12

Unidade 1. O espaço de todos nós

Imagem: Ilustração complementar das páginas 12 e 13. Vista de rua com prédios coloridos, pessoas caminhando na calçada e carros em cruzamentos. À esquerda, um prédio amarelo com placa destacando “Câmara de vereadores”. À direita, um prédio verde com placa destacando “mercado”, e uma praça com menina e cachorro caminhando, um menino e um homem brincando em gramado. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Vamos conversar

1. Que construções e lugares existem na sua cidade?

2. O que você gostaria que tivesse na sua comunidade?

3. Que construções estão representadas nesta ilustração?

Fim do complemento

14

Capítulo 1. O espaço público

As residências, as escolas, os lugares onde as pessoas se divertem e trabalham se localizam em uma rua. A rua é pública. Isso significa que é um espaço que pode ser usado por todos.

Assim como as ruas, as praças, os jardins, os parques e as praias são considerados espaços públicos porque são lugares por onde as pessoas circulam livremente. Todos esses lugares têm nome, pois assim é mais fácil localizá-los.

Mas há também espaços públicos onde a circulação é controlada e é preciso obter autorização para ter acesso às suas dependências. É o caso de escolas e hospitais públicos e de prédios públicos como Prefeituras e Câmaras Municipais.

Cabe ao governo a responsabilidade de administrar todos os espaços públicos e à população a de cuidar e manter conservado o bem comum.

Imagem: Fotografia. Vista de parque com gramado e lago central. No gramado há grupos de pessoas sentadas. Fim da imagem.

LEGENDA: Parque Quinta da Boa Vista, no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Casarão amarelo com janelas em arcos e portas em três arcos centrais grandes. À frente há uma escada baixa e uma praça. Fim da imagem.

LEGENDA: Paço Municipal Altamiro Raimundo da Silva, município de Itaituba, estado do Pará, 2017. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Você sabia?

Os prédios das Prefeituras e das Câmaras Municipais são exemplos de espaços que são públicos, mas têm seu uso limitado a um grupo de pessoas, entre elas os representantes eleitos pela população para administrar a cidade: prefeito e vereadores.

Fim do complemento

15

Tipos de espaços públicos

Há diferentes formas de usar os espaços públicos. Alguns podem ser usados para lazer e outros para abrigar instituições que fazem parte da administração pública. Com base em sua função, eles podem ser divididos em:

Imagem: Ilustração. Vista de uma praça com pessoas sentadas em bancos. No centro, uma fonte soltando água. Há um menino ao lado de um pequeno pássaro amarelo sobre o chão. Fim da imagem.

LEGENDA: Espaços públicos de circulação: as ruas e as praças. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Praia com pessoas em atividade. Há crianças brincando na areia, mulher deitada em uma toalha e pessoas nadando.  Fim da imagem.

LEGENDA: Espaços públicos de lazer: jardins, parques urbanos e praias. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Pessoas em um parque com gramado e árvores espalhadas. Em uma toalha vermelha há uma família composta por um homem, uma mulher, um menino e uma menina, estão sentados em volta com comida exposta. Ao lado, um menino e uma menina jogando bola. Ao fundo, um menino anda de bicicleta. Fim da imagem.

LEGENDA: Espaços públicos de preservação: parques e reservas ecológicas. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Vista de um prédio com porta dupla de vidro Acima, uma cruz vermelha sobre um círculo branco indica “hospital infantil”. Há um homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul e calça cinza, ele segura a mão de uma menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha e bermuda vermelha, está com o braço direito enfaixado. Ao lado, mulher de cabelo longo castanho, vestindo camiseta rosa e calça azul, está segurando um bebê enrolado em uma coberta. Fim da imagem.

LEGENDA: Espaços públicos institucionais: escolas, hospitais, bibliotecas e prédios públicos. FIM DA LEGENDA.

  1. Marque com um X a situação que mais se relaciona com o significado da palavra “público”, utilizada no texto da página 14.

( )

Imagem: Ilustração. Plateia em pé aplaude crianças fantasiadas em um palco. No palco há uma cortina vermelha.  Fim da imagem.

LEGENDA: O público aplaudiu de pé o espetáculo. FIM DA LEGENDA.

( )

Imagem: Ilustração. Pessoas em atividades em um parque. Há pessoas correndo, um homem andando de bicicleta, um menino jogando bola e uma família em um piquenique.  Fim da imagem.

LEGENDA: Todas as pessoas podem frequentar o parque público. FIM DA LEGENDA.

16

Espaço público e cidadania

Os lugares públicos são administrados pelo governo e são livres e abertos a todos. Neles, as pessoas trocam experiências e aprendem atitudes de cidadania . Por exemplo, ajudar a manter limpas as ruas, as praças, as áreas verdes e as praias, separar o lixo reciclável e participar da vida da comunidade são atitudes cidadãs.

Todos nós temos o direito de utilizar os espaços públicos e o dever de mantê-los limpos e conservados.

Além disso, é nos lugares de convivência que muitas pessoas se encontram para estudar, cuidar da saúde ou debater questões importantes para a comunidade, fortalecendo as relações pessoais e as práticas de cidadania.

