MP034
UNIDADE 1. O território brasileiro
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a abertura da Unidade 1 podem ser trabalhadas na semana 2.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos da unidade
- Reconhecer os oceanos e os continentes do planeta Terra.
- Entender que a América do Sul é uma subdivisão da América.
- Identificar o Brasil como um país da América do Sul.
- Conhecer a atual divisão política do Brasil.
- Reconhecer a dinâmica da organização do espaço brasileiro ao longo do tempo.
- Reconhecer as funções político-administrativas exercidas nas esferas municipal, estadual e federal.
- Reconhecer a responsabilidade da população na escolha dos seus representantes políticos.
- Entender os critérios da regionalização do Brasil.
Nesta abertura de unidade são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE05.
Introdução da unidade
Nesta unidade, os estudantes terão a oportunidade de explorar conteúdos relacionados aos conceitos de território e de região, que estão entre os mais importantes da Geografia. A abordagem permite reconhecer as características gerais das superfície terrestre, identificando a divisão das terras emersas em continentes e a divisão dos oceanos, e compreender como o Brasil se insere no espaço geográfico mundial. A unidade apresenta ainda a divisão interna do território brasileiro em unidades político-administrativas e em grandes regiões.
Competências da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade
- Competências Gerais da Educação Básica: 1; 2; 7.
- Competências Específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental: 5; 6; 7.
- Competências Específicas de Geografia para o Ensino Fundamental: 3; 4; 6.
MP035
Vamos conversar
- O livro de Geografia do menino mostra imagens que representam dois locais. Quais são esses locais?
PROFESSOR
Resposta: A América do Sul e o Brasil.
- Na imagem 1, o que as linhas brancas representam? E na imagem 2?
PROFESSOR
Resposta: Na imagem 1: as fronteiras entre os países da América do Sul; imagem 2: os limites entre as unidades federativas do Brasil.
- Na imagem 2, o que as linhas vermelhas representam?
PROFESSOR
Resposta: A divisão regional do Brasil.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Pergunte aos estudantes o que o livro da personagem apresenta. Peça-lhes que compartilhem outras informações que chamaram a atenção deles na imagem.
Leia as atividades propostas de forma compartilhada, explorando as respostas dos estudantes.
Se julgar necessário, registre o que os estudantes manifestarem durante a análise da imagem. Cabe verificar se já conhecem os estados e a organização por regiões.
Para você ler
Região e organização espacial, de Roberto Lobato Corrêa, Editora Ática. Obra que aborda os conceitos de região e regionalização do espaço geográfico.
Unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades da Base Nacional Comum Curricular em foco nesta unidade
- Unidades temáticas: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Formas de representação e pensamento espacial; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
- Objetos de conhecimento: Instâncias do poder público e canais de participação social; Unidades político-administrativas do Brasil; Sistema de orientação; Elementos constitutivos dos mapas; Conservação e degradação da natureza.
- Habilidades: EF04GE03; EF04GE05; EF04GE09; EF04GE10; EF04GE11.
MP036
CAPÍTULO 1. Localizando o território brasileiro
O Brasil na América
O Brasil está situado na América, que é um dos seis continentes da Terra. Os outros continentes são: África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida.
Os continentes e as ilhas correspondem às terras emersas, isto é, às terras que não estão cobertas por água. As terras emersas representam um terço de toda a superfície terrestre; o restante é coberto pela água dos oceanos, mares, lagos e rios.
LEGENDA: Se pudéssemos dividir a superfície da Terra em três partes iguais, a quantidade de água corresponderia a duas partes e a de terras emersas, a uma parte. FIM DA LEGENDA.
FONTE: Agência Nacional de Águas (ANA). A água no planeta para as crianças. Disponível em: http://fdnc.io/fAk. Acesso em: 19 jan. 2021.
Veja, no mapa a seguir, a distribuição dos continentes e oceanos. Observe, também, a localização do território brasileiro.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais oceanos banham o continente americano?
PROFESSOR
Resposta: Oceanos Atlântico, Pacífico e Glacial Ártico.- Algum desses oceanos banha o Brasil? Se sim, qual?
PROFESSOR
Resposta: Sim, o oceano Atlântico.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 1 podem ser trabalhadas na semana 3.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender que a superfície do planeta Terra é formada por oceanos e continentes.
- Identificar e localizar os continentes e os oceanos.
- Entender a América do Sul como parte da América.
- Reconhecer o Brasil como um dos países sul-americanos e como aquele que apresenta maior extensão territorial.
- Localizar o Brasil nos hemisférios.
- Conhecer as características da colonização da América.
Nas páginas 14 e 15 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE10.
Orientações pedagógicas
Leve para a sala de aula um planisfério e um globo terrestre, para que os estudantes possam visualizar melhor as informações que serão apresentadas. Destaque que nessas representações a cor azul corresponde às águas.
Durante a leitura do texto, explore oralmente o nome dos continentes e dos oceanos e, se possível, identifique-os no globo ou no planisfério. Essa etapa auxiliará os estudantes a realizar as atividades com mapas propostas adiante.
É importante que os estudantes leiam atentamente o gráfico apresentado, observando o título e a legenda. Se julgar oportuno, peça-lhes que expliquem, oralmente, as informações apresentadas.
Ressalte que, apesar de aproximadamente dois terços da superfície terrestre ser coberta por água, menos de 2,5% da água do planeta é doce. O texto da página MP037, A água pode acabar, apresenta informações importantes a respeito do problema de escassez de água no mundo.
Atividades 1 e 2. Se necessário, oriente os estudantes a distinguir o continente americano no planisfério por meio da interpretação da legenda. Em seguida, ajude-os a identificar os oceanos que banham o continente americano.
MP037
Você reparou que o mapa da página anterior tem alguns elementos que auxiliam a sua leitura? Por exemplo: o título de um mapa indica quais informações ele apresenta.
- Observe o mapa da página anterior e responda.
- Qual é o título do mapa?
PROFESSOR
Resposta: Continentes e oceanos.- O que o mapa mostra?
PROFESSOR
Resposta: A distribuição dos continentes e das águas oceânicas na superfície terrestre.
- Em sua opinião, o título do mapa é coerente com as informações que ele apresenta? Justifique sua resposta.
PROFESSOR
Resposta: Sim, o mapa representa os oceanos e continentes e informa o nome deles.
- Você desconhece algum elemento do mapa? Se sim, qual?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Além do título, outros elementos são importantes para ler e compreender um mapa: a legenda, a orientação, a escala e a fonte.
- Legenda: indica o significado dos símbolos e das cores utilizados no mapa.
- Orientação: indica as direções cardeais e colaterais no mapa. Geralmente indica a direção norte.
- Escala: indica a relação entre a medida real e a medida representada no mapa. A escala do mapa da página anterior é de 1 : 2.435 km (lê-se 1 para 2.435 quilômetros). Essa escala indica que um centímetro representado no mapa corresponde a 2.435 quilômetros na realidade.
- Fonte: fornece a origem das informações apresentadas no mapa.
- Observe novamente o mapa da página anterior e responda às questões.
- De que modo a legenda auxilia a leitura do mapa?
PROFESSOR
Resposta: A legenda possibilita identificar os continentes.- Se esse mapa não tivesse legenda, você conseguiria reconhecer e identificar cada um dos continentes? Por quê?
PROFESSOR
Resposta pessoal; seria possível com o auxílio de um Atlas ou com a prévia memorização da localização dos continentes.- Com base em informações de qual documento esse mapa foi elaborado?
PROFESSOR
Resposta: Atlas Geográfico Escolar do IBGE.- Qual é a direção do mapa?
PROFESSOR
Resposta: Direção norte (parte de cima do mapa).MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Para a leitura e a interpretação das informações representadas nos mapas, é fundamental que os estudantes reconheçam a importância dos elementos cartográficos: legenda, orientação, escala e fonte.
Atividades 3 e 4. Após realizar as atividades propostas, é possível explorar o mapa com outras questões que podem ser desenvolvidas oralmente: Qual é o maior continente? Quais oceanos banham o continente africano? Que oceano banha a Ásia e a América?
A água pode acabar
O grande “planeta água” está passando sede. É incrível imaginar que atualmente dezenas de milhões de pessoas vivam com menos de cinco litros de água por dia em um planeta que possui 70% de sua superfície coberta por água. É certo que a “hidrosfera aproveitável” é suficiente para o abastecimento de água de toda a população da Terra, mas ela é irregularmente distribuída. A água como substância está presente em toda parte, mas o recurso hídrico, entendido como um bem econômico e que pode ser aproveitado pelo ser humano dentro de custos financeiros razoáveis, é mais escasso.
Cerca de 97,5% de toda a água na Terra são salgadas. Menos de 2,5% são doces e estão distribuídas entre as calotas polares (68,9%), os aquíferos (29,9%), rios e lagos (0,3%) e outros reservatórios (0,9%).
MP038
- Em casa, leia o texto em voz alta e responda às questões.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver orientações específicas deste Manual do Professor. Fim da observação.Os aros olímpicos
Certamente você já ouviu falar dos Jogos Olímpicos.
Você também já deve ter visto um dos símbolos olímpicos. Ele é formado por cinco aros coloridos e entrelaçados sobre um fundo branco. Cada aro representa um dos continentes habitados: América, Ásia, Europa, África e Oceania. Esses aros estão entrelaçados para simbolizar a união entre a humanidade, ou seja, a união entre os diferentes povos do mundo. Esse símbolo é utilizado desde 1920, quando os Jogos Olímpicos foram realizados na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Foi nesse ano que o Brasil participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos.
LEGENDA: O francês Pierre de Fredy idealizou os aros olímpicos. FIM DA LEGENDA.
- Pesquise informações sobre a origem dos Jogos Olímpicos e escreva um pequeno texto contando suas descobertas.
- Procure em livros, revistas, jornais e na internet: Onde, quando e com que finalidade os Jogos Olímpicos surgiram? Quais modalidades esportivas eram praticadas? Quem podia participar das competições? Qual era o prêmio?
- O quadro abaixo mostra datas e cidades onde foram realizados dez Jogos Olímpicos.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Jogos Olímpicos – 1980 a 2016
1980 – Moscou
2000 – Sidney
1984 – Los Angeles
2004 – Atenas
1988 – Seul
2008 – Beijing
1992 – Barcelona
2012 – Londres
1996 – Atlanta
2016 – Rio de Janeiro
- Com a ajuda de um atlas geográfico, identifique os países e continentes onde essas cidades se localizam.
