108

UNIDADE 4. População e trabalho

Imagem: Fotografia 1. Duas pessoas estão segurando enxadas sobre uma plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultores no município de Paramirim, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Um homem com touca de proteção e luvas está atrás de um balcão e segurando fatias de queijo sobre uma balança. Na frente dele, um casal o observa e sorri. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de mercado no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 3. No centro há pares de tênis coloridos sobre duas esteiras. Nas laterais há pessoas e máquinas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de fábrica de calçados no município de Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 4. Dois homens estão montados em cavalos. Atrás deles há vários bois brancos. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Comitiva de gado no município de Poconé, no estado de Mato Grosso, em 2017. FIM DA LEGENDA.

109

Imagem: Fotografia 5. Cinco homens com capacete de proteção e uniforme estão em pé, sobre uma estrutura de madeira e segurando hastes de ferro. Ao fundo, prédios em construção. Fim da imagem.

LEGENDA: Prédio em construção no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 6. Alunos com camiseta branca e azul estão sentados e carteiras escolares e de costas. Ao fundo, uma professora está escrevendo na lousa. Fim da imagem.

LEGENDA: Sala de aula em escola pública no município de Rurópolis, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Identifique as atividades de trabalho mostradas em cada fotografia.
  1. Quais dessas atividades se concentram no campo? Quais se concentram na cidade?
  1. Algum de seus familiares trabalha em uma dessas atividades?

Fim do complemento.

110

CAPÍTULO 1. A população e as atividades econômicas

As atividades econômicas

Todos nós necessitamos de diferentes produtos e serviços no dia a dia. Consumimos alimentos frescos e industrializados, usamos calçados e roupas, vamos à escola, nos deslocamos de um lugar para outro e muito mais.

Plantar e colher alimentos, extrair minérios, criar animais, fabricar mercadorias e vendê-las, transportar passageiros e mercadorias de um local a outro são exemplos de atividades econômicas importantes e necessárias às pessoas. Essas atividades são classificadas em três setores: primário, secundário e terciário.

Setor primário

O setor primário engloba as atividades agropecuárias (agricultura e pecuária) e as atividades extrativas.

Atualmente, em várias partes do Brasil, o trabalho nas atividades do setor primário é realizado com o uso de equipamentos modernos. Esse é um dos motivos que explicam o baixo número de pessoas que trabalham nesse setor.

Imagem: Fotografia. Um homem está dirigindo um trator sobre um terreno plano com terra. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantio mecanizado em fazenda no município de Mirassol, no estado de São Paulo, em 2016. FIM DA LEGENDA.

Setor secundário

O setor secundário engloba as atividades de produção industrial (indústria) e de construção.

Inicialmente, as indústrias empregavam muitos operários, pois as máquinas antigas necessitavam de várias pessoas para operá-las.

Com o aperfeiçoamento das máquinas e a introdução de computadores e robôs na produção, as indústrias passaram a fabricar mais produtos em menos tempo. Em contrapartida, essa modernização provocou o desemprego de muitos operários.

Imagem: Fotografia. Dois braços mecânicos ao lado de uma estrutura de carro. Ao fundo, máquinas. Fim da imagem.

LEGENDA: Robôs substituem operários em fábrica de automóveis no município de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.

111

Setor terciário

O setor terciário é o que emprega maior número de trabalhadores no Brasil.

Com o aumento da população urbana, as atividades de comércio e de serviços tiveram de ser ampliadas para atender às necessidades das pessoas.

Imagem: Fotografia. Dois homens estão com fones de ouvido sobre as cabeças e sentados atrás de mesas com computadores em cima. Entre eles há uma divisória e ao fundo, mais pessoas sentadas atrás de computadores. Fim da imagem.

LEGENDA: Atendentes de telemarketing no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Atividades de qual setor se concentram no campo?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. E quais atividades se concentram na cidade?

A distribuição dos trabalhadores nos setores econômicos

Há cerca de 60 anos, a maioria dos brasileiros morava nas áreas rurais e trabalhava em atividades do setor primário.

No ano de 2020, de acordo com a ONU, 87% da população brasileira vivia nas áreas urbanas.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Observe o gráfico abaixo e responda às questões.
Imagem: Gráfico de setores. Brasil: distribuição dos trabalhadores por atividade econômica (2020). Atividades:  Comércio e serviços: 59%;  Indústria: 32%;  Agropecuária e extrativismo: 9%.   Fim da imagem.

FONTE: CIA. The World Factbook. Disponível em: http://fdnc.io/fAu. Acesso em: 10 fev. 2021.

  1. O que o gráfico mostra? Como você sabe?
  1. A maior parte dos trabalhadores atua em que atividade? E a menor parte?
  1. Em que setor econômico se concentra a maior parte dos trabalhadores? E a menor parte?
  1. Como você explicaria essa concentração?

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A integração entre os setores econômicos

Agora que você conhece os três setores de atividades econômicas, é possível identificar, por exemplo, o setor em que foram produzidas as mercadorias à venda em um supermercado.

Para que esses produtos chegassem até você, foram necessárias atividades realizadas nos três setores. Por isso, dizemos que há integração entre os setores econômicos, isto é, um depende do outro.

Veja, no esquema abaixo, o exemplo do café. Para que o café chegue à nossa casa são necessárias diversas atividades: os agricultores plantam as sementes e colhem o café; depois, o café é transportado até a indústria, onde é torrado, moído e empacotado; em seguida, o café é transportado até o supermercado para, finalmente, ser vendido aos consumidores.

Cada uma dessas etapas envolve atividades de um setor da economia.

Imagem: Ilustração 1. À esquerda, um homem está colhendo café e colocando os grãos dentro de uma sacola, que está pendurada em seu corpo. À direita, um homem está despejando grãos de café dentro de sacas.  2. Sacas de café empilhadas na parte traseira de um caminhão, que está andando sobre uma estrada asfaltada. Ao fundo, árvores.  3. À esquerda, uma máquina coloca café dentro de embalagens, que estão enfileiradas sobre uma esteira. Em seguida, duas pessoas estão fechando as embalagens. À direita, um homem está colocando as embalagens dentro de uma caixa.  4. Caixas de café empilhadas na parte traseira de um caminhão, que está andando sobre uma estrada asfaltada. Ao fundo, prédios.  5. Um homem está sorrindo e colocando uma embalagem de café dentro de um cesto. Atrás dele há uma prateleira com várias embalagens de café.  Fim da imagem.
  1. Identifique o setor envolvido em cada etapa mostrada no esquema.
  1. Liste cinco produtos que você e sua família compram no supermercado que dependem de atividades realizadas nos três setores da economia.

