12

Unidade 1. Os primeiros grupos humanos

Imagem: Ilustração complementar das páginas 12 e 13. Homens em diversos processos evolutivos sobre gramado aberto. Há homens sentados segurando pedras. Ao lado, homem segurando graveto com fogo indicando “Entre 1,5 milhão de anos e 200 mil anos atrás, grupos de ancestrais humanos começaram a captar o fogo na natureza e aprenderam a conservá-lo”. Homem segurando uma pedra lascada, agachado próximo a terra “Entre 230 mil anos e 30 mil anos atrás, alguns grupos de ancestrais humanos utilizavam pedras lascadas como instrumentos para corte e perfuração”, ao fundo há chamas, árvores e mamutes. Homem segurando lança, caçando sobre o rio e sobre animais terrestres, indicando “Há cerca de 150 mil anos, grupos humanos viviam da caça, da pesca e da coleta de frutos, por isso, dificilmente se fixavam em um mesmo lugar”. Homem desenhando sobre uma rocha alta “É possível encontrar, em paredes rochosas e em cavernas, pinturas feitas pelos seres humanos há mais de 30 mil anos”. Mulher sentada na terra, segurando galhos e um vaso, indicando “Há cerca de 12 mil anos, os seres humanos passaram a plantar e a cultivar alguns vegetais”. Homem segurando estrutura com escritos antigos, indicando “Os primeiros registros escritos conhecidos datam de 4 mil anos atrás”. Fim da imagem.

13

Boxe complementar:

Vamos conversar

1. Essa sequência de imagens mostra aspectos da história dos seres humanos e seus ancestrais. As técnicas utilizadas pelos seres humanos e seus ancestrais para sobreviver mudaram ao longo de milhares de anos?

2. Como você chegou a essa conclusão?

Fim do complemento.

14

Capítulo 1. O estudo da história

Estudar o passado é importante, pois nos ajuda a entender como viviam as pessoas que existiram antes de nós e a perceber quais costumes e práticas mudaram e quais permaneceram. Isso quer dizer que podemos refletir sobre a história considerando as mudanças e permanências que identificamos na sociedade.

As transformações na história podem ocorrer em ritmos diferentes, de maneira mais imediata ou mais lenta.

Imagem: Fotografia. Três mulheres jogando bola em um campo de futebol. Uma delas possui cabelo longo castanho, vestindo camiseta vermelha e azul, as outras duas possuem cabelo preto, vestindo camiseta azul clara. Fim da imagem.

LEGENDA: Partida de futebol, em Barcelona, Espanha, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Fotografia. Três mulheres de vestido curto, segurando flores em frente a um muro com alto relevo desenhado. Mulher de cabelo curto preto, vestindo vestido liso verde claro. Mulher de cabelo médio castanho e faixa amarela, vestindo vestido de flores estampadas brancas. Mulher de cabelo médio ruivo e chapéu verde, vestindo vestido curto com flores marrom e vermelha. Fim da imagem.

LEGENDA: Editorial de moda, em 1965. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Homens sem camiseta, vestindo bermudas e calças brancas. Estão carregando sacos fechados apoiados sobre a cabeça, andando por trilha de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Carregadores de café a caminho da cidade, Jean-Baptiste Debret. 1826. Aquarela sobre papel, 15,9 cm x 22 cm. FIM DA LEGENDA.

15

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega e classifiquem as imagens de acordo com a legenda.

    1. Curta duração

    2. Média duração

    3. Longa duração

Imagem: Ilustração. Homens e mulheres indígenas na beira do mar em uma praia observando a chegada de navios repletos de homens brancos. Fim da imagem.

LEGENDA: O Brasil foi colônia de Portugal por cerca de trezentos anos. Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, Oscar Pereira da Silva. 1922. Óleo sobre tela, 190 cm # 333 cm. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vista de pessoas sentadas em cadeiras sobre areia da praia. Ao fundo há pessoas sobre o mar. Fim da imagem.

LEGENDA: Famílias aproveitando período de férias, município de Praia Grande, estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Há multidão de pessoas reunidas em campo aberto com prédios e carros ao redor. Em destaque, um cartaz em forma de mapa do brasil que diz “Juscelino – Acordou o Gigante Adormecido, Brasília – A capital da esperança, Salve JK.”. Fim da imagem.

LEGENDA: A cidade de Brasília, DF, começou a ser construída em 1956 e foi inaugurada em 1960. FIM DA LEGENDA.

Boxe compl ementar:

Você sabia?

Os historiadores são os profissionais que produzem o conhecimento histórico. Eles se dedicam a investigar, interpretar e relatar os fatos ocorridos ao longo do tempo.

Fim do com plemento.

16

Fontes históricas

A História é a ciência que estuda o passado. Mas como os historiadores descobrem o que ocorreu há centenas ou milhares de anos?

Para pesquisar alguns temas e analisar vestígios , o historiador precisa da ajuda de outros profissionais, como os arqueólogos. Durante as escavações, os arqueólogos encontram diversos objetos, como instrumentos feitos de ossos e pedras, vasos de cerâmica, cestos, restos de fogueiras, adornos etc.

Todas as marcas deixadas pelos seres humanos são chamadas de fontes históricas, que compõem o principal material de investigação para os historiadores.

Imagem: Fotografia. Destaque de um homem no interior de uma estrutura retangular de rochas. Ele usa instrumento de escavação, pincéis, martelos e luvas. Fim da imagem.

LEGENDA: Escavação arqueológica no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Por meio da análise dessas marcas, o historiador pode descobrir como as sociedades se organizavam e como as pessoas viviam. O estudo das fontes também ajuda a entender as transformações que ocorreram na escrita, na arte ou no modo de produzir. As fonte históricas podem ser classificadas em:

Imagem: Fotografia. Escultura de pedra arredondada com ornamentos em alto relevo formando a imagem de um rosto no centro com formas formando padrões ao redor.  Fim da imagem.

LEGENDA: Réplica de um calendário produzido pelos astecas, povo que viveu entre os anos 1300 e 1600 na região onde hoje se localiza o México. FIM DA LEGENDA.

17

Boxe complementar:

Você sabia?

É possível também fazer outro tipo de classificação das fontes históricas:

  • Fontes escritas: são documentos escritos, como cartas, livros, certidões de nascimento, diários, escrituras, relatos de viagens etc.
  • Fontes visuais: são imagens e representações produzidas por uma sociedade, como pinturas rupestres, obras de arte, filmes, fotografias etc.
  • Fontes orais: são as produções sonoras, como músicas, cantigas, lendas, discos, entrevistas gravadas, depoimentos de pessoas etc.

