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UNIDADE 1. O território brasileiro
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Boxe complementar:
Vamos conversar
- O livro de Geografia do menino mostra imagens que representam dois locais. Quais são esses locais?
- Na imagem 1, o que as linhas brancas representam? E na imagem 2?
- Na imagem 2, o que as linhas vermelhas representam?
Fim do complemento.
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CAPÍTULO 1. Localizando o território brasileiro
O Brasil na América
O Brasil está situado na América, que é um dos seis continentes da Terra. Os outros continentes são: África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
Os continentes e as ilhas correspondem às terras emersas, isto é, às terras que não estão cobertas por água. As terras emersas representam um terço de toda a superfície terrestre; o restante é coberto pela água dos oceanos, mares, lagos e rios.
L EGENDA: Se pudéssemos dividir a superfície da Terra em três partes iguais, a quantidade de água corresponderia a duas partes e a de terras emersas, a uma parte. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Agência Nacional de Águas (ANA). A água no planeta para as crianças. Disponível em: http://fdnc.io/fAk. Acesso em: 19 jan. 2021.
Veja, no mapa a seguir, a distribuição dos continentes e oceanos. Observe, também, a localização do território brasileiro.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais oceanos banham o continente americano?
- Algum desses oceanos banha o Brasil? Se sim, qual?
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Você reparou que o mapa da página anterior tem alguns elementos que auxiliam a sua leitura? Por exemplo: o título de um mapa indica quais informações ele apresenta.
- Observe o mapa da página anterior e responda.
- Qual é o título do mapa?
- O que o mapa mostra?
- Em sua opinião, o título do mapa é coerente com as informações que ele apresenta? Justifique sua resposta.
- Você desconhece algum elemento do mapa? Se sim, qual?
Além do título, outros elementos são importantes para ler e compreender um mapa: a legenda, a orientação, a escala e a fonte.
- Legenda: indica o significado dos símbolos e das cores utilizados no mapa.
- Orientação: indica as direções cardeais e colaterais no mapa. Geralmente indica a direção norte.
- Escala: indica a relação entre a medida real e a medida representada no mapa. A escala do mapa da página anterior é de 1 : 2.435 km (lê-se 1 para 2.435 quilômetros). Essa escala indica que um centímetro representado no mapa corresponde a 2.435 quilômetros na realidade.
- Fonte: fornece a origem das informações apresentadas no mapa.
- Observe novamente o mapa da página anterior e responda às questões.
- De que modo a legenda auxilia a leitura do mapa?
- Se esse mapa não tivesse legenda, você conseguiria reconhecer e identificar cada um dos continentes? Por quê?
- Com base em informações de qual documento esse mapa foi elaborado?
- Qual é a direção do mapa?
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- Em casa, leia o texto em voz alta e responda às questões.
Os aros olímpicos
Certamente você já ouviu falar dos Jogos Olímpicos.
Você também já deve ter visto um dos símbolos olímpicos. Ele é formado por cinco aros coloridos e entrelaçados sobre um fundo branco. Cada aro representa um dos continentes habitados: América, Ásia, Europa, África e Oceania. Esses aros estão entrelaçados para simbolizar a união entre a humanidade, ou seja, a união entre os diferentes povos do mundo. Esse símbolo é utilizado desde 1920, quando os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Foi nesse ano que o Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos.
LEGENDA: O francês Pierre de Fredy idealizou os aros olímpicos. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise informações sobre a origem dos Jogos Olímpicos e escreva um pequeno texto contando suas descobertas.
- Procure em livros, revistas, jornais e na internet: Onde, quando e com que finalidade os Jogos Olímpicos surgiram? Quais modalidades esportivas eram praticadas? Quem podia participar das competições? Qual era o prêmio?
