MP034

UNIDADE 1. A paisagem

Imagem: Fotografia. Ruas paralelas com vários automóveis. Entre elas há árvores, prédios e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem na cidade de Paris, localizada em um país chamado França, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há várias árvores, casas e prédios. Ao fundo, barcos atracados em um porto no mar azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a abertura da unidade 1 podem ser trabalhadas na semana 2.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Compreender o conceito de paisagem.
  • Identificar os elementos constituintes da paisagem.
  • Reconhecer que a paisagem é formada por elementos naturais (da própria natureza) e elementos culturais (criados pelos seres humanos).
  • Perceber que as paisagens se transformam com o passar do tempo e que são transformadas tanto pela ação humana quanto pela ação da natureza.
  • Identificar mudanças e permanências nas paisagens ao longo do tempo.
  • Distinguir visão vertical de visão oblíqua.
  • Compreender a linguagem cartográfica como meio de representação do espaço geográfico.
  • Compreender a definição de planta.
  • Ler e interpretar uma planta.

    A abertura da unidade 1 contempla a habilidade da BNCC: EF03GE04.

    Introdução da unidade

    A proposta da unidade conduz os estudantes a uma imersão em um dos conceitos mais importantes para o estudo da Geografia, a paisagem. Os textos, as imagens e as atividades dispostas no conjunto de capítulos estimulam a reflexão sobre como diferentes elementos (que podem ser classificados como naturais e humanizados) formam arranjos distintos para dar forma às paisagens presentes em cada localidade. A unidade propicia ainda a análise dos processos que provocam as transformações das paisagens e dos grupos sociais que com elas interagem ao longo do tempo.

    Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Competências Gerais da Educação Básica: 1; 4.
  • Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 2; 3; 5.
  • Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 2; 3; 4; 5.

MP035

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta ao lado de um rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Amajari, no estado de Roraima, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de casas espalhadas em um campo. Ao lado de uma casa há uma plantação e ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Virgínia, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Que diferenças você observa entre as paisagens mostradas nas fotografias?
  1. Com base nas fotografias, liste elementos formados pela natureza e elementos criados pelo ser humano.
  1. Esses elementos existem no lugar onde você vive?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Leia as imagens, explorando os conhecimentos que os estudantes já têm sobre o tema.

Questione-os com base em três procedimentos básicos para a leitura de uma imagem: 1. Descrição – listar o que estão vendo na imagem; 2. Análise – relacionar o que estão vendo com o que vão estudar; 3. Interpretação – dar significado ao que estão vendo.

Atividade 1. Em algumas das paisagens mostradas nas fotografias, observa-se maior quantidade de elementos construídos pelo ser humano, enquanto que, em outras, esses elementos são mais escassos ou mesmo inexistentes. Essa característica remete ao fato de que, em determinados lugares, a presença humana é mais marcante, ao passo que, em outros, essa presença é menos explícita, sinalizando menor nível de intervenção do ser humano. O clima também é um elemento de diferenciação, pois as fotografias mostram paisagens em diferentes regiões climáticas; assim como a vegetação, que é ausente ou escassa em algumas das paisagens mostradas e abundante em outras.

Atividade 2. Rio, vegetação, solo arenoso, montanhas e praia podem ser citados como exemplos de elementos naturais. As construções (casas, prédios, ruas, estradas etc.) e plantações podem ser citadas como elementos culturais, ou seja, criados pelo ser humano.

Atividade 3. Ajude os estudantes a identificar elementos formados pela natureza e elementos criados pelo ser humano existentes em seus lugares de vivência.

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Unidades temáticas: Conexões e escalas; Formas de representação e pensamento espacial.
  • Objetos de conhecimento: Paisagens naturais e antrópicas em transformação; Representações cartográficas.
  • Habilidades: EF03GE04; EF03GE06; EF03GE07.

MP036

CAPÍTULO 1. A paisagem e seus elementos

O que é paisagem

Paisagem é tudo o que podemos ver e perceber no espaço.

Em algumas paisagens, predominam elementos naturais. Em outras, predominam elementos culturais.

Elementos da paisagem

Os elementos naturais são formados pela natureza. Exemplos: rios, montanhas, mar, vegetação original , entre outros.

Os elementos culturais são aqueles criados pelas pessoas. Exemplos: casas, prédios, vegetação cultivada, estradas, pontes, fábricas, entre outros.

Glos sário:

Vegetação original: aquela que não foi alterada pelos seres humanos.

Fim do glossário.

Observe esta paisagem.

Imagem: Fotografia. No centro há um rio largo e extenso. Sobre ele há três pontes e nas margens há árvores e construções. Ao fundo, morros com árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Vitória, no estado do Espírito Santo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia novamente o texto desta página. Quais elementos naturais formam a paisagem retratada na fotografia? E culturais?
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a primeira parte do capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 3.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Compreender o significado de paisagem.
  • Perceber que as paisagens são constituídas de elementos naturais e elementos culturais.
  • Identificar os elementos que compõem a paisagem do lugar de vivência.

    As páginas 14 e 15 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE04.

    Orientações pedagógicas

    Antes de iniciar o trabalho com o texto da unidade, pergunte aos estudantes o que entendem por paisagem.

    Procure desmistificar o conceito de paisagem como uma imagem bonita e estática da natureza, semelhante à que vemos em um quadro. “Tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança, é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volume, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc.” (SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Edusp, 2008. p. 67, 68.).

    A leitura da paisagem possibilita compreender o espaço geográfico ao se reconhecerem elementos naturais e culturais, a interação entre eles e as transformações ao longo do tempo.

    Atividade 1. Encaminhe a atividade para casa, incentivando os estudantes a buscar o envolvimento da família na interpretação da imagem. Em sala de aula, certifique-se de que os estudantes identificaram corretamente os elementos naturais (a vegetação, os morros, o rio e o mar) e os elementos culturais (casas, prédios, pontes e demais construções) da paisagem mostrada na fotografia.

    A paisagem e seus elementos

    Uma região produtora de algodão, de café ou de trigo. Uma paisagem urbana ou uma cidade de tipo europeu ou de tipo americano. Um centro urbano de negócios e as diferentes periferias urbanas. Tudo isso são paisagens, formas mais ou menos duráveis. O seu traço comum é ser a combinação de objetos naturais e de objetos fabricados, isto é, objetos sociais, e ser o resultado da acumulação da atividade de muitas gerações.

    Em realidade, a paisagem compreende dois elementos:

  1. Os objetos naturais, que não são obra do homem nem jamais foram tocados por ele.
  1. Os objetos sociais, testemunhas do trabalho humano no passado, como no presente.

    SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem . 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. p. 53-54.

MP037

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.

  1. Desenhe e pinte uma paisagem do lugar onde você vive.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Que elementos predominam na paisagem que você desenhou?
PROFESSOR Atenção professor: Verificar a coerência nas respostas dos estudantes. Fim da observação.

( ) Elementos naturais.

( ) Elementos culturais.

  1. Escreva um exemplo de elemento cultural presente nessa paisagem.

    _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Há algum elemento natural nessa paisagem? Se sim, qual?

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Verificar a coerência nas respostas dos estudantes. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Questione os estudantes sobre o que mais gostam na paisagem do lugar onde moram e peça que digam se são elementos naturais ou culturais.

Comente que quase não restam paisagens totalmente naturais, pois todos os lugares do planeta já sofreram, em maior ou menor grau, alguma forma de intervenção humana.

Comente que árvores plantadas pelas pessoas, plantações ou reflorestamentos não constituem elemento natural, pois surgem da ação humana.

