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UNIDADE 3. A população brasileira

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Imagem: Fotografia. No centro, fotos de várias pessoas de etnias diferentes. Entre elas, a informação: FELIZ DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO! Celebre a diversidade da população brasileira. À direita, ilustração de seis pessoas na sacada de um prédio, observando as fotos e sorrindo. Ao fundo, prédios e silhuetas de pessoas nas janelas. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Vamos conversar

No dia 11 de julho comemora-se o Dia Mundial da População.

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância das questões populacionais no contexto dos planos de desenvolvimento dos países.

  1. Atualmente, nosso planeta tem mais de 7 bilhões de habitantes. Você sabe quantos habitantes tem o Brasil?
  1. O mundo é formado por diferentes povos, cada um com características e cultura próprias. Quais povos contribuíram para a formação da população brasileira?
  1. De que modo esses povos influenciaram nossos costumes?

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 1. Todos nós fazemos parte da população

População é o conjunto de habitantes de um lugar. Todos os habitantes do Brasil, por exemplo, formam a população brasileira.

Observe, no gráfico abaixo, os países mais populosos do mundo. Em seguida, localize-os no planisfério.

Imagem: Gráfico em barras. Países mais populosos – 2020 (em mil habitantes). No eixo vertical, os países e no eixo horizontal, o número de habitantes.  País: China; Habitantes: 1.471.287.  País: Índia; Habitantes: 1.380.004.  País: Estados Unidos; Habitantes: 331.003.  País: Indonésia; Habitantes: 273.524.  País: Paquistão; Habitantes: 220.892.  País: Brasil; Habitantes: 212.559.  País: Nigéria; Habitantes: 206.140.  País: Bangladesh; Habitantes: 164.689.  País: Rússia; Habitantes: 145.934.  País: México; Habitantes: 128.933.   Fim da imagem.

FONTE: United Nations. Department of Economic and Social Affairs. Population Dynamics. Disponível em: http://fdnc.io/eaz. Acesso em: 8 dez. 2020. Standard projections.

Imagem: Mapa-múndi. Países mais populosos (2020). Mapa-múndi com destaque para: Alasca (EUA), Estados Unidos, México, Brasil, Nigéria, Paquistão, Índia, China, Bangladesh, Indonésia e Rússia. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 3.140 km. Fim da imagem.

FONTE: United Nations. Department of Economic and Social Affairs. Population Dynamics. Disponível em: http://fdnc.io/eaz. Acesso em: 8 dez. 2020. Standard projections.

  1. De acordo com o gráfico, quais são os países mais populosos que o Brasil?
  1. Em que continente se localiza a maior parte dos países mais populosos do mundo?

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Quantos somos

A primeira contagem oficial da população brasileira foi realizada em 1872. De acordo com essa contagem, viviam no país cerca de 10 milhões de habitantes.

Em 2010, o censo demográfico realizado pelo IBGE registrou pouco menos de 191 milhões de habitantes.

Glossário:

Censo demográfico: nome dado à contagem da população geralmente realizada a cada 10 anos pelo IBGE.

Fim do glossário.

Imagem: Ilustração. Na parte superior há um risco na diagonal sobre quatro riscos na vertical. Ao fundo, um chip azul e abaixo, a informação: CENSO 2010. Fim da imagem.

LEGENDA: Logotipo do censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010. FIM DA LEGENDA.

Em 2020, estimativas realizadas pelo IBGE projetaram uma população numerosa: aproximadamente 212 milhões de habitantes. Somos atualmente o sexto país mais populoso do mundo.

Observe, no gráfico abaixo, o aumento da população brasileira entre 1872 e 2020.

Imagem: Gráfico em linhas. População brasileira (1872-2020). No eixo vertical, a população (milhões de habitantes) e no eixo horizontal, o ano.  Ano: 1872; População: 10;  Ano: 1890; População: 14;  Ano: 1900; População: 17;  Ano: 1920; População: 31;  Ano: 1940; População: 41;  Ano: 1950; População: 52;  Ano: 1960; População: 70;  Ano: 1970; População: 93;  Ano: 1980; População: 119;  Ano: 1991; População: 147;  Ano: 1996; População: 157;  Ano: 2000; População: 170;  Ano: 2010; População: 191;  Ano: 2015; População: 205;  Ano: 2020; População: 212.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: síntese de indicadores 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. IBGE. População do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/7Dk. Acesso em: 8 dez. 2020.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, o que faz aumentar a população de um país?

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A população brasileira é predominantemente urbana

Até a década de 1960, a maioria da população brasileira vivia em áreas rurais.

Com o desenvolvimento das indústrias na cidade, muitas pessoas deixaram o campo em busca de melhores condições de vida. Além disso, a mecanização da agricultura causou o desemprego de muitas pessoas no campo, que foram buscar novas oportunidades de trabalho na cidade.

A partir de 1970, a maior parte da população brasileira passou a viver em áreas urbanas.

Em 2015, uma pesquisa realizada pelo IBGE mostrou que, de cada 100 habitantes do país, 85 viviam em áreas urbanas e 15 viviam em áreas rurais.

