88

UNIDADE 4. BRINCADEIRAS E FESTAS

Imagem: Ilustração complementar das páginas 88 e 89. Pessoas em uma rua em atividades diversas. Mulher de cabelo cacheado castanho e chapéu roxo pontudo, segurando uma varinha com estrela amarela na ponta, um livro roxo aberto e asas sobre as costas. Está sentada em um banquinho com quatro crianças sentadas ao redor. Quatro crianças brincam em uma amarelinha pintada na rua, ao lado há duas mulheres adultas observando. Atrás há um homem idoso, vestindo camiseta azul e calça marrom, está sentado em uma cadeira na calçada segurando um celular e uma coleira com um cachorro. Em uma varanda há uma mulher idosa de cabelo cacheado grisalho, vestindo camiseta azul florida e avental vermelho, está segurando um celular disparando um flash.  À frente há crianças jogando bola de futebol com marcações de quadra sobre a rua. Ao lado, três crianças pulam uma corda, enquanto três pulam em um brinquedo inflável com plataforma azul. Ao lado, um homem observa-os. Por toda a imagem há bancas com comidas expostas e pessoas de avental atrás. Fim da imagem.

89

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. QUAIS ATIVIDADES ESTÃO REPRESENTADAS NA IMAGEM?
  2. VOCÊ JÁ PARTICIPOU DE UM EVENTO COMO ESSE? SE SIM, QUANDO E ONDE?

Fim do complemento.

90

CAPÍTULO 1. BRINCAR JUNTOS

AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DA ROTINA DA MAIORIA DAS CRIANÇAS. BRINCAR AJUDA A FAZER AMIZADES, A TROCAR IDEIAS, A OUVIR OPINIÕES E A RECEBER E DAR AFETO. ALÉM DISSO, É UMA ÓTIMA ATIVIDADE PARA MOVIMENTAR O CORPO.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. QUAIS DAS BRINCADEIRAS RETRATADAS NESTA CENA VOCÊ CONHECE?
Imagem: Ilustração. Campo aberto com crianças em brincadeiras diversas. Duas meninas e dois meninos puxam uma corda. Dois meninos e duas meninas brincam de cabra cega. Um menino e quatro meninas sentam em uma rosa com os olhos vendados enquanto uma dá a volta por elas. Duas meninas e três meninos de mãos dadas fazendo um círculo. Um menino e uma menina jogam bola colorida.   Fim da imagem.
  1. ESCREVA O NOME DE UMA BRINCADEIRA QUE VOCÊ IDENTIFICOU NA CENA.

_____

91

BRINCAR É DIVERTIR-SE, E VOCÊ PODE BRINCAR SOZINHO OU NA COMPANHIA DE OUTRAS PESSOAS.

QUANDO BRINCAMOS COM OS AMIGOS, DESCOBRIMOS JEITOS DE CONVIVER COM

PESSOAS DIFERENTES DE NÓS. POR ISSO, É IMPORTANTE SEMPRE RESPEITAR AS REGRAS DAS BRINCADEIRAS E O TEMPO DE CADA UM.

BRINCAR SOZINHO TAMBÉM PODE SER PRAZEROSO. VOCÊ PODE DESENHAR, DIVERTIR-SE COM BRINQUEDOS, JOGOS E COM HISTÓRIAS QUE VOCÊ MESMO CRIA.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo e capacete vermelho, vestindo camiseta verde e calça marrom, está andando em um patinete rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA ANDANDO DE PATINETE. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Quatro meninos e três meninas jogam bola de futebol em um campo. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e azul, apoiado em uma mesa com peças espalhadas de um quebra-cabeça.  Fim da imagem.

LEGENDA: MENINO BRINCANDO COM UM JOGO DE QUEBRA-CABEÇA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE NOS ESPAÇOS ABAIXO UMA BRINCADEIRA DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR SOZINHO E OUTRA DE QUE VOCÊ GOSTA DE BRINCAR COM OS AMIGOS.

_____

_____

92

EM CASA, PODEMOS BRINCAR COM A FAMÍLIA E OS VIZINHOS.

NA ESCOLA, BRINCAMOS COM OS COLEGAS E OS PROFESSORES.

