12

UNIDADE 1. O território brasileiro

Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo castanho e camiseta branca está sentado com as mãos apoiadas no rosto. Na frente dele há um livro aberto. À esquerda do livro, ilustração de um mapa da América do Sul (1) com linhas brancas representando as fronteiras. À direita, mapa do Brasil (2) com linhas vermelhas representando as regiões do país. Em volta do livro há lápis coloridos, uma tesoura, livros e um copo com água. Na frente do menino há um desenho do planeta Terra pendurado com post-its em volta. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. O livro de Geografia do menino mostra imagens que representam dois locais. Quais são esses locais?
  1. Na imagem 1, o que as linhas brancas representam? E na imagem 2?
  1. Na imagem 2, o que as linhas vermelhas representam?

Fim do complemento.

14

CAPÍTULO 1. Localizando o território brasileiro

O Brasil na América

O Brasil está situado na América, que é um dos seis continentes da Terra. Os outros continentes são: África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.

Os continentes e as ilhas correspondem às terras emersas, isto é, às terras que não estão cobertas por água. As terras emersas representam um terço de toda a superfície terrestre; o restante é coberto pela água dos oceanos, mares, lagos e rios.

Imagem: Gráfico em setores. Proporção de água e de terras emersas da Terra. O gráfico está dividido em três partes; duas representam a água e uma parte representa as terras emersas.  Fim da imagem.

L EGENDA: Se pudéssemos dividir a superfície da Terra em três partes iguais, a quantidade de água corresponderia a duas partes e a de terras emersas, a uma parte. FIM DA LEGENDA.

FONTE: Agência Nacional de Águas (ANA). A água no planeta para as crianças. Disponível em: http://fdnc.io/fAk. Acesso em: 19 jan. 2021.

Veja, no mapa a seguir, a distribuição dos continentes e oceanos. Observe, também, a localização do território brasileiro.

Imagem: Mapa-múndi. Continentes e oceanos. À esquerda, o Oceano Pacífico e a América, com destaque para o Brasil. No centro, o Oceano Atlântico. Ao lado, a África, a Europa e a Ásia. Acima, o Oceano Ártico. À direita, o Oceano Índico, a Oceania e do outro lado, o Oceano Pacífico. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 2.435 km. À esquerda, a legenda com os continentes representados por cores.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Quais oceanos banham o continente americano?
  1. Algum desses oceanos banha o Brasil? Se sim, qual?

15

Você reparou que o mapa da página anterior tem alguns elementos que auxiliam a sua leitura? Por exemplo: o título de um mapa indica quais informações ele apresenta.

  1. Observe o mapa da página anterior e responda.
  1. Qual é o título do mapa?
  1. O que o mapa mostra?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o título do mapa é coerente com as informações que ele apresenta? Justifique sua resposta.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você desconhece algum elemento do mapa? Se sim, qual?

Além do título, outros elementos são importantes para ler e compreender um mapa: a legenda, a orientação, a escala e a fonte.

  1. Observe novamente o mapa da página anterior e responda às questões.
    1. De que modo a legenda auxilia a leitura do mapa?
  1. Se esse mapa não tivesse legenda, você conseguiria reconhecer e identificar cada um dos continentes? Por quê?
  1. Com base em informações de qual documento esse mapa foi elaborado?
  1. Qual é a direção do mapa?

16

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Em casa, leia o texto em voz alta e responda às questões.

Os aros olímpicos

Certamente você já ouviu falar dos Jogos Olímpicos.

Você também já deve ter visto um dos símbolos olímpicos. Ele é formado por cinco aros coloridos e entrelaçados sobre um fundo branco. Cada aro representa um dos continentes habitados: América, Ásia, Europa, África e Oceania. Esses aros estão entrelaçados para simbolizar a união entre a humanidade, ou seja, a união entre os diferentes povos do mundo. Esse símbolo é utilizado desde 1920, quando os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Foi nesse ano que o Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos.

Imagem: Ilustração. Cinco aros coloridos e interligados. Da esquerda para a direita: azul, amarelo, preto, verde e vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: O francês Pierre de Fredy idealizou os aros olímpicos. FIM DA LEGENDA.

  1. Pesquise informações sobre a origem dos Jogos Olímpicos e escreva um pequeno texto contando suas descobertas.
  1. O quadro abaixo mostra datas e cidades onde foram realizados dez Jogos Olímpicos.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Jogos Olímpicos – 1980 a 2016

    1980 – Moscou

    2000 – Sidney

    1984 – Los Angeles

    2004 – Atenas

    1988 – Seul

    2008 – Beijing

    1992 – Barcelona

    2012 – Londres

    1996 – Atlanta

    2016 – Rio de Janeiro

    • Com a ajuda de um atlas geográfico, identifique os países e continentes onde essas cidades se localizam.
    • Em qual dos cinco continentes habitados não foram realizados os Jogos Olímpicos entre 1980 e 2016?

17

O continente americano

O continente americano pode ser dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. Cada uma dessas partes é formada por vários países, que apresentam grande diversidade de povos e de paisagens.

No mapa abaixo, observe os países que compõem cada parte da América.

Imagem: Mapa. América: político. Mapa do continente americano com destaque para:  América do Norte: Groenlândia (DIN), Alasca (EUA), Canadá, Estados Unidos e México.  América Central: Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panamá, Nicarágua, Honduras, Belize, Jamaica, Cuba, Bahamas, República Dominicana, Porto Rico (EUA).  América do Sul: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Brasil, Guiana, Suriname e Guiana Francesa (FRA). À esquerda, o Oceano Pacífico e à direita, o Oceano Atlântico. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 830 km.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

18

O Brasil é um país sul-americano

O Brasil ocupa boa parte da América do Sul, fazendo fronteira com quase todos os países sul-americanos. Observe isso no mapa abaixo.

