MP062

UNIDADE 2. O espaço rural

Imagem: Pintura. Em primeiro plano, à esquerda, várias pessoas estão em uma plantação, colhendo cana-de-açúcar. Entre elas há bois e cavalos carregando canas. No centro há três casas e árvores com frutos laranja. Uma mulher está alimentando galinhas e duas crianças estão brincando com um cachorro. À direita, adultos e crianças estão andando por caminhos de terra e carregando objetos. Entre eles, um homem está montado em um cavalo. À direita há mais duas casas, um lago e mais pessoas colhendo cana em uma plantação. Em segundo plano, um trem está andando sobre um trilho e ao fundo, casas, flores coloridas, árvores e morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Lucia Buccini. Estação canavieira. 2017. Óleo sobre tela, díptico, 80 cm X 80 cm. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a abertura da unidade 2 podem ser trabalhadas na semana 11.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos da unidade

  • Identificar elementos predominantes na paisagem do campo.
  • Conhecer características da vida no campo.
  • Identificar as atividades de trabalho predominantes no campo.

    A abertura da unidade 2 contempla a habilidade da BNCC: EF03GE05.

    Introdução da unidade

    Esta unidade proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar os elementos da paisagem, as dinâmicas de vida e as formas de relação entre a sociedade e a natureza predominantes no espaço rural. Estimula também a comparação entre o campo e a cidade sobretudo em relação às atividades produtivas e à organização do espaço geográfico e da vida social.

    Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Competências Gerais da Educação Básica: 1; 3; 4; 6.
  • Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 2; 3; 5; 7.
  • Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 1; 2; 3; 4; 5.

MP063

Boxe complementar:

Vamos conversar

Observe a imagem. Ela representa uma paisagem do campo.

  1. Que elementos naturais aparecem nesta paisagem? E que elementos culturais aparecem?
  1. O que as pessoas representadas na imagem estão fazendo?
  1. Que semelhanças existem entre a paisagem mostrada nesta imagem e a paisagem do lugar onde você vive? E que diferenças existem?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Explore a imagem incentivando a participação de todos e valorizando as hipóteses levantadas pelos estudantes. Questione-os sobre as pistas que a imagem fornece para que tenham levantado determinada hipótese. Esse procedimento valoriza a observação e amplia as capacidades de argumentação. Observe aspectos como: a distribuição espacial dos elementos, os tipos de construção, as atividades que podem ser desenvolvidas etc.

Verifique, por meio de perguntas, se os estudantes conhecem algumas atividades econômicas praticadas no campo, como a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

Eles devem perceber que o campo é uma paisagem construída e modificada pela ação humana.

Peça que façam um desenho que represente a paisagem do campo. Provavelmente os estudantes vão retratar plantações, animais, montanhas, lagos e riachos, vegetação etc. Verifique se o trabalho no campo também é retratado. Depois de prontos, os desenhos poderão ser expostos na sala de aula. A partir deles, questione se os estudantes imaginam como era a paisagem do espaço representado antes das intervenções humanas. Aproveite o momento para aprofundar o tema atual de relevância trabalhado neste livro, demonstrando que, apesar da maior presença de vegetação nos espaços rurais comparativamente aos urbanos, a ocupação e o desenvolvimento de atividades produtivas no campo geraram profundas transformações no meio ambiente.

Atividade 1. Os morros e o rio ao fundo são elementos naturais. As casas, as plantações, os caminhos e a pastagem são elementos culturais.

Atividade 2. As pessoas estão trabalhando na agricultura.

Atividade 3. Estimule a participação dos estudantes e o relato de suas experiências, favorecendo a troca de informações.

Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade:

  • Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Mundo do trabalho; Formas de representação e pensamento espacial.
  • Objetos de conhecimento: A cidade e o campo: aproximações e diferenças; Matéria-prima e indústria; Representações cartográficas.
  • Habilidades: EF03GE01; EF03GE02; EF03GE05; EF03GE06; EF03GE07.

MP064

CAPÍTULO 1. A paisagem e a vida no campo

Paisagens rurais

Na paisagem do campo, ou área rural, há poucas construções e, geralmente, elas ficam dispersas, isto é, não ficam perto umas das outras, como acontece nas cidades. As casas, por exemplo, ficam afastadas umas das outras e cercadas por plantações, pastos ou matas.

Também há poucas ruas e a maioria dos caminhos é de terra.

Há poucas lojas, fábricas e hospitais.

Por essas características, dizemos que o campo é o espaço da dispersão, das atividades ligadas à natureza, da baixa concentração de construções, pessoas e veículos.

Observe as fotografias desta e da próxima página. Elas mostram diversas paisagens rurais.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno montanhoso com várias plantações espalhadas. Entre elas há poucas casas. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área rural no município de Rosário do Ivaí, no estado do Paraná, em 2017. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 40 a 42 do capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 12.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Identificar os elementos predominantes nas paisagens do campo.
  • Perceber a distribuição espacial dos elementos na paisagem rural.
  • Conhecer formas de representação da paisagem rural.

    As páginas 40 e 41 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.

    Orientações pedagógicas

    Antes de iniciar o estudo deste capítulo, sugerimos trabalhar com os estudantes o significado do termo campo. É importante, neste momento, explorar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o termo. Caso eles morem na área urbana, pergunte se já visitaram o campo e que tipos de atividade realizaram. Se moram na área rural, peça que relatem suas experiências, o que fazem e como é a paisagem.

    Acompanhe a leitura do texto com estudantes e verifique se compreenderam o significado de dispersão, que caracteriza a paisagem rural. Oriente-os para que percebam a dispersão nas fotografias que acompanham o texto.

    Sugestão de atividade: Retratando a vida no campo

  • Peça aos estudantes que recortem de jornais e revistas fotografias ou desenhos que retratem a vida no campo: a paisagem, as atividades que podem ser realizadas, comidas e festas típicas, costumes etc.
  • Peça aos estudantes que colem essas imagens numa cartolina ou papel-cartão e elaborem legendas explicativas para cada imagem.
  • Depois, exponha em um mural na sala de aula até o término da unidade. Pode-se recorrer a essas imagens sempre que necessário para ilustrar o conteúdo e dar exemplos aos estudantes.

MP065

Imagem: Fotografia. No centro há um terreno plano e verde e ao fundo, uma usina grande com chaminés altas, expelindo fumaça branca.  Fim da imagem.

LEGENDA: Usina produtora de álcool no município de Chapadão do Céu, no estado de Goiás, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. No centro há um lago e na margem, poucas casas espalhadas entre árvores. Ao fundo, morros e mais árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Propriedade rural no município de Capitólio, no estado de Minas Gerais, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma plantação extensa ao lado de casas espalhadas. Ao fundo, muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem rural no município de Itapira, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Com base na observação das fotografias, responda.
  1. Que diferença há entre essas paisagens?

_____

PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem apontar as diferentes formas de organização do espaço rural relacionadas ao processo de produção do espaço em diferentes momentos históricos e às atividades econômicas realizadas em cada município, como a agricultura, a pecuária e a agroindústria. Fim da observação.
  1. O que é comum em todas elas?

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Os estudantes podem mencionar a dispersão das construções nas paisagens retratadas, o que caracteriza o espaço rural. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Explore as fotografias, pedindo aos estudantes que observem alguns dos elementos característicos das paisagens rurais e que foram citados no texto, como: plantações, pastos, caminhos de terra e matas.

Atividade 1. Verifique se os estudantes compreenderam o significado do termo campo para a Geografia e se são capazes de identificar elementos característicos da paisagem rural nas fotografias apresentadas. Incentive-os a observar algumas características do campo: as casas são distantes umas das outras, as principais atividades econômicas são a pecuária e a agricultura etc.

