106

Unidade 4. Trabalho

Imagem: Ilustração referente às páginas 98 e 99. Prédio de muro azul com janelas mostrando cenas individuais formadas por três fileiras horizontais. De baixo para cima, da esquerda para direita: Primeira fileira: Mulher de cabelo médio castanho e chapéu branco, vestindo camisa branca e avental rosa. Está mexendo com uma colher de pau em duas panelas no fogo; Mulher de cabelo longo preto e faixa vermelha amarrada na cabeça, vestindo camiseta vermelha e macacão azul. Está mexendo em um vaso de barro apoiado a uma mesa com linhas indicando movimento. Segunda fileira: Um gato caramelo sobre o batente da janela; Homem calvo com cabelo lateral, vestindo camiseta azul, colete laranja. Está costurando tecidos em uma máquina de costura. Atrás há peças em manequins e varais; Três meninos tocando instrumentos musicais, atrás há uma máquina de gravação de áudio; Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde, está mexendo em um computador com planilhas abertas. Terceira fileira: Mulher de cabelo médio cacheado preto, óculos de proteção e touca branca, vestindo jaleco branco e luvas. Em uma cadeira reclinada há um menino de cabelo curto ruivo de boca aberta, a mulher está com instrumentos sobre os dentes dele; Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha e calça azul, sentada em uma cadeira em frente a uma mesa com uma tela com desenho de estrutura de uma casa; janela com flores em uma estante; Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e calça vermelha, com uma caneta e um tablet. À frente, uma tela tem ilustração de frutas. Fim da imagem.

107

Boxe complementar:

Vamos conversar

  1. Você conhece as profissões representadas nessa imagem?
  1. Qual é o nome de cada profissão representada?

Fim do complemento.

108

Capítulo 1. O que é trabalho

O trabalho é uma atividade feita pelas pessoas para produzir ou realizar algo, sejam bens ou serviços. Por meio dele, o trabalhador pode garantir seu sustento.

Quando vamos a uma loja comprar roupas ou a um supermercado comprar alimentos, adquirimos bens, ou seja, materiais que são colhidos na natureza ou produzidos para satisfazer as necessidades do ser humano.

Quando vamos ao cabeleireiro cortar o cabelo ou quando pagamos a passagem do ônibus, compramos serviços.

Os bens e os serviços estão interligados: quando pagamos a conta no restaurante, pagamos tanto pela comida que foi consumida como pelo serviço do garçom que nos atendeu.

Imagem: Fotografia. Destaque de mulher de touca e máscara branca, vestindo jaleco branco e luvas. Está ao lado de lotes de recipientes pequenos lacrados de vidro com tampa de ferro.  Fim da imagem.

LEGENDA: Mulher trabalhando na linha de produção de fábrica de vacinas. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2021. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pessoas entrando em um ônibus amarelo estacionado próxima à calçada. Fim da imagem.

LEGENDA: Transporte coletivo. Município de Salvador, estado da Bahia, 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. O que é trabalho e qual é o seu principal objetivo?

_____

109

A agricultura é a atividade de cultivar a terra. Muitas famílias se sustentam consumindo e vendendo o que cultivam. Há também agricultores que recebem um pagamento fixo para trabalhar como funcionários em grandes propriedades rurais.

A pecuária é a atividade de criação de animais, como bois, vacas e porcos.

O extrativismo é a atividade de extração ou coleta de recursos naturais, por exemplo, a pesca e a coleta de frutos silvestres, como as castanhas-do-pará e os frutos do dendezeiro.

Muitas atividades industriais, comerciais e de serviços ocorrem nas cidades.

A indústria transforma a matéria-prima produzida no campo em outro produto, como o trigo em farinha de trigo.

O comércio é a atividade de compra e venda de produtos, e os serviços são atividades prestadas para uma pessoa ou para uma empresa.

Imagem: Esquema. Ilustração de imagens em cenas separadas: Homem e mulher com chapéu bege, trabalhando em um campo de plantação; Homem de chapéu bege, vestindo camiseta vermelha e calça marrom, segurando um berrante montado em um cavalo, ao lado há gado branco andando; Homem de capacete bege e roupa de proteção laranja, segurando uma serra elétrica contra uma árvore; Destaque de homens e mulheres em uma linha de produção com boné verde, óculos de proteção, jaleco branco e luva verde. Há duas fileiras de pessoas, uma em frente a outra separados por uma esteira com material; Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta vermelha, está ajoelhado segurando um tênis verde em direção a um homem de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta amarela; Mulher de cabelo longo castanho e óculos de armação arredondada, vestindo jaleco branco, apoiando um estetoscópio sobre o peito de um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta verde.  Fim da imagem.
  1. Cite uma atividade profissional que produz bens e outra que oferece serviços.

110

As condições de trabalho

Para muitos, o trabalho é o principal meio de obter alimento, moradia e tudo o que é necessário para viver. Na sociedade atual, as pessoas geralmente trabalham para receber dinheiro, que será investido em mercadorias e serviços voltados ao sustento e à sobrevivência.

