44

Unidade 2. A vida em comunidade

Imagem: Ilustração complementar das páginas 40 e 41. Praia com areia coberta por lixo. Há pessoas com sacos de lixo e luvas amarelas recolhendo o lixo espalhado. Fim da imagem.

45

Boxe complementar:

Vamos conversar:

  1. O que as pessoas da imagem estão fazendo?
  1. Você acha que essas pessoas vivem em uma mesma comunidade? Por quê?

    3. Você já participou de alguma atividade desse tipo no local em que mora?

Fim do complemento.

46

Capítulo 1. Harmonia na convivência

Convivemos com diferentes grupos de pessoas em casa, na escola e em nossa comunidade.

Para manter um bom relacionamento com todos, é preciso praticar a empatia.

Empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e imaginar como você se sentiria se estivesse na mesma situação. Quando percebemos como a pessoa está se sentindo, conseguimos agir para ajudá-la.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio castanho, vestindo camiseta branca e azul, diz “eu me esqueci de trazer meu lanche”. Ao lado, menina de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e azul, responde entregando metade de um sanduíche “eu divido o meu com você”. Ilustração. Mercado com caixa registradora com pessoas em uma fila. Menina de cabelo longo castanho ao lado de um homem idoso calvo de cabelo lateral grisalho que diz “é a fila do caixa?” e a menina responde “o senhor gostaria de passar na frente?”. Ilustração. Crianças sentadas em um campo, uma menina de cabelo castanho, sentada em uma cadeira de rodas se aproxima. Uma menina de cabelo castanho, sentada diz à menina que chega “Renata, vem brincar de pega-pega sentado com a gente!”.  Ilustração. Menino de cabelo curto preto, segurando uma bola de futebol. Ao lado, menino de cabelo curto preto, sentado segurando uma bola furada enquanto chora. Menino com bola de futebol diz “vamos brincar juntos com a minha bola”.  Fim da imagem.

47

Ter empatia também significa tratar com respeito pessoas que agem e pensam de maneira diferente de você.

É possível conviver em paz com pessoas que são diferentes de nós se pensarmos que o diferente não é errado, ruim ou pior. Somos todos semelhantes , mas não somos iguais.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já agiu com empatia em alguma situação? Conte aos colegas como foi.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Descreva a situação a seguir. Se você pudesse mudar as ações das crianças, o que faria diferente?
Imagem: Fotografia. Destaque de menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca, segurando um livro vermelho. Atrás em imagem desfocada crianças conversam apontando para menina. Fim da imagem.

LEGENDA: Menina sendo excluída pelos colegas de escola. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe a imagem. Você concorda com esta atitude? Por quê?
Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca com listras azuis. Está sentado sozinho encostado à uma árvore, segurando uma maçã. Ao redor, crianças sentadas em gramado juntos. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino sozinho na hora do lanche, enquanto os outros estudantes estão juntos. FIM DA LEGENDA.

48

Aprendizado em família

No convívio com a família, aprendemos valores, costumes e como nos comportar em diferentes lugares e situações. A vivência em família nos ensina que os problemas podem ser resolvidos em conjunto, respeitando as diferenças individuais.

Na rotina familiar, algumas regras são estabelecidas e é preciso respeitá-las para que a convivência seja boa e harmoniosa.

Em cada moradia, por exemplo, há um horário determinado para tomar banho, alimentar-se, fazer a lição de casa e dormir.

Além disso, em muitas famílias, não só as obrigações são compartilhadas, mas também os momentos de lazer.

Imagem: Ilustração. Destaque de um berço de madeira com um bebê dormindo. Ao redor, homem de cabelo curto preto, mulher de cabelo médio loiro, mulher idosa de cabelo curto grisalho e menina de cabelo curto preto, entrando no quarto do bebê.  Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora da leitura

É tudo família!, de Alexandra Maxeiner. Porto Alegre: L&PM Editores, 2019.

O livro apresenta diversos tipos de família, contando histórias de vida de diferentes crianças.