É importante os estudantes perceberem que as paisagens rurais se diferenciam exatamente por conta das diversas atividades econômicas que são realizadas. Existem propriedades rurais que se especializam em atividades ligadas à agricultura, outras, à pecuária. E, ainda assim, seja na agricultura ou na pecuária, a produção é bastante diversificada. Tudo isso pode ser constatado nas especificidades de cada paisagem rural. Problematize também o tema da produção e meio ambiente promovendo a reflexão sobre como a realização de atividades no campo contribuiu para transformar as paisagens originais, alterando o meio ambiente.

Para o estudante ler

Uma aventura no campo, de Samuel Murgel Branco, Luiz Eduardo Ricon e Maya Reyes Ricon, Editora Moderna.

Livro sobre a vida e as atividades no campo.

MP066

  1. Observe a paisagem do lugar onde Caíque mora e responda.
Imagem: Ilustração. No centro, um menino está sorrindo e olhando para cima. À esquerda há árvores com frutos laranja; atrás do menino há uma horta com placas, na frente dele, um rio e à direita, uma casa ao lado de dois vasos com plantas. Ao fundo, árvores, morros e o sol no céu azul. Fim da imagem.
  1. Quais são os elementos naturais que aparecem no desenho?

_____

PROFESSOR Resposta: Os morros e o rio.
  1. Quais são os elementos culturais que aparecem no desenho?

    _____

PROFESSOR Resposta: O pomar, a casa, a horta e as plantas em frente da casa.
  1. O que há na frente de Caíque?

    _____

PROFESSOR Resposta: O rio.
  1. E à direita de Caíque?

    _____

PROFESSOR Resposta: O pomar.
  1. O que há à esquerda de Caíque?

    _____

PROFESSOR Resposta: A casa.
  1. Onde está a horta?

    _____

PROFESSOR Resposta: Está atrás de Caíque.
MANUAL DO PROFESSOR

A páginas 42 contempla a habilidade da BNCC: EF03GE05.

Orientações pedagógicas

Atividade 2. É importante ressaltar que os estudantes devem se projetar na imagem de Caíque para responder às questões. Verifique se apresentam alguma dificuldade em reconhecer os lados direito e esquerdo de Caíque e resolva as eventuais dúvidas. Ajude-os a identificar os elementos representados na imagem: o pomar, a horta, a casa, o rio e os morros. Se julgar necessário, explique que o pomar e a horta foram criados pelas pessoas e, por isso, são considerados elementos culturais.

A paisagem rural

A paisagem rural [...] caracteriza-se pela forte aproximação com os aspectos naturais: existência de vegetação, cultivo de produtos alimentícios, criação de animais. Está ligada a tudo o que representa a natureza em seu estado pouco transformado. Nela, as transformações não se apresentam de forma tão intensa quanto na paisagem urbana. Como as transformações são pouco percebidas, há a ideia de que nos espaços rurais a harmonia prevalece, numa espécie de relação simbiótica entre homem e meio.

Entretanto, incorreto seria dizer que a paisagem rural está isenta de contradições. Ao contrário, ela está presente e, justamente por não se explicitar incisivamente, acentua a problemática ao escondê-la sob o véu da aparente harmonia.

MP067

Campo: uma forma diferente de organizar o espaço

As pessoas organizam o espaço para atender às suas necessidades, alterando a natureza.

Você já deve ter percebido que a forma de organização do espaço no campo é diferente da forma de organização do espaço na cidade. No campo, predominam chácaras, sítios, fazendas e áreas de matas ou florestas. A concentração de pessoas é menor e as atividades agrícolas predominam.

Observe nestas fotografias como o espaço do campo e o espaço da cidade foram organizados.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias árvores aglomeradas sobre um terreno plano e verde. Ao fundo, morros e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias construções e prédios entre ruas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Sorocaba, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Que diferenças há na organização dos espaços do campo e da cidade?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral.    Fim da imagem.

  1. O que mais chama a sua atenção ao comparar esses espaços? Por quê?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

A paisagem rural esconde mais do que revela seus problemas. Esse aspecto facilita o processo de romantização do rural, porque muitos são os que se encantam com essa aparente harmonia. O bucolismo romântico contribui para escamotear os problemas que não se manifestam de forma visível.

BAGLI, Priscila. Rural e urbano: harmonia e conflito na cadência da contradição. In : SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão; WHITACKER, Arthur Magon (org.). Campo e cidade : relações e contradições entre urbano e rural. São Paulo: Expressão Popular, 2006. p. 103.

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 43 a 45 podem ser trabalhadas na semana 13.

Fim do complemento.

A página 43 contempla as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Acompanhe a leitura do texto com os estudantes. Em seguida, peça que comparem as fotografias e descrevam como o espaço está organizado em cada uma das paisagens.

Atividade 3. Os estudantes devem destacar os elementos que constituem esses espaços e perceber cada um deles como produto da relação entre a sociedade e a natureza. Aproveite os elementos mostrados nas fotografias para subsidiar a discussão sobre as diferenças entre o espaço rural e o espaço urbano.

MP068

Representando o espaço rural

Desde o início deste capítulo até o momento, você observou diversas imagens representando o espaço rural.

Reveja essas imagens e pense: o que há em comum entre elas?

Em todas elas, o espaço rural foi representado em visão oblíqua.

Agora, você vai ver uma imagem representando o campo em visão vertical.

Imagem: Fotografia. Vista de cima de um campo. No centro há uma rodovia (1) e cruzando a rodovia há uma estrada de terra. Em volta há vários terrenos verdes e terrenos marrons. Ao lado da estrada de terra há poucas construções espalhadas e em volta há várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área rural no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais elementos mostrados nessa imagem permitem afirmar que esse espaço é rural?

_____

PROFESSOR Atenção professor: É importante que os estudantes percebam os elementos característicos do campo (plantações, matas, áreas de criação de animais, poucas construções) e a dispersão das construções, caracterizando o espaço rural. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 44 e 45 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Oriente os estudantes na leitura da imagem de satélite e ajude-os a identificar os elementos representados, como as estradas, a ponte, o rio, a mata, as áreas de cultivo e de pastagem, as construções etc.

Se considerar pertinente, pergunte quais são os elementos culturais e quais são os elementos naturais que aparecem na imagem. Espera-se que os estudantes percebam o predomínio de elementos culturais. É importante ressaltar que também há elementos naturais, os fragmentos de mata.

Atividade 5. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF03GE06 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

As imagens de satélite no ensino de Geografia

As imagens de satélites são captadas por sensores que medem as ondas eletromagnéticas emitidas por diferentes corpos, propiciando um inventário preciso da superfície da Terra. Essas ondas são transformadas em dados numéricos e traduzidas em cores, chamadas “falsas cores”, pois não correspondem àquelas percebidas pela visão humana.

[...]

A leitura das paisagens in locus , das fotografias frontais, oblíquas, verticais e das imagens de satélites permite aproximar os documentos geográficos da realidade dos estudantes.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; TOMOKO, Iyda Paganelli; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia . São Paulo: Cortez, 2009. p. 310-311.

MP069

Agora, observe esta outra imagem. Ela é a planta do espaço rural mostrado na página anterior. Você lembra o que é a planta de um lugar? Para relembrar, consulte a página 28 deste livro.