Imagem: Mapa. América do Sul: político. No centro, destaque para o Brasil; capital: Brasília. Em volta do Brasil, de cima para baixo:  País: Guiana Francesa (FRA); principal cidade: Calena.  País: Suriname; Capital: Paramaribo;  País: Guiana; Capital: Georgetown; País: Venezuela; Capital: Caracas; País: Colômbia; Capital: Bogotá; País: Peru; Capital: Lima; País: Bolívia; Capital: La Paz; País: Paraguai; Capital: Assunção; País: Argentina; Capital: Buenos Aires; País: Uruguai; Capital: Montevidéu; Entre Peru e Colômbia está o Equador (capital: Quito). E ao lado da Bolívia e Argentina está o Chile (capital: Santiago). Na parte inferior, as Ilhas Falkland (Reino Unido). À esquerda, o Oceano Pacífico e à direita, o Oceano Atlântico. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 495 km.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.

  1. Quais países sul-americanos não fazem fronteira com o Brasil?
  1. Escreva o nome de quatro países que fazem fronteira com o Brasil.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil para o Chile. Para chegar ao seu destino, você poderá passar apenas por um país da América do Sul. Por quais países você poderá passar?

19

Paralelos e meridianos facilitam a localização

Você já reparou que existem várias linhas traçadas no globo e em diversos mapas?

Você sabe o que são essas linhas e para que servem?

As linhas traçadas no globo e nos mapas são os paralelos e os meridianos. Essas linhas são traçadas para facilitar a localização de qualquer lugar na superfície do planeta. Elas são chamadas de linhas imaginárias.

Imagem: Ilustração. Globo terrestre com linhas horizontais (paralelos) e linhas verticais (meridianos).  Fim da imagem.

Os paralelos são as linhas traçadas paralelamente à linha do Equador.

Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.

Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.

O Brasil nos hemisférios

Tomando como referência a linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o planeta pode ser dividido em hemisférios.

A linha do Equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.

O Meridiano de Greenwich divide o planeta em hemisfério oeste ou ocidental e hemisfério leste ou oriental.

Imagem: Ilustração. Globo terrestre. No centro há uma linha horizontal (Equador). Na parte superior, o Hemisfério Norte e na parte inferior, o Hemisfério Sul.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Globo terrestre. No centro há uma linha vertical (Meridiano de Greenwich). À esquerda, o Hemisfério Oeste com destaque para o Brasil e à direita, o Hemisfério Leste. Fim da imagem.

Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

FONTE: Fonte das representações: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Em que hemisférios o Brasil se localiza?

20

A extensão territorial e os limites do Brasil

Você já estudou que o Brasil está localizado na América e, provavelmente, consegue identificar o território brasileiro nos mapas com certa facilidade, não é mesmo?

O Brasil tem área territorial de 8.515.759 quilômetros quadrados (km 2 ). A grande extensão do nosso país e o fato de você já conhecer a sua configuração territorial facilitam a identificação do Brasil no planisfério .

Glossário:

Configuração territorial: forma do território.

Planisfério: mapa que representa toda a superfície terrestre.

Fim do glossário.

Imagem: Mapa-múndi. Os cinco países mais extensos do mundo. Mapa com países em destaque: 1º - Rússia; 2º - Canadá; 3º - Estados Unidos; 4º - China; 5º - Brasil. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 2.300 km. Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Que países são maiores que o Brasil em área territorial?
  1. Se você tivesse de listar os dez maiores países em área territorial, quais seriam os outros cinco países da lista? Pesquise e anote a lista completa.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o território brasileiro sempre foi como no mapa acima?

21

O Brasil é o quinto maior país do mundo. Contudo, nem sempre foi assim.

A extensão e os limites do nosso país foram formados ao longo do tempo, desde a chegada dos colonizadores.

A partir do fim do século XV, a América foi colonizada por povos europeus.

Parte das terras que hoje formam os Estados Unidos foi colonizada por franceses e por ingleses.

Os espanhóis colonizaram terras da faixa ocidental da América do Sul, grande parte das terras e ilhas da América Central e do atual México.

Os portugueses colonizaram terras na parte oriental da América do Sul, que atualmente correspondem às terras brasileiras.

O Tratado de Tordesilhas

Em meados do século XV, Portugal e Espanha disputavam o controle das terras americanas.

Para resolver o conflito, Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu a divisão das terras entre portugueses e espanhóis.

A linha de Tordesilhas, como mostra o mapa abaixo, marca essa divisão: as terras a leste da linha de Tordesilhas pertenceriam a Portugal e as terras a oeste dessa linha, à Espanha.

Desse modo, as terras do continente americano que pertenciam a Portugal ficaram conhecidas como América Portuguesa.

Imagem: Mapa. América: colonização europeia (século XVII). Na parte superior, colonização Inglesa, Francesa e Espanhola. Na parte inferior, colonização Espanhola e Portuguesa; pequenas colônias Inglesa e Francesa. Acima do Brasil, a Linha de Tordesilhas. No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 1.680 km. Fim da imagem.

FONTE: Hermann Kinder; Werner Hilgemann. Atlas histórico mundial: de los orígenes a la Revolución Francesa. Madri: Istmo, 1995. v. 1.