TANTO EM CASA COMO NA ESCOLA, AS BRINCADEIRAS PODEM SER EM GRUPO OU INDIVIDUAIS.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. COM QUEM VOCÊ BRINCA NA SUA CASA?
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. COM QUEM VOCÊ GOSTA DE BRINCAR NA ESCOLA?
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo pijama listrado azul, segurando um escudo e uma capa amarela. Ao lado, uma menina de cabelo longo ruivo e tiara verde, deitada em uma barraca e tapete com um caderno aberto. Ilustração. Quatro meninos e quatro meninas em uma roda com cadeiras ao lado.  Fim da imagem.
  1. OBSERVE OS BRINQUEDOS A SEGUIR
Imagem: Fotografia. ESCORREGADOR: Escorregador vermelho com escada amarela. TABULEIRO E PEÇAS DE JOGO DE XADREZ: Tabuleiro de madeira com peças de xadrez. PEÇAS DE JOGO DE MONTAR: Peças em blocos para montar coloridos. BOLA: Bola de basquete com divisões em vermelho, amarelo e azul. GANGORRA: Gangorra amarela com assento vermelho.  Fim da imagem.

93

NA QUADRA DA ESCOLA, É COMUM PRATICAR ESPORTES E ATIVIDADES FÍSICAS.

NO PÁTIO ACONTECEM DIVERSOS TIPOS DE BRINCADEIRA.

NA SALA DE AULA, HÁ ATIVIDADES COM BRINQUEDOS E JOGOS.

DO QUE VOCÊ BRINCA EM CADA LUGAR DE SUA ESCOLA?

Imagem: Fotografia. Campo de areia com crianças jogando vôlei. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTUDANTES DO POVO INDÍGENA KALAPALO JOGANDO VÔLEI EM QUADRA NA ESCOLA DA ALDEIA AIHA, EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta cinza. À frente há uma menina de cabelo longo castanho, vestindo vestido branco. Estão jogando um jogo de tabuleiro desenhado.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESTUDANTES JOGANDO O JOGO DO CONHECIMENTO, NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ, ESTADO DE SÃO PAULO, 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. NUMERE AS CENAS DE 1 A 3 PARA COLOCÁ-LAS NA ORDEM EM QUE ACONTECERAM.
Imagem: Ilustração. Três imagens sequenciais. Cena A: espaço para preencher. Menino de cabelo cacheado preto e menina de cabelo longo castanho pegando materiais em prateleira. Cena B: espaço para preencher. Dois meninos e duas meninas de camisetas brancas e calça azul, estão sobre mesa com peças coloridas em trabalhos manuais. Cena C: espaço para preencher. Menino de cabelo curto ruivo e menina de cabelo longo ruivo, guardando materiais sobre prateleira. Fim da imagem.

94

CAPÍTULO 2. BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO PASSADO

NA ÉPOCA EM QUE SEUS AVÓS ERAM CRIANÇAS, OS BRINQUEDOS GERALMENTE ERAM FEITOS DE MADEIRA, DE PANO OU DE METAL.

HAVIA POUCOS BRINQUEDOS ELETRÔNICOS, FEITOS DE PLÁSTICO E MOVIDOS A PILHA OU A BATERIA, COMO É COMUM ATUALMENTE.

MUITAS CRIANÇAS REAPROVEITAVAM MATERIAIS QUE ENCONTRAVAM EM CASA E CRIAVAM OS PRÓPRIOS BRINQUEDOS.

O CARRINHO DE ROLIMÃ PODIA SER FEITO DE SOBRAS DE MADEIRA E RODINHAS DE AÇO, CHAMADAS DE ROLIMÃS. ESSAS RODINHAS COSTUMAVAM SER DESCARTADAS EM OFICINAS DE AUTOMÓVEIS.

UMA TIRA LONGA DE ELÁSTICO ERA SUFICIENTE PARA A DIVERSÃO. NESSA BRINCADEIRA, ERA PRECISO USAR TODA A HABILIDADE DO CORPO PARA SALTAR, PISAR E ENROSCAR OS PÉS NO ELÁSTICO.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Menina de cabelo curto, vestindo vestido curto. Está segurando uma boneca desenhada sobre papel encapando uma caixa. Fim da imagem.