Imagem: Gráfico em setores. Brasil: população urbana e população rural (2015). População urbana: 85%; População rural: 15%.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

A população do Brasil distribui-se pelo território de forma irregular

O Brasil é um país bastante populoso, ou seja, tem grande número de habitantes.

No entanto, nosso país não é povoado de maneira uniforme. Isso quer dizer que a população não se distribui de forma regular pelo território: algumas áreas têm elevada concentração populacional, enquanto outras apresentam baixa concentração.

A densidade demográfica brasileira

Quando dividimos o número de habitantes (população total) de um local pela área territorial (extensão territorial) desse local, o resultado é a densidade demográfica, ou seja, o número de habitantes por quilômetro quadrado (hab./km²). De acordo com o censo de 2010, a densidade demográfica do Brasil nesse ano era de 22 hab./km². Em 2020, estimava-se que a densidade demográfica no Brasil era de quase 25 hab./km².

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Imagem: Mapa. Brasil: densidade demográfica (2010).  Habitantes por km2:  Menos de 1: regiões Norte e Centro-Oeste.  1,00 a 5,00: regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste.   5,01 a 20,00: pequenas áreas na região Norte e grandes concentrações nas regiões Nordeste e Sul.   20,01 a 50,00: regiões Nordeste, Sudeste e Sul.   50,01 a 100,00: pequena área na região Norte e concentração nas regiões Nordeste e Sudeste.  100,01 a 250,00: regiões Nordeste e Sudeste.   Acima de 250: regiões Nordeste e Sudeste (costa brasileira).  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 275 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Em quais áreas do país a densidade demográfica é maior? E em quais áreas a densidade é menor?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Na unidade federativa em que você vive a população se distribui de maneira regular pelo território? Explique.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você faz parte da população rural ou da população urbana?

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Explique como se calcula a densidade demográfica de um local. Se necessário, leia novamente o texto da página anterior.

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CAPÍTULO 2. A formação da população brasileira: uma mistura de povos

A população brasileira formou-se, inicialmente, da miscigenação entre os povos nativos, os europeus, especialmente os portugueses, e os africanos de diversos povos, que foram trazidos à força para o Brasil.

Glossário:

Miscigenação: mistura de diferentes povos.

Fim do glossário.

Ao longo do tempo, outros povos chegaram ao nosso país e também contribuíram para formar a população brasileira: espanhóis, holandeses, alemães, italianos, poloneses, sírios, libaneses, japoneses, coreanos, entre outros.

Essa mistura de povos proporcionou grande diversidade cultural em nossa população.

Os primeiros habitantes do Brasil

Antes da chegada dos portugueses, em 1500, o atual território brasileiro era habitado por diversos povos indígenas.

Estima-se que entre 2 e 4 milhões de pessoas, pertencentes a mais de mil povos indígenas diferentes, habitavam as terras que formariam o Brasil.

Cada povo vivia de acordo com sua organização social, suas tradições, crenças, línguas e costumes.

Com a colonização, terras indígenas foram tomadas pelos portugueses, e muitos indígenas foram escravizados. Vários povos foram exterminados lutando por suas terras e muitos outros morreram em consequência de doenças trazidas pelos colonizadores.

Imagem: Pintura. Três homens brancos com chapéu, terno e botas estão montados em cavalos. Na frente deles, três indígenas estão nus, segurando lanças e os observando. À esquerda, mulheres, crianças e homens indígenas estão atrás de árvores. À direita, um homem negro com calça está segurando uma arma sobre o ombro e com a outra mão, ele puxa um cavalo. Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Encontro dos índios com viajantes europeus. Cerca de 1835. Litografia, 21,5 cm X 28,8 cm. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Brasil-menino, de Fátima Miguez, Editora DCL. Livro de poesias que conta de forma lúdica o cotidiano das crianças brasileiras do período colonial aos tempos atuais.

Fim do complemento.

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A chegada dos africanos escravizados

Os africanos foram trazidos como escravos para o Brasil entre os séculos 16 e 19.

Eles vinham de várias regiões da África e pertenciam a diversos grupos culturais. Por isso, traziam consigo diferentes hábitos e tradições.

Os africanos eram capturados dos locais em que viviam por traficantes de escravos. Viajavam nos porões de navios, em péssimas condições, até desembarcarem nas terras que formariam o Brasil, onde eram vendidos como mercadoria aos donos de terra.

Imagem: Pintura. Várias pessoas negras estão em volta de uma cachoeira e algumas estão segurando peneiras grandes. Entre elas há alguns homens brancos e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Johann Moritz Rugendas. Lavagem do minério de ouro, proximidades da montanha de Itacolomi. Cerca de 1835. Litografia, 30,5 cm X 26,2 cm. Nessa obra, o artista retrata o trabalho de africanos e afrodescendentes escravizados na mineração. FIM DA LEGENDA.

Os africanos e seus descendentes eram escravizados e trabalhavam no cultivo de cana-de-açúcar, na produção de açúcar, na extração de metais e de pedras preciosas, no cultivo do café e em serviços domésticos.

Imagem: Fotografia. No centro, duas mulheres negras estão dançando. Em volta delas, mais mulheres negras estão sorrindo e uma delas está com as mãos sobre um atabaque. Todas estão com faixa colorida na cabeça, vestido branco e tecido colorido em volta do corpo Fim da imagem.

