62

UNIDADE 3. A ESCOLA

Imagem: Ilustração complementar das páginas 62 e 63. Calçada com Famílias andando em direção a uma escola. Ao redor há árvores, vegetação e pássaros. Homem de cabelo curto castanho e barba, vestindo camiseta verde e calça azul. Está empurrando uma cadeira de rodas com um menino de cabelo curto castanho, vestindo uniforme de camiseta branca e calça azul. Ao lado, mulher de cabelo médio castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Está segurando os ombros de um menino de cabelo curto castanho, vestindo uniforme de camiseta branca e calça azul. Em seguida, mulher de cabelo longo castanho cacheado, vestindo camiseta amarela e calça verde, está levando uma mochila de lado, segurando a mão de uma menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo uniforme de cabelo camiseta branca e calça azul. À frente, homem de cabelo curto cacheado castanho, segurando as mãos de um menino de cabelo cacheado castanho e óculos de armação quadrada, e menina de cabelo longo cacheado castanho. Menino diz “boa tarde, seu Pedro, tudo bem? Hoje vou ter aula de história e de educação física”. Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e calça azul, responde “boa tarde, Jonas. Boa aula!”. Fim da imagem.

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. O QUE AS PESSOAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO ESTÃO FAZENDO?
  2. VOCÊ TEM O HÁBITO DE DIZER “BOM DIA” OU “BOA TARDE” PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA?
  3. POR QUE É IMPORTANTE CONHECER E CUMPRIMENTAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM EM SUA ESCOLA?

Fim do complemento.

63

Página sem conteúdo.

64

CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER

A ESCOLA É UM LUGAR DE APRENDER E DE CONVIVER.

AS ESCOLAS SÃO ORGANIZADAS EM DIFERENTES ESPAÇOS. CADA UM DELES TEM UMA FUNÇÃO ESPECIAL, MAS TODOS TÊM ALGO EM COMUM: SÃO LOCAIS PARA CONVIVER, APRENDER E DESENVOLVER-SE.

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO NAS PÁGINAS 64 E 65.

Imagem: Ilustração complementar das páginas 64 e 65. Maquete de uma escola com pessoas em atividades. 1 – Biblioteca: Crianças sentadas em mesas com prateleiras de livros nas laterais. 2 – Sala de aula: Carteiras individuais enfileiras em frente a uma lousa com uma professora. Sobre as carteiras há crianças. 3 – Pátio: Crianças brincando em desenhos no chão e sentadas em bancos. 4 – Laboratório: Mesas longas com crianças ao lado de tubos de ensaio e substâncias coloridas. 5 – Quadra de esportes: Quadra demarcada com faixas em formato de quadra de basquete e futebol, nas laterais há cestos e traves. Fim da imagem.

65

  1. DEPOIS DE OBSERVAR A IMAGEM DAS PÁGINAS 64 E 65, MARQUE O NÚMERO DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO.

( ) LOCAL EM QUE HÁ CARTEIRAS, CADEIRAS E LOUSA.

( ) NESSE ESPAÇO, HÁ LIVROS, REVISTAS, JORNAIS E FILMES PARA

PESQUISA E LAZER.

( ) NELE SÃO REALIZADOS EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS.

( ) NESSE LOCAL PODE-SE REUNIR COM OS COLEGAS PARA

BRINCAR OU PARA LANCHAR.

( ) ESPAÇO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES E RECREAÇÃO.

  1. ESCREVA A SEGUIR OS TRÊS ESPAÇOS PREFERIDOS POR VOCÊ EM SUA ESCOLA._____
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. OS ESPAÇOS DA ESCOLA SÃO PARECIDOS COM OS ESPAÇOS DE UMA MORADIA? POR QUÊ?

66

DIFERENTES TIPOS DE ESCOLA

EXISTEM MUITOS TIPOS DE ESCOLA. VAMOS CONHECER ALGUNS?

NAS ESCOLAS INDÍGENAS, AS CRIANÇAS APRENDEM A LÍNGUA DE SEU GRUPO INDÍGENA E A LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONHECER AS DUAS CULTURAS.

