106
Unidade 4. Trabalho
107
Boxe complementar:
Vamos conversar
- Você conhece as profissões representadas nessa imagem?
- Qual é o nome de cada profissão representada?
Fim do complemento.
108
Capítulo 1. O que é trabalho
O trabalho é uma atividade feita pelas pessoas para produzir ou realizar algo, sejam bens ou serviços. Por meio dele, o trabalhador pode garantir seu sustento.
Quando vamos a uma loja comprar roupas ou a um supermercado comprar alimentos, adquirimos bens, ou seja, materiais que são colhidos na natureza ou produzidos para satisfazer as necessidades do ser humano.
Quando vamos ao cabeleireiro cortar o cabelo ou quando pagamos a passagem do ônibus, compramos serviços.
Os bens e os serviços estão interligados: quando pagamos a conta no restaurante, pagamos tanto pela comida que foi consumida como pelo serviço do garçom que nos atendeu.
LEGENDA: Mulher trabalhando na linha de produção de fábrica de vacinas. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2021. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Transporte coletivo. Município de Salvador, estado da Bahia, 2020. FIM DA LEGENDA.
- O que é trabalho e qual é o seu principal objetivo?
_____
109
A agricultura é a atividade de cultivar a terra. Muitas famílias se sustentam consumindo e vendendo o que cultivam. Há também agricultores que recebem um pagamento fixo para trabalhar como funcionários em grandes propriedades rurais.
A pecuária é a atividade de criação de animais, como bois, vacas e porcos.
O extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais, por exemplo, a pesca e a coleta de frutos silvestres, como as castanhas-do-pará e os frutos do dendezeiro.
Muitas atividades industriais, comerciais e de serviços ocorrem nas cidades.
A indústria transforma a matéria-prima produzida no campo em outro produto, como o trigo em farinha de trigo.
O comércio é a atividade de compra e venda de produtos, e os serviços são atividades prestadas para uma pessoa ou para uma empresa.
- Cite uma atividade profissional que produz bens e outra que oferece serviços.
110
As condições de trabalho
Para muitos, o trabalho é o principal meio de obter alimento, moradia e tudo o que é necessário para viver. Na sociedade atual, as pessoas geralmente trabalham para receber dinheiro, que será investido em mercadorias e serviços voltados ao sustento e à sobrevivência.
Há cerca de 200 anos, os trabalhadores eram pouco valorizados e não havia leis adequadas para estabelecer o limite de horas de trabalho sem colocar em risco a vida deles.
Nas fábricas trabalhavam homens, mulheres e crianças, mas os salários pagos às mulheres e às crianças eram muito mais baixos do que os pagos aos homens.
Atualmente, no Brasil, o trabalho é proibido para crianças menores de 14 anos em qualquer situação, e dos 14 aos 16 anos é permitido o trabalho apenas como aprendiz, em horário reduzido.
Infelizmente, ainda há lugares no mundo onde se encontram crianças trabalhando, sem leis que as protejam da exploração.
LEGENDA: Crianças e adultos trabalhando em uma fábrica, há cerca de 100 anos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Jovem aprendiz trabalhando em biblioteca. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2014. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Menino vendendo produtos em ônibus de viagem no estado do Pará, 2019. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Hora da leitura
• Da minha janela, de Otávio Júnior. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.
Da janela de sua casa, um menino observa o cotidiano da comunidade onde mora: as pessoas, seus trabalhos e suas atividades diárias. Um livro repleto de belas ilustrações, que nos ajudam a refletir sobre a importância do trabalho de todos no cotidiano.
Fim do complemento.
111
- Preencha os quadrinhos das imagens de acordo com a legenda.
P: Condições de trabalho comuns no passado.
A: Condições de trabalho comuns na atualidade.
- Observe as duas imagens e responda às questões.
LEGENDA: Menina de 11 anos trabalhando em fábrica de meias. Estados Unidos, 1906. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Menina trabalhando em uma fábrica de tijolos. Bangladesh, 2019. FIM DA LEGENDA.
- O que há em comum entre as situações representadas nas imagens 1 e 2?
_____
- O que há de diferente entre as situações representadas nessas imagens?
_____
112
Para ler e escrever melhor
No texto a seguir, você vai acompanhar uma entrevista que fala sobre como o entrevistado escolheu a profissão.
Qual é o seu nome?
Arleth.
Qual é a sua idade?