LEGENDA: Há vários grupos em todo o Brasil que atuam pela preservação e valorização da cultura de origem africana. Na fotografia, apresentação de um grupo de jongo em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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A vinda dos imigrantes

Antes de conhecer um pouco sobre a chegada de imigrantes ao Brasil, vamos entender o significado de migrar.

Migrar é sair de um município, estado ou país para viver em outro.

A diferença entre emigrante e imigrante

O lugar de origem de uma pessoa é o lugar onde ela nasceu, ou seja, é sua terra natal.

Quando uma pessoa sai de seu lugar de origem para viver em outro lugar, ela é chamada de emigrante. Quando uma pessoa entra em um lugar que não é o de sua origem, ela é chamada de imigrante.

Imagem: Fotografia em sépia. No centro, homens com chapéu e ternos estão olhando para frente e entre eles há vários barris, cestos e duas mulheres com vestidos. Ao fundo há uma mulher e crianças na varanda de uma casa. Fim da imagem.

LEGENDA: Imigrantes italianos no município de Caxias do Sul, estado do Rio Grande do Sul, 1904. FIM DA LEGENDA.

Os imigrantes na formação da população brasileira

Os colonizadores portugueses foram os primeiros imigrantes em terras brasileiras. Depois deles vieram muitos outros, de vários lugares do mundo.

Entre os grupos de imigrantes que vieram para o Brasil em maior número estão italianos, espanhóis, alemães e japoneses. A vinda desses imigrantes foi mais intensa no fim do século 19 e início do século 20.

Nesse período também vieram para o Brasil poloneses, sírios, libaneses, coreanos e chineses, entre outros grupos de imigrantes.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Várias pessoas orientais estão aglomeradas em um navio e olhando para frente. Fim da imagem.

LEGENDA: Chegada de imigrantes japoneses ao porto de Santos, no estado de São Paulo, em 1934. FIM DA LEGENDA.

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Em 1887, na cidade de São Paulo, foi construída uma hospedaria para abrigar os imigrantes recém-chegados à cidade. Nela, os imigrantes faziam suas refeições, dormiam, tinham assistência médica e auxílio para conseguir emprego. Em 1978, a hospedaria recebeu o último grupo de imigrantes e, em 1998, foi transformada no Museu da Imigração, que mostra um pouco da história da imigração no Brasil.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Uma multidão está sentada na frente de uma construção grande com dois andares.  Fim da imagem.

LEGENDA: Fotografia da Hospedaria de Imigrantes, na cidade de São Paulo, no estado de São Paulo, em 1938. FIM DA LEGENDA.

  1. Uma característica marcante da população brasileira se originou da miscigenação de povos e culturas. Que característica é essa?
  1. Quem formava a população das terras que dariam origem ao Brasil antes da chegada dos colonizadores portugueses?
  1. Qual é a diferença entre emigrante e imigrante?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Você conhece alguém que emigrou? E alguém que imigrou? Conte aos colegas.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Em sua família há imigrantes? Se sim, qual é a origem deles?

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O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

O depoimento a seguir é de Naya, uma menina imigrante. Ela veio do Quênia, um país da África. Leia para conhecer um pouco da vida dela no Brasil.

Minha vida no Brasil

Cheguei ao Brasil no ano passado. Meus pais vieram trabalhar e eu tive de acompanhá-los. Minha mãe me matriculou em uma escola para eu poder continuar os estudos. Está sendo difícil me adaptar; muitas vezes eu me sinto como um peixe fora d’água.

Eu ainda não entendo muito bem a língua portuguesa. Fico triste quando falo coisas erradas e alguns colegas caçoam de mim, dizendo que falo estranho. Mas outros colegas me ajudam ensinando a maneira certa de falar. Lá no meu país eu entendia tudo o que a professora falava e ia bem nas provas! Aqui, tenho muita dificuldade de aprender as lições.

Minha mãe faz meu lanche para eu levar à escola. É uma delícia! Mas a nossa comida é bem diferente da comida brasileira e meus colegas olham e não querem experimentar; perguntam como posso comer uma comida tão esquisita.

Aos poucos, estou aprendendo mais sobre o Brasil e seus costumes e espero que meus colegas também aprendam sobre o meu país. Afinal, as pessoas não são iguais.

Fonte: Depoimento de Naya, uma imigrante no Brasil, especialmente para este livro.

Imagem: Ilustração. À direita, uma menina com cabelo preso está com uma bolsa pendurada no corpo. Ao seu lado, uma mulher com cabelo encaracolado está segurando uma mala de rodinhas. Em seguida, um homem com cabelo curto está segurando uma mala de rodinhas com a mão direita e com a mão esquerda, ele segura a mão de um menino com cabelo encaracolado, que está com uma mochila nas costas. Eles estão de costas e acima deles há uma placa com a informação: BEM-VINDOS AO BRASIL – WELCOME TO BRAZIL.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que Naya veio ao Brasil?

