36
UNIDADE 2. A VIDA FAMILIAR
37
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR:
- SERÁ QUE ESSAS PESSOAS MORAM NA MESMA CASA?
- ELAS FAZEM PARTE DA MESMA FAMÍLIA? COMO VOCÊ SABE?
Fim do complemento.
38
CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA
A FAMÍLIA É O PRIMEIRO E UM DOS MAIS IMPORTANTES GRUPOS SOCIAIS DE QUE UMA PESSOA FAZ PARTE.
EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA.
- ASSINALE AS IMAGENS QUE PODEM REPRESENTAR PESSOAS DE SUA FAMÍLIA.
- ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA TEM IDADE MUITO DIFERENTE DAS PESSOAS REPRESENTADAS NA ATIVIDADE ANTERIOR? QUEM?
39
AS FAMÍLIAS PODEM SE FORMAR POR MEIO DA UNIÃO DE PESSOAS, PELO NASCIMENTO E PELA ADOÇÃO.
AS UNIÕES FAMILIARES SÃO CONSTRUÍDAS PELOS LAÇOS DE AFETO E PELO CUIDADO DE UNS PELOS OUTROS.
LEGENDA: PAI LENDO PARA SEU FILHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: JOVEM AJUDANDO A AVÓ A CAMINHAR PELA RUA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: FAMÍLIA COMPOSTA DE MÃE, PAI, UMA FILHA E UM FILHO. FIM DA LEGENDA
40
FAMILIAS AO LONGO DO TEMPO
NO PASSADO, ERA MUITO COMUM ENCONTRAR FAMÍLIAS NUMEROSAS, FORMADAS POR MUITOS FILHOS.
A MAIORIA DAS FAMÍLIAS VIVIA NO CAMPO E, MUITAS VEZES, AVÓS, PAIS, FILHOS, TIOS E PRIMOS MORAVAM NA MESMA CASA. ALGUMAS ESCOLAS, CHAMADAS ESCOLAS RURAIS, FORAM CONSTRUÍDAS PRÓXIMAS ÀS MORADIAS DOS ESTUDANTES QUE MORAVAM E QUE AINDA MORAM NO CAMPO.
LEGENDA:ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO O DIA A DIA EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL. FIM DA LEGENDA.
ATUALMENTE, A MAIORIA DAS FAMÍLIAS É FORMADA APENAS POR PAIS
E FILHOS. MUITAS DESSAS FAMÍLIAS VIVEM EM CENTROS URBANOS.
LEGENDA:ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO FAMÍLIA ASSISTINDO À TELEVISÃO. FIM DA LEGENDA.
41
FAMÍLIAS INDÍGENAS
HOJE, O BRASIL CONTA COM MAIS DE 305 POVOS INDÍGENAS, COM ALGUMAS SEMELHANÇAS E ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE SI. AS CRIANÇAS INDÍGENAS, EM GERAL, ACOMPANHAM SUAS FAMÍLIAS NAS ATIVIDADES DIÁRIAS, BRINCANDO E APRENDENDO, E TAMBÉM VÃO À ESCOLA.
VEJA, NO TEXTO E NAS FOTOGRAFIAS, UM POUCO DA ROTINA DE FAMÍLIAS DO POVO INDÍGENA KALAPALO.
AS CRIANÇAS COSTUMAM BRINCAR TODAS AS MANHÃS BEM CEDO. POR VOLTA DAS OITO HORAS PARAM DE BRINCAR E VOLTAM PARA CASA PARA AJUDAR NO TRABALHO DOMÉSTICO. AS MENINAS AJUDAM SUAS MÃES E IRMÃS MAIS VELHAS A PREPARAR O MINGAU DE MANDIOCA E TAMBÉM AJUDAM A CUIDAR DOS IRMÃOS MENORES. OS MENINOS, ALÉM DE AJUDAR NA FABRICAÇÃO DOS ARTEFATOS, ACOMPANHAM SEUS PAIS NAS PESCARIAS.
INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. JOGOS E BRINCADEIRAS DOS KALAPALO. POVOS INDÍGENAS NO BRASIL MIRIM. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fq4. ACESSO EM: 20 DEZ. 2020.
LEGENDA:JOVENS INDÍGENAS KALAPALO NA ESCOLA DA ALDEIA AIHA, EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA:CRIANÇAS INDÍGENAS KALAPALO NA ALDEIA AIHA, EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018.FIM DA LEGENDA
42
CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA
EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA. A SUA SE PARECE COM ALGUMA DESTAS?
LEGENDA:FAMÍLIA DE PAI, MÃE E FILHOS, DO GRUPO INDÍGENA IKPENG, MUNICÍPIO DE FELIZ NATAL, ESTADO DE MATO GROSSO, 2016.FIM DA LEGENDA.
