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UNIDADE 4. Cuidados com a natureza e seus recursos

Imagem: Fotografia 1. Uma queda d’água com pedras em volta. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Queda-d’água no Rio Turvo, município de Palestina, estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. O que as imagens mostram?
  1. A natureza formou os elementos mostrados na imagem 1. Quem criou os elementos mostrados na imagem 2?
  1. A exploração dos recursos naturais pode causar danos ambientais. Qual das imagens mostra isso?
  1. Em sua opinião, a natureza está presente nos elementos mostrados na imagem 2? Explique.

Fim do complemento.

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Imagem: Fotografia 2. Uma sala com um sofá cinza à esquerda. No centro há uma mesa com plantas em cima e à direita, poltronas brancas. Nas paredes há um quadro e uma televisão pendurados. Ao fundo, uma porta e uma sacada com cadeiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de uma casa, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Dois caminhões e uma escavadeira em um terreno com terra escura. Fim da imagem.

LEGENDA: Cava de extração de minério de ferro, município de Congonhas, estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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CAPÍTULO 1. As pessoas utilizam recursos da natureza

Recurso natural é tudo o que está na natureza e pode servir para atender às necessidades das pessoas.

A água, o ar, o solo, a vegetação e os minérios são exemplos de recursos naturais.

Recursos naturais renováveis e não renováveis

Os recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis.

Imagem: Fotografia. Um homem está dirigindo um trator com uma garra, que está segurando um tronco de árvore. Em volta há mais troncos caídos no chão e ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de eucaliptos no município de Duartina, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Um rio pode ser considerado um recurso natural renovável? Explique.

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Imagem: Fotografia. Vista aérea de tratores sobre terra escura. Ao lado há duas construções pequenas e atrás, um morro com escavações. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Área de extração de minério de ferro no município de Belo Vale, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma plataforma grande com duas torres altas sobre o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Plataforma de extração de petróleo no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. As fotografias acima mostram a extração de quais recursos não renováveis?

100

O trabalho transforma os recursos naturais

Você já reparou na quantidade de produtos que utilizamos ou consumimos todos os dias, desde a hora que acordamos até a hora de dormir? É uma quantidade enorme, não é? De onde vêm todos esses produtos?

Por meio do trabalho, as pessoas transformam os recursos da natureza em produtos que atendam às suas necessidades. O minério de ferro, por exemplo, é um recurso natural extraído pelos trabalhadores para ser transformado em uma grande variedade de produtos: armários de aço, panelas, aviões, geladeiras, carros, máquinas industriais etc.

Imagem: Ilustração. Três pessoas estão sorrindo e acenando. Entre elas há duas pessoas em pé, sobre uma plataforma ao lado de um avião. Ao lado, uma caixa de madeira com desenhos de avião em volta. Fim da imagem.

Do mesmo modo, quando são construídas usinas hidrelétricas nos rios, também está sendo aproveitado um recurso natural – a força da água dos rios – para atender a uma necessidade: gerar energia elétrica.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um lago. Ao lado há uma barragem com canos grossos e grandes. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco, no município de Piranhas, no estado de Alagoas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

101

Imagem: Fotografia. Um homem com boné, avental e luvas pretas e uniforme laranja está com as mãos sobre filetes de metal empilhados. Ao fundo, máquinas e pessoas. Fim da imagem.

LEGENDA: O minério de ferro é transformado em aço, que é utilizado na fabricação de equipamentos, automóveis, aviões, peças diversas, entre outros produtos. Na fotografia, indústria de autopeças no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de máquinas em volta da base de um automóvel. Ao fundo, mais máquinas e objetos. Fim da imagem.

LEGENDA: O aço é uma das matérias-primas utilizadas na produção de automóveis. Na fotografia, indústria automobilística no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Observe seu material escolar: lápis, caderno, caneta, régua. Que recursos naturais foram transformados para a fabricação desses objetos?

Imagem: Ícone: Atividade oral.   Fim da imagem.

  1. A produção dos objetos que compõem o seu material escolar envolveu trabalho, ou seja, diversas atividades humanas. Explique como isso aconteceu.

102

Você já estudou que são utilizados recursos naturais para a fabricação de qualquer produto. Assim, quanto mais produtos são fabricados, mais recursos são retirados da natureza. Isso pode causar problemas ambientais, como o desmatamento e a poluição dos rios.

Além disso, quanto mais produtos são consumidos pelas pessoas, maior é a quantidade de produtos descartados como lixo. O excesso de lixo é um grave problema ambiental.

Será que em todos os lugares as pessoas utilizam os recursos da natureza da mesma maneira e com a mesma intensidade? Vamos conhecer como alguns povos utilizam esses recursos.

Imagem: Fotografia. Muito lixo empilhado. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: O acúmulo de lixo polui o ambiente e atrai insetos e outros animais que transmitem doenças. Na fotografia, lixão no município de Pombal, no estado da Paraíba, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Os povos da floresta

Os povos indígenas, os castanheiros, os seringueiros e os ribeirinhos se denominam povos da floresta. Eles retiram da natureza apenas aquilo de que precisam para viver.