22

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Crianças da América do Sul

Você estudou que a América do Sul é formada por vários países.

Em cada um desses países as paisagens são diferentes, assim como o modo de vida das pessoas que lá vivem.

Essa diversidade cultural pode ser percebida no cotidiano das crianças.

Leia as histórias a seguir e conheça um pouco da vida de algumas crianças de dois países da América do Sul.

Teresa tem 11 anos e é boliviana. Ela e a família vivem em uma vila de agricultores de Oruro, uma área de montanhas muito altas.

Todos os dias, pela manhã, Teresa ajuda os pais na roça. Na escola, ela aprende a ler e a escrever em espanhol, a língua oficial da Bolívia. Teresa gosta de brincar com as lhamas que seu pai cria. Ela também gosta de beber api, um suco quente de milho roxo.

Quando crescer, Teresa quer ser médica e cuidar de crianças.

Imagem: Fotografia. Uma menina com chapéu vermelho, tranças, casaco e saia coloridos, calça azul e sapatos marrons está ao lado de uma lhama com pelo branco. Fim da imagem.

Rafael tem 10 anos e vive na cidade de Córdoba, na Argentina. Ele tem uma irmã de 15 anos, Graziela.

O pai de Rafael trabalha em uma loja de ferragens e sua mãe é professora na escola em que ele estuda. Nos fins de semana, Rafael gosta de ir ao parque andar de bicicleta e jogar bola com os amigos.

O prato preferido de Rafael é empanada de carne, uma espécie de pastel recheado com carne moída. Seu sonho é ser piloto de avião e conhecer o mundo todo.

Imagem: Fotografia. Um menino com cabelo castanho e curto, camiseta branca, bermuda azul e chuteiras pretas está chutando uma bola de futebol. Fim da imagem.

23

  1. As histórias que você leu retratam crianças de quais países da América do Sul?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Os hábitos de Teresa e Rafael são muito diferentes dos seus? O que você costuma fazer que é parecido com os hábitos deles?

Boxe complementar:

Vamos fazer

Imagine que sua escola está participando de um intercâmbio de cartas.

Imagine, também, que nesse intercâmbio você recebeu uma carta de Maíra, uma menina Kaiapó que vive no estado do Pará. Veja o que ela escreveu.

Glossário:

Intercâmbio: troca.

Fim do glossário.

Redenção, 25 de abril de 2021.

Olá!

Tudo bem? Como estão as coisas?

Gostaria de contar para você um pouco sobre a minha vida. Eu moro com meus pais e com minhas três irmãs numa aldeia no estado do Pará. Meu pai é o chefe da aldeia. Minha casa é feita de madeira e barro, com telhado de sapê. Todos nós dormimos em redes.

A escola onde estudo fica perto da minha casa. Lá eu aprendo a ler e a escrever em português e também aprendo a língua do meu povo. Como é a sua escola? O que você aprende lá?

Você gosta de brincar? Eu adoro! Também gosto muito de nadar no rio. Do que você gosta de brincar? Aqui onde eu moro quase não uso camiseta nem sapatos. Faz muito calor. Eu costumo pintar meu rosto e meu corpo com tinta de semente de urucum.

Escreva-me contando um pouco da sua vida e do que você gosta de fazer.

Um abraço,

Maíra

Imagem: Ilustração. Uma folha pautada com o texto: Redenção, 25 de abril de 2021.  Olá!  Tudo bem? Como estão as coisas?  Gostaria de contar para você um pouco sobre a minha vida. Eu moro com meus pais e com minhas três irmãs numa aldeia no estado do Pará.  Meu pai é o chefe da aldeia. Minha casa é feita de madeira e barro, com telhado de sapê. Todos nós dormimos em redes.  A escola onde estudo fica perto da minha casa. Lá eu aprendo a ler e a escrever em português e também aprendo a língua do meu povo. Como é a sua escola? O que você aprende lá?  Você gosta de brincar? Eu adoro! Também gosto muito de nadar no rio. Do que você gosta de brincar? Aqui onde eu moro quase não uso camiseta nem sapatos. Faz muito calor. Eu costumo pintar meu rosto e meu corpo com tinta de semente de urucum.  Escreva-me contando um pouco da sua vida e do que você gosta de fazer.  Um abraço, Maíra.   Fim da imagem.

Fim do complemento.

  1. Que tal agora responder à carta de Maíra?

24

CAPÍTULO 2. A divisão política do Brasil

O governo de um país deve ser capaz de organizar e administrar o território nacional.

O território brasileiro é bastante extenso e diversificado. Para facilitar a organização e a administração, o território brasileiro está dividido em várias partes.

A primeira divisão das terras do Brasil

Quando iniciou a colonização do Brasil, em 1534, o governo português dividiu o território em faixas que se estendiam do litoral para o interior, até a linha de Tordesilhas.

Essas faixas eram chamadas de capitanias hereditárias , e cada uma delas era doada pelo rei a um donatário . Cada donatário devia administrar, desenvolver e proteger a capitania que recebia.

Veja, no mapa abaixo, como os portugueses dividiram o território em capitanias hereditárias.

Glossário:

Hereditárias: que passam de pai para filho por herança.

Donatário: aquele que recebe uma doação.

Fim do glossário.