    Imagem: Ilustração. Imagem quadrada cortada em quatro partes com um pássaro no centro, em cima de um cacto. Ao redor, ilustração de pessoas ao redor de uma casa, de uma estrutura com animal assando e um vaso com comida no interior. Fim da imagem.

    LEGENDA: Manuscrito asteca feito nos anos 1500, em papel. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração. Mulher de lenço longo sobre a cabeça azul e amarelo tampando o cabelo, vestindo túnica dourada e brincos de esferas pratas. Fim da imagem.

    LEGENDA: Moça com brinco de pérola, Johannes Vermeer. 1665. Óleo sobre tela, 44,5 cm X 39 cm. FIM DA LEGENDA.

    Imagem: Ilustração. Pinturas avermelhadas rupestres de pessoas e animais em pedras. Fim da imagem.

    LEGENDA: Pintura rupestre feita há mais de 20 mil anos, Parque Nacional Serra da Capivara, município de São Raimundo Nonato, estado do Piauí. Fotografia de 2015. FIM DA LEGENDA.

Fim do complemento.

  1. Explique o que são fontes históricas e por que são importantes para o historiador. Registre sua resposta no caderno.

18

Para ler e escrever melhor

O texto a seguir explica o que são, para que servem as fontes históricas e sua importância para o registro do passado.

Preservação de fontes históricas

As sociedades humanas produzem, ao longo da história, os mais diversos tipos de registro, que depois são utilizados pelos arqueólogos e historiadores para estudar o passado. Esses registros são chamados de fontes históricas.

Todo material do passado que fica preservado é capaz de nos transmitir informações sobre o modo como as pessoas viviam em tempos passados. Precisamos das fontes históricas para compreender as diferenças entre a maneira como vivemos hoje e o modo como se vivia antigamente.

Para guardar e preservar esses documentos foram criadas instituições como arquivos, museus e bibliotecas.

Nesses locais trabalham profissionais especializados na conservação das fontes, como arquivistas, biblioteconomistas e museólogos.

Imagem: Fotografia. Capa de cartaz indicando “FAc-Simille da Constituição dos Estados Unidos do Brazil, promulgada. Em 24 de fevereiro de 1891 pelo congresso constituinte Rio de Janeiro. Fim da imagem.

LEGENDA: Cópia da Constituição brasileira promulgada em 1891. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Capa de jornal “Folha de S. Paulo” com fotografia de homem de cabelo curto grisalho, vestindo camisa branca, gravata roxa e casaco preto. Ao lado, o título “deputado conta que votou pela reeleição por R$ 200 mil”. Fim da imagem.

LEGENDA: Capa do jornal Folha de S.Paulo de 13 de maio de 1997. FIM DA LEGENDA.

19

  1. De acordo com o texto, qual é a importância das fontes históricas?

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Converse com seus familiares sobre uma fonte histórica que tenha sido guardada na sua casa e que possa ser compartilhada em sala de aula. Selecione uma fonte que seja significativa para as pessoas que moram com você. Leve essa fonte para a sala de aula e analise com os colegas seus significados.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúna-se em grupo com dois ou três colegas e organizem uma exposição com as fontes selecionadas por vocês na atividade anterior.
    • No dia determinado, a exposição deve ser montada sobre as carteiras ou em painéis para que todos possam visualizá-la. Os grupos devem se preparar para responder às seguintes perguntas:
    • Que fonte é essa?
    • Quando ela foi produzida?
    • O que ela nos diz sobre o passado?
Imagem: Fotografia em preto e branco. Crianças reunidas em frente a um pátio, sentadas no chão. Atrás há homens e mulheres em pé. Todos estão pousando para fotografia de mateira ereta com braços lado a lado. Fim da imagem.

LEGENDA: Imigrantes portugueses no pátio interno da Hospedaria de Imigrantes, c. 1915. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Vestido longo em manequim, vestido laranja com estampada de faixas triangulares e desenhos pequenos em tons de verde, vermelho e preto. Fim da imagem.

LEGENDA: Vestido inglês dos anos 1800. FIM DA LEGENDA.

20

Capítulo 2. O tempo na história

O tempo histórico relaciona-se diretamente com os grupos humanos, que muitas vezes promovem as mudanças sociais e, outras vezes, são modificados por elas.

Os povos geralmente estabelecem um ponto de partida ou um marco para contar a sua história. Em nossos estudos de História, por exemplo, contamos o tempo a partir do nascimento de Cristo. Os anos e os séculos anteriores a esse marco são escritos com a.C. (antes de Cristo) depois da data. As datas registradas após esse marco não precisam ser escritas com as letras d.C. (depois de Cristo); basta escrever o ano.

Além desse marco, em muitas datas históricas utilizam-se símbolos romanos, como no caso de registrar os séculos. Como não existe o ano zero, do ano 1 ao ano 100, denomina-se século I. Do ano 101 ao ano 200, designa-se século II, e assim por diante.

Imagem: Fotografia. Esfinge a frente de uma pirâmide. Monumentos sobre o deserto com runas aos arredores. Fim da imagem.

LEGENDA: Por meio das fotografias desta página, é possível compreender como as datas são utilizadas nos estudos de História. Esta imagem, por exemplo, mostra a esfinge e uma das grandes pirâmides, localizadas em Gizé, no atual Egito. Fotografia de 2019. Essas obras foram construídas entre os anos de 2530 a.C. e 2471 a.C., aproximadamente. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Homens de capacete e farda, segurando armas, subindo um morro de grama. Fim da imagem.

LEGENDA: Soldados alemães em batalha na França, durante a Segunda Guerra Mundial. Fotografia de 1940. A Segunda Guerra Mundial foi um conflito que durou de 1939 a 1945. FIM DA LEGENDA.

21

Linha do tempo

A linha do tempo é uma forma de organizar os acontecimentos históricos. A função dela é mostrar como os fatos se situam no decorrer do tempo, ou seja, o que ocorreu antes (anterioridade), o que aconteceu ao mesmo tempo (simultaneidade) e o que ocorreu depois (posterioridade).

Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Faça no caderno uma linha do tempo de sua vida, nela registrando desde o seu nascimento até os dias de hoje. Marque em ordem cronológica os momentos mais importantes para você. Peça ajuda aos seus familiares para relembrar acontecimentos marcantes da sua história de vida.
  1. Copie no caderno os anos a seguir. Depois, escreva ao lado de cada um, em símbolos romanos, a que século pertence cada ano.

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Ano

    85

    215

    430

    650

    120

    345

    537

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Ano

    742

    973

    867

    1075

    1503

    1822

    1789

    Tabela: equivalente textual a seguir.

    Ano

    1492

    1139

    1264

    1685

    1348

    2017

    1968

Boxe complementar:

Você sabia?

