88
UNIDADE 4. BRINCADEIRAS E FESTAS
89
Boxe complementar:
VAMOS CONVERSAR
- QUAIS ATIVIDADES ESTÃO REPRESENTADAS NA IMAGEM?
- VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UM EVENTO COMO ESSE? SE SIM, QUANDO E ONDE?
Fim do complemento.
90
CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS
AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DA ROTINA DA MAIORIA DAS CRIANÇAS. BRINCAR AJUDA A FAZER AMIZADES, A TROCAR IDEIAS, A OUVIR OPINIÕES E A RECEBER E DAR AFETO. ALÉM DISSO, É UMA ÓTIMA ATIVIDADE PARA MOVIMENTAR O CORPO.
- QUAIS DAS BRINCADEIRAS RETRATADAS NESTA CENA VOCÊ CONHECE?
- ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ IDENTIFICOU NA CENA.
_____
91
BRINCAR É DIVERTIR-SE, E VOCÊ PODE BRINCAR SOZINHO OU NA COMPANHIA DE OUTRAS PESSOAS.
QUANDO BRINCAMOS COM OS AMIGOS, DESCOBRIMOS JEITOS DE CONVIVER COM
PESSOAS DIFERENTES DE NÓS. POR ISSO, É IMPORTANTE SEMPRE RESPEITAR AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS E O TEMPO DE CADA UM.
BRINCAR SOZINHO TAMBÉM PODE SER PRAZEROSO. VOCÊ PODE DESENHAR, DIVERTIR-SE COM BRINQUEDOS, JOGOS E COM HISTÓRIAS QUE VOCÊ MESMO CRIA.
LEGENDA: MENINA ANDANDO DE PATINETE. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MENINO BRINCANDO COM UM JOGO DE QUEBRA-CABEÇA. FIM DA LEGENDA.
- DESENHE NOS ESPAÇOS ABAIXO UMA BRINCADEIRA DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR SOZINHO E OUTRA DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR COM OS AMIGOS.
_____
_____
92
EM CASA, PODEMOS BRINCAR COM A FAMÍLIA E OS VIZINHOS.
NA ESCOLA, BRINCAMOS COM OS COLEGAS E OS PROFESSORES.
TANTO EM CASA COMO NA ESCOLA, AS BRINCADEIRAS PODEM SER EM GRUPO OU INDIVIDUAIS.
- COM QUEM VOCÊ BRINCA NA SUA CASA?
- COM QUEM VOCÊ GOSTA DE BRINCAR NA ESCOLA?
- OBSERVE OS BRINQUEDOS A SEGUIR
- CIRCULE DE VERMELHO OS BRINQUEDOS COM OS QUAIS VOCÊ COSTUMA BRINCAR NA ESCOLA.
- CIRCULE DE AZUL OS BRINQUEDOS COM OS QUAIS VOCÊ BRINCA NA SUA CASA.
93
NA QUADRA DA ESCOLA, É COMUM PRATICAR ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.
NO PÁTIO ACONTECEM DIVERSOS TIPOS DE BRINCADEIRA.
NA SALA DE AULA, HÁ ATIVIDADES COM BRINQUEDOS E JOGOS.
DO QUE VOCÊ BRINCA EM CADA LUGAR DE SUA ESCOLA?
LEGENDA: ESTUDANTES DO POVO INDÍGENA KALAPALO JOGANDO VÔLEI EM QUADRA NA ESCOLA DA ALDEIA AIHA, EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: ESTUDANTES JOGANDO O JOGO DO CONHECIMENTO, NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ, ESTADO DE SÃO PAULO, 2015. FIM DA LEGENDA.
- NUMERE AS CENAS DE 1 A 3 PARA COLOCÁ-LAS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.
94
CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO
NA ÉPOCA EM QUE SEUS AVÓS ERAM CRIANÇAS, OS BRINQUEDOS GERALMENTE ERAM FEITOS DE MADEIRA, DE PANO OU DE METAL.