Imagem: Fotografia. Homem adulto de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Ao lado, crianças lado a lado. Atrás há uma escola pequena de tijolos laranjas e telhado triangular, em um campo aberto com terra vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DO PARECIS, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de escola em esquina de uma rua asfaltada extensa com salas lado a lado branca. Ao redor há muro baixo com grade completando o espaço. Ao redor, vegetação e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA RURAL NO BAIRRO BOM JESUS DA BOCAINA, NO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS, ESTADO DE SÃO PAULO, 2019. FIM DA LEGENDA.

NAS ESCOLAS DO CAMPO, ALÉM DOS CONTEÚDOS COMUNS, SÃO OFERECIDAS

AULAS SOBRE COMO CULTIVAR VEGETAIS, CUIDAR DE ANIMAIS E PROTEGER O MEIO AMBIENTE.

NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, ALÉM DAS DISCIPLINAS COMUNS, HÁ AULAS DE VALORIZAÇÃO À IDENTIDADE E À CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. NESSAS ESCOLAS, É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO CHAMADO MANCALA E PRATICAR DANÇAS AFRICANAS, COMO A CIRANDA E A RODA DE COCO.

Imagem: Fotografia. Pátio com crianças andando segurando mochilas. Nas laterais, salas laranjas abertas com janelas grandes. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, ESTADO DE MATO GROSSO, 2020. FIM DA LEGENDA.

67

  1. RELACIONE O TIPO DE ESCOLA ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.

COLUNA ESQUERDA:

ESCOLA INDÍGENA.

ESCOLA DO CAMPO.

ESCOLA QUILOMBOLA.

COLUNA DIREITA:

VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E O CULTIVO DE VEGETAIS.

APRENDIZADO DAS LÍNGUAS INDÍGENA E PORTUGUESA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. OBSERVE AS IMAGENS DAS ESCOLAS NA PÁGINA 66 E RESPONDA.

68

CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?

A ESCOLA É UMA COMUNIDADE FORMADA POR DIVERSAS PESSOAS. ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS TÊM FUNÇÕES DIFERENTES E TODOS SÃO IMPORTANTES.

CONHEÇA ALGUNS INTEGRANTES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Imagem: Ilustração. Três crianças lado a lado conversando. Menina de cabelo longo liso preto, menina de cabelo longo cacheado preto, menino de cabelo curto castanho. Estão vestindo uniforme, camiseta azul e calça azul escura. Ilustração. Mulher de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta azul, ao lado de uma estante com livros. Ilustração. Homem de cabelo curto cacheado preto e bigode, vestindo camiseta azul e calça azul. Está segurando uma vassoura, um pano e um balde. Ilustração. Homem de boné preto, vestindo camisa e calça preta. Está ao lado de um portão. Ilustração. Prédio escolar com portão azul e torre ao lado de dois andares. Ilustração. Mulher de cabelo curto preto, vestindo camiseta rosa e calça azul. Está ao lado de um menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e calça azul escuro. Está escrevendo em uma folha. Ilustração. Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta azul. Está falando com um homem de cabelo curto loiro e uma mulher de cabelo longo ruivo, um menino de cabelo curto ruivo e uma menina de cabelo longo loiro. Ilustração. Homens e mulheres diversos com cadeiras formando um círculo.  Fim da imagem.

69

  1. ESCREVA O NOME DE ALGUMAS PESSOAS DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR. SE NÃO SOUBER, PROCURE SE INFORMAR.

PROFESSORES: _____

DIRETOR OU DIRETORA:_____

FAXINEIRA OU FAXINEIRO:_____

PAIS DE ALGUNS COLEGAS:_____

  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NA ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta roxa e calça preta. Está jogando uma bola de basquete. Fim da imagem.

( ) PRATICAR ESPORTES.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho e fone de ouvido roxo, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Está usando um computador. Fim da imagem.