Imagem: Ilustração. Vista de cima de um campo. No centro há uma rodovia (1) e cruzando a rodovia há uma estrada de terra. À esquerda há solo exposto, área de cultivo e grande parte de área arborizada. À direita há uma grande área de cultivo, algumas áreas arborizadas, pequenas áreas construídas e espalhadas e um caminho de terra. Em volta há várias árvores. Na parte inferior, a legenda: linha tracejada (Rodovia); faixa marrom-escuro (Estrada de terra); faixa marrom-claro (Caminho de terra); retângulo rosa (Área construída); retângulo verde-escuro (Área de cultivo); retângulo verde-claro (Área arborizada); retângulo marrom-claro (Solo exposto); círculo verde (Árvore).  Fim da imagem.
  1. Na fotografia da página anterior, qual é o elemento identificado com o número 1?

_____

PROFESSOR Resposta: É uma rodovia.
  1. Na planta, escreva 1 no local que representa esse elemento.
  1. Observe a planta e sua legenda. O que cada um destes símbolos representa na planta?
Imagem: Ilustração. Círculo verde.  Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Árvore

_____

Imagem: Ilustração. Retângulo rosa.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Área construída

_____

Imagem: Ilustração. Retângulo marrom. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Caminho de terra
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Se julgar pertinente, explique que a planta foi produzida a partir da imagem da página 44 e que é possível saber como cada elemento foi representado a partir da legenda.

Atividades 6 e 7. Se considerar necessário, ajude os estudantes a reconhecer o elemento identificado na imagem e na planta.

Nas atividades 6 a 8 o estudante desenvolve as habilidades EF03GE06 e EF03GE07 da Base Nacional Comum Curricular, respectivamente: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica; Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas, com enfoque no reconhecimento do que cada símbolo da legenda representa na planta.

MP070

A vida no campo

A vida no campo é diferente da vida na cidade.

No campo não há o vaivém intenso de pessoas, carros, ônibus e caminhões, como é comum na cidade. No campo, muitas atividades dependem do ritmo da natureza. É preciso, por exemplo, esperar a época certa para plantar e para colher.

Festas e exposições são comuns no campo. Geralmente, elas estão ligadas aos produtos da região.

No município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, a festa da uva é uma importante herança da comunidade de migrantes italianos e seus descendentes

Glossário:

Migrantes: pessoas que deixam o lugar onde nasceram para viver em outro município, estado ou país.

Fim do glossário.

A produção de uva é uma das atividades mais tradicionais e importantes na economia do município. Foram os migrantes italianos que, com seus conhecimentos e técnicas, introduziram o cultivo da uva na região onde se localiza o atual município de Garibaldi.

Imagem: Fotografia. Três pessoas estão com bacias penduradas no corpo e colhendo uvas em uma parreira. Em volta deles há vários cestos no chão com uvas dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de uva no município de Garibaldi, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há alguma festa de comunidades de migrantes de outros países?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 46 e 47 podem ser trabalhadas na semana 14.

Fim do complemento.

As páginas 46 e 47 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01, EF03GE02 e EF03GE05.

Orientações pedagógicas

Acompanhe a leitura do texto com os estudantes.

Ressalte que as atividades de trabalho no campo estão ligadas ao ritmo da natureza. Assim, há o tempo de preparar e semear a terra, e o tempo de colher, por exemplo.

Atividade 9. Enfatize que diversos povos migrantes (os portugueses, os italianos, os espanhóis, os alemães, os japoneses, entre outros) contribuíram para a formação da cultura brasileira. A festividade destacada no texto é apenas um exemplo entre as diversas contribuições culturais desses povos. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF03GE01 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

MP071

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Há algum produto de destaque na economia do município onde você vive? Junte-se a um colega e anotem suas descobertas no caderno!
  1. Pesquise em livros, jornais, revistas e na internet para descobrir um produto que seja obtido em uma atividade econômica importante no lugar onde você vive.
  1. Pesquise, também, quando e como a produção desse produto começou e se há alguma festa ou exposição relacionada a ele no lugar onde você vive. Anote o que descobriu.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    • Contem suas descobertas aos colegas e ao professor.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Em casa, leia o texto em voz alta e responda.

Lazer no campo

No campo podem ser desenvolvidas várias atividades de lazer e turismo: pesca em rios; passeios ecológicos, como trilhas na mata ou banhos de cachoeira; esportes de aventura, como o rafting ; ou simplesmente descansar e curtir a natureza.

Imagem: Fotografia. Seis pessoas com capacete e colete estão sentadas em um bote inflável amarelo em um rio e segurando remos. Ao fundo há várias cachoeiras e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Rafting no Rio Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, no município de Foz do Iguaçú, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais atividades de lazer e turismo foram citadas no texto? Sublinhe-as.
PROFESSOR Resposta: pesca em rios; passeios ecológicos; trilhas na mata; banhos de cachoeira; esportes de aventura; descansar e curtir a natureza.
  1. Você já fez alguma dessas atividades? Se sim, descreva essa experiência.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Você conhece outras atividades de lazer e turismo que podem ocorrer no campo? Quais?
PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Enfatize que as atividades de trabalho no campo estão ligadas ao ritmo da natureza. Ou seja, dependem de fatores naturais. No entanto, muitas propriedades não dependem unicamente dos fatores naturais para produzir, já que existem recursos como irrigação e estufas que possibilitam a produção durante o ano todo.

Atividade 10. Realize uma pesquisa prévia para descobrir as atividades econômicas que se destacam na economia local. Faça uma lista dos principais produtos fabricados e/ou serviços oferecidos. Busque informações a respeito da origem dessas atividades econômicas e se apresentam, por exemplo, alguma influência cultural, tal como o exemplo apresentado no texto da página 46. Essa pesquisa prévia ajudará na orientação dos estudantes para a realização da atividade. Nesta atividade o estudante desenvolve a habilidade EF03GE02 da Base Nacional Comum Curricular: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

Atividade 11. Encaminhe a atividade para casa e incentive os estudantes a fazer a leitura em voz alta do texto que compõe a atividade para integrantes da família, promovendo a literacia familiar. Nesta atividade, os estudantes terão de localizar no texto as informações necessárias para responder às questões. Em sala de aula, realize a correção conjunta da atividade verificando se houve dificuldades para resolvê-la.

MP072

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente.  Fim da imagem.

Conservação ambiental no espaço rural

Você sabe o que é uma unidade de conservação?

A unidade de conservação é uma área de proteção ambiental instituída pelos governos.

Na formação das propriedades rurais, isto é, das fazendas, chácaras e sítios, geralmente se destrói a mata nativa para dar lugar às plantações e às pastagens.

No entanto, em muitas propriedades rurais ainda restam algumas áreas de mata nativa, com diversas espécies animais e vegetais.

Se um proprietário rural quiser, ele pode criar uma unidade de conservação chamada reserva particular do patrimônio natural (RPPN), com os objetivos de:

Glossário:

Mata nativa: mata original, que não sofreu alterações.

Biodiversidade: diversidade de espécies de seres vivos existentes em determinado local.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Reserva particular do patrimônio natural no município de Cavalcante, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 15.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer a necessidade de conservar o meio ambiente.
  • Compreender que as unidades de conservação contribuem para manutenção dos recursos naturais a longo prazo.
  • Compreender a importância de utilizar os recursos naturais de modo sustentável.

    O conteúdo da seção permite trabalhar a habilidade da BNCC: EF03GE05.

    Orientações pedagógicas

    Acompanhe a leitura do texto com os estudantes e peça que observem a paisagem da fotografia.

    Esclareça que a unidade de conservação (UC) denominada reserva particular do patrimônio natural (RPPN) é apenas uma entre as diferentes categorias de UC. No texto, As unidades de conservação, presente nesta e na próxima página, são listadas outras categorias com base na classificação em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável.