Atividade 2. Estimule os estudantes a, primeiramente, observar a paisagem local, anotando quais são seus elementos e, depois, representá-la por meio de desenho. Reúna os desenhos de toda a classe, organizando-os por semelhanças. Promova uma reflexão sobre as diferentes leituras realizadas sobre a paisagem.

Para você ler

Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia, de Milton Santos, Editora Edusp.

Livro sobre a ocupação do espaço geográfico que desenvolve importantes conceitos e categorias analíticas desenvolvidos pelo autor.

Pensando o espaço do homem, de Milton Santos, Editora Edusp.

Livro com ensaios sobre tempo, espaço, relação entre sociedade e espaço, entre outros temas.

MP038

Os elementos distinguem as paisagens

As paisagens são diferentes umas das outras. Isso ocorre porque os elementos que formam cada paisagem são muito variados e estão organizados de diversas maneiras.

Algumas paisagens são pouco modificadas pelos seres humanos. Em outras, ao contrário, houve grande interferência do trabalho humano.

Imagem: Fotografia 1. No centro há árvores com troncos finos enfileiradas sobre um terreno plano e verde. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. À direita há um parque com várias árvores. Em volta há muitos prédios e atrás, várias casas e ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 16 e 17 podem ser trabalhadas na semana 4.

Fim do complemento.

As páginas 16 e 17 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE04.

Orientações pedagógicas

Leia o texto com os estudantes e solicite que observem as paisagens mostradas nas fotografias.

Explore as imagens, pedindo que destaquem os elementos de cada paisagem. Eles devem perceber a predominância de elementos naturais nas paisagens das fotografias 1, 4 e 5 e de elementos culturais nas paisagens das fotografias 2 e 3.

Ressalte que a intervenção humana, especialmente através das atividades de trabalho, modifica constantemente a paisagem. Esclareça que as paisagens onde, hoje em dia, prevalecem os elementos culturais, no passado também já foram paisagens onde predominavam elementos naturais.

A paisagem

A paisagem revela a realidade do espaço em um determinado momento do processo. O espaço é construído ao longo do tempo de vida das pessoas, considerando a forma como vivem, o tipo de relação que existe entre elas e que estabelecem com a natureza. Dessa forma, o lugar mostra, através da paisagem, a história da população que ali vive, os recursos naturais de que dispõe e a forma como se utiliza de tais recursos.

A paisagem é o resultado do processo de construção do espaço. [...]

Cada um vê a paisagem a partir de sua visão, de seus interesses, de sua concepção. A aparência da paisagem, portanto, é única, mas o modo como a apreendemos poderá ser diferenciado. Embora na aparência as formas estejam dispostas e apresentadas de modo estático, não são assim por acaso.

MP039

Imagem: Fotografia 3. Vista aérea de vários prédios altos. Em volta há árvores, ruas e casas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem em Beijing, na China, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 4. Uma montanha coberta de neve e em volta há árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 5. Uma praia com água verde-claro. Ao fundo, árvores e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem em Pattaya, na Tailândia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Que diferenças existem entre as paisagens mostradas nas fotografias?

_____

PROFESSOR Atenção professor: Entre as diferenças a serem observadas nas paisagens, os estudantes podem mencionar aquelas relacionadas aos tipos de elementos predominantes, às formas, às cores etc. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral.    Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que há essas diferenças?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Alguma dessas paisagens se parece com a paisagem do lugar onde você vive? Se sim, o que é semelhante?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal .
MANUAL DO PROFESSOR

A paisagem, pode-se dizer, é um momento do processo de construção do espaço. O que se observa é portanto resultado de toda uma trajetória, de movimentos da população em busca de sua sobrevivência e da satisfação de suas necessidades (que são historicamente situados), mas também pode ser resultante de movimentos. Esta paisagem precisa ser apreendida para além do que é visível, observável. Esta apreensão é a busca das explicações do que está por detrás da paisagem, a busca dos significados do que aparece. [...]

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (org.). Ensino de Geografia : práticas e textualizações no cotidiano. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2003. p. 96-97.

Orientações pedagógicas

Atividade 4. Peça que comentem as diferenças existentes entre as paisagens, tentando explicá-las. Com base nas respostas dos estudantes, estimule-os a perceber que as paisagens refletem a dinâmica da própria natureza e as mudanças realizadas pelos grupos humanos ao longo do tempo.

Atividade 5. Ajude os estudantes a identificar semelhanças entre os elementos que compõem as paisagens mostradas nas fotografias e a paisagem do seu lugar de vivência. Nesta atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF03GE04 da Base Nacional Comum Curricular: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares, com enfoque na comparação da paisagem local com outras paisagens.

MP040

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler descreve uma paisagem.

Os elementos da paisagem

Na paisagem retratada na fotografia abaixo, há vários elementos culturais. Há muitas casas e alguns prédios baixos, e também muitos barcos e carros. Há duas pontes que ligam uma parte da cidade à outra.

Os elementos naturais que formam essa paisagem são o rio, os morros ao fundo e a vegetação.

Imagem: Fotografia. No centro há um rio extenso e largo com duas pontes e vários barcos. Nas margens há árvores e construções. Ao fundo, mais árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Valença, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Esse texto tem título? Se sim, qual é?

_____

PROFESSOR Resposta: Sim. O título do texto é Os elementos da paisagem.
  1. Circule as informações que aparecem no texto.
PROFESSOR Resposta: Os elementos culturais da paisagem; Os elementos naturais da paisagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 5.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Ler e compreender um texto descritivo.
  • Identificar os elementos da paisagem descrita no texto.
  • Analisar e selecionar informações contidas no texto, separando-as em um organizador gráfico (esquema).
  • Desenvolver a capacidade de síntese.
  • Escrever um texto descritivo sobre a paisagem do lugar onde vive.

    O conteúdo da seção contempla a habilidade da BNCC: EF03GE04.

    Orientações pedagógicas

    Peça aos estudantes que leiam o texto em voz alta.

    Explique a eles que fazer uma descrição é apresentar as características de algo. No caso, o texto apresenta os elementos culturais e os elementos naturais que constituem a paisagem mostrada na fotografia. Ao final da leitura, ajude os estudantes a identificar na imagem esses elementos descritos no texto.

    Pergunte se a paisagem do lugar em que vivem se parece com a paisagem mostrada na fotografia.

    Aproveite para questionar semelhanças e diferenças entre as paisagens. O objetivo é que os estudantes descrevam a paisagem do lugar em que vivem e a comparem com a descrição da paisagem mostrada na fotografia.

    O estudo da paisagem na escola

    [...] o estudo da paisagem local não deve se restringir à mera constatação e descrição dos fenômenos que a constituem. Deve-se também buscar as relações entre a sociedade e a natureza que aí se encontram presentes, situando-as em diferentes escalas espaciais e temporais, comparando-as, conferindo-lhes significados, compreendendo-as. Estudar a paisagem local ao longo do primeiro e segundo ciclos é aprender a observar e a reconhecer os fenômenos que a definem e suas características; descrever, representar, comparar e construir explicações, mesmo que aproximadas e subjetivas, das relações que aí se encontram impressas e expressas.

    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : História e Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 77.

MP041

  1. Complete as informações do esquema, com base no texto que você leu.

Elementos da paisagem

Elementos culturais: _____

PROFESSOR Resposta: C asas, prédios, carros, barcos, pontes.

Elementos naturais: _____

PROFESSOR Resposta: Rio, morros e vegetação.

Escreva um texto sobre a paisagem do lugar onde você vive. Siga estas orientações.

  1. Observe uma paisagem do lugar onde você vive.
  1. Complete o esquema abaixo com os elementos que você observou nessa paisagem.

