74
Unidade 3. Marcas da História
Observe os registros e os objetos importantes que marcaram a vida de Eloá desde o nascimento dela.
Nessas lembranças, encontramos os primeiros registros da história de vida de Eloá: a pulseirinha do hospital, o convite do primeiro aniversário, suas primeiras fotografias e, claro, o brinquedo preferido.
75
À medida que crescia, Eloá foi aprendendo a fazer seus próprios registros. Com base neles, ela pode contar sua história.
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Você reconhece alguns dos objetos e registros das lembranças de Eloá? Se sim, quais?
- Você tem alguma lembrança parecida com as dela?
3. Quais são as lembranças e os objetos que fazem parte da sua história?
Fim do complemento.
76
Capítulo 1. Memória e história
Todos somos parte da história e a construímos com ações e atividades. Quando escrevemos um texto, tiramos uma fotografia ou gravamos um vídeo, por exemplo, estamos produzindo registros e deixando nossa marca no mundo.
Mas não é só isso; muitas vezes, sabemos o que ocorreu no passado por meio de documentos e de objetos antigos. Eles guardam a memória de fatos que são transmitidos pela família, pela escola ou pela comunidade.
- Com a ajuda de um adulto de sua família, pesquise um objeto que conte um fato de sua vida do qual você goste de se lembrar. Traga-o para a escola, mostre aos colegas e explique a importância desse objeto para você.
CRÉDITOS: SORA
Alguns objetos são importantes apenas em alguma fase da vida.
Eles nos fazem lembrar de fatos ou de pessoas e podem contar a história da família ou do grupo ao qual pertencemos. Esses objetos ajudam a construir a história da pessoa, do grupo e da sociedade.
O historiador é o pesquisador que estuda os registros deixados pelas pessoas ao longo do tempo para compreender como elas viviam no passado. Esses registros são chamados de fontes históricas.
77
Tipos de fontes
As fontes históricas podem ser classificadas em:
- Fontes visuais: registros como pinturas, fotografias, desenhos, mapas e filmes.
- Fontes escritas: cartas, bilhetes, diários, agendas, cadernos, livros, jornais, revistas, documentos oficiais e qualquer outro tipo de texto.
- Fontes orais: as memórias contadas pelas pessoas que não têm registros escritos, como lendas, cantigas, depoimentos e entrevistas.
- Pinte os itens de acordo com o tipo de fonte que representam.
Azul: Visual
Verde: Escrita
Laranja: Oral
Cartas antigas
Fotografias de família
Histórias de família contadas por seus integrantes
Cantigas de brincadeira
- Que tipo de fonte você produz quando:
- escreve um texto?
_____
- escreve um texto?
- faz um vídeo?
_____
- conta a história da sua vida?
_____
- escreve em seu caderno?
_____
78
Fontes materiais e imateriais
As fontes históricas materiais podem estar registradas em uma base física, como papel, madeira, pedra e argila, ou em um meio digital. São objetos como pinturas, esculturas, filmes, fotografias, ferramentas, roupas, máquinas, móveis, livros e construções, que guardam informações sobre o passado.
LEGENDA: Carteira e cadeira escolar dos anos 1930. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Livros antigos da década de 1940. FIM DA LEGENDA.
As fontes imateriais estão na memória das pessoas. São as tradições das comunidades, como as festas, os rituais, os cultos religiosos, as cantigas, as lendas, os mitos, as danças, os ofícios e os costumes. Esses saberes são transmitidos oralmente de geração em geração e são aprendidos no dia a dia das comunidades.
Boxe complementar:
Você sabia?
A técnica de confecção das bonecas Ritxoko, do povo Karajá, é uma fonte histórica imaterial, porque o método é transmitido de geração em geração para as mulheres da comunidade. As bonecas são feitas em cinco etapas: extração do barro, preparação do barro, modelagem das figuras, queima e pintura.
LEGENDA: Cerâmica produzida pelo povo Karajá. Município de Santarém, estado do Pará, 2013. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
79
- Marque nas imagens o tipo de fonte de acordo com a legenda.
M: Fonte material
I: Fonte imaterial
LEGENDA: Apresentação de Samba de Roda. Município de Terra Nova, estado da Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Festa do Maracatu Rural. Município de Olinda, estado de Pernambuco, 2020. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Indígena do povo Karajá confeccionando uma boneca. Município de Xambioá, estado de Tocantins, 1948. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Detalhe de pintura rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara. Município de São Raimundo Nonato, estado do Piauí, 2019. FIM DA LEGENDA.
