MP060

UNIDADE 2. A VIDA FAMILIAR

Imagem: Ilustração complementar das páginas 36 e 37. Destaque de quatro pessoas em uma sala, estão ao redor de uma mesa com tabuleiro de jogo colorido com peças em tons de amarelo, azul, verde e vermelho. Da esquerda para direita: Menino de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta vermelha; Mulher de cabelo longo cacheado castanho e brinco de argolas, vestindo camiseta azul com flores rosas; Menino de cabelo curto cacheado castanho e óculos de armação azul arredondada, vestindo camiseta verde; Menina de cabelo longo cacheado castanho vestindo camiseta rosa.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Introdução

A unidade 2, A vida familiar, procura trabalhar a vida cotidiana do estudante em suas relações com pessoas próximas da família, estimulando reflexões sobre a importância dessa integração para a convivência com outros grupos e o acolhimento das diferenças na sociedade. Além disso, a unidade aborda o reconhecimento e a valorização da história da família de cada estudante, promovendo a identificação das lembranças e dos marcos que compõem a história da família, assim como a percepção das diferentes formas de organização familiar.

Em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica 8 e 9 da BNCC, a unidade estimula os estudantes a conhecer-se, apreciar-se e cuidar da sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros; e a exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação. Em consonância com a Competência Específica de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental 1 da BNCC, a unidade busca levar os estudantes a compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. A proposta da unidade relaciona-se ainda com a Competência Específica de História para o Ensino Fundamental 4 da BNCC e, desse modo, visa contribuir para que o estudante possa identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos e posicionar-se criticamente com base em princípios inclusivos e solidários.

Unidades temáticas da BNCC em foco na unidade:

  • Mundo pessoal: meu lugar no mundo.
  • Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

    Objetos de conhecimento em foco na unidade:

  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
  • A escola e a diversidade do grupo social envolvido.
  • A vida em família: diferentes configurações e vínculos.

MP061

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR:

  1. SERÁ QUE ESSAS PESSOAS MORAM NA MESMA CASA?
  2. ELAS FAZEM PARTE DA MESMA FAMÍLIA? COMO VOCÊ SABE?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para a abertura da unidade 2 e os conteúdos das páginas 38 e 39 pode ser trabalhada na semana 11.

Orientações

As atividades de abertura da unidade podem ser conduzidas como atividades preparatórias para o trabalho com conteúdos, competências e habilidades que serão desenvolvidos com os estudantes. Sugerimos que inicie a abordagem da unidade com as atividades preparatórias a seguir.

Pergunte aos estudantes quem eles acreditam ser as pessoas representadas. Pergunte ainda onde elas estão e por que estão juntas. Espera-se que eles digam que estão em uma casa e que podem ser pessoas de uma mesma família.

Leia para a turma as perguntas do boxe Vamos conversar. Comente com os estudantes que a sala representada na imagem de abertura é um local de convivência doméstica.

Peça que observem e descrevam a mobília e a decoração. Pergunte se os quadros e o porta-retratos têm imagens dessa família.

É fundamental, nesse momento, indicar aos estudantes que não existe um único modelo de família e que devemos respeitar a todos.

Com base na imagem, converse com os estudantes sobre a convivência em suas moradias. Que atividades fazem juntos? Em que locais realizam essas atividades? Quando é possível ver a família reunida?

Pergunte aos estudantes o que entendem por família. Esclareça que as famílias se formam por meio de laços de afeto e parentesco e que tais laços não são necessariamente biológicos.

Habilidades da BNCC em foco nesta unidade:

EF01HI02; EF01HI03; EF01HI04; EF01HI06 e

EF01HI07.

Objetivos pedagógicos da unidade:

  • Reconhecer a existência de diferentes formas de organização familiar.
  • Conhecer as principais diferenças entre as famílias do passado e as do presente.
  • Reconhecer a árvore genealógica como registro da história das famílias.
  • Refletir sobre a prática da adoção na composição de famílias.
  • Reconhecer as características dos diferentes espaços e regras de convívio.
  • Valorizar a cooperação no cotidiano.

MP062

CAPÍTULO 1. MINHA FAMÍLIA

A FAMÍLIA É O PRIMEIRO E UM DOS MAIS IMPORTANTES GRUPOS SOCIAIS DE QUE UMA PESSOA FAZ PARTE.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA.

  1. ASSINALE AS IMAGENS QUE PODEM REPRESENTAR PESSOAS DE SUA FAMÍLIA.
    PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, brincos dourados, vestindo camiseta roxa. Ilustração. Mulher idosa de cabelo longo cacheado grisalho e óculos de armação arredondada azul, vestindo camiseta laranja. Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde. Ilustração. Homem idoso de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta verde. Ilustração. Menino bebê de cabelo médio castanho, vestindo camiseta verde. Ilustração. Menina de cabelo curto castanho, vestindo camiseta rosa.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. ALGUÉM DE SUA FAMÍLIA TEM IDADE MUITO DIFERENTE DAS PESSOAS REPRESENTADAS NA ATIVIDADE ANTERIOR? QUEM?
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Reconhecer a existência de diferentes formas de organização familiar.
  • Compreender as maneiras como se formam as famílias.
  • Refletir sobre a prática da adoção na composição de famílias.

    Orientações

    Leia o texto para os estudantes e pergunte a eles quantas pessoas fazem parte da família deles.

    Atividade 1. Leia e explique o comando da atividade e diga aos estudantes que devem prestar atenção à idade aproximada das pessoas representadas.

    Atividade 2. Os estudantes poderão acrescentar um bebê, um adolescente ou outra pessoa com idade diferente.

    Após a realização das atividades 1 e 2, estimule os estudantes a falar como são suas famílias e quais são os tipos de família possíveis. Ao abordar o tema da família, é preciso estar preparado para lidar com situações adversas. Haverá estudantes que passaram ou estão passando por situações de conflito e separação na família. Se esses problemas forem socializados em sala de aula, esteja atento para manter a cordialidade e promover o respeito entre eles.

    As atividades 1 e 2, aliadas à reflexão sobre a composição familiar dos estudantes, possibilitam desenvolver aspectos da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

    Ao longo do capítulo 1 é possível desenvolver com os estudantes a abordagem do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da discussão sobre as diferentes composições familiares.

    A violência contra crianças e adolescentes

    Milhões sofrem, em todo mundo, com a violência física dos castigos, agressões verbais, abusos sexuais, exploração do trabalho, abandono e negligência, entre outros tipos de ocorrências.

    [...]

    [...] No Brasil, segundo dados de 2016 do então Ministério de Direitos Humanos, o País registrou 396 ocorrências por dia, ou 16 a cada hora, de maus-tratos a crianças e adolescentes.

    Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A educação que protege contra a violência. Disponível em: http://fdnc.io/gt3. Acesso em: 25 abr. 2021.

MP063

AS FAMÍLIAS PODEM SE FORMAR POR MEIO DA UNIÃO DE PESSOAS, PELO NASCIMENTO E PELA ADOÇÃO.

AS UNIÕES FAMILIARES SÃO CONSTRUÍDAS PELOS LAÇOS DE AFETO E PELO CUIDADO DE UNS PELOS OUTROS.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde. Está segurando um livro aberto, com um bebê no colo. Fim da imagem.

LEGENDA: PAI LENDO PARA SEU FILHO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo curto cacheado grisalho, vestindo camisa azul e casaco cinza. Ao lado, mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. Elas estão de braços entrelaçados, caminhando por uma rua. Fim da imagem.

LEGENDA: JOVEM AJUDANDO A AVÓ A CAMINHAR PELA RUA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul, está com uma menina de cabelo castanho, vestindo camiseta lilás, apoiada sobre suas costas. Ao lado, mulher de cabelo longo loiro, vestindo camiseta azul, está com um menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul, apoiado sobre suas costas. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA COMPOSTA DE MÃE, PAI, UMA FILHA E UM FILHO. FIM DA LEGENDA

MANUAL DO PROFESSOR

Leia o texto e peça a todos que observem as fotografias e as legendas que as acompanham. Reforce a ideia de que as famílias se unem por laços de afeto e pelo cuidado que as pessoas têm umas com as outras nesse núcleo social.

Estimule os estudantes a relatar como são suas famílias e se conhecem famílias com composições diferentes da sua.

Pergunte aos estudantes se eles conhecem pessoas que foram adotadas e o que eles pensam sobre o assunto.

É importante que eles percebam que a adoção é um ato de amor e que deve focar no bem-estar da criança ou do adolescente adotado.

Pergunte para eles se acreditam haver uma idade máxima para a adoção ou se podemos adotar um idoso, por exemplo.

Para o estudante assistir

O pequeno Stuart Little.

Direção: Rob Minkoff. EUA, 1999. 84 min.

Filme sobre a vida de Stuart, um rato que vive em um orfanato com as crianças. Um dia uma família decide adotar uma criança, e seu filho se encanta com Stuart.