    Elementos da paisagem do lugar onde vivo

    Elementos culturais: _____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Elementos naturais: _____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Escreva seu texto com base nas informações do esquema.
  1. Lembre-se de dar um título ao seu texto.
PROFESSOR Atenção professor: Sobre a atividade 4, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Oriente os estudantes na depreensão das informações do texto para organizá-las no esquema.

Atividade 4. Convide alguns estudantes a ler para a classe o texto que produziram. Peça que apontem diferenças e semelhanças entre o próprio texto e aqueles apresentados pelos colegas.

Caso julgue pertinente, peça a eles que façam desenhos para ilustrar o texto produzido. Os desenhos podem ser expostos para que observem diferenças e semelhanças entre eles.

Outra possibilidade para essa atividade é a produção de um texto coletivo.

MP042

CAPÍTULO 2. As paisagens são transformadas

As paisagens são transformadas constantemente.

As transformações que ocorrem em uma paisagem são causadas pela própria natureza e pelas pessoas.

A natureza transforma a paisagem

A ação do vento e da água, as erupções vulcânicas e os terremotos, por exemplo, modificam as paisagens.

O vento e a água desgastam os materiais que compõem as rochas da superfície terrestre. Os materiais originados desse processo acumulam-se em outros pontos da superfície. O vento e a água levam milhares de anos para alterar a paisagem.

Imagem: Fotografia. No centro há uma formação rochosa em tons de marrom com um buraco no meio e sobre areia clara. Ao fundo, o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Essa formação rochosa, conhecida como Pedra Furada, foi esculpida pela ação do vento e da água no litoral do município de Jijoca de Jericoacoara, no estado do Ceará. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há paisagens parecidas com a mostrada acima?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 20 a 23 do capítulo 2 podem ser trabalhadas na semana 6.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer que a paisagem compreende um acúmulo de transformações ocorridas ao longo do tempo.
  • Perceber que a paisagem é modificada tanto pela ação da natureza quanto pela ação humana.
  • Compreender que, por meio do trabalho, o ser humano altera a paisagem para atender às suas necessidades e aos seus interesses.
  • Comparar imagens de um mesmo lugar em épocas diferentes, identificando as mudanças ocorridas e os elementos que permaneceram.

    As páginas 20 e 21 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE04.

    Orientações pedagógicas

    Leia o título do capítulo e estimule os estudantes a inferir o assunto que será estudado, relacionando-o ao capítulo anterior.

    Explique que a ação do vento e da chuva modificam a paisagem lentamente, mas outros fenômenos naturais, como terremotos e erupções vulcânicas, podem transformar as paisagens rapidamente.

    É importante que os estudantes possam desenvolver a noção de que a paisagem é mutável e dinâmica, e que nela encontram-se tanto elementos do presente quanto do passado. É importante ainda que comecem a compreender que as mudanças na paisagem também refletem as mudanças que ocorrem na sociedade e indicam a relação dos seres humanos entre si e destes com a natureza. A análise das paisagens nos permite compreender o espaço.

    De acordo com Milton Santos, “uma paisagem é uma escrita sobre a outra, é um conjunto de objetos que têm idades diferentes, é uma herança de muitos diferentes momentos; ela não é dada para sempre, é objeto de mudança, é um resultado de adições e subtrações sucessivas, é uma espécie de marca da história do trabalho, das técnicas; ela não mostra todos os dados, que nem sempre são visíveis [...]” (Citado em Lana Cavalcanti. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2010. p. 99.).

MP043

As erupções vulcânicas e os terremotos podem provocar aberturas ou fendas na superfície terrestre e podem gerar rebaixamento ou elevação dos terrenos. Os tremores causados pelos terremotos também podem destruir construções em pouco tempo, alterando rapidamente a paisagem.

Imagem: Fotografia 1. No centro há carros em uma rua estreita. Nas laterais há construções extensas e altas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Cidade de Amatrice, na Itália, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Pessoas em volta de entulhos e ao lado há construções com paredes quebradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Observe a destruição da cidade de Amatrice depois de um terremoto, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Compare as fotografias. Que mudanças ocorreram na paisagem da cidade de Amatrice após o terremoto?
PROFESSOR Resposta: Diversos edifícios e casas foram destruídos.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Após a ocorrência do terremoto, diversos elementos culturais da cidade de Amatrice, na Itália, foram destruídos. No entanto, outros elementos permaneceram intactos, e se destacam na paisagem transformada pelo fenômeno natural. É o caso da Torre Civica, um dos símbolos dessa cidade, que se caracteriza como um elemento de permanência da paisagem, mesmo após a ocorrência do terremoto.

MP044

As pessoas transformam a paisagem

Por meio do trabalho, as pessoas adaptam o lugar onde vivem ao seu modo de vida, isto é, às suas necessidades e aos seus interesses, modificando as paisagens. Por exemplo, as pessoas retiram a vegetação existente, aplainam morros, canalizam ou alteram o curso de rios para construir barragens, estradas, lojas, fábricas, hospitais, ruas, cultivar alimentos, criar animais etc.

Glossário:

Aplainam: tornam plano, nivelam o terreno.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. No centro há um rio sinuoso com várias árvores nas margens. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. No centro há um rio sinuoso e sobre ele há uma ponte de madeira. Nas margens há casas e árvores e ao fundo, morros.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. No centro há um rio sinuoso e sobre ele há uma ponte de concreto. Nas margens há ruas, prédios e casas. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

Mesmo com as mudanças que vão ocorrendo na paisagem, alguns elementos permanecem. Pode ser um rio, uma mata ou uma construção, como igreja, fábrica, teatro, ponte ou viaduto.

Às vezes, a função do elemento que permaneceu na paisagem muda, por exemplo: a fábrica pode ser transformada em museu ou o teatro pode ser transformado em cinema.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, converse com um familiar sobre a paisagem do lugar onde você vive e escreva as respostas no caderno. Depois, comente o que descobriu com os colegas e o professor.
  1. Você se lembra de alguma alteração na paisagem causada pelas pessoas? Se sim, qual?
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. No lugar onde você vive, há alguma construção antiga? Ela ainda tem a mesma função de quando foi construída?
    PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 22 e 23 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE04.

Orientações pedagógicas

Trabalhe a sequência de ilustrações da página para ressaltar as transformações causadas pela ação humana na paisagem.

Explique aos estudantes que alguns elementos da paisagem permanecem com o passar do tempo. Se possível, providencie imagens de momentos diferentes do bairro ou da cidade onde se localiza a escola. A ideia é mostrar a modificação da paisagem.

Ao comparar paisagens antigas e atuais do bairro ou da cidade, podem-se destacar alguns aspectos, especialmente se o recurso utilizado for a fotografia (antigamente  hoje). Além de detectar as permanências, os estudantes podem observar mudanças no traçado das ruas, no curso de rios, na intensidade do trânsito e na circulação de pessoas, a evolução dos meios de transporte, o aumento da quantidade de construções, a diminuição de áreas verdes etc.

Aproveite o conteúdo da página para debater o tema atual de relevância trabalhado neste livro: a produção e o meio ambiente. Demonstre que a análise da paisagem pode evidenciar, por exemplo, se as transformações promovidas pelos seres humanos levaram ao aparecimento ou não de problemas ambientais.

Atividade 3. Encaminhe a atividade para casa, incentivando os estudantes a conversar com os familiares sobre as transformações ocorridas em seus lugares de vivência. Conversar com outras pessoas permite conhecer novos pontos de vista e, no caso das pessoas mais velhas, é possível ainda obter informações a respeito de transformações que os estudantes não vivenciaram. Estimule-os a perceber as modificações na paisagem do lugar onde vivem. Em sala de aula, pergunte sobre novas obras que estão sendo realizadas, demolições que ocorreram, estabelecimentos recém-abertos ou que foram fechados.