- Em qual dos cinco continentes habitados não foram realizados os Jogos Olímpicos entre 1980 e 2016?
MANUAL DO PROFESSOR
Desta forma, apenas 1% da água doce é um recurso aproveitável pela humanidade, o que representa 0,007% de toda a água do planeta.
O problema da escassez de água está atingindo proporções alarmantes. Em 1972 [...], o Comitê de Recursos Naturais das Nações Unidas confirmou que 80 países, que representavam 40% da população mundial, padeciam de grave carência de água e que em muitos casos esta falta era um fator limitante para o desenvolvimento econômico e social. A escassez de água atinge hoje mais de 460 milhões de pessoas. Se não for alterado o estilo de vida da sociedade, um quarto da população mundial sofrerá este problema nas próximas décadas.
FONTE: HIRATA, Ricardo. Recursos hídricos. In : TEIXEIRA, Wilson et al . (org.). Decifrando a Terra . São Paulo: Oficina de Textos, 2003. p. 422.
Nas páginas 16 e 17 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE10.
Orientações pedagógicas
Atividade 5. Encaminhe a atividade para casa, estimulando o envolvimento da família e orientando os estudantes a fazer registros dos levantamentos como forma de facilitar a organização. A atividade favorece a consolidação dos conhecimentos de literacia, contribuindo para a ampliação de vocabulário e o exercício da fluência em leitura oral. a) Os Jogos Olímpicos surgiram na Grécia, em um vilarejo chamado Olímpia, por volta de 776 a.C. Tinham por finalidade homenagear Zeus, o deus mais importante da mitologia grega, e ocorriam de quatro em quatro anos. Somente os homens livres podiam participar dos jogos. As mulheres eram proibidas de assistir às disputas. Entre as modalidades, havia corridas a pé, salto em distância, arremesso de disco e corrida de bigas (espécie de corrida de cavalos, na qual os animais puxavam charretes). Os vencedores eram premiados com uma folha de palmeira e uma coroa de ramos de oliveira.
Por questões religiosas, os Jogos Olímpicos foram interrompidos em 394 d.C. e só recomeçaram no fim do século XIX. Alguns esportes não são mais disputados, mas fizeram parte dos Jogos Olímpicos no início do século XX, como cabo de guerra, corrida de barcos, doze horas de ciclismo e arremesso de pedra de 6,4 quilos.
b) 1980 – Moscou: atual Rússia, Europa*; 1984 – Los Angeles: Estados Unidos, América; 1988 – Seul: Coreia do Sul, Ásia; 1992 – Barcelona: Espanha, Europa; 1996 – Atlanta: Estados Unidos, América; 2000 – Sidney: Austrália, Oceania; 2004 – Atenas: Grécia, Europa; 2008 – Beijing: China, Ásia; 2012 – Londres: Reino Unido, Europa; 2016 – Rio de Janeiro: Brasil, América. Não foram realizados Jogos Olímpicos na África. Se julgar pertinente, comente sobre as diferenças socioeconômicas mundiais. *Comente que parte do território da Rússia fica na Europa e parte na Ásia.
MP039
O continente americano
O continente americano pode ser dividido em três partes: América do Norte, América Central e América do Sul. Cada uma dessas partes é formada por vários países, que apresentam grande diversidade de povos e de paisagens.
No mapa abaixo, observe os países que compõem cada parte da América.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para as páginas 17 a 21 podem ser trabalhadas na semana 4.
Fim do complemento.
Orientações pedagógicas
Ressalte que a América do Sul não é um continente. Consideramos a divisão do continente americano em três porções (América do Norte, América Central e América do Sul) como uma regionalização baseada na posição das terras americanas no próprio continente.
Verifique o que os estudantes sabem a respeito do termo fronteira, perguntando se já o ouviram, em que situação isso aconteceu e se compreenderam o significado na ocasião. Comente com eles que as fronteiras são determinadas por lei e podem ter referência em elementos naturais (rios e serras) ou em elementos artificiais (pontes, placas e marcos, entre outros). Convide os estudantes a desenhar um país imaginário e estabelecer fronteiras entre este e os países vizinhos, também imaginários, utilizando elementos visíveis na paisagem. Promova a partilha dos desenhos em duplas de estudantes para que um explique ao outro como foram estabelecidas as fronteiras dos seus países imaginários.
MP040
O Brasil é um país sul-americano
O Brasil ocupa boa parte da América do Sul, fazendo fronteira com quase todos os países sul-americanos. Observe isso no mapa abaixo.
FONTE: Graça M. L. Ferreira. Atlas geográfico: espaço mundial. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2019.
- Quais países sul-americanos não fazem fronteira com o Brasil?
PROFESSOR
Resposta: Chile e Equador.- Escreva o nome de quatro países que fazem fronteira com o Brasil.
PROFESSOR
Sugestão: Uruguai, Bolívia, Peru, Venezuela.
- Imagine que você vai fazer uma viagem do Brasil para o Chile. Para chegar ao seu destino, você poderá passar apenas por um país da América do Sul. Por quais países você poderá passar?
PROFESSOR
Resposta: Argentina, Bolívia ou Peru.MANUAL DO PROFESSOR
Na página 18 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE10.
Orientações pedagógicas
Explique que a América do Sul compreende 12 países (Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname), um departamento ultramarino francês (Guiana Francesa) e uma dependência inglesa (Ilhas Falkland). Na França, utiliza-se o termo departamento para designar a unidade federativa.
Para você ler
O Mercosul e a integração regional, de Rubens Antonio Barbosa, Editora Imesp. Obra que trata do processo de integração entre os países signatários do Mercosul.
Sugestão de atividade: Paralelos e meridianos em bolas de isopor
Para aprofundar o entendimento dos estudantes sobre paralelos e meridianos, é possível realizar uma atividade simples com bolas de isopor.
Materiais necessários: duas bolas grandes de isopor, estilete, canetas coloridas.
- Em uma das bolas de isopor, trace o paralelo do Equador.
- Em seguida, com um estilete, corte a bola de isopor ao meio. Os estudantes poderão observar que cada uma das metades representa um hemisfério. Não permita que eles manuseiem o estilete, evitando assim possíveis acidentes.
- Identifique as metades, pintando-as com cores diferentes ou escrevendo o nome dos hemisférios.
- Cole as partes da bola de isopor e deixe-as em exposição na sala.
MP041
Paralelos e meridianos facilitam a localização
Você já reparou que existem várias linhas traçadas no globo e em diversos mapas?
Você sabe o que são essas linhas e para que servem?
As linhas traçadas no globo e nos mapas são os paralelos e os meridianos. Essas linhas são traçadas para facilitar a localização de qualquer lugar na superfície do planeta. Elas são chamadas de linhas imaginárias.
Os paralelos são as linhas traçadas paralelamente à linha do Equador.
Os principais paralelos são: Equador, Trópico de Capricórnio, Trópico de Câncer, Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico.
Os meridianos são as linhas traçadas de um polo a outro. O principal meridiano é o de Greenwich.
O Brasil nos hemisférios
Tomando como referência a linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o planeta pode ser dividido em hemisférios.
A linha do Equador divide o planeta em hemisfério norte e hemisfério sul.
O Meridiano de Greenwich divide o planeta em hemisfério oeste ou ocidental e hemisfério leste ou oriental.
Observação: Representações sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
FONTE: Fonte das representações: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Em que hemisférios o Brasil se localiza?
PROFESSOR
Resposta: Integralmente no hemisfério oeste; a maior parte do território no hemisfério sul e uma pequena porção no hemisfério norte.MANUAL DO PROFESSOR
• Repita o procedimento com a outra bola de isopor, desta vez traçando o Meridiano de Greenwich e o meridiano de 180º – no qual está a linha de mudança de data, cujo recorte é adaptado em razão dos países que lá estão localizados. Os estudantes poderão observar que cada uma das metades compõe os hemisférios oriental (leste) e ocidental (oeste).
- Identifique as metades, pintando-as com cores diferentes ou escrevendo o nome dos hemisférios. Utilize cores diferentes das que já foram escolhidas.
- Por fim, cada estudante pode trazer para a aula uma bola de isopor menor (o tamanho deve ser definido previamente) e canetas hidrográficas coloridas.
- Oriente os estudantes a traçar com canetas hidrográficas de cores diferentes o Equador, o Meridiano de Greenwich e o meridiano de 180º. Se possível, nomeie as linhas traçadas com uma caneta mais fina.
- Comente que a Oceania tem terras tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte. Nos planisférios, as Ilhas Marshall, as Ilhas Marianas do Norte e a Federação dos Estados da Micronésia, entre outras, tornam-se quase imperceptíveis por causa da escala e, geralmente, aparecem como pequenos pontinhos azuis no oceano. Se julgar conveniente, mostre aos estudantes essas ilhas da Oceania em um atlas geográfico.
Nas páginas 19 e 20 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE05 e EF04GE10.
Orientações pedagógicas
O texto pode ser lido de forma compartilhada, contribuindo para o desenvolvimento da fluência em leitura oral. Durante a leitura, é importante destacar que os paralelos correspondem às linhas paralelas ao Equador e os meridianos, às linhas traçadas de um polo a outro.
Trabalhe as associações entre o Equador e a divisão do planeta em hemisférios norte e sul, e entre o Meridiano de Greenwich e a divisão do planeta em hemisférios ocidental (oeste) e oriental (leste).
Atividade 9. Oriente-os a localizar o Brasil nas representações do globo terrestre. Eles devem perceber que a maior parte do território brasileiro está no hemisfério sul e que está integralmente no hemisfério oeste.
MP042
A extensão territorial e os limites do Brasil
Você já estudou que o Brasil está localizado na América e, provavelmente, consegue identificar o território brasileiro nos mapas com certa facilidade, não é mesmo?
O Brasil tem área territorial de 8.515.759 quilômetros quadrados (km 2 ). A grande extensão do nosso país e o fato de você já conhecer a sua configuração territorial facilitam a identificação do Brasil no planisfério .
Configuração territorial: forma do território.
Planisfério: mapa que representa toda a superfície terrestre.
Fim do glossário.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Que países são maiores que o Brasil em área territorial?
PROFESSOR
Resposta: Rússia, Canadá, Esta dos Unidos e China.- Se você tivesse de listar os dez maiores países em área territorial, quais seriam os outros cinco países da lista? Pesquise e anote a lista completa.
PROFESSOR
Resposta: Austrália, Índia, Argentina, Cazaquistão e Argé lia.