Imagem: Mapa. Capitanias hereditárias (1534-1759). Mapa do Brasil. À esquerda, uma linha vertical e a informação: Linha de Tordesilhas (Limite entre as terras portuguesas e as espanholas). À esquerda, terras espanholas. À direita, terras portuguesas com linhas horizontais e nomes. De cima para baixo: Maranhão; Maranhão; Ceará; Rio Grande; Itamaracá; Pernambuco; Bahia de Todos-os-Santos; Ilhéus; Porto Seguro; Espírito Santo; São Tomé; São Vicente; Santo Amaro; São Vicente; Santana. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 260 km. Fim da imagem.

FONTE: FAE. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991.

25

A atual divisão das terras do Brasil

Atualmente, o Brasil é dividido em 27 unidades federativas . Cada estado brasileiro é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.

Glossário:

Federativas: que fazem parte de uma federação (no caso, o Brasil). As unidades federativas também são chamadas unidades da Federação.

Fim do glossário.

O Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também é uma unidade federativa. Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.

Imagem: Mapa. Brasil: unidades federativas. Mapa do Brasil com os estados e as capitais:  Estado: Acre; Capital: Rio Branco;  Estado: Amazonas; Capital: Manaus;  Estado: Roraima; Capital: Boa Vista;  Estado: Amapá; Capital: Macapá;  Estado: Pará; Capital: Belém;  Estado: Rondônia; Capital: Porto Velho;  Estado: Mato Grosso; Capital: Cuiabá;  Estado: Tocantins; Capital: Palmas;  Estado: Maranhão; Capital: São Luís;  Estado: Piauí; Capital: Teresina;  Estado: Ceará; Capital: Fortaleza;  Estado: Rio Grande do Norte; Capital: Natal;  Estado: Paraíba; Capital: João Pessoa;  Estado: Pernambuco; Capital: Recife;  Estado: Alagoas; Capital: Maceió;  Estado: Sergipe; Capital: Aracajú;  Estado: Bahia; Capital: Salvador;  Estado: Distrito Federal; Capital: Brasília (Capital do país);  Estado: Goiás; Capital: Goiânia;  Estado: Mato Grosso do Sul; Capital: Campo Grande;  Estado: Minas Gerais; Capital: Belo Horizonte;  Estado: Espírito Santo; Capital: Vitória;  Estado: Rio de Janeiro; Capital: Rio de Janeiro;  Estado: São Paulo; Capital: São Paulo;  Estado: Paraná; Capital: Curitiba;  Estado: Santa Catarina; Capital: Florianópolis;  Estado: Rio Grande do Sul; Capital: Porto Alegre.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 315 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que as linhas brancas representam no mapa acima?
  1. Em qual unidade federativa você vive? Quais unidades federativas se limitam com ela

26

O município é parte do estado

Cada estado brasileiro também é dividido em partes chamadas municípios.

O lugar onde moramos, por exemplo, faz parte de um município.

Observe, no mapa da página anterior, o estado de Roraima. Depois, veja, no mapa a seguir, os municípios que formam esse estado.

Cada município tem governo e algumas leis próprias, da mesma forma que acontece com o Distrito Federal e os estados.

Glossário:

Leis: regras elaboradas para organizar a vida em sociedade.

Fim do glossário.

Juntos, os municípios, o Distrito Federal e os estados constituem as unidades político-administrativas do Brasil.

Em cada unidade político-administrativa, os representantes políticos são escolhidos por meio de eleições, que ocorrem a cada quatro anos.

Imagem: Mapa. Municípios do estado de Roraima. Mapa de Roraima com destaque para as sedes e a capital.  Sedes de município: Uiramutã; Pacaraima; Normandia; Amajari; Bonfim; Alto Alegre; Mucajaí; Cantá; Iracema; Caracaraí; São Luiz; Rorainópolis; São João da Baliza; e Caroebe.  Capital do estado: Boa Vista.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 90 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas nacional digital do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/7uK. Acesso em: 8 mar. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe novamente o mapa acima.
  1. Quantos municípios tem o estado de Roraima?
  1. No mapa, como podemos perceber a área territorial de cada município?
  1. Você já sabe que o Brasil tem 26 estados. E municípios, você sabe quantos existem em todo o nosso país?
  1. Qual é o nome do município onde você vive?

27

A administração do município

Em todo município existe uma Prefeitura e uma Câmara dos Vereadores ou Câmara Municipal.

O prefeito governa o município. Ele trabalha na Prefeitura e é auxiliado por vários secretários municipais. Cada secretário municipal cuida de uma parte dos serviços públicos oferecidos pelo município, por exemplo, saúde, educação, cultura, habitação, transporte etc.

Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito. Eles trabalham na Câmara Municipal.

O prefeito e os vereadores são escolhidos pelos habitantes do município nas eleições municipais.

Além de escolher o prefeito e os vereadores, a população pode participar da administração do município de outras formas.

Na Câmara Municipal, a população pode assistir às sessões em que são votadas as leis municipais. É uma maneira de acompanhar a atuação dos vereadores e de apresentar reivindicações para a melhoria do município.

Existem, ainda, os Conselhos Municipais, compostos de representantes do governo e da população. Os Conselhos Municipais são organizados para debater os problemas do município e propor melhorias em diferentes áreas: saúde, assistência social, educação, infância e adolescência, meio ambiente, entre outras.

Imagem: Fotografia. Construção com parede branca e verde. Em volta há muitas plantas e ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédio onde funciona a Prefeitura do município de Belterra, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Você já conhece as funções do prefeito e dos vereadores. Agora, pesquise quais são as funções de: governador do estado, deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • A democracia pode ser assim, de Equipo Plantel, Editora Boitempo. Livro sobre a democracia e a organização das pessoas em sociedade.