HAVIA POUCOS BRINQUEDOS ELETRÔNICOS, FEITOS DE PLÁSTICO E MOVIDOS A PILHA OU A BATERIA, COMO É COMUM ATUALMENTE.
MUITAS CRIANÇAS REAPROVEITAVAM MATERIAIS QUE ENCONTRAVAM EM CASA E CRIAVAM OS PRÓPRIOS BRINQUEDOS.
O CARRINHO DE ROLIMÃ PODIA SER FEITO DE SOBRAS DE MADEIRA E RODINHAS DE AÇO, CHAMADAS DE ROLIMÃS. ESSAS RODINHAS COSTUMAVAM SER DESCARTADAS EM OFICINAS DE AUTOMÓVEIS.
UMA TIRA LONGA DE ELÁSTICO ERA SUFICIENTE PARA A DIVERSÃO. NESSA BRINCADEIRA, ERA PRECISO USAR TODA A HABILIDADE DO CORPO PARA SALTAR, PISAR E ENROSCAR OS PÉS NO ELÁSTICO.
LEGENDA: MENINA BRINCANDO COM BONECA FEITA DE CAIXA DE SAPATOS, 1956. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE PULAR ELÁSTICO, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: CARRINHO DE ROLIMÃ. FIM DA LEGENDA.
95
O BILBOQUÊ ERA CONSTRUÍDO COM UMA LATA VAZIA, UM PEDAÇO DE BARBANTE E UM BASTÃO DE MADEIRA. PARA BRINCAR, ERA PRECISO JOGAR A LATA PARA O ALTO E, AO CAIR, ENCAIXÁ-LA NO BASTÃO.
OS PÉS DE LATAS TAMBÉM PODIAM SER FEITOS COM LATAS USADAS E BARBANTE. DEPOIS DE PRENDER O BARBANTE NAS LATAS PASSANDO PELOS FUROS, ERA SÓ SUBIR NELAS E SAIR ANDANDO.
OS BRINQUEDOS FEITOS DE MATERIAIS REAPROVEITADOS AINDA SÃO USADOS NOS DIAS ATUAIS. VOCÊ JÁ BRINCOU COM ALGUM DELES?
LEGENDA: BILBOQUÊ FEITO DE LATA, BARBANTE E BASTÃO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PÉS DE LATAS. FIM DA LEGENDA.
- PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.
BRINQUEDOS MAIS COMUNS NO PASSADO.
BRINQUEDOS MAIS COMUNS NO PRESENTE.
( )
LEGENDA: TRAPEZISTA DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA
( )
LEGENDA: AVIÃO DE BRINQUEDO DE MADEIRA.FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: VIDEOGAME PORTÁTIL. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: DRONE. FIM DA LEGENDA.
96
OUTRO BRINQUEDO MUITO COMUM NO PASSADO ERA A BOLA DE MEIA.
SIGA O PASSO A PASSO PARA FAZER UMA BOLA DE MEIA E SE DIVERTIR COM SEUS AMIGOS.
MATERIAL
- 1 MEIA DE CANO LONGO
- FOLHAS DE JORNAL
MODO DE FAZER
- AMASSE AS FOLHAS DE JORNAL E FAÇA UMA BOLA COM ELAS.
- COLOQUE A BOLA DE JORNAL DENTRO DA MEIA.
- TORÇA A MEIA PRÓXIMO À BOLA DE JORNAL.
- ENVOLVA A BOLA COM O CANO DA MEIA E ELA ESTÁ PRONTA.
- DO QUE VOCÊ E SEUS AMIGOS BRINCARAM USANDO A BOLA DE MEIA?
_____
97
ANTIGAMENTE, A RUA ERA UM ESPAÇO MUITO UTILIZADO PARA BRINCADEIRAS COMO PEGA-PEGA, ESCONDE-ESCONDE, CIRANDA E AMARELINHA.
LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL EM RUA DO CENTRO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 1965. FIM DA LEGENDA.
EM ALGUNS LUGARES, AS CRIANÇAS AINDA BRINCAM NA RUA, MAS, EM GRANDES CIDADES, ESSA PRÁTICA NÃO É SEGURA POR CAUSA DO GRANDE MOVIMENTO DE AUTOMÓVEIS.
LEGENDA: PARQUINHO EM CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA, ESTADO DO PARANÁ, 2019. FIM DA LEGENDA.
- MARQUE UM X NAS BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE VOCÊ CONHECE.
LEGENDA: AMARELINHA. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: PULAR ELÁSTICO. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: PULAR CORDA. FIM DA LEGENDA.
( )
LEGENDA: JOGAR PIÃO. FIM DA LEGENDA.
( )
98
O MUNDO QUE QUEREMOS
INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS
COMO SERÁ QUE AS CRIANÇAS BRINCAVAM EM OUTROS TEMPOS? ALGUMAS BRINCADEIRAS ERAM IGUAIS ÀS DE HOJE, OUTRAS ERAM BEM DIFERENTES. VAMOS LER UM TEXTO SOBRE ISSO?
A INFÂNCIA EM 1960 E 1970
[...] CHUVA ERA SINÔNIMO DE
DIVERSÃO! ANDAR DE BICICLETA
SENTINDO A CHUVA BATER
FORTE NO ROSTO, BRINCAR NA
ENXURRADA – CORRENDO NA ÁGUA
OU SOLTANDO BARQUINHOS DE
PAPEL. [...]
TUDO ERA MUITO SIMPLES:
LATINHAS, PNEUS VELHOS, JORNAIS,
FOLHAS USADAS DE CADERNO – E AS
BRINCADEIRAS ACONTECIAM. [...]
[...] BRINQUEI NA TERRA, NO BARRO, NA
LAMA, NA AREIA, PEGUEI PEIXINHO E GIRINO
NO RIO, COLOQUEI CHINELO NA ENXURRADA, FIZ
BARQUINHO DE PAPEL. FIZ E SOLTEI MUITA PIPA!
AUGUSTO MARTINI. A INFÂNCIA NOS ANOS 60 E 70. A SIMPLICIDADE DAS COISAS. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/gti. ACESSO EM: 22 DEZ. 2020.
99
- ENTREVISTE UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA PARA DESCOBRIR DO QUE ELE BRINCAVA NA INFÂNCIA. USE O ROTEIRO A SEGUIR. DEPOIS COMPARTILHE O RESULTADO DA ENTREVISTA COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA.
- QUAL É O SEU NOME?
_____
- QUAL É A SUA IDADE?
_____
- DE QUE VOCÊ BRINCAVA QUANDO ERA CRIANÇA?
_____
- QUAIS ERAM SEUS BRINQUEDOS PREFERIDOS?
_____
- ONDE VOCÊ COSTUMAVA BRINCAR?
_____
- VOCÊ ACHA QUE EXISTE IDADE CERTA PARA BRINCAR?
_____
- VOCÊ AINDA BRINCA? SE SIM, DE QUÊ?
_____
100
CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL
ALGUMAS CRIANÇAS BRASILEIRAS FAZEM SEUS BRINQUEDOS APROVEITANDO MATERIAIS ENCONTRADOS NA NATUREZA, COMO GALHOS, FOLHAS E SEMENTES.
PARA ELAS, CONSTRUIR OS PRÓPRIOS BRINQUEDOS FAZ PARTE DA BRINCADEIRA.
LEGENDA: CRIANÇAS INDÍGENAS JOGANDO FUTEBOL EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. AS TRAVES DO GOL, DE MADEIRA, FORAM CONSTRUÍDAS PELAS PRÓPRIAS CRIANÇAS DA ALDEIA. FIM DA LEGENDA.