  1. Observe as ilustrações e complete as frases com as palavras que estão no quadro a seguir.
Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contada em três quadros. Homem de cabelo curto castanho e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta amarela e calça cinza. Menino de cabelo curto e óculos de armação arredondada, vestindo camiseta branca e calça azul, está sentado em uma cadeira de rodas. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca e calça azul. Quadro 1: Homem empurra a cadeira com menino, e logo a frente está a menina, eles atravessam uma faixa de pedestres. Quadro 2: Menino acena para menina de cabelo curto castanho e menino de cabelo curto castanho, vestem camiseta branca e calça azul. Quadro 3: Menino e menina acenam para homem de longe. Atrás deles está um prédio com placa dizendo “escola municipal”. Fim da imagem.

Quadro: equivalente textual a seguir.

escola municipal

rua

praça

Todos os dias João leva Marcos e Ritinha para a _____ do bairro. Com muito cuidado, eles atravessam a _____ e caminham pela _____, que está sempre cheia de amigos da escola.

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Praças

Um exemplo de lugar público em que todas as pessoas podem circular livremente são as praças. Em geral, elas se caracterizam por ser espaços amplos e sem construções. Ao longo do tempo, as praças tiveram diversas funções e usos, dependendo da sua localização.

Imagem: Fotografia. Pessoas sentadas em bancos de uma praça com árvore e vegetação, ao redor há prédios baixos. Fim da imagem.

LEGENDA: Nas praças, as pessoas podem se distrair, passear, observar a paisagem. Praça Adhemar de Barros, no município de Águas de Lindoia, estado de São Paulo, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de uma escultura no centro de uma praça. A escultura possui um círculo irregular curvado vermelho.  Fim da imagem.

LEGENDA: As praças também guardam a memória de um lugar. Escultura de Tomie Ohtake na Praça IV Centenário, no município de Santo André, estado de São Paulo, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. O texto a seguir fala sobre um projeto organizado em uma das praças no município de Guarabira, estado da Paraíba.

A Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Cultura e Turismo, estará abrindo nesta sexta-feira [14 de fevereiro de 2020] um espaço voltado para o incentivo à leitura junto ao público infantil e jovem do município.

A Bibliotequinha Infantil, como está sendo chamado o local, é uma estrutura montada em um dos coretos da Praça João Pessoa que consta de um acervo com cerca de 400 obras literárias voltadas ao público infantojuvenil.

[...] os livros estão catalogados e serão disponibilizados ao público jovem como forma de incentivar a leitura e atrair o interesse de visitantes e alunos de escolas do município, num espaço aberto ao público [...].

Prefeitura abre espaço para leitura infantil em praça central de Guarabira, 12 fev. 2020. Disponível em: http://fdnc.io/gtQ. Acesso em: 24 jan. 2021.

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Para ler e escrever melhor

O texto a seguir é dividido em três subtemas que abordam a situação social das mulheres. Se possível, leia o texto em voz alta, sob orientação do professor.

A mulher e o seu lugar no espaço público

  1. As mulheres eram consideradas inferiores aos homens

    Durante muito tempo, homens e mulheres foram tratados de modos diferentes. As mulheres eram consideradas frágeis e sua atuação na sociedade era limitada. As mulheres de famílias mais ricas se dedicavam, fundamentalmente, às atividades domésticas e à criação dos filhos. As mulheres mais pobres tinham de cuidar da casa, dos filhos e trabalhar fora para prover o sustento da família. Em ambos os casos, as mulheres tinham pouca participação na vida pública.

  1. Uma realidade em transformação

    No Brasil, nas primeiras décadas dos anos 1900, algumas moças passaram a lutar por igualdade com os homens e adotaram comportamentos ousados para a época. Elas passaram a usar roupas mais justas, cortes de cabelo curto e a circular pelos lugares públicos livremente. Com o tempo, as mulheres se organizaram em grupos, protestaram e conseguiram modificar muitos costumes na sociedade.

  1. Trabalho e participação política

    Atualmente, as mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho. Em 2007, elas representavam 40,8% do mercado formal de trabalho; em 2016, passaram a ocupar 44% das vagas disponíveis, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, a participação das mulheres na política ainda é baixa.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Homens e mulheres caminhando sobre calçada. Destaque de uma mulher de chapéu de aba arredondada e cabelo longo, vestindo um vestido longo com pernas com divisões como calças. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulher (à direita) usando uma saia-calça ajustada ao corpo em avenida no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 1911. Ela foi vaiada, agarrada e teve de se refugiar em uma loja para não ser agredida. FIM DA LEGENDA.

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  1. Qual é o tema comum aos três itens da página 18?

_____

  1. De que tema específico trata o item 1?

    _____

  1. De que tema específico trata o item 2?

    _____

  1. De que tema específico trata o item 3?

    _____

  1. Agora escolha como tema um lugar público que você costuma frequentar e escreva três parágrafos sobre ele.

    _____

Imagem: Ilustração. Folha de papel com linhas indicando “tema” e três vezes “subtema”. Fim da imagem.

