MP088

UNIDADE 3. A ESCOLA

Imagem: Ilustração complementar das páginas 62 e 63. Calçada com Famílias andando em direção a uma escola. Ao redor há árvores, vegetação e pássaros. Homem de cabelo curto castanho e barba, vestindo camiseta verde e calça azul. Está empurrando uma cadeira de rodas com um menino de cabelo curto castanho, vestindo uniforme de camiseta branca e calça azul. Ao lado, mulher de cabelo médio castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul. Está segurando os ombros de um menino de cabelo curto castanho, vestindo uniforme de camiseta branca e calça azul. Em seguida, mulher de cabelo longo castanho cacheado, vestindo camiseta amarela e calça verde, está levando uma mochila de lado, segurando a mão de uma menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo uniforme de cabelo camiseta branca e calça azul. À frente, homem de cabelo curto cacheado castanho, segurando as mãos de um menino de cabelo cacheado castanho e óculos de armação quadrada, e menina de cabelo longo cacheado castanho. Menino diz “boa tarde, seu Pedro, tudo bem? Hoje vou ter aula de história e de educação física”. Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e calça azul, responde “boa tarde, Jonas. Boa aula!”. Fim da imagem.

Boxe complementar:

VAMOS CONVERSAR

  1. O QUE AS PESSOAS REPRESENTADAS NA ILUSTRAÇÃO ESTÃO FAZENDO?
  2. VOCÊ TEM O HÁBITO DE DIZER “BOM DIA” OU “BOA TARDE” PARA OS FUNCIONÁRIOS QUE TRABALHAM NA ESCOLA EM QUE VOCÊ ESTUDA?
  3. POR QUE É IMPORTANTE CONHECER E CUMPRIMENTAR AS PESSOAS QUE TRABALHAM EM SUA ESCOLA?

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Introdução

A unidade 3, A escola, apresenta uma abordagem sobre a importância da comunidade escolar e o cotidiano nesse espaço coletivo de construção de conhecimentos e trocas de experiências para a vida social dos estudantes. Dessa forma, o ambiente da escola é trabalhado ao longo da unidade como um espaço de aprendizagens, de convivência, de cooperação e trocas entre pessoas diversas que participam do seu cotidiano. Além disso, a unidade procura trabalhar com as transformações e permanências na escola ao longo do tempo, com os diferentes tipos de escola e com as diferenças nas regras de convivência na escola e em casa.

Em consonância com as Competências Gerais da Educação Básica 1 e 9 da BNCC, a unidade estimula os estudantes a valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade; e a exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza. Em consonância com a Competência Específica de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental 2 da BNCC, a unidade busca levar os estudantes a analisar o mundo social e cultural com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo. A proposta da unidade relaciona-se ainda com a Competência Específica de História para o Ensino Fundamental 1 da BNCC e, desse modo, visa contribuir para que o estudante possa compreender acontecimentos históricos e processos de transformação das estruturas sociais e culturais ao longo do tempo para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.

Unidades temáticas da BNCC em foco na unidade:

  • Mundo pessoal: meu lugar no mundo.
  • Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo.

    Objetos de conhecimento em foco na unidade:

  • As diferentes formas de organização da família e da comunidade: os vínculos pessoais e as relações de amizade.
  • A escola e a diversidade do grupo social envolvido.
  • A vida em família: diferentes configurações e vínculos.

MP089

Página sem conteúdo.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a abertura da unidade 3 e os conteúdos das páginas 64 e 65 podem ser trabalhadas na semana 20.

Orientações

As atividades de abertura da unidade podem ser preparatórias para o trabalho com conteúdos, competências e habilidades que serão desenvolvidos com os estudantes. Sugerimos que inicie o trabalho com os conteúdos da unidade propondo aos estudantes as atividades preparatórias a seguir.

Peça à turma que observe a imagem que representa a chegada dos estudantes à escola. Há um funcionário na entrada, bem como alguns adultos acompanhando os estudantes.

No boxe da seção Vamos conversar, há questões que ajudarão na observação da imagem. Dessa forma, estimule os estudantes a:

  • Estabelecer comparações entre a situação representada e a entrada deles na escola em que estudam.
  • Refletir sobre as relações sociais existentes em uma escola, tanto entre estudantes como entre estudantes e professores e estudantes e funcionários da instituição.
  • Reconhecer a importância de tratar com respeito e consideração as pessoas que trabalham no ambiente escolar.

    Habilidades da BNCC em foco nesta unidade:

    EF01HI03; EF01HI04 e EF01HI06.

    Objetivos pedagógicos da unidade:

  • Compreender o papel social da escola.
  • Comparar diferentes tipos de escola – urbana, rural, indígena, quilombola e inclusiva –, identificando semelhanças e diferenças.
  • Refletir sobre a diversidade existente no universo da escola.
  • Comparar características da escola atual com a escola de antigamente.
  • Identificar objetos que fazem parte do cotidiano da escola no presente e no passado.
  • Reconhecer os diferentes papéis desempenhados pelas pessoas que participam do cotidiano do espaço escolar.

MP090

CAPÍTULO 1. UM LUGAR DE APRENDER

A ESCOLA É UM LUGAR DE APRENDER E DE CONVIVER.

AS ESCOLAS SÃO ORGANIZADAS EM DIFERENTES ESPAÇOS. CADA UM DELES TEM UMA FUNÇÃO ESPECIAL, MAS TODOS TÊM ALGO EM COMUM: SÃO LOCAIS PARA CONVIVER, APRENDER E DESENVOLVER-SE.

OBSERVE A ILUSTRAÇÃO NAS PÁGINAS 64 E 65.

Imagem: Ilustração complementar das páginas 64 e 65. Maquete de uma escola com pessoas em atividades. 1 – Biblioteca: Crianças sentadas em mesas com prateleiras de livros nas laterais. 2 – Sala de aula: Carteiras individuais enfileiras em frente a uma lousa com uma professora. Sobre as carteiras há crianças. 3 – Pátio: Crianças brincando em desenhos no chão e sentadas em bancos. 4 – Laboratório: Mesas longas com crianças ao lado de tubos de ensaio e substâncias coloridas. 5 – Quadra de esportes: Quadra demarcada com faixas em formato de quadra de basquete e futebol, nas laterais há cestos e traves. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Identificar diferentes espaços no interior do ambiente escolar.
  • Reconhecer as funções de aprendizagem e características específicas de cada espaço da escola.
  • Diferenciar as funções dos espaços escolares em relação aos espaços domésticos.
  • Conhecer diferentes tipos de escola, como a indígena, a rural e a de comunidades quilombolas.
  • Relacionar cada tipo de escola às necessidades educacionais dos estudantes que as frequentam.
  • Valorizar a diversidade cultural brasileira expressa pelos diferentes tipos de escola.

    Orientações

    Solicite aos estudantes que observem a imagem e identifiquem os espaços escolares nela representados: biblioteca, sala de aula, pátio, laboratório e quadra de esportes. Peça que descrevam cada um dos espaços, identificando seus elementos característicos e suas funções.

    Se possível, faça um passeio pela escola com os estudantes, conversando sobre cada um dos espaços que vocês visitarem. Depois, peça que comparem a sua escola com a da ilustração,

    identificando semelhanças e diferenças.

    O capítulo 1 favorece a exploração do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre o espaço escolar e os diferentes tipos de escola.

    A importância do espaço escolar

    Analisar o ambiente escolar é uma necessidade premente, uma vez que esse tem sido negligenciado, inclusive, pela iniciativa privada cujos prédios escolares, na maioria das vezes, não contemplam sequer as condições básicas de conforto ambiental e de segurança. A inobservância dessa unidade organismo-ambiente e dessa relação dialética ambiente/comportamento tem reflexos muito negativos para os alunos. Estudos revelam que o ambiente físico, a sua estrutura e as significações simbólicas determinam, em grande parte, as experiências da criança, seu aprendizado e desenvolvimento. Sabe-se que, embora a qualidade de vida e a qualidade do ambiente não dependam só das características físicas, essas têm um papel muito importante.

    RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus , Feira de Santana, n. 31, p. 103-118, jul.-dez. 2004. p. 108.

MP091

  1. DEPOIS DE OBSERVAR A IMAGEM DAS PÁGINAS 64 E 65, MARQUE O NÚMERO DE ACORDO COM A DESCRIÇÃO.

( ) LOCAL EM QUE HÁ CARTEIRAS, CADEIRAS E LOUSA.

( ) NESSE ESPAÇO, HÁ LIVROS, REVISTAS, JORNAIS E FILMES PARA

PESQUISA E LAZER.

( ) NELE SÃO REALIZADOS EXPERIMENTOS DE CIÊNCIAS.

( ) NESSE LOCAL PODE-SE REUNIR COM OS COLEGAS PARA

BRINCAR OU PARA LANCHAR.

( ) ESPAÇO PARA A PRÁTICA DE ESPORTES E RECREAÇÃO.

PROFESSOR Resposta: 2; 1; 4; 3; 5.
  1. ESCREVA A SEGUIR OS TRÊS ESPAÇOS PREFERIDOS POR VOCÊ EM SUA ESCOLA._____
PROFESSOR Resposta pessoal.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. OS ESPAÇOS DA ESCOLA SÃO PARECIDOS COM OS ESPAÇOS DE UMA MORADIA? POR QUÊ?
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Os estudantes devem identificar e relacionar os diferentes espaços da escola a suas respectivas características e funções.

Atividade 2. Ressalte que nos lugares que frequentamos, como a escola, na maioria das vezes, há espaços com os quais nos identificamos por vários motivos: por ter área ao ar livre, por ter brinquedos etc. Caso os estudantes apresentem alguma dificuldade para registrar o nome dos espaços, você pode oferecer ajuda ou sugerir que eles formem duplas para realizar a atividade, promovendo a colaboração e a troca entre pares.