113

CAPÍTULO 2. As atividades agropecuárias

Você sabe mencionar um prato típico brasileiro?

No Brasil, as refeições diárias variam de acordo com o lugar e com os hábitos alimentares das pessoas.

Imagem: Fotografia. Prato com arroz, feijão, bifes, alface e tomates. Fim da imagem.

LEGENDA: Arroz, feijão, bife e salada: um prato típico brasileiro. FIM DA LEGENDA.

O feijão com arroz é um prato típico brasileiro. Com ele, geralmente são servidas carne e salada. Feijão, arroz, alface e tomate são alimentos produzidos na agricultura. A carne é produzida na pecuária. Geralmente, esses alimentos são vendidos em feiras e mercados. Contudo, nem sempre foi assim.

Antigamente, as pessoas não cultivavam a terra nem criavam animais para produzir seus alimentos. Elas coletavam frutos, raízes e praticavam a caça.

Nessa época, os grupos humanos eram nômades, isto é, as pessoas não moravam em um local fixo. Elas estavam sempre mudando de um lugar para outro em busca de alimentos.

Ao aprender a cultivar a terra e a domesticar e criar animais para assegurar sua sobrevivência, os seres humanos fixaram moradia e tornaram-se sedentários. As pessoas não precisavam mais ficar mudando de um lugar para outro à procura de alimentos.

Imagem: Fotografia. Plantação de milho. Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de milho no município de Cristalina, no estado de Goiás, em 2016. FIM DA LEGENDA.

114

A atividade agrícola

Agricultura é a atividade de cultivar a terra.

Imagem: Ilustração. Um homem está arando um terreno com uma enxada.  Ilustração. O homem está jogando sementes no terreno arado.  Ilustração. O homem está colhendo plantas verdes. Atrás dele há um cesto com folhas.  Fim da imagem.

LEGENDA: 1. Preparar a terra. 2. Semear a terra. 3. Colher o que foi plantado. FIM DA LEGENDA.

A agricultura fornece alimentos para o consumo das pessoas e matéria-prima para as indústrias. Preparar e semear a terra são as primeiras etapas da atividade agrícola. Depois, no tempo certo, é feita a colheita do que foi plantado.

Algumas condições contribuem para o desenvolvimento da atividade agrícola: solos férteis, terrenos planos e existência de água.

Os solos devem ter quantidade adequada de nutrientes, que ajudam no desenvolvimento das plantas. Quando têm pouca fertilidade, os solos precisam de adubos e de fertilizantes.

Os terrenos planos são os mais favoráveis à agricultura, pois facilitam o cultivo. Neles, é possível usar máquinas e tratores.

Terrenos montanhosos ou inclinados dificultam a prática agrícola, tornando necessário utilizar técnicas especiais, como fazer terraços ou degraus para plantar, ou ainda plantar seguindo as curvas do terreno. Essas técnicas evitam que as enxurradas destruam o solo.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um morro com camadas de água. Em algumas camadas há pessoas plantando arroz. Ao fundo, morros e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Cultivo de arroz em terreno montanhoso, utilizando técnica de terraços ou degraus, no Vietnã, país do continente asiático, em 2016. FIM DA LEGENDA.

115

Algumas plantas precisam de muita água para se desenvolver. É o caso de algumas espécies que produzem arroz.

Outras espécies vegetais, como o mandacaru, desenvolvem-se bem em ambientes com escassez de água.

Glossário:

Escassez: falta, insuficiência.

Fim do glossário.

Em lugares onde a temperatura do ar é elevada e quase não chove, é necessário utilizar a irrigação para cultivar a terra.

Imagem: Fotografia. Irrigadores estão jorrando água sobre uma plantação. No centro, um homem está segurando uma ferramenta. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Irrigação em plantação de hortaliças no município de Campo Mourão, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. João é agricultor e vai comprar um sítio para cultivar arroz. Observe o quadro, que apresenta as principais características de três sítios.

Quadro: equivalente textual a se guir.

Principais características dos sítios

Sítio

Solo

Terreno

Água

Alegria

Fértil

Plano

Existente

Esperança

Improdutivo

Plano

Ausente

Três Irmãos

Fértil

Montanhoso

Existente

  1. Em sua opinião, qual desses sítios João deve comprar? Justifique.
  1. Por que João não deve comprar os outros sítios?

116

Plantar para consumir, plantar para vender

No Brasil, a prática da agricultura ocorre de maneira diversificada, dependendo do modo de vida das pessoas, das técnicas e dos recursos financeiros disponíveis.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está colhendo quiabo em uma plantação. Ao fundo, uma casa e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita de quiabo em agricultura de subsistência no município de Taquaritinga, no estado de São Paulo, em 2018. FIM DA LEGENDA.

Quando uma parte da produção agrícola se destina ao consumo do agricultor e de sua família e a outra parte é vendida para comprar outros produtos de que a família necessita, pratica-se a agricultura de subsistência .

Glossário:

Subsistência: refere-se a sobrevivência, sustento.

Fim do glossário.

Quando toda a produção agrícola é vendida para empresas do Brasil ou de outros países, pratica-se a agricultura comercial. Nesse tipo de agricultura, as propriedades se organizam como grandes empresas.

Imagem: Fotografia. Um trator está despejando algodão sobre a parte traseira de um caminhão. Ao lado há homens observando e ao fundo, uma plantação de algodão. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada de algodão cultivado em propriedade de agricultura comercial no município de Cambé, no estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

  • Do campo à mesa: o caminho dos alimentos, de Teddy Chu, Editora Moderna. Livro sobre o trabalho das pessoas responsáveis pelas diferentes etapas de produção dos alimentos.

Fim do complemento.

117

A produção agrícola brasileira

O mapa a seguir mostra alguns dos principais produtos agrícolas cultivados no Brasil.

Imagem: Mapa. Brasil: principais produtos agrícolas por região.  Norte: açaí, milho, soja, cacau e mandioca.  Nordeste: soja, cana-de-açúcar, algodão herbáceo, banana e milho.  Centro-Oeste: algodão herbáceo, soja, milho, cana-de-açúcar e feijão.  Sudeste: milho, cana-de-açúcar, soja, café e laranja.  Sul: soja, milho, fumo, trigo e arroz. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 290 km.  Fim da imagem.

FONT E: IBGE. Produção agrícola municipal 2019. Rio de Janeiro: IBGE, 2019.

  1. Esse mapa foi feito com base em informações fornecidas em qual documento? Quem é o autor desse documento?
  1. Liste os produtos cultivados na região onde você vive. Quais desses produtos você consome no dia a dia?
  1. Arroz com feijão é um prato típico da culinária brasileira. Em quais regiões é produzido cada um desses alimentos?