Atividade complementar: Assistir a filme sobre adoção

  • Se houver disponibilidade, apresente para os estudantes o filme O pequeno Stuart Little, de 1999.
  • Antes de começar o filme, esclareça que se trata de temática sobre adoção e aceitação.
  • Após a exibição, pergunte aos estudantes como eles reagiriam se a família adotasse uma criança muito diferente fisicamente, como é o caso do filme.
  • Peça a eles que se imaginem no lugar da criança que foi adotada, que reflitam sobre como ela se sentiria e como gostaria de ser tratada.

MP064

FAMILIAS AO LONGO DO TEMPO

NO PASSADO, ERA MUITO COMUM ENCONTRAR FAMÍLIAS NUMEROSAS, FORMADAS POR MUITOS FILHOS.

A MAIORIA DAS FAMÍLIAS VIVIA NO CAMPO E, MUITAS VEZES, AVÓS, PAIS, FILHOS, TIOS E PRIMOS MORAVAM NA MESMA CASA. ALGUMAS ESCOLAS, CHAMADAS ESCOLAS RURAIS, FORAM CONSTRUÍDAS PRÓXIMAS ÀS MORADIAS DOS ESTUDANTES QUE MORAVAM E QUE AINDA MORAM NO CAMPO.

Imagem: Ilustração. Campo com pessoas fazendo atividades diversas. Mulher de cabelo longo castanho e touca azul, segura uma tigela com frutas. Homem de cabelo curto preto e mulher de cabelo longo castanho, ambos de chapéu de palha, trabalham em campo de plantação. Menino de cabelo curto e menina de cabelo longo castanho, alimentam pintinhos. Homem de cabelo curto preto, segura um cavalo com um menino de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada preta, montado no animal. Fim da imagem.

LEGENDA:ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO O DIA A DIA EM UMA PEQUENA PROPRIEDADE RURAL. FIM DA LEGENDA.

ATUALMENTE, A MAIORIA DAS FAMÍLIAS É FORMADA APENAS POR PAIS

E FILHOS. MUITAS DESSAS FAMÍLIAS VIVEM EM CENTROS URBANOS.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, sentada em um sofá azul em frente à televisão, ao lado há um menino de cabelo curto castanho e menina de cabelo dividido em dois laços, eles seguram um pote de pipoca. Fim da imagem.

LEGENDA:ILUSTRAÇÃO REPRESENTANDO FAMÍLIA ASSISTINDO À TELEVISÃO. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo da página 40 pode ser trabalhada na semana 11.

Orientações

Pergunte aos estudantes se parentes já contaram histórias de como eram suas famílias e o que eles sabem sobre elas. Indague se eles têm familiares que vivem no campo (caso eles vivam na cidade) ou familiares que vivem na cidade (caso eles vivam no campo).

Questione os estudantes sobre as diferenças na composição familiar e nos modos de vida das famílias que vivem no campo e na cidade. Peça que expliquem essas diferenças e procurem refletir com base em seus conhecimentos e experiências.

Depois dessas questões iniciais, pergunte se já imaginaram viver com várias pessoas em uma mesma casa e quem eles gostariam que vivesse com eles.

Atenção: não deixe de explicar que rural vem de campo e que urbano vem de cidade.

Professor, explique aos estudantes que há diferentes tipos de escola. Se você está em uma escola do campo, explique a importância dela na região e como o número de escolas no campo aumentou ao longo do tempo. Aproveite para contar a história da escola e como ela surgiu.

Os conteúdos desta página favorecem a mobilização de aspectos da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Os diferentes tipos de escola no Brasil

O País conta com 186,1 mil escolas de educação básica;

  • A maior rede de educação básica do País está sob a responsabilidade dos municípios, concentrando cerca de 2/3 das escolas (114,7mil);
  • A participação das escolas da rede privada passou de 21,1% em 2015 para 21,5% em 2016. [...]
  • 33,9% das escolas brasileiras encontram-se na zona rural;
  • [...]
  • 7,2% das escolas possuem um único docente [...]. [...]
  • São 4,5 mil escolas em áreas de assentamento; 2,4 mil em áreas remanescentes de quilombos e 3,1 mil em terras indígenas [...].

    Censo Escolar da Educação Básica 2016 . Notas Estatísticas. Brasília – DF: Inep, 2017. Disponível em: http://fdnc.io/Es. Acesso em: 25 abr. 2021.

MP065

FAMÍLIAS INDÍGENAS

HOJE, O BRASIL CONTA COM MAIS DE 305 POVOS INDÍGENAS, COM ALGUMAS SEMELHANÇAS E ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE SI. AS CRIANÇAS INDÍGENAS, EM GERAL, ACOMPANHAM SUAS FAMÍLIAS NAS ATIVIDADES DIÁRIAS, BRINCANDO E APRENDENDO, E TAMBÉM VÃO À ESCOLA.

VEJA, NO TEXTO E NAS FOTOGRAFIAS, UM POUCO DA ROTINA DE FAMÍLIAS DO POVO INDÍGENA KALAPALO.

AS CRIANÇAS COSTUMAM BRINCAR TODAS AS MANHÃS BEM CEDO. POR VOLTA DAS OITO HORAS PARAM DE BRINCAR E VOLTAM PARA CASA PARA AJUDAR NO TRABALHO DOMÉSTICO. AS MENINAS AJUDAM SUAS MÃES E IRMÃS MAIS VELHAS A PREPARAR O MINGAU DE MANDIOCA E TAMBÉM AJUDAM A CUIDAR DOS IRMÃOS MENORES. OS MENINOS, ALÉM DE AJUDAR NA FABRICAÇÃO DOS ARTEFATOS, ACOMPANHAM SEUS PAIS NAS PESCARIAS.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. JOGOS E BRINCADEIRAS DOS KALAPALO. POVOS INDÍGENAS NO BRASIL MIRIM. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/fq4. ACESSO EM: 20 DEZ. 2020.

Imagem: Fotografia. Destaque de meninas indígenas sentadas em carteiras individuais em sala. Fim da imagem.

LEGENDA:JOVENS INDÍGENAS KALAPALO NA ESCOLA DA ALDEIA AIHA, EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Campo de terra vermelha com traves. Há crianças por todo o campo. Ao redor há ocas de palha e vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA:CRIANÇAS INDÍGENAS KALAPALO NA ALDEIA AIHA, EM QUERÊNCIA, ESTADO DE MATO GROSSO, EM 2018.FIM DA LEGENDA

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo da página 41 pode ser trabalhada na semana 12.

Orientações

Leia o texto da página com os estudantes. Em seguida, peça que observem a imagem dos jovens indígenas Kalapalo em escola na aldeia Aiha, em Querência, no estado do Mato Grosso. Depois faça algumas perguntas a eles, como:

  • O que você observa na imagem que pode se relacionar com o seu dia a dia?
  • Quais são as diferenças entre a escola do campo e a escola da cidade?
  • Sua escola fica perto ou longe da sua casa? Por quê?
  • Como você faz para chegar até a sua escola?

    Após todas essas etapas, espera-se que o estudante seja capaz de diferenciar uma escola da outra percebendo as suas particularidades, e também suas semelhanças.

    A abordagem do texto sobre famílias indígenas favorece o desenvolvimento da Competência Específica de História 4 da BNCC: Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

MP066

CAPÍTULO 2. MUITOS TIPOS DE FAMÍLIA

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA. A SUA SE PARECE COM ALGUMA DESTAS?

Imagem: Fotografia. Família indígena sentada em um banco em frente a uma oca. Na fileira à frente, menina de cabelo longo preto e camiseta vermelha, mulher de cabelo longo preto e camiseta roxa, menino de cabelo curto preto e camiseta verde. Na fileira inferior, menino de cabelo curto preto e camiseta vermelha, homem de cabelo curto castanho e camiseta laranja, segurando menina bebê de cabelo médio preto e camiseta rosa, menino de cabelo curto preto e camiseta branca, menino de cabelo curto preto e camiseta azul. Fim da imagem.

LEGENDA:FAMÍLIA DE PAI, MÃE E FILHOS, DO GRUPO INDÍGENA IKPENG, MUNICÍPIO DE FELIZ NATAL, ESTADO DE MATO GROSSO, 2016.FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo castanho e camiseta preta, abraçando menino de cabelo curto preto e camiseta azul, e menina de cabelo longo castanho e camiseta preta. Estão em frente a um lago e vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA:FAMÍLIA DE MÃE E FILHOS, NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, ESTADO DE SÃO PAULO, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo loiro, vestindo camiseta preta, está ao lado de um homem de cabelo curto e barba curta castanho, vestindo camiseta azul e casaco preto. Estão em frente ao mar e montanhas. Fim da imagem.

LEGENDA:FAMÍLIA SEM FILHOS, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2017.FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta branca, está segurando uma menina de cabelo curto castanho cacheado, vestindo camiseta verde. Fim da imagem.