Há cerca de 200 anos, os trabalhadores eram pouco valorizados e não havia leis adequadas para estabelecer o limite de horas de trabalho sem colocar em risco a vida deles.

Nas fábricas trabalhavam homens, mulheres e crianças, mas os salários pagos às mulheres e às crianças eram muito mais baixos do que os pagos aos homens.

Atualmente, no Brasil, o trabalho é proibido para crianças menores de 14 anos em qualquer situação, e dos 14 aos 16 anos é permitido o trabalho apenas como aprendiz, em horário reduzido.

Infelizmente, ainda há lugares no mundo onde se encontram crianças trabalhando, sem leis que as protejam da exploração.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Linha de produção com rodas, mesas ligadas por estruturas de ferro e cano. Há homens e meninos trabalhando ao redor das mesas. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças e adultos trabalhando em uma fábrica, há cerca de 100 anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca e colete laranja. Está apoiando a mão em estantes com livros. Fim da imagem.

LEGENDA: Jovem aprendiz trabalhando em biblioteca. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2014. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e bermuda cinza. Está segurando uma forma retangular com produtos, andando entre bancos de ônibus. Fim da imagem.

LEGENDA: Menino vendendo produtos em ônibus de viagem no estado do Pará, 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

Da minha janela, de Otávio Júnior. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2019.

Da janela de sua casa, um menino observa o cotidiano da comunidade onde mora: as pessoas, seus trabalhos e suas atividades diárias. Um livro repleto de belas ilustrações, que nos ajudam a refletir sobre a importância do trabalho de todos no cotidiano.

Fim do complemento.

111

  1. Preencha os quadrinhos das imagens de acordo com a legenda.

P: Condições de trabalho comuns no passado.

A: Condições de trabalho comuns na atualidade.

Imagem: Ilustração. Esteira com limões em processo ligado a máquina. Ao lado, mulher de touca branca, vestindo jaleco vermelho e luva azul. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e macacão marrom. Está descalço e sem luvas em um maquinário com rolos ligados ao processo e estrutura de ferro. Fim da imagem.
  1. Observe as duas imagens e responda às questões.
Imagem: Fotografia em preto e branco. Crianças sentadas em cadeiras em frente a máquina manual com tecidos longos sobre ela. Fim da imagem.

LEGENDA: Menina de 11 anos trabalhando em fábrica de meias. Estados Unidos, 1906. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta vermelha, segurando um martelo, ao redor de tijolos quebrados.  Fim da imagem.

LEGENDA: Menina trabalhando em uma fábrica de tijolos. Bangladesh, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. O que há em comum entre as situações representadas nas imagens 1 e 2?

_____

  1. O que há de diferente entre as situações representadas nessas imagens?

    _____

112

Para ler e escrever melhor

No texto a seguir, você vai acompanhar uma entrevista que fala sobre como o entrevistado escolheu a profissão.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, abraçando um coração grande vermelho. Fim da imagem.

Qual é o seu nome?

Arleth.

Qual é a sua idade?

Eu tenho 27 anos.

Quando você era criança, que profissão queria ter?

Eu queria ser designer gráfico desde os 8 anos de idade. Eu me imaginava criando diversos cartazes de propaganda.

Qual é a sua profissão atual?

Hoje eu sou ilustradora.

Por que você escolheu essa profissão?

Porque eu posso expressar e partilhar meus sentimentos, ideias e alegrias por meio dos desenhos e da minha arte.

O que você faz no dia a dia em seu trabalho?

Eu interpreto textos e os transformo em desenho. Primeiro, eu desenho à mão, fazendo apenas o contorno da ilustração. Depois, passo a imagem para o computador, aplico cor e dou os toques finais.

O que você mais gosta de fazer em seu trabalho?

Eu adoro ilustrar livros infantis.

Eu sinto que colaboro para a criança embarcar no mundo da imaginação da história.

Como você começou a ilustrar livros?

Eu comecei a desenhar situações que eu vivenciava no dia a dia e publicava em um blog . Resolvi então juntar esses desenhos e publiquei o meu próprio livro. Foi aí que começaram a surgir oportunidades para ilustrar livros infantis.

Se você mudasse de profissão, o que gostaria de fazer?

Não me imagino fazendo outra coisa. Ilustrar é o que faz o meu coração vibrar.

113

Para fazer uma entrevista, é necessário se preparar. Veja a seguir algumas dicas de como planejar uma boa entrevista.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta amarela e calça marrom. Ao lado, um menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta vermelha e calça verde, está lendo um livro. E uma menina de cabelo longo castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta e calça verde. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Entreviste um adulto de seu convívio sobre a profissão que ele escolheu seguir e anote as respostas no caderno. Você pode seguir o roteiro e, se quiser, pode criar mais perguntas.
Imagem: Ilustração. Cartaz com desenhos de um caderno e uma chave e, ao meio, as perguntas: • Qual é o seu nome? • Qual é a sua idade? • Quando você era criança, que profissão queria seguir? • Qual profissão você seguiu depois de adulto? • Por que você escolheu essa profissão? • O que você faz em seu trabalho?    Fim da imagem.