- Você conhece alguma tradição de sua comunidade que possa ser considerada uma fonte histórica imaterial? Se sim, qual?
_____
80
Para ler e escrever melhor
Observe como o texto a seguir descreve a importância da herança cultural dos griôs, contadores de histórias que ajudam a preservar a memória de seu povo.
A sabedoria dos griôs
Muitos povos da África transmitem os conhecimentos de geração em geração por meio da tradição oral. Em determinadas sociedades africanas, a palavra, nas histórias ou nos cantos, é essencial. É por meio da palavra que temos contato com diferentes saberes e criamos histórias.
Nessas culturas, as pessoas mais velhas eram, e ainda são, muito respeitadas. Afinal, elas têm experiência de vida e contribuem para preservar as tradições e as memórias de seu povo.
Em algumas sociedades africanas, a sabedoria antiga é transmitida às gerações mais novas por meio dos griôs. A palavra griô significa “contador de histórias”.
Os griôs ensinam os conhecimentos tradicionais de seu povo contando histórias e cantando. Fazendo isso, eles mantêm vivas as lendas e as histórias que explicam as origens familiares, os eventos do cotidiano e os fenômenos da natureza.
A atividade dos griôs foi recriada no Brasil com base nas tradições de origem africana. Nos dias atuais, os griôs representam a importância de preservar os saberes tradicionais e as heranças culturais africanas.
LEGENDA: Griôs em Burkina Faso, país do continente africano, 2010. FIM DA LEGENDA.
81
- De acordo com o texto, quem são os griôs?
_____
- Sobre o que tratam as histórias e as lendas contadas pelos griôs?
_____
- Qual é a importância dos griôs para as sociedades africanas?
_____
- Quando contamos histórias, elas podem ser recontadas por outras pessoas ao longo do tempo. Agora é a sua vez de contar uma história.
- Em casa, faça uma pesquisa sobre costumes e saberes de seu cotidiano que tenham origem africana. No caderno, descreva-os e registre a história que você descobriu.
- Na sala de aula, conte as suas descobertas da maneira como lembrar, sem consultar o caderno, do mesmo modo como os griôs fazem.
82
Capítulo 2. Documentos e registros pessoais
Quando você nasceu, foram registradas em sua certidão de nascimento informações como o dia, a hora e o local do seu nascimento, além do nome de seus pais e avós.
Logo depois, você recebeu outro documento: a carteira de vacinação, na qual estão registradas as vacinas que você já tomou e as que ainda precisa tomar.
Boxe complementar:
Você sabia?
Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade, ou seja, a ser cidadã de um país.
LEGENDA: Criança segurando sua certidão de nascimento, 2016. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cópia de carteira de vacinação de uma criança nascida em 2014. FIM DA LEGENDA.
Fim do complemento.
Documentos pessoais
Os documentos pessoais, como a carteira de identidade, a certidão de casamento ou a carteira de motorista, guardam informações sobre cada pessoa. Neles podem constar a data, a cidade, o estado e o país de nascimento, com quem e quando a pessoa se casou ou se ela pode dirigir veículos motorizados.
83
- Preencha a carteira de identidade a seguir com seu nome, sua filiação (o nome de seus pais), sua naturalidade (a cidade e o estado onde você nasceu) e a data de seu nascimento.
- Vamos conhecer as funções de alguns documentos? Preencha os quadrinhos com a letra correspondente de cada documento.
( ) Informa que tipo de veículo a pessoa pode dirigir.
( ) Registra o nascimento de uma criança.
( ) Identifica a pessoa pelo nome, assinatura e impressão digital.
( ) Informa quais vacinas uma pessoa tomou e quais ainda precisa tomar.
84
Registros pessoais e de família
As lembranças pessoais e os registros que produzimos e guardamos, como fotografias, bilhetes ou objetos, nos ajudam a recordar os momentos que vivemos e nos permitem compreender um pouco de nossa história.
A história pessoal ganha mais sentido quando incluímos as relações que temos uns com os outros. Nossas lembranças têm pontos de contato com as lembranças das pessoas com quem convivemos, como os membros de nossa família.