( ) USAR O COMPUTADOR.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca e calça azul, em um bambolê. Ao lado, menino de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta branca e calça azul, pulando corda. Fim da imagem.

( ) BRINCAR.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta amarela. Está segurando um livro aberto. Fim da imagem.

( ) LER.

CREDITOS: ROBERTO WEIGAND

70

APRENDER A CONVIVER

NA ESCOLA, ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS CONVIVEM E PARTILHAM EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS. CADA PESSOA TEM SUAS IDEIAS E SEU JEITO DE SER.

PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE TODOS, É PRECISO RESPEITO E COLABORAÇÃO.

OUVIR AS IDEIAS DAS PESSOAS COM ATENÇÃO É UMA ATITUDE DE RESPEITO AO OUTRO. É IMPORTANTE PERCEBER QUE NÃO EXISTE APENAS UMA FORMA DE PENSAR OU DE RESOLVER UMA SITUAÇÃO.

AS PERGUNTAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA AMPLIAR O NOSSO SABER. POR ISSO, SE TIVER DÚVIDAS, FAÇA PERGUNTAS. PROCURE, TAMBÉM, OUVIR E RESPEITAR AS DÚVIDAS DOS COLEGAS.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça azul. Ao redor, crianças desenhando em folhas. Fim da imagem.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA:

  • ESCOLA DE CHUVA, DE JAMES RUMFORD. SÃO PAULO: BRINQUE BOOK, 2012. A HISTÓRIA SE PASSA NO CHADE, PAÍS DA ÁFRICA. TODOS OS ANOS, NO COaMEÇO DO PERÍODO DE AULAS, AS CRIANÇAS E A PROFESSORA SE UNEM PARA RECONSTRUIR A ESCOLA, DANIFICADA PELA ESTAÇÃO DAS CHUVAS.

Fim do complemento.

71

  1. MARQUE COM UM X AS ATITUDES QUE PROMOVEM O RESPEITO E A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.

( ) LEVAR EM CONTA A OPINIÃO DOS COLEGAS.

( ) COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.

( ) ESTIMULAR UMA ÚNICA FORMA DE PENSAR.

( ) USAR A IMAGINAÇÃO PARA INVENTAR E APRENDER ALGO NOVO.

  1. COMPLETE AS FRASES A SEGUIR COM AS PALAVRAS DISPONÍVEIS NOS QUADROS.

Palavras nos quadros:

ESCOLA

OUVIR

PERGUNTAS

SOLIDÁRIO

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho. Ao lado, menina de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada, ambos vestem camiseta branca e calça azul. Fim da imagem.

CREDITOS: EVANDRO MARENDA

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. REÚNA-SE COM TRÊS COLEGAS E CONVERSEM SOBRE AS ATITUDES IMPORTANTES PARA A BOA CONVIVÊNCIA.
    • DEPOIS, FAÇAM UMA LISTA COM OS DIREITOS E OS DEVERES QUE SÃO IMPORTANTES PARA TODOS.
    • POR ÚLTIMO, REGISTREM NO CADERNO AS ATITUDES PARA BOA CONVIVÊNCIA QUE VOCÊS DEFINIRAM JUNTOS.

72

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

MUITOS JEITOS DE APRENDER

AS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM MUITO COM SEUS PAIS E SEUS PARENTES. ELAS APRENDEM, POR EXEMPLO, A FAZER PINTURAS NO CORPO, A FAZER CERÂMICA, A FABRICAR CESTOS E POTES.

AS ESCOLAS TAMBÉM SÃO LOCAIS DE APRENDIZADO PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS.

EM QUASE TODAS AS ESCOLAS OS ALUNOS RECEBEM UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. SÃO ALFABETIZADOS PRIMEIRO NA LÍNGUA INDÍGENA MATERNA E DEPOIS NO PORTUGUÊS.

ISSO SÓ NÃO ACONTECE NO NORDESTE, ONDE A MAIORIA DOS ÍNDIOS SÓ FALA O PORTUGUÊS [...].

