62
UNIDADE 3. A ESCOLA
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- O QUE AS PESSOAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO ESTÃO FAZENDO?
- VOCÊ TEM O HÁBITO DE DIZER “BOM DIA” OU “BOA TARDE” PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA?
- POR QUE É IMPORTANTE CONHECER E CUMPRIMENTAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM EM SUA ESCOLA?
Fim do complemento.
63
Página sem conteúdo.
64
CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER
A ESCOLA É UM LUGAR DE APRENDER E DE CONVIVER.
AS ESCOLAS SÃO ORGANIZADAS EM DIFERENTES ESPAÇOS. CADA UM DELES TEM UMA FUNÇÃO ESPECIAL, MAS TODOS TÊM ALGO EM COMUM: SÃO LOCAIS PARA CONVIVER, APRENDER E DESENVOLVER-SE.
OBSERVE A ILUSTRAÇÃO NAS PÁGINAS 64 E 65.
65
- DEPOIS DE OBSERVAR A IMAGEM DAS PÁGINAS 64 E 65, MARQUE O NÚMERO DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO.
( ) LOCAL EM QUE HÁ CARTEIRAS, CADEIRAS E LOUSA.
( ) NESSE ESPAÇO, HÁ LIVROS, REVISTAS, JORNAIS E FILMES PARA
PESQUISA E LAZER.
( ) NELE SÃO REALIZADOS EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS.
( ) NESSE LOCAL PODE-SE REUNIR COM OS COLEGAS PARA
BRINCAR OU PARA LANCHAR.
( ) ESPAÇO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES E RECREAÇÃO.
- ESCREVA A SEGUIR OS TRÊS ESPAÇOS PREFERIDOS POR VOCÊ EM SUA ESCOLA._____
- OS ESPAÇOS DA ESCOLA SÃO PARECIDOS COM OS ESPAÇOS DE UMA MORADIA? POR QUÊ?
66
DIFERENTES TIPOS DE ESCOLA
EXISTEM MUITOS TIPOS DE ESCOLA. VAMOS CONHECER ALGUNS?
NAS ESCOLAS INDÍGENAS, AS CRIANÇAS APRENDEM A LÍNGUA DE SEU GRUPO INDÍGENA E A LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONHECER AS DUAS CULTURAS.
LEGENDA: ESCOLA INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DO PARECIS, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESCOLA RURAL NO BAIRRO BOM JESUS DA BOCAINA, NO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS, ESTADO DE SÃO PAULO, 2019. FIM DA LEGENDA.
NAS ESCOLAS DO CAMPO, ALÉM DOS CONTEÚDOS COMUNS, SÃO OFERECIDAS
AULAS SOBRE COMO CULTIVAR VEGETAIS, CUIDAR DE ANIMAIS E PROTEGER O MEIO AMBIENTE.
NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, ALÉM DAS DISCIPLINAS COMUNS, HÁ AULAS DE VALORIZAÇÃO À IDENTIDADE E À CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. NESSAS ESCOLAS, É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO CHAMADO MANCALA E PRATICAR DANÇAS AFRICANAS, COMO A CIRANDA E A RODA DE COCO.
LEGENDA: ESCOLA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, ESTADO DE MATO GROSSO, 2020. FIM DA LEGENDA.
67
- RELACIONE O TIPO DE ESCOLA ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.
COLUNA ESQUERDA:
ESCOLA INDÍGENA.
ESCOLA DO CAMPO.
ESCOLA QUILOMBOLA.
COLUNA DIREITA:
VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E O CULTIVO DE VEGETAIS.
APRENDIZADO DAS LÍNGUAS INDÍGENA E PORTUGUESA.
- OBSERVE AS IMAGENS DAS ESCOLAS NA PÁGINA 66 E RESPONDA.
- ESSAS ESCOLAS TÊM ALGO EM COMUM COM A ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA? SE SIM, O QUÊ?
- ELAS TÊM ALGO DIFERENTE? O QUÊ?
68
CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?
A ESCOLA É UMA COMUNIDADE FORMADA POR DIVERSAS PESSOAS. ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS TÊM FUNÇÕES DIFERENTES E TODOS SÃO IMPORTANTES.
CONHEÇA ALGUNS INTEGRANTES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR
69
- ESCREVA O NOME DE ALGUMAS PESSOAS DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR. SE NÃO SOUBER, PROCURE SE INFORMAR.
PROFESSORES: _____
DIRETOR OU DIRETORA:_____
FAXINEIRA OU FAXINEIRO:_____
PAIS DE ALGUNS COLEGAS:_____
- ASSINALE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NA ESCOLA.
( ) PRATICAR ESPORTES.