Fim do complemento.

28

Paisagens do município

Em geral, os municípios são formados por uma área rural e por uma área urbana. A área rural corresponde ao campo. A área urbana corresponde à cidade.

Existem alguns municípios que têm apenas área urbana. É o caso do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por exemplo. Esse município tem apenas área urbana.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma rua com árvores no centro. Nas laterais há várias casas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Os municípios de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, e de Curitiba, no estado do Paraná, são outros exemplos de municípios que não têm área rural.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de plantações. No centro há casas espalhadas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Área rural no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma rua com árvores em volta. Nas laterais há casas e ao fundo, prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Área urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O município onde você vive tem área urbana e área rural? Em qual delas você mora?

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • O mundo do meu amigo, de Ana Cecília Carvalho e Robinson Damasceno dos Reis, Editora Formato. Livro que conta as descobertas de dois amigos no campo e na cidade.

Fim do complemento.

29

Orientando-se no município

Você sabe como se orientar para chegar aos diferentes lugares de seu município?

Glossário:

Orientar-se: conhecer a posição ou direção de algo ou de alguém no espaço.

Fim do glossário.

Podemos nos orientar conhecendo o lado onde o Sol “aparece” ou “se põe” no horizonte.

O Sol sempre “aparece” do mesmo lado no horizonte pela manhã. Esse lado é chamado de leste.

No fim da tarde, o Sol “se põe” do lado oposto. Esse lado é chamado de oeste.

Orientando-se pelo Sol

Você pode se orientar tendo o Sol como referencial.

Se abrir os braços com a mão direita apontando para o lado onde o Sol “aparece” pela manhã, você terá a direção leste. A direção oeste estará do lado oposto.

À sua frente estará a direção norte e às suas costas, a direção sul. Leste (L), oeste (O), norte (N) e sul (S) são chamados pontos cardeais.

Imagem: Ilustração. Rosa dos ventos, estrela dourada com quatro pontas. Na parte superior, a letra N; na parte inferior, a letra S; à direita, a letra L e à esquerda, a letra O.  Fim da imagem.

LEGENDA: Nesse esquema, chamado rosa dos ventos, estão representadas as direções dos pontos cardeais. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um menino está de costas, sobre uma rosa dos ventos e com os braços abertos. Na frente dele, a letra N e ao fundo, prédios. À direita, a letra L, o mar e o sol. Atrás dele, a letra S e a orla da praia. À esquerda, a letra O e a areia da praia.  Fim da imagem.

Imagem: Ilustração. Um menino está de costas, sobre uma rosa dos ventos e com os braços abertos. Na frente dele, a letra N e ao fundo, prédios. À direita, a letra L, o mar e o sol. Atrás dele, a letra S e a orla da praia. À esquerda, a letra O e a areia da praia.  Fim da imagem.

LEGENDA: “Nascer” do Sol na praia de Copacabana, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2015. FIM DA LEGENDA.

30

Entre os pontos cardeais há os pontos colaterais nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO).

Os pontos cardeais e os pontos colaterais indicam direções de orientação e de localização. Esses pontos estão representados na rosa dos ventos abaixo.

Imagem: Ilustração. Rosa dos ventos, estrela dourada com oito pontas. Na parte superior, a letra N, em seguida, as letras NE. À direita, a letra L, abaixo, as letras SE. Na parte inferior, a letra S. À esquerda, as letras SO e em seguida, a letra O. Acima, as letras NO.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais. FIM DA LEGENDA.

  1. Observe o desenho e, depois, preencha os espaços em seu caderno.
Imagem: Ilustração. No centro há uma rosa dos ventos sobre uma praça e em volta há construções: casa de Mariana (NO da praça); escola (N); biblioteca (NE); padaria (L); hospital (SE); mercado (S); banco (SO); sorveteria (O).  Fim da imagem.
  1. A casa de Mariana está localizada a _____ da praça.
  1. Mariana está saindo de casa para ir ao banco. Para isso, ela deve seguir a direção _____.
  1. Ao sair do banco, Mariana pretende ir ao mercado. Para isso, ela deve seguir a direção _____.

31

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Com a ajuda do professor, descubram a direção leste em relação à escola.
  1. ao norte da escola.
  1. a leste da escola.
  1. ao sul da escola.
  1. a oeste da escola.

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. O mapa a seguir mostra alguns municípios do estado do Paraná.

    Atenção: a rosa dos ventos está posicionada sobre o município de Curitiba.

Imagem: Mapa. Alguns municípios do Paraná. No centro, destaque para Curitiba com uma rosa dos ventos. Em volta, as sedes de município: Campo Magro (NO de Curitiba); Campo Largo (O); Araucária (SO); Fazenda Rio Grande (S); São José dos Pinhais (SE); Almirante Tamandaré (N); Colombo (NE); e Pinhais (L). No canto inferior esquerdo, a escala de 0 a 10 km. Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas nacional digital do Brasil. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/atlas_nacional/ . Acesso em: 8 mar. 2021.

  1. Almirante Tamandaré.
  1. São José dos Pinhais.
  1. Campo Magro.
  1. Campo Largo.
  1. Fazenda Rio Grande.
  1. Pinhais.
  1. Colombo.

32

CAPÍTULO 3. O Brasil e suas regiões

O que é região?

Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. A divisão do espaço geográfico em porções que têm características semelhantes é chamada de regionalização.