A paisagem é dinâmica

A paisagem não tem nada de fixo, de imóvel. Cada vez que a sociedade passa por um processo de mudança, a economia, as relações sociais e políticas também mudam, em ritmos e intensidades variados. A mesma coisa acontece em relação ao espaço e à paisagem que se transforma para se adaptar às novas necessidades da sociedade.

As alterações por que passa a paisagem são apenas parciais. De um lado alguns dos seus elementos não mudam – ao menos em aparência – enquanto a sociedade evolui. São as testemunhas do passado. Por outro lado, muitas mudanças sociais provocam necessariamente ou automaticamente modificações na paisagem.

MP045

  1. Compare as imagens e responda às questões.
Imagem: Ilustração 1. Cartão-postal. Em primeiro plano há um morro com várias construções em volta. Em segundo plano, um morro com o mar em volta e ao fundo, mais morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cartão-postal que circulou no ano de 1912 mostrando parte do município do Rio de aneiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista aérea de um morro cercado de construções. Ao fundo, outro morro cercado pelo mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da mesma parte do município do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram o mesmo lugar? Como você sabe?

_____

PROFESSOR Resposta: As fotografias mostram o mesmo lugar em épocas diferentes. É possível saber por meio das legendas e da observação de alguns elementos das fotografias.
  1. Que mudanças ocorreram na paisagem desse lugar?

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem reconhecer mudanças como a forma e a quantidade de construções. Fim da observação.
  1. Por que essas mudanças aconteceram?

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Explore as respostas dos estudantes, destacando que as pessoas transformam as paisagens para atender às suas necessidades. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Considerada em um ponto determinado no tempo, uma paisagem representa diferentes momentos do desenvolvimento de uma sociedade. A paisagem é o resultado de uma acumulação de tempos. Para cada lugar, cada porção do espaço, essa acumulação é diferente: os objetos não mudam no mesmo lapso de tempo, na mesma velocidade ou na mesma direção.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem . 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. p. 54.

Orientações pedagógicas

Atividade 4. c) É importante que as respostas dos estudantes apontem para as necessidades e os interesses da sociedade. De acordo com Milton Santos, “a paisagem, assim como o espaço, altera-se continuamente para poder acompanhar as transformações da sociedade. A forma é alterada, renovada, suprimida para dar lugar a uma outra forma que atenda às necessidades novas da estrutura social” (Pensando o espaço do homem. 5ª ed. São Paulo: Edusp, 2004. p. 54.).

MP046

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente.  Fim da imagem.

Onde está o rio?

No processo de construção das cidades, as paisagens são modificadas. Muitos elementos desaparecem, outros surgem. Entre os elementos da paisagem mais modificados nas cidades destacam-se os rios.

Em muitas cidades, os rios são desviados e canalizados. Sobre os rios canalizados são construídas ruas e avenidas, que podem escondê-los do olhar das pessoas.

Observe a paisagem mostrada na fotografia.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida. À esquerda há menos veículos e à direita, uma fileira de automóveis parados. Nas laterais há várias árvores e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Avenida Nove de Julho, no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

É difícil imaginar que por baixo dessa avenida corre um rio, não é mesmo? Muitas pessoas que moram ou trabalham nas proximidades ou passam pelo local diariamente não sabem que por ali passa um rio!

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 7.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Conhecer exemplos de rios que foram canalizados, desaparecendo da paisagem.
  • Entender que uma obra de canalização representa uma profunda modificação das características naturais dos rios.
  • Perceber que essa transformação da paisagem afeta o ambiente e a vida das pessoas.

    O conteúdo da seção contempla a habilidade da BNCC: EF03GE04.

    Orientações pedagógicas

    Leia o texto com os estudantes sanando possíveis dúvidas.

    Peça que observem a imagem, que mostra uma avenida tamponando um rio que foi canalizado.

    Explique que a canalização de rios, tornando-os subterrâneos, é uma intervenção realizada segundo interesses diversos, tais como: aproveitamento dos terrenos das margens para implantação de negócios imobiliários, construção de novas vias de circulação de veículos, realização de obras de saneamento básico.

    Aproveite o momento para retomar a noção de que a paisagem é dinâmica, e que as modificações acontecem sucessivamente, conforme os interesses da sociedade em um determinado momento. Dê continuidade também ao debate sobre o tema da produção e meio ambiente, problematizando os impactos ao meio ambiente que a canalização de rios pode provocar.

    Ressalte que esse tipo de intervenção pode, também, trazer consequências como o agravamento das enchentes nas cidades. Isso acontece pois, com a canalização, o curso original dos rios, bem como sua área natural de inundação, são modificados. No período de chuvas, a vazão desses rios aumenta, mas como a área que o rio ocupava originalmente foi modificada, acontecem transbordamentos que caracterizam as enchentes.

MP047

  1. Por que não é possível ver o rio nessa paisagem?

_____

PROFESSOR Resposta: Porque o rio foi canalizado e sobre ele foi construída uma avenida.
  1. Você acha que a paisagem seria muito diferente se pudéssemos ver o rio? Explique.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Nas proximidades de sua casa ou de sua escola existem rios canalizados e cobertos por ruas e avenidas? Como você sabe?

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.

Boxe complementar:

Vamos fazer

Você estudou como as pessoas modificam a paisagem para atender às suas necessidades. Agora, que tal pesquisar outros exemplos de rios que não podem mais ser vistos na paisagem?

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega e pesquisem em livros e na internet informações sobre rios canalizados que passam debaixo de ruas e avenidas.
  1. Em uma cartolina, façam desenhos ou colem imagens dessas ruas e avenidas que cobrem os rios.
  1. Façam uma legenda para cada imagem, escrevendo a localização do rio e o nome da rua ou avenida que foi construída sobre ele.
  1. Exponham os cartazes na sala de aula.

    Imagem: Ilustração. Duas crianças com uniforme azul e tênis colorido. À esquerda, um menino está segurando papéis com a mão esquerda e com a mão direita, ele cola um papel em um cartaz. À direita, uma menina está com o corpo inclinado para frente e escrevendo no cartaz. Na frente deles, o cartaz está pendurado na parede com a informação: RIOS. Abaixo há fotos e textos. Atrás deles há carteiras escolares. Fim da imagem.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 1. Certifique-se de que os estudantes compreenderam que, se por um lado, ao serem canalizados, esses rios despareceram da paisagem, por outro, eles continuam a fluir suas águas na subsuperfície.

Atividade 2. Espera-se que os estudantes percebam que a canalização de um rio representa uma profunda intervenção na natureza, já que as características naturais desse rio foram completamente alteradas, trazendo consequências para o ambiente e para a vida das pessoas.

Faça uma pesquisa prévia a respeito de alguns exemplos de rios que foram canalizados e cujas águas fluem por debaixo de ruas e avenidas. Dessa forma, você poderá ajudar os estudantes no momento em que realizarem sua pesquisa na atividade Vamos fazer.

Durante a confecção do cartaz, ajude-os a compor os textos das legendas das imagens, de modo que não se esqueçam das informações solicitadas na etapa 3.

Para o estudante ler

A cidade dos rios invisíveis, de Solange Sánchez, Editora Matrix.

Livro sobre a transformação das nascentes e dos rios com a ocupação urbana.