( ) USAR O COMPUTADOR.
( ) BRINCAR.
( ) LER.
CREDITOS: ROBERTO WEIGAND
70
APRENDER A CONVIVER
NA ESCOLA, ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS CONVIVEM E PARTILHAM EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS. CADA PESSOA TEM SUAS IDEIAS E SEU JEITO DE SER.
PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE TODOS, É PRECISO RESPEITO E COLABORAÇÃO.
OUVIR AS IDEIAS DAS PESSOAS COM ATENÇÃO É UMA ATITUDE DE RESPEITO AO OUTRO. É IMPORTANTE PERCEBER QUE NÃO EXISTE APENAS UMA FORMA DE PENSAR OU DE RESOLVER UMA SITUAÇÃO.
AS PERGUNTAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA AMPLIAR O NOSSO SABER. POR ISSO, SE TIVER DÚVIDAS, FAÇA PERGUNTAS. PROCURE, TAMBÉM, OUVIR E RESPEITAR AS DÚVIDAS DOS COLEGAS.
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA:
- ESCOLA DE CHUVA, DE JAMES RUMFORD. SÃO PAULO: BRINQUE BOOK, 2012. A HISTÓRIA SE PASSA NO CHADE, PAÍS DA ÁFRICA. TODOS OS ANOS, NO COaMEÇO DO PERÍODO DE AULAS, AS CRIANÇAS E A PROFESSORA SE UNEM PARA RECONSTRUIR A ESCOLA, DANIFICADA PELA ESTAÇÃO DAS CHUVAS.
Fim do complemento.
71
- MARQUE COM UM X AS ATITUDES QUE PROMOVEM O RESPEITO E A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.
( ) LEVAR EM CONTA A OPINIÃO DOS COLEGAS.
( ) COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.
( ) ESTIMULAR UMA ÚNICA FORMA DE PENSAR.
( ) USAR A IMAGINAÇÃO PARA INVENTAR E APRENDER ALGO NOVO.
- COMPLETE AS FRASES A SEGUIR COM AS PALAVRAS DISPONÍVEIS NOS QUADROS.
Palavras nos quadros:
ESCOLA
OUVIR
PERGUNTAS
SOLIDÁRIO
CREDITOS: EVANDRO MARENDA
- CUIDAR DOS ESPAÇOS DA _____ E SER _____ COM AS PESSOAS SÃO AÇÕES QUE AJUDAM A TODOS.
- SE TIVER DIFICULDADES EM COMPREENDER ALGO, FAÇA _____AOS COLEGAS E PROFESSORES.
- • _____COM ATENÇÃO É UM MODO DE RESPEITAR AS PESSOAS.
- REÚNA-SE COM TRÊS COLEGAS E CONVERSEM SOBRE AS ATITUDES IMPORTANTES PARA A BOA CONVIVÊNCIA.
- DEPOIS, FAÇAM UMA LISTA COM OS DIREITOS E OS DEVERES QUE SÃO IMPORTANTES PARA TODOS.
- POR ÚLTIMO, REGISTREM NO CADERNO AS ATITUDES PARA BOA CONVIVÊNCIA QUE VOCÊS DEFINIRAM JUNTOS.
72
O MUNDO QUE QUEREMOS
MUITOS JEITOS DE APRENDER
AS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM MUITO COM SEUS PAIS E SEUS PARENTES. ELAS APRENDEM, POR EXEMPLO, A FAZER PINTURAS NO CORPO, A FAZER CERÂMICA, A FABRICAR CESTOS E POTES.
AS ESCOLAS TAMBÉM SÃO LOCAIS DE APRENDIZADO PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS.
EM QUASE TODAS AS ESCOLAS OS ALUNOS RECEBEM UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. SÃO ALFABETIZADOS PRIMEIRO NA LÍNGUA INDÍGENA MATERNA E DEPOIS NO PORTUGUÊS.
ISSO SÓ NÃO ACONTECE NO NORDESTE, ONDE A MAIORIA DOS ÍNDIOS SÓ FALA O PORTUGUÊS [...].
É IMPORTANTE QUE NAS ALDEIAS AS AULAS SEJAM DADAS TAMBÉM NA LÍNGUA [DE CADA POVO INDÍGENA] E QUE SEJA ENSINADA A HISTÓRIA DA COMUNIDADE PARA QUE A CULTURA TRADICIONAL NÃO SE PERCA.
ESCOLAS INDÍGENAS. TURMINHA DO MPF. DISPONÍVEL EM: FONTE: http://fdnc.io/gte. ACESSO EM: 22 DEZ. 2020.