A palavra cronologia origina-se do grego chronos, “tempo”, e logos, “estudo”. É uma ciência que tem como finalidade datar acontecimentos históricos, organizando-os em uma sequência ordenada. Assim, um relato que está em “ordem cronológica” segue a ordem das datas em que os eventos ocorreram.

Imagem: Ilustração. Menina de cabelo longo castanho, vestindo camiseta branca. Está sentada em uma mesa verde com livros e cadernos abertos. Ao redor há prateleiras cheias de livros. Fim da imagem.

Fim do complemento..

22

Períodos históricos

Os períodos históricos são uma convenção estabelecida por historiadores, que elegeram marcos temporais de acordo com o que julgavam ser os eventos mais importantes da História.

Leia atentamente o esquema a seguir.

Ele mostra os períodos históricos que foram estabelecidos pelos historiadores nos anos 1900.

Essa é uma convenção recente, organizada para facilitar os estudos e a construção dos conhecimentos em História. Ela é muito utilizada nos estudos históricos e nos livros didáticos em geral.

Pré-História

Esse período tem início com o surgimento dos antepassados dos seres humanos modernos (cerca de 4 milhões de anos atrás) e vai até aproximadamente 4000 a.C., quando surgiram os primeiros registros escritos.

Antiguidade

Período que se inicia em aproximadamente 4000 a.C. e vai até 476, época do declínio e do fim do Império Romano do Ocidente.

Idade Média

Esse período tem início no ano 476 e dura até o ano de 1453, quando Constantinopla (centro do poder cristão no Oriente) foi tomada por muçulmanos.

Imagem: Ilustração. Homens trabalhando em campo de plantação. Ao fundo, castelo com torres arredondadas pelos arredores de uma estrutura retangular. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação de uma propriedade feudal, iluminura dos irmãos Limbourg, início dos anos 1600. FIM DA LEGENDA.

Idade Moderna

Período que começa em 1453 e vai até 1789, ano da Revolução Francesa e do declínio do regime monárquico na França.

Idade Contemporânea

Inicia-se em 1789, estendendo-se até os dias de hoje.

Imagem: Fotografia em preto e branco. Homens, mulheres e algumas crianças trabalhando sobre linhas de produções em esteiras e maquinário antigo. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de fábrica de fios de algodão com crianças e adultos trabalhando, em 1911. FIM DA LEGENDA.

23

Boxe complementar:

Você sabia?

As marcações dos períodos históricos foram determinadas pelos historiadores nos anos 1900, ou seja, não foram as pessoas que viveram os eventos históricos que estabeleceram essa periodização. Repare que não existe uma divisão exata e proporcional do tempo histórico, como em um calendário. Essa divisão marcada por alguns eventos é, portanto, uma convenção.

Fim do complemento.

  1. Observe as figuras abaixo. Elas são fontes históricas, isto é, vestígios e documentos por meio dos quais é possível estudar os diferentes períodos da história. Associe as fontes à época histórica que elas representam utilizando o código abaixo e registrando suas respostas no caderno. Depois, justifique suas respostas.

    1. Pré-História

    2. Antiguidade

    3. Idade Média

    4. Idade Moderna

    5. Idade Contemporânea

Imagem: Ilustração. Mulheres de vestindo longo trabalhando no inferior de um castelo, com mesa posta com alimentos. Uma mulher lava roupa, enquanto outra mulher ferve roupas em um caldeirão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Iluminura representando uma cozinha, parte de manuscrito medieval, Giovannino de Grassi, anos 1400. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Pedras laranja e bege com pontas lascadas pontudas formando lanças. Fim da imagem.

LEGENDA: Pontas de lanças de pedra lascada com cerca de 12 mil anos encontradas no Novo México, Estados Unidos. FIM DA LEGEDA.

Imagem: Fotografia. Túmulo egípcio em forma de faraó dourado com tons de azul. Ele possui ornamentos na cabeça, pescoço e queixo. Está com os braços cruzados, segurando um chicote e um cajado. Fim da imagem.

LEGENDA: Réplica de máscara mortuária do faraó egípcio Tutancâmon, que viveu há cerca de 3 300 anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ilustração. Homens e mulheres indígenas seminus. Ao lado, homens vestindo túnicas e calças, segurando espadas. Eles mostram caixas e utensílios na beira da praia. Fim da imagem.

LEGENDA: Representação do encontro entre Cristóvão Colombo e indígenas americanos, de D. K. Bonatti, litografia colorida à mão, 1827. Coleção particular. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Crianças descalças trabalhando em cima de maquinário com fios entrelaçados entre engrenagens da máquina. Fim da imagem.

LEGENDA: Crianças trabalhando em fábrica de fios de algodão, em 1909. FIM DA LEGENDA.

24

O mundo que queremos

Imagem: Ícone: Meio ambiente. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Formação cidadã. Fim da imagem.

Pré-História do Brasil

O texto a seguir foi escrito pela arqueóloga Niède Guidon, pesquisadora responsável pela criação do Museu do Homem Americano, no Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, estado do Piauí, onde existem muitas representações de arte rupestre feitas por aqueles que habitaram a região durante a Pré-História.

Em junho de 1979, era criado o Parque Nacional Serra da Capivara. [...]

[...] Sobre as paredes dos abrigos do Parque Nacional, existe uma densa quantidade de pinturas rupestres realizadas durante milênios. As representações animais são muito diversificadas, sendo possível reconhecer espécies inexistentes hoje na região e outras totalmente extintas, como camelídeos e preguiças-gigantes. Existem também reproduções de capivaras, veados-galheiros, caranguejos, jacarés e certas espécies de peixes hoje desaparecidas na área, extremamente árida para poder abrigá-las. [...]

FONTE: Niède Guidon. Arqueologia da região do Parque Nacional Serra da Capivara – Sudeste do Piauí. Revista ComCiência , 2003. Disponível em: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/arqueologia/arq10.shtml . Acesso em: 8 jan. 2021.

Imagem: Fotografia. Homem de cabelo curto preto, vestindo camiseta e calça branca com mochila preta nas costas. Está sobre passarela de madeira observando parede com pinturas rupestres. Fim da imagem.

LEGENDA: Visitante observando pinturas rupestres no sítio arqueológico Toca do João Arsena, no Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

25

  1. Responda às questões de acordo com o texto.
    1. Onde fica situado o Parque Nacional Serra da Capivara?
    1. Que tipos de vestígio foram encontrados no parque?
  1. Observe a imagem e responda às questões.
Imagem: Fotografia. Pintura rupestre em parede de animais sobre rocha. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de pintura rupestre no Boqueirão da Pedra Furada, Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí. Fotografia de 2015. FIM DA LEGENDA.

