38
UNIDADE 2. O espaço rural
LEGENDA: Lucia Buccini. Estação canavieira. 2017. Óleo sobre tela, díptico, 80 cm X 80 cm. FIM DA LEGENDA.
39
Boxe complementar:
Vamos conversar
Observe a imagem. Ela representa uma paisagem do campo.
- Que elementos naturais aparecem nesta paisagem? E que elementos culturais aparecem?
- O que as pessoas representadas na imagem estão fazendo?
- Que semelhanças existem entre a paisagem mostrada nesta imagem e a paisagem do lugar onde você vive? E que diferenças existem?
Fim do complemento.
40
CAPÍTULO 1. A paisagem e a vida no campo
Paisagens rurais
Na paisagem do campo, ou área rural, há poucas construções e, geralmente, elas ficam dispersas, isto é, não ficam perto umas das outras, como acontece nas cidades. As casas, por exemplo, ficam afastadas umas das outras e cercadas por plantações, pastos ou matas.
Também há poucas ruas e a maioria dos caminhos é de terra.
Há poucas lojas, fábricas e hospitais.
Por essas características, dizemos que o campo é o espaço da dispersão, das atividades ligadas à natureza, da baixa concentração de construções, pessoas e veículos.
Observe as fotografias desta e da próxima página. Elas mostram diversas paisagens rurais.
LEGENDA: Vista de área rural no município de Rosário do Ivaí, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.
41
LEGENDA: Usina produtora de álcool no município de Chapadão do Céu, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Propriedade rural no município de Capitólio, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem rural no município de Itapira, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Com base na observação das fotografias, responda.
- Que diferença há entre essas paisagens?
_____
- O que é comum em todas elas?
_____
42
- Observe a paisagem do lugar onde Caíque mora e responda.
- Quais são os elementos naturais que aparecem no desenho?
_____
- Quais são os elementos culturais que aparecem no desenho?
_____
- O que há na frente de Caíque?
_____
- E à direita de Caíque?
_____
- O que há à
esquerda
de Caíque?
_____
- Onde está a horta?
_____
43
Campo: uma forma diferente de organizar o espaço
As pessoas organizam o espaço para atender às suas necessidades, alterando a natureza.
Você já deve ter percebido que a forma de organização do espaço no campo é diferente da forma de organização do espaço na cidade. No campo, predominam chácaras, sítios, fazendas e áreas de matas ou florestas. A concentração de pessoas é menor e as atividades agrícolas predominam.
Observe nestas fotografias como o espaço do campo e o espaço da cidade foram organizados.
LEGENDA: Paisagem no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Sorocaba, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Que diferenças há na organização dos espaços do campo e da cidade?
- O que mais chama a sua atenção ao comparar esses espaços? Por quê?
44
Representando o espaço rural
Desde o início deste capítulo até o momento, você observou diversas imagens representando o espaço rural.
Reveja essas imagens e pense: o que há em comum entre elas?
Em todas elas, o espaço rural foi representado em visão oblíqua.
Agora, você vai ver uma imagem representando o campo em visão vertical.
LEGENDA: Vista de área rural no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Quais elementos mostrados nessa imagem permitem afirmar que esse espaço é rural?
_____
45
Agora, observe esta outra imagem. Ela é a planta do espaço rural mostrado na página anterior. Você lembra o que é a planta de um lugar? Para relembrar, consulte a página 28 deste livro.
- Na fotografia da página anterior, qual é o elemento identificado com o número 1?
_____
- Na planta, escreva 1 no local que representa esse elemento.
- Observe a planta e sua legenda. O que cada um destes símbolos representa na planta?
_____
_____
_____
46
A vida no campo
A vida no campo é diferente da vida na cidade.
No campo não há o vaivém intenso de pessoas, carros, ônibus e caminhões, como é comum na cidade. No campo, muitas atividades dependem do ritmo da natureza. É preciso, por exemplo, esperar a época certa para plantar e para colher.
Festas e exposições são comuns no campo. Geralmente, elas estão ligadas aos produtos da região.
No município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a festa da uva é uma importante herança da comunidade de migrantes italianos e seus descendentes
Glossário:
Migrantes: pessoas que deixam o lugar onde nasceram para viver em outro município, estado ou país.