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Capítulo 2. Uma questão de espaço

Há muito tempo, a necessidade de abrigo e de segurança levou os seres humanos a usar as cavernas para se proteger do frio e dos animais. Milhares de anos depois, os seres humanos começaram a construir casas e ali reuniam grupos de pessoas, que podiam ser familiares, parentes ou amigos, para morar e conviver.

Assim, em nossas moradias, convivemos com a família e recebemos visitas de amigos e de vizinhos. Comer, dormir, conversar, estudar e se divertir são algumas das atividades que fazemos enquanto estamos em casa, no espaço doméstico.

Você já observou a divisão de sua casa? Ela pode ter um ou mais cômodos: quarto, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Há casas que têm jardim e quintal. Todos os moradores podem cuidar da organização e da limpeza da casa. Para isso, é preciso que cada um se responsabilize por alguma tarefa.

  1. Observe a ilustração. Você acha que todos os membros da família representada estão colaborando para limpeza e para a organização da casa? Por quê? Explique.

    _____

Imagem: Ilustração. Casa em corte com pessoas em organização e limpeza. Na sala, menino de cabelo curto preto, vestindo camiseta azul, está com um espanador passando pelo sofá. Na cozinha, homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta branca, está lavando louça. No banheiro, mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta amarela, está passando pano nos espelhos. No quarto, menina de cabelo longo preto, vestindo camiseta rosa, está arrumando uma cama. Fim da imagem.

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Na rua, qualquer pessoa pode circular, pois é um espaço público. Mas nem todos podem entrar na sua casa, apenas quem for convidado a fazer isso. A casa é o espaço doméstico particular, que pertence a quem mora nele.

Quando você vai fazer compras em um supermercado, por exemplo, é possível circular livremente por esse local. No entanto, ele não pertence a você nem é administrado pelo governo; ele é um espaço privado, mantido pelo seu proprietário.

  1. Observe as imagens e preencha os quadrinhos de acordo com a legenda.
    1. Espaço público
    1. Espaço privado
    1. Espaço doméstico
Imagem: Ilustração. Prédio retangular com pilar cilíndrico na frente da porta. Há uma bandeira branca e uma bandeira do Brasil. Acima, o título “câmara municipal”. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Crianças sentadas em um sofá azul. Estão vendo uma televisão com uma cobra e uma capivara de desenho. Fim da imagem.
Imagem: Ilustração. Vista de vitrines de um shopping com pessoas caminhando entre das vitrines. Lojas indicam em placas: Estilo Roupas e Acessórios; Brinquedos; Perfumes. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Desenhe, em seu caderno ou em uma folha de sulfite, a fachada (frente) da casa em que você mora.
    • Depois, explique a um colega como é sua moradia e com quem você mora.

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Lugar de viver

A casa é um lugar de convivência em que as pessoas estão ligadas pelo afeto e pela vida em comum.

Em todos os lugares do Brasil, há uma grande variedade de moradias adequadas ao clima, às condições econômicas, ao tipo de terreno e às preferências de quem vive em cada uma delas.

Imagem: Fotografia. Vista de casa de esquina de madeira rosa com janela verde, há muros de tijolos e grade baixa. Fim da imagem.

LEGENDA: Casa no município de São Luiz do Paraitinga, estado de São Paulo, 2018. FIM DA LEGENDA.

Conheça alguns tipos de moradia existentes em nosso país.

Imagem: Fotografia. Muro de tijolos a vista com ferro no lugar da porta e telha baixa sem estrutura. Fim da imagem.

LEGENDA: Barracos improvisados, município de São Paulo, estado de São Paulo, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Casa de madeira rosa sustentada por vigas altas de madeira na estrutura sobre o rio. Fim da imagem.

LEGENDA: Casa de palafita na Ilha do Combú, município de Belém, estado do Pará, 2018. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Prédio com varandas cobertas por vidro de fora a fora do andar. À direita, parque com vegetação. À esquerda há prédios.   Fim da imagem.

LEGENDA: Edifícios residenciais no município de São Luís, estado do Maranhão, 2019. FIM DA LEGENDA.

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  1. Escreva os nomes dos tipos de moradia descritos a seguir.
  1. Casa com dois ou mais andares.

    _____

  1. Casa apoiada em estacas na beira dos rios.

    _____

  1. Moradia feita de restos de madeira, papelão ou sucata.

    _____

  1. Moradia localizada em prédio formado por vários andares.

    _____

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com um parente mais velho sobre a casa onde ele vivia quando era criança. Use o roteiro a seguir e anote no caderno as respostas. Depois, conte o que descobriu aos colegas em sala de aula.
Imagem: Ilustração. Sobrado de dois andares, na parte superior há uma varanda. A casa amarela possui uma planta pendurada na parte exterior. Na varanda há um homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta branca. Ao lado, menino de cabelo curto loiro. Os dois estão com os braços apoiados no muro. Fim da imagem.

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O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.
Imagem: Ícone: Pluralidade cultural. Fim da imagem.