118

A atividade pecuária

Pecuária é a atividade de criação e reprodução de animais para fins comerciais.

Da pecuária obtêm-se carne, leite, couro, ovo, mel etc. Assim como a agricultura, a pecuária também fornece matérias-primas para a fabricação de produtos industrializados. Alguns animais são utilizados como meio de transporte.

Diferentes animais são criados na pecuária

Na pecuária, os principais tipos de gado são: bovino, suíno, caprino, ovino, bufalino, asinino e equino.

Imagem: Ilustração. Animais sobre um gramado com cerca em volta: uma vaca malhada, uma ovelha branca, um porco sobre lama, um bode branco, um búfalo marrom, um jegue cinza e um cavalo marrom.  Fim da imagem.

Observação: Representações sem proporção entre si para fins didáticos. Fim da observação.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A pecuária é uma atividade desenvolvida no lugar onde você vive? Se sim, que tipo de gado é criado?

119

Diferentes formas de criar o gado

Na pecuária, a criação dos animais pode ocorrer de diferentes maneiras.

A criação do gado pode ser intensiva ou extensiva. Vamos conhecer melhor essas formas de criar os animais.

Na pecuária intensiva o gado é criado confinado e se alimenta de ração ou de pastagem cultivada.

Glossário:

Confinado: que está em lugar fechado; preso.

Fim do glossário.

Nesse tipo de pecuária são utilizadas técnicas modernas de criação. Leite e carne são os principais produtos obtidos na pecuária intensiva e abastecem as indústrias e o mercado consumidor.

Na pecuária extensiva o gado é criado solto, em grandes áreas, e se alimenta de pastagem natural.

Na pecuária extensiva geralmente não são utilizadas técnicas modernas.

Carne e couro são os principais produtos desse tipo de pecuária. A carne abastece o mercado consumidor e o couro segue para as indústrias.

Imagem: Fotografia. Bois sobre terra e em volta há uma cerca de madeira. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Criação intensiva de gado bovino no município de Resplendor, no estado de Minas Gerais, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários bois brancos pastando. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Criação extensiva de gado bovino no município de Terenos, no estado de Mato Grosso do Sul, em 2016. FIM DA LEGENDA.

120

  1. Observe o mapa e responda às questões.
Imagem: Mapa. Brasil: principais rebanhos por unidade federativa.  AC, RO e AM: bovinos, galináceos e bufalinos.  RR: bovinos.  AP: bufalinos. PA: suínos, bovinos, galináceos, bufalinos e ovinos.  MT: suínos, galináceos, ovinos e bovinos.  MA: caprinos, galináceos, bovinos, ovinos, bufalinos e suínos.  PI: galináceos, bovinos, ovinos e caprinos.  CE: suínos, ovinos, caprinos, galináceos e bovinos.  RN: galináceos, caprinos e ovinos.  PB e PE: ovinos, caprinos, galináceos e bovinos.  AL: caprinos e ovinos.  SE: galináceos e bovinos.  BA: bovinos, suínos, caprinos, ovinos e galináceos.  TO: suínos, bovinos e galináceos.  DF: galináceos e suínos.  GO: bovinos, suínos e galináceos.  MS: suínos, galináceos, bovinos e ovinos.  MG: suínos, caprinos, ovinos, galináceos e bovinos.  ES: suínos, bovinos e galináceos.  RJ: bovinos e galináceos.  SP: ovinos, bufalinos, suínos, bovinos e galináceos.  PR: bovinos, ovinos, suínos, caprinos e galináceos.  SC e RS: ovinos, galináceos, suínos e bovinos.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 280 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Produção da pecuária municipal 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

  1. Quais são os principais rebanhos criados no Brasil?
  1. E quais são os principais rebanhos criados na unidade federativa onde você vive?
  1. No mapa, onde essa informação aparece?
  1. As informações para a elaboração desse mapa foram obtidas em qual documento? Quem é o autor desse documento? Como você sabe?

121

  1. No caderno, escreva em quais regiões ocorre a criação destes animais.
Imagem: Fotografia. Búfalos pretos sobre gramado. Ao fundo, árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de búfalos no município de Sete Barras, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vários bodes brancos e pretos sobre terra. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de cabras e bodes no município de Quixeramobim, no estado de Ceará, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Ovelhas marrons sobre grama e com cerca em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de ovelhas no município de São José dos Ausentes, no estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Pesquise em livros e na internet exemplos de produtos que são obtidos de cada um dos principais rebanhos criados no Brasil.

122

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir descreve a agricultura comercial.

A agricultura comercial

A agricultura comercial é aquela em que a produção agrícola se destina ao comércio. Nesse tipo de agricultura, geralmente se pratica a monocultura, isto é, o cultivo de um único produto.

Geralmente, a agricultura comercial ocorre em grandes propriedades e utiliza técnicas modernas de cultivo e diferentes máquinas (tratores, colheitadeiras etc.).

Na agricultura comercial, o trabalho é remunerado, isto é, os trabalhadores recebem pagamento em dinheiro pelas atividades que realizam.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um trator com braço mecânico colhendo cana-de-açúcar ao lado de uma plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada de cana-de-açúcar no município de Sertãozinho, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Esse texto tem título? Qual é?
  1. Quais informações sobre a agricultura comercial aparecem no texto?
  1. O que as palavras e expressões em negrito, no texto, destacam?

123

  1. Complete no caderno as informações do esquema sobre a agricultura comercial.

Agricultura comercial

Destino da produção: _____.

Sistema de cultivo: _____.

Tamanho da propriedade: _____.

Procedimentos: técnicas _____ de cultivo e uso de diferentes _____.

Tipo de trabalho: _____.

  1. Escreva um texto sobre a agricultura de subsistência com base nas informações do esquema a seguir.

Agricultura de subsistência

Destino da produção: sustento do agricultor e de sua família.

Sistema de cultivo: a policultura .

Tamanho da propriedade: pequena.

Procedimentos: técnicas simples ou com uso de poucas máquinas.

Tipo de trabalho: familiar.

Glossário:

Policultura: cultivo de vários produtos.

Fim do glossário.

124

CAPÍTULO 3. Os recursos naturais e a atividade extrativa

Transformando recursos da natureza

Por meio do trabalho as pessoas fabricam os produtos e realizam os serviços de que necessitam.

Para atender a essas necessidades, as pessoas utilizam e transformam diversos recursos naturais.

Recurso natural é tudo o que está na natureza e pode servir para atender às necessidades das pessoas.

Observe a sua sala de aula. Nela, há diversos produtos fabricados com recursos da natureza.

  1. Liste, em seu caderno, alguns produtos que você observou na sala de aula e identifique o recurso natural utilizado em sua fabricação.