O IBGE dividiu o Brasil em cinco regiões

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal órgão governamental que fornece informações e dados estatísticos oficiais sobre nosso país. Ele faz, por exemplo, pesquisas sobre aspectos sociais, econômicos e naturais do Brasil.

Para facilitar a pesquisa e a organização das informações e dos dados estatísticos sobre o país, o IBGE dividiu o território brasileiro em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Cada uma dessas regiões é composta de unidades federativas que podem apresentar características semelhantes quanto à vegetação, ao clima, às atividades econômicas, entre outros aspectos.

A divisão regional feita pelo IBGE é a regionalização oficial do Brasil. Assim, todos os órgãos governamentais devem utilizá-la nas atividades de planejamento e aplicação dos recursos públicos .

Glossário:

Recursos públicos: dinheiro arrecadado pelo governo por meio de impostos e taxas.

Fim do glossário.

As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo IBGE auxiliam o governo a organizar e administrar o país em todas as áreas: saúde, educação, habitação, transporte, entre outras.

O quadro abaixo mostra a quantidade de habitantes em cada região brasileira em 2020. Veja essas regiões no mapa da página seguinte.

Quadro: equivalente textual a seg uir.

Brasil: estimativa da população por região (2020)

Região

População (habitantes)

Norte

18.672.591

Nordeste

57.374.243

Centro-Oeste

16.504.303

Sudeste

89.012.240

Sul

30.192.315

FONTE: IBGE. Estimativas da população. Disponível em: http://fdnc.io/fAo. Acesso em: 8 dez. 2020.

33

Imagem: Mapa. Brasil: grandes regiões (IBGE). Mapa do Brasil com destaque para:  Região Norte (verde-escuro): Estado: Acre; Capital: Rio Branco; Estado: Amazonas; Capital: Manaus; Estado: Roraima; Capital: Boa Vista; Estado: Amapá; Capital: Macapá; Estado: Pará; Capital: Belém; Estado: Tocantins; Capital: Palmas; Estado: Rondônia; Capital: Porto Velho.  Região Nordeste (verde-claro): Estado: Maranhão; Capital: São Luís; Estado: Piauí; Capital: Teresina; Estado: Ceará; Capital: Fortaleza; Estado: Rio Grande do Norte; Capital: Natal; Estado: Paraíba; Capital: João Pessoa; Estado: Pernambuco; Capital: Recife;  Estado: Alagoas; Capital: Maceió; Estado: Sergipe; Capital: Aracaju; Estado: Bahia; Capital: Salvador. Região Centro-Oeste (rosa): Estado: Mato Grosso; Capital: Cuiabá; Estado: Distrito Federal; Capital: Brasília (Capital do país); Estado: Goiás; Capital: Goiânia; Estado: Mato Grosso do Sul; Capital: Campo Grande.  Região Sudeste (amarelo): Estado: Minas Gerais; Capital: Belo Horizonte;  Estado: São Paulo; Capital: São Paulo; Estado: Espírito Santo; Capital: Vitória; Estado: Rio de Janeiro; Capital: Rio de Janeiro.  Região Sul (lilás): Estado: Paraná; Capital: Curitiba; Estado: Santa Catarina; Capital: Florianópolis; Estado: Rio Grande do Sul; Capital: Porto Alegre. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 280 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Observe o quadro da página anterior e o mapa acima.
  1. No mapa, qual é a cor da região com mais habitantes?
  1. E a cor da região com menos habitantes?
  1. Qual é a região com maior número de unidades federativas? E a com menor?
  1. A unidade federativa onde você vive faz parte de qual região brasileira? Qual é a população total dessa região?

34

As grandes regiões do Brasil

Como você estudou, as unidades federativas brasileiras foram agrupadas, pelo IBGE, em cinco grandes regiões.

Região Norte

A Região Norte ocupa quase metade do território brasileiro, sendo a região mais extensa.

É nessa região que se situa grande parte da Floresta Amazônica. A história de sua ocupação foi marcada pela atividade extrativista. Atualmente, ocorre também uma expansão das atividades agrícolas, o que tem acelerado o desmatamento da floresta.

Nessa região a população se distribui de maneira irregular, concentrando-se nas capitais dos estados e em algumas cidades situadas ao longo dos rios.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio com muitas árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Parque Nacional de Anavilhanas, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com ruas, árvores, casas e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Boa Vista, no estado de Roraima, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Região Nordeste

A Região Nordeste apresenta paisagens e aspectos naturais muito diversos, como algumas áreas úmidas e outras secas.

A maior parte da população se concentra na faixa litorânea, onde estão localizadas quase todas as capitais dos nove estados que formam a região. Seu extenso litoral é muito visitado por turistas, atraídos por suas praias.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de várias pessoas na orla da praia. À direita, vários prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.

35

Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é a menos populosa do Brasil. Nela estão localizados o Pantanal e a capital do país, Brasília. A criação de gado bovino e a agricultura são importantes atividades econômicas nessa região.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de prédios retangulares. Ao lado há praças com árvores e ao fundo, mais prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Esplanada dos Ministérios em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma construção grande e extensa. Em volta há terrenos planos e verdes e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área rural no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Região Sudeste

A Região Sudeste apresenta a economia mais desenvolvida e a maior população do país. Mais da metade das indústrias do Brasil está localizada nessa região.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma avenida com automóveis. Nas laterais há vários prédios.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma cidade com várias construções. No centro há árvores e ao fundo, usinas e fumaça. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de área industrial e parte do município de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

36

Região Sul

A Região Sul é a menor em extensão territorial. A colonização dessa região teve forte influência da imigração de alemães e italianos. É a segunda região mais industrializada do país.

