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UNIDADE 2. A natureza brasileira

Imagem: Fotografia. Três bois estão pastando em um gramado em tons de cinza. Ao fundo, plantas e árvores verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Gado em pastagem coberta por geada no município de Bom Jardim da Serra, no estado de Santa Catarina, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um barco sobre um rio. Nas margens há várias árvores e algumas casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Município de Parintins, no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Vista aérea de um terreno verde. Ao fundo, morros e o céu em tons de laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no Parque Nacional da Chapada Diamantina, município de Palmeiras, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um barco em um rio. Na margem há várias plantas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Tarauacá, no estado do Acre, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. O que mais chama a sua atenção em cada fotografia?
  1. Quais são os elementos da natureza que aparecem nas fotografias?
  1. Alguma dessas paisagens se parece com a paisagem do lugar onde você vive?

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 1. O relevo

Você já deve ter percebido que a superfície terrestre não é plana nem uniforme. Ela apresenta formas variadas, que são chamadas de relevo.

A formação do relevo resulta dos processos que ocorrem tanto no interior quanto na superfície da Terra.

Entre os processos internos que formam o relevo destacam-se os terremotos e as erupções vulcânicas, que podem causar rachaduras na superfície e deslocamento de grandes blocos de rocha.

Entre os processos que ocorrem na superfície terrestre destacam-se a erosão e a deposição.

A erosão e a deposição

Erosão é o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre. Essa desagregação é causada principalmente pela variação da temperatura e pela ação da água e do vento nas rochas.

Glossário:

Materiais desagregados: materiais fragmentados, separados.

Fim do glossário.

Deposição é o processo de acúmulo dos materiais desagregados das rochas que foram removidos e transportados pela erosão.

Assim, os processos de erosão e de deposição atuam na formação do relevo.

Imagem: Ilustração. Processos de erosão e de deposição. À esquerda, uma nuvem cinza e chuva caindo sobre um morro marrom (erosão). Abaixo, grãos do morro caem sobre um terreno (A água e o vento transportam os materiais para outras áreas, onde eles se depositam). Em seguida, um terreno plano com terra marrom (deposição).  Fim da imagem.

Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

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O relevo brasileiro

As formas predominantes do relevo brasileiro são os planaltos, as

planícies e as depressões.

Imagem: Ilustração. À esquerda, orla da praia (Planície). Em seguida, um morro marrom (Planalto) com um buraco no meio (Depressão). Ao lado há um terreno plano e verde (Planalto) e morros verdes.  Fim da imagem.

Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

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Veja algumas paisagens que apresentam diferentes formas de relevo.

Imagem: Fotografia 1. Uma pessoa com uma mochila nas costas está andando e olhando para vários morros ao fundo.  Fim da imagem.

LEGENDA: Relevo de planalto na serra da Canastra, no município de Delfinópolis, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Vista aérea de um rio sinuoso e bifurcado com várias árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea do encontro dos rios Aripuanã e Guariba. Planície Amazônica, no município de Apuí, no estado do Amazonas, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. Vista aérea de um terreno mais baixo entre dois morros verdes.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da depressão periférica Paulista, no município de Torrinha, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são as principais diferenças entre as formas de relevo mostradas nas fotografias?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O relevo do lugar onde você vive se parece com o relevo de algum lugar mostrado nas fotografias? Qual?

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Observe o mapa sobre o relevo brasileiro.

Imagem: Mapa. Brasil: relevo.  Planaltos (marrom): abrange AM, RR, PA, AP, RO, MT, TO, MA, PI, PB, PE, AL, BA, MG, ES, RJ, DF, GO, MS, SP, PR, SC e RS.  Depressões (laranja): abrange AC, AM, RR, PA, AP, RO, MT, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, TO, MG, GO, MS, SP, PR, SC e RS.  Planícies (amarelo): abrange AC, AM, PA, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, ES, RS, MS, TO, MT e RO. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 265 km.  Fim da imagem.

FONTE: Jurandyr L. S. Ross. Os fundamentos da Geografia da natureza. Em: Jurandyr L. S. Ross (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019. (Adaptado.)

  1. Qual é o título desse mapa?
  1. Quem elaborou esse mapa?
  1. Qual é a forma de relevo predominante no território brasileiro? Quais são as formas de relevo predominantes na unidade federativa onde você vive?

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A ocupação do espaço modifica o relevo

Ao ocupar o espaço, as pessoas modificam o relevo para atender às suas necessidades e ao seu modo de vida.

Com o crescimento das cidades, terrenos íngremes são aplainados para a construção de moradias e vias de circulação.

Glossário:

Íngremes: muito inclinados, difíceis de subir ou de descer.

Fim do glossário.