114

Capítulo 2. Profissionais da comunidade

Tudo o que fazemos em nosso dia a dia envolve o trabalho de muitos profissionais.

Na escola, há professores de diferentes disciplinas, faxineiros, cozinheiros e muitos outros trabalhadores.

O trabalho dos agricultores abastece de frutas, verduras e grãos as comunidades urbanas e rurais.

Os trabalhadores das indústrias fabricam roupas, calçados, eletrodomésticos e outros produtos.

Muitas comunidades contam com profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas e enfermeiros, para cuidar e manter o bem-estar físico da população.

Há pessoas que trabalham para nos divertir e nos trazer momentos de lazer: artistas, cantores e músicos.

Para manter as ruas e as praças limpas e seguras, profissionais como lixeiros, garis e policiais prestam serviços em lugares públicos.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.
  1. Reúna-se com dois colegas, façam uma lista dos profissionais que trabalham em sua escola e registrem-na no caderno.
Imagem: Ilustração. Mulher de chapéu laranja e cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa e calça azul, segurando uma enxada sobre um campo de plantação. Acima há uma árvore com frutos laranja pendurados. À frente, uma porteira com a placa FAZENDA FRUTO BOM.
Ilustração. Pessoas diversas dividindo o mesmo espaço em ruas com casas nos arredores. Mulher de uniforme laranja com uma lixeira e uma vassoura, um homem de cabelo curto castanho e chapéu branco segurando um apito em frente a um carro, mulher de cabelo longo castanho com roupa de bailarina, e uma menina de cabelo castanho preso em um coque, usando roupas de bailarina, sentada no chão, alongando a perna e observando a mulher. À frente, dois homens tocam instrumentos musicais e homem de cabelo curto castanho com jaleco branco e estetoscópio. Ao fundo, uma casinha com uma bandeira com o desenho de uma cruz vermelha. Na janela da casa, um dentista observando a boca de uma criança sentada em uma cadeira.
 Fim da imagem.

115

Há vários tipos de trabalho, e pode-se dizer que não há trabalho que exija somente esforço físico ou unicamente esforço mental.

O pedreiro faz um grande esforço físico durante o seu horário de trabalho. Ao mesmo tempo, ele precisa conhecer os materiais que usa e dominar as técnicas de construção.

Imagem: Fotografia. Homens trabalhando em campo de terra com placas de madeira e estrutura de um muro com ferros e tijolos. Fim da imagem.

LEGENDA: Trabalhadores da construção civil em seu local de trabalho, 2020. FIM DA LEGENDA.

A analista de sistemas usa seus conhecimentos para desenvolver programas de computador ou fazer a manutenção da máquina. Ao mesmo tempo, ela precisa ter habilidade física para digitar.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo longo crespo castanho, vestindo camisa rosa. Está usando um notebook aberto sobre uma mesa com um celular ao lado. Fim da imagem.

LEGENDA: Analista de sistemas em seu local de trabalho, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Converse com seus colegas sobre a profissão que você pretende seguir no futuro.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada, vestindo jaleco azul e calça marrom. Segura um gato de pelúcia e um estetoscópio. Ao lado, menina de cabelo longo castanho e chapéu de proteção amarela, vestindo camiseta verde, cinto amarelo com ferramentas e calça vermelha. Fim da imagem.

116

Quem trabalha para produzir tudo o que você precisa?

O trabalho faz parte de nossa organização social, e as pessoas dependem umas das outras. O que alguém produz ou faz pode facilitar a vida de outras pessoas. É raro uma pessoa ou um grupo produzir todos os materiais e serviços de que necessita. Para isso, as pessoas trocam mercadorias e serviços e interagem socialmente.

Veja o exemplo de Paulo, que prepara o café da manhã da família todos os dias; na mesa há: café, pão, manteiga e suco de laranja.

Imagem: Ilustração. Família diante de uma mesa com pães, suco e chaleira. Ao redor há uma mulher de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde, menina de cabelo longo cacheado preto, vestindo camiseta amarela, homem de cabelo curto cacheado, vestindo camisa azul, menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa.  Fim da imagem.

Depois, ele vai para seu local de trabalho: uma indústria onde são fabricados tratores usados na agricultura.

Imagem: Ilustração. Homem de chapéu laranja, vestindo camiseta branca, casaco e calça azul, segurando um controle de máquina eletrônica. Sobre a plataforma há um trator vermelho ligado à máquina. Fim da imagem.

117

Agora, acompanhe a descrição de uma parte da rotina de Carlos e de sua família.

Carlos acorda às quatro da manhã e vai tirar leite das vacas, que será vendido mais tarde, enquanto sua esposa prepara o café da manhã. Eles comem pão, queijo e frutas produzidos no sítio onde vivem. Depois, Carlos vai para o campo, onde planta e colhe trigo usando um pequeno trator. Paulo e Carlos não se conhecem, mas o que Paulo sabe fazer ajuda a família de Carlos, e o que Carlos produz ajuda a família de Paulo.

Imagem: Ilustração. Trator vermelho andando em um campo de trigo. Fim da imagem.