  1. Que figuras de animais os pesquisadores encontraram nas paredes dos abrigos do Parque Nacional Serra da Capivara?
  1. Que animais extintos atualmente foram pintados nas paredes das cavernas?

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em grupo. Fim da imagem.

  1. Reúnam-se em grupo e conversem sobre a importância da manutenção e da preservação das pinturas rupestres no Parque Nacional Serra da Capivara. Compartilhem as opiniões do grupo com a turma.

26

Capítulo 3. A vida na Pré-História

Os seres humanos pertencem à mesma espécie, chamada Homo sapiens. São ancestrais dessa espécie o Homo erectus e o Homo habilis, que povoaram a Terra partindo da região central do continente africano.

Assim, podemos dizer que fazemos parte de um grupo que surgiu no continente africano há cerca de 20 mil anos e dali se espalhou pela África, Europa, Ásia, Oceania e América.

Os primeiros grupos humanos não habitavam apenas um local; eles mudavam constantemente e eram, portanto, nômades , caçadores e coletores. Mulheres, homens e crianças estavam em constante movimento, à procura de alimentos, como frutas, raízes e pequenos animais.

Imagem: Fotografia de um crânio com dentes. Na parte superior há uma rachadura e um buraco. Fim da imagem.

LEGENDA: Molde de crânio fossilizado de um menino da espécie Homo erectus, datado de aproximadamente 1,6 milhão de anos e descoberto no Quênia, África, em 1984. FIM DA LEGENDA.

Paleolítico (paleo = antigo; lítico = pedra)

Esse período foi chamado assim porque os antepassados dos seres humanos passaram a produzir instrumentos feitos de pedra lascada. Durou desde a formação dos primeiros grupos humanos, há cerca de 100 mil anos, até cerca de 12 mil anos atrás.

Imagem: Fotografia. Esculturas de homens e mulheres antigas com peça em camadas. Há peças expostas em vidros e telas explicativas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vista de exposição no Instituto Real Belga de Ciências Naturais, um museu localizado na cidade de Bruxelas, na Bélgica, em 2015. Note que essa parte da exposição do museu mostra algumas representações de antepassados dos seres humanos, feitas em 3-D e em tamanho real. Hoje, muitos museus ao redor do mundo se dedicam a organizar exposições e estudos sobre a origem e o desenvolvimento dos seres humanos. FIM DA LEGENDA.

27

Boxe complementar:

Você sabia?

No Paleolítico, houve o domínio do fogo, importante para aquecer o ambiente, assar alimentos e afugentar animais. As cavernas eram usadas como abrigo por grupos humanos e, nas paredes de algumas delas, foram encontradas pinturas retratando o cotidiano dessas pessoas.

Fim do complemento.

  1. Escreva no caderno o que foi o Paleolítico.

    Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

    Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Converse com um colega e tentem descobrir as respostas para as charadas a seguir.

    O que é, o que é?

    Nome dado aos grupos de pessoas que não têm habitação fixa.

    O que é, o que é?

    Nome dos locais usados como abrigo no Paleolítico.

    O que é, o que é?

    Representação de cenas cotidianas pintadas nas paredes das cavernas.

  1. Observe a imagem abaixo. Com base em sua observação e em seus conhecimentos, procure descrever as atividades dos seres humanos da Pré-História do Brasil.
Imagem: Fotografia. Pinturas rupestres de homens e animais sobre parede. Há homens diversos segurando armas manuais e animais diversos. Fim da imagem.

LEGENDA: Pinturas rupestres do período Neolítico, caverna Magura, Bulgária. Fotografia de 2015. FIM DA LEGENDA.

28

Neolítico (neo = novo; lítico = pedra)

O Neolítico recebe esse nome porque há cerca de 12 mil anos alguns grupos humanos começaram a fabricar instrumentos sofisticados, com pedras polidas. Grupos humanos também passaram a viver de maneira fixa em lugares onde conseguiam obter água e mais alimentos.

Além disso, no período Neolítico, alguns grupos humanos passaram a caçar e a coletar frutos apenas nas áreas próximas de onde tinham se fixado. Eles foram, aos poucos, tornando-se sedentários. Isso quer dizer que esses grupos humanos permaneciam em um mesmo lugar.

Os rios foram importantes nesse período por causa da pesca e porque animais se agrupavam em suas margens, para beber água, facilitando a caça. As margens desses rios também ficavam úmidas e férteis depois de chuvas e cheias. Assim, as pessoas podiam plantar e colher. Tudo isso, ao longo de centenas de anos, ajudou no processo de sedentarização de muitos grupos humanos.

Imagem: Mapa. Ocupação de regiões próximas a rios: o Crescente Fértil. Mapa indicando crescente fértil que demarca região do Egito, passando por Fenícia, Palestina e Mesopotâmia. No canto superior direito há um mapa mundo destacando região informada. Abaixo, rosa dos ventos indicando noroeste, norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste e oeste, escala de 0 a 260 km.  Fim da imagem.

LEGENDA: Local chamado de Crescente Fértil por causa da fertilidade do solo e também porque forma uma imagem que lembra uma Lua crescente. FIM DA LEGENDA.

Fonte: Pierre Vidal-Naquet e Jacques Bertin. Atlas histórico: da Pré-História aos nossos dias. Lisboa: Círculo de Leitores, 1990. p. 39.

Imagem: Fotografia. Plantação em campo sobre margem de um rio largo. Há plantas baixas e pequenas bananeiras. Do outro lado do rio há casas e prédios. Fim da imagem.

LEGENDA: Margem do rio Nilo com vegetação abundante e algumas plantações, Egito. Fotografia de 2019. FIM DE LEGENDA.

29

Boxe complementar:

Você sabia?

As mudanças vistas no período Neolítico não aconteceram ao mesmo tempo em todas as regiões do planeta. Muitos grupos humanos, por exemplo, começaram a cultivar a terra bem mais tarde; outros, mesmo plantando alguns produtos, mantiveram a caça e a pesca como atividades centrais.

Desse modo, no período Neolítico, o cultivo de plantas e a domesticação de animais foram fatores fundamentais para a sedentarização do ser humano, o que permitiu seu estabelecimento em determinado local. Contudo, é importante notar que, como vimos, a caça e a pesca, bem como a coleta, conviveram, por muito tempo, com a agricultura.

Fim do complemento..

Boxe complementar:

Hora da leitura

• Histórias da Pré-História, de Alberto Moravia. São Paulo: Editora 34, 2014.

O livro apresenta 24 contos que se passam na Pré-História, com personagens fascinantes e situações divertidas.

Fim do complemento..

