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Unidade 2. A vida em comunidade
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Boxe complementar:
Vamos conversar:
- O que as pessoas da imagem estão fazendo?
-
Você acha que essas pessoas vivem em uma mesma comunidade? Por
quê?
3. Você já participou de alguma atividade desse tipo no local em que mora?
Fim do complemento.
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Capítulo 1. Harmonia na convivência
Convivemos com diferentes grupos de pessoas em casa, na escola e em nossa comunidade.
Para manter um bom relacionamento com todos, é preciso praticar a empatia.
Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e imaginar como você se sentiria se estivesse na mesma situação. Quando percebemos como a pessoa está se sentindo, conseguimos agir para ajudá-la.
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Ter empatia também significa tratar com respeito pessoas que agem e pensam de maneira diferente de você.
É possível conviver em paz com pessoas que são diferentes de nós se pensarmos que o diferente não é errado, ruim ou pior. Somos todos semelhantes , mas não somos iguais.
- Você já agiu com empatia em alguma situação? Conte aos colegas como foi.
- Descreva a situação a seguir. Se você pudesse mudar as ações das crianças, o que faria diferente?
LEGENDA: Menina sendo excluída pelos colegas de escola. FIM DA LEGENDA.
- Observe a imagem. Você concorda com esta atitude? Por quê?
LEGENDA: Menino sozinho na hora do lanche, enquanto os outros estudantes estão juntos. FIM DA LEGENDA.
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Aprendizado em família
No convívio com a família, aprendemos valores, costumes e como nos comportar em diferentes lugares e situações. A vivência em família nos ensina que os problemas podem ser resolvidos em conjunto, respeitando as diferenças individuais.
Na rotina familiar, algumas regras são estabelecidas e é preciso respeitá-las para que a convivência seja boa e harmoniosa.
Em cada moradia, por exemplo, há um horário determinado para tomar banho, alimentar-se, fazer a lição de casa e dormir.
Além disso, em muitas famílias, não só as obrigações são compartilhadas, mas também os momentos de lazer.
Boxe complementar:
Hora da leitura
• É tudo família!, de Alexandra Maxeiner. Porto Alegre: L&PM Editores, 2019.
O livro apresenta diversos tipos de família, contando histórias de vida de diferentes crianças.
Fim do complemento.
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Todos os moradores podem cuidar da organização e da limpeza da casa. Para isso, é preciso que cada um se responsabilize por alguma tarefa.
A divisão de tarefas faz parte das regras de convivência familiar e cada pessoa da família deve fazer a sua parte. Enquanto uma pessoa da família arruma a casa, outras podem preparar as refeições ou ir ao supermercado fazer as compras.
- Converse com as pessoas com quem você mora e pergunte se existem regras de convivência em casa. Escreva nas linhas a seguir quais são essas regras.
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Para ler e escrever melhor
O texto a seguir enumera algumas regras de convivência que podem ser aplicadas em casa e na escola.
Algumas regras de convivência cabem bem em qualquer situação.
- A melhor maneira de começar uma conversa ou até uma amizade é cumprimentando as pessoas.
- Sempre que saímos de um lugar, podemos nos despedir das pessoas dizendo “tchau” ou “até logo”.
- Emprestar seus pertences é partilhar, e devolver os dos outros é mostrar respeito.
- Quando precisar usar o material do colega, peça permissão primeiro.
- É natural cometer erros e, às vezes, esses erros podem ferir ou magoar alguém. Se isso acontecer, não seja tímido, peça desculpas.
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- Reúna-se com dois colegas e enumerem ao menos cinco regras de convivência que vocês consideram importantes em casa e na escola.
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- Marque com um X as atitudes que tornam a convivência mais harmoniosa nos ambientes que você frequenta. É possível marcar mais de uma opção.
Quadro: Equivalente textual a seguir.
Regras de convivência |
Casa |
Escola |
Outro lugar |
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Preocupar-se com os sentimentos dos colegas. |
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Brincar e estudar em grupo, sem excluir nenhum colega. |
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Devolver em bom estado os objetos que pedir emprestados. |
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Emprestar seus pertences se alguém pedir e precisar. |
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Colaborar na organização do espaço. |
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_____ |
Reconhecer os seus erros e pedir desculpas. |
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Colocar-se no lugar do outro e ajudá-lo no que ele precisar. |
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_____ |
Respeitar as regras e os horários estabelecidos. |
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_____ |
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Capítulo 2. Viver em grupo
Os grupos sociais são formados por um conjunto de pessoas que têm interesses, necessidades, afinidades ou habilidades em comum.