LEGENDA:FAMÍLIA DE MÃE E FILHOS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA:FAMÍLIA SEM FILHOS, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2017.FIM DA LEGENDA.
LEGENDA:FAMÍLIA DE PAI E FILHA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2017.FIM DA LEGENDA.
LEGENDA:FAMÍLIA DE NETOS E AVÓ, NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS, ESTADO DE MINAS GERAIS, 2018.FIM DA LEGENDA.
43
- CIRCULE OS TIPOS DE FAMÍLIA MAIS COMUNS NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE.
- EM CASA, DESENHE O QUE VOCÊ E SUA FAMILIA MAIS GOSTAM DE FAZER QUANDO ESTÃO JUNTOS.
_____
44
A FAMÍLIA DOS COLEGAS DE ESCOLA
CONVIVEMOS COM PESSOAS QUE VÊM DE FAMÍLIAS NUMEROSAS OU PEQUENAS, COM MUITOS FILHOS, COM POUCOS FILHOS OU SEM FILHOS. OS COLEGAS DE CLASSE TÊM UMA FAMÍLIA QUE PODE SER PARECIDA COM A SUA OU TOTALMENTE DIFERENTE.
VAMOS CONHECER UM POUCO DA FAMÍLIA DOS COLEGAS?
- PERGUNTE A TRÊS COLEGAS QUANTOS IRMÃOS E IRMÃS ELES TÊM E ASSINALE O QUADRADINHO COM A RESPOSTA CORRESPONDENTE.
Quadro: equivalente textual a seguir.
NOME DO COLEGA |
NENHUM IRMÃO |
UM IRMÃO |
DOIS IRMÃOS |
TRÊS IRMÃOS |
MAIS DE TRÊS IRMÃOS |
---|---|---|---|---|---|
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
_____ |
45
- LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM DUAS MÃES OU DOIS PAIS.
ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM SÓ PAI OU SÓ MÃE.
[...]
NAS FAMÍLIAS, TODOS GOSTAM DE
CELEBRAR DIAS ESPECIAIS JUNTOS!
[...]
NAS FAMÍLIAS, TODOS PODEM
AJUDAR UNS AOS OUTROS A
SEREM FORTES!
TODD PARR. O LIVRO DA FAMÍLIA. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2003. P. 18-19; P. 27.
- DE ACORDO COM O TEXTO, TODAS AS FAMÍLIAS SÃO IGUAIS?
_____
- COMO OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA PODEM AJUDAR UNS AOS OUTROS?
_____
- QUE DIA ESPECIAL VOCÊ GOSTA DE CELEBRAR COM A SUA FAMÍLIA?
_____
46
O MUNDO QUE QUEREMOS
FAMÍLIA É FAMÍLIA
ALGUMAS FAMÍLIAS SE FORMAM POR MEIO DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS QUE NÃO PUDERAM SER CRIADAS NAS FAMÍLIAS EM QUE NASCERAM. A ADOÇÃO É, PORTANTO, UMA DAS MANEIRAS DE ACOLHER UMA CRIANÇA E CUIDAR DELA.
O AMOR ENTRE PAIS E FILHOS – ADOTIVOS OU BIOLÓGICOS – É FRUTO DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA, DO CUIDADO E DO RESPEITO PRATICADOS NO DIA A DIA.
ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
LEGENDA: FAMÍLIA COM PAI, MÃE E FILHO ADOTADO. OS PAIS ESTÃO AJUDANDO O FILHO EM SEUS ESTUDOS. FIM DA LEGENDA.
Página de internet:
A ADOÇÃO É REGULAMENTADA PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) E PRIORIZA AS NECESSIDADES E OS INTERESSES DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE. [...]
SUA FUNÇÃO É GARANTIR, ALÉM DE OUTRAS COISAS, O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.
O QUE É ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES? CHILD FUND BRASIL. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/gt5. ACESSO EM: 15 DEZ. 2020.
Fim da página de internet.
47
- QUE DIREITOS A ADOÇÃO PODE GARANTIR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?
_____
- DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERÁ SUA FAMÍLIA NO FUTURO. VOCÊ PODE ACRESCENTAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, AMIGOS OU PERSONAGENS PREFERIDOS.
_____
48
CAPÍTULO 3. TODA FAMILIA TEM UMA HISTÓRIA
EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE REPRESENTAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. UMA DELAS É O DESENHO DAS PESSOAS EM UMA ÁRVORE GENEALÓGICA. NO TRONCO FICAM AS PESSOAS MAIS VELHAS E NOS GALHOS FICAM AS MAIS NOVAS.