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. O que significa a expressão “sentir-se como um peixe fora d’água”?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Por que alguns colegas da menina dizem que ela fala estranho? O que ela sente quando eles dizem isso?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Imagine que seus responsáveis aceitam uma proposta de trabalho em outro país. Agora, você é o imigrante que precisa se adaptar a uma nova cultura. Como você gostaria de ser tratado pelos colegas da escola nova?

Boxe complementar:

Vamos fazer

Você leu o depoimento de uma estudante estrangeira no Brasil. Viu como pode ser difícil se adaptar a outro país, ainda mais quando

as diferenças culturais não são respeitadas.

Em sua escola existem estudantes estrangeiros? Se sua turma recebesse um estudante estrangeiro, como ele deveria ser tratado?

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Conversem com alguns colegas sobre isso e pensem em atitudes que ajudariam o estudante estrangeiro a se adaptar melhor à nova escola, sempre respeitando as diferenças culturais.
  1. Façam um cartaz listando as maneiras que encontraram para ajudar esse estudante. Vocês podem desenhar ou colar imagens de jornais e revistas para ilustrar o cartaz.

    Imagem: Ilustração. Um menino com cabelo preto e óculos está ajoelhado no chão e segurando uma foto de um navio. Ao seu lado, uma menina ruiva está em pé com a mão direita na cintura e segurando um lápis com a mão esquerda virada para cima. Em seguida, uma menina com cabelo preto está ajoelhada e sorrindo. Todos estão com camiseta branca e amarela, calça azul e tênis colorido. Entre eles há papéis, lápis, uma tesoura, um globo terrestre, livros e um cesto de lixo. Ao fundo, um armário e papéis pendurados em um quadro. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 3. Os indígenas brasileiros na atualidade

O aumento da população indígena brasileira

Entre o ano de 1500 e a década de 1970, a população indígena brasileira diminuiu de forma acentuada. Nesse período, muitos povos desapareceram por causa de doenças trazidas pelos não indígenas e nos combates contra a escravidão. Além disso, vários povos foram expulsos de suas terras.

Os indígenas que vivem no Brasil

Contudo, da década de 1980 em diante, observa-se um sinal de mudança nessa realidade.

A partir de 1991, o IBGE passou a incluir os indígenas no censo demográfico nacional.

Isso possibilitou conhecer a evolução da população indígena brasileira. Observe, no quadro abaixo, que a população indígena do Brasil vem aumentando.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Brasil: população indígena

Ano

Número de pessoas

1991

294.131

2000

734.127

2010

817.963

FONTE: IBGE. Censo demográfico 2010: características gerais dos indígenas: resultados do universo. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento destaca-se a melhoria do serviço de atendimento médico aos indígenas, que ajudou a diminuir a mortalidade entre esses povos.

Imagem: Fotografia. Vários indígenas com bermudas coloridas estão enfileirados. Ao fundo, ocas grandes de palha e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas do povo Kayapó no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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As terras indígenas

Atualmente, a maior parte dos povos indígenas vive em terras indígenas, que correspondem às áreas por eles habitadas, de acordo com seu modo de vida e seus costumes. Outros povos vivem em cidades.

Nas terras indígenas, os povos indígenas desenvolvem suas atividades e, ao mesmo tempo, garantem a preservação dos recursos naturais necessários à sua sobrevivência.

A demarcação de terras indígenas

A demarcação de terras habitadas pelos indígenas é o reconhecimento oficial do governo de que a posse e o uso dessas terras são exclusivos dos indígenas e de seus descendentes.

Imagem: Fotografia. Vários indígenas estão aglomerados e segurando faixas. Ao lado, uma fileira de carros e ao fundo, prédios e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas protestam em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Contudo, nem todas as terras habitadas pela população indígena estão demarcadas.

Essa situação representa um risco à sobrevivência dos indígenas, que podem ver suas terras invadidas por grupos não indígenas. Além disso, a demarcação das terras é uma maneira de proteger os indígenas e o modo de vida deles.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de ocas em volta de um galpão grande com telhado. Ao redor há várias árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de aldeia indígena Kayapó no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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  1. O mapa a seguir mostra a localização de terras indígenas no Brasil, em 2017. Observe-o para responder às questões.
Imagem: Mapa. Brasil: terras indígenas (2017).  Terras indígenas: regiões Norte e Centro-Oeste com maior concentração na região Norte.  Terras indígenas com área menor que 500.000 hectares: espalhadas por todo território brasileiro com maior concentração nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 260 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Em que região brasileira há maior concentração de terras indígenas?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em sua opinião, por que a maior parte das terras indígenas está localizada nessa região?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Como é a distribuição das terras indígenas demarcadas na unidade federativa onde você vive? Converse com os colegas e o professor.

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A invasão de terras indígenas

Nos dias atuais, os indígenas têm enfrentado diversos problemas.

As invasões de suas terras e os conflitos pela posse delas são exemplos de problemas que ameaçam o modo de vida e a sobrevivência dos povos indígenas.

Para explorar economicamente as terras indígenas e expandir os negócios, grandes empresas agropecuárias, mineradoras e madeireiras sobrepõem seus interesses às necessidades dos indígenas, para quem a terra representa a manutenção de seu modo de vida e de sua sobrevivência.