Imagem: Fotografia. Duas casas feitas de palha. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Moradia indígena Kayapó no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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Os povos da floresta têm seu modo de vida adaptado às condições naturais do lugar onde vivem e têm muitos conhecimentos sobre ele. Eles sabem, por exemplo, quais plantas podem ser utilizadas como medicamentos e quais servem de alimento.

Esses povos cultivam a terra e praticam atividades extrativas, como a caça, a pesca e, principalmente, a extração de látex e de castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil.

Glossário:

Látex: líquido de aspecto leitoso extraído do caule de algumas plantas. Com o látex se fabrica borracha natural.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Um homem está com as mãos no tronco de uma árvore. Em volta do tronco há linhas em espiral. Em uma das linhas há um líquido branco escorrendo e caindo dentro de um balde preto, que está pendurado na árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Seringueiro extraindo látex em floresta no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quem são os povos da floresta?

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Na prática de suas atividades, os povos da floresta procuram o menor impacto possível ao ambiente. Por que eles fazem isso?

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Os quilombolas

Há cerca de 400 anos teve início o processo de captura e escravização de milhares de africanos que foram trazidos à força para as terras que formariam o Brasil para trabalhar em diversas atividades.

Muitas dessas pessoas resistiram à escravização por meio de revoltas e da organização de fugas das fazendas e de outros estabelecimentos que lucravam com os trabalhos forçados e promoviam situações bastante degradantes.

Esses africanos e seus descendentes formaram comunidades denominadas quilombos, que tinham organização social, política, econômica e cultural próprias.

Após a proibição da escravidão, em 1888, não houve políticas públicas para diminuir as injustiças com a população que tanto sofreu durante mais de 300 anos.

Muitos africanos e afrodescendentes continuaram a viver nos quilombos. Atualmente, há mais de 3.400 comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas no Brasil. Nelas, muitos afrodescendentes mantêm parte dos costumes de seus antepassados.

Imagem: Fotografia. Criança estão com as mãos sobre plantas em uma horta. Em volta, pessoas observam e sobre elas há uma tenda. Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes em horta durante aula de práticas agrícolas em escola de comunidade quilombola no município de Nossa Senhora do Livramento, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Cada comunidade quilombola tem características próprias, mas muitas praticam a agricultura familiar e a pesca para a própria sobrevivência e extraem da natureza produtos que utilizam no artesanato, na fabricação de utensílios.

  1. Que atividades muitas comunidades quilombolas praticam para sobreviver?

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Os caiçaras

Muitas comunidades que vivem no litoral dos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro são denominadas caiçaras. O litoral é a faixa de terra banhada pelo mar.

A principal atividade das comunidades caiçaras é a pesca artesanal não predatória. Da pesca, as famílias caiçaras obtêm alimento para o próprio consumo e renda com a venda dos pescados. Assim, a alimentação dessas comunidades inclui diversos animais extraídos do mar, como peixes, camarões e ostras. Além disso, algumas comunidades caiçaras plantam para o próprio consumo.

Imagem: Fotografia. Sete homens estão empurrando um barco em direção a um rio. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescadores caiçaras no litoral do município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde vivem as comunidades caiçaras?

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  1. Qual é a principal atividade desenvolvida por essas comunidades?

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CAPÍTULO 2. O que fazer com o lixo?

Você estudou que o excesso de lixo produzido é um problema ambiental. Quanto mais consumimos produtos, mais lixo geramos. O hábito de comprar coisas em exagero, sem necessidade, é chamado consumismo.

No entanto, podemos ter atitudes que contribuem para diminuir a quantidade de lixo que produzimos, colaborando para reduzir esse problema ambiental.

Os 5 Rs

Repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Essas cinco palavras começam com a letra R e indicam atitudes que podemos ter em relação à conservação do ambiente em que vivemos. Por isso, elas são conhecidas como os 5 Rs (cinco erres). Vamos entender melhor?

Imagem: Ilustração. Um menino está com os olhos arregalados e com a mão direita sob o queixo. Acima dele há uma lâmpada acesa e um balão de pensamento. Fim da imagem.

Repensar

Podemos repensar nossos hábitos de consumo. Antes de comprar um produto, devemos pensar bem: “Este produto é realmente necessário?”.

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está com as sobrancelhas franzidas e com a mão esquerda espalmada. Na frente dela há um X vermelho sobre uma sacola de plástico. Fim da imagem.

Recusar

Outra atitude é recusar produtos feitos com materiais que prejudicam o ambiente, dando preferência aos que são feitos de materiais biodegradáveis , por exemplo.

Glossário:

Biodegradáveis: que se decompõem no ambiente.

Fim do glossário.

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Imagem: Ilustração. Um menino está entregando uma garrafa de vidro vazia para um homem, que está sorrindo e entregando uma garrafa de vidro com líquido laranja para o menino. Fim da imagem.

Reduzir

Quando escolhemos produtos com maior durabilidade e com embalagens retornáveis, também ajudamos a reduzir a quantidade de lixo produzido.

Imagem: Ilustração. Uma garrafa de plástico cortada no meio e deitada na horizontal. Dentro dela há terra e uma flor azul.  Fim da imagem.

Reutilizar

Podemos reutilizar objetos que seriam descartados. Com um pouco de criatividade, é possível dar um uso diferente para eles.