Eu tenho 27 anos.
Quando você era criança, que profissão queria ter?
Eu queria ser designer gráfico desde os 8 anos de idade. Eu me imaginava criando diversos cartazes de propaganda.
Qual é a sua profissão atual?
Hoje eu sou ilustradora.
Por que você escolheu essa profissão?
Porque eu posso expressar e partilhar meus sentimentos, ideias e alegrias por meio dos desenhos e da minha arte.
O que você faz no dia a dia em seu trabalho?
Eu interpreto textos e os transformo em desenho. Primeiro, eu desenho à mão, fazendo apenas o contorno da ilustração. Depois, passo a imagem para o computador, aplico cor e dou os toques finais.
O que você mais gosta de fazer em seu trabalho?
Eu adoro ilustrar livros infantis.
Eu sinto que colaboro para a criança embarcar no mundo da imaginação da história.
Como você começou a ilustrar livros?
Eu comecei a desenhar situações que eu vivenciava no dia a dia e publicava em um blog . Resolvi então juntar esses desenhos e publiquei o meu próprio livro. Foi aí que começaram a surgir oportunidades para ilustrar livros infantis.
Se você mudasse de profissão, o que gostaria de fazer?
Não me imagino fazendo outra coisa. Ilustrar é o que faz o meu coração vibrar.
113
Para fazer uma entrevista, é necessário se preparar. Veja a seguir algumas dicas de como planejar uma boa entrevista.
- Primeiro, é preciso definir qual será o tema da entrevista e o que você quer saber sobre o entrevistado.
- Prepare um roteiro de perguntas. Evite perguntas cujas respostas possam ser apenas “sim” ou “não”. Prefira começar as perguntas com “Como”, “Por que”, “Quando”, “Qual”, “O que”. Assim, o entrevistado poderá dar a opinião dele sobre o assunto.
- Durante a entrevista, fique atento à fala do entrevistado e aproveite para fazer novas perguntas com base nas respostas dele.
- Lembre-se de anotar todas as respostas!
- Entreviste um adulto de seu convívio sobre a profissão que ele escolheu seguir e anote as respostas no caderno. Você pode seguir o roteiro e, se quiser, pode criar mais perguntas.
114
Capítulo 2. Profissionais da comunidade
Tudo o que fazemos em nosso dia a dia envolve o trabalho de muitos profissionais.
Na escola, há professores de diferentes disciplinas, faxineiros, cozinheiros e muitos outros trabalhadores.
O trabalho dos agricultores abastece de frutas, verduras e grãos as comunidades urbanas e rurais.
Os trabalhadores das indústrias fabricam roupas, calçados, eletrodomésticos e outros produtos.
Muitas comunidades contam com profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas e enfermeiros, para cuidar e manter o bem-estar físico da população.
Há pessoas que trabalham para nos divertir e nos trazer momentos de lazer: artistas, cantores e músicos.
Para manter as ruas e as praças limpas e seguras, profissionais como lixeiros, garis e policiais prestam serviços em lugares públicos.
- Reúna-se com dois colegas, façam uma lista dos profissionais que trabalham em sua escola e registrem-na no caderno.
115
Há vários tipos de trabalho, e pode-se dizer que não há trabalho que exija somente esforço físico ou unicamente esforço mental.
O pedreiro faz um grande esforço físico durante o seu horário de trabalho. Ao mesmo tempo, ele precisa conhecer os materiais que usa e dominar as técnicas de construção.
LEGENDA: Trabalhadores da construção civil em seu local de trabalho, 2020. FIM DA LEGENDA.
A analista de sistemas usa seus conhecimentos para desenvolver programas de computador ou fazer a manutenção da máquina. Ao mesmo tempo, ela precisa ter habilidade física para digitar.
LEGENDA: Analista de sistemas em seu local de trabalho, 2020. FIM DA LEGENDA.
- Converse com seus colegas sobre a profissão que você pretende seguir no futuro.
- Qual é o nome da profissão?
- O que você sabe sobre ela?
- Por que você pretende seguir essa profissão?
Depois da conversa, com a ajuda do professor, façam um quadro na lousa para verificar quais foram as profissões mais escolhidas pela turma.
116
Quem trabalha para produzir tudo o que você precisa?
O trabalho faz parte de nossa organização social, e as pessoas dependem umas das outras. O que alguém produz ou faz pode facilitar a vida de outras pessoas. É raro uma pessoa ou um grupo produzir todos os materiais e serviços de que necessita. Para isso, as pessoas trocam mercadorias e serviços e interagem socialmente.