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Com um colega, leiam as frases a seguir e identifiquem a qual período cada uma delas se refere.

    Paleolítico

    Neolítico

  1. Durante esse longo período, a maioria dos grupos humanos manteve o modo de vida nômade. Que período é esse?
  1. Período em que os grupos humanos começaram a fabricar instrumentos mais sofisticados com pedras polidas. Qual é o nome desse período?
  1. Esse período também é conhecido como Idade da Pedra Lascada por causa das ferramentas feitas de pedra. Sabem qual é o nome dele?
  1. Nesse período, os grupos humanos começaram a domesticar animais e a praticar a agricultura. Identifiquem que período é esse.
  1. O que foi o processo de sedentarização?
  1. Observe o mapa da página 28 e responda às questões.
    1. Qual é a principal característica da região chamada de Crescente Fértil?
    1. Quais são os nomes dos principais rios do Crescente Fértil? Por que eles eram importantes?

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A fixação dos grupos humanos na América

Quando falamos do início da história do Brasil, é comum pensarmos no encontro entre os povos indígenas e os europeus ocorrido em 1500. Mas a história dos povos que habitaram a região onde está localizado o Brasil não começou com a chegada dos portugueses. O território que depois seria chamado de Brasil começou a ser ocupado por grupos humanos há, pelo menos, 20 mil anos.

Com base em vestígios históricos é possível saber que houve duas importantes migrações de grupos humanos que teriam partido da África para a Ásia e para a Oceania e, desses continentes, para a América.

Essa travessia teria ocorrido na região do Estreito de Bering, entre a Sibéria, na atual Rússia, e o Alasca, nos Estados Unidos.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe o mapa e localize o Estreito de Bering. Ele fica perto ou longe do Brasil?
Imagem: Mapa. Teorias sobre a origem dos povos americanos. Mapa mundo com setas representando trajeto de homem pré-histórico pelo mundo. Há ilustração de sombra de um homem partindo da África com setas para Europa, Ásia e Oceania. Seta sai da Sibéria até Alasca, América do Norte e chega na América do Sul por barcos e território terrestre. No canto inferior esquerdo, há uma rosa dos ventos indicando noroeste, norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste e oeste. Abaixo, escala de 0 a 2435 km. Fim da imagem.

Fontes: Pierre Vidal-Naquet e Jacques Bertin. Atlas histórico: da Pré-História aos nossos dias. Lisboa: Círculo de Leitores, 1987. p. 18; Manuel Maurício de Albuquerque. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: FAE, 1991. p. 50.

Mas como eles conseguiram atravessar o oceano Glacial Ártico e o oceano Pacífico, se não existiam embarcações sofisticadas? Há aproximadamente 20 mil anos, as travessias foram possíveis graças à formação de geleiras. Elas possibilitaram a ligação entre as pontas dos continentes americano e asiático, no hemisfério Norte. Além disso, o nível mais baixo das águas dos oceanos teria feito surgirem ilhas que facilitaram as travessias no hemisfério Sul.

O processo migratório e de ocupação da América demorou milhares de anos para acontecer.

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Os vestígios no Brasil

No Brasil, há vários sítios arqueológicos que nos ajudam a conhecer melhor nosso passado. Um deles é o Parque Nacional Serra da Capivara, que fica em São Raimundo Nonato, no estado do Piauí. Nesse local, a arqueóloga Niède Guidon encontrou pinturas rupestres, restos de fogueiras, artefatos de pedra, dentes humanos e urnas funerárias que têm entre 20 mil e 50 mil anos.

Uma equipe de arqueólogos também encontrou, em 1974, em Lagoa Santa, Minas Gerais, um crânio pertencente ao ancestral humano mais antigo encontrado na América, com cerca de 11 mil anos. Os pesquisadores descobriram que ele pertenceu a uma jovem mulher, a quem deram o nome de Luzia.

Imagem: Fotografia. Parede com pinturas de animais. Há animal grande com pintura centralizada na barriga. Abaixo, pintura de dois animais menores. Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura rupestre do Parque Nacional Serra da Capivara, no município de São Raimundo Nonato, estado do Piauí, representando animais de caça. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Escultura de rosto de uma mulher sem cabelo. Possui orelhas pequenas, nariz largo e lábios grossos. Fim da imagem.

LEGENDA: Reconstituição artística de como pode ter sido o rosto de Luzia, preservada no Museu Histórico Nacional, no município do Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. FIM DA LEGENDA.

Boxe complementar:

Hora da leitura

A pré-história passo a passo, de Colette Swinnen. São Paulo: Claro Enigma, 2014.

Livro para crianças que aborda temas da Pré-História, como fósseis, domínio do fogo, criação de utensílios de pedra, entre outros.

Fim do complemento.

  1. Observe as setas vermelhas no mapa da página 30. Por onde os grupos humanos podem ter se deslocado para chegar à América do Sul?

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Como as pessoas faziam para...

Agasalhar-se

Há mais de 11 mil anos, quando Luzia viveu na região do atual estado de Minas Gerais, não existiam casas, aquecedores, máquinas de costura ou fábricas para produzir tecidos ou roupas. Então, como as pessoas faziam para proteger o corpo do frio e evitar cortes e arranhões na pele? Como eram feitas as suas vestimentas?

Pré-História

Muitos seres humanos se abrigavam em cavernas e usavam o fogo para se proteger do frio e da chuva. Com ferramentas pontiagudas, feitas de pedras lascadas e de ossos e chifres, eles retiravam a pele e o couro dos animais e os utilizavam como vestimenta. Alguns grupos passaram a entrelaçar fibras vegetais e couros macios para tecer vestimentas.

Imagem: Ilustração. Homem pré-histórico de cabelo longo e barba longa preta e pelos sobre o peito, veste tanga marrom e segura uma lança de madeira com pedra pontiaguda. Fim da imagem.

Antiguidade

A construção de moradias foi sendo aprimorada, melhorando a proteção contra o frio, a chuva, o sol, o vento etc. As vestimentas, então, além de terem a função de proteger o corpo, passaram a demonstrar o poder político, religioso e econômico de determinados grupos sociais. No Egito Antigo, por exemplo, os ricos e poderosos usavam linho muito fino, e a população pobre usava algodão rústico.

Imagem: Ilustração. Destaque de faraó sentado em um trono com ornamentos sobre imagem. Possui saia longa verde e colares largos com ornamentos na cabeça. À frente, mulher de vestido longo e ornamentos pela cabeça e pescoço. Toda a imagem reluz com paredes douradas. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe do encosto de um trono de cerca de 3 400 anos, no Egito. FIM DA LEGENDA.