- Em sua opinião, o território brasileiro sempre foi como no mapa acima?
PROFESSOR
Resposta pessoal .MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Aproveite a oportunidade para trabalhar o tema atual de relevância trabalhado neste livro, explorando a importância da expansão das áreas de ocupação durante o período colonial para a consolidação do território brasileiro além dos limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas.
Atividade 10. Espera-se que os estudantes reconheçam no mapa que Rússia, Canadá, Estados Unidos e China são países com extensão territorial superior à do Brasil. Peça a eles que leiam o mapa, identificando os 5 países mais extensos. Oriente-os a comparar o tamanho desses países.
Atividade 11. Os 10 maiores países em área territorial são Rússia, Canadá, China, Estados Unidos, Brasil, Austrália, Índia, Argentina, Cazaquistão e Argélia. Se julgar pertinente, mostre aos estudantes a localização desses países no planisfério.
Atividade 12. Espera-se que os estudantes reconheçam que o território brasileiro nem sempre foi assim. Ao longo do tempo, a configuração territorial do país passou por mudanças.
O Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio do mundo extraeuropeu. Demarcando os dois hemisférios, de polo a polo, deu a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil: ficou Portugal com as terras localizadas a leste da linha de 370 léguas traçada a partir de Açores e Cabo Verde, e a Espanha com as terras que ficassem do lado ocidental desta linha.
O direito de posse de Portugal sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil foi produto de crescentes rivalidades entre Portugal e Espanha pelas terras do Novo Mundo, durante a segunda metade do século XV.
MP043
O Brasil é o quinto maior país do mundo. Contudo, nem sempre foi assim.
A extensão e os limites do nosso país foram formados ao longo do tempo, desde a chegada dos colonizadores.
A partir do fim do século XV, a América foi colonizada por povos europeus.
Parte das terras que hoje formam os Estados Unidos foi colonizada por franceses e por ingleses.
Os espanhóis colonizaram terras da faixa ocidental da América do Sul, grande parte das terras e ilhas da América Central e do atual México.
Os portugueses colonizaram terras na parte oriental da América do Sul, que atualmente correspondem às terras brasileiras.
O Tratado de Tordesilhas
Em meados do século XV, Portugal e Espanha disputavam o controle das terras americanas.
Para resolver o conflito, Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, que estabeleceu a divisão das terras entre portugueses e espanhóis.
A linha de Tordesilhas, como mostra o mapa abaixo, marca essa divisão: as terras a leste da linha de Tordesilhas pertenceriam a Portugal e as terras a oeste dessa linha, à Espanha.
Desse modo, as terras do continente americano que pertenciam a Portugal ficaram conhecidas como América Portuguesa.
FONTE: Hermann Kinder; Werner Hilgemann. Atlas histórico mundial: de los orígenes a la Revolución Francesa. Madri: Istmo, 1995. v. 1.
MANUAL DO PROFESSOR
A proximidade das datas do Tratado de Tordesilhas (1494) e do “descobrimento” (1500) faz supor que Portugal já sabia da existência das terras brasílicas antes mesmo da expedição cabralina.
FONTE: IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento . Disponível em: http://fdnc.io/fAm. Acesso em: 8 dez. 2020.
Na página 21 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE05 e EF04GE10.
Orientações pedagógicas
Explore o mapa que mostra a colonização europeia na América, associando-o com as informações do texto.
Comente com os estudantes alguns aspectos do Tratado de Tordesilhas, que foi um acordo assinado por Espanha e Portugal, em 1494, no qual se estabeleceu a divisão das terras americanas entre esses dois países.
MP044
O mundo que queremos
Crianças da América do Sul
Você estudou que a América do Sul é formada por vários países.
Em cada um desses países as paisagens são diferentes, assim como o modo de vida das pessoas que lá vivem.
Essa diversidade cultural pode ser percebida no cotidiano das crianças.
Leia as histórias a seguir e conheça um pouco da vida de algumas crianças de dois países da América do Sul.
Teresa tem 11 anos e é boliviana. Ela e a família vivem em uma vila de agricultores de Oruro, uma área de montanhas muito altas.
Todos os dias, pela manhã, Teresa ajuda os pais na roça. Na escola, ela aprende a ler e a escrever em espanhol, a língua oficial da Bolívia. Teresa gosta de brincar com as lhamas que seu pai cria. Ela também gosta de beber api, um suco quente de milho roxo.
Quando crescer, Teresa quer ser médica e cuidar de crianças.
Rafael tem 10 anos e vive na cidade de Córdoba, na Argentina. Ele tem uma irmã de 15 anos, Graziela.
O pai de Rafael trabalha em uma loja de ferragens e sua mãe é professora na escola em que ele estuda. Nos fins de semana, Rafael gosta de ir ao parque andar de bicicleta e jogar bola com os amigos.
O prato preferido de Rafael é empanada de carne, uma espécie de pastel recheado com carne moída. Seu sonho é ser piloto de avião e conhecer o mundo todo.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção O mundo que queremos podem ser trabalhadas na semana 5.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Comparar hábitos e costumes de diferentes povos.
- Desenvolver atitudes de valorização e respeito à diversidade cultural.
- Compreender que o modo de vida das pessoas muda de acordo com o lugar onde residem.
- Elaborar uma carta com base em um modelo.
Na seção são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE11.
Orientações pedagógicas
Inicie o trabalho solicitando a leitura das imagens. Peça aos estudantes que observem as crianças e suas características.
Após a leitura do texto, proponha aos estudantes as seguintes questões: Quantos anos vocês têm? Como é a sua família? Como é a sua escola? O que vocês mais gostam de fazer? Com o que vocês querem trabalhar quando crescerem? Quais são os seus maiores sonhos?
Peça-lhes que comparem a vida deles com a das crianças retratadas, observando semelhanças e diferenças. Destaque a importância do respeito e da valorização das diferenças.
Educação em valores e temas contemporâneos
[...] Partilhar um cotidiano onde o simples “olhar-se” permite a constatação de que são todos diferentes traz a consciência de que cada pessoa é única e, exatamente por essa singularidade, insubstituível.
O simples fato de os estudantes serem provenientes de diferentes famílias, diferentes origens, assim como cada professor ter, ele próprio, uma origem pessoal, e os outros auxiliares do trabalho escolar terem também, cada qual, diferentes histórias, permite desenvolver uma experiência de interação “entre diferentes”, na qual cada um aprende e cada um ensina. O convívio, aqui, é explicitação de aprendizagem a cada momento: o que um gosta e o outro não, o que um aprecia e o outro, talvez, despreze.
Aprender a posicionar-se de forma a compreender a relatividade de opiniões, preferências, gostos, escolhas, é aprender o respeito ao outro. [...]
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : pluralidade cultural. Brasília, DF: MEC/SEB, 1997. p. 40.
MP045
- As histórias que você leu retratam crianças de quais países da América do Sul?
PROFESSOR
Resposta: Bolívia e Argentina.
- Os hábitos de Teresa e Rafael são muito diferentes dos seus? O que você costuma fazer que é parecido com os hábitos deles?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
Vamos fazer
Imagine que sua escola está participando de um intercâmbio de cartas.
Imagine, também, que nesse intercâmbio você recebeu uma carta de Maíra, uma menina Kaiapó que vive no estado do Pará. Veja o que ela escreveu.
Glossário:
Fim do glossário.
Redenção, 25 de abril de 2021.
Olá!
Tudo bem? Como estão as coisas?
Gostaria de contar para você um pouco sobre a minha vida. Eu moro com meus pais e com minhas três irmãs numa aldeia no estado do Pará. Meu pai é o chefe da aldeia. Minha casa é feita de madeira e barro, com telhado de sapê. Todos nós dormimos em redes.
A escola onde estudo fica perto da minha casa. Lá eu aprendo a ler e a escrever em português e também aprendo a língua do meu povo. Como é a sua escola? O que você aprende lá?
Você gosta de brincar? Eu adoro! Também gosto muito de nadar no rio. Do que você gosta de brincar? Aqui onde eu moro quase não uso camiseta nem sapatos. Faz muito calor. Eu costumo pintar meu rosto e meu corpo com tinta de semente de urucum.
Escreva-me contando um pouco da sua vida e do que você gosta de fazer.
Um abraço,
Maíra
Fim do complemento.
- Que tal agora responder à carta de Maíra?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Escreva uma carta respondendo às perguntas de Maíra e contando outras coisas sobre sua vida e sobre o lugar onde você mora.
MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Ao ler o texto que narra as histórias, os estudantes devem perceber que Teresa vive na Bolívia e Rafael, na Argentina.
Atividade 2. É importante que os estudantes percebam que, como toda criança, as personagens retratadas brincam, vão à escola, têm preferências e sonhos.
Na atividade Vamos fazer, pergunte aos estudantes se já receberam ou escreveram cartas e explore as respostas dadas. Em seguida, realize a leitura compartilhada da carta de Maíra. Se julgar conveniente, faça uma segunda leitura promovendo interrupções para que eles comparem seu cotidiano com o de Maíra.
Além de responder às perguntas feitas por Maíra, sugira a eles que escrevam na carta: onde moram e com quem; quem são seus melhores amigos e por que gostam deles e outras coisas que tiverem vontade de contar. Explique que, na carta, também podem fazer perguntas para Maíra.
Solicite a eles que elaborem a primeira versão no caderno.
Peça-lhes que façam a versão final da carta em uma folha de papel avulsa. As cartas podem ser lidas ou trocadas entre os estudantes.
Literacia e Geografia
Oriente os estudantes na escrita da carta explorando os elementos constitutivos desse gênero textual, como local e data, saudação, remetente, destinatário, assunto e despedida. A carta escrita pela menina Maíra pode servir de modelo para os estudantes. Explore, sempre que considerar oportuno, a leitura oral de textos como o da carta.
Numeracia e Geografia
Organize um quadro como o do modelo abaixo para registrar as informações do texto.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Teresa |
Rafael |
|
---|---|---|
Idade |
_____ |
_____ |
Onde vive |
_____ |
_____ |
O que gosta de comer |
_____ |
_____ |
O que faz para se divertir |
_____ |
_____ |
O que quer ser quando crescer |
_____ |
_____ |
MP046
CAPÍTULO 2. A divisão política do Brasil
O governo de um país deve ser capaz de organizar e administrar o território nacional.
O território brasileiro é bastante extenso e diversificado. Para facilitar a organização e a administração, o território brasileiro está dividido em várias partes.