Veja o exemplo de Paulo, que prepara o café da manhã da família todos os dias; na mesa há: café, pão, manteiga e suco de laranja.
Depois, ele vai para seu local de trabalho: uma indústria onde são fabricados tratores usados na agricultura.
117
Agora, acompanhe a descrição de uma parte da rotina de Carlos e de sua família.
Carlos acorda às quatro da manhã e vai tirar leite das vacas, que será vendido mais tarde, enquanto sua esposa prepara o café da manhã. Eles comem pão, queijo e frutas produzidos no sítio onde vivem. Depois, Carlos vai para o campo, onde planta e colhe trigo usando um pequeno trator. Paulo e Carlos não se conhecem, mas o que Paulo sabe fazer ajuda a família de Carlos, e o que Carlos produz ajuda a família de Paulo.
LEGENDA: O trator fabricado na indústria onde Paulo trabalha é utilizado por Carlos. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O trigo cultivado por Carlos é transformado na farinha que o padeiro usa para fazer o pão que será consumido por Paulo. FIM DA LEGENDA.
- Como o trigo cultivado por Carlos ajuda a família de Paulo?
- Como o trabalho de Paulo na fábrica ajuda a família de Carlos?
Atenção professor: Os estudantes podem responder que o trator fabricado por Paulo ajuda Carlos a cultivar trigo em seu sítio. Fim da observação.
118
O mundo que queremos
Trabalho voluntário
O Greenpeace é uma organização não governamental ambiental fundada na década de 1970. Hoje, conta com colaboradores e trabalhadores voluntários em diversos países. A organização realiza campanhas e trabalhos voluntários ligados à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
LEGENDA: Voluntários recolhem resíduos sólidos na praia Tamoios, no município de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, 2019. FIM DA LEGENDA.
Voluntário é o ator social agente da transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. [...]
Milhares de pessoas de 169 países juntaram-se, em 21 de setembro, ao maior mutirão de limpeza de ruas, rios, praças, praias e mangues do mundo. O Dia Mundial da Limpeza [...] é um movimento que acontece todos os anos e tem o objetivo de conscientizar a população do problema que é o descarte incorreto de lixo e as consequências para o meio ambiente.
No Brasil, nossos voluntários e voluntárias estiveram em São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Imbé (RS), São Paulo (SP), Bertioga (SP), São João da Boa Vista (SP), Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM), e recolheram toneladas de lixo durante a ação.
As ações de limpeza são iniciativas que apoiamos e nossos voluntários as realizam com frequência. Só este ano, mais de 9,7 toneladas de lixo foram recolhidas em 34 atividades em diversas cidades do Brasil.
Larissa Gambirazi. A força do trabalho voluntário em 2019. Greenpeace, 20 dez. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gtE. Acesso em: 8 jan. 2021.
119
- Em casa, pesquise em sites, jornais e revistas e responda às questões a seguir.
- O que é trabalho voluntário?
- Você conhece alguém que faz trabalho voluntário? Que tipo de trabalho?
- Agora,
recorte
matérias e fotografias de exemplos de trabalho voluntário e cole-as no espaço abaixo.
_____
120
Capítulo 3. Profissões do passado
Algumas profissões do passado deixaram de existir ou se transformaram porque as necessidades da população foram mudando ao longo do tempo. É possível conhecer essas profissões por meio de fontes históricas, como objetos, textos e imagens, que relatam as transformações no mundo do trabalho.
LEGENDA: Entregador de leite. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 1940. FIM DA LEGENDA.
O acendedor de lampiões, por exemplo, era o profissional responsável por acender e apagar os lampiões de iluminação pública da cidade; com a chegada da eletricidade e das lâmpadas elétricas, porém, ele deixou de ser necessário e perdeu sua função.
Há cerca de cem anos, o “limpa-trilhos” era um profissional importante em muitas cidades, porque limpava os trilhos por onde os bondes passavam e lubrificava-os com óleo. Com isso, evitavam-se acidentes e garantia-se o bom funcionamento dos bondes.
LEGENDA: Limpador de trilhos. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 1915. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Acendedor de lampiões. Município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 1900. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Você sabia?
Os lampiões usados para a iluminação pública das cidades utilizavam o azeite como combustível e, mais tarde, o gás. Por isso, precisavam ser, diariamente, acesos ao anoitecer e apagados ao amanhecer.