Para construir túneis e estradas em áreas de serra, por exemplo, geralmente são cortados trechos de suas encostas.

Áreas íngremes ou montanhosas são alteradas para a prática da agricultura. Nessas áreas é comum construir degraus, que facilitam a preparação da terra, o cultivo e a colheita.

Imagem: Fotografia. Duas estradas asfaltadas. Ao fundo, dois túneis embaixo de morros verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: Túneis no Rodoanel Mário Covas, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

As atividades de mineração também alteram o relevo. Geralmente, para extrair os minérios, é preciso escavar grandes áreas, deixando buracos e alterando a paisagem do local.

Imagem: Fotografia. Uma multidão espalhada em morros de pedra marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Garimpo de ouro em Serra Pelada, no estado do Pará, na década de 1980. Para extrair o ouro, garimpeiros cavaram a Serra Pelada. Com a escavação, a serra foi destruída e, em seu lugar, formou-se um grande e profundo buraco, atualmente cheio de água da chuva. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia o texto e observe a fotografia.

Como acontece um deslizamento

Os deslizamentos são fenômenos naturais. No entanto, a ação humana pode contribuir para que os deslizamentos aconteçam com mais frequência.

Quando há ocupação das encostas de morros e serras, a vegetação é retirada para a construção das moradias. Isso deixa o solo desprotegido e exposto à erosão provocada pela água das chuvas e pelo vento. Se a encosta for íngreme, podem acontecer deslizamentos, como este mostrado na fotografia.

Imagem: Fotografia. Construções sobre a encosta de um morro. No centro há um deslizamento e em volta, várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Deslizamento de terra em encosta de morro no município de Santos, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que a ocupação das encostas de morros contribui para a ocorrência dos deslizamentos de terra?
  1. Em sua opinião, de que modo a vegetação protege o solo?

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Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler destaca algumas causas da erosão do solo e suas consequências para o ambiente.

A erosão do solo

A erosão do solo ocorre principalmente pela ação do vento e da água. A ação do vento e da água desagrega os materiais que formam o solo. Esses materiais, juntamente com os nutrientes do solo, são transportados para outras áreas no processo de erosão.

Quando a vegetação é retirada, o solo fica exposto à ação da água das chuvas: ao escoar, a água leva partículas do solo, erodindo-o. Por isso, podemos dizer que o desmatamento agrava a erosão do solo.

Entre as consequências da erosão destacam-se a formação de buracos e fendas no solo e a perda de sua fertilidade.

Imagem: Fotografia. Um buraco extenso sobre terreno plano e verde. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Erosão do solo no município de Manoel Viana, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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  1. De que trata o texto?
  1. O que é apresentado primeiro no texto: as causas ou as consequências da erosão do solo?
  1. No caderno, complete o esquema com as informações do texto que você leu.

• Erosão do solo

Causas

___ __

Consequências

_____

  1. Observe a sequência de desenhos.
Imagem: Ilustração 1. À esquerda, árvores sobre a encosta de um morro. À direita, árvores em um terreno plano. Ao fundo, nuvens no céu azul.  Ilustração 2. À esquerda, construções na encosta do morro. À direita, vários prédios no terreno plano. Ao fundo, nuvens no céu azul.  Ilustração 3. À esquerda, uma nuvem escura e chuva caindo sobre as construções na encosta do morro. Abaixo, as construções estão caídas e aglomeradas sobre a encosta. À direita, os prédios no terreno plano. Ao fundo, nuvens no céu escuro.  Fim da imagem.

Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

  1. Com base nos desenhos, escreva um texto destacando a provável causa do deslizamento do morro e as consequências desse fenômeno para os moradores do local.
  1. Dê um título para o seu texto.

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CAPÍTULO 2. A hidrografia

Rio é um curso natural de água. O rio pode se originar de fontes subterrâneas, da água das chuvas e do derretimento de neve e de geleiras.

Desde seu ponto de origem, isto é, desde sua nascente, o rio percorre um caminho até chegar à sua foz, que é o local onde ele deságua. A foz de um rio pode ser o oceano, um lago ou outro rio. No caminho, o rio pode receber água de outros rios, que são chamados afluentes.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso com água marrom. Em volta há muitas árvores e à direita, o rio se encontra com outro rio e ambos deságuam no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Foz do rio Corumbau no oceano Atlântico, no município de Prado, no estado da Bahia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Ao fundo, um rio entre morros (nascente). O rio segue entre árvores e deságua em uma cachoeira. Em seguida, três rios sinuosos (afluente) se encontram no rio principal e deságuam no mar (foz). Na margem do mar há casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: O rio principal é aquele que deságua no mar. Representação sem escala para fins didáticos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia novamente o texto desta página. O que é a nascente de um rio? E a foz?

