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Unidade 3. Marcas da História

Imagem: Ilustração complementar de páginas 68 e 69. Sequência de cenas do crescimento de uma menina. 1: fotografia de um bebê enrolado em um cobertor amarelo. 2: Mulher de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta roxa. Ao lado, homem de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta branca com listras laranjas. Eles estão segurando um bebê enrolado em cobertor amarelo. 3: Mulher de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta azul. Está segurando uma menina bebê de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta rosa com bolinhas brancas e bermuda verde. Em frente há um bolo com uma vela em formato do número 1. 4: Menina de cabelo cacheado curto castanho, vestindo camiseta verde e calça roxa com bolinhas amarelas. Está segurando um coelho branco de pelúcia. 5: Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta amarela e calça verde. Está segurando carrinhos de brinquedo, abaixo, fotografia da menina montando um quebra-cabeça. 6: Menina de cabelo longo cacheado preto, vestindo camiseta verde. Está tocando a mão com uma menina de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta roxa com estrela amarela no centro. 7: Menina de cabelo longo cacheado castanho, vestindo camiseta vermelha. À esquerda, mulher de cabelo longo cacheado grisalho, vestindo camiseta verde. À direita, mulher de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta rosa, homem de cabelo curto e barba castanha, vestindo camiseta verde. Pelas fotografias há imagens de desenhos, estrelas, diamantes, bolinhas, flores, pulseira de nascimento, escova de cabelo, e cartão de 1º aniversário da Eloá.  Fim da imagem.

Observe os registros e os objetos importantes que marcaram a vida de Eloá desde o nascimento dela.

Nessas lembranças, encontramos os primeiros registros da história de vida de Eloá: a pulseirinha do hospital, o convite do primeiro aniversário, suas primeiras fotografias e, claro, o brinquedo preferido.

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À medida que crescia, Eloá foi aprendendo a fazer seus próprios registros. Com base neles, ela pode contar sua história.

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Você reconhece alguns dos objetos e registros das lembranças de Eloá? Se sim, quais?
  1. Você tem alguma lembrança parecida com as dela?

    3. Quais são as lembranças e os objetos que fazem parte da sua história?

Fim do complemento.

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Capítulo 1. Memória e história

Todos somos parte da história e a construímos com ações e atividades. Quando escrevemos um texto, tiramos uma fotografia ou gravamos um vídeo, por exemplo, estamos produzindo registros e deixando nossa marca no mundo.

Mas não é só isso; muitas vezes, sabemos o que ocorreu no passado por meio de documentos e de objetos antigos. Eles guardam a memória de fatos que são transmitidos pela família, pela escola ou pela comunidade.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Com a ajuda de um adulto de sua família, pesquise um objeto que conte um fato de sua vida do qual você goste de se lembrar. Traga-o para a escola, mostre aos colegas e explique a importância desse objeto para você.
Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e saia roxa. Está sentada em frente a um baú com brinquedos diversos. Fim da imagem.

CRÉDITOS: SORA

Alguns objetos são importantes apenas em alguma fase da vida.

Eles nos fazem lembrar de fatos ou de pessoas e podem contar a história da família ou do grupo ao qual pertencemos. Esses objetos ajudam a construir a história da pessoa, do grupo e da sociedade.

O historiador é o pesquisador que estuda os registros deixados pelas pessoas ao longo do tempo para compreender como elas viviam no passado. Esses registros são chamados de fontes históricas.

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Tipos de fontes

As fontes históricas podem ser classificadas em:

Imagem: Ilustração. Porta-retratos com moldura em arabescos, à frente da fotografia há uma carta de papel antigo. Sobre o quadro há uma família formada por um homem de cabelo curto, vestindo paletó e calça. À esquerda, menino de cabelo curto, vestindo camiseta de manga longa e bermuda. À direita, mulher de chapéu, vestindo camisa, lenço e saia. Ao lado, menina de cabelo médio, vestindo vestido.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Pinte os itens de acordo com o tipo de fonte que representam.

    Azul: Visual

    Verde: Escrita

    Laranja: Oral

Cartas antigas

Fotografias de família

Histórias de família contadas por seus integrantes

Cantigas de brincadeira

  1. Que tipo de fonte você produz quando:
    1. escreve um texto?

      _____

  1. faz um vídeo?

    _____

  1. conta a história da sua vida?

    _____

  1. escreve em seu caderno?