Fim do complemento.
121
No passado, em muitas cidades, as ruas eram calçadas ou cobertas por pedras. Por isso, a profissão de calceteiro, ou assentador de pedras, era importante, e esses profissionais eram muito solicitados. Atualmente, a maioria das ruas das cidades brasileiras é coberta por asfalto, técnica mais barata.
- Relacione o profissional antigo à sua função.
Coluna 1
1 Acendedor de lampiões
2 Limpa-trilhos
3 Calceteiro
Coluna 2
( ) Calçar ou assentar pedras nas ruas.
( ) Limpar e lubrificar com óleo os trilhos por onde os bondes passavam.
( ) Acender e apagar os lampiões que iluminavam as ruas à noite.
- Observe e compare as duas fontes históricas a seguir e responda às perguntas.
- Quais são as semelhanças entre os trabalhadores das duas imagens?
- É possível identificar qual fotografia é do passado e qual é atual? Como?
LEGENDA: Vendedor de vassouras. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 1910. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Vendedor de vassouras. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2015. FIM DA LEGENDA.
122
Antigamente, poucas pessoas tinham máquina fotográfica. Para tirar fotografias, era preciso ir ao estúdio de um fotógrafo profissional.
- Leia a seguir o relato de Leonice, nascida em 1963, sobre o dia em que tirou sua primeira fotografia. Depois, responda às questões no caderno. Peça a ajuda de seus familiares, se necessário.
Minha primeira fotografia
Certa vez, num dia muito especial, meu pai foi no pasto muito cedo, pegou o cavalo, arriou o bicho e colocou-lhe a carroça [...]. Era o dia de me levar para tirar a primeira fotografia [...]. Minha mãe levara dias costurando o tal vestido para a tal fotografia na sua máquina de costura à mão. Havia comprado um tecido fino vermelho de bolinhas brancas e rendas para enfeitá-lo. [...]
Fomos em direção ao centro da cidade: o estúdio era uma sala grande cheia de cortinas – um lugar diferente para mim, uma mistura de sagrado com estranho.
“Vira para cá... levante a cabeça... mais assim...” Fiquei dura como a minha boneca de plástico. Dias depois meu pai buscou as fotos, as quais eu não me cansava de olhar.
Depois de revelar várias cópias de uma única pose, minha mãe enviou pelo correio para várias pessoas da família.
Relato de Leonice Rodrigues Pereira. Museu da Pessoa, São Paulo, 2006. Disponível em: http://fdnc.io/gtF. Acesso em: 8 jan. 2021.
- Quem tirou a primeira fotografia de Leonice?
- Por que foi um dia especial para Leonice?
- Como as pessoas da família de Leonice puderam ver a fotografia?
- Você se lembra de quando tirou sua primeira fotografia?
- Qual é a diferença entre a fotografia tirada por Leonice e as fotografias tiradas por sua família atualmente?
123
Antigamente, o trabalho artesanal era a maneira mais comum de produzir utensílios usados no cotidiano, como móveis, ferramentas e roupas. Os produtos eram fabricados manualmente, com a utilização de instrumentos e máquinas muito simples. Fabricava-se pequena quantidade de cada produto, e um mesmo artesão dominava todas as etapas de produção de uma mercadoria, da confecção à venda.
Na atualidade, na produção industrial, há máquinas modernas e complexas. Cada trabalhador ou grupo de trabalhadores controla as máquinas em apenas uma das etapas de produção. Além disso, a utilização de máquinas complexas faz aumentar bastante a quantidade de produtos fabricados e diminui o preço da mercadoria.
LEGENDA: Sapateiros em oficina de conserto de calçados, 1916. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Operários trabalhando em fábrica de calçados. Município de Araguari, estado de Minas Gerais, 2019. FIM DA LEGENDA.
Boxe complementar:
Você sabia?
Ainda hoje, o trabalho artesanal existe. Essa atividade valoriza a cultura de diferentes comunidades e mantém antigas tradições.
Fim do complemento.
124
Como as pessoas faziam para...
Produzir uma peça de roupa
Você sabe como era feita uma peça de roupa no passado?
Há muito tempo o algodão é usado na fabricação de tecido, mas com o avanço da tecnologia a maneira de produzir vestimentas passou por grandes mudanças.