Um conjunto de grupos compõe uma comunidade, e a soma de diversas comunidades que interagem entre si forma uma sociedade.
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Nem sempre pessoas que estão juntas em um mesmo lugar formam um grupo social. Os clientes de um mercado aguardando na fila do caixa formam um grupo casual, pois essas pessoas se encontraram pelo acaso e não vão se reunir novamente com o mesmo objetivo.
-
Classifique os grupos sociais de acordo com a legenda.
GS: Grupo Social
GC: Grupo Casual
LEGENDA: Pessoas na fila do banco. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Time de futebol. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas andando de ônibus. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoas vendo filme no cinema. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudantes em uma sala de aula na universidade. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Família e amigos em festa de casamento. FIM DA LEGENDA.
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Trabalhando pelo bem comum
Muitos grupos se reúnem regularmente para prestar algum serviço à comunidade. Em várias cidades e bairros, os moradores resolvem cuidar dos espaços comuns, por exemplo uma rua, uma biblioteca, uma praça ou uma horta.
Cada vizinho colabora com o que sabe fazer. Dessa maneira, as pessoas se sentem pertencentes à comunidade.
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No município de Morrinhos, no estado de Goiás, estudantes e professores de um colégio estadual desenvolveram, a partir de janeiro de 2020, um projeto de horta comunitária. Vamos saber mais sobre isso?
Horta comunitária
[...] Uma área [...] no Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho, em Morrinhos, foi transformada em uma belíssima horta comunitária que tem beneficiado não apenas a unidade escolar, como também 280 famílias de baixa renda no município.
No mês de maio, dos 23 canteiros com 70 metros de comprimento, saíram para distribuição 500 quilos de tomate, 60 quilos de abobrinha, 300 maços de couve, 300 de salsa e 300 de cebolinha, além de rúcula e rabanete. [...]
A horta é mantida por uma equipe de voluntários [...]. “Criamos uma escala de trabalho, com três equipes formadas por seis pessoas de cada bairro. É esse grupo que cuida dos canteiros e da produção. São eles também que fazem a colheita [...]”, explica Anselmo Afonso Golynski, professor [...] do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).
Colégio estadual de Morrinhos desenvolve projeto de horta comunitária. Secretaria de Estado da Educação. Goiás. 2 Jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtr. Acesso em: 3 jan. 2021.
LEGENDA: Tomate. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Abobrinha. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Couve. FIM DA LEGENDA.
- Você já ouviu falar em horta comunitária? Há algum projeto semelhante no local em que você vive?
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O mundo que queremos
Comunidades indígenas
No Brasil, há centenas de povos indígenas, cada um com seu jeito de morar e suas tradições. Você sabia que há indígenas que vivem em aldeias e há indígenas que vivem em cidades?
Uma aldeia é formada por um conjunto de moradias indígenas. Alguns povos organizam suas aldeias em torno de uma grande praça circular, enquanto outros organizam diversos pátios com casas em volta.
E os povos indígenas que vivem nas cidades? Como suas comunidades se organizam?
É possível ser indígena na cidade de São Paulo. No bairro Real Parque, localizado na zona sul da capital, a comunidade da etnia Pankararu vivencia o espaço urbano como uma extensão da terra indígena Brejo dos Padres, no sertão de Pernambuco. O cotidiano das famílias respeita os costumes ancestrais. [...]
Patrícia Lauretti. Do sertão à ‘selva’ paulistana, o rito de passagem dos Pankararu. Jornal da Unicamp , 28 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gts. Acesso em: 8 jan. 2021.
LEGENDA: Mulher indígena Pankararu falando ao celular em sua moradia no bairro Real Parque, no município de São Paulo, estado de São Paulo, 2014. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indígenas Pankararu em festividade na aldeia, na terra indígena Pankararu, em Tacaratu, estado de Pernambuco, 2014. FIM DA LEGENDA.
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- O que é aldeia? Marque com um X a resposta correta.
( ) É o lugar onde os indígenas praticam a agricultura.
( ) É o conjunto organizado de moradias indígenas.
( ) É o lugar onde os indígenas praticam a caça.
- Os indígenas Pankararu que vivem na cidade de São Paulo preservam as memórias e as tradições de seu povo?
-
Pesquise em
sites, livros e revistas outras formas de organização de uma aldeia
indígena. Se possível, peça ajuda a algum de seus familiares.
Depois, faça o desenho de uma das aldeias que você encontrou na
pesquisa.