Os recursos naturais são renováveis ou não renováveis.

Recursos naturais renováveis

Os recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam naturalmente ou podem ser repostos ou reproduzidos por meio da ação humana. É o caso da vegetação, pois podemos cultivar novas plantas. Água, ar e energia solar são outros exemplos de recursos naturais renováveis.

Embora sejam renováveis, esses recursos devem ser utilizados de modo racional, evitando sua degradação e seu desperdício.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais recursos naturais renováveis aparecem na fotografia abaixo?
Imagem: Fotografia. Vista aérea de um rio sinuoso e com várias árvores em volta. Fim da imagem.

LEGENDA: Paisagem no município de Barreirinhas, no estado do Maranhão, em 2017. FIM DA LEGENDA.

125

Recursos naturais não renováveis

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que demoram milhares de anos para serem formados na natureza e que não podem ser reproduzidos pela ação humana. Por isso, esses recursos podem se esgotar. O petróleo, por exemplo, é um recurso natural não renovável. Quando retiramos petróleo da natureza para produzir plásticos, tintas e combustíveis, entre outros produtos, não é possível substituir ou repor o petróleo utilizado.

Muitos recursos não renováveis são importantes para a atividade industrial. É o caso dos minérios de ferro, alumínio, cobre e manganês, por exemplo. Esses minérios são utilizados na fabricação de diversos produtos, desde panelas até aviões e computadores.

Imagem: Fotografia. Um recipiente, colheres, facas e garfos prateados. Fim da imagem.

LEGENDA: Utensílios domésticos de aço. O aço é fabricado com minério de ferro e carvão mineral. FIM DA LEGENDA.

Outros recursos, como o carvão mineral, o gás natural e também o petróleo, são utilizados como fonte de energia.

Os recursos naturais não renováveis devem ser empregados de modo racional, isto é, evitando desperdícios e abusos. Isso também vale para os recursos renováveis.

Imagem: Fotografia. Um morro com camadas. Na parte inferior há um carrinho e em volta, algumas plantas. Fim da imagem.

LEGENDA: Exploração de minérios de ferro e de manganês no município de Parauapebas, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

126

Brasil: grande diversidade de recursos naturais

O Brasil é um país rico em recursos minerais, vegetais, hídricos e energéticos. Além de diversificados, esses recursos são, em geral, abundantes no território brasileiro.

Imagem: Fotografia. Uma torre sobre uma plataforma no mar. Ao fundo, morros.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plataforma de extração de petróleo no município de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de uma usina hidrelétrica. Na parte superior, um lago grande e extenso, em seguida, uma barragem e abaixo, dois lagos pequenos. Em volta há muitas árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Usina hidrelétrica de Marimbondo, em Icém, no estado de São Paulo, em 2021. Nas usinas hidrelétricas a força das águas é utilizada para gerar energia elétrica. FIM DA LEGENDA.

127

Imagem: Mapa. Brasil: principais recursos naturais por unidade federativa.  AC: Castanha-do-brasil, Madeira e Açaí.  RO: Madeira, Açaí, Castanha-do-brasil, Palmito, Manganês e Estanho.  AM: Castanha-do-brasil, Gás natural, Petróleo, Babaçu, Madeira, Piaçava, Açaí, Estanho e Ferro. RR: Madeira, Castanha-do-brasil e Açaí.  AP: Ferro, Ouro, Madeira, Palmito, Castanha-do-brasil e Açaí.  PA: Ouro, Estanho, Manganês, Alumínio, Cobre, Níquel, Ferro, Babaçu, Açaí, Palmito, Castanha-do-brasil e Madeira.  MT: Manganês, Calcário, Ouro, Palmito, Castanha-do-brasil e Madeira.  MA: Petróleo, Gás natural, Ouro, Carnaúba, Açaí, Babaçu, Madeira e Piaçava.  PI: Carnaúba, Babaçu e Madeira.  CE: Ferro, Petróleo, Gás natural, Madeira, Babaçu e Carnaúba.  RN: Ouro, Ferro, Petróleo, Gás natural, Sal marinho e Madeira.  PB e PE: Calcário e Madeira.  AL: Petróleo, Gás natural e Madeira.  SE: Petróleo, Gás natural e Madeira. BA: Calcário, Ouro, Manganês, Níquel, Cobre, Ferro, Petróleo, Gás natural, Piaçava, Babaçu e Madeira.  TO: Calcário, Ouro, Babaçu e Madeira.  GO: Manganês, Calcário, Ouro, Níquel, Alumínio, Cobre e Madeira.  MG: Ouro, Alumínio, Ferro, Níquel, Calcário, Estanho, Manganês, Pinhão e Madeira.  ES: Petróleo, Gás natural, Palmito e Madeira. RJ: Petróleo, Sal marinho e Gás natural.  SP: Ferro, Calcário, Alumínio, Estanho, Petróleo, Gás natural e Pinhão. MS: Manganês, Calcário, Ferro, Erva-mate e Madeira.  PR: Ouro, Calcário, Carvão mineral, Madeira, Erva-mate e Pinhão.  SC: Alumínio, Carvão mineral, Palmito, Madeira, Pinhão e Erva-mate.  RS: Calcário, Carvão mineral, Madeira, Pinhão e Erva-mate. No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 300 km.  Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Anuário mineral brasileiro 2010. Brasília: DNPM, 2011; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Anuário estatístico brasileiro do petróleo, gás natural e biocombustíveis 2016. Rio de Janeiro: ANP, 2016; Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Anuário mineral brasileiro: principais substâncias metálicas: 2016 (ano-base 2015). Brasília: DNPM, 2016.

  1. Quais recursos naturais há na unidade federativa onde você vive?

128

A atividade extrativa

Extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais para fins comerciais ou industriais.

Ao contrário do que ocorre na agricultura e na pecuária, no extrativismo o ser humano não participa do processo de criação ou de reprodução dos recursos extraídos.

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está segurando um motosserra e cortando o tronco de uma árvore. Fim da imagem.

LEGENDA: Extrativismo de madeira em área certificada em Itacoatiara, no estado do Amazonas, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Tipos de extrativismo

O extrativismo pode ser vegetal, mineral ou animal.

Imagem: Fotografia. Um homem está agachado e segurando uma pá sobre terra em um barranco.  Fim da imagem.

LEGENDA: Garimpeiro cavando em garimpo de barranco no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um homem está dentro de um rio e jogando uma rede de pesca na água. Fim da imagem.