Glossário:

Imigração: entrada de pessoas em um município, um estado ou um país que não é o seu de origem.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio com construções nas margens. Ao fundo, morros e o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de construções entre morros verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de parte do município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Além das informações apresentadas, o que mais você sabe sobre a região em que vive?

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Imagine que o território do Brasil foi representado por um círculo dividido em 100 partes iguais.

    O esquema abaixo mostra quantas partes desse círculo corresponderiam a cada região brasileira.

Imagem: Gráfico circular. Região Norte (verde-escuro): 45; Região Centro-Oeste (rosa): 19; Região Nordeste (verde-claro): 18; Região Sudeste (amarelo): 11; Região Sul (lilás): 7.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Anuário estatístico do Brasil: 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. Qual região tem a maior extensão territorial? E qual tem a menor extensão?
  1. Como foi possível identificar cada região no círculo?
  1. Quantas partes do círculo correspondem à região onde você mora?

37

Uma outra regionalização: as regiões geoeconômicas

Além da divisão regional proposta pelo IBGE, existe outra maneira de dividir o Brasil, com base nas principais atividades econômicas e no processo histórico de ocupação das diferentes porções do espaço geográfico.

Essa regionalização organizou o território brasileiro em três regiões geoeconômicas . Observe-as no mapa abaixo.

Imagem: Mapa. Brasil: regiões geoeconômicas. Mapa do Brasil com destaque para:  Amazônia (verde-escuro) abrange: Estado: Acre; Capital: Rio Branco; Estado: Amazonas; Capital: Manaus; Estado: Roraima; Capital: Boa Vista; Estado: Amapá; Capital: Macapá; Estado: Pará; Capital: Belém; Estado: Tocantins; Capital: Palmas; Estado: Rondônia; Capital: Porto Velho; Estado: Maranhão; Capital: São Luís; Estado: Mato Grosso; Capital: Cuiabá.  Nordeste (verde-claro) abrange: Estado: Maranhão; Capital: São Luís; Estado: Piauí; Capital: Teresina; Estado: Ceará; Capital: Fortaleza; Estado: Rio Grande do Norte; Capital: Natal; Estado: Paraíba; Capital: João Pessoa; Estado: Pernambuco; Capital: Recife; Estado: Alagoas; Capital: Maceió; Estado: Sergipe; Capital: Aracaju; Estado: Bahia; Capital: Salvador; Estado: Minas Gerais; Capital: Belo Horizonte.  Centro-Sul (amarelo) abrange: Estado: Mato Grosso; Capital: Cuiabá; Estado: Distrito Federal; Capital: Brasília (Capital do país); Estado: Goiás; Capital: Goiânia; Estado: Mato Grosso do Sul; Capital: Campo Grande; Estado: Minas Gerais; Capital: Belo Horizonte;  Estado: São Paulo; Capital: São Paulo; Estado: Espírito Santo; Capital: Vitória; Estado: Rio de Janeiro; Capital: Rio de Janeiro; Estado: Paraná; Capital: Curitiba; Estado: Santa Catarina; Capital: Florianópolis; Estado: Rio Grande do Sul; Capital: Porto Alegre. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 305 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Compare esse mapa com o mapa da página 33.
  1. Nos dois mapas, os limites de cada região coincidem com os limites dos estados? Explique.
  1. A unidade federativa onde você mora fica em qual região geoeconômica?

38

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler mostra a divisão regional do Brasil ao longo do tempo.

As divisões regionais do Brasil

Ao longo da história, a regionalização do território brasileiro foi feita de várias maneiras.

Em 1940, o Brasil foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este (ou Leste) e Sul. Veja o mapa 1.

Imagem: Mapa. Brasil: regiões (1940).  Região Norte (verde-escuro): Território do Acre, AM, PA, MA, PI.  Região Nordeste (verde-claro): CE, RN, PB, PE, AL.  Região Este (amarelo): BA, SE, ES.  Região Sul (roxo): RJ, DF, SP, PR, SC, RS.  Região Centro (rosa): MT, GO, MG. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 555 km.  Fim da imagem.

Mais tarde, em 1960, essas cinco regiões já haviam sido modificadas. O nome de duas delas mudou e todas passaram a abranger uma área diferente. Observe no mapa 2.

Imagem: Mapa. Brasil: regiões (1960).  Região Norte (verde-escuro): Território de Rondônia, Território do Acre, AM, Território do Rio Branco, Território do Amapá, PA.  Região Nordeste (verde-claro): MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL.  Região Leste (amarelo): SE, BA, MG, ES, RJ, Guanabara.  Região Sul (roxo): SP, PR, SC, RS.  Região Centro-Oeste (rosa): MT, GO, DF. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 555 km.  Fim da imagem.

Atualmente, a chamada Região Leste não existe mais. A Região Nordeste foi estendida até a Bahia e foi criada a Região Sudeste, que abrange estados que pertenciam à Região Leste e à Região Sul. Além disso, uma parte do território do Centro-Oeste passou a integrar a Região Norte. Observe no mapa 3.

Imagem: Mapa. Brasil: regiões (atualmente).  Região Norte (verde-escuro): RO, AC, AM, RR, PA, AP, TO.  Região Nordeste (verde-claro): MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.  Região Sudeste (amarelo): MG, ES, RJ, SP.   Região Sul (roxo): PR, SC, RS.   Região Centro-Oeste (rosa): MT, DF, GO, MS. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 555 km.  Fim da imagem.