Fim do complemento.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto e barba preta, vestindo camiseta azul. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca com listras azuis. Menina de cabelo médio castanho, vestindo camiseta vermelha com listras brancas. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta amarela. Eles estão em um campo ao lado de uma casa com uma cabana de lençol e toalha com brinquedos e comida exposta. Ao lado, sequência da imagem com pessoas guardando as coisas.  Fim da imagem.

49

Todos os moradores podem cuidar da organização e da limpeza da casa. Para isso, é preciso que cada um se responsabilize por alguma tarefa.

A divisão de tarefas faz parte das regras de convivência familiar e cada pessoa da família deve fazer a sua parte. Enquanto uma pessoa da família arruma a casa, outras podem preparar as refeições ou ir ao supermercado fazer as compras.

Imagem: Ilustração. Corte de casa com pessoas em atividades de limpeza. Na sala, menina de cabelo longo loiro, passando pano em uma televisão. Na cozinha, menino de cabelo curto castanho lava louça. No banheiro, homem de cabelo curto castanho lavando uma privada. No quarto, mulher de cabelo médio loiro, arrumando a cama. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Converse com as pessoas com quem você mora e pergunte se existem regras de convivência em casa. Escreva nas linhas a seguir quais são essas regras.

_____

50

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir enumera algumas regras de convivência que podem ser aplicadas em casa e na escola.

Algumas regras de convivência cabem bem em qualquer situação.

  1. A melhor maneira de começar uma conversa ou até uma amizade é cumprimentando as pessoas.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde. Ao lado, menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul. Menino de cabelo castanho diz “Bom dia”, e menino de cabelo loiro responde “Bom dia, tudo bem e você?”. Fim da imagem.
  1. Sempre que saímos de um lugar, podemos nos despedir das pessoas dizendo “tchau” ou “até logo”.
Imagem: Ilustração. Homens em campo de futebol. Um deles possui cabelo curto preto, diz “Tchau, até a próxima”, outro de cabelo curto castanho responde “até logo”, com outros três homens acenando. Fim da imagem.
  1. Emprestar seus pertences é partilhar, e devolver os dos outros é mostrar respeito.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul e calça roxa. Está entregando um livro de capa rosa para uma mulher de cabelo médio preto, vestindo camiseta azul e saia laranja. Menina diz “obrigada pelo livro” e mulher responde “obrigada por devolver”. Atrás há um sofá roxo e uma prateleira azul com livros. Fim da imagem.
  1. Quando precisar usar o material do colega, peça permissão primeiro.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta azul, sentado em uma carteira individual e diz “posso pegar?”, apontando para uma borracha de uma menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta azul, que responde “sim, claro”.  Fim da imagem.
  1. É natural cometer erros e, às vezes, esses erros podem ferir ou magoar alguém. Se isso acontecer, não seja tímido, peça desculpas.
Imagem: Ilustração. Meninos de uniforme de camiseta vermelha e calça azul. Menino de cabelo curto ruivo abre uma porta que bate na cabeça de outro menino de cabelo curto castanho e diz “desculpe-me, foi sem querer” e o menino responde “tudo bem, mas tenha mais cuidado”. Fim da imagem.

51

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com dois colegas e enumerem ao menos cinco regras de convivência que vocês consideram importantes em casa e na escola.

_____

  1. Marque com um X as atitudes que tornam a convivência mais harmoniosa nos ambientes que você frequenta. É possível marcar mais de uma opção.

Quadro: Equivalente textual a seguir.

Regras de convivência

Casa

Escola

Outro lugar

Preocupar-se com os sentimentos dos colegas.

_____

_____

_____

Brincar e estudar em grupo, sem excluir nenhum colega.

_____

_____

_____

Devolver em bom estado os objetos que pedir emprestados.

_____

_____

_____

Emprestar seus pertences se alguém pedir e precisar.

_____

_____

_____

Colaborar na organização do espaço.