É importante notar na imagem a constante presença de um adulto, geralmente um professor ou professora. A escola geralmente é o primeiro ambiente na vida da criança onde ela convive com figuras de autoridade com as quais não têm laços familiares. Embora os adultos que trabalham na escola sejam em grande parte responsáveis pelo cuidado com as crianças, tal como os pais ou responsáveis no ambiente doméstico, a grande diferença entre a família e a escola é que nesta a prioridade é o ensino.

Atividade 3. Estimule os estudantes a argumentar, a trocar opiniões e ouvir os diferentes pontos de vista dos colegas. Ao longo da conversa, a turma poderá construir uma resposta coletiva, considerando as diferentes percepções sobre a mesma questão, exercitando assim a capacidade de argumentação, escuta e colaboração entre os estudantes.

As atividades 1 a 3, de reconhecimento das características do espaço escolar e de comparação entre o espaço escolar e o espaço de moradia, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Atividade complementar: Quebra-cabeça

  • Tire fotografias de diferentes espaços da escola, retratando os elementos que caracterizam a função pedagógica de cada um deles. Imprima as fotografias e recorte cada uma delas em pedaços não muito pequenos. Coloque os pedaços de cada fotografia em um envelope diferente.
  • Depois, organize a turma em grupos e dê um envelope a cada grupo para que junte os pedaços e monte a fotografia em sua forma original, como um quebra-cabeça.
  • Ao final, peça a cada grupo que descreva a imagem que montou e descreva as atividades realizadas naquele espaço.

MP092

DIFERENTES TIPOS DE ESCOLA

EXISTEM MUITOS TIPOS DE ESCOLA. VAMOS CONHECER ALGUNS?

NAS ESCOLAS INDÍGENAS, AS CRIANÇAS APRENDEM A LÍNGUA DE SEU GRUPO INDÍGENA E A LÍNGUA PORTUGUESA PARA CONHECER AS DUAS CULTURAS.

Imagem: Fotografia. Homem adulto de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Ao lado, crianças lado a lado. Atrás há uma escola pequena de tijolos laranjas e telhado triangular, em um campo aberto com terra vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA INDÍGENA NO MUNICÍPIO DE CAMPO NOVO DO PARECIS, ESTADO DE MATO GROSSO, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de escola em esquina de uma rua asfaltada extensa com salas lado a lado branca. Ao redor há muro baixo com grade completando o espaço. Ao redor, vegetação e árvores.  Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA RURAL NO BAIRRO BOM JESUS DA BOCAINA, NO MUNICÍPIO DE SILVEIRAS, ESTADO DE SÃO PAULO, 2019. FIM DA LEGENDA.

NAS ESCOLAS DO CAMPO, ALÉM DOS CONTEÚDOS COMUNS, SÃO OFERECIDAS

AULAS SOBRE COMO CULTIVAR VEGETAIS, CUIDAR DE ANIMAIS E PROTEGER O MEIO AMBIENTE.

NAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, ALÉM DAS DISCIPLINAS COMUNS, HÁ AULAS DE VALORIZAÇÃO À IDENTIDADE E À CULTURA AFRO-BRASILEIRAS. NESSAS ESCOLAS, É POSSÍVEL APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DE UM JOGO CHAMADO MANCALA E PRATICAR DANÇAS AFRICANAS, COMO A CIRANDA E A RODA DE COCO.

Imagem: Fotografia. Pátio com crianças andando segurando mochilas. Nas laterais, salas laranjas abertas com janelas grandes. Fim da imagem.

LEGENDA: ESCOLA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, ESTADO DE MATO GROSSO, 2020. FIM DA LEGENDA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 66 e 67 podem ser trabalhadas na semana 21.

Orientações

Converse com os estudantes sobre os três tipos de escola apresentados: indígena, rural e quilombola. Explique que essas escolas são diferentes da maioria das existentes em áreas urbanas e que elas atendem às necessidades e particularidades dos estudantes que as frequentam. Cada comunidade indígena, por exemplo, tem costumes e tradições diferentes não só dos não indígenas, mas também dos indígenas de outras etnias. A educação escolar deve estar atenta às especificidades da comunidade que atende.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei Federal 9.394/96), no artigo 28, “na oferta de Educação Básica para a população rural, os sistemas de ensino promoverão as adaptações necessárias à sua adequação, às peculiaridades da vida rural e de cada região”. Assim, nas escolas do campo, o calendário deve ser adaptado aos ciclos da agricultura ou às condições do clima.

A legislação escolar assegura aos povos indígenas o direito à educação bilíngue, isto é, em português e na língua nativa de cada grupo. Desse modo, procura-se garantir aos povos indígenas condições de recuperação e preservação de suas memórias e de suas culturas. Ao mesmo tempo garante-se o acesso ao patrimônio científico e cultural brasileiro e mundial.

População do campo, indígenas e quilombolas

Em mais de uma de suas metas, o PNE [Plano Nacional de Educação] contempla as populações do campo, as áreas indígenas e os remanescentes de quilombos. Os objetivos incluem o acesso à escola, a elevação da escolaridade e a promoção da qualidade, sempre tendo em vista a superação das desigualdades. Para isso, é fundamental assegurar uma inclusão efetiva, com projetos elaborados especificamente para esses grupos e material pedagógico adequado.

O PNE prevê a preservação da identidade cultural e a participação da comunidade na definição do modelo de organização pedagógica e de gestão das instituições de ensino.

População do campo, indígenas e quilombolas. In : Anuário Brasileiro da Educação Básica 2020 . São Paulo: Todos Pela Educação/Editora Moderna, 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtb. Acesso em: 26 abr. 2021.

MP093

  1. RELACIONE O TIPO DE ESCOLA ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS.

COLUNA ESQUERDA:

ESCOLA INDÍGENA.

ESCOLA DO CAMPO.

ESCOLA QUILOMBOLA.

COLUNA DIREITA:

VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.

CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E O CULTIVO DE VEGETAIS.

APRENDIZADO DAS LÍNGUAS INDÍGENA E PORTUGUESA.

PROFESSOR Resposta: ESCOLA INDÍGENA: APRENDIZADO DAS LÍNGUAS INDÍGENA E PORTUGUESA. ESCOLA DO CAMPO: CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE E O CULTIVO DE VEGETAIS. ESCOLA QUILOMBOLA: VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. OBSERVE AS IMAGENS DAS ESCOLAS NA PÁGINA 66 E RESPONDA.
PROFESSOR Resposta pessoal.
PROFESSOR Atenção professor: Incentive os estudantes a identificar semelhanças e diferenças em relação aos tipos de aula e às disciplinas ensinadas. Fim da observação.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Oriente os estudantes para a realização da atividade, de modo que eles associem os tipos de escola estudados – escolas indígena, do campo e quilombola – a suas respectivas particularidades.

Após a realização da atividade, converse com os estudantes sobre as necessidades educacionais da sociedade em que vivem. Explique que existem conteúdos comuns a todas as escolas, mas cada uma deve também dar atenção a conteúdos que digam respeito à comunidade em que está inserida.

É interessante salientar que as comunidades quilombolas foram formadas no passado por africanos, seus descendentes e contaram com a participação de indígenas e brancos pobres. Em muitos casos, os escravizados fugiam e se organizavam em grupos como forma de resistência à escravidão. A escola nessas comunidades enfatiza conhecimentos e práticas relativos às identidades africana e afro-brasileira.

Atividade 5. Sugerimos que essa atividade seja realizada em casa, para que o estudante possa trocar impressões sobre as diferentes escolas estudadas e compará-las com a dele junto a um adulto de sua família. Dessa forma, é possível estimular a literacia familiar e promover a integração entre os diferentes conhecimentos construídos pelo estudante em seu cotidiano e em suas relações sociais e pessoais, em casa e na escola. Oriente os estudantes a considerar em suas observações as características, os tipos de aula e as disciplinas ensinadas nas diferentes escolas.

As atividades 4 e 5 contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Educação Escolar Indígena

Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Seguindo o regime de colaboração, posto pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a coordenação nacional das políticas de Educação Escolar Indígena é de competência do Ministério da Educação (MEC), cabendo aos Estados e Municípios a execução para a garantia deste direito dos povos indígenas.

FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Educação Escolar Indígena. Disponível em: http://fdnc.io/gtc. Acesso em: 26 abr. 2021.

MP094

CAPÍTULO 2. QUEM CONVIVE NA ESCOLA?

A ESCOLA É UMA COMUNIDADE FORMADA POR DIVERSAS PESSOAS. ESTUDANTES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E PAIS TÊM FUNÇÕES DIFERENTES E TODOS SÃO IMPORTANTES.

CONHEÇA ALGUNS INTEGRANTES DE UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Imagem: Ilustração. Três crianças lado a lado conversando. Menina de cabelo longo liso preto, menina de cabelo longo cacheado preto, menino de cabelo curto castanho. Estão vestindo uniforme, camiseta azul e calça azul escura. Ilustração. Mulher de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta azul, ao lado de uma estante com livros. Ilustração. Homem de cabelo curto cacheado preto e bigode, vestindo camiseta azul e calça azul. Está segurando uma vassoura, um pano e um balde. Ilustração. Homem de boné preto, vestindo camisa e calça preta. Está ao lado de um portão. Ilustração. Prédio escolar com portão azul e torre ao lado de dois andares. Ilustração. Mulher de cabelo curto preto, vestindo camiseta rosa e calça azul. Está ao lado de um menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e calça azul escuro. Está escrevendo em uma folha. Ilustração. Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta azul. Está falando com um homem de cabelo curto loiro e uma mulher de cabelo longo ruivo, um menino de cabelo curto ruivo e uma menina de cabelo longo loiro. Ilustração. Homens e mulheres diversos com cadeiras formando um círculo.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 68 e 69 podem ser trabalhadas na semana 22.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Conhecer os papéis desempenhados pelos diferentes sujeitos da comunidade escolar.
  • Compreender a diversidade de funções na escola como condição para a aprendizagem e para a convivência de seus integrantes.
  • Valorizar os profissionais que atuam na escola.
  • Identificar algumas das atividades desenvolvidas no espaço escolar.
  • Conhecer algumas regras de convivência no ambiente escolar.
  • Desenvolver atitudes de respeito e consideração para com os colegas, professores e funcionários da escola.
  • Reconhecer a importância da partilha de conhecimentos e experiências.