    _____

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Fontes materiais e imateriais

As fontes históricas materiais podem estar registradas em uma base física, como papel, madeira, pedra e argila, ou em um meio digital. São objetos como pinturas, esculturas, filmes, fotografias, ferramentas, roupas, máquinas, móveis, livros e construções, que guardam informações sobre o passado.

Imagem: Fotografia. Carteira de madeira com ligação de madeira a uma cadeira, formando apenas uma peça. Fim da imagem.

LEGENDA: Carteira e cadeira escolar dos anos 1930. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Oito livros antigos de capa dura e ilustrações douradas empilhados. Fim da imagem.

LEGENDA: Livros antigos da década de 1940. FIM DA LEGENDA.

As fontes imateriais estão na memória das pessoas. São as tradições das comunidades, como as festas, os rituais, os cultos religiosos, as cantigas, as lendas, os mitos, as danças, os ofícios e os costumes. Esses saberes são transmitidos oralmente de geração em geração e são aprendidos no dia a dia das comunidades.

Boxe complementar:

Você sabia?

A técnica de confecção das bonecas Ritxoko, do povo Karajá, é uma fonte histórica imaterial, porque o método é transmitido de geração em geração para as mulheres da comunidade. As bonecas são feitas em cinco etapas: extração do barro, preparação do barro, modelagem das figuras, queima e pintura.

Imagem: Fotografia. Escultura de cerâmica de soldados pequenos de chapéu preto longo, vestindo armadura vermelha e preta. Fim da imagem.

LEGENDA: Cerâmica produzida pelo povo Karajá. Município de Santarém, estado do Pará, 2013. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

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  1. Marque nas imagens o tipo de fonte de acordo com a legenda.

M: Fonte material

I: Fonte imaterial

Imagem: Fotografia. Destaque de mulheres de camiseta branca e saias estampadas, dançando sobre espaço aberto. Ao redor das mulheres há homens de chapéu curto bege, camiseta branca e calça, sentados em cadeiras tocando instrumentos musicais. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação de Samba de Roda. Município de Terra Nova, estado da Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas com fantasias coloridas formadas por bandeiras e fitilhos. Estão dançando em um chão de areia. Fim da imagem.

LEGENDA: Festa do Maracatu Rural. Município de Olinda, estado de Pernambuco, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Mulher indígena de cabelo longo e rosto com pinturas, vestindo camiseta. Atrás há uma oca de palha. Fim da imagem.

LEGENDA: Indígena do povo Karajá confeccionando uma boneca. Município de Xambioá, estado de Tocantins, 1948. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedra com pinturas rupestres de animais, traços e pessoas.   Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de pintura rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara. Município de São Raimundo Nonato, estado do Piauí, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Você conhece alguma tradição de sua comunidade que possa ser considerada uma fonte histórica imaterial? Se sim, qual?

_____

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Para ler e escrever melhor

Observe como o texto a seguir descreve a importância da herança cultural dos griôs, contadores de histórias que ajudam a preservar a memória de seu povo.

A sabedoria dos griôs

Muitos povos da África transmitem os conhecimentos de geração em geração por meio da tradição oral. Em determinadas sociedades africanas, a palavra, nas histórias ou nos cantos, é essencial. É por meio da palavra que temos contato com diferentes saberes e criamos histórias.

Nessas culturas, as pessoas mais velhas eram, e ainda são, muito respeitadas. Afinal, elas têm experiência de vida e contribuem para preservar as tradições e as memórias de seu povo.

Em algumas sociedades africanas, a sabedoria antiga é transmitida às gerações mais novas por meio dos griôs. A palavra griô significa “contador de histórias”.

Os griôs ensinam os conhecimentos tradicionais de seu povo contando histórias e cantando. Fazendo isso, eles mantêm vivas as lendas e as histórias que explicam as origens familiares, os eventos do cotidiano e os fenômenos da natureza.

A atividade dos griôs foi recriada no Brasil com base nas tradições de origem africana. Nos dias atuais, os griôs representam a importância de preservar os saberes tradicionais e as heranças culturais africanas.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto, vestindo túnica azul. Está segurando um instrumento musical de madeira, sentado no chão. Ao lado, homem de turbante amarelo e túnica azul, sentado em uma cadeira de bambu. Fim da imagem.

LEGENDA: Griôs em Burkina Faso, país do continente africano, 2010. FIM DA LEGENDA.

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  1. De acordo com o texto, quem são os griôs?