Imagem: Ilustração. Um pacote com a informação: PAPEL RECICLADO.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração: Papéis rasgados e um jornal amassado.  Fim da imagem.

Reciclar

Reciclar consiste em reaproveitar o material de objetos que seriam descartados. Assim, por exemplo, o plástico de um objeto usado pode ser reaproveitado na fabricação de novos objetos de plástico. Como o processo de reciclagem ocorre nas indústrias, o que nós podemos fazer é separar corretamente o lixo e, com isso, contribuir com a coleta seletiva.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. O que é consumismo?

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Imagem: Ícone: Atividade para casa.    Fim da imagem.

  1. Você e sua família adotam algumas das atitudes dos 5 Rs? Quais?

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De que maneira você e seus colegas podem diminuir a quantidade de lixo gerada na escola?

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A coleta seletiva

Você aprendeu que a reciclagem é uma maneira de reduzir a quantidade de lixo. Para que ela seja realizada, é necessário fazer a coleta seletiva.

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho e camiseta listrada está sorrindo com as mãos esticadas. Na frente dele há três bandejas com objetos dentro e placas ao lado. Da esquerda para a direita: Reciclável – bandeja com papéis amassados, uma garrafa de plástico, um frasco de vidro, um rolo de papel e uma latinha. Não reciclável – uma fita adesiva, uma lâmpada, pilhas e uma fotografia. Orgânico – cascas de bananas e ovos, duas laranjas e um repolho. Fim da imagem.

A coleta seletiva consiste em separar os materiais recicláveis, os não recicláveis e o lixo orgânico.

Os materiais recicláveis são: papel, vidro, plástico e metal.

Os materiais não recicláveis são: adesivos, fotografias, papel sujo, lâmpadas, espelhos, fraldas descartáveis, entre outros.

O lixo orgânico é formado de restos de comida em geral, por folhas, flores e demais partes de plantas mortas, por cinzas e por aparas de madeira.

Existem lixeiras próprias para depositar cada tipo de material. Elas têm cores diferentes.

Imagem: Ilustração. Cestos de lixo coloridos com símbolos de reciclagem, composto por três setas formando um triângulo. Da esquerda para a direita: cesto cinza – Não reciclável; cesto marrom – Orgânico; cesto amarelo – Metal; cesto azul – Papel; cesto verde – Vidro; e cesto vermelho – Plástico.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lixeiras para coleta seletiva. Cada tipo de material deve ser depositado na lixeira correspondente. A coleta seletiva facilita a reciclagem. FIM DA LEGENDA.

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Após a separação do lixo, os materiais recicláveis devem ser destinados às usinas de reciclagem, para serem transformados em matérias-primas que serão utilizadas na fabricação de novos produtos.

O lixo orgânico pode ser separado e passar por um processo de decomposição natural chamado compostagem. Desse processo, obtém-se adubo orgânico, que é utilizado nas plantações.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está segurando uma lata de metal e despejando restos de alimentos dentro de uma caixa com terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lixo orgânico sendo despejado em caixa para compostagem doméstica. O lixo é misturado à terra com minhocas, que ajudam no processo de formação do adubo. FIM DA LEGENDA.

O descarte de lixo eletrônico

Televisores, computadores, aparelhos de telefone fixo e celulares, baterias e pilhas que perderam a utilidade compõem o que chamamos de lixo eletrônico.

O lixo eletrônico deve ser descartado de modo correto e encaminhado para um posto de coleta.

Imagem: Fotografia. Várias pilhas amontoadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Baterias e pilhas são exemplo de lixo eletrônico e devem ser descartadas de modo correto. FIM DA LEGENDA.

Os fabricantes de produtos eletrônicos devem disponibilizar pontos de coleta para o descarte desses produtos. Fazendo isso, os fabricantes podem reutilizar e reciclar partes dos produtos descartados, contribuindo para a redução de lixo e para a conservação de recursos da natureza.

Imagem: Fotografia. Placa de computador com várias peças de metal.  Fim da imagem.

LEGENDA: Placa de computador. Os componentes da placa podem ser reciclados se ela for descartada corretamente. FIM DA LEGENDA.

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O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente.  Fim da imagem.

Reutilizar o plástico: bom para a natureza

Imagem: Fotografia. Várias garrafas de plástico vazias com tampas coloridas.    Fim da imagem.

LEGENDA: Garrafas de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Dois copos de plástico azuis.   Fim da imagem.

LEGENDA: Copos descartáveis de plástico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Garfos de plástico coloridos.   Fim da imagem.

LEGENDA: Garfos de plástico. FIM DA LEGENDA.

Observação: Os objetos representados não estão na mesma proporção. Fim da observação.

O plástico é uma matéria-prima muito utilizada na fabricação de produtos. Com o plástico, são fabricados vários produtos, por exemplo embalagens de doces e salgadinhos, garrafas, baldes, sacolas, brinquedos, cadeiras, mesas, bandejas e copos, entre muitos outros.

Todos os dias, jogamos no lixo muitas dessas embalagens e objetos.

Você sabia que o plástico leva mais de 200 anos para se decompor? É muito tempo, não é?