    Orientações

    Solicite aos estudantes que observem as imagens e comentem as atividades que cada um dos sujeitos relacionados desenvolve na escola.

    Pergunte se sabem o nome dos profissionais da escola em que estudam, começando por aqueles mencionados no texto: bibliotecária ou bibliotecário, faxineira ou faxineiro, segurança ou porteiro, professoras e professores, diretora ou diretor. Em seguida, solicite que citem outros profissionais e suas respectivas funções que não estejam na lista, como funcionários da secretaria, coordenador pedagógico etc.

    O capítulo 2 favorece o aprofundamento da abordagem do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre o ambiente escolar como espaço de aprendizado e de convivência.

MP095

  1. ESCREVA O NOME DE ALGUMAS PESSOAS DE SUA COMUNIDADE ESCOLAR. SE NÃO SOUBER, PROCURE SE INFORMAR.

PROFESSORES: _____

PROFESSOR Respostas pessoais.

DIRETOR OU DIRETORA:_____

FAXINEIRA OU FAXINEIRO:_____

PAIS DE ALGUNS COLEGAS:_____

  1. ASSINALE AS ATIVIDADES QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER NA ESCOLA.
PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo loiro, vestindo camiseta roxa e calça preta. Está jogando uma bola de basquete. Fim da imagem.

( ) PRATICAR ESPORTES.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho e fone de ouvido roxo, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Está usando um computador. Fim da imagem.

( ) USAR O COMPUTADOR.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca e calça azul, em um bambolê. Ao lado, menino de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta branca e calça azul, pulando corda. Fim da imagem.

( ) BRINCAR.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta amarela. Está segurando um livro aberto. Fim da imagem.

( ) LER.

CREDITOS: ROBERTO WEIGAND

MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Retome brevemente o conteúdo da unidade 1, sobre a identidade pessoal, e comente a importância de conhecermos as pessoas pelo nome. Explique que existem diferentes formas de tratamento e que é apropriado chamarmos uma pessoa pela forma de tratamento da profissão, mas há muitas profissões em que isso não se aplica. Outros profissionais devem, portanto, ser mencionados e chamados pelo nome, e não pelo nome de sua ocupação.

Pergunte aos estudantes se conhecem o nome dos diferentes profissionais que atuam na escola. Caso não saibam o nome de alguém, solicite que procurem se informar.

Atividade 2. Os estudantes podem escolher mais de uma alternativa que represente atividades que eles gostam de realizar na escola. Caso eles não escolham nenhuma das opções, pergunte quais atividades gostam de realizar e por quê. Converse com a turma sobre as atividades preferidas dos estudantes, incentivando o respeito aos diferentes gostos e opiniões.

As atividades 1 e 2 contribuem para desenvolver aspectos da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Escola e comunidade: 9 ações para começar uma boa parceria

A escola está inserida em uma comunidade e faz parte dela. Como tal, precisa criar mecanismos de parcerias e de diálogo produtivo, em que cada uma compreenda o seu papel e as suas responsabilidades. Ouvimos muito que uma boa aula é aquela que também ganha algum significado fora do espaço escolar, transformando uma vida toda ou partes importantes dela. Essa aula “especial” tende a frutificar na comunidade em que o aluno está inserido, respeitando assim a história e a cultura local, mas também possibilitando novos olhares e novas possibilidades.

Escola e comunidade: 9 ações para começar uma boa parceria. Nova escola – gestão , 27 maio 2019. Disponível em:

http://fdnc.io/fiY. Acesso em: 26 abr. 2021

MP096

APRENDER A CONVIVER

NA ESCOLA, ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS CONVIVEM E PARTILHAM EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS. CADA PESSOA TEM SUAS IDEIAS E SEU JEITO DE SER.

PARA A BOA CONVIVÊNCIA ENTRE TODOS, É PRECISO RESPEITO E COLABORAÇÃO.

OUVIR AS IDEIAS DAS PESSOAS COM ATENÇÃO É UMA ATITUDE DE RESPEITO AO OUTRO. É IMPORTANTE PERCEBER QUE NÃO EXISTE APENAS UMA FORMA DE PENSAR OU DE RESOLVER UMA SITUAÇÃO.

AS PERGUNTAS SÃO MUITO IMPORTANTES PARA AMPLIAR O NOSSO SABER. POR ISSO, SE TIVER DÚVIDAS, FAÇA PERGUNTAS. PROCURE, TAMBÉM, OUVIR E RESPEITAR AS DÚVIDAS DOS COLEGAS.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça azul. Ao redor, crianças desenhando em folhas. Fim da imagem.

Boxe complementar:

HORA DA LEITURA:

  • ESCOLA DE CHUVA, DE JAMES RUMFORD. SÃO PAULO: BRINQUE BOOK, 2012. A HISTÓRIA SE PASSA NO CHADE, PAÍS DA ÁFRICA. TODOS OS ANOS, NO COaMEÇO DO PERÍODO DE AULAS, AS CRIANÇAS E A PROFESSORA SE UNEM PARA RECONSTRUIR A ESCOLA, DANIFICADA PELA ESTAÇÃO DAS CHUVAS.

Fim do complemento.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 70 e 71 podem ser trabalhadas na semana 23.

Orientações

Leia o texto com os estudantes e converse sobre a importância do respeito e da colaboração na convivência escolar. Solicite a eles exemplos de ações e atitudes que devem ser estimuladas e daquelas que devem ser evitadas.

Explique aos estudantes que a disciplina exigida pela escola não significa imobilidade, mas, ao contrário, demanda participação nas atividades escolares.

O mundo moderno é marcado pela burocracia, e com a escola não é diferente. Na administração escolar, os funcionários desempenham funções bem definidas e seguem um regulamento. Na escola há ainda uma hierarquia, com papéis de autoridade bem demarcados. A burocracia é importante, pois possibilita uma melhor organização das atividades. Em uma sociedade burocrática, porém, corremos sempre o risco de ver as pessoas como objetos. Por isso, é sempre importante conhecermos as pessoas que atuam no espaço escolar, promovendo um bom relacionamento entre todos.

Pode-se retomar a conversa sobre as regras de convivência realizada na unidade anterior (página 57), reforçando o trabalho para o desenvolvimento das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

MP097

  1. MARQUE COM UM X AS ATITUDES QUE PROMOVEM O RESPEITO E A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.

( ) LEVAR EM CONTA A OPINIÃO DOS COLEGAS.

( ) COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.

( ) ESTIMULAR UMA ÚNICA FORMA DE PENSAR.

( ) USAR A IMAGINAÇÃO PARA INVENTAR E APRENDER ALGO NOVO.

PROFESSOR Resposta correta: LEVAR EM CONTA A OPINIÃO DOS COLEGAS; COMPARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.; USAR A IMAGINAÇÃO PARA INVENTAR E APRENDER ALGO NOVO.
  1. COMPLETE AS FRASES A SEGUIR COM AS PALAVRAS DISPONÍVEIS NOS QUADROS.

Palavras nos quadros:

ESCOLA

OUVIR

PERGUNTAS

SOLIDÁRIO

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho. Ao lado, menina de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada, ambos vestem camiseta branca e calça azul. Fim da imagem.

CREDITOS: EVANDRO MARENDA

PROFESSOR Resposta correta: ESCOLA E SOLIDÁRIO.
PROFESSOR Resposta correta: PERGUNTAS.
PROFESSOR Resposta correta: OUVIR.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. REÚNA-SE COM TRÊS COLEGAS E CONVERSEM SOBRE AS ATITUDES IMPORTANTES PARA A BOA CONVIVÊNCIA.
    • DEPOIS, FAÇAM UMA LISTA COM OS DIREITOS E OS DEVERES QUE SÃO IMPORTANTES PARA TODOS.
    • POR ÚLTIMO, REGISTREM NO CADERNO AS ATITUDES PARA BOA CONVIVÊNCIA QUE VOCÊS DEFINIRAM JUNTOS.
      PROFESSOR Resposta pessoal.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Oriente os estudantes a identificar atitudes que colaboram com a boa convivência no ambiente escolar e que podem ser praticadas na convivência com as pessoas em outros espaços.

Atividades 4. Oriente a realização da atividades e estimule os estudantes a citar exemplos de situações que eles tenham vivido e que correspondam ou não a regras de boa convivência escolar. Comente situações específicas de sala de aula em que eles devem saber expressar suas ideias, fazer perguntas, ouvir a opinião dos colegas e agir de forma solidária.

Atividade 5. Acompanhe os grupos na realização da atividade e auxilie-os na redação da lista de direitos e deveres. Ao final, reúna toda a turma e escreva na lousa os principais direitos e deveres levantados pelos estudantes.

As atividades 3 a 5, ao enfatizar a importância de atitudes para uma boa convivência escolar, contribuem para o desenvolvimento da Competência Geral da Educação Básica 9 da BNCC: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. As atividades também favorecem o desenvolvimento da habilidade EF01HI03 : Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

Atividade complementar: Simulação de uma reportagem

  • Organize com os estudantes a simulação de uma reportagem sobre a escola. Eles poderão percorrer diversos ambientes e entrevistar professores e funcionários, perguntando o que fazem.
  • A reportagem pode ser gravada em vídeo e depois apresentada em sala de aula.
  • Auxilie os estudantes a organizar um roteiro para as entrevistas. Eles deverão perguntar o nome do professor ou funcionário, sua função na escola, há quanto tempo trabalha e pedir que descreva de modo sumário as principais atividades relativas à sua função.