_____

  1. Sobre o que tratam as histórias e as lendas contadas pelos griôs?

    _____

  1. Qual é a importância dos griôs para as sociedades africanas?

    _____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Quando contamos histórias, elas podem ser recontadas por outras pessoas ao longo do tempo. Agora é a sua vez de contar uma história.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo vestido vermelho e bolsa vermelha. Em frente, há um menino de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta regata branca e bermuda azul, segurando um saco plástico, e um menino de cabelo cacheado castanho, vestindo camiseta cinza e bermuda marrom. Eles estão ao lado de uma barraca de frutas. Fim da imagem.

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Capítulo 2. Documentos e registros pessoais

Quando você nasceu, foram registradas em sua certidão de nascimento informações como o dia, a hora e o local do seu nascimento, além do nome de seus pais e avós.

Logo depois, você recebeu outro documento: a carteira de vacinação, na qual estão registradas as vacinas que você já tomou e as que ainda precisa tomar.

Boxe complementar:

Você sabia?

Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, ou seja, a ser cidadã de um país.

Imagem: Fotografia. Menina de cabelo longo cacheado preto, vestindo camiseta rosa. Está segurando a certidão de nascimento. Fim da imagem.

LEGENDA: Criança segurando sua certidão de nascimento, 2016. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Carteira de vacinação aberta com folhas com marcações de caneta em quadradinhos. Fim da imagem.

LEGENDA: Cópia de carteira de vacinação de uma criança nascida em 2014. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

Documentos pessoais

Os documentos pessoais, como a carteira de identidade, a certidão de casamento ou a carteira de motorista, guardam informações sobre cada pessoa. Neles podem constar a data, a cidade, o estado e o país de nascimento, com quem e quando a pessoa se casou ou se ela pode dirigir veículos motorizados.

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  1. Preencha a carteira de identidade a seguir com seu nome, sua filiação (o nome de seus pais), sua naturalidade (a cidade e o estado onde você nasceu) e a data de seu nascimento.
Imagem: Ilustração. Folha do verso de um registro geral. Ele indica: Registro geral; data de expedição; nome; filiação; naturalidade; data de nascimento; doc. Origem; CPF. Fim da imagem.
  1. Vamos conhecer as funções de alguns documentos? Preencha os quadrinhos com a letra correspondente de cada documento.
Imagem: Fotografia A. Imagem reduzida de uma certidão de nascimento. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia B. Imagem reduzida de uma carteira de vacinação com marcações. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia C. Imagem reduzida de um RG com frente e verso. Na fotografia, uma menina de cabelo longo castanho e óculos de armação retangular, vestindo camiseta rosa. Fim da imagem.
Imagem: Fotografia D. Imagem reduzida de uma carteira de motorista com informações e fotografia de um homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca. Fim da imagem.

( ) Informa que tipo de veículo a pessoa pode dirigir.

( ) Registra o nascimento de uma criança.

( ) Identifica a pessoa pelo nome, assinatura e impressão digital.

( ) Informa quais vacinas uma pessoa tomou e quais ainda precisa tomar.

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Registros pessoais e de família

As lembranças pessoais e os registros que produzimos e guardamos, como fotografias, bilhetes ou objetos, nos ajudam a recordar os momentos que vivemos e nos permitem compreender um pouco de nossa história.

A história pessoal ganha mais sentido quando incluímos as relações que temos uns com os outros. Nossas lembranças têm pontos de contato com as lembranças das pessoas com quem convivemos, como os membros de nossa família.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Pinte os quadrinhos que correspondem a algum momento que você tenha vivido com sua família.

Passeio

_____

Refeição

_____

Conversa

_____

Brincadeira

_____

Viagem

_____

Estudo

_____

Fotografias de família

Uma das maneiras de conhecer a história da família é por meio das fotografias. Ao observar fotografias antigas, podemos recordar os eventos vividos no passado e nos conectar às memórias dos antepassados.

Imagem: Ilustração. Três crianças e um homem idoso em um quarto observando álbum e fotografias em preto e branco. Homem idoso calvo com barba grisalha e óculos de armação quadrada, vestindo camiseta azul, sentado em uma cadeira vermelha. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta amarela. Menina de cabelo longo ruivo, vestindo camiseta rosa. Menino de cabelo curto castanho e boné azul, vestindo camiseta vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: O avô de Davi, Manuela e Antônio mostra as fotografias da família e conta histórias para seus netos. FIM DA LEGENDA.