73
- PINTE OS QUADROS DE ACORDO COM A LEGENDA PARA INDICAR ONDE E COM QUEM VOCÊ APRENDEU CADA ATIVIDADE.
COM OS COLEGAS.
COM OS AMIGOS, FORA DA ESCOLA.
COM SEUS FAMILIARES.
SOZINHO.
Quadros:
ANDAR DE BICICLETA
ESCREVER
LER
JOGAR FUTEBOL
ESCOVAR OS DENTES
SALTAR
PULAR CORDA
CONHECER HISTÓRIAS DE FAMÍLIA
TOMAR BANHO
FALAR
74
CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO
AS ESCOLAS DE HOJE SÃO DIFERENTES DAS ESCOLAS DO PASSADO.
A FOTOGRAFIA A SEGUIR MOSTRA UMA SALA DE AULA HÁ CERCA DE OITENTA ANOS DURANTE A CORREÇÃO DE UMA ATIVIDADE NA LOUSA.
LEGENDA: SALA DE AULA DO COLÉGIO SÃO LUIZ, MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 1938. FIM DA LEGENDA.
- DESCREVA A SALA DE AULA MOSTRADA NA FOTOGRAFIA E COMPARE-A COM SUA SALA DE AULA.
HÁ CERCA DE CEM ANOS, AS CRIANÇAS QUE IAM À ESCOLA APRENDIAM A LER, A ESCREVER E A RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, TINHAM AULAS DE CANTO, DE DESENHO E DE CALIGRAFIA .
- E ATUALMENTE, O QUE VOCÊ TEM APRENDIDO NA SUA ESCOLA?
75
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
AS PESQUISAS PARA OS TRABALHOS ESCOLARES ERAM FEITAS EM LIVROS, ENCICLOPÉDIAS, REVISTAS E JORNAIS. NÃO HAVIA INTERNET.
OS UNIFORMES ERAM OBRIGATÓRIOS EM TODAS AS ESCOLAS.
Fim do complemento.
- ASSINALE COM UM X AS AFIRMAÇÕES QUE CORRESPONDEM À SUA ROTINA ESCOLAR.
( ) USO OBRIGATÓRIO DE UNIFORME ESCOLAR.
( ) AULAS DE CANTO E CALIGRAFIA.
( ) USO DA INTERNET PARA FAZER PESQUISAS ESCOLARES.
- CIRCULE O QUE NÃO FAZ PARTE DA ESCOLA DO PASSADO.
76
OS MATERIAIS ESCOLARES
OS MATERIAIS ESCOLARES TAMBÉM MUDARAM.
ANTIGAMENTE, OS ESTUDANTES ESCREVIAM COM UMA CANETA COM PONTA DE METAL QUE MERGULHAVAM NA TINTA.
O CADERNO DE CALIGRAFIA COM LINHAS ESPECIAIS ERA MUITO USADO PELOS ESTUDANTES PARA APRENDEREM A ESCREVER COM LETRA LEGÍVEL E BONITA.
ALGUNS OBJETOS USADOS PELOS ESTUDANTES NO PASSADO CONTINUAM OS MESMOS, COMO OS LÁPIS DE COR, O LÁPIS PRETO E A BORRACHA.
77
- LIGUE OS OBJETOS ESCOLARES MAIS COMUNS NO PASSADO À PASTA E OS OBJETOS ESCOLARES COMUNS NO PRESENTE À MOCHILA.
LEGENDA: RÉGUA DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CANETAS HIDROCOR. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: APONTADOR DE ACRÍLICO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTOJO DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA.
- PERGUNTE A UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA COMO ERA O MATERIAL ESCOLAR NO TEMPO DELE DE ESCOLA.
- REGISTRE ESSA LEMBRANÇA EM UM DESENHO, DEPOIS TRAGA PARA A SALA DE AULA E MOSTRE-A AOS COLEGAS E AO PROFESSOR.
78
ATIVIDADE DIVERTIDA
- CENA DESTA PÁGINA REPRESENTA UMA SALA DE AULA ATUAL. CIRCULE DE VERDE O QUE NÃO É ATUAL NESTA SALA.
- A CENA DA PÁGINA ABAIXO REPRESENTA UMA SALA DE AULA DE ANTIGAMENTE. CIRCULE DE VERMELHO O QUE NÃO É ANTIGO NESTA SALA.
79
80
CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA
PEDRO MORA EM CUIABÁ, NO ESTADO DE MATO GROSSO.
ASSIM COMO PEDRO, ALGUMAS ATIVIDADES REALIZAMOS EM CASA, COM A FAMÍLIA, E OUTRAS APENAS NA ESCOLA.
81
- DESENHE O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM CASA. DEPOIS, PINTE COMO PREFERIR.