LEGENDA: MENINA BRINCANDO COM BONECA FEITA DE CAIXA DE SAPATOS, 1956. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Meninos e meninas sobre uma rua pulando corda. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS BRINCANDO DE PULAR ELÁSTICO, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carrinho de rolimã de madeira com uma roda na frente e duas rodas atrás de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: CARRINHO DE ROLIMÃ. FIM DA LEGENDA.

95

O BILBOQUÊ ERA CONSTRUÍDO COM UMA LATA VAZIA, UM PEDAÇO DE BARBANTE E UM BASTÃO DE MADEIRA. PARA BRINCAR, ERA PRECISO JOGAR A LATA PARA O ALTO E, AO CAIR, ENCAIXÁ-LA NO BASTÃO.

OS PÉS DE LATAS TAMBÉM PODIAM SER FEITOS COM LATAS USADAS E BARBANTE. DEPOIS DE PRENDER O BARBANTE NAS LATAS PASSANDO PELOS FUROS, ERA SÓ SUBIR NELAS E SAIR ANDANDO.

OS BRINQUEDOS FEITOS DE MATERIAIS REAPROVEITADOS AINDA SÃO USADOS NOS DIAS ATUAIS. VOCÊ JÁ BRINCOU COM ALGUM DELES?

Imagem: Fotografia. Lata com linha ligada a pedaço de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: BILBOQUÊ FEITO DE LATA, BARBANTE E BASTÃO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Duas latas coloridas com cordões amarrados sobre a estrutura. Fim da imagem.

LEGENDA: PÉS DE LATAS. FIM DA LEGENDA.

  1. PINTE DE ACORDO COM A LEGENDA.

Ilustração de um quadrado azul.BRINQUEDOS MAIS COMUNS NO PASSADO.

Ilustração de um quadrado vermelho.BRINQUEDOS MAIS COMUNS NO PRESENTE.

Imagem: Fotografia. Madeira de trapézio com um boneco de madeira amarrado por linha. Fim da imagem.

( )

LEGENDA: TRAPEZISTA DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA

Imagem: Fotografia. Avião de madeira amarelo com piloto.  Fim da imagem.

( )

LEGENDA: AVIÃO DE BRINQUEDO DE MADEIRA.FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vídeo game portátil com visor central e botões laterais. Fim da imagem.

( )

LEGENDA: VIDEOGAME PORTÁTIL. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Drone com quatro hélices.  Fim da imagem.

( )

LEGENDA: DRONE. FIM DA LEGENDA.

96

OUTRO BRINQUEDO MUITO COMUM NO PASSADO ERA A BOLA DE MEIA.

SIGA O PASSO A PASSO PARA FAZER UMA BOLA DE MEIA E SE DIVERTIR COM SEUS AMIGOS.

Imagem: Fotografia. Bola formada por meias. Fim da imagem.

MATERIAL

MODO DE FAZER

  1. AMASSE AS FOLHAS DE JORNAL E FAÇA UMA BOLA COM ELAS.
  1. COLOQUE A BOLA DE JORNAL DENTRO DA MEIA.
  1. TORÇA A MEIA PRÓXIMO À BOLA DE JORNAL.
  1. ENVOLVA A BOLA COM O CANO DA MEIA E ELA ESTÁ PRONTA.
Imagem: Fotografias. Na parte superior, meia rosa e folhas de jornal. Em seguida: 1. Destaque para duas mãos amassando folhas de jornal. 2. Destaque de duas mãos colocando folhas de jornal amassadas dentro uma meia. 3. Destaque de duas mãos amarrando a meia rosa com folhas dentro. 4. Destaque de duas mãos transpassando cano longo da meia rosa pela estrutura amarrada. Fim da imagem.
  1. DO QUE VOCÊ E SEUS AMIGOS BRINCARAM USANDO A BOLA DE MEIA?

_____

Imagem: Fotografia. Bolinha rosa de meia. Fim da imagem.

97

ANTIGAMENTE, A RUA ERA UM ESPAÇO MUITO UTILIZADO PARA BRINCADEIRAS COMO PEGA-PEGA, ESCONDE-ESCONDE, CIRANDA E AMARELINHA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Crianças em uma rua jogando uma bola. Ao redor há carros antigos estacionados. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS JOGANDO FUTEBOL EM RUA DO CENTRO DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 1965. FIM DA LEGENDA.