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
ÁRVORE GENEALÓGICA É O NOME DADO À REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA POR MEIO DO DESENHO DE UMA ÁRVORE COM TRONCO E GALHOS.
Fim do complemento.
CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA DE ANA.
49
VEJA O DESENHO DA ÁRVORE GENEALÓGICA QUE A ANA FEZ DE SUA FAMÍLIA.
- OBSERVE NOVAMENTE A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA DE ANA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
- QUEM É O PAI DE ANA?
- QUEM É A MÃE DA MÃE DE ANA?
- QUEM É O IRMÃO DE ANA?
50
- AGORA É A SUA VEZ DE MONTAR A ÁRVORE GENEALÓGICA DE SUA FAMÍLIA. VOCÊ PODE PINTAR, DESENHAR E ESCREVER SEU NOME E O DE SEUS FAMILIARES.
51
SUA FAMÍLIA JÁ EXISTIA ANTES DE VOCÊ NASCER. É POSSÍVEL REGISTRAR OS ACONTECIMENTOS ANTERIORES E POSTERIORES A SEU NASCIMENTO EM UMA LINHA DO TEMPO DA SUA FAMÍLIA.
OBSERVE NA LINHA DO TEMPO ALGUNS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE ANA E DE SEUS PAIS.
- PERGUNTE AOS ADULTOS COM QUEM VOCÊ VIVE QUAIS FORAM OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES ANTES DE VOCÊ NASCER E DEPOIS. REGISTRE ESSES ACONTECIMENTOS NOS ESPAÇOS ABAIXO COM DESENHOS, RECORTES OU FOTOGRAFIAS. ANOTE TAMBÉM O ANO EM QUE CADA UM DELES OCORREU .
_____
_____
52
ATIVIDADE DIVERTIDA
QUE TAL FAZER UM ÁLBUM DE FAMILIA?
- DESENHE VOCÊ E SUA FAMÍLIA NOS ESPAÇOS EM BRANCO. NESSE ÁLBUM, VOCÊ TAMBÉM PODERÁ ACRESCENTAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E AMIGOS. SE DESEJAR, COLE FOTOGRAFIAS. DEPOIS, MOSTRE SEU ÁLBUM AOS COLEGAS E VEJA O DELES.
_____
_____
_____
53
Página sem conteúdo.
54
CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA
EM NOSSA MORADIA, CONVIVEMOS COM A FAMÍLIA E FAZEMOS ALGUMAS ATIVIDADES DIÁRIAS, COMO COMER, DORMIR, BRINCAR, CONVERSAR E ESTUDAR.
AS REFEIÇÕES PODEM SER OS MOMENTOS EM QUE TODA A FAMÍLIA SE REÚNE.
- CONTE AOS COLEGAS COMO SÃO AS MANHÃS EM SUA CASA. ENQUANTO OS ADULTOS TRABALHAM, MUITAS CRIANÇAS PASSAM UM PERÍODO DO DIA NA CASA DE OUTROS PARENTES. QUEM CUIDA DE VOCÊ ANTES OU DEPOIS DA ESCOLA?
55
EM CASA, TODOS PODEM AJUDAR A CUIDAR DA ORGANIZAÇÃO E DA LIMPEZA. PARA ISSO, É PRECISO QUE CADA UM FAÇA ALGUMA TAREFA.
COMO FUNCIONA A DIVISÃO DE TAREFAS EM SUA CASA?
DEPOIS DE DEIXAR A CASA ORGANIZADA, A FAMÍLIA SE REÚNE PARA APROVEITAR O TEMPO LIVRE E PARA COMPARTILHAR MOMENTOS DO DIA DE CADA UM.
- ASSINALE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ PARA COLABORAR COM SUA FAMÍLIA NAS TAREFAS DE CASA .
Quadro: equivalente textual a seguir.
ARRUMO A CAMA. |
_____ |
GUARDO OS BRINQUEDOS E OUTROS OBJETOS PESSOAIS. |
_____ |
AJUDO A ARRUMAR A MESA ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES. |
_____ |
REGO AS PLANTAS. |
_____ |
ALIMENTO OS ANIMAIS DOMÉSTICOS. |
_____ |
56
MUITAS FAMÍLIAS GOSTAM DE APROVEITAR O TEMPO LIVRE JUNTAS. NOS FINS DE SEMANA, POR EXEMPLO, É COMUM ENCONTRAR DIVERSAS FAMÍLIAS EM LUGARES PÚBLICOS COMO PRAÇAS E PARQUES.
O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER PARA SE DIVERTIR COM SEUS FAMILIARES?