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A maioria dos rios brasileiros é permanente

A maioria dos rios brasileiros nunca seca, ou seja, seu fluxo de água é contínuo. Eles são chamados de rios perenes ou rios permanentes.

Alguns rios secam durante certo período do ano. Eles são chamados de rios temporários e correm apenas no período de chuvas. Esses rios localizam-se nas áreas mais áridas do território brasileiro, onde há longos períodos de seca.

Glossário:

Áridas: secas.

Fim do glossário.

O Brasil tem uma diversidade muito grande de paisagens que apresentam rios permanentes e temporários. Veja estes exemplos.

Imagem: Fotografia. Rio com água escura e com várias árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Negro, no município de Novo Airão, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas paradas em uma ponte sobre um rio seco. Em volta há várias árvores secas. Fim da imagem.

LEGENDA: Ponte sobre o leito de um rio no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2020. Note que o rio está seco, pois a fotografia foi tirada no período de estiagem . FIM DA LEGENDA.

Glossário:

Estiagem: seca, falta de chuvas.

Fim do glossário.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Há rios perenes no lugar onde você vive? Se sim, cite o nome de um.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há algum rio temporário? Se sim, qual é o nome dele?

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Rios de planície e rios de planalto

Há rios que correm em terrenos mais planos, não apresentando desníveis em seu curso. Esses rios são chamados de rios de planície e podem ser utilizados para navegação, pesca e atividades de lazer.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de dois rios se encontrando. Entre eles há árvores e construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Tocantins, no município de Marabá, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Há rios que atravessam terrenos irregulares e apresentam desníveis em seu curso, formando quedas-d’água (cachoeiras). Esses rios são chamados de rios de planalto. Neles podem ser construídas barragens para reter a água, formando represas ou lagos. A água represada pode ser utilizada para a geração de energia elétrica em usinas hidrelétricas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma queda d’água. Em volta há plantas e árvores e ao fundo, morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Rio Garrafa, no município de Jaquirana, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive há rios parecidos com esses mostrados nas fotografias? Com qual deles?

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Nas usinas hidrelétricas, a energia do movimento da água dos rios é transformada em energia elétrica.

As barragens de uma usina hidrelétrica são construídas nos rios e armazenam a água em represas. Quando essa água é liberada, ela movimenta turbinas ligadas a um gerador, produzindo energia elétrica.

Muitas vezes, a construção de barragens e de reservatórios inunda áreas florestadas, alterando todo o ecossistema da região. A vegetação e a fauna ficam submersas, o que coloca várias espécies em risco de extinção.

Cidades também são inundadas com a construção de barragens, obrigando a população a se mudar para outros locais.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma usina ao lado de um rio. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina hidrelétrica Itaipu Binacional, no rio Iguaçu, no estado do Paraná, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Que prejuízos a construção de barragens e de reservatórios pode causar ao ambiente e às pessoas?

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Saia dessa, Mano Pira!, de Yêda Marquez, Editora RHJ. Livro sobre as histórias de um peixe durante o período de seca.
  • O segredo do rio, de Miguel Sousa Tavares, Editora Companhia das Letrinhas. O livro conta as brincadeiras de um menino no riacho perto de sua casa e traz reflexões sobre a importância de proteger a natureza.

Fim do complemento.

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As cheias

Em certos períodos do ano, o volume de água dos rios aumenta por causa do excesso de chuvas. Esse é um fenômeno natural e é chamado de cheia. Com a cheia, a água do rio pode transbordar e inundar as várzeas .

Glossário:

Várzeas: terrenos baixos que ficam à margem de um rio.

Fim do glossário.

Muitas vezes, as várzeas são ocupadas pelas pessoas que ali constroem casas, ruas e avenidas. Essas áreas são invadidas pela água do rio quando ele transborda, o que causa transtornos e prejuízo à população.

Além disso, as construções e o asfalto das ruas impedem que a água das chuvas penetre na terra. Essa água vai direto para o leito do rio, que então transborda mais rapidamente.

Imagem: Fotografia. Uma rua inundada com água escura. Nas laterais há casas e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Inundação no município de São Sebastião do Caí, estado do Rio Grande do Sul, provocada pelo transbordamento do rio Caí, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. No lugar onde você vive é comum ocorrerem inundações por causa do transbordamento de rios?

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A divisão hidrográfica brasileira

O conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes é chamado de bacia hidrográfica.

No Brasil, as bacias hidrográficas estão agrupadas em regiões hidrográficas. Região hidrográfica é uma porção do território brasileiro que compreende uma ou mais bacias hidrográficas.