Combater essas invasões e proteger as terras indígenas, garantindo a conservação dos recursos ambientais necessários à sobrevivência dos povos indígenas, é responsabilidade do governo. A demarcação das terras indígenas representa apenas um passo nessa direção.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma floresta. No centro há uma área desmatada com várias poças d’água.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de um garimpo ilegal na Terra Indígena Munduruku, no município de Jacareacanga, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que é importante proteger as terras indígenas?

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega sobre os motivos que levam à invasão de terras indígenas. Na opinião de vocês, de que maneira esse problema poderia ser resolvido?

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CAPÍTULO 4. Os afrodescendentes na atualidade

Você já estudou que chamamos de afrodescendentes as pessoas que descendem de africanos que foram trazidos à força para o Brasil de diversas regiões, que atualmente compreendem Angola, Moçambique, Nigéria, entre outros países.

Nas pesquisas realizadas pelo IBGE, os afrodescendentes fazem parte da população negra do Brasil, que são as pessoas que se declaram de cor ou raça preta ou parda.

Em 2018, dados do IBGE mostraram que aproximadamente 56% da população do país era composta de pretos ou pardos.

Os afrodescendentes e as desigualdades sociais

Após a proibição da escravidão, em 1888, as condições sociais e econômicas de africanos e afrodescendentes continuaram precárias, já que não houve, por parte dos governantes, nenhuma política de reparação da enorme dívida com essas pessoas.

Nas últimas décadas houve conquistas pela população negra em relação às leis e a algumas ações afirmativas . No entanto, a discriminação e as desigualdades ainda atingem essa parcela da população das mais variadas formas, incluindo o acesso à moradia e à educação, passando pelos rendimentos.

Glossário:

Ações afirmativas: atos ou medidas tomadas pelo poder público para reduzir desigualdades acumuladas ao longo da História.

Fim do glossário.

Observe, no gráfico a seguir, um exemplo dessa desigualdade.

Imagem: Gráfico de colunas. Brasil: rendimento médio da população (2018). No eixo vertical, os rendimentos e no eixo horizontal, a população.  População branca: R$ 2.796,00;  População negra: R$ 1.608,00;  Homens: R$ 2.382,00;  Mulheres: R$ 1.874,00.  Fim da imagem.

LEGENDA: Os valores correspondentes à população negra referem-se ao rendimento médio de pessoas que se declaram como pretas ou pardas. FIM DA LEGENDA.

FONTE: IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. p. 28.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Com base no gráfico da página anterior, responda.
  1. Em média, qual parcela da população brasileira recebe os maiores rendimentos: branca ou negra?
  1. Que outra diferença de rendimentos é mostrada no gráfico?

As comunidades quilombolas

A escravidão durou mais de 300 anos no Brasil. Durante esse período e até mesmo depois dele formaram-se vários quilombos.

Os quilombos constituíam núcleos de resistência à escravidão e à exploração do trabalho, impostas pelo sistema colonial. Esses núcleos, ou comunidades, agrupavam africanos e afrodescendentes que enfrentavam o sistema de escravidão fugindo de seus cativeiros, além de africanos, afrodescendentes e indígenas libertos e brancos pobres.

Os quilombos tinham organização social, política, econômica e cultural próprias, que refletiam seus valores, costumes e tradições.

Muitos foram destruídos ao longo do tempo. Hoje em dia, existem diversas comunidades remanescentes de quilombos reconhecidas no Brasil. No entanto, há outras que ainda lutam pelo reconhecimento e pela manutenção de sua história e de seus direitos.

Imagem: Fotografia. No centro, placa com a informação: Quilombo Ivaporunduva. Ao fundo, casas, árvores e morros. Fim da imagem.

LEGENDA: Quilombo de Ivaporunduva, no município de Eldorado, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Observe o mapa a seguir e responda.
Imagem: Mapa. Brasil: comunidades quilombolas por unidade federativa (2020).  Mais de 251: PA, MA, BA, MG.  Entre 101 e 250: PE, RS.  Entre 51 e 100: MT, GO, PI, CE, AL, SP.  Entre 21 e 50: TO, AP, RN, PB, SE, ES, RJ, MS, PR.  Menos de 20: AM, RO, SC.  Dados não disponíveis ou inexistência de comunidades quilombolas: AC, RR, DF.   No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 275 km.  Fim da imagem.

FONTE: Fundação Palmares Cultural. Certificação quilombola . Disponível em: http://fdnc.io/3YS. Acesso em: 23 abr. 2020.

  1. O que o mapa mostra? Como você sabe?
  1. Quais são as unidades federativas que apresentam a maior quantidade de comunidades quilombolas? E quais têm a menor quantidade?
  1. Na unidade federativa em que você mora existem comunidades quilombolas? Se sim, qual é a quantidade representada no mapa? Utilize as informações da legenda para responder.

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CAPÍTULO 5. A diversidade cultural brasileira

Mistura de povos: diversidade de culturas

O Brasil é um país de grande diversidade étnica e cultural, herança da miscigenação dos povos que contribuíram para a formação da população brasileira: indígenas, africanos e imigrantes.