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Ouvir e contar histórias: tradições orais

Outra maneira de saber mais sobre lembranças e histórias é por meio da tradição oral. Contar e ouvir histórias permite conhecer o que é importante para cada um. Ao ouvir essas histórias, podemos conhecer costumes e práticas comuns em outros tempos e lugares.

Imagem: Fotografia. Mulheres e crianças formando um círculo, sentados em um gramado. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres Guarani Mbya contando histórias sobre o milho para as crianças, no bairro de Parelheiros, no município de São Paulo, estado de São Paulo, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.
  1. Faça um desenho ou cole uma fotografia que represente a lembrança de um momento vivido com a sua família.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Agora, conte aos colegas a história do momento representado na atividade anterior. Depois, registre essa história no caderno.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Em casa, converse com um familiar e pergunte a ele de quais brincadeiras mais gostava quando era criança. Preencha o quadro a seguir com as brincadeiras citadas por ele e as suas brincadeiras preferidas. Elas são as mesmas ou são diferentes?

    Quadro: equivalente textual a seguir

    Brincadeiras antigas

    Minhas brincadeiras

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Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

O mundo que queremos

O Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa é um museu virtual que tem como objetivo registrar histórias de qualquer pessoa que queira relatar a sua trajetória de vida.

Essas histórias são fontes históricas porque contam as experiências vividas por pessoas em determinado tempo e espaço.

O Museu da Pessoa foi fundado em 1991 e, atualmente, contém mais de 15 mil depoimentos e mais de 70 mil fotografias e documentos digitalizados.

Leia a seguir um trecho do depoimento de Elisa Maria Loureiro da Silva Pereira, registrado em dezembro de 2020.

Eu morei até os cinco anos de idade numa casa ao lado da casa da minha avó paterna. Uma casa muito gostosa, que eu tenho lembrança de um quintal super gostoso, com mangueira, pitangueira. E uma garagem que ia até o fundo, onde a gente fazia casinha de boneca. Agora esse quintal é menor do que minha lembrança guarda. Depois eu voltei lá e ele não era tão grande como ele está no meu coração. Aos cinco para seis anos de idade, eu me mudei para uma casa perto da escola onde eu fui matriculada [...].

História de Elisa Maria Loureiro da Silva Pereira. Museu da Pessoa, dez. 2020. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/historia/varios-pedacinhos-de-dentro-157805. Acesso em: 8 jan. 2020.

Imagem: Ilustração. Árvores com frutos laranja pendurados. Ao lado, uma casa rosa com telhado roxo. Fim da imagem.

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  1. O que é o Museu da Pessoa?

_____

  1. Por que é importante registrar e preservar as memórias das pessoas da comunidade?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura.  Fim da imagem.
  1. Desenhe no espaço a seguir um lugar ou uma situação que conte um pouco da sua história.

    _____

88

Capítulo 3. Memórias e tradições

Você conhece alguma cantiga? Tem alguma lembrança de cantigas que já cantaram para você? A maioria das cantigas que conhecemos vem da tradição oral, isto é, essas cantigas são transmitidas de geração em geração, cantadas por alguém da família ou próximo dela.

As cantigas de roda ou cirandas são brincadeiras de crianças que cantam músicas e seguem alguns passos e movimentos. É comum observar as brincadeiras de roda nos pátios das escolas e, muitas vezes, em parques e nas ruas. Entre as mais conhecidas estão Ciranda, cirandinha e Peixe vivo, podendo haver variações, dependendo da região.

As cantigas de ninar são músicas calmas, com repetições e de ritmo contínuo, que têm o objetivo de acalmar a criança e fazê-la dormir. Quase todos os povos têm algum tipo de canção de ninar.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo cacheado castanho, vestindo vestido roxo. Está segurado um bebê enrolado em uma manta azul, estão sentados em um travesseiro. Sobre o pé há um gato cinza. Acima, balões, um com flores e um com um boi marrom sob luar. Fim da imagem.
  1. Escreva o nome de uma cantiga da qual você se lembre.
    1. _____
  1. Como você aprendeu essa cantiga?

    _____

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As cantigas fazem parte das lembranças individuais, mas, também, das lembranças de todas as pessoas que as cantam e as conhecem. Mesmo sem saber ao certo quando ou por quem uma cantiga foi criada, ela pode fazer parte das recordações de muitas pessoas.