LEGENDA: Pescador no Rio de Contas, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

129

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. No caderno, indique a afirmativa verdadeira.
  1. Por meio do extrativismo vegetal obtém-se matéria-prima para a produção de móveis de madeira.
  1. A panela de ferro é feita com recursos naturais obtidos do extrativismo animal.
  1. A pesca é um tipo de extrativismo mineral.
  1. Complete o quadro no caderno.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

Matéria-prima

Ilustração. Troncos de madeira cortados e empilhados.

Ilustração. Três barras de ouro empilhadas.

Produto

Fotografia. Uma cadeira de madeira.

Fotografia. Um anel dourado com uma pedra azul no meio.

Tipo de extrativismo

_____

_____

Observação: Representações sem proporção entre si para fins didáticos. Fim da observação.

130

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente.  Fim da imagem.

Petróleo: um dia ele vai acabar

Quando pensamos em produtos derivados do petróleo, logo nos lembramos dos combustíveis, como a gasolina e o óleo diesel. É certo que o petróleo é a principal fonte de energia utilizada no mundo, mas não é só para isso que ele serve. O petróleo também é utilizado na fabricação de plásticos, óleos lubrificantes, querosene, fertilizantes agrícolas, asfalto, pneus, borracha sintética etc. O petróleo está presente até nas gomas de mascar!

São muitos produtos, não é mesmo? Para fabricar tudo isso é preciso muito petróleo, e, como você já sabe, o petróleo é um recurso natural não renovável, o que quer dizer que um dia ele vai se esgotar. Quando isso acontecer, não será mais possível fabricar todos esses produtos.

Tomando uma atitude

Para que o petróleo não se esgote rapidamente, devemos evitar o desperdício de produtos feitos à base de petróleo.

Como fazer isso? Reciclando o que for possível, como plásticos e borracha sintética, e evitando o consumo exagerado, ou seja, comprando apenas os produtos realmente necessários.

Será que isso vale só para o petróleo?

Não! Podemos evitar o desperdício e a degradação de todos os recursos naturais renováveis e não renováveis.

Imagem: Ilustração. Um caminhão com um tanque na parte traseira está andando sobre uma estrada asfaltada. No tanque, a informação: GASOLINA. Ao fundo, uma torre jorrando fumaça preta para cima e ao fundo, prédios, chaminés e fumaça escura. Fim da imagem.

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  1. Além da gasolina e do óleo diesel, que produtos citados no texto têm petróleo em sua composição?
  1. É possível evitar que o petróleo se esgote rapidamente? Como?
  1. O que podemos fazer para evitar o consumo exagerado?
  1. Imagine o seu dia a dia sem produtos originados do petróleo. No caderno, escreva contando como seria.

Boxe complementar:

Vamos fazer

Muitas pessoas têm o hábito de consumir exageradamente. Elas compram diversos produtos sem que realmente necessitem deles.

Consumir de forma exagerada é uma maneira de desperdiçar os recursos naturais e contribuir para que eles se esgotem. A maioria das pessoas ainda não tem consciência disso.

Que tal promover uma campanha de conscientização na escola sobre as consequências do consumo exagerado? Siga as etapas e mãos à obra!

Etapas

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Em grupo, discutam sobre as consequências do consumo exagerado e sobre atitudes que podem evitá-lo.
  1. Anotem as ideias do grupo e elaborem cartazes mostrando algumas consequências do consumo exagerado e, também, sugerindo atitudes para evitá-lo. Usem frases curtas e ilustrações para compor os cartazes.
  1. Apresentem os cartazes para a classe e, depois, fixem-nos pela escola.

    Imagem: Ilustração. Um jovem está agachado e segurando uma caneta. Na frente dele há um infográfico no chão. Atrás dele, três jovens estão segurando canetas sobre papéis em uma mesa. Entre eles, um jovem está sorrindo e segurando um papel. Ao fundo, cartazes pendurados na parede, uma porta e uma lousa. Fim da imagem.

Fim do complemento.

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CAPÍTULO 4. A atividade industrial, o comércio e os serviços

A atividade industrial

Atividade industrial é o processo de transformar a matéria-prima em outro produto; por exemplo, transformar a cana-de-açúcar em açúcar. Atualmente, as indústrias utilizam máquinas modernas para fabricar produtos, mas nem sempre foi assim.

Há muito tempo, os produtos eram fabricados de maneira artesanal: eram feitos manualmente, com a utilização de instrumentos e ferramentas muito simples. Fabricava-se pequena quantidade de cada produto e praticamente não havia divisão do trabalho, isto é, todas as etapas da fabricação de um produto eram feitas pelo mesmo trabalhador.

Com a invenção das máquinas complexas, a forma de produzir mudou. A divisão do trabalho se intensificou, isto é, cada trabalhador ou grupo de trabalhadores passou a realizar apenas uma etapa da produção. Além disso, a utilização de máquinas complexas fez aumentar bastante a quantidade de produtos fabricados.

Imagem: Fotografia. Quatro garras grandes e mecânicas estão segurando a estrutura de um carro. Ao lado, dois homens com máscaras e uniforme branco estão mexendo no carro. Ao fundo, máquinas e ferramentas. Fim da imagem.

LEGENDA: Indústria de automóveis no município de Betim, no estado de Minas Gerais, em 2020. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. A indústria é uma atividade que se destaca em seu município?
  1. Compare duas formas de fabricar geleia de morango.
Imagem: Ilustração. À esquerda, uma pessoa está segurando e observando um morango. À direita, outra pessoa está segurando uma prancheta. Na frente deles há morangos sobre uma esteira. Ambos estão com chapéu, máscara e uniforme brancos.  Ilustração. Uma pessoa com máscara está operando uma máquina. Na frente dela, os morangos sobre a esteira estão caindo dentro de um caldeirão com fumaça.  Ilustração. Uma pessoa com máscara está colocando jarros de geleia dentro de uma caixa. Ao lado há jarros com geleia sobre uma esteira. Ilustração. Uma senhora com cabelo grisalho e preso, óculos, avental e luvas está sorrindo, segurando e observando um morango. Na frente dela há morangos dentro de uma caixa e morangos dentro de um recipiente. Ao lado há uma faca sobre uma tábua.  Ilustração. A senhora sorri e mexe uma colher dentro de uma panela com geleia, que está em cima de um fogão aceso.  Ilustração. A senhora sorri e despeja a geleia dentro de potes de vidro. Ao lado há mais potes sobre uma mesa.  Fim da imagem.
  1. Em que modo de fabricação:
  1. Qual é a principal matéria-prima desse produto? Que atividade a produziu?

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Utilize as respostas da atividade anterior e escreva um texto comparando a fabricação industrial com a fabricação artesanal de geleia de morango.

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Transformando a matéria-prima

As matérias-primas são provenientes do trabalho das pessoas na agricultura, na pecuária, no extrativismo e em alguns tipos de indústria.