- O quadro abaixo mostra datas e cidades onde foram realizados dez Jogos Olímpicos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Jogos Olímpicos – 1980 a 2016
1980 – Moscou
2000 – Sidney
1984 – Los Angeles
2004 – Atenas
1988 – Seul
2008 – Beijing
1992 – Barcelona
2012 – Londres
1996 – Atlanta
2016 – Rio de Janeiro
- Com a ajuda de um atlas geográfico, identifique os países e continentes onde essas cidades se localizam.
- Em qual dos cinco continentes habitados não foram realizados os Jogos Olímpicos entre 1980 e 2016?
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O continente americano
O continente americano pode ser dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. Cada uma dessas partes é formada por vários países, que apresentam grande diversidade de povos e de paisagens.
No mapa abaixo, observe os países que compõem cada parte da América.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
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O Brasil é um país sul-americano
O Brasil ocupa boa parte da América do Sul, fazendo fronteira com quase todos os países sul-americanos. Observe isso no mapa abaixo.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
- Quais países sul-americanos não fazem fronteira com o Brasil?
- Escreva o nome de quatro países que fazem fronteira com o Brasil.
- Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil para o Chile. Para chegar ao seu destino, você poderá passar apenas por um país da América do Sul. Por quais países você poderá passar?
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Paralelos e meridianos facilitam a localização
Você já reparou que existem várias linhas traçadas no globo e em diversos mapas?
Você sabe o que são essas linhas e para que servem?
As linhas traçadas no globo e nos mapas são os paralelos e os meridianos. Essas linhas são traçadas para facilitar a localização de qualquer lugar na superfície do planeta. Elas são chamadas de linhas imaginárias.
Os paralelos são as linhas traçadas paralelamente à linha do Equador.
Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.
O Brasil nos hemisférios
Tomando como referência a linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o planeta pode ser dividido em hemisférios.
A linha do Equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.
O Meridiano de Greenwich divide o planeta em hemisfério oeste ou ocidental e hemisfério leste ou oriental.
Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
FONTE: Fonte das representações: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Em que hemisférios o Brasil se localiza?
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A extensão territorial e os limites do Brasil
Você já estudou que o Brasil está localizado na América e, provavelmente, consegue identificar o território brasileiro nos mapas com certa facilidade, não é mesmo?
O Brasil tem área territorial de 8.515.759 quilômetros quadrados (km 2 ). A grande extensão do nosso país e o fato de você já conhecer a sua configuração territorial facilitam a identificação do Brasil no planisfério .
Configuração territorial: forma do território.
Planisfério: mapa que representa toda a superfície terrestre.
Fim do glossário.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Que países são maiores que o Brasil em área territorial?
- Se você tivesse de listar os dez maiores países em área territorial, quais seriam os outros cinco países da lista? Pesquise e anote a lista completa.
- Em sua opinião, o território brasileiro sempre foi como no mapa acima?
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O Brasil é o quinto maior país do mundo. Contudo, nem sempre foi assim.
A extensão e os limites do nosso país foram formados ao longo do tempo, desde a chegada dos colonizadores.
A partir do fim do século XV, a América foi colonizada por povos europeus.
Parte das terras que hoje formam os Estados Unidos foi colonizada por franceses e por ingleses.
Os espanhóis colonizaram terras da faixa ocidental da América do Sul, grande parte das terras e ilhas da América Central e do atual México.
Os portugueses colonizaram terras na parte oriental da América do Sul, que atualmente correspondem às terras brasileiras.
O Tratado de Tordesilhas
Em meados do século XV, Portugal e Espanha disputavam o controle das terras americanas.
Para resolver o conflito, Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu a divisão das terras entre portugueses e espanhóis.
A linha de Tordesilhas, como mostra o mapa abaixo, marca essa divisão: as terras a leste da linha de Tordesilhas pertenceriam a Portugal e as terras a oeste dessa linha, à Espanha.
Desse modo, as terras do continente americano que pertenciam a Portugal ficaram conhecidas como América Portuguesa.
FONTE: Hermann Kinder; Werner Hilgemann. Atlas histórico mundial: de los orígenes a la Revolución Francesa. Madri: Istmo, 1995. v. 1.