- Pinte os quadrinhos que correspondem a algum momento que você tenha vivido com sua família.
Passeio
_____
Refeição
_____
Conversa
_____
Brincadeira
_____
Viagem
_____
Estudo
_____
Fotografias de família
Uma das maneiras de conhecer a história da família é por meio das fotografias. Ao observar fotografias antigas, podemos recordar os eventos vividos no passado e nos conectar às memórias dos antepassados.
LEGENDA: O avô de Davi, Manuela e Antônio mostra as fotografias da família e conta histórias para seus netos. FIM DA LEGENDA.
85
Ouvir e contar histórias: tradições orais
Outra maneira de saber mais sobre lembranças e histórias é por meio da tradição oral. Contar e ouvir histórias permite conhecer o que é importante para cada um. Ao ouvir essas histórias, podemos conhecer costumes e práticas comuns em outros tempos e lugares.
LEGENDA: Mulheres Guarani Mbya contando histórias sobre o milho para as crianças, no bairro de Parelheiros, no município de São Paulo, estado de São Paulo, 2017. FIM DA LEGENDA.
- Faça um desenho ou cole uma fotografia que represente a lembrança de um momento vivido com a sua família.
_____
- Agora, conte aos colegas a história do momento representado na atividade anterior. Depois, registre essa história no caderno.
- Em casa, converse com um familiar e pergunte a ele de quais brincadeiras mais gostava quando era criança. Preencha o quadro a seguir com as brincadeiras citadas por ele e as suas brincadeiras preferidas. Elas são as mesmas ou são diferentes?
Quadro: equivalente textual a seguir
Brincadeiras antigas
Minhas brincadeiras
86
O mundo que queremos
O Museu da Pessoa
O Museu da Pessoa é um museu virtual que tem como objetivo registrar histórias de qualquer pessoa que queira relatar a sua trajetória de vida.
Essas histórias são fontes históricas porque contam as experiências vividas por pessoas em determinado tempo e espaço.
O Museu da Pessoa foi fundado em 1991 e, atualmente, contém mais de 15 mil depoimentos e mais de 70 mil fotografias e documentos digitalizados.
Leia a seguir um trecho do depoimento de Elisa Maria Loureiro da Silva Pereira, registrado em dezembro de 2020.
Eu morei até os cinco anos de idade numa casa ao lado da casa da minha avó paterna. Uma casa muito gostosa, que eu tenho lembrança de um quintal super gostoso, com mangueira, pitangueira. E uma garagem que ia até o fundo, onde a gente fazia casinha de boneca. Agora esse quintal é menor do que minha lembrança guarda. Depois eu voltei lá e ele não era tão grande como ele está no meu coração. Aos cinco para seis anos de idade, eu me mudei para uma casa perto da escola onde eu fui matriculada [...].
História de Elisa Maria Loureiro da Silva Pereira. Museu da Pessoa, dez. 2020. Disponível em: https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/historia/varios-pedacinhos-de-dentro-157805. Acesso em: 8 jan. 2020.
87
- O que é o Museu da Pessoa?
_____
- Por que é importante registrar e preservar as memórias das pessoas da comunidade?
_____
- Desenhe no espaço a seguir um lugar ou uma situação que conte um pouco da sua história.
_____
88
Capítulo 3. Memórias e tradições
Você conhece alguma cantiga? Tem alguma lembrança de cantigas que já cantaram para você? A maioria das cantigas que conhecemos vem da tradição oral, isto é, essas cantigas são transmitidas de geração em geração, cantadas por alguém da família ou próximo dela.
As cantigas de roda ou cirandas são brincadeiras de crianças que cantam músicas e seguem alguns passos e movimentos. É comum observar as brincadeiras de roda nos pátios das escolas e, muitas vezes, em parques e nas ruas. Entre as mais conhecidas estão Ciranda, cirandinha e Peixe vivo, podendo haver variações, dependendo da região.
As cantigas de ninar são músicas calmas, com repetições e de ritmo contínuo, que têm o objetivo de acalmar a criança e fazê-la dormir. Quase todos os povos têm algum tipo de canção de ninar.
- Escreva o nome de uma cantiga da qual você se lembre.
- _____
- Como você aprendeu essa cantiga?