LEGENDA:FAMÍLIA DE PAI E FILHA, NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 2017.FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulher idosa de cabelo curto grisalho, vestindo vestido azul. À esquerda, um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta amarela e bermuda azul. À direita, menina de cabelo cacheado loiro, vestindo camiseta rosa e shorts jeans. Sentados em um banco verde com árvores e coreto amarelo e laranja atrás. Fim da imagem.

LEGENDA:FAMÍLIA DE NETOS E AVÓ, NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS, ESTADO DE MINAS GERAIS, 2018.FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 42 e 43 pode ser trabalhada na semana 12.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Reconhecer a existência de diferentes formas de organização familiar.
  • Comparar as características da própria família com as de outras, identificando semelhanças e diferenças.

    Orientações

    Relembre os estudantes de que famílias são diferentes e formadas por laços de afeto.

    Peça aos estudantes que analisem as imagens e pergunte se alguma das famílias representadas se parece com a deles.

    Em seguida, peça aos estudantes que contem aos colegas qual é a família representada nas imagens que menos se parece com a deles.

    Explore as diferentes composições familiares dos estudantes, considerando que os colegas e suas famílias fazem parte de uma mesma comunidade. Mostre que cada família tem as suas especificidades: algumas são numerosas, com muitos filhos, outras são pequenas, com poucos filhos, e que, apesar das diferenças, eles devem conviver respeitosamente.

    O capítulo 2 propicia o aprofundamento da abordagem do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre as diferentes características das famílias.

    Família tentacular

    [...] Tem aumentado o número de famílias que se agregam na mesma casa, seja por questões de laços de afeto ou mesmo para dividir os custos financeiros. Talvez haja casos de famílias tentaculares na sala de aula e por isso é fundamental você conhecer esse fenômeno contemporâneo e citá-lo como possibilidade de formação familiar.

    Segundo a psicanalista Maria Rita Kehl, criadora do conceito, o termo tentacular vem dos tentáculos, como os de um polvo, que abraçam membros familiares antes inexistentes, como frutos de novos casamentos, filhos destes novos pais, filhos de adolescentes que engravidaram e não têm onde morar etc.

    KEHL, Maria Rita. Em defesa da família tentacular. In : GROENINGA, G.; PEREIRA, R. (org.). Direito de família e psicanálise : rumos a uma nova epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, 2003. p. 163-176.

MP067

  1. CIRCULE OS TIPOS DE FAMÍLIA MAIS COMUNS NO LUGAR ONDE VOCÊ VIVE.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. A. Homem e menino de cabelos curtos. Ao lado, mulher de cabelo longo segurando um bebê. Todos possuem cabelo castanho, pinturas no rosto e usam colares e pulseiras. B. Homem e mulher com cabelos curtos, grisalhos e encaracolados. Ao lado da mulher, menino de cabelo curto, castanho e encaracolado, segurando um urso. Ao lado do homem há uma menina de cabelo curto, castanho e preso em maria chiquinha. C. Mulher segurando com a mão direita uma menina e com a mão esquerda um bebê. Todos possuem cabelo castanho claro. D. Mulher de cabelo curto loiro, ao lado, homem de cabelo cacheado castanho e óculos de armação quadrada. E. Homem de cabelo curto e óculos de armação vermelha. À esquerda, menino de cabelo curto  e à direita, menina de cabelo longo. Todos possuem cabelo liso e castanho. F. Família composta por um homem e uma mulher idosos de cabelo grisalho, mulher de cabelo longo loiro segurando um bebê, um homem de barba e cabelo curto castanho, menino de cabelo curto loiro, menino pequeno de cabelo curto castanho, menina de cabelo longo castanho e menina pequena de cabelo médio castanho. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade para casa.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.
  1. EM CASA, DESENHE O QUE VOCÊ E SUA FAMILIA MAIS GOSTAM DE FAZER QUANDO ESTÃO JUNTOS.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Peça aos estudantes que assinalem o tipo de família que consideram ser o mais comum no lugar onde vivem.

Fique atento para, se necessário, mediar situações de constrangimento de alguns estudantes ( bullying ), provocado por uma constituição familiar diferente da maioria dos colegas da turma. Comparações são naturais e funcionam como esquemas de aprendizagem para as crianças; contudo, o professor deve sempre mediar para que as comparações caminhem para a naturalização da diversidade, e não para o estranhamento.

Atividade 2. Sugerimos que seja realizada em casa, para que os estudantes possam observar, refletir e trocar ideias com seus familiares sobre os momentos em que estão juntos. A atividade promove, dessa maneira, uma interação entre as experiências e os conhecimentos construídos pelos estudantes em casa, com suas famílias, e o conhecimento construído na escola. Oriente-os a pensar nos momentos mais significativos que passam com as pessoas próximas de sua família. Lembre-se de falar que nem sempre as famílias conseguem ficar juntas o tempo que gostariam. Se os estudantes disserem que não têm momentos de lazer com seus familiares, estimule-os a considerar as ocasiões do cotidiano em que haja troca, aprendizado e afeto. Por fim, você pode promover um momento em sala de aula em que os estudantes possam compartilhar seus desenhos e contar o que gostam de fazer quando estão com seus familiares.

As atividades 1 e 2 favorecem desenvolvimento das habilidades EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

O cenário brasileiro e o tamanho das famílias

O estudo Situação da População Mundial, que é realizado pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa-ONU), revelou uma alteração na média de filhos nas famílias brasileiras. Em 1960, a média era de 6 filhos por mulher. Atualmente esse número caiu para 1,77. Desse modo, estando abaixo da média da América Latina e do mundo que é, respectivamente, 2 e 2,5 filhos.

Tamanho das famílias: qual é o padrão brasileiro? Repórter Unesp , 22 out. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gt4. Acesso em: 25 abr. 2021.

MP068

A FAMÍLIA DOS COLEGAS DE ESCOLA

CONVIVEMOS COM PESSOAS QUE VÊM DE FAMÍLIAS NUMEROSAS OU PEQUENAS, COM MUITOS FILHOS, COM POUCOS FILHOS OU SEM FILHOS. OS COLEGAS DE CLASSE TÊM UMA FAMÍLIA QUE PODE SER PARECIDA COM A SUA OU TOTALMENTE DIFERENTE.

VAMOS CONHECER UM POUCO DA FAMÍLIA DOS COLEGAS?

  1. PERGUNTE A TRÊS COLEGAS QUANTOS IRMÃOS E IRMÃS ELES TÊM E ASSINALE O QUADRADINHO COM A RESPOSTA CORRESPONDENTE.
PROFESSOR Respostas pessoais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

NOME DO COLEGA

NENHUM IRMÃO

UM IRMÃO

DOIS IRMÃOS

TRÊS IRMÃOS

MAIS DE TRÊS IRMÃOS

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração. Carteiras lado a lado formando um círculo. Há crianças diversas sentadas aos redores das carteiras com caderno à frente. Fim da imagem.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 44 e 45 podem ser trabalhadas na semana 13.

Orientações

A ampliação da ideia de identidade e de alteridade passa pela observação da própria família e da descoberta de semelhanças e diferenças entre as famílias dos colegas.

Atividade 3. Oriente os estudantes a preencher a tabela com base nas informações sobre a família dos colegas. Peça a eles que escolham os três colegas, dirijam-se a eles e façam as perguntas a cada um em voz baixa. Explique aos estudantes que os recenseadores (profissionais que fazem o levantamento das informações sobre a população) vão até os domicílios para fazer as perguntas.

A atividade 3, aliada a uma reflexão coletiva sobre a composição familiar do grupo de estudantes, contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Para o estudante assistir

Procurando Nemo .

Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrich. EUA, 2003. 101 min.

O filme conta a história de um peixinho que é capturado e as aventuras de seu pai para resgatá-lo.

Tainá, uma aventura na Amazônia .

Direção: Tânia Lamarca e Sérgio Bloch. Brasil, 2000. 90 min.

A personagem principal é uma menina indígena que vive com o avô.

MP069

  1. LEIA O TEXTO E RESPONDA ÀS QUESTÕES.

ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM DUAS MÃES OU DOIS PAIS.

ALGUMAS FAMÍLIAS TÊM SÓ PAI OU SÓ MÃE.

[...]

NAS FAMÍLIAS, TODOS GOSTAM DE

CELEBRAR DIAS ESPECIAIS JUNTOS!

[...]

NAS FAMÍLIAS, TODOS PODEM

AJUDAR UNS AOS OUTROS A

SEREM FORTES!

TODD PARR. O LIVRO DA FAMÍLIA. SÃO PAULO: PANDA BOOKS, 2003. P. 18-19; P. 27.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo ruivo dividido em dois laços, vestindo camiseta roxa. Ao lado, menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde. Estão sentados em um tapete estampado. Estão no interior de uma caminha formada por dois braços contornando. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Não. O texto fala sobre diferentes tipos de organização familiar.