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Idade Média

As vestimentas eram produzidas em pequenas oficinas com teares manuais. As agulhas passaram a ser de ferro, facilitando a costura dos tecidos. Porém, a confecção de uma peça de roupa levava semanas ou até meses. Grande parte da população adquiria apenas uma ou duas peças de roupa durante toda a vida. Reis e rainhas, porém, possuíam roupas diferentes, muitas vezes feitas com fios de ouro.

Imagem: Ilustração. Mulher de coroa dourada, vestindo vestido vermelho e capa azul. Está mexendo em fios esticados sobre estrutura retangular. Ao outro lado da imagem, separado por colunas de arcos, há mulher de cabelo preto castanho, vestindo vestido simples azul, mexendo em fios esticados sobre estrutura retangular. Fim da imagem.

LEGENDA: Mulheres tecendo fios de lã, de Chretien Legouais, anos 1300. FIM DA LEGENDA.

Anos 1700 e 1800

No século XVIII, surgiram as primeiras máquinas de costura e teares mecânicos. Mas foi em meados dos anos 1800 que os grandes teares mecânicos foram inventados. Movidas a vapor, essas novas máquinas tornaram a fabricação de tecidos mais rápida.

Imagem: Fotografia. Mulheres trabalhando em linha de produção de tecidos com mesas enfileiradas com máquina de costura. Fim da imagem.

LEGENDA: Operárias costurando com máquina de costura industrial, Ucrânia, em 2017. FIM DA LEGENDA.

Atualidade

Com o avanço tecnológico, no século XX, a produção têxtil ficou cada vez mais rápida, e milhares de peças idênticas podiam ser fabricadas em um único dia. Hoje, além de nos proteger, as roupas também podem transmitir certas ideias e valores.

Imagem: Fotografia. Mulher de touca branca, vestindo camiseta branca e calça bege, está em frente a um maquinário grande com dezenas de rolos de barbante interligados à ela. Fim da imagem.

LEGENDA: Interior de fábrica de fios e tecidos, município de Campo Verde, no estado de Mato Grosso, em 2018. FIM DA LEGENDA.

  1. Quais foram as principais transformações na forma de produzir as vestimentas? Ver orientações específicas deste volume.

    Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Converse com um adulto que mora na sua casa sobre as mudanças nas formas de se vestir observadas ao longo do tempo. Faça o registro dessas transformações no caderno e, se desejar, utilize desenhos e recortes para acompanhar o texto. Depois, compartilhe com os colegas em sala de aula.

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Capítulo 4. A agricultura e a ocupação do espaço

Durante milhares de anos, os grupos humanos tiveram de se deslocar em busca de alimentos. Isso começou a mudar quando alguns grupos humanos aprenderam a plantar seu alimento e teve início a prática da agricultura.

Por meio da observação do ambiente, descobriram que as sementes que caíam no chão, após algum tempo, cresciam novamente e geravam novos alimentos. Eles perceberam que as áreas próximas aos rios eram úmidas e férteis, ricas em frutos e diversos vegetais.

Com o passar do tempo, os instrumentos de trabalho agrícola foram aprimorados; entre os principais estavam machados, facas e foices de pedra polida. Além disso era preciso armazenar as sementes e a produção agrícola. Os seres humanos aprimoraram as técnicas de cozimento do barro, criando um tipo de cerâmica bem resistente, capaz de armazenar água, alimentos quentes e sementes.

Eles também produziam instrumentos para abrir pequenas valas no chão, onde colocavam as sementes. Esse domínio tecnológico levou à domesticação das plantas, e alguns tipos de alimento passaram a ser cultivados.

A adoção dessas técnicas agrícolas revolucionou o período. As técnicas de cultivo aumentaram a produção de alimentos e, com isso, os seres humanos não precisavam mais deixar a terra onde habitavam. Eles começaram a se fixar nesses locais e foram ocupando diversas regiões do planeta.

Imagem: Fotografia. Vaso de cerâmica laranja com pontas pretas. Fim da imagem.

LEGENDA: Peça de cerâmica produzida pelo povo núbio na antiga cidade de Kerma, onde hoje se localiza o Sudão, na África. Datado de cerca de 3 700 anos atrás. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Esculturas de animais em formatos irregulares beges com pinturas cinzas. Fim da imagem.

LEGENDA: Peças de terracota (material constituído por argila cozida no forno, utilizado na produção de cerâmica) produzidas há cerca de 3 620 anos. Foram encontradas em escavações arqueológicas na República de Chipre, país localizado ao sul da atual Turquia. FIM DA LEGENDA.

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Muitas dessas técnicas milenares são utilizadas ainda hoje pelos agricultores. Mesmo com as inovações tecnológicas, a antiga técnica de arar a terra continua presente e é extremamente importante para o cultivo de nossos alimentos.

Imagem: Fotografia. Trator com arado acoplado na traseira passando por terreno de terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Trator puxando arado que prepara a terra para o plantio, no município de Herculândia, estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade em dupla. Fim da imagem.

  1. Reúna-se com um colega. Leiam as frases abaixo e identifiquem quais delas são verdadeiras e quais são falsas.
    1. O desenvolvimento da agricultura acelerou o processo de sedentarização dos grupos humanos.
    1. Apesar da prática da agricultura, muitos grupos humanos continuaram a se deslocar pelos territórios, vivendo da caça, da pesca e da coleta.
    1. Como não havia técnicas para cultivar a terra, os grupos humanos deixaram de plantar, abandonando as terras férteis.
    1. O desenvolvimento da agricultura fez com que os grupos humanos aprimorassem as ferramentas de trabalho.
  1. Identifique a imagem que mostra uma técnica agrícola que não era usada há 12 mil anos. Registre sua resposta no caderno, escrevendo uma frase para justificá-la.
Imagem: Fotografia. 1: Homem de chapéu bege, vestindo casaco preto e calça cinza. Está segurando uma enxada sobre campo aberto de plantação.  Fim da imagem.

LEGENDA: Agricultor capinando lavoura, no município de Londrina, estado do Paraná, em 2019. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 2: Trator com arado para roça passando pela terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Trator roçando pastagens, no município de Herculândia, no estado de São Paulo, em 2019. FIM DA LEGENDA.

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Mudanças no modo de vida dos seres humanos

Além do cultivo de vegetais, ocorreu também a domesticação de animais. Esse fato aumentou a quantidade de carne, de pele e de couro. A lã das ovelhas também passou a ser utilizada para a confecção de vestimentas.

O desenvolvimento de instrumentos e os recursos naturais tornaram possível a construção de habitações e abrigos mais seguros, feitos de madeira, pedra e barro e cobertos com folhagens.

A fixação dos grupos humanos e a maior quantidade de alimentos provocaram um crescimento da população, pois aumentou o número de nascimentos e a população passou a ter uma expectativa de vida maior.