Agora, pense na quantidade de lixo que se acumula na natureza.

Já pensou? É muito lixo, não é mesmo?

Não comprar objetos feitos de plástico, como aqueles que são descartáveis ou com muitas embalagens é uma maneira de reduzir o consumo desse material. Reutilizar o plástico é outra maneira de contribuir para diminuir a grande quantidade de lixo que produzimos.

Observe, na fotografia abaixo, a grande quantidade de plástico jogada no córrego.

Imagem: Fotografia. Muito lixo na margem de um rio com água escura. Nas margens há plantas e terra.  Fim da imagem.

LEGENDA: Córrego poluído por lixo, no município de Juazeiro, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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  1. Escreva o nome de três produtos fabricados com plástico citados no texto.

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  1. De acordo com o texto, por que é importante reutilizar o plástico?

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  1. Que produtos fabricados com plástico você utiliza em sua casa ou na escola?

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. O que é feito com as embalagens e outros produtos de plástico que você e sua família não utilizam mais?

Boxe complementar

Vamos fazer

Com um pouco de criatividade, podemos reutilizar as embalagens plásticas transformando-as em porta-lápis, vasos, porta-trecos e brinquedos, por exemplo.

Que tal dar sua contribuição para a natureza? Junte-se a alguns colegas e mãos à obra!

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo.  Fim da imagem.

  1. Tragam embalagens plásticas vazias e limpas.
  1. Imaginem os objetos que podem ser criados com essas embalagens.
  1. Façam os objetos, decorando-os como quiserem. Usem tesoura, cola, fita adesiva, tinta e outros materiais.
  1. Depois, organizem uma exposição com os objetos.

    Imagem: Ilustração. Um menino está olhando para cima com a mão direita sob o queixo e esquerda na cintura. Acima dele há um balão de pensamento com a imagem de um carrinho feito com papel. Atrás dele, uma menina loira está andando e segurando uma embalagem e uma garrafa de plástico. Ao fundo, livros sobre uma mesa. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 3. Água: usar bem para ter sempre

A água é um importante recurso da natureza. Usamos a água em muitas situações do dia a dia. Precisamos dela para viver.

A maior parte da água que usamos vem dos rios. Por ser fonte de água doce, os rios servem para abastecer a população. A água doce também serve para irrigar as plantações, matar a sede dos animais e utilizar nas atividades industriais. Além disso, as pessoas podem conseguir seu sustento por meio da pesca ou utilizar os rios para atividades de lazer.

O que é preciso fazer para não faltar água

A quantidade de água doce que há no planeta é pequena. E o consumo, que já é grande, cresce a cada ano. Além disso, há muito desperdício de água e nem sempre a água suja é tratada de maneira adequada para retornar ao ambiente.

Se não houver economia, a água limpa pode faltar.

Por isso, é importante cuidar dos rios, evitando que suas águas sejam poluídas ou contaminadas. É de grande importância também o tratamento do esgoto proveniente das moradias e das indústrias.

Assim, é necessário ter atitudes que evitem a contaminação e o desperdício de água.

Dessa maneira, contribuímos para garantir que haverá água limpa para as futuras gerações.

Imagem: Ilustração. Uma cachoeira e em seguida, um rio sinuoso. Nas margens há plantas e pedras. Ao fundo, árvores e moitas. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Aventuras de uma gota d’água, de Samuel Murgel Branco, Editora Moderna. Livro sobre os diferentes caminhos da água na natureza.

Fim do complemento.

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Dê exemplos de situações em que você utiliza a água.

Imagem: Ícone: Atividade oral.     Fim da imagem.

  1. Por que podemos afirmar que a água é um importante recurso da natureza?
  1. Por que precisamos evitar o desperdício de água?

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  1. Marque a cena que mostra uma atitude positiva em relação ao uso de água.

Ilustração. Uma mulher está segurando uma mangueira e jorrando água sobre um carro vermelho. Ilustração. Um homem com avental está lavando um prato. Na frente dele há pratos e copos dentro de uma pia e uma torneira desligada.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De que modo a água do rio está sendo utilizada em cada desenho?
Imagem: Ilustração. Um homem com chapéu, blusa, calça e botas está suando, sentado em uma pedra e segurando uma vara de pescar dentro de um rio. Ao fundo, plantas. Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. No centro há um irrigador jorrando água sobre uma plantação.  Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração. Três pessoas com capacete e colete estão sentadas dentro de um bote na água. Na lateral, duas delas estão segurando remos e no centro, uma mulher está sorrindo com as mãos para cima. Ao fundo, plantas. Fim da imagem.

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

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A água que consumimos

De onde vem a água que chega às casas?

A água retirada dos rios para abastecer a população precisa ser tratada antes de ser consumida.

Nas estações de tratamento, as impurezas da água são eliminadas com a aplicação de produtos químicos e a realização de várias filtragens.

Depois de limpa, a água é armazenada em reservatórios, de onde é distribuída para a população.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma estação de tratamento de água. À esquerda, construção grande e à direita, vários tanques com água. Em volta há árvores e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Estação de tratamento de água no município de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Para onde vai a água que sai das casas?