_____

PROFESSOR Resposta: Nas famílias, todos podem ajudar uns aos outros a serem fortes.

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Leia pausadamente o texto com os estudantes e peça que circulem as palavras desconhecidas. Pergunte a eles quais são as sensações que eles têm ao chegar em casa. Essa sensação está relacionada às pessoas que nela vivem?

Esteja atento aos relatos de crianças que não se sentem completamente seguras em sua moradia. Algumas podem viver em lugares muito precários, com risco de inundação, por exemplo.

A insegurança também pode ser provocada por outros motivos, como nos casos em que há violência doméstica.

A atividade 4 propicia o desenvolvimento da habilidade EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade. A atividade também contribui para a consolidação do processo de alfabetização e dos conhecimentos de literacia por meio da localização de informação explícita do texto e inferências diretas.

História da família no Brasil

A família, e não o indivíduo ou o Estado, teria sido o verdadeiro fator colonizador do Brasil, exercendo a justiça, controlando a política, produzindo riquezas, ampliando territórios e imprimindo o ritmo da vida religiosa através dos capelães dos engenhos. Podia se sobrepor até mesmo ao rei de Portugal, que reinava sem governar no trópico. Nas casas-grandes, os filhos, a mulher, os agregados e os escravos estariam inteiramente subordinados ao patriarca onipotente. A família patriarcal era constituída a partir de casamentos legítimos, mas o domínio patriarcal se ampliaria através da mestiçagem e de filhos ilegítimos, resultado do poder sexual do senhor sobre suas escravas e mancebas.

FARIA, Sheila de Castro. Família. In : VAINFAS, Ronaldo (org.). Dicionário do Brasil colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. p. 216-218.

MP070

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

FAMÍLIA É FAMÍLIA

ALGUMAS FAMÍLIAS SE FORMAM POR MEIO DA ADOÇÃO DE CRIANÇAS QUE NÃO PUDERAM SER CRIADAS NAS FAMÍLIAS EM QUE NASCERAM. A ADOÇÃO É, PORTANTO, UMA DAS MANEIRAS DE ACOLHER UMA CRIANÇA E CUIDAR DELA.

O AMOR ENTRE PAIS E FILHOS – ADOTIVOS OU BIOLÓGICOS – É FRUTO DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA, DO CUIDADO E DO RESPEITO PRATICADOS NO DIA A DIA.

ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta azul. Ao lado, mulher de cabelo longo rosa, vestindo camiseta azul. Estão ao redor de um menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela, segurando um lápis sobre um caderno aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: FAMÍLIA COM PAI, MÃE E FILHO ADOTADO. OS PAIS ESTÃO AJUDANDO O FILHO EM SEUS ESTUDOS. FIM DA LEGENDA.

Página de internet:

A ADOÇÃO É REGULAMENTADA PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) E PRIORIZA AS NECESSIDADES E OS INTERESSES DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE. [...]

SUA FUNÇÃO É GARANTIR, ALÉM DE OUTRAS COISAS, O DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA.

O QUE É ADOÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES? CHILD FUND BRASIL. DISPONÍVEL EM: http://fdnc.io/gt5. ACESSO EM: 15 DEZ. 2020.

Fim da página de internet.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo desta seção podem ser trabalhadas na semana 14.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Reconhecer a existência de diferentes formas de organização familiar.
  • Refletir sobre a prática da adoção na composição de famílias.
  • Abordar o tema da pluralidade cultural por meio da conscientização sobre parte do processo de adoção.

    Orientações

    Leia o texto Família é família e peça aos estudantes que apontem palavras ou colocações que não tenham entendido. Em seguida, chame a atenção para a palavra biológicos, que está destacada. Peça-lhes que leiam o significado no glossário e pergunte o que mais pode ser considerado biológico.

    Depois, leia com os estudantes o texto Adoção de crianças e adolescentes. Pergunte se eles compreenderam que o texto aborda alguns direitos importantes das crianças e dos adolescentes, sob a ótica da adoção: o direito à convivência familiar e comunitária.

    Converse com os estudantes e pergunte-lhes o que sabem sobre a adoção de crianças e adolescentes. Em seguida, pergunte se eles conhecem alguém que foi adotado.

    Comente que a adoção de crianças e adolescentes pode envolver muitas dificuldades legais e emocionais. Explique também que é importante para as famílias envolvidas receber apoio durante o processo de adoção.

    Educação em valores e temas contemporâneos

    A formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade passa pelo conhecimento acerca da pluralidade da formação de famílias e do respeito à diversidade cultural.

    Cartilha para a adoção

    A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) disponibiliza uma cartilha com os principais pontos para quem deseja adotar uma criança.

    No campo legal, o processo de adoção começa com uma visita a uma das Varas da Infância e da Juventude [...] para dar início ao processo de habilitação. A partir daí os candidatos [...] passam por uma equipe multidisciplinar, onde serão entrevistados [...]. Estas entrevistas, necessárias para elaborar um parecer psicossocial dos candidatos, buscam traçar o perfil socioeconômico e psicológico dos futuros pais. Como o foco do processo é a garantia dos melhores interesses da criança, apenas serão considerados habilitados os que [...] puderem oferecer à criança ou ao adolescente condições dignas de vida.

    ALERJ. Adoção : legal, segura e para sempre. 2010. Disponível em: http://fdnc.io/gt6. Acesso em: 28 abr. 2021.

MP071

  1. QUE DIREITOS A ADOÇÃO PODE GARANTIR PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES?

_____

PROFESSOR Resposta: Direito à convivência familiar e comunitária, entre outros.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE NO ESPAÇO ABAIXO COMO VOCÊ IMAGINA QUE SERÁ SUA FAMÍLIA NO FUTURO. VOCÊ PODE ACRESCENTAR ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, AMIGOS OU PERSONAGENS PREFERIDOS.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Peça aos estudantes que tentem registrar suas respostas. Esclareça que existem inúmeras situações que levam à adoção e que os filhos adotivos têm os mesmos direitos e deveres dos filhos biológicos. Auxilie os estudantes que apresentarem dificuldades.

Atividade 2. Esclareça que animais de estimação não são membros da família, mas são parte importante do ambiente doméstico, pois, com eles, geralmente se estabelecem relações de afeto. Esclareça também que o desenho poderá ser sobre o futuro da família da qual ele faz parte agora – os adultos vão envelhecer e as crianças serão adultas –, mas também poderá ser sobre a família que talvez o estudante forme no futuro: a organização familiar que ele imagina para sua vida.

As atividades 1 e 2 contribuem ainda para o desenvolvimento da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade. As atividades promovem também a consolidação de conhecimentos relacionados à alfabetização e à literacia, por meio da localização e retirada de informação explícita do texto, inferências diretas e relação de ideias e informação.

A seção aliada a uma reflexão sobre adoção e diferentes composições familiares, contribuem para o desenvolvimento da Competência Geral 9 da BNCC: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. A seção e as atividades também propiciam o desenvolvimento da Competência Específica de Ciências Humanas 1 da BNCC: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

A maioria das crianças adotadas é feliz e saudável

A adoção ainda pode ser um assunto delicado principalmente para muitos pais. [...] Mas uma nova pesquisa mostra que, ao contrário do que se pensava, muitas delas estão satisfeitas em seus novos lares.

O estudo [...] analisou 2 mil famílias com filhos maiores de 6 anos. Entre as descobertas, está a de que 80% dos pais disseram ter filhos felizes e saudáveis.

O mesmo foi constatado em relação às crianças: 88% delas têm mostrado um comportamento harmonioso em casa e 50% não encontram problemas na escola. Além disso, a maioria (97%) diz saber que foi adotada desde pequena.

BENVENUTO, Julia. Maioria das crianças adotadas é feliz e saudável. Crescer . Disponível em: http://fdnc.io/gt7. Acesso em: 25 abr. 2021.

MP072

CAPÍTULO 3. TODA FAMILIA TEM UMA HISTÓRIA

EXISTEM MUITAS MANEIRAS DE REPRESENTAR A HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA. UMA DELAS É O DESENHO DAS PESSOAS EM UMA ÁRVORE GENEALÓGICA. NO TRONCO FICAM AS PESSOAS MAIS VELHAS E NOS GALHOS FICAM AS MAIS NOVAS.

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

ÁRVORE GENEALÓGICA É O NOME DADO À REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA DE UMA FAMÍLIA POR MEIO DO DESENHO DE UMA ÁRVORE COM TRONCO E GALHOS.

Fim do complemento.

CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DA FAMÍLIA DE ANA.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho dividido em dois laços, vestindo camiseta rosa e azul quadriculada e bermuda azul. Ao lado, um gato preto e branco, uma bola, um urso de pelúcia azul, e casinhas formando uma cidade. Em seguida, um balão de fala diz “minha mãe se chama Márcia, ela é filha da vó Laura e do vô Paulo. Meu pai se chama Antônio, ele é filho do vô José e da vó Mara. Meus pais têm dois filhos, eu e meu irmão, Pedro. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 48 a 50 podem ser trabalhadas na semana 15.