A primeira divisão das terras do Brasil
Quando iniciou a colonização do Brasil, em 1534, o governo português dividiu o território em faixas que se estendiam do litoral para o interior, até a linha de Tordesilhas.
Essas faixas eram chamadas de capitanias hereditárias , e cada uma delas era doada pelo rei a um donatário . Cada donatário devia administrar, desenvolver e proteger a capitania que recebia.
Veja, no mapa abaixo, como os portugueses dividiram o território em capitanias hereditárias.
Glossário:
Hereditárias: que passam de pai para filho por herança.
Donatário: aquele que recebe uma doação.
Fim do glossário.
FONTE: FAE. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a primeira parte do Capítulo 2 podem ser trabalhadas na semana 6.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender por que o território brasileiro foi dividido em partes menores.
- Conhecer a primeira divisão do território brasileiro.
- Conhecer a atual divisão política do território brasileiro.
- Identificar as unidades político-administrativas da federação brasileira.
- Reconhecer a responsabilidade da população na escolha dos seus representantes políticos.
- Conhecer meios de participação social na administração do município.
- Reconhecer os pontos cardeais e os colaterais como referenciais de orientação espacial.
Nas páginas 24 e 25 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE05.
Orientações pedagógicas
Explique que o Brasil foi dividido para que sua administração se tornasse mais fácil, dadas a enorme extensão de seu território e a diversidade de paisagens.
Destaque o recorte histórico que o texto traz, de modo que os estudantes percebam a importância do tempo e dos processos históricos. Comente, também, que a divisão política de um território resulta das transformações que ocorrem ao longo da história.
Retome a explicação sobre o Tratado de Tordesilhas e sobre a divisão das terras americanas, verificando o conteúdo trabalhado na página 21.
Divisão político-administrativa regional
A divisão política e administrativa do Brasil nem sempre foi a mesma. Do século XVI ao século XX, o país teve diversos arcabouços político-administrativos, a saber: as donatarias, as capitanias hereditárias, as províncias e finalmente os estados, os distritos e os municípios. [...]
Distrito Federal – É a unidade onde tem sede o governo federal, com seus poderes: Judiciário, Legislativo e Executivo;
Estados – Em número de 26, constituem as unidades de maior hierarquia dentro da organização político-administrativa do país. A localidade que abriga a sede do governo denomina-se capital;
Municípios – Os municípios constituem as unidades de menor hierarquia dentro da organização político-administrativa do Brasil. A localidade onde está sediada a prefeitura municipal tem a categoria de cidade;
MP047
A atual divisão das terras do Brasil
Atualmente, o Brasil é dividido em 27 unidades federativas . Cada estado brasileiro é uma unidade federativa, isto é, uma parte do Brasil.
Glossário:
Federativas: que fazem parte de uma federação (no caso, o Brasil). As unidades federativas também são chamadas unidades da Federação.
Fim do glossário.
O Distrito Federal, onde está situada Brasília, a capital do nosso país, também é uma unidade federativa. Por isso, podemos dizer que o território brasileiro é dividido em 27 unidades federativas: 26 estados e o Distrito Federal.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- O que as linhas brancas representam no mapa acima?
PROFESSOR
Resposta: O limite entre as unidades federativas.- Em qual unidade federativa você vive? Quais unidades federativas se limitam com ela
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Distritos – São unidades administrativas dos municípios. A localidade onde está sediada a autoridade distrital, excluídos os distritos das sedes municipais, tem a categoria de vila.
Divisão regional – O IBGE elabora divisões regionais do território brasileiro, com a finalidade básica de viabilizar a agregação e a divulgação de dados estatísticos.
Em consequência das transformações havidas no espaço brasileiro, no decorrer das décadas de 50 e 60, uma nova divisão em macrorregiões foi elaborada em 1970, definindo as regiões: Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste, que permanecem em vigor até o momento.
FONTE: IBGE. Divisão político-administrativa regional . Disponível em: http://fdnc.io/fAn. Acesso em: 20 maio 2021.
Orientações pedagógicas
Se julgar necessário, explique aos estudantes que federação corresponde à união instituída entre unidades independentes (no caso, os estados) para formar uma entidade soberana (a federação). Assim, os estados apresentam autonomia, mas a federação é a detentora da soberania.
Comente que, embora a maioria dos estados brasileiros tenha seus limites estabelecidos há algum tempo, ainda podem ocorrer mudanças na divisão político-administrativa do Brasil. As últimas ocorreram em 1977, com a criação do estado de Mato Grosso do Sul, e em 1988, com a criação do estado do Tocantins.
Explique que a divisão político-administrativa do território brasileiro pode ser modificada a qualquer momento, desde que tal mudança seja feita por meio de leis emanadas no Congresso Nacional e sancionadas pelo presidente da República.
MP048
O município é parte do estado
Cada estado brasileiro também é dividido em partes chamadas municípios.
O lugar onde moramos, por exemplo, faz parte de um município.
Observe, no mapa da página anterior, o estado de Roraima. Depois, veja, no mapa a seguir, os municípios que formam esse estado.
Cada município tem governo e algumas leis próprias, da mesma forma que acontece com o Distrito Federal e os estados.
Glossário:
Leis: regras elaboradas para organizar a vida em sociedade.
Fim do glossário.
Juntos, os municípios, o Distrito Federal e os estados constituem as unidades político-administrativas do Brasil.
Em cada unidade político-administrativa, os representantes políticos são escolhidos por meio de eleições, que ocorrem a cada quatro anos.
FONTE: IBGE. Atlas nacional digital do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/7uK. Acesso em: 8 mar. 2021.
- Observe novamente o mapa acima.
- Quantos municípios tem o estado de Roraima?
PROFESSOR
Resposta: Quinze municípios.- No mapa, como podemos perceber a área territorial de cada município?
PROFESSOR
Resposta: Pela representação dos limites territoriais por meio de linhas brancas.- Você já sabe que o Brasil tem 26 estados. E municípios, você sabe quantos existem em todo o nosso país?
PROFESSOR
Resposta: 5.570 municípios.- Pesquise e anote a resposta.
- Qual é o nome do município onde você vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
Na página 26 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE05.
Orientações pedagógicas
Comente que, segundo o IBGE, os municípios são as “unidades autônomas de menor hierarquia dentro da organização político-administrativa do Brasil”. (IBGE. Anuário Estatístico do Brasil. v. 60. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. p. 37.) Os estados são as unidades de maior hierarquia na estrutura político-administrativa do Brasil.
Atividade 3. É importante que os estudantes percebam que os municípios estão inseridos em uma realidade maior, que é o estado. Comente que as linhas brancas, no mapa, representam os limites dos municípios do estado de Roraima. Peça a eles que identifiquem os municípios por seus respectivos nomes.
Comente que os limites municipais são determinados por leis estaduais votadas por deputados estaduais. Explique que rios, pontes e avenidas são elementos utilizados para demarcar limites municipais e que, na falta desses elementos, os limites podem ser imaginários, isto é, convencionados pelas partes interessadas e representados por placas indicativas. Pergunte aos estudantes se já viram essas placas informativas da divisa entre municípios. Ressalte também que um município pode se limitar com outros municípios do mesmo estado, de estados diferentes ou de outros países.
Atividade 4. De acordo com o IBGE, existiam 5.570 municípios no Brasil em 2021. Fonte disponível em: http://fdnc.io/2NY. Acesso em: 10 jun. 2021.
A importância do estudo do município
Ao estudar o município, faz-se o estudo do processo de construção da sociedade, isto é, como os homens se relacionam entre si e de que forma estão organizados para prover sua subsistência, seja em nível de trabalho, saúde, cultura, lazer. [...]
O estudo do município permite que o estudante constate a organização do espaço, que possa perceber nele a influência e/ou interferência dos vários segmentos da sociedade, dos interesses políticos e econômicos ali existentes e também de decisões externas ao município, confrontando-se inclusive com interesses locais e da população que ali vive. [...]
MP049
A administração do município
Em todo município existe uma Prefeitura e uma Câmara dos Vereadores ou Câmara Municipal.
O prefeito governa o município. Ele trabalha na Prefeitura e é auxiliado por vários secretários municipais. Cada secretário municipal cuida de uma parte dos serviços públicos oferecidos pelo município, por exemplo, saúde, educação, cultura, habitação, transporte etc.
Os vereadores elaboram as leis do município e fiscalizam o trabalho do prefeito. Eles trabalham na Câmara Municipal.
O prefeito e os vereadores são escolhidos pelos habitantes do município nas eleições municipais.
Além de escolher o prefeito e os vereadores, a população pode participar da administração do município de outras formas.
Na Câmara Municipal, a população pode assistir às sessões em que são votadas as leis municipais. É uma maneira de acompanhar a atuação dos vereadores e de apresentar reivindicações para a melhoria do município.
Existem, ainda, os Conselhos Municipais, compostos de representantes do governo e da população. Os Conselhos Municipais são organizados para debater os problemas do município e propor melhorias em diferentes áreas: saúde, assistência social, educação, infância e adolescência, meio ambiente, entre outras.
LEGENDA: Prédio onde funciona a Prefeitura do município de Belterra, no estado do Pará, em 2017. FIM DA LEGENDA.
- Você já conhece as funções do prefeito e dos vereadores. Agora, pesquise quais são as funções de: governador do estado, deputados estaduais, deputados federais, senadores e presidente da República.
PROFESSOR
Atenção professor: Ver comentários no Manual do Professor. Fim da observação.- Anote suas descobertas no caderno.
Boxe complementar:
Hora da leitura
- A democracia pode ser assim, de Equipo Plantel, Editora Boitempo. Livro sobre a democracia e a organização das pessoas em sociedade.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Estudar o município tem pelo menos duas vantagens: o estudante tem condições de reconhecer-se como cidadão em uma realidade que é a da sua vida concreta, apropriando-se das informações e compreendendo como se dão as relações sociais e a construção do espaço. A outra vantagem é pedagógica, pois, ao estudar algo que é vivenciado pelo estudante, são muito maiores as chances de sucesso, de se tornar um aprendizado mais consequente.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do município ou a Geografia nas séries iniciais. In : CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al . (org.). Geografia em sala de aula : prática e reflexões. 3ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 2001. p. 76 e 79.
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para as páginas 27 a 31 podem ser trabalhadas na semana 7.
Fim do complemento.
Na página 27 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE03.
Orientações pedagógicas
Ressalte a importância de escolher conscientemente os candidatos a cargos públicos e acompanhar a gestão do município.