A água suja e os dejetos produzidos nas moradias, nos estabelecimentos comerciais, nas indústrias e nas escolas, por exemplo, voltam para os rios na forma de esgoto.

Contudo, no esgoto, há substâncias que podem contaminar as águas e prejudicar os seres vivos. Antes de ser lançado nos rios, o esgoto deve ser coletado e destinado às estações de tratamento para evitar a contaminação das águas.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com capacete de proteção está de costas. Na frente dela há um tanque circular com água. Fim da imagem.

LEGENDA: Estação de tratamento de esgoto no município de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Leia novamente o texto da página anterior. Por que a água que abastece a população precisa ser tratada?

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Imagem: Ícone: Atividade para casa.    Fim da imagem.

  1. O que acontece com a água nas estações de tratamento?

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Por que o esgoto precisa ser tratado antes de ser lançado nos rios?

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  1. Observe os desenhos.
Imagem: Ilustração. Uma menina ruiva com camiseta rosa, calça azul e tênis roxo está ajoelhada ao lado de um lago e enchendo uma garrafa com água. Ao fundo, uma casa e plantas.  Ilustração. A menina está sorrindo, segurando um copo e bebendo água. Na frente dela, a garrafa com água sobre uma mesa.  Ilustração. A menina está deitada na cama com um cobertor sobre o corpo.  Fim da imagem.
  1. Por que a menina ficou doente?

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Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Você acha que em todos os lugares do Brasil as pessoas têm acesso à água tratada e à coleta de esgoto? Por quê?

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CAPÍTULO 4. A degradação ambiental no campo e na cidade

Degradação ambiental no campo

A agricultura, a pecuária e o extrativismo podem causar vários problemas ambientais, como a extinção de espécies vegetais e animais, a destruição do solo, o assoreamento dos rios e a poluição das águas.

A extinção de espécies vegetais e animais

Quando áreas são desmatadas para dar lugar a pastos, a plantações e à prática de extrativismo mineral, muitas espécies vegetais desaparecem.

O desmatamento também destrói o hábitat de vários animais, o que pode levá-los à extinção.

Imagem: Fotografia. Um lobo-guará com pelo alaranjado e patas pretas. Ao fundo, plantas.  Fim da imagem.

LEGENDA: O lobo-guará está ameaçado de extinção devido à destruição de seu hábitat. FIM DA LEGENDA.

Glossário:

Hábitat: ambiente que apresenta as condições necessárias para o desenvolvimento de determinado ser vivo.

Fim do glossário.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Esta fotografia mostra uma área de floresta amazônica que foi desmatada para a prática da agricultura.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta. No centro há uma área desmatada. Fim da imagem.

LEGENDA: Área desmatada da floresta amazônica no município de Caracaraí, no estado de Roraima, em 2016. FIM DA LEGENDA.

117

A destruição do solo

A prática da agricultura exige a retirada da vegetação original. Sem a cobertura original, o solo fica desprotegido e exposto à erosão.

Erosão é o processo de desgaste da superfície terrestre. Ocorre principalmente pela açãoda água da chuva, que, ao escoar, transporta porções do solo de um lugar a outro.

Imagem: Fotografia. Plantação de trigo e no centro há um buraco sinuoso com plantas verdes dentro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Erosão de solo em lavoura de trigo no município de Ijuí, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Outro fato que contribui para a erosão do solo é seu endurecimento. A utilização intensa de máquinas e equipamentos pesados acaba endurecendo o solo, tornando-o impermeável.

O assoreamento dos rios

Assoreamento é o acúmulo de terra, areia e outros detritos no leito de um rio. Com a erosão, restos de solo são levados pela chuva até os rios, onde se depositam e diminuem sua profundidade.

A mata ciliar é a vegetação que fica nas margens dos rios, ao longo do seu curso. Essa vegetação funciona como uma proteção, pois evita a erosão nas margens.

Quando a mata ciliar é retirada para ampliar a área agrícola, essa proteção deixa de existir e pode ocorrer o assoreamento dos rios. Nos rios assoreados, o volume de água diminui, comprometendo a vida de peixes e de outros organismos, além de dificultar seu uso para a navegação, o abastecimento e a geração de energia.

Imagem: Fotografia. Um rio com água marrom. Nas margens há árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Mata ciliar às margens do Rio Irani, no município de Chapecó, estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.

118

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Leia novamente o texto da página anterior. O que é mata ciliar? Por que a conservação dela é importante?

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A poluição dos rios

A poluição das águas dos rios, no campo, é causada principalmente pelo alto uso de agrotóxicos nas plantações. Esses produtos podem contaminar o solo e as águas subterrâneas ou ser transportados pela água da chuva até os rios, contaminando-os.

Glossário:

Agrotóxicos: produtos utilizados para controlar a ação de insetos e microrganismos que podem prejudicar as plantações.

Fim do glossário.

A poluição das águas também ocorre por substâncias nocivas, como o mercúrio, utilizado no extrativismo mineral e depois jogado nos rios.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com rosto coberto está com um galão pendurado nas costas, segurando uma mangueira, que está conectada ao galão e jorrando um líquido sobre uma plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: Aplicação de produto químico tóxico em área rural do município de Juazeiro, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais são as principais causas da poluição dos rios no campo

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119

O extrativismo mineral é uma das atividades que mais degradam o ambiente

Muitos minerais são encontrados nas rochas da crosta terrestre. Geralmente, essas rochas estão recobertas por solo e vegetação. Para extrair esses minerais, é preciso retirar a vegetação e fazer escavações, alterando o ecossistema e a paisagem.