MP098

O MUNDO QUE QUEREMOS

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

MUITOS JEITOS DE APRENDER

AS CRIANÇAS INDÍGENAS APRENDEM MUITO COM SEUS PAIS E SEUS PARENTES. ELAS APRENDEM, POR EXEMPLO, A FAZER PINTURAS NO CORPO, A FAZER CERÂMICA, A FABRICAR CESTOS E POTES.

AS ESCOLAS TAMBÉM SÃO LOCAIS DE APRENDIZADO PARA AS CRIANÇAS INDÍGENAS.

EM QUASE TODAS AS ESCOLAS OS ALUNOS RECEBEM UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE. SÃO ALFABETIZADOS PRIMEIRO NA LÍNGUA INDÍGENA MATERNA E DEPOIS NO PORTUGUÊS.

ISSO SÓ NÃO ACONTECE NO NORDESTE, ONDE A MAIORIA DOS ÍNDIOS SÓ FALA O PORTUGUÊS [...].

É IMPORTANTE QUE NAS ALDEIAS AS AULAS SEJAM DADAS TAMBÉM NA LÍNGUA [DE CADA POVO INDÍGENA] E QUE SEJA ENSINADA A HISTÓRIA DA COMUNIDADE PARA QUE A CULTURA TRADICIONAL NÃO SE PERCA.

ESCOLAS INDÍGENAS. TURMINHA DO MPF. DISPONÍVEL EM: FONTE: http://fdnc.io/gte. ACESSO EM: 22 DEZ. 2020.

Imagem: Ilustração. Mulher indígena de cabelo longo preto, ao lado, menino indígena de cabelo curto preto e menina indígena de cabelo longo preto, os três montam cestas de vime em um campo de areia. Ao redor, árvores e ocas de palha.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo desta seção pode ser trabalhada na semana 24.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Conhecer aspectos do modo de vida das sociedades indígenas no Brasil.
  • Compreender a importância da educação indígena para a manutenção do legado cultural dos indígenas do Brasil.
  • Distinguir atividades relacionadas à educação escolar daquelas relativas a situações informais de aprendizagem.

    Orientações

    Leia o texto com os estudantes e converse sobre o modo de vida dos indígenas no Brasil. Comente que as sociedades indígenas são muito diferentes umas das outras, tanto no que diz respeito a costumes e tradições como a seu grau de integração com a sociedade não indígena.

    Explique que a identidade indígena está ligada a tradições e a um sentimento de pertencimento a um grupo. Explique também que muitos grupos indígenas usam internet, vestem calças jeans e habitam em casas de tijolos sem abandonar suas tradições e costumes.

    Comente que muitas de nossas tradições têm origem indígena, como o banho diário, o costume de descansar na rede ou o consumo de determinados alimentos, como a mandioca. O texto também menciona a importância das escolas indígenas e da educação bilíngue nessas instituições.

    Educação em valores e temas contemporâneos

    O trabalho com o tema Pluralidade Cultural possibilita ampliar o conhecimento das diversidades culturais e étnicas da sociedade brasileira e suas variadas manifestações. Nesta seção apresentamos uma abordagem da educação escolar nas comunidades indígenas.

    Escolas indígenas

    Do ponto de vista administrativo, identificar-se-á como Escola Indígena o estabelecimento de ensino localizado no interior das terras indígenas voltado para o atendimento das necessidades escolares expressas pelas comunidades indígenas. Tal necessidade explica-se pelo fato de, no Brasil contemporâneo, existirem cerca de 210 sociedades indígenas, com estilos próprios de organização social, política e econômica. Essas sociedades falam cerca de 180 línguas e têm crenças, tradições e costumes que as diferenciam entre si e em relação à sociedade majoritária.

    Viveram processos históricos de colonização que ocasionaram impactos ecológicos, socioculturais e demográficos. Tais impactos demandaram das populações indígenas reestruturações para garantir sua sobrevivência física e para resistir culturalmente.

    HENRIQUES, Ricardo et al (org.). Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola. Brasília: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), 2007, p. 99. Disponível em: http://fdnc.io/gtd. Acesso em: 26 abr. 2021.

MP099

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. PINTE OS QUADROS DE ACORDO COM A LEGENDA PARA INDICAR ONDE E COM QUEM VOCÊ APRENDEU CADA ATIVIDADE.

Ilustração de um quadrado verde.COM OS COLEGAS.

Ilustração de um quadrado vermelho.COM OS AMIGOS, FORA DA ESCOLA.

Ilustração de um quadrado laranja.COM SEUS FAMILIARES.

Ilustração de um quadrado azul.SOZINHO.

Quadros:

ANDAR DE BICICLETA

ESCREVER

LER

JOGAR FUTEBOL

ESCOVAR OS DENTES

SALTAR

PULAR CORDA

CONHECER HISTÓRIAS DE FAMÍLIA

TOMAR BANHO

FALAR

PROFESSOR Respostas pessoais.
Imagem: Ilustração. Um rio com dois meninos indígenas de cabelos curtos pretos, nadando. Ao lado, um homem indígena de cabelo curto preto, segurando uma lança. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 1. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa, promovendo o diálogo do estudante com um adulto da sua família e a integração de experiências e conhecimentos construídos em casa e na escola. Após a realização da atividade, promova o compartilhamento das respostas com a turma em uma roda de conversa. As respostas serão provavelmente muito variadas. É importante que, após a realização da atividade, os estudantes conversem entre si e justifiquem as respostas que deram. É oportuno também que eles comparem as respostas, identificando possíveis diferenças. Um estudante pode afirmar que aprendeu a andar de bicicleta sozinho, enquanto outro dirá que aprendeu com os amigos. Assim, eles ampliarão sua compreensão sobre diferentes modos e lugares de aprendizagem.

A atividade 1 contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

O trabalho proposto nesta seção contribui para o desenvolvimento da Competência Geral da Educação Básica 9 da BNCC: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. A seção possibilita ainda a mobilização da Competência Específica de Ciências Humanas 2 da BNCC: Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo.

MP100

CAPÍTULO 3. A ESCOLA NO PASSADO

AS ESCOLAS DE HOJE SÃO DIFERENTES DAS ESCOLAS DO PASSADO.

A FOTOGRAFIA A SEGUIR MOSTRA UMA SALA DE AULA HÁ CERCA DE OITENTA ANOS DURANTE A CORREÇÃO DE UMA ATIVIDADE NA LOUSA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Sala de aula com carteiras duplas com crianças sentadas e enfileiradas. À frente, mesa maior central com uma mulher. À esquerda, menina de cabelo curto, vestindo vestido, está em um quadro.  Fim da imagem.

LEGENDA: SALA DE AULA DO COLÉGIO SÃO LUIZ, MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, 1938. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DESCREVA A SALA DE AULA MOSTRADA NA FOTOGRAFIA E COMPARE-A COM SUA SALA DE AULA.
PROFESSOR Respostas pessoais

HÁ CERCA DE CEM ANOS, AS CRIANÇAS QUE IAM À ESCOLA APRENDIAM A LER, A ESCREVER E A RESOLVER PROBLEMAS DE MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, TINHAM AULAS DE CANTO, DE DESENHO E DE CALIGRAFIA .

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 74 e 75 pode ser trabalhada na semana 24.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Conhecer alguns aspectos do ambiente escolar e do cotidiano das escolas no passado.
  • Comparar aspectos do cotidiano escolar no passado e no presente, identificando semelhanças e diferenças.
  • Conhecer materiais escolares do passado que não são mais comuns no presente.
  • Identificar os materiais escolares que se utilizava no passado e que ainda são usados no presente.
  • Compreender as transformações que ocorrem no uso do material escolar ao longo do tempo.

    Orientações

    O capítulo 3 favorece a exploração do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre as escolas no passado e no presente, do desenvolvimento da percepção de sua historicidade e das mudanças não apenas nos espaços físicos e nos objetos utilizados, como também nas formas de convivência e no cotidiano escolar.

    Atividade 1. Peça aos estudantes que enumerem as disciplinas e alguns conteúdos que estudam atualmente. Em seguida, leia o texto da atividade e estabeleça as diferenças e as semelhanças entre a sala de aula de 1938 e a sala de aula onde estudam agora. Por último, peça a eles que verbalizem as semelhanças entre os conteúdos e as disciplinas do passado e os que lhes são ensinados atualmente.

    A atividade 1 contribui para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

    A escola brasileira no passado

    No passado o ensino escolar era restrito a poucos. Veja como a autora caracteriza o ensino elementar no século XIX:

    Sem a exigência de conclusão do curso primário para o acesso aos outros níveis, a elite educa seus filhos em casa, com preceptores. Para os demais segmentos sociais, o que resta é a oferta de pouquíssimas escolas cuja atividade se acha restrita à instrução elementar: ler, escrever e contar. Segundo o relatório de Liberato Barroso, apoiado em dados oficiais, em 1897 apenas 10% da população em idade escolar se achava matriculada nas escolas primárias.

    ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação . São Paulo: Moderna, 1996. p. 155.

MP101

Boxe complementar:

VOCÊ SABIA?

AS PESQUISAS PARA OS TRABALHOS ESCOLARES ERAM FEITAS EM LIVROS, ENCICLOPÉDIAS, REVISTAS E JORNAIS. NÃO HAVIA INTERNET.