_____
- DESENHE O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA. DEPOIS, PINTE COMO PREFERIR.
_____
82
EM CASA E NA ESCOLA
A CASA É O LUGAR ONDE VOCÊ CONVIVE COM A FAMÍLIA, RECEBE OS PARENTES, OS VIZINHOS E OS AMIGOS
EM CASA, VOCÊ FAZ AS REFEIÇÕES EM FAMÍLIA. TAMBÉM APRENDE A CUIDAR DA HIGIENE PESSOAL E TEM HORÁRIO PARA ACORDAR E PARA DORMIR.
NA ESCOLA, VOCÊ TEM HORÁRIOS PARA CHEGAR E PARA INICIAR CADA AULA. TAMBÉM DEVE RESPEITAR O PROFESSOR E OS COLEGAS, CUIDAR DO MATERIAL E DO ESPAÇO, MANTENDO-OS LIMPOS E ORGANIZADOS.
A ESCOLA É O LUGAR ONDE VOCÊ APRENDE A LER, A ESCREVER E A RESOLVER ALGUNS TIPOS DE PROBLEMA. NA ESCOLA VOCÊ CONVIVE COM OS COLEGAS, COM OS PROFESSORES E OS FUNCIONÁRIOS.
83
- ESCREVA O NÚMERO 1 PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ EM CASA E O NÚMERO 2 PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ NA ESCOLA.
( ) BRINCAR COM OS IRMÃOS
( ) PRATICAR EDUCAÇÃO FÍSICA.
( ) IR À BIBLIOTECA.
( ) CUIDAR DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.
- DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA A CUIDAR DA SUA ESCOLA? E DA SUA CASA? CONVERSE COM UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA SOBRE O ASSUNTO. DEPOIS COMPARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA.
84
O QUE VOCÊ APRENDEU
- COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE SEU ESPAÇO PREFERIDO NA ESCOLA.
QUE LUGAR É ESSE? _____
ESSE LOCAL É USADO PARA _____
NESSE LOCAL EU GOSTO DE_____
- OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ESCREVA O NOME DOS ESPAÇOS ESCOLARES REPRESENTADOS.
_____
_____
_____
85
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A CADA TIPO DE ESCOLA.
Quadro: equivalente textual a seguir.
ESCOLA |
AULAS DE CULTIVO AGRÍCOLA |
AULAS DE LÍNGUA INDÍGENA |
AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
AULAS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO DOS QUILOMBOS |
---|---|---|---|---|
INDÍGENA |
||||
DO CAMPO |
||||
QUILOMBOLA |
PROFESSOR
Resposta: INDÍGENA - AULAS DE LÍNGUA INDÍGENA; AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DO CAMPO - AULAS DE CULTIVO AGRÍCOLA; AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. QUILOMBOLA - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; AULAS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO DOS QUILOMBOS.- COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO. PARA ISSO, UTILIZE AS PALAVRAS DESTACADAS NOS QUADRINHOS COLORIDOS.
- CUIDAR DO ESPAÇO DA ESCOLA É UMA FORMA DE _____ COM A COMUNIDADE ESCOLAR.
- PARA INVENTAR COISAS NOVAS É IMPORTANTE _____ NOVAS SITUAÇÕES.
- _____ COM ATENÇÃO É UMA FORMA DE APRENDER COM AS OUTRAS PESSOAS.
- _____ É UMA FORMA DE TIRAR DÚVIDAS.
OUVIR; PERGUNTAR, COLABORAR; IMAGINAR
86
- ESCREVA NOS QUADROS O NOME DE CADA OBJETO E DE CADA LUGAR DA CASA E DA ESCOLA. DEPOIS, LIGUE OS OBJETOS AOS LUGARES EM QUE ELES DEVEM ESTAR.
COLUNA ESQUERDA:
1
_____
2
_____
3
_____
4
_____
COLUNA DIREITA:
A
_____
B
_____
C
_____
D
_____
87
- OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO. DEPOIS, CIRCULE OS MATERIAIS ESCOLARES ANTIGOS QUE NÃO SÃO MAIS TILIZADOS NA ESCOLA ATUALMENTE.
- LEIA AS FRASES A SEGUIR E ASSINALE AS VERDADEIRAS.
( ) O RESPEITO E A COLABORAÇÃO SÃO ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.
( ) ALGUNS MATERIAIS ESCOLARES MUDARAM AO LONGO DO TEMPO E NÃO SÃO MAIS UTILIZADOS.
( ) A COMUNIDADE ESCOLAR NÃO É FORMADA POR PESSOAS QUE EXERCEM DIVERSAS FUNÇÕES.