Imagem: Mapa. Brasil: regiões hidrográficas.  Amazônica (verde): regiões Norte e Centro-Oeste.  Tocantins/Araguaia (amarelo): regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.  São Francisco (laranja): regiões Nordeste e Sudeste.  Parnaíba (marrom): região Nordeste.  Paraguai (rosa): região Centro-Oeste.  Paraná (marrom-claro): regiões Sudeste e Sul.  Rio perene (linha azul): vários rios pelo Brasil, com maior concentração na região Amazônica.  Represa (mancha azul): região Sudeste e Norte.  Atlântico Nordeste Oriental (roxo): região Nordeste.  Atlântico Nordeste Ocidental (cinza): região Nordeste.  Atlântico Leste (verde-escuro): regiões Nordeste e Sudeste.  Atlântico Sudeste (verde-claro): região Sudeste.  Atlântico Sul (laranja-escuro): região Sul.  Uruguai (rosa-claro): região Sul.  Rio temporário (linha pontilhada): rios na região Nordeste.  Alagado (várias linhas pontilhadas): regiões Centro-Oeste e Norte.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 270 km.  Fim da imagem.

FONTE: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Disponível em: http://fdnc.io/fnu. Acesso em: 8 dez. 2020. IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Qual é a maior região hidrográfica brasileira?

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O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Saúde. Fim da imagem.

Água e saúde

Você já deve saber que o consumo de água contaminada ou o contato com ela pode causar doenças graves.

Mas você sabia que o armazenamento inadequado da água, mesmo que seja água limpa, também pode causar doenças?

Imagem: Ilustração. Um menino em cadeira de rodas e uma menina estão segurando um cartaz com um sinal de proibido sobre um pernilongo. Ao fundo, silhueta de prédios.  Fim da imagem.

A dengue é uma dessas doenças. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em locais onde há água acumulada, principalmente água limpa.

Por isso, é importante evitar que a água se acumule em locais de nossa casa, da escola e de outros ambientes que frequentamos.

Veja o que pode ser feito.

Imagem: Ilustração. Três vasos com flores coloridas e areia.  Fim da imagem.

LEGENDA: Preencher com areia pratos de vasos de plantas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Um barril, um galão, uma caixa d’água e um poço, todos com tampa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Manter tampados poços, tambores, galões e caixas-d’água. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Quatro baldes e várias garrafas estão viradas de cabeça para baixo e acima há um telhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Guardar latas, baldes, garrafas e outros frascos com a boca virada para baixo e ao abrigo da chuva. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pneus empilhados e embaixo de uma cobertura. Fim da imagem.

LEGENDA: Guardar pneus em locais protegidos da chuva. FIM DA LEGENDA.

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  1. A água, uma substância necessária à vida, pode causar doenças. Explique.
  1. Qual é o agente transmissor da dengue?
  1. Onde se desenvolve esse agente transmissor?
  1. Por que devemos evitar o acúmulo de água nos ambientes?

Boxe complementar:

Vamos fazer

Você viu que adotar alguns cuidados no dia a dia ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue.

Que tal divulgar esses cuidados para outros colegas da escola? Siga as etapas e bom trabalho!

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com alguns colegas e listem os cuidados que as pessoas devem ter para não deixar água acumulada. Vocês podem utilizar os exemplos mostrados na página anterior e acrescentar outros.
  1. Depois, escrevam cada um desses cuidados em uma cartolina diferente. Procurem usar frases que chamem a atenção das pessoas.
  1. Ilustrem os cartazes de acordo com as frases.
  1. Deem um título ao trabalho.
  1. Fixem os cartazes nas paredes da escola.

    Imagem: Ilustração. No centro, um menino está sorrindo e colando um cartaz em um muro. No cartaz, sinal de proibido sobre um pernilongo. Ao seu lado, uma menina está de costas e do outro lado, um menino com óculos escuros está sorrindo, segurando uma bengala e um rolo de fita adesiva. Ao fundo, árvores e prédios. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 3. O clima

Zonas de iluminação e aquecimento da Terra

Por causa da forma esférica da Terra, da inclinação de seu eixo de rotação e do seu movimento de translação, cada porção da superfície terrestre é iluminada e aquecida com uma intensidade diferente.

Em razão dessa diferença de iluminação e aquecimento da superfície, podemos distinguir algumas zonas de iluminação no planeta: a zona tropical, as zonas temperadas e as zonas polares.

Imagem: Ilustração. À esquerda, o Sol emitindo Raios solares em direção à Terra, à direita. Sobre o planeta há uma linha horizontal e no meio, uma haste (Eixo terrestre). A parte superior da Terra, o Polo Norte e na parte inferior, o Polo Sul. Fim da imagem.