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O mundo que queremos
Crianças da América do Sul
Você estudou que a América do Sul é formada por vários países.
Em cada um desses países as paisagens são diferentes, assim como o modo de vida das pessoas que lá vivem.
Essa diversidade cultural pode ser percebida no cotidiano das crianças.
Leia as histórias a seguir e conheça um pouco da vida de algumas crianças de dois países da América do Sul.
Teresa tem 11 anos e é boliviana. Ela e a família vivem em uma vila de agricultores de Oruro, uma área de montanhas muito altas.
Todos os dias, pela manhã, Teresa ajuda os pais na roça. Na escola, ela aprende a ler e a escrever em espanhol, a língua oficial da Bolívia. Teresa gosta de brincar com as lhamas que seu pai cria. Ela também gosta de beber api, um suco quente de milho roxo.
Quando crescer, Teresa quer ser médica e cuidar de crianças.
Rafael tem 10 anos e vive na cidade de Córdoba, na Argentina. Ele tem uma irmã de 15 anos, Graziela.
O pai de Rafael trabalha em uma loja de ferragens e sua mãe é professora na escola em que ele estuda. Nos fins de semana, Rafael gosta de ir ao parque andar de bicicleta e jogar bola com os amigos.
O prato preferido de Rafael é empanada de carne, uma espécie de pastel recheado com carne moída. Seu sonho é ser piloto de avião e conhecer o mundo todo.
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- As histórias que você leu retratam crianças de quais países da América do Sul?
- Os hábitos de Teresa e Rafael são muito diferentes dos seus? O que você costuma fazer que é parecido com os hábitos deles?
Boxe complementar:
Vamos fazer
Imagine que sua escola está participando de um intercâmbio de cartas.
Imagine, também, que nesse intercâmbio você recebeu uma carta de Maíra, uma menina Kaiapó que vive no estado do Pará. Veja o que ela escreveu.
Glossário:
Fim do glossário.
Redenção, 25 de abril de 2021.
Olá!
Tudo bem? Como estão as coisas?
Gostaria de contar para você um pouco sobre a minha vida. Eu moro com meus pais e com minhas três irmãs numa aldeia no estado do Pará. Meu pai é o chefe da aldeia. Minha casa é feita de madeira e barro, com telhado de sapê. Todos nós dormimos em redes.
A escola onde estudo fica perto da minha casa. Lá eu aprendo a ler e a escrever em português e também aprendo a língua do meu povo. Como é a sua escola? O que você aprende lá?
Você gosta de brincar? Eu adoro! Também gosto muito de nadar no rio. Do que você gosta de brincar? Aqui onde eu moro quase não uso camiseta nem sapatos. Faz muito calor. Eu costumo pintar meu rosto e meu corpo com tinta de semente de urucum.
Escreva-me contando um pouco da sua vida e do que você gosta de fazer.
Um abraço,
Maíra
Fim do complemento.
- Que tal agora responder à carta de Maíra?
- Escreva uma carta respondendo às perguntas de Maíra e contando outras coisas sobre sua vida e sobre o lugar onde você mora.
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CAPÍTULO 2. A divisão política do Brasil
O governo de um país deve ser capaz de organizar e administrar o território nacional.
O território brasileiro é bastante extenso e diversificado. Para facilitar a organização e a administração, o território brasileiro está dividido em várias partes.
A primeira divisão das terras do Brasil
Quando iniciou a colonização do Brasil, em 1534, o governo português dividiu o território em faixas que se estendiam do litoral para o interior, até a linha de Tordesilhas.
Essas faixas eram chamadas de capitanias hereditárias , e cada uma delas era doada pelo rei a um donatário . Cada donatário devia administrar, desenvolver e proteger a capitania que recebia.
Veja, no mapa abaixo, como os portugueses dividiram o território em capitanias hereditárias.
Glossário:
Hereditárias: que passam de pai para filho por herança.