Na indústria, a matéria-prima é transformada em outro produto.

O trigo obtido na agricultura, por exemplo, é transformado em farinha. A farinha de trigo pode ser comprada pelas pessoas para fazer biscoitos ou bolos. Ela também pode ser comprada por outra indústria, que a transformará em biscoitos, macarrão e outros produtos.

  1. Observe a sequência de desenhos e responda às questões.
Imagem: Ilustração. Um homem está dirigindo um trator e colhendo trigo. Em seguida, um caminhão está andando em uma estrada. Na parte traseira há uma pilha de trigo. Ao lado há uma fábrica de farinha. Destaque para o interior da fábrica: uma pessoa com máscara está operando uma máquina e na frente dela, o trigo cai dentro de um funil e em seguida há sacos de farinha sobre uma esteira. Em seguida há duas setas: 1) uma pessoa com máscara está despejando farinha dentro de um funil grande e ao lado há embalagens de biscoitos sobre uma esteira. 2) Uma mulher está empurrando um carrinho de compras e pegando um saco de farinha em uma prateleira. Ela sorri e sobre ela há um balão de pensamento com a imagem de um pudim. Fim da imagem.
  1. Qual é a principal matéria-prima na produção de farinha de trigo?
  1. Qual é a atividade que produz essa matéria-prima?
  1. Qual é a principal matéria-prima na produção de biscoitos?
  1. Qual é a atividade que produz essa matéria-prima?

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O comércio

Comércio é a atividade de compra e venda. É por meio do comércio que os diversos produtos da agricultura, da pecuária e da indústria chegam aos consumidores.

No comércio a varejo, as mercadorias são vendidas em pequena quantidade e a um preço unitário maior, diretamente ao consumidor, em feiras livres, supermercados, lojas ou shopping centers.

No comércio por atacado, as mercadorias são vendidas em grande quantidade e a um preço unitário menor, geralmente aos comerciantes, que, por sua vez, as revendem para os consumidores no comércio a varejo.

Imagem: Fotografia. Pessoas andando em uma rua com bandeirinhas coloridas penduradas. Nas laterais há lojas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Rua comercial no município de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Os serviços

No setor de serviços não se vendem mercadorias ou bens materiais, mas serviços, que são atividades prestadas para uma pessoa ou para uma empresa. Um médico, por exemplo, é um prestador de serviços. Ele não vende nenhuma mercadoria ao paciente; ele vende um serviço, isto é, atende o paciente e faz o que é preciso para curar uma doença, eliminar a dor e ajudar o paciente a ter boa saúde.

Além dos médicos, há muitos outros prestadores de serviços: motoristas, professores, enfermeiros, eletricistas, recepcionistas, dentistas, advogados, faxineiros, pedreiros, bancários, pintores, zeladores, porteiros, varredores de rua, artistas, entre outros.

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  1. Veja alguns ingredientes do bolo de cenoura que Marina fez.
Imagem: Ilustração. Um pacote de açúcar, três cenouras, quatro ovos, uma garrafa de óleo de soja e uma embalagem de farinha de trigo. Fim da imagem.
  1. Liste os ingredientes que ela usou.
  1. Quais desses produtos são industrializados?
  1. Qual é a principal matéria-prima de cada um desses produtos industrializados?
  1. Em seu caderno, responda às perguntas do quadro para diferenciar o comércio a varejo do comércio por atacado.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Comércio a varejo

    Comércio por atacado

    A quantidade de mercadoria negociada é grande ou pequena?

    _____

    _____

    Geralmente, quem é o comprador?

    _____

    _____

    O valor unitário da mercadoria é menor ou maior?

    _____

    _____

Imagem: Fotografia. Uma pessoa está segurando um cesto ao lado de prateleiras com produtos expostos.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado para compras a varejo no município de Sorocaba, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Várias embalagens de farinha com tamanhos diversos, empilhadas em prateleiras.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mercado para compras por atacado no município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

137

CAPÍTULO 5. Relações entre campo e cidade

Campo e cidade: espaços que se complementam

As paisagens do campo e da cidade são diferentes. As atividades que predominam em cada um desses espaços também são distintas. No entanto, esses espaços se complementam e se inter-relacionam.

O campo fornece a matéria-prima para as indústrias da cidade e também alimentos para seus habitantes. A cidade, por sua vez, fornece ferramentas, equipamentos, fertilizantes, roupas, calçados e eletrodomésticos, entre outros produtos, e vários serviços para os habitantes do campo.

Dessa maneira, campo e cidade se complementam, se integram.

Imagem: Ilustração. Na parte superior há uma caixa com ovos, um cesto com frutas, três batatas, duas cenouras, troncos de árvores empilhados e carrinhos com a informação: minério de ferro. Acima dos carrinhos há pilhas de ferro. Na parte inferior há um trator, duas botas, uma enxada e um caminhão. Entre as ilustrações há duas setas, uma apontando para cima e outra para baixo.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. De que maneira o esquema ilustrado acima representa a interdependência entre campo e cidade?

Também podemos perceber uma integração entre os modos de vida rural e urbano. Assim, é cada vez mais comum que elementos e costumes do modo de vida urbano estejam presentes no cotidiano do habitante do campo, e vice-versa.

Imagem: Fotografia. Uma antena parabólica fincada no chão de terra. Atrás há uma casa e árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: A antena parabólica já faz parte da paisagem de muitas propriedades rurais, como nessa moradia no município de Pindaí, no estado da Bahia, em 2016. FIM DA LEGENDA.

138

A agroindústria integra as atividades do campo e da cidade

Em alguns locais ocorre uma forte integração entre as atividades agropecuária e industrial, formando uma agroindústria. Isso acontece quando uma indústria é instalada no campo, no mesmo local ou em área próxima de onde se produz a sua principal matéria-prima.

Na agroindústria da cana-de-açúcar, por exemplo, a usina é instalada junto ou próximo aos canaviais para transformar a cana-de-açúcar em açúcar e álcool, principalmente.

Há vários outros exemplos de agroindústria, como a da laranja, a da carne, a do papel e a do leite.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de um canavial com várias árvores em volta. Ao lado há uma usina grande.  Fim da imagem.

LEGENDA: Canavial e usina de açúcar e álcool no município de Araçatuba, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é uma agroindústria?

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  1. Com base nas fotografias, explique a relação entre as atividades econômicas no campo e na cidade.
Imagem: Fotografia 1. Um homem observa a estrutura de um trator. Ao fundo, máquinas. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de fábrica de tratores no município de Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia 2. Dois tratores sobre uma plantação de trigo. Fim da imagem.

LEGENDA: Colheita mecanizada com trator no município de Dona Francisca, no estado do Rio Grande do Sul, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia o texto em voz alta e responda às questões no caderno.