NAS ALDEIAS INDÍGENAS DO POVO PANARÁ, NO ESTADO DO PARÁ, AS CRIANÇAS BRINCAM COM UM PIÃO FEITO COM A SEMENTE DA FRUTA DO TUCUMÃ PRESA EM UMA VARETA.
PARA BRINCAR, É PRECISO ENROLAR UM PEDAÇO DE BARBANTE EM VOLTA DA VARETA. AO PUXAR O BARBANTE COM FORÇA, O PIÃO GIRA E PRODUZ UM SOM PARECIDO COM UM ASSOVIO.
LEGENDA: PIÃO DE SEMENTE DE TUCUMÃ, 2016. FIM DA LEGENDA
Boxe complementar:
HORA DA LEITURA
- BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DE ROSEANA MURRAY. SÃO PAULO: FTD, 2014. A OBRA APRESENTA POEMAS QUE DESCREVEM, COM SENSIBILIDADE, UMA SÉRIE DE BRINCADEIRAS.
Fim do complemento.
101
A PETECA É UM BRINQUEDO DE ORIGEM INDÍGENA. NAS LÍNGUAS TUPI, PETECA SIGNIFICA “DAR TAPAS COM AS MÃOS”. A PETECA É FEITA DE PALHA DE MILHO AMARRADA COMO UMA TROUXINHA.
VOCÊ JÁ BRINCOU COM UMA PETECA? ELA ERA PARECIDA COM A PETECA DA FOTOGRAFIA ABAIXO?
LEGENDA: PETECA DE PALHA DE MILHO FEITA PELOS INDÍGENAS DO POVO GUARANI M’BYA, ESTADO DE SANTA CATARINA. FIM DA LEGENDA.
MUITAS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM A PRODUZIR ARCOS E FLECHAS USANDO VARAS DE BAMBU E FIBRAS. ELAS USAM AS FLECHAS SEM PONTEIRAS E TREINAM A PONTARIA BRINCANDO DE ACERTAR UM ALVO.
LEGENDA: CRIANÇA DO POVO INDÍGENA SATERÊ-MAWÉ, ALDEIA INHAÃ-BÉ, EM MANAUS, ESTADO DO AMAZONAS, 2018. FIM DA LEGENDA
- IMAGINE UM BRINQUEDO E DESENHE-O. DEPOIS, MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E EXPLIQUE DE QUE MATERIAIS SERIA FEITO E COMO SE BRINCARIA COM ELE.
_____
102
A AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA MUITO POPULAR.
ELA É CONHECIDA POR NOMES DIFERENTES E EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE DESENHÁ-LA NO CHÃO.
VOCÊ COSTUMA BRINCAR DE AMARELINHA DE ALGUMA DESSAS MANEIRAS? ESCOLHA COM OS COLEGAS UMA DESSAS AMARELINHAS E BRINQUEM NO PÁTIO DA ESCOLA.
NO ESTADO DE GOIÁS, AS CRIANÇAS BRINCAM DE PIQUE-FRUTA. É UMA VARIAÇÃO DA TRADICIONAL BRINCADEIRA DE PEGA-PEGA NA QUAL O JOGADOR DEVE DIZER O NOME DE UMA FRUTA PARA NÃO SER PEGO.
AS CRIANÇAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BRINCAM DE TICA-TREPA. NESSA BRINCADEIRA, ELAS DEVEM SUBIR EM UM LUGAR ALTO – COMO CALÇADA, ÁRVORE OU CADEIRA – PARA SE PROTEGER DO PEGADOR.
LEGENDA: CRIANÇAS DO POVO INDÍGENA GUATÓ BRINCANDO DE PEGA-PEGA EM CORUMBÁ, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, 2017. FIM DA LEGENDA.
- QUE NOME TEM A BRINCADEIRA DE PEGA-PEGA NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE?