_____

_____

_____

Reconhecer os seus erros e pedir desculpas.

_____

_____

_____

Colocar-se no lugar do outro e ajudá-lo no que ele precisar.

_____

_____

_____

Respeitar as regras e os horários estabelecidos.

_____

_____

_____

52

Capítulo 2. Viver em grupo

Os grupos sociais são formados por um conjunto de pessoas que têm interesses, necessidades, afinidades ou habilidades em comum.

Imagem: Ilustração. Grupo de pessoas, da esquerda para direita: Homem de capuz e jaleco azul; Mulher de cabelo médio castanho, vestindo camiseta preta e crachá; Mulher de cabelo longo castanho, vestindo paletó marrom e crachá; Homem de cabelo curto preto, vestindo jaleco branco e estetoscópio; Mulher de cabelo longo ruivo cacheado e jaleco branco. Ilustração. Grupo de pessoas: Mulher de cabelo longo preto, vestindo camisa azul; Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde e apito laranja; Mulher de cabelo médio ruivo e óculos de armação arredondada verde, vestindo jaleco branco; à frente, crianças de uniforme de camiseta azul. Ilustração. Mulheres sentadas tricotando: Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta azul, sentada em uma cadeira de rodas; Mulher de cabelo preso em coque grisalho, vestindo camiseta azul; mulher de cabelo longo ruivo cacheado, vestindo camiseta roxa; Mulher idosa de cabelo longo grisalho, vestindo vestido verde.  Fim da imagem.

Um conjunto de grupos compõe uma comunidade, e a soma de diversas comunidades que interagem entre si forma uma sociedade.

53

Nem sempre pessoas que estão juntas em um mesmo lugar formam um grupo social. Os clientes de um mercado aguardando na fila do caixa formam um grupo casual, pois essas pessoas se encontraram pelo acaso e não vão se reunir novamente com o mesmo objetivo.

  1. Classifique os grupos sociais de acordo com a legenda.

    GS: Grupo Social

    GC: Grupo Casual

Imagem: Fotografia. Vista de pessoas em fila em frente a um banco com porta larga azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas na fila do banco. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Sete meninas de uniforme de camiseta branca e bermuda azul, estão abraçadas, segurando medalhas douradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Time de futebol. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de ônibus lotado com pessoas em pé segurando nos suportes amarelos. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas andando de ônibus. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de pessoas sentadas em arquibancada, todas rindo, algumas com sacos amarelos de pipoca. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas vendo filme no cinema. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas sentadas em carteiras com computadores ligados e cadernos. Na frente de uma lousa, um homem de cabelo curto preto, vestindo camisa azul. Fim da imagem.

LEGENDA: Estudantes em uma sala de aula na universidade. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma mulher de cabelo longo preto e véu branco com vestido de noiva, está no colo de um homem de cabelo curto vestindo camisa branca. Ao redor, pessoas e fitas de papel prata no ar. Fim da imagem.

LEGENDA: Família e amigos em festa de casamento. FIM DA LEGENDA.

54

Trabalhando pelo bem comum

Muitos grupos se reúnem regularmente para prestar algum serviço à comunidade. Em várias cidades e bairros, os moradores resolvem cuidar dos espaços comuns, por exemplo uma rua, uma biblioteca, uma praça ou uma horta.

Cada vizinho colabora com o que sabe fazer. Dessa maneira, as pessoas se sentem pertencentes à comunidade.

Imagem: Esquema. Sequência de ilustrações. 1: Crianças e adultos trabalhando em uma praça. Ao lado, destaque de um homem pintando um banco de madeira, ele diz “a praça vai ficar mais bonita agora”. 2: Crianças e adultos em gramado recolhendo os lixos espalhados. Um menino segurando um saco de lixo diz “o parque vai ficar mais limpo agora”. 3: Crianças e adultos em um terreno com plantação. Mulher colhendo couve flor diz “Que delícia! Verduras frescas e saudáveis”. 4: Homem e menina em uma biblioteca. Menina segurando pilha de livros diz “Muitas crianças vão poder ler esses livros que eu estou doando”. Fim da imagem.

