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UNIDADE 2. A natureza brasileira
LEGENDA: Gado em pastagem coberta por geada no município de Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Município de Parintins, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
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LEGENDA: Paisagem no Parque Nacional da Chapada Diamantina, município de Palmeiras, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- O que mais chama a sua atenção em cada fotografia?
- Quais são os elementos da natureza que aparecem nas fotografias?
- Alguma dessas paisagens se parece com a paisagem do lugar onde você vive?
Fim do complemento.
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CAPÍTULO 1. O relevo
Você já deve ter percebido que a superfície terrestre não é plana nem uniforme. Ela apresenta formas variadas, que são chamadas de relevo.
A formação do relevo resulta dos processos que ocorrem tanto no interior quanto na superfície da Terra.
Entre os processos internos que formam o relevo destacam-se os terremotos e as erupções vulcânicas, que podem causar rachaduras na superfície e deslocamento de grandes blocos de rocha.
Entre os processos que ocorrem na superfície terrestre destacam-se a erosão e a deposição.
A erosão e a deposição
Erosão é o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre. Essa desagregação é causada principalmente pela variação da temperatura e pela ação da água e do vento nas rochas.
Glossário:
Materiais desagregados: materiais fragmentados, separados.
Fim do glossário.
Deposição é o processo de acúmulo dos materiais desagregados das rochas que foram removidos e transportados pela erosão.
Assim, os processos de erosão e de deposição atuam na formação do relevo.
Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
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O relevo brasileiro
As formas predominantes do relevo brasileiro são os planaltos, as
planícies e as depressões.
- Planaltos: são superfícies irregulares nas quais a erosão é maior que a deposição. Podem apresentar chapadas e serras. A serra da Canastra, no estado de Minas Gerais, localiza-se em área de planalto.
- Planícies: são superfícies planas nas quais a deposição de materiais é maior que a erosão. Em geral, localizam-se ao longo de rios e do litoral. A planície Amazônica, por exemplo, estende-se principalmente ao longo do rio Amazonas.
- Depressões: são áreas mais baixas em relação às áreas vizinhas ou em relação ao nível do mar. No Brasil, ocorrem em áreas mais baixas em relação às serras e aos planaltos ao redor. A depressão periférica Paulista é um exemplo dessa forma de relevo.
Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
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Veja algumas paisagens que apresentam diferentes formas de relevo.
LEGENDA: Relevo de planalto na serra da Canastra, no município de Delfinópolis, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea do encontro dos rios Aripuanã e Guariba. Planície Amazônica, no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da depressão periférica Paulista, no município de Torrinha, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.
- Quais são as principais diferenças entre as formas de relevo mostradas nas fotografias?
- O relevo do lugar onde você vive se parece com o relevo de algum lugar mostrado nas fotografias? Qual?
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Observe o mapa sobre o relevo brasileiro.
FONTE: Jurandyr L. S. Ross. Os fundamentos da Geografia da natureza. Em: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019. (Adaptado.)
- Qual é o título desse mapa?
- Quem elaborou esse mapa?
- Qual é a forma de relevo predominante no território brasileiro? Quais são as formas de relevo predominantes na unidade federativa onde você vive?
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A ocupação do espaço modifica o relevo
Ao ocupar o espaço, as pessoas modificam o relevo para atender às suas necessidades e ao seu modo de vida.
Com o crescimento das cidades, terrenos íngremes são aplainados para a construção de moradias e vias de circulação.
Glossário:
Íngremes: muito inclinados, difíceis de subir ou de descer.
Fim do glossário.
Para construir túneis e estradas em áreas de serra, por exemplo, geralmente são cortados trechos de suas encostas.
Áreas íngremes ou montanhosas são alteradas para a prática da agricultura. Nessas áreas é comum construir degraus, que facilitam a preparação da terra, o cultivo e a colheita.