    Ressalte que, no Brasil, toda propriedade rural deve manter uma área com cobertura vegetal nativa, que é denominada Reserva Legal. Isso significa que, mesmo que um proprietário rural não crie uma RPPN, ele deve destinar uma parte da propriedade para constituição da Reserva Legal.

    Reforce aos estudantes a importância de pensar as diversas formas de interação entre a sociedade e a natureza a partir de soluções sustentáveis e que contribuem para a conservação do meio ambiente.

    As unidades de conservação

    As unidades de conservação (UC) [...] dividem-se em dois grupos:

    Unidades de Proteção Integral : a proteção da natureza é o principal objetivo dessas unidades, por isso as regras e normas são mais restritivas. Nesse grupo é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais; ou seja, aquele que não envolve consumo, coleta ou dano aos recursos naturais. Exemplos de atividades de uso indireto dos recursos naturais são: recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, entre outras.

    As categorias de proteção integral são: estação ecológica, reserva biológica, parque, monumento natural e refúgio de vida silvestre.

MP073

  1. O que é uma unidade de conservação?

_____

PROFESSOR Resposta: É uma área de proteção ambiental instituída pelos governos.
  1. O que significa utilização sustentável dos recursos naturais?

_____

PROFESSOR Resposta: Significa utilizar os recursos naturais sem esgotá-los, para que as futuras gerações também possam utilizá-los.
  1. Em sua opinião, é importante que os proprietários rurais conservem a natureza no espaço rural? Por quê?

_____

PROFESSOR Respostas pessoais.

Boxe complementar:

Vamos fazer

A reserva particular do patrimônio natural é um exemplo de unidade de conservação. Outros exemplos são: parque nacional, estação ecológica, reserva biológica, reserva extrativista, reserva de desenvolvimento sustentável e floresta nacional.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as unidades de conservação? Junte-se a um colega e sigam as etapas.

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em dupla.  Fim da imagem.

  1. Pesquisem em livros, revistas e na internet informações sobre um exemplo de unidade de conservação. Procurem descobrir quais são as principais funções da unidade de conservação que vocês escolheram e anotem suas descobertas no caderno.
  1. Pesquisem se existe alguma unidade de conservação no lugar onde vocês vivem. Se houver, procurem informações sobre ela, como nome, localização e principais funções.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Unidades de Uso Sustentável : são áreas que visam conciliar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. Nesse grupo, atividades que envolvem coleta e uso dos recursos naturais são permitidas, mas desde que praticadas de uma forma que a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos esteja assegurada.

As categorias de uso sustentável são: área de relevante interesse ecológico, floresta nacional, reserva de fauna, reserva de desenvolvimento sustentável, reserva extrativista, área de proteção ambiental (APA) e reserva particular do patrimônio natural (RPPN).

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://fdnc.io/fAg. Acesso em: 9 jul. 2021.

Orientações pedagógicas

A proposta da seção possibilita mais um momento de aprofundamento do tema da produção e meio ambiente. Explore o conceito de conservação para demonstrar como o controle sobre as atividades que podem ser realizadas nas áreas protegidas podem garantir a preservação do meio ambiente nessas localidades.

Atividade 3. Explique que a conservação do meio ambiente nas áreas rurais contribui para a proteção dos recursos naturais e da biodiversidade. A manutenção de áreas de vegetação nativa serve de abrigo para diversas espécies de fauna silvestre e promove a conservação da flora nativa.

Na atividade Vamos fazer, selecione previamente um exemplo de unidade de conservação para apresentar aos estudantes. Identifique em qual categoria ela se enquadra. Preferencialmente, selecione alguma unidade que seja de uma categoria diferente do exemplo utilizado no texto da página 48.

Literacia e Geografia

Oriente os estudantes a elaborar uma síntese das informações pesquisadas, propiciando o desenvolvimento da capacidade de generalização.

MP074

CAPÍTULO 2. O trabalho no campo

A agricultura

Maçã, laranja, abacaxi, limão, alface, agrião, tomate, batata, feijão, milho, arroz e muitos outros alimentos que consumimos no dia a dia são produzidos no campo. Você sabe qual é a atividade econômica que produz esses alimentos?

Se você respondeu agricultura, acertou!

Agricultura é a atividade econômica responsável pelo cultivo da terra: preparar o solo, semear e, no tempo certo, colher o que foi produzido.

Glossário:

Semear: colocar as sementes na terra para germinar.

Fim do glossário.

A agricultura é uma das atividades que mais dependem da natureza. Longos períodos de chuva ou de seca, por exemplo, interferem na produção agrícola.

Imagem: Fotografia. Um homem com boné, óculos escuros, camisa e calça está segurando várias mangas com a mão esquerda. Ao seu lado há uma árvore com várias mangas penduradas. Ao fundo, mais árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de manga em plantação no município de Casa Nova, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De que modo a natureza influencia as atividades das pessoas que vivem no campo?
PROFESSOR Atenção professor: Ver orien tações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para a primeira parte do capítulo 2 pode ser trabalhada na semana 16.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Reconhecer a agricultura e a pecuária como atividades do campo.
  • Compreender o que é agricultura.
  • Diferenciar produtos in natura de produtos industrializados.
  • Compreender o que é pecuária.
  • Compreender o que é extrativismo.

    As páginas 50 e 51 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.

    Orientações pedagógicas

    Comente que a agricultura é uma das atividades econômicas predominantes no campo. Por meio dela, são produzidos alimentos para as pessoas e matérias-primas para as indústrias.

    Se julgar pertinente, explique que em algumas propriedades desenvolve-se a agricultura comercial, cuja produção tem como destino a comercialização. Em outras, a agricultura é de subsistência, ou seja, é voltada para o consumo do próprio agricultor e de seus familiares.

    Ao promover o reconhecimento das atividades produtivas realizadas no campo, retome o tema da produção e meio ambiente, explorando como essas atividades podem impactar o meio ambiente.

    Atividade 1. É importante que os estudantes indiquem em suas respostas a compreensão de que a vida no campo tem vários aspectos que estão fortemente ligados aos ritmos da natureza. Assim, períodos de chuva ou de seca, por exemplo, influenciam as atividades que se desenvolvem no campo, como o preparo da terra, a semeadura e o período de colheita.

    Como surgiu a agricultura

    Há na Terra uma enorme variedade de vegetais, mas o homem cultiva apenas alguns tipos. Hoje, a agricultura é uma das atividades humanas mais importantes, mas isso nem sempre foi assim.

    Até há 10 mil anos, aproximadamente, o homem vivia da caça e de frutos e raízes que encontrava. Não plantava nem criava animais.

    Os primeiros vegetais que plantou foram cereais, e o seu cultivo mudou inteiramente a vida do homem.

    Em pouco tempo podia dispor de alimento abundante para muitas pessoas. Os grãos não se estragavam, quando guardados, e isso garantia alimento nos meses de inverno, quando a caça se tornava rara e não havia frutos para comer.

MP075

Muitos produtos agrícolas podem ser consumidos in natura

Você já deve ter comido uma maçã na hora do lanche. A maçã é um alimento produzido pela agricultura que pode ser consumido in natura, isto é, sem passar por transformação na indústria. Há muitos produtos agrícolas consumidos in natura: hortaliças, legumes, frutas etc.

Imagem: Fotografia. Várias maçãs vermelhas e empilhadas.  Fim da imagem.

Os produtos agrícolas podem ser transformados em alimentos industrializados

Muitos produtos da agricultura podem ser consumidos como alimentos industrializados. A maçã, por exemplo, pode ser consumida na forma de suco fabricado na indústria.