Donatário: aquele que recebe uma doação.
Fim do glossário.
FONTE: FAE. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991.
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A atual divisão das terras do Brasil
Atualmente, o Brasil é dividido em 27 unidades federativas . Cada estado brasileiro é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.
Glossário:
Federativas: que fazem parte de uma federação (no caso, o Brasil). As unidades federativas também são chamadas unidades da Federação.
Fim do glossário.
O Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também é uma unidade federativa. Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O que as linhas brancas representam no mapa acima?
- Em qual unidade federativa você vive? Quais unidades federativas se limitam com ela
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O município é parte do estado
Cada estado brasileiro também é dividido em partes chamadas municípios.
O lugar onde moramos, por exemplo, faz parte de um município.
Observe, no mapa da página anterior, o estado de Roraima. Depois, veja, no mapa a seguir, os municípios que formam esse estado.
Cada município tem governo e algumas leis próprias, da mesma forma que acontece com o Distrito Federal e os estados.
Glossário:
Leis: regras elaboradas para organizar a vida em sociedade.
Fim do glossário.
Juntos, os municípios, o Distrito Federal e os estados constituem as unidades político-administrativas do Brasil.
Em cada unidade político-administrativa, os representantes políticos são escolhidos por meio de eleições, que ocorrem a cada quatro anos.
FONTE: IBGE. Atlas nacional digital do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/7uK. Acesso em: 8 mar. 2021.
- Observe novamente o mapa acima.
- Quantos municípios tem o estado de Roraima?
- No mapa, como podemos perceber a área territorial de cada município?
- Você já sabe que o Brasil tem 26 estados. E municípios, você sabe quantos existem em todo o nosso país?
- Pesquise e anote a resposta.
- Qual é o nome do município onde você vive?
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A administração do município
Em todo município existe uma Prefeitura e uma Câmara dos Vereadores ou Câmara Municipal.
O prefeito governa o município. Ele trabalha na Prefeitura e é auxiliado por vários secretários municipais. Cada secretário municipal cuida de uma parte dos serviços públicos oferecidos pelo município, por exemplo, saúde, educação, cultura, habitação, transporte etc.
Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito. Eles trabalham na Câmara Municipal.
O prefeito e os vereadores são escolhidos pelos habitantes do município nas eleições municipais.
Além de escolher o prefeito e os vereadores, a população pode participar da administração do município de outras formas.
Na Câmara Municipal, a população pode assistir às sessões em que são votadas as leis municipais. É uma maneira de acompanhar a atuação dos vereadores e de apresentar reivindicações para a melhoria do município.
Existem, ainda, os Conselhos Municipais, compostos de representantes do governo e da população. Os Conselhos Municipais são organizados para debater os problemas do município e propor melhorias em diferentes áreas: saúde, assistência social, educação, infância e adolescência, meio ambiente, entre outras.
LEGENDA: Prédio onde funciona a Prefeitura do município de Belterra, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Você já conhece as funções do prefeito e dos vereadores. Agora, pesquise quais são as funções de: governador do estado, deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República.
- Anote suas descobertas no caderno.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- A democracia pode ser assim, de Equipo Plantel, Editora Boitempo. Livro sobre a democracia e a organização das pessoas em sociedade.
Fim do complemento.
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Paisagens do município
Em geral, os municípios são formados por uma área rural e por uma área urbana. A área rural corresponde ao campo. A área urbana corresponde à cidade.
Existem alguns municípios que têm apenas área urbana. É o caso do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por exemplo. Esse município tem apenas área urbana.
LEGENDA: Vista do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Os municípios de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, e de Curitiba, no estado do Paraná, são outros exemplos de municípios que não têm área rural.
LEGENDA: Área rural no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Área urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- O município onde você vive tem área urbana e área rural? Em qual delas você mora?
Boxe complementar:
Hora da leitura
- O mundo do meu amigo, de Ana Cecília Carvalho e Robinson Damasceno dos Reis, Editora Formato. Livro que conta as descobertas de dois amigos no campo e na cidade.