LEGENDA: Túneis no Rodoanel Mário Covas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
As atividades de mineração também alteram o relevo. Geralmente, para extrair os minérios, é preciso escavar grandes áreas, deixando buracos e alterando a paisagem do local.
LEGENDA: Garimpo de ouro em Serra Pelada, no estado do Pará, na década de 1980. Para extrair o ouro, garimpeiros cavaram a Serra Pelada. Com a escavação, a serra foi destruída e, em seu lugar, formou-se um grande e profundo buraco, atualmente cheio de água da chuva. FIM DA LEGENDA.
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- Leia o texto e observe a fotografia.
Como acontece um deslizamento
Os deslizamentos são fenômenos naturais. No entanto, a ação humana pode contribuir para que os deslizamentos aconteçam com mais frequência.
Quando há ocupação das encostas de morros e serras, a vegetação é retirada para a construção das moradias. Isso deixa o solo desprotegido e exposto à erosão provocada pela água das chuvas e pelo vento. Se a encosta for íngreme, podem acontecer deslizamentos, como este mostrado na fotografia.
LEGENDA: Deslizamento de terra em encosta de morro no município de Santos, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Por que a ocupação das encostas de morros contribui para a ocorrência dos deslizamentos de terra?
- Em sua opinião, de que modo a vegetação protege o solo?
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Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler destaca algumas causas da erosão do solo e suas consequências para o ambiente.
A erosão do solo
A erosão do solo ocorre principalmente pela ação do vento e da água. A ação do vento e da água desagrega os materiais que formam o solo. Esses materiais, juntamente com os nutrientes do solo, são transportados para outras áreas no processo de erosão.
Quando a vegetação é retirada, o solo fica exposto à ação da água das chuvas: ao escoar, a água leva partículas do solo, erodindo-o. Por isso, podemos dizer que o desmatamento agrava a erosão do solo.
Entre as consequências da erosão destacam-se a formação de buracos e fendas no solo e a perda de sua fertilidade.
LEGENDA: Erosão do solo no município de Manoel Viana, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
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- De que trata o texto?
- O que é apresentado primeiro no texto: as causas ou as consequências da erosão do solo?
- No caderno, complete o esquema com as informações do texto que você leu.
• Erosão do solo
Causas
Consequências
_____
- Observe a sequência de desenhos.
Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
- Com base nos desenhos, escreva um texto destacando a provável causa do deslizamento do morro e as consequências desse fenômeno para os moradores do local.
- Dê um título para o seu texto.
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CAPÍTULO 2. A hidrografia
Rio é um curso natural de água. O rio pode se originar de fontes subterrâneas, da água das chuvas e do derretimento de neve e de geleiras.
Desde seu ponto de origem, isto é, desde sua nascente, o rio percorre um caminho até chegar à sua foz, que é o local onde ele deságua. A foz de um rio pode ser o oceano, um lago ou outro rio. No caminho, o rio pode receber água de outros rios, que são chamados afluentes.
LEGENDA: Foz do rio Corumbau no oceano Atlântico, no município de Prado, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O rio principal é aquele que deságua no mar. Representação sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.
- Leia novamente o texto desta página. O que é a nascente de um rio? E a foz?
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A maioria dos rios brasileiros é permanente
A maioria dos rios brasileiros nunca seca, ou seja, seu fluxo de água é contínuo. Eles são chamados de rios perenes ou rios permanentes.
Alguns rios secam durante certo período do ano. Eles são chamados de rios temporários e correm apenas no período de chuvas. Esses rios localizam-se nas áreas mais áridas do território brasileiro, onde há longos períodos de seca.
Glossário:
Fim do glossário.
O Brasil tem uma diversidade muito grande de paisagens que apresentam rios permanentes e temporários. Veja estes exemplos.
LEGENDA: Rio Negro, no município de Novo Airão, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Ponte sobre o leito de um rio no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. Note que o rio está seco, pois a fotografia foi tirada no período de estiagem . FIM DA LEGENDA.