EM ALGUNS LUGARES, AS CRIANÇAS AINDA BRINCAM NA RUA, MAS, EM GRANDES CIDADES, ESSA PRÁTICA NÃO É SEGURA POR CAUSA DO GRANDE MOVIMENTO DE AUTOMÓVEIS.

Imagem: Fotografia. Parque com brinquedos coloridos, escorregador, ferros para se pendurar, gangorra e gira-gira. Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUINHO EM CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE PIRAQUARA, ESTADO DO PARANÁ, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. MARQUE UM X NAS BRINCADEIRAS ANTIGAS QUE VOCÊ CONHECE.
Imagem: Fotografia. Dois meninos pulando uma amarelinha desenhada sobre rua. Fim da imagem.

LEGENDA: AMARELINHA. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Crianças brincando com elástico transpassado pelo pé em um campo. Fim da imagem.

LEGENDA: PULAR ELÁSTICO. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Crianças em uma quadra pulando corda. Fim da imagem.

LEGENDA: PULAR CORDA. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Fotografia. Destaque de uma criança jogando um pião sobre o asfalto. Fim da imagem.

LEGENDA: JOGAR PIÃO. FIM DA LEGENDA.

( )

98

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Saúde. Fim da imagem.

INFÂNCIA EM OUTROS TEMPOS

COMO SERÁ QUE AS CRIANÇAS BRINCAVAM EM OUTROS TEMPOS? ALGUMAS BRINCADEIRAS ERAM IGUAIS ÀS DE HOJE, OUTRAS ERAM BEM DIFERENTES. VAMOS LER UM TEXTO SOBRE ISSO?

A INFÂNCIA EM 1960 E 1970

[...] CHUVA ERA SINÔNIMO DE

DIVERSÃO! ANDAR DE BICICLETA

SENTINDO A CHUVA BATER

FORTE NO ROSTO, BRINCAR NA

ENXURRADA – CORRENDO NA ÁGUA

OU SOLTANDO BARQUINHOS DE

PAPEL. [...]

TUDO ERA MUITO SIMPLES:

LATINHAS, PNEUS VELHOS, JORNAIS,

FOLHAS USADAS DE CADERNO – E AS

BRINCADEIRAS ACONTECIAM. [...]

[...] BRINQUEI NA TERRA, NO BARRO, NA

LAMA, NA AREIA, PEGUEI PEIXINHO E GIRINO

NO RIO, COLOQUEI CHINELO NA ENXURRADA, FIZ

BARQUINHO DE PAPEL. FIZ E SOLTEI MUITA PIPA!

AUGUSTO MARTINI. A INFÂNCIA NOS ANOS 60 E 70. A SIMPLICIDADE DAS COISAS. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/gti. ACESSO EM: 22 DEZ. 2020.


Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa com listras claras e calça amarela. Ao lado, menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja com listras marrom e calça azul. Está correndo em uma enxurrada ao lado da calçada de um parque. Ao fundo há crianças brincando no campo. Fim da imagem.

99

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. ENTREVISTE UM ADULTO DE SUA FAMÍLIA PARA DESCOBRIR DO QUE ELE BRINCAVA NA INFÂNCIA. USE O ROTEIRO A SEGUIR. DEPOIS COMPARTILHE O RESULTADO DA ENTREVISTA COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA.

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto dividido em dois laços, vestindo vestido azul com listras amarelas. Está segurando uma corda de pular. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo castanho, vestindo camiseta branca e bermuda azul, está de costas jogando uma bola de basquete em um cesto pendurado. Fim da imagem.

100

CAPÍTULO 3. BRINQUEDOS DO BRASIL

ALGUMAS CRIANÇAS BRASILEIRAS FAZEM SEUS BRINQUEDOS APROVEITANDO MATERIAIS ENCONTRADOS NA NATUREZA, COMO GALHOS, FOLHAS E SEMENTES.

PARA ELAS, CONSTRUIR OS PRÓPRIOS BRINQUEDOS FAZ PARTE DA BRINCADEIRA.