Fim do complemento.
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Orientando-se no município
Você sabe como se orientar para chegar aos diferentes lugares de seu município?
Glossário:
Orientar-se: conhecer a posição ou direção de algo ou de alguém no espaço.
Fim do glossário.
Podemos nos orientar conhecendo o lado onde o Sol “aparece” ou “se põe” no horizonte.
O Sol sempre “aparece” do mesmo lado no horizonte pela manhã. Esse lado é chamado de leste.
No fim da tarde, o Sol “se põe” do lado oposto. Esse lado é chamado de oeste.
Orientando-se pelo Sol
Você pode se orientar tendo o Sol como referencial.
Se abrir os braços com a mão direita apontando para o lado onde o Sol “aparece” pela manhã, você terá a direção leste. A direção oeste estará do lado oposto.
À sua frente estará a direção norte e às suas costas, a direção sul. Leste (L), oeste (O), norte (N) e sul (S) são chamados pontos cardeais.
LEGENDA: Nesse esquema, chamado rosa dos ventos, estão representadas as direções dos pontos cardeais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: “Nascer” do Sol na praia de Copacabana, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2015. FIM DA LEGENDA.
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Entre os pontos cardeais há os pontos colaterais nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO).
Os pontos cardeais e os pontos colaterais indicam direções de orientação e de localização. Esses pontos estão representados na rosa dos ventos abaixo.
LEGENDA: Rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais. FIM DA LEGENDA.
- Observe o desenho e, depois, preencha os espaços em seu caderno.
- A casa de Mariana está localizada a _____ da praça.
- Mariana está saindo de casa para ir ao banco. Para isso, ela deve seguir a direção _____.
- Ao sair do banco, Mariana pretende ir ao mercado. Para isso, ela deve seguir a direção _____.
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- Com a ajuda do professor, descubram a direção leste em relação à escola.
- Depois, observem os elementos que existem ao redor da escola e identifiquem o que há:
- ao norte da escola.
- a leste da escola.
- ao sul da escola.
- a oeste da escola.
- O mapa a seguir mostra alguns municípios do estado do Paraná.
Atenção: a rosa dos ventos está posicionada sobre o município de Curitiba.
FONTE: IBGE. Atlas nacional digital do Brasil. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/atlas_nacional/ . Acesso em: 8 mar. 2021.
- Partindo de Curitiba, escreva qual direção seguir para chegar aos seguintes municípios:
- Almirante Tamandaré.
- São José dos Pinhais.
- Campo Magro.
- Campo Largo.
- Fazenda Rio Grande.
- Pinhais.
- Colombo.
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CAPÍTULO 3. O Brasil e suas regiões
O que é região?
Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. A divisão do espaço geográfico em porções que têm características semelhantes é chamada de regionalização.
O IBGE dividiu o Brasil em cinco regiões
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal órgão governamental que fornece informações e dados estatísticos oficiais sobre nosso país. Ele faz, por exemplo, pesquisas sobre aspectos sociais, econômicos e naturais do Brasil.
Para facilitar a pesquisa e a organização das informações e dos dados estatísticos sobre o país, o IBGE dividiu o território brasileiro em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Cada uma dessas regiões é composta de unidades federativas que podem apresentar características semelhantes quanto à vegetação, ao clima, às atividades econômicas, entre outros aspectos.
A divisão regional feita pelo IBGE é a regionalização oficial do Brasil. Assim, todos os órgãos governamentais devem utilizá-la nas atividades de planejamento e aplicação dos recursos públicos .
Glossário:
Recursos públicos: dinheiro arrecadado pelo governo por meio de impostos e taxas.
Fim do glossário.
As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo IBGE auxiliam o governo a organizar e administrar o país em todas as áreas: saúde, educação, habitação, transporte, entre outras.
O quadro abaixo mostra a quantidade de habitantes em cada região brasileira em 2020. Veja essas regiões no mapa da página seguinte.