É IMPORTANTE QUE NAS ALDEIAS AS AULAS SEJAM DADAS TAMBÉM NA LÍNGUA [DE CADA POVO INDÍGENA] E QUE SEJA ENSINADA A HISTÓRIA DA COMUNIDADE PARA QUE A CULTURA TRADICIONAL NÃO SE PERCA.

ESCOLAS INDÍGENAS. TURMINHA DO MPF. DISPONÍVEL EM: FONTE: http://fdnc.io/gte. ACESSO EM: 22 DEZ. 2020.

Imagem: Ilustração. Mulher indígena de cabelo longo preto, ao lado, menino indígena de cabelo curto preto e menina indígena de cabelo longo preto, os três montam cestas de vime em um campo de areia. Ao redor, árvores e ocas de palha.  Fim da imagem.

73

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. PINTE OS QUADROS DE ACORDO COM A LEGENDA PARA INDICAR ONDE E COM QUEM VOCÊ APRENDEU CADA ATIVIDADE.

Ilustração de um quadrado verde.COM OS COLEGAS.

Ilustração de um quadrado vermelho.COM OS AMIGOS, FORA DA ESCOLA.

Ilustração de um quadrado laranja.COM SEUS FAMILIARES.

Ilustração de um quadrado azul.SOZINHO.

Quadros:

ANDAR DE BICICLETA

ESCREVER

LER

JOGAR FUTEBOL

ESCOVAR OS DENTES

SALTAR

PULAR CORDA

CONHECER HISTÓRIAS DE FAMÍLIA

TOMAR BANHO

FALAR

Imagem: Ilustração. Um rio com dois meninos indígenas de cabelos curtos pretos, nadando. Ao lado, um homem indígena de cabelo curto preto, segurando uma lança. Fim da imagem.

74

CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO

AS ESCOLAS DE HOJE SÃO DIFERENTES DAS ESCOLAS DO PASSADO.

A FOTOGRAFIA A SEGUIR MOSTRA UMA SALA DE AULA HÁ CERCA DE OITENTA ANOS DURANTE A CORREÇÃO DE UMA ATIVIDADE NA LOUSA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Sala de aula com carteiras duplas com crianças sentadas e enfileiradas. À frente, mesa maior central com uma mulher. À esquerda, menina de cabelo curto, vestindo vestido, está em um quadro.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA DO COLÉGIO SÃO LUIZ, MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 1938. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DESCREVA A SALA DE AULA MOSTRADA NA FOTOGRAFIA E COMPARE-A COM SUA SALA DE AULA.

HÁ CERCA DE CEM ANOS, AS CRIANÇAS QUE IAM À ESCOLA APRENDIAM A LER, A ESCREVER E A RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, TINHAM AULAS DE CANTO, DE DESENHO E DE CALIGRAFIA .

75

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

AS PESQUISAS PARA OS TRABALHOS ESCOLARES ERAM FEITAS EM LIVROS, ENCICLOPÉDIAS, REVISTAS E JORNAIS. NÃO HAVIA INTERNET.

OS UNIFORMES ERAM OBRIGATÓRIOS EM TODAS AS ESCOLAS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio castanho, vestindo camiseta branca, gravata e saia azul, segurando uma maleta preta. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta branca, gravata e bermuda azul, segurando uma maleta marrom. Estão em frente a um prédio com letreiro indicando “escola”. Fim da imagem.

Fim do complemento.

  1. ASSINALE COM UM X AS AFIRMAÇÕES QUE CORRESPONDEM À SUA ROTINA ESCOLAR.

( ) USO OBRIGATÓRIO DE UNIFORME ESCOLAR.

( ) AULAS DE CANTO E CALIGRAFIA.

( ) USO DA INTERNET PARA FAZER PESQUISAS ESCOLARES.

  1. CIRCULE O QUE NÃO FAZ PARTE DA ESCOLA DO PASSADO.
Imagem: Ilustração. Sala de aula com crianças sentadas em duplas. Há um menino e aparelho auricular. Meninos usando tablet e um notebook. Menina usando um fone de ouvido. Mulher vestindo camiseta vermelha e calça vermelha, segurando uma prancheta. À frente da sala, há uma lousa digital. Fim da imagem.