_____
89
As cantigas fazem parte das lembranças individuais, mas, também, das lembranças de todas as pessoas que as cantam e as conhecem. Mesmo sem saber ao certo quando ou por quem uma cantiga foi criada, ela pode fazer parte das recordações de muitas pessoas.
Assim como outras tradições, as cantigas se transformam ao longo do tempo e são recriadas de acordo com os costumes de uma região ou de uma época. A cantiga Ciranda, cirandinha, por exemplo, é cantada de várias maneiras nos mais diversos lugares do Brasil.
Boxe complementar:
Hora da leitura
• De roda em roda: brincando e cantando o Brasil, de Teca Alencar de Brito. São Paulo: Peirópolis, 2013.
Livro sobre as brincadeiras do Brasil.
Fim do complemento.
- Leia a cantiga a seguir e, depois, responda às perguntas.
Ciranda, cirandinha
Ciranda, cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia-volta
Volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Por isso, dona Rosa,
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e vá-se embora.
- Você conhece essa cantiga? Se sim, conte aos colegas como a aprendeu. Você e seus colegas aprenderam a cantiga da mesma maneira ou de um jeito diferente? Quais outras cantigas vocês gostam de cantar?
90
Preservação da memória
Quando cantamos uma cantiga transmitida de geração em geração, entramos em contato com as memórias e as tradições compartilhadas pelas pessoas que as cantaram no passado.
As músicas, as histórias e as cantigas são importantes. Elas podem revelar informações sobre o modo de vida das pessoas que as criaram. Por meio dessas memórias, podemos descobrir o que era importante para as pessoas que viveram no passado. Os registros dessas memórias devem ser preservados com muito cuidado.
- Escolha uma cantiga e cante-a para a turma.
- Por que você escolheu essa cantiga?
_____
- Por que você escolheu essa cantiga?
- Quantos colegas conhecem essa cantiga?
_____
Produzir e reunir memória: os museus
Os museus abrigam registros e lembranças dessa memória que é compartilhada por muitas pessoas, ou seja, da memória coletiva. Eles também permitem a produção de novos registros e memórias.
Nesses locais, os registros são selecionados, preservados e estudados. Os objetos, os documentos e os relatos que eles guardam nos ajudam a descobrir as relações entre a memória que pertence a todos e a história de cada um.
91
Os registros e a história
Ao estudar e produzir diversos tipos de registro, podemos observar que alguns aspectos do passado continuam iguais e outros mudaram muito.
O modo como contamos as histórias hoje é igual a como elas eram contadas no passado? E as cantigas e as canções, são as mesmas ou mudaram? Elas são cantadas da mesma maneira?
Os registros de memória e as perguntas que fazemos sobre eles são fundamentais para a elaboração da história.
LEGENDA: Contação de histórias em centro de educação infantil. Município de Macapá, estado do Amapá, 2019. FIM DA LEGENDA.
- Em casa, faça as perguntas a seguir a um familiar e registre as respostas da entrevista.
- Qual é o seu nome?
_____
- Qual é a sua cantiga ou canção preferida?
_____
- Como você conheceu essa cantiga ou canção?
_____
- Ela traz alguma recordação? Se sim, qual?
_____
- Depois de registrar as respostas da entrevista, escreva uma pequena história sobre as memórias da pessoa que você entrevistou e apresente-a aos colegas.
92
Como as pessoas faziam para...
Produzir um livro
Nos livros, podem-se registrar fatos importantes e, assim, preservar a cultura e a história de diversos povos. Ao longo do tempo, as pessoas utilizaram diferentes maneiras de registrar por escrito suas memórias e histórias.
Os povos antigos utilizavam o papiro para escrever textos importantes. O papiro era feito da junção de hastes de uma planta de mesmo nome e era muito frágil.
O pergaminho também era utilizado para a escrita. Ele era feito da pele de animais e era mais durável. Os pergaminhos eram guardados na forma de rolo e, com o tempo, passaram a ser encadernados em uma espécie de livro chamado códice.
Há mais de mil anos, os livros eram copiados à mão por religiosos. A produção de um livro levava meses ou até anos.
93
Em 1450, foi inventada a prensa de tipos móveis: uma máquina que carimbava letras e símbolos (tipos móveis) em uma superfície, gravando nela um texto. A reprodução de livros tornou-se mais rápida, colaborando para que o conhecimento se espalhasse pelo mundo.