LEGENDA: As áreas mais próximas do Equador recebem os raios solares de forma vertical e, por isso, são aquecidas e iluminadas com mais intensidade. As áreas próximas dos polos recebem os raios solares de forma muito inclinada e, por isso, são aquecidas e iluminadas com menos intensidade. Nesse esquema, os astros e a distância entre eles não estão representados em escala. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia 1 (ZONA TROPICAL). Pessoas andando na orla da praia. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: São Gonçalo do Amarante, estado do Ceará, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2 (ZONA POLAR ÁRTICA). Barcos e embarcações em um porto. Ao lado, construções e ao fundo, morros brancos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Honningsvag, Noruega, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Zonas de iluminação e aquecimento da Terra. Mapa-múndi dividido em cinco faixas horizontais. De cima para baixo: 1) CÍRCULO POLAR ÁRTICO (ZONA POLAR ÁRTICA); 2) TRÓPICO DE CÂNCER (ZONA TEMPERADA DO NORTE); 3) TRÓPICO DE CAPRICÓRNIO (ZONA TROPICAL); 4) CÍRCULO POLAR ANTÁRTICO (ZONA TEMPERADA DO SUL); 5) CÍRCULO POLAR ANTÁRTICO (ZONA POLAR ANTÁRTICA). No meio há uma linha horizontal (EQUADOR). No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e no canto inferior direito, a escala de 0 a 4.000 km. Em volta há fotografias conectadas às zonas:  Fotografia 1 (ZONA TROPICAL). Pessoas andando na orla da praia. Ao fundo, árvores.  Fotografia 2 (ZONA POLAR ÁRTICA). Barcos e embarcações em um porto. Ao lado, construções e ao fundo, morros brancos.  Fotografia 3 (ZONA TEMPERADA DO SUL). Vista aérea de várias construções e prédios. Ao lado, o mar.  Fotografia 4 (ZONA TEMPERADA DO NORTE). À direita, embarcações e pontes em um rio. À esquerda, construções e árvores.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Imagem: Fotografia 3 (ZONA TEMPERADA DO SUL). Vista aérea de várias construções e prédios. Ao lado, o mar.  Fim da imagem.

LEGENDA: Valparaíso, Chile, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 4 (ZONA TEMPERADA DO NORTE). À direita, embarcações e pontes em um rio. À esquerda, construções e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Berlim, Alemanha, 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Os lugares mostrados nas fotografias localizam-se em quais zonas de iluminação e aquecimento?
  1. Por que a zona tropical é a mais quente do planeta?

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Tempo atmosférico e clima

Tempo atmosférico não é o mesmo que clima

Tempo atmosférico é a combinação dos elementos do clima em determinados local e momento. Os elementos do clima são: temperatura e umidade do ar, chuva, ventos, nuvens.

O tempo atmosférico é passageiro, variando de um momento para outro. Em um mesmo dia, podem ocorrer tempos atmosféricos diferentes: ensolarado e quente de manhã, nublado e frio à tarde e chuvoso e frio à noite, por exemplo.

Clima é a sucessão dos diferentes tempos atmosféricos que ocorrem habitualmente em um local. Existem vários tipos de clima, e eles são classificados quanto à temperatura e à umidade do ar.

Glossário:

Sucessão: sequência de fatos que ocorrem sem interrupção ou com pequeno intervalo entre eles.

Fim do glossário.

A previsão do tempo atmosférico

Você já deve ter percebido que o rádio, a televisão e os jornais fornecem todos os dias a previsão do tempo: parcialmente nublado e quente, chuvoso e frio etc.

O quadro da página seguinte reproduz parte de uma página do site Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O quadro mostra a previsão do tempo para o município de Macapá, no estado do Amapá, para os dias 24 de fevereiro a 8 de março de 2021.

Na parte superior do quadro são mostradas as condições do tempo em Macapá no dia 24 de fevereiro de 2021, a temperatura mínima, a temperatura máxima e outras informações, como a hora do “nascer” e do “pôr” do Sol, a probabilidade de chuva e o índice ultravioleta (IUV) naquele dia.

O restante do quadro mostra a previsão geral do tempo para o período 25 de fevereiro a 8 de março de 2021.

Imagem: Ilustração. Um homem cadeirante está lendo um jornal com o desenho de um mapa. Ao fundo, prédios. Fim da imagem.