Assim como outras tradições, as cantigas se transformam ao longo do tempo e são recriadas de acordo com os costumes de uma região ou de uma época. A cantiga Ciranda, cirandinha, por exemplo, é cantada de várias maneiras nos mais diversos lugares do Brasil.

Boxe complementar:

Hora da leitura

• De roda em roda: brincando e cantando o Brasil, de Teca Alencar de Brito. São Paulo: Peirópolis, 2013.

Livro sobre as brincadeiras do Brasil.

Fim do complemento.

  1. Leia a cantiga a seguir e, depois, responda às perguntas.
Imagem: Ilustração. Sete crianças de mãos dadas com roupas coloridas formando uma roda sobre o gramado, com pássaros amarelos sobrevoando. Fim da imagem.

Ciranda, cirandinha

Ciranda, cirandinha

Vamos todos cirandar

Vamos dar a meia-volta

Volta e meia vamos dar


O anel que tu me deste

Era vidro e se quebrou

O amor que tu me tinhas

Era pouco e se acabou


Por isso, dona Rosa,

Entre dentro desta roda

Diga um verso bem bonito

Diga adeus e vá-se embora.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Preservação da memória

Imagem: Ilustração. Uma sanfona vermelha e branca, e um tambor verde e branco com batuques de madeira. Apoiado sobre a bateria, fotografia de três homens de chapéu meia-lua tocando instrumentos musicais. Fim da imagem.

Quando cantamos uma cantiga transmitida de geração em geração, entramos em contato com as memórias e as tradições compartilhadas pelas pessoas que as cantaram no passado.

As músicas, as histórias e as cantigas são importantes. Elas podem revelar informações sobre o modo de vida das pessoas que as criaram. Por meio dessas memórias, podemos descobrir o que era importante para as pessoas que viveram no passado. Os registros dessas memórias devem ser preservados com muito cuidado.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Escolha uma cantiga e cante-a para a turma.
    1. Por que você escolheu essa cantiga?

      _____

  1. Quantos colegas conhecem essa cantiga?

    _____

Produzir e reunir memória: os museus

Os museus abrigam registros e lembranças dessa memória que é compartilhada por muitas pessoas, ou seja, da memória coletiva. Eles também permitem a produção de novos registros e memórias.

Nesses locais, os registros são selecionados, preservados e estudados. Os objetos, os documentos e os relatos que eles guardam nos ajudam a descobrir as relações entre a memória que pertence a todos e a história de cada um.

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Os registros e a história

Ao estudar e produzir diversos tipos de registro, podemos observar que alguns aspectos do passado continuam iguais e outros mudaram muito.

O modo como contamos as histórias hoje é igual a como elas eram contadas no passado? E as cantigas e as canções, são as mesmas ou mudaram? Elas são cantadas da mesma maneira?

Os registros de memória e as perguntas que fazemos sobre eles são fundamentais para a elaboração da história.

Imagem: Fotografia. Crianças sentadas em frente a um palco. Sobre o palco há uma mulher de cabelo longo loiro e vestimenta vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: Contação de histórias em centro de educação infantil. Município de Macapá, estado do Amapá, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Em casa, faça as perguntas a seguir a um familiar e registre as respostas da entrevista.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde e calça azul. Está segurando um celular com folhas de papel ao redor, máquina fotográfica e caneta. Fim da imagem.

_____

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Depois de registrar as respostas da entrevista, escreva uma pequena história sobre as memórias da pessoa que você entrevistou e apresente-a aos colegas.

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Como as pessoas faziam para...

Produzir um livro

Nos livros, podem-se registrar fatos importantes e, assim, preservar a cultura e a história de diversos povos. Ao longo do tempo, as pessoas utilizaram diferentes maneiras de registrar por escrito suas memórias e histórias.

Imagem: Ilustração de um homem de cabelo médio castanho, segurando papiros com dizeres em tintas.  Fim da imagem.

Os povos antigos utilizavam o papiro para escrever textos importantes. O papiro era feito da junção de hastes de uma planta de mesmo nome e era muito frágil.

Imagem: Ilustração de cadernos e pergaminhos espalhados.  Fim da imagem.

O pergaminho também era utilizado para a escrita. Ele era feito da pele de animais e era mais durável. Os pergaminhos eram guardados na forma de rolo e, com o tempo, passaram a ser encadernados em uma espécie de livro chamado códice.