55

No município de Morrinhos, no estado de Goiás, estudantes e professores de um colégio estadual desenvolveram, a partir de janeiro de 2020, um projeto de horta comunitária. Vamos saber mais sobre isso?

Horta comunitária

[...] Uma área [...] no Colégio Estadual Silvio Gomes de Melo Filho, em Morrinhos, foi transformada em uma belíssima horta comunitária que tem beneficiado não apenas a unidade escolar, como também 280 famílias de baixa renda no município.

No mês de maio, dos 23 canteiros com 70 metros de comprimento, saíram para distribuição 500 quilos de tomate, 60 quilos de abobrinha, 300 maços de couve, 300 de salsa e 300 de cebolinha, além de rúcula e rabanete. [...]

A horta é mantida por uma equipe de voluntários [...]. “Criamos uma escala de trabalho, com três equipes formadas por seis pessoas de cada bairro. É esse grupo que cuida dos canteiros e da produção. São eles também que fazem a colheita [...]”, explica Anselmo Afonso Golynski, professor [...] do Instituto Federal Goiano (IF Goiano).

Colégio estadual de Morrinhos desenvolve projeto de horta comunitária. Secretaria de Estado da Educação. Goiás. 2 Jul. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtr. Acesso em: 3 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Tomate inteiro e um em corte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tomate. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Abobrinha inteira com rodelas cortadas ao lado.  Fim da imagem.

LEGENDA: Abobrinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Folhas de couve inteira. Fim da imagem.

LEGENDA: Couve. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você já ouviu falar em horta comunitária? Há algum projeto semelhante no local em que você vive?

56

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

Comunidades indígenas

No Brasil, há centenas de povos indígenas, cada um com seu jeito de morar e suas tradições. Você sabia que há indígenas que vivem em aldeias e há indígenas que vivem em cidades?

Uma aldeia é formada por um conjunto de moradias indígenas. Alguns povos organizam suas aldeias em torno de uma grande praça circular, enquanto outros organizam diversos pátios com casas em volta.

E os povos indígenas que vivem nas cidades? Como suas comunidades se organizam?

É possível ser indígena na cidade de São Paulo. No bairro Real Parque, localizado na zona sul da capital, a comunidade da etnia Pankararu vivencia o espaço urbano como uma extensão da terra indígena Brejo dos Padres, no sertão de Pernambuco. O cotidiano das famílias respeita os costumes ancestrais. [...]

Patrícia Lauretti. Do sertão à ‘selva’ paulistana, o rito de passagem dos Pankararu. Jornal da Unicamp , 28 jul. 2017. Disponível em: http://fdnc.io/gts. Acesso em: 8 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Mulher indígena de cabelo longo preto, vestindo camiseta preta. Está usando o celular, na sacada de um prédio. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulher indígena Pankararu falando ao celular em sua moradia no bairro Real Parque, no município de São Paulo, estado de São Paulo, 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Campo de areia com multidão de pessoas indígenas. Em destaque há pessoas vestindo roupas cobertas por cipós e cocar da cabeça aos pés. Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas Pankararu em festividade na aldeia, na terra indígena Pankararu, em Tacaratu, estado de Pernambuco, 2014. FIM DA LEGENDA.

57

  1. O que é aldeia? Marque com um X a resposta correta.

( ) É o lugar onde os indígenas praticam a agricultura.

( ) É o conjunto organizado de moradias indígenas.

( ) É o lugar onde os indígenas praticam a caça.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Os indígenas Pankararu que vivem na cidade de São Paulo preservam as memórias e as tradições de seu povo?
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Pesquise em sites, livros e revistas outras formas de organização de uma aldeia indígena. Se possível, peça ajuda a algum de seus familiares. Depois, faça o desenho de uma das aldeias que você encontrou na pesquisa.