_____
103
- O JOGO DE BOLINHA DE GUDE RECEBE UM NOME DIFERENTE DEPENDENDO DO LUGAR ONDE É JOGADO. PESQUISE NA INTERNET E ENCONTRE TRÊS FORMAS DIFERENTES DE CHAMAR ESSE JOGO.
Quadro: equivalente textual a seguir.
BOLINHA DE GUDE |
|
---|---|
1 |
|
2 |
|
3 |
- ESCREVA O NOME DAS BRINCADEIRAS NOS LOCAIS INDICADOS.
_____
_____
_____
_____
104
CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES
AS FESTAS REÚNEM PESSOAS QUE DESEJAM COMEMORAR UM EVENTO IMPORTANTE, COMO O FIM DE UM ANO, OS ANIVERSÁRIOS E AS DATAS RELEVANTES PARA A COMUNIDADE.
A ESCOLA TAMBÉM PODE SER UM ESPAÇO PARA COMEMORAÇÕES E FESTAS, COMO ACONTECE NAS FESTAS JUNINAS, NAS DATAS CÍVICAS , NO INÍCIO DA PRIMAVERA OU NO FIM DO ANO ESCOLAR.
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
AS FESTAS JUNINAS TIVERAM ORIGEM NA UNIÃO DAS PESSOAS PARA AGRADECER A COLHEITA DO ANO. NESSAS FESTAS, HÁ DANÇAS, FOGUEIRA, MÚSICAS E MUITAS COMIDAS FEITAS À BASE DE MILHO.
LEGENDA: MILHO PRESTES A SER COLHIDO EM RIBEIRÃO BRANCO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2020.
Fim do complemento.
105
EM MUITAS ESCOLAS, COSTUMA-SE ORGANIZAR UMA FEIRA CULTURAL OU MOSTRA DE FIM DE ANO PARA OS ESTUDANTES COMPARTILHAREM COM SUAS FAMÍLIAS O QUE APRENDERAM E PRODUZIRAM AO LONGO DO ANO.
ESSAS FESTAS TAMBÉM ACONTECEM NA SUA ESCOLA?
- O QUE VOCÊ APRENDEU NESTE ANO E GOSTARIA DE APRESENTAR EM UMA MOSTRA DE FIM DE ANO?
_____
- DESENHE UMA FESTA QUE VOCÊ GOSTARIA QUE ACONTECESSE EM SUA ESCOLA.
_____
106
EM NOSSO ANIVERSÁRIO COMEMORAMOS O DIA DO NOSSO NASCIMENTO.
A COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO CELEBRA A CHEGADA DE UMA PESSOA À FAMÍLIA, SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.
ALGUMAS PESSOAS FAZEM FESTA DE ANIVERSÁRIO E SERVEM BOLO E DOCES. ALÉM DISSO, HÁ ALGUMAS PRÁTICAS COMUNS, COMO CANTAR PARABÉNS A VOCÊ E SOPRAR UMA VELA COLOCADA SOBRE O BOLO.
- QUANTOS ANOS VOCÊ FEZ NO SEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO?
_____
Boxe complementar:
VOCÊ SABIA?
O ANIVERSÁRIO DA ESCOLA, DA RUA E DO BAIRRO ACONTECE NO DIA DE SUA INAUGURAÇÃO OU NO DIA EM QUE FORAM FUNDADOS.
ALÉM DAS COMEMORAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO, OS MORADORES DE UM BAIRRO OU DE UMA RUA OU A COMUNIDADE ESCOLAR PODEM REALIZAR OUTRAS FESTIVIDADES AO LONGO DO ANO, COMO FEIRAS, FESTIVAIS OU APRESENTAÇÕES CULTURAIS.