LEGENDA: O trator fabricado na indústria onde Paulo trabalha é utilizado por Carlos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Homem de chapéu triangular branco, vestindo camiseta e avental branco. Está amassando uma massa de pão sobre a mesa. Fim da imagem.

LEGENDA: O trigo cultivado por Carlos é transformado na farinha que o padeiro usa para fazer o pão que será consumido por Paulo. FIM DA LEGENDA.

  1. Como o trigo cultivado por Carlos ajuda a família de Paulo?
  1. Como o trabalho de Paulo na fábrica ajuda a família de Carlos?

Atenção professor: Os estudantes podem responder que o trator fabricado por Paulo ajuda Carlos a cultivar trigo em seu sítio. Fim da observação.

118

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

Trabalho voluntário

O Greenpeace é uma organização não governamental ambiental fundada na década de 1970. Hoje, conta com colaboradores e trabalhadores voluntários em diversos países. A organização realiza campanhas e trabalhos voluntários ligados à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.

Imagem: Fotografia. Praia com pessoas reunidas ao redor de uma representação do território brasileiro formado por sacos de lixo. Fim da imagem.

LEGENDA: Voluntários recolhem resíduos sólidos na praia Tamoios, no município de Cabo Frio, no estado do Rio de Janeiro, 2019. FIM DA LEGENDA.

Voluntário é o ator social agente da transformação, que presta serviços não remunerados em benefício da comunidade. [...]

Milhares de pessoas de 169 países juntaram-se, em 21 de setembro, ao maior mutirão de limpeza de ruas, rios, praças, praias e mangues do mundo. O Dia Mundial da Limpeza [...] é um movimento que acontece todos os anos e tem o objetivo de conscientizar a população do problema que é o descarte incorreto de lixo e as consequências para o meio ambiente.

No Brasil, nossos voluntários e voluntárias estiveram em São Luís (MA), Porto Alegre (RS), Imbé (RS), São Paulo (SP), Bertioga (SP), São João da Boa Vista (SP), Belém (PA), Recife (PE), Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM), e recolheram toneladas de lixo durante a ação.

As ações de limpeza são iniciativas que apoiamos e nossos voluntários as realizam com frequência. Só este ano, mais de 9,7 toneladas de lixo foram recolhidas em 34 atividades em diversas cidades do Brasil.

Larissa Gambirazi. A força do trabalho voluntário em 2019. Greenpeace, 20 dez. 2019. Disponível em: http://fdnc.io/gtE. Acesso em: 8 jan. 2021.

119

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Em casa, pesquise em sites, jornais e revistas e responda às questões a seguir.
  1. O que é trabalho voluntário?
  1. Você conhece alguém que faz trabalho voluntário? Que tipo de trabalho?
  1. Agora, recorte matérias e fotografias de exemplos de trabalho voluntário e cole-as no espaço abaixo.

    _____

120

Capítulo 3. Profissões do passado

Algumas profissões do passado deixaram de existir ou se transformaram porque as necessidades da população foram mudando ao longo do tempo. É possível conhecer essas profissões por meio de fontes históricas, como objetos, textos e imagens, que relatam as transformações no mundo do trabalho.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Caminhão com caçamba fechada com portinha. Há um homem de chapéu, vestindo camiseta e calça. Está segurando uma bandeja de vidros de leite. Fim da imagem.

LEGENDA: Entregador de leite. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 1940. FIM DA LEGENDA.

O acendedor de lampiões, por exemplo, era o profissional responsável por acender e apagar os lampiões de iluminação pública da cidade; com a chegada da eletricidade e das lâmpadas elétricas, porém, ele deixou de ser necessário e perdeu sua função.

Há cerca de cem anos, o “limpa-trilhos” era um profissional importante em muitas cidades, porque limpava os trilhos por onde os bondes passavam e lubrificava-os com óleo. Com isso, evitavam-se acidentes e garantia-se o bom funcionamento dos bondes.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Homem de chapéu longo, vestindo casaco e calça. Está segurando um pequeno reservatório nas costas ligado a um cano longo que passa em trilho de um bonde. Fim da imagem.

LEGENDA: Limpador de trilhos. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 1915. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Homem de chapéu, vestindo casaco e calça. Está segurando um ferro em um lampião de poste. Fim da imagem.

LEGENDA: Acendedor de lampiões. Município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 1900. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Os lampiões usados para a iluminação pública das cidades utilizavam o azeite como combustível e, mais tarde, o gás. Por isso, precisavam ser, diariamente, acesos ao anoitecer e apagados ao amanhecer.

Fim do complemento.

121

No passado, em muitas cidades, as ruas eram calçadas ou cobertas por pedras. Por isso, a profissão de calceteiro, ou assentador de pedras, era importante, e esses profissionais eram muito solicitados. Atualmente, a maioria das ruas das cidades brasileiras é coberta por asfalto, técnica mais barata.

  1. Relacione o profissional antigo à sua função.

    Coluna 1

    1 Acendedor de lampiões

    2 Limpa-trilhos

    3 Calceteiro

    Coluna 2

    ( ) Calçar ou assentar pedras nas ruas.