Quadro: equivalente textual a seg uir.
Brasil: estimativa da população por região (2020) |
|
---|---|
Região |
População (habitantes) |
Norte |
18.672.591 |
Nordeste |
57.374.243 |
Centro-Oeste |
16.504.303 |
Sudeste |
89.012.240 |
Sul |
30.192.315 |
FONTE: IBGE. Estimativas da população. Disponível em: http://fdnc.io/fAo. Acesso em: 8 dez. 2020.
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FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Observe o quadro da página anterior e o mapa acima.
- No mapa, qual é a cor da região com mais habitantes?
- E a cor da região com menos habitantes?
- Qual é a região com maior número de unidades federativas? E a com menor?
- A unidade federativa onde você vive faz parte de qual região brasileira? Qual é a população total dessa região?
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As grandes regiões do Brasil
Como você estudou, as unidades federativas brasileiras foram agrupadas, pelo IBGE, em cinco grandes regiões.
Região Norte
A Região Norte ocupa quase metade do território brasileiro, sendo a região mais extensa.
É nessa região que se situa grande parte da Floresta Amazônica. A história de sua ocupação foi marcada pela atividade extrativista. Atualmente, ocorre também uma expansão das atividades agrícolas, o que tem acelerado o desmatamento da floresta.
Nessa região a população se distribui de maneira irregular, concentrando-se nas capitais dos estados e em algumas cidades situadas ao longo dos rios.
LEGENDA: Vista do Parque Nacional de Anavilhanas, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de parte do município de Boa Vista, no estado de Roraima, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Região Nordeste
A Região Nordeste apresenta paisagens e aspectos naturais muito diversos, como algumas áreas úmidas e outras secas.
A maior parte da população se concentra na faixa litorânea, onde estão localizadas quase todas as capitais dos nove estados que formam a região. Seu extenso litoral é muito visitado por turistas, atraídos por suas praias.
LEGENDA: Vista de parte do município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
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Região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é a menos populosa do Brasil. Nela estão localizados o Pantanal e a capital do país, Brasília. A criação de gado bovino e a agricultura são importantes atividades econômicas nessa região.
LEGENDA: Vista da Esplanada dos Ministérios em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de área rural no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Região Sudeste
A Região Sudeste apresenta a economia mais desenvolvida e a maior população do país. Mais da metade das indústrias do Brasil está localizada nessa região.
LEGENDA: Vista de parte do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de área industrial e parte do município de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
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Região Sul
A Região Sul é a menor em extensão territorial. A colonização dessa região teve forte influência da imigração de alemães e italianos. É a segunda região mais industrializada do país.
Glossário:
Imigração: entrada de pessoas em um município, um estado ou um país que não é o seu de origem.
Fim do glossário.
LEGENDA: Vista de parte do município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de parte do município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Além das informações apresentadas, o que mais você sabe sobre a região em que vive?
- Imagine que o território do Brasil foi representado por um círculo dividido em 100 partes iguais.
O esquema abaixo mostra quantas partes desse círculo corresponderiam a cada região brasileira.
FONTE: IBGE. Anuário estatístico do Brasil: 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Qual região tem a maior extensão territorial? E qual tem a menor extensão?
- Como foi possível identificar cada região no círculo?
- Quantas partes do círculo correspondem à região onde você mora?
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Uma outra regionalização: as regiões geoeconômicas
Além da divisão regional proposta pelo IBGE, existe outra maneira de dividir o Brasil, com base nas principais atividades econômicas e no processo histórico de ocupação das diferentes porções do espaço geográfico.
Essa regionalização organizou o território brasileiro em três regiões geoeconômicas . Observe-as no mapa abaixo.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Compare esse mapa com o mapa da página 33.
- Nos dois mapas, os limites de cada região coincidem com os limites dos estados? Explique.
- A unidade federativa onde você mora fica em qual região geoeconômica?
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Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler mostra a divisão regional do Brasil ao longo do tempo.