OS UNIFORMES ERAM OBRIGATÓRIOS EM TODAS AS ESCOLAS.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio castanho, vestindo camiseta branca, gravata e saia azul, segurando uma maleta preta. Menino de cabelo curto ruivo, vestindo camiseta branca, gravata e bermuda azul, segurando uma maleta marrom. Estão em frente a um prédio com letreiro indicando “escola”. Fim da imagem.

Fim do complemento.

  1. ASSINALE COM UM X AS AFIRMAÇÕES QUE CORRESPONDEM À SUA ROTINA ESCOLAR.
    PROFESSOR Respostas pessoais.

( ) USO OBRIGATÓRIO DE UNIFORME ESCOLAR.

( ) AULAS DE CANTO E CALIGRAFIA.

( ) USO DA INTERNET PARA FAZER PESQUISAS ESCOLARES.

  1. CIRCULE O QUE NÃO FAZ PARTE DA ESCOLA DO PASSADO.
Imagem: Ilustração. Sala de aula com crianças sentadas em duplas. Há um menino e aparelho auricular. Meninos usando tablet e um notebook. Menina usando um fone de ouvido. Mulher vestindo camiseta vermelha e calça vermelha, segurando uma prancheta. À frente da sala, há uma lousa digital. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: tablet; notebook; fones de ouvido; mulher; lousa digital.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 2. É importante atentar para o fato de que ainda existem escolas nas quais o uniforme escolar é obrigatório ou que têm aulas de canto ou caligrafia. Comente com os estudantes que o que diferencia as escolas do presente das escolas do passado é que antigamente essa era a norma para a maioria das instituições escolares.

Atividade 3. O teclado de computador no quadro, o fone de ouvido e o tablet são objetos que não existiam nas escolas de décadas atrás. Chame a atenção dos estudantes para o fato de que a tecnologia é um instrumento a serviço da educação e que o mais importante na aprendizagem deriva das relações de ensino e aprendizagem entre as pessoas que compõem o espaço e a comunidade escolares.

As atividades 2 e 3, ao propor comparações entre a escola atual e a do passado, contribuem para o desenvolvimento da Competência Específica de História 1 da BNCC: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. As atividades também contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade complementar: A escola no século XIX e a literatura

  • Uma forma de conhecer aspectos do cotidiano escolar no passado é por meio da literatura. Machado de Assis, em um conto chamado “Conto de escola”, narra em primeira pessoa a experiência de estudantes do primário que são castigados com uma palmatória.
  • Raul Pompéia, em O Ateneu, também em uma narrativa em primeira pessoa, descreve o contexto de um adolescente que é mandado para um colégio interno.
  • Embora esses autores não sejam recomendados para crianças, pois se trata de leitura difícil para a faixa etária, é possível que o professor ou a professora leia e explique pequenos trechos da obra em sala de aula.

MP102

OS MATERIAIS ESCOLARES

OS MATERIAIS ESCOLARES TAMBÉM MUDARAM.

ANTIGAMENTE, OS ESTUDANTES ESCREVIAM COM UMA CANETA COM PONTA DE METAL QUE MERGULHAVAM NA TINTA.

Imagem: Fotografia. Caneta tinteiro de bico de ferro e estrutura de madeira. Ao lado, pote de tinta. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho dividido em dois laços, vestindo casaco branco e saia azul. Está segurando uma caneta tinteiro com um vidro de tinta ao lado, escrevendo sobre um caderno. Atrás, menino de cabelo curto loiro, vestindo camisa branca e calça azul. Está segurando uma caneta tinteiro com um vidro de tinta ao lado, escrevendo sobre um caderno. Fim da imagem.

O CADERNO DE CALIGRAFIA COM LINHAS ESPECIAIS ERA MUITO USADO PELOS ESTUDANTES PARA APRENDEREM A ESCREVER COM LETRA LEGÍVEL E BONITA.

ALGUNS OBJETOS USADOS PELOS ESTUDANTES NO PASSADO CONTINUAM OS MESMOS, COMO OS LÁPIS DE COR, O LÁPIS PRETO E A BORRACHA.

Imagem: Ilustração. Sala com crianças vestindo camiseta branca e gravata azul. Estão em carteiras duplas. Ilustração. Sala com crianças em mesas em formato L, com crianças sentadas desenhando, vestindo camiseta verde e bermuda verde escura.  Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 76 e 77 podem ser trabalhadas na semana 25.

Orientações

Se possível, traga para a sala de aula materiais como mata borrão, canetatinteiro e livros de caligrafia e possibilite aos estudantes que manuseiem esses objetos. Se não encontrar livros de caligrafia e outros materiais escolares antigos, procure imagens na internet, imprimaas e tragaas para a sala de aula. Comente com os estudantes sobre a importância que se dava à caligrafia, pois se escrevia muito mais à mão do que hoje em dia, após o advento dos computadores.

Procure na internet fotografias de salas de aula no passado, imprimaas e traga para a sala de aula. Converse com os estudantes sobre o que mudou no espaço escolar daquela época até os dias de hoje.

Da caligrafia à escrita

No início do século XX, em vários estados brasileiros, discursos pedagógicos, apoiados em preceitos higienistas, preocuparam-se em normatizar a escrita. A caligrafia inclinada, utilizada durante o século XIX, apesar de “elegante, graciosa e pessoal”, era criticada, porque percebida como a causa para os problemas de miopia e escoliose encontrados nos/as escolares. [...]

Ao mesmo tempo que se normatizavam as práticas de escrever substituía-se a ardósia pelo caderno de caligrafia impresso, abrindo a possibilidade da extensão de uma escrita mais homogênea a todo o território nacional, difundindo um novo modelo caligráfico, apresentado como moderno e civilizador.

VIDAL, Diana Gonçalves. Da caligrafia à escrita: experiências escolanovistas com caligrafia muscular nos anos 30.

Revista da Faculdade de Educação . São Paulo, v. 24, n.1, jan./jun. 1998.

MP103

  1. LIGUE OS OBJETOS ESCOLARES MAIS COMUNS NO PASSADO À PASTA E OS OBJETOS ESCOLARES COMUNS NO PRESENTE À MOCHILA.
Imagem: Fotografia de uma régua de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: RÉGUA DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de canetinhas coloridas. Fim da imagem.

LEGENDA: CANETAS HIDROCOR. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de um apontador vermelho. Fim da imagem.

LEGENDA: APONTADOR DE ACRÍLICO. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia de uma caixa de madeira com lápis coloridos dentro. Ao lado há mais lápis coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: ESTOJO DE MADEIRA. FIM DA LEGENDA.

Imagem: 1. Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca e bermuda azul. Segurando uma maleta marrom. Fim da imagem.
Imagem: 2. Ilustração. Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Segurando uma mochila de rodinha azul. Fim da imagem.
PROFESSOR Respostas corretas: 1: RÉGUA DE MADEIRA; ESTOJO DE MADEIRA. 2: CANETAS HIDROCOR; APONTADOR DE ACRÍLICO.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. PERGUNTE A UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA COMO ERA O MATERIAL ESCOLAR NO TEMPO DELE DE ESCOLA.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 4. Converse com os estudantes sobre as mudanças no material escolar. Chame a atenção deles para o fato de que, no passado, eram comuns as pastas escolares e hoje em dia a maioria dos estudantes usa a mochila. Comente que muitos materiais usados no passado ainda são utilizados. O apontador de lápis, por exemplo, é usado há muito tempo, mas o apontador com reservatório, que gera menos sujeira, só se tornou comum há algumas décadas. O mesmo pode ser dito da régua, que antigamente era feita de madeira ou de metal, e hoje em dia, em sua maioria é de plástico ou acrílico.

Atividade 5. A atividade deverá ser realizada em casa, para que o estudante possa conversar com um adulto da sua família sobre o material escolar utilizado em seu tempo de escola. Oriente os estudantes a escutar com atenção o relato dos seus familiares para que estes se sintam à vontade para contar o que se lembram da sua época de escola. Caso algum estudante não possua um familiar que tenha frequentado a escola, peça que converse com um vizinho ou um conhecido. Por fim, os estudantes devem registrar a lembrança em um desenho que será compartilhado em sala de aula com a turma. Estimule a troca de ideias, valorizando os registros dos estudantes e os relatos de experiências de seus familiares. A atividade favorece a literacia familiar.

As atividades 4 e 5, de comparação do material escolar no presente e no passado, aliadas à reflexão sobre as mudanças e permanências, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade complementar: Entrevista

Solicite aos estudantes que conversem com as pessoas mais velhas na família, como pais e avós, sobre os materiais escolares que usavam. Sugira o seguinte roteiro de questões:

  • Que materiais escolares você usava quando era criança?
  • O que mudou na escola desde sua infância até os dias de hoje?
  • Os estudantes devem trazer as respostas por escrito. Como muitos ainda têm dificuldade com a escrita nesse nível de ensino, eles podem pedir ajuda aos familiares. Leia as respostas em voz alta e anote na lousa as principais semelhanças e diferenças apontadas nas entrevistas.

MP104

ATIVIDADE DIVERTIDA

Imagem: Ilustração. Sala de aula com crianças de uniforme azul sentados em carteiras individuais. Sobre a sala há caneta tinteiro, uma maleta marrom, uma menina de cabelo longo vermelho e laço marrom na cabeça, vestindo camisa branca, suspensório azul e saia azul, pincéis em um copo. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Verde - caneta tinteiro; maleta marrom; menina com laço; pinceis em um copo.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para o conteúdo desta seção pode ser trabalhada na semana 26.

Objetivos pedagógicos da seção

  • Reconhecer mudanças e permanências no ambiente escolar de forma lúdica.
  • Identificar materiais escolares do passado que já não são mais comuns no presente.
  • Identificar materiais escolares do presente que não existiam no passado.