Imagem: Ilustração. À esquerda, um homem está colhendo maçãs em uma árvore. Ao seu lado há uma caixa cheia de maçãs. À direita, na parte superior, setas azuis entre quadros: (1) um caminhão com várias caixas de maçãs na parte traseira. Ao lado, um homem está carregando uma caixa sobre os ombros e andando em direção a um galpão (CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO); (2) um homem está empurrando um carrinho com uma caixa de maçãs em cima. Ao lado, outro homem está acenando e entre eles há caixas de maçãs empilhadas. Acima, placa com a informação: MAÇÃS; (3) um caminhão está andando em uma rua com caixas de maçãs na parte traseira. Ao fundo, silhueta de prédios; (4) um homem está atrás de uma barraca com várias maçãs expostas. Na parte inferior, setas vermelhas entre quadros: (1) um caminhão com várias caixas de maçãs na parte traseira. Ao lado, um homem está carregando uma caixa sobre os ombros e andando em direção a um galpão (INDÚSTRIA SUCOS DE MAÇÃ); (2) uma máquina está jorrando suco dentro de caixas abertas, que estão em cima de uma esteira. Nas caixas, desenhos de maçãs; (3) um caminhão com desenhos de caixas de suco de maçã na lateral está andando em uma estrada; (4) um supermercado com caixas de suco de maçã expostos. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. De acordo com o esquema acima, explique o caminho que a maçã percorre até chegar à feira como produto in natura e até chegar ao supermercado como produto industrializado.
PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Plantar e esperar a colheita era menos trabalhoso e muito mais seguro do que perseguir a caça.

Três foram as principais consequências da agricultura: o homem deixou de ser nômade e fixou-se na região onde cultivava; com a abundância de alimento, a população humana começou a crescer e como, para cuidar das plantações, bastavam algumas pessoas, as demais puderam cuidar de outras coisas [...].

CLEFFI, Norma Maria et al . Ciências ambientais para o grau: 7a e 8a séries. o homem e as plantas. São Paulo: Cecisp, s/d. p. 29.

Orientações pedagógicas

Explique aos estudantes que o termo in natura está grafado em tipo diferente (itálico) porque é uma expressão em língua estrangeira.

Peça que listem outros exemplos de alimentos que podem ser consumidos in natura.

Oriente os estudantes na leitura do esquema, mostrando dois destinos que um mesmo produto agrícola pode ter. Peça que acompanhem as imagens no sentido das setas, ajudando-os a perceber que elas indicam uma sequência. É importante notarem que a maçã, exemplo de produto agrícola utilizado no esquema, pode ser tanto matéria-prima para a indústria quanto ser consumida in natura.

Atividade 2. Peça que observem atentamente o esquema, explorando os dois caminhos percorridos pela maçã após sua colheita. Se julgar conveniente, oriente os estudantes a elaborar um texto coletivo, enumerando as etapas de cada caminho.

MP076

A pecuária

Pecuária é a atividade econômica responsável pela criação e pela reprodução de animais.

Da pecuária obtêm-se carne, leite, couro, ovo, mel etc.

Assim como a agricultura, a pecuária fornece alimentos para o consumo das pessoas, por exemplo, a carne e o leite, e matéria-prima para a fabricação de produtos industrializados.

Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.

Glossário:

Matéria-prima: produto, natural ou não, que, na indústria, pode ser transformado em outro produto.

Fim do glossário.

Com o leite, por exemplo, a indústria fabrica queijos e iogurtes. Bolsas e calçados podem ser fabricados pela indústria com o couro dos animais.

Imagem: Fotografia. Um homem está montado em um cavalo branco e andando atrás de bois e bezerros. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de bois no município de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Cinco porcos marrons e filhotes estão comendo grama. Ao fundo, terreno plano e verde com algumas árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de porcos no município de Ortigueira, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para as páginas 52 e 53 podem ser trabalhadas nas semanas 16 e 17.

Fim do complemento.

As páginas 52 e 53 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.

Orientações pedagógicas

Esclareça os objetivos da criação de animais, ressaltando que a prática da pecuária é diferente da criação de animais domésticos como gato, cachorro etc. Comente também que a pecuária é diferente da caça, que é uma atividade extrativista.

Enfatize que os animais criados na atividade pecuária não servem apenas para alimentação, mas também para transporte e para a obtenção de matérias-primas para a indústria.

Se julgar pertinente, comente que a carne dos animais, por exemplo, pode ser comercializada in natura ou transformada em embutidos, ração animal etc. O couro dos animais é usado como matéria-prima para produtos como sapatos, bolsas, relógios e outros; os ossos de vários animais podem ser utilizados na fabricação de peças de artesanato, pentes, adornos etc.; a proteína animal é utilizada na composição de gelatinas e suplementos alimentares.

Para o estudante ler

Tem planta que virou bicho!, de Alda de Miranda e Cacio Murilo, Editora Escritinha.

Livro divertido sobre os alimentos e os animais.

MP077

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

  1. Com a ajuda de um familiar, responda: no dia a dia, você e sua família consomem ou utilizam produtos de origem animal? Se sim, anote dois exemplos no caderno.
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. A pecuária é uma atividade desenvolvida no lugar onde você vive? Se sim, que animais são criados?
PROFESSOR Resposta pessoal.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.

  1. Em uma folha, desenhe três alimentos que você consome in natura.
  1. Exponha o seu desenho no mural da sala, junto com os desenhos dos colegas.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Observe os desenhos e liste os alimentos in natura que são consumidos pela turma.
PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. Observe os produtos que Luciano e seu pai compraram no mercado.
  1. Circule de vermelho o alimento produzido pela pecuária e de verde os alimentos produzidos pela agricultura.
Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho e camiseta azul está sorrindo com as mãos na cintura. Na frente dele há alimentos sobre uma mesa: três maçãs vermelhas; um pacote de biscoitos; um pacote de gelatina; uma embalagem com um pedaço de carne dentro; duas cenouras e um abacaxi.  Fim da imagem.

Observação: Os produtos não foram representados em proporção. Fim da observação.

PROFESSOR Resposta: vermelho: bife; verde: maçãs; cenouras; abacaxi.
  1. Quais produtos não foram circulados na resposta anterior? Por quê?
PROFESSOR Resposta: Biscoitos e gelatina, pois foram produzidos pela indústria.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Após a resolução feita em casa, faça a correção da atividade, incentivando a participação oral dos estudantes e anotando na lousa as respostas por eles compartilhadas. Além dos alimentos, incentive-os a citar também exemplos de outros produtos de origem animal.

Atividade 4. Comente que vários tipos de gado podem ser criados: bovino (bois e vacas), suíno (porcos), caprino (bodes e cabras), ovino (carneiros e ovelhas), bufalino (búfalos), asnino (asnos, mulas e jegues) e equino (cavalos e éguas). Se os estudantes viverem na cidade, incentive-os a pesquisar onde são produzidos os produtos de origem animal que eles consomem no dia a dia.

Se necessário, explique que a atividade pecuária também envolve, entre outras tarefas, os cuidados com a reprodução dos animais, a preparação de pastagens e cercados, a alimentação e a vacinação dos animais, a limpeza dos currais, a coleta de ovos, a ordenha de vacas e cabras.

Atividade 5. Se julgar pertinente, incentive os estudantes a identificar os produtos que podem ser consumidos in natura e aqueles que constituem matéria-prima para as indústrias, como os produtos agrícolas transformados por processo industrial em alimentos industrializados, por exemplo.

Atividade 6. b) Explique que os biscoitos e a gelatina são produtos fabricados em indústrias, mas que utilizam matérias-primas produzidas no campo.