As divisões regionais do Brasil
Ao longo da história, a regionalização do território brasileiro foi feita de várias maneiras.
Em 1940, o Brasil foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este (ou Leste) e Sul. Veja o mapa 1.
Mais tarde, em 1960, essas cinco regiões já haviam sido modificadas. O nome de duas delas mudou e todas passaram a abranger uma área diferente. Observe no mapa 2.
Atualmente, a chamada Região Leste não existe mais. A Região Nordeste foi estendida até a Bahia e foi criada a Região Sudeste, que abrange estados que pertenciam à Região Leste e à Região Sul. Além disso, uma parte do território do Centro-Oeste passou a integrar a Região Norte. Observe no mapa 3.
FONTE: Mapas: IBGE. Atlas geográfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
39
- Do que trata o texto?
- No texto, que expressões indicam a passagem do tempo?
- Observe a sequência temporal destes mapas.
FONTE: Mapas: IBGE. Atlas geo gráfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
- O que essa sequência de mapas mostra?
- Complete o quadro com a sigla dos estados que formavam a Região Nordeste em cada período.
Quadro: equivalente textual a s eguir.
Estados da Região Nordeste |
||
---|---|---|
1940 |
1960 |
Atualmente |
_____ |
_____ |
_____ |
- Com base nos mapas e nas informações do quadro, escreva um texto mostrando as mudanças que ocorreram na configuração da Região Nordeste ao longo do tempo. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
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O que você aprendeu
- Junte-se a um colega, analisem o mapa e respondam às questões.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais são as cidades localizadas no hemisfério norte? E no hemisfério sul?
- Em que continente se localiza cada cidade que aparece no mapa? Que elemento do mapa possibilita identificar essa informação?
- Em qual unidade federativa situa-se a cidade de Brasília?
- Partindo de Niamei (Níger), qual direção é necessário seguir para chegar às cidades abaixo?
- Brasília.
- Quebec.
- Luanda.
- Roma.
- Manila.
- Camberra.
41
- Observe o mapa a seguir.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais são os nomes dos estados brasileiros que fazem fronteira com os países sul-americanos indicados?
Quadro: equivalente textual a seguir.
País |
Estados brasileiros |
---|---|
Argentina |
_____ |
Paraguai |
_____ |
Uruguai |
_____ |
Bolívia |
_____ |
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- Atualmente, como o território brasileiro está dividido?
- No início da colonização, de que modo Portugal dividiu as terras brasileiras?
- Em qual unidade político-administrativa do Brasil você vive?
- Leia o texto em voz alta e responda às questões.
O voto
No Brasil, o voto é direto e secreto. Isso quer dizer que o eleitor vota diretamente no candidato que escolheu como seu representante político, por exemplo, o prefeito e o vereador.
O voto é secreto, ou seja, só saberemos em qual candidato o eleitor votou se ele quiser contar.
O voto é obrigatório para todas as pessoas brasileiras alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos. Em alguns casos, o voto é facultativo, isto é, a pessoa vota se quiser.
LEGENDA: Eleitor votando nas eleições municipais de 2016. Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
- Como é o voto no Brasil?
- Pesquise em quais casos o voto é facultativo e anote o que descobriu.
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- Leia o texto.
A administração do país, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios é feita por pessoas eleitas pela população. Outras pessoas são eleitas para elaborar as leis que vigoram no lugar onde vivemos.
- Quem governa o país onde vivemos?
- Quem elabora as leis do país?
- Quem governa as unidades federativas?
- Quem elabora as leis estaduais?
- Quem governa os municípios?
- Quem elabora as leis municipais?
- O que são e para que servem as leis?
- Além das eleições, de que outras formas a população pode participar da administração do município?
- A imagem abaixo representa três regiões de um parque.
Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
- Qual foi o critério dessa regionalização?
- Como o IBGE regionalizou nosso território? Qual foi o critério utilizado nessa regionalização?