A organização do espaço entre o povo Pataxó

O povo Pataxó hoje vive no extremo sul da Bahia, no Nordeste do Brasil, distribuído em cerca de trinta aldeias. [...]

A aldeia é o lugar comum de todos os habitantes. A área da aldeia compreende a casa e sua extensão utilizada (os quintais), fontes d’água, espaço religioso (igrejas), espaço comunitário, áreas de lazer, porto das canoas, campo de futebol, mercados, cemitério, posto de saúde, escritório da Funai, centro cultural, escolas e espaços de circulação como rodagens e trilhas. [...]

Os quintais se localizam ao redor das residências, onde se cultivam, principalmente, plantas medicinais, ornamentais, condimentares e frutíferas [...].

Todas as casas têm um quintal, faz parte do uso de cada família. Os quintais são áreas de alimentação, lazer, proteção e de reunião da família e amigos. [...]

Fundação Nacional do Índio (Funai). Aragwaksã: plano de gestão territorial do povo Pataxó de Barra Velha e Águas Belas. Brasília (DF), 2012. Disponível em: http://fdnc.io/gtS. Acesso em: 24 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Homem indígena de cabelo curto preto, vestindo tanga de palha e cocar colorido, e duas mulheres indígenas de cabelos longos preto, vestindo vestido de palha colorida e cocar colorido, os três estão em frente a uma casa amarela de alvenaria. Ao lado da porta, mulher de cabelo longo preto, vestindo camiseta branca e calça azul, sentada em uma carteira individual. Fim da imagem.

LEGENDA: Indígenas Pataxó em frente ao posto de saúde, na Aldeia Jaqueira, no município de Porto Seguro, estado da Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Destaque de homens e mulheres indígenas com pinturas sobre o corpo e rosto e colares de contas e ossos. Fim da imagem.

LEGENDA: Ritual do Awê realizado pelo povo Pataxó na Aldeia Jaqueira, no município de Porto Seguro, estado da Bahia, 2019. FIM DA LEGENDA.

25

  1. Quais são as áreas que fazem parte de uma aldeia do povo Pataxó, segundo o texto?

_____

  1. Que atividades são realizadas nos quintais das casas dos Pataxó?

    _____

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Releia com atenção o texto e desenhe os espaços que fazem parte de uma aldeia Pataxó.

    _____

26

Capítulo 3. O lazer de todos

Boxe complementar:

Você sabia?

O lazer é um direito fundamental de todos, assim como a educação, a saúde e a alimentação.

Fim do complemento

Feiras e festas populares, centros culturais e esportivos, parques e praias, cinemas e museus... São muitos os exemplos de espaços públicos destinados ao lazer em que é possível conviver com as pessoas e distrair-se, praticar atividades diversas ou apenas descansar.

Os períodos dedicados ao lazer são muito importantes para o desenvolvimento físico e mental, além de promover a criatividade.

Tempo de lazer e tempo de trabalho

Há cerca de 250 anos, a divisão entre os momentos dedicados ao lazer e ao trabalho era menos definida que a atual. Hoje, é comum que as atividades sejam divididas pelo tempo do relógio: os horários e a duração de cada atividade são, geralmente, controlados. Dedicam-se algumas horas do dia ao trabalho (ou ao estudo) e outras à diversão e ao descanso.

Essa divisão marcada entre os períodos de trabalho e de descanso tornou-se mais comum depois da criação das indústrias e das novas formas de trabalho.

  1. Observe a ilustração a seguir e classifique as atividades de acordo com a legenda.
Imagem: Ilustração. T. Ativida de trabalho. Héli. Atividade de lazer. 
Parque com árvores e pistas de caminhada. Há pessoas fazendo atividades diversas. Mulher de cabelo longo castanho, levando um carrinho de sorvetes, ao lado há uma mulher de cabelo longo loiro e menino de cabelo curto amarelo. 
Homem de cabelo curto castanho e mulher de cabelo longo castanho, eles estão com uma câmera e microfone conversando com um homem idoso de cabelo curto grisalho. 
Menino de cabelo curto castanho e menina de cabelo curto castanho, estão sentados ao lado de uma árvore lendo livros. 
Homem de cabelo curto castanho e chapéu de aba larga amarela, ele está juntando folhas.
Homens de cabelo curto castanho, caminhando.
Menino de cabelo curto castanho e capacete vermelho, menina de cabelo longo castanho e capacete azul, eles estão andando de bicicleta. Héli. 
Mulher de cabelo longo castanho e mulher de cabelo longo loiro, unidas tirando uma foto.
No portão, um homem de cabelo curto castanho e boné azul.
Fim da imagem.

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Trabalho e lazer no Brasil de outras épocas

No Brasil, a divisão entre lazer e trabalho já foi bastante diferente da atual. Até cerca de 130 anos atrás, o trabalho de pessoas escravizadas, que constituíam a maior parte da população, sustentava a economia.

A população era formada, também, por trabalhadores livres e alforriados (que tinham conseguido resgatar a liberdade). Havia ainda as pessoas da elite, ligadas à administração, ao comércio e à propriedade de terras. As formas de lazer dependiam, então, da posição social de cada um.