Antigamente, o modo de produção artesanal era o mais comum, e a fabricação de roupas era um processo demorado.
LEGENDA: O algodão era colhido pelos trabalhadores do campo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O artesão retirava as sementes do algodão com o auxílio do descaroçador, um aparelho movido por manivelas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Depois de limpo, o algodão era transformado em fio em uma roca de fiar. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os fios eram tingidos com cascas e raízes de plantas. Depois, com teares de madeira, o artesão trançava os fios, produzindo o tecido manualmente. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Finalmente, a roupa era costurada à mão com agulha e linha. FIM DA LEGENDA.
125
Atualmente, a produção de roupas é feita de modo industrial. Máquinas enormes fazem a colheita do algodão.
LEGENDA: O algodão colhido passa por uma série de rolos que removem todas as sementes, folhas e impurezas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: O processo de fiação e a tecelagem são feitos em grandes máquinas industriais, que produzem o fio e o tecido rapidamente. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Os tecidos são tingidos e enviados às fábricas de roupas, onde costureiros montam as peças que irão para as lojas. FIM DA LEGENDA.
- Em qual tipo de produção a roupa é fabricada de maneira mais rápida e em maior quantidade?
_____
- Em qual tipo de produção um mesmo trabalhador domina todas as etapas de fabricação do tecido?
_____
126
Capítulo 4. Trabalho e ambiente
Impactos ambientais no campo
Impactos ambientais são alterações no meio ambiente causadas por atividades humanas. A agricultura, a pecuária e o extrativismo causam vários problemas ambientais.
Grandes áreas de matas ou florestas são derrubadas ou queimadas para dar lugar a plantações, pastos e atividades extrativistas. O desmatamento pode levar à destruição do solo e à extinção de espécies vegetais e animais que vivem no local.
Muitos agricultores utilizam fertilizantes e agrotóxicos em excesso para aumentar a produtividade de suas lavouras. Além de serem prejudiciais à saúde, esses produtos contêm substâncias que, carregadas pela chuva até os rios, contaminam as águas, podendo matar animais e plantas que nelas vivem.
LEGENDA: Trecho da Floresta Amazônica desmatado para pastagem. Município de Porto Velho, estado de Rondônia, 2019. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: A preguiça-de-coleira está ameaçada de extinção devido à destruição de seu hábitat. Município de Itabuna, estado da Bahia, 2009. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Máquina agrícola aplicando agrotóxico em lavoura. Município de Londrina, estado do Paraná, 2019. FIM DA LEGENDA.
127
Outras substâncias nocivas utilizadas no extrativismo mineral, como o mercúrio, são jogadas nos rios e também poluem as águas e contaminam os animais.
Ao contrário do que ocorre na agricultura e na pecuária, no extrativismo, o ser humano não participa do processo de criação ou de reprodução dos recursos naturais extraídos, o que pode gerar o esgotamento deles.
Existem práticas que tentam reduzir os danos ao meio ambiente. Alguns agricultores cultivam produtos orgânicos sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos. Essa técnica pode ainda recuperar terras destruídas. Alguns pecuaristas praticam a recuperação da pastagem para diminuir o desmatamento, plantam árvores e criam reservas ambientais para preservar florestas nativas.
LEGENDA: Garimpo de ouro. Município de Poconé, estado de Mato Grosso, 2020. FIM DA LEGENDA.
- Escreva um problema ambiental provocado pelas atividades rurais a seguir.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Atividades rurais |
Problemas ambientais |
---|---|
Agricultura |
|
Pecuária |
|
Extrativismo |
128
Impactos ambientais na cidade
A grande concentração de pessoas, de automóveis, de atividades industriais, de comércio e de serviços nas cidades gera diversos problemas ambientais urbanos.
Substâncias poluentes são lançadas todos os dias pelas chaminés das indústrias e pelo escapamento de veículos motorizados, causando a poluição do ar.
LEGENDA: Lixo descartado em córrego. Município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 2017. FIM DA LEGENDA.
A água, além de ser bastante utilizada em casa, é empregada na indústria, em grandes quantidades, na produção de bens e alimentos. Entretanto, água é um recurso natural que pode se esgotar. Em épocas de poucas chuvas, algumas cidades acabam enfrentando crises de falta de água. Para dificultar a situação, esgotos sem tratamento e lixo são despejados nos rios urbanos, poluindo e contaminando a água.