Com um número maior de pessoas, era necessário aumentar a quantidade de alimentos. Assim, o controle da produção precisaria ser cada vez mais eficaz. A baixa produção de alimentos poderia causar a morte da população. Por isso, foi necessário aprimorar cada vez mais as técnicas agrícolas para evitar períodos de escassez e de fome.

Imagem: Fotografia. Rebanho de ovelhas sombra um campo com pedras grossas formando um muro baixo ao fundo. Fim da imagem.

LEGENDA: Criação de ovinos, município de São José dos Ausentes, estado do Rio Grande do Sul, em 2020. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Bancada de frutas diversas expostas em prateleiras e bandejas. Fim da imagem.

LEGENDA: Frutas expostas em banca em um mercado no município de João Pessoa, estado da Paraíba, em 2017. FIM DA LEGENDA.

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Imagem: Ícone: Atividade para casa. Fim da imagem.

  1. Leia os dois parágrafos abaixo, que tratam do início da prática da agricultura. Pergunte às pessoas que moram com você o que sabem sobre o assunto. Depois, faça no caderno um desenho ilustrando cada um.
    • Em sala de aula, mostre os desenhos aos colegas, conversando sobre o modo como você escolheu representar as informações de cada parágrafo.

      Há 12 mil anos, a prática da agricultura transformou o modo de vida de parte da humanidade. Os grupos humanos passaram a domesticar plantas e animais. Eles criaram técnicas para o cultivo de vegetais, como abrir pequenas valas na terra com ferramentas feitas de madeira e pedra polida.

      Os grupos humanos também aprenderam a armazenar sementes, que eram espalhadas no solo depois de arar a terra.

  1. Por que as técnicas agrícolas provocaram grandes transformações no modo de vida dos seres humanos?
  1. Faça no caderno uma tabela como a do modelo abaixo. Com base em seus conhecimentos, preencha a tabela com as características dispostas no quadro azul. Na primeira coluna escreva as características do modo de vida nômade, e na segunda coluna, do modo de vida após o aprimoramento das técnicas agrícolas.

    Tabela: equivalente textual a seguir

    Nomadismo

    Agricultura

    _____

    _____

    Coleta de frutas e vegetais na natureza

    Abrigos feitos de pedra e madeira

    Uso de ferramentas de pedra lascada

    Convívio com animais predadores

    Cultivo de vegetais

    Baixa expectativa de vida

    Abrigos em cavernas e uso do fogo para o aquecimento

    Migração constante em busca de alimentos

    Aumento do número de nascimentos

    Maior quantidade de alimentos

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A organização social dos grupos humanos

A transição da vida nômade para a sedentária demorou milhares de anos para ocorrer. Por longos períodos, grupos nômades conviveram com grupos sedentarizados. A introdução da agricultura não ocorreu ao mesmo tempo em todos os lugares nem os produtos cultivados eram os mesmos.

A fixação dos grupos humanos e a convivência constante trouxeram a necessidade de criar formas de organização social. Assim, foram formados os primeiros grupos familiares, ou clãs. Milhares de anos depois, esses grupos formariam as aldeias, vilas e cidades.

Imagem: Fotografia. Vista de escavações arqueológicas com buracos e muros baixos sobre terra. Fim da imagem.

LEGENDA: Escavações arqueológicas em Çatal Hüyük,assentamento neolítico na atual Turquia, datado de cerca de 6 700 a.C. Fotografia de 2018. FIM DA LEGENDA.

Os clãs compartilhavam a terra e as ferramentas de trabalho e cultuavam algumas divindades. Essas sociedades se organizavam em torno de um líder, geralmente a pessoa mais velha do grupo.

Líderes mulheres

Arqueólogos afirmam que alguns grupos eram liderados por homens, enquanto outros eram liderados por mulheres. Isso foi descoberto por meio do estudo de esculturas de culto às mulheres e ao poder atribuído às mulheres por causa da gestação, que era associada à fertilidade do solo. As mulheres, portanto, podem ter tido lugar de destaque, sendo responsáveis pela organização e liderança de alguns grupos.

Imagem: Fotografa. Escultura de corpo humano feminino representado em diferentes curvas. Fim da imagem.

LEGENDA: Vênus de Willendor f, descoberta em 1908, na Áustria. A peça foi esculpida há aproximadamente 25 mil anos. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Escultura de mulher nua com curvas proeminentes sem braço e rosto. Fim da imagem.

LEGENDA: Vênus de Lespugue, descoberta na França em 1900. A escultura de marfim foi produzida há cerca de 22 mil anos. FIM DA LEGENDA.

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  1. As transformações na história podem ser de curta ou longa duração. A transição do nomadismo para o sedentarismo pode ser considerada uma mudança de longa duração? Justifique.
  1. Explique por que alguns arqueólogos acreditam que existiram sociedades lideradas por mulheres há mais de 20 mil anos.
  1. Registre no caderno V para verdadeiro e F para falso para as afirmações a seguir.
    1. O processo de fixação dos seres humanos ocorreu ao mesmo tempo na Ásia e na América.
    1. Além da Vênus de Willendorf, foram encontradas outras esculturas femininas que têm mais de 20 mil anos.
    1. Os clãs eram formados por diversas famílias que compartilhavam a terra e os instrumentos de trabalho.
    1. Os pesquisadores encontraram diversos vestígios históricos que comprovam a existência de sociedades lideradas por mulheres.

Imagem: Ícone: Uso de tecnologias. Fim da imagem.

Imagem: Ícone: Atividade oral. Fim da imagem.

  1. Observe a imagem a seguir.
Imagem: Fotografia. Parede com pinturas rupestres de animais em tons coloridos sobre a rocha. Fim da imagem.

LEGENDA: Pintura rupestre na caverna de Lascaux, localizada na atual França. FIM DA LEGENDA.

  1. Faça uma pesquisa na internet sobre a caverna de Lascaux, na França. Descubra qual é a idade aproximada das pinturas rupestres localizadas naquela caverna e que animais foram representados nelas.
    PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
  1. Compartilhe suas descobertas com os colegas e o professor.

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O que você aprendeu

  1. Escreva no caderno quantas décadas ou séculos vive, em média, cada um dos animais destas imagens.
Imagem: Fotografia. Peixe laranja cumprido sobre a água. Fim da imagem.

LEGENDA: Carpa. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Tartaruga marinha verde com casco marrom nadando. Fim da imagem.

LEGENDA: Tartaruga marinha. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Leão com juba marrom alaranjada sobre campo. Fim da imagem.

LEGENDA: Leão Africano. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. Elefante andando em campo aberto. Fim da imagem.