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Imagem: Fotografia. Previsão do tempo com textos e ilustração. De cima para baixo: Macapá/AP. PREVISÃO DO TEMPO POR PERÍODO (24/02/2021). Variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia. Desenho de duas nuvens com chuva na frente de uma lua (noite): 24º/31º.  Nascer do sol: 06:33 (Brasília);  Pôr do sol: 18:40 (Brasília).  Probabilidade de chuva: 80%;  IUV máximo: 13.  PRÓXIMOS DIAS:  Quinta-feira (25/02): Duas nuvens com chuva na frente de um sol (pancadas de chuva): 24º/31º.  Sexta-feira (26/02): Duas nuvens com chuva na frente de um sol (pancadas de chuva): 24º/30º. Sábado (27/02): Uma nuvem cinza com chuva (chuvas periódicas): 25º/30º.  Domingo (28/02): Uma nuvem cinza com chuva na frente de um sol (chuvas isoladas): 24º/31º. Segunda-feira (01/03): Uma nuvem cinza com chuva (chuvas periódicas): 25º/30º. Terça-feira (02/03): Uma nuvem cinza na frente de um sol (nublado): 24º/30º.  PREVISÃO DE TEMPO ESTENDIDA (Previsão estendida estimada pelo Modelo Ensemble).  Quarta-feira (03/03): Uma nuvem cinza na frente de um sol (nublado): 24º/27º. Quinta-feira (04/03): Uma nuvem cinza com chuva (chuvas periódicas): 24º/26º. Sexta-feira (05/03): Uma nuvem cinza com chuva na frente de um sol (chuvas isoladas): 23º/26º. Sábado (06/03): Uma nuvem cinza com chuva na frente de um sol (chuvas isoladas): 24º/27º. Domingo (07/03): Uma nuvem cinza na frente de um sol (nublado): 24º/27º.  Segunda-feira (08/03): Uma nuvem cinza com chuva (chuvas periódicas): 24º/26º.  Fim da imagem.

FONTE: Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos. Disponível em: http://fdnc.io/fAr. Acesso em: 24 fev. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais eram as condições do tempo atmosférico no município de Macapá no dia 24 de fevereiro de 2021?
  1. Escolha outra data mostrada no quadro e descreva a previsão do tempo para o município de Macapá nessa data.

Os climas do Brasil

A maior parte do Brasil situa-se na zona tropical, que é a região mais quente da Terra. Por isso, em nosso país predominam climas quentes, com temperaturas elevadas e quantidade variável de chuvas.

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Conheça as principais características dos climas do Brasil.

Imagem: Fotografia. Plantas verdes e algumas secas sobre terra marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem de área de clima Tropical Semiárido no estado de Sergipe, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um termômetro indicando 3 ºC na rua. Ao fundo, carros, árvores e casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem de área de clima Subtropical no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um rio com árvores e casa em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem de área de clima Equatorial no estado do Amazonas, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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A seguir, observe no mapa os climas do Brasil.

Imagem: Mapa. Brasil: climas. Mapa do Brasil com os estados e as capitais.  Equatorial (vermelho): regiões Norte e Centro-Oeste.  Tropical (laranja): regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste.  Subtropical (laranja-claro): região Sul.  Tropical de Altitude (amarelo-escuro): regiões Sudeste e Sul.  Tropical Semiárido (amarelo-claro): região Nordeste.  Capital de país: Brasília. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 275 km.  Fim da imagem.

FONTE: José B. Conti; Sueli A. Furlan. Geoecologia: o clima, os solos e a biota. Em: Jurandyr L. S. Ross. (org.). Geografia do Brasil. 6ª ed. São Paulo: Edusp, 2019. (Adaptado.)

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Em casa, analise novamente o mapa e responda às questões.
  1. Que clima(s) ocorre(m) na unidade federativa onde você vive?
  1. Qual é o clima predominante na maior parte do litoral do território brasileiro? Quais são suas principais características?

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CAPÍTULO 4. A vegetação

A vegetação é um dos elementos que compõem a paisagem. O Brasil apresenta uma diversidade muito grande de vegetação por causa da variedade de tipos de solo e de clima.

Você vai conhecer um pouco das principais formações vegetais do Brasil: a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, a Caatinga, o Cerrado e a Mata dos Pinhais.

Imagem: Fotografia. Um rio com várias árvores em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Floresta Amazônica, no estado de Roraima, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um caminho de terra com árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Mata Atlântica, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Fotografia. Cactos sobre terra marrom. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Caatinga, no estado do Rio Grande do Norte, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Árvores em um terreno plano. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Cerrado, no estado de Goiás, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Árvores altas com tronco fino.  Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho de Mata dos Pinhais, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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A paisagem brasileira é bem diversificada, com árvores de médio e grande porte, típicas da Floresta Amazônica, mas também conta com a presença de árvores tortuosas de baixo e médio porte, muito comuns no Cerrado. Nas planícies inundadas do Pantanal, por exemplo, há uma vegetação típica dessa localidade, como os vegetais aquáticos.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio com várias árvores em volta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Pantanal na estação seca, município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em setembro de 2020. FIM DA LEGENDA.