    _____

58

Capítulo 3. A rua tem história

As residências, as escolas e os lugares onde as pessoas trabalham e se divertem localizam-se em uma rua.

A rua é um espaço público e coletivo usado para o trânsito de pessoas e de veículos. Algumas ruas também são usadas como espaço de lazer e de encontro entre seus moradores.

Imagem: Fotografia. Rua extensa com carros passando. Em destaque, cruzamento de ruas com placa pare e abaixo placa indicando direções, há carros cruzando a rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Cruzamento de ruas no centro do município de Prudentópolis, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Muitas vezes, os nomes das ruas estão ligados à história do lugar. Observe as dicas e responda à questão.

A rua Bonito-lindo, em Joinville, estado de Santa Catarina, fica entre a rua Pica-pau e a rua Perdiz.

Antigamente, nesse local, havia muitos bonitos-lindos; hoje em dia há poucos.

Imagem: Fotografia. Pássaro azul com barriga amarela. Fim da imagem.

LEGENDA: Pássaro bonito-lindo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Placa azul indicando “rua Bonito-lindo”. Fim da imagem.

LEGENDA: Placa da rua Bonito-lindo. FIM DA LEGENDA.

_____

59

  1. Qual é o nome da rua onde você mora?

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Pergunte a um adulto que mora na mesma rua que você por que ela tem esse nome.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Siga o roteiro a seguir e entreviste um adulto de sua convivência.
  1. Qual é o seu nome?

    _____

  1. Qual é a sua idade?

    _____

  1. Você se lembra do nome da rua em que morava quando era criança?

    _____

  1. Quais são as diferenças entre a rua onde você morava e a rua onde mora agora?

    _____

Imagem: Ilustração. Rua com casas lado a lado com árvores e arbustos. Na rua há postes, um prédio baixo e uma placa com ilustração de um ônibus.  Fim da imagem.

60

No passado e no presente

A Ladeira Porto Geral, no município de São Paulo, estado de São Paulo, tem esse nome porque nessa região ficava o antigo porto do rio Tamanduateí.

O porto não existe mais, porque esse trecho do rio foi desviado e canalizado, mas o nome da ladeira permanece o mesmo. Hoje, essa rua é um importante centro comercial de lojas populares e recebe milhares de pessoas todos os dias.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Vista de ladeira com casarões na parte superior e casas menores abaixo. Há um rio na beira com vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Ladeira Porto Geral, 1862. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em tons de sépia. Rua formada por casas de dois e três andares antigas. À direita da rua, jardim alto com um muro e uma casa pequena na beirada. Sobre a rua há pessoas andando e uma charrete com caixas, puxada por dois cavalos. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Ladeira Porto Geral, 1915. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de rua com multidão de pessoas andando. Nas laterais há lojas abaixo de casas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista da Ladeira Porto Geral, 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Qual era a principal característica da região da Ladeira Porto Geral no passado?

_____

  1. Qual é a principal atividade da Ladeira Porto Geral atualmente?

    _____

61

A rua, a calçada ou outros lugares próximos à moradia podem ser espaços para brincadeira. Crianças de diferentes idades costumam se encontrar para brincar, como uma maneira de aproveitar o tempo livre. Pessoas jovens e adultas acompanham as crianças para garantir a segurança delas, e, assim, outros grupos se reúnem na rua.

As crianças mais novas aprendem com as mais velhas e, desse modo, as brincadeiras podem permanecer ao longo do tempo.