Imagem: Fotografia. Vista de campo de areia com duas traves. Há crianças jogando bola sobre o campo. Ao fundo há vegetação baixa e ocas de palha.  Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS INDÍGENAS JOGANDO FUTEBOL EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. AS TRAVES DO GOL, DE MADEIRA, FORAM CONSTRUÍDAS PELAS PRÓPRIAS CRIANÇAS DA ALDEIA. FIM DA LEGENDA.

NAS ALDEIAS INDÍGENAS DO POVO PANARÁ, NO ESTADO DO PARÁ, AS CRIANÇAS BRINCAM COM UM PIÃO FEITO COM A SEMENTE DA FRUTA DO TUCUMÃ PRESA EM UMA VARETA.

PARA BRINCAR, É PRECISO ENROLAR UM PEDAÇO DE BARBANTE EM VOLTA DA VARETA. AO PUXAR O BARBANTE COM FORÇA, O PIÃO GIRA E PRODUZ UM SOM PARECIDO COM UM ASSOVIO.

Imagem: Fotografia. Pião de semente grande arredondada e cabeço de madeira. Ao lado há cipó e filete de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: PIÃO DE SEMENTE DE TUCUMÃ, 2016. FIM DA LEGENDA

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA

  • BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS, DE ROSEANA MURRAY. SÃO PAULO: FTD, 2014. A OBRA APRESENTA POEMAS QUE DESCREVEM, COM SENSIBILIDADE, UMA SÉRIE DE BRINCADEIRAS.

Fim do complemento.

101

A PETECA É UM BRINQUEDO DE ORIGEM INDÍGENA. NAS LÍNGUAS TUPI, PETECA SIGNIFICA “DAR TAPAS COM AS MÃOS”. A PETECA É FEITA DE PALHA DE MILHO AMARRADA COMO UMA TROUXINHA.

VOCÊ JÁ BRINCOU COM UMA PETECA? ELA ERA PARECIDA COM A PETECA DA FOTOGRAFIA ABAIXO?

Imagem: Fotografia Peteca de palha com um fecho preto. Fim da imagem.

LEGENDA: PETECA DE PALHA DE MILHO FEITA PELOS INDÍGENAS DO POVO GUARANI M’BYA, ESTADO DE SANTA CATARINA. FIM DA LEGENDA.

MUITAS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM A PRODUZIR ARCOS E FLECHAS USANDO VARAS DE BAMBU E FIBRAS. ELAS USAM AS FLECHAS SEM PONTEIRAS E TREINAM A PONTARIA BRINCANDO DE ACERTAR UM ALVO.

Imagem: Fotografia. Menino indígena de cabelo médio castanho liso, sem camiseta e de bermuda. Está segurando um arco com uma flecha apontada. Ao redor há vegetação e árvores altas. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇA DO POVO INDÍGENA SATERÊ-MAWÉ, ALDEIA INHAÃ-BÉ, EM MANAUS, ESTADO DO AMAZONAS, 2018. FIM DA LEGENDA

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. IMAGINE UM BRINQUEDO E DESENHE-O. DEPOIS, MOSTRE SEU DESENHO PARA OS COLEGAS E EXPLIQUE DE QUE MATERIAIS SERIA FEITO E COMO SE BRINCARIA COM ELE.

_____

102

A AMARELINHA É UMA BRINCADEIRA MUITO POPULAR.

ELA É CONHECIDA POR NOMES DIFERENTES E EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE DESENHÁ-LA NO CHÃO.

Imagem: Fotografia. Vista superior de crianças brincando em um caracol com quadrados desenhados sobre o asfalto. Destaque para uma menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta verde e bermuda branca. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Vista superior de uma menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta branca e calça azul, pulando em uma amarelinha do caco quadrada com divisões de números. 1 e 2, lado a lado, quadrado formado por 4 espaços em triângulos indicando 3, 4, 5 e 6. Finalizando com sequencia de dois quadrados 7 e 8.  Fim da imagem.
Imagem: Fotografia. Menino de capuz branco e calça bege pulando um pula macaca com os dois pés entre o 4 e 5. Fim da imagem.

VOCÊ COSTUMA BRINCAR DE AMARELINHA DE ALGUMA DESSAS MANEIRAS? ESCOLHA COM OS COLEGAS UMA DESSAS AMARELINHAS E BRINQUEM NO PÁTIO DA ESCOLA.