LEGENDA: Elefante africano. FIM DA LEGENDA.

  1. Por que a sedentarização levou ao aumento da expectativa de vida dos grupos humanos na Pré-História? Leia as alternativas abaixo e copie a correta no caderno.
    1. Isso ocorreu porque a sedentarização está associada ao desenvolvimento da agricultura e maior abundância de alimentos.
    1. Porque o cultivo de alimentos não exigia que os grupos humanos permanecessem durante muito tempo no mesmo local, e assim a expectativa de vida desses grupos aumentou.

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Avaliação processual

  1. Observe as imagens e responda às questões a seguir.
    PROFESSOR Atenção professor: Ver orientações específicas deste volume. Fim da observação.
Imagem: Fotografia em preto e branco. 1: Cinco meninos de cabelo curto, vestindo casaco e bermuda. Estão jogando bolinhas em círculo pintado sobre o chão.  Fim da imagem.

LEGENDA: Meninos brincando com um jogo semelhante ao de bolinhas de gude, no qual se utilizavam pedras em forma de ovo de Páscoa. Londres, Inglaterra, 1940. FIM DA LEGENDA.

CRÉDIO: FOX PHOTOS/GETTY IMAGES

Imagem: Fotografia. 2: Fotografia de carta em papel branco com letra cursiva.  Fim da imagem.

LEGENDA: Cópia de carta escrita pelo Duque de Caxias. Rio de Janeiro, 6 de janeiro de 1877. FIM DA LEGENDA.

Imagem: Fotografia. 3: Escultura egípcia com homem e mulher frente a frente e hieróglifos acima. Fim da imagem.

LEGENDA: Detalhe de entalhe da lápide de um casal egípcio de cerca de 4 000 anos atrás. FIM DA LEGENDA.

  1. Que tipo de fonte histórica é a fonte 1?
  1. Quem são as pessoas representadas na fonte 1? O que elas estão fazendo?
  1. O que mudou da época mostrada na fonte 1 para os dias de hoje? E o que permaneceu?
  1. Que tipo de fonte histórica é a fonte 2?
  1. Leia as informações da legenda da fonte 2 e identifique quem escreveu a carta.
  1. Que tipo de fonte histórica é a fonte 3?

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  1. A reportagem a seguir trata dos sambaquis, grandes amontoados de conchas e outros materiais deixados por antigos grupos humanos no Brasil. No país em que vivemos há centenas de sambaquis, principalmente no litoral, desde o estado do Espírito Santo até o estado do Rio Grande do Sul. Os mais antigos sambaquis do Brasil têm cerca de 8 mil anos.

    Os sambaquis são uma amostra importante do comportamento e dos hábitos dos povos que os construíram. Eles incluem, por exemplo, pontas de flechas e outros artefatos, além de muitos, muitos restos de comida: carapaças de crustáceos e ouriços-do-mar, espinhas de peixes e ossos de aves e mamíferos.

    [...] em estudos recentes realizados no Brasil, cientistas viram que as espécies encontradas nos sambaquis permanecem ainda hoje em nosso litoral, o que indica que os ambientes costeiros eram, naquela época, semelhantes ao que vemos atualmente.

Imagem: Fotografia. Rocha formada por conchas com vegetação ao redor. Fim da imagem.

LEGENDA: Sambaqui de Garopaba do Sul, com cerca de 5 000 anos de idade, considerado o maior do Brasil. Município de Jaguaruna, estado de Santa Catarina. Fotografia de 2017. FIM DA LEGENDA.

Uma coisa, porém, está mudando: a interferência do ser humano sobre a natureza é cada vez maior, pois pode ser observada uma leve diminuição na diversidade de espécies de moluscos encontrada nas praias brasileiras hoje em relação ao passado.

FONTE: Edson Pereira da Silva, Tate Aquino de Arruda e Michelle Rezende Duarte. Quem mora no sambaqui? Ciência Hoje das Crianças , 24 set. 2018. Disponível em: http://chc.org.br/artigo/quem-mora-no-sambaqui/ . Acesso em: 14 fev. 2021.

  1. Que materiais são encontrados nos sambaquis?
  1. O último parágrafo da reportagem nos ajuda a entender um pouco mais sobre a relação entre os seres humanos e a natureza a partir do estudo dos sambaquis e do meio ambiente. Qual é o problema abordado no último parágrafo e o que isso tem a ver com a relação dos seres humanos com a natureza?

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  1. Leia o trecho de uma reportagem sobre a chegada dos primeiros grupos humanos à América.

    Há 30 anos, a arqueóloga Niède Guidon tenta provar que o homem chegou à América muito antes do que se imaginava. [...] Nos últimos dois anos, a datação de pinturas rupestres no parque [Nacional Serra da Capivara] com cerca de 35 mil anos e de dentes humanos de 15 mil anos atrás promete sacudir o estudo da chegada do homem à América. A teoria mais aceita sobre o povoamento do continente diz que o homem veio pelo estreito de Bering, entre a Rússia e o Alasca, por volta de 13 mil anos atrás. [...] “A ideia de que o homem veio para a América há 13 mil anos é da década de 50”, diz Niède. “De lá para cá, as novas descobertas têm mostrado que ele já estava aqui há muito mais tempo.”

    FONTE: O primeiro brasileiro. Superinteressante , 31 out. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/o-primeiro-brasileiro/ . Acesso em: 11 fev. 2021.

Imagem: Fotografia. Mulher de cabelo curto grisalho, vestindo camiseta branca. Fim da imagem.

LEGENDA: A arqueóloga brasileira Niède Guidon concedendo entrevista no Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí. Fotografia de 2016. FIM DA LEGENDA.

  1. Leia com atenção o texto a seguir.

    A importância da utilização do fogo como instrumento de transformação da nossa sociedade se acelerou com o progresso da cultura humana. Além de fornecer conforto térmico e melhorar a preparação de alimentos, ele desde cedo foi usado em rituais dos mais diferentes povos, na fabricação de armas (até os dias atuais), na produção de novos materiais (ajudando a fundir metais, por exemplo) e como fonte de calor para máquinas térmicas.

    FONTE: A descoberta que mudou a humanidade. Ciência Hoje , 16 jul. 2010. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/coluna/a-descoberta-que-mudou-a-humanidade/ . Acesso em: 11 fev. 2021.

    1. Se necessário, procure em um dicionário o significado das palavras desconhecidas. Depois, procure se recordar de todas as informações sobre o domínio do fogo pelos grupos humanos, vistas ao longo desta unidade.
    1. Com base nas informações desta unidade e do texto acima, elabore um pequeno texto no caderno sobre a importância do domínio do fogo pelos seres humanos.