Literacia e Geografia

Na atividade 2, os estudantes devem emitir opinião pessoal, desenvolvendo capacidades argumentativas. Oriente-os a expor o que pensam de maneira coerente com o tema em estudo e que organizem a linguagem.

MP048

CAPÍTULO 3. Representando a paisagem dos lugares

A paisagem vista de cima e de lado

Observe a ilustração abaixo. Ela representa um lugar visto de cima e de lado. Esse ponto de vista é chamado de visão oblíqua.

Glossário:

Ponto de vista : refere-se à posição do observador em relação ao objeto observado.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Uma menina loira com cabelo preso está sorrindo e olhando para baixo. Na frente dela há uma casa pequena. A menina observa a lateral da casa por cima. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista aérea de uma cidade. À esquerda, um hospital e ao lado há casas e prédios. À direita, uma biblioteca ao lado de um mercado e atrás há uma escola.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão oblíqua. FIM DA LEGENDA.

A paisagem vista de cima para baixo

Esta outra ilustração representa o mesmo lugar, agora visto de cima para baixo. Esse ponto de vista é chamado de visão vertical.

Imagem: Ilustração. A menina loira está sorrindo e olhando para baixo. Abaixo dela há uma casa pequena. A menina observa o telhado da casa de cima. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de uma cidade. À esquerda, um hospital e ao lado há casas e prédios. À direita, uma biblioteca ao lado de um mercado e atrás há uma escola. Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical. FIM DA LEGENDA.

Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a primeira parte do capítulo 3 podem ser trabalhadas na semana 8.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Distinguir visão vertical de visão oblíqua.
  • Compreender a definição de planta.
  • Compreender que a planta é feita com base na visão vertical.
  • Ler e interpretar uma planta.

    As páginas 26 e 27 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE06.

    Orientações pedagógicas

    Escolha dois prédios da ilustração (a biblioteca e o hospital, por exemplo) para uma observação mais detalhada. Ajude os estudantes a perceber as diferenças entre a visão oblíqua e a visão vertical por meio de questões como: Na visão vertical, é possível saber qual das edificações é a mais alta? Em qual das imagens podemos enxergar a fachada das construções? Por que não conseguimos observar a fachada na visão vertical? Esse procedimento pode ser feito com outros elementos das imagens. A distinção entre visão oblíqua e visão vertical é um importante passo para que eles desenvolvam a noção de planta (representação de um lugar em visão vertical).

    Visão vertical e visão oblíqua

    Este [...] item a ser trabalhado com as crianças mostra justamente um dos primeiros problemas que se tem em cartografia: todo mapa é uma visão vertical. Tem-se aí, consequentemente, o primeiro grande problema a trabalhar com crianças a partir da faixa etária de 6 e 7 anos.

    A visão que se tem no dia a dia é lateral, isto é, oblíqua, mas dificilmente há condição de se analisar um determinado espaço, por exemplo, o espaço de uma cidade, de um bairro ou até da sala de aula, na visão vertical. Essa é uma visão abstrata ou temos que nela chegar a partir de uma abstração. Para se ver na visão vertical uma área maior, temos que utilizar métodos mais sofisticados, que são o avião fotografiagramétrico, o helicóptero ou eventualmente praticarmos paraquedismo, balonismo ou asa-delta, que permitem situações em que se consegue ver esse espaço maior, na forma vertical.

MP049

  1. Observe os desenhos e responda.
Imagem: Ilustração 1. Um prédio com telhado amarelo e uma chaminé marrom no topo. Ao lado há duas árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um quadrado marrom sobre um retângulo amarelo. Ao lado há dois círculos verdes.  Fim da imagem.
  1. Qual desenho representa o prédio visto de cima e de lado? Como se chama esse ponto de vista?

_____

PROFESSOR Resposta: O desenho 1. Visão oblíqua.
  1. Qual desenho representa o prédio visto de cima para baixo? Como se chama esse ponto de vista?

    _____

PROFESSOR Resposta: O desenho 2. Visão vertical.
  1. Os desenhos a seguir representam a mesma casa e seus arredores.
Imagem: Ilustração 1. Uma casa com telhado triangular vermelho e três árvores em volta.  Ilustração 2. Vista de cima de um triângulo vermelho com três círculos verdes em volta.  Fim da imagem.
  1. Qual deles representa a visão vertical da casa?

_____

PROFESSOR Resposta: O desenho 2.
  1. Qual representa a visão oblíqua da casa?

    _____

PROFESSOR Resposta: O desenho 1.
MANUAL DO PROFESSOR

A intenção [...] [é a de que], a partir de situações em que a criança passa a enxergar na vertical (por exemplo, a representação de um copo em diferentes visões), se possa formar a noção de visão vertical, através de elementos do dia a dia da criança, que passariam a representar esses elementos para poder abstrair um espaço maior, ou seja, a sua sala de aula, a sua escola, o seu bairro e posteriormente o seu estado e seu país.

SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In : ALMEIDA, Rosângela Doin de. Cartografia escolar . São Paulo: Contexto, 2007. p. 90-91.

Orientações pedagógicas

Atividades 1 e 2. Esse é um bom momento para avaliar a compreensão que os estudantes têm do significado dos termos visão oblíqua e visão vertical . Caso restem dúvidas, volte a explicar esses pontos de vista, comparando-os, pois essa comparação ajudará os estudantes a compreendê-los. Sugerimos, também, que explore várias imagens de objetos ou lugares em visão oblíqua e em visão vertical, pedindo que detalhem o que veem.

MP050

Planta: uma forma de representação

Observe a imagem a seguir. Ela representa parte do município de Barrinha, no estado de São Paulo, em visão vertical.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma cidade com muitas construções. Em volta há campos verdes e árvores. À esquerda, um rio extenso. Fim da imagem.

LEGENDA: Parte do município de Barrinha, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Com base nessa imagem, podemos representar essa parte de Barrinha por meio de uma planta.

Planta é a representação de um lugar visto de cima, isto é, em visão vertical.

Na planta, os elementos existentes no lugar são representados por símbolos e cores. A legenda da planta informa o significado dos símbolos e das cores.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Paisagens, de Roseana Murray, Editora Lê. Livro que descreve diferentes paisagens por meio da poesia.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 28 a 33 podem ser trabalhadas na semana 9.

Fim do complemento.

As páginas 28 e 29 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Antes de iniciar a leitura do texto, pergunte aos estudantes o que é uma planta. Caso façam menção ao vegetal, pergunte: Na frase “O engenheiro fez a planta da construção”, a palavra planta tem o mesmo sentido? Com base nas respostas dos estudantes, explique que, antes de construir uma casa ou um prédio, engenheiros e arquitetos fazem um desenho (uma representação) de como ficará a construção vista de cima. Isso ajuda a ter uma visão da disposição dos cômodos ou dos móveis, por exemplo. Esse desenho que representa a casa vista de cima para baixo (visão vertical) é a planta da casa. Explique também que a planta é um mapa. Geralmente, as plantas representam lugares de dimensões pequenas e utilizam escalas grandes com o objetivo de fornecer e representar informações mais detalhadas de um lugar.

De acordo com Fiorin e Savioli, a planta e o mapa também são formas de descrição, pois apresentam características e elementos de uma porção do território, como uma rua, um bairro, uma cidade, um país ou o próprio globo terrestre. (FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2006. p. 241.).