Festas, danças e músicas

As formas mais comuns de divertimento no Brasil, até cerca de 130 anos atrás, eram as festas, as danças e as músicas que reuniam heranças culturais de origem africana, indígena e europeia.

O jongo, por exemplo, era uma forma de lazer que, hoje, é considerada patrimônio imaterial .

O jongo foi criado pelos escravizados que trabalhavam em fazendas de café e de cana-de-açúcar na região do Vale do Paraíba. As pessoas se reuniam em rodas e alguém cantava um ponto (verso com um ritmo próximo ao da fala).

Hoje, o jongo é praticado em cidades e comunidades rurais do Sudeste brasileiro.

Imagem: Fotografia. Mulheres de vestido branco com pequenas estampas, dançando em círculos na rua. Fim da imagem.

LEGENDA: Grupo de jongo Núcleo de Arte e Cultura de Campos, município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro, 2019. FIM DA LEGENDA.

  1. Registre suas atividades de lazer preferidas. Depois, classifique-as: elas são de origem antiga ou são atuais?

_____

28

Trabalho e lazer no campo e na cidade

Enquanto o trabalho fornece o que é necessário à vida (como alimentos, abrigo ou vestuário), as atividades de lazer podem ter um fim em si mesmas: ao encontrar amigos e familiares ou fazer um passeio, o objetivo pode ser o próprio encontro ou passeio.

As relações entre o lazer e o trabalho se modificam conforme a época e o local. No campo e na cidade, as atividades de lazer e trabalho podem ser bastante diferentes.

Trabalho e lazer no campo

Geralmente, as atividades econômicas do campo relacionam-se ao cultivo da terra, à criação de animais e ao processamento desses produtos.

Por conta da distância entre as comunidades rurais e das dificuldades de transporte, as formas de lazer no campo são muito valorizadas. Em festas, feiras e bailes é possível trocar experiências e produtos, contar histórias, cantar e dançar.

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Veja o que há na lancheira de Lucas e ajude-o a descobrir algumas informações sobre os alimentos preenchendo a tabela conforme o exemplo.
Imagem: Ilustração. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta roxa, está sentado em frente a uma mesa com sanduíche, suco, iogurte e chocolate.  Fim da imagem.

Tabela: equivalente textual a seguir

Produto

De que material é feito?

Onde esse material é produzido e processado?

Quem trabalhou para produzi-lo?

Pão

Trigo

Produzido no campo e processado em indústrias

Trabalhadores rurais e o padeiro

Iogurte

_____

_____

_____

Suco de laranja

_____

_____

_____

Chocolate

_____

_____

_____

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Trabalho e lazer nas cidades

As principais atividades econômicas que caracterizam as cidades são relacionadas ao comércio, à indústria, à administração, às atividades financeiras e educativas e à prestação de serviços.

As cidades tendem a concentrar, também, muitos edifícios e vias de circulação. Com isso, o meio ambiente sofre grandes impactos. O solo e a vegetação são modificados, e as áreas construídas predominam sobre as áreas arborizadas. Por isso, as chamadas áreas verdes são locais de lazer essenciais para aqueles que vivem nas cidades.

  1. Leia as afirmações a seguir com atenção e assinale um X em verdadeiro ou falso.
    1. Novas tecnologias são pouco usadas nas atividades realizadas no campo.

      ( ) Verdadeiro

      ( ) Falso

Imagem: Ilustração. Mulher de cabelo longo castanho e óculos de proteção, usando um jaleco branco e luvas amarelas. Está segurando um tubo de ensaio. Ao lado, um homem calvo de cabelo curto lateral grisalho e óculos de proteção, vestindo jaleco branco. Na mesa à frente, tubos e frascos de vidro, ao lado, um microscópio. Fim da imagem.
  1. Hoje, as cidades concentram a maior parte da população do Brasil.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

Imagem: Ilustração. Multidão de pessoas caminhando em uma calçada com roupas coloridas e vitrine na lateral. Fim da imagem.
  1. A agricultura é uma das principais atividades econômicas do campo.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

Imagem: Ilustração. Trator vermelho com caçamba grande em um campo aberto de plantação. Fim da imagem.
  1. As áreas verdes aumentam os problemas ambientais das cidades.

( ) Verdadeiro

( ) Falso

Imagem: Ilustração. Parque aberto com homem e mulher andando segurando uma guia de cachorro. À frente, um menino correndo e uma menina andando de skate. Fim da imagem.

30

Como as pessoas faziam para...

Divertir-se no Rio de Janeiro há mais de 200 anos

Você imagina o que as pessoas faziam nos momentos de lazer há cerca de 200 anos? Todas as pessoas tinham as mesmas formas de recreação e frequentavam os mesmos lugares para se divertir? Descubra um pouco mais a seguir.

As pessoas escravizadas e os trabalhadores livres pobres não podiam frequentar os mesmos lugares que os membros da elite. Então, eles se reuniam em rodas para cantar e dançar. Os portugueses chamavam essas manifestações genericamente de batuques.

