56

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler apresenta exemplos de produtos fabricados com o milho, matéria-prima proveniente da agricultura.

O que a fábrica produz com o milho?

É por meio da agricultura que são produzidas muitas matérias-primas para as fábricas.

Com essas matérias-primas são fabricados diversos produtos que utilizamos no dia a dia.

O milho é uma matéria-prima proveniente da agricultura. Nas fábricas, ele pode ser transformado em farinha de milho e em óleo para cozinhar.

Imagem: Fotografia. Plantação extensa de milho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de milho no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o tema do texto?

_____

  1. Quantos exemplos foram citados no texto?

_____

57

  1. Preencha o quadro com os exemplos de produtos fabricados com o milho citados no texto.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Produtos fabricados com o milho

Exemplo 1

Exemplo 2

  1. O esquema abaixo mostra exemplos de produtos que são fabricados com outra matéria-prima.
Imagem: Ilustração. No centro, uma mulher está sentada e ordenhando uma vaca. À esquerda, uma seta em direção a um queijo. À direita, uma seta em direção a um pote e uma garrafa de iogurte. Fim da imagem.
  1. Qual é a matéria-prima representada no esquema?

_____

  1. De que atividade se origina essa matéria-prima?

    _____

  1. De acordo com o esquema, que produtos as fábricas podem produzir com essa matéria-prima?

    _____

  1. Com base nessas informações, escreva um texto apresentando exemplos de produtos fabricados com essa matéria-prima.

    Lembre-se de dar um título ao seu texto.

58

O que você aprendeu

  1. Muitas atividades realizadas no campo estão relacionadas ao ritmo da natureza, como as chuvas e a época do ano. Além disso, há eventos associados aos produtos de cada época ou região.

Observe as fotografias abaixo e responda.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas em uma praça. No centro há uma haste e em volta há várias bandeiras coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa Junina em São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo, em 2017. Muitos dos pratos típicos das festas juninas são feitos com milho porque elas acontecem em junho, época de colheita desse produto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias flores coloridas. Ao fundo, duas pessoas e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Exposição de flores “Expoflora” em Holambra, no estado de São Paulo, em 2018. Os migrantes holandeses começaram o cultivo de flores no município, que atualmente é o principal responsável pela produção de flores no Brasil. FIM DA LEGENDA.

  1. Que produtos cultivados no campo influenciam cada evento?

_____

  1. Como esses produtos são utilizados nos eventos mostrados nas fotografias?

    _____

  1. Como os migrantes influenciaram a produção de flores em Holambra?

    _____

59

Avaliação processual

  1. Observe o desenho que representa uma paisagem do campo.
Imagem: Ilustração. Em primeiro plano, à esquerda, uma pessoa está agachada ao lado de uma horta. Em seguida, um homem segura um balde com água e anda em direção a um poleiro com galinhas. À direita, um homem está ao lado de uma cerca com porcos dentro. Em seguida, outro homem caminha segurando placas de madeira sobre os ombros. Na frente dele, uma mulher, um menino e um cachorro estão na frente de uma casa. Em segundo plano, um homem dirige um trator vermelho e ao lado há vários bois e vacas sobre um pasto. Atrás há dois homens segurando caixas na parte traseira de um caminhão. Ao lado há um lago e casas. Ao fundo, plantações e árvores. Fim da imagem.
  1. Anote dois elementos dessa paisagem que são muito comuns no campo.
  1. Quais são as atividades predominantes em lugares como esse? Assinale quantas atividades precisar.

( ) indústria

( ) comércio

( ) agricultura

( ) pecuária

( ) extrativismo

( ) prestação de serviços

  1. Cite um produto obtido em cada uma das atividades assinaladas.

    _____

60

  1. Complete as frases utilizando corretamente as palavras do quadro.

• agricultura

• indústria

• industrializados

in natura

  1. Os produtos consumidos _____ não são transformados na _____.
  1. Muitos produtos da _____ são utilizados na fabricação de alimentos _____.
  1. Ligue os produtos da esquerda às palavras dos quadros à direita.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Cinco tomates vermelhos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um prato com salada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma caixa vermelha com desenhos de tomates e a informação: MOLHO DE TOMATE. Fim da imagem.

Coluna 2

• Consumo in natura

• Alimento industrializado

• Produto agrícola

61

  1. Encontre as peças que se encaixam para formar três afirmativas corretas. Copie essas afirmativas.
Imagem: Ilustração. Peças de quebra-cabeça coloridas com textos dentro. Peça azul-claro: “A agricultura é”; Peça laranja: “a atividade de criar e reproduzir animais.”; Peça azul-escuro: “a atividade de cultivar a terra.”; Peça lilás: “são atividades que predominam no campo.”; Peça verde: “A agricultura e a pecuária”; Peça rosa: “A pecuária é”. Fim da imagem.

_____

  1. Assim como a agricultura e a pecuária, o extrativismo é uma atividade desenvolvida no campo. Use como referência a atividade anterior e escreva uma frase caracterizando o extrativismo.

_____

62

  1. Observe esta fotografia de uma área rural.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de galpões no meio de plantações e estradas de terra. À esquerda há uma casa e uma árvore. E no centro há uma caixa d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 1. Vista de cima de quatro construções no meio de uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista de cima de duas construções no meio de uma plantação. À esquerda, outra construção e uma árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

63

  1. Agora, observe a planta dessa área rural.
Imagem: Mapa. Vista de cima de duas construções rosa no meio de estradas de terra marrom. Em volta há áreas verdes e à esquerda, uma construção rosa com árvores em volta. No centro há um círculo amarelo entre as estradas. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete a legenda da planta com o que falta.

Legenda

Imagem: Ilustração. Retângulo verde. Fim da imagem.

Área de cultivo

_____

Imagem: Ilustração. Retângulo rosa. Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Retângulo marrom. Fim da imagem.

Caminho de terra

Imagem: Ilustração. Círculo amarelo. Fim da imagem.

Caixa-d’água

Imagem: Ilustração. Folhas verdes. Fim da imagem.

_____

  1. Que elementos dessa área rural são característicos da organização do espaço no campo?

    _____