Imagem: Ilustração de um homem calvo com cabelo curto lateral castanho e barba longa, vestindo túnica cinza. Está apoiado a um suporte de madeira com folhas escritas sobre o móvel. Fim da imagem.

Há mais de mil anos, os livros eram copiados à mão por religiosos. A produção de um livro levava meses ou até anos.

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Em 1450, foi inventada a prensa de tipos móveis: uma máquina que carimbava letras e símbolos (tipos móveis) em uma superfície, gravando nela um texto. A reprodução de livros tornou-se mais rápida, colaborando para que o conhecimento se espalhasse pelo mundo.

Imagem: Ilustração de uma prensa de madeira com parafuso que une folha entre letras. Fim da imagem.

Mas as pessoas continuavam a escrever à mão e, só depois, os textos eram convertidos em tipos móveis e impressos. Isso mudou quando as pessoas passaram a utilizar a máquina de escrever e, mais recentemente, o computador para produzir os livros.

Imagem: Ilustração de homem de cabelo curto preto e bigode, vestindo camisa branca, gravata azul e calça marrom. Está escrevendo em uma máquina de escrever. Ao lado, mulher de cabelo longo cacheado ruivo, vestindo vestido azul, usando um computador.  Fim da imagem.

Atualmente, os livros impressos convivem com novas tecnologias, como os livros digitais.

Imagem: Ilustração de livro aberto e aparelho com livro digital. Fim da imagem.
  1. Qual foi o invento que mudou a forma de produzir um livro?

    _____

  1. Qual é a importância dela para os dias atuais?

    _____

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Capítulo 4. Memória escolar

Muita coisa mudou no jeito de ensinar e de aprender nas escolas nos últimos cem anos. Ao analisar fotografias antigas ou ler histórias de autores do passado, podemos conhecer essas mudanças.

Observe as fotografias a seguir. Elas registram salas de aula de cerca de cem anos atrás.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Quais as diferenças e as semelhanças entre as duas fotografias?
Imagem: Fotografia em preto e branco. Meninos sentados em carteiras duplas com livros abertos. Há três fileiras de carteiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Aula de leitura para meninos. Município de Campinas, estado de São Paulo, 1939. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Meninas em carteiras individuais com material sobre a mesa. Há seis fileiras de carteiras. Fim da imagem.

LEGENDA: Aula de trabalhos manuais para meninas. Município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 1922. FIM DA LEGENDA.

Na escola, meninos e meninas estudavam separadamente. Os meninos praticavam exercícios militares e atividades como marcenaria. As meninas aprendiam trabalhos manuais, como costura e bordado, porque eram preparadas para se casar, cuidar da casa e dos filhos.

Os estudantes eram tratados com rigorosa disciplina, e aqueles que não se comportavam bem ou que não faziam as lições eram punidos pelos professores. Havia muitos castigos: apanhar com palmatória e com vara de marmelo, ajoelhar-se no milho e escrever uma frase várias vezes na lousa.

Imagem: Fotografia. Palmatória de madeira com cabo longo e círculo com cinco furos no centro. Fim da imagem.

LEGENDA: Palmatória dos anos 1930. FIM DA LEGENDA.

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Hoje, as crianças têm mais oportunidades de frequentar a escola do que há cem anos. Meninos e meninas estudam juntos e aprendem as mesmas matérias e conteúdos. Além disso, os castigos físicos são proibidos.

  1. Leia o texto e responda às questões.

    O Birolho

    — O Birolho teve dez porque colou!

    Recebi a ordem de levantar-me. Minhas orelhas na certa estavam vermelhas, para combinar com a cor da cara. Meu coração disparava e em minha mente estava a carranca do professor Espinhel, estavam o castigo de ficar de pé de braços abertos e as reguadas a cada vez que o cansaço me obrigasse a abaixá-los. [...]

    Os olhos da dona Zulmira lentamente saíram da direção do Adílson e cravaram-se em mim.

    — Quero ver a cola. [...]

    Bom, na hora eu decidi que tinha de falar a verdade e pronto:

    — Eu fiz essa cola sim, dona Zulmira. Levei a semana inteira fazendo. Mas juro que fiz toda a prova sem tocar nela... [...]

    — Muito bem. Então vamos ver: quais são os principais afluentes da margem direita do rio Amazonas?

    — Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu — respondi na hora.[...]

    Com mais duas perguntas, dona Zulmira pareceu satisfeita e decidiu:

    — Muito bem. Você não fez uma cola. Estudou fazendo resumo. Sua nota continua valendo. [...]