Atividade 6. Comente com os estudantes que a função do governador é administrar e representar o estado em questões jurídicas, administrativas e políticas. O governador é a autoridade máxima do estado. A função dos deputados estaduais é propor leis para o estado e fiscalizar a atuação do governador. A função dos deputados federais é, principalmente, propor, discutir e aprovar leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos. Os deputados estaduais e federais são os representantes da população no Poder Legislativo. Os senadores são os representantes dos interesses dos estados no Poder Legislativo. Eles também têm a função de propor, discutir e aprovar leis, além de revisar as leis aprovadas pelos deputados federais e julgar o presidente em caso de irregularidades. O presidente da República é o representante máximo do povo e a maior autoridade do país. Ele envia ao Congresso Nacional projetos de lei e pode vetar ou sancionar projetos aprovados pela Câmara e pelo Senado. Além disso, elabora estratégias político-econômicas para o país e comanda as Forças Armadas.
MP050
Paisagens do município
Em geral, os municípios são formados por uma área rural e por uma área urbana. A área rural corresponde ao campo. A área urbana corresponde à cidade.
Existem alguns municípios que têm apenas área urbana. É o caso do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por exemplo. Esse município tem apenas área urbana.
LEGENDA: Vista do município de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Os municípios de São Caetano do Sul, no estado de São Paulo, de São João de Meriti, no estado do Rio de Janeiro, e de Curitiba, no estado do Paraná, são outros exemplos de municípios que não têm área rural.
LEGENDA: Área rural no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Área urbana no município de Londrina, no estado do Paraná, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- O município onde você vive tem área urbana e área rural? Em qual delas você mora?
PROFESSOR
Resposta pessoal.Boxe complementar:
Hora da leitura
- O mundo do meu amigo, de Ana Cecília Carvalho e Robinson Damasceno dos Reis, Editora Formato. Livro que conta as descobertas de dois amigos no campo e na cidade.
Fim do complemento.
MANUAL DO PROFESSOR
Na página 28 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE11.
Orientações pedagógicas
Explique que, no Brasil, toda sede de município é considerada cidade, mesmo que se trate de um pequeno povoado. A área urbana do município é definida pela Lei Municipal do Perímetro Urbano. Essa lei define os limites da área urbana. As áreas do município que não compõem esses limites são consideradas áreas rurais.
Peça aos estudantes que comparem as fotografias, destacando as principais diferenças entre elas. Pergunte a eles quais atividades econômicas podem ser realizadas em cada área mostrada.
MP051
Orientando-se no município
Você sabe como se orientar para chegar aos diferentes lugares de seu município?
Glossário:
Orientar-se: conhecer a posição ou direção de algo ou de alguém no espaço.
Fim do glossário.
Podemos nos orientar conhecendo o lado onde o Sol “aparece” ou “se põe” no horizonte.
O Sol sempre “aparece” do mesmo lado no horizonte pela manhã. Esse lado é chamado de leste.
No fim da tarde, o Sol “se põe” do lado oposto. Esse lado é chamado de oeste.
Orientando-se pelo Sol
Você pode se orientar tendo o Sol como referencial.
Se abrir os braços com a mão direita apontando para o lado onde o Sol “aparece” pela manhã, você terá a direção leste. A direção oeste estará do lado oposto.
À sua frente estará a direção norte e às suas costas, a direção sul. Leste (L), oeste (O), norte (N) e sul (S) são chamados pontos cardeais.
LEGENDA: Nesse esquema, chamado rosa dos ventos, estão representadas as direções dos pontos cardeais. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: “Nascer” do Sol na praia de Copacabana, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, em 2015. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Nas páginas 29 e 30 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE09.
Orientações pedagógicas
Destaque que o movimento do Sol é aparente. A Terra é que está em movimento: a rotação do planeta faz com que o Sol “apareça” em um lado e “desapareça” em outro. A percepção do movimento aparente do Sol permite determinar as direções cardeais leste e oeste e, com base nestas, as direções norte e sul.
Ao utilizar o corpo para determinar as direções cardeais, é preciso observar o lado onde o Sol “aparece”, pela manhã, ou o lado onde ele “desaparece”, no fim da tarde, evitando que os estudantes concluam que o leste está sempre à direita e desconsiderem a trajetória aparente do Sol.
Numeracia e Geografia
É importante que os estudantes percebam que a determinação das direções depende do ponto de referência, ou referencial, que está sendo considerado. Reforce as noções de lateralidade: esquerda, direita, em cima, embaixo, atrás, em frente. Para isso, podem ser utilizados exemplos do cotidiano: a posição da carteira ou outros objetos da própria sala de aula, a frente da escola ou da própria casa etc.
Peça aos estudantes que, em suas casas, observem o movimento do Sol ao longo de um dia e depois representem por meio de um desenho o “caminho” que o Sol fez no céu ao longo do dia. Eles podem indicar no desenho as direções cardeais.
Orientando-se pelo Sol
A orientação a partir dos pontos cardeais pode parecer muito abstrata para os estudantes. É importante fazer com que percebam que esse tipo de orientação está baseado na observação do movimento aparente do Sol. É importante destacar que o leste não é apenas o “lugar onde o Sol nasce”, assim como o oeste não é apenas “o lugar onde o Sol se põe”. De acordo com Almeida e Passini, o leste e o oeste “[...] são os pontos de entrada da Terra na luz e/ou na sombra do lugar onde o sujeito se encontra, sendo observáveis pela presença do Sol ou pela sua ausência. No entanto, o leste e o oeste não são pontos. São antes o sentido que se pode tomar indo na direção do surgimento da luz ou da sombra considerando o sentido do movimento de rotação da Terra, que se faz de oeste para leste”.
FONTE: ALMEIDA, Rosângela Doin de; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico : ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2002. p. 42.
MP052
Entre os pontos cardeais há os pontos colaterais nordeste (NE), sudeste (SE), sudoeste (SO) e noroeste (NO).
Os pontos cardeais e os pontos colaterais indicam direções de orientação e de localização. Esses pontos estão representados na rosa dos ventos abaixo.
LEGENDA: Rosa dos ventos com os pontos cardeais e colaterais. FIM DA LEGENDA.
- Observe o desenho e, depois, preencha os espaços em seu caderno.
- A casa de Mariana está localizada a _____ da praça.
PROFESSOR
Resposta: Noroeste.- Mariana está saindo de casa para ir ao banco. Para isso, ela deve seguir a direção _____.
PROFESSOR
Resposta: Sul.- Ao sair do banco, Mariana pretende ir ao mercado. Para isso, ela deve seguir a direção _____.
PROFESSOR
Resposta: Leste.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Antes de iniciar a leitura do texto, questione os estudantes: Como vocês explicariam o caminho de sua casa até a escola? Quando marcam um encontro em um local com muitas pessoas, como localizam a pessoa que pretendem encontrar? Como sabem a direção que deve ser seguida para chegar a algum local?
Explique que os pontos cardeais e colaterais não mudam; o que muda é o ponto de referência ou referencial considerado.
Se necessário, explique aos estudantes que o símbolo W, indicado em alguns esquemas, desenhos ou instrumentos de orientação, como a bússola, significa oeste. O símbolo W vem do inglês west (oeste). O símbolo E significa leste e vem do inglês east (leste).
Sugestão de atividade: Confeccionando uma rosa dos ventos
Materiais necessários: cartolina, tesoura com pontas arredondadas, lápis de cor ou canetas hidrográficas para colorir.
- Reproduza, para cada estudante, um modelo da rosa dos ventos em tamanho ampliado. Os estudantes devem colar o modelo em um pedaço de cartolina. Peça-lhes que pintem a rosa dos ventos e, depois, a recortem.
- A rosa dos ventos confeccionada pelos estudantes pode ser utilizada para identificar pontos de referência em cada dependência da escola.
MP053
- Com a ajuda do professor, descubram a direção leste em relação à escola.
- Depois, observem os elementos que existem ao redor da escola e identifiquem o que há:
PROFESSOR
Resposta pessoal.- ao norte da escola.
- a leste da escola.
- ao sul da escola.
- a oeste da escola.
- O mapa a seguir mostra alguns municípios do estado do Paraná.
Atenção: a rosa dos ventos está posicionada sobre o município de Curitiba.
FONTE: IBGE. Atlas nacional digital do Brasil. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/atlas_nacional/ . Acesso em: 8 mar. 2021.
- Partindo de Curitiba, escreva qual direção seguir para chegar aos seguintes municípios:
- Almirante Tamandaré.
PROFESSOR
Resposta: Norte.- São José dos Pinhais.
PROFESSOR
Resposta: Sudeste.- Campo Magro.
PROFESSOR
Resposta: Noroeste.- Campo Largo.
PROFESSOR
Resposta: Oeste.- Fazenda Rio Grande.
PROFESSOR
Resposta: Sul.PROFESSOR
Resposta: Sudoeste.- Pinhais.
PROFESSOR
Resposta: Leste.- Colombo.
PROFESSOR
Resposta: Nordeste.MANUAL DO PROFESSOR
- Para identificar os pontos de referência, faça perguntas como: O que há a leste da escola? O que há ao norte da escola? Em que direção está a quadra da escola? E a secretaria?
- Destacamos que é preciso identificar antecipadamente a direção leste tendo como referência a escola. Para isso, o professor poderá utilizar uma bússola ou simplesmente observar a direção em que o Sol “aparece” pela manhã ou “se põe” ao entardecer, tendo a escola como referência. Uma vez determinada a direção leste ou oeste, tomando-se a escola como referencial, a rosa dos ventos
deve
ser posicionada de tal forma que a inscrição
L
(leste) ou a inscrição O (oeste) esteja apontada para a direção leste ou oeste encontrada pelo professor.
Na página 31 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE09.
Orientações pedagógicas
Atividade 10. Encaminhe a atividade para casa, orientando a correta utilização da rosa dos ventos.
É possível criar outras propostas como as das atividades 8, 9 e 10 para verificar se os estudantes realmente aprenderam as noções de orientação. Pode-se também usar um mapa do município para que eles identifiquem as direções com base na rosa dos ventos, atentando, primeiramente, para a direção em que o Sol aparece pela manhã.
MP054
CAPÍTULO 3. O Brasil e suas regiões
O que é região?
Uma região pode ser definida como uma porção da superfície terrestre que reúne características que a diferenciam das outras porções. A divisão do espaço geográfico em porções que têm características semelhantes é chamada de regionalização.