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Capítulo 3. A rua tem história
As residências, as escolas e os lugares onde as pessoas trabalham e se divertem localizam-se em uma rua.
A rua é um espaço público e coletivo usado para o trânsito de pessoas e de veículos. Algumas ruas também são usadas como espaço de lazer e de encontro entre seus moradores.
LEGENDA: Cruzamento de ruas no centro do município de Prudentópolis, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.
- Muitas vezes, os nomes das ruas estão ligados à história do lugar. Observe as dicas e responda à questão.
A rua Bonito-lindo, em Joinville, estado de Santa Catarina, fica entre a rua Pica-pau e a rua Perdiz.
Antigamente, nesse local, havia muitos bonitos-lindos; hoje em dia há poucos.
LEGENDA: Pássaro bonito-lindo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Placa da rua Bonito-lindo. FIM DA LEGENDA.
- Por que a rua recebeu esse nome?
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- Qual é o nome da rua onde você mora?
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- Pergunte a um adulto que mora na mesma rua que você por que ela tem esse nome.
- Siga o roteiro a seguir e entreviste um adulto de sua convivência.
-
Qual é o seu nome?
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Qual é a sua idade?
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-
Você se lembra do nome da rua em que morava quando era criança?
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Quais são as diferenças entre a rua onde você morava e a rua onde
mora agora?
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No passado e no presente
A Ladeira Porto Geral, no município de São Paulo, estado de São Paulo, tem esse nome porque nessa região ficava o antigo porto do rio Tamanduateí.
O porto não existe mais, porque esse trecho do rio foi desviado e canalizado, mas o nome da ladeira permanece o mesmo. Hoje, essa rua é um importante centro comercial de lojas populares e recebe milhares de pessoas todos os dias.
LEGENDA: Vista da Ladeira Porto Geral, 1862. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da Ladeira Porto Geral, 1915. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista da Ladeira Porto Geral, 2020. FIM DA LEGENDA.
- Qual era a principal característica da região da Ladeira Porto Geral no passado?
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Qual é a principal atividade da Ladeira Porto Geral atualmente?
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A rua, a calçada ou outros lugares próximos à moradia podem ser espaços para brincadeira. Crianças de diferentes idades costumam se encontrar para brincar, como uma maneira de aproveitar o tempo livre. Pessoas jovens e adultas acompanham as crianças para garantir a segurança delas, e, assim, outros grupos se reúnem na rua.
As crianças mais novas aprendem com as mais velhas e, desse modo, as brincadeiras podem permanecer ao longo do tempo.
- Marque um X nas atividades que podem ser feitas na rua.
LEGENDA: Pessoas conversando em rua fechada à circulação de automóveis, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoa atravessando a rua fora da faixa de pedestres, 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças brincando na rua com carrinho e bicicletas, sem adultos por perto, 2017. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoa jogando lixo na calçada, 2015. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Pessoa atravessando a rua na faixa de pedestres, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Criança colocando lixo reciclável na lixeira, 2018. FIM DA LEGENDA.
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Como as pessoas faziam para...
Construir uma moradia na comunidade
Por muito tempo, as moradias de barro, madeira e cipó foram comuns no Brasil, por causa do baixo custo de produção. Atualmente, casas desse tipo ainda são construídas no meio rural. Em muitas comunidades, os vizinhos são solidários e ajudam na construção dessas moradias.
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- As moradias feitas com barro amassado ainda são construídas no Brasil? Onde?
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-
Ordene de acordo com as etapas de construção de uma casa de barro
amassado.
( ) amarração.
( ) esteamento.
( ) barreamento.
( ) aplanamento.
- Você acha importante a ajuda dos vizinhos? Por quê?
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Capítulo 4. Passado e presente de um bairro
Um conjunto de ruas forma um bairro, e a história desse lugar pode ser conhecida por meio da memória dos antigos moradores.
As imagens antigas de um lugar são documentos históricos importantes para descobrirmos alguns fatos do passado e para observarmos as características das construções, das ruas, dos meios de transporte e também como se portavam as pessoas.
- Observe a fotografia ao lado. O que é possível descobrir, por meio da imagem, sobre o passado do centro da cidade de Porto Alegre?
LEGENDA: Região central do município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, 1928. FIM DA LEGENDA.
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- Leia os textos e observe as imagens sobre o bairro do Brás, no município de São Paulo, estado de São Paulo.
LEGENDA: Região do Brás em 1958. FIM DA LEGENDA.