Essa diversidade pode ser notada nas características físicas de nossa população e em seus hábitos e tradições, como as festas populares, as danças, os ritmos musicais e a culinária.

Imagem: Fotografia. Um recipiente com feijoada e outros com farofa, couve e torresmo.  Fim da imagem.

LEGENDA: A feijoada é um dos pratos típicos mais conhecidos da culinária brasileira. FIM DA LEGENDA.

A língua falada no Brasil revela a mistura de culturas do povo brasileiro. Nossa língua foi herdada dos colonizadores portugueses, mas há muitas palavras que têm origem na língua de outros povos.

As palavras babá, cochilo, bambolê e marimbondo têm origem nas línguas africanas bantas e iorubás.

Já as palavras jacaré, abacaxi e mandioca são de origem das línguas indígenas tupis.

Imagem: Fotografia. Carros alegóricos grandes e coloridos com várias pessoas em volta. Nas laterais há uma multidão em uma arquibancada e ao redor há papéis coloridos caindo. Fim da imagem.

LEGENDA: O Carnaval foi trazido para o Brasil pelos portugueses e logo se tornou popular no país. Na fotografia, desfile de escola de samba no Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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A influência indígena é marcante na cultura brasileira

Os diversos grupos indígenas que compõem a população brasileira têm características próprias quanto ao modo de morar e viver, à organização social e às manifestações artísticas. A cultura brasileira também reflete essa diversidade.

Muitas lendas e mitos do folclore brasileiro têm origem nas culturas indígenas.

Outros exemplos da influência indígena na cultura brasileira são os conhecimentos sobre o uso de ervas medicinais, de técnicas de agricultura e de extração de recursos da natureza, além da arte em cerâmica.

Imagem: Fotografia. Uma mulher indígena com cabelo preto e comprido e vestido listrado está colocando peças de cerâmica sobre um suporte. Ao fundo, construções de madeira e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Peças de cerâmica produzidas por indígenas Wauja na aldeia Piyulaga, no município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso. Fotografia de 2019. FIM DA LEGENDA.

Na culinária, a influência indígena também é marcante. O milho e a mandioca, por exemplo, que são ingredientes importantes na alimentação dos povos indígenas, compõem diversos pratos consumidos em todas as regiões do país.

Imagem: Fotografia. Uma tapioca branca com recheio de carne e queijo. Ao lado há recipientes com cebolinha, queijo e milho. Fim da imagem.

LEGENDA: A tapioca, de origem indígena, é muito apreciada em todo o Brasil. A massa da tapioca é feita de goma de mandioca e pode ser recheada com diversos ingredientes, doces ou salgados. FIM DA LEGENDA.

Dormir ou descansar em redes também é um hábito herdado dos indígenas, assim como tomar banho diariamente.

Imagem: Fotografia. À direita, uma mulher e uma jovem estão sentadas e descascando mandiocas. No centro há várias mandiocas empilhadas e uma panela com água. À esquerda, uma mulher está sentada ao lado de duas crianças. Ao fundo, redes coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres indígenas Wauja descascam mandioca. Município de Gaúcha do Norte, no estado de Mato Grosso, em 2016. FIM DA LEGENDA.

99

A influência africana na formação da cultura brasileira

Você sabia que mais de 4 milhões de pessoas foram trazidas do continente africano para o Brasil durante o período colonial? Essas pessoas resistiram de muitas maneiras aos maus-tratos e às péssimas condições de vida que enfrentaram no Brasil. Uma das formas de resistência é a valorização da cultura de seus povos de origem, como jeje, bantu e yorubá.

Não há dúvidas de que muito da cultura brasileira se deve à influência africana.

É possível identificar contribuições dos povos africanos na língua, na culinária, na música, na religião e em muitas outras manifestações culturais.

Ritmos musicais como o samba, o maracatu, o coco e o batuque são alguns exemplos da influência artística dos povos africanos.

Pratos como o vatapá e o acarajé e o hábito de consumir azeite de dendê são alguns exemplos da influência africana na culinária brasileira.

Imagem: Fotografia. Uma panela com óleo e acarajés dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: O acarajé, bolinho de feijão frito em azeite de dendê, é uma herança da cultura africana. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Garrafas com líquido vermelho dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Azeite de dendê. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Frutos com formato oval e em tons de vermelho. No centro, um deles está cortado ao meio com uma semente branca dentro. Fim da imagem.

LEGENDA: Frutos de dendê. O dendezeiro é uma palmeira originária da África. Dos frutos dessa palmeira se extrai o óleo ou azeite de dendê, muito utilizado na culinária nordestina, principalmente na baiana. Segundo relatos, o azeite de dendê foi trazido da África no período do tráfico de pessoas escravizadas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas pessoas estão sorrindo e lutando capoeira. Atrás, cinco pessoas estão segurando instrumentos musicais. Todos estão com roupas brancas e descalços. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Roda de capoeira no município de Salvador, no estado da Bahia, em 2019. A capoeira é ao mesmo tempo dança, luta e jogo, praticada ao som de instrumentos musicais como o berimbau e o pandeiro, que marcam seu ritmo. FIM DA LEGENDA.