Membros da elite, comerciantes ricos, altos funcionários e fazendeiros frequentavam teatros e outros locais onde o restante da população podia entrar apenas para prestar serviços, nunca como espectador.

Imagem: Ilustração. Vista de margem da praia com homens e mulheres tocando instrumentos musicais. Homens de camisa e bermuda tocando e mulheres de vestido coloridos longos dançando. Ilustração. Vista de praça larga com monumento central. Ao redor, casas grandes. Na praça homens de paletó e calça e mulheres de vestido longo caminhando.  Fim da imagem.

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Para viajantes estrangeiros e membros da elite, o Jardim Botânico, um espaço público, era um dos principais locais de lazer da cidade. Lá era possível passear e apreciar as plantas cultivadas. O jardim era, também, um local de estudo para os cientistas e de trabalho para pessoas que cultivavam as plantas e cuidavam do local.

Apenas os muito ricos e os que tinham grande influência social eram convidados para os jantares e os bailes de gala. Nos jantares, eram servidos pratos finos, com ingredientes importados da Europa. Nos salões de baile, ocorriam apresentações musicais, leitura e declamação de poemas.

Imagem: Ilustração. Vista de estrada com vegetação com coqueiros marcando a margem da estrada em ambos os lados. Há pessoas caminhando e andando entre a estrada. Ilustração. Vista de salão alto com colunas cilíndricas por toda a volta. Há lustres grandes iluminando homens e mulheres dançando.  Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais eram as atividades de lazer mais comuns no passado? Todos podiam realizá-las?

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Quais são os locais de lazer frequentados por você e sua família?

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Capítulo 4. Espaços e memória

Alguns edifícios, praças, ruas, lugares de encontro e monumentos podem ser considerados marcos históricos. Isso significa que esses lugares representam mais que a função para as quais foram criados originalmente: eles funcionam como um símbolo, por meio do qual são feitas algumas conexões entre o presente e o passado.

Em Belém, no estado do Pará, por exemplo, o conjunto de construções do Mercado Ver-o-Peso é muito importante para a história da cidade. Há cerca de 400 anos havia ali um posto em que se pesavam mercadorias para a arrecadação de impostos.

Comerciantes vindos de várias partes do mundo, reuniam-se naquele mesmo lugar para vender e comprar produtos da Amazônia, como plantas medicinais, castanhas, cacau e guaraná.

O Mercado Ver-o-Peso, hoje, é um patrimônio histórico e cultural importante, que nos permite saber mais sobre o modo de vida e a história da cidade.

Imagem: Fotografia. Vista de um porto beira mar com barcos grandes brancos. Na margem há um casarão azul com quatro torres formado nas arestas com telhado pontiagudo. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Mercado Ver-o-Peso. Município de Belém, estado do Pará, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Relembre o caminho que você percorre para ir à escola diariamente, as ruas do bairro em que vive e outros locais que você costuma frequentar. Nesses caminhos, quais locais são importantes para a história da comunidade? Eles remetem a histórias antigas ou a hábitos e costumes importantes para as pessoas do seu bairro ou de sua cidade? Converse sobre esse assunto com os colegas e o professor.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Em casa, leia o texto com atenção, observe a imagem e responda às questões. Se necessário, peça a ajuda de seus familiares.

O centro histórico de Olinda, no estado de Pernambuco, é um dos mais antigos do país. [...]

As igrejas, os monumentos e os casarões coloridos, característicos do período colonial, são realçados pela vegetação que embeleza as ruas da cidade de Olinda. Você sabia que lá se encontra o Convento de São Francisco, considerado o convento franciscano mais antigo do país?

Renata Consegliere. Meu, seu, de todos : patrimônio cultural. Curitiba: Positivo, 2015. p. 23.

Imagem: Fotografia. Vista aérea de casarão branco com portões altos circulares. Na frente há uma pequena praça. Ao redor há mata fechada. Atrás há vista para o mar no horizonte. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Convento de São Francisco, no município de Olinda, estado de Pernambuco, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. O texto fala sobre diversos marcos históricos na cidade de Olinda, estado de Pernambuco. Procure identificá-los no texto e registre seus nomes aqui.

_____

  1. Observe as construções da fotografia. Você acha que essas construções são antigas? Por quê?

    _____

  1. Responda no caderno: a cidade retratada na fotografia desta página se parece com a sua? Se sim, o que elas têm em comum? Se não, o que é diferente?

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Preservação de patrimônios históricos e culturais

Não são apenas os lugares que podem ser considerados fontes de informação e pontos de conexão entre o presente e o passado. Objetos, danças, músicas, formas de preparar os alimentos, festividades, técnicas e outros bens também têm imenso valor histórico e cultural.

Esses lugares, objetos e costumes constituem patrimônios históricos e culturais. Por meio deles, podemos conhecer a história e compreender melhor o mundo em que vivemos no presente.

Imagem: Fotografia. Pingente antigo em formato de coroa com cinco hastes triangulares e círculos nas pontas. Fim da imagem.

LEGENDA: Pingente em forma de coroa. Vestígio encontrado no Sítio Arqueológico Cais do Valongo, município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 2014. FIM DA LEGENDA.