Além disso, a atividade mineradora gera grande quantidade de resíduos que, se descartados no ambiente, podem contaminar os rios, destruir os solos e reduzir a biodiversidade.

Na extração do minério de ferro, por exemplo, é preciso separar o minério da rocha. Nesse processo de separação, é produzida uma grande quantidade de resíduos, também chamados rejeitos. Esses rejeitos formam uma lama constituída de restos de substâncias sólidas, compostos químicos e água. Os rejeitos são retidos e armazenados em barragens, que são reservatórios construídos pelas mineradoras especialmente para isso. Já pensou o que poderia acontecer se uma barragem como a retratada na imagem se rompesse?

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno plano com terra clara no topo de um morro. Em volta há vários morros cobertos de árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Barragem de rejeitos de mineradora no município de Mariana, no estado de Minas Gerais, em 2015. FIM DA LEGENDA.

120

No dia 5 de novembro de 2015, no distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, estado de Minas Gerais, uma das barragens de uma mineradora que atua na região se rompeu, causando um dos mais graves desastres socioambientais do país.

Imagem: Fotografia. No centro há um rio com água marrom. Sobre ele há uma ponte e na margem, vários prédios, casas e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Alguns dias após o rompimento da barragem, a lama atingiu as águas do Rio Doce. Na fotografia, trecho do Rio Doce no município de Linhares, no estado do Espírito Santo, em novembro de 2015. FIM DA LEGENDA.

A enxurrada de lama proveniente da barragem soterrou praticamente todo o distrito, matando pessoas e animais, destruindo construções, atingindo matas, córregos e rios próximos. A enorme quantidade de lama seguiu pelos rios da região até chegar ao Oceano Atlântico, já no estado do Espírito Santo.

Em 2019 houve outro rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração de ferro. Dessa vez o desastre ocorreu em Brumadinho, também no estado de Minas Gerais, e causou enorme prejuízo humanitário – foram mais de 270 vítimas relacionadas a esse desastre. Por meio do Rio Paraopeba, os rejeitos tóxicos chegaram ao Rio São Francisco, importante para o abastecimento de água em diversos estados.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma casa destruída com lama em volta. Ao fundo, plantas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da destruição causada pelo rompimento da barragem de rejeitos no município de Brumadinho, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

121

Problemas ambientais na cidade

Nas cidades, a concentração de pessoas, de veículos, de atividades industriais, de comércio e de serviços pode gerar vários problemas ambientais.

A poluição do ar

A grande quantidade de poluentes lançada todos os dias no ar pelos escapamentos dos veículos e pelas chaminés das fábricas pode comprometer a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades.

Esses poluentes podem ter efeitos prejudiciais ao ambiente e à saúde humana, reduzindo a qualidade de vida das pessoas.

A poluição da água

A maioria das cidades no Brasil não tem estações de tratamento de esgoto. Assim, grande parte do esgoto é despejada sem tratamento nos rios, poluindo suas águas.

O descarte incorreto do lixo também pode ser a causa da poluição e da contaminação das águas. O acúmulo de lixo nos rios contribui para a ocorrência das enchentes nas cidades.

Imagem: Fotografia. Lixo sobre um rio escuro, na frente de um cano grande. Em volta há mato. Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de rio no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

122

Poluição visual e sonora

Nas cidades, a grande quantidade de cartazes e anúncios luminosos que são colocados nas ruas, nos muros e nos edifícios provoca poluição visual.

Já a poluição sonora é gerada pelos ruídos de buzinas, motores e máquinas. A exposição a ruídos intensos pode provocar sérios problemas de saúde, como dores de cabeça, redução da audição e, em alguns casos, surdez permanente.

Imagem: Fotografia. Um homem está com o corpo inclinado para frente e segurando uma britadeira sobre uma estrada asfaltada. Ao seu lado, um homem está segurando uma ferramenta. Ao fundo, caminhões.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhador utiliza britadeira em obra de recapeamento em rodovia do município de Goioerê, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

O lixo

Diariamente, grandes quantidades de restos de comida, embalagens, latas, garrafas, papéis e outros objetos são descartados no lixo.

Nas cidades, o lixo produzido vem de residências, da indústria, do comércio e das diversas atividades de prestação de serviços.

Ainda hoje, no Brasil, grande parte do lixo é coletada e depositada em lixões a céu aberto, sem receber nenhum tratamento.

O destino correto de todo o lixo coletado deveria ser o aterro sanitário, local onde o lixo é armazenado em condições adequadas para não prejudicar os seres vivos e o ambiente.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno em camadas. Ao lado há uma floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de aterro sanitário no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

123

  1. Complete o quadro com informações sobre os principais problemas ambientais que ocorrem nas cidades.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Problema ambiental

Causas desses problemas

  1. Observe o desenho e responda.
Imagem: Ilustração. No centro há um cano despejando água em um rio sujo, com lixo boiando. Atrás há automóveis e ao fundo, prédios. Fim da imagem.
  1. O que está causando a poluição desse rio?