100

Os imigrantes também influenciaram a cultura brasileira

Portugueses, italianos, espanhóis, sírios, libaneses, japoneses e outros imigrantes que vieram para o Brasil também deixaram traços de sua cultura na língua, na alimentação, nas festas e tradições e em muitas outras características culturais do nosso país.

As festas juninas e o Carnaval foram trazidos pelos colonizadores portugueses. Deles também herdamos a língua falada em nosso país.

As massas, como a macarronada e a lasanha, foram trazidas pelos italianos. O quibe e a esfirra, pelos árabes. O sushi e o sashimi, pelos japoneses. A paella, pelos espanhóis... Ufa! A lista é grande!

Imagem: Fotografia. Prato circular e sobre ele há macarrão com molho vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: A macarronada e outras massas ao molho de tomate são pratos muito consumidos no Brasil e têm origem na Itália. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prato retangular e sobre ele há dois kibes, quatro esfihas de carne e pedaços de limão cortados. Fim da imagem.

LEGENDA: Pratos árabes, como o quibe e a esfirra, são muito apreciados no Brasil. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prato circular e sobre ele há sashimis e sushis.  Fim da imagem.

LEGENDA: Sushis (bolinhos de arroz envolvidos em folhas de alga) e sashimis (fatias finas de carne crua de peixe) são pratos da culinária japonesa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças com roupas coloridas estão de mãos dadas e formando uma roda. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincam de roda no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2015. As cantigas de roda são herança dos portugueses. FIM DA LEGENDA.

101

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Em seus hábitos alimentares e nos de seus familiares há pratos de origem indígena, africana ou de outros povos? Em casa, converse com seus familiares sobre esse assunto e depois conte aos colegas o que descobriu.
  1. Pesquise em revistas, jornais e na internet a origem e outras informações da principal festa popular e de um prato típico do lugar onde você vive. Em uma folha, organize as informações pesquisadas. Utilize os quadros a seguir como modelo.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Festa popular

Origem

Como é a festa

_____

_____

_____

Imagem: Fotografia 1. Crianças com roupas coloridas estão sorrindo e dançando. Atrás delas há pessoas sobre um palco e em volta há várias bandeirinhas coloridas penduradas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas dançando em festa junina no município de Bueno Brandão, no estado de Minas Gerais, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Uma pessoa está deitada em uma rede azul. Ao fundo, árvores e o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa descansando em rede no município de Carneiros, no estado de Pernambuco, em 2018. FIM DA LEGENDA.

102

Para ler e escrever melhor

O texto que você vai ler mostra uma sequência de fatos sobre a história de um alimento.

A história da pizza

Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma pizza com queijo, fatias de tomate e folhas de manjericão. Fim da imagem.

LEGENDA: A pizza margherita, feita com tomate, queijo e manjericão, é considerada a pizza mais tradicional na Itália. FIM DA LEGENDA.

Cerca de 6 mil anos atrás, o que conhecemos hoje como pizza era apenas uma fina massa feita com farinha de trigo e água. Essa massa era consumida pelos hebreus e pelos egípcios e era chamada piscea, de onde veio o nome pizza.

Quase mil anos atrás, a piscea chegou à Itália, onde passou a ser preparada com queijo e temperos. Os italianos a comiam dobrada ao meio, como um sanduíche.

Cerca de 500 anos atrás, os italianos acrescentaram tomate à receita da piscea, que ficou mais parecida com a pizza que conhecemos hoje.

Atualmente, diversos ingredientes podem compor a receita da pizza. É possível saborear pizza de carne-seca, de frango, de hortaliças, de frutas e até de sorvete.

  1. O texto conta a história de qual alimento?
  1. Quais expressões do texto indicam a passagem do tempo?
  1. Copie as frases em seu caderno, ordenando os fatos sobre a história da pizza.

• Invenção da massa conhecida como piscea.

• Acréscimo de tomate à receita da piscea.

• Diversos ingredientes passam a compor a receita da pizza.

• Acréscimo de queijo e temperos à piscea.

103

  1. No caderno, copie e complete as frases do esquema de acordo com o texto.

A história da pizza

6 mil anos atrás

• A pizza era uma massa fina feita com farinha de trigo e água chamada _____.

Mil anos atrás

• Essa massa chegou à Itália, onde passou a ser preparada com _____ e temperos.

500 anos atrás

• Os italianos acrescentaram _____ à piscea tornando-a mais parecida com a _____ de hoje.

Atualmente

• A pizza pode ser preparada com diversos _____.

  1. Escreva um texto contando a história da feijoada. Siga estas orientações.
  1. Pesquise como a feijoada é preparada, atualmente, no lugar onde você mora.
  1. No caderno, complete o esquema abaixo com as informações de sua pesquisa.

    • A história da feijoada

    No início

    A feijoada era um cozido de carnes e legumes.

    Com o tempo

    O feijão foi incorporado ao cozido de carnes e legumes.

    Atualmente

    _____

  1. E screva seu texto com base nas informações do esquema.
    • Procure utilizar outras expressões que indiquem a passagem do tempo. Por exemplo: inicialmente, antigamente, ao longo do tempo, nos dias atuais, hoje. Lembre-se de dar um título ao seu texto.