  1. Marque um X nas atividades que podem ser feitas na rua.
Imagem: Fotografia. Rua de pedra estreita com dois homens em pé e um sentado em um muro baixo de pedra. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoas conversando em rua fechada à circulação de automóveis, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Avenida dupla com duas vias. Há uma mulher de chapéu cinza, vestindo camiseta roxa e calça cinza. Em segundo plano, ônibus e carro em faixas separadas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa atravessando a rua fora da faixa de pedestres, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças segurando bicicletas pequenas e velotrol em uma ladeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças brincando na rua com carrinho e bicicletas, sem adultos por perto, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de tronco, braços e pernas de um homem andando em uma calçada. Ele joga papéis no chão. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa jogando lixo na calçada, 2015. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Praça com vegetação e calçada larga. À frente, há uma mulher andando em uma faixa de pedestres na rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Pessoa atravessando a rua na faixa de pedestres, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto cacheado, vestindo camiseta branca e bermuda verde. Ele joga uma lata de refrigerante em uma lixeira azul indicando “recicláveis”, ao lado, uma lixeira cinza indicando “não recicláveis”. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança colocando lixo reciclável na lixeira, 2018. FIM DA LEGENDA.

62

Como as pessoas faziam para...

Construir uma moradia na comunidade

Por muito tempo, as moradias de barro, madeira e cipó foram comuns no Brasil, por causa do baixo custo de produção. Atualmente, casas desse tipo ainda são construídas no meio rural. Em muitas comunidades, os vizinhos são solidários e ajudam na construção dessas moradias.

Imagem: Ilustração. Terreno aberto com um homem sentado tocando uma sanfona com um galo ao lado. Ao redor, há homens e mulheres no barro, com um cachorro e galinhas. Há casas de barro ao redor. À direita há uma casa sendo montada com imagens em destaque com explicações. Ilustração de homens trabalhando em solo indica texto “1ª Etapa: aplanamento: O terreno é aplanado e batido. Em seguida, valas são cavadas com a forma da moradia e preenchidas com pedras para evitar que a umidade do solo estrague as paredes de barro”. Na casa de destaca-se pedaços de madeira da estrutura de uma casa indicando texto “2ª Etapa: esteamento: Os esteios são pedaços de madeira que vão sustentar toda a estrutura das paredes e do telhado”. Ilustração de bambus formando estrutura da parede amarrados por cipós indicam o texto “3ª Etapa: amarração: Bambus são amarrados com cipós formando uma grade. Nessa etapa é decidido onde ficarão a porta e as janelas”. Ilustração de homens construindo parede de barro indicando o texto “4ª Etapa: barreamento: O barro é amassado com os pés e, então, começa o trabalho de barreamento, feito por pelo menos duas pessoas. Enquanto uma preenche a parede por dentro da casa, outra preenche por fora. Crianças também podem participar do mutirão e, assim, o saber fazer é transmitido para outras gerações”. Fim da imagem.

63

  1. As moradias feitas com barro amassado ainda são construídas no Brasil? Onde?

_____

  1. Ordene de acordo com as etapas de construção de uma casa de barro amassado.

    ( ) amarração.

    ( ) esteamento.

    ( ) barreamento.

    ( ) aplanamento.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Você acha importante a ajuda dos vizinhos? Por quê?

64

Capítulo 4. Passado e presente de um bairro

Um conjunto de ruas forma um bairro, e a história desse lugar pode ser conhecida por meio da memória dos antigos moradores.

As imagens antigas de um lugar são documentos históricos importantes para descobrirmos alguns fatos do passado e para observarmos as características das construções, das ruas, dos meios de transporte e também como se portavam as pessoas.

Imagem: Ilustração em preto e branco. Pessoas de terno e casacos longos, ao lado de um carro antigo, em frente a um cinema antigo em prédio de janelas estreitas altas e porta larga. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe a fotografia ao lado. O que é possível descobrir, por meio da imagem, sobre o passado do centro da cidade de Porto Alegre?
Imagem: Fotografia em preto e branco. Bondinho em uma trilha passando ao meio de uma rua com carros antigos e prédios altos. Fim da imagem.

LEGENDA: Região central do município de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, 1928. FIM DA LEGENDA.

65

  1. Leia os textos e observe as imagens sobre o bairro do Brás, no município de São Paulo, estado de São Paulo.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Rua com lojas pequenas de porta de aço e placas pequenas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Região do Brás em 1958. FIM DA LEGENDA.