Objetivos pedagógicos do capítulo

Reconhecer a existência de diferentes formas de organização familiar.

Conhecer as principais diferenças entre as famílias do passado e as do presente.

Reconhecer a importância da árvore genealógica no estudo dos diferentes tipos de família e de relações familiares.

Compreender eventos cotidianos e suas variações de significado no tempo e no espaço.

Orientações

Reforce as informações sobre os nomes que indicam laços de parentesco. Verifique se os estudantes entendem a nomenclatura e os significados de cada um dos termos.

Utilize como exemplos as famílias de desenhos animados ou séries infantis que os estudantes conheçam. Pergunte quem é mãe, pai, filhos, avó ou avô de quem. Depois, passe para as relações de tios, sobrinhos e primos.

Explique com calma e reiteradas vezes, pois esse tema no princípio pode confundir os estudantes.

O capítulo 3 favorece o aprofundamento da abordagem do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da exploração das histórias familiares.

A família brasileira

Nos últimos dez anos, historiadores têm-se voltado para o estudo sistemático da família, penetrando em um campo anteriormente limitado a trabalhos de antropólogos e sociólogos.

Essa preocupação se justifica dada a importância do tema para se entender a natureza das sociedades, tanto no presente como no passado, levando-se em conta que a família é uma instituição social fundamental, de cujas contribuições dependem todas as outras instituições.

SAMARA, Eni de Mesquita. A família brasileira . São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 7.

MP073

VEJA O DESENHO DA ÁRVORE GENEALÓGICA QUE A ANA FEZ DE SUA FAMÍLIA.

Imagem: Ilustração. Árvore com troncos longos e folhas espessas. Sobre a árvore há placas com nomes e ilustração de pessoas. Pedro: Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja listrada. Ana: Menina de cabelo longo dividido em dois laços, vestindo camiseta roxa. Antônio: Homem de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta branca. Márcia: Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta rosa. António ramifica em duas setas indicando José e Mara, respectivamente: Homem calvo de cabelo lateral preto, vestindo camiseta verde, e mulher de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta azul. Márcia ramifica em duas setas indicando Paulo e Laura, respectivamente: homem calvo de cabelo curto lateral e bigode grisalho, vestindo camiseta azul, e mulher de cabelo curto cacheado grisalho e óculos de armação arredondada marrom, vestindo camiseta branca e laranja. Fim da imagem.
  1. OBSERVE NOVAMENTE A ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA DE ANA E RESPONDA ÀS QUESTÕES.
Imagem: Ilustração. Sequência de três imagens: Homem calvo de cabelo curto lateral e bigode grisalho, vestindo camiseta laranja; Homem de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta amarela; Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta verde listrada. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: imagem 2
Imagem: Ilustração. Sequência de três imagens: Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul; Mulher de cabelo curto cacheado grisalho e óculos de armação arredondada marrom, vestindo camiseta lilás; Homem calvo de cabelo curto lateral e bigode grisalho, vestindo camiseta laranja. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: imagem 2
Imagem: Ilustração. Sequência de três imagens: Homem calvo de cabelo curto lateral e bigode grisalho, vestindo camiseta laranja; Homem de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta amarela; Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta verde listrada. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta correta: imagem 3.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Auxilie os estudantes durante a observação da árvore genealógica e o reconhecimento do grau de parentesco entre as pessoas da família de Ana. Peça a eles que leiam as perguntas com muita atenção e observem as figuras, principalmente a segunda, porque se trata da mãe da mãe de Ana, ou seja, da avó materna dela.

A atividade 1, de interpretação da árvore genealógica da família desenhada por Ana, contribui para o desenvolvimento de aspectos da Competência Específica de Ciências Humanas 1 da BNCC: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. A atividade favorece ainda o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI02: Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade .

Para o estudante ler

É tudo família!, de Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl. Porto Alegre: L&PM, 2013.

O livro aborda as formas de convivência de diversas crianças com seus familiares no dia a dia e as variadas composições familiares.

Atividade complementar: Árvore genealógica do professor

  • Elabore uma pequena árvore genealógica de sua própria família.
  • Primeiro diga aos estudantes o nome de seus pais, o nome dos avós maternos e dos avós paternos.
  • Peça aos estudantes que digam qual lugar cada familiar vai ocupar na árvore.

MP074

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. AGORA É A SUA VEZ DE MONTAR A ÁRVORE GENEALÓGICA DE SUA FAMÍLIA. VOCÊ PODE PINTAR, DESENHAR E ESCREVER SEU NOME E O DE SEUS FAMILIARES.
PROFESSOR Resposta pessoal .
Imagem: Ilustração. Árvore com contornos em preto e branco com placas indicando “você”, “pai”, “mãe”, “avós paternos” e “avós maternos”. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Orientações

Atividade 2. Inicie a atividade pedindo aos estudantes que escrevam o próprio nome no local indicado. Em seguida, eles devem escrever o nome da mãe e do pai. Caso não saibam o nome de um deles, solicite que deixem em branco ou que desenhem uma figura para representar o parente. Por último, peça que escrevam o nome dos avós paternos e dos avós maternos. Caso não saibam, peça que façam essa parte da atividade como lição de casa com a ajuda de adultos da família.

Caso a origem da comunidade esteja vinculada a algum processo migratório, compare os sobrenomes das famílias dos estudantes identificando as semelhanças relacionadas a essa origem.

A atividade 2, de construção da árvore genealógica pelos estudantes, que continua a abordagem das histórias da família e aumenta a gradação de dificuldade em relação à atividade anterior, contribui para o desenvolvimento das habilidades EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade e EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Atividade complementar: Preenchimento de uma ficha

  • Uma das formas de registrar uma pesquisa é anotando as informações mais importantes em fichas de papel.
  • Ensine os estudantes a elaborar uma ficha simplificada, como o modelo da página seguinte. Peça a eles que preencham a ficha e, depois, com base nas informações, construam uma árvore genealógica da família.

MP075

SUA FAMÍLIA JÁ EXISTIA ANTES DE VOCÊ NASCER. É POSSÍVEL REGISTRAR OS ACONTECIMENTOS ANTERIORES E POSTERIORES A SEU NASCIMENTO EM UMA LINHA DO TEMPO DA SUA FAMÍLIA.

OBSERVE NA LINHA DO TEMPO ALGUNS ACONTECIMENTOS DA VIDA DE ANA E DE SEUS PAIS.

Imagem: Ilustração. Linha do tempo indicando cenas ligadas aos anos. 2010: Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça azul. Ao lado, mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha e calça verde. Estão ao lado de caixas de papelão. 2017: Homem e mulher estão com um bebê no colo. 2019: Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta rosa, pendurada no pescoço da mulher. Homem segura um menino bebê no colo. 2021: Homem, mulher e crianças na praia. 2022: Menina em frente a um bolo assoprando levas. Atrás homem, mulher e menino com bexigas em arco. 2023: Mulher segurando a mão de menino e menina em direção a uma escola. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. PERGUNTE AOS ADULTOS COM QUEM VOCÊ VIVE QUAIS FORAM OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES ANTES DE VOCÊ NASCER E DEPOIS. REGISTRE ESSES ACONTECIMENTOS NOS ESPAÇOS ABAIXO COM DESENHOS, RECORTES OU FOTOGRAFIAS. ANOTE TAMBÉM O ANO EM QUE CADA UM DELES OCORREU .

_____

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para o conteúdo da página 51 podem ser trabalhadas na semana 16.

Leia o texto para os estudantes e ressalte a ideia de “antes” e “depois”, ou seja, os conceitos de anterioridade e de posteridade, tendo como referência o estudante. Peça-lhes que observem a linha do tempo da vida de Ana e em que ano cada evento aconteceu e quantos anos se passaram entre um acontecimento e outro. O conteúdo desta página e as atividades que o acompanham apresentam um trabalho com linha do tempo, recurso muito utilizado nos estudos de História, e com noções de cronologia com base na trajetória particular dos estudantes.

Atividade 3. Para essa atividade da linha do tempo, os estudantes vão precisar da ajuda dos seus familiares. Por isso, sugerimos que ela seja realizada em casa.

Peça aos estudantes que perguntem aos familiares sobre eventos que aconteceram antes de eles nascerem e que selecionem os que considerar mais interessantes. Depois, peça-lhes que procedam da mesma forma com os acontecimentos ocorridos depois de seu nascimento.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

Nome:_____

Data e local de nascimento:_____

Nome do pai:_____

Data e local de nascimento do pai:_____

Nome da mãe:_____

Data e local de nascimento da mãe:_____

Nome do avô materno, data e local de nascimento:_____

Nome da avó materna, data e local de nascimento:_____

Nome do avô paterno, data e local de nascimento:_____

Nome da avó paterna, data e local de nascimento:_____

MP076

ATIVIDADE DIVERTIDA

QUE TAL FAZER UM ÁLBUM DE FAMILIA?