Sugestão de atividade: A maquete do entorno da escola

  • Sendo possível, e com a autorização dos responsáveis pelos estudantes, percorra com a turma o quarteirão da escola e oriente-os a anotar os elementos existentes e alguns pontos de referência. Nesse percurso, eles já podem fazer esboços do local para facilitar a construção da maquete.
  • Material necessário: caixa grande de papelão, tesoura de pontas arredondadas, cola, lápis de cor, canetinhas coloridas, papel para encapar, cartolina, sucata.
  • Em grupo, os estudantes devem reunir as informações coletadas, os esboços e fazer um planejamento da maquete. Cuide para que todos os estudantes participem de pelo menos uma das tarefas.

MP051

Agora, observe a planta dessa parte de Barrinha.

Imagem: Mapa. Planta de parte do município de Barrinha (SP). À esquerda há duas pequenas áreas preparadas para cultura. Em seguida, um rio e um lago com área arborizada em volta. Sobre o rio há uma ponte destruída e uma rodovia. Em volta há área com capim. Na parte superior há área urbana com ruas e avenidas. No centro há uma rodovia extensa com um viaduto no meio. Na parte inferior há pequenas áreas urbanas; áreas preparadas para cultura e cultura em crescimento. Ao lado há área preparada para cultura e cultura. Abaixo, a rosa dos ventos, a escala e a legenda. Fim da imagem.
  1. O que é planta?

_____

PROFESSOR Resposta: É a representação de um lugar visto de cima, isto é, em visão vertical.
  1. Qual é a função da legenda de uma planta?

_____

PROFESSOR Resposta: Informar o significado de símbolos e cores utilizados na planta.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Se possível, leve a planta da escola para a sala de aula. Ao observar um local conhecido e familiar, os estudantes terão mais facilidade de identificar e interpretar os elementos representados na planta. Pode-se percorrer a escola e identificar na planta alguns locais, como os banheiros, o pátio, o refeitório etc.

Leia e interprete a planta com os estudantes, explicando que a legenda mostra o significado dos símbolos e das cores utilizados.

Retome os conceitos de visão vertical e visão oblíqua.

Nas atividades 3 e 4, o estudante desenvolve a habilidade EF03GE06 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

Proponha uma atividade coletiva de construção da maquete do entorno da escola. Essa maquete pode servir de base para a confecção de uma planta (veja Sugestão de atividade). A maquete e a planta podem ficar expostas na sala de aula. Depois que a turma elaborar a maquete, peça que a observem na visão vertical e na visão oblíqua e pergunte quais diferenças eles percebem. Proponha que desenhem o que observam na maquete com base na visão vertical e, depois, na oblíqua. Compare os desenhos, explorando suas diferenças. Todo esse desenvolvimento ajudará os estudantes a compreender melhor a passagem da visão tridimensional (maquete) para a visão bidimensional (desenho).

  • Peça que separem a sucata que representará cada elemento e encapem e pintem esses materiais.
  • Os estudantes deverão colar cada elemento na base da caixa de papelão de modo que as laterais da caixa fiquem ao redor da maquete.

    Confeccionando a planta do entorno da escola

  • Materiais necessários: plástico transparente maior que a maquete, canetinhas coloridas, lápis de cor, cartolina.
  • Peça aos estudantes que estiquem o plástico sobre a maquete. Devem fixá-lo nas bordas da caixa, de modo que fique bem firme.
  • Com uma caneta, devem contornar sobre o plástico todos os elementos da maquete.
  • Depois, é só retirar o plástico e copiar o desenho numa cartolina. Os estudantes devem organizar a legenda e dar um título para a planta.

MP052

  1. Os desenhos representam o mesmo lugar.
Imagem: Ilustração 1. Casa amarela com telhado triangular laranja e três árvores em volta.   Ilustração 2. Vista de cima de um retângulo laranja com linhas verticais e horizontais. Em volta há três círculos verdes.  Ilustração 3. Vista de cima de um retângulo laranja com três círculos em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. Compare os desenhos 1 e 2. Qual deles representa a visão vertical desse lugar?

_____

PROFESSOR Resposta: O desenho 2.
  1. Qual dos três desenhos representa a planta desse lugar?

    _____

PROFESSOR Resposta: O desenho 3.
  1. Elabore, no espaço abaixo, a legenda dessa planta.

    Legenda

    _____

PROFESSOR Elaboração pessoal.
  1. Observe a planta a seguir.
Imagem: Ilustração. À direita, a legenda com desenhos representando lugares: livro aberto (Escola); cruz vermelha (Hospital); projetor (Cinema); carrinho de compras (Mercado); bola de futebol (Campo de futebol); banco de madeira (Praça); retângulo com um X dentro (Casa); pão (Padaria); círculo verde (Árvore). À esquerda, vista de cima de um mapa. Do lado esquerdo há um campo de futebol ao lado de uma padaria. No centro, uma praça, acima da praça, um hospital e abaixo, um cinema. Do lado direito há um supermercado e ao lado, uma escola. Em volta há casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Escola, hospital, cinema, mercado, campo de futebol, praça, casas, padaria e árvores. É possível saber isso pela leitura da legenda.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 30 e 31 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Atividade 5. Retome os conceitos de visão vertical e visão oblíqua, explicando que a legenda do item c) deve mostrar claramente o significado das cores e dos símbolos utilizados na planta.

Atividade 6. Solicite aos estudantes que encontrem na planta alguns elementos identificados na legenda. Pode-se pedir também que recorram à legenda para encontrar o significado dos símbolos utilizados na planta. Esse tipo de exercício facilita a leitura e a interpretação de representações cartográficas.

Nas atividades 5 e 6, o estudante desenvolve a habilidade EF03GE07 da Base Nacional Comum Curricular: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

MP053

  1. Observe os desenhos 1 e 2. Eles representam o mesmo lugar.
Imagem: Ilustração 1. Vista aérea de um bairro. Na parte superior, uma escola. No centro, da esquerda para a direita: uma casa, duas lojas e um hospital. Na parte inferior, casas coloridas e árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, retângulo extenso e marrom. No centro, retângulos pequenos e um retângulo grande. Na parte inferior, quadrados e círculos.  Fim da imagem.
  1. Qual dos desenhos mostra esse lugar em visão vertical?

_____

PROFESSOR Resposta: O desenho 2.
  1. Qual das plantas abaixo representa o lugar do desenho 2?
Imagem: Ilustração. Planta 1. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, um mercado. No centro, da esquerda para a direita: uma casa, uma padaria atrás de duas casas e um hospital. Na parte inferior, casas e árvores. Em seguida, a legenda com cores representando os estabelecimentos.  Ilustração. Planta 2. Vista de cima de um bairro. Na parte superior, uma escola. No centro, da esquerda para a direita: uma casa, duas lojas e um hospital. Na parte inferior, casas e árvores. Em seguida, a legenda com cores representando os estabelecimentos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

_____

PROFESSOR Resposta: Planta 2.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 7. b) Peça aos estudantes que justifiquem a resposta da questão, explicando de que modo eles conseguiram reconhecer que a planta 2 corresponde ao desenho 2.

Para você ler

Fundamentos de cartografia, de Paulo Araújo Duarte, Editora UFSC.

Livro sobre a história e os principais conceitos da cartografia.

MP054

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia em voz alta e responda.

No bairro onde Lucas mora serão construídos um shopping center e um supermercado.

Observe, na planta 1, como é o bairro atualmente e, na planta 2, como ele ficará depois da construção do shopping center e do supermercado.

Imagem: Ilustração 1. Vista de cima de um bairro. À esquerda, uma sorveteria e um hospital. No centro há uma praça e à direita, uma padaria.  Em volta há prédios, casas e árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um bairro. À esquerda, uma sorveteria e um hospital. No centro há um shopping center e à direita, um supermercado e uma padaria.  Em volta há prédios, casas e árvores. Legenda com desenhos representando estabelecimentos: uma sacola amarela (Shopping center); um sorvete em um copo (Sorveteria); uma árvore atrás de um banco (Praça); um carrinho de compras (Supermercado); uma placa com uma cruz vermelha (Hospital); um pão (Padaria); um retângulo roxo (Prédio); um retângulo amarelo (Casa).  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. O que há atualmente no local onde o shopping center será construído?