O IBGE dividiu o Brasil em cinco regiões
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o principal órgão governamental que fornece informações e dados estatísticos oficiais sobre nosso país. Ele faz, por exemplo, pesquisas sobre aspectos sociais, econômicos e naturais do Brasil.
Para facilitar a pesquisa e a organização das informações e dos dados estatísticos sobre o país, o IBGE dividiu o território brasileiro em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Cada uma dessas regiões é composta de unidades federativas que podem apresentar características semelhantes quanto à vegetação, ao clima, às atividades econômicas, entre outros aspectos.
A divisão regional feita pelo IBGE é a regionalização oficial do Brasil. Assim, todos os órgãos governamentais devem utilizá-la nas atividades de planejamento e aplicação dos recursos públicos .
Glossário:
Recursos públicos: dinheiro arrecadado pelo governo por meio de impostos e taxas.
Fim do glossário.
As informações e os dados estatísticos fornecidos pelo IBGE auxiliam o governo a organizar e administrar o país em todas as áreas: saúde, educação, habitação, transporte, entre outras.
O quadro abaixo mostra a quantidade de habitantes em cada região brasileira em 2020. Veja essas regiões no mapa da página seguinte.
Quadro: equivalente textual a seg uir.
Brasil: estimativa da população por região (2020) |
|
---|---|
Região |
População (habitantes) |
Norte |
18.672.591 |
Nordeste |
57.374.243 |
Centro-Oeste |
16.504.303 |
Sudeste |
89.012.240 |
Sul |
30.192.315 |
FONTE: IBGE. Estimativas da população. Disponível em: http://fdnc.io/fAo. Acesso em: 8 dez. 2020.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para as páginas 32 a 37 do Capítulo 3 podem ser trabalhadas na semana 8.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Compreender os conceitos de região e de regionalização.
- Entender para que serve a regionalização de um território.
- Conhecer a regionalização oficial do Brasil.
- Identificar alguns critérios utilizados na regionalização feita pelo IBGE.
- Conhecer a divisão do Brasil em
complexos
regionais.
Nas páginas 32 e 33 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE05.
Orientações pedagógicas
É importante que os estudantes compreendam os conceitos de região e de regionalização. Explique que a regionalização de um território permite conhecer a distribuição espacial dos fenômenos estudados. Esse conhecimento facilita a administração e o estudo do território, orienta o planejamento de ações governamentais e ajuda a obter dados numéricos ou estatísticos sobre um tema ou assunto. Assim, a regionalização do território brasileiro permite aos governos locais direcionar melhor suas ações para atender às necessidades de sua população, tendo em vista as suas particularidades.
Região: conceito central na discussão da ciência geográfica
De maneira geral, podemos dizer que no desenvolvimento do pensamento geográfico há dois grandes marcos de interpretação acerca do objeto da Geografia. O primeiro entende que a Geografia estuda a relação do homem com o meio e o segundo a concebe como um campo de conhecimento particular voltado para o estudo das diferenciações das áreas. Essas duas orientações gerais implicam concepções diferentes de região. Na primeira perspectiva, referida, muitas vezes, como ambientalista, a região existe em si mesma, ou seja, ela é autoevidente e cabe ao pesquisador reconhecê-la por meio de análises. A região, portanto, se coloca como objeto de estudo a priori .
MP055
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Observe o quadro da página anterior e o mapa acima.
- No mapa, qual é a cor da região com mais habitantes?
PROFESSOR
Resposta: Amarela.- E a cor da região com menos habitantes?
PROFESSOR
Resposta: Rosa.- Qual é a região com maior número de unidades federativas? E a com menor?
PROFESSOR
Resposta: A região Nordeste tem o maior número; a região Sul apresenta o menor número.- A unidade federativa onde você vive faz parte de qual região brasileira? Qual é a população total dessa região?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
No segundo caso, a região não existe por si mesma, ela não é objeto de estudo no sentido restrito do termo, pois ela se conforma no final do processo de investigação, processo esse que constrói o recorte espacial por meio de elaboração de critérios definidos no processo de investigação.
FONTE: LENCIONI, Sandra. Região e Geografia: a noção da região no pensamento geográfico. In : CARLOS, Ana Fani A. Novos caminhos da Geografia . São Paulo: Contexto, 1999. p. 200.
Orientações pedagógicas
Comente que o Brasil já teve outras divisões regionais. A atual divisão regional foi proposta em 1970, sendo, depois, modificada pela Constituição Federal de 1988.
Atividade 2. Pergunte aos estudantes quais são as unidades federativas que compõem a Região Nordeste e suas respectivas capitais. Pergunte a eles também quais unidades federativas compõem a Região Sul.
MP056
As grandes regiões do Brasil
Como você estudou, as unidades federativas brasileiras foram agrupadas, pelo IBGE, em cinco grandes regiões.
Região Norte
A Região Norte ocupa quase metade do território brasileiro, sendo a região mais extensa.
É nessa região que se situa grande parte da Floresta Amazônica. A história de sua ocupação foi marcada pela atividade extrativista. Atualmente, ocorre também uma expansão das atividades agrícolas, o que tem acelerado o desmatamento da floresta.
Nessa região a população se distribui de maneira irregular, concentrando-se nas capitais dos estados e em algumas cidades situadas ao longo dos rios.
LEGENDA: Vista do Parque Nacional de Anavilhanas, no estado do Amazonas, em 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de parte do município de Boa Vista, no estado de Roraima, em 2019. FIM DA LEGENDA.
Região Nordeste
A Região Nordeste apresenta paisagens e aspectos naturais muito diversos, como algumas áreas úmidas e outras secas.
A maior parte da população se concentra na faixa litorânea, onde estão localizadas quase todas as capitais dos nove estados que formam a região. Seu extenso litoral é muito visitado por turistas, atraídos por suas praias.
LEGENDA: Vista de parte do município de Recife, no estado de Pernambuco, em 2019. FIM DA LEGENDA.
MANUAL DO PROFESSOR
Nas páginas 34 e 35 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE05.
Orientações pedagógicas
Após ler o texto, pergunte aos estudantes quais são os estados brasileiros. Deixe que citem os nomes conforme forem se lembrando e anote-os na lousa. Em seguida, escolha com eles cores diferentes para cada uma das cinco regiões brasileiras, organizando uma legenda. Depois, peça-lhes que associem os estados a cada uma das cinco regiões brasileiras, indicando a cor correspondente de acordo com a legenda proposta. Os estudantes podem conferir acertos e erros utilizando o mapa da página 33.
A identificação e o conhecimento de algumas características das regiões brasileiras são importantes para posterior estudo dos aspectos naturais, sociais e culturais do Brasil.
Destaque algumas diferenças entre as regiões e entre os estados, como a extensão territorial e o número de habitantes.
Pergunte aos estudantes se já visitaram outros estados do Brasil. Em caso afirmativo, peça-lhes que identifiquem os estados e contem aos colegas como era o lugar visitado. Explore semelhanças e diferenças entre esses lugares e o lugar onde os estudantes vivem.
Aproveite o conteúdo para retomar o tema da dinâmica populacional, discutindo como as diferenças regionais favorecem a mobilidade migratória e a diversidade cultural no Brasil.
MP057
Região Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é a menos populosa do Brasil. Nela estão localizados o Pantanal e a capital do país, Brasília. A criação de gado bovino e a agricultura são importantes atividades econômicas nessa região.
LEGENDA: Vista da Esplanada dos Ministérios em Brasília, no Distrito Federal, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de área rural no município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.
Região Sudeste
A Região Sudeste apresenta a economia mais desenvolvida e a maior população do país. Mais da metade das indústrias do Brasil está localizada nessa região.
LEGENDA: Vista de parte do município de São Paulo, no estado de São Paulo, em 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de área industrial e parte do município de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro, em 2020. FIM DA LEGENDA.
MP058
Região Sul
A Região Sul é a menor em extensão territorial. A colonização dessa região teve forte influência da imigração de alemães e italianos. É a segunda região mais industrializada do país.
Glossário:
Imigração: entrada de pessoas em um município, um estado ou um país que não é o seu de origem.
Fim do glossário.
LEGENDA: Vista de parte do município de Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, em 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista de parte do município de Urupema, no estado de Santa Catarina, em 2020. FIM DA LEGENDA.
- Além das informações apresentadas, o que mais você sabe sobre a região em que vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
- Imagine que o território do Brasil foi representado por um círculo dividido em 100 partes iguais.
O esquema abaixo mostra quantas partes desse círculo corresponderiam a cada região brasileira.
FONTE: IBGE. Anuário estatístico do Brasil: 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
- Qual região tem a maior extensão territorial? E qual tem a menor extensão?
PROFESSOR
Resposta: Maior extensão: Região Norte; menor extensão: Região Sul.- Como foi possível identificar cada região no círculo?
PROFESSOR
Resposta: Pelas cores do gráfico e da legenda.- Quantas partes do círculo correspondem à região onde você mora?
PROFESSOR
Resposta pessoal.MANUAL DO PROFESSOR
Nas páginas 36 e 37 são trabalhados aspectos relacionados à habilidade da BNCC: EF04GE05.
Orientações pedagógicas
Atividade 4. Solicite aos estudantes que registrem no caderno aquilo que sabem sobre a região onde moram. Em seguida, peça-lhes que socializem as respostas oralmente e organize o registro das informações na lousa.
Numeracia e Geografia
Atividade 5. Encaminhe a atividade para casa, orientando os estudantes a retomar conhecimentos relacionados à fração, conceito estudado nas aulas de Matemática, contribuindo para desenvolver a numeracia.
Literacia e Geografia
Na atividade 4, discuta as informações levantadas pelos estudantes e listadas na lousa. Em seguida, proponha à turma a produção de um texto (coletivo ou individual) caracterizando a região com base nas informações listadas.
A regionalização
Analisando de um outro ângulo essa questão da regionalização, independentemente de a questão da região se colocar como autoevidente ou como produto final da investigação, podemos perceber que o procedimento de regionalizar teve referências variadas. Primeiramente, as regionalizações se identificaram com a administração territorial e política. Em seguida, o critério natural foi o mais relevante para a elaboração de regionalizações.
Com a percepção de que a natureza não seria a única determinante na conformação regional, foram concebidas propostas baseadas no critério econômico e em outros critérios.
MP059
Uma outra regionalização: as regiões geoeconômicas
Além da divisão regional proposta pelo IBGE, existe outra maneira de dividir o Brasil, com base nas principais atividades econômicas e no processo histórico de ocupação das diferentes porções do espaço geográfico.