Glossário:
Estiagem: seca, falta de chuvas.
Fim do glossário.
- Há rios perenes no lugar onde você vive? Se sim, cite o nome de um.
- No lugar onde você vive há algum rio temporário? Se sim, qual é o nome dele?
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Rios de planície e rios de planalto
Há rios que correm em terrenos mais planos, não apresentando desníveis em seu curso. Esses rios são chamados de rios de planície e podem ser utilizados para navegação, pesca e atividades de lazer.
LEGENDA: Rio Tocantins, no município de Marabá, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
Há rios que atravessam terrenos irregulares e apresentam desníveis em seu curso, formando quedas-d’água (cachoeiras). Esses rios são chamados de rios de planalto. Neles podem ser construídas barragens para reter a água, formando represas ou lagos. A água represada pode ser utilizada para a geração de energia elétrica em usinas hidrelétricas.
LEGENDA: Rio Garrafa, no município de Jaquirana, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você vive há rios parecidos com esses mostrados nas fotografias? Com qual deles?
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Nas usinas hidrelétricas, a energia do movimento da água dos rios é transformada em energia elétrica.
As barragens de uma usina hidrelétrica são construídas nos rios e armazenam a água em represas. Quando essa água é liberada, ela movimenta turbinas ligadas a um gerador, produzindo energia elétrica.
Muitas vezes, a construção de barragens e de reservatórios inunda áreas florestadas, alterando todo o ecossistema da região. A vegetação e a fauna ficam submersas, o que coloca várias espécies em risco de extinção.
Cidades também são inundadas com a construção de barragens, obrigando a população a se mudar para outros locais.
LEGENDA: Usina hidrelétrica Itaipu Binacional, no rio Iguaçu, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.
- Que prejuízos a construção de barragens e de reservatórios pode causar ao ambiente e às pessoas?
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Saia dessa, Mano Pira!, de Yêda Marquez, Editora RHJ. Livro sobre as histórias de um peixe durante o período de seca.
- O segredo do rio, de Miguel Sousa Tavares, Editora Companhia das Letrinhas. O livro conta as brincadeiras de um menino no riacho perto de sua casa e traz reflexões sobre a importância de proteger a natureza.
Fim do complemento.
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As cheias
Em certos períodos do ano, o volume de água dos rios aumenta por causa do excesso de chuvas. Esse é um fenômeno natural e é chamado de cheia. Com a cheia, a água do rio pode transbordar e inundar as várzeas .
Glossário:
Várzeas: terrenos baixos que ficam à margem de um rio.
Fim do glossário.
Muitas vezes, as várzeas são ocupadas pelas pessoas que ali constroem casas, ruas e avenidas. Essas áreas são invadidas pela água do rio quando ele transborda, o que causa transtornos e prejuízo à população.
Além disso, as construções e o asfalto das ruas impedem que a água das chuvas penetre na terra. Essa água vai direto para o leito do rio, que então transborda mais rapidamente.
LEGENDA: Inundação no município de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, provocada pelo transbordamento do rio Caí, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- No lugar onde você vive é comum ocorrerem inundações por causa do transbordamento de rios?
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A divisão hidrográfica brasileira
O conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes é chamado de bacia hidrográfica.
No Brasil, as bacias hidrográficas estão agrupadas em regiões hidrográficas. Região hidrográfica é uma porção do território brasileiro que compreende uma ou mais bacias hidrográficas.
FONTE: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Disponível em: http://fdnc.io/fnu. Acesso em: 8 dez. 2020. IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Qual é a maior região hidrográfica brasileira?
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O mundo que queremos
Água e saúde
Você já deve saber que o consumo de água contaminada ou o contato com ela pode causar doenças graves.
Mas você sabia que o armazenamento inadequado da água, mesmo que seja água limpa, também pode causar doenças?