    Orientações

    Solicite aos estudantes que observem a imagem da página 78 e procurem identificar os materiais escolares do passado que não são mais comuns no presente: a pasta escolar, ao lado da estudante da primeira carteira à esquerda, a caneta bico de pena na mesa da professora, a menina de uniforme antigo na segunda carteira da fila da direita e um pote com cinco canetas bico de pena em cima do armário junto à parede.

    Chame a atenção dos estudantes para a lousa. Nela a professora desenhou algumas letras em letra de forma e suas correspondentes em letra cursiva. Comente que, no passado, as crianças eram alfabetizadas com letra cursiva e que, no presente, o mais comum é que a alfabetização seja feita primeiro em letra de forma maiúscula. Explique aos estudantes que as pesquisas sobre os processos de alfabetização demonstraram que o segundo método é mais eficiente. Assim, eles poderão compreender que além dos aspectos físicos do ambiente escolar, as formas de ensinar também se modificaram.

    Lúdico em sala de aula

    Por meio da atividade lúdica, é possível comparar a sala de aula do passado e a do presente e, em seguida, comparar ambas com a sala de aula onde os estudantes estão no momento.

    Solicite que identifiquem semelhanças, diferenças, mudanças e permanências.

    Sala de aula e relações entre sujeitos

    Não apenas os docentes e os alunos, mas também mobiliário, instrumentos didáticos, as questões da arquitetura escolar, tudo faz parte da sala de aula. Os bancos escolares, as lousas e os cadernos têm uma história e uma especificidade pouco conhecida até hoje. Além desse aspecto material, a sala de aula implica também uma estrutura de comunicação entre sujeitos . Está definida tanto pela arquitetura e pelo mobiliário escolar como pelas relações de autoridade, comunicação e hierarquia que aparecem na sala de aula tal como a conhecemos, e que são tão básicas no momento de ensinar que muitas vezes passam despercebidas.

    DUSSEL, Inês; CARUSO, Marcelo. A invenção da sala de aula : uma genealogia das formas de ensinar. São Paulo: Moderna, 2003. p. 36-37.

MP105

Imagem: Ilustração. Sala de aula com crianças vestindo camiseta branca, suspensório, saia e bermuda azul. Todas as carteiras possuem caneta tinteiro. À frente, um notebook sobre a mesa do professor, uma mochila de rodinha rosa, um menino usando um tablete. Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: notebook; mochila de rodinhas; tablet.
MANUAL DO PROFESSOR

Se julgar conveniente, procure na internet imagens de salas de aula do passado, imprima-as e traga para que os estudantes possam analisa-las. Explique que, mesmo no presente, as salas de aula podem ser muito diferentes umas das outras, dependendo do lugar onde a escola está situada e do público que ela atende. Uma sala de aula em uma comunidade indígena, por exemplo, pode ter um aspecto físico muito diferente de uma sala de aula em uma escola pública de um grande centro urbano.

Solicite aos estudantes que observem a imagem da página 79 e procurem identificar os materiais escolares atuais que estão na representação dessa sala de aula do passado: a mochila com rodinhas ao lado da mesa da professora e o tablet nas mãos do estudante sentado na primeira carteira.

A seção, ao trabalhar as mudanças e as permanências no espaço da sala de aula, contribui para o desenvolvimento da Competência Geral 1 da BNCC: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A seção também favorece o desenvolvimento da Competência Específica de História 1 da BNCC: Compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo. A seção contribui ainda para o desenvolvimento da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Educação e condição feminina

A educação, por um longo período, foi destinada somente aos homens e ministrada também por eles. As mulheres foram inseridas aos poucos neste processo e as formas de ensino eram diferentes das destinadas aos meninos. A educação feminina era voltada em transformá-las em esposas “perfeitas” e mães cheias de valores e princípios. Em momento nenhum, esta primeira forma de ensino esteve voltada para a emancipação feminina e em desenvolver seu intelecto. [...] A aquisição do saber intelectual por parte da mulher não era interessante para a sociedade, dada a estreita ligação entre o conhecimento e poder. Mulheres instruídas não seriam passivas a sua condição de subordinação e lutariam por condições iguais a dos homens.

ROSA, Renata Vidica Marques da. Feminização do magistério: representações e espaço docente. Revista Pandora Brasil . Edição especial n. 4: “Cultura e materialidade escolar”, 2011. Disponível em: http://fdnc.io/gtf. Acesso em: 26 abr. 2019

MP106

CAPÍTULO 4. DA CASA À ESCOLA

PEDRO MORA EM CUIABÁ, NO ESTADO DE MATO GROSSO.

Imagem: Ilustração.  Família sobre uma mesa com comida sobre a mesa. Menino de cabelo curto cacheado castanho, menino de cabelo curto loiro, menina de cabelo curto cacheado preto, mulher de cabelo longo preto, homem de cabelo curto loiro. Acima, a legenda: durante a semana, Pedro acorda cedo, escova os dentes e toma o café da manhã com a família. Ilustração. Menino de cabelo cacheado curto preto, vestindo camiseta branca e calça azul. Acima, a legenda: Pedro estuda à tarde, por isso ele veste o uniforme antes do almoço.  Ilustração. Sala de aula com mulher de cabelo médio loiro, está conversando com crianças sentadas em carteiras. Acima, a legenda: “na escola, ele aprende com a ajuda da professora”. Ilustração. Crianças sentadas em um banco em um pátio com flores. Acima, a legenda: “recreio é hora do lanche e das brincadeiras”. Ilustração. Crianças brincando em um quarto. Menino de cabelo curto cacheado castanho, menino de cabelo curto loiro, menina de cabelo curto cacheado preto. Ao lado, homem de cabelo curto loiro, ao lado de uma mesa com comida exposta. Acima, a legenda: “antes do jantar, Pedro brinca com os irmãos. Ilustração. Menino de cabelo curto preto, deitado em uma cama com coberto laranja sobre ele. Acima, a legenda: “e logo chega a hora de dormir”.  Fim da imagem.

ASSIM COMO PEDRO, ALGUMAS ATIVIDADES REALIZAMOS EM CASA, COM A FAMÍLIA, E OUTRAS APENAS NA ESCOLA.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aula

A aula prevista para os conteúdos das páginas 80 e 81 pode ser trabalhada na semana 26.

Objetivos pedagógicos do capítulo

  • Reconhecer situações do cotidiano escolar e familiar comuns à maioria das crianças brasileiras.
  • Diferenciar as atividades realizadas na escola daquelas realizadas no espaço doméstico.
  • Desenvolver atitudes de respeito e cooperação adequados a diferentes contextos e situações da vida cotidiana.
  • Identificar características específicas do espaço doméstico.
  • Identificar características específicas do espaço escolar.
  • Reconhecer que muitas ações e atitudes correspondem aos diferentes espaços nos quais os sujeitos interagem uns com os outros.

    Orientações

    Leia com os estudantes a história sobre o cotidiano de Pedro e solicite a eles que comparem o cotidiano da personagem com o deles. Pergunte sobre as atividades que costumam realizar ao longo do dia e quais os horários mais comuns para cada uma delas.

    Se julgar conveniente, divida a lousa em duas colunas, a primeira com o título “Em casa” e a outra com o título “Na escola”. Escreva em cada coluna as atividades levantadas pelos estudantes.

    O capítulo 4 favorece o aprofundamento da abordagem do tema atual de relevância em destaque no volume, “Identidade, família e convivência na escola”, por meio da reflexão sobre a convivência com as pessoas em casa e na escola e da percepção dos diferentes hábitos e regras que regem os dois ambientes.

    A interação entre a família a e escola

    É importante ressaltar que a família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem humana que podem funcionar como propulsores ou inibidores dele. Estudar as relações em cada contexto e entre eles constitui fonte importante de informação, na medida em que permite identificar aspectos ou condições que geram conflitos e ruídos nas comunicações e, consequentemente, nos padrões de colaboração entre eles. Nesta direção, é importante observar como a escola e, especificamente, os professores empregam as experiências que os alunos têm em casa. Face à leitura, é muito importante que a escola conheça e saiba como utilizar as experiências de casa para gerir as competências imprescindíveis ao letramento.

    DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paideia , 17(36), p. 27, 2007.

MP107

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA EM CASA. DEPOIS, PINTE COMO PREFERIR.
PROFESSOR Atenção professor: Atividades 1 e 2: ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.

_____

Imagem: Ilustração. Caderno de desenho com folha em branco. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. DESENHE O LUGAR DE QUE VOCÊ MAIS GOSTA NA ESCOLA. DEPOIS, PINTE COMO PREFERIR.

_____

Imagem: Ilustração. Caderno de desenho com folha em branco. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividades 1 e 2. Retome com os estudantes os conteúdos estudados anteriormente sobre o espaço doméstico e o espaço escolar. Elabore uma lista dos diferentes espaços da escola em que eles estudam e por onde circulam (salas de aula, pátio, quadra de esportes, laboratório etc.). Em seguida, solicite que enumerem os espaços do ambiente doméstico, tais como quarto, cozinha, sala etc.

É importante não esquecer que o ambiente doméstico pode sofrer significativa variação de um caso para outro. Alguns estudantes, por exemplo, moram em apartamentos, outros, em casas, e isso faz uma grande diferença. Um apartamento em um prédio geralmente não tem quintal, mas pode dar direito ao uso de um salão de festas, que a maioria das casas não possui. Leve isso em consideração ao orientar as atividades em que os estudantes manifestam suas preferências.

As atividades 1 e 2, nas quais os estudantes devem identificar e desenhar espaços em casa e na escola, aliadas a uma reflexão sobre os diferentes espaços de circulação na vida cotidiana do estudante, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

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MP108

EM CASA E NA ESCOLA

A CASA É O LUGAR ONDE VOCÊ CONVIVE COM A FAMÍLIA, RECEBE OS PARENTES, OS VIZINHOS E OS AMIGOS

Imagem: Ilustração. Família sobre uma mesa com comida sobre a mesa. Menino de cabelo curto cacheado castanho, menino de cabelo curto loiro, menina de cabelo curto cacheado preto, mulher de cabelo longo preto, homem de cabelo curto loiro.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto preto, deitado em uma cama com coberto laranja sobre ele. Fim da imagem.