    Pedro Bandeira. O Birolho. In : Ruth Rocha (org.). Contos de escola . Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 22-23.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo médio castanho, vestindo jaleco branco. Está conversando com um menino sentado em uma carteira de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca, que a observa. Atrás dele, uma menina de cabelo castanho médio, observa. Ao lado da mulher, há um menino de cabelo cacheado preto, vestindo camiseta branca.  Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

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Objetos de memória

Todo objeto conta uma história. Nos materiais escolares, nas cadernetas e nos boletins antigos, podemos encontrar informações sobre como era a educação das crianças no passado.

Materiais escolares

Há mais de cem anos, os estudantes usavam uma pequena lousa feita de ardósia e um lápis do mesmo material para fazer as tarefas em sala de aula. Somente depois de treinar bastante eles podiam usar os cadernos, uma caneta com ponta de metal e tinta.

Imagem: Fotografia. Lousa preta pequena com moldura de madeira. Fim da imagem.

LEGENDA: Material escolar antigo: lousa individual de ardósia da década de 1910. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pote de tinta. Ao lado, uma caneta tinteiro de madeira com ponta de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: Material escolar antigo: caneta com ponta de metal e pote de vidro para tinta dos anos 1920. FIM DA LEGENDA.

Boletim e caderneta

Os boletins e as cadernetas escolares são os registros das atividades dos estudantes na escola. Antigamente, eles eram preenchidos à mão com caneta-tinteiro e apresentavam o histórico escolar de cada estudante, os componentes curriculares que estudavam e as observações feitas pelo professor.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Uso de tecnologias. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Pergunte a um adulto de sua família se há algum objeto guardado como lembrança dos tempos da escola.

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A tecnologia na escola

Atualmente, muitas escolas já usam material moderno, como a lousa digital e o tablet . A lousa digital é uma espécie de tela de computador gigante interativa. Ao tocá-la, professores e estudantes podem escrever e apagar textos, ampliar uma imagem, fazer atividades digitais, utilizar animações e consultar sites. O tablet é um aparelho portátil com uma tela sensível ao toque. Ao usá-lo, os estudantes podem ler um texto, acessar jogos, assistir a vídeos, além de outras atividades, e, em alguns casos, acessar o boletim escolar.

  1. Circule de amarelo os objetos que faziam parte da escola de antigamente e de azul os que são usados hoje em dia em algumas escolas.
Imagem: Ilustração. Lousa preta pequena com moldura marrom. Fim da imagem.

LEGENDA: Lousa individual de ardósia. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Apontador grande com buraco lateral e manivela giratória. Fim da imagem.

LEGENDA: Apontador antigo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Apontador pequeno azul de plástico com uma lamina pequena de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: Apontador novo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pote de tinta preto com uma caneta tinteiro de madeira com ponta de ferro. Fim da imagem.

LEGENDA: Caneta-tinteiro. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Tablet retangular com ícones coloridos. Fim da imagem.

LEGENDA: Tablet FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Livro de capa amarela com ilustração de flores e árvores, acima, o título “cartilha”. Fim da imagem.

LEGENDA: Cartilha. FIM DA LEGENDA.

CRÉDITOS: ILUSTRAÇÕES: ADILSON FARIAS

Boxe complementar:

Hora da leitura

Escolas como a sua: um passeio pelas escolas ao redor do mundo, de Penny Smith e Zahavit Shalev. São Paulo: Ática, 2020. O livro mostra o cotidiano de escolas e de estudantes em diferentes países.

Fim do complemento.

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Atividade divertida

Vamos pensar um pouco mais sobre objetos e documentos pessoais que podem contar nossa história? Maria, Roberto, Renato e Laura guardaram no baú vários objetos de recordação e precisam da sua ajuda para encontrar um deles. Leia os balões e circule o objeto que cada um escolheu.

Imagem: Ilustração 1. Mulher de cabelo longo loiro, vestindo vestido rosa florido. Está em frente a um baú indicando “Maria” com brinquedos, um livro aberto, um palhaço, par de sapatos roxo e uma bolsa. Ela diz: "Minha mãe me contou que eu ficava linda com eles!". Ilustração 2. Menino de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta rosa e calça cinza. Está em frente a um baú indicando “Roberto” com brinquedos, uma pipa, uma bola, um livro, um álbum de fotos e um urso de pelúcia. Ele diz: "Quero guardar para sempre as imagens do meu melhor amigo!".  Fim da imagem.