A dengue é uma dessas doenças. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em locais onde há água acumulada, principalmente água limpa.
Por isso, é importante evitar que a água se acumule em locais de nossa casa, da escola e de outros ambientes que frequentamos.
Veja o que pode ser feito.
LEGENDA: Preencher com areia pratos de vasos de plantas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Manter tampados poços, tambores, galões e caixas-d’água. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Guardar latas, baldes, garrafas e outros frascos com a boca virada para baixo e ao abrigo da chuva. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Guardar pneus em locais protegidos da chuva. FIM DA LEGENDA.
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- A água, uma substância necessária à vida, pode causar doenças. Explique.
- Qual é o agente transmissor da dengue?
- Onde se desenvolve esse agente transmissor?
- Por que devemos evitar o acúmulo de água nos ambientes?
Boxe complementar:
Vamos fazer
Você viu que adotar alguns cuidados no dia a dia ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue.
Que tal divulgar esses cuidados para outros colegas da escola? Siga as etapas e bom trabalho!
Etapas
- Reúna-se com alguns colegas e listem os cuidados que as pessoas devem ter para não deixar água acumulada. Vocês podem utilizar os exemplos mostrados na página anterior e acrescentar outros.
- Depois, escrevam cada um desses cuidados em uma cartolina diferente. Procurem usar frases que chamem a atenção das pessoas.
- Ilustrem os cartazes de acordo com as frases.
- Deem um título ao trabalho.
- Fixem os cartazes nas paredes da escola.
Fim do complemento.
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CAPÍTULO 3. O clima
Zonas de iluminação e aquecimento da Terra
Por causa da forma esférica da Terra, da inclinação de seu eixo de rotação e do seu movimento de translação, cada porção da superfície terrestre é iluminada e aquecida com uma intensidade diferente.
Em razão dessa diferença de iluminação e aquecimento da superfície, podemos distinguir algumas zonas de iluminação no planeta: a zona tropical, as zonas temperadas e as zonas polares.
LEGENDA: As áreas mais próximas do Equador recebem os raios solares de forma vertical e, por isso, são aquecidas e iluminadas com mais intensidade. As áreas próximas dos polos recebem os raios solares de forma muito inclinada e, por isso, são aquecidas e iluminadas com menos intensidade. Nesse esquema, os astros e a distância entre eles não estão representados em escala. FIM DA LEGENDA.
- Zona tropical: A zona tropical corresponde à região do planeta situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Nessa região, os raios solares atingem a superfície de maneira vertical, iluminando-a e aquecendo-a com mais intensidade. A zona tropical é a mais iluminada e quente do planeta. A maior parte do território brasileiro situa-se na zona tropical.
- Zonas temperadas: As zonas temperadas correspondem às regiões do planeta localizadas entre os trópicos e os círculos polares. Nessas regiões, os raios solares atingem a superfície de modo inclinado e, por isso, elas são menos iluminadas e aquecidas que a região tropical. Nas zonas temperadas, as temperaturas são mais amenas.
- Zonas polares: As zonas polares correspondem às regiões ártica e antártica do planeta, situadas entre os círculos polares e os polos. Nessas regiões, os raios solares atingem a superfície de forma muito inclinada e, por isso, elas são as menos iluminadas e aquecidas da Terra. As zonas polares apresentam as temperaturas mais baixas do planeta.
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LEGENDA: São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará, 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Honningsvag, Noruega, 2019. FIM DA LEGENDA.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
LEGENDA: Valparaíso, Chile, 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Berlim, Alemanha, 2017. FIM DA LEGENDA.
- Os lugares mostrados nas fotografias localizam-se em quais zonas de iluminação e aquecimento?
- Por que a zona tropical é a mais quente do planeta?
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Tempo atmosférico e clima
Tempo atmosférico não é o mesmo que clima
Tempo atmosférico é a combinação dos elementos do clima em determinados local e momento. Os elementos do clima são: temperatura e umidade do ar, chuva, ventos, nuvens.