- CIRCULE NA CENA AS SITUAÇÕES QUE VOCÊ TAMBÉM VIVE COM SUA FAMÍLIA EM MOMENTOS DE LAZER.
57
NOS ESPAÇOS PÚBLICOS, ASSIM COMO EM CASA E NA ESCOLA, PRECISAMOS USAR “POR FAVOR” PARA PEDIR ALGO, AGRADECER QUANDO RECEBEMOS AJUDA E PEDIR PERMISSÃO PARA MEXER EM ALGUMA COISA QUE NÃO É NOSSA.
ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO PRESTAR ATENÇÃO EM ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA PARA RESPEITAR OS DIREITOS DAS OUTRAS PESSOAS. POR EXEMPLO, NÃO FICAR EM LOCAIS DE CIRCULAÇÃO PARA NÃO ATRAPALHAR A PASSAGEM, JOGAR LIXO NO LUGAR CORRETO E RESPEITAR A ORDEM DAS FILAS.
TAMBÉM É IMPORTANTE VERIFICAR SE O LOCAL TEM REGRAS ESPECÍFICAS. NOS MUSEUS, POR EXEMPLO, NÃO PODEMOS CORRER NEM TOCAR NAS PEÇAS EM EXPOSIÇÃO.
- A IMAGEM ABAIXO MOSTRA UMA PLACA EM UM PARQUE. ANALISE A SINALIZAÇÃO E CONVERSE COM UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA SOBRE ESSA REGRA. DEPOIS, TENTE PENSAR EM OUTRAS REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UM PARQUE COMO ESSE. ESSAS REGRAS SÃO DIFERENTES DAS QUE EXISTEM NA SUA CASA? DEPOIS COMPARTILHE COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA AS SUAS REFLEXÕES.
LEGENDA: PLACA DE INFORMAÇÃO DE UM PARQUE MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE GUARAREMA, ESTADO DE SÃO PAULO, 2020.
58
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE O GRÁFICO.
- CIRCULE NO GRÁFICO A MAIOR COLUNA.
- POR QUE ESSA COLUNA É MAIOR?
_____
- NA SUA FAMÍLIA, SUA AVÓ TEVE MAIS OU MENOS FILHOS QUE SUA MÃE?
_____
- LEIA AS QUATRO AFIRMAÇÕES A SEGUIR. UMA DELAS É FALSA. VOCÊ CONSEGUE DESCOBRIR QUAL É? DEPOIS DA LEITURA, REFLITA E ASSINALE A AFIRMAÇÃO FALSA.
( ) EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA E DE COMPOSIÇÕES
FAMILIARES.
( ) ANTIGAMENTE, GRANDE PARTE DAS FAMÍLIAS TINHA POUCOS FILHOS E OS PARENTES PRÓXIMOS VIVIAM NA MESMA MORADIA.
( ) A ÁRVORE GENEALÓGICA É UMA MANEIRA DE REPRESENTAR A
HISTÓRIA E AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS DE UMA FAMÍLIA.
( ) PRECISAMOS SEGUIR REGRAS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS PARA
A BOA CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE.
59
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO. PARA ISSO, UTILIZE AS PALAVRAS DESTACADAS NOS QUADRINHOS COLORIDOS.
- _____ GENEALÓGICA É UM TIPO DE REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA.
- MUITAS CRIANÇAS _____ ACOMPANHAM A FAMÍLIA NAS ATIVIDADES DIÁRIAS.
- A _____ É O PRIMEIRO GRUPO DO QUAL SE FAZ PARTE.
- NO PASSADO, A MAIORIA DAS FAMÍLIAS VIVIA NO _____
- OS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE UMA PESSOA PODEM SER ORGANIZADOS EM UMA LINHA DO _____
FAMÍLIA ÁRVORE CAMPO INDÍGENAS
60
- LIGUE CADA FRASE DA COLUNA DA ESQUERDA AO FAMILIAR CORRESPONDENTE NA COLUNA DA DIREITA.
O PAI DA SUA MÃE É SEU...
O FILHO DA SUA MÃE É SEU...
A MÃE DO SEU PAI É SUA...
A MÃE DO SEU IRMÃO É SUA...
- PROCURE SE RECORDAR DE ALGUMA HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA. FAÇA UM DESENHO DA HISTÓRIA NO ESPAÇO ABAIXO.
_____
61
- OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DAS FAMÍLIAS E RESPONDA.
- QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS FAMÍLIAS?
_____
- ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.
- A FAMÍLIA ESTÁ REALIZANDO ATIVIDADES: APENAS DE LAZER.
( ) APENAS DE LAZER.
( ) APENAS DE COOPERAÇÃO.
( ) DE LAZER E DE COOPERAÇÃO.