76

OS MATERIAIS ESCOLARES

OS MATERIAIS ESCOLARES TAMBÉM MUDARAM.

ANTIGAMENTE, OS ESTUDANTES ESCREVIAM COM UMA CANETA COM PONTA DE METAL QUE MERGULHAVAM NA TINTA.

Imagem: Fotografia. Caneta tinteiro de bico de ferro e estrutura de madeira. Ao lado, pote de tinta. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho dividido em dois laços, vestindo casaco branco e saia azul. Está segurando uma caneta tinteiro com um vidro de tinta ao lado, escrevendo sobre um caderno. Atrás, menino de cabelo curto loiro, vestindo camisa branca e calça azul. Está segurando uma caneta tinteiro com um vidro de tinta ao lado, escrevendo sobre um caderno. Fim da imagem.

O CADERNO DE CALIGRAFIA COM LINHAS ESPECIAIS ERA MUITO USADO PELOS ESTUDANTES PARA APRENDEREM A ESCREVER COM LETRA LEGÍVEL E BONITA.

ALGUNS OBJETOS USADOS PELOS ESTUDANTES NO PASSADO CONTINUAM OS MESMOS, COMO OS LÁPIS DE COR, O LÁPIS PRETO E A BORRACHA.

Imagem: Ilustração. Sala com crianças vestindo camiseta branca e gravata azul. Estão em carteiras duplas. Ilustração. Sala com crianças em mesas em formato L, com crianças sentadas desenhando, vestindo camiseta verde e bermuda verde escura.  Fim da imagem.

77

  1. LIGUE OS OBJETOS ESCOLARES MAIS COMUNS NO PASSADO À PASTA E OS OBJETOS ESCOLARES COMUNS NO PRESENTE À MOCHILA.
Imagem: Fotografia de uma régua de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: RÉGUA DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de canetinhas coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: CANETAS HIDROCOR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de um apontador vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: APONTADOR DE ACRÍLICO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma caixa de madeira com lápis coloridos dentro. Ao lado há mais lápis coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOJO DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 1. Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca e bermuda azul. Segurando uma maleta marrom. Fim da imagem.
Imagem: 2. Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Segurando uma mochila de rodinha azul. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. PERGUNTE A UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA COMO ERA O MATERIAL ESCOLAR NO TEMPO DELE DE ESCOLA.

78

ATIVIDADE DIVERTIDA

Imagem: Ilustração. Sala de aula com crianças de uniforme azul sentados em carteiras individuais. Sobre a sala há caneta tinteiro, uma maleta marrom, uma menina de cabelo longo vermelho e laço marrom na cabeça, vestindo camisa branca, suspensório azul e saia azul, pincéis em um copo. Fim da imagem.

79

Imagem: Ilustração. Sala de aula com crianças vestindo camiseta branca, suspensório, saia e bermuda azul. Todas as carteiras possuem caneta tinteiro. À frente, um notebook sobre a mesa do professor, uma mochila de rodinha rosa, um menino usando um tablete. Fim da imagem.

80

CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA

PEDRO MORA EM CUIABÁ, NO ESTADO DE MATO GROSSO.

Imagem: Ilustração.  Família sobre uma mesa com comida sobre a mesa. Menino de cabelo curto cacheado castanho, menino de cabelo curto loiro, menina de cabelo curto cacheado preto, mulher de cabelo longo preto, homem de cabelo curto loiro. Acima, a legenda: durante a semana, Pedro acorda cedo, escova os dentes e toma o café da manhã com a família. Ilustração. Menino de cabelo cacheado curto preto, vestindo camiseta branca e calça azul. Acima, a legenda: Pedro estuda à tarde, por isso ele veste o uniforme antes do almoço.  Ilustração. Sala de aula com mulher de cabelo médio loiro, está conversando com crianças sentadas em carteiras. Acima, a legenda: “na escola, ele aprende com a ajuda da professora”. Ilustração. Crianças sentadas em um banco em um pátio com flores. Acima, a legenda: “recreio é hora do lanche e das brincadeiras”. Ilustração. Crianças brincando em um quarto. Menino de cabelo curto cacheado castanho, menino de cabelo curto loiro, menina de cabelo curto cacheado preto. Ao lado, homem de cabelo curto loiro, ao lado de uma mesa com comida exposta. Acima, a legenda: “antes do jantar, Pedro brinca com os irmãos. Ilustração. Menino de cabelo curto preto, deitado em uma cama com coberto laranja sobre ele. Acima, a legenda: “e logo chega a hora de dormir”.  Fim da imagem.