Texto 1

O Brás era um bairro cinzento, com ruas de paralelepípedo e poucos automóveis. Ao meio-dia as sirenes anunciavam a hora do almoço nas fábricas. Como não existiam prédios, de toda parte viam-se chaminés e as torres da Igreja de Santo Antônio apontando para o céu.

Drauzio Varella. Nas ruas do Brás. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2000. p. 25.

Imagem: Fotografia. Vista superior de rua coberta por pessoas andando com barraquinhas no meio. Fim da imagem.

LEGENDA: Região do Brás em 2019. FIM DA LEGENDA.

Texto 2

O bairro do Brás […] hoje é conhecido como um dos principais centros do comércio popular na cidade, destino diário de milhares de sacoleiros e sacoleiras de todo o Brasil.

[…] O Brás mudou de feição. [...] Hoje, as ruas do bairro são sinônimo de comércio popular.

André Ghedine. Folha da Manhã Ltda. Acervo on-line . Disponível em: http://fdnc.io/cHs. Acesso em: 8 jan. 2021.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

66

Os bairros passam por muitas modificações ao longo do tempo. O local onde o município de Salvador, no estado da Bahia, foi fundado, em 1549, hoje é o centro histórico do município, que cresceu muito em tamanho e número de habitantes.

Imagem: Fotografia. Vista de ladeira de pedra com prédios baixos coloridos nos dois lados. À direita, entre os prédios e casas há uma igreja azul com duas torres laterais. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do centro histórico do município de Salvador, estado da Bahia, 2020. FIM DA LEGENDA.

Atualmente, no centro histórico do município, museus, praças, igrejas e casas preservam traços do passado.

No centro da cidade, onde hoje estão a Praça Municipal, o Terreiro de Jesus e o Pelourinho, moravam os s enhores de engenho , os comerciantes e os oficiais mecânicos . [...] As duas praças ali existentes eram de terra vermelha e quase sem árvores.

Avanete Pereira Sousa. Salvador, capital da Colônia. São Paulo: Atual, 1995. p. 26.

Imagem: Fotografia. Praça de pedras cinza e bege com coqueiros. Ao redor, casas coloridas e casarões grandes.   Fim da imagem.

LEGENDA: Praça Terreiro de Jesus, município de Salvador, estado da Bahia, 2020. FIM DA LEGENDA.

67

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Observe, na página anterior, a fotografia da Praça Terreiro de Jesus e compare-a com a descrição do texto na mesma página. O que mudou com a passagem do tempo?

_____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. De acordo com o texto, faça um desenho de como era a Praça Terreiro de Jesus no passado.

    _____

As procissões em homenagem aos santos eram uma das principais formas de lazer no passado e tomavam as ruas de Salvador. As pessoas aproveitavam para conversar e observar o movimento nas ruas enfeitadas.

O Pelourinho é um dos bairros mais antigos do município de Salvador. Hoje, muitos eventos acontecem nas ruas desse bairro, como shows e apresentações de dança.

Imagem: Fotografia. Destaque de meninos com tambores pintados em faixa verde, amarela, azul e vermelha. Estão em uma ladeira de pedra com prédios baixos coloridos por toda a rua.  Fim da imagem.

LEGENDA: Músicos batucando nas ruas do Pelourinho. Município de Salvador, estado da Bahia, 2018. FIM DA LEGENDA.

68

O que você aprendeu

  1. Marque um X nas imagens que representam situações de respeito, empatia e boa convivência em comunidade.
Imagem: Fotografia. Carro branco parado antes da faixa de pedestre. Na faixa há mulher idosa de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta verde com flores roxas e calça azul. Está segurando a mão de uma menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta laranja e calça azul.  Fim da imagem.

LEGENDA: Motorista aguardando criança e idosa atravessarem a rua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de multidão de pessoas em uma estação entrando em um metrô parado. Fim da imagem.