Literacia e Geografia

Muitas atividades podem ser resolvidas utilizando o conhecimento que os estudantes já têm sobre o tema. É importante incentivá-los a usar informações que aprenderam anteriormente para explicar as questões atuais. Os estudantes estão constantemente fazendo conexões entre o que já foi aprendido e o que acabam de descobrir.

MP078

O extrativismo

Extrativismo é a atividade econômica responsável pela extração ou coleta de recursos naturais para fins de subsistência, comerciais ou industriais.

Para fabricar panelas, fogões, geladeiras, automóveis, computadores, aviões, máquinas e equipamentos diversos, entre muitos outros produtos, a indústria utiliza recursos minerais extraídos da natureza, como, minério de ferro, alumínio, cobre, estanho, ouro e pedras naturais. A extração desses recursos é uma atividade extrativa mineral.

Móveis, papel e papelão, por exemplo, são produzidos com a madeira de árvores. A extração de madeira é uma atividade extrativa vegetal.

A pesca e a caça de animais constituem atividade extrativa animal.

Imagem: Fotografia. Um homem com macacão azul está em pé, sobre um barco de madeira e segurando uma rede de pesca dentro de um rio. Ao fundo, pedras e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador no município de Paraty, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.

  1. Qual é o tipo de extrativismo realizado para obter o recurso utilizado na fabricação destes produtos?
Imagem: Fotografia. Um carro vermelho. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Extrativismo mineral.
Imagem: Fotografia. Uma cadeira de madeira. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Extrativismo vegetal.

Observação: Os produtos não foram representados em proporção. Fim da observação.

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aula

A aula prevista para as páginas 54 e 55 pode ser trabalhada na semana 17.

Fim do complemento.

As páginas 54 e 55 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.

Orientações pedagógicas

Para introduzir o tema, peça aos estudantes que imaginem ou observem objetos ou móveis presentes num determinado ambiente (sala de aula, cozinha ou sala de casa, biblioteca, pátio da escola etc.) e pergunte quais são as matérias-primas utilizadas nesses objetos. Se necessário, retome a noção de matéria-prima. Sugira que eles escolham alguns objetos e os desenhem, identificando sua matéria-prima principal. Pode-se, também, listar na lousa uma relação dos objetos citados e os recursos utilizados em sua fabricação. Em seguida, pergunte de onde vêm essas matérias-primas. É importante eles perceberem que muitos objetos utilizados no dia a dia são fabricados com matérias-primas provenientes do extrativismo.

Atividade 7. Ajude os estudantes a identificarem os recursos utilizados para a fabricação de cada produto. A atividade extrativa vegetal é responsável pela extração da madeira, que é a matéria-prima utilizada para a fabricação da cadeira. No caso do carro, a atividade extrativa mineral é responsável pela extração dos recursos minerais usados para sua fabricação.

MP079

No campo também tem indústria

Muitas vezes, a transformação industrial dos produtos da agricultura, da pecuária e do extrativismo ocorre no campo mesmo. A produção de açúcar e de álcool a partir da cana de açúcar, o beneficiamento e o preparo de produtos de origem vegetal, animal ou mineral são alguns exemplos de atividades de transformação industrial no campo, mas existem muitas outras. Observe as imagens.

Glossário:

Beneficiamento: preparo do produto in natura para que seja vendido ou para que sirva de matéria-prima na indústria, como a torra de grãos do café, a retirada da casca da castanha-do-pará, entre outros.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Duas mulheres estão segurando um tecido grande e bege de couro sobre uma mesa. Atrás delas há vários tecidos de couro empilhados. Ao fundo, máquinas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Beneficiamento de couro de animais (curtume) no município de Presidente Prudente, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com capacete de proteção está ao lado de uma placa gigante de pedra. Ao fundo, mais placas de pedra em um galpão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Beneficiamento de pedras naturais no município de Cachoeiro de Itapemirim, no estado do Espírito Santo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem com fone na cabeça está com as mãos sobre um barril grande e cinza. Ao lado há duas sacas encostadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Torrefação de grãos de café no município de Araguari, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram exemplos de indústrias presentes no campo. Qual é a origem da matéria-prima de cada uma delas? Circule:
  1. de azul a fotografia cuja matéria-prima advém da pecuária.
PROFESSOR Resposta: Fotografia 1
  1. de amarelo aquela cuja matéria-prima é obtida na agricultura.
PROFESSOR Resposta: Fotografia 3
  1. de roxo aquela que tem origem no extrativismo mineral.
PROFESSOR Resposta: Fotografia 2
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Monitore se os estudantes conseguem identificar, pela análise das fotografias, os materiais nelas retratados. Sobretudo nos casos em que os estudantes apresentarem dificuldade, reforce que a leitura da legenda que acompanha cada imagem é outra forma de se obter as informações necessárias para a resolução da atividade.

MP080

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler apresenta exemplos de produtos fabricados com o milho, matéria-prima proveniente da agricultura.

O que a fábrica produz com o milho?

É por meio da agricultura que são produzidas muitas matérias-primas para as fábricas.

Com essas matérias-primas são fabricados diversos produtos que utilizamos no dia a dia.

O milho é uma matéria-prima proveniente da agricultura. Nas fábricas, ele pode ser transformado em farinha de milho e em óleo para cozinhar.

Imagem: Fotografia. Plantação extensa de milho.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de milho no município de Primavera do Leste, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual é o tema do texto?

_____

PROFESSOR Resposta: Exemplos de produtos fabricados com o milho, matéria-prima proveniente da agricultura.
  1. Quantos exemplos foram citados no texto?

_____

PROFESSOR Resposta: Foram citados dois exemplos.
PROFESSOR Resposta: farinha de milho; óleo para cozinhar.
MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 18.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Ampliar o domínio da leitura e da escrita.
  • Ler e escrever textos expositivos.
  • Desenvolver habilidades para a organização de informações.

    O conteúdo da seção contempla a habilidade da BNCC: EF03GE05.

    Orientações pedagógicas

    Acompanhe a leitura do texto com os estudantes.

    Peça que respondam às questões oralmente, antes de escrevê-las.

    Atividade 2. Oriente os estudantes a grifar os exemplos de produtos derivados do milho apresentados no texto e a contá-los. Eles devem grifar: farinha de milho e óleo para cozinhar.

    Sugestão de atividade:

    Do que é feito esse alimento industrializado?

    Proponha uma atividade para que os estudantes identifiquem as matérias-primas de alimentos industrializados que consomem em seu dia a dia.

  1. Peça aos estudantes que levem para a sala de aula a embalagem de um produto alimentício industrializado que gostam de consumir.
  1. Oriente-os a ler o rótulo do produto e a identificar a sua principal matéria-prima.
  1. Em seguida, peça que identifiquem se essa matéria-prima é derivada da agricultura ou da pecuária.
  1. Por fim, solicite que listem outros produtos alimentícios que podem ser fabricados com essa mesma matéria-prima.

MP081

  1. Preencha o quadro com os exemplos de produtos fabricados com o milho citados no texto.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Produtos fabricados com o milho

Exemplo 1

_____

PROFESSORResposta: Farinha de milho.

Exemplo 2

_____

PROFESSORResposta: Óleo para cozinhar.
  1. O esquema abaixo mostra exemplos de produtos que são fabricados com outra matéria-prima.
Imagem: Ilustração. No centro, uma mulher está sentada e ordenhando uma vaca. À esquerda, uma seta em direção a um queijo. À direita, uma seta em direção a um pote e uma garrafa de iogurte. Fim da imagem.
  1. Qual é a matéria-prima representada no esquema?

_____

PROFESSOR Resposta: O leite.
  1. De que atividade se origina essa matéria-prima?