ASSIM COMO PEDRO, ALGUMAS ATIVIDADES REALIZAMOS EM CASA, COM A FAMÍLIA, E OUTRAS APENAS NA ESCOLA.

81

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM CASA. DEPOIS, PINTE COMO PREFERIR.

_____

Imagem: Ilustração. Caderno de desenho com folha em branco. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA. DEPOIS, PINTE COMO PREFERIR.

_____

Imagem: Ilustração. Caderno de desenho com folha em branco. Fim da imagem.

82

EM CASA E NA ESCOLA

A CASA É O LUGAR ONDE VOCÊ CONVIVE COM A FAMÍLIA, RECEBE OS PARENTES, OS VIZINHOS E OS AMIGOS

Imagem: Ilustração. Família sobre uma mesa com comida sobre a mesa. Menino de cabelo curto cacheado castanho, menino de cabelo curto loiro, menina de cabelo curto cacheado preto, mulher de cabelo longo preto, homem de cabelo curto loiro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto preto, deitado em uma cama com coberto laranja sobre ele. Fim da imagem.

EM CASA, VOCÊ FAZ AS REFEIÇÕES EM FAMÍLIA. TAMBÉM APRENDE A CUIDAR DA HIGIENE PESSOAL E TEM HORÁRIO PARA ACORDAR E PARA DORMIR.

Imagem: Ilustração. Crianças em frente a um portão de escola laranja.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta branca. Está guardando materiais em uma mochila. Fim da imagem.

NA ESCOLA, VOCÊ TEM HORÁRIOS PARA CHEGAR E PARA INICIAR CADA AULA. TAMBÉM DEVE RESPEITAR O PROFESSOR E OS COLEGAS, CUIDAR DO MATERIAL E DO ESPAÇO, MANTENDO-OS LIMPOS E ORGANIZADOS.

A ESCOLA É O LUGAR ONDE VOCÊ APRENDE A LER, A ESCREVER E A RESOLVER ALGUNS TIPOS DE PROBLEMA. NA ESCOLA VOCÊ CONVIVE COM OS COLEGAS, COM OS PROFESSORES E OS FUNCIONÁRIOS.

83

  1. ESCREVA O NÚMERO 1 PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ EM CASA E O NÚMERO 2 PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ NA ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça verde. Ao lado, menina de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela. Estão brincando com robôs.  Fim da imagem.

( ) BRINCAR COM OS IRMÃOS

Imagem: Ilustração. Menino e menina de uniforme de camiseta branca e bermuda azul. Estão jogando basquete. Fim da imagem.

( ) PRATICAR EDUCAÇÃO FÍSICA.

Imagem: Ilustração. Menino e menina em uma biblioteca com livros abertos e prateleiras de livros. Fim da imagem.

( ) IR À BIBLIOTECA.

Imagem: Ilustração. Menina e menino em um gramado brincando com um cachorro. Ao lado, uma casa amarela. Fim da imagem.

( ) CUIDAR DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA A CUIDAR DA SUA ESCOLA? E DA SUA CASA? CONVERSE COM UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA SOBRE O ASSUNTO. DEPOIS COMPARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA.

84

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE SEU ESPAÇO PREFERIDO NA ESCOLA.