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Imagem: Ilustração 3. Menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta marrom e calça azul. Está em frente a um baú indicando “Renato” com brinquedos, roupa de bebê, livros, desenhos, pião, canetas coloridas e bola colorida. Ele diz: Nossa! Como eu cresci! Ilustração 4. Menina de cabelo médio ruivo, vestindo vestido verde com flores brancas e calça azul. Está em frente a um baú indicando “Laura” com brinquedos, livro aberto com história e ilustrações, boneca, roupas, e álbum de fotos. Ela fala: Meu avô gostava de contar histórias para eu dormir.  Fim da imagem.

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O que você aprendeu

  1. Marque com um X os itens que descrevem fontes de natureza imaterial.

( ) Festas tradicionais.

( ) Histórias contadas pelos griôs.

( ) Fotografias.

( ) Objetos de museu.

( ) Memória pessoal.

( ) Cantigas.

( ) Caderno de caligrafia

  1. Leia atentamente as informações dos registros de memória nesta página e na seguinte: duas certidões de nascimento. Depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Reprodução de uma certidão de nascimento “Paulo da Silva”. Destacam as informações. Data de nascimento por extenso: 10 de outubro de 2010. Dia: 10. Mês: 10. Ano: 2010. Hora: 09:30. Município de nascimento e unidade da federação: São Paulo – SP. Filiação. Pai: José Antonio da Silva. Mãe: Maria Aparecida da Silva. Fim da imagem.

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Avaliação processual

Imagem: Fotografia. Reprodução de uma certidão de nascimento “Paulo da Silva”. Destacam as informações. Data de nascimento por extenso: 10 de outubro de 2010. Dia: 10. Mês: 10. Ano: 2010. Hora: 09:40. Município de nascimento e unidade da federação: São Paulo – SP. Filiação. Pai: Mauro Monteiro da Silva. Mãe: Laura Helena da Silva. Fim da imagem.
  1. Qual é o nome das pessoas registradas nas duas certidões?

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  1. O que foi registrado nesses dois documentos?

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  1. Quais são as semelhanças e as diferenças entre as duas certidões?

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  1. Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
Imagem: Ilustração de um quadrado azul. Fim da imagem.

Atualmente.

Imagem: Ilustração de um quadrado amarelo. Fim da imagem.

Há cem anos.

( ) Meninos e meninas frequentam a escola juntos.

( ) Há atividades só para meninos e outras só para meninas.

( ) Os estudantes sofrem castigos físicos.

( ) Os estudantes podem ser punidos com a palmatória.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo médio cacheado castanho, vestindo camisa branca, casaco azul e saia longa azul. Está segurando uma maleta marrom de alça. Ao lado, menina de cabelo longo preso loiro, vestindo camiseta branca, casaco e calça verde. Está com uma mochila rosa nas costas. Fim da imagem.
  1. Leia o texto e, depois, responda às questões.

    Escolas reunidas do Bom Retiro

    As nossas aulas iniciavam-se e terminavam, sempre, com uma canção patriótica, cantada em coro, numa tremenda e proposital desafinação. Depois, leitura, ditado, exercícios de Linguagem, Aritmética, Geografia e História. Nos desenhos à mão livre, a figura da professora era o tema principal. [...]

    Jacob Penteado. Belènzinho, 1910 : retrato de uma época. São Paulo: Carrenho Editorial, 2003. p. 42.

    1. Que atividades o autor do relato fazia na escola?
  1. Essas atividades são parecidas com as atividades que você faz em sua escola? Por quê?
Imagem: Ilustração. Quatro crianças com camisa branca e casaco preto. Estão em pé, atrás de carteiras individuais antigas com suporte de madeira para guardar objetos embaixo, com a mão no peito e acima da cabeça há notas musicais. Fim da imagem.

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  1. Faça um desenho de algum objeto que você gostaria de guardar como lembrança.

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  1. Procure recordar de algum objeto que represente algo importante para a história de sua família. Você pode escolher, por exemplo, um utensílio doméstico, um instrumento musical ou de trabalho, uma fotografia, uma carta, um documento ou um livro. Depois, responda às questões a seguir.
    1. Qual foi o objeto que veio à sua memória? Escreva o nome dele aqui.

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  1. Por que esse objeto é importante para sua família? Ele representa algum momento importante? Se sim, qual?

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