( ) Limpar e lubrificar com óleo os trilhos por onde os bondes passavam.

( ) Acender e apagar os lampiões que iluminavam as ruas à noite.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe e compare as duas fontes históricas a seguir e responda às perguntas.
    1. Quais são as semelhanças entre os trabalhadores das duas imagens?
  1. É possível identificar qual fotografia é do passado e qual é atual? Como?
Imagem: Fotografia em preto e branco. Homem de chapéu, cabelo curto e bigode, vestindo camisa, casaco e calça. Está levando no ombro vassouras com cerdas longas, espanadores e cestas.  Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedor de vassouras. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 1910. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto, vestindo camiseta lilás e calça preta. Leva no ombro vassouras coloridas com cerdas pequenas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vendedor de vassouras. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2015. FIM DA LEGENDA.

122

Antigamente, poucas pessoas tinham máquina fotográfica. Para tirar fotografias, era preciso ir ao estúdio de um fotógrafo profissional.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.
  1. Leia a seguir o relato de Leonice, nascida em 1963, sobre o dia em que tirou sua primeira fotografia. Depois, responda às questões no caderno. Peça a ajuda de seus familiares, se necessário.

    Minha primeira fotografia

    Certa vez, num dia muito especial, meu pai foi no pasto muito cedo, pegou o cavalo, arriou o bicho e colocou-lhe a carroça [...]. Era o dia de me levar para tirar a primeira fotografia [...]. Minha mãe levara dias costurando o tal vestido para a tal fotografia na sua máquina de costura à mão. Havia comprado um tecido fino vermelho de bolinhas brancas e rendas para enfeitá-lo. [...]

    Fomos em direção ao centro da cidade: o estúdio era uma sala grande cheia de cortinas – um lugar diferente para mim, uma mistura de sagrado com estranho.

    “Vira para cá... levante a cabeça... mais assim...” Fiquei dura como a minha boneca de plástico. Dias depois meu pai buscou as fotos, as quais eu não me cansava de olhar.

    Depois de revelar várias cópias de uma única pose, minha mãe enviou pelo correio para várias pessoas da família.

    Relato de Leonice Rodrigues Pereira. Museu da Pessoa, São Paulo, 2006. Disponível em: http://fdnc.io/gtF. Acesso em: 8 jan. 2021.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto e barba longa ruiva, vestindo camiseta azul e calça verde. Está em frente a um tripé, segurando uma câmera com flash ligado. À frente, há uma menina de cabelo médio castanho e laço vermelho, vestindo vestido longo vermelho com bolinhas brancas. Sentada em uma cadeira, atrás há cortina vermelha e verde.  Fim da imagem.
  1. Quem tirou a primeira fotografia de Leonice?
  1. Por que foi um dia especial para Leonice?
  1. Como as pessoas da família de Leonice puderam ver a fotografia?
  1. Você se lembra de quando tirou sua primeira fotografia?
  1. Qual é a diferença entre a fotografia tirada por Leonice e as fotografias tiradas por sua família atualmente?

123

Antigamente, o trabalho artesanal era a maneira mais comum de produzir utensílios usados no cotidiano, como móveis, ferramentas e roupas. Os produtos eram fabricados manualmente, com a utilização de instrumentos e máquinas muito simples. Fabricava-se pequena quantidade de cada produto, e um mesmo artesão dominava todas as etapas de produção de uma mercadoria, da confecção à venda.

Na atualidade, na produção industrial, há máquinas modernas e complexas. Cada trabalhador ou grupo de trabalhadores controla as máquinas em apenas uma das etapas de produção. Além disso, a utilização de máquinas complexas faz aumentar bastante a quantidade de produtos fabricados e diminui o preço da mercadoria.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Homens sentados ao redor de uma mesa pequena com ferramentas. Homens seguram sapatos. Ao lado, pilhas de sapatos. Fim da imagem.

LEGENDA: Sapateiros em oficina de conserto de calçados, 1916. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homens em maquinários com sapatos ligados a máquinas altas de plataformas com alavancas, fios e botões ligados ao meio produtivo. Fim da imagem.

LEGENDA: Operários trabalhando em fábrica de calçados. Município de Araguari, estado de Minas Gerais, 2019. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Ainda hoje, o trabalho artesanal existe. Essa atividade valoriza a cultura de diferentes comunidades e mantém antigas tradições.

Fim do complemento.

124

Como as pessoas faziam para...

Produzir uma peça de roupa

Você sabe como era feita uma peça de roupa no passado?

Há muito tempo o algodão é usado na fabricação de tecido, mas com o avanço da tecnologia a maneira de produzir vestimentas passou por grandes mudanças.

Antigamente, o modo de produção artesanal era o mais comum, e a fabricação de roupas era um processo demorado.

Imagem: Ilustração. Homens e mulheres em campo de algodão. Destaque de mulher de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta cinza e saia longa azul. Ela segura um balde largo com algodão coletado da planta. Fim da imagem.

LEGENDA: O algodão era colhido pelos trabalhadores do campo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta cinza e saia longa azul. Ela manuseia uma máquina a mão que possui manivela giratória que passa um rolo pelo algodão. Fim da imagem.