Fim do glossário.
A produção de uva é uma das atividades mais tradicionais e importantes na economia do município. Foram os migrantes italianos que, com seus conhecimentos e técnicas, introduziram o cultivo da uva na região onde se localiza o atual município de Garibaldi.
LEGENDA: Colheita de uva no município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você vive há alguma festa de comunidades de migrantes de outros países?
47
- Há algum produto de destaque na economia do município onde você vive? Junte-se a um colega e anotem suas descobertas no caderno!
- Pesquise em livros, jornais, revistas e na internet para descobrir um produto que seja obtido em uma atividade econômica importante no lugar onde você vive.
- Pesquise, também, quando e como a produção desse produto começou e se há alguma festa ou exposição relacionada a ele no lugar onde você vive. Anote o que descobriu.
- Contem suas descobertas aos colegas e ao professor.
- Em casa, leia o texto em voz alta e responda.
Lazer no campo
No campo podem ser desenvolvidas várias atividades de lazer e turismo: pesca em rios; passeios ecológicos, como trilhas na mata ou banhos de cachoeira; esportes de aventura, como o rafting ; ou simplesmente descansar e curtir a natureza.
LEGENDA: Rafting no Rio Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçú, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- Quais atividades de lazer e turismo foram citadas no texto? Sublinhe-as.
- Você já fez alguma dessas atividades? Se sim, descreva essa experiência.
- Você conhece outras atividades de lazer e turismo que podem ocorrer no campo? Quais?
48
O mundo que queremos
Conservação ambiental no espaço rural
Você sabe o que é uma unidade de conservação?
A unidade de conservação é uma área de proteção ambiental instituída pelos governos.
Na formação das propriedades rurais, isto é, das fazendas, chácaras e sítios, geralmente se destrói a mata nativa para dar lugar às plantações e às pastagens.
No entanto, em muitas propriedades rurais ainda restam algumas áreas de mata nativa, com diversas espécies animais e vegetais.
Se um proprietário rural quiser, ele pode criar uma unidade de conservação chamada reserva particular do patrimônio natural (RPPN), com os objetivos de:
- assegurar a utilização sustentável dos recursos naturais da propriedade, isto é, utilizar os recursos naturais sem esgotá-los, para que as futuras gerações também possam utilizá-los;
- organizar a ocupação da propriedade para ajudar na recomposição de áreas degradadas;
- promover a conservação da biodiversidade .
Glossário:
Mata nativa: mata original, que não sofreu alterações.
Biodiversidade: diversidade de espécies de seres vivos existentes em determinado local.
Fim do glossário.
LEGENDA: Reserva particular do patrimônio natural no município de Cavalcante, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.
49
- O que é uma unidade de conservação?
_____
- O que significa utilização sustentável dos recursos naturais?
_____
- Em sua opinião, é importante que os proprietários rurais conservem a natureza no espaço rural? Por quê?
_____
Boxe complementar:
Vamos fazer
A reserva particular do patrimônio natural é um exemplo de unidade de conservação. Outros exemplos são: parque nacional, estação ecológica, reserva biológica, reserva extrativista, reserva de desenvolvimento sustentável e floresta nacional.
Vamos conhecer um pouco mais sobre as unidades de conservação? Junte-se a um colega e sigam as etapas.
Etapas
- Pesquisem em livros, revistas e na internet informações sobre um exemplo de unidade de conservação. Procurem descobrir quais são as principais funções da unidade de conservação que vocês escolheram e anotem suas descobertas no caderno.
- Pesquisem se existe alguma unidade de conservação no lugar onde vocês vivem. Se houver, procurem informações sobre ela, como nome, localização e principais funções.
Fim do complemento.
50
CAPÍTULO 2. O trabalho no campo
A agricultura
Maçã, laranja, abacaxi, limão, alface, agrião, tomate, batata, feijão, milho, arroz e muitos outros alimentos que consumimos no dia a dia são produzidos no campo. Você sabe qual é a atividade econômica que produz esses alimentos?
Se você respondeu agricultura, acertou!