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

_____

_____

_____

Imagem: Ilustração complementar das páginas 52 e 53. Quadros diversos com espaços em branco. Moldura quadrada com mosaico, quadro com moldura em forma de flor, quadro com forma de nuvem, quadro com forma de casa. Sobre a imagem há bandeiras, flores, gatinho, barco de papel, estrelas e pássaros coloridos. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo desta seção pode ser trabalhada na semana 17.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Reconhecer a existência de diferentes formas de organização familiar.
  • Abordar, de forma lúdica, o tema das composições familiares e da linha do tempo.

    Orientações

    Peça aos familiares dos estudantes fotografias de família para que eles possam confeccionar um álbum na escola.

    Solicite as cópias das fotografias por meio de um bilhete no caderno ou da agenda dos estudantes.

    Oriente os estudantes para eles saberem explicar a atividade aos seus familiares.

    Caso não seja possível trazer as cópias das fotografias, os estudantes poderão realizar desenhos e colá-los nos espaços indicados no Livro do Estudante.

    A proposta desta seção favorece o desenvolvimento da Competência Geral 8 da BNCC: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. Além disso, a seção contribui para o trabalho com a Competência Específica de Ciências Humanas 1 da BNCC: Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos.

MP077

Página sem conteúdo.

MANUAL DO PROFESSOR

Lúdico em sala de aula

A atividade lúdica tem como princípio facilitar a aprendizagem e fornecer um estímulo positivo para desenvolver a comunicação, a expressão, a criatividade e, no caso desta seção de página dupla, retomar alguns conteúdos trabalhados na unidade.

Para você acessar

Museu da imigração. Disponível em: http://fdnc.io/9bC. Acesso em: 25 abr. 2021.

No site do Museu da Imigração do estado de São Paulo é possível realizar busca por meio do sobrenome e descobrir se seus antepassados passaram pela Hospedaria de Imigrantes quando chegaram em São Paulo. Caso o sobrenome seja encontrado na base de dados do museu, você pode visualizar o arquivo digitalizado do registro original e saber a origem e dados da chegada do imigrante.

Atividade complementar: Pesquisa sobre representações de famílias do passado

  • Solicite aos estudantes que procurem imagens de famílias em livros ou na internet. Eles devem dar preferência a quadros pintados e a fotografias em preto e branco.
  • Ofereça algumas sugestões de sites para que eles possam pesquisar, como o acervo digital do portal “Brasiliana Fotográfica”.
  • Peça aos estudantes que comparem as imagens da própria família às imagens das famílias do passado e apontem semelhanças e diferenças.

    Disponível em: http://fdnc.io/gt8. Acesso em: 24 jun. 2021.

MP078

CAPÍTULO 4. CONVIVÊNCIA EM FAMÍLIA

EM NOSSA MORADIA, CONVIVEMOS COM A FAMÍLIA E FAZEMOS ALGUMAS ATIVIDADES DIÁRIAS, COMO COMER, DORMIR, BRINCAR, CONVERSAR E ESTUDAR.

AS REFEIÇÕES PODEM SER OS MOMENTOS EM QUE TODA A FAMÍLIA SE REÚNE.

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em um quadro. Homem de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta laranja e calça marrom. Menino cabelo curto castanho, vestindo camiseta e calça azul. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta e calça azul. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo casaco vermelho e calça verde. Quadro 1: “de manhã cedo...”. Os quatro sentados sobre uma mesa com comida. Mulher diz “Hoje a vovó vai buscar vocês na escola”, e o homem acrescenta “Não se esqueçam de arrumar a cama antes de saírem”, e o menino conclui “Eu já arrumei, pai”. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral.  Fim da imagem.
  1. CONTE AOS COLEGAS COMO SÃO AS MANHÃS EM SUA CASA. ENQUANTO OS ADULTOS TRABALHAM, MUITAS CRIANÇAS PASSAM UM PERÍODO DO DIA NA CASA DE OUTROS PARENTES. QUEM CUIDA DE VOCÊ ANTES OU DEPOIS DA ESCOLA?
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em dois quadros. Homem de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta laranja e calça marrom. Menino cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul. Mulher idosa de cabelo longo grisalho, vestindo camiseta rosa e calça azul. Quadro 2: “No fim da tarde...”. Homem leva crianças até um carro e diz para mulher idosa “Obrigado por cuidar das crianças, Mãe”, e a mulher responde “Foi um prazer, filho. Nos divertimos muito”.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 54 e 55 pode ser trabalhada na semana 17.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Perceber as diversas formas de aprendizado no convívio familiar.
  • Constatar que o aprendizado de forma lúdica e a cooperação podem pautar muitas atividades do cotidiano, em casa ou na escola.
  • Compreender eventos cotidianos e suas variações de significado no tempo e no espaço.

    Orientações

    Leia o texto sobre a convivência em família e pergunte aos estudantes se eles costumam fazer alguma refeição do dia com alguém da família. Pergunte também se, antes de saírem para a escola ou para o trabalho, os familiares conversam sobre o que farão durante o dia.

    O capítulo 4 promove o aprofundamento do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre a convivência em família.

    Atividade 1. Peça aos estudantes que contem um pouco da rotina da família nas manhãs. Peça a cada um que fale um pouco de sua rotina e ouça com atenção o relato dos colegas.

    Pergunte aos estudantes quais são as suas atividades diárias e quais são as suas tarefas e obrigações. Explique que todos temos deveres, assim como direitos.

    A atividade 1 favorece o desenvolvimento das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

    Criança pode fazer tarefas sozinha? Saiba a importância da autonomia

    [...] O que é normal – e necessário – nos cuidados com um bebê pode ser extremamente prejudicial à medida que a criança amadurece. O alerta é da psicóloga Patrícia de Souza Almeida, doutora em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), de Ribeirão Preto. [...]

    Segundo Patrícia, o desenvolvimento motor de uma criança é caracterizado por uma série de marcos, capacidades que ela adquire antes de avançar para outras mais difíceis. [...]

    Portanto, permitir que a criança faça algumas tarefas sozinha é importante para o desenvolvimento motor dela. Mas vai além. Esses treinos também são fundamentais para a aquisição de independência e autonomia, duas habilidades que, de certa forma, se completam.

    [...]

    Em sua pesquisa de doutorado, ela entrevistou crianças com idade entre cinco e sete anos e constatou que a superproteção e o excesso de controle dos adultos aparecem como as principais causas da vivência do tédio na infância. Ela explica que a superproteção tira das crianças a criatividade e a espontaneidade. E o que fica no lugar é um vazio. [...]

    MACENA, Thaís; TUNES, Suzel. Criança pode fazer tarefas sozinha? Saiba a importância da autonomia. Gravidez e filhos . Notícias do UOL. 3 ago. 2014. Disponível em: http://fdnc.io/gt9. Acesso em: 25 abr. 2021.

MP079

EM CASA, TODOS PODEM AJUDAR A CUIDAR DA ORGANIZAÇÃO E DA LIMPEZA. PARA ISSO, É PRECISO QUE CADA UM FAÇA ALGUMA TAREFA.

COMO FUNCIONA A DIVISÃO DE TAREFAS EM SUA CASA?

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em dois quadros. Homem de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta laranja e calça marrom. Menino cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta amarela e calça azul. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Quadro 1: “no começo da noite...” Homem lavando a louça, menina guardando talhares e menino guardando latas em um armário. Menino diz “Foi legal ficar na casa da vovó. Jogamos bola depois do almoço” e o homem responde “que legal filho!”. Quadro 2: Homem mexendo em computador na escrivaninha, ao lado, menina apoiada sobre a escrivaninha. No sofá, mulher com um jornal, e menino sentado com um controle de televisão. Menina pergunta “Vamos ao cinema?” e o homem responde “Sim, vamos escolher o filme juntos!”. Fim da imagem.

DEPOIS DE DEIXAR A CASA ORGANIZADA, A FAMÍLIA SE REÚNE PARA APROVEITAR O TEMPO LIVRE E PARA COMPARTILHAR MOMENTOS DO DIA DE CADA UM.

  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ PARA COLABORAR COM SUA FAMÍLIA NAS TAREFAS DE CASA .
PROFESSOR Respostas pessoais.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ARRUMO A CAMA.

_____

GUARDO OS BRINQUEDOS E OUTROS OBJETOS PESSOAIS.

_____

AJUDO A ARRUMAR A MESA ANTES E DEPOIS DAS REFEIÇÕES.

_____

REGO AS PLANTAS.

_____

ALIMENTO OS ANIMAIS DOMÉSTICOS.

_____

MANUAL DO PROFESSOR

Converse com os estudantes sobre quais são suas tarefas e o que uma criança pode fazer para auxiliar nas atividades de casa. Mesmo que os familiares não solicitem a ajuda, essa opção pode partir dos próprios estudantes. Pergunte se há uma divisão de tarefas entre as pessoas que vivem na casa deles e como essa divisão acontece.