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O que você aprendeu

  1. Observe o mapa e, depois, responda às questões.
Imagem: Mapa. Brasil: distribuição populacional (2017). Mapa do Brasil com os estados e as capitais.  Um ponto representa 10.000 habitantes: grande concentração em AM (Manaus), PA (Belém), MA, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, GO, DF (Brasília), MG, ES, RJ, SP, PR, SC, RS. Média concentração em RO, MT, TO, PI, MS. Pouca concentração em AC, RR, AP.  Capital de país: Brasília.  No canto inferior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 310 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.

  1. Cite duas unidades federativas com baixa concentração populacional.
  1. Cite duas unidades federativas com alta concentração populacional.
  1. Ao analisar o mapa é possível perceber uma distribuição desigual da população no território brasileiro. Em que áreas há alta concentração populacional e em que áreas há baixa concentração populacional?
  1. Atualmente, as áreas urbanas são as mais povoadas do Brasil. Que movimento migratório explica esse fenômeno?

105

  1. Observe o quadro e responda.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Brasil: população urbana e rural (1950-2015)

1950

1960

1970

1980

1991

2000

2010

2015

População urbana

36%

45%

56%

68%

75%

81%

84%

85%

População rural

64%

55%

44%

32%

25%

19%

16%

15%

FONTE: IBGE. Anuário estatístico do Brasil 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira 2016. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. Em 1950 a maior parte da população brasileira era urbana ou rural?
  1. Quando isso mudou? Por que mudou?
  1. Seu José de Almeida está saindo de Portugal. Ele vai morar no Brasil com as duas filhas, Ana e Luzia.
Imagem: Ilustração. Três pessoas estão enfileiradas e subindo uma escada, que está ao lado de um avião.  Fim da imagem.
  1. A família Almeida está imigrando ou emigrando de Portugal para o Brasil?
  1. Quando chegarem ao Brasil, eles serão considerados emigrantes ou imigrantes?
  1. Qual é a diferença entre emigração e imigração?
  1. Observe o gráfico sobre a população indígena no Brasil. No cálculo, o IBGE incluiu pessoas que não se declararam indígenas em relação à cor ou raça, mas que vivem em terras indígenas e se consideram indígenas por causa dos laços culturais, costumes e antepassados.
Imagem: Gráfico em setores. Brasil: população indígena (2010).  População indígena que vive em terras indígenas: 58%;  População indígena que vive fora de terras indígenas: 42%.   Fim da imagem.

FONTE: IBGE. IBGE Educa. Conheça o Brasil – população. Disponível em: http://fdnc.io/a14. Acesso em: 21 abr. 2021.

106

  1. Leia as informações sobre os estados do Amazonas e de Alagoas.
Imagem: Ilustração. Bandeira do Amazonas composta por três faixas horizontais. Duas brancas e uma vermelha no meio. No canto superior esquerdo há um retângulo azul com estrelas brancas dentro.  Ilustração. Bandeira de Alagoas composta por três faixas verticais: vermelha, branca e azul. No centro há um brasão com folhas verdes em volta e uma estrela branca na parte superior.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Cidades. Disponível em: http://fdnc.io/5R. Acesso em: 8 dez. 2020.

  1. Qual dos dois estados tem a maior densidade demográfica?
  1. Alagoas e Amazonas têm aproximadamente o mesmo número de habitantes. Explique por que a densidade demográfica de um estado é maior que a do outro.
  1. Mais de 60 povos indígenas vivem em terras indígenas no estado do Amazonas. Copie em seu caderno a afirmativa correta sobre a demarcação das terras indígenas.

• A demarcação das terras protege os povos indígenas e seus modos de vida.

• A demarcação das terras representa um risco à sobrevivência dos povos indígenas.

  1. Que povos contribuíram para a formação da população brasileira?
  1. Responda às questões.
  1. Quem foram os colonizadores do Brasil?
  1. Quais povos foram trazidos à força para o Brasil na condição de escravizados?
  1. O que eram os quilombos?

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  1. Leia alguns dos aspectos para a preservação e valorização da diversidade cultural no Brasil segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Imagem: Fotografia a. Um homem com camiseta azul está de costas e escrevendo em uma lousa.  Fim da imagem.

LEGENDA: Professor ensinando as vogais do dialeto Waymaré para crianças da etnia Paresí na escola indígena da aldeia Bacaval no município de Campo Novo do Parecis, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia b. Três mulheres estão andando enfileiradas e carregando cestos sobre as cabeças. Em volta delas há muitas plantas e ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cultivo de cacau em meio a espécies da vegetação nativa em comunidade quilombola de Mangabeira no município de Mocajuba, no estado do Pará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia c. Duas crianças estão lutando capoeira. Em volta delas, várias crianças estão sorrindo e batendo palmas. Todas estão com roupas brancas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças se apresentando durante aula de capoeira em escola no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia d. Uma senhora está trançando palhas e formando um cesto.  Fim da imagem.

LEGENDA: Indígena da etnia Xavante confeccionando um cesto na Aldeia Bom Sucesso no município de General Carneiro, no estado de Mato Grosso, em 2020. FIM DA LEGENDA.