Uma memória viva

A preservação dos patrimônios históricos e culturais conta com o trabalho de muitas pessoas: historiadores, arqueólogos, professores e membros da comunidade são fundamentais para manter viva a memória e a história de um local.

Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, o trabalho arqueológico recuperou as ruínas do antigo Cais do Valongo. O Sítio Arqueológico do Cais do Valongo é formado por vestígios de um antigo cais feito de pedra construído há mais de 200 anos para o desembarque de africanos escravizados.

O Cais do Valongo se encontra em uma região que ficou conhecida no passado como “Pequena África”, que chegou a reunir muitos africanos e seus descendentes, além de suas diversas práticas religiosas, expressões artísticas e festividades.

Imagem: Fotografia. Vista de pedras largas formando estrutura baixa de construção antiga. Ao redor há casas e pessoas circulando. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do Sítio Arqueológico Cais do Valongo, município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, 2017. FIM DA LEGENDA.

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Boxe complement ar:

Você sabia?

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é a instituição encarregada de proteger e promover os patrimônios históricos brasileiros.

O Iphan é responsável por conservar acervos, construções e manifestações culturais e artísticas, valorizando a diversidade e a identidade cultural brasileira.

Fim do complemento

  1. Marque com um X as ações descritas a seguir que contribuem para a preservação dos patrimônios históricos e culturais.

    ( ) Pesquisas arqueológicas.

    ( ) Restrição dos registros históricos.

    ( ) Preservação de acervos.

  1. Complete as frases a seguir com as palavras disponíveis nos quadrinhos.

Quadro: equivalente textual a seguir.

história

preservar

pesquisa

arqueologia

Imagem: Ilustração. Pessoas trabalhando em campo de ateira e rochas. Há um homem de chapéu branco e camiseta verde, em frente a rocha. Mulher de cabelo médio ruivo, vestindo camiseta vermelha, segurando um pincel. Homem idoso de chapéu branco, vestindo paletó verde, ao lado, pincel e picareta. Fim da imagem.

Boxe complementar:

Hora da leitura

• Um tesouro para todos: conversando sobre patrimônio cultural, de Newton Foot. São Paulo: Escala, 2011.

A obra apresenta diversas informações sobre patrimônios históricos e culturais, com fotografias e ilustrações.

Fim do complemento

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Espaços públicos: nomes e história

Qual é o nome da rua em que você mora? E da escola em que você estuda? Você sabe por que esses lugares receberam esses nomes?

Ruas, praças, prédios públicos e outros locais em que convivemos têm um nome que serve para identificá-los e localizá-los. Mas a escolha dos nomes de cada local se relaciona, também, ao desejo de manter viva a memória de pessoas importantes para uma comunidade ou de eventos históricos considerados determinantes para o coletivo.

Imagem: Fotografia. Destaque de placa em uma praça indicando “Elis Regina”. Na praça há arvores, bancos e calçada entre vegetação. Fim da imagem.

LEGENDA: Praça Elis Regina, município de São Paulo, estado de São Paulo, 2017. O nome da praça é uma homenagem à cantora brasileira Elis Regina, muito popular desde os anos 1960. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de uma biblioteca com prateleiras longas de madeira com livros. Fim da imagem.

LEGENDA: Biblioteca Carolina Maria de Jesus, no Museu Afro Brasil, município de São Paulo, estado de São Paulo, 2017. A escolha do nome é uma homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias. Fim da imagem.

  1. Reúna-se em grupo com os colegas e, com o auxílio do professor, realizem uma pesquisa (em livros e na internet) para saber mais sobre o nome da escola em que vocês estudam. Depois, produzam um pequeno texto no caderno contando um pouco dessa história.

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Nomes de espaços públicos: uma escolha coletiva

A escolha dos nomes dos espaços públicos pode seguir uma série de critérios. Às vezes, os nomes dos lugares são determinados pelo uso ou função: o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, no estado do Pará, tem esse nome porque naquele local era comum pesar as mercadorias.

Em outros casos, esses espaços recebem nomes relacionados às características físicas do local. O Cais do Valongo, no município do Rio de Janeiro, recebeu esse nome porque foi construído próximo ao morro da Conceição, antes chamado de Morro do Valongo.

Hoje, cada município tem regras específicas para a escolha dos nomes dos lugares públicos. Um nome pode ser escolhido a pedido dos moradores ou ser proposto e analisado pelos vereadores – os representantes políticos que participam da administração do município.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Desenho ou pintura. Fim da imagem.

  1. Junte-se com um colega e imaginem um bairro em que vocês gostariam de morar. Pensem nos nomes das ruas, nos tipos de espaços públicos, estabelecimentos, moradias e em outros locais possíveis para compor esse bairro. Faça um desenho do bairro que vocês imaginaram a seguir. Depois, observe o desenho do seu colega e perceba as diferenças na maneira como cada um imaginou o bairro.

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Atividade divertida

Vamos refletir um pouco mais sobre os espaços públicos e as atividades realizadas neles? Marque com L as atividades de lazer, com T as atividades relacionadas ao trabalho e com C as atividades culturais. Você pode assinalar mais de uma opção para cada caso.