Explique que a cooperação e a ajuda contribuem para que todos os membros da família possam desfrutar de momentos de lazer. Pergunte também se consideram correto que alguns familiares fiquem sobrecarregados, enquanto outros quase não colaboram.

Atividade 2. Aproveite a realização da atividade para reforçar a importância da ideia de cooperação e cuidado entre os membros da família ou entre as pessoas que vivem na mesma moradia.

A atividade 2 possibilita o desenvolvimento das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

MP080

MUITAS FAMÍLIAS GOSTAM DE APROVEITAR O TEMPO LIVRE JUNTAS. NOS FINS DE SEMANA, POR EXEMPLO, É COMUM ENCONTRAR DIVERSAS FAMÍLIAS EM LUGARES PÚBLICOS COMO PRAÇAS E PARQUES.

O QUE VOCÊ COSTUMA FAZER PARA SE DIVERTIR COM SEUS FAMILIARES?

  1. CIRCULE NA CENA AS SITUAÇÕES QUE VOCÊ TAMBÉM VIVE COM SUA FAMÍLIA EM MOMENTOS DE LAZER.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ilustração. Campo aberto com pessoas em atividades diversas. Homem, menino e menino pequeno e uma menina pequena jogando bola. Mulher e menina em balanço. Menino e menina com um cachorro. Homem idoso segurando um livro para duas crianças. Menina e menino em um escorregador. Homem idosos e menina pequena soltando pipa. Mulher, homem com violão, mulher idosa, dois meninos e uma menina, sentados em toalha com comidas expostas. Ao lado do campo, mulher e menina andando de bicicleta em pista. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 56 e 57 podem ser trabalhadas na semana 18.

Orientações

Pergunte aos estudantes o que costumam fazer nos fins de semana e se seus familiares gostam de passear e participar de atividades em lugares públicos.

Depois, pergunte se eles já foram a parques, se fazem piquenique, se andam de bicicleta ou se praticam outras atividades ao ar livre.

Atividade 3. Chame a atenção dos estudantes para a necessidade de momentos de lazer como uma das formas de manter a saúde física e emocional. Aproveite para perguntar também a frequência com que a família se reúne para ter momentos de lazer.

A atividade 3 mobiliza a Competência Geral 8 da BNCC: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas. A atividade também possibilita o desenvolvimento de aspectos das habilidades EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Para você ler

Lá no meu quintal : o brincar de meninas e meninos de Norte a Sul, de Gabriela Romeu. São Paulo: Peirópolis, 2020.

O livro traz informações sobre os povos e as comunidades que vivem em diversas regiões do Brasil, como seus costumes e maneiras de brincar.

Autoria, protagonismo e participação infantil

[...] O reconhecimento do protagonismo infantil constitui um movimento recente para o qual vários segmentos da sociedade têm voltado seus olhares. Ele tem surgido em grupos em que crianças, das mais variadas faixas etárias, culturas e classes socioeconômicas, podem expressar seus pensamentos, sentimentos, vivências, opiniões, reivindicações, preferências e realidades de vida. O protagonismo acontece de forma cotidiana onde quer que uma criança viva e cresça: nos núcleos familiares mais diversos, em comunidades, escolas, espaços públicos, em organizações sociais. Enfim, onde há crianças, há protagonismo.

FRIEDMANN, Adriana. A vez e a voz das crianças . São Paulo: Panda Books, 2020. p. 38.

MP081

NOS ESPAÇOS PÚBLICOS, ASSIM COMO EM CASA E NA ESCOLA, PRECISAMOS USAR “POR FAVOR” PARA PEDIR ALGO, AGRADECER QUANDO RECEBEMOS AJUDA E PEDIR PERMISSÃO PARA MEXER EM ALGUMA COISA QUE NÃO É NOSSA.

ALÉM DISSO, É NECESSÁRIO PRESTAR ATENÇÃO EM ALGUMAS REGRAS DE CONVIVÊNCIA PARA RESPEITAR OS DIREITOS DAS OUTRAS PESSOAS. POR EXEMPLO, NÃO FICAR EM LOCAIS DE CIRCULAÇÃO PARA NÃO ATRAPALHAR A PASSAGEM, JOGAR LIXO NO LUGAR CORRETO E RESPEITAR A ORDEM DAS FILAS.

TAMBÉM É IMPORTANTE VERIFICAR SE O LOCAL TEM REGRAS ESPECÍFICAS. NOS MUSEUS, POR EXEMPLO, NÃO PODEMOS CORRER NEM TOCAR NAS PEÇAS EM EXPOSIÇÃO.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. A IMAGEM ABAIXO MOSTRA UMA PLACA EM UM PARQUE. ANALISE A SINALIZAÇÃO E CONVERSE COM UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA SOBRE ESSA REGRA. DEPOIS, TENTE PENSAR EM OUTRAS REGRAS QUE PODEM EXISTIR EM UM PARQUE COMO ESSE. ESSAS REGRAS SÃO DIFERENTES DAS QUE EXISTEM NA SUA CASA? DEPOIS COMPARTILHE COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA AS SUAS REFLEXÕES.
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Fotografia. Destaque de placa na beira de gramado dizendo “não pise na grama” com círculo e risco em vermelho sobre sapato em gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: PLACA DE INFORMAÇÃO DE UM PARQUE MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE GUARAREMA, ESTADO DE SÃO PAULO, 2020.

MANUAL DO PROFESSOR

Depois de ler o texto para os estudantes, converse sobre a importância de seguir regras de convivência para a vida em comunidade. Peça que imaginem como seria se as crianças não respeitassem a ordem da fila para usar os brinquedos da área de lazer da comunidade (escola, praça, parque etc.), se as pessoas falassem ao mesmo tempo durante uma celebração religiosa, se o lixo fosse descartado nas ruas etc. O objetivo da conversa é levar os estudantes a perceber a importância de determinadas regras de convivência em comunidade.

Atividade 4. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa, com a ajuda de um adulto da família. Além de exercitar a leitura de imagens, o objetivo da atividade é levar os estudantes a perceber que alguns lugares, apesar de públicos, têm regras específicas. A atividade propõe ainda que os estudantes reflitam sobre as diferenças de regras nos espaços públicos e no espaço doméstico. Dessa forma, a atividade estimula a reflexão sobre as atitudes colaborativas.

A atividade 4 contribui para o desenvolvimento das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem. A atividade promove ainda a literacia familiar por meio da troca de experiências e a integração entre os conhecimentos construídos em casa e na escola.

Conclusão

Na perspectiva da avaliação formativa, esse é um momento propício para a verificação das aprendizagens construídas ao longo do bimestre e do trabalho com a unidade. É interessante observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes para que você possa intervir a fim de consolidar as aprendizagens. Procure avaliar a produção dos estudantes ao longo do processo, as atividades que eles realizaram, suas intervenções em sala de aula buscando observar os seguintes pontos: se eles reconhecem a existência de diferentes formas de organização familiar; se identificam diferenças entre as famílias do passado e as do presente; se compreendem a árvore genealógica como um registro da história da família; se reconhecem a prática da adoção na composição de diversas famílias; se reconhecem a importância da convivência em família; e se reconhecem as relações entre suas histórias, as histórias de sua família e de sua comunidade. A avaliação proposta a seguir será uma maneira de perceber aspectos do desenvolvimento de cada estudante e da turma, identificando seus avanços, dificuldades e potencialidades.

MP082

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. OBSERVE O GRÁFICO.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta rosa e calça laranja. Ao lado, mulher de cabelo longo grisalho e óculos de armação quadrada, vestindo vestido vermelho. Entre elas há um menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta lilás e bermuda azul. Fim da imagem.
Imagem: Gráfico. Número de filhos. Na vertical, número de filhos. Avó: 5 filhos. Mãe: 2 filhos. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Porque a avó teve mais filhos (cinco) que a mãe (dois).

_____

PROFESSOR Resposta pessoal.
  1. LEIA AS QUATRO AFIRMAÇÕES A SEGUIR. UMA DELAS É FALSA. VOCÊ CONSEGUE DESCOBRIR QUAL É? DEPOIS DA LEITURA, REFLITA E ASSINALE A AFIRMAÇÃO FALSA.

( ) EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE FAMÍLIA E DE COMPOSIÇÕES

FAMILIARES.

( ) ANTIGAMENTE, GRANDE PARTE DAS FAMÍLIAS TINHA POUCOS FILHOS E OS PARENTES PRÓXIMOS VIVIAM NA MESMA MORADIA.

( ) A ÁRVORE GENEALÓGICA É UMA MANEIRA DE REPRESENTAR A

HISTÓRIA E AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS DE UMA FAMÍLIA.

( ) PRECISAMOS SEGUIR REGRAS NOS ESPAÇOS PÚBLICOS PARA

A BOA CONVIVÊNCIA EM COMUNIDADE.