LEGENDA: MUITAS PESSOAS ACOMPANHARAM AS COMEMORAÇÕES DO 50O FESTIVAL ORIENTAL QUE ACONTECERAM NO BAIRRO DA LIBERDADE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, EM DEZEMBRO DE 2018. ESSE EVENTO OCORRE TODOS OS ANOS NO BAIRRO, QUE SEMPRE RECEBE MUITOS VISITANTES.
Fim do complemento.:
107
- REÚNA-SE COM QUATRO OU CINCO COLEGAS E ELABOREM UM CARTAZ PARA COMEMORAR O FIM DO ANO ESCOLAR.
- COMBINEM UMA DATA PARA QUE TODOS TRAGAM FOTOGRAFIAS TIRADAS NA ESCOLA.
- ESCREVAM UM PEQUENO RECADO PARA OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA.
LEGENDA: PAINEL COM FOTOGRAFIAS DOS ESTUDANTES, EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ, ESTADO DE SÃO PAULO, 2015.FIM DA LEGENDA.
AS FESTAS DE FIM DE ANO TAMBÉM COSTUMAM SER COMEMORADAS EM FAMÍLIA.
EM MUITOS LUGARES, ACONTECE QUEIMA DE FOGOS NA PASSAGEM DO DIA 31 DE DEZEMBRO PARA O DIA 1o DE JANEIRO PARA CELEBRAR O INÍCIO DE UM NOVO ANO.
LEGENDA: FAMÍLIA ASSISTINDO À QUEIMA DE FOGOS EM FESTA DE COMEMORAÇÃO AO ANO-NOVO, 2019 (LOCAL DESCONHECIDO). FIM DA LEGENDA.
108
O QUE VOCÊ APRENDEU
- OBSERVE A FOTOGRAFIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
LEGENDA: FILHA E PAI BRINCANDO EM CASA, 2020. FIM DA LEGENDA
- DE QUE AS PESSOAS ESTÃO BRINCANDO?
_____
- ESSE BRINQUEDO ERA UTILIZADO QUANDO SEUS AVÓS ERAM CRIANÇAS?
_____
- OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES A SEGUIR. IDENTIFIQUE E REGISTRE, EMBAIXO DE CADA ILUSTRAÇÃO, QUE TIPO DE FESTA ESTÁ SENDO REPRESENTADA: FESTA FAMILIAR OU FESTA ESCOLAR.
_____
_____
_____
_____
_____
_____
109
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
- ESCREVA DE QUE VOCÊ BRINCARIA EM CADA UM DESSES LUGARES.
LEGENDA: QUADRA DE ESPORTES EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2017. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: PARQUINHO EM CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE SUZANO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2011. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: PARQUE PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2020. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: PRAIA NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2019. FIM DA LEGENDA.
_____
110
- LIGUE CADA BRINQUEDO AO MATERIAL DE QUE ELE É FEITO.
BRINQUEDOS:
LEGENDA: CARRINHO DE ROLIMÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BOIZINHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PETECA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: PIÕES. FIM DA LEGENDA.
MATERIAIS:
LEGENDA: PALHA DE MILHO. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: SEMENTE DE TUCUMÃ. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: BANANAS-VERDES. FIM DA LEGENDA.
- DESENHE UM BRINQUEDO OU UMA BRINCADEIRA:
- DO PASSADO, MAS QUE VOCÊ AINDA BRINCA.
_____
- QUE EXISTE ATUALMENTE E NÃO EXISTIA NO PASSADO.
_____
111
- OBSERVE A PINTURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
LEGENDA: MARA TOLEDO. FESTA DE SÃO JOÃO. 2003. ÓLEO SOBRE TELA, 100 cm X 150 cm. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.
- QUAL É A FESTA REPRESENTADA NA PINTURA?
_____
- QUE ELEMENTOS DA PINTURA INDICAM QUE FESTA É ESSA?
_____
- EM QUE LUGAR A FESTA ESTÁ ACONTECENDO?
_____
- ESSA FESTA TAMBÉM ACONTECE NA SUA ESCOLA?
_____