LEGENDA: O artesão retirava as sementes do algodão com o auxílio do descaroçador, um aparelho movido por manivelas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta cinza e saia longa azul. Ela manuseia uma máquina com uma roda comandada por pedal aonde passa o algodão em forma de linha. Fim da imagem.

LEGENDA: Depois de limpo, o algodão era transformado em fio em uma roca de fiar. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta cinza e saia longa azul. Ela manuseia uma máquina de tecelagem que estica os fios lado a lado deixando-os paralelos para cruzamento de linha. Fim da imagem.

LEGENDA: Os fios eram tingidos com cascas e raízes de plantas. Depois, com teares de madeira, o artesão trançava os fios, produzindo o tecido manualmente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto cacheado preto, vestindo camiseta cinza e saia longa azul. Sentada em uma cadeira, costurando um tecido rosa. Fim da imagem.

LEGENDA: Finalmente, a roupa era costurada à mão com agulha e linha. FIM DA LEGENDA.

125

Atualmente, a produção de roupas é feita de modo industrial. Máquinas enormes fazem a colheita do algodão.

Imagem: Ilustração. Tratores passam em um campo de plantação de algodão. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Máquina verde retangular com visor e abertura para introdução de algodão. Fim da imagem.

LEGENDA: O algodão colhido passa por uma série de rolos que removem todas as sementes, folhas e impurezas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pessoas em esteiras industriais representando máquina de tecelagem em grande escala com fios rosas. Fim da imagem.

LEGENDA: O processo de fiação e a tecelagem são feitos em grandes máquinas industriais, que produzem o fio e o tecido rapidamente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Longa linha de produção com pessoas sentadas diante de máquinas de costuras em mesas individuais. Há mulheres sentadas trabalhando. Fim da imagem.

LEGENDA: Os tecidos são tingidos e enviados às fábricas de roupas, onde costureiros montam as peças que irão para as lojas. FIM DA LEGENDA.

  1. Em qual tipo de produção a roupa é fabricada de maneira mais rápida e em maior quantidade?

_____

  1. Em qual tipo de produção um mesmo trabalhador domina todas as etapas de fabricação do tecido?

    _____

126

Capítulo 4. Trabalho e ambiente

Impactos ambientais no campo

Impactos ambientais são alterações no meio ambiente causadas por atividades humanas. A agricultura, a pecuária e o extrativismo causam vários problemas ambientais.

Grandes áreas de matas ou florestas são derrubadas ou queimadas para dar lugar a plantações, pastos e atividades extrativistas. O desmatamento pode levar à destruição do solo e à extinção de espécies vegetais e animais que vivem no local.

Muitos agricultores utilizam fertilizantes e agrotóxicos em excesso para aumentar a produtividade de suas lavouras. Além de serem prejudiciais à saúde, esses produtos contêm substâncias que, carregadas pela chuva até os rios, contaminam as águas, podendo matar animais e plantas que nelas vivem.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de desmatamento extenso em corte formando campo aberto sem árvores com mato seco. Ao lado há corte reto mostrando floresta densa. Fim da imagem.

LEGENDA: Trecho da Floresta Amazônica desmatado para pastagem. Município de Porto Velho, estado de Rondônia, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Um bicho-preguiça de belo longo bege com cabeça marrom e preta. Ele está pendurado em um tronco de árvore fino. Fim da imagem.

LEGENDA: A preguiça-de-coleira está ameaçada de extinção devido à destruição de seu hábitat. Município de Itabuna, estado da Bahia, 2009. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Trator com tanque grande soltando líquido em jato em uma plantação extensa em campo plano. Fim da imagem.

LEGENDA: Máquina agrícola aplicando agrotóxico em lavoura. Município de Londrina, estado do Paraná, 2019. FIM DA LEGENDA.

127

Outras substâncias nocivas utilizadas no extrativismo mineral, como o mercúrio, são jogadas nos rios e também poluem as águas e contaminam os animais.

Ao contrário do que ocorre na agricultura e na pecuária, no extrativismo, o ser humano não participa do processo de criação ou de reprodução dos recursos naturais extraídos, o que pode gerar o esgotamento deles.

Existem práticas que tentam reduzir os danos ao meio ambiente. Alguns agricultores cultivam produtos orgânicos sem o uso de fertilizantes e agrotóxicos. Essa técnica pode ainda recuperar terras destruídas. Alguns pecuaristas praticam a recuperação da pastagem para diminuir o desmatamento, plantam árvores e criam reservas ambientais para preservar florestas nativas.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de área de garimpo formado por morros de terra e pedra com estradas alongadas para trânsito de tratores e caminhões. Entre os morros há lagoas baixas com água suja. Ao lado, há lagoas com água azul e vegetação alta. Fim da imagem.

LEGENDA: Garimpo de ouro. Município de Poconé, estado de Mato Grosso, 2020. FIM DA LEGENDA.

  1. Escreva um problema ambiental provocado pelas atividades rurais a seguir.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Atividades rurais

Problemas ambientais

Agricultura

Pecuária

Extrativismo

128

Impactos ambientais na cidade

A grande concentração de pessoas, de automóveis, de atividades industriais, de comércio e de serviços nas cidades gera diversos problemas ambientais urbanos.