O tempo atmosférico é passageiro, variando de um momento para outro. Em um mesmo dia, podem ocorrer tempos atmosféricos diferentes: ensolarado e quente de manhã, nublado e frio à tarde e chuvoso e frio à noite, por exemplo.
Clima é a sucessão dos diferentes tempos atmosféricos que ocorrem habitualmente em um local. Existem vários tipos de clima, e eles são classificados quanto à temperatura e à umidade do ar.
Glossário:
Sucessão: sequência de fatos que ocorrem sem interrupção ou com pequeno intervalo entre eles.
Fim do glossário.
A previsão do tempo atmosférico
Você já deve ter percebido que o rádio, a televisão e os jornais fornecem todos os dias a previsão do tempo: parcialmente nublado e quente, chuvoso e frio etc.
O quadro da página seguinte reproduz parte de uma página do site Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O quadro mostra a previsão do tempo para o município de Macapá, no estado do Amapá, para os dias 24 de fevereiro a 8 de março de 2021.
Na parte superior do quadro são mostradas as condições do tempo em Macapá no dia 24 de fevereiro de 2021, a temperatura mínima, a temperatura máxima e outras informações, como a hora do “nascer” e do “pôr” do Sol, a probabilidade de chuva e o índice ultravioleta (IUV) naquele dia.
O restante do quadro mostra a previsão geral do tempo para o período 25 de fevereiro a 8 de março de 2021.
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FONTE: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Disponível em: http://fdnc.io/fAr. Acesso em: 24 fev. 2021.
- Quais eram as condições do tempo atmosférico no município de Macapá no dia 24 de fevereiro de 2021?
- Escolha outra data mostrada no quadro e descreva a previsão do tempo para o município de Macapá nessa data.
Os climas do Brasil
A maior parte do Brasil situa-se na zona tropical, que é a região mais quente da Terra. Por isso, em nosso país predominam climas quentes, com temperaturas elevadas e quantidade variável de chuvas.
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Conheça as principais características dos climas do Brasil.
- Equatorial: clima quente e muito úmido, com grandes quantidades de chuva durante o ano.
- Tropical: clima quente, com duas estações bem distintas: inverno seco e verão chuvoso.
- Tropical Semiárido: clima quente e seco, com as mais elevadas temperaturas médias do país e as menores quantidades de chuva.
- Tropical de Altitude: clima que ocorre nas áreas de planalto e de serras com mais de 1.000 metros de altitude nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná. As temperaturas médias são mais baixas que as do clima Tropical.
- Subtropical: clima com as temperaturas mais baixas do país, com ocorrência de neve ou geada. As áreas de clima Subtropical localizam-se na zona temperada do sul.
LEGENDA: Paisagem de área de clima Tropical Semiárido no estado de Sergipe, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem de área de clima Subtropical no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem de área de clima Equatorial no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.
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A seguir, observe no mapa os climas do Brasil.
FONTE: José B. Conti; Sueli A. Furlan. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. Em: Jurandyr L. S. Ross. (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019. (Adaptado.)
- Em casa, analise novamente o mapa e responda às questões.
- Que clima(s) ocorre(m) na unidade federativa onde você vive?
- Qual é o clima predominante na maior parte do litoral do território brasileiro? Quais são suas principais características?
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CAPÍTULO 4. A vegetação
A vegetação é um dos elementos que compõem a paisagem. O Brasil apresenta uma diversidade muito grande de vegetação por causa da variedade de tipos de solo e de clima.
Você vai conhecer um pouco das principais formações vegetais do Brasil: a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado e a Mata dos Pinhais.
- Floresta Amazônica: é uma floresta tropical que ocorre em áreas de clima quente e úmido, como o clima Equatorial, que abrange o norte do Brasil. A Floresta Amazônica tem matas densas, com árvores de grande porte e bem próximas umas das outras.