NO ESTADO DE GOIÁS, AS CRIANÇAS BRINCAM DE PIQUE-FRUTA. É UMA VARIAÇÃO DA TRADICIONAL BRINCADEIRA DE PEGA-PEGA NA QUAL O JOGADOR DEVE DIZER O NOME DE UMA FRUTA PARA NÃO SER PEGO.

AS CRIANÇAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE BRINCAM DE TICA-TREPA. NESSA BRINCADEIRA, ELAS DEVEM SUBIR EM UM LUGAR ALTO – COMO CALÇADA, ÁRVORE OU CADEIRA – PARA SE PROTEGER DO PEGADOR.

Imagem: Fotografia. Campo de grama com árvores ao fundo. Há crianças correndo em direção à câmera. Fim da imagem.

LEGENDA: CRIANÇAS DO POVO INDÍGENA GUATÓ BRINCANDO DE PEGA-PEGA EM CORUMBÁ, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, 2017. FIM DA LEGENDA.

  1. QUE NOME TEM A BRINCADEIRA DE PEGA-PEGA NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE?

_____

103

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias.  Fim da imagem.
  1. O JOGO DE BOLINHA DE GUDE RECEBE UM NOME DIFERENTE DEPENDENDO DO LUGAR ONDE É JOGADO. PESQUISE NA INTERNET E ENCONTRE TRÊS FORMAS DIFERENTES DE CHAMAR ESSE JOGO.

Quadro: equivalente textual a seguir.

BOLINHA DE GUDE

1

2

3

  1. ESCREVA O NOME DAS BRINCADEIRAS NOS LOCAIS INDICADOS.
Imagem: Ilustração. Cinco crianças de mãos dadas formando uma roda. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro e óculos de armação arredondada pulando sobre uma amarelinha no chão. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Duas meninas, vestindo camiseta amarela e bermuda verde, e um menino, vestindo camiseta branca e bermuda roxa, estão jogando bola. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Duas duplas de crianças com um pé de cada amarrado, se abraçando e andando. Fim da imagem.

_____

104

CAPÍTULO 4. COMEMORAÇÕES

AS FESTAS REÚNEM PESSOAS QUE DESEJAM COMEMORAR UM EVENTO IMPORTANTE, COMO O FIM DE UM ANO, OS ANIVERSÁRIOS E AS DATAS RELEVANTES PARA A COMUNIDADE.

A ESCOLA TAMBÉM PODE SER UM ESPAÇO PARA COMEMORAÇÕES E FESTAS, COMO ACONTECE NAS FESTAS JUNINAS, NAS DATAS CÍVICAS , NO INÍCIO DA PRIMAVERA OU NO FIM DO ANO ESCOLAR.

Imagem: Ilustração. Vista de festa junina. Há barracas de comidas, crianças dançando, barraca indicando pescaria e homens tocando instrumentos musicais. Sobre o céu há bandeiras coloridas em varais. Fim da imagem.

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

AS FESTAS JUNINAS TIVERAM ORIGEM NA UNIÃO DAS PESSOAS PARA AGRADECER A COLHEITA DO ANO. NESSAS FESTAS, HÁ DANÇAS, FOGUEIRA, MÚSICAS E MUITAS COMIDAS FEITAS À BASE DE MILHO.

Imagem: Fotografia. Destaque de espiga de milho em plantação. Fim da imagem.

LEGENDA: MILHO PRESTES A SER COLHIDO EM RIBEIRÃO BRANCO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2020.

Fim do complemento.

105

EM MUITAS ESCOLAS, COSTUMA-SE ORGANIZAR UMA FEIRA CULTURAL OU MOSTRA DE FIM DE ANO PARA OS ESTUDANTES COMPARTILHAREM COM SUAS FAMÍLIAS O QUE APRENDERAM E PRODUZIRAM AO LONGO DO ANO.

ESSAS FESTAS TAMBÉM ACONTECEM NA SUA ESCOLA?

Imagem: Ilustração. Adultos e crianças sobre um salão fechado. Há maquetes expostas em mesas, e ao lado, uma mesa com comida exposta. Há duas bandeiras indicando “mostra de trabalho” e “e festa de fim de ano”. Fim da imagem.
  1. O QUE VOCÊ APRENDEU NESTE ANO E GOSTARIA DE APRESENTAR EM UMA MOSTRA DE FIM DE ANO?