Texto 1
O Brás era um bairro cinzento, com ruas de paralelepípedo e poucos automóveis. Ao meio-dia as sirenes anunciavam a hora do almoço nas fábricas. Como não existiam prédios, de toda parte viam-se chaminés e as torres da Igreja de Santo Antônio apontando para o céu.
Drauzio Varella. Nas ruas do Brás. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. p. 25.
LEGENDA: Região do Brás em 2019. FIM DA LEGENDA.
Texto 2
O bairro do Brás […] hoje é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade, destino diário de milhares de sacoleiros e sacoleiras de todo o Brasil.
[…] O Brás mudou de feição. [...] Hoje, as ruas do bairro são sinônimo de comércio popular.
André Ghedine. Folha da Manhã Ltda. Acervo on-line . Disponível em: http://fdnc.io/cHs. Acesso em: 8 jan. 2021.
- De acordo com os textos e as imagens, quais são as principais mudanças pelas quais o bairro do Brás passou ao longo do tempo?
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Os bairros passam por muitas modificações ao longo do tempo. O local onde o município de Salvador, no estado da Bahia, foi fundado, em 1549, hoje é o centro histórico do município, que cresceu muito em tamanho e número de habitantes.
LEGENDA: Vista do centro histórico do município de Salvador, estado da Bahia, 2020. FIM DA LEGENDA.
Atualmente, no centro histórico do município, museus, praças, igrejas e casas preservam traços do passado.
No centro da cidade, onde hoje estão a Praça Municipal, o Terreiro de Jesus e o Pelourinho, moravam os s enhores de engenho , os comerciantes e os oficiais mecânicos . [...] As duas praças ali existentes eram de terra vermelha e quase sem árvores.
Avanete Pereira Sousa. Salvador, capital da Colônia. São Paulo: Atual, 1995. p. 26.
LEGENDA: Praça Terreiro de Jesus, município de Salvador, estado da Bahia, 2020. FIM DA LEGENDA.
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- Observe, na página anterior, a fotografia da Praça Terreiro de Jesus e compare-a com a descrição do texto na mesma página. O que mudou com a passagem do tempo?
_____
-
De acordo com o texto, faça um desenho de como era a Praça Terreiro
de Jesus no passado.
_____
As procissões em homenagem aos santos eram uma das principais formas de lazer no passado e tomavam as ruas de Salvador. As pessoas aproveitavam para conversar e observar o movimento nas ruas enfeitadas.
O Pelourinho é um dos bairros mais antigos do município de Salvador. Hoje, muitos eventos acontecem nas ruas desse bairro, como shows e apresentações de dança.
LEGENDA: Músicos batucando nas ruas do Pelourinho. Município de Salvador, estado da Bahia, 2018. FIM DA LEGENDA.
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O que você aprendeu
- Marque um X nas imagens que representam situações de respeito, empatia e boa convivência em comunidade.
LEGENDA: Motorista aguardando criança e idosa atravessarem a rua. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Passageiros em estação de metrô no horário de pico. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Estudante ajudando colega na sala de aula. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Rapaz ajudando idosa a atravessar a rua. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Crianças aprendendo sobre reciclagem de lixo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Grupo de pessoas plantando árvore. FIM DA LEGENDA.
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Avaliação processual
- Observe as imagens e responda às perguntas.
LEGENDA: Vista aérea de bairro no município de Monteiro, estado da Paraíba, 2018. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vista aérea da aldeia do povo Kalapalo, em Querência, estado de Mato Grosso, 2018. FIM DA LEGENDA.
- Como as construções estão organizadas na imagem A ?
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-
Como as construções estão organizadas na imagem
B ?
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-
As casas e as ruas do bairro em que você mora estão organizadas de
modo semelhante ao que mostra a fotografia
A ou
a fotografia
B ?
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-
Observe as imagens da Ladeira Porto Geral, na cidade de São Paulo,
em diferentes épocas, e assinale-as de acordo com a legenda.
- M: Mudou
- P: Permaneceu
LEGENDA: A atividade portuária no rio. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O pequeno fluxo de pessoas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O nome da rua. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A quantidade de construções. FIM DA LEGENDA.
71
- Observe a tirinha a seguir e responda às questões.
LEGENDA: Tira Armandinho, de Alexandre Beck, 2016. FIM DA LEGENDA.
- Na sua opinião, o que Armandinho quer dizer com “se perceber na realidade do outro”?
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Elabore duas listas: uma com pontos positivos e outra com pontos
negativos a respeito de viver em comunidade. Explique o porquê de
cada um deles.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Pontos positivos
Justificativa
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_____
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Quadro: equivalente textual a seguir.
Pontos negativos |
Justificativa |
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