Essa regionalização organizou o território brasileiro em três regiões geoeconômicas . Observe-as no mapa abaixo.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Compare esse mapa com o mapa da página 33.
- Nos dois mapas, os limites de cada região coincidem com os limites dos estados? Explique.
PROFESSOR
Resposta: No mapa que representa as regiões geoeconômicas, os limites das regiões e dos estados não coincidem.- A unidade federativa onde você mora fica em qual região geoeconômica?
PROFESSOR
Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR
A título de lembrança e de exemplo, podemos mencionar a identidade posta entre região e espaço vivido e a compreensão da regionalização como produto da divisão territorial do trabalho.
FONTE: LENCIONI, Sandra. Região e Geografia: a noção de região no pensamento geográfico. In : CARLOS, Ana Fani. Novos caminhos da Geografia . São Paulo: Contexto, 1999. p. 200-201.
Orientações pedagógicas
A regionalização do Brasil por regiões geoeconômicas foi elaborada pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967 e está baseada, principalmente, em aspectos históricos e socioeconômicos.
Atividade 6. a) Os limites de cada região coincidem com os limites dos estados apenas no mapa das regiões do IBGE (página 33). Na divisão geoeconômica, as regiões abrangem parcialmente alguns estados. A região da Amazônia, por exemplo, não abrange todo o território dos estados do Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão. Explore a comparação entre essa regionalização por regiões geoeconômicas e a regionalização proposta pelo IBGE, chamando atenção para as diferenças e as semelhanças entre os limites das regiões. Proponha uma reflexão perguntando aos estudantes que regionalização eles acreditam ser mais representativa da situação atual do território brasileiro.
MP060
Para ler e escrever melhor
O texto que você vai ler mostra a divisão regional do Brasil ao longo do tempo.
As divisões regionais do Brasil
Ao longo da história, a regionalização do território brasileiro foi feita de várias maneiras.
Em 1940, o Brasil foi dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este (ou Leste) e Sul. Veja o mapa 1.
Mais tarde, em 1960, essas cinco regiões já haviam sido modificadas. O nome de duas delas mudou e todas passaram a abranger uma área diferente. Observe no mapa 2.
Atualmente, a chamada Região Leste não existe mais. A Região Nordeste foi estendida até a Bahia e foi criada a Região Sudeste, que abrange estados que pertenciam à Região Leste e à Região Sul. Além disso, uma parte do território do Centro-Oeste passou a integrar a Região Norte. Observe no mapa 3.
FONTE: Mapas: IBGE. Atlas geográfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção Para ler e escrever melhor podem ser trabalhadas na semana 9.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Ler e compreender um texto expositivo com estrutura de sequência temporal.
- Perceber a organização do texto expositivo com a utilização de marcadores textuais (em 1940; mais tarde, em 1960; atualmente).
- Analisar e selecionar informações contidas no texto e em mapas, separando-as em um organizador gráfico (quadro).
- Escrever um texto, com base em um modelo, sobre as mudanças que ocorreram na divisão política da Região Nordeste.
Na seção são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE05 e EF04GE10.
Orientações pedagógicas
Leia o texto com os estudantes, evidenciando que ele mostra um desencadeamento temporal. As expressões em 1940, mais tarde, em 1960 e atualmente têm a função de marcar essa passagem do tempo. A realização da atividade favorece o desenvolvimento da literacia e a consolidação da alfabetização por meio da localização e da retirada de informação explícita do texto e de inferências diretas.
Auxilie os estudantes na leitura e na interpretação dos mapas, que comprovam e complementam as informações do texto. Chame a atenção deles para a ordem cronológica do texto e dos mapas, de modo que compreendam as mudanças ocorridas na divisão regional do território brasileiro ao longo do tempo.
A regionalização do IBGE
A primeira proposta de divisão do Brasil em regiões foi feita pelo IBGE, por volta da década de 1940, e levou em consideração principalmente os critérios de ordem natural, como a vegetação, o clima e o relevo. Um exemplo bem visível é o contorno que formava a Região Norte, notadamente de domínio da Floresta Amazônica, mais preservada e densa.
Após essa primeira tentativa de regionalização do Brasil, ocorreram muitas mudanças na organização interna do território, como a formação de centros industriais urbanos, a expansão das fronteiras agrícolas, a modernização das atividades econômicas e o rápido e constante crescimento populacional do pós-guerra.
MP061
- Do que trata o texto?
PROFESSOR
Resposta: De mudanças na divisão regional do Brasil.- No texto, que expressões indicam a passagem do tempo?
PROFESSOR
Resposta: “Ao longo da história”; “mais tarde”; “em 1960”; “atualmente”.- Observe a sequência temporal destes mapas.
FONTE: Mapas: IBGE. Atlas geo gráfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. 2ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2015.
- O que essa sequência de mapas mostra?
PROFESSOR
Resposta: A incorporação de novos estados na Região Nordeste.- Complete o quadro com a sigla dos estados que formavam a Região Nordeste em cada período.
PROFESSOR
Resposta: 1940: CE, RN, PB, PE, AL; 1960: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL; atualmente: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL, SE, BA.Quadro: equivalente textual a s eguir.
Estados da Região Nordeste |
||
---|---|---|
1940 |
1960 |
Atualmente |
_____ |
_____ |
_____ |
- Com base nos mapas e nas informações do quadro, escreva um texto mostrando as mudanças que ocorreram na configuração da Região Nordeste ao longo do tempo. Lembre-se de dar um título para o seu texto.
PROFESSOR
Resposta pessoal: texto do estudante.
MANUAL DO PROFESSOR
Esses fatores levaram o IBGE a rever seus critérios e a estabelecer uma regionalização que contemplasse também alguns aspectos socioeconômicos e demográficos. No entanto, a manutenção dos limites estaduais ainda era importante para facilitar a coleta e a organização dos dados.
A atual divisão do IBGE segue o princípio dos limites estaduais para efeito de pesquisas oficiais e ainda propõe uma divisão de acordo com o nível das análises: em escala maior, propõe até 360 microrregiões homogêneas e, em escala menor, divide o país em cinco macrorregiões homogêneas (as cinco grandes regiões do Brasil tal como as conhecemos).
Embora a divisão possa transmitir uma sensação de separação ou segregação, há uma forte dependência entre as regiões do país; afinal, são integradas pelo mesmo sistema político e econômico. Além disso, há um inter-relacionamento provocado pelo fluxo de pessoas, informações e mercadorias.
Orientações pedagógicas
Atividade 3. A produção do texto vai exigir que, primeiro, os estudantes organizem as informações que estão nos mapas da Região Nordeste que foram apresentados na atividade. Depois, como modelo, eles deverão seguir a estrutura do texto apresentado na seção. Lembre-os de elaborar um título sugestivo, que desperte a curiosidade dos leitores; de escrever um parágrafo anunciando o que será tratado; e de explicar as mudanças que ocorreram na divisão política do Nordeste ao longo do tempo. Se julgar conveniente, peça-lhes que usem imagens para ilustrar o texto, decalcando os mapas no caderno, por exemplo.
Após a produção do texto, solicite a eles que, em duplas, leiam o texto um do outro e os comparem, verificando se estão claros.
Conclusão da unidade
Na perspectiva da avaliação formativa, este é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes, destacando os seguintes pontos: reconhecimento dos continentes e dos oceanos que compõem a superfície terrestre; localização do Brasil na América do Sul; reconhecimento do território brasileiro como um dos maiores do mundo; identificação dos hemisférios e da distribuição do território brasileiro neles; reconhecimento das divisões político-administrativa e regional do Brasil.
MP062
O que você aprendeu
- Junte-se a um colega, analisem o mapa e respondam às questões.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais são as cidades localizadas no hemisfério norte? E no hemisfério sul?
PROFESSOR
Resposta: Quebec (Canadá), Roma (Itália), Niamei (Níger), Nova Délhi (Índia) e Manila (Filipinas). Coluna da direita: Sudeste, Nordeste, Norte, Sul, Centro-Oeste.- Em que continente se localiza cada cidade que aparece no mapa? Que elemento do mapa possibilita identificar essa informação?
PROFESSOR
Resposta: Quebec (América), Monte vidéu (América), Brasília (América), Roma (Europa), Niamei (África), Luanda (África), Camberra (Oceania), Nova Délhi (Ásia), Manila (Ásia).- Em qual unidade federativa situa-se a cidade de Brasília?
PROFESSOR
Resposta: Brasília situa-se no Distrito Federal.- Partindo de Niamei (Níger), qual direção é necessário seguir para chegar às cidades abaixo?
- Brasília.
- Quebec.
- Luanda.
- Roma.
- Manila.
- Camberra.
PROFESSOR
Resposta: Brasília: sudoeste; Quebec: noroeste; Luanda: sul; Roma: norte; Manila: leste; Camberra: sudeste.MANUAL DO PROFESSOR
Boxe complementar:
Roteiro de aulas
As duas aulas previstas para a seção O que você aprendeu podem ser trabalhadas na semana 10.
Fim do complemento.
Objetivos pedagógicos
- Recordar os principais conceitos e noções estudados ao longo da unidade.
- Aplicar o conhecimento adquirido a situações novas.
- Conhecer algumas noções de método de pesquisa.
- Trabalhar a leitura e a interpretação de gráficos.
Nas páginas 40 e 41 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE05, EF04GE09 e EF04GE10.
Orientações pedagógicas
Atividade 1. Requer conhecimentos sobre a divisão do mundo em países, continentes e hemisférios, além de noções sobre as direções cardeais e colaterais. Em caso de dúvidas entre os estudantes, retome o conteúdo do Capítulo 1 e das páginas 29 e 30 do Capítulo 2.
Gráficos: fazer e entender
[...] é importante que os professores ofereçam situações reais para que as crianças observem, coletem dados concretos do espaço de vivência e elaborem gráficos. [...] devemos ensinar o gráfico como uma linguagem visual tão importante quanto a linguagem escrita, para comunicar ou obter informações. Consideramos a importância de reconhecer o gráfico como linguagem que comunica as informações, com organização lógica, por meio de uma imagem.
MP063
- Observe o mapa a seguir.
FONTE: IBGE. Atlas geográfico escolar. 8ª ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.
- Quais são os nomes dos estados brasileiros que fazem fronteira com os países sul-americanos indicados?
Quadro: equivalente textual a seguir.