LEGENDA: Passageiros em estação de metrô no horário de pico. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta preta. Ao lado, menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul. Estão sentados em frente a uma mesa com livro aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Estudante ajudando colega na sala de aula. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde e bermuda azul. Está de braços cruzados com uma senhora de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul com flores estampadas e calça preta, os dois estão andando em uma faixa de pedestre. Fim da imagem.

LEGENDA: Rapaz ajudando idosa a atravessar a rua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças em um gramado brincando ao redor de um balde amarelo. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças aprendendo sobre reciclagem de lixo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas ao redor de um buraco de terra, ao lado, um homem calvo segurando uma pá. Na mão de uma mulher de cabelo longo castanho, há uma muda de uma árvore.  Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de pessoas plantando árvore. FIM DA LEGENDA.

69

Avaliação processual

  1. Observe as imagens e responda às perguntas.
Imagem: Fotografia. A: Vista aérea de cidade extensa com casas de alvenaria com pouca vegetação entre elas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea de bairro no município de Monteiro, estado da Paraíba, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. B: Vista aérea de aldeia formada por um campo aberto de terra com ocas ao redor. Ao redor das ocas há vegetação densa de floresta. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista aérea da aldeia do povo Kalapalo, em Querência, estado de Mato Grosso, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Como as construções estão organizadas na imagem A ?

_____

  1. Como as construções estão organizadas na imagem B ?

    _____

  1. As casas e as ruas do bairro em que você mora estão organizadas de modo semelhante ao que mostra a fotografia A ou a fotografia B ?

    _____

70

  1. Observe as imagens da Ladeira Porto Geral, na cidade de São Paulo, em diferentes épocas, e assinale-as de acordo com a legenda.
    1. M: Mudou
    1. P: Permaneceu
Imagem: Ilustração. Rio em frente a casarões e prédios baixos antigos com uma estrada de terra entre eles. No rio há dois barcos com dois homens em cada um, encostando na margem do rio.  Fim da imagem.

LEGENDA: A atividade portuária no rio. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Rua formada por casas de dois e três andares antigas. À direita da rua, campo verde com um muro e uma casa com placa indicando “Ladeira Porto Geral”. Sobre a rua há pessoas andando e uma charrete com caixas, puxada por dois cavalos. Fim da imagem.

LEGENDA: O pequeno fluxo de pessoas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista de rua com casas e fios ligados por postes, carros antigos parados ao lado. No início da rua uma placa se destaca indicando “Ladeira Porto Geral”.  Fim da imagem.

LEGENDA: O nome da rua. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Rua formada por prédios grandes com pessoas caminhando de um lado para o outro. No início da rua uma placa se destaca indicando “Ladeira Porto Geral”. Fim da imagem.

LEGENDA: A quantidade de construções. FIM DA LEGENDA.

71

  1. Observe a tirinha a seguir e responda às questões.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinhos contada em quatro quadros. Armandinho: Menino de cabelo curto azul, vestindo camiseta branca e bermuda azul. Quadro 1: Armandinho com um livro aberto, em frente a um sapo verde, lê “...abandonar preconceitos, abrir a mente...”. Quadro 2: Crianças de diversos lugares e etnias na imagem, acima, Armandinho continua “...e se perceber na realidade do outro...”. Quadro 3: Armandinho conclui “...Até ser capaz de sentir o que o outro sente...”. Quadro 4: Armandinho na frente de duas pernas que diz “empatia, filho...”.  Fim da imagem.

LEGENDA: Tira Armandinho, de Alexandre Beck, 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Na sua opinião, o que Armandinho quer dizer com “se perceber na realidade do outro”?

_____

  1. Elabore duas listas: uma com pontos positivos e outra com pontos negativos a respeito de viver em comunidade. Explique o porquê de cada um deles.

    Quadro: equivalente textual a seguir.

    Pontos positivos

    Justificativa

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

    _____

Quadro: equivalente textual a seguir.

Pontos negativos

Justificativa

_____

_____

_____

_____

_____

_____