LEGENDA: Trecho de Floresta Amazônica, no estado de Roraima, em 2016. FIM DA LEGENDA.
- Mata Atlântica: também é uma floresta tropical. A Mata Atlântica, ou Floresta Atlântica, cobria originalmente uma extensa e larga faixa da costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, e, também, vários trechos do interior do Brasil. A Mata Atlântica apresenta uma das maiores biodiversidades do mundo.
LEGENDA: Trecho de Mata Atlântica, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.
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- Caatinga: é a vegetação predominante nas áreas de clima Tropical Semiárido. A Caatinga é formada por plantas adaptadas ao clima quente e seco, como os cactos.
LEGENDA: Trecho de Caatinga, no estado do Rio Grande do Norte, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Cerrado: é a vegetação que ocorre em áreas de clima quente e com pouca umidade, sobretudo nos planaltos do Brasil central. A paisagem é variada, podendo aparecer como matas fechadas até campos abertos. Nos campos abertos são comuns plantas rasteiras, arbustos e árvores retorcidas.
LEGENDA: Trecho de Cerrado, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Mata dos Pinhais: também conhecida como Floresta de Araucárias, é uma vegetação típica de áreas de clima Subtropical, que ocorre no sul do Brasil.
LEGENDA: Trecho de Mata dos Pinhais, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
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A paisagem brasileira é bem diversificada, com árvores de médio e grande porte, típicas da Floresta Amazônica, mas também conta com a presença de árvores tortuosas de baixo e médio porte, muito comuns no Cerrado. Nas planícies inundadas do Pantanal, por exemplo, há uma vegetação típica dessa localidade, como os vegetais aquáticos.
LEGENDA: Vista do Pantanal na estação seca, município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em setembro de 2020. FIM DA LEGENDA.
O mapa a seguir mostra a cobertura vegetal original do território brasileiro, ou seja, antes da intensa ocupação humana.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)
- Observe novamente o mapa. Quais formações vegetais existiam na unidade federativa onde você vive?
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A devastação da vegetação brasileira
Desde a chegada dos colonizadores europeus, as formações vegetais do Brasil vêm sendo fortemente modificadas pela ação humana.
O Cerrado e a Mata Atlântica são as formações vegetais que foram mais devastadas.
Originalmente, o Cerrado se estendia por quase toda a porção central do Brasil. Atualmente ele ocupa apenas parte da Região Centro-Oeste, ocorrendo também em trechos do Sudeste, do Nordeste e do Norte do Brasil.
A expansão de atividades agropecuárias, a mineração e a extração de madeira vêm provocando a contaminação dos rios e o esgotamento dos solos do Cerrado, além de ameaçar de extinção várias espécies da sua fauna e da sua flora.
As queimadas, bastante comuns no Cerrado, também degradam o solo e ameaçam os animais e as plantas.
Podem ocorrer queimadas naturais causadas pela queda de raios no início da estação chuvosa. Contudo, na maioria das vezes, elas são provocadas pela ação humana, com a finalidade de desmatar o terreno para dar lugar às atividades agropecuárias.
LEGENDA: Queimada em área de Cerrado no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- Nina no Cerrado, de Nina Nazario, Editora Oficina de Textos. No livro, a história do Cerrado é contada de forma poética, mostrando os animais, frutos e paisagens típicas dessa formação vegetal.
Fim do complemento.
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A maior parte da Mata Atlântica não existe mais, pois foi muito devastada com a ocupação do território brasileiro.
Essa devastação iniciou-se com a exploração do pau-brasil pelos colonizadores portugueses, cerca de 500 anos atrás. Depois, boa parte da Mata Atlântica deu lugar aos cultivos de cana-de-açúcar e de café. Em decorrência da ocupação urbana e da expansão de áreas agrícolas, restam pouquíssimas áreas da Mata Atlântica em sua forma original.
LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Desmatamento de uma floresta. Cerca de 1835. Litografia, 21,8 cm X 28,7 cm. A derrubada da Mata Atlântica para o cultivo de café, na atual Região Sudeste do Brasil, foi retratada nessa obra. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, os remanescentes da Mata Atlântica são preservados por lei. As unidades de conservação são criadas pelo governo em espaços com características naturais relevantes e têm a função de conservar e preservar a natureza.
Glossário:
Remanescentes: que restaram, que sobraram.
Fim do glossário.
LEGENDA: Visitantes observam a paisagem no Parque Nacional da Tijuca, município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. Esse parque é uma unidade de conservação criada em 1961. FIM DA LEGENDA.
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Observe no mapa as formações vegetais do Brasil na atualidade.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)
- Compare o mapa desta página com o mapa da página 70.
- A vegetação original foi muito devastada na unidade federativa onde você vive? Como você explicaria isso?
- Em sua opinião, o que pode ser feito para conservar a vegetação que ainda resta?
- Desenhe as formações vegetais que ocorrem no lugar onde você vive. Depois, escreva um pequeno texto contando como é essa vegetação.
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O que você aprendeu
- Observe o esquema e responda.
Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
- Qual letra indica o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre?
- Qual letra indica o processo de acúmulo dos materiais desagregados das rochas que foram removidos e transportados pela erosão?
- Identifique o nome dos processos representados pelas letras A e B.
- Copie o texto a seguir no caderno completando as palavras que faltam.
As principais causas da desagregação dos materiais das rochas são a variação de _____ e a ação do vento e da _____ sobre as rochas.
Depois de desagregados, os materiais são transportados para outras áreas pela água e pelo _____.
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- Leia o texto e responda.
Grand Canyon
Durante milhões de anos, o rio Colorado, nos Estados Unidos, foi escavando seu próprio leito. Esse processo formou um vale muito profundo, de paredes abruptas. Esse vale é conhecido como Grand Canyon.
Essa paisagem fascinante atrai milhares de turistas do mundo todo. Para preservar essa área, foi criado o Parque Nacional do Grand Canyon, em 1919.
LEGENDA: Grand Canyon e rio Colorado, Estados Unidos, 2017. FIM DA LEGENDA.
- Em que país fica o Grand Canyon?
- Em qual continente fica esse país?
- O texto afirma que o Grand Canyon se originou da escavação feita pelo rio Colorado ao longo do tempo. Como se chama esse processo?
- O que é um rio?
- O que é uma bacia hidrográfica?
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- Observe o mapa.
FONTE: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Disponível em: http://fdnc.io/fnS. Acesso em: 8 dez. 2020. IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O que o mapa mostra?
- Em quais estados se situa a região hidrográfica do São Francisco?
- Que represas fazem parte dessa região?
- Observe a ilustração e responda.
- As letras, na ilustração, representam as zonas de iluminação e aquecimento da Terra. Identifique cada uma delas.
- Quais são os paralelos que limitam cada uma dessas zonas?
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
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- Copie em seu caderno as alternativas corretas.
(A) As regiões do planeta que recebem os raios solares de maneira inclinada são menos iluminadas e aquecidas.
(B) A maior parte do território brasileiro está situada na zona temperada do sul.
(C) As zonas polares correspondem às regiões mais frias do planeta.
(D) As zonas temperadas correspondem às regiões ártica e antártica do planeta.
(E) As áreas mais próximas à linha do Equador são mais iluminadas e aquecidas do que as áreas próximas aos polos.
- Observe as fotografias e responda às questões.
LEGENDA: Paisagem no município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Paisagem no município de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- As fotografias mostram plantas típicas de determinadas formações vegetais brasileiras. Que formações vegetais são essas? Como você sabe?
- Como é o clima das áreas onde ocorrem os tipos de vegetação mostrados em cada uma das fotografias?