País |
Estados brasileiros |
---|---|
Argentina |
_____ |
Paraguai |
_____ |
Uruguai |
_____ |
Bolívia |
_____ |
PROFESSOR
Resposta: Argentina: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; Paraguai: Mato Grosso do Sul e Paraná; Uruguai: Rio Grande do Sul; Bolívia: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Acre.MANUAL DO PROFESSOR
Ele é uma importante ferramenta para entender Geografia como ciência, pois, para expressar os dados investigados por uma imagem, obriga o sujeito da investigação e da representação a entrar no conteúdo para entendê-lo em sua organização lógica e elaborar uma imagem que “fale”.
FONTE: PASSINI, Elza Y. Gráficos: fazer e entender. In : PONTUSCHKA, Nídia N.; OLIVEIRA, Ariovaldo U. de (org.). Geografia em perspectiva . 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 209-214.
Orientações pedagógicas
Atividade 2. A resolução dessa atividade exige conhecimentos sobre a divisão política e sobre os limites internacionais do território brasileiro. Eventuais dificuldades para a identificação dos estados podem ser sanadas com a retomada do conteúdo da página 25.
MP064
- Atualmente, como o território brasileiro está dividido?
- No início da colonização, de que modo Portugal dividiu as terras brasileiras?
PROFESSOR
Resposta: O território brasileiro está dividido em 27 partes chamadas de unidades federativas, que correspondem aos 26 estados e ao Distrito Federal. As terras brasileiras foram divididas em faixas, chamadas capitanias hereditárias, que se estendiam do litoral para o interior até a linha de Tordesilhas.- Em qual unidade político-administrativa do Brasil você vive?
PROFESSOR
Resposta pessoal.- Leia o texto em voz alta e responda às questões.
O voto
No Brasil, o voto é direto e secreto. Isso quer dizer que o eleitor vota diretamente no candidato que escolheu como seu representante político, por exemplo, o prefeito e o vereador.
O voto é secreto, ou seja, só saberemos em qual candidato o eleitor votou se ele quiser contar.
O voto é obrigatório para todas as pessoas brasileiras alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos. Em alguns casos, o voto é facultativo, isto é, a pessoa vota se quiser.
LEGENDA: Eleitor votando nas eleições municipais de 2016. Município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.
- Como é o voto no Brasil?
PROFESSOR
Resposta: O voto no Brasil é direto, secreto e obrigatório para pessoas alfabetizadas com idade entre 18 e 70 anos.- Pesquise em quais casos o voto é facultativo e anote o que descobriu.
PROFESSOR
Resposta: O voto é facultativo para pessoas de 16 e 17 anos, para pessoas com mais de 70 anos e para pessoas não alfabetizadas.MANUAL DO PROFESSOR
Nas páginas 42 e 43 são trabalhados aspectos relacionados às habilidades da BNCC: EF04GE03, EF04GE05 e EF04GE11.
Orientações pedagógicas
Atividade 3. Os estudantes precisam utilizar conhecimentos sobre o processo histórico de organização interna do território brasileiro e sobre a sua composição atual em unidades federativas, que incluem os estados e o Distrito Federal. Devem ser valorizadas ainda eventuais menções aos municípios. O mapa político da página 25 pode ser explorado como forma de retomar o conteúdo.
Atividade 4. Os estudantes devem identificar o município e a unidade federativa onde vivem.
Mais uma vez, o mapa da página 25 pode ser utilizado para auxiliar os estudantes na identificação da unidade da federação em que vivem. Outros materiais cartográficos podem ser utilizados para trabalhar a localização do município.
Atividade 5. É importante enfatizar que, no Brasil, o voto não é apenas um direito, mas também um dever. Aproveite o momento para promover um debate sobre a obrigatoriedade do voto em nosso país.
Os estudantes devem localizar no texto as informações necessárias para caracterizar os direitos e os deveres dos cidadãos em relação ao voto nas eleições brasileiras. Os estudantes que apresentarem dificuldades podem ser orientados a reler em voz alta o texto, de trecho em trecho, verificando as informações que podem ser aproveitadas para resolver as questões.
A organização do território brasileiro ao longo do tempo
É importante que os estudantes percebam que a criação das capitanias hereditárias foi uma forma que Portugal encontrou para conseguir ocupar e explorar a nova colônia e que essa organização inicial é bem diferente da atual organização do território brasileiro. O sistema de capitania hereditária “consistia na concessão real de largos domínios, proventos e privilégios a particulares, incluindo atributos de soberania, com o direito de fundar povoações, nomear funcionários, cobrar impostos e administrar justiça. O sistema oferecia a vantagem de promover a exploração das colônias sem ônus para o Estado”.
FONTE: VAINFAS, Ronaldo (dir.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808) . Rio de Janeiro: Objetiva, 2000. p. 92-93.
MP065
- Leia o texto.
A administração do país, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios é feita por pessoas eleitas pela população. Outras pessoas são eleitas para elaborar as leis que vigoram no lugar onde vivemos.
- Quem governa o país onde vivemos?
PROFESSOR
Resposta: O presidente da República.- Quem elabora as leis do país?
PROFESSOR
Resposta: Os senadores e os deputados federais elaboram as leis do país.- Quem governa as unidades federativas?
PROFESSOR
Resposta: Os governadores dos estados ou do Distrito Federal.- Quem elabora as leis estaduais?
PROFESSOR
Resposta: Os deputados estaduais elaboram as leis estaduais. (Os deputados do Distrito Federal são chamados distritais e as leis criadas por eles são chamadas leis distritais.)- Quem governa os municípios?
PROFESSOR
Resposta: Os prefeitos.- Quem elabora as leis municipais?
PROFESSOR
Resposta: Os vereadores elaboram as leis municipais.- O que são e para que servem as leis?
PROFESSOR
Resposta: As leis são regras elaboradas para organizar a vida em sociedade.- Além das eleições, de que outras formas a população pode participar da administração do município?
PROFESSOR
Ate nção professor: Sugestões e comentários no Manual do Professor. Fim da observação.- A imagem abaixo representa três regiões de um parque.
Observação: Representação sem escala para fins didáticos. Fim da observação.
- Qual foi o critério dessa regionalização?
PROFESSOR
Resposta: A regionalização do parque foi feita de acordo com o tipo de árvore.- Como o IBGE regionalizou nosso território? Qual foi o critério utilizado nessa regionalização?
PROFESSOR
Resposta: O IBGE dividiu o Brasil em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O IBGE agrupou estados que apresentam características semelhantes de vegetação, clima, história da ocupação humana e atividades econômicas, entre outras.MANUAL DO PROFESSOR
Orientações pedagógicas
Atividade 6. Caso os estudantes não se recordem de alguns dos cargos políticos ocupados por representes eleitos pelo povo ou da função que os representantes do Poder Legislativo exercem, revise o conteúdo trabalhado na página 27.
Atividade 7. A população pode acompanhar os debates e as votações que acontecem na Câmara Municipal ou as discussões que ocorrem nos diversos Conselhos Municipais, além de enviar sugestões e críticas aos vereadores e ao prefeito.
Espera-se que os estudantes apresentem a compreensão a respeito da importância da participação popular nos fóruns de debate e de deliberação sobre a administração pública do município, em especial nas sessões da Câmara Municipal e nos Conselhos Municipais. Mais uma vez, a página 27 pode ser retomada para subsidiar a compreensão do tema.
Atividade 8. Os estudantes precisam apresentar domínio sobre o conceito de região e o processo de regionalização de um território. Em caso de dúvidas, retome o conteúdo das páginas 32 e 33.
Para o estudante ler e acessar
Quem manda aqui? Um livro sobre política para crianças, de André Rodrigues, Larissa Ribeiro, Paula Desgualdo e Pedro Markun, Companhia das Letrinhas.
Livro que aborda diversas formas de controle e poder.
Plenarinho: o jeito criança de ser cidadão Disponível em: http://fdnc.io/2U2. Acesso em: 26 jul. 2021.
MP066
Comentários para o professor:
GRADE DE CORREÇÃO
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
1 |
Identificar cidades em diferentes continentes e hemisférios e nas unidades federativas do Brasil e definir as direções cardeais e colaterais que as conectam. A atividade 1 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência; EF04GE09: Utilizar as direções cardeais na localização de componentes físicos e humanos nas paisagens rurais e urbanas; EF04GE10: Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características, elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças. |
_____ |
2 |
Identificar os estados brasileiros que fazem fronteira com os países sul-americanos. A atividade 2 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
_____ |
3 |
Reconhecer a divisão política do território brasileiro em unidades federativas. A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
_____ |
4 |
Indicar a unidade político-administrativa brasileira em que vive. A atividade 4 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. |
_____ |
5 |
Compreender o funcionamento do sistema eleitoral no Brasil. A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. |
_____ |
MP067
Quadro: equivalente textual a seguir.
Questão |
Habilidades avaliadas |
Nota/conceito |
---|---|---|
6 |
Reconhecer os cargos ocupados pelos representantes eleitos pelo povo para as diferentes esferas do poder. A atividade 6 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. |
_____ |
7 |
Reconhecer meios de participação da população na administração do município. A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade da BNCC: EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. |
_____ |
8 |
Compreender os critérios que dão base às propostas de regionalização. A atividade 8 contribui para o desenvolvimento das habilidades da BNCC: EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência; EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas. |
_____ |
Sugestão de autoavaliação
Uma proposta de autoavaliação pode ser apresentada ao final do bimestre com o objetivo de promover a reflexão dos estudantes sobre seus avanços, suas potencialidades e suas dificuldades, além de estimulá-los a pensar sobre as expectativas de aprendizagem para o bimestre seguinte.
A autoavaliação pode ser realizada de diversas maneiras. Entre as possibilidades, defina se o formato será individual ou coletivo, em uma roda de conversa. Também é importante definir a validade de seguir um roteiro, estimular a livre expressão dos estudantes ou combinar as duas estratégias. O roteiro pode ser estruturado, por exemplo, com algumas perguntas simples:
- Presto atenção e participo ativamente das aulas?
- Escuto e respeito a participação dos colegas?
- Colaboro com os colegas nos trabalhos em dupla ou em grupo?
- Tiro dúvidas com o professor quando não entendo algum conteúdo?
- Cuido dos materiais e do espaço físico da escola?
- Consegui aprender o que foi ensinado ao longo do bimestre?
- Adquiri novos conhecimentos sobre a divisão interna do território brasileiro?
- Compreendi a organização do sistema eleitoral no Brasil e sei quais são os principais cargos ocupados pelos representantes eleitos pelo povo?