Mas as pessoas continuavam a escrever à mão e, só depois, os textos eram convertidos em tipos móveis e impressos. Isso mudou quando as pessoas passaram a utilizar a máquina de escrever e, mais recentemente, o computador para produzir os livros.
Atualmente, os livros impressos convivem com novas tecnologias, como os livros digitais.
- Qual foi o invento que mudou a forma de produzir um livro?
_____
- Qual é a importância
dela
para os dias atuais?
_____
94
Capítulo 4. Memória escolar
Muita coisa mudou no jeito de ensinar e de aprender nas escolas nos últimos cem anos. Ao analisar fotografias antigas ou ler histórias de autores do passado, podemos conhecer essas mudanças.
Observe as fotografias a seguir. Elas registram salas de aula de cerca de cem anos atrás.
- Quais as diferenças e as semelhanças entre as duas fotografias?
LEGENDA: Aula de leitura para meninos. Município de Campinas, estado de São Paulo, 1939. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Aula de trabalhos manuais para meninas. Município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 1922. FIM DA LEGENDA.
Na escola, meninos e meninas estudavam separadamente. Os meninos praticavam exercícios militares e atividades como marcenaria. As meninas aprendiam trabalhos manuais, como costura e bordado, porque eram preparadas para se casar, cuidar da casa e dos filhos.
Os estudantes eram tratados com rigorosa disciplina, e aqueles que não se comportavam bem ou que não faziam as lições eram punidos pelos professores. Havia muitos castigos: apanhar com palmatória e com vara de marmelo, ajoelhar-se no milho e escrever uma frase várias vezes na lousa.
LEGENDA: Palmatória dos anos 1930. FIM DA LEGENDA.
95
Hoje, as crianças têm mais oportunidades de frequentar a escola do que há cem anos. Meninos e meninas estudam juntos e aprendem as mesmas matérias e conteúdos. Além disso, os castigos físicos são proibidos.
- Leia o texto e responda às questões.
O Birolho
— O Birolho teve dez porque colou!
Recebi a ordem de levantar-me. Minhas orelhas na certa estavam vermelhas, para combinar com a cor da cara. Meu coração disparava e em minha mente estava a carranca do professor Espinhel, estavam o castigo de ficar de pé de braços abertos e as reguadas a cada vez que o cansaço me obrigasse a abaixá-los. [...]
Os olhos da dona Zulmira lentamente saíram da direção do Adílson e cravaram-se em mim.
— Quero ver a cola. [...]
Bom, na hora eu decidi que tinha de falar a verdade e pronto:
— Eu fiz essa cola sim, dona Zulmira. Levei a semana inteira fazendo. Mas juro que fiz toda a prova sem tocar nela... [...]
— Muito bem. Então vamos ver: quais são os principais afluentes da margem direita do rio Amazonas?
— Javari, Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu — respondi na hora.[...]
Com mais duas perguntas, dona Zulmira pareceu satisfeita e decidiu:
— Muito bem. Você não fez uma cola. Estudou fazendo resumo. Sua nota continua valendo. [...]
Pedro Bandeira. O Birolho. In : Ruth Rocha (org.). Contos de escola . Rio de Janeiro: Objetiva, 2003. p. 22-23.
- De acordo com o texto, quais seriam as consequências caso o estudante Birolho fosse pego colando na prova?
96
Objetos de memória
Todo objeto conta uma história. Nos materiais escolares, nas cadernetas e nos boletins antigos, podemos encontrar informações sobre como era a educação das crianças no passado.
Materiais escolares
Há mais de cem anos, os estudantes usavam uma pequena lousa feita de ardósia e um lápis do mesmo material para fazer as tarefas em sala de aula. Somente depois de treinar bastante eles podiam usar os cadernos, uma caneta com ponta de metal e tinta.
LEGENDA: Material escolar antigo: lousa individual de ardósia da década de 1910. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Material escolar antigo: caneta com ponta de metal e pote de vidro para tinta dos anos 1920. FIM DA LEGENDA.
Boletim e caderneta
Os boletins e as cadernetas escolares são os registros das atividades dos estudantes na escola. Antigamente, eles eram preenchidos à mão com caneta-tinteiro e apresentavam o histórico escolar de cada estudante, os componentes curriculares que estudavam e as observações feitas pelo professor.