Substâncias poluentes são lançadas todos os dias pelas chaminés das indústrias e pelo escapamento de veículos motorizados, causando a poluição do ar.

Imagem: Fotografia. Vista de córrego ao lado de rua asfaltada e casas. Sobre o córrego há lixo flutuando na água. Fim da imagem.

LEGENDA: Lixo descartado em córrego. Município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 2017. FIM DA LEGENDA.

A água, além de ser bastante utilizada em casa, é empregada na indústria, em grandes quantidades, na produção de bens e alimentos. Entretanto, água é um recurso natural que pode se esgotar. Em épocas de poucas chuvas, algumas cidades acabam enfrentando crises de falta de água. Para dificultar a situação, esgotos sem tratamento e lixo são despejados nos rios urbanos, poluindo e contaminando a água.

Para contornar essa situação, muitas indústrias tratam e reutilizam a água durante o processo de produção, seja como matéria-prima, seja de maneira indireta, na lavagem de equipamentos.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de cidade com prédios altos e pouca vegetação. Acima das casas há uma faixa cinza grossa indicando “Camada de poluição suspensa no ar. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2017”. Fim da imagem.

129

Nas cidades, os ruídos de buzinas, motores e máquinas geram poluição sonora, e a grande quantidade de cartazes e anúncios expostos nas ruas provoca poluição visual.

Uma enorme quantidade de lixo é produzida pelas pessoas em suas residências, na indústria, no comércio e nas diversas atividades de prestação de serviços. Garrafas, sacos plásticos, embalagens, latas, papéis e restos de comida são descartados diariamente, acumulando muito lixo na natureza, poluindo a água e o solo.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto e chapéu laranja, vestindo camiseta e calça laranja com faixa branca. Está segurando uma britadeira contra calçada de cimento. Fim da imagem.

LEGENDA: Homem operando uma britadeira em obra urbana. Município de São Paulo, estado de São Paulo, 2018. FIM DA LEGENDA.

Por isso, a reciclagem é muito importante para controlar o problema do excesso de lixo. Catadores de lixo recolhem o material e levam para cooperativas de reciclagem. Essa prática contribui para transformar os materiais descartados em novos produtos, reduzindo a necessidade de retirar mais recursos naturais do ambiente e diminuindo a quantidade de lixo.

Imagem: Ilustração. Homem de boné azul, vestindo camiseta branca e calça marrom. Puxa um carrinho de mão com sacos de lixo fechados. À frente, barracão com pessoas trabalhando entre esteira com resíduos espalhados, ao lado na parede há uma placa indicando “materiais reciclados”. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.
  1. Observe as cenas e descreva os impactos ambientais representados em cada uma delas.
Imagem: Ilustração. 1: Vista de rua com trânsito de carros e ônibus soltando fumaça e emitindo sons “fooommmmmmm...”, “biiiiiii...”, Bibiiii...”.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. 2: Vista de esgoto saindo em um rio através de cano. No rio há garrafas e pneus flutuando. Fim da imagem.

130

Atividade divertida

Nesta unidade, você aprendeu muito sobre trabalho e sobre as atividades que os trabalhadores exercem. Agora, preste atenção nas dicas e descubra quem são os profissionais retratados nas imagens destas páginas.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto castanho e óculos de armação quadrada, vestindo camiseta amarela e calça marrom, está em frente a uma mesa com livros e papéis. Há imagem de uma lousa indicando 4 x 36 = 1?. Fim da imagem.

Meu trabalho é ensinar. Para aprender a ler e a escrever, comigo você pode contar. Eu sou o _____.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto preto e óculos de armação arredondada, vestindo paletó marrom. Está sentado em frente a uma mesa marrom, segurando papéis. Há imagens de microfone, papel e caneta e uma câmera.  Fim da imagem.

Novidades no ar. Na televisão, no rádio, na internet ou no jornal, as notícias vou te contar. Eu sou o _____.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto castanho e bigode, com boné azul, vestindo camiseta amarela e azul e calça azul. Há imagens de cartas em uma mala e caixas.  Fim da imagem.

De mala cheia, pelas ruas vou caminhar. As contas e as encomendas na sua casa vou entregar. Eu sou o _____.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo loiro, vestindo macacão verde. Há imagens de ferramentas, óleo de motor e maleta de ferramentas.  Fim da imagem.

Motor, peças e engrenagens, tudo bem lubrificado. Com o meu trabalho, seu carro sempre vai funcionar. Eu sou a _____.

131

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto castanho, boné preto, vestindo camiseta azul e calça azul. Há imagens de um colete a prova de balas e uma algema.  Fim da imagem.

Meu trabalho é proteger. Com coragem e honestidade, estou sempre atento a vigiar. Eu sou o _____.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo curto cacheado castanho, vestindo camiseta rosa e calça marrom, segurando rolos de papéis. Ao lado há uma mesa com desenhos de plantas de estrutura de uma casa, atrás há uma casa amarela.  Fim da imagem.