_____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE UMA FESTA QUE VOCÊ GOSTARIA QUE ACONTECESSE EM SUA ESCOLA.

_____

106

EM NOSSO ANIVERSÁRIO COMEMORAMOS O DIA DO NOSSO NASCIMENTO.

A COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO CELEBRA A CHEGADA DE UMA PESSOA À FAMÍLIA, SEU CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO.

ALGUMAS PESSOAS FAZEM FESTA DE ANIVERSÁRIO E SERVEM BOLO E DOCES. ALÉM DISSO, HÁ ALGUMAS PRÁTICAS COMUNS, COMO CANTAR PARABÉNS A VOCÊ E SOPRAR UMA VELA COLOCADA SOBRE O BOLO.

Imagem: Ilustração. Destaque de um menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta verde, está em frente a um bolo com cobertura marrom e velas. Sobre a mesa com o bolo há doces expostos e copos. Ao redor da mesa há adultos e crianças com as mãos unidas. Há varais com bandeiras e bexigas. Fim da imagem.
  1. QUANTOS ANOS VOCÊ FEZ NO SEU ÚLTIMO ANIVERSÁRIO?

_____

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

O ANIVERSÁRIO DA ESCOLA, DA RUA E DO BAIRRO ACONTECE NO DIA DE SUA INAUGURAÇÃO OU NO DIA EM QUE FORAM FUNDADOS.

ALÉM DAS COMEMORAÇÕES PELO ANIVERSÁRIO, OS MORADORES DE UM BAIRRO OU DE UMA RUA OU A COMUNIDADE ESCOLAR PODEM REALIZAR OUTRAS FESTIVIDADES AO LONGO DO ANO, COMO FEIRAS, FESTIVAIS OU APRESENTAÇÕES CULTURAIS.

Imagem: Fotografia. Destaque de três pessoas com chapéu meia lua bege, vestindo quimono laranja e azul, segurando sobre o rosto dois leques verdes. Estão em uma rua com postes vermelhos e luminárias arredondadas brancas. Há multidão de pessoas observando a apresentação. Fim da imagem.

LEGENDA: MUITAS PESSOAS ACOMPANHARAM AS COMEMORAÇÕES DO 50O FESTIVAL ORIENTAL QUE ACONTECERAM NO BAIRRO DA LIBERDADE, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, EM DEZEMBRO DE 2018. ESSE EVENTO OCORRE TODOS OS ANOS NO BAIRRO, QUE SEMPRE RECEBE MUITOS VISITANTES.

Fim do complemento.:

107

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. REÚNA-SE COM QUATRO OU CINCO COLEGAS E ELABOREM UM CARTAZ PARA COMEMORAR O FIM DO ANO ESCOLAR.
Imagem: Fotografia. Vista de quadro amarelo com fotografias de crianças expostas em retângulos azuis. No centro, o título: ”parabéns aos alunos que brilharam na leitura”. Fim da imagem.

LEGENDA: PAINEL COM FOTOGRAFIAS DOS ESTUDANTES, EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SUMARÉ, ESTADO DE SÃO PAULO, 2015.FIM DA LEGENDA.

AS FESTAS DE FIM DE ANO TAMBÉM COSTUMAM SER COMEMORADAS EM FAMÍLIA.

EM MUITOS LUGARES, ACONTECE QUEIMA DE FOGOS NA PASSAGEM DO DIA 31 DE DEZEMBRO PARA O DIA 1o DE JANEIRO PARA CELEBRAR O INÍCIO DE UM NOVO ANO.

Imagem: Fotografia. Vista de céu com fogos de artifícios coloridos explodindo, o céu possui tons de azul, roxo e amarelo. Em contraste com a luz há sombra de cinco pessoas unidas observando. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA ASSISTINDO À QUEIMA DE FOGOS EM FESTA DE COMEMORAÇÃO AO ANO-NOVO, 2019 (LOCAL DESCONHECIDO). FIM DA LEGENDA.

108

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. OBSERVE A FOTOGRAFIA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto cacheado, vestindo camiseta de manda longa verde e calça azul. Ao lado, uma menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta longa verde e calça bege. Estão segurando controles de videogame. Fim da imagem.