    _____

PROFESSOR Resposta: Da pecuária.
  1. De acordo com o esquema, que produtos as fábricas podem produzir com essa matéria-prima?

    _____

PROFESSOR Resposta: Queijo e iogurte.
  1. Com base nessas informações, escreva um texto apresentando exemplos de produtos fabricados com essa matéria-prima.

    Lembre-se de dar um título ao seu texto.

PROFESSOR At enção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Estimule os estudantes a listar alimentos, industrializados ou não, que podem ser feitos com o milho. Eles podem citar: pães, bolos, pipoca, polenta, pamonha, curau, cuscuz, canjica etc. Se considerar pertinente, comente que o milho também é usado como ração de animais na pecuária e como matéria-prima para a fabricação de produtos não alimentícios, como medicamentos, cosméticos e álcool combustível, entre outros.

Atividade 4. Incentive-os a listar outros produtos derivados do leite, além dos que foram apresentados na atividade. Os estudantes podem citar a manteiga, o requeijão, o creme de leite, o leite condensado, o doce de leite e outros produtos industrializados que usem leite em sua composição. d) Oriente-os a escrever o texto seguindo a mesma estrutura do texto apresentado na página 56.

Se julgar oportuno, peça a alguns estudantes que leiam para a classe o texto que produziram e que apontem semelhanças entre o próprio texto e o apresentado pelos colegas.

Outra possibilidade para essa atividade é a elaboração de um texto coletivo.

Conclusão da unidade

Na perspectiva da avaliação formativa, este é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: identificação dos elementos da paisagem predominantes no espaço rural; reconhecimento de aspectos relacionados ao modo de vida em diferentes ambientes rurais; reflexão sobre a relação sociedade-natureza no campo; reconhecimento das principais atividades econômicas e formas de trabalho praticadas no campo.

Literacia e Geografia

Antes de escrever o texto, os estudantes podem rascunhar suas ideias. Fazer rascunhos é uma boa maneira de organizar as ideias, de colocar no papel todos os pensamentos antes de finalizar a redação. O rascunho ajuda a tornar o texto definitivo mais claro, coeso e conciso.

MP082

O que você aprendeu

  1. Muitas atividades realizadas no campo estão relacionadas ao ritmo da natureza, como as chuvas e a época do ano. Além disso, há eventos associados aos produtos de cada época ou região.

Observe as fotografias abaixo e responda.

Imagem: Fotografia. Várias pessoas em uma praça. No centro há uma haste e em volta há várias bandeiras coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Festa Junina em São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo, em 2017. Muitos dos pratos típicos das festas juninas são feitos com milho porque elas acontecem em junho, época de colheita desse produto. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias flores coloridas. Ao fundo, duas pessoas e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Exposição de flores “Expoflora” em Holambra, no estado de São Paulo, em 2018. Os migrantes holandeses começaram o cultivo de flores no município, que atualmente é o principal responsável pela produção de flores no Brasil. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Atenção professor: Sobre os itens a, b e c, ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.
  1. Que produtos cultivados no campo influenciam cada evento?

_____

  1. Como esses produtos são utilizados nos eventos mostrados nas fotografias?

    _____

  1. Como os migrantes influenciaram a produção de flores em Holambra?

    _____

MANUAL DO PROFESSOR

Boxe complementar:

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 19.

Fim do complemento.

Objetivos pedagógicos

  • Recordar os principais conceitos e ideias abordados na unidade.
  • Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.

    As páginas 58 e 59 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE01, EF03GE02 e EF03GE05.

    Orientações pedagógicas

    Oriente a realização das atividades, auxiliando os estudantes diante das dúvidas sobre o conteúdo apresentado.

    Atividade 1. a) O milho e as flores. b) O milho é utilizado para a produção das comidas típicas das festas juninas. As flores são comercializadas na Expoflora. c) Os holandeses foram responsáveis pelo início do cultivo de flores em Holambra. Espera-se que os estudantes associem as informações fornecidas no enunciado e nas legendas aos conteúdos trabalhados na unidade para refletir sobre aspectos culturais e econômicos relacionados às atividades realizadas no campo. A atividade também permite avaliar a compreensão e a interpretação de texto, já que as principais informações solicitadas estão presentes nas legendas das fotografias, contribuindo para a consolidação do processo de alfabetização. Comente que as festas juninas são festas religiosas celebradas em grande parte do território brasileiro e apresentam elementos que remetem à vida e às atividades realizadas no campo, como as comidas típicas. Já a Expoflora é um evento comercial relacionado ao cultivo de flores e realizado por migrantes holandeses e seus descendentes em Holambra (SP).

    Para você ler

    Agricultura e meio ambiente, de Antônio Vitor Rosa, Editora Saraiva.

    Livro que analisa as consequências da produção agrícola para o meio ambiente.

MP083

Avaliação processual

  1. Observe o desenho que representa uma paisagem do campo.
Imagem: Ilustração. Em primeiro plano, à esquerda, uma pessoa está agachada ao lado de uma horta. Em seguida, um homem segura um balde com água e anda em direção a um poleiro com galinhas. À direita, um homem está ao lado de uma cerca com porcos dentro. Em seguida, outro homem caminha segurando placas de madeira sobre os ombros. Na frente dele, uma mulher, um menino e um cachorro estão na frente de uma casa. Em segundo plano, um homem dirige um trator vermelho e ao lado há vários bois e vacas sobre um pasto. Atrás há dois homens segurando caixas na parte traseira de um caminhão. Ao lado há um lago e casas. Ao fundo, plantações e árvores. Fim da imagem.
  1. Anote dois elementos dessa paisagem que são muito comuns no campo.
PROFESSOR Atenção professor: Algumas respostas possíveis: vegetação; plantações, criação e animais. Fim da observação.
  1. Quais são as atividades predominantes em lugares como esse? Assinale quantas atividades precisar.

( ) indústria

( ) comércio

( ) agricultura

( ) pecuária

( ) extrativismo

( ) prestação de serviços

PROFESSOR Resposta correta: agricultura; pecuária; extrativismo.
  1. Cite um produto obtido em cada uma das atividades assinaladas.

    _____

PROFESSOR Atenção professor: Algumas respostas possíveis: milho, café, algodão, laranja; carnes, ovos, leite, mel; madeira, castanha, açaí, látex... Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 2. Para identificar as aprendizagens e as dificuldades dos estudantes em relação ao conteúdo da unidade, peça que descrevam a paisagem representada na imagem e as atividades que as pessoas estão realizando. Se julgar pertinente, destaque os elementos que são predominantemente associados ao campo.

Pergunte aos estudantes que outras atividades econômicas são realizadas no espaço rural além da pecuária e da agricultura. Espera-se que eles citem as atividades extrativas e as atividades de turismo e lazer.

Para o estudante ler

Rimas saborosas, de César Obeid, Editora Moderna. Livro de poemas sobre alimentação saudável.

MP084

  1. Complete as frases utilizando corretamente as palavras do quadro.

• agricultura

• indústria

• industrializados

in natura

  1. Os produtos consumidos _____ não são transformados na _____.
PROFESSOR Respostas: in natura ; indústria.
  1. Muitos produtos da _____ são utilizados na fabricação de alimentos _____.
PROFESSOR Respostas: agricultura; industrializados.
  1. Ligue os produtos da esquerda às palavras dos quadros à direita.

Coluna 1

Imagem: Ilustração. Cinco tomates vermelhos.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um prato com salada.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Uma caixa vermelha com desenhos de tomates e a informação: MOLHO DE TOMATE. Fim da imagem.