O mapa a seguir mostra a cobertura vegetal original do território brasileiro, ou seja, antes da intensa ocupação humana.

Imagem: Mapa. Brasil: vegetação original.  Floresta Amazônica: abrange AC, AM, RO, RR, PA, AP, MA.  Mata Atlântica: abrange PI, PB, PE, AL, SE, BA, TO, GO, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS.  Mata dos Pinhais: abrange PR, SC, RS.  Cerrado: abrange RR, AP, PA, MT, TO, MA, PI, BA, DF, GO, MG, MS, SP.  Caatinga: abrange MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.  Campos: abrange RR, SC, RS.  Campinas do rio Negro: abrange AM, RR.  Vegetação do Pantanal: abrange MT, MS.  Vegetação Litorânea: abrange AP, PA, MA, CE, SE, BA, ES, RJ, RS.  Contato entre tipos de vegetação: abrange AM, RR, MT, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, GO, MG, SP, MS.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 325 km.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Observe novamente o mapa. Quais formações vegetais existiam na unidade federativa onde você vive?

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A devastação da vegetação brasileira

Desde a chegada dos colonizadores europeus, as formações vegetais do Brasil vêm sendo fortemente modificadas pela ação humana.

O Cerrado e a Mata Atlântica são as formações vegetais que foram mais devastadas.

Originalmente, o Cerrado se estendia por quase toda a porção central do Brasil. Atualmente ele ocupa apenas parte da Região Centro-Oeste, ocorrendo também em trechos do Sudeste, do Nordeste e do Norte do Brasil.

A expansão de atividades agropecuárias, a mineração e a extração de madeira vêm provocando a contaminação dos rios e o esgotamento dos solos do Cerrado, além de ameaçar de extinção várias espécies da sua fauna e da sua flora.

As queimadas, bastante comuns no Cerrado, também degradam o solo e ameaçam os animais e as plantas.

Podem ocorrer queimadas naturais causadas pela queda de raios no início da estação chuvosa. Contudo, na maioria das vezes, elas são provocadas pela ação humana, com a finalidade de desmatar o terreno para dar lugar às atividades agropecuárias.

Imagem: Fotografia. Árvores e plantas. Em volta há fogo e fumaça escura. Fim da imagem.

LEGENDA: Queimada em área de Cerrado no município de Alto Paraíso de Goiás, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Nina no Cerrado, de Nina Nazario, Editora Oficina de Textos. No livro, a história do Cerrado é contada de forma poética, mostrando os animais, frutos e paisagens típicas dessa formação vegetal.

Fim do complemento.

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A maior parte da Mata Atlântica não existe mais, pois foi muito devastada com a ocupação do território brasileiro.

Essa devastação iniciou-se com a exploração do pau-brasil pelos colonizadores portugueses, cerca de 500 anos atrás. Depois, boa parte da Mata Atlântica deu lugar aos cultivos de cana-de-açúcar e de café. Em decorrência da ocupação urbana e da expansão de áreas agrícolas, restam pouquíssimas áreas da Mata Atlântica em sua forma original.

Imagem: Pintura. Homens negros estão cortando troncos de árvores. Entre eles, um homem branco está montado em um cavalo e observando. Ao lado, homens negros carregam troncos de árvores. Em volta há árvores cortadas e plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Desmatamento de uma floresta. Cerca de 1835. Litografia, 21,8 cm X 28,7 cm. A derrubada da Mata Atlântica para o cultivo de café, na atual Região Sudeste do Brasil, foi retratada nessa obra. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, os remanescentes da Mata Atlântica são preservados por lei. As unidades de conservação são criadas pelo governo em espaços com características naturais relevantes e têm a função de conservar e preservar a natureza.

Glossário:

Remanescentes: que restaram, que sobraram.

Fim do glossário.

Imagem: Fotografia. Um casal está parado no topo de um morro. Abaixo deles há um morro coberto de árvores e ao fundo, uma cidade. Fim da imagem.

LEGENDA: Visitantes observam a paisagem no Parque Nacional da Tijuca, município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2016. Esse parque é uma unidade de conservação criada em 1961. FIM DA LEGENDA.

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Observe no mapa as formações vegetais do Brasil na atualidade.

Imagem: Mapa. Brasil: vegetação atual.  Floresta Amazônica: abrange AC, AM, RO, RR, PA, AP, MA.  Mata Atlântica: abrange PI, PB, PE, AL, SE, BA, TO, GO, MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS.  Mata dos Pinhais: abrange PR, SC, RS.  Cerrado: abrange RR, AP, PA, MT, TO, MA, PI, BA, DF, GO, MG, MS, SP.  Caatinga: abrange MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.  Campos: abrange RR, SC, RS.  Campinas do rio Negro: abrange AM, RR.  Vegetação do Pantanal: abrange MT, MS.  Vegetação Litorânea: abrange AP, PA, MA, CE, SE, BA, ES, RJ, RS.  Contato entre tipos de vegetação: abrange AM, RR, MT, MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, GO, MG, SP, MS.  Área devastada pela ação humana: abrange todos os estados, com maior concentração nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 270 km.  Fim da imagem.

FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna: 2019. (Adaptado.)

  1. Compare o mapa desta página com o mapa da página 70.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que pode ser feito para conservar a vegetação que ainda resta?
  1. Desenhe as formações vegetais que ocorrem no lugar onde você vive. Depois, escreva um pequeno texto contando como é essa vegetação.

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O que você aprendeu

  1. Observe o esquema e responda.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma nuvem cinza e chuva caindo sobre um morro marrom (A). Abaixo, grãos do morro caem sobre um terreno. Em seguida, um terreno plano com terra marrom (B).  Fim da imagem.

Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

  1. Qual letra indica o processo de remoção e transporte de materiais desagregados das rochas que compõem a superfície terrestre?
  1. Qual letra indica o processo de acúmulo dos materiais desagregados das rochas que foram removidos e transportados pela erosão?
  1. Identifique o nome dos processos representados pelas letras A e B.
  1. Copie o texto a seguir no caderno completando as palavras que faltam.

As principais causas da desagregação dos materiais das rochas são a variação de _____ e a ação do vento e da _____ sobre as rochas.

Depois de desagregados, os materiais são transportados para outras áreas pela água e pelo _____.

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  1. Leia o texto e responda.

Grand Canyon

Durante milhões de anos, o rio Colorado, nos Estados Unidos, foi escavando seu próprio leito. Esse processo formou um vale muito profundo, de paredes abruptas. Esse vale é conhecido como Grand Canyon.

Essa paisagem fascinante atrai milhares de turistas do mundo todo. Para preservar essa área, foi criado o Parque Nacional do Grand Canyon, em 1919.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso. Em volta há morros marrons. Fim da imagem.

LEGENDA: Grand Canyon e rio Colorado, Estados Unidos, 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Em que país fica o Grand Canyon?
  1. Em qual continente fica esse país?
  1. O texto afirma que o Grand Canyon se originou da escavação feita pelo rio Colorado ao longo do tempo. Como se chama esse processo?
  1. O que é um rio?
  1. O que é uma bacia hidrográfica?

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  1. Observe o mapa.
Imagem: Mapa. Região hidrográfica do São Francisco.  Rio permanente: Paraopeba, R. das Velhas, Paracatu, Carinhanha, Corrente, São Francisco.  Rio temporário: Santo Onofre, Paramirim, Verde, Jacaré, Salitre, São Francisco.   Represa, açude ou lago: Represa Três Marias, Represa de Queimado, Represa de Sobradinho, Represa de Itaparica, Represa de Xingó, Represa de Paulo Afonso.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 140 km.  Fim da imagem.

FONTE: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Disponível em: http://fdnc.io/fnS. Acesso em: 8 dez. 2020. IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. O que o mapa mostra?
  1. Em quais estados se situa a região hidrográfica do São Francisco?
  1. Que represas fazem parte dessa região?
  1. Observe a ilustração e responda.
  1. As letras, na ilustração, representam as zonas de iluminação e aquecimento da Terra. Identifique cada uma delas.
  1. Quais são os paralelos que limitam cada uma dessas zonas?
Imagem: Ilustração. Globo terrestre dividido em cinco faixas horizontais. De cima para baixo: A, B, C, D, E.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.

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  1. Copie em seu caderno as alternativas corretas.

(A) As regiões do planeta que recebem os raios solares de maneira inclinada são menos iluminadas e aquecidas.

(B) A maior parte do território brasileiro está situada na zona temperada do sul.

(C) As zonas polares correspondem às regiões mais frias do planeta.

(D) As zonas temperadas correspondem às regiões ártica e antártica do planeta.

(E) As áreas mais próximas à linha do Equador são mais iluminadas e aquecidas do que as áreas próximas aos polos.

  1. Observe as fotografias e responda às questões.
Imagem: Fotografia 1. Árvore alta com tronco fino e galhos virados para cima. Abaixo há uma casa e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Almirante Tamandaré, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Cactos sobre terreno seco. Ao fundo, plantas e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Caicó, no estado do Rio Grande do Norte, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. As fotografias mostram plantas típicas de determinadas formações vegetais brasileiras. Que formações vegetais são essas? Como você sabe?
  1. Como é o clima das áreas onde ocorrem os tipos de vegetação mostrados em cada uma das fotografias?