Quarto, sala, banheiro e cozinha. Como o cliente preferir, a casa dele vou desenhar. Eu sou a _____.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta verde e calça verde. Está segurando um rolo de tecido. Há imagens de rolos de linha, botões e máquina de costura.  Fim da imagem.

Tecidos, linhas e botões. Sentado à máquina, a sua roupa vou costurar. Eu sou o _____.

Imagem: Ilustração. Homem de cabelo curto preto e chapéu branco, vestindo camiseta vermelha, calça preta e avental branco. Há imagens de panelas, rolos de massa e talheres.  Fim da imagem.

Mexe e remexe os alimentos na panela. Em frente ao fogão, o seu prato vou preparar. Eu sou o _____.

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho, vestindo vestido amarelo e jaleco branco, está segurando uma prótese e uma escova de dente. Há imagem de uma cadeira de dentista. Fim da imagem.

Examino os dentes e verifico a saúde da sua boca. Comigo por perto, seu sorriso é sempre aberto. Eu sou a _____.

132

O que você aprendeu

  1. Escreva embaixo de cada imagem os profissionais que podem realizar cada uma das atividades.
Imagem: Ilustração. Prato colorido com porções de bife, arroz, feijão, alface e tomate, e batata frita. Fim da imagem.

LEGENDA: Produção e elaboração de alimentos. FIM DA LEGENDA.

_____

Imagem: Ilustração. Vista de público observando um palco com atores fantasiados. Há mulheres de vestido longo, um homem de cavaleiro, um homem de bobo da corte. Fim da imagem.

LEGENDA: Apresentação artística. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Estrutura de madeira formando uma casa com o telhado em formação. Fim da imagem.

LEGENDA: Construção de casas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e manta azul. Está deitado em uma cama azul, com o pé erguido e apoiado com gesso. Fim da imagem.

LEGENDA: Cuidado com doentes e prevenção de doenças. FIM DA LEGENDA.

133

Avaliação processual

  1. Leia o poema e, em seguida, preencha o quadro e responda à questão.
Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo preso em coque preto, vestindo camiseta e saia de bailaria rosa, com sapatos roxos. Está com as pernas cruzadas sobre teclas de um piano. Acima, há nuvens azuis. Fim da imagem.

O que é que eu vou ser?

Bete quer ser bailarina,

Zé quer ser aviador.

Carlos vai plantar batata,

Juca quer ser um ator.

Camila gosta de música.

Patrícia quer desenhar.

Uma vai pegando o lápis,

A outra põe-se a cantar.

Mas eu não sei o que vou ser

Poeta, doutora ou atriz.

Hoje eu só sei de uma coisa:

Quero muito ser feliz!

Pedro Bandeira. Por enquanto eu sou pequeno . 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2009. p. 24.

Quadro: equivalente textual a seguir.

Camila

Patrícia

Gosta de quê?

Quais profissões ela pode seguir?

134

  1. Observe a sequência de imagens.
Imagem: Ilustração 1: Tamanduá sobre gramado de floresta e um mico-leão-dourado em um tronco de árvore.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 2: Homem de cabelo curto castanho, vestindo casaco preto e calça preta. Está passando uma serra elétrica sobre um tronco de árvore. Ao lado, há um caminhão carregado com troncos cortados de árvores. No céu há um pássaro azul voando.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 3: Trator com arado grande passando pelo campo de terra.  Fim da imagem.
Imagem: Ilustração 4: Homens com mochila ligada a cano jogam jato de líquido em plantação de vegetais. Fim da imagem.
  1. O que aconteceu com a floresta retratada na cena 1?

    _____

  1. Que atividades do campo você identifica nessas cenas?

    _____

  1. Quais são as consequências dessas mudanças para o meio ambiente?

    _____

135

  1. Marque com um X as atitudes que contribuem para diminuir o impacto dos danos ambientais nas cidades.
Imagem: Ilustração 1. Mulher de cabelo curto castanho, vestindo camiseta verde e saia verde, entrega caixas para homem de chapéu azul e cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça roxa. Ao lado, uma carriola com materiais recicláveis com apoio para transporte manual. Fim da imagem.

LEGENDA: Reaproveitamento de materiais recicláveis. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 2. Homem de cabelo curto castanho e óculos de armação verde retangular, vestindo camiseta vermelha e calça preta. Está segurando uma mangueira ligada em direção a tanques. Fim da imagem.

LEGENDA: Água tratada e reutilizada pela indústria. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 3. Homem de capacete azul e cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca e calça vermelha, segurando uma mochila azul. Está andando de bicicleta em uma rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de meios de transporte não poluentes. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 4. Canos longos ligados a indústria despejando água sobre o rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Despejo de esgoto doméstico e industrial nos rios. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 5. Homem e mulher em um ponto de ônibus, subindo em um ônibus laranja. Fim da imagem.

LEGENDA: Uso de transporte coletivo. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração 6. Campo aberto com árvores e rio. Há pessoas sentadas sobre a grama. Fim da imagem.

LEGENDA: Manutenção e limpeza de parques municipais. FIM DA LEGENDA.