Para contornar essa situação, muitas indústrias tratam e reutilizam a água durante o processo de produção, seja como matéria-prima, seja de maneira indireta, na lavagem de equipamentos.
129
Nas cidades, os ruídos de buzinas, motores e máquinas geram poluição sonora, e a grande quantidade de cartazes e anúncios expostos nas ruas provoca poluição visual.
Uma enorme quantidade de lixo é produzida pelas pessoas em suas residências, na indústria, no comércio e nas diversas atividades de prestação de serviços. Garrafas, sacos plásticos, embalagens, latas, papéis e restos de comida são descartados diariamente, acumulando muito lixo na natureza, poluindo a água e o solo.
LEGENDA: Homem operando uma britadeira em obra urbana. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2018. FIM DA LEGENDA.
Por isso, a reciclagem é muito importante para controlar o problema do excesso de lixo. Catadores de lixo recolhem o material e levam para cooperativas de reciclagem. Essa prática contribui para transformar os materiais descartados em novos produtos, reduzindo a necessidade de retirar mais recursos naturais do ambiente e diminuindo a quantidade de lixo.
- Observe as cenas e descreva os impactos ambientais representados em cada uma delas.
130
Atividade divertida
Nesta unidade, você aprendeu muito sobre trabalho e sobre as atividades que os trabalhadores exercem. Agora, preste atenção nas dicas e descubra quem são os profissionais retratados nas imagens destas páginas.
Meu trabalho é ensinar. Para aprender a ler e a escrever, comigo você pode contar. Eu sou o _____.
Novidades no ar. Na televisão, no rádio, na internet ou no jornal, as notícias vou te contar. Eu sou o _____.
De mala cheia, pelas ruas vou caminhar. As contas e as encomendas na sua casa vou entregar. Eu sou o _____.
Motor, peças e engrenagens, tudo bem lubrificado. Com o meu trabalho, seu carro sempre vai funcionar. Eu sou a _____.
131
Meu trabalho é proteger. Com coragem e honestidade, estou sempre atento a vigiar. Eu sou o _____.
Quarto, sala, banheiro e cozinha. Como o cliente preferir, a casa dele vou desenhar. Eu sou a _____.
Tecidos, linhas e botões. Sentado à máquina, a sua roupa vou costurar. Eu sou o _____.
Mexe e remexe os alimentos na panela. Em frente ao fogão, o seu prato vou preparar. Eu sou o _____.
Examino os dentes e verifico a saúde da sua boca. Comigo por perto, seu sorriso é sempre aberto. Eu sou a _____.
132
O que você aprendeu
- Escreva embaixo de cada imagem os profissionais que podem realizar cada uma das atividades.
LEGENDA: Produção e elaboração de alimentos. FIM DA LEGENDA.
_____
LEGENDA: Apresentação artística. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Construção de casas. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Cuidado com doentes e prevenção de doenças. FIM DA LEGENDA.
133
Avaliação processual
- Leia o poema e, em seguida, preencha o quadro e responda à questão.
O que é que eu vou ser?
Bete quer ser bailarina,
Zé quer ser aviador.
Carlos vai plantar batata,
Juca quer ser um ator.
Camila gosta de música.
Patrícia quer desenhar.
Uma vai pegando o lápis,
A outra põe-se a cantar.
Mas eu não sei o que vou ser
Poeta, doutora ou atriz.
Hoje eu só sei de uma coisa:
Quero muito ser feliz!
Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno . 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2009. p. 24.
Quadro: equivalente textual a seguir.
Camila |
Patrícia |
|
---|---|---|
Gosta de quê? |
||
Quais profissões ela pode seguir? |
- Elabore uma lista com dez profissões que você conhece. Qual delas parece mais interessante? Por quê?
_____
134
- Observe a sequência de imagens.
- O que aconteceu com a floresta retratada na cena 1?
_____
- Que atividades do campo você identifica nessas cenas?
_____
- Quais são as consequências dessas mudanças para o meio ambiente?
_____
135
- Marque com um X as atitudes que contribuem para diminuir o impacto dos danos ambientais nas cidades.
LEGENDA: Reaproveitamento de materiais recicláveis. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Água tratada e reutilizada pela indústria. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Uso de meios de transporte não poluentes. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Despejo de esgoto doméstico e industrial nos rios. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Uso de transporte coletivo. FIM DA LEGENDA.
LEGENDA: Manutenção e limpeza de parques municipais. FIM DA LEGENDA.