LEGENDA: FILHA E PAI BRINCANDO EM CASA, 2020. FIM DA LEGENDA

_____

_____

  1. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES A SEGUIR. IDENTIFIQUE E REGISTRE, EMBAIXO DE CADA ILUSTRAÇÃO, QUE TIPO DE FESTA ESTÁ SENDO REPRESENTADA: FESTA FAMILIAR OU FESTA ESCOLAR.
Imagem: Ilustração. Quatro adultos e seis crianças sentadas ao redor de uma mesa com comida e bebida disposta. Acima da sala há uma faixa indicando “feliz ano novo”. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Dois adultos e cinco crianças em uma sala com presentes e chapéus festivos. Acima, há arco de balões e uma faixa indicando “feliz aniversário!”. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Vista de três meninos e três meninas caracterizados em festa junina, acima há bandeiras coloridas em um varal. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Seis crianças em frente a um quadro com cartazes informativos com fotos e textos, acima, uma faixa indica “mostra de projetos escolares”. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Seis crianças em frente a uma mesa com experimentos, tubos de ensaios e canos. Acima, uma faixa indica “feira de ciências”. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ilustração. Cinco pessoas ao lado de um casal de idosos que seguram taças transparentes. Acima, uma faixa com balões indica “feliz 50 anos de casados”. Fim da imagem.

_____

109

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. ESCREVA DE QUE VOCÊ BRINCARIA EM CADA UM DESSES LUGARES.
Imagem: Fotografia. Quadra com traves, estrutura de ferro e arquibancada. Há crianças no centro da quadra. Fim da imagem.

LEGENDA: QUADRA DE ESPORTES EM ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2017. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Vista de parquinho de grama com muro nos arredores e com prédio ao lado, há balanças, gangorra, casinha e escorregadores. Há crianças brincando no centro. Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUINHO EM CONDOMÍNIO NO MUNICÍPIO DE SUZANO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2011. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Campo aberto com árvores espaçadas. Há duas crianças brincando com uma peteca. Fim da imagem.

LEGENDA: PARQUE PÚBLICO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2020. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Fotografia. Destaque de crianças sobre a areia de uma praia com brinquedos. Atrás há uma criança brincando com uma pipa e pessoas no mar. Fim da imagem.

LEGENDA: PRAIA NO MUNICÍPIO DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2019. FIM DA LEGENDA.

_____

110

  1. LIGUE CADA BRINQUEDO AO MATERIAL DE QUE ELE É FEITO.

BRINQUEDOS:

Imagem: Fotografia de carrinho de rolimã de madeira clara. Fim da imagem.

LEGENDA: CARRINHO DE ROLIMÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de boizinho, composto por uma casca verde e palitos. Fim da imagem.

LEGENDA: BOIZINHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de peteca, composta por por palha. Fim da imagem.

LEGENDA: PETECA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de piões com hastes compridas e parte superior arredondada. Fim da imagem.

LEGENDA: PIÕES. FIM DA LEGENDA.

MATERIAIS:

Imagem: Fotografia de palhas de milho empilhadas. Fim da imagem.

LEGENDA: PALHA DE MILHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma tábua de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma semente com parte arredondada. Fim da imagem.

LEGENDA: SEMENTE DE TUCUMÃ. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de quatro bananas verdes. Fim da imagem.

LEGENDA: BANANAS-VERDES. FIM DA LEGENDA.

  1. DESENHE UM BRINQUEDO OU UMA BRINCADEIRA:

_____

_____

111

  1. OBSERVE A PINTURA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Vista de quadro com pessoas em festa de são joão. Há fileira de pessoas dançando e pessoas tocando instrumentos musicais. Ao lado há pessoas ao redor de uma fogueira. Nos cantos da imagem há pessoas andando entre barracas coloridas e uma capela. Por toda a imagem há varais com bandeiras coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: MARA TOLEDO. FESTA DE SÃO JOÃO. 2003. ÓLEO SOBRE TELA, 100 cm X 150 cm. GALERIA JACQUES ARDIES, SÃO PAULO (SP). FIM DA LEGENDA.

_____

_____

_____

_____