Imagem: Ilustração complementar das páginas 37 e 38. Vista aérea de cidade com pessoas em atividades diversas. Homem e mulher sentados e um ponto de ônibus. Na rua há um taxi, um homem levando uma lixeira com rodas e vassoura, um ônibus cruzando a rua. No centro há uma praça com homens tocando instrumentos musicais, enquanto homem e mulher dançam. Homens de roupas brancas tocam instrumentos e jogam capoeira. Em um banco, mulheres costuram. Mulher de vestido longo branco e turbante está em frente a uma banca com comidas. Na fonte central há menino com um barco flutuando. Ao lado, um homem com um carrinho de sorvetes. À esquerda, mulher e menino observam vasos em uma vitrine, em uma loja. À direita, mulher indica um museu a fileira de crianças de camiseta branca e bermuda azul. Fim da imagem.

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Página sem conteúdo.

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O que você aprendeu

  1. Ligue cada um dos espaços públicos a seguir, retratados nas fotografias, aos nomes e às funções de cada um deles.

COLUNA 1:

Imagem: Fotografia A: Rua com prédios e passarela com árvores e vegetação, há carros e pessoas transitando Fim da imagem.
Imagem: Fotografia B: Prédio branco com pessoas sentadas na calçada e no seu interior. Há uma placa indicando “hospital municipal – Arlete Daisy Cichetti de Brito” Fim da imagem.
Imagem: Fotografia C: Prédio amarelo com colunas brancas pela estrutura. Na frente há bancos e árvores em área de vegetação. O prédio indica “biblioteca Publica Municipal, 1958” Fim da imagem.
Imagem: Fotografia D: Praça com fonte central e áreas de vegetação contornadas por muros em formato de banco. Fim da imagem.

COLUNA 2:

Biblioteca. Local de preservação e consulta de livros.

Hospital. Local de atendimento médico.

Praça. Local de circulação e passeio.

Rua. Local de circulação de pessoas.

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Avaliação processual

  1. Leia o texto, observe a charge e responda às questões abaixo.

    A moradia como direito

    A Constituição Federal garante uma série de direitos aos cidadãos, entre eles a moradia.

    Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados [...].

    BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em: http://fdnc.io/9v. Acesso em: 24 jan. 2021.

Imagem: Quadrinho. História em quadrinho contado em dois quadros. Homem de cabelo curto castanho, vestindo camiseta azul. Menino de cabelo curto castanho, vestindo camiseta cinza. Menino de cabelo curto loiro, vestindo camiseta branca. Quadro 1: Menino loiro diz “Papai, lê aquele contos de fadas pra gente dormir?”, e homem responde “claro!”. Quadro 2: Homem segura um livro indicando “constituição” e lê “todo brasileiro tem direito a moradia...”, meninos olham assustados, deitados em papelões com jornais os cobrindo. Estão abaixo em um viaduto. Fim da imagem.

LEGENDA: Todo brasileiro tem direito a moradia, charge de Jean Galvão, 2008. FIM DA LEGENDA.

  1. Onde vive a família que está representada na charge? É um lugar apropriado para uma família viver?

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  1. No município em que você vive, há pessoas na mesma situação da das personagens da charge? O que você pensa sobre isso?

    _____

  1. O direito à moradia assegurado pela lei é respeitado na situação mostrada na charge? Por quê?

    _____

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  1. Leia o texto e responda à questão.

Acordo às quatro

Acordo às quatro

Tomo meu café

Dou um beijo na mulher

E nas crianças também

Vou pro trabalho

Com o céu ainda escuro

Respirando esse ar puro

Que só minha terra tem

[...] Levo comigo

Minha foice e a enxada

Vou seguindo pela estrada

Vou pro campo trabalhar

Luiz Gonzaga. Acordo às quatro. Marcondes Costa. In : Luiz Gonzaga. Eu e meu pai . São Paulo: RCA, 1979.

  1. Observe as imagens e responda às questões a seguir.
Imagem: Fotografia. 1: Vista de plantação extensa tomando montes até o horizonte.  Fim da imagem.

LEGENDA: Plantação de café, no município de Tomazina, estado do Paraná, 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 2: Vista aérea de prédios altos cobrindo grande parte da cidade até o horizonte da foto. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista do município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais diferenças você observa entre a imagem 1 e a imagem 2?

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  1. Quais são as principais atividades econômicas realizadas no campo? E na cidade?

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  1. Observe as imagens a seguir e, depois, responda às questões.
Imagem: Fotografia. Vista de ruínas em forma de igreja alta com poucas aberturas de janelas retangulares e porta estreita. Há torres laterais retangulares. Fim da imagem.

LEGENDA: Ruínas de uma igreja, no município de São Miguel das Missões, estado do Rio Grande do Sul, 2017. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto castanho, sorrindo, vestindo camiseta rosa com listras azuis e calça preta.  Fim da imagem.

LEGENDA: Passista dançando frevo, no município de Recife, estado de Pernambuco, 2018. FIM DA LEGENDA.