A família Oliveira vive em um sítio, onde produz leite.

A maior parte da produção de leite do sítio é vendida para uma agroindústria de laticínios, localizada próximo ao sítio.

Na agroindústria, o leite é utilizado para fabricar iogurtes, manteigas e queijos.

O iogurte e a manteiga que a família Oliveira consome são comprados no mercado da cidade.

Imagem: Ilustração. Um senhor está sentado e ordenhando uma vaca.  Ilustração. Uma máquina jorra um líquido rosa dentro de embalagens rosa, que estão em cima de uma esteira.  Ilustração. O senhor está sentado e segurando uma embalagem rosa com a mão estendida. Na frente dele, um menino está sentado e sorrindo. Entre eles há uma mesa com pratos e copos em cima.  Fim da imagem.
  1. A família Oliveira vive na cidade ou no campo?
  1. O que a família Oliveira produz no sítio onde vive?
  1. Para onde vai a maior parte do que a família produz?
  1. O que a agroindústria instalada próximo ao sítio dos Oliveira produz? Qual é a principal matéria-prima desses produtos?
  1. Quais desses produtos são consumidos pela família Oliveira? Onde esses produtos são adquiridos?

140

O que você aprendeu

  1. Carlos mora em um sítio, onde cultiva alimentos.
    1. Qual é o nome dado para a atividade que Carlos pratica?
  1. A produção obtida por Carlos é de subsistência. O que isso quer dizer?
  1. Escreva no caderno as condições que favorecem a prática da agricultura.

    • existência de água

    • solo fértil

    • terreno montanhoso

    • falta de água

    • solo improdutivo

    • terreno plano

  1. Leia e responda às questões.

    Raul foi visitar a criação de bois de seu tio.

    Ele observou que os animais ficavam soltos em um grande campo e comiam a grama que nascia do solo.

Imagem: Ilustração. Um menino está sorrindo e atrás de uma cerca de arame. Na frente dele há bois e vacas sobre um gramado.  Fim da imagem.
  1. Que tipo de pecuária o tio de Raul pratica?
  1. Como você descobriu isso?
  1. Que produtos o tio de Raul pode obter desse tipo de criação?
  1. Diferencie extrativismo vegetal de agricultura.

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  1. Observe a fotografia e responda.
Imagem: Fotografia. Um homem está com o corpo inclinado para frente e segurando uma peneira dentro de um rio. Ao fundo, árvores. Fim da imagem.

LEGENDA: Garimpo de diamantes no município de Amajari, no estado de Roraima, em 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. A imagem mostra uma atividade do extrativismo. Que atividade é essa?
  1. Como você descobriu isso?
  1. Dessa atividade obtêm-se ouro e pedras preciosas. Que produtos podem ser feitos com esses recursos?
  1. Que tipo de extrativismo é esse mostrado na imagem?
  1. Que diferenças há entre as atividades de trabalho no campo e na cidade?
  1. Compare os dois mapas do estado do Pará e descreva as semelhanças e as diferenças entre eles.
Imagem: Mapa. Pará: principais recursos naturais. Mapa com destaque para o Pará e seus recursos: Ouro, Estanho, Manganês, Alumínio, Cobre, Níquel, Ferro, Babaçu, Açaí, Palmito, Castanha-do-brasil e Madeira. No canto superior esquerdo, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 325 km. Fim da imagem.

FONTES: IBGE. Produção da extração vegetal e da silvicultura 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016; Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Anuário mineral brasileiro 2010. Brasília: DNPM, 2011; Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Anuário estatístico brasileiro do petróleo, gás natural e biocombustíveis 2016. Rio de Janeiro: ANP, 2016; Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Anuário mineral brasileiro: principais substâncias metálicas: 2016 (ano-base 2015). Brasília: DNPM, 2016.

Imagem: Mapa. Pará: rebanho bovino. Mapa com destaque para o Pará e o Rebanho bovino (por mil cabeças). Três representações de rebanho entre 2000,1 a 3741,3. Cinco representações de rebanho entre 1000,1 a 2000,0. Duas representações de rebanho entre 500,1 a 1000,0. Três representações de rebanho entre 200,0 a 500,0. À direita, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 325 km. Fim da imagem.

FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

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  1. Escreva, no caderno, as expressões que substituem corretamente os números nas afirmativas abaixo.

• matéria-prima

• trabalhador

• industrial

• complexas

• artesanal

• trabalho

Imagem: Ilustração. Um homem com uniforme cinza e botas marrons está segurando um capacete de proteção sobre a cabeça e com a outra mão, ele segura uma prancheta. Atrás dele há uma máquina.  Fim da imagem.

Na indústria, a (1) é transformada em outro produto.

Na produção (2), os produtos são feitos manualmente, com a utilização de ferramentas muito simples.

Na produção (3), há maior divisão do (4).

Atualmente, na indústria, cada (5) realiza uma etapa da produção.

Com o uso de máquinas (6) é possível produzir uma quantidade maior de produtos.

  1. Observe estes produtos.
Imagem: Ilustração. Uma melancia cortada. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Um copo de leite ao lado de uma garrafa.   Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Três cenouras. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Cinco ovos.  Fim da imagem.

Observação: Representações sem proporção entre si para fins didáticos. Fim da observação.

  1. Quais desses produtos são obtidos na pecuária?
  1. Quais são os outros produtos representados? Em que atividade eles são obtidos?

143

  1. Observe o processo de produção de uma camiseta.
Imagem: Ilustração. Etapas com setas entre elas e um caminhão com a informação: LEVA JÁ.  1) Duas pessoas colhendo algodão em uma plantação. Ao fundo, uma construção e uma placa com a informação: FLOFORTE. Ao lado, destaque para um homem com fones de ouvidos. Ele está operando uma máquina com rolos de linhas coloridas em cima.  2) Silhueta de uma pessoa empurrando um carrinho entre o caminhão e uma construção com a informação: TECELAGEM PANO BOM. Ao lado, destaque para um homem segurando um rolo de tecido branco. Atrás dele há uma máquina com tecido azul com linhas laranja e acima há rolos de linhas coloridas.  3) Silhueta de uma pessoa empurrando um carrinho entre o caminhão e uma construção com a informação: CAMISAS LEAL. Ao lado, destaque para duas pessoas costurando camisetas azuis com linhas laranja.  4) Silhueta de uma pessoa empurrando um carrinho entre o caminhão e uma construção com a informação: ATACADÃO DAS ROUPAS. Ao lado, destaque para um homem segurando uma embalagem com camisetas azuis com linhas laranja. Atrás dele há várias camisetas azuis penduradas em uma arara.  5) Um prédio com a placa: LOJA DA MODA.  Fim da imagem.
  1. Qual é a principal matéria-prima utilizada na fabricação:
  1. Como as matérias-primas e mercadorias são transportadas? Que setor econômico é responsável pelo transporte?
  1. Nesse processo de produção da camiseta há alguma agroindústria? Explique.