- Pergunte a um adulto de sua família se há algum objeto guardado como lembrança dos tempos da escola.
- Em casa, peça a ele que conte por que esse objeto é especial. Se possível, grave a entrevista e traga esse objeto para a sala de aula. Mostre aos colegas e conte a eles a sua história. Por fim, escreva um pequeno texto no caderno sobre esse objeto.
97
A tecnologia na escola
Atualmente, muitas escolas já usam material moderno, como a lousa digital e o tablet . A lousa digital é uma espécie de tela de computador gigante interativa. Ao tocá-la, professores e estudantes podem escrever e apagar textos, ampliar uma imagem, fazer atividades digitais, utilizar animações e consultar sites. O tablet é um aparelho portátil com uma tela sensível ao toque. Ao usá-lo, os estudantes podem ler um texto, acessar jogos, assistir a vídeos, além de outras atividades, e, em alguns casos, acessar o boletim escolar.
- Circule de amarelo os objetos que faziam parte da escola de antigamente e de azul os que são usados hoje em dia em algumas escolas.
LEGENDA: Lousa individual de ardósia. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apontador antigo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Apontador novo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Caneta-tinteiro. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Tablet FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cartilha. FIM DA LEGENDA.
CRÉDITOS: ILUSTRAÇÕES: ADILSON FARIAS
Boxe complementar:
Hora da leitura
• Escolas como a sua: um passeio pelas escolas ao redor do mundo, de Penny Smith e Zahavit Shalev. São Paulo: Ática, 2020. O livro mostra o cotidiano de escolas e de estudantes em diferentes países.
Fim do complemento.
98
Atividade divertida
Vamos pensar um pouco mais sobre objetos e documentos pessoais que podem contar nossa história? Maria, Roberto, Renato e Laura guardaram no baú vários objetos de recordação e precisam da sua ajuda para encontrar um deles. Leia os balões e circule o objeto que cada um escolheu.
99
100
O que você aprendeu
- Marque com um X os itens que descrevem fontes de natureza imaterial.
( ) Festas tradicionais.
( ) Histórias contadas pelos griôs.
( ) Fotografias.
( ) Objetos de museu.
( ) Memória pessoal.
( ) Cantigas.
( ) Caderno de caligrafia
- Leia atentamente as informações dos registros de memória nesta página e na seguinte: duas certidões de nascimento. Depois, responda às questões.
101
Avaliação processual
- Qual é o nome das pessoas registradas nas duas certidões?
_____
- O que foi registrado nesses dois documentos?
_____
- Quais são as semelhanças e as diferenças entre as duas certidões?
_____
102
- Pinte os quadrinhos de acordo com a legenda.
Atualmente.
Há cem anos.
( ) Meninos e meninas frequentam a escola juntos.
( ) Há atividades só para meninos e outras só para meninas.
( ) Os estudantes sofrem castigos físicos.
( ) Os estudantes podem ser punidos com a palmatória.
- Leia o texto e, depois, responda às questões.
Escolas reunidas do Bom Retiro
As nossas aulas iniciavam-se e terminavam, sempre, com uma canção patriótica, cantada em coro, numa tremenda e proposital desafinação. Depois, leitura, ditado, exercícios de Linguagem, Aritmética, Geografia e História. Nos desenhos à mão livre, a figura da professora era o tema principal. [...]
Jacob Penteado. Belènzinho, 1910 : retrato de uma época. São Paulo: Carrenho Editorial, 2003. p. 42.
- Que atividades o autor do relato fazia na escola?
- Essas atividades são parecidas com as atividades que você faz em sua escola? Por quê?
103
- Faça um desenho de algum objeto que você gostaria de guardar como lembrança.
_____
- Procure recordar de algum objeto que represente algo importante para a história de sua família. Você pode escolher, por exemplo, um utensílio doméstico, um instrumento musical ou de trabalho, uma fotografia, uma carta, um documento ou um livro. Depois, responda às questões a seguir.
- Qual foi o objeto que veio à sua memória? Escreva o nome
dele
aqui.
_____
- Qual foi o objeto que veio à sua memória? Escreva o nome
dele
aqui.
- Por que esse objeto é importante para sua família? Ele representa algum momento importante? Se sim, qual?
_____