Agricultura é a atividade econômica responsável pelo cultivo da terra: preparar o solo, semear e, no tempo certo, colher o que foi produzido.
Glossário:
Semear: colocar as sementes na terra para germinar.
Fim do glossário.
A agricultura é uma das atividades que mais dependem da natureza. Longos períodos de chuva ou de seca, por exemplo, interferem na produção agrícola.
LEGENDA: Colheita de manga em plantação no município de Casa Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.
- De que modo a natureza influencia as atividades das pessoas que vivem no campo?
51
Muitos produtos agrícolas podem ser consumidos in natura
Você já deve ter comido uma maçã na hora do lanche. A maçã é um alimento produzido pela agricultura que pode ser consumido in natura, isto é, sem passar por transformação na indústria. Há muitos produtos agrícolas consumidos in natura: hortaliças, legumes, frutas etc.
Os produtos agrícolas podem ser transformados em alimentos industrializados
Muitos produtos da agricultura podem ser consumidos como alimentos industrializados. A maçã, por exemplo, pode ser consumida na forma de suco fabricado na indústria.
- De acordo com o esquema acima, explique o caminho que a maçã percorre até chegar à feira como produto in natura e até chegar ao supermercado como produto industrializado.
52
A pecuária
Pecuária é a atividade econômica responsável pela criação e pela reprodução de animais.
Da pecuária obtêm-se carne, leite, couro, ovo, mel etc.
Assim como a agricultura, a pecuária fornece alimentos para o consumo das pessoas, por exemplo, a carne e o leite, e matéria-prima para a fabricação de produtos industrializados.
Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.
Glossário:
Matéria-prima: produto, natural ou não, que, na indústria, pode ser transformado em outro produto.
Fim do glossário.
Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.
LEGENDA: Criação de bois no município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criação de porcos no município de Ortigueira, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
53
- Com a ajuda de um familiar, responda: no dia a dia, você e sua família consomem ou utilizam produtos de origem animal? Se sim, anote dois exemplos no caderno.
- A pecuária é uma atividade desenvolvida no lugar onde você vive? Se sim, que animais são criados?
- Em uma folha, desenhe três alimentos que você consome in natura.
- Exponha o seu desenho no mural da sala, junto com os desenhos dos colegas.
- Observe os desenhos e liste os alimentos in natura que são consumidos pela turma.
- Observe os produtos que Luciano e seu pai compraram no mercado.
- Circule de vermelho o alimento produzido pela pecuária e de verde os alimentos produzidos pela agricultura.
Observação: Os produtos não foram representados em proporção. Fim da observação.
- Quais produtos não foram circulados na resposta anterior? Por quê?
54
O extrativismo
Extrativismo é a atividade econômica responsável pela extração ou coleta de recursos naturais para fins de subsistência, comerciais ou industriais.
Para fabricar panelas, fogões, geladeiras, automóveis, computadores, aviões, máquinas e equipamentos diversos, entre muitos outros produtos, a indústria utiliza recursos minerais extraídos da natureza, como, minério de ferro, alumínio, cobre, estanho, ouro e pedras naturais. A extração desses recursos é uma atividade extrativa mineral.
Móveis, papel e papelão, por exemplo, são produzidos com a madeira de árvores. A extração de madeira é uma atividade extrativa vegetal.
A pesca e a caça de animais constituem atividade extrativa animal.
LEGENDA: Pescador no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o tipo de extrativismo realizado para obter o recurso utilizado na fabricação destes produtos?
_____
_____
Observação: Os produtos não foram representados em proporção. Fim da observação.
55
No campo também tem indústria
Muitas vezes, a transformação industrial dos produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo ocorre no campo mesmo. A produção de açúcar e de álcool a partir da cana de açúcar, o beneficiamento e o preparo de produtos de origem vegetal, animal ou mineral são alguns exemplos de atividades de transformação industrial no campo, mas existem muitas outras. Observe as imagens.
Glossário:
Beneficiamento: preparo do produto in natura para que seja vendido ou para que sirva de matéria-prima na indústria, como a torra de grãos do café, a retirada da casca da castanha-do-pará, entre outros.
Fim do glossário.