EM CASA, VOCÊ FAZ AS REFEIÇÕES EM FAMÍLIA. TAMBÉM APRENDE A CUIDAR DA HIGIENE PESSOAL E TEM HORÁRIO PARA ACORDAR E PARA DORMIR.

Imagem: Ilustração. Crianças em frente a um portão de escola laranja.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta branca. Está guardando materiais em uma mochila. Fim da imagem.

NA ESCOLA, VOCÊ TEM HORÁRIOS PARA CHEGAR E PARA INICIAR CADA AULA. TAMBÉM DEVE RESPEITAR O PROFESSOR E OS COLEGAS, CUIDAR DO MATERIAL E DO ESPAÇO, MANTENDO-OS LIMPOS E ORGANIZADOS.

A ESCOLA É O LUGAR ONDE VOCÊ APRENDE A LER, A ESCREVER E A RESOLVER ALGUNS TIPOS DE PROBLEMA. NA ESCOLA VOCÊ CONVIVE COM OS COLEGAS, COM OS PROFESSORES E OS FUNCIONÁRIOS.

MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para os conteúdos das páginas 82 e 83 podem ser trabalhadas na semana 27.

Orientações

Leia o texto com os estudantes e inicie uma conversa sobre as atividades desenvolvidas no espaço doméstico e no espaço escolar.

Comente que muitas atividades podem ser comuns a ambos os espaços, como lanchar ou desenhar, mas existem atividades específicas de cada lugar.

Cite atividades como tomar banho ou dormir, que são próprias do espaço doméstico, enquanto assistir à aula é próprio do espaço escolar.

Literacia familiar

Uma das práticas que têm maior impacto no futuro escolar da criança é a leitura partilhada de histórias, ou leitura em voz alta feita pelo adulto para a criança [...].

Outras práticas de literacia familiar facilmente incorporáveis ao cotidiano da família são a conversa com a criança, a narração de histórias, o manuseio de lápis e giz para as primeiras tentativas de escrita, o contato com livros ilustrados, a modelagem da linguagem oral, o desenvolvimento do vocabulário receptivo e expressivo em situações cotidianas e nas brincadeiras, os jogos com letras e palavras, além de muitas outras que se podem fazer em casa ou fora dela, na comunidade e em bibliotecas.

BRASIL. Ministério da Educação/Secretaria de Alfabetização. PNA – Política Nacional de Alfabetização/Secretaria de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019. p. 23. Disponível em: http://fdnc.io/f6b. Acesso em: 31 maio 2021.

MP109

  1. ESCREVA O NÚMERO 1 PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ EM CASA E O NÚMERO 2 PARA AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FAZ NA ESCOLA.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça verde. Ao lado, menina de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela. Estão brincando com robôs.  Fim da imagem.

( ) BRINCAR COM OS IRMÃOS

Imagem: Ilustração. Menino e menina de uniforme de camiseta branca e bermuda azul. Estão jogando basquete. Fim da imagem.

( ) PRATICAR EDUCAÇÃO FÍSICA.

Imagem: Ilustração. Menino e menina em uma biblioteca com livros abertos e prateleiras de livros. Fim da imagem.

( ) IR À BIBLIOTECA.

Imagem: Ilustração. Menina e menino em um gramado brincando com um cachorro. Ao lado, uma casa amarela. Fim da imagem.

( ) CUIDAR DOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO.

PROFESSOR Resposta correta: 1; 2; 2; 1.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. DE QUE MANEIRA VOCÊ AJUDA A CUIDAR DA SUA ESCOLA? E DA SUA CASA? CONVERSE COM UM ADULTO DA SUA FAMÍLIA SOBRE O ASSUNTO. DEPOIS COMPARTILHE SUAS EXPERIÊNCIAS COM OS COLEGAS EM SALA DE AULA.
PROFESSOR Respostas pessoais.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Estimule os estudantes a citar exemplos de atividades características da escola ou do espaço de moradia. Se julgar conveniente, retome brevemente o tema da escola no presente e no passado, comentando que antigamente eram comuns as escolas que funcionavam em regime de internato. Explique que essas escolas eram, ao mesmo tempo, o lugar de moradia das crianças, mas que não são mais comuns nos dias de hoje.

Atividade 4. Sugerimos que a atividade seja realizada em casa, promovendo a literacia familiar, a troca de experiências e a integração dos conhecimentos que são construídos pelos estudantes em casa e na escola. Incentive os estudantes a pensar nas práticas que colaboram para tornar o ambiente da escola e da casa mais agradáveis para todos. Peça a eles que contem quais são as ações praticadas por eles e as que poderiam incorporar no dia a dia para ajudar a cuidar desses espaços.

As atividades 3 e 4 contribuem para o desenvolvimento das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

Conclusão

Na perspectiva da avaliação formativa, esse é um momento propício para a verificação das aprendizagens. Sugerimos que você avalie o trabalho realizado ao longo do bimestre e da unidade, buscando observar se todos os objetivos pedagógicos propostos foram plenamente atingidos pelos estudantes para que você possa intervir a fim de consolidar as aprendizagens. Dessa forma, observe a produção dos estudantes, a participação e intervenção deles em sala de aula, individualmente, em grupo e com toda a turma, procurando perceber os seguintes pontos: se eles reconhecem os diferentes ambientes de convivência, assim como os hábitos e as regras que os regem; se identificam a importância e o papel da escola; se conseguem estabelecer comparações entre diferentes tipos de escola, assim como entre características das escolas no passado e no presente; se identificam objetos antigos e atuais utilizados nas escolas; se refletem sobre a diversidade de pessoas que integram a comunidade escolar; e se reconhecem os diferentes papéis desempenhados pelas pessoas no cotidiano escolar. A avaliação proposta a seguir será uma maneira de observar alguns aspectos do processo seguido por cada estudante e pela turma, possibilitando identificar se todas as habilidades foram desenvolvidas, assim como seus avanços, dificuldades e potencialidades.

MP110

O QUE VOCÊ APRENDEU

  1. COMPLETE A FICHA COM INFORMAÇÕES SOBRE SEU ESPAÇO PREFERIDO NA ESCOLA.
    PROFESSOR Respostas pessoais

QUE LUGAR É ESSE? _____

ESSE LOCAL É USADO PARA _____

NESSE LOCAL EU GOSTO DE_____

  1. OBSERVE AS FOTOGRAFIAS E ESCREVA O NOME DOS ESPAÇOS ESCOLARES REPRESENTADOS.
Imagem: Fotografia. Vista de sala com mesas quadradas com quatro cadeiras cada e prateleiras com livros. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Biblioteca.
Imagem: Fotografia. Vista de sala com carteiras individuais enfileiradas, com atividades sobre a parede e mesa maior à frente. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Sala de aula.
Imagem: Fotografia. Vista de quadra com traves de futebol e basquete e demarcações sobre o chão em faixas. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Quadra de esportes.
MANUAL DO PROFESSOR

Roteiro de aulas

As duas aulas previstas para a avaliação processual desta seção podem ser trabalhadas na semana 28.

Orientações

Antes de orientar os estudantes a iniciar as atividades de avaliação, relembre com a turma os conteúdos estudados, tirando as suas dúvidas e retomando alguns pontos com eles. Pergunte a eles quais assuntos mais gostaram de estudar e quais atividades mais gostaram de realizar e por quê. Verifique se todas as habilidades trabalhadas foram suficientemente desenvolvidas. Faça novas intervenções conforme a necessidade de cada um e proponha atividades complementares, de modo que todos possam atingir os objetivos de aprendizagem.

Atividade 1. A escola é, ao mesmo tempo, um espaço de aprendizado e de convivência. Na sua resposta, alguns estudantes podem demonstrar preferência pelo primeiro aspecto, elegendo locais como a biblioteca, ou pelo segundo, demonstrando preferência por locais como o pátio, onde os estudantes brincam durante o recreio. Enfatize aos estudantes que tanto o ensino e aprendizagem quanto a convivência escolar são importantes e que um não ocorre sem o outro.

Atividade 2. A proposta visa a identificação de espaços da escola e a prática da escrita. Se julgar conveniente, amplie a atividade trazendo imagens de outros espaços. Se tiver a possibilidade, tire fotografias de diferentes locais dentro da escola e solicite aos estudantes que os reconheçam.

Em ambas as atividades ofereça ajuda aos estudantes que tiverem dificuldade para escrever algumas palavras. Para que se sintam à vontade nesse momento do processo de alfabetização, é importante acolher as dificuldades e as potencialidades de cada um.

As atividades 1 e 2, contribuem para o desenvolvimento da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Habilidades da BNCC em foco nesta seção:

EF01HI03; EF01HI04 e EF01HI06.

MP111

AVALIAÇÃO PROCESSUAL

  1. MARQUE UM X NAS CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A CADA TIPO DE ESCOLA.

Quadro: equivalente textual a seguir.

ESCOLA

AULAS DE CULTIVO AGRÍCOLA

AULAS DE LÍNGUA INDÍGENA

AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

AULAS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO DOS QUILOMBOS

INDÍGENA

DO CAMPO

QUILOMBOLA

PROFESSOR Resposta: INDÍGENA - AULAS DE LÍNGUA INDÍGENA; AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. DO CAMPO - AULAS DE CULTIVO AGRÍCOLA; AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. QUILOMBOLA - AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA; AULAS SOBRE A CULTURA E A TRADIÇÃO DOS QUILOMBOS.
  1. COMPLETE OS ESPAÇOS EM BRANCO. PARA ISSO, UTILIZE AS PALAVRAS DESTACADAS NOS QUADRINHOS COLORIDOS.
PROFESSOR Resposta: colaborar.
PROFESSOR Resposta: imaginar.
PROFESSOR Resposta: ouvir.
PROFESSOR Resposta: perguntar.