Coluna 2

• Consumo in natura

• Alimento industrializado

• Produto agrícola

PROFESSOR Respostas: Consumo in natura - Imagem 2 Alimento industrializado - Imagem 3 Produto agrícola - Imagem 1
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 60 e 61 contemplam a habilidade da BNCC: EF03GE05.

Orientações pedagógicas

Atividade 3. Verifique se os estudantes compreenderam a diferença entre os produtos in natura e os alimentos industrializados. Se necessário, retome o conteúdo da página 51.

Atividade 4. Os estudantes devem perceber que muitos produtos agrícolas podem tanto passar por um processo industrial quanto serem consumidos in natura.

Para o estudante ler

Do campo à mesa: o caminho dos alimentos, de Teddy Chu, Editora Moderna.

Livro sobre a produção e a distribuição dos alimentos.

Alimentos in natura ou minimamente processados

[...] Alimentos in natura ou minimamente processados, em grande variedade e predominantemente de origem vegetal, são a base para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. [...]

A aquisição de alimentos in natura é limitada a algumas variedades como frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos e ovos. E, ainda assim, é comum que mesmo esses alimentos sofram alguma alteração antes de serem adquiridos, como limpeza, remoção de partes não comestíveis e refrigeração.

MP085

  1. Encontre as peças que se encaixam para formar três afirmativas corretas. Copie essas afirmativas.
Imagem: Ilustração. Peças de quebra-cabeça coloridas com textos dentro. Peça azul-claro: “A agricultura é”; Peça laranja: “a atividade de criar e reproduzir animais.”; Peça azul-escuro: “a atividade de cultivar a terra.”; Peça lilás: “são atividades que predominam no campo.”; Peça verde: “A agricultura e a pecuária”; Peça rosa: “A pecuária é”. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: A agricultura é a atividade de cultivar a terra; A agricultura e a pecuária são atividades que predominam no campo. A pecuária é a atividade de criar e reproduzir animais.
  1. Assim como a agricultura e a pecuária, o extrativismo é uma atividade desenvolvida no campo. Use como referência a atividade anterior e escreva uma frase caracterizando o extrativismo.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Outros alimentos como arroz, feijão, leite e carne são comumente adquiridos após secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento ou congelamento. Outros grãos, como os de milho e trigo, e raízes, como a mandioca, costumam ainda ser moídos e consumidos na forma de farinhas ou de massas feitas de farinhas e água, como o macarrão. [...]

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira . 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

Orientações pedagógicas

Atividade 5. Os estudantes podem criar outras peças de quebra-cabeça. Pode-se dividir a sala em grupos e pedir a cada grupo que crie uma dupla de peças com uma afirmação referente ao conteúdo estudado na unidade. Verifique a coerência das frases criadas e corrija se necessário. Depois, a turma inteira montará as peças elaboradas.

Atividade 6. Incentive-os a apresentar exemplos de atividades extrativas e liste na lousa os exemplos ditos pelos estudantes.

MP086

  1. Observe esta fotografia de uma área rural.
Imagem: Fotografia. Vista aérea de galpões no meio de plantações e estradas de terra. À esquerda há uma casa e uma árvore. E no centro há uma caixa d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 1. Vista de cima de quatro construções no meio de uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista de cima de duas construções no meio de uma plantação. À esquerda, outra construção e uma árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural do município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

PROFESSOR Resposta correta: Imagem 2
MANUAL DO PROFESSOR

As páginas 62 e 63 contemplam as habilidades da BNCC: EF03GE06 e EF03GE07.

Orientações pedagógicas

Atividade 7. Peça aos estudantes que observem atentamente a fotografia que mostra a paisagem na visão oblíqua, descrevendo os elementos que conseguem visualizar. Eles devem identificar as construções, as áreas de cultivo, os caminhos de terra e as árvores. Incentive-os a procurar esses elementos nas imagens de satélite para que possam indicar qual delas representa a mesma área mostrada na fotografia.

Comente que ambas as imagens de satélite representam a visão vertical de áreas rurais.

MP087

  1. Agora, observe a planta dessa área rural.
Imagem: Mapa. Vista de cima de duas construções rosa no meio de estradas de terra marrom. Em volta há áreas verdes e à esquerda, uma construção rosa com árvores em volta. No centro há um círculo amarelo entre as estradas. Na parte inferior, a rosa dos ventos e a escala. Fim da imagem.

LEGENDA: Planta de área rural no município de Ibiúna, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Complete a legenda da planta com o que falta.

Legenda

Imagem: Ilustração. Retângulo verde. Fim da imagem.

Área de cultivo

_____

Imagem: Ilustração. Retângulo rosa. Fim da imagem.

PROFESSOR Resposta: Área construída

Imagem: Ilustração. Retângulo marrom. Fim da imagem.

Caminho de terra

Imagem: Ilustração. Círculo amarelo. Fim da imagem.

Caixa-d’água

Imagem: Ilustração. Folhas verdes. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Árvore
  1. Que elementos dessa área rural são característicos da organização do espaço no campo?

    _____

PROFESSOR Resposta: As áreas de cultivo, as árvores, os caminhos de terra.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações pedagógicas

Atividade 8. Ressalte que a planta representa a mesma área das imagens da página anterior e que foi produzida com base na imagem de satélite. Oriente os estudantes a observar novamente a imagem de satélite da área representada para, em seguida, identificarem cada elemento da legenda.

MP088

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

Identificar aspectos culturais e econômicos relacionados às atividades realizadas no campo.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC:

EF03GE01: Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo;

EF03GE02: Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural e econômica de grupos de diferentes origens.

2

Descrever e identificar elementos presentes na paisagem do campo e as atividades de trabalho relacionadas à vida no campo.

A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

3

Caracterizar produtos agrícolas consumidos in natura e produtos industrializados.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

4

Identificar produtos agrícolas consumidos in natura e produtos industrializados.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

5

Identificar características das atividades realizadas no campo.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

MP089

Quadro: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

6

Identificar características das atividades realizadas no campo.

A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE05: Identificar alimentos, minerais e outros produtos cultivados e extraídos da natureza, comparando as atividades de trabalho em diferentes lugares.

7

Identificar elementos da paisagem do campo em imagens em visão oblíqua e vertical.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE06: Identificar e interpretar imagens bidimensionais e tridimensionais em diferentes tipos de representação cartográfica.

8

Elaborar itens da legenda de uma planta de área rural.

A atividade 8 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC:

EF03GE07: Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de representações em diferentes escalas cartográficas.

Sugestão de autoavaliação

Como parte do processo de avaliação dos estudantes e das próprias estratégias de ensino-aprendizagem, sugerimos a realização de mais um momento de autoavaliação. A oitiva dos estudantes em conversas não formalizadas e outras possibilidades de consulta são muito bem-vindas por ajudar o professor a compreender o olhar da turma sobre a rotina escolar, percebendo eventuais angústias e as expectativas, além de reforçar o vínculo de confiança entre professor e estudantes.

A aplicação de questionários para prospectar a apropriação dos conteúdos trabalhados e a relação dos estudantes com o conhecimento e com as práticas de estudo também pode contribuir para a realização da autoavaliação. Para isso, sugerimos algumas questões:

  1. Consegui compreender tudo o que foi ensinado?
  1. Resolvi todas as atividades encaminhadas para casa?
  1. Solucionei todas as questões da avaliação processual sem dificuldades?
  1. Adquiri novos conhecimentos sobre a paisagem e sobre a produção no campo?
  1. Gostei de estudar e quero continuar aprendendo sobre os temas do bimestre?
  1. Sei identificar as característica típicas do espaço rural?

    7. Reconheço as atividades econômicas que predominam no campo?

    8. Aprendi a interpretar imagens e representações de espaços rurais?