LEGENDA: Beneficiamento de couro de animais (curtume) no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Beneficiamento de pedras naturais no município de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Torrefação de grãos de café no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- As fotografias mostram exemplos de indústrias presentes no campo. Qual é a origem da matéria-prima de cada uma delas? Circule:
- de azul a fotografia cuja matéria-prima advém da pecuária.
- de amarelo aquela cuja matéria-prima é obtida na agricultura.
- de roxo aquela que tem origem no extrativismo mineral.
56
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler apresenta exemplos de produtos fabricados com o milho, matéria-prima proveniente da agricultura.
O que a fábrica produz com o milho?
É por meio da agricultura que são produzidas muitas matérias-primas para as fábricas.
Com essas matérias-primas são fabricados diversos produtos que utilizamos no dia a dia.
O milho é uma matéria-prima proveniente da agricultura. Nas fábricas, ele pode ser transformado em farinha de milho e em óleo para cozinhar.
LEGENDA: Plantação de milho no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual é o tema do texto?
_____
- Quantos exemplos foram citados no texto?
_____
- Grife, no texto, esses exemplos.
57
- Preencha o quadro com os exemplos de produtos fabricados com o milho citados no texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Produtos fabricados com o milho |
|
---|---|
Exemplo 1 |
|
Exemplo 2 |
- O esquema abaixo mostra exemplos de produtos que são fabricados com outra matéria-prima.
- Qual é a matéria-prima representada no esquema?
_____
- De que atividade se origina essa matéria-prima?
_____
- De acordo com o esquema, que produtos as fábricas podem produzir com essa matéria-prima?
_____
- Com base nessas informações, escreva um texto apresentando exemplos de produtos fabricados com essa matéria-prima.
Lembre-se de dar um título ao seu texto.
58
O que você aprendeu
- Muitas atividades realizadas no campo estão relacionadas ao ritmo da natureza, como as chuvas e a época do ano. Além disso, há eventos associados aos produtos de cada época ou região.
Observe as fotografias abaixo e responda.
LEGENDA: Festa Junina em São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo, em 2017. Muitos dos pratos típicos das festas juninas são feitos com milho porque elas acontecem em junho, época de colheita desse produto. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Exposição de flores “Expoflora” em Holambra, no estado de São Paulo, em 2018. Os migrantes holandeses começaram o cultivo de flores no município, que atualmente é o principal responsável pela produção de flores no Brasil. FIM DA LEGENDA.
- Que produtos cultivados no campo influenciam cada evento?
_____
- Como esses produtos são utilizados nos eventos mostrados nas fotografias?
_____
- Como os migrantes influenciaram a produção de flores em Holambra?
_____
59
Avaliação processual
- Observe o desenho que representa uma paisagem do campo.
- Anote dois elementos dessa paisagem que são muito comuns no campo.
- Quais são as atividades predominantes em lugares como esse? Assinale quantas atividades precisar.
( ) indústria
( ) comércio
( ) agricultura
( ) pecuária
( ) extrativismo
( ) prestação de serviços
- Cite um produto
obtido
em cada uma das atividades assinaladas.
_____
60
- Complete as frases utilizando corretamente as palavras do quadro.
• agricultura
• indústria
• industrializados
• in natura
- Os produtos consumidos _____ não são transformados na _____.
- Muitos produtos da _____ são utilizados na fabricação de alimentos _____.
- Ligue os produtos da esquerda às palavras dos quadros à direita.
Coluna 1
Coluna 2
• Consumo in natura
• Alimento industrializado
• Produto agrícola
61
- Encontre as peças que se encaixam para formar três afirmativas corretas. Copie essas afirmativas.
_____
- Assim como a agricultura e a pecuária, o extrativismo é uma atividade desenvolvida no campo. Use como referência a atividade anterior e escreva uma frase caracterizando o extrativismo.
_____
62
- Observe esta fotografia de uma área rural.
LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Qual das imagens abaixo representa essa área em visão vertical?
LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
63
- Agora, observe a planta dessa área rural.
LEGENDA: Planta de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Complete a legenda da planta com o que falta.
Legenda
Área de cultivo
_____
Caminho de terra
Caixa-d’água
_____
- Que elementos dessa área rural são característicos da organização do espaço no campo?
_____