_____

PROFESSOR Resposta: Uma praça.
  1. O que há atualmente no local onde o supermercado será construído?

    _____

PROFESSOR Resposta: Há casas.
  1. O que acontecerá com esses elementos que você citou?

    _____

PROFESSOR Resposta: Esses elementos serão destruídos e substituídos por outros.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Em sala de aula, discuta com os colegas e o professor. Você acha que essas mudanças trarão vantagens aos moradores?
PROFESSOR Atenção professor: Avalie se os estudantes apresentam argumentos coerentes e convincentes. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 32 e 33 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Encaminhe a atividade para casa, incentivando os estudantes a lê-la e a resolvê-la com seus familiares, promovendo a literacia familiar. Proponha a elaboração de outros símbolos para os elementos indicados na legenda. Explore a ideia de que as pessoas transformam as paisagens para atender às suas necessidades. Estimule-os a refletir não apenas sobre as consequências dessas mudanças, mas também sobre seus possíveis motivos. Quanto às consequências, seria possível apontar que o supermercado e o shopping center provavelmente facilitarão a vida das pessoas que moram nas proximidades, pois elas poderão se deslocar menos para comprar alimentos, roupas e outros produtos. Mas e as pessoas que moram nas casas que serão demolidas? Para onde elas irão? Será que ficarão satisfeitas em ter de se mudar do local? Será que as pessoas que costumavam frequentar a praça ficarão contentes com essa mudança? Além disso, com a destruição da praça, perdeu-se área verde. Com base nessa reflexão, os estudantes poderão compreender que as transformações promovidas pelos seres humanos podem atender às necessidades de algumas pessoas em prejuízo de outras, além de alterar o ambiente. A situação apresentada nessa atividade pode ser bastante representativa das transformações em curso nas cidades brasileiras. A verticalização, ou seja, a construção de edifícios altos, e a construção de grandes centros comerciais, como shopping centers e hipermercados, há muito já não são exclusividade das metrópoles. Além disso, há uma tendência de concentração das atividades de comércio e lazer em alguns pontos da cidade, preferencialmente em espaços fechados.

A comunicação nas representações cartográficas

Para se entender plenamente linguagem cartográfica, é preciso destacar aqui a importância da semiótica, ciência geral de todas as linguagens, mais especialmente dos signos. O signo é algo que representa o seu próprio objeto. Ele só é signo se tiver o poder de representar esse objeto, colocar-se no lugar dele, e, então, ele só pode representar esse objeto de um certo modo e com uma certa capacidade. O signo só pode representar seu objeto para um intérprete, produzindo na mente deste um outro signo, considerando o fato de que o significado de um signo é outro signo.

MP055

  1. Observe a imagem.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de um bairro com construções, ruas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical de parte do município de Farroupilha, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Materiais de que você vai precisar

Papel transparente (papel vegetal ou papel de seda), papel branco, lápis, borracha, lápis de cor, clipes.

Etapas

  1. Utilizando clipes, prenda o papel transparente sobre a imagem desta página.
  1. Com o lápis, contorne os elementos que aparecem na imagem.
  1. Pinte cada tipo de elemento com uma cor. Exemplo: casas com a cor vermelha; vegetação com a cor verde etc. Depois, organize a legenda e dê um título para a planta.

    4. Cole a planta sobre o papel branco e exponha no mural da sala.

Imagem: Ilustração. Uma mão esquerda está segurando um papel transparente sobre um mapa. E uma mão direita está segurando um clipe sobre eles.  Ilustração. A mão esquerda está sobre o mapa e a mão direita está segurando um lápis sobre ele. Na parte superior há dois clipes.  Ilustração. A mão esquerda está sobre o mapa e a mão direita está desenhando as casas e ruas do mapa.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

O signo possui dois aspectos: o significante e o significado. O significante constitui-se no aspecto concreto (material) do signo. Ele é audível e/ou legível. O significado é o aspecto imaterial, conceitual do signo. O plano do significante é o da expressão e o plano do significado é o do conteúdo. Esses aspectos levam à significação que seria o produto final da relação entre os dois.

SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In : ALMEIDA, Rosângela Doin de Cartografia escolar. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 78.

Orientações pedagógicas

Atividade 9. Se necessário, auxilie os estudantes na execução da atividade. Se possível, mostre uma fotografia aérea ou imagem de satélite de parte do município onde se encontra a escola e peça que refaçam a atividade, agora com base na imagem de um local que conhecem. É possível encontrar esse tipo de documento nas prefeituras, em instituições de Ensino Superior e também em sites da internet. Acompanhe com os estudantes a identificação, na planta, de todos os elementos que aparecem na imagem. Certifique-se de que eles conseguem estabelecer a relação correta entre os símbolos da legenda da planta e os elementos correspondentes na imagem. Nesta atividade, o estudante desenvolve a habilidade EF03GE07 da Base Nacional Comum Curricular: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

Conclusão da unidade

Na perspectiva da avaliação formativa, este é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: compreensão do conceito de paisagem; capacidade de identificação dos elementos da paisagem ao analisar imagens ou fazer observações de campo; capacidade de distinção entre os elementos naturais e culturais da paisagem; compreensão dos processos de transformação da paisagem ao longo do tempo; noções de interpretação de imagens a partir de diferentes pontos de vista.

MP056

O que você aprendeu

  1. Observe as fotografias 1 e 2.
Imagem: Fotografia 1. À direita, orla da praia e à esquerda, montanhas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Prado, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Várias casas e prédios com árvores entre elas. Ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Montes Claros, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Explique o que são os elementos naturais e os elementos culturais da paisagem.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Em qual das fotografias predominam elementos naturais?

    _____

PROFESSOR Resposta: Na fotografia 1.
PROFESSOR Resposta: Montanha, mar, vegetação original, entre outros.
  1. Em qual das fotografias predominam elementos culturais?

    _____

PROFESSOR Resposta: Na fotografia 2.
PROFESSOR Resposta: Casas, prédios, ruas asfaltadas, entre outros.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 10.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.

    As páginas 34 e 35 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE04.

    Orientações pedagógicas

    Oriente os estudantes na execução das atividades. Se necessário, retome os conceitos apresentados durante a unidade.

    Atividade 1. Verifique se os estudantes apresentam dúvidas em relação à classificação dos elementos da paisagem. A distinção entre elementos naturais e culturais corresponde a uma abstração que resulta de uma maneira de interpretar a realidade e nem sempre é simples de fazer. Se necessário, retome o conteúdo do capítulo 1 desta unidade.

    Sugestão de atividade: Representando o entorno da escola

  • Se possível, providencie um guia de ruas do município onde a escola se localiza e reproduza, de forma ampliada, o trecho da planta que mostra o entorno da escola.
  • Programe uma saída com os estudantes em torno da escola para que observem os elementos e os pontos de referência, como estabelecimentos comerciais, casas, prédios, praças etc.
  • Peça que listem esses elementos, anotando referenciais de localização.
  • Divida os estudantes em grupos e peça a cada grupo que crie símbolos para cada elemento listado. Eles devem colar os símbolos na planta para indicar a localização desses elementos e depois organizar a legenda da planta. Oriente-os na elaboração da legenda.