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. O que o acúmulo de lixo no leito de rios pode causar? As pessoas que vivem na cidade podem ser prejudicadas por isso? Explique.

124

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler descreve uma das causas da contaminação dos rios e as consequências disso para os seres vivos.

Fertilizantes e agrotóxicos contaminam os rios

Para aumentar a produtividade e proteger as lavouras, muitos agricultores utilizam fertilizantes químicos e agrotóxicos.

Glossário:

Fertilizantes químicos: substâncias que tornam o solo mais produtivo.

Fim do glossário.

O uso excessivo desses produtos causa a contaminação dos rios. Isso acontece porque as substâncias nocivas contidas neles são carregadas pela água da chuva até os rios, contaminando-os.

A água contaminada dos rios pode matar animais e plantas que neles vivem. Se as pessoas tiverem contato com essa água contaminada, podem ficar doentes. Além disso, a contaminação da água dos rios pode afetar a qualidade da água que abastece a população.

Imagem: Ilustração 1. Um homem está com uma mochila nas costas com o desenho de uma caveira, segurando uma mangueira, que está conectada a mochila e jorrando veneno em uma horta. Ao lado há um rio com peixes.   Ilustração 2. Nuvens escuras no céu e chuva caindo sobre a horta. O veneno escorre para o rio, onde há esqueletos de peixes.  Ilustração 3. Dois meninos estão nadando no rio com veneno.  Ilustração 4. Os meninos estão deitados em camas e doentes.  Fim da imagem.

125

  1. De acordo com o texto, o que pode contaminar os rios?

_____

  1. Qual é a consequência dessa contaminação para os seres vivos?

_____

  1. Observe as cenas da página anterior. No caderno, escreva uma legenda para cada cena.
  1. Complete o esquema sobre a contaminação dos rios.

Causa

Uso excessivo de fertilizantes químicos e agrotóxicos nas lavouras.

Consequências

_____

  1. Observe as imagens sobre o uso de agrotóxicos.
Imagem: Ilustração. Um avião está voando no céu e jorrando agrotóxico sobre uma plantação de maçã – Aplicação de agrotóxicos em quantidade excessiva. Fim da imagem.

Aplicação de agrotóxicos em quantidade excessiva.

Imagem: Ilustração. Um menino está comendo uma maçã – Ingestão de alimento contaminado por agrotóxico.  Fim da imagem.

Ingestão de alimento contaminado por agrotóxico

Imagem: Ilustração. O menino está sentado em uma cama com as mãos na barriga e suando. Ao lado, uma mulher está com a mão esquerda na testa do menino e segurando um termômetro com a outra mão – Pessoa doente após ingerir alimento contaminado por agrotóxico. Fim da imagem.

Pessoa doente após ingerir alimento contaminado por agrotóxico.

126

O que você aprendeu

  1. O que é recurso natural? Dê um exemplo.

_____

  1. Marque com um X a alternativa correta sobre as comunidades quilombolas.
  1. Formaram-se por escravizados que fugiam de países africanos para viver no Brasil.
  1. Formaram-se por indígenas que criavam grupos para habitar áreas no interior das florestas.
  1. Formaram-se por indígenas que não queriam mais viver em área de florestas.
  1. Formaram-se por escravizados que fugiam dos trabalhos forçados e dos maus-tratos. Atualmente, a maior parte dessas comunidades pratica a agricultura familiar e a pesca.
  1. Observe a fotografia e responda.
Imagem: Fotografia. Muito lixo espalhado em uma calçada. Ao lado há duas árvores e ao fundo, carros. Fim da imagem.

LEGENDA: Rua no município de Divinópolis, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

_____

127

Avaliação processual

  1. Os problemas ambientais que ocorrem na cidade são os mesmos que ocorrem no campo? Explique.
  1. Observe a sequência de cenas.
Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está jogando uma garrafa dentro de um cesto de lixo verde com o símbolo da reciclagem. Ao seu lado, um menino está segurando uma caixa de papelão. Em seguida há uma seta apontando para um lixeiro, que está jogando um saco de lixo na parte traseira de um caminhão com o símbolo da reciclagem. Ao lado há uma seta apontando para um homem, que está segurando um saco de lixo reciclável sobre uma esteira. Ao lado há uma máquina com a informação: USINA DE RECICLAGEM. Em seguida, uma seta apontando para garrafas verdes. Fim da imagem.
  1. Que material está sendo reciclado?

_____

  1. Que produto reciclado foi feito com esse material?

    _____

  1. Leia o texto.

Potável significa “que se pode beber”. Para ser ingerida, é essencial que a água não contenha elementos nocivos à saúde. Mas não é só isso. Para ser bebida pelo ser humano e utilizada no preparo de alimentos e na higiene corporal, é necessário que a água [...] não possua sabor, odor ou aparência desagradáveis.

Samuel M. Branco. Água: origem, uso e preservação. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 80.

Glossário:

Nocivos: prejudiciais.

Fim do glossário.