FONTE: Mapas: IBGE. Atlas geográfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

39

  1. Do que trata o texto?
  1. No texto, que expressões indicam a passagem do tempo?
  1. Observe a sequência temporal destes mapas.
Imagem: Mapa. Região Nordeste (1940) abrangia: CE, RN, PB, PE, AL. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 400 km. Mapa. Região Nordeste (1960) abrangia: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 400 km. Mapa. Região Nordeste (atualmente) abrange: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 400 km.  Fim da imagem.

FONTE: Mapas: IBGE. Atlas geo gráfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

  1. O que essa sequência de mapas mostra?
  1. Complete o quadro com a sigla dos estados que formavam a Região Nordeste em cada período.

Quadro: equivalente textual a s eguir.

Estados da Região Nordeste

1940

1960

Atualmente

_____

_____

_____

  1. Com base nos mapas e nas informações do quadro, escreva um texto mostrando as mudanças que ocorreram na configuração da Região Nordeste ao longo do tempo. Lembre-se de dar um título para o seu texto.

40

O que você aprendeu

  1. Junte-se a um colega, analisem o mapa e respondam às questões.
Imagem: Mapa-múndi. Planisfério: cidades selecionadas. Mapa com os continentes coloridos e cidades em destaque:  América (verde): Quebec (CANADÁ); Brasília (BRASIL); Montevidéu (URUGUAI).  Europa (laranja): Roma (ITÁLIA).  Ásia (rosa): Nova Délhi (ÍNDIA); Manila (FILIPINAS).  Oceania (roxo): Camberra (AUSTRÁLIA).  África (amarelo): Niamei (NÍGER); Luanda (ANGOLA).  Na parte inferior, a Antártida em branco. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 2.355 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Quais são as cidades localizadas no hemisfério norte? E no hemisfério sul?
  1. Em que continente se localiza cada cidade que aparece no mapa? Que elemento do mapa possibilita identificar essa informação?
  1. Em qual unidade federativa situa-se a cidade de Brasília?
  1. Partindo de Niamei (Níger), qual direção é necessário seguir para chegar às cidades abaixo?

41

  1. Observe o mapa a seguir.
Imagem: Mapa. O Brasil na América do Sul. Destaque para os países da América do Sul, os estados brasileiros e suas fronteiras com outros países. País: Guiana Francesa (FRA); principal cidade: Caiena; Fronteira com AP. País: Suriname; Capital: Paramaribo; Fronteira com AP e PA. País: Guiana; Capital: Georgetown; Fronteira com PA e RR. País: Venezuela; Capital: Caracas; Fronteira com RR e AM.  País: Colômbia; Capital: Bogotá; Fronteira com AM. País: Peru; Capital: Lima; Fronteira com AM e AC.  País: Bolívia; Capital: La Paz; Fronteira com AC, RO, MT e MS. País: Paraguai; Capital: Assunção; Fronteira com MS e PR.  País: Argentina; Capital: Buenos Aires; Fronteira com PR, SC e RS.  País: Uruguai; Capital: Montevidéu; Fronteira com RS. Entre Peru e Colômbia está o Equador (capital: Quito). E ao lado da Bolívia e Argentina está o Chile (capital: Santiago). À esquerda, o Oceano Pacífico e à direita, o Oceano Atlântico. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 565 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Quadro: equivalente textual a seguir.

País

Estados brasileiros

Argentina

_____

Paraguai

_____

Uruguai

_____

Bolívia

_____

42

  1. Atualmente, como o território brasileiro está dividido?
  1. Em qual unidade político-administrativa do Brasil você vive?
  1. Leia o texto em voz alta e responda às questões.

O voto

No Brasil, o voto é direto e secreto. Isso quer dizer que o eleitor vota diretamente no candidato que escolheu como seu representante político, por exemplo, o prefeito e o vereador.

O voto é secreto, ou seja, só saberemos em qual candidato o eleitor votou se ele quiser contar.

O voto é obrigatório para todas as pessoas brasileiras alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos. Em alguns casos, o voto é facultativo, isto é, a pessoa vota se quiser.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa com blusa cinza e calça bege está atrás de uma proteção branca com a informação: Justiça Eleitoral. Fim da imagem.

LEGENDA: Eleitor votando nas eleições municipais de 2016. Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

  1. Como é o voto no Brasil?
  1. Pesquise em quais casos o voto é facultativo e anote o que descobriu.

43

  1. Leia o texto.

A administração do país, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios é feita por pessoas eleitas pela população. Outras pessoas são eleitas para elaborar as leis que vigoram no lugar onde vivemos.

  1. Quem governa o país onde vivemos?
  1. Quem elabora as leis do país?
  1. Quem governa as unidades federativas?
  1. Quem elabora as leis estaduais?
  1. Quem governa os municípios?
  1. Quem elabora as leis municipais?
  1. O que são e para que servem as leis?
  1. Além das eleições, de que outras formas a população pode participar da administração do município?
  1. A imagem abaixo representa três regiões de um parque.
Imagem: Ilustração. Vista de cima de um parque dividido em três partes: Região dos Jacarandás (grande e verde-claro); Região dos Ipês (pequena e verde-escuro) e Região dos Jequitibás (médio e verde). Fim da imagem.

Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

  1. Qual foi o critério dessa regionalização?
  1. Como o IBGE regionalizou nosso território? Qual foi o critério utilizado nessa regionalização?