QUE LUGAR É ESSE? _____

ESSE LOCAL É USADO PARA _____

NESSE LOCAL EU GOSTO DE_____

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ESCREVA O NOME DOS ESPAÇOS ESCOLARES REPRESENTADOS.
Imagem: Fotografia. Vista de sala com mesas quadradas com quatro cadeiras cada e prateleiras com livros. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Vista de sala com carteiras individuais enfileiradas, com atividades sobre a parede e mesa maior à frente. Fim da imagem.

_____

Imagem: Fotografia. Vista de quadra com traves de futebol e basquete e demarcações sobre o chão em faixas. Fim da imagem.

_____

85

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A CADA TIPO DE ESCOLA.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ESCOLA

AULAS DE CULTIVO AGRÍCOLA

AULAS DE LÍNGUA INDÍGENA

AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

AULAS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO DOS QUILOMBOS

INDÍGENA

DO CAMPO

QUILOMBOLA

PROFESSOR Resposta: INDÍGENA - AULAS DE LÍNGUA INDÍGENA; AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DO CAMPO - AULAS DE CULTIVO AGRÍCOLA; AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. QUILOMBOLA - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; AULAS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO DOS QUILOMBOS.
  1. COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO. PARA ISSO, UTILIZE AS PALAVRAS DESTACADAS NOS QUADRINHOS COLORIDOS.

OUVIR; PERGUNTAR, COLABORAR; IMAGINAR

Imagem: Ilustração. Campo com estrada de terra. Sobre ele há um ônibus amarelo com letreiro indicando “escolar”, no interior há crianças. À frente, uma escola de dois andares rosa, uma bandeira do Brasil hasteada e letreiro dizendo “escola”, ao redor há árvores e pássaros. Fim da imagem.

86

  1. ESCREVA NOS QUADROS O NOME DE CADA OBJETO E DE CADA LUGAR DA CASA E DA ESCOLA. DEPOIS, LIGUE OS OBJETOS AOS LUGARES EM QUE ELES DEVEM ESTAR.

COLUNA ESQUERDA:

1

Imagem: Ilustração. Livros de capa coloridas empilhados. Fim da imagem.

_____

2

Imagem: Ilustração. Cama amarela com colchão e travesseiro rosa. Fim da imagem.

_____

3

Imagem: Ilustração. Sofá azul de dois lugares. Fim da imagem.

_____

4

Imagem: Ilustração. Lousa branca com caneta e apagar em apoio. Fim da imagem.

_____

COLUNA DIREITA:

A

Imagem: Ilustração. um quarto com tapete, guarda-roupas e cama. Fim da imagem.

_____

B

Imagem: Ilustração. uma sala com sofá, almofadas amarelas e azul, e mesinha de centro. Fim da imagem.

_____

C

Imagem: Ilustração. uma sala de aula com carteiras individuais enfileiradas e lousa sobre a parede. Fim da imagem.

_____

D

Imagem: Ilustração de uma sala com prateiras de livros. Fim da imagem.

_____

87

  1. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO. DEPOIS, CIRCULE OS MATERIAIS ESCOLARES ANTIGOS QUE NÃO SÃO MAIS TILIZADOS NA ESCOLA ATUALMENTE.
Imagem: Ilustração. Maleta marrom com bolso frontal e abertura na área superior com puxador. Ilustração. Caneta tinteiro de madeira com ponta de ferro. Ilustração. Pote com tinta preta. Ilustração. Caderno de capa amarela aramado. Ilustração. Caneta roxa com superfície de acrílico e apontador azul de acrílico e ferro.  Fim da imagem.
  1. LEIA AS FRASES A SEGUIR E ASSINALE AS VERDADEIRAS.

( ) O RESPEITO E A COLABORAÇÃO SÃO ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.

( ) ALGUNS MATERIAIS ESCOLARES MUDARAM AO LONGO DO TEMPO E NÃO SÃO MAIS UTILIZADOS.

( ) A COMUNIDADE ESCOLAR NÃO É FORMADA POR PESSOAS QUE EXERCEM DIVERSAS FUNÇÕES.