PROFESSOR Resposta correta: ANTIGAMENTE, GRANDE PARTE DAS FAMÍLIAS TINHA POUCOS FILHOS E OS PARENTES PRÓXIMOS VIVIAM NA MESMA MORADIA.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual desta seção podem ser trabalhadas na semana 19.

Orientações

Antes de orientar os estudantes a iniciar as atividades de avaliação, pergunte a eles quais conteúdos da unidade 2 mais gostaram de estudar e quais atividades mais gostaram de realizar e por quê. Verifique se as habilidades trabalhadas foram desenvolvidas por eles. Caso alguns estudantes ainda não tenham conseguido desenvolver todas as habilidades, faça novas intervenções conforme a necessidade de cada um, de modo que todos possam atingir os objetivos de aprendizagem.

Atividade 1. Explique aos estudantes que a coluna rosa no gráfico representa o número de filhos que a avó teve e a coluna laranja o número de filhos que a mãe teve. O estudante deve circular a maior coluna e explicar por que uma é mais alta que a outra. Por último, ele deve comparar o número de filhos da avó do menino representado na ilustração e o número de filhos da avó dele.

A atividade 1 possibilita o desenvolvimento da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Atividade 2. Espera-se que o estudante identifique a afirmação de que as famílias de antigamente tinham poucos filhos como falsa e reconheça que no passado famílias numerosas eram comuns. Dessa forma, o estudante terá compreendido algumas transformações na organização das famílias.

A atividade 2 possibilita desenvolver com os estudantes as habilidades EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade; EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem; e EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF01HI02; EF01HI03; EF01HI04; EF01HI06 e EF01HI07.

MP083

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO. PARA ISSO, UTILIZE AS PALAVRAS DESTACADAS NOS QUADRINHOS COLORIDOS.
PROFESSOR Resposta: Árvore.
PROFESSOR Resposta: Indígenas.
PROFESSOR Resposta: família.
PROFESSOR Resposta: campo.
PROFESSOR Resposta: tempo.

FAMÍLIA ÁRVORE CAMPO INDÍGENAS

Imagem: Ilustração. Árvore com desenho de teia indicando árvore genealógica. “você” ramifica em “pai” e “mãe”. Cada um indica uma dupla “avô” e “avó”. Ilustração. Quadro de moldura marrom.  No interior, a ilustração lado a lado de uma mulher de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta rosa, homem de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja, e menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela. Ilustração. Campo aberto com dois homens trabalhando e uma menina e um menino pequenos correndo com um cachorro castanho.  Ilustração. Oca de palha com uma menina e dois meninos indígenas.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Leia o comando da atividade e, em seguida, cada uma das cinco frases. Peça aos estudantes que preencham os espaços em branco com a palavra que considerem correta.

A atividade 3 contribui para o desenvolvimento de aspectos das habilidades EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade; e EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

MP084

  1. LIGUE CADA FRASE DA COLUNA DA ESQUERDA AO FAMILIAR CORRESPONDENTE NA COLUNA DA DIREITA.
Imagem: ilustração de uma mulher idosa de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta azul. Fim da imagem.
Imagem: ilustração de uma mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta rosa. Fim da imagem.
Imagem: ilustração de um homem idoso de cabelo curto e bigode grisalhos, vestindo camiseta vermelha. Fim da imagem.
Imagem: ilustração de um menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta amarela listrada. Fim da imagem.

O PAI DA SUA MÃE É SEU...

PROFESSOR Resposta: AVÔ.

O FILHO DA SUA MÃE É SEU...

PROFESSOR Resposta: IRMÃO.

A MÃE DO SEU PAI É SUA...

PROFESSOR Resposta: AVÓ.

A MÃE DO SEU IRMÃO É SUA...

PROFESSOR Resposta: MÃE.
  1. PROCURE SE RECORDAR DE ALGUMA HISTÓRIA DE SUA FAMÍLIA. FAÇA UM DESENHO DA HISTÓRIA NO ESPAÇO ABAIXO.

_____

PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Os estudantes devem relacionar as frases de uma coluna às ilustrações da coluna acima. Dessa forma, eles devem identificar os diferentes membros que compõem as famílias e os papéis desempenhados por eles. Oriente-os a ficarem à vontade para escrever ao lado de “MÃE” a palavra “MADRASTA”, porque, em alguns casos, a mãe do irmão do estudante pode ser sua madrasta.

A atividade 4 colabora para o desenvolvimento das habilidades EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços; e EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Atividade 5. Oriente os estudantes a fazer um desenho de uma história da família que eles considerem interessante. Procure deixá-los à vontade para fazer o registro da história familiar.

A atividade 5 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias

da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Taxa de natalidade do Brasil

A taxa de natalidade é um índice que mede o número de nascimentos em uma população. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2000 a 2015 a população brasileira diminuiu a sua taxa de natalidade de 20 para 14 nascimentos por cada grupo de mil habitantes. Outras informações disponíveis em: http://fdnc.io/gta. Acesso em: 25 abr. 2021.

MP085

  1. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES DAS FAMÍLIAS E RESPONDA.
Imagem: Ilustração. A. Mulher de cabelo curto loiro, usando vestido amarelo, ao lado, um homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta vermelha e calça azul. Ele segura entre eles uma menina de cabelo preso preto, vestindo camiseta azul e calça rosa. B. Casal idoso com cabelo grisalho, casal de cabelo curto e claro, quatro meninos e duas meninas de cabelo curto e claro. Os homens possuem bigode e vestem terno, os meninos vestem bermuda, calça e meias compridas e as meninas usam vestido. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta:
PROFESSOR A primeira família é menor e parece ser atual, por causa das roupas.
PROFESSOR A segunda família é bem grande e parece ser do passado, por causa das roupas.
  1. ASSINALE A RESPOSTA CORRETA.
Imagem: Ilustração. Família composta por mulher de cabelo curto cacheado, vestindo vestido curto vermelho com bolinhas. Menino de cabelo curto cacheado, vestindo camiseta amarela e bermuda azul. Menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Menina de cabelo cacheado castanho longo, vestindo camiseta rosa e calça azul. Menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta azul e calça verde. Estão sentados ao redor de toalha disposta sobre campo, com cesto de vime, comida e pratos. Fim da imagem.

( ) APENAS DE LAZER.

( ) APENAS DE COOPERAÇÃO.

( ) DE LAZER E DE COOPERAÇÃO.

PROFESSOR Resposta correta: DE LAZER E DE COOPERAÇÃO.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 6. Os estudantes devem comparar os dois tipos de família – a primeira, atual, composta de pai, mãe e filho, e a segunda, do passado, composta de pais, avós e seis filhos. Dessa forma, eles identificarão a transformação na composição das famílias ao longo do tempo e que as famílias no passado costumavam ser mais numerosas. Pergunte a eles se percebem outras diferenças, além do número de integrantes das duas famílias. Os estudantes deverão observar que a primeira ilustração representa uma família atual e a segunda, uma família do passado, o que pode ser identificado pela vestimenta das pessoas nas duas imagens.

A atividade 6 colabora para o desenvolvimento da habilidade EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

Atividade 7. Oriente os estudantes a observar a ilustração e identificarem a natureza da atividade que a família está realizando. Eles devem perceber que as pessoas representadas na imagem estão realizando atividade de lazer (um piquenique) e atividade de cooperação (todos estão ajudando a servir os alimentos).

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento da habilidade EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

MP086

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

2

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

3

EF01HI02: Identificar a relação entre as suas histórias e as histórias de sua família e de sua comunidade.

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

4

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

5

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

6

EF01HI07: Identificar mudanças e permanências nas formas de organização familiar.

7

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

MP087

Sugestão de questões de autoavaliação

Questões de autoavaliação, como as sugeridas a seguir, podem ser apresentadas aos estudantes para que eles reflitam sobre seu processo de ensino e aprendizagem ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

2. TIRO DÚVIDAS COM O PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO ALGUM CONTEÚDO?

3. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

4. SOU PARTICIPATIVO?

5. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

6. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

7. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA?

8. RECONHEÇO AS DIFERENTES FORMAS DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR?

9. RECONHEÇO A ADOÇÃO COMO UM MEIO DE ORGANIZAÇÃO FAMILIAR?

10. RECONHEÇO A ÁRVORE GENEALÓGICA COMO UM REGISTRO DA HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS?

11. IDENTIFICO DIFERENÇAS ENTRE AS FAMÍLIAS DO PASSADO E AS DO PRESENTE?

12. RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DAS MINHAS HISTÓRIAS E AS HISTÓRIAS DA MINHA FAMÍLIA?

13. PRATICO ATITUDES DE RESPEITO E COOPERAÇÃO NOS DIFERENTES ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA (EM CASA, NA ESCOLA E NA COMUNIDADE)?

14. RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DO RESPEITO ÀS REGRAS E DA COOPERAÇÃO EM CASA E NA ESCOLA?