  1. O que é água potável?

    _____

  1. Para ser consumida, como a água deve ser?

    _____

128

  1. Como o assoreamento dos rios prejudica a navegação e a geração de energia?

_____

  1. Observe o gráfico.
Imagem: Gráfico de pizza. Brasil: coleta urbana de lixo (2018). Lixo coletado – 92%; Lixo não coletado – 8%. Fim da imagem.

FONTE: Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil 2018/2019. São Paulo: Abrelpe, 2019. p. 11.

  1. No Brasil, qual foi o percentual de lixo urbano coletado em 2018?

_____

  1. E qual foi o percentual de lixo não coletado?

    _____

  1. Qual é o destino correto do lixo urbano? Por quê?

    _____

129

  1. Observe a sequência de desenhos de um mesmo local e responda.
Imagem: Ilustração 1. Uma onça-pintada andando sobre um gramado. Em volta há pássaros, plantas e árvores.  Ilustração 2. Um homem está segurando um motosserra e cortando o tronco de uma árvore. Ao lado há um caminhão com vários troncos empilhados na parte traseira.  Ilustração 3. Duas pessoas e um trator estão arando um terreno. Ao fundo, árvores.   Ilustração 4. Duas pessoas estão regando uma plantação. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.
  1. O desenho 1 mostra uma floresta. O que aconteceu com essa floresta?

_____

  1. Quais foram as consequências dessa mudança para as espécies vegetais e animais que viviam na floresta?

    _____

130

Para terminar

  1. Marque com um X a alternativa que indica apenas elementos naturais da paisagem.
  1. Casas e morros.
  1. Prédios e rios.
  1. Rios e montanhas.
  1. Pontes e praças.
  1. Observe a fotografia abaixo e marque com um X a alternativa correta.
Imagem: Fotografia. No centro há um parque com árvores e em volta, muitos prédios, construções e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem da cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, em 2021. FIM DA LEGENDA.

  1. É uma paisagem muito alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos culturais.
  1. É uma paisagem muito alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos naturais.
  1. É uma paisagem pouco alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos culturais.
  1. É uma paisagem pouco alterada pelas pessoas e apresenta muitos elementos naturais.
  1. Descreva como a ação do vento e da água pode transformar a paisagem.

_____

  1. Complete a frase utilizando as palavras do quadro.

• paisagem

• modo de vida

• trabalho

Por meio do _____, as pessoas adaptam o lugar onde vivem ao seu _____, isto é, às suas necessidades e aos seus interesses, modificando a _____.

131

Avaliação de resultado

  1. Parte de uma cidade foi representada de duas formas. Observe o desenho em visão oblíqua e elabore a legenda da planta.
Imagem: Ilustração. À esquerda, quatro casas uma ao lado da outra com telhados marrons. No centro, um hospital com uma cruz vermelha. Acima, uma ponte sobre um rio e do outro lado, uma escola.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão oblíqua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um bairro. À esquerda, quatro retângulos com um X no meio. No centro, um retângulo com uma cruz vermelha. Acima, uma ponte sobre um rio e do outro lado, um quadrado com um livro aberto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Planta. FIM DA LEGENDA.

Legenda

  1. Observe os alimentos e preencha o quadro indicando quais são produzidos na agricultura, na pecuária e na indústria.
Imagem: Ilustração. Um frasco de ketchup. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração: um bife  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração: uma embalagem com morangos dentro. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração: uma garrafa de leite Fim da imagem.
Imagem: Ilustração: um pé de alface. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração: um pote de margarina. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Agricultura

Pecuária

Indústria

132

  1. Ligue o produto ao tipo de extrativismo praticado para obter o recurso utilizado na fabricação dele.

Coluna 1

Imagem: Fotografia. Uma mesa de madeira. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Uma geladeira branca. Fim da imagem.

Coluna 2

• Extrativismo mineral

• Extrativismo vegetal

  1. Como podemos perceber a influência de migrantes na paisagem?

_____

  1. Marque com um X a alternativa que indica o que são recursos naturais.
  1. É tudo o que está na natureza e pode servir para atender às necessidades das pessoas.
  1. São elementos fabricados pelas pessoas para atender às suas necessidades.
  1. São elementos naturais que nunca se esgotarão, mesmo com a exploração humana.
  1. É tudo o que já foi modificado pelas pessoas na natureza.

133

  1. Por que as atividades dos povos da floresta causam poucos impactos ambientais?
  1. Esses povos não retiram nenhum recurso da natureza.
  1. Esses povos não vivem em contato direto com a natureza.
  1. Esses povos retiram da natureza apenas o que precisam para viver.
  1. Esses povos não têm nenhum conhecimento sobre a natureza.
  1. Marque com um X a alternativa que indica a importância de reutilizar embalagens plásticas.
  1. Para garantir que o plástico continue sendo produzido pelo ser humano.
  1. Para diminuir o impacto ambiental e a quantidade de lixo que produzimos.
  1. Para eliminar completamente o uso do plástico do cotidiano.
  1. Para aumentar ainda mais a produção de embalagens plásticas.
  1. Por que é importante que a água passe pelas estações de tratamento antes de ser consumida pela população?

_____

  1. Qual é o impacto que o uso exagerado de agrotóxicos na agricultura causa na qualidade da água dos rios?

_____