144

Para terminar

  1. Os municípios, os estados e o Distrito Federal são unidades político-administrativas governadas por representantes eleitos pela população a cada 4 anos.
    1. Qual é a diferença entre a função do prefeito e a função dos vereadores de um município?
  1. Além de votar no prefeito e nos vereadores, de que modo a população pode participar da administração do município em que vive?
  1. Observe os mapas e responda.
Imagem: Mapa 1. Mapa do Brasil com destaque para:  Região Norte: Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará, Tocantins e Rondônia.  Região Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.  Região Centro-Oeste: Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul.  Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.  Região Sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 530 km. Mapa 2. Mapa do Brasil com destaque para:  Amazônia (verde-escuro) abrange: AC, RO, AM, RR, PA, AP, MA, TO, MT.   Nordeste (verde-claro) abrange: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA, MG, ES.  Centro-Sul (amarelo) abrange: TO, PI, BA, MT, GO, DF, MG, ES, RJ, SP, MS, PR, SC, RS.  No canto inferior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 530 km.  Fim da imagem.

FONTE DOS MAPAS: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

  1. Qual mapa representa as regiões geoeconômicas do Brasil?
  1. Compare os mapas. Quais são as principais diferenças entre as duas regionalizações representadas?
  1. Sobre os climas do Brasil, indique a alternativa correta.
    1. O clima subtropical apresenta as temperaturas mais quentes do país.
    1. O clima tropical semiárido é úmido e com elevadas temperaturas.
    1. O clima equatorial é quente e úmido o ano todo.
    1. O clima tropical de altitude apresenta temperaturas mais altas que o clima tropical.

145

  1. Leia o texto e escreva a que formação vegetal brasileira ele se refere.

    • Essa formação vegetal sofreu devastação desde o início da ocupação das terras que formaram o Brasil pelos colonizadores portugueses. Os portugueses começaram explorando uma árvore chamada pau-brasil, depois, a vegetação foi derrubada para o cultivo de cana-de-açúcar e de café.

  1. Sobre a demarcação de terras indígenas no Brasil, é correto afirmar que:
    1. É necessária para aumentar a produção agrícola no país.
    1. É uma forma de proteger as diversas etnias indígenas.
    1. É fundamental para reduzir o número de indígenas que vive em florestas.

      d) É essencial para a manutenção de atividades industriais.

  1. Leia o texto sobre o maracatu e responda no caderno.

    O maracatu é uma manifestação cultural muito conhecida em Pernambuco. Ele foi trazido ao Brasil pelos povos africanos escravizados durante o período colonial. Hoje em dia, o ritmo musical do maracatu pode ser acompanhado nos desfiles de carnaval e influencia diferentes grupos musicais brasileiros.

  1. O que é o maracatu?
Imagem: Fotografia. Uma mulher com chapéu e vestido grandes está segurando baquetas. Ao seu lado, um homem com coroa, capa e roupa amarela também está segurando baquetas. Do outro lado, um homem está batendo baquetas em um tambor. Em volta uma multidão observa. Ao fundo, construções. Fim da imagem.

LEGENDA: Desfile de maracatu em Recife, no estado de Pernambuco, em 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Podemos dizer que o maracatu é uma contribuição africana para a cultura brasileira? Por quê?

146

  1. Atualmente, a maior parte da população brasileira vive em cidades. Indique a alternativa que apresenta dois motivos que levaram ao aumento da população urbana no Brasil.
  1. O desenvolvimento das indústrias nas cidades e a mecanização da agricultura.
  1. O crescimento do comércio nas cidades e o aumento da pecuária.
  1. A modernização do campo e a diminuição das cidades.
  1. O desenvolvimento da agricultura e o fim das indústrias nas cidades.
  1. As cenas abaixo mostram diferentes etapas da produção do queijo.
Imagem: Ilustração 1. À esquerda, uma pessoa está escrevendo em uma prancheta. À direita, outra pessoa está embalando um queijo. Na frente deles há queijos sobre uma esteira. Ambos estão com touca de proteção e máscara. Ao fundo, máquinas.  Ilustração 2. Um homem está sorrindo. Na frente dele há uma embalagem de queijo e produtos sobre um balcão. Em seguida, uma mulher ruiva e com avental está atrás do balcão e na frente dela há uma caixa registradora. Ao fundo, prateleiras com produtos. Ilustração 3. Uma pessoa com touca de proteção e avental está escrevendo em uma prancheta. Ao fundo há máquinas ordenhando vacas.   Fim da imagem.
  1. Identifique o setor econômico representado em cada cena.
  1. Ops! As cenas estão fora de ordem. Qual é a ordem correta?
  1. Com base nas etapas da produção do queijo, explique a integração entre as atividades no campo e na cidade.
  1. Indique a alternativa correta sobre a distribuição dos trabalhadores por setor econômico no Brasil.
  1. A maior parte dos trabalhadores atua no setor terciário, que predomina nas cidades e é composto de comércio e serviços.

147

  1. O setor primário, composto das atividades de agricultura, pecuária e extrativismo, é o setor no qual menos pessoas trabalham porque não há trabalho no campo.
  1. A quantidade de pessoas que trabalha nas indústrias das cidades mostra que o setor secundário é o que concentra a maior parte dos trabalhadores brasileiros.
  1. O baixo percentual de trabalhadores empregados em atividades de comércio nas cidades indica que não há produção no setor terciário da economia.
  1. A imagem abaixo mostra uma área de transição entre o campo e a cidade. Utilize a legenda para identificar os elementos em destaque.
Imagem: Fotografia. Vista de cima de uma cidade. À esquerda, na parte inferior, uma plantação e na parte superior, uma fábrica. No centro, uma rodovia. À direita, na parte inferior, uma mata e na parte superior, um bairro. No canto superior direito, a rosa dos ventos (N, NE, L, SE, S, SO, O, NO) e a escala de 0 a 220 km. Fim da imagem.

LEGENDA: Imagem de satélite de parte do município de Botucatu, no estado de São Paulo, em 2021. FIM DA LEGENDA.

Com o auxílio da rosa dos ventos, identifique a localização dos elementos destacados e escreva no caderno se a frase é verdadeira ( V ) ou falsa ( F).

  1. A mata está ao sul do bairro.
  1. A plantação está a leste da rodovia.
  1. O bairro está a leste da fábrica.
  1. A mata está a leste da rodovia.