MP057

Avaliação processual

  1. Leia este trecho de um poema e responda.

A rua diferente

Na minha rua estão cortando

árvores

botando trilhos

construindo casas.

Minha rua acordou mudada.

Os vizinhos não se conformam.

Carlos Drummond de Andrade. Poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003. p. 13.

Imagem: Ilustração. Vários homens com uniforme azul e capacete de proteção vermelho. À esquerda, dois homens estão construindo um muro de tijolos. Atrás deles, uma mulher os observa atrás de uma janela de uma casa. Ao lado, um homem está segurando um motosserra ao lado de árvores. Em seguida, uma pessoa observa na janela de outra casa. Na frente da casa, dois homens estão cortando uma árvore e ao lado há um guindaste. No centro, um homem está segurando uma prancheta sobre um trilho. Ao lado, dois homens estão construindo um muro de tijolos. Fim da imagem.
  1. Quais mudanças estão ocorrendo nessa rua?

_____

PROFESSOR Resposta: Estão cortando árvores, botando trilhos, construindo casas.
  1. As pessoas que moram nessa rua gostaram dessas mudanças?

    _____

PROFESSOR Resposta: Não, as pessoas não se conformam.
  1. Essas mudanças são provocadas:

    ( ) pelas pessoas.

    ( ) pela natureza.

    PROFESSOR Resposta correta: pelas pessoas.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Antes de realizar a atividade, peça aos estudantes que reflitam sobre os motivos de as árvores estarem sendo cortadas e substituídas pelos trilhos e pelas casas. É importante que os estudantes percebam que a paisagem pode ser modificada através do trabalho humano. Reitere que as transformações promovidas na paisagem por intervenção humana podem atender às necessidades de algumas pessoas em prejuízo de outras.

MP058

  1. Observe os desenhos.
Imagem: Ilustração 1. Vista aérea de um bairro. À esquerda, um estádio circular e bege, e um prédio alto e roxo. À direita, uma construção extensa com telhado marrom. Entre eles há ruas e árvores.  Ilustração 2. Vista de cima de um bairro. À esquerda, um círculo bege e um retângulo roxo. À direita, retângulo extenso e marrom. Entre eles há ruas e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Representações sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual dos desenhos representa um lugar na visão vertical?

_____

PROFESSOR Resposta: O desenho 2.
  1. E qual deles representa um lugar na visão oblíqua?

    _____

PROFESSOR Resposta: O desenho 1.
  1. As afirmativas abaixo estão incorretas. Reescreva-as corrigindo.
    • A visão oblíqua é aquela vista de cima para baixo.
    • A visão vertical é aquela vista de cima e de lado.
PROFESSOR Resposta: A visão oblíqua é aquela vista de cima e de lado. A visão vertical é aquela vista de cima para baixo.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 36 e 37 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Peça aos estudantes que justifiquem as respostas das questões a) e b), explicando por que consideraram a visão vertical ou a visão oblíqua como o ponto de vista de determinada imagem.

Croquis

  • O croqui é um desenho, um esquema rápido, utilizado antigamente pelos geógrafos nos trabalhos de campo e também pelos professores de Geografia em sala de aula, para explicação dos fenômenos e dos processos físico-naturais e humanos. [...]
  • O acesso aos registros por meio de fotografias no trabalho de campo e as mudanças metodológicas da observação direta, in locus, provocaram o abandono dos croquis como esquema e esboço tanto no campo quanto na escola. O uso da fotografiagrafia não substitui o aspecto pedagógico da elaboração de um croqui por observação direta ou com base em fotografias frontais aéreas. Os croquis de síntese ainda são parte importante na formação dos estudantes, professores de Geografia e pesquisadores.

    O croqui no trabalho de campo

  • Nas séries iniciais do ensino fundamental, o professor orienta o olhar para os aspectos principais seja de uma edificação, seja de um conjunto de edificações, seja de uma vista do campo ou de uma cidade. Algumas orientações podem contribuir para a elaboração de um croqui, tais como o uso de prancheta e de material de desenho.

MP059

  1. Observe a imagem e a planta que representa o lugar mostrado na imagem. Depois, complete a legenda da planta.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma construção grande com telhado laranja em volta de árvores. Na frente há uma praça extensa; à esquerda, várias árvores e à direita, um pavimento ao lado de um lago com pedrisco em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Visão vertical do Museu Nacional, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2011. Em 2018, houve um grave incêndio no museu, que suspendeu suas atividades. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Mapa. Planta do Museu Nacional, município do Rio de Janeiro (RJ). Vista de cima de uma construção grande com telhado laranja em volta de árvores. Na frente há uma praça extensa; à esquerda, várias árvores e à direita, um pavimento ao lado de um lago com pedrisco em volta. Ilustração. Legenda com imagens representando lugares: círculos verdes (Área arborizada); cinza (Lago); cinza-escuro (Pedrisco); cinza com linha branca (Pavimento); retângulo com um X dentro (_____).  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira; Marcello Martinelli. Atlas g eográfico ilustrado. 4ª ed. São Paulo: Moderna, 2012.

PROFESSOR Resposta: Área construída (ou: Edifício; Museu).
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 4. Acompanhe com os estudantes a identificação, na planta, de todos os elementos que aparecem na fotografia. Certifique-se de que eles conseguem estabelecer a relação correta entre os símbolos da legenda da planta e os elementos correspondentes na fotografia.

• O trabalho de campo nos arredores da escola ou uma vista de um ponto elevado no campo ou na cidade permitem a realização de um ou vários croquis, dependendo do objetivo do professor. [...]

O croqui baseado nas fotografias frontais e aéreas verticais

• As fotografias frontais e oblíquas oferecem possibilidade de realização de croquis para destacar os elementos significativos de uma paisagem. Pode-se recorrer às fotografias de revistas para extrair os elementos essenciais da paisagem, sobrepondo um papel transparente com o objetivo de destacar alguns aspectos e, com base neles, analisar fenômenos.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007. p. 303; 306-307.

MP060

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Identificar elementos naturais e culturais da paisagem.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE04: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

2

Identificar ações humanas que provocam a transformação na paisagem.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE04: Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, comparando-os a outros lugares.

3

Diferenciar e caracterizar imagens em visão vertical e em visão oblíqua.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE06: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

4

Interpretar imagem em visão vertical e planta para elaborar legenda.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades da

BNCC:

EF03GE06: Identificar e interpretar imagens bidimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

EF03GE07: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações.

MP061

Sugestão de autoavaliação

Uma proposta de autoavaliação pode ser apresentada ao final do bimestre com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, potencialidades e dificuldades, além de estimulá-los a pensar sobre as expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.

A autoavaliação pode ser realizada de diversas maneiras. Entre as possibilidades, defina se o formato será individual ou coletivo, em uma roda de conversa. Também é importante definir a validade de seguir um roteiro, estimular a livre expressão dos estudantes ou combinar as duas estratégias. O roteiro pode ser estruturado, por exemplo, com algumas perguntas simples:

  1. Presto atenção e participo ativamente das aulas?
  1. Escuto e respeito a participação dos meus colegas?
  1. Colaboro com meus colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
  1. Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
  1. Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
  1. Consegui aprender o que foi ensinado ao longo do bimestre?
  1. Tenho domínio sobre todos os conteúdos que estudei até agora?
  1. Sei o que é paisagem?
  1. Consigo identificar os elementos de uma paisagem?
  1. Tenho facilidade para classificar os elementos naturais e culturais das paisagens?
  1. Sei distinguir diferentes pontos de vista?
  1. Consigo representar uma paisagem por meio de desenhos?
  1. Consigo reconhecer os elementos representados em uma planta por meio da legenda?