OUVIR; PERGUNTAR, COLABORAR; IMAGINAR

Imagem: Ilustração. Campo com estrada de terra. Sobre ele há um ônibus amarelo com letreiro indicando “escolar”, no interior há crianças. À frente, uma escola de dois andares rosa, uma bandeira do Brasil hasteada e letreiro dizendo “escola”, ao redor há árvores e pássaros. Fim da imagem.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 3. Retome brevemente o conteúdo sobre diferentes tipos de escola – rural, indígena e quilombola – e as características de cada uma.

A atividade 3 contribui por meio do reconhecimento dos tipos de escola estudados para o desenvolvimento das habilidades EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem; e EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade 4. Oriente os estudantes a realizar essa atividade refletindo sobre as atitudes que são importantes de se praticar na escola, para a construção de um ambiente solidário e colaborativo. Após a conclusão da atividade, converse com eles

A atividade 4, ao definir aspectos das relações interpessoais na escola, contribui para o desenvolvimento das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

O espaço escolar

A estruturação espacial dos grupos escolares, da qual a existência do muro e do pátio escolar é apenas um dos elementos, não possibilita apenas numa separação simbólica e material da escola com a rua e com a casa e, neste sentido, um passo na construção da escola como instituição específica. Ela dá materialidade e visibilidade às diferentes funções dos espaços escolares e, consequentemente, impõe formas legítimas ou não de sua apropriação e de sua utilização.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. O espaço escolar como objeto da história da educação: algumas reflexões. Revista da Faculdade de Educação , São Paulo, v. 24, n. 1, jan.-jun. 1998. Disponível em:

http://fdnc.io/gtg. Acesso em: 26 abr. 2021.

MP112

  1. ESCREVA NOS QUADROS O NOME DE CADA OBJETO E DE CADA LUGAR DA CASA E DA ESCOLA. DEPOIS, LIGUE OS OBJETOS AOS LUGARES EM QUE ELES DEVEM ESTAR.

COLUNA ESQUERDA:

1

Imagem: Ilustração. Livros de capa coloridas empilhados. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Livros.

2

Imagem: Ilustração. Cama amarela com colchão e travesseiro rosa. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Cama.

3

Imagem: Ilustração. Sofá azul de dois lugares. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Sofá.

4

Imagem: Ilustração. Lousa branca com caneta e apagar em apoio. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Lousa.

COLUNA DIREITA:

A

Imagem: Ilustração. um quarto com tapete, guarda-roupas e cama. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Quarto.

B

Imagem: Ilustração. uma sala com sofá, almofadas amarelas e azul, e mesinha de centro. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Sala de estar.

C

Imagem: Ilustração. uma sala de aula com carteiras individuais enfileiradas e lousa sobre a parede. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Sala de aula.

D

Imagem: Ilustração de uma sala com prateiras de livros. Fim da imagem.

_____

PROFESSOR Resposta: Biblioteca.
PROFESSOR Respostas corretas: 1 - D; 2 - A; 3 - B; 4 - C.
MANUAL DO PROFESSOR

Atividade 5. Oriente os estudantes a realizar a atividade em que devem identificar espaços e objetos e depois relacioná-los. A atividade colabora ainda com o processo de alfabetização, propiciando ao estudante exercitar a escrita de maneira lúdica. Após a realização da atividade, converse com os estudantes sobre os espaços e objetos representados nas imagens. Pergunte quais pertencem à escola e quais pertencem à moradia. Em seguida, sugira aos estudantes que citem exemplos de outros objetos, distinguindo se eles se referem à escola, à moradia ou a ambos.

A atividade 5 propõe a comparação entre o ambiente da escola e da casa, contribuindo assim para o desenvolvimento de aspectos da habilidade EF01HI04 : Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

A escola “daquele tempo”

É muito comum ouvir alguém com mais de 40 anos dizer, com tom nostálgico, que a escola pública “do meu tempo” tinha qualidade, que os professores ensinavam para valer, que os alunos tinham disciplina ou que as escolas particulares eram uma opção apenas para os alunos mais fracos.

Muitas dessas afirmações são verdadeiras, outras exageradas. O fato é que não se pode comparar a escola pública de hoje e a “daquele tempo” sem levar em conta que, no passado, essa escola era para poucos.

Uma pesquisa divulgada nesta semana pelo IBGE dá bem uma noção de como a escola pública era um privilégio de poucos no passado.

MP113

  1. OBSERVE AS ILUSTRAÇÕES ABAIXO. DEPOIS, CIRCULE OS MATERIAIS ESCOLARES ANTIGOS QUE NÃO SÃO MAIS TILIZADOS NA ESCOLA ATUALMENTE.
Imagem: Ilustração. Maleta marrom com bolso frontal e abertura na área superior com puxador. Ilustração. Caneta tinteiro de madeira com ponta de ferro. Ilustração. Pote com tinta preta. Ilustração. Caderno de capa amarela aramado. Ilustração. Caneta roxa com superfície de acrílico e apontador azul de acrílico e ferro.  Fim da imagem.
PROFESSOR Resposta: Maleta; pote de tinta; caneta tinteiro.
  1. LEIA AS FRASES A SEGUIR E ASSINALE AS VERDADEIRAS.

( ) O RESPEITO E A COLABORAÇÃO SÃO ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.

( ) ALGUNS MATERIAIS ESCOLARES MUDARAM AO LONGO DO TEMPO E NÃO SÃO MAIS UTILIZADOS.

( ) A COMUNIDADE ESCOLAR NÃO É FORMADA POR PESSOAS QUE EXERCEM DIVERSAS FUNÇÕES.

PROFESSOR Resposta: O RESPEITO E A COLABORAÇÃO SÃO ATITUDES FUNDAMENTAIS PARA A BOA CONVIVÊNCIA NA ESCOLA.; e ALGUNS MATERIAIS ESCOLARES MUDARAM AO LONGO DO TEMPO E NÃO SÃO MAIS UTILIZADOS.
MANUAL DO PROFESSOR

Segundo o IBGE, em 1940, o Brasil tinha 3,3 milhões de estudantes no primário, secundário e técnico (equivalentes hoje ao ensino fundamental e médio). O número de brasileiros em idade para estudar em um desses níveis de ensino, no entanto, era muito maior: 15,5 milhões de pessoas de 5 a 19 anos de idade.

Isso significa que os estudantes efetivamente na escola representavam apenas 21% da população em idade escolar. Em 1960, essa porcentagem subiu para 31%, mas continuou muito baixa. Somente em 1998 o país chegou próximo de ter todos os jovens e crianças na escola: 86%.

GOIS, Antonio. A escola “daquele tempo”. Disponível em: http://fdnc.io/gth. Acesso em: 26 abr. 2021.

Atividade 6. Retome com os estudantes algumas características das escolas do passado. Relembre com eles as atividades e discussões ao longo do estudo do capítulo 3.

A atividade 6 trata da comparação entre a escola do passado e a do presente, contribuindo assim para o desenvolvimento da habilidade EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

Atividade 7. Os estudantes devem refletir sobre alguns assuntos estudados, como as regras específicas do espaço escolar e as mudanças que ocorreram nas escolas ao longo do tempo.

A atividade 7 contribui para o desenvolvimento de aspectos das habilidades EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade; e EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

MP114

Comentários para o professor:

GRADE DE CORREÇÃO

Tabela: equivalente textual a seguir.

Questão

Habilidades avaliadas

Nota/conceito

1

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

2

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

3

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

4

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

5

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

6

EF01HI06: Conhecer as histórias da família e da escola e identificar o papel desempenhado por diferentes sujeitos em diferentes espaços.

7

EF01HI03: Descrever e distinguir os seus papéis e responsabilidades relacionados à família, à escola e à comunidade.

EF01HI04: Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade), reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem.

MP115

Sugestão de questões de autoavaliação

Questões de autoavaliação, como as sugeridas a seguir, podem ser apresentadas aos estudantes para que eles reflitam sobre seu processo de ensino e aprendizagem ao final de cada unidade. O professor pode fazer os ajustes que considerar adequados de acordo com as necessidades da sua turma.

Tabela: equivalente textual a seguir.

AUTOAVALIAÇÃO DO ESTUDANTE

MARQUE UM X EM SUA RESPOSTA

SIM

MAIS OU MENOS

NÃO

1. PRESTO ATENÇÃO NAS AULAS?

2. TIRO DÚVIDAS COM O PROFESSOR QUANDO NÃO ENTENDO ALGUM CONTEÚDO?

3. TRAGO O MATERIAL ESCOLAR NECESSÁRIO E CUIDO BEM DELE?

4. SOU PARTICIPATIVO?

5. CUIDO DOS MATERIAIS E DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA?

6. GOSTO DE TRABALHAR EM GRUPO?

7. RESPEITO TODOS OS COLEGAS DE TURMA, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA?

8. RECONHEÇO A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA COM AS PESSOAS NA ESCOLA?

9. IDENTIFICO E RESPEITO AS DIFERENTES PESSOAS QUE COMPÕEM A COMUNIDADE ESCOLAR?

10. RECONHEÇO E VALORIZO OS DIFERENTES TIPOS DE ESCOLA?

11. IDENTIFICO DIFERENÇAS ENTRE AS ESCOLAS DO PASSADO E AS DO PRESENTE?

12. IDENTIFICO OS DIFERENTES OBJETOS QUE FAZEM PARTE DO COTIDIANO DA ESCOLA NO PRESENTE E NO PASSADO?

13. RECONHEÇO AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA DO COTIDIANO DO ESPAÇO ESCOLAR?